ATA DA CORREIÇÃO ORDINÃRIA REALIZADA NA 1.ª VARA DO TRABALHO DE RIBEIRÃO, EM 13 DE MARÇO DE 2018.

Aos 13 (treze) dias do mês de março de 2018, às 9 (nove) horas , compareceu à sede da 1.ª Vara do Trabalho de Ribeirão/PE , situada na Rodovia BR-101 Sul, Km 82, SESI, Ribeirão/PE, a Exma. Desembargadora Corregedora Regional do TRT da 6.ª Região, Dra. Dione Nunes Furtado da Silva , acompanhada pelos servidores Noêmia Maria Gomes de Oliveira (Secretária da Corregedoria), Vânia Rodrigues de Santana Cunha (Assessora de Gabinete), Rosanna de Freitas Monteiro (Assistente de Gabinete), Henrique Bezerra Valença (Assistente Secretário) e Lívia Galvão Tenório Ribeiro (Assistente de Gabinete), para realizar a Correição Ordinária veiculada no Edital n.º 01/2018, divulgado no Diário Eletrônico do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região, em 11 de janeiro de 2018. Referido edital se encontrava devidamente afixado no átrio da Secretaria, possibilitando sua visualização pelo público local.

Presentes a Excelentíssima Juíza Titular, Dra. Renata Lapenda Rodrigues de Melo, o Diretor de Secretaria, Bel. Hélio Lúcio Virgínio Donato, e os demais servidores ali lotados: Anderson Vagner Ferreira Nascimento, André Marcos Feller Silva, Marcelo Maciel Alves, Adalberon Furtado Bezerra, Manoel Francisco do Nascimento Júnior, João Frazão de Oliveira Neto, Roosivelt Ferreira dos Santos, Cícera Maria Silva dos Santos, Márcia Regina Borges da Silva, e Luciana Fraga Castro de Albuquerque, além da estagiária de Direto Karla Taysla da Silva Oliveira.

Com base nos dados extraídos do SIAJ, PJe, e-Gestão e Sistema de Pessoal; nas informações consolidadas pela Seção de Estatística; no exame dos procedimentos adotados na Secretaria da Vara e dos processos em tramitação, e, ainda, dos dados colhidos na inspeção judicial realizada em janeiro de 2018, a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional determinou o registro das informações e recomendações que seguem:

1. MAGISTRADA:

JUÃZA TITULAR

PERÃODO DE ATUAÇÃO

Renata Lapenda Rodrigues de Melo

Desde 26/3/2012

2. QUADRO ATUAL DE SERVIDORES LOTADOS NA VARA:

NOME

CARGO

FUNÇÃO

Hélio Lúcio Virgínio Donato

Analista Judiciário

Diretor de Secretaria

Anderson Vagner Ferreira Nascimento

Analista Judiciário

Assistente de Juiz

André Marcos Feller Silva

Técnico Judiciário

Assistente de Diretor

Marcelo Maciel Alve8s

Analista Judiciário

Assistente de Juiz

Adalberon Furtado Bezerra

Técnico Judiciário

Calculista

Manoel Francisco do Nascimento Júnior

Requisitado

Calculista

João Frazão de Oliveira Neto

Requisitado

Secretário de audiência

Roosivelt Ferreira dos Santos

Requisitado

Secretário de audiência

Cícera Maria Silva dos Santos

Requisitada

Assistente

Márcia Regina Borges da Silva

Requisitada

Assistente

Luciana Fraga Castro de Albuquerque

Analista Judiciária

Oficiala de Justiça

3. Produtividade dos Juízes na Unidade:

3.1. Quantidade de Audiências, Sentenças, Conciliações e Incidentes por Juiz (a):

Atuação dos Magistrados na

1.ª VT de Ribeirão

Audiências*

Sentenças de mérito

Conciliações

Incidentes processuais

Renata Lapenda Rodrigues de Melo

1.263

161

354

108

Eduardo Henrique Brennand Dornelas Câmara

2

-

1

-

Evellyne Ferraz Correia

97

13

23

13

José Augusto Segundo Neto

179

68

37

9

Total

1.541

242

415

130

*Exceto audiências de julgamento.

Fontes: Relatórios extraídos do e-Gestão (Audiências realizadas, Solucionados por magistrado, e Incidentes processuais julgados por magistrado).

Período analisado: 1.º/2/2017 a 31/1/2018.

3.2. Prazo médio (em dias corridos) para julgamento de mérito na unidade, da conclusão até a prolação da sentença (apenas PJe):

Atuação dos Magistrados na 1.ª VT de Ribeirão

Prazo* médio para julgamento de sentenças de mérito

Renata Lapenda Rodrigues de Melo

35

Evellyne Ferraz Correia

63

José Augusto Segundo Neto

143

Prazo médio para julgar na unidade

67

*Apuração leva em conta somente processos eletrônicos e não deduz os períodos de afastamento dos magistrados, tais como férias, licenças, cursos e outros, em face da falta de integração entre os sistemas de pessoal e judicial.

Fontes: Relatório extraído do e-Gestão (Prazos Médios, em dias, da conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado - PJe).

Período analisado: 1.º/02/2017 a 31/01/2018.

3.3. Sentenças de mérito (conhecimento) pendentes de julgamento:

Magistrados com sentenças pendentes na

1.ª VT de Ribeirão

No prazo

Prazo vencido

Total

Renata Lapenda Rodrigues de Melo

16

-

16

José Augusto Segundo Neto

15

-

15

Total de sentenças pendentes na Vara

31

-

31

Fontes: Dados extraídos de “Relatório de decisões em aberto/proferidas†e PJe, em 13/3/2018, às 9h15min.

3.4. Incidentes processuais pendentes de julgamento:

Magistrados com Incidentes Processuais pendentes na 1.ª VT de Ribeirão

No prazo

Prazo vencido

Total

Renata Lapenda Rodrigues de Melo

7

-

7

Total de incidentes pendentes na Vara

7

-

7

Fontes: Dados coletados na Secretaria da Vara e no PJe, em 13/3/2018, às 10h.

