ATA DA CORREIÇÃO ORDINÃRIA REALIZADA NA 3.ª VARA DO TRABALHO DE GOIANA, EM 30 NOVEMBRO DE 2017.
Aos 30 (trinta) dias do mês de novembro de 2017, à s 9 (nove) horas, compareceu à sede da 3.ª Vara do Trabalho de Goiana, situada no Loteamento Carvalho Feitosa, n.º 53, Centro, Goiana/PE, a ExcelentÃssima Desembargadora Corregedora Regional do TRT da 6.ª Região, Dr.ª Dione Nunes Furtado da Silva , acompanhada pelos servidores Noêmia Maria Gomes de Oliveira (Secretária da Corregedoria), Vânia Rodrigues de Santana Cunha (Assessora de Gabinete), Rosanna de Freitas Monteiro (Assistente de Gabinete), Henrique Bezerra Valença (Assistente Secretário) e José Carlos Oliveira de Souza (Chefe de Serviço), para realizar a Correição Ordinária veiculada no Edital n.º 06/2017, disponibilizado no Diário Eletrônico do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região em 17/7/2017, e considerado publicado em 18/7/2017. Referido edital se encontrava devidamente afixado no átrio da Secretaria da referida unidade, possibilitando sua plena divulgação e visualização pelo público local.
Presentes, na ocasião, o ExcelentÃssimo Juiz Substituto, Dr. Arthur Ferreira Soares, o Diretor de Secretaria, Bel. Ayrton Carlos Porto Júnior, e os demais servidores ali lotados: Humberto Galvão da Silva, Janine Araújo de Oliveira, Júlio Oliveira Maranhão, Leonardo José Formiga Franklin Medeiros, e Filipe Vasconcelos Alves de Carvalho. Ausentes o ExcelentÃssimo Juiz Titular, Dr. Marcelo da Veiga Pessoa Bacallá, em razão da fruição de férias, bem assim os servidores Magna Adjuto Palmeira Brunet (férias), Rafael Fernandes Paz (férias) e Raphaela Duarte da Rosa Borges (licença gestante).
Com base nos dados extraÃdos do SIAJ, PJe, e-Gestão e Sistema de Pessoal; nas informações consolidadas pela Seção de EstatÃstica; no exame dos procedimentos adotados na Secretaria da Vara e dos processos em tramitação, e, ainda, dos dados colhidos na inspeção judicial realizada no perÃodo de 9 a 13 de janeiro de 2017, a ExcelentÃssima Desembargadora Corregedora determinou o registro das informações e recomendações que seguem.
1. MAGISTRADO:
JUIZ TITULAR |
PERÃODO DE ATUAÇÃO |
Marcelo da Veiga Pessoa Bacallá |
Desde 28/1/2015 (Ato TRT GP n.º 297/2014) |
2. QUADRO ATUAL DE SERVIDORES:
NOME |
CARGO |
FUNÇÃO |
Ayrton Carlos Porto Júnior |
Técnico Judiciário |
Diretor de Secretaria |
Magna Adjuto Palmeira Brunet |
Analista Judiciária |
Assistente de Diretor |
Rafael Fernandes Paz |
Técnico Judiciário |
Assistente de Juiz |
Humberto Galvão da Silva |
Analista Judiciário |
Calculista |
Raphaela Duarte da Rosa Borges |
Técnica Judiciária |
Calculista |
Janine Araújo de Oliveira |
Analista Judiciária |
Secretária de Audiência |
Júlio Oliveira Maranhão |
Analista Judiciário |
Secretário de Audiência |
Leonardo José Formiga Franklin Medeiros |
Técnico Judiciário |
Assistente |
Filipe Vasconcelos Alves de Carvalho |
Técnico Judiciário |
- |
3. Produtividade dos JuÃzes na Unidade:
3.1. Quantidade de Audiências, Sentenças, Conciliações e Incidentes por Juiz (a):
Atuação dos Magistrados na 3.ª VT de Goiana |
Audiências* |
Sentenças de mérito |
Conciliações |
Incidentes processuais |
Marcelo da Veiga Pessoa Bacallá |
1.827 |
833 |
312 |
735 |
Armando da Cunha Rabelo Neto |
472 |
30 |
51 |
25 |
Levi Pereira de Oliveira |
- |
- |
1 |
- |
Total |
2.299 |
863 |
364 |
760 |
*Exceto audiências de julgamento.
Fontes: Relatórios extraÃdos do e-Gestão (Audiências realizadas, Solucionados por magistrado, e Incidentes processuais julgados por magistrado).
PerÃodo analisado: 1.º/11/2016 a 31/10/2017.
3.2. Prazo médio (em dias corridos) para julgamento de mérito na unidade, da conclusão até a prolação da sentença (apenas PJe):
Atuação dos Magistrados na 3.ª VT de Goiana |
Prazo* médio para julgamento de sentenças de mérito |
Marcelo da Veiga Pessoa Bacallá |
23 |
Armando da Cunha Rabelo Neto |
19 |
Levi Pereira de Oliveira |
0 |
Prazo médio para julgar na unidade |
22 |
*Apuração leva em conta somente processos eletrônicos e não deduz os perÃodos de afastamento dos magistrados, tais como férias, licenças, cursos e outros, em face da falta de integração entre os sistemas de pessoal e judicial.
Fontes: Relatório extraÃdo do e-Gestão (Prazos Médios, em dias, da conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado - PJe).
PerÃodo analisado: 1.º/11/2016 a 31/10/2017.
