ATA DA CORREIÇÃO ORDINÃRIA REALIZADA NA 7.ª VARA DO TRABALHO DO RECIFE, EM 8 DE NOVEMBRO DE 2017.

Aos 8 (oito) dias do mês de novembro de 2017, às 9 (nove) horas, compareceu à sede da 7.ª Vara do Trabalho do Recife, situada na Avenida Mascarenhas de Morais, 4.631 – Fórum Advogado José Barbosa de Araújo, Imbiribeira, Recife/PE, a Excelentíssima Desembargadora do TRT da 6.ª Região, Dr.ª Eneida Melo Correia de Araújo, no exercício da Corregedoria Regional , acompanhada pelos servidores Noêmia Maria Gomes de Oliveira (Secretária da Corregedoria), Vânia Rodrigues de Santana Cunha (Assessora de Gabinete), Rosanna de Freitas Monteiro (Assistente de Gabinete), Henrique Bezerra Valença (Assistente Secretário), e Lívia Galvão Tenório Ribeiro (Assistente de Gabinete), para realizar a Correição Ordinária veiculada no Edital n.º 06/2017, disponibilizado no Diário Eletrônico do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região em 17/7/2017, e considerado publicado em 18/7/2017. Referido edital se encontrava devidamente afixado no átrio da referida unidade, possibilitando sua plena divulgação e visualização pelo público local.

Presentes, nesta ocasião, a Excelentíssima Juíza do Trabalho Substituta Auxiliar, Dra. Cássia Barata de Moraes Santos, a Diretora de Secretaria, Bela. Francisca Diana Barreto Félix, e os demais servidores ali lotados: Maiare Emerenciano Bezerra, Armanda Pereira de Melo Lins, Mariana de Souza Cavalcanti, Maríllia Maria Lima Santos, Tácio Oliveira Paes, Elsen Pontual Sales Filho, Eliana Maria Batista da Rosa, Camila Pereira Lima Barreto de Miranda, Jacinta Merice Belém Andrade, e Wânia de Fátima Almeida, além dos estagiários de Direito Matheus de Souza Ramos e Diego da Silva Nascimento. Ausentes a Excelentíssima Juíza Titular, Dra. Carmen Lúcia Vieira do Nascimento, em face da fruição de férias, bem assim as funcionárias Ana Gabriela Montenegro dos Santos (pela participação em curso sobre a atualização da legislação trabalhista), Carlos Eduardo Gomes Gonçalves (férias), e, ainda, o estagiário Lívio Gustavo de França Morais (férias).

Com base nos dados extraídos do SIAJ, PJe, e-Gestão e Sistema de Pessoal; nas informações consolidadas pela Seção de Estatística; no exame dos procedimentos adotados na Secretaria da Vara e dos processos em tramitação, e, ainda, dos dados colhidos na inspeção judicial realizada no período de 9 a 13 de janeiro de 2017, a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional determinou o registro das informações e recomendações que seguem.

1. MAGISTRADAS:

JUÃZA TITULAR/JUÃZA SUBSTITUTA

PERÃODO DE ATUAÇÃO

Car men Lúcia Vieira do Nascimento (Titular)

Desde 30/3/1994

Cássia Barata de Moraes Santos (Auxiliar)

Desde 27/8/2012

(Portaria TRT-GCR n.º 105/2012)

2. QUADRO ATUAL DE SERVIDORES:

NOME

CARGO

FUNÇÃO

Francisca Diana Barreto Félix

Técnica Judiciária

Diretora de Secretaria

Ana Gabriela Montenegro dos Santos

Técnica Judiciária

Assistente de Juiz

Carlos Eduardo Gomes Gonçalves

Técnico Judiciário

Assistente de Diretor

Maiare Emerenciano Bezerra

Técnica Judiciária

Assistente de Juiz

Armanda Pereira de Melo Lins

Técnica Judiciária

Calculista

Mariana de Souza Cavalcanti

Técnica Judiciária

Calculista

Maríllia Maria Lima Santos

Técnica Judiciária

Secretária de Audiência

Tácio Oliveira Paes

Técnico Judiciário

Secretário de Audiência

Elsen Pontual Sales Filho

Técnico Judiciário

Assistente

Eliana Maria Batista da Rosa

Técnica Judiciária

Assistente

Camila Pereira Lima Barreto de Miranda

Analista Judiciária

-

Jacinta Merice Belém Andrade

Analista Judiciária

-

Wânia de Fátima Almeida

Técnica Judiciária

-

3. Produtividade dos Juízes na Unidade:

3.1. Quantidade de Audiências, Sentenças, Conciliações e Incidentes por Juiz (a):

Atuação dos Magistrados na

7.ª VT do Recife

Audiências*

Sentenças de mérito

Conciliações

Incidentes processuais

Carmen Lucia Vieira do Nascimento

1.512

404

320

380

Cássia Barata de Moraes Santos Arteiro

1.138

351

229

216

Eduardo Henrique Brennand Dornelas Câmara

46

-

44

-

José Augusto Segundo Neto

1

-

-

-

Leandro Fernandez Teixeira

1

-

-

-

Necy Lapenda Pessoa de Albuquerque de Azevedo

-

1

-

-

Patrícia Franco Trajano

18

-

5

-

Tatyana de Siqueira Alves Pereira Rodrigues Rocha

-

4

-

-

Victor Majela Nabuco de Menezes

14

5

3

-

Total

2.730

765

601

596

*Exceto audiências de julgamento.

Fontes: Relatórios extraídos do e-Gestão (Audiências realizadas, Solucionados por magistrado, e Incidentes processuais julgados por magistrado).

Período analisado: 1.º/10/2016 a 30/9/2017.

3.2. Prazo médio (em dias) para julgamento de mérito na unidade, da conclusão até a prolação da sentença (apenas PJe):

Atuação dos Magistrados na 7.ª VT do Recife

Prazo* médio para julgamento de sentenças de mérito

Carmen Lucia Vieira do Nascimento

11

Cássia Barata de Moraes Santos Arteiro

31

Tatyana de Siqueira Alves Pereira Rodrigues Rocha

32

Victor Majela Nabuco de Menezes

9

Prazo médio para julgar na unidade

19

*Apuração leva em conta somente processos eletrônicos e não deduz os períodos de afastamento dos magistrados, tais como férias, licenças, cursos e outros, em face da falta de integração entre os sistemas de pessoal e judicial.

Fontes: Relatório extraído do e-Gestão (Prazos Médios, em dias, da conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado -PJe).

Período analisado: 1.º/10/2016 a 30/9/2017.

3.3. Sentenças de mérito (conhecimento) pendentes de julgamento:

Magistrados com sentenças pendentes na

7.ª VT do Recife

No prazo

Prazo vencido

Total

Carmen Lúcia Vieira do Nascimento

42

-

42

Cássia Barata de Moraes Santos

36

-

36

José Augusto Segundo Neto

-

1

1

Patrícia Franco Trajano

1

-

1

Renata Conceição Nóbrega Santos

-

1

1

Total de sentenças pendentes na Vara

79

2

81

Sentença com prazo vencido sob a responsabilidade do magistrado José Augusto Segundo Neto: 0001181-03.2015.5.06.0007.

