ATA DA CORREIÇÃO ORDINÃRIA REALIZADA NA 3.ª VARA DO TRABALHO DE IPOJUCA, EM 7 DE DEZEMBRO DE 2017.
Aos 7 (sete) dias do mês de dezembro de 2017, à s 9 (nove) horas, compareceu à sede da 3.ª Vara do Trabalho de Ipojuca, situada na Rua Hilda da Costa Monteiro, n.º 210, Centro, Ipojuca/PE, a ExcelentÃssima Desembargadora Corregedora Regional do TRT da 6.ª Região, Dr.ª Dione Nunes Furtado da Silva , acompanhada pelos servidores Noêmia Maria Gomes de Oliveira (Secretária da Corregedoria), Vânia Rodrigues de Santana Cunha (Assessora de Gabinete), Rosanna de Freitas Monteiro (Assistente de Gabinete), e Henrique Bezerra Valença (Assistente Secretário), para realizar a Correição Ordinária veiculada no Edital n.º 06/2017, disponibilizado no Diário Eletrônico do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região em 17/7/2017, e considerado publicado em 18/7/2017. Referido edital se encontrava devidamente afixado no átrio da Secretaria da referida unidade, possibilitando sua plena divulgação e visualização pelo público local.
Presentes, na ocasião, a ExcelentÃssima JuÃza do Trabalho Substituta (Auxiliar), Dra. Maria Carla Dourado de Brito Jurema, o Diretor de Secretaria, Bel. José Paulo da Silva, e os demais servidores ali lotados: Mariana Paraiso Malta Dourado, Clarissa Santos Viana, Poatylon de Sousa Machado, Ana Flávia de Carvalho Rolim, Arthur Castelo Branco de Albuquerque Mart, Tiago Inojosa Monteiro, Sandro Ferreira da Silva, Ângela Maria Sant’Anna da Silva Viegas, James Edgar Smith, LetÃcia Aoun Hraiz, e Nathalia Guedes de Sá Leitão, além do estagiário de Direito Rubens Epitácio de Santana. Ausentes, em razão da fruição de férias, a ExcelentÃssima JuÃza Titular, Dra. Josimar Mendes da Silva Oliveira, e a funcionária Neysângela de Almeida Souza.
Com base nos dados extraÃdos do SIAJ, PJe, e-Gestão e Sistema de Pessoal; nas informações consolidadas pela Seção de EstatÃstica; no exame dos procedimentos adotados na Secretaria da Vara e dos processos em tramitação, e, ainda, dos dados colhidos na inspeção judicial realizada no perÃodo de 9 a 13 de janeiro de 2017, a ExcelentÃssima Desembargadora Corregedora determinou o registro das informações e recomendações que seguem.
1. MAGISTRADAS:
JUÃZA TITULAR/JUÃZA SUBSTITUTA |
PERÃODO DE ATUAÇÃO |
Josimar Mendes da Silva Oliveira (Titular) |
Desde 15/6/2015 (Ato TRT GP n.º 286/2015) |
Maria Carla Dourado de Brito Jurema (Auxiliar) |
Desde 12/4/2016 (Portaria TRT GCR n.º 060/2016) |
2. QUADRO DE SERVIDORES:
NOME |
CARGO |
FUNÇÃO |
José Paulo da Silva |
Técnico Judiciário |
Diretor de Secretaria |
Neysângela de Almeida Souza |
Técnica Judiciária |
Assistente de Diretor |
Mariana Paraiso Malta Dourado |
Analista Judiciária |
Assistente de Juiz |
Clarissa Santos Viana |
Técnica Judiciária |
Assistente de Juiz |
Poatylon de Sousa Machado |
Técnico Judiciário |
Calculista |
Arthur Castelo Branco de A. Mart |
Técnico Judiciário |
Calculista |
Ana Flávia de Carvalho Rolim |
Técnica Judiciária |
Secretária de Audiência |
Tiago Inojosa Monteiro |
Técnico Judiciário |
Secretário de Audiência |
Sandro Ferreira da Silva |
Requisitado |
Assistente |
Ângela Maria Sant’Anna da Silva Viegas |
Analista Judiciária |
Oficiala de Justiça |
James Edgar Smith |
Analista Judiciário |
Oficial de Justiça |
LetÃcia Aoun Hraiz |
Técnica Judiciária |
- |
Nathalia Guedes de Sá Leitão |
Técnica Judiciária |
- |
3. Produtividade dos JuÃzes na Unidade:
3.1. Quantidade de Audiências, Sentenças, Conciliações e Incidentes por Juiz (a):
Atuação dos Magistrados na 3.ª VT de Ipojuca |
Audiências* |
Sentenças de mérito |
Conciliações |
Incidentes processuais |
Josimar Mendes da Silva Oliveira |
867 |
190 |
93 |
74 |
Maria Carla Dourado de Brito Jurema |
933 |
201 |
95 |
98 |
Carolina de Oliveira Pedrosa |
- |
1 |
- |
1 |
Cristina Figueira Callou da Cruz Gonçalves |
6 |
- |
4 |
- |
Débora de Souza Silva Lima |
51 |
8 |
8 |
10 |
Edson Luis Bryk |
7 |
2 |
2 |
- |
Eduardo Henrique Brennand Dornelas Câmara |
5 |
- |
3 |
- |
Evandro Euler Dias |
8 |
- |
2 |
2 |
Fernando Rodrigues Carvalho |
112 |
19 |
11 |
6 |
Hermano de Oliveira Dantas |
24 |
- |
4 |
3 |
Juliana Gabriela Hita Neves |
1 |
- |
1 |
- |
Kevia Duarte Muniz |
36 |
7 |
8 |
4 |
Lidia Almeida Pinheiro Teles |
- |
1 |
- |
- |
Luis Guilherme Silva Robazzi |
16 |
3 |
2 |
5 |
Mariana de Carvalho Milet |
- |
1 |
- |
2 |
Paloma Daniele Borges dos Santos Costa |
14 |
- |
1 |
- |
PatrÃcia Franco Trajano |
16 |
6 |
2 |
1 |
Rodrigo de Mello |
184 |
29 |
30 |
6 |
Sarah Yolanda Alves de Souza |
- |
2 |
- |
3 |
Tatyana de Siqueira Alves Pereira Rodrigues Rocha |
- |
2 |
- |
2 |
Total |
2.280 |
472 |
266 |
217 |
*Exceto audiências de julgamento.
Fontes: Relatórios extraÃdos do e-Gestão (Audiências realizadas, Solucionados por magistrado, e Incidentes processuais julgados por magistrado).
PerÃodo analisado: 1.º/11/2016 a 31/10/2017.
3.2. Prazo médio (em dias corridos) para julgamento de mérito na unidade, da conclusão até a prolação da sentença (apenas PJe):
Atuação dos Magistrados na 3.ª VT de Ipojuca |
Prazo* médio para julgamento de sentenças de mérito |
Josimar Mendes da Silva Oliveira |
213 |
Maria Carla Dourado de Brito Jurema |
54 |
Carolina de Oliveira Pedrosa |
67 |
Débora de Souza Silva Lima |
26 |
Edson Luis Bryk |
0 |
Fernando Rodrigues Carvalho |
11 |
Hermano de Oliveira Dantas |
0 |
Kevia Duarte Muniz |
42 |
Lidia Almeida Pinheiro Teles |
141 |
Luis Guilherme Silva Robazzi |
5 |
Mariana de Carvalho Milet |
54 |
PatrÃcia Franco Trajano |
5 |
Rodrigo de Mello |
4 |
Tatyana de Siqueira Alves Pereira Rodrigues Rocha |
68 |
Prazo médio para julgar na unidade |
107 |
*Apuração leva em conta somente processos eletrônicos e não deduz os perÃodos de afastamento dos magistrados, tais como férias, licenças, cursos e outros, em face da falta de integração entre os sistemas de pessoal e judicial.
Fonte: Relatório extraÃdo do e-Gestão (Prazos Médios, em dias, da conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado - PJe).
PerÃodo analisado: 1.º/11/2016 a 31/10/2017.
