ATA DA CORREIÇÃO ORDINÃRIA REALIZADA NA VARA DO TRABALHO DE TIMBAÚBA, EM 16 DE NOVEMBRO DE 2017.

Aos 16 (dezesseis) dias do mês de novembro de 2017, às 9 (nove) horas, compareceu à sede da Vara do Trabalho de Timbaúba, situada na Avenida Estudante Micheline P. Campos, 290, Loteamento Araruna, Timbaúba/PE, a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional do TRT da 6.ª Região, Dr.ª Dione Nunes Furtado da Silva , acompanhada pelos servidores Noêmia Maria Gomes de Oliveira (Secretária da Corregedoria), Vânia Rodrigues de Santana Cunha (Assessora de Gabinete), Rosanna de Freitas Monteiro (Assistente de Gabinete), Henrique Bezerra Valença (Assistente Secretário) e José Carlos Oliveira de Souza (Chefe de Serviço), para realizar a Correição Ordinária veiculada no Edital n.º 06/2017, disponibilizado no Diário Eletrônico do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região em 17/7/2017, e considerado publicado em 18/7/2017. Referido edital se encontrava devidamente afixado no átrio da Secretaria da referida unidade, possibilitando sua plena divulgação e visualização pelo público local.

Presentes, na ocasião, a Excelentíssima Juíza Titular, Dra. Ana Maria Aparecida de Freitas, a Diretora de Secretaria, Bela. Maria de Lourdes Furtado Soares, e os demais servidores ali lotados: Aliny Christine Trajano do Nascimento, Fernanda Cristina Campos Aranha, Geane Pereira de Souza, Robson Luiz Vieira de Souza, Weidja Maria Clementino de Figueiredo, Jorge Braga Pinto, Virgínia Maria Bezerra Cavalcanti, Emerson Sipauba Pierote, Maria da Conceição Carvalho de Andrade, Carlos Alberto Silva Fernandes, Francisco José Abrantes de Sousa, e Amaro Miguel da Silva Filho, além do estagiário de Direito João Victor de Andrade Marques.

Com base nos dados extraídos do SIAJ, PJe, e-Gestão e Sistema de Pessoal; nas informações consolidadas pela Seção de Estatística; no exame dos procedimentos adotados na Secretaria da Vara e dos processos em tramitação, e, ainda, dos dados colhidos na inspeção judicial realizada no período de 9 a 13 de janeiro de 2017, a Excelentíssima Desembargadora Corregedora determinou o registro das informações e recomendações que seguem.

1. MAGISTRADA:

JUÃZA TITULAR

PERÃODO DE ATUAÇÃO

Ana Maria Aparecida de Freitas

Desde 1.º/12/2014

(Ato TRT GP n.º 332/2014)

2. QUADRO DE SERVIDORES:

NOME

CARGO

FUNÇÃO

Maria de Lourdes Furtado Soares

Técnica Judiciária

Diretora de Secretaria

Fernanda Cristina Campos Aranha

Requisitada

Assistente de Diretor

Geane Pereira de Souza

Técnica Judiciária

Assistente de Juiz

Aliny Christine Trajano do Nascimento

Técnica Judiciária

Assistente de Juiz

Robson Luiz Vieira de Souza

Técnico Judiciário

Calculista

Weidja Maria Clementino de Figueiredo

Requisitada

Calculista

Jorge Braga Pinto

Requisitado

Secretário de Audiência

Virgínia Maria Bezerra Cavalcanti

Requisitada

Secretária de Audiência

Emerson Sipauba Pierote

Técnico Judiciário

Assistente

Maria da Conceição Carvalho de Andrade

Técnica Judiciária

Assistente

Carlos Alberto Silva Fernandes

Analista Judiciário

Oficial de Justiça

Francisco José Abrantes de Sousa

Analista Judiciário

Oficial de Justiça

Amaro Miguel da Silva Filho

Técnico Judiciário

-

3. Produtividade dos Juízes na Unidade:

3.1. Quantidade de Audiências, Sentenças, Conciliações e Incidentes por Juiz (a):

Atuação dos Magistrados na

VT de Timbaúba

Audiências*

Sentenças de mérito

Conciliações

Incidentes processuais

Ana Maria Aparecida de Freitas

1.804

394

403

147

Armando da Cunha Rabelo Neto

-

4

-

4

Arthur Ferreira Soares

-

3

-

-

Danilo Cavalcanti de Oliveira

-

3

-

1

Débora de Souza Silva Lima

-

3

-

-

Edson Luis Bryk

285

54

81

14

Eduardo Henrique Brennand Dornelas Câmara

1

-

-

-

Fernando Rodrigues Carvalho

-

3

-

2

Leandro Fernandez Teixeira

292

67

48

27

Levi Pereira de Oliveira

23

6

8

-

Lucas de Araújo Cavalcanti

271

16

63

9

Paloma Daniele Borges dos Santos Costa

-

3

-

-

Patrícia Franco Trajano

31

14

7

3

Roberta Vance Harrop

-

1

-

-

Robson Tavares Dutra

-

-

-

3

Total

2.707

571

610

210

*Exceto audiências de julgamento.

Fontes: Relatórios extraídos do e-Gestão (Audiências realizadas, Solucionados por magistrado, e Incidentes processuais julgados por magistrado).

Período analisado: 1.º/10/2016 a 30/9/2017.

3.2. Prazo médio (em dias corridos) para julgamento de mérito na unidade, da conclusão até a prolação da sentença (apenas PJe):

Atuação dos Magistrados na VT de Timbaúba

Prazo* médio para julgamento de sentenças de mérito

Ana Maria Aparecida de Freitas

31

Armando da Cunha Rabelo Neto

390

Arthur Ferreira Soares

2

Danilo Cavalcanti de Oliveira

118

Débora de Souza Silva Lima

0

Edson Luis Bryk

64

Fernando Rodrigues Carvalho

5

Leandro Fernandez Teixeira

5

Levi Pereira de Oliveira

38

Lucas de Araújo Cavalcanti

27

Paloma Daniele Borges dos Santos Costa

43

Patrícia Franco Trajano

41

Roberta Vance Harrop

69

Prazo médio para julgar na unidade

34

*Apuração leva em conta somente processos eletrônicos e não deduz os períodos de afastamento dos magistrados, tais como férias, licenças, cursos e outros, em face da falta de integração entre os sistemas de pessoal e judicial.

Fontes: Relatório extraído do e-Gestão (Prazos Médios, em dias, da conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado - PJe).

Período analisado: 1.º/10/2016 a 30/9/2017.

