ATA DA CORREIÇÃO ORDINÃRIA REALIZADA NA 1.ª VARA DO TRABALHO DE PAULISTA, EM 26 DE MARÇO DE 2018.

Aos 26 (vinte e seis) dias do mês de março de 2018, às 9 (nove) horas, compareceu à sede da 1.ª Vara do Trabalho de Paulista , situada na Travessa do Sabugi, s/n, térreo, Nobre, Paulista/PE, a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional do TRT da 6.ª Região, Dra. Dione Nunes Furtado da Silva , acompanhada pelos servidores Noêmia Maria Gomes de Oliveira (Secretária da Corregedoria), Vânia Rodrigues de Santana Cunha (Assessora de Gabinete), Henrique Bezerra Valença (Assistente Secretário) e Lívia Galvão Tenório Ribeiro (Assistente de Gabinete), para realizar a Correição Ordinária veiculada no Edital n.º 01/2018, divulgado no Diário Eletrônico do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região, em 11 de janeiro de 2018. Referido edital se encontrava devidamente afixado no átrio da Secretaria, possibilitando sua visualização pelo público local.

Presentes, na ocasião, o Excelentíssimo Juiz Titular, Dr. Marcílio Florêncio Mota, o Diretor de Secretaria, Bel. José Alberto Alves Viana, e os demais servidores ali lotados: Adriana Martins Borba Carneiro Leão, Carlos Henrique de Sousa Lima, Carolina Monteiro dos Santos Guimarães, Claudenildo Ventura dos Santos, Thiago José Feitosa Onofre, Poliana de Fátima de Carvalho Rodrigues , Sandra Carvalho Plácido, Luci Barbosa Duarte, Rosângela Gomes Pinheiro, Ernestina Luíza Alves Muniz Motta, Hélio Roberto Pereira da Silva, Flávia Marinho Brayner, e Flávio Ricardo Ribeiro Bispo , além dos estagiários de Direito Matheus Souza Lira da Silva, e Kevin Schwantz Gomes da Silva. Ausente o Excelentíssimo Juiz Substituto Auxiliar, Dr. Gênison Cirilo Cabral, em razão de afastamento autorizado para participar do XXVI Encontro Regional da AMATRA VI.

Com base nos dados extraídos do SIAJ, PJe, e-Gestão e Sistema de Pessoal; nas informações consolidadas pela Seção de Estatística; no exame dos procedimentos adotados na Secretaria da Vara e dos processos em tramitação, e, ainda, dos dados colhidos na inspeção judicial realizada em janeiro de 2018, a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional determinou o registro das informações e recomendações que seguem:

1. MAGISTRADOS:

JUIZ TITULAR/JUIZ SUBSTITUTO

PERÃODO DE ATUAÇÃO

Marcílio Florêncio Mota (Titular)

Desde abril/2004

(Ato TRT-GP n.º 130/2004)

Gênison Cirilo Cabral (Auxiliar)*

Desde agosto/2011

(Portaria GCR n.º 135/2011)

*O Juiz do Trabalho Substituto, Dr. Gênison Cirilo Cabral, atua como Auxiliar, por prazo indeterminado, nas duas Varas do Trabalho de Paulista, em conformidade com o que estabelece a Resolução Administrativa TRT n.º 03/2015.

2. QUADRO ATUAL DE SERVIDORES:

NOME

CARGO

FUNÇÃO

José Alberto Alves Viana

Técnico Judiciário

Diretor de Secretaria

Adriana Martins Borba Carneiro Leão

Técnica Judiciária

Assistente de Juiz

Carlos Henrique de Sousa Lima

Auxiliar Judiciário

Assistente de Juiz

Carolina Monteiro dos Santos Guimarães

Técnica Judiciária

Assistente do Diretor

Claudenildo Ventura dos Santos

Técnico Judiciário

Calculista

Thiago José Feitosa Onofre

Analista Judiciário

Calculista

Poliana de Fátima de Carvalho Rodrigues

Técnica Judiciária

Secretária de Audiência

Sandra Carvalho Plácido

Requisitada

Secretária de Audiência

Luci Barbosa Duarte

Requisitada

Assistente

Rosângela Gomes Pinheiro

Requisitada

Assistente

Ernestina Luíza Alves Muniz Motta

Analista Judiciária

Oficiala de Justiça

Hélio Roberto Pereira da Silva

Analista Judiciário

Oficial de Justiça

Flávia Marinho Brayner

Técnica Judiciária

-

Flávio Ricardo Ribeiro Bispo

Técnico Judiciário

-

3. Produtividade dos Juízes na Unidade:

3.1. Quantidade de Audiências, Sentenças, Conciliações e Incidentes por Juiz (a):

Atuação dos Magistrados na

1.ª VT de Paulista

Audiências*

Sentenças de mérito

Conciliações

Incidentes processuais

Marcílio Florêncio Mota

2.207

747

431

490

Genison Cirilo Cabral

720

215

198

141

Airam Clemente Torres de Araújo

12

3

1

2

Antonio Augusto Serra Seca Neto

-

-

-

1

Armando da Cunha Rabelo Neto

9

-

-

-

Arthur Ferreira Soares

17

2

1

-

Daniella Cristiane Rodrigues Ferreira

5

4

-

-

Edson Luis Bryk

9

-

2

-

Eduardo Henrique Brennand Dornelas Câmara

5

-

2

-

Evellyne Ferraz Correia

6

-

2

-

Hermano de Oliveira Dantas

7

-

3

-

Leandro Fernandez Teixeira

16

-

1

-

Luis Guilherme Silva Robazzi

28

1

6

-

Maria Consolata Rego Batista

6

-

5

1

Martha Cristina do Nascimento Cantalice

-

-

-

2

Total

3.047

972

652

637

*Exceto audiências de julgamento.

Fontes: Relatórios extraídos do e-Gestão (Audiências realizadas, Solucionados por magistrado, e Incidentes processuais julgados por magistrado).

Período analisado: 1.º/2/2017 a 31/1/2018.

3.2. Prazo médio (em dias corridos) para julgamento de mérito na unidade, da conclusão até a prolação da sentença (apenas PJe):

Atuação dos Magistrados na 1.ª VT de Paulista

Prazo* médio para julgamento de sentenças de mérito

Marcílio Florêncio Mota

40

Genison Cirilo Cabral

11

Airam Clemente Torres de Araújo

191

Arthur Ferreira Soares

21

Daniella Cristiane Rodrigues Ferreira

13

Luis Guilherme Silva Robazzi

1

Prazo médio para julgar na unidade

35

*Apuração leva em conta somente processos eletrônicos e não deduz os períodos de afastamento dos magistrados, tais como férias, licenças, cursos e outros, em face da falta de integração entre os sistemas de pessoal e judicial.

Fontes: Relatório extraído do e-Gestão (Prazos Médios, em dias, da conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado - PJe).

Período analisado: 1.º/2/2017 a 31/1/2018.

