ATA DA CORREIÇÃO ORDINÃRIA REALIZADA NA 6.ª VARA DO TRABALHO DO RECIFE, EM 7 DE NOVEMBRO DE 2017.
Aos 7 (sete) dias do mês de novembro de 2017, à s 9 (oito) horas, compareceu à sede da 6.ª Vara do Trabalho do Recife, situada na Avenida Mascarenhas de Morais, 4.631 – Fórum Advogado José Barbosa de Araújo, Imbiribeira, Recife/PE, a ExcelentÃssima Desembargadora Corregedora Regional do TRT da 6.ª Região, Dr.ª Dione Nunes Furtado da Silva , acompanhada pelos servidores Noêmia Maria Gomes de Oliveira (Secretária da Corregedoria), Vânia Rodrigues de Santana Cunha (Assessora de Gabinete), Rosanna de Freitas Monteiro (Assistente de Gabinete), Henrique Bezerra Valença (Assistente Secretário) e LÃvia Galvão Tenório Ribeiro (Assistente de Gabinete), para realizar a Correição Ordinária veiculada no Edital n.º 06/2017, disponibilizado no Diário Eletrônico do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região em 17/7/2017, e considerado publicado em 18/7/2017.
Presentes, nesta ocasião, ExcelentÃssimo Juiz Titular, Dr. Milton Gouveia da Silva Filho, o Diretor de Secretaria, Bel. Gustavo Bruno de Barros Correa, e os demais servidores ali lotados: Jacy Pinto Averbuch, Maria da Conceição Oliveira da Silva, Paulo César Coutinho, João Batista Nascimento da Rocha, José Maria dos Santos, Renata Sampaio de Alvarenga Mafra, Artur Brito de Sá, Isaac Ferreira da Rocha, Roseane Suelda Liberal Santos, Silvana Cursino Cabral, e Eufrásio da Silva Cavalcanti Filho, além dos estagiários de Direito Arthur Holanda Costa Lins, Maria Clara de Lira Santos, e Wanderson dos Santos Albuquerque. Ausentes, em face da utilização de férias, a ExcelentÃssima JuÃza Substituta Auxiliar, Dra. Vanessa Zacche de Sá, e as funcionárias Cláudia Maria Severino de Araújo e Genivalda Almeida de Oliveira.
Com base nos dados extraÃdos do SIAJ, PJe, e-Gestão e Sistema de Pessoal; nas informações consolidadas pela Seção de EstatÃstica; no exame dos procedimentos adotados na Secretaria da Vara e dos processos em tramitação, e, ainda, dos dados colhidos na inspeção judicial realizada no perÃodo de 9 a 13 de janeiro de 2017, a ExcelentÃssima Desembargadora Corregedora Regional determinou o registro das informações e recomendações que seguem.
1. MAGISTRADOS:
JUIZ TITULAR/JUÃZA SUBSTITUTA |
PERÃODO DE ATUAÇÃO |
Milton Gouveia da Silva Filho (Titular) |
Desde 5/10/1993 |
Vanessa Zacche de Sá (Auxiliar) |
Desde 13/5/2013 (Portaria GCR n.º 61/2013) |
2. QUADRO ATUAL DE SERVIDORES:
NOME |
CARGO |
FUNÇÃO |
Gustavo Bruno de Barros Correa |
Analista Judiciário |
Diretor de Secretaria |
Jacy Pinto Averbuch |
Analista Judiciário |
Assistente de Juiz |
Maria da Conceição Oliveira da Silva |
Técnica Judiciária |
Assistente de Diretor |
Paulo César Coutinho |
Analista Judiciário |
Assistente de Juiz |
João Batista Nascimento da Rocha |
Técnico Judiciário |
Calculista |
José Maria dos Santos |
Analista Judiciário |
Calculista |
Cláudia Maria Severino de Araújo |
Técnica Judiciária |
Secretária de Audiência |
Renata Sampaio de Alvarenga Mafra |
Analista Judiciária |
Secretária de Audiência |
Artur Brito de Sá |
Analista Judiciário |
Assistente |
Isaac Ferreira da Rocha |
Técnico Judiciário |
Assistente |
Genivalda Almeida de Oliveira |
Técnica Judiciária |
- |
Roseane Suelda Liberal Santos |
Técnica Judiciária |
- |
Silvana Cursino Cabral |
Técnica Judiciária |
- |
Eufrásio da Silva Cavalcanti Filho |
Técnico Judiciário |
- |
3. Produtividade dos JuÃzes na Unidade:
3.1. Quantidade de Audiências, Sentenças, Conciliações e Incidentes por Juiz (a):
Atuação dos Magistrados na 6.ª VT do Recife |
Audiências* |
Sentenças de mérito |
Conciliações |
Incidentes processuais |
Milton Gouveia da Silva Filho |
1.001 |
292 |
225 |
350 |
Vanessa Zacche de Sá |
1 |
- |
- |
12 |
Airam Clemente Torres de Araújo |
1 |
- |
- |
- |
Ana Carolina Bulhões Calheiros |
- |
4 |
- |
1 |
Armando da Cunha Rabelo Neto |
18 |
2 |
3 |
- |
Arthur Ferreira Soares |
- |
1 |
- |
- |
Camila Augusta Cabral Vasconcelos |
- |
1 |
- |
- |
Carolina de Oliveira Pedrosa |
82 |
30 |
14 |
17 |
Cássia Barata de Moraes Santos Arteiro |
17 |
- |
1 |
7 |
Danilo Cavalcanti de Oliveira |
336 |
23 |
58 |
51 |
Débora de Souza Silva Lima |
56 |
11 |
18 |
- |
Edson Luis Bryk |
45 |
2 |
9 |
1 |
Eduardo Henrique Brennand D. Câmara |
128 |
- |
110 |
- |
Evandro Euler Dias |
16 |
- |
7 |
1 |
Evellyne Ferraz Correia |
431 |
5 |
75 |
26 |
Helio Luiz Fernandes Galvão |
- |
- |
- |
- |
Hermano de Oliveira Dantas |
86 |
32 |
17 |
19 |
Joaquim Emiliano Fortaleza de Lima |
46 |
8 |
5 |
7 |
José Augusto Segundo Neto |
- |
28 |
- |
9 |
Juliana Gabriela Hita Neves |
381 |
87 |
71 |
41 |
Kevia Duarte Muniz |
23 |
4 |
6 |
2 |
Leandro Fernandez Teixeira |
15 |
6 |
3 |
- |
Levi Pereira de Oliveira |
171 |
- |
28 |
35 |
Liliane Mendonça de Moraes Souza |
- |
7 |
- |
- |
Lucas de Araújo Cavalcanti |
17 |
1 |
3 |
- |
Luis Guilherme Silva Robazzi |
48 |
8 |
17 |
1 |
Maria Odete Freire de Araújo |
255 |
70 |
44 |
39 |
Matheus Ribeiro Rezende |
- |
8 |
- |
1 |
Necy Lapenda P. de A. de Azevedo |
20 |
3 |
4 |
- |
Paloma Daniele Borges dos Santos Costa |
16 |
7 |
4 |
8 |
Roberta Vance Harrop |
20 |
1 |
5 |
1 |
Rodrigo de Mello |
97 |
12 |
25 |
1 |
Rodrigo Samico Carneiro |
20 |
3 |
1 |
- |
Sarah Yolanda Alves de Souza |
56 |
- |
13 |
- |
Tatyana de Siqueira A. Pereira R. Rocha |
- |
14 |
- |
7 |
Victor Majela Nabuco de Menezes |
57 |
4 |
17 |
- |
Total |
3.460 |
674 |
783 |
637 |
*Exceto audiências de julgamento.
Fontes: Relatórios extraÃdos do e-Gestão (Audiências realizadas, Solucionados por magistrado, e Incidentes processuais julgados por magistrado).
PerÃodo analisado: 1.º/10/2016 a 30/9/2017.
