ATA DA CORREIÇÃO ORDINÃRIA REALIZADA NA 21.ª VARA DO TRABALHO DO RECIFE, EM 21 DE JUNHO DE 2017.

Aos 21 (vinte e um) dias do mês de junho de 2017, às 9 (nove) horas, compareceu à sede da 21.ª Vara do Trabalho do Recife, situada na Avenida Mascarenhas de Morais, 4.631 – Fórum Advogado José Barbosa de Araújo, Imbiribeira, Recife/PE, a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional do TRT da 6.ª Região, Dr.ª Dione Nunes Furtado da Silva , acompanhada pelos servidores Noêmia Maria Gomes de Oliveira (Secretária da Corregedoria), Vânia Rodrigues de Santana Cunha (Assessora de Gabinete), Rosanna de Freitas Monteiro (Assistente de Gabinete), Henrique Bezerra Valença (Assistente Secretário) e Roseâne Batista Leite (Assistente Administrativa ), para realizar a Correição Ordinária veiculada no Edital n.º 04/2017, disponibilizado no Diário Eletrônico do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região em 24 (vinte e quatro) de abril de 2017, considerado publicado em 25 (vinte e cinco) de abril de 2017. Referido edital se encontrava devidamente afixado no átrio da Secretaria, possibilitando sua plena divulgação e visualização pelo público local.

Presentes, nesta ocasião, a Excelentíssima Juíza do Trabalho Titular, Dra. Plaudenice Abreu de Araújo Barreto Vieira, a Excelentíssima Juíza do Trabalho Substituta Auxiliar, Dra. Laura Cavalcanti de Morais Botelho, a Diretora de Secretaria, Bela. Arminda de Albuquerque Ferraz, e os demais servidores ali lotados: Elisângela Cristina Romero da Silva, Mary Lucy Cavalcanti Layme, Patrícia Teixeira de Freitas, Tarcílio Silva de Oliveira, Eduardo Monteiro Cavalcanti, João Caboclo da Silva, Lícia Raphaela Alencar de Moraes, Emanuel Ayres Fragoso Filho, e Izabel Cristina de Lima Coutinho, além da estagiária de Direito Catarina Moura Rangel. Ausentes os funcionários Ceila Jane Lins Lopes (férias), Gustavo Elias de Morais Freitas (férias) e Kátia Angelim Ovídio Silva (licença médica).

Com base nos dados extraídos do SIAJ, PJe, e-Gestão e Sistema de Pessoal; nas informações consolidadas pela Seção de Estatística; no exame dos procedimentos adotados na Secretaria da Vara e dos processos em tramitação, e, ainda, dos dados colhidos na inspeção judicial realizada no período de 9 a 13 de janeiro de 2017, a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional determinou o registro das informações e recomendações que seguem.

1. MAGISTRADAS:

JUÃZA TITULAR/JUÃZA SUBSTITUTA

PERÃODO DE ATUAÇÃO

Plaudenice Abreu de Araújo Barreto Vieira (Titular)

Desde 13/4/2015

(Ato TRT GP n.º 195/2015)

Laura Cavalcanti de Morais Botelho (Auxiliar)

Desde 6/5/2015
(Portaria TRT GCR n.º 076/2015)

2. QUADRO ATUAL DE SERVIDORES:

NOME

CARGO

FUNÇÃO

Arminda de Albuquerque Ferraz

Técnica Judiciária

Diretora de Secretaria

Elisângela Cristina Romero da Silva

Técnica Judiciária

Assistente de Diretor

Mary Lucy Cavalcanti Layme

Analista Judiciária

Assistente de Juiz

Patrícia Teixeira de Freitas

Técnica Judiciária

Assistente de Juiz

Ceila Jane Lins Lopes

Técnica Judiciária

Calculista

Tarcílio Silva de Oliveira

Técnico Judiciário

Calculista

Eduardo Monteiro Cavalcanti

Técnico Judiciário

Secretário de Audiência

Gustavo Elias de Morais Freitas

Técnico Judiciário

Secretário de Audiência

João Caboclo da Silva

Técnico Judiciário

Assistente

Lícia Raphaela Alencar de Moraes

Analista Judiciária

Assistente

Emanuel Ayres Fragoso Filho

Técnico Judiciário

-

Izabel Cristina de Lima Coutinho

Técnica Judiciária

-

Kátia Angelim Ovídio Silva

Técnica Judiciária

-

3. Produtividade dos Juízes na Unidade:

3.1. Quantidade de Audiências, Sentenças, Conciliações e Incidentes por Juiz (a):

Atuação dos Magistrados na

21.ª VT do Recife

Audiências*

Sentenças de mérito

Conciliações

Incidentes processuais

Plaudenice Abreu de Araújo Barreto Vieira

1.266

401

228

384

Laura Cavalcanti de Morais Botelho

1.389

314

276

281

Armando da Cunha Rabelo Neto

-

51

-

4

Cláudia Christina Santos R. de Lima Mendonça

-

11

-

5

Daniella Cristiane Rodrigues Ferreira

19

3

7

1

Débora de Souza Silva Lima

43

25

9

2

Eduardo Henrique Brennand Dornelas Câmara

68

1

64

-

Ester de Souza Araújo Furtado

-

9

-

2

Evellyne Ferraz Correia

19

2

6

1

Fernando Rodrigues Carvalho

15

6

2

1

George Sidney Neiva Coelho

-

-

1

-

Gustavo Henrique Cisneiros Barbosa

-

1

-

-

João Carlos de Andrade e Silva

-

-

-

1

Joaquim Emiliano Fortaleza de Lima

17

1

6

-

José Augusto Segundo Neto

1

14

-

2

Juliana Gabriela Hita Neves

-

3

-

-

Juliana Lyra Barbosa

2

-

2

-

Leandro Fernandez Teixeira

-

3

-

1

Levi Pereira de Oliveira

-

3

-

-

Lucas de Araújo Cavalcanti

-

1

-

-

Luis Guilherme Silva Robazzi

15

6

2

-

Matheus Ribeiro Rezende

-

4

-

2

Necy Lapenda Pessoa de Albuquerque de Azevedo

-

1

-

-

Paloma Daniele Borges dos Santos Costa

69

14

13

9

Patrícia Franco Trajano

15

8

2

1

Rodrigo de Mello

-

1

-

-

Rodrigo Samico Carneiro

-

1

-

-

Tatyana de Siqueira Alves Pereira Rodrigues Rocha

61

17

21

11

Total

2.999

901

639

708

*Exceto audiências de julgamento.

Fontes: Relatórios extraídos do e-Gestão (Audiências realizadas, Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado).

Período analisado: 1.º/5/2016 a 30/4/2017.

3.2. Prazo médio (em dias) para julgamento de mérito na unidade, da conclusão até a prolação da sentença (apenas PJe):

Atuação dos Magistrados na 21.ª VT do Recife

Prazo* médio para julgamento de sentenças de mérito

Plaudenice Abreu de Araújo Barreto Vieira

106

Laura Cavalcanti de Morais Botelho

65

Armando da Cunha Rabelo Neto

555

Cláudia Christina Santos R. de Lima Mendonça

91

Daniella Cristiane Rodrigues Ferreira

13

Débora de Souza Silva Lima

8

Evellyne Ferraz Correia

249

Fernando Rodrigues Carvalho

3

Gustavo Henrique Cisneiros Barbosa

524

Joaquim Emiliano Fortaleza de Lima

31

José Augusto Segundo Neto

109

Juliana Gabriela Hita Neves

1

Leandro Fernandez Teixeira

0

Levi Pereira de Oliveira

0

Lucas de Araújo Cavalcanti

48

Luis Guilherme Silva Robazzi

4

Matheus Ribeiro Rezende

162

Paloma Daniele Borges dos Santos Costa

38

Patrícia Franco Trajano

79

Rodrigo de Mello

1

Tatyana de Siqueira Alves Pereira Rodrigues Rocha

38

Prazo médio para julgar na unidade

92

*Apuração leva em conta somente processos eletrônicos e não deduz os períodos de afastamento dos magistrados, tais como férias, licenças, cursos e outros, em face da falta de integração entre os sistemas de pessoal e judicial.

