ATA DA CORREIÇÃO ORDINÃRIA REALIZADA NA VARA DO TRABALHO DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO, EM 5 DE MARÇO DE 2018.

Aos 5 (cinco) dias do mês de março de 2018, às 9 (nove) horas, compareceu à sede da Vara do Trabalho de Vitória de Santo Antão/PE , situada na Rodovia BR-232, Km 50,5, Vitória de Santo Antão/PE, a Exma. Desembargadora Corregedora Regional do TRT da 6.ª Região, Dra. Dione Nunes Furtado da Silva , acompanhada pelos servidores Noêmia Maria Gomes de Oliveira (Secretária da Corregedoria), Vânia Rodrigues de Santana Cunha (Assessora de Gabinete), Rosanna de Freitas Monteiro (Assistente de Gabinete), Lívia Galvão Tenório Ribeiro (Assistente de Gabinete), e José Carlos Oliveira de Souza (Chefe de Serviço), para realizar a Correição Ordinária veiculada no Edital n.º 01/2018, divulgado no Diário Eletrônico do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região, em 11 de janeiro de 2018.

Presentes a Excelentíssima Juíza Titular, Dra. Ana Catarina Cisneiros Barbosa de Araújo, o Diretor de Secretaria, Bel. Ricardo de Souza Vieira, e os demais servidores ali lotados: Divanir Barbosa Lupercínio dos Santos, Wedson Pessoa de Melo, Danielle Alves da Costa Lucas, Tarciana Lira Martins, Cynara Suselly Cavalcanti de Lima, Marina Gois Remígio, Joaquim Dias de Amorim Neto, Teresa Cristina da Costa Bezerra, Evelyn Cristina Nery Figueredo, Juliana Marques Ferreira, João Bosco do Carmo, Luciano Fernandes da Silva, e Mariana Alecrim de Carvalho Novaes, além dos estagiários de Direito Andreza Mirlania Pereira da Silva, e Eduardo Luiz Vieira da Silva. Ausentes as funcionárias Gabriella Ferreira Gomes e Câmara Araújo (licença-gestante) e Celina Bastos Dowsley (licença médica).

Com base nos dados extraídos do SIAJ, PJe, e-Gestão e Sistema de Pessoal; nas informações consolidadas pela Seção de Estatística; no exame dos procedimentos adotados na Secretaria da Vara e dos processos em tramitação, e, ainda, dos dados colhidos na inspeção judicial realizada em janeiro de 2018, a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional determinou o registro das informações e recomendações que seguem:

1. MAGISTRADA:

JUÃZA TITULAR

PERÃODO DE ATUAÇÃO

Ana Catarina Cisneiros Barbosa de Araújo

Desde 11/3/2006

2. QUADRO ATUAL DE SERVIDORES LOTADOS NA VARA:

NOME

CARGO

FUNÇÃO

Ricardo de Souza Vieira

Técnico Judiciário

Diretor de Secretaria

Divanir Barbosa Lupercínio dos Santos

Analista Judiciário

Assistente de Juiz

Gabriella Ferreira Gomes e Câmara Araújo

Técnica Judiciária

Assistente de Juiz

Wedson Pessoa de Melo

Requisitado

Assistente de Diretor

Danielle Alves da Costa Lucas

Técnica Judiciária

Calculista

Mariana Alecrim de Carvalho Novaes

Técnica Judiciária

Calculista

Cynara Suselly Cavalcanti de Lima

Técnica Judiciária

Secretária de Audiência

Marina Gois Remígio

Técnica Judiciária

Secretária de Audiência

Joaquim Dias de Amorim Neto

Técnico Judiciário

Assistente

Teresa Cristina da Costa Bezerra

Requisitada

Assistente

Evelyn Cristina Nery Figueredo

Analista Judiciária

Oficiala de Justiça

Juliana Marques Ferreira

Analista Judiciária

Oficiala de Justiça

Celina Bastos Dowsley

Técnica Judiciária

-

João Bosco do Carmo

Técnico Judiciário

-

Luciano Fernandes da Silva

Técnico Judiciário

-

Tarciana Lira Martins

Analista Judiciária

-

3. Produtividade dos Juízes na Unidade:

3.1. Quantidade de Audiências, Sentenças, Conciliações e Incidentes por Juiz (a):

Atuação dos Magistrados na

VT de Vitória de Santo Antão

Audiências*

Sentenças de mérito

Conciliações

Incidentes processuais

Ana Catarina Cisneiros Barbosa de Araújo

1.213

292

125

116

Airam Clemente Torres de Araújo

120

40

47

7

Ana Carolina Bulhões Calheiros

-

1

-

-

Armando da Cunha Rabelo Neto

294

1

70

11

Arthur Ferreira Soares

23

7

3

-

Daniella Cristiane Rodrigues Ferreira

23

5

8

1

Edson Luis Bryk

272

94

51

40

Evellyne Ferraz Correia

11

-

9

1

Fernando Rodrigues Carvalho

44

7

13

1

Hermano de Oliveira Dantas

76

6

18

-

Ilka Eliane de Souza Tavares

21

-

6

-

José Augusto Segundo Neto

-

1

-

3

Levi Pereira de Oliveira

25

25

8

11

Lucas de Araújo Cavalcanti

39

-

10

-

Luis Guilherme Silva Robazzi

111

29

30

11

Mariana de Carvalho Milet

-

1

-

-

Matheus de Lima Sampaio

53

14

18

2

Paloma Daniele Borges dos Santos Costa

328

56

94

15

Rodrigo de Mello

22

4

7

-

Rodrigo Samico Carneiro

92

17

21

4

Tatyana de Siqueira Alves Pereira Rodrigues

-

-

-

3

Victor Majela Nabuco de Menezes

18

2

11

2

Total

2.785

602

549

228

*Exceto audiências de julgamento.

Fontes: Relatórios extraídos do e-Gestão (Audiências realizadas, Solucionados por magistrado, e Incidentes processuais julgados por magistrado).

Período analisado: 1.º/2/2017 a 31/1/2018.

3.2. Prazo médio (em dias) para julgamento de mérito na unidade, da conclusão até a prolação da sentença (apenas PJe):

Atuação dos Magistrados na VT de Vitória de Santo Antão

Prazo* médio para julgamento de sentenças de mérito

Ana Catarina Cisneiros Barbosa de Araújo

0

Airam Clemente Torres de Araújo

131

Ana Carolina Bulhões Calheiros

18

Armando da Cunha Rabelo Neto

4

Arthur Ferreira Soares

26

Daniella Cristiane Rodrigues Ferreira

17

Edson Luis Bryk

127

Fernando Rodrigues Carvalho

5

Hermano de Oliveira Dantas

63

Ilka Eliane de Souza Tavares

6

Levi Pereira de Oliveira

47

Lucas de Araújo Cavalcanti

0

Luis Guilherme Silva Robazzi

6

Matheus de Lima Sampaio

3

Paloma Daniele Borges dos Santos Costa

29

Rodrigo de Mello

4

Rodrigo Samico Carneiro

35

Victor Majela Nabuco de Menezes

3

Prazo médio para julgar na unidade

31

*Apuração leva em conta somente processos eletrônicos e não deduz os períodos de afastamento dos magistrados, tais como férias, licenças, cursos e outros, em face da falta de integração entre os sistemas de pessoal e judicial.

