ATA DA CORREIÇÃO ORDINÃRIA REALIZADA NA 9.ª VARA DO TRABALHO DO RECIFE, EM 13 DE NOVEMBRO DE 2017.

Aos 13 (treze) dias do mês de novembro de 2017, às 9 (nove) horas, compareceu à sede da 9.ª Vara do Trabalho do Recife, situada na Avenida Mascarenhas de Morais, n.º 4.631 – Fórum Advogado José Barbosa de Araújo, Imbiribeira, Recife/PE, a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional do TRT da 6.ª Região, Dr.ª Dione Nunes Furtado da Silva , acompanhada pelos servidores Noêmia Maria Gomes de Oliveira (Secretária da Corregedoria), Vânia Rodrigues de Santana Cunha (Assessora de Gabinete), Rosanna de Freitas Monteiro (Assistente de Gabinete), Henrique Bezerra Valença (Assistente Secretário) e Lívia Galvão Tenório Ribeiro (Assistente de Gabinete), para realizar a Correição Ordinária veiculada no Edital n.º 06/2017, disponibilizado no Diário Eletrônico do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região em 17/7/2017, e considerado publicado em 18/7/2017.

Presentes, nesta ocasião, a Excelentíssima Juíza Titular, Dra. Renata Lima Rodrigues , a Excelentíssima Juíza do Trabalho Substituta Auxiliar, Dra. Ester de Souza Araújo Furtado, a Diretora de Secretaria, Bela. Cleuse Maria Queiroga de Carvalho Rocha, e os demais servidores ali lotados: Cláudio Antônio de Andrade Filho, Dineide Mary Xavier de Queiroz, Walmisa Alves Araújo, Sérgio Henrique Lima da Silva, André Luiz Accioly de Araújo, Alexandre Rigaud Pessoa, Rosângela Cristina de Souza Ferraz, Verônica Pereira da Silva Neta, Karine Cavalcanti de Melo, Emanuella de Paula Rodrigues Pereira, e Neilson Luiz do Rego, além dos estagiários de Direito Euclides Gomes de Lima e Silva, Rebeca Kelly Gomes da Silva, e Juliane Louzene de Melo Ribeiro. Ausente a servidora Adriana Câmara da Silva, em razão da fruição de férias.

Com base nos dados extraídos do SIAJ, PJe, e-Gestão e Sistema de Pessoal; nas informações consolidadas pela Seção de Estatística; no exame dos procedimentos adotados na Secretaria da Vara e dos processos em tramitação, e, ainda, dos dados colhidos na inspeção judicial realizada no período de 9 a 13 de janeiro de 2017, a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional determinou o registro das informações e recomendações que seguem.

1. MAGISTRADAS:

JUÃZA TITULAR/JUÃZA SUBSTITUTA

PERÃODO DE ATUAÇÃO

Renata Lima Rodrigues (Titular)

Desde 19/11/2012

(Ato TRT GP n.º 539/2012)

Ester de Souza Araújo Furtado (Auxiliar)

Desde 23/3/2015

(Portaria TRT GP n.º 41/2015)

2. QUADRO ATUAL DE SERVIDORES:

NOME

CARGO

FUNÇÃO

Cleuse Maria Queiroga de Carvalho Rocha

Técnica Judiciária

Diretora de Secretaria

Cláudio Antônio de Andrade Filho

Técnico Judiciário

Assistente de Diretor

Dineide Mary Xavier de Queiroz

Técnica Judiciária

Assistente de Juiz

Walmisa Alves Araújo

Analista Judiciária

Assistente de Juiz

Sérgio Henrique Lima da Silva

Técnico Judiciário

Calculista

André Luiz Accioly de Araújo

Analista Judiciário

Calculista

Adriana Câmara da Silva

Requisitada

Secretária de Audiência

Alexandre Rigaud Pessoa

Analista Judiciário

Secretário de Audiência

Rosângela Cristina de Souza Ferraz

Requisitada

Assistente

Verônica Pereira da Silva Neta

Requisitada

Assistente

Karine Cavalcanti de Melo

Analista Judiciária

-

Emanuella de Paula Rodrigues Pereira

Técnica Judiciária

-

Neilson Luiz do Rego

Técnico Judiciário

-

3. Produtividade dos Juízes na Unidade:

3.1. Quantidade de Audiências, Sentenças, Conciliações e Incidentes por Juiz (a):

Atuação dos Magistrados na

9.ª VT do Recife

Audiências*

Sentenças de mérito

Conciliações

Incidentes processuais

Renata Lima Rodrigues

1.267

317

209

286

Ester de Souza Araújo Furtado

1.508

416

248

313

Airam Clemente Torres de Araújo

-

1

-

-

Ana Catarina Magalhães de Andrade Sá Leitão

-

1

-

-

Carolina de Oliveira Pedrosa

54

13

10

7

Daniella Cristiane Rodrigues Ferreira

31

7

6

1

Débora de Souza Silva Lima

33

3

4

5

Eduardo Henrique Brennand Dornelas Câmara

100

-

85

-

Evellyne Ferraz Correia

-

22

-

10

Fernando Rodrigues Carvalho

15

7

2

10

Gustavo Henrique Cisneiros Barbosa

10

1

1

-

Joaquim Emiliano Fortaleza de Lima

18

7

4

1

Kevia Duarte Muniz

21

7

2

4

Leandro Fernandez Teixeira

30

5

6

3

Paloma Daniele Borges dos Santos Costa

56

5

25

7

Roberta Vance Harrop

1

-

1

-

Tatyana de Siqueira Alves Pereira Rodrigues Rocha

71

14

7

18

Total

3.215

826

610

665

*Exceto audiências de julgamento.

Fontes: Relatórios extraídos do e-Gestão (Audiências realizadas, Solucionados por magistrado, e Incidentes processuais julgados por magistrado).

Período analisado: 1.º/10/2016 a 30/9/2017.

3.2. Prazo médio (em dias corridos) para julgamento de mérito na unidade, da conclusão até a prolação da sentença (apenas PJe):

Atuação dos Magistrados na 9.ª VT do Recife

Prazo* médio para julgamento de sentenças de mérito

Renata Lima Rodrigues

105

Ester de Souza Araújo Furtado

78

Airam Clemente Torres de Araújo

54

Carolina de Oliveira Pedrosa

48

Daniella Cristiane Rodrigues Ferreira

48

Débora de Souza Silva Lima

41

Evellyne Ferraz Correia

186

Fernando Rodrigues Carvalho

6

Joaquim Emiliano Fortaleza de Lima

33

Kevia Duarte Muniz

15

Leandro Fernandez Teixeira

6

Paloma Daniele Borges dos Santos Costa

49

Tatyana de Siqueira Alves Pereira Rodrigues Rocha

36

Prazo médio para julgar na unidade

88

*Apuração leva em conta somente processos eletrônicos e não deduz os períodos de afastamento dos magistrados, tais como férias, licenças, cursos e outros, em face da falta de integração entre os sistemas de pessoal e judicial.

Fontes: Relatório extraído do e-Gestão (Prazos Médios, em dias, da conclusão até a Prolação da Sentença por Magistrado - PJe).

Período analisado: 1.º/10/2016 a 30/9/2017.

