ATA DA CORREIÇÃO ORDINÃRIA REALIZADA NA 1.ª VARA DO TRABALHO DE RIBEIRÃO, EM 13 DE MARÇO DE 2018.
Aos 13 (treze) dias do mês de março de 2018, à s 9 (nove) horas , compareceu à sede da 1.ª Vara do Trabalho de Ribeirão/PE , situada na Rodovia BR-101 Sul, Km 82, SESI, Ribeirão/PE, a Exma. Desembargadora Corregedora Regional do TRT da 6.ª Região, Dra. Dione Nunes Furtado da Silva , acompanhada pelos servidores Noêmia Maria Gomes de Oliveira (Secretária da Corregedoria), Vânia Rodrigues de Santana Cunha (Assessora de Gabinete), Rosanna de Freitas Monteiro (Assistente de Gabinete), Henrique Bezerra Valença (Assistente Secretário) e LÃvia Galvão Tenório Ribeiro (Assistente de Gabinete), para realizar a Correição Ordinária veiculada no Edital n.º 01/2018, divulgado no Diário Eletrônico do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região, em 11 de janeiro de 2018. Referido edital se encontrava devidamente afixado no átrio da Secretaria, possibilitando sua visualização pelo público local.
Presentes a ExcelentÃssima JuÃza Titular, Dra. Renata Lapenda Rodrigues de Melo, o Diretor de Secretaria, Bel. Hélio Lúcio VirgÃnio Donato, e os demais servidores ali lotados: Anderson Vagner Ferreira Nascimento, André Marcos Feller Silva, Marcelo Maciel Alves, Adalberon Furtado Bezerra, Manoel Francisco do Nascimento Júnior, João Frazão de Oliveira Neto, Roosivelt Ferreira dos Santos, CÃcera Maria Silva dos Santos, Márcia Regina Borges da Silva, e Luciana Fraga Castro de Albuquerque, além da estagiária de Direto Karla Taysla da Silva Oliveira.
Com base nos dados extraÃdos do SIAJ, PJe, e-Gestão e Sistema de Pessoal; nas informações consolidadas pela Seção de EstatÃstica; no exame dos procedimentos adotados na Secretaria da Vara e dos processos em tramitação, e, ainda, dos dados colhidos na inspeção judicial realizada em janeiro de 2018, a ExcelentÃssima Desembargadora Corregedora Regional determinou o registro das informações e recomendações que seguem:
1. MAGISTRADA:
JUÃZA TITULAR |
PERÃODO DE ATUAÇÃO |
Renata Lapenda Rodrigues de Melo |
Desde 26/3/2012 |
2. QUADRO ATUAL DE SERVIDORES LOTADOS NA VARA:
NOME |
CARGO |
FUNÇÃO |
Hélio Lúcio VirgÃnio Donato |
Analista Judiciário |
Diretor de Secretaria |
Anderson Vagner Ferreira Nascimento |
Analista Judiciário |
Assistente de Juiz |
André Marcos Feller Silva |
Técnico Judiciário |
Assistente de Diretor |
Marcelo Maciel Alve8s |
Analista Judiciário |
Assistente de Juiz |
Adalberon Furtado Bezerra |
Técnico Judiciário |
Calculista |
Manoel Francisco do Nascimento Júnior |
Requisitado |
Calculista |
João Frazão de Oliveira Neto |
Requisitado |
Secretário de audiência |
Roosivelt Ferreira dos Santos |
Requisitado |
Secretário de audiência |
CÃcera Maria Silva dos Santos |
Requisitada |
Assistente |
Márcia Regina Borges da Silva |
Requisitada |
Assistente |
Luciana Fraga Castro de Albuquerque |
Analista Judiciária |
Oficiala de Justiça |
3. Produtividade dos JuÃzes na Unidade:
3.1. Quantidade de Audiências, Sentenças, Conciliações e Incidentes por Juiz (a):
Atuação dos Magistrados na 1.ª VT de Ribeirão |
Audiências* |
Sentenças de mérito |
Conciliações |
Incidentes processuais |
Renata Lapenda Rodrigues de Melo |
1.263 |
161 |
354 |
108 |
Eduardo Henrique Brennand Dornelas Câmara |
2 |
- |
1 |
- |
Evellyne Ferraz Correia |
97 |
13 |
23 |
13 |
José Augusto Segundo Neto |
179 |
68 |
37 |
9 |
Total |
1.541 |
242 |
415 |
130 |
*Exceto audiências de julgamento.
Fontes: Relatórios extraÃdos do e-Gestão (Audiências realizadas, Solucionados por magistrado, e Incidentes processuais julgados por magistrado).
PerÃodo analisado: 1.º/2/2017 a 31/1/2018.
3.2. Prazo médio (em dias corridos) para julgamento de mérito na unidade, da conclusão até a prolação da sentença (apenas PJe):
Atuação dos Magistrados na 1.ª VT de Ribeirão |
Prazo* médio para julgamento de sentenças de mérito |
Renata Lapenda Rodrigues de Melo |
35 |
Evellyne Ferraz Correia |
63 |
José Augusto Segundo Neto |
143 |
Prazo médio para julgar na unidade |
67 |
*Apuração leva em conta somente processos eletrônicos e não deduz os perÃodos de afastamento dos magistrados, tais como férias, licenças, cursos e outros, em face da falta de integração entre os sistemas de pessoal e judicial.
Fontes: Relatório extraÃdo do e-Gestão (Prazos Médios, em dias, da conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado - PJe).
PerÃodo analisado: 1.º/02/2017 a 31/01/2018.
3.3. Sentenças de mérito (conhecimento) pendentes de julgamento:
Magistrados com sentenças pendentes na 1.ª VT de Ribeirão |
No prazo |
Prazo vencido |
Total |
Renata Lapenda Rodrigues de Melo |
16 |
- |
16 |
José Augusto Segundo Neto |
15 |
- |
15 |
Total de sentenças pendentes na Vara |
31 |
- |
31 |
Fontes: Dados extraÃdos de “Relatório de decisões em aberto/proferidas†e PJe, em 13/3/2018, à s 9h15min.