Fontes: Relatório extraído do e-Gestão (Prazos Médios, em dias, da conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado - PJe).

Período analisado: 1.º/2/2017 a 31/1/2018.

3.3. Sentenças de mérito (conhecimento) pendentes de julgamento:

Magistrados com sentenças pendentes na

VT de Vitória

No prazo

Prazo vencido

Total

Armando da Cunha Rabelo Neto

-

52

52

Edson Luís Bryk

1

15

16

Evellyne Ferraz Correia

-

2

2

Hermano de Oliveira Dantas

5

-

5

Ilka Eliane de Souza Tavares

-

5

5

Victor Majela Nabuco de Menezes

1

-

1

----------------------------------------*

43

-

43

Total de sentenças pendentes na Vara

50

74

124

*Sentenças sem vinculação a magistrado, encontradas por amostragem: 0000354-89.2015.5.06.0201, 0001184-89.2014.5.06.0201, 0000356-59.2015.5.06.0201, 0000375-31.2016.5.06.0201, 0000151-59.2017.5.06.0201, 0001117-22.2017.5.06.0201, 0001118-07.2017.5.06.0201, 0000877-67.2016.5.06.0201, 0000773-12.2015.5.06.0201, 0000277-46.2016.5.06.0201, 0000988-51.2016.5.06.0201, 0000990-21.2016.5.06.0201, 0001015-34.2016.5.06.0201, 0001004-05.2016.5.06.0201, 0000538-11.2016.5.06.0201, 0000907-05.2016.5.06.0201, 0000983-29.2016.5.06.0201, 0000899-62.2015.5.06.0201, 0000766-83.2016.5.06.0201, 0000377-98.2016.5.06.0201, 0000462-50.2017.5.06.0201, 0001508-45.2015.5.06.0201, 0000456-43.2017.5.06.0201, 0000632-22.2017.5.06.0201, 0000987-66.2016.5.06.0201, 0000917-15.2017.5.06.0201, 0000364-02.2016.5.06.0201, 0001654-52.2016.5.06.0201, 0002061-92.2015.5.06.0201, 0000952-72.2017.5.06.0201, 0001025-44.2017.5.06.0201, 0001075-70.2017.5.06.0201, 0000986-81.2016.5.06.0201, 0000989-36.2016.5.06.0201, 0000117-21.2016.5.06.0201, 0000767-68.2016.5.06.0201, 0001707-33.2016.5.06.0201, 0001704-78.2016.5.06.0201, 0000913-75.2017.5.06.0201, 0000459-95.2017.5.06.0201, 0000919-19.2016.5.06.0201, 0001169-18.2017.5.06.0201, 0000541-63.2016.5.06.0201 e 0000810-05.2016.5.06.0201.

Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade do magistrado Armando da Cunha Rabelo Neto: 0000163-10.2016.5.06.0201, 0002093-34.2014.5.06.0201, 0000737-67.2015.5.06.0201, 0000685-71.2015.5.06.0201, 0001640-05.2015.5.06.0201, 0000929-97.2015.5.06.0201, 0000644-07.2015.5.06.0201, 0002226-42.2015.5.06.0201, 0001558-71.2015.5.06.0201, 0000125-95.2016.5.06.0201, 0000126-80.2016.5.06.0201, 0001348-83.2016.5.06.0201, 0000139-79.2016.5.06.0201, 0001124-48.2016.5.06.0201, 0001881-76.2015.5.06.0201, 0001716-29.2015.5.06.0201, 0001255-23.2016.5.06.0201, 0001256-08.2016.5.06.0201, 0001257-90.2016.5.06.0201, 0001258-75.2016.5.06.0201, 0000142-34.2016.5.06.0201, 0001329-14.2015.5.06.0201, 0001914-66.2015.5.06.0201, 0001580-32.2015.5.06.0201, 0002088-75.2015.5.06.0201, 0001744-60.2016.5.06.0201, 0000044-15.2017.5.06.0201, 0000425-23.2017.5.06.0201, 0002029-87.2015.5.06.0201, 0001827-13.2015.5.06.0201, 0001820-55.2014.5.06.0201, 0000963-38.2016.5.06.0201, 0000460-17.2016.5.06.0201, 0000458-47.2016.5.06.0201, 0000087-49.2017.5.06.0201, 0000827-07.2017.5.06.0201, 0002162-32.2015.5.06.0201, 0000590-70.2017.5.06.0201, 0001124-82.2015.5.06.0201, 0001417-52.2015.5.06.0201, 0000837-51.2017.5.06.0201, 0002163-17.2015.5.06.0201, 0000464-20.2017.5.06.0201, 0000764-50.2015.5.06.0201, 0002206-51.2015.5.06.0201, 0000966-90.2016.5.06.0201, 0000328-57.2016.5.06.0201, 0000502-66.2016.5.06.0201, 0001899-97.2015.5.06.0201, 0000367-54.2016.5.06.0201, 0000382-23.2016.5.06.0201 e 0000424-38.2017.5.06.0201.

Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade do magistrado Edson Luís Bryk: 0001374-81.2016.5.06.0201, 0001366-75.2014.5.06.0201, 0002092-15.2015.5.06.0201, 0001697-86.2016.5.06.0201, 0000137-75.2017.5.06.0201, 0000027-13.2016.5.06.0201, 0001325-40.2016.5.06.0201, 0000669-83.2016.5.06.0201, 0001820-21.2015.5.06.0201, 0000231-57.2016.5.06.0201, 0000235-94.2016.5.06.0201, 0000799-39.2017.5.06.0201, 0000381-38.2016.5.06.0201, 0000678-79.2015.5.06.0201 e 0001210-19.2016.5.06.0201.

Sentença com prazo vencido sob a responsabilidade da magistrada Evellyne Ferraz Correia: 0000696-66.2016.5.06.0201 e 0000572-20.2015.5.06.0201.

Sentença com prazo vencido sob a responsabilidade da magistrada Ilka Eliane de Souza Tavares: 0000500-62.2017.5.06.0201, 0001644-42.2015.5.06.0201, 0000773-41.2017.5.06.0201, 0002152-85.2015.5.06.0201 e 0000210-81.2016.5.06.0201.

Fontes: Dados extraídos de “Relatório de decisões em aberto/proferidas†e PJe, em 5/3/2018, às 9h05.

3.4. Incidentes processuais pendentes de julgamento:

Magistrados com Incidentes Processuais pendentes na VT de Vitória

No prazo

Prazo vencido

Total

Ana Catarina Cisneiros Barbosa de Araújo

1

-

1

Airam Clemente Torres de Araújo

1

8

9

Armando da Cunha Rabelo Neto

-

6

6

Edson Luís Bryk

7

31

38

Evellyne Ferraz Correia

1

-

1

Lucas de Araújo Cavalcanti

1

-

1

Luís Guilherme Silva Robazzi

2

-

2

Total de incidentes pendentes na Vara

13

45

58

Incidentes com prazo vencido sob a responsabilidade do magistrado Airam Clemente Torres de Araújo: 0000856-91.2016.5.06.0201, 0000204-74.2016.5.06.0201, 0000089-87.2015.5.06.0201, 0000271-10.2014.5.06.0201, 0000270-25.2014.5.06.0201, 0000520-58.2014.5.06.0201, 0000092-42.2015.5.06.0201 e 0001818-51.2015.5.06.0201.

