ATA DA CORREIÇÃO ORDINÃRIA REALIZADA NA VARA DO TRABALHO DE TIMBAÚBA, EM 16 DE NOVEMBRO DE 2017.
Aos 16 (dezesseis) dias do mês de novembro de 2017, à s 9 (nove) horas, compareceu à sede da Vara do Trabalho de Timbaúba, situada na Avenida Estudante Micheline P. Campos, 290, Loteamento Araruna, Timbaúba/PE, a ExcelentÃssima Desembargadora Corregedora Regional do TRT da 6.ª Região, Dr.ª Dione Nunes Furtado da Silva , acompanhada pelos servidores Noêmia Maria Gomes de Oliveira (Secretária da Corregedoria), Vânia Rodrigues de Santana Cunha (Assessora de Gabinete), Rosanna de Freitas Monteiro (Assistente de Gabinete), Henrique Bezerra Valença (Assistente Secretário) e José Carlos Oliveira de Souza (Chefe de Serviço), para realizar a Correição Ordinária veiculada no Edital n.º 06/2017, disponibilizado no Diário Eletrônico do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região em 17/7/2017, e considerado publicado em 18/7/2017. Referido edital se encontrava devidamente afixado no átrio da Secretaria da referida unidade, possibilitando sua plena divulgação e visualização pelo público local.
Presentes, na ocasião, a ExcelentÃssima JuÃza Titular, Dra. Ana Maria Aparecida de Freitas, a Diretora de Secretaria, Bela. Maria de Lourdes Furtado Soares, e os demais servidores ali lotados: Aliny Christine Trajano do Nascimento, Fernanda Cristina Campos Aranha, Geane Pereira de Souza, Robson Luiz Vieira de Souza, Weidja Maria Clementino de Figueiredo, Jorge Braga Pinto, VirgÃnia Maria Bezerra Cavalcanti, Emerson Sipauba Pierote, Maria da Conceição Carvalho de Andrade, Carlos Alberto Silva Fernandes, Francisco José Abrantes de Sousa, e Amaro Miguel da Silva Filho, além do estagiário de Direito João Victor de Andrade Marques.
Com base nos dados extraÃdos do SIAJ, PJe, e-Gestão e Sistema de Pessoal; nas informações consolidadas pela Seção de EstatÃstica; no exame dos procedimentos adotados na Secretaria da Vara e dos processos em tramitação, e, ainda, dos dados colhidos na inspeção judicial realizada no perÃodo de 9 a 13 de janeiro de 2017, a ExcelentÃssima Desembargadora Corregedora determinou o registro das informações e recomendações que seguem.
1. MAGISTRADA:
JUÃZA TITULAR |
PERÃODO DE ATUAÇÃO |
Ana Maria Aparecida de Freitas |
Desde 1.º/12/2014 (Ato TRT GP n.º 332/2014) |
2. QUADRO DE SERVIDORES:
NOME |
CARGO |
FUNÇÃO |
Maria de Lourdes Furtado Soares |
Técnica Judiciária |
Diretora de Secretaria |
Fernanda Cristina Campos Aranha |
Requisitada |
Assistente de Diretor |
Geane Pereira de Souza |
Técnica Judiciária |
Assistente de Juiz |
Aliny Christine Trajano do Nascimento |
Técnica Judiciária |
Assistente de Juiz |
Robson Luiz Vieira de Souza |
Técnico Judiciário |
Calculista |
Weidja Maria Clementino de Figueiredo |
Requisitada |
Calculista |
Jorge Braga Pinto |
Requisitado |
Secretário de Audiência |
VirgÃnia Maria Bezerra Cavalcanti |
Requisitada |
Secretária de Audiência |
Emerson Sipauba Pierote |
Técnico Judiciário |
Assistente |
Maria da Conceição Carvalho de Andrade |
Técnica Judiciária |
Assistente |
Carlos Alberto Silva Fernandes |
Analista Judiciário |
Oficial de Justiça |
Francisco José Abrantes de Sousa |
Analista Judiciário |
Oficial de Justiça |
Amaro Miguel da Silva Filho |
Técnico Judiciário |
- |
3. Produtividade dos JuÃzes na Unidade:
3.1. Quantidade de Audiências, Sentenças, Conciliações e Incidentes por Juiz (a):
Atuação dos Magistrados na VT de Timbaúba |
Audiências* |
Sentenças de mérito |
Conciliações |
Incidentes processuais |
Ana Maria Aparecida de Freitas |
1.804 |
394 |
403 |
147 |
Armando da Cunha Rabelo Neto |
- |
4 |
- |
4 |
Arthur Ferreira Soares |
- |
3 |
- |
- |
Danilo Cavalcanti de Oliveira |
- |
3 |
- |
1 |
Débora de Souza Silva Lima |
- |
3 |
- |
- |
Edson Luis Bryk |
285 |
54 |
81 |
14 |
Eduardo Henrique Brennand Dornelas Câmara |
1 |
- |
- |
- |
Fernando Rodrigues Carvalho |
- |
3 |
- |
2 |
Leandro Fernandez Teixeira |
292 |
67 |
48 |
27 |
Levi Pereira de Oliveira |
23 |
6 |
8 |
- |
Lucas de Araújo Cavalcanti |
271 |
16 |
63 |
9 |
Paloma Daniele Borges dos Santos Costa |
- |
3 |
- |
- |
PatrÃcia Franco Trajano |
31 |
14 |
7 |
3 |
Roberta Vance Harrop |
- |
1 |
- |
- |
Robson Tavares Dutra |
- |
- |
- |
3 |
Total |
2.707 |
571 |
610 |
210 |
*Exceto audiências de julgamento.
Fontes: Relatórios extraÃdos do e-Gestão (Audiências realizadas, Solucionados por magistrado, e Incidentes processuais julgados por magistrado).
PerÃodo analisado: 1.º/10/2016 a 30/9/2017.
3.2. Prazo médio (em dias corridos) para julgamento de mérito na unidade, da conclusão até a prolação da sentença (apenas PJe):
Atuação dos Magistrados na VT de Timbaúba |
Prazo* médio para julgamento de sentenças de mérito |
Ana Maria Aparecida de Freitas |
31 |
Armando da Cunha Rabelo Neto |
390 |
Arthur Ferreira Soares |
2 |
Danilo Cavalcanti de Oliveira |
118 |
Débora de Souza Silva Lima |
0 |
Edson Luis Bryk |
64 |
Fernando Rodrigues Carvalho |
5 |
Leandro Fernandez Teixeira |
5 |
Levi Pereira de Oliveira |
38 |
Lucas de Araújo Cavalcanti |
27 |
Paloma Daniele Borges dos Santos Costa |
43 |
PatrÃcia Franco Trajano |
41 |
Roberta Vance Harrop |
69 |
Prazo médio para julgar na unidade |
34 |
*Apuração leva em conta somente processos eletrônicos e não deduz os perÃodos de afastamento dos magistrados, tais como férias, licenças, cursos e outros, em face da falta de integração entre os sistemas de pessoal e judicial.