3.4. Incidentes processuais pendentes de julgamento:
Magistrados com Incidentes Processuais pendentes na 1.ª VT de Ribeirão |
No prazo |
Prazo vencido |
Total |
Renata Lapenda Rodrigues de Melo |
7 |
- |
7 |
Total de incidentes pendentes na Vara |
7 |
- |
7 |
Fontes: Dados coletados na Secretaria da Vara e no PJe, em 13/3/2018, Ã s 10h.
3.5. Produtividade da Vara:
Unidade Judiciária |
Quantidades |
Prazo médio para julgamento (PJe) | ||
Sentenças de mérito |
Incidentes processuais |
Conciliações | ||
1.ª VT de Ribeirão |
242 |
130 |
415 |
67 |
Fontes: Relatórios extraÃdos do e-Gestão: Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado; e Prazos Médios (em dias) da Conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe).
PerÃodo analisado: 1.º/2/2017 a 31/1/2018.
3.6. Percentuais de produtividade da JuÃza Titular relativos ao perÃodo de fevereiro de 2017 a janeiro de 2018:
- JuÃza Renata Lapenda Rodrigues de Melo*
Mês |
FEV./17 |
MAR./17 |
ABRIL/17 |
MAIO/17 |
JUN./17 |
JUL./17 |
AGOS./17 |
Sentenças |
850,00% |
111,43% |
176,47% |
159,38% |
152,38% |
221,43% |
122,22% |
Conciliados |
50,00% |
168,57% |
194,12% |
287,50% |
214,29% |
200,00% |
55,56% |
Mês |
SET./17 |
OUT./17 |
NOV./17 |
DEZ./17 |
JAN./18 |
Sentenças |
100,00% |
175,00% |
285,71% |
228,57% |
45,45% |
Conciliados |
116,67% |
133,33% |
300,00% |
185,71% |
--- |
* A JuÃza Titular usufruiu férias de 24/1/2017 a 22/2/2017, 14/8/2017 a 12/9/2017 e 23/1/2018 a 21/2/2018, e afastou-se, para participar de curso, nos perÃodos de 13 a 15/9/2017 e de 15 a 19/1/2018.
4. AUDIÊNCIAS (REALIZADAS E DESIGNADAS):
4.1. Prazos médios, em dias, até a realização das audiências (a partir do ajuizamento):
Unidade Judiciária |
Inicial |
Instrução |
Decisão | |||
SumarÃssimo |
Ordinário |
SumarÃssimo |
Ordinário |
SumarÃssimo |
Ordinário | |
1.ª VT de Ribeirão |
29 |
24 |
43 |
102 |
46 |
123 |
Fonte: Dados extraÃdos do e-Gestão (Prazos médios – fase de conhecimento).
PerÃodo analisado: 1.º/2/2017 a 31/1/2018.
4.2. Tempo de espera do jurisdicionado (em dias corridos) para realização de audiências, a contar de 28/2/2018:
Unidade Judiciária |
Inicial |
Instrução | ||||
SumarÃssimo |
Ordinário | |||||
2017 |
2018 |
2017 |
2018 |
2017 |
2018 | |
1.ª VT de Ribeirão |
18 |
27 |
23 |
57 |
31 |
27 |
Fontes: Informações extraÃdas do PJe e da Ata de Correição realizada em 2017.
4.3. Assiduidade da magistrada:
Segundo informações prestadas pelo Diretor de Secretaria, a JuÃza Renata Lapenda Rodrigues de Melo preside três sessões de audiência por semana, comparecendo à unidade nesses dias (terças, quartas e quintas-feiras), e ainda em outros, caso necessário. Registre-se que a JuÃza Titular desfruta de autorização deste Egrégio Tribunal Regional para residir fora da jurisdição, em conformidade com a Resolução Administrativa TRT n.º 007/2008. A matéria é igualmente tratada pelos artigos 17 a 19 da Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho - 2016. E, por ocasião de correição ordinária realizada neste Regional, recomendou-se à Corregedoria local: “ Conceder prazo de 30 dias para que os juÃzes que residem fora da jurisdição profiram as sentenças nos processos pendentes de julgamento que estão fora do prazo legal, sob pena de terem revogadas as autorizações. †Contudo a JuÃza Titular desta unidade n ão possui processo, para prolação de sentença, com prazo vencido, conforme quadros 3.3 e 3.4, o que dispensa qualquer providência nesse aspecto.
4.4. Quantidade de processos em pauta de audiências por semana (média):
Unidade Judiciária |
Dias de audiências por semana |
Total de audiências | |||
SumarÃssimos |
Iniciais |
Instruções |
Razões Finais | ||
1.ª VT de Ribeirão |
3 dias (terças às quintas-feiras) |
3 a 4 |
6 a 8 |
4 a 6 |
2 a 4 |
Fontes: Informações extraÃdas do PJe, em 28/2/2018, relativas aos seguintes perÃodos: 2/10/2017 a 6/10/2017; 20/11/2017 a 24/11/2017; 29/1/2018 a 2/2/2018; e 12/3/2018 a 16/3/2018; e informações prestadas pelo Diretor de Secretaria da Vara.
5. MOVIMENTAÇÃO PROCESSUAL:
5.1. Quantidade de ações trabalhistas ajuizadas na unidade - FÃsicos e PJe:
Unidade Judiciária |
2016 |
2017 |
2018 (até 27/2/2018) |
1.ª VT de Ribeirão |
891 |
649 |
72 |
Fontes: Consolidação da EstatÃstica, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Casos Novos por Distribuição e RedistribuÃdos), e PJe.
5.2. Processos remanescentes (congestionamento):
Unidade Judiciária |
SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2017 |
SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2018 | ||||
Pendentes de julgamento* |
Processos demais fases |
Total |
Pendentes de julgamento* |
Processos demais fases |
Total | |
1.ª VT de Ribeirão |
55 |
2.988 |
3.043 |
14 |
2.853 |
2.867 |
*Pendentes de julgamento: Processos com instrução encerrada, aguardando prolação de sentença.
Fontes: Consolidação da EstatÃstica, Relatórios Gerenciais, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Processos Pendentes de Solução) e PJe.
5.3. Quantidade de processos em tramitação:
Unidade Judiciária |
Processos em tramitação em 2/3/2018 | |
FÃsicos |
PJe | |
1.ª VT de Ribeirão |
909 |
1.671 |
Fonte: Relatório Gerencial (Processos em tramitação na Vara) e PJe-JT.
