ATA DA CORREIÇÃO ORDINÃRIA REALIZADA NA 11.ª VARA DO TRABALHO DO RECIFE, EM 20 DE ABRIL DE 2017.

Aos 20 (vinte) dias do mês de abril de 2017, às 8 (oito) horas, compareceu à sede da 11.ª Vara do Trabalho do Recife, situada na Avenida Mascarenhas de Morais, 4.631 – Fórum Advogado José Barbosa de Araújo, Imbiribeira, Recife (PE), a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional do TRT da 6.ª Região, Dr.ª Dione Nunes Furtado da Silva , acompanhada pelos servidores Noêmia Maria Gomes de Oliveira (Secretária da Corregedoria), Vânia Rodrigues de Santana Cunha (Assessora de Gabinete), Rosanna de Freitas Monteiro (Assistente de Gabinete) e Lívia Galvão Tenório Ribeiro (Assistente de Gabinete), para realizar a Correição Ordinária veiculada no Edital n.º 03/2017, disponibilizado no Diário Eletrônico do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região em 20 (vinte) de fevereiro de 2017, considerado publicado em 21 (vinte e um) de fevereiro de 2017. Referido edital se encontrava devidamente afixado no átrio da Secretaria, possibilitando sua plena divulgação e visualização pelo público local.

Presentes o Excelentíssimo Juiz Titular, Dr. Gustavo Augusto Pires de Oliveira, e a Excelentíssima Juíza Substituta, Dr.ª Mariana de Carvalho Milet, o Diretor de Secretaria, Bel. Marcelo Pimentel de Melo, e os demais servidores ali lotados: Luciana da Cruz Constantino Farias, Esdras Alves Rodrigues, Paulo Jacinto de Oliveira, Saulo da Silva Brilhante, Suellen Rodrigues Cavalcante, Ivanildo Ferreira da Silva Júnior, Maria do Socorro Lima Prado, Ana Carla Beltrão Campos, Iara Maria Ferraz Novaes de Sá e Rosa Celina Moreira Almeida Lopes, além dos estagiários de Direito Catharina Tereza de Albuquerque Becker e Josley Wenderson Nascimento de Santana. Ausentes os servidores Leonardo José Coelho Trigueiro (férias) e Tereza Cristina de Albuquerque Pontes (licença médica).

Com base nos dados extraídos do SIAJ, PJe, e-Gestão e Sistema de Pessoal; nas informações consolidadas pela Seção de Estatística; no exame dos procedimentos adotados na Secretaria da Vara e dos processos em tramitação, e, ainda, dos dados colhidos na inspeção judicial realizada no período de 9 a 13 de janeiro de 2017, a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional determinou o registro das informações e recomendações que seguem.

1. MAGISTRADOS:

JUIZ TITULAR/JUÃZA SUBSTITUTA

PERÃODO DE ATUAÇÃO

Gustavo Augusto Pires de Oliveira (Titular)

Desde 18/5/2015

(Ato TRT GP n.º 233/2015)

Mariana de Carvalho Milet (Auxiliar)

Desde 18/11/2015
(Portaria TRT GCR n.º 221/2015)

2. QUADRO ATUAL DE SERVIDORES:

NOME

CARGO

FUNÇÃO

Marcelo Pimentel de Melo

Técnico Judiciário

Diretor de Secretaria

Leonardo José Coelho Trigueiro

Analista Judiciário

Assistente de Diretor

Luciana da Cruz Constantino Farias

Técnica Judiciária

Assistente de Juiz

Tereza Cristina de Albuquerque Pontes

Técnica Judiciária

Assistente de Juiz

Esdras Alves Rodrigues

Analista Judiciário

Calculista

Paulo Jacinto de Oliveira

Técnico Judiciário

Calculista

Saulo da Silva Brilhante

Técnico Judiciário

Secretário de Audiência

Suellen Rodrigues Cavalcante

Técnica Judiciária

Secretária de Audiência

Ivanildo Ferreira da Silva Júnior

Técnico Judiciário

Assistente

Maria do Socorro Lima Prado

Requisitada

Assistente

Ana Carla Beltrão Santos

Analista Judiciária

-

Iara Maria Ferraz Novaes de Sá

Técnica Judiciária

-

Rosa Celina Moreira Almeida Lopes

Técnica Judiciária

-

3. Produtividade dos Juízes na Unidade:

3.1. Quantidade de Audiências, Sentenças, Conciliações e Incidentes por Juiz (a):

Atuação dos Magistrados na

11ª VT do Recife

Audiências*

Sentenças de mérito

Conciliações

Incidentes processuais

Gustavo Augusto Pires de Oliveira**

-

-

-

-

Mariana de Carvalho Milet

1.189

306

249

209

Ana Carolina Bulhões Calheiros

-

23

-

2

Armando da Cunha Rabelo Neto

13

-

1

-

Arthur Ferreira Soares

82

27

11

2

Carolina de Oliveira Pedrosa

13

4

3

-

Cláudia Christina S. R. Lima Mendonça

101

-

13

-

Débora de Souza Silva Lima

30

16

5

-

Edson Luis Bryk

-

3

-

-

Eduardo Henrique Brennand Dornelas Câmara

45

-

45

-

Evellyne Ferraz Correia

14

9

2

1

Gustavo Henrique Cisneiros Barbosa

17

4

1

1

João Carlos de Andrade e Silva

26

7

3

-

Joaquim Emiliano Fortaleza de Lima

914

172

253

124

José Augusto Segundo Neto

2

5

-

-

Leonardo Pessoa Burgos

1

-

1

-

Marília Leal Montenegro Spinelli

1

-

-

-

Matheus de Lima Sampaio

34

32

7

-

Patrícia Franco Trajano

11

6

2

10

Paula Gouvêa Xavier Costa

3

-

-

-

Plaudenice Abreu de A. Barreto Vieira

1

-

-

1

Roberta Vance Harrop

54

49

9

4

Sarah Yolanda Alves de Souza

241

27

38

41

Sergio Paulo de Andrade Lima

-

1

-

-

Tatyana de Siqueira A. P. R. Rocha

101

20

22

7

Total

2.893

711

665

402

*Exceto audiências de julgamento.

**O Juiz Titular GUSTAVO AUGUSTO PIRES DE OLIVEIRA atuou como Juiz Auxiliar da Presidência deste Regional, de 6 de fevereiro de 2015 até o término da gestão administrativa do 2015/2017, conforme ATO TRT-GP n.º 101/2015. Também esteve em gozo de férias de 6/2/2017 a 3/3/2017.

Fontes: Relatórios extraídos do e-Gestão (Audiências realizadas, Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado).

Período analisado: 1.º/3/2016 a 28/2/2017.