3.3. Sentenças de mérito (conhecimento) pendentes de julgamento:

Magistrados com sentenças pendentes na

1.ª VT de Paulista

No prazo

Prazo vencido

Total

Marcílio Florêncio Mota

15

-

15

Gênison Cirilo Cabral

4

-

4

Armando da Cunha Rabelo Neto

3

-

3

Edson Luís Bryk

-

1

1

Evellyne Ferraz Correia

-

2

2

Total de sentenças pendentes na Vara

22

3

25

Sentença com prazo vencido sob a responsabilidade do magistrado Edson Luís Bryk : 0000142-46.2017.5.06.0121.

Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade da magistrada Evellyne Ferraz Correia: 0001494-07.2015.5.06.0122 e 0001263-46.2016.5.06.0121.

Fontes: Dados extraídos de “Relatório de decisões em aberto/proferidas†e PJe, em 26/3/2018, às 9h25min.

Constatou-se a solicitação das partes, por petição nos autos, de prolação de sentença em relação aos seguintes processos: 0001494-07.2015.5.06.0122 e 0001263-46.2016.5.06.0121, conclusos a Excelentíssima Juíza Evellyne Ferraz Correia , em 11/9/2017; 0000142-46.2017.5.06.0121, concluso ao Excelentíssimo Juiz Edson Luís Bryk, em 4/8/2017; e 0001620-26.2016.5.06.0121, 0001621-11.2016.5.06.0121 e 0001622-93.2016.5.06.0121, conclusos ao Excelentíssimo Juiz Armando da Cunha Rabelo Neto, em 6/11/2017, com prazo vencido na presente data (em face de férias e licença médica do magistrado) .

3.4. Incidentes processuais pendentes de julgamento:

Magistrados com incidentes processuais pendentes na 1.ª VT de Paulista

No prazo

Prazo vencido

Total

Marcílio Florêncio Mota

3

-

3

Airam Clemente Torres de Araújo

3

-

3

Antônio Augusto Serra Seca Neto

1

-

1

Edson Luís Bryk

1

-

1

Total de incidentes pendentes na Vara

8

-

8

Fontes: Dados coletados na Secretaria da Vara e no PJe, em 26/3/2018 às 10h.

3.5. Produtividade da Vara:

Unidade Judiciária

Quantidades

Prazo médio para julgamento (PJe)

Sentenças de mérito

Incidentes processuais

Conciliações

1.ª VT de Paulista

972

637

652

35

Fontes: Relatórios extraídos do e-Gestão: Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado; e Prazos Médios (em dias) da Conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe).

Período analisado: 1.º/2/2017 a 31/1/2018.

3.6. Percentuais de produtividade do Juiz Titular relativos ao período de fevereiro de 2017 a janeiro de 2018:

- Juiz Marcílio Florêncio Mota*

Mês

FEV./17

MAR./17

ABRIL/17

MAIO/17

JUN./17

JUL./17

AGOS./17

Sentenças

96,10%

93,41%

139,68%

97,65%

92,45%

386,49%

123,26%

Conciliados

68,83%

52,75%

53,97%

64,71%

50,94%

32,43%

55,81%

Mês

SET./17

OUT./17

NOV./17

DEZ./17

JAN./18

Sentenças

168,00%

78,38%

54,22%

191,89%

223,33%

Conciliados

148,00%

35,14%

51,81%

97,30%

36,67%

* O Juiz Titular usufruiu férias de 10/7/2017 a 8/8/2017, com compensação de 21 a 25/8/2017 e 28/8/2017, e de 11/9/2017 a 10/10/2017, bem assim se afastou, por licença médica, de 15 a 26/1/2018.

4. AUDIÊNCIAS (REALIZADAS E DESIGNADAS):

4.1. Prazos médios, em dias corridos, até a realização das audiências (a partir do ajuizamento):

Unidade Judiciária

Inicial

Instrução

Decisão

Sumaríssimo

Ordinário

Sumaríssimo

Ordinário

Sumaríssimo

Ordinário

1.ª VT de Paulista

59

78

82

207

94

225

Fonte: Dados extraídos do e-Gestão (Prazos médios – fase de conhecimento).

Período analisado: 1.º/2/2017 a 31/1/2018.

4.2. Tempo de espera do jurisdicionado (em dias corridos) para designação de audiências, a contar de 16/3/2018:

Unidade Judiciária

Inicial

Instrução

Sumaríssimo

Ordinário

2017

2018

2017

2018

2017

2018

1.ª VT de Paulista

51

58

90

61

204

143

Fontes: Informações extraídas do PJe e da Ata de Correição realizada em 2017.

4.3. Assiduidade dos magistrados:

Segundo informações prestadas pelo Diretor de Secretaria, são realizadas 4 (quatro) ou 5 (cinco) sessões de audiências por semana (das segundas às quintas ou sextas-feiras). A alternância da quantidade de dias de audiência por semana deve-se ao fato de o Juiz Auxiliar atuar de forma compartilhada nas duas unidades jurisdicionais, presidindo de 1 (uma) a 2 (duas) sessões por semana, em cada Vara, de forma intercalada. Também tem ocorrido com frequência a marcação de pauta dupla (turnos manhã e tarde), com o intuito de reduzir os prazos médios para realização de audiências. Registre-se que os juízes que atuam na jurisdição fazem, no mínimo, 3 (três) dias de audiência por semana, garantindo-se a presença diária de pelo menos um magistrado nas unidades judiciárias.

4.4. Quantidade de processos em pauta de audiências por semana (média):

Unidade Judiciária

Dias de audiências por semana

Total de audiências

Sumaríssimos

Iniciais

Instruções

Razões Finais

1.ª VT de Paulista

4 ou 5 (segundas às quintas ou sextas-feiras)

14

26

17

3 a 8

Fontes: Informações extraídas do PJe, em 16/3/2018, relativas aos seguintes períodos: 2/10/2017 a 6/10/2017; 20/11/2017 a 24/11/2017; 29/1/2018 a 2/2/2018; e 19/3/2018 a 23/3/2018; e informações prestadas pelo Diretor de Secretaria da Vara.

5. MOVIMENTAÇÃO PROCESSUAL:

5.1. Quantidade de ações trabalhistas ajuizadas na unidade - Físicos e PJe:

Unidade Judiciária

2016

2017

2018

(até 15/3/2018)

1.ª VT de Paulista

1.907

1.602

213

Fontes: Consolidação da Estatística; e-Gestão (Fase de Conhecimento – Casos Novos por Distribuição e Redistribuídos); e PJe.

5.2. Processos remanescentes (congestionamento):

Unidade Judiciária

SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2017

SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2018

Pendentes de julgamento*

Processos demais fases

Total

Pendentes de julgamento*

Processos demais fases

Total

1.ª VT de Paulista

112

4.986

5.098

63

4.716

4.779

*Pendentes de julgamento: Processos com instrução encerrada, aguardando prolação de sentença.

Fontes: Consolidação da Estatística, Relatórios Gerenciais, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Processos Pendentes de Solução) e PJe.

5.3. Quantidade de processos em tramitação:

Unidade Judiciária

Processos em tramitação em 12/3/2018

Físicos

PJe

1.ª VT de Paulista

748

3.578

Fonte: Relatório Gerencial (Processos em tramitação na Vara) e PJe-JT.

