ATA DA CORREIÇÃO ORDINÃRIA REALIZADA NA 1.ª VARA DO TRABALHO DE BARREIROS, EM 28 DE FEVEREIRO DE 2018.

Aos 28 (vinte e oito) dias do mês de fevereiro de 2018, às 9 (nove) horas, compareceu à sede da 1.ª Vara do Trabalho de Barreiros/PE , situada na Avenida Tancredo Neves, s/n.º, Barreiros/PE, a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional do TRT da 6.ª Região, Dr.ª Dione Nunes Furtado da Silva , acompanhada pelos servidores Noêmia Maria Gomes de Oliveira (Secretária da Corregedoria), Vânia Rodrigues de Santana Cunha (Assessora de Gabinete), Rosanna de Freitas Monteiro (Assistente de Gabinete), e José Carlos Oliveira de Souza (Chefe de Serviço), para realizar a Correição Ordinária veiculada no Edital n.º 01/2018, divulgado no Diário Eletrônico do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região, em 11 de janeiro de 2018. Referido edital se encontrava devidamente afixado no átrio da Secretaria, possibilitando sua visualização pelo público local.

Presentes o Excelentíssimo Juiz do Trabalho Substituto, Dr. Victor Majela Nabuco de Menezes, a Diretora de Secretaria, Bela. Maria da Conceição Menezes Gomes, e os demais servidores ali lotados: Raymundo Luiz Santana Barboza Júnior, Ruth Maria de Souza, Elisabete Lucena de Araújo, Samuel Dalvo Segundo, Maria Célia de Oliveira França, Maria do Carmo Oliveira Santos Pinto, Cláudia Roberta P. de Mesquita Dobbin Cavalcanti, Leo MC Mannis Filho, e Ana Patrícia do Nascimento Aguiar. Ausentes, em razão da fruição de férias, a Excelentíssima Juíza Titular, Dra. Luciana Paula Conforti, e os funcionários Ademar da Silva, e Anny Michelle Tenório de Oliveira Figueiroa.

Com base nos dados extraídos do SIAJ, PJe, e-Gestão e Sistema de Pessoal; nas informações consolidadas pela Seção de Estatística; no exame dos procedimentos adotados na Secretaria da Vara e dos processos em tramitação, e, ainda, dos dados colhidos na inspeção judicial realizada em janeiro de 2018, a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional determinou o registro das informações e recomendações que seguem:

1. MAGISTRADA:

JUÃZA TITULAR

PERÃODO DE ATUAÇÃO

Luciana Paula Conforti

Desde 9/9/2013

2. QUADRO ATUAL DE SERVIDORES LOTADOS NA VARA:

NOME

CARGO

FUNÇÃO

Maria da Conceição Menezes Gomes

Analista Judiciária

Diretora de Secretaria

Ruth Maria de Souza

Técnica Judiciária

Assistente da Diretora

Raymundo Luiz Santana Barboza Júnior

Técnico Judiciário

Assistente de Juiz

Anny Michelle Tenório de Oliveira Figueiroa

Requisitada

Assistente de Juiz

Samuel Dalvo Segundo

Técnico Judiciário

Calculista

Elisabete Lucena de Araújo

Requisitada

Calculista

Maria do Carmo Oliveira Santos Pinto

Requisitada

Secretária de Audiência

Maria Célia de Oliveira França

Requisitada

Secretária de Audiência

Cláudia Roberta P. de Mesquita Dobbin Cavalcanti

Técnica Judiciária

Assistente

Leo MC Mannis Filho

Analista Judiciário

Oficial de Justiça

Ademar da Silva

Técnico Judiciário

-

Ana Patrícia do Nascimento Aguiar

Técnica Judiciária

-

3. Produtividade dos Juízes na Unidade:

3.1. Quantidade de Audiências, Sentenças, Conciliações e Incidentes por Juiz (a):

Atuação dos Magistrados na

1.ª VT de Barreiros

Audiências*

Sentenças de mérito

Conciliações

Incidentes processuais

Luciana Paula Conforti

995

214

139

110

Bernardo Nunes da Costa Neto

1

-

1

-

Eduardo Henrique Brennand Dornelas Câmara

3

-

3

-

Fernando Rodrigues Carvalho

133

32

38

14

Levi Pereira de Oliveira

-

2

-

2

Rodrigo Samico Carneiro

216

56

25

36

Total

1.348

304

206

162

*Exceto audiências de julgamento.

Fontes: Relatórios extraídos do e-Gestão (Audiências realizadas, Solucionados por magistrado, e Incidentes processuais julgados por magistrado).

Período analisado: 1.º/2/2017 a 31/1/2018.

3.2. Prazo médio (em dias) para julgamento de mérito na unidade, da conclusão até a prolação da sentença (apenas PJe):

Atuação dos Magistrados na 1.ª VT de Barreiros

Prazo* médio para julgamento de sentenças de mérito

Luciana Paula Conforti

27

Fernando Rodrigues Carvalho

5

Levi Pereira de Oliveira

12

Rodrigo Samico Carneiro

34

Prazo médio para julgar na unidade

25

*Apuração leva em conta somente processos eletrônicos e não deduz os períodos de afastamento dos magistrados, tais como férias, licenças, cursos e outros, em face da falta de integração entre os sistemas de pessoal e judicial.

Fontes: Relatório extraído do e-Gestão (Prazos Médios, em dias, da conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado - PJe).

Período analisado: 1.º/2/2017 a 31/1/2018.

3.3. Sentenças de mérito (conhecimento) pendentes de julgamento:

Magistrados com sentenças pendentes na

1.ª VT de Barreiros

No prazo

Prazo vencido

Total

Luciana Paula Conforti

21

-

21

Victor Majela Nabuco de Menezes

6

-

6

Total de sentenças pendentes na Vara

27

-

27

Fontes: Dados extraídos de “Relatório de decisões em aberto/proferidas†e PJe, em 28/2/2018, às 10h.