Sentença com prazo vencido sob a responsabilidade da magistrada Renata Conceição Nóbrega Santos: 0001491-09.2015.5.06.0007.

Fontes: Dados extraídos de “Relatório de decisões em aberto/proferidas†e PJe, em 8/11/2017, às 12h.

3.4. Incidentes processuais pendentes de julgamento:

Magistrados com Incidentes Processuais pendentes na 7.ª VT do Recife

No prazo

Prazo vencido

Total

Carmen Lúcia Vieira do Nascimento

38

-

38

Cássia Barata de Moraes Santos

12

31

43

-----------------------------------*

7

-

7

Total de incidentes pendentes na Vara

57

31

88

Incidentes com prazo vencido sob a responsabilidade da magistrada Cássia Barata de Moraes Santos: 0000499-14.2016.5.06.0007, 0001367-89.2016.5.06.0007, 0001563-93.2015.5.06.0007, 0001222-33.2016.5.06.0007, 0000646-40.2016.5.06.0007, 0000294-82.2016.5.06.0007, 0001601-42.2014.5.06.0007, 0000738-52.2015.5.06.0007, 0000658-94.2015.5.06.0102, 0000012-97.2014.5.06.0012, 0000182-79.2017.5.06.0007, 0000471-17.2014.5.06.0007, 0000672-72.2015.5.06.0007, 0000638-63.2016.5.06.0007, 0000417-80.2016.5.06.0007, 0001525-47.2016.5.06.0007, 0000862-69.2014.5.06.0007, 0000664-61.2016.5.06.0007, 0000297-08.2014.5.06.0007, 0001649-64.2015.5.06.0007, 0000535-56.2016.5.06.0007, 0000657-92.2016.5.06.0161, 0026900-31.2008.5.06.0007, 0000269-74.2013.5.06.0007, 0006100-26.2001.5.06.0007, 0010109-11.2013.5.06.0007, 0000717-13.2014.5.06.0007, 0001701-94.2014.5.06.0007, 0001311-61.2013.5.06.0007, 0140500-64.2007.5.06.0007 e 0001281-55.2015.5.06.0007.

*Incidentes sem vinculação a magistrado: 0001559-85.2017.5.06.0007, 0001562-40.2017.5.06.0007, 0001565-92.2017.5.06.0007, 0001573-69.2017.5.06.0007, 0001581-46.2017.5.06.0007, 0001582-31.2017.5.06.0007 e 0001583-16.2017.5.06.0007.

Fontes: Dados coletados na Secretaria da Vara e no PJe, em 8/11/2017, às 11h30.

3.5. Produtividade da Vara:

Unidade Judiciária

Quantidades

Prazo médio para julgamento (PJe)

Sentenças de mérito

Incidentes processuais

Conciliações

7.ª VT do Recife

765

596

601

19

Fontes: Relatórios extraídos do e-Gestão: Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado; e Prazos Médios (em dias) da Conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe).

Período analisado: 1.º/10/2016 a 30/09/2017.

3.6. Percentuais de produtividade da juíza titular e da juíza substituta relativos ao período de setembro de 2016 a setembro de 2017:

- Juíza Carmen Lúcia Vieira do Nascimento*

Mês

SET./16

OUT./16

NOV./16

DEZ./16

JAN./17

FEV./17

MARÇO/17

Sentenças

152,17%

123,53%

135,29%

123,08%

144,44%

123,40%

86,25%

Conciliados

78,26%

56,86%

78,43%

33,33%

62,96%

51,06%

60,00%

Mês

ABRIL/17

MAIO/17

JUNHO/17

JULHO/17

AGOSTO/17

SET./17

Sentenças

72,86%

--

251,52%

111,29%

98,75%

113,11%

Conciliados

37,14%

--

42,42%

69,35%

46,25%

47,54%

*A Juíza titular usufruiu férias de 22/8/2016 a 20/9/2016 e de 2 a 31/5/2017, bem assim se afastou para participação de curso/congresso de 17 a 21/10/2016, 16 a 20/1/2017, 30 a 31/3/2017, 17 a 18/8/2017 e 13 a 15/9/2017; e, ainda, por licença médica de 13 a 27/6/2017 e 19 a 26/9/2017.

- Juíza Cássia Barata de Moraes Santos Arteiro*

Mês

SET./16

OUT./16

NOV./16

DEZ./16

JAN./17

FEV./17

MARÇO/17

Sentenças

133,33%

117,14%

111,54%

1.500,00%

150,00%

97,50%

85,00%

Conciliados

41,18%

60,00%

42,31%

350,00%

28,57%

45,00%

35,00%

Mês

ABRIL/17

MAIO/17

JUNHO/17

JULHO/17

AGOSTO/17

SET./17

Sentenças

233,33%

108,97%

124,32%

110,20%

148,78%

66,67%

Conciliados

33,33%

88,46%

59,46%

51,02%

53,66%

20,00%

*A Juíza Substituta usufruiu férias de 17/11/2016 a 16/12/2016, 13/3/2017 a 11/4/2017 e 28/8/2917 a 26/9/2017, e se afastou para participar de curso/congresso em 17/10/2016 e de 16 a 20/1/2017.

4. AUDIÊNCIAS (REALIZADAS E DESIGNADAS):

4.1. Prazos médios, em dias, até a realização das audiências (a partir do ajuizamento):

Unidade Judiciária

Inicial

Instrução

Decisão

Sumaríssimo

Ordinário

Sumaríssimo

Ordinário

Sumaríssimo

Ordinário

7.ª VT do Recife

222

360

281

488

271

466

Fonte: Dados extraídos do e-Gestão (Prazos médios – fase de conhecimento).

Período analisado: 1.º/10/2016 a 30/9/2017.

4.2. Prazos (em dias) para designação de audiências, a contar de 30/10/2017:

Unidade Judiciária

Inicial

Instrução*

Sumaríssimo

Ordinário

2016

2017

2016

2017

2016

2017

7.ª VT do Recife

211

228

473

507

-

-

*Segundo informado pela Diretora de Secretaria, as audiências são unas, com exceção das hipóteses em que há necessidade de realização de perícias, oitiva de testemunhas de outros Estados, e diligências (resposta de ofícios etc.), quando são designadas audiências de instrução.

Fontes: Dados extraídos do PJe e da Ata de Correição realizada em 2016.