3.3. Sentenças de mérito (conhecimento) pendentes de julgamento:
Magistrados com sentenças pendentes na 3.ª VT de Ipojuca |
No prazo |
Prazo vencido |
Total |
Josimar Mendes da Silva Oliveira |
30 |
119 |
149 |
Maria Carla Dourado de Brito Jurema |
41 |
1 |
42 |
Edson LuÃs Bryk |
29 |
2 |
31 |
Hermano de Oliveira Dantas |
- |
2 |
2 |
Sarah Yolanda Alves de Souza Cruz |
- |
1 |
1 |
Total de sentenças pendentes na Vara |
100 |
125 |
225 |
Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade da magistrada Josimar Mendes da Silva Oliveira: 0001070-43.2015.5.06.0193, 0001124-09.2015.5.06.0193, 0001128-46.2015.5.06.0193, 0001126-76.2015.5.06.0193, 0001140-60.2015.5.06.0193, 0000996-89.2015.5.06.0192, 0001540-74.2015.5.06.0193, 0001163-06.2015.5.06.0193, 0000066-68.2015.5.06.0193, 0000616-63.2015.5.06.0193, 0000906-15.2014.5.06.0193, 0001230-05.2014.5.06.0193, 0000782-95.2015.5.06.0193, 0001037-53.2015.5.06.0193, 0000901-22.2016.5.06.0193, 0000298-46.2016.5.06.0193, 0000014-38.2016.5.06.0193, 0000469-08.2013.5.06.0193, 0000495-35.2015.5.06.0193, 0000976-95.2015.5.06.0193, 0000296-76.2016.5.06.0193, 0001204-07.2014.5.06.0193, 0000379-29.2015.5.06.0193, 0001066-72.2015.5.06.0171, 0000166-86.2016.5.06.0193, 0001251-78.2014.5.06.0193, 0001035-79.2014.5.06.0141, 0001256-03.2014.5.06.0193, 0001156-14.2015.5.06.0193, 0000672-96.2015.5.06.0193, 0000378-10.2016.5.06.0193, 0000104-80.2015.5.06.0193, 0000254-90.2017.5.06.0193, 0000389-39.2016.5.06.0193, 0000391-09.2016.5.06.0193, 0001588-67.2014.5.06.0193, 0001503-47.2015.5.06.0193, 0000277-07.2015.5.06.0193, 0000244-51.2014.5.06.0193, 0000906-78.2015.5.06.0193, 0000737-91.2015.5.06.0193, 0001202-37.2014.5.06.0193, 0001349-29.2015.5.06.0193, 0000654-41.2016.5.06.0193, 0001400-40.2015.5.06.0193, 0001368-35.2015.5.06.0193, 0001532-34.2014.5.06.0193, 0000745-68.2015.5.06.0193, 0000804-56.2015.5.06.0193, 0000805-41.2015.5.06.0193, 0000468-18.2016.5.06.0193, 0001460-47.2014.5.06.0193, 0000172-30.2015.5.06.0193, 0000410-18.2016.5.06.0192, 0001581-41.2015.5.06.0193, 0000004-28.2015.5.06.0193, 0000935-31.2015.5.06.0193, 0001241-97.2015.5.06.0193, 0001041-56.2016.5.06.0193, 0001408-17.2015.5.06.0193, 0000525-70.2015.5.06.0193, 0001281-45.2016.5.06.0193, 0001613-46.2015.5.06.0193, 0001101-97.2014.5.06.0193, 0000756-66.2015.5.06.0171, 0000689-69.2014.5.06.0193, 0000857-37.2015.5.06.0193, 0001348-15.2013.5.06.0193, 0001116-32.2015.5.06.0193, 0001412-54.2015.5.06.0193, 0000109-68.2016.5.06.0193, 0000438-51.2014.5.06.0193, 0000049-32.2015.5.06.0193, 0000120-34.2015.5.06.0193, 0001489-63.2015.5.06.0193, 0000040-36.2016.5.06.0193, 0000802-86.2015.5.06.0193, 0001488-15.2014.5.06.0193, 0000051-31.2017.5.06.0193, 0001548-85.2014.5.06.0193, 0001549-70.2014.5.06.0193, 0000072-07.2017.5.06.0193, 0001362-62.2014.5.06.0193, 0000216-49.2015.5.06.0193, 0000073-26.2016.5.06.0193, 0001025-39.2015.5.06.0193, 0000262-38.2015.5.06.0193, 0000403-91.2014.5.06.0193, 0001499-10.2015.5.06.0193, 0000266-75.2015.5.06.0193, 0000267-60.2015.5.06.0193, 0000666-89.2015.5.06.0193, 0001072-13.2015.5.06.0193, 0001215-02.2015.5.06.0193, 0001477-83.2014.5.06.0193, 0001508-69.2015.5.06.0193, 0001342-37.2015.5.06.0193, 0001403-92.2015.5.06.0193, 0000404-42.2015.5.06.0193, 0000954-03.2016.5.06.0193, 0000114-90.2016.5.06.0193, 0000671-48.2014.5.06.0193, 0001335-45.2015.5.06.0193, 0001563-20.2015.5.06.0193, 0000173-44.2017.5.06.0193, 0001589-18.2015.5.06.0193, 0001141-79.2014.5.06.0193, 0001352-18.2014.5.06.0193, 0001116-95.2016.5.06.0193, 0000264-08.2015.5.06.0193, 0000354-79.2016.5.06.0193, 0000004-91.2016.5.06.0193, 0001203-85.2015.5.06.0193, 0000898-38.2014.5.06.0193, 0001139-75.2015.5.06.0193, 0001272-54.2014.5.06.0193, 0000330-51.2016.5.06.0193, 0000562-63.2016.5.06.0193 e 0000396-36.2013.5.06.0193.
Sentença com prazo vencido sob a responsabilidade da magistrada Maria Carla Dourado de Brito Jurema: 0000619-81.2016.5.06.0193.
Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade do magistrado Edson LuÃs Bryk: 0001242-82.2015.5.06.0193 e 0000594-05.2015.5.06.0193.
Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade do magistrado Hermano de Oliveira Dantas: 0000527-06.2016.5.06.0193 e 0001202-03.2015.5.06.0193.
Sentença com prazo vencido sob a responsabilidade da magistrada Sarah Yolanda Alves de Souza Cruz: 0000202-02.2014.5.06.0193.
Fontes: Dados extraÃdos de “Relatório de decisões em aberto/proferidas†e PJe, em 7/12/2017, à s 10h10.
3.4. Incidentes processuais pendentes de julgamento:
Magistrados com Incidentes Processuais pendentes na 3.ª VT de Ipojuca |
No prazo |
Prazo vencido |
Total |
Maria Carla Dourado de Brito Jurema |
1 |
- |
1 |
------------------------------------* |
46 |
- |
46 |
Total de incidentes pendentes na Vara |
47 |
- |
47 |
*Incidentes sem vinculação a magistrado: 0000600-41.2017.5.06.0193, 0000732-98.2017.5.06.0193, 0000840-30.2017.5.06.0193, 0000395-17.2014.5.06.0193, 0000350-76.2015.5.06.0193, 0000270-49.2014.5.06.0193, 0000758-67.2015.5.06.0193, 0001044-11.2016.5.06.0193, 0000457-86.2016.5.06.0193, 0001187-05.2013.5.06.0193, 0001192-56.2015.5.06.0193, 0000428-36.2016.5.06.0193, 0000429-21.2016.5.06.0193, 0000320-07.2016.5.06.0193, 0000431-88.2016.5.06.0193, 0000427-51.2016.5.06.0193, 0000319-22.2016.5.06.0193, 0001293-93.2015.5.06.0193, 0000163-34.2016.5.06.0193, 0000317-52.2016.5.06.0193, 0001209-92.2015.5.06.0193, 0000776-88.2015.5.06.0193, 0000310-60.2016.5.06.0193, 0001089-49.2015.5.06.0193, 0000229-14.2016.5.06.0193, 0001111-73.2016.5.06.0193, 0000552-19.2016.5.06.0193, 0000816-70.2015.5.06.0193, 0000084-55.2016.5.06.0193, 0001472-27.2015.5.06.0193, 0001117-80.2016.5.06.0193, 0000366-93.2016.5.06.0193, 0000402-72.2015.5.06.0193, 0001321-95.2014.5.06.0193, 0000320-41.2015.5.06.0193, 0001194-26.2015.5.06.0193, 0001193-41.2015.5.06.0193, 0000033-78.2015.5.06.0193, 0000002-87.2017.5.06.0193, 0000257-84.2013.5.06.0193, 0000416-90.2014.5.06.0193, 0000937-69.2013.5.06.0193, 0000432-44.2014.5.06.0193, 0000933-32.2013.5.06.0193, 0000419-79.2013.5.06.0193 e 0000275-08.2013.5.06.0193.
Fontes: Dados coletados na Secretaria da Vara e no PJe, em 7/12/2017, Ã s 11h25.
