ATA DA CORREIÇÃO ORDINÃRIA REALIZADA NA 9.ª VARA DO TRABALHO DO RECIFE, EM 13 DE NOVEMBRO DE 2017.
Aos 13 (treze) dias do mês de novembro de 2017, à s 9 (nove) horas, compareceu à sede da 9.ª Vara do Trabalho do Recife, situada na Avenida Mascarenhas de Morais, n.º 4.631 – Fórum Advogado José Barbosa de Araújo, Imbiribeira, Recife/PE, a ExcelentÃssima Desembargadora Corregedora Regional do TRT da 6.ª Região, Dr.ª Dione Nunes Furtado da Silva , acompanhada pelos servidores Noêmia Maria Gomes de Oliveira (Secretária da Corregedoria), Vânia Rodrigues de Santana Cunha (Assessora de Gabinete), Rosanna de Freitas Monteiro (Assistente de Gabinete), Henrique Bezerra Valença (Assistente Secretário) e LÃvia Galvão Tenório Ribeiro (Assistente de Gabinete), para realizar a Correição Ordinária veiculada no Edital n.º 06/2017, disponibilizado no Diário Eletrônico do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região em 17/7/2017, e considerado publicado em 18/7/2017.
Presentes, nesta ocasião, a ExcelentÃssima JuÃza Titular, Dra. Renata Lima Rodrigues , a ExcelentÃssima JuÃza do Trabalho Substituta Auxiliar, Dra. Ester de Souza Araújo Furtado, a Diretora de Secretaria, Bela. Cleuse Maria Queiroga de Carvalho Rocha, e os demais servidores ali lotados: Cláudio Antônio de Andrade Filho, Dineide Mary Xavier de Queiroz, Walmisa Alves Araújo, Sérgio Henrique Lima da Silva, André Luiz Accioly de Araújo, Alexandre Rigaud Pessoa, Rosângela Cristina de Souza Ferraz, Verônica Pereira da Silva Neta, Karine Cavalcanti de Melo, Emanuella de Paula Rodrigues Pereira, e Neilson Luiz do Rego, além dos estagiários de Direito Euclides Gomes de Lima e Silva, Rebeca Kelly Gomes da Silva, e Juliane Louzene de Melo Ribeiro. Ausente a servidora Adriana Câmara da Silva, em razão da fruição de férias.
Com base nos dados extraÃdos do SIAJ, PJe, e-Gestão e Sistema de Pessoal; nas informações consolidadas pela Seção de EstatÃstica; no exame dos procedimentos adotados na Secretaria da Vara e dos processos em tramitação, e, ainda, dos dados colhidos na inspeção judicial realizada no perÃodo de 9 a 13 de janeiro de 2017, a ExcelentÃssima Desembargadora Corregedora Regional determinou o registro das informações e recomendações que seguem.
1. MAGISTRADAS:
JUÃZA TITULAR/JUÃZA SUBSTITUTA |
PERÃODO DE ATUAÇÃO |
Renata Lima Rodrigues (Titular) |
Desde 19/11/2012 (Ato TRT GP n.º 539/2012) |
Ester de Souza Araújo Furtado (Auxiliar) |
Desde 23/3/2015 (Portaria TRT GP n.º 41/2015) |
2. QUADRO ATUAL DE SERVIDORES:
NOME |
CARGO |
FUNÇÃO |
Cleuse Maria Queiroga de Carvalho Rocha |
Técnica Judiciária |
Diretora de Secretaria |
Cláudio Antônio de Andrade Filho |
Técnico Judiciário |
Assistente de Diretor |
Dineide Mary Xavier de Queiroz |
Técnica Judiciária |
Assistente de Juiz |
Walmisa Alves Araújo |
Analista Judiciária |
Assistente de Juiz |
Sérgio Henrique Lima da Silva |
Técnico Judiciário |
Calculista |
André Luiz Accioly de Araújo |
Analista Judiciário |
Calculista |
Adriana Câmara da Silva |
Requisitada |
Secretária de Audiência |
Alexandre Rigaud Pessoa |
Analista Judiciário |
Secretário de Audiência |
Rosângela Cristina de Souza Ferraz |
Requisitada |
Assistente |
Verônica Pereira da Silva Neta |
Requisitada |
Assistente |
Karine Cavalcanti de Melo |
Analista Judiciária |
- |
Emanuella de Paula Rodrigues Pereira |
Técnica Judiciária |
- |
Neilson Luiz do Rego |
Técnico Judiciário |
- |
3. Produtividade dos JuÃzes na Unidade:
3.1. Quantidade de Audiências, Sentenças, Conciliações e Incidentes por Juiz (a):
Atuação dos Magistrados na 9.ª VT do Recife |
Audiências* |
Sentenças de mérito |
Conciliações |
Incidentes processuais |
Renata Lima Rodrigues |
1.267 |
317 |
209 |
286 |
Ester de Souza Araújo Furtado |
1.508 |
416 |
248 |
313 |
Airam Clemente Torres de Araújo |
- |
1 |
- |
- |
Ana Catarina Magalhães de Andrade Sá Leitão |
- |
1 |
- |
- |
Carolina de Oliveira Pedrosa |
54 |
13 |
10 |
7 |
Daniella Cristiane Rodrigues Ferreira |
31 |
7 |
6 |
1 |
Débora de Souza Silva Lima |
33 |
3 |
4 |
5 |
Eduardo Henrique Brennand Dornelas Câmara |
100 |
- |
85 |
- |
Evellyne Ferraz Correia |
- |
22 |
- |
10 |
Fernando Rodrigues Carvalho |
15 |
7 |
2 |
10 |
Gustavo Henrique Cisneiros Barbosa |
10 |
1 |
1 |
- |
Joaquim Emiliano Fortaleza de Lima |
18 |
7 |
4 |
1 |
Kevia Duarte Muniz |
21 |
7 |
2 |
4 |
Leandro Fernandez Teixeira |
30 |
5 |
6 |
3 |
Paloma Daniele Borges dos Santos Costa |
56 |
5 |
25 |
7 |
Roberta Vance Harrop |
1 |
- |
1 |
- |
Tatyana de Siqueira Alves Pereira Rodrigues Rocha |
71 |
14 |
7 |
18 |
Total |
3.215 |
826 |
610 |
665 |
*Exceto audiências de julgamento.
Fontes: Relatórios extraÃdos do e-Gestão (Audiências realizadas, Solucionados por magistrado, e Incidentes processuais julgados por magistrado).
PerÃodo analisado: 1.º/10/2016 a 30/9/2017.
3.2. Prazo médio (em dias corridos) para julgamento de mérito na unidade, da conclusão até a prolação da sentença (apenas PJe):
Atuação dos Magistrados na 9.ª VT do Recife |
Prazo* médio para julgamento de sentenças de mérito |
Renata Lima Rodrigues |
105 |
Ester de Souza Araújo Furtado |
78 |
Airam Clemente Torres de Araújo |
54 |
Carolina de Oliveira Pedrosa |
48 |
Daniella Cristiane Rodrigues Ferreira |
48 |
Débora de Souza Silva Lima |
41 |
Evellyne Ferraz Correia |
186 |
Fernando Rodrigues Carvalho |
6 |
Joaquim Emiliano Fortaleza de Lima |
33 |
Kevia Duarte Muniz |
15 |
Leandro Fernandez Teixeira |
6 |
Paloma Daniele Borges dos Santos Costa |
49 |
Tatyana de Siqueira Alves Pereira Rodrigues Rocha |
36 |
Prazo médio para julgar na unidade |
88 |
*Apuração leva em conta somente processos eletrônicos e não deduz os perÃodos de afastamento dos magistrados, tais como férias, licenças, cursos e outros, em face da falta de integração entre os sistemas de pessoal e judicial.
