ATA DA CORREIÇÃO ORDINÃRIA REALIZADA NA 2.ª VARA DO TRABALHO DE GOIANA, EM 29 NOVEMBRO DE 2017.

Aos 29 (vinte e nove) dias do mês de novembro de 2017, às 9 (nove) horas, compareceu à sede da 2.ª Vara do Trabalho de Goiana, situada no Loteamento Carvalho Feitosa, n.º 53, Centro, Goiana/PE, a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional do TRT da 6.ª Região, Dr.ª Dione Nunes Furtado da Silva , acompanhada pelos servidores Noêmia Maria Gomes de Oliveira (Secretária da Corregedoria), Vânia Rodrigues de Santana Cunha (Assessora de Gabinete), Rosanna de Freitas Monteiro (Assistente de Gabinete), Henrique Bezerra Valença (Assistente Secretário) e José Carlos Oliveira de Souza (Chefe de Serviço), para realizar a Correição Ordinária veiculada no Edital n.º 06/2017, disponibilizado no Diário Eletrônico do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região em 17/7/2017, e considerado publicado em 18/7/2017. Referido edital se encontrava devidamente afixado no átrio da Secretaria da referida unidade, possibilitando sua plena divulgação e visualização pelo público local.

Presentes, na ocasião, o Excelentíssimo Juiz Titular, Dr. Virgínio Henriques de Sá e Benevides, o Diretor de Secretaria, Bel. Gonçalo Machado da Ponte, e os demais servidores ali lotados: Eduardo Antônio Morais de Araújo, Lívia Pontes Perazzo Barbosa, Christiane Holanda Arantes Barbosa, Lillian Costa de Lacerda Miranda, Tiago Fritzen Guimarães Carvalho, Ingrid Pires Gomes da Costa, Isabela Ataíde Rosendo Bittencourt, e Elizabeth Correia de Andrade, além da estagiária de Direito Jessikelley Monara da Silva Nascimento. Ausente a servidora Flávia Marinho Correia de Oliveira Melo, em razão de licença gestante.

Com base nos dados extraídos do SIAJ, PJe, e-Gestão e Sistema de Pessoal; nas informações consolidadas pela Seção de Estatística; no exame dos procedimentos adotados na Secretaria da Vara e dos processos em tramitação, e, ainda, dos dados colhidos na inspeção judicial realizada no período de 9 a 13 de janeiro de 2017, a Excelentíssima Desembargadora Corregedora determinou o registro das informações e recomendações que seguem.

1. MAGISTRADO:

JUIZ TITULAR

PERÃODO DE ATUAÇÃO

Virgínio Henriques de Sá e Benevides

Desde 12/12/2014

(Ato TRT GP n.º 298/2014)

2. QUADRO ATUAL DE SERVIDORES:

NOME

CARGO

FUNÇÃO

Gonçalo Machado da Ponte

Técnico Judiciário

Diretor de Secretaria

Eduardo Antônio Morais de Araújo

Técnico Judiciário

Assistente de Diretor

Lívia Pontes Perazzo Barbosa

Técnica Judiciária

Assistente de Juiz

Tiago Fritzen Guimarães Carvalho

Analista Judiciário

Calculista

Lillian Costa de Lacerda Miranda

Técnica Judiciária

Calculista

Flávia Marinho Correia de Oliveira Melo

Analista Judiciária

Secretária de Audiência

Christiane Holanda Arantes Barbosa

Analista Judiciária

Secretária de Audiência

Ingrid Pires Gomes da Costa

Requisitada

Assistente

Isabela Ataíde Rosendo Bittencourt

Analista Judiciária

-

Elizabeth Correia de Andrade

Técnica Judiciária

-

3. Produtividade dos Juízes na Unidade:

3.1. Quantidade de Audiências, Sentenças, Conciliações e Incidentes por Juiz (a):

Atuação dos Magistrados na

2.ª VT de Goiana

Audiências*

Sentenças de mérito

Conciliações

Incidentes processuais

Virgínio Henriques de Sá e Benevides

1.592

891

271

460

Armando da Cunha Rabelo Neto

-

10

-

-

Arthur Ferreira Soares

-

2

-

-

Eduardo Henrique Brennand Dornelas Câmara

2

-

-

-

Levi Pereira de Oliveira

237

83

35

10

Lucas de Araújo Cavalcanti

476

100

53

48

Paloma Daniele Borges dos Santos Costa

17

-

-

-

Tatyana de Siqueira Alves Pereira Rodrigues Rocha

18

3

-

-

Victor Majela Nabuco de Menezes

16

-

-

-

Total

2.358

1.089

359

518

*Exceto audiências de julgamento.

Fontes: Relatórios extraídos do e-Gestão (Audiências realizadas, Solucionados por magistrado, e Incidentes processuais julgados por magistrado).

Período analisado: 1.º/11/2016 a 31/10/2017.

3.2. Prazo médio (em dias corridos) para julgamento de mérito na unidade, da conclusão até a prolação da sentença (apenas PJe):

Atuação dos Magistrados na 2.ª VT de Goiana

Prazo* médio para julgamento de sentenças de mérito

Virgínio Henriques de Sá e Benevides

15

Armando da Cunha Rabelo Neto

543

Arthur Ferreira Soares

3

Levi Pereira de Oliveira

21

Lucas de Araújo Cavalcanti

16

Tatyana de Siqueira Alves Pereira Rodrigues Rocha

21

Prazo médio para julgar na unidade

20

*Apuração leva em conta somente processos eletrônicos e não deduz os períodos de afastamento dos magistrados, tais como férias, licenças, cursos e outros, em face da falta de integração entre os sistemas de pessoal e judicial.

