ATA DA CORREIÇÃO ORDINÃRIA REALIZADA NA 8.ª VARA DO TRABALHO DO RECIFE, EM 9 DE NOVEMBRO DE 2017.
Aos 9 (nove) dias do mês de novembro de 2017, à s 9 (nove) horas, compareceu à sede da 8.ª Vara do Trabalho do Recife, situada na Avenida Mascarenhas de Morais, 4.631 – Fórum Advogado José Barbosa de Araújo, Imbiribeira, Recife/PE, a ExcelentÃssima Desembargadora do TRT da 6.ª Região, Dr.ª Eneida Melo Correia de Araújo, no exercÃcio da Corregedoria Regional , acompanhada pelos servidores Noêmia Maria Gomes de Oliveira (Secretária da Corregedoria), Vânia Rodrigues de Santana Cunha (Assessora de Gabinete), Rosanna de Freitas Monteiro (Assistente de Gabinete), Henrique Bezerra Valença (Assistente Secretário), e Roseâne Batista Leite (Assistente Administrativa ), para realizar a Correição Ordinária veiculada no Edital n.º 06/2017, disponibilizado no Diário Eletrônico do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região em 17/7/2017, e considerado publicado em 18/7/2017. Referido edital se encontrava devidamente afixado no átrio da referida unidade, possibilitando sua plena divulgação e visualização pelo público local.
Presentes, nesta ocasião, a ExcelentÃssima JuÃza Titular, Dra. Andrea Keust Bandeira de Melo, e os ExcelentÃssimos JuÃzes do Trabalho Substitutos, Dr. Danilo Cavalcanti de Oliveira, e Dr. Fernando Rodrigues Carvalho, o Diretor de Secretaria, Bel. Fernando de Mesquita Mota Júnior, e os demais servidores ali lotados: Hilton Carlos de Carvalho Xavier, Anna Rita Dornellas Câmara de Almeida, SÃlvio Romero Cardoso da Cunha, Rinaldo da Rocha Negreiros Júnior, Risoneida Maria da Silva, Ana LuÃza Koury Xavier da Silva, Georgette Firmo Soares, Maria Elizabeth Esteves de Araújo Silva, Maria Tavares Leal, Helena Maria Lima Nobre de Lira, Clébio José da Silva e Mariana Menezes da Silva Maia, além dos estagiários de Direito Jessyca Mayara da Silva Freire, Lucas Queiroz Torres, e Isabel Lima de Oliveira Seve.
Com base nos dados extraÃdos do SIAJ, PJe, e-Gestão e Sistema de Pessoal; nas informações consolidadas pela Seção de EstatÃstica; no exame dos procedimentos adotados na Secretaria da Vara e dos processos em tramitação, e, ainda, dos dados colhidos na inspeção judicial realizada no perÃodo de 9 a 13 de janeiro de 2017, a ExcelentÃssima Desembargadora Corregedora Regional em exercÃcio determinou o registro das informações e recomendações que seguem.
1. MAGISTRADOS:
JUÃZA TITULAR/JUÃZES SUBSTITUTOS |
PERÃODO DE ATUAÇÃO |
Andrea Keust Bandeira de Melo (Titular) |
Desde 4/2/2013 (Ato TRT GP n.º 67/2013) |
MarÃlia Leal Montenegro Spinelli (Auxiliar) |
De 1.º/9/2015 a 31/7/2017 (Portarias TRT-GCR n.º 166/2015 e TRT-GCR-135/2017) |
Danilo Cavalcanti de Oliveira (Auxiliar)* |
Desde 16/10/2017 até ulterior deliberação (Portaria TRT-GCR n.º 185/2017 ) |
* 1 A JuÃza do Trabalho Substituta MarÃlia Leal Montenegro Spinelli atuou como Auxiliar da 8.ª Vara do Trabalho do Recife até 31/7/2017, em razão do afastamento do Juiz Substituto Auxiliar desta Unidade Judiciária, Dr. Eduardo Henrique Brennand Dornelas Câmara, para atuar como Coordenador do Núcleo Permanente de Soluções Consensuais de Conflitos deste Tribunal, sendo designado o Juiz Substituto Danilo Cavalcanti de Oliveira a partir de 16/10/2017 até ulterior deliberação.
2. QUADRO ATUAL DE SERVIDORES:
NOME |
CARGO |
FUNÇÃO |
Fernando de Mesquita Mota Júnior |
Técnico Judiciário |
Diretor de Secretaria |
Hilton Carlos de Carvalho Xavier |
Técnico Judiciário |
Assistente de Diretor |
Anna Rita Dornellas C. de Almeida |
Analista Judiciária |
Assistente de Juiz |
SÃlvio Romero Cardoso da Cunha |
Técnico Judiciário |
Assistente de Juiz |
Rinaldo da Rocha Negreiros Júnior |
Técnico Judiciário |
Calculista |
Risoneida Maria da Silva |
Técnica Judiciária |
Calculista |
Ana LuÃza Koury Xavier da Silva |
Técnica Judiciária |
Secretária de Audiência |
Georgette Firmo Soares |
Técnica Judiciária |
Secretária de Audiência |
Maria Elizabeth E. de Araújo Silva |
Técnica Judiciária |
Assistente |
Maria Tavares Leal |
Técnica Judiciária |
Assistente |
Clébio José da Silva |
Técnico Judiciário |
- |
Helena Maria Lima Nobre de Lira |
Analista Judiciária |
- |
Mariana Menezes da Silva Maia |
Técnica Judiciária |
- |
3. Produtividade dos JuÃzes na Unidade:
3.1. Quantidade de Audiências, Sentenças, Conciliações e Incidentes por Juiz (a):
Atuação dos Magistrados na 8.ª VT do Recife |
Audiências* |
Sentenças de mérito |
Conciliações |
Incidentes processuais |
Andrea Keust Bandeira de Melo |
849 |
287 |
144 |
295 |
Eduardo Henrique Brennand Dornelas Câmara |
109 |
- |
94 |
- |
Airam Clemente Torres de Araújo |
18 |
2 |
8 |
- |
Ana Carolina Bulhões Calheiros |
- |
1 |
- |
- |
Carolina de Oliveira Pedrosa |
69 |
7 |
18 |
7 |
Daniella Cristiane Rodrigues Ferreira |
- |
1 |
- |
- |
Danilo Cavalcanti de Oliveira |
136 |
37 |
24 |
14 |
Débora de Souza Silva Lima |
17 |
5 |
4 |
1 |
Ilka Eliane de Souza Tavares |
- |
1 |
- |
- |
Juliana Gabriela Hita Neves |
34 |
12 |
9 |
1 |
Leandro Fernandez Teixeira |
127 |
33 |
24 |
15 |
Levi Pereira de Oliveira |
171 |
34 |
36 |
37 |
Luis Guilherme Silva Robazzi |
- |
1 |
- |
- |
MarÃlia Leal Montenegro Spinelli |
1.239 |
292 |
263 |
227 |
PatrÃcia Franco Trajano |
47 |
12 |
8 |
8 |
Pedro Leo Bargetzi Filho |
1 |
- |
- |
- |
Roberta Vance Harrop |
200 |
1 |
42 |
23 |
Rodrigo Samico Carneiro |
16 |
4 |
4 |
- |
Sarah Yolanda Alves de Souza |
19 |
- |
4 |
2 |
Tatyana de Siqueira Alves Pereira Rodrigues Rocha |
16 |
1 |
2 |
7 |
Victor Majela Nabuco de Menezes |
221 |
21 |
52 |
32 |
Total |
3.289 |
752 |
736 |
669 |
*Exceto audiências de julgamento.