3.2. Prazo médio (em dias) para julgamento de mérito na unidade, da conclusão até a prolação da sentença (apenas PJe):

Atuação dos Magistrados na 11.ª VT do Recife

Prazo* médio para julgamento de sentenças de mérito

Gustavo Augusto Pires de Oliveira

-

Mariana de Carvalho Milet

30

Ana Carolina Bulhões Calheiros

73

Arthur Ferreira Soares

37

Carolina de Oliveira Pedrosa

24

Débora de Souza Silva Lima

10

Edson Luis Bryk

105

Evellyne Ferraz Correia

261

Gustavo Henrique Cisneiros Barbosa

63

João Carlos de Andrade e Silva

39

Joaquim Emiliano Fortaleza de Lima

43

Matheus de Lima Sampaio

15

Patrícia Franco Trajano

21

Roberta Vance Harrop

218

Sarah Yolanda Alves de Souza

157

Tatyana de Siqueira Alves Pereira Rodrigues Rocha

17

Prazo médio para julgar na unidade

49

*Apuração leva em conta somente processos eletrônicos e não deduz os períodos de afastamento dos magistrados, tais como férias, licenças, cursos e outros, em face da falta de integração entre os sistemas de pessoal e judicial.

Fontes: Relatório extraído do e-Gestão (Prazos Médios, em dias, da conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado - PJE).

Período analisado: 1.º/3/2016 a 28/2/2017.

3.3. Sentenças de mérito (conhecimento) pendentes de julgamento:

Magistrados com sentenças pendentes na

11.ª VT do Recife

No prazo

Prazo vencido

Total

Gustavo Augusto Pires de Oliveira

34

-

34

Mariana de Carvalho Milet

52

6

58

Armando da Cunha Rabelo Neto

-

4

4

Arthur Ferreira Soares

1

-

1

Carolina de Oliveira Pedrosa

1

-

1

Cláudia Christina Santos R. de Lima Mendonça

-

2

2

Evellyne Ferraz Correia

-

1

1

Fernando Rodrigues Carvalho

5

-

5

Joaquim Emiliano Fortaleza de Lima

17

37

54

Leandro Fernandez Teixeira

1

-

1

Levi Pereira de Oliveira

4

-

4

Roberta Vance Harrop

5

5

10

Sarah Yolanda Alves de Souza Cruz

1

28

29

Tatyana de Siqueira Alves P. R. Rocha

1

-

1

Victor Majela Nabuco de Menezes

5

-

5

Total de sentenças pendentes na Vara

127

83

210

Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade da magistrada Mariana de Carvalho Milet: 0000816-34.2015.5.06.0011, 0000366-91.2015.5.06.0011, 0000391-07.2015.5.06.0011, 0000390-22.2015.5.06.0011, 0000230-60.2016.5.06.0011 e 0001685-94.2015.5.06.0011.

Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade do magistrado Armando da Cunha Rabelo Neto: 0000264-35.2016.5.06.0011, 0001469-36.2015.5.06.0011, 0001570-10.2014.5.06.0011 e 0000950-95.2014.5.06.0011.

Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade da magistrada Cláudia Christina Santos R. de Lima Mendonça: 0000540-24.2015.5.06.0004 e 0001686-84.2012.5.06.0011.

Sentença com prazo vencido sob a responsabilidade da magistrada Evellyne Ferraz Correia: 0001626-43.2014.5.06.0011.

Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade do magistrado Joaquim Emiliano Fortaleza de Lima: 0001707-55.2015.5.06.0011, 0000037-45.2016.5.06.0011, 0001100-08.2016.5.06.0011, 0000740-10.2015.5.06.0011, 0000513-20.2015.5.06.0011, 0001389-09.2014.5.06.0011, 0000264-69.2015.5.06.0011, 0000403-84.2016.5.06.0011, 0000265-54.2015.5.06.0011, 0001253-41.2016.5.06.0011, 0000903-87.2015.5.06.0011, 0000694-21.2015.5.06.0011, 0000471-34.2016.5.06.0011, 0000304-51.2015.5.06.0011, 0010191-30.2013.5.06.0011, 0000433-22.2016.5.06.0011, 0000302-81.2015.5.06.0011, 0001357-67.2015.5.06.0011, 0000262-65.2016.5.06.0011, 0000273-47.2014.5.06.0017, 0001087-09.2016.5.06.0011, 0000049-59.2016.5.06.0011, 0001018-96.2015.5.06.0015, 0001433-57.2016.5.06.0011, 0000642-88.2016.5.06.0011, 0010367-09.2013.5.06.0011, 0000305-02.2016.5.06.0011, 0001256-64.2014.5.06.0011, 0001262-03.2016.5.06.0011, 0001287-16.2016.5.06.0011, 0001292-38.2016.5.06.0011, 0001121-81.2016.5.06.0011, 0010176-61.2013.5.06.0011, 0000312-62.2014.5.06.0011, 0000337-41.2015.5.06.0011, 0001684-12.2015.5.06.0011 e 0001292-09.2014.5.06.0011.

Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade da magistrada Roberta Vance Harrop: 0001177-51.2015.5.06.0011, 0000871-19.2014.5.06.0011, 0001010-68.2014.5.06.0011, 0010095-15.2013.5.06.0011 e 0001518-14.2014.5.06.0011.

Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade da magistrada Sarah Yolanda Alves de Souza Cruz: 0010008-59.2013.5.06.0011, 0010257-10.2013.5.06.0011, 0000987-25.2014.5.06.0011, 0001381-32.2014.5.06.0011, 0001383-02.2014.5.06.0011, 0001691-38.2014.5.06.0011, 0000613-72.2015.5.06.0011, 0010195-67.2013.5.06.0011, 0001448-94.2014.5.06.0011, 0000899-84.2014.5.06.0011, 0000708-39.2014.5.06.0011, 0010106-44.2013.5.06.0011, 0000674-30.2015.5.06.0011, 0010356-77.2013.5.06.0011, 0001461-93.2014.5.06.0011, 0001462-78.2014.5.06.0011, 0001424-66.2014.5.06.0011, 0000192-82.2015.5.06.0011, 0001637-72.2014.5.06.0011, 0001479-17.2014.5.06.0011, 0001480-02.2014.5.06.0011, 0000025-02.2014.5.06.0011, 0000791-21.2015.5.06.0011, 0000571-23.2015.5.06.0011, 0001066-04.2014.5.06.0011, 0000899-96.2014.5.06.0007, 0000073-87.2016.5.06.0011 e 0001053-05.2014.5.06.0011.

Fontes: Dados extraídos de “Relatório de decisões em aberto/proferidasâ€; e PJe, em 20/4/2017 às 11h.