3.3. Sentenças de mérito (conhecimento) pendentes de julgamento:
Magistrados com sentenças pendentes na 3.ª VT de Goiana |
No prazo |
Prazo vencido |
Total |
Marcelo da Veiga Pessoa Bacalá |
26 |
- |
26 |
Ana Carolina Bulhões Calheiros |
3 |
- |
3 |
Armando da Cunha Rabelo Neto |
7 |
94 |
101 |
Edson LuÃs Bryk |
9 |
- |
9 |
Maysa Costa de Carvalho Alves |
4 |
- |
4 |
Total de sentenças pendentes na Vara |
49 |
94 |
143 |
Sentenças pendentes de julgamento sob a responsabilidade do magistrado Armando da Cunha Rabelo Neto: 0001016-20.2016.5.06.0233, 0001076-90.2016.5.06.0233, 0000470-28.2017.5.06.0233, 0000471-13.2017.5.06.0233, 0001038-15.2015.5.06.0233, 0000589-23.2016.5.06.0233, 0001027-55.2016.5.06.0231, 0001017-39.2015.5.06.0233, 0001297-73.2016.5.06.0233, 0000714-88.2016.5.06.0233, 0001039-97.2015.5.06.0233, 0000932-19.2016.5.06.0233, 0001329-78.2016.5.06.0233, 0001318-49.2016.5.06.0233, 0000165-78.2016.5.06.0233, 0001123-64.2016.5.06.0233, 0000110-30.2016.5.06.0233, 0001041-33.2016.5.06.0233, 0001351-39.2016.5.06.0233, 0001468-30.2016.5.06.0233, 0001011-95.2016.5.06.0233, 0001077-75.2016.5.06.0233, 0001322-86.2016.5.06.0233 0001349-69.2016.5.06.0233, 0001450-09.2016.5.06.0233, 0001451-91.2016.5.06.0233, 0000131-69.2017.5.06.0233, 0001449-24.2016.5.06.0233, 0000845-63.2016.5.06.0233, 0001132-26.2016.5.06.0233, 0001353-09.2016.5.06.0233, 0001490-88.2016.5.06.0233, 0001377-37.2016.5.06.0233, 0001438-92.2016.5.06.0233, 0001163-46.2016.5.06.0233, 0001173-90.2016.5.06.0233, 0000369-88.2017.5.06.0233, 0000374-13.2017.5.06.0233, 0000375-95.2017.5.06.0233, 0000376-80.2017.5.06.0233, 0001181-67.2016.5.06.0233, 0000383-72.2017.5.06.0233, 0000393-19.2017.5.06.0233, 0001215-42.2016.5.06.0233, 0000352-52.2017.5.06.0233, 0000781-19.2017.5.06.0233, 0000782-04.2017.5.06.0233, 0000402-78.2017.5.06.0233, 0000404-48.2017.5.06.0233, 0000415-14.2016.5.06.0233, 0001175-60.2016.5.06.0233, 0000787-26.2017.5.06.0233, 0000891-18.2017.5.06.0233, 0000427-91.2017.5.06.0233, 0001296-88.2016.5.06.0233, 0001164-31.2016.5.06.0233, 0001248-32.2016.5.06.0233, 0000913-76.2017.5.06.0233, 0000515-32.2017.5.06.0233, 0000810-69.2017.5.06.0233, 0000142-35.2016.5.06.0233, 0000416-96.2016.5.06.0233, 0000439-08.2017.5.06.0233, 0000928-45.2017.5.06.0233, 0000949-21.2017.5.06.0233, 0000455-59.2017.5.06.0233, 0001003-84.2017.5.06.0233, 0000456-44.2017.5.06.0233, 0000457-29.2017.5.06.0233, 0000460-81.2017.5.06.0233, 0001151-32.2016.5.06.0233, 0000079-10.2016.5.06.0233, 0000938-89.2017.5.06.0233, 0000467-73.2017.5.06.0233, 0001474-37.2016.5.06.0233, 0001312-42.2016.5.06.0233, 0000464-21.2017.5.06.0233, 0000936-22.2017.5.06.0233, 0000561-21.2017.5.06.0233, 0000945-81.2017.5.06.0233, 0001034-41.2016.5.06.0233, 0001283-89.2016.5.06.0233, 0000086-02.2016.5.06.0233, 0000472-95.2017.5.06.0233, 0000502-33.2017.5.06.0233, 0000939-74.2017.5.06.0233, 0000929-30.2017.5.06.0233, 0000361-14.2017.5.06.0233, 0000389-82.2017.5.06.0232, 0000947-51.2017.5.06.0233, 0000518-84.2017.5.06.0233, 0001229-26.2016.5.06.0233, 0000993-40.2017.5.06.0233 e 0000494-56.2017.5.06.0233.
Fontes: Dados extraÃdos de “Relatório de decisões em aberto/proferidasâ€, e PJe, em 30/11/2017, à s 9h10.
3.4. Incidentes processuais pendentes de julgamento:
Magistrados com Incidentes Processuais pendentes na 3.ª VT de Goiana |
No prazo |
Prazo vencido |
Total |
------------------------------------* |
6 |
- |
6 |
Total de incidentes pendentes na Vara |
6 |
- |
6 |
*Incidentes sem vinculação a magistrado: 0000019-20.2016.5.06.0271, 0001179-97.2016.5.06.0233, 0000919-20.2016.5.06.0233, 0001168-05.2015.5.06.0233, 0001628-21.2017.5.06.0233 e 0000970-94.2017.5.06.0233.