Incidentes com prazo vencido sob a responsabilidade do magistrado Armando da Cunha Rabelo Neto: 0001001-21.2014.5.06.0201, 0000272-92.2014.5.06.0201, 0000568-17.2014.5.06.0201, 0011593-61.2013.5.06.0201, 0002059-25.2015.5.06.0201 e 0001073-71.2015.5.06.0201.

Incidentes com prazo vencido sob a responsabilidade do magistrado Edson Luís Bryk: 0001041-66.2015.5.06.0201, 0001058-05.2015.5.06.0201, 0001074-56.2015.5.06.0201, 0001441-80.2015.5.06.0201, 0001439-13.2015.5.06.0201, 0002134-64.2015.5.06.0201, 0002149-67.2014.5.06.0201, 0002123-69.2014.5.06.0201, 0001682-88.2014.5.06.0201, 0000435-72.2014.5.06.0201, 0001715-78.2014.5.06.0201, 0000555-81.2015.5.06.0201, 0000932-18.2016.5.06.0201, 0001935-76.2014.5.06.0201, 0000710-84.2015.5.06.0201, 0000214-21.2016.5.06.0201, 0000711-69.2015.5.06.0201, 0011220-30.2013.5.06.0201, 0000134-28.2014.5.06.0201, 0000639-19.2014.5.06.0201, 0000005-23.2014.5.06.0201, 0001814-48.2014.5.06.0201, 0001995-49.2014.5.06.0201, 0001402-20.2014.5.06.0201, 0001283-59.2014.5.06.0201, 0001997-19.2014.5.06.0201, 0001188-92.2015.5.06.0201, 0001724-40.2014.5.06.0201, 0001285-29.2014.5.06.0201, 0001511-63.2016.5.06.0201 e

0000050-27.2014.5.06.0201.

Fontes: Dados coletados na Secretaria da Vara e no PJe, em 5/3/2018, às 10h55.

3.5. Produtividade da Vara:

Unidade Judiciária

Quantidades

Prazo médio para julgamento (PJe)*

Sentenças de mérito

Incidentes processuais

Conciliações

VT de Vitória de Santo Antão

602

228

549

31

* A Juíza Titular consignou que, no período de 1.º/2/2017 a 31/1/2018, o prazo médio para julgamento decorreu, também, de atrasos na prolação de sentenças por alguns Juízes Substitutos, pois, consoante comunicado à Corregedoria, há processos pendentes de julgamento, por exemplo, desde 6/3/2017 (0001041-66.2015.5.06.0201) e 23/5/2017 (000010001-21.2014.5.06.0201), pelos Juízes Edson Bryk e Armando Rabelo, respectivamente.

Fontes: Relatórios extraídos do e-Gestão: Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado; e Prazos Médios (em dias) da Conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe).

Período analisado: 1.º/2/2017 a 31/1/2018.

3.6. Percentuais de produtividade da Juíza Titular relativos ao período de janeiro a dezembro de 2017:

- Juíza Ana Catarina Cisneiros Barbosa de Araújo*

Mês

JAN./17

FEV./17

MAR./17

ABRIL/17

MAIO/17

JUN./17

JUL./17

Sentenças

133,33%

130,56%

123,60%

128,57%

100,00%

100,00%

114,29%

Conciliados

40,00%

34,72%

12,36%

71,43%

--

17,65%

--

Mês

AGOS./17

SET./17

OUT./17

NOV./17

DEZ./17

Sentenças

100,00%

211,76%

104,65%

180,00%

166,67%

Conciliados

--

88,24%

12,79%

135,00%

146,67%

* A Juíza Titular usufruiu férias de 3/7/2017 a 1.º/8/2017, e se afastou para participar de curso em 24/1/2017, 19 a 22/6/2017, 13 a 15/9/2017, e 9 a 10/10/2017, por licença médica, em 22/2/2017, 6, 9 e 20/3/2017, 3 a 18/4/2017, 27/4/2017 a 6/5/2017, 29 a 30/6/2017, 16 a 30/10/2017, e 21 a 23/11/2017, e, por convocação, de 8/5/2017 a 9/6/2017, 7/8/2017 a 6/9/2017 e 14 e 16/11/2017.

4. AUDIÊNCIAS (REALIZADAS E DESIGNADAS)*:

4.1. Prazos médios, em dias, até a realização das audiências (a partir do ajuizamento):

Unidade Judiciária

Inicial

Instrução

Decisão

Sumaríssimo

Ordinário

Sumaríssimo

Ordinário

Sumaríssimo

Ordinário

VT de Vitória de Santo Antão

52

115

71

365

80

377

Fonte: Dados extraídos do e-Gestão (Prazos médios – fase de conhecimento).

Período analisado: 1.º/2/2017 a 31/1/2018.

4.2. Tempo de espera do jurisdicionado (em dias corridos) para designação de audiências, a contar de 28/2/2018:

Unidade Judiciária

Inicial

Instrução

Sumaríssimo

Ordinário

2017

2018

2017

2018

2017

2018

VT de Vitória de Santo Antão

32

61

106

50

449

547

Fontes: Informações extraídas do PJe e da Ata de Correição realizada em 2017.

*A Excelentíssima Juíza Titular solicitou o registro de que, em relação aos prazos especificados nos itens 4.1 e 4.2, em diversos dias, durante os quais esteve em gozo de licença, férias etc, não houve designação de Juiz Substituto para atuar na Vara, ocasionando, assim, adiamento de audiências; e, ainda, que não há Juiz Substituto zoneado na unidade.

4.3. Assiduidade da magistrada:

Segundo informações prestadas pelo Diretor de Secretaria, a Juíza Titular, Dra. Ana Catarina Cisneiros Barbosa de Araújo, comparece à unidade nos dias em que preside as sessões de audiência (segundas-feiras às quintas-feiras), e, eventualmente, às sextas-feiras.

4.4. Quantidade de processos em pauta de audiências por semana (média):

Unidade Judiciária

Dias de audiências por semana

Total de audiências

Sumaríssimos

Iniciais

Instruções

Razões Finais

VT de Vitória de Santo Antão

4 (segundas às quintas-feiras)

12

40 a 48

20

12 a 16

Fontes: Informações extraídas do PJe, em 28/2/2018, relativas aos seguintes períodos: 2/10/2017 a 6/10/2017; 20/11/2017 a 24/11/2017; 29/1/2018 a 2/2/2018; e 12/3/2018 a 16/3/2018; e informações prestadas pela Excelentíssima Juíza Titular.

5. MOVIMENTAÇÃO PROCESSUAL:

5.1. Quantidade de ações trabalhistas ajuizadas na unidade - Físicos e PJe:

Unidade Judiciária

2016

2017

2018

(até 27/2/2018)

VT de Vitória de Santo Antão

1.565

1.350

107

Fontes: Consolidação da Estatística, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Casos Novos por Distribuição e Redistribuídos), e PJe.

5.2. Processos remanescentes (congestionamento):

Unidade Judiciária

SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2017

SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2018

Pendentes de julgamento *1

Processos demais fases

Total

Pendentes de julgamento*

Processos demais fases

Total

VT de Vitória de Santo Antão

111

4.586

4.697

125 *2

3.620

3.745

* 1 Pendentes de julgamento: Processos com instrução encerrada, aguardando prolação de sentença.