5.4. Quantidade de processos nas principais fases processuais ( pendentes de solução ):
Unidade Judiciária |
Conhecimento (até a prolação da sentença) |
Liquidação |
Execução |
1.ª VT de Ribeirão |
144 |
123 |
1.308 |
Fonte : e-Gestão.
PerÃodo analisado: 1.º/1/2018 a 31/1/2018.
5.5. Prazos médios (em dias corridos) nas principais fases processuais:
Unidade Judiciária |
Conhecimento (até a prolação da sentença) |
Liquidação |
Execução* |
1.ª VT de Ribeirão |
97 |
139 |
1.542 |
*Esclareceu o Diretor de Secretaria que boa parte dos processos na fase de execução se refere a usinas de cana-de-açúcar do grupo econômico das empresas da CACHOOL, cujas execuções estão suspensas, em virtude da centralização das execuções junto ao Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas – CEJUSC- JT/1.º grau, conforme determinado na Sessão Plenária de 29/8/2017, situação que posterga o encerramento das execuções na Vara.
Fonte: e-Gestão.
PerÃodo analisado: 1.º/2/2017 a 31/1/2018.
6. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS ELETRÔNICOS EM 5/3/2018 :
Agrupadores:
Tarefa |
Quantidade |
Processos com pagamentos |
76 |
Processos com pedido de sigilo nos documentos não apreciado |
04 |
Processos com Habilitações nos Autos Não Lidas |
07 |
Processos com pedido liminar ou de antecipação de tutela não apreciado |
01 |
Processos com petições não apreciadas |
21 |
Mandados devolvidos pelo Oficial de Justiça |
41 |
Fase de Conhecimento:
Tarefa |
Quantidade |
Data |
Processo |
Aguardando apreciação pela instância superior |
79 |
08/06/2016 |
|
Aguardando audiência |
53 |
08/01/2018 |
|
Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos |
273 |
29/04/2016 |
|
Aguardando esclarecimentos periciais |
02 |
27/02/2018 |
|
Aguardando laudo pericial |
09 |
05/02/2018 |
|
Aguardando término dos prazos |
24 |
08/01/2018 |
|
Analisar Despacho |
06 |
02/03/2018 |
|
Analisar sentença |
11 |
21/02/2018 |
|
Cancelar expediente |
01 |
28/02/2018 |
|
Concluso ao magistrado* 4 |
22 |
15/02/2018 |
|
Controle de pericia |
01 |
27/02/2018 |
|
Cumprimento de providências* 5 |
03 |
09/01/2018 |
|
Intimações automáticas com pendências - Con |
04 |
23/02/2018 |
|
Minutar Despacho |
03 |
08/02/2018 |
|
Minutar sentença |
41 |
12/01/2018 |
|
Preparar ato de comunicação* 7 |
15 |
20/02/2018 |
|
Preparar comunicação* 9 |
02 |
26/02/2018 |
|
Publicar DJE – AC |
04 |
02/03/2018 |
|
Recebimento de instância superior |
03 |
19/02/2018 |
|
Registrar parcelas - Acordo |
02 |
19/02/2018 |
|
* 1 Na subpasta: “ INSTRUÇÃO â€. * 2 Última parcela do acordo judicial prevista para 16/3/2018. * 3 Prazo vence em 12/3/2018. * 4 Processos sem conclusão nominal ao magistrado. * 5 Inexistem processos nas subpastas: “AG. DEVOLUÇÃO DE ALVARÃâ€, “AG. DEVOLUÇÃO DE MANDADO†e “EXPEDIR OFÃCIOâ€. * 6 Na subpasta: “ ATUALIZAÇÃO/DEDUÇÃO/RATEIO â€. * 7 Inexistem processos nas subpastas: “ EXPEDIR MANDADO†e “EXPEDIR OFÃCIOâ€. * 8 Na subpasta: “ EXPEDIR ALVARà â€. * 9 Inexiste processo na subpasta: “EXPEDIR MANDADO inspecionadoâ€. * 10 Na subpasta: “ AUDIÊNCIAâ€. |
Fase de Liquidação:
Tarefa |
Quantidade |
Data |
Processo |
Aguardando Cumprimento de Providência - Liq* 1 |
77 |
26/10/2017* 2 |
|
Aguardando atualização de cálculo |
01 |
27/02/2018 |
|
Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos |
01 |
23/05/2017 |
|
Aguardando laudo pericial |
06 |
26/01/2018 |
|
Aguardando término dos prazos |
17 |
12/12/2017 |
|
Análise de Liquidação |
04 |
27/02/2018 |
|
Concluso ao magistrado - Liq* 5 |
03 |
20/02/2018 |
|
Cumprimento de providências* 6 |
09 |
26/01/2018 |
|
Minutar Despacho - Liq |
14 |
20/02/2018 |
|
Publicar DJe - Liq |
02 |
01/03/2018 |
|
Recebimento de instância superior |
01 |
15/02/2018 |
|
* 1 Inexistem processos nas subpastas: “AG. DEV.MANDADOâ€, “AG.DEV.ALVARÆe “IMPUGNAÇÕES AOS CÃLCULOSâ€. * 2 Data do despacho determinando o retorno dos autos ao setor de cálculos para liquidação/revisão. * 3 Na subpasta: “LIQUIDAÇÃO/REVISÃOâ€. * 4 Última parcela do acordo judicial prevista para 30/3/2018. * 5 Processos sem conclusão nominal ao magistrado. * 6 Inexistem processos nas subpastas: “ AG. DEVOLUÇÃO DE ALVARÃâ€, “AG. DEVOLUÇÃO DE MANDADOâ€, “MANIFESTAÇÃO SETOR DE CÃLCULOSâ€. * 7 Na subpasta: “ATUALIZAÇÃO/DEDUÇÃO/RATEIOâ€. |
Fase de Execução:
Tarefa |
Quantidade |
Data |
Processo |
Aguardando apreciação pela instância superior |
04 |
13/11/2017 |
|
Aguardando atualização de cálculo |
01 |
27/02/2018 |
|
Aguardando audiência - Exec |
03 |
20/02/2018* 1 |
|
Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos |
46 |
07/03/2017 |
