ATA DA CORREIÇÃO ORDINÃRIA REALIZADA NA VARA DO TRABALHO DE CATENDE, EM 27 DE FEVEREIRO DE 2018.

Aos 27 (vinte e sete) dias do mês de fevereiro de 2018, às 9 (nove) horas, compareceu à sede da Vara do Trabalho de Catende/PE , situada na Avenida Paulo Guerra, n.º 272, Centro, Catende/PE, a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional do TRT da 6.ª Região, Dr.ª Dione Nunes Furtado da Silva , acompanhada pelos servidores Noêmia Maria Gomes de Oliveira (Secretária da Corregedoria), Vânia Rodrigues de Santana Cunha (Assessora de Gabinete), Rosanna de Freitas Monteiro (Assistente de Gabinete) e José Carlos Oliveira de Souza (Chefe de Serviço), para realizar a Correição Ordinária veiculada no Edital n.º 01/2018, divulgado, no Diário Eletrônico do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região, em 11 de janeiro de 2018. Referido edital se encontrava devidamente afixado no átrio da Secretaria, possibilitando sua visualização pelo público local.

Presentes a Diretora de Secretaria, Bela. Josemília Maria da Silva, e os demais servidores ali lotados: Ewerthon Luiz Alves de Araújo, Daisyanne Maria Rodrigues Barreto de Assis, Renato Alexandre Martins Mastrangeli, Givaldo Carlos da Silva, Maria Helena Monteiro, Cláudio Ferreira da Silva Júnior, Maria José dos Santos, Ana Paula Miranda Marques, Geyson Bezerra Almeida, Taciana Brandão Torres Monteiro, Valdinoni de Abreu Cavalcanti, Carlos Ramon Lins de Lima, Gleiziane de Jesus Souza, e Eurico Barcelos dos Santos, além da estagiária de Direito Leilianne Francielle Silva. Ausente a Excelentíssima Juíza do Trabalho Titular, Dra. Tânia Regina Chenk Allatta, em razão da fruição de férias.

Com base nos dados extraídos do SIAJ, PJe, e-Gestão e Sistema de Pessoal; nas informações consolidadas pela Seção de Estatística; no exame dos procedimentos adotados na Secretaria da Vara e dos processos em tramitação, e, ainda, dos dados colhidos na inspeção judicial realizada, pela Excelentíssima Juíza Titular, em janeiro de 2018, a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional determinou o registro das informações e recomendações que seguem:

1. MAGISTRADA:

JUÃZA TITULAR

PERÃODO DE ATUAÇÃO

Tânia Regina Chenk Allatta

Desde 5/4/2013

2. QUADRO ATUAL DE SERVIDORES LOTADOS NA VARA:

NOME

CARGO

FUNÇÃO

Josemília Maria da Silva

Técnica Judiciária

Diretora de Secretaria

Ewerthon Luiz Alves de Araújo

Analista Judiciário

Assistente do Diretor

Daisyanne Maria R. Barreto de Assis

Técnica Judiciária

Assistente de Juiz

Renato Alexandre Martins Mastrangeli

Técnico Judiciário

Assistente de Juiz

Givaldo Carlos da Silva

Requisitado

Calculista

Maria Helena Monteiro

Requisitada

Calculista

Cláudio Ferreira da Silva Júnior

Requisitado

Secretário de Audiência

Maria José dos Santos

Requisitada

Secretária de Audiência

Ana Paula Miranda Marques

Requisitada

Assistente

Taciana Brandão Torres Monteiro

Técnica Judiciária

Assistente

Valdinoni de Abreu Cavalcanti

Técnico Judiciário

Assistente

Geyzon Bezerra Almeida

Técnico Judiciário

Assistente

Carlos Ramon Lins de Lima

Analista Judiciário

Oficial de Justiça

Gleiziane de Jesus Souza

Analista Judiciária

Oficiala de Justiça

Eurico Barcelos dos Santos

Técnico Judiciário

-

3. Produtividade dos Juízes na Unidade:

3.1. Quantidade de Audiências, Sentenças, Conciliações e Incidentes por Juiz (a):

Atuação dos Magistrados na

VT de Catende

Audiências*

Sentenças de mérito

Conciliações

Incidentes processuais

Tânia Regina Chenk Allatta

1.033

210

364

163

José Augusto Segundo Neto

-

1

-

-

Patrícia Franco Trajano

207

56

58

17

Total

1.240

267

422

180

*Exceto audiências de julgamento.

Fontes: Relatórios extraídos do e-Gestão (Audiências realizadas, Solucionados por magistrado, e Incidentes processuais julgados por magistrado).

Período analisado: 1.º/2/2017 a 31/1/2018.

3.2. Prazo médio (em dias) para julgamento de mérito na unidade, da conclusão até a prolação da sentença (apenas PJe):

Atuação dos Magistrados na VT de Catende

Prazo* médio para julgamento de sentenças de mérito

Tânia Regina Chenk Allatta

53

José Augusto Segundo Neto

452

Patrícia Franco Trajano

21

Prazo médio para julgar na unidade

48

*Apuração leva em conta somente processos eletrônicos e não deduz os períodos de afastamento dos magistrados, tais como férias, licenças, cursos e outros, em face da falta de integração entre os sistemas de pessoal e judicial.

Fontes: Relatório extraído do e-Gestão (Prazos Médios, em dias, da conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado - PJe).

Período analisado: 1.º/2/2017 a 31/1/2018.

3.3. Sentenças de mérito (conhecimento) pendentes de julgamento:

Magistrados com sentenças pendentes na

VT de Catende

No prazo

Prazo vencido

Total

Tânia Regina Chenk Allatta

18

9

27

Rodrigo Samico Carneiro

6

-

6

Total de sentenças pendentes na Vara

24

9

33

Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade da magistrada Tânia Regina Chenk Allatta: 0000499-95.2017.5.06.0292, 0000651-19.2017.5.06.0301, 0000664-18.2017.5.06.0301, 0000800-15.2017.5.06.0301, 0000613-07.2017.5.06.0301, 0000648-64.2017.5.06.0301, 0000728-28.2017.5.06.0301, 0000790-68.2017.5.06.0301 e 0000761-18.2017.5.06.0301.