Fontes: Relatório extraído do e-Gestão (Prazos Médios, em dias, da conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado - PJe).

Período analisado: 1.º/11/2016 a 31/10/2017.

3.3. Sentenças de mérito (conhecimento) pendentes de julgamento:

Magistrados com sentenças pendentes na

2.ª VT de Goiana

No prazo

Prazo vencido

Total

Virgínio Henriques de Sá e Benevides

22

-

22

Daniella Cristiane Rodrigues Ferreira

4

-

4

Juliana Gabriela Hita Neves

4

-

4

Total de sentenças pendentes na Vara

30

-

30

Fontes: Dados extraídos de “Relatório de decisões em aberto/proferidasâ€, e PJe, em 29/11/2017, às 9h45.

3.4. Incidentes processuais pendentes de julgamento:

Magistrados com Incidentes Processuais pendentes na 2.ª VT de Goiana

No prazo

Prazo vencido

Total

Total de incidentes pendentes na Vara

-

-

-

Fontes: Dados coletados na Secretaria da Vara e no PJe, em 29/11/2017, às 10h30.

3.5. Produtividade da Vara:

Unidade Judiciária

Quantidades

Prazo médio para julgamento (PJe)

Sentenças de mérito

Incidentes processuais

Conciliações

2.ª VT de Goiana

1.089

518

359

20

Fontes: Relatórios extraídos do e-Gestão: Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado; e Prazos Médios (em dias) da Conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe).

Período analisado: 1.º/11/2016 a 31/10/2017.

3.6. Percentuais de produtividade do Juiz Titular no período de setembro de 2016 a agosto de 2017:

- Juiz Virgínio Henriques de Sá e Benevides*

Mês

SET./16

OUT./16

NOV./16

DEZ./16

JAN./17

FEV./17

MARÇO/17

Sentenças

109,41%

84,55%

95,40%

152,27%

1.400,00%

--

20,00%

Conciliados

52,94%

21,82%

34,48%

40,91%

--

--

86,67%

Mês

ABRIL/17

MAIO/17

JUNHO/17

JULHO/17

AGOSTO/17

Sentenças

98,51%

63,26%

108,97%

--

220, 34%

Conciliados

53,73%

19,32%

30,77%

--

59,32%

*O Juiz Titular usufruiu férias de 24/1/2017 a 21/2/2017, 7/3/2017 a 5/4/2017, e 4/7/2017 a 2/8/2017.

4. AUDIÊNCIAS (REALIZADAS E DESIGNADAS):

4.1. Prazos médios, em dias corridos, até a realização das audiências (a partir do ajuizamento):

Unidade Judiciária

Inicial

Instrução

Decisão

Sumaríssimo

Ordinário

Sumaríssimo

Ordinário

Sumaríssimo

Ordinário

2.ª VT de Goiana

55

53

70

119

83

130

Fonte: Dados extraídos do e-Gestão (Prazos médios – fase de conhecimento).

Período analisado: 1.º/11/2016 a 31/10/2017.

4.2. Tempo de espera do jurisdicionado (em dias corridos) para designação de audiências, a contar de 22/11/2017:

Unidade Judiciária

Inicial

Instrução

Sumaríssimo

Ordinário

2016

2017

2016

2017

2016

2017

2.ª VT de Goiana

29

22

37

69

34

97

Fontes: Informações extraídas do PJe e da Ata de Correição realizada em 2016.

4.3. Prazos (em dias úteis*) para designação de audiências, a contar de 22/11/2017:

Unidade Judiciária

Inicial - Sumaríssimo

Inicial - Ordinário

Instrução

2.ª VT de Goiana

15

25

42

*Nos termos da nova redação concedida ao art. 775 da CLT pela Lei n.º 13.467/2017.

Fontes: Informações extraídas do PJe.

4.4. Assiduidade do magistrado:

Segundo informações prestadas pelo Diretor de Secretaria, o Juiz Titular, Dr. Vírginio Henriques de Sá e Benevides, em regra, comparece à Unidade nos dias em que são realizadas as sessões de audiência (terças às quintas-feiras).

4.5. Quantidade de processos em pauta de audiências por semana (média):

Unidade Judiciária

Dias de audiências por semana

Total de audiências

Sumaríssimos

Iniciais

Instruções

Razões Finais

2.ª VT de Goiana

3 dias (terças às quintas-feiras)

5 a 9

29 a 30

12

4 a 6

Fontes: Informações extraídas do PJe, em 22/11/2017, relativas aos seguintes períodos: 14/8/2017 a 18/8/2017; 18/9/2017 a 22/9/2017; 23/10/2017 a 27/10/2017; e 27/11/2017 a 1.º/12/2017; e informações prestadas pelo Diretor de Secretaria da Vara.

5. MOVIMENTAÇÃO PROCESSUAL:

5.1. Quantidade de ações trabalhistas ajuizadas na unidade (apenas PJe):

Unidade Judiciária

2015

2016

2017

(até 21/11/2017)

2.ª VT de Goiana

1.335

1.544

1.562

Fontes: Consolidação da Estatística; e-Gestão (Fase de Conhecimento – Casos Novos por Distribuição e Redistribuídos); e PJe.