4.3. Assiduidade das magistradas:

Consoante informado pela Diretora de Secretaria, as audiências ocorrem das segundas às sextas-feiras, e as magistradas comparecem diariamente à Vara. Em geral, a Juíza Titular, Dra. Carmen Lúcia Vieira do Nascimento, preside as sessões das audiências realizadas nas segundas e terças-feiras; e a Juíza Auxiliar, Dra. Cássia Barata de Moraes Santos Arteiro, nas quintas e sextas-feiras. Nas quartas-feiras, as juízas dividem a pauta. Excepcionalmente, em comum acordo, realizam eventuais ajustes na pauta.

4.4. Quantidade de processos em pauta de audiências por semana (média):

Unidade Judiciária

Dias de audiências por semana

Audiências*

Sumaríssimos

Iniciais e Instruções

Razões Finais

7.ª VT do Recife

5 dias (segundas às sextas-feiras)

13 a 19

21 a 30

13 a 15

*As audiências, em regra, são unas.

Fontes: Informações extraídas do PJe, em 30/10/2017, relativas aos seguintes períodos: 14/8/2017 a 18/8/2017; 11/9/2017 a 15/9/2017; 16/10/2017 a 20/10/2017; e 6/11/2017 a 10/11/2017; e informações prestadas pela Diretora de Secretaria da Vara.

5. MOVIMENTAÇÃO PROCESSUAL:

5.1. Quantidade de ações trabalhistas ajuizadas na unidade - Físicos e PJe:

Unidade Judiciária

2015

2016

2017

(até 29/10/2017)

7.ª VT do Recife

1.702

1.695

1.545

Fontes: Consolidação da Estatística; e-Gestão (Fase de Conhecimento – Casos Novos por Distribuição e Redistribuídos); e PJe.

5.2. Processos remanescentes (congestionamento):

Unidade Judiciária

SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2016

SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2017

Pendentes de julgamento*

Processos demais fases

Total

Pendentes de julgamento*

Processos demais fases

Total

7.ª VT do Recife

56

5.647

5.703

34

6.298

6.332

*Pendentes de julgamento: Processos com instrução encerrada, aguardando prolação de sentença.

Fontes: Consolidação da Estatística, Relatórios Gerenciais, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Processos Pendentes de Solução) e PJe.

5.3. Quantidade de processos em tramitação:

Unidade Judiciária

Processos em tramitação em 25/10/2017

Físicos

PJe

7.ª VT do Recife

1.562

4.465

Fonte: Relatório Gerencial (Processos em tramitação na Vara) e PJe-JT.

5.4. Quantidade de processos nas principais fases processuais (pendentes de solução):

Unidade Judiciária

Conhecimento

(até a prolação da sentença)

Liquidação

Execução

7.ª VT do Recife

2.055

188

1.440

Fonte : e-Gestão.

Período analisado: 1.º/9/2017 a 30/9/2017.

5.5. Prazos médios (em dias) nas principais fases processuais:

Unidade Judiciária

Conhecimento

(até a prolação da sentença)

Liquidação

Execução

7.ª VT do Recife

412

255

1.014

Fonte: e-Gestão.

Período analisado: 1.º/10/2016 a 30/9/2017.

6. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS ELETRÔNICOS EM 26/10/2017:

Agrupadores:

Tarefa

Quantidade

Processos com pagamentos

67

Processos com pedido de segredo de justiça não apreciado

01

Processos com pedido de sigilo nos documentos não apreciado

379

Processos com Petições Avulsas

25

Processos com Habilitações nos Autos Não Lidas

43

Processos com petições não apreciadas

359

Mandados devolvidos pelo Oficial de Justiça

201

Processos aguardando encaminhamento do secretário de audiência (atas assinadas)

05

Fase de Conhecimento:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

Aguardando apreciação pela instância superior

339

06/07/2015

0000641-86.2014.5.06.0007

Aguardando audiência

843

17/10/2016

0001403-68.2015.5.06.0007 *¹

Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos

193

16/05/2016

0000854-58.2015.5.06.0007 *²

Aguardando final do sobrestamento

04

15/08/2017

0001474-36.2016.5.06.0007 *³

Aguardando laudo pericial

05

22/08/2017

0000509-58.2016.5.06.0007 * 4

Aguardando término dos prazos

136

09/08/2017

0001040-81.2015.5.06.0007

Analisar Decisão

12

17/10/2017

0000585-53.2014.5.06.0007

Analisar Despacho

03

25/10/2017

0001485-31.2017.5.06.0007

Analisar dependências

02

18/10/2017

0001325-03.2017.5.06.0008

Analisar expediente da secretaria

01

25/10/2017

0001151-65.2015.5.06.0007

Analisar sentença

13

19/10/2017

0001558-37.2016.5.06.0007

Análise da carta

02

25/10/2017

0000523-08.2017.5.06.0007

Análise do Conhecimento

397

30/11/2016

0001677-32.2015.5.06.0007 * 5

(Subpasta) Certificar Audiência

06

09/09/2017

0000845-62.2016.5.06.0007

(Subpasta) Certificar Trânsito Em Julgado

16

28/08/2017

0000183-64.2017.5.06.0007

(Subpasta) Cálculos (Retificar)