3.3. Sentenças de mérito (conhecimento) pendentes de julgamento:

Magistrados com sentenças pendentes na

VT de Timbaúba

No prazo

Prazo vencido

Total

Ana Maria Aparecida de Freitas

43

-

43

Edson Luís Bryk

-

15

15

Hermano de Oliveira Dantas

8

-

8

José Augusto Segundo Neto

44

-

44

Total de sentenças pendentes na Vara

95

15

110

Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade do magistrado Edson Luís Bryk: 0000201-69.2017.5.06.0271, 0001115-70.2016.5.06.0271, 0001220-47.2016.5.06.0271, 0001017-85.2016.5.06.0271, 0000890-50.2016.5.06.0271, 0001331-31.2016.5.06.0271, 0001307-03.2016.5.06.0271, 0000089-37.2016.5.06.0271, 0001374-65.2016.5.06.0271, 0000117-68.2017.5.06.0271, 0000012-91.2017.5.06.0271, 0001120-92.2016.5.06.0271, 0001180-65.2016.5.06.0271, 0001181-50.2016.5.06.0271 e 0000013-76.2017.5.06.0271.

Fontes: Dados extraídos de “Relatório de decisões em aberto/proferidas†e PJe, em 16/11/2017, às 9h40.

3.4. Incidentes processuais pendentes de julgamento:

Magistrados com Incidentes Processuais pendentes na VT de Timbaúba

No prazo

Prazo vencido

Total

Edson Luís Bryk

-

13

13

Lucas de Araújo Cavalcanti

4

-

4

Total de incidentes pendentes na Vara

4

13

17

Incidentes com prazo vencido sob a responsabilidade do magistrado Edson Luís Bryk: 0001208-33.2016.5.06.0271, 0001142-53.2016.5.06.0271, 0001141-68.2016.5.06.0271, 0001140-83.2016.5.06.0271, 0001139-98.2016.5.06.0271, 0001083-65.2016.5.06.0271, 0001082-80.2016.5.06.0271, 0001081-95.2016.5.06.0271, 0001080-13.2016.5.06.0271, 0001079-28.2016.5.06.0271, 0001253-37.2016.5.06.0271, 0001173-73.2016.5.06.0271 e 0001330-46.2016.5.06.0271.

Fontes: Dados coletados na Secretaria da Vara e no PJe, em 16/11/2017, às 10h30.

3.5. Produtividade da Vara:

Unidade Judiciária

Quantidades

Prazo médio para julgamento (PJe)

Sentenças de mérito

Incidentes processuais

Conciliações

VT de Timbaúba

571

210

610

34

Fontes: Relatórios extraídos do e-Gestão: Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado; e Prazos Médios (em dias) da Conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe).

Período analisado: 1.º/10/2016 a 30/9/2017.

3.6. Percentuais de produtividade da Juíza Titular no período de setembro de 2016 a setembro de 2017:

- Juíza Ana Maria Aparecida de Freitas*

Mês

SET./16

OUT./16

NOV./16

DEZ./16

JAN./17

FEV./17

MARÇO/17

Sentenças

90,91%

45,83%

50,98%

56,67%

62,86%

55,28%

1.450,00%

Conciliados

19,19%

26,39%

44,12%

106,67%

34,29%

93,50%

100,00%

Mês

ABRIL/17

MAIO/17

JUNHO/17

JULHO/17

AGOSTO/17

SET./17

Sentenças

53,33%

63,24%

91,03%

2.500,00%

200,00%

40,82%

Conciliados

150,00%

51,47%

53,85%

--

--

104,08%

*A Juíza Titular usufruiu férias de 2 a 31/3/2017 e de 3/7/2017 a 1.º/8/2017, bem assim se afastou para participação de curso/congresso de 17 a 21/10/2016, 24 a 25/11/2016, 28 a 30/11/2016, 12 a 13/12/2016, 16 a 20/1/2017, 6/4/2017, 2 a 31/8/2017 e 13 a 15/9/2017; e, ainda, por licença médica de 13 a 15/2/2017.

4. AUDIÊNCIAS (REALIZADAS E DESIGNADAS):

4.1. Prazos médios, em dias corridos, até a realização das audiências (a partir do ajuizamento):

Unidade Judiciária

Inicial

Instrução

Decisão

Sumaríssimo

Ordinário

Sumaríssimo

Ordinário

Sumaríssimo

Ordinário

VT de Timbaúba

24

70

46

126

64

145

Fonte: Dados extraídos do e-Gestão (Prazos médios – fase de conhecimento).

Período analisado: 1.º/10/2016 a 30/9/2017.

4.2. Tempo de espera do jurisdicionado (em dias corridos) para designação de audiências, a contar de 10/11/2017:

Unidade Judiciária

Inicial

Instrução

Sumaríssimo

Ordinário

2016

2017

2016

2017

2016

2017

VT de Timbaúba

15

23

40

81

39

99

Fontes: Informações extraídas do PJe e da Ata de Correição realizada em 2016.

4.3. Prazos (em dias úteis*) para designação de audiências, a contar de 10/11/2017:

Unidade Judiciária

Inicial - Sumaríssimo

Inicial - Ordinário

Instrução

VT de Timbaúba

16

34

42

*Nos termos da nova redação concedida ao art. 775 da CLT pela Lei n.º 13.467/2017.

Fontes: Informações extraídas do PJe.

4.4. Assiduidade da magistrada:

Segundo informações da Diretora de Secretaria, a Juíza Titular, Dra. Ana Maria Aparecida de Freitas, que possui autorização do Tribunal para residir fora da jurisdição, em conformidade com o que prescreve a Resolução Administrativa TRT n.º 007/2008 , comparece à Unidade, em regra, nos dias em que preside as sessões de audiência (terças às quintas-feiras) e, eventualmente, também se faz presente nas segundas ou sextas-feiras.

Consoante citada norma, os juízes que dispõem dessa permissão devem observar os seguintes requisitos : a) inexistência de audiências adiadas por ausência injustificada do magistrado; b) obediência aos prazos legais, mormente para sentenciar ; c) permanecer disponível o magistrado em todos os dias úteis da semana; e d) adoção de medidas tendentes à redução progressiva dos processos em fase de execução.

Quanto à exigência da observação aos prazos legais, registra-se que, por ocasião da última correição ordinária realizada neste Regional – 6 a 10 de junho de 2016 – Excelentíssimo Corregedor-Geral, Ministro Renato de Lacerda Paiva, fez constar, na respectiva ata de correição (Página 34, item 8.11.), referência aos magistrados que dispõem da correspondente autorização, entendendo-se, por conseguinte, que Sua Excelência está bem atendo à questão.