Fontes: Relatório extraÃdo do e-Gestão (Prazos Médios, em dias, da conclusão até a Prolação da Sentença por Magistrado - PJe).
PerÃodo analisado: 1.º/10/2016 a 30/9/2017.
3.3. Sentenças de mérito (conhecimento) pendentes de julgamento:
Magistrados com sentenças pendentes na 9.ª VT do Recife |
No prazo |
Prazo vencido |
Total |
Renata Lima Rodrigues |
42 |
84 |
126 |
Ester de Souza Araújo Furtado |
46 |
- |
46 |
Ana Carolina Bulhões Calheiros |
3 |
- |
3 |
Armando da Cunha Rabelo Neto |
- |
6 |
6 |
Carolina de Oliveira Pedrosa |
- |
4 |
4 |
Gustavo Henrique Cisneiros Barbosa |
- |
1 |
1 |
Tatyana de Siqueira Alves P. Rodrigues Rocha |
- |
1 |
1 |
Total de sentenças pendentes na Vara |
91 |
96 |
187 |
Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade da magistrada Renata Lima Rodrigues: 0001740-51.2015.5.06.0009, 0000321-93.2015.5.06.0009, 0001119-88.2014.5.06.0009, 0000799-67.2016.5.06.0009, 0000357-67.2017.5.06.0009, 0000330-21.2016.5.06.0009, 0000321-54.2015.5.06.0022, 0001510-09.2015.5.06.0009, 0001628-48.2016.5.06.0009, 0001040-41.2016.5.06.0009, 0001772-56.2015.5.06.0009, 0000491-31.2016.5.06.0009, 0000632-50.2016.5.06.0009, 0001701-44.2016.5.06.0001, 0001666-30.2016.5.06.0019, 0000515-30.2014.5.06.0009, 0001767-34.2015.5.06.0009, 0000829-05.2016.5.06.0009, 0000562-33.2016.5.06.0009, 0001795-65.2016.5.06.0009, 0001626-78.2016.5.06.0009, 0000635-39.2015.5.06.0009, 0001081-42.2015.5.06.0009, 0000248-53.2017.5.06.0009, 0000810-96.2016.5.06.0009, 0000045-91.2017.5.06.0009, 0000092-65.2017.5.06.0009, 0000123-22.2016.5.06.0009, 0000327-66.2016.5.06.0009, 0000629-61.2017.5.06.0009, 0000138-54.2017.5.06.0009, 0000589-16.2016.5.06.0009, 0000582-24.2016.5.06.0009, 0000533-80.2016.5.06.0009, 0000263-56.2016.5.06.0009, 0000854-18.2016.5.06.0009, 0001343-89.2015.5.06.0009, 0001605-39.2015.5.06.0009, 0000104-16.2016.5.06.0009, 0000648-67.2017.5.06.0009, 0000658-14.2017.5.06.0009, 0000588-31.2016.5.06.0009, 0000800-52.2016.5.06.0009, 0000575-32.2016.5.06.0009, 0000724-91.2017.5.06.0009, 0000725-76.2017.5.06.0009, 0001043-91.2015.5.06.0021, 0000875-91.2016.5.06.0009, 0000638-57.2016.5.06.0009, 0010139-40.2013.5.06.0009, 0000908-81.2016.5.06.0009, 0000307-75.2016.5.06.0009, 0000017-60.2016.5.06.0009, 0000809-14.2016.5.06.0009, 0000619-70.2015.5.06.0014, 0001119-20.2016.5.06.0009, 0001071-61.2016.5.06.0009, 0001118-35.2016.5.06.0009, 0000905-63.2015.5.06.0009, 0000410-82.2016.5.06.0009, 0001037-86.2016.5.06.0009, 0001025-72.2016.5.06.0009, 0000131-33.2015.5.06.0009, 0000562-96.2017.5.06.0009, 0000461-93.2016.5.06.0009, 0000463-63.2016.5.06.0009, 0001027-08.2017.5.06.0009, 0000040-06.2016.5.06.0009, 0000818-73.2016.5.06.0009, 0000830-53.2017.5.06.0009, 0001036-67.2017.5.06.0009, 0001006-66.2016.5.06.0009, 0000431-58.2016.5.06.0009, 0001084-31.2014.5.06.0009, 0001052-89.2015.5.06.0009, 0000033-14.2016.5.06.0009, 0000555-41.2016.5.06.0009, 0001184-15.2016.5.06.0009, 0001179-90.2016.5.06.0009, 0001332-60.2015.5.06.0009, 0000566-79.2016.5.06.0006, 0000359-71.2016.5.06.0009, 0001191-07.2016.5.06.0009 e 0001053-40.2016.5.06.0009.
Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade do magistrado Armando da Cunha Rabelo Neto: 0000824-17.2015.5.06.0009, 0000839-83.2015.5.06.0009, 0000564-37.2015.5.06.0009, 0001711-98.2015.5.06.0009, 0000387-73.2015.5.06.0009 e 0000393-80.2015.5.06.0009.
Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade da magistrada Carolina de Oliveira Pedrosa: 0001316-09.2015.5.06.0009, 0000126-74.2016.5.06.0009, 0000111-08.2016.5.06.0009 e 0001565-57.2015.5.06.0009.
Sentença com prazo vencido sob a responsabilidade do magistrado Gustavo Henrique Cisneiros Barbosa: 0000783-16.2016.5.06.0009.
Sentença com prazo vencido sob a responsabilidade da magistrada Tatyana de Siqueira Alves P. Rodrigues Rocha: 0000850-78.2016.5.06.0009.
Fontes: Dados extraÃdos de “Relatório de decisões em aberto/proferidas†e PJe, em 13/11/2017, à s 10h40.
3.4. Incidentes processuais pendentes de julgamento:
Magistrados com Incidentes Processuais pendentes na 9.ª VT do Recife |
No prazo |
Prazo vencido |
Total |
Renata Lima Rodrigues |
6 |
2 |
8 |
Carolina de Oliveira Pedrosa |
1 |
- |
1 |
Evellyne Ferraz Correia |
- |
7 |
7 |
Paloma Danielle Borges dos Santos Costa |
1 |
- |
1 |
-----------------------------------* |
89 |
- |
89 |
Total de incidentes pendentes na Vara |
97 |
9 |
106 |
Fontes: Dados coletados na Secretaria da Vara e no PJe, em 13/11/2017, Ã s 11h55.
Incidentes com prazo vencido sob a responsabilidade da magistrada Renata Lima Rodrigues: 0001750-79.2015.5.06.0009 e 0000084-25.2016.5.06.0009.
Incidentes com prazo vencido sob a responsabilidade da magistrada Evellyne Ferraz Correia: 0000521-03.20156.5.06.0009, 0000526-25.2015.5.06.0009, 0001630-86.2014.5.06.0009, 0001254-03.2014.5.06.0009, 0000615-33.2015.5.06.0014, 0001758-72.2015.5.06.0009 e 0000603-34.2015.5.06.0009.
*Referente a incidentes sem vinculação a magistrado.
3.5. Produtividade da Vara:
Unidade Judiciária |
Quantidades |
Prazo médio para julgamento (PJe) | ||
Sentenças de mérito |
Incidentes processuais |
Conciliações | ||
9.ª VT do Recife |
826 |
665 |
610 |
88 |
Fontes: Relatórios extraÃdos do e-Gestão: Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado; e Prazos Médios (em dias) da Conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe).