3.5. Produtividade da Vara:

Unidade Judiciária

Quantidades

Prazo médio para julgamento (PJe)

Sentenças de mérito

Incidentes processuais

Conciliações

1.ª VT de Ribeirão

242

130

415

67

Fontes: Relatórios extraídos do e-Gestão: Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado; e Prazos Médios (em dias) da Conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe).

Período analisado: 1.º/2/2017 a 31/1/2018.

3.6. Percentuais de produtividade da Juíza Titular relativos ao período de fevereiro de 2017 a janeiro de 2018:

- Juíza Renata Lapenda Rodrigues de Melo*

Mês

FEV./17

MAR./17

ABRIL/17

MAIO/17

JUN./17

JUL./17

AGOS./17

Sentenças

850,00%

111,43%

176,47%

159,38%

152,38%

221,43%

122,22%

Conciliados

50,00%

168,57%

194,12%

287,50%

214,29%

200,00%

55,56%

Mês

SET./17

OUT./17

NOV./17

DEZ./17

JAN./18

Sentenças

100,00%

175,00%

285,71%

228,57%

45,45%

Conciliados

116,67%

133,33%

300,00%

185,71%

---

* A Juíza Titular usufruiu férias de 24/1/2017 a 22/2/2017, 14/8/2017 a 12/9/2017 e 23/1/2018 a 21/2/2018, e afastou-se, para participar de curso, nos períodos de 13 a 15/9/2017 e de 15 a 19/1/2018.

4. AUDIÊNCIAS (REALIZADAS E DESIGNADAS):

4.1. Prazos médios, em dias, até a realização das audiências (a partir do ajuizamento):

Unidade Judiciária

Inicial

Instrução

Decisão

Sumaríssimo

Ordinário

Sumaríssimo

Ordinário

Sumaríssimo

Ordinário

1.ª VT de Ribeirão

29

24

43

102

46

123

Fonte: Dados extraídos do e-Gestão (Prazos médios – fase de conhecimento).

Período analisado: 1.º/2/2017 a 31/1/2018.

4.2. Tempo de espera do jurisdicionado (em dias corridos) para realização de audiências, a contar de 28/2/2018:

Unidade Judiciária

Inicial

Instrução

Sumaríssimo

Ordinário

2017

2018

2017

2018

2017

2018

1.ª VT de Ribeirão

18

27

23

57

31

27

Fontes: Informações extraídas do PJe e da Ata de Correição realizada em 2017.

4.3. Assiduidade da magistrada:

Segundo informações prestadas pelo Diretor de Secretaria, a Juíza Renata Lapenda Rodrigues de Melo preside três sessões de audiência por semana, comparecendo à unidade nesses dias (terças, quartas e quintas-feiras), e ainda em outros, caso necessário. Registre-se que a Juíza Titular desfruta de autorização deste Egrégio Tribunal Regional para residir fora da jurisdição, em conformidade com a Resolução Administrativa TRT n.º 007/2008. A matéria é igualmente tratada pelos artigos 17 a 19 da Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho - 2016. E, por ocasião de correição ordinária realizada neste Regional, recomendou-se à Corregedoria local: “ Conceder prazo de 30 dias para que os juízes que residem fora da jurisdição profiram as sentenças nos processos pendentes de julgamento que estão fora do prazo legal, sob pena de terem revogadas as autorizações. †Contudo a Juíza Titular desta unidade n ão possui processo, para prolação de sentença, com prazo vencido, conforme quadros 3.3 e 3.4, o que dispensa qualquer providência nesse aspecto.

4.4. Quantidade de processos em pauta de audiências por semana (média):

Unidade Judiciária

Dias de audiências por semana

Total de audiências

Sumaríssimos

Iniciais

Instruções

Razões Finais

1.ª VT de Ribeirão

3 dias (terças às quintas-feiras)

3 a 4

6 a 8

4 a 6

2 a 4

Fontes: Informações extraídas do PJe, em 28/2/2018, relativas aos seguintes períodos: 2/10/2017 a 6/10/2017; 20/11/2017 a 24/11/2017; 29/1/2018 a 2/2/2018; e 12/3/2018 a 16/3/2018; e informações prestadas pelo Diretor de Secretaria da Vara.

5. MOVIMENTAÇÃO PROCESSUAL:

5.1. Quantidade de ações trabalhistas ajuizadas na unidade - Físicos e PJe:

Unidade Judiciária

2016

2017

2018

(até 27/2/2018)

1.ª VT de Ribeirão

891

649

72

Fontes: Consolidação da Estatística, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Casos Novos por Distribuição e Redistribuídos), e PJe.

5.2. Processos remanescentes (congestionamento):

Unidade Judiciária

SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2017

SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2018

Pendentes de julgamento*

Processos demais fases

Total

Pendentes de julgamento*

Processos demais fases

Total

1.ª VT de Ribeirão

55

2.988

3.043

14

2.853

2.867

*Pendentes de julgamento: Processos com instrução encerrada, aguardando prolação de sentença.

Fontes: Consolidação da Estatística, Relatórios Gerenciais, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Processos Pendentes de Solução) e PJe.

5.3. Quantidade de processos em tramitação:

Unidade Judiciária

Processos em tramitação em 2/3/2018

Físicos

PJe

1.ª VT de Ribeirão

909

1.671

Fonte: Relatório Gerencial (Processos em tramitação na Vara) e PJe-JT.

5.4. Quantidade de processos nas principais fases processuais ( pendentes de solução ):

Unidade Judiciária

Conhecimento

(até a prolação da sentença)

Liquidação

Execução

1.ª VT de Ribeirão

144

123

1.308

Fonte : e-Gestão.

Período analisado: 1.º/1/2018 a 31/1/2018.

5.5. Prazos médios (em dias corridos) nas principais fases processuais:

Unidade Judiciária

Conhecimento

(até a prolação da sentença)

Liquidação

Execução*

1.ª VT de Ribeirão

97

139

1.542

*Esclareceu o Diretor de Secretaria que boa parte dos processos na fase de execução se refere a usinas de cana-de-açúcar do grupo econômico das empresas da CACHOOL, cujas execuções estão suspensas, em virtude da centralização das execuções junto ao Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas – CEJUSC- JT/1.º grau, conforme determinado na Sessão Plenária de 29/8/2017, situação que posterga o encerramento das execuções na Vara.