Fontes: Relatório extraído do e-Gestão (Prazos médios, em dias, da conclusão até a prolação de sentença por magistrado - PJe).

Período analisado: 1.º/5/2016 a 30/4/2017.

3.3. Sentenças de mérito (conhecimento) pendentes de julgamento:

Magistrados com sentenças pendentes na

21.ª VT do Recife

No prazo

Prazo vencido

Total

Plaudenice Abreu de Araújo Barreto Vieira

45

96

141

Laura Cavalcanti de Morais Botelho

39

11

50

Armando da Cunha Rabelo Neto

-

32

32

Evellyne Ferraz Correia

-

5

5

Tatyana de Siqueira Alves P. R. Rocha

1

-

1

Total de sentenças pendentes na Vara

85

144

229

Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade da magistrada Plaudenice Abreu de Araújo Barreto Vieira: 0001350-79.2014.5.06.0021, 0000630-44.2016.5.06.0021, 0000640-59.2014.5.06.0021, 0000711-90.2016.5.06.0021, 0000050-48.2015.5.06.0021, 0000790-06.2015.5.06.0021, 0000369-16.2015.5.06.0021, 0001359-41.2014.5.06.0021, 0000469-68.2015.5.06.0021, 0000685-29.2015.5.06.0021, 0000293-55.2016.5.06.0021, 0000543-09.2016.5.06.0015, 0000732-03.2015.5.06.0021, 0000293-55.2016.5.06.0021, 0000543-09.2016.5.06.0015, 0000732-03.2015.5.06.0021, 0001507-18.2015.5.06.0021, 0000760-68.2015.5.06.0021, 0000846-39.2015.5.06.0021, 0001009-19.2015.5.06.0021, 0000922-29.2016.5.06.0021, 0000490-44.2015.5.06.0021, 0001433-27.2016.5.06.0021, 0000507-80.2015.5.06.0021, 0000503-43.2015.5.06.0021, 0001290-09.2014.5.06.0021, 0001313-81.2016.5.06.0021, 0000059-10.2015.5.06.0021, 0000828-18.2015.5.06.0021, 0000350-10.2015.5.06.0021, 0000512-05.2015.5.06.0021, 0000524-19.2015.5.06.0021, 0000525-04.2015.5.06.0021, 0001455-85.2016.5.06.0021, 0000190-19.2014.5.06.0021, 0001285-50.2015.5.06.0021, 0000544-10.2015.5.06.0021, 0000543-25.2015.5.06.0021, 0000831-70.2015.5.06.0021, 0001672-02.2014.5.06.0021, 0001285-84.2014.5.06.0021, 0000368-94.2016.5.06.0021, 0001514-73.2016.5.06.0021, 0000548-47.2015.5.06.0021, 0000549-32.2015.5.06.0021, 0000834-25.2015.5.06.0021, 0000351-29.2014.5.06.0021, 0000702-65.2015.5.06.0021, 0001534-64.2016.5.06.0021, 0001539-86.2016.5.06.0021, 0000564-98.2015.5.06.0021, 0000571-90.2015.5.06.0021, 0001785-53.2014.5.06.0021, 0001564-02.2016.5.06.0021, 0000784-96.2015.5.06.0021, 0000580-52.2015.5.06.0021, 0010009-14.2013.5.06.0021, 0000471-04.2016.5.06.0021, 0001808-28.2016.5.06.0021, 0000863-75.2015.5.06.0021, 0000607-35.2015.5.06.0021, 0001403-26.2015.5.06.0021, 0000221-68.2016.5.06.0021, 0000224-23.2016.5.06.0021, 0000496-17.2016.5.06.0021, 0001081-06.2015.5.06.0021, 0000566-68.2015.5.06.0021, 0000499-69.2016.5.06.0021 0001410-81.2016.5.06.0021, 0000248-17.2017.5.06.0021, 0000773-33.2016.5.06.0021, 0000066-02.2015.5.06.0021, 0001355-67.2015.5.06.0021, 0001357-37.2015.5.06.0021 0000434-74.2016.5.06.0021, 0000496-51.2015.5.06.0021, 0000812-90.2016.5.06.0001, 0000256-62.2015.5.06.0021, 0001694-89.2016.5.06.0021, 0001367-81.2015.5.06.0021, 0000289-52.2015.5.06.0021, 0001711-28.2016.5.06.0021, 0001233-20.2016.5.06.0021, 0001752-92.2016.5.06.0021, 0001381-65.2015.5.06.0021, 0001371-21.2015.5.06.0021, 0001505-48.2015.5.06.0021, 0000680-41.2014.5.06.0021, 0001464-47.2016.5.06.0021, 0001479-50.2015.5.06.0021, 0001480-35.2015.5.06.0021, 0000449-09.2017.5.06.0021, 0001495-04.2015.5.06.0021, 0000897-84.2014.5.06.0021, 0001498-56.2015.5.06.0021 e 0001328-89.2012.5.06.0021.

Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade da magistrada Laura Cavalcanti de Morais Botelho: 0000545-04.2015.5.06.0018, 0000526-86.2015.5.06.0021, 0000537-18.2015.5.06.0021 0000994-50.2015.5.06.0021, 0001521-65.2016.5.06.0021, 0000555-39.2015.5.06.0021, 0000561-46.2015.5.06.0021, 0001315-22.2014.5.06.0021, 0000574-45.2015.5.06.0021, 0001503-15.2014.5.06.0021 e 0000928-41.2013.5.06.0021.

Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade do magistrado Armando da Cunha Rabelo Neto: 0000414-54.2014.5.06.0021, 0000463-95.2014.5.06.0021, 0010108-81.2013.5.06.0021, 0000416-24.2014.5.06.0021, 0000415-39.2014.5.06.0021, 0010060-25.2013.5.06.0021, 0000485-56.2014.5.06.0021, 0010300-14.2013.5.06.0021, 0000863-12.2014.5.06.0021, 0010169-39.2013.5.06.0021, 0001100-17.2012.5.06.0021, 0000185-31.2013.5.06.0021, 0001132-85.2013.5.06.0021, 0000216-51.2013.5.06.0021, 0001249-76.2013.5.06.0021, 0000116-96.2013.5.06.0021, 0001398-72.2013.5.06.0021, 0000588-97.2013.5.06.0021, 0001560-04.2012.5.06.0021, 0000395-82.2013.5.06.0021, 0000397-52.2013.5.06.0021, 0001759-26.2012.5.06.0021, 0001249-13.2012.5.06.0021, 0001287-88.2013.5.06.0021, 0001048-55.2011.5.06.0021, 0001320-78.2013.5.06.0021, 0001623-29.2012.5.06.0021, 0000731-23.2012.5.06.0021, 0000881-67.2013.5.06.0021, 0000456-40.2013.5.06.0021, 0000434-79.2013.5.06.0021 e 0001094-73.2013.5.06.0021.

Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade da magistrada Evellyne Ferraz Correia: 0001326-17.2015.5.06.0021, 0001038-06.2014.5.06.0021, 0001028-25.2015.5.06.0021, 0001180-44.2013.5.06.0021 e 0001542-80-2012-5-06-0021.

Fontes: Dados extraídos de “Relatório de decisões em aberto/proferidasâ€; e PJe, em 21/6/2017 às 10h40.

3.4. Incidentes processuais pendentes de julgamento:

Magistrados com Incidentes Processuais pendentes na 21.ª VT do Recife

No prazo

Prazo vencido

Total

Plaudenice Abreu de Araújo Barreto Vieira

15

5

20

Laura Cavalcanti de Morais Botelho

8

3

11

Armando da Cunha Rabelo Neto

-

4

4

Cláudia Christina Santos R. de Lima Mendonça

1

-

1

Evellyne Ferraz Correia

-

1

1

Total de incidentes pendentes na Vara

24

13

37

Incidentes com prazo vencido sob a responsabilidade da magistrada Plaudenice Abreu de Araújo Barreto Vieira: 0001763-92.2014.5.06.0021, 0000348-74.2014.5.06.0021, 0000385-33.2016.5.06.0021, 0000939-36.2014.5.06.0021 e 0000919-45.2014.5.06.0021.