Fontes: Relatórios extraÃdos do e-Gestão (Audiências realizadas, Solucionados por magistrado, e Incidentes processuais julgados por magistrado).
PerÃodo analisado: 1.º/10/2016 a 30/9/2017.
3.2. Prazo médio (em dias) para julgamento de mérito na unidade, da conclusão até a prolação da sentença (apenas PJe):
Atuação dos Magistrados na 8.ª VT do Recife |
Prazo* médio para julgamento de sentenças de mérito |
Andrea Keust Bandeira de Melo |
10 |
Airam Clemente Torres de Araújo |
80 |
Carolina de Oliveira Pedrosa |
36 |
Daniella Cristiane Rodrigues Ferreira |
54 |
Danilo Cavalcanti de Oliveira |
84 |
Débora de Souza Silva Lima |
41 |
Ilka Eliane de Souza Tavares |
53 |
Juliana Gabriela Hita Neves |
27 |
Leandro Fernandez Teixeira |
2 |
Levi Pereira de Oliveira |
29 |
MarÃlia Leal Montenegro Spinelli |
16 |
PatrÃcia Franco Trajano |
7 |
Roberta Vance Harrop |
0 |
Rodrigo Samico Carneiro |
53 |
Sarah Yolanda Alves de Souza |
0 |
Tatyana de Siqueira Alves Pereira Rodrigues Rocha |
20 |
Victor Majela Nabuco de Menezes |
7 |
Prazo médio para julgar na unidade |
17 |
*Apuração leva em conta somente processos eletrônicos e não deduz os perÃodos de afastamento dos magistrados, tais como férias, licenças, cursos e outros, em face da falta de integração entre os sistemas de pessoal e judicial.
Fontes: Relatório extraÃdo do e-Gestão (Prazos Médios, em dias, da conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado - PJe).
PerÃodo analisado: 1.º/10/2016 a 30/9/2017.
3.3. Sentenças de mérito (conhecimento) pendentes de julgamento:
Magistrados com sentenças pendentes na 8.ª VT do Recife |
No prazo |
Prazo vencido |
Total |
Danilo Cavalcanti de Oliveira |
32 |
- |
32 |
Armando da Cunha Rabelo Neto |
- |
2 |
2 |
Carolina de Oliveira Pedrosa |
4 |
1 |
5 |
Fernando Rodrigues Carvalho |
2 |
- |
2 |
MarÃlia Leal Montenegro Spinelli |
1 |
- |
1 |
Roberta Vance Harrop |
- |
34 |
34 |
Sarah Yolanda Alves de Souza Cruz |
4 |
- |
4 |
Tatyana de Siqueira Alves P. Rodrigues Rocha |
16 |
- |
16 |
Victor Majela Nabuco de Menezes |
17 |
6 |
23 |
Total de sentenças pendentes na Vara |
76 |
43 |
119 |
Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade do magistrado Armando da Cunha Rabelo Neto: 0000570-18.2013.5.06.0008 e 0001424-12.2013.5.06.0008.
Sentença com prazo vencido sob a responsabilidade da magistrada Carolina de Oliveira Pedrosa: 0001266-49.2016.5.06.0008.
Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade da magistrada Roberta Vance Harrop: 0001394-06.2015.5.06.0008, 0001553-46.2015.5.06.0008, 0000986-15.2015.5.06.0008, 0000957-62.2015.5.06.0008, 0001223-49.2015.5.06.0008, 0010329-06.2013.5.06.0008, 0001497-13.2015.5.06.0008, 0001499-46.2016.5.06.0008, 0000190-87.2016.5.06.0008, 0000436-20.2015.5.06.0008, 0000440-57.2015.5.06.0008, 0001318-79.2015.5.06.0008, 0000145-49.2017.5.06.0008, 0001610-30.2016.5.06.0008, 0001181-63.2016.5.06.0008, 0001175-56.2016.5.06.0008, 0000130-17.2016.5.06.0008, 0000686-19.2016.5.06.0008, 0001202-39.2016.5.06.0008, 0001214-53.2016.5.06.0008, 0000466-55.2015.5.06.0008, 0000468-25.2015.5.06.0008, 0000071-03.2014.5.06.0007, 0000453-22.2016.5.06.0008, 0000317-70.2014.5.06.0145, 0001405-35.2015.5.06.0008, 0001589-54.2016.5.06.0008, 0000827-72.2015.5.06.0008, 0001410-23.2016.5.06.0008, 0001594-76.2016.5.06.0008, 0000445-79.2015.5.06.0008, 0000757-55.2015.5.06.0008, 0001644-39.2015.5.06.0008 e 0000159-67.2016.5.06.0008.
Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade do magistrado Victor Majela Nabuco de Menezes: 0000779-79.2016.5.06.0008, 0001790-46.2016.5.06.0008, 0000410-51.2017.5.06.0008, 0001323-04.2015.5.06.0008, 0001094-44.2015.5.06.0008 e 0000669-46.2017.5.06.0008.
Fontes: Dados extraÃdos de “Relatório de decisões em aberto/proferidas†e PJe, em 9/11/2017, à s 10h15.
3.4. Incidentes processuais pendentes de julgamento:
Magistrados com Incidentes Processuais pendentes na 8.ª VT do Recife |
No prazo |
Prazo vencido |
Total |
Andrea Keust Bandeira de Melo |
9 |
- |
9 |
Danilo Cavalcanti de Oliveira |
4 |
- |
4 |
Total de incidentes pendentes na Vara |
13 |
- |
13 |
Fontes: Dados coletados na Secretaria da Vara e no PJe, em 9/11/2017, Ã s 11h20.
3.5. Produtividade da Vara:
Unidade Judiciária |
Quantidades |
Prazo médio para julgamento (PJe) | ||
Sentenças de mérito |
Incidentes processuais |
Conciliações | ||
8.ª VT do Recife |
752 |
669 |
736 |
17 |
Fontes: Relatórios extraÃdos do e-Gestão: Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado; e Prazos Médios (em dias) da Conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe).
PerÃodo analisado: 1.º/10/2016 a 30/9/2017.