3.2. Prazo médio (em dias) para julgamento de mérito na unidade, da conclusão até a prolação da sentença (apenas PJe):
Atuação dos Magistrados na 6.ª VT do Recife |
Prazo* médio para julgamento de sentenças de mérito |
Milton Gouveia da Silva Filho |
20 |
Ana Carolina Bulhões Calheiros |
49 |
Armando da Cunha Rabelo Neto |
114 |
Arthur Ferreira Soares |
38 |
Carolina de Oliveira Pedrosa |
104 |
Danilo Cavalcanti de Oliveira |
4 |
Débora de Souza Silva Lima |
42 |
Edson Luis Bryk |
11 |
Evellyne Ferraz Correia |
60 |
Hermano de Oliveira Dantas |
28 |
Joaquim Emiliano Fortaleza de Lima |
82 |
José Augusto Segundo Neto |
221 |
Juliana Gabriela Hita Neves |
59 |
Kevia Duarte Muniz |
38 |
Leandro Fernandez Teixeira |
0 |
Levi Pereira de Oliveira |
0 |
Liliane Mendonça de Moraes Souza |
163 |
Lucas de Araújo Cavalcanti |
0 |
LuÃs Guilherme Silva Robazzi |
2 |
Maria Odete Freire de Araújo |
25 |
Matheus Ribeiro Rezende |
114 |
Necy Lapenda Pessoa de Albuquerque de Azevedo |
2 |
Paloma Daniele Borges dos Santos Costa |
50 |
Roberta Vance Harrop |
68 |
Rodrigo de Mello |
12 |
Rodrigo Samico Carneiro |
58 |
Tatyana de Siqueira Alves Pereira Rodrigues Rocha |
33 |
Victor Majela Nabuco de Menezes |
3 |
Prazo médio para julgar na unidade |
40 |
*Apuração leva em conta somente processos eletrônicos e não deduz os perÃodos de afastamento dos magistrados, tais como férias, licenças, cursos e outros, em face da falta de integração entre os sistemas de pessoal e judicial.
Fonte: Relatório extraÃdo do e-Gestão (Prazos Médios, em dias, da conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado - PJe).
PerÃodo analisado: 1.º/10/2016 a 30/9/2017.
3.3. Sentenças de mérito (conhecimento) pendentes de julgamento:
Magistrados com sentenças pendentes na 6.ª VT do Recife |
No prazo |
Prazo vencido |
Total |
Hélio Luiz Fernandes Galvão |
4 |
- |
4 |
Vanessa Zachê de Sá |
18 |
- |
18 |
Armando da Cunha Rabelo Neto |
- |
7 |
7 |
Carolina de Oliveira Pedrosa |
1 |
- |
1 |
Cássia Barata de Moraes Santos |
1 |
- |
1 |
Danilo Cavalcanti de Oliveira |
6 |
37 |
43 |
Edson LuÃs Bryk |
- |
11 |
11 |
Evellyne Ferraz Correia |
- |
63 |
63 |
Hermano de Oliveira Dantas |
1 |
- |
1 |
Juliana Gabriela Hita Neves |
1 |
- |
1 |
Levi Pereira de Oliveira |
23 |
33 |
56 |
Lucas de Araújo Cavalcanti |
- |
7 |
7 |
Sarah Yolanda Alves de Souza Cruz |
15 |
- |
15 |
Roberta Vance Harrop |
6 |
6 |
12 |
Victor Majela Nabuco de Menezes |
1 |
- |
1 |
Total de sentenças pendentes na Vara |
77 |
164 |
241 |
Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade do magistrado Armando da Cunha Rabelo Neto: 0000304-66.2015.5.06.0006, 0000330-64.2015.5.06.0006, 0000484-48.2016.5.06.0006, 0001140-05.2016.5.06.0006, 0001726-13.2014.5.06.0006, 0001144-42.2016.5.06.0006 e 0000741-10.2015.5.06.0006.
Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade do magistrado Danilo Cavalcanti de Oliveira: 0001508-14.2016.5.06.0006, 0001521-13.2016.5.06.0006, 0001563-96.2015.5.06.0006, 0000083-15.2017.5.06.0006, 0000246-98.2017.5.06.0004, 0001573-43.2015.5.06.0006, 0001574-28.2015.5.06.0006, 0000092-74.2017.5.06.0006, 0000391-76.2015.5.06.0182, 0000164-61.2017.5.06.0006, 0001395-60.2016.5.06.0006, 0001247-83.2015.5.06.0006, 0001596-86.2015.5.06.0006, 0001593-34.2015.5.06.0006, 0001143-91.2015.5.06.0006, 0001524-36.2014.5.06.0006, 0000499-51.2015.5.06.0006, 0001641-90.2015.5.06.0006, 0001806-40.2015.5.06.0006, 0001124-85.2015.5.06.0006, 0000838-73.2016.5.06.0006, 0001335-24.2015.5.06.0006, 0000256-39.2017.5.06.0006, 0000569-68.2015.5.06.0006, 0000278-68.2015.5.06.0006, 0000771-74.2017.5.06.0006, 0000789-95.2017.5.06.0006, 0001445-57.2014.5.06.0006, 0000545-06.2016.5.06.0006, 0001648-82.2015.5.06.0006, 0000003-65.2016.5.06.0142, 0001409-44.2016.5.06.0006, 0000202-44.2015.5.06.0006, 0001647-97.2015.5.06.0006, 0001723-87.2016.5.06.0006, 0001291-05.2015.5.06.0006 e 0001381-81.2013.5.06.0006.
Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade do magistrado Edson LuÃs Bryk: 0001756-48.2014.5.06.0006, 0000381-75.2015.5.06.0006, 0001341-31.2015.5.06.0006, 0001604-29.2016.5.06.0006, 0001554-03.2016.5.06.0006, 0000181-34.2016.5.06.0006, 0001515-06.2016.5.06.0006, 0001568-48.2016.5.06.0018, 0001760-11.2016.5.06.0008, 0001605-14.2016.5.06.0006 e 0000169-20.2016.5.06.0006.
Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade da magistrada Evellyne Ferraz Correia: 0000855-15.2016.5.06.0005, 0000669-86.2016.5.06.0006, 0001271-14.2015.5.06.0006, 0000801-80.2015.5.06.0006, 0001201-94.2015.5.06.0006, 0001260-19.2014.5.06.0006, 0001265-07.2015.5.06.0006, 0000900-50.2015.5.06.0006, 0001220-03.2015.5.06.0006, 0001221-85.2015.5.06.0006, 0000858-98.2015.5.06.0006, 0001256-45.2015.5.06.0006, 0001378-24.2016.5.06.0006, 0001481-42.2015.5.06.0143, 0001080-66.2015.5.06.0006, 0001219-18.2015.5.06.0006, 0000327-12.2015.5.06.0006, 0000956-83.2015.5.06.0006, 0001208-07.2016.5.06.0021, 0000365-58.2014.5.06.0006, 0000967-15.2015.5.06.0006, 0001263-37.2015.5.06.0006, 0000608-31.2016.5.06.0006, 0001226-10.2015.5.06.0006, 0001183-73.2015.5.06.0006, 0000996-65.2015.5.06.0006, 0000594-18.2014.5.06.0006, 0000099-66.2017.5.06.0006, 0000830-33.2015.5.06.0006, 0001061-60.2015.5.06.0006, 0001388-05.2015.5.06.0006, 0001059-90.2015.5.06.0006, 0001231-32.2015.5.06.0006, 0001112-37.2016.5.06.0006, 0001232-17.2015.5.06.0006, 0000880-59.2015.5.06.0006, 0001359-18.2016.5.06.0006, 0001077-14.2015.5.06.0006, 0000751-54.2015.5.06.0006, 0001076-29.2015.5.06.0006, 0001082-36.2015.5.06.0006, 0001200-75.2016.5.06.0006, 0001325-43.2016.5.06.0006, 0001119-63.2015.5.06.0006, 0001104-94.2015.5.06.0006, 0001564-47.2016.5.06.0006, 0001001-53.2016.5.06.0006, 0000844-80.2016.5.06.0006, 0000849-05.2016.5.06.0006, 0001675-31.2016.5.06.0006, 0001159-45.2015.5.06.0006, 0001294-78.2016.5.06.0020, 0001161-15.2015.5.06.0006, 0001411-48.2015.5.06.0006, 0001189-80.2015.5.06.0006, 0001613-25.2015.5.06.0006, 0000195-81.2017.5.06.0006, 0001583-87.2015.5.06.0006, 0001302-68.2014.5.06.0006, 0001606-33.2015.5.06.0006, 0000242-74.2016.5.06.0011, 0000733-84.2016.5.06.0010 e 0000377-67.2017.5.06.0006.
Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade do magistrado Levi Pereira de Oliveira: 0000005-55.2016.5.06.0006, 0001753-59.2015.5.06.0006, 0000425-60.2016.5.06.0006, 0001747-52.2015.5.06.0006, 0000895-91.2016.5.06.0006, 0000849-68.2017.5.06.0006, 0001677-98.2016.5.06.0006, 0000695-21.2015.5.06.0006, 0000857-45.2017.5.06.0006, 0000876-51.2017.5.06.0006, 0000892-39.2016.5.06.0006, 0001754-44.2015.5.06.0006, 0000475-52.2017.5.06.0006, 0000719-15.2016.5.06.0006, 0001582-05.2015.5.06.0006, 0001749-22.2015.5.06.0006, 0001751-89.2015.5.06.0006, 0000523-11.2017.5.06.0006, 0000464-23.2017.5.06.0006, 0000576-89.2017.5.06.0006, 0001770-95.2015.5.06.0006, 0000022-91.2016.5.06.0006, 0000428-15.2016.5.06.0006, 0001779-57.2015.5.06.0006, 0001479-32.2014.5.06.0006, 0000413-18.2017.5.06.0101, 0000917-18.2017.5.06.0006, 0000002-03.2016.5.06.0006, 0001781-27.2015.5.06.0006, 0000916-33.2017.5.06.0006, 0000474-67.2017.5.06.0006, 0000472-97.2017.5.06.0006 e 0000689-43.2017.5.06.0006.
Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade do magistrado Lucas de Araújo Cavalcanti: 0001072-89.2015.5.06.0006, 0000237-67.2016.5.06.0006, 0000467-75.2017.5.06.0006, 0000347-32.2017.5.06.0006, 0000341-25.2017.5.06.0006, 0001188-61.2016.5.06.0006 e 0001135-80.2016.5.06.0006.
Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade da magistrada Roberta Vance Harrop: 0000315-95.2015.5.06.0006, 0000754-09.2015.5.06.0006, 0001506-78.2015.5.06.0006, 0000120-42.2017.5.06.0006, 0001597-37.2016.5.06.0006 e 0000567-64.2016.5.06.0006.
Fontes: Dados extraÃdos de “Relatório de decisões em aberto/proferidasâ€; e PJe, em 7/11/2017, à s 9h45.
3.4. Incidentes processuais pendentes de julgamento:
Magistrados com Incidentes Processuais pendentes na 6.ª VT do Recife |
No prazo |
Prazo vencido |
Total |
Danilo Cavalcanti de Oliveira |
1 |
- |
1 |
-----------------------------------* |
16 |
- |
16 |
Total de incidentes pendentes na Vara |
17 |
- |
17 |
*Incidentes sem vinculação a magistrado, porém no prazo da Secretária para prática de tal ato: 0001439-85.2016.5.06.0004, 0000676-44.2017.5.06.0006, 0001264-51.2017.5.06.0006, 0010054-63.2013.5.06.0006, 0027500-21.2009.5.06.0006, 0000385-49.2014.5.06.0006, 0001288-21.2013.5.06.0006, 0000689-48.2014.5.06.0006, 0000614-72.2015.5.06.0006, 0000418-39.2014.5.06.0006, 0000349-70.2015.5.06.0006, 0000396-20.2010.5.06.0006, 0001577-80.2015.5.06.0006, 0001269-44.2015.5.06.0006 e 0001375-06.2015.5.06.0006 e 0001607-47.2017.5.06.0006.
Fontes: Dados coletados na Secretaria da Vara e no PJe, em 7/11/2017, Ã s 11h15.
3.5. Produtividade da Vara:
Unidade Judiciária |
Quantidades |
Prazo médio para julgamento (PJe) | ||
Sentenças de mérito |
Incidentes processuais |
Conciliações | ||
6.ª VT do Recife |
674 |
637 |
783 |
40 |
Fontes: Relatórios extraÃdos do e-Gestão: Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado; Prazos Médios, em dias, da Conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado - PJe).
PerÃodo analisado: 1.º/10/2016 a 30/9/2017.
3.6. Percentuais de produtividade do juiz titular e da juÃza substituta relativos ao perÃodo de setembro de 2016 a setembro de 2017:
- Juiz Milton Gouveia da Silva Filho*
Mês |
SET./16 |
OUT./16 |
NOV./16 |
DEZ./16 |
JAN./17 |
FEV./17 |
MARÇO/17 |
Sentenças |
93,65% |
188,89% |
131,25% |
-- |
180,00% |
-- |
166,67% |
Conciliados |
66,67% |
68,89% |
103,13% |
-- |
66,67% |
-- |
57,14% |
Mês |
ABRIL/17 |
MAIO/17 |
JUNHO/17 |
JULHO/17 |
AGOSTO/17 |
SET./17 |
Sentenças |
95,65% |
150,91% |
139,68% |
206,25% |
-- |
-- |
Conciliados |
47,83% |
109,09% |
76,19% |
118,75% |
-- |
-- |
*O Juiz titular usufruiu férias de 13/3/2017 a 11/4/2017, bem assim se afastou para participação de curso/congresso de 17 a 21/10/2016, 16 a 20/1/2017, 19 a 20/4/2017, 25/5/2017, e 13 a 15/9/2017; para compensação de 29 a 30/11/2016, 1.º/12/2016, 2/12/2016, 5 a 7/12/2016, 9/12/2016, 12 a 16/12/2016, 19/12/2016, e 10 a 12/7/2017; e para convocação de 25/1/2017 a 3/3/2017, e de 17/7/2017 a 13/11/2017.
- JuÃza Vanessa Zacche de Sá*
Mês |
SET./16 |
OUT./16 |
NOV./16 |
DEZ./16 |
JAN./17 |
FEV./17 |
MARÇO/17 |
Sentenças |
300,00% |
-- |
-- |
-- |
-- |
-- |
-- |
Conciliados |
-- |
-- |
-- |
-- |
-- |
-- |
-- |
Mês |
ABRIL/17 |
MAIO/17 |
JUNHO/17 |
JULHO/17 |
AGOSTO/17 |
SET./17 |
Sentenças |
-- |
-- |
-- |
-- |
-- |
-- |
Conciliados |
-- |
-- |
-- |
-- |
-- |
-- |
*A JuÃza Substituta usufruiu férias de 20/10/2016 a 18/11/2016, e de 11/9/2017 a 10/10/2017, afastando-se, ainda, por licenças médicas, nos perÃodos de 1.º/8/2016 a 19/10/2016, 21/11/2016 a 19/12/2016, e 14/1/2017 a 10/9/2017.
4. AUDIÊNCIAS (REALIZADAS E DESIGNADAS):
4.1. Prazos médios, em dias, até a realização das audiências (a partir do ajuizamento):
Unidade Judiciária |
Inicial |
Instrução |
Decisão | |||
SumarÃssimo |
Ordinário |
SumarÃssimo |
Ordinário |
SumarÃssimo |
Ordinário | |
6.ª VT do Recife |
151 |
173 |
188 |
386 |
175 |
386 |
Fonte: Dados extraÃdos do e-Gestão (Prazos médios – fase de conhecimento).
PerÃodo analisado: 1.º/10/2016 a 30/9/2017.
4.2. Prazos (em dias) para designação de audiências, a contar de 30/10/2017:
Unidade Judiciária |
Inicial |
Instrução | ||||
SumarÃssimo |
Ordinário | |||||
2016 |
2017 |
2016 |
2017 |
2016 |
2017 | |
6.ª VT do Recife |
181 |
119 |
182 |
148 |
410 |
393 |
Fontes: Informações extraÃdas do PJe e da Ata de Correição realizada em 2016.
4.3. Assiduidade dos magistrados:
Segundo informações prestadas pelo Diretor de Secretaria, as audiências são realizadas das segundas às quintas-feiras; eventualmente, designado um "pautão" de iniciais às sextas-feiras. O Juiz Titular, Dr. Milton Gouveia da Silva Filho, e o Juiz Substituto designado presidem duas sessões cada um, com revezamento no caso do "pautão" de iniciais.
Conforme observado do Relatório de Frequência, a JuÃza Auxiliar Vanessa Zacche de Sá se afastou, por licença médica, no ano de 2016, nos perÃodos de 20/1/2016 a 3/2/2016 (15 dias), 1.º/8/2016 a 19/10/2016 (80 dias), 21/11/2016 a 31/12/2016 (41 dias), e, no ano de 2017, de 1.º/1/2017 a 10/9/2017 (253 dias), intercaladas apenas por férias, razão pela qual se impõe a observância, quando da solicitação de nova licença, do previsto no inciso V do art. 76 da LOMAN, vez que assim dispõe: “ o magistrado que, por dois anos consecutivos, afastar-se, ao todo, por seis meses ou mais para tratamento de saúde, deverá submeter-se, ao requerer nova licença para igual fim, dentro de dois anos, a exame para verificação de invalidez â€.