Incidentes com prazo vencido sob a responsabilidade da magistrada Laura Cavalcanti de Morais Botelho: 0000688-18.2014.5.06.0021, 0000673-15.2015.5.06.0021 e 0010190-15.2013.5.06.0021.

Incidentes com prazo vencido sob a responsabilidade do magistrado Armando da Cunha Rabelo Neto: 0000211-92.2014.5.06.0021, 0001138-58.2014.5.06.0021, 0000696-92.2014.5.06.0021 e 0000880-48.2014.5.06.0021.

Incidente com prazo vencido sob a responsabilidade da magistrada Evellyne Ferraz Correia: 0001356-86.2014.5.06.0021.

Fontes: Dados coletados na Secretaria da Vara e no PJe, em 21/6/2017 às 10h.

3.5. Produtividade da Vara:

Unidade Judiciária

Quantidades

Prazo médio para julgamento (PJe)

Sentenças de mérito

Incidentes processuais

Conciliações

21.ª VT do Recife

901

708

639

92

Fontes: Relatórios extraídos do e-Gestão: Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado; Prazos Médios (em dias) da Conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe).

Período analisado: 1.º/5/2016 a 30/4/2017.

4. AUDIÊNCIAS (REALIZADAS E DESIGNADAS):

4.1. Prazos médios, em dias, até a realização das audiências (a partir do ajuizamento):

Unidade Judiciária

Inicial

Instrução

Decisão

Sumaríssimo

Ordinário

Sumaríssimo

Ordinário

Sumaríssimo

Ordinário

21.ª VT do Recife

161

189

210

470

243

525

Fonte: Dados extraídos do e-Gestão (Prazos médios – fase de conhecimento).

Período analisado: 1.º/5/2016 a 30/4/2017.

4.2. Prazos (em dias) para designação de audiências, a contar de 8/6/2017:

Unidade Judiciária

Inicial

Instrução

Sumaríssimo

Ordinário

2016

2017

2016

2017

2016

2017

21.ª VT do Recife

186

110

225

150

458

149

Fontes: Informações extraídas do PJe e da Ata de Correição realizada em 2016.

4.3. Assiduidade das magistradas:

Conforme informado pela Diretora da Secretaria, são realizadas 5 (cinco) sessões de audiência por semana (segundas às sextas-feiras), havendo revezamento equitativo entre a Juíza Titular, Dra. Plaudenice Abreu de Araújo Barreto Vieira, e a Juíza Substituta Auxiliar, Dra. Laura Cavalcanti de Morais Botelho, com alternância no número de sessões presididas a cada semana (duas ou três vezes por semana para cada magistrado).

4.4. Quantidade de processos em pauta de audiências por semana (média):

Unidade Judiciária

Dias de audiências por semana

Total de audiências

Sumaríssimos

Iniciais

Instruções

Razões Finais

21.ª VT do Recife

5 (segundas às sextas-feiras)

11 a 14

30 a 33

16

6 a 8

Fontes: Informações extraídas do PJe, em 8/6/2017, relativas aos seguintes períodos: 20/2/2017 a 24/2/2017, 24/4/2017 a 28/4/2017, 15/5/2017 a 19/5/2017, e 26/6/2017 a 30/6/2017; e informações prestadas pela Diretora de Secretaria da Vara.

5. MOVIMENTAÇÃO PROCESSUAL:

5.1. Quantidade de ações trabalhistas ajuizadas na unidade - Físicos e PJe:

Unidade Judiciária

2015

2016

2017

(até 8/6/2017)

21.ª VT do Recife

1.639

1.740

802

Fontes: Consolidação da Estatística, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Casos Novos por Distribuição e Redistribuídos), e PJe.

5.2. Processos remanescentes (congestionamento):

Unidade Judiciária

SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2016

SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2017

Pendentes de julgamento*

Processos demais fases

Total

Pendentes de julgamento*

Processos demais fases

Total

21.ª VT do Recife

263

4.342

4.605

278

4.763

5.041

*Pendentes de julgamento: Processos com instrução encerrada, aguardando prolação de sentença.

Fontes: Consolidação da Estatística, Relatórios Gerenciais, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Processos Pendentes de Solução), e PJe.

5.3. Quantidade de processos em tramitação:

Unidade Judiciária

Processos em tramitação em 15/6/2017

Físicos

PJe

21.ª VT do Recife

1.130

4.118

Fonte: Relatório Gerencial (Processos em tramitação na Vara) e PJe-JT.

5.4. Quantidade de processos nas principais fases processuais (pendentes de solução):

Unidade Judiciária

Conhecimento

(até a prolação da sentença)

Liquidação

Execução

21.ª VT do Recife

2.153

88

1.109

Fonte: e-Gestão.

Período analisado: 1.º/4/2017 a 30/4/2017.

5.5. Prazos médios (em dias) nas principais fases processuais:

Unidade Judiciária

Conhecimento

(até a prolação da sentença)

Liquidação

Execução

21.ª VT do Recife

449

54

387

Fonte: e-Gestão.

Período analisado: 1.º/5/2016 a 30/4/2017.

6. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS ELETRÔNICOS EM 15/6/2017:

Agrupadores:

Tarefa

Quantidade

Processos com pedido de sigilo nos documentos não apreciado

18

Processos com Habilitações nos Autos Não Lidas

19

Processos com pedido liminar ou de antecipação de tutela não apreciado

10

Processos com petições não apreciadas

256

Mandados devolvidos pelo Oficial de Justiça

08

Processos aguardando encaminhamento do secretário de audiência (atas assinadas)

31

Fase de Conhecimento:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

*¹ Aguardando Cumprimento de Providência

06

27/01/2017

0000499-40.2014.5.06.0021

Aguardando apreciação pela instância superior

256

28/09/2015

0010046-41.2013.5.06.0021

*² Aguardando audiência

1231

25/09/2015

0000310-28.2015.5.06.0021

*³ Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos

295

18/12/2015

0000166-54.2015.5.06.0021

* 4 Aguardando final do sobrestamento

16

01/04/2016

0000031-42.2015.5.06.0021

Aguardando laudo pericial

38

02/03/2017

0000961-26.2016.5.06.0021

Aguardando término dos prazos

167

04/05/2017

0000171-13.2014.5.06.0021

Analisar Decisão

02

15/06/2017

0000259-17.2015.5.06.0021

Analisar Despacho

07

15/06/2017

0000975-10.2016.5.06.0021

Analisar expediente da secretaria

02

15/06/2017

0000156-73.2016.5.06.0021

Análise da carta

01

09/06/2017

0000414-49.2017.5.06.0021

* 5 Análise das Perícias

10

26/08/2016

0000258-95.2016.5.06.0021

* 6 * 7 Análise do Conhecimento

36

20/03/2017

0001376-77.2014.5.06.0021

(Subpasta) Contadoria

02

17/05/2017

0000646-61.2017.5.06.0021

(Subpasta) INFOJUD

02

17/05/2017

0001116-29.2016.5.06.0021

Apreciar Urgentes

03

13/06/2017

0000817-18.2017.5.06.0021

Apreciar dependência

01

14/06/2017

0000826-77.2017.5.06.0021

* 8 Concluso ao magistrado

132

18/01/2017

0001655-07.2016.5.06.0017

* 9 Controle de Sobrestamento-Suspensão

07

04/05/2015

0010344-33.2013.5.06.0021

* 10 Controle de pericia

21

08/02/2017

0001476-32.2014.5.06.0021

* 11 Cumprimento de providências

32

27/04/2017

0001751-44.2015.5.06.0021

Designar perícia

05

23/04/2017

0000872-03.2016.5.06.0021

Imprimir Correspondência

01

09/06/2017

0000125-19.2017.5.06.0021

* 12 Minutar Decisão

28

04/07/2016

0000211-92.2014.5.06.0021

Minutar Despacho

03

01/06/2017

0000375-57.2014.5.06.0021

* 13 Minutar Sentença

12

09/03/2015

0000416-24.2014.5.06.0021

Minutar dependência

01

08/06/2017

0000737-54.2017.5.06.0021

* 14 Minutar expediente da secretaria

06

23/03/2017

0001210-11.2015.5.06.0021

(Subpasta) Alvará FGTS

04

21/05/2017

0000664-82.2017.5.06.0021

* 15 Minutar sentença

195

10/03/2016

0001326-17.2015.5.06.0021

* 16 Prazos vencidos

296

02/05/2017

0000358-84.2015.5.06.0021

Preparar comunicação

162

03/05/2017

0000178-05.2014.5.06.0021

Recebimento de instância superior

03

13/06/2017

0000118-61.2016.5.06.0021

Registrar parcelas ou despesas processuais

05

17/03/2017

0000492-48.2014.5.06.0021

Remeter ao 2o Grau

02

13/06/2017

0001388-23.2016.5.06.0021

Triagem Inicial

158

15/03/2017

0000334-85.2017.5.06.0021

Valor Incompatível

02

02/02/2017

0000132-11.2017.5.06.0021

OBSERVAÇÕES

*¹ O processo referido foi conciliado e homologado para habilitação em processo de recuperação judicial, com ofício emitido desde 29/10/2015.

