ATA DA CORREIÇÃO ORDINÃRIA REALIZADA NA VARA DO TRABALHO DE CATENDE, EM 27 DE FEVEREIRO DE 2018.
Aos 27 (vinte e sete) dias do mês de fevereiro de 2018, à s 9 (nove) horas, compareceu à sede da Vara do Trabalho de Catende/PE , situada na Avenida Paulo Guerra, n.º 272, Centro, Catende/PE, a ExcelentÃssima Desembargadora Corregedora Regional do TRT da 6.ª Região, Dr.ª Dione Nunes Furtado da Silva , acompanhada pelos servidores Noêmia Maria Gomes de Oliveira (Secretária da Corregedoria), Vânia Rodrigues de Santana Cunha (Assessora de Gabinete), Rosanna de Freitas Monteiro (Assistente de Gabinete) e José Carlos Oliveira de Souza (Chefe de Serviço), para realizar a Correição Ordinária veiculada no Edital n.º 01/2018, divulgado, no Diário Eletrônico do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região, em 11 de janeiro de 2018. Referido edital se encontrava devidamente afixado no átrio da Secretaria, possibilitando sua visualização pelo público local.
Presentes a Diretora de Secretaria, Bela. JosemÃlia Maria da Silva, e os demais servidores ali lotados: Ewerthon Luiz Alves de Araújo, Daisyanne Maria Rodrigues Barreto de Assis, Renato Alexandre Martins Mastrangeli, Givaldo Carlos da Silva, Maria Helena Monteiro, Cláudio Ferreira da Silva Júnior, Maria José dos Santos, Ana Paula Miranda Marques, Geyson Bezerra Almeida, Taciana Brandão Torres Monteiro, Valdinoni de Abreu Cavalcanti, Carlos Ramon Lins de Lima, Gleiziane de Jesus Souza, e Eurico Barcelos dos Santos, além da estagiária de Direito Leilianne Francielle Silva. Ausente a ExcelentÃssima JuÃza do Trabalho Titular, Dra. Tânia Regina Chenk Allatta, em razão da fruição de férias.
Com base nos dados extraÃdos do SIAJ, PJe, e-Gestão e Sistema de Pessoal; nas informações consolidadas pela Seção de EstatÃstica; no exame dos procedimentos adotados na Secretaria da Vara e dos processos em tramitação, e, ainda, dos dados colhidos na inspeção judicial realizada, pela ExcelentÃssima JuÃza Titular, em janeiro de 2018, a ExcelentÃssima Desembargadora Corregedora Regional determinou o registro das informações e recomendações que seguem:
1. MAGISTRADA:
JUÃZA TITULAR |
PERÃODO DE ATUAÇÃO |
Tânia Regina Chenk Allatta |
Desde 5/4/2013 |
2. QUADRO ATUAL DE SERVIDORES LOTADOS NA VARA:
NOME |
CARGO |
FUNÇÃO |
JosemÃlia Maria da Silva |
Técnica Judiciária |
Diretora de Secretaria |
Ewerthon Luiz Alves de Araújo |
Analista Judiciário |
Assistente do Diretor |
Daisyanne Maria R. Barreto de Assis |
Técnica Judiciária |
Assistente de Juiz |
Renato Alexandre Martins Mastrangeli |
Técnico Judiciário |
Assistente de Juiz |
Givaldo Carlos da Silva |
Requisitado |
Calculista |
Maria Helena Monteiro |
Requisitada |
Calculista |
Cláudio Ferreira da Silva Júnior |
Requisitado |
Secretário de Audiência |
Maria José dos Santos |
Requisitada |
Secretária de Audiência |
Ana Paula Miranda Marques |
Requisitada |
Assistente |
Taciana Brandão Torres Monteiro |
Técnica Judiciária |
Assistente |
Valdinoni de Abreu Cavalcanti |
Técnico Judiciário |
Assistente |
Geyzon Bezerra Almeida |
Técnico Judiciário |
Assistente |
Carlos Ramon Lins de Lima |
Analista Judiciário |
Oficial de Justiça |
Gleiziane de Jesus Souza |
Analista Judiciária |
Oficiala de Justiça |
Eurico Barcelos dos Santos |
Técnico Judiciário |
- |
3. Produtividade dos JuÃzes na Unidade:
3.1. Quantidade de Audiências, Sentenças, Conciliações e Incidentes por Juiz (a):
Atuação dos Magistrados na VT de Catende |
Audiências* |
Sentenças de mérito |
Conciliações |
Incidentes processuais |
Tânia Regina Chenk Allatta |
1.033 |
210 |
364 |
163 |
José Augusto Segundo Neto |
- |
1 |
- |
- |
PatrÃcia Franco Trajano |
207 |
56 |
58 |
17 |
Total |
1.240 |
267 |
422 |
180 |
*Exceto audiências de julgamento.
Fontes: Relatórios extraÃdos do e-Gestão (Audiências realizadas, Solucionados por magistrado, e Incidentes processuais julgados por magistrado).
PerÃodo analisado: 1.º/2/2017 a 31/1/2018.
3.2. Prazo médio (em dias) para julgamento de mérito na unidade, da conclusão até a prolação da sentença (apenas PJe):
Atuação dos Magistrados na VT de Catende |
Prazo* médio para julgamento de sentenças de mérito |
Tânia Regina Chenk Allatta |
53 |
José Augusto Segundo Neto |
452 |
PatrÃcia Franco Trajano |
21 |
Prazo médio para julgar na unidade |
48 |
*Apuração leva em conta somente processos eletrônicos e não deduz os perÃodos de afastamento dos magistrados, tais como férias, licenças, cursos e outros, em face da falta de integração entre os sistemas de pessoal e judicial.
Fontes: Relatório extraÃdo do e-Gestão (Prazos Médios, em dias, da conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado - PJe).
PerÃodo analisado: 1.º/2/2017 a 31/1/2018.