3.3. Sentenças de mérito (conhecimento) pendentes de julgamento:

Magistrados com sentenças pendentes na

9.ª VT do Recife

No prazo

Prazo vencido

Total

Renata Lima Rodrigues

42

84

126

Ester de Souza Araújo Furtado

46

-

46

Ana Carolina Bulhões Calheiros

3

-

3

Armando da Cunha Rabelo Neto

-

6

6

Carolina de Oliveira Pedrosa

-

4

4

Gustavo Henrique Cisneiros Barbosa

-

1

1

Tatyana de Siqueira Alves P. Rodrigues Rocha

-

1

1

Total de sentenças pendentes na Vara

91

96

187

Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade da magistrada Renata Lima Rodrigues: 0001740-51.2015.5.06.0009, 0000321-93.2015.5.06.0009, 0001119-88.2014.5.06.0009, 0000799-67.2016.5.06.0009, 0000357-67.2017.5.06.0009, 0000330-21.2016.5.06.0009, 0000321-54.2015.5.06.0022, 0001510-09.2015.5.06.0009, 0001628-48.2016.5.06.0009, 0001040-41.2016.5.06.0009, 0001772-56.2015.5.06.0009, 0000491-31.2016.5.06.0009, 0000632-50.2016.5.06.0009, 0001701-44.2016.5.06.0001, 0001666-30.2016.5.06.0019, 0000515-30.2014.5.06.0009, 0001767-34.2015.5.06.0009, 0000829-05.2016.5.06.0009, 0000562-33.2016.5.06.0009, 0001795-65.2016.5.06.0009, 0001626-78.2016.5.06.0009, 0000635-39.2015.5.06.0009, 0001081-42.2015.5.06.0009, 0000248-53.2017.5.06.0009, 0000810-96.2016.5.06.0009, 0000045-91.2017.5.06.0009, 0000092-65.2017.5.06.0009, 0000123-22.2016.5.06.0009, 0000327-66.2016.5.06.0009, 0000629-61.2017.5.06.0009, 0000138-54.2017.5.06.0009, 0000589-16.2016.5.06.0009, 0000582-24.2016.5.06.0009, 0000533-80.2016.5.06.0009, 0000263-56.2016.5.06.0009, 0000854-18.2016.5.06.0009, 0001343-89.2015.5.06.0009, 0001605-39.2015.5.06.0009, 0000104-16.2016.5.06.0009, 0000648-67.2017.5.06.0009, 0000658-14.2017.5.06.0009, 0000588-31.2016.5.06.0009, 0000800-52.2016.5.06.0009, 0000575-32.2016.5.06.0009, 0000724-91.2017.5.06.0009, 0000725-76.2017.5.06.0009, 0001043-91.2015.5.06.0021, 0000875-91.2016.5.06.0009, 0000638-57.2016.5.06.0009, 0010139-40.2013.5.06.0009, 0000908-81.2016.5.06.0009, 0000307-75.2016.5.06.0009, 0000017-60.2016.5.06.0009, 0000809-14.2016.5.06.0009, 0000619-70.2015.5.06.0014, 0001119-20.2016.5.06.0009, 0001071-61.2016.5.06.0009, 0001118-35.2016.5.06.0009, 0000905-63.2015.5.06.0009, 0000410-82.2016.5.06.0009, 0001037-86.2016.5.06.0009, 0001025-72.2016.5.06.0009, 0000131-33.2015.5.06.0009, 0000562-96.2017.5.06.0009, 0000461-93.2016.5.06.0009, 0000463-63.2016.5.06.0009, 0001027-08.2017.5.06.0009, 0000040-06.2016.5.06.0009, 0000818-73.2016.5.06.0009, 0000830-53.2017.5.06.0009, 0001036-67.2017.5.06.0009, 0001006-66.2016.5.06.0009, 0000431-58.2016.5.06.0009, 0001084-31.2014.5.06.0009, 0001052-89.2015.5.06.0009, 0000033-14.2016.5.06.0009, 0000555-41.2016.5.06.0009, 0001184-15.2016.5.06.0009, 0001179-90.2016.5.06.0009, 0001332-60.2015.5.06.0009, 0000566-79.2016.5.06.0006, 0000359-71.2016.5.06.0009, 0001191-07.2016.5.06.0009 e 0001053-40.2016.5.06.0009.

Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade do magistrado Armando da Cunha Rabelo Neto: 0000824-17.2015.5.06.0009, 0000839-83.2015.5.06.0009, 0000564-37.2015.5.06.0009, 0001711-98.2015.5.06.0009, 0000387-73.2015.5.06.0009 e 0000393-80.2015.5.06.0009.

Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade da magistrada Carolina de Oliveira Pedrosa: 0001316-09.2015.5.06.0009, 0000126-74.2016.5.06.0009, 0000111-08.2016.5.06.0009 e 0001565-57.2015.5.06.0009.

Sentença com prazo vencido sob a responsabilidade do magistrado Gustavo Henrique Cisneiros Barbosa: 0000783-16.2016.5.06.0009.

Sentença com prazo vencido sob a responsabilidade da magistrada Tatyana de Siqueira Alves P. Rodrigues Rocha: 0000850-78.2016.5.06.0009.

Fontes: Dados extraídos de “Relatório de decisões em aberto/proferidas†e PJe, em 13/11/2017, às 10h40.

3.4. Incidentes processuais pendentes de julgamento:

Magistrados com Incidentes Processuais pendentes na 9.ª VT do Recife

No prazo

Prazo vencido

Total

Renata Lima Rodrigues

6

2

8

Carolina de Oliveira Pedrosa

1

-

1

Evellyne Ferraz Correia

-

7

7

Paloma Danielle Borges dos Santos Costa

1

-

1

-----------------------------------*

89

-

89

Total de incidentes pendentes na Vara

97

9

106

Fontes: Dados coletados na Secretaria da Vara e no PJe, em 13/11/2017, às 11h55.

Incidentes com prazo vencido sob a responsabilidade da magistrada Renata Lima Rodrigues: 0001750-79.2015.5.06.0009 e 0000084-25.2016.5.06.0009.

Incidentes com prazo vencido sob a responsabilidade da magistrada Evellyne Ferraz Correia: 0000521-03.20156.5.06.0009, 0000526-25.2015.5.06.0009, 0001630-86.2014.5.06.0009, 0001254-03.2014.5.06.0009, 0000615-33.2015.5.06.0014, 0001758-72.2015.5.06.0009 e 0000603-34.2015.5.06.0009.

*Referente a incidentes sem vinculação a magistrado.

3.5. Produtividade da Vara:

Unidade Judiciária

Quantidades

Prazo médio para julgamento (PJe)

Sentenças de mérito

Incidentes processuais

Conciliações

9.ª VT do Recife

826

665

610

88

Fontes: Relatórios extraídos do e-Gestão: Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado; e Prazos Médios (em dias) da Conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe).

Período analisado: 1.º/10/2016 a 30/9/2017.

3.6. Percentuais de produtividade da juíza titular e da juíza substituta relativos ao período de setembro de 2016 a setembro de 2017:

- Juíza Renata Lima Rodrigues *

Mês

SET./16

OUT./16

NOV./16

DEZ./16

JAN./17

FEV./17

MARÇO/17

Sentenças

121,57%

132,26%

106,25%

56,76%

550,00%

112,50%

93,62%

Conciliados

35,29%

67,74%

70,83%

32,43%

--

20,83%

53,19%

Mês

ABRIL/17

MAIO/17

JUNHO/17

JULHO/17

AGOSTO/17

SET./17

Sentenças

192,59%

63,93%

150,00%

212,50%

138,10%

221,43%

Conciliados

62,96%

73,77%

46,43%

54,17%

45,24%

35,71%

*A Juíza titular usufruiu férias de 19/1/2017 a 17/2/2017, e de 15/6/2017 a 14/7/2017, bem assim se afastou para participação de curso/congresso em 17, 19 e 20/10/2016, de 30 a 31/3/2017 e em 20/9/2017, e, ainda, por licença médica de 19 a 21/7/2017, 27 a 28/7/2017, e 22/08/2017 a 19/9/2017.