*² Apesar da data de pendência no PJ-e, a última audiência foi realizada em 24/08/2016, com instrução designada para 05/07/2017.

*³ O processo referido encontra-se com última parcela de acordo com vencimento em 07/06/2017.

* 4 O processo referido encontra-se sobrestado em razão da repercussão geral reconhecida no AREXT nº 791.932 (Terceirização em Call Center )

* 5 O processo referido encontra-se aguardando laudo pericial para notificação das partes, tendo a instrução sido designada para 25/07/2017.

* 6 O processo referido encontra-se na subpasta “Certificarâ€, cuja pasta possui, ao todo, 17 (dezessete) processos.

* 7 Inexistem processos nas subpastas “BACENJUDâ€, “JUCEPE†e “SERPRO (Audiência)â€

* 8 O processo referido tem petição da reclamada (pleito de tutela antecipada) desde 18/01/2017 e audiência inicial designada para 25/07/2017.

* 9 O processo referido encontra-se sobrestado por repercussão geral reconhecida no AREXT nº 791.932 (Terceirização em Call Center ).

* 10 O processo referido aguarda esclarecimentos do perito e com audiência para encerramento da instrução designada para 05/07/2017.

* 11 O processo referido apresenta, na data indicada, certidão ao juízo deprecado informando nova data designada para a instrução ( 11/07/2017 ).

* 12 O processo referido encontra-se, desde a data indicada, com a conclusão nominal para julgamento de Embargos de Declaração.

* 13 O processo referido encontra-se, desde a data indicada, com a conclusão nominal para proferir sentença.

* 14 O processo referido encontra-se na subpasta “Oficioâ€.

* 15 O processo referido encontra-se, desde a data indicada, com a conclusão nominal para proferir sentença.

* 16 O processo referido encontra-se, desde a data indicada, com prazo vencido para comprovação do recolhimento das custas processuais.

Fase de Liquidação:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

Aguardando Cumprimento de Providência - Liq

01

14/06/2017

0001 385-14.2015.5.06.0018

Aguardando apreciação pela instância superior

01

08/11/2016

0000553-69.2015.5.06.0021

Aguardando término dos prazos

09

12/05/2017

0010288-97.2013.5.06.0021

Analisar Decisão - Liq

03

08/06/2017

0001006-98.2014.5.06.0021

Analisar Despacho - Liq

02

07/06/2017

0001309-44.2016.5.06.0021

*¹ *² Análise de Liquidação

31

16/05/2017

0000108-80.2017.5.06.0021

(Subpasta) Elaboração de cálculos

29

17/05/2017

0001654-78.2014.5.06.0021

* 3 Concluso ao magistrado - Liq

24

05/12/2016

0000005-78.2014.5.06.0021

Controle de pericia

01

15/05/2017

0000713-94.2015.5.06.0021

* 4 *5 Minutar expediente da secretaria

01

23/05/2017

0001487-61.2014.5.06.0021

Prazos vencidos

19

25/03/2017

0000292-07.2015.5.06.0021

* 6 Preparar comunicação

01

19/04/2017

0000095-86.2014.5.06.0021

OBSERVAÇÕES

*¹ O processo referido processo encontra-se na subpasta “ Revisão de cálculos â€.

*² Inexistem processos nas subpastas “Adequação dos cálculosâ€, “Certificar†e “Rateio/Atualizaçãoâ€.

* 3 O processo referido não se encontra com a conclusão nominal ao magistrado .

* 4 O processo referido processo encontra-se na subpasta “ oficio â€.

* 5 Inexistem processos nas subpastas “ alvará FGTS †e “ alvará TRANSFERÊNCIA â€.

* 6 Inexistem processos nas demais subpastas referentes à notificação.

Fase de Execução:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

*¹ Aguardando Cumprimento de Providência

10

13/07/2016

0001090-02.2014.5.06.0021

Aguardando apreciação pela instância superior

03

25/08/2016

0000560-95.2014.5.06.0021

Aguardando audiência – Exec.

03

02/05/2017

0000406-14.2013.5.06.0021

*² Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos

16

11/12/2015

0000454-36.2014.5.06.0021

Aguardando término dos prazos

115

02/05/2017

0000439-67.2014.5.06.0021

Analisar decisão – Exec.

01

14/06/2017

0000221-05.2015.5.06.0021

Analisar despacho – Exec.

06

12/06/2017

0001772-54.2014.5.06.0021

Analisar expediente de secretaria

05

14/06/2017

0000710-13.2013.5.06.0021

Analisar Sentença – Exec.

01

14/06/2017

0001719-73.2014.5.06.0021

*³ Análise de Execução

155

07/12/2016

0000789-55.2014.5.06.0021

(Subpasta) Aguardando prazo 90 dias

01

01/05/2017

0001493-68.2014.5.06.0021

(Subpasta) Bacenjud

13

18/05/2017

0000381-93.2016.5.06.0021

(Subpasta) Certificar

16

03/02/2017

0000982-02.2016.5.06.0021

(Subpasta) Contadoria

11

06/06/2017

0000197-11.2014.5.06.0021

(Subpasta) Contadoria – Informação

05

30/05/2017

0001323-62.2015.5.06.0021

(Subpasta) E-mail

04

28/04/2017

0000158-77.2015.5.06.0021

(Subpasta) E-mail/malotedigital/JuÃzo Deprecante

03

01/03/2017

0000229-16.2014.5.06.0021

* 4 (Subpasta) Hasta

05

06/04/2017

0000633-96.2016.5.06.0021

(Subpasta) Jucepe

48

22/02/2017

0143300-52.2009.5.06.0021

(Subpasta) Renajud

01

12/06/2017

0000194-56.2014.5.06.0021

(Subpasta) RPV

01

06/03/2017

0000249-07.2014.5.06.0021

(Subpasta) Rede Serpro

01

24/05/2017

0000405-92.2014.5.06.0021

Bacenjud

24

22/05/2017

0000444-21.2016.5.06.0021

CCS

02

11/05/2017

0000759-54.2013.5.06.0021

Concluso ao magistrado – Exec.

85

23/02/2017

0001467-70.2014.5.06.0021

Controle de Perícia

01

31/05/2017

0000314-70.2012.5.06.0021

Cumprimento de Providências

140

15/02/2017

0000230-98.2014.5.06.0021

Imprimir Correspondência

02

08/05/2017

0000104-14.2015.5.06.0021

Infojud

10

02/03/2017

0000737-64.2011.5.06.0021

Minutar Decisão – Exec.

03

13/01/2017

0000197-40.2016.5.06.0021

Minutar Expediente de Secretaria

34

17/01/2017

0000996-83.2016.5.06.0021

Minutar Sentença – Exec.

05

23/05/2017

0001081-74.2013.5.06.0021

Prazos vencidos

141

01/05/2017

0000688-81.2015.5.06.0021

Preparar comunicação

95

08/05/2017

0001256-34.2014.5.06.0021

Recebimento de Instância Superior

02

22/05/2017

0090900-32.2007.5.06.0021

Registrar no BNDT – Exec.