5.2. Processos remanescentes (congestionamento):

Unidade Judiciária

SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2016

SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2017

Pendentes de julgamento*

Processos demais fases

Total

Pendentes de julgamento*

Processos demais fases

Total

2.ª VT de Goiana

62

839

901

68

1.690

1.758

*Pendentes de julgamento: Processos com instrução encerrada, aguardando prolação de sentença.

Fontes: Consolidação da Estatística; e-Gestão (Fase de Conhecimento – Processos Pendentes de Solução); e PJe.

5.3. Quantidade de processos em tramitação:

Unidade Judiciária

Processos em tramitação em 21/11/2017

Físicos

PJe

2.ª VT de Goiana

-

2.435

Fonte: Relatório Gerencial (Processos em tramitação na Vara) e PJe-JT.

5.4. Quantidade de processos nas principais fases processuais ( pendentes de solução ):

Unidade Judiciária

Conhecimento

(até a prolação da sentença)

Liquidação

Execução

2.ª VT de Goiana

355

426

806

Fonte : e-Gestão.

Período analisado: 1.º/10/2017 a 31/10/2017.

5.5. Prazos médios (em dias corridos) nas principais fases processuais:

Unidade Judiciária

Conhecimento

(até a prolação da sentença)

Liquidação

Execução

2.ª VT de Goiana

124

146

156

Fonte: e-Gestão.

Período analisado: 1.º/11/2016 a 31/10/2017.

6. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS EM 21/11/2017 (VARA EXCLUSIVAMENTE ELETRÔNICA):

Agrupadores:

Tarefa

Quantidade

Processos com pagamentos

12

Processos com pedido de sigilo nos documentos não apreciado

04

Processos com pedido liminar ou de antecipação de tutela não apreciado

02

Processos com Petições Avulsas

80

Processos com Habilitações nos Autos Não Lidas

13

Processos com petições não apreciadas

206

Mandados devolvidos pelo Oficial de Justiça

33

Processos aguardando encaminhamento do secretário de audiência (atas assinadas)

05

Fase de Conhecimento:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

Aguardando apreciação pela instância superior

249

08/06/2015

0000332-35.2015.5.06.0232

Aguardando audiência

120

20/07/2017

0001079-14.2017.5.06.0232 *¹

Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos

239

20/09/2016

0000709-69.2016.5.06.0232 *²

Aguardando laudo pericial

35

26/06/2017

0001334-06.2016.5.06.0232 *³

Aguardando término dos prazos

23

16/09/2017

0000822-86.2017.5.06.0232

Analisar Decisão

05

21/11/2017

0000497-14.2017.5.06.0232

Analisar sentença

01

20/11/2017

0001359-82.2017.5.06.0232

Análise do Conhecimento

129

09/11/2017

0001289-65.2017.5.06.0232

Concluso ao magistrado* 4

105

09/10/2017

0001357-15.2017.5.06.0232

Controle de pericia

37

14/06/2017

0000092-12.2016.5.06.0232 * 5

Cumprimento de providências

98

26/09/2017

0001005-57.2017.5.06.0232 * 6

(Subpasta) Aguardando Notificação Inicial

99

11/10/2017

0001319-03.2017.5.06.0232 * 7

Minutar Decisão

01

21/11/2017

0000909-42.2017.5.06.0232

Minutar Despacho

02

21/11/2017

0001567-66.2017.5.06.0232

Minutar sentença

27

16/11/2017

0001421-25.2017.5.06.0232

Publicar DJE

98

09/11/2017

0001364-07.2017.5.06.0232

OBSERVAÇÕES

*¹ Processo apto para julgamento, com última audiência realizada em 8/11/2017 e razões finais remissivas.

*² Terceira e última parcela do acordo vencida em 31/10/2017, sem recolhimento das custas e contribuições previdenciárias.

*³ Processo fora de pauta aguardando conclusão de perícia . O perito apresentou laudo em 27/11/2017, encontrando-se com determinação para intimar as partes para, querendo, se pronunciarem.

* 4 Processos sem conclusão nominal a magistrado.

* 5 Certidão de notificação à perita para esclarecimentos técnicos, com reiteração da intimação em 17/8/2017.

* 6 Carta Precatória aguardando informação do Juízo deprecante , com certidão do andamento dos autos principais emitida em 12/10/2017.

* 7 Partes devidamente notificadas e aguardando audiência inicial designada para 23/11/2017.