Fonte: e-Gestão.

Período analisado: 1.º/2/2017 a 31/1/2018.

6. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS ELETRÔNICOS EM 5/3/2018 :

Agrupadores:

Tarefa

Quantidade

Processos com pagamentos

76

Processos com pedido de sigilo nos documentos não apreciado

04

Processos com Habilitações nos Autos Não Lidas

07

Processos com pedido liminar ou de antecipação de tutela não apreciado

01

Processos com petições não apreciadas

21

Mandados devolvidos pelo Oficial de Justiça

41

Fase de Conhecimento:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

Aguardando apreciação pela instância superior

79

08/06/2016

0000766-34.2015.5.06.0261

Aguardando audiência

53

08/01/2018

0000720-74.2017.5.06.0261 * 1

Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos

273

29/04/2016

0000315-72.2016.5.06.0261 * 2

Aguardando esclarecimentos periciais

02

27/02/2018

0000403-76.2017.5.06.0261

Aguardando laudo pericial

09

05/02/2018

0000667-93.2017.5.06.0261

Aguardando término dos prazos

24

08/01/2018

0000852-68.2016.5.06.0261 * 3

Analisar Despacho

06

02/03/2018

000715-86.2016.5.06.0261

Analisar sentença

11

21/02/2018

0000780-47.2017.5.06.0261

Cancelar expediente

01

28/02/2018

0000683-81.2016.5.06.0261

Concluso ao magistrado* 4

22

15/02/2018

0000192-40.2017.5.06.0261

Controle de pericia

01

27/02/2018

0000818-59.2017.5.06.0261

Cumprimento de providências* 5

03

09/01/2018

0000126-94.2016.5.06.0261 * 6

Intimações automáticas com pendências - Con

04

23/02/2018

0000056-09.2018.5.06.0261

Minutar Despacho

03

08/02/2018

0000017-19.2018.5.06.0291

Minutar sentença

41

12/01/2018

0000308-80.2016.5.06.0261

Preparar ato de comunicação* 7

15

20/02/2018

0001038-28.2015.5.06.0261 * 8

Preparar comunicação* 9

02

26/02/2018

0000810-82.2017.5.06.0261 * 10

Publicar DJE – AC

04

02/03/2018

0000073-45.2018.5.06.0261

Recebimento de instância superior

03

19/02/2018

0000550-39.2016.5.06.0261

Registrar parcelas - Acordo

02

19/02/2018

0000179-41.2017.5.06.0261

* 1 Na subpasta: “ INSTRUÇÃO â€.

* 2 Última parcela do acordo judicial prevista para 16/3/2018.

* 3 Prazo vence em 12/3/2018.

* 4 Processos sem conclusão nominal ao magistrado.

* 5 Inexistem processos nas subpastas: “AG. DEVOLUÇÃO DE ALVARÃâ€, “AG. DEVOLUÇÃO DE MANDADO†e “EXPEDIR OFÃCIOâ€.

* 6 Na subpasta: “ ATUALIZAÇÃO/DEDUÇÃO/RATEIO â€.

* 7 Inexistem processos nas subpastas: “ EXPEDIR MANDADO†e “EXPEDIR OFÃCIOâ€.

* 8 Na subpasta: “ EXPEDIR ALVARà â€.

* 9 Inexiste processo na subpasta: “EXPEDIR MANDADO inspecionadoâ€.

* 10 Na subpasta: “ AUDIÊNCIAâ€.

Fase de Liquidação:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

Aguardando Cumprimento de Providência - Liq* 1

77

26/10/2017* 2

0000559-98.2016.5.06.0261 * 3

Aguardando atualização de cálculo

01

27/02/2018

0000764-64.2015.5.06.0261

Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos

01

23/05/2017

0000374-60.2016.5.06.0261 * 4

Aguardando laudo pericial

06

26/01/2018

0000662-08.2016.5.06.0261

Aguardando término dos prazos

17

12/12/2017

0001173-74.2014.5.06.0261

Análise de Liquidação

04

27/02/2018

0001071-18.2015.5.06.0261

Concluso ao magistrado - Liq* 5

03

20/02/2018

0000538-59.2015.5.06.0261

Cumprimento de providências* 6

09

26/01/2018

0000798-05.2016.5.06.0261 * 7

Minutar Despacho - Liq

14

20/02/2018

0000638-77.2016.5.06.0261

Publicar DJe - Liq

02

01/03/2018

0000029-60.2017.5.06.0261

Recebimento de instância superior

01

15/02/2018

0000787-73.2016.5.06.0261

* 1 Inexistem processos nas subpastas: “AG. DEV.MANDADOâ€, “AG.DEV.ALVARÆe “IMPUGNAÇÕES AOS CÃLCULOSâ€.

* 2 Data do despacho determinando o retorno dos autos ao setor de cálculos para liquidação/revisão.

* 3 Na subpasta: “LIQUIDAÇÃO/REVISÃOâ€.

* 4 Última parcela do acordo judicial prevista para 30/3/2018.

* 5 Processos sem conclusão nominal ao magistrado.

* 6 Inexistem processos nas subpastas: “ AG. DEVOLUÇÃO DE ALVARÃâ€, “AG. DEVOLUÇÃO DE MANDADOâ€, “MANIFESTAÇÃO SETOR DE CÃLCULOSâ€.

* 7 Na subpasta: “ATUALIZAÇÃO/DEDUÇÃO/RATEIOâ€.