05

24/02/2017

0001504-97.2014.5.06.0021

Registrar parcelas ou despesas processuais

03

01/06/2017

0001437-35.2014.5.06.0021

Renajud

22

26/04/2017

0000328-83.2014.5.06.0021

SerasaJud

03

08/05/2017

0000497-36.2015.5.06.0021

OBSERVAÇÕES

*¹ O processo referido encontra-se na subpasta “ Aguardando resposta OFÃCIO â€.

*² O processo referido encontra-se na subpasta “ certificar pendências de acordo â€.

*³ O processo referido encontra-se na subpasta “ Expedir CHC â€.

* 4 A data indicada refere-se à do despacho determinando designação de hasta pública.

7. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS FÃSICOS EM 21/6/2017

NATUREZA

QUANTIDADE

DATA MAIS

ANTIGA

PROCESSO

Cargas

Advogados

09

30/3/2017

0001308-35.2015.5.06.0021

Perito

07

27/9/2016

0019500-84.2009.5.06.0021

Terceiros

09

9/6/2017

0000101-30.2013.5.06.0021

Petições a juntar aos autos

09

15/6/2017

0001503-83.2012.5.06.0021

Processos conclusos para despacho

163

2/5/2017

0000007-53.2011.5.06.0021

Consultas convênios a realizar (BACEN/JUCEPE/INFOJUD/DETRAN)

36

2/5/2017

0052500-75.2009.5.06.0021

Praças a marcar

02

30/5/2017

0110100-88.2008.5.06.0021

Processos no setor de cálculos

25

15/5/2017

0001764-48.2012.5.06.0021

Processos para serem remetidos ao TRT

01

15/6/2017

0000684-83.2011.5.06.0021

*Em relação às certidões/diligências a serem expedidas, a mais antiga data de 4/5/2017 (processo n.º 0000648-70.2013.5.06.0021).

*No tocante aos ofícios, o mais antigo data de 29/3/2017 (processo n.º 0001469-11.2012.5.06.0021).

*Quanto aos alvarás, o mais antigo data de 3/4/2017 (processo n.º 0001638-32.2011.5.06.0021).

*No pertinente às praças a realizar, não existem pendências.

* No que diz respeito aos mandados, o mais antigo data de 29/5/2017 (processo n.º 0000912-92.2010.5.06.0021).

*No que diz respeito às notificações, a mais antiga data de 26/5/2017 (processo n.º 0001133-07.2012.5.06.

0021).

*Em relação aos processos digitalizados (CLE), verificou-se a conversão de 181 (cento e oitenta e um) feitos, sendo 72 (setenta e dois) em 2015, e 109 (cento e nove) em 2016.

Fonte: Informações colhidas na Secretaria da Vara do Trabalho e no SIAJ.

8. METAS FIXADAS PELO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA:

Em conformidade com os dados fornecidos pelo Núcleo de Estatística e Pesquisa do Egrégio Regional, eis os resultados das Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ para o ano de 2016:

Meta 1 CNJ - 2016 : – Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuídos no ano corrente.

Unidades Judiciárias

Recebidos

Resolvidos

Resultado

21.ª VT do Recife

1.672

1.759

105,2%

Total da 6ª Região

107.816

111.793

103,69%

Meta 2 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, pelo menos, 90% dos processos distribuídos até 31/12/2014.

Unidade Judiciária

Distribuídos em 2014

Distribuídos em 2014

e julgados até 31/12/16

Pendentes de julga-

mento até 31/12/16

Resultado

21.ª VT do Recife

1.565

1.497

68

106%

Total da 6ª Regiãoa

62.261

59.947

2.314

107%

Meta 3 CNJ - 2016 : – Aumentar o índice de conciliação na fase de conhecimento, em relação à média do biênio 2013/2014, em 2 pontos percentuais.

Unidade Judiciária

Solucionados

Conciliados

Média biênio

(2013/2014)

Resultado

21.ª VT do Recife

1.759

570

36,98%

32,40%

Total da 6ª Região

111.793

44.400

40,83%

39,72 %

Meta 4 CNJ - 2016 : – Dar prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, não se destinando portanto à esta Justiça Especializada.

Meta 5 CNJ - 2016 : – B aixar em 2016, quantidade maior de processos de execução do que o total de casos novos de execução no ano corrente.

Unidade

Judiciária

Casos novos

de execução

Baixados

Entraram

na meta

Saíram

da meta

Resultado

21.ª VT do Recife

520

529

0

0

101,73%

Total da 6ª Região

38.526

37.091

0

0

96,50%

Meta 6 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, as ações coletivas distribuídas, até 31.12.2013 no 1.º grau e até 31.12.2014, no 2.º grau.

A 21.ª Vara do Trabalho do Recife contava com 1 (uma) ação coletiva ainda em tramitação em 31/12/2016, ou seja, o processo n.º 0001331-10.2013.5.06.0021 (julgado em 17/2/2017), de acordo com o relatório fornecido pelo Setor de Estatística deste Tribunal.

Meta 7 CNJ - 2016 : – Identificar e reduzir em 2% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior.

Unidade

Judiciária

Pendentes em

31/12/15

Quantidades de

Processos dos dez

maiores litigantes

distribuídos na ins-

tância no mês de

referência

Quantidades de

Processos dos dez

maiores litigantes

julgados na ins-

tância no mês de

referência

Pendentes em

31/12/16

Resultado

21.ª VT do Recife

274

143

171

246

109,15%

Total da 6ª Região

8.284

7.949

9.373

6.860

118,34%

O Conselho Nacional de Justiça divulgou no final do 10.º Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, as metas nacionais para 2017, quais sejam:

Meta 1 - Os tribunais mantiveram o compromisso de julgar, ao longo de 2017, mais processos do que os novos que chegarem aos tribunais (Meta 1). Assim como em 2016, o compromisso deverá ser cumprido por tribunais de todos os segmentos de Justiça.

Meta 2 - O compromisso com o julgamento dos processos mais antigos, alvo da Meta 2, foi renovado para 2017 e deverá ser cumprido por tribunais de todos os ramos do Judiciário. O detalhamento desta e das outras metas definidas, com percentuais e períodos de distribuição dos processos que deverão ser julgados, estarão num glossário que será divulgado futuramente pelo CNJ.

Meta 3 - A Justiça Federal e a Justiça do Trabalho também renovaram o compromisso com a Meta 3, que busca aumentar o número de casos solucionados por meio da conciliação, em relação a períodos anteriores. 

Meta 4 - Fixada pela primeira vez em 2013, a Meta 4, que dá prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, deverá ser cumprida novamente em 2017 pela Justiça Estadual, pela Justiça Federal, pela Justiça Militar da União e dos Estados e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). 

Meta 5 - Impulso aos processos de execução, que será perseguida no ano que vem pelos tribunais da Justiça Estadual, Federal e do Trabalho.

Meta 6 - P rioriza o julgamento de ações coletivas, que impactam na vida de um grupo maior de pessoas. 

Meta 7 – Prioriza o julgamento de processos dos maiores litigantes e dos recursos repetitivos, tem por objetivo enfrentar demandas de massa que chegam ao Judiciário.

Meta 8 – Destinada a ações de fortalecimento da rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres, uma das prioridades da atual gestão do CNJ.