* 2 Do total de 125 (cento e vinte e cinco) processos pendentes de julgamento em 1.º/1/2018, grande parte estava conclusa aos Juízes Substitutos, sendo, ainda, constatado, de acordo com o sistema do PJE, que, em 5/3/2018, 43 (quarenta e três) processos não estavam conclusos virtualmente a Juíza Titular.

Fontes: Consolidação da Estatística, Relatórios Gerenciais, e e-Gestão (Fase de Conhecimento – Processos Pendentes de Solução)

5.3. Quantidade de processos em tramitação:

Unidade Judiciária

Processos em tramitação em 26/2/2018

Físicos

PJe

VT de Vitória de Santo Antão

423

3.226

Fonte: Relatório Gerencial (Processos em tramitação na Vara) e PJe-JT.

5.4. Quantidade de processos nas principais fases processuais ( pendentes de solução ):

Unidade Judiciária

Conhecimento

(até a prolação da sentença)

Liquidação

Execução

VT de Vitória de Santo Antão

1.264

139

677

Fonte : e-Gestão.

Período analisado: 1.º/1/2018 a 31/1/2018.

5.5. Prazos médios (em dias) nas principais fases processuais:

Unidade Judiciária

Conhecimento

(até a prolação da sentença)

Liquidação

Execução

VT de Vitória de Santo Antão

322

119

554

Fonte: e-Gestão.

Período analisado: 1.º/2/2017 a 31/1/2018.

6. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS ELETRÔNICOS EM 26/2/2018:

Agrupadores:

Tarefa

Quantidade

Processos com pagamentos

299

Processos com pedido de sigilo nos documentos não apreciado

99

Processos com Habilitações nos Autos Não Lidas

01

Processos com petições não apreciadas

06

Mandados devolvidos pelo Oficial de Justiça

21

Processos aguardando encaminhamento do secretário de audiência (atas assinadas)

314

Fase de Conhecimento:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

Aguardando apreciação pela instância superior

110

12/03/2015

0000039-95.2014.5.06.0201

Aguardando audiência

999

07/11/2016

0001554-97.2016.5.06.0201 * 1

Aguardando comprovantes bancários

01

18/12/2017

0000516-16.2017.5.06.0201

Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos

192

22/06/2016

0000781-52.2016.5.06.0201 * 2

Aguardando laudo pericial

04

13/12/2017

0000575-38.2016.5.06.0201

Aguardando término dos prazos

130

23/01/2018

0000041-31.2015.5.06.0201 * 3

Analisar Decisão

02

26/02/2018

0000227-20.2016.5.06.0201

Analisar Despacho

52

23/01/2018

0000657-06.2015.5.06.0201

Analisar expediente da secretaria

01

23/02/2018

0000152-18.2017.5.06.0145

Análise do Conhecimento

33

26/09/2017

0000887-77.2017.5.06.0201 * 4

(subpasta) Alvará - Joaquim

06

25/01/2018

0001168-33.2017.5.06.0201

(subpasta) CERTIFICAR

05

19/02/2018

0001014-15.2017.5.06.0201

(subpasta) OFÃCIO - Audiência

01

25/01/2018

0001249-79.2017.5.06.0201

(subpasta) OFÃCIO - Celina

04

20/02/2018

0001532-39.2016.5.06.0201

Concluso ao magistrado

16

27/04/2017

0000380-24.2014.5.06.0201

Cumprimento de providências

56

16/03/2017

0001967-81.2014.5.06.0201 * 5 * 6

Designar perícia

01

22/02/2018

0001552-30.2016.5.06.0201

Imprimir atos de comunicação

06

08/02/2018

0001532-05.2017.5.06.0201

Intimações automáticas com pendências

01

20/02/2018

0000078-53.2018.5.06.0201

Minutar Decisão

31

06/03/2017

0001041-66.2015.5.06.0201

Minutar Despacho

07

29/01/2018

0001490-53.2017.5.06.0201

Minutar expediente da secretaria * 7

07

12/01/2018

0000476-34.2017.5.06.0201 * 8

(subpasta) ALVARÃ

01

06/02/2018

0001361-48.2017.5.06.0201

(subpasta) Alvará Suspeição Dra Catarina

01

02/02/2018

0001172-70.2017.5.06.0201

(subpasta) Executar Planilha/Alvará

02

21/02/2018

0001603-41.2016.5.06.0201

(subpasta) Ofício - audiência

01

25/01/2018

0001295-68.2017.5.06.0201

Minutar sentença

81

29/06/2016

0002093-34.2014.5.06.0201

Operações de perícia

01

16/02/2018

0000955-27.2017.5.06.0201

Prazos vencidos

04

24/02/2018

0001471-47.2017.5.06.0201

Preparar ato de comunicação * 9

62

23/01/2018

0000316-09.2017.5.06.0201 * 10

Publicar DJE - AC

05

26/02/2018

0001168-67.2016.5.06.0201

Publicar DJe - Con

01

26/02/2018

0000088-97.2018.5.06.0201

Remeter ao 2o Grau

05

26/02/2018

0001801-15.2015.5.06.0201

Remeter ao 2o Grau - Pendências de Decisão

02

26/02/2018

0000162-25.2016.5.06.0201

Trânsito em Julgado

07

08/02/2018

0001398-75.2017.5.06.0201

* 1 Audiência inicial realizada em 22/3/2017.

* 2 Última parcela do acordo judicial prevista para 3/4/2018.

* 3 Notificação postal, com prazo de 5 dias.

* 4 Na subpasta “ Julgamento â€.

* 5 Determinou-se, em 6/12/2016, a suspensão do processo até a prolação da sentença de mérito relativa ao processo físico 0000262-82.2013.5.06.0201.

* 6 Na subpasta “ Prazos longos â€.

* 7 Inexistem processos nas subpastas: “ Executar Planilha/Alvará - Suspeiçãoâ€, “Ofício - Suspeição Dra Catarina†e “Planilha Liberada/Alvaráâ€.

* 8 Na subpasta “ Oficio – Celinaâ€.

* 9 Inexistem processos nas subpastas: “ Alvará†e “Notificação Inicialâ€.

* 10 Na subpasta “Sentençaâ€.

Fase de Liquidação:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

Aguardando apreciação pela instância superior

01

29/11/2017

0001008-42.2016.5.06.0201

Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos

04

29/11/2017

0000543-33.2016.5.06.0201 * 1

Análise de Liquidação * 2

219

23/08/2017

0011000-32.2013.5.06.0201 * 3

(subpasta) Contadoria – Atualizar

50

14/11/2017

0001042-80.2017.5.06.0201

(subpasta) Contadoria - Desc. Acordo

08

12/01/2018

0000156-81.2017.5.06.0201

Cumprimento de providências

01

16/02/2018

0000581-11.2017.5.06.0201

Minutar Decisão – Liq

01

31/01/2018

0001393-58.2014.5.06.0201

Minutar expediente da secretaria * 4

01

16/02/2018

0001060-72.2015.5.06.0201

Prazos vencidos

01

24/02/2018

0000087-83.2016.5.06.0201

Preparar ato de comunicação * 5

21

23/01/2018

0000181-31.2016.5.06.0201

Preparar comunicação * 6

13

02/02/2018

0001140-70.2014.5.06.0201

* 1 Última parcela do acordo judicial prevista para 5/9/2018.