3.5. Produtividade da Vara:
Unidade Judiciária |
Quantidades |
Prazo médio para julgamento (PJe) | ||
Sentenças de mérito |
Incidentes processuais |
Conciliações | ||
3.ª VT de Ipojuca |
472 |
217 |
266 |
107 |
Fontes: Relatórios extraÃdos do e-Gestão: Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado; e Prazos Médios (em dias) da Conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe).
PerÃodo analisado: 1.º/11/2016 a 31/10/2017.
3.6. Percentuais de produtividade da JuÃza Titular e da JuÃza Substituta no perÃodo de setembro de 2016 a setembro de 2017:
- JuÃza Josimar Mendes da Silva Oliveira*
Mês |
SET./16 |
OUT./16 |
NOV./16 |
DEZ./16 |
JAN./17 |
FEV./17 |
MARÇO/17 |
Sentenças |
66,67% |
64,71% |
60,00% |
-- |
700,00% |
114,58% |
105,26% |
Conciliados |
18,18% |
17,65% |
36,67% |
-- |
50,00% |
31,25% |
39,47% |
Mês |
ABRIL/17 |
MAIO/17 |
JUNHO/17 |
JULHO/17 |
AGOSTO/17 |
SET./17 |
Sentenças |
82,05% |
66,67% |
3.200,00% |
37,50% |
54,90% |
62,50% |
Conciliados |
41,03% |
46,67% |
-- |
62,50% |
43,14% |
54,17% |
*A JuÃza Titular usufruiu férias de 17/11/2016 a 16/12/2016 e de 7/6/2017 a 25/7/2017, afastou-se para participar de curso de 16/1/2017 a 20/1/2017, 30 a 31/3/2017, 1.º/9/2017 e 13 a 15/9/2017, e, ainda, por licença médica, de 19/9/2016 a 21/9/2016, 16 a 17/4/2017, 8/5/2017 a 6/6/2017, e 25/9/2017 a 24/10/2017.
- JuÃza Maria Carla Dourado de Brito Jurema*
Mês |
SET./16 |
OUT./16 |
NOV./16 |
DEZ./16 |
JAN./17 |
FEV./17 |
MARÇO/17 |
Sentenças |
135,29% |
108,33% |
103,85% |
68,75% |
145,45% |
-- |
108,00% |
Conciliados |
17,65% |
33,33% |
28,85% |
59,38% |
-- |
-- |
38,00% |
Mês |
ABRIL/17 |
MAIO/17 |
JUNHO/17 |
JULHO/17 |
AGOSTO/17 |
SET./17 |
Sentenças |
136,36% |
275,00% |
72,88% |
117,39% |
76,92% |
50,00% |
Conciliados |
30,30% |
-- |
30,51% |
50,00% |
28,21% |
-- |
*A JuÃza Substituta usufruiu férias de 19/9/2016 a 17/10/2016, 26/1/2017 a 24/2/2017, 2 a 31/5/2017 e 28/8/2017 a 26/9/2017, bem assim se afastou para participar de curso de 18 a 20/10/2016, 16 a 20/1/2017, e 30 a 31/3/2017, por licença para acompanhar pessoa da famÃlia em 22/11/2016 e 19 a 20/6/2017, e, ainda, por licença médica, de 1.º a 30/9/2017.
4. AUDIÊNCIAS (REALIZADAS E DESIGNADAS):
4.1. Prazos médios, em dias corridos, até a realização das audiências (a partir do ajuizamento):
Unidade Judiciária |
Inicial |
Instrução |
Decisão | |||
SumarÃssimo |
Ordinário |
SumarÃssimo |
Ordinário |
SumarÃssimo |
Ordinário | |
3.ª VT de Ipojuca |
61 |
139 |
122 |
475 |
154 |
500 |
Fonte: Dados extraÃdos do e-Gestão (Prazos médios – fase de conhecimento).
PerÃodo analisado: 1.º/11/2016 a 31/10/2017.
4.2. Tempo de espera do jurisdicionado (em dias corridos) para designação de audiências, a contar de 29/11/2017:
Unidade Judiciária |
Inicial |
Instrução | ||||
SumarÃssimo |
Ordinário | |||||
2016 |
2017 |
2016 |
2017 |
2016 |
2017 | |
3.ª VT de Ipojuca |
76 |
111 |
155 |
90 |
87 |
111 |
Fontes: Informações extraÃdas do PJe e da Ata de Correição realizada em 2016.
4.3. Assiduidade das magistradas:
Segundo informações prestadas pelo Diretor de Secretaria, a JuÃza Titular, Dra. Josimar Mendes da Silva Oliveira, e a JuÃza Auxiliar, Dra. Maria Carla Dourado de Brito Jurema, presidem de duas a três sessões de audiência por semana, alternadamente, comparecendo à Unidade, geralmente, nesses dias, possibilitando, assim, a presença diária e contÃnua de autoridade judiciária no Fórum.
4.4. Quantidade de processos em pauta de audiências por semana (média):
Unidade Judiciária |
Dias de audiências por semana |
Total de audiências | |||
SumarÃssimos |
Iniciais |
Instruções |
Razões Finais | ||
3.ª VT de Ipojuca |
5 dias (segundas às sextas-feiras) |
3 |
28 a 40 |
15 a 18 |
10 |
Fontes: Informações extraÃdas do PJe, em 29/11/2017, relativas aos seguintes perÃodos: 14/8/2017 a 18/8/2017; 16/10/2017 a 20/10/2017; 6/11/2017 a 10/11/2017; e 11/12/2017 a 15/12/2017; e informações prestadas pelo Diretor de Secretaria da Vara.
5. MOVIMENTAÇÃO PROCESSUAL:
5.1. Quantidade de ações trabalhistas ajuizadas na unidade - FÃsicos e PJe:
Unidade Judiciária |
2015 |
2016 |
2017 (até 27/11/2017) |
3.ª VT de Ipojuca |
1.556 |
1.371 |
869 |
Fontes: Consolidação da EstatÃstica; e-Gestão (Fase de Conhecimento – Casos Novos por Distribuição e RedistribuÃdos); e PJe.
5.2. Processos remanescentes (congestionamento):
Unidade Judiciária |
SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2016 |
SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2017 | ||||
Pendentes de julgamento* |
Processos demais fases |
Total |
Pendentes de julgamento* |
Processos demais fases |
Total | |
3.ª VT de Ipojuca |
162 |
3.602 |
3.764 |
246 |
4.360 |
4.606 |
*Pendentes de julgamento: Processos com instrução encerrada, aguardando prolação de sentença.
Fontes: Consolidação da EstatÃstica, Relatórios Gerenciais, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Processos Pendentes de Solução) e PJe.
5.3. Quantidade de processos em tramitação:
Unidade Judiciária |
Processos em tramitação em 24/11/2017 | |
FÃsicos |
PJe | |
3.ª VT de Ipojuca |
387 |
4.457 |
Fonte: Relatório Gerencial (Processos em tramitação na Vara) e PJe-JT.
5.4. Quantidade de processos nas principais fases processuais ( pendentes de solução ):
Unidade Judiciária |
Conhecimento (até a prolação da sentença) |
Liquidação |
Execução |
3.ª VT de Ipojuca |
1.662 |
341 |
1.049 |
Fonte : e-Gestão.
PerÃodo analisado: 1.º/10/2017 a 31/10/2017.
5.5. Prazos médios (em dias corridos) nas principais fases processuais:
Unidade Judiciária |
Conhecimento (até a prolação da sentença) |
Liquidação |
Execução |
3.ª VT de Ipojuca |
431 |
215 |
783 |
Fonte: e-Gestão.
PerÃodo analisado: 1.º/11/2016 a 31/10/2017.
6. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS ELETRÔNICOS EM 1.º/12/2017:
Agrupadores*:
Tarefa |
Quantidade |
Processos com pagamentos |
63 |
Processos com pedido de segredo de justiça não apreciado |
2 |
Processos com pedido de sigilo nos documentos não apreciado |
274 |
Processos com pedido liminar ou de antecipação de tutela não apreciado |
7 |
Processos com Petições Avulsas |
737 |
Processos com Habilitações nos Autos Não Lidas |
54 |
Processos com petições não apreciadas |
785 |
Mandados devolvidos pelo Oficial de Justiça |
36 |
Processos aguardando encaminhamento do secretário de audiência (atas assinadas) |
9 |
*O Diretor de Secretaria informou que, na data de 7/12/2017, existem 2 (dois) processos com petições avulsas, 630 (seiscentos e trinta) petições não apreciadas e 266 (duzentos e sessenta e seis) com pedido de sigilo nos documentos não apreciados. Esclareceu que a maioria das petições diz respeito a processos que se encontram com pauta em audiência, onde já se determinou em ata a manifestação das partes.
