ATA DA CORREIÇÃO ORDINÃRIA REALIZADA NA 6.ª VARA DO TRABALHO DO RECIFE, EM 7 DE NOVEMBRO DE 2017.

Aos 7 (sete) dias do mês de novembro de 2017, às 9 (oito) horas, compareceu à sede da 6.ª Vara do Trabalho do Recife, situada na Avenida Mascarenhas de Morais, 4.631 – Fórum Advogado José Barbosa de Araújo, Imbiribeira, Recife/PE, a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional do TRT da 6.ª Região, Dr.ª Dione Nunes Furtado da Silva , acompanhada pelos servidores Noêmia Maria Gomes de Oliveira (Secretária da Corregedoria), Vânia Rodrigues de Santana Cunha (Assessora de Gabinete), Rosanna de Freitas Monteiro (Assistente de Gabinete), Henrique Bezerra Valença (Assistente Secretário) e Lívia Galvão Tenório Ribeiro (Assistente de Gabinete), para realizar a Correição Ordinária veiculada no Edital n.º 06/2017, disponibilizado no Diário Eletrônico do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região em 17/7/2017, e considerado publicado em 18/7/2017.

Presentes, nesta ocasião, Excelentíssimo Juiz Titular, Dr. Milton Gouveia da Silva Filho, o Diretor de Secretaria, Bel. Gustavo Bruno de Barros Correa, e os demais servidores ali lotados: Jacy Pinto Averbuch, Maria da Conceição Oliveira da Silva, Paulo César Coutinho, João Batista Nascimento da Rocha, José Maria dos Santos, Renata Sampaio de Alvarenga Mafra, Artur Brito de Sá, Isaac Ferreira da Rocha, Roseane Suelda Liberal Santos, Silvana Cursino Cabral, e Eufrásio da Silva Cavalcanti Filho, além dos estagiários de Direito Arthur Holanda Costa Lins, Maria Clara de Lira Santos, e Wanderson dos Santos Albuquerque. Ausentes, em face da utilização de férias, a Excelentíssima Juíza Substituta Auxiliar, Dra. Vanessa Zacche de Sá, e as funcionárias Cláudia Maria Severino de Araújo e Genivalda Almeida de Oliveira.

Com base nos dados extraídos do SIAJ, PJe, e-Gestão e Sistema de Pessoal; nas informações consolidadas pela Seção de Estatística; no exame dos procedimentos adotados na Secretaria da Vara e dos processos em tramitação, e, ainda, dos dados colhidos na inspeção judicial realizada no período de 9 a 13 de janeiro de 2017, a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional determinou o registro das informações e recomendações que seguem.

1. MAGISTRADOS:

JUIZ TITULAR/JUÃZA SUBSTITUTA

PERÃODO DE ATUAÇÃO

Milton Gouveia da Silva Filho (Titular)

Desde 5/10/1993

Vanessa Zacche de Sá (Auxiliar)

Desde 13/5/2013

(Portaria GCR n.º 61/2013)

2. QUADRO ATUAL DE SERVIDORES:

NOME

CARGO

FUNÇÃO

Gustavo Bruno de Barros Correa

Analista Judiciário

Diretor de Secretaria

Jacy Pinto Averbuch

Analista Judiciário

Assistente de Juiz

Maria da Conceição Oliveira da Silva

Técnica Judiciária

Assistente de Diretor

Paulo César Coutinho

Analista Judiciário

Assistente de Juiz

João Batista Nascimento da Rocha

Técnico Judiciário

Calculista

José Maria dos Santos

Analista Judiciário

Calculista

Cláudia Maria Severino de Araújo

Técnica Judiciária

Secretária de Audiência

Renata Sampaio de Alvarenga Mafra

Analista Judiciária

Secretária de Audiência

Artur Brito de Sá

Analista Judiciário

Assistente

Isaac Ferreira da Rocha

Técnico Judiciário

Assistente

Genivalda Almeida de Oliveira

Técnica Judiciária

-

Roseane Suelda Liberal Santos

Técnica Judiciária

-

Silvana Cursino Cabral

Técnica Judiciária

-

Eufrásio da Silva Cavalcanti Filho

Técnico Judiciário

-

3. Produtividade dos Juízes na Unidade:

3.1. Quantidade de Audiências, Sentenças, Conciliações e Incidentes por Juiz (a):

Atuação dos Magistrados na

6.ª VT do Recife

Audiências*

Sentenças de mérito

Conciliações

Incidentes processuais

Milton Gouveia da Silva Filho

1.001

292

225

350

Vanessa Zacche de Sá

1

-

-

12

Airam Clemente Torres de Araújo

1

-

-

-

Ana Carolina Bulhões Calheiros

-

4

-

1

Armando da Cunha Rabelo Neto

18

2

3

-

Arthur Ferreira Soares

-

1

-

-

Camila Augusta Cabral Vasconcelos

-

1

-

-

Carolina de Oliveira Pedrosa

82

30

14

17

Cássia Barata de Moraes Santos Arteiro

17

-

1

7

Danilo Cavalcanti de Oliveira

336

23

58

51

Débora de Souza Silva Lima

56

11

18

-

Edson Luis Bryk

45

2

9

1

Eduardo Henrique Brennand D. Câmara

128

-

110

-

Evandro Euler Dias

16

-

7

1

Evellyne Ferraz Correia

431

5

75

26

Helio Luiz Fernandes Galvão

-

-

-

-

Hermano de Oliveira Dantas

86

32

17

19

Joaquim Emiliano Fortaleza de Lima

46

8

5

7

José Augusto Segundo Neto

-

28

-

9

Juliana Gabriela Hita Neves

381

87

71

41

Kevia Duarte Muniz

23

4

6

2

Leandro Fernandez Teixeira

15

6

3

-

Levi Pereira de Oliveira

171

-

28

35

Liliane Mendonça de Moraes Souza

-

7

-

-

Lucas de Araújo Cavalcanti

17

1

3

-

Luis Guilherme Silva Robazzi

48

8

17

1

Maria Odete Freire de Araújo

255

70

44

39

Matheus Ribeiro Rezende

-

8

-

1

Necy Lapenda P. de A. de Azevedo

20

3

4

-

Paloma Daniele Borges dos Santos Costa

16

7

4

8

Roberta Vance Harrop

20

1

5

1

Rodrigo de Mello

97

12

25

1

Rodrigo Samico Carneiro

20

3

1

-

Sarah Yolanda Alves de Souza

56

-

13

-

Tatyana de Siqueira A. Pereira R. Rocha

-

14

-

7

Victor Majela Nabuco de Menezes

57

4

17

-

Total

3.460

674

783

637

*Exceto audiências de julgamento.

Fontes: Relatórios extraídos do e-Gestão (Audiências realizadas, Solucionados por magistrado, e Incidentes processuais julgados por magistrado).

Período analisado: 1.º/10/2016 a 30/9/2017.

3.2. Prazo médio (em dias) para julgamento de mérito na unidade, da conclusão até a prolação da sentença (apenas PJe):

Atuação dos Magistrados na 6.ª VT do Recife

Prazo* médio para julgamento de sentenças de mérito

Milton Gouveia da Silva Filho

20

Ana Carolina Bulhões Calheiros

49

Armando da Cunha Rabelo Neto

114

Arthur Ferreira Soares

38

Carolina de Oliveira Pedrosa

104

Danilo Cavalcanti de Oliveira

4

Débora de Souza Silva Lima

42

Edson Luis Bryk

11

Evellyne Ferraz Correia

60

Hermano de Oliveira Dantas

28

Joaquim Emiliano Fortaleza de Lima

82

José Augusto Segundo Neto

221

Juliana Gabriela Hita Neves

59

Kevia Duarte Muniz

38

Leandro Fernandez Teixeira

0

Levi Pereira de Oliveira

0

Liliane Mendonça de Moraes Souza

163

Lucas de Araújo Cavalcanti

0

Luís Guilherme Silva Robazzi

2

Maria Odete Freire de Araújo

25

Matheus Ribeiro Rezende

114

Necy Lapenda Pessoa de Albuquerque de Azevedo

2

Paloma Daniele Borges dos Santos Costa

50

Roberta Vance Harrop

68

Rodrigo de Mello

12

Rodrigo Samico Carneiro

58

Tatyana de Siqueira Alves Pereira Rodrigues Rocha

33

Victor Majela Nabuco de Menezes

3

Prazo médio para julgar na unidade

40

*Apuração leva em conta somente processos eletrônicos e não deduz os períodos de afastamento dos magistrados, tais como férias, licenças, cursos e outros, em face da falta de integração entre os sistemas de pessoal e judicial.