Fontes: Relatório extraÃdo do e-Gestão (Prazos Médios, em dias, da conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado - PJe).
PerÃodo analisado: 1.º/10/2016 a 30/9/2017.
3.3. Sentenças de mérito (conhecimento) pendentes de julgamento:
Magistrados com sentenças pendentes na VT de Timbaúba |
No prazo |
Prazo vencido |
Total |
Ana Maria Aparecida de Freitas |
43 |
- |
43 |
Edson LuÃs Bryk |
- |
15 |
15 |
Hermano de Oliveira Dantas |
8 |
- |
8 |
José Augusto Segundo Neto |
44 |
- |
44 |
Total de sentenças pendentes na Vara |
95 |
15 |
110 |
Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade do magistrado Edson LuÃs Bryk: 0000201-69.2017.5.06.0271, 0001115-70.2016.5.06.0271, 0001220-47.2016.5.06.0271, 0001017-85.2016.5.06.0271, 0000890-50.2016.5.06.0271, 0001331-31.2016.5.06.0271, 0001307-03.2016.5.06.0271, 0000089-37.2016.5.06.0271, 0001374-65.2016.5.06.0271, 0000117-68.2017.5.06.0271, 0000012-91.2017.5.06.0271, 0001120-92.2016.5.06.0271, 0001180-65.2016.5.06.0271, 0001181-50.2016.5.06.0271 e 0000013-76.2017.5.06.0271.
Fontes: Dados extraÃdos de “Relatório de decisões em aberto/proferidas†e PJe, em 16/11/2017, à s 9h40.
3.4. Incidentes processuais pendentes de julgamento:
Magistrados com Incidentes Processuais pendentes na VT de Timbaúba |
No prazo |
Prazo vencido |
Total |
Edson LuÃs Bryk |
- |
13 |
13 |
Lucas de Araújo Cavalcanti |
4 |
- |
4 |
Total de incidentes pendentes na Vara |
4 |
13 |
17 |
Incidentes com prazo vencido sob a responsabilidade do magistrado Edson LuÃs Bryk: 0001208-33.2016.5.06.0271, 0001142-53.2016.5.06.0271, 0001141-68.2016.5.06.0271, 0001140-83.2016.5.06.0271, 0001139-98.2016.5.06.0271, 0001083-65.2016.5.06.0271, 0001082-80.2016.5.06.0271, 0001081-95.2016.5.06.0271, 0001080-13.2016.5.06.0271, 0001079-28.2016.5.06.0271, 0001253-37.2016.5.06.0271, 0001173-73.2016.5.06.0271 e 0001330-46.2016.5.06.0271.
Fontes: Dados coletados na Secretaria da Vara e no PJe, em 16/11/2017, Ã s 10h30.
3.5. Produtividade da Vara:
Unidade Judiciária |
Quantidades |
Prazo médio para julgamento (PJe) | ||
Sentenças de mérito |
Incidentes processuais |
Conciliações |
||
VT de Timbaúba |
571 |
210 |
610 |
34 |
Fontes: Relatórios extraÃdos do e-Gestão: Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado; e Prazos Médios (em dias) da Conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe).
PerÃodo analisado: 1.º/10/2016 a 30/9/2017.
3.6. Percentuais de produtividade da JuÃza Titular no perÃodo de setembro de 2016 a setembro de 2017:
- JuÃza Ana Maria Aparecida de Freitas*
Mês |
SET./16 |
OUT./16 |
NOV./16 |
DEZ./16 |
JAN./17 |
FEV./17 |
MARÇO/17 |
Sentenças |
90,91% |
45,83% |
50,98% |
56,67% |
62,86% |
55,28% |
1.450,00% |
Conciliados |
19,19% |
26,39% |
44,12% |
106,67% |
34,29% |
93,50% |
100,00% |
Mês |
ABRIL/17 |
MAIO/17 |
JUNHO/17 |
JULHO/17 |
AGOSTO/17 |
SET./17 |
Sentenças |
53,33% |
63,24% |
91,03% |
2.500,00% |
200,00% |
40,82% |
Conciliados |
150,00% |
51,47% |
53,85% |
-- |
-- |
104,08% |
*A JuÃza Titular usufruiu férias de 2 a 31/3/2017 e de 3/7/2017 a 1.º/8/2017, bem assim se afastou para participação de curso/congresso de 17 a 21/10/2016, 24 a 25/11/2016, 28 a 30/11/2016, 12 a 13/12/2016, 16 a 20/1/2017, 6/4/2017, 2 a 31/8/2017 e 13 a 15/9/2017; e, ainda, por licença médica de 13 a 15/2/2017.
4. AUDIÊNCIAS (REALIZADAS E DESIGNADAS):
4.1. Prazos médios, em dias corridos, até a realização das audiências (a partir do ajuizamento):
Unidade Judiciária |
Inicial |
Instrução |
Decisão | |||
SumarÃssimo |
Ordinário |
SumarÃssimo |
Ordinário |
SumarÃssimo |
Ordinário | |
VT de Timbaúba |
24 |
70 |
46 |
126 |
64 |
145 |
Fonte: Dados extraÃdos do e-Gestão (Prazos médios – fase de conhecimento).
PerÃodo analisado: 1.º/10/2016 a 30/9/2017.
4.2. Tempo de espera do jurisdicionado (em dias corridos) para designação de audiências, a contar de 10/11/2017:
Unidade Judiciária |
Inicial |
Instrução | ||||
SumarÃssimo |
Ordinário | |||||
2016 |
2017 |
2016 |
2017 |
2016 |
2017 | |
VT de Timbaúba |
15 |
23 |
40 |
81 |
39 |
99 |
Fontes: Informações extraÃdas do PJe e da Ata de Correição realizada em 2016.
4.3. Prazos (em dias úteis*) para designação de audiências, a contar de 10/11/2017:
Unidade Judiciária |
Inicial - SumarÃssimo |
Inicial - Ordinário |
Instrução |
VT de Timbaúba |
16 |
34 |
42 |
*Nos termos da nova redação concedida ao art. 775 da CLT pela Lei n.º 13.467/2017.
Fontes: Informações extraÃdas do PJe.
