ATA DA CORREIÇÃO ORDINÃRIA REALIZADA NA 2.ª VARA DO TRABALHO DE GOIANA, EM 29 NOVEMBRO DE 2017.
Aos 29 (vinte e nove) dias do mês de novembro de 2017, à s 9 (nove) horas, compareceu à sede da 2.ª Vara do Trabalho de Goiana, situada no Loteamento Carvalho Feitosa, n.º 53, Centro, Goiana/PE, a ExcelentÃssima Desembargadora Corregedora Regional do TRT da 6.ª Região, Dr.ª Dione Nunes Furtado da Silva , acompanhada pelos servidores Noêmia Maria Gomes de Oliveira (Secretária da Corregedoria), Vânia Rodrigues de Santana Cunha (Assessora de Gabinete), Rosanna de Freitas Monteiro (Assistente de Gabinete), Henrique Bezerra Valença (Assistente Secretário) e José Carlos Oliveira de Souza (Chefe de Serviço), para realizar a Correição Ordinária veiculada no Edital n.º 06/2017, disponibilizado no Diário Eletrônico do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região em 17/7/2017, e considerado publicado em 18/7/2017. Referido edital se encontrava devidamente afixado no átrio da Secretaria da referida unidade, possibilitando sua plena divulgação e visualização pelo público local.
Presentes, na ocasião, o ExcelentÃssimo Juiz Titular, Dr. VirgÃnio Henriques de Sá e Benevides, o Diretor de Secretaria, Bel. Gonçalo Machado da Ponte, e os demais servidores ali lotados: Eduardo Antônio Morais de Araújo, LÃvia Pontes Perazzo Barbosa, Christiane Holanda Arantes Barbosa, Lillian Costa de Lacerda Miranda, Tiago Fritzen Guimarães Carvalho, Ingrid Pires Gomes da Costa, Isabela AtaÃde Rosendo Bittencourt, e Elizabeth Correia de Andrade, além da estagiária de Direito Jessikelley Monara da Silva Nascimento. Ausente a servidora Flávia Marinho Correia de Oliveira Melo, em razão de licença gestante.
Com base nos dados extraÃdos do SIAJ, PJe, e-Gestão e Sistema de Pessoal; nas informações consolidadas pela Seção de EstatÃstica; no exame dos procedimentos adotados na Secretaria da Vara e dos processos em tramitação, e, ainda, dos dados colhidos na inspeção judicial realizada no perÃodo de 9 a 13 de janeiro de 2017, a ExcelentÃssima Desembargadora Corregedora determinou o registro das informações e recomendações que seguem.
1. MAGISTRADO:
JUIZ TITULAR |
PERÃODO DE ATUAÇÃO |
VirgÃnio Henriques de Sá e Benevides |
Desde 12/12/2014 (Ato TRT GP n.º 298/2014) |
2. QUADRO ATUAL DE SERVIDORES:
NOME |
CARGO |
FUNÇÃO |
Gonçalo Machado da Ponte |
Técnico Judiciário |
Diretor de Secretaria |
Eduardo Antônio Morais de Araújo |
Técnico Judiciário |
Assistente de Diretor |
LÃvia Pontes Perazzo Barbosa |
Técnica Judiciária |
Assistente de Juiz |
Tiago Fritzen Guimarães Carvalho |
Analista Judiciário |
Calculista |
Lillian Costa de Lacerda Miranda |
Técnica Judiciária |
Calculista |
Flávia Marinho Correia de Oliveira Melo |
Analista Judiciária |
Secretária de Audiência |
Christiane Holanda Arantes Barbosa |
Analista Judiciária |
Secretária de Audiência |
Ingrid Pires Gomes da Costa |
Requisitada |
Assistente |
Isabela AtaÃde Rosendo Bittencourt |
Analista Judiciária |
- |
Elizabeth Correia de Andrade |
Técnica Judiciária |
- |
3. Produtividade dos JuÃzes na Unidade:
3.1. Quantidade de Audiências, Sentenças, Conciliações e Incidentes por Juiz (a):
Atuação dos Magistrados na 2.ª VT de Goiana |
Audiências* |
Sentenças de mérito |
Conciliações |
Incidentes processuais |
VirgÃnio Henriques de Sá e Benevides |
1.592 |
891 |
271 |
460 |
Armando da Cunha Rabelo Neto |
- |
10 |
- |
- |
Arthur Ferreira Soares |
- |
2 |
- |
- |
Eduardo Henrique Brennand Dornelas Câmara |
2 |
- |
- |
- |
Levi Pereira de Oliveira |
237 |
83 |
35 |
10 |
Lucas de Araújo Cavalcanti |
476 |
100 |
53 |
48 |
Paloma Daniele Borges dos Santos Costa |
17 |
- |
- |
- |
Tatyana de Siqueira Alves Pereira Rodrigues Rocha |
18 |
3 |
- |
- |
Victor Majela Nabuco de Menezes |
16 |
- |
- |
- |
Total |
2.358 |
1.089 |
359 |
518 |
*Exceto audiências de julgamento.
Fontes: Relatórios extraÃdos do e-Gestão (Audiências realizadas, Solucionados por magistrado, e Incidentes processuais julgados por magistrado).
PerÃodo analisado: 1.º/11/2016 a 31/10/2017.
