ATA DA CORREIÇÃO ORDINÃRIA REALIZADA NA VARA DO TRABALHO DE ESCADA, EM 20 DE FEVEREIRO DE 2018.

Aos 20 (vinte) dias do mês de fevereiro de 2018, às 9 (nove) horas, compareceu à sede da Vara do Trabalho de Escada/PE , situada na Rua Dr. Pedro Batista, s/n, Bairro do Maracujá, Escada/PE, a Desembargadora Corregedora Regional do TRT da 6.ª Região, Dr.ª Dione Nunes Furtado da Silva , acompanhada pelos servidores Noêmia Maria Gomes de Oliveira (Secretária da Corregedoria), Vânia Rodrigues de Santana Cunha (Assessora de Gabinete), Rosanna de Freitas Monteiro (Chefe de Serviço), Roseane Batista Leite (Assistente Administrativa) e José Carlos Oliveira de Souza (Chefe de Serviço), para realizar a Correição Ordinária veiculada no Edital n.º 01/2018, divulgado, no Diário Eletrônico do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região, em 11 de janeiro de 2018. Referido edital se encontrava devidamente afixado no átrio da secretaria, possibilitando sua visualização pelo público local.

Presentes o Excelentíssimo Juiz Titular, Dr. Rogério Freyre Costa, o Diretor de Secretaria, Bel. Expedito José Alves dos Santos, e os demais servidores ali lotados: José Evandro Lobo de Souza, José Horácio de Melo Sales, Manoel Luiz da Silva Filho, Marcus Teixeira Mendonça, Severino Ramos Paulo da Silva, Lucas Trigueiro Xavier Correia, Ubiratan Gusmão Alves, Edna Alves da Silva Santiago, Abner Costa Santos, Célio Monte da Silva, Mario Sérgio de Araújo Burgos, e Amaro Francisco do Nascimento, bem assim o estagiário de Direito José Manoel de Oliveira Neto. Ausente o funcionário Josué Temudo de Oliveira, em face da fruição de férias.

Com base nos dados extraídos do SIAJ, PJe, e-Gestão e Sistema de Pessoal; nas informações consolidadas pela Seção de Estatística; no exame dos procedimentos adotados na Secretaria da Vara e dos processos em tramitação, e, ainda, dos dados colhidos na inspeção judicial realizada, pelo Excelentíssimo Juiz Titular, em janeiro de 2018, a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional determinou o registro das informações e recomendações que seguem:

1. MAGISTRADO:

JUIZ TITULAR

PERÃODO DE ATUAÇÃO

Rogério Freyre Costa

desde 3/10/2011

2. QUADRO ATUAL DE SERVIDORES LOTADOS NA VARA:

NOME

CARGO

FUNÇÃO

Expedito José Alves dos Santos

Técnico Judiciário

Diretor de Secretaria

José Evandro Lobo de Souza

Técnico Judiciário

Assistente do Diretor

José Horácio de Melo Sales

Técnico Judiciário

Assistente de Juiz

Manoel Luiz da Silva Filho

Técnico Judiciário

Assistente de Juiz

Marcus Teixeira Mendonça

Técnico Judiciário

Calculista

Severino Ramos Paulo da Silva

Técnico Judiciário

Calculista

Lucas Trigueiro Xavier Correia

Analista Judiciário

Secretário de Audiência

Ubiratan Gusmão Alves

Requisitado

Secretário de Audiência

Edna Alves da Silva Santiago

Requisitada

Assistente

Abner Costa Santos

Analista Judiciário

Oficial de Justiça

Célio Monte da Silva

Analista Judiciário

Oficial de Justiça

Mario Sérgio de Araújo Burgos

Técnico Judiciário

-

* Amaro Francisco do Nascimento e Josué Temudo de Oliveira atuam como agentes de segurança do Fórum.

3. Produtividade dos Juízes na Unidade:

3.1. Quantidade de Audiências, Sentenças, Conciliações e Incidentes por Juiz (a):

Atuação dos Magistrados na

VT de Escada

Audiências*

Sentenças de mérito

Conciliações

Incidentes processuais

Rogério Freyre Costa

1.255

250

351

185

Airam Clemente Torres de Araújo

9

-

3

-

Arthur Ferreira Soares

12

2

1

-

Débora de Souza Silva Lima

209

42

34

12

Eduardo Henrique Brennand Dornelas Câmara

1

-

1

-

José Augusto Segundo Neto

-

9

-

-

Lucas de Araújo Cavalcanti

102

11

22

13

Total

1.588

314

412

210

*Exceto audiências de julgamento.

Fontes: Relatórios extraídos do e-Gestão (Audiências realizadas, Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado).

Período analisado: 1.º/1/2017 a 31/12/2017.

3.2. Prazo médio (em dias) para julgamento de mérito na unidade, da conclusão até a prolação da sentença (apenas PJe):

Atuação dos Magistrados na VT de Escada

Prazo* médio para julgamento de sentenças de mérito

Rogério Freyre Costa

36

Arthur Ferreira Soares

30

Débora de Souza Silva Lima

28

José Augusto Segundo Neto

235

Lucas de Araújo Cavalcanti

43

Prazo médio para julgar na unidade

40

*Apuração leva em conta somente processos eletrônicos e não deduz os períodos de afastamento dos magistrados, tais como férias, licenças, cursos e outros, em face da falta de integração entre os sistemas de pessoal e judicial.

Fontes: Relatório extraído do e-Gestão (Prazos Médios, em dias, da conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado - PJe).

Período analisado: 1.º/1/2017 a 31/12/2017.

3.3. Sentenças de mérito (conhecimento) pendentes de julgamento:

Magistrados com sentenças pendentes na

VT de Escada

No prazo

Prazo vencido

Total

Rogério Freyre Costa

30

-

30

Airam Clemente Torres de Araújo

-

4

4

Total de sentenças pendentes na Vara

30

4

34

Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade do magistrado Airam Clemente Torres de Araújo: 0001082-36.2016.5.06.0221, 0000280-04.2017.5.06.0221, 0000267-05.2017.5.06.0221, e 0000491-40.2017.5.06.0221.