3.4. Incidentes processuais pendentes de julgamento:

Magistrados com Incidentes Processuais pendentes na 1.ª VT de Barreiros

No prazo

Prazo vencido

Total

Luciana Paula Conforti

3

-

3

Total de incidentes pendentes na Vara

3

-

3

Fontes: Dados coletados na Secretaria da Vara e no PJe, em 28/2/2018 às 10h30.

3.5. Produtividade da Vara:

Unidade Judiciária

Quantidades

Prazo médio para julgamento (PJe)

Sentenças de mérito

Incidentes processuais

Conciliações

1.ª VT de Barreiros

304

162

206

25

Fontes: Relatórios extraídos do e-Gestão: Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado; e Prazos Médios (em dias) da Conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe).

Período analisado: 1.º/2/2017 a 31/1/2018.

3.6. Percentuais de produtividade da Juíza Titular relativos ao período de janeiro a dezembro de 2017:

- Juíza Luciana Paula Conforti*

Mês

JAN./17

FEV./17

MAR./17

ABRIL/17

MAIO/17

JUN./17

JUL./17

Sentenças

2.100,00%

500,00%

84,21%

214,29%

62,50%

73,91%

133,33%

Conciliados

66,67%

--

47,37%

100,00%

18,75%

17,39%

85,19%

Mês

AGOS./17

SET./17

OUT./17

NOV./17

DEZ./17

Sentenças

71,43%

100,00%

101,61%

100,00%

88,24%

Conciliados

57,14%

36,36%

22,58%

41,18%

35,29%

* A Juíza Titular usufruiu férias de 24/1/2017 a 22/2/2017, e de 18/4/2017 a 17/5/2017, e afastou-se, para participar de curso, nos períodos de 16 a 20/1/2017, 30 a 31/3/2017, 2 a 16/6/2017, 27 a 29/6/2017, 13 a 15/9/2017, 9, 10 e 16 a 18/10/2017, 13 a 17/11/2017 e 5 a 6/12/2017.

4. AUDIÊNCIAS (REALIZADAS E DESIGNADAS):

4.1. Prazos médios, em dias, até a realização das audiências (a partir do ajuizamento):

Unidade Judiciária

Inicial

Instrução

Decisão

Sumaríssimo

Ordinário

Sumaríssimo

Ordinário

Sumaríssimo

Ordinário

1.ª VT de Barreiros

37

50

78

96

76

109

Fonte: Dados extraídos do e-Gestão (Prazos médios – fase de conhecimento).

Período analisado: 1.º/2/2017 a 31/1/2018.

4.2. Tempo de espera do jurisdicionado (em dias corridos) para designação de audiências, a contar de 21/2/2018:

Unidade Judiciária

Inicial

Instrução

Sumaríssimo

Ordinário

2017

2018

2017

2018

2017

2018

1.ª VT de Barreiros

2

27

51

76

30

28

Fontes: Informações extraídas do PJe e da Ata de Correição realizada em 2017.

4.3. Assiduidade do magistrado:

Segundo informações prestadas pela Diretora de Secretaria, a Juíza Titular, Dra. Luciana Paula Conforti , preside 3 sessões de audiência por semana, comparecendo à Unidade nesses dias, podendo comparecer em outros caso necessário.

4.4. Quantidade de processos em pauta de audiências por semana (média):

Unidade Judiciária

Dias de audiências por semana

Total de audiências

Sumaríssimos

Iniciais

Instruções

Razões Finais

1.ª VT de Barreiros

3 (terças a quintas-feiras)

2 a 4

6 a 12

4 a 7

2 a 3

Fontes: Informações extraídas do PJe, em 21/2/2018, relativas aos seguintes períodos: 2/10/2017 a 6/10/2017; 20/11/2017 a 24/11/2017; 29/1/2018 a 2/2/2018; e 26/2/2018 a 2/3/2018; e informações prestadas pela Diretora de Secretaria da Vara.

5. MOVIMENTAÇÃO PROCESSUAL:

5.1. Quantidade de ações trabalhistas ajuizadas na unidade - Físicos e PJe:

Unidade Judiciária

2016

2017

2018

(até 20/2/2018)

1.ª VT de Barreiros

1.036

623

26

Fontes: Consolidação da Estatística, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Casos Novos por Distribuição e Redistribuídos) e PJe.

5.2. Processos remanescentes (congestionamento):

Unidade Judiciária

SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2017

SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2018

Pendentes de julgamento*

Processos demais fases

Total

Pendentes de julgamento*

Processos demais fases

Total

1.ª VT de Barreiros

81

2.867

2.948

49

2.324

2.373

*Pendentes de julgamento: Processos com instrução encerrada, aguardando prolação de sentença.

Fontes: Consolidação da Estatística, Relatórios Gerenciais, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Processos Pendentes de Solução) e PJe.

5.3. Quantidade de processos em tramitação:

Unidade Judiciária

Processos em tramitação em 19/2/2018

Físicos

PJe

1.ª VT de Barreiros

380

1.938

Fonte: Relatório Gerencial (Processos em tramitação na Vara) e PJe-JT.

5.4. Quantidade de processos nas principais fases processuais ( pendentes de solução ):

Unidade Judiciária

Conhecimento

(até a prolação da sentença)

Liquidação

Execução

1.ª VT de Barreiros

142

150

1.145

Fonte : e-Gestão.

Período analisado: 1.º/1/2018 a 31/1/2018.

5.5. Prazos médios (em dias) nas principais fases processuais:

Unidade Judiciária

Conhecimento

(até a prolação da sentença)

Liquidação

Execução

1.ª VT de Barreiros

107

232

1.113

Fonte: e-Gestão.