- Juíza Ester de Souza Araújo Furtado*

Mês

SET./16

OUT./16

NOV./16

DEZ./16

JAN./17

FEV./17

MARÇO/17

Sentenças

77,59%

41,94%

44,19%

50,00%

37,93%

400,00%

100,00%

Conciliados

56,90%

48,39%

60,47%

76,67%

51,72%

71,43%

38,10%

Mês

ABRIL/17

MAIO/17

JUNHO/17

JULHO/17

AGOSTO/17

SET./17

Sentenças

126,42%

376,19%

188,89%

87,88%

90,00%

144,44%

Conciliados

35,85%

71,43%

64,81%

63,64%

32,50%

59,26%

*A Juíza Substituta usufruiu férias de 17/7/2017 a 15/8/2017, afastando-se, ainda, para participação em curso nos períodos de 17 a 21/10/2016, 30 a 31/3/2017, e 13 a 15/9/2017, e, ainda, por licenças médicas, de 6/2/2017 a 1.º/3/2017, e 24/4/2017 a 18/5/2017.

4. AUDIÊNCIAS (REALIZADAS E DESIGNADAS):

4.1. Prazos médios, em dias corridos, até a realização das audiências (a partir do ajuizamento):

Unidade Judiciária

Inicial

Instrução

Decisão

Sumaríssimo

Ordinário

Sumaríssimo

Ordinário

Sumaríssimo

Ordinário

9.ª VT do Recife

109

124

150

355

170

392

Fonte: Dados extraídos do e-Gestão (Prazos médios – fase de conhecimento).

Período analisado: 1.º/10/2016 a 30/9/2017.

4.2. Tempo de espera do jurisdicionado (em dias corridos) para designação de audiências, a contar de 10/11/2017:

Unidade Judiciária

Inicial

Instrução

Sumaríssimo

Ordinário

2016

2017

2016

2017

2016

2017

9.ª VT do Recife

127

117

141

171

344

312

Fontes: Informações extraídas do PJe e da Ata de Correição realizada em 2016.

4.3. Prazos (em dias úteis*) para designação de audiências, a contar de 10/11/2017:

Unidade Judiciária

Inicial - Sumaríssimo

Inicial - Ordinário

Instrução

9.ª VT do Recife

32

68

167

*Nos termos da nova redação concedida ao art. 775 da CLT pela Lei n.º 13.467/2017.

4.4. Assiduidade das magistradas:

Segundo informações prestadas pela Diretora de Secretaria, as audiências são realizadas das segundas às sextas-feiras, e cada magistrada preside de 2 (duas) ou 3 (três) sessões de audiência por semana, de forma alternada. Não obstante, a Juíza Titular, Dra. Renata Lima Rodrigues, e a Juíza Auxiliar, Dra. Ester de Souza Araújo, em regra, comparecem à Unidade Judiciária diariamente.

4.5. Quantidade de processos em pauta de audiências por semana (média):

Unidade Judiciária

Dias de audiências por semana

Total de audiências

Sumaríssimos

Iniciais

Instruções

Razões Finais

9.ª VT do Recife

5 dias (segundas às sextas-feiras)

13 a 18

32 a 36

19 a 20

10 a 12

Fontes: Informações extraídas do PJe, em 10/11/2017, relativas aos seguintes períodos: 14/8/2017 a 18/8/2017; 18/9/2017 a 22/9/2017; 23/10/2017 a 27/10/2017; e 20/11/2017 a 24/11/2017; e informações prestadas pela Diretora de Secretaria da Vara.

5. MOVIMENTAÇÃO PROCESSUAL:

5.1. Quantidade de ações trabalhistas ajuizadas na unidade - Físicos e PJe:

Unidade Judiciária

2015

2016

2017

(até 9/11/2017)

9.ª VT do Recife

1.679

1.687

1.659

Fontes: Consolidação da Estatística e e-Gestão (Fase de Conhecimento – Casos Novos por Distribuição e Redistribuídos); e PJe.

5.2. Processos remanescentes (congestionamento):

Unidade Judiciária

SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2016

SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2017

Pendentes de julgamento*

Processos demais fases

Total

Pendentes de julgamento*

Processos demais fases

Total

9.ª VT do Recife

307

4.071

4.378

281

4.675

4.956

*Pendentes de julgamento: Processos com instrução encerrada, aguardando prolação de sentença.

Fontes: Consolidação da Estatística, Relatórios Gerenciais, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Processos Pendentes de Solução) e PJe.

5.3. Quantidade de processos em tramitação:

Unidade Judiciária

Processos em tramitação em 6/11/2017

Físicos

PJe

9.ª VT do Recife

1.038

4.144

Fonte: Relatório Gerencial (Processos em tramitação na Vara) e PJe-JT.

5.4. Quantidade de processos nas principais fases processuais ( pendentes de solução ):

Unidade Judiciária

Conhecimento

(até a prolação da sentença)

Liquidação

Execução

9.ª VT do Recife

1.592

189

1.348

Fontes : e-Gestão.

Período analisado: 1.º/9/2017 a 30/9/2017.

5.5. Prazos médios (em dias corridos) nas principais fases processuais:

Unidade Judiciária

Conhecimento

(até a prolação da sentença)

Liquidação

Execução

9.ª VT do Recife

335

145

749

Fonte: e-Gestão.

Período analisado: 1.º/10/2016 a 30/9/2017.

6. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS ELETRÔNICOS EM 3/11/2017:

Agrupadores:

Tarefa

Quantidade

Processos com pagamentos

101

Processos com pedido de sigilo nos documentos não apreciado

390

Processos com pedido liminar ou de antecipação de tutela não apreciado

48

Processos com Petições Avulsas

17

Processos com Habilitações nos Autos Não Lidas

73

Processos com petições não apreciadas

190

Mandados devolvidos pelo Oficial de Justiça

04

Processos aguardando encaminhamento do secretário de audiência (atas assinadas)