4.4. Quantidade de processos em pauta de audiências por semana (média):
Unidade Judiciária |
Dias de audiências por semana |
Total de audiências | |||
SumarÃssimos |
Iniciais |
Instruções |
Razões Finais | ||
6.ª VT do Recife |
5 dias (segundas às sextas-feiras) |
14 |
39 |
21 |
8 |
Fontes: Informações extraÃdas do PJe, em 30/10/2017, relativas aos seguintes perÃodos: 14/8/2017 a 18/8/2017; 18/9/2017 a 22/9/2017; 16/10/2017 a 20/10/2017; e 6/11/2017 a 10/11/2017; e informações prestadas pelo Diretor de Secretaria da Vara.
5. MOVIMENTAÇÃO PROCESSUAL:
5.1. Quantidade de ações trabalhistas ajuizadas na unidade - FÃsicos e PJe:
Unidade Judiciária |
2015 |
2016 |
2017 (até 29/10/2017) |
6.ª VT do Recife |
1.676 |
1.689 |
1.541 |
Fontes: Consolidação da EstatÃstica; e-Gestão (Fase de Conhecimento – Casos Novos por Distribuição e RedistribuÃdos); e PJe.
5.2. Processos remanescentes (congestionamento):
Unidade Judiciária |
SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2016 |
SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2017 | ||||
Pendentes de julgamento* |
Processos demais fases |
Total |
Pendentes de julgamento* |
Processos demais fases |
Total | |
6.ª VT do Recife |
115 |
5.248 |
5.363 |
108 |
6.066 |
6.174 |
*Pendentes de julgamento: Processos com instrução encerrada, aguardando prolação de sentença.
Fontes: Consolidação da EstatÃstica, Relatórios Gerenciais, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Processos Pendentes de Solução), e PJe.
5.3. Quantidade de processos em tramitação:
Unidade Judiciária |
Processos em tramitação em 24/10/2017 | |
FÃsicos |
PJe | |
6.ª VT do Recife |
1.692 |
4.432 |
Fonte: Relatório Gerencial (Processos em tramitação na Vara) e PJe-JT.
5.4. Quantidade de processos nas principais fases processuais (pendentes de solução):
Unidade Judiciária |
Conhecimento (até a prolação da sentença) |
Liquidação |
Execução |
6.ª VT do Recife |
1.768 |
136 |
1.614 |
Fonte : e-Gestão.
PerÃodo analisado: 1.º/9/2017 a 30/9/2017.
5.5. Prazos médios (em dias) nas principais fases processuais:
Unidade Judiciária |
Conhecimento (até a prolação da sentença) |
Liquidação |
Execução |
6.ª VT do Recife |
327 |
264 |
656 |
Fonte: e-Gestão.
PerÃodo analisado: 1.º/10/2016 a 30/09/2017.
6. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS ELETRÔNICOS EM 25/10/2017:
Agrupadores:
Tarefa |
Quantidade |
Processos com pagamentos |
74 |
Processos com pedido de segredo de justiça não apreciado |
01 |
Processos com pedido de sigilo nos documentos não apreciado |
331 |
Processos com pedido liminar ou de antecipação de tutela não apreciado |
09 |
Processos com Petições Avulsas |
21 |
Processos com Habilitações nos Autos Não Lidas |
482 |
Processos com petições não apreciadas |
302 |
Mandados devolvidos pelo Oficial de Justiça |
148 |
Processos aguardando encaminhamento do secretário de audiência (atas assinadas) |
482 |
Fase de Conhecimento:
Tarefa |
Quantidade |
Data |
Processo |
Aguardando apreciação pela instância superior |
289 |
14/01/2015 |
|
Aguardando audiência |
1097 |
20/08/2015 |
|
Aguardando audiência - Exec |
01 |
28/06/2017 |
|
Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos |
210 |
12/05/2016 |
|
Aguardando final do sobrestamento |
17 |
14/02/2017 |
|
Aguardando laudo pericial |
06 |
17/10/2017 |
|
Aguardando término dos prazos |
148 |
10/01/2017 |
|
Analisar Decisão |
01 |
24/10/2017 |
|
Analisar Despacho |
01 |
18/10/2017 |
|
Analisar dependências |
01 |
13/10/2017 |
|
Analisar sentença |
13 |
19/10/2017 |
|
Análise das PerÃcias |
02 |
13/07/2017 |
|
Análise do Conhecimento* 8 |
202 |
14/04/2016 |
|
(Subpasta) Contadoria - Batista |
01 |
01/08/2017 |
|
(Subpasta) Notificações Pericias |
07 |
23/08/2017 |
|
(Subpasta) Notificações Secretaria |
01 |
14/09/2017 |
|
(Subpasta) Notificações Sentença/Recurso |
02 |
14/09/2017 |
|
(Subpasta) OfÃcios |
01 |
18/10/2017 |
|
(Subpasta) Para Expedir Mandado |
05 |
21/08/2017 |
|
Análise do Sobrestamento |
14 |
28/11/2014 |
|
Apreciar dependência |
05 |
11/10/2017 |
|
Concluso ao magistrado* 11 |
37 |
21/08/2017 |
|
Controle de pericia |
02 |
17/05/2017 |
|
Cumprimento de providências* 13 |
04 |
06/07/2017 |
|
Designar perÃcia |
05 |
25/08/2017 |
|
Escolher tipo de arquivamento |
01 |
29/09/2017 |
|
Imprimir Correspondência |
08 |
05/09/2017 |
|
Intimações automáticas com pendências - Con |
02 |
23/10/2017 |
|
Minutar Decisão |
01 |
17/10/2017 |
|
Minutar Despacho |
15 |
14/09/2017 |
|
Minutar Despacho - Conversão em diligência |
01 |
29/06/2017 |
|
Minutar expediente da secretaria* 16 |
02 |
06/10/2017 |
|
Minutar sentença |
278 |
11/03/2017 |
|
Minutar sentença - Exec |
01 |
16/10/2017 |
|
Prazos vencidos |
47 |
18/10/2017 |
|
Preparar comunicação |
03 |
24/10/2017 |
|
Recebimento de instância superior |
11 |
17/10/2017 |
|
Remeter ao 2o grau - registrar pagamentos |
78 |
24/08/2017 |
|
Triagem Inicial |
234 |
12/06/2017 |
|
Triagem Inicial - Apreciar urgentes |
09 |
09/10/2017 |
|
Triagem Inicial - Parte com procuradoria |
15 |
15/08/2017 |
|
Triagem Inicial - Parte sem CPF ou CNPJ |
20 |
25/07/2017 |
|
Triagem Inicial - Trabalho infantil ou idoso |
05 |
22/06/2017 |
|
Triagem Inicial - Valor incompatÃvel |
02 |
30/09/2017 |
|
Trânsito em Julgado |
01 |
29/09/2017 |
|
OBSERVAÇÕES | |||
*¹ Conciliação homologada para quitação em parcela única na data indicada, com comprovação de recolhimentos desde 27/8/2015. *² Pendência na designação de audiência, nos termos da decisão de Id. d9dfff5. *³ Conciliação homologada para habilitação do crédito junto ao proc. no. 0192285.53.2015.8.06.001 (Recuperação Judicial). * 4 Conciliação homologada na data indicada, e com petição para expedição de alvará desde 27/9/2017. * 5 Designação de audiência para encerramento da instrução e razões finais em 29/1/2018. * 6 Determinado o inÃcio da execução (Id. ab49aef). * 7 Audiência para prosseguimento da instrução designada para 12/12/2017, e com requisição de honorários periciais desde 13/7/2017. * 8 Inexistem processos na subpasta “Leilãoâ€. * 9 Na subpasta “ Certificar Secretariaâ€, onde existem, ao todo, 08 (oito) processos. * 10 Sobrestado “ em virtude do Recurso Extraordinário com Agravo (ARE) 791932â€. * 11 Processos sem conclusão nominal a magistrado. * 12 Audiência de instrução designada para 11/7/2018, com requisição de honorários periciais desde 27/6/2017. * 13 Inexistem processos na subpasta “BACEN†e naquelas relativas à confecção de alvarás e certidões. * 14 Resposta ao ofÃcio enviado à 14ª VT do Recife, juntada aos autos conforme certidão de Id. 0b0cb15. * 15 Audiência de instrução designada para 26/9/2018, com requisição de honorários periciais desde 13/9/2017. * 16 Inexistem processos na subpasta “OfÃcioâ€. * 17 Encontra-se na subpasta “Alvaráâ€, na qual existem, ao todo, 02 (dois) processos. |