3.6. Percentuais de produtividade da JuÃza titular Andrea Keust Bandeira de Melo no perÃodo de setembro de 2016 a setembro de 2017*:
Mês |
SET./16 |
OUT./16 |
NOV./16 |
DEZ./16 |
JAN./17 |
FEV./17 |
MARÇO/17 |
Sentenças |
119,67% |
118,00% |
121,05% |
400,00% |
135,00% |
144,19% |
88,89% |
Conciliados |
83,61% |
34,00% |
36,84% |
-- |
45,00% |
60,47% |
-- |
Mês |
ABRIL/17 |
MAIO/17 |
JUNHO/17 |
JULHO/17 |
AGOSTO/17 |
SET./17 |
Sentenças |
125,49% |
220,00% |
67,65% |
161,54% |
575,00% |
102,94% |
Conciliados |
50,98% |
80,00% |
38,24% |
42,31% |
50,00% |
32,35% |
*A JuÃza titular usufruiu férias de 17/11/2016 a 16/12/2016, 2 a 31/3/2017, e 1.º a 30/8/2017, bem assim se afastou para participação de curso/congresso de 17 a 21/10/2016, 16 a 20/1/2017, em 27/4/2017, 12 a 15/6/2017, 13 a 15/9/2017 e 20/9/2017; por compensação em 13/10/2016; convocação de 2/5/2017 a 9/6/2017; e, ainda, por licença médica, de 7 a 31/7/2017.
4. AUDIÊNCIAS (REALIZADAS E DESIGNADAS):
4.1. Prazos médios, em dias, até a realização das audiências (a partir do ajuizamento):
Unidade Judiciária |
Inicial |
Instrução |
Decisão | |||
SumarÃssimo |
Ordinário |
SumarÃssimo |
Ordinário |
SumarÃssimo |
Ordinário | |
8.ª VT do Recife |
166 |
101 |
196 |
375 |
184 |
336 |
Fonte: Dados extraÃdos do e-Gestão (Prazos médios – fase de conhecimento).
PerÃodo analisado: 1.º/10/2016 a 30/9/2017.
4.2. Prazos (em dias) para designação de audiências, a contar de 30/10/2017:
Unidade Judiciária |
Inicial |
Instrução | ||||
SumarÃssimo |
Ordinário | |||||
2016 |
2017 |
2016 |
2017 |
2016 |
2017 | |
8.ª VT do Recife |
132 |
148 |
205 |
108 |
452 |
455 |
Fontes: Informações extraÃdas do PJe e da Ata de Correição realizada em 2016.
4.3. Assiduidade dos magistrados:
Segundo informado pelo Diretor de Secretaria, as audiências ocorrem das segundas à s sextas-feiras, sendo que a JuÃza Titular, Dra. Andrea Keust Bandeira de Melo, e o Juiz Auxiliar, presidem de 2 (duas) a 3 (três) sessões de audiência por semana, de forma alternada.
4.4. Quantidade de processos em pauta de audiências por semana (média):
Unidade Judiciária |
Dias de audiências por semana |
Total de audiências | |||
SumarÃssimos |
Iniciais |
Instruções |
Razões Finais | ||
8.ª VT do Recife |
5 dias (segundas às sextas-feiras) |
11 a 15 |
37 a 45 |
20 a 22 |
7 a 10 |
Fontes: Informações extraÃdas do PJe, em 30/10/2017, relativas aos seguintes perÃodos: 14/8/2017 a 18/8/2017; 18/9/2017 a 22/9/2017; 16/10/2017 a 20/10/2017; e 6/11/2017 a 10/11/2017; e informações prestadas pelo Diretor de Secretaria da Vara.
5. MOVIMENTAÇÃO PROCESSUAL:
5.1. Quantidade de ações trabalhistas ajuizadas na unidade - FÃsicos e PJe:
Unidade Judiciária |
2015 |
2016 |
2017 (até 29/10/2017) |
8.ª VT do Recife |
1.691 |
1.736 |
1.559 |
Fontes: Consolidação da EstatÃstica; e-Gestão (Fase de Conhecimento – Casos Novos por Distribuição e RedistribuÃdos); e PJe.
5.2. Processos remanescentes (congestionamento):
Unidade Judiciária |
SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2016 |
SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2017 | ||||
Pendentes de julgamento* |
Processos demais fases |
Total |
Pendentes de julgamento* |
Processos demais fases |
Total | |
8.ª VT do Recife |
69 |
4.069 |
4.138 |
23 |
4.573 |
4.596 |
*Pendentes de julgamento: Processos com instrução encerrada, aguardando prolação de sentença.
Fontes: Consolidação da EstatÃstica, Relatórios Gerenciais, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Processos Pendentes de Solução) e PJe.
5.3. Quantidade de processos em tramitação:
Unidade Judiciária |
Processos em tramitação em 27/10/2017 | |
FÃsicos |
PJe | |
8.ª VT do Recife |
747 |
3.317 |
Fonte: Relatório Gerencial (Processos em tramitação na Vara) e PJe-JT.
5.4. Quantidade de processos nas principais fases processuais (pendentes de solução):
Unidade Judiciária |
Conhecimento (até a prolação da sentença) |
Liquidação |
Execução |
8.ª VT do Recife |
1.466 |
31 |
937 |
Fonte : e-Gestão.
PerÃodo analisado: 1.º/9/2017 a 30/9/2017.
5.5. Prazos médios (em dias) nas principais fases processuais:
Unidade Judiciária |
Conhecimento (até a prolação da sentença) |
Liquidação |
Execução |
8.ª VT do Recife |
297 |
36 |
682 |
Fonte: e-Gestão.
PerÃodo analisado: 1.º/10/2016 a 30/9/2017.
6. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS ELETRÔNICOS:
6.1. DADOS APURADOS EM 30/10/2017
Agrupadores:
Tarefa |
Quantidade |
Processos com pagamentos |
98 |
Processos com pedido de sigilo nos documentos não apreciado |
05 |
Processos com petições não apreciadas |
02 |
Mandados devolvidos pelo Oficial de Justiça |
50 |
Processos aguardando encaminhamento do secretário de audiência (atas assinadas) |
10 |
Fase de Conhecimento:
Tarefa |
Quantidade |
Data |
Processo |
Aguardando apreciação pela instância superior |
329 |
26/06/2014 |
|
Aguardando audiência |
1517 |
06/08/2015 |
|
Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos |
192 |
30/09/2016 |
|
Aguardando final do sobrestamento |
03 |
14/09/2017 |
|
Aguardando laudo pericial |
02 |
22/05/2017 |
|
Aguardando término dos prazos |
86 |
18/09/2017 |
|
Analisar Decisão |
04 |
30/10/2017 |
|
Analisar Despacho |
54 |
30/10/2017 |
|
Analisar expediente da secretaria |
01 |
30/10/2017 |
|
Analisar sentença |
10 |
24/10/2017 |
|
Análise do Conhecimento* 6 |
59 |
03/08/2017 |
|
Concluso ao magistrado |
07 |
30/10/2017 |
|
Controle de Sobrestamento-Suspensão |
07 |
24/04/2015 |
|
Controle de pericia |
31 |
16/05/2017 |
|
Cumprimento de providências* 11 |
12 |
16/08/2017 |
|
(Subpasta) Certificar |
01 |
26/10/2017 |
|
Imprimir Correspondência |
03 |
13/10/2017 |
|
Intimações automáticas com pendências - Con |
01 |
27/10/2017 |
|
Minutar Decisão* 13 |
06 |
25/10/2017 |
|
Minutar expediente da secretaria |
03 |
23/10/2017 |
|
Minutar sentença |
123 |
03/05/2017 |
|
Prazos vencidos |
37 |
24/10/2017 |
|
Preparar ato de comunicação |
01 |
19/10/2017 |
|
Preparar comunicação* 14 |
56 |
19/10/2017 |
|
(Subpasta) Notificações diversas |
18 |
24/10/2017 |
|
Publicar DJe - Conversão em diligência |
01 |
26/10/2017 |
|
Recebimento de instância superior |
01 |
02/10/2017 |
|
Remeter ao 2o grau - registrar pagamentos |
02 |
23/10/2017 |
|
Triagem Inicial |
03 |
27/10/2017 |
|
Triagem Inicial - Parte com procuradoria |
01 |
30/10/2017 |
|
Triagem Inicial - Parte sem CPF ou CNPJ |
07 |
19/10/2017 |
|
Triagem Inicial - Trabalho infantil ou idoso |
01 |
27/10/2017 |
|
Trânsito em Julgado |
01 |
30/10/2017 |
|
OBSERVAÇÕES | |||
*¹ Acordo homologado em 12/7/2016, com quinta e última parcela vencida em 12/12/2016. *² Acordo homologado em 27/9/2016, com ultima parcela vencida em 27/9/2017, e recolhimento nos autos desde 24/10/2017. *³ Sobrestados até o julgamento dos recursos interpostos com baixa definitiva do processo nº. 0000483-86.2014.5.06.0021. * 4 Audiência de instrução designada para 28/5/2018. * 5 Notificação postal expedida ao autor desde 15/9/2017 para recebimento de CTPS e posterior arquivamento dos autos. * 6 Inexistem processos nas subpastas relativas à contadoria, confecção de alvarás e notificação. * 7 Aguardando andamento da RT 0000257-72.2013.5.06.0003, cuja última movimentação foi relativa à remessa ao TRT, conforme certidão (Id. 7fddcea) * 8 Processos sem conclusão nominal a magistrado. * 9 Sobrestado até decisão final nos autos do processo nº 0000257-72.2013.5.06.0003. * 10 Aguardando laudo pericial e com audiência de instrução designada para 12/6/2018. * 11 Inexistem processos nas subpastas “BACENâ€, “Marcar praçasâ€, “Praças marcadasâ€, “Renajudâ€, “Serasajud†e “Serproâ€. * 12 Última certidão nos autos com data de 16/8/2017 acerca do andamento processual do conflito competência no TST. * 13 Todos os processos se encontram na subpasta “Minutar EDâ€. * 14 Inexistem processos nas demais subpastas tangentes ao cumprimento de Cartas Precatórias, mandados e “Praçaâ€. |
Fase de Liquidação:
Tarefa |
Quantidade |
Data |
Processo |
Aguardando apreciação pela instância superior |
1 |
17/05/2017 |
0000172-03.2015.5.06.0008 |
Aguardando laudo pericial |
8 |
28/08/2017 |
0001427-93.2015.5.06.0008 |
Aguardando término dos prazos |
5 |
02/10/2017 |
0001450-73.2014.5.06.0008 |
Analisar Decisão - Liq |
1 |
30/10/2017 |
0001504-39.2014.5.06.0008 |
Análise de Liquidação |
2 |
16/10/2017 |
0000559-47.2017.5.06.0008 |
Controle de Sobrestamento-Suspensão |
1 |
01/03/2016 |
0001498-95.2015.5.06.0008*¹ |
Iniciar Liquidação |
1 |
30/10/2017 |
0000960-51.2014.5.06.0008 |
Prazos vencidos |
1 |
28/10/2017 |
0000088-36.2014.5.06.0008 |
Preparar comunicação |
12 |
20/10/2017 |
0001049-74.2014.5.06.0008*² |
(Subpasta) Notificação (Perito) |
4 |
20/10/2017 |
0001049-74.2014.5.06.0008 |
(Subpasta) Notificações diversas |
8 |
21/10/2017 |
0001615-52.2016.5.06.0008 |
OBSERVAÇÕES | |||
*¹ Processo sobrestado até o trânsito em julgado da ação principal (n.º 0000565-59.2014.5.06.0008). *² Inexistem processos nas subpastas “ Expedir Carta Precatória â€, “ Expedir Carta de Arrematação â€, “ Mandado de Entrega â€, “ Mandado de Seqüestro â€, “ Not. Decisão †e “ Praça â€. |
6.2. DADOS APURADOS EM 3/11/2017 :
Fase de Execução:
Tarefa |
Quantidade |
Data |
Processo |
Aguardando apreciação pela instância superior |
23 |
26/10/2016 |
|
Aguardando comprovantes bancários |
01 |
17/10/2017 |
|
Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos |
28 |
17/04/2017 |
|
Aguardando leilão ou praça |
10 |
02/10/2017 |
|
Aguardando término dos prazos |
187 |
08/02/2017 |
|
Analisar Decisão - Exec |
03 |
03/11/2017 |
|
Analisar Despacho - Exec |
10 |
31/10/2017 |
|
Análise de Execução |
159 |
15/12/2016 |
|
(Subpasta) Alvará de transferência - A enviar |
08 |
28/09/2017 |
|
(Subpasta) Contadoria - Pares |
01 |
29/10/2017 |
|
(Subpasta) OfÃcio via e-mail |
09 |
18/10/2017 |
|
BacenJud |
07 |
30/10/2017 |
|
Cartório de registro de imóveis |
18 |
21/09/2017 |
|
Concluso ao magistrado - Exec |
122 |
23/10/2017 |
|
Cumprimento de providências* 6 |
39 |
20/10/2016 |
|
(Subpasta) Bacen |
03 |
27/10/2017 |
|
(Subpasta) Jucepe |
04 |
23/10/2017 |
|
(Subpasta) Serpro |
02 |
29/10/2017 |
|
Encaminhar Carta |
01 |
30/10/2017 |
|
Expedir RPV-Precatório |
01 |
30/10/2017 |
|
Imprimir Correspondência |
01 |
27/10/2017 |
|
Incluir no BNDT |
02 |
22/08/2017 |
|
InfoJud |
06 |
19/10/2017 |
|
Intimações automáticas com pendências - Exec |
02 |
24/10/2017 |
|
Minutar Decisão - Exec |
01 |
12/06/2017 |
|
Minutar Despacho - Exec |
03 |
03/10/2017 |
|
Minutar expediente da secretaria |
49 |
17/10/2017 |
|
