ATA DA CORREIÇÃO ORDINÃRIA REALIZADA NA 1.ª VARA DO TRABALHO DE PAULISTA, EM 26 DE MARÇO DE 2018.
Aos 26 (vinte e seis) dias do mês de março de 2018, à s 9 (nove) horas, compareceu à sede da 1.ª Vara do Trabalho de Paulista , situada na Travessa do Sabugi, s/n, térreo, Nobre, Paulista/PE, a ExcelentÃssima Desembargadora Corregedora Regional do TRT da 6.ª Região, Dra. Dione Nunes Furtado da Silva , acompanhada pelos servidores Noêmia Maria Gomes de Oliveira (Secretária da Corregedoria), Vânia Rodrigues de Santana Cunha (Assessora de Gabinete), Henrique Bezerra Valença (Assistente Secretário) e LÃvia Galvão Tenório Ribeiro (Assistente de Gabinete), para realizar a Correição Ordinária veiculada no Edital n.º 01/2018, divulgado no Diário Eletrônico do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região, em 11 de janeiro de 2018. Referido edital se encontrava devidamente afixado no átrio da Secretaria, possibilitando sua visualização pelo público local.
Presentes, na ocasião, o ExcelentÃssimo Juiz Titular, Dr. MarcÃlio Florêncio Mota, o Diretor de Secretaria, Bel. José Alberto Alves Viana, e os demais servidores ali lotados: Adriana Martins Borba Carneiro Leão, Carlos Henrique de Sousa Lima, Carolina Monteiro dos Santos Guimarães, Claudenildo Ventura dos Santos, Thiago José Feitosa Onofre, Poliana de Fátima de Carvalho Rodrigues , Sandra Carvalho Plácido, Luci Barbosa Duarte, Rosângela Gomes Pinheiro, Ernestina LuÃza Alves Muniz Motta, Hélio Roberto Pereira da Silva, Flávia Marinho Brayner, e Flávio Ricardo Ribeiro Bispo , além dos estagiários de Direito Matheus Souza Lira da Silva, e Kevin Schwantz Gomes da Silva. Ausente o ExcelentÃssimo Juiz Substituto Auxiliar, Dr. Gênison Cirilo Cabral, em razão de afastamento autorizado para participar do XXVI Encontro Regional da AMATRA VI.
Com base nos dados extraÃdos do SIAJ, PJe, e-Gestão e Sistema de Pessoal; nas informações consolidadas pela Seção de EstatÃstica; no exame dos procedimentos adotados na Secretaria da Vara e dos processos em tramitação, e, ainda, dos dados colhidos na inspeção judicial realizada em janeiro de 2018, a ExcelentÃssima Desembargadora Corregedora Regional determinou o registro das informações e recomendações que seguem:
1. MAGISTRADOS:
JUIZ TITULAR/JUIZ SUBSTITUTO |
PERÃODO DE ATUAÇÃO |
MarcÃlio Florêncio Mota (Titular) |
Desde abril/2004 (Ato TRT-GP n.º 130/2004) |
Gênison Cirilo Cabral (Auxiliar)* |
Desde agosto/2011 (Portaria GCR n.º 135/2011) |
*O Juiz do Trabalho Substituto, Dr. Gênison Cirilo Cabral, atua como Auxiliar, por prazo indeterminado, nas duas Varas do Trabalho de Paulista, em conformidade com o que estabelece a Resolução Administrativa TRT n.º 03/2015.
2. QUADRO ATUAL DE SERVIDORES:
NOME |
CARGO |
FUNÇÃO |
José Alberto Alves Viana |
Técnico Judiciário |
Diretor de Secretaria |
Adriana Martins Borba Carneiro Leão |
Técnica Judiciária |
Assistente de Juiz |
Carlos Henrique de Sousa Lima |
Auxiliar Judiciário |
Assistente de Juiz |
Carolina Monteiro dos Santos Guimarães |
Técnica Judiciária |
Assistente do Diretor |
Claudenildo Ventura dos Santos |
Técnico Judiciário |
Calculista |
Thiago José Feitosa Onofre |
Analista Judiciário |
Calculista |
Poliana de Fátima de Carvalho Rodrigues |
Técnica Judiciária |
Secretária de Audiência |
Sandra Carvalho Plácido |
Requisitada |
Secretária de Audiência |
Luci Barbosa Duarte |
Requisitada |
Assistente |
Rosângela Gomes Pinheiro |
Requisitada |
Assistente |
Ernestina LuÃza Alves Muniz Motta |
Analista Judiciária |
Oficiala de Justiça |
Hélio Roberto Pereira da Silva |
Analista Judiciário |
Oficial de Justiça |
Flávia Marinho Brayner |
Técnica Judiciária |
- |
Flávio Ricardo Ribeiro Bispo |
Técnico Judiciário |
- |
3. Produtividade dos JuÃzes na Unidade:
3.1. Quantidade de Audiências, Sentenças, Conciliações e Incidentes por Juiz (a):
Atuação dos Magistrados na 1.ª VT de Paulista |
Audiências* |
Sentenças de mérito |
Conciliações |
Incidentes processuais |
MarcÃlio Florêncio Mota |
2.207 |
747 |
431 |
490 |
Genison Cirilo Cabral |
720 |
215 |
198 |
141 |
Airam Clemente Torres de Araújo |
12 |
3 |
1 |
2 |
Antonio Augusto Serra Seca Neto |
- |
- |
- |
1 |
Armando da Cunha Rabelo Neto |
9 |
- |
- |
- |
Arthur Ferreira Soares |
17 |
2 |
1 |
- |
Daniella Cristiane Rodrigues Ferreira |
5 |
4 |
- |
- |
Edson Luis Bryk |
9 |
- |
2 |
- |
Eduardo Henrique Brennand Dornelas Câmara |
5 |
- |
2 |
- |
Evellyne Ferraz Correia |
6 |
- |
2 |
- |
Hermano de Oliveira Dantas |
7 |
- |
3 |
- |
Leandro Fernandez Teixeira |
16 |
- |
1 |
- |
Luis Guilherme Silva Robazzi |
28 |
1 |
6 |
- |
Maria Consolata Rego Batista |
6 |
- |
5 |
1 |
Martha Cristina do Nascimento Cantalice |
- |
- |
- |
2 |
Total |
3.047 |
972 |
652 |
637 |
*Exceto audiências de julgamento.
Fontes: Relatórios extraÃdos do e-Gestão (Audiências realizadas, Solucionados por magistrado, e Incidentes processuais julgados por magistrado).
PerÃodo analisado: 1.º/2/2017 a 31/1/2018.
3.2. Prazo médio (em dias corridos) para julgamento de mérito na unidade, da conclusão até a prolação da sentença (apenas PJe):
Atuação dos Magistrados na 1.ª VT de Paulista |
Prazo* médio para julgamento de sentenças de mérito |
MarcÃlio Florêncio Mota |
40 |
Genison Cirilo Cabral |
11 |
Airam Clemente Torres de Araújo |
191 |
Arthur Ferreira Soares |
21 |
Daniella Cristiane Rodrigues Ferreira |
13 |
Luis Guilherme Silva Robazzi |
1 |
Prazo médio para julgar na unidade |
35 |
*Apuração leva em conta somente processos eletrônicos e não deduz os perÃodos de afastamento dos magistrados, tais como férias, licenças, cursos e outros, em face da falta de integração entre os sistemas de pessoal e judicial.