* 2 Inexistem processos nas subpastas: “ Certificar – Ricardoâ€, “JOAQUIM – ALVARÃâ€, e “Ofício – Celinaâ€.

* 3 Na subpasta “LIQUIDAÇÃOâ€.

* 4 Na subpasta “Oficio – Celinaâ€.

* 5 Inexistem processos na subpasta: “ Alvará â€.

* 6 Inexistem processos nas subpastas: “ Alvará – Notificaçãoâ€e “Notificação inicialâ€.

Fase de Execução:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

Aguardando apreciação pela instância superior

05

17/08/2017

0010008-71.2013.5.06.0201

Aguardando audiência – Exec

01

15/02/2017

0001332-32.2016.5.06.0201 * 1

Aguardando comprovantes bancários

01

02/02/2018

0001454-16.2014.5.06.0201

Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos

21

28/04/2017

0002108-66.2015.5.06.0201 * 2

Aguardando término dos prazos

114

03/10/2017

0001995-15.2015.5.06.0201 * 3

Analisar Despacho – Exec

26

07/02/2018

0002062-14.2014.5.06.0201

Análise de Execução * 4

134

18/12/2017

0010140-31.2013.5.06.0201 * 5

(subpasta) Alvará – Joaquim

05

25/01/2018

0000104-56.2015.5.06.0201

(subpasta) CERTIFICAR – RICARDO

02

22/02/2018

0000180-46.2016.5.06.0201

(subpasta) Certificar Citação

16

19/02/2018

0001920-73.2015.5.06.0201

(subpasta) Contadoria - Desc. Acordo

01

15/01/2018

0000450-36.2017.5.06.0201

(subpasta) Contadoria - Informação / Embargos / Retificação

08

15/01/2018

0001379-40.2015.5.06.0201

(subpasta) Contadoria - LIQUIDAÇÃO PROVISÓRIA

07

15/02/2017

0000146-37.2017.5.06.0201

BacenJud

20

19/02/2018

0011551-12.2013.5.06.0201 * 6

Concluso ao magistrado – Exec

10

30/01/2018

0000514-17.2015.5.06.0201

Cumprimento de providências

94

08/08/2017

0000934-85.2016.5.06.0201 * 7

Designar ou cancelar leilão ou praça

01

25/09/2017* 8

0001092-14.2014.5.06.0201

Imprimir atos de comunicação

04

29/01/2018

0000693-48.2015.5.06.0201

Minutar Decisão – Exec

09

27/09/2016

0000711-69.2015.5.06.0201

Minutar Despacho – Exec

08

15/11/2017

0001360-63.2017.5.06.0201

Minutar expediente da secretaria * 9

27

16/11/2017

0000260-10.2016.5.06.0201 * 10

(subpasta) ALVARÃ

06

12/01/2018

0001987-72.2014.5.06.0201

(subpasta) Alvará Suspeição Dra Catarina

01

02/02/2018

0001890-72.2014.5.06.0201

(subpasta) Executar Planilha/Alvará

04

15/02/2018

0001173-89.2016.5.06.0201

(subpasta) Oficio – Celina

14

13/12/2017 * 11

0011448-05.2013.5.06.0201

Minutar sentença – Exec

19

19/10/2016

0000639-19.2014.5.06.0201

Prazos vencidos

46

21/02/2018

0000906-54.2015.5.06.0201

Preparar ato de comunicação

123

13/12/2017

0001754-75.2014.5.06.0201 * 12

(subpasta) Alvará

13

15/12/2017

0001275-82.2014.5.06.0201

Publicar DJe – Exec

04

26/02/2018

0000630-57.2014.5.06.0201

Registrar obrigações de pagar

01

15/01/2018

0001377-02.2017.5.06.0201

* 1 Audiência designada para 3/4/2018.

* 2 Última parcela vence em 28/5/2018.

* 3 Na subpasta “Aguardando devolução CPâ€.

* 4 Inexistem processos nas subpastas: “CERTIFICAR - CUMPRIMENTO DE ACORDOâ€, “Certidão de Objeto e Péâ€, “Certidão habilitação de créditoâ€, “Mandado requisitado†e “OFÃCIO – Celinaâ€.

* 5 Na subpasta “ Contadoria – Atualizarâ€.

* 6 Encontra-se na subpasta: “ Aguardando Resposta BACENâ€.

* 7 Na subpasta “ Prazos longosâ€.

* 8 Data do despacho de designação de praça.

* 9 Inexistem processos nas subpastas “ Executar Planilha/Alvará – Suspeição†e “Ofício - Suspeição Dra Catarinaâ€.

* 10 Na subpasta “ Planilha Liberada/Alvaráâ€.

* 11 Data do despacho.

* 12 Na subpasta “ Publicaçãoâ€.

7. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS FÃSICOS EM 5/3/2018

NATUREZA

QUANTIDADE

DATA MAIS

ANTIGA

PROCESSO

Cargas

Advogados

01

20/2/2018

0174700-88.1993.5.06.0201

Perito

--

--

--

Terceiros

03

4/6/2015

010003-78.2015.5.06.0201 *1

Petições a juntar aos autos

02 *2

22/8/2017

0000621-66.2012.5.06.0201

Processos conclusos para despacho

--

--

--

Consultas convênios a realizar (BACEN/JUCEPE/INFOJUD/DETRAN)

01

22/2/2018

0001615-94.2012.5.06.0201

Praças a marcar

--

--

--

Processos no setor de cálculos

28

18/12/2017

0048800-46.2003.5.06.0201

Processos para serem remetidos ao TRT

--

--

--

*1 Com carga ao Núcleo de Conciliação.

*2 Existem 25 (vinte e cinco) petições relativas a processos arquivados que se encontram no arquivo geral.

*Em relação às certidões/diligências, a mais antiga data de 21/2/2018 (processo n.º 0020100-07.1196.5.06.0201).

*No tocante aos alvarás e mandados, não existem pendências.

*No pertinente aos ofícios, o mais antigo data de 6/2/2018 (processo n.º 0000323-74.2012.5.06.0201).

*Em relação às praças, o despacho mais antigo data de 9/1/2018, com leilão designado para 26/4/2018 (processo n.º 0103500-11.1999.5.06.0201).

* No tocante às notificações, a mais antiga data de 2/3/2018 (processo n.º 092000-06.2003.5.06.0201).

*Quanto aos processos digitalizados (CLE), não se constatou a conversão de feitos. O Diretor de Secretaria esclareceu que os processos aptos à conversão se encontram aguardando transferência de crédito da 7.ª Vara Federal de Pernambuco, relativos à Usina Nossa Senhora do Carmo.

Fonte: Informações colhidas na Secretaria da Vara do Trabalho e no SIAJ.

8. METAS FIXADAS PELO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA:

Em conformidade com os dados fornecidos pelo Núcleo de Estatística e Pesquisa do Egrégio Regional, eis os resultados relativos às Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ para o ano de 2017 :

Meta 1 CNJ - 2017 : – Julgar o equivalente a 90% da quantidade de processos de conhecimento recebidos no ano corrente.

Unidades Judiciárias

Casos Novos

Solucionados

Resultado

VT de Vitória de Santo Antão

1.350

1.451

119,42%

Total da 6.ª Região

102.935

114.087

123,15%

Meta 2 CNJ - 2017 : – Identificar e julgar, até 31/12/2017, pelo menos 90% dos processos distribuídos até 31/12/2015 nos 1.º e 2.º graus.