3.2. Prazo médio (em dias corridos) para julgamento de mérito na unidade, da conclusão até a prolação da sentença (apenas PJe):
Atuação dos Magistrados na 2.ª VT de Goiana |
Prazo* médio para julgamento de sentenças de mérito |
VirgÃnio Henriques de Sá e Benevides |
15 |
Armando da Cunha Rabelo Neto |
543 |
Arthur Ferreira Soares |
3 |
Levi Pereira de Oliveira |
21 |
Lucas de Araújo Cavalcanti |
16 |
Tatyana de Siqueira Alves Pereira Rodrigues Rocha |
21 |
Prazo médio para julgar na unidade |
20 |
*Apuração leva em conta somente processos eletrônicos e não deduz os perÃodos de afastamento dos magistrados, tais como férias, licenças, cursos e outros, em face da falta de integração entre os sistemas de pessoal e judicial.
Fontes: Relatório extraÃdo do e-Gestão (Prazos Médios, em dias, da conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado - PJe).
PerÃodo analisado: 1.º/11/2016 a 31/10/2017.
3.3. Sentenças de mérito (conhecimento) pendentes de julgamento:
Magistrados com sentenças pendentes na 2.ª VT de Goiana |
No prazo |
Prazo vencido |
Total |
VirgÃnio Henriques de Sá e Benevides |
22 |
- |
22 |
Daniella Cristiane Rodrigues Ferreira |
4 |
- |
4 |
Juliana Gabriela Hita Neves |
4 |
- |
4 |
Total de sentenças pendentes na Vara |
30 |
- |
30 |
Fontes: Dados extraÃdos de “Relatório de decisões em aberto/proferidasâ€, e PJe, em 29/11/2017, à s 9h45.
3.4. Incidentes processuais pendentes de julgamento:
Magistrados com Incidentes Processuais pendentes na 2.ª VT de Goiana |
No prazo |
Prazo vencido |
Total |
Total de incidentes pendentes na Vara |
- |
- |
- |
Fontes: Dados coletados na Secretaria da Vara e no PJe, em 29/11/2017, Ã s 10h30.
3.5. Produtividade da Vara:
Unidade Judiciária |
Quantidades |
Prazo médio para julgamento (PJe) | ||
Sentenças de mérito |
Incidentes processuais |
Conciliações | ||
2.ª VT de Goiana |
1.089 |
518 |
359 |
20 |
Fontes: Relatórios extraÃdos do e-Gestão: Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado; e Prazos Médios (em dias) da Conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe).
PerÃodo analisado: 1.º/11/2016 a 31/10/2017.
3.6. Percentuais de produtividade do Juiz Titular no perÃodo de setembro de 2016 a agosto de 2017:
- Juiz VirgÃnio Henriques de Sá e Benevides*
Mês |
SET./16 |
OUT./16 |
NOV./16 |
DEZ./16 |
JAN./17 |
FEV./17 |
MARÇO/17 |
Sentenças |
109,41% |
84,55% |
95,40% |
152,27% |
1.400,00% |
-- |
20,00% |
Conciliados |
52,94% |
21,82% |
34,48% |
40,91% |
-- |
-- |
86,67% |
Mês |
ABRIL/17 |
MAIO/17 |
JUNHO/17 |
JULHO/17 |
AGOSTO/17 |
Sentenças |
98,51% |
63,26% |
108,97% |
-- |
220, 34% |
Conciliados |
53,73% |
19,32% |
30,77% |
-- |
59,32% |
*O Juiz Titular usufruiu férias de 24/1/2017 a 21/2/2017, 7/3/2017 a 5/4/2017, e 4/7/2017 a 2/8/2017.
4. AUDIÊNCIAS (REALIZADAS E DESIGNADAS):
4.1. Prazos médios, em dias corridos, até a realização das audiências (a partir do ajuizamento):
Unidade Judiciária |
Inicial |
Instrução |
Decisão | |||
SumarÃssimo |
Ordinário |
SumarÃssimo |
Ordinário |
SumarÃssimo |
Ordinário | |
2.ª VT de Goiana |
55 |
53 |
70 |
119 |
83 |
130 |
Fonte: Dados extraÃdos do e-Gestão (Prazos médios – fase de conhecimento).
PerÃodo analisado: 1.º/11/2016 a 31/10/2017.
4.2. Tempo de espera do jurisdicionado (em dias corridos) para designação de audiências, a contar de 22/11/2017:
Unidade Judiciária |
Inicial |
Instrução | ||||
SumarÃssimo |
Ordinário | |||||
2016 |
2017 |
2016 |
2017 |
2016 |
2017 | |
2.ª VT de Goiana |
29 |
22 |
37 |
69 |
34 |
97 |
Fontes: Informações extraÃdas do PJe e da Ata de Correição realizada em 2016.
4.3. Prazos (em dias úteis*) para designação de audiências, a contar de 22/11/2017:
Unidade Judiciária |
Inicial - SumarÃssimo |
Inicial - Ordinário |
Instrução |
2.ª VT de Goiana |
15 |
25 |
42 |
*Nos termos da nova redação concedida ao art. 775 da CLT pela Lei n.º 13.467/2017.
Fontes: Informações extraÃdas do PJe.
4.4. Assiduidade do magistrado:
Segundo informações prestadas pelo Diretor de Secretaria, o Juiz Titular, Dr. VÃrginio Henriques de Sá e Benevides, em regra, comparece à Unidade nos dias em que são realizadas as sessões de audiência (terças à s quintas-feiras).