Fontes: Relatório extraÃdo do e-Gestão (Prazos Médios, em dias, da conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado - PJe).
PerÃodo analisado: 1.º/2/2017 a 31/1/2018.
3.3. Sentenças de mérito (conhecimento) pendentes de julgamento:
Magistrados com sentenças pendentes na 1.ª VT de Paulista |
No prazo |
Prazo vencido |
Total |
MarcÃlio Florêncio Mota |
15 |
- |
15 |
Gênison Cirilo Cabral |
4 |
- |
4 |
Armando da Cunha Rabelo Neto |
3 |
- |
3 |
Edson LuÃs Bryk |
- |
1 |
1 |
Evellyne Ferraz Correia |
- |
2 |
2 |
Total de sentenças pendentes na Vara |
22 |
3 |
25 |
Sentença com prazo vencido sob a responsabilidade do magistrado Edson LuÃs Bryk : 0000142-46.2017.5.06.0121.
Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade da magistrada Evellyne Ferraz Correia: 0001494-07.2015.5.06.0122 e 0001263-46.2016.5.06.0121.
Fontes: Dados extraÃdos de “Relatório de decisões em aberto/proferidas†e PJe, em 26/3/2018, à s 9h25min.
Constatou-se a solicitação das partes, por petição nos autos, de prolação de sentença em relação aos seguintes processos: 0001494-07.2015.5.06.0122 e 0001263-46.2016.5.06.0121, conclusos a ExcelentÃssima JuÃza Evellyne Ferraz Correia , em 11/9/2017; 0000142-46.2017.5.06.0121, concluso ao ExcelentÃssimo Juiz Edson LuÃs Bryk, em 4/8/2017; e 0001620-26.2016.5.06.0121, 0001621-11.2016.5.06.0121 e 0001622-93.2016.5.06.0121, conclusos ao ExcelentÃssimo Juiz Armando da Cunha Rabelo Neto, em 6/11/2017, com prazo vencido na presente data (em face de férias e licença médica do magistrado) .
3.4. Incidentes processuais pendentes de julgamento:
Magistrados com incidentes processuais pendentes na 1.ª VT de Paulista |
No prazo |
Prazo vencido |
Total |
MarcÃlio Florêncio Mota |
3 |
- |
3 |
Airam Clemente Torres de Araújo |
3 |
- |
3 |
Antônio Augusto Serra Seca Neto |
1 |
- |
1 |
Edson LuÃs Bryk |
1 |
- |
1 |
Total de incidentes pendentes na Vara |
8 |
- |
8 |
Fontes: Dados coletados na Secretaria da Vara e no PJe, em 26/3/2018 Ã s 10h.
3.5. Produtividade da Vara:
Unidade Judiciária |
Quantidades |
Prazo médio para julgamento (PJe) | ||
Sentenças de mérito |
Incidentes processuais |
Conciliações | ||
1.ª VT de Paulista |
972 |
637 |
652 |
35 |
Fontes: Relatórios extraÃdos do e-Gestão: Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado; e Prazos Médios (em dias) da Conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe).
PerÃodo analisado: 1.º/2/2017 a 31/1/2018.
3.6. Percentuais de produtividade do Juiz Titular relativos ao perÃodo de fevereiro de 2017 a janeiro de 2018:
- Juiz MarcÃlio Florêncio Mota*
Mês |
FEV./17 |
MAR./17 |
ABRIL/17 |
MAIO/17 |
JUN./17 |
JUL./17 |
AGOS./17 |
Sentenças |
96,10% |
93,41% |
139,68% |
97,65% |
92,45% |
386,49% |
123,26% |
Conciliados |
68,83% |
52,75% |
53,97% |
64,71% |
50,94% |
32,43% |
55,81% |
Mês |
SET./17 |
OUT./17 |
NOV./17 |
DEZ./17 |
JAN./18 |
Sentenças |
168,00% |
78,38% |
54,22% |
191,89% |
223,33% |
Conciliados |
148,00% |
35,14% |
51,81% |
97,30% |
36,67% |
* O Juiz Titular usufruiu férias de 10/7/2017 a 8/8/2017, com compensação de 21 a 25/8/2017 e 28/8/2017, e de 11/9/2017 a 10/10/2017, bem assim se afastou, por licença médica, de 15 a 26/1/2018.
4. AUDIÊNCIAS (REALIZADAS E DESIGNADAS):
4.1. Prazos médios, em dias corridos, até a realização das audiências (a partir do ajuizamento):
Unidade Judiciária |
Inicial |
Instrução |
Decisão | |||
SumarÃssimo |
Ordinário |
SumarÃssimo |
Ordinário |
SumarÃssimo |
Ordinário | |
1.ª VT de Paulista |
59 |
78 |
82 |
207 |
94 |
225 |
Fonte: Dados extraÃdos do e-Gestão (Prazos médios – fase de conhecimento).
PerÃodo analisado: 1.º/2/2017 a 31/1/2018.
4.2. Tempo de espera do jurisdicionado (em dias corridos) para designação de audiências, a contar de 16/3/2018:
Unidade Judiciária |
Inicial |
Instrução | ||||
SumarÃssimo |
Ordinário | |||||
2017 |
2018 |
2017 |
2018 |
2017 |
2018 | |
1.ª VT de Paulista |
51 |
58 |
90 |
61 |
204 |
143 |
Fontes: Informações extraÃdas do PJe e da Ata de Correição realizada em 2017.
4.3. Assiduidade dos magistrados:
Segundo informações prestadas pelo Diretor de Secretaria, são realizadas 4 (quatro) ou 5 (cinco) sessões de audiências por semana (das segundas à s quintas ou sextas-feiras). A alternância da quantidade de dias de audiência por semana deve-se ao fato de o Juiz Auxiliar atuar de forma compartilhada nas duas unidades jurisdicionais, presidindo de 1 (uma) a 2 (duas) sessões por semana, em cada Vara, de forma intercalada. Também tem ocorrido com frequência a marcação de pauta dupla (turnos manhã e tarde), com o intuito de reduzir os prazos médios para realização de audiências. Registre-se que os juÃzes que atuam na jurisdição fazem, no mÃnimo, 3 (três) dias de audiência por semana, garantindo-se a presença diária de pelo menos um magistrado nas unidades judiciárias.
4.4. Quantidade de processos em pauta de audiências por semana (média):
Unidade Judiciária |
Dias de audiências por semana |
Total de audiências | |||
SumarÃssimos |
Iniciais |
Instruções |
Razões Finais | ||
1.ª VT de Paulista |
4 ou 5 (segundas às quintas ou sextas-feiras) |
14 |
26 |
17 |
3 a 8 |
Fontes: Informações extraÃdas do PJe, em 16/3/2018, relativas aos seguintes perÃodos: 2/10/2017 a 6/10/2017; 20/11/2017 a 24/11/2017; 29/1/2018 a 2/2/2018; e 19/3/2018 a 23/3/2018; e informações prestadas pelo Diretor de Secretaria da Vara.