04

Fase de Conhecimento:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

Aguardando apreciação pela instância superior

381

29/10/2014

0000384-55.2014.5.06.0009

Aguardando audiência

931

19/01/2016

0001538-74.2015.5.06.0009 *¹

Aguardando comprovantes bancários

03

18/07/2017

0000208-71.2017.5.06.0009

Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos

188

16/02/2016

0001218-24.2015.5.06.0009 *²

Aguardando final do sobrestamento

19

04/04/2016

0001102-52.2014.5.06.0009 *³

Aguardando laudo pericial

10

14/04/2017

0000736-76.2015.5.06.0009 * 4

Aguardando recebimento de crédito

03

02/05/2017

0000823-66.2014.5.06.0009 * 5

Aguardando término dos prazos

184

17/10/2017

0001501-13.2016.5.06.0009 * 6

Analisar Decisão

05

03/11/2017

0001206-10.2015.5.06.0009

Analisar Despacho

01

03/11/2017

0001126-46.2015.5.06.0009

Analisar dependências

10

03/11/2017

0001465-34.2017.5.06.0009

Análise da carta

04

27/10/2017

0001011-54.2017.5.06.0009

Análise do Conhecimento

85

22/08/2017

0010069-23.2013.5.06.0009

(Subpasta) Cleuse - cert pend

04

19/09/2017

0000183-58.2017.5.06.0009

(Subpasta) Diligenciar SERPRO/BACEN END

06

29/08/2017

0001639-77.2016.5.06.0009

Análise do Sobrestamento

10

04/11/2014

0010345-54.2013.5.06.0009 * 7

Apreciar dependência

20

04/07/2017

0000916-88.2017.5.06.0020

Concluso ao magistrado* 8

279

22/05/2017

0001109-10.2015.5.06.0009

Controle de pericia

29

18/05/2017

0001355-69.2016.5.06.0009 * 9

Cumprimento de providências

04

24/08/2017

0000321-25.2017.5.06.0009

Encaminhar Carta

01

02/10/2017

0001008-02.2017.5.06.0009

Imprimir Correspondência

01

03/11/2017

0000800-86.2015.5.06.0009

Intimações automáticas com pendências - Con

05

24/10/2017

0000533-46.2017.5.06.0009

Minutar Decisão

27

09/10/2017

0001570-79.2015.5.06.0009

Minutar Despacho

02

03/10/2017

0000585-71.2014.5.06.0001

Minutar expediente da secretaria

11

08/09/2017

0000669-43.2017.5.06.0009 * 10

(Subpasta) Expedir Alvará FGTS/SD

04

08/09/2017

0000669-43.2017.5.06.0009

(Subpasta) Expedir Alvará dep judicial/dep recursal

03

30/08/2017

0001010-06.2016.5.06.0009

Minutar sentença

191

24/05/2016

0000892-98.2014.5.06.0009

Operações de perícia

01

19/10/2017

0001241-33.2016.5.06.0009 * 11

Prazos vencidos

31

31/10/2017

0001166-91.2016.5.06.0009

Preparar comunicação

21

29/10/2017

0001044-39.2016.5.06.0022

Publicar DJE

03

03/11/2017

0000800-86.2015.5.06.0009

Publicar DJe - Con

30

31/10/2017

0001453-88.2015.5.06.0009

Recebimento de instância superior

28

17/10/2017

0001582-93.2015.5.06.0009

Redistribuição

01

27/10/2017

0000969-05.2017.5.06.0009

Remeter ao 2o Grau

09

02/11/2017

0000260-04.2016.5.06.0009

Triagem Inicial

161

01/09/2017

0001246-21.2017.5.06.0009

Triagem Inicial - Apreciar urgentes

29

30/08/2017

0001234-07.2017.5.06.0009

Triagem Inicial - Parte com procuradoria

05

28/09/2017

0001374-41.2017.5.06.0009

Triagem Inicial - Parte sem CPF ou CNPJ

10

19/09/2017

0001328-52.2017.5.06.0009

Trânsito em Julgado

41

09/10/2017

0000561-14.2017.5.06.0009

OBSERVAÇÕES

*¹ Audiência de instrução redesignada para 14/12/2017.

*² Quarta e última parcela do acordo vencida desde 10/3/2016, com juntada de GRU e GPS nos autos.

*³ Sobrestado em razão da repercussão geral da matéria objeto de decisão proferida no recurso extraordinário com agravo 791.932.

* 4 Audiência de instrução e julgamento designada para 12/12/2017, e com certidão de e-mail à perita desde 21/9/2017.

* 5 Vencimento do prazo ao consignado para receber crédito .

* 6 Concessão de prazo comum de 15 dias úteis para juntada de novos documentos, com audiência de instrução designada para 27/2/2018.

* 7 Sobrestado em razão da repercussão geral da matéria objeto de decisão proferida no recurso extraordinário com agravo 791.932.

* 8 Processos sem conclusão nominal a magistrado.

* 9 Audiência de instrução e julgamento designada para 15/12/2017.

* 10 Processo se encontra na subpasta “Exp Ofícioâ€, onde existem, ao todo, 03 (três) feitos.

* 11 Audiência de instrução e julgamento designada para 27/2/2018.

Fase de Liquidação:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

Aguardando Cumprimento de Providência - Liq

54

18/09/2017

0000981-53.2016.5.06.0009

Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos

02

22/11/2016

0000008-98.2016.5.06.0009 *¹

Aguardando final do sobrestamento

01

23/05/2017

0001216-20.2016.5.06.0009 *²

Aguardando laudo pericial

09

01/09/2017

0001313-20.2016.5.06.0009

Aguardando término dos prazos

10

03/06/2017

0000345-58.2014.5.06.0009

Análise de Liquidação

40

08/10/2017

0000910-22.2014.5.06.0009

Concluso ao magistrado - Liq*³

91

01/08/2017

0001729-85.2016.5.06.0009

Cumprimento de providências* 4

03

24/08/2017

0001221-42.2016.5.06.0009

Designar perícia

05

30/08/2017

0000243-36.2014.5.06.0009 * 5

Intimações automáticas com pendências - Liq

01

24/10/2017

0000066-04.2016.5.06.0009

Minutar Decisão - Liq

03

20/10/2017

0001782-37.2014.5.06.0009

Publicar DJe - Liq

01

31/10/2017

0000961-62.2016.5.06.0009

OBSERVAÇÕES

*¹ Vigésima e última parcela do acordo com vencimento em 9/7/2018.

*² Aguardando a baixa dos autos principais.

*³ Processos sem conclusão nominal a magistrado.

* 4 Inexistem processos nas subpastas relativas à elaboração de cálculos.

* 5 Certidão nos autos pertinente à nomeação de perito.