Fonte: Relatório extraído do e-Gestão (Prazos Médios, em dias, da conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado - PJe).

Período analisado: 1.º/10/2016 a 30/9/2017.

3.3. Sentenças de mérito (conhecimento) pendentes de julgamento:

Magistrados com sentenças pendentes na

6.ª VT do Recife

No prazo

Prazo vencido

Total

Hélio Luiz Fernandes Galvão

4

-

4

Vanessa Zachê de Sá

18

-

18

Armando da Cunha Rabelo Neto

-

7

7

Carolina de Oliveira Pedrosa

1

-

1

Cássia Barata de Moraes Santos

1

-

1

Danilo Cavalcanti de Oliveira

6

37

43

Edson Luís Bryk

-

11

11

Evellyne Ferraz Correia

-

63

63

Hermano de Oliveira Dantas

1

-

1

Juliana Gabriela Hita Neves

1

-

1

Levi Pereira de Oliveira

23

33

56

Lucas de Araújo Cavalcanti

-

7

7

Sarah Yolanda Alves de Souza Cruz

15

-

15

Roberta Vance Harrop

6

6

12

Victor Majela Nabuco de Menezes

1

-

1

Total de sentenças pendentes na Vara

77

164

241

Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade do magistrado Armando da Cunha Rabelo Neto: 0000304-66.2015.5.06.0006, 0000330-64.2015.5.06.0006, 0000484-48.2016.5.06.0006, 0001140-05.2016.5.06.0006, 0001726-13.2014.5.06.0006, 0001144-42.2016.5.06.0006 e 0000741-10.2015.5.06.0006.

Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade do magistrado Danilo Cavalcanti de Oliveira: 0001508-14.2016.5.06.0006, 0001521-13.2016.5.06.0006, 0001563-96.2015.5.06.0006, 0000083-15.2017.5.06.0006, 0000246-98.2017.5.06.0004, 0001573-43.2015.5.06.0006, 0001574-28.2015.5.06.0006, 0000092-74.2017.5.06.0006, 0000391-76.2015.5.06.0182, 0000164-61.2017.5.06.0006, 0001395-60.2016.5.06.0006, 0001247-83.2015.5.06.0006, 0001596-86.2015.5.06.0006, 0001593-34.2015.5.06.0006, 0001143-91.2015.5.06.0006, 0001524-36.2014.5.06.0006, 0000499-51.2015.5.06.0006, 0001641-90.2015.5.06.0006, 0001806-40.2015.5.06.0006, 0001124-85.2015.5.06.0006, 0000838-73.2016.5.06.0006, 0001335-24.2015.5.06.0006, 0000256-39.2017.5.06.0006, 0000569-68.2015.5.06.0006, 0000278-68.2015.5.06.0006, 0000771-74.2017.5.06.0006, 0000789-95.2017.5.06.0006, 0001445-57.2014.5.06.0006, 0000545-06.2016.5.06.0006, 0001648-82.2015.5.06.0006, 0000003-65.2016.5.06.0142, 0001409-44.2016.5.06.0006, 0000202-44.2015.5.06.0006, 0001647-97.2015.5.06.0006, 0001723-87.2016.5.06.0006, 0001291-05.2015.5.06.0006 e 0001381-81.2013.5.06.0006.

Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade do magistrado Edson Luís Bryk: 0001756-48.2014.5.06.0006, 0000381-75.2015.5.06.0006, 0001341-31.2015.5.06.0006, 0001604-29.2016.5.06.0006, 0001554-03.2016.5.06.0006, 0000181-34.2016.5.06.0006, 0001515-06.2016.5.06.0006, 0001568-48.2016.5.06.0018, 0001760-11.2016.5.06.0008, 0001605-14.2016.5.06.0006 e 0000169-20.2016.5.06.0006.

Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade da magistrada Evellyne Ferraz Correia: 0000855-15.2016.5.06.0005, 0000669-86.2016.5.06.0006, 0001271-14.2015.5.06.0006, 0000801-80.2015.5.06.0006, 0001201-94.2015.5.06.0006, 0001260-19.2014.5.06.0006, 0001265-07.2015.5.06.0006, 0000900-50.2015.5.06.0006, 0001220-03.2015.5.06.0006, 0001221-85.2015.5.06.0006, 0000858-98.2015.5.06.0006, 0001256-45.2015.5.06.0006, 0001378-24.2016.5.06.0006, 0001481-42.2015.5.06.0143, 0001080-66.2015.5.06.0006, 0001219-18.2015.5.06.0006, 0000327-12.2015.5.06.0006, 0000956-83.2015.5.06.0006, 0001208-07.2016.5.06.0021, 0000365-58.2014.5.06.0006, 0000967-15.2015.5.06.0006, 0001263-37.2015.5.06.0006, 0000608-31.2016.5.06.0006, 0001226-10.2015.5.06.0006, 0001183-73.2015.5.06.0006, 0000996-65.2015.5.06.0006, 0000594-18.2014.5.06.0006, 0000099-66.2017.5.06.0006, 0000830-33.2015.5.06.0006, 0001061-60.2015.5.06.0006, 0001388-05.2015.5.06.0006, 0001059-90.2015.5.06.0006, 0001231-32.2015.5.06.0006, 0001112-37.2016.5.06.0006, 0001232-17.2015.5.06.0006, 0000880-59.2015.5.06.0006, 0001359-18.2016.5.06.0006, 0001077-14.2015.5.06.0006, 0000751-54.2015.5.06.0006, 0001076-29.2015.5.06.0006, 0001082-36.2015.5.06.0006, 0001200-75.2016.5.06.0006, 0001325-43.2016.5.06.0006, 0001119-63.2015.5.06.0006, 0001104-94.2015.5.06.0006, 0001564-47.2016.5.06.0006, 0001001-53.2016.5.06.0006, 0000844-80.2016.5.06.0006, 0000849-05.2016.5.06.0006, 0001675-31.2016.5.06.0006, 0001159-45.2015.5.06.0006, 0001294-78.2016.5.06.0020, 0001161-15.2015.5.06.0006, 0001411-48.2015.5.06.0006, 0001189-80.2015.5.06.0006, 0001613-25.2015.5.06.0006, 0000195-81.2017.5.06.0006, 0001583-87.2015.5.06.0006, 0001302-68.2014.5.06.0006, 0001606-33.2015.5.06.0006, 0000242-74.2016.5.06.0011, 0000733-84.2016.5.06.0010 e 0000377-67.2017.5.06.0006.

Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade do magistrado Levi Pereira de Oliveira: 0000005-55.2016.5.06.0006, 0001753-59.2015.5.06.0006, 0000425-60.2016.5.06.0006, 0001747-52.2015.5.06.0006, 0000895-91.2016.5.06.0006, 0000849-68.2017.5.06.0006, 0001677-98.2016.5.06.0006, 0000695-21.2015.5.06.0006, 0000857-45.2017.5.06.0006, 0000876-51.2017.5.06.0006, 0000892-39.2016.5.06.0006, 0001754-44.2015.5.06.0006, 0000475-52.2017.5.06.0006, 0000719-15.2016.5.06.0006, 0001582-05.2015.5.06.0006, 0001749-22.2015.5.06.0006, 0001751-89.2015.5.06.0006, 0000523-11.2017.5.06.0006, 0000464-23.2017.5.06.0006, 0000576-89.2017.5.06.0006, 0001770-95.2015.5.06.0006, 0000022-91.2016.5.06.0006, 0000428-15.2016.5.06.0006, 0001779-57.2015.5.06.0006, 0001479-32.2014.5.06.0006, 0000413-18.2017.5.06.0101, 0000917-18.2017.5.06.0006, 0000002-03.2016.5.06.0006, 0001781-27.2015.5.06.0006, 0000916-33.2017.5.06.0006, 0000474-67.2017.5.06.0006, 0000472-97.2017.5.06.0006 e 0000689-43.2017.5.06.0006.

Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade do magistrado Lucas de Araújo Cavalcanti: 0001072-89.2015.5.06.0006, 0000237-67.2016.5.06.0006, 0000467-75.2017.5.06.0006, 0000347-32.2017.5.06.0006, 0000341-25.2017.5.06.0006, 0001188-61.2016.5.06.0006 e 0001135-80.2016.5.06.0006.

Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade da magistrada Roberta Vance Harrop: 0000315-95.2015.5.06.0006, 0000754-09.2015.5.06.0006, 0001506-78.2015.5.06.0006, 0000120-42.2017.5.06.0006, 0001597-37.2016.5.06.0006 e 0000567-64.2016.5.06.0006.

Fontes: Dados extraídos de “Relatório de decisões em aberto/proferidasâ€; e PJe, em 7/11/2017, às 9h45.

3.4. Incidentes processuais pendentes de julgamento:

Magistrados com Incidentes Processuais pendentes na 6.ª VT do Recife

No prazo

Prazo vencido

Total

Danilo Cavalcanti de Oliveira

1

-

1

-----------------------------------*

16

-

16

Total de incidentes pendentes na Vara

17

-

17

*Incidentes sem vinculação a magistrado, porém no prazo da Secretária para prática de tal ato: 0001439-85.2016.5.06.0004, 0000676-44.2017.5.06.0006, 0001264-51.2017.5.06.0006, 0010054-63.2013.5.06.0006, 0027500-21.2009.5.06.0006, 0000385-49.2014.5.06.0006, 0001288-21.2013.5.06.0006, 0000689-48.2014.5.06.0006, 0000614-72.2015.5.06.0006, 0000418-39.2014.5.06.0006, 0000349-70.2015.5.06.0006, 0000396-20.2010.5.06.0006, 0001577-80.2015.5.06.0006, 0001269-44.2015.5.06.0006 e 0001375-06.2015.5.06.0006 e 0001607-47.2017.5.06.0006.

Fontes: Dados coletados na Secretaria da Vara e no PJe, em 7/11/2017, às 11h15.

3.5. Produtividade da Vara:

Unidade Judiciária

Quantidades

Prazo médio para julgamento (PJe)

Sentenças de mérito

Incidentes processuais

Conciliações

6.ª VT do Recife

674

637

783

40

Fontes: Relatórios extraídos do e-Gestão: Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado; Prazos Médios, em dias, da Conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado - PJe).

Período analisado: 1.º/10/2016 a 30/9/2017.

3.6. Percentuais de produtividade do juiz titular e da juíza substituta relativos ao período de setembro de 2016 a setembro de 2017:

- Juiz Milton Gouveia da Silva Filho*

Mês

SET./16

OUT./16

NOV./16

DEZ./16

JAN./17

FEV./17

MARÇO/17

Sentenças

93,65%

188,89%

131,25%

--

180,00%

--

166,67%

Conciliados

66,67%

68,89%

103,13%

--

66,67%

--

57,14%

Mês

ABRIL/17

MAIO/17

JUNHO/17

JULHO/17

AGOSTO/17

SET./17

Sentenças

95,65%

150,91%

139,68%

206,25%

--

--

Conciliados

47,83%

109,09%

76,19%

118,75%

--

--

*O Juiz titular usufruiu férias de 13/3/2017 a 11/4/2017, bem assim se afastou para participação de curso/congresso de 17 a 21/10/2016, 16 a 20/1/2017, 19 a 20/4/2017, 25/5/2017, e 13 a 15/9/2017; para compensação de 29 a 30/11/2016, 1.º/12/2016, 2/12/2016, 5 a 7/12/2016, 9/12/2016, 12 a 16/12/2016, 19/12/2016, e 10 a 12/7/2017; e para convocação de 25/1/2017 a 3/3/2017, e de 17/7/2017 a 13/11/2017.

- Juíza Vanessa Zacche de Sá*

Mês

SET./16

OUT./16

NOV./16

DEZ./16

JAN./17

FEV./17

MARÇO/17

Sentenças

300,00%

--

--

--

--

--

--

Conciliados

--

--

--

--

--

--

--

Mês

ABRIL/17

MAIO/17

JUNHO/17

JULHO/17

AGOSTO/17

SET./17

Sentenças

--

--

--

--

--

--

Conciliados

--

--

--

--

--

--

*A Juíza Substituta usufruiu férias de 20/10/2016 a 18/11/2016, e de 11/9/2017 a 10/10/2017, afastando-se, ainda, por licenças médicas, nos períodos de 1.º/8/2016 a 19/10/2016, 21/11/2016 a 19/12/2016, e 14/1/2017 a 10/9/2017.

4. AUDIÊNCIAS (REALIZADAS E DESIGNADAS):

4.1. Prazos médios, em dias, até a realização das audiências (a partir do ajuizamento):

Unidade Judiciária

Inicial

Instrução

Decisão

Sumaríssimo

Ordinário

Sumaríssimo

Ordinário

Sumaríssimo

Ordinário

6.ª VT do Recife

151

173

188

386

175

386

Fonte: Dados extraídos do e-Gestão (Prazos médios – fase de conhecimento).

Período analisado: 1.º/10/2016 a 30/9/2017.

4.2. Prazos (em dias) para designação de audiências, a contar de 30/10/2017:

Unidade Judiciária

Inicial

Instrução

Sumaríssimo

Ordinário

2016

2017

2016

2017

2016

2017

6.ª VT do Recife

181

119

182

148

410

393

Fontes: Informações extraídas do PJe e da Ata de Correição realizada em 2016.

4.3. Assiduidade dos magistrados:

Segundo informações prestadas pelo Diretor de Secretaria, as audiências são realizadas das segundas às quintas-feiras; eventualmente, designado um "pautão" de iniciais às sextas-feiras. O Juiz Titular, Dr. Milton Gouveia da Silva Filho, e o Juiz Substituto designado presidem duas sessões cada um, com revezamento no caso do "pautão" de iniciais.

Conforme observado do Relatório de Frequência, a Juíza Auxiliar Vanessa Zacche de Sá se afastou, por licença médica, no ano de 2016, nos períodos de 20/1/2016 a 3/2/2016 (15 dias), 1.º/8/2016 a 19/10/2016 (80 dias), 21/11/2016 a 31/12/2016 (41 dias), e, no ano de 2017, de 1.º/1/2017 a 10/9/2017 (253 dias), intercaladas apenas por férias, razão pela qual se impõe a observância, quando da solicitação de nova licença, do previsto no inciso V do art. 76 da LOMAN, vez que assim dispõe: “ o magistrado que, por dois anos consecutivos, afastar-se, ao todo, por seis meses ou mais para tratamento de saúde, deverá submeter-se, ao requerer nova licença para igual fim, dentro de dois anos, a exame para verificação de invalidez â€.

4.4. Quantidade de processos em pauta de audiências por semana (média):

Unidade Judiciária

Dias de audiências por semana

Total de audiências

Sumaríssimos

Iniciais

Instruções

Razões Finais

6.ª VT do Recife

5 dias (segundas às sextas-feiras)

14

39

21

8

Fontes: Informações extraídas do PJe, em 30/10/2017, relativas aos seguintes períodos: 14/8/2017 a 18/8/2017; 18/9/2017 a 22/9/2017; 16/10/2017 a 20/10/2017; e 6/11/2017 a 10/11/2017; e informações prestadas pelo Diretor de Secretaria da Vara.

5. MOVIMENTAÇÃO PROCESSUAL:

5.1. Quantidade de ações trabalhistas ajuizadas na unidade - Físicos e PJe:

Unidade Judiciária

2015

2016

2017

(até 29/10/2017)

6.ª VT do Recife

1.676

1.689

1.541

Fontes: Consolidação da Estatística; e-Gestão (Fase de Conhecimento – Casos Novos por Distribuição e Redistribuídos); e PJe.

5.2. Processos remanescentes (congestionamento):

Unidade Judiciária

SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2016

SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2017

Pendentes de julgamento*

Processos demais fases

Total

Pendentes de julgamento*

Processos demais fases

Total

6.ª VT do Recife

115

5.248

5.363

108

6.066

6.174

*Pendentes de julgamento: Processos com instrução encerrada, aguardando prolação de sentença.

Fontes: Consolidação da Estatística, Relatórios Gerenciais, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Processos Pendentes de Solução), e PJe.

5.3. Quantidade de processos em tramitação:

Unidade Judiciária

Processos em tramitação em 24/10/2017

Físicos

PJe

6.ª VT do Recife

1.692

4.432

Fonte: Relatório Gerencial (Processos em tramitação na Vara) e PJe-JT.