4.4. Assiduidade da magistrada:
Segundo informações da Diretora de Secretaria, a JuÃza Titular, Dra. Ana Maria Aparecida de Freitas, que possui autorização do Tribunal para residir fora da jurisdição, em conformidade com o que prescreve a Resolução Administrativa TRT n.º 007/2008 , comparece à Unidade, em regra, nos dias em que preside as sessões de audiência (terças à s quintas-feiras) e, eventualmente, também se faz presente nas segundas ou sextas-feiras.
Consoante citada norma, os juÃzes que dispõem dessa permissão devem observar os seguintes requisitos : a) inexistência de audiências adiadas por ausência injustificada do magistrado; b) obediência aos prazos legais, mormente para sentenciar ; c) permanecer disponÃvel o magistrado em todos os dias úteis da semana; e d) adoção de medidas tendentes à redução progressiva dos processos em fase de execução.
Quanto à exigência da observação aos prazos legais, registra-se que, por ocasião da última correição ordinária realizada neste Regional – 6 a 10 de junho de 2016 – ExcelentÃssimo Corregedor-Geral, Ministro Renato de Lacerda Paiva, fez constar, na respectiva ata de correição (Página 34, item 8.11.), referência aos magistrados que dispõem da correspondente autorização, entendendo-se, por conseguinte, que Sua Excelência está bem atendo à questão.
Ocorre que a JuÃza Titular desta unidade não possui sentença a prolatar com prazo vencido nesta data, conforme se observa dos itens 3.3 e 3.4.
Aliás, a matéria é igualmente tratada pelos artigos 17 a 19 da Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho – 2016 , e, consoante contido na citada regulamentação, necessário que o magistrado esteja “... à disposição das partes e advogados ou realizando audiências por, pelo menos, três dias úteis na semana, determinando, ainda, sejam afixadas nas Secretarias dos órgãos judicantes as datas em que os magistrados prestarão atendimento nas varas, bem assim aquelas em que se encontrarão fora da sede do juÃzo, mas no exercÃcio de suas respectivas funções .†Contudo, já constam afixados os dias de atendimento da magistrada em local apropriado.
4.5. Quantidade de processos em pauta de audiências por semana (média):
Unidade Judiciária |
Dias de audiências por semana |
Total de audiências | |||
SumarÃssimos |
Iniciais |
Instruções |
Razões Finais | ||
VT de Timbaúba |
3 dias (terças às quintas-feiras) |
8 |
32 |
25 |
3 a 9 |
Fontes: Informações extraÃdas do PJe em 10/11/2017, relativas aos seguintes perÃodos: 14/8/2017 a 18/8/2017; 18/9/2017 a 22/9/2017; 23/10/2017 a 27/10/2017; e 20/11/2017 a 24/11/2017; e informações prestadas pela Diretora de Secretaria da Vara.
5. MOVIMENTAÇÃO PROCESSUAL:
5.1. Quantidade de ações trabalhistas ajuizadas na unidade - FÃsicos e PJe:
Unidade Judiciária |
2015 |
2016 |
2017 (até 9/11/2017) |
VT de Timbaúba |
1.324 |
1.241 |
1.548 |
Fontes: Consolidação da EstatÃstica; e-Gestão (Fase de Conhecimento – Casos Novos por Distribuição e RedistribuÃdos); e PJe.
5.2. Processos remanescentes (congestionamento):
Unidade Judiciária |
SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2016 |
SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2017 | ||||
Pendentes de julgamento* |
Processos demais fases |
Total |
Pendentes de julgamento* |
Processos demais fases |
Total | |
VT de Timbaúba |
53 |
2.558 |
2.611 |
112 |
2.786 |
2.898 |
*Pendentes de julgamento: Processos com instrução encerrada, aguardando prolação de sentença.
Fontes: Consolidação da EstatÃstica, Relatórios Gerenciais, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Processos Pendentes de Solução) e PJe.
5.3. Quantidade de processos em tramitação:
Unidade Judiciária |
Processos em tramitação em 10/11/2017 | |
FÃsicos |
PJe | |
VT de Timbaúba |
834 |
2.287 |
Fonte: Relatório Gerencial (Processos em tramitação na Vara) e PJe-JT.
5.4. Quantidade de processos nas principais fases processuais ( pendentes de solução ):
Unidade Judiciária |
Conhecimento (até a prolação da sentença) |
Liquidação |
Execução |
VT de Timbaúba |
631 |
172 |
709 |
Fonte : e-Gestão.
PerÃodo analisado: 1.º/9/2017 a 30/9/2017.
5.5. Prazos médios (em dias corridos) nas principais fases processuais:
Unidade Judiciária |
Conhecimento (até a prolação da sentença) |
Liquidação |
Execução |
VT de Timbaúba |
129 |
720 |
632 |
Fonte: e-Gestão.
PerÃodo analisado: 1.º/10/2016 a 30/9/2017.
6. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS ELETRÔNICOS EM 10/11/2017:
Agrupadores:
Tarefa |
Quantidade |
Processos com pagamentos |
69Â |
Processos com Petições Avulsas |
04Â |
Processos com petições não apreciadas |
26Â |
Mandados devolvidos pelo Oficial de Justiça |
47Â |
Fase de Conhecimento:
Tarefa |
Quantidade |
Data |
Processo |
Aguardando apreciação pela instância superior |
222 |
27/04/2015 |
|
Aguardando audiência |
288 |
31/05/2017 |
|
Aguardando comprovantes bancários |
36 |
22/08/2017 |
|
Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos |
253 |
14/12/2016 |
|
Aguardando término dos prazos |
69 |
10/10/2017 |
|
Analisar Decisão |
04 |
06/11/2017 |
|
Analisar sentença |
01 |
06/11/2017 |
|
Análise do Conhecimento*³ |
47 |
27/09/2017 |
|
(Subpasta) Setor Cálculo - Atualizar |
01 |
08/09/2017 |
|
(Subpasta) Setor de Cál- Liquidar-Multa Acordo |
05 |
05/10/2017 |
|
(Subpasta) Setor de Cálculos |
04 |
17/10/2017 |
|
BacenJud* 4 |
02 |
16/10/2017 |
|
Concluso ao magistrado* 5 |
11 |
11/10/2017 |
|
Controle de pericia* 6 |
16 |
03/10/2017 |
|
Cumprimento de providências |
47 |
07/06/2017 |
|
Intimações automáticas com pendências - Con |
02 |
09/11/2017 |
|
Minutar Decisão |
17 |
10/04/2017 |
|
Minutar expediente da secretaria |
19 |
16/09/2017 |
|
(Subpasta) Alvará |
03 |
16/10/2017 |
|
(Subpasta) Alvará de Transferência |
19 |
31/08/2017 |
|
(Subpasta) Alvará FGTS/Seg.Desemp. |
01 |
08/11/2017 |
|
(Subpasta) OfÃcio |
02 |
17/10/2017 |
|
Minutar sentença |
109 |
08/03/2017 |
|
Prazos vencidos |
76 |
14/10/2017 |
|
Preparar comunicação |
05 |
09/11/2017 |
|
Publicar DJe - Con |
17 |
08/11/2017 |
|
Registrar parcelas ou despesas processuais - Acordo |
01 |
08/11/2017 |
|
Triagem Inicial |
53 |
30/10/2017 |
|
Triagem Inicial - Parte sem CPF ou CNPJ |
46 |
31/10/2017 |
|
OBSERVAÇÕES | |||
*¹ Nova audiência designada para 24/7/2018, nos termos da ata de Id 9dd92bc. *² Décima e última parcela do acordo vencida em 2/10/2017 com juntada de custas/recolhimentos previdenciários em 24/10/2017. *³ Encontra-se na subpasta “Setor de Cálculos Acórdão†, onde existem, ao todo, 10 (dez) processos. * 4 Todos os processos encontram-se na subpasta “ BACEN Respostaâ€. * 5 Processos sem conclusão nominal a magistrado. * 6 Laudo juntado aos autos em 12/9/2017, com audiência de instrução designada para 16/11/2017. * 7 Aguardando certificação para fins de arquivamento. * 8 Encontra-se para fins de expedição de alvará, em cumprimento ao despacho de ID. 7772589 |
Fase de Liquidação:
Tarefa |
Quantidade |
Data |
Processo |
Aguardando Cumprimento de Providência - Liq |
01 |
22/05/2017 |
|
Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos |
05 |
17/03/2017 |
|
Aguardando término dos prazos |
38 |
18/10/2017 |
|
Analisar Decisão - Liq |
04 |
06/11/2017 |
|
Analisar Despacho - Liq |
01 |
06/11/2017 |
|
Análise de Liquidação |
77 |
04/09/2017 |
|
Concluso ao magistrado - Liq |
10 |
18/10/2017 |
|
Controle de pericia |
04 |
10/10/2017 |
|
Cumprimento de providências |
01 |
26/09/2017 |
|
Minutar Decisão - Liq |
03 |
05/10/2017 |
|
Minutar expediente da secretaria* 6 |
03 |
01/11/2017 |
|
Prazos vencidos |
10 |
24/10/2017 |
|
Preparar comunicação |
03 |
15/10/2017 |
|
Publicar DJe - Liq |
21 |
23/10/2017 |
|
OBSERVAÇÕES | |||
*¹ Pagamento condicionado à disponibilidade de crédito no NPSCC (Ata de Id. c7d4abd). *² Notificação postal, sem certidão de rastreamento, para manifestação em 10 (dez) dias. *³ Encontra-se na subpasta “Revisão Cálculosâ€, onde existem, ao todo, 72 (setenta e dois) processos. * 4 Processos sem conclusão nominal a magistrado. * 5 Certidão de notificação do perito, para efetuar a liquidação/revisão do processo, no prazo de 20 (vinte) dias. * 6 Inexistem processos na subpasta “OfÃcioâ€, sendo todos os processos para confecção de alvarás. * 7 Certidão de ausência de manifestação do reclamante após notificação, e com petição datada de 9/11/2017. |
Fase de Execução:
Tarefa |
Quantidade |
Data |
Processo |
Aguardando Cumprimento de Providência - Exec |
06 |
14/09/2016 |
|
(Subpasta) Aguardando 1 Ano |
03 |
17/07/2016 |
|
Aguardando apreciação pela instância superior |
01 |
07/11/2017 |
|
Aguardando atualização de cálculo |
02 |
21/09/2017 |
|
Aguardando audiência - Exec |
03 |
03/11/2017 |
|
Aguardando comprovantes bancários |
24 |
11/07/2017 |
|
Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos |
60 |
24/11/2016 |
|
Aguardando cálculo - Contadoria |
01 |
24/10/2017 |
|
Aguardando final do sobrestamento |
02 |
15/08/2017 |
|
Aguardando recebimento de crédito |
03 |
10/04/2017 |
|
Aguardando término dos prazos |
74 |
02/11/2016 |
|
Analisar Decisão - Exec |
01 |
09/11/2017 |
|
Analisar Despacho - Exec |
04 |
08/11/2017 |
|
Analisar expediente da secretaria |
05 |
12/09/2017 |
|
Análise de Execução |
223 |
26/09/2016 |
|
(Subpasta) Diligencias Secretaria |
06 |
06/07/2017 |
|
(Subpasta) JUCEPE |
02 |
10/05/2017 |
|
(Subpasta) Praça - Para Fazer Edital |
05 |
06/07/2017 |
|
(Subpasta) Setor de Cálculo - Atualizar |
01 |
27/09/2017 |
|
(Subpasta) Setor de Cálculos |
03 |
24/10/2017 |
|
(Subpasta) Setor de Cálculos - Alvará |
02 |
20/10/2017 |
|
BacenJud |
30 |
03/10/2017 |
|
Cartório de registro de imóveis |
04 |
03/11/2016 |
|
Concluso ao magistrado - Exec* 11 |
16 |
03/11/2017 |
|
Consultar conta judicial ou recursal |
01 |
03/10/2017 |
|
Cumprimento de providências |
47 |
02/12/2016 |
|
Incluir no BNDT |
04 |
23/10/2017 |
|
Indisponibilidade de bens - CNJ |
02 |
16/08/2017 |
|
InfoJud |
01 |
27/09/2017 |
|
Intimações automáticas com pendências - Exec |
01 |
11/10/2017 |
|
Minutar expediente da secretaria* 14 |
18 |
24/11/2016 |
|
(Subpasta) Alvará |
07 |
23/10/2017 |
|
(Subpasta) Alvará de Transferência |
03 |
04/10/2017 |
|
Prazos vencidos |
05 |
28/10/2017 |
|
Preparar ato de comunicação |
01 |
10/11/2017 |
|
Preparar comunicação |
08 |
09/08/2017 |
|
Publicar DJE |
01 |
10/11/2017 |
|
Registrar pagamentos ou despesas processuais |
01 |
07/11/2017 |
|