Ocorre que a Juíza Titular desta unidade não possui sentença a prolatar com prazo vencido nesta data, conforme se observa dos itens 3.3 e 3.4.

Aliás, a matéria é igualmente tratada pelos artigos 17 a 19 da Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho – 2016 , e, consoante contido na citada regulamentação, necessário que o magistrado esteja “... à disposição das partes e advogados ou realizando audiências por, pelo menos, três dias úteis na semana, determinando, ainda, sejam afixadas nas Secretarias dos órgãos judicantes as datas em que os magistrados prestarão atendimento nas varas, bem assim aquelas em que se encontrarão fora da sede do juízo, mas no exercício de suas respectivas funções .†Contudo, já constam afixados os dias de atendimento da magistrada em local apropriado.

4.5. Quantidade de processos em pauta de audiências por semana (média):

Unidade Judiciária

Dias de audiências por semana

Total de audiências

Sumaríssimos

Iniciais

Instruções

Razões Finais

VT de Timbaúba

3 dias (terças às quintas-feiras)

8

32

25

3 a 9

Fontes: Informações extraídas do PJe em 10/11/2017, relativas aos seguintes períodos: 14/8/2017 a 18/8/2017; 18/9/2017 a 22/9/2017; 23/10/2017 a 27/10/2017; e 20/11/2017 a 24/11/2017; e informações prestadas pela Diretora de Secretaria da Vara.

5. MOVIMENTAÇÃO PROCESSUAL:

5.1. Quantidade de ações trabalhistas ajuizadas na unidade - Físicos e PJe:

Unidade Judiciária

2015

2016

2017

(até 9/11/2017)

VT de Timbaúba

1.324

1.241

1.548

Fontes: Consolidação da Estatística; e-Gestão (Fase de Conhecimento – Casos Novos por Distribuição e Redistribuídos); e PJe.

5.2. Processos remanescentes (congestionamento):

Unidade Judiciária

SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2016

SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2017

Pendentes de julgamento*

Processos demais fases

Total

Pendentes de julgamento*

Processos demais fases

Total

VT de Timbaúba

53

2.558

2.611

112

2.786

2.898

*Pendentes de julgamento: Processos com instrução encerrada, aguardando prolação de sentença.

Fontes: Consolidação da Estatística, Relatórios Gerenciais, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Processos Pendentes de Solução) e PJe.

5.3. Quantidade de processos em tramitação:

Unidade Judiciária

Processos em tramitação em 10/11/2017

Físicos

PJe

VT de Timbaúba

834

2.287

Fonte: Relatório Gerencial (Processos em tramitação na Vara) e PJe-JT.

5.4. Quantidade de processos nas principais fases processuais ( pendentes de solução ):

Unidade Judiciária

Conhecimento

(até a prolação da sentença)

Liquidação

Execução

VT de Timbaúba

631

172

709

Fonte : e-Gestão.

Período analisado: 1.º/9/2017 a 30/9/2017.

5.5. Prazos médios (em dias corridos) nas principais fases processuais:

Unidade Judiciária

Conhecimento

(até a prolação da sentença)

Liquidação

Execução

VT de Timbaúba

129

720

632

Fonte: e-Gestão.

Período analisado: 1.º/10/2016 a 30/9/2017.

6. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS ELETRÔNICOS EM 10/11/2017:

Agrupadores:

Tarefa

Quantidade

Processos com pagamentos

69 

Processos com Petições Avulsas

04 

Processos com petições não apreciadas

26 

Mandados devolvidos pelo Oficial de Justiça

47 

Fase de Conhecimento:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

Aguardando apreciação pela instância superior

222

27/04/2015

0010447-32.2014.5.06.0271

Aguardando audiência

288

31/05/2017

0000427-74.2017.5.06.0271 *¹

Aguardando comprovantes bancários

36

22/08/2017

0001256-26.2015.5.06.0271

Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos

253

14/12/2016

0001186-72.2016.5.06.0271 *²

Aguardando término dos prazos

69

10/10/2017

0001433-12.2017.5.06.0241

Analisar Decisão

04

06/11/2017

0000816-93.2016.5.06.0271

Analisar sentença

01

06/11/2017

0001188-08.2017.5.06.0271

Análise do Conhecimento*³

47

27/09/2017

0000637-96.2015.5.06.0271

(Subpasta) Setor Cálculo - Atualizar

01

08/09/2017

0000517-82.2017.5.06.0271

(Subpasta) Setor de Cál- Liquidar-Multa Acordo

05

05/10/2017

0000542-66.2015.5.06.0271

(Subpasta) Setor de Cálculos

04

17/10/2017

0000591-10.2015.5.06.0271

BacenJud* 4

02

16/10/2017

0001366-88.2016.5.06.0271

Concluso ao magistrado* 5

11

11/10/2017

0000837-69.2016.5.06.0271

Controle de pericia* 6

16

03/10/2017

0000824-36.2017.5.06.0271

Cumprimento de providências

47

07/06/2017

0010225-64.2014.5.06.0271 * 7

Intimações automáticas com pendências - Con

02

09/11/2017

0001145-42.2015.5.06.0271

Minutar Decisão

17

10/04/2017

0001208-33.2016.5.06.0271

Minutar expediente da secretaria

19

16/09/2017

0000626-33.2016.5.06.0271 * 8

(Subpasta) Alvará

03

16/10/2017

0000515-49.2016.5.06.0271

(Subpasta) Alvará de Transferência

19

31/08/2017

0000621-11.2016.5.06.0271

(Subpasta) Alvará FGTS/Seg.Desemp.

01

08/11/2017

0000604-38.2017.5.06.0271

(Subpasta) Ofício

02

17/10/2017

0000445-66.2015.5.06.0271

Minutar sentença

109

08/03/2017

0000201-69.2017.5.06.0271

Prazos vencidos

76

14/10/2017

0000583-62.2017.5.06.0271

Preparar comunicação

05

09/11/2017

0001230-57.2017.5.06.0271

Publicar DJe - Con

17

08/11/2017

0000422-52.2017.5.06.0271

Registrar parcelas ou despesas processuais - Acordo

01

08/11/2017

0000893-68.2017.5.06.0271

Triagem Inicial

53

30/10/2017

0001438-41.2017.5.06.0271

Triagem Inicial - Parte sem CPF ou CNPJ

46

31/10/2017

0001463-54.2017.5.06.0271

OBSERVAÇÕES

*¹ Nova audiência designada para 24/7/2018, nos termos da ata de Id 9dd92bc.

