ATA DA CORREIÇÃO ORDINÃRIA REALIZADA NA 1.ª VARA DO TRABALHO DE IPOJUCA, EM 5 DE DEZEMBRO DE 2017.
Aos 5 (cinco) dias do mês de dezembro de 2017, à s 9 (nove) horas, compareceu à sede da 1.ª Vara do Trabalho de Ipojuca, situada na Rua Vereador Antônio Bonifácio, n.º 54, Centro, Ipojuca/PE, a ExcelentÃssima Desembargadora Corregedora Regional do TRT da 6.ª Região, Dr.ª Dione Nunes Furtado da Silva , acompanhada pelos servidores Noêmia Maria Gomes de Oliveira (Secretária da Corregedoria), Vânia Rodrigues de Santana Cunha (Assessora de Gabinete), Rosanna de Freitas Monteiro (Assistente de Gabinete), e Henrique Bezerra Valença (Assistente Secretário), para realizar a Correição Ordinária veiculada no Edital n.º 06/2017, disponibilizado no Diário Eletrônico do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região em 17/7/2017, e considerado publicado em 18/7/2017. Referido edital se encontrava devidamente afixado no átrio da Secretaria da referida unidade, possibilitando sua plena divulgação e visualização pelo público local.
Presentes, na ocasião, a ExcelentÃssima JuÃza Titular, Dra. Cristina Figueira Callou da Cruz Gonçalves, a Diretora de Secretaria, Bela. Rosilene Silva, e os demais servidores ali lotados: Juliano Henrique Pereira Barboza, Fernanda Macedo da Fonte, Nara de Moura Coelho, Christiane Barros Ferraz, Lucidalva Farias de Melo Barros, Maria Goreth Venâncio Cavalcante, Flávia Luciana Marques Valença, Rogério Barboza da Silva, SÃlvia Helena Cruz Farias, e Amanda Maria de Oliveira Belo, além dos estagiários de Direito Barbara Keila de Oliveira, e Ãtalo Danilo Rocha Silva. Ausentes o ExcelentÃssimo Juiz Substituto (Auxiliar) Dr. Evandro Euler Dias, e a servidora Ana LuÃza Cerqueira de Melo (licença médica).
Com base nos dados extraÃdos do SIAJ, PJe, e-Gestão e Sistema de Pessoal; nas informações consolidadas pela Seção de EstatÃstica; no exame dos procedimentos adotados na Secretaria da Vara e dos processos em tramitação, e, ainda, dos dados colhidos na inspeção judicial realizada no perÃodo de 9 a 13 de janeiro de 2017, a ExcelentÃssima Desembargadora Corregedora determinou o registro das informações e recomendações que seguem.
1. MAGISTRADOS:
JUIZ TITULAR/SUBSTITUTO |
PERÃODO DE ATUAÇÃO |
Cristina Figueira Callou da Cruz Gonçalves (Titular) |
Desde 1.º/2/2016 (Ato TRT GP n.º 026/2016) |
Evandro Euler Dias (Auxiliar) |
Desde 9/7/2012 (Portaria TRT GCR n.º 080/2012) |
2. QUADRO DE SERVIDORES:
NOME |
CARGO |
FUNÇÃO |
Rosilene Silva |
Técnica Judiciária |
Diretora de Secretaria |
Juliano Henrique Pereira Barboza |
Técnico Judiciário |
Assistente de Diretor |
Ana LuÃza Cerqueira de Melo |
Analista Judiciária |
Assistente de Juiz |
Fernanda Macedo da Fonte |
Técnica Judiciária |
Assistente de Juiz |
Nara de Moura Coelho |
Técnica Judiciária |
Calculista |
Christiane Barros Ferraz |
Requisitada |
Calculista |
Lucidalva Farias de Melo Barros |
Requisitada |
Secretária de Audiência |
Maria Goreth Venâncio Cavalcante |
Requisitada |
Secretária de Audiência |
Flávia Luciana Marques Valença |
Técnica Judiciária |
Assistente |
Rogério Barboza da Silva |
Técnico Judiciário |
Assistente |
SÃlvia Helena Cruz Farias |
Analista Judiciária |
Oficiala de Justiça |
Amanda Maria de Oliveira Belo |
Técnica Judiciária |
- |
3. Produtividade dos JuÃzes na Unidade:
3.1. Quantidade de Audiências, Sentenças, Conciliações e Incidentes por Juiz (a):
Atuação dos Magistrados na 1.ª VT de Ipojuca |
Audiências* |
Sentenças de mérito |
Conciliações |
Incidentes processuais |
Cristina Figueira Callou da Cruz Gonçalves |
1.064 |
283 |
121 |
131 |
Evandro Euler Dias |
1.237 |
238 |
167 |
110 |
Airam Clemente Torres de Araújo |
12 |
2 |
3 |
3 |
Carolina de Oliveira Pedrosa |
11 |
- |
2 |
4 |
Débora de Souza Silva Lima |
15 |
5 |
1 |
1 |
Eduardo Henrique Brennand Dornelas Câmara |
2 |
- |
- |
- |
Ilka Eliane de Souza Tavares |
- |
- |
- |
1 |
Juliana Gabriela Hita Neves |
90 |
39 |
8 |
9 |
Leandro Fernandez Teixeira |
10 |
6 |
- |
- |
Lucas de Araújo Cavalcanti |
93 |
24 |
9 |
3 |
Luis Guilherme Silva Robazzi |
18 |
3 |
6 |
- |
Paloma Daniele Borges dos Santos Costa |
59 |
2 |
7 |
6 |
PatrÃcia Franco Trajano |
- |
5 |
- |
1 |
Pedro Leo Bargetzi Filho |
1 |
4 |
- |
4 |
Tatyana de Siqueira Alves Pereira Rodrigues Rocha |
92 |
25 |
- |
- |
Total |
2.704 |
636 |
324 |
273 |
*Exceto audiências de julgamento.
Fontes: Relatórios extraÃdos do e-Gestão (Audiências realizadas, Solucionados por magistrado, e Incidentes processuais julgados por magistrado).
PerÃodo analisado: 1.º/11/2016 a 31/10/2017.
3.2. Prazo médio (em dias corridos) para julgamento de mérito na unidade, da conclusão até a prolação da sentença (apenas PJe):
Atuação dos Magistrados na 1.ª VT de Ipojuca |
Prazo* médio para julgamento de sentenças de mérito |
Cristina Figueira Callou da Cruz Gonçalves |
63 |
Evandro Euler Dias |
43 |
Airam Clemente Torres de Araújo |
95 |
Carolina de Oliveira Pedrosa |
3 |
Débora de Souza Silva Lima |
30 |
Juliana Gabriela Hita Neves |
54 |
Leandro Fernandez Teixeira |
0 |
Lucas de Araújo Cavalcanti |
55 |
Luis Guilherme Silva Robazzi |
0 |
Paloma Daniele Borges dos Santos Costa |
0 |
PatrÃcia Franco Trajano |
77 |
Pedro Leo Bargetzi Filho |
83 |
Tatyana de Siqueira Alves Pereira Rodrigues Rocha |
37 |
Prazo médio para julgar na unidade |
53 |
*Apuração leva em conta somente processos eletrônicos e não deduz os perÃodos de afastamento dos magistrados, tais como férias, licenças, cursos e outros, em face da falta de integração entre os sistemas de pessoal e judicial.
Fontes: Relatório extraÃdo do e-Gestão (Prazos Médios, em dias, da conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado - PJe).