Fase de Execução:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

Aguardando apreciação pela instância superior

04

13/11/2017

0000206-58.2016.5.06.0261

Aguardando atualização de cálculo

01

27/02/2018

0000140-78.2016.5.06.0261

Aguardando audiência - Exec

03

20/02/2018* 1

0010072-02.2013.5.06.0292 * 2

Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos

46

07/03/2017

0000081-90.2016.5.06.0261 * 3

Aguardando final do sobrestamento

10

04/05/2017

0000704-62.2013.5.06.0261 * 4

Aguardando término dos prazos

18

18/12/2017

0000484-59.2016.5.06.0261 * 5

Análise de Execução

15

20/02/2018

0000631-85.2016.5.06.0261

Concluso ao magistrado - Exec* 6

19

18/01/2018

0000047-23.2013.5.06.0261

Cumprimento de providências* 7

776

22/03/2017

0000412-13.2015.5.06.0292 * 8

(subpasta) AG. DEVOLUÇÃO DE ALVARÃ

05

22/06/2017

0000156-32.2016.5.06.0261

(subpasta) AG. RESPOSTA DE OFÃCIO

02

09/01/2018

0000027-27.2016.5.06.0261

Escolher tipo de arquivamento

03

04/02/2018

0000306-13.2016.5.06.0261

Iniciar Execução

01

21/02/2018

0000057-91.2018.5.06.0261

Intimações automáticas com pendências - Exec

03

20/02/2018

0000071-80.2015.5.06.0261

Minutar Despacho - Exec

13

07/02/2018

0000630-03.2016.5.06.0261

Minutar expediente da secretaria

05

30/01/2018

0000618-86.2016.5.06.0261

(subpasta) ALVARÃ

01

25/01/2018

0001094-61.2015.5.06.0261

(subpasta) OFÃCIOS

01

06/02/2018

0000619-71.2016.5.06.0261

Minutar sentença - Exec

01

30/01/2018

0000810-53.2015.5.06.0261

Preparar ato de comunicação* 9

13

17/08/2017

0000087-68.2014.5.06.0261 * 10

Preparar comunicação* 11

05

21/02/2018

0000411-24.2015.5.06.0261

Publicar DJe - Exec

24

01/03/2018

0000493-21.2016.5.06.0261

Recebimento de instância superior

01

19/02/2018

0000781-66.2016.5.06.0261

Registrar obrigações de pagar

03

28/02/2018

0000767-79.2016.5.06.0262

Registrar pagamentos ou despesas processuais

01

23/02/2018

0001036-58.2015.5.06.0261

Remeter ao 2o Grau

01

07/02/2018

0000697-02.2015.5.06.0261

* 1 Audiência designada para 8/3/2018.

* 2 Na subpasta: “AUDIÊNCIA DE TENTATIVA DE CONCILIAÇÃOâ€.

* 3 Última parcela do acordo judicial prevista para 20/12/2017.

* 4 Determinada a suspensão da execução por 1 (um) ano.

* 5 O prazo para oposição de embargos à execução vence em 8/3/2018.

* 6 Processos sem conclusão nominal ao magistrado.

* 7 Inexistem processos nas subpastas: “AG. DEVOLUÇÃO DE MANDADO†e “EXPEDIR OFÃCIOâ€.

* 8 Na subpasta: “AG. CUMPRIMENTO DE CP'sâ€.

* 9 Inexistem processos nas subpastas: “ EXPEDIR MANDADO†e “EXPEDIR OFÃCIOâ€.

* 10 Na subpasta: “EXPEDIR ALVARÃâ€.

* 11 Inexiste processo na subpasta: “EXPEDIR MANDADO inspecionadoâ€.

7. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS FÃSICOS EM 13/3/2018:

NATUREZA

QUANTIDADE

DATA MAIS

ANTIGA

PROCESSO

Cargas

Advogados

01

24/1/2018

0134300-55.2007.5.06.0261

Perito

--

--

--

Terceiros

--

--

--

Petições a juntar aos autos *1

--

--

--

Processos conclusos para despacho * 2

03

07/03/2018

0133800-86.2007.5.06.0261

Consultas convênios a realizar (BACEN/JUCEPE/INFOJUD/DETRAN)

--

--

--

Praças a marcar

--

--

--

Processos no setor de cálculos

209 *3

09/01/2018

0001318-38.2011.5.06.0261

Processos para serem remetidos ao TRT

--

--

--

*1 Existem 20 (vinte) petições a juntar, porém dizem respeito a processos que se encontram no arquivo geral ou no TRT da 6.ª Região.

*2 No relatório gerencial, constam 953 processos (tomando-se como referência a data de 7/3/2014), o que revela a ausência de baixa no SIAJ, em relação a essa tarefa.

*3 Conforme relatório gerencial.

*No tocante aos alvarás, mandados, certidões/diligências, e ofícios, não existem pendências.

*Em relação às praças, o despacho mais antigo data de 11/12/2017, com leilões designados para 10 e 24/4/2018 e 8 e 22/5/2017 (processo n.º 200500-72.1999.5.06.0261).

* No tocante às notificações, a mais antiga data de 28/6/2017 (processo n.º 0170200-31.2009.5.06.0261).

*Quanto aos processos digitalizados (CLE), constatou-se a conversão de 364 (trezentos e sessenta e quatro) feitos, sendo 1 (um) em 2015, 286 (duzentos e oitenta e seis) em 2016 e 77 (setenta e sete) em 2017.

Fonte: Informações colhidas na Secretaria da Vara do Trabalho e no SIAJ.

8. METAS FIXADAS PELO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA:

Em conformidade com os dados fornecidos pelo Núcleo de Estatística e Pesquisa do Egrégio Regional, eis os resultados relativos às Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ para o ano de 2017 :

Meta 1 CNJ - 2017 : – Julgar o equivalente a 90% da quantidade de processos de conhecimento recebidos no ano corrente.

Unidades Judiciárias

Casos Novos

Solucionados

Resultado

1.ª VT de Ribeirão

649

849

145,35%

Total da 6.ª Região

102.935

114.087

123,15%

Meta 2 CNJ - 2017 : – Identificar e julgar, até 31/12/2017, pelo menos 90% dos processos distribuídos até 31/12/2015 nos 1.º e 2.º graus.

Unidade Judiciária

Não julgados até 2015

Julgados em 2017

Julgados em 2016

Resultado

1.ª VT de Ribeirão

294

12

273

96,94%

Total da 6.ª Região

85.375

18.719

58.957

101,50%

Meta 3 CNJ - 2017 : – Aumentar o índice de conciliação na fase de conhecimento, em relação à média do biênio 2013/2014, em 2 pontos percentuais, excluindo-se da base de cálculo os processos com desistência e arquivamento, e com fixação de cláusula de barreira de 54%.