Período analisado: 1.º/2/2017 a 31/1/2018.

6. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS ELETRÔNICOS EM 19/2/2018

Agrupadores:

Tarefa

Quantidade

Processos com pedido de sigilo nos documentos não apreciado

17

Processos com petições não apreciadas

05

Mandados devolvidos pelo Oficial de Justiça

03

Processos aguardando encaminhamento do secretário de audiência (atas assinadas)

10

Fase de Conhecimento:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

Aguardando apreciação pela instância superior

80

07/02/2014

0000013-46.2017.5.06.0281

Aguardando audiência

80

10/10/2017* 1

0000562-56.2017.5.06.0281

Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos* 2

54

04/04/2017

0000111-31.2017.5.06.0281 * 3

(subpasta) Certificar pendências

01

24/08/2017* 4

0001054-53.2014.5.06.0281

(subpasta) Expedir Alvará

03

17/01/2018

0000743-41.2015.5.06.0018

Aguardando laudo pericial

01

30/01/2018

0000502-83.2017.5.06.0281 * 5

Aguardando término dos prazos

49

06/02/2018

0000583-32.2017.5.06.0281

Analisar Despacho

05

16/02/2018

0000570-33.2017.5.06.0281

Analisar sentença

01

18/02/2018

0010511-46.2013.5.06.0281

Análise do Conhecimento

08

18/02/2018

0000517-52.2017.5.06.0281

Concluso ao magistrado* 6

02

15/02/2018* 7

0000489-84.2017.5.06.0281

Controle de pericia

03

25/01/2018

0000580-77.2017.5.06.0281

Cumprimento de providências

07

10/01/2018

0000530-22.2015.5.06.0281 * 8

Minutar Decisão

01

06/02/2018

0000249-95.2017.5.06.0281

Minutar Despacho

01

15/01/2018

0001245-64.2015.5.06.0281

Minutar sentença

41

13/12/2018

0000498-46.2017.5.06.0281

Prazos vencidos

05

16/02/2018

0000237-81.2017.5.06.0281

Preparar ato de comunicação

07

16/02/2018

0000015-79.2018.5.06.0281

Publicar DJe - Con

07

16/02/2018

0000557-34.2017.5.06.0281

Recebimento de instância superior

05

08/02/2018

0000212-68.2017.5.06.0281

Registrar parcelas - Acordo

31

31/01/2018

0000494-09.2017.5.06.0281

Remeter ao 2o Grau - Pendências de Decisão

02

17/02/2018

0000533-06.2017.5.06.0281

Triagem Inicial

04

16/02/2018

0000023-56.2018.5.06.0281

Triagem Inicial - Parte sem CPF ou CNPJ

01

06/02/2018

0000018-34.2018.5.06.0281

* 1 Audiência inicial designada para 14/3/2018.

* 2 Inexistem processos nas subpastas: "ALVARÃS DE SEGURO-DESEMPREGO", "ALVARÃS DE TRANSFERENCIA - CONTA INDICADA", "ALVARÃS DE TRANSFERENCIA- RECURSAL PARA JUDICIAL", "EXPEDIR ALVARA/CUSTAS E INSS" e "EXPEDIR ALVARÃ DE FGTS".

* 3 A última parcela do acordo judicial está prevista para 10/8/2018.

* 4 Certidão relativa à expedição de alvarás.

* 5 Perícia designada para 15/2/2018.

* 6 Processos sem conclusão nominal ao magistrado.

* 7 Nessa data, a reclamada requer expedição de Carta Precatória e reitera seu pedido de expedição de oficio ao INSS.

* 8 Determinada a solicitação dos honorários periciais, e após, inexistindo pendências, o arquivamento dos autos.

Fase de Liquidação:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

Aguardando Cumprimento de Providência - Liq

167

06/02/2017

0000102-69.2017.5.06.0281 * 1

(subpasta) Impugnação de cálculos

08

27/09/2017

0000552-46.2016.5.06.0281

(subpasta) Retificar cálculos

05

13/12/2017

0001291-53.2015.5.06.0281

Aguardando apreciação pela instância superior

01

06/12/2017

0000121-75.2017.5.06.0281

Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos* 2

26

10/01/2018

0001329-65.2015.5.06.0281 * 3

(subpasta) Alvarás de Transferência – recursal para judicial

01

07/02/2018

0000076-71.2017.5.06.0281

(subpasta) Expedir Alvará de FGTS

02

19/11/2017* 4

0001138-54.2014.5.06.0281

Aguardando término dos prazos

54

19/09/2017

0000750-54.2014.5.06.0281

Análise de Liquidação

15

08/02/2018

0000803-64.2016.5.06.0281

Concluso ao magistrado - Liq* 5

07

16/01/2018

0001020-10.2016.5.06.0281

Cumprimento de providências* 6

72

06/12/2017

0000303-95.2016.5.06.0281

Minutar Despacho - Liq

03

11/12/2017

0001180-69.2015.5.06.0281

Minutar expediente da secretaria * 7

02

23/11/2017* 8

0000779-07.2014.5.06.0281 * 9

Prazos vencidos

11

09/02/2018

0000861-67.2016.5.06.0281

Preparar ato de comunicação

04

07/02/2018

0000693-33.2013.5.06.0261

Publicar DJE - AC

01

15/02/2018

0000759-45.2016.5.06.0281

Publicar DJe - Liq

07

18/02/2018

0000127-82.2017.5.06.0281

Recebimento de instância superior

01

16/02/2018

0000772-78.2015.5.06.0281

Registrar pagamentos ou despesas processuais

04

10/01/2018

0010525-30.2013.5.06.0281

* 1 Na subpasta: "Elaboração de Cálculos".