Fontes: Dados extraídos de “Relatório de decisões em aberto/proferidas†e PJe, em 27/2/2018, às 10h.

3.4. Incidentes processuais pendentes de julgamento:

Magistrados com Incidentes Processuais pendentes na VT de Catende

No prazo

Prazo vencido

Total

Tânia Regina Chenk Allatta

11

-

11

Total de incidentes pendentes na Vara

11

-

11

Fontes: Dados coletados na Secretaria da Vara e no PJe, em 27/2/2018, às 10h10.

3.5. Produtividade da Vara:

Unidade Judiciária

Quantidades

Prazo médio para julgamento (PJe)

Sentenças de mérito

Incidentes processuais

Conciliações

VT de Catende

267

180

422

48

Fontes: Relatórios extraídos do e-Gestão: Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado; e Prazos Médios (em dias) da Conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe).

Período analisado: 1.º/2/2017 a 31/1/2018.

3.6. Percentuais de produtividade da Juíza Titular relativos ao período de janeiro a dezembro de 2017:

- Juíza Tânia Regina Chenk Allatta*

Mês

JAN./17

FEV./17

MAR./17

ABRIL/17

MAIO/17

JUN./17

JUL./17

Sentenças

80,95%

423,08%

190,00%

75,00%

156,25%

375,00%

100,00%

Conciliados

52,38%

292,31%

280,00%

294,44%

200,00%

62,50%

33,33%

Mês

AGOS./17

SET./17

OUT./17

NOV./17

DEZ./17

Sentenças

106,90%

90,91%

55,17%

175,00%

233,33%

Conciliados

110,34%

45,45%

55,17%

118,75%

116,67%

* A Juíza Titular usufruiu férias de 3/7/2017 a 1.º/8/2017, e afastou-se, para participar de curso, nos períodos de 16 a 20/1/2017, 30 a 31/3/2017, 13 a 15/9/2017 e 30 a 31/10/2017.

4. AUDIÊNCIAS (REALIZADAS E DESIGNADAS):

4.1. Prazos médios, em dias, até a realização das audiências (a partir do ajuizamento):

Unidade Judiciária

Inicial

Instrução

Decisão

Sumaríssimo

Ordinário

Sumaríssimo

Ordinário

Sumaríssimo

Ordinário

VT de Catende

30

31

41

93

53

79

Fonte: Dados extraídos do e-Gestão (Prazos médios – fase de conhecimento).

Período analisado: 1.º/2/2017 a 31/1/2018.

4.2. Tempo de espera do jurisdicionado (em dias corridos) para designação de audiências, a contar de 21/2/2018:

Unidade Judiciária

Inicial

Instrução

Sumaríssimo

Ordinário

2017

2018

2017

2018

2017

2018

VT de Catende

15

22

59

56

56

22

Fontes: Informações extraídas do PJe e da Ata de Correição realizada em 2017.

4.3. Assiduidade da magistrada:

Segundo informações prestadas pela Diretora de Secretaria, a Juíza Titular comparece à Vara nos dias em que preside as sessões de audiência, ou seja, três vezes por semana (segunda-feira, quarta-feira e quinta-feira), quando há necessidade.

4.4. Quantidade de processos em pauta de audiências por semana (média):

Unidade Judiciária

Dias de audiências por semana

Total de audiências

Sumaríssimos

Iniciais

Instruções

Razões Finais

VT de Catende

2 a 3 (segundas, quartas e quintas-feiras)

2

6

4

2

Fontes: Dados extraídos do PJe, em 21/2/2018, relativas aos seguintes períodos: 2/10/2017 a 6/10/2017; 20/11/2017 a 24/11/2017; 29/1/2018 a 2/2/2018; e 26/2/2018 a 2/3/2018; e informações prestadas pela Secretaria da Vara. A Diretora esclareceu que a unidade tem vaga disponível para 15 (quinze) iniciais, 6 (seis) sumaríssimos, 5 (cinco) instruções e 3 (três) razões finais, não preenchidas integralmente em face da diminuição da demanda.

5. MOVIMENTAÇÃO PROCESSUAL:

5.1. Quantidade de ações trabalhistas ajuizadas na unidade - Físicos e PJe:

Unidade Judiciária

2016

2017

2018

(até 20/2/2018)

VT de Catende

1.235

792

27

Fontes: Consolidação da Estatística, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Casos Novos por Distribuição e Redistribuídos), e PJe.

5.2. Processos remanescentes (congestionamento):

Unidade Judiciária

SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2017

SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2018

Pendentes de julgamento*

Processos demais fases

Total

Pendentes de julgamento*

Processos demais fases

Total

VT de Catende

44

3.824

3.868

20

3.524

3.544

*Pendentes de julgamento: Processos com instrução encerrada, aguardando prolação de sentença.

Fontes: Consolidação da Estatística, Relatórios Gerenciais, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Processos Pendentes de Solução) e PJe.

5.3. Quantidade de processos em tramitação:

Unidade Judiciária

Processos em tramitação em 23/2/2018

Físicos

PJe

VT de Catende

1.463

2.045

Fonte: Relatório Gerencial (Processos em tramitação na Vara) e PJe-JT.

5.4. Quantidade de processos nas principais fases processuais (pendentes de solução):

Unidade Judiciária

Conhecimento

(até a prolação da sentença)

Liquidação

Execução

VT de Catende

116

133

1.604

Fonte : e-Gestão.

Período analisado: 1.º/1/2018 a 31/1/2018.