Fontes: Dados coletados na Secretaria da Vara e no PJe, em 30/11/2017, Ã s 9h30.
3.5. Produtividade da Vara:
Unidade Judiciária |
Quantidades |
Prazo médio para julgamento (PJe) | ||
Sentenças de mérito |
Incidentes processuais |
Conciliações | ||
3.ª VT de Goiana |
863 |
760 |
364 |
22 |
Fontes: Relatórios extraÃdos do e-Gestão: Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado; e Prazos Médios (em dias) da Conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe).
PerÃodo analisado: 1.º/11/2016 a 31/10/2017.
3.6. Percentuais de produtividade do Juiz Titular no perÃodo de setembro de 2016 a agosto de 2017:
- Juiz Marcelo da Veiga Pessoa Bacalla*
Mês |
SET./16 |
OUT./16 |
NOV./16 |
DEZ./16 |
JAN./17 |
FEV./17 |
MARÇO/17 |
Sentenças |
89,36% |
103,80% |
132,26% |
62,32% |
148,48% |
34,18% |
260,00% |
Conciliados |
44,68% |
26,58% |
27,42% |
37,68% |
60,61% |
27,22% |
-- |
Mês |
ABRIL/17 |
MAIO/17 |
JUNHO/17 |
JULHO/17 |
AGOSTO/17 |
Sentenças |
74,60% |
264,13% |
40,52% |
-- |
97,70% |
Conciliados |
17,46% |
39,13% |
17,24% |
-- |
52,87% |
*O Juiz Titular usufruiu férias de 7/3/2017 a 5/4/2017 e de 20/6/2017 a 19/7/2017
4. AUDIÊNCIAS (REALIZADAS E DESIGNADAS):
4.1. Prazos médios, em dias corridos, até a realização das audiências (a partir do ajuizamento):
Unidade Judiciária |
Inicial |
Instrução |
Decisão | |||
SumarÃssimo |
Ordinário |
SumarÃssimo |
Ordinário |
SumarÃssimo |
Ordinário | |
3.ª VT de Goiana |
61 |
97 |
79 |
129 |
93 |
139 |
Fonte: Dados extraÃdos do e-Gestão (Prazos médios – fase de conhecimento).
PerÃodo analisado: 1.º/11/2016 a 31/10/2017.
4.2. Tempo de espera do jurisdicionado (em dias corridos) para designação de audiências, a contar de 22/11/2017:
Unidade Judiciária |
Inicial |
Instrução | ||||
SumarÃssimo |
Ordinário | |||||
2016 |
2017 |
2016 |
2017 |
2016 |
2017 | |
3.ª VT de Goiana |
34 |
70 |
134 |
182 |
13 |
7 |
Fontes: Informações extraÃdas do Pje, e da Ata de Correição realizada em 2016.
4.3. Prazos (em dias úteis*) para designação de audiências, a contar de 22/11/2017:
Unidade Judiciária |
Inicial - SumarÃssimo |
Inicial - Ordinário |
Instrução |
3.ª VT de Goiana |
26 |
99 |
5 |
*Nos termos da nova redação concedida ao art. 775 da CLT pela Lei n.º 13.467/2017.
Fonte: Informações extraÃdas do PJe.
4.4. Assiduidade do magistrado:
Segundo informações prestadas pelo Diretor de Secretaria, o Juiz Titular, Dr. Marcelo da Veiga Pessoa Bacallá, comparece à Unidade Judiciária, em regra, nos dias em que são realizadas as audiências (terças e quartas-feiras), e, eventualmente, se necessário, também às segundas e/ou quintas-feiras.
4.5. Quantidade de processos em pauta de audiências por semana (média):
Unidade Judiciária |
Dias de audiências por semana |
Total de audiências | |||
SumarÃssimos |
Iniciais |
Instruções |
Razões Finais | ||
3.ª VT de Goiana |
2 dias (terças e quartas-feiras) |
5 a 6 |
24 |
11 a 15 |
6 |
Fontes: Informações extraÃdas do PJe, em 22/11/2017, relativas aos seguintes perÃodos: 14/8/2017 a 18/8/2017; 18/9/2017 a 22/9/2017; 23/10/2017 a 27/10/2017; e 27/11/2017 a 1.º/12/2017; e informações prestadas pelo Diretor de Secretaria da Vara.
5. MOVIMENTAÇÃO PROCESSUAL:
5.1. Quantidade de ações trabalhistas ajuizadas na unidade (apenas PJe):
Unidade Judiciária |
2015 |
2016 |
2017 (até 21/11/2017) |
3.ª VT de Goiana |
1.137 |
1.522 |
1.641 |
Fontes: Consolidação da EstatÃstica; e-Gestão (Fase de Conhecimento – Casos Novos por Distribuição e RedistribuÃdos); e PJe.
5.2. Processos remanescentes (congestionamento):
Unidade Judiciária |
SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2016 |
SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2017 | ||||
Pendentes de julgamento* |
Processos demais fases |
Total |
Pendentes de julgamento* |
Processos demais fases |
Total | |
3.ª VT de Goiana |
23 |
808 |
831 |
41 |
1.648 |
1.689 |
*Pendentes de julgamento: Processos com instrução encerrada, aguardando prolação de sentença.
Fontes: Consolidação da EstatÃstica, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Processos Pendentes de Solução), e PJe.