03

29/06/2017

0001130-26.2014.5.06.0007

(Subpasta) Cálculos Atualização

02

26/09/2017

0000190-56.2017.5.06.0007

(Subpasta) Cálculos Liquidação

01

05/10/2017

0000808-98.2017.5.06.0007

(Subpasta) Expedir Alvará

05

18/10/2017

0000194-98.2014.5.06.0007

(Subpasta) Expedir CPN/CPI

04

26/06/2017

0000576-91.2014.5.06.0007

(Subpasta) Expedir Mandado-Exec

07

25/07/2017

0001274-63.2015.5.06.0007

(Subpasta) Expedir Oficio ao INSS

01

01/09/2017

0000893-21.2016.5.06.0007

(Subpasta) Expedir Oficio Geral

05

05/09/2017

0001220-97.2015.5.06.0007

(Subpasta) Notificar AUD 2018-02

40

19/10/2016

0000824-30.2014.5.06.0016

Apreciar dependência

12

31/08/2017

0001215-07.2017.5.06.0007

Concluso ao magistrado* 6

85

02/10/2017

0001373-71.2017.5.06.0101

Designar perícia

16

04/07/2017

0000577-08.2016.5.06.0007

Imprimir Correspondência

02

25/10/2017

0001052-16.2015.5.06.0001

Minutar Decisão

45

08/08/2017

0000499-14.2016.5.06.0007

Minutar Despacho

04

16/08/2017

0001329-77.2016.5.06.0007

Minutar Despacho - Conversão em diligência

01

18/09/2017

0000954-76.2016.5.06.0007

Minutar dependência

02

11/09/2017

0001215-04.2017.5.06.0008

Minutar sentença

86

16/12/2016

0001181-03.2015.5.06.0007

Operações de perícia

01

25/10/2017

0000186-53.2016.5.06.0007 * 7

Prazos vencidos

160

13/09/2017

0001378-21.2016.5.06.0007

Publicar DJE

01

26/10/2017

0001333-51.2015.5.06.0007

Publicar DJe - Con

06

26/10/2017

0001319-96.2017.5.06.0007

Publicar DJe - Conversão em diligência

02

26/10/2017

0000173-88.2015.5.06.0007

Recebimento de instância superior

49

14/09/2017

0000974-38.2014.5.06.0007

Remeter ao 2o Grau

25

11/05/2017

0001109-16.2015.5.06.0007

Remeter ao 2o grau - registrar pagamentos

01

25/10/2017

0001020-90.2015.5.06.0007

Triagem Inicial

642

30/09/2016

0001360-97.2016.5.06.0007

Triagem Inicial - Apreciar urgentes

01

23/10/2017

0001473-17.2017.5.06.0007

Triagem Inicial - Parte com procuradoria

12

27/06/2017

0000872-11.2017.5.06.0007

Triagem Inicial - Parte sem CPF ou CNPJ

29

18/06/2017

0000815-90.2017.5.06.0007

Triagem Inicial - Trabalho infantil ou idoso

01

25/07/2017

0001013-30.2017.5.06.0007

Triagem Inicial - Valor incompatível

02

13/07/2017

0000959-64.2017.5.06.0007

OBSERVAÇÕES

*¹ A udiência inicial realizada em 3/10/2016, com adiamento e designação para 19/12/2017, nos termos da ata de Id. e796df2.

*² Vigésima segunda e última parcela do acordo com vencimento apenas em 15/3/2018.

*³ Decisão (Id. cbd7fe3) para inclusão do feito em pauta.

* 4 Audiência de instrução e julgamento designada para 26/1/2018.

* 5 Encontra-se na subpasta “ Certificarâ€.

* 6 Processos sem conclusão nominal a magistrado.

* 7 Aguardando juntada de laudo pericial, com audiência de instrução e julgamento designada para 5/2/2018.

Fase de Liquidação:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

Aguardando apreciação pela instância superior

01

08/09/2017

0001061-91.2014.5.06.0007

Aguardando término dos prazos

08

19/10/2017

0000319-66.2014.5.06.0007

Análise de Liquidação

107

23/11/2016

0010206-96.2013.5.06.0011 *¹

(Subpasta) Certificar

01

09/09/2017

0000903-65.2016.5.06.0007

(Subpasta) Cálculos - Liquidar

87

02/08/2017

0001028-04.2014.5.06.0007

(Subpasta) Cálculos - Revisão

15

10/08/2017

0001065-94.2015.5.06.0007

(Subpasta) Notificar

01

19/10/2017

0001709-71.2014.5.06.0007

Concluso ao magistrado - Liq*²

62

15/09/2017

0001640-39.2014.5.06.0007

Prazos vencidos

06

12/09/2017

0000456-48.2014.5.06.0007

OBSERVAÇÕES

*¹ Aguardando julgamento de Recurso Ordinário nos autos do processo nº 0010098-79.2013.5.06.0007, conforme despacho de Id. c8754a.

*² Processos sem conclusão nominal a magistrado.

Fase de Execução:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

Aguardando apreciação pela instância superior

02

08/09/2017

0010220-92.2013.5.06.0007

Aguardando audiência - Exec

07

03/10/2017

0000594-49.2013.5.06.0007 *¹

Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos

18

15/09/2016

0136000-18.2008.5.06.0007 *²

Aguardando laudo pericial

01

22/09/2017

0001100-59.2012.5.06.0007 *³

Aguardando leilão ou praça

04

10/06/2014* 4

0010215-70.2013.5.06.0007

Aguardando recebimento de crédito

02

17/05/2017* 5

0000635-16.2013.5.06.0007

Aguardando término dos prazos

256

04/10/2016

0001378-89.2014.5.06.0007 * 6

Analisar Despacho - Exec

01

25/10/2017

0001628-88.2015.5.06.0007

Analisar sentença - Exec

32

24/10/2017

0000067-58.2017.5.06.0007

Análise de Execução* 7

681

03/03/2015

0010101-34.2013.5.06.0007 * 8

(Subpasta) BACEN Fazer

20

24/10/2017

0010061-52.2013.5.06.0007

(Subpasta) Certificar

88

08/08/2016

0001237-70.2014.5.06.0007

(Subpasta) Cálculos Adequação

17

03/08/2017

0000996-33.2013.5.06.0007

(Subpasta) Cálculos Atualizar

13

18/08/2017

0140900-78.2007.5.06.0007

(Subpasta) Cálculos Colher Saldo Deposito/Bloqueio

07

05/07/2016

0115100-14.2008.5.06.0007 * 9

(Subpasta) Cálculos Liquidação

01

10/08/2017

0001148-13.2015.5.06.0007

(Subpasta) Cálculos-Inf Embargos à Execução/Impugnação de Cálculos

16

19/05/2017

0010077-06.2013.5.06.0007

(Subpasta) Expedir Alvará

05

25/10/2017

0062200-69.1999.5.06.0007

(Subpasta) Expedir Alvará de Transferência

04

09/08/2017

0001151-02.2014.5.06.0007

(Subpasta) Expedir CPE

01

28/08/2017

0000413-48.2013.5.06.0007

(Subpasta) Expedir Mandado/Edital de Citação

23

17/10/2017

0000780-04.2015.5.06.0007

(Subpasta) JUCEPE

25

30/07/2017

0084900-87.2009.5.06.0007

(Subpasta) Notificar

32

20/10/2017

0000172-40.2014.5.06.0007

(Subpasta) Oficiar

03

14/07/2017

0000691-15.2014.5.06.0007

(Subpasta) Pesquisa CCS

04

19/01/2016

0000010-50.2011.5.06.0007

(Subpasta) Remeter ao TRT

02

12/09/2017

0000320-51.2014.5.06.0007

(Subpasta) RENAJUD/DETRAN

15

25/10/2017

0010156-82.2013.5.06.0007

Concluso ao magistrado - Exec* 10

137

15/10/2017

0000376-16.2016.5.06.0007

Minutar Decisão - Exec

10

09/05/2017

0026900-31.2008.5.06.0007

Minutar expediente da secretaria

02

22/05/2017

0001560-17.2010.5.06.0007 * 11

Minutar sentença - Exec

12

15/06/2017

0001070-53.2014.5.06.0007

Operações de perícia

01

26/10/2017

0001184-60.2012.5.06.0007

Prazos vencidos

178

18/07/2017

0000680-49.2015.5.06.0007

Preparar comunicação

07

06/09/2017

0001262-49.2015.5.06.0007

Publicar DJe - Exec

15

26/10/2017

0000059-57.2012.5.06.0007

Recebimento de instância superior

01

16/10/2017

0001654-23.2014.5.06.0007

Registrar no BNDT - Exec

01

10/03/2017

0161900-76.2003.5.06.0007

Remeter ao 2o Grau

02

14/06/2017

0001796-95.2012.5.06.0007

OBSERVAÇÕES

*¹ Audiência de conciliação designada para 18/12/2017.