3.4. Incidentes processuais pendentes de julgamento:

Magistrados com Incidentes Processuais pendentes na 11.ª VT do Recife

No prazo

Prazo vencido

Total

Gustavo Augusto Pires de Oliveira

3

-

3

Mariana de Carvalho Milet

10

1

11

Joaquim Emiliano Fortaleza de Lima

4

-

4

---------------------------------------*

33

-

33

Total de incidentes pendentes na Vara

50

1

51

Fontes: Dados coletados na Secretaria da Vara e no PJe, em 20/4/2017 às 11h30.

Incidente com prazo vencido sob a responsabilidade da magistrada Mariana de Carvalho Milet: 0000056-22.2014.5.06.0011.

* Incidentes não conclusos aos magistrados, o que impossibilitou a contagem do prazo.

3.5. Produtividade da Vara:

Unidade Judiciária

Quantidades

Prazo médio para julgamento (PJe)

Sentenças de mérito

Incidentes processuais

Conciliações

11.ª VT do Recife

711

402

665

49

Fontes: Relatórios extraídos do e-Gestão: Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado; Prazos Médios (em dias) da Conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe).

Período analisado: 1.º/3/2016 a 28/2/2017.

4. AUDIÊNCIAS (REALIZADAS E DESIGNADAS):

4.1. Prazos médios, em dias, até a realização das audiências (a partir do ajuizamento):

Unidade Judiciária

Inicial

Instrução

Decisão

Sumaríssimo

Ordinário

Sumaríssimo

Ordinário

Sumaríssimo

Ordinário

11.ª VT do Recife

118

112

151

440

156

469

Fonte: Dados extraídos do e-Gestão (Prazos médios – fase de conhecimento).

Período analisado: 1.º/3/2016 a 28/2/2017.

4.2. Prazos (em dias) para designação de audiências, a contar de 10/4/2017:

Unidade Judiciária

Inicial

Instrução

Sumaríssimo

Ordinário

2016

2017

2016

2017

2016

2017

11.ª VT do Recife

120

97

93

136

496

444

Fontes: Informações extraídas do PJe e da Ata de Correição realizada em 2016.

4.3. Assiduidade dos magistrados:

Segundo informações prestadas pelo Diretor de Secretaria, as audiências são realizadas das segundas às sextas-feiras: a Juíza do Trabalho Auxiliar, Dra. Mariana de Carvalho Milet, e os Juízes Substitutos presidiam de duas a três sessões de audiência, por semana, alternadamente. Não obstante, dependendo da necessidade, os magistrados se faziam presentes à Vara nos demais dias. O Juiz Titular, Dr. Gustavo Augusto Pires de Oliveira, encontrava-se convocado para atuar como Juiz Auxiliar da Presidência até 5 de fevereiro de 2017, e, após o período de fruição de férias, também comparece nos dias de audiência e quando se fizer necessário.

4.4. Quantidade de processos em pauta de audiências por semana (média):

Unidade Judiciária

Dias de audiências por semana

Total de audiências

Sumaríssimos

Iniciais

Instruções

Razões Finais

11.ª VT do Recife

5 (segundas às sextas-feiras)

14 a 16

28 a 30

21

8 a 10

Fontes: Informações extraídas do PJe, em 10/4/2017, relativas aos seguintes períodos: 7/11/2016 a 11/11/2016, 20/2/2017 a 24/2/2017, 3/4/2017 a 7/4/2017, e 24/4/2017 a 28/4/2017; e informações prestadas pelo Diretor de Secretaria da Vara.

5. MOVIMENTAÇÃO PROCESSUAL:

5.1. Quantidade de ações trabalhistas ajuizadas na unidade - Físicos e PJe:

Unidade Judiciária

2015

2016

2017

(até 10/4/2017)

11.ª VT do Recife

1.635

1.699

490

Fontes: Consolidação da Estatística, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Casos Novos e Por Redistribuição), e PJe.

5.2. Processos remanescentes (congestionamento):

Unidade Judiciária

SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2016

SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2017

Pendentes de julgamento

Processos demais fases

Total

Pendentes de julgamento

Processos demais fases

Total

11.ª VT do Recife

187

5.061

5.248

208

5.703

5.911

Fontes: Consolidação da Estatística, Relatórios Gerenciais, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Processos Pendentes de Solução) e PJe.

5.3. Quantidade de processos em tramitação:

Unidade Judiciária

Processos em tramitação em 10/4/2017

Físicos

PJe

11.ª VT do Recife

1.494

4.331

Fonte: Relatório Gerencial (Processos em tramitação na Vara) e PJe.

5.4. Quantidade de processos nas principais fases processuais (pendentes de solução):

Unidade Judiciária

Conhecimento

(até a prolação da sentença)

Liquidação

Execução

11.ª VT do Recife

2.046

133

1.248

Fontes: e-Gestão. Período analisado: 1.º/3/2016 a 28/2/2017.

5.5. Prazos médios (em dias) nas principais fases processuais:

Unidade Judiciária

Conhecimento

(até a prolação da sentença)

Liquidação (do início até o encerramento da liquidação)

Execução (do início até o encerramento da execução)

11.ª VT do Recife

401

129

510

Fonte: e-Gestão. Período analisado: 1.º/3/2016 a 28/2/2017.

6. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS ELETRÔNICOS EM 7/4/2017:

Agrupadores:

Tarefa

Quantidade

Processos com pedido de sigilo nos documentos não apreciado

124 

Processos com pedido liminar ou de antecipação de tutela não apreciado

43

Processos com Petições Avulsas

138 

Processos com Habilitações nos Autos Não Lidas

78 

Processos com petições não apreciadas

903 

Mandados devolvidos pelo Oficial de Justiça 

209

Processos aguardando encaminhamento do secretário de audiência (atas assinadas) 