Unidade Judiciária

Não julgados até 2015

Julgados em 2017

Julgados em 2016

Resultado

VT de Vitória de Santo

Antão

1.671

350

1.047

73,79%

Total da 6.ª Região

85.375

18.719

58.957

101,50%

Meta 3 CNJ - 2017 : – Aumentar o índice de conciliação na fase de conhecimento, em relação à média do biênio 2013/2014, em 2 pontos percentuais, excluindo-se da base de cálculo os processos com desistência e arquivamento, e com fixação de cláusula de barreira de 54%.

Unidade Judiciária

Média do biênio

2013-2014

Conciliações

Solucionados

Ãndice de

conciliação

Resultado

VT de Vitória de

Santo Antão

50,11%

540

1.226

44,05%

84,52%

Total da 6.ª Região

63,42%

45.623

93.898

48,59%

89,98%

Meta 5 CNJ - 2017 : – Baixar 90% do total de casos novos de execução do ano corrente.

Unidade

Judiciária

Casos novos de execução

Baixados

Cálculo da Meta

Resultado

VT de Vitória de

Santo Antão

664

597

89,91%

99,90%

Total da 6.ª Região

45.331

47.391

104,54%

116,16%

Meta 6 CNJ - 2017 : – Identificar e julgar, até 31/12/2017, 98% das ações coletivas distribuídas até 31/12/2014 no 1.º grau.

A Vara do Trabalho de Vitória de Santo Antão não consta elencada nos relatórios fornecidos pelo Setor de Estatística, o que autoriza concluir que não possui ação coletiva em tramitação distribuída até 31/12/2014.

Meta 7 CNJ - 2017 : – Identificar e reduzir em 2% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior.

Unidade

Judiciária

Pendentes em

31/12/2016

Quantitativo de

processos dos dez

maiores litigantes

distribuídos na

instância no mês

de referência

Quantitativo de

processos dos dez

maiores litigantes

julgados na ins-

tância no mês de

referência

Pendentes em

31/12/2017

Resultado

VT de Vitória de

Santo Antão

70

15

33

52

131,92%

Total da 6.ª Região

8.963

9.321

10.606

7.678

114,54%

No XI Encontro Nacional do Poder Judiciário, em Brasília/DF, em 21/11/2017, restaram divulgadas as metas nacionais de 2018 da Justiça do Trabalho, quais sejam:

Meta 01 – Julgar mais processos que os distribuídos.

Descrição: Julgar pelo menos 92% dos processos de conhecimento do que os distribuídos no ano corrente.

Meta 02 – Julgar processos mais antigos.

Descrição: Identificar e julgar, até 31/12/2018, pelo menos 90% dos processos distribuídos até 31/12/2016, nos 1.º e 2.º graus.

Meta 03 – Aumentar os casos solucionados por conciliação.

Descrição: Aumentar o índice de conciliação na fase de conhecimento, em relação ao percentual do biênio 2013/2014, em 2 pontos percentuais, no ano corrente.

Meta 05 – Impulsionar processos à execução.

Descrição: Baixar pelo menos 92% do total de casos novos de execução do ano corrente.

Meta 06 – Priorizar o julgamento das Ações Coletivas.

Descrição: Identificar e julgar, até 31/12/2018, 98% das ações coletivas distribuídas até 31/12/2015 no 1.º grau e até 31/12/2016 no 2.º grau.

Meta 07 – Priorizar o julgamento dos processos dos maiores litigantes e dos recursos repetitivos.

Descrição: Identificar e reduzir em 2% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior.

9. ITENS DE EXAME E REGISTRO OBRIGATÓRIO (Art. 26 da Consolidação dos Provimentos da CGJT, conforme versão atualizada em 10/1/2018):

Com base nos autos e sistemas analisados, verificou-se que o Juízo:

- registra, no sistema informatizado, os atos processuais relevantes;

- emite pronunciamento explícito acerca da admissibilidade dos recursos, segundo constatado nos processos n.º s 0000542-48.2016.5.06.0201 e 0000364-65.2017.5.06.0201;

- ordena, de ofício, a imediata liberação do depósito recursal, nos casos em que, após a liquidação, seja apurado crédito de valor inequivocamente superior ao depositado, como verificados nos processos n.ºs 0000592-40.2017.5.06.0201 e 0001047-39.2016.5.06.0201;

- exaure as iniciativas do juízo para tornar exitosa a execução, observando o estabelecido pela Corregedoria-Geral, no tocante aos requisitos para a emissão da Certidão de Crédito Trabalhista, nos moldes do artigo 88 da Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral, (como verificado nos processos n.ºs 0000674-47.2012.5.06.0201 e 0058500-12.2004.5.06.0201), bem assim emite a Certidão de Arquivamento Provisório, prevista no art. 77 do referido Provimento (conforme se observa dos processos n.ºs 0000485-35.2013.5.06.0201, 0000557-90.2011.5.06.0201; e 0000718-03.2011.5.06.0201);

- faz uso regular das ferramentas eletrônicas: Bacenjud, Detran, Renajud, Jucepe, Infojud e Serpro, consoante observado nos processos n.ºs. 0001417-18.2016.5.06.0201, 0001397-27.2016.5.06.0201, 0001319-33.2016.5.06.0201, 0000423-53.2017.5.06.0201, 0000228-68.2017.5.06.0201, 0001404-53.2015.5.06.0201, 0001485-36.2014.5.06.0201, 0000937-40.2016.5.06.0201. De acordo com o Relatório sobre Ordens Judiciais, foram realizados, no período de fevereiro de 2017 a fevereiro de 2018, 915 (novecentos e quinze) bloqueios, 523 (quinhentos e vinte e três) desbloqueios e 402 (quatrocentos e duas) transferências. No mês de fevereiro de 2018, constavam 134 (cento e trinta e quatro) bloqueios pendentes de providência;

- determina a citação dos sócios, nos casos de desconsideração da personalidade jurídica da empresa executada, com a devida inclusão dos seus nomes no sistema, no polo passivo da demanda, conforme visto nos processos n.ºs 0010247-75.2013.5.06.0201 e 0001984-83.2015.5.06.0201; e

- não inclui, em pauta, processos para tentativa de conciliação na fase de execução.

Quanto aos demais aspectos (assiduidade dos magistrados, pauta de audiências e principais prazos) encontram-se registrados nos itens 4 e 5.

