ATA DA CORREIÇÃO ORDINÃRIA REALIZADA NA 11.ª VARA DO TRABALHO DO RECIFE, EM 20 DE ABRIL DE 2017.
Aos 20 (vinte) dias do mês de abril de 2017, à s 8 (oito) horas, compareceu à sede da 11.ª Vara do Trabalho do Recife, situada na Avenida Mascarenhas de Morais, 4.631 – Fórum Advogado José Barbosa de Araújo, Imbiribeira, Recife (PE), a ExcelentÃssima Desembargadora Corregedora Regional do TRT da 6.ª Região, Dr.ª Dione Nunes Furtado da Silva , acompanhada pelos servidores Noêmia Maria Gomes de Oliveira (Secretária da Corregedoria), Vânia Rodrigues de Santana Cunha (Assessora de Gabinete), Rosanna de Freitas Monteiro (Assistente de Gabinete) e LÃvia Galvão Tenório Ribeiro (Assistente de Gabinete), para realizar a Correição Ordinária veiculada no Edital n.º 03/2017, disponibilizado no Diário Eletrônico do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região em 20 (vinte) de fevereiro de 2017, considerado publicado em 21 (vinte e um) de fevereiro de 2017. Referido edital se encontrava devidamente afixado no átrio da Secretaria, possibilitando sua plena divulgação e visualização pelo público local.
Presentes o ExcelentÃssimo Juiz Titular, Dr. Gustavo Augusto Pires de Oliveira, e a ExcelentÃssima JuÃza Substituta, Dr.ª Mariana de Carvalho Milet, o Diretor de Secretaria, Bel. Marcelo Pimentel de Melo, e os demais servidores ali lotados: Luciana da Cruz Constantino Farias, Esdras Alves Rodrigues, Paulo Jacinto de Oliveira, Saulo da Silva Brilhante, Suellen Rodrigues Cavalcante, Ivanildo Ferreira da Silva Júnior, Maria do Socorro Lima Prado, Ana Carla Beltrão Campos, Iara Maria Ferraz Novaes de Sá e Rosa Celina Moreira Almeida Lopes, além dos estagiários de Direito Catharina Tereza de Albuquerque Becker e Josley Wenderson Nascimento de Santana. Ausentes os servidores Leonardo José Coelho Trigueiro (férias) e Tereza Cristina de Albuquerque Pontes (licença médica).
Com base nos dados extraÃdos do SIAJ, PJe, e-Gestão e Sistema de Pessoal; nas informações consolidadas pela Seção de EstatÃstica; no exame dos procedimentos adotados na Secretaria da Vara e dos processos em tramitação, e, ainda, dos dados colhidos na inspeção judicial realizada no perÃodo de 9 a 13 de janeiro de 2017, a ExcelentÃssima Desembargadora Corregedora Regional determinou o registro das informações e recomendações que seguem.
1. MAGISTRADOS:
JUIZ TITULAR/JUÃZA SUBSTITUTA |
PERÃODO DE ATUAÇÃO |
Gustavo Augusto Pires de Oliveira (Titular) |
Desde 18/5/2015 (Ato TRT GP n.º 233/2015) |
Mariana de Carvalho Milet (Auxiliar) |
Desde 18/11/2015(Portaria TRT GCR n.º 221/2015) |
2. QUADRO ATUAL DE SERVIDORES:
NOME |
CARGO |
FUNÇÃO |
Marcelo Pimentel de Melo |
Técnico Judiciário |
Diretor de Secretaria |
Leonardo José Coelho Trigueiro |
Analista Judiciário |
Assistente de Diretor |
Luciana da Cruz Constantino Farias |
Técnica Judiciária |
Assistente de Juiz |
Tereza Cristina de Albuquerque Pontes |
Técnica Judiciária |
Assistente de Juiz |
Esdras Alves Rodrigues |
Analista Judiciário |
Calculista |
Paulo Jacinto de Oliveira |
Técnico Judiciário |
Calculista |
Saulo da Silva Brilhante |
Técnico Judiciário |
Secretário de Audiência |
Suellen Rodrigues Cavalcante |
Técnica Judiciária |
Secretária de Audiência |
Ivanildo Ferreira da Silva Júnior |
Técnico Judiciário |
Assistente |
Maria do Socorro Lima Prado |
Requisitada |
Assistente |
Ana Carla Beltrão Santos |
Analista Judiciária |
- |
Iara Maria Ferraz Novaes de Sá |
Técnica Judiciária |
- |
Rosa Celina Moreira Almeida Lopes |
Técnica Judiciária |
- |
3. Produtividade dos JuÃzes na Unidade:
3.1. Quantidade de Audiências, Sentenças, Conciliações e Incidentes por Juiz (a):
Atuação dos Magistrados na 11ª VT do Recife |
Audiências* |
Sentenças de mérito |
Conciliações |
Incidentes processuais |
Gustavo Augusto Pires de Oliveira** |
- |
- |
- |
- |
Mariana de Carvalho Milet |
1.189 |
306 |
249 |
209 |
Ana Carolina Bulhões Calheiros |
- |
23 |
- |
2 |
Armando da Cunha Rabelo Neto |
13 |
- |
1 |
- |
Arthur Ferreira Soares |
82 |
27 |
11 |
2 |
Carolina de Oliveira Pedrosa |
13 |
4 |
3 |
- |
Cláudia Christina S. R. Lima Mendonça |
101 |
- |
13 |
- |
Débora de Souza Silva Lima |
30 |
16 |
5 |
- |
Edson Luis Bryk |
- |
3 |
- |
- |
Eduardo Henrique Brennand Dornelas Câmara |
45 |
- |
45 |
- |
Evellyne Ferraz Correia |
14 |
9 |
2 |
1 |
Gustavo Henrique Cisneiros Barbosa |
17 |
4 |
1 |
1 |
João Carlos de Andrade e Silva |
26 |
7 |
3 |
- |
Joaquim Emiliano Fortaleza de Lima |
914 |
172 |
253 |
124 |
José Augusto Segundo Neto |
2 |
5 |
- |
- |
Leonardo Pessoa Burgos |
1 |
- |
1 |
- |
MarÃlia Leal Montenegro Spinelli |
1 |
- |
- |
- |
Matheus de Lima Sampaio |
34 |
32 |
7 |
- |
PatrÃcia Franco Trajano |
11 |
6 |
2 |
10 |
Paula Gouvêa Xavier Costa |
3 |
- |
- |
- |
Plaudenice Abreu de A. Barreto Vieira |
1 |
- |
- |
1 |
Roberta Vance Harrop |
54 |
49 |
9 |
4 |
Sarah Yolanda Alves de Souza |
241 |
27 |
38 |
41 |
Sergio Paulo de Andrade Lima |
- |
1 |
- |
- |
Tatyana de Siqueira A. P. R. Rocha |
101 |
20 |
22 |
7 |
Total |
2.893 |
711 |
665 |
402 |
*Exceto audiências de julgamento.
