ATA DA CORREIÇÃO ORDINÃRIA REALIZADA NA 2.ª VARA DO TRABALHO DE BARREIROS, EM 1.º DE MARÇO DE 2018.
Ao 1.º (primeiro) dia do mês de março de 2018, à s 9 (nove) horas, compareceu à sede da 2.ª Vara do Trabalho de Barreiros/PE , situada na Avenida Tancredo Neves, s/n.º, Barreiros/PE, a ExcelentÃssima Desembargadora Corregedora Regional do TRT da 6.ª Região, Dr.ª Dione Nunes Furtado da Silva , acompanhada pelos servidores Noêmia Maria Gomes de Oliveira (Secretária da Corregedoria), Vânia Rodrigues de Santana Cunha (Assessora de Gabinete), Rosanna de Freitas Monteiro (Assistente de Gabinete) e José Carlos Oliveira de Souza (Chefe de Serviço), para realizar a Correição Ordinária veiculada no Edital n.º 01/2018, divulgado no Diário Eletrônico do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região, em 11 de janeiro de 2018. Referido edital se encontrava devidamente afixado no átrio da Secretaria, possibilitando sua visualização pelo público local.
Presentes o ExcelentÃssimo Juiz do Trabalho Substituto, Dr. LuÃs Guilherme Silva Robazzi, o Diretor de Secretaria, Bel. Thiago Alexandre de Oliveira, e os demais servidores ali lotados: Alberto Moura Reis, Roseanne Dantas Arruda, Joelma de Souza Barros e Silva, Luci Andrade Oliveira, Maria Daisyanne da Silva Albuquerque, Washington Rafael Lourenço Pereira, José Zeferino Vasconcelos Verçosa, Raphael Arlen Cordeiro dos Santos, e Oswaldo Deodato Monteiro Neto. Ausentes o ExcelentÃssimo Juiz do Trabalho Titular, Dr. Bernardo Nunes da Costa Neto, em razão da fruição de férias, bem assim os funcionários Leonardo Jorge Ribeiro (férias) e Juliana Alejandra Farias de Melo (licença médica).
Com base nos dados extraÃdos do SIAJ, PJe, e-Gestão e Sistema de Pessoal; nas informações consolidadas pela Seção de EstatÃstica; no exame dos procedimentos adotados na Secretaria da Vara e dos processos em tramitação, e, ainda, dos dados colhidos na inspeção judicial realizada em janeiro de 2018, a ExcelentÃssima Desembargadora Corregedora Regional determinou o registro das informações e recomendações que seguem:
1. MAGISTRADO:
JUIZ TITULAR |
PERÃODO DE ATUAÇÃO |
Bernardo Nunes da Costa Neto |
Desde 16/7/2012 |
2. QUADRO ATUAL DE SERVIDORES LOTADOS NA VARA:
NOME |
CARGO |
FUNÇÃO |
Thiago Alexandre de Oliveira |
Técnico Judiciário |
Diretor de Secretaria |
Alberto Moura Reis |
Analista Judiciário |
Assistente do Diretor |
Juliana Alejandra Farias de Melo |
Técnica Judiciária |
Assistente de Juiz |
Roseanne Dantas Arruda |
Técnica Judiciária |
Assistente de Juiz |
Joelma de Souza Barros e Silva |
Requisitada |
Calculista |
Luci Andrade Oliveira |
Técnica Judiciária |
Calculista |
Maria Daisyanne da Silva Albuquerque |
Requisitada |
Secretária de Audiência |
Washington Rafael Lourenço Pereira |
Requisitado |
Secretário de Audiência |
José Zeferino Vasconcelos Verçosa |
Requisitado |
Assistente |
Raphael Arlen Cordeiro dos Santos |
Analista Judiciário |
Oficial de Justiça |
Leonardo Jorge Ribeiro |
Técnico Judiciário |
- |
Oswaldo Deodato Monteiro Neto |
Técnico Judiciário |
- |
3. Produtividade dos JuÃzes na Unidade:
3.1. Quantidade de Audiências, Sentenças, Conciliações e Incidentes por Juiz (a):
Atuação dos Magistrados na 2.ª VT de Barreiros |
Audiências* |
Sentenças de mérito |
Conciliações |
Incidentes processuais |
Bernardo Nunes da Costa Neto |
1.081 |
303 |
161 |
267 |
Eduardo Henrique Brennand Dornelas Câmara |
3 |
- |
3 |
- |
José Augusto Segundo Neto |
151 |
37 |
14 |
6 |
Luciana Paula Conforti |
1 |
- |
- |
- |
Rodrigo Samico Carneiro |
157 |
26 |
27 |
17 |
Total |
1.393 |
366 |
205 |
290 |
*Exceto audiências de julgamento.
Fontes: Relatórios extraÃdos do e-Gestão (Audiências realizadas, Solucionados por magistrado, e Incidentes processuais julgados por magistrado).
PerÃodo analisado: 1.º/2/2017 a 31/1/2018.