Fase de Conhecimento:
Tarefa |
Quantidade |
Data |
Processo |
Aguardando Cumprimento de Providência |
60 |
10/05/2016 |
|
Aguardando apreciação pela instância superior |
206 |
15/12/2014 |
|
Aguardando audiência |
988 |
13/08/2015 |
|
Aguardando ciência |
3 |
18/09/2015 |
|
Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos |
164 |
30/09/2015 |
|
(Subpasta) Vencidos/Certificar |
10 |
20/07/2017 |
|
Aguardando final do sobrestamento |
31 |
27/04/2017 |
|
Aguardando laudo pericial |
60 |
20/02/2017 |
|
Aguardando término dos prazos |
115 |
18/10/2016 |
|
Analisar sentença |
83 |
25/05/2017 |
|
Análise da carta |
1 |
30/04/2015 |
|
Análise das PerÃcias |
3 |
27/05/2015 |
|
Análise de Execução* 10 |
1 |
02/06/2017 |
|
Análise do Conhecimento |
116 |
02/06/2016 |
|
Apreciar dependência |
13 |
26/10/2017 |
|
Concluso ao magistrado* 13 |
111 |
15/08/2016 |
|
Concluso ao magistrado - modificativo - ED* 15 |
1 |
30/11/2016 |
|
Controle de Sobrestamento-Suspensão |
1 |
16/06/2015 |
|
Cumprimento de providências * 18 |
129 |
13/02/2017 |
|
(Subpasta) Contadoria - atualização |
2 |
18/10/2017 |
|
(Subpasta) Contadoria - multa |
8 |
20/11/2017 |
|
(Subpasta) Oficiar |
1 |
08/05/2017 |
|
Desarquivar |
2 |
15/05/2015 |
|
Intimações automáticas com pendências - Con |
4 |
21/11/2017 |
|
Minutar Decisão |
2 |
30/10/2017 |
|
Minutar Despacho |
7 |
15/12/2016 |
|
Minutar expediente da secretaria* 21 |
5 |
25/05/2017 |
|
Minutar sentença |
135 |
17/02/2017 |
|
Prazos vencidos |
499 |
13/07/2016 |
|
Preparar ato de comunicação |
1 |
29/11/2017 |
|
Preparar comunicação* 22 |
51 |
17/10/2016 |
|
(Subpasta) Bacen |
2 |
17/11/2017 |
|
(Subpasta) Carta Precatória - expedir |
4 |
06/10/2017 |
|
(Subpasta) Citação/Mandado |
1 |
22/11/2017 |
|
(Subpasta) Decisão |
1 |
24/10/2017 |
|
(Subpasta) Notificação Audiência |
4 |
24/10/2017 |
|
(Subpasta) Notificar Perito |
7 |
10/08/2017 |
|
(Subpasta) Notificar Testemunhas |
11 |
11/09/2017 |
|
Recebimento de instância superior |
34 |
27/06/2017 |
|
Registrar pagamentos ou despesas processuais |
3 |
14/07/2017 |
|
Registrar parcelas ou despesas processuais |
1 |
22/05/2016 |
|
Remeter ao 2o Grau |
26 |
04/11/2017 |
|
Remeter ao 2o Grau - Pendências de Decisão |
2 |
28/11/2017 |
|
Triagem Inicial |
34 |
27/06/2017 |
|
Apreciar urgentes |
4 |
22/08/2017 |
|
Parte com procuradoria |
2 |
10/11/2017 |
|
Parte sem CPF ou CNPJ |
5 |
18/09/2017 |
|
OBSERVAÇÕES | |||
*¹ Pendente de certificação sobre pendências, para fins de arquivamento (despacho de Id. a0de27c). *² Determinado o arquivamento, por ausência do autor na audiência inicial (ata de Id. 764e0c3).. *³ Intimação da sentença de extinção do processo sem resolução do mérito (Id. f72fa60), com término do prazo em 29/9/2015. * 4 Última parcela do acordo vencida desde 20/9/2017. * 5 Sobrestado, conforme decisão de Id. cf006bf de 19/4/2017, e nos termos da liminar proferida na ADPF 323. * 6 Audiência de instrução e julgamento designada para 5/3/2018. * 7 Intimação de Id. 8f019a5, com esgotamento do prazo desde 17/10/2016. * 8 Despacho determinando a devolução da referida Carta de Ordem. * 9 Carta Precatória cujo laudo pericial foi enviado ao juÃzo deprecante, para devolução e arquivamento (Id. 7b4d50b). * 10 Inexistem processos na subpasta “Oficiarâ€. * 11 Certificar pendências para fins de arquivamento. * 12 Anexado ao processo nº 0001037-53.2015.5.06.0193 (pai). * 13 * 15 Processos sem conclusão nominal ao magistrado. * 14 Últimos peticionamentos datam de 12/7/2016, 11/10/2016 e 9/5/2017. * 16 Reunião dos autos ao processo nº 0000702-68.2014.5.06.0193 (pai), nos termos da ata de audiência deste último (10/6/2015). * 17 Certidão de notificação ao juÃzo deprecante, para manifestação em 30 (trinta) dias, como último ato de secretaria. * 18 Inexistem processos nas subpastas “Bacen – realizarâ€, “Jucepeâ€, “Exp. Mandado Penhora/CPE†e “Praça/Leilão Marcados, RENAJUDâ€. * 19 Encerramento do prazo de notificação. * 20 Processo com peticionamento posterior ao arquivamento. (25/2/2015) * 21 Todos os processos se encontram na subpasta “Alvarás de transferênciaâ€. * 22 Inexistem processos na subpasta “OfÃciosâ€. * 23 Encontra-se na subpasta “ Aguardando resp do perito†e com certidão, em 20/7/2017, como último ato de secretaria. * 24 Audiência de instrução designada para 13/11/2018. * 25 Audiência de instrução designada para 31/1/2019. * 26 Certidão, para fins de arquivamento em 16/12/2016, como último ato de secretaria. . |
Fase de Liquidação:
Tarefa |
Quantidade |
Data |
Processo |
Aguardando Cumprimento de Providência - Liq |
209 |
16/05/2017 |
|
Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos |
2 |
05/02/2016 |
|
Aguardando final do sobrestamento |
2 |
30/05/2016 |
|
Aguardando laudo pericial |
52 |
27/07/2017 |
|
Aguardando término dos prazos |
22 |
16/08/2016 |
|
Análise das PerÃcias |
1 |
07/12/2016 |
|
Análise de Liquidação |
65 |
10/05/2016 |
|
(Subpasta) Hon periciais |
2 |
07/07/2016 |
|
Concluso ao magistrado - ConPraLiq* 8 |
1 |
03/12/2015 |
|
Concluso ao magistrado - ED* 9 |
1 |
30/11/2017 |
|
Concluso ao magistrado - Liq* 10 |
33 |
02/06/2016 |
|
Cumprimento de providências* 11 |
8 |
05/09/2017 |
|
(Subpasta) Contadoria - atualização |
1 |
16/11/2017 |
|
(Subpasta) Contadoria - liquidação |
1 |
30/11/2017 |
|
(Subpasta) Secretaria - Certificar Pendências |
1 |
30/11/2017 |
|
Designar perÃcia |
2 |
25/10/2017 |
|
Escolher tipo de arquivamento |
1 |
22/11/2016 |
|
Iniciar Liquidação |
1 |
11/04/2017 |
|
Intimações automáticas com pendências - Liq |
1 |
14/11/2017 |
|
Minutar expediente da secretaria* 13 |
2 |
03/05/2016 |
|
Prazos vencidos |
9 |
25/08/2016 |
|
Preparar ato de comunicação |
1 |
30/11/2017 |
|
Preparar comunicação |
8 |
24/05/2017 |
|
(Subpasta) Citação/Mandado |
2 |
17/07/2017 |
|
(Subpasta) Exp. Mandado de Penhora/CPE |
1 |
23/11/2017 |
|
(Subpasta) Notificar Perito |
2 |
18/08/2017 |
|
(Subpasta) OfÃcios |
1 |
05/07/2017 |
|
Recebimento de instância superior |
1 |
14/11/2017 |
|
OBSERVAÇÕES | |||