9. ITENS DE EXAME E REGISTRO OBRIGATÓRIOS (Art. 26 da Consolidação dos Provimentos da CGJT):

Com base nos autos e sistemas analisados, verificou-se que o Juízo:

- registra no sistema informatizado os atos processuais relevantes;

- emite, de forma explícita e circunstanciada, pronunciamento acerca da admissibilidade dos recursos, a exemplo dos processos n.ºs 0001388-23.2016.5.06.0021, 0001067-56.2014.5.06.0021 e 0000880-14.2015.5.06.0021 ;

- ordena, de ofício , a liberação do depósito recursal, nos casos em que, após a liquidação, seja apurado crédito de valor inequivocamente superior ao depositado, conforme verificado nos processos n.ºs 0000421-12.2015.5.06.0021, 0010330-49.2013.5.06.0021 e 0001563-56.2012.5.06.0021;

- exaure as iniciativas do juízo para tornar exitosa a execução, observando o estabelecido pela Corregedoria-Geral, no tocante aos requisitos para a emissão da Certidão de Crédito Trabalhista, nos moldes do artigo 88 da Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral, como verificado nos processos n.ºs 0000623-62.2010.5.06.0021 e 0000241-69.2010.5.06.0021, bem assim emite a Certidão de Arquivamento Provisório, prevista no art. 77 do referido Provimento, conforme se observa dos processos n.ºs 0000138-57.2013.5.06.0021, 0008900-38.2008.5.06.0021 e 0000815-87.2013.5.06.0021;

- faz uso regular das ferramentas eletrônicas: Bacenjud, Detran, Renajud, Jucepe, Infojud e Serpro, consoante observado nos processos n.ºs 0000405-92.2014.5.06.0021, 0001285-21.2013.5.06.0021, 0000515-57.2015.5.06.0021, 0000064-66.2014.5.06.0021, 0001610-25.2015.5.06.0021, 0000881-96.2015.5.06.0021, 0000697-43.2015.5.06.0021, 0000455-50.2016.5.06.0021, 0000090-93.2016.5.06.0021 e 0000529-12.2013.5.06.0021 . De acordo com o Relatório sobre Ordens Judiciais, foram realizados, no período de janeiro de 2016 a abril de 2017, 836 (oitocentos e trinta e seis) bloqueios, 467 (quatrocentos e sessenta e sete) desbloqueios e 280 (duzentos e oitenta) transferências. No mês de abril de 2017, 182 (cento e oitenta e dois) constavam bloqueios pendentes de providências;

- inclui na pauta, apenas a pedido da parte, processos na fase de execução para tentativa de conciliação, ou na Semana Nacional de Conciliação; e

- determina a citação dos sócios, nos casos de desconsideração da personalidade jurídica da empresa executada, com a devida inclusão dos seus nomes no sistema, no polo passivo da demanda, conforme visto nos processos n.ºs 0000857-39.2013.5.06.0021, 0001371-55.2014.5.06.0021 e 0001731-87.2014.5.06.0021 .

Quanto aos demais aspectos (assiduidade dos magistrados, pauta de audiências e principais prazos) encontram-se registrados nos itens 4 e 5.

10. OBSERVAÇÕES/PENDÊNCIAS REFERENTES À SECRETARIA:

- Na análise, por amostragem, nas carteiras que integram a Secretaria da Vara, verificou-se satisfatória organização e cumprimento das normas procedimentais a serem seguidas pelas unidades judiciárias de primeira instância, porém se impõe maior controle na carga dos autos. Em relação aos processos digitais, constatou-se razoável controle da tramitação dos feitos, conforme quadro do item 6 elaborado em 15/6/2017, ressaltando-se a necessidade de melhor utilização da ferramenta “agrupadores†(vez que existiam 256 processos com petições não apreciadas) e maior controle quanto ao término dos prazos, bem assim no tocante à triagem inicial (pois pendentes de apreciação, naquela data, 158 processos). Na inspeção realizada pelo juízo de primeiro grau, no período de 9 a 13 de janeiro de 2017, registraram-se dentre outros dados: a) regularização da juntada de petições e documentos pendentes nos autos físicos; b) ausência de divergências entre o SIAJ e o quantitativo de processos físicos no setor de cálculos (33); c) 16 (dezesseis) processos físicos fora de pauta, sendo que 2 (dois) dizem respeito a feitos convertidos em diligência; d) 5 (cinco) processos com carga a advogado há mais de 30 dias, e 5 (cinco) a peritos, sendo determinadas as devidas notificações; e) 42 (quarenta e dois) processos sem tramitação há mais de 60 dias; f) ausência de processos sem o devido cumprimento de despachos; e g) inexistência de processos com pendências na inclusão do devedor no BNDT. Naquela oportunidade, a Juíza Titular destacou que a mudança de sede da Vara, e a limitação do horário de expediente pela Resolução Administrativa n.º 06/2016 dificultaram o cumprimento do prazo das audiências previsto na CLT, mas que empreendem esforços para a sua redução, acompanhando-se, mensalmente, os relatórios de que tratam os artigos 51, 71 e 265, § 3.º, do Provimento 05/02 desta Corregedoria;

- Existem 56 (cinquenta e seis) CTPS’s sob custódia da Secretaria da Vara, e, por amostragem, 4 (quatro) dizem respeito a processos arquivados ou em via de arquivamento (0001617-22.2012.5.06.0021, 0001649-95.2010.5.06.0021, 0000256-33.2013.5.06.0021 e 0001298-54.2012.5.06.0021). Indagada acerca das medidas adotadas para a diminuição do passivo desses documentos, a Diretora da Secretaria esclareceu que intima o advogado, pelo sistema, para entregar o documento profissional ao seu cliente, e, não sendo eficaz, procede-se à instigação direta da própria parte para recebimento na Secretaria, sem prejuízo de posterior diligência para entrega do dito documento por oficial de justiça;

- Os Assistentes de Juiz elaboram minutas de sentenças de mérito e de incidentes processuais, como embargos declaratórios, embargos à execução, embargos de terceiros, exceção de pré-executividade e antecipação de tutela;

- O Juízo prolata, com habitualidade, sentenças líquidas, tanto nos processos que tramitam no rito sumaríssimo como no ordinário, e, após o trânsito em julgado de sentenças eventualmente proferidas de forma ilíquida, determina-se a apuração dos cálculos diretamente pela Contadoria da Vara, dispensando-se a notificação às partes para apresentar e/ou contestar cálculos de liquidação, visando, desse modo, a uma maior celeridade processual;

- P or força de deliberação do egrégio Plenário deste Regional em 19 de outubro de 2010, a Unidade concentra as execuções contra as empresas que integram a Administração Indireta do Município do Recife . Em decorrência, o Município do Recife tem o compromisso de depositar mensalmente a importância de R$ 1.500.000,00 (um milhão e quinhentos mil reais) na Caixa Econômica Federal, objetivando atender as execuções existentes contra as referidas empresas;

- Conforme relatórios fornecidos pela Seção de Gestão Negocial dos Sistemas do PJE e do e-Gestão, vinculada à Secretaria da Presidência deste Tribunal, há necessidade da Secretaria da Vara proceder, o mais breve possível, a registros no PJE, de modo a regularizar a estatística da unidade, no tocante aos seguintes itens:

a) Recolhimento das custas processuais : 0001301-38.2014.5.06.0021, 0000008-96.2015.5.06.0021, 0001591-82.2016.5.06.0021, 0000022-80.2015.5.06.0021, 0000215-95.2015.5.06.0021, 0000056-55.2015.5.06.0021, 0001018-78.2015.5.06.0021, 0001471-39.2016.5.06.0021, 0000233-53.2014.5.06.0021, 0000445-11.2013.5.06.0021, 0001424-02.2015.5.06.0021, 0000654-72.2016.5.06.0021, 0010122-65.2013.5.06.0021, 0000134-49.2015.5.06.0021, 0000738-44.2014.5.06.0021, 0001450-34.2014.5.06.0021, 0000376-42.2014.5.06.0021, 0000992-17.2014.5.06.0021, 0001628-46.2015.5.06.0021, 0000794-43.2015.5.06.0021, 0000390-26.2014.5.06.0021, 0001104-83.2014.5.06.0021, 0000707-24.2014.5.06.0021, 0000903-91.2014.5.06.0021, 0000995-69.2014.5.06.0021, 0000034-60.2016.5.06.0021, 0001027-74.2014.5.06.0021, 0000054-85.2015.5.06.0021, 0001615-81.2014.5.06.0021, 0000013-21.2015.5.06.0021, 0001649-56.2014.5.06.0021, 0001022-81.2016.5.06.0021, 0000813-15.2016.5.06.0021, 0000349-59.2014.5.06.0021, 0000387-37.2015.5.06.0021, e 0000010-66.2015.5.06.0021;