**O Juiz Titular GUSTAVO AUGUSTO PIRES DE OLIVEIRA atuou como Juiz Auxiliar da Presidência deste Regional, de 6 de fevereiro de 2015 até o término da gestão administrativa do 2015/2017, conforme ATO TRT-GP n.º 101/2015. Também esteve em gozo de férias de 6/2/2017 a 3/3/2017.
Fontes: Relatórios extraÃdos do e-Gestão (Audiências realizadas, Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado).
PerÃodo analisado: 1.º/3/2016 a 28/2/2017.
3.2. Prazo médio (em dias) para julgamento de mérito na unidade, da conclusão até a prolação da sentença (apenas PJe):
Atuação dos Magistrados na 11.ª VT do Recife |
Prazo* médio para julgamento de sentenças de mérito |
Gustavo Augusto Pires de Oliveira |
- |
Mariana de Carvalho Milet |
30 |
Ana Carolina Bulhões Calheiros |
73 |
Arthur Ferreira Soares |
37 |
Carolina de Oliveira Pedrosa |
24 |
Débora de Souza Silva Lima |
10 |
Edson Luis Bryk |
105 |
Evellyne Ferraz Correia |
261 |
Gustavo Henrique Cisneiros Barbosa |
63 |
João Carlos de Andrade e Silva |
39 |
Joaquim Emiliano Fortaleza de Lima |
43 |
Matheus de Lima Sampaio |
15 |
PatrÃcia Franco Trajano |
21 |
Roberta Vance Harrop |
218 |
Sarah Yolanda Alves de Souza |
157 |
Tatyana de Siqueira Alves Pereira Rodrigues Rocha |
17 |
Prazo médio para julgar na unidade |
49 |
*Apuração leva em conta somente processos eletrônicos e não deduz os perÃodos de afastamento dos magistrados, tais como férias, licenças, cursos e outros, em face da falta de integração entre os sistemas de pessoal e judicial.
Fontes: Relatório extraÃdo do e-Gestão (Prazos Médios, em dias, da conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado - PJE).
PerÃodo analisado: 1.º/3/2016 a 28/2/2017.
3.3. Sentenças de mérito (conhecimento) pendentes de julgamento:
Magistrados com sentenças pendentes na 11.ª VT do Recife |
No prazo |
Prazo vencido |
Total |
Gustavo Augusto Pires de Oliveira |
34 |
- |
34 |
Mariana de Carvalho Milet |
52 |
6 |
58 |
Armando da Cunha Rabelo Neto |
- |
4 |
4 |
Arthur Ferreira Soares |
1 |
- |
1 |
Carolina de Oliveira Pedrosa |
1 |
- |
1 |
Cláudia Christina Santos R. de Lima Mendonça |
- |
2 |
2 |
Evellyne Ferraz Correia |
- |
1 |
1 |
Fernando Rodrigues Carvalho |
5 |
- |
5 |
Joaquim Emiliano Fortaleza de Lima |
17 |
37 |
54 |
Leandro Fernandez Teixeira |
1 |
- |
1 |
Levi Pereira de Oliveira |
4 |
- |
4 |
Roberta Vance Harrop |
5 |
5 |
10 |
Sarah Yolanda Alves de Souza Cruz |
1 |
28 |
29 |
Tatyana de Siqueira Alves P. R. Rocha |
1 |
- |
1 |
Victor Majela Nabuco de Menezes |
5 |
- |
5 |
Total de sentenças pendentes na Vara |
127 |
83 |
210 |
Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade da magistrada Mariana de Carvalho Milet: 0000816-34.2015.5.06.0011, 0000366-91.2015.5.06.0011, 0000391-07.2015.5.06.0011, 0000390-22.2015.5.06.0011, 0000230-60.2016.5.06.0011 e 0001685-94.2015.5.06.0011.
Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade do magistrado Armando da Cunha Rabelo Neto: 0000264-35.2016.5.06.0011, 0001469-36.2015.5.06.0011, 0001570-10.2014.5.06.0011 e 0000950-95.2014.5.06.0011.
Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade da magistrada Cláudia Christina Santos R. de Lima Mendonça: 0000540-24.2015.5.06.0004 e 0001686-84.2012.5.06.0011.
Sentença com prazo vencido sob a responsabilidade da magistrada Evellyne Ferraz Correia: 0001626-43.2014.5.06.0011.
Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade do magistrado Joaquim Emiliano Fortaleza de Lima: 0001707-55.2015.5.06.0011, 0000037-45.2016.5.06.0011, 0001100-08.2016.5.06.0011, 0000740-10.2015.5.06.0011, 0000513-20.2015.5.06.0011, 0001389-09.2014.5.06.0011, 0000264-69.2015.5.06.0011, 0000403-84.2016.5.06.0011, 0000265-54.2015.5.06.0011, 0001253-41.2016.5.06.0011, 0000903-87.2015.5.06.0011, 0000694-21.2015.5.06.0011, 0000471-34.2016.5.06.0011, 0000304-51.2015.5.06.0011, 0010191-30.2013.5.06.0011, 0000433-22.2016.5.06.0011, 0000302-81.2015.5.06.0011, 0001357-67.2015.5.06.0011, 0000262-65.2016.5.06.0011, 0000273-47.2014.5.06.0017, 0001087-09.2016.5.06.0011, 0000049-59.2016.5.06.0011, 0001018-96.2015.5.06.0015, 0001433-57.2016.5.06.0011, 0000642-88.2016.5.06.0011, 0010367-09.2013.5.06.0011, 0000305-02.2016.5.06.0011, 0001256-64.2014.5.06.0011, 0001262-03.2016.5.06.0011, 0001287-16.2016.5.06.0011, 0001292-38.2016.5.06.0011, 0001121-81.2016.5.06.0011, 0010176-61.2013.5.06.0011, 0000312-62.2014.5.06.0011, 0000337-41.2015.5.06.0011, 0001684-12.2015.5.06.0011 e 0001292-09.2014.5.06.0011.
Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade da magistrada Roberta Vance Harrop: 0001177-51.2015.5.06.0011, 0000871-19.2014.5.06.0011, 0001010-68.2014.5.06.0011, 0010095-15.2013.5.06.0011 e 0001518-14.2014.5.06.0011.
Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade da magistrada Sarah Yolanda Alves de Souza Cruz: 0010008-59.2013.5.06.0011, 0010257-10.2013.5.06.0011, 0000987-25.2014.5.06.0011, 0001381-32.2014.5.06.0011, 0001383-02.2014.5.06.0011, 0001691-38.2014.5.06.0011, 0000613-72.2015.5.06.0011, 0010195-67.2013.5.06.0011, 0001448-94.2014.5.06.0011, 0000899-84.2014.5.06.0011, 0000708-39.2014.5.06.0011, 0010106-44.2013.5.06.0011, 0000674-30.2015.5.06.0011, 0010356-77.2013.5.06.0011, 0001461-93.2014.5.06.0011, 0001462-78.2014.5.06.0011, 0001424-66.2014.5.06.0011, 0000192-82.2015.5.06.0011, 0001637-72.2014.5.06.0011, 0001479-17.2014.5.06.0011, 0001480-02.2014.5.06.0011, 0000025-02.2014.5.06.0011, 0000791-21.2015.5.06.0011, 0000571-23.2015.5.06.0011, 0001066-04.2014.5.06.0011, 0000899-96.2014.5.06.0007, 0000073-87.2016.5.06.0011 e 0001053-05.2014.5.06.0011.
