ATA DA CORREIÇÃO ORDINÃRIA REALIZADA NA 21.ª VARA DO TRABALHO DO RECIFE, EM 21 DE JUNHO DE 2017.
Aos 21 (vinte e um) dias do mês de junho de 2017, à s 9 (nove) horas, compareceu à sede da 21.ª Vara do Trabalho do Recife, situada na Avenida Mascarenhas de Morais, 4.631 – Fórum Advogado José Barbosa de Araújo, Imbiribeira, Recife/PE, a ExcelentÃssima Desembargadora Corregedora Regional do TRT da 6.ª Região, Dr.ª Dione Nunes Furtado da Silva , acompanhada pelos servidores Noêmia Maria Gomes de Oliveira (Secretária da Corregedoria), Vânia Rodrigues de Santana Cunha (Assessora de Gabinete), Rosanna de Freitas Monteiro (Assistente de Gabinete), Henrique Bezerra Valença (Assistente Secretário) e Roseâne Batista Leite (Assistente Administrativa ), para realizar a Correição Ordinária veiculada no Edital n.º 04/2017, disponibilizado no Diário Eletrônico do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região em 24 (vinte e quatro) de abril de 2017, considerado publicado em 25 (vinte e cinco) de abril de 2017. Referido edital se encontrava devidamente afixado no átrio da Secretaria, possibilitando sua plena divulgação e visualização pelo público local.
Presentes, nesta ocasião, a ExcelentÃssima JuÃza do Trabalho Titular, Dra. Plaudenice Abreu de Araújo Barreto Vieira, a ExcelentÃssima JuÃza do Trabalho Substituta Auxiliar, Dra. Laura Cavalcanti de Morais Botelho, a Diretora de Secretaria, Bela. Arminda de Albuquerque Ferraz, e os demais servidores ali lotados: Elisângela Cristina Romero da Silva, Mary Lucy Cavalcanti Layme, PatrÃcia Teixeira de Freitas, TarcÃlio Silva de Oliveira, Eduardo Monteiro Cavalcanti, João Caboclo da Silva, LÃcia Raphaela Alencar de Moraes, Emanuel Ayres Fragoso Filho, e Izabel Cristina de Lima Coutinho, além da estagiária de Direito Catarina Moura Rangel. Ausentes os funcionários Ceila Jane Lins Lopes (férias), Gustavo Elias de Morais Freitas (férias) e Kátia Angelim OvÃdio Silva (licença médica).
Com base nos dados extraÃdos do SIAJ, PJe, e-Gestão e Sistema de Pessoal; nas informações consolidadas pela Seção de EstatÃstica; no exame dos procedimentos adotados na Secretaria da Vara e dos processos em tramitação, e, ainda, dos dados colhidos na inspeção judicial realizada no perÃodo de 9 a 13 de janeiro de 2017, a ExcelentÃssima Desembargadora Corregedora Regional determinou o registro das informações e recomendações que seguem.
1. MAGISTRADAS:
JUÃZA TITULAR/JUÃZA SUBSTITUTA |
PERÃODO DE ATUAÇÃO |
Plaudenice Abreu de Araújo Barreto Vieira (Titular) |
Desde 13/4/2015 (Ato TRT GP n.º 195/2015) |
Laura Cavalcanti de Morais Botelho (Auxiliar) |
Desde 6/5/2015(Portaria TRT GCR n.º 076/2015) |
2. QUADRO ATUAL DE SERVIDORES:
NOME |
CARGO |
FUNÇÃO |
Arminda de Albuquerque Ferraz |
Técnica Judiciária |
Diretora de Secretaria |
Elisângela Cristina Romero da Silva |
Técnica Judiciária |
Assistente de Diretor |
Mary Lucy Cavalcanti Layme |
Analista Judiciária |
Assistente de Juiz |
PatrÃcia Teixeira de Freitas |
Técnica Judiciária |
Assistente de Juiz |
Ceila Jane Lins Lopes |
Técnica Judiciária |
Calculista |
TarcÃlio Silva de Oliveira |
Técnico Judiciário |
Calculista |
Eduardo Monteiro Cavalcanti |
Técnico Judiciário |
Secretário de Audiência |
Gustavo Elias de Morais Freitas |
Técnico Judiciário |
Secretário de Audiência |
João Caboclo da Silva |
Técnico Judiciário |
Assistente |
LÃcia Raphaela Alencar de Moraes |
Analista Judiciária |
Assistente |
Emanuel Ayres Fragoso Filho |
Técnico Judiciário |
- |
Izabel Cristina de Lima Coutinho |
Técnica Judiciária |
- |
Kátia Angelim OvÃdio Silva |
Técnica Judiciária |
- |
3. Produtividade dos JuÃzes na Unidade:
3.1. Quantidade de Audiências, Sentenças, Conciliações e Incidentes por Juiz (a):
Atuação dos Magistrados na 21.ª VT do Recife |
Audiências* |
Sentenças de mérito |
Conciliações |
Incidentes processuais |
Plaudenice Abreu de Araújo Barreto Vieira |
1.266 |
401 |
228 |
384 |
Laura Cavalcanti de Morais Botelho |
1.389 |
314 |
276 |
281 |
Armando da Cunha Rabelo Neto |
- |
51 |
- |
4 |
Cláudia Christina Santos R. de Lima Mendonça |
- |
11 |
- |
5 |
Daniella Cristiane Rodrigues Ferreira |
19 |
3 |
7 |
1 |
Débora de Souza Silva Lima |
43 |
25 |
9 |
2 |
Eduardo Henrique Brennand Dornelas Câmara |
68 |
1 |
64 |
- |
Ester de Souza Araújo Furtado |
- |
9 |
- |
2 |
Evellyne Ferraz Correia |
19 |
2 |
6 |
1 |
Fernando Rodrigues Carvalho |
15 |
6 |
2 |
1 |
George Sidney Neiva Coelho |
- |
- |
1 |
- |
Gustavo Henrique Cisneiros Barbosa |
- |
1 |
- |
- |
João Carlos de Andrade e Silva |
- |
- |
- |
1 |
Joaquim Emiliano Fortaleza de Lima |
17 |
1 |
6 |
- |
José Augusto Segundo Neto |
1 |
14 |
- |
2 |
Juliana Gabriela Hita Neves |
- |
3 |
- |
- |
Juliana Lyra Barbosa |
2 |
- |
2 |
- |
Leandro Fernandez Teixeira |
- |
3 |
- |
1 |
Levi Pereira de Oliveira |
- |
3 |
- |
- |
Lucas de Araújo Cavalcanti |
- |
1 |
- |
- |
Luis Guilherme Silva Robazzi |
15 |
6 |
2 |
- |
Matheus Ribeiro Rezende |
- |
4 |
- |
2 |
Necy Lapenda Pessoa de Albuquerque de Azevedo |
- |
1 |
- |
- |
Paloma Daniele Borges dos Santos Costa |
69 |
14 |
13 |
9 |
PatrÃcia Franco Trajano |
15 |
8 |
2 |
1 |
Rodrigo de Mello |
- |
1 |
- |
- |
Rodrigo Samico Carneiro |
- |
1 |
- |
- |
Tatyana de Siqueira Alves Pereira Rodrigues Rocha |
61 |
17 |
21 |
11 |
Total |
2.999 |
901 |
639 |
708 |
*Exceto audiências de julgamento.
Fontes: Relatórios extraÃdos do e-Gestão (Audiências realizadas, Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado).
PerÃodo analisado: 1.º/5/2016 a 30/4/2017.
3.2. Prazo médio (em dias) para julgamento de mérito na unidade, da conclusão até a prolação da sentença (apenas PJe):
Atuação dos Magistrados na 21.ª VT do Recife |
Prazo* médio para julgamento de sentenças de mérito |
Plaudenice Abreu de Araújo Barreto Vieira |
106 |
Laura Cavalcanti de Morais Botelho |
65 |
Armando da Cunha Rabelo Neto |
555 |
Cláudia Christina Santos R. de Lima Mendonça |
91 |
Daniella Cristiane Rodrigues Ferreira |
13 |
Débora de Souza Silva Lima |
8 |
Evellyne Ferraz Correia |
249 |
Fernando Rodrigues Carvalho |
3 |
Gustavo Henrique Cisneiros Barbosa |
524 |
Joaquim Emiliano Fortaleza de Lima |
31 |
José Augusto Segundo Neto |
109 |
Juliana Gabriela Hita Neves |
1 |
Leandro Fernandez Teixeira |
0 |
Levi Pereira de Oliveira |
0 |
Lucas de Araújo Cavalcanti |
48 |
Luis Guilherme Silva Robazzi |
4 |
Matheus Ribeiro Rezende |
162 |
Paloma Daniele Borges dos Santos Costa |
38 |
PatrÃcia Franco Trajano |
79 |
Rodrigo de Mello |
1 |
Tatyana de Siqueira Alves Pereira Rodrigues Rocha |
38 |
Prazo médio para julgar na unidade |
92 |
*Apuração leva em conta somente processos eletrônicos e não deduz os perÃodos de afastamento dos magistrados, tais como férias, licenças, cursos e outros, em face da falta de integração entre os sistemas de pessoal e judicial.