4.5. Quantidade de processos em pauta de audiências por semana (média):
Unidade Judiciária |
Dias de audiências por semana |
Total de audiências | |||
SumarÃssimos |
Iniciais |
Instruções |
Razões Finais | ||
2.ª VT de Goiana |
3 dias (terças às quintas-feiras) |
5 a 9 |
29 a 30 |
12 |
4 a 6 |
Fontes: Informações extraÃdas do PJe, em 22/11/2017, relativas aos seguintes perÃodos: 14/8/2017 a 18/8/2017; 18/9/2017 a 22/9/2017; 23/10/2017 a 27/10/2017; e 27/11/2017 a 1.º/12/2017; e informações prestadas pelo Diretor de Secretaria da Vara.
5. MOVIMENTAÇÃO PROCESSUAL:
5.1. Quantidade de ações trabalhistas ajuizadas na unidade (apenas PJe):
Unidade Judiciária |
2015 |
2016 |
2017 (até 21/11/2017) |
2.ª VT de Goiana |
1.335 |
1.544 |
1.562 |
Fontes: Consolidação da EstatÃstica; e-Gestão (Fase de Conhecimento – Casos Novos por Distribuição e RedistribuÃdos); e PJe.
5.2. Processos remanescentes (congestionamento):
Unidade Judiciária |
SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2016 |
SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2017 | ||||
Pendentes de julgamento* |
Processos demais fases |
Total |
Pendentes de julgamento* |
Processos demais fases |
Total | |
2.ª VT de Goiana |
62 |
839 |
901 |
68 |
1.690 |
1.758 |
*Pendentes de julgamento: Processos com instrução encerrada, aguardando prolação de sentença.
Fontes: Consolidação da EstatÃstica; e-Gestão (Fase de Conhecimento – Processos Pendentes de Solução); e PJe.
5.3. Quantidade de processos em tramitação:
Unidade Judiciária |
Processos em tramitação em 21/11/2017 | |
FÃsicos |
PJe | |
2.ª VT de Goiana |
- |
2.435 |
Fonte: Relatório Gerencial (Processos em tramitação na Vara) e PJe-JT.
5.4. Quantidade de processos nas principais fases processuais ( pendentes de solução ):
Unidade Judiciária |
Conhecimento (até a prolação da sentença) |
Liquidação |
Execução |
2.ª VT de Goiana |
355 |
426 |
806 |
Fonte : e-Gestão.
PerÃodo analisado: 1.º/10/2017 a 31/10/2017.
5.5. Prazos médios (em dias corridos) nas principais fases processuais:
Unidade Judiciária |
Conhecimento (até a prolação da sentença) |
Liquidação |
Execução |
2.ª VT de Goiana |
124 |
146 |
156 |
Fonte: e-Gestão.
PerÃodo analisado: 1.º/11/2016 a 31/10/2017.
6. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS EM 21/11/2017 (VARA EXCLUSIVAMENTE ELETRÔNICA):
Agrupadores:
Tarefa |
Quantidade |
Processos com pagamentos |
12 |
Processos com pedido de sigilo nos documentos não apreciado |
04 |
Processos com pedido liminar ou de antecipação de tutela não apreciado |
02 |
Processos com Petições Avulsas |
80 |
Processos com Habilitações nos Autos Não Lidas |
13 |
Processos com petições não apreciadas |
206 |
Mandados devolvidos pelo Oficial de Justiça |
33 |
Processos aguardando encaminhamento do secretário de audiência (atas assinadas) |
05 |
Fase de Conhecimento:
Tarefa |
Quantidade |
Data |
Processo |
Aguardando apreciação pela instância superior |
249 |
08/06/2015 |
|
Aguardando audiência |
120 |
20/07/2017 |
|
Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos |
239 |
20/09/2016 |
|
Aguardando laudo pericial |
35 |
26/06/2017 |
|
Aguardando término dos prazos |
23 |
16/09/2017 |
|
Analisar Decisão |
05 |
21/11/2017 |
|
Analisar sentença |
01 |
20/11/2017 |
|
Análise do Conhecimento |
129 |
09/11/2017 |
|
Concluso ao magistrado* 4 |
105 |
09/10/2017 |
|
Controle de pericia |
37 |
14/06/2017 |
|
Cumprimento de providências |
98 |
26/09/2017 |
|
(Subpasta) Aguardando Notificação Inicial |
99 |
11/10/2017 |
|
Minutar Decisão |
01 |
21/11/2017 |
|
Minutar Despacho |
02 |
21/11/2017 |
|
Minutar sentença |
27 |
16/11/2017 |
|
Publicar DJE |
98 |
09/11/2017 |
|
OBSERVAÇÕES | |||
*¹ Processo apto para julgamento, com última audiência realizada em 8/11/2017 e razões finais remissivas. *² Terceira e última parcela do acordo vencida em 31/10/2017, sem recolhimento das custas e contribuições previdenciárias. *³ Processo fora de pauta aguardando conclusão de perÃcia . O perito apresentou laudo em 27/11/2017, encontrando-se com determinação para intimar as partes para, querendo, se pronunciarem. * 4 Processos sem conclusão nominal a magistrado. * 5 Certidão de notificação à perita para esclarecimentos técnicos, com reiteração da intimação em 17/8/2017. * 6 Carta Precatória aguardando informação do JuÃzo deprecante , com certidão do andamento dos autos principais emitida em 12/10/2017. * 7 Partes devidamente notificadas e aguardando audiência inicial designada para 23/11/2017. |
Fase de Liquidação:
Tarefa |
Quantidade |
Data |
Processo |