5.4. Quantidade de processos nas principais fases processuais (pendentes de solução):

Unidade Judiciária

Conhecimento

(até a prolação da sentença)

Liquidação

Execução

6.ª VT do Recife

1.768

136

1.614

Fonte : e-Gestão.

Período analisado: 1.º/9/2017 a 30/9/2017.

5.5. Prazos médios (em dias) nas principais fases processuais:

Unidade Judiciária

Conhecimento

(até a prolação da sentença)

Liquidação

Execução

6.ª VT do Recife

327

264

656

Fonte: e-Gestão.

Período analisado: 1.º/10/2016 a 30/09/2017.

6. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS ELETRÔNICOS EM 25/10/2017:

Agrupadores:

Tarefa

Quantidade

Processos com pagamentos

74

Processos com pedido de segredo de justiça não apreciado 

01

Processos com pedido de sigilo nos documentos não apreciado

331

Processos com pedido liminar ou de antecipação de tutela não apreciado 

09

Processos com Petições Avulsas

21

Processos com Habilitações nos Autos Não Lidas

482

Processos com petições não apreciadas

302

Mandados devolvidos pelo Oficial de Justiça

148

Processos aguardando encaminhamento do secretário de audiência (atas assinadas)

482

Fase de Conhecimento:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

Aguardando apreciação pela instância superior

289

14/01/2015

0000203-63.2014.5.06.0006

Aguardando audiência

1097

20/08/2015

0000851-09.2015.5.06.0006 *¹

Aguardando audiência - Exec

01

28/06/2017

0000888-65.2017.5.06.0006 *²

Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos

210

12/05/2016

0001151-68.2015.5.06.0006 *³

Aguardando final do sobrestamento

17

14/02/2017

0000003-56.2014.5.06.0006 * 4

Aguardando laudo pericial

06

17/10/2017

0000997-79.2017.5.06.0006 * 5

Aguardando término dos prazos

148

10/01/2017

0000080-65.2014.5.06.0006 * 6

Analisar Decisão

01

24/10/2017

0001712-58.2016.5.06.0006

Analisar Despacho

01

18/10/2017

0001113-85.2017.5.06.0006

Analisar dependências

01

13/10/2017

0001453-29.2017.5.06.0006

Analisar sentença

13

19/10/2017

0001472-69.2016.5.06.0006

Análise das Perícias

02

13/07/2017

0000737-36.2016.5.06.0006 * 7

Análise do Conhecimento* 8

202

14/04/2016

0001328-32.2015.5.06.0006 * 9

(Subpasta) Contadoria - Batista

01

01/08/2017

0000660-61.2015.5.06.0006

(Subpasta) Notificações Pericias

07

23/08/2017

0001150-15.2017.5.06.0006

(Subpasta) Notificações Secretaria

01

14/09/2017

0001315-62.2017.5.06.0006

(Subpasta) Notificações Sentença/Recurso

02

14/09/2017

0001310-40.2017.5.06.0006

(Subpasta) Ofícios

01

18/10/2017

0000396-73.2017.5.06.0006

(Subpasta) Para Expedir Mandado

05

21/08/2017

0000251-51.2016.5.06.0006

Análise do Sobrestamento

14

28/11/2014

0000528-38.2014.5.06.0006 * 10

Apreciar dependência

05

11/10/2017

0001459-36.2017.5.06.0006

Concluso ao magistrado* 11

37

21/08/2017

0001439-85.2016.5.06.0004

Controle de pericia

02

17/05/2017

0001622-50.2016.5.06.0006 * 12

Cumprimento de providências* 13

04

06/07/2017

0010242-56.2013.5.06.0006 * 14

Designar perícia

05

25/08/2017

0000756-08.2017.5.06.0006 * 15

Escolher tipo de arquivamento

01

29/09/2017

0001125-70.2015.5.06.0006

Imprimir Correspondência

08

05/09/2017

0000797-72.2017.5.06.0006

Intimações automáticas com pendências - Con

02

23/10/2017

0000816-49.2015.5.06.0006

Minutar Decisão

01

17/10/2017

0001650-52.2015.5.06.0006

Minutar Despacho

15

14/09/2017

0000928-52.2014.5.06.0006

Minutar Despacho - Conversão em diligência

01

29/06/2017

0001508-31.2015.5.06.0141

Minutar expediente da secretaria* 16

02

06/10/2017

0001404-85.2017.5.06.0006 * 17

Minutar sentença

278

11/03/2017

0000304-66.2015.5.06.0006

Minutar sentença - Exec

01

16/10/2017

0000881-73.2017.5.06.0006

Prazos vencidos

47

18/10/2017

0001160-30.2015.5.06.0006

Preparar comunicação

03

24/10/2017

0001350-90.2015.5.06.0006

Recebimento de instância superior

11

17/10/2017

0001426-51.2014.5.06.0006

Remeter ao 2o grau - registrar pagamentos

78

24/08/2017

0001398-83.2014.5.06.0006

Triagem Inicial

234

12/06/2017

0000786-43.2017.5.06.0006

Triagem Inicial - Apreciar urgentes

09

09/10/2017

0001451-59.2017.5.06.0006

Triagem Inicial - Parte com procuradoria

15

15/08/2017

0001156-22.2017.5.06.0006

Triagem Inicial - Parte sem CPF ou CNPJ

20

25/07/2017

0001045-38.2017.5.06.0006

Triagem Inicial - Trabalho infantil ou idoso

05

22/06/2017

0000858-30.2017.5.06.0006

Triagem Inicial - Valor incompatível

02

30/09/2017

0001403-03.2017.5.06.0006

Trânsito em Julgado

01

29/09/2017

0001240-91.2015.5.06.0006

OBSERVAÇÕES

*¹ Conciliação homologada para quitação em parcela única na data indicada, com comprovação de recolhimentos desde 27/8/2015.

*² Pendência na designação de audiência, nos termos da decisão de Id. d9dfff5.

*³ Conciliação homologada para habilitação do crédito junto ao proc. no. 0192285.53.2015.8.06.001 (Recuperação Judicial).

* 4 Conciliação homologada na data indicada, e com petição para expedição de alvará desde 27/9/2017.

* 5 Designação de audiência para encerramento da instrução e razões finais em 29/1/2018.

* 6 Determinado o início da execução (Id. ab49aef).

* 7 Audiência para prosseguimento da instrução designada para 12/12/2017, e com requisição de honorários periciais desde 13/7/2017.

* 8 Inexistem processos na subpasta “Leilãoâ€.

* 9 Na subpasta “ Certificar Secretariaâ€, onde existem, ao todo, 08 (oito) processos.

* 10 Sobrestado “ em virtude do Recurso Extraordinário com Agravo (ARE) 791932â€.

* 11 Processos sem conclusão nominal a magistrado.

* 12 Audiência de instrução designada para 11/7/2018, com requisição de honorários periciais desde 27/6/2017.

* 13 Inexistem processos na subpasta “BACEN†e naquelas relativas à confecção de alvarás e certidões.

* 14 Resposta ao ofício enviado à 14ª VT do Recife, juntada aos autos conforme certidão de Id. 0b0cb15.

* 15 Audiência de instrução designada para 26/9/2018, com requisição de honorários periciais desde 13/9/2017.

* 16 Inexistem processos na subpasta “Ofícioâ€.

* 17 Encontra-se na subpasta “Alvaráâ€, na qual existem, ao todo, 02 (dois) processos.

Fase de Liquidação:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

Aguardando Cumprimento de Providência - Liq

03

10/02/2017

0010022-58.2013.5.06.0006

Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos

03

31/01/2017

0010014-81.2013.5.06.0006 *¹

Aguardando cálculo - Secretaria

01

30/09/2017

0000303-47.2016.5.06.0006

Aguardando término dos prazos

11

14/09/2017

0000376-53.2015.5.06.0006

Analisar Decisão - Liq

01

18/10/2017

0001147-65.2014.5.06.0006

Analisar Despacho - Liq

02

18/10/2017

0001735-72.2014.5.06.0006

Análise de Liquidação

54

24/08/2017

0000007-93.2014.5.06.0006 *²

(Subpasta) Liquidação Após Trânsito Em Julgado - Batista

04

18/10/2017

0000358-32.2015.5.06.0006

(Subpasta) Liquidação Após Trânsito Em Julgado - Santos

29

06/09/2017

0000711-09.2014.5.06.0006

Concluso ao magistrado - Liq

29

20/06/2017

0001055-87.2014.5.06.0006 *³

Cumprimento de providências

01

29/09/2017

0010351-70.2013.5.06.0006

Designar perícia

28

07/03/2017

0000668-72.2014.5.06.0006 * 4

Intimações automáticas com pendências - Liq

02

19/10/2017

0001086-73.2015.5.06.0006

Minutar expediente da secretaria* 5

01

30/09/2017

0001506-15.2014.5.06.0006 * 6

Prazos vencidos

03

19/10/2017

0001274-03.2014.5.06.0006

Recebimento de instância superior

01

16/10/2017

0001040-84.2015.5.06.0006

OBSERVAÇÕES

*¹ Quinta e última parcela do acordo vencida desde 22/5/2017.