98

Fase de Conhecimento:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

Aguardando apreciação pela instância superior

204

05/12/2014

0000125-54.2014.5.06.0011

Aguardando audiência

1035

27/07/2015

0000300-14.2015.5.06.0011

Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos

429

27/04/2016

0001278-88.2015.5.06.0011

Aguardando final do sobrestamento

14

13/04/2016

0001414-22.2014.5.06.0011

Aguardando laudo pericial

27

02/03/2017

0000848-39.2015.5.06.0011

Aguardando término dos prazos

210

02/03/2017

0001594-67.2016.5.06.0011

Análise da carta

04

07/02/2017

0001249-04.2016.5.06.0011

*¹ Análise das Perícias

32

30/06/2016

0000653-54.2015.5.06.0011

*² Análise do Conhecimento

76

22/03/2017

0001143-76.2015.5.06.0011

(Subpasta) Contadoria - Rateio

01

27/03/2017

0000240-84.2014.5.06.0008

(Subpasta) Certificar Pendências

08

19/01/2017

0000946-24.2015.5.06.0011

(Subpasta) Certificar: Diversos

01

11/01/2017

0001501-84.2014.5.06.0008

Apreciar Urgentes

14

15/03/2017

0000333-33.2017.5.06.0011

Apreciar dependência

09

24/02/2017

0000258-91.2017.5.06.0011

*³ Concluso ao magistrado

52

22/09/2016

0010302-14.2013.5.06.0011

Controle de Sobrestamento-Suspensão

02

08/09/2015

0001381-56.2014.5.06.0003

Controle de pericia

05

31/03/2017

0000248-18.2015.5.06.0011

Designar perícia

01

14/03/2017

0001276-84.2016.5.06.0011

Escolher tipo de arquivamento

02

14/03/2017

0001058-27.2014.5.06.0011

Escolher tipo de sobrestamento-suspensão

01

18/03/2017

0000316-31.2016.5.06.0011

Intimações automáticas com pendências - Con

02

05/04/2017

0000404-69.2016.5.06.0011

Minutar Decisão

02

15/11/2016

0000056-22.2014.5.06.0011

Minutar Despacho

01

03/04/2017

0001598-07.2016.5.06.0011

Minutar expediente da secretaria

13

10/03/2017

0001083-40.2014.5.06.0011

(Subpasta) Expedir Ofício/ E-mail

05

07/02/2017

0000635-67.2014.5.06.0011

Minutar sentença

203

06/04/2016

0010008-59.2013.5.06.0011

Operações de perícia

14

10/03/2017

0001348-71.2016.5.06.0011

Prazos vencidos

592

03/03/2017

0000596-02.2016.5.06.0011

* 4 Preparar comunicação

46

22/03/2017

0001202-30.2016.5.06.0011

Publicar DJE

02

05/04/2017

0000370-60.2017.5.06.0011

Publicar DJe - Con

10

06/04/2017

0001445-42.2014.5.06.0011

Publicar DJe - Conversão em diligência

01

06/04/2017

0001320-06.2016.5.06.0011

Recebimento de instância superior

02

06/04/2017

0010304-81.2013.5.06.0011

Redistribuição

02

05/04/2017

0001553-03.2016.5.06.0011

Registrar parcelas ou despesas processuais

01

03/03/2017

0001312-97.2014.5.06.0011

Remeter ao 2o Grau

06

07/03/2017

0000053-33.2015.5.06.0011

Triagem Inicial

53

16/03/2017

0000340-25.2017.5.06.0011

Trânsito em Julgado

26

17/03/2017

0001455-18.2016.5.06.0011

*¹ O processo referido tem como último ato praticado, em 01/07/2016, certidão de que o Sr. João Paz Neto foi notificado para apresentar laudo pericial no prazo de 30 dias.

*² Inexistem processos nas subpastas “Audiência: Bacen Fazer Consultaâ€, “Audiência: Certificarâ€, “Contadoriaâ€.

*³ O processo referido se encontra em subpasta “(1-3) ED – Lucianaâ€, sem a devida conclusão para julgamento dos Embargos de Declaração desde a data referida.

* 4 Inexistem processos nas subpastas tangentes à expedição de Precatórias, mandados e demais notificações.

Fase de Liquidação:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

Aguardando Cumprimento de Providência - Liq

66

05/04/2017

0000735-85.2015.5.06.0011

(Subpasta) Liquidações 1

14

13/02/2017

0000316-02.2014.5.06.0011

(Subpasta) Liquidações 2

48

03/02/2017

0000144-26.2015.5.06.0011

Aguardando apreciação pela instância superior

01

17/03/2017

0000301-62.2016.5.06.0011

Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos

01

22/04/2016

0000004-26.2014.5.06.0011

Aguardando laudo pericial

05

06/03/2017

0000259-52.2012.5.06.0011

Aguardando término dos prazos

09

13/02/2017

0000116-24.2016.5.06.0011

* 1 Análise das Perícias

05

08/02/2017

0010233-79.2013.5.06.0011

Análise de Liquidação

16

28/03/2017

0000236-33.2017.5.06.0011

(Subpasta) Certificar PENDÊNCIAS

04

03/02/2016

0010262-53.2013.5.06.0004

Concluso ao magistrado - Liq

01

06/03/2017

0000037-16.2014.5.06.0011

Iniciar Liquidação

01

05/04/2017

0000463-23.2017.5.06.0011

Intimações automáticas com pendências - Liq

01

06/04/2017

0000349-94.2011.5.06.0011

* 2 * 3 Minutar expediente da secretaria

03

27/03/2017

0001274-85.2014.5.06.0011

(Subpasta) Expedir Ofício/ E-mail

02

28/10/2015

0000328-79.2015.5.06.0011

Prazos vencidos

16

31/01/2017

0000308-25.2014.5.06.0011

* 4 Preparar comunicação

04

04/03/2017

0000425-45.2016.5.06.0011

Publicar DJe - Liq

01

06/04/2017

0000621-83.2014.5.06.0011

* 1 Processo com laudo pericial contábil juntado aos autos desde 17/03/2017.

* 2 O processo referido encontra-se com atos posteriores (ofícios) à data informada.

* 3 Inexistem processos nas subpastas “Alvará FGTS e SD. Antecipação de Tutelaâ€, “Expedir Alvaráâ€.

* 4 Inexistem processos nas subpastas tangentes à expedição de mandados, notificações e Cartas Precatórias.