5.4. Quantidade de processos nas principais fases processuais ( pendentes de solução ):

Unidade Judiciária

Conhecimento

(até a prolação da sentença)

Liquidação

Execução

1.ª VT de Paulista

737

58

1.916

Fonte : e-Gestão.

Período analisado: 1.º/1/2018 a 31/1/2018.

5.5. Prazos médios (em dias corridos) nas principais fases processuais:

Unidade Judiciária

Conhecimento

(até a prolação da sentença)

Liquidação

Execução

1.ª VT de Paulista

187

142

1.370

Fonte: e-Gestão.

Período analisado: 1.º/2/2017 a 31/1/2018.

6. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS ELETRÔNICOS EM 19/3/2018:

Agrupadores:

Tarefa

Quantidade

Processos com pagamentos

164

Processos com pedido de sigilo nos documentos não apreciado

71

Processos com pedido liminar ou de antecipação de tutela não apreciado 

2

Processos com petições não apreciadas

119

Mandados devolvidos pelo Oficial de Justiça

44

Fase de Conhecimento:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

Aguardando apreciação pela instância superior

350

02/10/2013

0000140-18.2013.5.06.0121

Aguardando audiência

135

29/06/2017

0000898-55.2017.5.06.0121 *¹

Aguardando cumprimento de acordo

25

26/01/2018

0001308-16.2017.5.06.0121 *²

Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos

121

20/02/2017

0000027-25.2017.5.06.0121 *³

Aguardando prazo recursal

93

05/03/2018

0000546-97.2017.5.06.0121

Aguardando publicação da sentença

9

11/03/2018

0000453-51.2017.5.06.0181

Aguardando término dos prazos

111

10/10/2017

0001335-33.2016.5.06.0121 * 4

Analisar Decisão

2

19/03/2018

0000486-27.2017.5.06.0121

Analisar Despacho

6

05/03/2018

0001125-79.2016.5.06.0121

Analisar sentença

3

11/03/2018

0000634-38.2017.5.06.0121

Análise do Conhecimento

568

11/07/2017

0001622-59.2016.5.06.0003 * 5

(Subpasta) Flávia - Devolver CPNs e CPIs

5

15/02/2018

0000015-74.2018.5.06.0121

(Subpasta) Márcia - Com Despacho Para Certificar

16

25/01/2018

0000733-76.2015.5.06.0121 * 6

(Subpasta) Márcia - Prazo Inferior a 30 Dias

53

24/01/2018

0000971-61.2016.5.06.0121 * 7

(Subpasta) Poli - JUCEPE

1

20/02/2018

0001610-45.2017.5.06.0121 * 8

(Subpasta) Poli - Para Oficiar

4

08/03/2018

0001424-56.2016.5.06.0121

(Subpasta) Thiago/Flávio - Atualização

3

22/02/2018

0001728-21.2017.5.06.0121

Apreciar dependência

1

17/03/2018

0000217-51.2018.5.06.0121

Minutar Decisão

6

21/01/2018

0000256-19.2016.5.06.0121

Minutar Despacho

34

19/02/2018

0001517-82.2017.5.06.0121

Minutar expediente da secretaria

16

07/03/2018

0000036-50.2018.5.06.0121

Minutar sentença

13

11/09/2017

0001494-07.2015.5.06.0122

Preparar ato de comunicação

52

26/02/2018

0001305-75.2017.5.06.0181 * 9

(Subpasta) Notificações Em Geral

9

19/02/2018

0001776-77.2017.5.06.0121

(Subpasta) Hélio - Expedir Mandados de Intimação

1

19/03/2018

0000596-26.2017.5.06.0121

Triagem Inicial

1

19/03/2018

0000218-36.2018.5.06.0121

Trânsito em Julgado

2

12/03/2018

0000428-24.2017.5.06.0121

OBSERVAÇÕES:

*¹ Acordo judicial com última parcela prevista para 9/8/2018.

*² Acordo judicial com última parcela vencida desde 25/12/2017, pendente de certidão sobre o seu integral cumprimento.

*³ Acordo judicial com última parcela prevista para 22/6/2018.

* 4 Na subpasta “Carol - Aguardando Audiência†(perícia marcada no juízo deprecado) e com razões finais designada para 20/3/2018.

* 5 Na subpasta “Carol - Aguardando Audiência†, onde existem, ao todo, 401 processos, e com audiência de instrução designada para 28/5/2018.

* 6 Certificar pendências, para arquivamento, nos termos dos despachos de Id. 55f8275 e Id. 7cb1255.

* 7 Apresentação de contrarrazões nos autos.

* 8 Audiência de instrução designada para 21/6/2018, conforme ata de audiência de 12/3/2018.

* 9 Na subpasta “Flávia - Expedir Mandado/CPE – Execução†, onde existem, ao todo, 9 (nove) processos.

Fase de Liquidação:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

Aguardando Cumprimento de Providência - Liq

1

12/03/2018

0000411-85.2017.5.06.0121

Aguardando cumprimento de acordo

1

14/03/2018

0001546-69.2016.5.06.0121 *¹

Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos

2

25/01/2018

0001325-86.2016.5.06.0121 * 2

Aguardando laudo pericial

2

14/03/2018

0000371-06.2017.5.06.0121 * 3

Aguardando prazo recursal

4

05/03/2018

0000844-26.2016.5.06.0121 * 4

Aguardando término dos prazos* 5

82

04/02/2018

0001494-73.2016.5.06.0121 * 6

(Subpasta) Márcia – Prazo Inferior a 30 Dias

49

21/02/2018

0000974-21.2013.5.06.0121 * 7

(Subpasta) Márcia – Prazo Superior a 30 Dias

1

20/02/2018

0001612-49.2016.5.06.0121 * 8

Analisar Decisão - Liq

2

19/03/2018

0001692-13.2016.5.06.0121

Analisar Despacho - Liq

1

19/03/2018

0000032-47.2017.5.06.0121

Análise de Liquidação* 9

177

12/12/2017

0001470-76.2015.5.06.0122 * 10

(Subpasta) Márcia - Prazo Inferior a 30 Dias

41

26/02/2018

0000726-16.2017.5.06.0121

(Subpasta) Poli - Para Oficiar

1

26/02/2018

0000696-83.2014.5.06.0121

(Subpasta) Thiago - Liquidação

76

16/02/2018

0002022-10.2016.5.06.0121

(Subpasta) Thiago/Flávio - Informação

2

28/02/2018

0000971-27.2017.5.06.0121

(Subpasta) Thiago/Flávio - Liberação de Valores

12

04/02/2018

0001494-73.2016.5.06.0121

Minutar Despacho - Liq

5

19/03/2018

0001590-88.2016.5.06.0121

Minutar expediente da secretaria

7

01/03/2018

0000779-31.2016.5.06.0121

Preparar ato de comunicação

29

06/03/2018

0000583-32.2014.5.06.0121

OBSERVAÇÕES:

*¹ Acordo judicial com vencimento em 30/3/2018.

* 2 Última parcela do acordo judicial prevista para 5/4/2018.