Unidade Judiciária

Média do biênio

2013-2014

Conciliações

Solucionados

Ãndice de

conciliação

Resultado

1.ª VT de Ribeirão

58,96%

420

686

61,22%

113,38%

Total da 6.ª Região

63,42%

45.623

93.898

48,59%

89,98%

Meta 5 CNJ - 2017 : – Baixar 90% do total de casos novos de execução do ano corrente.

Unidade

Judiciária

Casos novos de execução

Baixados

Cálculo da Meta

Resultado

1.ª VT de Ribeirão

281

912

324,56%

360,62%

Total da 6.ª Região

45.331

47.391

104,54%

116,16%

Meta 6 CNJ - 2017 : – Identificar e julgar, até 31/12/2017, 98% das ações coletivas distribuídas até 31/12/2014 no 1.º grau.

Unidade Judiciária

Não julgados até

2014

Julgados em

2015

Julgados em

2016

Julgados em

2017

Resultado

1.ª VT de Ribeirão

0

1

0

0

100,00%

Total da 6.ª Região

341

278

103

27

101,14%

Meta 7 CNJ - 2017 : – Identificar e reduzir em 2% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior.

Unidade

Judiciária

Pendentes em

31/12/2016

Quantitativo de

processos dos dez

maiores litigantes

distribuídos na

instância no mês

de referência

Quantitativo de

processos dos dez

maiores litigantes

julgados na ins-

tância no mês de

referência

Pendentes em

31/12/2017

Resultado

1.ª VT de Ribeirão

102

304

406

0

100,00%

Total da 6.ª Região

8.963

9.321

10.606

7.678

114,54%

No XI Encontro Nacional do Poder Judiciário, em Brasília/DF, em 21/11/2017, restaram divulgadas as metas nacionais de 2018 da Justiça do Trabalho, quais sejam:

Meta 01 – Julgar mais processos que os distribuídos.

Descrição: Julgar pelo menos 92% dos processos de conhecimento do que os distribuídos no ano corrente.

Meta 02 – Julgar processos mais antigos.

Descrição: Identificar e julgar, até 31/12/2018, pelo menos 90% dos processos distribuídos até 31/12/2016, nos 1.º e 2.º graus.

Meta 03 – Aumentar os casos solucionados por conciliação.

Descrição: Aumentar o índice de conciliação na fase de conhecimento, em relação ao percentual do biênio 2013/2014, em 2 pontos percentuais, no ano corrente.

Meta 05 – Impulsionar processos à execução.

Descrição: Baixar pelo menos 92% do total de casos novos de execução do ano corrente.

Meta 06 – Priorizar o julgamento das Ações Coletivas.

Descrição: Identificar e julgar, até 31/12/2018, 98% das ações coletivas distribuídas até 31/12/2015 no 1.º grau e até 31/12/2016 no 2.º grau.

Meta 07 – Priorizar o julgamento dos processos dos maiores litigantes e dos recursos repetitivos.

Descrição: Identificar e reduzir em 2% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior.

9. ITENS DE EXAME E REGISTRO OBRIGATÓRIO (Art. 26 da Consolidação dos Provimentos da CGJT, conforme versão atualizada em 10/1/2018):

Com base nos autos e sistemas analisados, verificou-se que o Juízo:

- registra, no sistema informatizado, os atos processuais relevantes;

- emite pronunciamento explícito acerca da admissibilidade dos recursos, segundo constatado nos processos n.º s 0000272-04.2017.5.06.0261 e 0000003-62.2017.5.06.0261;

- ordena, de ofício , a imediata liberação do depósito recursal, nos casos em que, após a liquidação, seja apurado crédito de valor inequivocamente superior ao depositado, como verificado nos processos n.ºs 0001035-73.2015.5.06.0261 e 0001069-48.2015.5.06.0261;

- exaure as iniciativas do juízo para tornar exitosa a execução, observando os requisitos para a emissão da Certidão de Crédito Trabalhista, nos moldes do artigo 88 da Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral (como verificado nos processos n.ºs 0000676-26.2015.5.06.0261 e 0001887-05.2012.5.06.0261), no entanto, não cumpre integralmente o modelo previsto no art. 77 do referido Provimento quanto à emissão da Certidão de Arquivamento Provisório (como observado nos processos n.ºs 0000098-29.2016.5.06.0261 e 0000521-23.2015.5.06.0261);

- faz uso regular das ferramentas eletrônicas: Bacenjud, Detran, Renajud, Jucepe, Infojud e Serpro, consoante observado nos processos n.ºs 0000493-21.2016.5.06.0261, 0000788-29.2014.5.06.0261, 0000225-06.2012.5.06.0261 e 0000496-73.2016.5.06.0261. De acordo com o Relatório sobre Ordens Judiciais, foram realizados, no período de fevereiro de 2017 a fevereiro de 2018, 106 (cento e seis) bloqueios, 49 (quarenta e nove) desbloqueios e 55 (cinquenta e cinco) transferências. No mês de fevereiro de 2018, constavam 19 (dezenove) bloqueios pendentes de providência;

- determina a citação dos sócios, nos casos de desconsideração da personalidade jurídica da empresa executada, com a devida inclusão dos seus nomes no sistema, no polo passivo da demanda, conforme visto nos processos n.ºs 0000286-56.2015.5.06.0261, 0000788-29.2014.5.06.0261 e 0000556-46.2016.5.06.0261; e

- inclui, em pauta, processos para tentativa de conciliação, na fase de execução, em média de 8 (oito) por mês, além da realização de pautões relativas as empresas do grupo econômico Cachool e o do grupo Cucaú, envolvendo, em média, 40 (quarenta) processos, e, ainda, na Semana Nacional de Conciliação, sendo informado, pelo Diretor de Secretaria, que, no ano de 2018, os pautões dependerão da remessa de crédito pela Central de Execuções no tocante às empresas do grupo Cachool.

