ATA DA CORREIÇÃO ORDINÃRIA REALIZADA NA 2.ª VARA DO TRABALHO DE CARUARU, EM 18 DE OUTUBRO DE 2017.

Aos 18 (dezoito) dias do mês de outubro de 2017, às 8 (oito) horas, compareceu à sede da 2.ª Vara do Trabalho de Caruaru, situada na Avenida Agamenon Magalhães, n.º 814/1.º andar, Maurício de Nassau, Caruaru/PE, a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional do TRT da 6.ª Região, Dr.ª Dione Nunes Furtado da Silva , acompanhada pelos servidores Noêmia Maria Gomes de Oliveira (Secretária da Corregedoria), Vânia Rodrigues de Santana Cunha (Assessora de Gabinete), Glauco Moreira André (Chefe de Gabinete), Rosanna de Freitas Monteiro (Assistente de Gabinete), e Henrique Bezerra Valença (Assistente Secretário), para realizar a Correição Ordinária veiculada no Edital n.º 05/2017, disponibilizado no Diário Eletrônico do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região em 7/6/2017, e considerado publicado em 8/6/2017. Referido edital se encontrava devidamente afixado no átrio da Secretaria da referida unidade, possibilitando sua plena divulgação e visualização pelo público local.

Presentes, na ocasião, a Excelentíssima Juíza Titular, Dr.ª Regina Maura Maciel Lemos, o Diretor de Secretaria, Bel. José Augusto Nogueira Gomes, e os demais servidores ali lotados: José Flávio Araújo de Farias, Manuel Moésio Malaquias da Cruz, Olídia Florêncio Ferraz Torres Viegas, Dimaikon Dellon Silva do Nascimento, Paula Valéria Mendes Moura Vilela, Maria do Socorro Rodrigues da Silva, Maria Izabel Monteiro Melo, Cleonice da Paz Ferreira Chaves, Danyel Queiroz Accioly, Eduardo Luiz Ramos Gomes, e Ronaldo Cordeiro Brandão. além do estagiário de Direito José Diego Liberal da Silva. Ausente a Excelentíssima Juíza do Trabalho Liliane Mendonça de Moraes Souza, por se encontrar substituindo a Juíza Titular da 3.ª Vara do Trabalho de Caruaru, e o funcionário Marcilon Maurício da Silva, em face de licença eleitoral.

Com base nos dados extraídos do SIAJ, PJe, e Sistema de Pessoal; nas informações consolidadas pela Seção de Estatística; no exame dos procedimentos adotados na Secretaria da Vara e dos processos em tramitação, e, ainda, dos dados colhidos na inspeção judicial realizada no período de 9 a 13 de janeiro de 2017, a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional determinou o registro das informações e recomendações que seguem.

1. MAGISTRADAS:

JUÃZA TITULAR/SUBSTITUTA

PERÃODO DE ATUAÇÃO

Regina Maura Maciel Lemos (Titular)

Desde 26/9/2016

(Ato TRT GP n.º 453/2016)

Liliane Mendonça de Moraes Souza (Auxiliar)*

Desde 9/6/2008

(Portaria TRT GCR n.º 099/2008)

*Apesar de lotada na 1.ª VT de Caruaru, a Juíza do Trabalho Substituta Liliane Mendonça de Moraes Souza atua como auxiliar, por prazo indeterminado, nas três Varas de Caruaru, em conformidade com o que estabelece a Resolução Administrativa TRT nº 03/2015.

2. QUADRO DE SERVIDORES:

NOME

CARGO

FUNÇÃO

José Augusto Nogueira Gomes

Técnico Judiciário

Diretor de Secretaria

Manuel Moésio Malaquias da Cruz

Técnico Judiciário

Assistente de Diretor

José Flávio Araújo de Farias

Analista Judiciário

Assistente de Juiz

Olídia Florêncio Ferraz Torres Viegas

Técnica Judiciária

Assistente de Juiz

Dimaikon Dellon Silva do Nascimento

Técnico Judiciário

Calculista

Paula Valéria Mendes Moura Vilela

Requisitada

Calculista

Maria do Socorro Rodrigues da Silva

Requisitada

Secretária de Audiência

Maria Izabel Monteiro Melo

Requisitada

Secretária de Audiência

Cleonice da Paz Ferreira Chaves

Requisitada

Assistente

Danyel Queiroz Accioly

Analista Judiciário

Oficial de Justiça

Eduardo Luiz Ramos Gomes

Analista Judiciário

Oficial de Justiça

Ronaldo Cordeiro Brandão

Analista Judiciário

-

Marcilon Maurício da Silva

Técnico Judiciário

-

3. Produtividade dos Juízes na Unidade:

3.1. Quantidade de Audiências, Sentenças, Conciliações e Incidentes por Juiz (a):

Atuação dos Magistrados na

2ª VT de Caruaru

Audiências*

Sentenças de mérito

Conciliações

Incidentes processuais

Regina Maura Maciel Lemos

1.772

475

479

411

Liliane Mendonça de Moraes Souza

351

211

80

22

Airam Clemente Torres de Araújo

258

83

53

23

Arthur Ferreira Soares

-

2

-

-

Débora de Souza Silva Lima

-

3

-

-

Edson Luis Bryk

14

-

8

-

Evellyne Ferraz Correia

-

66

-

6

Fabio José Ribeiro Dantas Furtado

-

-

-

1

Joaquim Emiliano Fortaleza de Lima

-

-

-

2

Leandro Fernandez Teixeira

19

1

8

-

Lucas de Araújo Cavalcanti

-

1

-

-

Patrícia Franco Trajano

-

4

-

-

Tatyana de Siqueira Alves Pereira Rodrigues Rocha

-

1

-

-

Total

2.414

847

628

465

*Exceto audiências de julgamento.

Fontes: Relatórios extraídos do e-Gestão (Audiências realizadas, Solucionados por magistrado, e Incidentes processuais julgados por magistrado).

Período analisado: 1.º/9/2016 a 31/8/2017.