5.5. Prazos médios (em dias) nas principais fases processuais:

Unidade Judiciária

Conhecimento

(até a prolação da sentença)

Liquidação

Execução

VT de Catende

75

258

1.288

Fonte: e-Gestão.

Período analisado: 1.º/2/2017 a 31/1/2018.

6. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS ELETRÔNICOS EM 16/2/2018:

Agrupadores:

Tarefa

Quantidade

Processos com pedido de sigilo nos documentos não apreciado

17

Processos com pedido liminar ou de antecipação de tutela não apreciado

01

Processos com petições não apreciadas

10

Mandados devolvidos pelo Oficial de Justiça

108

Fase de Conhecimento:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

Aguardando apreciação pela instância superior

45

27/02/2015

0010308-87.2014.5.06.0301

Aguardando audiência

54

08/11/2017

0000795-90.2017.5.06.0301 * 1

Aguardando comprovantes bancários

03

30/11/2017

0000515-22.2017.5.06.0301

Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos

55

14/06/2016

0000485-21.2016.5.06.0301 * 2

Aguardando laudo pericial

03

08/01/2018

0000786-31.2017.5.06.0301 * 3

Aguardando término dos prazos

29

08/01/2018

0000621-81.2017.5.06.0301 * 4

Analisar Decisão

01

15/01/2018

0000676-32.2017.5.06.0301

Analisar Despacho

08

08/02/2018

0000018-71.2018.5.06.0301

Analisar expediente da secretaria

02

09/02/2018

0000883-31.2017.5.06.0301

Analisar sentença

01

27/01/2018

0000646-31.2016.5.06.0301

Análise do Conhecimento

67

08/06/2016

0001075-32.2015.5.06.0301 * 5

(subpasta) Aguardando cumprimento de mandado

03

14/12/2017

0000879-91.2017.5.06.0301

(subpasta) Setor de Cálculos - Maria Helena

21

14/02/2017

0001014-40.2016.5.06.0301

Concluso ao magistrado* 6

03

15/02/2018

0000836-57.2017.5.06.0301 * 7

Cumprimento de providências

03

30/08/2017

0001054-56.2015.5.06.0301 * 8

Minutar Decisão

05

30/01/2018

0000734-35.2017.5.06.0301

Minutar Despacho

06

30/01/2018

0000870-32.2017.5.06.0301

Minutar expediente da secretaria

35

14/12/2017

0000582-84.2017.5.06.0301

Minutar sentença

26

13/10/2017

0000613-07.2017.5.06.0301

Prazos vencidos

35

27/01/2018

0000965-96.2016.5.06.0301

Recebimento de instância superior

05

25/01/2018

0010093-14.2014.5.06.0301

Remeter ao 2o Grau

02

08/02/2018

0000742-12.2017.5.06.0301

Trânsito em Julgado

01

08/02/2018

0000567-18.2017.5.06.0301

* 1 Audiência inicial redesignada em 24/1/18.

* 2 Última parcela do acordo judicial vencida em 26/1/2018.

* 3 Intimação ao perito para apresentar laudo no prazo de 30 dias.

* 4 Aguardando prazo de 15 dias para comprovação do recolhimento das custas processuais e da contribuição previdenciária.

* 5 Na subpasta "Setor de Cálculos - Givaldo".

* 6 Processos sem conclusão nominal ao magistrado.

* 7 Na subpasta "Exceção de Incompetência".

* 8 Oficiado ao TRT sobre o sobrestamento do feito em 17/8/2018.

Fase de Liquidação:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

Aguardando atualização de cálculo

01

12/01/2018

0000801-97.2017.5.06.0301 * 1

Aguardando cálculo - Contadoria

44

22/09/2017

0000957-56.2015.5.06.0301 * 2

Aguardando término dos prazos

02

30/01/2018

0000111-68.2017.5.06.0301

Analisar Despacho - Liq

02

08/02/2018

0001373-24.2015.5.06.0301

Análise de Liquidação

88

01/09/2015* 3

0010703-79.2014.5.06.0301 * 4

Cumprimento de providências

01

07/12/2017

0000087-11.2015.5.06.0301 * 5

Minutar expediente da secretaria

11

12/01/2018

0000022-79.2016.5.06.0301

* 1 Determinada, em 9/1/2018, a intimação à reclamada para, no prazo de 15 dias, comprovar o cumprimento do acordo judicial, recolhimentos da contribuição previdenciária e das custas.

* 2 Na subpasta "Givaldo" .

* 3 Determinada a liquidação da sentença.

* 4 Na subpasta "Givaldo - PRIORIDADE".

* 5 Na subpasta "Aguardando comprovantes e/ou informações bancárias".

Fase de Execução:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

Aguardando Cumprimento de Providência - Exec

17

18/08/2016

0000125-28.2012.5.06.0301 * 1

Aguardando apreciação pela instância superior

02

13/07/2017

0000552-20.2015.5.06.0301

Aguardando atualização de cálculo

38

04/07/2017* 2

0000356-50.2015.5.06.0301 * 3

Aguardando audiência - Exec

02

15/12/2017

0000768-44.2016.5.06.0301 * 4

Aguardando comprovantes bancários

17

04/09/2017

0010589-43.2014.5.06.0301

Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos

01

14/01/2018* 5

0000548-80.2015.5.06.0301 * 6

Aguardando cálculo - Contadoria

02

11/10/2017* 8

0000296-43.2016.5.06.0301 * 7

Aguardando pgto RPV Precatório

01

16/08/2017* 9

0001079-69.2015.5.06.0301

Aguardando término dos prazos

154

06/11/2017

0010292-36.2014.5.06.0301 * 10

Analisar Despacho - Exec* 11

05

15/02/2018

0000845-87.2015.5.06.0301

Analisar expediente da secretaria

01

08/02/2018

0000575-63.2015.5.06.0301

Analisar sentença - Exec

03

17/01/2018

0000958-41.2015.5.06.0301

Análise de Execução

701

16/03/2016* 13

0010341-77.2014.5.06.0301 * 12

(subpasta) Para expedição de mandados

177

12/07/2016* 14

0000125-86.2016.5.06.0301

(subpasta) Setor de Cálculos (Givaldo)