Fontes: Dados extraÃdos de “Relatório de decisões em aberto/proferidasâ€; e PJe, em 20/4/2017 à s 11h.
3.4. Incidentes processuais pendentes de julgamento:
Magistrados com Incidentes Processuais pendentes na 11.ª VT do Recife |
No prazo |
Prazo vencido |
Total |
Gustavo Augusto Pires de Oliveira |
3 |
- |
3 |
Mariana de Carvalho Milet |
10 |
1 |
11 |
Joaquim Emiliano Fortaleza de Lima |
4 |
- |
4 |
---------------------------------------* |
33 |
- |
33 |
Total de incidentes pendentes na Vara |
50 |
1 |
51 |
Fontes: Dados coletados na Secretaria da Vara e no PJe, em 20/4/2017 Ã s 11h30.
Incidente com prazo vencido sob a responsabilidade da magistrada Mariana de Carvalho Milet: 0000056-22.2014.5.06.0011.
* Incidentes não conclusos aos magistrados, o que impossibilitou a contagem do prazo.
3.5. Produtividade da Vara:
Unidade Judiciária |
Quantidades |
Prazo médio para julgamento (PJe) | ||
Sentenças de mérito |
Incidentes processuais |
Conciliações |
||
11.ª VT do Recife |
711 |
402 |
665 |
49 |
Fontes: Relatórios extraÃdos do e-Gestão: Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado; Prazos Médios (em dias) da Conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe).
PerÃodo analisado: 1.º/3/2016 a 28/2/2017.
4. AUDIÊNCIAS (REALIZADAS E DESIGNADAS):
4.1. Prazos médios, em dias, até a realização das audiências (a partir do ajuizamento):
Unidade Judiciária |
Inicial |
Instrução |
Decisão | |||
SumarÃssimo |
Ordinário |
SumarÃssimo |
Ordinário |
SumarÃssimo |
Ordinário | |
11.ª VT do Recife |
118 |
112 |
151 |
440 |
156 |
469 |
Fonte: Dados extraÃdos do e-Gestão (Prazos médios – fase de conhecimento).
PerÃodo analisado: 1.º/3/2016 a 28/2/2017.
4.2. Prazos (em dias) para designação de audiências, a contar de 10/4/2017:
Unidade Judiciária |
Inicial |
Instrução | ||||
SumarÃssimo |
Ordinário | |||||
2016 |
2017 |
2016 |
2017 |
2016 |
2017 | |
11.ª VT do Recife |
120 |
97 |
93 |
136 |
496 |
444 |
Fontes: Informações extraÃdas do PJe e da Ata de Correição realizada em 2016.
4.3. Assiduidade dos magistrados:
Segundo informações prestadas pelo Diretor de Secretaria, as audiências são realizadas das segundas à s sextas-feiras: a JuÃza do Trabalho Auxiliar, Dra. Mariana de Carvalho Milet, e os JuÃzes Substitutos presidiam de duas a três sessões de audiência, por semana, alternadamente. Não obstante, dependendo da necessidade, os magistrados se faziam presentes à Vara nos demais dias. O Juiz Titular, Dr. Gustavo Augusto Pires de Oliveira, encontrava-se convocado para atuar como Juiz Auxiliar da Presidência até 5 de fevereiro de 2017, e, após o perÃodo de fruição de férias, também comparece nos dias de audiência e quando se fizer necessário.
4.4. Quantidade de processos em pauta de audiências por semana (média):
Unidade Judiciária |
Dias de audiências por semana |
Total de audiências | |||
SumarÃssimos |
Iniciais |
Instruções |
Razões Finais | ||
11.ª VT do Recife |
5 (segundas às sextas-feiras) |
14 a 16 |
28 a 30 |
21 |
8 a 10 |
Fontes: Informações extraÃdas do PJe, em 10/4/2017, relativas aos seguintes perÃodos: 7/11/2016 a 11/11/2016, 20/2/2017 a 24/2/2017, 3/4/2017 a 7/4/2017, e 24/4/2017 a 28/4/2017; e informações prestadas pelo Diretor de Secretaria da Vara.
5. MOVIMENTAÇÃO PROCESSUAL:
5.1. Quantidade de ações trabalhistas ajuizadas na unidade - FÃsicos e PJe:
Unidade Judiciária |
2015 |
2016 |
2017 (até 10/4/2017) |
11.ª VT do Recife |
1.635 |
1.699 |
490 |
Fontes: Consolidação da EstatÃstica, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Casos Novos e Por Redistribuição), e PJe.
5.2. Processos remanescentes (congestionamento):
Unidade Judiciária |
SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2016 |
SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2017 | ||||
Pendentes de julgamento |
Processos demais fases |
Total |
Pendentes de julgamento |
Processos demais fases |
Total | |
11.ª VT do Recife |
187 |
5.061 |
5.248 |
208 |
5.703 |
5.911 |
Fontes: Consolidação da EstatÃstica, Relatórios Gerenciais, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Processos Pendentes de Solução) e PJe.
5.3. Quantidade de processos em tramitação:
Unidade Judiciária |
Processos em tramitação em 10/4/2017 | |
FÃsicos |
PJe | |
11.ª VT do Recife |
1.494 |
4.331 |
Fonte: Relatório Gerencial (Processos em tramitação na Vara) e PJe.
5.4. Quantidade de processos nas principais fases processuais (pendentes de solução):
Unidade Judiciária |
Conhecimento (até a prolação da sentença) |
Liquidação |
Execução |
11.ª VT do Recife |
2.046 |
133 |
1.248 |
Fontes: e-Gestão. PerÃodo analisado: 1.º/3/2016 a 28/2/2017.
5.5. Prazos médios (em dias) nas principais fases processuais:
Unidade Judiciária |
Conhecimento (até a prolação da sentença) |
Liquidação (do inÃcio até o encerramento da liquidação) |
Execução (do inÃcio até o encerramento da execução) |
11.ª VT do Recife |
401 |
129 |
510 |
Fonte: e-Gestão. PerÃodo analisado: 1.º/3/2016 a 28/2/2017.
6. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS ELETRÔNICOS EM 7/4/2017:
Agrupadores:
Tarefa |
Quantidade |
Processos com pedido de sigilo nos documentos não apreciado |
124Â |
Processos com pedido liminar ou de antecipação de tutela não apreciado |
43 |
Processos com Petições Avulsas |
138Â |
Processos com Habilitações nos Autos Não Lidas |
78Â |
Processos com petições não apreciadas |
903Â |
Mandados devolvidos pelo Oficial de Justiça |
209 |
Processos aguardando encaminhamento do secretário de audiência (atas assinadas) |
98 |
Fase de Conhecimento:
Tarefa |
Quantidade |
Data |
Processo |
Aguardando apreciação pela instância superior |
204 |
05/12/2014 |
|
Aguardando audiência |
1035 |
27/07/2015 |
|
Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos |
429 |
27/04/2016 |
|
Aguardando final do sobrestamento |
14 |
13/04/2016 |
|
Aguardando laudo pericial |
27 |
02/03/2017 |
|
Aguardando término dos prazos |
210 |
02/03/2017 |
|
Análise da carta |
04 |
07/02/2017 |
|
*¹ Análise das PerÃcias |
32 |
30/06/2016 |
|
*² Análise do Conhecimento |
76 |
22/03/2017 |
|
(Subpasta) Contadoria - Rateio |
01 |
27/03/2017 |
|
(Subpasta) Certificar Pendências |
08 |
19/01/2017 |
|
(Subpasta) Certificar: Diversos |
01 |
11/01/2017 |
|
Apreciar Urgentes |
14 |
15/03/2017 |
|
Apreciar dependência |
09 |
24/02/2017 |
|
*³ Concluso ao magistrado |
52 |
22/09/2016 |
|
Controle de Sobrestamento-Suspensão |
02 |
08/09/2015 |
|
Controle de pericia |
05 |
31/03/2017 |
|
Designar perÃcia |
01 |
14/03/2017 |
|
Escolher tipo de arquivamento |
02 |
14/03/2017 |
|
Escolher tipo de sobrestamento-suspensão |
01 |
18/03/2017 |
|
Intimações automáticas com pendências - Con |
02 |
05/04/2017 |
|
Minutar Decisão |
02 |
15/11/2016 |
|
Minutar Despacho |
01 |
03/04/2017 |
|
Minutar expediente da secretaria |
13 |
10/03/2017 |
|
(Subpasta) Expedir OfÃcio/ E-mail |
05 |
07/02/2017 |
|
Minutar sentença |
203 |
06/04/2016 |
|
Operações de perÃcia |
14 |
10/03/2017 |
|
Prazos vencidos |
592 |
03/03/2017 |
|
* 4 Preparar comunicação |
46 |
22/03/2017 |
|
Publicar DJE |
02 |
05/04/2017 |
|
Publicar DJe - Con |
10 |
06/04/2017 |
|
Publicar DJe - Conversão em diligência |
01 |
06/04/2017 |
|
Recebimento de instância superior |
02 |
06/04/2017 |
|
Redistribuição |
02 |
05/04/2017 |
|
Registrar parcelas ou despesas processuais |
01 |
03/03/2017 |
|
Remeter ao 2o Grau |
06 |
07/03/2017 |
|
Triagem Inicial |
53 |
16/03/2017 |
|
Trânsito em Julgado |
26 |
17/03/2017 |
|
*¹ O processo referido tem como último ato praticado, em 01/07/2016, certidão de que o Sr. João Paz Neto foi notificado para apresentar laudo pericial no prazo de 30 dias. *² Inexistem processos nas subpastas “Audiência: Bacen Fazer Consultaâ€, “Audiência: Certificarâ€, “Contadoriaâ€. *³ O processo referido se encontra em subpasta “(1-3) ED – Lucianaâ€, sem a devida conclusão para julgamento dos Embargos de Declaração desde a data referida. * 4 Inexistem processos nas subpastas tangentes à expedição de Precatórias, mandados e demais notificações. |
Fase de Liquidação:
Tarefa |
Quantidade |
Data |
Processo |
Aguardando Cumprimento de Providência - Liq |
66 |
05/04/2017 |
|
(Subpasta) Liquidações 1 |
14 |
13/02/2017 |
|
(Subpasta) Liquidações 2 |
48 |
03/02/2017 |
|
Aguardando apreciação pela instância superior |
01 |
17/03/2017 |
|
Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos |
01 |
22/04/2016 |
|
Aguardando laudo pericial |
05 |
06/03/2017 |
|
Aguardando término dos prazos |
09 |
13/02/2017 |
|
* 1 Análise das PerÃcias |
05 |
08/02/2017 |
|
Análise de Liquidação |
16 |
28/03/2017 |
|
(Subpasta) Certificar PENDÊNCIAS |
04 |
03/02/2016 |
|
Concluso ao magistrado - Liq |
01 |
06/03/2017 |
|
Iniciar Liquidação |
01 |
05/04/2017 |
|
Intimações automáticas com pendências - Liq |
01 |
06/04/2017 |
|
* 2 * 3 Minutar expediente da secretaria |
03 |
27/03/2017 |
|
(Subpasta) Expedir OfÃcio/ E-mail |
02 |
28/10/2015 |
|
Prazos vencidos |
16 |
31/01/2017 |
|
* 4 Preparar comunicação |
04 |
04/03/2017 |
|
Publicar DJe - Liq |
01 |
06/04/2017 |
|
* 1 Processo com laudo pericial contábil juntado aos autos desde 17/03/2017. * 2 O processo referido encontra-se com atos posteriores (ofÃcios) à data informada. * 3 Inexistem processos nas subpastas “Alvará FGTS e SD. Antecipação de Tutelaâ€, “Expedir Alvaráâ€. * 4 Inexistem processos nas subpastas tangentes à expedição de mandados, notificações e Cartas Precatórias. |
Fase de Execução:
Tarefa |
Quantidade |
Data |
Processo |
Aguardando Cumprimento de Providência - Exec |
13 |
10/11/2016 |
0010231-12.2013.5.06.0011 |
Aguardando apreciação pela instância superior |
01 |
17/03/2017 |
0000975-74.2015.5.06.0011 |
Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos |
51 |
23/07/2015 |
0010370-61.2013.5.06.0011 |
Aguardando final do sobrestamento |
01 |
13/01/2017 |
0000811-80.2013.5.06.0011 |
Aguardando laudo pericial |
03 |
07/03/2017 |
0000931-31.2010.5.06.0011 |
Aguardando término dos prazos |
166 |
28/04/2016 |
0000046-75.2014.5.06.0011 |
Analisar Despacho - Exec |
03 |
06/04/2017 |
0000409-28.2015.5.06.0011 |
Análise da carta |
01 |
27/03/2017 |
0001079-32.2016.5.06.0011 |
Análise das PerÃcias |
01 |
08/02/2017 |
0001476-33.2012.5.06.0011 |
Análise de Execução |
288 |
05/04/2017 |
0001584-62.2012.5.06.0011 |
(Subpasta) Bacen.1.Fazer Consulta |
72 |
09/11/2016 |
0000322-38.2016.5.06.0011 |