* 2 Inexistem processos nas subpastas: "ALVARÃS DE SEGURO-DESEMPREGO", "ALVARÃS DE TRANSFERENCIA - CONTA INDICADA", "EXPEDIR ALVARA/CUSTAS E INSS", "Expedir Alvará".

* 3 Na subpasta: "CERTIFICAR PENDÊNCIAS".

* 4 Alvará expedido nessa data.

* 5 Processos sem conclusão nominal ao magistrado.

* 6 Inexistem processos nas subpastas: "EXPEDIR CERTIDÃO DE CRÉDITO/HABILITAÇÃO DE CRÉDITO", "OFICIAR JUÃZO DA RECUPERAÇÃO JUDICIAL - ACORDOS CUCAÚ", " PARA CERTIFICAR", "SETOR DE CÃLCULOS - ATUALIZAR", " SETOR DE CÃLCULOS - EMBARGOS À EXECUÇÃO", " SETOR DE CÃLCULOS - IMPUGNAÇÃO" e "SETOR DE CÃLCULOS - RETIFICAR".

* 7 Inexistem processos na subpasta: "ALVARà DE TRANSFERÊNCIA-RECURSAL P/JUDICIAL".

* 8 Comprovante de recolhimento do INSS anexado nessa data.

* 9 Na subpasta: "EXPEDIR ALVARÃ".

Fase de Execução:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

Aguardando apreciação pela instância superior

08

10/08/2016

0000908-75.2015.5.06.0281

Aguardando audiência - Exec

84

17/10/2017* 1

0000939-58.2016.5.06.0282

Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos* 2

183

14/06/2017

0000551-61.2016.5.06.0281 * 3

(subpasta) ALVARÃS DE TRANSFERÊNCIA - CONTA INDICADA.

01

08/02/2018

0000246-14.2015.5.06.0281

(subpasta) CERTIFICAR PENDÊNCIAS

25

26/09/2017

0000067-80.2015.5.06.0281

(subpasta) EXPEDIR ALVARÃ/CUSTAS E INSS

13

24/01/2018

0001308-89.2015.5.06.0281

(subpasta) EXPEDIR ALVARÃ DE FGTS

01

09/02/2018

0000889-35.2016.5.06.0281

(subpasta) Expedir Alvará

19

06/12/2017

0000837-73.2015.5.06.0281

Aguardando final do sobrestamento

03

12/07/2017

0000149-43.2017.5.06.0281

Aguardando término dos prazos

81

26/10/2017

0000536-29.2015.5.06.0281

Analisar Decisão - Exec

03

15/02/2018

0000790-36.2014.5.06.0281 * 4

Análise de Execução

15

16/02/2018

0000033-08.2015.5.06.0281

BacenJud

21

17/01/2018

0000378-37.2016.5.06.0281 * 5

Concluso ao magistrado - Exec* 6

19

30/01/2018

0000747-65.2015.5.06.0281

Cumprimento de providências* 7

568

05/04/2017

0010430-97.2013.5.06.0281 * 8

(subpasta) EXPEDIR CERTIDÃO DE CRÉDITO/HABILITAÇÃO DE CRÉDITO.

01

05/02/2018

0001285-46.2015.5.06.0281

(subpasta) PARA CERTIFICAR

11

10/01/2018

0000496-13.2016.5.06.0281

(subpasta) SETOR DE CÃLCULOS - ATUALIZAR.

05

12/01/2018

0000435-55.2016.5.06.0281

(subpasta) SETOR DE CÃLCULOS - RETIFICAR

02

03/02/2018

0000639-02.2016.5.06.0281

Iniciar Execução

01

15/02/2018

0000024-41.2018.5.06.0281

Intimações automáticas com pendências - Exec

01

06/02/2018

0000695-35.2016.5.06.0281

Minutar Decisão - Exec

03

07/02/2018

0001212-74.2015.5.06.0281

Minutar Despacho - Exec

05

24/01/2018

0000735-17.2016.5.06.0281

Minutar expediente da secretaria* 9

06

15/01/2018* 10

0000813-45.2015.5.06.0281

Minutar sentença - Exec

02

05/02/2018

0000878-40.2015.5.06.0281

Prazos vencidos

03

16/02/2018

0001055-04.2015.5.06.0281

Preparar ato de comunicação

21

17/01/2018

0010517-53.2013.5.06.0281

Publicar DJe - Exec

04

18/02/2018

0000358-80.2015.5.06.0281

Registrar no BNDT

14

05/02/2018

0000192-48.2015.5.06.0281

Registrar pagamentos ou despesas processuais

02

06/02/2018

0000885-66.2014.5.06.0281

Registrar parcelas - Acordo

06

16/02/2018* 11

0000715-60.2015.5.06.0281

RenaJud

01

08/02/2018

0000087-37.2016.5.06.0281

* 1 Término do prazo do reclamante para se manifestar sobre o interesse em conciliar.

* 2 Inexistem processos nas subpastas: "ALVARÃS DE SEGURO-DESEMPREGO" e "ALVARÃS DE TRANSFERENCIA- RECURSAL PARA JUDICIAL".

* 3 Última parcela do acordo judicial vence em 8/2/2019.

* 4 Na subpasta: "TÉRMINO PRAZO SOBRESTAMENTO 10/11/2018".

* 5 Na subpasta: "PRIMEIRA TENTATIVA".

* 6 Processos sem conclusão nominal ao magistrado.

* 7 Inexistem processos nas subpastas: "OFICIAR JUÃZO DA RECUPERAÇÃO JUDICIAL - ACORDOS CUCAÚ", "SETOR DE CÃLCULOS - EMBARGOS À EXECUÇÃO" e "SETOR DE CÃLCULOS - IMPUGNAÇÃO".