Registrar parcelas ou despesas processuais - Acordo |
19 |
27/10/2017 |
|
RenaJud |
03 |
19/10/2017 |
|
OBSERVAÇÕES | |||
*¹ Certidão de distribuição da Carta Precatória à 20ª VT do Recife sob o nº 0001259-21.2016.5.06.0020. *² E xecução suspensa por 1 (um) ano. *³ Audiência de conciliação em execução designada para 28/11/2017. * 4 Liberação do crédito integral do autor/patrono em despacho nos autos da RT 0000916-82.2015.5.06.0271, e com pendência de custas e INSS. * 5 Para convênio RENAJUD, conforme decisão Id. 6271e65 e certidão de Id. a26ce0d. * 6 Execução suspensa por 1 (um) ano nos termos de decisão de Id. e85d247, proferida em 7/3/2017. * 7 Feito suspenso por 180 dias, nos termos do art. 151 do CTN, em razão do parcelamento do débito. * 8 Última certidão nos autos do andamento da CP 0001104-73.2016.5.08.0016 que tramita na 16.ª Vara do Trabalho de Belém. * 9 Crédito habilitado nos autos do processo n.º 0001371-52.2012.5.06.0271, conforme determinado no despacho documentado no ID-2c1ab04. * 10 Despacho à hasta pública. * 11 Processos sem conclusão nominal a magistrado. * 12 Para expedir Mandado de Citação. * 13 Pendente de conclusão, por cumprimento das diligências determinadas em despacho anterior de Id. 9b4270a. * 14 Inexistem processos na subpasta “OfÃcioâ€. * 15 Na subpasta “ Cálculos Para Alvará†, onde existem, ao todo, 04 (quatro) processos. * 16 Na subpasta “ Not. Receber Alvaráâ€, onde existem, ao todo, 05 (cinco) processos. |
7. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS FÃSICOS EM 16/11/2017
NATUREZA |
QUANTIDADE |
DATA MAIS ANTIGA |
PROCESSO | |
Cargas |
Advogados |
03 |
28/9/2017 |
0001008-31.2013.5.06.0271 |
Perito |
07 |
31/10/2017 |
0000898-03.2011.5.06.0271 | |
Terceiros |
-- |
-- |
-- | |
Petições a juntar aos autos *1 |
-- |
-- |
-- | |
Processos conclusos para despacho |
-- |
-- |
-- | |
Consultas convênios a realizar (BACEN/JUCEPE/INFOJUD/DETRAN) |
03 |
20/9/2017 |
0000091-75.2014.5.06.0271 | |
Praças a marcar |
04 |
25/10/2017 |
0001055-10.2010.5.06.0271 | |
Processos no setor de cálculos |
07 |
24/10/2017 |
0071300-17.2008.5.06.0271 | |
Processos para serem remetidos ao TRT |
-- |
-- |
-- |
* 1 Existem apenas 2 (duas) petições pertinentes a processos com carga a perito, aguardando a devolução dos autos para a sua juntada.
*Em relação às certidões/diligências, a mais antiga data de 11/10/2016 (processo n.º 0001056-24.2012.5.06.0271).
*No tocante aos alvarás, o mais antigo data de 13/11/2017 (processo n.º 0001012-05.2015.5.06.0271).
*Quanto aos mandados, o mais antigo data de 26/6/2017 (processo n.º 0000319-89.2010.5.06.0271).
*No pertinente aos ofÃcios, o mais antigo data de 10/11/2017 (processo n.º 0000797-97.2010.5.06.0271).
*No que diz respeito às praças a realizar, não existem pendências.
*Em relação às notificações, a mais antiga data 31/10/2017 (processo n.º 00003111-45.2012.5.06.0271).
*Quanto aos processos digitalizados (CLE), não se verificou a conversão de feitos.
Fonte: Informações colhidas na Secretaria da Vara do Trabalho e no SIAJ.
8. METAS FIXADAS PELO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA:
Em conformidade com os dados fornecidos pelo Núcleo de EstatÃstica e Pesquisa do Egrégio Regional, eis os resultados das Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ para o ano de 2016 :
Meta 1 CNJ - 2016 : – Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuÃdos no ano corrente.
Unidades Judiciárias |
Recebidos |
Resolvidos |
Resultado |
VT de Timbaúba |
1.239 |
1.122 |
90,56% |
Total da 6ª Região |
107.816 |
111.793 |
103,69% |
Meta 2 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, pelo menos, 90% dos processos distribuÃdos até 31/12/2014.
Unidade Judiciária |
DistribuÃdos em 2014 |
DistribuÃdos em 2014 e julgados até 31/12/16 |
Pendentes de julga- mento até 31/12/16 |
Resultado |
VT de Timbaúba |
357 |
357 |
0 |
111% |
Total da 6ª Região |
62.261 |
59.947 |
2.314 |
107% |
Meta 3 CNJ - 2016 : – Aumentar o Ãndice de conciliação na fase de conhecimento, em relação à média do biênio 2013/2014, em 2 pontos percentuais.
Unidade Judiciária |
Solucionados |
Conciliados |
Média biênio (2013/2014) |
Resultado |
VT de Timbaúba |
1.122 |
512 |
36,46% |
45,63% |
Total da 6ª Região |
111.793 |
44.400 |
40,83% |
39,72 % |
Meta 4 CNJ - 2016 : – Dar prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, não se destinando portanto à esta Justiça Especializada.
Meta 5 CNJ - 2016 : – B aixar em 2016, quantidade maior de processos de execução do que o total de casos novos de execução no ano corrente.
Unidade Judiciária |
Casos novos de execução |
Baixados |
Entraram na meta |
SaÃram da meta |
Resultado |
VT de Timbaúba |
384 |
497 |
0 |
0 |
130,10% |
Total da 6ª Região |
38.526 |
37.091 |
0 |
0 |
96,50% |
Meta 6 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, as ações coletivas distribuÃdas, até 31.12.2013 no 1.º grau e até 31.12.2014, no 2.º grau.
A Vara do Trabalho de Timbaúba não conta com ação coletiva ainda em tramitação em 31/12/2016, de acordo com o Relatório fornecido pelo Setor de EstatÃstica deste Tribunal.
Meta 7 CNJ - 2016 : – Identificar e reduzir em 2% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior.
Unidade Judiciária |
Pendentes em 31/12/15 |
Quantidades de Processos dos dez maiores litigantes distribuÃdos na instância no mês de referência |
Quantidades de Processos dos dez maiores litigantes julgados na ins- tância no mês de referência |
Pendentes em 31/12/16 |
Resultado |
VT de Timbaúba |
18 |
32 |
32 |
18 |
98,00% |
Total da 6ª Região |
8.284 |
7.949 |
9.373 |
6.860 |
118,34% |
O Conselho Nacional de Justiça divulgou no final do 10.º Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em BrasÃlia, as metas nacionais para 2017, quais sejam:
Meta 1 - Os tribunais mantiveram o compromisso de julgar, ao longo de 2017, mais processos do que os novos que chegarem aos tribunais (Meta 1). Assim como em 2016, o compromisso deverá ser cumprido por tribunais de todos os segmentos de Justiça.