PerÃodo analisado: 1.º/10/2016 a 30/9/2017.
3.6. Percentuais de produtividade da juÃza titular e da juÃza substituta relativos ao perÃodo de setembro de 2016 a setembro de 2017:
- JuÃza Renata Lima Rodrigues *
Mês |
SET./16 |
OUT./16 |
NOV./16 |
DEZ./16 |
JAN./17 |
FEV./17 |
MARÇO/17 |
Sentenças |
121,57% |
132,26% |
106,25% |
56,76% |
550,00% |
112,50% |
93,62% |
Conciliados |
35,29% |
67,74% |
70,83% |
32,43% |
-- |
20,83% |
53,19% |
Mês |
ABRIL/17 |
MAIO/17 |
JUNHO/17 |
JULHO/17 |
AGOSTO/17 |
SET./17 | |
Sentenças |
192,59% |
63,93% |
150,00% |
212,50% |
138,10% |
221,43% | |
Conciliados |
62,96% |
73,77% |
46,43% |
54,17% |
45,24% |
35,71% |
*A JuÃza titular usufruiu férias de 19/1/2017 a 17/2/2017, e de 15/6/2017 a 14/7/2017, bem assim se afastou para participação de curso/congresso em 17, 19 e 20/10/2016, de 30 a 31/3/2017 e em 20/9/2017, e, ainda, por licença médica de 19 a 21/7/2017, 27 a 28/7/2017, e 22/08/2017 a 19/9/2017.
- JuÃza Ester de Souza Araújo Furtado*
Mês |
SET./16 |
OUT./16 |
NOV./16 |
DEZ./16 |
JAN./17 |
FEV./17 |
MARÇO/17 |
Sentenças |
77,59% |
41,94% |
44,19% |
50,00% |
37,93% |
400,00% |
100,00% |
Conciliados |
56,90% |
48,39% |
60,47% |
76,67% |
51,72% |
71,43% |
38,10% |
Mês |
ABRIL/17 |
MAIO/17 |
JUNHO/17 |
JULHO/17 |
AGOSTO/17 |
SET./17 |
Sentenças |
126,42% |
376,19% |
188,89% |
87,88% |
90,00% |
144,44% |
Conciliados |
35,85% |
71,43% |
64,81% |
63,64% |
32,50% |
59,26% |
*A JuÃza Substituta usufruiu férias de 17/7/2017 a 15/8/2017, afastando-se, ainda, para participação em curso nos perÃodos de 17 a 21/10/2016, 30 a 31/3/2017, e 13 a 15/9/2017, e, ainda, por licenças médicas, de 6/2/2017 a 1.º/3/2017, e 24/4/2017 a 18/5/2017.
4. AUDIÊNCIAS (REALIZADAS E DESIGNADAS):
4.1. Prazos médios, em dias corridos, até a realização das audiências (a partir do ajuizamento):
Unidade Judiciária |
Inicial |
Instrução |
Decisão | |||
SumarÃssimo |
Ordinário |
SumarÃssimo |
Ordinário |
SumarÃssimo |
Ordinário | |
9.ª VT do Recife |
109 |
124 |
150 |
355 |
170 |
392 |
Fonte: Dados extraÃdos do e-Gestão (Prazos médios – fase de conhecimento).
PerÃodo analisado: 1.º/10/2016 a 30/9/2017.
4.2. Tempo de espera do jurisdicionado (em dias corridos) para designação de audiências, a contar de 10/11/2017:
Unidade Judiciária |
Inicial |
Instrução | ||||
SumarÃssimo |
Ordinário | |||||
2016 |
2017 |
2016 |
2017 |
2016 |
2017 | |
9.ª VT do Recife |
127 |
117 |
141 |
171 |
344 |
312 |
Fontes: Informações extraÃdas do PJe e da Ata de Correição realizada em 2016.
4.3. Prazos (em dias úteis*) para designação de audiências, a contar de 10/11/2017:
Unidade Judiciária |
Inicial - SumarÃssimo |
Inicial - Ordinário |
Instrução |
9.ª VT do Recife |
32 |
68 |
167 |
*Nos termos da nova redação concedida ao art. 775 da CLT pela Lei n.º 13.467/2017.
4.4. Assiduidade das magistradas:
Segundo informações prestadas pela Diretora de Secretaria, as audiências são realizadas das segundas à s sextas-feiras, e cada magistrada preside de 2 (duas) ou 3 (três) sessões de audiência por semana, de forma alternada. Não obstante, a JuÃza Titular, Dra. Renata Lima Rodrigues, e a JuÃza Auxiliar, Dra. Ester de Souza Araújo, em regra, comparecem à Unidade Judiciária diariamente.
4.5. Quantidade de processos em pauta de audiências por semana (média):
Unidade Judiciária |
Dias de audiências por semana |
Total de audiências | |||
SumarÃssimos |
Iniciais |
Instruções |
Razões Finais | ||
9.ª VT do Recife |
5 dias (segundas às sextas-feiras) |
13 a 18 |
32 a 36 |
19 a 20 |
10 a 12 |
Fontes: Informações extraÃdas do PJe, em 10/11/2017, relativas aos seguintes perÃodos: 14/8/2017 a 18/8/2017; 18/9/2017 a 22/9/2017; 23/10/2017 a 27/10/2017; e 20/11/2017 a 24/11/2017; e informações prestadas pela Diretora de Secretaria da Vara.
5. MOVIMENTAÇÃO PROCESSUAL:
5.1. Quantidade de ações trabalhistas ajuizadas na unidade - FÃsicos e PJe:
Unidade Judiciária |
2015 |
2016 |
2017 (até 9/11/2017) |
9.ª VT do Recife |
1.679 |
1.687 |
1.659 |
Fontes: Consolidação da EstatÃstica e e-Gestão (Fase de Conhecimento – Casos Novos por Distribuição e RedistribuÃdos); e PJe.
5.2. Processos remanescentes (congestionamento):
Unidade Judiciária |
SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2016 |
SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2017 | ||||
Pendentes de julgamento* |
Processos demais fases |
Total |
Pendentes de julgamento* |
Processos demais fases |
Total | |
9.ª VT do Recife |
307 |
4.071 |
4.378 |
281 |
4.675 |
4.956 |
*Pendentes de julgamento: Processos com instrução encerrada, aguardando prolação de sentença.
Fontes: Consolidação da EstatÃstica, Relatórios Gerenciais, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Processos Pendentes de Solução) e PJe.
5.3. Quantidade de processos em tramitação:
Unidade Judiciária |
Processos em tramitação em 6/11/2017 | |
FÃsicos |
PJe | |
9.ª VT do Recife |
1.038 |
4.144 |
Fonte: Relatório Gerencial (Processos em tramitação na Vara) e PJe-JT.
5.4. Quantidade de processos nas principais fases processuais ( pendentes de solução ):
Unidade Judiciária |
Conhecimento (até a prolação da sentença) |
Liquidação |
Execução |
9.ª VT do Recife |
1.592 |
189 |
1.348 |
Fontes : e-Gestão.
PerÃodo analisado: 1.º/9/2017 a 30/9/2017.
5.5. Prazos médios (em dias corridos) nas principais fases processuais:
Unidade Judiciária |
Conhecimento (até a prolação da sentença) |
Liquidação |
Execução |
9.ª VT do Recife |
335 |
145 |
749 |
Fonte: e-Gestão.
PerÃodo analisado: 1.º/10/2016 a 30/9/2017.
6. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS ELETRÔNICOS EM 3/11/2017:
Agrupadores:
Tarefa |
Quantidade |
Processos com pagamentos |
101 |
Processos com pedido de sigilo nos documentos não apreciado |
390 |
Processos com pedido liminar ou de antecipação de tutela não apreciado |
48 |
Processos com Petições Avulsas |
17 |
Processos com Habilitações nos Autos Não Lidas |
73 |
Processos com petições não apreciadas |
190 |
Mandados devolvidos pelo Oficial de Justiça |
04 |
Processos aguardando encaminhamento do secretário de audiência (atas assinadas) |
04 |
Fase de Conhecimento:
Tarefa |
Quantidade |
Data |
Processo |
Aguardando apreciação pela instância superior |
381 |
29/10/2014 |
|
Aguardando audiência |
931 |
19/01/2016 |
|
Aguardando comprovantes bancários |
03 |
18/07/2017 |
|
Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos |
188 |
16/02/2016 |
|
Aguardando final do sobrestamento |
19 |
04/04/2016 |
|
Aguardando laudo pericial |
10 |
14/04/2017 |
|
Aguardando recebimento de crédito |
03 |
02/05/2017 |
|
Aguardando término dos prazos |
184 |
17/10/2017 |
|
Analisar Decisão |
05 |
03/11/2017 |
|
Analisar Despacho |
01 |
03/11/2017 |
|
Analisar dependências |
10 |
03/11/2017 |
|
Análise da carta |
04 |
27/10/2017 |
|
Análise do Conhecimento |
85 |
22/08/2017 |
|
(Subpasta) Cleuse - cert pend |
04 |
19/09/2017 |
|
(Subpasta) Diligenciar SERPRO/BACEN END |
06 |
29/08/2017 |
|
Análise do Sobrestamento |
10 |
04/11/2014 |
|
Apreciar dependência |
20 |
04/07/2017 |
|
Concluso ao magistrado* 8 |
279 |
22/05/2017 |
|
Controle de pericia |
29 |
18/05/2017 |
|
Cumprimento de providências |
04 |
24/08/2017 |
|
Encaminhar Carta |
01 |
02/10/2017 |
|
Imprimir Correspondência |
01 |
03/11/2017 |
|
Intimações automáticas com pendências - Con |
05 |
24/10/2017 |
|
Minutar Decisão |
27 |
09/10/2017 |
|
Minutar Despacho |
02 |
03/10/2017 |
|
Minutar expediente da secretaria |
11 |
08/09/2017 |
|
(Subpasta) Expedir Alvará FGTS/SD |
04 |
08/09/2017 |
|
(Subpasta) Expedir Alvará dep judicial/dep recursal |
03 |
30/08/2017 |
|
Minutar sentença |
191 |
24/05/2016 |
|
Operações de perÃcia |
01 |
19/10/2017 |
|
Prazos vencidos |
31 |
31/10/2017 |
|
Preparar comunicação |
21 |
29/10/2017 |
|
Publicar DJE |
03 |
03/11/2017 |
|
Publicar DJe - Con |
30 |
31/10/2017 |
|
Recebimento de instância superior |
28 |
17/10/2017 |
|
Redistribuição |
01 |
27/10/2017 |
|
Remeter ao 2o Grau |
09 |
02/11/2017 |
|
Triagem Inicial |
161 |
01/09/2017 |
|
Triagem Inicial - Apreciar urgentes |
29 |
30/08/2017 |
|
Triagem Inicial - Parte com procuradoria |
05 |
28/09/2017 |
|
Triagem Inicial - Parte sem CPF ou CNPJ |
10 |
19/09/2017 |
|
Trânsito em Julgado |
41 |
09/10/2017 |
|
OBSERVAÇÕES | |||
*¹ Audiência de instrução redesignada para 14/12/2017. *² Quarta e última parcela do acordo vencida desde 10/3/2016, com juntada de GRU e GPS nos autos. *³ Sobrestado em razão da repercussão geral da matéria objeto de decisão proferida no recurso extraordinário com agravo 791.932. * 4 Audiência de instrução e julgamento designada para 12/12/2017, e com certidão de e-mail à perita desde 21/9/2017. * 5 Vencimento do prazo ao consignado para receber crédito . * 6 Concessão de prazo comum de 15 dias úteis para juntada de novos documentos, com audiência de instrução designada para 27/2/2018. * 7 Sobrestado em razão da repercussão geral da matéria objeto de decisão proferida no recurso extraordinário com agravo 791.932. * 8 Processos sem conclusão nominal a magistrado. * 9 Audiência de instrução e julgamento designada para 15/12/2017. * 10 Processo se encontra na subpasta “Exp OfÃcioâ€, onde existem, ao todo, 03 (três) feitos. * 11 Audiência de instrução e julgamento designada para 27/2/2018. |
Fase de Liquidação:
Tarefa |
Quantidade |
Data |
Processo |
Aguardando Cumprimento de Providência - Liq |
54 |
18/09/2017 |
|
Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos |
02 |
22/11/2016 |
|
Aguardando final do sobrestamento |
01 |
23/05/2017 |
|
Aguardando laudo pericial |
09 |
01/09/2017 |
|
Aguardando término dos prazos |
10 |
03/06/2017 |
|
Análise de Liquidação |
40 |
08/10/2017 |
|
Concluso ao magistrado - Liq*³ |
91 |
01/08/2017 |
|
Cumprimento de providências* 4 |
03 |
24/08/2017 |
|
Designar perÃcia |
05 |
30/08/2017 |
|
Intimações automáticas com pendências - Liq |
01 |
24/10/2017 |
|
Minutar Decisão - Liq |
03 |
20/10/2017 |
|
Publicar DJe - Liq |
01 |
31/10/2017 |
|
OBSERVAÇÕES | |||
*¹ Vigésima e última parcela do acordo com vencimento em 9/7/2018. *² Aguardando a baixa dos autos principais. *³ Processos sem conclusão nominal a magistrado. * 4 Inexistem processos nas subpastas relativas à elaboração de cálculos. * 5 Certidão nos autos pertinente à nomeação de perito. |
Fase de Execução:
Tarefa |
Quantidade |
Data |
Processo |
Aguardando apreciação pela instância superior |
08 |
03/06/2017 |
|
Aguardando atualização de cálculo |
07 |
11/10/2017 |
|
(Subpasta) Rateio |
01 |
11/10/2017 |
|
(Subpasta) Retificação/Adequação |
01 |
15/10/2017 |
|
Aguardando audiência - Exec |
01 |
30/06/2017 |
|
Aguardando comprovantes bancários |
23 |
27/07/2017 |
|
Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos |
10 |
17/08/2017 |
|
Aguardando cálculo - Contadoria |
01 |
29/09/2017 |
|
Aguardando final do sobrestamento |
06 |
02/05/2016 |
|
Aguardando leilão ou praça |
02 |
04/10/2017 |
|
Aguardando pgto RPV Precatório |
02 |
20/09/2017 |
|
Aguardando recebimento de crédito |
14 |
11/08/2017 |
|
Aguardando término dos prazos |
163 |
09/10/2015 |
|
Analisar Decisão - Exec |
01 |
03/11/2017 |
|
Analisar Despacho - Exec |
09 |
02/11/2017 |
|
Analisar sentença - Exec |
01 |
02/11/2017 |
|
Análise da carta |
09 |
21/09/2017 |
|
Análise de Execução* 7 |
233 |
17/07/2017 |
|
(Subpasta) Executar convênio: BacenJud |
02 |
23/10/2017 |
|
(Subpasta) Executar convênio: Cartório de Imóveis |
03 |
31/07/2017 |
|
(Subpasta) Executar convênio: RENAJUD |
04 |