Aguardando Cumprimento de Providência - Liq |
17 |
14/02/2017 |
|
Aguardando apreciação pela instância superior |
01 |
26/06/2017 |
|
Aguardando laudo pericial |
07 |
03/04/2017 |
|
Aguardando término dos prazos |
06 |
07/11/2017 |
|
Analisar Despacho - Liq |
01 |
20/11/2017 |
|
Análise de Liquidação*³ |
405 |
02/09/2017 |
|
(Subpasta) Para Contadoria Complementar Liquidação |
01 |
26/10/2017 |
|
(Subpasta) Para Contadoria Revisar artigos de liquidação |
07 |
05/10/2017 |
|
(Subpasta) Para Revisar Artigos de Liquidação-SINDICATOXCAIG |
223 |
05/10/2017 |
|
(Subpasta) Para Contadoria Revisar Cálculos de Perito |
04 |
21/09/2017 |
|
(Subpasta) Para Contadoria Efetuar Liquidação |
163 |
23/09/2017 |
|
(Subpasta) Para Contadoria Efetuar Rateio |
01 |
16/11/2017 |
|
Concluso ao magistrado - Liq* 5 |
01 |
21/11/2017 |
|
Controle de pericia* 6 |
04 |
08/03/2017 |
|
Iniciar Liquidação |
01 |
17/11/2017 |
|
Minutar expediente da secretaria |
01 |
21/11/2017 |
|
Publicar DJE |
52 |
10/11/2017 |
|
OBSERVAÇÕES | |||
*¹ Na subpasta “Aguardando cumprimento de alvará – CEFâ€. *² Certidão de notificação ao perito sobre o deferimento de prorrogação por mais 30 (trinta) dias para entrega do laudo contábil. Despacho para intimar o perito, em 21/11/2017, para entregar o laudo, sob pena de aplicação de multa. *³ Inexistem processos nas subpastas “Para Secretaria expedir OFÃCIO†e “Para Secretaria expedir ALVARÃâ€. * 4 Na subpasta “Para Secretaria DAR CIÊNCIA a PERITOâ€, mas com certidão nos autos de notificação do expert por e-mail em 14/9/2017. * 5 Processos sem conclusão nominal a magistrado. * 6 Todos os processos encontram-se na subpasta “Aguardando esclarecimentos/retificaçõesâ€. * 7 Certidão de notificação à perita para esclarecimentos, com nova certidão, em 25/10/2017, de reiteração do ato, por inércia do expert. |
Fase de Execução:
Tarefa |
Quantidade |
Data |
Processo |
Aguardando apreciação pela instância superior |
02 |
27/06/2017 |
|
Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos |
02 |
01/06/2017 |
|
Aguardando final do sobrestamento |
36 |
13/02/2017 |
|
Aguardando término dos prazos |
65 |
02/08/2017 |
|
Analisar Decisão - Exec |
01 |
20/11/2017 |
|
Analisar Despacho - Exec |
08 |
20/11/2017 |
|
Analisar expediente da secretaria |
01 |
20/11/2017 |
|
Análise de Execução*³ |
482 |
12/05/2017 |
|
(Subpasta) Convênio BACENJUD para 1ª tentativa |
04 |
14/11/2017 |
|
(Subpasta) Convênio BNDT para Exclusão |
02 |
16/11/2017 |
|
(Subpasta) Convênio BNDT para Inclusão |
24 |
09/11/2017 |
|
(Subpasta) Convênio INFOJUD para pesquisar |
01 |
20/11/2017 |
|
(Subpasta) Convênio RENAJUD para pesquisar |
16 |
13/11/2017 |
|
(Subpasta) Para Contadoria Atualizar Cálculos |
07 |
06/10/2017 |
|
(Subpasta) Para Contadoria Efetuar Liquidação |
01 |
14/10/2017 |
|
(Subpasta) Para Contadoria Efetuar Rateio |
28 |
06/11/2017 |
|
(Subpasta) Para Secretaria Dar Ciência às partes |
50 |
04/11/2017 |
|
(Subpasta) Para Secretaria Expedir Alvará |
05 |
21/11/2017 |
|
(Subpasta) Para Secretaria Expedir Mandado Penhora |
01 |
09/11/2017 |
|
(Subpasta) Para Secretaria Expedir OfÃcio |
03 |
17/11/2017 |
|
Concluso ao magistrado - Exec* 5 |
11 |
09/10/2017 |
|
Controle de pericia* 6 |
02 |
20/07/2017 |
|
Cumprimento de providências |
112 |
14/02/2017 |
|
Minutar Despacho - Exec |
01 |
21/11/2017 |
|
Publicar DJE |
25 |
09/11/2017 |
|
OBSERVAÇÕES | |||
*¹ Nona e última parcela última parcela do acordo com vencimento em 5/2/2018. *² Execução suspensa por 1 (um) ano, conforme art. 40 da Lei 6.830/80, e com novo peticionamento do autor em 16/11/2017. *³ Inexistem processos nas subpastas “Praça/Leilão Aguardando Realização†e “Praça/Leilão Para Marcar†* 4 Encontra-se na subpasta “Convênio CCS para consultarâ€, com certidão INFOJUD negativo desde 28/9/2017. * 5 Processos sem conclusão nominal a magistrado. * 6 Na subpasta “Aguardando esclarecimentos/retificaçõesâ€. * 7 Encontra na subpasta “Aguardando cumprimento de alvará – BB†, onde existem, ao todo, 21 (vinte e um) processos. O Diretor de Secretaria esclareceu que já houve a determinação de transferência desse valor à Fazenda Nacional, com expedição de sentença de extinção de execução. |
7. METAS FIXADAS PELO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA:
Em conformidade com os dados fornecidos pelo Núcleo de EstatÃstica e Pesquisa do Egrégio Regional, eis os resultados das Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ para o ano de 2016 :
Meta 1 CNJ - 2016 : – Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuÃdos no ano corrente.
