ATA DA CORREIÇÃO ORDINÃRIA REALIZADA NA 2.ª VARA DO TRABALHO DE CARUARU, EM 18 DE OUTUBRO DE 2017.
Aos 18 (dezoito) dias do mês de outubro de 2017, à s 8 (oito) horas, compareceu à sede da 2.ª Vara do Trabalho de Caruaru, situada na Avenida Agamenon Magalhães, n.º 814/1.º andar, MaurÃcio de Nassau, Caruaru/PE, a ExcelentÃssima Desembargadora Corregedora Regional do TRT da 6.ª Região, Dr.ª Dione Nunes Furtado da Silva , acompanhada pelos servidores Noêmia Maria Gomes de Oliveira (Secretária da Corregedoria), Vânia Rodrigues de Santana Cunha (Assessora de Gabinete), Glauco Moreira André (Chefe de Gabinete), Rosanna de Freitas Monteiro (Assistente de Gabinete), e Henrique Bezerra Valença (Assistente Secretário), para realizar a Correição Ordinária veiculada no Edital n.º 05/2017, disponibilizado no Diário Eletrônico do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região em 7/6/2017, e considerado publicado em 8/6/2017. Referido edital se encontrava devidamente afixado no átrio da Secretaria da referida unidade, possibilitando sua plena divulgação e visualização pelo público local.
Presentes, na ocasião, a ExcelentÃssima JuÃza Titular, Dr.ª Regina Maura Maciel Lemos, o Diretor de Secretaria, Bel. José Augusto Nogueira Gomes, e os demais servidores ali lotados: José Flávio Araújo de Farias, Manuel Moésio Malaquias da Cruz, OlÃdia Florêncio Ferraz Torres Viegas, Dimaikon Dellon Silva do Nascimento, Paula Valéria Mendes Moura Vilela, Maria do Socorro Rodrigues da Silva, Maria Izabel Monteiro Melo, Cleonice da Paz Ferreira Chaves, Danyel Queiroz Accioly, Eduardo Luiz Ramos Gomes, e Ronaldo Cordeiro Brandão. além do estagiário de Direito José Diego Liberal da Silva. Ausente a ExcelentÃssima JuÃza do Trabalho Liliane Mendonça de Moraes Souza, por se encontrar substituindo a JuÃza Titular da 3.ª Vara do Trabalho de Caruaru, e o funcionário Marcilon MaurÃcio da Silva, em face de licença eleitoral.
Com base nos dados extraÃdos do SIAJ, PJe, e Sistema de Pessoal; nas informações consolidadas pela Seção de EstatÃstica; no exame dos procedimentos adotados na Secretaria da Vara e dos processos em tramitação, e, ainda, dos dados colhidos na inspeção judicial realizada no perÃodo de 9 a 13 de janeiro de 2017, a ExcelentÃssima Desembargadora Corregedora Regional determinou o registro das informações e recomendações que seguem.
1. MAGISTRADAS:
JUÃZA TITULAR/SUBSTITUTA |
PERÃODO DE ATUAÇÃO |
Regina Maura Maciel Lemos (Titular) |
Desde 26/9/2016 (Ato TRT GP n.º 453/2016) |
Liliane Mendonça de Moraes Souza (Auxiliar)* |
Desde 9/6/2008 (Portaria TRT GCR n.º 099/2008) |
*Apesar de lotada na 1.ª VT de Caruaru, a JuÃza do Trabalho Substituta Liliane Mendonça de Moraes Souza atua como auxiliar, por prazo indeterminado, nas três Varas de Caruaru, em conformidade com o que estabelece a Resolução Administrativa TRT nº 03/2015.
2. QUADRO DE SERVIDORES:
NOME |
CARGO |
FUNÇÃO |
José Augusto Nogueira Gomes |
Técnico Judiciário |
Diretor de Secretaria |
Manuel Moésio Malaquias da Cruz |
Técnico Judiciário |
Assistente de Diretor |
José Flávio Araújo de Farias |
Analista Judiciário |
Assistente de Juiz |
OlÃdia Florêncio Ferraz Torres Viegas |
Técnica Judiciária |
Assistente de Juiz |
Dimaikon Dellon Silva do Nascimento |
Técnico Judiciário |
Calculista |
Paula Valéria Mendes Moura Vilela |
Requisitada |
Calculista |
Maria do Socorro Rodrigues da Silva |
Requisitada |
Secretária de Audiência |
Maria Izabel Monteiro Melo |
Requisitada |
Secretária de Audiência |
Cleonice da Paz Ferreira Chaves |
Requisitada |
Assistente |
Danyel Queiroz Accioly |
Analista Judiciário |
Oficial de Justiça |
Eduardo Luiz Ramos Gomes |
Analista Judiciário |
Oficial de Justiça |
Ronaldo Cordeiro Brandão |
Analista Judiciário |
- |
Marcilon MaurÃcio da Silva |
Técnico Judiciário |
- |
3. Produtividade dos JuÃzes na Unidade:
3.1. Quantidade de Audiências, Sentenças, Conciliações e Incidentes por Juiz (a):
Atuação dos Magistrados na 2ª VT de Caruaru |
Audiências* |
Sentenças de mérito |
Conciliações |
Incidentes processuais |
Regina Maura Maciel Lemos |
1.772 |
475 |
479 |
411 |
Liliane Mendonça de Moraes Souza |
351 |
211 |
80 |
22 |
Airam Clemente Torres de Araújo |
258 |
83 |
53 |
23 |
Arthur Ferreira Soares |
- |
2 |
- |
- |
Débora de Souza Silva Lima |
- |
3 |
- |
- |
Edson Luis Bryk |
14 |
- |
8 |
- |
Evellyne Ferraz Correia |
- |
66 |
- |
6 |
Fabio José Ribeiro Dantas Furtado |
- |
- |
- |
1 |
Joaquim Emiliano Fortaleza de Lima |
- |
- |
- |
2 |
Leandro Fernandez Teixeira |
19 |
1 |
8 |
- |
Lucas de Araújo Cavalcanti |
- |
1 |
- |
- |
PatrÃcia Franco Trajano |
- |
4 |
- |
- |
Tatyana de Siqueira Alves Pereira Rodrigues Rocha |
- |
1 |
- |
- |
Total |
2.414 |
847 |
628 |
465 |
*Exceto audiências de julgamento.