5.3. Quantidade de processos em tramitação:
Unidade Judiciária |
Processos em tramitação em 21/11/2017 | |
FÃsicos |
PJe | |
3.ª VT de Goiana |
- |
2.381 |
Fonte: Relatório Gerencial (Processos em tramitação na Vara) e PJe-JT.
5.4. Quantidade de processos nas principais fases processuais ( pendentes de solução ):
Unidade Judiciária |
Conhecimento (até a prolação da sentença) |
Liquidação |
Execução |
3.ª VT de Goiana |
655 |
225 |
972 |
Fonte : e-Gestão.
PerÃodo analisado: 1.º/10/2017 a 31/10/2017.
5.5. Prazos médios (em dias corridos) nas principais fases processuais:
Unidade Judiciária |
Conhecimento (até a prolação da sentença) |
Liquidação |
Execução |
3.ª VT de Goiana |
133 |
61 |
215 |
Fonte: e-Gestão.
PerÃodo analisado: 1.º/11/2016 a 31/10/2017.
6. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS EM 22/11/2017 (VARA EXCLUSIVAMENTE ELETRÔNICA):
Agrupadores*:
Tarefa |
Quantidade |
Processos com pagamentos |
87 |
Processos com pedido liminar ou de antecipação de tutela não apreciado |
12 |
Processos com Petições Avulsas |
199 |
Processos com Habilitações nos Autos Não Lidas |
06 |
Processos com petições não apreciadas |
121 |
Mandados devolvidos pelo Oficial de Justiça |
01 |
Processos aguardando encaminhamento do secretário de audiência (atas assinadas) |
01 |
* Em 30/11/2017, existiam 13 (treze) processos com petições avulsas e 79 (setenta e nove) com petições não apreciadas, esclarecendo o Diretor de Secretaria que, em média, há ingresso de 80 (oitenta) petições por dia.
Fase de Conhecimento:
Tarefa |
Quantidade |
Data |
Processo |
Aguardando apreciação pela instância superior |
74 |
30/07/2015 |
|
Aguardando audiência |
430 |
13/03/2017 |
|
Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos |
196 |
27/10/2016 |
|
Aguardando laudo pericial |
28 |
14/02/2017 |
|
Aguardando término dos prazos |
49 |
20/09/2017 |
|
Analisar Decisão |
06 |
16/11/2017 |
|
Analisar Despacho |
18 |
16/11/2017 |
|
Analisar Despacho - Conversão em diligência |
03 |
20/11/2017 |
|
Analisar dependências |
03 |
20/11/2017 |
|
Análise das PerÃcias |
01 |
04/11/2015 |
|
Análise do Conhecimento |
65 |
24/10/2017 |
|
Apreciar dependência |
17 |
28/10/2017 |
|
Controle de pericia |
26 |
26/03/2017 |
|
Cumprimento de providências* 6 |
08 |
14/06/2017 |
|
Minutar Decisão |
01 |
16/11/2017 |
|
Minutar Despacho |
01 |
20/11/2017 |
|
Minutar Despacho - Conversão em diligência |
01 |
20/11/2017 |
|
Minutar sentença |
126 |
07/03/2017 |
|
Prazos vencidos |
09 |
21/11/2017 |
|
Publicar DJe - Con |
02 |
18/11/2017 |
|
Recebimento de instância superior |
01 |
21/11/2017 |
|
Remeter ao 2o Grau |
01 |
10/10/2017 |
|
Triagem Inicial |
10 |
06/11/2017 |
|
Triagem Inicial - Apreciar urgentes |
03 |
15/11/2017 |
|
Trânsito em Julgado |
07 |
13/11/2017 |
|
OBSERVAÇÕES | |||
*¹ Audiência para prosseguimento da instrução designada para 29/11/2017. *² Quarta e última parcela do acordo vencida em 31/10/2017. *³ Certidão de notificação ao Perito (Id 509dcfd) para prestar esclarecimentos. * 4 Certidão de notificação ao Perito (Id f17b541) para prestar esclarecimentos. * 5 Certidão de notificação ao Perito (Id 12322a0) para prestar esclarecimentos. * 6 Inexistem processos nas subpastas relativas a consultas aos convênios BACEN, RENAJUD e SERPRO. * 7 Reunião dos autos à RT 0001036-45.2015.5.06.0233, do qual se aguarda o julgamento , conforme certidão de 17/10/2017 (Id. d4abab8). |
Fase de Liquidação:
Tarefa |
Quantidade |
Data |
Processo |
Aguardando apreciação pela instância superior |
04 |
18/12/2015 |
|
Aguardando término dos prazos |
36 |
08/02/2017 |
|
Analisar Despacho - Liq |
05 |
16/11/2017 |
|
Análise de Liquidação |
194 |
26/05/2017 |
|
Prazos vencidos |
09 |
14/11/2017 |
|
OBSERVAÇÕES | |||
*¹ Parte ré apresentou as fichas financeiras, em cumprimento à determinação do juÃzo, desde 8/3/2017. *² Ato ordinatório para intimação da demandada, com data de 21/11/2017. |
Fase de Execução:
Tarefa |
Quantidade |
Data |
Processo |
Aguardando apreciação pela instância superior |
03 |
09/08/2017 |
|
Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos |
16 |
20/04/2017 |
|
Aguardando final do sobrestamento |
04 |
01/02/2017 |
|
Aguardando recebimento de crédito |
01 |
01/08/2017 |
|
Aguardando término dos prazos |
54 |
14/11/2016 |
|
Analisar Decisão - Exec |
03 |
20/11/2017 |
|
Analisar Despacho - Exec |
16 |
16/11/2017 |
|
Analisar expediente da secretaria |
03 |
20/11/2017 |
|