*² Encontra-se na subpasta “Ofícios/Requisição Honoráriosâ€, no qual existem, ao todo, 08 (dois) processos.

*³ Processos sem conclusão nominal a magistrado.

* 4 Laudo contábil juntado aos autos desde 19/10/2017.

* 5 Inexistem processos na subpasta “Ofícioâ€.

* 6 Encontra-se na subpasta “Alvará†.

Fase de Execução:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

Aguardando Cumprimento de Providência - Exec

05

27/09/2016

0001213-11.2015.5.06.0006 *¹

(Subpasta) E-mail/Malote Digital/Ofício

01

14/11/2016

0000149-63.2015.5.06.0006

Aguardando apreciação pela instância superior

05

18/08/2017

0010260-77.2013.5.06.0006

Aguardando audiência - Exec

01

12/09/2017

0001096-49.2017.5.06.0006 *²

Aguardando comprovantes bancários

54

25/07/2017

0000592-14.2015.5.06.0006

Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos

72

11/03/2016

0011512-15.2013.5.06.0201 *³

Aguardando cálculo - Partes

01

24/10/2017

0001130-29.2014.5.06.0006

Aguardando cálculo - Secretaria

07

27/09/2017

0000932-31.2010.5.06.0006

Aguardando final do sobrestamento

03

25/11/2016

0001516-25.2015.5.06.0006 * 4

Aguardando pgto RPV Precatório

01

16/10/2017

0000127-39.2014.5.06.0006

Aguardando término dos prazos

132

16/08/2017

0001314-24.2010.5.06.0006

Analisar Decisão - Exec

02

25/10/2017

0001280-39.2016.5.06.0006

Analisar sentença - Exec

03

24/10/2017

0001237-05.2016.5.06.0006

Análise da carta

15

31/07/2017

0001286-17.2014.5.06.0006

Análise de Execução

390

19/05/2017

0010143-86.2013.5.06.0006 * 5

(Subpasta) Citação

13

21/09/2017

0000415-21.2013.5.06.0006

(Subpasta) CPE Expedir Citação

01

03/10/2017

0001275-80.2017.5.06.0006

(Subpasta) Notificação

02

09/10/2017

0000739-74.2014.5.06.0006

(Subpasta) Penhora

05

08/08/2017

0000246-68.2012.5.06.0006

BacenJud

94

13/06/2017

0001640-08.2015.5.06.0006

CCS

05

03/08/2017

0010289-30.2013.5.06.0006

Cartório de registro de imóveis

03

08/03/2017

0001353-50.2012.5.06.0006 * 6

Concluso ao magistrado - Exec

30

29/09/2017

0000396-20.2010.5.06.0006 * 7

Cumprimento de providências

189

13/02/2017

0001124-22.2014.5.06.0006 * 8

(Subpasta) BNDT

36

18/05/2017

0000725-56.2015.5.06.0006

(Subpasta) CCT

03

05/12/2016

0051700-63.2007.5.06.0006

(Subpasta) Certidão de Habilitação de Crédito

45

14/09/2016

0000387-82.2015.5.06.0006

(Subpasta) E-mail/Malote Digital/Ofício

08

23/02/2017

0001307-56.2015.5.06.0006

Designar perícia

06

09/10/2017

0001348-57.2014.5.06.0006

Escolher tipo de arquivamento

01

13/10/2017

0000704-17.2014.5.06.0006

Expedir RPV-Precatório

03

04/10/2017

0000159-44.2014.5.06.0006

Incluir no BNDT

42

11/05/2017

0000366-77.2013.5.06.0006

InfoJud

56

26/06/2017

0001089-67.2011.5.06.0006

Iniciar Execução

23

07/08/2017

0001503-31.2012.5.06.0006

Minutar Despacho - Exec

34

28/09/2017

0001340-80.2014.5.06.0006

Minutar expediente da secretaria

27

02/12/2016

0052500-43.1997.5.06.0006 * 9

(Subpasta) Alvará

03

06/10/2017

0000453-62.2015.5.06.0006

Prazos vencidos

59

13/10/2017

0000722-38.2014.5.06.0006

Preparar comunicação

01

13/09/2017

0000742-58.2016.5.06.0006

Publicar DJe - Exec

06

24/10/2017

0000238-91.2012.5.06.0006

Recebimento de instância superior

04

17/08/2017

0001665-55.2014.5.06.0006

Registrar obrigações de pagar

04

28/08/2017

0001085-20.2017.5.06.0006

Registrar pagamentos ou despesas processuais

07

25/07/2017

0001344-20.2014.5.06.0006

Registrar parcelas ou despesas processuais - Acordo

03

25/07/2017

0001668-10.2014.5.06.0006

Remeter ao 2o grau - cumprimento de diligência

01

06/10/2017

0010036-42.2013.5.06.0006

Remeter ao 2o grau - registrar pagamentos

02

02/10/2017

0103800-97.2004.5.06.0006

RenaJud

04

11/10/2017

0000463-72.2016.5.06.0006

OBSERVAÇÕES

*¹ Encontra-se na subpasta “Mandadoâ€, no qual existem, ao todo, 04 (quatro) processos.

*² Aguardando designação de audiência, nos termos do despacho de Id. e8c5c8d.

*³ Conciliação homologada para quitação em parcela única, vencida desde 22/03/2016, com recolhimentos comprovados desde 5/4/2016.

* 4 Arquivado provisoriamente por 01 (um) ano, com fulcro no art. 40 da Lei 6.830/80.

* 5 Encontra-se na subpasta “Jucepeâ€.

* 6 Pendente de expedição de ofício (Id. 938b570).

* 7 Sem conclusão nominal a magistrado.

* 8 Encontra-se na subpasta “Bacenâ€, no qual existem, ao todo, 20 (vinte) processos.

* 9 Encontra-se na subpasta “Ofício†no qual existem, ao todo, 24 (vinte e quatro) processos.

7. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS FÃSICOS EM 7/11/2017

NATUREZA

QUANTIDADE

DATA MAIS

ANTIGA

PROCESSO

Cargas

Advogados

15

1.º/2/2017

0000398-87.2010.5.06.0006

Perito

11

24/1/2017

0000092-16.2013.5.06.0006

Terceiros

04

14/9/2017

9011500-31.2002.5.06.0006

Petições a juntar aos autos

40

13/10/2017

0116900-17.2207.5.06.0006

Processos conclusos para despacho

242

5/9/2017

0017600-87.2004.5.06.0006

Consultas convênios a realizar (BACEN/JUCEPE/INFOJUD/DETRAN)

66

27/4/2017

0072400-31.2005.5.06.0006

Praças a marcar

01

21/9/2017

0000036-80.2013.5.06.0006

Processos no setor de cálculos

26

23/8/2017

0026400-36.2006.5.06.0006

Processos para serem remetidos ao TRT

02

30/10/2017

0001431-78.2011.5.06.0006

*Em relação às certidões/diligências, a mais antiga data de 18/5/2015 (processo n.º 0000323-43.2013.5.06.0006).

*No tocante aos alvarás, o mais antigo data de 17/10/2017 (processo n.º 0023700-92.2003.5.06.0006).

*Quanto aos mandados, o mais antigo data de 26/5/2017 (processo n.º 0032400-47.2009.5.06.0006).

*No pertinente aos ofícios, o mais antigo data de 4/8/2017 (processo n.º 0098300-50.2004.5.06.0006).

*No que diz respeito às praças a realizar, não existem pendências.

*Em relação às notificações, a mais antiga data 11/1/2017 (processo n.º 0001508-53.2012.5.06.0006).