PerÃodo analisado: 1.º/11/2016 a 31/10/2017.
3.3. Sentenças de mérito (conhecimento) pendentes de julgamento:
Magistrados com sentenças pendentes na 1.ª VT de Ipojuca |
No prazo |
Prazo vencido |
Total |
Cristina Figueira Callou da Cruz Gonçalves |
36 |
44 |
80 |
Evandro Euller Dias |
17 |
35 |
52 |
Carolina de Oliveira Pedrosa |
3 |
- |
3 |
Paloma Daniele Borges dos Santos Costa |
- |
7 |
7 |
Total de sentenças pendentes na Vara |
56 |
86 |
142 |
Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade da magistrada Cristina Figueira Callou da Cruz Gonçalves: 0000027-43.2016.5.06.0191, 0000528-94.2016.5.06.0191, 0000447-48.2016.5.06.0191, 0000755-21.2015.5.06.0191, 0000410-26.2013.5.06.0191, 0001519-41.2014.5.06.0191, 0000946-32.2016.5.06.0191, 0001358-94.2015.5.06.0191, 0000072-47.2016.5.06.0191, 0000054-26.2016.5.06.0191, 0001009-91.2015.5.06.0191, 0001007-24.2015.5.06.0191, 0000449-81.2017.5.06.0191, 0001583-51.2014.5.06.0191, 0000137-42.2016.5.06.0191, 0000314-69.2017.5.06.0191, 0000138-27.2016.5.06.0191, 0000614-02.2015.5.06.0191, 0000945-18.2014.5.06.0191, 0000348-78.2016.5.06.0191, 0001597-98.2015.5.06.0191, 0000670-69.2014.5.06.0191, 0000502-62.2017.5.06.0191, 0000439-08.2015.5.06.0191, 0000533-53.2015.5.06.0191, 0000492-52.2016.5.06.0191, 0000523-72.2016.5.06.0191, 0000524-57.2016.5.06.0191, 0000162-55.2016.5.06.0191, 0000163-40.2016.5.06.0191, 0001315-26.2016.5.06.0191, 0000698-37.2014.5.06.0191, 0000672-68.2016.5.06.0191, 0000182-46.2016.5.06.0191, 0000189-38.2016.5.06.0191, 0000190-23.2016.5.06.0191, 0001416-97.2015.5.06.0191, 0000598-14.2016.5.06.0191, 0000215-36.2016.5.06.0191, 0000696-33.2015.5.06.0191, 0000609-14.2014.5.06.0191, 0000281-16.2016.5.06.0191,0001263-69.2012.5.06.0191 e 0001394-44.2012.5.06.0191.
Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade do magistrado Evandro Euller Dias: 0001094-48.2013.5.06.0191, 0000565-92.2014.5.06.0191, 0001541-65.2015.5.06.0191, 0000719-76.2015.5.06.0191, 0000717-72.2016.5.06.0191, 0000881-71.2015.5.06.0191, 0000075-65.2017.5.06.0191, 0000529-79.2016.5.06.0191, 0001107-76.2015.5.06.0191, 0001106-28.2014.5.06.0191, 0001110-31.2015.5.06.0191, 0000340-04.2016.5.06.0191, 0000927-60.2015.5.06.0191, 0000568-81.2013.5.06.0191, 0001310-04.2016.5.06.0191, 0000179-51.2017.5.06.0193, 0001337-21.2015.5.06.0191, 0000972-64.2015.5.06.0191, 0000564-44.2013.5.06.0191, 0000746-59.2015.5.06.0191, 0000191-76.2014.5.06.0191, 0000104-52.2016.5.06.0191, 0000489-34.2015.5.06.0191, 0000135-72.2016.5.06.0191, 0000227-50.2016.5.06.0191, 0000689-41.2015.5.06.0191, 0000243-04.2016.5.06.0191, 0001345-95.2015.5.06.0191, 0001295-69.2015.5.06.0191, 0000256-03.2016.5.06.0191, 0000940-30.2013.5.06.0191, 0000273-39.2016.5.06.0191, 0000278-61.2016.5.06.0191, 0001079-45.2014.5.06.0191 e 0000157-72.2012.5.06.0191.
Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade da magistrada Paloma Daniele Borges dos Santos Costa: 0000673-87.2015.5.06.0191, 0000191-08.2016.5.06.0191, 0001338-06.2015.5.06.0191, 0001015-98.2015.5.06.0191, 0000143-83.2015.5.06.0191, 0001439-77.2014.5.06.0191 e 0000006-04.2015.5.06.0191.
Fontes: Dados extraÃdos de “Relatório de decisões em aberto/proferidas†e PJe, em 5/12/2017, à s 8h55.
3.4. Incidentes processuais pendentes de julgamento:
Magistrados com Incidentes Processuais pendentes na 1.ª VT de Ipojuca |
No prazo |
Prazo vencido |
Total |
------------------------------------* |
6 |
- |
6 |
Total de incidentes pendentes na Vara |
6 |
- |
6 |
*Incidentes sem vinculação a magistrado: 0000109-40.2017.5.06.0191, 0000089-20.2015.5.06.0191, 0001007-58.2014.5.06.0191, 0000213-03.2015.5.06.0191 0000153-98.2013.5.06.0191 e 0001420-08.2013.5.06.0191.
Fontes: Dados coletados na Secretaria da Vara e no PJe, em 5/12/2017, Ã s 10h45.
3. 5. Produtividade da Vara:
Unidade Judiciária |
Quantidades |
Prazo médio para julgamento (PJe) | ||
Sentenças de mérito |
Incidentes processuais |
Conciliações | ||
1.ª VT de Ipojuca |
636 |
273 |
324 |
53 |
Fontes: Relatórios extraÃdos do e-Gestão: Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado; Prazos Médios (em dias) da Conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe).
PerÃodo analisado: 1.º/11/2016 a 31/10/2017.
3.6. Percentuais de produtividade da JuÃza Titular e do Juiz Substituto no perÃodo de setembro de 2016 a agosto de 2017:
- JuÃza Cristina Figueira Callou da Cruz Gonçalves*
Mês |
SET./16 |
OUT./16 |
NOV./16 |
DEZ./16 |
JAN./17 |
FEV./17 |
MARÇO/17 |
Sentenças |
100,00% |
117,50% |
95,65% |
58,62% |
800,00% |
2.000,00% |
433,33% |
Conciliados |
47,50% |
10,00% |
43,48% |
55,17% |
-- |
-- |
50,00% |
Mês |
ABRIL/17 |
MAIO/17 |
JUNHO/17 |
JULHO/17 |
AGOSTO/17 |
Sentenças |
110,20% |
200,00% |
147,83% |
120,93% |
93,18% |
Conciliados |
22,45% |
17,65% |
28,26% |
32,56% |
50,00% |
*A JuÃza Titular usufruiu férias de 23/1/2017 a 21/2/2017, 6/3/2017 a 4/4/2017, compensação em 22 a 23/2/2017, e 2 a 3/3/2017, e, ainda, afastou-se, por licença médica, de 5/5/2017 a 3/6/2017.