30/10/2017 |
|
(Subpasta) Executar convênio: SERASA |
02 |
29/09/2017 |
|
(Subpasta) Executar convênio: SERPRO / JUCEPE |
11 |
10/09/2017 |
|
Concluso ao magistrado - Exec |
410 |
||
Cumprimento de providências* 10 |
20 |
06/02/2017 |
|
Expedir RPV-Precatório |
01 |
11/08/2017 |
|
Imprimir Correspondência |
01 |
03/10/2017 |
|
Incluir no BNDT |
23 |
30/10/2017 |
|
Iniciar Execução |
07 |
02/03/2017 |
|
Intimações automáticas com pendências - Exec |
01 |
25/10/2017 |
|
Minutar Decisão - Exec |
01 |
27/07/2017 |
|
Minutar expediente da secretaria |
54 |
26/06/2017 |
|
(Subpasta) C.H.C. - expedir |
01 |
16/10/2017 |
|
(Subpasta) Expedir ALVARà de Transferência Custas/INSS |
10 |
04/09/2017 |
|
(Subpasta) Expedir ALVARÃ dep judicial/dep recursal |
01 |
03/11/2017 |
|
Minutar sentença - Exec |
04 |
20/08/2017 |
|
Prazos vencidos |
14 |
31/10/2017 |
|
Preparar comunicação* 14 |
02 |
21/09/2017 |
|
Publicar DJE |
01 |
31/10/2017 |
|
Publicar DJe - Exec |
04 |
31/10/2017 |
|
Recebimento de instância superior |
01 |
13/10/2017 |
|
OBSERVAÇÕES | |||
*¹ Encontra-se na subpasta “ Atualização†, onde existem, ao todo, 03 (três) processos. *² Audiência de conciliação em execução realizada em 30/6/2017, com homologação de acordo cuja última parcela venceu desde 30/8/2017. *³ Terceira e última parcela do acordo vencida em 17/10/2017. * 4 Sobrestado para aguardar julgamento dos embargos à execução remetidos ao juÃzo deprecante na data indicada. * 5 Praças designadas para 2 7/11/2017 e 11/12/2017, conforme edital publicado em 9/10/2017. * 6 Processo pendente de certificação, nos termos do despacho de Id. 9ba8d45. * 7 Inexistem processos nas subpastas “ Certificar/Diligenciarâ€, “Rosangela – Certificar†e “CTPS: secretaria anotarâ€. * 8 Encontra-se na subpasta “ Executar convênio: INFOJUD†, onde existem, ao todo, 02 (dois) processos. * 9 Processos sem conclusão nominal a magistrado. * 10 Inexistem processos nas subpastas relativas à elaboração de cálculos. * 11 Despacho para suspensão dos atos executórios, tendo como última movimentação ofÃcio enviado ao juÃzo deprecante em 27/4/2017. * 12 Processo convertido em eletrônico cujo último peticionamento data de 9/10/2017. * 13 / Pendência para expedição de ofÃcio, após cumprimento do item I do despacho de Id. 970bf7a. * 14 Os processos se encontram na subpasta “Exec OFICIARâ€. |
7. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS FÃSICOS EM 13/11/2017
NATUREZA |
QUANTIDADE |
DATA MAIS ANTIGA |
PROCESSO | |
Cargas |
Advogados |
11 |
19/6/2017 |
0000634-25.2013.5.06.0009 |
Perito |
05 |
20/7/2017 |
0142200-35.2008.5.06.0009 | |
Terceiros |
05 |
27/10/2017 |
0000664-94.2012.5.06.0009 | |
Petições a juntar aos autos |
13 |
10/11/2017 |
0000586-66.2013.5.06.0009 | |
Processos conclusos para despacho |
188 |
7/4/2017 |
0117500-34.2004.5.06.0009 | |
Consultas convênios a realizar (BACEN/JUCEPE/INFOJUD/DETRAN) |
19 |
24/8/2017 |
0140600-86.2002.5.06.0009 | |
Praças a marcar |
-- |
-- |
-- | |
Processos no setor de cálculos |
04 |
03/3/2017 |
0000505-20.2013.5.06.0009 | |
Processos para serem remetidos ao TRT |
-- |
-- |
-- |
*Em relação às certidões/diligências, a mais antiga data de 21/6/2017 (processo n.º 0000704-42.2013.5.06.0009).
*No tocante aos alvarás, o mais antigo data de 25/10/2017 (processo n.º 0000805-16.2012.5.06.0009).
*No pertinente aos ofÃcios, o mais antigo data de 6/9/2017 (processo n.º 0000876-18.2012.5.06.0009).
*No que diz respeito aos mandados e praças a realizar, não existem pendências.
*Em relação às notificações, a mais antiga data 19/9/2017 (processo n.º 0000673-27.2010.5.06.0009).
*Quanto aos processos digitalizados (CLE), verificou-se a conversão de 191 (cento e noventa e um) feitos, sendo 32 (trinta e dois) em 2015, 19 (dezenove) em 2016, e 140 (cento e quarenta) em 2017.
Fonte: Informações colhidas na Secretaria da Vara do Trabalho e no SIAJ.
8. METAS FIXADAS PELO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA:
Em conformidade com os dados fornecidos pelo Núcleo de EstatÃstica e Pesquisa do Egrégio Regional, eis os resultados das Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ para o ano de 2016 :
Meta 1 CNJ - 2016 : – Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuÃdos no ano corrente.
Unidades Judiciárias |
Recebidos |
Resolvidos |
Resultado |
9.ª VT do Recife |
1.617 |
1.613 |
99,75% |
Total da 6ª Região |
107.816 |
111.793 |
103,69% |
Meta 2 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, pelo menos, 90% dos processos distribuÃdos até 31/12/2014.
Unidade Judiciária |
DistribuÃdos em 2014 |
DistribuÃdos em 2014 e julgados até 31/12/16 |
Pendentes de julga- mento até 31/12/16 |
Resultado |
9.ª VT do Recife |
1.096 |
1.096 |
0 |
111% |
Total da 6ª Região |
62.261 |
59.947 |
2.314 |
107% |
Meta 3 CNJ - 2016 : – Aumentar o Ãndice de conciliação na fase de conhecimento, em relação à média do biênio 2013/2014, em 2 pontos percentuais.
Unidade Judiciária |
Solucionados |
Conciliados |
Média biênio (2013/2014) |
Resultado |
9.ª VT do Recife |
1.613 |
478 |
32,84% |
29,63% |
Total da 6ª Região |
111.793 |
44.400 |
40,83% |
39,72 % |
Meta 4 CNJ - 2016 : – Dar prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, não se destinando portanto à esta Justiça Especializada.
Meta 5 CNJ - 2016 : – B aixar em 2016, quantidade maior de processos de execução do que o total de casos novos de execução no ano corrente.
Unidade Judiciária |
Casos novos de execução |
Baixados |
Entraram na meta |
SaÃram da meta |
Resultado |
9.ª VT do Recife |
475 |
294 |
0 |
0 |
61,89% |
Total da 6ª Região |
38.526 |
37.091 |
0 |
0 |
96,50% |
Meta 6 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, as ações coletivas distribuÃdas, até 31.12.2013 no 1.º grau e até 31.12.2014, no 2.º grau.
A 9.ª Vara do Trabalho do Recife não conta com ação coletiva ainda em tramitação em 31/12/2016, de acordo com o Relatório fornecido pelo Setor de EstatÃstica deste Tribunal.