Unidades Judiciárias |
Recebidos |
Resolvidos |
Resultado |
2.ª VT de Goiana |
1.518 |
1.513 |
99,67% |
Total da 6ª Região |
107.816 |
111.793 |
103,69% |
Meta 2 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, pelo menos, 90% dos processos distribuÃdos até 31/12/2014.
Unidade Judiciária |
DistribuÃdos em 2014 |
DistribuÃdos em 2014 e julgados até 31/12/16 |
Pendentes de julga- mento até 31/12/16 |
Resultado |
2.ª VT de Goiana |
-- |
-- |
-- |
-- (Vara inaugurada em 12/12/2014) |
Total da 6ª Região |
62.261 |
59.947 |
2.314 |
107% |
Meta 3 CNJ - 2016 : – Aumentar o Ãndice de conciliação na fase de conhecimento, em relação à média do biênio 2013/2014, em 2 pontos percentuais.
Unidade Judiciária |
Solucionados |
Conciliados |
Média biênio (2013/2014) |
Resultado |
2.ª VT de Goiana |
1.513 |
468 |
-- (Vara inaugurada em 12/12/2014) |
30,93% |
Total da 6ª Região |
111.793 |
44.400 |
40,83% |
39,72 % |
Meta 4 CNJ - 2016 : – Dar prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, não se destinando portanto à esta Justiça Especializada.
Meta 5 CNJ - 2016 : – B aixar em 2016, quantidade maior de processos de execução do que o total de casos novos de execução no ano corrente.
Unidade Judiciária |
Casos novos de execução |
Baixados |
Entraram na meta |
SaÃram da meta |
Resultado |
2.ª VT de Goiana |
343 |
115 |
0 |
0 |
33,53% |
Total da 6ª Região |
38.526 |
37.091 |
0 |
0 |
96,50% |
Meta 6 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, as ações coletivas distribuÃdas, até 31.12.2013 no 1.º grau e até 31.12.2014, no 2.º grau.
A 2.ª Vara do Trabalho de Goiana foi instalada apenas a partir de 12/12/2014.
Meta 7 CNJ - 2016 : – Identificar e reduzir em 2% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior.
Unidade Judiciária |
Pendentes em 31/12/15 |
Quantidades de Processos dos dez maiores litigantes distribuÃdos na instância no mês de referência |
Quantidades de Processos dos dez maiores litigantes julgados na ins- tância no mês de referência |
Pendentes em 31/12/16 |
Resultado |
2.ª VT de Goiana |
12 |
8 |
10 |
10 |
117,60% |
Total da 6ª Região |
8.284 |
7.949 |
9.373 |
6.860 |
118,34% |
O Conselho Nacional de Justiça divulgou no final do 10.º Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em BrasÃlia, as metas nacionais para 2017, quais sejam:
Meta 1 - Os tribunais mantiveram o compromisso de julgar, ao longo de 2017, mais processos do que os novos que chegarem aos tribunais (Meta 1). Assim como em 2016, o compromisso deverá ser cumprido por tribunais de todos os segmentos de Justiça.
Meta 2 - O compromisso com o julgamento dos processos mais antigos, alvo da Meta 2, foi renovado para 2017 e deverá ser cumprido por tribunais de todos os ramos do Judiciário. O detalhamento desta e das outras metas definidas, com percentuais e perÃodos de distribuição dos processos que deverão ser julgados, estarão num glossário que será divulgado futuramente pelo CNJ.
Meta 3 - A Justiça Federal e a Justiça do Trabalho também renovaram o compromisso com a Meta 3, que busca aumentar o número de casos solucionados por meio da conciliação, em relação a perÃodos anteriores.Â
Meta 4 - Fixada pela primeira vez em 2013, a Meta 4, que dá prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, deverá ser cumprida novamente em 2017 pela Justiça Estadual, pela Justiça Federal, pela Justiça Militar da União e dos Estados e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).Â
Meta 5 - Impulso aos processos de execução, que será perseguida no ano que vem pelos tribunais da Justiça Estadual, Federal e do Trabalho.
Meta 6 - P rioriza o julgamento de ações coletivas, que impactam na vida de um grupo maior de pessoas.Â
Meta 7 – Prioriza o julgamento de processos dos maiores litigantes e dos recursos repetitivos, tem por objetivo enfrentar demandas de massa que chegam ao Judiciário.
Meta 8 – Destinada a ações de fortalecimento da rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres, uma das prioridades da atual gestão do CNJ.