3.2. Prazo médio (em dias) para julgamento de mérito na unidade, da conclusão até a prolação da sentença (apenas PJe):
Atuação dos Magistrados na 2.ª VT de Barreiros |
Prazo* médio para julgamento de sentenças de mérito |
Bernardo Nunes da Costa Neto |
17 |
José Augusto Segundo Neto |
70 |
Rodrigo Samico Carneiro |
13 |
Prazo médio para julgar na unidade |
23 |
*Apuração leva em conta somente processos eletrônicos e não deduz os perÃodos de afastamento dos magistrados, tais como férias, licenças, cursos e outros, em face da falta de integração entre os sistemas de pessoal e judicial.
Fontes: Relatório extraÃdo do e-Gestão (Prazos Médios, em dias, da conclusão até a Prolação da Sentença por Magistrado - PJe).
PerÃodo analisado: 1.º/2/2017 a 31/1/2018.
3.3. Sentenças de mérito (conhecimento) pendentes de julgamento:
Magistrados com sentenças pendentes na 2.ª VT de Barreiros |
No prazo |
Prazo vencido |
Total |
Arthur Ferreira Soares |
3 |
- |
3 |
Total de sentenças pendentes na Vara |
3 |
- |
3 |
Fontes: Dados extraÃdos de “Relatório de decisões em aberto/proferidas†e PJe, em 1.º/3/2018, à s 10h.
3.4. Incidentes processuais pendentes de julgamento:
Magistrados com Incidentes Processuais pendentes na 2.ª VT de Barreiros |
No prazo |
Prazo vencido |
Total |
Bernardo Nunes da Costa Neto |
25 |
3 |
28 |
José Augusto Segundo Neto |
19 |
- |
19 |
------------------------------------------------* |
2 |
- |
2 |
Total de incidentes pendentes na Vara |
46 |
3 |
49 |
Incidentes pendentes de julgamento com prazo vencido sob a responsabilidade do magistrado Bernardo Nunes da Costa Neto: 0001255-08.2015.5.06.0282, 0001259-45.2015.5.06.0282 e 0001261-15.2015.5.06.0282.
*Incidentes sem vinculação a magistrado: 0000405-80.2017.5.06.0282 e 0000523-56.2017.5.06.0282.
Fontes: Dados coletados na Secretaria da Vara e no PJe, em 1.º/3/2018, às 10h20.
3.5. Produtividade da Vara:
Unidade Judiciária |
Quantidades |
Prazo médio para julgamento (PJe) | ||
Sentenças de mérito |
Incidentes processuais |
Conciliações | ||
2.ª VT de Barreiros |
366 |
290 |
205 |
23 |
Fontes: Relatórios extraÃdos do e-Gestão: Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado; e Prazos Médios (em dias) da Conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe).
PerÃodo analisado: 1.º/2/2017 a 31/1/2018.
3.6. Percentuais de produtividade do Juiz Titular relativos ao perÃodo de janeiro a dezembro de 2017:
- Juiz Bernardo Nunes da Costa Neto*
Mês |
JAN./17 |
FEV./17 |
MAR./17 |
ABRIL/17 |
MAIO/17 |
JUN./17 |
JUL./17 |
Sentenças |
313,33% |
85,96% |
158,33% |
107,69% |
189,74% |
66,67% |
150,00% |
Conciliados |
146,67% |
63,16% |
-- |
30,77% |
35,90% |
22,22% |
66,67% |
Mês |
AGOS./17 |
SET./17 |
OUT./17 |
NOV./17 |
DEZ./17 | ||
Sentenças |
92,86% |
133,33% |
45,45% |
97,96% |
236,84% | ||
Conciliados |
52,38% |
60,00% |
27,27% |
24,49% |
57,89% |
* O Juiz Titular usufruiu férias de 7/3/2017 a 5/4/2017 e de 12/9/2017 a 11/10/2017.
4. AUDIÊNCIAS (REALIZADAS E DESIGNADAS):
4.1. Prazos médios, em dias, até a realização das audiências (a partir do ajuizamento):
Unidade Judiciária |
Inicial |
Instrução |
Decisão | |||
SumarÃssimo |
Ordinário |
SumarÃssimo |
Ordinário |
SumarÃssimo |
Ordinário | |
2.ª VT de Barreiros |
39 |
44 |
42 |
83 |
48 |
98 |
Fonte: Dados extraÃdos do e-Gestão (Prazos médios – fase de conhecimento).
PerÃodo analisado: 1.º/2/2017 a 31/1/2018.
4.2. Tempo de espera do jurisdicionado (em dias corridos) para designação de audiências, a contar de 21/2/2018:
Unidade Judiciária |
Inicial |
Instrução | ||||
SumarÃssimo |
Ordinário | |||||
2017 |
2018 |
2017 |
2018 |
2017 |
2018 | |
2.ª VT de Barreiros |
17 |
27 |
31 |
76 |
38 |
28 |
Fontes: Informações extraÃdas do PJe e da Ata de Correição realizada em 2017.
4.3. Assiduidade dos magistrados:
Segundo informações prestadas pelo Diretor de Secretaria, o Juiz Titular, Dr. Bernardo Nunes da Costa Neto , presidiu 2 (duas) sessões de audiência, por semana, comparecendo na unidade, em regra, em dias de terça, quarta e quinta-feira, e em outros dias, caso necessário.