- Juiz Evandro Euler Dias*
Mês |
SET./16 |
OUT./16 |
NOV./16 |
DEZ./16 |
JAN./17 |
FEV./17 |
MARÇO/17 |
Sentenças |
147,06% |
185,71% |
162,50% |
122,73% |
226,67% |
114,29% |
197,67% |
Conciliados |
52,94% |
-- |
87,50% |
104,55% |
40,00% |
65,31% |
39,53% |
Mês |
ABRIL/17 |
MAIO/17 |
JUNHO/17 |
JULHO/17 |
AGOSTO/17 |
Sentenças |
200,00% |
700,00% |
169,23% |
100,00% |
87,50% |
Conciliados |
33,33% |
-- |
64,10% |
42,55% |
47,92% |
*O Juiz Substituto usufruiu férias de 15/9/2016 a 14/10/2016 e 2 a 31/5/2017, bem assim se afastou para participar de curso de 17 a 21/10/2016, e, ainda, por licença médica, de 1.º a 4/8/2017;
4. AUDIÊNCIAS (REALIZADAS E DESIGNADAS):
4.1. Prazos médios, em dias corridos, até a realização das audiências (a partir do ajuizamento):
Unidade Judiciária |
Inicial |
Instrução |
Decisão | |||
SumarÃssimo |
Ordinário |
SumarÃssimo |
Ordinário |
SumarÃssimo |
Ordinário | |
1.ª VT de Ipojuca |
151 |
184 |
246 |
605 |
246 |
635 |
Fonte: Dados extraÃdos do e-Gestão (Prazos médios – fase de conhecimento).
PerÃodo analisado: 1.º/11/2016 a 31/10/2017.
4.2. Tempo de espera do jurisdicionado (em dias corridos) para designação de audiências, a contar de 28/11/2017:
Unidade Judiciária |
Inicial |
Instrução | ||||
SumarÃssimo |
Ordinário | |||||
2016 |
2017 |
2016 |
2017 |
2016 |
2017 | |
1.ª VT de Ipojuca |
134 |
94 |
201 |
98 |
428 |
582 |
Fontes: Informações extraÃdas do PJe e da Ata de Correição realizada em 2016.
4.3. Quantidade de processos em pauta de audiências por semana (média):
Unidade Judiciária |
Dias de audiências por semana |
Total de audiências | |||
SumarÃssimos |
Iniciais |
Instruções |
Razões Finais | ||
1.ª VT de Ipojuca |
5 dias (segundas às sextas-feiras) |
7 a 15 |
26 a 30 |
15 a 20 |
10 |
Fontes: Informações extraÃdas do PJe, em 28/11/2017, relativas aos seguintes perÃodos: 14/8/2017 a 18/8/2017; 18/9/2017 a 22/9/2017; 23/10/2017 a 27/10/2017; e 4/12/2017 a 8/12/2017; e informações prestadas pelo Diretor de Secretaria da Vara.
4.4. Assiduidade dos magistrados:
Segundo informações prestadas pela Diretora de Secretaria, a JuÃza Titular, Cristina Figueira Callou da Cruz Gonçalves, e o Juiz Auxiliar, Evandro Euler Dias, presidem de 2 a 3 sessões de audiência por semana, alternadamente. Em regra, comparecem à Unidade nesses dias, podendo atuar em outros, caso necessário, possibilitando, assim, a presença diária e contÃnua de autoridade judiciária no Fórum.
5. MOVIMENTAÇÃO PROCESSUAL:
5.1. Quantidade de ações trabalhistas ajuizadas na unidade - FÃsicos e PJe:
Unidade Judiciária |
2015 |
2016 |
2017 (até 27/11/2017) |
1.ª VT de Ipojuca |
1.571 |
1.375 |
860 |
Fontes: Consolidação da EstatÃstica; e-Gestão (Fase de Conhecimento – Casos Novos por Distribuição e RedistribuÃdos); e PJe.
5.2. Processos remanescentes (congestionamento):
Unidade Judiciária |
SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2016 |
SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2017 | ||||
Pendentes de julgamento* |
Processos demais fases |
Total |
Pendentes de julgamento* |
Processos demais fases |
Total | |
1.ª VT de Ipojuca |
76 |
5.975 |
6.051 |
155 |
6.399 |
6.554 |
*Pendentes de julgamento: Processos com instrução encerrada, aguardando prolação de sentença.
Fontes: Consolidação da EstatÃstica, Relatórios Gerenciais, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Processos Pendentes de Solução), e PJe.
5.3. Quantidade de processos em tramitação:
Unidade Judiciária |
Processos em tramitação em 22/11/2017 | |
FÃsicos |
PJe | |
1.ª VT de Ipojuca |
2.319 |
3.888 |
Fonte: Relatório Gerencial (Processos em tramitação na Vara) e PJe-JT.
5.4. Quantidade de processos nas principais fases processuais ( pendentes de solução ):
Unidade Judiciária |
Conhecimento (até a prolação da sentença) |
Liquidação |
Execução |
1.ª VT de Ipojuca |
1.747 |
240 |
958 |
Fonte : e-Gestão.
PerÃodo analisado: 1.º/10/2017 a 31/10/2017.
5.5. Prazos médios (em dias corridos) nas principais fases processuais:
Unidade Judiciária |
Conhecimento (até a prolação da sentença) |
Liquidação |
Execução |
1.ª VT de Ipojuca |
548 |
176 |
859 |
Fonte: e-Gestão.
PerÃodo analisado: 1.º/11/2016 a 31/10/2017.
6. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS ELETRÔNICOS EM 23/11/2017:
Agrupadores:
Tarefa |
Quantidade |
Processos com pagamentos |
30 |
Processos com pedido de sigilo nos documentos não apreciado |
200 |
Processos com pedido liminar ou de antecipação de tutela não apreciado |
9 |
Processos com Petições Avulsas |
108 |
Processos com Habilitações nos Autos Não Lidas |
1074* |
Processos com petições não apreciadas |
1392* |
Mandados devolvidos pelo Oficial de Justiça |
4 |
Processos aguardando encaminhamento do secretário de audiência (atas assinadas) |
35 |
*A Diretora de Secretaria informou que, nesta data, constam 19 (dezenove) processos com habilitações nos autos não lidas, e 6 (seis) com petições não apreciadas.