Fontes: Relatório extraÃdo do e-Gestão (Prazos médios, em dias, da conclusão até a prolação de sentença por magistrado - PJe).
PerÃodo analisado: 1.º/5/2016 a 30/4/2017.
3.3. Sentenças de mérito (conhecimento) pendentes de julgamento:
Magistrados com sentenças pendentes na 21.ª VT do Recife |
No prazo |
Prazo vencido |
Total |
Plaudenice Abreu de Araújo Barreto Vieira |
45 |
96 |
141 |
Laura Cavalcanti de Morais Botelho |
39 |
11 |
50 |
Armando da Cunha Rabelo Neto |
- |
32 |
32 |
Evellyne Ferraz Correia |
- |
5 |
5 |
Tatyana de Siqueira Alves P. R. Rocha |
1 |
- |
1 |
Total de sentenças pendentes na Vara |
85 |
144 |
229 |
Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade da magistrada Plaudenice Abreu de Araújo Barreto Vieira: 0001350-79.2014.5.06.0021, 0000630-44.2016.5.06.0021, 0000640-59.2014.5.06.0021, 0000711-90.2016.5.06.0021, 0000050-48.2015.5.06.0021, 0000790-06.2015.5.06.0021, 0000369-16.2015.5.06.0021, 0001359-41.2014.5.06.0021, 0000469-68.2015.5.06.0021, 0000685-29.2015.5.06.0021, 0000293-55.2016.5.06.0021, 0000543-09.2016.5.06.0015, 0000732-03.2015.5.06.0021, 0000293-55.2016.5.06.0021, 0000543-09.2016.5.06.0015, 0000732-03.2015.5.06.0021, 0001507-18.2015.5.06.0021, 0000760-68.2015.5.06.0021, 0000846-39.2015.5.06.0021, 0001009-19.2015.5.06.0021, 0000922-29.2016.5.06.0021, 0000490-44.2015.5.06.0021, 0001433-27.2016.5.06.0021, 0000507-80.2015.5.06.0021, 0000503-43.2015.5.06.0021, 0001290-09.2014.5.06.0021, 0001313-81.2016.5.06.0021, 0000059-10.2015.5.06.0021, 0000828-18.2015.5.06.0021, 0000350-10.2015.5.06.0021, 0000512-05.2015.5.06.0021, 0000524-19.2015.5.06.0021, 0000525-04.2015.5.06.0021, 0001455-85.2016.5.06.0021, 0000190-19.2014.5.06.0021, 0001285-50.2015.5.06.0021, 0000544-10.2015.5.06.0021, 0000543-25.2015.5.06.0021, 0000831-70.2015.5.06.0021, 0001672-02.2014.5.06.0021, 0001285-84.2014.5.06.0021, 0000368-94.2016.5.06.0021, 0001514-73.2016.5.06.0021, 0000548-47.2015.5.06.0021, 0000549-32.2015.5.06.0021, 0000834-25.2015.5.06.0021, 0000351-29.2014.5.06.0021, 0000702-65.2015.5.06.0021, 0001534-64.2016.5.06.0021, 0001539-86.2016.5.06.0021, 0000564-98.2015.5.06.0021, 0000571-90.2015.5.06.0021, 0001785-53.2014.5.06.0021, 0001564-02.2016.5.06.0021, 0000784-96.2015.5.06.0021, 0000580-52.2015.5.06.0021, 0010009-14.2013.5.06.0021, 0000471-04.2016.5.06.0021, 0001808-28.2016.5.06.0021, 0000863-75.2015.5.06.0021, 0000607-35.2015.5.06.0021, 0001403-26.2015.5.06.0021, 0000221-68.2016.5.06.0021, 0000224-23.2016.5.06.0021, 0000496-17.2016.5.06.0021, 0001081-06.2015.5.06.0021, 0000566-68.2015.5.06.0021, 0000499-69.2016.5.06.0021 0001410-81.2016.5.06.0021, 0000248-17.2017.5.06.0021, 0000773-33.2016.5.06.0021, 0000066-02.2015.5.06.0021, 0001355-67.2015.5.06.0021, 0001357-37.2015.5.06.0021 0000434-74.2016.5.06.0021, 0000496-51.2015.5.06.0021, 0000812-90.2016.5.06.0001, 0000256-62.2015.5.06.0021, 0001694-89.2016.5.06.0021, 0001367-81.2015.5.06.0021, 0000289-52.2015.5.06.0021, 0001711-28.2016.5.06.0021, 0001233-20.2016.5.06.0021, 0001752-92.2016.5.06.0021, 0001381-65.2015.5.06.0021, 0001371-21.2015.5.06.0021, 0001505-48.2015.5.06.0021, 0000680-41.2014.5.06.0021, 0001464-47.2016.5.06.0021, 0001479-50.2015.5.06.0021, 0001480-35.2015.5.06.0021, 0000449-09.2017.5.06.0021, 0001495-04.2015.5.06.0021, 0000897-84.2014.5.06.0021, 0001498-56.2015.5.06.0021 e 0001328-89.2012.5.06.0021.
Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade da magistrada Laura Cavalcanti de Morais Botelho: 0000545-04.2015.5.06.0018, 0000526-86.2015.5.06.0021, 0000537-18.2015.5.06.0021 0000994-50.2015.5.06.0021, 0001521-65.2016.5.06.0021, 0000555-39.2015.5.06.0021, 0000561-46.2015.5.06.0021, 0001315-22.2014.5.06.0021, 0000574-45.2015.5.06.0021, 0001503-15.2014.5.06.0021 e 0000928-41.2013.5.06.0021.
Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade do magistrado Armando da Cunha Rabelo Neto: 0000414-54.2014.5.06.0021, 0000463-95.2014.5.06.0021, 0010108-81.2013.5.06.0021, 0000416-24.2014.5.06.0021, 0000415-39.2014.5.06.0021, 0010060-25.2013.5.06.0021, 0000485-56.2014.5.06.0021, 0010300-14.2013.5.06.0021, 0000863-12.2014.5.06.0021, 0010169-39.2013.5.06.0021, 0001100-17.2012.5.06.0021, 0000185-31.2013.5.06.0021, 0001132-85.2013.5.06.0021, 0000216-51.2013.5.06.0021, 0001249-76.2013.5.06.0021, 0000116-96.2013.5.06.0021, 0001398-72.2013.5.06.0021, 0000588-97.2013.5.06.0021, 0001560-04.2012.5.06.0021, 0000395-82.2013.5.06.0021, 0000397-52.2013.5.06.0021, 0001759-26.2012.5.06.0021, 0001249-13.2012.5.06.0021, 0001287-88.2013.5.06.0021, 0001048-55.2011.5.06.0021, 0001320-78.2013.5.06.0021, 0001623-29.2012.5.06.0021, 0000731-23.2012.5.06.0021, 0000881-67.2013.5.06.0021, 0000456-40.2013.5.06.0021, 0000434-79.2013.5.06.0021 e 0001094-73.2013.5.06.0021.
Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade da magistrada Evellyne Ferraz Correia: 0001326-17.2015.5.06.0021, 0001038-06.2014.5.06.0021, 0001028-25.2015.5.06.0021, 0001180-44.2013.5.06.0021 e 0001542-80-2012-5-06-0021.
Fontes: Dados extraÃdos de “Relatório de decisões em aberto/proferidasâ€; e PJe, em 21/6/2017 à s 10h40.
3.4. Incidentes processuais pendentes de julgamento:
Magistrados com Incidentes Processuais pendentes na 21.ª VT do Recife |
No prazo |
Prazo vencido |
Total |
Plaudenice Abreu de Araújo Barreto Vieira |
15 |
5 |
20 |
Laura Cavalcanti de Morais Botelho |
8 |
3 |
11 |
Armando da Cunha Rabelo Neto |
- |
4 |
4 |
Cláudia Christina Santos R. de Lima Mendonça |
1 |
- |
1 |
Evellyne Ferraz Correia |
- |
1 |
1 |
Total de incidentes pendentes na Vara |
24 |
13 |
37 |
Incidentes com prazo vencido sob a responsabilidade da magistrada Plaudenice Abreu de Araújo Barreto Vieira: 0001763-92.2014.5.06.0021, 0000348-74.2014.5.06.0021, 0000385-33.2016.5.06.0021, 0000939-36.2014.5.06.0021 e 0000919-45.2014.5.06.0021.