3.2. Prazo médio (em dias) para julgamento de mérito na unidade, da conclusão até a prolação da sentença (apenas PJe):

Atuação dos Magistrados na 2.ª VT de Caruaru

Prazo* médio para julgamento de sentenças de mérito

Regina Maura Maciel Lemos

16

Liliane Mendonça de Moraes Souza

117

Airam Clemente Torres de Araújo

71

Arthur Ferreira Soares

20

Débora de Souza Silva Lima

34

Edson Luis Bryk

0

Evellyne Ferraz Correia

427

Leandro Fernandez Teixeira

2

Lucas de Araújo Cavalcanti

71

Patrícia Franco Trajano

3

Tatyana de Siqueira Alves Pereira Rodrigues Rocha

10

Prazo médio para julgar na unidade

70

*Apuração leva em conta somente processos eletrônicos e não deduz os períodos de afastamento dos magistrados, tais como férias, licenças, cursos e outros, em face da falta de integração entre os sistemas de pessoal e judicial.

Fontes: Relatório extraído do e-Gestão (Prazos Médios, em dias, da conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado - PJe).

Período analisado: 1.º/9/2016 a 31/8/2017.

3.3. Sentenças de mérito (conhecimento) pendentes de julgamento:

Magistrados com sentenças pendentes na

2.ª VT de Caruaru

No prazo

Prazo vencido

Total

Regina Maura Maciel Lemos

79

-

79

Liliane Mendonça de Moraes Souza

3

-

3

Edson Luís Bryk

5

-

5

Total de sentenças pendentes na Vara

87

-

87

Fontes: Dados extraídos de “Relatório de decisões em aberto/proferidasâ€; e PJe, em 18/10/2017, às 12h.

3.4. Incidentes processuais pendentes de julgamento:

Magistrados com Incidentes Processuais pendentes na 2.ª VT de Caruaru

No prazo

Prazo vencido

Total

Regina Maura Maciel Lemos

2

-

2

-----------------------------------*

2

-

2

Total de incidentes pendentes na Vara

4

-

4

*Incidentes sem conclusão a magistrado, porém ainda no prazo da Secretaria para a prática de tal ato : 0001302-18.2017.5.06.0312 e 0001293-53.2017.5.06.0313.

Fontes: Dados coletados na Secretaria da Vara e no PJe, em 18/10/2017, às 12h.

3.5. Produtividade da Vara:

Unidade Judiciária

Quantidades

Prazo médio para julgamento (PJe)

Sentenças de mérito

Incidentes processuais

Conciliações

2.ª VT de Caruaru

847

465

628

70

Fontes: Relatórios extraídos do e-Gestão: Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado; e Prazos Médios (em dias) da Conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe).

Período analisado: 1.º/9/2016 a 31/8/2017.

3.6. Percentuais de produtividade da juíza titular de setembro de 2016 a setembro de 2017*:

Mês

SET./16

OUT./16

NOV./16

DEZ./16

JAN./17

FEV./17

MARÇO/17

Sentenças

66,22%

134,62%

86,11%

147,76%

833,33%

--

56,52%

Conciliados

90,54%

71,15%

98,61%

56,72%

--

--

76,81%

Mês

ABRIL/17

MAIO/17

JUNHO/17

JULHO/17

AGOSTO/17

SET./17

Sentenças

92,54%

113,41%

118,97%

64,29%

72,83%

51,69%

Conciliados

58,21%

89,02%

106,90%

54,46%

44,57%

52,54%

* A Juíza Regina Maura Maciel Lemos usufruiu férias de 19/1/2017 a 17/2/2017, e afastou-se, para participar de curso, de 16 a 20/1/2017, 20 a 24/2/2017, 22/8/2017 e 13 a 15/9/2017.

4. AUDIÊNCIAS (REALIZADAS E DESIGNADAS):

4.1. Prazos médios, em dias, até a realização das audiências (a partir do ajuizamento):

Unidade Judiciária

Inicial

Instrução

Decisão

Sumaríssimo

Ordinário

Sumaríssimo

Ordinário

Sumaríssimo

Ordinário

2.ª VT de Caruaru

68

106

81

215

96

272

Fonte: Dados extraídos do e-Gestão (Prazos médios – fase de conhecimento).

Período analisado: 1.º/9/2016 a 31/8/2017.

4.2. Prazos (em dias) para designação de audiências, a contar de 11/10/2017:

Unidade Judiciária

Inicial

Instrução

Sumaríssimo

Ordinário

2016

2017

2016

2017

2016

2017

2.ª VT de Caruaru

126

63

125

145

196

167

Fontes: Informações extraídas do PJe e da Ata de Correição realizada em 2016.

4.3. Assiduidade das magistradas:

Segundo informações prestadas pelo Diretor de Secretaria, são realizadas três sessões de audiência por semana, e a Juíza titular comparece à Vara nos dias em que preside as audiências. A Juíza Auxiliar, Dra. Liliane Mendonça de Moraes Souza, atua de forma compartilhada nas três Varas de Caruaru e, em regra, substitui os Juízes Titulares em suas férias e outros afastamentos.

A Excelentíssima Juíza Titular, Dra. Regina Maura Maciel Lemos, tem autorização para residir fora da jurisdição, em conformidade com o que estabelece a Resolução Administrativa TRT n.º 07/2008. Os requisitos previstos na citada norma local aos magistrados que dispõem dessa permissão são: a) inexistência de audiências adiadas por ausência injustificada do magistrado; b) obediência aos prazos legais, mormente para sentenciar ; c) permanecer disponível o magistrado em todos os dias úteis da semana; e d) adoção de medidas tendentes à redução progressiva dos processos em fase de execução.

E , p or ocasião da última correição ordinária realizada neste Regional – 6 a 10 de junho de 2016 – Excelentíssimo Corregedor-Geral, Ministro Renato de Lacerda Paiva, fez constar, na respectiva ata de correição (página 34, item 8.11.), referência aos magistrados que dispõem da correspondente autorização, entendendo-se, por conseguinte, que Sua Excelência está bem atento à questão.

Ocorre que a Excelentíssima Juiz Titular desta unidade jurisdicional, atualmente, não apresenta sentença a ser prolatada com prazo vencido, e vem adotando medidas para redução progressiva dos processos em execução, atendendo ao que prescreve a Resolução Administrativa TRT n.º 007/2008 e a Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho.