10. OBSERVAÇÕES/PENDÊNCIAS REFERENTES À SECRETARIA:

- Na análise, por amostragem, nas carteiras que integram a Secretaria da Vara, sintetizada no quadro do item 7, verificou-se satisfatória organização e cumprimento das normas procedimentais a serem seguidas pelas unidades judiciárias de primeira instância, entretanto, impõe-se maior controle em relação à juntada de petições (proc. n.º 0000621-66.2012.5.06.0201, pendente desde 22/8/2017). Quanto aos processos digitais, conforme quadros do item 6 elaborados em 26/2/2018, constatou-se necessidade de melhor utilização da ferramenta “agrupadores†(vez que existiam 299 processos com pagamentos, 99 com pedido de sigilo, e 314 aguardando encaminhamento do secretário de audiência), bem assim maior controle no tocante às seguintes tarefas: a) análise de conhecimento: 0000887-77.2017.5.06.0201 (pendente desde 26/9/2017); b) cumprimento de providências: 0001967-81.2014.5.06.0201 (pendente desde 16/3/2017); c) análise de liquidação: 0011000-32.2013.5.06.0201 (pendente desde 23/8/2017); d) expedir ofício: 0011448-05.2013.5.06.0201 (pendente desde 13/12/2017); e) minutar despacho: 0001360-63.2017.5.06.0201 (pendente desde 15/11/2017); f) ausência de conclusão específica: 16 (dezesseis) processos na fase de conhecimento (com pendência de 27/4/2017), e 10 (dez) na fase de execução (com pendência de 30/1/2018), sendo esclarecido pelo Diretor de Secretaria que permaneceram na “conclusão†apenas os processos nos quais a Juíza Titular declarou suspeição; e g) 43 (quarenta e três) processos sem conclusão a magistrado. Na inspeção realizada pelo juízo de primeiro grau, no período de 8 a 12 de janeiro de 2018 (Resolução Administrativa TRT n.º 14/2017), registraram-se dentre outros dados: a) 212 (duzentos e doze) processos físicos na fase de execução, sendo que 58 (cinquenta e oito) encontram-se em trâmite, 84 (oitenta e quatro) aguardam transferência de numerário da 7.ª Vara Federal de Pernambuco, alguns estavam com execução encerrada, sem o devido lançamento, e outros com ausência de baixa das parcelas vencidas em acordos, operando-se, em ambos os casos, a devida correção no SIAJ ; b) 3 (três) processos físicos fora de pauta; c) 13 (treze) processos físicos no setor de cálculos; c) 5 (cinco) processos físicos aguardando cumprimento de acordo, sendo determinada, no período de inspeção, a regularização das anotações pertinentes aos prazos e baixas das parcelas vencidas; d) 21 (vinte e um) processos físicos sem tramitação há mais de 60 dias; e) 21 (vinte e um) processos físicos com carga vencida; f) inexistência de processos físicos com despachos cumpridos parcialmente; g) juntada de todas as petições relativas aos processos físicos que se encontravam na Secretaria; e h) 1.876 (um mil, oitocentos e setenta e seis) processos eletrônicos na fase de conhecimento, 231 (duzentos e trinta e um) na liquidação e 753 (setecentos e cinquenta e três) na execução, sendo observado em vários processos, a existência de decisão declarando o encerramento da execução, em razão da quitação integral do débito, com o devido lançamento de execução extinta, contudo permanecem na fase de execução até o arquivamento em definitivo, por não haver no Pje fluxo relativo a “aguardando arquivamentoâ€, refletindo uma incongruência quanto ao real quantitativo de processos tramitando na execução na unidade judiciária. A Juíza Titular destacou que os trabalhos desenvolvidos na Secretaria fluem a contento, as recomendações da Corregedoria são observadas, de ordinário, pelos servidores, e as determinações são cumpridas, em regra, em prazo razoável;

- Existem 96 (noventa e seis) CTPS’s sob custódia da Secretaria da Vara, e, das 68 (sessenta e oito) verificadas por amostragem, 5 (cinco) dizem respeito a processos arquivados ou em via de arquivamento (0010945-81.2013.5.06.0201, 0011264-49.2013.5.06.0201, 0011490-54.2013.5.06.0201, 0000399-93.2015.5.06.0201 e 0000612-36.2014.5.06.0201). Indagada acerca das medidas adotadas para a entrega do documento, a Secretaria esclareceu que procede à intimação ao advogado pelo sistema, e, posteriormente, notificação postal à parte, e, não surtindo efeito, intimação por oficial de justiça;

- Os Assistentes de Juiz elaboram minutas de despachos, sentenças de mérito e decisões de incidentes processuais, como embargos declaratórios, embargos à execução, embargos de terceiros, exceção de pré-executividade e antecipação de tutela;

- O Juízo não prolata, em regra, sentenças de forma líquida;

- Segundo informado pelo Diretor de Secretaria, houve a retificação, em 28/2/2018, de todas as anotações relativas aos embargos de declaração sem julgamento, e execução sem encerramento, constantes do relatório fornecido pela Seção de Gestão Negocial dos Sistemas do PJE e do e-Gestão, vinculada à Secretaria da Presidência deste Tribunal, destinado à regularização da estatística da unidade;

- No tocante ao lapso temporal anteriormente correicionado, observou-se: a) redução do quantitativo de novas ações em 215 (duzentas e quinze); b) redução do prazo médio para julgamento em 3 (três) dias; c) redução da produtividade da Vara, vez que prolatadas a menos 132 (cento e trinta e duas) sentenças, e homologadas a menos 10 (dez) conciliações, porém houve acréscimo em 26 (vinte e seis) decisões de incidentes processuais; d) redução do prazo médio (em dias corridos), no tocante ao período de janeiro a dezembro de 2017, para realização da audiência inicial, no sumaríssimo, em 5 (cinco) dias, e, no ordinário, em 10 (dez) dias, da instrução, no sumaríssimo, em 19 (dezenove) dias, e, da decisão, no sumaríssimo, em 19 (dezenove) dias, contudo houve aumento da audiência de instrução, no ordinário, em 51 (cinquenta e um) dias, e da decisão, no ordinário, em 49 (quarenta e nove) dias; e) aumento do tempo médio de espera do jurisdicionado (em dias corridos) para realização, em fevereiro de 2018, da audiência inicial, no rito sumaríssimo, em 29 (vinte e nove) dias, e da instrução em 98 (noventa e oito) dias, entretanto houve redução da audiência inicial, no ordinário, em 56 (cinquenta e seis) dias; f) aumento do prazo médio (em dias corridos) na fase de conhecimento em 28 (vinte e oito) dias, na liquidação em 58 (cinquenta e oito) dias, e na execução em 289 (duzentos e oitenta e nove) dias; g) redução da quantidade de processos na fase de conhecimento em 214 (duzentos e quatorze), e acréscimo na liquidação em 35 (trinta e cinco), e na execução em 44 (quarenta e quatro); e h) redução do saldo remanescente em 952 (novecentos e cinquenta e dois) processos;

- O Ãndice Nacional de Gestão de Desempenho da Justiça do Trabalho – IGEST, recentemente instituído pela Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho, a partir do Mapeamento Global de Desempenho dos Tribunais Regionais do Trabalho da 3.ª e da 15.ª Regiões e dos estudos realizados pela Coordenadoria de Estatística e Pesquisa do TST, tem como objetivo contribuir para o aprimoramento da gestão das varas do trabalho do país. Dispõe de mesoindicadores (acervo, celeridade, produtividade e taxa de congestionamento) que são compostos por 13 indicadores construídos com base em 17 variáveis, utilizando dados oficiais do Sistema e-Gestão dos doze últimos meses anteriores à sua extração, referentes às varas do trabalho instaladas no país que estiveram em funcionamento durante todo o período de apuração. Os indicadores estão padronizados em um intervalo que varia entre 0 e 1. Quanto mais próximo de 0, mais satisfatório é o desempenho da Vara; quanto mais próximo de 1, ma i s insatisfatório é o seu desempenho. O agrupamento das varas do trabalho é realizado conforme a faixa de movimentação processual definida na Resolução CSJT n.º 63/2010, e tais informações se encontram disponíveis no e-Gestão; e

- Atingimento das Metas 1, 5, 6 e 7 estabelecidas pelo CNJ para o ano de 2017.

