ATA DA CORREIÇÃO ORDINÃRIA REALIZADA NA 3.ª VARA DO TRABALHO DE CARUARU, EM 19 DE OUTUBRO DE 2017.

Aos 19 (dezenove) dias do mês de outubro de 2017, às 8 (oito) horas, compareceu à sede da 3.ª Vara do Trabalho de Caruaru, situada na Avenida Visconde de Inhaúma, n.º 2.170, BR-104, Maurício de Nassau, Caruaru/PE, a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional do TRT da 6.ª Região, Dr.ª Dione Nunes Furtado da Silva , acompanhada pelos servidores Noêmia Maria Gomes de Oliveira (Secretária da Corregedoria), Vânia Rodrigues de Santana Cunha (Assessora de Gabinete), Glauco Moreira André (Chefe de Gabinete), Rosanna de Freitas Monteiro (Assistente de Gabinete), e Henrique Bezerra Valença (Assistente Secretário), para realizar a Correição Ordinária veiculada no Edital n.º 05/2017, disponibilizado no Diário Eletrônico do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região em 7/6/2017, e considerado publicado em 8/6/2017. Referido edital se encontrava devidamente afixado no átrio da Secretaria da referida unidade, possibilitando sua plena divulgação e visualização pelo público local.

Presentes, na ocasião, a Excelentíssima Juíza do Trabalho Substituta Auxiliar, Drª. Liliane Mendonça de Moraes Souza, o Diretor de Secretaria, Bel. Henrique Beca Gibson, e os demais servidores ali lotados: Marcílio Luiz Ferreira Lins, Paulo Farias de Oliveira, Rafael Lucena de Morais Albuquerque, Cairo Leão Guedes Rodrigues, Joselito Fernandes de Lucena, Lanusa Tabosa do Nascimento Berto, Maria de Lourdes Ferreira de Souza, Diogo Caetano Ramos Gonçalves, Juliana Araújo Pimentel Simas, Gisele Soares Xavier, Jefferson Pinheiro Leite de Macedo, e Rafaela Costa Accioly Campos, além do estagiário de Direito Ramon Barros Vila Nova. Ausentes, em face da fruição de férias, a Excelentíssima Juíza Titular, Dra. Kátia Keitiane da Rocha Porter, e a funcionária Renata Valença Torres.

Com base nos dados extraídos do SIAJ, PJe, e Sistema de Pessoal; nas informações consolidadas pela Seção de Estatística; no exame dos procedimentos adotados na Secretaria da Vara e dos processos em tramitação, e, ainda, dos dados colhidos na inspeção judicial realizada no período de 9 a 13 de janeiro de 2017, a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional determinou o registro das informações e recomendações que seguem.

1. MAGISTRADAS:

JUÃZA TITULAR/SUBSTITUTA

PERÃODO DE ATUAÇÃO

Kátia Keitiane da Rocha Porter (Titular)

Desde 30/5/2016

(Ato TRT GP n.º 239/2016)

Liliane Mendonça de Moraes Souza (Auxiliar) *

Desde 9/6/2008

(Portaria TRT GCR n.º 099/2008)

*Apesar de lotada na 1.ª Vara do Trabalho de Caruaru, a Juíza do Trabalho Substituta Liliane Mendonça de Moraes Souza atua como auxiliar, por prazo indeterminado, nas três Varas de Caruaru, em conformidade com o que estabelece a Resolução Administrativa TRT n.º 03/2015.

2. QUADRO DE SERVIDORES:

NOME

CARGO

FUNÇÃO

Henrique Beca Gibson

Analista Judiciário

Diretor de Secretaria

Rafael Lucena de Morais Albuquerque

Técnico Judiciário

Assistente de Diretor

Marcílio Luiz Ferreira Lins

Técnico Judiciário

Assistente de Juiz

Paulo Farias de Oliveira

Técnico Judiciário

Assistente de Juiz

Cairo Leão Guedes Rodrigues

Técnico Judiciário

Calculista

Renata Valença Torres

Técnica Judiciária

Calculista

Lanusa Tabosa do Nascimento Berto

Técnica Judiciária

Secretária de Audiência

Joselito Fernandes de Lucena

Técnico Judiciário

Secretário de Audiência

Maria de Lourdes Ferreira de Souza

Técnica Judiciária

Assistente

Diogo Caetano Ramos Gonçalves

Analista Judiciário

Oficial de Justiça

Juliana Araújo Pimentel Simas

Analista Judiciária

Oficiala da Justiça

Jefferson Pinheiro Leite de Macedo

Técnico Judiciário

-

Rafaela Costa Accioly Campos

Técnica Judiciária

-

Gisele Soares Xavier

Técnica Judiciária

-

3. Produtividade dos Juízes na Unidade:

3.1. Quantidade de Audiências, Sentenças, Conciliações e Incidentes por Juiz (a):

Atuação dos Magistrados na

3.ª VT de Caruaru

Audiências*

Sentenças de mérito

Conciliações

Incidentes processuais

Kátia Keitiane da Rocha Porter

1.308

464

465

350

Liliane Mendonça de Moraes Souza

282

57

65

44

Airam Clemente Torres de Araújo

123

45

34

25

Daniella Cristiane Rodrigues Ferreira

-

4

-

-

Edson Luis Bryk

-

8

-

-

Evellyne Ferraz Correia

69

19

8

12

Regina Maura Maciel Lemos

-

-

4

-

Sarah Yolanda Alves de Souza

-

1

-

-

Victor Majela Nabuco de Menezes

31

8

10

-

Total

1.813

606

586

431

*Exceto audiências de julgamento.

Fontes: Relatórios extraídos do e-Gestão (Audiências realizadas, Solucionados por magistrado, e Incidentes processuais julgados por magistrado).

Período analisado: 1.º/10/2016 a 30/9/2017.

3.2. Prazo médio (em dias) para julgamento de mérito na unidade, da conclusão até a prolação da sentença (apenas PJe):

Atuação dos Magistrados na 3.ª VT de Caruaru

Prazo* médio para julgamento de sentenças de mérito

Kátia Keitiane da Rocha Porter

23

Liliane Mendonça de Moraes Souza

42

Airam Clemente Torres de Araújo

46

Daniella Cristiane Rodrigues Ferreira

47

Edson Luis Bryk

44

Evellyne Ferraz Correia

140

Regina Maura Maciel Lemos

0

Sarah Yolanda Alves de Souza

292

Victor Majela Nabuco de Menezes

9

Prazo médio para julgar na unidade

28

*Apuração leva em conta somente processos eletrônicos e não deduz os períodos de afastamento dos magistrados, tais como férias, licenças, cursos e outros, em face da falta de integração entre os sistemas de pessoal e judicial.