4.4. Quantidade de processos em pauta de audiências por semana (média):
Unidade Judiciária |
Dias de audiências por semana |
Total de audiências | |||
SumarÃssimos |
Iniciais |
Instruções |
Razões Finais | ||
2.ª VT de Barreiros |
3 (terças a quintas-feiras) |
2 a 4 |
18 |
9 |
7 |
Fontes: Informações extraÃdas do PJe, em 21/2/2018, relativas aos seguintes perÃodos: 2/10/2017 a 6/10/2017; 20/11/2017 a 24/11/2017; 29/1/2018 a 2/2/2018; e 12/3/2018 a 16/3/2018; e informações prestadas pelo Diretor de Secretaria da Vara.
5. MOVIMENTAÇÃO PROCESSUAL:
5.1. Quantidade de ações trabalhistas ajuizadas na unidade - FÃsicos e PJe:
Unidade Judiciária |
2016 |
2017 |
2018 (até 20/2/2018) |
2.ª VT de Barreiros |
1.033 |
631 |
27 |
Fontes: Consolidação da EstatÃstica, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Casos Novos por Distribuição e RedistribuÃdos), e PJe.
5.2. Processos remanescentes (congestionamento):
Unidade Judiciária |
SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2017 |
SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2018 | ||||
Pendentes de julgamento* |
Processos demais fases |
Total |
Pendentes de julgamento* |
Processos demais fases |
Total | |
2.ª VT de Barreiros |
43 |
2.617 |
2.660 |
41 |
2.253 |
2.294 |
*Pendentes de julgamento: Processos com instrução encerrada, aguardando prolação de sentença.
Fontes: Consolidação da EstatÃstica, Relatórios Gerenciais, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Processos Pendentes de Solução) e PJe.
5.3. Quantidade de processos em tramitação:
Unidade Judiciária |
Processos em tramitação em 19/02/2018 | |
FÃsicos |
PJe | |
2.ª VT de Barreiros |
392 |
1.771 |
Fonte: Relatório Gerencial (Processos em tramitação na Vara) e PJe-JT.
5.4. Quantidade de processos nas principais fases processuais ( pendentes de solução ):
Unidade Judiciária |
Conhecimento (até a prolação da sentença) |
Liquidação |
Execução |
2.ª VT de Barreiros |
126 |
11 |
1.127 |
Fonte : e-Gestão.
PerÃodo analisado: 1.º/1/2018 a 31/1/2018.
5.5. Prazos médios (em dias) nas principais fases processuais:
Unidade Judiciária |
Conhecimento (até a prolação da sentença) |
Liquidação |
Execução |
2.ª VT de Barreiros |
94 |
141 |
735 |
Fonte: e-Gestão.
PerÃodo analisado: 1.º/2/2017 a 31/1/2018.
6. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS ELETRÔNICOS EM 21/2/2018
Agrupadores:
Tarefa |
Quantidade |
Processos com pagamentos |
60 |
Processos com Habilitações nos Autos Não Lidas |
06 |
Mandados devolvidos pelo Oficial de Justiça |
34 |
Fase de Conhecimento:
Tarefa |
Quantidade |
Data |
Processo |
Aguardando anotação da CTPS |
02 |
12/01/2018 |
|
Aguardando apreciação pela instância superior |
85 |
22/07/2014 |
|
Aguardando audiência |
64 |
10/11/2015 |
|
Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos |
67 |
23/02/2017 |
|
Aguardando final do sobrestamento |
01 |
25/08/2017 |
|
Aguardando término dos prazos |
182 |
11/12/2017 |
|
Analisar Decisão |
01 |
20/02/2018 |
|
Analisar Despacho |
10 |
10/02/2018 |
|
Análise do Conhecimento* 4 |
24 |
10/01/2018 |
|
(subpasta) cálculo Luci (pares) |
04 |
15/02/2018 |
|
(subpasta) cálculo Rafael (Ãmpares) |
07 |
15/02/2018 |
|
Concluso ao magistrado |
12 |
14/12/2017 |
|
Intimações automáticas com pendências - Con |
05 |
15/02/2018 |
|
Minutar Decisão |
13 |
11/12/2017 |
|
Minutar Despacho |
06 |
06/02/2018 |
|
Minutar expediente da secretaria |
09 |
12/01/2018 |
|
Preparar ato de comunicação |
03 |
16/02/2018 |
|
Publicar DJE - AC |
01 |
21/02/2018 |
|
Recebimento de instância superior |
01 |
20/02/2018 |
|
Registrar pagamentos ou despesas processuais |
03 |
15/02/2018 |
|
Remeter ao 2o Grau |
01 |
21/02/2018 |
|
Trânsito em Julgado |
01 |
21/02/2018 |
|