b) Encerramento da execução : 0010075-91.2013.5.06.0021, 0000043-90.2014.5.06.0021, 0000235-23.2014.5.06.0021, 0010213-58.2013.5.06.0021, 0010278-53.2013.5.06.0021, 0000542-74.2014.5.06.0021, 0000953-20.2014.5.06.0021, 0000497-70.2014.5.06.0021, 0010019-58.2013.5.06.0021, 0001258-04.2014.5.06.0021, 0000529-75.2014.5.06.0021, 0010010-96.2013.5.06.0021, 0001234-73.2014.5.06.0021, 0000654-43.2014.5.06.0021, 0000407-96.2013.5.06.0021, 0000060-97.2012.5.06.0021, 0001018-49.2013.5.06.0021, 0001555-11.2014.5.06.0021, 0000076-80.2014.5.06.0021, 0010225-72.2013.5.06.0021, 0000773-04.2014.5.06.0021, 0000108-51.2015.5.06.0021, 0000616-94.2015.5.06.0021, 0000152-07.2014.5.06.0021, 0000603-32.2014.5.06.0021, 0000821-94.2013.5.06.0021, 0000895-22.2011.5.06.0021, 0001713-37.2012.5.06.0021, 0029700-87.2008.5.06.0021, 0000597-88.2015.5.06.0021, 0001351-64.2014.5.06.0021, 0010224-87.2013.5.06.0021, 0001255-49.2014.5.06.0021, 0000601-28.2015.5.06.0021, 0000884-51.2015.5.06.0021, 0000841-51.2014.5.06.0021, 0000119-51.2013.5.06.0021, 0000368-36.2012.5.06.0021, 0000046-11.2015.5.06.0021, 0123300-31.2009.5.06.0021, 0000026-54.2014.5.06.0021, 0001181-92.2014.5.06.0021, 0000249-70.2015.5.06.0021, e 0001769-65.2015.5.06.0021. Deve-se verificar a fase em que o processo se encontra, e caso se localize em arquivo definitivo, observar o seguinte procedimento: - desarquivar; - para prosseguir na execução; - análise de execução; - conclusão para sentença; - elaborar minuta de sentença de encerramento da execução; - assinatura do magistrado; - arquivar. Convém que, antes de arquivar novamente o feito, seja expedida certidão da Secretaria, esclarecendo que a referida movimentação se justificou para regularização da estatística ;

c) Julgamento de embargos de declaração (decisão já proferida) : 0000753-13.2014.5.06.0021, 0010193-67.2013.5.06.0021, 0001209-26.2015.5.06.0021, 0000488-11.2014.5.06.0021, 0001134-21.2014.5.06.0021, 0000211-92.2014.5.06.0021, 0001138-58.2014.5.06.0021, 0000688-81.2015.5.06.0021, 0010085-38.2013.5.06.0021, 0000383-97.2015.5.06.0021, 0000696-92.2014.5.06.0021, 0000995-69.2014.5.06.0021, 0000880-48.2014.5.06.0021, 0001356-86.2014.5.06.0021, 0001032-96.2014.5.06.0021, 0000688-18.2014.5.06.0021, 0010190-15.2013.5.06.0021, 0001305-07.2016.5.06.0021, e 0000974-93.2014.5.06.0021. Observar o seguinte procedimento: - verificar a fase do processo, para manter a ordem cronológica quando do seu retorno ao trâmite processual; - conclusão para decisão dos embargos de declaração; - encerrar a conclusão; e - certificar que a movimentação decorreu da necessidade de regularização da estatística ;

- Em relação ao lapso temporal anteriormente correicionado, observou-se: a) aumento do quantitativo de novas ações em 101 (cento e um) processos; b) acréscimo na produtividade da Vara, vez que prolatadas a mais 336 (trezentos e trinta e seis) sentenças e 238 (duzentos e trinta e oito) decisões de incidentes processuais, e realizadas a mais 228 (duzentas e vinte e oito) conciliações; c) aumento do prazo médio para julgamento em 3 (três) dias; d) aumento do prazo médio, no ano de 2016, para realização da audiência inicial no rito ordinário em 10 (dez) dias, bem assim da instrução em 16 (dezesseis) dias no sumaríssimo e em 1 (um) dia no ordinário, e da audiência de decisão em 29 (vinte e nove) dias no sumaríssimo e em 24 (vinte e quatro) dias no ordinário, ressaltando-se que se aguardava mais de 1 (um) ano para realização da audiência de instrução, porém houve redução do prazo na audiência inicial do rito sumaríssimo em 7 (sete) dias; e) redução do prazo médio para realização, em junho de 2017, das audiências iniciais no rito sumaríssimo em 76 (setenta e seis) dias e ordinário em 75 (setenta e cinco) dias, e na instrução em 309 (trezentos e nove) dias; f) aumento do prazo médio na fase de conhecimento em 45 (quarenta e cinco) dias, e redução na liquidação em 46 (quarenta e seis) dias, e na execução em 131(cento e trinta e um) dias; g) redução na quantidade de processos na fase de conhecimento em 95 (noventa e cinco), e aumento na liquidação em 55 (cinquenta e cinco) e na execução em 167 (cento e sessenta e sete); e h) acréscimo do saldo remanescente em 436 (quatrocentos e trinta e seis) processos; e

- A Diretora de Secretaria informou que vários advogados, acompanhado das partes, compareceram à Vara, solicitando o julgamento de sentenças com mais de 1 ano de espera que se encontram conclusas ao Excelentíssimo Juiz Armando da Cunha Rabelo Neto, inclusive, alguns feitos têm quase três anos de conclusão; e

- Atingimento das Metas 1, 2, 5, e 7 estabelecidas pelo CNJ para o ano de 2016, o que revela o esforço de todos para alcançar esses objetivos, e, ainda, uma melhora significativa em relação ao ano de 2015, pois a Vara não tinha alcançado as referidas metas naquele exercício.

11. PEDIDOS DE PROVIDÊNCIAS E RECLAMAÇÕES CORREICIONAIS :

No tocante ao período de 1.º de janeiro de 2016 até a presente data, não houve a formalização de pedidos de providência ou reclamações correicionais.

12. RECOMENDAÇÕES:

- Prolatarem os magistrados Plaudenice Abreu de Araújo Barreto Vieira, Laura Cavalcanti de Morais Botelho, Armando da Cunha Rabelo Neto, e Evellyne Ferraz Correia, prioritariamente e no menor espaço de tempo possível, as sentenças com prazo vencido, conforme relações especificadas no itens 3.3 e 3.4, devendo, sempre, atentarem ao prescrito no ATO n.º 1/CGJT, de 10 de fevereiro de 2017, haja vista o controle exercido por esta Corregedoria Regional a evitar que decisões não ultrapassem a tolerância admitida pela citada norma. Em relação aos juízes que não se encontram presentes no momento da correição, deverá a Secretaria da Corregedoria Regional encaminhar-lhes comunicação para que tomem ciência;

- Empreender esforços com o objetivo de reduzir os prazos médios de audiências no rito sumaríssimo, estabelecendo como meta o prazo máximo de 15 (quinze) dias, conforme determina o inciso III do art. 852-B da CLT. Nos processos de rito ordinário, observar “o prazo médio de duração do processo – fase de conhecimento – de até 200 (duzentos) dias, atentando-se ao limite legal para publicação de sentença†– Resolução Administrativa TRT n.º 03/2015, artigo 14, § 2.º (Provimento TRT-CRT n.º 03/2010);

- Incluir processos de execução na pauta de audiências para tentativa de conciliação, consoante disposto no art. 76, II, da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho: “ promover a realização semanal de audiências de conciliação em processos na fase de execução, independentemente de requerimento das partes, selecionando-se aqueles com maior possibilidade de êxito na composição â€.