Fontes: Relatório extraído do e-Gestão (Prazos Médios, em dias, da conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado - PJe).

Período analisado: 1.º/10/2016 a 30/9/2017.

3.3. Sentenças de mérito (conhecimento) pendentes de julgamento:

Magistrados com sentenças pendentes na

3.ª VT de Caruaru

No prazo

Prazo vencido

Total

Katia Keitiane da Rocha Porter

41

-

41

Liliane Mendonça de Moraes Souza

38

-

38

Airam Clemente Torres de Araújo

-

1

1

Total de sentenças pendentes na Vara

79

1

80

Sentença com prazo vencido sob a responsabilidade do magistrado Airam Clemente Torres de Araújo: 0000338-56.2016.5.06.0313.

Fontes: Dados extraídos de “Relatório de decisões em aberto/proferidasâ€; e PJe, em 19/10/2017, às 9h10.

3.4. Incidentes processuais pendentes de julgamento:

Magistrados com Incidentes Processuais pendentes na 3.ª VT de Caruaru

No prazo

Prazo vencido

Total

Katia Keitiane da Rocha Porter

7

-

7

Liliane Mendonça de Moraes Souza

7

-

7

-----------------------------------*

5

-

5

Total de incidentes pendentes na Vara

19

-

19

*Incidentes sem vinculação a magistrado: 0001314-29.2017 .5.06.0313, 0001310-89.2017.5.06.0313**, 0001332-50.2017.5.06.0313**, 0001334-20.2017.5.06.0313** e 0001335-05.2017.5.06.0313** ( **A inda no prazo da Secretaria para prática de tal ato).

Fontes: Dados coletados na Secretaria da Vara e no PJe, em 19/10/2017, às 9h55.

3.5. Produtividade da Vara:

Unidade Judiciária

Quantidades

Prazo médio para julgamento (PJe)

Sentenças de mérito

Incidentes processuais

Conciliações

3.ª VT de Caruaru

606

431

586

28

Fontes: Relatórios extraídos do e-Gestão: Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado; e Prazos Médios (em dias) da Conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe).

Período analisado: 1.º/10/2016 a 30/9/2017.

3.6. Percentuais de produtividade da juíza titular de setembro de 2016 a setembro de 2017*:

Mês

SET./16

OUT./16

NOV./16

DEZ./16

JAN./17

FEV./17

MARÇO/17

Sentenças

159,52%

167,50%

129,41%

26,47%

23,26%

65,06%

61,76%

Conciliados

57,14%

40,00%

85,29%

64,71%

23,26%

48,19%

42,16%

Mês

ABRIL/17

MAIO/17

JUNHO/17

JULHO/17

AGOSTO/17

SET./17

Sentenças

51,11%

107,46%

54,17%

55,12%

36,07%

73,96%

Conciliados

51,11%

64,18%

60,00%

50,39%

45,08%

43,75%

*A Juíza Kátia Keitiane da Rocha Porter usufruiu férias de 11/10/2016 a 9/11/2016, 18/4/2017 a 17/5/2017, e 26/9/2017 a 25/10/2017; afastou-se, por licença médica, de 5 a 19/9/2016; e, para participar de curso, de 16 a 20/1/2017, 30 a 31/3/2017, e 13 a 15/9/2017.

4. AUDIÊNCIAS (REALIZADAS E DESIGNADAS):

4.1. Prazos médios, em dias, até a realização das audiências (a partir do ajuizamento):

Unidade Judiciária

Inicial

Instrução

Decisão

Sumaríssimo

Ordinário

Sumaríssimo

Ordinário

Sumaríssimo

Ordinário

3.ª VT de Caruaru

64

72

79

147

86

165

Fonte: Dados extraídos do e-Gestão (Prazos médios – fase de conhecimento).

Período analisado: 1.º/10/2016 a 30/9/2017.

4.2. Prazos (em dias) para designação de audiências, a contar de 11/10/2017:

Unidade Judiciária

Inicial

Instrução

Sumaríssimo

Ordinário

2016

2017

2016

2017

2016

2017

3.ª VT de Caruaru

46

33

48

104

110

133

Fontes: Informações extraídas do PJe e da Ata de Correição realizada em 2016.

4.3. Assiduidade das magistradas:

Segundo informações prestadas pelo Diretor de Secretaria, a Juíza Titular, Dra. Kátia Keitiane da Rocha Porter, comparece à unidade das terças às quintas-feiras, período em que, como parâmetro, são designadas as sessões de audiências. A Juíza Auxiliar, Dra. Liliane Mendonça de Moraes Souza, atua de forma compartilhada nas três Varas de Caruaru, e quase sempre está substituindo os Juízes Titulares em suas férias e outros afastamentos, não existindo dia específico para seu comparecimento a cada uma das unidades. Atualmente, Sua Excelência encontra-se atuando unicamente nesta unidade judiciária, em razão das férias da Titular.

A Excelentíssima Juíza Titular tem autorização para residir fora da jurisdição, em conformidade com o que estabelece a Resolução Administrativa TRT n.º 07/2008. Os requisitos previstos na citada norma local aos magistrados que dispõem dessa permissão são: a) inexistência de audiências adiadas por ausência injustificada do magistrado; b) obediência aos prazos legais, mormente para sentenciar ; c) permanecer disponível o magistrado em todos os dias úteis da semana; e d) adoção de medidas tendentes à redução progressiva dos processos em fase de execução.

E , p or ocasião da última correição ordinária realizada neste Regional – 6 a 10 de junho de 2016 – Excelentíssimo Corregedor-Geral, Ministro Renato de Lacerda Paiva, fez constar, na respectiva ata de correição (página 34, item 8.11.), referência aos magistrados que dispõem da correspondente autorização, entendendo-se, por conseguinte, que Sua Excelência está bem atento à questão.

Ocorre que a Excelentíssima Juiz Titular desta unidade jurisdicional, atualmente, não apresenta sentença a ser prolatada com prazo vencido, e vem adotando medidas para redução progressiva dos processos em execução, atendendo ao que prescreve a Resolução Administrativa TRT n.º 007/2008 e a Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho.