* 8 Na subpasta: "AGUARD HASTA PÚB. CPE 1631/09-AUTO POSTO BARREIROS" .

* 9 Inexistem processos nas subpastas: "ALVARà DE TRANSFERÊNCIA-RECURSAL P/JUDICIAL" e " EXPEDIR ALVARÃ".

* 10 Aguardando informações acerca da CP desde 27/10/2017.

* 11 Data da certidão de que a execução foi satisfeita.

7. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS FÃSICOS EM 28/2/2018

NATUREZA

QUANTIDADE

DATA MAIS

ANTIGA

PROCESSO

Cargas

Advogados

64

25/1/2018

0037000-72.2003.5.06.0281

Perito

--

--

--

Terceiros

02

20/2/2018

0001116-98.2011.5.06.0281

Petições a juntar aos autos

43 *1

27/2/2018

0001092-36.2012.5.06.0281

Processos conclusos para despacho

06

15/2/2018

0001400-19.2005.5.06.0281

Consultas convênios a realizar (BACEN/JUCEPE/INFOJUD/DETRAN)

--

--

--

Praças a marcar

--

--

--

Processos no setor de cálculos

02

15/1/2018

0001453-42.2011.5.06.0281

Processos para serem remetidos ao TRT

--

--

--

*1 41 petições dizem respeito à pretensão de desarquivamento de feitos que se encontram no arquivo geral.

*Em relação às certidões/diligências, a mais antiga data de 25/6/2017 (processo n.º 0001587-10.2006.5.06.0281).

*No tocante aos alvarás, ofícios, mandados e praças a realizar, não existem pendências.

*Em relação às notificações, a mais antiga data de 20/2/2018 (processo n.º 0000374-39.2012.5.06.0281).

*Quanto aos processos digitalizados (CLE), foram convertidos, ao total, 146 (cento e quarenta e seis) feitos, sendo 53 (cinquenta e três) no ano de 2017.

Fonte: Informações colhidas na Secretaria da Vara do Trabalho e no SIAJ.

8. METAS FIXADAS PELO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA:

Em conformidade com os dados fornecidos pelo Núcleo de Estatística e Pesquisa do Egrégio Regional, eis os resultados relativos às Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ para o ano de 2017 :

Meta 1 CNJ - 2017 : – Julgar o equivalente a 90% da quantidade de processos de conhecimento recebidos no ano corrente.

Unidades Judiciárias

Casos Novos

Solucionados

Resultado

1.ª VT de Barreiros

623

744

132,69%

Total da 6.ª Região

102.935

114.087

123,15%

Meta 2 CNJ - 2017 : – Identificar e julgar, até 31/12/2017, pelo menos 90% dos processos distribuídos até 31/12/2015 nos 1.º e 2.º graus.

Unidade Judiciária

Não julgados até 2015

Julgados em 2017

Julgados em 2016

Resultado

1.ª VT de Barreiros

484

30

410

90,91%

Total da 6.ª Região

85.375

18.719

58.957

101,50%

Meta 3 CNJ - 2017 : – Aumentar o índice de conciliação na fase de conhecimento, em relação à média do biênio 2013/2014, em 2 pontos percentuais, excluindo-se da base de cálculo os processos com desistência e arquivamento, e com fixação de cláusula de barreira de 54%.

Unidade Judiciária

Média do biênio

2013-2014

Conciliações

Solucionados

Ãndice de

conciliação

Resultado

1.ª VT de Barreiros

43,41%

220

599

36,73%

80,87%

Total da 6.ª Região

63,42%

45.623

93.898

48,59%

89,98%

Meta 5 CNJ - 2017 : – Baixar 90% do total de casos novos de execução do ano corrente.

Unidade

Judiciária

Casos novos de execução

Baixados

Cálculo da Meta

Resultado

1.ª VT de Barreiros

501

344

68,66%

76,29%

Total da 6.ª Região

45.331

47.391

104,54%

116,16%

Meta 6 CNJ - 2017 : – Identificar e julgar, até 31/12/2017, 98% das ações coletivas distribuídas até 31/12/2014 no 1.º grau.

Unidade Judiciária

Não julgados até

2014

Julgados em

2015

Julgados em

2016

Julgados em

2017

Resultado

1.ª VT de Barreiros

1

0

1

0

102,04%

Total da 6.ª Região

341

278

103

27

101,14%

Meta 7 CNJ - 2017 : – Identificar e reduzir em 2% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior.

Unidade

Judiciária

Pendentes em

31/12/2016

Quantitativo de

processos dos dez

maiores litigantes

distribuídos na

instância no mês

de referência

Quantitativo de

processos dos dez

maiores litigantes

julgados na ins-

tância no mês de

referência

Pendentes em

31/12/2017

Resultado

1.ª VT de Barreiros

20

17

37

0

100,00%

Total da 6.ª Região

8.963

9.321

10.606

7.678

114,54%

No XI Encontro Nacional do Poder Judiciário, em Brasília/DF, em 21/11/2017, restaram divulgadas as metas nacionais de 2018 da Justiça do Trabalho, quais sejam:

Meta 01 – Julgar mais processos que os distribuídos.

Descrição: Julgar pelo menos 92% dos processos de conhecimento do que os distribuídos no ano corrente.

Meta 02 – Julgar processos mais antigos.

Descrição: Identificar e julgar, até 31/12/2018, pelo menos 90% dos processos distribuídos até 31/12/2016, nos 1.º e 2.º graus.

Meta 03 – Aumentar os casos solucionados por conciliação.

Descrição: Aumentar o índice de conciliação na fase de conhecimento, em relação ao percentual do biênio 2013/2014, em 2 pontos percentuais, no ano corrente.

Meta 05 – Impulsionar processos à execução.

