ATA DA CORREIÇÃO ORDINÃRIA REALIZADA NA VARA DO TRABALHO DE SERRA TALHADA, EM 10 DE OUTUBRO DE 2017.
Aos 10 (dez) dias do mês de outubro de 2017, à s 8 (oito) horas, compareceu à sede da Vara do Trabalho de Serra Talhada, situada na Avenida Vicente Inácio de Oliveira, s/n, Bairro Bom Jesus (BR 232, KM 420), Serra Talhada/PE, a ExcelentÃssima Desembargadora Corregedora Regional do TRT da 6.ª Região, Dr.ª Dione Nunes Furtado da Silva , acompanhada pelos servidores Noêmia Maria Gomes de Oliveira (Secretária da Corregedoria), Vânia Rodrigues de Santana Cunha (Assessora de Gabinete), Rosanna de Freitas Monteiro (Assistente de Gabinete), Henrique Bezerra Valença (Assistente Secretário), e José Carlos Oliveira de Souza (Chefe de Serviço), para realizar a Correição Ordinária veiculada no Edital n.º 05/2017, disponibilizado no Diário Eletrônico do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região em 7/6/2017, e considerado publicado em 8/6/2017. Referido edital se encontrava devidamente afixado no átrio da Secretaria da referida unidade, possibilitando sua plena divulgação e visualização pelo público local.
Presentes, na ocasião, o ExcelentÃssimo Juiz Substituto Auxiliar, Dr. João Carlos de Andrade e Silva, o Diretor de Secretaria, Bel. Damião Moura da Silva, e os demais servidores ali lotados: Edleny Tavares Bezerra, Graciele Torres Belfort, José Ailton Inácio de Oliveira, José de Souza Alves, Luciane Barbosa de Almeida Cavalcanti, Ana Lúcia PrÃncipe de Lima, Elayne Ranniere Siqueira e Silva, Adriano Fernandes Coelho, Francisco Flávio de Souza Melo, Francisco Nilberto Pedrosa Veras Júnior, Leonhard de Lima Nogueira, Heldon Sampaio de Figueiredo, Maria Marlene de Lucena Nunes, e Mineia Karine Penha Barreto, além dos estagiários de Direito Thiago Vinicius Lacerda Freire e Isabela Ferreira da Silva Costa.
Com base nos dados extraÃdos do SIAJ, PJe, e Sistema de Pessoal; nas informações consolidadas pela Seção de EstatÃstica; no exame dos procedimentos adotados na Secretaria da Vara e dos processos em tramitação, e, ainda, dos dados colhidos na inspeção judicial realizada no perÃodo de 9 a 13 de janeiro de 2017, a ExcelentÃssima Desembargadora Corregedora Regional determinou o registro das informações e recomendações que seguem.
1. MAGISTRADO:
JUIZ TITULAR/JUIZ SUBSTITUTO |
PERÃODO DE ATUAÇÃO |
Vacância na titularidade |
--- |
João Carlos de Andrade e Silva (Auxiliar) |
Desde 6/5/2015 (Portaria TRT-GCR n.º 082/2015) |
2. QUADRO ATUAL DE SERVIDORES:
NOME |
CARGO |
FUNÇÃO |
Damião Moura da Silva |
Técnico Judiciário |
Diretor de Secretaria |
Edleny Tavares Bezerra |
Analista Judiciária |
Assistente de Diretor |
Graciele Torres Belfort |
Técnica Judiciária |
Assistente de Juiz |
José Ailton Inácio de Oliveira |
Técnico Judiciário |
Assistente de Juiz |
José de Souza Alves |
Analista Judiciário |
Calculista |
Luciane Barbosa de Almeida Cavalcanti |
Requisitada |
Calculista |
Ana Lúcia PrÃncipe de Lima |
Técnica Judiciária |
Secretária de Audiência |
Elayne Ranniere Siqueira e Silva |
Técnica Judiciária |
Secretária de Audiência |
Adriano Fernandes Coelho |
Técnico Judiciário |
Assistente |
Francisco Flávio de Souza Melo |
Requisitado |
Assistente |
Francisco Nilberto Pedrosa Veras Júnior |
Técnico Judiciário |
Assistente |
Leonhard de Lima Nogueira |
Analista Judiciário |
Oficial de Justiça |
Mineia Karine Penha Barreto |
Técnica Judiciária |
- |
Heldon Sampaio de Figueiredo |
Técnico Judiciário |
- |
Maria Marlene de Lucena Nunes |
Técnica Judiciária |
- |
3. Produtividade dos JuÃzes na Unidade:
3.1. Quantidade de Audiências, Sentenças, Conciliações e Incidentes por Juiz (a):
Atuação dos Magistrados na VT de Serra Talhada |
Audiências* |
Sentenças de mérito |
Conciliações |
Incidentes processuais |
Saulo Bosco Souza de Medeiros |
432 |
108 |
148 |
63 |
João Carlos de Andrade e Silva |
2.042 |
420 |
731 |
160 |
Airam Clemente Torres de Araújo |
8 |
- |
3 |
- |
Daniella Cristiane Rodrigues Ferreira |
257 |
104 |
18 |
20 |
Hermano de Oliveira Dantas |
16 |
1 |
- |
1 |
Juliana Gabriela Hita Neves |
311 |
84 |
108 |
36 |
Kevia Duarte Muniz |
242 |
58 |
85 |
21 |
Luis Guilherme Silva Robazzi |
24 |
15 |
2 |
1 |
PatrÃcia Franco Trajano |
111 |
34 |
13 |
12 |
Regina Maura Maciel Lemos |
186 |
64 |
56 |
16 |
Rosa Melo Machado Rodrigues Faria |
- |
2 |
- |
6 |
Total |
3.629 |
890 |
1.164 |
336 |
*Exceto audiências de julgamento.