Fase de Execução:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

Aguardando apreciação pela instância superior

08

03/06/2017

0000359-08.2015.5.06.0009

Aguardando atualização de cálculo

07

11/10/2017

0000287-55.2014.5.06.0009 *¹

(Subpasta) Rateio

01

11/10/2017

0001500-62.2015.5.06.0009

(Subpasta) Retificação/Adequação

01

15/10/2017

0000545-65.2014.5.06.0009

Aguardando audiência - Exec

01

30/06/2017

0001075-69.2014.5.06.0009 *²

Aguardando comprovantes bancários

23

27/07/2017

0000525-74.2014.5.06.0009

Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos

10

17/08/2017

0000848-45.2015.5.06.0009 *³

Aguardando cálculo - Contadoria

01

29/09/2017

0000237-92.2015.5.06.0009

Aguardando final do sobrestamento

06

02/05/2016

0001425-23.2015.5.06.0009 * 4

Aguardando leilão ou praça

02

04/10/2017

0010186-14.2013.5.06.0009 * 5

Aguardando pgto RPV Precatório

02

20/09/2017

0010367-15.2013.5.06.0009

Aguardando recebimento de crédito

14

11/08/2017

0010020-79.2013.5.06.0009

Aguardando término dos prazos

163

09/10/2015

0000192-25.2014.5.06.0009 * 6

Analisar Decisão - Exec

01

03/11/2017

0001198-62.2017.5.06.0009

Analisar Despacho - Exec

09

02/11/2017

0001776-98.2012.5.06.0009

Analisar sentença - Exec

01

02/11/2017

0001850-55.2012.5.06.0009

Análise da carta

09

21/09/2017

0000856-85.2016.5.06.0009

Análise de Execução* 7

233

17/07/2017

0001841-30.2011.5.06.0009 * 8

(Subpasta) Executar convênio: BacenJud

02

23/10/2017

0001448-66.2015.5.06.0009

(Subpasta) Executar convênio: Cartório de Imóveis

03

31/07/2017

0041800-04.1994.5.06.0009

(Subpasta) Executar convênio: RENAJUD

04

30/10/2017

0000743-87.2014.5.06.0014

(Subpasta) Executar convênio: SERASA

02

29/09/2017

0001126-30.2016.5.06.0003

(Subpasta) Executar convênio: SERPRO / JUCEPE

11

10/09/2017

0001044-15.2015.5.06.0009

Concluso ao magistrado - Exec

410

12/05/2017

0000939-72.2014.5.06.0009 * 9

Cumprimento de providências* 10

20

06/02/2017

0001212-80.2016.5.06.0009 * 11

Expedir RPV-Precatório

01

11/08/2017

0000181-69.2014.5.06.0017

Imprimir Correspondência

01

03/10/2017

0001276-61.2014.5.06.0009

Incluir no BNDT

23

30/10/2017

0001655-02.2014.5.06.0009

Iniciar Execução

07

02/03/2017

0060000-34.2009.5.06.0009 * 12

Intimações automáticas com pendências - Exec

01

25/10/2017

0001403-91.2017.5.06.0009

Minutar Decisão - Exec

01

27/07/2017

0000583-77.2014.5.06.0009

Minutar expediente da secretaria

54

26/06/2017

0010009-50.2013.5.06.0009 * 13

(Subpasta) C.H.C. - expedir

01

16/10/2017

0000596-76.2014.5.06.0009

(Subpasta) Expedir ALVARà de Transferência Custas/INSS

10

04/09/2017

0000529-77.2015.5.06.0009

(Subpasta) Expedir ALVARÃ dep judicial/dep recursal

01

03/11/2017

0000168-94.2014.5.06.0009

Minutar sentença - Exec

04

20/08/2017

0000021-34.2015.5.06.0009

Prazos vencidos

14

31/10/2017

0001151-59.2015.5.06.0009

Preparar comunicação* 14

02

21/09/2017

0000660-86.2014.5.06.0009

Publicar DJE

01

31/10/2017

0001432-15.2015.5.06.0009

Publicar DJe - Exec

04

31/10/2017

0000459-60.2015.5.06.0009

Recebimento de instância superior

01

13/10/2017

0000176-42.2012.5.06.0009

OBSERVAÇÕES

*¹ Encontra-se na subpasta “ Atualização†, onde existem, ao todo, 03 (três) processos.

*² Audiência de conciliação em execução realizada em 30/6/2017, com homologação de acordo cuja última parcela venceu desde 30/8/2017.

*³ Terceira e última parcela do acordo vencida em 17/10/2017.

* 4 Sobrestado para aguardar julgamento dos embargos à execução remetidos ao juízo deprecante na data indicada.

* 5 Praças designadas para 2 7/11/2017 e 11/12/2017, conforme edital publicado em 9/10/2017.

* 6 Processo pendente de certificação, nos termos do despacho de Id. 9ba8d45.

* 7 Inexistem processos nas subpastas “ Certificar/Diligenciarâ€, “Rosangela – Certificar†e “CTPS: secretaria anotarâ€.

* 8 Encontra-se na subpasta “ Executar convênio: INFOJUD†, onde existem, ao todo, 02 (dois) processos.

* 9 Processos sem conclusão nominal a magistrado.

* 10 Inexistem processos nas subpastas relativas à elaboração de cálculos.

* 11 Despacho para suspensão dos atos executórios, tendo como última movimentação ofício enviado ao juízo deprecante em 27/4/2017.

* 12 Processo convertido em eletrônico cujo último peticionamento data de 9/10/2017.

* 13 / Pendência para expedição de ofício, após cumprimento do item I do despacho de Id. 970bf7a.

* 14 Os processos se encontram na subpasta “Exec OFICIARâ€.

7. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS FÃSICOS EM 13/11/2017

NATUREZA

QUANTIDADE

DATA MAIS

ANTIGA

PROCESSO

Cargas

Advogados

11

19/6/2017

0000634-25.2013.5.06.0009

Perito

05

20/7/2017

0142200-35.2008.5.06.0009

Terceiros

05

27/10/2017

0000664-94.2012.5.06.0009

Petições a juntar aos autos

13

10/11/2017

0000586-66.2013.5.06.0009

Processos conclusos para despacho

188

7/4/2017

0117500-34.2004.5.06.0009

Consultas convênios a realizar (BACEN/JUCEPE/INFOJUD/DETRAN)

19

24/8/2017

0140600-86.2002.5.06.0009

Praças a marcar

--

--

--

Processos no setor de cálculos

04

03/3/2017

0000505-20.2013.5.06.0009

Processos para serem remetidos ao TRT

--

--

--

*Em relação às certidões/diligências, a mais antiga data de 21/6/2017 (processo n.º 0000704-42.2013.5.06.0009).

*No tocante aos alvarás, o mais antigo data de 25/10/2017 (processo n.º 0000805-16.2012.5.06.0009).

*No pertinente aos ofícios, o mais antigo data de 6/9/2017 (processo n.º 0000876-18.2012.5.06.0009).

*No que diz respeito aos mandados e praças a realizar, não existem pendências.

*Em relação às notificações, a mais antiga data 19/9/2017 (processo n.º 0000673-27.2010.5.06.0009).

*Quanto aos processos digitalizados (CLE), verificou-se a conversão de 191 (cento e noventa e um) feitos, sendo 32 (trinta e dois) em 2015, 19 (dezenove) em 2016, e 140 (cento e quarenta) em 2017.

Fonte: Informações colhidas na Secretaria da Vara do Trabalho e no SIAJ.

8. METAS FIXADAS PELO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA:

Em conformidade com os dados fornecidos pelo Núcleo de Estatística e Pesquisa do Egrégio Regional, eis os resultados das Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ para o ano de 2016 :

Meta 1 CNJ - 2016 : – Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuídos no ano corrente.

Unidades Judiciárias

Recebidos

Resolvidos

Resultado

9.ª VT do Recife

1.617

1.613

99,75%

Total da 6ª Região

107.816

111.793

103,69%

Meta 2 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, pelo menos, 90% dos processos distribuídos até 31/12/2014.

Unidade Judiciária

Distribuídos em 2014

Distribuídos em 2014

e julgados até 31/12/16

Pendentes de julga-

mento até 31/12/16

Resultado

9.ª VT do Recife

1.096

1.096

0

111%

Total da 6ª Região

62.261

59.947

2.314

107%

Meta 3 CNJ - 2016 : – Aumentar o índice de conciliação na fase de conhecimento, em relação à média do biênio 2013/2014, em 2 pontos percentuais.

Unidade Judiciária

Solucionados

Conciliados

Média biênio

(2013/2014)

Resultado

9.ª VT do Recife

1.613

478

32,84%

29,63%

Total da 6ª Região

111.793

44.400

40,83%

39,72 %

Meta 4 CNJ - 2016 : – Dar prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, não se destinando portanto à esta Justiça Especializada.

Meta 5 CNJ - 2016 : – B aixar em 2016, quantidade maior de processos de execução do que o total de casos novos de execução no ano corrente.

Unidade

Judiciária

Casos novos

de execução

Baixados

Entraram

na meta

Saíram

da meta

Resultado

9.ª VT do Recife

475

294

0

0

61,89%

Total da 6ª Região

38.526

37.091

0

0

96,50%

Meta 6 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, as ações coletivas distribuídas, até 31.12.2013 no 1.º grau e até 31.12.2014, no 2.º grau.