|
Aguardando final do sobrestamento |
10 |
04/05/2017 |
|
Aguardando término dos prazos |
18 |
18/12/2017 |
|
Análise de Execução |
15 |
20/02/2018 |
|
Concluso ao magistrado - Exec* 6 |
19 |
18/01/2018 |
|
Cumprimento de providências* 7 |
776 |
22/03/2017 |
|
(subpasta) AG. DEVOLUÇÃO DE ALVARà |
05 |
22/06/2017 |
|
(subpasta) AG. RESPOSTA DE OFÃCIO |
02 |
09/01/2018 |
|
Escolher tipo de arquivamento |
03 |
04/02/2018 |
|
Iniciar Execução |
01 |
21/02/2018 |
|
Intimações automáticas com pendências - Exec |
03 |
20/02/2018 |
|
Minutar Despacho - Exec |
13 |
07/02/2018 |
|
Minutar expediente da secretaria |
05 |
30/01/2018 |
|
(subpasta) ALVARÃ |
01 |
25/01/2018 |
|
(subpasta) OFÃCIOS |
01 |
06/02/2018 |
|
Minutar sentença - Exec |
01 |
30/01/2018 |
|
Preparar ato de comunicação* 9 |
13 |
17/08/2017 |
|
Preparar comunicação* 11 |
05 |
21/02/2018 |
|
Publicar DJe - Exec |
24 |
01/03/2018 |
|
Recebimento de instância superior |
01 |
19/02/2018 |
|
Registrar obrigações de pagar |
03 |
28/02/2018 |
|
Registrar pagamentos ou despesas processuais |
01 |
23/02/2018 |
|
Remeter ao 2o Grau |
01 |
07/02/2018 |
|
* 1 Audiência designada para 8/3/2018. * 2 Na subpasta: “AUDIÊNCIA DE TENTATIVA DE CONCILIAÇÃOâ€. * 3 Última parcela do acordo judicial prevista para 20/12/2017. * 4 Determinada a suspensão da execução por 1 (um) ano. * 5 O prazo para oposição de embargos à execução vence em 8/3/2018. * 6 Processos sem conclusão nominal ao magistrado. * 7 Inexistem processos nas subpastas: “AG. DEVOLUÇÃO DE MANDADO†e “EXPEDIR OFÃCIOâ€. * 8 Na subpasta: “AG. CUMPRIMENTO DE CP'sâ€. * 9 Inexistem processos nas subpastas: “ EXPEDIR MANDADO†e “EXPEDIR OFÃCIOâ€. * 10 Na subpasta: “EXPEDIR ALVARÃâ€. * 11 Inexiste processo na subpasta: “EXPEDIR MANDADO inspecionadoâ€. |
7. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS FÃSICOS EM 13/3/2018:
NATUREZA |
QUANTIDADE |
DATA MAIS ANTIGA |
PROCESSO | |
Cargas |
Advogados |
01 |
24/1/2018 |
0134300-55.2007.5.06.0261 |
Perito |
-- |
-- |
-- | |
Terceiros |
-- |
-- |
-- | |
Petições a juntar aos autos *1 |
-- |
-- |
-- | |
Processos conclusos para despacho * 2 |
03 |
07/03/2018 |
0133800-86.2007.5.06.0261 | |
Consultas convênios a realizar (BACEN/JUCEPE/INFOJUD/DETRAN) |
-- |
-- |
-- | |
Praças a marcar |
-- |
-- |
-- | |
Processos no setor de cálculos |
209 *3 |
09/01/2018 |
0001318-38.2011.5.06.0261 | |
Processos para serem remetidos ao TRT |
-- |
-- |
-- |
*1 Existem 20 (vinte) petições a juntar, porém dizem respeito a processos que se encontram no arquivo geral ou no TRT da 6.ª Região.
*2 No relatório gerencial, constam 953 processos (tomando-se como referência a data de 7/3/2014), o que revela a ausência de baixa no SIAJ, em relação a essa tarefa.
*3 Conforme relatório gerencial.
*No tocante aos alvarás, mandados, certidões/diligências, e ofÃcios, não existem pendências.
*Em relação às praças, o despacho mais antigo data de 11/12/2017, com leilões designados para 10 e 24/4/2018 e 8 e 22/5/2017 (processo n.º 200500-72.1999.5.06.0261).
* No tocante às notificações, a mais antiga data de 28/6/2017 (processo n.º 0170200-31.2009.5.06.0261).
*Quanto aos processos digitalizados (CLE), constatou-se a conversão de 364 (trezentos e sessenta e quatro) feitos, sendo 1 (um) em 2015, 286 (duzentos e oitenta e seis) em 2016 e 77 (setenta e sete) em 2017.
Fonte: Informações colhidas na Secretaria da Vara do Trabalho e no SIAJ.
8. METAS FIXADAS PELO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA:
Em conformidade com os dados fornecidos pelo Núcleo de EstatÃstica e Pesquisa do Egrégio Regional, eis os resultados relativos à s Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ para o ano de 2017 :
Meta 1 CNJ - 2017 : – Julgar o equivalente a 90% da quantidade de processos de conhecimento recebidos no ano corrente.
Unidades Judiciárias |
Casos Novos |
Solucionados |
Resultado |
1.ª VT de Ribeirão |
649 |
849 |
145,35% |
Total da 6.ª Região |
102.935 |
114.087 |
123,15% |
Meta 2 CNJ - 2017 : – Identificar e julgar, até 31/12/2017, pelo menos 90% dos processos distribuÃdos até 31/12/2015 nos 1.º e 2.º graus.
Unidade Judiciária |
Não julgados até 2015 |
Julgados em 2017 |
Julgados em 2016 |
Resultado |
1.ª VT de Ribeirão |
294 |
12 |
273 |
96,94% |
Total da 6.ª Região |
85.375 |
18.719 |
58.957 |
101,50% |
Meta 3 CNJ - 2017 : – Aumentar o Ãndice de conciliação na fase de conhecimento, em relação à média do biênio 2013/2014, em 2 pontos percentuais, excluindo-se da base de cálculo os processos com desistência e arquivamento, e com fixação de cláusula de barreira de 54%.