4.4. Quantidade de processos em pauta de audiências por semana (média):

Unidade Judiciária

Dias de audiências por semana

Total de audiências

Sumaríssimos

Iniciais

Instruções

Razões Finais

3.ª VT de Caruaru

3 a 4 dias (segundas às quartas ou quintas-feiras)

5 a 9

23 a 30

10 a 12

5 a 6

Fontes: Informações extraídas do PJe, em 11/10/2017, relativas aos seguintes períodos: 17/7/2017 a 21/7/2017; 14/8/2017 a 18/8/2017; 11/9/2017 a 15/9/2017; e 16/10/2017 a 20/10/2017; e informações prestadas pelo Diretor de Secretaria da Vara.

5. MOVIMENTAÇÃO PROCESSUAL:

5.1. Quantidade de ações trabalhistas ajuizadas na unidade - Físicos e PJe:

Unidade Judiciária

2015

2016

2017

(até 10/10/2017)

3.ª VT de Caruaru

1.439

1.459

1.280

Fontes: Consolidação da Estatística, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Casos Novos por Distribuição e Redistribuídos), e PJe.

5.2. Processos remanescentes (congestionamento):

Unidade Judiciária

SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2016

SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2017

Pendentes de julgamento*

Processos demais fases

Total

Pendentes de julgamento*

Processos demais fases

Total

3.ª VT de Caruaru

152

2.362

2.514

81

3.003

3.084

*Pendentes de julgamento: Processos com instrução encerrada, aguardando prolação de sentença.

Fontes: Consolidação da Estatística, Relatórios Gerenciais, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Processos Pendentes de Solução) e PJe.

5.3. Quantidade de processos em tramitação:

Unidade Judiciária

Processos em tramitação em 13/10/2017

Físicos

PJe

3.ª VT de Caruaru

320

2.916

Fonte: Relatório Gerencial (Processos em tramitação na Vara) e PJe-JT.

5.4. Quantidade de processos nas principais fases processuais ( pendentes de solução ):

Unidade Judiciária

Conhecimento

(até a prolação da sentença)

Liquidação

Execução

3.ª VT de Caruaru

591

69

1.184

Fonte : e-Gestão.

Período analisado: 1.º/9/2017 a 30/9/2017.

5.5. Prazos médios (em dias) nas principais fases processuais:

Unidade Judiciária

Conhecimento

(até a prolação da sentença)

Liquidação

Execução

3.ª VT de Caruaru

145

110

343

Fonte: e-Gestão.

Período analisado: 1.º/10/2016 a 30/9/2017.

6. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS ELETRÔNICOS EM 13/10/2017:

Agrupadores:

Tarefa

Quantidade

Processos com pagamentos

241

Processos com pedido de sigilo nos documentos não apreciado 

01

Processos com pedido liminar ou de antecipação de tutela não apreciado

31

Processos com Petições Avulsas

119

Processos com Habilitações nos Autos Não Lidas

224

Processos com petições não apreciadas

25

Mandados devolvidos pelo Oficial de Justiça

08

Processos aguardando encaminhamento do secretário de audiência (atas assinadas)

11

Fase de Conhecimento:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

Aguardando apreciação pela instância superior

200

15/01/2014

0010094-94.2013.5.06.0313

Aguardando audiência

284

07/03/2017

0000528-87.2014.5.06.0313 *¹

Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos

283

17/06/2016

0000061-40.2016.5.06.0313 *²

Aguardando laudo pericial

01

29/09/2017

0000879-55.2017.5.06.0313 *³

Aguardando término dos prazos

139

04/09/2017

0001007-12.2016.5.06.0313 * 4

Analisar Decisão

17

10/10/2017

0001478-28.2016.5.06.0313

Analisar Despacho

24

10/10/2017

0000098-33.2017.5.06.0313

Analisar expediente da secretaria

02

09/10/2017

0001306-86.2016.5.06.0313

Analisar sentença

02

11/10/2017

0000503-69.2017.5.06.0313

Análise do Conhecimento

42

25/09/2017

0001143-09.2016.5.06.0313 * 5

Apreciar dependência

05

10/10/2017

0001278-84.2017.5.06.0313

BacenJud

01

19/09/2017

0000434-37.2017.5.06.0313 * 6

Concluso ao magistrado* 7

10

11/10/2017

0000209-17.2017.5.06.0313

Cumprimento de providências* 8

40

25/09/2017

0001227-78.2014.5.06.0313 * 9

(Subpasta) Setor de Cálculos - Atualização

02

29/09/2017

0001328-47.2016.5.06.0313

(Subpasta) Setor de Cálculos - Parcelamento

01

12/09/2017

0001499-04.2016.5.06.0313

Imprimir Correspondência

01

31/08/2017

0000860-49.2017.5.06.0313

Intimações automáticas com pendências – Com

17

02/10/2017

0001160-45.2016.5.06.0313

Minutar Decisão

35

05/09/2017

0000082-50.2015.5.06.0313

Minutar Despacho

57

09/08/2017

0000809-72.2016.5.06.0313

Minutar expediente da secretaria

01

10/10/2017

0000969-63.2017.5.06.0313

Minutar sentença

78

11/05/2017

0000338-56.2016.5.06.0313

Prazos vencidos

92

26/09/2017

0001397-79.2016.5.06.0313

Preparar comunicação

05

06/10/2017

0001091-76.2017.5.06.0313

Publicar DJE

03

11/10/2017

0000754-87.2017.5.06.0313

Publicar DJe – Com

05

11/10/2017

0000263-80.2017.5.06.0313

Recebimento de instância superior

27

12/09/2017

0000344-97.2015.5.06.0313

Remeter ao 2o Grau

02

26/09/2017

0001501-08.2015.5.06.0313

Remeter ao 2o grau - registrar pagamentos

01

14/09/2017

0001131-92.2016.5.06.0313

Triagem Inicial

60

28/08/2017

0001084-84.2017.5.06.0313

Triagem Inicial - Apreciar urgentes

20

03/10/2017

0001236-35.2017.5.06.0313

Triagem Inicial - Parte com procuradoria

11

13/09/2017

0001156-71.2017.5.06.0313

Triagem Inicial - Parte sem CPF ou CNPJ

15

21/09/2017

0001197-38.2017.5.06.0313

OBSERVAÇÕES

*¹ A udiência de 'Instrução e Julgamento' designada para 7/12/2017.

*² Vigésima quarta e última parcela de acordo homologado com vencimento em 30/05/2018.

*³ Audiência de 'Instrução e Julgamento' designada para 6/12/2017.

* 4 Notificação de redesignação de audiência de instrução para 20/11/2017.