* 1 Na subpasta: "Fora de Pauta por determinação" . * 2 Última parcela do acordo judicial prevista para 16/1/2019. * 3 Apensado ao processo RTOrd 0000703-09.2016.5.06.0282. * 4 Inexistem processos nas subpastas: " Notificar Perito", "cálculo - Adequação de Cálculos (PRIORIDADE)" e "cálculo ed". * 5 Na subpasta: "Ag. Trânsito em Julgado" . * 6 Na subpasta: "Aguardando cálculos Rafael (ÃMPARES)". * 7 Na subpasta: "Rose ( para corrigir)". * 8 Na subpasta: "Alvará". |
Fase de Liquidação:
Tarefa |
Quantidade |
Data |
Processo |
Aguardando atualização de cálculo |
02 |
23/01/2018 |
|
Aguardando término dos prazos |
08 |
15/02/2018 |
|
Concluso ao magistrado - Liq |
04 |
24/01/2018 |
|
Minutar Despacho - Liq |
01 |
14/12/2017 |
|
Minutar expediente da secretaria |
01 |
08/02/2018 |
|
Prazos vencidos |
02 |
20/02/2018 |
|
* 1 Parte notificada sobre a emissão de alvará, com prazo de validade até 15/2/2018. |
Fase de Execução:
Tarefa |
Quantidade |
Data |
Processo |
Aguardando apreciação pela instância superior |
05 |
08/08/2017 |
|
Aguardando atualização de cálculo |
24 |
06/02/2018 |
|
Aguardando audiência - Exec |
03 |
02/02/2018 |
|
Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos |
51 |
22/09/2016* 2 |
|
Aguardando final do sobrestamento |
303 |
11/07/2017 |
|
Aguardando recebimento de crédito |
01 |
16/01/2018 |
|
Aguardando término dos prazos |
164 |
26/09/2017 |
|
Analisar Despacho - Exec |
11 |
20/02/2018 |
|
Análise de Execução* 4 |
157 |
17/01/2018 |
|
(subpasta) Certificar BacenJud 2 |
03 |
19/02/2018 |
|
(subpasta) Certificar BacenJud 3 |
03 |
16/02/2018 |
|
(subpasta) Expedir Certidão de Habilitação de Crédito |
47 |
24/01/2018 |
|
Concluso ao magistrado - Exec |
22 |
01/12/2017 |
|
Concluso ao magistrado - Sobrestamento |
07 |
09/01/2018 |
|
Controle de leilão ou praça |
03 |
09/02/2018 |
|
Controle de pericia |
01 |
26/01/2018 |
|
Escolher tipo de sobrestamento-suspensão |
120 |
29/01/2018 |
|
InfoJud |
01 |
07/02/2018 |
|
Intimações automáticas com pendências - Exec |
11 |
15/02/2018 |
|
Minutar Decisão - Exec |
01 |
06/02/2018 |
|
Minutar Despacho - Exec |
18 |
11/12/2017 |
|
Minutar expediente da secretaria |
08 |
16/02/2018 |
|
Minutar sentença - Exec |
04 |
24/10/2017 |
|
Prazos vencidos |
36 |
21/02/2018 |
|
Preparar ato de comunicação |
37 |
15/02/2018 |
|
Publicar DJE - AC |
01 |
20/02/2018 |
|
Publicar DJe - Exec |
02 |
20/02/2018 |
|
Registrar no BNDT |
01 |
11/01/2018 |
|
Registrar pagamentos ou despesas processuais |
01 |
16/02/2018 |
|
* 1 Na subpasta: "Rafael 'Ãmpares'". * 2 Última parcela do acordo judicial prevista para 23/2/2018. * 3 Na subpasta: "Fevereiro". * 4 Inexistem processos nas subpastas: "Certificar BacenJud 1", "Notificar Perito" e "elaboração de cálculos/incluir no Lote Cachool". * 5 Na subpasta: "JUCEPE/CCS" . * 6 Redesignação da 1.ª praça para 21/3/2018. |
7. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS FÃSICOS EM 1.º/3/2018
NATUREZA |
QUANTIDADE |
DATA MAIS ANTIGA |
PROCESSO | |
Cargas |
Advogados |
11 |
21/2/2018 |
0001472-90.2011.5.06.0282 |
Perito |
-- |
-- |
-- | |
Terceiros |
-- |
-- |
-- | |
Petições a juntar aos autos |
01 *1 |
28/2/018 |
0001472-90.2011.5.06.0282 | |
Processos conclusos para despacho |
32 |
15/12/2017 |
0001470-23.2011.5.06.0282 | |
Consultas convênios a realizar (BACEN/JUCEPE/INFOJUD/DETRAN) |
05 |
24/1/2018 |
0000153-19.2013.5.06.0282 | |
Praças a marcar |
-- |
-- |
-- | |
Processos no setor de cálculos *2 |
01 |
12/1/2018 |
0000024-78.2012.5.06.0282 | |
Processos para serem remetidos ao TRT |
-- |
-- |
-- |
*1 A única petição pendente de juntada diz respeito a processo que ainda se encontra com o advogado.
*2 Existem 13 (treze) processos registrados no relatório gerencial no setor de cálculos, porém não correspondem à situação real, vez que se encontram em fase diversas.
*Em relação às certidões/diligências, a mais antiga data de 28/2/2018 (processo n.º 0000980-35.2010.5.06.0282).