5. MOVIMENTAÇÃO PROCESSUAL:
5.1. Quantidade de ações trabalhistas ajuizadas na unidade - FÃsicos e PJe:
Unidade Judiciária |
2016 |
2017 |
2018 (até 15/3/2018) |
1.ª VT de Paulista |
1.907 |
1.602 |
213 |
Fontes: Consolidação da EstatÃstica; e-Gestão (Fase de Conhecimento – Casos Novos por Distribuição e RedistribuÃdos); e PJe.
5.2. Processos remanescentes (congestionamento):
Unidade Judiciária |
SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2017 |
SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2018 | ||||
Pendentes de julgamento* |
Processos demais fases |
Total |
Pendentes de julgamento* |
Processos demais fases |
Total | |
1.ª VT de Paulista |
112 |
4.986 |
5.098 |
63 |
4.716 |
4.779 |
*Pendentes de julgamento: Processos com instrução encerrada, aguardando prolação de sentença.
Fontes: Consolidação da EstatÃstica, Relatórios Gerenciais, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Processos Pendentes de Solução) e PJe.
5.3. Quantidade de processos em tramitação:
Unidade Judiciária |
Processos em tramitação em 12/3/2018 | |
FÃsicos |
PJe | |
1.ª VT de Paulista |
748 |
3.578 |
Fonte: Relatório Gerencial (Processos em tramitação na Vara) e PJe-JT.
5.4. Quantidade de processos nas principais fases processuais ( pendentes de solução ):
Unidade Judiciária |
Conhecimento (até a prolação da sentença) |
Liquidação |
Execução |
1.ª VT de Paulista |
737 |
58 |
1.916 |
Fonte : e-Gestão.
PerÃodo analisado: 1.º/1/2018 a 31/1/2018.
5.5. Prazos médios (em dias corridos) nas principais fases processuais:
Unidade Judiciária |
Conhecimento (até a prolação da sentença) |
Liquidação |
Execução |
1.ª VT de Paulista |
187 |
142 |
1.370 |
Fonte: e-Gestão.
PerÃodo analisado: 1.º/2/2017 a 31/1/2018.
6. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS ELETRÔNICOS EM 19/3/2018:
Agrupadores:
Tarefa |
Quantidade |
Processos com pagamentos |
164 |
Processos com pedido de sigilo nos documentos não apreciado |
71 |
Processos com pedido liminar ou de antecipação de tutela não apreciado |
2 |
Processos com petições não apreciadas |
119 |
Mandados devolvidos pelo Oficial de Justiça |
44 |
Fase de Conhecimento:
Tarefa |
Quantidade |
Data |
Processo |
Aguardando apreciação pela instância superior |
350 |
02/10/2013 |
|
Aguardando audiência |
135 |
29/06/2017 |
|
Aguardando cumprimento de acordo |
25 |
26/01/2018 |
|
Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos |
121 |
20/02/2017 |
|
Aguardando prazo recursal |
93 |
05/03/2018 |
|
Aguardando publicação da sentença |
9 |
11/03/2018 |
|
Aguardando término dos prazos |
111 |
10/10/2017 |
|
Analisar Decisão |
2 |
19/03/2018 |
|
Analisar Despacho |
6 |
05/03/2018 |
|
Analisar sentença |
3 |
11/03/2018 |
|
Análise do Conhecimento |
568 |
11/07/2017 |
|
(Subpasta) Flávia - Devolver CPNs e CPIs |
5 |
15/02/2018 |
|
(Subpasta) Márcia - Com Despacho Para Certificar |
16 |
25/01/2018 |
|
(Subpasta) Márcia - Prazo Inferior a 30 Dias |
53 |
24/01/2018 |
|
(Subpasta) Poli - JUCEPE |
1 |
20/02/2018 |
|
(Subpasta) Poli - Para Oficiar |
4 |
08/03/2018 |
|
(Subpasta) Thiago/Flávio - Atualização |
3 |
22/02/2018 |
|
Apreciar dependência |
1 |
17/03/2018 |
|
Minutar Decisão |
6 |
21/01/2018 |
|
Minutar Despacho |
34 |
19/02/2018 |
|
Minutar expediente da secretaria |
16 |
07/03/2018 |
|
Minutar sentença |
13 |
11/09/2017 |
|
Preparar ato de comunicação |
52 |
26/02/2018 |
|
(Subpasta) Notificações Em Geral |
9 |
19/02/2018 |
|
(Subpasta) Hélio - Expedir Mandados de Intimação |
1 |
19/03/2018 |
|
Triagem Inicial |
1 |
19/03/2018 |
|
Trânsito em Julgado |
2 |
12/03/2018 |
|
OBSERVAÇÕES: | |||
*¹ Acordo judicial com última parcela prevista para 9/8/2018. *² Acordo judicial com última parcela vencida desde 25/12/2017, pendente de certidão sobre o seu integral cumprimento. *³ Acordo judicial com última parcela prevista para 22/6/2018. * 4 Na subpasta “Carol - Aguardando Audiência†(perÃcia marcada no juÃzo deprecado) e com razões finais designada para 20/3/2018. * 5 Na subpasta “Carol - Aguardando Audiência†, onde existem, ao todo, 401 processos, e com audiência de instrução designada para 28/5/2018. * 6 Certificar pendências, para arquivamento, nos termos dos despachos de Id. 55f8275 e Id. 7cb1255. * 7 Apresentação de contrarrazões nos autos. * 8 Audiência de instrução designada para 21/6/2018, conforme ata de audiência de 12/3/2018. * 9 Na subpasta “Flávia - Expedir Mandado/CPE – Execução†, onde existem, ao todo, 9 (nove) processos. |
Fase de Liquidação:
Tarefa |
Quantidade |
Data |
Processo |
Aguardando Cumprimento de Providência - Liq |
1 |
12/03/2018 |
|
Aguardando cumprimento de acordo |
1 |
14/03/2018 |
|
Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos |
2 |
25/01/2018 |
|
Aguardando laudo pericial |
2 |
14/03/2018 |
|
Aguardando prazo recursal |
4 |
05/03/2018 |
|
Aguardando término dos prazos* 5 |
82 |
04/02/2018 |
|
(Subpasta) Márcia – Prazo Inferior a 30 Dias |
49 |
21/02/2018 |
|
(Subpasta) Márcia – Prazo Superior a 30 Dias |
1 |
20/02/2018 |
|
Analisar Decisão - Liq |
2 |
19/03/2018 |
|
Analisar Despacho - Liq |
1 |
19/03/2018 |
|
Análise de Liquidação* 9 |
177 |
12/12/2017 |
|
(Subpasta) Márcia - Prazo Inferior a 30 Dias |
41 |
26/02/2018 |
|
(Subpasta) Poli - Para Oficiar |
1 |
26/02/2018 |
|
(Subpasta) Thiago - Liquidação |
76 |
16/02/2018 |
|
(Subpasta) Thiago/Flávio - Informação |
2 |
28/02/2018 |
|
(Subpasta) Thiago/Flávio - Liberação de Valores |
12 |
04/02/2018 |
|
Minutar Despacho - Liq |
5 |
19/03/2018 |
|
Minutar expediente da secretaria |
7 |
01/03/2018 |
|
Preparar ato de comunicação |
29 |
06/03/2018 |
|
OBSERVAÇÕES: | |||