- Continuar a verificação periódica, no Sistema BacenJud, quanto à existência de alguma ordem judicial “pendente de providênciaâ€, ou mesmo “não lidaâ€, adotando-se a medida cabível, seja de transferência dos valores bloqueados para contas judiciais (para posterior liberação aos exequentes) ou desbloqueios daquelas importâncias que não interessem à execução – Consolidação de Provimentos da CGJT, Art. 99;

- Perseverar nas diligências no sentido de devolver às partes os documentos de identificação profissional (CTPS), especialmente aqueles que se refiram a processos arquivados ou em vias de arquivamento;

- Proceder ao controle de carga dos autos mensalmente até o dia 15 de cada mês subsequente, conforme prevê o art. 57, parágrafo único, do Provimento 02/2013 da Corregedoria Regional, com adoção das providências cabíveis, de modo a assegurar a sua devolução o mais breve possível, especialmente em relação ao processo n.º 0019500-84.2009.5.06.0021, com carga ao perito desde 27/9/2016;

- Impulsionar os processos sem movimentação há mais de 60 dias;

- Observar regular e integralmente as normas procedimentais prescritas pela Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho para a fase de execução, bem assim para a emissão da Certidão de Remessa ao Arquivo Provisório de Autos e da Certidão Crédito Trabalhista (vide artigos 76, 77, 87, 88 e 89, além dos Anexos IV e V da Consolidação de Provimentos 2016 da CGJT);

- Enfatizar, entre os usuários (servidores e magistrados) da Vara, a importância da correta inserção de dados no PJE, pois eles são extraídos, através das remessas, transformados e gravados, e essas informações alimentam o e-Gestão, gerando os relatórios gerenciais e a estatística oficial da Justiça do Trabalho;

- Realizar a análise periódica da ferramenta “agrupadoresâ€, a fim de evitar a permanência de processos em tarefas já superadas. Os processos devem ser retirados de tal lista assim que realizado o ato respectivo;

- Proceder à “conclusão ao magistradoâ€, especificando o tipo (sentenças, decisões ou despachos), sem necessidade de despacho para tal finalidade, pela importância desse dado para a estatística deste Regional, e, ainda, com a cautela necessária, em face da impossibilidade de cancelamento da “conclusão†em relação às sentenças, o que enseja, em caso de equívoco do servidor, a necessidade de o magistrado proceder à “conversão do julgamento em diligência†para que se possa realizar nova conclusão. Deve, ainda, ser selecionado o magistrado em tempo real, com a devida gravação no sistema, a fim de que seja contabilizado o prazo para prolação da decisão corretamente, e, no caso da sentença, tão logo encerrada a instrução. Em relação às decisões de antecipação de tutela, também proceder à imediata conclusão com a especificação do magistrado, de modo a possibilitar o controle do prazo e garantir a veracidade dos dados estatísticos. No tocante aos embargos de declaração, havendo necessidade de intimar a parte contrária, proceder à conclusão para julgamento tão logo encerrado o prazo, também sem necessidade de despacho, por se tratar de ato ordinário da secretaria. Tratando-se de juiz substituto da reserva técnica, proceder à imediata conclusão no sistema, com informação de tal fato, por e-mail funcional, ao magistrado, inclusive porque possui acesso restrito à unidade na qual atua;

- Efetivar a conclusão para julgamento dos embargos de declaração ao magistrado que se encontrar em exercício na Vara, quando aquele que prolatou a sentença embargada se encontrar afastado por mais de 30 dias, em conformidade com o art. 8.º, § 3.º, do Provimento n.º 03/2015 desta Corregedoria Regional;

- Cumprir as diligências determinadas pelo Tribunal, em grau de recurso, em prazo razoável, bem assim a proceder o correto cadastramento das partes quando do envio dos recursos ao Tribunal, inclusive em relação ao recurso ordinário em rito sumaríssimo, de modo a evitar equívoco quando da distribuição da classe processual na segunda instância;

- Verificar o acervo relativo aos processos pendentes de baixa, conforme orientações divulgadas por e-mail e repassadas a essa unidade pelos membros do Comitê do PJE e e-Gestão, bem assim proceder aos registros relativos ao encerramento das fases de execução e de julgamento dos embargos de declaração nos processos especificados no item 10;

- Registrar, no sistema PJE, o recolhimento das custas, emolumentos, contribuição previdenciária e imposto de renda. Ressalte-se que, após as orientações sobre a necessidade de tal anotação, o Setor de Estatística do Tribunal constatou acréscimo considerável no registro de tais arrecadações, conforme quadro demonstrativo entre os meses de janeiro a março de 2016 e janeiro a março de 2017, numa variação de 115,94% no tocante às custas processuais, de 498,05% em relação aos emolumentos, de 71,16% no pertinente às contribuições previdenciárias, de 32,62% no que diz respeito ao imposto de renda, e de 283,18% quanto às multas aplicadas pelos órgãos de fiscalização das relações de trabalho; e

- Estimular, entre os servidores, práticas de sustentabilidade, racionalização e consumo consciente de materiais e serviços de responsabilidade socioambiental, visando ao uso sustentável dos recursos naturais e dos bens públicos, bem como ao aperfeiçoamento contínuo da qualidade do gasto público realizado pelo Tribunal, a teor da Resolução n.º 201 do CNJ de 3/3/2015.

13. BOAS PRÃTICAS RELATADAS PELO JUÃZO:

Noticiou a Diretora de Secretaria que as boas práticas, relacionadas na ata de correição de 2016, continuam sendo desempenhadas nesta unidade judiciária, motivo pelo qual procede à sua renovação:

- Prolação habitual de sentenças líquidas, pelas magistradas desta Vara, nos processos eletrônicos e físicos (ritos sumaríssimo e ordinário);

- Elaboração, pelos assistentes de Juiz, de minutas de despachos, sentenças de mérito, decisões de incidentes processuais e de antecipação de tutela;

- Preparação de minutas de despachos nos processos certificados pela Diretora de Secretaria, sua assistente e pela maioria dos servidores da unidade;

- Atualização de cálculos pelos servidores responsáveis pela execução, BACENJUD e expedição de certidão de habilitação de crédito, evitando-se o envio do processo à contadoria;

- Comunicação habitual, por e-mail funcional e malote digital, com as demais Varas Trabalhistas, para solicitação de informações acerca de Cartas Precatórias, de reserva de crédito etc;

- Pesquisa junto à CELPE, INFOJUD, contato telefônico, e e-mail, a fim de viabilizar o pagamento de créditos, quando infrutíferas as notificações por advogados e correios, sendo facultado aos credores informarem os dados bancários para transferências de seus créditos;

- Liquidação, após o trânsito em julgado, efetivada diretamente pela contadoria da Vara, quando eventualmente a sentença não é líquida, o que gera maior celeridade e economia processual;

- Expedição de alvará único pelo setor de acordo e pagamentos para o reclamante, advogado e transferências fiscais e previdenciárias, com recomendações de cautela a serem observadas pelo Banco; e

- Concessão de força de alvará ao Termo de Conciliação para saque de depósito judicial/recursal e FGTS.

Acrescenta, ainda, como novos procedimentos:

- Força de alvará, na decisão de antecipação de tutela, em relação à liberação do FGTS e seguro-desemprego; e

- Divisão dos trabalhos, no PJe, por dígitos.

14. SOLICITAÇÕES DO JUÃZO:

- Considerando a centralização das execuções envolvendo as empresas que integram a administração indireta do Município do Recife, solicita-se a lotação de mais um servidor nesta unidade, porque a sobredita execução aumenta sobremaneira o atendimento ao público, bem como o trabalho da contadoria da Vara, já que atualiza os valores antes da expedição dos alvarás de transferência;

- Melhores condições para o estacionamento destinado aos servidores da Vara, vez que as chuvas inviabilizam o acesso;

- Aumento do quadro de terceirizados; e

- Retomada do pagamento das substituições dos servidores, haja vista o desempenho de atividades de maior complexidade e responsabilidade pelo servidor substituto sem a justa contrapartida, gerando insatisfação nos servidores.

Encerrados os trabalhos, a Excelentíssima Corregedora Regional, Desembargadora Dione Nunes Furtado da Silva, agradeceu a fraternal acolhida e a colaboração prestada pelas Excelentíssimas Juízas Titular e Substituta e pelos servidores da Vara, determinando que, lavrada e assinada, fosse disponibilizada esta ata na página da Corregedoria, no sítio deste Regional ( www.trt6.jus.br ), além de publicada, em sua íntegra, no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho – DEJT, entregando cópia à Unidade Judiciária sob correição (neste ato), Presidência do Egrégio Regional, Secretaria Administrativa, e Secretaria de Gestão de Pessoas, para conhecimento e providências pertinentes. Firmam a presente ata a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional e a Secretária da Corregedoria Regional.

DIONE NUNES FURTADO DA SILVA

Desembargadora Corregedora Regional

NOÊMIA MARIA GOMES DE OLIVEIRA

Secretária da Corregedoria Regional

Ata Correição 38 - 2017 de 21/6/2017