(Subpasta) Oficiar CEF/BB |
02 |
29/07/2016 |
0001085-78.2012.5.06.0011 |
(Subpasta) Rede Serpro/ Jucepe |
07 |
16/12/2016 |
0000337-46.2012.5.06.0011 |
*¹(Subpasta) À praça |
01 |
23/02/2017 |
0001747-76.2011.5.06.0011 |
BacenJud |
10 |
09/03/2017 |
0010332-49.2013.5.06.0011 |
*² Concluso ao magistrado - Exec |
139 |
08/02/2017 |
0001658-48.2014.5.06.0011 |
Cumprimento de providências |
01 |
07/04/2017 |
0001513-89.2014.5.06.0011 |
Expedir RPV-Precatório |
02 |
23/02/2017 |
0000189-64.2014.5.06.0011 |
Imprimir Correspondência |
12 |
07/03/2017 |
0001716-17.2015.5.06.0011 |
InfoJud |
11 |
23/02/2017 |
0011600-32.1999.5.06.0011 |
Iniciar Execução |
49 |
16/03/2017 |
0001406-45.2014.5.06.0011 |
Intimações automáticas com pendências - Exec |
06 |
08/03/2017 |
0001306-27.2013.5.06.0011 |
Minutar Despacho - Exec |
02 |
03/04/2017 |
0000434-12.2013.5.06.0011 |
*³ Minutar expediente da secretaria |
25 |
23/03/2017 |
0000678-36.2013.5.06.0141 |
(Subpasta) Conferir Alvará |
03 |
30/03/2017 |
0000661-36.2012.5.06.0011 |
(Subpasta) Expedir Alvará |
01 |
06/04/2017 |
0000336-90.2014.5.06.0011 |
(Subpasta) Expedir OfÃcio/E-mail |
15 |
23/10/2016 |
0000732-96.2016.5.06.0011 |
Prazos vencidos |
238 |
31/01/2017 |
0001644-93.2016.5.06.0011 |
Preparar ato de comunicação |
10 |
24/02/2017 |
0001441-73.2012.5.06.0011 |
* 4 Preparar comunicação |
119 |
17/02/2017 |
0001761-26.2012.5.06.0011 |
(Subpasta) Execução: Expedir Mandado/Citação Postal/Edital |
21 |
06/10/2016 |
0000461-92.2013.5.06.0011 |
Publicar DJE |
01 |
05/04/2017 |
0000169-78.2011.5.06.0011 |
Publicar DJe - Exec |
03 |
05/04/2017 |
0001800-23.2012.5.06.0011 |
Recebimento de instância superior |
02 |
20/03/2017 |
0000027-69.2014.5.06.0011 |
Registrar parcelas ou despesas processuais |
02 |
07/01/2017 |
0001201-79.2015.5.06.0011 |
RenaJud |
88 |
23/02/2017 |
0001750-89.2015.5.06.0011 |
*¹A data consignada refere-se ao despacho determinando hasta pública. *² Processo sem a devida conclusão para julgamento dos Embargos à Execução, tendo como última movimentação a informação da Contadoria do JuÃzo, em 08/02/2017. *³ Inexistem processos na subpasta “Alvará FGTS e SD. Antecipação de Tutelaâ€. * 4 Inexistem processos na subpasta “CP - Expedir Mandadosâ€. |
7. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS FÃSICOS EM 20/4/2017
NATUREZA |
QUANTIDADE |
DATA MAIS ANTIGA |
PROCESSO | |
Cargas |
Advogados |
10 |
27/2/2015 |
0084500-61.2009.5.06.0011 |
Perito |
11 |
2/12/2016 |
0073400-27.2000.5.06.0011 | |
Terceiros |
2 |
3/8/2016 |
0001661-42.2010.5.06.0011 | |
Petições a juntar aos autos |
16 |
30/3/2017 |
0073000-95.2009.5.06.0011 | |
Processos conclusos para despacho |
195 |
9/3/2017 |
0000806-63.2010.5.06.0011 | |
Consultas convênios a realizar (BACEN/JUCEPE/INFOJUD/DETRAN) |
2 |
21/10/2016 |
0000358-56.2011.5.06.0011 | |
Praças a marcar |
1 |
26/8/2016 |
0137200-48.2008.5.06.0011 | |
Processos no setor de cálculos |
33 |
8/3/2017 |
0000935-63.2013.5.06.0011 | |
Processos para serem remetidos ao TRT |
- |
- |
- |
*Em relação às certidões a serem expedidas, a mais antiga data de 19/1/2016 (processo n.º 0000787-57.2010.5.06.0011).
*Em relação aos ofÃcios, o mais antigo data de 7/4/2017 (processo n.º 0000855-36.2012.5.06.0011).
* No tocante aos alvarás, o mais antigo data de 13/1/2017 (processo n.º 0000461-97.2010.5.06.0011).
* No pertinente às praças, o despacho mais antigo data de 27/7/2015, com leilões subsequentes em 30/11/2015, 14/12/2015 e 10/4/2017 (processo n.º 0001095-25.2012.5.06.0011).
*Quanto aos mandados, não existem pendências.
*No que diz respeito às notificações, o mais antigo data de 6/4/2017 (processo n.º 0001155-32.2011.5.06.0011).
*Em relação aos processos digitalizados (CLE), verificou-se a conversão de 512 (quinhentos e doze) feitos.
Fonte: Informações colhidas na Secretaria da VT, e no SIAJ.
8. METAS FIXADAS PELO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA:
Em conformidade com os dados fornecidos pelo Núcleo de EstatÃstica e Pesquisa do Egrégio Regional, eis os resultados das Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ para o ano de 2016:
Meta 1 CNJ - 2016 : – Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuÃdos no ano corrente.
Unidades Judiciárias |
Recebidos |
Resolvidos |
Resultado |
11.ª VT do Recife |
1.629 |
1.697 |
104,17% |
Total da 6ª Região |
107.816 |
111.793 |
103,69% |
Meta 2 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, pelo menos, 90% dos processos distribuÃdos até 31/12/2014.
Unidade Judiciária |
DistribuÃdos em 2014 |
DistribuÃdos em 2014 e julgados até 31/12/16 |
Pendentes de julga- mento até 31/12/16 |
Resultado |
11.ª VT do Recife |
1.414 |
1.263 |
151 |
99% |
Total da 6ª Regiãoa |
62.261 |
59.947 |
2.314 |
107% |
Meta 3 CNJ - 2016 : – Aumentar o Ãndice de conciliação na fase de conhecimento, em relação à média do biênio 2013/2014, em 2 pontos percentuais.
Unidade Judiciária |
Solucionados |
Conciliados |
Média biênio (2013/2014) |
Resultado |
11.ª VT do Recife |
1.697 |
633 |
34,24% |
37,30% |
Total da 6ª Região |
111.793 |
44.400 |
40,83% |
39,72 % |
Meta 4 CNJ - 2016 : – Dar prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, não se destinando portanto à esta Justiça Especializada.
Meta 5 CNJ - 2016 : – B aixar em 2016, quantidade maior de processos de execução do que o total de casos novos de execução no ano corrente.