72

07/07/2016

0000939-35.2015.5.06.0301

(subpasta) Setor de Cálculos (Maria Helena)

32

08/03/2017

0000818-70.2016.5.06.0301

(subpasta) Setor de cálculos para atualizar – Givaldo

39

05/07/2016

0095900-75.2009.5.06.0301

(subpasta) Setor de cálculos para atualizar - Maria Helena

22

05/10/2016

0000002-59.2014.5.06.0301

BacenJud

03

11/01/2018

0002679-33.2012.5.06.0301

Cartório de registro de imóveis

02

12/01/2018

0000197-83.2010.5.06.0301

Concluso ao magistrado - Exec. * 15

07

15/02/2018

0000372-67.2016.5.06.0301

Cumprimento de providências * 16

78

03/04/2017

0000911-43.2010.5.06.0301

(subpasta) Cachool - para expedir certidão para habilitação de créditos

12

14/09/2017

0001021-32.2016.5.06.0301

(subpasta) Para expedir Certidão de Crédito Trabalhista

23

23/05/2017

0000216-50.2014.5.06.0301

(subpasta) Para expedir Certidão de Habilitação de Crédito

12

28/03/2017* 17

0001273-69.2015.5.06.0301

Designar ou cancelar leilão ou praça

09

07/11/2017

0000146-28.2017.5.06.0301

Expedir RPV-Precatório

02

07/11/2017

0000573-93.2015.5.06.0301

InfoJud

01

02/02/2018

0100600-65.2007.5.06.0301

Iniciar Execução

02

08/02/2018

0000024-78.2018.5.06.0301

Minutar Decisão - Exec

02

24/01/2018

0000328-58.2010.5.06.0301

Minutar Despacho - Exec

06

06/02/2017

0010172-90.2014.5.06.0301

Minutar expediente da secretaria

48

10/08/2016

0002977-25.2012.5.06.0301

Prazos vencidos

104

26/01/2018

0001039-53.2016.5.06.0301

Recebimento de instância superior

02

25/01/2018

0001093-19.2016.5.06.0301

RenaJud

01

02/02/2018

0001953-25.2013.5.06.0301

* 1 Aguardando informações da 2.ª Vara do Trabalho de Palmares (deprecado) sobre a existência de bens passíveis de penhora.

* 2 Data do despacho.

* 3 Na subpasta " Maria Helena".

* 4 Audiência realizada em 31/1/2018.

* 5 Despacho para o reclamante falar sobre recibo  de ID 43e93b6 no prazo de 05 (cinco) dias úteis.

* 6 Na subpasta "Fevereiro/2018".

* 7 Na subpasta "Maria Helena".

* 8 Despacho proferido em 28/9/2017.

* 9 Data do despacho.

* 10 Intimação para indicação de outros bens passíveis de constrição, no prazo de 30 (trinta) dias, sob pena de arquivamento provisório do processo.

* 11 A subpasta "TANIA REGINA CHENK ALLATTA" contém cinco processos, embora conste registrado quatro.

* 12 Na subpasta: "Cachool - para expedir certidão para habilitação de créditos".

* 13 CPE devolvida em 24/1/2018.

* 14 Planilha de atualização de cálculos, com multa de 100% pelo descumprimento do acordo, juntada em 15/2/2018.

* 15 Processos sem conclusão nominal ao magistrado.

* 16 Inexistem processos nas subpastas "Certidões de Crédito Trabalhista para assinatura", "Certidões de Habilitação de Crédito para assinatura" e "Para certificar".

* 17 Data da última movimentação.

7. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS FÃSICOS EM 27/2/2018

NATUREZA

QUANTIDADE

DATA MAIS

ANTIGA

PROCESSO

Cargas

Advogados

1

25/10/2017

0002892-39.2012.5.06.0301* 1

Perito

1

25/05/2017

0000355-70.2012.5.06.0301

Terceiros

4

22/02/2018

0157400-45.2009.5.06.0301

Petições a juntar aos autos

--

--

--

Processos conclusos para despacho

45

18/10/2017

0000597-58.2014.5.06.0301

Consultas convênios a realizar (BACEN/JUCEPE/INFOJUD/DETRAN)

2

12/01/2018

000417-42.2014.5.06.0301

Praças a marcar

1

19/10/2017

0027500-58.1999.5.06.0301

Processos no setor de cálculos

62

02/03/2016

0001631-73.2011.5.06.0301

Processos para serem remetidos ao TRT

--

--

--

*1 Expedido edital de intimação ao advogado em 15/1/2018.

*Em relação às certidões/diligências, a mais antiga data de 22/02/2018 (processo n.º 0128200-90.2009.5.06.0301).

*No tocante aos alvarás e praças a realizar, não existem pendências.

*Quanto aos mandados, o mais antigo data de 22/02/2018 (processo n.º 0001766-51.2012.5.06.0301).

*No pertinente aos ofícios, o mais antigo data de 20/2/2018 (processo n.º 0001905-66.2013.5.06.0301).

*Em relação às notificações, a mais antiga data de 22/2/2018 (processo n.º 000625-07.2008.5.06.0301).

*Quanto aos processos digitalizados (CLE), constataram-se, ao total, 1.550 (um mil, quinhentos e cinquenta) feitos, sendo, no ano de 2017, 751 (setecentos e cinquenta e um).

Fonte: Informações colhidas na Secretaria da Vara do Trabalho e no SIAJ.

8. METAS FIXADAS PELO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA:

Em conformidade com os dados fornecidos pelo Núcleo de Estatística e Pesquisa do Egrégio Regional, eis os resultados relativos às Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ para o ano de 2017 :

Meta 1 CNJ - 2017 : – Julgar o equivalente a 90% da quantidade de processos de conhecimento recebidos no ano corrente.