*² Décima quinta e última parcela do acordo com vencimento em 27/12/2017.

*³ Perito notificado para apresentar laudo pericial contábil até 22/11/2017.

* 4 Despacho à hasta pública, sendo as datas de leilão designadas para 6 e 20/11/2017, conforme edital de Id. 9d2dd08, publicado em 5/10/2017.

* 5 Para expedição de alvará, visando à devolução deo bloqueio indevido (Id e670863).

* 6 Carta precatória citatória distribuída à 7ª VT de Natal em 6/10/2016, com última certidão em 24/10/2016.

* 7 Inexistem processos nas subpastas “Marcar Praçaâ€, “Praça Marcada†e “Receita Federalâ€.

* 8 Encontra-se na subpasta “ Expedir CCT†, no qual existem, ao todo, 29 (vinte e nove) processos.

* 9 Processo físico convertido em eletrônico, com pendência de expedição de ofício à CEF (Id. 3b6a348).

* 10 Processos sem conclusão nominal a magistrado.

* 11 Expedido Ofício Requisitório de Precatório de Pequeno Valor.

7. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS FÃSICOS EM 8/11/2017

NATUREZA

QUANTIDADE

DATA MAIS

ANTIGA

PROCESSO

Cargas

Advogados

16

23/11/2015

0000612-75.2010.5.06.0007

Perito

1

27/10/2017

0001319-72.2012.5.06.0007

Terceiros

16

1.º/2/2017

0010019-66.2014.5.06.0007

Petições a juntar aos autos

63

16/5/2017

0115000-25.2009.5.06.0007

Processos conclusos para despacho

148

29/9/2017

0144300-66.2008.5.06.0007

Consultas convênios a realizar (BACEN/JUCEPE/INFOJUD/DETRAN)

16

6/11/017

0033200-72.2009.5.06.0007

Praças a marcar

-

-

-

Processos no setor de cálculos

69

10/8/2017

0001420-12.2012.5.06.0007

Processos para serem remetidos ao TRT

04

3/11/017

0000854-29.2013.5.06.0007

*Em relação às certidões, a mais antiga data de 4/7/2016 (processo n.º 0000939-20.2010.5.06.0007).

* Quanto às diligências, a mais antiga data de 8/3/2016 (processo n.º 0000349-38.2013.5.06.0007).

*No tocante aos alvarás, não existem pendências.

*Quanto aos mandados, o mais antigo data de 30/10/2017 (processo n.º 0000816-17.2013.5.06.0007).

*No pertinente aos ofícios, o mais antigo data de 3/11/2017 (processo n.º 0000503-90.2012.5.06.0007).

*No que diz respeito às praças a realizar, o despacho mais antigo data de 25/4/2017 (processo n.º 000151-35.2012.5.06.0007), com leilões designados para 27/11/2017 e 11/12/2017.

*Em relação às notificações, a mais antiga data 24/10/2017 (processo n.º 0001766-94.2011.5.06.0007).

*Quanto aos processos digitalizados (CLE), verificou-se a conversão de 431 (quatrocentos e trinta e um) feitos, sendo 60 (sessenta) em 2015, e 371 (trezentos e setenta e um) em 2016.

Fonte: Informações colhidas na Secretaria da Vara do Trabalho e no SIAJ.

8. METAS FIXADAS PELO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA:

Em conformidade com os dados fornecidos pelo Núcleo de Estatística e Pesquisa do Egrégio Regional, eis os resultados das Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ para o ano de 2016 :

Meta 1 CNJ - 2016 : – Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuídos no ano corrente.

Unidades Judiciárias

Recebidos

Resolvidos

Resultado

7.ª VT do Recife

1.593

1.445

90,71%

Total da 6ª Região

107.816

111.793

103,69%

Meta 2 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, pelo menos, 90% dos processos distribuídos até 31/12/2014.

Unidade Judiciária

Distribuídos em 2014

Distribuídos em 2014

e julgados até 31/12/16

Pendentes de julga-

mento até 31/12/16

Resultado

7.ª VT do Recife

1.247

1.247

0

111%

Total da 6ª Região

62.261

59.947

2.314

107%

Meta 3 CNJ - 2016 : – Aumentar o índice de conciliação na fase de conhecimento, em relação à média do biênio 2013/2014, em 2 pontos percentuais.

Unidade Judiciária

Solucionados

Conciliados

Média biênio

(2013/2014)

Resultado

7.ª VT do Recife

1.445

433

34,82%

29,97%

Total da 6ª Região

111.793

44.400

40,83%

39,72 %

Meta 4 CNJ - 2016 : – Dar prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, não se destinando portanto à esta Justiça Especializada.

Meta 5 CNJ - 2016 : – B aixar em 2016, quantidade maior de processos de execução do que o total de casos novos de execução no ano corrente.

Unidade

Judiciária

Casos novos

de execução

Baixados

Entraram

na meta

Saíram

da meta

Resultado

7.ª VT do Recife

622

653

0

0

104,98%

Total da 6ª Região

38.526

37.091

0

0

96,50%

Meta 6 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, as ações coletivas distribuídas, até 31.12.2013 no 1.º grau e até 31.12.2014, no 2.º grau.

A 7.ª Vara do Trabalho do Recife não conta com ação coletiva ainda em tramitação em 31/12/2016, de acordo com o Relatório fornecido pelo Setor de Estatístia deste Tribunal.

Meta 7 CNJ - 2016 : – Identificar e reduzir em 2% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior.

Unidade

Judiciária

Pendentes em

31/12/15

Quantidades de

Processos dos dez

maiores litigantes

distribuídos na instância no mês de

referência

Quantidades de

Processos dos dez

maiores litigantes

julgados na ins-

tância no mês de

referência

Pendentes em

31/12/16

Resultado

7.ª VT do Recife

254

143

220

177

140,63%

Total da 6ª Região

8.284

7.949

9.373

6.860

118,34%

O Conselho Nacional de Justiça divulgou no final do 10.º Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, as metas nacionais para 2017, quais sejam:

Meta 1 - Os tribunais mantiveram o compromisso de julgar, ao longo de 2017, mais processos do que os novos que chegarem aos tribunais (Meta 1). Assim como em 2016, o compromisso deverá ser cumprido por tribunais de todos os segmentos de Justiça.

Meta 2 - O compromisso com o julgamento dos processos mais antigos, alvo da Meta 2, foi renovado para 2017 e deverá ser cumprido por tribunais de todos os ramos do Judiciário. O detalhamento desta e das outras metas definidas, com percentuais e períodos de distribuição dos processos que deverão ser julgados, estarão num glossário que será divulgado futuramente pelo CNJ.

Meta 3 - A Justiça Federal e a Justiça do Trabalho também renovaram o compromisso com a Meta 3, que busca aumentar o número de casos solucionados por meio da conciliação, em relação a períodos anteriores. 