*¹ Certidão de devolução de mandado de diligência cumprido (para juntada do extrato analÃtico da FGTS) como último ato de secretaria. *² Acordo homologado para pagamento em parcela única, no ato, mediante liberação do depósito judicial. * 3 Execução suspensa nos termos do art. 6º, § 2º da Lei nº 11.101/2005, e pendente de expedição de CHC. * 4 Laudo contábil juntado aos autos desde 23/11/2017. * 5 Enceramento do prazo de 10 (dez) dias para os reclamantes apresentarem os extratos analÃticos do FGTS. * 6 Certidão de intimação, via e-mail, ao perito contábil como último ato de secretaria, com novo peticionamento nos autos desde 12/5/2017. * 7 Encontra-se na subpasta “Diligenciarâ€, onde existem, ao todo, 2 (dois) processos. * 8 * 9 * 10 Processos sem conclusão nominal a magistrado. * 11 Inexistem processos nas subpastas “Bacen – realizarâ€, “Jucepeâ€, “Oficiarâ€, “Praça/Leilao Marcados†e “RENAJUDâ€. * 12 Encontra-se na subpasta “Requisitar Honorários Periciaisâ€, onde existem, ao todo, 5 (cinco) processos. * 13 Para expedição de alvarás, encontrando-se nas subpastas “Expedir alvará†e “Alvarás de transferênciaâ€. * 14 Encontra-se na subpasta “Carta Precatória – expedirâ€. |
Fase de Execução:
Tarefa |
Quantidade |
Data |
Processo |
Aguardando Cumprimento de Providência - Exec*¹ |
76 |
29/05/2015 |
|
(Subpasta) Expedir CCT/CHC |
4 |
06/07/2015 |
|
(Subpasta) Jucepe |
2 |
13/05/2016 |
|
(Subpasta) RENAJUD |
36 |
03/05/2016 |
|
(Subpasta) Certificar Pendências/Arquivar |
10 |
13/04/2016 |
|
Aguardando apreciação pela instância superior |
3 |
14/09/2017 |
|
Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos |
38 |
16/12/2016 |
|
(Subpasta) Vencidos/Certificar* 4 |
17 |
22/06/2015 |
|
Aguardando final do sobrestamento |
8 |
17/11/2016 |
|
Aguardando término dos prazos |
53 |
02/03/2016 |
|
Análise da carta |
2 |
02/03/2017 |
|
Análise de Execução |
180 |
22/09/2015 |
|
(Subpasta) Citar/Mandado |
6 |
18/04/2016 |
|
(Subpasta) Diligenciar bancos |
2 |
19/10/2016 |
|
(Subpasta) Oficiar |
1 |
04/07/2016 |
|
(Subpasta) Regularizar Representação |
7 |
21/06/2016 |
|
BacenJud |
25 |
20/09/2016 |
|
Concluso ao magistrado - Exec* 9 |
141 |
05/08/2016 |
|
Cumprimento de providências |
242 |
28/11/2016 |
|
(Subpasta) Aguard. Cump. CP/Mandado |
43 |
27/10/2017 |
|
(Subpasta) Bacen - realizar |
24 |
06/03/2017 |
|
(Subpasta) Contadoria - Rateio |
8 |
05/05/2017 |
|
(Subpasta) Contadoria - atualização |
16 |
28/06/2017 |
|
(Subpasta) Contadoria - esclarecimentos |
3 |
14/02/2017 |
|
(Subpasta) Contadoria - incluir honorários |
17 |
08/09/2017 |
|
(Subpasta) Contadoria - liquidação |
2 |
02/03/2017 |
|
(Subpasta) Contadoria - multa |
3 |
20/09/2017 |
|
(Subpasta) Exp. Mandado de Penhora/CPE |
1 |
08/05/2017 |
|
(Subpasta) Expedir CHC/CCT |
6 |
19/04/2017 |
|
(Subpasta) Jucepe |
2 |
13/07/2017 |
|
(Subpasta) Praça/Leilão Marcados |
2 |
18/08/2017 |
|
(Subpasta) RENAJUD |
10 |
06/03/2017 |
|
Escolher tipo de arquivamento |
1 |
16/08/2017 |
|
InfoJud |
1 |
15/08/2017 |
|
Iniciar Execução |
3 |
17/02/2016 |
|
Intimações automáticas com pendências - Exec |
1 |
27/11/2017 |
|
Minutar Despacho - Exec |
4 |
13/07/2016 |
|
Minutar expediente da secretaria* 16 |
100 |
29/08/2016 |
|
(Subpasta) Alvarás de transferência |
84 |
07/04/2017 |
|
Prazos vencidos |
153 |
05/05/2016 |
|
Preparar ato de comunicação |
1 |
30/11/2017 |
|
Preparar comunicação* 19 |
45 |
25/08/2015 |
|
(Subpasta) Bacen |
1 |
16/08/2017 |
|
(Subpasta) Carta Precatória - expedir |
6 |
16/08/2017 |
|
(Subpasta) Citar por Edital Único |
2 |
16/08/2017 |
|
(Subpasta) Exp. Mandado de Penhora/CPE |
3 |
29/11/2017 |
|
(Subpasta) Mandado de Diligência |
16 |
01/08/2017 |
|
Recebimento de instância superior |
2 |
06/11/2017 |
|
Registrar movimento determinação bacen |
14 |
28/03/2016 |
|
Registrar no BNDT - Exec |
3 |
22/04/2016 |
|
(Subpasta) JUCEPE |
1 |
07/12/2016 |
|
Registrar obrigações de pagar |
4 |
17/09/2017 |
|
RenaJud |
5 |
14/06/2016 |
|
OBSERVAÇÕES | |||
*¹ Inexistem processos nas subpastas da contadoria “BACENJUD – realizarâ€, “Exp. Mandado de Penhoraâ€, “INFOJUD†e “SERPROâ€. *² Encontra-se na subpasta “Secretaria – Diligenciarâ€, onde existem, ao todo, 13 (treze) processos. *³ Acordo homologado para pagamento em 20/12/16 e em parcela única, mediante liberação do depósito judicial. * 4 Certificar pendências para fins de arquivamento. * 5 Execução suspensa por 1 (um) ano, nos termos do art. 40, §3º, da Lei n. 6.830/80. * 6 Edital de notificação para ciência do despacho de Id. Fd795b5, com prazo de 5 (cinco) dias. * 7 Encontra-se na subpasta “Certificar Pendências†para fins de arquivamento (Id e02de72 ) * 8 Para posterior expedição de mandado de penhora (Id 9b637f5) * 9 Processos sem conclusão nominal a magistrado. * 10 Encontra-se na subpasta “Especiaisâ€. * 11 Encontra-se na subpasta “Secretaria - Certificar Pendênciasâ€, onde existem, ao todo, 39 (trinta e nove) processos. * 12 Último ato de secretaria (Renajud negativo), e com novos peticionamentos em 2/8/2017 e 14/11/2017. * 13 Despacho à hasta pública (edital em 23/8/2017), com leilões designados para 19/9/2017, 5/10/2017 e 19/10/2017. * 14 Processo com novo peticionamento desde 4/10/2017. * 15 Pendente de certificação para fins de arquivamento. * 16 Inexistem processos na subpasta “Oficiarâ€. * 17 Encontra-se na subpasta “Expedir alvaráâ€, onde existem, ao todo, 15 (quinze) processos. * 18 Processo com novos peticionamentos em 5/3/2017 e 6/4/2017. * 19 Inexistem processos nas demais subpastas especÃficas relativas à s notificações. * 20 Carta Precatória que se encontra na subpasta “OfÃciosâ€, onde existem, ao todo, 03 (três) processos. * 21 Certidão de bloqueio integral BACENJUD. |
7. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS FÃSICOS EM 7/12/2017
NATUREZA |
QUANTIDADE |
DATA MAIS ANTIGA |
PROCESSO | |
Cargas |
Advogados |
01 |
16/11/2017 |
0000839-21.2012.5.06.0193 |
Perito |
01 |
18/10/2017 |
0000950-05.2012.5.06.0193 | |
Terceiros |
- |
- |
- | |
Petições a juntar aos autos |
16 |
11/10/2017 |
0000359-43.2012.5.06.0193 | |
Processos conclusos para despacho |
03 |
21/6/2016 |
0001626-50.2012.5.06.0193 | |
Consultas convênios a realizar (BACEN/JUCEPE/INFOJUD/DETRAN) |
16 |
3/12/2015 |
00001650-78.2012.5.06.0193 | |
Praças a marcar |
01 |
10/8/2017 |
0001608-29.2012.5.06.0193 | |
Processos no setor de cálculos |
09 |
22/9/2017 |
0001710-51.2012.5.06.0193 | |
Processos para serem remetidos ao TRT |
- |
- |
- |
*Em relação às certidões/diligências, a mais antiga data de 18/6/2016 (processo n.º 0000405-32.2012.5.06.0193).
*No tocante aos alvarás, o mais antigo data de 8/9/2017 (processo n.º 0001570-17.2012.5.06.0193).