*¹ Acordo judicial com vencimento em 30/3/2018. * 2 Última parcela do acordo judicial prevista para 5/4/2018. * 3 Audiência designada para 28/6/2017, com certidão de 14/3/2018, relativa ao contato via e-mail com o expert (último ato praticado nos autos). * 4 Término do prazo em 19/3/2018, com manifestação nos autos desde 16/3/2018. * 5 Inexistem processos na subpasta “ Flávia - Praça Marcada †e “Márcia - Com Despacho Para Certificarâ€. * 6 Na subpasta “Thiago/Flávio - Liberação de Valoresâ€, com certidão nos autos datada de 1.º/3/2018. * 7 Término do prazo (30 dias) em 24/4/2018. * 8 Término do prazo (30 dias) em 11/4/2018. * 9 Inexistem processos na subpasta “ Márcia - Com Despacho Para Certificarâ€. * 10 Na subpasta “Márcia - Prazo Superior a 90 Dias†aguardando iniciativa das partes por 90 (noventa) dia, conforme despacho de Id. e8bb3b4. |
Fase de Execução:
Tarefa |
Quantidade |
Data |
Processo |
Aguardando apreciação pela instância superior |
15 |
09/04/2015 |
|
Aguardando cumprimento de acordo |
2 |
12/03/2018 |
|
Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos |
104 |
02/02/2016 |
|
Aguardando prazo recursal |
10 |
07/03/2018 |
|
Aguardando término dos prazos |
222 |
11/12/2017 |
|
(Subpasta) Flávia - Praça Marcada |
11 |
18/01/2018 |
|
(Subpasta) Márcia - Com Despacho Para Certificar |
2 |
13/03/2018 |
|
(Subpasta) Márcia - Prazo Inferior a 30 Dias |
91 |
30/01/2018 |
|
(Subpasta) Márcia - Prazo Superior a 30 Dias |
50 |
11/01/2018 |
|
Analisar Despacho - Exec |
2 |
19/03/2018 |
|
Analisar expediente da secretaria |
2 |
15/03/2018 |
|
Analisar sentença - Exec |
5 |
19/03/2018 |
|
Análise de Execução* 7 |
1.087 |
08/03/2016 |
|
(Subpasta) Flávia - Devolver CPE |
5 |
15/02/2018 |
|
(Subpasta) Flávia - Mandados em Geral/CPE |
7 |
19/02/2018 |
|
(Subpasta) Flávia - Marcar Praça |
3 |
10/03/2018 |
|
(Subpasta) Flávia - Prioridades (Sustar Praça/Urgências Etc.) |
5 |
25/02/2018 |
|
(Subpasta) Flávia - SERASA-JUD |
4 |
18/02/2018 |
|
(Subpasta) Márcia - Aguardar 01 Ano |
22 |
07/12/2017 |
|
(Subpasta) Márcia - Certificar Pendências |
66 |
28/11/2017 |
|
(Subpasta) Márcia - Despacho Para Certificar |
8 |
12/12/2017 |
|
(Subpasta) Márcia - Prazo Inferior a 30 Dias |
85 |
29/01/2018 |
|
(Subpasta) Márcia - Prazo Superior a 30 Dias |
113 |
07/11/2017 |
|
(Subpasta) Márcia - Prazo Superior a 90 Dias |
7 |
24/11/2017 |
|
(Subpasta) Poli - BACEN - 27-03 |
1 |
15/12/2017 |
|
(Subpasta) Poli - DETRAN/RENAJUD |
4 |
25/02/2018 |
|
(Subpasta) Poli - INFOJUD/DOI |
6 |
09/01/2018 |
|
(Subpasta) Poli - JUCEPE |
5 |
17/02/2018 |
|
(Subpasta) Poli - Para Oficiar |
20 |
09/01/2018 |
|
(Subpasta) Poli - Precatório |
1 |
17/02/2018 |
|
(Subpasta) Thiago/Flávio - Atualização |
37 |
07/12/2017 |
|
(Subpasta) Thiago/Flávio - Informação/Ajustes |
9 |
02/02/2018 |
|
(Subpasta) Thiago/Flávio - Liberação De Valores |
22 |
29/01/2018 |
|
(Subpasta) Thiago/Flávio - Prioridades (Parcelamento/Saldo/Perito) |
10 |
12/12/2017 |
|
Iniciar Execução |
8 |
02/03/2018 |
|
Minutar Decisão - Exec |
1 |
15/03/2018 |
|
Minutar Despacho - Exec |
82 |
19/02/2018 |
|
Minutar expediente da secretaria |
123 |
15/12/2017 |
|
(Subpasta) 10 - Fevereiro 2018 - Pessoa JurÃdica/Recolhimentos |
14 |
05/02/2018 |
|
(Subpasta) 11 - Março 2018 - Pessoa FÃsica |
22 |
01/03/2018 |
|
(Subpasta) 12 - Março - Alvarás Para PJ/ Só Recolhimentos |
5 |
13/03/2018 |
|
(Subpasta) 7 Janeiro 2018 - Pessoa FÃsica |
29 |
03/01/2018 |
|
(Subpasta) 8 Janeiro 2018 - Pessoa JurÃdica/Recolhimentos |
22 |
04/01/2018 |
|
(Subpasta) 9 - Fevereiro 2018 - Pessoa FÃsica |
17 |
05/02/2018 |
|
Minutar sentença - Exec |
11 |
15/03/2018 |
|
Prazos vencidos |
1 |
19/03/2018 |
|
Preparar ato de comunicação |
79 |
27/01/2018 |
|
(Subpasta) 6 - Hélio - Expedir Mandados de Intimação |
2 |
15/03/2018 |
|
Registrar pagamentos ou despesas processuais |
1 |
16/03/2018 |
|
OBSERVAÇÕES: | |||
*¹ Acordo judicial com vencimento previsto para 23/4/2018. *² 30.ª e última parcela do acordo judicial prevista para 28/6/2018. *³ Na subpasta “Marcia - Prazo Superior a 1( um ) Anoâ€, com execução suspensa por 1 (um) ano, nos termos do art. 40, § 1.º, da Lei 6.830/80. * 4 Despacho à hasta pública, com praça/leilões designados para 4/4/2018, 18/4/2018, 2/5/2018 e 16/5/2018. * 5 Término do prazo em 19/3/2018 (Id. dfdd64b). * 6 Término do prazo em 27/4/2018 (Id. 1bbbfd2). * 7 Inexistem processos na subpasta “Flávia - Praça Marcadaâ€. * 8 Na subpasta “ Márcia - Aguardar 02 Anosâ€, com execução suspensa por 2 (dois) anos (Id. 5b03938). * 9 Despacho à hasta pública (Id. 6f219d4). * 10 Execução suspensa por 1 (um) ano, nos termos do art. 40, § 1.º, da Lei 6830/80. * 11 Prazo de 15 (quinze) dias (Id. 4bf0284). * 12 Aguardando habilitação da execução nos autos do processo principal pelo juÃzo deprecante, para posterior devolução. * 13 Aguardando iniciativa do credor, nos termos do despacho de Id. ee11a69. * 14 Certidão nos autos datada de 26/2/2018, como último ato de secretaria praticado nos autos. * 15 Última parcela do acordo judicial comprovada pela reclamada, e pendente de seguimento, conforme despacho de Id. 4042a5d. * 16 Único processo constante da subpasta “Alvarás Com Urgência/De Imediato/FGTS e Seg Desempregoâ€. * 17 ENa subpasta “ 5 - Flávia - Expedir Mandado/CPE – Execução†, onde existem, ao todo, 31 (trinta e um) processos. |
7. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS FÃSICOS EM 26/3/2018:
NATUREZA |
QUANTIDADE |
DATA MAIS ANTIGA |
PROCESSO | |
Cargas |
Advogados |
02 |
15/2/2018 |
0053400-88.2005.5.06.0121 |
Perito |
01 |
26/2/2018 |
0000074-09.2011.5.06.0121 | |
Terceiros |
01 |
21/3/2018 |
0000933-88.2012.5.06.0121 | |
Petições a juntar aos autos |
-- |
-- |
-- | |
Processos conclusos para despacho |
31 |
15/3/2018 |
0142900-29.2009.5.06.0121 | |
Consultas convênios a realizar (BACEN/JUCEPE/INFOJUD/DETRAN) |
08 |
19/2/2018 |
0084100-23.2000.5.06.0121 | |
Praças a marcar |
01 |
12/3/2018 |
0049200-67.2007.5.06.0121 | |
Processos no setor de cálculos |
06 |
13/3/2018 |
0000777-37.2011.5.06.0121 | |
Processos para serem remetidos ao TRT |
-- |
-- |
-- |
*Em relação às certidões/diligências, a mais antiga data de 30/1/2018 (processo n.º 0000900-98.2012.5.06.0121).