3.3. Sentenças de mérito (conhecimento) pendentes de julgamento:
Magistrados com sentenças pendentes na VT de Catende |
No prazo |
Prazo vencido |
Total |
Tânia Regina Chenk Allatta |
18 |
9 |
27 |
Rodrigo Samico Carneiro |
6 |
- |
6 |
Total de sentenças pendentes na Vara |
24 |
9 |
33 |
Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade da magistrada Tânia Regina Chenk Allatta: 0000499-95.2017.5.06.0292, 0000651-19.2017.5.06.0301, 0000664-18.2017.5.06.0301, 0000800-15.2017.5.06.0301, 0000613-07.2017.5.06.0301, 0000648-64.2017.5.06.0301, 0000728-28.2017.5.06.0301, 0000790-68.2017.5.06.0301 e 0000761-18.2017.5.06.0301.
Fontes: Dados extraÃdos de “Relatório de decisões em aberto/proferidas†e PJe, em 27/2/2018, à s 10h.
3.4. Incidentes processuais pendentes de julgamento:
Magistrados com Incidentes Processuais pendentes na VT de Catende |
No prazo |
Prazo vencido |
Total |
Tânia Regina Chenk Allatta |
11 |
- |
11 |
Total de incidentes pendentes na Vara |
11 |
- |
11 |
Fontes: Dados coletados na Secretaria da Vara e no PJe, em 27/2/2018, Ã s 10h10.
3.5. Produtividade da Vara:
Unidade Judiciária |
Quantidades |
Prazo médio para julgamento (PJe) | ||
Sentenças de mérito |
Incidentes processuais |
Conciliações | ||
VT de Catende |
267 |
180 |
422 |
48 |
Fontes: Relatórios extraÃdos do e-Gestão: Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado; e Prazos Médios (em dias) da Conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe).
PerÃodo analisado: 1.º/2/2017 a 31/1/2018.
3.6. Percentuais de produtividade da JuÃza Titular relativos ao perÃodo de janeiro a dezembro de 2017:
- JuÃza Tânia Regina Chenk Allatta*
Mês |
JAN./17 |
FEV./17 |
MAR./17 |
ABRIL/17 |
MAIO/17 |
JUN./17 |
JUL./17 |
Sentenças |
80,95% |
423,08% |
190,00% |
75,00% |
156,25% |
375,00% |
100,00% |
Conciliados |
52,38% |
292,31% |
280,00% |
294,44% |
200,00% |
62,50% |
33,33% |
Mês |
AGOS./17 |
SET./17 |
OUT./17 |
NOV./17 |
DEZ./17 | ||
Sentenças |
106,90% |
90,91% |
55,17% |
175,00% |
233,33% | ||
Conciliados |
110,34% |
45,45% |
55,17% |
118,75% |
116,67% |
* A JuÃza Titular usufruiu férias de 3/7/2017 a 1.º/8/2017, e afastou-se, para participar de curso, nos perÃodos de 16 a 20/1/2017, 30 a 31/3/2017, 13 a 15/9/2017 e 30 a 31/10/2017.
4. AUDIÊNCIAS (REALIZADAS E DESIGNADAS):
4.1. Prazos médios, em dias, até a realização das audiências (a partir do ajuizamento):
Unidade Judiciária |
Inicial |
Instrução |
Decisão | |||
SumarÃssimo |
Ordinário |
SumarÃssimo |
Ordinário |
SumarÃssimo |
Ordinário | |
VT de Catende |
30 |
31 |
41 |
93 |
53 |
79 |
Fonte: Dados extraÃdos do e-Gestão (Prazos médios – fase de conhecimento).
PerÃodo analisado: 1.º/2/2017 a 31/1/2018.
4.2. Tempo de espera do jurisdicionado (em dias corridos) para designação de audiências, a contar de 21/2/2018:
Unidade Judiciária |
Inicial |
Instrução | ||||
SumarÃssimo |
Ordinário | |||||
2017 |
2018 |
2017 |
2018 |
2017 |
2018 | |
VT de Catende |
15 |
22 |
59 |
56 |
56 |
22 |
Fontes: Informações extraÃdas do PJe e da Ata de Correição realizada em 2017.
4.3. Assiduidade da magistrada:
Segundo informações prestadas pela Diretora de Secretaria, a JuÃza Titular comparece à Vara nos dias em que preside as sessões de audiência, ou seja, três vezes por semana (segunda-feira, quarta-feira e quinta-feira), quando há necessidade.
4.4. Quantidade de processos em pauta de audiências por semana (média):
Unidade Judiciária |
Dias de audiências por semana |
Total de audiências | |||
SumarÃssimos |
Iniciais |
Instruções |
Razões Finais | ||
VT de Catende |
2 a 3 (segundas, quartas e quintas-feiras) |
2 |
6 |
4 |
2 |
Fontes: Dados extraÃdos do PJe, em 21/2/2018, relativas aos seguintes perÃodos: 2/10/2017 a 6/10/2017; 20/11/2017 a 24/11/2017; 29/1/2018 a 2/2/2018; e 26/2/2018 a 2/3/2018; e informações prestadas pela Secretaria da Vara. A Diretora esclareceu que a unidade tem vaga disponÃvel para 15 (quinze) iniciais, 6 (seis) sumarÃssimos, 5 (cinco) instruções e 3 (três) razões finais, não preenchidas integralmente em face da diminuição da demanda.
5. MOVIMENTAÇÃO PROCESSUAL:
5.1. Quantidade de ações trabalhistas ajuizadas na unidade - FÃsicos e PJe:
Unidade Judiciária |
2016 |
2017 |
2018 (até 20/2/2018) |
VT de Catende |
1.235 |
792 |
27 |
Fontes: Consolidação da EstatÃstica, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Casos Novos por Distribuição e RedistribuÃdos), e PJe.
5.2. Processos remanescentes (congestionamento):
Unidade Judiciária |
SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2017 |
SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2018 | ||||
Pendentes de julgamento* |
Processos demais fases |
Total |
Pendentes de julgamento* |
Processos demais fases |
Total | |
VT de Catende |
44 |
3.824 |
3.868 |
20 |
3.524 |
3.544 |
*Pendentes de julgamento: Processos com instrução encerrada, aguardando prolação de sentença.