Analisar sentença - Exec |
08 |
17/11/2017 |
|
Análise de Execução |
90 |
18/02/2016 |
|
Cumprimento de providências |
770 |
18/07/2017 |
|
(Subpasta) BACEN |
33 |
27/07/2017 |
|
InfoJud |
27 |
12/09/2017 |
|
Iniciar Execução |
01 |
06/11/2017 |
|
Minutar Despacho - Exec |
01 |
14/11/2017 |
|
Minutar expediente da secretaria |
01 |
20/11/2017 |
|
Prazos vencidos |
24 |
28/10/2017 |
|
RenaJud |
08 |
20/09/2017 |
|
OBSERVAÇÕES | |||
*¹ Termo final do prazo para a reclamada (descumprimento de acordo) e posterior manifestação das partes em 27/4/2017 e 9/11/2017. *² Processo arquivado provisoriamente, em face da recuperação judicial da reclamada e da expedição de CHC ao reclamante. *³ Aguardando cumprimento de mandado de penhora (Id. 930f741). * 4 Certidão de devolução do mandado de citação cumprido, com pendência de cumprimento dos demais atos de execução (Id. 861ba9c) * 5 Certidão RENAJUD como última movimentação da secretaria, com última manifestação nos autos (reclamada) em 19/5/2016 (Id. b28d8a3) * 6 Processo se encontra na subpasta “Ag. Cumprimento de Mandado - CPE e ARâ€, e com certidão de rastreamento postal na data indicada. |
7. METAS FIXADAS PELO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA:
Em conformidade com os dados fornecidos pelo Núcleo de EstatÃstica e Pesquisa do Egrégio Regional, eis os resultados das Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ para o ano de 2016 :
Meta 1 CNJ - 2016 : – Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuÃdos no ano corrente.
Unidades Judiciárias |
Recebidos |
Resolvidos |
Resultado |
3.ª VT de Goiana |
1.495 |
1.351 |
90,37% |
Total da 6ª Região |
107.816 |
111.793 |
103,69% |
Meta 2 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, pelo menos, 90% dos processos distribuÃdos até 31/12/2014.
Unidade Judiciária |
DistribuÃdos em 2014 |
DistribuÃdos em 2014 e julgados até 31/12/16 |
Pendentes de julga- mento até 31/12/16 |
Resultado |
3.ª VT de Goiana |
-- |
-- |
-- |
-- (Vara inaugurada em 28/1/2015) |
Total da 6ª Região |
62.261 |
59.947 |
2.314 |
107% |
Meta 3 CNJ - 2016 : – Aumentar o Ãndice de conciliação na fase de conhecimento, em relação à média do biênio 2013/2014, em 2 pontos percentuais.
Unidade Judiciária |
Solucionados |
Conciliados |
Média biênio (2013/2014) |
Resultado |
3.ª VT de Goiana |
1.351 |
477 |
-- (Vara inaugurada em 28/1/2015) |
35,31% |
Total da 6ª Região |
111.793 |
44.400 |
40,83% |
39,72 % |
Meta 4 CNJ - 2016 : – Dar prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, não se destinando portanto à esta Justiça Especializada.
Meta 5 CNJ - 2016 : – B aixar em 2016, quantidade maior de processos de execução do que o total de casos novos de execução no ano corrente.
Unidade Judiciária |
Casos novos de execução |
Baixados |
Entraram na meta |
SaÃram da meta |
Resultado |
3.ª VT de Goiana |
440 |
103 |
0 |
0 |
23,41% |
Total da 6ª Região |
38.526 |
37.091 |
0 |
0 |
96,50% |
Meta 6 CNJ – 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, as ações coletivas distribuÃdas, até 31.12.2013 no 1.º grau e até 31.12.2014, no 2.º grau.
A 3.ª Vara do Trabalho de Goiana foi instalada apenas em 28/1/2015.
Meta 7 CNJ - 2016 : – Identificar e reduzir em 2% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior.
Unidade Judiciária |
Pendentes em 31/12/15 |
Quantidades de Processos dos dez maiores litigantes distribuÃdos na instância no mês de referência |
Quantidades de Processos dos dez maiores litigantes julgados na ins- tância no mês de referência |
Pendentes em 31/12/16 |
Resultado |
3.ª VT de Goiana |
5 |
11 |
14 |
2 |
245,00% |
Total da 6ª Região |
8.284 |
7.949 |
9.373 |
6.860 |
118,34% |
O Conselho Nacional de Justiça divulgou no final do 10.º Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em BrasÃlia, as metas nacionais para 2017, quais sejam:
Meta 1 - Os tribunais mantiveram o compromisso de julgar, ao longo de 2017, mais processos do que os novos que chegarem aos tribunais (Meta 1). Assim como em 2016, o compromisso deverá ser cumprido por tribunais de todos os segmentos de Justiça.
Meta 2 - O compromisso com o julgamento dos processos mais antigos, alvo da Meta 2, foi renovado para 2017 e deverá ser cumprido por tribunais de todos os ramos do Judiciário. O detalhamento desta e das outras metas definidas, com percentuais e perÃodos de distribuição dos processos que deverão ser julgados, estarão num glossário que será divulgado futuramente pelo CNJ.