Fase de Execução:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

Aguardando Cumprimento de Providência - Exec

13

10/11/2016

0010231-12.2013.5.06.0011

Aguardando apreciação pela instância superior

01

17/03/2017

0000975-74.2015.5.06.0011

Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos

51

23/07/2015

0010370-61.2013.5.06.0011

Aguardando final do sobrestamento

01

13/01/2017

0000811-80.2013.5.06.0011

Aguardando laudo pericial

03

07/03/2017

0000931-31.2010.5.06.0011

Aguardando término dos prazos

166

28/04/2016

0000046-75.2014.5.06.0011

Analisar Despacho - Exec

03

06/04/2017

0000409-28.2015.5.06.0011

Análise da carta

01

27/03/2017

0001079-32.2016.5.06.0011

Análise das Perícias

01

08/02/2017

0001476-33.2012.5.06.0011

Análise de Execução

288

05/04/2017

0001584-62.2012.5.06.0011

(Subpasta) Bacen.1.Fazer Consulta

72

09/11/2016

0000322-38.2016.5.06.0011

(Subpasta) Oficiar CEF/BB

02

29/07/2016

0001085-78.2012.5.06.0011

(Subpasta) Rede Serpro/ Jucepe

07

16/12/2016

0000337-46.2012.5.06.0011

*¹(Subpasta) À praça

01

23/02/2017

0001747-76.2011.5.06.0011

BacenJud

10

09/03/2017

0010332-49.2013.5.06.0011

*² Concluso ao magistrado - Exec

139

08/02/2017

0001658-48.2014.5.06.0011

Cumprimento de providências

01

07/04/2017

0001513-89.2014.5.06.0011

Expedir RPV-Precatório

02

23/02/2017

0000189-64.2014.5.06.0011

Imprimir Correspondência

12

07/03/2017

0001716-17.2015.5.06.0011

InfoJud

11

23/02/2017

0011600-32.1999.5.06.0011

Iniciar Execução

49

16/03/2017

0001406-45.2014.5.06.0011

Intimações automáticas com pendências - Exec

06

08/03/2017

0001306-27.2013.5.06.0011

Minutar Despacho - Exec

02

03/04/2017

0000434-12.2013.5.06.0011

*³ Minutar expediente da secretaria

25

23/03/2017

0000678-36.2013.5.06.0141

(Subpasta) Conferir Alvará

03

30/03/2017

0000661-36.2012.5.06.0011

(Subpasta) Expedir Alvará

01

06/04/2017

0000336-90.2014.5.06.0011

(Subpasta) Expedir Ofício/E-mail

15

23/10/2016

0000732-96.2016.5.06.0011

Prazos vencidos

238

31/01/2017

0001644-93.2016.5.06.0011

Preparar ato de comunicação

10

24/02/2017

0001441-73.2012.5.06.0011

* 4 Preparar comunicação

119

17/02/2017

0001761-26.2012.5.06.0011

(Subpasta) Execução: Expedir Mandado/Citação Postal/Edital

21

06/10/2016

0000461-92.2013.5.06.0011

Publicar DJE

01

05/04/2017

0000169-78.2011.5.06.0011

Publicar DJe - Exec

03

05/04/2017

0001800-23.2012.5.06.0011

Recebimento de instância superior

02

20/03/2017

0000027-69.2014.5.06.0011

Registrar parcelas ou despesas processuais

02

07/01/2017

0001201-79.2015.5.06.0011

RenaJud

88

23/02/2017

0001750-89.2015.5.06.0011

*¹A data consignada refere-se ao despacho determinando hasta pública.

*² Processo sem a devida conclusão para julgamento dos Embargos à Execução, tendo como última movimentação a informação da Contadoria do Juízo, em 08/02/2017.

*³ Inexistem processos na subpasta “Alvará FGTS e SD. Antecipação de Tutelaâ€.

* 4 Inexistem processos na subpasta “CP - Expedir Mandadosâ€.

7. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS FÃSICOS EM 20/4/2017

NATUREZA

QUANTIDADE

DATA MAIS

ANTIGA

PROCESSO

Cargas

Advogados

10

27/2/2015

0084500-61.2009.5.06.0011

Perito

11

2/12/2016

0073400-27.2000.5.06.0011

Terceiros

2

3/8/2016

0001661-42.2010.5.06.0011

Petições a juntar aos autos

16

30/3/2017

0073000-95.2009.5.06.0011

Processos conclusos para despacho

195

9/3/2017

0000806-63.2010.5.06.0011

Consultas convênios a realizar (BACEN/JUCEPE/INFOJUD/DETRAN)

2

21/10/2016

0000358-56.2011.5.06.0011

Praças a marcar

1

26/8/2016

0137200-48.2008.5.06.0011

Processos no setor de cálculos

33

8/3/2017

0000935-63.2013.5.06.0011

Processos para serem remetidos ao TRT

-

-

-

*Em relação às certidões a serem expedidas, a mais antiga data de 19/1/2016 (processo n.º 0000787-57.2010.5.06.0011).

*Em relação aos ofícios, o mais antigo data de 7/4/2017 (processo n.º 0000855-36.2012.5.06.0011).

* No tocante aos alvarás, o mais antigo data de 13/1/2017 (processo n.º 0000461-97.2010.5.06.0011).

* No pertinente às praças, o despacho mais antigo data de 27/7/2015, com leilões subsequentes em 30/11/2015, 14/12/2015 e 10/4/2017 (processo n.º 0001095-25.2012.5.06.0011).

*Quanto aos mandados, não existem pendências.

*No que diz respeito às notificações, o mais antigo data de 6/4/2017 (processo n.º 0001155-32.2011.5.06.0011).

*Em relação aos processos digitalizados (CLE), verificou-se a conversão de 512 (quinhentos e doze) feitos.

Fonte: Informações colhidas na Secretaria da VT, e no SIAJ.

8. METAS FIXADAS PELO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA:

Em conformidade com os dados fornecidos pelo Núcleo de Estatística e Pesquisa do Egrégio Regional, eis os resultados das Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ para o ano de 2016:

Meta 1 CNJ - 2016 : – Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuídos no ano corrente.

Unidades Judiciárias

Recebidos

Resolvidos

Resultado

11.ª VT do Recife

1.629

1.697

104,17%

Total da 6ª Região

107.816

111.793

103,69%

Meta 2 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, pelo menos, 90% dos processos distribuídos até 31/12/2014.

Unidade Judiciária

Distribuídos em 2014

Distribuídos em 2014

e julgados até 31/12/16

Pendentes de julga-

mento até 31/12/16

Resultado

11.ª VT do Recife

1.414

1.263

151

99%

Total da 6ª Regiãoa

62.261

59.947

2.314

107%

Meta 3 CNJ - 2016 : – Aumentar o índice de conciliação na fase de conhecimento, em relação à média do biênio 2013/2014, em 2 pontos percentuais.

Unidade Judiciária

Solucionados

Conciliados

Média biênio

(2013/2014)

Resultado

11.ª VT do Recife

1.697

633

34,24%

37,30%

Total da 6ª Região

111.793

44.400

40,83%

39,72 %

Meta 4 CNJ - 2016 : – Dar prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, não se destinando portanto à esta Justiça Especializada.

Meta 5 CNJ - 2016 : – B aixar em 2016, quantidade maior de processos de execução do que o total de casos novos de execução no ano corrente.

Unidade

Judiciária

Casos novos

de execução

Baixados

Entraram

na meta

Saíram

da meta

Resultado

11.ª VT do Recife

720

606

0

0

84,52%

Total da 6ª Região

38.526

37.091

0

0

96,50%

Meta 6 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, as ações coletivas distribuídas, até 31.12.2013 no 1.º grau e até 31.12.2014, no 2.º grau.

