ATA DA CORREIÇÃO ORDINÃRIA REALIZADA NA VARA DO TRABALHO DE SERRA TALHADA, EM 10 DE OUTUBRO DE 2017.

Aos 10 (dez) dias do mês de outubro de 2017, às 8 (oito) horas, compareceu à sede da Vara do Trabalho de Serra Talhada, situada na Avenida Vicente Inácio de Oliveira, s/n, Bairro Bom Jesus (BR 232, KM 420), Serra Talhada/PE, a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional do TRT da 6.ª Região, Dr.ª Dione Nunes Furtado da Silva , acompanhada pelos servidores Noêmia Maria Gomes de Oliveira (Secretária da Corregedoria), Vânia Rodrigues de Santana Cunha (Assessora de Gabinete), Rosanna de Freitas Monteiro (Assistente de Gabinete), Henrique Bezerra Valença (Assistente Secretário), e José Carlos Oliveira de Souza (Chefe de Serviço), para realizar a Correição Ordinária veiculada no Edital n.º 05/2017, disponibilizado no Diário Eletrônico do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região em 7/6/2017, e considerado publicado em 8/6/2017. Referido edital se encontrava devidamente afixado no átrio da Secretaria da referida unidade, possibilitando sua plena divulgação e visualização pelo público local.

Presentes, na ocasião, o Excelentíssimo Juiz Substituto Auxiliar, Dr. João Carlos de Andrade e Silva, o Diretor de Secretaria, Bel. Damião Moura da Silva, e os demais servidores ali lotados: Edleny Tavares Bezerra, Graciele Torres Belfort, José Ailton Inácio de Oliveira, José de Souza Alves, Luciane Barbosa de Almeida Cavalcanti, Ana Lúcia Príncipe de Lima, Elayne Ranniere Siqueira e Silva, Adriano Fernandes Coelho, Francisco Flávio de Souza Melo, Francisco Nilberto Pedrosa Veras Júnior, Leonhard de Lima Nogueira, Heldon Sampaio de Figueiredo, Maria Marlene de Lucena Nunes, e Mineia Karine Penha Barreto, além dos estagiários de Direito Thiago Vinicius Lacerda Freire e Isabela Ferreira da Silva Costa.

Com base nos dados extraídos do SIAJ, PJe, e Sistema de Pessoal; nas informações consolidadas pela Seção de Estatística; no exame dos procedimentos adotados na Secretaria da Vara e dos processos em tramitação, e, ainda, dos dados colhidos na inspeção judicial realizada no período de 9 a 13 de janeiro de 2017, a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional determinou o registro das informações e recomendações que seguem.

1. MAGISTRADO:

JUIZ TITULAR/JUIZ SUBSTITUTO

PERÃODO DE ATUAÇÃO

Vacância na titularidade

---

João Carlos de Andrade e Silva (Auxiliar)

Desde 6/5/2015

(Portaria TRT-GCR n.º 082/2015)