Meta 3 - A Justiça Federal e a Justiça do Trabalho também renovaram o compromisso com a Meta 3, que busca aumentar o número de casos solucionados por meio da conciliação, em relação a perÃodos anteriores.Â
Meta 4 - Fixada pela primeira vez em 2013, a Meta 4, que dá prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, deverá ser cumprida novamente em 2017 pela Justiça Estadual, pela Justiça Federal, pela Justiça Militar da União e dos Estados e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).Â
Meta 5 - Impulso aos processos de execução, que será perseguida no ano que vem pelos tribunais da Justiça Estadual, Federal e do Trabalho.
Meta 6 - P rioriza o julgamento de ações coletivas, que impactam na vida de um grupo maior de pessoas.Â
Meta 7 – Prioriza o julgamento de processos dos maiores litigantes e dos recursos repetitivos, tem por objetivo enfrentar demandas de massa que chegam ao Judiciário.
Meta 8 – Destinada a ações de fortalecimento da rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres, uma das prioridades da atual gestão do CNJ.
8. ITENS DE EXAME E REGISTRO OBRIGATÓRIOS (Art. 26 da Consolidação dos Provimentos da CGJT):
Com base nos autos e sistemas analisados, verificou-se que o JuÃzo:
- emite pronunciamento explÃcito acerca da admissibilidade dos recursos, segundo constatado nos processos n.º s 0000835-82.2017.5.06.0233 e 0000594-45.2016.5.06.0233;
- ordena, de ofÃcio , a imediata liberação do depósito recursal, nos casos em que, após a liquidação, seja apurado crédito de valor inequivocamente superior ao depositado, como verificado nos processos n.ºs 0000139-17.2015.5.06.0233 e 0000970-65.2015.5.06.0233;
- exaure as iniciativas do juÃzo objetivando tornar exitosa a execução, e ntretanto, segundo informações do Diretor de Secretaria, não emite a Certidão de Remessa ao Arquivo Provisório (artigo 77 e Anexo IV, da Consolidação dos Provimentos da CGJT), e, ainda, não foi necessária a expedição da certidão de Crédito Trabalhista, prevista no art. 88 e Anexo V também da citada Consolidação;
- faz uso regular das ferramentas eletrônicas: Bacenjud, Detran, Renajud, Jucepe, Infojud e Serpro, consoante observado nos processos n.ºs. 0000562-74.2015.5.06.0233, 0001012-80.2016.5.06.0233, 0001027-83.2015.5.06.0233, 0001383-44.2016.5.06.0233, 0000213-03.2017.5.06.0233, 0000403-34.2015.5.06.0233, 0001010-13.2016.5.06.0233, 0000361-82.2015.5.06.0233, 0000311-56.2015.5.06.0233. De acordo com o Relatório sobre Ordens Judiciais, foram realizados, no perÃodo de janeiro de 2016 a outubro de 2017, 559 (quinhentos e cinquenta e nove) bloqueios, 353 (trezentos e cinquenta e três) desbloqueios e 213 (duzentas e treze) transferências. No mês de outubro de 2017, constavam 8 (oito) bloqueios pendentes de providência;
- determina a citação dos sócios, nos casos de desconsideração da personalidade jurÃdica da empresa executada, com a devida inclusão dos seus nomes no sistema, no polo passivo da demanda, conforme visto nos processos n.ºs 0000810-40.2015.5.06.0233 e 0000542-83.2015.5.06.0233; e
- não inclui, em pauta, processos para tentativa de conciliação na fase de execução.
Quanto aos demais aspectos (assiduidade dos magistrados, pauta de audiências e principais prazos) encontram-se registrados nos itens 4 e 5.
9. OBSERVAÇÕES/PENDÊNCIAS REFERENTES À SECRETARIA:
- Constatou-se, conforme quadros do item 6 elaborados no dia 22/11/2017, situação, em geral, satisfatória quanto à tramitação dos feitos, entretanto, impõe-se maior controle em relação as seguintes tarefas: a) aguardando laudo pericial (0000517-36.2016.5.06.0233, desde 14/2/2017); b) aguardando término dos prazos (0001337-21.2017.5.06.0233, desde 20/9/2017; e 0000660-59.2015.5.06.0233, desde 14/11/2016); c) controle de perÃcia (0000998-96.2016.5.06.0233, desde 26/3/2017); d) análise de perÃcias (0000080-29.2015.5.06.0233, desde 4/11/2015); e e) análise de execução (0000361-82.2015.5.06.0233, desde 19/5/2016). O Diretor de Secretaria esclareceu que, em relação ao processo n.º 1317-21.2017, encontra-se em análise de conhecimento, sendo cumprido mandado em 26/11/2017, e, no tocante ao processo n.º 660-50.2015, encontra-se aguardando resposta do BANCEN em 28/11/2017. Na inspeção realizada pelo juÃzo de primeiro grau, no perÃodo de 9 a 13 de janeiro de 2017, registraram-se dentre outros dados: a) 475 (quatrocentos e setenta e cinco) processos na fase de execução; b) 6 (seis) processos com execução suspensa; c) nenhum processo aguardando decisão de incidente, ou convertido em diligência; d) 45 (quarenta e cinco) processos no setor de cálculos; e) 83 (oitenta e três) processos fora de pauta, aguardando realização de perÃcia judicial; e f) 1.205 (um mil duzentos e cinco) processos arquivados definitivamente. Naquela oportunidade, o Juiz Titular elogiou o desempenho dos servidores e os orientou a continuar empenhados numa prestação jurisdicional eficiente e efetiva;