Meta 2 - O compromisso com o julgamento dos processos mais antigos, alvo da Meta 2, foi renovado para 2017 e deverá ser cumprido por tribunais de todos os ramos do Judiciário. O detalhamento desta e das outras metas definidas, com percentuais e perÃodos de distribuição dos processos que deverão ser julgados, estarão num glossário que será divulgado futuramente pelo CNJ.
Meta 3 - A Justiça Federal e a Justiça do Trabalho também renovaram o compromisso com a Meta 3, que busca aumentar o número de casos solucionados por meio da conciliação, em relação a perÃodos anteriores.Â
Meta 4 - Fixada pela primeira vez em 2013, a Meta 4, que dá prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, deverá ser cumprida novamente em 2017 pela Justiça Estadual, pela Justiça Federal, pela Justiça Militar da União e dos Estados e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).Â
Meta 5 - Impulso aos processos de execução, que será perseguida no ano que vem pelos tribunais da Justiça Estadual, Federal e do Trabalho.
Meta 6 - P rioriza o julgamento de ações coletivas, que impactam na vida de um grupo maior de pessoas.Â
Meta 7 – Prioriza o julgamento de processos dos maiores litigantes e dos recursos repetitivos, tem por objetivo enfrentar demandas de massa que chegam ao Judiciário.
Meta 8 – Destinada a ações de fortalecimento da rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres, uma das prioridades da atual gestão do CNJ.
9. ITENS DE EXAME E REGISTRO OBRIGATÓRIOS (Art. 26 da Consolidação dos Provimentos da CGJT):
Com base nos autos e sistemas analisados, verificou-se que o JuÃzo:
- registra no sistema informatizado os atos processuais relevantes;
- emite pronunciamento explÃcito acerca da admissibilidade dos recursos, segundo constatado nos processos n.º s 0001167-03.2015.5.06.0271 e 0001240-04.2017.5.06.0271;
- ordena, de ofÃcio, a imediata liberação do depósito recursal, nos casos em que, após a liquidação, seja apurado crédito de valor inequivocamente superior ao depositado, como verificado nos processos n.ºs 0000207-47.2015.5.06.0271 e 0000287-11.2015.5.06.0271;
- exaure as iniciativas do juÃzo para tornar exitosa a execução, e emite a Certidão de Crédito Trabalhista, prevista no art. 88 da referida Consolidação, como, por exemplo, se constata nos processos n.ºs 0077300-77.2001.5.06.0271, 0000857-02.2012.5.06.0271 e 0001274-52.2012.5.06.0271; porém, atualmente, não expede a Certidão de Arquivamento Provisório, em contrariedade ao artigo 77 da Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral;
- faz uso regular das ferramentas eletrônicas: Bacenjud, Detran, Renajud, Jucepe, Infojud e Serpro, consoante observado nos processos n.ºs 0000326-71.2016.5.06.0271, 0000178-94.2015.5.06.0271, 0001340-27.2015.5.06.0271, 0000121-08.2017.5.06.0271, 0000690-43.2016.5.06.0271, 0000122-61.2015.5.06.0271, 0000660-42.2015.5.06.0271 e 0010260-24.2014.5.06.0271. De acordo com o Relatório sobre Ordens Judiciais, foram realizados, no perÃodo de janeiro de 2016 a outubro de 2017, 340 (trezentos e quarenta) bloqueios, 210 (duzentos e dez) desbloqueios e 129 (cento e vinte e nove) transferências. No mês de outubro de 2017, constavam 19 (dezenove) bloqueios pendentes de providência;
- determina a citação dos sócios, nos casos de desconsideração da personalidade jurÃdica da empresa executada, com a devida inclusão dos seus nomes no sistema, no polo passivo da demanda, conforme visto nos processos n.ºs 0000617-08.2015.5.06.0271 e 0000671-71.2015.5.06.0271; e
- inclui, em pauta, eventualmente, processos para tentativa de conciliação na fase de execução e, ainda, quando solicitado pelas partes ou na Semana Nacional de Conciliação .
Quanto aos demais aspectos (assiduidade dos magistrados, pauta de audiências e principais prazos) encontram-se registrados nos itens 4 e 5.
10. OBSERVAÇÕES/PENDÊNCIAS REFERENTES À SECRETARIA:
- Na análise, por amostragem, nas carteiras que integram a Secretaria da Vara e do quadro do item 7, verificou-se satisfatória organização e cumprimento das normas procedimentais a serem seguidas pelas unidades judiciárias de primeira instância . Quanto aos processos digitais, constatou-se também situação satisfatória, inclusive no tocante à ferramenta “agrupadoresâ€, conforme quadros do item 6 elaborados no dia 10/11/2017. Na inspeção realizada pelo juÃzo de primeiro grau, em 779 (setecentos e setenta e nove) processos, no perÃodo de 9 a 13 de janeiro de 2017, registraram-se dentre outros dados: a) nenhum processo fora de pauta ou convertido em diligencia; b) 1.053 (um mil e cinquenta e três) processos na fase de execução; c) nenhum processo com execução suspensa; d) 107 (cento e sete) processos no setor de cálculos; e) 394 (trezentos e noventa e quatro) processos sem tramitação há mais de 60 dias; e f) 18 (dezoito) processos com carga vencida e notificados. Naquela oportunidade, a JuÃza Titular ressaltou o grande esforço desempenhado para pagamento do passivo trabalhista das grandes empresas devedoras, e, ainda, a eficiência, respeito e companheirismo da equipe que tem como objetivo único uma prestação jurisdicional eficiente, responsável e célere;
- Existem 29 (vinte e nove) CTPS’s sob custódia da Secretaria da Vara, e, deste total, 7 (sete) dizem respeito a processos arquivados ou em via de arquivamento (0000071-50.2015.5.06.0271, 0054800-36.2009.5.06.0271, 0003000-23.1996.5.06.0271, 0000067-42.2017.5.06.0271, 0000773-59.2016.5.06.0271, 0000721-97.2015.5.06.0271 e 0000997-94.2016.5.06.0271). Indagada acerca das medidas adotadas para a diminuição do passivo desses documentos, a assistente de Secretaria esclareceu que procede à intimação aos advogados, ou, caso necessário, notificação à parte por meio de edital;
- Os Assistentes de Juiz elaboram minutas de despachos, sentenças de mérito e de soluções de incidentes processuais (como embargos declaratórios, embargos à execução, embargos de terceiros, e exceção de pré-executividade e antecipação de tutela), bem como informações de mandado de segurança;
- O JuÃzo não prolata, atualmente, sentenças de forma lÃquida, pois, segundo esclarecido pela Diretora de Secretaria, o calculista se afastou por licença médica, impossibilitando tal procedimento;
- Em relação aos registros no PJE e no SIAJ, a Diretora de Secretaria informou que já procedeu aos ajustes solicitados nos processos especificados nos OfÃcios Circulares n.º 458/2017 e 507/2017 dessa Corregedoria;