4.4. Quantidade de processos em pauta de audiências por semana (média):

Unidade Judiciária

Dias de audiências por semana

Total de audiências

Sumaríssimos

Iniciais

Instruções

Razões Finais

2.ª VT de Caruaru

3 a 4 dias (segundas às quartas ou quintas-feiras)

6 a 9

23 a 24

11 a 12

6

Fontes: Informações extraídas do PJe, em 11/10/2017, relativas aos seguintes períodos: 17/7/2017 a 21/7/2017; 14/8/2017 a 18/8/2017; 18/9/2017 a 22/9/2017; e 16/10/2017 a 20/10/2017; e informações prestadas pelo Diretor de Secretaria da Vara.

5. MOVIMENTAÇÃO PROCESSUAL:

5.1. Quantidade de ações trabalhistas ajuizadas na unidade - Físicos e PJe:

Unidade Judiciária

2015

2016

2017

(até 10/10/2017)

2.ª VT de Caruaru

1.439

1.454

1.280

Fontes: Consolidação da Estatística, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Casos Novos por Distribuição e Redistribuídos), e PJe.

5.2. Processos remanescentes (congestionamento):

Unidade Judiciária

SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2016

SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2017

Pendentes de julgamento*

Processos demais fases

Total

Pendentes de julgamento*

Processos demais fases

Total

2.ª VT de Caruaru

174

2.830

3.004

77

3.318

3.395

*Pendentes de julgamento: Processos com instrução encerrada, aguardando prolação de sentença.

Fontes: Consolidação da Estatística, Relatórios Gerenciais, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Processos Pendentes de Solução) e PJe.

5.3. Quantidade de processos em tramitação:

Unidade Judiciária

Processos em tramitação em 11/10/2017

Físicos

PJe

2.ª VT de Caruaru

550

2.834

Fonte: Relatório Gerencial (Processos em tramitação na Vara) e PJe-JT.

5.4. Quantidade de processos nas principais fases processuais ( pendentes de solução ):

Unidade Judiciária

Conhecimento

(até a prolação da sentença)

Liquidação

Execução

2.ª VT de Caruaru

744

155

1.106

Fontes : e-Gestão.

Período analisado: 1.º/8/2017 a 31/8/2017.

5.5. Prazos médios (em dias) nas principais fases processuais:

Unidade Judiciária

Conhecimento

(até a prolação da sentença)

Liquidação

Execução

2.ª VT de Caruaru

233

149

573

Fonte: e-Gestão.

Período analisado: 1.º/9/2016 a 31/8/2017.

6. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS ELETRÔNICOS

6.1. DADOS COLETADOS EM 11/10/2017:

Agrupadores:

Tarefa

Quantidade

Processos com pagamentos

205

Processos com pedido de sigilo nos documentos não apreciado

288

Processos com pedido liminar ou de antecipação de tutela não apreciado

01

Processos com Petições Avulsas

12

Processos com Habilitações nos Autos Não Lidas

33

Processos com petições não apreciadas

323

Mandados devolvidos pelo Oficial de Justiça

07

Processos aguardando encaminhamento do secretário de audiência (atas assinadas)

15

Fase de Conhecimento:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

Aguardando apreciação pela instância superior

213

12/02/2014

0010093-15.2013.5.06.0312

Aguardando audiência

540

19/11/2015

0000001-07.2015.5.06.0312 *¹

Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos

255

08/09/2015

0000102-44.2015.5.06.0312 *²

Aguardando final do sobrestamento

04

22/07/2016

0000152-07.2014.5.06.0312 *³

Aguardando laudo pericial

14

15/07/2017

0001113-74.2016.5.06.0312 * 4

Aguardando término dos prazos

87

04/09/2017

0000192-81.2017.5.06.0312 * 5

Analisar Decisão

04

10/10/2017

0000636-17.2017.5.06.0312

Analisar Despacho

02

11/10/2017

0001270-13.2017.5.06.0312

Analisar dependências

01

10/10/2017

0001261-51.2017.5.06.0312

Analisar sentença

08

10/10/2017

0000818-03.2017.5.06.0312

Análise do Conhecimento* 6

05

19/09/2017

0001455-22.2015.5.06.0312 * 7

Apreciar dependência

06

15/09/2017

0001159-29.2017.5.06.0312

Concluso ao magistrado

01

22/09/2017

0001291-23.2016.5.06.0312 * 8

Designar perícia

02

05/09/2017

0001259-18.2016.5.06.0312 * 9

Minutar Decisão

11

18/07/2017

0000978-96.2015.5.06.0312

Minutar expediente da secretaria * 10

06

31/07/2017

0000197-40.2016.5.06.0312

Minutar sentença

81

13/06/2017

0001106-82.2016.5.06.0312

Prazos vencidos

89

26/09/2017

0000827-96.2016.5.06.0312

Preparar comunicação

43

02/10/2017

0001182-72.2017.5.06.0312

Recebimento de instância superior

08

03/10/2017

0001394-30.2016.5.06.0312

Remeter ao 2o Grau

01

11/10/2017

0000207-84.2016.5.06.0312

Triagem Inicial

03

09/10/2017

0001260-66.2017.5.06.0312

Triagem Inicial - Parte com procuradoria

06

10/10/2017

0001235-53.2017.5.06.0312

Trânsito em Julgado

01

03/10/2017

0000249-02.2017.5.06.0312

OBSERVAÇÕES

*¹ A udiência de instrução e julgamento iniciada em 27/6/2017 e adiada para 14/12/2017, nos temos da ata de Id. 65732eb.

*² Vigésima sétima e última parcela do acordo com vencimento apenas em 16/11/2017.

*³ Sobrestado até julgamento de incidente de uniformização de jurisprudência, conforme decisão do TST.

* 4 Perícia médica agendada para 24/8/2017, e audiência de instrução designada para 10/10/2017 (Id. c0f88ab)

* 5 Notificação postal, com rastreamento, e prazo de 5 (cinco) dias, confeccionada na data indicada.