Fontes: Relatórios extraÃdos do e-Gestão (Audiências realizadas, Solucionados por magistrado, e Incidentes processuais julgados por magistrado).
PerÃodo analisado: 1.º/9/2016 a 31/8/2017.
3.2. Prazo médio (em dias) para julgamento de mérito na unidade, da conclusão até a prolação da sentença (apenas PJe):
Atuação dos Magistrados na 2.ª VT de Caruaru |
Prazo* médio para julgamento de sentenças de mérito |
Regina Maura Maciel Lemos |
16 |
Liliane Mendonça de Moraes Souza |
117 |
Airam Clemente Torres de Araújo |
71 |
Arthur Ferreira Soares |
20 |
Débora de Souza Silva Lima |
34 |
Edson Luis Bryk |
0 |
Evellyne Ferraz Correia |
427 |
Leandro Fernandez Teixeira |
2 |
Lucas de Araújo Cavalcanti |
71 |
PatrÃcia Franco Trajano |
3 |
Tatyana de Siqueira Alves Pereira Rodrigues Rocha |
10 |
Prazo médio para julgar na unidade |
70 |
*Apuração leva em conta somente processos eletrônicos e não deduz os perÃodos de afastamento dos magistrados, tais como férias, licenças, cursos e outros, em face da falta de integração entre os sistemas de pessoal e judicial.
Fontes: Relatório extraÃdo do e-Gestão (Prazos Médios, em dias, da conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado - PJe).
PerÃodo analisado: 1.º/9/2016 a 31/8/2017.
3.3. Sentenças de mérito (conhecimento) pendentes de julgamento:
Magistrados com sentenças pendentes na 2.ª VT de Caruaru |
No prazo |
Prazo vencido |
Total |
Regina Maura Maciel Lemos |
79 |
- |
79 |
Liliane Mendonça de Moraes Souza |
3 |
- |
3 |
Edson LuÃs Bryk |
5 |
- |
5 |
Total de sentenças pendentes na Vara |
87 |
- |
87 |
Fontes: Dados extraÃdos de “Relatório de decisões em aberto/proferidasâ€; e PJe, em 18/10/2017, à s 12h.
3.4. Incidentes processuais pendentes de julgamento:
Magistrados com Incidentes Processuais pendentes na 2.ª VT de Caruaru |
No prazo |
Prazo vencido |
Total |
Regina Maura Maciel Lemos |
2 |
- |
2 |
-----------------------------------* |
2 |
- |
2 |
Total de incidentes pendentes na Vara |
4 |
- |
4 |
*Incidentes sem conclusão a magistrado, porém ainda no prazo da Secretaria para a prática de tal ato : 0001302-18.2017.5.06.0312 e 0001293-53.2017.5.06.0313.
Fontes: Dados coletados na Secretaria da Vara e no PJe, em 18/10/2017, Ã s 12h.
3.5. Produtividade da Vara:
Unidade Judiciária |
Quantidades |
Prazo médio para julgamento (PJe) | ||
Sentenças de mérito |
Incidentes processuais |
Conciliações | ||
2.ª VT de Caruaru |
847 |
465 |
628 |
70 |
Fontes: Relatórios extraÃdos do e-Gestão: Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado; e Prazos Médios (em dias) da Conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe).
PerÃodo analisado: 1.º/9/2016 a 31/8/2017.
3.6. Percentuais de produtividade da juÃza titular de setembro de 2016 a setembro de 2017*:
Mês |
SET./16 |
OUT./16 |
NOV./16 |
DEZ./16 |
JAN./17 |
FEV./17 |
MARÇO/17 |
Sentenças |
66,22% |
134,62% |
86,11% |
147,76% |
833,33% |
-- |
56,52% |
Conciliados |
90,54% |
71,15% |
98,61% |
56,72% |
-- |
-- |
76,81% |
Mês |
ABRIL/17 |
MAIO/17 |
JUNHO/17 |
JULHO/17 |
AGOSTO/17 |
SET./17 |
Sentenças |
92,54% |
113,41% |
118,97% |
64,29% |
72,83% |
51,69% |
Conciliados |
58,21% |
89,02% |
106,90% |
54,46% |
44,57% |
52,54% |
* A JuÃza Regina Maura Maciel Lemos usufruiu férias de 19/1/2017 a 17/2/2017, e afastou-se, para participar de curso, de 16 a 20/1/2017, 20 a 24/2/2017, 22/8/2017 e 13 a 15/9/2017.
4. AUDIÊNCIAS (REALIZADAS E DESIGNADAS):
4.1. Prazos médios, em dias, até a realização das audiências (a partir do ajuizamento):
Unidade Judiciária |
Inicial |
Instrução |
Decisão | |||
SumarÃssimo |
Ordinário |
SumarÃssimo |
Ordinário |
SumarÃssimo |
Ordinário | |
2.ª VT de Caruaru |
68 |
106 |
81 |
215 |
96 |
272 |
Fonte: Dados extraÃdos do e-Gestão (Prazos médios – fase de conhecimento).
PerÃodo analisado: 1.º/9/2016 a 31/8/2017.
4.2. Prazos (em dias) para designação de audiências, a contar de 11/10/2017:
Unidade Judiciária |
Inicial |
Instrução | ||||
SumarÃssimo |
Ordinário | |||||
2016 |
2017 |
2016 |
2017 |
2016 |
2017 | |
2.ª VT de Caruaru |
126 |
63 |
125 |
145 |
196 |
167 |
Fontes: Informações extraÃdas do PJe e da Ata de Correição realizada em 2016.
4.3. Assiduidade das magistradas:
Segundo informações prestadas pelo Diretor de Secretaria, são realizadas três sessões de audiência por semana, e a JuÃza titular comparece à Vara nos dias em que preside as audiências. A JuÃza Auxiliar, Dra. Liliane Mendonça de Moraes Souza, atua de forma compartilhada nas três Varas de Caruaru e, em regra, substitui os JuÃzes Titulares em suas férias e outros afastamentos.