Unidade Judiciária |
Média do biênio 2013-2014 |
Conciliações |
Solucionados |
Ãndice de conciliação |
Resultado |
1.ª VT de Ribeirão |
58,96% |
420 |
686 |
61,22% |
113,38% |
Total da 6.ª Região |
63,42% |
45.623 |
93.898 |
48,59% |
89,98% |
Meta 5 CNJ - 2017 : – Baixar 90% do total de casos novos de execução do ano corrente.
Unidade Judiciária |
Casos novos de execução |
Baixados |
Cálculo da Meta |
Resultado |
1.ª VT de Ribeirão |
281 |
912 |
324,56% |
360,62% |
Total da 6.ª Região |
45.331 |
47.391 |
104,54% |
116,16% |
Meta 6 CNJ - 2017 : – Identificar e julgar, até 31/12/2017, 98% das ações coletivas distribuÃdas até 31/12/2014 no 1.º grau.
Unidade Judiciária |
Não julgados até 2014 |
Julgados em 2015 |
Julgados em 2016 |
Julgados em 2017 |
Resultado |
1.ª VT de Ribeirão |
0 |
1 |
0 |
0 |
100,00% |
Total da 6.ª Região |
341 |
278 |
103 |
27 |
101,14% |
Meta 7 CNJ - 2017 : – Identificar e reduzir em 2% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior.
Unidade Judiciária |
Pendentes em 31/12/2016 |
Quantitativo de processos dos dez maiores litigantes distribuÃdos na instância no mês de referência |
Quantitativo de processos dos dez maiores litigantes julgados na ins- tância no mês de referência |
Pendentes em 31/12/2017 |
Resultado |
1.ª VT de Ribeirão |
102 |
304 |
406 |
0 |
100,00% |
Total da 6.ª Região |
8.963 |
9.321 |
10.606 |
7.678 |
114,54% |
No XI Encontro Nacional do Poder Judiciário, em BrasÃlia/DF, em 21/11/2017, restaram divulgadas as metas nacionais de 2018 da Justiça do Trabalho, quais sejam:
Meta 01 – Julgar mais processos que os distribuÃdos.
Descrição: Julgar pelo menos 92% dos processos de conhecimento do que os distribuÃdos no ano corrente.
Meta 02 – Julgar processos mais antigos.
Descrição: Identificar e julgar, até 31/12/2018, pelo menos 90% dos processos distribuÃdos até 31/12/2016, nos 1.º e 2.º graus.
Meta 03 – Aumentar os casos solucionados por conciliação.
Descrição: Aumentar o Ãndice de conciliação na fase de conhecimento, em relação ao percentual do biênio 2013/2014, em 2 pontos percentuais, no ano corrente.
Meta 05 – Impulsionar processos à execução.
Descrição: Baixar pelo menos 92% do total de casos novos de execução do ano corrente.
Meta 06 – Priorizar o julgamento das Ações Coletivas.
Descrição: Identificar e julgar, até 31/12/2018, 98% das ações coletivas distribuÃdas até 31/12/2015 no 1.º grau e até 31/12/2016 no 2.º grau.
Meta 07 – Priorizar o julgamento dos processos dos maiores litigantes e dos recursos repetitivos.
Descrição: Identificar e reduzir em 2% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior.
9. ITENS DE EXAME E REGISTRO OBRIGATÓRIO (Art. 26 da Consolidação dos Provimentos da CGJT, conforme versão atualizada em 10/1/2018):
Com base nos autos e sistemas analisados, verificou-se que o JuÃzo:
- registra, no sistema informatizado, os atos processuais relevantes;
- emite pronunciamento explÃcito acerca da admissibilidade dos recursos, segundo constatado nos processos n.º s 0000272-04.2017.5.06.0261 e 0000003-62.2017.5.06.0261;
- ordena, de ofÃcio , a imediata liberação do depósito recursal, nos casos em que, após a liquidação, seja apurado crédito de valor inequivocamente superior ao depositado, como verificado nos processos n.ºs 0001035-73.2015.5.06.0261 e 0001069-48.2015.5.06.0261;
- exaure as iniciativas do juÃzo para tornar exitosa a execução, observando os requisitos para a emissão da Certidão de Crédito Trabalhista, nos moldes do artigo 88 da Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral (como verificado nos processos n.ºs 0000676-26.2015.5.06.0261 e 0001887-05.2012.5.06.0261), no entanto, não cumpre integralmente o modelo previsto no art. 77 do referido Provimento quanto à emissão da Certidão de Arquivamento Provisório (como observado nos processos n.ºs 0000098-29.2016.5.06.0261 e 0000521-23.2015.5.06.0261);
- faz uso regular das ferramentas eletrônicas: Bacenjud, Detran, Renajud, Jucepe, Infojud e Serpro, consoante observado nos processos n.ºs 0000493-21.2016.5.06.0261, 0000788-29.2014.5.06.0261, 0000225-06.2012.5.06.0261 e 0000496-73.2016.5.06.0261. De acordo com o Relatório sobre Ordens Judiciais, foram realizados, no perÃodo de fevereiro de 2017 a fevereiro de 2018, 106 (cento e seis) bloqueios, 49 (quarenta e nove) desbloqueios e 55 (cinquenta e cinco) transferências. No mês de fevereiro de 2018, constavam 19 (dezenove) bloqueios pendentes de providência;
- determina a citação dos sócios, nos casos de desconsideração da personalidade jurÃdica da empresa executada, com a devida inclusão dos seus nomes no sistema, no polo passivo da demanda, conforme visto nos processos n.ºs 0000286-56.2015.5.06.0261, 0000788-29.2014.5.06.0261 e 0000556-46.2016.5.06.0261; e
- inclui, em pauta, processos para tentativa de conciliação, na fase de execução, em média de 8 (oito) por mês, além da realização de pautões relativas as empresas do grupo econômico Cachool e o do grupo Cucaú, envolvendo, em média, 40 (quarenta) processos, e, ainda, na Semana Nacional de Conciliação, sendo informado, pelo Diretor de Secretaria, que, no ano de 2018, os pautões dependerão da remessa de crédito pela Central de Execuções no tocante às empresas do grupo Cachool.