Fase de Liquidação:
Tarefa |
Quantidade |
Data |
Processo |
Aguardando Cumprimento de Providência - Liq |
03 |
10/02/2017 |
|
Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos |
03 |
31/01/2017 |
|
Aguardando cálculo - Secretaria |
01 |
30/09/2017 |
|
Aguardando término dos prazos |
11 |
14/09/2017 |
|
Analisar Decisão - Liq |
01 |
18/10/2017 |
|
Analisar Despacho - Liq |
02 |
18/10/2017 |
|
Análise de Liquidação |
54 |
24/08/2017 |
|
(Subpasta) Liquidação Após Trânsito Em Julgado - Batista |
04 |
18/10/2017 |
|
(Subpasta) Liquidação Após Trânsito Em Julgado - Santos |
29 |
06/09/2017 |
|
Concluso ao magistrado - Liq |
29 |
20/06/2017 |
|
Cumprimento de providências |
01 |
29/09/2017 |
|
Designar perÃcia |
28 |
07/03/2017 |
|
Intimações automáticas com pendências - Liq |
02 |
19/10/2017 |
|
Minutar expediente da secretaria* 5 |
01 |
30/09/2017 |
|
Prazos vencidos |
03 |
19/10/2017 |
|
Recebimento de instância superior |
01 |
16/10/2017 |
|
OBSERVAÇÕES | |||
*¹ Quinta e última parcela do acordo vencida desde 22/5/2017. *² Encontra-se na subpasta “OfÃcios/Requisição Honoráriosâ€, no qual existem, ao todo, 08 (dois) processos. *³ Processos sem conclusão nominal a magistrado. * 4 Laudo contábil juntado aos autos desde 19/10/2017. * 5 Inexistem processos na subpasta “OfÃcioâ€. * 6 Encontra-se na subpasta “Alvará†. |
Fase de Execução:
Tarefa |
Quantidade |
Data |
Processo |
Aguardando Cumprimento de Providência - Exec |
05 |
27/09/2016 |
|
(Subpasta) E-mail/Malote Digital/OfÃcio |
01 |
14/11/2016 |
|
Aguardando apreciação pela instância superior |
05 |
18/08/2017 |
|
Aguardando audiência - Exec |
01 |
12/09/2017 |
|
Aguardando comprovantes bancários |
54 |
25/07/2017 |
|
Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos |
72 |
11/03/2016 |
|
Aguardando cálculo - Partes |
01 |
24/10/2017 |
|
Aguardando cálculo - Secretaria |
07 |
27/09/2017 |
|
Aguardando final do sobrestamento |
03 |
25/11/2016 |
|
Aguardando pgto RPV Precatório |
01 |
16/10/2017 |
|
Aguardando término dos prazos |
132 |
16/08/2017 |
|
Analisar Decisão - Exec |
02 |
25/10/2017 |
|
Analisar sentença - Exec |
03 |
24/10/2017 |
|
Análise da carta |
15 |
31/07/2017 |
|
Análise de Execução |
390 |
19/05/2017 |
|
(Subpasta) Citação |
13 |
21/09/2017 |
|
(Subpasta) CPE Expedir Citação |
01 |
03/10/2017 |
|
(Subpasta) Notificação |
02 |
09/10/2017 |
|
(Subpasta) Penhora |
05 |
08/08/2017 |
|
BacenJud |
94 |
13/06/2017 |
|
CCS |
05 |
03/08/2017 |
|
Cartório de registro de imóveis |
03 |
08/03/2017 |
|
Concluso ao magistrado - Exec |
30 |
29/09/2017 |
|
Cumprimento de providências |
189 |
13/02/2017 |
|
(Subpasta) BNDT |
36 |
18/05/2017 |
|
(Subpasta) CCT |
03 |
05/12/2016 |
|
(Subpasta) Certidão de Habilitação de Crédito |
45 |
14/09/2016 |
|
(Subpasta) E-mail/Malote Digital/OfÃcio |
08 |
23/02/2017 |
|
Designar perÃcia |
06 |
09/10/2017 |
|
Escolher tipo de arquivamento |
01 |
13/10/2017 |
|
Expedir RPV-Precatório |
03 |
04/10/2017 |
|
Incluir no BNDT |
42 |
11/05/2017 |
|
InfoJud |
56 |
26/06/2017 |
|
Iniciar Execução |
23 |
07/08/2017 |
|
Minutar Despacho - Exec |
34 |
28/09/2017 |
|
Minutar expediente da secretaria |
27 |
02/12/2016 |
|
(Subpasta) Alvará |
03 |
06/10/2017 |
|
Prazos vencidos |
59 |
13/10/2017 |
|
Preparar comunicação |
01 |
13/09/2017 |
|
Publicar DJe - Exec |
06 |
24/10/2017 |
|
Recebimento de instância superior |
04 |
17/08/2017 |
|
Registrar obrigações de pagar |
04 |
28/08/2017 |
|
Registrar pagamentos ou despesas processuais |
07 |
25/07/2017 |
|
Registrar parcelas ou despesas processuais - Acordo |
03 |
25/07/2017 |
|
Remeter ao 2o grau - cumprimento de diligência |
01 |
06/10/2017 |
|
Remeter ao 2o grau - registrar pagamentos |
02 |
02/10/2017 |
|
RenaJud |
04 |
11/10/2017 |
|
OBSERVAÇÕES | |||
*¹ Encontra-se na subpasta “Mandadoâ€, no qual existem, ao todo, 04 (quatro) processos. *² Aguardando designação de audiência, nos termos do despacho de Id. e8c5c8d. *³ Conciliação homologada para quitação em parcela única, vencida desde 22/03/2016, com recolhimentos comprovados desde 5/4/2016. * 4 Arquivado provisoriamente por 01 (um) ano, com fulcro no art. 40 da Lei 6.830/80. * 5 Encontra-se na subpasta “Jucepeâ€. * 6 Pendente de expedição de ofÃcio (Id. 938b570). * 7 Sem conclusão nominal a magistrado. * 8 Encontra-se na subpasta “Bacenâ€, no qual existem, ao todo, 20 (vinte) processos. * 9 Encontra-se na subpasta “OfÃcio†no qual existem, ao todo, 24 (vinte e quatro) processos. |
7. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS FÃSICOS EM 7/11/2017
NATUREZA |
QUANTIDADE |
DATA MAIS ANTIGA |
PROCESSO | |
Cargas |
Advogados |
15 |
1.º/2/2017 |
0000398-87.2010.5.06.0006 |
Perito |
11 |
24/1/2017 |
0000092-16.2013.5.06.0006 | |
Terceiros |
04 |
14/9/2017 |
9011500-31.2002.5.06.0006 | |
Petições a juntar aos autos |
40 |
13/10/2017 |
0116900-17.2207.5.06.0006 | |
Processos conclusos para despacho |
242 |
5/9/2017 |
0017600-87.2004.5.06.0006 | |
Consultas convênios a realizar (BACEN/JUCEPE/INFOJUD/DETRAN) |
66 |
27/4/2017 |
0072400-31.2005.5.06.0006 | |
Praças a marcar |
01 |
21/9/2017 |
0000036-80.2013.5.06.0006 | |
Processos no setor de cálculos |
26 |
23/8/2017 |
0026400-36.2006.5.06.0006 | |
Processos para serem remetidos ao TRT |
02 |
30/10/2017 |
0001431-78.2011.5.06.0006 |
*Em relação às certidões/diligências, a mais antiga data de 18/5/2015 (processo n.º 0000323-43.2013.5.06.0006).
*No tocante aos alvarás, o mais antigo data de 17/10/2017 (processo n.º 0023700-92.2003.5.06.0006).
*Quanto aos mandados, o mais antigo data de 26/5/2017 (processo n.º 0032400-47.2009.5.06.0006).
*No pertinente aos ofÃcios, o mais antigo data de 4/8/2017 (processo n.º 0098300-50.2004.5.06.0006).
*No que diz respeito às praças a realizar, não existem pendências.
*Em relação às notificações, a mais antiga data 11/1/2017 (processo n.º 0001508-53.2012.5.06.0006).
*Quanto aos processos digitalizados (CLE), verificou-se a conversão de 323 (trezentos e vinte e três) feitos, sendo 98 (noventa e oito) em 2015, 154 (cento e cinquenta e quatro) em 2016, e 71 (setenta e um) em 2017.