Fontes: Consolidação da EstatÃstica, Relatórios Gerenciais, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Processos Pendentes de Solução) e PJe.
5.3. Quantidade de processos em tramitação:
Unidade Judiciária |
Processos em tramitação em 23/2/2018 | |
FÃsicos |
PJe | |
VT de Catende |
1.463 |
2.045 |
Fonte: Relatório Gerencial (Processos em tramitação na Vara) e PJe-JT.
5.4. Quantidade de processos nas principais fases processuais (pendentes de solução):
Unidade Judiciária |
Conhecimento (até a prolação da sentença) |
Liquidação |
Execução |
VT de Catende |
116 |
133 |
1.604 |
Fonte : e-Gestão.
PerÃodo analisado: 1.º/1/2018 a 31/1/2018.
5.5. Prazos médios (em dias) nas principais fases processuais:
Unidade Judiciária |
Conhecimento (até a prolação da sentença) |
Liquidação |
Execução |
VT de Catende |
75 |
258 |
1.288 |
Fonte: e-Gestão.
PerÃodo analisado: 1.º/2/2017 a 31/1/2018.
6. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS ELETRÔNICOS EM 16/2/2018:
Agrupadores:
Tarefa |
Quantidade |
Processos com pedido de sigilo nos documentos não apreciado |
17 |
Processos com pedido liminar ou de antecipação de tutela não apreciado |
01 |
Processos com petições não apreciadas |
10 |
Mandados devolvidos pelo Oficial de Justiça |
108 |
Fase de Conhecimento:
Tarefa |
Quantidade |
Data |
Processo |
Aguardando apreciação pela instância superior |
45 |
27/02/2015 |
|
Aguardando audiência |
54 |
08/11/2017 |
|
Aguardando comprovantes bancários |
03 |
30/11/2017 |
|
Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos |
55 |
14/06/2016 |
|
Aguardando laudo pericial |
03 |
08/01/2018 |
|
Aguardando término dos prazos |
29 |
08/01/2018 |
|
Analisar Decisão |
01 |
15/01/2018 |
|
Analisar Despacho |
08 |
08/02/2018 |
|
Analisar expediente da secretaria |
02 |
09/02/2018 |
|
Analisar sentença |
01 |
27/01/2018 |
|
Análise do Conhecimento |
67 |
08/06/2016 |
|
(subpasta) Aguardando cumprimento de mandado |
03 |
14/12/2017 |
|
(subpasta) Setor de Cálculos - Maria Helena |
21 |
14/02/2017 |
|
Concluso ao magistrado* 6 |
03 |
15/02/2018 |
|
Cumprimento de providências |
03 |
30/08/2017 |
|
Minutar Decisão |
05 |
30/01/2018 |
|
Minutar Despacho |
06 |
30/01/2018 |
|
Minutar expediente da secretaria |
35 |
14/12/2017 |
|
Minutar sentença |
26 |
13/10/2017 |
|
Prazos vencidos |
35 |
27/01/2018 |
|
Recebimento de instância superior |
05 |
25/01/2018 |
|
Remeter ao 2o Grau |
02 |
08/02/2018 |
|
Trânsito em Julgado |
01 |
08/02/2018 |
|
* 1 Audiência inicial redesignada em 24/1/18. * 2 Última parcela do acordo judicial vencida em 26/1/2018. * 3 Intimação ao perito para apresentar laudo no prazo de 30 dias. * 4 Aguardando prazo de 15 dias para comprovação do recolhimento das custas processuais e da contribuição previdenciária. * 5 Na subpasta "Setor de Cálculos - Givaldo". * 6 Processos sem conclusão nominal ao magistrado. * 7 Na subpasta "Exceção de Incompetência". * 8 Oficiado ao TRT sobre o sobrestamento do feito em 17/8/2018. |
Fase de Liquidação:
Tarefa |
Quantidade |
Data |
Processo |
Aguardando atualização de cálculo |
01 |
12/01/2018 |
|
Aguardando cálculo - Contadoria |
44 |
22/09/2017 |
|
Aguardando término dos prazos |
02 |
30/01/2018 |
|
Analisar Despacho - Liq |
02 |
08/02/2018 |
|
Análise de Liquidação |
88 |
01/09/2015* 3 |
|
Cumprimento de providências |
01 |
07/12/2017 |
|
Minutar expediente da secretaria |
11 |
12/01/2018 |
|
* 1 Determinada, em 9/1/2018, a intimação à reclamada para, no prazo de 15 dias, comprovar o cumprimento do acordo judicial, recolhimentos da contribuição previdenciária e das custas. * 2 Na subpasta "Givaldo" . * 3 Determinada a liquidação da sentença. * 4 Na subpasta "Givaldo - PRIORIDADE". * 5 Na subpasta "Aguardando comprovantes e/ou informações bancárias". |
Fase de Execução:
Tarefa |
Quantidade |
Data |
Processo |
Aguardando Cumprimento de Providência - Exec |
17 |
18/08/2016 |
|
Aguardando apreciação pela instância superior |
02 |
13/07/2017 |
|
Aguardando atualização de cálculo |
38 |
04/07/2017* 2 |
|
Aguardando audiência - Exec |
02 |
15/12/2017 |
|
Aguardando comprovantes bancários |
17 |
04/09/2017 |
|
Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos |
01 |
14/01/2018* 5 |
|
Aguardando cálculo - Contadoria |
02 |
11/10/2017* 8 |
|
Aguardando pgto RPV Precatório |
01 |
16/08/2017* 9 |
|
Aguardando término dos prazos |
154 |
06/11/2017 |
|
Analisar Despacho - Exec* 11 |
05 |
15/02/2018 |
|
Analisar expediente da secretaria |
01 |
08/02/2018 |
|
Analisar sentença - Exec |
03 |
17/01/2018 |
|
Análise de Execução |
701 |
16/03/2016* 13 |
|
(subpasta) Para expedição de mandados |
177 |