Fontes: Dados extraídos de “Relatório de decisões em aberto/proferidas†e PJe, em 20/2/2018, às 8h30.

3.4. Incidentes processuais pendentes de julgamento:

Magistrados com Incidentes Processuais pendentes na VT de Escada

No prazo

Prazo vencido

Total

Rogério Freyre Costa

4

-

4

Total de incidentes pendentes na Vara

4

-

4

Fontes: Dados coletados na Secretaria da Vara e no PJe, em 20/2/2018, às 9h.

3.5. Produtividade da Vara:

Unidade Judiciária

Quantidades

Prazo médio para julgamento (PJe)

Sentenças de mérito

Incidentes processuais

Conciliações

VT de Escada

314

210

412

40

Fontes: Relatórios extraídos do e-Gestão: Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado; e Prazos Médios, em dias, da Conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado - PJe).

Período analisado: 1.º/1/2017 a 31/12/2017.

3.6. Percentuais de produtividade do Juiz Titular relativos ao período de janeiro a dezembro de 2017:

- Juiz Rogério Freyre Costa*

Mês

JAN./17

FEV./17

MAR./17

ABRIL/17

MAIO/17

JUN./17

JUL./17

Sentenças

---

462,50%

85,29%

125,93%

123,08%

120,59%

134,62%

Conciliados

---

62,50%

144,12%

151,85%

100,00%

129,41%

153,85%

Mês

AGOS./17

SET./17

OUT./17

NOV./17

DEZ./17

Sentenças

89,80%

144,44%

275,00%

72,22%

91,30%

Conciliados

122,45%

85,19%

---

94,67%

69,57%

* O Juiz Titular usufruiu férias de 23/1/2017 a 21/2/2017 e de 26/9/2017 a 25/10/2017, e afastou-se, para participar de curso, nos períodos de 16 a 20/1/2017, 13 a 15/9/2017 e 30 a 31/10/2017.

4. AUDIÊNCIAS (REALIZADAS E DESIGNADAS):

4.1. Prazos médios, em dias, até a realização das audiências (a partir do ajuizamento):

Unidade Judiciária

Inicial

Instrução

Decisão

Sumaríssimo

Ordinário

Sumaríssimo

Ordinário

Sumaríssimo

Ordinário

VT de Escada

33

46

52

195

60

210

Fonte: Dados extraídos do e-Gestão (Prazos médios – fase de conhecimento).

Período analisado: 1.º/1/2017 a 31/12/2017.

4.2. Tempo de espera do jurisdicionado (em dias corridos) para designação de audiências, a contar de 15/2/2018:

Unidade Judiciária

Inicial

Instrução

Sumaríssimo

Ordinário

2017

2018

2017

2018

2017

2018

VT de Escada

34

28

47

40

167

63

Fontes: Informações extraídas do PJe e da Ata de Correição realizada em 2017.

4.3. Assiduidade dos magistrados:

Segundo informação prestada pelo Diretor de Secretaria, o Juiz Titular comparece à Vara nos dias em que preside as sessões de audiência, ou seja, três vezes por semana (terças, quartas e quintas-feiras).

4.4. Quantidade de processos em pauta de audiências por semana (média):

Unidade Judiciária

Dias de audiências por semana

Total de audiências

Sumaríssimos

Iniciais

Instruções

Razões Finais

VT de Escada

3 (terças às quintas-feiras)

7

5 a 15

9 a 12

2 a 4

Fontes: Informações extraídas do PJe, em 15/2/2018, relativas aos seguintes períodos: 2/10/2017 a 6/10/2017; 20/11/2017 a 24/11/2017; 29/1/2018 a 2/2/2018; e 19/2/2018 a 23/2/2018; e informações prestadas pelo Diretor de Secretaria da Vara.

5. MOVIMENTAÇÃO PROCESSUAL:

5.1. Quantidade de ações trabalhistas ajuizadas na unidade - Físicos e PJe:

Unidade Judiciária

2016

2017

2018

(até 14/2/2018)

VT de Escada

1.240

620

18

Fontes: Consolidação da Estatística, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Casos Novos por Distribuição e Redistribuídos), e PJe.

5.2. Processos remanescentes (congestionamento):

Unidade Judiciária

SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2017

SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2018

Pendentes de julgamento*

Processos demais fases

Total

Pendentes de julgamento*

Processos demais fases

Total

VT de Escada

48

2.574

2.622

52

2.573

2.625

*Pendentes de julgamento: Processos com instrução encerrada, aguardando prolação de sentença.

Fontes: Consolidação da Estatística, Relatórios Gerenciais, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Processos Pendentes de Solução) e PJe.

5.3. Quantidade de processos em tramitação:

Unidade Judiciária

Processos em tramitação em 8/2/2018

Físicos

PJe

VT de Escada

931

1.387

Fonte: Relatório Gerencial (Processos em tramitação na Vara) e PJe-JT.

5.4. Quantidade de processos nas principais fases processuais ( pendentes de solução ):

Unidade Judiciária

Conhecimento

(até a prolação da sentença)

Liquidação

Execução

VT de Escada

219

95

802

Fonte : e-Gestão.

Período analisado: 1.º/12/2017 a 31/12/2017.

5.5. Prazos médios (em dias) nas principais fases processuais:

Unidade Judiciária

Conhecimento

(até a prolação da sentença)

Liquidação

Execução

VT de Escada

158

133

509

Fonte: e-Gestão.

Período analisado: 1.º/1/2017 a 31/12/2017.

6. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS ELETRÔNICOS EM 5/2/2018:

Agrupadores:

Tarefa

Quantidade

Processos com pedido de sigilo nos documentos não apreciado 

3

Processos com pedido liminar ou de antecipação de tutela não apreciado

3

Processos com Petições Avulsas

2

Processos com Habilitações nos Autos Não Lidas

7

Processos com petições não apreciadas 

2

Mandados devolvidos pelo Oficial de Justiça 

1

Fase de Conhecimento:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

Aguardando apreciação pela instância superior

49

05/05/2016

0000525-20.2014.5.06.0221

Aguardando audiência

77

29/07/2015

0000521-46.2015.5.06.0221 *¹

Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos

135

01/12/2017

0000651-02.2016.5.06.0221 *²

Aguardando final do sobrestamento

01

08/11/2017

0001167-56.2015.5.06.0221 *³

Aguardando término dos prazos

89

28/11/2017

0000546-88.2017.5.06.0221 * 4

Analisar sentença

10

09/01/2018

0000349-36.2017.5.06.0221

Análise do Conhecimento

59

09/01/2018

0000841-96.2015.5.06.0221 * 5

(Subpasta) Cálculo - Manifestação Embargos

13

09/01/2018

0000091-60.2016.5.06.0221

Concluso ao magistrado* 6

28

05/11/2017

0000034-42.2016.5.06.0221

Cumprimento de providências

06

28/11/2016

0000317-02.2015.5.06.0221 * 7

(Subpasta) Secretaria certificar - Evandro

01

15/06/2017

0000229-95.2014.5.06.0221

Minutar Decisão

02

22/01/2018

0001248-68.2016.5.06.0221

Minutar Despacho

01

05/02/2018

0001406-26.2016.5.06.0221

Minutar expediente da secretaria* 8

03

22/08/2017

0000961-08.2016.5.06.0221 * 9

Minutar sentença

50

27/09/2017

0000430-82.2017.5.06.0221

Prazos vencidos

17

01/02/2018

0000687-10.2017.5.06.0221

Preparar ato de comunicação

08

11/01/2018

0000662-25.2015.5.06.0008 * 10

(Subpasta) EDNA (Intimar a UNIÃO da Sentença)

02

30/01/2018

0000792-21.2016.5.06.0221

(Subpasta) EDNA (Mandados/Notificações)

01

01/02/2018

0000739-40.2016.5.06.0221

Publicar DJe - Con

06

01/02/2018

0000011-28.2018.5.06.0221

Trânsito em Julgado

01

01/02/2018

0000712-23.2017.5.06.0221

Observações:

*¹ Última audiência (instrução) realizada em 14/10/2015.

*² Parcela única do acordo judicial vencida em 13/12/2017 .

*³ S obrestado até o término da recuperação judicial da demandada, contendo CHC nos autos (Id. 4142ac0).

* 4 Prazo da União (PGF) até 22/2/2018.

* 5 Encontra-se na subpasta “ CÃLCULO - Retificação acórdãoâ€.

* 6 Processos sem conclusão nominal ao magistrado.

* 7 Encontra-se na subpasta “ Honorários periciais-Evandroâ€, onde existem, ao todo, 3 processos.

* 8 Inexistem processos na subpasta “BIRA – OFICIOSâ€.

* 9 Encontra-se na subpasta “ Alvarás – CEJUSCâ€, onde existem, ao todo, 3 processos.

* 10 Encontra-se na subpasta “ BIRA (Notificar Perito)â€.

Fase de Liquidação:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

Aguardando atualização de cálculo

08

11/01/2018

0001409-78.2016.5.06.0221

Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos*¹

03

25/05/2017

0000527-53.2015.5.06.0221 *²

Aguardando cálculo - Contadoria

02

25/01/2018

0000716-94.2016.5.06.0221 *³

Aguardando cálculo - Secretaria

34

28/09/2017

0000154-85.2016.5.06.0221

Aguardando término dos prazos

30

10/01/2018

0001430-54.2016.5.06.0221

Analisar expediente da secretaria

01

01/02/2018

0000786-14.2016.5.06.0221

Concluso ao magistrado - Liq* 4

26

19/01/2018

0000356-28.2017.5.06.0221

Prazos vencidos

02

31/01/2018

0000018-54.2017.5.06.0221

Preparar ato de comunicação

02

26/01/2018

0000158-25.2016.5.06.0221 * 5

(Subpasta) EDNA (Mandados/Notificações)

01

30/01/2018

0001075-44.2016.5.06.0221

Registrar pagamentos ou despesas processuais

02

02/02/2018

0000169-54.2016.5.06.0221

Observações:

*¹ Inexistem processos na subpasta “Ofíciosâ€.

*² Acordo judicial com última parcela vencida em 12/1/2018.

*³ Aguardando laudo pericial contábil, com aceitação do expert de sua nomeação em 8/12/2017.

* 4 Processos sem conclusão nominal ao magistrado.

* 5 Encontra-se na subpasta “ BIRA (Notificar Perito)â€.

Fase de Execução:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

Aguardando Cumprimento de Providência - Exec

02

03/03/2016

0000059-89.2015.5.06.0221 *¹

Aguardando apreciação pela instância superior

01

30/01/2018

0000403-70.2015.5.06.0221

Aguardando atualização de cálculo

340

10/01/2018

0001188-95.2016.5.06.0221

Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos*²

15

01/12/2016

0000940-03.2014.5.06.0221 *³

Aguardando cálculo - Secretaria

03

10/01/2017

0000247-82.2015.5.06.0221

Aguardando final do sobrestamento

05

03/08/2017

0000588-45.2014.5.06.0221 * 4

Aguardando recebimento de crédito

02

14/02/2017

0000835-89.2015.5.06.0221

Aguardando término dos prazos

33

01/12/2017

0001051-50.2015.5.06.0221 * 5

Analisar Despacho - Exec

04

05/02/2018

0000067-66.2015.5.06.0221

Analisar sentença - Exec

01

02/02/2018

0001028-41.2014.5.06.0221

Análise de Execução* 6

06

07/04/2017

0000081-16.2016.5.06.0221 * 7

(Subpasta) Solicitar habilitação crédito ZIHUATANEJO

01

09/08/2017

0000946-39.2016.5.06.0221

BacenJud

32

27/10/2017

0000269-09.2016.5.06.0221

Concluso ao magistrado - Exec

70

15/08/2017

0000542-51.2017.5.06.0221 * 8

Controle de leilão ou praça

01

15/06/2017

0000975-26.2015.5.06.0221 * 9

Cumprimento de providências

20

27/08/2017

0000393-26.2015.5.06.0221 * 10

(Subpasta) Expedir certidão hab. crédito (Evandro)