Unidade Judiciária |
Casos novos de execução |
Baixados |
Entraram na meta |
SaÃram da meta |
Resultado |
11.ª VT do Recife |
720 |
606 |
0 |
0 |
84,52% |
Total da 6ª Região |
38.526 |
37.091 |
0 |
0 |
96,50% |
Meta 6 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, as ações coletivas distribuÃdas, até 31.12.2013 no 1.º grau e até 31.12.2014, no 2.º grau.
A 11.ª Vara do Trabalho do Recife conta com 1 (uma) ação coletiva ainda em tramitação (0001317-56.2013.5.06.0011), de acordo com os relatórios fornecidos pelo Setor de EstatÃstica deste Tribunal. O Diretor de Secretaria esclarece que a pendência decorre da necessidade da realização de perÃcia.
Meta 7 CNJ - 2016 : – Identificar e reduzir em 2% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior.
Unidade Judiciária |
Pendentes em 31/12/15 |
Quantidades de Processos dos dez maiores litigantes distribuÃdos na ins- tância no mês de referência |
Quantidades de Processos dos dez maiores litigantes julgados na ins- tância no mês de referência |
Pendentes em 31/12/16 |
Resultado |
11.ª VT do Recife |
275 |
171 |
196 |
250 |
107,80% |
Total da 6ª Região |
8.284 |
7.949 |
9.373 |
6.860 |
118,34% |
O Conselho Nacional de Justiça divulgou no final do 10.º Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em BrasÃlia, as metas nacionais para 2017, quais sejam:
Meta 1 - Os tribunais mantiveram o compromisso de julgar, ao longo de 2017, mais processos do que os novos que chegarem aos tribunais (Meta 1). Assim como em 2016, o compromisso deverá ser cumprido por tribunais de todos os segmentos de Justiça.
Meta 2 - O compromisso com o julgamento dos processos mais antigos, alvo da Meta 2, foi renovado para 2017 e deverá ser cumprido por tribunais de todos os ramos do Judiciário. O detalhamento desta e das outras metas definidas, com percentuais e perÃodos de distribuição dos processos que deverão ser julgados, estarão num glossário que será divulgado futuramente pelo CNJ.
Meta 3 - A Justiça Federal e a Justiça do Trabalho também renovaram o compromisso com a Meta 3, que busca aumentar o número de casos solucionados por meio da conciliação, em relação a perÃodos anteriores.Â
Meta 4 - Fixada pela primeira vez em 2013, a Meta 4, que dá prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, deverá ser cumprida novamente em 2017 pela Justiça Estadual, pela Justiça Federal, pela Justiça Militar da União e dos Estados e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).Â
Meta 5 - Impulso aos processos de execução, que será perseguida no ano que vem pelos tribunais da Justiça Estadual, Federal e do Trabalho.
Meta 6 - P rioriza o julgamento de ações coletivas, que impactam na vida de um grupo maior de pessoas.Â
Meta 7 – Prioriza o julgamento de processos dos maiores litigantes e dos recursos repetitivos, tem por objetivo enfrentar demandas de massa que chegam ao Judiciário.
Meta 8 – Destinada a ações de fortalecimento da rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres, uma das prioridades da atual gestão do CNJ.
9. ITENS DE EXAME E REGISTRO OBRIGATÓRIOS (Art. 26 da Consolidação dos Provimentos da CGJT):
Com base nos autos e sistemas analisados, verificou-se que o JuÃzo:
- registra no sistema informatizado os atos processuais relevantes;
- não emite, de forma explÃcita e circunstanciada, pronunciamento acerca da admissibilidade dos recursos, conforme constatado nos processos n.ºs 0001009-83.2014.5.06.0011, 0000678-33.2016.5.06.0011, 0000639-07.2014.5.06.0011, e 0000532-89.2016.5.06.0011 ;
- ordena, de ofÃcio ou a requerimento das partes, a imediata liberação do depósito recursal, após a liquidação, nos casos em que haja valor incontroverso superior ao depositado, segundo se verifica nos processos n.ºs 0001247-05.2014.5.06.0011 e 0001683-61.2014.5.06.0011;
- exaure as iniciativas do juÃzo objetivando tornar exitosa a execução. No entanto, constatou-se o cumprimento parcial do procedimento estabelecido pela Corregedoria-Geral, no que diz respeito à juntada das cópias da decisão exequenda e da decisão homologatória da conta de liquidação, relativas à emissão da Certidão de Crédito Trabalhista, em contrariedade ao artigo 88 da Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral, conforme se observa nos processos n.ºs 0130500-71.1999.5.06.0011 e 0092900-64.2009.5.06.0011. Esclarece o servidor responsável que, embora os citados documentos sejam anexados junto ao sistema do BNDT, quando da expedição da certidão em comento, não se procede à impressão para entrega à parte interessada. Também não se emite a Certidão de Arquivamento Provisório, prevista no art. 77 da referida Consolidação, em face da priorização à digitalização dos processos fÃsicos;
- faz uso regular das ferramentas eletrônicas: Bacenjud, Detran, Renajud, Jucepe, Infojud e Serpro, consoante se constatou nos processos n.ºs 0010332-49.2013.5.06.0011, 0000830-52.2014.5.06.0011, 0011600-32.1999.5.06.0011, 0000919-41.2015.5.06.0011, 0000627-32.2010.5.06.0011 e 0000133-94.2015.5.06.0011. De acordo com o Relatório sobre Ordens Judiciais, foram realizados, no ano de 2016, 706 bloqueios, 400 desbloqueios e 309 transferências. No mês de dezembro de 2016, constavam 171 bloqueios pendentes de providências;
- inclue, na pauta, processos na fase de execução para tentativa de conciliação apenas na Semana Nacional de Conciliação, ou a requerimento das partes; e
- determina a citação prévia dos sócios, nos casos de desconsideração da personalidade jurÃdica da empresa executada, conforme visto nos processos n.ºs 0001780-32.2012.5.06.0011, 0001382-85.2012.5.06.0011, e 0000288-68.2013.5.06.0011.
Quanto aos demais aspectos (assiduidade dos magistrados, pauta de audiências e principais prazos) encontram-se registrados nos itens 4 e 5.