*Quanto aos mandados, o mais antigo data de 20/4/2016 (processo n.º 0000181-94.2012.5.06.0193).
*No pertinente aos ofÃcios, o mais antigo data de 6/9/2017 (processo n.º 0001643-86.2012.5.06.0193).
*No que diz respeito às praças a realizar, não existem pendências.
*Em relação às notificações, a mais antiga data de 10/11/2016 (processo n.º 0000169-80.2012.5.06.0193).
*Quanto aos processos digitalizados (CLE), não se verificou a conversão de feitos.
Fonte: Informações colhidas na Secretaria da Vara do Trabalho e no SIAJ.
8. METAS FIXADAS PELO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA:
Em conformidade com os dados fornecidos pelo Núcleo de EstatÃstica e Pesquisa do Egrégio Regional, eis os resultados das Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ para o ano de 2016 :
Meta 1 CNJ - 2016 : – Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuÃdos no ano corrente.
Unidades Judiciárias |
Recebidos |
Resolvidos |
Resultado |
3.ª VT de Ipojuca |
1.291 |
1.319 |
102,17% |
Total da 6ª Região |
107.816 |
111.793 |
103,69% |
Meta 2 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, pelo menos, 90% dos processos distribuÃdos até 31/12/2014.
Unidade Judiciária |
DistribuÃdos em 2014 |
DistribuÃdos em 2014 e julgados até 31/12/16 |
Pendentes de julga- mento até 31/12/16 |
Resultado |
3.ª VT de Ipojuca |
1.178 |
1.178 |
0 |
111% |
Total da 6ª Região |
62.261 |
59.947 |
2.314 |
107% |
Meta 3 CNJ - 2016 : – Aumentar o Ãndice de conciliação na fase de conhecimento, em relação à média do biênio 2013/2014, em 2 pontos percentuais.
Unidade Judiciária |
Solucionados |
Conciliados |
Média biênio (2013/2014) |
Resultado |
3.ª VT de Ipojuca |
1.319 |
302 |
21,75% |
22,90% |
Total da 6ª Região |
111.793 |
44.400 |
40,83% |
39,72 % |
Meta 4 CNJ - 2016 : – Dar prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, não se destinando portanto à esta Justiça Especializada.
Meta 5 CNJ - 2016 : – B aixar em 2016, quantidade maior de processos de execução do que o total de casos novos de execução no ano corrente.
Unidade Judiciária |
Casos novos de execução |
Baixados |
Entraram na meta |
SaÃram da meta |
Resultado |
3.ª VT de Ipojuca |
356 |
154 |
0 |
0 |
43,26% |
Total da 6ª Região |
38.526 |
37.091 |
0 |
0 |
96,50% |
Meta 6 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, as ações coletivas distribuÃdas, até 31.12.2013 no 1.º grau e até 31.12.2014, no 2.º grau.
A 3.ª Vara do Trabalho de Ipojuca não contava com ação coletiva ainda em tramitação em 31/12/2016, de acordo com o Relatório fornecido pelo Setor de EstatÃstica deste Tribunal.
Meta 7 CNJ - 2016 : – Identificar e reduzir em 2% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior.
Unidade Judiciária |
Pendentes em 31/12/15 |
Quantidades de Processos dos dez maiores litigantes distribuÃdos na instância no mês de referência |
Quantidades de Processos dos dez maiores litigantes julgados na ins- tância no mês de referência |
Pendentes em 31/12/16 |
Resultado |
3.ª VT de Ipojuca |
36 |
10 |
26 |
20 |
176,40% |
Total da 6ª Região |
8.284 |
7.949 |
9.373 |
6.860 |
118,34% |
O Conselho Nacional de Justiça divulgou no final do 10.º Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em BrasÃlia, as metas nacionais para 2017, quais sejam:
Meta 1 - Os tribunais mantiveram o compromisso de julgar, ao longo de 2017, mais processos do que os novos que chegarem aos tribunais (Meta 1). Assim como em 2016, o compromisso deverá ser cumprido por tribunais de todos os segmentos de Justiça.
Meta 2 - O compromisso com o julgamento dos processos mais antigos, alvo da Meta 2, foi renovado para 2017 e deverá ser cumprido por tribunais de todos os ramos do Judiciário. O detalhamento desta e das outras metas definidas, com percentuais e perÃodos de distribuição dos processos que deverão ser julgados, estarão num glossário que será divulgado futuramente pelo CNJ.
Meta 3 - A Justiça Federal e a Justiça do Trabalho também renovaram o compromisso com a Meta 3, que busca aumentar o número de casos solucionados por meio da conciliação, em relação a perÃodos anteriores.Â
Meta 4 - Fixada pela primeira vez em 2013, a Meta 4, que dá prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, deverá ser cumprida novamente em 2017 pela Justiça Estadual, pela Justiça Federal, pela Justiça Militar da União e dos Estados e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).Â
Meta 5 - Impulso aos processos de execução, que será perseguida no ano que vem pelos tribunais da Justiça Estadual, Federal e do Trabalho.
Meta 6 - P rioriza o julgamento de ações coletivas, que impactam na vida de um grupo maior de pessoas.Â
Meta 7 – Prioriza o julgamento de processos dos maiores litigantes e dos recursos repetitivos, tem por objetivo enfrentar demandas de massa que chegam ao Judiciário.
Meta 8 – Destinada a ações de fortalecimento da rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres, uma das prioridades da atual gestão do CNJ.
9. ITENS DE EXAME E REGISTRO OBRIGATÓRIOS (Art. 26 da Consolidação dos Provimentos da CGJT):
Com base nos autos e sistemas analisados, verificou-se que o JuÃzo:
- registra no sistema informatizado os atos processuais relevantes;
- não emite , de forma explÃcita e circunstanciada, pronunciamento acerca da admissibilidade dos recursos, vez que, ao citar os pressupostos processuais, omite informação sobre as folhas onde se encontram as peças ou documentos (ou ID, quando PJe-JT) referentes aos recursos interpostos, a exemplo do constatado nos processos n.ºs 0001554-92.2014.5.06.0193, 0001429-27.2014.5.06.0193 e 0000288-36.2015.5.06.0193;
- ordena, de ofÃcio, a imediata liberação do depósito recursal, nos casos em que, após a liquidação, seja apurado crédito de valor inequivocamente superior ao depositado, como verificado nos processos n.ºs 0000060-95.2014.5.06.0193 e 0000290-40.2014.5.06.0193;
- exaure as iniciativas do juÃzo objetivando tornar exitosa a execução, emitindo Certidão de Arquivamento Provisório (prevista no art. 77 da Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral), conforme verificado nos processos n.ºs 0000515-31.2012.5.06.0193, 0000906-83.2012.5.06.0193 e 0000907-68.2012.5.06.0193; porém se constatou o cumprimento parcial do procedimento estabelecido pela Corregedoria-Geral, no que diz respeito à juntada das cópias da decisão exequenda e da decisão homologatória da conta de liquidação, relativas à emissão da Certidão de Crédito Trabalhista, em contrariedade ao artigo 88 da citada norma, como visto no processo n.º 0000280-64.2012.5.06.0193;
- faz uso regular das ferramentas eletrônicas: Bacenjud, Detran, Renajud, Jucepe, Infojud e Serpro, consoante observado nos processos n.ºs 0001115-81.2014.5.06.0193, 0000431-25.2015.5.06.0193, 0000592-06.2013.5.06.0193, 0000082-56.2014.5.06.0193, 0000909-33.2015.5.06.0193, 0001119-21.2014.5.06.0193, 0001029-47.2013.5.06.0193, 0000942-86.2016.5.06.0193, 0000897-82.2016.5.06.0193, e 0000097-20.2017.5.06.0193. De acordo com o Relatório sobre Ordens Judiciais, foram realizados, no perÃodo de janeiro de 2016 a novembro de 2017, 418 (quatrocentos e dezoito) bloqueios, 282 (duzentos e oitenta e dois) desbloqueios e 152 (cento e cinquenta e duas) transferências. No mês de novembro de 2017, constavam 16 (dezesseis) bloqueios pendentes de providência;
- determina a citação dos sócios, nos casos de desconsideração da personalidade jurÃdica da empresa executada, com a devida inclusão dos seus nomes no sistema, no polo passivo da demanda, conforme visto nos processos n.ºs 00001572-84.2012.5.06.0193 e 0000503-80.2013.5.06.0193; e
- inclui, em pauta, processos para tentativa de conciliação na fase de execução quando solicitado pelas partes ou na Semana Nacional de Conciliação .
Quanto aos demais aspectos (assiduidade dos magistrados, pauta de audiências e principais prazos) encontram-se registrados nos itens 4 e 5.