* 5 Data da última parcela do acordo homologado vencida desde 20/05/2017 e comprovantes de GRU e GPS nos autos desde 23/06/2017.

* 6 Realizar 1ª tentativa via convênio BACENJUD.

* 7 Processos sem conclusão nominal a magistrado.

* 8 Inexistem processos nas subpastas “BACEN – Ag.1a Respostaâ€, “Jucepeâ€, “Praça Aguardandoâ€, “Praça Designada†e “SERPROâ€

* 9 Na subpasta “Setor de Cálculos – Liquidaçãoâ€, sendo este processo referido o único dela constante.

Fase de Liquidação:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

Aguardando Cumprimento de Providência - Liq*¹

12

19/09/2017

0000761-16.2016.5.06.0313

Aguardando apreciação pela instância superior

02

29/05/2017

0000709-88.2014.5.06.0313

Aguardando laudo pericial

12

17/04/2017

0000687-93.2015.5.06.0313 *²

Aguardando término dos prazos

13

13/10/2017

0000860-20.2015.5.06.0313 *³

Analisar Decisão - Liq

01

11/10/2017

0001194-54.2015.5.06.0313

Analisar Despacho - Liq

06

10/10/2017

0000275-94.2017.5.06.0313

Análise de Liquidação

06

05/10/2017

0001197-82.2010.5.06.0313 * 4

Concluso ao magistrado - Liq

01

07/09/2017

0000144-22.2017.5.06.0313 * 5

Cumprimento de providências* 6

19

02/08/2017

0000228-91.2015.5.06.0313 * 7

(Subpasta) Setor de Cálculos - Liquidação

14

13/09/2017

0000647-77.2016.5.06.0313

(Subpasta) Setor de Cálculos - Manifestações ED

01

09/10/2017

0000769-61.2014.5.06.0313

Iniciar Liquidação

04

06/10/2017

0025800-59.2009.5.06.0313

Intimações automáticas com pendências - Liq

02

06/10/2017

0001037-47.2016.5.06.0313

Minutar Decisão - Liq

02

05/10/2017

0001433-24.2016.5.06.0313

Minutar Despacho - Liq

04

25/09/2017

0000727-75.2015.5.06.0313

Minutar expediente da secretaria

01

05/09/2017

0010424-91.2013.5.06.0313

Prazos vencidos

11

05/10/2017

0000559-73.2015.5.06.0313

Publicar DJe - Liq

02

11/10/2017

0001048-13.2015.5.06.0313

OBSERVAÇÕES

*¹ Processos encontram-se na subpasta “Setor de Cálculosâ€.

*² Certidão de intimação de perito contábil na data indicada.

*³ Parte reclamada peticionou, nada data indicada, em cumprimento da decisão de Id 871b622 publicada em 28/9/2017.

* 4 Processo com Termo de Abertura de Liquidação.

* 5 Processo sem conclusão nominal a magistrado.

* 6 Inexistem processos em “BACEN - Aguardando 1ª Respostaâ€, “Jucepeâ€, “Praça Aguardandoâ€, “Praça Designada†e “SERPROâ€.

* 7 Apresenta, como último ato do processo, certidão de reenvio de CPE para cumprimento ao juízo deprecado.

Fase de Execução:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

Aguardando apreciação pela instância superior

10

20/02/2017

0000920-56.2016.5.06.0313

Aguardando audiência – Exec

03

20/09/2017

0000327-32.2013.5.06.0313 *¹

Aguardando comprovantes bancários

03

20/09/2017

0000029-06.2014.5.06.0313

Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos

42

27/09/2016

0010739-22.2013.5.06.0313 *²

Aguardando final do sobrestamento

11

23/02/2017

0050200-40.2009.5.06.0313 *³

Aguardando laudo pericial

02

06/10/2017

0000841-43.2017.5.06.0313 * 4

Aguardando leilão ou praça

03

14/06/2017

0000945-06.2015.5.06.0313 * 5

Aguardando término dos prazos

168

04/09/2017

0001412-82.2015.5.06.0313 * 6

Analisar Decisão – Exec

08

10/10/2017

0000311-73.2016.5.06.0313

Analisar Despacho – Exec

15

10/10/2017

0000741-25.2016.5.06.0313

Analisar expediente da secretaria

30

02/10/2017

0000196-52.2016.5.06.0313

Analisar sentença – Exec

02

10/10/2017

0001249-05.2015.5.06.0313

Análise da carta

01

13/10/2017

0000986-02.2017.5.06.0313

Análise de Execução

70

28/08/2017

0001441-35.2015.5.06.0313 * 7

BacenJud

92

29/08/2017

0000022-43.2016.5.06.0313

Concluso ao magistrado – Exec* 8

04

03/10/2017

0000691-67.2014.5.06.0313

Cumprimento de providências* 13

310

26/09/2016

0000039-79.2016.5.06.0313 * 9

(Subpasta) Praça Aguardando

08

01/08/2017

0000010-63.2015.5.06.0313 * 10

(Subpasta) Praça Designada

02

29/08/2017

0010488-04.2013.5.06.0313 * 11

(Subpasta) SERPRO

01

27/04/2017

0000227-43.2014.5.06.0313

(Subpasta) Setor de Cálculos - Atualização

10

26/09/2017

0000802-22.2012.5.06.0313

(Subpasta) Setor de Cálculos - Liquidação

01

29/08/2017

0000431-53.2015.5.06.0313

(Subpasta) Setor de Cálculos - Parcelamento

01

11/10/2017

0000122-95.2016.5.06.0313

(Subpasta) Setor de Cálculos - Rateio

02

02/10/2017

0000612-93.2011.5.06.0313

(Subpasta) Setor de Cálculos - Retificação

06

04/09/2017

0000025-66.2014.5.06.0313 * 12

Encaminhar Carta

02

13/09/2017

0000321-20.2016.5.06.0313

Escolher tipo de arquivamento

01

09/10/2017

0000588-60.2014.5.06.0313

InfoJud

47

14/03/2017

0001179-22.2014.5.06.0313

Iniciar Execução

21

03/10/2017

0000762-40.2012.5.06.0313

Intimações automáticas com pendências - Exec

06

05/10/2017

0000559-49.2010.5.06.0313

Minutar Decisão – Exec

01

09/10/2017

0001471-70.2015.5.06.0313

Minutar Despacho – Exec

90

05/09/2017

0001261-53.2014.5.06.0313

Minutar expediente da secretaria

01

08/10/2017

0000648-96.2015.5.06.0313

Minutar sentença – Exec

10

13/09/2017

0000821-23.2015.5.06.0313

Prazos vencidos

52

28/09/2017

0000774-49.2015.5.06.0313 * 14

Preparar comunicação

03

14/09/2017

0000927-82.2015.5.06.0313 * 15

Publicar DJE

04

11/10/2017

0000224-20.2016.5.06.0313

Publicar DJe – Exec

10

11/10/2017

0000904-39.2015.5.06.0313

Recebimento de instância superior

05

11/09/2017

0000732-63.2016.5.06.0313

Registrar SerasaJud

01

25/01/2017

0010664-80.2013.5.06.0313

RenaJud

21

05/09/2017

0000948-58.2015.5.06.0313

SerasaJud

01

30/06/2017

0000764-68.2016.5.06.0313

OBSERVAÇÕES

*¹ Audiência de Conciliação em execução designada para 24/10/2017.