A 9.ª Vara do Trabalho do Recife não conta com ação coletiva ainda em tramitação em 31/12/2016, de acordo com o Relatório fornecido pelo Setor de Estatística deste Tribunal.

Meta 7 CNJ - 2016 : – Identificar e reduzir em 2% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior.

Unidade

Judiciária

Pendentes em

31/12/15

Quantidades de

Processos dos dez

maiores litigantes

distribuídos na instância no mês de

referência

Quantidades de

Processos dos dez

maiores litigantes

julgados na ins-

tância no mês de

referência

Pendentes em

31/12/16

Resultado

9.ª VT do Recife

211

154

181

184

112,38%

Total da 6ª Região

8.284

7.949

9.373

6.860

118,34%

O Conselho Nacional de Justiça divulgou no final do 10.º Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, as metas nacionais para 2017, quais sejam:

Meta 1 - Os tribunais mantiveram o compromisso de julgar, ao longo de 2017, mais processos do que os novos que chegarem aos tribunais (Meta 1). Assim como em 2016, o compromisso deverá ser cumprido por tribunais de todos os segmentos de Justiça.

Meta 2 - O compromisso com o julgamento dos processos mais antigos, alvo da Meta 2, foi renovado para 2017 e deverá ser cumprido por tribunais de todos os ramos do Judiciário. O detalhamento desta e das outras metas definidas, com percentuais e períodos de distribuição dos processos que deverão ser julgados, estarão num glossário que será divulgado futuramente pelo CNJ.

Meta 3 - A Justiça Federal e a Justiça do Trabalho também renovaram o compromisso com a Meta 3, que busca aumentar o número de casos solucionados por meio da conciliação, em relação a períodos anteriores. 

Meta 4 - Fixada pela primeira vez em 2013, a Meta 4, que dá prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, deverá ser cumprida novamente em 2017 pela Justiça Estadual, pela Justiça Federal, pela Justiça Militar da União e dos Estados e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). 

Meta 5 - Impulso aos processos de execução, que será perseguida no ano que vem pelos tribunais da Justiça Estadual, Federal e do Trabalho.

Meta 6 - P rioriza o julgamento de ações coletivas, que impactam na vida de um grupo maior de pessoas. 

Meta 7 – Prioriza o julgamento de processos dos maiores litigantes e dos recursos repetitivos, tem por objetivo enfrentar demandas de massa que chegam ao Judiciário.

Meta 8 – Destinada a ações de fortalecimento da rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres, uma das prioridades da atual gestão do CNJ.

9. ITENS DE EXAME E REGISTRO OBRIGATÓRIOS (Art. 26 da Consolidação dos Provimentos da CGJT):

Com base nos autos e sistemas analisados, verificou-se que o Juízo:

- registra no sistema informatizado os atos processuais relevantes;

- emite pronunciamento explícito acerca da admissibilidade dos recursos, segundo constatado nos processos n.º s 0001622-75.2015.5.06.0009 e 0001063-21.2015.5.06.0009;

- ordena, de ofício ou a requerimento, a imediata liberação do depósito recursal, nos casos em que, após a liquidação, seja apurado crédito de valor inequivocamente superior ao depositado, como verificado, respectivamente, nos processos n.ºs 0001574-58.2011.5.06.0009 e 0001399-59.2014.5.06.0009;

- exaure as iniciativas do juízo para tornar exitosa a execução, no entanto constatou-se a não expedição da Certidão de Crédito Trabalhista, em contrariedade ao artigo 88 da Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral; e a emissão da Certidão de Arquivamento Provisório, prevista no art. 77 da referida Consolidação, como, por exemplo, se constata nos processos n.ºs 0001231-91.2013.5.06.0009, 0000747-76.2013.5.06.0009 e 0000832-62.2013.5.06.0009;

- faz uso regular das ferramentas eletrônicas: Bacenjud, Detran, Renajud, Jucepe, Infojud e Serpro, consoante observado nos processos n.ºs. 0000216-19.2015.5.06.0009, 0001448-66.2015.5.06.0009, 0000108-24.2014.5.06.0009, 0001841-30.2011.5.06.0009, 0000042-44.2014.5.06.0009, 0000255-79.2016.5.06.0009, 0126500-82.2009.5.06.0009, 0001411-73.2014.5.06.0009. De acordo com o Relatório sobre Ordens Judiciais, foram realizados, no período de janeiro de 2016 a outubro de 2017, 1.117 (um mil, cento e dezessete) bloqueios, 697 (seiscentos e noventa e sete) desbloqueios e 419 (quatrocentos e dezenove) transferências. No mês de outubro de 2017, constavam 325 (trezentos e vinte e cinco) bloqueios pendentes de providência;

- determina a citação dos sócios, nos casos de desconsideração da personalidade jurídica da empresa executada, com a devida inclusão dos seus nomes no sistema, no polo passivo da demanda, conforme visto nos processos n.ºs 0001674-08.2014.5.06.0009 e 0001544-18.2014.5.06.0009; e

- inclui, em pauta, eventualmente ou quando solicitado pelas partes, processos para tentativa de conciliação, na fase de execução, e, ainda, na Semana Nacional ou Regional de Conciliação.

Quanto aos demais aspectos (assiduidade dos magistrados, pauta de audiências e principais prazos) encontram-se registrados nos itens 4 e 5.

10. OBSERVAÇÕES/PENDÊNCIAS REFERENTES À SECRETARIA:

- Na análise, por amostragem, nas carteiras que integram a Secretaria da Vara, verificou-se satisfatória organização e cumprimento das normas procedimentais a serem seguidas pelas unidades judiciárias de primeira instância, cabendo, entretanto, maior controle em relação às cargas dos autos (proc. n.º 0000634-25.2013.5.06.0009, pendente desde 19/6/2017; e proc. n.º 0142200-35.2008.5.06.0009, pendente desde 20/7/2017); conclusos para despachos (0117500-34.2004.5.06.0009, pendente desde 7/4/2017); e certificar ( proc. n.º 0000704-42.2013.5.06.0009, pendente desde 21/6/2017). Quanto aos processos digitais, constatou-se, conforme quadros do item 6 elaborados no dia 3/11/2017, a necessidade de melhor utilização da ferramenta “agrupadores†(em face de 390 processos com pedido de sigilo, 190 processos com petições não apreciadas e 101 processos com pagamento), bem assim de controle das pendências com prazo superior a 60 dias, como, por exemplo, se observou nas seguintes tarefas: minutar expediente de secretaria (proc. n.º 0010009-50.2013.5.06.0009, pendente desde 26/6/2017; e proc. n.º 0000669-43.2017.5.06.0009, desde 8/9/2017) e aguardando término dos prazos (proc. n.º 0000192-25.2014.5.06.0009, pendente desde 9/10/2015; e proc. n.º 0000345-58.2014.5.06.0009, desde 3/6/2017). Na inspeção realizada pelo juízo de primeiro grau, em aproximadamente 900 (novecentos) processos, no período de 9 a 13 de janeiro de 2017, registraram-se dentre outros dados: a) divergências das anotações no SIAJ, o que ocasionou uma diferença de 387 (trezentos e oitenta e sete) processos quando da contagem física; b) 1.396 (um mil, trezentos e noventa e seis) processos na fase de execução; c) 134 (cento e trinta e quatro) processos no setor de cálculos; d) 145 (cento e quarenta e cinco) processos sem tramitação há mais de 60 dias; e) 1 (um) processo com carga vencida e notificado, e 1 (um) processo sem notificação. Naquela oportunidade, a Juíza Titular recomendou: a) manutenção de curto interregno entre o agendamento e efetivo levantamento dos alvarás; b) observância ao Provimento 03/2012 quanto à revisão de gavetas de prazo; c) renovação das capas dos autos quando necessário; d) não protocolização de autos na hipótese de prazo comum, para evitar devolução de prazo e tumulto processual; e) inclusão de devedores no BNDT quando da execução definitiva, e sua exclusão na hipótese de quitação; f) lançamento do recolhimento das custas e contribuições previdenciárias no SIAJ e PJE; e g) digitalização dos processos físicos para conversão em processo eletrônico;