02

01/10/2017

0000860-68.2016.5.06.0221

Designar ou cancelar leilão ou praça

06

26/06/2017

0001026-37.2015.5.06.0221

Minutar Despacho - Exec

02

30/01/2018

0000788-18.2015.5.06.0221

Minutar expediente da secretaria

01

30/01/2018

0000970-67.2016.5.06.0221

Preparar ato de comunicação

132

16/12/2017

0000999-20.2016.5.06.0221

(Subpasta) EDNA (Mandados/Notificações)

04

18/12/2017

0000010-77.2017.5.06.0221

Preparar comunicação

58

15/09/2017

0001070-90.2014.5.06.0221

Registrar pagamentos ou despesas processuais

01

02/02/2018

0000186-90.2016.5.06.0221

RenaJud

01

01/02/2018

0001014-86.2016.5.06.0221

Observações:

*¹ Aguardando disponibilização de crédito, com novo peticionamento em 10/11/2017.

*² Inexistem processos na subpasta “Ofíciosâ€.

*³ Encontra-se na subpasta “ Zihuatanejoâ€, aguardando pagamento.

* 4 Execução suspensa por 1 (um) ano, nos termos do artigo 40 da Lei n.º 6.830/1980.

* 5 Para cumprimento de diligência (ID. 08cc4ee).

* 6 Inexistem processos na subpasta “Evandro – Certificarâ€.

* 7 Encontra-se na subpasta “ Cálculo - Manifestação Embargosâ€.

* 8 Processos sem conclusão nominal ao magistrado.

* 9 Data do despacho para designação de praça.

* 10 Encontra-se na subpasta “ Secretaria certificar – Evandroâ€.

* 11 Data do despacho determinando o retorno dos bens penhorados à hasta pública.

7. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS FÃSICOS EM 20/2/2018

NATUREZA

QUANTIDADE

DATA MAIS

ANTIGA

PROCESSO

Cargas

Advogados

2

16/2/2018

0044700-85.2003.5.06.0221

Perito

--

--

--

Terceiros

--

--

--

Petições a juntar aos autos* 1

--

--

--

Processos conclusos para despacho

8

16/2/2018

0000025-22.2012.5.06.0221

Consultas convênios a realizar (BACEN/JUCEPE/INFOJUD/DETRAN)

4

27/6/2017

0102900-46.2007.5.06.0221

Praças a marcar

--

--

--

Processos no setor de cálculos

5

1.º/2/2018

0011300-17.2002.5.06.0221

Processos para serem remetidos ao TRT

--

--

--

*1 Existem 17 (dezessete) petições aguardando o retorno dos autos do arquivo geral, para se proceder à juntada.

*Em relação às certidões/diligências, a mais antiga data de 21/9/2017 (processo n.º 0036700-57.2002.5.06.0221).

*No tocante aos alvarás, o mais antigo data de 9/8/2017 (processo n.º 0000580-73.2011.5.06.0221).

*Quanto aos mandados, não existem pendências.

*No pertinente aos ofícios, o mais antigo data de 31/8/2017 (processo n.º 0077500-45.1998.5.06.0221).

*No que diz respeito às praças a realizar, o despacho mais antigo data de 5/12/2017 (processo n.º 0027500-70.2000.5.06.0221).

*Em relação às notificações, a mais antiga data de 8 /2/2018 (processo n.º 0145900-87.1993.5.06.0221).

*Quanto aos processos digitalizados (CLE), verificou-se a conversão de 5 (cinco) feitos em 2017.

Fonte: Informações colhidas na Secretaria da Vara do Trabalho e no SIAJ.

8. METAS FIXADAS PELO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA:

Em conformidade com os dados fornecidos pelo Núcleo de Estatística e Pesquisa do Egrégio Regional, eis os resultados relativos às Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ para o ano de 2017 :

Meta 1 CNJ - 2017 : – Julgar o equivalente a 90% da quantidade de processos de conhecimento recebidos no ano corrente

Unidades Judiciárias

Casos Novos

Solucionados

Resultado

VT de Escada

620

883

158,24%

Total da 6.ª Região

102.935

114.087

123,15%

Meta 2 CNJ - 2017 : – Identificar e julgar, até 31/12/2017, pelo menos 90% dos processos distribuídos até 31/12/2015 nos 1.º e 2.º graus.

Unidade Judiciária

Não julgados até 2015

Julgados em 2017

Julgados em 2016

Resultado

VT de Escada

451

11

341

103,56%

Total da 6.ª Região

85.375

18.719

58.957

101,50%

Meta 3 CNJ - 2017 : – Aumentar o índice de conciliação na fase de conhecimento, em relação à média do biênio 2013/2014, em 2 pontos percentuais, excluindo-se da base de cálculo os processos com desistência e arquivamento, e com fixação de cláusula de barreira de 54%.

Unidade Judiciária

Média do biênio

2013-2014

Conciliações

Solucionados

Ãndice de

conciliação

Resultado

VT de Escada

77,14%

412

743

55,45%

102,69%

Total da 6.ª Região

63,42%

45.623

93.898

48,59%

89,98%

Meta 5 CNJ - 2017 : – Baixar 90% do total de casos novos de execução do ano corrente.