*² Décima e última parcela do acordo homologado vencida desde 10/08/2017.

*³ Execução suspensa até o trânsito em julgado da sentença relativa aos embargos de terceiro nº 0000827-93.2016.5.06.0313.

* 4 Manifestação de aceitação do perito contábil.

* 5 Data do despacho à hasta pública.

* 6 Certidão nos autos de devolução de mandado.

* 7 Para expedição de ofício (Id a3a8692) e apreciação de petição (Id. 471a53c) com data de 04/10/2017.

* 8 Processos sem conclusão nominal a magistrado.

* 9 Processo na subpasta “Jucepeâ€, onde existem, ao todo, 5 (cinco) processos.

* 1 0 Data do despacho à hasta pública.

* 11 Data do despacho à hasta pública com praça a ser realizada nos dias 31/10/2017, 07/11/2017 e 21/11/2017.

* 12 Data do despacho remetendo à contadoria e com manifestação da parte reclamada em 12/09/2017.

* 13 Inexistem processos nas subpastas “BACEN – Aguardando 1a Respostaâ€.

* 14 Prazo vencido desde a data indicada, mas com novo peticionamento nos autos desde 3/10/2017.

* 15 Para confeccionar mandado de penhora desde a data indicada, nos termos da decisão de Id. ecc38ad, de 17/7/2017.

7. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS FÃSICOS EM 19/10/2017

NATUREZA

QUANTIDADE

DATA MAIS

ANTIGA

PROCESSO

Cargas

Advogados

02

18/4/2017

0000319-89.2012.5.06.0313

Perito

--

--

--

Terceiros

--

--

--

Petições a juntar aos autos

--

--

--

Processos conclusos para despacho

19

10/8/2016

0000502-31.2010.5.06.0313

Consultas convênios a realizar (BACEN/JUCEPE/INFOJUD/DETRAN)

--

--

--

Praças a marcar

--

--

--

Processos no setor de cálculos

01

5/10/2016

0000243-65.2012.5.06.0313

Processos para serem remetidos ao TRT

--

--

--

*Em relação às certidões/diligências, alvarás, mandados e praças a realizar, não existem pendências.

*No pertinente aos ofícios, o mais antigo data de 9/10/2017 (processo n.º 0000814-07.2010.5.06.0313).

*Em relação às notificações, a mais antiga data de 9/10/2017 (processo n.º 0000403-61.2010.5.06.0313).

*Quanto aos processos digitalizados (CLE), verificou-se, no período de 2015 a 2017. a conversão de 164 (cento e sessenta e quatro) feitos, sendo que 42 (quarenta e dois) foram concluídos manualmente.

Fonte: Informações colhidas na Secretaria da Vara do Trabalho e no SIAJ.

8. METAS FIXADAS PELO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA:

Em conformidade com os dados fornecidos pelo Núcleo de Estatística e Pesquisa do Egrégio Regional, eis os resultados das Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ para o ano de 2016 :

Meta 1 CNJ - 2016 : – Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuídos no ano corrente.

Unidades Judiciárias

Recebidos

Resolvidos

Resultado

3.ª VT de Caruaru

1.428

1.468

102,8%

Total da 6ª Região

107.816

111.793

103,69%

Meta 2 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, pelo menos, 90% dos processos distribuídos até 31/12/2014.

Unidade Judiciária

Distribuídos em 2014

Distribuídos em 2014

e julgados até 31/12/16

Pendentes de julga-

mento até 31/12/16

Resultado

3.ª VT de Caruaru

316

316

0

111%

Total da 6ª Região

62.261

59.947

2.314

107%

Meta 3 CNJ - 2016 : – Aumentar o índice de conciliação na fase de conhecimento, em relação à média do biênio 2013/2014, em 2 pontos percentuais.

Unidade Judiciária

Solucionados

Conciliados

Média biênio

(2013/2014)

Resultado

3.ª VT de Caruaru

1.468

548

35,9%

37,33%

Total da 6ª Região

111.793

44.400

40,83%

39,72 %

Meta 4 CNJ - 2016 : – Dar prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, não se destinando portanto à esta Justiça Especializada.

Meta 5 CNJ - 2016 : – B aixar em 2016, quantidade maior de processos de execução do que o total de casos novos de execução no ano corrente.

Unidade

Judiciária

Casos novos

de execução

Baixados

Entraram

na meta

Saíram

da meta

Resultado

3.ª VT de Caruaru

592

445

0

0

75,17%

Total da 6ª Região

38.526

37.091

0

0

96,50%

Meta 6 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, as ações coletivas distribuídas, até 31.12.2013 no 1.º grau e até 31.12.2014, no 2.º grau.

A 3.ª Vara do Trabalho de Caruaru não conta com ação coletiva em tramitação em 31/12/2016, de acordo com o relatório fornecido pelo Setor de Estatística deste Tribunal.

Meta 7 CNJ - 2016 : – Identificar e reduzir em 2% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior.

Unidade

Judiciária

Pendentes em

31/12/15

Quantidades de

Processos dos dez

maiores litigantes

distribuídos na instância no mês de

referência

Quantidades de

Processos dos dez

maiores litigantes

julgados na ins-

tância no mês de

referência

Pendentes em

31/12/16

Resultado

3.ª VT de Caruaru

68

101

140

29

229,79%

Total da 6ª Região

8.284

7.949

9.373

6.860

118,34%

O Conselho Nacional de Justiça divulgou no final do 10.º Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, as metas nacionais para 2017, quais sejam:

Meta 1 - Os tribunais mantiveram o compromisso de julgar, ao longo de 2017, mais processos do que os novos que chegarem aos tribunais (Meta 1). Assim como em 2016, o compromisso deverá ser cumprido por tribunais de todos os segmentos de Justiça.