Incidentes com prazo vencido sob a responsabilidade da magistrada Laura Cavalcanti de Morais Botelho: 0000688-18.2014.5.06.0021, 0000673-15.2015.5.06.0021 e 0010190-15.2013.5.06.0021.
Incidentes com prazo vencido sob a responsabilidade do magistrado Armando da Cunha Rabelo Neto: 0000211-92.2014.5.06.0021, 0001138-58.2014.5.06.0021, 0000696-92.2014.5.06.0021 e 0000880-48.2014.5.06.0021.
Incidente com prazo vencido sob a responsabilidade da magistrada Evellyne Ferraz Correia: 0001356-86.2014.5.06.0021.
Fontes: Dados coletados na Secretaria da Vara e no PJe, em 21/6/2017 Ã s 10h.
3.5. Produtividade da Vara:
Unidade Judiciária |
Quantidades |
Prazo médio para julgamento (PJe) | ||
Sentenças de mérito |
Incidentes processuais |
Conciliações | ||
21.ª VT do Recife |
901 |
708 |
639 |
92 |
Fontes: Relatórios extraÃdos do e-Gestão: Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado; Prazos Médios (em dias) da Conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe).
PerÃodo analisado: 1.º/5/2016 a 30/4/2017.
4. AUDIÊNCIAS (REALIZADAS E DESIGNADAS):
4.1. Prazos médios, em dias, até a realização das audiências (a partir do ajuizamento):
Unidade Judiciária |
Inicial |
Instrução |
Decisão | |||
SumarÃssimo |
Ordinário |
SumarÃssimo |
Ordinário |
SumarÃssimo |
Ordinário | |
21.ª VT do Recife |
161 |
189 |
210 |
470 |
243 |
525 |
Fonte: Dados extraÃdos do e-Gestão (Prazos médios – fase de conhecimento).
PerÃodo analisado: 1.º/5/2016 a 30/4/2017.
4.2. Prazos (em dias) para designação de audiências, a contar de 8/6/2017:
Unidade Judiciária |
Inicial |
Instrução | ||||
SumarÃssimo |
Ordinário | |||||
2016 |
2017 |
2016 |
2017 |
2016 |
2017 | |
21.ª VT do Recife |
186 |
110 |
225 |
150 |
458 |
149 |
Fontes: Informações extraÃdas do PJe e da Ata de Correição realizada em 2016.
4.3. Assiduidade das magistradas:
Conforme informado pela Diretora da Secretaria, são realizadas 5 (cinco) sessões de audiência por semana (segundas à s sextas-feiras), havendo revezamento equitativo entre a JuÃza Titular, Dra. Plaudenice Abreu de Araújo Barreto Vieira, e a JuÃza Substituta Auxiliar, Dra. Laura Cavalcanti de Morais Botelho, com alternância no número de sessões presididas a cada semana (duas ou três vezes por semana para cada magistrado).
4.4. Quantidade de processos em pauta de audiências por semana (média):
Unidade Judiciária |
Dias de audiências por semana |
Total de audiências | |||
SumarÃssimos |
Iniciais |
Instruções |
Razões Finais | ||
21.ª VT do Recife |
5 (segundas às sextas-feiras) |
11 a 14 |
30 a 33 |
16 |
6 a 8 |
Fontes: Informações extraÃdas do PJe, em 8/6/2017, relativas aos seguintes perÃodos: 20/2/2017 a 24/2/2017, 24/4/2017 a 28/4/2017, 15/5/2017 a 19/5/2017, e 26/6/2017 a 30/6/2017; e informações prestadas pela Diretora de Secretaria da Vara.
5. MOVIMENTAÇÃO PROCESSUAL:
5.1. Quantidade de ações trabalhistas ajuizadas na unidade - FÃsicos e PJe:
Unidade Judiciária |
2015 |
2016 |
2017 (até 8/6/2017) |
21.ª VT do Recife |
1.639 |
1.740 |
802 |
Fontes: Consolidação da EstatÃstica, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Casos Novos por Distribuição e RedistribuÃdos), e PJe.
5.2. Processos remanescentes (congestionamento):
Unidade Judiciária |
SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2016 |
SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2017 | ||||
Pendentes de julgamento* |
Processos demais fases |
Total |
Pendentes de julgamento* |
Processos demais fases |
Total | |
21.ª VT do Recife |
263 |
4.342 |
4.605 |
278 |
4.763 |
5.041 |
*Pendentes de julgamento: Processos com instrução encerrada, aguardando prolação de sentença.
Fontes: Consolidação da EstatÃstica, Relatórios Gerenciais, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Processos Pendentes de Solução), e PJe.
5.3. Quantidade de processos em tramitação:
Unidade Judiciária |
Processos em tramitação em 15/6/2017 | |
FÃsicos |
PJe | |
21.ª VT do Recife |
1.130 |
4.118 |
Fonte: Relatório Gerencial (Processos em tramitação na Vara) e PJe-JT.
5.4. Quantidade de processos nas principais fases processuais (pendentes de solução):
Unidade Judiciária |
Conhecimento (até a prolação da sentença) |
Liquidação |
Execução |
21.ª VT do Recife |
2.153 |
88 |
1.109 |
Fonte: e-Gestão.
PerÃodo analisado: 1.º/4/2017 a 30/4/2017.
5.5. Prazos médios (em dias) nas principais fases processuais:
Unidade Judiciária |
Conhecimento (até a prolação da sentença) |
Liquidação |
Execução |
21.ª VT do Recife |
449 |
54 |
387 |
Fonte: e-Gestão.
PerÃodo analisado: 1.º/5/2016 a 30/4/2017.
6. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS ELETRÔNICOS EM 15/6/2017:
Agrupadores:
Tarefa |
Quantidade |
Processos com pedido de sigilo nos documentos não apreciado |
18 |
Processos com Habilitações nos Autos Não Lidas |
19 |
Processos com pedido liminar ou de antecipação de tutela não apreciado |
10 |
Processos com petições não apreciadas |
256 |
Mandados devolvidos pelo Oficial de Justiça |
08 |
Processos aguardando encaminhamento do secretário de audiência (atas assinadas) |
31 |
Fase de Conhecimento:
Tarefa |
Quantidade |
Data |
Processo |
*¹ Aguardando Cumprimento de Providência |
06 |
27/01/2017 |
|
Aguardando apreciação pela instância superior |
256 |
28/09/2015 |
|
*² Aguardando audiência |
1231 |
25/09/2015 |
|
*³ Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos |
295 |
18/12/2015 |
|
* 4 Aguardando final do sobrestamento |
16 |
01/04/2016 |
|
Aguardando laudo pericial |
38 |
02/03/2017 |
|
Aguardando término dos prazos |
167 |
04/05/2017 |
|
Analisar Decisão |
02 |
15/06/2017 |
|
Analisar Despacho |
07 |
15/06/2017 |
|
Analisar expediente da secretaria |
02 |
15/06/2017 |
|
Análise da carta |
01 |
09/06/2017 |
|
* 5 Análise das PerÃcias |
10 |
26/08/2016 |
|
* 6 * 7 Análise do Conhecimento |
36 |
20/03/2017 |
|
(Subpasta) Contadoria |
02 |
17/05/2017 |
|
(Subpasta) INFOJUD |
02 |
17/05/2017 |
|
Apreciar Urgentes |
03 |
13/06/2017 |
|
Apreciar dependência |
01 |
14/06/2017 |
|
* 8 Concluso ao magistrado |
132 |
18/01/2017 |
|
* 9 Controle de Sobrestamento-Suspensão |
07 |
04/05/2015 |
|
* 10 Controle de pericia |
21 |
08/02/2017 |
|
* 11 Cumprimento de providências |
32 |
27/04/2017 |
|
Designar perÃcia |
05 |
23/04/2017 |
|
Imprimir Correspondência |
01 |
09/06/2017 |
|
* 12 Minutar Decisão |
28 |
04/07/2016 |
|
Minutar Despacho |
03 |
01/06/2017 |
|
* 13 Minutar Sentença |
12 |
09/03/2015 |
|
Minutar dependência |
01 |
08/06/2017 |
|
* 14 Minutar expediente da secretaria |
06 |
23/03/2017 |
|
(Subpasta) Alvará FGTS |
04 |
21/05/2017 |
|
* 15 Minutar sentença |
195 |
10/03/2016 |
|
* 16 Prazos vencidos |
296 |
02/05/2017 |
|
Preparar comunicação |
162 |
03/05/2017 |
|
Recebimento de instância superior |
03 |
13/06/2017 |
|
Registrar parcelas ou despesas processuais |
05 |
17/03/2017 |
|
Remeter ao 2o Grau |
02 |
13/06/2017 |
|
Triagem Inicial |
158 |
15/03/2017 |
|
Valor IncompatÃvel |
02 |
02/02/2017 |
|
OBSERVAÇÕES | |||
*¹ O processo referido foi conciliado e homologado para habilitação em processo de recuperação judicial, com ofÃcio emitido desde 29/10/2015. *² Apesar da data de pendência no PJ-e, a última audiência foi realizada em 24/08/2016, com instrução designada para 05/07/2017. *³ O processo referido encontra-se com última parcela de acordo com vencimento em 07/06/2017. * 4 O processo referido encontra-se sobrestado em razão da repercussão geral reconhecida no AREXT nº 791.932 (Terceirização em Call Center ) * 5 O processo referido encontra-se aguardando laudo pericial para notificação das partes, tendo a instrução sido designada para 25/07/2017. * 6 O processo referido encontra-se na subpasta “Certificarâ€, cuja pasta possui, ao todo, 17 (dezessete) processos. * 7 Inexistem processos nas subpastas “BACENJUDâ€, “JUCEPE†e “SERPRO (Audiência)†* 8 O processo referido tem petição da reclamada (pleito de tutela antecipada) desde 18/01/2017 e audiência inicial designada para 25/07/2017. * 9 O processo referido encontra-se sobrestado por repercussão geral reconhecida no AREXT nº 791.932 (Terceirização em Call Center ). * 10 O processo referido aguarda esclarecimentos do perito e com audiência para encerramento da instrução designada para 05/07/2017. * 11 O processo referido apresenta, na data indicada, certidão ao juÃzo deprecado informando nova data designada para a instrução ( 11/07/2017 ). * 12 O processo referido encontra-se, desde a data indicada, com a conclusão nominal para julgamento de Embargos de Declaração. * 13 O processo referido encontra-se, desde a data indicada, com a conclusão nominal para proferir sentença. * 14 O processo referido encontra-se na subpasta “Oficioâ€. * 15 O processo referido encontra-se, desde a data indicada, com a conclusão nominal para proferir sentença. * 16 O processo referido encontra-se, desde a data indicada, com prazo vencido para comprovação do recolhimento das custas processuais. |
Fase de Liquidação:
Tarefa |
Quantidade |
Data |
Processo |
Aguardando Cumprimento de Providência - Liq |
01 |
14/06/2017 |
0001 385-14.2015.5.06.0018 |
Aguardando apreciação pela instância superior |
01 |
08/11/2016 |
0000553-69.2015.5.06.0021 |
Aguardando término dos prazos |
09 |
12/05/2017 |
0010288-97.2013.5.06.0021 |
Analisar Decisão - Liq |
03 |
08/06/2017 |
0001006-98.2014.5.06.0021 |
Analisar Despacho - Liq |
02 |
07/06/2017 |
0001309-44.2016.5.06.0021 |
*¹ *² Análise de Liquidação |
31 |
16/05/2017 |
0000108-80.2017.5.06.0021 |
(Subpasta) Elaboração de cálculos |
29 |
17/05/2017 |
0001654-78.2014.5.06.0021 |
* 3 Concluso ao magistrado - Liq |
24 |
05/12/2016 |
0000005-78.2014.5.06.0021 |
Controle de pericia |
01 |
15/05/2017 |
0000713-94.2015.5.06.0021 |
* 4 *5 Minutar expediente da secretaria |
01 |
23/05/2017 |
0001487-61.2014.5.06.0021 |
Prazos vencidos |
19 |
25/03/2017 |
0000292-07.2015.5.06.0021 |
* 6 Preparar comunicação |
01 |
19/04/2017 |
0000095-86.2014.5.06.0021 |
OBSERVAÇÕES | |||
*¹ O processo referido processo encontra-se na subpasta “ Revisão de cálculos â€. *² Inexistem processos nas subpastas “Adequação dos cálculosâ€, “Certificar†e “Rateio/Atualizaçãoâ€. * 3 O processo referido não se encontra com a conclusão nominal ao magistrado . * 4 O processo referido processo encontra-se na subpasta “ oficio â€. * 5 Inexistem processos nas subpastas “ alvará FGTS †e “ alvará TRANSFERÊNCIA â€. * 6 Inexistem processos nas demais subpastas referentes à notificação. |
Fase de Execução:
Tarefa |
Quantidade |
Data |
Processo |
*¹ Aguardando Cumprimento de Providência |
10 |
13/07/2016 |
0001090-02.2014.5.06.0021 |
Aguardando apreciação pela instância superior |
03 |
25/08/2016 |
0000560-95.2014.5.06.0021 |
Aguardando audiência – Exec. |
03 |
02/05/2017 |
0000406-14.2013.5.06.0021 |
*² Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos |
16 |
11/12/2015 |
0000454-36.2014.5.06.0021 |
Aguardando término dos prazos |
115 |
02/05/2017 |
0000439-67.2014.5.06.0021 |
Analisar decisão – Exec. |
01 |
14/06/2017 |
0000221-05.2015.5.06.0021 |
Analisar despacho – Exec. |
06 |
12/06/2017 |
0001772-54.2014.5.06.0021 |
Analisar expediente de secretaria |
05 |
14/06/2017 |
0000710-13.2013.5.06.0021 |
Analisar Sentença – Exec. |
01 |
14/06/2017 |
0001719-73.2014.5.06.0021 |
*³ Análise de Execução |
155 |
07/12/2016 |
0000789-55.2014.5.06.0021 |
(Subpasta) Aguardando prazo 90 dias |
01 |
01/05/2017 |
0001493-68.2014.5.06.0021 |
(Subpasta) Bacenjud |
13 |
18/05/2017 |
0000381-93.2016.5.06.0021 |
(Subpasta) Certificar |
16 |
03/02/2017 |
0000982-02.2016.5.06.0021 |
(Subpasta) Contadoria |
11 |
06/06/2017 |
0000197-11.2014.5.06.0021 |
(Subpasta) Contadoria – Informação |
05 |
30/05/2017 |
0001323-62.2015.5.06.0021 |
(Subpasta) E-mail |
04 |
28/04/2017 |
0000158-77.2015.5.06.0021 |
(Subpasta) E-mail/malotedigital/JuÃzo Deprecante |
03 |
01/03/2017 |
0000229-16.2014.5.06.0021 |
* 4 (Subpasta) Hasta |
05 |
06/04/2017 |
0000633-96.2016.5.06.0021 |
(Subpasta) Jucepe |
48 |
22/02/2017 |
0143300-52.2009.5.06.0021 |
(Subpasta) Renajud |
01 |
12/06/2017 |
0000194-56.2014.5.06.0021 |
(Subpasta) RPV |
01 |
06/03/2017 |
0000249-07.2014.5.06.0021 |
(Subpasta) Rede Serpro |
01 |
24/05/2017 |
0000405-92.2014.5.06.0021 |
Bacenjud |
24 |
22/05/2017 |
0000444-21.2016.5.06.0021 |
CCS |
02 |
11/05/2017 |
0000759-54.2013.5.06.0021 |
Concluso ao magistrado – Exec. |
85 |
23/02/2017 |
0001467-70.2014.5.06.0021 |
Controle de PerÃcia |
01 |
31/05/2017 |
0000314-70.2012.5.06.0021 |
Cumprimento de Providências |
140 |
15/02/2017 |
0000230-98.2014.5.06.0021 |
Imprimir Correspondência |
02 |
08/05/2017 |
0000104-14.2015.5.06.0021 |
Infojud |
10 |
02/03/2017 |
0000737-64.2011.5.06.0021 |
Minutar Decisão – Exec. |
03 |
13/01/2017 |
0000197-40.2016.5.06.0021 |
Minutar Expediente de Secretaria |
34 |
17/01/2017 |
0000996-83.2016.5.06.0021 |
Minutar Sentença – Exec. |
05 |
23/05/2017 |
0001081-74.2013.5.06.0021 |
Prazos vencidos |
141 |
01/05/2017 |
0000688-81.2015.5.06.0021 |
Preparar comunicação |
95 |
08/05/2017 |
0001256-34.2014.5.06.0021 |
Recebimento de Instância Superior |
02 |
22/05/2017 |
0090900-32.2007.5.06.0021 |
Registrar no BNDT – Exec. |
05 |
24/02/2017 |
0001504-97.2014.5.06.0021 |
Registrar parcelas ou despesas processuais |
03 |
01/06/2017 |
0001437-35.2014.5.06.0021 |
Renajud |
22 |
26/04/2017 |
0000328-83.2014.5.06.0021 |
SerasaJud |
03 |
08/05/2017 |
|
OBSERVAÇÕES | |||
*¹ O processo referido encontra-se na subpasta “ Aguardando resposta OFÃCIO â€. *² O processo referido encontra-se na subpasta “ certificar pendências de acordo â€. *³ O processo referido encontra-se na subpasta “ Expedir CHC â€. * 4 A data indicada refere-se à do despacho determinando designação de hasta pública. |
7. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS FÃSICOS EM 21/6/2017
NATUREZA |
QUANTIDADE |
DATA MAIS ANTIGA |
PROCESSO | |
Cargas |
Advogados |
09 |
30/3/2017 |
0001308-35.2015.5.06.0021 |
Perito |
07 |
27/9/2016 |
0019500-84.2009.5.06.0021 | |
Terceiros |
09 |
9/6/2017 |
0000101-30.2013.5.06.0021 | |
Petições a juntar aos autos |
09 |
15/6/2017 |
0001503-83.2012.5.06.0021 | |
Processos conclusos para despacho |
163 |
2/5/2017 |
0000007-53.2011.5.06.0021 | |
Consultas convênios a realizar (BACEN/JUCEPE/INFOJUD/DETRAN) |
36 |
2/5/2017 |
0052500-75.2009.5.06.0021 | |
Praças a marcar |
02 |
30/5/2017 |
0110100-88.2008.5.06.0021 | |
Processos no setor de cálculos |
25 |
15/5/2017 |
0001764-48.2012.5.06.0021 | |
Processos para serem remetidos ao TRT |
01 |
15/6/2017 |
0000684-83.2011.5.06.0021 |
*Em relação às certidões/diligências a serem expedidas, a mais antiga data de 4/5/2017 (processo n.º 0000648-70.2013.5.06.0021).