- No tocante ao lapso temporal anteriormente correicionado, observou-se: a) redução do quantitativo de novas ações em 83 (oitenta e três) quanto ao ano de 2016, porém se verifica até 9/11/2017 um aumento correspondente a 307 (trezentos e sete); b) acréscimo na produtividade da Vara, vez que prolatadas a mais 151 (cento e cinquenta e uma) sentenças, e 5 (cinco) decisões de incidentes processuais, e homologadas a mais 60 (sessenta) conciliações; c) acréscimo do prazo médio para julgamento em 27 (vinte e sete) dias; d) aumento do prazo médio (em dias corridos), no tocante ao perÃodo de outubro de 2016 a setembro de 2017, para realização da audiência inicial, no rito sumarÃssimo, em 5 (cinco) dias, no ordinário, em 43 (quarenta e três) dias; da instrução, no sumarÃssimo, em 4 (quatro) dias, e, no ordinário, em 46 (quarenta e seis) dias; e, na decisão, no sumarÃssimo, em 18 (dezoito) dias e, no ordinário, em 56 (cinquenta e seis) dias; e) acréscimo do tempo médio de espera do jurisdicionado (em dias corridos) para realização, em novembro de 2017, da audiência inicial, no rito sumarÃssimo, em 8 (oito) dias, no rito ordinário, em 41 (quarenta e um) dias, e da instrução em 60 (sessenta) dias; f) aumento do prazo médio (em dias corridos) na fase de conhecimento em 53 (cinquenta e três) dias, na liquidação em 114 (cento e quatorze) dias, e na execução em 98 (noventa e oito) dias; g) acréscimo da quantidade de processos na fase de conhecimento em 49 (quarenta e nove), na liquidação em 47 (quarenta e sete) e na execução em 228 (duzentos e vinte e oito); e h) aumento do saldo remanescente em 287 (duzentos e oitenta e sete) processos; e
- Atingimento das Metas 2, 3, 5 e 6 estabelecidas pelo CNJ para o ano de 2016.
11. PEDIDOS DE PROVIDÊNCIAS E RECLAMAÇÕES CORREICIONAIS :
No tocante ao perÃodo de 1.º de janeiro de 2016 até a presente data, houve a formalização, em face desta unidade judiciária, de 1 (uma) reclamação correicional (0000015-20.2016.5.06.0000), julgada improcedente e arquivada em 5/7/2016.
12. RECOMENDAÇÕES:
- Prolatar o magistrado Edson LuÃs Bryk, prioritariamente e no menor espaço de tempo possÃvel, as sentenças com prazo vencido, conforme relações especificadas nos itens 3.3 e 3.4, devendo, sempre, atentar ao prescrito no ATO n.º 1/CGJT, de 10 de fevereiro de 2017, haja vista o controle exercido por esta Corregedoria Regional a evitar que decisões não ultrapassem a tolerância admitida pela citada norma. Considerando que o referido juiz não se encontrava presente no momento da correição, deverá a Secretaria da Corregedoria Regional encaminhar-lhe comunicação para que tome ciência;
- Empreender esforços com o objetivo de reduzir os prazos médios de audiências no rito sumarÃssimo, estabelecendo como meta o prazo máximo de 15 (quinze) dias, conforme determina o inciso III do art. 852-B da CLT;
- Fomentar a inclusão de processos de execução na pauta de audiências para tentativa de conciliação, consoante disposto no art. 76, II, da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho: “ promover a realização semanal de audiências de conciliação em processos na fase de execução, independentemente de requerimento das partes, selecionando-se aqueles com maior possibilidade de êxito na composição â€.
- Observar regular e integralmente o previsto no art. 77 e Anexo IV da Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho, no tocante à emissão da Certidão de Arquivamento Provisório;
- Prolatar sentenças lÃquidas, quando possÃvel, em especial no tocante aos processos que seguem o rito sumarÃssimo;
- Perseverar nas diligências para devolver às partes os documentos de identificação profissional (CTPS), especialmente aqueles que se refiram a processos arquivados ou em vias de arquivamento;
- Enfatizar, entre os usuários (servidores e magistrados) da Vara, a importância da correta inserção de dados no PJE, pois eles são extraÃdos, através das remessas, transformados e gravados, e essas informações alimentam o e-Gestão, gerando os relatórios gerenciais e a estatÃstica oficial da Justiça do Trabalho;
- Continuar a realizar a análise periódica da ferramenta “agrupadoresâ€, a fim de evitar a permanência de processos em tarefas já superadas. Os processos devem ser retirados de tal lista assim que realizado o ato respectivo;
- Proceder à “conclusão ao magistradoâ€, especificando o tipo (sentenças, decisões ou despachos), sem necessidade de despacho para tal finalidade, pela importância desse dado para a estatÃstica deste Regional, e, ainda, com a cautela necessária, em face da impossibilidade de cancelamento da “conclusão†em relação à s sentenças, o que enseja, em caso de equÃvoco do servidor, a necessidade de o magistrado proceder à “conversão do julgamento em diligência†para que se possa realizar nova conclusão. Deve, ainda, ser selecionado o magistrado em tempo real, com a devida gravação no sistema, a fim de que seja contabilizado o prazo para prolação da decisão corretamente, e, no caso da sentença, tão logo encerrada a instrução. Em relação à s decisões de antecipação de tutela, também proceder à imediata conclusão com a especificação do magistrado, de modo a possibilitar o controle do prazo e garantir a veracidade dos dados estatÃsticos. No tocante aos embargos de declaração, havendo necessidade de intimar a parte contrária, proceder à conclusão para julgamento tão logo encerrado o prazo, também sem necessidade de despacho, por se tratar de ato ordinário da secretaria. Tratando-se de juiz substituto da reserva técnica, proceder à imediata conclusão no sistema, com informação de tal fato, por e-mail funcional, ao magistrado, inclusive porque possui acesso restrito à unidade na qual atua;
- Efetivar a conclusão para julgamento dos embargos de declaração ao magistrado que se encontrar em exercÃcio na Vara, quando aquele que prolatou a sentença embargada se encontrar afastado por mais de 30 dias, em conformidade com o art. 8.º, § 3.º, do Provimento n.º 03/2015 desta Corregedoria Regional;
- Continuar no cumprimento das diligências determinadas pelo Tribunal, em grau de recurso, em prazo razoável, bem assim proceder ao correto cadastramento das partes quando do envio dos recursos ao Tribunal, inclusive em relação ao recurso ordinário em rito sumarÃssimo, de modo a evitar equÃvoco quando da distribuição da classe processual na segunda instância;
- Registrar, no sistema PJE, o recolhimento das custas, emolumentos, contribuição previdenciária e imposto de renda. Após as orientações sobre a necessidade de tal anotação, o Setor de EstatÃstica do Tribunal constatou acréscimo considerável no registro de tais arrecadações, conforme quadro demonstrativo entre os meses de janeiro a março de 2016 e janeiro a março de 2017, numa variação de 115,94% no tocante à s custas processuais, de 498,05% em relação aos emolumentos, de 71,16% no pertinente à s contribuições previdenciárias, de 32,62% no que diz respeito ao imposto de renda, e de 283,18% quanto à s multas aplicadas pelos órgãos de fiscalização das relações de trabalho; e
- Persistir no estÃmulo, entre os servidores, de práticas de sustentabilidade, racionalização e consumo consciente de materiais e serviços de responsabilidade socioambiental, visando ao uso sustentável dos recursos naturais e dos bens públicos, bem como ao aperfeiçoamento contÃnuo da qualidade do gasto público realizado pelo Tribunal, a teor da Resolução n.º 201 do CNJ de 3/3/2015.