Quanto aos demais aspectos (assiduidade dos magistrados, pauta de audiências e principais prazos) encontram-se registrados nos itens 4 e 5.
10. OBSERVAÇÕES/PENDÊNCIAS REFERENTES À SECRETARIA:
- Na análise, por amostragem, nas carteiras que integram a Secretaria da Vara, sintetizada no quadro do item 7, verificou-se satisfatória organização e cumprimento das normas procedimentais a serem seguidas pelas unidades judiciárias de primeira instância, entretanto, impõe-se maior controle em relação à baixa dos processos fÃsicos que não mais se encontram pendentes de despacho, considerando que o relatório gerencial não reflete a realidade da Vara. Quanto aos processos digitais, conforme quadros do item 6 elaborados em 5/3/2018, constatou-se boa utilização da ferramenta “agrupadoresâ€, porém há necessidade de maior controle no tocante à s seguintes tarefas: a) aguardando cumprimento de providências: 0000559-98.2016.5.06.0261 (pendente desde 26/10/2017) e 0000412-13.2015.5.06.0292 (pendente desde 22/3/2017); b) aguardando cumprimento de acordo ou pagamento: 0000081-90.2016.5.06.0261 (última parcela do acordo prevista para 20/12/2017); c) expedir alvará: 0000087-68.2014.5.06.0261 (pendente desde 17/8/2017); e d) conclusão ao magistrado: 22 (vinte e dois) processos sem conclusão especÃfica na fase de conhecimento (com pendência mais antiga de 15/2/2018), 3 (três) na fase de liquidação (com pendência mais antiga de 20/2/2018) e 19 (dezenove) na fase de execução (com pendência mais antiga de 18/1/2018). Na presente data, não mais se verificam processos pendentes de conclusão especÃfica. Na inspeção realizada pelo juÃzo de primeiro grau, no perÃodo de 8 a 12 de janeiro de 2018 (Resolução Administrativa TRT n.º 14/2017), registraram-se dentre outros dados: a) 1.185 (um mil, cento e oitenta e cinco) processos fÃsicos na fase de execução, sendo que 699 (seiscentos e sessenta e nove) se encontravam com execução suspensa; b) 26 (vinte e seis) processos fÃsicos no setor de cálculos; c) nenhum processo fÃsico fora de pauta ou convertido em diligência; d) 76 (setenta e seis) processos fÃsicos sem tramitação há mais de 60 dias; e) 2 (dois) processos fÃsicos com carga vencida e notificados; f) 59 (cinquenta e nove) processos eletrônicos aguardando término dos prazos, na fase de conhecimento, com pendência mais antiga de 31/10/2017; g) 6 (seis) processos eletrônicos conclusos, na fase de conhecimento, sem especificação do tipo e do magistrado, com pendência mais antiga de 12/1/2018; h) 16 (dezesseis) processos eletrônicos para preparar ato de comunicação, na fase de execução, com pendência mais antiga de 17/8/2017;
- Não existe CTPS sob custódia da Secretaria da Vara, o que revela a eficiência da Secretaria na entrega desse documento ao jurisdicionado;
- Os Assistentes de Juiz elaboram minutas de despachos, sentenças de mérito e decisões de incidentes processuais, como embargos declaratórios, embargos à execução, embargos de terceiros, exceção de pré-executividade e antecipação de tutela;
- O JuÃzo não prolata, em regra, sentenças de forma lÃquida, determinado, entretanto, a liquidação, pela Contadoria da Vara, após o trânsito em julgado;
- De acordo com o relatório fornecido pela Seção de Gestão Negocial dos Sistemas do PJE e do e-Gestão, vinculada à Secretaria da Presidência deste Tribunal, faz-se necessária a regularização da estatÃstica da unidade, em relação à execução sem encerramento, pertinente a processos que já se encontram arquivados definitivamente: 0000002-14.2016.5.06.0261, 0000007-75.2012.5.06.0261, 0000042-59.2017.5.06.0261, 0000073-55.2012.5.06.0261, 0000087-05.2013.5.06.0261, 0000089-72.2013.5.06.0261, 0000091-42.2013.5.06.0261, 0000095-79.2013.5.06.0261, 0000098-34.2013.5.06.0261, 0000123-42.2016.5.06.0261, 0000127-21.2012.5.06.0261, 0000134-42.2014.5.06.0261, 0000144-86.2014.5.06.0261, 0000149-79.2012.5.06.0261, 0000150-64.2012.5.06.0261, 0000153-14.2015.5.06.0261, 0000217-58.2014.5.06.0261, 0000249-92.2016.5.06.0261, 0000266-70.2012.5.06.0261, 0000267-16.2016.5.06.0261, 0000269-25.2012.5.06.0261, 0000327-28.2012.5.06.0261, 0000333-64.2014.5.06.0261, 0000334-20.2012.5.06.0261, 0000335-05.2012.5.06.0261, 0000343-79.2012.5.06.0261, 0000344-64.2012.5.06.0261, 0000346-68.2011.5.06.0261, 0000348-04.2012.5.06.0261, 0000349-86.2012.5.06.0261, 0000352-41.2012.5.06.0261, 0000355-93.2012.5.06.0261, 0000356-78.2012.5.06.0261, 0000360-18.2012.5.06.0261, 0000362-85.2012.5.06.0261, 0000365-40.2012.5.06.0261, 0000367-10.2012.5.06.0261, 0000377-54.2012.5.06.0261, 0000405-22.2012.5.06.0261, 0000412-48.2011.5.06.0261, 0000428-26.2016.5.06.0261, 0000453-78.2012.5.06.0261, 0000454-63.2012.5.06.0261, 0000488-62.2017.5.06.0261, 