- Existem 8 (oito) CTPS’s sob custódia da Secretaria da Vara, e, deste total, nenhuma diz respeito a processos arquivados ou em via de arquivamento. Indagado acerca das medidas adotadas para a diminuição do passivo desses documentos, o assistente de Secretaria esclareceu que procede à intimação aos advogados, bem assim notificação postal às partes;
- Os Assistentes de Juiz elaboram minutas de despachos, sentenças de mérito e de soluções de incidentes processuais (como embargos declaratórios, embargos à execução, embargos de terceiros, e exceção de pré-executividade e antecipação de tutela), bem como informações de mandado de segurança;
- O JuÃzo não prolata sentenças lÃquidas , mas tem, por costume, determinar a liquidação diretamente pela Contadoria da Vara, dispensando-se a notificação à s partes para apresentar e/ou contestar cálculos de liquidação, visando, desse modo, a uma maior celeridade processual;
- Em relação aos registros no PJE e no SIAJ, o Diretor de Secretaria informou que já procedeu aos ajustes solicitados nos processos especificados nos OfÃcios Circulares n.º 458/2017 e 507/2017 dessa Corregedoria;
- No tocante ao lapso temporal anteriormente correicionado, observou-se: a) acréscimo do quantitativo de novas ações em 385 (trezentos e oitenta e cinco); b) quanto à produtividade da Vara, foram prolatadas a mais 300 (trezentas) sentenças, e 487 (quatrocentos e oitenta e sete) decisões de incidentes processuais, entretanto houve redução de 134 (cento e trinta e quatro) conciliações; c) acréscimo do prazo médio para julgamento em 13 (treze) dias; d) aumento do prazo médio (em dias corridos), no tocante ao perÃodo de novembro de 2016 a outubro de 2017, para realização da audiência inicial, no rito sumarÃssimo, em 12 (doze) dias, e, no ordinário, em 11 (onze) dias; da instrução, no sumarÃssimo, em 20 (vinte) dias, e no ordinário, em 11 (onze) dias; e da decisão, no sumarÃssimo, em 27 (vinte e sete) dias e, no ordinário, em 32 (trinta e dois) dias; e) acréscimo do tempo médio de espera do jurisdicionado (em dias corridos) para realização, em novembro de 2017, da audiência inicial, no rito sumarÃssimo, em 36 (trinta e seis) dias e, no ordinário, em 48 (quarenta e oito) dias, contudo houve redução, na instrução, em 6 (seis) dias; f) aumento do prazo médio (em dias corridos) na fase de conhecimento em 33 (trinta e três) dias, na liquidação em 38 (trinta e oito) dias, e na execução em 95 (noventa e cinco) dias; g) acréscimo da quantidade de processos na fase de conhecimento em 224 (duzentos e vinte e quatro), na liquidação em 177 (cento e setenta e sete) e na execução em 629 (seiscentos e vinte e nove); e h) aumento do saldo remanescente em 858 (oitocentos e cinquenta e oito) processos; e
- Atingimento da Meta 7 estabelecida pelo CNJ para o ano de 2016, ressaltando-se a melhora do resultado da Meta 1 (90,37%), e a inaplicabilidade das Metas 2, 3 e 6 (em face da data de instalação da 3.ª Vara de Goiana).
10. PEDIDOS DE PROVIDÊNCIAS E RECLAMAÇÕES CORREICIONAIS :
No tocante ao perÃodo de 1.º de janeiro de 2016 até a presente data, não houve a formalização, em face desta unidade judiciária, de pedido de providência ou reclamação correicional.
11. RECOMENDAÇÕES:
- Prolatar o magistrado Armando da Cunha Rabelo Neto, prioritariamente e no menor espaço de tempo possÃvel, as sentenças com prazo vencido, conforme relação especificada no item 3.3, devendo, sempre, atentar ao prescrito no ATO n.º 1/CGJT, de 10 de fevereiro de 2017, haja vista o controle exercido por esta Corregedoria Regional a evitar que decisões não ultrapassem a tolerância admitida pela citada norma. Considerando que o referido magistrado não se encontrava presente no momento da correição, deverá a Secretaria da Corregedoria Regional encaminhar-lhe comunicação para que tome ciência;
- Empreender esforços com o objetivo de reduzir os prazos médios de audiências no rito sumarÃssimo, estabelecendo como meta o prazo máximo de 15 (quinze) dias, conforme determina o inciso III do art. 852-B da CLT;
- Fomentar a inclusão de processos de execução na pauta de audiências para tentativa de conciliação, consoante disposto no art. 76, II, da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho: “ promover a realização semanal de audiências de conciliação em processos na fase de execução, independentemente de requerimento das partes, selecionando-se aqueles com maior possibilidade de êxito na composição â€.
- Observar regular e integralmente as normas procedimentais prescritas pela Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho para a fase de execução - vide artigos 77 (Anexo IV) e 88 (Anexo V), ambos constantes na referida norma.