*No tocante aos ofÃcios, o mais antigo data de 29/3/2017 (processo n.º 0001469-11.2012.5.06.0021).
*Quanto aos alvarás, o mais antigo data de 3/4/2017 (processo n.º 0001638-32.2011.5.06.0021).
*No pertinente às praças a realizar, não existem pendências.
* No que diz respeito aos mandados, o mais antigo data de 29/5/2017 (processo n.º 0000912-92.2010.5.06.0021).
*No que diz respeito às notificações, a mais antiga data de 26/5/2017 (processo n.º 0001133-07.2012.5.06.
0021).
*Em relação aos processos digitalizados (CLE), verificou-se a conversão de 181 (cento e oitenta e um) feitos, sendo 72 (setenta e dois) em 2015, e 109 (cento e nove) em 2016.
Fonte: Informações colhidas na Secretaria da Vara do Trabalho e no SIAJ.
8. METAS FIXADAS PELO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA:
Em conformidade com os dados fornecidos pelo Núcleo de EstatÃstica e Pesquisa do Egrégio Regional, eis os resultados das Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ para o ano de 2016:
Meta 1 CNJ - 2016 : – Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuÃdos no ano corrente.
Unidades Judiciárias |
Recebidos |
Resolvidos |
Resultado |
21.ª VT do Recife |
1.672 |
1.759 |
105,2% |
Total da 6ª Região |
107.816 |
111.793 |
103,69% |
Meta 2 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, pelo menos, 90% dos processos distribuÃdos até 31/12/2014.
Unidade Judiciária |
DistribuÃdos em 2014 |
DistribuÃdos em 2014 e julgados até 31/12/16 |
Pendentes de julga- mento até 31/12/16 |
Resultado |
21.ª VT do Recife |
1.565 |
1.497 |
68 |
106% |
Total da 6ª Regiãoa |
62.261 |
59.947 |
2.314 |
107% |
Meta 3 CNJ - 2016 : – Aumentar o Ãndice de conciliação na fase de conhecimento, em relação à média do biênio 2013/2014, em 2 pontos percentuais.
Unidade Judiciária |
Solucionados |
Conciliados |
Média biênio (2013/2014) |
Resultado |
21.ª VT do Recife |
1.759 |
570 |
36,98% |
32,40% |
Total da 6ª Região |
111.793 |
44.400 |
40,83% |
39,72 % |
Meta 4 CNJ - 2016 : – Dar prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, não se destinando portanto à esta Justiça Especializada.
Meta 5 CNJ - 2016 : – B aixar em 2016, quantidade maior de processos de execução do que o total de casos novos de execução no ano corrente.
Unidade Judiciária |
Casos novos de execução |
Baixados |
Entraram na meta |
SaÃram da meta |
Resultado |
21.ª VT do Recife |
520 |
529 |
0 |
0 |
101,73% |
Total da 6ª Região |
38.526 |
37.091 |
0 |
0 |
96,50% |
Meta 6 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, as ações coletivas distribuÃdas, até 31.12.2013 no 1.º grau e até 31.12.2014, no 2.º grau.
A 21.ª Vara do Trabalho do Recife contava com 1 (uma) ação coletiva ainda em tramitação em 31/12/2016, ou seja, o processo n.º 0001331-10.2013.5.06.0021 (julgado em 17/2/2017), de acordo com o relatório fornecido pelo Setor de EstatÃstica deste Tribunal.
Meta 7 CNJ - 2016 : – Identificar e reduzir em 2% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior.
Unidade Judiciária |
Pendentes em 31/12/15 |
Quantidades de Processos dos dez maiores litigantes distribuÃdos na ins- tância no mês de referência |
Quantidades de Processos dos dez maiores litigantes julgados na ins- tância no mês de referência |
Pendentes em 31/12/16 |
Resultado |
21.ª VT do Recife |
274 |
143 |
171 |
246 |
109,15% |
Total da 6ª Região |
8.284 |
7.949 |
9.373 |
6.860 |
118,34% |
O Conselho Nacional de Justiça divulgou no final do 10.º Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em BrasÃlia, as metas nacionais para 2017, quais sejam:
Meta 1 - Os tribunais mantiveram o compromisso de julgar, ao longo de 2017, mais processos do que os novos que chegarem aos tribunais (Meta 1). Assim como em 2016, o compromisso deverá ser cumprido por tribunais de todos os segmentos de Justiça.
Meta 2 - O compromisso com o julgamento dos processos mais antigos, alvo da Meta 2, foi renovado para 2017 e deverá ser cumprido por tribunais de todos os ramos do Judiciário. O detalhamento desta e das outras metas definidas, com percentuais e perÃodos de distribuição dos processos que deverão ser julgados, estarão num glossário que será divulgado futuramente pelo CNJ.
Meta 3 - A Justiça Federal e a Justiça do Trabalho também renovaram o compromisso com a Meta 3, que busca aumentar o número de casos solucionados por meio da conciliação, em relação a perÃodos anteriores.Â
Meta 4 - Fixada pela primeira vez em 2013, a Meta 4, que dá prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, deverá ser cumprida novamente em 2017 pela Justiça Estadual, pela Justiça Federal, pela Justiça Militar da União e dos Estados e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).Â
Meta 5 - Impulso aos processos de execução, que será perseguida no ano que vem pelos tribunais da Justiça Estadual, Federal e do Trabalho.
Meta 6 - P rioriza o julgamento de ações coletivas, que impactam na vida de um grupo maior de pessoas.Â
Meta 7 – Prioriza o julgamento de processos dos maiores litigantes e dos recursos repetitivos, tem por objetivo enfrentar demandas de massa que chegam ao Judiciário.
Meta 8 – Destinada a ações de fortalecimento da rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres, uma das prioridades da atual gestão do CNJ.