8. ITENS DE EXAME E REGISTRO OBRIGATÓRIOS (Art. 26 da Consolidação dos Provimentos da CGJT):
Com base nos autos e sistemas analisados, verificou-se que o JuÃzo:
- registra no sistema informatizado os atos processuais relevantes;
- embora especifique, no juÃzo de admissibilidade dos recursos, o Id relativo aos demais pressupostos legais, não indica aquele relativo ao instrumento de procuração, a exemplo do constatado nos processos n.ºs 0000651-66.2016.5.06.0232, 0000708-50.2017.5.06.0232 e 0000309-21.2017.5.06.0232;
- ordena, de ofÃcio, a imediata liberação do depósito recursal, nos casos em que, após a liquidação, seja apurado crédito de valor inequivocamente superior ao depositado, como verificado nos processos n.ºs 0001202-80.2015.5.06.0232 e 0000578-31.2015.5.06.0232;
- exaure as iniciativas do juÃzo objetivando tornar exitosa a execução, observando o estabelecido pela Corregedoria-Geral, quanto aos requisitos para a emissão da Certidão de Crédito Trabalhista, nos moldes do artigo 88 da Consolidação de Provimentos, como se verifica nos processos n.ºs 0000204-15.2015.5.06.0232 e 0000098-53.2015.5.06.0232, porém deixa de emitir a Certidão de Arquivamento Provisório, prevista no art. 77 da referida norma;
- faz uso regular das ferramentas eletrônicas: Bacenjud, Detran, Renajud, Jucepe, Infojud e Serpro, consoante observado nos processos n.ºs 0001068-19.2016.5.06.0232, 0001031-89.2016.5.06.0232, 0000266-84.2017.5.06.0232, 0001127-07.2016.5.06.0232, 0001116-75.2016.5.06.0232, 0001529-88.2016.5.06.0232, 0000515-35.2017.5.06.0232, 0001374-85.2016.5.06.0232 e 0001375-70.2016.5.06.0232. De acordo com o Relatório sobre Ordens Judiciais, foram realizados, no perÃodo de janeiro de 2016 a outubro de 2017, 432 (quatrocentos e trinta e dois) bloqueios, 256 (duzentos e cinquenta e seis) desbloqueios e 167 (cento e sessenta e sete) transferências. No mês de outubro de 2017, constavam 13 (treze) bloqueios pendentes de providência;
- determina a citação dos sócios, nos casos de desconsideração da personalidade jurÃdica da empresa executada, com a devida inclusão dos seus nomes no sistema, no polo passivo da demanda, conforme visto nos processos n.ºs 0000659-77.2015.5.06.0232 e 0000658-92.2015.5.06.0232; e
- inclui, em pauta, processos para tentativa de conciliação na fase de execução, em média, de 48 (quarenta e oito) por ano, e, ainda, quando solicitado pelas partes, ou na Semana Nacional de Conciliação .
Quanto aos demais aspectos (assiduidade dos magistrados, pauta de audiências e principais prazos) encontram-se registrados nos itens 4 e 5.
9. OBSERVAÇÕES/PENDÊNCIAS REFERENTES À SECRETARIA:
- Constatou-se, conforme quadros do item 6 elaborados no dia 21/11/2017, situação satisfatória quanto à tramitação dos feitos, entretanto, impõe-se maior controle em relação a estas tarefas: a) aguardando término dos prazos (0001044-88.2016.5.06.0232, desde 2/8/2017; e 0000822-86.2017.5.06.0232, desde 16/9/2017); e b) controle de perÃcia (0000092-12.2016.5.06.0232, desde 17/8/2017; e 0000209-37.2015.5.06.0232, desde 20/7/2017). O Diretor de Secretaria esclareceu que, em relação aos processos 1044-88 e 822-86, o atraso decorreu de problemas do oficial de justiça com o seu certificado digital; no tocante ao feito 92-12, procedeu-se a intimação ao perito para entregar os esclarecimentos solicitados em 27/11/2017; e no tocante ao processo 209-37, incluiu-se na audiência para tentativa de conciliação em 22/11/2017. Na inspeção realizada pelo juÃzo de primeiro grau, em 1.680 (um mil, seiscentos e oitenta) processos, no perÃodo de 9 a 13 de janeiro de 2017, registraram-se dentre outros dados: a) 1.112 (um mil e cento e doze) processos na fase de conhecimento; b) 328 (trezentos e vinte e oito) processos na fase de execução; c) 4 (quatro) processos com execução suspensa; d) 58 (cinquenta e oito) processos fora de pauta; e) nenhum processo convertido em diligência ou aguardando decisão de incidente; f) arquivamento de 624 (seiscentos e vinte e quatro) processos na fase de conhecimento, e finalização de 115 (cento e quinze) na execução; e g) 178 (cento e setenta e oito) processos no setor de cálculos. Naquela oportunidade, o Juiz Titular recomendou observância rigorosa aos lançamentos corretos, evitando-se divergências, mormente no que se refere ao E-Gestão, bem assim esforços para manter a atualização dos expedientes em relação a todos os feitos em tramitação na unidade, agradecendo o empenho e dedicação de todos os servidores;
- Existem 12 (doze) CTPS’s sob custódia da Secretaria da Vara, e, deste total, nenhuma diz respeito a processo arquivado ou em via de arquivamento. Indagado acerca das medidas adotadas para a diminuição do passivo desses documentos, o assistente de Secretaria esclareceu que se procede à notificação postal à parte, e, ainda, por edital, aos advogados, ou pelos oficiais de justiça;
- Os Assistentes de Juiz elaboram minutas de despachos, sentenças de mérito e de soluções de incidentes processuais (como embargos declaratórios, embargos à execução, embargos de terceiros, e exceção de pré-executividade e antecipação de tutela), bem como informações de mandado de segurança;
- O JuÃzo tem, como prática, a prolação de sentenças lÃquidas , mormente no que diz respeito a processos sujeitos ao rito sumarÃssimo;