0000489-23.2012.5.06.0261, 0000528-20.2012.5.06.0261, 0000531-38.2013.5.06.0261, 0000542-67.2013.5.06.0261, 0000543-52.2013.5.06.0261, 0000635-64.2012.5.06.0261, 0000656-06.2013.5.06.0261, 0000659-92.2012.5.06.0261, 0000676-26.2015.5.06.0261, 0000686-07.2014.5.06.0261, 0000703-43.2014.5.06.0261, 0000720-16.2013.5.06.0261, 0000946-89.2011.5.06.0261, 0000947-74.2011.5.06.0261, 0001010-94.2014.5.06.0261, 0001036-97.2011.5.06.0261, 0001085-36.2014.5.06.0261, 0001426-67.2011.5.06.0261, 0001512-38.2011.5.06.0261, 0001542-73.2011.5.06.0261, 0001546-13.2011.5.06.0261, 0001584-25.2011.5.06.0261, 0001586-92.2011.5.06.0261, 0001624-07.2011.5.06.0261, 0001937-65.2011.5.06.0261, 0001938-50.2011.5.06.0261, 0001959-26.2011.5.06.0261, 0002029-43.2011.5.06.0261, 0002076-17.2011.5.06.0261, 0002093-53.2011.5.06.0261, 0002099-60.2011.5.06.0261, 0002103-97.2011.5.06.0261, 0002144-64.2011.5.06.0261, 0002225-13.2011.5.06.0261, 0002278-91.2011.5.06.0261, 0002288-38.2011.5.06.0261, e 0002313-51.2011.5.06.0261;
- No tocante ao lapso temporal anteriormente correicionado, observou-se: a) redução do quantitativo de novas ações em 242 (duzentas e quarenta e duas); b) acréscimo do prazo médio para julgamento em 32 (trinta e dois) dias; c) redução da produtividade da Vara, vez que prolatadas a menos 51 (cinquenta e uma) sentenças, e 3 (três) decisões de incidentes processuais, sendo homologadas a menos 68 (sessenta e oito) conciliações; d) redução do prazo médio (em dias corridos), no tocante ao perÃodo de janeiro a dezembro de 2017, para realização da audiência inicial, no sumarÃssimo, em 4 (quatro) dias, da instrução, no sumarÃssimo, em 15 (quinze) dias e, no ordinário, em 23 (vinte e três) dias, e da decisão, no sumarÃssimo, em 16 (dezesseis) dias e, no ordinário, em 6 (seis) dias, contudo houve aumento da audiência inicial, no ordinário, em 1 (um) dia; e) aumento do tempo médio de espera do jurisdicionado (em dias corridos) para realização, em fevereiro de 2018, da audiência inicial, no rito sumarÃssimo, em 9 (nove) dias, e, no ordinário, em 34 (trinta e quatro) dias, com redução da instrução em 4 (quatro) dias; f) redução do prazo médio (em dias corridos) na fase de conhecimento em 9 (nove) dias, e aumento na liquidação em 18 (dezoito) dias, e na execução em 1.004 (um mil e quatro) dias; g) redução da quantidade de processos na fase de conhecimento em 107 (cento e sete), e acréscimo na liquidação em 39 (trinta e nove), e na execução em 106 (cento e seis); e h) redução do saldo remanescente em 176 (cento e setenta e seis) processos;
- O Ãndice Nacional de Gestão de Desempenho da Justiça do Trabalho – IGEST, recentemente instituÃdo pela Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho, a partir do Mapeamento Global de Desempenho dos Tribunais Regionais do Trabalho da 3.ª e da 15.ª Regiões e dos estudos realizados pela Coordenadoria de EstatÃstica e Pesquisa do TST, tem como objetivo contribuir para o aprimoramento da gestão das varas do trabalho do paÃs. Dispõe de mesoindicadores (acervo, celeridade, produtividade e taxa de congestionamento) que são compostos por 13 indicadores construÃdos com base em 17 variáveis, utilizando dados oficiais do Sistema e-Gestão dos doze últimos meses anteriores à sua extração, referentes à s varas do trabalho instaladas no paÃs que estiveram em funcionamento durante todo o perÃodo de apuração. Os indicadores estão padronizados em um intervalo que varia entre 0 e 1. Quanto mais próximo de 0, mais satisfatório é o desempenho da Vara; quanto mais próximo de 1, ma i s insatisfatório é o seu desempenho. O agrupamento das varas do trabalho é realizado conforme a faixa de movimentação processual definida na Resolução CSJT n.º 63/2010, e tais informações se encontram disponÃveis no e-Gestão. No âmbito deste Regional, a unidade jurisdicional alcançou a 19.ª classificação geral, sendo a 56.ª em relação ao acervo; 36.ª quanto à celeridade, 2.ª no tocante à produtividade; 8.ª no pertinente à taxa de congestionamento; e 20.ª em relação à força de trabalho;
- Atingimento das Metas 1, 2, 3, 5, 6 e 7 estabelecidas pelo CNJ para o ano de 2017, o que revela o esforço da JuÃza Titular em agilizar a prestação jurisdicional e o desempenho dos funcionários nos serviços da Secretaria, sendo digno, portanto, de elogio a ser registrado nos assentamentos funcionais da magistrada e dos servidores lotados na 1.ª Vara do Trabalho de Ribeirão no ano de 2017 .
11. PEDIDOS DE PROVIDÊNCIAS E RECLAMAÇÕES CORREICIONAIS :
No tocante ao perÃodo de 1.º de janeiro de 2017 até a presente data, não houve a formalização, em face desta unidade judiciária, de pedido de providência ou reclamação correicional.