* 6 Inexistem processos nas subpastas “ Expedir ofício/email†e “Providência de secretariaâ€

* 7 Encontra-se na subpasta “ Alvarás para CEFâ€.

* 8 Sem conclusão nominal a magistrado.

* 9 Audiência de instrução redesignada para 7/11/2017 e com c ertidão, na data indicada, de comunicação ao perito de sua designação.

* 10 Inexistem processos nas subpastas “ Expedir CCT/CHTâ€, “Expedir mandado de entrega de bens do leilão" e “Expedir ofícioâ€.

6.2. DADOS COLETADOS EM 13/10/2017 :

Fase de Liquidação:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

Aguardando Cumprimento de Providência - Liq*¹

48

06/06/2017

0001331-39.2015.5.06.0312

Aguardando apreciação pela instância superior

01

05/06/2017

0000404-73.2015.5.06.0312

Aguardando audiência - Liq

02

27/07/2017

0001072-10.2016.5.06.0312 *²

Aguardando laudo pericial

23

06/09/2017

0000337-74.2016.5.06.0312 *³

Aguardando término dos prazos

18

04/09/2017

0000465-94.2016.5.06.0312

Análise de Liquidação

11

26/09/2017

0001074-77.2016.5.06.0312

Concluso ao magistrado - Liq* 4

05

14/07/2017

0000937-32.2015.5.06.0312

Cumprimento de providências

12

19/06/2017

0000850-42.2016.5.06.0312 * 5

Minutar Despacho - Liq

01

20/07/2017

0000361-39.2015.5.06.0312

Minutar expediente da secretaria* 6

02

02/08/2017

0000653-24.2015.5.06.0312

Prazos vencidos

13

29/09/2017

0001152-68.2016.5.06.0313

Preparar comunicação

01

11/10/2017

0001281-13.2015.5.06.0312

OBSERVAÇÕES

*¹ Todos os processos encontram-se na subpasta “Contadoria – liquidarâ€.

*² Processo com audiência INICIAL designada para 24/10/2017, por ausência de citação válida, nos termos da decisão de Id. 0dbe640.

*³ Certidão de notificação do perito contábil para liquidação do julgado no prazo de 20 dias .

* 4 Processos sem conclusão nominal a magistrado.

* 5 Todos os processos encontram-se na subpasta “Contador – liquidarâ€.

* 6 Todos os processos encontram-se na subpasta “Alvará parte/advogado/terceiroâ€.

Fase de Execução:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

Aguardando apreciação pela instância superior

03

27/07/2016

0000919-45.2014.5.06.0312

Aguardando audiência - Exec

19

24/05/2017

0000734-70.2015.5.06.0312 *¹

Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos

34

16/12/2016

0000196-26.2014.5.06.0312 *²

Aguardando final do sobrestamento

20

10/04/2017

0000267-91.2015.5.06.0312 *³

Aguardando laudo pericial

03

06/09/2017

0001314-66.2016.5.06.0312 * 4

Aguardando leilão ou praça

06

12/06/2017

0010475-08.2013.5.06.0312 * 5

Aguardando término dos prazos

78

28/07/2017

0000051-05.2017.5.06.0331 * 6

Analisar Decisão - Exec

13

12/10/2017

0000072-38.2017.5.06.0312

Analisar Despacho - Exec

10

12/10/2017

0001181-58.2015.5.06.0312

Análise da carta

02

11/10/2017

0001186-12.2017.5.06.0312

Análise de Execução* 7

384

19/09/2017

0000199-73.2017.5.06.0312 * 8

(Subpasta) Convênio BACENJUD - Consultar

98

11/10/2017

0010627-56.2013.5.06.0312

(Subpasta) Convênio RENAJUD

01

07/10/2017

0000660-16.2015.5.06.0312

(Subpasta) Convênio SERPRO

02

09/10/2017

0000105-96.2015.5.06.0312

(Subpasta) Designar Hasta Pública

13

30/08/2017

0010474-23.2013.5.06.0312

Concluso ao magistrado - Exec* 9

22

25/09/2017

0001310-63.2015.5.06.0312

Cumprimento de providências

20

12/09/2017

0000202-28.2017.5.06.0312

Designar ou cancelar leilão ou praça

17

15/08/2017

0000979-13.2017.5.06.0312 * 10

Encaminhar Carta

03

04/08/2017

0000877-93.2014.5.06.0312

Escolher tipo de arquivamento

03

11/10/2017

0000420-56.2017.5.06.0312

Incluir no BNDT

02

26/09/2017

0000659-31.2015.5.06.0312

InfoJud

01

13/09/2017

0010721-04.2013.5.06.0312

Minutar expediente da secretaria

30

04/08/2017

0000012-36.2015.5.06.0312 * 11

(Subpasta) Expedir Ofício

01

09/10/2017

0000813-49.2015.5.06.0312

Minutar sentença - Exec

06

27/07/2017

0000666-57.2014.5.06.0312

Prazos vencidos

87

29/09/2017

0000856-15.2017.5.06.0312

Preparar ato de comunicação

02

10/10/2017

0000928-70.2015.5.06.0312

Preparar comunicação

25

20/06/2017

0000543-88.2016.5.06.0312

(Subpasta) Intimar Perito

01

11/10/2017

0000102-73.2017.5.06.0312

(Subpasta) Mandado Penhora

03

12/09/2017

0000807-08.2016.5.06.0312

(Subpasta) Ofício

02

09/10/2017

0001006-64.2015.5.06.0312 * 12

Publicar DJE

04

11/10/2017

0000939-36.2014.5.06.0312

Publicar DJe - Exec

07

11/10/2017

0000803-05.2015.5.06.0312

Registrar parcelas ou despesas processuais - Acordo

01

11/10/2017

0001422-68.2015.5.06.0009

RenaJud

44

15/09/2017

0001182-43.2015.5.06.0312

SerasaJud

01

28/08/2017

0000931-59.2014.5.06.0312

OBSERVAÇÕES

*¹ Ata da audiência de Conciliação em Execução (6/6/2017) juntada aos autos desde 8/8/2017 com determinação para expedição de ofício.