* 3 Audiência designada para 28/6/2017, com certidão de 14/3/2018, relativa ao contato via e-mail com o expert (último ato praticado nos autos).

* 4 Término do prazo em 19/3/2018, com manifestação nos autos desde 16/3/2018.

* 5 Inexistem processos na subpasta “ Flávia - Praça Marcada †e “Márcia - Com Despacho Para Certificarâ€.

* 6 Na subpasta “Thiago/Flávio - Liberação de Valoresâ€, com certidão nos autos datada de 1.º/3/2018.

* 7 Término do prazo (30 dias) em 24/4/2018.

* 8 Término do prazo (30 dias) em 11/4/2018.

* 9 Inexistem processos na subpasta “ Márcia - Com Despacho Para Certificarâ€.

* 10 Na subpasta “Márcia - Prazo Superior a 90 Dias†aguardando iniciativa das partes por 90 (noventa) dia, conforme despacho de Id. e8bb3b4.

Fase de Execução:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

Aguardando apreciação pela instância superior

15

09/04/2015

0001453-14.2013.5.06.0121

Aguardando cumprimento de acordo

2

12/03/2018

0000725-02.2015.5.06.0121 *¹

Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos

104

02/02/2016

0001040-64.2014.5.06.0121 *²

Aguardando prazo recursal

10

07/03/2018

0001732-29.2015.5.06.0121

Aguardando término dos prazos

222

11/12/2017

0001816-30.2015.5.06.0121 *³

(Subpasta) Flávia - Praça Marcada

11

18/01/2018

0142900-88.1993.5.06.0121 * 4

(Subpasta) Márcia - Com Despacho Para Certificar

2

13/03/2018

0001722-53.2013.5.06.0121

(Subpasta) Márcia - Prazo Inferior a 30 Dias

91

30/01/2018

0001266-98.2016.5.06.0121 * 5

(Subpasta) Márcia - Prazo Superior a 30 Dias

50

11/01/2018

0010043-14.2012.5.06.0121 * 6

Analisar Despacho - Exec

2

19/03/2018

0001210-65.2016.5.06.0121

Analisar expediente da secretaria

2

15/03/2018

0001119-43.2014.5.06.0121

Analisar sentença - Exec

5

19/03/2018

0001378-67.2016.5.06.0121

Análise de Execução* 7

1.087

08/03/2016

0000123-79.2013.5.06.0121 * 8

(Subpasta) Flávia - Devolver CPE

5

15/02/2018

0001772-40.2017.5.06.0121

(Subpasta) Flávia - Mandados em Geral/CPE

7

19/02/2018

0000938-47.2011.5.06.0121

(Subpasta) Flávia - Marcar Praça

3

10/03/2018

0000134-11.2013.5.06.0121 * 9

(Subpasta) Flávia - Prioridades (Sustar Praça/Urgências Etc.)

5

25/02/2018

0001481-74.2016.5.06.0121

(Subpasta) Flávia - SERASA-JUD

4

18/02/2018

0000566-64.2012.5.06.0121

(Subpasta) Márcia - Aguardar 01 Ano

22

07/12/2017

0000614-23.2012.5.06.0121 * 10

(Subpasta) Márcia - Certificar Pendências

66

28/11/2017

0001440-78.2014.5.06.0121

(Subpasta) Márcia - Despacho Para Certificar

8

12/12/2017

0000635-57.2016.5.06.0121

(Subpasta) Márcia - Prazo Inferior a 30 Dias

85

29/01/2018

0000405-15.2016.5.06.0121 * 11

(Subpasta) Márcia - Prazo Superior a 30 Dias

113

07/11/2017

0001366-43.2017.5.06.0016 * 12

(Subpasta) Márcia - Prazo Superior a 90 Dias

7

24/11/2017

0000428-58.2016.5.06.0121 * 13

(Subpasta) Poli - BACEN - 27-03

1

15/12/2017

0000933-83.2015.5.06.0121

(Subpasta) Poli - DETRAN/RENAJUD

4

25/02/2018

0000128-09.2010.5.06.0121

(Subpasta) Poli - INFOJUD/DOI

6

09/01/2018

0000411-22.2016.5.06.0121

(Subpasta) Poli - JUCEPE

5

17/02/2018

0000035-36.2016.5.06.0121

(Subpasta) Poli - Para Oficiar

20

09/01/2018

0116100-37.2004.5.06.0121 * 14

(Subpasta) Poli - Precatório

1

17/02/2018

0001853-57.2015.5.06.0121

(Subpasta) Thiago/Flávio - Atualização

37

07/12/2017

0000542-31.2015.5.06.0121

(Subpasta) Thiago/Flávio - Informação/Ajustes

9

02/02/2018

0000729-39.2015.5.06.0121

(Subpasta) Thiago/Flávio - Liberação De Valores

22

29/01/2018

0000832-12.2016.5.06.0121

(Subpasta) Thiago/Flávio - Prioridades (Parcelamento/Saldo/Perito)

10

12/12/2017

0001691-62.2015.5.06.0121 * 15

Iniciar Execução

8

02/03/2018

0000153-41.2018.5.06.0121

Minutar Decisão - Exec

1

15/03/2018

0001548-10.2014.5.06.0121

Minutar Despacho - Exec

82

19/02/2018

0001279-05.2013.5.06.0121

Minutar expediente da secretaria

123

15/12/2017

0000694-50.2013.5.06.0121 * 16

(Subpasta) 10 - Fevereiro 2018 - Pessoa Jurídica/Recolhimentos

14

05/02/2018

0001324-38.2015.5.06.0121

(Subpasta) 11 - Março 2018 - Pessoa Física

22

01/03/2018

0001218-76.2015.5.06.0121

(Subpasta) 12 - Março - Alvarás Para PJ/ Só Recolhimentos

5

13/03/2018

0001172-87.2015.5.06.0121

(Subpasta) 7 Janeiro 2018 - Pessoa Física

29

03/01/2018

0002179-85.2013.5.06.0121

(Subpasta) 8 Janeiro 2018 - Pessoa Jurídica/Recolhimentos

22

04/01/2018

0001737-17.2016.5.06.0121

(Subpasta) 9 - Fevereiro 2018 - Pessoa Física

17

05/02/2018

0000764-96.2015.5.06.0121

Minutar sentença - Exec

11

15/03/2018

0001090-27.2013.5.06.0121

Prazos vencidos

1

19/03/2018

0001550-72.2017.5.06.0121

Preparar ato de comunicação

79

27/01/2018

0001441-92.2016.5.06.0121 * 17

(Subpasta) 6 - Hélio - Expedir Mandados de Intimação

2

15/03/2018

0001194-19.2013.5.06.0121

Registrar pagamentos ou despesas processuais

1

16/03/2018

0000554-45.2015.5.06.0121

OBSERVAÇÕES:

*¹ Acordo judicial com vencimento previsto para 23/4/2018.

*² 30.ª e última parcela do acordo judicial prevista para 28/6/2018.

*³ Na subpasta “Marcia - Prazo Superior a 1( um ) Anoâ€, com execução suspensa por 1 (um) ano, nos termos do art. 40, § 1.º, da Lei 6.830/80.