- Existem 91 (noventa e uma) CTPS’s sob custódia da Secretaria da Vara, e, deste total, 14 (quatorze) dizem respeito a processos arquivados ou em via de arquivamento (0000513-94.2013.5.06.0009, 0064100-47.2000.5.06.0009, 0001294-53.2012.5.06.0009, 0142400-76.2007.5.06.0009, 0001529-20.2012.5.06.0009, 0001368-44.2011.5.06.0009, 0001038-76.2013.5.06.0009, 0000474-34.2012.5.06.0009, 0007100-75.1989.5.06.0009, 0000055-77.2013.5.06.0009, 0010038-03.2013.5.06.0009, 0000129-97.2014.5.06.0009, 0010131-63.2013.5.06.0009 e 0000687-69.2014.5.06.0009). Indagado acerca das medidas adotadas para a diminuição do passivo desses documentos, o Assistente da Diretora de Secretaria esclareceu que, inicialmente, procede-se à intimação ao advogado pelo sistema, e, caso não tenha efeito, expede-se notificação postal ao reclamante;

- Constatou-se, por amostragem, em regra, o bom estado de conservação das capas dos processos físicos, entretanto, a exemplo dos processos n.ºs 0000940-91.2013.5.06.0009, 0001154-19.2012.5.06.0009 e 0001105-46.2010.5.06.0009, há necessidade de substituição das capas;

- Os Assistentes de Juiz elaboram minutas de despachos, sentenças de mérito e de soluções de incidentes processuais (como embargos declaratórios, embargos à execução, embargos de terceiros, e exceção de pré-executividade e antecipação de tutela), bem como informações de mandado de segurança;

- O Juízo, em sua maioria, não prolata sentenças de forma líquida, e, salvo determinações de liquidação por artigos ou mediante perito nomeado pelo Juízo, após o trânsito em julgado, dispensa-se a notificação das partes para apresentar e/ou contestar cálculos de liquidação, visando, desse modo, a uma maior celeridade processual;

- Em relação aos registros no PJE e no SIAJ, a Diretora de Secretaria informou que já procedeu aos ajustes solicitados nos processos especificados nos Ofícios Circulares n.º 458/2017 e 507/2017 dessa Corregedoria;

- No tocante ao lapso temporal anteriormente correicionado, observou-se: a) aumento do quantitativo de novas ações em 8 (oito); b) acréscimo na produtividade da Vara, vez que prolatadas a mais 73 (setenta e três) sentenças, e 79 (setenta e nove) decisões de incidentes processuais, e homologadas a mais 144 (cento e quarenta e quatro) conciliações; c) redução do prazo médio, em dias corridos, para julgamento em 11 (onze) dias; d) redução do prazo médio, em dias corridos, no ano de 2016, no rito sumaríssimo, para realização da audiência inicial, em 22 (vinte e dois) dias, da instrução em 3 (três) dias, e da decisão em 9 (nove) dias; porém houve acréscimo, no tocante ao rito ordinário, da inicial em 3 (três) dias, da instrução em 17 (dezessete) dias, e da decisão em 5 (cinco) dias; e) redução do tempo de espera do jurisdicionado, em dias corridos, para realização, em outubro de 2017, da audiência inicial, no rito sumaríssimo, em 10 (dez) dias, da instrução em 32 (trinta e dois) dias, entretanto houve aumento da inicial, do rito ordinário, em 30 (trinta) dias; f) aumento do prazo médio, em dias corridos, na fase de conhecimento em 10 (dez) dias, e na execução em 130 (cento e trinta) dias, com redução na liquidação em 53 (cinquenta e três) dias; g) redução na quantidade de processos na fase de conhecimento em 60 (sessenta), e na liquidação em 20 (vinte), porém houve acréscimo na execução em 421 (quatrocentos e vinte e um); e h) aumento do saldo remanescente em 578 (quinhentos e setenta e oito) processos; e

- Atingimento das Metas 2, 6 e 7 estabelecidas pelo CNJ para o ano de 2016.

11. PEDIDOS DE PROVIDÊNCIAS E RECLAMAÇÕES CORREICIONAIS :

No tocante ao período de 1.º de janeiro de 2016 até a presente data, não houve a formalização de pedido de providência ou reclamação correicional em face desta unidade judiciária.

12. RECOMENDAÇÕES:

- Prolatarem os magistrados Renata Lima Rodrigues, Armando da Cunha Rabelo Neto, Carolina de Oliveira Pedrosa , Gustavo Henrique Cisneiros Barbosa, Tatyana de Siqueira Alves P. Rodrigues Rocha, e Evellyne Ferraz Correia, prioritariamente e no menor espaço de tempo possível, as sentenças com prazo vencido, conforme relações especificadas nos itens 3.3 e 3.4, devendo, sempre, atentarem ao prescrito no ATO n.º 1/CGJT, de 10 de fevereiro de 2017, haja vista o controle exercido por esta Corregedoria Regional a evitar que decisões não ultrapassem a tolerância admitida pela citada norma. Em relação aos juízes que não se encontravam presentes no momento da correição, deverá a Secretaria da Corregedoria Regional encaminhar-lhes comunicação para que tomem ciência;

- Empreender esforços com o objetivo de reduzir os prazos médios de audiências no rito sumaríssimo, estabelecendo como meta o prazo máximo de 15 (quinze) dias, conforme determina o inciso III do art. 852-B da CLT. Nos processos de rito ordinário, observar “o prazo médio de duração do processo – fase de conhecimento – de até 200 (duzentos) dias, atentando-se ao limite legal para publicação de sentença†– Resolução Administrativa TRT n.º 03/2015, artigo 14, § 2.º (Provimento TRT-CRT n.º 03/2010);

- Fomentar a inclusão de processos de execução na pauta de audiências para tentativa de conciliação, consoante disposto no art. 76, II, da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho: “ promover a realização semanal de audiências de conciliação em processos na fase de execução, independentemente de requerimento das partes, selecionando-se aqueles com maior possibilidade de êxito na composição â€.