Fase de Conhecimento:
Tarefa |
Quantidade |
Data |
Processo |
Aguardando apreciação pela instância superior |
233 |
20/05/2015 |
|
Aguardando audiência |
1190 |
27/07/2015 |
|
Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos |
106 |
21/10/2016 |
|
Aguardando final do sobrestamento |
9 |
09/09/2016 |
|
Aguardando laudo pericial |
113 |
10/10/2017 |
|
Aguardando término dos prazos |
102 |
02/03/2017 |
|
Analisar Decisão |
3 |
23/11/2017 |
|
Analisar Despacho |
6 |
11/10/2017 |
|
Analisar dependências |
3 |
10/10/2017 |
|
Analisar expediente da secretaria |
3 |
21/11/2017 |
|
Análise da carta |
1 |
30/10/2017 |
|
Análise das PerÃcias |
8 |
23/09/2016 |
|
Análise do Conhecimento |
343 |
20/02/2017 |
|
Apreciar dependência |
7 |
18/10/2017 |
|
Cancelar expediente |
1 |
17/11/2017 |
|
Concluso ao magistrado* 8 |
81 |
15/09/2017 |
|
Controle de Sobrestamento-Suspensão |
7 |
13/11/2014 |
|
Controle de pericia |
11 |
04/09/2017 |
|
Cumprimento de providências* 11 |
11 |
24/04/2017 |
|
(Subpasta) Bacen - 1ª tentativa |
1 |
10/11/2017 |
0 001198-35.2016.5.06.0191 * 13 |
(Subpasta) Expedir Alvará |
1 |
21/11/2017 |
|
Designar perÃcia |
10 |
16/02/2017 |
|
Encaminhar Carta |
1 |
20/09/2017 |
|
Imprimir Correspondência |
16 |
05/06/2017 |
|
Intimações automáticas com pendências - Con |
5 |
09/06/2017 |
|
Minutar expediente da secretaria |
1 |
07/11/2017 |
|
Minutar sentença |
147 |
21/11/2016 |
|
Operações de perÃcia |
2 |
05/09/2017 |
|
Prazos vencidos |
169 |
28/03/2017 |
|
Preparar comunicação |
34 |
21/10/2016 |
|
Publicar DJE |
10 |
09/11/2017 |
|
Publicar DJe - Con |
32 |
30/10/2017 |
|
Recebimento de instância superior |
3 |
25/11/2016 |
|
Remeter ao 2o Grau |
9 |
31/03/2017 |
|
Triagem Inicial |
22 |
21/09/2017 |
|
Triagem Inicial - Parte com procuradoria |
3 |
02/11/2017 |
|
Triagem Inicial - Parte sem CPF ou CNPJ |
2 |
10/11/2017 |
|
Triagem Inicial - Trabalho infantil ou idoso |
1 |
10/11/2017 |
|
OBSERVAÇÕES | |||
*¹ A cordo homologado, com última parcela vencida desde 17/2/2016. *² Última parcela do acordo com vencimento em 5/10/2018. *³ Conexão com a RT 1240-15/2015.0191, com audiência de instrução designada para 17/10/2018. * 4 Certidão de solicitação ao perito para entrega de laudo pericial, com audiência designada para 30/1/2018. * 5 Pendente de conclusão ao magistrado. * 6 Aguardando realização de perÃcia, com audiência de instrução designada para 1.º/2/2018. * 7 Para cumprimento de diligência, nos termos do despacho de Id. 7db4002. * 8 Processos sem conclusão nominal a magistrado. * 9 Execução dos atos processuais nos autos do processo n.º 0000345-31.2013.5.06.0191 (“paiâ€). * 10 Certidão de intimação ao perito para esclarecimentos periciais, com audiência de instrução designada para 27/2/2018. * 11 Inexistem processos na subpasta “JUCEPEâ€, bem como nas demais subpastas relativas à realização de cálculos. * 12 Instrução reunida, com data de encerramento nos autos da RT 00135020.2015.5.06.0191. * 13 Recibo de Protocolo de Bloqueio de Valores (Convênio BACENJUD) * 14 Aguardando realização de perÃcia, com audiência de instrução designada para 29/6/2018. * 15 Certidão de remessa de CPI à VT de Caxambú - MG (TRT 3) como último ato de secretaria, com petição nos autos desde 9/10/2017. * 16 Processo sobrestado (Id. 7d68e1d),conforme decisão exarada no julgamento dos embargos de declaração no RE 589998. * 17 Encontra na subpasta “Expedir Alvaráâ€. * 18 Intimar perito para prestar os esclarecimentos suscitados pela ré (Id. cdd213f), com encerramento da instrução designada para 15/8/2018. * 19 Aguardando audiência de instrução designada para 15/10/2018. * 20 Pendente expedição de CPI, com audiência para encerramento da instrução designada para 13/03/2018. * 21 Apto para remessa ao TRT na data indicada, havendo, ainda, nova determinação de remessa, em 1.º/1/2017, por ocasião da inspeção. * 22 Emitida certidão quanto à dificuldade de remessa dos autos ao TRT somente em 9/11/2017. |
Fase de Liquidação:
Tarefa |
Quantidade |
Data |
Processo |
Aguardando Cumprimento de Providência – Liq*¹ |
138 |
26/06/2017 |
|
Aguardando cálculo – Contadoria |
1 |
19/10/2017 |
|
Aguardando laudo pericial |
28 |
14/06/2017 |
|
Aguardando término dos prazos |
13 |
19/10/2017 |
|
Analisar Despacho – Liq |
1 |
23/11/2017 |
|
Análise de Liquidação |
133 |
06/02/2017 |
|
Concluso ao magistrado – Liq* 4 |
10 |
17/10/2017 |
|
Cumprimento de providências* 5 |
1 |
19/10/2017 |
|
Designar perÃcia |
3 |
31/08/2017 |
|
Imprimir Correspondência |
1 |
22/11/2017 |
|
Intimações automáticas com pendências – Liq |
3 |
21/11/2017 |
|
Minutar Decisão - Liq |
1 |
23/11/2017 |
0001551-46.2014.5.06.0191 |
Minutar expediente da secretaria* 7 |
3 |
04/09/2017 |
|
Prazos vencidos |
13 |
24/01/2017 |
|
Preparar comunicação |
5 |
27/08/2016 |
|
Publicar DJE |
2 |
10/11/2017 |
|
Publicar DJe – Liq |
5 |
22/11/2017 |
|
OBSERVAÇÕES | |||
*¹ Todos os processos se encontram na subpasta “Setor de Cálculos – Liquidaçãoâ€. *² Laudo pericial contábil juntado desde 4/10/2017. *³ Laudo pericial contábil juntado desde 13/2/2017. * 4 Processos sem conclusão nominal ao magistrado. * 5 Inexistem processos na subpasta “JUCEPE†e “Bacen - 1ª tentativa†, bem como nas demais pertinentes à realização de cálculos. * 6 Laudo pericial contábil juntado desde 22/11/2017. * 7 Inexistem processos nas subpastas “Expedir Alvará†e “Expedir OfÃcioâ€. * 8 Para expedir CHC (Certidão para Habilitação do Crédito). * 9 Para iniciar a liquidação (cálculos), com petição nos autos desde 7/6/2017. * 10 Para reiterar notificação ao autor em seu endereço residencial, e concomitante liquidar o feito. |
Fase de Execução:
Tarefa |
Quantidade |
Data |
Processo |
Aguardando Cumprimento de Providência - Exec |
1 |
27/10/2016 |
0091700-35.2007.5.06.0191*¹ |
Aguardando apreciação pela instância superior |
4 |
03/04/2017 |
0000956-13.2015.5.06.0191 |
Aguardando atualização de cálculo |
3 |
28/08/2017 |
0000851-07.2013.5.06.0191 |
Aguardando audiência - Exec |
2 |
26/10/2017 |
0001065-95.2013.5.06.0191 |
Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos |
7 |
18/07/2017 |
0000132-54.2015.5.06.0191 |
Aguardando cálculo - Contadoria |
1 |
27/10/2017 |
0000989-66.2016.5.06.0191 |
Aguardando final do sobrestamento |
3 |
15/08/2016 |
0001590-82.2010.5.06.0191*² |
Aguardando laudo pericial |
2 |
02/11/2017 |
0000410-21.2016.5.06.0191 |
Aguardando término dos prazos |
66 |
25/03/2017 |