Meta 7 CNJ - 2016 : – Identificar e reduzir em 2% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior.
Unidade Judiciária |
Pendentes em 31/12/15 |
Quantidades de Processos dos dez maiores litigantes distribuÃdos na instância no mês de referência |
Quantidades de Processos dos dez maiores litigantes julgados na ins- tância no mês de referência |
Pendentes em 31/12/16 |
Resultado |
9.ª VT do Recife |
211 |
154 |
181 |
184 |
112,38% |
Total da 6ª Região |
8.284 |
7.949 |
9.373 |
6.860 |
118,34% |
O Conselho Nacional de Justiça divulgou no final do 10.º Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em BrasÃlia, as metas nacionais para 2017, quais sejam:
Meta 1 - Os tribunais mantiveram o compromisso de julgar, ao longo de 2017, mais processos do que os novos que chegarem aos tribunais (Meta 1). Assim como em 2016, o compromisso deverá ser cumprido por tribunais de todos os segmentos de Justiça.
Meta 2 - O compromisso com o julgamento dos processos mais antigos, alvo da Meta 2, foi renovado para 2017 e deverá ser cumprido por tribunais de todos os ramos do Judiciário. O detalhamento desta e das outras metas definidas, com percentuais e perÃodos de distribuição dos processos que deverão ser julgados, estarão num glossário que será divulgado futuramente pelo CNJ.
Meta 3 - A Justiça Federal e a Justiça do Trabalho também renovaram o compromisso com a Meta 3, que busca aumentar o número de casos solucionados por meio da conciliação, em relação a perÃodos anteriores.Â
Meta 4 - Fixada pela primeira vez em 2013, a Meta 4, que dá prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, deverá ser cumprida novamente em 2017 pela Justiça Estadual, pela Justiça Federal, pela Justiça Militar da União e dos Estados e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).Â
Meta 5 - Impulso aos processos de execução, que será perseguida no ano que vem pelos tribunais da Justiça Estadual, Federal e do Trabalho.
Meta 6 - P rioriza o julgamento de ações coletivas, que impactam na vida de um grupo maior de pessoas.Â
Meta 7 – Prioriza o julgamento de processos dos maiores litigantes e dos recursos repetitivos, tem por objetivo enfrentar demandas de massa que chegam ao Judiciário.
Meta 8 – Destinada a ações de fortalecimento da rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres, uma das prioridades da atual gestão do CNJ.
9. ITENS DE EXAME E REGISTRO OBRIGATÓRIOS (Art. 26 da Consolidação dos Provimentos da CGJT):
Com base nos autos e sistemas analisados, verificou-se que o JuÃzo:
- registra no sistema informatizado os atos processuais relevantes;
- emite pronunciamento explÃcito acerca da admissibilidade dos recursos, segundo constatado nos processos n.º s 0001622-75.2015.5.06.0009 e 0001063-21.2015.5.06.0009;
- ordena, de ofÃcio ou a requerimento, a imediata liberação do depósito recursal, nos casos em que, após a liquidação, seja apurado crédito de valor inequivocamente superior ao depositado, como verificado, respectivamente, nos processos n.ºs 0001574-58.2011.5.06.0009 e 0001399-59.2014.5.06.0009;
- exaure as iniciativas do juÃzo para tornar exitosa a execução, no entanto constatou-se a não expedição da Certidão de Crédito Trabalhista, em contrariedade ao artigo 88 da Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral; e a emissão da Certidão de Arquivamento Provisório, prevista no art. 77 da referida Consolidação, como, por exemplo, se constata nos processos n.ºs 0001231-91.2013.5.06.0009, 0000747-76.2013.5.06.0009 e 0000832-62.2013.5.06.0009;
- faz uso regular das ferramentas eletrônicas: Bacenjud, Detran, Renajud, Jucepe, Infojud e Serpro, consoante observado nos processos n.ºs. 0000216-19.2015.5.06.0009, 0001448-66.2015.5.06.0009, 0000108-24.2014.5.06.0009, 0001841-30.2011.5.06.0009, 0000042-44.2014.5.06.0009, 0000255-79.2016.5.06.0009, 0126500-82.2009.5.06.0009, 0001411-73.2014.5.06.0009. De acordo com o Relatório sobre Ordens Judiciais, foram realizados, no perÃodo de janeiro de 2016 a outubro de 2017, 1.117 (um mil, cento e dezessete) bloqueios, 697 (seiscentos e noventa e sete) desbloqueios e 419 (quatrocentos e dezenove) transferências. No mês de outubro de 2017, constavam 325 (trezentos e vinte e cinco) bloqueios pendentes de providência;
- determina a citação dos sócios, nos casos de desconsideração da personalidade jurÃdica da empresa executada, com a devida inclusão dos seus nomes no sistema, no polo passivo da demanda, conforme visto nos processos n.ºs 0001674-08.2014.5.06.0009 e 0001544-18.2014.5.06.0009; e
- inclui, em pauta, eventualmente ou quando solicitado pelas partes, processos para tentativa de conciliação, na fase de execução, e, ainda, na Semana Nacional ou Regional de Conciliação.
Quanto aos demais aspectos (assiduidade dos magistrados, pauta de audiências e principais prazos) encontram-se registrados nos itens 4 e 5.
10. OBSERVAÇÕES/PENDÊNCIAS REFERENTES À SECRETARIA:
- Na análise, por amostragem, nas carteiras que integram a Secretaria da Vara, verificou-se satisfatória organização e cumprimento das normas procedimentais a serem seguidas pelas unidades judiciárias de primeira instância, cabendo, entretanto, maior controle em relação à s cargas dos autos (proc. n.º 0000634-25.2013.5.06.0009, pendente desde 19/6/2017; e proc. n.º 0142200-35.2008.5.06.0009, pendente desde 20/7/2017); conclusos para despachos (0117500-34.2004.5.06.0009, pendente desde 7/4/2017); e certificar ( proc. n.º 0000704-42.2013.5.06.0009, pendente desde 21/6/2017). Quanto aos processos digitais, constatou-se, conforme quadros do item 6 elaborados no dia 3/11/2017, a necessidade de melhor utilização da ferramenta “agrupadores†(em face de 390 processos com pedido de sigilo, 190 processos com petições não apreciadas e 101 processos com pagamento), bem assim de controle das pendências com prazo superior a 60 dias, como, por exemplo, se observou nas seguintes tarefas: minutar expediente de secretaria (proc. n.º 0010009-50.2013.5.06.0009, pendente desde 26/6/2017; e proc. n.º 0000669-43.2017.5.06.0009, desde 8/9/2017) e aguardando término dos prazos (proc. n.º 0000192-25.2014.5.06.0009, pendente desde 9/10/2015; e proc. n.