Fontes: Relatórios extraÃdos do e-Gestão (Audiências realizadas, Solucionados por magistrado, e Incidentes processuais julgados por magistrado).
PerÃodo analisado: 1.º/9/2016 a 31/8/2017.
3.2. Prazo médio (em dias) para julgamento de mérito na unidade, da conclusão até a prolação da sentença (apenas PJe):
Atuação dos Magistrados na VT de Serra Talhada |
Prazo* médio para julgamento de sentenças de mérito |
Saulo Bosco Souza de Medeiros |
60 |
João Carlos de Andrade e Silva |
19 |
Airam Clemente Torres de Araújo |
22 |
Daniella Cristiane Rodrigues Ferreira |
22 |
Hermano de Oliveira Dantas |
30 |
Juliana Gabriela Hita Neves |
24 |
Kevia Duarte Muniz |
16 |
Luis Guilherme Silva Robazzi |
5 |
PatrÃcia Franco Trajano |
37 |
Regina Maura Maciel Lemos |
17 |
Prazo médio para julgar na unidade |
24 |
*Apuração leva em conta somente processos eletrônicos e não deduz os perÃodos de afastamento dos magistrados, tais como férias, licenças, cursos e outros, em face da falta de integração entre os sistemas de pessoal e judicial.
Fontes: Relatório extraÃdo do e-Gestão (Prazos Médios, em dias, da conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado - PJe).
PerÃodo analisado: 1.º/9/2016 a 31/8/2017.
3.3. Sentenças de mérito (conhecimento) pendentes de julgamento:
Magistrados com sentenças pendentes na VT de Serra Talhada |
No prazo |
Prazo vencido |
Total |
João Carlos de Andrade e Silva |
8 |
- |
8 |
Total de sentenças pendentes na Vara |
8 |
- |
8 |
Fontes: Dados extraÃdos de “Relatório de decisões em aberto/proferidasâ€, e PJe, em 10/10/2017, à s 9h10.
3.4. Incidentes processuais pendentes de julgamento:
Magistrados com Incidentes Processuais pendentes na VT de Serra Talhada |
No prazo |
Prazo vencido |
Total |
-----------------------------------* |
7 |
- |
7 |
Total de incidentes pendentes na Vara |
7 |
- |
7 |
*Incidentes sem vinculação a magistrado: 0000722-05.2017.5.06.0371, 0002487-45.2016.5.06.0371, 0000719-50.2017.5.06.0371, 0000667-54.2017.5.06.0371, 0000499-52.2017.5.06.0371, 0000447-56.2017.5.06.0371 e 0000430-20.2017.5.06.0371.
Fontes: Dados coletados na Secretaria da Vara e no PJe, em 10/10/2017, Ã s 9h35.
3.5. Produtividade da Vara:
Unidade Judiciária |
Quantidades |
Prazo médio para julgamento (PJe) | ||
Sentenças de mérito |
Incidentes processuais |
Conciliações | ||
VT de Serra Talhada |
890 |
336 |
1.164 |
24 |
Fontes: Relatórios extraÃdos do e-Gestão: Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado; e Prazos Médios (em dias) da Conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe).
PerÃodo analisado: 1.º/9/2016 a 31/8/2017.
3.6. Percentuais de produtividade do juiz substituto no perÃodo de agosto de 2016 a agosto de 2017*:
Mês |
AGOST./16 |
SET./16 |
OUT./16 |
NOV./16 |
DEZ./16 |
JAN./17 |
FEV./17 |
Sentenças |
257,81% |
179,17% |
-- |
54,67% |
131,82% |
655,56% |
105,56% |
Conciliados |
100,00% |
537,50% |
-- |
92,00% |
197,73% |
500,00% |
102,78% |
Mês |
MARÇO/17 |
ABRIL/17 |
MAIO/17 |
JUNHO/17 |
JULHO/17 |
AGOSTO/17 |
Sentenças |
-- |
222,22% |
72,83% |
92,98% |
160,00% |
89,58% |
Conciliados |
-- |
155,56% |
65,22% |
126,32% |
94,74% |
64,58% |
* O Juiz Substituto João Carlos de Andrade e Silva usufruiu férias nos perÃodos de 28/9/2016 a 27/10/2016 e de 2 a 31/3/2017, e afastou-se, para participar de curso, de 16 a 20/1/2017 e de 20 a 25/2/2017.
4. AUDIÊNCIAS (REALIZADAS E DESIGNADAS):
4.1. Prazos médios, em dias, até a realização das audiências (a partir do ajuizamento):
Unidade Judiciária |
Inicial |
Instrução |
Decisão | |||
SumarÃssimo |
Ordinário |
SumarÃssimo |
Ordinário |
SumarÃssimo |
Ordinário | |
VT de Serra Talhada |
88 |
116 |
136 |
195 |
153 |
206 |
Fonte: Dados extraÃdos do e-Gestão (Prazos médios – fase de conhecimento).
PerÃodo analisado: 1.º/9/2016 a 31/8/2017.
4.2. Prazos (em dias) para designação de audiências, a contar de 2/10/2017:
Unidade Judiciária |
Inicial |
Instrução | ||||
SumarÃssimo |
Ordinário | |||||
2016 |
2017 |
2016 |
2017 |
2016 |
2017 | |
VT de Serra Talhada |
120 |
38 |
160 |
115 |
127 |
72 |
Fontes: Informações extraÃdas do PJe e da Ata de Correição realizada em 2016.
4.3. Assiduidade do magistrado:
Segundo informação prestada pelo Diretor de Secretaria, o Juiz Substituto comparece à Vara nos dias de realização de audiências (3 a 4 por semana).
4.4. Quantidade de processos em pauta de audiências por semana (média):
Unidade Judiciária |
Dias de audiências por semana |
Total de audiências | |||
SumarÃssimos |
Iniciais |
Instruções |
Razões Finais | ||
VT de Serra Talhada |
3 ou 4 (terças às sextas-feiras) |
2 |
36 a 48 |
10 |
9 |
* M ensalmente são realizados dois “pautões†de audiências para instrução dos feitos, cada um com 30 processos (em regra, feitos em que a ré é a mesma empresa).