13. BOAS PRÃTICAS RELATADAS PELO JUÃZO:
Noticiou a Diretora de Secretaria que as boas práticas, relacionadas na ata de correição de 2016, continuam sendo desempenhadas nesta unidade judiciária, motivo pelo qual procede à sua renovação:
- Inclusão periódica de processos em pauta de conciliação;
- Utilização de depósitos recursais e saldos de depósitos existentes nos processos para satisfação de outras ações contra a mesma demandada;
- Prática de intimações via balcão, economizando assim a utilização de papel;
- Liberação de FGTS e de Seguro-Desemprego em ata;
- Efetivação das conciliações dos processos eletrônicos em sala de audiência; e
- Utilização de tabelas para controle dos processos com execuções mais complexas, contra as executadas com maior número  de ações, observando-se suas  atualizações permanentes (situação processual, valores, pagamentos etc).Â
14. SOLICITAÇÕES DO JUÃZO:
- Reposição de servidores ao quadro funcional, em face da movimentação processual dos últimos três anos, e por contar, atualmente, com apenas treze servidores, estando incluÃdos, neste montante, os  dois oficiais de justiça e a Diretora de Secretaria, considerando-se, ainda, que, com exceção dos oficiais de justiça e requisitados, os demais são técnicos judiciários;
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- Disponibilização de mais 1 (um) estagiário;
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- Reiteração da s olicitação de solução aos problemas de rachaduras existentes no prédio da Vara (paredes, tetos, pisos, etc), enfatizando que já foram realizadas várias visitas pelos  Engenheiros da Coordenadoria de Planejamento FÃsico;
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- Reposição de  auxiliares de serviços gerais, pois, com o novo contrato dos serviços de limpeza e conservação deste Regional, desde de 1.º de julho de 2016, houve redução de 4 funcionários para apenas 1, e, de acordo a área interna de 511,52 e externa de 1.611,97, o adequado seria uma pessoa e meia (0,6 para a área interna e 0,9 para a externa);
- Providências relativas ao tratamento contra cupins;
- Disponibilização de cursos, pela Escola Itinerante, para as Varas situadas em municÃpios localizados na Zona da Mata Norte, em razão da dificuldade de locomoção e dos custos decorrentes; e
- Centralização de Execução no Núcleo Permanente de Soluções Consensuais de Conflitos, visando a uma maior celeridade e efetividade na prestação jurisdicional, de modo que, quando centralizada a execução de determinadas demandas, os processos só retornem à s Varas após a quitação, para não resultarem em medidas frustradas e inexitosas. Como exemplo, temos execuções em curso nesta unidade, envolvendo uma grande quantidade de processos (cerca de 80%), referentes à s empresas do grupo MARINALDO ROSENDO e USINAS CRUANGI / USINA MARAVILHAS, importando hoje, aproximadamente, os valores de R$40.000.000,00 e R$18.000.000,00 respectivamente, e que, face da centralização, foram perdidos todos os esforços na busca de soluções, uma vez que foram liberados bens e valores obtidos, por ocasião da habilitação dos processos no Núcleo. Recentemente, em razão do encerramento da centralização, os processos retornaram para a Vara, num estágio praticamente inicial de execução, onde não são mais disponÃveis meios para satisfação do crédito. No caso do grupo econômico Marinaldo Rosendo, praticamente todos os bens móveis e imóveis foram vendidos ou entregues como pagamento de dÃvidas a terceiros, e, no caso das Usinas Cruangi/ Maravilhas, os imóveis penhorados que seriam adquiridos pelo INCRA, não foram arrematados, em razão da crise econômica.
A ExcelentÃssima JuÃza Titular registra o seu agradecimento à equipe da Vara do Trabalho de Timbaúba pela dedicação, responsabilidade, colaboração e empenho nas atividades.
Encerrados os trabalhos, a ExcelentÃssima Corregedora Regional, Desembargadora Dione Nunes Furtado da Silva, agradeceu a fraternal acolhida e a colaboração prestada pela ExcelentÃssima JuÃza Titular, e pelos servidores da Vara, determinando que, lavrada e assinada, fosse disponibilizada esta ata na página da Corregedoria, no sÃtio deste Regional ( www.trt6.jus.br ), além de publicada, em sua Ãntegra, no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho – DEJT, entregando cópia à Unidade Judiciária sob correição (neste ato), Presidência do Egrégio Regional, Escola Judicial, Secretaria Administrativa, Secretaria de Gestão de Pessoas, e Núcleo Permanente de Soluções Consensuais de Conflitos, para conhecimento e providências pertinentes. Firmam a presente ata a ExcelentÃssima Desembargadora Corregedora Regional e a Secretária da Corregedoria Regional.
DIONE NUNES FURTADO DA SILVA
Desembargadora Corregedora Regional
NOÊMIA MARIA GOMES DE OLIVEIRA
Secretária da Corregedoria Regional
Ata Correição 67 - 2017 de 16/11/2017