* 4 Despacho à hasta pública, com praça/leilões designados para 4/4/2018, 18/4/2018, 2/5/2018 e 16/5/2018.

* 5 Término do prazo em 19/3/2018 (Id. dfdd64b).

* 6 Término do prazo em 27/4/2018 (Id. 1bbbfd2).

* 7 Inexistem processos na subpasta “Flávia - Praça Marcadaâ€.

* 8 Na subpasta “ Márcia - Aguardar 02 Anosâ€, com execução suspensa por 2 (dois) anos (Id. 5b03938).

* 9 Despacho à hasta pública (Id. 6f219d4).

* 10 Execução suspensa por 1 (um) ano, nos termos do art. 40, § 1.º, da Lei 6830/80.

* 11 Prazo de 15 (quinze) dias (Id. 4bf0284).

* 12 Aguardando habilitação da execução nos autos do processo principal pelo juízo deprecante, para posterior devolução.

* 13 Aguardando iniciativa do credor, nos termos do despacho de Id. ee11a69.

* 14 Certidão nos autos datada de 26/2/2018, como último ato de secretaria praticado nos autos.

* 15 Última parcela do acordo judicial comprovada pela reclamada, e pendente de seguimento, conforme despacho de Id. 4042a5d.

* 16 Único processo constante da subpasta “Alvarás Com Urgência/De Imediato/FGTS e Seg Desempregoâ€.

* 17 ENa subpasta “ 5 - Flávia - Expedir Mandado/CPE – Execução†, onde existem, ao todo, 31 (trinta e um) processos.

7. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS FÃSICOS EM 26/3/2018:

NATUREZA

QUANTIDADE

DATA MAIS

ANTIGA

PROCESSO

Cargas

Advogados

02

15/2/2018

0053400-88.2005.5.06.0121

Perito

01

26/2/2018

0000074-09.2011.5.06.0121

Terceiros

01

21/3/2018

0000933-88.2012.5.06.0121

Petições a juntar aos autos

--

--

--

Processos conclusos para despacho

31

15/3/2018

0142900-29.2009.5.06.0121

Consultas convênios a realizar (BACEN/JUCEPE/INFOJUD/DETRAN)

08

19/2/2018

0084100-23.2000.5.06.0121

Praças a marcar

01

12/3/2018

0049200-67.2007.5.06.0121

Processos no setor de cálculos

06

13/3/2018

0000777-37.2011.5.06.0121

Processos para serem remetidos ao TRT

--

--

--

*Em relação às certidões/diligências, a mais antiga data de 30/1/2018 (processo n.º 0000900-98.2012.5.06.0121).

*No tocante aos alvarás, o mais antigo data de 13/7/2017 (processo n.º 0099400-69.1993.5.06.0121).

* Quanto aos mandados, o mais antigo data de 6/2/2018 (processo n.º 0176000-43.2007.5.06.0121).

*No pertinente aos ofícios, o mais antigo data de 8/3/2018 (processo n.º 0142800-74.2009.5.06.0121).

*Em relação às praças, não existem pendências.

* No tocante às notificações, a mais antiga data de 9/3/2018 (processo n.º 0181500-27.2006.5.06.0121).

*Quanto aos processos digitalizados (CLE), houve a conversão de 195 (cento e noventa e cinco) feitos, sendo 68 (sessenta e oito) em 2015, 115 (cento e quinze) em 2016 e 12 (doze) em 2017.

Fonte: Informações colhidas na Secretaria da Vara do Trabalho e no SIAJ.

8. METAS FIXADAS PELO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA:

Em conformidade com os dados fornecidos pelo Núcleo de Estatística e Pesquisa do Egrégio Regional, eis os resultados relativos às Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ para o ano de 2017 :

Meta 1 CNJ - 2017 : – Julgar o equivalente a 90% da quantidade de processos de conhecimento recebidos no ano corrente.

Unidades Judiciárias

Casos Novos

Solucionados

Resultado

1.ª VT de Paulista

1.602

1.828

126,79%

Total da 6.ª Região

102.935

114.087

123,15%

Meta 2 CNJ - 2017 : – Identificar e julgar, até 31/12/2017, pelo menos 90% dos processos distribuídos até 31/12/2015 nos 1.º e 2.º graus.

Unidade Judiciária

Não julgados até 2015

Julgados em 2017

Julgados em 2016

Resultado

1.ª VT de Paulista

628

19

679

94,44%

Total da 6.ª Região

85.375

18.719

58.957

101,50%

Meta 3 CNJ - 2017 : – Aumentar o índice de conciliação na fase de conhecimento, em relação à média do biênio 2013/2014, em 2 pontos percentuais, excluindo-se da base de cálculo os processos com desistência e arquivamento, e com fixação de cláusula de barreira de 54%.

Unidade Judiciária

Média do biênio

2013-2014

Conciliações

Solucionados

Ãndice de

conciliação

Resultado

1.ª VT de Paulista

47,50%

643

1.631

39,42%

79,65%

Total da 6.ª Região

63,42%

45.623

93.898

48,59%

89,98%

Meta 5 CNJ - 2017 : – Baixar 90% do total de casos novos de execução do ano corrente.

Unidade

Judiciária

Casos novos de execução

Baixados

Cálculo da Meta

Resultado

1.ª VT de Paulista

669

576

86,10%

95,67%

Total da 6.ª Região

45.331

47.391

104,54%

116,16%

Meta 6 CNJ - 2017 : – Identificar e julgar, até 31/12/2017, 98% das ações coletivas distribuídas até 31/12/2014 no 1.º grau.

Unidade Judiciária

Não julgados até

2014

Julgados em

2015

Julgados em

2016

Julgados em

2017

Resultado

1.ª VT de Paulista

5

6

0

0

122,45%

Total da 6.ª Região

341

278

103

27

101,14%

Meta 7 CNJ - 2017 : – Identificar e reduzir em 2% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior.

Unidade

Judiciária

Pendentes em

31/12/2016

Quantitativo de

processos dos dez

maiores litigantes

distribuídos na

instância no mês

de referência

Quantitativo de

processos dos dez

maiores litigantes

julgados na ins-

tância no mês de

referência

Pendentes em

31/12/2017

Resultado

1.ª VT de Paulista

64

57

84

37

169,51%

Total da 6.ª Região

8.963

9.321

10.606

7.678

114,54%

No XI Encontro Nacional do Poder Judiciário, em Brasília/DF, em 21/11/2017, restaram divulgadas as metas nacionais de 2018 da Justiça do Trabalho, quais sejam:

Meta 01 – Julgar mais processos que os distribuídos.

Descrição: Julgar pelo menos 92% dos processos de conhecimento do que os distribuídos no ano corrente.

Meta 02 – Julgar processos mais antigos.

Descrição: Identificar e julgar, até 31/12/2018, pelo menos 90% dos processos distribuídos até 31/12/2016, nos 1.º e 2.º graus.

Meta 03 – Aumentar os casos solucionados por conciliação.

Descrição: Aumentar o índice de conciliação na fase de conhecimento, em relação ao percentual do biênio 2013/2014, em 2 pontos percentuais, no ano corrente.