Fonte: Informações colhidas na Secretaria da Vara do Trabalho e no SIAJ.
8. METAS FIXADAS PELO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA:
Em conformidade com os dados fornecidos pelo Núcleo de EstatÃstica e Pesquisa do Egrégio Regional, eis os resultados das Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ para o ano de 2016 :
Meta 1 CNJ - 2016 : – Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuÃdos no ano corrente.
Unidades Judiciárias |
Recebidos |
Resolvidos |
Resultado |
6.ª VT do Recife |
1.608 |
1.680 |
104,48% |
Total da 6ª Região |
107.816 |
111.793 |
103,69% |
Meta 2 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, pelo menos, 90% dos processos distribuÃdos até 31/12/2014.
Unidade Judiciária |
DistribuÃdos em 2014 |
DistribuÃdos em 2014 e julgados até 31/12/16 |
Pendentes de julga- mento até 31/12/16 |
Resultado |
6.ª VT do Recife |
1.312 |
1.312 |
0 |
111% |
Total da 6ª Região |
62.261 |
59.947 |
2.314 |
107% |
Meta 3 CNJ - 2016 : – Aumentar o Ãndice de conciliação na fase de conhecimento, em relação à média do biênio 2013/2014, em 2 pontos percentuais.
Unidade Judiciária |
Solucionados |
Conciliados |
Média biênio (2013/2014) |
Resultado |
6.ª VT do Recife |
1.680 |
603 |
33,92% |
35,89% |
Total da 6ª Região |
111.793 |
44.400 |
40,83% |
39,72 % |
Meta 4 CNJ - 2016 : – Dar prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, não se destinando portanto à esta Justiça Especializada.
Meta 5 CNJ - 2016 : – B aixar em 2016, quantidade maior de processos de execução do que o total de casos novos de execução no ano corrente.
Unidade Judiciária |
Casos novos de execução |
Baixados |
Entraram na meta |
SaÃram da meta |
Resultado |
6.ª VT do Recife |
453 |
460 |
0 |
0 |
101,55% |
Total da 6ª Região |
38.526 |
37.091 |
0 |
0 |
96,50% |
Meta 6 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, as ações coletivas distribuÃdas, até 31.12.2013 no 1.º grau e até 31.12.2014, no 2.º grau.
A 6.ª Vara do Trabalho do Recife não conta com ação coletiva ainda em tramitação em 31/12/2016, de acordo com o Relatório fornecido pelo Setor de EstatÃstia deste Tribunal.
Meta 7 CNJ - 2016 : – Identificar e reduzir em 2% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior.
Unidade Judiciária |
Pendentes em 31/12/15 |
Quantidades de Processos dos dez maiores litigantes distribuÃdos na instância no mês de referência |
Quantidades de Processos dos dez maiores litigantes julgados na ins- tância no mês de referência |
Pendentes em 31/12/16 |
Resultado |
6.ª VT do Recife |
266 |
175 |
209 |
232 |
112,36% |
Total da 6ª Região |
8.284 |
7.949 |
9.373 |
6.860 |
118,34% |
O Conselho Nacional de Justiça divulgou no final do 10.º Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em BrasÃlia, as metas nacionais para 2017, quais sejam:
Meta 1 - Os tribunais mantiveram o compromisso de julgar, ao longo de 2017, mais processos do que os novos que chegarem aos tribunais (Meta 1). Assim como em 2016, o compromisso deverá ser cumprido por tribunais de todos os segmentos de Justiça.
Meta 2 - O compromisso com o julgamento dos processos mais antigos, alvo da Meta 2, foi renovado para 2017 e deverá ser cumprido por tribunais de todos os ramos do Judiciário. O detalhamento desta e das outras metas definidas, com percentuais e perÃodos de distribuição dos processos que deverão ser julgados, estarão num glossário que será divulgado futuramente pelo CNJ.
Meta 3 - A Justiça Federal e a Justiça do Trabalho também renovaram o compromisso com a Meta 3, que busca aumentar o número de casos solucionados por meio da conciliação, em relação a perÃodos anteriores.Â
Meta 4 - Fixada pela primeira vez em 2013, a Meta 4, que dá prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, deverá ser cumprida novamente em 2017 pela Justiça Estadual, pela Justiça Federal, pela Justiça Militar da União e dos Estados e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).Â
Meta 5 - Impulso aos processos de execução, que será perseguida no ano que vem pelos tribunais da Justiça Estadual, Federal e do Trabalho.
Meta 6 - P rioriza o julgamento de ações coletivas, que impactam na vida de um grupo maior de pessoas.Â
Meta 7 – Prioriza o julgamento de processos dos maiores litigantes e dos recursos repetitivos, tem por objetivo enfrentar demandas de massa que chegam ao Judiciário.
Meta 8 – Destinada a ações de fortalecimento da rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres, uma das prioridades da atual gestão do CNJ.
9. ITENS DE EXAME E REGISTRO OBRIGATÓRIOS (Art. 26 da Consolidação dos Provimentos da CGJT):
Com base nos autos e sistemas analisados, verificou-se que o JuÃzo:
- registra no sistema informatizado os atos processuais relevantes;
- tem deixado de emitir, atualmente, de forma explÃcita e circunstanciada, pronunciamento acerca da admissibilidade dos recursos, vez que não especificadas as folhas onde se encontram as peças ou documentos (ou ID, quando PJe-JT) relativos ao pressupostos legais, a exemplo do constatado nos processos n.ºs 0000866-41.2016.5.06.0006, 0001313-97.2014.5.06.0006 e 0000465-76.2015.5.06.0006;
- ordena, de ofÃcio, a imediata liberação do depósito recursal, nos casos em que, após a liquidação, seja apurado crédito de valor inequivocamente superior ao depositado, conforme processo n.º 0001003-91.2014.5.06.0006;
- exaure as iniciativas do juÃzo para tornar exitosa a execução, observando os requisitos para a emissão da Certidão de Crédito Trabalhista, nos moldes do artigo 88 da Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral, conforme visto nos processos n.ºs 0000443-23.2012.5.06.0006 e 0027700-09.2001.5.06.0006, porém deixa de emitir a Certidão de Arquivamento Provisório, prevista no art. 77 do referido Provimento;
- faz uso regular das ferramentas eletrônicas: Bacenjud, Detran, Renajud, Jucepe, Infojud e Serpro, consoante observado nos processos n.ºs. 0000972-08.2013.5.06.0006, 0001429-06.2014.5.06.0006, 0000182-53.2015.5.06.0006, 0001640-08.2015.5.06.0006, 0000145-94.2013.5.06.0006, 0001590-45.2016.5.06.0006, 0010142-04.2013.5.06.0006, 0000174-42.2016.5.06.0006 e 0139800-91.2007.5.06.0006. De acordo com o Relatório sobre Ordens Judiciais, foram realizados, no perÃodo de janeiro de 2016 a outubro de 2017, 1.315 (um mil e trezentos e quinze) bloqueios, 798 (setecentos e noventa e oito) desbloqueios e 378 (trezentos e setenta e oito) transferências. No mês de outubro de 2017, constavam 181 (cento e oitenta e um) bloqueios pendentes de providência;
- determina a citação dos sócios, nos casos de desconsideração da personalidade jurÃdica da empresa executada, com a devida inclusão dos seus nomes no sistema, no polo passivo da demanda, conforme visto nos processos n.ºs 0000942-70.2013.5.06.0006, 0000133-80.2013.5.06.0006 e 0000370-51.2012.5.06.0006; e
- inclui, em pauta, eventualmente ou quando solicitado pelas partes, processos para tentativa de conciliação, na fase de execução, e, ainda, na Semana Nacional ou Regional de Conciliação.
Quanto aos demais aspectos (assiduidade dos magistrados, pauta de audiências e principais prazos) encontram-se registrados nos itens 4 e 5.