A ExcelentÃssima JuÃza Titular, Dra. Regina Maura Maciel Lemos, tem autorização para residir fora da jurisdição, em conformidade com o que estabelece a Resolução Administrativa TRT n.º 07/2008. Os requisitos previstos na citada norma local aos magistrados que dispõem dessa permissão são: a) inexistência de audiências adiadas por ausência injustificada do magistrado; b) obediência aos prazos legais, mormente para sentenciar ; c) permanecer disponÃvel o magistrado em todos os dias úteis da semana; e d) adoção de medidas tendentes à redução progressiva dos processos em fase de execução.
E , p or ocasião da última correição ordinária realizada neste Regional – 6 a 10 de junho de 2016 – ExcelentÃssimo Corregedor-Geral, Ministro Renato de Lacerda Paiva, fez constar, na respectiva ata de correição (página 34, item 8.11.), referência aos magistrados que dispõem da correspondente autorização, entendendo-se, por conseguinte, que Sua Excelência está bem atento à questão.
Ocorre que a ExcelentÃssima Juiz Titular desta unidade jurisdicional, atualmente, não apresenta sentença a ser prolatada com prazo vencido, e vem adotando medidas para redução progressiva dos processos em execução, atendendo ao que prescreve a Resolução Administrativa TRT n.º 007/2008 e a Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho.
4.4. Quantidade de processos em pauta de audiências por semana (média):
Unidade Judiciária |
Dias de audiências por semana |
Total de audiências | |||
SumarÃssimos |
Iniciais |
Instruções |
Razões Finais | ||
2.ª VT de Caruaru |
3 a 4 dias (segundas às quartas ou quintas-feiras) |
6 a 9 |
23 a 24 |
11 a 12 |
6 |
Fontes: Informações extraÃdas do PJe, em 11/10/2017, relativas aos seguintes perÃodos: 17/7/2017 a 21/7/2017; 14/8/2017 a 18/8/2017; 18/9/2017 a 22/9/2017; e 16/10/2017 a 20/10/2017; e informações prestadas pelo Diretor de Secretaria da Vara.
5. MOVIMENTAÇÃO PROCESSUAL:
5.1. Quantidade de ações trabalhistas ajuizadas na unidade - FÃsicos e PJe:
Unidade Judiciária |
2015 |
2016 |
2017 (até 10/10/2017) |
2.ª VT de Caruaru |
1.439 |
1.454 |
1.280 |
Fontes: Consolidação da EstatÃstica, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Casos Novos por Distribuição e RedistribuÃdos), e PJe.
5.2. Processos remanescentes (congestionamento):
Unidade Judiciária |
SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2016 |
SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2017 | ||||
Pendentes de julgamento* |
Processos demais fases |
Total |
Pendentes de julgamento* |
Processos demais fases |
Total | |
2.ª VT de Caruaru |
174 |
2.830 |
3.004 |
77 |
3.318 |
3.395 |
*Pendentes de julgamento: Processos com instrução encerrada, aguardando prolação de sentença.
Fontes: Consolidação da EstatÃstica, Relatórios Gerenciais, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Processos Pendentes de Solução) e PJe.
5.3. Quantidade de processos em tramitação:
Unidade Judiciária |
Processos em tramitação em 11/10/2017 | |
FÃsicos |
PJe | |
2.ª VT de Caruaru |
550 |
2.834 |
Fonte: Relatório Gerencial (Processos em tramitação na Vara) e PJe-JT.
5.4. Quantidade de processos nas principais fases processuais ( pendentes de solução ):
Unidade Judiciária |
Conhecimento (até a prolação da sentença) |
Liquidação |
Execução |
2.ª VT de Caruaru |
744 |
155 |
1.106 |
Fontes : e-Gestão.
PerÃodo analisado: 1.º/8/2017 a 31/8/2017.
5.5. Prazos médios (em dias) nas principais fases processuais:
Unidade Judiciária |
Conhecimento (até a prolação da sentença) |
Liquidação |
Execução |
2.ª VT de Caruaru |
233 |
149 |
573 |
Fonte: e-Gestão.
PerÃodo analisado: 1.º/9/2016 a 31/8/2017.
6. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS ELETRÔNICOS
6.1. DADOS COLETADOS EM 11/10/2017:
Agrupadores:
Tarefa |
Quantidade |
Processos com pagamentos |
205 |
Processos com pedido de sigilo nos documentos não apreciado |
288 |
Processos com pedido liminar ou de antecipação de tutela não apreciado |
01 |
Processos com Petições Avulsas |
12 |
Processos com Habilitações nos Autos Não Lidas |
33 |
Processos com petições não apreciadas |
323 |
Mandados devolvidos pelo Oficial de Justiça |
07 |
Processos aguardando encaminhamento do secretário de audiência (atas assinadas) |
15 |
Fase de Conhecimento:
Tarefa |
Quantidade |
Data |
Processo |
Aguardando apreciação pela instância superior |
213 |
12/02/2014 |
|
Aguardando audiência |
540 |
19/11/2015 |
|
Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos |
255 |
08/09/2015 |
|
Aguardando final do sobrestamento |
04 |
22/07/2016 |
|
Aguardando laudo pericial |
14 |
15/07/2017 |
|
Aguardando término dos prazos |
87 |
04/09/2017 |
|
Analisar Decisão |
04 |
10/10/2017 |
|
Analisar Despacho |
02 |
11/10/2017 |
|
Analisar dependências |
01 |
10/10/2017 |
|
Analisar sentença |
08 |
10/10/2017 |
|
Análise do Conhecimento* 6 |
05 |
19/09/2017 |
|
Apreciar dependência |
06 |
15/09/2017 |
|
Concluso ao magistrado |
01 |
22/09/2017 |
|
Designar perÃcia |
02 |
05/09/2017 |
|
Minutar Decisão |
11 |
18/07/2017 |
|
Minutar expediente da secretaria * 10 |
06 |
31/07/2017 |
|
Minutar sentença |
81 |
13/06/2017 |
|
Prazos vencidos |
89 |