Descrição: Baixar pelo menos 92% do total de casos novos de execução do ano corrente.

Meta 06 – Priorizar o julgamento das Ações Coletivas.

Descrição: Identificar e julgar, até 31/12/2018, 98% das ações coletivas distribuídas até 31/12/2015 no 1.º grau e até 31/12/2016 no 2.º grau.

Meta 07 – Priorizar o julgamento dos processos dos maiores litigantes e dos recursos repetitivos.

Descrição: Identificar e reduzir em 2% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior.

9. ITENS DE EXAME E REGISTRO OBRIGATÓRIO (Art. 26 da Consolidação dos Provimentos da CGJT, conforme versão atualizada em 10/1/2018):

Com base nos autos e sistemas analisados, verificou-se que o Juízo:

- registra, no sistema informatizado, os atos processuais relevantes;

- emite pronunciamento explícito acerca da admissibilidade dos recursos, segundo constatado nos processos n.º s 0000996-79.2016.5.06.0281, 0000533-06.2017.5.06.0281 e 0000227-37.2017.5.06.0281;

- ordena, de ofício e a requerimento , a imediata liberação do depósito recursal, nos casos em que, após a liquidação, seja apurado crédito de valor inequivocamente superior ao depositado, como verificado nos processos n.ºs 0010164-13.2013.5.06.0281 e 0001049-94.2015.5.06.0281;

- exaure as iniciativas do juízo para tornar exitosa a execução, observando o estabelecido pela Corregedoria-Geral, no tocante aos requisitos para a emissão da Certidão de Crédito Trabalhista, nos moldes do artigo 88 da Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral (como verificado nos processos n.ºs 0000588-25.2015.5.06.0281, 0050900-25.2003.5.06.0281 e 0000378-76.2012.5.06.0281), bem assim emite a Certidão de Arquivamento Provisório, prevista no art. 77 do referido Provimento (conforme se observa dos processos n.ºs 0000964-16.2012.5.06.0281 e 0001797-34.2012.5.06.0281);

- faz uso regular das ferramentas eletrônicas: Bacenjud, Detran, Renajud, Jucepe, Infojud e Serpro, consoante observado nos processos n.ºs. 0000621-78.2016.5.06.0281, 0000633-92.2016.5.06.0281, 0000204-28.2016.5.06.0281, 0010462-05.2013.5.06.0281, 0000087-37.2016.5.06.0281, 0010349-51.2013.5.06.0281. De acordo com o Relatório sobre Ordens Judiciais, foram realizados, no período de janeiro de 2017 a janeiro de 2018, 216 (duzentos e dezesseis) bloqueios, 154 (cento e cinquenta e quatro) desbloqueios e 63 (sessenta e três) transferências. No mês de janeiro de 2018, constavam 23 (vinte e três) bloqueios pendentes de providência;

- nos casos de desconsideração da personalidade jurídica, antes de proceder à citação dos sócios, e com o intuito de evitar ações que frustrem a efetividade da prestação jurisdicional, com esteio no art. 50 do Código Civil, art. 6.º da Instrução Normativa 39 do TST, arts. 854, 300, § 2.º e art. 301 do CPC/2015, determina a expedição de BacenJud, a fim de tornar indisponíveis os ativos financeiros existentes em nome dos executados, porventura existentes em contas correntes e/ou aplicações financeiras da executada e de todos os demais integrantes do polo passivo, conforme averiguado nos processos n.ºs 0000495-28.2016.5.06.0281 e 0000378-37.2016.5.06.0281; e

- inclui, em pauta, processos para tentativa de conciliação na fase de execução, em média, de 5 (cinco) processos por mês, e, ainda, na Semana Nacional de Conciliação .

Quanto aos demais aspectos (assiduidade dos magistrados, pauta de audiências e principais prazos) encontram-se registrados nos itens 4 e 5.

10. OBSERVAÇÕES/PENDÊNCIAS REFERENTES À SECRETARIA:

- Na análise, por amostragem, nas carteiras que integram a Secretaria da Vara (quadro do item 7), verificou-se satisfatória organização e cumprimento das normas procedimentais a serem seguidas pelas unidades judiciárias de primeira instância. Quanto aos processos digitais, conforme quadros do item 6 elaborados em 19/2/2018, constatou-se boa utilização da ferramenta “agrupadoresâ€, entretanto há necessidade de maior controle no tocante às seguintes tarefas: a) elaboração de cálculos: 0000102-69.2017.5.06.0281 (pendente desde 6/2/2017); b) aguardando término dos prazos: 0000750-54.2014.5.06.0281 (pendente desde 19/9/2017) e 0000536-29.2015.5.05.0281 (pendente desde 26/10/2017); c) expedir alvará: 0000837-73.2015.5.06.0281 (pendente desde 6/12/2017); d) certificar pendências: 0000067-80.2015.5.06.0281 (pendente desde 26/9/2017); e e) ausência de conclusão específica: 2 (dois) processos na fase de conhecimento, 7 (sete) na liquidação e 19 (dezenove) na execução, contudo, na presente data, existem 13 (treze) na fase de conhecimento (com pendência mais antiga de 20/2/2018, 14 (quatorze) na liquidação (com pendência mais antiga de 21/2/2018), e 14 (quatorze) na execução (com pendência mais antiga de 27/2/2018). A Diretora da unidade informou a designação de outro servidor da secretaria para atuar na elaboração de cálculos, o que agilizará os procedimentos deste setor. Na inspeção realizada pelo juízo de primeiro grau, no período de 8 a 12 de janeiro de 2018 (Resolução Administrativa TRT n.º 14/2017), registraram-se dentre outros dados: a) 317 (trezentos e dezessete) processos físicos na fase de execução; b) nenhum processo físico com execução suspensa, ou convertido em diligência; c) 28 (vinte e oito) processos físicos no setor de cálculos; d) 1 (um) processo físico fora de pauta; e) inexistência de processo físico sem tramitação há mais de 60 (sessenta) dias; 2 (dois) processos com carga vencida e notificados; f) 52 (cinquenta e dois) processos eletrônicos com petições não apreciadas e 20 (vinte) com pedido de sigilo nos documentos não apreciado; g) 59 (cinquenta e nove) processos eletrônicos, aguardando término dos prazos (com data mais antiga de 28/112017; h) 11 (onze) processos conclusos ao magistrado na fase de conhecimento (com data mais antiga de 10/1/2018), 24 (vinte e quatro) na fase de liquidação (com data mais antiga de 11/12/2017), e 15 (quinze) na fase de execução (com data mais antiga de 18/12/2017); i) 224 (duzentos e vinte e quatro) processos aguardando cumprimento de providência, ressaltando-se que a maior parte diz respeito ao Grupo Cucaú, que se encontra em recuperação judicial (informou, entretanto, a Diretora de Secretaria que já foi agendado pautão para conciliação, por lote de valores, dos processos relativos ao mencionado grupo); j) 217 (duzentos e dezessete) processos eletrônicos aguardando cumprimento de providência na fase de execução, sendo que uma parte espera o desfecho do processo da Cachool junto ao Núcleo de Conciliação do TRT, e outra grande maioria é pertinente ao Grupo Cucaú, aguardando a realização de acordos; k) 110 (cento e dez) processos eletrônicos aguardando término dos prazos na fase de execução (com data mais antiga de 28/8/2017); l) 352 (trezentos e cinquenta e dois) processos eletrônicos em cumprimento de providências (com data mais antiga de 13/2/2017); e m) 81 (oitenta e um) processos eletrônicos aguardando audiência, vez que farão parte de um mutirão de acordo;