Meta 05 – Impulsionar processos à execução.

Descrição: Baixar pelo menos 92% do total de casos novos de execução do ano corrente.

Meta 06 – Priorizar o julgamento das Ações Coletivas.

Descrição: Identificar e julgar, até 31/12/2018, 98% das ações coletivas distribuídas até 31/12/2015 no 1.º grau e até 31/12/2016 no 2.º grau.

Meta 07 – Priorizar o julgamento dos processos dos maiores litigantes e dos recursos repetitivos.

Descrição: Identificar e reduzir em 2% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior.

9. ITENS DE EXAME E REGISTRO OBRIGATÓRIO (Art. 26 da Consolidação dos Provimentos da CGJT, conforme versão atualizada em 10/1/2018):

Com base nos autos e sistemas analisados, verificou-se que o Juízo:

- registra, no sistema informatizado, os atos processuais relevantes;

- emite, de forma explícita e circunstanciada, pronunciamento acerca da admissibilidade dos recursos, como observado n os processos n.ºs 0000192-72.2017.5.06.0121 e 0000525-24.2017.5.06.0121;

- ordena, de ofício , a imediata liberação do depósito recursal, nos casos em que, após a liquidação, seja apurado crédito de valor inequivocamente superior ao depositado, como verificado nos processos n.ºs 0000658-71.2014.5.06.0121 e 0000036-89.2014.5.06.0121 ;

- exaure as iniciativas do Juízo para tornar exitosa a execução, porém não expede, atualmente, Certidão de Arquivamento Provisório e Certidão de Crédito Trabalhista, vez que, segundo informado pelo Diretor de Secretaria, não se adota o arquivamento provisório, determinando-se, em despacho fundamentado, que se aguarde, pelo prazo de 2 (dois) anos, a inciativa da parte, e, após o decurso desse lapso temporal, aplica-se a prescrição intercorrente da execução trabalhista, com posterior arquivamento definitivo dos autos;

- faz uso regular das ferramentas eletrônicas: Bacenjud, Detran, Renajud, Jucepe, Infojud e Serpro, consoante observado nos processos n.ºs 0000747-89.2017.5.06.0121, 0001704-27.2016.5.06.0121, 0000558-14.2017.5.06.0121, 0000128-09.2010.5.06.0121, 0000643-73.2012.5.06.0121, 0001387-63.2015.5.06.0121, 0000035-36.2016.5.06.0121, 0000463-18.2016.5.06.0121 e 0000647-08.2015.5.06.0121. De acordo com o Relatório sobre Ordens Judiciais, foram realizados, no período de fevereiro de 2017 a fevereiro de 2018, 764 (setecentos e sessenta e quatro) bloqueios, 436 (quatrocentos e trinta e seis) desbloqueios e 311 (trezentos e onze) transferências. No mês de fevereiro de 2018, constavam 192 (cento e noventa e dois) bloqueios pendentes de providência;

- em relação à desconsideração da personalidade jurídica da empresa executada, instaura-se o incidente nos moldes do previsto nos artigos 133 e seguintes do NCPC, com citação prévia dos sócios, conforme observado nos processos n.ºs 0000637-27.2016.5.06.0121 e 0001915-63.2016.5.06.0121;

- inclui, na pauta para tentativa de conciliação, processos na fase de execução, numa média de seis a oito por semana, bem como na Semana Nacional de Conciliação;

Quanto aos demais aspectos (assiduidade dos magistrados, pauta de audiências e principais prazos) encontram-se registrados nos itens 4 e 5.

10. OBSERVAÇÕES/PENDÊNCIAS REFERENTES À SECRETARIA:

- Na análise, por amostragem, nas carteiras que integram a Secretaria da Vara, em relação aos processos físicos, sintetizada no quadro do item 7, verificou-se satisfatória organização e cumprimento das normas procedimentais a serem seguidas pelas unidades judiciárias de primeira instância, cabendo, entretanto, maior controle em relação ao prazo para expedição de alvarás, em face da constatação de pendência, no p rocesso n.º 0099400-69.1993.5.06.0121, desde 13/7/2017. Quanto aos processos digitais, conforme quadros do item 6 elaborados em 19/3/2018, constatou-se controle adequado dos atos processuais, e inocorrência de conclusões inespecíficas. Na inspeção realizada pelo juízo de primeiro grau, em 1.761 (um mil, setecentos e sessenta e um) processos, no período de 8 a 12 de janeiro de 2018 (Resolução Administrativa TRT n.º 14/2017), registraram-se dentre outros dados: a) 110 (cento e dez) processos eletrônicos aguardando o término dos prazos na fase de conhecimento, com pendência mais antiga de 7/11/2017; b) nenhum processo eletrônico aguardando conclusão nas fases de conhecimento, liquidação ou execução; c) 405 (quatrocentos e cinco) processos eletrônicos em análise de conhecimento, com pendência mais antiga de 2/11/2017; d) 107 (cento e sete) processos eletrônicos em análise de liquidação, com pendência mais antiga de 3/11/2017; e) 166 (cento e sessenta e seis) processos eletrônicos aguardando término dos prazos na fase de execução, com pendência mais antiga de 4/11/2017; f) 852 (oitocentos e cinquenta e dois) processos eletrônicos em análise de execução, com pendência mais antiga de 2/10/2017; g) 441 (quatrocentos e quarenta e um) processos físicos na fase de execução; h) 16 (dezesseis) processos físicos no setor de cálculos; i) nenhum processo físico fora de pauta ou convertido em diligência; j) 255 (duzentos e cinquenta e cinco) processos físicos sem tramitação há mais de 60 dias; k) ausência de processos físicos com carga vencida, de petições a juntar aos autos, ou de cartas precatórias pendentes de remessa; l) cumprimento das recomendações da Corregedoria Regional, inclusive quanto ao lançamento do recolhimento das custas e demais tributos. Esclareceu-se que a maioria dos processos físicos dizem respeito a execuções inexitosas, pendentes de iniciativa do credor para prosseguimento, aguardando o decurso do prazo prescricional, não sendo viável a sua conversão para o meio eletrônico; m) remessa de quase 3 (três) mil processos ao arquivo geral, desafogando e organizando o arquivo interno da Secretaria; n) realização de pautas extras, em dois turnos, para reduzir o prazo das audiências, satisfatório em relação ao acréscimo de ações nos últimos três anos; n) realização de ajustes de procedimento para agilizar as tarefas relacionadas ao setor de acordo e pagamento; o) 3 (três) mandados vencidos, para cumprimento pelo oficial de justiça, com cobrança já efetivada. O Juiz Titular proferiu, em suma, as seguintes determinações: maior atenção na movimentação dos processos eletrônicos, principalmente em relação aos feitos em pauta ou pendentes de julgamento de mérito, e aqueles de cumprimento imediato ou com urgência; correto registro dos atos processuais com repercussão no e-gestão; verificação do advogado habilitado, para agilizar as intimações; evitar reiteração de expedientes; e orientações sobre o atendimento aos jurisdicionados. Enfatizou, ainda, que, em geral, os atos processuais estão sendo praticados de modo satisfatório, principalmente se considerado o acréscimo do quantitativo de ações nos últimos três anos, com pauta de audiências bastante equilibrada. Elogia toda a equipe pela dedicação e esforço, e agradece a colaboração do Juiz Auxiliar pela contribuição na solução dos processos, especialmente os relativos às execuções reunidas e os que envolvem empresas em recuperação judicial ou falência;