- Observar regular e integralmente o previsto no art. 88 e Anexo V da Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho, no tocante à emissão da Certidão de Crédito Trabalhista;

- Realizar a verificação periódica, no Sistema BacenJud, quanto à existência de alguma ordem judicial “pendente de providênciaâ€, ou mesmo “não lidaâ€, adotando-se a medida cabível, seja de transferência dos valores bloqueados para contas judiciais (para posterior liberação aos exequentes) ou desbloqueios daquelas importâncias que não interessem à execução – Consolidação de Provimentos da CGJT, Art. 99;

- Prolatar sentenças líquidas quando possível, especialmente relativas aos processos em rito sumaríssimo;

- Continuar a realizar diligências no sentido de devolver às partes os documentos de identificação profissional (CTPS), especialmente aqueles que se refiram a processos arquivados ou em vias de arquivamento;

- Substituir as capas danificadas dos processos, consoante disposição do art. 138 do Provimento 02/2013 da Corregedoria Regional;

- Proceder ao controle de carga dos autos mensalmente até o dia 15 de cada mês subsequente, conforme prevê o art. 57, parágrafo único, do Provimento 02/2013 da Corregedoria Regional, com adoção das providências cabíveis, de modo a assegurar a sua devolução o mais breve possível, principalmente em relação aos processos n.ºs 0000634-25.2013.5.06.0009 e 0142200-35.2008.5.06.0009 ;

- Impulsionar os feitos que necessitam de movimentação processual, principalmente aqueles com pendência há mais de 60 dias;

- Efetivar revisões periódicas, tanto nas gavetas de guarda dos autos físicos (legado), quanto nas caixas de alocação dos feitos digitais (PJe), buscando o aprimoramento e a eficácia da atividade;

- Enfatizar, entre os usuários (servidores e magistrados) da Vara, a importância da correta inserção de dados no PJE, pois eles são extraídos, através das remessas, transformados e gravados, e essas informações alimentam o e-Gestão, gerando os relatórios gerenciais e a estatística oficial da Justiça do Trabalho;

- Realizar a análise periódica da ferramenta “agrupadoresâ€, a fim de evitar a permanência de processos em tarefas já superadas. Os processos devem ser retirados de tal lista assim que realizado o ato respectivo;

- Proceder à “conclusão ao magistradoâ€, especificando o tipo (sentenças, decisões ou despachos), sem necessidade de despacho para tal finalidade, pela importância desse dado para a estatística deste Regional, e, ainda, com a cautela necessária, em face da impossibilidade de cancelamento da “conclusão†em relação às sentenças, o que enseja, em caso de equívoco do servidor, a necessidade de o magistrado proceder à “conversão do julgamento em diligência†para que se possa realizar nova conclusão. Deve, ainda, ser selecionado o magistrado em tempo real, com a devida gravação no sistema, a fim de que seja contabilizado o prazo para prolação da decisão corretamente, e, no caso da sentença, tão logo encerrada a instrução. Em relação às decisões de antecipação de tutela, também proceder à imediata conclusão com a especificação do magistrado, de modo a possibilitar o controle do prazo e garantir a veracidade dos dados estatísticos. No tocante aos embargos de declaração, havendo necessidade de intimar a parte contrária, proceder à conclusão para julgamento tão logo encerrado o prazo, também sem necessidade de despacho, por se tratar de ato ordinário da secretaria. Tratando-se de juiz substituto da reserva técnica, proceder à imediata conclusão no sistema, com informação de tal fato, por e-mail funcional, ao magistrado, inclusive porque possui acesso restrito à unidade na qual atua;

- Efetivar a conclusão para julgamento dos embargos de declaração ao magistrado que se encontrar em exercício na Vara, quando aquele que prolatou a sentença embargada se encontrar afastado por mais de 30 dias, em conformidade com o art. 8.º, § 3.º, do Provimento n.º 03/2015 desta Corregedoria Regional;

- Continuar no cumprimento das diligências determinadas pelo Tribunal, em grau de recurso, em prazo razoável, bem assim proceder ao correto cadastramento das partes quando do envio dos recursos ao Tribunal, inclusive em relação ao recurso ordinário em rito sumaríssimo, de modo a evitar equívoco quando da distribuição da classe processual na segunda instância;

- Registrar, no sistema PJE, o recolhimento das custas, emolumentos, contribuição previdenciária e imposto de renda. Após as orientações sobre a necessidade de tal anotação, o Setor de Estatística do Tribunal constatou acréscimo considerável no registro de tais arrecadações, conforme quadro demonstrativo entre os meses de janeiro a março de 2016 e janeiro a março de 2017, numa variação de 115,94% no tocante às custas processuais, de 498,05% em relação aos emolumentos, de 71,16% no pertinente às contribuições previdenciárias, de 32,62% no que diz respeito ao imposto de renda, e de 283,18% quanto às multas aplicadas pelos órgãos de fiscalização das relações de trabalho; e

- Persistir no estímulo, entre os servidores, de práticas de sustentabilidade, racionalização e consumo consciente de materiais e serviços de responsabilidade socioambiental, visando ao uso sustentável dos recursos naturais e dos bens públicos, bem como ao aperfeiçoamento contínuo da qualidade do gasto público realizado pelo Tribunal, a teor da Resolução n.º 201 do CNJ de 3/3/2015.

13. BOAS PRÃTICAS RELATADAS PELO JUÃZO:

Noticiou a Diretora de Secretaria que as boas práticas, relacionadas na ata de correição de 2016, continuam sendo desempenhadas nesta unidade judiciária, motivo pelo qual procede à sua renovação:

- Elaboração, pelos assistentes de Juiz, de minutas de despachos, sentenças de mérito e de solução de incidentes processuais, como embargos de declaração, embargos à execução, embargos de terceiros, exceção de pré-executividade e análise de antecipação de tutela;

- Inclusão dos cálculos relativos às sentenças de embargos à execução e/ou impugnação dos cálculos quando elaborados inicialmente pela Contadoria.

- Concessão de força de alvará as conciliações homologadas em Juízo e decisão de antecipação de tutela, permitindo que diversos títulos ali contidos, a exemplo de pagamento das parcelas, ou ainda, dos depósitos fundiários e do benefício do seguro-desemprego, possam ser sacados ou habilitados sem necessidade de expedição de alvará; e, ainda, previsão de presunção de cumprimento do acordo caso ultrapassado o prazo de 30 dias sem manifestação das partes;

- Notificações aos peritos por e-mail e telefone, para acompanhamento processual e informações; e

- Distribuição dos processos no PJE por carteiras, possibilitando que cada servidor monitore os feitos sob sua responsabilidade nas caixas respectivas.

Acrescentam-se, ainda, como novos procedimentos: a) consulta aos extratos atualizados dos depósitos judiciais e recursais nas agências da Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, e, ainda, extratos do FGTS; e b) estabelecer validade aos alvarás no prazo de 180 (cento e oitenta) dias.

14. SOLICITAÇÕES DO JUÃZO:

- Climatização dos Setores de Protocolo e de Acordo e Pagamento, mediante instalação de condicionador de ar;

- Designação de 1 (um) servente (serviços gerais) para cada 2 (duas) Varas; e não de 1 (um) para cada 4 (quatro), como ocorre atualmente; e

- Liberação da utilização dos computadores e do ar condicionado a partir das 6 horas e 30 minutos.

Encerrados os trabalhos, a Excelentíssima Corregedora Regional, Desembargadora Dione Nunes Furtado da Silva, agradeceu a fraternal acolhida e a colaboração prestada pelas Excelentíssimas Juízas Titular e Substituta, e pelos servidores da Vara, determinando que, lavrada e assinada, fosse disponibilizada esta ata na página da Corregedoria, no sítio deste Regional ( www.trt6.jus.br ), além de publicada, em sua íntegra, no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho – DEJT, entregando cópia à Unidade Judiciária sob correição (neste ato), Presidência do Egrégio Regional, e Secretaria Administrativa, para conhecimento e providências pertinentes. Firmam a presente ata a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional e a Secretária da Corregedoria Regional.

DIONE NUNES FURTADO DA SILVA

Desembargadora Corregedora Regional

NOÊMIA MARIA GOMES DE OLIVEIRA

Secretária da Corregedoria Regional

Ata Correição 65 - 2017 de 13/11/2017