*No tocante aos alvarás, o mais antigo data de 13/7/2017 (processo n.º 0099400-69.1993.5.06.0121).
* Quanto aos mandados, o mais antigo data de 6/2/2018 (processo n.º 0176000-43.2007.5.06.0121).
*No pertinente aos ofÃcios, o mais antigo data de 8/3/2018 (processo n.º 0142800-74.2009.5.06.0121).
*Em relação às praças, não existem pendências.
* No tocante às notificações, a mais antiga data de 9/3/2018 (processo n.º 0181500-27.2006.5.06.0121).
*Quanto aos processos digitalizados (CLE), houve a conversão de 195 (cento e noventa e cinco) feitos, sendo 68 (sessenta e oito) em 2015, 115 (cento e quinze) em 2016 e 12 (doze) em 2017.
Fonte: Informações colhidas na Secretaria da Vara do Trabalho e no SIAJ.
8. METAS FIXADAS PELO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA:
Em conformidade com os dados fornecidos pelo Núcleo de EstatÃstica e Pesquisa do Egrégio Regional, eis os resultados relativos à s Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ para o ano de 2017 :
Meta 1 CNJ - 2017 : – Julgar o equivalente a 90% da quantidade de processos de conhecimento recebidos no ano corrente.
Unidades Judiciárias |
Casos Novos |
Solucionados |
Resultado |
1.ª VT de Paulista |
1.602 |
1.828 |
126,79% |
Total da 6.ª Região |
102.935 |
114.087 |
123,15% |
Meta 2 CNJ - 2017 : – Identificar e julgar, até 31/12/2017, pelo menos 90% dos processos distribuÃdos até 31/12/2015 nos 1.º e 2.º graus.
Unidade Judiciária |
Não julgados até 2015 |
Julgados em 2017 |
Julgados em 2016 |
Resultado |
1.ª VT de Paulista |
628 |
19 |
679 |
94,44% |
Total da 6.ª Região |
85.375 |
18.719 |
58.957 |
101,50% |
Meta 3 CNJ - 2017 : – Aumentar o Ãndice de conciliação na fase de conhecimento, em relação à média do biênio 2013/2014, em 2 pontos percentuais, excluindo-se da base de cálculo os processos com desistência e arquivamento, e com fixação de cláusula de barreira de 54%.
Unidade Judiciária |
Média do biênio 2013-2014 |
Conciliações |
Solucionados |
Ãndice de conciliação |
Resultado |
1.ª VT de Paulista |
47,50% |
643 |
1.631 |
39,42% |
79,65% |
Total da 6.ª Região |
63,42% |
45.623 |
93.898 |
48,59% |
89,98% |
Meta 5 CNJ - 2017 : – Baixar 90% do total de casos novos de execução do ano corrente.
Unidade Judiciária |
Casos novos de execução |
Baixados |
Cálculo da Meta |
Resultado |
1.ª VT de Paulista |
669 |
576 |
86,10% |
95,67% |
Total da 6.ª Região |
45.331 |
47.391 |
104,54% |
116,16% |
Meta 6 CNJ - 2017 : – Identificar e julgar, até 31/12/2017, 98% das ações coletivas distribuÃdas até 31/12/2014 no 1.º grau.
Unidade Judiciária |
Não julgados até 2014 |
Julgados em 2015 |
Julgados em 2016 |
Julgados em 2017 |
Resultado |
1.ª VT de Paulista |
5 |
6 |
0 |
0 |
122,45% |
Total da 6.ª Região |
341 |
278 |
103 |
27 |
101,14% |
Meta 7 CNJ - 2017 : – Identificar e reduzir em 2% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior.
Unidade Judiciária |
Pendentes em 31/12/2016 |
Quantitativo de processos dos dez maiores litigantes distribuÃdos na instância no mês de referência |
Quantitativo de processos dos dez maiores litigantes julgados na ins- tância no mês de referência |
Pendentes em 31/12/2017 |
Resultado |
1.ª VT de Paulista |
64 |
57 |
84 |
37 |
169,51% |
Total da 6.ª Região |
8.963 |
9.321 |
10.606 |
7.678 |
114,54% |
No XI Encontro Nacional do Poder Judiciário, em BrasÃlia/DF, em 21/11/2017, restaram divulgadas as metas nacionais de 2018 da Justiça do Trabalho, quais sejam:
Meta 01 – Julgar mais processos que os distribuÃdos.
Descrição: Julgar pelo menos 92% dos processos de conhecimento do que os distribuÃdos no ano corrente.
Meta 02 – Julgar processos mais antigos.
Descrição: Identificar e julgar, até 31/12/2018, pelo menos 90% dos processos distribuÃdos até 31/12/2016, nos 1.º e 2.º graus.
Meta 03 – Aumentar os casos solucionados por conciliação.
Descrição: Aumentar o Ãndice de conciliação na fase de conhecimento, em relação ao percentual do biênio 2013/2014, em 2 pontos percentuais, no ano corrente.
Meta 05 – Impulsionar processos à execução.
Descrição: Baixar pelo menos 92% do total de casos novos de execução do ano corrente.
Meta 06 – Priorizar o julgamento das Ações Coletivas.