º 0000345-58.2014.5.06.0009, desde 3/6/2017). Na inspeção realizada pelo juÃzo de primeiro grau, em aproximadamente 900 (novecentos) processos, no perÃodo de 9 a 13 de janeiro de 2017, registraram-se dentre outros dados: a) divergências das anotações no SIAJ, o que ocasionou uma diferença de 387 (trezentos e oitenta e sete) processos quando da contagem fÃsica; b) 1.396 (um mil, trezentos e noventa e seis) processos na fase de execução; c) 134 (cento e trinta e quatro) processos no setor de cálculos; d) 145 (cento e quarenta e cinco) processos sem tramitação há mais de 60 dias; e) 1 (um) processo com carga vencida e notificado, e 1 (um) processo sem notificação. Naquela oportunidade, a JuÃza Titular recomendou: a) manutenção de curto interregno entre o agendamento e efetivo levantamento dos alvarás; b) observância ao Provimento 03/2012 quanto à revisão de gavetas de prazo; c) renovação das capas dos autos quando necessário; d) não protocolização de autos na hipótese de prazo comum, para evitar devolução de prazo e tumulto processual; e) inclusão de devedores no BNDT quando da execução definitiva, e sua exclusão na hipótese de quitação; f) lançamento do recolhimento das custas e contribuições previdenciárias no SIAJ e PJE; e g) digitalização dos processos fÃsicos para conversão em processo eletrônico;
- Existem 91 (noventa e uma) CTPS’s sob custódia da Secretaria da Vara, e, deste total, 14 (quatorze) dizem respeito a processos arquivados ou em via de arquivamento (0000513-94.2013.5.06.0009, 0064100-47.2000.5.06.0009, 0001294-53.2012.5.06.0009, 0142400-76.2007.5.06.0009, 0001529-20.2012.5.06.0009, 0001368-44.2011.5.06.0009, 0001038-76.2013.5.06.0009, 0000474-34.2012.5.06.0009, 0007100-75.1989.5.06.0009, 0000055-77.2013.5.06.0009, 0010038-03.2013.5.06.0009, 0000129-97.2014.5.06.0009, 0010131-63.2013.5.06.0009 e 0000687-69.2014.5.06.0009). Indagado acerca das medidas adotadas para a diminuição do passivo desses documentos, o Assistente da Diretora de Secretaria esclareceu que, inicialmente, procede-se à intimação ao advogado pelo sistema, e, caso não tenha efeito, expede-se notificação postal ao reclamante;
- Constatou-se, por amostragem, em regra, o bom estado de conservação das capas dos processos fÃsicos, entretanto, a exemplo dos processos n.ºs 0000940-91.2013.5.06.0009, 0001154-19.2012.5.06.0009 e 0001105-46.2010.5.06.0009, há necessidade de substituição das capas;
- Os Assistentes de Juiz elaboram minutas de despachos, sentenças de mérito e de soluções de incidentes processuais (como embargos declaratórios, embargos à execução, embargos de terceiros, e exceção de pré-executividade e antecipação de tutela), bem como informações de mandado de segurança;
- O JuÃzo, em sua maioria, não prolata sentenças de forma lÃquida, e, salvo determinações de liquidação por artigos ou mediante perito nomeado pelo JuÃzo, após o trânsito em julgado, dispensa-se a notificação das partes para apresentar e/ou contestar cálculos de liquidação, visando, desse modo, a uma maior celeridade processual;
- Em relação aos registros no PJE e no SIAJ, a Diretora de Secretaria informou que já procedeu aos ajustes solicitados nos processos especificados nos OfÃcios Circulares n.º 458/2017 e 507/2017 dessa Corregedoria;
- No tocante ao lapso temporal anteriormente correicionado, observou-se: a) aumento do quantitativo de novas ações em 8 (oito); b) acréscimo na produtividade da Vara, vez que prolatadas a mais 73 (setenta e três) sentenças, e 79 (setenta e nove) decisões de incidentes processuais, e homologadas a mais 144 (cento e quarenta e quatro) conciliações; c) redução do prazo médio, em dias corridos, para julgamento em 11 (onze) dias; d) redução do prazo médio, em dias corridos, no ano de 2016, no rito sumarÃssimo, para realização da audiência inicial, em 22 (vinte e dois) dias, da instrução em 3 (três) dias, e da decisão em 9 (nove) dias; porém houve acréscimo, no tocante ao rito ordinário, da inicial em 3 (três) dias, da instrução em 17 (dezessete) dias, e da decisão em 5 (cinco) dias; e) redução do tempo de espera do jurisdicionado, em dias corridos, para realização, em outubro de 2017, da audiência inicial, no rito sumarÃssimo, em 10 (dez) dias, da instrução em 32 (trinta e dois) dias, entretanto houve aumento da inicial, do rito ordinário, em 30 (trinta) dias; f) aumento do prazo médio, em dias corridos, na fase de conhecimento em 10 (dez) dias, e na execução em 130 (cento e trinta) dias, com redução na liquidação em 53 (cinquenta e três) dias; g) redução na quantidade de processos na fase de conhecimento em 60 (sessenta), e na liquidação em 20 (vinte), porém houve acréscimo na execução em 421 (quatrocentos e vinte e um); e h) aumento do saldo remanescente em 578 (quinhentos e setenta e oito) processos; e
- Atingimento das Metas 2, 6 e 7 estabelecidas pelo CNJ para o ano de 2016.
11. PEDIDOS DE PROVIDÊNCIAS E RECLAMAÇÕES CORREICIONAIS :
No tocante ao perÃodo de 1.º de janeiro de 2016 até a presente data, não houve a formalização de pedido de providência ou reclamação correicional em face desta unidade judiciária.
12. RECOMENDAÇÕES:
- Prolatarem os magistrados Renata Lima Rodrigues, Armando da Cunha Rabelo Neto, Carolina de Oliveira Pedrosa , Gustavo Henrique Cisneiros Barbosa, Tatyana de Siqueira Alves P. Rodrigues Rocha, e Evellyne Ferraz Correia, prioritariamente e no menor espaço de tempo possÃvel, as sentenças com prazo vencido, conforme relações especificadas nos itens 3.3 e 3.4, devendo, sempre, atentarem ao prescrito no ATO n.º 1/CGJT, de 10 de fevereiro de 2017, haja vista o controle exercido por esta Corregedoria Regional a evitar que decisões não ultrapassem a tolerância admitida pela citada norma. Em relação aos juÃzes que não se encontravam presentes no momento da correição, deverá a Secretaria da Corregedoria Regional encaminhar-lhes comunicação para que tomem ciência;
- Empreender esforços com o objetivo de reduzir os prazos médios de audiências no rito sumarÃssimo, estabelecendo como meta o prazo máximo de 15 (quinze) dias, conforme determina o inciso III do art. 852-B da CLT. Nos processos de rito ordinário, observar “o prazo médio de duração do processo – fase de conhecimento – de até 200 (duzentos) dias, atentando-se ao limite legal para publicação de sentença†– Resolução Administrativa TRT n.º 03/2015, artigo 14, § 2.º (Provimento TRT-CRT n.º 03/2010);
- Fomentar a inclusão de processos de execução na pauta de audiências para tentativa de conciliação, consoante disposto no art. 76, II, da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho: “ promover a realização semanal de audiências de conciliação em processos na fase de execução, independentemente de requerimento das partes, selecionando-se aqueles com maior possibilidade de êxito na composição â€.