Unidade

Judiciária

Casos novos de execução

Baixados

Cálculo da Meta

Resultado

VT de Escada

315

82

26,03%

28,92%

Total da 6.ª Região

45.331

47.391

104,54%

116,16%

Meta 6 CNJ - 2017 : – Identificar e julgar, até 31/12/2017, 98% das ações coletivas distribuídas até 31/12/2014 no 1.º grau.

A Vara do Trabalho de Escada não consta elencada nos relatórios fornecidos pelo Setor de Estatística, o que autoriza concluir que não possui ação coletiva em tramitação distribuída até 31/12/2014.

Meta 7 CNJ - 2017 : – Identificar e reduzir em 2% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior.

Unidade

Judiciária

Pendentes em

31/12/2016

Quantidade de

processos dos dez

maiores litigantes

distribuídos na

instância no mês

de referência

Quantidade de

processos dos dez

maiores litigantes

julgados na ins-

tância no mês de

referência

Pendentes em

31/12/2017

Resultado

VT de Escada

287

140

320

107

262,86%

Total da 6.ª Região

8.963

9.321

10.606

7.678

114,54%

No XI Encontro Nacional do Poder Judiciário, em Brasília/DF, em 21/11/2017, foram divulgadas as metas nacionais de 2018 da Justiça do Trabalho, quais sejam:

Meta 01 – Julgar mais processos que os distribuídos.

Descrição: Julgar pelo menos 92% dos processos de conhecimento do que os distribuídos no ano corrente.

Meta 02 – Julgar processos mais antigos.

Descrição: Identificar e julgar, até 31/12/2018, pelo menos 90% dos processos distribuídos até 31/12/2016, nos 1.º e 2.º graus.

Meta 03 – Aumentar os casos solucionados por conciliação.

Descrição: Aumentar o índice de conciliação na fase de conhecimento, em relação ao percentual do biênio 2013/2014, em 2 pontos percentuais, no ano corrente.

Meta 05 – Impulsionar processos à execução.

Descrição: Baixar pelo menos 92% do total de casos novos de execução do ano corrente.

Meta 06 – Priorizar o julgamento das Ações Coletivas.

Descrição: Identificar e julgar, até 31/12/2018, 98% das ações coletivas distribuídas até 31/12/2015 no 1.º grau e até 31/12/2016 no 2.º grau.

Meta 07 – Priorizar o julgamento dos processos dos maiores litigantes e dos recursos repetitivos.

Descrição: Identificar e reduzir em 2% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior.

9. ITENS DE EXAME E REGISTRO OBRIGATÓRIO (Art. 26 da Consolidação dos Provimentos da CGJT, conforme versão atualizada em 10/1/2018):

Com base nos autos e sistemas analisados, verificou-se que o Juízo:

- emite pronunciamento explícito acerca da admissibilidade dos recursos, conforme constatado nos processos n.º s 0000034-42.2016.5.06.0221 e 0000893-58.2016.5.06.0221;

- ordena, de ofício e a requerimento, a imediata liberação do depósito recursal, nos casos em que, após a liquidação, seja apurado crédito de valor inequivocamente superior ao depositado, como verificado nos processos n.ºs 0000639-85.2016.5.06.0221 e 0001000-05.2016.5.06.0221;

- exaure as iniciativas do juízo objetivando tornar exitosa a execução, observando o estabelecido pela Corregedoria-Geral, no tocante aos requisitos para a emissão da Certidão de Arquivamento Provisório, prevista no art. 77 da Consolidação dos Provimentos, conforme se observa dos processos n.ºs 000539-38.2013.5.06.0221 e 0001484-93.2011.5.06.0221. No entanto, constatou-se o cumprimento parcial das regras constantes na citada norma, no que diz respeito à juntada das cópias da decisão exequenda e da decisão homologatória da conta de liquidação, relativas à emissão da Certidão de Crédito Trabalhista, em contrariedade ao artigo 88 da Consolidação, como visto nos processos n.ºs 0033000-73.2007.5.06.0221 e 0086500-20.2008.5.06.0221;

- faz uso regular das ferramentas eletrônicas: Bacenjud, Detran, Renajud, Jucepe, Infojud e Serpro, consoante observado nos processos n.ºs. 0000269-09.2016.5.06.0221, 0000210-84.2017.5.06.0221, 0000227-57.2016.5.06.0221, 0001172-15.2014.5.06.0221, 0000421-23.2017.5.06.0221, 0000043-67.2017.5.06.0221, 0000357-13.2017.5.06.0221, 0000786-48.2015.5.06.0221. De acordo com o Relatório sobre Ordens Judiciais, foram realizados, no período de janeiro de 2017 a janeiro de 2018, 150 (cento e cinquenta) bloqueios, 103 (cento e três) desbloqueios e 42 (quarenta e duas) transferências. No mês de janeiro de 2018, constavam 32 (trinta e dois) bloqueios pendentes de providência;

- determina a citação dos sócios, nos casos de desconsideração da personalidade jurídica da empresa executada, com a devida inclusão dos seus nomes no sistema, no polo passivo da demanda, conforme visto nos processos n.ºs 0001001-58.2014.5.06.0221 e 0000011-33.2015.5.06.0221; e

- inclui, em pauta, processos para tentativa de conciliação na fase de execução, em uma média, de dois a quatro por semana e, ainda, na Semana Nacional de Conciliação .

Quanto aos demais aspectos (assiduidade dos magistrados, pauta de audiências e principais prazos) encontram-se registrados nos itens 4 e 5.