26/09/2017 |
|
Preparar comunicação |
43 |
02/10/2017 |
|
Recebimento de instância superior |
08 |
03/10/2017 |
|
Remeter ao 2o Grau |
01 |
11/10/2017 |
|
Triagem Inicial |
03 |
09/10/2017 |
|
Triagem Inicial - Parte com procuradoria |
06 |
10/10/2017 |
|
Trânsito em Julgado |
01 |
03/10/2017 |
|
OBSERVAÇÕES | |||
*¹ A udiência de instrução e julgamento iniciada em 27/6/2017 e adiada para 14/12/2017, nos temos da ata de Id. 65732eb. *² Vigésima sétima e última parcela do acordo com vencimento apenas em 16/11/2017. *³ Sobrestado até julgamento de incidente de uniformização de jurisprudência, conforme decisão do TST. * 4 PerÃcia médica agendada para 24/8/2017, e audiência de instrução designada para 10/10/2017 (Id. c0f88ab) * 5 Notificação postal, com rastreamento, e prazo de 5 (cinco) dias, confeccionada na data indicada. * 6 Inexistem processos nas subpastas “ Expedir ofÃcio/email†e “Providência de secretaria†* 7 Encontra-se na subpasta “ Alvarás para CEFâ€. * 8 Sem conclusão nominal a magistrado. * 9 Audiência de instrução redesignada para 7/11/2017 e com c ertidão, na data indicada, de comunicação ao perito de sua designação. * 10 Inexistem processos nas subpastas “ Expedir CCT/CHTâ€, “Expedir mandado de entrega de bens do leilão" e “Expedir ofÃcioâ€. |
6.2. DADOS COLETADOS EM 13/10/2017 :
Fase de Liquidação:
Tarefa |
Quantidade |
Data |
Processo |
Aguardando Cumprimento de Providência - Liq*¹ |
48 |
06/06/2017 |
|
Aguardando apreciação pela instância superior |
01 |
05/06/2017 |
|
Aguardando audiência - Liq |
02 |
27/07/2017 |
|
Aguardando laudo pericial |
23 |
06/09/2017 |
|
Aguardando término dos prazos |
18 |
04/09/2017 |
|
Análise de Liquidação |
11 |
26/09/2017 |
|
Concluso ao magistrado - Liq* 4 |
05 |
14/07/2017 |
|
Cumprimento de providências |
12 |
19/06/2017 |
|
Minutar Despacho - Liq |
01 |
20/07/2017 |
|
Minutar expediente da secretaria* 6 |
02 |
02/08/2017 |
|
Prazos vencidos |
13 |
29/09/2017 |
|
Preparar comunicação |
01 |
11/10/2017 |
|
OBSERVAÇÕES | |||
*¹ Todos os processos encontram-se na subpasta “Contadoria – liquidarâ€. *² Processo com audiência INICIAL designada para 24/10/2017, por ausência de citação válida, nos termos da decisão de Id. 0dbe640. *³ Certidão de notificação do perito contábil para liquidação do julgado no prazo de 20 dias . * 4 Processos sem conclusão nominal a magistrado. * 5 Todos os processos encontram-se na subpasta “Contador – liquidarâ€. * 6 Todos os processos encontram-se na subpasta “Alvará parte/advogado/terceiroâ€. |
Fase de Execução:
Tarefa |
Quantidade |
Data |
Processo |
Aguardando apreciação pela instância superior |
03 |
27/07/2016 |
|
Aguardando audiência - Exec |
19 |
24/05/2017 |
|
Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos |
34 |
16/12/2016 |
|
Aguardando final do sobrestamento |
20 |
10/04/2017 |
|
Aguardando laudo pericial |
03 |
06/09/2017 |
|
Aguardando leilão ou praça |
06 |
12/06/2017 |
|
Aguardando término dos prazos |
78 |
28/07/2017 |
|
Analisar Decisão - Exec |
13 |
12/10/2017 |
|
Analisar Despacho - Exec |
10 |
12/10/2017 |
|
Análise da carta |
02 |
11/10/2017 |
|
Análise de Execução* 7 |
384 |
19/09/2017 |
|
(Subpasta) Convênio BACENJUD - Consultar |
98 |
11/10/2017 |
|
(Subpasta) Convênio RENAJUD |
01 |
07/10/2017 |
|
(Subpasta) Convênio SERPRO |
02 |
09/10/2017 |
|
(Subpasta) Designar Hasta Pública |
13 |
30/08/2017 |
|
Concluso ao magistrado - Exec* 9 |
22 |
25/09/2017 |
|
Cumprimento de providências |
20 |
12/09/2017 |
|
Designar ou cancelar leilão ou praça |
17 |
15/08/2017 |
|
Encaminhar Carta |
03 |
04/08/2017 |
|
Escolher tipo de arquivamento |
03 |
11/10/2017 |
|
Incluir no BNDT |
02 |
26/09/2017 |
|
InfoJud |
01 |
13/09/2017 |
|
Minutar expediente da secretaria |
30 |
04/08/2017 |
|
(Subpasta) Expedir OfÃcio |
01 |
09/10/2017 |
|
Minutar sentença - Exec |
06 |
27/07/2017 |
|
Prazos vencidos |
87 |
29/09/2017 |
|
Preparar ato de comunicação |
02 |
10/10/2017 |
|
Preparar comunicação |
25 |
20/06/2017 |
|
(Subpasta) Intimar Perito |
01 |
11/10/2017 |
|
(Subpasta) Mandado Penhora |
03 |
12/09/2017 |
|
(Subpasta) OfÃcio |
02 |
09/10/2017 |
|
Publicar DJE |
04 |
11/10/2017 |
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Publicar DJe - Exec |
07 |
11/10/2017 |
|
Registrar parcelas ou despesas processuais - Acordo |
01 |
11/10/2017 |
|
RenaJud |
44 |
15/09/2017 |
|
SerasaJud |
01 |
28/08/2017 |
|
OBSERVAÇÕES | |||
*¹ Ata da audiência de Conciliação em Execução (6/6/2017) juntada aos autos desde 8/8/2017 com determinação para expedição de ofÃcio. *² Acordo com 71 (setenta e uma) parcelas mensais, sendo a primeira até o dia 25/12/2016. *³ Sobrestado por execução reunida nos autos do processo RT nº 0001377-28.2015.5.06.0312, conforme certidão emitida na data indicada. * 4 Certidão de notificação do perito contábil para LIQUIDAÇÃO do julgado no prazo de 20 dias. * 5 Primeira hasta com leilões designados para 12/09/2017, 26/09/2017, 10/10/2017 e 31/10/2017 (Id. 3ff142b). * 6 Aguardando - por 90 dias - o julgamento dos embargos na VT deprecante. * 7 Inexistem processos nas subpasta “ Convênio CCSâ€, “Convênio IMÓVEIS†e “Convênio INFOJUDâ€. * 8 Na subpasta “Cumprir providências Assist./Dir.†onde existem, ao todo, 04 (quatro) processos. * 9 Processos sem conclusão nominal a magistrado. * 10 Data do despacho à hasta pública. * 11 Na subpasta para confeccionar “Alvará parte/advogado/terceiro†, onde existem, ao todo, 20 (vinte) processos. * 12 OfÃcio expedido desde 11/10/2017. |
7. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS FÃSICOS EM 18/10/2017
NATUREZA |
QUANTIDADE |
DATA MAIS ANTIGA |
PROCESSO | |
Cargas |
Advogados |
-- |
-- |
-- |
Perito |
01 |
27/9/2017 |
0137200-18.2008.5.06.0312 | |
Terceiros |
04 |
8/9/2017 |
0068600-76.2007.5.06.0312 | |
Petições a juntar aos autos |
01 |
4/5/2017 |
0089200-55.2006.5.06.0312 *1 | |
Processos conclusos para despacho |
53 |
3/10/2017 |
0001185-71.2010.5.06.0312 | |
Consultas convênios a realizar (BACEN/JUCEPE/INFOJUD/DETRAN) |
-- |
-- |
-- | |
Praças a marcar |
02 |
17/10/2017 |
0009300-86.2017.5.06.0312 | |
Processos no setor de cálculos |
10 |
16/5/2017 |
0000543-98.2010.5.06.0312 | |
Processos para serem remetidos ao TRT |
-- |
-- |
-- |
*1 O processo se encontra no Tribunal para apreciação de recurso.
*Em relação às certidões/diligências, a mais antiga data de 29/3/2017 (processo n.º 0001117-53.2012.5.06.0312, pertinente à certificação de pendências para arquivamento).
*No tocante aos alvarás, o mais antigo data de 17/10/2017 (processo n.º 0073000-70.2006.5.06.0312).
*Quanto aos mandados, não existem pendências.
*No pertinente aos ofÃcios, o mais antigo data de 18/10/2017 (processo n.º 0000828-23.2012.5.06.0312).
*Em relação às notificações, a mais antiga data de 27/7/2017 (processo n.º 0000033-80.2013.5.06.0312, referente ao comparecimento de parte na Secretaria para entrega de Certidão de Crédito Trabalhista).
* No tocante às praças a realizar, o despacho mais antigo data de 18/8/2016 (processo n.º 0000951-21.2012.5.06.0312), com leilões designados para 4 e 18 de abril de 2017, 2 e 16 de maio de 2017, 12 e 26 de setembro de 2017, e 10 e 31/10/2017.
*Quanto aos processos digitalizados (CLE), não se verificou a conversão de feitos.
Fonte: Informações colhidas na Secretaria da Vara do Trabalho e no SIAJ.
8. METAS FIXADAS PELO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA:
Em conformidade com os dados fornecidos pelo Núcleo de EstatÃstica e Pesquisa do Egrégio Regional, eis os resultados das Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ para o ano de 2016 :
Meta 1 CNJ - 2016 : – Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuÃdos no ano corrente.
Unidades Judiciárias |
Recebidos |
Resolvidos |
Resultado |
2.ª VT de Caruaru |
1.429 |
1.666 |
116,59% |
Total da 6ª Região |
107.816 |
111.793 |
103,69% |
Meta 2 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, pelo menos, 90% dos processos distribuÃdos até 31/12/2014.
Unidade Judiciária |
DistribuÃdos em 2014 |
DistribuÃdos em 2014 e julgados até 31/12/16 |
Pendentes de julga- mento até 31/12/16 |
Resultado |
2.ª VT de Caruaru |
559 |
559 |
0 |
111% |
Total da 6ª Região |
62.261 |
59.947 |
2.314 |
107% |
Meta 3 CNJ - 2016 : – Aumentar o Ãndice de conciliação na fase de conhecimento, em relação à média do biênio 2013/2014, em 2 pontos percentuais.
Unidade Judiciária |
Solucionados |
Conciliados |
Média biênio (2013/2014) |
Resultado |
2.ª VT de Caruaru |
1.666 |
629 |
42,64% |
37,76% |
Total da 6ª Região |
111.793 |
44.400 |
40,83% |
39,72 % |
Meta 4 CNJ - 2016 : – Dar prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, não se destinando portanto à esta Justiça Especializada.
Meta 5 CNJ - 2016 : – B aixar em 2016, quantidade maior de processos de execução do que o total de casos novos de execução no ano corrente.
Unidade Judiciária |
Casos novos de execução |
Baixados |
Entraram na meta |
SaÃram da meta |
Resultado |
2.ª VT de Caruaru |
648 |
497 |
0 |
0 |
76,70% |
Total da 6ª Região |
38.526 |
37.091 |
0 |
0 |
96,50% |
Meta 6 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, as ações coletivas distribuÃdas, até 31.12.2013 no 1.º grau e até 31.12.2014, no 2.º grau.
A 2.ª Vara do Trabalho de Caruaru não conta com ação coletiva em tramitação em 31/12/2016, de acordo com o relatório fornecido pelo Setor de EstatÃstica deste Tribunal.
Meta 7 CNJ - 2016 : – Identificar e reduzir em 2% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior.
Unidade Judiciária |
Pendentes em 31/12/15 |
Quantidades de Processos dos dez maiores litigantes distribuÃdos na instância no mês de referência |
Quantidades de Processos dos dez maiores litigantes julgados na ins- tância no mês de referência |
Pendentes em 31/12/16 |
Resultado |
2.ª VT de Caruaru |
89 |
93 |
125 |
57 |
153,02% |
Total da 6ª Região |
8.284 |
7.949 |
9.373 |
6.860 |
118,34% |
O Conselho Nacional de Justiça divulgou no final do 10.º Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em BrasÃlia, as metas nacionais para 2017, quais sejam:
Meta 1 - Os tribunais mantiveram o compromisso de julgar, ao longo de 2017, mais processos do que os novos que chegarem aos tribunais (Meta 1). Assim como em 2016, o compromisso deverá ser cumprido por tribunais de todos os segmentos de Justiça.