Descrição: Identificar e julgar, até 31/12/2018, 98% das ações coletivas distribuÃdas até 31/12/2015 no 1.º grau e até 31/12/2016 no 2.º grau.
Meta 07 – Priorizar o julgamento dos processos dos maiores litigantes e dos recursos repetitivos.
Descrição: Identificar e reduzir em 2% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior.
9. ITENS DE EXAME E REGISTRO OBRIGATÓRIO (Art. 26 da Consolidação dos Provimentos da CGJT, conforme versão atualizada em 10/1/2018):
Com base nos autos e sistemas analisados, verificou-se que o JuÃzo:
- registra, no sistema informatizado, os atos processuais relevantes;
- emite, de forma explÃcita e circunstanciada, pronunciamento acerca da admissibilidade dos recursos, como observado n os processos n.ºs 0000192-72.2017.5.06.0121 e 0000525-24.2017.5.06.0121;
- ordena, de ofÃcio , a imediata liberação do depósito recursal, nos casos em que, após a liquidação, seja apurado crédito de valor inequivocamente superior ao depositado, como verificado nos processos n.ºs 0000658-71.2014.5.06.0121 e 0000036-89.2014.5.06.0121 ;
- exaure as iniciativas do JuÃzo para tornar exitosa a execução, porém não expede, atualmente, Certidão de Arquivamento Provisório e Certidão de Crédito Trabalhista, vez que, segundo informado pelo Diretor de Secretaria, não se adota o arquivamento provisório, determinando-se, em despacho fundamentado, que se aguarde, pelo prazo de 2 (dois) anos, a inciativa da parte, e, após o decurso desse lapso temporal, aplica-se a prescrição intercorrente da execução trabalhista, com posterior arquivamento definitivo dos autos;
- faz uso regular das ferramentas eletrônicas: Bacenjud, Detran, Renajud, Jucepe, Infojud e Serpro, consoante observado nos processos n.ºs 0000747-89.2017.5.06.0121, 0001704-27.2016.5.06.0121, 0000558-14.2017.5.06.0121, 0000128-09.2010.5.06.0121, 0000643-73.2012.5.06.0121, 0001387-63.2015.5.06.0121, 0000035-36.2016.5.06.0121, 0000463-18.2016.5.06.0121 e 0000647-08.2015.5.06.0121. De acordo com o Relatório sobre Ordens Judiciais, foram realizados, no perÃodo de fevereiro de 2017 a fevereiro de 2018, 764 (setecentos e sessenta e quatro) bloqueios, 436 (quatrocentos e trinta e seis) desbloqueios e 311 (trezentos e onze) transferências. No mês de fevereiro de 2018, constavam 192 (cento e noventa e dois) bloqueios pendentes de providência;
- em relação à desconsideração da personalidade jurÃdica da empresa executada, instaura-se o incidente nos moldes do previsto nos artigos 133 e seguintes do NCPC, com citação prévia dos sócios, conforme observado nos processos n.ºs 0000637-27.2016.5.06.0121 e 0001915-63.2016.5.06.0121;
- inclui, na pauta para tentativa de conciliação, processos na fase de execução, numa média de seis a oito por semana, bem como na Semana Nacional de Conciliação;
Quanto aos demais aspectos (assiduidade dos magistrados, pauta de audiências e principais prazos) encontram-se registrados nos itens 4 e 5.
10. OBSERVAÇÕES/PENDÊNCIAS REFERENTES À SECRETARIA:
- Na análise, por amostragem, nas carteiras que integram a Secretaria da Vara, em relação aos processos fÃsicos, sintetizada no quadro do item 7, verificou-se satisfatória organização e cumprimento das normas procedimentais a serem seguidas pelas unidades judiciárias de primeira instância, cabendo, entretanto, maior controle em relação ao prazo para expedição de alvarás, em face da constatação de pendência, no p rocesso n.º 0099400-69.1993.5.06.0121, desde 13/7/2017. Quanto aos processos digitais, conforme quadros do item 6 elaborados em 19/3/2018, constatou-se controle adequado dos atos processuais, e inocorrência de conclusões inespecÃficas. Na inspeção realizada pelo juÃzo de primeiro grau, em 1.761 (um mil, setecentos e sessenta e um) processos, no perÃodo de 8 a 12 de janeiro de 2018 (Resolução Administrativa TRT n.º 14/2017), registraram-se dentre outros dados: a) 110 (cento e dez) processos eletrônicos aguardando o término dos prazos na fase de conhecimento, com pendência mais antiga de 7/11/2017; b) nenhum processo eletrônico aguardando conclusão nas fases de conhecimento, liquidação ou execução; c) 405 (quatrocentos e cinco) processos eletrônicos em análise de conhecimento, com pendência mais antiga de 2/11/2017; d) 107 (cento e sete) processos eletrônicos em análise de liquidação, com pendência mais antiga de 3/11/2017; e) 166 (cento e sessenta e seis) processos eletrônicos aguardando término dos prazos na fase de execução, com pendência mais antiga de 4/11/2017; f) 852 (oitocentos e cinquenta e dois) processos eletrônicos em análise de execução, com pendência mais antiga de 2/10/2017; g) 441 (quatrocentos e quarenta e um) processos fÃsicos na fase de execução; h) 16 (dezesseis) processos fÃsicos no setor de cálculos; i) nenhum processo fÃsico fora de pauta ou convertido em diligência; j) 255 (duzentos e cinquenta e cinco) processos fÃsicos sem tramitação há mais de 60 dias; k) ausência de processos fÃsicos com carga vencida, de petições a juntar aos autos, ou de cartas precatórias pendentes de remessa; l) cumprimento das recomendações da Corregedoria Regional, inclusive quanto ao lançamento do recolhimento das custas e demais tributos. Esclareceu-se que a maioria dos processos fÃsicos dizem respeito a execuções inexitosas, pendentes de iniciativa do credor para prosseguimento, aguardando o decurso do prazo prescricional, não sendo viável a sua conversão para o meio eletrônico; m) remessa de quase 3 (três) mil processos ao arquivo geral, desafogando e organizando o arquivo interno da Secretaria; n) realização de pautas extras, em dois turnos, para reduzir o prazo das audiências, satisfatório em relação ao acréscimo de ações nos últimos três anos; n) realização de ajustes de procedimento para agilizar as tarefas relacionadas ao setor de acordo e pagamento; o) 3 (três) mandados vencidos, para cumprimento pelo oficial de justiça, com cobrança já efetivada. O Juiz Titular proferiu, em suma, as seguintes determinações: maior atenção na movimentação dos processos eletrônicos, principalmente em relação aos feitos em pauta ou pendentes de julgamento de mérito, e aqueles de cumprimento imediato ou com urgência; correto registro dos atos processuais com repercussão no e-gestão; verificação do advogado habilitado, para agilizar as intimações; evitar reiteração de expedientes; e orientações sobre o atendimento aos jurisdicionados. Enfatizou, ainda, que, em geral, os atos processuais estão sendo praticados de modo satisfatório, principalmente se considerado o acréscimo do quantitativo de ações nos últimos três anos, com pauta de audiências bastante equilibrada. Elogia toda a equipe pela dedicação e esforço, e agradece a colaboração do Juiz Auxiliar pela contribuição na solução dos processos, especialmente os relativos à s execuções reunidas e os que envolvem empresas em recuperação judicial ou falência;