10. OBSERVAÇÕES/PENDÊNCIAS REFERENTES À SECRETARIA:

- Na análise, por amostragem, nas carteiras que integram a Secretaria da Vara e do quadro do item 7, verificou-se razoável organização e cumprimento das normas procedimentais a serem seguidas pelas unidades judiciárias de primeira instância, merecendo, entretanto, maior controle em relação às seguintes tarefas: a) expedir certidão (processo n.º 0036700-57.2002.5.06.0221, pendente desde 21/9/2017); b) expedir alvará (processo n.º 0000580-73.2011.5.06.0221, pendente desde 9/8/2017); c) expedir ofício (processo n.º 0077500-45.1998.5.06.0221, pendente desde 31/8/2017); e d) consultar BACEN (processo n.º 0102900-46.2007.5.06.0221, pendente desde 27/6/2017). Quanto aos processos digitais, conforme quadros do item 6 (elaborados em 5/2/2018), constatou-se boa utilização da ferramenta “agrupadoresâ€, porém há necessidade de maior controle da secretaria no tocante às seguintes tarefas: a) indicação de magistrado e do tipo de conclusão (sentença, despacho ou decisão), vez que não observado tal procedimento em 28 processos na fase de conhecimento, 26 na liquidação e 70 na execução; b) certificar: 0000229-95.2014.5.06.0221 (pendente desde 15/6/2017) e 0000393-26.2015.5.06.0221 (pendente desde 27/8/2017); c) minutar expediente de secretaria: 0000961-08.2016.5,06.0221 (pendente desde 22/8/2017); d) aguardando cálculo: 0000154-85.2016.5.06.-221 (pendente desde 28/9/2017); e) Bacenjud: 0000269-09.2016.5.06.0221 (pendente desde 27/10/2017); f) preparar comunicação: 0001070-90.2014.5.06.0221 (pendente desde 15/9/2017); e g) designar praça: 0001026-37.2015.5.06.0221 (pendente desde 26/6/2017). O Diretor de Secretaria esclareceu que existem, em média, 400 (quatrocentos) processos da Cachool e da Destilaria Liberdade aguardando crédito oriundo do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas no Primeiro Grau de Jurisdição, tramitando apenas no processo-pai 0001086-10.2015.5.06.0221. Na inspeção realizada pelo juízo de primeiro grau, em 2.283 (dois mil duzentos e oitenta e três) processos, no período de 8 a 12 de janeiro de 2018 (Resolução Administrativa TRT n.º 14/2017), registraram-se dentre outros dados: a) ausência de processos fora de pauta, convertido em diligência ou com incidentes processuais pendentes de apreciação; b) 549 (quinhentos e quarenta e nove) processos físicos na fase de execução; c) 27 (vinte e sete) processos físicos com execução suspensa; d) 730 (setecentos e trinta) processos sem tramitação há mais de 60 dias; e) 1 (um) processo com carga vencida e notificado; f) 6 (seis) processos sem conclusão específica; g) alguns casos de processos com despachos cumpridos parcialmente, com determinação do suprimento das omissões; h) inexistência de pendências de juntada de petições ou documentos aos autos físicos; i) identificação dos processos com prioridades legais; j) inocorrência de autos desaparecidos; e k) adoção de providências em relação às recomendações constantes da ata de correição de 2017, tais como liquidação das sentenças, realização semanal das ordens realizadas no BACENJUD, realização de audiências de conciliação em processos de execução, verificação dos agrupadores, controle dos prazos processuais, de modo a evitar a permanência de processos sem tramitação por mais de 60 dias, exceto aqueles que eventualmente necessitem dessa condição, como os processos que estão sobrestados decorrentes da execução contra a Usina Barão de Suassuna, ou aguardando a execução do processo-piloto, neste caso, em face da Cachool Comércio e Indústria S.A. e Destilaria Liberdade;

- Existem 15 (quinze) CTPS’s sob custódia da Secretaria da Vara, e, deste total, 5 (cinco) dizem respeito a processos arquivados ou em via de arquivamento (duas relativas aos reclamantes Anderson Maurício Clemente da Silva e Valdomiro Dias dos Santos, e três aos processos n.ºs 0010200-90.2003.5.06.0221, 0097700-58.2007.5.06.0221 e 0087600-20.2002.5.06.0221). Indagado acerca das medidas adotadas para a diminuição do passivo desses documentos, a Secretaria esclareceu que procede à intimação ao advogado para o seu constituinte comparecer na Secretaria a fim de receber a CTPS, porém, em caso de falha dessa medida, determina-se a notificação por oficial de justiça e, posteriormente, intimação postal à parte;

- Os Assistentes de Juiz elaboram minutas de despachos, sentenças de mérito e de soluções de incidentes processuais (como embargos declaratórios, embargos à execução, embargos de terceiros, e exceção de pré-executividade e antecipação de tutela), bem como informações de mandado de segurança;

- O Juízo prolata sentenças de forma líquida em ambos os ritos;

- Conforme relatório fornecido pela Seção de Gestão Negocial dos Sistemas do PJE e do e-Gestão, vinculada à Secretaria da Presidência deste Tribunal, há necessidade da Secretaria da Vara proceder, o mais breve possível, a registros no PJE, de modo a regularizar a estatística da unidade, no tocante aos seguintes tópicos: a) execução sem encerramento: 0010167-51.2013.5.06.0221; e b) liquidação sem encerramento: 0001062-16.2014.5.06.0221, 0000890-06.2016.5.06.0221 e 0001404-56.2016.5.06.0221;