*² Décima e última parcela do acordo vencida em 2/10/2017 com juntada de custas/recolhimentos previdenciários em 24/10/2017.

*³ Encontra-se na subpasta “Setor de Cálculos Acórdão†, onde existem, ao todo, 10 (dez) processos.

* 4 Todos os processos encontram-se na subpasta “ BACEN Respostaâ€.

* 5 Processos sem conclusão nominal a magistrado.

* 6 Laudo juntado aos autos em 12/9/2017, com audiência de instrução designada para 16/11/2017.

* 7 Aguardando certificação para fins de arquivamento.

* 8 Encontra-se para fins de expedição de alvará, em cumprimento ao despacho de ID. 7772589

Fase de Liquidação:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

Aguardando Cumprimento de Providência - Liq

01

22/05/2017

0000697-98.2017.5.06.0271

Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos

05

17/03/2017

0000529-33.2016.5.06.0271 *¹

Aguardando término dos prazos

38

18/10/2017

0001305-33.2016.5.06.0271 *²

Analisar Decisão - Liq

04

06/11/2017

0000196-47.2017.5.06.0271

Analisar Despacho - Liq

01

06/11/2017

0000486-96.2016.5.06.0271

Análise de Liquidação

77

04/09/2017

0001225-06.2015.5.06.0271 *³

Concluso ao magistrado - Liq

10

18/10/2017

0000293-18.2015.5.06.0271 * 4

Controle de pericia

04

10/10/2017

0000672-22.2016.5.06.0271 * 5

Cumprimento de providências

01

26/09/2017

0000091-70.2017.5.06.0271

Minutar Decisão - Liq

03

05/10/2017

0010326-04.2014.5.06.0271

Minutar expediente da secretaria* 6

03

01/11/2017

0000970-14.2016.5.06.0271

Prazos vencidos

10

24/10/2017

0000011-09.2017.5.06.0271

Preparar comunicação

03

15/10/2017

0000297-84.2017.5.06.0271 * 7

Publicar DJe - Liq

21

23/10/2017

0000917-33.2016.5.06.0271

OBSERVAÇÕES

*¹ Pagamento condicionado à disponibilidade de crédito no NPSCC (Ata de Id. c7d4abd).

*² Notificação postal, sem certidão de rastreamento, para manifestação em 10 (dez) dias.

*³ Encontra-se na subpasta “Revisão Cálculosâ€, onde existem, ao todo, 72 (setenta e dois) processos.

* 4 Processos sem conclusão nominal a magistrado.

* 5 Certidão de notificação do perito, para efetuar a liquidação/revisão do processo, no prazo de 20 (vinte) dias.

* 6 Inexistem processos na subpasta “Ofícioâ€, sendo todos os processos para confecção de alvarás.

* 7 Certidão de ausência de manifestação do reclamante após notificação, e com petição datada de 9/11/2017.

Fase de Execução:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

Aguardando Cumprimento de Providência - Exec

06

14/09/2016

0000227-38.2015.5.06.0271 *¹

(Subpasta) Aguardando 1 Ano

03

17/07/2016

0010171-98.2014.5.06.0271 *²

Aguardando apreciação pela instância superior

01

07/11/2017

0000317-46.2015.5.06.0271

Aguardando atualização de cálculo

02

21/09/2017

0010527-93.2014.5.06.0271

Aguardando audiência - Exec

03

03/11/2017

0000972-81.2016.5.06.0271 *³

Aguardando comprovantes bancários

24

11/07/2017

0001185-24.2015.5.06.0271

Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos

60

24/11/2016

0001142-87.2015.5.06.0271 * 4

Aguardando cálculo - Contadoria

01

24/10/2017

0000714-71.2016.5.06.0271 * 5

Aguardando final do sobrestamento

02

15/08/2017

0010218-72.2014.5.06.0271 * 6

Aguardando recebimento de crédito

03

10/04/2017

0001017-22.2015.5.06.0271 * 7

Aguardando término dos prazos

74

02/11/2016

0000206-62.2015.5.06.0271 * 8

Analisar Decisão - Exec

01

09/11/2017

0001333-98.2016.5.06.0271

Analisar Despacho - Exec

04

08/11/2017

0000512-31.2015.5.06.0271

Analisar expediente da secretaria

05

12/09/2017

0010198-81.2014.5.06.0271

Análise de Execução

223

26/09/2016

0000253-36.2015.5.06.0271 * 9

(Subpasta) Diligencias Secretaria

06

06/07/2017

0000313-09.2015.5.06.0271

(Subpasta) JUCEPE

02

10/05/2017

0000897-76.2015.5.06.0271

(Subpasta) Praça - Para Fazer Edital

05

06/07/2017

0001161-93.2015.5.06.0271 * 10

(Subpasta) Setor de Cálculo - Atualizar

01

27/09/2017

0000910-75.2015.5.06.0271

(Subpasta) Setor de Cálculos

03

24/10/2017

0001232-61.2016.5.06.0271

(Subpasta) Setor de Cálculos - Alvará

02

20/10/2017

0000320-98.2015.5.06.0271

BacenJud

30

03/10/2017

0000093-40.2017.5.06.0271

Cartório de registro de imóveis

04

03/11/2016

0010368-53.2014.5.06.0271

Concluso ao magistrado - Exec* 11

16

03/11/2017

0000782-55.2015.5.06.0271

Consultar conta judicial ou recursal

01

03/10/2017

0000848-35.2015.5.06.0271

Cumprimento de providências

47

02/12/2016

0000326-08.2015.5.06.0271 * 12

Incluir no BNDT

04

23/10/2017

0001137-65.2015.5.06.0271

Indisponibilidade de bens - CNJ

02

16/08/2017

0000118-24.2015.5.06.0271

InfoJud

01

27/09/2017

0000122-61.2015.5.06.0271 * 13

Intimações automáticas com pendências - Exec

01

11/10/2017

0000858-79.2015.5.06.0271

Minutar expediente da secretaria* 14

18

24/11/2016

0000304-47.2015.5.06.0271 * 15

(Subpasta) Alvará

07

23/10/2017

0000397-10.2015.5.06.0271

(Subpasta) Alvará de Transferência

03

04/10/2017

0010438-70.2014.5.06.0271

Prazos vencidos

05

28/10/2017

0001281-39.2015.5.06.0271

Preparar ato de comunicação

01

10/11/2017

0000583-96.2016.5.06.0271

Preparar comunicação

08

09/08/2017

0000324-38.2015.5.06.0271 * 16

Publicar DJE

01

10/11/2017

0010518-34.2014.5.06.0271

Registrar pagamentos ou despesas processuais

01

07/11/2017

0010388-44.2014.5.06.0271

Registrar parcelas ou despesas processuais - Acordo

19

27/10/2017

0000627-52.2015.5.06.0271

RenaJud

03

19/10/2017

0000519-86.2016.5.06.0271

OBSERVAÇÕES

*¹ Certidão de distribuição da Carta Precatória à 20ª VT do Recife sob o nº 0001259-21.2016.5.06.0020.