2. QUADRO ATUAL DE SERVIDORES:

NOME

CARGO

FUNÇÃO

Damião Moura da Silva

Técnico Judiciário

Diretor de Secretaria

Edleny Tavares Bezerra

Analista Judiciária

Assistente de Diretor

Graciele Torres Belfort

Técnica Judiciária

Assistente de Juiz

José Ailton Inácio de Oliveira

Técnico Judiciário

Assistente de Juiz

José de Souza Alves

Analista Judiciário

Calculista

Luciane Barbosa de Almeida Cavalcanti

Requisitada

Calculista

Ana Lúcia Príncipe de Lima

Técnica Judiciária

Secretária de Audiência

Elayne Ranniere Siqueira e Silva

Técnica Judiciária

Secretária de Audiência

Adriano Fernandes Coelho

Técnico Judiciário

Assistente

Francisco Flávio de Souza Melo

Requisitado

Assistente

Francisco Nilberto Pedrosa Veras Júnior

Técnico Judiciário

Assistente

Leonhard de Lima Nogueira

Analista Judiciário

Oficial de Justiça

Mineia Karine Penha Barreto

Técnica Judiciária

-

Heldon Sampaio de Figueiredo

Técnico Judiciário

-

Maria Marlene de Lucena Nunes

Técnica Judiciária

-

3. Produtividade dos Juízes na Unidade:

3.1. Quantidade de Audiências, Sentenças, Conciliações e Incidentes por Juiz (a):

Atuação dos Magistrados na

VT de Serra Talhada

Audiências*

Sentenças de mérito

Conciliações

Incidentes processuais

Saulo Bosco Souza de Medeiros

432

108

148

63

João Carlos de Andrade e Silva

2.042

420

731

160

Airam Clemente Torres de Araújo

8

-

3

-

Daniella Cristiane Rodrigues Ferreira

257

104

18

20

Hermano de Oliveira Dantas

16

1

-

1

Juliana Gabriela Hita Neves

311

84

108

36

Kevia Duarte Muniz

242

58

85

21

Luis Guilherme Silva Robazzi

24

15

2

1

Patrícia Franco Trajano

111

34

13

12

Regina Maura Maciel Lemos

186

64

56

16

Rosa Melo Machado Rodrigues Faria

-

2

-

6

Total

3.629

890

1.164

336

*Exceto audiências de julgamento.

Fontes: Relatórios extraídos do e-Gestão (Audiências realizadas, Solucionados por magistrado, e Incidentes processuais julgados por magistrado).

Período analisado: 1.º/9/2016 a 31/8/2017.

3.2. Prazo médio (em dias) para julgamento de mérito na unidade, da conclusão até a prolação da sentença (apenas PJe):

Atuação dos Magistrados na VT de Serra Talhada

Prazo* médio para julgamento de sentenças de mérito

Saulo Bosco Souza de Medeiros

60

João Carlos de Andrade e Silva

19

Airam Clemente Torres de Araújo

22

Daniella Cristiane Rodrigues Ferreira

22

Hermano de Oliveira Dantas

30

Juliana Gabriela Hita Neves

24

Kevia Duarte Muniz

16

Luis Guilherme Silva Robazzi

5

Patrícia Franco Trajano

37

Regina Maura Maciel Lemos

17

Prazo médio para julgar na unidade

24

*Apuração leva em conta somente processos eletrônicos e não deduz os períodos de afastamento dos magistrados, tais como férias, licenças, cursos e outros, em face da falta de integração entre os sistemas de pessoal e judicial.

Fontes: Relatório extraído do e-Gestão (Prazos Médios, em dias, da conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado - PJe).

Período analisado: 1.º/9/2016 a 31/8/2017.

3.3. Sentenças de mérito (conhecimento) pendentes de julgamento:

Magistrados com sentenças pendentes na

VT de Serra Talhada

No prazo

Prazo vencido

Total

João Carlos de Andrade e Silva

8

-

8

Total de sentenças pendentes na Vara

8

-

8

Fontes: Dados extraídos de “Relatório de decisões em aberto/proferidasâ€, e PJe, em 10/10/2017, às 9h10.

3.4. Incidentes processuais pendentes de julgamento:

Magistrados com Incidentes Processuais pendentes na VT de Serra Talhada

No prazo

Prazo vencido

Total

-----------------------------------*

7

-

7

Total de incidentes pendentes na Vara

7

-

7

*Incidentes sem vinculação a magistrado: 0000722-05.2017.5.06.0371, 0002487-45.2016.5.06.0371, 0000719-50.2017.5.06.0371, 0000667-54.2017.5.06.0371, 0000499-52.2017.5.06.0371, 0000447-56.2017.5.06.0371 e 0000430-20.2017.5.06.0371.

Fontes: Dados coletados na Secretaria da Vara e no PJe, em 10/10/2017, às 9h35.