Quanto aos demais aspectos (assiduidade dos magistrados, pauta de audiências e principais prazos) encontram-se registrados nos itens 4 e 5.

10. OBSERVAÇÕES/PENDÊNCIAS REFERENTES À SECRETARIA:

- Na análise, por amostragem, nas carteiras que integram a Secretaria da Vara, sintetizada no quadro do item 7, verificou-se satisfatória organização e cumprimento das normas procedimentais a serem seguidas pelas unidades judiciárias de primeira instância, entretanto, impõe-se maior controle em relação à baixa dos processos físicos que não mais se encontram pendentes de despacho, considerando que o relatório gerencial não reflete a realidade da Vara. Quanto aos processos digitais, conforme quadros do item 6 elaborados em 5/3/2018, constatou-se boa utilização da ferramenta “agrupadoresâ€, porém há necessidade de maior controle no tocante às seguintes tarefas: a) aguardando cumprimento de providências: 0000559-98.2016.5.06.0261 (pendente desde 26/10/2017) e 0000412-13.2015.5.06.0292 (pendente desde 22/3/2017); b) aguardando cumprimento de acordo ou pagamento: 0000081-90.2016.5.06.0261 (última parcela do acordo prevista para 20/12/2017); c) expedir alvará: 0000087-68.2014.5.06.0261 (pendente desde 17/8/2017); e d) conclusão ao magistrado: 22 (vinte e dois) processos sem conclusão específica na fase de conhecimento (com pendência mais antiga de 15/2/2018), 3 (três) na fase de liquidação (com pendência mais antiga de 20/2/2018) e 19 (dezenove) na fase de execução (com pendência mais antiga de 18/1/2018). Na presente data, não mais se verificam processos pendentes de conclusão específica. Na inspeção realizada pelo juízo de primeiro grau, no período de 8 a 12 de janeiro de 2018 (Resolução Administrativa TRT n.º 14/2017), registraram-se dentre outros dados: a) 1.185 (um mil, cento e oitenta e cinco) processos físicos na fase de execução, sendo que 699 (seiscentos e sessenta e nove) se encontravam com execução suspensa; b) 26 (vinte e seis) processos físicos no setor de cálculos; c) nenhum processo físico fora de pauta ou convertido em diligência; d) 76 (setenta e seis) processos físicos sem tramitação há mais de 60 dias; e) 2 (dois) processos físicos com carga vencida e notificados; f) 59 (cinquenta e nove) processos eletrônicos aguardando término dos prazos, na fase de conhecimento, com pendência mais antiga de 31/10/2017; g) 6 (seis) processos eletrônicos conclusos, na fase de conhecimento, sem especificação do tipo e do magistrado, com pendência mais antiga de 12/1/2018; h) 16 (dezesseis) processos eletrônicos para preparar ato de comunicação, na fase de execução, com pendência mais antiga de 17/8/2017;

- Não existe CTPS sob custódia da Secretaria da Vara, o que revela a eficiência da Secretaria na entrega desse documento ao jurisdicionado;

- Os Assistentes de Juiz elaboram minutas de despachos, sentenças de mérito e decisões de incidentes processuais, como embargos declaratórios, embargos à execução, embargos de terceiros, exceção de pré-executividade e antecipação de tutela;

- O Juízo não prolata, em regra, sentenças de forma líquida, determinado, entretanto, a liquidação, pela Contadoria da Vara, após o trânsito em julgado;

- De acordo com o relatório fornecido pela Seção de Gestão Negocial dos Sistemas do PJE e do e-Gestão, vinculada à Secretaria da Presidência deste Tribunal, faz-se necessária a regularização da estatística da unidade, em relação à execução sem encerramento, pertinente a processos que já se encontram arquivados definitivamente: 0000002-14.2016.5.06.0261, 0000007-75.2012.5.06.0261, 0000042-59.2017.5.06.0261, 0000073-55.2012.5.06.0261, 0000087-05.2013.5.06.0261, 0000089-72.2013.5.06.0261, 0000091-42.2013.5.06.0261, 0000095-79.2013.5.06.0261, 0000098-34.2013.5.06.0261, 0000123-42.2016.5.06.0261, 0000127-21.2012.5.06.0261, 0000134-42.2014.5.06.0261, 0000144-86.2014.5.06.0261, 0000149-79.2012.5.06.0261, 0000150-64.2012.5.06.0261, 0000153-14.2015.5.06.0261, 0000217-58.2014.5.06.0261, 0000249-92.2016.5.06.0261, 0000266-70.2012.5.06.0261, 0000267-16.2016.5.06.0261, 0000269-25.2012.5.06.0261, 0000327-28.2012.5.06.0261, 0000333-64.2014.5.06.0261, 0000334-20.2012.5.06.0261, 0000335-05.2012.5.06.0261, 0000343-79.2012.5.06.0261, 0000344-64.2012.5.06.0261, 0000346-68.2011.5.06.0261, 0000348-04.2012.5.06.0261, 0000349-86.2012.5.06.0261, 0000352-41.2012.5.06.0261, 0000355-93.2012.5.06.0261, 0000356-78.2012.5.06.0261, 0000360-18.2012.5.06.0261, 0000362-85.2012.5.06.0261, 0000365-40.2012.5.06.0261, 0000367-10.2012.5.06.0261, 0000377-54.2012.5.06.0261, 0000405-22.2012.5.06.0261, 0000412-48.2011.5.06.0261, 0000428-26.2016.5.06.0261, 0000453-78.2012.5.06.0261, 0000454-63.2012.5.06.0261, 0000488-62.2017.5.06.0261, 0000489-23.2012.5.06.0261, 0000528-20.2012.5.06.0261, 0000531-38.2013.5.06.0261, 0000542-67.2013.5.06.0261, 0000543-52.2013.5.06.0261, 0000635-64.2012.5.06.0261, 0000656-06.2013.5.06.0261, 0000659-92.2012.5.06.0261, 0000676-26.2015.5.06.0261, 0000686-07.2014.5.06.0261, 0000703-43.2014.5.06.0261, 0000720-16.2013.5.06.0261, 0000946-89.2011.5.06.0261, 0000947-74.2011.5.06.0261, 0001010-94.2014.5.06.0261, 0001036-97.2011.5.06.0261, 0001085-36.2014.5.06.0261, 0001426-67.2011.5.06.0261, 0001512-38.2011.5.06.0261, 0001542-73.2011.5.06.0261, 0001546-13.2011.5.06.0261, 0001584-25.2011.5.06.0261, 0001586-92.2011.5.06.0261, 0001624-07.2011.5.06.0261, 0001937-65.2011.5.06.0261, 0001938-50.2011.5.06.0261, 0001959-26.2011.5.06.0261, 0002029-43.2011.5.06.0261, 0002076-17.2011.5.06.0261, 0002093-53.2011.5.06.0261, 0002099-60.2011.5.06.0261, 0002103-97.2011.5.06.0261, 0002144-64.2011.5.06.0261, 0002225-13.2011.5.06.0261, 0002278-91.2011.5.06.0261, 0002288-38.2011.5.06.0261, e 0002313-51.2011.5.06.0261;