*No tocante aos alvarás, o mais antigo data de 15/2/2018 (processo n.º 0000593-20.2010.5.06.0282).
*Quanto aos mandados, ofÃcios, praças a realizar e notificações, não existem pendências.
*Quanto aos processos digitalizados (CLE), constatou-se a conversão de 21 (vinte e um) feitos.
Fonte: Informações colhidas na Secretaria da Vara do Trabalho e no SIAJ.
8. METAS FIXADAS PELO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA:
Em conformidade com os dados fornecidos pelo Núcleo de EstatÃstica e Pesquisa do Egrégio Regional, eis os resultados relativos à s Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ para o ano de 2017 :
Meta 1 CNJ - 2017 : – Julgar o equivalente a 90% da quantidade de processos de conhecimento recebidos no ano corrente.
Unidades Judiciárias |
Casos Novos |
Solucionados |
Resultado |
2.ª VT de Barreiros |
631 |
784 |
138,05% |
Total da 6.ª Região |
102.935 |
114.087 |
123,15% |
Meta 2 CNJ - 2017 : – Identificar e julgar, até 31/12/2017, pelo menos 90% dos processos distribuÃdos até 31/12/2015 nos 1.º e 2.º graus.
Unidade Judiciária |
Não julgados até 2015 |
Julgados em 2017 |
Julgados em 2016 |
Resultado |
2.ª VT de Barreiros |
441 |
6 |
404 |
92,97% |
Total da 6.ª Região |
85.375 |
18.719 |
58.957 |
101,50% |
Meta 3 CNJ - 2017 : – Aumentar o Ãndice de conciliação na fase de conhecimento, em relação à média do biênio 2013/2014, em 2 pontos percentuais, excluindo-se da base de cálculo os processos com desistência e arquivamento, e com fixação de cláusula de barreira de 54%.
Unidade Judiciária |
Média do biênio 2013-2014 |
Conciliações |
Solucionados |
Ãndice de conciliação |
Resultado |
2.ª VT de Barreiros |
42,56% |
221 |
613 |
36,05% |
80,91% |
Total da 6.ª Região |
63,42% |
45.623 |
93.898 |
48,59% |
89,98% |
Meta 5 CNJ - 2017 : – Baixar 90% do total de casos novos de execução do ano corrente.
Unidade Judiciária |
Casos novos de execução |
Baixados |
Cálculo da Meta |
Resultado |
2.ª VT de Barreiros |
385 |
261 |
67,79% |
75,32% |
Total da 6.ª Região |
45.331 |
47.391 |
104,54% |
116,16% |
Meta 6 CNJ - 2017 : – Identificar e julgar, até 31/12/2017, 98% das ações coletivas distribuÃdas até 31/12/2014 no 1.º grau.
A 2.ª Vara do Trabalho de Barreiros não consta elencada nos relatórios fornecidos pelo Setor de EstatÃstica, o que autoriza concluir que não possui ação coletiva em tramitação distribuÃda até 31/12/2014.
Meta 7 CNJ - 2017 : – Identificar e reduzir em 2% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior.
Unidade Judiciária |
Pendentes em 31/12/2016 |
Quantitativo de processos dos dez maiores litigantes distribuÃdos na instância no mês de referência |
Quantitativo de processos dos dez maiores litigantes julgados na ins- tância no mês de referência |
Pendentes em 31/12/2017 |
Resultado |
2.ª VT de Barreiros |
21 |
20 |
41 |
0 |
100,00% |
Total da 6.ª Região |
8.963 |
9.321 |
10.606 |
7.678 |
114,54% |
No XI Encontro Nacional do Poder Judiciário, em BrasÃlia/DF, em 21/11/2017, restaram divulgadas as metas nacionais de 2018 da Justiça do Trabalho, quais sejam:
Meta 01 – Julgar mais processos que os distribuÃdos.
Descrição: Julgar pelo menos 92% dos processos de conhecimento do que os distribuÃdos no ano corrente.
Meta 02 – Julgar processos mais antigos.
Descrição: Identificar e julgar, até 31/12/2018, pelo menos 90% dos processos distribuÃdos até 31/12/2016, nos 1.º e 2.º graus.
Meta 03 – Aumentar os casos solucionados por conciliação.
Descrição: Aumentar o Ãndice de conciliação na fase de conhecimento, em relação ao percentual do biênio 2013/2014, em 2 pontos percentuais, no ano corrente.
Meta 05 – Impulsionar processos à execução.
Descrição: Baixar pelo menos 92% do total de casos novos de execução do ano corrente.
Meta 06 – Priorizar o julgamento das Ações Coletivas.
Descrição: Identificar e julgar, até 31/12/2018, 98% das ações coletivas distribuÃdas até 31/12/2015 no 1.º grau e até 31/12/2016 no 2.º grau.
Meta 07 – Priorizar o julgamento dos processos dos maiores litigantes e dos recursos repetitivos.
Descrição: Identificar e reduzir em 2% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior.