12/07/2016* 14 |
|
(subpasta) Setor de Cálculos (Givaldo) |
72 |
07/07/2016 |
|
(subpasta) Setor de Cálculos (Maria Helena) |
32 |
08/03/2017 |
|
(subpasta) Setor de cálculos para atualizar – Givaldo |
39 |
05/07/2016 |
|
(subpasta) Setor de cálculos para atualizar - Maria Helena |
22 |
05/10/2016 |
|
BacenJud |
03 |
11/01/2018 |
|
Cartório de registro de imóveis |
02 |
12/01/2018 |
|
Concluso ao magistrado - Exec. * 15 |
07 |
15/02/2018 |
|
Cumprimento de providências * 16 |
78 |
03/04/2017 |
|
(subpasta) Cachool - para expedir certidão para habilitação de créditos |
12 |
14/09/2017 |
|
(subpasta) Para expedir Certidão de Crédito Trabalhista |
23 |
23/05/2017 |
|
(subpasta) Para expedir Certidão de Habilitação de Crédito |
12 |
28/03/2017* 17 |
|
Designar ou cancelar leilão ou praça |
09 |
07/11/2017 |
|
Expedir RPV-Precatório |
02 |
07/11/2017 |
|
InfoJud |
01 |
02/02/2018 |
|
Iniciar Execução |
02 |
08/02/2018 |
|
Minutar Decisão - Exec |
02 |
24/01/2018 |
|
Minutar Despacho - Exec |
06 |
06/02/2017 |
|
Minutar expediente da secretaria |
48 |
10/08/2016 |
|
Prazos vencidos |
104 |
26/01/2018 |
|
Recebimento de instância superior |
02 |
25/01/2018 |
|
RenaJud |
01 |
02/02/2018 |
|
* 1 Aguardando informações da 2.ª Vara do Trabalho de Palmares (deprecado) sobre a existência de bens passÃveis de penhora. * 2 Data do despacho. * 3 Na subpasta " Maria Helena". * 4 Audiência realizada em 31/1/2018. * 5 Despacho para o reclamante falar sobre recibo de ID 43e93b6 no prazo de 05 (cinco) dias úteis. * 6 Na subpasta "Fevereiro/2018". * 7 Na subpasta "Maria Helena". * 8 Despacho proferido em 28/9/2017. * 9 Data do despacho. * 10 Intimação para indicação de outros bens passÃveis de constrição, no prazo de 30 (trinta) dias, sob pena de arquivamento provisório do processo. * 11 A subpasta "TANIA REGINA CHENK ALLATTA" contém cinco processos, embora conste registrado quatro. * 12 Na subpasta: "Cachool - para expedir certidão para habilitação de créditos". * 13 CPE devolvida em 24/1/2018. * 14 Planilha de atualização de cálculos, com multa de 100% pelo descumprimento do acordo, juntada em 15/2/2018. * 15 Processos sem conclusão nominal ao magistrado. * 16 Inexistem processos nas subpastas "Certidões de Crédito Trabalhista para assinatura", "Certidões de Habilitação de Crédito para assinatura" e "Para certificar". * 17 Data da última movimentação. |
7. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS FÃSICOS EM 27/2/2018
NATUREZA |
QUANTIDADE |
DATA MAIS ANTIGA |
PROCESSO | |
Cargas |
Advogados |
1 |
25/10/2017 |
0002892-39.2012.5.06.0301* 1 |
Perito |
1 |
25/05/2017 |
0000355-70.2012.5.06.0301 | |
Terceiros |
4 |
22/02/2018 |
0157400-45.2009.5.06.0301 | |
Petições a juntar aos autos |
-- |
-- |
-- | |
Processos conclusos para despacho |
45 |
18/10/2017 |
0000597-58.2014.5.06.0301 | |
Consultas convênios a realizar (BACEN/JUCEPE/INFOJUD/DETRAN) |
2 |
12/01/2018 |
000417-42.2014.5.06.0301 | |
Praças a marcar |
1 |
19/10/2017 |
0027500-58.1999.5.06.0301 | |
Processos no setor de cálculos |
62 |
02/03/2016 |
0001631-73.2011.5.06.0301 | |
Processos para serem remetidos ao TRT |
-- |
-- |
-- |
*1 Expedido edital de intimação ao advogado em 15/1/2018.
*Em relação às certidões/diligências, a mais antiga data de 22/02/2018 (processo n.º 0128200-90.2009.5.06.0301).
*No tocante aos alvarás e praças a realizar, não existem pendências.
*Quanto aos mandados, o mais antigo data de 22/02/2018 (processo n.º 0001766-51.2012.5.06.0301).
*No pertinente aos ofÃcios, o mais antigo data de 20/2/2018 (processo n.º 0001905-66.2013.5.06.0301).
*Em relação às notificações, a mais antiga data de 22/2/2018 (processo n.º 000625-07.2008.5.06.0301).
*Quanto aos processos digitalizados (CLE), constataram-se, ao total, 1.550 (um mil, quinhentos e cinquenta) feitos, sendo, no ano de 2017, 751 (setecentos e cinquenta e um).
Fonte: Informações colhidas na Secretaria da Vara do Trabalho e no SIAJ.
8. METAS FIXADAS PELO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA:
Em conformidade com os dados fornecidos pelo Núcleo de EstatÃstica e Pesquisa do Egrégio Regional, eis os resultados relativos à s Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ para o ano de 2017 :
Meta 1 CNJ - 2017 : – Julgar o equivalente a 90% da quantidade de processos de conhecimento recebidos no ano corrente.
Unidades Judiciárias |
Casos Novos |
Solucionados |
Resultado |
VT de Catende |
792 |
830 |
116,44% |
Total da 6.ª Região |
102.935 |
114.087 |
123,15% |
Meta 2 CNJ - 2017 : – Identificar e julgar, até 31/12/2017, pelo menos 90% dos processos distribuÃdos até 31/12/2015 nos 1.º e 2.º graus.