Unidades Judiciárias

Casos Novos

Solucionados

Resultado

VT de Catende

792

830

116,44%

Total da 6.ª Região

102.935

114.087

123,15%

Meta 2 CNJ - 2017 : – Identificar e julgar, até 31/12/2017, pelo menos 90% dos processos distribuídos até 31/12/2015 nos 1.º e 2.º graus.

Unidade Judiciária

Não julgados até 2015

Julgados em 2017

Julgados em 2016

Resultado

VT de Catende

320

4

265

84,06%

Total da 6.ª Região

85.375

18.719

58.957

101,50%

Meta 3 CNJ - 2017 : – Aumentar o índice de conciliação na fase de conhecimento, em relação à média do biênio 2013/2014, em 2 pontos percentuais, excluindo-se da base de cálculo os processos com desistência e arquivamento, e com fixação de cláusula de barreira de 54%.

Unidade Judiciária

Média do biênio

2013-2014

Conciliações

Solucionados

Ãndice de

conciliação

Resultado

VT de Catende

84,17%

423

702

60,26%

111,59%

Total da 6.ª Região

63,42%

45.623

93.898

48,59%

89,98%

Meta 5 CNJ - 2017 : – Baixar 90% do total de casos novos de execução do ano corrente.

Unidade

Judiciária

Casos novos de execução

Baixados

Cálculo da Meta

Resultado

VT de Catende

506

840

166,01%

184,45%

Total da 6.ª Região

45.331

47.391

104,54%

116,16%

Meta 6 CNJ - 2017 : – Identificar e julgar, até 31/12/2017, 98% das ações coletivas distribuídas até 31/12/2014 no 1.º grau.

Unidade Judiciária

Não julgados até

2014

Julgados em

2015

Julgados em

2016

Julgados em

2017

Resultado

VT de Catende

1

1

0

0

102,04%

Total da 6.ª Região

341

278

103

27

101,14%

Meta 7 CNJ - 2017 : – Identificar e reduzir em 2% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior.

Unidade

Judiciária

Pendentes em

31/12/2016

Quantitativo de

processos dos dez

maiores litigantes

distribuídos na

instância no mês

de referência

Quantitativo de

processos dos dez

maiores litigantes

julgados na ins-

tância no mês de

referência

Pendentes em

31/12/2017

Resultado

VT de Catende

20

306

325

1

1.960%

Total da 6.ª Região

8.963

9.321

10.606

7.678

114,54%

No XI Encontro Nacional do Poder Judiciário, em Brasília/DF, em 21/11/2017, restaram divulgadas as metas nacionais de 2018 da Justiça do Trabalho, quais sejam:

Meta 01 – Julgar mais processos que os distribuídos.

Descrição: Julgar pelo menos 92% dos processos de conhecimento do que os distribuídos no ano corrente.

Meta 02 – Julgar processos mais antigos.

Descrição: Identificar e julgar, até 31/12/2018, pelo menos 90% dos processos distribuídos até 31/12/2016, nos 1.º e 2.º graus.

Meta 03 – Aumentar os casos solucionados por conciliação.

Descrição: Aumentar o índice de conciliação na fase de conhecimento, em relação ao percentual do biênio 2013/2014, em 2 pontos percentuais, no ano corrente.

Meta 05 – Impulsionar processos à execução.

Descrição: Baixar pelo menos 92% do total de casos novos de execução do ano corrente.

Meta 06 – Priorizar o julgamento das Ações Coletivas.

Descrição: Identificar e julgar, até 31/12/2018, 98% das ações coletivas distribuídas até 31/12/2015 no 1.º grau e até 31/12/2016 no 2.º grau.

Meta 07 – Priorizar o julgamento dos processos dos maiores litigantes e dos recursos repetitivos.

Descrição: Identificar e reduzir em 2% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior.

9. ITENS DE EXAME E REGISTRO OBRIGATÓRIO (Art. 26 da Consolidação dos Provimentos da CGJT, conforme versão atualizada em 10/1/2018):

Com base nos autos e sistemas analisados, verificou-se que o Juízo:

- registra, no sistema informatizado, os atos processuais relevantes;

- tem deixado de emitir, de forma explícita e circunstanciada, pronunciamento acerca da admissibilidade dos recursos, pois omite informação sobre a regularidade da representação processual, a exemplo do constatado nos processos n.ºs 0000470-18.2017.5.06.0301, 0000404-38.2017.5.06.0301 e 0000405-23.2017.5.06.0301;

- ordena, de ofício, a imediata liberação do depósito recursal, nos casos em que, após a liquidação, seja apurado crédito de valor inequivocamente superior ao depositado, conforme informado pela Diretora de Secretaria;

- exaure as iniciativas do juízo para tornar exitosa a execução, observando o estabelecido pela Corregedoria-Geral quanto aos requisitos para emissão da Certidão de Crédito Trabalhista, nos moldes do artigo 88 da Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral (como verificado nos processos n.ºs 0000044-16.2011.5.06.0301 e 0012800-77.1999.5.06.0301), bem assim emite Certidão de Arquivamento Provisório, prevista no art. 77 do referido Provimento (conforme observado nos processos n.ºs 0000587-19.2011.5.06.0301, 0000295-29.2014.5.06.0301 e 0010823-25.2014.5.06.0301);

- faz uso regular das ferramentas eletrônicas: Bacenjud, Detran, Renajud, Jucepe, Infojud e Serpro, consoante observado nos processos n.ºs. 0002679-33.2012.5.06.0301, 0070500-55.1992.5.06.0301, 0000512-04.2016.5.06.0301, 0100600-65.2007.5.06.0301 e 0001953-25.2013.5.06.0301. De acordo com o Relatório sobre Ordens Judiciais, foram realizados, no período de janeiro de 2017 a janeiro de 2018, 173 (cento e setenta e três) bloqueios, 91 (noventa e um) desbloqueios e 78 (setenta e oito) transferências. No mês de janeiro de 2018, constavam 31 (trinta e um) bloqueios pendentes de providência;