9. ITENS DE EXAME E REGISTRO OBRIGATÓRIO (Art. 26 da Consolidação dos Provimentos da CGJT, conforme versão atualizada em 10/1/2018):
Com base nos autos e sistemas analisados, verificou-se que o JuÃzo:
- registra, no sistema informatizado, os atos processuais relevantes;
- emite pronunciamento explÃcito acerca da admissibilidade dos recursos, segundo constatado nos processos n.º s 0000260-24.2017.5.06.0282 e 0000250-77.2017.5.06.0282;
- ordena , de ofÃcio e a requerimento , a imediata liberação do depósito recursal, nos casos em que, após a liquidação, seja apurado crédito de valor inequivocamente superior ao depositado, como verificado nos processos n.ºs 0000883-93.2014.5.06.0282 e 0001171-07.2015.5.06.0282 ;
- exaure as iniciativas do juÃzo para tornar exitosa a execução, observando o estabelecido pela Corregedoria-Geral, no tocante aos requisitos para a emissão da Certidão de Crédito Trabalhista, nos moldes do artigo 88 da Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral (como verificado nos processos n.ºs 0000937-98.2010.5.06.0282 e 0000934-46.2010.5.06.0282) bem assim emite a Certidão de Arquivamento Provisório, prevista no art. 77 do referido Provimento (conforme se observa dos processos n.ºs 0000718-75.2016.5.06.0282, 0000721-30.2016.5.06.0282 e 0000983-77.2016.5.06.0282);
- faz uso regular das ferramentas eletrônicas: Bacenjud, Detran, Renajud, Jucepe, Infojud e Serpro, consoante observado nos processos n.ºs. 0000084-79.2016.5.06.0282, 0001394-96.2011.5.06.0282, 0000808-54.2014.5.06.0282, 0000083-94.2016.5.06.0282, 0000560-20.2016.5.06.0282, 0000327-86.2017.5.06.0282, 0000257-40.2015.5.06.0282. De acordo com o Relatório sobre Ordens Judiciais, foram realizados, no perÃodo de janeiro de 2017 a janeiro de 2018, 272 (duzentos e setenta e dois) bloqueios, 147 (cento e quarenta e sete) desbloqueios e 118 (cento e dezoito) transferências. No mês de janeiro de 2018, constavam 14 (quatorze) bloqueios pendentes de providência;
- determina a citação dos sócios, nos casos de desconsideração da personalidade jurÃdica da empresa executada, com a devida inclusão dos seus nomes no sistema, no polo passivo da demanda, conforme visto nos processos n.ºs 0000027-95.2015.5.06.0282 e 0000151-10.2017.5.06.0282; e
- inclui, em pauta, eventualmente, processos para tentativa de conciliação na fase de execução, e, ainda, na Semana Nacional de Conciliação .
Quanto aos demais aspectos (assiduidade dos magistrados, pauta de audiências e principais prazos) encontram-se registrados nos itens 4 e 5.
10. OBSERVAÇÕES/PENDÊNCIAS REFERENTES À SECRETARIA:
- Na análise, por amostragem, nas carteiras que integram a Secretaria da Vara e do quadro do item 7, verificou-se satisfatória organização e cumprimento das normas procedimentais a serem seguidas pelas unidades judiciárias de primeira instância. Quanto aos processos digitais, conforme quadros do item 6 elaborados em 21/2/2018, constatou-se boa utilização da ferramenta “agrupadoresâ€, entretanto há necessidade de maior controle no tocante à s conclusões, vez que não especificado o “tipo†e o “magistrado†em 12 (doze) processos na fase de conhecimento, 4 (quatro) na fase de liquidação e 22 (vinte e dois) na execução; porém, na presente data, existem 10 (dez) processos na fase de conhecimento (com pendência mais antiga de 14/12/2017; e 10 (dez) na fase de execução (com pendência mais antiga de 15/2/2018). Na inspeção realizada pelo juÃzo de primeiro grau, no perÃodo de 8 a 12 de janeiro de 2018 (Resolução Administrativa TRT n.º 14/2017), em 1.651 (um mil, seiscentos e cinquenta e um) processos, registraram-se dentre outros dados: a) 432 (quatrocentos e trinta e dois) processos fÃsicos na fase de execução; b) 332 (trezentos e trinta e dois) processos fÃsicos com execução suspensa; c) 30 (trinta) processos fÃsicos sem tramitação há mais de 60 (sessenta) dias; d) 2 (dois) processos fora de pauta, porque dependem do julgamento de outra ação em juÃzo diverso; e) 5 (cinco) processos com carga vencida a advogado e notificados; f) alguns despachos cumpridos parcialmente e remetidos ao setor competente; g) inexistência de petições e documentos a serem juntados aos autos; h) identificação visual dos autos com prioridade legal ou decorrentes das Metas do CNJ; i) ausência de autos desaparecidos; j) observância à s recomendações constantes da ata de correição do ano de 2017 (manutenção da liquidez das sentenças em ambos os ritos; realização semanal das ordens relativas ao Bacenjud, de modo a evitar a demora na transferência ou desbloqueio de eventuais créditos bloqueados; audiências de conciliação na fase de execução; verificação com