Minutar sentença - Exec |
17 |
22/09/2017 |
|
Prazos vencidos |
29 |
27/10/2017 |
|
Preparar comunicação |
22 |
30/10/2017 |
|
Publicar DJe - Exec |
01 |
31/10/2017 |
|
Registrar obrigações de pagar |
03 |
23/10/2017 |
|
Registrar parcelas ou despesas processuais - Acordo |
06 |
30/10/2017 |
|
Remeter ao 2o grau - registrar pagamentos |
01 |
31/10/2017 |
|
RenaJud |
01 |
31/10/2017 |
|
SerasaJud |
07 |
13/09/2017 |
|
OBSERVAÇÕES | |||
*¹ Acordo homologado em 11/4/2017 com sexta e ultima parcela vencida desde 11/9/2017. Custas dispensadas e recolhimento previdenciário para comprovação em 15 (quinze) dias. *² Despacho à hasta pública, com leilões designados para os dias 27/11/2017 e 11/12/2017, conforme edital de Id. 3e1f706. *³ Certidão nos autos em 23/8/2017 de s olicitação de informações sobre o cumprimento da CPE 0000141-33.2017.5.05.0010. * 4 Execução Provisória na subpasta “Prazo†aguardando o trânsito em julgado dos autos principais (RT 0010332-58.2013.5.06.0008). * 5 Processos sem conclusão nominal a magistrado. * 6 Inexistem processos nas subpastas “CCS†, “Praças marcadasâ€, “Renajud†e “Serasajudâ€. * 7 Carta precatória na subpasta “ Marcar praças â€- onde existem 02 (dois) processos - e com despacho à hasta pública na data indicada. * 8 Despacho para realização do convênio, relativo à s custas e recolhimentos previdenciários, já comprovados desde 31/10/2017. |
7. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS FÃSICOS EM 9/11/2017
NATUREZA |
QUANTIDADE |
DATA MAIS ANTIGA |
PROCESSO | |
Cargas |
Advogados |
7 |
28/3/2017 |
0267900-83.1992.5.06.0008 |
Perito |
4 |
18/9/2017 |
0001057-90.2010.5.06.0008 | |
Terceiros |
9 |
22/8/2017 |
0161400-94.2009.5.06.0008 | |
Petições a juntar aos autos |
- |
- |
- | |
Processos conclusos para despacho |
37 |
20/9/2017 |
0001618-46.2012.5.06.0008 | |
Consultas convênios a realizar (BACEN/JUCEPE/INFOJUD/DETRAN) |
- |
- |
- | |
Praças a marcar |
3 |
18/8/2017 |
9939600-62.2002.5.06.0008 | |
Processos no setor de cálculos |
- |
- |
- | |
Processos para serem remetidos ao TRT |
- |
- |
- |
*Em relação às certidões/diligências, a mais antiga data de 26/5/2016 (processo n.º 0001180-88.2010.5.06.0008).
*No tocante aos alvarás, o mais antigo data de 13/1/2017 (processo n.º 00128600-13.2009.5.06.0008),
*No pertinente aos ofÃcios e mandados, não existem pendências.
*No que diz respeito às praças a realizar, o despacho mais antigo data de 17/11/2015 (proc. n.º 0000760-15.2012.5.06.0008), com leilões designados para 27/11/2017 e 11/12/2017.
*Em relação às notificações, a mais antiga data 8/11/2017 (processo n.º 0001575-80.2010.5.06.0008).
*Quanto aos processos digitalizados (CLE), verificou-se a conversão de 149 (cento e quarenta e nove) feitos, sendo 46 (quarenta e seis) em 2015, e 103 (cento e três) em 2016.
Fonte: Informações colhidas na Secretaria da Vara do Trabalho e no SIAJ.
8. METAS FIXADAS PELO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA:
Em conformidade com os dados fornecidos pelo Núcleo de EstatÃstica e Pesquisa do Egrégio Regional, eis os resultados das Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ para o ano de 2016 :
Meta 1 CNJ - 2016 : – Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuÃdos no ano corrente.
Unidades Judiciárias |
Recebidos |
Resolvidos |
Resultado |
8.ª VT do Recife |
1.666 |
1.868 |
112,12% |
Total da 6ª Região |
107.816 |
111.793 |
103,69% |
Meta 2 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, pelo menos, 90% dos processos distribuÃdos até 31/12/2014.
Unidade Judiciária |
DistribuÃdos em 2014 |
DistribuÃdos em 2014 e julgados até 31/12/16 |
Pendentes de julga- mento até 31/12/16 |
Resultado |
8.ª VT do Recife |
1.106 |
1.106 |
0 |
111% |
Total da 6ª Região |
62.261 |
59.947 |
2.314 |
107% |
Meta 3 CNJ - 2016 : – Aumentar o Ãndice de conciliação na fase de conhecimento, em relação à média do biênio 2013/2014, em 2 pontos percentuais.
Unidade Judiciária |
Solucionados |
Conciliados |
Média biênio (2013/2014) |
Resultado |
8.ª VT do Recife |
1.868 |
552 |
31,08% |
29,55% |
Total da 6ª Região |
111.793 |
44.400 |
40,83% |
39,72 % |
Meta 4 CNJ - 2016 : – Dar prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, não se destinando portanto à esta Justiça Especializada.
Meta 5 CNJ - 2016 : – B aixar em 2016, quantidade maior de processos de execução do que o total de casos novos de execução no ano corrente.
Unidade Judiciária |
Casos novos de execução |
Baixados |
Entraram na meta |
SaÃram da meta |
Resultado |
8.ª VT do Recife |
633 |
742 |
0 |
0 |
117,41% |
Total da 6ª Região |
38.526 |
37.091 |
0 |
0 |
96,50% |
Meta 6 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, as ações coletivas distribuÃdas, até 31.12.2013 no 1.º grau e até 31.12.2014, no 2.º grau.
A 8.ª Vara do Trabalho do Recife não conta com ação coletiva ainda em tramitação em 31/12/2016, de acordo com o Relatório fornecido pelo Setor de EstatÃstia deste Tribunal.
Meta 7 CNJ - 2016 : – Identificar e reduzir em 2% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior.
Unidade Judiciária |
Pendentes em 31/12/15 |
Quantidades de Processos dos dez maiores litigantes distribuÃdos na instância no mês de referência |
Quantidades de Processos dos dez maiores litigantes julgados na ins- tância no mês de referência |
Pendentes em 31/12/16 |
Resultado |
8.ª VT do Recife |
215 |
148 |
203 |
160 |
131,69% |
Total da 6ª Região |
8.284 |
7.949 |
9.373 |
6.860 |
118,34% |
O Conselho Nacional de Justiça divulgou no final do 10.º Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em BrasÃlia, as metas nacionais para 2017, quais sejam:
Meta 1 - Os tribunais mantiveram o compromisso de julgar, ao longo de 2017, mais processos do que os novos que chegarem aos tribunais (Meta 1). Assim como em 2016, o compromisso deverá ser cumprido por tribunais de todos os segmentos de Justiça.
Meta 2 - O compromisso com o julgamento dos processos mais antigos, alvo da Meta 2, foi renovado para 2017 e deverá ser cumprido por tribunais de todos os ramos do Judiciário. O detalhamento desta e das outras metas definidas, com percentuais e perÃodos de distribuição dos processos que deverão ser julgados, estarão num glossário que será divulgado futuramente pelo CNJ.