Meta 2 - O compromisso com o julgamento dos processos mais antigos, alvo da Meta 2, foi renovado para 2017 e deverá ser cumprido por tribunais de todos os ramos do Judiciário. O detalhamento desta e das outras metas definidas, com percentuais e períodos de distribuição dos processos que deverão ser julgados, estarão num glossário que será divulgado futuramente pelo CNJ.

Meta 3 - A Justiça Federal e a Justiça do Trabalho também renovaram o compromisso com a Meta 3, que busca aumentar o número de casos solucionados por meio da conciliação, em relação a períodos anteriores. 

Meta 4 - Fixada pela primeira vez em 2013, a Meta 4, que dá prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, deverá ser cumprida novamente em 2017 pela Justiça Estadual, pela Justiça Federal, pela Justiça Militar da União e dos Estados e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). 

Meta 5 - Impulso aos processos de execução, que será perseguida no ano que vem pelos tribunais da Justiça Estadual, Federal e do Trabalho.

Meta 6 - P rioriza o julgamento de ações coletivas, que impactam na vida de um grupo maior de pessoas. 

Meta 7 – Prioriza o julgamento de processos dos maiores litigantes e dos recursos repetitivos, tem por objetivo enfrentar demandas de massa que chegam ao Judiciário.

Meta 8 – Destinada a ações de fortalecimento da rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres, uma das prioridades da atual gestão do CNJ.

9. ITENS DE EXAME E REGISTRO OBRIGATÓRIOS (Art. 26 da Consolidação dos Provimentos da CGJT):

Com base nos autos e sistemas analisados, verificou-se que o Juízo:

- registra no sistema informatizado os atos processuais relevantes;

- tem deixado de emitir, atualmente, de forma explícita e circunstanciada, pronunciamento acerca da admissibilidade dos recursos, pois omite informação sobre as folhas ou ID relativa ao instrumento de procuração, a exemplo do constatado nos processos n.ºs 0001155-23.2016.5.06.0313, 0000933-55.2016.5.06.0313 e 0000179-79.2017.5.06.0313;

- ordena, a requerimento e de ofício, a imediata liberação do depósito recursal, nos casos em que, após a liquidação, seja apurado crédito de valor inequivocamente superior ao depositado, como verificado nos processos n.ºs 0000105-59.2016.5.06.0313 e 0000566-65.2015.5.06.0313;

- exaure as iniciativas do juízo para tornar exitosa a execução, observando os requisitos estabelecidos para emissão da Certidão de Crédito Trabalhista, nos moldes do artigo 88 da Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral, como visto nos processos n.ºs 0000269-58.2015.5.06.0313 e 0000551-67.2013.5.06.0313, porém deixa de expedir a Certidão de Arquivamento Provisório, prevista no art. 77 do referido Provimento;

- faz uso regular das ferramentas eletrônicas: Bacenjud, Detran, Renajud, Jucepe, Infojud e Serpro, consoante observado nos processos n.ºs 0000016-02.2017.5.06.0313, 0001179-85.2015.5.06.0313, 0001380-14.2014.5.06.0313, 0001064-64.2015.5.06.0313, 0001531-43.2015.5.06.0313, 0000540-33.2016.5.06.0313, 0000676-64.2015.5.06.0313, 0000764-68.2016.5.06.0313. De acordo com o Relatório sobre Ordens Judiciais, foram realizados, no período de janeiro de 2016 a setembro de 2017, 1.238 (um mil, duzentos e trinta e oito) bloqueios, 731 (setecentos e trinta e um) desbloqueios e 432 (quatrocentos e trinta e duas) transferências. No mês de setembro de 2017, constavam 92 (noventa e dois) bloqueios pendentes de providência;

- determina a citação dos sócios, nos casos de desconsideração da personalidade jurídica da empresa executada, conforme informado pela Secretaria da Vara ; e

- inclui, em pauta, processos para tentativa de conciliação, na fase de execução, em uma média de 1 a 2 processos por semana, e, ainda, na Semana Nacional de Conciliação.

Quanto aos demais aspectos (assiduidade dos magistrados, pauta de audiências e principais prazos) encontram-se registrados nos itens 4 e 5.

10. OBSERVAÇÕES/PENDÊNCIAS REFERENTES À SECRETARIA:

- Na análise, por amostragem, dos processos físicos, verificou-se, conforme quadro do item 7, regular organização e cumprimento das normas procedimentais a serem seguidas pelas unidades judiciárias de primeira instância, cabendo, entretanto, maior controle no tocante à carga dos autos (0000319-89.2012.5.06.0313, pendente desde 18/4/2017), conclusão para despacho (0000502-31.2010.5.06.0313, pendente desde 10/8/2016) e processo no setor de cálculos ( 0000243-65.2012.5.06.0313, pendente desde 5/10/2016) . Quanto aos processos digitais, constatou-se razoável controle da tramitação dos feitos, conforme quadros do item 6 elaborados no dia 13/10/2017, porém há necessidade de melhor utilização da ferramenta “agrupadores†(pela constatação de 241 processos com pagamento, 119 processos com petições avulsas e 224 processos com habilitações não lidas nos autos), bem assim de maior controle dos atos de secretaria, em face das pendências, naquela data, relativas à entrega de laudo pericial (proc. n.º 0000687-93.2015.5.06.0313, desde 17/4/2017); imprimir correspondência (proc. n.º 0000860-49.2017.5.06.0313, desde 31/8/2017); recebimento de instância superior (proc. n.º 0000344-97.2015.5.06.0313, desde 12/9/2017; e 0000732-63.2016.5.06.0313, desde 11/9/2017); consulta a convênios - SERPRO e INFOJUD (proc. n.º 0000227-43.2014.5.06.0313, desde 27/4/2017, e proc. n.º 0001179-22.2014.5.06.0313, desde 14/3/2017); e preparar comunicação (proc. n.º 0000927-82.2015.5.06.0313, desde 14/9/2017). Na inspeção realizada, no período de 9 a 13 de janeiro de 2017, em 2.446 (dois mil, quatrocentos e quarenta e seis) processos, registraram-se dentre outros dados: a) inexistência de petições a serem juntadas aos processos físicos; b) 1.108 (um mil, cento e oito) processos na fase de execução; c) ausência de processos com execução suspensa; d) 30 (trinta) processos no setor de cálculos; e) inexistência de processos fora de pauta ou convertido em diligência; f) 311 (trezentos e onze) processos sem tramitação há mais de 60 dias; g) ausência de processo com carga vencida. A Juíza Titular ressaltou, naquela oportunidade, que a constatação de erros e omissões nos processos foi considerada dentro dos padrões de normalidade, tendo em vista o grande número de feitos em tramitação e o número de servidores à disposição; e que os servidores têm cumprido adequadamente o seu ofício, respeitando as disposições legais e regulamentares;