- nos casos de desconsideração da personalidade jurídica, instaura o incidente previsto nos artigos 133 e seguintes do NCPC, determinando a suspensão do processo, nos termos do art. 134, § 3.º do CPC/2015; no entanto, pautando-se no poder geral de cautela, antes de proceder à citação dos sócios, e com o intuito de evitar ações que frustrem a efetividade da prestação jurisdicional, determina a imediata constrição cautelar, de ofício, de bens dos sócios, com esteio nos artigos 765 da CLT, 301 do NCPC, 6.º, § 2.º, da IN 39/2016 do TST, conforme averiguado nos processos n.ºs 0000467-85.1998.5.06.0301 e 0000475-06.2004.5.06.0301; e

- inclui, em pauta, eventualmente, processos para tentativa de conciliação na fase de execução, e, ainda, na Semana Nacional de Conciliação .

Quanto aos demais aspectos (assiduidade dos magistrados, pauta de audiências e principais prazos) encontram-se registrados nos itens 4 e 5.

10. OBSERVAÇÕES/PENDÊNCIAS REFERENTES À SECRETARIA:

- Na análise, por amostragem, das carteiras que integram a Secretaria da Vara e, ainda, com base no quadro do item 7, verificou-se razoável organização e cumprimento das normas procedimentais a serem seguidas pelas unidades judiciárias de primeira instância, merecendo, no entanto, maior controle no tocante à carga dos autos (proc. n.º 0000355-70.2012.5.06.0301 pendente desde 25/5/2017) e elaboração de cálculos (proc. n.º 0001631-73.2011.5.06.0301, pendente desde 2/3/2016). Quanto aos processos digitais, conforme quadros do item 6 elaborados em 16/2/2018, constatou-se boa utilização da ferramenta “agrupadoresâ€, porém há necessidade de maior controle no tocante às seguintes tarefas: a) análise de conhecimento: 0001075-32.2015.5.06.0301 (pendente desde 8/6/2016); b) setor de cálculos: 0001014-40.2016.5.06.0301 (pendente desde 14/2/2017); c) aguardando cálculo: 0000957-56.2015.5.06.0301 (pendente desde 22/9/2017); d) cumprimento de providências: 0000087-11.2015.5.06.0301 (pendente desde 7/12/2017) e 0000125-28.2012.5.06.0301 (pendente desde 18/8/2016); e) aguardando atualização de cálculo: 0000356-50.2015.5.06.0301 (pendente desde 4/7/2017); f) aguardando cálculo: 0000296-43.2016.5.06.0301 (pendente desde 11/10/2017); g) setor de cálculos: 0000939-35.2015.5.06.0301 (pendente desde 7/7/2016), 0000818-70.2016.5.06.0301 (pendente desde 8/3/2017), 0095900-75.2009.5.06.0301 (pendente desde 8/3/2017), e 00000002-59.2014.5.06.0301 (pendente desde 5/10/2016); g) expedir certidão de crédito trabalhista: 0000216-50.2014.5.06.0301 (pendente desde 23/5/2017); e h) expedir certidão de habilitação de crédito: 0001273-69.2015.5.06.0301 (pendente desde 28/3/2017). Na inspeção realizada pelo juízo de primeiro grau, em 459 (quatrocentos e cinquenta e nove) processos físicos e em todos os eletrônicos, no período de 8 a 12 de janeiro de 2018 (Resolução Administrativa TRT n.º 14/2017), registraram-se dentre outros dados: a) 2.463 (dois mil, quatrocentos e sessenta e três) processos físicos na fase de execução; b) inexistência de processos fora de pauta ou convertidos em diligência; c) 59 (cinquenta e nove) processos físicos no setor de cálculos, sendo que parte deles, que se encontravam no setor até 28/5/2017, foram atingidos pela enchente; d) 2 (dois) processos com carga vencida a advogado; e) ausência de petições a serem juntadas, com exceção dos expedientes relativos aos processos atingidos pela enchente, encaminhados ao TRT para recuperação; f) conversão de 1.513 (um mil, quinhentos e treze) processos físicos para eletrônicos; g) 1.145 (um mil, cento e quarenta e cinco) processos físicos com execução suspensa, e sem tramitação há mais de 60 dias, em virtude de recuperação judicial ou falência das empresas executadas; h) 6 (seis) processos eletrônicos sem conclusão específica na fase de conhecimento, 1 (um) na fase de liquidação e 13 (treze) na fase de execução; i) 58 (cinquenta e oito) processos eletrônicos aguardando o término dos prazos na fase de conhecimento, 2 (dois) na fase de liquidação, e 49 (quarenta e nove) na execução; e j) 19 (dezenove) processos em minutar expediente na fase de conhecimento (com pendência mais antiga de 14/12/2017); 11 (onze) na fase de liquidação (com pendência mais antiga de 12/1/2018), e 50 (cinquenta) na execução (com pendência mais antiga de 1.º/7/2016). A Juíza Titular registrou as seguintes recomendações: a) observar, quando do cumprimento dos despachos com mais de um item, a remessa ao setor responsável pelo cumprimento do item seguinte, até que sejam cumpridos na íntegra; b) observar o andamento e os atos anteriormente praticados nos processos, com o fim de evitar erros que possam gerar nulidade ou retrabalho; e c) observar a distribuição correta dos feitos nas caixas do Pje, atentando para as prioridades de cada processo;