- No tocante ao lapso temporal anteriormente correicionado, observou-se: a) redução do quantitativo de novas ações em 620 (seiscentos e vinte), o que corresponde ao percentual de 50%; b) aumento do prazo médio para julgamento em 11 (onze) dias; c) redução da produtividade da Vara, vez que prolatadas a menos 12 (doze) sentenças, e homologadas a menos 152 (cento e cinquenta e duas) conciliações; d) aumento do prazo médio (em dias corridos), no tocante ao período de janeiro a dezembro de 2017, em relação ao rito ordinário, para realização da audiência inicial, em 1 (um) dia, da instrução em 49 (quarenta e nove) dias e da decisão em 60 (sessenta) dias; porém houve redução, no tocante ao rito sumaríssimo, da audiência inicial em 25 (vinte e cinco) dias, da instrução em 16 (dezesseis) dias, e da decisão em 15 (quinze) dias; e) redução do tempo médio de espera do jurisdicionado (em dias corridos) para realização, em fevereiro de 2018, da audiência inicial, no rito sumaríssimo, em 6 (seis) dias e no ordinário em 7 (sete) dias; e da instrução, em 104 (cento e quatro) dias; f) aumento do prazo médio (em dias corridos) na fase de conhecimento em 39 (trinta e nove) dias, na liquidação em 38 (trinta e oito) dias, entretanto houve redução na execução em 81 (oitenta e um) dias; g) redução da quantidade de processos na fase de conhecimento em 320 (trezentos e vinte), e acréscimo na liquidação em 37 (trinta e sete), e na execução em 232 (duzentos e trinta e dois); e h) aumento do saldo remanescente em 3 (três) processos; e

- O Ãndice Nacional de Gestão de Desempenho da Justiça do Trabalho – IGEST, recentemente instituído pela Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho, a partir do Mapeamento Global de Desempenho dos Tribunais Regionais do Trabalho da 3.ª e da 15.ª Regiões e dos estudos realizados pela Coordenadoria de Estatística e Pesquisa do TST, tem como objetivo contribuir para o aprimoramento da gestão das varas do trabalho do país. Dispõe de mesoindicadores (acervo, celeridade, produtividade e taxa de congestionamento) que são compostos por 13 indicadores construídos com base em 17 variáveis, utilizando dados oficiais do Sistema e-Gestão dos doze últimos meses anteriores à sua extração, referentes às varas do trabalho instaladas no país que estiveram em funcionamento durante todo o período de apuração. Os indicadores estão padronizados em um intervalo que varia entre 0 e 1. Quanto mais próximo de 0, mais satisfatório é o desempenho da Vara; quanto mais próximo de 1, mas insatisfatório é o seu desempenho. O agrupamento das varas do trabalho é realizado conforme a faixa de movimentação processual definida na Resolução CSJT n.º 63/2010, e tais informações se encontram disponíveis no e-Gestão; e

- Atingimento das Metas 1, 2, 3, 6 e 7 estabelecidas pelo CNJ para o ano de 2017, o que demonstra melhora significativa, vez que alcançadas, em 2016, apenas as Metas 2 e 6.

11. PEDIDOS DE PROVIDÊNCIAS E RECLAMAÇÕES CORREICIONAIS :

No tocante ao período de 1.º de janeiro de 2017 até a presente data, não houve a formalização, em face desta unidade judiciária, de pedido de providência ou reclamação correicional.

12. RECOMENDAÇÕES:

- Prolatar o magistrado Airam Clemente Torres de Araújo, prioritariamente e no menor espaço de tempo possível, as sentenças com prazo vencido, conforme relação especificada no ite m 3.3, devendo, sempre, atentar ao prescrito no ATO n.º 1/CGJT, de 10 de fevereiro de 2017, haja vista o controle exercido por esta Corregedoria Regional a evitar que decisões não ultrapassem a tolerância admitida pela citada norma. Considerando que o referido juiz não se encontrava presente no momento da correição, deverá a Secretaria da Corregedoria Regional encaminhar-lhe comunicação para que tome ciência;

- Empreender esforços com o objetivo de reduzir os prazos médios de audiências no rito sumaríssimo, estabelecendo como meta o prazo máximo de 15 (quinze) dias, conforme determina o inciso III do art. 852-B da CLT. Nos processos de rito ordinário, observar “o prazo médio de duração do processo – fase de conhecimento – de até 200 (duzentos) dias, atentando-se ao limite legal para publicação de sentença†– Resolução Administrativa TRT n.º 03/2015, artigo 14, § 2.º (Provimento TRT-CRT n.º 03/2010);

- Fomentar a inclusão de processos de execução na pauta de audiências para tentativa de conciliação, consoante disposto no art. 76, II, da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho: “ promover a realização semanal de audiências de conciliação em processos na fase de execução, independentemente de requerimento das partes, selecionando-se aqueles com maior possibilidade de êxito na composição â€.

- Perseverar nas diligências no sentido de devolver às partes os documentos de identificação profissional (CTPS), especialmente aqueles que se refiram a processos arquivados ou em vias de arquivamento;

- Substituir as capas danificadas dos processos, consoante disposição do art. 138 do Provimento 02/2013 da Corregedoria Regional, conforme verificado, por exemplo, nos processos n.ºs 0119300-14.2002.5.06.0201, 0119400-66.2002.5.06.0201 e 0087200-98.2005.5.06.0201;

- Observar, regular e integralmente, as normas procedimentais relativas à emissão da Certidão de Crédito Trabalhista, prescritas no a rt. 88 da Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho, no tocante à juntada das cópias da decisão exequenda e da decisão homologatória da conta de liquidação;

- Impulsionar os processos sem movimentação há mais de 60 (sessenta) dias, procedendo acauteladas revisões periódicas nas caixas de alocação de processos eletrônicos e nas gavetas pertinentes aos físicos, de modo a manter o regular cumprimento dos prazos, especialmente em relação aos processos 0000229-95.2014.5.06.0221, 0000393-26.2015.5.06.0221, 0000961-08.2016.5.06.0221, 0000154-85.2016.5.06.221, 0000269-09.2016.5.06.0221, 001070-90.2014.5.06.0221, 0001026-37.2015.5.06.0221, 0036700-57.2002.5.06.0221, 0000580-73.2011.5.06.0221, 0077500-45.1998.5.06.0221, e 0102900-46.2007.5.06.0221;