*² E xecução suspensa por 1 (um) ano.

*³ Audiência de conciliação em execução designada para 28/11/2017.

* 4 Liberação do crédito integral do autor/patrono em despacho nos autos da RT 0000916-82.2015.5.06.0271, e com pendência de custas e INSS.

* 5 Para convênio RENAJUD, conforme decisão Id. 6271e65 e certidão de Id. a26ce0d.

* 6 Execução suspensa por 1 (um) ano nos termos de decisão de Id. e85d247, proferida em 7/3/2017.

* 7 Feito suspenso por 180 dias, nos termos do art. 151 do CTN, em razão do parcelamento do débito.

* 8 Última certidão nos autos do andamento da CP 0001104-73.2016.5.08.0016 que tramita na 16.ª Vara do Trabalho de Belém.

* 9 Crédito habilitado nos autos do processo n.º 0001371-52.2012.5.06.0271, conforme determinado no despacho documentado no ID-2c1ab04.

* 10 Despacho à hasta pública.

* 11 Processos sem conclusão nominal a magistrado.

* 12 Para expedir Mandado de Citação.

* 13 Pendente de conclusão, por cumprimento das diligências determinadas em despacho anterior de Id. 9b4270a.

* 14 Inexistem processos na subpasta “Ofícioâ€.

* 15 Na subpasta “ Cálculos Para Alvará†, onde existem, ao todo, 04 (quatro) processos.

* 16 Na subpasta “ Not. Receber Alvaráâ€, onde existem, ao todo, 05 (cinco) processos.

7. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS FÃSICOS EM 16/11/2017

NATUREZA

QUANTIDADE

DATA MAIS

ANTIGA

PROCESSO

Cargas

Advogados

03

28/9/2017

0001008-31.2013.5.06.0271

Perito

07

31/10/2017

0000898-03.2011.5.06.0271

Terceiros

--

--

--

Petições a juntar aos autos *1

--

--

--

Processos conclusos para despacho

--

--

--

Consultas convênios a realizar (BACEN/JUCEPE/INFOJUD/DETRAN)

03

20/9/2017

0000091-75.2014.5.06.0271

Praças a marcar

04

25/10/2017

0001055-10.2010.5.06.0271

Processos no setor de cálculos

07

24/10/2017

0071300-17.2008.5.06.0271

Processos para serem remetidos ao TRT

--

--

--

* 1 Existem apenas 2 (duas) petições pertinentes a processos com carga a perito, aguardando a devolução dos autos para a sua juntada.

*Em relação às certidões/diligências, a mais antiga data de 11/10/2016 (processo n.º 0001056-24.2012.5.06.0271).

*No tocante aos alvarás, o mais antigo data de 13/11/2017 (processo n.º 0001012-05.2015.5.06.0271).

*Quanto aos mandados, o mais antigo data de 26/6/2017 (processo n.º 0000319-89.2010.5.06.0271).

*No pertinente aos ofícios, o mais antigo data de 10/11/2017 (processo n.º 0000797-97.2010.5.06.0271).

*No que diz respeito às praças a realizar, não existem pendências.

*Em relação às notificações, a mais antiga data 31/10/2017 (processo n.º 00003111-45.2012.5.06.0271).

*Quanto aos processos digitalizados (CLE), não se verificou a conversão de feitos.

Fonte: Informações colhidas na Secretaria da Vara do Trabalho e no SIAJ.

8. METAS FIXADAS PELO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA:

Em conformidade com os dados fornecidos pelo Núcleo de Estatística e Pesquisa do Egrégio Regional, eis os resultados das Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ para o ano de 2016 :

Meta 1 CNJ - 2016 : – Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuídos no ano corrente.

Unidades Judiciárias

Recebidos

Resolvidos

Resultado

VT de Timbaúba

1.239

1.122

90,56%

Total da 6ª Região

107.816

111.793

103,69%

Meta 2 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, pelo menos, 90% dos processos distribuídos até 31/12/2014.

Unidade Judiciária

Distribuídos em 2014

Distribuídos em 2014

e julgados até 31/12/16

Pendentes de julga-

mento até 31/12/16

Resultado

VT de Timbaúba

357

357

0

111%

Total da 6ª Região

62.261

59.947

2.314

107%

Meta 3 CNJ - 2016 : – Aumentar o índice de conciliação na fase de conhecimento, em relação à média do biênio 2013/2014, em 2 pontos percentuais.

Unidade Judiciária

Solucionados

Conciliados

Média biênio

(2013/2014)

Resultado

VT de Timbaúba

1.122

512

36,46%

45,63%

Total da 6ª Região

111.793

44.400

40,83%

39,72 %

Meta 4 CNJ - 2016 : – Dar prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, não se destinando portanto à esta Justiça Especializada.

Meta 5 CNJ - 2016 : – B aixar em 2016, quantidade maior de processos de execução do que o total de casos novos de execução no ano corrente.

Unidade

Judiciária

Casos novos

de execução

Baixados

Entraram

na meta

Saíram

da meta

Resultado

VT de Timbaúba

384

497

0

0

130,10%

Total da 6ª Região

38.526

37.091

0

0

96,50%

Meta 6 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, as ações coletivas distribuídas, até 31.12.2013 no 1.º grau e até 31.12.2014, no 2.º grau.

A Vara do Trabalho de Timbaúba não conta com ação coletiva ainda em tramitação em 31/12/2016, de acordo com o Relatório fornecido pelo Setor de Estatística deste Tribunal.

Meta 7 CNJ - 2016 : – Identificar e reduzir em 2% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior.

Unidade

Judiciária

Pendentes em

31/12/15

Quantidades de

Processos dos dez

maiores litigantes

distribuídos na instância no mês de

referência

Quantidades de

Processos dos dez

maiores litigantes

julgados na ins-

tância no mês de

referência

Pendentes em

31/12/16

Resultado

VT de Timbaúba

18

32

32

18

98,00%

Total da 6ª Região

8.284

7.949

9.373

6.860

118,34%

O Conselho Nacional de Justiça divulgou no final do 10.º Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, as metas nacionais para 2017, quais sejam:

Meta 1 - Os tribunais mantiveram o compromisso de julgar, ao longo de 2017, mais processos do que os novos que chegarem aos tribunais (Meta 1). Assim como em 2016, o compromisso deverá ser cumprido por tribunais de todos os segmentos de Justiça.