- Existem 24 (vinte e quatro) CTPS’s sob custódia da Secretaria da Vara, e, deste total, 2 (duas) dizem respeito a processos arquivados ou em via de arquivamento (0000526-19.2014.5.06.0281 e 0001325-28.2015.5.06.0281). Indagado acerca das medidas adotadas para a diminuição do passivo desses documentos, a Secretaria esclareceu que procede à intimação postal às partes, porém, não surtindo efeito, notifica por oficial de justiça, e, caso necessário, providencia o chamamento do interessado pela estação de rádio local;

- Os Assistentes de Juiz elaboram minutas de despachos, sentenças de mérito e de soluções de incidentes processuais (como embargos declaratórios, embargos à execução, embargos de terceiros, e exceção de pré-executividade e antecipação de tutela), bem como informações de mandado de segurança;

- O Juízo não prolata, atualmente, sentenças de forma líquida, inclusive no rito sumaríssimo, contudo, a partir do mês de abril do corrente ano, será verificado tal procedimento em ambos os ritos;

- No tocante ao lapso temporal anteriormente correicionado, observou-se: a) redução do quantitativo de novas ações em 413 (quatrocentos e treze); b) aumento do prazo médio para julgamento em 9 (nove) dias; c) redução da produtividade da Vara, vez que prolatadas a menos 246 (duzentas e quarenta e seis) sentenças, e 68 (sessenta e oito) decisões de incidentes processuais, e homologadas a menos 262 (duzentas e sessenta e duas) conciliações; d) redução do prazo médio (em dias corridos), no tocante ao período de janeiro a dezembro de 2017, para realização da audiência inicial, no sumaríssimo, em 8 (oito) dias, da instrução no ordinário em 23 (vinte e três) dias, e da decisão, no sumaríssimo em 16 (dezesseis) dias, e no ordinário em 9 (nove) dias, porém houve aumento, da audiência inicial, no ordinário, em 2 (dois) dias, e da instrução, no sumaríssimo, em 7 (sete) dias; e) aumento do tempo médio de espera do jurisdicionado (em dias corridos) para realização, em fevereiro de 2018, da audiência inicial, no rito sumaríssimo, em 25 (vinte e cinco) dias, e no ordinário em 25 (vinte e cinco) dias, com redução, da instrução, em 2 (dois) dias; f) redução do prazo médio (em dias corridos) na fase de conhecimento em 8 (oito) dias, e aumento na liquidação em 131 (cento e trinta e um) dias, e na execução em 69 (sessenta e nove) dias; g) redução da quantidade de processos na fase de conhecimento em 123 (cento e vinte e três), e na liquidação em 87 (oitenta e sete), e acréscimo na execução em 101 (cento e um); e h) redução do saldo remanescente em 575 (quinhentos e setenta e cinco) processos;

- O Ãndice Nacional de Gestão de Desempenho da Justiça do Trabalho – IGEST, recentemente instituído pela Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho, a partir do Mapeamento Global de Desempenho dos Tribunais Regionais do Trabalho da 3.ª e da 15.ª Regiões e dos estudos realizados pela Coordenadoria de Estatística e Pesquisa do TST, tem como objetivo contribuir para o aprimoramento da gestão das varas do trabalho do país. Dispõe de mesoindicadores (acervo, celeridade, produtividade e taxa de congestionamento) que são compostos por 13 indicadores construídos com base em 17 variáveis, utilizando dados oficiais do Sistema e-Gestão dos doze últimos meses anteriores à sua extração, referentes às varas do trabalho instaladas no país que estiveram em funcionamento durante todo o período de apuração. Os indicadores estão padronizados em um intervalo que varia entre 0 e 1. Quanto mais próximo de 0, mais satisfatório é o desempenho da Vara; quanto mais próximo de 1, mais insatisfatório é o seu desempenho. O agrupamento das varas do trabalho é realizado conforme a faixa de movimentação processual definida na Resolução CSJT n.º 63/2010, e tais informações se encontram disponíveis no e-Gestão; e

- Atingimento das Metas 1, 2, 6 e 7 estabelecidas pelo CNJ para o ano de 2017.