Fontes: Informações extraÃdas do PJe, em 2/10/2017, relativas aos seguintes perÃodos: 10/7/2017 a 14/7/2017; 21/8/2017 a 25/8/2017; 18/9/2017 a 22/9/2017; e 2/10/2017 a 6/10/2017; e informações prestadas pelo Diretor de Secretaria da Vara.
5. MOVIMENTAÇÃO PROCESSUAL:
5.1. Quantidade de ações trabalhistas ajuizadas na unidade - FÃsicos e PJe:
Unidade Judiciária |
2015 |
2016 |
2017 (até 2/10/2017) |
VT de Serra Talhada |
3.148 |
2.554 |
1.379 |
Fontes: Consolidação da EstatÃstica, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Casos Novos por Distribuição e RedistribuÃdos), e PJe.
5.2. Processos remanescentes (congestionamento):
Unidade Judiciária |
SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2016 |
SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2017 | ||||
Pendentes de julgamento* |
Processos demais fases |
Total |
Pendentes de julgamento* |
Processos demais fases |
Total | |
VT de Serra Talhada |
16 |
4.199 |
4.215 |
140 |
4.366 |
4.506 |
*Pendentes de julgamento: Processos com instrução encerrada, aguardando prolação de sentença.
Fontes: Consolidação da EstatÃstica, Relatórios Gerenciais, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Processos Pendentes de Solução), e PJe.
5.3. Quantidade de processos em tramitação:
Unidade Judiciária |
Processos em tramitação em 2/10/2017 | |
FÃsicos |
PJe | |
VT de Serra Talhada |
1.465 |
2.561 |
Fonte: Relatório Gerencial (Processos em tramitação na Vara) e PJe-JT.
5.4. Quantidade de processos nas principais fases processuais ( pendentes de solução ):
Unidade Judiciária |
Conhecimento (até a prolação da sentença) |
Liquidação |
Execução |
VT de Serra Talhada |
735 |
227 |
1.466 |
Fontes : e-Gestão.
PerÃodo analisado: 1.º/8/2017 a 31/8/2017.
5.5. Prazos médios (em dias) nas principais fases processuais:
Unidade Judiciária |
Conhecimento (até a prolação da sentença) |
Liquidação |
Execução |
VT de Serra Talhada |
202 |
79 |
317 |
Fonte: e-Gestão.
PerÃodo analisado: 1.º/9/2016 a 31/8/2017.
6. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS ELETRÔNICOS EM 2/10/2017:
Agrupadores:
Tarefa |
Quantidade |
Processos com pagamentos |
9 |
Processos com pedido de segredo de justiça não apreciado |
1 |
Processos com pedido de sigilo nos documentos não apreciado |
90 |
Processos com pedido liminar ou de antecipação de tutela não apreciado |
30 |
Processos com Habilitações nos Autos Não Lidas |
10 |
Processos com petições não apreciadas |
25 |
Mandados devolvidos pelo Oficial de Justiça |
1 |
Processos aguardando encaminhamento do secretário de audiência (atas assinadas) |
85 |
Fase de Conhecimento:
Tarefa |
Quantidade |
Data |
Processo |
Aguardando apreciação pela instância superior |
266 |
13/03/2015 |
|
Aguardando audiência |
619 |
1º/12/2016 |
|
Aguardando comprovantes bancários |
06 |
15/08/2017 |
|
Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos |
190 |
26/08/2016 |
|
Aguardando laudo pericial |
02 |
15/08/2017 |
|
Aguardando término dos prazos |
112 |
30/08/2017 |
|
Analisar Despacho |
03 |
02/10/2017 |
|
Analisar expediente da secretaria |
01 |
02/10/2017 |
|
Analisar sentença |
01 |
02/10/2017 |
|
Análise da carta |
02 |
29/08/2017 |
|
Análise do Conhecimento* 4 |
15 |
29/09/2017 |
|
Arquivo definitivo |
01 |
25/11/2015 |
|
Concluso ao magistrado* 7 |
21 |
18/09/2017 |
|
Cumprimento de providências |
17 |
10/05/2017 |
|
Designar perÃcia |
04 |
24/07/2017 |
|
Escolher tipo de arquivamento |
01 |
02/03/2017 |
|
Intimações automáticas com pendências - Con |
22 |
12/09/2017 |
|
Minutar Decisão |
02 |
27/09/2017 |
|
Minutar Despacho |
02 |
05/09/2017 |
|
Minutar sentença |
13 |
05/09/2017 |
|
Operações de perÃcia |
01 |
18/09/2017 |
|
Prazos vencidos |
01 |
28/09/2017 |
|
Preparar comunicação |
45 |
05/09/2017 |
|
Redistribuição |
17 |
01/09/2017 |
|
Registrar pagamentos ou despesas processuais |
01 |
22/09/2017 |
|
Registrar parcelas ou despesas processuais - Acordo |
02 |
22/09/2017 |
|
Triagem Inicial |
25 |
27/09/2017 |
|
Triagem Inicial - Parte sem CPF ou CNPJ |
25 |
27/09/2017 |
|
OBSERVAÇÕES | |||
*¹ Audiência de razões finais designada para 8/11/2017, em face de audiência de instrução designada para 21/7/2017 no juÃzo deprecado. *² Acordo para recolhimento das contribuições previdenciárias da autora até completar o número mÃnimo para sua aposentadoria por idade. *³ Laudo pericial juntado aos autos desde 15/9/2017. * 4 Inexistem processos nas subpastas referentes à confecção de alvarás, ofÃcios, certificações e mandados. * 5 Encontra-se na subpasta “ Notificações diversas - Carteira de notificaçõesâ€. * 6 Despacho de arquivamento. * 7 Processos sem conclusão nominal ao magistrado. * 8 Encontra-se na subpasta “Aguardando devolução de guiasâ€. |
Fase de Liquidação:
Tarefa |
Quantidade |
Data |
Processo |