- No tocante ao lapso temporal anteriormente correicionado, observou-se: a) redução do quantitativo de novas ações em 242 (duzentas e quarenta e duas); b) acréscimo do prazo médio para julgamento em 32 (trinta e dois) dias; c) redução da produtividade da Vara, vez que prolatadas a menos 51 (cinquenta e uma) sentenças, e 3 (três) decisões de incidentes processuais, sendo homologadas a menos 68 (sessenta e oito) conciliações; d) redução do prazo médio (em dias corridos), no tocante ao período de janeiro a dezembro de 2017, para realização da audiência inicial, no sumaríssimo, em 4 (quatro) dias, da instrução, no sumaríssimo, em 15 (quinze) dias e, no ordinário, em 23 (vinte e três) dias, e da decisão, no sumaríssimo, em 16 (dezesseis) dias e, no ordinário, em 6 (seis) dias, contudo houve aumento da audiência inicial, no ordinário, em 1 (um) dia; e) aumento do tempo médio de espera do jurisdicionado (em dias corridos) para realização, em fevereiro de 2018, da audiência inicial, no rito sumaríssimo, em 9 (nove) dias, e, no ordinário, em 34 (trinta e quatro) dias, com redução da instrução em 4 (quatro) dias; f) redução do prazo médio (em dias corridos) na fase de conhecimento em 9 (nove) dias, e aumento na liquidação em 18 (dezoito) dias, e na execução em 1.004 (um mil e quatro) dias; g) redução da quantidade de processos na fase de conhecimento em 107 (cento e sete), e acréscimo na liquidação em 39 (trinta e nove), e na execução em 106 (cento e seis); e h) redução do saldo remanescente em 176 (cento e setenta e seis) processos;

- O Ãndice Nacional de Gestão de Desempenho da Justiça do Trabalho – IGEST, recentemente instituído pela Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho, a partir do Mapeamento Global de Desempenho dos Tribunais Regionais do Trabalho da 3.ª e da 15.ª Regiões e dos estudos realizados pela Coordenadoria de Estatística e Pesquisa do TST, tem como objetivo contribuir para o aprimoramento da gestão das varas do trabalho do país. Dispõe de mesoindicadores (acervo, celeridade, produtividade e taxa de congestionamento) que são compostos por 13 indicadores construídos com base em 17 variáveis, utilizando dados oficiais do Sistema e-Gestão dos doze últimos meses anteriores à sua extração, referentes às varas do trabalho instaladas no país que estiveram em funcionamento durante todo o período de apuração. Os indicadores estão padronizados em um intervalo que varia entre 0 e 1. Quanto mais próximo de 0, mais satisfatório é o desempenho da Vara; quanto mais próximo de 1, ma i s insatisfatório é o seu desempenho. O agrupamento das varas do trabalho é realizado conforme a faixa de movimentação processual definida na Resolução CSJT n.º 63/2010, e tais informações se encontram disponíveis no e-Gestão. No âmbito deste Regional, a unidade jurisdicional alcançou a 19.ª classificação geral, sendo a 56.ª em relação ao acervo; 36.ª quanto à celeridade, 2.ª no tocante à produtividade; 8.ª no pertinente à taxa de congestionamento; e 20.ª em relação à força de trabalho;

- Atingimento das Metas 1, 2, 3, 5, 6 e 7 estabelecidas pelo CNJ para o ano de 2017, o que revela o esforço da Juíza Titular em agilizar a prestação jurisdicional e o desempenho dos funcionários nos serviços da Secretaria, sendo digno, portanto, de elogio a ser registrado nos assentamentos funcionais da magistrada e dos servidores lotados na 1.ª Vara do Trabalho de Ribeirão no ano de 2017 .

11. PEDIDOS DE PROVIDÊNCIAS E RECLAMAÇÕES CORREICIONAIS :

No tocante ao período de 1.º de janeiro de 2017 até a presente data, não houve a formalização, em face desta unidade judiciária, de pedido de providência ou reclamação correicional.

12. RECOMENDAÇÕES:

- Empreender esforços com o objetivo de reduzir os prazos médios de audiências no rito sumaríssimo, estabelecendo como meta o prazo máximo de 15 (quinze) dias, conforme determina o inciso III do art. 852-B da CLT;

- Envidar esforços para proferir sentenças líquidas, principalmente em relação aos processos de rito sumaríssimo;

- Continuar a fomentar a inclusão de processos de execução na pauta de audiências para tentativa de conciliação, consoante disposto no art. 76, II, da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho: “ II - promover a realização semanal de audiências de conciliação em processos na fase de execução, independentemente de requerimento das partes, selecionando-se aqueles com maior possibilidade de êxito na composição â€;

- Observar regular e integralmente as normas procedimentais prescritas para emissão da Certidão de Arquivamento Provisório, prevista no art.77 da Consolidação de Provimentos 2016 da CGJT;

- Proceder ao controle de carga dos autos mensalmente até o dia 15 de cada mês subsequente, conforme prevê o art. 57, parágrafo único, do Provimento 02/2013 da Corregedoria Regional, com adoção das providências cabíveis, de modo a assegurar a sua devolução o mais breve possível, especialmente em relação ao processo n.º 0134300-55.2007.5.06.0261 ;