Fase de Liquidação:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

Aguardando Cumprimento de Providência - Liq

17

14/02/2017

0000491-75.2015.5.06.0232 *¹

Aguardando apreciação pela instância superior

01

26/06/2017

0000914-35.2015.5.06.0232

Aguardando laudo pericial

07

03/04/2017

0000574-57.2016.5.06.0232 *²

Aguardando término dos prazos

06

07/11/2017

0000611-21.2015.5.06.0232

Analisar Despacho - Liq

01

20/11/2017

0000625-68.2016.5.06.0232

Análise de Liquidação*³

405

02/09/2017

0000469-17.2015.5.06.0232 * 4

(Subpasta) Para Contadoria Complementar Liquidação

01

26/10/2017

0001105-46.2016.5.06.0232

(Subpasta) Para Contadoria Revisar artigos de liquidação

07

05/10/2017

0000608-32.2016.5.06.0232

(Subpasta) Para Revisar Artigos de Liquidação-SINDICATOXCAIG

223

05/10/2017

0001531-58.2016.5.06.0232

(Subpasta) Para Contadoria Revisar Cálculos de Perito

04

21/09/2017

0000032-39.2016.5.06.0232

(Subpasta) Para Contadoria Efetuar Liquidação

163

23/09/2017

0000486-82.2017.5.06.0232

(Subpasta) Para Contadoria Efetuar Rateio

01

16/11/2017

0000444-04.2015.5.06.0232

Concluso ao magistrado - Liq* 5

01

21/11/2017

0001046-58.2016.5.06.0232

Controle de pericia* 6

04

08/03/2017

0001157-76.2015.5.06.0232 * 7

Iniciar Liquidação

01

17/11/2017

0000274-61.2017.5.06.0232

Minutar expediente da secretaria

01

21/11/2017

0001308-42.2015.5.06.0232

Publicar DJE

52

10/11/2017

0000339-56.2017.5.06.0232

OBSERVAÇÕES

*¹ Na subpasta “Aguardando cumprimento de alvará – CEFâ€.

*² Certidão de notificação ao perito sobre o deferimento de prorrogação por mais 30 (trinta) dias para entrega do laudo contábil. Despacho para intimar o perito, em 21/11/2017, para entregar o laudo, sob pena de aplicação de multa.

*³ Inexistem processos nas subpastas “Para Secretaria expedir OFÃCIO†e “Para Secretaria expedir ALVARÃâ€.

* 4 Na subpasta “Para Secretaria DAR CIÊNCIA a PERITOâ€, mas com certidão nos autos de notificação do expert por e-mail em 14/9/2017.

* 5 Processos sem conclusão nominal a magistrado.

* 6 Todos os processos encontram-se na subpasta “Aguardando esclarecimentos/retificaçõesâ€.

* 7 Certidão de notificação à perita para esclarecimentos, com nova certidão, em 25/10/2017, de reiteração do ato, por inércia do expert.

Fase de Execução:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

Aguardando apreciação pela instância superior

02

27/06/2017

0000680-53.2015.5.06.0232

Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos

02

01/06/2017

0000258-78.2015.5.06.0232 *¹

Aguardando final do sobrestamento

36

13/02/2017

0000828-64.2015.5.06.0232 *²

Aguardando término dos prazos

65

02/08/2017

0001044-88.2016.5.06.0232

Analisar Decisão - Exec

01

20/11/2017

0000565-32.2015.5.06.0232

Analisar Despacho - Exec

08

20/11/2017

0000490-56.2016.5.06.0232

Analisar expediente da secretaria

01

20/11/2017

0000434-23.2016.5.06.0232

Análise de Execução*³

482

12/05/2017

0000276-65.2016.5.06.0232 * 4

(Subpasta) Convênio BACENJUD para 1ª tentativa

04

14/11/2017

0001078-63.2016.5.06.0232

(Subpasta) Convênio BNDT para Exclusão

02

16/11/2017

0000077-43.2016.5.06.0232

(Subpasta) Convênio BNDT para Inclusão

24

09/11/2017

0000864-09.2015.5.06.0232

(Subpasta) Convênio INFOJUD para pesquisar

01

20/11/2017

0000983-67.2015.5.06.0232

(Subpasta) Convênio RENAJUD para pesquisar

16

13/11/2017

0000720-98.2016.5.06.0232

(Subpasta) Para Contadoria Atualizar Cálculos

07

06/10/2017

0000497-82.2015.5.06.0232

(Subpasta) Para Contadoria Efetuar Liquidação

01

14/10/2017

0000804-02.2016.5.06.0232

(Subpasta) Para Contadoria Efetuar Rateio

28

06/11/2017

0000616-09.2016.5.06.0232

(Subpasta) Para Secretaria Dar Ciência às partes

50

04/11/2017

0001272-63.2016.5.06.0232

(Subpasta) Para Secretaria Expedir Alvará

05

21/11/2017

0001468-33.2016.5.06.0232

(Subpasta) Para Secretaria Expedir Mandado Penhora

01

09/11/2017

0001532-86.2017.5.06.0271

(Subpasta) Para Secretaria Expedir Ofício

03

17/11/2017

0001227-59.2016.5.06.0232

Concluso ao magistrado - Exec* 5

11

09/10/2017

0000065-29.2016.5.06.0232

Controle de pericia* 6

02

20/07/2017

0000209-37.2015.5.06.0232

Cumprimento de providências

112

14/02/2017

0000044-87.2015.5.06.0232 * 7

Minutar Despacho - Exec

01

21/11/2017

0000842-48.2015.5.06.0232

Publicar DJE

25

09/11/2017

0000872-49.2016.5.06.0232

OBSERVAÇÕES

*¹ Nona e última parcela última parcela do acordo com vencimento em 5/2/2018.

*² Execução suspensa por 1 (um) ano, conforme art. 40 da Lei 6.830/80, e com novo peticionamento do autor em 16/11/2017.

*³ Inexistem processos nas subpastas “Praça/Leilão Aguardando Realização†e “Praça/Leilão Para Marcarâ€

* 4 Encontra-se na subpasta “Convênio CCS para consultarâ€, com certidão INFOJUD negativo desde 28/9/2017.