Aguardando apreciação pela instância superior |
01 |
16/01/2017 |
|
Aguardando audiência - Liq |
01 |
31/05/2017 |
|
Aguardando cálculo - Contadoria |
10 |
29/08/2017 |
|
Aguardando cálculo - Secretaria |
05 |
12/09/2017 |
|
Aguardando laudo pericial |
05 |
07/08/2017 |
|
Aguardando término dos prazos |
65 |
04/07/2017*² |
|
Análise de Liquidação*³ |
02 |
01/09/2017 |
|
(Subpasta) Citar, notificar e oficiar |
01 |
29/09/2017 |
|
(Subpasta) Retificar liquidação e/ou revisar |
05 |
01/09/2017 |
|
Concluso ao magistrado - Liq |
06 |
28/09/2017 |
|
Controle de pericia |
02 |
28/09/2017 |
|
Cumprimento de providências |
02 |
07/08/2017 |
|
Intimações automáticas com pendências - Liq |
06 |
25/09/2017 |
|
Minutar Despacho - Liq |
01 |
26/09/2017 |
|
Preparar comunicação |
48 |
01/09/2017 |
|
*¹ Pendente de encaminhamento à contadoria para atualização, nos termos do despacho de Id. 85bcc41. *² Despacho para suspender o feito por 90 (noventa) dias. *³ Inexistem processos nas subpastas “Alvará – Confeccionarâ€, “Atualizar “ e “Convênios†* 4 Processo na subpasta “Para liquidarâ€. |
Fase de Execução:
Tarefa |
Quantidade |
Data |
Processo |
Aguardando apreciação pela instância superior |
03 |
23/08/2017 |
|
Aguardando atualização de cálculo |
04 |
22/09/2017 |
|
Aguardando audiência - Exec |
06 |
31/05/2017 |
|
Aguardando bloqueio bacen |
29 |
29/09/2017 |
|
Aguardando comprovantes bancários |
64 |
24/07/2017 |
|
Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos |
03 |
26/05/2017 |
|
Aguardando cálculo - Contadoria |
04 |
05/09/2017 |
|
Aguardando pgto RPV Precatório |
01 |
30/08/2017 |
|
Aguardando término dos prazos |
115 |
10/10/2016 |
|
Analisar Decisão - Exec |
01 |
02/10/2017 |
|
Analisar Despacho - Exec |
01 |
02/10/2017 |
|
Analisar expediente da secretaria |
05 |
29/09/2017 |
|
Análise da carta |
04 |
04/09/2017 |
|
Análise de Execução |
329 |
16/09/2015 |
|
(Subpasta) Alvará - Confeccionar - fase de execução |
08 |
28/09/2017 |
|
(Subpasta) Certificar sobre pendências |
14 |
10/08/2017 |
|
(Subpasta) Contador - Atualização |
10 |
28/09/2017 |
|
(Subpasta) Edital de Praça e leilão |
01 |
06/09/2017 |
|
(Subpasta) Expedir CPE/Mandado/Edital de execução |
31 |
29/08/2017 |
|
(Subpasta) Notificar/intimar- Execução |
01 |
22/08/2017 |
|
(Subpasta) Oficiar - Fase de Execução |
07 |
13/09/2017 |
|
(Subpasta) Prazo Vencido - Para Certificar |
02 |
29/09/2017 |
|
(Subpasta) Praças e leilões |
03 |
19/12/2016 |
|
Concluso ao magistrado - Exec* 9 |
20 |
15/09/2017 |
|
Cumprimento de providências |
07 |
06/03/2017 |
|
InfoJud |
33 |
31/05/2017 |
|
Intimações automáticas com pendências - Exec |
27 |
30/08/2017 |
|
Minutar Decisão - Exec |
01 |
15/08/2017 |
|
Minutar Despacho - Exec |
14 |
06/07/2017 |
|
Minutar sentença - Exec |
03 |
15/08/2017 |
|
Preparar ato de comunicação |
01 |
29/09/2017 |
|
Preparar comunicação |
107 |
29/08/2017 |
|
Redistribuir - Exec |
02 |
11/09/2017 |
|
Registrar pagamentos ou despesas processuais |
01 |
26/09/2017 |
|
Remeter ao 2o grau - registrar pagamentos |
14 |
30/08/2017 |
|
RenaJud |
106 |
08/06/2017 |
|
OBSERVAÇÕES | |||
*¹ Para prosseguimento da execução desde 31/5/2017. *² Última parcela do acordo ( 5ª) com vencimento em 10/10/2017. *³ Suspenso por 01 (um) ano para aguardar ação de Recuperação Judicial que tramita perante a Justiça Comum. * 4 Na subpasta “ Expedir Certidão de Habilitação de Crédito†onde existem, ao todo, 29 (vinte e nove). Execução suspensa por 01 (um) ano. * 5 Certificado desde 27/9/2017. * 6 Despacho à hasta pública. * 7 Esgotamento do prazo de 90 (noventa) dias de suspensão do feito, nos termos do despacho de Id. 8bce88d. * 8 Despacho à hasta pública com leilões designados para 29/03/2017, 19/04/2017, 10/05/2017, 31/05/2017 e 21/06/2017. * 9 Processos sem conclusão nominal ao magistrado. * 10 Na subpasta “Aguardando reposta de OfÃcio/e-mailâ€. |
7. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS FÃSICOS EM 10/10/2017
NATUREZA |
QUANTIDADE |
DATA MAIS ANTIGA |
PROCESSO | |
Cargas |
Advogados |
1 |
5/10/2017 |
0000667-59.2014.5.06.0371 |
Perito |
6 |
17/1/2017 |
0001198-82.2013.5.06.0371 *1 | |
Terceiros |
1 |
4/9/2017 |
0002275-63.2012.5.06.0371 | |
Petições a juntar aos autos |
22 |
8/10/2013 |
0012300-391992.5.06.0371 | |
Processos conclusos para despacho |
12 |
6/10/2017 |
0002028-48.2013.5.06.0371 | |
Consultas convênios a realizar (BACEN/JUCEPE/INFOJUD/DETRAN) |
29 |
3/5/2017 |
0001444-78.2013.5.06.0371 | |
Praças a marcar |
-- |
-- |
-- | |
Processos no setor de cálculos |
7 |
3/10/2017 |
0001430-94.2013.5.06.0371 | |
Processos para serem remetidos ao TRT |
-- |
-- |
-- |
*1 Informado pelo Diretor de Secretaria, a concessão de prorrogação de prazo, pelo juiz, a perita, em razão da quantidade de designações para sua atuação como expert .