A 11.ª Vara do Trabalho do Recife conta com 1 (uma) ação coletiva ainda em tramitação (0001317-56.2013.5.06.0011), de acordo com os relatórios fornecidos pelo Setor de Estatística deste Tribunal. O Diretor de Secretaria esclarece que a pendência decorre da necessidade da realização de perícia.

Meta 7 CNJ - 2016 : – Identificar e reduzir em 2% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior.

Unidade

Judiciária

Pendentes em

31/12/15

Quantidades de

Processos dos dez

maiores litigantes

distribuídos na ins-

tância no mês de

referência

Quantidades de

Processos dos dez

maiores litigantes

julgados na ins-

tância no mês de

referência

Pendentes em

31/12/16

Resultado

11.ª VT do Recife

275

171

196

250

107,80%

Total da 6ª Região

8.284

7.949

9.373

6.860

118,34%

O Conselho Nacional de Justiça divulgou no final do 10.º Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, as metas nacionais para 2017, quais sejam:

Meta 1 - Os tribunais mantiveram o compromisso de julgar, ao longo de 2017, mais processos do que os novos que chegarem aos tribunais (Meta 1). Assim como em 2016, o compromisso deverá ser cumprido por tribunais de todos os segmentos de Justiça.

Meta 2 - O compromisso com o julgamento dos processos mais antigos, alvo da Meta 2, foi renovado para 2017 e deverá ser cumprido por tribunais de todos os ramos do Judiciário. O detalhamento desta e das outras metas definidas, com percentuais e períodos de distribuição dos processos que deverão ser julgados, estarão num glossário que será divulgado futuramente pelo CNJ.

Meta 3 - A Justiça Federal e a Justiça do Trabalho também renovaram o compromisso com a Meta 3, que busca aumentar o número de casos solucionados por meio da conciliação, em relação a períodos anteriores. 

Meta 4 - Fixada pela primeira vez em 2013, a Meta 4, que dá prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, deverá ser cumprida novamente em 2017 pela Justiça Estadual, pela Justiça Federal, pela Justiça Militar da União e dos Estados e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). 

Meta 5 - Impulso aos processos de execução, que será perseguida no ano que vem pelos tribunais da Justiça Estadual, Federal e do Trabalho.

Meta 6 - P rioriza o julgamento de ações coletivas, que impactam na vida de um grupo maior de pessoas. 

Meta 7 – Prioriza o julgamento de processos dos maiores litigantes e dos recursos repetitivos, tem por objetivo enfrentar demandas de massa que chegam ao Judiciário.

Meta 8 – Destinada a ações de fortalecimento da rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres, uma das prioridades da atual gestão do CNJ.

9. ITENS DE EXAME E REGISTRO OBRIGATÓRIOS (Art. 26 da Consolidação dos Provimentos da CGJT):

Com base nos autos e sistemas analisados, verificou-se que o Juízo:

- registra no sistema informatizado os atos processuais relevantes;

- não emite, de forma explícita e circunstanciada, pronunciamento acerca da admissibilidade dos recursos, conforme constatado nos processos n.ºs 0001009-83.2014.5.06.0011, 0000678-33.2016.5.06.0011, 0000639-07.2014.5.06.0011, e 0000532-89.2016.5.06.0011 ;

- ordena, de ofício ou a requerimento das partes, a imediata liberação do depósito recursal, após a liquidação, nos casos em que haja valor incontroverso superior ao depositado, segundo se verifica nos processos n.ºs 0001247-05.2014.5.06.0011 e 0001683-61.2014.5.06.0011;

- exaure as iniciativas do juízo objetivando tornar exitosa a execução. No entanto, constatou-se o cumprimento parcial do procedimento estabelecido pela Corregedoria-Geral, no que diz respeito à juntada das cópias da decisão exequenda e da decisão homologatória da conta de liquidação, relativas à emissão da Certidão de Crédito Trabalhista, em contrariedade ao artigo 88 da Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral, conforme se observa nos processos n.ºs 0130500-71.1999.5.06.0011 e 0092900-64.2009.5.06.0011. Esclarece o servidor responsável que, embora os citados documentos sejam anexados junto ao sistema do BNDT, quando da expedição da certidão em comento, não se procede à impressão para entrega à parte interessada. Também não se emite a Certidão de Arquivamento Provisório, prevista no art. 77 da referida Consolidação, em face da priorização à digitalização dos processos físicos;

- faz uso regular das ferramentas eletrônicas: Bacenjud, Detran, Renajud, Jucepe, Infojud e Serpro, consoante se constatou nos processos n.ºs 0010332-49.2013.5.06.0011, 0000830-52.2014.5.06.0011, 0011600-32.1999.5.06.0011, 0000919-41.2015.5.06.0011, 0000627-32.2010.5.06.0011 e 0000133-94.2015.5.06.0011. De acordo com o Relatório sobre Ordens Judiciais, foram realizados, no ano de 2016, 706 bloqueios, 400 desbloqueios e 309 transferências. No mês de dezembro de 2016, constavam 171 bloqueios pendentes de providências;

- inclue, na pauta, processos na fase de execução para tentativa de conciliação apenas na Semana Nacional de Conciliação, ou a requerimento das partes; e

- determina a citação prévia dos sócios, nos casos de desconsideração da personalidade jurídica da empresa executada, conforme visto nos processos n.ºs 0001780-32.2012.5.06.0011, 0001382-85.2012.5.06.0011, e 0000288-68.2013.5.06.0011.

Quanto aos demais aspectos (assiduidade dos magistrados, pauta de audiências e principais prazos) encontram-se registrados nos itens 4 e 5.

10. OBSERVAÇÕES/PENDÊNCIAS REFERENTES À SECRETARIA:

- Na análise, por amostragem, nas carteiras que integram a Secretaria da Vara, verificaram-se satisfatórias organização e regular cumprimento das normas procedimentais a serem seguidas pelas unidades judiciárias de primeira instância, entretanto, verifica-se a necessidade de maior controle em relação a processos com carga, pois identificada a não devolução de autos com data de 27/2/2015. Em relação aos processos digitais, constatou-se regular controle na tramitação dos feitos, conforme quadro do item 6 elaborado em 7/4/2017. Na inspeção realizada pelo juízo de primeiro grau, no período de 9 a 13 de janeiro de 2017, determinou-se: a) julgamento de cerca de 40 incidentes processuais pendentes, em especial embargos de declaração e de execução; b) inclusão de 6 processos físicos que se encontravam fora de pauta; c) correção de divergências no relatório gerencial, pois nele havia o registro de 150 processos na fase de liquidação, porém foram identificados apenas 71; c) juntada das petições que se encontravam na Vara; d) arquivamento de 193 processos físicos; e) direcionamento dos processos às caixas do PJE correspondentes ao cumprimento das determinações exaradas (notificações, expedição de alvarás, registro no BNDT etc); f) revisão dos prazos vencidos; g) devolução das cartas precatórias; e h) organização dos processos que aguardam realização de perícias e audiências;