- Existem 66 (sessenta e seis) CTPS’s sob custódia da Secretaria da Vara, e, deste total, 3 (três) dizem respeito a processos arquivados (0001556-84.2014.5.06.0121, 0000334-76.2017.5.06.0121 e 0000762-29.2015.5.06.0121). Indagada acerca das medidas adotadas para a entrega do documento, a Secretaria esclareceu que procede à notificação postal à parte, e, caso não haja sucesso, renova-se a intimação por meio de oficial de justiça;
- Os Assistentes de Juiz elaboram minutas de despachos, de sentenças e de decisões de incidentes processuais, como embargos declaratórios, embargos à execução, embargos de terceiros, exceção de pré-executividade e antecipação de tutela;
- O JuÃzo prolata sentenças lÃquidas apenas eventualmente, notadamente quanto aos feitos submetidos ao rito sumarÃssimo, contudo, após o trânsito em julgado das ilÃquidas, determina-se a liquidação diretamente pela Contadoria da Vara, dispensando-se a notificação das partes para apresentar e/ou contestar cálculos de liquidação, visando, desse modo, imprimir maior celeridade processual;
- De acordo com o relatório fornecido, em 15/3/2018, pela Seção de Gestão Negocial dos Sistemas do PJE e do e-Gestão, vinculada à Secretaria da Presidência deste Tribunal, com prazo para cumprimento até 5/4/2018, impõe-se a regularização da estatÃstica da unidade, em relação ao registro de julgamento dos embargos de declaração nos seguintes processos: 0000129-86.2013.5.06.0121, 0000179-15.2013.5.06.0121, 0000198-21.2013.5.06.0121, 0000277-97.2013.5.06.0121, 0010043-14.2012.5.06.0121, 0000485-81.2013.5.06.0121, 0000515-19.2013.5.06.0121, 0000644-24.2013.5.06.0121, 0010043-14.2012.5.06.0121, 0000683-21.2013.5.06.0121, 0000655-53.2013.5.06.0121, 0000654-68.2013.5.06.0121, 0000663-30.2013.5.06.0121, 0000369-75.2013.5.06.0121, 0000791-50.2013.5.06.0121, 0000904-04.2013.5.06.0121, 0000911-93.2013.5.06.0121, 0000912-78.2013.5.06.0121, 0000840-91.2013.5.06.0121, 0000789-80.2013.5.06.0121, 0000060-54.2013.5.06.0121, 0000843-46.2013.5.06.0121, 0000371-45.2013.5.06.0121, 0001129-24.2013.5.06.0121, 0000390-51.2013.5.06.0121, 0001360-51.2013.5.06.0121, 0001246-15.2013.5.06.0121, 0000914-48.2013.5.06.0121, 0000914-48.2013.5.06.0121, 0001258-29.2013.5.06.0121, 0001497-33.2013.5.06.0121, 0001534-60.2013.5.06.0121, 0001920-90.2013.5.06.0121, 0001520-76.2013.5.06.0121, 0001469-65.2013.5.06.0121, 0001469-65.2013.5.06.0121, 0001567-50.2013.5.06.0121, 0000644-24.2013.5.06.0121, 0000296-69.2014.5.06.0121, 0002117-45.2013.5.06.0121, 0002117-45.2013.5.06.0121, 0000479-40.2014.5.06.0121, 0000869-10.2014.5.06.0121, 0001035-42.2014.5.06.0121, 0000574-36.2015.5.06.0121, 0000287-73.2015.5.06.0121, 0000706-93.2015.5.06.0121, 0001757-42.2015.5.06.0121, 0000183-47.2016.5.06.0121, 0000721-28.2016.5.06.0121, 0038700-83.2000.5.06.0121, 0001119-72.2016.5.06.0121, 0001120-57.2016.5.06.0121, 0000677-09.2016.5.06.0121, 0000738-30.2017.5.06.0121 e 0000928-90.2017.5.06.0121;
- O Diretor de Secretaria esclareceu que a unidade não conta mais com processos fÃsicos em execução pendente de RPV, daà porque inexistem anotações a serem realizadas no módulo pertinente;
- No tocante ao lapso temporal anteriormente correicionado, observou-se: a) redução do quantitativo de novas ações em 305 (trezentos e cinco); b) aumento do prazo médio para julgamento em 1 (um) dia; c) aumento da produtividade da Vara, vez que prolatadas a mais 290 (duzentas e noventa) sentenças, e 253 (duzentas e cinquenta e três) decisões de incidentes processuais, sendo, entretanto, homologadas a menos 43 (quarenta e três) conciliações; d) redução do prazo médio (em dias corridos), no tocante ao perÃodo de janeiro a dezembro de 2017, para realização da audiência de instrução, no sumarÃssimo, em 21 (vinte e um) dias, e da decisão, no sumarÃssimo, em 12 (doze) dias, entretanto, houve aumento da audiência inicial, no sumarÃssimo, em 5 (cinco) dias, e no ordinário em 9 (nove) dias, da audiência de instrução, no ordinário, em 35 (trinta e cinco) dias, e da decisão, no ordinário, em 40 (quarenta) dias; e) aumento do tempo médio de espera do jurisdicionado (em dias corridos) para realização, em março de 2018, da audiência inicial, no rito sumarÃssimo, em 7 (sete) dias, porém houve redução da audiência inicial, no ordinário, em 29 (vinte e nove) dias, e da instrução em 61 (sessenta e um) dias; f) aumento do prazo médio (em dias corridos) na fase de conhecimento em 28 (vinte e oito) dias, e na execução em 694 (seiscentos e noventa e quatro) dias, e redução, na liquidação, em 122 (cento e vinte e dois) dias; g) redução da quantidade de processos na fase de conhecimento em 211 (duzentos e onze), e na liquidação, em 26 (vinte e seis), porém houve aumento na execução em 83 (oitenta e três); e h) redução do saldo remanescente em 319 (trezentos e dezenove) processos;
- O Ãndice Nacional de Gestão de Desempenho da Justiça do Trabalho – IGEST, recentemente instituÃdo pela Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho, a partir do Mapeamento Global de Desempenho dos Tribunais Regionais do Trabalho da 3.ª e da 15.ª Regiões e dos estudos realizados pela Coordenadoria de EstatÃstica e Pesquisa do TST, tem como objetivo contribuir para o aprimoramento da gestão das varas do trabalho do paÃs. Dispõe de mesoindicadores (acervo, celeridade, produtividade e taxa de congestionamento) que são compostos por 13 indicadores construÃdos com base em 17 variáveis, utilizando dados oficiais do Sistema e-Gestão dos doze últimos meses anteriores à sua extração, referentes à s varas do trabalho instaladas no paÃs que estiveram em funcionamento durante todo o perÃodo de apuração. Os indicadores estão padronizados em um intervalo que varia entre 0 e 1. Quanto mais próximo de 0, mais satisfatório é o desempenho da Vara; quanto mais próximo de 1, ma i s insatisfatório é o seu desempenho. O agrupamento das varas do trabalho é realizado conforme a faixa de movimentação processual definida na Resolução CSJT n.º 63/2010, e tais informações se encontram disponÃveis no e-Gestão. No âmbito deste Regional, a unidade jurisdicional alcançou a 29.ª classificação geral, sendo a 16.ª em relação ao acervo; 23.ª quanto à celeridade, 27.ª no tocante à produtividade; 40.ª no pertinente à taxa de congestionamento; e 37.ª em relação à força de trabalho; e
- Atingimento das Metas 1, 2, 5, 6 e 7 estabelecidas pelo CNJ para o ano de 2017, o que revela melhora significativa em relação aos resultados obtidos em 2016 (Metas 2, 3 e 6).