- Enfatizar, entre os usuários (servidores e magistrados) da Vara, a importância da correta inserção de dados no PJE, pois eles são extraídos, através das remessas, transformados e gravados, e essas informações alimentam o e-Gestão, gerando os relatórios gerenciais, a estatística oficial da Justiça do Trabalho, e os dados considerados no Ãndice Nacional de Gestão de Desempenho da Justiça do Trabalho – IGEST;

- Retificar o andamento dos processos indicados no item 10, no tocante ao encerramento da execução e da liquidação, de modo a garantir a veracidade dos dados estatísticos;

- Não informar, quando da elaboração da ata de audiência no PJE, sobre a ausência da parte, porque tal resposta acarreta, de forma automática, na movimentação do processo lançamento de "arquivamento", o que prejudica o controle do prazo e a estatística da Vara, vez que, embora procedida à conclusão posterior para julgamento, tal fato não é considerado no e-Gestão, como ocorreu, por exemplo, no processo n.º 0001082-36.2016.5.06.0221. Logo, a ausência da parte deve ser registrada em ata manualmente, diante do vício no sistema nesse aspecto; e

- Proceder à “conclusão ao magistradoâ€, especificando o tipo (sentenças, decisões ou despachos), sem necessidade de despacho para tal finalidade, pela importância desse dado para a estatística deste Regional, e, ainda, com a cautela necessária, em face da impossibilidade de cancelamento da “conclusão†em relação às sentenças, o que enseja, em caso de equívoco do servidor, a necessidade de o magistrado proceder à “conversão do julgamento em diligência†para que se possa realizar nova conclusão. Deve, ainda, ser selecionado o magistrado em tempo real, com a devida gravação no sistema, a fim de que seja contabilizado o prazo para prolação da decisão corretamente, e, no caso da sentença, tão logo encerrada a instrução. Em relação às decisões de antecipação de tutela, também proceder à imediata conclusão com a especificação do magistrado, de modo a possibilitar o controle do prazo e garantir a veracidade dos dados estatísticos, bem assim por ocasião dos despachos. No tocante aos embargos de declaração, havendo necessidade de intimar a parte contrária, proceder à conclusão para julgamento tão logo encerrado o prazo, também sem necessidade de despacho, por se tratar de ato ordinário da secretaria. Tratando-se de juiz substituto da reserva técnica, proceder à imediata conclusão no sistema, com informação de tal fato, por e-mail funcional, ao magistrado, inclusive porque possui acesso restrito à unidade na qual atua. Considerando que, por ocasião da inspeção judicial, identificaram-se apenas 6 (seis) processos sem conclusão específica, e, que, na data de 5/2/2018, houve acréscimo desse quantitativo, correspondendo a 124 (cento e vinte e quatro) processos, impõe-se que a Secretaria da Vara realize a conclusão nos moldes acima especificados, no prazo de 48 horas, com a devida ciência a esta Corregedoria ao término da atividade, enfatizando que tal omissão não pode mais se repetir, por prejudicar o controle do prazo pela Corregedoria Regional e a estatística da Vara, sob pena de responsabilização administrativa do encarregado por tal atividade, caso não haja justificativa para a ausência de especificação da conclusão . Cita-se, por amostragem, a situação do processo n.º 0000542-51.2017.5.06.0221, que se encontrava pendente de conclusão (para determinar a citação do devedor) desde 12/8/2017, sendo despachado, tão somente, em 20/2/2018, mediante provocação da parte em 16/2/2018.

13. BOAS PRÃTICAS RELATADAS PELO JUÃZO:

Considerando que as boas práticas relacionadas na ata de correição de 2017 continuam sendo desempenhadas, o Diretor de Secretaria procedeu à sua renovação:

- Prolação de sentenças, em sua integralidade, de forma líquida;

- Tratativas prévias de conciliações dos processos da pauta, anteriormente à audiência inicial;

- Imediata utilização do sistema BacenJud, quando do não cumprimento de acordo, consoante determinação já prevista nos termos de conciliação;

- Troca de informações, por e-mail , com a Caixa Econômica Federal, evitando a expedição de ofícios, e conferindo maior celeridade; e

- Organização do arquivo de processos físicos, de acordo com as orientações constantes do Ofício TRT-CRT N.º 046/2015 (circular).

14. SOLICITAÇÕES DO JUÃZO:

Renovam-se os seguintes pleitos:

- Troca dos condicionadores de ar da sala de audiências;

- Reforma na entrada da Secretaria, substituindo a estrutura de blocos por vidro, além da localização da porta de acesso;

- Sinalização da saída de veículos na frente do prédio da Vara;

- Instalação de vidros nas janelas do apartamento do Juiz Titular; e

- Melhoria na qualidade da internet .

Requer, ainda, o aumento da capacidade da cisterna, em virtude de problemas de falta de água no município, e a instalação do ar-condicionado na sala do juiz titular.

Encerrados os trabalhos, a Excelentíssima Corregedora Regional, Desembargadora Dione Nunes Furtado da Silva, agradeceu a fraternal acolhida e a colaboração prestada pelo Excelentíssimo Juiz Titular, e pelos servidores da Vara, determinando que, lavrada e assinada, fosse disponibilizada esta ata na página da Corregedoria, no sítio deste Regional ( www.trt6.jus.br ), além de publicada, em sua íntegra, no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho – DEJT, entregando cópia à Unidade Judiciária sob correição (neste ato), Presidência do Egrégio Regional, Secretaria Administrativa, e Secretaria de Tecnologia de Informação, para conhecimento e providências pertinentes. Firmam a presente ata a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional e a Secretária da Corregedoria Regional.

DIONE NUNES FURTADO DA SILVA

Desembargadora Corregedora Regional

NOÊMIA MARIA GOMES DE OLIVEIRA

Secretária da Corregedoria Regional

Ata Correição 1/2018 de 20/2/2018.