10. OBSERVAÇÕES/PENDÊNCIAS REFERENTES À SECRETARIA:
- Na análise, por amostragem, nas carteiras que integram a Secretaria da Vara e do quadro do item 7, verificou-se razoável organização e cumprimento das normas procedimentais a serem seguidas pelas unidades judiciárias de primeira instância, merecendo, no entanto, maior controle em relação à s seguintes tarefas: a) minutar despacho (proc. 0001626-50.2012.5.06.0193, com pendência desde 21/6/2016); b) consultar convênios (proc. 00001650-78.2012.5.06.0193, com pendência desde 3/12/2015); c) executar diligência (proc. 0000405-32.2012.5.06.0193, com pendência desde 18/6/2016); d) expedir mandados , 0000181-94.2012.5.06.0193, com pendência desde 20/4/2016); e e) elaborar notificações (proc. 0000169-80.2012.5.06.0193, com pendência desde 10/11/2016). Quanto aos processos digitais, conforme quadros do item 6 (elaborados em 1.º/12/2017), constatou-se também situação razoável, porém há necessidade de melhor utilização da ferramenta “agrupadores†(vez que existiam, naquela data, 737 processos com petições avulsas e 785 com petições não apreciadas), bem assim maior controle em relação aos atos da secretaria, como por exemplo, verificado nas seguintes tarefas: a) aguardando cumprimento de providências (0000693-09.2014.5.06.0193, pendente desde 29/5/2015; 0000300-21.2013.5.06.0193, pendente desde 10/5/2016; 0001063-22.2013.5.06.0193, pendente desde 28/11/2016; 0000049-61.2017.5.06.0193, pendente desde 13/2/2017; e 0000687-36.2013.5.06.0193, pendente desde 16/5/2017); b) certificar (0000102-81.2013.5.06.0193, pendente desde 22/6/2015; e 0001491-73.2014.5.06.0191, pendente desde 20/7/2017); c) aguardando término dos prazos (0000869-22.2013.5.06.0193, pendente desde 2/3/2016; 0000068-38.2015.5.06.0193, pendente desde 16/8/2016; e 0001366-02.2014.5.06.0193, pendente desde 18/10/2016); d) análise de carta (00000076-18.2015.5.06.0192, pendente desde 30/4/2015; e 0001060-62.2016.5.06.0193, pendente desde 2/3/2017); e) análise das perÃcias (0000741-65.2014.5.06.0193, pendente desde 27/5/2015; e 0001002-30.2014.5.06.0193, pendente desde 7/12/2016); f) oficiar (0001539-89.2015.5.06.0193, pendente desde 8/5/2017; 0000600-52.2014.5.06.0191, pendente desde 5/7/2017; e 0000053-69.2015.5.06.0193, pendente desde 4/7/2016); g) minutar despacho (0000818-06.2016.5.06.0193, pendente desde 15/12/2016; e 0000429-89.2014.5.06.0193, pendente desde 13/7/2016); h) preparar comunicação (0001355-07.2013.5.06.0193, pendente desde 25/8/2015; 0001097-60.2014.5.06.0193, pendente desde 20/7/2017; e 0000267-26.2016.5.06.0193, pendente desde 24/5/2017); i) recebimento de instância superior (0000397-50.2015.5.06.0193, pendente desde 27/6/2017); j) apreciar urgentes (0000600-41.2017.5.06.0193, pendente desde 22/8/2017; k) notificar perito (0000035-48.2015.5.06.0193, pendente desde 18/8/2017); l) citar-mandado (0000118-30.2016.5.06.0193, pendente desde 18/4/2016); e m) conclusão (0010032-20.2013.5.06.0001, pendente desde 28/11/2016). Impõe-se, ainda, a exclusão de processos em tarefas já superadas, tais como: aguardando audiência (0001013-25.2015.5.06.0193, vez que determinado o arquivamento desde 13/8/2015); e prazos vencidos (0000706-08.2014.5.06.0193, pendente desde 25/8/2016; e 0010021-31.2012.5.06.0193, pendente desde 5/5/2016). Na inspeção realizada pelo juÃzo de primeiro grau, em 885 (oitocentos e oitenta e cinco) processos, no perÃodo de 9 a 13 de janeiro de 2017, registraram-se dentre outros dados: a) 307 (trezentos e sete) processos na fase de execução; b) 20 (vinte) processos no setor de cálculo; c) nenhum processo convertido em diligência; d) 112 (cento e doze) processos sem tramitação há mais de 60 (sessenta) dias; e) 2 (dois) processos com carga vencida e notificados e 1 (um) sem notificação; f) 1 (um) processo fora de pauta; e g) em relação aos processos eletrônicos, procedeu-se à revisão dos prazos vencidos, devolução de cartas precatórias, efetivação de despachos e organização dos processos que se encontravam aguardando cumprimento de acordo, realização de perÃcias e audiências;
- Existem 10 (dez) CTPS’s sob custódia da Secretaria da Vara, e, deste total, nenhuma diz respeito a processos arquivados ou em via de arquivamento. Indagado acerca das medidas adotadas para a diminuição do passivo desses documentos, a Secretaria esclareceu que se procede à intimação ao advogado para o seu constituinte comparecer na Secretaria a fim de receber a CTPS, porém, em caso de falha dessa medida, determina-se a notificação postal à parte;
- Os Assistentes de Juiz elaboram minutas de despachos, sentenças de mérito e de soluções de incidentes processuais (como embargos declaratórios, embargos à execução, embargos de terceiros, e exceção de pré-executividade e antecipação de tutela), bem como informações de mandado de segurança;
- O JuÃzo não prolata sentenças de forma lÃquida, inclusive no rito sumarÃssimo;
- Em relação aos registros no PJE e no SIAJ, o Diretor de Secretaria informou que já procedeu aos ajustes solicitados nos processos especificados nos OfÃcios Circulares n.º 458/2017 e 507/2017 dessa Corregedoria;
- No tocante ao lapso temporal anteriormente correicionado, observou-se: a) redução do quantitativo de novas ações em 185 (cento e oitenta e cinco); b) redução da produtividade da Vara, vez que prolatadas a menos 186 (cento e oitenta e oito) sentenças, 171 (cento e setenta e uma) decisões de incidentes processuais e homologadas a menos 73 (setenta e três) conciliações; d) aumento do prazo médio (em dias corridos), no tocante ao perÃodo de novembro de 2016 a outubro de 2017, para realização da audiência inicial, no sumarÃssimo, em 9 (nove) dias, e no ordinário, em 45 (quarenta e cinco) dias; da instrução, no sumarÃssimo, em 17 (dezessete) dias e, no ordinário, em 24 (vinte e quatro) dias; e, na decisão, no sumarÃssimo, em 26 (vinte e seis) dias, e, no ordinário, em 29 (vinte e nove) dias; e) aumento do tempo médio de espera do jurisdicionado (em dias corridos) para realização, em novembro de 2017, da audiência inicial, no rito sumarÃssimo, em 35 (trinta e cinco) dias, e, na instrução, em 65 (sessenta e cinco) dias; entretanto houve redução da inicial, no rito ordinário, em 24 (vinte e quatro) dias; f) aumento do prazo médio (em dias corridos) na fase de conhecimento em 46 (quarenta e seis) dias, na liquidação em 110 (cento e dez) dias, e na execução em 269 (duzentos e sessenta e nove) dias; g) redução da quantidade de processos na fase de conhecimento em 49 (quarenta e nove), e acréscimo na liquidação em 146 (cento e quarenta e seis), e na execução em 405 (quatrocentos e cinco); e h) aumento do saldo remanescente em 842 (oitocentos e quarenta e dois) processos; e
- Atingimento das Metas 1, 2, 6 e 7 estabelecidas pelo CNJ para o ano de 2016, com melhora do resultado, em relação ao ano de 2015.
11. PEDIDOS DE PROVIDÊNCIAS E RECLAMAÇÕES CORREICIONAIS :
No tocante ao perÃodo de 1.º de janeiro de 2016 até a presente data, não houve a formalização, em face desta unidade judiciária, de pedido de providência ou reclamação correicional.