- Em relação aos registros no PJE e no SIAJ, o Diretor de Secretaria informou que já procedeu aos ajustes solicitados nos processos especificados nos OfÃcios Circulares n.º 458/2017 e 507/2017 dessa Corregedoria;
- No tocante ao lapso temporal anteriormente correicionado, observou-se: a) acréscimo do quantitativo de novas ações em 209 (duzentos e nove); b) em relação à produtividade da Vara, foram prolatadas a mais 524 (quinhentas e vinte e quatro) sentenças, e 327 (trezentos e vinte e sete) decisões de incidentes processuais, porém houve redução de 123 (cento e vinte e três) conciliações; c) acréscimo do prazo médio para julgamento em 6 (seis) dias; d) redução do prazo médio (em dias corridos), no tocante ao perÃodo de novembro de 2016 a outurbro de 2017, para realização da audiência inicial, no rito ordinário, em 7 (sete) dias, da instrução, no sumarÃssimo, em 37 (trinta e sete) dias, e no ordinário em 190 (cento e noventa) dias, e da decisão, no sumarÃssimo, em 97 (noventa e sete) dias e, no ordinário, em 199 (cento e noventa e nove) dias; contudo, houve aumento, da inicial, no sumarÃssimo, em 16 (dezesseis) dias; e) acréscimo do tempo médio de espera do jurisdicionado (em dias corridos) para realização, em novembro de 2017, da audiência inicial, no rito ordinário, em 32 (trinta e dois) dias, e da instrução em 63 (sessenta e três) dias, porém houve redução na inicial, do sumarÃssimo, em 7 (sete) dias; f) aumento do prazo médio (em dias corridos) na fase de conhecimento em 22 (vinte e dois) dias, na liquidação em 55 (cinquenta e cinco) dias, e na execução em 26 (vinte e seis) dias; g) redução da quantidade de processos na fase de conhecimento em 80 (oitenta), e aumento na liquidação em 275 (duzentos e setenta e cinco) e na execução em 522 (quinhentos e vinte e dois); e h) acréscimo do saldo remanescente em 857 (oitocentos e cinquenta e sete) processos; e
- Atingimento da Meta 7 estabelecida pelo CNJ para o ano de 2016, ressaltando-se o ótimo resultado da Meta 1 (não atingida apenas por causa de 5 processos), e a inaplicabilidade das Metas 2, 3 e 6 (em face da data de instalação da 2.ª Vara de Goiana).
10. PEDIDOS DE PROVIDÊNCIAS E RECLAMAÇÕES CORREICIONAIS :
No tocante ao perÃodo de 1.º de janeiro de 2016 até a presente data, não houve a formalização, em face desta unidade judiciária, de pedido de providência ou reclamação correicional.
11. RECOMENDAÇÕES:
- Empreender esforços com o objetivo de reduzir os prazos médios de audiências no rito sumarÃssimo, estabelecendo como meta o prazo máximo de 15 (quinze) dias, conforme determina o inciso III do art. 852-B da CLT;
- Fomentar a inclusão de processos de execução na pauta de audiências para tentativa de conciliação, consoante disposto no art. 76, II, da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho: “ promover a realização semanal de audiências de conciliação em processos na fase de execução, independentemente de requerimento das partes, selecionando-se aqueles com maior possibilidade de êxito na composição â€.
- Observar regular e integralmente o previsto no art. 77 e Anexo IV da Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho, no tocante à emissão da Certidão de Arquivamento Provisório;
- Emitir, de forma explÃcita e circunstanciada, pronunciamento acerca da admissibilidade dos recursos, nos moldes do artigo 26 da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho;
- Impulsionar os processos sem movimentação há mais de 60 (sessenta) dias;
- Enfatizar, entre os usuários (servidores e magistrados) da Vara, a importância da correta inserção de dados no PJE, pois eles são extraÃdos, através das remessas, transformados e gravados, e essas informações alimentam o e-Gestão, gerando os relatórios gerenciais e a estatÃstica oficial da Justiça do Trabalho;
- Continuar a realizar a análise periódica da ferramenta “agrupadoresâ€, a fim de evitar a permanência de processos em tarefas já superadas. Os processos devem ser retirados de tal lista assim que realizado o ato respectivo;
- Proceder à “conclusão ao magistradoâ€, especificando o tipo (sentenças, decisões ou despachos), sem necessidade de despacho para tal finalidade, pela importância desse dado para a estatÃstica deste Regional, e, ainda, com a cautela necessária, em face da impossibilidade de cancelamento da “conclusão†em relação à s sentenças, o que enseja, em caso de equÃvoco do servidor, a necessidade de o magistrado proceder à “conversão do julgamento em diligência†para que se possa realizar nova conclusão. Deve, ainda, ser selecionado o magistrado em tempo real, com a devida gravação no sistema, a fim de que seja contabilizado o prazo para prolação da decisão corretamente, e, no caso da sentença, tão logo encerrada a instrução. Em relação à s decisões de antecipação de tutela, também proceder à imediata conclusão com a especificação do magistrado, de modo a possibilitar o controle do prazo e garantir a veracidade dos dados estatÃsticos. No tocante aos embargos de declaração, havendo necessidade de intimar a parte contrária, proceder à conclusão para julgamento tão logo encerrado o prazo, também sem necessidade de despacho, por se tratar de ato ordinário da secretaria. Tratando-se de juiz substituto da reserva técnica, proceder à imediata conclusão no sistema, com informação de tal fato, por e-mail funcional, ao magistrado, inclusive porque possui acesso restrito à unidade na qual atua;