*Em relação às certidões/diligências, a mais antiga data de 6/10/2017 (processo n.º 0032000-78.2004.5.06.0371).
*No tocante aos alvarás, o mais antigo data de 6/10/2017 (processo n.º 0002484-95.2013.5.06.0371).
*Quanto aos mandados e praças a realizar, não existem pendências.
*No pertinente aos ofÃcios, o mais antigo data de 6/10/2017 (processo n.º 0001302-79.2010.5.06.0371).
*Em relação às notificações, a mais antiga data de 28/9/2017 (processo n.º 0002584-50.2013.5.06.0371).
*Quanto aos processos digitalizados (CLE), verificou-se a conversão de apenas 1 (um) no ano de 2017.
Fonte: Informações colhidas na Secretaria da Vara do Trabalho e no SIAJ.
8. METAS FIXADAS PELO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA:
Em conformidade com os dados fornecidos pelo Núcleo de EstatÃstica e Pesquisa do Egrégio Regional, eis os resultados das Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ para o ano de 2016 :
Meta 1 CNJ - 2016 : – Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuÃdos no ano corrente.
Unidades Judiciárias |
Recebidos |
Resolvidos |
Resultado |
VT de Serra Talhada |
2.548 |
3.041 |
119,35% |
Total da 6ª Região |
107.816 |
111.793 |
103,69% |
Meta 2 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, pelo menos, 90% dos processos distribuÃdos até 31/12/2014.
Unidade Judiciária |
DistribuÃdos em 2014 |
DistribuÃdos em 2014 e julgados até 31/12/16 |
Pendentes de julga- mento até 31/12/16 |
Resultado |
VT de Serra Talhada |
1.592 |
1.592 |
0 |
111% |
Total da 6ª Região |
62.261 |
59.947 |
2.314 |
107% |
Meta 3 CNJ - 2016 : – Aumentar o Ãndice de conciliação na fase de conhecimento, em relação à média do biênio 2013/2014, em 2 pontos percentuais.
Unidade Judiciária |
Solucionados |
Conciliados |
Média biênio (2013/2014) |
Resultado |
VT de Serra Talhada |
3.041 |
1.376 |
48,00% |
45,25% |
Total da 6ª Região |
111.793 |
44.400 |
40,83% |
39,72 % |
Meta 4 CNJ - 2016 : – Dar prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, não se destinando portanto à esta Justiça Especializada.
Meta 5 CNJ - 2016 : – B aixar em 2016, quantidade maior de processos de execução do que o total de casos novos de execução no ano corrente.
Unidade Judiciária |
Casos novos de execução |
Baixados |
Entraram na meta |
SaÃram da meta |
Resultado |
VT de Serra Talhada |
1.009 |
931 |
0 |
0 |
92,36% |
Total da 6ª Região |
38.526 |
37.091 |
0 |
0 |
96,50% |
Meta 6 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, as ações coletivas distribuÃdas, até 31.12.2013 no 1.º grau e até 31.12.2014, no 2.º grau.
A Vara do Trabalho de Serra Talhada não conta com ação coletiva em tramitação em 31/12/2016, de acordo com o relatório fornecido pelo Setor de EstatÃstica deste Tribunal.
Meta 7 CNJ - 2016 : – Identificar e reduzir em 2% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior.
Unidade Judiciária |
Pendentes em 31/12/15 |
Quantidades de Processos dos dez maiores litigantes distribuÃdos na instância no mês de referência |
Quantidades de Processos dos dez maiores litigantes julgados na ins- tância no mês de referência |
Pendentes em 31/12/16 |
Resultado |
VT de Serra Talhada |
80 |
125 |
137 |
68 |
115,29% |
Total da 6ª Região |
8.284 |
7.949 |
9.373 |
6.860 |
118,34% |
O Conselho Nacional de Justiça divulgou no final do 10.º Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em BrasÃlia, as metas nacionais para 2017, quais sejam:
Meta 1 - Os tribunais mantiveram o compromisso de julgar, ao longo de 2017, mais processos do que os novos que chegarem aos tribunais (Meta 1). Assim como em 2016, o compromisso deverá ser cumprido por tribunais de todos os segmentos de Justiça.
Meta 2 - O compromisso com o julgamento dos processos mais antigos, alvo da Meta 2, foi renovado para 2017 e deverá ser cumprido por tribunais de todos os ramos do Judiciário. O detalhamento desta e das outras metas definidas, com percentuais e perÃodos de distribuição dos processos que deverão ser julgados, estarão num glossário que será divulgado futuramente pelo CNJ.
Meta 3 - A Justiça Federal e a Justiça do Trabalho também renovaram o compromisso com a Meta 3, que busca aumentar o número de casos solucionados por meio da conciliação, em relação a perÃodos anteriores.Â
Meta 4 - Fixada pela primeira vez em 2013, a Meta 4, que dá prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, deverá ser cumprida novamente em 2017 pela Justiça Estadual, pela Justiça Federal, pela Justiça Militar da União e dos Estados e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).Â
Meta 5 - Impulso aos processos de execução, que será perseguida no ano que vem pelos tribunais da Justiça Estadual, Federal e do Trabalho.