10. OBSERVAÇÕES/PENDÊNCIAS REFERENTES À SECRETARIA:
- Na análise, por amostragem, nas carteiras que integram a Secretaria da Vara, verificaram-se satisfatórias organização e regular cumprimento das normas procedimentais a serem seguidas pelas unidades judiciárias de primeira instância, entretanto, verifica-se a necessidade de maior controle em relação a processos com carga, pois identificada a não devolução de autos com data de 27/2/2015. Em relação aos processos digitais, constatou-se regular controle na tramitação dos feitos, conforme quadro do item 6 elaborado em 7/4/2017. Na inspeção realizada pelo juÃzo de primeiro grau, no perÃodo de 9 a 13 de janeiro de 2017, determinou-se: a) julgamento de cerca de 40 incidentes processuais pendentes, em especial embargos de declaração e de execução; b) inclusão de 6 processos fÃsicos que se encontravam fora de pauta; c) correção de divergências no relatório gerencial, pois nele havia o registro de 150 processos na fase de liquidação, porém foram identificados apenas 71; c) juntada das petições que se encontravam na Vara; d) arquivamento de 193 processos fÃsicos; e) direcionamento dos processos à s caixas do PJE correspondentes ao cumprimento das determinações exaradas (notificações, expedição de alvarás, registro no BNDT etc); f) revisão dos prazos vencidos; g) devolução das cartas precatórias; e h) organização dos processos que aguardam realização de perÃcias e audiências;
- Existem 136 CTPS’s sob custódia da Secretaria da Vara, sendo que, desse montante, verificou-se, por amostragem, que 4 delas dizem respeito a processos arquivados (0000030-53.2016.5.06.0011, 0000998-88.2013.5.06.0011, 0001620-36.2014.5.06.0011 e 0010020-73.2013.5.06.0011. Indagado acerca das medidas adotadas para a diminuição do passivo desses documentos, o Diretor de Secretaria disse que intima o advogado pelo sistema e, posteriormente, à parte por via postal;
- Constatou-se, por amostragem, o bom estado de conservação das capas dos processos fÃsicos;
- Os Assistentes de Juiz elaboram minutas de sentenças de mérito e de incidentes processuais, como embargos declaratórios, embargos à execução, embargos de terceiros, exceção de pré-executividade e análise de antecipação de tutela. As minutas de despachos são elaboradas pela Direção e o seu assistente, com apoio dos estagiários;
- O JuÃzo não tem, por costume, a prolação de sentenças na forma lÃquida. A liquidação é realizada diretamente pela Contadoria da Vara, dispensando-se a notificação das partes para apresentar e/ou contestar cálculos de liquidação, visando, desse modo, a uma maior celeridade processual;
- A Contadoria do JuÃzo está utilizando o programa de cálculos “JURISCALCâ€, desenvolvido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 8.ª Região/PA e preconizado pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ, para fins de liquidação de sentenças. Ademais, o Calculista local (Esdras Rodrigues) já se encontra capacitado para utilização do sistema PJe-Calc (inclusive para servir como instrutor/multiplicador), que foi desenvolvido pelo CSJT para padronização dos sistemas de cálculos no âmbito da Justiça do Trabalho;
- Em relação ao lapso temporal anteriormente correicionado, observou-se: a) inexistência de alteração significativa na quantidade de novas ações, em face da redução de apenas 6 (seis); b) acréscimo na produtividade da Vara, vez que prolatadas a mais 227 (duzentos e vinte e sete) sentenças, e realizadas a mais 212 (duzentos e doze) conciliações; c) redução do prazo médio para julgamento em 14 (quatorze) dias; d) acréscimo do prazo médio para realização das audiências iniciais (sumarÃssimo em 48 dias), de instrução (sumarÃssimo em 53 dias e ordinário em 19 dias), e de decisão (sumarÃssimo em 47 dias e ordinário em 20 dias), no entanto, houve redução do prazo em relação à s iniciais do rito ordinário em 35 dias; e) acréscimo do prazo médio nas principais fases processuais (conhecimento em 67 dias, e execução em 51 dias); f) acréscimo na quantidade de processos na fase de execução em 440 (quatrocentos e quarenta); e g) acréscimo do saldo remanescente em 663 (seiscentos e sessenta e três) processos. Esclarece o Diretor de Secretaria que várias circunstâncias colaboraram para o acréscimo dos prazos, tais como a mudança da sede da Vara no ano de 2015, e a necessidade de designações de vários juÃzes substitutos;
- Atingimento das Metas 1, 2, 3 e 7 estabelecidas pelo CNJ para o ano de 2016. O resultado obtido se mostra significativo, inclusive em face do acréscimo da produtividade da Vara, o que revela o esforço de todos que exercem suas atividades à consecução desse objetivo.
11. PEDIDOS DE PROVIDÊNCIAS E RECLAMAÇÕES CORREICIONAIS :
Em relação ao perÃodo de 1.º de janeiro de 2016 até a presente data, não houve a formalização de pedidos de providências ou reclamações correicionais.
12. RECOMENDAÇÕES:
- Prolatarem os magistrados Mariana de Carvalho Milet, Armando da Cunha Rabelo Neto, Cláudia Christina Santos R. de Lima Mendonça, Evellyne Ferraz Correia, Joaquim Emiliano Fortaleza de Lima , Roberta Vance Harrop, e Sarah Yolanda Alves de Souza Cruz, prioritariamente e no menor espaço de tempo possÃvel, as sentenças em atraso, conforme relações especificadas nos itens 3.3 e 3.4, devendo, sempre, atentarem ao prescrito no ATO n.º 1/CGJT, de 10 de fevereiro de 2017, haja vista o controle exercido por esta Corregedoria Regional a evitar que decisões não ultrapassem a tolerância admitida pela citada norma. Em relação aos juÃzes que não se encontram presentes no momento da correição, deverá a Secretaria da Corregedoria Regional encaminhar-lhes comunicação para que tomem ciência;
- Permanecer empreendendo esforços com o objetivo de reduzir os prazos médios de audiências no rito sumarÃssimo, estabelecendo como meta o prazo máximo de 15 (quinze) dias, conforme determina o inciso III do art. 852-B da CLT, Nos processos de rito ordinário, observar “o prazo médio de duração do processo – fase de conhecimento – de até 200 (duzentos) dias, atentando-se ao limite legal para publicação de sentença†– Resolução Administrativa TRT nº 03/2015, artigo 14, § 2.º (Provimento TRT-CRT n.º 03/2010);
- Fomentar a inclusão de processos de execução na pauta de audiências para tentativa de conciliação, consoante disposto no art. 76, II, da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho: “ promover a realização semanal de audiências de conciliação em processos na fase de execução, independentemente de requerimento das partes, selecionando-se aqueles com maior possibilidade de êxito na composição â€.