- Observar regular e integralmente o previsto no art. 88 e Anexo V da Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho, no tocante à emissão da Certidão de Crédito Trabalhista;
- Realizar a verificação periódica, no Sistema BacenJud, quanto à existência de alguma ordem judicial “pendente de providênciaâ€, ou mesmo “não lidaâ€, adotando-se a medida cabÃvel, seja de transferência dos valores bloqueados para contas judiciais (para posterior liberação aos exequentes) ou desbloqueios daquelas importâncias que não interessem à execução – Consolidação de Provimentos da CGJT, Art. 99;
- Prolatar sentenças lÃquidas quando possÃvel, especialmente relativas aos processos em rito sumarÃssimo;
- Continuar a realizar diligências no sentido de devolver às partes os documentos de identificação profissional (CTPS), especialmente aqueles que se refiram a processos arquivados ou em vias de arquivamento;
- Substituir as capas danificadas dos processos, consoante disposição do art. 138 do Provimento 02/2013 da Corregedoria Regional;
- Proceder ao controle de carga dos autos mensalmente até o dia 15 de cada mês subsequente, conforme prevê o art. 57, parágrafo único, do Provimento 02/2013 da Corregedoria Regional, com adoção das providências cabÃveis, de modo a assegurar a sua devolução o mais breve possÃvel, principalmente em relação aos processos n.ºs 0000634-25.2013.5.06.0009 e 0142200-35.2008.5.06.0009 ;
- Impulsionar os feitos que necessitam de movimentação processual, principalmente aqueles com pendência há mais de 60 dias;
- Efetivar revisões periódicas, tanto nas gavetas de guarda dos autos fÃsicos (legado), quanto nas caixas de alocação dos feitos digitais (PJe), buscando o aprimoramento e a eficácia da atividade;
- Enfatizar, entre os usuários (servidores e magistrados) da Vara, a importância da correta inserção de dados no PJE, pois eles são extraÃdos, através das remessas, transformados e gravados, e essas informações alimentam o e-Gestão, gerando os relatórios gerenciais e a estatÃstica oficial da Justiça do Trabalho;
- Realizar a análise periódica da ferramenta “agrupadoresâ€, a fim de evitar a permanência de processos em tarefas já superadas. Os processos devem ser retirados de tal lista assim que realizado o ato respectivo;
- Proceder à “conclusão ao magistradoâ€, especificando o tipo (sentenças, decisões ou despachos), sem necessidade de despacho para tal finalidade, pela importância desse dado para a estatÃstica deste Regional, e, ainda, com a cautela necessária, em face da impossibilidade de cancelamento da “conclusão†em relação à s sentenças, o que enseja, em caso de equÃvoco do servidor, a necessidade de o magistrado proceder à “conversão do julgamento em diligência†para que se possa realizar nova conclusão. Deve, ainda, ser selecionado o magistrado em tempo real, com a devida gravação no sistema, a fim de que seja contabilizado o prazo para prolação da decisão corretamente, e, no caso da sentença, tão logo encerrada a instrução. Em relação à s decisões de antecipação de tutela, também proceder à imediata conclusão com a especificação do magistrado, de modo a possibilitar o controle do prazo e garantir a veracidade dos dados estatÃsticos. No tocante aos embargos de declaração, havendo necessidade de intimar a parte contrária, proceder à conclusão para julgamento tão logo encerrado o prazo, também sem necessidade de despacho, por se tratar de ato ordinário da secretaria. Tratando-se de juiz substituto da reserva técnica, proceder à imediata conclusão no sistema, com informação de tal fato, por e-mail funcional, ao magistrado, inclusive porque possui acesso restrito à unidade na qual atua;
- Efetivar a conclusão para julgamento dos embargos de declaração ao magistrado que se encontrar em exercÃcio na Vara, quando aquele que prolatou a sentença embargada se encontrar afastado por mais de 30 dias, em conformidade com o art. 8.º, § 3.º, do Provimento n.º 03/2015 desta Corregedoria Regional;
- Continuar no cumprimento das diligências determinadas pelo Tribunal, em grau de recurso, em prazo razoável, bem assim proceder ao correto cadastramento das partes quando do envio dos recursos ao Tribunal, inclusive em relação ao recurso ordinário em rito sumarÃssimo, de modo a evitar equÃvoco quando da distribuição da classe processual na segunda instância;
- Registrar, no sistema PJE, o recolhimento das custas, emolumentos, contribuição previdenciária e imposto de renda. Após as orientações sobre a necessidade de tal anotação, o Setor de EstatÃstica do Tribunal constatou acréscimo considerável no registro de tais arrecadações, conforme quadro demonstrativo entre os meses de janeiro a março de 2016 e janeiro a março de 2017, numa variação de 115,94% no tocante à s custas processuais, de 498,05% em relação aos emolumentos, de 71,16% no pertinente à s contribuições previdenciárias, de 32,62% no que diz respeito ao imposto de renda, e de 283,18% quanto à s multas aplicadas pelos órgãos de fiscalização das relações de trabalho; e
- Persistir no estÃmulo, entre os servidores, de práticas de sustentabilidade, racionalização e consumo consciente de materiais e serviços de responsabilidade socioambiental, visando ao uso sustentável dos recursos naturais e dos bens públicos, bem como ao aperfeiçoamento contÃnuo da qualidade do gasto público realizado pelo Tribunal, a teor da Resolução n.º 201 do CNJ de 3/3/2015.
13. BOAS PRÃTICAS RELATADAS PELO JUÃZO:
Noticiou a Diretora de Secretaria que as boas práticas, relacionadas na ata de correição de 2016, continuam sendo desempenhadas nesta unidade judiciária, motivo pelo qual procede à sua renovação:
- Elaboração, pelos assistentes de Juiz, de minutas de despachos, sentenças de mérito e de solução de incidentes processuais, como embargos de declaração, embargos à execução, embargos de terceiros, exceção de pré-executividade e análise de antecipação de tutela;
- Inclusão dos cálculos relativos às sentenças de embargos à execução e/ou impugnação dos cálculos quando elaborados inicialmente pela Contadoria.
- Concessão de força de alvará as conciliações homologadas em JuÃzo e decisão de antecipação de tutela, permitindo que diversos tÃtulos ali contidos, a exemplo de pagamento das parcelas, ou ainda, dos depósitos fundiários e do benefÃcio do seguro-desemprego, possam ser sacados ou habilitados sem necessidade de expedição de alvará; e, ainda, previsão de presunção de cumprimento do acordo caso ultrapassado o prazo de 30 dias sem manifestação das partes;
- Notificações aos peritos por e-mail e telefone, para acompanhamento processual e informações; e
- Distribuição dos processos no PJE por carteiras, possibilitando que cada servidor monitore os feitos sob sua responsabilidade nas caixas respectivas.
Acrescentam-se, ainda, como novos procedimentos: a) consulta aos extratos atualizados dos depósitos judiciais e recursais nas agências da Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, e, ainda, extratos do FGTS; e b) estabelecer validade aos alvarás no prazo de 180 (cento e oitenta) dias.
14. SOLICITAÇÕES DO JUÃZO:
- Climatização dos Setores de Protocolo e de Acordo e Pagamento, mediante instalação de condicionador de ar;
- Designação de 1 (um) servente (serviços gerais) para cada 2 (duas) Varas; e não de 1 (um) para cada 4 (quatro), como ocorre atualmente; e
- Liberação da utilização dos computadores e do ar condicionado a partir das 6 horas e 30 minutos.
Encerrados os trabalhos, a ExcelentÃssima Corregedora Regional, Desembargadora Dione Nunes Furtado da Silva, agradeceu a fraternal acolhida e a colaboração prestada pelas ExcelentÃssimas JuÃzas Titular e Substituta, e pelos servidores da Vara, determinando que, lavrada e assinada, fosse disponibilizada esta ata na página da Corregedoria, no sÃtio deste Regional ( www.trt6.jus.br ), além de publicada, em sua Ãntegra, no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho – DEJT, entregando cópia à Unidade Judiciária sob correição (neste ato), Presidência do Egrégio Regional, e Secretaria Administrativa, para conhecimento e providências pertinentes. Firmam a presente ata a ExcelentÃssima Desembargadora Corregedora Regional e a Secretária da Corregedoria Regional.
DIONE NUNES FURTADO DA SILVA
Desembargadora Corregedora Regional
NOÊMIA MARIA GOMES DE OLIVEIRA
Secretária da Corregedoria Regional
Ata Correição 65 - 2017 de 13/11/2017