Meta 2 - O compromisso com o julgamento dos processos mais antigos, alvo da Meta 2, foi renovado para 2017 e deverá ser cumprido por tribunais de todos os ramos do Judiciário. O detalhamento desta e das outras metas definidas, com percentuais e períodos de distribuição dos processos que deverão ser julgados, estarão num glossário que será divulgado futuramente pelo CNJ.

Meta 3 - A Justiça Federal e a Justiça do Trabalho também renovaram o compromisso com a Meta 3, que busca aumentar o número de casos solucionados por meio da conciliação, em relação a períodos anteriores. 

Meta 4 - Fixada pela primeira vez em 2013, a Meta 4, que dá prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, deverá ser cumprida novamente em 2017 pela Justiça Estadual, pela Justiça Federal, pela Justiça Militar da União e dos Estados e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). 

Meta 5 - Impulso aos processos de execução, que será perseguida no ano que vem pelos tribunais da Justiça Estadual, Federal e do Trabalho.

Meta 6 - P rioriza o julgamento de ações coletivas, que impactam na vida de um grupo maior de pessoas. 

Meta 7 – Prioriza o julgamento de processos dos maiores litigantes e dos recursos repetitivos, tem por objetivo enfrentar demandas de massa que chegam ao Judiciário.

Meta 8 – Destinada a ações de fortalecimento da rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres, uma das prioridades da atual gestão do CNJ.

9. ITENS DE EXAME E REGISTRO OBRIGATÓRIOS (Art. 26 da Consolidação dos Provimentos da CGJT):

Com base nos autos e sistemas analisados, verificou-se que o Juízo:

- registra no sistema informatizado os atos processuais relevantes;

- emite pronunciamento explícito acerca da admissibilidade dos recursos, segundo constatado nos processos n.º s 0001167-03.2015.5.06.0271 e 0001240-04.2017.5.06.0271;

- ordena, de ofício, a imediata liberação do depósito recursal, nos casos em que, após a liquidação, seja apurado crédito de valor inequivocamente superior ao depositado, como verificado nos processos n.ºs 0000207-47.2015.5.06.0271 e 0000287-11.2015.5.06.0271;

- exaure as iniciativas do juízo para tornar exitosa a execução, e emite a Certidão de Crédito Trabalhista, prevista no art. 88 da referida Consolidação, como, por exemplo, se constata nos processos n.ºs 0077300-77.2001.5.06.0271, 0000857-02.2012.5.06.0271 e 0001274-52.2012.5.06.0271; porém, atualmente, não expede a Certidão de Arquivamento Provisório, em contrariedade ao artigo 77 da Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral;

- faz uso regular das ferramentas eletrônicas: Bacenjud, Detran, Renajud, Jucepe, Infojud e Serpro, consoante observado nos processos n.ºs 0000326-71.2016.5.06.0271, 0000178-94.2015.5.06.0271, 0001340-27.2015.5.06.0271, 0000121-08.2017.5.06.0271, 0000690-43.2016.5.06.0271, 0000122-61.2015.5.06.0271, 0000660-42.2015.5.06.0271 e 0010260-24.2014.5.06.0271. De acordo com o Relatório sobre Ordens Judiciais, foram realizados, no período de janeiro de 2016 a outubro de 2017, 340 (trezentos e quarenta) bloqueios, 210 (duzentos e dez) desbloqueios e 129 (cento e vinte e nove) transferências. No mês de outubro de 2017, constavam 19 (dezenove) bloqueios pendentes de providência;

- determina a citação dos sócios, nos casos de desconsideração da personalidade jurídica da empresa executada, com a devida inclusão dos seus nomes no sistema, no polo passivo da demanda, conforme visto nos processos n.ºs 0000617-08.2015.5.06.0271 e 0000671-71.2015.5.06.0271; e

- inclui, em pauta, eventualmente, processos para tentativa de conciliação na fase de execução e, ainda, quando solicitado pelas partes ou na Semana Nacional de Conciliação .

Quanto aos demais aspectos (assiduidade dos magistrados, pauta de audiências e principais prazos) encontram-se registrados nos itens 4 e 5.

10. OBSERVAÇÕES/PENDÊNCIAS REFERENTES À SECRETARIA:

- Na análise, por amostragem, nas carteiras que integram a Secretaria da Vara e do quadro do item 7, verificou-se satisfatória organização e cumprimento das normas procedimentais a serem seguidas pelas unidades judiciárias de primeira instância . Quanto aos processos digitais, constatou-se também situação satisfatória, inclusive no tocante à ferramenta “agrupadoresâ€, conforme quadros do item 6 elaborados no dia 10/11/2017. Na inspeção realizada pelo juízo de primeiro grau, em 779 (setecentos e setenta e nove) processos, no período de 9 a 13 de janeiro de 2017, registraram-se dentre outros dados: a) nenhum processo fora de pauta ou convertido em diligencia; b) 1.053 (um mil e cinquenta e três) processos na fase de execução; c) nenhum processo com execução suspensa; d) 107 (cento e sete) processos no setor de cálculos; e) 394 (trezentos e noventa e quatro) processos sem tramitação há mais de 60 dias; e f) 18 (dezoito) processos com carga vencida e notificados. Naquela oportunidade, a Juíza Titular ressaltou o grande esforço desempenhado para pagamento do passivo trabalhista das grandes empresas devedoras, e, ainda, a eficiência, respeito e companheirismo da equipe que tem como objetivo único uma prestação jurisdicional eficiente, responsável e célere;

- Existem 29 (vinte e nove) CTPS’s sob custódia da Secretaria da Vara, e, deste total, 7 (sete) dizem respeito a processos arquivados ou em via de arquivamento (0000071-50.2015.5.06.0271, 0054800-36.2009.5.06.0271, 0003000-23.1996.5.06.0271, 0000067-42.2017.5.06.0271, 0000773-59.2016.5.06.0271, 0000721-97.2015.5.06.0271 e 0000997-94.2016.5.06.0271). Indagada acerca das medidas adotadas para a diminuição do passivo desses documentos, a assistente de Secretaria esclareceu que procede à intimação aos advogados, ou, caso necessário, notificação à parte por meio de edital;