- Observar as disposições dos artigos 77 e 88 da Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho;
- Emitir, de forma explÃcita e circunstanciada, pronunciamento acerca da admissibilidade dos recursos, nos moldes como estabelece o artigo 26 da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho, atentando-se para que, ao citar os pressupostos processuais, sejam mencionadas as folhas nas quais se encontram as peças ou documentos (ou ID, quando PJe) referentes aos recursos interpostos;
- Perseverar nas diligências no sentido de devolver à s partes os documentos de identificação profissional (CTPSs), especialmente aqueles que se refiram a processos arquivados ou em vias de arquivamento, mantendo-se, igualmente, acauteladas revisões periódicas nas gavetas de guarda de autos, bem assim nas caixas de alocação de processos eletrônicos, de modo a manter o regular cumprimento dos prazos nos processos fÃsicos (legado) e virtuais (PJe-JT);
- Continuar a verificação periódica, no Sistema BacenJud, quanto à existência de alguma ordem judicial “pendente de providênciaâ€, ou mesmo “não lidaâ€, adotando-se a medida cabÃvel, seja de transferência dos valores bloqueados para contas judiciais (para posterior liberação aos exequentes) ou desbloqueios daquelas importâncias que não interessem à execução – Consolidação de Provimentos da CGJT, Art. 99;
- Prolatar sentenças lÃquidas quando possÃvel, especialmente relativos aos processos em rito sumarÃssimo;
- Efetivar a análise periódica da ferramenta “agrupadoresâ€, a fim de evitar a permanência de processos em tarefas já superadas. Os processos devem ser retirados de tal lista assim que realizado o ato respectivo;
- Proceder à “conclusão ao magistradoâ€, especificando o tipo (sentenças, decisões ou despachos), sem necessidade de despacho para tal finalidade, pela importância desse dado para a estatÃstica deste Regional. Deve, ainda, ser selecionado o magistrado em tempo real, com a devida gravação no sistema, a fim de que seja contabilizado o prazo para prolação da decisão corretamente, e, no caso da sentença, tão logo encerrada a instrução. Em relação à s decisões de antecipação de tutela, há necessidade da imediata conclusão com a especificação do magistrado, de modo a possibilitar o controle do prazo e garantir a veracidade dos dados estatÃsticos. No tocante aos embargos de declaração, havendo necessidade de intimar a parte contrária, proceder à conclusão para julgamento tão logo encerrado o prazo, também sem necessidade de despacho, por se tratar de ato ordinário da secretaria;
- Impulsionar os feitos que se encontram a mais de 60 (sessenta) dias sem movimentação;
- Continuar a cumprir as diligências determinadas pelo Tribunal, em grau de recurso, em prazo razoável;
- Observar o correto cadastramento das partes quando do envio dos recursos ao Tribunal, inclusive em relação ao recurso ordinário em rito sumarÃssimo, de modo a evitar equÃvoco quando da distribuição da classe processual na segunda instância;
- Proceder ao registro, no sistema PJE, do recolhimento das custas, emolumentos, contribuição previdenciária e imposto de renda, escolhendo a tarefa “Análise de Conhecimentoâ€, e optando pelo item “Cumprimento de acordo ou pagamentosâ€. Ressalta-se que, após as orientações sobre a necessidade de tal anotação, o Setor de EstatÃstica do Tribunal constatou acréscimo considerável no registro de tais arrecadações, conforme quadro demonstrativo entre os meses de janeiro a março de 2016 e janeiro a março de 2017, numa variação de 115,94% no tocante à s custas processuais, de 498,05% em relação aos emolumentos, de 71,16% no pertinente à s contribuições previdenciárias, de 32,62% no que diz respeito ao imposto de renda, e de 283,18% quanto à s multas aplicadas pelos órgãos de fiscalização das relações de trabalho; e
- Estimular, entre os servidores, práticas de sustentabilidade, racionalização e consumo consciente de materiais e serviços de responsabilidade socioambiental, visando ao uso sustentável dos recursos naturais e dos bens públicos, bem como ao aperfeiçoamento contÃnuo da qualidade do gasto público realizado pelo Tribunal, a teor da Resolução n.º 201 do CNJ de 3/3/2015.
13. BOAS PRÃTICAS RELATADAS PELO JUÃZO:
Noticiou o Diretor de Secretaria que as boas práticas, relacionadas na ata de correição de 2016, continuam sendo desempenhadas nesta unidade judiciária, motivo pelo qual procede à sua renovação:
- Alvarás nos termos de conciliação;
- Determinação para arquivamento dos autos, em caso de integral cumprimento do acordo, evitando tramitação desnecessária do processo pela Secretaria (assistentes, juÃzes etc);
- Juntada apenas dos resultados das consultas ao Bacenjud em processos que tramitam no PJe, evitando perda de tempo com a juntada também das minutas de bloqueio;
- Utilização de modelos de atos padronizados em Secretaria, criando-se modelos adicionais no PJe quando identificadas necessidades de uso, inclusive com atualizações ao NCPC;
- Divulgação dos cursos disponibilizados pelo TRT a todos os servidores, incentivando a contÃnua formação dos servidores;
- Restrição on-line de veÃculos: a Vara registra imediatamente a restrição à transferência de propriedade em momento anterior à penhora fÃsica;
- PerÃcias designadas em audiência inicial quando detectada a necessidade de prova pericial;
- Uso de modelos de atas em audiência, facilitando o desenrolar dos trabalhos para magistrados e secretários de audiências;
- Consulta “on line†sobre andamento de cartas precatórias, tanto no PJe (consulta processos de terceiros) quanto nos processos fÃsicos,  sem pedido de informação ao JuÃzo Deprecado;
- Atos Ordinatórios são praticados por vários servidores, buscando impulsionar o andamento processual;
- Despachos articulados para cumprimento sucessivo das determinações;
- Intimações via e-mail para os peritos;
- Expedição de atas de audiência e prolação de decisões antecipatórias, com força de alvará, para levantamento do FGTS e habilitação do seguro desemprego; e
- Pesquisa de quadro societário pelo sistema Rede Serpro.
Indica, ainda, os seguintes procedimentos:
- Adesão à conversão dos autos fÃsicos (CLE);
- Todas as notificações no PJE têm prazo assinado, possibilitando a revisão constante dos processos; e
- Evita-se o agendamento de alvarás, providenciando sua imediata emissão e notificação às partes.
14. SOLICITAÇÕES DO JUÃZO:
- Designação de magistrado para auxiliar nos trabalhos quando das férias dos juÃzes lotados na Vara, a fim de evitar adiamentos nas audiências já designadas;
- Disponibilização de grupo de apoio quando do afastamento prolongado de servidores;
- Preenchimento da lotação da Vara pelo quantitativo máximo permitido pela Resolução do CSJT; e
- Ampliação do quadro de estagiários.
Encerrados os trabalhos, a ExcelentÃssima Corregedora Regional, Desembargadora Dione Nunes Furtado da Silva, agradeceu a fraternal acolhida e a colaboração prestada pelos ExcelentÃssimos JuÃzes Titular e Substituta, e pelos servidores da Vara, determinando que, lavrada e assinada, fosse disponibilizada esta ata na página da Corregedoria, no sÃtio deste Regional ( www.trt6.jus.br ), além de publicada, em sua Ãntegra, no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho – DEJT, entregando cópia à Unidade Judiciária sob correição (neste ato), à Presidência do Egrégio Regional e à Secretaria de Gestão de Pessoas para conhecimento e providências pertinentes. Firmam a presente ata a ExcelentÃssima Desembargadora Corregedora Regional e a Secretária da Corregedoria Regional.
DIONE NUNES FURTADO DA SILVA
Desembargadora Corregedora Regional
NOÊMIA MARIA GOMES DE OLIVEIRA
Secretária da Corregedoria Regional
Ata Correição 20 - 2017 de 20/4/2017
Ata Correição 20 2017 de 20/04/2017