9. ITENS DE EXAME E REGISTRO OBRIGATÓRIOS (Art. 26 da Consolidação dos Provimentos da CGJT):
Com base nos autos e sistemas analisados, verificou-se que o JuÃzo:
- registra no sistema informatizado os atos processuais relevantes;
- emite, de forma explÃcita e circunstanciada, pronunciamento acerca da admissibilidade dos recursos, a exemplo dos processos n.ºs 0001388-23.2016.5.06.0021, 0001067-56.2014.5.06.0021 e 0000880-14.2015.5.06.0021 ;
- ordena, de ofÃcio , a liberação do depósito recursal, nos casos em que, após a liquidação, seja apurado crédito de valor inequivocamente superior ao depositado, conforme verificado nos processos n.ºs 0000421-12.2015.5.06.0021, 0010330-49.2013.5.06.0021 e 0001563-56.2012.5.06.0021;
- exaure as iniciativas do juÃzo para tornar exitosa a execução, observando o estabelecido pela Corregedoria-Geral, no tocante aos requisitos para a emissão da Certidão de Crédito Trabalhista, nos moldes do artigo 88 da Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral, como verificado nos processos n.ºs 0000623-62.2010.5.06.0021 e 0000241-69.2010.5.06.0021, bem assim emite a Certidão de Arquivamento Provisório, prevista no art. 77 do referido Provimento, conforme se observa dos processos n.ºs 0000138-57.2013.5.06.0021, 0008900-38.2008.5.06.0021 e 0000815-87.2013.5.06.0021;
- faz uso regular das ferramentas eletrônicas: Bacenjud, Detran, Renajud, Jucepe, Infojud e Serpro, consoante observado nos processos n.ºs 0000405-92.2014.5.06.0021, 0001285-21.2013.5.06.0021, 0000515-57.2015.5.06.0021, 0000064-66.2014.5.06.0021, 0001610-25.2015.5.06.0021, 0000881-96.2015.5.06.0021, 0000697-43.2015.5.06.0021, 0000455-50.2016.5.06.0021, 0000090-93.2016.5.06.0021 e 0000529-12.2013.5.06.0021 . De acordo com o Relatório sobre Ordens Judiciais, foram realizados, no perÃodo de janeiro de 2016 a abril de 2017, 836 (oitocentos e trinta e seis) bloqueios, 467 (quatrocentos e sessenta e sete) desbloqueios e 280 (duzentos e oitenta) transferências. No mês de abril de 2017, 182 (cento e oitenta e dois) constavam bloqueios pendentes de providências;
- inclui na pauta, apenas a pedido da parte, processos na fase de execução para tentativa de conciliação, ou na Semana Nacional de Conciliação; e
- determina a citação dos sócios, nos casos de desconsideração da personalidade jurÃdica da empresa executada, com a devida inclusão dos seus nomes no sistema, no polo passivo da demanda, conforme visto nos processos n.ºs 0000857-39.2013.5.06.0021, 0001371-55.2014.5.06.0021 e 0001731-87.2014.5.06.0021 .
Quanto aos demais aspectos (assiduidade dos magistrados, pauta de audiências e principais prazos) encontram-se registrados nos itens 4 e 5.
10. OBSERVAÇÕES/PENDÊNCIAS REFERENTES À SECRETARIA:
- Na análise, por amostragem, nas carteiras que integram a Secretaria da Vara, verificou-se satisfatória organização e cumprimento das normas procedimentais a serem seguidas pelas unidades judiciárias de primeira instância, porém se impõe maior controle na carga dos autos. Em relação aos processos digitais, constatou-se razoável controle da tramitação dos feitos, conforme quadro do item 6 elaborado em 15/6/2017, ressaltando-se a necessidade de melhor utilização da ferramenta “agrupadores†(vez que existiam 256 processos com petições não apreciadas) e maior controle quanto ao término dos prazos, bem assim no tocante à triagem inicial (pois pendentes de apreciação, naquela data, 158 processos). Na inspeção realizada pelo juÃzo de primeiro grau, no perÃodo de 9 a 13 de janeiro de 2017, registraram-se dentre outros dados: a) regularização da juntada de petições e documentos pendentes nos autos fÃsicos; b) ausência de divergências entre o SIAJ e o quantitativo de processos fÃsicos no setor de cálculos (33); c) 16 (dezesseis) processos fÃsicos fora de pauta, sendo que 2 (dois) dizem respeito a feitos convertidos em diligência; d) 5 (cinco) processos com carga a advogado há mais de 30 dias, e 5 (cinco) a peritos, sendo determinadas as devidas notificações; e) 42 (quarenta e dois) processos sem tramitação há mais de 60 dias; f) ausência de processos sem o devido cumprimento de despachos; e g) inexistência de processos com pendências na inclusão do devedor no BNDT. Naquela oportunidade, a JuÃza Titular destacou que a mudança de sede da Vara, e a limitação do horário de expediente pela Resolução Administrativa n.º 06/2016 dificultaram o cumprimento do prazo das audiências previsto na CLT, mas que empreendem esforços para a sua redução, acompanhando-se, mensalmente, os relatórios de que tratam os artigos 51, 71 e 265, § 3.º, do Provimento 05/02 desta Corregedoria;
- Existem 56 (cinquenta e seis) CTPS’s sob custódia da Secretaria da Vara, e, por amostragem, 4 (quatro) dizem respeito a processos arquivados ou em via de arquivamento (0001617-22.2012.5.06.0021, 0001649-95.2010.5.06.0021, 0000256-33.2013.5.06.0021 e 0001298-54.2012.5.06.0021). Indagada acerca das medidas adotadas para a diminuição do passivo desses documentos, a Diretora da Secretaria esclareceu que intima o advogado, pelo sistema, para entregar o documento profissional ao seu cliente, e, não sendo eficaz, procede-se à instigação direta da própria parte para recebimento na Secretaria, sem prejuÃzo de posterior diligência para entrega do dito documento por oficial de justiça;
- Os Assistentes de Juiz elaboram minutas de sentenças de mérito e de incidentes processuais, como embargos declaratórios, embargos à execução, embargos de terceiros, exceção de pré-executividade e antecipação de tutela;
- O JuÃzo prolata, com habitualidade, sentenças lÃquidas, tanto nos processos que tramitam no rito sumarÃssimo como no ordinário, e, após o trânsito em julgado de sentenças eventualmente proferidas de forma ilÃquida, determina-se a apuração dos cálculos diretamente pela Contadoria da Vara, dispensando-se a notificação à s partes para apresentar e/ou contestar cálculos de liquidação, visando, desse modo, a uma maior celeridade processual;
- P or força de deliberação do egrégio Plenário deste Regional em 19 de outubro de 2010, a Unidade concentra as execuções contra as empresas que integram a Administração Indireta do MunicÃpio do Recife . Em decorrência, o MunicÃpio do Recife tem o compromisso de depositar mensalmente a importância de R$ 1.500.000,00 (um milhão e quinhentos mil reais) na Caixa Econômica Federal, objetivando atender as execuções existentes contra as referidas empresas;
- Conforme relatórios fornecidos pela Seção de Gestão Negocial dos Sistemas do PJE e do e-Gestão, vinculada à Secretaria da Presidência deste Tribunal, há necessidade da Secretaria da Vara proceder, o mais breve possÃvel, a registros no PJE, de modo a regularizar a estatÃstica da unidade, no tocante aos seguintes itens:
a) Recolhimento das custas processuais : 0001301-38.2014.5.06.0021, 0000008-96.2015.5.06.0021, 0001591-82.2016.5.06.0021, 0000022-80.2015.5.06.0021, 0000215-95.2015.5.06.0021, 0000056-55.2015.5.06.0021, 0001018-78.2015.5.06.0021, 0001471-39.2016.5.06.0021, 0000233-53.2014.5.06.0021, 0000445-11.2013.5.06.0021, 0001424-02.2015.5.06.0021, 0000654-72.2016.5.06.0021, 0010122-65.2013.5.06.0021, 0000134-49.2015.5.06.0021, 0000738-44.2014.5.06.0021, 0001450-34.2014.5.06.0021, 0000376-42.2014.5.06.0021, 0000992-17.2014.5.06.0021, 0001628-46.2015.5.06.0021, 0000794-43.2015.5.06.0021, 0000390-26.2014.5.06.0021, 0001104-83.2014.5.06.0021, 0000707-24.2014.5.06.0021, 0000903-91.2014.5.06.0021, 0000995-69.2014.5.06.0021, 0000034-60.2016.5.06.0021, 0001027-74.2014.5.06.0021, 0000054-85.2015.5.06.0021, 0001615-81.2014.5.06.0021, 0000013-21.2015.5.06.0021, 0001649-56.2014.5.06.0021, 0001022-81.2016.5.06.0021, 0000813-15.2016.5.06.0021, 0000349-59.2014.5.06.0021, 0000387-37.2015.5.06.0021, e 0000010-66.2015.5.06.0021;
b) Encerramento da execução : 0010075-91.2013.5.06.0021, 0000043-90.2014.5.06.0021, 0000235-23.2014.5.06.0021, 0010213-58.2013.5.06.0021, 0010278-53.2013.5.06.0021, 0000542-74.2014.5.06.0021, 0000953-20.2014.5.06.0021, 0000497-70.2014.5.06.0021, 0010019-58.2013.5.06.0021, 0001258-04.2014.5.06.0021, 0000529-75.2014.5.06.0021, 0010010-96.2013.5.06.0021, 0001234-73.2014.5.06.0021, 0000654-43.2014.5.06.0021, 0000407-96.2013.5.06.0021, 0000060-97.2012.5.06.0021, 0001018-49.2013.5.06.0021, 0001555-11.2014.5.06.0021, 0000076-80.2014.5.06.0021, 0010225-72.2013.5.06.0021, 0000773-04.2014.5.06.0021, 0000108-51.2015.5.06.0021, 0000616-94.2015.5.06.0021, 0000152-07.2014.5.06.0021, 0000603-32.2014.5.06.0021, 0000821-94.2013.5.06.0021, 0000895-22.2011.5.06.0021, 0001713-37.2012.5.06.0021, 0029700-87.2008.5.06.0021, 0000597-88.2015.5.06.0021, 0001351-64.2014.5.06.0021, 0010224-87.2013.5.06.0021, 0001255-49.2014.5.06.0021, 0000601-28.2015.5.06.0021, 0000884-51.2015.5.06.0021, 0000841-51.2014.5.06.0021, 0000119-51.2013.5.06.0021, 0000368-36.2012.5.06.0021, 0000046-11.2015.5.06.0021, 0123300-31.2009.5.06.0021, 0000026-54.2014.5.06.0021, 0001181-92.2014.5.06.0021, 0000249-70.2015.5.06.0021, e 0001769-65.2015.5.06.0021. Deve-se verificar a fase em que o processo se encontra, e caso se localize em arquivo definitivo, observar o seguinte procedimento: - desarquivar; - para prosseguir na execução; - análise de execução; - conclusão para sentença; - elaborar minuta de sentença de encerramento da execução; - assinatura do magistrado; - arquivar. Convém que, antes de arquivar novamente o feito, seja expedida certidão da Secretaria, esclarecendo que a referida movimentação se justificou para regularização da estatÃstica ;
c) Julgamento de embargos de declaração (decisão já proferida) : 0000753-13.2014.5.06.0021, 0010193-67.2013.5.06.0021, 0001209-26.2015.5.06.0021, 0000488-11.2014.5.06.0021, 0001134-21.2014.5.06.0021, 0000211-92.2014.5.06.0021, 0001138-58.2014.5.06.0021, 0000688-81.2015.5.06.0021, 0010085-38.2013.5.06.0021, 0000383-97.2015.5.06.0021, 0000696-92.2014.5.06.0021, 0000995-69.2014.5.06.0021, 0000880-48.2014.5.06.0021, 0001356-86.2014.5.06.0021, 0001032-96.2014.5.06.0021, 0000688-18.2014.5.06.0021, 0010190-15.2013.5.06.0021, 0001305-07.2016.5.06.0021, e 0000974-93.2014.5.06.0021. Observar o seguinte procedimento: - verificar a fase do processo, para manter a ordem cronológica quando do seu retorno ao trâmite processual; - conclusão para decisão dos embargos de declaração; - encerrar a conclusão; e - certificar que a movimentação decorreu da necessidade de regularização da estatÃstica ;
- Em relação ao lapso temporal anteriormente correicionado, observou-se: a) aumento do quantitativo de novas ações em 101 (cento e um) processos; b) acréscimo na produtividade da Vara, vez que prolatadas a mais 336 (trezentos e trinta e seis) sentenças e 238 (duzentos e trinta e oito) decisões de incidentes processuais, e realizadas a mais 228 (duzentas e vinte e oito) conciliações; c) aumento do prazo médio para julgamento em 3 (três) dias; d) aumento do prazo médio, no ano de 2016, para realização da audiência inicial no rito ordinário em 10 (dez) dias, bem assim da instrução em 16 (dezesseis) dias no sumarÃssimo e em 1 (um) dia no ordinário, e da audiência de decisão em 29 (vinte e nove) dias no sumarÃssimo e em 24 (vinte e quatro) dias no ordinário, ressaltando-se que se aguardava mais de 1 (um) ano para realização da audiência de instrução, porém houve redução do prazo na audiência inicial do rito sumarÃssimo em 7 (sete) dias; e) redução do prazo médio para realização, em junho de 2017, das audiências iniciais no rito sumarÃssimo em 76 (setenta e seis) dias e ordinário em 75 (setenta e cinco) dias, e na instrução em 309 (trezentos e nove) dias; f) aumento do prazo médio na fase de conhecimento em 45 (quarenta e cinco) dias, e redução na liquidação em 46 (quarenta e seis) dias, e na execução em 131(cento e trinta e um) dias; g) redução na quantidade de processos na fase de conhecimento em 95 (noventa e cinco), e aumento na liquidação em 55 (cinquenta e cinco) e na execução em 167 (cento e sessenta e sete); e h) acréscimo do saldo remanescente em 436 (quatrocentos e trinta e seis) processos; e
- A Diretora de Secretaria informou que vários advogados, acompanhado das partes, compareceram à Vara, solicitando o julgamento de sentenças com mais de 1 ano de espera que se encontram conclusas ao ExcelentÃssimo Juiz Armando da Cunha Rabelo Neto, inclusive, alguns feitos têm quase três anos de conclusão; e
- Atingimento das Metas 1, 2, 5, e 7 estabelecidas pelo CNJ para o ano de 2016, o que revela o esforço de todos para alcançar esses objetivos, e, ainda, uma melhora significativa em relação ao ano de 2015, pois a Vara não tinha alcançado as referidas metas naquele exercÃcio.
11. PEDIDOS DE PROVIDÊNCIAS E RECLAMAÇÕES CORREICIONAIS :
No tocante ao perÃodo de 1.º de janeiro de 2016 até a presente data, não houve a formalização de pedidos de providência ou reclamações correicionais.
12. RECOMENDAÇÕES:
- Prolatarem os magistrados Plaudenice Abreu de Araújo Barreto Vieira, Laura Cavalcanti de Morais Botelho, Armando da Cunha Rabelo Neto, e Evellyne Ferraz Correia, prioritariamente e no menor espaço de tempo possÃvel, as sentenças com prazo vencido, conforme relações especificadas no itens 3.3 e 3.4, devendo, sempre, atentarem ao prescrito no ATO n.º 1/CGJT, de 10 de fevereiro de 2017, haja vista o controle exercido por esta Corregedoria Regional a evitar que decisões não ultrapassem a tolerância admitida pela citada norma. Em relação aos juÃzes que não se encontram presentes no momento da correição, deverá a Secretaria da Corregedoria Regional encaminhar-lhes comunicação para que tomem ciência;
- Empreender esforços com o objetivo de reduzir os prazos médios de audiências no rito sumarÃssimo, estabelecendo como meta o prazo máximo de 15 (quinze) dias, conforme determina o inciso III do art. 852-B da CLT. Nos processos de rito ordinário, observar “o prazo médio de duração do processo – fase de conhecimento – de até 200 (duzentos) dias, atentando-se ao limite legal para publicação de sentença†– Resolução Administrativa TRT n.º 03/2015, artigo 14, § 2.º (Provimento TRT-CRT n.º 03/2010);
- Incluir processos de execução na pauta de audiências para tentativa de conciliação, consoante disposto no art. 76, II, da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho: “ promover a realização semanal de audiências de conciliação em processos na fase de execução, independentemente de requerimento das partes, selecionando-se aqueles com maior possibilidade de êxito na composição â€.