- Os Assistentes de Juiz elaboram minutas de despachos, sentenças de mérito e de soluções de incidentes processuais (como embargos declaratórios, embargos à execução, embargos de terceiros, e exceção de pré-executividade e antecipação de tutela), bem como informações de mandado de segurança;

- O Juízo não prolata, atualmente, sentenças de forma líquida, pois, segundo esclarecido pela Diretora de Secretaria, o calculista se afastou por licença médica, impossibilitando tal procedimento;

- Em relação aos registros no PJE e no SIAJ, a Diretora de Secretaria informou que já procedeu aos ajustes solicitados nos processos especificados nos Ofícios Circulares n.º 458/2017 e 507/2017 dessa Corregedoria;

- No tocante ao lapso temporal anteriormente correicionado, observou-se: a) redução do quantitativo de novas ações em 83 (oitenta e três) quanto ao ano de 2016, porém se verifica até 9/11/2017 um aumento correspondente a 307 (trezentos e sete); b) acréscimo na produtividade da Vara, vez que prolatadas a mais 151 (cento e cinquenta e uma) sentenças, e 5 (cinco) decisões de incidentes processuais, e homologadas a mais 60 (sessenta) conciliações; c) acréscimo do prazo médio para julgamento em 27 (vinte e sete) dias; d) aumento do prazo médio (em dias corridos), no tocante ao período de outubro de 2016 a setembro de 2017, para realização da audiência inicial, no rito sumaríssimo, em 5 (cinco) dias, no ordinário, em 43 (quarenta e três) dias; da instrução, no sumaríssimo, em 4 (quatro) dias, e, no ordinário, em 46 (quarenta e seis) dias; e, na decisão, no sumaríssimo, em 18 (dezoito) dias e, no ordinário, em 56 (cinquenta e seis) dias; e) acréscimo do tempo médio de espera do jurisdicionado (em dias corridos) para realização, em novembro de 2017, da audiência inicial, no rito sumaríssimo, em 8 (oito) dias, no rito ordinário, em 41 (quarenta e um) dias, e da instrução em 60 (sessenta) dias; f) aumento do prazo médio (em dias corridos) na fase de conhecimento em 53 (cinquenta e três) dias, na liquidação em 114 (cento e quatorze) dias, e na execução em 98 (noventa e oito) dias; g) acréscimo da quantidade de processos na fase de conhecimento em 49 (quarenta e nove), na liquidação em 47 (quarenta e sete) e na execução em 228 (duzentos e vinte e oito); e h) aumento do saldo remanescente em 287 (duzentos e oitenta e sete) processos; e

- Atingimento das Metas 2, 3, 5 e 6 estabelecidas pelo CNJ para o ano de 2016.

11. PEDIDOS DE PROVIDÊNCIAS E RECLAMAÇÕES CORREICIONAIS :

No tocante ao período de 1.º de janeiro de 2016 até a presente data, houve a formalização, em face desta unidade judiciária, de 1 (uma) reclamação correicional (0000015-20.2016.5.06.0000), julgada improcedente e arquivada em 5/7/2016.

12. RECOMENDAÇÕES:

- Prolatar o magistrado Edson Luís Bryk, prioritariamente e no menor espaço de tempo possível, as sentenças com prazo vencido, conforme relações especificadas nos itens 3.3 e 3.4, devendo, sempre, atentar ao prescrito no ATO n.º 1/CGJT, de 10 de fevereiro de 2017, haja vista o controle exercido por esta Corregedoria Regional a evitar que decisões não ultrapassem a tolerância admitida pela citada norma. Considerando que o referido juiz não se encontrava presente no momento da correição, deverá a Secretaria da Corregedoria Regional encaminhar-lhe comunicação para que tome ciência;

- Empreender esforços com o objetivo de reduzir os prazos médios de audiências no rito sumaríssimo, estabelecendo como meta o prazo máximo de 15 (quinze) dias, conforme determina o inciso III do art. 852-B da CLT;

- Fomentar a inclusão de processos de execução na pauta de audiências para tentativa de conciliação, consoante disposto no art. 76, II, da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho: “ promover a realização semanal de audiências de conciliação em processos na fase de execução, independentemente de requerimento das partes, selecionando-se aqueles com maior possibilidade de êxito na composição â€.

- Observar regular e integralmente o previsto no art. 77 e Anexo IV da Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho, no tocante à emissão da Certidão de Arquivamento Provisório;

- Prolatar sentenças líquidas, quando possível, em especial no tocante aos processos que seguem o rito sumaríssimo;

- Perseverar nas diligências para devolver às partes os documentos de identificação profissional (CTPS), especialmente aqueles que se refiram a processos arquivados ou em vias de arquivamento;

- Enfatizar, entre os usuários (servidores e magistrados) da Vara, a importância da correta inserção de dados no PJE, pois eles são extraídos, através das remessas, transformados e gravados, e essas informações alimentam o e-Gestão, gerando os relatórios gerenciais e a estatística oficial da Justiça do Trabalho;

- Continuar a realizar a análise periódica da ferramenta “agrupadoresâ€, a fim de evitar a permanência de processos em tarefas já superadas. Os processos devem ser retirados de tal lista assim que realizado o ato respectivo;

- Proceder à “conclusão ao magistradoâ€, especificando o tipo (sentenças, decisões ou despachos), sem necessidade de despacho para tal finalidade, pela importância desse dado para a estatística deste Regional, e, ainda, com a cautela necessária, em face da impossibilidade de cancelamento da “conclusão†em relação às sentenças, o que enseja, em caso de equívoco do servidor, a necessidade de o magistrado proceder à “conversão do julgamento em diligência†para que se possa realizar nova conclusão. Deve, ainda, ser selecionado o magistrado em tempo real, com a devida gravação no sistema, a fim de que seja contabilizado o prazo para prolação da decisão corretamente, e, no caso da sentença, tão logo encerrada a instrução. Em relação às decisões de antecipação de tutela, também proceder à imediata conclusão com a especificação do magistrado, de modo a possibilitar o controle do prazo e garantir a veracidade dos dados estatísticos. No tocante aos embargos de declaração, havendo necessidade de intimar a parte contrária, proceder à conclusão para julgamento tão logo encerrado o prazo, também sem necessidade de despacho, por se tratar de ato ordinário da secretaria. Tratando-se de juiz substituto da reserva técnica, proceder à imediata conclusão no sistema, com informação de tal fato, por e-mail funcional, ao magistrado, inclusive porque possui acesso restrito à unidade na qual atua;