*² Acordo com 71 (setenta e uma) parcelas mensais, sendo a primeira até o dia 25/12/2016.

*³ Sobrestado por execução reunida nos autos do processo RT nº 0001377-28.2015.5.06.0312, conforme certidão emitida na data indicada.

* 4 Certidão de notificação do perito contábil para LIQUIDAÇÃO do julgado no prazo de 20 dias.

* 5 Primeira hasta com leilões designados para 12/09/2017, 26/09/2017, 10/10/2017 e 31/10/2017 (Id. 3ff142b).

* 6 Aguardando - por 90 dias - o julgamento dos embargos na VT deprecante.

* 7 Inexistem processos nas subpasta “ Convênio CCSâ€, “Convênio IMÓVEIS†e “Convênio INFOJUDâ€.

* 8 Na subpasta “Cumprir providências Assist./Dir.†onde existem, ao todo, 04 (quatro) processos.

* 9 Processos sem conclusão nominal a magistrado.

* 10 Data do despacho à hasta pública.

* 11 Na subpasta para confeccionar “Alvará parte/advogado/terceiro†, onde existem, ao todo, 20 (vinte) processos.

* 12 Ofício expedido desde 11/10/2017.

7. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS FÃSICOS EM 18/10/2017

NATUREZA

QUANTIDADE

DATA MAIS

ANTIGA

PROCESSO

Cargas

Advogados

--

--

--

Perito

01

27/9/2017

0137200-18.2008.5.06.0312

Terceiros

04

8/9/2017

0068600-76.2007.5.06.0312

Petições a juntar aos autos

01

4/5/2017

0089200-55.2006.5.06.0312 *1

Processos conclusos para despacho

53

3/10/2017

0001185-71.2010.5.06.0312

Consultas convênios a realizar (BACEN/JUCEPE/INFOJUD/DETRAN)

--

--

--

Praças a marcar

02

17/10/2017

0009300-86.2017.5.06.0312

Processos no setor de cálculos

10

16/5/2017

0000543-98.2010.5.06.0312

Processos para serem remetidos ao TRT

--

--

--

*1 O processo se encontra no Tribunal para apreciação de recurso.

*Em relação às certidões/diligências, a mais antiga data de 29/3/2017 (processo n.º 0001117-53.2012.5.06.0312, pertinente à certificação de pendências para arquivamento).

*No tocante aos alvarás, o mais antigo data de 17/10/2017 (processo n.º 0073000-70.2006.5.06.0312).

*Quanto aos mandados, não existem pendências.

*No pertinente aos ofícios, o mais antigo data de 18/10/2017 (processo n.º 0000828-23.2012.5.06.0312).

*Em relação às notificações, a mais antiga data de 27/7/2017 (processo n.º 0000033-80.2013.5.06.0312, referente ao comparecimento de parte na Secretaria para entrega de Certidão de Crédito Trabalhista).

* No tocante às praças a realizar, o despacho mais antigo data de 18/8/2016 (processo n.º 0000951-21.2012.5.06.0312), com leilões designados para 4 e 18 de abril de 2017, 2 e 16 de maio de 2017, 12 e 26 de setembro de 2017, e 10 e 31/10/2017.

*Quanto aos processos digitalizados (CLE), não se verificou a conversão de feitos.

Fonte: Informações colhidas na Secretaria da Vara do Trabalho e no SIAJ.

8. METAS FIXADAS PELO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA:

Em conformidade com os dados fornecidos pelo Núcleo de Estatística e Pesquisa do Egrégio Regional, eis os resultados das Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ para o ano de 2016 :

Meta 1 CNJ - 2016 : – Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuídos no ano corrente.

Unidades Judiciárias

Recebidos

Resolvidos

Resultado

2.ª VT de Caruaru

1.429

1.666

116,59%

Total da 6ª Região

107.816

111.793

103,69%

Meta 2 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, pelo menos, 90% dos processos distribuídos até 31/12/2014.

Unidade Judiciária

Distribuídos em 2014

Distribuídos em 2014

e julgados até 31/12/16

Pendentes de julga-

mento até 31/12/16

Resultado

2.ª VT de Caruaru

559

559

0

111%

Total da 6ª Região

62.261

59.947

2.314

107%

Meta 3 CNJ - 2016 : – Aumentar o índice de conciliação na fase de conhecimento, em relação à média do biênio 2013/2014, em 2 pontos percentuais.

Unidade Judiciária

Solucionados

Conciliados

Média biênio

(2013/2014)

Resultado

2.ª VT de Caruaru

1.666

629

42,64%

37,76%

Total da 6ª Região

111.793

44.400

40,83%

39,72 %

Meta 4 CNJ - 2016 : – Dar prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, não se destinando portanto à esta Justiça Especializada.

Meta 5 CNJ - 2016 : – B aixar em 2016, quantidade maior de processos de execução do que o total de casos novos de execução no ano corrente.

Unidade

Judiciária

Casos novos

de execução

Baixados

Entraram

na meta

Saíram

da meta

Resultado

2.ª VT de Caruaru

648

497

0

0

76,70%

Total da 6ª Região

38.526

37.091

0

0

96,50%

Meta 6 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, as ações coletivas distribuídas, até 31.12.2013 no 1.º grau e até 31.12.2014, no 2.º grau.

A 2.ª Vara do Trabalho de Caruaru não conta com ação coletiva em tramitação em 31/12/2016, de acordo com o relatório fornecido pelo Setor de Estatística deste Tribunal.

Meta 7 CNJ - 2016 : – Identificar e reduzir em 2% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior.

Unidade

Judiciária

Pendentes em

31/12/15

Quantidades de

Processos dos dez

maiores litigantes

distribuídos na instância no mês de

referência

Quantidades de

Processos dos dez

maiores litigantes

julgados na ins-

tância no mês de

referência

Pendentes em

31/12/16

Resultado

2.ª VT de Caruaru

89

93

125

57

153,02%

Total da 6ª Região

8.284

7.949

9.373

6.860

118,34%

O Conselho Nacional de Justiça divulgou no final do 10.º Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, as metas nacionais para 2017, quais sejam:

Meta 1 - Os tribunais mantiveram o compromisso de julgar, ao longo de 2017, mais processos do que os novos que chegarem aos tribunais (Meta 1). Assim como em 2016, o compromisso deverá ser cumprido por tribunais de todos os segmentos de Justiça.