11. PEDIDOS DE PROVIDÊNCIAS E RECLAMAÇÕES CORREICIONAIS :

No tocante ao período de 1.º de janeiro de 2017 até a presente data, não houve a formalização, em face desta unidade judiciária, de pedido de providência ou reclamação correicional.

12. RECOMENDAÇÕES:

- Prolatarem os magistrados Armando da Cunha Rabelo Neto, Edson Luís Bryk, Evellyne Ferraz Correia, Ilka Eliane de Souza Tavares, e Airam Clemente Torres de Araújo, prioritariamente e no menor espaço de tempo possível, as sentenças com prazo vencido, conforme relações especificadas nos itens 3.3 e 3.4, devendo, sempre, atentarem ao prescrito no ATO n.º 1/CGJT, de 10 de fevereiro de 2017, haja vista o controle exercido por esta Corregedoria Regional a evitar que decisões não ultrapassem a tolerância admitida pela citada norma. Considerando que os juízes não se encontravam presentes durante os trabalhos correicionais, deve a Secretaria da Corregedoria expedir ofício aos mesmos para a devida ciência;

- Empreender esforços com o objetivo de reduzir os prazos médios de audiências no rito sumaríssimo, estabelecendo como meta o prazo máximo de 15 (quinze) dias, conforme determina o inciso III do art. 852-B da CLT; e, nos processos de rito ordinário, observar “o prazo médio de duração do processo – fase de conhecimento – de até 200 (duzentos) dias, atentando-se ao limite legal para publicação de sentença†– Resolução Administrativa TRT n.º 03/2015, art. 14, §2.º. (Provimento TRT-CRT nº 03/2010);

- Envidar esforços para, sempre que possível, proferir sentenças líquidas, principalmente em relação aos processos de rito sumaríssimo;

- Fomentar a inclusão de processos de execução na pauta de audiências para tentativa de conciliação, consoante disposto no art. 76, II, da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho: “ II - promover a realização semanal de audiências de conciliação em processos na fase de execução, independentemente de requerimento das partes, selecionando-se aqueles com maior possibilidade de êxito na composição â€;

- Continuar a realizar diligências no sentido de devolver às partes os documentos de identificação profissional (CTPS), especialmente aqueles que se refiram a processos arquivados ou em vias de arquivamento;

- Proceder ao andamento imediato dos processos que se encontram sem movimentação por mais de 60 (sessenta) dias, ou com prazo vencido, especialmente em relação aos processos n.ºs 0000621-66.2012.5.06.0201, 0000887-77.2017.5.06.0201, 0001967-81.2014.5.06.0201, 0011000-32.2013.5.06.0201, 0011448-05.2013.5.06.0201 e 0001360-63.2017.5.06.0201;

- Não informar, quando da elaboração da ata de audiência no PJE, sobre a ausência da parte, porque tal resposta acarreta lançamento de "arquivamento", de forma automática, na movimentação do processo, o que prejudica o controle do prazo e a estatística da Vara, vez que, embora procedida à conclusão posterior para julgamento, tal fato não é considerado no e-Gestão. Logo, a ausência da parte deve ser registrada em ata manualmente, diante do vício no sistema nesse aspecto;

- Enfatizar, entre os usuários (servidores e magistrados) da Vara, a importância da correta inserção de dados no PJE, pois eles são extraídos, através das remessas, transformados e gravados, e essas informações alimentam o e-Gestão, gerando os relatórios gerenciais, a estatística oficial da Justiça do Trabalho, e fornecendo dados considerados no Ãndice Nacional de Gestão de Desempenho da Justiça do Trabalho – IGEST; e

- Proceder à “conclusão ao magistradoâ€, especificando o magistrado e o tipo (sentenças, decisões ou despachos), sem necessidade de despacho para tal finalidade, inclusive em relação aos incidentes processuais, em face da importância desse procedimento para a estatística da Vara e do Regional, devendo a Secretaria da Vara providenciar, no prazo de 48 horas, a regularização dos processos que ainda não foram conclusos para sentença, sob pena de responsabilização administrativa do encarregado por tal atividade, caso não haja justificativa para a ausência de conclusão ou de sua especificidade.

13. BOAS PRÃTICAS RELATADAS PELO JUÃZO:

Considerando que as boas práticas relacionadas na ata de correição de 2017 continuam sendo desempenhadas, o Diretor de Secretaria procedeu à sua renovação:

- Triagem inicial de todas as ações ajuizadas, visando à verificação da efetiva juntada do instrumento de procuração, e a equivalência entre o endereço da parte adversa e o valor da causa indicados na exordial e aqueles cadastrados no sistema, e o valor da causa;

- Verificação, na autuação de processos de rito sumaríssimo, da observância às regras previstas no art. 852-B da CLT;

- Determinação de informações relativas a embargos à execução, pelo setor de cálculos, quando necessário, no prazo máximo de 5 (cinco) dias; e

- Omissão de informação, na CTPS do trabalhador, de que o registro pela Secretaria da Vara decorreu de determinação judicial, constando, então, no campo “Assinatura do Empregadorâ€, apenas a assinatura do servidor, para se evitar constrangimentos perante outros empregadores, e/ou dificultar a obtenção de novo emprego, sendo emitida certidão relativa ao cumprimento da determinação em separado, em três vias: a primeira entregue ao trabalhador, com cópia da sentença, ambos devidamente autenticados, quando da devolução do documento; a segunda, encaminhada à Receita Federal do Brasil, em cumprimento ao art. 61 da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho; e a terceira, anexada aos autos.

14. SOLICITAÇÕES DO JUÃZO:

- Realização de ginástica laboral, com auxílio de profissionais de saúde (fisioterapeutas), inclusive, se for o caso, para desenvolver treinamento com os servidores da unidade;

- Construção de banheiro privativo para o magistrado;

- Substituição dos aparelhos de ar-condicionado pelo modelo Split; e

- Manutenção do telhado e conclusão da pintura externa.

Compareceu à Secretaria da Vara o Ilustríssimo advogado Creodon Tenório Maciel, OAB/PE 18.870, para elogiar o trabalho executado pelo Diretor de Secretaria e todos os servidores lotados na unidade, por serem muito prestativos e eficientes.

Encerrados os trabalhos, a Excelentíssima Corregedora Regional, Desembargadora Dione Nunes Furtado da Silva, agradeceu a fraternal acolhida e a colaboração prestada pela Excelentíssima Juíza Titular e pelos servidores da Vara, determinando que, lavrada e assinada, fosse disponibilizada esta ata na página da Corregedoria, no sítio deste Regional ( www.trt6.jus.br ), além de publicada, em sua íntegra, no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho – DEJT, entregando cópia à Unidade Judiciária sob correição (neste ato), Presidência do Egrégio Regional, Núcleo de Saúde, e Secretaria Administrativa, para conhecimento e providências pertinentes. Firmam a presente ata a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional e a Secretária da Corregedoria Regional.

DIONE NUNES FURTADO DA SILVA

Desembargadora Corregedora Regional

NOÊMIA MARIA GOMES DE OLIVEIRA

Secretária da Corregedoria Regional

Ata Correição 7/2018 de 5/3/2018.