- Efetivar a conclusão para julgamento dos embargos de declaração ao magistrado que se encontrar em exercício na Vara, quando aquele que prolatou a sentença embargada se encontrar afastado por mais de 30 dias, em conformidade com o art. 8.º, § 3.º, do Provimento n.º 03/2015 desta Corregedoria Regional;

- Continuar no cumprimento das diligências determinadas pelo Tribunal, em grau de recurso, em prazo razoável, bem assim proceder ao correto cadastramento das partes quando do envio dos recursos ao Tribunal, inclusive em relação ao recurso ordinário em rito sumaríssimo, de modo a evitar equívoco quando da distribuição da classe processual na segunda instância;

- Registrar, no sistema PJE, o recolhimento das custas, emolumentos, contribuição previdenciária e imposto de renda. Após as orientações sobre a necessidade de tal anotação, o Setor de Estatística do Tribunal constatou acréscimo considerável no registro de tais arrecadações, conforme quadro demonstrativo entre os meses de janeiro a março de 2016 e janeiro a março de 2017, numa variação de 115,94% no tocante às custas processuais, de 498,05% em relação aos emolumentos, de 71,16% no pertinente às contribuições previdenciárias, de 32,62% no que diz respeito ao imposto de renda, e de 283,18% quanto às multas aplicadas pelos órgãos de fiscalização das relações de trabalho; e

- Persistir no estímulo, entre os servidores, de práticas de sustentabilidade, racionalização e consumo consciente de materiais e serviços de responsabilidade socioambiental, visando ao uso sustentável dos recursos naturais e dos bens públicos, bem como ao aperfeiçoamento contínuo da qualidade do gasto público realizado pelo Tribunal, a teor da Resolução n.º 201 do CNJ de 3/3/2015.

13. BOAS PRÃTICAS RELATADAS PELO JUÃZO:

Noticiou a Diretora de Secretaria que as boas práticas, relacionadas na ata de correição de 2016, continuam sendo desempenhadas nesta unidade judiciária, motivo pelo qual procede à sua renovação:

- Inclusão periódica de processos em pauta de conciliação;

- Utilização de depósitos recursais e saldos de depósitos existentes nos processos para satisfação de outras ações contra a mesma demandada;

- Prática de intimações via balcão, economizando assim a utilização de papel;

- Liberação de FGTS e de Seguro-Desemprego em ata;

- Efetivação das conciliações dos processos eletrônicos em sala de audiência; e

- Utilização de tabelas para controle dos processos com execuções mais complexas, contra as executadas com maior número  de ações, observando-se suas  atualizações permanentes (situação processual, valores, pagamentos etc). 

14. SOLICITAÇÕES DO JUÃZO:

- Reposição de servidores ao quadro funcional, em face da movimentação processual dos últimos três anos, e por contar, atualmente, com apenas treze servidores, estando incluídos, neste montante, os  dois oficiais de justiça e a Diretora de Secretaria, considerando-se, ainda, que, com exceção dos oficiais de justiça e requisitados, os demais são técnicos judiciários;

 

- Disponibilização de mais 1 (um) estagiário;

 

- Reiteração da s olicitação de solução aos problemas de rachaduras existentes no prédio da Vara (paredes, tetos, pisos, etc), enfatizando que já foram realizadas várias visitas pelos  Engenheiros da Coordenadoria de Planejamento Físico;

 

- Reposição de  auxiliares de serviços gerais, pois, com o novo contrato dos serviços de limpeza e conservação deste Regional, desde de 1.º de julho de 2016, houve redução de 4 funcionários para apenas 1, e, de acordo a área interna de 511,52 e externa de 1.611,97, o adequado seria uma pessoa e meia (0,6 para a área interna e 0,9 para a externa);

- Providências relativas ao tratamento contra cupins;

- Disponibilização de cursos, pela Escola Itinerante, para as Varas situadas em municípios localizados na Zona da Mata Norte, em razão da dificuldade de locomoção e dos custos decorrentes; e

- Centralização de Execução no Núcleo Permanente de Soluções Consensuais de Conflitos, visando a uma maior celeridade e efetividade na prestação jurisdicional, de modo que, quando centralizada a execução de determinadas demandas, os processos só retornem às Varas após a quitação, para não resultarem em medidas frustradas e inexitosas. Como exemplo, temos execuções em curso nesta unidade, envolvendo uma grande quantidade de processos (cerca de 80%), referentes às empresas do grupo MARINALDO ROSENDO e USINAS CRUANGI / USINA MARAVILHAS, importando hoje, aproximadamente, os valores de R$40.000.000,00 e R$18.000.000,00 respectivamente, e que, face da centralização, foram perdidos todos os esforços na busca de soluções, uma vez que foram liberados bens e valores obtidos, por ocasião da habilitação dos processos no Núcleo. Recentemente, em razão do encerramento da centralização, os processos retornaram para a Vara, num estágio praticamente inicial de execução, onde não são mais disponíveis meios para satisfação do crédito. No caso do grupo econômico Marinaldo Rosendo, praticamente todos os bens móveis e imóveis foram vendidos ou entregues como pagamento de dívidas a terceiros, e, no caso das Usinas Cruangi/ Maravilhas, os imóveis penhorados que seriam adquiridos pelo INCRA, não foram arrematados, em razão da crise econômica.

A Excelentíssima Juíza Titular registra o seu agradecimento à equipe da Vara do Trabalho de Timbaúba pela dedicação, responsabilidade, colaboração e empenho nas atividades.

Encerrados os trabalhos, a Excelentíssima Corregedora Regional, Desembargadora Dione Nunes Furtado da Silva, agradeceu a fraternal acolhida e a colaboração prestada pela Excelentíssima Juíza Titular, e pelos servidores da Vara, determinando que, lavrada e assinada, fosse disponibilizada esta ata na página da Corregedoria, no sítio deste Regional ( www.trt6.jus.br ), além de publicada, em sua íntegra, no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho – DEJT, entregando cópia à Unidade Judiciária sob correição (neste ato), Presidência do Egrégio Regional, Escola Judicial, Secretaria Administrativa, Secretaria de Gestão de Pessoas, e Núcleo Permanente de Soluções Consensuais de Conflitos, para conhecimento e providências pertinentes. Firmam a presente ata a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional e a Secretária da Corregedoria Regional.

DIONE NUNES FURTADO DA SILVA

Desembargadora Corregedora Regional

NOÊMIA MARIA GOMES DE OLIVEIRA

Secretária da Corregedoria Regional

Ata Correição 67 - 2017 de 16/11/2017