Unidade Judiciária |
Não julgados até 2015 |
Julgados em 2017 |
Julgados em 2016 |
Resultado |
VT de Catende |
320 |
4 |
265 |
84,06% |
Total da 6.ª Região |
85.375 |
18.719 |
58.957 |
101,50% |
Meta 3 CNJ - 2017 : – Aumentar o Ãndice de conciliação na fase de conhecimento, em relação à média do biênio 2013/2014, em 2 pontos percentuais, excluindo-se da base de cálculo os processos com desistência e arquivamento, e com fixação de cláusula de barreira de 54%.
Unidade Judiciária |
Média do biênio 2013-2014 |
Conciliações |
Solucionados |
Ãndice de conciliação |
Resultado |
VT de Catende |
84,17% |
423 |
702 |
60,26% |
111,59% |
Total da 6.ª Região |
63,42% |
45.623 |
93.898 |
48,59% |
89,98% |
Meta 5 CNJ - 2017 : – Baixar 90% do total de casos novos de execução do ano corrente.
Unidade Judiciária |
Casos novos de execução |
Baixados |
Cálculo da Meta |
Resultado |
VT de Catende |
506 |
840 |
166,01% |
184,45% |
Total da 6.ª Região |
45.331 |
47.391 |
104,54% |
116,16% |
Meta 6 CNJ - 2017 : – Identificar e julgar, até 31/12/2017, 98% das ações coletivas distribuÃdas até 31/12/2014 no 1.º grau.
Unidade Judiciária |
Não julgados até 2014 |
Julgados em 2015 |
Julgados em 2016 |
Julgados em 2017 |
Resultado |
VT de Catende |
1 |
1 |
0 |
0 |
102,04% |
Total da 6.ª Região |
341 |
278 |
103 |
27 |
101,14% |
Meta 7 CNJ - 2017 : – Identificar e reduzir em 2% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior.
Unidade Judiciária |
Pendentes em 31/12/2016 |
Quantitativo de processos dos dez maiores litigantes distribuÃdos na instância no mês de referência |
Quantitativo de processos dos dez maiores litigantes julgados na ins- tância no mês de referência |
Pendentes em 31/12/2017 |
Resultado |
VT de Catende |
20 |
306 |
325 |
1 |
1.960% |
Total da 6.ª Região |
8.963 |
9.321 |
10.606 |
7.678 |
114,54% |
No XI Encontro Nacional do Poder Judiciário, em BrasÃlia/DF, em 21/11/2017, restaram divulgadas as metas nacionais de 2018 da Justiça do Trabalho, quais sejam:
Meta 01 – Julgar mais processos que os distribuÃdos.
Descrição: Julgar pelo menos 92% dos processos de conhecimento do que os distribuÃdos no ano corrente.
Meta 02 – Julgar processos mais antigos.
Descrição: Identificar e julgar, até 31/12/2018, pelo menos 90% dos processos distribuÃdos até 31/12/2016, nos 1.º e 2.º graus.
Meta 03 – Aumentar os casos solucionados por conciliação.
Descrição: Aumentar o Ãndice de conciliação na fase de conhecimento, em relação ao percentual do biênio 2013/2014, em 2 pontos percentuais, no ano corrente.
Meta 05 – Impulsionar processos à execução.
Descrição: Baixar pelo menos 92% do total de casos novos de execução do ano corrente.
Meta 06 – Priorizar o julgamento das Ações Coletivas.
Descrição: Identificar e julgar, até 31/12/2018, 98% das ações coletivas distribuÃdas até 31/12/2015 no 1.º grau e até 31/12/2016 no 2.º grau.
Meta 07 – Priorizar o julgamento dos processos dos maiores litigantes e dos recursos repetitivos.
Descrição: Identificar e reduzir em 2% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior.
9. ITENS DE EXAME E REGISTRO OBRIGATÓRIO (Art. 26 da Consolidação dos Provimentos da CGJT, conforme versão atualizada em 10/1/2018):
Com base nos autos e sistemas analisados, verificou-se que o JuÃzo:
- registra, no sistema informatizado, os atos processuais relevantes;
- tem deixado de emitir, de forma explÃcita e circunstanciada, pronunciamento acerca da admissibilidade dos recursos, pois omite informação sobre a regularidade da representação processual, a exemplo do constatado nos processos n.ºs 0000470-18.2017.5.06.0301, 0000404-38.2017.5.06.0301 e 0000405-23.2017.5.06.0301;
- ordena, de ofÃcio, a imediata liberação do depósito recursal, nos casos em que, após a liquidação, seja apurado crédito de valor inequivocamente superior ao depositado, conforme informado pela Diretora de Secretaria;
- exaure as iniciativas do juÃzo para tornar exitosa a execução, observando o estabelecido pela Corregedoria-Geral quanto aos requisitos para emissão da Certidão de Crédito Trabalhista, nos moldes do artigo 88 da Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral (como verificado nos processos n.ºs 0000044-16.2011.5.06.0301 e 0012800-77.1999.5.06.0301), bem assim emite Certidão de Arquivamento Provisório, prevista no art. 77 do referido Provimento (conforme observado nos processos n.ºs 0000587-19.2011.5.06.0301, 0000295-29.2014.5.06.0301 e 0010823-25.2014.5.06.0301);
- faz uso regular das ferramentas eletrônicas: Bacenjud, Detran, Renajud, Jucepe, Infojud e Serpro, consoante observado nos processos n.ºs. 0002679-33.2012.5.06.0301, 0070500-55.1992.5.06.0301, 0000512-04.2016.5.06.0301, 0100600-65.2007.5.06.0301 e 0001953-25.2013.5.06.0301. De acordo com o Relatório sobre Ordens Judiciais, foram realizados, no perÃodo de janeiro de 2017 a janeiro de 2018, 173 (cento e setenta e três) bloqueios, 91 (noventa e um) desbloqueios e 78 (setenta e oito) transferências. No mês de janeiro de 2018, constavam 31 (trinta e um) bloqueios pendentes de providência;
- nos casos de desconsideração da personalidade jurÃdica, instaura o incidente previsto nos artigos 133 e seguintes do NCPC, determinando a suspensão do processo, nos termos do art. 134, § 3.º do CPC/2015; no entanto, pautando-se no poder geral de cautela, antes de proceder à citação dos sócios, e com o intuito de evitar ações que frustrem a efetividade da prestação jurisdicional, determina a imediata constrição cautelar, de ofÃcio, de bens dos sócios, com esteio nos artigos 765 da CLT, 301 do NCPC, 6.º, § 2.º, da IN 39/2016 do TST, conforme averiguado nos processos n.ºs 0000467-85.1998.5.06.0301 e 0000475-06.2004.5.06.0301; e
- inclui, em pauta, eventualmente, processos para tentativa de conciliação na fase de execução, e, ainda, na Semana Nacional de Conciliação .