*Quanto aos processos digitalizados (CLE), verificou-se a conversão de 323 (trezentos e vinte e três) feitos, sendo 98 (noventa e oito) em 2015, 154 (cento e cinquenta e quatro) em 2016, e 71 (setenta e um) em 2017.

Fonte: Informações colhidas na Secretaria da Vara do Trabalho e no SIAJ.

8. METAS FIXADAS PELO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA:

Em conformidade com os dados fornecidos pelo Núcleo de Estatística e Pesquisa do Egrégio Regional, eis os resultados das Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ para o ano de 2016 :

Meta 1 CNJ - 2016 : – Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuídos no ano corrente.

Unidades Judiciárias

Recebidos

Resolvidos

Resultado

6.ª VT do Recife

1.608

1.680

104,48%

Total da 6ª Região

107.816

111.793

103,69%

Meta 2 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, pelo menos, 90% dos processos distribuídos até 31/12/2014.

Unidade Judiciária

Distribuídos em 2014

Distribuídos em 2014

e julgados até 31/12/16

Pendentes de julga-

mento até 31/12/16

Resultado

6.ª VT do Recife

1.312

1.312

0

111%

Total da 6ª Região

62.261

59.947

2.314

107%

Meta 3 CNJ - 2016 : – Aumentar o índice de conciliação na fase de conhecimento, em relação à média do biênio 2013/2014, em 2 pontos percentuais.

Unidade Judiciária

Solucionados

Conciliados

Média biênio

(2013/2014)

Resultado

6.ª VT do Recife

1.680

603

33,92%

35,89%

Total da 6ª Região

111.793

44.400

40,83%

39,72 %

Meta 4 CNJ - 2016 : – Dar prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, não se destinando portanto à esta Justiça Especializada.

Meta 5 CNJ - 2016 : – B aixar em 2016, quantidade maior de processos de execução do que o total de casos novos de execução no ano corrente.

Unidade

Judiciária

Casos novos

de execução

Baixados

Entraram

na meta

Saíram

da meta

Resultado

6.ª VT do Recife

453

460

0

0

101,55%

Total da 6ª Região

38.526

37.091

0

0

96,50%

Meta 6 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, as ações coletivas distribuídas, até 31.12.2013 no 1.º grau e até 31.12.2014, no 2.º grau.

A 6.ª Vara do Trabalho do Recife não conta com ação coletiva ainda em tramitação em 31/12/2016, de acordo com o Relatório fornecido pelo Setor de Estatístia deste Tribunal.

Meta 7 CNJ - 2016 : – Identificar e reduzir em 2% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior.

Unidade

Judiciária

Pendentes em

31/12/15

Quantidades de

Processos dos dez

maiores litigantes

distribuídos na instância no mês de

referência

Quantidades de

Processos dos dez

maiores litigantes

julgados na ins-

tância no mês de

referência

Pendentes em

31/12/16

Resultado

6.ª VT do Recife

266

175

209

232

112,36%

Total da 6ª Região

8.284

7.949

9.373

6.860

118,34%

O Conselho Nacional de Justiça divulgou no final do 10.º Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, as metas nacionais para 2017, quais sejam:

Meta 1 - Os tribunais mantiveram o compromisso de julgar, ao longo de 2017, mais processos do que os novos que chegarem aos tribunais (Meta 1). Assim como em 2016, o compromisso deverá ser cumprido por tribunais de todos os segmentos de Justiça.

Meta 2 - O compromisso com o julgamento dos processos mais antigos, alvo da Meta 2, foi renovado para 2017 e deverá ser cumprido por tribunais de todos os ramos do Judiciário. O detalhamento desta e das outras metas definidas, com percentuais e períodos de distribuição dos processos que deverão ser julgados, estarão num glossário que será divulgado futuramente pelo CNJ.

Meta 3 - A Justiça Federal e a Justiça do Trabalho também renovaram o compromisso com a Meta 3, que busca aumentar o número de casos solucionados por meio da conciliação, em relação a períodos anteriores. 

Meta 4 - Fixada pela primeira vez em 2013, a Meta 4, que dá prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, deverá ser cumprida novamente em 2017 pela Justiça Estadual, pela Justiça Federal, pela Justiça Militar da União e dos Estados e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). 

Meta 5 - Impulso aos processos de execução, que será perseguida no ano que vem pelos tribunais da Justiça Estadual, Federal e do Trabalho.

Meta 6 - P rioriza o julgamento de ações coletivas, que impactam na vida de um grupo maior de pessoas. 

Meta 7 – Prioriza o julgamento de processos dos maiores litigantes e dos recursos repetitivos, tem por objetivo enfrentar demandas de massa que chegam ao Judiciário.

Meta 8 – Destinada a ações de fortalecimento da rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres, uma das prioridades da atual gestão do CNJ.

9. ITENS DE EXAME E REGISTRO OBRIGATÓRIOS (Art. 26 da Consolidação dos Provimentos da CGJT):

Com base nos autos e sistemas analisados, verificou-se que o Juízo:

- registra no sistema informatizado os atos processuais relevantes;

- tem deixado de emitir, atualmente, de forma explícita e circunstanciada, pronunciamento acerca da admissibilidade dos recursos, vez que não especificadas as folhas onde se encontram as peças ou documentos (ou ID, quando PJe-JT) relativos ao pressupostos legais, a exemplo do constatado nos processos n.ºs 0000866-41.2016.5.06.0006, 0001313-97.2014.5.06.0006 e 0000465-76.2015.5.06.0006;

- ordena, de ofício, a imediata liberação do depósito recursal, nos casos em que, após a liquidação, seja apurado crédito de valor inequivocamente superior ao depositado, conforme processo n.º 0001003-91.2014.5.06.0006;

- exaure as iniciativas do juízo para tornar exitosa a execução, observando os requisitos para a emissão da Certidão de Crédito Trabalhista, nos moldes do artigo 88 da Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral, conforme visto nos processos n.ºs 0000443-23.2012.5.06.0006 e 0027700-09.2001.5.06.0006, porém deixa de emitir a Certidão de Arquivamento Provisório, prevista no art. 77 do referido Provimento;

- faz uso regular das ferramentas eletrônicas: Bacenjud, Detran, Renajud, Jucepe, Infojud e Serpro, consoante observado nos processos n.ºs. 0000972-08.2013.5.06.0006, 0001429-06.2014.5.06.0006, 0000182-53.2015.5.06.0006, 0001640-08.2015.5.06.0006, 0000145-94.2013.5.06.0006, 0001590-45.2016.5.06.0006, 0010142-04.2013.5.06.0006, 0000174-42.2016.5.06.0006 e 0139800-91.2007.5.06.0006. De acordo com o Relatório sobre Ordens Judiciais, foram realizados, no período de janeiro de 2016 a outubro de 2017, 1.315 (um mil e trezentos e quinze) bloqueios, 798 (setecentos e noventa e oito) desbloqueios e 378 (trezentos e setenta e oito) transferências. No mês de outubro de 2017, constavam 181 (cento e oitenta e um) bloqueios pendentes de providência;

- determina a citação dos sócios, nos casos de desconsideração da personalidade jurídica da empresa executada, com a devida inclusão dos seus nomes no sistema, no polo passivo da demanda, conforme visto nos processos n.ºs 0000942-70.2013.5.06.0006, 0000133-80.2013.5.06.0006 e 0000370-51.2012.5.06.0006; e

- inclui, em pauta, eventualmente ou quando solicitado pelas partes, processos para tentativa de conciliação, na fase de execução, e, ainda, na Semana Nacional ou Regional de Conciliação.

Quanto aos demais aspectos (assiduidade dos magistrados, pauta de audiências e principais prazos) encontram-se registrados nos itens 4 e 5.