12. RECOMENDAÇÕES:
- Prolatarem os magistrados Josimar Mendes da Silva Oliveira, Maria Carla Dourado de Brito Jurema, Edson LuÃs Bryk, Hermano de Oliveira Dantas, e Sarah Yolanda Alves de Souza Cruz, prioritariamente e no menor espaço de tempo possÃvel, as sentenças com prazo vencido, conforme relações especificadas no ite m 3.3, devendo, sempre, atentarem ao prescrito no ATO n.º 1/CGJT, de 10 de fevereiro de 2017, haja vista o controle exercido por esta Corregedoria Regional a evitar que decisões não ultrapassem a tolerância admitida pela citada norma. Em relação aos juÃzes que não se encontravam presente no momento da correição, deverá a Secretaria da Corregedoria Regional encaminhar-lhes comunicação para que tomem ciência;
- Empreender esforços com o objetivo de reduzir os prazos médios de audiências no rito sumarÃssimo, estabelecendo como meta o prazo máximo de 15 (quinze) dias, conforme determina o inciso III do art. 852-B da CLT. Nos processos de rito ordinário, observar “o prazo médio de duração do processo – fase de conhecimento – de até 200 (duzentos) dias, atentando-se ao limite legal para publicação de sentença†– Resolução Administrativa TRT n.º 03/2015, artigo 14, § 2.º (Provimento TRT-CRT n.º 03/2010);
- Fomentar a inclusão de processos de execução na pauta de audiências para tentativa de conciliação, consoante disposto no art. 76, II, da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho: “ promover a realização semanal de audiências de conciliação em processos na fase de execução, independentemente de requerimento das partes, selecionando-se aqueles com maior possibilidade de êxito na composição â€.
- Observar, regular e integralmente, as normas procedimentais relativas à emissão da Certidão de Crédito Trabalhista, prescritas no a rt. 88 e Anexo V da Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho, no tocante à juntada das cópias da decisão exequenda e da decisão homologatória da conta de liquidação;
- Emitir, de forma explÃcita e circunstanciada, pronunciamento acerca da admissibilidade dos recursos, nos moldes como estabelece o artigo 26 da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho;
- Prolatar sentenças lÃquidas, quando possÃvel, em especial no tocante aos processos que seguem o rito sumarÃssimo;
- Impulsionar os processos sem movimentação há mais de 60 (sessenta) dias, procedendo acauteladas revisões periódicas nas caixas de alocação de processos eletrônicos, de modo a manter o regular cumprimento dos prazos nos processos virtuais ;
- Enfatizar, entre os usuários (servidores e magistrados) da Vara, a importância da correta inserção de dados no PJE, pois eles são extraÃdos, através das remessas, transformados e gravados, e essas informações alimentam o e-Gestão, gerando os relatórios gerenciais e a estatÃstica oficial da Justiça do Trabalho;
- Continuar a realizar a análise periódica da ferramenta “agrupadoresâ€, a fim de evitar a permanência de processos em tarefas já superadas. Os processos devem ser retirados de tal lista assim que realizado o ato respectivo;
- Proceder à “conclusão ao magistradoâ€, especificando o tipo (sentenças, decisões ou despachos), sem necessidade de despacho para tal finalidade, pela importância desse dado para a estatÃstica deste Regional, e, ainda, com a cautela necessária, em face da impossibilidade de cancelamento da “conclusão†em relação à s sentenças, o que enseja, em caso de equÃvoco do servidor, a necessidade de o magistrado proceder à “conversão do julgamento em diligência†para que se possa realizar nova conclusão. Deve, ainda, ser selecionado o magistrado em tempo real, com a devida gravação no sistema, a fim de que seja contabilizado o prazo para prolação da decisão corretamente, e, no caso da sentença, tão logo encerrada a instrução. Em relação à s decisões de antecipação de tutela, também proceder à imediata conclusão com a especificação do magistrado, de modo a possibilitar o controle do prazo e garantir a veracidade dos dados estatÃsticos. No tocante aos embargos de declaração, havendo necessidade de intimar a parte contrária, proceder à conclusão para julgamento tão logo encerrado o prazo, também sem necessidade de despacho, por se tratar de ato ordinário da secretaria. Tratando-se de juiz substituto da reserva técnica, proceder à imediata conclusão no sistema, com informação de tal fato, por e-mail funcional, ao magistrado, inclusive porque possui acesso restrito à unidade na qual atua;
- Efetivar a conclusão para julgamento dos embargos de declaração ao magistrado que se encontrar em exercÃcio na Vara, quando aquele que prolatou a sentença embargada se encontrar afastado por mais de 30 dias, em conformidade com o art. 8.º, § 3.º, do Provimento n.º 03/2015 desta Corregedoria Regional;
- Continuar no cumprimento das diligências determinadas pelo Tribunal, em grau de recurso, em prazo razoável, bem assim proceder ao correto cadastramento das partes quando do envio dos recursos ao Tribunal, inclusive em relação ao recurso ordinário em rito sumarÃssimo, de modo a evitar equÃvoco quando da distribuição da classe processual na segunda instância;
- Registrar, no sistema PJE, o recolhimento das custas, emolumentos, contribuição previdenciária e imposto de renda. Após as orientações sobre a necessidade de tal anotação, o Setor de EstatÃstica do Tribunal constatou acréscimo considerável no registro de tais arrecadações, conforme quadro demonstrativo entre os meses de janeiro a março de 2016 e janeiro a março de 2017, numa variação de 115,94% no tocante à s custas processuais, de 498,05% em relação aos emolumentos, de 71,16% no pertinente à s contribuições previdenciárias, de 32,62% no que diz respeito ao imposto de renda, e de 283,18% quanto à s multas aplicadas pelos órgãos de fiscalização das relações de trabalho; e
- Persistir no estÃmulo, entre os servidores, de práticas de sustentabilidade, racionalização e consumo consciente de materiais e serviços de responsabilidade socioambiental, visando ao uso sustentável dos recursos naturais e dos bens públicos, bem como ao aperfeiçoamento contÃnuo da qualidade do gasto público realizado pelo Tribunal, a teor da Resolução n.º 201 do CNJ de 3/3/2015.
13. BOAS PRÃTICAS RELATADAS PELO JUÃZO:
Noticiou o Diretor de Secretaria que as boas práticas, relacionadas na ata de correição de 2016, continuam sendo desempenhadas nesta unidade judiciária, motivo pelo qual procede à sua renovação:
- Desnecessidade de agendamento para recebimento de alvarás;
- Concessão de força de alvará a decisões de antecipação de tutela e ao acordo judicial, para saque do FGTS e habilitação no seguro desemprego;
- Consulta sobre a condição da empresa demandada quanto à opção pelo Simples Nacional e, ainda, sobre o código da atividade econômica principal (CNAE), de modo a possibilitar a utilização correta do RAT (Risco Ambiental do Trabalho); e
- Disponibilização de sala para perÃcias, em conjunto com as demais Varas de Ipojuca, evitando o deslocamento do jurisdicionado ao Recife para tal finalidade.
14. SOLICITAÇÕES DO JUÃZO:
- Lotação de mais 1 (um) servidor na Vara, tendo em vista que, atualmente, conta com a lotação mÃnima de 11 (onze) servidores, o que dificulta seriamente o cumprimento dos prazos e a boa prestação jurisdicional, levando-se em consideração os afastamentos legais dos servidores (férias, licenças, etc.), e o grande volume de trabalho e de processos em tramitação, e, ainda, o acúmulo das atribuições relacionadas ao extinto setor de distribuição dos feitos;
- Retorno do segundo estagiário para, além de auxiliar a secretaria da Vara, possibilitar ao acadêmico o aprimoramento de seu aprendizado;
- Fornecer ao estagiário certificado digital, considerando que a grande parte dos processos tramita no ambiente virtual; e
- Disponibilizar persianas na sala de audiência, substituição do letreiro da Vara (com urgência) e modificação das portas com defeito na unidade.
Encerrados os trabalhos, a ExcelentÃssima Corregedora Regional, Desembargadora Dione Nunes Furtado da Silva, agradeceu a fraternal acolhida e a colaboração prestada pela ExcelentÃssima JuÃza Substituta Maria Carla Dourado de Brito Jurema, e pelos servidores da Vara, determinando que, lavrada e assinada, fosse disponibilizada esta ata na página da Corregedoria, no sÃtio deste Regional ( www.trt6.jus.br ), além de publicada, em sua Ãntegra, no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho – DEJT, entregando cópia à Unidade Judiciária sob correição (neste ato), Presidência do Egrégio Regional, Secretaria de Gestão de Pessoas, Secretaria Administrativa, e Secretaria de Tecnologia de Informação, para conhecimento e providências pertinentes. Firmam a presente ata a ExcelentÃssima Desembargadora Corregedora Regional e a Secretária da Corregedoria Regional.
DIONE NUNES FURTADO DA SILVA
Desembargadora Corregedora Regional
NOÊMIA MARIA GOMES DE OLIVEIRA
Secretária da Corregedoria Regional
Ata Correição 73 - 2017 de 7/12/2017