Quanto aos demais aspectos (assiduidade dos magistrados, pauta de audiências e principais prazos) encontram-se registrados nos itens 4 e 5.
10. OBSERVAÇÕES/PENDÊNCIAS REFERENTES À SECRETARIA:
- Na análise, por amostragem, das carteiras que integram a Secretaria da Vara e, ainda, com base no quadro do item 7, verificou-se razoável organização e cumprimento das normas procedimentais a serem seguidas pelas unidades judiciárias de primeira instância, merecendo, no entanto, maior controle no tocante à carga dos autos (proc. n.º 0000355-70.2012.5.06.0301 pendente desde 25/5/2017) e elaboração de cálculos (proc. n.º 0001631-73.2011.5.06.0301, pendente desde 2/3/2016). Quanto aos processos digitais, conforme quadros do item 6 elaborados em 16/2/2018, constatou-se boa utilização da ferramenta “agrupadoresâ€, porém há necessidade de maior controle no tocante à s seguintes tarefas: a) análise de conhecimento: 0001075-32.2015.5.06.0301 (pendente desde 8/6/2016); b) setor de cálculos: 0001014-40.2016.5.06.0301 (pendente desde 14/2/2017); c) aguardando cálculo: 0000957-56.2015.5.06.0301 (pendente desde 22/9/2017); d) cumprimento de providências: 0000087-11.2015.5.06.0301 (pendente desde 7/12/2017) e 0000125-28.2012.5.06.0301 (pendente desde 18/8/2016); e) aguardando atualização de cálculo: 0000356-50.2015.5.06.0301 (pendente desde 4/7/2017); f) aguardando cálculo: 0000296-43.2016.5.06.0301 (pendente desde 11/10/2017); g) setor de cálculos: 0000939-35.2015.5.06.0301 (pendente desde 7/7/2016), 0000818-70.2016.5.06.0301 (pendente desde 8/3/2017), 0095900-75.2009.5.06.0301 (pendente desde 8/3/2017), e 00000002-59.2014.5.06.0301 (pendente desde 5/10/2016); g) expedir certidão de crédito trabalhista: 0000216-50.2014.5.06.0301 (pendente desde 23/5/2017); e h) expedir certidão de habilitação de crédito: 0001273-69.2015.5.06.0301 (pendente desde 28/3/2017). Na inspeção realizada pelo juÃzo de primeiro grau, em 459 (quatrocentos e cinquenta e nove) processos fÃsicos e em todos os eletrônicos, no perÃodo de 8 a 12 de janeiro de 2018 (Resolução Administrativa TRT n.º 14/2017), registraram-se dentre outros dados: a) 2.463 (dois mil, quatrocentos e sessenta e três) processos fÃsicos na fase de execução; b) inexistência de processos fora de pauta ou convertidos em diligência; c) 59 (cinquenta e nove) processos fÃsicos no setor de cálculos, sendo que parte deles, que se encontravam no setor até 28/5/2017, foram atingidos pela enchente; d) 2 (dois) processos com carga vencida a advogado; e) ausência de petições a serem juntadas, com exceção dos expedientes relativos aos processos atingidos pela enchente, encaminhados ao TRT para recuperação; f) conversão de 1.513 (um mil, quinhentos e treze) processos fÃsicos para eletrônicos; g) 1.145 (um mil, cento e quarenta e cinco) processos fÃsicos com execução suspensa, e sem tramitação há mais de 60 dias, em virtude de recuperação judicial ou falência das empresas executadas; h) 6 (seis) processos eletrônicos sem conclusão especÃfica na fase de conhecimento, 1 (um) na fase de liquidação e 13 (treze) na fase de execução; i) 58 (cinquenta e oito) processos eletrônicos aguardando o término dos prazos na fase de conhecimento, 2 (dois) na fase de liquidação, e 49 (quarenta e nove) na execução; e j) 19 (dezenove) processos em minutar expediente na fase de conhecimento (com pendência mais antiga de 14/12/2017); 11 (onze) na fase de liquidação (com pendência mais antiga de 12/1/2018), e 50 (cinquenta) na execução (com pendência mais antiga de 1.º/7/2016). A JuÃza Titular registrou as seguintes recomendações: a) observar, quando do cumprimento dos despachos com mais de um item, a remessa ao setor responsável pelo cumprimento do item seguinte, até que sejam cumpridos na Ãntegra; b) observar o andamento e os atos anteriormente praticados nos processos, com o fim de evitar erros que possam gerar nulidade ou retrabalho; e c) observar a distribuição correta dos feitos nas caixas do Pje, atentando para as prioridades de cada processo;
- Existem 15 (quinze) CTPS’s sob custódia da Secretaria da Vara, e, deste total, apenas 1 (uma) diz respeito a processo arquivado (proc. n.º 0000051-66.2015.5.06.0301). Indagado acerca das medidas adotadas para a diminuição do passivo desses documentos, a Secretaria esclareceu que procede à intimação ao advogado para o seu constituinte comparecer na Secretaria, a fim de receber o referido documento, porém, em caso de falha dessa medida, determina-se a entrega por oficial de justiça, e, não surtindo efeito, expede-se ofÃcio para divulgação na rádio local;
- Os Assistentes de Juiz elaboram minutas de despachos, sentenças de mérito e de soluções de incidentes processuais (como embargos declaratórios, embargos à execução, embargos de terceiros, e exceção de pré-executividade e antecipação de tutela), bem como informações de mandado de segurança;