11. PEDIDOS DE PROVIDÊNCIAS E RECLAMAÇÕES CORREICIONAIS :

No tocante ao período de 1.º de janeiro de 2017 até a presente data, não houve a formalização, em face desta unidade judiciária, de pedido de providência ou reclamação correicional.

12. RECOMENDAÇÕES:

- Empreender esforços com o objetivo de reduzir os prazos médios de audiências no rito sumaríssimo, estabelecendo como meta o prazo máximo de 15 (quinze) dias, conforme determina o inciso III do art. 852-B da CLT;

- Impulsionar os processos sem movimentação há mais de 60 (sessenta) dias, especialmente em relação aos processos 0000102-69.2017.5.06.0281, 0000750-54.2014.5.06.0281, 0000536-29.2015.5.05.0281, 0000837-73.2015.5.06.0281 e 0000067-80.2015.5.06.0281 ;

- Implementar ações no sentido da prolatar sentenças líquidas, em especial no tocante aos processos que seguem o rito sumaríssimo;

- Continuar a realizar diligências no sentido de devolver às partes os documentos de identificação profissional (CTPS), especialmente aqueles que se refiram a processos arquivados ou em vias de arquivamento;

- Não informar, quando da elaboração da ata de audiência no PJE, sobre a ausência da parte, porque tal resposta acarreta lançamento de "arquivamento", de forma automática, na movimentação do processo, o que prejudica o controle do prazo e a estatística da Vara, vez que, embora procedida à conclusão posterior para julgamento, tal fato não é considerado no e-Gestão. Logo, a ausência da parte deve ser registrada em ata manualmente, diante do vício no sistema nesse aspecto;

- Enfatizar, entre os usuários (servidores e magistrados) da Vara, a importância da correta inserção de dados no PJE, pois eles são extraídos, através das remessas, transformados e gravados, e essas informações alimentam o e-Gestão, gerando os relatórios gerenciais, a estatística oficial da Justiça do Trabalho, e fornecendo dados considerados no Ãndice Nacional de Gestão de Desempenho da Justiça do Trabalho – IGEST; e

- Continuar a proceder à “conclusão ao magistradoâ€, especificando o tipo (sentenças, decisões ou despachos) e o magistrado , sem necessidade de despacho para tal finalidade, inclusive em relação aos incidentes processuais, em face da importância desse procedimento para a estatística da Vara e do Regional.

13. BOAS PRÃTICAS RELATADAS PELO JUÃZO:

Considerando que as boas práticas relacionadas na ata de correição de 2017 continuam sendo desempenhadas, a Diretora de Secretaria procedeu à sua renovação:

- Confecção e conferência dos alvarás anteriormente à notificação da parte, com impressão na presença do beneficiário. Na hipótese da mencionada ausência, procede-se à abertura de conta poupança;

- Acesso aos sistemas da CEF, para consulta de conta judicial, depósito recursal e FGTS;

- Elaboração das minutas de despachos de menor complexidade pelos servidores da Secretaria, desafogando os assistentes de Juiz, e, tratando-se de atos ordinatórios, de acordo com a Portaria n.º 01 de 2014, são subscritas por todos os servidores;

- Despachos sequenciados minutados pelos assistentes de Juiz;

- Intimações dos peritos por e-mails ;

- O termo de conciliação e as atas de audiência têm força de alvará, incluindo os depósitos do FGTS e seguro-desemprego quando atendidos os requisitos legais;

- Liberação de crédito, por alvará, independentemente de agendamento;

- Compromisso da Secretaria no atendimento às partes, inclusive, mediante informações processuais por telefone;

- Após o trânsito em julgado, o Juízo tem a prática de determinar a liquidação da sentença diretamente pela Contadoria da Vara, dispensando a notificação das partes para apresentar e/ou contestar cálculos de liquidação, visando, desse modo, maior celeridade processual;

- Expedientes de balcão, para advogados contumazes, no prazo de 48h;

- Os próprios Assistentes do Juízo atualizam os processos passíveis de BacenJud, além de emitirem os extratos da CEF, anexando-os aos autos sem necessidade de expedição de ofício à instituição financeira; e

- Digitalização de autos processuais (Cadastramento de Liquidação e Execução – CLE).

14. SOLICITAÇÕES DO JUÃZO:

- Reparo no apartamento da magistrada, no setor de cálculos, e na copa, em razão de vazamentos nas paredes e no teto;

- Retorno da vigilância armada para o turno da noite; e

- Disponibilização de jardineiro mensalmente, para limpeza e manutenção da área externa.

Encerrados os trabalhos, a Excelentíssima Corregedora Regional, Desembargadora Dione Nunes Furtado da Silva, agradeceu a fraternal acolhida e a colaboração prestada pelo Excelentíssimo Juiz do Trabalho Substituto, Dr. Victor Majela Nabuco de Menezes, e pelos servidores da Vara, determinando que, lavrada e assinada, fosse disponibilizada esta ata na página da Corregedoria, no sítio deste Regional ( www.trt6.jus.br ), além de publicada, em sua íntegra, no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho – DEJT, entregando cópia à Unidade Judiciária sob correição (neste ato), Presidência do Egrégio Regional, e Secretaria Administrativa, para conhecimento e providências pertinentes. Firmam a presente ata a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional e a Secretária da Corregedoria Regional.

DIONE NUNES FURTADO DA SILVA

Desembargadora Corregedora Regional

NOÊMIA MARIA GOMES DE OLIVEIRA

Secretária da Corregedoria Regional

Ata Correição 5/2018 de 28/2/2018.