12. RECOMENDAÇÕES:
- Empreender esforços com o objetivo de reduzir os prazos médios de audiências no rito sumarÃssimo, estabelecendo como meta o prazo máximo de 15 (quinze) dias, conforme determina o inciso III do art. 852-B da CLT;
- Envidar esforços para proferir sentenças lÃquidas, principalmente em relação aos processos de rito sumarÃssimo;
- Continuar a fomentar a inclusão de processos de execução na pauta de audiências para tentativa de conciliação, consoante disposto no art. 76, II, da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho: “ II - promover a realização semanal de audiências de conciliação em processos na fase de execução, independentemente de requerimento das partes, selecionando-se aqueles com maior possibilidade de êxito na composição â€;
- Observar regular e integralmente as normas procedimentais prescritas para emissão da Certidão de Arquivamento Provisório, prevista no art.77 da Consolidação de Provimentos 2016 da CGJT;
- Proceder ao controle de carga dos autos mensalmente até o dia 15 de cada mês subsequente, conforme prevê o art. 57, parágrafo único, do Provimento 02/2013 da Corregedoria Regional, com adoção das providências cabÃveis, de modo a assegurar a sua devolução o mais breve possÃvel, especialmente em relação ao processo n.º 0134300-55.2007.5.06.0261 ;
- Regularizar a estatÃstica da unidade, em relação aos processos especificados no item 10 quanto à s anotações relativas ao encerramento da execução, bem assim realizar a baixa, no SIAJ, dos processos fÃsicos conclusos para despacho que não mais se encontram nessa situação, por não refletirem a realidade da Vara;
- Continuar a realizar as devidas anotações no módulo de RPV, relativo aos processos fÃsicos, particularmente aqueles ajuizados em face da Fazenda Pública Estadual e Municipal (Administração Direta e Indireta), de modo a atender à recomendação da Corregedoria-Geral apresentada quando da última correição nesta Corte, no tocante ao controle do RPV;
- Proceder ao andamento imediato dos processos que se encontram sem movimentação por mais de 60 (sessenta) dias, ou com prazo vencido, especialmente em relação aos processos n.ºs 0170200-31.2009.5.06.0261, 0000559-98.2016.5.06.0261, 0000412-13.2015.5.06.0292, 0000081-90.2016.5.06.0261 e 0000087-68.2014.5.06.0261;
- Enfatizar, entre os usuários (servidores e magistrados) da Vara, a importância da correta inserção de dados no PJE, pois eles são extraÃdos, através das remessas, transformados e gravados, e essas informações alimentam o e-Gestão, gerando os relatórios gerenciais, a estatÃstica oficial da Justiça do Trabalho, e fornecendo dados considerados no Ãndice Nacional de Gestão de Desempenho da Justiça do Trabalho – IGEST; e
- Proceder à “conclusão ao magistradoâ€, especificando o magistrado e o tipo (sentenças, decisões ou despachos), sem necessidade de despacho para tal finalidade, inclusive em relação aos incidentes processuais, em face da importância desse procedimento para a estatÃstica da Vara e do Regional, sob pena de responsabilização administrativa do encarregado por tal atividade, caso não haja justificativa para a ausência de conclusão ou de sua especificidade.
13. BOAS PRÃTICAS RELATADAS PELO JUÃZO:
Considerando que as boas práticas relacionadas na ata de correição de 2017 continuam sendo desempenhadas, o Diretor de Secretaria procedeu à sua renovação:
- Elaboração, pelos assistentes de juiz, de minutas de despachos, sentenças de mérito e decisões de incidentes processuais, como embargos declaratórios, embargos à execução, embargos de terceiros, sentença anulatória de auto de arrematação, exceção de pré-executividade e análise de antecipação de tutela; e
- Celebração de composição entre os representantes das empresas do grupo CUCAÚ e o Sindicado dos Trabalhadores Rurais de Ribeirão, resultando na suspensão provisória dos feitos, e no compromisso das empresas de depositar, mensalmente, a quantia de R$ 30.000,00 (trinta mil reais) na entressafra, e R$ 70.000,00 (setenta mil reais) durante o perÃodo de safra, tudo com o intuito de satisfazer as execuções.
14. SOLICITAÇÕES DO JUÃZO:
- Substituição dos aparelhos de ar condicionado (tipo janela) por “splitâ€, vez que aqueles não atendem à necessidade dos ambientes, conforme consta das atas de correição de 2015 e 2016;
- Instalação do no-break em local apropriado, vez que se aguarda seis meses pela providência, resultando, inclusive, na desocupação do espaço destinado ao arquivo;
- Agilização da solicitação, formulada em 31 de janeiro de 2018, no tocante à substituição de lâmpadas, para diversos setores internos e externos da unidade judicial;
- Conserto da caixa de passagem de detritos sanitários, vez que ocasiona retorno nos banheiros externos; e
- Apreciação, pela Administração do Tribunal, da possibilidade de exclusão, da centralização de execução, dos processos relativos ao grupo Cachool, pela dificuldade dos advogados de acesso à s informações, bem assim pela ausência de observância à ordem cronológica para quitação das execuções, diante da vinculação dos valores a determinados processos, beneficiando, muitas vezes, execuções mais recentes em detrimento das mais antigas, e retirando a autonomia do magistrado da Vara de decidir sobre a melhor maneira de utilização do crédito para quitação dos débitos. Compareceu à Secretaria da Vara o IlustrÃssimo advogado João José Bandeira, OAP/PE 3.049, que informou a insatisfação dos integrantes da Associação dos Advogados Trabalhistas sobre a mencionada centralização, a qual será formalizada, por ofÃcio, à Presidência deste Regional e à Comissão composta pelos Desembargadores Maria Clara Saboya, Paulo Alcântara e VirgÃnia Malta Canavarro, ressaltando, ainda, a dificuldade de acesso dos jurisdicionados à Central de Execução localizada em Recife, e a constatação de que o procedimento privilegia as Varas com menor quantitativo de execuções. Estiveram também presentes o Diretor do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ribeirão, Senhor Clóvis José Arquino, e mais quatro trabalhadores rurais, representados pelo Senhor José da Silva Monteiro, a fim de externarem essa mesma insatisfação.
Encerrados os trabalhos, a ExcelentÃssima Corregedora Regional, Desembargadora Dione Nunes Furtado da Silva, agradeceu a fraternal acolhida e a colaboração prestada pela ExcelentÃssima JuÃza Titular e pelos servidores da Vara, determinando que, lavrada e assinada, fosse disponibilizada esta ata na página da Corregedoria, no sÃtio deste Regional ( www.trt6.jus.br ), além de publicada, em sua Ãntegra, no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho – DEJT, entregando cópia à Unidade Judiciária sob correição (neste ato), Presidência do Egrégio Regional, Comissão responsável pela Centralização de Execuções, Secretaria de Gestão de Pessoas (para registro de elogio nos assentamentos funcionais), e Secretaria Administrativa, para conhecimento e providências pertinentes. Firmam a presente ata a ExcelentÃssima Desembargadora Corregedora Regional e a Secretária da Corregedoria Regional.
DIONE NUNES FURTADO DA SILVA
Desembargadora Corregedora Regional
NOÊMIA MARIA GOMES DE OLIVEIRA
Secretária da Corregedoria Regional
Ata Correição 8/2018 de 13/3/2018.