- O JuÃzo prolata sentenças de forma lÃquida em ambos os ritos processuais;
- Constatados autos fÃsicos com capas danificadas, como por exemplo, nos processos n.ºs 0002053-77.2013.5.06.0301, 0001176-45.2010.5.06.0301, 0000597-58.2014.5.06.0301 e 0003759-66.2011.5.06.0301;
- No tocante ao lapso temporal anteriormente correicionado, observou-se: a) redução do quantitativo de novas ações em 443 (quatrocentos e quarenta e três); b) redução do prazo médio para julgamento em 6 (seis) dias; c) redução da produtividade da Vara, vez que prolatadas a menos 79 (setenta e nove) sentenças, 359 (trezentas e cinqüenta e nove) conciliações e 75 (setenta e cinco) decisões de incidentes processuais; d) acréscimo do prazo médio (em dias corridos), no tocante ao perÃodo de janeiro a dezembro de 2017, para realização da audiência inicial, no sumarÃssimo, em 11 (onze) dias, e, no ordinário, em 7 (sete) dias; da instrução, no sumarÃssimo, em 18 (dezoito) dias e, no ordinário, em 32 (trinta e dois) dias; e da decisão, no sumarÃssimo, em 21 (vinte e um) dias; entretanto houve redução, no ordinário, em 35 (trinta e cinco) dias; e) aumento do tempo médio de espera do jurisdicionado (em dias corridos) para realização, em fevereiro de 2018, da audiência inicial, no rito sumarÃssimo, em 7 (sete) dias, com redução, da inicial, no ordinário, em 3 (três) dias, e da instrução em 34 (trinta e quatro) dias; f) redução do prazo médio (em dias corridos) na fase de conhecimento em 23 (vinte e três) dias, na liquidação em 48 (quarenta e oito) dias, e aumento, na execução, em 190 (cento e noventa) dias; g) redução da quantidade de processos na fase de conhecimento em 50 (cinquenta), e acréscimo na liquidação em 14 (quatorze), e na execução em 66 (sessenta e seis); e h) redução do saldo remanescente em 324 (trezentos e vinte e quatro) processos;
- O Ãndice Nacional de Gestão de Desempenho da Justiça do Trabalho – IGEST, recentemente instituÃdo pela Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho, a partir do Mapeamento Global de Desempenho dos Tribunais Regionais do Trabalho da 3.ª e da 15.ª Regiões e dos estudos realizados pela Coordenadoria de EstatÃstica e Pesquisa do TST, tem como objetivo contribuir para o aprimoramento da gestão das varas do trabalho do paÃs. Dispõe de mesoindicadores (acervo, celeridade, produtividade e taxa de congestionamento) que são compostos por 13 indicadores construÃdos com base em 17 variáveis, utilizando dados oficiais do Sistema e-Gestão dos doze últimos meses anteriores à sua extração, referentes à s varas do trabalho instaladas no paÃs que estiveram em funcionamento durante todo o perÃodo de apuração. Os indicadores estão padronizados em um intervalo que varia entre 0 e 1. Quanto mais próximo de 0, mais satisfatório é o desempenho da Vara; quanto mais próximo de 1, mas insatisfatório é o seu desempenho. O agrupamento das varas do trabalho é realizado conforme a faixa de movimentação processual definida na Resolução CSJT n.º 63/2010, e tais informações se encontram disponÃveis no e-Gestão; e
- Atingimento das Metas 1, 3, 5, 6 e 7 estabelecidas pelo CNJ para o ano de 2017.
11. PEDIDOS DE PROVIDÊNCIAS E RECLAMAÇÕES CORREICIONAIS :
No tocante ao perÃodo de 1.º de janeiro de 2017 até a presente data, não houve a formalização, em face desta unidade judiciária, de pedido de providência ou reclamação correicional.
12. RECOMENDAÇÕES:
- Prolatar a magistrada Tânia Regina Chenk Allatta, prioritariamente e no menor espaço de tempo possÃvel, as sentenças com prazo vencido, conforme relação especificada no ite m 3.3, devendo, sempre, atentar ao prescrito no ATO n.º 1/CGJT, de 10 de fevereiro de 2017, haja vista o controle exercido por esta Corregedoria Regional a evitar que decisões não ultrapassem a tolerância admitida pela citada norma;
- Empreender esforços com o objetivo de reduzir os prazos médios de audiências no rito sumarÃssimo, estabelecendo como meta o prazo máximo de 15 (quinze) dias, conforme determina o inciso III do art. 852-B da CLT. Nos processos de rito ordinário, observar “o prazo médio de duração do processo – fase de conhecimento – de até 200 (duzentos) dias, atentando-se ao limite legal para publicação de sentença†– Resolução Administrativa TRT n.º 03/2015, artigo 14, § 2.º (Provimento TRT-CRT n.º 03/2010);
- Fomentar a inclusão de processos de execução na pauta de audiências para tentativa de conciliação, consoante disposto no art. 76, II, da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho: “ promover a realização semanal de audiências de conciliação em processos na fase de execução, independentemente de requerimento das partes, selecionando-se aqueles com maior possibilidade de êxito na composição â€.