* 5 Processos sem conclusão nominal a magistrado.

* 6 Na subpasta “Aguardando esclarecimentos/retificaçõesâ€.

* 7 Encontra na subpasta “Aguardando cumprimento de alvará – BB†, onde existem, ao todo, 21 (vinte e um) processos. O Diretor de Secretaria esclareceu que já houve a determinação de transferência desse valor à Fazenda Nacional, com expedição de sentença de extinção de execução.

7. METAS FIXADAS PELO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA:

Em conformidade com os dados fornecidos pelo Núcleo de Estatística e Pesquisa do Egrégio Regional, eis os resultados das Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ para o ano de 2016 :

Meta 1 CNJ - 2016 : – Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuídos no ano corrente.

Unidades Judiciárias

Recebidos

Resolvidos

Resultado

2.ª VT de Goiana

1.518

1.513

99,67%

Total da 6ª Região

107.816

111.793

103,69%

Meta 2 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, pelo menos, 90% dos processos distribuídos até 31/12/2014.

Unidade Judiciária

Distribuídos em 2014

Distribuídos em 2014

e julgados até 31/12/16

Pendentes de julga-

mento até 31/12/16

Resultado

2.ª VT de Goiana

--

--

--

--

(Vara inaugurada em 12/12/2014)

Total da 6ª Região

62.261

59.947

2.314

107%

Meta 3 CNJ - 2016 : – Aumentar o índice de conciliação na fase de conhecimento, em relação à média do biênio 2013/2014, em 2 pontos percentuais.

Unidade Judiciária

Solucionados

Conciliados

Média biênio

(2013/2014)

Resultado

2.ª VT de Goiana

1.513

468

--

(Vara inaugurada em 12/12/2014)

30,93%

Total da 6ª Região

111.793

44.400

40,83%

39,72 %

Meta 4 CNJ - 2016 : – Dar prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, não se destinando portanto à esta Justiça Especializada.

Meta 5 CNJ - 2016 : – B aixar em 2016, quantidade maior de processos de execução do que o total de casos novos de execução no ano corrente.

Unidade

Judiciária

Casos novos

de execução

Baixados

Entraram

na meta

Saíram

da meta

Resultado

2.ª VT de Goiana

343

115

0

0

33,53%

Total da 6ª Região

38.526

37.091

0

0

96,50%

Meta 6 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, as ações coletivas distribuídas, até 31.12.2013 no 1.º grau e até 31.12.2014, no 2.º grau.

A 2.ª Vara do Trabalho de Goiana foi instalada apenas a partir de 12/12/2014.

Meta 7 CNJ - 2016 : – Identificar e reduzir em 2% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior.

Unidade

Judiciária

Pendentes em

31/12/15

Quantidades de

Processos dos dez

maiores litigantes

distribuídos na instância no mês de

referência

Quantidades de

Processos dos dez

maiores litigantes

julgados na ins-

tância no mês de

referência

Pendentes em

31/12/16

Resultado

2.ª VT de Goiana

12

8

10

10

117,60%

Total da 6ª Região

8.284

7.949

9.373

6.860

118,34%

O Conselho Nacional de Justiça divulgou no final do 10.º Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, as metas nacionais para 2017, quais sejam:

Meta 1 - Os tribunais mantiveram o compromisso de julgar, ao longo de 2017, mais processos do que os novos que chegarem aos tribunais (Meta 1). Assim como em 2016, o compromisso deverá ser cumprido por tribunais de todos os segmentos de Justiça.

Meta 2 - O compromisso com o julgamento dos processos mais antigos, alvo da Meta 2, foi renovado para 2017 e deverá ser cumprido por tribunais de todos os ramos do Judiciário. O detalhamento desta e das outras metas definidas, com percentuais e períodos de distribuição dos processos que deverão ser julgados, estarão num glossário que será divulgado futuramente pelo CNJ.

Meta 3 - A Justiça Federal e a Justiça do Trabalho também renovaram o compromisso com a Meta 3, que busca aumentar o número de casos solucionados por meio da conciliação, em relação a períodos anteriores. 

Meta 4 - Fixada pela primeira vez em 2013, a Meta 4, que dá prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, deverá ser cumprida novamente em 2017 pela Justiça Estadual, pela Justiça Federal, pela Justiça Militar da União e dos Estados e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). 

Meta 5 - Impulso aos processos de execução, que será perseguida no ano que vem pelos tribunais da Justiça Estadual, Federal e do Trabalho.

Meta 6 - P rioriza o julgamento de ações coletivas, que impactam na vida de um grupo maior de pessoas. 

Meta 7 – Prioriza o julgamento de processos dos maiores litigantes e dos recursos repetitivos, tem por objetivo enfrentar demandas de massa que chegam ao Judiciário.

Meta 8 – Destinada a ações de fortalecimento da rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres, uma das prioridades da atual gestão do CNJ.