- Prolatar sentenças lÃquidas, quando possÃvel, em especial no tocante aos processos que seguem o rito sumarÃssimo;
- Impulsionar os processos sem movimentação há mais de 60 (sessenta) dias;
- Enfatizar, entre os usuários (servidores e magistrados) da Vara, a importância da correta inserção de dados no PJE, pois eles são extraÃdos, através das remessas, transformados e gravados, e essas informações alimentam o e-Gestão, gerando os relatórios gerenciais e a estatÃstica oficial da Justiça do Trabalho;
- Realizar a análise periódica da ferramenta “agrupadoresâ€, a fim de evitar a permanência de processos em tarefas já superadas. Os processos devem ser retirados de tal lista assim que realizado o ato respectivo;
- Proceder à “conclusão ao magistradoâ€, especificando o tipo (sentenças, decisões ou despachos), sem necessidade de despacho para tal finalidade, pela importância desse dado para a estatÃstica deste Regional, e, ainda, com a cautela necessária, em face da impossibilidade de cancelamento da “conclusão†em relação à s sentenças, o que enseja, em caso de equÃvoco do servidor, a necessidade de o magistrado proceder à “conversão do julgamento em diligência†para que se possa realizar nova conclusão. Deve, ainda, ser selecionado o magistrado em tempo real, com a devida gravação no sistema, a fim de que seja contabilizado o prazo para prolação da decisão corretamente, e, no caso da sentença, tão logo encerrada a instrução. Em relação à s decisões de antecipação de tutela, também proceder à imediata conclusão com a especificação do magistrado, de modo a possibilitar o controle do prazo e garantir a veracidade dos dados estatÃsticos. No tocante aos embargos de declaração, havendo necessidade de intimar a parte contrária, proceder à conclusão para julgamento tão logo encerrado o prazo, também sem necessidade de despacho, por se tratar de ato ordinário da secretaria. Tratando-se de juiz substituto da reserva técnica, proceder à imediata conclusão no sistema, com informação de tal fato, por e-mail funcional, ao magistrado, inclusive porque possui acesso restrito à unidade na qual atua;
- Efetivar a conclusão para julgamento dos embargos de declaração ao magistrado que se encontrar em exercÃcio na Vara, quando aquele que prolatou a sentença embargada se encontrar afastado por mais de 30 dias, em conformidade com o art. 8.º, § 3.º, do Provimento n.º 03/2015 desta Corregedoria Regional;
- Continuar no cumprimento das diligências determinadas pelo Tribunal, em grau de recurso, em prazo razoável, bem assim proceder ao correto cadastramento das partes quando do envio dos recursos ao Tribunal, inclusive em relação ao recurso ordinário em rito sumarÃssimo, de modo a evitar equÃvoco quando da distribuição da classe processual na segunda instância;
- Registrar, no sistema PJE, o recolhimento das custas, emolumentos, contribuição previdenciária e imposto de renda. Após as orientações sobre a necessidade de tal anotação, o Setor de EstatÃstica do Tribunal constatou acréscimo considerável no registro de tais arrecadações, conforme quadro demonstrativo entre os meses de janeiro a março de 2016 e janeiro a março de 2017, numa variação de 115,94% no tocante à s custas processuais, de 498,05% em relação aos emolumentos, de 71,16% no pertinente à s contribuições previdenciárias, de 32,62% no que diz respeito ao imposto de renda, e de 283,18% quanto à s multas aplicadas pelos órgãos de fiscalização das relações de trabalho; e
- Persistir no estÃmulo, entre os servidores, de práticas de sustentabilidade, racionalização e consumo consciente de materiais e serviços de responsabilidade socioambiental, visando ao uso sustentável dos recursos naturais e dos bens públicos, bem como ao aperfeiçoamento contÃnuo da qualidade do gasto público realizado pelo Tribunal, a teor da Resolução n.º 201 do CNJ de 3/3/2015.
12. BOAS PRÃTICAS RELATADAS PELO JUÃZO:
Noticiou o Diretor de Secretaria que as boas práticas, relacionadas na ata de correição de 2016, continuam sendo desempenhadas nesta unidade judiciária, motivo pelo qual procede à sua renovação:
- Distribuição dos trabalhados por dÃgito do processo, proporcionando maior agilidade no andamento processual, e, ainda, conhecimento dos servidores sobre diversos atos processuais em todas as suas fases;
- Elaboração, pelo assistente de Juiz, de minutas de despachos e de sentenças relativas à solução de questões de mérito e incidentes processuais, como embargos declaratórios, embargos à execução, embargos de terceiros, exceção de pré-executividade e análise de antecipação de tutela; e
- Determinação de liquidação do feito diretamente pela Contadoria da Vara após o trânsito em julgado, dispensando-se a notificação às partes para apresentar e/ou contestar cálculos de liquidação, visando, desse modo, a uma maior celeridade processual.
13. SOLICITAÇÃO DO JUÃZO:
- Lotação de mais servidores, devido à crescente demanda processual, vez que a Unidade conta com apenas 9 (nove) servidores, incluindo o Diretor de Secretaria.
Encerrados os trabalhos, a ExcelentÃssima Corregedora Regional, Desembargadora Dione Nunes Furtado da Silva, agradeceu a fraternal acolhida e a colaboração prestada pelo ExcelentÃssimo Juiz Substituto Arthur Ferreira Soares , e pelos servidores da Vara, determinando que, lavrada e assinada, fosse disponibilizada esta ata na página da Corregedoria, no sÃtio deste Regional ( www.trt6.jus.br ), além de publicada, em sua Ãntegra, no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho – DEJT, entregando cópia à Unidade Judiciária sob correição (neste ato), Presidência do Egrégio Regional, e Secretaria de Gestão de Pessoas, para conhecimento e providências pertinentes. Firmam a presente ata a ExcelentÃssima Desembargadora Corregedora Regional e a Secretária da Corregedoria Regional.
DIONE NUNES FURTADO DA SILVA
Desembargadora Corregedora Regional
NOÊMIA MARIA GOMES DE OLIVEIRA
Secretária da Corregedoria Regional
Ata Correição 70 - 2017 de 30/11/2017