Meta 3 - A Justiça Federal e a Justiça do Trabalho também renovaram o compromisso com a Meta 3, que busca aumentar o número de casos solucionados por meio da conciliação, em relação a perÃodos anteriores.Â
Meta 4 - Fixada pela primeira vez em 2013, a Meta 4, que dá prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, deverá ser cumprida novamente em 2017 pela Justiça Estadual, pela Justiça Federal, pela Justiça Militar da União e dos Estados e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).Â
Meta 5 - Impulso aos processos de execução, que será perseguida no ano que vem pelos tribunais da Justiça Estadual, Federal e do Trabalho.
Meta 6 - P rioriza o julgamento de ações coletivas, que impactam na vida de um grupo maior de pessoas.Â
Meta 7 – Prioriza o julgamento de processos dos maiores litigantes e dos recursos repetitivos, tem por objetivo enfrentar demandas de massa que chegam ao Judiciário.
Meta 8 – Destinada a ações de fortalecimento da rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres, uma das prioridades da atual gestão do CNJ.
9. ITENS DE EXAME E REGISTRO OBRIGATÓRIOS (Art. 26 da Consolidação dos Provimentos da CGJT):
Com base nos autos e sistemas analisados, verificou-se que o JuÃzo:
- registra no sistema informatizado os atos processuais relevantes;
- tem deixado de emitir, atualmente, de forma explÃcita e circunstanciada, pronunciamento acerca da admissibilidade dos recursos, haja vista que não especifica as folhas ou ID onde se encontram os documentos relativos aos requisitos legais, a exemplo do constatado nos processos n.ºs 0000006-34.2016.5.06.0008, 0000192-57.2016.5.06.0008 e 0000632-19.2017.5.06.0008;
- ordena, de ofÃcio , a imediata liberação do depósito recursal, nos casos em que, após a liquidação, seja apurado crédito de valor inequivocamente superior ao depositado, como verificado nos processos n.ºs 0010366-33.2013.5.06.0008 e 0001056-66.2014.5.06.0008;
- exaure as iniciativas do juÃzo para tornar exitosa a execução, observando o estabelecido no artigo 88 da Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral no tocante aos requisitos para a emissão da Certidão de Crédito Trabalhista, conforme visto nos processos n.ºs 0000652-49.2013.5.06.0008 e 0110800-69.2009.5.06.0008; porém não emite a Certidão de Arquivamento Provisório, prevista no art. 77 da referida norma;
- faz uso regular das ferramentas eletrônicas: Bacenjud, Detran, Renajud, Jucepe, Infojud e Serpro, consoante observado nos processos n.ºs. 0001701-57.2015.5.06.0008, 0000787-56.2016.5.06.0008, 0000780-64.2016.5.06.0008, 0000718-58.2015.5.06.0008, 0001776-62.2016.5.06.0008, 0000234-72.2017.5.06.0008, 0000219-06.2017.5.06.0008, 0001245-10.2015.5.06.0008, 0000200-34.2016.5.06.0008. De acordo com o Relatório sobre Ordens Judiciais, foram realizados, no perÃodo de janeiro de 2016 a outubro de 2017, 2.410 (dois mil, quatrocentos e dez) bloqueios, 1.706 (um mil, setecentos e seis) desbloqueios e 669 (seiscentos e sessenta e nove) transferências. No mês de outubro de 2017, constavam 100 (cem) bloqueios pendentes de providência;
- determina a citação dos sócios, nos casos de desconsideração da personalidade jurÃdica da empresa executada, com a devida inclusão dos seus nomes no sistema, no polo passivo da demanda, conforme visto nos processos n.ºs 0001699-24.2014.5.06.0008, 0000649-75.2014.5.06.0003 e 0001003-85.2014.5.06.0008; e
- inclui, em pauta, eventualmente, processos para tentativa de conciliação, na fase de execução, e, ainda, na Semana Nacional ou Regional de Conciliação.
Quanto aos demais aspectos (assiduidade dos magistrados, pauta de audiências e principais prazos) encontram-se registrados nos itens 4 e 5.
10. OBSERVAÇÕES/PENDÊNCIAS REFERENTES À SECRETARIA:
- Na análise, por amostragem, nas carteiras que integram a Secretaria da Vara, verificou-se satisfatória organização e cumprimento das normas procedimentais a serem seguidas pelas unidades judiciárias de primeira instância, cabendo, entretanto, maior controle em relação à carga dos autos, expedição de alvará (pendência desde 13/1/2017) e de certidão (pendência desde 26/5/2016). Quanto aos processos digitais, constatou-se, conforme quadros do item 6 elaborados nos dias 30/10/2017 e 3/11/2017, bom controle da tramitação dos feitos, inclusive em relação à ferramenta “agrupadoresâ€. Na inspeção realizada pelo juÃzo de primeiro grau, no perÃodo de 9 a 13 de janeiro de 2017, registraram-se dentre outros dados: a) 850 (oitocentos e cinquenta) processos na fase de execução; b) 50 (cinquenta) processos com execução suspensa; c) 471 (quatrocentos e setenta e um) processos em execução não incluÃdos no BNDT; d) 2 (dois) processos no setor de cálculos; e) 5 (cinco) processos com carga vencida; f) 431 (quatrocentos e trinta e um) processos aguardando cumprimento de acordo; e g) 252 (duzentos e cinquenta e dois) processos sem tramitação há mais de 60 (sessenta) dias;
- Existem 41 (quarenta e um) CTPS’s sob custódia da Secretaria da Vara, e, deste total, 21 (vinte e uma) dizem respeito a processos arquivados ou em via de arquivamento (0000871-91.2015.5.06.0008, 0000260-07.2016.5.06.0008, 0027200-29.2004.5.06.0008, 0000309-19.2014.5.06.0008, 0000310-43.2010.5.06.0008, 0000325-02.2016.5.06.0008, 0000446-06.2011.5.06.0008, 0047900-12.1993.5.06.0008, 0058600-22.2008.5.06.0008, 0061700-19.2007.5.06.0008, 0062100-96.2008.5.06.0008, 0000639-16.2014.5.06.0008, 0000660-26.2013.5.06.0008, 0068700-36.2008.5.06.0008, 0000742-86.2015.5.06.0008, 0100800-10.2009.5.06.0008, 0001059-84.2015.5.06.0008, 0001063-24.2015.5.06.0008, 0118600-85.2008.5.06.0008, 0151500-34.2002.5.06.0008, e 0001524-98.2012.5.06.0008). Indagado acerca das medidas adotadas para a diminuição desse passivo, o Diretor de Secretaria esclareceu que procede à notificação postal da parte, e, posteriormente, ao advogado, e, em última instância, por oficial de justiça;