8. ITENS DE EXAME E REGISTRO OBRIGATÓRIOS (Art. 26 da Consolidação dos Provimentos da CGJT):

Com base nos autos e sistemas analisados, verificou-se que o Juízo:

- registra no sistema informatizado os atos processuais relevantes;

- embora especifique, no juízo de admissibilidade dos recursos, o Id relativo aos demais pressupostos legais, não indica aquele relativo ao instrumento de procuração, a exemplo do constatado nos processos n.ºs 0000651-66.2016.5.06.0232, 0000708-50.2017.5.06.0232 e 0000309-21.2017.5.06.0232;

- ordena, de ofício, a imediata liberação do depósito recursal, nos casos em que, após a liquidação, seja apurado crédito de valor inequivocamente superior ao depositado, como verificado nos processos n.ºs 0001202-80.2015.5.06.0232 e 0000578-31.2015.5.06.0232;

- exaure as iniciativas do juízo objetivando tornar exitosa a execução, observando o estabelecido pela Corregedoria-Geral, quanto aos requisitos para a emissão da Certidão de Crédito Trabalhista, nos moldes do artigo 88 da Consolidação de Provimentos, como se verifica nos processos n.ºs 0000204-15.2015.5.06.0232 e 0000098-53.2015.5.06.0232, porém deixa de emitir a Certidão de Arquivamento Provisório, prevista no art. 77 da referida norma;

- faz uso regular das ferramentas eletrônicas: Bacenjud, Detran, Renajud, Jucepe, Infojud e Serpro, consoante observado nos processos n.ºs 0001068-19.2016.5.06.0232, 0001031-89.2016.5.06.0232, 0000266-84.2017.5.06.0232, 0001127-07.2016.5.06.0232, 0001116-75.2016.5.06.0232, 0001529-88.2016.5.06.0232, 0000515-35.2017.5.06.0232, 0001374-85.2016.5.06.0232 e 0001375-70.2016.5.06.0232. De acordo com o Relatório sobre Ordens Judiciais, foram realizados, no período de janeiro de 2016 a outubro de 2017, 432 (quatrocentos e trinta e dois) bloqueios, 256 (duzentos e cinquenta e seis) desbloqueios e 167 (cento e sessenta e sete) transferências. No mês de outubro de 2017, constavam 13 (treze) bloqueios pendentes de providência;

- determina a citação dos sócios, nos casos de desconsideração da personalidade jurídica da empresa executada, com a devida inclusão dos seus nomes no sistema, no polo passivo da demanda, conforme visto nos processos n.ºs 0000659-77.2015.5.06.0232 e 0000658-92.2015.5.06.0232; e

- inclui, em pauta, processos para tentativa de conciliação na fase de execução, em média, de 48 (quarenta e oito) por ano, e, ainda, quando solicitado pelas partes, ou na Semana Nacional de Conciliação .

Quanto aos demais aspectos (assiduidade dos magistrados, pauta de audiências e principais prazos) encontram-se registrados nos itens 4 e 5.

9. OBSERVAÇÕES/PENDÊNCIAS REFERENTES À SECRETARIA:

- Constatou-se, conforme quadros do item 6 elaborados no dia 21/11/2017, situação satisfatória quanto à tramitação dos feitos, entretanto, impõe-se maior controle em relação a estas tarefas: a) aguardando término dos prazos (0001044-88.2016.5.06.0232, desde 2/8/2017; e 0000822-86.2017.5.06.0232, desde 16/9/2017); e b) controle de perícia (0000092-12.2016.5.06.0232, desde 17/8/2017; e 0000209-37.2015.5.06.0232, desde 20/7/2017). O Diretor de Secretaria esclareceu que, em relação aos processos 1044-88 e 822-86, o atraso decorreu de problemas do oficial de justiça com o seu certificado digital; no tocante ao feito 92-12, procedeu-se a intimação ao perito para entregar os esclarecimentos solicitados em 27/11/2017; e no tocante ao processo 209-37, incluiu-se na audiência para tentativa de conciliação em 22/11/2017. Na inspeção realizada pelo juízo de primeiro grau, em 1.680 (um mil, seiscentos e oitenta) processos, no período de 9 a 13 de janeiro de 2017, registraram-se dentre outros dados: a) 1.112 (um mil e cento e doze) processos na fase de conhecimento; b) 328 (trezentos e vinte e oito) processos na fase de execução; c) 4 (quatro) processos com execução suspensa; d) 58 (cinquenta e oito) processos fora de pauta; e) nenhum processo convertido em diligência ou aguardando decisão de incidente; f) arquivamento de 624 (seiscentos e vinte e quatro) processos na fase de conhecimento, e finalização de 115 (cento e quinze) na execução; e g) 178 (cento e setenta e oito) processos no setor de cálculos. Naquela oportunidade, o Juiz Titular recomendou observância rigorosa aos lançamentos corretos, evitando-se divergências, mormente no que se refere ao E-Gestão, bem assim esforços para manter a atualização dos expedientes em relação a todos os feitos em tramitação na unidade, agradecendo o empenho e dedicação de todos os servidores;

- Existem 12 (doze) CTPS’s sob custódia da Secretaria da Vara, e, deste total, nenhuma diz respeito a processo arquivado ou em via de arquivamento. Indagado acerca das medidas adotadas para a diminuição do passivo desses documentos, o assistente de Secretaria esclareceu que se procede à notificação postal à parte, e, ainda, por edital, aos advogados, ou pelos oficiais de justiça;

- Os Assistentes de Juiz elaboram minutas de despachos, sentenças de mérito e de soluções de incidentes processuais (como embargos declaratórios, embargos à execução, embargos de terceiros, e exceção de pré-executividade e antecipação de tutela), bem como informações de mandado de segurança;