Meta 2 - O compromisso com o julgamento dos processos mais antigos, alvo da Meta 2, foi renovado para 2017 e deverá ser cumprido por tribunais de todos os ramos do Judiciário. O detalhamento desta e das outras metas definidas, com percentuais e períodos de distribuição dos processos que deverão ser julgados, estarão num glossário que será divulgado futuramente pelo CNJ.

Meta 3 - A Justiça Federal e a Justiça do Trabalho também renovaram o compromisso com a Meta 3, que busca aumentar o número de casos solucionados por meio da conciliação, em relação a períodos anteriores. 

Meta 4 - Fixada pela primeira vez em 2013, a Meta 4, que dá prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, deverá ser cumprida novamente em 2017 pela Justiça Estadual, pela Justiça Federal, pela Justiça Militar da União e dos Estados e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). 

Meta 5 - Impulso aos processos de execução, que será perseguida no ano que vem pelos tribunais da Justiça Estadual, Federal e do Trabalho.

Meta 6 - P rioriza o julgamento de ações coletivas, que impactam na vida de um grupo maior de pessoas. 

Meta 7 – Prioriza o julgamento de processos dos maiores litigantes e dos recursos repetitivos, tem por objetivo enfrentar demandas de massa que chegam ao Judiciário.

Meta 8 – Destinada a ações de fortalecimento da rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres, uma das prioridades da atual gestão do CNJ.

9. ITENS DE EXAME E REGISTRO OBRIGATÓRIOS (Art. 26 da Consolidação dos Provimentos da CGJT):

Com base nos autos e sistemas analisados, verificou-se que o Juízo:

- registra no sistema informatizado os atos processuais relevantes;

- tem deixado de emitir, atualmente, de forma explícita e circunstanciada, pronunciamento acerca da admissibilidade dos recursos, haja vista que, ao citar os pressupostos processuais, omite informação sobre as folhas ou ID onde se encontram as peças, a exemplo do constatado nos processos n.ºs 0000924-33.2015.5.06.0312 e 0000153-21.2016.5.06.0312;

- ordena a imediata liberação do depósito recursal, nos casos em que, após a liquidação, seja apurado crédito de valor inequivocamente superior ao depositado, como verificado nos processos n.ºs 0001416-25.2015.5.06.0312 e 0000501-73.2015.5.06.0312;

- exaure as iniciativas do juízo para tornar exitosa a execução, observando os requisitos para a emissão da Certidão de Crédito Trabalhista, nos moldes do artigo 88 da Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral, conforme observado nos processos n.ºs 0000842-41.2011.5.06.0312 e 0000381-69.2011.5.06.0312, porém cumpre parcialmente as regras procedimentais relativas à expedição da Certidão de Arquivamento Provisório, previstas no art. 77 da citada norma, como visto nos processos n.ºs 0000776-22.2015.5.06.0312 e 0001360-55.2016.5.06.0312;

- faz uso regular das ferramentas eletrônicas: Bacenjud, Detran, Renajud, Jucepe, Infojud e Serpro, consoante verificado nos processos n.ºs 0000803-68.2016.5.06.0312, 0000805-38.2016.5.06.0312, 0010676-97.2013.5.06.0312, 0000660-16.2015.5.06.0312, 0000105-96.2015.5.06.0312, 0001043-57.2016.5.06.0312, 0000327-30.2016.5.06.0312, 0000931-59.2014.5.06.0312. De acordo com o Relatório sobre Ordens Judiciais, foram realizados, no período de janeiro de 2016 a setembro de 2017, 1.321 (um mil, trezentos e vinte e um) bloqueios, 799 (setecentos e noventa e nove) desbloqueios e 441 (quatrocentos e quarenta e uma) transferências. No mês de setembro de 2017, constavam 159 (cento e cinquenta e nove) bloqueios pendentes de providência;

- determina a citação dos sócios, nos casos de desconsideração da personalidade jurídica da empresa executada, com a devida inclusão dos seus nomes no sistema, no polo passivo da demanda, conforme visto nos processos n.ºs 0000760-05.2014.5.06.0312 e 0000776-22.2015.5.06.0312; e

- inclui, em pauta, processos para tentativa de conciliação, na fase de execução, em uma média de 288 (duzentos e oitenta e oito) processos por ano, e, ainda, na Semana Nacional de Conciliação.

Quanto aos demais aspectos (assiduidade dos magistrados, pauta de audiências e principais prazos) encontram-se registrados nos itens 4 e 5.

10. OBSERVAÇÕES/PENDÊNCIAS REFERENTES À SECRETARIA:

- Na análise, por amostragem, dos processos físicos, verificou-se, conforme quadro do item 7, regular organização e cumprimento das normas procedimentais a serem seguidas pelas unidades judiciárias de primeira instância. Quanto aos processos digitais, constatou-se razoável controle da tramitação dos feitos, conforme quadros do item 6 elaborados nos dias 11/10/2017 e 13/10/2017, porém há necessidade de melhor utilização da ferramenta “agrupadores†(pela constatação de 205 processos com pagamento, 288 processos com pedido de sigilo, e 323 processos com petições não apreciadas). Na inspeção realizada, no período de 9 a 13 de janeiro de 2017, registraram-se dentre outros dados: a) inexistência de processos fora de pauta ou convertido em diligência; b) 62 (sessenta e dois) processos em execução não incluídos no BNDT; c) 118 (cento e dezoito) processos físicos sem tramitação há mais de 60 dias; d) 1.045 (um mil e quarenta e cinco) processos físicos na fase de execução; e) 23 (vinte e três) processos físicos com históricos vencidos; f) 2 (dois) processos com carga vencida sem notificação; e g) 522 (quinhentos e vinte e dois) processos físicos com execução suspensa. A Juíza Titular procedeu, naquela ocasião, a recomendações relativas ao CLE, expedição de Certidão de Crédito Trabalhista nos processos físicos arquivados provisoriamente, para arquivamento digital; e adoção de estratégias pelo Diretor de Secretaria e servidores para cumprimento das determinações nos prazos legais, devendo os resultados serem analisados trimestralmente, visando aos ajustes necessários;