- Existem 66 (sessenta e seis) CTPS’s sob custódia da Secretaria da Vara, e, deste total, 3 (três) dizem respeito a processos arquivados (0001556-84.2014.5.06.0121, 0000334-76.2017.5.06.0121 e 0000762-29.2015.5.06.0121). Indagada acerca das medidas adotadas para a entrega do documento, a Secretaria esclareceu que procede à notificação postal à parte, e, caso não haja sucesso, renova-se a intimação por meio de oficial de justiça;

- Os Assistentes de Juiz elaboram minutas de despachos, de sentenças e de decisões de incidentes processuais, como embargos declaratórios, embargos à execução, embargos de terceiros, exceção de pré-executividade e antecipação de tutela;

- O Juízo prolata sentenças líquidas apenas eventualmente, notadamente quanto aos feitos submetidos ao rito sumaríssimo, contudo, após o trânsito em julgado das ilíquidas, determina-se a liquidação diretamente pela Contadoria da Vara, dispensando-se a notificação das partes para apresentar e/ou contestar cálculos de liquidação, visando, desse modo, imprimir maior celeridade processual;

- De acordo com o relatório fornecido, em 15/3/2018, pela Seção de Gestão Negocial dos Sistemas do PJE e do e-Gestão, vinculada à Secretaria da Presidência deste Tribunal, com prazo para cumprimento até 5/4/2018, impõe-se a regularização da estatística da unidade, em relação ao registro de julgamento dos embargos de declaração nos seguintes processos: 0000129-86.2013.5.06.0121, 0000179-15.2013.5.06.0121, 0000198-21.2013.5.06.0121, 0000277-97.2013.5.06.0121, 0010043-14.2012.5.06.0121, 0000485-81.2013.5.06.0121, 0000515-19.2013.5.06.0121, 0000644-24.2013.5.06.0121, 0010043-14.2012.5.06.0121, 0000683-21.2013.5.06.0121, 0000655-53.2013.5.06.0121, 0000654-68.2013.5.06.0121, 0000663-30.2013.5.06.0121, 0000369-75.2013.5.06.0121, 0000791-50.2013.5.06.0121, 0000904-04.2013.5.06.0121, 0000911-93.2013.5.06.0121, 0000912-78.2013.5.06.0121, 0000840-91.2013.5.06.0121, 0000789-80.2013.5.06.0121, 0000060-54.2013.5.06.0121, 0000843-46.2013.5.06.0121, 0000371-45.2013.5.06.0121, 0001129-24.2013.5.06.0121, 0000390-51.2013.5.06.0121, 0001360-51.2013.5.06.0121, 0001246-15.2013.5.06.0121, 0000914-48.2013.5.06.0121, 0000914-48.2013.5.06.0121, 0001258-29.2013.5.06.0121, 0001497-33.2013.5.06.0121, 0001534-60.2013.5.06.0121, 0001920-90.2013.5.06.0121, 0001520-76.2013.5.06.0121, 0001469-65.2013.5.06.0121, 0001469-65.2013.5.06.0121, 0001567-50.2013.5.06.0121, 0000644-24.2013.5.06.0121, 0000296-69.2014.5.06.0121, 0002117-45.2013.5.06.0121, 0002117-45.2013.5.06.0121, 0000479-40.2014.5.06.0121, 0000869-10.2014.5.06.0121, 0001035-42.2014.5.06.0121, 0000574-36.2015.5.06.0121, 0000287-73.2015.5.06.0121, 0000706-93.2015.5.06.0121, 0001757-42.2015.5.06.0121, 0000183-47.2016.5.06.0121, 0000721-28.2016.5.06.0121, 0038700-83.2000.5.06.0121, 0001119-72.2016.5.06.0121, 0001120-57.2016.5.06.0121, 0000677-09.2016.5.06.0121, 0000738-30.2017.5.06.0121 e 0000928-90.2017.5.06.0121;

- O Diretor de Secretaria esclareceu que a unidade não conta mais com processos físicos em execução pendente de RPV, daí porque inexistem anotações a serem realizadas no módulo pertinente;

- No tocante ao lapso temporal anteriormente correicionado, observou-se: a) redução do quantitativo de novas ações em 305 (trezentos e cinco); b) aumento do prazo médio para julgamento em 1 (um) dia; c) aumento da produtividade da Vara, vez que prolatadas a mais 290 (duzentas e noventa) sentenças, e 253 (duzentas e cinquenta e três) decisões de incidentes processuais, sendo, entretanto, homologadas a menos 43 (quarenta e três) conciliações; d) redução do prazo médio (em dias corridos), no tocante ao período de janeiro a dezembro de 2017, para realização da audiência de instrução, no sumaríssimo, em 21 (vinte e um) dias, e da decisão, no sumaríssimo, em 12 (doze) dias, entretanto, houve aumento da audiência inicial, no sumaríssimo, em 5 (cinco) dias, e no ordinário em 9 (nove) dias, da audiência de instrução, no ordinário, em 35 (trinta e cinco) dias, e da decisão, no ordinário, em 40 (quarenta) dias; e) aumento do tempo médio de espera do jurisdicionado (em dias corridos) para realização, em março de 2018, da audiência inicial, no rito sumaríssimo, em 7 (sete) dias, porém houve redução da audiência inicial, no ordinário, em 29 (vinte e nove) dias, e da instrução em 61 (sessenta e um) dias; f) aumento do prazo médio (em dias corridos) na fase de conhecimento em 28 (vinte e oito) dias, e na execução em 694 (seiscentos e noventa e quatro) dias, e redução, na liquidação, em 122 (cento e vinte e dois) dias; g) redução da quantidade de processos na fase de conhecimento em 211 (duzentos e onze), e na liquidação, em 26 (vinte e seis), porém houve aumento na execução em 83 (oitenta e três); e h) redução do saldo remanescente em 319 (trezentos e dezenove) processos;

- O Ãndice Nacional de Gestão de Desempenho da Justiça do Trabalho – IGEST, recentemente instituído pela Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho, a partir do Mapeamento Global de Desempenho dos Tribunais Regionais do Trabalho da 3.ª e da 15.ª Regiões e dos estudos realizados pela Coordenadoria de Estatística e Pesquisa do TST, tem como objetivo contribuir para o aprimoramento da gestão das varas do trabalho do país. Dispõe de mesoindicadores (acervo, celeridade, produtividade e taxa de congestionamento) que são compostos por 13 indicadores construídos com base em 17 variáveis, utilizando dados oficiais do Sistema e-Gestão dos doze últimos meses anteriores à sua extração, referentes às varas do trabalho instaladas no país que estiveram em funcionamento durante todo o período de apuração. Os indicadores estão padronizados em um intervalo que varia entre 0 e 1. Quanto mais próximo de 0, mais satisfatório é o desempenho da Vara; quanto mais próximo de 1, ma i s insatisfatório é o seu desempenho. O agrupamento das varas do trabalho é realizado conforme a faixa de movimentação processual definida na Resolução CSJT n.º 63/2010, e tais informações se encontram disponíveis no e-Gestão. No âmbito deste Regional, a unidade jurisdicional alcançou a 29.ª classificação geral, sendo a 16.ª em relação ao acervo; 23.ª quanto à celeridade, 27.ª no tocante à produtividade; 40.ª no pertinente à taxa de congestionamento; e 37.ª em relação à força de trabalho; e

- Atingimento das Metas 1, 2, 5, 6 e 7 estabelecidas pelo CNJ para o ano de 2017, o que revela melhora significativa em relação aos resultados obtidos em 2016 (Metas 2, 3 e 6).