Meta 2 - O compromisso com o julgamento dos processos mais antigos, alvo da Meta 2, foi renovado para 2017 e deverá ser cumprido por tribunais de todos os ramos do Judiciário. O detalhamento desta e das outras metas definidas, com percentuais e perÃodos de distribuição dos processos que deverão ser julgados, estarão num glossário que será divulgado futuramente pelo CNJ.
Meta 3 - A Justiça Federal e a Justiça do Trabalho também renovaram o compromisso com a Meta 3, que busca aumentar o número de casos solucionados por meio da conciliação, em relação a perÃodos anteriores.Â
Meta 4 - Fixada pela primeira vez em 2013, a Meta 4, que dá prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, deverá ser cumprida novamente em 2017 pela Justiça Estadual, pela Justiça Federal, pela Justiça Militar da União e dos Estados e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).Â
Meta 5 - Impulso aos processos de execução, que será perseguida no ano que vem pelos tribunais da Justiça Estadual, Federal e do Trabalho.
Meta 6 - P rioriza o julgamento de ações coletivas, que impactam na vida de um grupo maior de pessoas.Â
Meta 7 – Prioriza o julgamento de processos dos maiores litigantes e dos recursos repetitivos, tem por objetivo enfrentar demandas de massa que chegam ao Judiciário.
Meta 8 – Destinada a ações de fortalecimento da rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres, uma das prioridades da atual gestão do CNJ.
9. ITENS DE EXAME E REGISTRO OBRIGATÓRIOS (Art. 26 da Consolidação dos Provimentos da CGJT):
Com base nos autos e sistemas analisados, verificou-se que o JuÃzo:
- registra no sistema informatizado os atos processuais relevantes;
- tem deixado de emitir, atualmente, de forma explÃcita e circunstanciada, pronunciamento acerca da admissibilidade dos recursos, haja vista que, ao citar os pressupostos processuais, omite informação sobre as folhas ou ID onde se encontram as peças, a exemplo do constatado nos processos n.ºs 0000924-33.2015.5.06.0312 e 0000153-21.2016.5.06.0312;
- ordena a imediata liberação do depósito recursal, nos casos em que, após a liquidação, seja apurado crédito de valor inequivocamente superior ao depositado, como verificado nos processos n.ºs 0001416-25.2015.5.06.0312 e 0000501-73.2015.5.06.0312;
- exaure as iniciativas do juÃzo para tornar exitosa a execução, observando os requisitos para a emissão da Certidão de Crédito Trabalhista, nos moldes do artigo 88 da Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral, conforme observado nos processos n.ºs 0000842-41.2011.5.06.0312 e 0000381-69.2011.5.06.0312, porém cumpre parcialmente as regras procedimentais relativas à expedição da Certidão de Arquivamento Provisório, previstas no art. 77 da citada norma, como visto nos processos n.ºs 0000776-22.2015.5.06.0312 e 0001360-55.2016.5.06.0312;
- faz uso regular das ferramentas eletrônicas: Bacenjud, Detran, Renajud, Jucepe, Infojud e Serpro, consoante verificado nos processos n.ºs 0000803-68.2016.5.06.0312, 0000805-38.2016.5.06.0312, 0010676-97.2013.5.06.0312, 0000660-16.2015.5.06.0312, 0000105-96.2015.5.06.0312, 0001043-57.2016.5.06.0312, 0000327-30.2016.5.06.0312, 0000931-59.2014.5.06.0312. De acordo com o Relatório sobre Ordens Judiciais, foram realizados, no perÃodo de janeiro de 2016 a setembro de 2017, 1.321 (um mil, trezentos e vinte e um) bloqueios, 799 (setecentos e noventa e nove) desbloqueios e 441 (quatrocentos e quarenta e uma) transferências. No mês de setembro de 2017, constavam 159 (cento e cinquenta e nove) bloqueios pendentes de providência;
- determina a citação dos sócios, nos casos de desconsideração da personalidade jurÃdica da empresa executada, com a devida inclusão dos seus nomes no sistema, no polo passivo da demanda, conforme visto nos processos n.ºs 0000760-05.2014.5.06.0312 e 0000776-22.2015.5.06.0312; e
- inclui, em pauta, processos para tentativa de conciliação, na fase de execução, em uma média de 288 (duzentos e oitenta e oito) processos por ano, e, ainda, na Semana Nacional de Conciliação.
Quanto aos demais aspectos (assiduidade dos magistrados, pauta de audiências e principais prazos) encontram-se registrados nos itens 4 e 5.