- Os Assistentes de Juiz elaboram minutas de despachos, sentenças de mérito e de soluções de incidentes processuais (como embargos declaratórios, embargos à execução, embargos de terceiros, e exceção de pré-executividade e antecipação de tutela), bem como informações de mandado de segurança;
- O JuÃzo prolata, em sua maioria, sentenças de forma lÃquida, em ambos os ritos, e, após o trânsito em julgado daquelas ilÃquidas, determina-se a liquidação diretamente pela Contadoria da Vara, com dispensa da notificação à s partes para apresentar e/ou contestar cálculos de liquidação, visando a uma maior celeridade processual;
- Em relação aos registros no PJE e no SIAJ, o Diretor de Secretaria esclareceu que já procedeu à s atualizações solicitadas nos OfÃcios Circulares n.º 458/2017 e 507/2017, restando apenas dois embargos de declaração, por problema técnico, porém já solicitou a devida regularização;
- O advogado Heleno Alves de Carvalho, OAB/PE 15.484, solicitou, por e-mail de 8/11/2017, a apreciação da pretensão de desarquivamento dos autos do processo n.º 0052500-66.1999.5.06.0008, e, ainda, compareceu à Secretaria da Vara nesta data para esta finalidade, entretanto o Diretor de Secretaria informou que tal pedido já fora deferido em 26/10/2017;
- No tocante ao lapso temporal anteriormente correicionado, observou-se: a) acréscimo do quantitativo de novas ações em 45 (quarenta e cinco); b) no tocante à produtividade da Vara, verificou-se redução das sentenças prolatadas em 52 (cinquenta e duas), porém foram prolatadas a mais 72 (setenta e duas) decisões de incidentes processuais, e homologadas a mais 211 (duzentas e onze) conciliações; c) redução do prazo médio para julgamento em 5 (cinco) dias; d) redução do prazo médio, no ano de 2016, para realização da audiência inicial, no sumarÃssimo, em 7 (sete) dias, e, no ordinário, em 59 (cinquenta e nove) dias; da instrução, no ordinário, em 2 (dois) dias; e na decisão, no sumarÃssimo, em 2 (dois) dias, e, no ordinário, em 67 (sessenta e sete) dias; contudo houve acréscimo na instrução, no sumarÃssimo, em 18 (dezoito) dias; e) aumento do prazo médio para realização, em outubro de 2017, da audiência inicial, no sumarÃssimo, em 16 (dezesseis) dias, e da instrução em 3 (três) dias, entretanto, houve redução da audiência inicial, no ordinário, em 97 (noventa e sete) dias; f) redução do prazo médio na fase de conhecimento em 42 (quarenta e dois) dias, na liquidação em 8 (oito) dias, e acréscimo na execução em 143 (cento e quarenta e três) dias; g) redução da quantidade de processos na fase de conhecimento em 86 (oitenta e seis), e na liquidação em 7 (sete), porém houve aumento na execução em 135 (cento e trinta e cinco); e h) acréscimo do saldo remanescente em 458 (quatrocentos e cinquenta e oito) processos; e
- Atingimento das Metas 1, 2, 5, 6 e 7 estabelecidas pelo CNJ para o ano de 2016.
11. PEDIDOS DE PROVIDÊNCIAS E RECLAMAÇÕES CORREICIONAIS :
No tocante ao perÃodo de 1.º de janeiro de 2016 até a presente data, houve a formalização, em face desta unidade judiciária, de 2 (duas) reclamações correicionais (0000018-72.2016.5.06.0000, indeferida liminarmente e arquivada em 5/5/2016), e 0000058-54.2016.5.06.0000, indeferida liminarmente e arquivada em 1.º/2/2017); e de 1 (um) pedido de providência (0000033-56.2016.5.06.0000, julgado improcedente e arquivado em 9/6/2017).
12. RECOMENDAÇÕES:
- Prolatarem os magistrados Armando da Cunha Rabelo Neto , Carolina de Oliveira Pedrosa, Roberta Vance Harrop, e Victor Majela Nabuco de Menezes, prioritariamente e no menor espaço de tempo possÃvel, as sentenças com prazo vencido, conforme relações especificadas no item 3.3, devendo, sempre, atentarem ao prescrito no ATO n.º 1/CGJT, de 10 de fevereiro de 2017, haja vista o controle exercido por esta Corregedoria Regional a evitar que decisões não ultrapassem a tolerância admitida pela citada norma. Considerando que esses juÃzes não se encontravam presentes no momento da correição, deverá a Secretaria da Corregedoria Regional encaminhar-lhes comunicação para que tomem ciência;
- Empreender esforços com o objetivo de reduzir os prazos médios de audiências no rito sumarÃssimo, estabelecendo como meta o prazo máximo de 15 (quinze) dias, conforme determina o inciso III do art. 852-B da CLT. Nos processos de rito ordinário, observar “o prazo médio de duração do processo – fase de conhecimento – de até 200 (duzentos) dias, atentando-se ao limite legal para publicação de sentença†– Resolução Administrativa TRT n.º 03/2015, artigo 14, § 2.º (Provimento TRT-CRT n.º 03/2010);
- Fomentar a inclusão de processos de execução na pauta de audiências para tentativa de conciliação, consoante disposto no art. 76, II, da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho: “ promover a realização semanal de audiências de conciliação em processos na fase de execução, independentemente de requerimento das partes, selecionando-se aqueles com maior possibilidade de êxito na composição â€.