3.5. Produtividade da Vara:

Unidade Judiciária

Quantidades

Prazo médio para julgamento (PJe)

Sentenças de mérito

Incidentes processuais

Conciliações

VT de Serra Talhada

890

336

1.164

24

Fontes: Relatórios extraídos do e-Gestão: Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado; e Prazos Médios (em dias) da Conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe).

Período analisado: 1.º/9/2016 a 31/8/2017.

3.6. Percentuais de produtividade do juiz substituto no período de agosto de 2016 a agosto de 2017*:

Mês

AGOST./16

SET./16

OUT./16

NOV./16

DEZ./16

JAN./17

FEV./17

Sentenças

257,81%

179,17%

--

54,67%

131,82%

655,56%

105,56%

Conciliados

100,00%

537,50%

--

92,00%

197,73%

500,00%

102,78%

Mês

MARÇO/17

ABRIL/17

MAIO/17

JUNHO/17

JULHO/17

AGOSTO/17

Sentenças

--

222,22%

72,83%

92,98%

160,00%

89,58%

Conciliados

--

155,56%

65,22%

126,32%

94,74%

64,58%

* O Juiz Substituto João Carlos de Andrade e Silva usufruiu férias nos períodos de 28/9/2016 a 27/10/2016 e de 2 a 31/3/2017, e afastou-se, para participar de curso, de 16 a 20/1/2017 e de 20 a 25/2/2017.

4. AUDIÊNCIAS (REALIZADAS E DESIGNADAS):

4.1. Prazos médios, em dias, até a realização das audiências (a partir do ajuizamento):

Unidade Judiciária

Inicial

Instrução

Decisão

Sumaríssimo

Ordinário

Sumaríssimo

Ordinário

Sumaríssimo

Ordinário

VT de Serra Talhada

88

116

136

195

153

206

Fonte: Dados extraídos do e-Gestão (Prazos médios – fase de conhecimento).

Período analisado: 1.º/9/2016 a 31/8/2017.

4.2. Prazos (em dias) para designação de audiências, a contar de 2/10/2017:

Unidade Judiciária

Inicial

Instrução

Sumaríssimo

Ordinário

2016

2017

2016

2017

2016

2017

VT de Serra Talhada

120

38

160

115

127

72

Fontes: Informações extraídas do PJe e da Ata de Correição realizada em 2016.

4.3. Assiduidade do magistrado:

Segundo informação prestada pelo Diretor de Secretaria, o Juiz Substituto comparece à Vara nos dias de realização de audiências (3 a 4 por semana).

4.4. Quantidade de processos em pauta de audiências por semana (média):

Unidade Judiciária

Dias de audiências por semana

Total de audiências

Sumaríssimos

Iniciais

Instruções

Razões Finais

VT de Serra Talhada

3 ou 4 (terças às sextas-feiras)

2

36 a 48

10

9

* M ensalmente são realizados dois “pautões†de audiências para instrução dos feitos, cada um com 30 processos (em regra, feitos em que a ré é a mesma empresa).

Fontes: Informações extraídas do PJe, em 2/10/2017, relativas aos seguintes períodos: 10/7/2017 a 14/7/2017; 21/8/2017 a 25/8/2017; 18/9/2017 a 22/9/2017; e 2/10/2017 a 6/10/2017; e informações prestadas pelo Diretor de Secretaria da Vara.

5. MOVIMENTAÇÃO PROCESSUAL:

5.1. Quantidade de ações trabalhistas ajuizadas na unidade - Físicos e PJe:

Unidade Judiciária

2015

2016

2017

(até 2/10/2017)

VT de Serra Talhada

3.148

2.554

1.379

Fontes: Consolidação da Estatística, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Casos Novos por Distribuição e Redistribuídos), e PJe.

5.2. Processos remanescentes (congestionamento):

Unidade Judiciária

SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2016

SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2017

Pendentes de julgamento*

Processos demais fases

Total

Pendentes de julgamento*

Processos demais fases

Total

VT de Serra Talhada

16

4.199

4.215

140

4.366

4.506

*Pendentes de julgamento: Processos com instrução encerrada, aguardando prolação de sentença.