- Existem 15 (quinze) CTPS’s sob custódia da Secretaria da Vara, e, deste total, apenas 1 (uma) diz respeito a processo arquivado (proc. n.º 0000051-66.2015.5.06.0301). Indagado acerca das medidas adotadas para a diminuição do passivo desses documentos, a Secretaria esclareceu que procede à intimação ao advogado para o seu constituinte comparecer na Secretaria, a fim de receber o referido documento, porém, em caso de falha dessa medida, determina-se a entrega por oficial de justiça, e, não surtindo efeito, expede-se ofício para divulgação na rádio local;

- Os Assistentes de Juiz elaboram minutas de despachos, sentenças de mérito e de soluções de incidentes processuais (como embargos declaratórios, embargos à execução, embargos de terceiros, e exceção de pré-executividade e antecipação de tutela), bem como informações de mandado de segurança;

- O Juízo prolata sentenças de forma líquida em ambos os ritos processuais;

- Constatados autos físicos com capas danificadas, como por exemplo, nos processos n.ºs 0002053-77.2013.5.06.0301, 0001176-45.2010.5.06.0301, 0000597-58.2014.5.06.0301 e 0003759-66.2011.5.06.0301;

- No tocante ao lapso temporal anteriormente correicionado, observou-se: a) redução do quantitativo de novas ações em 443 (quatrocentos e quarenta e três); b) redução do prazo médio para julgamento em 6 (seis) dias; c) redução da produtividade da Vara, vez que prolatadas a menos 79 (setenta e nove) sentenças, 359 (trezentas e cinqüenta e nove) conciliações e 75 (setenta e cinco) decisões de incidentes processuais; d) acréscimo do prazo médio (em dias corridos), no tocante ao período de janeiro a dezembro de 2017, para realização da audiência inicial, no sumaríssimo, em 11 (onze) dias, e, no ordinário, em 7 (sete) dias; da instrução, no sumaríssimo, em 18 (dezoito) dias e, no ordinário, em 32 (trinta e dois) dias; e da decisão, no sumaríssimo, em 21 (vinte e um) dias; entretanto houve redução, no ordinário, em 35 (trinta e cinco) dias; e) aumento do tempo médio de espera do jurisdicionado (em dias corridos) para realização, em fevereiro de 2018, da audiência inicial, no rito sumaríssimo, em 7 (sete) dias, com redução, da inicial, no ordinário, em 3 (três) dias, e da instrução em 34 (trinta e quatro) dias; f) redução do prazo médio (em dias corridos) na fase de conhecimento em 23 (vinte e três) dias, na liquidação em 48 (quarenta e oito) dias, e aumento, na execução, em 190 (cento e noventa) dias; g) redução da quantidade de processos na fase de conhecimento em 50 (cinquenta), e acréscimo na liquidação em 14 (quatorze), e na execução em 66 (sessenta e seis); e h) redução do saldo remanescente em 324 (trezentos e vinte e quatro) processos;

- O Ãndice Nacional de Gestão de Desempenho da Justiça do Trabalho – IGEST, recentemente instituído pela Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho, a partir do Mapeamento Global de Desempenho dos Tribunais Regionais do Trabalho da 3.ª e da 15.ª Regiões e dos estudos realizados pela Coordenadoria de Estatística e Pesquisa do TST, tem como objetivo contribuir para o aprimoramento da gestão das varas do trabalho do país. Dispõe de mesoindicadores (acervo, celeridade, produtividade e taxa de congestionamento) que são compostos por 13 indicadores construídos com base em 17 variáveis, utilizando dados oficiais do Sistema e-Gestão dos doze últimos meses anteriores à sua extração, referentes às varas do trabalho instaladas no país que estiveram em funcionamento durante todo o período de apuração. Os indicadores estão padronizados em um intervalo que varia entre 0 e 1. Quanto mais próximo de 0, mais satisfatório é o desempenho da Vara; quanto mais próximo de 1, mas insatisfatório é o seu desempenho. O agrupamento das varas do trabalho é realizado conforme a faixa de movimentação processual definida na Resolução CSJT n.º 63/2010, e tais informações se encontram disponíveis no e-Gestão; e

- Atingimento das Metas 1, 3, 5, 6 e 7 estabelecidas pelo CNJ para o ano de 2017.

11. PEDIDOS DE PROVIDÊNCIAS E RECLAMAÇÕES CORREICIONAIS :

No tocante ao período de 1.º de janeiro de 2017 até a presente data, não houve a formalização, em face desta unidade judiciária, de pedido de providência ou reclamação correicional.

12. RECOMENDAÇÕES:

- Prolatar a magistrada Tânia Regina Chenk Allatta, prioritariamente e no menor espaço de tempo possível, as sentenças com prazo vencido, conforme relação especificada no ite m 3.3, devendo, sempre, atentar ao prescrito no ATO n.º 1/CGJT, de 10 de fevereiro de 2017, haja vista o controle exercido por esta Corregedoria Regional a evitar que decisões não ultrapassem a tolerância admitida pela citada norma;

- Empreender esforços com o objetivo de reduzir os prazos médios de audiências no rito sumaríssimo, estabelecendo como meta o prazo máximo de 15 (quinze) dias, conforme determina o inciso III do art. 852-B da CLT. Nos processos de rito ordinário, observar “o prazo médio de duração do processo – fase de conhecimento – de até 200 (duzentos) dias, atentando-se ao limite legal para publicação de sentença†– Resolução Administrativa TRT n.º 03/2015, artigo 14, § 2.º (Provimento TRT-CRT n.º 03/2010);

- Fomentar a inclusão de processos de execução na pauta de audiências para tentativa de conciliação, consoante disposto no art. 76, II, da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho: “ promover a realização semanal de audiências de conciliação em processos na fase de execução, independentemente de requerimento das partes, selecionando-se aqueles com maior possibilidade de êxito na composição â€.