10. OBSERVAÇÕES/PENDÊNCIAS REFERENTES À SECRETARIA:
- Na análise, por amostragem, nas carteiras que integram a Secretaria da Vara, verificou-se razoável organização e cumprimento das normas procedimentais a serem seguidas pelas unidades judiciárias de primeira instância, cabendo, entretanto, maior controle em relação aos atos de secretaria ( 0000323-43.2013.5.06.0006, aguardando expedição de certidão desde 18/5/2015; 0023700-92.2003.5.06.0006, para expedição de alvará desde 17/10/2017; 0032400-47.2009.5.06.0006, para expedição de mandados desde 26/5/2017; 0098300-50.2004.5.06.0006, a fim de expedir ofÃcio desde 4/8/2017; e 0001508-53.2012.5.06.0006, para expedir notificação desde 11/1/2017). Quanto aos processos digitais, constatou-se, conforme quadros do item 6 elaborados no dia 25/10/2017, a necessidade de melhor utilização da ferramenta agrupadores ( em face de 331 processos com pedido de sigilo, 482 processos com habilitações não lidas, 302 processos com petições não apreciadas, 148 mandados devolvidos pelos oficiais de justiça e 482 processos aguardando encaminhamento do secretário de audiência ), bem assim de maior controle da tramitação dos feitos, de modo a evitar processos em atividades já superadas, como se observou nos processos n.ºs 0000851-09.2015.5.06.0006 (aguardando audiência, apesar de já homologada conciliação e comprovados os recolhimentos desde 27/8/2015); 0000003-56.2014.5.06.0006 (aguardando final de sobrestamento, porém já homologada conciliação); e 0011512-15.2013.5.06.0201 (aguardando cumprimento de acordo desde 11/3/2016, entretanto já comprovado o pagamento em 5/4/2016 ), bem assim a ocorrência de pendências com prazo superior a 60 dias (0000080-65.2014.5.06.0006, aguardando o término dos prazos desde 10/1/2017; 0001328-32.2015.5.06.0006, para certificar desde 14/4/2016; 0000251-51.2016.5.06.0006, a fim de expedir mandado desde 21/8/2017; 0001439-85.2016.5.06.0006, para proceder à conclusão especÃfica ao magistrado desde 21/8/2017; 0001508-31.2015.5.06.0006, a fim de minutar despacho de conversão em diligência desde 29/6/2017; 0052500-43.1997.5.06.0006, aguardando minuta de expediente desde 2/12/2016; 0001665-55.2014.5.06.0006, para recebimento de instância superior desde 17/8/2017; 0001213-11.2015.5.06.0006, aguardando cumprimento de providência desde 27/9/2016; 0001640-08.2015.5.06.0006, para formalizar bloqueio pelo BACEN desde 13/6/2017; e 0001353-50.2012.5.06.0006, para expedir ofÃcio desde 8/3/2017) . Na inspeção realizada pelo juÃzo de primeiro grau, no perÃodo de 9 a 13 de janeiro de 2017, em 1.576 (um mil, quinhentos e setenta e seis) processos, registraram-se dentre outros dados: a) 19 (dezenove) processos fora de pauta; b) 2.090 (dois mil e noventa) processos na fase de execução; c) 159 (cento e cinquenta e nove) processos no setor de cálculos; d) 303 (trezentos e três) processos sem tramitação há mais de 60 dias; e) 5 (cinco) processos com execução suspensa; e f) 9 (nove) processos com carga vencida e notificados, e 7 (sete) sem notificação. Naquela oportunidade, o Juiz Titular, determinou, para aprimoramento da prestação jurisdicional, observância à s recomendações da Corregedoria; ajustes de lançamento no SIAJ; impulso dos processos por atos ordinatórios previstos no Provimento CRT 03/2012 e Portaria 01/2013 da 6.ª Vara do Recife; revisão constante das caixas e agrupadores dos processos eletrônicos; e registro dos documentos apartados ou informações relevantes na capa dos autos fÃsicos, ou por meio de alerta nos processos eletrônicos;
- Existem 13 (treze) CTPS’s sob custódia da Secretaria da Vara, e, deste total, nenhuma delas dizem respeito a processos arquivados ou em via de arquivamento. Indagado acerca das medidas adotadas para a diminuição do passivo desses documentos, o Diretor de Secretaria esclareceu que, inicialmente, procede à intimação do advogado para que encaminhe o documento profissional ao seu cliente, e, apenas em caso de falha dessa primeira medida, determina-se a instigação direta da própria parte pela via postal, e, por fim, por meio de oficial de justiça;
- Os Assistentes de Juiz elaboram minutas de despachos, sentenças de mérito e de soluções de incidentes processuais (como embargos declaratórios, embargos à execução, embargos de terceiros, e exceção de pré-executividade e antecipação de tutela), bem como informações de mandado de segurança;
- O Juiz Titular prolata, habitualmente, sentenças de forma lÃquida, e, após o trânsito em julgado, em relação à s sentenças ilÃquidas, determina-se a liquidação do feito diretamente pela Contadoria da Vara, dispensando, em regra, a notificação das partes para apresentar e/ou contestar cálculos de liquidação, visando, desse modo, a uma maior celeridade processual;
- Em relação aos registros no PJE e no SIAJ, o Diretor de Secretaria informou que já procedeu aos ajustes solicitados nos processos especificados nos OfÃcios Circulares n.º 458/2017 e 507/2017 dessa Corregedoria;
- No tocante ao lapso temporal anteriormente correicionado, observou-se: a) aumento do quantitativo de novas ações em 13 (treze); b) acréscimo na produtividade da Vara, vez que prolatadas a mais 62 (sessenta e duas) sentenças, e 140 (cento e quarenta) decisões de incidentes processuais, e homologadas a mais 260 (duzentas e sessenta) conciliações; c) manutenção do prazo médio para julgamento em 40 (quarenta) dias; d) redução do prazo médio, no ano de 2016, para realização da audiência inicial, no sumarÃssimo, em 30 (trinta) dias, e, no ordinário, em 58 (cinquenta e oito) dias; da instrução, no sumarÃssimo, em 7 (sete) dias, e, no ordinário, em 34 (trinta e quatro) dias; e na decisão, no sumarÃssimo, em 34 (trinta e quatro) dias, e, no ordinário, em 47 (quarenta e sete) dias; e) redução do prazo médio para realização, em outubro de 2017, da audiência inicial no rito sumarÃssimo em 62 (sessenta e dois) dias, e no ordinário em 34 (trinta e quatro) dias, e na instrução em 17 (dezessete) dias; f) redução do prazo médio na fase de conhecimento em 35 (trinta e cinco) dias, na liquidação em 139 (cento e trinta e nove) dias, e na execução em 179 (cento e setenta e nove) dias; g) redução na quantidade de processos na fase de conhecimento em 44 (quarenta e quatro), e na liquidação em 108 (cento e oito), porém houve acréscimo na execução em 377 (trezentos e setenta e sete); e h) aumento do saldo remanescente em 811 (oitocentos e onze) processos; e
- Atingimento das Metas 1, 2, 5, 6 e 7 estabelecidas pelo CNJ para o ano de 2016.
11. PEDIDOS DE PROVIDÊNCIAS E RECLAMAÇÕES CORREICIONAIS :
No tocante ao perÃodo de 1.º de janeiro de 2016 até a presente data, houve a formalização, em face desta unidade judiciária, de apenas 1 (um) pedido de providência (0000073-86.2017.5.06.0000), objetivando à expedição de alvarás, apreciado e arquivado em 29/3/2017.
12. RECOMENDAÇÕES:
- Prolatarem os magistrados Armando da Cunha Rabelo Neto , Danilo Cavalcanti de Oliveira, Edson LuÃs Bryk, Evellyne Ferraz Correia, Levi Pereira de Oliveira, Lucas de Araújo Cavalcanti, e Roberta Vance Harrop, prioritariamente e no menor espaço de tempo possÃvel, as sentenças com prazo vencido, conforme relações especificadas no item 3.3, devendo, sempre, atentarem ao prescrito no ATO n.º 1/CGJT, de 10 de fevereiro de 2017, haja vista o controle exercido por esta Corregedoria Regional a evitar que decisões não ultrapassem a tolerância admitida pela citada norma. Considerando que esses juÃzes não se encontravam presentes no momento da correição, deverá a Secretaria da Corregedoria Regional encaminhar-lhes comunicação para que tomem ciência;
- Empreender esforços com o objetivo de reduzir os prazos médios de audiências no rito sumarÃssimo, estabelecendo como meta o prazo máximo de 15 (quinze) dias, conforme determina o inciso III do art. 852-B da CLT. Nos processos de rito ordinário, observar “o prazo médio de duração do processo – fase de conhecimento – de até 200 (duzentos) dias, atentando-se ao limite legal para publicação de sentença†– Resolução Administrativa TRT n.º 03/2015, artigo 14, § 2.º (Provimento TRT-CRT n.º 03/2010);
- Fomentar a inclusão de processos de execução na pauta de audiências para tentativa de conciliação, consoante disposto no art. 76, II, da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho: “ promover a realização semanal de audiências de conciliação em processos na fase de execução, independentemente de requerimento das partes, selecionando-se aqueles com maior possibilidade de êxito na composição â€.