0001277-19.2013.5.06.0191*³ |
Analisar Despacho - Exec |
4 |
21/11/2017 |
0001164-31.2014.5.06.0191 |
Analisar expediente da secretaria |
2 |
21/11/2017 |
0001311-91.2013.5.06.0191 |
Análise da carta |
1 |
21/11/2017 |
0001008-03.2015.5.06.0193 |
Análise de Execução |
368 |
13/12/2016 |
0001391-55.2013.5.06.0191* 4 |
Concluso ao magistrado – Exec* 5 |
105 |
05/09/2017 |
0000877-34.2015.5.06.0191 |
Cumprimento de providências* 6 |
33 |
09/05/2017 |
0001364-72.2013.5.06.0191* 7 |
(Subpasta) BACEN |
3 |
13/07/2017 |
0000101-68.2014.5.06.0191 |
(Subpasta) Bacen - 1ª tentativa |
1 |
28/08/2017 |
0001189-78.2013.5.06.0191 |
(Subpasta) Contadoria - Atualização |
4 |
30/08/2017 |
0000239-40.2011.5.06.0191 |
(Subpasta) Contadoria - Informações Para Embargos |
8 |
06/07/2017 |
0000426-77.2013.5.06.0191 |
(Subpasta) Designar Audiência |
1 |
09/11/2017 |
0000463-70.2014.5.06.0191 |
(Subpasta) Expedir Alvará |
1 |
19/11/2017 |
0000040-76.2015.5.06.0191 |
Designar ou cancelar leilão ou praça |
1 |
24/08/2017 |
0001857-20.2011.5.06.0191* 8 |
Imprimir Correspondência |
1 |
26/09/2017 |
0001232-78.2014.5.06.0191 |
InfoJud |
85 |
23/03/2017 |
0000384-91.2014.5.06.0191 |
Intimações automáticas com pendências - Exec |
1 |
22/11/2017 |
0000360-63.2014.5.06.0191 |
Minutar expediente da secretaria |
22 |
11/05/2017 |
0000601-08.2012.5.06.0191* 9 |
(Subpasta) Certidão de Habilitação de Crédito |
2 |
09/11/2017 |
0000927-31.2013.5.06.0191 |
(Subpasta) Expedir Alvará |
13 |
18/10/2017 |
0001216-95.2012.5.06.0191 |
Prazos vencidos |
40 |
01/08/2017 |
0010008-38.2012.5.06.0191* 10 |
Preparar comunicação |
29 |
14/12/2016 |
0001131-75.2013.5.06.0191* 11 |
Publicar DJE |
1 |
13/11/2017 |
0000398-46.2012.5.06.0191 |
Publicar DJe - Exec |
62 |
27/10/2017 |
0000884-60.2014.5.06.0191 |
Registrar pagamentos ou despesas processuais |
2 |
18/10/2017 |
0001352-24.2014.5.06.0191 |
Remeter ao 2º Grau |
1 |
16/10/2017 |
0001232-15.2013.5.06.0191 |
RenaJud |
51 |
12/09/2017 |
0000680-79.2015.5.06.0191 |
OBSERVAÇÕES | |||
*¹ Pendente de restrição sobre o veÃculo automotor, e expedição de mandado de penhora. *² Para emitir Certidão de Habilitação do Crédito no juÃzo universal da falência. * 3 Execução suspensa por 12 meses, nos termos do despacho de Id. c4af506. * 4 Pendente de certificação para fins de arquivamento. * 5 Processos sem conclusão nominal a magistrado. * 6 Inexistem processos nas subpastas , “Contadoria - Cumprimento de Determinação de Audiência/Despachoâ€, “Contadoria - Retificação dos Cálculosâ€, “Desmarcar audiência†e “Intimar testemunhas†. * 7 Encontra-se na subpasta “Jucepe†. * 8 Despacho para marcar hasta pública. * 9 Encontra-se na subpasta “Expedir OfÃcioâ€. * 10 Pendente de certificação para fins de arquivamento. * 11 Para cumprir diligência, conforme despacho de Id. 71bf2eb. |
7. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS FÃSICOS EM 5/12/2017
NATUREZA |
QUANTIDADE |
DATA MAIS ANTIGA |
PROCESSO | |
Cargas |
Advogados |
12 |
19/9/2017 |
0001013-36.2012.5.06.0191 |
Perito |
06 |
27/1/2017 |
0000792-53.2012.5.06.0191 *1 | |
Terceiros |
01 |
24/11/2017 |
0002841-04.2011.5.06.0191 | |
Petições a juntar aos autos |
27 |
13/11/2017 |
0000673-92.2012.5.06.0191 | |
Processos conclusos para despacho |
06 |
1.º/12/2017 |
0001345-37.2011.5.06.0191 | |
Consultas convênios a realizar (BACEN/JUCEPE/INFOJUD/DETRAN) |
06 |
7/7/2017 |
0067600-79.2008.5.06.0191 | |
Praças a marcar |
-- |
-- |
-- | |
Processos no setor de cálculos |
17 |
20/6/2017 |
0002400-14.1997.5.06.0191 | |
Processos para serem remetidos ao TRT |
01 |
30/11/2017 |
0002123-07.2011.5.06.0191 |
*1 Despacho determinando a notificação para devolução dos autos em 17/10/2017.
*Em relação às certidões/diligências, a mais antiga data de 9/3/2016 (processo n.º 0001117-28.2012.5.06.0191).
*No tocante aos alvarás, o mais antigo data de 10/1/2017 (processo n.º 0001193-52.2012.5.06.0191).
*Quanto aos mandados, o mais antigo data de 7/11/2017 (processo n.º 0067900-46.2005.5.06.0191).
*No pertinente aos ofÃcios, o mais antigo data de 5/5/2016 (processo n.º 0001256-14.2011.5.06.0191).
*No que diz respeito às praças a realizar, não existem pendências.
*Em relação às notificações, a mais antiga data de 12/1/2017 (processo n.º 0001113-25.2011.5.06.0191).
*Quanto aos processos digitalizados (CLE), verificou-se a conversão de 225 (duzentos e vinte e cinco) feitos, sendo 28 (vinte e oito) em 2015, 94 (noventa e quatro) em 2016 e 103 (cento e três) em 2017.
Fonte: Informações colhidas na Secretaria da Vara do Trabalho e no SIAJ.
8. METAS FIXADAS PELO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA:
Em conformidade com os dados fornecidos pelo Núcleo de EstatÃstica e Pesquisa do Egrégio Regional, eis os resultados das Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ para o ano de 2016 :
Meta 1 CNJ - 2016 : – Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuÃdos no ano corrente.
Unidades Judiciárias |
Recebidos |
Resolvidos |
Resultado |
1.ª VT de Ipojuca |
1.314 |
1.309 |
99,62% |
Total da 6ª Região |
107.816 |
111.793 |
103,69% |
Meta 2 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, pelo menos, 90% dos processos distribuÃdos até 31/12/2014.
Unidade Judiciária |
DistribuÃdos em 2014 |
DistribuÃdos em 2014 e julgados até 31/12/16 |
Pendentes de julga- mento até 31/12/16 |
Resultado |
1.ª VT de Ipojuca |
1.676 |
1.412 |
264 |
94% |
Total da 6ª Região |
62.261 |
59.947 |
2.314 |
107% |
Meta 3 CNJ - 2016 : – Aumentar o Ãndice de conciliação na fase de conhecimento, em relação à média do biênio 2013/2014, em 2 pontos percentuais.
Unidade Judiciária |
Solucionados |
Conciliados |
Média biênio (2013/2014) |
Resultado |
1.ª VT de Ipojuca |
1.309 |
371 |
28,94% |
28,34% |
Total da 6ª Região |
111.793 |
44.400 |
40,83% |
39,72 % |
Meta 4 CNJ - 2016 : – Dar prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, não se destinando portanto à esta Justiça Especializada.
Meta 5 CNJ - 2016 : – B aixar em 2016, quantidade maior de processos de execução do que o total de casos novos de execução no ano corrente.
Unidade Judiciária |
Casos novos de execução |
Baixados |
Entraram na meta |
SaÃram da meta |
Resultado |
1.ª VT de Ipojuca |
491 |
225 |
0 |
0 |
45,82% |
Total da 6ª Região |
38.526 |
37.091 |
0 |
0 |
96,50% |
Meta 6 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, as ações coletivas distribuÃdas, até 31.12.2013 no 1.º grau e até 31.12.2014, no 2.º grau.