- Existem 136 CTPS’s sob custódia da Secretaria da Vara, sendo que, desse montante, verificou-se, por amostragem, que 4 delas dizem respeito a processos arquivados (0000030-53.2016.5.06.0011, 0000998-88.2013.5.06.0011, 0001620-36.2014.5.06.0011 e 0010020-73.2013.5.06.0011. Indagado acerca das medidas adotadas para a diminuição do passivo desses documentos, o Diretor de Secretaria disse que intima o advogado pelo sistema e, posteriormente, à parte por via postal;

- Constatou-se, por amostragem, o bom estado de conservação das capas dos processos físicos;

- Os Assistentes de Juiz elaboram minutas de sentenças de mérito e de incidentes processuais, como embargos declaratórios, embargos à execução, embargos de terceiros, exceção de pré-executividade e análise de antecipação de tutela. As minutas de despachos são elaboradas pela Direção e o seu assistente, com apoio dos estagiários;

- O Juízo não tem, por costume, a prolação de sentenças na forma líquida. A liquidação é realizada diretamente pela Contadoria da Vara, dispensando-se a notificação das partes para apresentar e/ou contestar cálculos de liquidação, visando, desse modo, a uma maior celeridade processual;

- A Contadoria do Juízo está utilizando o programa de cálculos “JURISCALCâ€, desenvolvido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 8.ª Região/PA e preconizado pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ, para fins de liquidação de sentenças. Ademais, o Calculista local (Esdras Rodrigues) já se encontra capacitado para utilização do sistema PJe-Calc (inclusive para servir como instrutor/multiplicador), que foi desenvolvido pelo CSJT para padronização dos sistemas de cálculos no âmbito da Justiça do Trabalho;

- Em relação ao lapso temporal anteriormente correicionado, observou-se: a) inexistência de alteração significativa na quantidade de novas ações, em face da redução de apenas 6 (seis); b) acréscimo na produtividade da Vara, vez que prolatadas a mais 227 (duzentos e vinte e sete) sentenças, e realizadas a mais 212 (duzentos e doze) conciliações; c) redução do prazo médio para julgamento em 14 (quatorze) dias; d) acréscimo do prazo médio para realização das audiências iniciais (sumaríssimo em 48 dias), de instrução (sumaríssimo em 53 dias e ordinário em 19 dias), e de decisão (sumaríssimo em 47 dias e ordinário em 20 dias), no entanto, houve redução do prazo em relação às iniciais do rito ordinário em 35 dias; e) acréscimo do prazo médio nas principais fases processuais (conhecimento em 67 dias, e execução em 51 dias); f) acréscimo na quantidade de processos na fase de execução em 440 (quatrocentos e quarenta); e g) acréscimo do saldo remanescente em 663 (seiscentos e sessenta e três) processos. Esclarece o Diretor de Secretaria que várias circunstâncias colaboraram para o acréscimo dos prazos, tais como a mudança da sede da Vara no ano de 2015, e a necessidade de designações de vários juízes substitutos;

- Atingimento das Metas 1, 2, 3 e 7 estabelecidas pelo CNJ para o ano de 2016. O resultado obtido se mostra significativo, inclusive em face do acréscimo da produtividade da Vara, o que revela o esforço de todos que exercem suas atividades à consecução desse objetivo.

11. PEDIDOS DE PROVIDÊNCIAS E RECLAMAÇÕES CORREICIONAIS :

Em relação ao período de 1.º de janeiro de 2016 até a presente data, não houve a formalização de pedidos de providências ou reclamações correicionais.

12. RECOMENDAÇÕES:

- Prolatarem os magistrados Mariana de Carvalho Milet, Armando da Cunha Rabelo Neto, Cláudia Christina Santos R. de Lima Mendonça, Evellyne Ferraz Correia, Joaquim Emiliano Fortaleza de Lima , Roberta Vance Harrop, e Sarah Yolanda Alves de Souza Cruz, prioritariamente e no menor espaço de tempo possível, as sentenças em atraso, conforme relações especificadas nos itens 3.3 e 3.4, devendo, sempre, atentarem ao prescrito no ATO n.º 1/CGJT, de 10 de fevereiro de 2017, haja vista o controle exercido por esta Corregedoria Regional a evitar que decisões não ultrapassem a tolerância admitida pela citada norma. Em relação aos juízes que não se encontram presentes no momento da correição, deverá a Secretaria da Corregedoria Regional encaminhar-lhes comunicação para que tomem ciência;

- Permanecer empreendendo esforços com o objetivo de reduzir os prazos médios de audiências no rito sumaríssimo, estabelecendo como meta o prazo máximo de 15 (quinze) dias, conforme determina o inciso III do art. 852-B da CLT, Nos processos de rito ordinário, observar “o prazo médio de duração do processo – fase de conhecimento – de até 200 (duzentos) dias, atentando-se ao limite legal para publicação de sentença†– Resolução Administrativa TRT nº 03/2015, artigo 14, § 2.º (Provimento TRT-CRT n.º 03/2010);

- Fomentar a inclusão de processos de execução na pauta de audiências para tentativa de conciliação, consoante disposto no art. 76, II, da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho: “ promover a realização semanal de audiências de conciliação em processos na fase de execução, independentemente de requerimento das partes, selecionando-se aqueles com maior possibilidade de êxito na composição â€.

- Observar as disposições dos artigos 77 e 88 da Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho;

- Emitir, de forma explícita e circunstanciada, pronunciamento acerca da admissibilidade dos recursos, nos moldes como estabelece o artigo 26 da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho, atentando-se para que, ao citar os pressupostos processuais, sejam mencionadas as folhas nas quais se encontram as peças ou documentos (ou ID, quando PJe) referentes aos recursos interpostos;

- Perseverar nas diligências no sentido de devolver às partes os documentos de identificação profissional (CTPSs), especialmente aqueles que se refiram a processos arquivados ou em vias de arquivamento, mantendo-se, igualmente, acauteladas revisões periódicas nas gavetas de guarda de autos, bem assim nas caixas de alocação de processos eletrônicos, de modo a manter o regular cumprimento dos prazos nos processos físicos (legado) e virtuais (PJe-JT);

- Continuar a verificação periódica, no Sistema BacenJud, quanto à existência de alguma ordem judicial “pendente de providênciaâ€, ou mesmo “não lidaâ€, adotando-se a medida cabível, seja de transferência dos valores bloqueados para contas judiciais (para posterior liberação aos exequentes) ou desbloqueios daquelas importâncias que não interessem à execução – Consolidação de Provimentos da CGJT, Art. 99;