- Regularizar a estatística da unidade, em relação aos processos especificados no item 10 quanto às anotações relativas ao encerramento da execução, bem assim realizar a baixa, no SIAJ, dos processos físicos conclusos para despacho que não mais se encontram nessa situação, por não refletirem a realidade da Vara;

- Continuar a realizar as devidas anotações no módulo de RPV, relativo aos processos físicos, particularmente aqueles ajuizados em face da Fazenda Pública Estadual e Municipal (Administração Direta e Indireta), de modo a atender à recomendação da Corregedoria-Geral apresentada quando da última correição nesta Corte, no tocante ao controle do RPV;

- Proceder ao andamento imediato dos processos que se encontram sem movimentação por mais de 60 (sessenta) dias, ou com prazo vencido, especialmente em relação aos processos n.ºs 0170200-31.2009.5.06.0261, 0000559-98.2016.5.06.0261, 0000412-13.2015.5.06.0292, 0000081-90.2016.5.06.0261 e 0000087-68.2014.5.06.0261;

- Enfatizar, entre os usuários (servidores e magistrados) da Vara, a importância da correta inserção de dados no PJE, pois eles são extraídos, através das remessas, transformados e gravados, e essas informações alimentam o e-Gestão, gerando os relatórios gerenciais, a estatística oficial da Justiça do Trabalho, e fornecendo dados considerados no Ãndice Nacional de Gestão de Desempenho da Justiça do Trabalho – IGEST; e

- Proceder à “conclusão ao magistradoâ€, especificando o magistrado e o tipo (sentenças, decisões ou despachos), sem necessidade de despacho para tal finalidade, inclusive em relação aos incidentes processuais, em face da importância desse procedimento para a estatística da Vara e do Regional, sob pena de responsabilização administrativa do encarregado por tal atividade, caso não haja justificativa para a ausência de conclusão ou de sua especificidade.

13. BOAS PRÃTICAS RELATADAS PELO JUÃZO:

Considerando que as boas práticas relacionadas na ata de correição de 2017 continuam sendo desempenhadas, o Diretor de Secretaria procedeu à sua renovação:

- Elaboração, pelos assistentes de juiz, de minutas de despachos, sentenças de mérito e decisões de incidentes processuais, como embargos declaratórios, embargos à execução, embargos de terceiros, sentença anulatória de auto de arrematação, exceção de pré-executividade e análise de antecipação de tutela; e

- Celebração de composição entre os representantes das empresas do grupo CUCAÚ e o Sindicado dos Trabalhadores Rurais de Ribeirão, resultando na suspensão provisória dos feitos, e no compromisso das empresas de depositar, mensalmente, a quantia de R$ 30.000,00 (trinta mil reais) na entressafra, e R$ 70.000,00 (setenta mil reais) durante o período de safra, tudo com o intuito de satisfazer as execuções.

14. SOLICITAÇÕES DO JUÃZO:

- Substituição dos aparelhos de ar condicionado (tipo janela) por “splitâ€, vez que aqueles não atendem à necessidade dos ambientes, conforme consta das atas de correição de 2015 e 2016;

- Instalação do no-break em local apropriado, vez que se aguarda seis meses pela providência, resultando, inclusive, na desocupação do espaço destinado ao arquivo;

- Agilização da solicitação, formulada em 31 de janeiro de 2018, no tocante à substituição de lâmpadas, para diversos setores internos e externos da unidade judicial;

- Conserto da caixa de passagem de detritos sanitários, vez que ocasiona retorno nos banheiros externos; e

- Apreciação, pela Administração do Tribunal, da possibilidade de exclusão, da centralização de execução, dos processos relativos ao grupo Cachool, pela dificuldade dos advogados de acesso às informações, bem assim pela ausência de observância à ordem cronológica para quitação das execuções, diante da vinculação dos valores a determinados processos, beneficiando, muitas vezes, execuções mais recentes em detrimento das mais antigas, e retirando a autonomia do magistrado da Vara de decidir sobre a melhor maneira de utilização do crédito para quitação dos débitos. Compareceu à Secretaria da Vara o Ilustríssimo advogado João José Bandeira, OAP/PE 3.049, que informou a insatisfação dos integrantes da Associação dos Advogados Trabalhistas sobre a mencionada centralização, a qual será formalizada, por ofício, à Presidência deste Regional e à Comissão composta pelos Desembargadores Maria Clara Saboya, Paulo Alcântara e Virgínia Malta Canavarro, ressaltando, ainda, a dificuldade de acesso dos jurisdicionados à Central de Execução localizada em Recife, e a constatação de que o procedimento privilegia as Varas com menor quantitativo de execuções. Estiveram também presentes o Diretor do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ribeirão, Senhor Clóvis José Arquino, e mais quatro trabalhadores rurais, representados pelo Senhor José da Silva Monteiro, a fim de externarem essa mesma insatisfação.

Encerrados os trabalhos, a Excelentíssima Corregedora Regional, Desembargadora Dione Nunes Furtado da Silva, agradeceu a fraternal acolhida e a colaboração prestada pela Excelentíssima Juíza Titular e pelos servidores da Vara, determinando que, lavrada e assinada, fosse disponibilizada esta ata na página da Corregedoria, no sítio deste Regional ( www.trt6.jus.br ), além de publicada, em sua íntegra, no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho – DEJT, entregando cópia à Unidade Judiciária sob correição (neste ato), Presidência do Egrégio Regional, Comissão responsável pela Centralização de Execuções, Secretaria de Gestão de Pessoas (para registro de elogio nos assentamentos funcionais), e Secretaria Administrativa, para conhecimento e providências pertinentes. Firmam a presente ata a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional e a Secretária da Corregedoria Regional.

DIONE NUNES FURTADO DA SILVA

Desembargadora Corregedora Regional

NOÊMIA MARIA GOMES DE OLIVEIRA

Secretária da Corregedoria Regional

Ata Correição 8/2018 de 13/3/2018.