- Existem 33 (trinta e três) CTPS’s sob custódia da Secretaria da Vara, e, deste total, apenas 2 (duas) dizem respeito a processos arquivados ou em via de arquivamento (0000958-39.2014.5.06.0313 e 0010647-44.2013.5.06.0313). Indagado acerca das medidas adotadas para a diminuição do passivo desses documentos, a Secretaria esclareceu que, inicialmente, procede à intimação ao advogado para encaminhar o documento profissional ao seu cliente, e, em caso de falha dessa primeira medida, determina-se a entrega por meio de oficial de justiça;

- Os Assistentes de Juiz elaboram minutas de despachos, sentenças de mérito e de soluções de incidentes processuais (como embargos declaratórios, embargos à execução, embargos de terceiros, exceção de pré-executividade e antecipação de tutela) ;

- O Juízo prolata, em sua maioria, sentenças de forma líquida, em ambos os ritos. Não obstante, após o trânsito em julgado de sentenças eventualmente proferidas de forma ilíquida, o Juízo tem a prática de determinar a liquidação do feito diretamente pela Contadoria da Vara. Dispensa-se, assim, a notificação das partes para apresentar e/ou contestar cálculos de liquidação, visando, desse modo, a uma maior celeridade processual;

- Em relação à regularização da estatística da Vara, no tocante aos processos especificados no Ofício Circular n.º 458/2017, o Diretor de Secretaria esclareceu que já procedeu à atualização;

- No tocante ao lapso temporal anteriormente correicionado, observou-se: a) acréscimo do quantitativo de novas ações em 20 (vinte); b) em relação à produtividade da Vara, houve redução de 94 (noventa e quatro) sentenças, porém foram prolatadas a mais 43 (quarenta e três) decisões de incidentes processuais, e homologadas a mais 26 (vinte e seis) conciliações; c) redução do prazo médio para julgamento das sentenças de mérito em 6 (seis) dias; d) aumento do prazo médio, no ano de 2016, para realização da audiência inicial, no sumaríssimo, em 25 (vinte e cinco) dias, e, no ordinário, em 23 (vinte e três) dias; na audiência de instrução, no sumaríssimo, em 27 (vinte e sete) dias, e, no ordinário, em 38 (trinta e oito) dias, e, na decisão, no sumaríssimo, em 26 (vinte e seis) dias, e, no ordinário, em 37 (trinta e sete) dias; e) aumento do prazo médio para realização, em outubro de 2017, da audiência inicial, no rito ordinário, em 56 (cinquenta e seis) dias, e na instrução em 23 (vinte e três) dias, contudo houve redução da audiência inicial, no sumaríssimo, em 13 (treze) dias; f) aumento do prazo médio na fase de conhecimento em 33 (trinta e três) dias, e na liquidação em 59 (cinquenta e nove) dias, contudo houve redução na execução em 402 (quatrocentos e dois) dias; g) acréscimo na quantidade de processos na fase de conhecimento em 106 (cento e seis), e na execução em 190 (cento e noventa), e redução na liquidação em 21 (vinte e um); e h) aumento do saldo remanescente em 570 (quinhentos e setenta) processos; e

- Atingimento das Metas 1, 2, 6 e 7 estabelecidas pelo CNJ para o ano de 2016 , o que revela melhores resultados em relação ao ano de 2015.

11. PEDIDOS DE PROVIDÊNCIAS E RECLAMAÇÕES CORREICIONAIS :

No tocante ao período de 1.º de janeiro de 2016 até a presente data, não houve a formalização, em face desta unidade judiciária, de pedido de providência ou reclamação correicional.

12. RECOMENDAÇÕES:

- Prolatar o magistrado Airam Clemente Torres de Araújo , prioritariamente e no menor espaço de tempo possível, a sentença com prazo vencido, conforme item 3.3, devendo, sempre, atentar ao prescrito no ATO n.º 1/CGJT, de 10 de fevereiro de 2017, haja vista o controle exercido por esta Corregedoria Regional a evitar que decisões não ultrapassem a tolerância admitida pela citada norma. Considerando que o mencionado juiz não se encontrava presente no momento da correição, deverá a Secretaria da Corregedoria Regional encaminhar-lhe comunicação para que tome ciência;

- Empreender esforços com o objetivo de reduzir os prazos médios de audiências no rito sumaríssimo, estabelecendo como meta o prazo máximo de 15 (quinze) dias, conforme determina o inciso III do art. 852-B da CLT. Nos processos de rito ordinário, observar “o prazo médio de duração do processo – fase de conhecimento – de até 200 (duzentos) dias, atentando-se ao limite legal para publicação de sentença†– Resolução Administrativa TRT n.º 03/2015, artigo 14, § 2.º (Provimento TRT-CRT n.º 03/2010);

- Observar regular e integralmente as normas prescritas no artigo 77, e Anexo IV, da Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho, no tocante à Certidão de Arquivamento Provisório;

- Emitir, de forma explícita e circunstanciada, pronunciamento acerca da admissibilidade dos recursos, nos moldes como estabelece o artigo 26 da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho;

- Proceder ao controle de carga dos autos mensalmente até o dia 15 de cada mês subsequente, conforme prevê o art. 57, parágrafo único, do Provimento 02/2013 da Corregedoria Regional, com adoção das providências cabíveis, de modo a assegurar a sua devolução o mais breve possível, especialmente em relação ao processo n.º 0000319-89.2012.5.06.0313 ;

- Impulsionar os processos sem tramitação há mais de 60 (sessenta) dias;

- Fomentar a inclusão de processos de execução na pauta de audiências para tentativa de conciliação, consoante disposto no art. 76, II, da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho: “ promover a realização semanal de audiências de conciliação em processos na fase de execução, independentemente de requerimento das partes, selecionando-se aqueles com maior possibilidade de êxito na composição â€.