- Proceder ao controle de carga dos autos mensalmente até o dia 15 de cada mês subsequente, conforme prevê o art. 57, parágrafo único, do Provimento 02/2013 da Corregedoria Regional, com adoção das providências cabÃveis, de modo a assegurar a sua devolução o mais breve possÃvel, especialmente em relação aos processos n.ºs 0000398-87.2010.5.06.0006 (pendente desde 1.º/2/2017) e 0000092-16.2013.5.06.0006 (pendente desde 24/1/2017);
- Observar regular e integralmente as normas procedimentais prescritas pela Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho referente à Certidão de Arquivamento Provisório (art. 77 e Anexo IV);
- Realizar a verificação periódica, no Sistema BacenJud, quanto à existência de alguma ordem judicial “pendente de providênciaâ€, ou mesmo “não lidaâ€, adotando-se a medida cabÃvel, seja de transferência dos valores bloqueados para contas judiciais (para posterior liberação aos exequentes) ou desbloqueios daquelas importâncias que não interessem à execução – Consolidação de Provimentos da CGJT, Art. 99;
- Emitir, de forma explÃcita e circunstanciada, pronunciamento acerca da admissibilidade dos recursos;
- Impulsionar os feitos que necessitam de movimentação processual, principalmente aqueles com pendência há mais de 60 dias;
- Efetivar revisões periódicas, tanto nas gavetas de guarda dos autos fÃsicos (legado), quanto nas caixas de alocação dos feitos digitais (PJe), buscando o aprimoramento e a eficácia da atividade;
- Enfatizar, entre os usuários (servidores e magistrados) da Vara, a importância da correta inserção de dados no PJE, pois eles são extraÃdos, através das remessas, transformados e gravados, e essas informações alimentam o e-Gestão, gerando os relatórios gerenciais e a estatÃstica oficial da Justiça do Trabalho;
- Realizar a análise periódica da ferramenta “agrupadoresâ€, a fim de evitar a permanência de processos em tarefas já superadas. Os processos devem ser retirados de tal lista assim que realizado o ato respectivo;
- Proceder à “conclusão ao magistradoâ€, especificando o tipo (sentenças, decisões ou despachos), sem necessidade de despacho para tal finalidade, pela importância desse dado para a estatÃstica deste Regional, e, ainda, com a cautela necessária, em face da impossibilidade de cancelamento da “conclusão†em relação à s sentenças, o que enseja, em caso de equÃvoco do servidor, a necessidade de o magistrado proceder à “conversão do julgamento em diligência†para que se possa realizar nova conclusão. Deve, ainda, ser selecionado o magistrado em tempo real, com a devida gravação no sistema, a fim de que seja contabilizado o prazo para prolação da decisão corretamente, e, no caso da sentença, tão logo encerrada a instrução. Em relação à s decisões de antecipação de tutela, também proceder à imediata conclusão com a especificação do magistrado, de modo a possibilitar o controle do prazo e garantir a veracidade dos dados estatÃsticos. No tocante aos embargos de declaração, havendo necessidade de intimar a parte contrária, proceder à conclusão para julgamento tão logo encerrado o prazo, também sem necessidade de despacho, por se tratar de ato ordinário da secretaria. Tratando-se de juiz substituto da reserva técnica, proceder à imediata conclusão no sistema, com informação de tal fato, por e-mail funcional, ao magistrado, inclusive porque possui acesso restrito à unidade na qual atua;
- Efetivar a conclusão para julgamento dos embargos de declaração ao magistrado que se encontrar em exercÃcio na Vara, quando aquele que prolatou a sentença embargada se encontrar afastado por mais de 30 dias, em conformidade com o art. 8.º, § 3.º, do Provimento n.º 03/2015 desta Corregedoria Regional;
- Continuar no cumprimento das diligências determinadas pelo Tribunal, em grau de recurso, em prazo razoável, bem assim proceder ao correto cadastramento das partes quando do envio dos recursos ao Tribunal, inclusive em relação ao recurso ordinário em rito sumarÃssimo, de modo a evitar equÃvoco quando da distribuição da classe processual na segunda instância;
- Registrar, no sistema PJE, o recolhimento das custas, emolumentos, contribuição previdenciária e imposto de renda. Após as orientações sobre a necessidade de tal anotação, o Setor de EstatÃstica do Tribunal constatou acréscimo considerável no registro de tais arrecadações, conforme quadro demonstrativo entre os meses de janeiro a março de 2016 e janeiro a março de 2017, numa variação de 115,94% no tocante à s custas processuais, de 498,05% em relação aos emolumentos, de 71,16% no pertinente à s contribuições previdenciárias, de 32,62% no que diz respeito ao imposto de renda, e de 283,18% quanto à s multas aplicadas pelos órgãos de fiscalização das relações de trabalho; e
- Persistir no estÃmulo, entre os servidores, de práticas de sustentabilidade, racionalização e consumo consciente de materiais e serviços de responsabilidade socioambiental, visando ao uso sustentável dos recursos naturais e dos bens públicos, bem como ao aperfeiçoamento contÃnuo da qualidade do gasto público realizado pelo Tribunal, a teor da Resolução n.º 201 do CNJ de 3/3/2015.
13. BOAS PRÃTICAS RELATADAS PELO JUÃZO:
Noticiou o Diretor de Secretaria que as boas práticas, relacionadas na ata de correição de 2016, continuam sendo desempenhadas nesta unidade judiciária, motivo pelo qual procede à sua renovação:
- Prolação de sentenças de forma lÃquida (principalmente o Juiz Titular) em ambos os ritos; e, ainda, de sentenças em audiência no tocante aos procedimentos sumarÃssimos;
- Determinação de critérios e procedimentos especÃficos, relacionados pelo JuÃzo e pela Contadoria da Vara, para realização de perÃcias contábeis pelos peritos designados;
- Análise prévia da pauta pelos assistentes do JuÃzo, inclusive estabelecendo contato com as partes, antes do pregão, para viabilizar possÃvel conciliação;
- Utilização de e-mail , telefone e sistema push para acompanhamento processual e informações de praxe aos peritos;
- Consulta às declarações do Imposto de Renda (INFOJUD) pelos advogados na sala do Diretor de Secretaria, em arquivo digitalizado, evitando-se a impressão; e
- Incentivo ao desenvolvimento e aperfeiçoamento dos servidores, por meio de cursos presenciais e em EAD, oferecidos pelo TRT ou por outras instituições por este reconhecidas.
14. SOLICITAÇÕES DO JUÃZO:
- Climatizar a área onde funcionam os Setores de Protocolo e Acordo e Pagamento, com instalação de condicionador de ar;
- Retornar o pagamento das substituições para todas as funções;
- Disponibilizar 1 (um) servente (serviços gerais) para cada 2 (duas) Varas; e não 1 (um) para cada 4 (quatro), como ocorre atualmente;
- Sugerir a especificação, nos acórdãos do Tribunal, do ID de modo a facilitar a localização do documento ou peça nos processos eletrônicos, ou criar mecanismo de busca pelo número de páginas; e
- Criar atalho no Ãcone do PJE relativo a “ver detalhesâ€, para possibilitar o lançamento de custas e outras pendências ou retificações, evitando-se a movimentação dos processos por meio de tarefas.
Encerrados os trabalhos, a ExcelentÃssima Corregedora Regional, Desembargadora Dione Nunes Furtado da Silva, agradeceu a fraternal acolhida e a colaboração prestada pelos ExcelentÃssimo Juiz Titular e a JuÃza Substituta PatrÃcia Franco Trajano, e pelos servidores da Vara, determinando que, lavrada e assinada, fosse disponibilizada esta ata na página da Corregedoria, no sÃtio deste Regional ( www.trt6.jus.br ), além de publicada, em sua Ãntegra, no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho – DEJT, entregando cópia à Unidade Judiciária sob correição (neste ato), Presidência do Egrégio Regional, Secretaria Administrativa, Secretaria de Gestão de Pessoas, e Secretaria de Tecnologia de Informação, para conhecimento e providências pertinentes. Firmam a presente ata a ExcelentÃssima Desembargadora Corregedora Regional e a Secretária da Corregedoria Regional.
DIONE NUNES FURTADO DA SILVA
Desembargadora Corregedora Regional
NOÊMIA MARIA GOMES DE OLIVEIRA
Secretária da Corregedoria Regional
Ata Correição 62 - 2017 de 7/11/2017