A 1.ª Vara do Trabalho de Ipojuca não contava com ação coletiva ainda em tramitação em 31/12/2016, de acordo com o Relatório fornecido pelo Setor de EstatÃstica deste Tribunal.
Meta 7 CNJ - 2016 : – Identificar e reduzir em 2% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior.
Unidade Judiciária |
Pendentes em 31/12/15 |
Quantidades de Processos dos dez maiores litigantes distribuÃdos na instância no mês de referência |
Quantidades de Processos dos dez maiores litigantes julgados na ins- tância no mês de referência |
Pendentes em 31/12/16 |
Resultado |
1.ª VT de Ipojuca |
40 |
12 |
21 |
31 |
126,45% |
Total da 6ª Região |
8.284 |
7.949 |
9.373 |
6.860 |
118,34% |
O Conselho Nacional de Justiça divulgou no final do 10.º Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em BrasÃlia, as metas nacionais para 2017, quais sejam:
Meta 1 - Os tribunais mantiveram o compromisso de julgar, ao longo de 2017, mais processos do que os novos que chegarem aos tribunais (Meta 1). Assim como em 2016, o compromisso deverá ser cumprido por tribunais de todos os segmentos de Justiça.
Meta 2 - O compromisso com o julgamento dos processos mais antigos, alvo da Meta 2, foi renovado para 2017 e deverá ser cumprido por tribunais de todos os ramos do Judiciário. O detalhamento desta e das outras metas definidas, com percentuais e perÃodos de distribuição dos processos que deverão ser julgados, estarão num glossário que será divulgado futuramente pelo CNJ.
Meta 3 - A Justiça Federal e a Justiça do Trabalho também renovaram o compromisso com a Meta 3, que busca aumentar o número de casos solucionados por meio da conciliação, em relação a perÃodos anteriores.Â
Meta 4 - Fixada pela primeira vez em 2013, a Meta 4, que dá prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, deverá ser cumprida novamente em 2017 pela Justiça Estadual, pela Justiça Federal, pela Justiça Militar da União e dos Estados e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).Â
Meta 5 - Impulso aos processos de execução, que será perseguida no ano que vem pelos tribunais da Justiça Estadual, Federal e do Trabalho.
Meta 6 - P rioriza o julgamento de ações coletivas, que impactam na vida de um grupo maior de pessoas.Â
Meta 7 – Prioriza o julgamento de processos dos maiores litigantes e dos recursos repetitivos, tem por objetivo enfrentar demandas de massa que chegam ao Judiciário.
Meta 8 – Destinada a ações de fortalecimento da rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres, uma das prioridades da atual gestão do CNJ.
9. ITENS DE EXAME E REGISTRO OBRIGATÓRIOS (Art. 26 da Consolidação dos Provimentos da CGJT):
Com base nos autos e sistemas analisados, verificou-se que o JuÃzo:
- registra no sistema informatizado os atos processuais relevantes;
- não emite pronunciamento explÃcito acerca da admissibilidade dos recursos, pois, ao citar os pressupostos processuais, omite informação sobre as folhas onde se encontram as peças ou documentos (ou ID, quando PJe-JT) referentes aos recursos interpostos, a exemplo do constatado nos processos n.ºs 0000935-37.2015.5.06.0191, 0000219-10.2015.5.06.0191 e 0000613-51.2014.5.06.0191 ;
- ordena, de ofÃcio, a imediata liberação do depósito recursal, nos casos em que, após a liquidação, seja apurado crédito de valor inequivocamente superior ao depositado, como verificado nos processos n.ºs 0001375-67.2014.5.06.0191, 0001060-39.2014.5.06.0191 e 0000770-58.2013.5.06.0191;
- exaure as iniciativas do juÃzo objetivando tornar exitosa a execução, porém, além de ter deixado de emitir a Certidão de Arquivamento Provisório (prevista no art. 77 da Consolidação dos Provimentos), constatou-se ausência de juntada das cópias da decisão exequenda e da decisão homologatória da conta de liquidação, relativas à emissão da Certidão de Crédito Trabalhista, em contrariedade ao artigo 88 da citada norma, conforme verificado nos processos n.ºs 0000648-50.2010.5.06.0191 e 0000429-66.2012.5.06.0191;
- faz uso regular das ferramentas eletrônicas: Bacenjud, Detran, Renajud, Jucepe, Infojud e Serpro, consoante observado nos processos n.ºs. 0000790-44.2016.5.06.0191, 0001340-15.2011.5.06.0191, 0001060-39.2014.5.06.0191, 0001535-63.2012.5.06.0191, 0000003-83.2014.5.06.0191, 0000695-53.2012.5.06.0191, 0000521-10.2013.5.06.0191, 0000541-98.2013.5.06.0191, 0000501-53.2012.5.06.0191. De acordo com o Relatório sobre Ordens Judiciais, foram realizados, no perÃodo de janeiro de 2016 a novembro de 2017, 1.150 (um mil cento e cinquenta) bloqueios, 1.046 (um mil e quarenta e seis) desbloqueios e 280 (duzentas e oitenta) transferências. No mês de novembro de 2017, constavam 56 (cinquenta e seis) bloqueios pendentes de providência;
- determina a citação dos sócios, nos casos de desconsideração da personalidade jurÃdica da empresa executada, com a devida inclusão dos seus nomes no sistema, no polo passivo da demanda, conforme visto nos processos n.ºs 0000875-35.2013.5.06.0191 e 0000473-51.2013.5.06.0191; e
- inclui, em pauta, processos para tentativa de conciliação na fase de execução em uma média mensal de 10 (dez), e, ainda, quando solicitado pelas partes ou na Semana Nacional de Conciliação .
Quanto aos demais aspectos (assiduidade dos magistrados, pauta de audiências e principais prazos) encontram-se registrados nos itens 4 e 5.