- Existem 33 (trinta e três) CTPS’s sob custódia da Secretaria da Vara, e, deste total, 4 (quatro) dizem respeito a processos arquivados ou em via de arquivamento (0000261-84.2015.5.06.0312, 0000338-64.2013.5.06.0312, 0000395-14.2015.5.06.0312 e 0000783-77.2016.5.06.0312). Indagado acerca das medidas adotadas para a diminuição do passivo desses documentos, a Secretaria esclareceu que, inicialmente, procede à intimação do advogado para encaminhar o documento profissional ao seu cliente, e, em caso de falha dessa primeira medida, determina-se a notificação postal da parte, e, por fim, a entrega por meio de oficial de justiça;

- Os Assistentes de Juiz elaboram minutas de sentenças de mérito e de soluções de incidentes processuais (como embargos declaratórios, embargos à execução, embargos de terceiros, exceção de pré-executividade e antecipação de tutela) ;

- O Juízo prolata, em sua maioria, sentenças de forma líquida, em ambos os ritos. Não obstante, após o trânsito em julgado de sentenças eventualmente proferidas de forma ilíquida, o Juízo tem a prática de determinar a liquidação do feito diretamente pela Contadoria da Vara, dispensando-se a notificação das partes para apresentar e/ou contestar cálculos de liquidação, visando, desse modo, a uma maior celeridade processual.

- Em relação à regularização da estatística da unidade, no tocante aos processos especificados no Ofício Circular n.º 458/2017, o Diretor de Secretaria esclareceu que já procedeu às atualizações pertinentes aos relatórios fornecidos pela Seção de Gestão Negocial dos Sistemas do PJE e do e-Gestão, vinculada à Secretaria da Presidência deste Tribunal ;

- No tocante ao lapso temporal anteriormente correicionado, observou-se: a) acréscimo do quantitativo de novas ações em 15 (quinze); b) aumento da produtividade da Vara, vez que prolatadas a mais 351 (trezentos e cinquenta e uma) sentenças, 155 (cento e cinquenta e cinco) decisões de incidentes processuais, e homologadas a mais 14 (quatorze) conciliações; c) acréscimo do prazo médio para julgamento das sentenças de mérito em 12 (doze) dias; d) aumento do prazo médio, no ano de 2016, para realização da audiência inicial, no sumaríssimo, em 3 (três) dias, e da instrução, no sumaríssimo, em 3 (três) dias, e, no ordinário, em 14 (quatorze) dias, e, na decisão, no sumaríssimo, em 4 (quatro) dias, e, no ordinário, em 55 (cinquenta e cinco) dias, porém houve redução na audiência inicial, no ordinário, em 11 (onze) dias; e) redução do prazo médio para realização, em outubro de 2017, da audiência inicial, no rito sumaríssimo, em 63 (sessenta e três) dias, e, na instrução, em 29 (vinte e nove) dias, contudo houve acréscimo, da audiência inicial no ordinário, em 20 (vinte) dias; f) aumento do prazo médio na fase de conhecimento em 46 (quarenta e seis) dias, e na liquidação em 50 (cinquenta) dias, contudo houve redução na execução em 151 (cento e cinquenta e um) dias; g) redução na quantidade de processos na fase de conhecimento em 227 (duzentos e vinte e sete), e acréscimo na liquidação em 49 (quarenta e nove) e na execução em 212 (duzentos e doze); e h) aumento do saldo remanescente em 391 (trezentos e noventa e um) processos; e

- Atingimento das Metas 1, 2, 6 e 7 estabelecidas pelo CNJ para o ano de 2016 , o que revela melhores resultados em relação ao ano de 2015.

11. PEDIDOS DE PROVIDÊNCIAS E RECLAMAÇÕES CORREICIONAIS :

No tocante ao período de 1.º de janeiro de 2016 até a presente data, não houve a formalização, em face desta unidade judiciária, de pedido de providência ou reclamação correicional.

12. RECOMENDAÇÕES:

- Empreender esforços com o objetivo de reduzir os prazos médios de audiências no rito sumaríssimo, estabelecendo como meta o prazo máximo de 15 (quinze) dias, conforme determina o inciso III do art. 852-B da CLT. Nos processos de rito ordinário, observar “o prazo médio de duração do processo – fase de conhecimento – de até 200 (duzentos) dias, atentando-se ao limite legal para publicação de sentença†– Resolução Administrativa TRT n.º 03/2015, artigo 14, § 2.º (Provimento TRT-CRT n.º 03/2010);

- Perseverar a Secretaria da Vara as diligências no sentido de devolver às partes os documentos de identificação profissional (CTPS), especialmente aqueles que se refiram a processos arquivados ou em vias de arquivamento;

- Observar regular e integralmente as normas procedimentais prescritas pelo artigo 77 e Anexo IV, da Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho, no tocante à Certidão de Arquivamento Provisório;

- Realizar a verificação periódica, no Sistema BacenJud, quanto à existência de alguma ordem judicial “pendente de providênciaâ€, ou mesmo “não lidaâ€, adotando-se a medida cabível, seja de transferência dos valores bloqueados para contas judiciais (para posterior liberação aos exequentes) ou desbloqueios daquelas importâncias que não interessem à execução – Consolidação de Provimentos da CGJT, Art. 99;

- Enfatizar, entre os usuários (servidores e magistrados) da Vara, a importância da correta inserção de dados no PJE, pois eles são extraídos, através das remessas, transformados e gravados, e essas informações alimentam o e-Gestão, gerando os relatórios gerenciais e a estatística oficial da Justiça do Trabalho;

- Realizar a análise periódica da ferramenta “agrupadoresâ€, a fim de evitar a permanência de processos em tarefas já superadas. Os processos devem ser retirados de tal lista assim que realizado o ato respectivo;