- O Juízo tem, como prática, a prolação de sentenças líquidas , mormente no que diz respeito a processos sujeitos ao rito sumaríssimo;

- Em relação aos registros no PJE e no SIAJ, o Diretor de Secretaria informou que já procedeu aos ajustes solicitados nos processos especificados nos Ofícios Circulares n.º 458/2017 e 507/2017 dessa Corregedoria;

- No tocante ao lapso temporal anteriormente correicionado, observou-se: a) acréscimo do quantitativo de novas ações em 209 (duzentos e nove); b) em relação à produtividade da Vara, foram prolatadas a mais 524 (quinhentas e vinte e quatro) sentenças, e 327 (trezentos e vinte e sete) decisões de incidentes processuais, porém houve redução de 123 (cento e vinte e três) conciliações; c) acréscimo do prazo médio para julgamento em 6 (seis) dias; d) redução do prazo médio (em dias corridos), no tocante ao período de novembro de 2016 a outurbro de 2017, para realização da audiência inicial, no rito ordinário, em 7 (sete) dias, da instrução, no sumaríssimo, em 37 (trinta e sete) dias, e no ordinário em 190 (cento e noventa) dias, e da decisão, no sumaríssimo, em 97 (noventa e sete) dias e, no ordinário, em 199 (cento e noventa e nove) dias; contudo, houve aumento, da inicial, no sumaríssimo, em 16 (dezesseis) dias; e) acréscimo do tempo médio de espera do jurisdicionado (em dias corridos) para realização, em novembro de 2017, da audiência inicial, no rito ordinário, em 32 (trinta e dois) dias, e da instrução em 63 (sessenta e três) dias, porém houve redução na inicial, do sumaríssimo, em 7 (sete) dias; f) aumento do prazo médio (em dias corridos) na fase de conhecimento em 22 (vinte e dois) dias, na liquidação em 55 (cinquenta e cinco) dias, e na execução em 26 (vinte e seis) dias; g) redução da quantidade de processos na fase de conhecimento em 80 (oitenta), e aumento na liquidação em 275 (duzentos e setenta e cinco) e na execução em 522 (quinhentos e vinte e dois); e h) acréscimo do saldo remanescente em 857 (oitocentos e cinquenta e sete) processos; e

- Atingimento da Meta 7 estabelecida pelo CNJ para o ano de 2016, ressaltando-se o ótimo resultado da Meta 1 (não atingida apenas por causa de 5 processos), e a inaplicabilidade das Metas 2, 3 e 6 (em face da data de instalação da 2.ª Vara de Goiana).

10. PEDIDOS DE PROVIDÊNCIAS E RECLAMAÇÕES CORREICIONAIS :

No tocante ao período de 1.º de janeiro de 2016 até a presente data, não houve a formalização, em face desta unidade judiciária, de pedido de providência ou reclamação correicional.

11. RECOMENDAÇÕES:

- Empreender esforços com o objetivo de reduzir os prazos médios de audiências no rito sumaríssimo, estabelecendo como meta o prazo máximo de 15 (quinze) dias, conforme determina o inciso III do art. 852-B da CLT;

- Fomentar a inclusão de processos de execução na pauta de audiências para tentativa de conciliação, consoante disposto no art. 76, II, da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho: “ promover a realização semanal de audiências de conciliação em processos na fase de execução, independentemente de requerimento das partes, selecionando-se aqueles com maior possibilidade de êxito na composição â€.

- Observar regular e integralmente o previsto no art. 77 e Anexo IV da Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho, no tocante à emissão da Certidão de Arquivamento Provisório;

- Emitir, de forma explícita e circunstanciada, pronunciamento acerca da admissibilidade dos recursos, nos moldes do artigo 26 da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho;

- Impulsionar os processos sem movimentação há mais de 60 (sessenta) dias;

- Enfatizar, entre os usuários (servidores e magistrados) da Vara, a importância da correta inserção de dados no PJE, pois eles são extraídos, através das remessas, transformados e gravados, e essas informações alimentam o e-Gestão, gerando os relatórios gerenciais e a estatística oficial da Justiça do Trabalho;

- Continuar a realizar a análise periódica da ferramenta “agrupadoresâ€, a fim de evitar a permanência de processos em tarefas já superadas. Os processos devem ser retirados de tal lista assim que realizado o ato respectivo;

- Proceder à “conclusão ao magistradoâ€, especificando o tipo (sentenças, decisões ou despachos), sem necessidade de despacho para tal finalidade, pela importância desse dado para a estatística deste Regional, e, ainda, com a cautela necessária, em face da impossibilidade de cancelamento da “conclusão†em relação às sentenças, o que enseja, em caso de equívoco do servidor, a necessidade de o magistrado proceder à “conversão do julgamento em diligência†para que se possa realizar nova conclusão. Deve, ainda, ser selecionado o magistrado em tempo real, com a devida gravação no sistema, a fim de que seja contabilizado o prazo para prolação da decisão corretamente, e, no caso da sentença, tão logo encerrada a instrução. Em relação às decisões de antecipação de tutela, também proceder à imediata conclusão com a especificação do magistrado, de modo a possibilitar o controle do prazo e garantir a veracidade dos dados estatísticos. No tocante aos embargos de declaração, havendo necessidade de intimar a parte contrária, proceder à conclusão para julgamento tão logo encerrado o prazo, também sem necessidade de despacho, por se tratar de ato ordinário da secretaria. Tratando-se de juiz substituto da reserva técnica, proceder à imediata conclusão no sistema, com informação de tal fato, por e-mail funcional, ao magistrado, inclusive porque possui acesso restrito à unidade na qual atua;