Meta 4 - Fixada pela primeira vez em 2013, a Meta 4, que dá prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, deverá ser cumprida novamente em 2017 pela Justiça Estadual, pela Justiça Federal, pela Justiça Militar da União e dos Estados e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). 

Meta 5 - Impulso aos processos de execução, que será perseguida no ano que vem pelos tribunais da Justiça Estadual, Federal e do Trabalho.

Meta 6 - P rioriza o julgamento de ações coletivas, que impactam na vida de um grupo maior de pessoas. 

Meta 7 – Prioriza o julgamento de processos dos maiores litigantes e dos recursos repetitivos, tem por objetivo enfrentar demandas de massa que chegam ao Judiciário.

Meta 8 – Destinada a ações de fortalecimento da rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres, uma das prioridades da atual gestão do CNJ.

9. ITENS DE EXAME E REGISTRO OBRIGATÓRIOS (Art. 26 da Consolidação dos Provimentos da CGJT):

Com base nos autos e sistemas analisados, verificou-se que o Juízo:

- registra no sistema informatizado os atos processuais relevantes;

- não emite, de forma explícita e circunstanciada, pronunciamento acerca da admissibilidade dos recursos, vez que não se especificam as folhas ou ID dos documentos relativos aos pressupostos legais, a exemplo do constatado nos processos n.ºs 0001595-64.2016.5.06.0007, 0001066-79.2015.5.06.0007 e 0000076-54.2016.5.06.0007;

- ordena, de ofício , a imediata liberação do depósito recursal, nos casos em que, após a liquidação, seja apurado crédito de valor inequivocamente superior ao depositado, como verificado nos processos n.ºs 0000651-67.2013.5.06.0007 e 0000889-57.2011.5.06.0007;

- exaure as iniciativas do juízo objetivando tornar exitosa a execução, porém se constatou o cumprimento parcial do procedimento estabelecido pela Corregedoria-Geral, no que diz respeito à juntada das cópias da decisão exequenda e da decisão homologatória da conta de liquidação, relativas à emissão da Certidão de Crédito Trabalhista, em contrariedade ao artigo 88 da Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral, conforme se observa nos processos n.ºs 0001225-27.2012.5.06.0007 e 0000917-88.2012.5.06.0007; e, ainda, não emite a Certidão de Arquivamento Provisório, prevista no art. 77 do referido Provimento.

- faz uso regular das ferramentas eletrônicas: Bacenjud, Detran, Renajud, Jucepe, Infojud e Serpro, consoante observado nos processos n.ºs. 0000100-53.2014.5.06.0007, 0000429-31.2015.5.06.0007, 0010211-33.2013.5.06.0007, 0000334-06.2012.5.06.0007, 0001231-63.2014.5.06.0007, 0086800-76.2007.5.06.0007, 0000241-14.2010.5.06.0007, 0001155-05.2015.5.06.0007. De acordo com o Relatório sobre Ordens Judiciais, foram realizados, no período de janeiro de 2016 a outubro de 2017, 1.245 (um mil, duzentos e quarenta e cinco) bloqueios, 730 (setecentos e trinta) desbloqueios e 566 (quinhentas e sessenta e seis) transferências. No mês de outubro de 2017, constavam 173 (cento e setenta e três) bloqueios pendentes de providência;

- determina a citação dos sócios, nos casos de desconsideração da personalidade jurídica da empresa executada, com a devida inclusão dos seus nomes no sistema, no polo passivo da demanda, conforme visto nos processos n.ºs 0000723-88.2012.5.06.0007, 0079800-45.1995.5.06.0007 e 0000351-37.2015.5.06.0007; e

- inclui, em pauta, eventualmente, processos para tentativa de conciliação, na fase de execução, e, ainda, na Semana Nacional ou Regional de Conciliação.

Quanto aos demais aspectos (assiduidade dos magistrados, pauta de audiências e principais prazos) encontram-se registrados nos itens 4 e 5.

10. OBSERVAÇÕES/PENDÊNCIAS REFERENTES À SECRETARIA:

- Na análise, por amostragem, nas carteiras que integram a Secretaria da Vara, verificou-se satisfatória organização e cumprimento das normas procedimentais a serem seguidas pelas unidades judiciárias de primeira instância, cabendo, entretanto, maior controle em relação à carga dos autos ( pendência desde 23/11/2015 relativo ao processo n.º 0000612-75.2010.5.06.0007 ), juntada de petições (pendência desde 16/5/2017 pertinente ao processo n.º 0115000-25.2009.5.06.0007) , expedição de certidão (pendência desde 4/7/2016 no processo n.º 0000939-20.2010.5.06.0007) , e cumprimento de diligências ( pendência de 8/3/2016 no processo n.º 0000349-38.2013.5.06.0007 ). Quanto aos processos digitais, constatou-se, conforme quadros do item 6 elaborados no dia 26/10/2017, a necessidade de melhor utilização da ferramenta agrupadores ( em face de 379 processos com pedido de sigilo, 359 processos com petições não apreciadas, e 201 mandados devolvidos por oficiais de justiça ), bem assim de maior controle da tramitação dos feitos, de modo a evitar pendências com prazo superior a 60 dias (aguardando o término dos prazos: 0001040-81.2015.5.06.0007, desde 9/8/2017; certificar: 0001677-32.2015.5.06.0007, desde 30/11/2016 e 0001237-70.2014.5.06.0007, desde 8/8/2016; expedir mandado: 0001274-63.2015.5.06.0007, desde 25/7/2017; remeter ao 2.º grau: 0001109-16.2015.5.06.0007, desde 11/5/2017, e 0001796-95.2012.5.06.0007, desde 14/6/2017; expedir ofício: 0000691-15.2014.5.06.0007, desde 14/7/2017; e prazo vencido: 0000680-49.2015.5.06.0007, desde 18/7/2017) . Na inspeção realizada pelo juízo de primeiro grau, no período de 9 a 13 de janeiro de 2017, registraram-se dentre outros dados: a) 1(um) processo fora de pauta, porque sobrestado por força da decisão proferida no Recurso Extraordinário com Agravo 791932; b) 3 (três) processos aguardando cumprimento de acordo; c) redução em 45% dos processos com retorno do TST; d) arquivamento de 184 (cento e oitenta e quatro) processos; e e) 77 (setenta e sete) processos físicos no setor de cálculos. Naquela oportunidade, a Juíza Titular recomendou especial atenção e cuidado na revisão dos prazos vencidos, nos lançamentos de dados no SIAJ e PJE, de forma a evitar inconsistências no e-gestão;

- Existem 81 (oitenta e uma) CTPS’s sob custódia da Secretaria da Vara, e, deste total, apenas 1 (uma) diz respeito a processo arquivado. Indagada acerca das medidas adotadas para a diminuição desse passivo, a Diretora de Secretaria esclareceu que procede à intimação ao advogado para o seu constituinte comparecer à Secretaria a fim de receber a CTPS, e, em caso de falha dessa primeira medida, realiza-se a notificação postal à própria parte, sem prejuízo de, em última instância, ser entregue o dito documento por oficial de justiça;