regularidade dos agrupadores; rÃgido controle dos prazos processuais, para evitar a ausência de tramitação por mais de 60 dias, exceto aqueles que eventualmente necessitem dessa condição, como os sobrestados, aguardando crédito do CEJUSC ou a execução do processo piloto; e estÃmulo as práticas de sustentabilidade); k) 127 (cento e vinte e sete) processos com pagamentos e 54 (cinquenta e quatro) pedido de sigilo não apreciados nos “agrupadoresâ€; l) 187 (cento e oitenta e sete) processos eletrônicos aguardando término dos prazos na fase de conhecimento (com pendência mais antiga de 10/11/2017); m) 5 (cinco) processos sem conclusão especÃfica na fase de conhecimento, e 37 (trinta e sete) na fase de execução; e n) 413 (quatrocentos e treze) processos eletrônicos aguardando término dos prazos na fase de execução (com pendência mais antiga de 11/8/2017);
- Existem 21 (vinte e uma) CTPS’s sob custódia da Secretaria da Vara, e, deste total, nenhuma diz respeito a processos arquivados ou em via de arquivamento. Indagado acerca das medidas adotadas para a entrega do documento, a Secretaria esclareceu que procede à intimação postal às partes, e, não surtindo efeito, notifica por oficial de justiça, e, caso necessário, divulga na rádio local, e, ainda, por mensagem através das operadoras de telefonia;
- Os Assistentes de Juiz elaboram minutas de despachos, decisões de antecipação de tutela, e informações de mandado de segurança;
- O JuÃzo prolata sentenças de forma lÃquida em ambos os ritos processuais;
- No tocante ao lapso temporal anteriormente correicionado, observou-se: a) redução do quantitativo de novas ações em 402 (quatrocentos e dois); b) aumento do prazo médio para julgamento em 9 (nove) dias; c) redução da produtividade da Vara, vez que prolatadas a menos 195 (cento e noventa e cinco) sentenças, e 56 (cinquenta e seis) decisões de incidentes processuais, e homologadas a menos 247 (duzentas e quarenta e sete) conciliações; d) redução do prazo médio (em dias corridos), no tocante ao perÃodo de janeiro a dezembro de 2017, para realização da audiência inicial, no sumarÃssimo, em 32 (trinta e dois) dias, e, no ordinário, em 3 (três) dias, da instrução, no sumarÃssimo, em 30 (trinta) dias, e, no ordinário, em 35 (trinta e cinco) dias, e da decisão, no sumarÃssimo, em 32 (trinta e dois) dias, e no ordinário em 23 (vinte e três) dias; e) aumento do tempo médio de espera do jurisdicionado (em dias corridos) para realização, em fevereiro de 2018, da audiência inicial, no rito sumarÃssimo, em 10 (dez) dias, e no ordinário em 45 (quarenta e cinco) dias, com redução, da instrução, em 10 (dez) dias; f) redução do prazo médio (em dias corridos) na fase de conhecimento em 21 (vinte e um) dias, e na execução em 451 (quatrocentos e cinquenta e um) dias, entretanto houve aumento na liquidação em 52 (cinquenta e dois) dias; g) redução da quantidade de processos na fase de conhecimento em 104 (cento e quatro), e na liquidação em 8 (oito), e aumento na execução em 85 (oitenta e cinco); e h) redução do saldo remanescente em 366 (trezentos e sessenta e seis) processos;
- O Ãndice Nacional de Gestão de Desempenho da Justiça do Trabalho – IGEST, recentemente instituÃdo pela Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho, a partir do Mapeamento Global de Desempenho dos Tribunais Regionais do Trabalho da 3.ª e da 15.ª Regiões e dos estudos realizados pela Coordenadoria de EstatÃstica e Pesquisa do TST, tem como objetivo contribuir para o aprimoramento da gestão das varas do trabalho do paÃs. Dispõe de mesoindicadores (acervo, celeridade, produtividade e taxa de congestionamento) que são compostos por 13 indicadores construÃdos com base em 17 variáveis, utilizando dados oficiais do Sistema e-Gestão dos doze últimos meses anteriores à sua extração, referentes à s varas do trabalho instaladas no paÃs que estiveram em funcionamento durante todo o perÃodo de apuração. Os indicadores estão padronizados em um intervalo que varia entre 0 e 1. Quanto mais próximo de 0, mais satisfatório é o desempenho da Vara; quanto mais próximo de 1, ma i s insatisfatório é o seu desempenho. O agrupamento das varas do trabalho é realizado conforme a faixa de movimentação processual definida na Resolução CSJT n.º 63/2010, e tais informações se encontram disponÃveis no e-Gestão; e
- Atingimento das Metas 1, 2, 6 e 7 estabelecidas pelo CNJ para o ano de 2017.
11. PEDIDOS DE PROVIDÊNCIAS E RECLAMAÇÕES CORREICIONAIS :
No tocante ao perÃodo de 1.º de janeiro de 2017 até a presente data, não houve a formalização, em face desta unidade judiciária, de pedido de providência ou reclamação correicional.