Meta 6 - P rioriza o julgamento de ações coletivas, que impactam na vida de um grupo maior de pessoas.Â
Meta 7 – Prioriza o julgamento de processos dos maiores litigantes e dos recursos repetitivos, tem por objetivo enfrentar demandas de massa que chegam ao Judiciário.
Meta 8 – Destinada a ações de fortalecimento da rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres, uma das prioridades da atual gestão do CNJ.
9. ITENS DE EXAME E REGISTRO OBRIGATÓRIOS (Art. 26 da Consolidação dos Provimentos da CGJT):
Com base nos autos e sistemas analisados, verificou-se que o JuÃzo:
- registra no sistema informatizado os atos processuais relevantes;
- emite pronunciamento explÃcito acerca da admissibilidade dos recursos, segundo constatado nos processos n.ºs 0000176-81.2016.5.06.0371 e 0001735-73.2016.5.06.0371;
- ordena, de ofÃcio , a imediata liberação do depósito recursal, nos casos em que, após a liquidação, seja apurado crédito de valor inequivocamente superior ao depositado, como verificado nos processos n.ºs 0001815-37.2016.5.06.0371 e 0000712-97.2013.5.06.0371;
- exaure as iniciativas do juÃzo objetivando tornar exitosa a execução, cumprindo o procedimento estabelecido no artigo 88 da Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral, no que diz respeito à emissão da Certidão de Crédito Trabalhista, conforme se observa nos processos n.ºs 0002336-21.2012.5.06.0371 e 0000999-31.2011.5.06.0371, entretanto, não emite a Certidão de Arquivamento Provisório, prevista no art. 77 da referida Consolidação;
- faz uso regular das ferramentas eletrônicas: Bacenjud, Detran, Renajud, Jucepe, Infojud e Serpro, consoante observado nos processos n.ºs 0001976-81.2015.5.06.0371, 0002537-08.2015.5.06.0371, 0010241-09.2014.5.06.0371, 0010740-90.2014.5.06.0371, 0011233-67.2014.5.06.0371, 0010548-60.2014.5.06.0371, 0000647-97.2016.5.06.0371 e 0002059-63.2016.5.06.0371. De acordo com o Relatório sobre Ordens Judiciais, foram realizados, no perÃodo de janeiro de 2016 a setembro de 2017, 1.435 (um mil quatrocentos e trinta e cinco) bloqueios, 864 (oitocentos e sessenta e quatro) desbloqueios e 566 (quinhentas e sessenta e seis) transferências. No mês de setembro de 2017, 183 (cento e oitenta e três) constavam bloqueios pendentes de providência;
- determina a citação dos sócios, nos casos de desconsideração da personalidade jurÃdica da empresa executada, com a devida inclusão dos seus nomes no sistema, no polo passivo da demanda, conforme visto nos processos n.ºs 0001176-53.2015.5.06.0371 e 0003095-17.2015.5.06.0371; e
- inclui, em pauta, quando solicitado pelas partes, processos para tentativa de conciliação, na fase de execução, e, ainda, na Semana Nacional ou Regional de Conciliação.
Quanto aos demais aspectos (assiduidade dos magistrados, pauta de audiências e principais prazos) encontram-se registrados nos itens 4 e 5.
10. OBSERVAÇÕES/PENDÊNCIAS REFERENTES À SECRETARIA:
- Na análise, por amostragem, nas carteiras que integram a Secretaria da Vara, verificou-se satisfatória organização e cumprimento das normas procedimentais a serem seguidas pelas unidades judiciárias de primeira instância, cabendo, entretanto, maior controle no tocante à consulta a convênios (pendência desde 3/5/2017 relativo ao processo n.º 0001444-78.2013.5.06.0371) e juntada de petições. Quanto aos processos digitais, constatou-se razoável controle da tramitação dos feitos, conforme quadros do item 6 elaborados no dia 2/10/2017, porém há necessidade de melhor utilização da ferramenta “agrupadores†(pela constatação de 90 processos com pedido de sigilo, 30 com pedido de antecipação de tutela e 25 com petições não apreciadas), bem assim de maior controle dos atos de secretaria (vez que o processo n.º 0002651-10.2016.5.06.0371 se encontrava aguardando laudo pericial, porém a sua juntada já ocorreu desde 15/9/2017; e o processo n.º 0001699-65.2015.5.06.0371 aguarda resposta de ofÃcio desde 6/3/2017). Na inspeção realizada, no perÃodo de 9 a 13 de janeiro de 2017, em 1.192 (um mil, cento e noventa e dois) processos, registraram-se dentre outros dados: a) 6 (seis) processo fora de pauta; b) divergências de dados relativos a incidentes processuais pendentes de julgamento, ressaltando-se, inclusive, que alguns que tramitam no Termo Judiciário de Sertânia aparecem como da Vara de Serra Talhada nos relatórios do e-Gestão; c) 3 (três) processos com carga vencida e notificados; d) regularização de pendências relativas aos despachos exarados; d) inexistência de autos desaparecidos; e) 1.679 (um mil, seiscentos e setenta e nove) processos na fase de execução; f) 342 (trezentos e quarenta e dois) processos com execução suspensa; g) 709 (setecentos e nove) processos sem tramitação há mais de 60 dias, com o registro de que ficou evidenciada uma enorme distorção entre a situação fática e os dados colhidos no SIAJ, pois se constatou, por exemplo, 323 processos pertencentes a três empresas que estão com as execuções suspensas, por se encontrarem em recuperação judicial; e h) revisão semanal das gavetas e dos prazos dos processos fÃsicos;