- Observar regular e integralmente as normas procedimentais relativas à emissão da Certidão de Arquivamento provisório - vide artigo 77 (Anexo IV) da Consolidação de Provimentos 2016 da CGJT;
- Proceder ao controle de carga dos autos mensalmente até o dia 15 de cada mês subsequente, conforme prevê o art. 57, parágrafo único, do Provimento 02/2013 da Corregedoria Regional, com adoção das providências cabÃveis, de modo a assegurar a sua devolução o mais breve possÃvel ;
- Emitir, de forma explÃcita e circunstanciada, pronunciamento acerca da admissibilidade dos recursos;
- Realizar a verificação periódica, no Sistema BacenJud, quanto à existência de alguma ordem judicial “pendente de providênciaâ€, ou mesmo “não lidaâ€, adotando-se a medida cabÃvel, seja de transferência dos valores bloqueados para contas judiciais (para posterior liberação aos exequentes) ou desbloqueios daquelas importâncias que não interessem à execução – Consolidação de Provimentos da CGJT, Art. 99;
- Perseverar nas diligências no sentido de devolver às partes os documentos de identificação profissional (CTPS), especialmente aqueles que se refiram a processos arquivados ou em vias de arquivamento;
- Enfatizar, entre os usuários (servidores e magistrados) da Vara, a importância da correta inserção de dados no PJE, pois eles são extraÃdos, através das remessas, transformados e gravados, e essas informações alimentam o e-Gestão, gerando os relatórios gerenciais e a estatÃstica oficial da Justiça do Trabalho;
- Realizar a análise periódica da ferramenta “agrupadoresâ€, a fim de evitar a permanência de processos em tarefas já superadas. Os processos devem ser retirados de tal lista assim que realizado o ato respectivo;
- Proceder à “conclusão ao magistradoâ€, especificando o tipo (sentenças, decisões ou despachos), sem necessidade de despacho para tal finalidade, pela importância desse dado para a estatÃstica deste Regional, e, ainda, com a cautela necessária, em face da impossibilidade de cancelamento da “conclusão†em relação à s sentenças, o que enseja, em caso de equÃvoco do servidor, a necessidade de o magistrado proceder à “conversão do julgamento em diligência†para que se possa realizar nova conclusão. Deve, ainda, ser selecionado o magistrado em tempo real, com a devida gravação no sistema, a fim de que seja contabilizado o prazo para prolação da decisão corretamente, e, no caso da sentença, tão logo encerrada a instrução. Em relação à s decisões de antecipação de tutela, também proceder à imediata conclusão com a especificação do magistrado, de modo a possibilitar o controle do prazo e garantir a veracidade dos dados estatÃsticos. No tocante aos embargos de declaração, havendo necessidade de intimar a parte contrária, proceder à conclusão para julgamento tão logo encerrado o prazo, também sem necessidade de despacho, por se tratar de ato ordinário da secretaria. Tratando-se de juiz substituto da reserva técnica, proceder à imediata conclusão no sistema, com informação de tal fato, por e-mail funcional, ao magistrado, inclusive porque possui acesso restrito à unidade na qual atua;
- Efetivar a conclusão para julgamento dos embargos de declaração ao magistrado que se encontrar em exercÃcio na Vara, quando aquele que prolatou a sentença embargada se encontrar afastado por mais de 30 dias, em conformidade com o art. 8.º, § 3.º, do Provimento n.º 03/2015 desta Corregedoria Regional;
- Continuar no cumprimento das diligências determinadas pelo Tribunal, em grau de recurso, em prazo razoável, bem assim proceder ao correto cadastramento das partes quando do envio dos recursos ao Tribunal, inclusive em relação ao recurso ordinário em rito sumarÃssimo, de modo a evitar equÃvoco quando da distribuição da classe processual na segunda instância;
- Registrar, no sistema PJE, o recolhimento das custas, emolumentos, contribuição previdenciária e imposto de renda. Após as orientações sobre a necessidade de tal anotação, o Setor de EstatÃstica do Tribunal constatou acréscimo considerável no registro de tais arrecadações, conforme quadro demonstrativo entre os meses de janeiro a março de 2016 e janeiro a março de 2017, numa variação de 115,94% no tocante à s custas processuais, de 498,05% em relação aos emolumentos, de 71,16% no pertinente à s contribuições previdenciárias, de 32,62% no que diz respeito ao imposto de renda, e de 283,18% quanto à s multas aplicadas pelos órgãos de fiscalização das relações de trabalho; e
- Persistir no estÃmulo, entre os servidores, de práticas de sustentabilidade, racionalização e consumo consciente de materiais e serviços de responsabilidade socioambiental, visando ao uso sustentável dos recursos naturais e dos bens públicos, bem como ao aperfeiçoamento contÃnuo da qualidade do gasto público realizado pelo Tribunal, a teor da Resolução n.º 201 do CNJ de 3/3/2015.
13. BOAS PRÃTICAS RELATADAS PELO JUÃZO:
Noticiou o Diretor de Secretaria que as boas práticas, relacionadas na ata de correição de 2016, continuam sendo desempenhadas nesta unidade judiciária, motivo pelo qual procede à sua renovação:
- Prolação de sentenças de forma lÃquida em ambos os ritos tanto nos processos fÃsicos como eletrônicos;
- Disponibilização de arquivo eletrônico de Infojud, Jucepe, CCS, penhora on-line de imóveis, a fim de evitar repetições de pesquisas nas execuções;
- Comunicação aos peritos por e-mail ou whatsApp (maior celeridade);
- Adoção de pauta concentrada, com dia especÃfico, para sessões de audiências relativas a feitos ajuizados contra um mesmo réu;
- Realização de “Pautão†por tipo de audiência (iniciais, rito sumarÃssimo ou instruções) em um dia especÃfico;
- Consulta on-line de Cartas Precatórias, evitando a expedição de ofÃcios para esclarecimentos sobre o seu andamento;
- Utilização de despacho sequencial na fase de execução;
- Uso da ferramenta SIEL para atualização de endereços; e
- Interação dos servidores, estimulando e valorizando a equipe, com realização de café da manhã, almoços, lanches e comemoração de aniversários.
- Expedição de alvará único;
- U so da ferramenta "google maps" e redes sociais para auxiliar na decisão de deferimento ou indeferimento de contradita de testemunhas nas audiências;
- Existência do "cantinho da conciliação" na unidade, espaço destinado ao fechamento de acordos pelas partes.
14. SOLICITAÇÕES DO JUÃZO:
- Climatizar os Setores de Protocolo e de Acordo e Pagamento, com instalação de condicionador de ar;
- Lotar mais 1 (um) servidor na Secretaria, para totalizar 14 (quatorze);
- Retornar o pagamento das substituições para todas as funções;
- Disponibilizar 1 (um) servente (serviços gerais) para cada duas Varas; e não para cada 4 (quatro), como ocorre atualmente;
- Melhorar o estacionamento dos servidores;
- Fornecer certificado digital aos estagiários;
- Liberar mais sites que possibilitem consultas que elucidem as controvérsias dos processos; e
- Melhorar a acústica da sala de audiências, para minimizar o barulho externo.
A ExcelentÃssima JuÃza Titular registrou voto de agradecimento à magistrada MarÃlia Leal Montenegro Spinelli no perÃodo em que atuou como JuÃza Auxiliar (1.º/9/2015 a 31/7/2017), ressaltando a qualidade, rapidez e eficiência do seu desempenho.
Encerrados os trabalhos, a ExcelentÃssima Desembargadora Eneida Melo Correia de Araújo, no exercÃcio da Corregedoria Regional, agradeceu a fraternal acolhida e a colaboração prestada pela ExcelentÃssima JuÃza Titular e pelos ExcelentÃssimos JuÃzes Substitutos, e pelos servidores da Vara, determinando que, lavrada e assinada, fosse disponibilizada esta ata na página da Corregedoria, no sÃtio deste Regional ( www.trt6.jus.br ), além de publicada, em sua Ãntegra, no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho – DEJT, entregando cópia à Unidade Judiciária sob correição (neste ato), Presidência do Egrégio Regional, ExcelentÃssima JuÃza Substituta MarÃlia Leal Montenegro Spinelli, Secretaria Administrativa, Secretaria de Gestão de Pessoas, e Secretaria de Tecnologia da Informação, para conhecimento e providências pertinentes. Firmam a presente ata a ExcelentÃssima Desembargadora Corregedora Regional em exercÃcio, e a Secretária da Corregedoria Regional.
ENEIDA MELO CORREIA DE ARAÚJO
Desembargadora do TRT da 6.ª Região em exercÃcio da Corregedoria Regional
NOÊMIA MARIA GOMES DE OLIVEIRA
Secretária da Corregedoria Regional
Ata Correição 64 - 2017 de 9/11/2017