10. OBSERVAÇÕES/PENDÊNCIAS REFERENTES À SECRETARIA:
- Na análise, por amostragem, dos processos fÃsicos, verificou-se, conforme quadro do item 7, regular organização e cumprimento das normas procedimentais a serem seguidas pelas unidades judiciárias de primeira instância. Quanto aos processos digitais, constatou-se razoável controle da tramitação dos feitos, conforme quadros do item 6 elaborados nos dias 11/10/2017 e 13/10/2017, porém há necessidade de melhor utilização da ferramenta “agrupadores†(pela constatação de 205 processos com pagamento, 288 processos com pedido de sigilo, e 323 processos com petições não apreciadas). Na inspeção realizada, no perÃodo de 9 a 13 de janeiro de 2017, registraram-se dentre outros dados: a) inexistência de processos fora de pauta ou convertido em diligência; b) 62 (sessenta e dois) processos em execução não incluÃdos no BNDT; c) 118 (cento e dezoito) processos fÃsicos sem tramitação há mais de 60 dias; d) 1.045 (um mil e quarenta e cinco) processos fÃsicos na fase de execução; e) 23 (vinte e três) processos fÃsicos com históricos vencidos; f) 2 (dois) processos com carga vencida sem notificação; e g) 522 (quinhentos e vinte e dois) processos fÃsicos com execução suspensa. A JuÃza Titular procedeu, naquela ocasião, a recomendações relativas ao CLE, expedição de Certidão de Crédito Trabalhista nos processos fÃsicos arquivados provisoriamente, para arquivamento digital; e adoção de estratégias pelo Diretor de Secretaria e servidores para cumprimento das determinações nos prazos legais, devendo os resultados serem analisados trimestralmente, visando aos ajustes necessários;
- Existem 33 (trinta e três) CTPS’s sob custódia da Secretaria da Vara, e, deste total, 4 (quatro) dizem respeito a processos arquivados ou em via de arquivamento (0000261-84.2015.5.06.0312, 0000338-64.2013.5.06.0312, 0000395-14.2015.5.06.0312 e 0000783-77.2016.5.06.0312). Indagado acerca das medidas adotadas para a diminuição do passivo desses documentos, a Secretaria esclareceu que, inicialmente, procede à intimação do advogado para encaminhar o documento profissional ao seu cliente, e, em caso de falha dessa primeira medida, determina-se a notificação postal da parte, e, por fim, a entrega por meio de oficial de justiça;
- Os Assistentes de Juiz elaboram minutas de sentenças de mérito e de soluções de incidentes processuais (como embargos declaratórios, embargos à execução, embargos de terceiros, exceção de pré-executividade e antecipação de tutela) ;
- O JuÃzo prolata, em sua maioria, sentenças de forma lÃquida, em ambos os ritos. Não obstante, após o trânsito em julgado de sentenças eventualmente proferidas de forma ilÃquida, o JuÃzo tem a prática de determinar a liquidação do feito diretamente pela Contadoria da Vara, dispensando-se a notificação das partes para apresentar e/ou contestar cálculos de liquidação, visando, desse modo, a uma maior celeridade processual.
- Em relação à regularização da estatÃstica da unidade, no tocante aos processos especificados no OfÃcio Circular n.º 458/2017, o Diretor de Secretaria esclareceu que já procedeu à s atualizações pertinentes aos relatórios fornecidos pela Seção de Gestão Negocial dos Sistemas do PJE e do e-Gestão, vinculada à Secretaria da Presidência deste Tribunal ;
- No tocante ao lapso temporal anteriormente correicionado, observou-se: a) acréscimo do quantitativo de novas ações em 15 (quinze); b) aumento da produtividade da Vara, vez que prolatadas a mais 351 (trezentos e cinquenta e uma) sentenças, 155 (cento e cinquenta e cinco) decisões de incidentes processuais, e homologadas a mais 14 (quatorze) conciliações; c) acréscimo do prazo médio para julgamento das sentenças de mérito em 12 (doze) dias; d) aumento do prazo médio, no ano de 2016, para realização da audiência inicial, no sumarÃssimo, em 3 (três) dias, e da instrução, no sumarÃssimo, em 3 (três) dias, e, no ordinário, em 14 (quatorze) dias, e, na decisão, no sumarÃssimo, em 4 (quatro) dias, e, no ordinário, em 55 (cinquenta e cinco) dias, porém houve redução na audiência inicial, no ordinário, em 11 (onze) dias; e) redução do prazo médio para realização, em outubro de 2017, da audiência inicial, no rito sumarÃssimo, em 63 (sessenta e três) dias, e, na instrução, em 29 (vinte e nove) dias, contudo houve acréscimo, da audiência inicial no ordinário, em 20 (vinte) dias; f) aumento do prazo médio na fase de conhecimento em 46 (quarenta e seis) dias, e na liquidação em 50 (cinquenta) dias, contudo houve redução na execução em 151 (cento e cinquenta e um) dias; g) redução na quantidade de processos na fase de conhecimento em 227 (duzentos e vinte e sete), e acréscimo na liquidação em 49 (quarenta e nove) e na execução em 212 (duzentos e doze); e h) aumento do saldo remanescente em 391 (trezentos e noventa e um) processos; e
- Atingimento das Metas 1, 2, 6 e 7 estabelecidas pelo CNJ para o ano de 2016 , o que revela melhores resultados em relação ao ano de 2015.
11. PEDIDOS DE PROVIDÊNCIAS E RECLAMAÇÕES CORREICIONAIS :
No tocante ao perÃodo de 1.º de janeiro de 2016 até a presente data, não houve a formalização, em face desta unidade judiciária, de pedido de providência ou reclamação correicional.
12. RECOMENDAÇÕES:
- Empreender esforços com o objetivo de reduzir os prazos médios de audiências no rito sumarÃssimo, estabelecendo como meta o prazo máximo de 15 (quinze) dias, conforme determina o inciso III do art. 852-B da CLT. Nos processos de rito ordinário, observar “o prazo médio de duração do processo – fase de conhecimento – de até 200 (duzentos) dias, atentando-se ao limite legal para publicação de sentença†– Resolução Administrativa TRT n.º 03/2015, artigo 14, § 2.º (Provimento TRT-CRT n.º 03/2010);
- Perseverar a Secretaria da Vara as diligências no sentido de devolver às partes os documentos de identificação profissional (CTPS), especialmente aqueles que se refiram a processos arquivados ou em vias de arquivamento;
- Observar regular e integralmente as normas procedimentais prescritas pelo artigo 77 e Anexo IV, da Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho, no tocante à Certidão de Arquivamento Provisório;
- Realizar a verificação periódica, no Sistema BacenJud, quanto à existência de alguma ordem judicial “pendente de providênciaâ€, ou mesmo “não lidaâ€, adotando-se a medida cabÃvel, seja de transferência dos valores bloqueados para contas judiciais (para posterior liberação aos exequentes) ou desbloqueios daquelas importâncias que não interessem à execução – Consolidação de Provimentos da CGJT, Art. 99;