- Continuar a verificação periódica, no Sistema BacenJud, quanto à existência de alguma ordem judicial “pendente de providênciaâ€, ou mesmo “não lidaâ€, adotando-se a medida cabÃvel, seja de transferência dos valores bloqueados para contas judiciais (para posterior liberação aos exequentes) ou desbloqueios daquelas importâncias que não interessem à execução – Consolidação de Provimentos da CGJT, Art. 99;
- Perseverar nas diligências no sentido de devolver às partes os documentos de identificação profissional (CTPS), especialmente aqueles que se refiram a processos arquivados ou em vias de arquivamento;
- Proceder ao controle de carga dos autos mensalmente até o dia 15 de cada mês subsequente, conforme prevê o art. 57, parágrafo único, do Provimento 02/2013 da Corregedoria Regional, com adoção das providências cabÃveis, de modo a assegurar a sua devolução o mais breve possÃvel, especialmente em relação ao processo n.º 0019500-84.2009.5.06.0021, com carga ao perito desde 27/9/2016;
- Impulsionar os processos sem movimentação há mais de 60 dias;
- Observar regular e integralmente as normas procedimentais prescritas pela Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho para a fase de execução, bem assim para a emissão da Certidão de Remessa ao Arquivo Provisório de Autos e da Certidão Crédito Trabalhista (vide artigos 76, 77, 87, 88 e 89, além dos Anexos IV e V da Consolidação de Provimentos 2016 da CGJT);
- Enfatizar, entre os usuários (servidores e magistrados) da Vara, a importância da correta inserção de dados no PJE, pois eles são extraÃdos, através das remessas, transformados e gravados, e essas informações alimentam o e-Gestão, gerando os relatórios gerenciais e a estatÃstica oficial da Justiça do Trabalho;
- Realizar a análise periódica da ferramenta “agrupadoresâ€, a fim de evitar a permanência de processos em tarefas já superadas. Os processos devem ser retirados de tal lista assim que realizado o ato respectivo;
- Proceder à “conclusão ao magistradoâ€, especificando o tipo (sentenças, decisões ou despachos), sem necessidade de despacho para tal finalidade, pela importância desse dado para a estatÃstica deste Regional, e, ainda, com a cautela necessária, em face da impossibilidade de cancelamento da “conclusão†em relação à s sentenças, o que enseja, em caso de equÃvoco do servidor, a necessidade de o magistrado proceder à “conversão do julgamento em diligência†para que se possa realizar nova conclusão. Deve, ainda, ser selecionado o magistrado em tempo real, com a devida gravação no sistema, a fim de que seja contabilizado o prazo para prolação da decisão corretamente, e, no caso da sentença, tão logo encerrada a instrução. Em relação à s decisões de antecipação de tutela, também proceder à imediata conclusão com a especificação do magistrado, de modo a possibilitar o controle do prazo e garantir a veracidade dos dados estatÃsticos. No tocante aos embargos de declaração, havendo necessidade de intimar a parte contrária, proceder à conclusão para julgamento tão logo encerrado o prazo, também sem necessidade de despacho, por se tratar de ato ordinário da secretaria. Tratando-se de juiz substituto da reserva técnica, proceder à imediata conclusão no sistema, com informação de tal fato, por e-mail funcional, ao magistrado, inclusive porque possui acesso restrito à unidade na qual atua;
- Efetivar a conclusão para julgamento dos embargos de declaração ao magistrado que se encontrar em exercÃcio na Vara, quando aquele que prolatou a sentença embargada se encontrar afastado por mais de 30 dias, em conformidade com o art. 8.º, § 3.º, do Provimento n.º 03/2015 desta Corregedoria Regional;
- Cumprir as diligências determinadas pelo Tribunal, em grau de recurso, em prazo razoável, bem assim a proceder o correto cadastramento das partes quando do envio dos recursos ao Tribunal, inclusive em relação ao recurso ordinário em rito sumarÃssimo, de modo a evitar equÃvoco quando da distribuição da classe processual na segunda instância;
- Verificar o acervo relativo aos processos pendentes de baixa, conforme orientações divulgadas por e-mail e repassadas a essa unidade pelos membros do Comitê do PJE e e-Gestão, bem assim proceder aos registros relativos ao encerramento das fases de execução e de julgamento dos embargos de declaração nos processos especificados no item 10;
- Registrar, no sistema PJE, o recolhimento das custas, emolumentos, contribuição previdenciária e imposto de renda. Ressalte-se que, após as orientações sobre a necessidade de tal anotação, o Setor de EstatÃstica do Tribunal constatou acréscimo considerável no registro de tais arrecadações, conforme quadro demonstrativo entre os meses de janeiro a março de 2016 e janeiro a março de 2017, numa variação de 115,94% no tocante à s custas processuais, de 498,05% em relação aos emolumentos, de 71,16% no pertinente à s contribuições previdenciárias, de 32,62% no que diz respeito ao imposto de renda, e de 283,18% quanto à s multas aplicadas pelos órgãos de fiscalização das relações de trabalho; e
- Estimular, entre os servidores, práticas de sustentabilidade, racionalização e consumo consciente de materiais e serviços de responsabilidade socioambiental, visando ao uso sustentável dos recursos naturais e dos bens públicos, bem como ao aperfeiçoamento contÃnuo da qualidade do gasto público realizado pelo Tribunal, a teor da Resolução n.º 201 do CNJ de 3/3/2015.
13. BOAS PRÃTICAS RELATADAS PELO JUÃZO:
Noticiou a Diretora de Secretaria que as boas práticas, relacionadas na ata de correição de 2016, continuam sendo desempenhadas nesta unidade judiciária, motivo pelo qual procede à sua renovação:
- Prolação habitual de sentenças lÃquidas, pelas magistradas desta Vara, nos processos eletrônicos e fÃsicos (ritos sumarÃssimo e ordinário);
- Elaboração, pelos assistentes de Juiz, de minutas de despachos, sentenças de mérito, decisões de incidentes processuais e de antecipação de tutela;
- Preparação de minutas de despachos nos processos certificados pela Diretora de Secretaria, sua assistente e pela maioria dos servidores da unidade;
- Atualização de cálculos pelos servidores responsáveis pela execução, BACENJUD e expedição de certidão de habilitação de crédito, evitando-se o envio do processo à contadoria;
- Comunicação habitual, por e-mail funcional e malote digital, com as demais Varas Trabalhistas, para solicitação de informações acerca de Cartas Precatórias, de reserva de crédito etc;
- Pesquisa junto à CELPE, INFOJUD, contato telefônico, e e-mail, a fim de viabilizar o pagamento de créditos, quando infrutÃferas as notificações por advogados e correios, sendo facultado aos credores informarem os dados bancários para transferências de seus créditos;
- Liquidação, após o trânsito em julgado, efetivada diretamente pela contadoria da Vara, quando eventualmente a sentença não é lÃquida, o que gera maior celeridade e economia processual;
- Expedição de alvará único pelo setor de acordo e pagamentos para o reclamante, advogado e transferências fiscais e previdenciárias, com recomendações de cautela a serem observadas pelo Banco; e
- Concessão de força de alvará ao Termo de Conciliação para saque de depósito judicial/recursal e FGTS.
Acrescenta, ainda, como novos procedimentos:
- Força de alvará, na decisão de antecipação de tutela, em relação à liberação do FGTS e seguro-desemprego; e
- Divisão dos trabalhos, no PJe, por dÃgitos.
14. SOLICITAÇÕES DO JUÃZO:
- Considerando a centralização das execuções envolvendo as empresas que integram a administração indireta do MunicÃpio do Recife, solicita-se a lotação de mais um servidor nesta unidade, porque a sobredita execução aumenta sobremaneira o atendimento ao público, bem como o trabalho da contadoria da Vara, já que atualiza os valores antes da expedição dos alvarás de transferência;
- Melhores condições para o estacionamento destinado aos servidores da Vara, vez que as chuvas inviabilizam o acesso;
- Aumento do quadro de terceirizados; e
- Retomada do pagamento das substituições dos servidores, haja vista o desempenho de atividades de maior complexidade e responsabilidade pelo servidor substituto sem a justa contrapartida, gerando insatisfação nos servidores.
Encerrados os trabalhos, a ExcelentÃssima Corregedora Regional, Desembargadora Dione Nunes Furtado da Silva, agradeceu a fraternal acolhida e a colaboração prestada pelas ExcelentÃssimas JuÃzas Titular e Substituta e pelos servidores da Vara, determinando que, lavrada e assinada, fosse disponibilizada esta ata na página da Corregedoria, no sÃtio deste Regional ( www.trt6.jus.br ), além de publicada, em sua Ãntegra, no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho – DEJT, entregando cópia à Unidade Judiciária sob correição (neste ato), Presidência do Egrégio Regional, Secretaria Administrativa, e Secretaria de Gestão de Pessoas, para conhecimento e providências pertinentes. Firmam a presente ata a ExcelentÃssima Desembargadora Corregedora Regional e a Secretária da Corregedoria Regional.
DIONE NUNES FURTADO DA SILVA
Desembargadora Corregedora Regional
NOÊMIA MARIA GOMES DE OLIVEIRA
Secretária da Corregedoria Regional
Ata Correição 38 - 2017 de 21/6/2017