- Os Assistentes de Juiz elaboram minutas de despachos, sentenças de mérito e de soluções de incidentes processuais (como embargos declaratórios, embargos à execução, embargos de terceiros, e exceção de pré-executividade e antecipação de tutela), bem como informações de mandado de segurança;

- O Juízo prolata, em sua maioria, sentenças de forma líquida e, salvo as determinações de liquidação por artigos ou mediante perito nomeado pelo Juízo, dispensa-se a notificação das partes para apresentar e/ou contestar cálculos de liquidação, visando, desse modo, a uma maior celeridade processual;

- Conforme relatórios fornecidos pela Seção de Gestão Negocial dos Sistemas do PJE e do e-Gestão, vinculada à Secretaria da Presidência deste Tribunal, e pelo Setor de Estatística, há necessidade da Secretaria da Vara proceder a registros no PJE e no SIAJ, de modo a regularizar a estatística da unidade, no tocante aos processos especificados nos Ofícios Circulares n.º 458/2017 e 507/2017. A Corregedoria reconhece que não houve orientação sobre tais procedimentos à época, entretanto, a correção do passivo se impõe, de modo a refletir a realidade da estatística da Vara;

- Em relação ao lapso temporal anteriormente correicionado, observou-se: a) redução do quantitativo de novas ações em 7 (sete); b) acréscimo na produtividade da Vara, vez que prolatadas a mais 147 (cento e quarenta e sete) sentenças, e 124 (cento e vinte e quatro) decisões de incidentes processuais, e homologadas a mais 177 (cento e setenta e sete) conciliações; c) aumento do prazo médio para julgamento em 4 (quatro) dias; d) acréscimo do prazo médio, no ano de 2016, para realização da audiência inicial, no sumaríssimo, em 46 (quarenta e seis) dias, e, no ordinário, em 45 (quarenta e cinco) dias; da instrução, no sumaríssimo, em 64 (sessenta e quatro) dias, e, no ordinário, em 88 (oitenta e oito) dias; e na decisão, no sumaríssimo, em 54 (cinquenta e quatro) dias, e, no ordinário, em 53 (cinquenta e três) dias; e) aumento do prazo médio para realização, em outubro de 2017, da audiência inicial no rito sumaríssimo em 17 (dezessete) dias, e no ordinário em 34 (trinta e quatro) dias; f) acréscimo do prazo médio na fase de conhecimento em 44 (quarenta e quatro) dias, na liquidação em 86 (oitenta e seis) dias, e na execução em 196 (cento e noventa e seis) dias; g) aumento da quantidade de processos na fase de conhecimento em 70 (setenta), na liquidação em 118 (cento e dezoito), e na execução em 202 (duzentos e dois); e h) acréscimo do saldo remanescente em 629 (seiscentos e vinte e nove) processos; e

- Atingimento das Metas 2, 5, 6 e 7 estabelecidas pelo CNJ para o ano de 2016 .

11. PEDIDOS DE PROVIDÊNCIAS E RECLAMAÇÕES CORREICIONAIS :

No tocante ao período de 1.º de janeiro de 2016 até a presente data, houve a formalização, em face desta unidade judiciária, de 1 (uma) reclamação correicional (0000060-24.2016.5.06.0000), indeferida liminarmente e arquivada em 10/2/2017; e de 1 (um) pedido de providência (0000031-71.2016.5.06.0000), julgado improcedente e arquivado em 27/6/2017.

12. RECOMENDAÇÕES:

- Prolatarem os magistrados Cássia Barata de Moraes Santos, José Augusto Segundo Neto e Renata Conceição Nóbrega Santos, prioritariamente e no menor espaço de tempo possível, as sentenças com prazo vencido, conforme relações especificadas nos itens 3.3 e 3.4, devendo, sempre, atentarem ao prescrito no ATO n.º 1/CGJT, de 10 de fevereiro de 2017, haja vista o controle exercido por esta Corregedoria Regional a evitar que decisões não ultrapassem a tolerância admitida pela citada norma. Em relação aos juízes que não se encontravam presentes no momento da correição, deverá a Secretaria da Corregedoria Regional encaminhar-lhes comunicação para que tomem ciência;

- Empreender esforços com o objetivo de reduzir os prazos médios de audiências no rito sumaríssimo, estabelecendo como meta o prazo máximo de 15 (quinze) dias, conforme determina o inciso III do art. 852-B da CLT. Nos processos de rito ordinário, observar “o prazo médio de duração do processo – fase de conhecimento – de até 200 (duzentos) dias, atentando-se ao limite legal para publicação de sentença†– Resolução Administrativa TRT n.º 03/2015, artigo 14, § 2.º (Provimento TRT-CRT n.º 03/2010);

- Fomentar a inclusão de processos de execução na pauta de audiências para tentativa de conciliação, consoante disposto no art. 76, II, da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho: “ promover a realização semanal de audiências de conciliação em processos na fase de execução, independentemente de requerimento das partes, selecionando-se aqueles com maior possibilidade de êxito na composição â€.

- Observar integralmente as normas procedimentais prescritas pela Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho para a fase de execução, no tocante à juntada das cópias da decisão exequenda e da decisão homologatória da conta de liquidação, relativas à Certidão de Crédito Trabalhista, e à emissão de Certidão de Arquivamento Provisório - vide artigos 88 e 77, e Anexos IV e V, todos da Consolidação de Provimentos 2016 da CGJT;

- Realizar a verificação periódica, no Sistema BacenJud, quanto à existência de alguma ordem judicial “pendente de providênciaâ€, ou mesmo “não lidaâ€, adotando-se a medida cabível, seja de transferência dos valores bloqueados para contas judiciais (para posterior liberação aos exequentes) ou desbloqueios daquelas importâncias que não interessem à execução – Consolidação de Provimentos da CGJT, Art. 99;

- Impulsionar os feitos que necessitam de movimentação processual, principalmente aqueles com pendência há mais de 60 dias;

- Proceder ao controle de carga dos autos mensalmente até o dia 15 de cada mês subsequente, conforme prevê o art. 57, parágrafo único, do Provimento 02/2013 da Corregedoria Regional, com adoção das providências cabíveis, de modo a assegurar a sua devolução o mais breve possível, especialmente em relação aos processos n.ºs 0000612-75.2010.5.06.0007 e 0010019-66.2014.5.06.0007;

- Emitir, de forma explícita e circunstanciada, pronunciamento acerca da admissibilidade dos recursos;

- Efetivar revisões periódicas, tanto nas gavetas de guarda dos autos físicos (legado), quanto nas caixas de alocação dos feitos digitais (PJe), buscando o aprimoramento e a eficácia da atividade;