10. OBSERVAÇÕES/PENDÊNCIAS REFERENTES À SECRETARIA:

- Na análise, por amostragem, nas carteiras que integram a Secretaria da Vara, verificou-se razoável organização e cumprimento das normas procedimentais a serem seguidas pelas unidades judiciárias de primeira instância, cabendo, entretanto, maior controle em relação aos atos de secretaria ( 0000323-43.2013.5.06.0006, aguardando expedição de certidão desde 18/5/2015; 0023700-92.2003.5.06.0006, para expedição de alvará desde 17/10/2017; 0032400-47.2009.5.06.0006, para expedição de mandados desde 26/5/2017; 0098300-50.2004.5.06.0006, a fim de expedir ofício desde 4/8/2017; e 0001508-53.2012.5.06.0006, para expedir notificação desde 11/1/2017). Quanto aos processos digitais, constatou-se, conforme quadros do item 6 elaborados no dia 25/10/2017, a necessidade de melhor utilização da ferramenta agrupadores ( em face de 331 processos com pedido de sigilo, 482 processos com habilitações não lidas, 302 processos com petições não apreciadas, 148 mandados devolvidos pelos oficiais de justiça e 482 processos aguardando encaminhamento do secretário de audiência ), bem assim de maior controle da tramitação dos feitos, de modo a evitar processos em atividades já superadas, como se observou nos processos n.ºs 0000851-09.2015.5.06.0006 (aguardando audiência, apesar de já homologada conciliação e comprovados os recolhimentos desde 27/8/2015); 0000003-56.2014.5.06.0006 (aguardando final de sobrestamento, porém já homologada conciliação); e 0011512-15.2013.5.06.0201 (aguardando cumprimento de acordo desde 11/3/2016, entretanto já comprovado o pagamento em 5/4/2016 ), bem assim a ocorrência de pendências com prazo superior a 60 dias (0000080-65.2014.5.06.0006, aguardando o término dos prazos desde 10/1/2017; 0001328-32.2015.5.06.0006, para certificar desde 14/4/2016; 0000251-51.2016.5.06.0006, a fim de expedir mandado desde 21/8/2017; 0001439-85.2016.5.06.0006, para proceder à conclusão específica ao magistrado desde 21/8/2017; 0001508-31.2015.5.06.0006, a fim de minutar despacho de conversão em diligência desde 29/6/2017; 0052500-43.1997.5.06.0006, aguardando minuta de expediente desde 2/12/2016; 0001665-55.2014.5.06.0006, para recebimento de instância superior desde 17/8/2017; 0001213-11.2015.5.06.0006, aguardando cumprimento de providência desde 27/9/2016; 0001640-08.2015.5.06.0006, para formalizar bloqueio pelo BACEN desde 13/6/2017; e 0001353-50.2012.5.06.0006, para expedir ofício desde 8/3/2017) . Na inspeção realizada pelo juízo de primeiro grau, no período de 9 a 13 de janeiro de 2017, em 1.576 (um mil, quinhentos e setenta e seis) processos, registraram-se dentre outros dados: a) 19 (dezenove) processos fora de pauta; b) 2.090 (dois mil e noventa) processos na fase de execução; c) 159 (cento e cinquenta e nove) processos no setor de cálculos; d) 303 (trezentos e três) processos sem tramitação há mais de 60 dias; e) 5 (cinco) processos com execução suspensa; e f) 9 (nove) processos com carga vencida e notificados, e 7 (sete) sem notificação. Naquela oportunidade, o Juiz Titular, determinou, para aprimoramento da prestação jurisdicional, observância às recomendações da Corregedoria; ajustes de lançamento no SIAJ; impulso dos processos por atos ordinatórios previstos no Provimento CRT 03/2012 e Portaria 01/2013 da 6.ª Vara do Recife; revisão constante das caixas e agrupadores dos processos eletrônicos; e registro dos documentos apartados ou informações relevantes na capa dos autos físicos, ou por meio de alerta nos processos eletrônicos;

- Existem 13 (treze) CTPS’s sob custódia da Secretaria da Vara, e, deste total, nenhuma delas dizem respeito a processos arquivados ou em via de arquivamento. Indagado acerca das medidas adotadas para a diminuição do passivo desses documentos, o Diretor de Secretaria esclareceu que, inicialmente, procede à intimação do advogado para que encaminhe o documento profissional ao seu cliente, e, apenas em caso de falha dessa primeira medida, determina-se a instigação direta da própria parte pela via postal, e, por fim, por meio de oficial de justiça;

- Os Assistentes de Juiz elaboram minutas de despachos, sentenças de mérito e de soluções de incidentes processuais (como embargos declaratórios, embargos à execução, embargos de terceiros, e exceção de pré-executividade e antecipação de tutela), bem como informações de mandado de segurança;

- O Juiz Titular prolata, habitualmente, sentenças de forma líquida, e, após o trânsito em julgado, em relação às sentenças ilíquidas, determina-se a liquidação do feito diretamente pela Contadoria da Vara, dispensando, em regra, a notificação das partes para apresentar e/ou contestar cálculos de liquidação, visando, desse modo, a uma maior celeridade processual;

- Em relação aos registros no PJE e no SIAJ, o Diretor de Secretaria informou que já procedeu aos ajustes solicitados nos processos especificados nos Ofícios Circulares n.º 458/2017 e 507/2017 dessa Corregedoria;

- No tocante ao lapso temporal anteriormente correicionado, observou-se: a) aumento do quantitativo de novas ações em 13 (treze); b) acréscimo na produtividade da Vara, vez que prolatadas a mais 62 (sessenta e duas) sentenças, e 140 (cento e quarenta) decisões de incidentes processuais, e homologadas a mais 260 (duzentas e sessenta) conciliações; c) manutenção do prazo médio para julgamento em 40 (quarenta) dias; d) redução do prazo médio, no ano de 2016, para realização da audiência inicial, no sumaríssimo, em 30 (trinta) dias, e, no ordinário, em 58 (cinquenta e oito) dias; da instrução, no sumaríssimo, em 7 (sete) dias, e, no ordinário, em 34 (trinta e quatro) dias; e na decisão, no sumaríssimo, em 34 (trinta e quatro) dias, e, no ordinário, em 47 (quarenta e sete) dias; e) redução do prazo médio para realização, em outubro de 2017, da audiência inicial no rito sumaríssimo em 62 (sessenta e dois) dias, e no ordinário em 34 (trinta e quatro) dias, e na instrução em 17 (dezessete) dias; f) redução do prazo médio na fase de conhecimento em 35 (trinta e cinco) dias, na liquidação em 139 (cento e trinta e nove) dias, e na execução em 179 (cento e setenta e nove) dias; g) redução na quantidade de processos na fase de conhecimento em 44 (quarenta e quatro), e na liquidação em 108 (cento e oito), porém houve acréscimo na execução em 377 (trezentos e setenta e sete); e h) aumento do saldo remanescente em 811 (oitocentos e onze) processos; e

- Atingimento das Metas 1, 2, 5, 6 e 7 estabelecidas pelo CNJ para o ano de 2016.

11. PEDIDOS DE PROVIDÊNCIAS E RECLAMAÇÕES CORREICIONAIS :

No tocante ao período de 1.º de janeiro de 2016 até a presente data, houve a formalização, em face desta unidade judiciária, de apenas 1 (um) pedido de providência (0000073-86.2017.5.06.0000), objetivando à expedição de alvarás, apreciado e arquivado em 29/3/2017.

12. RECOMENDAÇÕES:

- Prolatarem os magistrados Armando da Cunha Rabelo Neto , Danilo Cavalcanti de Oliveira, Edson Luís Bryk, Evellyne Ferraz Correia, Levi Pereira de Oliveira, Lucas de Araújo Cavalcanti, e Roberta Vance Harrop, prioritariamente e no menor espaço de tempo possível, as sentenças com prazo vencido, conforme relações especificadas no item 3.3, devendo, sempre, atentarem ao prescrito no ATO n.º 1/CGJT, de 10 de fevereiro de 2017, haja vista o controle exercido por esta Corregedoria Regional a evitar que decisões não ultrapassem a tolerância admitida pela citada norma. Considerando que esses juízes não se encontravam presentes no momento da correição, deverá a Secretaria da Corregedoria Regional encaminhar-lhes comunicação para que tomem ciência;

- Empreender esforços com o objetivo de reduzir os prazos médios de audiências no rito sumaríssimo, estabelecendo como meta o prazo máximo de 15 (quinze) dias, conforme determina o inciso III do art. 852-B da CLT. Nos processos de rito ordinário, observar “o prazo médio de duração do processo – fase de conhecimento – de até 200 (duzentos) dias, atentando-se ao limite legal para publicação de sentença†– Resolução Administrativa TRT n.º 03/2015, artigo 14, § 2.º (Provimento TRT-CRT n.º 03/2010);

- Fomentar a inclusão de processos de execução na pauta de audiências para tentativa de conciliação, consoante disposto no art. 76, II, da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho: “ promover a realização semanal de audiências de conciliação em processos na fase de execução, independentemente de requerimento das partes, selecionando-se aqueles com maior possibilidade de êxito na composição â€.