- Efetivar a conclusão para julgamento dos embargos de declaração ao magistrado que se encontrar em exercício na Vara, quando aquele que prolatou a sentença embargada se encontrar afastado por mais de 30 dias, em conformidade com o art. 8.º, § 3.º, do Provimento n.º 03/2015 desta Corregedoria Regional;

- Continuar no cumprimento das diligências determinadas pelo Tribunal, em grau de recurso, em prazo razoável, bem assim proceder ao correto cadastramento das partes quando do envio dos recursos ao Tribunal, inclusive em relação ao recurso ordinário em rito sumaríssimo, de modo a evitar equívoco quando da distribuição da classe processual na segunda instância;

- Registrar, no sistema PJE, o recolhimento das custas, emolumentos, contribuição previdenciária e imposto de renda. Após as orientações sobre a necessidade de tal anotação, o Setor de Estatística do Tribunal constatou acréscimo considerável no registro de tais arrecadações, conforme quadro demonstrativo entre os meses de janeiro a março de 2016 e janeiro a março de 2017, numa variação de 115,94% no tocante às custas processuais, de 498,05% em relação aos emolumentos, de 71,16% no pertinente às contribuições previdenciárias, de 32,62% no que diz respeito ao imposto de renda, e de 283,18% quanto às multas aplicadas pelos órgãos de fiscalização das relações de trabalho; e

- Persistir no estímulo, entre os servidores, de práticas de sustentabilidade, racionalização e consumo consciente de materiais e serviços de responsabilidade socioambiental, visando ao uso sustentável dos recursos naturais e dos bens públicos, bem como ao aperfeiçoamento contínuo da qualidade do gasto público realizado pelo Tribunal, a teor da Resolução n.º 201 do CNJ de 3/3/2015.

12. BOAS PRÃTICAS RELATADAS PELO JUÃZO:

Noticiou o Diretor de Secretaria que as boas práticas, relacionadas na ata de correição de 2016, continuam sendo desempenhadas nesta unidade judiciária, motivo pelo qual procede à sua renovação:

- Utilização de planilha de controle diário das atividades executadas pelos servidores, permitindo aferir os setores que necessitam de atenção especial;

- Elaboração de banco de dados, em arquivos eletrônicos, com informações das empresas executadas, obtidas junto aos convênios RENAJUD, INFOJUD, CCS e JUCEPE;

- Adoção de despachos sequenciados, evitando conclusões desnecessárias e demora na prestação jurisdicional;

- Realização de acordos fora de pauta, evitando-se sobrecarregar a pauta regular de audiências;

- Emissão de alvarás múltiplos de vários pagamentos, oriundos de diversos depósitos e instituições financeiras;

- Edição de ordem de serviço com programação anual das audiências, possibilitando o seu remanejamento quando necessário;

- Utilização de pastas com indicadores dos atos praticados pelos servidores, tais como: de alvarás, de audiências, de comunicações, de conciliações, de conclusões, da contadoria, de distribuição e de execução, sendo alimentadas semanalmente com os dados das planilhas de controle diário de expedientes realizados pelos servidores, permitindo uma visão sistêmica de toda a logística de funcionamento da Vara; e

- Priorização das comunicações com instituições financeiras locais, por e-mail institucional, visando ao recebimento dos comprovantes de recolhimentos e transferências determinados nos alvarás.

13. SOLICITAÇÕES DO JUÃZO:

- Sugerir a formalização da execução de intimações por mandados distribuídos diretamente às Centrais de Distribuição das Varas, dispensando a formalização da carta de ordem, a exemplo do procedimento adotado entre as Varas deste Regional no tocante às cartas precatórias notificatórias, nos moldes do Provimento CRT n.º 04/2013;

- Disponibilização de mais 1(um) estagiário, acadêmico de Ciências Contábeis, para aprender e auxiliar no Setor de Cálculos desta Vara, bem assim a lotação de mais servidores, de modo a observar a lotação mínima nos moldes da Resolução n.º 63 de 2010 do CSJT; e

- Manutenção predial envolvendo os seguintes serviços: infiltrações e pintura da Unidade.

Encerrados os trabalhos, a Excelentíssima Corregedora Regional, Desembargadora Dione Nunes Furtado da Silva, agradeceu a fraternal acolhida e a colaboração prestada pelo Excelentíssimo Juiz Titular, e pelos servidores da Vara, determinando que, lavrada e assinada, fosse disponibilizada esta ata na página da Corregedoria, no sítio deste Regional ( www.trt6.jus.br ), além de publicada, em sua íntegra, no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho – DEJT, entregando cópia à Unidade Judiciária sob correição (neste ato), Presidência do Egrégio Regional, Secretaria Administrativa, e Secretaria de Gestão de Pessoas, para conhecimento e providências pertinentes. Firmam a presente ata a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional e a Secretária da Corregedoria Regional.

DIONE NUNES FURTADO DA SILVA

Desembargadora Corregedora Regional

NOÊMIA MARIA GOMES DE OLIVEIRA

Secretária da Corregedoria Regional

Ata Correição 69 - 2017 de 29/11/2017