11. PEDIDOS DE PROVIDÊNCIAS E RECLAMAÇÕES CORREICIONAIS :

No tocante ao período de 1.º de janeiro de 2017 até a presente data, não houve a formalização, em face desta unidade judiciária, de pedido de providência ou reclamação correicional.

12. RECOMENDAÇÕES:

- Prolatarem os magistrados Edson Luís Bryk e Evellyne Ferraz Correia , prioritariamente e no menor espaço de tempo possível, as sentenças com prazo vencido, conforme relações especificadas no item 3.3, devendo, sempre, atentarem ao prescrito no ATO n.º 1/CGJT, de 10 de fevereiro de 2017, haja vista o controle exercido por esta Corregedoria Regional a evitar que decisões não ultrapassem a tolerância admitida pela citada norma. Considerando que os juízes não se encontravam presentes durante os trabalhos correicionais, deve a Secretaria da Corregedoria expedir ofício às mesmas para a devida ciência;

- Continuar a empreender esforços com o objetivo de reduzir os prazos médios de audiências no rito sumaríssimo, estabelecendo como meta o prazo máximo de 15 (quinze) dias, conforme determina o inciso III do art. 852-B da CLT. Nos processos de rito ordinário, observar “o prazo médio de duração do processo – fase de conhecimento – de até 200 (duzentos) dias, atentando-se ao limite legal para publicação de sentença†– Resolução Administrativa TRT n.º 03/2015, artigo 14, § 2.º (Provimento TRT-CRT n.º 03/2010);

- Prolatar sentenças de forma líquida, em especial nos processos que seguem o rito sumaríssimo;

- Fomentar a inclusão de processos de execução na pauta de audiências para tentativa de conciliação, consoante disposto no art. 76, II, da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho: “ II - promover a realização semanal de audiências de conciliação em processos na fase de execução, independentemente de requerimento das partes, selecionando-se aqueles com maior possibilidade de êxito na composição â€;

- Observar regular e integralmente as normas procedimentais prescritas pela Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho para a fase de execução - vide artigos 76, 77, 87, 88 e 89, da Consolidação de Provimentos 2016 da CGJT.

- Permanecer enfatizando, entre os usuários (servidores e magistrados) da Vara, a importância da correta inserção de dados no PJE, pois eles são extraídos, através das remessas, transformados e gravados, e essas informações alimentam o e-Gestão, gerando os relatórios gerenciais, a estatística oficial da Justiça do Trabalho, e fornecendo dados considerados no Ãndice Nacional de Gestão de Desempenho da Justiça do Trabalho – IGEST; e

- Continuar a proceder à “conclusão ao magistradoâ€, especificando o magistrado e o tipo (sentenças, decisões ou despachos), sem necessidade de despacho para tal finalidade, inclusive em relação aos incidentes processuais, em face da importância desse procedimento para a estatística da Vara e do Regional, sob pena de responsabilização administrativa do encarregado por tal atividade, caso não haja justificativa para a ausência de conclusão ou de sua especificidade.

13. BOAS PRÃTICAS RELATADAS PELO JUÃZO:

Considerando que as boas práticas relacionadas na ata de correição de 2017 continuam sendo desempenhadas, o Diretor de Secretaria procedeu à sua renovação:

- Utilização de despachos sequenciados, para agilizar a tramitação processual;

- Realização de pautas de audiências duplas (manhã e tarde), a fim de reduzir os prazos médios para a sua ocorrência;

- Comunicação prévia aos advogados, por telefone, sobre o adiamento de audiências por fatos imprevistos, como licença médica;

- Entrega pessoal, pelo oficial de justiça, da CTPS, no cumprimento de mandados de intimação, quando localizado o trabalhador;

- Elaboração, por vários servidores da Secretaria, de minutas de despachos, e execução de atos ordinatórios (Portaria n.º 01/2012);

- Disponibilização de sala para realização de perícias, visando acelerar o procedimento e a entrega do laudo pericial;

- Liquidação dos feitos diretamente pela Contadoria da Vara, dispensando-se a notificação das partes para apresentar e/ou contestar cálculos de liquidação, visando, desse modo, a uma maior celeridade processual;

- Pagamento dos valores constantes de acordos, preferencialmente, por depósito em conta bancária, evitando-se a emissão de alvarás para recebimento;

- Habilitação de pelo menos três servidores para consulta aos convênios Bacenjud, Renajud, Infojud, Serpro, Jucepe, Siel, e nos depósitos judiciais e recursais;

- Consulta “on lineâ€, sobre o andamento de cartas precatórias, tanto no PJe (consulta processos de terceiros) quanto nos processos físicos, em sua grande maioria, sem pedido de informação ao juízo deprecado; e

- Comunicações com os peritos por e-mail ou telefone, para informações e acompanhamento de processos.

14. SOLICITAÇÕES DO JUÃZO:

- Treinamento para servidores nos sistemas e-Gestão e PJe, especialmente no tocante às ações que repercutem nos dados estatísticos desta unidade;

- Instalação de grande no primeiro andar no rol de acesso a 2.ª Vara de Paulista, por questão de segurança; e

- Proporcionar a ampliação do estacionamento da unidade, por meio de gestões junto à prefeitura do Município de Paulista, para aquisição de um terreno próximo, considerando que a área atualmente existente não supre a necessidade dos jurisdicionados.

Encerrados os trabalhos, a Excelentíssima Corregedora Regional, Desembargadora Dione Nunes Furtado da Silva, agradeceu a fraternal acolhida e a colaboração prestada pelo Excelentíssimo Juiz Titular e pelos servidores da Vara, determinando que, lavrada e assinada, fosse disponibilizada esta ata na página da Corregedoria, no sítio deste Regional ( www.trt6.jus.br ), além de publicada, em sua íntegra, no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho – DEJT, entregando cópia à Unidade Judiciária sob correição (neste ato), Presidência do Egrégio Regional, Escola Judicial, e Secretaria Administrativa, para conhecimento e providências pertinentes. Firmam a presente ata a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional e a Secretária da Corregedoria Regional.

DIONE NUNES FURTADO DA SILVA

Desembargadora Corregedora Regional

NOÊMIA MARIA GOMES DE OLIVEIRA

Secretária da Corregedoria Regional

Ata Correição 11/2018 de 26/3/2018.