- Existem 23 (vinte e três) CTPS’s sob custódia da Secretaria da Vara, e, deste total, apenas 1 (uma) diz respeito a processo arquivado (0001828-36.2016.5.06.0371). Indagado acerca das medidas adotadas para a diminuição do passivo desses documentos, a Secretaria esclareceu que, inicialmente, procede à intimação do advogado para que encaminhe o documento profissional ao seu cliente, e, em caso de falha dessa primeira medida, determina-se a entrega por meio de oficial de justiça;
- Os Assistentes de Juiz elaboram minutas de despachos, sentenças de mérito e de soluções de incidentes processuais (como embargos declaratórios, embargos à execução, embargos de terceiros, e exceção de pré-executividade e antecipação de tutela);
- O JuÃzo prolata, eventualmente, sentenças de forma lÃquida, segundo informado pelo setor de cálculos, e se utiliza do programa de cálculos “JURISCALCâ€, desenvolvido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região/PA e preconizado pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ e pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho – CSJT, para fins de liquidação de sentenças. Nas sentenças ilÃquidas, determina-se a liquidação do feito diretamente pela Contadoria da Vara, dispensando-se a notificação das partes para apresentar e/ou contestar cálculos de liquidação, visando, desse modo, a uma maior celeridade processual;
- Conforme relatórios fornecidos pela Seção de Gestão Negocial dos Sistemas do PJE e do e-Gestão, vinculada à Secretaria da Presidência deste Tribunal, há necessidade da Secretaria da Vara proceder a registros no PJE, de modo a regularizar a estatÃstica da unidade, no tocante aos processos especificados no OfÃcio Circular n.º 458/2017. A Corregedoria reconhece que não houve orientação sobre tais procedimentos à época, entretanto, a correção do passivo se impõe, de modo a refletir a realidade da estatÃstica da Vara;
- Em relação ao lapso temporal anteriormente correicionado, observou-se: a) redução do quantitativo de novas ações em 594 (quinhentos e noventa e quatro); b) redução da produtividade da Vara, vez que prolatadas a menos 331 (trezentos e trinta e uma) sentenças, 206 (duzentas e seis) decisões de incidentes processuais, e homologadas a menos 129 (cento e vinte e nove) conciliações; c) aumento do prazo médio para julgamento em 5 (cinco) dias; d) aumento do prazo médio, no ano de 2016, para realização da audiência inicial, no sumarÃssimo, em 4 (quatro) dias, e da instrução, no sumarÃssimo, em 27 (vinte e sete) dias, e na decisão, no sumarÃssimo, em 36 (trinta e seis) dias, porém houve redução na audiência inicial, no ordinário, em 5 (cinco) dias, na instrução do ordinário em 89 (oitenta e nove) dias, e na decisão do ordinário em 92 (noventa e dois) dias; e) redução do prazo médio para realização, em outubro de 2017, da audiência inicial no rito sumarÃssimo em 82 (oitenta e dois) dias, no ordinário em 45 (quarenta e cinco) dias, e na instrução em 55 (cinquenta e cinco) dias; f) redução do prazo médio na fase de conhecimento em 19 (dezenove) dias, e na execução em 45 (quarenta e cinco) dias, contudo houve aumento na liquidação em 45 (quarenta e cinco) dias; g) redução na quantidade de processos na fase de conhecimento em 747 (setecentos e quarenta e sete), e acréscimo na liquidação em 124 (cento e vinte e quatro) e na execução em 247 (duzentos e quarenta e sete); e h) aumento do saldo remanescente em 291 (duzentos e noventa e um) processos; e
- Atingimento das Metas 1, 2, 6 e 7 estabelecidas pelo CNJ para o ano de 2016.
11. PEDIDOS DE PROVIDÊNCIAS E RECLAMAÇÕES CORREICIONAIS :
No tocante ao perÃodo de 1.º de janeiro de 2016 até a presente data, não houve a formalização, em face desta unidade judiciária, de pedido de providência ou reclamação correicional.
12. RECOMENDAÇÕES:
- Empreender esforços com o objetivo de reduzir os prazos médios de audiências no rito sumarÃssimo, estabelecendo como meta o prazo máximo de 15 (quinze) dias, conforme determina o inciso III do art. 852-B da CLT. Nos processos de rito ordinário, observar “o prazo médio de duração do processo – fase de conhecimento – de até 200 (duzentos) dias, atentando-se ao limite legal para publicação de sentença†– Resolução Administrativa TRT n.º 03/2015, artigo 14, § 2.º (Provimento TRT-CRT n.º 03/2010);
- Fomentar a inclusão de processos de execução na pauta de audiências para tentativa de conciliação, consoante disposto no art. 76, II, da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho: “ promover a realização semanal de audiências de conciliação em processos na fase de execução, independentemente de requerimento das partes, selecionando-se aqueles com maior possibilidade de êxito na composição â€.