11. PEDIDOS DE PROVIDÊNCIAS E RECLAMAÇÕES CORREICIONAIS :
No tocante ao perÃodo de 1.º de janeiro de 2017 até a presente data, não houve a formalização, em face desta unidade judiciária, de pedido de providência ou reclamação correicional.
12. RECOMENDAÇÕES:
- Prolatarem os magistrados Edson LuÃs Bryk e Evellyne Ferraz Correia , prioritariamente e no menor espaço de tempo possÃvel, as sentenças com prazo vencido, conforme relações especificadas no item 3.3, devendo, sempre, atentarem ao prescrito no ATO n.º 1/CGJT, de 10 de fevereiro de 2017, haja vista o controle exercido por esta Corregedoria Regional a evitar que decisões não ultrapassem a tolerância admitida pela citada norma. Considerando que os juÃzes não se encontravam presentes durante os trabalhos correicionais, deve a Secretaria da Corregedoria expedir ofÃcio à s mesmas para a devida ciência;
- Continuar a empreender esforços com o objetivo de reduzir os prazos médios de audiências no rito sumarÃssimo, estabelecendo como meta o prazo máximo de 15 (quinze) dias, conforme determina o inciso III do art. 852-B da CLT. Nos processos de rito ordinário, observar “o prazo médio de duração do processo – fase de conhecimento – de até 200 (duzentos) dias, atentando-se ao limite legal para publicação de sentença†– Resolução Administrativa TRT n.º 03/2015, artigo 14, § 2.º (Provimento TRT-CRT n.º 03/2010);
- Prolatar sentenças de forma lÃquida, em especial nos processos que seguem o rito sumarÃssimo;
- Fomentar a inclusão de processos de execução na pauta de audiências para tentativa de conciliação, consoante disposto no art. 76, II, da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho: “ II - promover a realização semanal de audiências de conciliação em processos na fase de execução, independentemente de requerimento das partes, selecionando-se aqueles com maior possibilidade de êxito na composição â€;
- Observar regular e integralmente as normas procedimentais prescritas pela Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho para a fase de execução - vide artigos 76, 77, 87, 88 e 89, da Consolidação de Provimentos 2016 da CGJT.
- Permanecer enfatizando, entre os usuários (servidores e magistrados) da Vara, a importância da correta inserção de dados no PJE, pois eles são extraÃdos, através das remessas, transformados e gravados, e essas informações alimentam o e-Gestão, gerando os relatórios gerenciais, a estatÃstica oficial da Justiça do Trabalho, e fornecendo dados considerados no Ãndice Nacional de Gestão de Desempenho da Justiça do Trabalho – IGEST; e
- Continuar a proceder à “conclusão ao magistradoâ€, especificando o magistrado e o tipo (sentenças, decisões ou despachos), sem necessidade de despacho para tal finalidade, inclusive em relação aos incidentes processuais, em face da importância desse procedimento para a estatÃstica da Vara e do Regional, sob pena de responsabilização administrativa do encarregado por tal atividade, caso não haja justificativa para a ausência de conclusão ou de sua especificidade.
13. BOAS PRÃTICAS RELATADAS PELO JUÃZO:
Considerando que as boas práticas relacionadas na ata de correição de 2017 continuam sendo desempenhadas, o Diretor de Secretaria procedeu à sua renovação:
- Utilização de despachos sequenciados, para agilizar a tramitação processual;
- Realização de pautas de audiências duplas (manhã e tarde), a fim de reduzir os prazos médios para a sua ocorrência;
- Comunicação prévia aos advogados, por telefone, sobre o adiamento de audiências por fatos imprevistos, como licença médica;
- Entrega pessoal, pelo oficial de justiça, da CTPS, no cumprimento de mandados de intimação, quando localizado o trabalhador;
- Elaboração, por vários servidores da Secretaria, de minutas de despachos, e execução de atos ordinatórios (Portaria n.º 01/2012);
- Disponibilização de sala para realização de perÃcias, visando acelerar o procedimento e a entrega do laudo pericial;
- Liquidação dos feitos diretamente pela Contadoria da Vara, dispensando-se a notificação das partes para apresentar e/ou contestar cálculos de liquidação, visando, desse modo, a uma maior celeridade processual;
- Pagamento dos valores constantes de acordos, preferencialmente, por depósito em conta bancária, evitando-se a emissão de alvarás para recebimento;
- Habilitação de pelo menos três servidores para consulta aos convênios Bacenjud, Renajud, Infojud, Serpro, Jucepe, Siel, e nos depósitos judiciais e recursais;
- Consulta “on lineâ€, sobre o andamento de cartas precatórias, tanto no PJe (consulta processos de terceiros) quanto nos processos fÃsicos, em sua grande maioria, sem pedido de informação ao juÃzo deprecado; e
- Comunicações com os peritos por e-mail ou telefone, para informações e acompanhamento de processos.
14. SOLICITAÇÕES DO JUÃZO:
- Treinamento para servidores nos sistemas e-Gestão e PJe, especialmente no tocante à s ações que repercutem nos dados estatÃsticos desta unidade;
- Instalação de grande no primeiro andar no rol de acesso a 2.ª Vara de Paulista, por questão de segurança; e
- Proporcionar a ampliação do estacionamento da unidade, por meio de gestões junto à prefeitura do MunicÃpio de Paulista, para aquisição de um terreno próximo, considerando que a área atualmente existente não supre a necessidade dos jurisdicionados.
Encerrados os trabalhos, a ExcelentÃssima Corregedora Regional, Desembargadora Dione Nunes Furtado da Silva, agradeceu a fraternal acolhida e a colaboração prestada pelo ExcelentÃssimo Juiz Titular e pelos servidores da Vara, determinando que, lavrada e assinada, fosse disponibilizada esta ata na página da Corregedoria, no sÃtio deste Regional ( www.trt6.jus.br ), além de publicada, em sua Ãntegra, no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho – DEJT, entregando cópia à Unidade Judiciária sob correição (neste ato), Presidência do Egrégio Regional, Escola Judicial, e Secretaria Administrativa, para conhecimento e providências pertinentes. Firmam a presente ata a ExcelentÃssima Desembargadora Corregedora Regional e a Secretária da Corregedoria Regional.
DIONE NUNES FURTADO DA SILVA
Desembargadora Corregedora Regional
NOÊMIA MARIA GOMES DE OLIVEIRA
Secretária da Corregedoria Regional
Ata Correição 11/2018 de 26/3/2018.