- Emitir, de forma explÃcita e circunstanciada, pronunciamento acerca da admissibilidade dos recursos, nos moldes como estabelece o artigo 26 da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho;
- Perseverar nas diligências destinadas à devolução dos documentos de identificação profissional (CTPS);
- Substituir as capas danificadas dos processos, consoante disposição do art. 138 do Provimento 02/2013 da Corregedoria Regional;
- Proceder ao controle de carga dos autos mensalmente até o dia 15 de cada mês subsequente, conforme prevê o art. 57, parágrafo único, do Provimento 02/2013 da Corregedoria Regional, com adoção das providências cabÃveis, de modo a assegurar a sua devolução o mais breve possÃvel;
- Impulsionar os processos sem movimentação há mais de 60 (sessenta) dias, especialmente em relação aos processos n.ºs 0000355-70.2012.5.06.0301, 0001631-73.2011.5.06.0301, 0001075-32.2015.5.06.0301, 0001014-40.2016.5.06.0301, 0000957-56.2015.5.06.0301,0000087-11.2015.5.06.0301, 000125-28.2012.5.06.0301, 0000356-50.2015.5.06.0301, 0000296-43.2016.5.06.0301, 0000939-35.2015.5.06.0301, 0000818-70.2016.5.06.0301, 0095900-75.2009.5.06.0301, 00000002-59.2014.5.06.0301, 0000216-50.2014.5.06.0301 e 0001273-69.2015.5.06.0301 ;
- Enfatizar, entre os usuários (servidores e magistrados) da Vara, a importância da correta inserção de dados no PJE, pois eles são extraÃdos, através das remessas, transformados e gravados, e essas informações alimentam o e-Gestão, gerando os relatórios gerenciais, a estatÃstica oficial da Justiça do Trabalho, e fornecendo dados considerados no Ãndice Nacional de Gestão de Desempenho da Justiça do Trabalho – IGEST.
- Continuar a proceder à “conclusão ao magistradoâ€, especificando o tipo (sentenças, decisões ou despachos) e o magistrado, sem necessidade de despacho para tal finalidade, inclusive em relação aos incidentes processuais, em face da importância desse procedimento para a estatÃstica da Vara e do Regional.
13. BOAS PRÃTICAS RELATADAS PELO JUÃZO:
Considerando que as boas práticas relacionadas na ata de correição de 2017 continuam sendo desempenhadas, a Diretora de Secretaria procedeu à sua renovação:
- Prolação de sentenças lÃquidas em ambos os ritos processuais, e, após o trânsito em julgado das eventualmente ilÃquidas, determina-se a liquidação diretamente pela Contadoria da Vara, dispensando-se a notificação à s partes para apresentar e/ou contestar cálculos de liquidação, visando a uma maior celeridade processual;
- Constar, dos mandados de notificação, que o reclamante, intimado para apresentar CTPS, poderá entregá-la ao oficial de justiça, e, após a sua anotação, a devolução ao trabalhador será pelo próprio oficial de justiça;
- Prioridade na tramitação dos processos fÃsicos que dispõem de depósitos recursal ou judicial;
- Realização de pesquisas por intermédio do Sistema BacenJud, objetivando identificar contas correntes que tenham como titulares partes com créditos em juÃzo, podendo assim os correspondentes valores serem depositados, e os processos arquivados; e
- Transferência do depósito recursal para judicial.
14. SOLICITAÇÕES DO JUÃZO:
Renovam-se as pretensões formuladas por ocasião da correição ordinária de 2017:
- Melhorar a velocidade e a qualidade da internet , por ser fundamental ao bom funcionamento dos sistemas, dentre eles, o PJe. Ressalta-se que os computadores se desligam constantemente, podendo prejudicar, inclusive, a realização das audiências, esclarecendo que no perÃodo de 19 a 22/2/2018, a Vara permaneceu sem internet , em face de problema técnico da OI, sugerindo, então, a Diretora de Secretaria que se aprecie a possibilidade de utilização de provedor disponÃvel no próprio municÃpio para os casos de urgência, de modo a propiciar a continuidade dos serviços;
- Possibilitar que a Diretora de Secretaria solicite, ao Setor de Informática da Central de Atendimento de Caruaru, a configuração de computador de servidor que necessite executar serviço em sua residência, independentemente de teletrabalho, em razão de problemas técnicos na internet da Vara;
- Providenciar placa indicativa da privacidade do estacionamento da Vara às pessoas em atendimento, bem assim da proibição de estacionamento em sua entrada, bloqueando-a, vez que se trata de procedimento comum de motoristas de ônibus, caminhões e de transporte alternativo;
- Lotar mais um agente de segurança ou empregado terceirizado, em face da necessidade de se vigiar o prédio nos finais de semana, de modo a evitar a entrada de estranhos e a depreciação do patrimônio público, sendo, ainda, necessária a instalação de grades;
- Reativar a tomada do ar-condicionado no apartamento da JuÃza Titular;
- Proceder à manutenção da iluminação na parte externa e no fundo do prédio;
- Substituir as portas do banheiro, situados no térreo, porque danificados em face da enchente; e
- Retirar as goteiras do prédio, de modo a evitar danos em material de consumo e nos processos fÃsicos.
Encerrados os trabalhos, a ExcelentÃssima Corregedora Regional, Desembargadora Dione Nunes Furtado da Silva, agradeceu a fraternal acolhida e a colaboração prestada pela IlustrÃssima Diretora de Secretaria e pelos servidores da Vara, determinando que, lavrada e assinada, fosse disponibilizada esta ata na página da Corregedoria, no sÃtio deste Regional ( www.trt6.jus.br ), além de publicada, em sua Ãntegra, no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho – DEJT, entregando cópia à Unidade Judiciária sob correição (neste ato), Presidência do Egrégio Regional, Secretaria de Gestão de Pessoas, Secretaria Administrativa e Secretaria de Tecnologia de Informação, para conhecimento e providências pertinentes. Firmam a presente ata a ExcelentÃssima Desembargadora Corregedora Regional e a Secretária da Corregedoria Regional.
DIONE NUNES FURTADO DA SILVA
Desembargadora Corregedora Regional
NOÊMIA MARIA GOMES DE OLIVEIRA
Secretária da Corregedoria Regional
Ata Correição 4/2018 de 27/2/2018.