- Emitir, de forma explícita e circunstanciada, pronunciamento acerca da admissibilidade dos recursos, nos moldes como estabelece o artigo 26 da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho;

- Perseverar nas diligências destinadas à devolução dos documentos de identificação profissional (CTPS);

- Substituir as capas danificadas dos processos, consoante disposição do art. 138 do Provimento 02/2013 da Corregedoria Regional;

- Proceder ao controle de carga dos autos mensalmente até o dia 15 de cada mês subsequente, conforme prevê o art. 57, parágrafo único, do Provimento 02/2013 da Corregedoria Regional, com adoção das providências cabíveis, de modo a assegurar a sua devolução o mais breve possível;

- Impulsionar os processos sem movimentação há mais de 60 (sessenta) dias, especialmente em relação aos processos n.ºs 0000355-70.2012.5.06.0301, 0001631-73.2011.5.06.0301, 0001075-32.2015.5.06.0301, 0001014-40.2016.5.06.0301, 0000957-56.2015.5.06.0301,0000087-11.2015.5.06.0301, 000125-28.2012.5.06.0301, 0000356-50.2015.5.06.0301, 0000296-43.2016.5.06.0301, 0000939-35.2015.5.06.0301, 0000818-70.2016.5.06.0301, 0095900-75.2009.5.06.0301, 00000002-59.2014.5.06.0301, 0000216-50.2014.5.06.0301 e 0001273-69.2015.5.06.0301 ;

- Enfatizar, entre os usuários (servidores e magistrados) da Vara, a importância da correta inserção de dados no PJE, pois eles são extraídos, através das remessas, transformados e gravados, e essas informações alimentam o e-Gestão, gerando os relatórios gerenciais, a estatística oficial da Justiça do Trabalho, e fornecendo dados considerados no Ãndice Nacional de Gestão de Desempenho da Justiça do Trabalho – IGEST.

- Continuar a proceder à “conclusão ao magistradoâ€, especificando o tipo (sentenças, decisões ou despachos) e o magistrado, sem necessidade de despacho para tal finalidade, inclusive em relação aos incidentes processuais, em face da importância desse procedimento para a estatística da Vara e do Regional.

13. BOAS PRÃTICAS RELATADAS PELO JUÃZO:

Considerando que as boas práticas relacionadas na ata de correição de 2017 continuam sendo desempenhadas, a Diretora de Secretaria procedeu à sua renovação:

- Prolação de sentenças líquidas em ambos os ritos processuais, e, após o trânsito em julgado das eventualmente ilíquidas, determina-se a liquidação diretamente pela Contadoria da Vara, dispensando-se a notificação às partes para apresentar e/ou contestar cálculos de liquidação, visando a uma maior celeridade processual;

- Constar, dos mandados de notificação, que o reclamante, intimado para apresentar CTPS, poderá entregá-la ao oficial de justiça, e, após a sua anotação, a devolução ao trabalhador será pelo próprio oficial de justiça;

- Prioridade na tramitação dos processos físicos que dispõem de depósitos recursal ou judicial;

- Realização de pesquisas por intermédio do Sistema BacenJud, objetivando identificar contas correntes que tenham como titulares partes com créditos em juízo, podendo assim os correspondentes valores serem depositados, e os processos arquivados; e

- Transferência do depósito recursal para judicial.

14. SOLICITAÇÕES DO JUÃZO:

Renovam-se as pretensões formuladas por ocasião da correição ordinária de 2017:

- Melhorar a velocidade e a qualidade da internet , por ser fundamental ao bom funcionamento dos sistemas, dentre eles, o PJe. Ressalta-se que os computadores se desligam constantemente, podendo prejudicar, inclusive, a realização das audiências, esclarecendo que no período de 19 a 22/2/2018, a Vara permaneceu sem internet , em face de problema técnico da OI, sugerindo, então, a Diretora de Secretaria que se aprecie a possibilidade de utilização de provedor disponível no próprio município para os casos de urgência, de modo a propiciar a continuidade dos serviços;

- Possibilitar que a Diretora de Secretaria solicite, ao Setor de Informática da Central de Atendimento de Caruaru, a configuração de computador de servidor que necessite executar serviço em sua residência, independentemente de teletrabalho, em razão de problemas técnicos na internet da Vara;

- Providenciar placa indicativa da privacidade do estacionamento da Vara às pessoas em atendimento, bem assim da proibição de estacionamento em sua entrada, bloqueando-a, vez que se trata de procedimento comum de motoristas de ônibus, caminhões e de transporte alternativo;

- Lotar mais um agente de segurança ou empregado terceirizado, em face da necessidade de se vigiar o prédio nos finais de semana, de modo a evitar a entrada de estranhos e a depreciação do patrimônio público, sendo, ainda, necessária a instalação de grades;

- Reativar a tomada do ar-condicionado no apartamento da Juíza Titular;

- Proceder à manutenção da iluminação na parte externa e no fundo do prédio;

- Substituir as portas do banheiro, situados no térreo, porque danificados em face da enchente; e

- Retirar as goteiras do prédio, de modo a evitar danos em material de consumo e nos processos físicos.

Encerrados os trabalhos, a Excelentíssima Corregedora Regional, Desembargadora Dione Nunes Furtado da Silva, agradeceu a fraternal acolhida e a colaboração prestada pela Ilustríssima Diretora de Secretaria e pelos servidores da Vara, determinando que, lavrada e assinada, fosse disponibilizada esta ata na página da Corregedoria, no sítio deste Regional ( www.trt6.jus.br ), além de publicada, em sua íntegra, no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho – DEJT, entregando cópia à Unidade Judiciária sob correição (neste ato), Presidência do Egrégio Regional, Secretaria de Gestão de Pessoas, Secretaria Administrativa e Secretaria de Tecnologia de Informação, para conhecimento e providências pertinentes. Firmam a presente ata a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional e a Secretária da Corregedoria Regional.

DIONE NUNES FURTADO DA SILVA

Desembargadora Corregedora Regional

NOÊMIA MARIA GOMES DE OLIVEIRA

Secretária da Corregedoria Regional

Ata Correição 4/2018 de 27/2/2018.