- Enfatizar, entre os usuários (servidores e magistrados) da Vara, a importância da correta inserção de dados no PJE, pois eles são extraídos, através das remessas, transformados e gravados, e essas informações alimentam o e-Gestão, gerando os relatórios gerenciais e a estatística oficial da Justiça do Trabalho;

- Realizar a análise periódica da ferramenta “agrupadoresâ€, a fim de evitar a permanência de processos em tarefas já superadas. Os processos devem ser retirados de tal lista assim que realizado o ato respectivo;

- Proceder à “conclusão ao magistradoâ€, especificando o tipo (sentenças, decisões ou despachos), sem necessidade de despacho para tal finalidade, pela importância desse dado para a estatística deste Regional, e, ainda, com a cautela necessária, em face da impossibilidade de cancelamento da “conclusão†em relação às sentenças, o que enseja, em caso de equívoco do servidor, a necessidade de o magistrado proceder à “conversão do julgamento em diligência†para que se possa realizar nova conclusão. Deve, ainda, ser selecionado o magistrado em tempo real, com a devida gravação no sistema, a fim de que seja contabilizado o prazo para prolação da decisão corretamente, e, no caso da sentença, tão logo encerrada a instrução. Em relação às decisões de antecipação de tutela, também proceder à imediata conclusão com a especificação do magistrado, de modo a possibilitar o controle do prazo e garantir a veracidade dos dados estatísticos. No tocante aos embargos de declaração, havendo necessidade de intimar a parte contrária, proceder à conclusão para julgamento tão logo encerrado o prazo, também sem necessidade de despacho, por se tratar de ato ordinário da secretaria. Tratando-se de juiz substituto da reserva técnica, proceder à imediata conclusão no sistema, com informação de tal fato, por e-mail funcional, ao magistrado, inclusive porque possui acesso restrito à unidade na qual atua;

- Efetivar a conclusão para julgamento dos embargos de declaração ao magistrado que se encontrar em exercício na Vara, quando aquele que prolatou a sentença embargada se encontrar afastado por mais de 30 dias, em conformidade com o art. 8.º, § 3.º, do Provimento n.º 03/2015 desta Corregedoria Regional;

- Continuar no cumprimento das diligências determinadas pelo Tribunal, em grau de recurso, em prazo razoável, bem assim proceder ao correto cadastramento das partes quando do envio dos recursos ao Tribunal, inclusive em relação ao recurso ordinário em rito sumaríssimo, de modo a evitar equívoco quando da distribuição da classe processual na segunda instância;

- Registrar, no sistema PJE, o recolhimento das custas, emolumentos, contribuição previdenciária e imposto de renda. Após as orientações sobre a necessidade de tal anotação, o Setor de Estatística do Tribunal constatou acréscimo considerável no registro de tais arrecadações, conforme quadro demonstrativo entre os meses de janeiro a março de 2016 e janeiro a março de 2017, numa variação de 115,94% no tocante às custas processuais, de 498,05% em relação aos emolumentos, de 71,16% no pertinente às contribuições previdenciárias, de 32,62% no que diz respeito ao imposto de renda, e de 283,18% quanto às multas aplicadas pelos órgãos de fiscalização das relações de trabalho; e

- Persistir no estímulo, entre os servidores, de práticas de sustentabilidade, racionalização e consumo consciente de materiais e serviços de responsabilidade socioambiental, visando ao uso sustentável dos recursos naturais e dos bens públicos, bem como ao aperfeiçoamento contínuo da qualidade do gasto público realizado pelo Tribunal, a teor da Resolução n.º 201 do CNJ de 3/3/2015.

13. BOAS PRÃTICAS RELATADAS PELO JUÃZO:

Noticiou a Diretora de Secretaria que as boas práticas, relacionadas na ata de correição de 2016, continuam sendo desempenhadas nesta unidade judiciária, motivo pelo qual procede à sua renovação:

- Realização, em regra, de audiências unas em qualquer rito processual, concentrando-se toda produção de prova oral e documental na primeira sessão, garantindo-se o amplo contraditório, mediante fixação de prazo para as partes se manifestarem sobre os documentos acostados, quando estes demandam análise mais profícua. Verificando-se a necessidade de perícia, oitiva de testemunhas em outra comarca, ou qualquer outro fato impeditivo da realização da audiência única, designa-se audiência de instrução ou razões finais, conforme o caso;

- Prolação, na grande maioria dos feitos, de sentenças líquidas;

- Utilização de despacho de execução sequenciado, abrangendo todos os atos necessários à satisfação do crédito, bem assim de atos ordinatórios; e

- Adoção de sistema de rodízio no setor de Protocolo, com escala fixa de servidores e regras negociadas, com estabelecimento de tarefas e diretrizes de atendimento ao público, o que vem promovendo maior integração dos servidores às diversas rotinas e organização da Secretaria, bem assim melhor qualidade no atendimento.

Acrescenta, ainda, a realização de treinamentos internos sobre a reforma da legislação trabalhista pela Juíza Titular e pelos assistentes de juízes, pretendendo-se dar continuidade aos treinamentos, de modo a propiciar a melhor capacitação dos servidores.

14. SOLICITAÇÕES DO JUÃZO:

- Providenciar isolamento acústico nas salas de audiência, em face do som externo que atrapalha o bom andamento das sessões, considerando o layout do Fórum José Barbosa de Araújo, e o numeroso público que circula nos corredores do prédio;

- Possibilitar a remessa, a cada três meses, de processos físicos ao Arquivo Geral, diante do pouco espaço disponível e do quantitativo do legado ainda ser numeroso;

- Melhorar o cadastramento das Cartas Precatórias pela Distribuição dos Feitos do Recife, com observação criteriosa dos dados das partes, número do CPF e tudo que se fizer necessário para o cumprimento das ordens; e

- Disponibilizar sala de apoio à amamentação, com lavatório e trocador, onde as jurisdicionadas possam alimentar e cuidar de seus filhos.

Encerrados os trabalhos, a Excelentíssima Desembargadora Eneida Melo Correia de Araújo, no exercício da Corregedoria Regional, agradeceu a fraternal acolhida e a colaboração prestada pela Excelentíssima Juíza Substituta, e pelos servidores da Vara, determinando que, lavrada e assinada, fosse disponibilizada esta ata na página da Corregedoria, no sítio deste Regional ( www.trt6.jus.br ), além de publicada, em sua íntegra, no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho – DEJT, entregando cópia à Unidade Judiciária sob correição (neste ato), Presidência do Egrégio Regional, Secretaria Administrativa e Distribuição dos Feitos do Recife, para conhecimento e providências pertinentes. Firmam apresente ata a Excelentíssima Desembargadora em exercício da Corregedoria Regional, e a Secretária da Corregedoria Regional.

ENEIDA MELO CORREIA DE ARAÚJO

Desembargadora do TRT da 6.ª Região em exercício da Corregedoria Regional

NOÊMIA MARIA GOMES DE OLIVEIRA

Secretária da Corregedoria Regional

Ata Correição 63 - 2017 de 8/11/2017