10. OBSERVAÇÕES/PENDÊNCIAS REFERENTES À SECRETARIA:
- Na análise, por amostragem, nas carteiras que integram a Secretaria da Vara e do quadro do item 7, verificou-se razoável organização e cumprimento das normas procedimentais a serem seguidas pelas unidades judiciárias de primeira instância, merecendo maior controle no tocante à s seguintes tarefas: a) certidões/diligências, com pendência desde 9/3/2016 (processo n.º 0001117-28.2012.5.06.0191); b) expedição de alvarás, com pendência desde 10/1/2017 (processo n.º 0001193-52.2012.5.06.0191); c) mandado, com pendência desde 7/11/2017 (processo n.º 0067900-46.2005.5.06.0191); d) ofÃcios, com pendência desde 5/5/2016 (processo n.º 0001256-14.2011.5.06.0191); e e) expedição de notificações, com pendência desde 12/1/2017 (processo n.º 0001113-25.2011.5.06.0191). Quanto aos processos digitais, constatou-se também situação razoável, conforme quadros do item 6 elaborados no dia 23/11/2017, entretanto há necessidade de melhor utilização da ferramenta “agrupadores†( em face da constatação, naquela data, de 1.074 processos com habilitações não lidas e 1.392 com petições não apreciadas), e maior controle em relação aos atos da secretaria, como por exemplo: a) aguardando término dos prazos (001382-59.2014.5.06.0191, desde 2/3/2017); b) análise de conhecimento (0001279-18.2015.5.06.0191, desde 20/2/2017); c) designar perÃcia (0000963-68.2016.5.06.0191, desde 16/2/2017, quando deveria se encontrar em aguardando laudo pericial); d) prazos vencidos: 0001213-72.2014.5.06.0191, desde 24/1/2017, com remessa ao setor de cálculos apenas em 30/11/2017); e) preparar comunicação (0001462-57.2013.5.06.0191, desde 27/8/2016); f) cumprimento de providências (0091700-35.2007.5.06.0191, desde 27/10/2016); g) minutar expediente de secretaria (0000601-08.2012.5.06.0191, desde 11/5/2017); h) preparar comunicação (0001131-75.2013.5.06.0191, desde 14/12/2016); e i) remeter ao 2.º grau (0001232-15.2013.5.06.0191, desde 16/10/2017, sendo remetido em 4/12/2017). Na inspeção realizada pelo juÃzo de primeiro grau, em 1.510 (um mil, quinhentos e dez) processos, no perÃodo de 9 a 13 de janeiro de 2017, registraram-se dentre outros dados: a) divergência na contagem dos processos que se encontravam na fase de execução, vez que, na contagem fÃsica, encontraram-se 1.308 (um mil trezentos e oito) e, no sistema, há registro de 2.213 (dois mil, duzentos e treze); b) 68 (sessenta e oito) processos com execução suspensa; c) 643 (seiscentos e quarenta e três) processos no histórico de vencidos; d) 1.444 (um mil, quatrocentos e quarenta e quatro) processos sem tramitação há mais de 60 (sessenta) dias; e) 10 (dez processos) com carga vencida e notificados; e f) inclusão de processos fÃsicos convertidos em eletrônico computados em duplicidade;
- Existem 40 (quarenta) CTPS’s sob custódia da Secretaria da Vara, e, deste total, 7 (sete) dizem respeito a processos arquivados ou em via de arquivamento (0047100-89.2008.5.06.0191, 0095400-82.2008.5.06.0191, 0105300-65.2003.5.06.0191, 0001096-52.2012.5.06.0191, 0001267-43.2011.5.06.0191, 0130400-12.2009.5.06.0191 e 0001522-59.2015.5.06.0191). Indagado acerca das medidas adotadas para a diminuição do passivo desses documentos, o Assistente da Diretora da Secretaria esclareceu que se procede à intimação ao advogado para o seu constituinte comparecer na Secretaria a fim de receber a CTPS, porém, em caso de falha dessa medida, determina-se a notificação postal à parte, ou, ainda, por oficial de justiça nas áreas residenciais desprovidas de entrega regular de correspondências pelos Correios, no mais das vezes áreas rurais;
- Os Assistentes de Juiz elaboram minutas de despachos, sentenças de mérito e de soluções de incidentes processuais (como embargos declaratórios, embargos à execução, embargos de terceiros, e exceção de pré-executividade e antecipação de tutela), bem como informações de mandado de segurança;
- O JuÃzo não prolata sentenças de forma lÃquida, mesmo no rito sumarÃssimo, porém, salvo determinações de liquidação por artigos ou perito nomeado pelo JuÃzo, dispensa-se a notificação à s partes para apresentar e/ou contestar cálculos de liquidação, visando, desse modo a uma maior celeridade processual;
- Em relação aos registros no PJE e no SIAJ, a Diretora de Secretaria informou que já procedeu aos ajustes solicitados nos processos especificados nos OfÃcios Circulares n.º 458/2017 e 507/2017 dessa Corregedoria;
- No tocante ao lapso temporal anteriormente correicionado, observou-se: a) redução do quantitativo de novas ações em 196 (cento e noventa e seis); b) em relação à produtividade da Vara, foram prolatadas a mais 34 (trinta e quatro) sentenças, porém houve redução das decisões de incidentes processuais em 47 (quarenta e sete) e das conciliações em 24 (vinte e quatro); c) acréscimo do prazo médio para julgamento em 15 (quinze) dias; d) redução do prazo médio (em dias corridos), no tocante ao perÃodo de novembro de 2016 a outubro de 2017, no rito sumarÃssimo, para realização da audiência inicial em 11 (onze) dias, da instrução, em 2 (dois) dias, e, na decisão, em 15 (quinze) dias; contudo houve aumento, no rito ordinário, da inicial em 17 (dezessete) dias, da instrução em 51 (cinquenta e um) dias, e da decisão em 79 (setenta e nove) dias; e) redução do tempo médio de espera do jurisdicionado (em dias corridos), em novembro de 2017, para realização da audiência inicial, no rito sumarÃssimo, em 40 (quarenta) dias, e no ordinário em 103 (cento e três) dias, contudo houve aumento da instrução em 154 (cento e cinquenta e quatro) dias; f) aumento do prazo médio (em dias corridos) na fase de conhecimento em 63 (sessenta e três) dias, na execução em 53 (cinquenta e três) dias, entretanto, houve redução na liquidação em 27 (vinte e sete) dias; g) redução da quantidade de processos na fase de conhecimento em 399 (trezentos e noventa e nove), porém houve aumento na liquidação em 74 (setenta e quatro) e na execução em 257 (duzentas e cinquenta e sete); e h) aumento do saldo remanescente em 503 (quinhentos e três) processos; e
- Atingimento das Metas 2, 6 e 7 estabelecidas pelo CNJ para o ano de 2016, com grande melhora do percentual da Meta 1 (99,62%), não alcançado por apenas cinco processos.
11. PEDIDOS DE PROVIDÊNCIAS E RECLAMAÇÕES CORREICIONAIS :
No tocante ao perÃodo de 1.º de janeiro de 2016 até a presente data, não houve a formalização, em face desta unidade judiciária, de pedido de providência ou reclamação correicional.
12. RECOMENDAÇÕES:
- Prolatarem os magistrados Cristina Figueira Callou da Cruz Gonçalves, Evandro Euller Dias, e Paloma Daniele Borges dos Santos Costa, prioritariamente e no menor espaço de tempo possÃvel, as sentenças com prazo vencido, conforme relações especificadas no item 3.3, devendo, sempre, atentarem ao prescrito no ATO n.º 1/CGJT, de 10 de fevereiro de 2017, haja vista o controle exercido por esta Corregedoria Regional a evitar que decisões não ultrapassem a tolerância admitida pela citada norma. Em relação aos juÃzes que não se encontravam presente no momento da correição, deverá a Secretaria da Corregedoria Regional encaminhar-lhes comunicação para que tomem ciência;
- Empreender esforços com o objetivo de reduzir os prazos médios de audiências no rito sumarÃssimo, estabelecendo como meta o prazo máximo de 15 (quinze) dias, conforme determina o inciso III do art. 852-B da CLT. Nos processos de rito ordinário, observar “o prazo médio de duração do processo – fase de conhecimento – de até 200 (duzentos) dias, atentando-se ao limite legal para publicação de sentença†– Resolução Administrativa TRT n.º 03/2015, artigo 14, § 2.º (Provimento TRT-CRT n.º 03/2010);
- Fomentar a inclusão de processos de execução na pauta de audiências para tentativa de conciliação, consoante disposto no art. 76, II, da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho: “ promover a realização semanal de audiências de conciliação em processos na fase de execução, independentemente de requerimento das partes, selecionando-se aqueles com maior possibilidade de êxito na composição â€.
- Observar regular e integralmente as normas procedimentais prescritas pela Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho para a fase de execução, no tocante à emissão da Certidão de Arquivamento Provisório (art. 77 e Anexo IV), e quanto à juntada dos documentos a serem anexados à Certidão de Crédito Trabalhista (Art. 88 e Anexo V).