12. RECOMENDAÇÕES:
- Prolatar o magistrado Bernardo Nunes da Costa Neto, prioritariamente e no menor espaço de tempo possÃvel, as sentenças com prazo vencido, conforme relação especificada no ite m 3.4, devendo, sempre, atentar ao prescrito no ATO n.º 1/CGJT, de 10 de fevereiro de 2017, haja vista o controle exercido por esta Corregedoria Regional a evitar que decisões não ultrapassem a tolerância admitida pela citada norma ;
- Empreender esforços com o objetivo de reduzir os prazos médios de audiências no rito sumarÃssimo, estabelecendo como meta o prazo máximo de 15 (quinze) dias, conforme determina o inciso III do art. 852-B da CLT;
- Não informar, quando da elaboração da ata de audiência no PJE, sobre a ausência da parte, porque tal resposta acarreta lançamento de "arquivamento", de forma automática, na movimentação do processo, o que prejudica o controle do prazo e a estatÃstica da Vara, vez que, embora procedida à conclusão posterior para julgamento, tal fato não é considerado no e-Gestão. Logo, a ausência da parte deve ser registrada em ata manualmente, diante do vÃcio no sistema nesse aspecto;
- Enfatizar, entre os usuários (servidores e magistrados) da Vara, a importância da correta inserção de dados no PJE, pois eles são extraÃdos, através das remessas, transformados e gravados, e essas informações alimentam o e-Gestão, gerando os relatórios gerenciais, a estatÃstica oficial da Justiça do Trabalho, e fornecendo dados considerados no Ãndice Nacional de Gestão de Desempenho da Justiça do Trabalho – IGEST; e
- Proceder à “conclusão ao magistradoâ€, especificando o magistrado e o tipo (sentenças, decisões ou despachos), sem necessidade de despacho para tal finalidade, inclusive em relação aos incidentes processuais, em face da importância desse procedimento para a estatÃstica da Vara e do Regional, devendo a Secretaria da Vara providenciar a regularização de tais conclusões, e, ainda, evitar a sua reiteração, sob pena de responsabilização administrativa do encarregado por tal atividade (caso não haja justificativa para a ausência de especificação da conclusão).
13. BOAS PRÃTICAS RELATADAS PELO JUÃZO:
Considerando que as boas práticas relacionadas na ata de correição de 2017 continuam sendo desempenhadas, o Diretor de Secretaria procedeu à sua renovação:
- Consulta de conta judicial, depósito recursal e FGTS, por meio dos sistemas da Caixa Econômica Federal;
- Liquidação da decisão dos embargos de declaração quando implicam modificação dos cálculos;
- Notificação no balcão da Secretaria aos advogados habitualmente presentes;
- Atualização dos cálculos pelo assistente do juiz, evitando-se idas e vindas ao Setor de Cálculos;
- Os termos de conciliação com força de alvará nos casos em que se determina a liberação de seguro-desemprego e FGTS;
- Abertura de conta judicial para o reclamante que não possui conta bancária, com disponibilização do termo de liberação, a ser apresentado na CEF, na data agendada;
- Execução de atos de Secretaria pelos calculistas, como expedição de mandados, notificações etc; e
- Digitalização de processos fÃsicos para inclusão no Cadastramento de Liquidação e Execução – CLE.
14. SOLICITAÇÕES DO JUÃZO:
- Lotar mais 1 (um) oficial de justiça, a fim de atender a demanda da Vara, principalmente em face do afastamento de um dos oficiais, por um perÃodo de 50 (cinquenta) dias, a partir de junho do corrente ano;
- Não limitar o horário de acesso aos sistemas, em relação ao login do Diretor de Secretaria;
- Climatizar o átrio do Fórum;
- Instalar toldo/cobertura no estacionamento da Vara;
- Substituir os aparelhos de ar-condicionado da Secretaria;
- Disponibilizar dois vigilantes terceirizados no perÃodo diurno, como ocorria anteriormente; e
- Substituir todos os computadores da unidade, em face dos recorrentes chamados ao setor de informática, inclusive em relação aos aparelhos utilizados na sessão de audiência.
Encerrados os trabalhos, a ExcelentÃssima Corregedora Regional, Desembargadora Dione Nunes Furtado da Silva, agradeceu a fraternal acolhida e a colaboração prestada pelo ExcelentÃssimo Juiz Substituto, Dr. LuÃs Guilherme Silva Robazzi, e pelos servidores da Vara, determinando que, lavrada e assinada, fosse disponibilizada esta ata na página da Corregedoria, no sÃtio deste Regional ( www.trt6.jus.br ), além de publicada, em sua Ãntegra, no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho – DEJT, entregando cópia à Unidade Judiciária sob correição (neste ato), Presidência do Egrégio Regional, Secretaria de Gestão de Pessoas, e Secretaria Administrativa, para conhecimento e providências pertinentes. Firmam a presente ata a ExcelentÃssima Desembargadora Corregedora Regional e a Secretária da Corregedoria Regional.
DIONE NUNES FURTADO DA SILVA
Desembargadora Corregedora Regional
NOÊMIA MARIA GOMES DE OLIVEIRA
Secretária da Corregedoria Regional
Ata Correição 6/2018 de 1.º/3/2018.