- Enfatizar, entre os usuários (servidores e magistrados) da Vara, a importância da correta inserção de dados no PJE, pois eles são extraÃdos, através das remessas, transformados e gravados, e essas informações alimentam o e-Gestão, gerando os relatórios gerenciais e a estatÃstica oficial da Justiça do Trabalho;
- Realizar a análise periódica da ferramenta “agrupadoresâ€, a fim de evitar a permanência de processos em tarefas já superadas. Os processos devem ser retirados de tal lista assim que realizado o ato respectivo;
- Proceder à “conclusão ao magistradoâ€, especificando o tipo (sentenças, decisões ou despachos), sem necessidade de despacho para tal finalidade, pela importância desse dado para a estatÃstica deste Regional, e, ainda, com a cautela necessária, em face da impossibilidade de cancelamento da “conclusão†em relação à s sentenças, o que enseja, em caso de equÃvoco do servidor, a necessidade de o magistrado proceder à “conversão do julgamento em diligência†para que se possa realizar nova conclusão. Deve, ainda, ser selecionado o magistrado em tempo real, com a devida gravação no sistema, a fim de que seja contabilizado o prazo para prolação da decisão corretamente, e, no caso da sentença, tão logo encerrada a instrução. Em relação à s decisões de antecipação de tutela, também proceder à imediata conclusão com a especificação do magistrado, de modo a possibilitar o controle do prazo e garantir a veracidade dos dados estatÃsticos. No tocante aos embargos de declaração, havendo necessidade de intimar a parte contrária, proceder à conclusão para julgamento tão logo encerrado o prazo, também sem necessidade de despacho, por se tratar de ato ordinário da secretaria. Tratando-se de juiz substituto da reserva técnica, proceder à imediata conclusão no sistema, com informação de tal fato, por e-mail funcional, ao magistrado, inclusive porque possui acesso restrito à unidade na qual atua;
- Efetivar a conclusão para julgamento dos embargos de declaração ao magistrado que se encontrar em exercÃcio na Vara, quando aquele que prolatou a sentença embargada se encontrar afastado por mais de 30 dias, em conformidade com o art. 8.º, § 3.º, do Provimento n.º 03/2015 desta Corregedoria Regional;
- Persistir no cumprimento das diligências determinadas pelo Tribunal, em grau de recurso, em prazo razoável, bem assim proceder ao correto cadastramento das partes quando do envio dos recursos ao Tribunal, inclusive em relação ao recurso ordinário em rito sumarÃssimo, de modo a evitar equÃvoco quando da distribuição da classe processual na segunda instância;
- Registrar, no sistema PJE, o recolhimento das custas, emolumentos, contribuição previdenciária e imposto de renda. Após as orientações sobre a necessidade de tal anotação, o Setor de EstatÃstica do Tribunal constatou acréscimo considerável no registro de tais arrecadações, conforme quadro demonstrativo entre os meses de janeiro a março de 2016 e janeiro a março de 2017, numa variação de 115,94% no tocante à s custas processuais, de 498,05% em relação aos emolumentos, de 71,16% no pertinente à s contribuições previdenciárias, de 32,62% no que diz respeito ao imposto de renda, e de 283,18% quanto à s multas aplicadas pelos órgãos de fiscalização das relações de trabalho; e
- Persistir no estÃmulo, entre os servidores, de práticas de sustentabilidade, racionalização e consumo consciente de materiais e serviços de responsabilidade socioambiental, visando ao uso sustentável dos recursos naturais e dos bens públicos, bem como ao aperfeiçoamento contÃnuo da qualidade do gasto público realizado pelo Tribunal, a teor da Resolução n.º 201 do CNJ de 3/3/2015.
13. BOAS PRÃTICAS RELATADAS PELO JUÃZO:
Noticiou o Diretor de Secretaria que as boas práticas, relacionadas na ata de correição de 2016, continuam sendo desempenhadas nesta unidade judiciária, motivo pelo qual procede à sua renovação:
- Expedição de alvará único;
- Concessão de força de alvará a ata, termo de conciliação, despacho, decisão e sentença;
- Envio de alvarás para recolhimento de tributos diretamente à CEF, por e-mail , com devolução dos comprovantes também por e-mail ;
- Ao invés de juntar o PDF dos comprovantes de tributos, o texto é copiado e colado diretamente na certidão, o que otimiza o serviço;
- Os créditos decorrentes de acordo são realizados diretamente nas contas dos beneficiários, e, havendo problema com a conta, já consta, do termo, comando para que se proceda ao depósito judicial do valor e o alvará para liberação, sem necessidade de retornar à Vara;
- Utilização das caixas de análise do PJe, divididas em subcaixas de tarefa, ao invés de utilizar a caixa "aguardar cumprimento de providências", o que diminui a movimentação do processo e otimiza o serviço;
- Utilização de despacho sequenciado, com diversos comandos de execução, para evitar o retorno do processo à conclusão;
- Coleta dos comprovantes de tributos recolhidos no Banco do Brasil por internet , sem necessidade de senha ou login ; e
- Agendamento de alvarás por telefone.
O Diretor de Secretaria registra o seu agradecimento à equipe de servidores pelo empenho e esforço pessoal na execução de suas atividades.
14. SOLICITAÇÕES DO JUÃZO:
- Lotação de ma is 1(um) servidor na Vara, visto que, apesar de contar com o número mÃnimo (11), possui funcionário em situação peculiar, sendo, inclusive, já deferida tal pretensão pela Administração do Tribunal (conforme PROAD 39.426/17). Postula-se, igualmente, o encaminhamento de mais 1 (um) estagiário para a Unidade; e
- Aparelhamento e disponibilização da sala de perÃcias no local em que funcionava a distribuição dos feitos.
Encerrados os trabalhos, a ExcelentÃssima Corregedora Regional, Desembargadora Dione Nunes Furtado da Silva, agradeceu a fraternal acolhida e a colaboração prestada pela ExcelentÃssima JuÃza Titular, e pelos servidores da Vara, determinando que, lavrada e assinada, fosse disponibilizada esta ata na página da Corregedoria, no sÃtio deste Regional ( www.trt6.jus.br ), além de publicada, em sua Ãntegra, no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho – DEJT, entregando cópia à Unidade Judiciária sob correição (neste ato), Presidência do Egrégio Regional, Secretaria de Gestão de Pessoas, e Secretaria Administrativa, para conhecimento e providências pertinentes. Firmam a presente ata a ExcelentÃssima Desembargadora Corregedora Regional e a Secretária da Corregedoria Regional.
DIONE NUNES FURTADO DA SILVA
Desembargadora Corregedora Regional
NOÊMIA MARIA GOMES DE OLIVEIRA
Secretária da Corregedoria Regional
Ata Correição 58 - 2017 de 18/10/2017.