- Proceder à “conclusão ao magistradoâ€, especificando o tipo (sentenças, decisões ou despachos), sem necessidade de despacho para tal finalidade, pela importância desse dado para a estatística deste Regional, e, ainda, com a cautela necessária, em face da impossibilidade de cancelamento da “conclusão†em relação às sentenças, o que enseja, em caso de equívoco do servidor, a necessidade de o magistrado proceder à “conversão do julgamento em diligência†para que se possa realizar nova conclusão. Deve, ainda, ser selecionado o magistrado em tempo real, com a devida gravação no sistema, a fim de que seja contabilizado o prazo para prolação da decisão corretamente, e, no caso da sentença, tão logo encerrada a instrução. Em relação às decisões de antecipação de tutela, também proceder à imediata conclusão com a especificação do magistrado, de modo a possibilitar o controle do prazo e garantir a veracidade dos dados estatísticos. No tocante aos embargos de declaração, havendo necessidade de intimar a parte contrária, proceder à conclusão para julgamento tão logo encerrado o prazo, também sem necessidade de despacho, por se tratar de ato ordinário da secretaria. Tratando-se de juiz substituto da reserva técnica, proceder à imediata conclusão no sistema, com informação de tal fato, por e-mail funcional, ao magistrado, inclusive porque possui acesso restrito à unidade na qual atua;

- Efetivar a conclusão para julgamento dos embargos de declaração ao magistrado que se encontrar em exercício na Vara, quando aquele que prolatou a sentença embargada se encontrar afastado por mais de 30 dias, em conformidade com o art. 8.º, § 3.º, do Provimento n.º 03/2015 desta Corregedoria Regional;

- Persistir no cumprimento das diligências determinadas pelo Tribunal, em grau de recurso, em prazo razoável, bem assim proceder ao correto cadastramento das partes quando do envio dos recursos ao Tribunal, inclusive em relação ao recurso ordinário em rito sumaríssimo, de modo a evitar equívoco quando da distribuição da classe processual na segunda instância;

- Registrar, no sistema PJE, o recolhimento das custas, emolumentos, contribuição previdenciária e imposto de renda. Após as orientações sobre a necessidade de tal anotação, o Setor de Estatística do Tribunal constatou acréscimo considerável no registro de tais arrecadações, conforme quadro demonstrativo entre os meses de janeiro a março de 2016 e janeiro a março de 2017, numa variação de 115,94% no tocante às custas processuais, de 498,05% em relação aos emolumentos, de 71,16% no pertinente às contribuições previdenciárias, de 32,62% no que diz respeito ao imposto de renda, e de 283,18% quanto às multas aplicadas pelos órgãos de fiscalização das relações de trabalho; e

- Persistir no estímulo, entre os servidores, de práticas de sustentabilidade, racionalização e consumo consciente de materiais e serviços de responsabilidade socioambiental, visando ao uso sustentável dos recursos naturais e dos bens públicos, bem como ao aperfeiçoamento contínuo da qualidade do gasto público realizado pelo Tribunal, a teor da Resolução n.º 201 do CNJ de 3/3/2015.

13. BOAS PRÃTICAS RELATADAS PELO JUÃZO:

Noticiou o Diretor de Secretaria que as boas práticas, relacionadas na ata de correição de 2016, continuam sendo desempenhadas nesta unidade judiciária, motivo pelo qual procede à sua renovação:

- Expedição de alvará único;

- Concessão de força de alvará a ata, termo de conciliação, despacho, decisão e sentença;

- Envio de alvarás para recolhimento de tributos diretamente à CEF, por e-mail , com devolução dos comprovantes também por e-mail ;

- Ao invés de juntar o PDF dos comprovantes de tributos, o texto é copiado e colado diretamente na certidão, o que otimiza o serviço;

- Os créditos decorrentes de acordo são realizados diretamente nas contas dos beneficiários, e, havendo problema com a conta, já consta, do termo, comando para que se proceda ao depósito judicial do valor e o alvará para liberação, sem necessidade de retornar à Vara;

- Utilização das caixas de análise do PJe, divididas em subcaixas de tarefa, ao invés de utilizar a caixa "aguardar cumprimento de providências", o que diminui a movimentação do processo e otimiza o serviço;

- Utilização de despacho sequenciado, com diversos comandos de execução, para evitar o retorno do processo à conclusão;

- Coleta dos comprovantes de tributos recolhidos no Banco do Brasil por internet , sem necessidade de senha ou login ; e

- Agendamento de alvarás por telefone.

O Diretor de Secretaria registra o seu agradecimento à equipe de servidores pelo empenho e esforço pessoal na execução de suas atividades.

14. SOLICITAÇÕES DO JUÃZO:

- Lotação de ma is 1(um) servidor na Vara, visto que, apesar de contar com o número mínimo (11), possui funcionário em situação peculiar, sendo, inclusive, já deferida tal pretensão pela Administração do Tribunal (conforme PROAD 39.426/17). Postula-se, igualmente, o encaminhamento de mais 1 (um) estagiário para a Unidade; e

- Aparelhamento e disponibilização da sala de perícias no local em que funcionava a distribuição dos feitos.

Encerrados os trabalhos, a Excelentíssima Corregedora Regional, Desembargadora Dione Nunes Furtado da Silva, agradeceu a fraternal acolhida e a colaboração prestada pela Excelentíssima Juíza Titular, e pelos servidores da Vara, determinando que, lavrada e assinada, fosse disponibilizada esta ata na página da Corregedoria, no sítio deste Regional ( www.trt6.jus.br ), além de publicada, em sua íntegra, no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho – DEJT, entregando cópia à Unidade Judiciária sob correição (neste ato), Presidência do Egrégio Regional, Secretaria de Gestão de Pessoas, e Secretaria Administrativa, para conhecimento e providências pertinentes. Firmam a presente ata a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional e a Secretária da Corregedoria Regional.

DIONE NUNES FURTADO DA SILVA

Desembargadora Corregedora Regional

NOÊMIA MARIA GOMES DE OLIVEIRA

Secretária da Corregedoria Regional

Ata Correição 58 - 2017 de 18/10/2017.