- Perseverar a Secretaria da Vara as diligências no sentido de devolver às partes os documentos de identificação profissional (CTPS), especialmente aqueles que se refiram a processos arquivados ou em vias de arquivamento;

- Realizar a verificação periódica, no Sistema BacenJud, quanto à existência de alguma ordem judicial “pendente de providênciaâ€, ou mesmo “não lidaâ€, adotando-se a medida cabível, seja de transferência dos valores bloqueados para contas judiciais (para posterior liberação aos exequentes) ou desbloqueios daquelas importâncias que não interessem à execução – Consolidação de Provimentos da CGJT, Art. 99;

- Enfatizar, entre os usuários (servidores e magistrados) da Vara, a importância da correta inserção de dados no PJE, pois eles são extraídos, através das remessas, transformados e gravados, e essas informações alimentam o e-Gestão, gerando os relatórios gerenciais e a estatística oficial da Justiça do Trabalho;

- Realizar a análise periódica da ferramenta “agrupadoresâ€, a fim de evitar a permanência de processos em tarefas já superadas. Os processos devem ser retirados de tal lista assim que realizado o ato respectivo;

- Proceder à “conclusão ao magistradoâ€, especificando o tipo (sentenças, decisões ou despachos), sem necessidade de despacho para tal finalidade, pela importância desse dado para a estatística deste Regional, e, ainda, com a cautela necessária, em face da impossibilidade de cancelamento da “conclusão†em relação às sentenças, o que enseja, em caso de equívoco do servidor, a necessidade de o magistrado proceder à “conversão do julgamento em diligência†para que se possa realizar nova conclusão. Deve, ainda, ser selecionado o magistrado em tempo real, com a devida gravação no sistema, a fim de que seja contabilizado o prazo para prolação da decisão corretamente, e, no caso da sentença, tão logo encerrada a instrução. Em relação às decisões de antecipação de tutela, também proceder à imediata conclusão com a especificação do magistrado, de modo a possibilitar o controle do prazo e garantir a veracidade dos dados estatísticos. No tocante aos embargos de declaração, havendo necessidade de intimar a parte contrária, proceder à conclusão para julgamento tão logo encerrado o prazo, também sem necessidade de despacho, por se tratar de ato ordinário da secretaria. Tratando-se de juiz substituto da reserva técnica, proceder à imediata conclusão no sistema, com informação de tal fato, por e-mail funcional, ao magistrado, inclusive porque possui acesso restrito à unidade na qual atua;

- Efetivar a conclusão para julgamento dos embargos de declaração ao magistrado que se encontrar em exercício na Vara, quando aquele que prolatou a sentença embargada se encontrar afastado por mais de 30 dias, em conformidade com o art. 8.º, § 3.º, do Provimento n.º 03/2015 desta Corregedoria Regional;

- Persistir no cumprimento das diligências determinadas pelo Tribunal, em grau de recurso, em prazo razoável, bem assim proceder ao correto cadastramento das partes quando do envio dos recursos ao Tribunal, inclusive em relação ao recurso ordinário em rito sumaríssimo, de modo a evitar equívoco quando da distribuição da classe processual na segunda instância;

- Registrar, no sistema PJE, o recolhimento das custas, emolumentos, contribuição previdenciária e imposto de renda. Após as orientações sobre a necessidade de tal anotação, o Setor de Estatística do Tribunal constatou acréscimo considerável no registro de tais arrecadações, conforme quadro demonstrativo entre os meses de janeiro a março de 2016 e janeiro a março de 2017, numa variação de 115,94% no tocante às custas processuais, de 498,05% em relação aos emolumentos, de 71,16% no pertinente às contribuições previdenciárias, de 32,62% no que diz respeito ao imposto de renda, e de 283,18% quanto às multas aplicadas pelos órgãos de fiscalização das relações de trabalho; e

- Persistir no estímulo, entre os servidores, de práticas de sustentabilidade, racionalização e consumo consciente de materiais e serviços de responsabilidade socioambiental, visando ao uso sustentável dos recursos naturais e dos bens públicos, bem como ao aperfeiçoamento contínuo da qualidade do gasto público realizado pelo Tribunal, a teor da Resolução n.º 201 do CNJ de 3/3/2015.

13. BOAS PRÃTICAS RELATADAS PELO JUÃZO:

Noticiou o Diretor de Secretaria que as boas práticas, relacionadas na ata de correição de 2016, continuam sendo desempenhadas nesta unidade judiciária, motivo pelo qual procede à sua renovação:

- Flexibilização da pauta de audiência, com monitoramentos semanais para ajuste, de modo a manter prazos razoáveis, com ocorrência de pautões também para atingir o objetivo;

- Qualificação da equipe para exercer diversas funções da secretaria;

- Controle semanal de todos os setores da Vara por tabelas, permitindo, inclusive, orientação individualizada de cada servidor sobre as tarefas mais importantes a executar;

- Conjugação de alguns alvarás aos despachos ou decisões;

- Utilização do teletrabalho como mecanismo de aumento da produtividade e de qualidade de vida dos servidores;

- Uso das ferramentas do google para otimização do serviço - documentos, planilhas, hangout, drive, agenda e e-mail;

- Permanente elaboração de modelos no PJe, facilitando o trabalho dos servidores; e

- Divisão em multitarefas das rotinas realizadas.

Acrescentou, ainda, como novo procedimento, a utilização do SARA – Sistema de Automatização da Rotina de Acordo, para elaboração de acordos.

14. SOLICITAÇÕES DO JUÃZO:

- Reorganização dos ambientes da secretaria para melhor aproveitamento da refrigeração;

- Contratação de serviço terceirizado de portaria durante o dia; e

- Disponibilização de grades nas janelas do primeiro pavimento e substituição da porta de esteira lateral por parede, visando maior segurança ao prédio.

Encerrados os trabalhos, a Excelentíssima Corregedora Regional, Desembargadora Dione Nunes Furtado da Silva, agradeceu a fraternal acolhida e a colaboração prestada pela Excelentíssima Juíza Substituta, e pelos servidores da Vara, determinando que, lavrada e assinada, fosse disponibilizada esta ata na página da Corregedoria, no sítio deste Regional ( www.trt6.jus.br ), além de publicada, em sua íntegra, no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho – DEJT, entregando cópia à Unidade Judiciária sob correição (neste ato), Presidência do Egrégio Regional, e Secretaria Administrativa, para conhecimento e providências pertinentes. Firmam a presente ata a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional e a Secretária da Corregedoria Regional.

DIONE NUNES FURTADO DA SILVA

Desembargadora Corregedora Regional

NOÊMIA MARIA GOMES DE OLIVEIRA

Secretária da Corregedoria Regional

Ata Correição 59 - 2017 de 19/10/2017.