- Prolatar sentenças líquidas quando possível, especialmente relativos aos processos em rito sumaríssimo;

- Efetivar a análise periódica da ferramenta “agrupadoresâ€, a fim de evitar a permanência de processos em tarefas já superadas. Os processos devem ser retirados de tal lista assim que realizado o ato respectivo;

- Proceder à “conclusão ao magistradoâ€, especificando o tipo (sentenças, decisões ou despachos), sem necessidade de despacho para tal finalidade, pela importância desse dado para a estatística deste Regional. Deve, ainda, ser selecionado o magistrado em tempo real, com a devida gravação no sistema, a fim de que seja contabilizado o prazo para prolação da decisão corretamente, e, no caso da sentença, tão logo encerrada a instrução. Em relação às decisões de antecipação de tutela, há necessidade da imediata conclusão com a especificação do magistrado, de modo a possibilitar o controle do prazo e garantir a veracidade dos dados estatísticos. No tocante aos embargos de declaração, havendo necessidade de intimar a parte contrária, proceder à conclusão para julgamento tão logo encerrado o prazo, também sem necessidade de despacho, por se tratar de ato ordinário da secretaria;

- Impulsionar os feitos que se encontram a mais de 60 (sessenta) dias sem movimentação;

- Continuar a cumprir as diligências determinadas pelo Tribunal, em grau de recurso, em prazo razoável;

- Observar o correto cadastramento das partes quando do envio dos recursos ao Tribunal, inclusive em relação ao recurso ordinário em rito sumaríssimo, de modo a evitar equívoco quando da distribuição da classe processual na segunda instância;

- Proceder ao registro, no sistema PJE, do recolhimento das custas, emolumentos, contribuição previdenciária e imposto de renda, escolhendo a tarefa “Análise de Conhecimentoâ€, e optando pelo item “Cumprimento de acordo ou pagamentosâ€. Ressalta-se que, após as orientações sobre a necessidade de tal anotação, o Setor de Estatística do Tribunal constatou acréscimo considerável no registro de tais arrecadações, conforme quadro demonstrativo entre os meses de janeiro a março de 2016 e janeiro a março de 2017, numa variação de 115,94% no tocante às custas processuais, de 498,05% em relação aos emolumentos, de 71,16% no pertinente às contribuições previdenciárias, de 32,62% no que diz respeito ao imposto de renda, e de 283,18% quanto às multas aplicadas pelos órgãos de fiscalização das relações de trabalho; e

- Estimular, entre os servidores, práticas de sustentabilidade, racionalização e consumo consciente de materiais e serviços de responsabilidade socioambiental, visando ao uso sustentável dos recursos naturais e dos bens públicos, bem como ao aperfeiçoamento contínuo da qualidade do gasto público realizado pelo Tribunal, a teor da Resolução n.º 201 do CNJ de 3/3/2015.

13. BOAS PRÃTICAS RELATADAS PELO JUÃZO:

Noticiou o Diretor de Secretaria que as boas práticas, relacionadas na ata de correição de 2016, continuam sendo desempenhadas nesta unidade judiciária, motivo pelo qual procede à sua renovação:

- Alvarás nos termos de conciliação;

- Determinação para arquivamento dos autos, em caso de integral cumprimento do acordo, evitando tramitação desnecessária do processo pela Secretaria (assistentes, juízes etc);

- Juntada apenas dos resultados das consultas ao Bacenjud em processos que tramitam no PJe, evitando perda de tempo com a juntada também das minutas de bloqueio;

- Utilização de modelos de atos padronizados em Secretaria, criando-se modelos adicionais no PJe quando identificadas necessidades de uso, inclusive com atualizações ao NCPC;

- Divulgação dos cursos disponibilizados pelo TRT a todos os servidores, incentivando a contínua formação dos servidores;

- Restrição on-line de veículos: a Vara registra imediatamente a restrição à transferência de propriedade em momento anterior à penhora física;

- Perícias designadas em audiência inicial quando detectada a necessidade de prova pericial;

- Uso de modelos de atas em audiência, facilitando o desenrolar dos trabalhos para magistrados e secretários de audiências;

- Consulta “on line†sobre andamento de cartas precatórias, tanto no PJe (consulta processos de terceiros) quanto nos processos físicos,  sem pedido de informação ao Juízo Deprecado;

- Atos Ordinatórios são praticados por vários servidores, buscando impulsionar o andamento processual;

- Despachos articulados para cumprimento sucessivo das determinações;

- Intimações via e-mail para os peritos;

- Expedição de atas de audiência e prolação de decisões antecipatórias, com força de alvará, para levantamento do FGTS e habilitação do seguro desemprego; e

- Pesquisa de quadro societário pelo sistema Rede Serpro.

Indica, ainda, os seguintes procedimentos:

- Adesão à conversão dos autos físicos (CLE);

- Todas as notificações no PJE têm prazo assinado, possibilitando a revisão constante dos processos; e

- Evita-se o agendamento de alvarás, providenciando sua imediata emissão e notificação às partes.

14. SOLICITAÇÕES DO JUÃZO:

- Designação de magistrado para auxiliar nos trabalhos quando das férias dos juízes lotados na Vara, a fim de evitar adiamentos nas audiências já designadas;

- Disponibilização de grupo de apoio quando do afastamento prolongado de servidores;

- Preenchimento da lotação da Vara pelo quantitativo máximo permitido pela Resolução do CSJT; e

- Ampliação do quadro de estagiários.

Encerrados os trabalhos, a Excelentíssima Corregedora Regional, Desembargadora Dione Nunes Furtado da Silva, agradeceu a fraternal acolhida e a colaboração prestada pelos Excelentíssimos Juízes Titular e Substituta, e pelos servidores da Vara, determinando que, lavrada e assinada, fosse disponibilizada esta ata na página da Corregedoria, no sítio deste Regional ( www.trt6.jus.br ), além de publicada, em sua íntegra, no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho – DEJT, entregando cópia à Unidade Judiciária sob correição (neste ato), à Presidência do Egrégio Regional e à Secretaria de Gestão de Pessoas para conhecimento e providências pertinentes. Firmam a presente ata a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional e a Secretária da Corregedoria Regional.

DIONE NUNES FURTADO DA SILVA

Desembargadora Corregedora Regional

NOÊMIA MARIA GOMES DE OLIVEIRA

Secretária da Corregedoria Regional

Ata Correição 20 - 2017 de 20/4/2017

Ata Correição 20 2017 de 20/04/2017