- Efetivar a conclusão para julgamento dos embargos de declaração ao magistrado que se encontrar em exercÃcio na Vara, quando aquele que prolatou a sentença embargada se encontrar afastado por mais de 30 dias, em conformidade com o art. 8.º, § 3.º, do Provimento n.º 03/2015 desta Corregedoria Regional;
- Continuar no cumprimento das diligências determinadas pelo Tribunal, em grau de recurso, em prazo razoável, bem assim proceder ao correto cadastramento das partes quando do envio dos recursos ao Tribunal, inclusive em relação ao recurso ordinário em rito sumarÃssimo, de modo a evitar equÃvoco quando da distribuição da classe processual na segunda instância;
- Registrar, no sistema PJE, o recolhimento das custas, emolumentos, contribuição previdenciária e imposto de renda. Após as orientações sobre a necessidade de tal anotação, o Setor de EstatÃstica do Tribunal constatou acréscimo considerável no registro de tais arrecadações, conforme quadro demonstrativo entre os meses de janeiro a março de 2016 e janeiro a março de 2017, numa variação de 115,94% no tocante à s custas processuais, de 498,05% em relação aos emolumentos, de 71,16% no pertinente à s contribuições previdenciárias, de 32,62% no que diz respeito ao imposto de renda, e de 283,18% quanto à s multas aplicadas pelos órgãos de fiscalização das relações de trabalho; e
- Persistir no estÃmulo, entre os servidores, de práticas de sustentabilidade, racionalização e consumo consciente de materiais e serviços de responsabilidade socioambiental, visando ao uso sustentável dos recursos naturais e dos bens públicos, bem como ao aperfeiçoamento contÃnuo da qualidade do gasto público realizado pelo Tribunal, a teor da Resolução n.º 201 do CNJ de 3/3/2015.
12. BOAS PRÃTICAS RELATADAS PELO JUÃZO:
Noticiou o Diretor de Secretaria que as boas práticas, relacionadas na ata de correição de 2016, continuam sendo desempenhadas nesta unidade judiciária, motivo pelo qual procede à sua renovação:
- Utilização de planilha de controle diário das atividades executadas pelos servidores, permitindo aferir os setores que necessitam de atenção especial;
- Elaboração de banco de dados, em arquivos eletrônicos, com informações das empresas executadas, obtidas junto aos convênios RENAJUD, INFOJUD, CCS e JUCEPE;
- Adoção de despachos sequenciados, evitando conclusões desnecessárias e demora na prestação jurisdicional;
- Realização de acordos fora de pauta, evitando-se sobrecarregar a pauta regular de audiências;
- Emissão de alvarás múltiplos de vários pagamentos, oriundos de diversos depósitos e instituições financeiras;
- Edição de ordem de serviço com programação anual das audiências, possibilitando o seu remanejamento quando necessário;
- Utilização de pastas com indicadores dos atos praticados pelos servidores, tais como: de alvarás, de audiências, de comunicações, de conciliações, de conclusões, da contadoria, de distribuição e de execução, sendo alimentadas semanalmente com os dados das planilhas de controle diário de expedientes realizados pelos servidores, permitindo uma visão sistêmica de toda a logÃstica de funcionamento da Vara; e
- Priorização das comunicações com instituições financeiras locais, por e-mail institucional, visando ao recebimento dos comprovantes de recolhimentos e transferências determinados nos alvarás.
13. SOLICITAÇÕES DO JUÃZO:
- Sugerir a formalização da execução de intimações por mandados distribuÃdos diretamente à s Centrais de Distribuição das Varas, dispensando a formalização da carta de ordem, a exemplo do procedimento adotado entre as Varas deste Regional no tocante à s cartas precatórias notificatórias, nos moldes do Provimento CRT n.º 04/2013;
- Disponibilização de mais 1(um) estagiário, acadêmico de Ciências Contábeis, para aprender e auxiliar no Setor de Cálculos desta Vara, bem assim a lotação de mais servidores, de modo a observar a lotação mÃnima nos moldes da Resolução n.º 63 de 2010 do CSJT; e
- Manutenção predial envolvendo os seguintes serviços: infiltrações e pintura da Unidade.
Encerrados os trabalhos, a ExcelentÃssima Corregedora Regional, Desembargadora Dione Nunes Furtado da Silva, agradeceu a fraternal acolhida e a colaboração prestada pelo ExcelentÃssimo Juiz Titular, e pelos servidores da Vara, determinando que, lavrada e assinada, fosse disponibilizada esta ata na página da Corregedoria, no sÃtio deste Regional ( www.trt6.jus.br ), além de publicada, em sua Ãntegra, no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho – DEJT, entregando cópia à Unidade Judiciária sob correição (neste ato), Presidência do Egrégio Regional, Secretaria Administrativa, e Secretaria de Gestão de Pessoas, para conhecimento e providências pertinentes. Firmam a presente ata a ExcelentÃssima Desembargadora Corregedora Regional e a Secretária da Corregedoria Regional.
DIONE NUNES FURTADO DA SILVA
Desembargadora Corregedora Regional
NOÊMIA MARIA GOMES DE OLIVEIRA
Secretária da Corregedoria Regional
Ata Correição 69 - 2017 de 29/11/2017