- Observar regular e integralmente as normas procedimentais prescritas no art. 77, Anexo IV, da Consolidação de Provimentos 2016 da CGJT, em relação à Certidão de Arquivamento Provisório;
- Realizar a verificação periódica, no Sistema BacenJud, quanto à existência de alguma ordem judicial “pendente de providênciaâ€, ou mesmo “não lidaâ€, adotando-se a medida cabÃvel, seja de transferência dos valores bloqueados para contas judiciais (para posterior liberação aos exequentes) ou desbloqueios daquelas importâncias que não interessem à execução – Consolidação de Provimentos da CGJT, Art. 99;
- Enfatizar, entre os usuários (servidores e magistrados) da Vara, a importância da correta inserção de dados no PJE, pois eles são extraÃdos, através das remessas, transformados e gravados, e essas informações alimentam o e-Gestão, gerando os relatórios gerenciais e a estatÃstica oficial da Justiça do Trabalho;
- Realizar a análise periódica da ferramenta “agrupadoresâ€, a fim de evitar a permanência de processos em tarefas já superadas. Os processos devem ser retirados de tal lista assim que realizado o ato respectivo;
- Proceder à “conclusão ao magistradoâ€, especificando o tipo (sentenças, decisões ou despachos), sem necessidade de despacho para tal finalidade, pela importância desse dado para a estatÃstica deste Regional, e, ainda, com a cautela necessária, em face da impossibilidade de cancelamento da “conclusão†em relação à s sentenças, o que enseja, em caso de equÃvoco do servidor, a necessidade de o magistrado proceder à “conversão do julgamento em diligência†para que se possa realizar nova conclusão. Deve, ainda, ser selecionado o magistrado em tempo real, com a devida gravação no sistema, a fim de que seja contabilizado o prazo para prolação da decisão corretamente, e, no caso da sentença, tão logo encerrada a instrução. Em relação à s decisões de antecipação de tutela, também proceder à imediata conclusão com a especificação do magistrado, de modo a possibilitar o controle do prazo e garantir a veracidade dos dados estatÃsticos. No tocante aos embargos de declaração, havendo necessidade de intimar a parte contrária, proceder à conclusão para julgamento tão logo encerrado o prazo, também sem necessidade de despacho, por se tratar de ato ordinário da secretaria. Tratando-se de juiz substituto da reserva técnica, proceder à imediata conclusão no sistema, com informação de tal fato, por e-mail funcional, ao magistrado, inclusive porque possui acesso restrito à unidade na qual atua;
- Efetivar a conclusão para julgamento dos embargos de declaração ao magistrado que se encontrar em exercÃcio na Vara, quando aquele que prolatou a sentença embargada se encontrar afastado por mais de 30 dias, em conformidade com o art. 8.º, § 3.º, do Provimento n.º 03/2015 desta Corregedoria Regional;
- Persistir no cumprimento das diligências determinadas pelo Tribunal, em grau de recurso, em prazo razoável, bem assim proceder ao correto cadastramento das partes quando do envio dos recursos ao Tribunal, inclusive em relação ao recurso ordinário em rito sumarÃssimo, de modo a evitar equÃvoco quando da distribuição da classe processual na segunda instância;
- Registrar, no sistema PJE, o recolhimento das custas, emolumentos, contribuição previdenciária e imposto de renda. Após as orientações sobre a necessidade de tal anotação, o Setor de EstatÃstica do Tribunal constatou acréscimo considerável no registro de tais arrecadações, conforme quadro demonstrativo entre os meses de janeiro a março de 2016 e janeiro a março de 2017, numa variação de 115,94% no tocante à s custas processuais, de 498,05% em relação aos emolumentos, de 71,16% no pertinente à s contribuições previdenciárias, de 32,62% no que diz respeito ao imposto de renda, e de 283,18% quanto à s multas aplicadas pelos órgãos de fiscalização das relações de trabalho; e
- Persisitir no estÃmulo, entre os servidores, de práticas de sustentabilidade, racionalização e consumo consciente de materiais e serviços de responsabilidade socioambiental, visando ao uso sustentável dos recursos naturais e dos bens públicos, bem como ao aperfeiçoamento contÃnuo da qualidade do gasto público realizado pelo Tribunal, a teor da Resolução n.º 201 do CNJ de 3/3/2015.
13. BOAS PRÃTICAS RELATADAS PELO JUÃZO:
Noticiou o Diretor de Secretaria que as boas práticas, relacionadas na ata de correição de 2016, continuam sendo desempenhadas nesta unidade judiciária, motivo pelo qual procede à sua renovação:
- Expedição de alvará único;
- Notificação de balcão;
- Entrega de CTPS por intermédio de Oficial de Justiça;
- Prestação de informações por telefone acerca de andamento dos processos;
- Incentivo ao depósito em conta particular; e
- Elaboração, pelos assistentes de Juiz, de minutas de despachos, e de decisões de incidentes processuais, como embargos declaratórios, embargos à execução, embargos de terceiros, exceção de pré-executividade e análise de antecipação de tutela.
14. SOLICITAÇÕES DO JUÃZO:
- Acesso ao convênio relativo ao saldo do FGTS e do depósito recursal;
- Manutenção do prédio, pertinente à estrutura fÃsica;
- Troca do aparelho de ar condicionado da Secretaria da Vara;
- Instalação de arame em aspiral em torno do prédio, de modo a possibilitar maior segurança;
- Conserto ou substituição da porta principal da Vara (de vidro), em razão da grande dificuldade em abrir ou fechá-la; e
- Acesso do estacionamento dos servidores pela parte frontal do prédio.
Compareceu à Secretaria da Vara, o Presidente da OAB da Secional de Serra Talhada, Dr. Estefferson Fernandes Nogueira, OAB 21375/PE, para solicitar a inclusão da comarca da cidade de Bel Monte na jurisdição da Vara de Serra Talhada, em face da menor distância em relação à Vara de Salgueiro, a exemplo do que já ocorre na Justiça Federal.
Encerrados os trabalhos, a ExcelentÃssima Corregedora Regional, Desembargadora Dione Nunes Furtado da Silva, agradeceu a fraternal acolhida e a colaboração prestada pelo ExcelentÃssimo Juiz Substituto, e pelos servidores da Vara, determinando que, lavrada e assinada, fosse disponibilizada esta ata na página da Corregedoria, no sÃtio deste Regional ( www.trt6.jus.br ), além de publicada, em sua Ãntegra, no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho – DEJT, entregando cópia à Unidade Judiciária sob correição (neste ato), Presidência do Egrégio Regional, e Secretaria Administrativa, para conhecimento e providências pertinentes. Firmam a presente ata a ExcelentÃssima Desembargadora Corregedora Regional e a Secretária da Corregedoria Regional.
DIONE NUNES FURTADO DA SILVA
Desembargadora Corregedora Regional
NOÊMIA MARIA GOMES DE OLIVEIRA
Secretária da Corregedoria Regional
Ata Correição 56 - 2017 de 10/10/2017.