- Proceder ao controle de carga dos autos mensalmente até o dia 15 de cada mês subsequente, conforme prevê o art. 57, parágrafo único, do Provimento 02/2013 da Corregedoria Regional, com adoção das providências cabíveis, de modo a assegurar a sua devolução o mais breve possível, especialmente em relação aos processos n.ºs 0000398-87.2010.5.06.0006 (pendente desde 1.º/2/2017) e 0000092-16.2013.5.06.0006 (pendente desde 24/1/2017);

- Observar regular e integralmente as normas procedimentais prescritas pela Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho referente à Certidão de Arquivamento Provisório (art. 77 e Anexo IV);

- Realizar a verificação periódica, no Sistema BacenJud, quanto à existência de alguma ordem judicial “pendente de providênciaâ€, ou mesmo “não lidaâ€, adotando-se a medida cabível, seja de transferência dos valores bloqueados para contas judiciais (para posterior liberação aos exequentes) ou desbloqueios daquelas importâncias que não interessem à execução – Consolidação de Provimentos da CGJT, Art. 99;

- Emitir, de forma explícita e circunstanciada, pronunciamento acerca da admissibilidade dos recursos;

- Impulsionar os feitos que necessitam de movimentação processual, principalmente aqueles com pendência há mais de 60 dias;

- Efetivar revisões periódicas, tanto nas gavetas de guarda dos autos físicos (legado), quanto nas caixas de alocação dos feitos digitais (PJe), buscando o aprimoramento e a eficácia da atividade;

- Enfatizar, entre os usuários (servidores e magistrados) da Vara, a importância da correta inserção de dados no PJE, pois eles são extraídos, através das remessas, transformados e gravados, e essas informações alimentam o e-Gestão, gerando os relatórios gerenciais e a estatística oficial da Justiça do Trabalho;

- Realizar a análise periódica da ferramenta “agrupadoresâ€, a fim de evitar a permanência de processos em tarefas já superadas. Os processos devem ser retirados de tal lista assim que realizado o ato respectivo;

- Proceder à “conclusão ao magistradoâ€, especificando o tipo (sentenças, decisões ou despachos), sem necessidade de despacho para tal finalidade, pela importância desse dado para a estatística deste Regional, e, ainda, com a cautela necessária, em face da impossibilidade de cancelamento da “conclusão†em relação às sentenças, o que enseja, em caso de equívoco do servidor, a necessidade de o magistrado proceder à “conversão do julgamento em diligência†para que se possa realizar nova conclusão. Deve, ainda, ser selecionado o magistrado em tempo real, com a devida gravação no sistema, a fim de que seja contabilizado o prazo para prolação da decisão corretamente, e, no caso da sentença, tão logo encerrada a instrução. Em relação às decisões de antecipação de tutela, também proceder à imediata conclusão com a especificação do magistrado, de modo a possibilitar o controle do prazo e garantir a veracidade dos dados estatísticos. No tocante aos embargos de declaração, havendo necessidade de intimar a parte contrária, proceder à conclusão para julgamento tão logo encerrado o prazo, também sem necessidade de despacho, por se tratar de ato ordinário da secretaria. Tratando-se de juiz substituto da reserva técnica, proceder à imediata conclusão no sistema, com informação de tal fato, por e-mail funcional, ao magistrado, inclusive porque possui acesso restrito à unidade na qual atua;

- Efetivar a conclusão para julgamento dos embargos de declaração ao magistrado que se encontrar em exercício na Vara, quando aquele que prolatou a sentença embargada se encontrar afastado por mais de 30 dias, em conformidade com o art. 8.º, § 3.º, do Provimento n.º 03/2015 desta Corregedoria Regional;

- Continuar no cumprimento das diligências determinadas pelo Tribunal, em grau de recurso, em prazo razoável, bem assim proceder ao correto cadastramento das partes quando do envio dos recursos ao Tribunal, inclusive em relação ao recurso ordinário em rito sumaríssimo, de modo a evitar equívoco quando da distribuição da classe processual na segunda instância;

- Registrar, no sistema PJE, o recolhimento das custas, emolumentos, contribuição previdenciária e imposto de renda. Após as orientações sobre a necessidade de tal anotação, o Setor de Estatística do Tribunal constatou acréscimo considerável no registro de tais arrecadações, conforme quadro demonstrativo entre os meses de janeiro a março de 2016 e janeiro a março de 2017, numa variação de 115,94% no tocante às custas processuais, de 498,05% em relação aos emolumentos, de 71,16% no pertinente às contribuições previdenciárias, de 32,62% no que diz respeito ao imposto de renda, e de 283,18% quanto às multas aplicadas pelos órgãos de fiscalização das relações de trabalho; e

- Persistir no estímulo, entre os servidores, de práticas de sustentabilidade, racionalização e consumo consciente de materiais e serviços de responsabilidade socioambiental, visando ao uso sustentável dos recursos naturais e dos bens públicos, bem como ao aperfeiçoamento contínuo da qualidade do gasto público realizado pelo Tribunal, a teor da Resolução n.º 201 do CNJ de 3/3/2015.

13. BOAS PRÃTICAS RELATADAS PELO JUÃZO:

Noticiou o Diretor de Secretaria que as boas práticas, relacionadas na ata de correição de 2016, continuam sendo desempenhadas nesta unidade judiciária, motivo pelo qual procede à sua renovação:

- Prolação de sentenças de forma líquida (principalmente o Juiz Titular) em ambos os ritos; e, ainda, de sentenças em audiência no tocante aos procedimentos sumaríssimos;

- Determinação de critérios e procedimentos específicos, relacionados pelo Juízo e pela Contadoria da Vara, para realização de perícias contábeis pelos peritos designados;

- Análise prévia da pauta pelos assistentes do Juízo, inclusive estabelecendo contato com as partes, antes do pregão, para viabilizar possível conciliação;

- Utilização de e-mail , telefone e sistema push para acompanhamento processual e informações de praxe aos peritos;

- Consulta às declarações do Imposto de Renda (INFOJUD) pelos advogados na sala do Diretor de Secretaria, em arquivo digitalizado, evitando-se a impressão; e

- Incentivo ao desenvolvimento e aperfeiçoamento dos servidores, por meio de cursos presenciais e em EAD, oferecidos pelo TRT ou por outras instituições por este reconhecidas.

14. SOLICITAÇÕES DO JUÃZO:

- Climatizar a área onde funcionam os Setores de Protocolo e Acordo e Pagamento, com instalação de condicionador de ar;

- Retornar o pagamento das substituições para todas as funções;

- Disponibilizar 1 (um) servente (serviços gerais) para cada 2 (duas) Varas; e não 1 (um) para cada 4 (quatro), como ocorre atualmente;

- Sugerir a especificação, nos acórdãos do Tribunal, do ID de modo a facilitar a localização do documento ou peça nos processos eletrônicos, ou criar mecanismo de busca pelo número de páginas; e

- Criar atalho no ícone do PJE relativo a “ver detalhesâ€, para possibilitar o lançamento de custas e outras pendências ou retificações, evitando-se a movimentação dos processos por meio de tarefas.

Encerrados os trabalhos, a Excelentíssima Corregedora Regional, Desembargadora Dione Nunes Furtado da Silva, agradeceu a fraternal acolhida e a colaboração prestada pelos Excelentíssimo Juiz Titular e a Juíza Substituta Patrícia Franco Trajano, e pelos servidores da Vara, determinando que, lavrada e assinada, fosse disponibilizada esta ata na página da Corregedoria, no sítio deste Regional ( www.trt6.jus.br ), além de publicada, em sua íntegra, no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho – DEJT, entregando cópia à Unidade Judiciária sob correição (neste ato), Presidência do Egrégio Regional, Secretaria Administrativa, Secretaria de Gestão de Pessoas, e Secretaria de Tecnologia de Informação, para conhecimento e providências pertinentes. Firmam a presente ata a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional e a Secretária da Corregedoria Regional.

DIONE NUNES FURTADO DA SILVA

Desembargadora Corregedora Regional

NOÊMIA MARIA GOMES DE OLIVEIRA

Secretária da Corregedoria Regional

Ata Correição 62 - 2017 de 7/11/2017