- Emitir, de forma explÃcita e circunstanciada, pronunciamento acerca da admissibilidade dos recursos, nos moldes como estabelece o artigo 26 da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho;
- Prolatar sentenças lÃquidas, quando possÃvel, em especial no tocante aos processos que seguem o rito sumarÃssimo;
- Perseverar nas diligências para devolver às partes os documentos de identificação profissional (CTPS), especialmente aqueles que se refiram a processos arquivados ou em vias de arquivamento;
- Impulsionar os processos sem movimentação há mais de 60 (sessenta) dias;
- Enfatizar, entre os usuários (servidores e magistrados) da Vara, a importância da correta inserção de dados no PJE, pois eles são extraÃdos, através das remessas, transformados e gravados, e essas informações alimentam o e-Gestão, gerando os relatórios gerenciais e a estatÃstica oficial da Justiça do Trabalho;
- Continuar a realizar a análise periódica da ferramenta “agrupadoresâ€, a fim de evitar a permanência de processos em tarefas já superadas. Os processos devem ser retirados de tal lista assim que realizado o ato respectivo;
- Proceder à “conclusão ao magistradoâ€, especificando o tipo (sentenças, decisões ou despachos), sem necessidade de despacho para tal finalidade, pela importância desse dado para a estatÃstica deste Regional, e, ainda, com a cautela necessária, em face da impossibilidade de cancelamento da “conclusão†em relação à s sentenças, o que enseja, em caso de equÃvoco do servidor, a necessidade de o magistrado proceder à “conversão do julgamento em diligência†para que se possa realizar nova conclusão. Deve, ainda, ser selecionado o magistrado em tempo real, com a devida gravação no sistema, a fim de que seja contabilizado o prazo para prolação da decisão corretamente, e, no caso da sentença, tão logo encerrada a instrução. Em relação à s decisões de antecipação de tutela, também proceder à imediata conclusão com a especificação do magistrado, de modo a possibilitar o controle do prazo e garantir a veracidade dos dados estatÃsticos. No tocante aos embargos de declaração, havendo necessidade de intimar a parte contrária, proceder à conclusão para julgamento tão logo encerrado o prazo, também sem necessidade de despacho, por se tratar de ato ordinário da secretaria. Tratando-se de juiz substituto da reserva técnica, proceder à imediata conclusão no sistema, com informação de tal fato, por e-mail funcional, ao magistrado, inclusive porque possui acesso restrito à unidade na qual atua;
- Efetivar a conclusão para julgamento dos embargos de declaração ao magistrado que se encontrar em exercÃcio na Vara, quando aquele que prolatou a sentença embargada se encontrar afastado por mais de 30 dias, em conformidade com o art. 8.º, § 3.º, do Provimento n.º 03/2015 desta Corregedoria Regional;
- Continuar no cumprimento das diligências determinadas pelo Tribunal, em grau de recurso, em prazo razoável, bem assim proceder ao correto cadastramento das partes quando do envio dos recursos ao Tribunal, inclusive em relação ao recurso ordinário em rito sumarÃssimo, de modo a evitar equÃvoco quando da distribuição da classe processual na segunda instância;
- Registrar, no sistema PJE, o recolhimento das custas, emolumentos, contribuição previdenciária e imposto de renda. Após as orientações sobre a necessidade de tal anotação, o Setor de EstatÃstica do Tribunal constatou acréscimo considerável no registro de tais arrecadações, conforme quadro demonstrativo entre os meses de janeiro a março de 2016 e janeiro a março de 2017, numa variação de 115,94% no tocante à s custas processuais, de 498,05% em relação aos emolumentos, de 71,16% no pertinente à s contribuições previdenciárias, de 32,62% no que diz respeito ao imposto de renda, e de 283,18% quanto à s multas aplicadas pelos órgãos de fiscalização das relações de trabalho; e
- Persistir no estÃmulo, entre os servidores, de práticas de sustentabilidade, racionalização e consumo consciente de materiais e serviços de responsabilidade socioambiental, visando ao uso sustentável dos recursos naturais e dos bens públicos, bem como ao aperfeiçoamento contÃnuo da qualidade do gasto público realizado pelo Tribunal, a teor da Resolução n.º 201 do CNJ de 3/3/2015.
13. BOAS PRÃTICAS RELATADAS PELO JUÃZO:
Noticiou a Diretora de Secretaria que as boas práticas, relacionadas na ata de correição de 2016, continuam sendo desempenhadas nesta unidade judiciária, motivo pelo qual procede à sua renovação:
-  Organização do PJe, não mantendo processos em caixas de transição;
- Criação de modelos com variáveis para todas as dinâmicas possÃveis, sendo informado pelos servidores à direção quando da ausência de modelo para determinado expediente, para fins de elaboração;
- Habilitação de quatro servidores para auxÃlio nas audiências e acordos, sendo que dois se alternam nas audiências e conciliações, e um terceiro atua como substituto;
-   Revezamento no protocolo, contando também com auxÃlio dos estagiários de Direito da Unidade;
- Inclusão de t odos os processos da Vara no F12 do Siaj, com atualização do cadastro, de modo a evitar extravio de processos;
- Utilização do Google Drive para arquivamento dos modelos e documentos que normalmente eram mantidos na unidade interna (U), permitindo o acesso remoto; e
-  Funcionamento, no mesmo espaço fÃsico, da contadoria e da assistência, agilizando os serviços dos dois setores.
Acrescenta, ainda, como novos procedimentos:
- Utilização de caixa de sugestões, para ouvir os jurisdicionados quanto à qualidade da prestação dos serviços, com a realização de reunião mensal com os magistrados e servidores a fim de debater sobre as sugestões ou solicitações;
- Elaboração, pela JuÃza Titular e assistentes, de cartilha sobre as alterações na legislação trabalhista, de modo a facilitar o desenvolvimento dos trabalhos, com previsão de exposição, por slide, de um processo piloto com o trâmite a ser observado;
- Manutenção da conversão dos processos fÃsicos em eletrônicos; e
- Reinstalação da sala de perÃcias, bem assim do pavilhão da bandeira.
14. SOLICITAÇÕES DO JUÃZO:
- Disponibilização de estagiário da área contábil;
- Instalação de uma saÃda de emergência no prédio; e
- Construção de Fórum que acomode as três Varas do Trabalho de Ipojuca.
Encerrados os trabalhos, a ExcelentÃssima Corregedora Regional, Desembargadora Dione Nunes Furtado da Silva, agradeceu a fraternal acolhida e a colaboração prestada pela ExcelentÃssima JuÃza Titular, e pelos servidores da Vara, determinando que, lavrada e assinada, fosse disponibilizada esta ata na página da Corregedoria, no sÃtio deste Regional ( www.trt6.jus.br ), além de publicada, em sua Ãntegra, no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho – DEJT, entregando cópia à Unidade Judiciária sob correição (neste ato), Presidência do Egrégio Regional, Secretaria Administrativa e Secretaria de Gestão de Pessoas, para conhecimento e providências pertinentes. Firmam a presente ata a ExcelentÃssima Desembargadora Corregedora Regional e a Secretária da Corregedoria Regional.
DIONE NUNES FURTADO DA SILVA
Desembargadora Corregedora Regional
NOÊMIA MARIA GOMES DE OLIVEIRA
Secretária da Corregedoria Regional
Ata Correição 71 - 2017 de 5/12/2017