Fontes: Consolidação da Estatística, Relatórios Gerenciais, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Processos Pendentes de Solução), e PJe.

5.3. Quantidade de processos em tramitação:

Unidade Judiciária

Processos em tramitação em 2/10/2017

Físicos

PJe

VT de Serra Talhada

1.465

2.561

Fonte: Relatório Gerencial (Processos em tramitação na Vara) e PJe-JT.

5.4. Quantidade de processos nas principais fases processuais ( pendentes de solução ):

Unidade Judiciária

Conhecimento

(até a prolação da sentença)

Liquidação

Execução

VT de Serra Talhada

735

227

1.466

Fontes : e-Gestão.

Período analisado: 1.º/8/2017 a 31/8/2017.

5.5. Prazos médios (em dias) nas principais fases processuais:

Unidade Judiciária

Conhecimento

(até a prolação da sentença)

Liquidação

Execução

VT de Serra Talhada

202

79

317

Fonte: e-Gestão.

Período analisado: 1.º/9/2016 a 31/8/2017.

6. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS ELETRÔNICOS EM 2/10/2017:

Agrupadores:

Tarefa

Quantidade

Processos com pagamentos 

9

Processos com pedido de segredo de justiça não apreciado

1

Processos com pedido de sigilo nos documentos não apreciado

90

Processos com pedido liminar ou de antecipação de tutela não apreciado

30

Processos com Habilitações nos Autos Não Lidas

10

Processos com petições não apreciadas

25

Mandados devolvidos pelo Oficial de Justiça

1

Processos aguardando encaminhamento do secretário de audiência (atas assinadas)

85

Fase de Conhecimento:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

Aguardando apreciação pela instância superior

266

13/03/2015

0011024-98.2014.5.06.0371

Aguardando audiência

619

1º/12/2016

0002532-83.2015.5.06.0371 *¹

Aguardando comprovantes bancários

06

15/08/2017

0002242-68.2015.5.06.0371

Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos

190

26/08/2016

0003076-71.2015.5.06.0371 *²

Aguardando laudo pericial

02

15/08/2017

0002651-10.2016.5.06.0371 *³

Aguardando término dos prazos

112

30/08/2017

0000474-39.2017.5.06.0371

Analisar Despacho

03

02/10/2017

0001962-63.2016.5.06.0371

Analisar expediente da secretaria

01

02/10/2017

0001408-94.2017.5.06.0371

Analisar sentença

01

02/10/2017

0001100-58.2017.5.06.0371

Análise da carta

02

29/08/2017

0001141-25.2017.5.06.0371

Análise do Conhecimento* 4

15

29/09/2017

0002561-36.2015.5.06.0371 * 5

Arquivo definitivo

01

25/11/2015

0011608-68.2014.5.06.0371 * 6

Concluso ao magistrado* 7

21

18/09/2017

0000364-40.2017.5.06.0371

Cumprimento de providências

17

10/05/2017

0003035-07.2015.5.06.0371 * 8

Designar perícia

04

24/07/2017

0000606-96.2017.5.06.0371

Escolher tipo de arquivamento

01

02/03/2017

0002350-63.2016.5.06.0371

Intimações automáticas com pendências - Con

22

12/09/2017

0000931-71.2017.5.06.0371

Minutar Decisão

02

27/09/2017

0000721-20.2017.5.06.0371

Minutar Despacho

02

05/09/2017

0002271-84.2016.5.06.0371

Minutar sentença

13

05/09/2017

0002270-02.2016.5.06.0371

Operações de perícia

01

18/09/2017

0000389-53.2017.5.06.0371

Prazos vencidos

01

28/09/2017

0001015-72.2017.5.06.0371

Preparar comunicação

45

05/09/2017

0000115-89.2017.5.06.0371

Redistribuição

17

01/09/2017

0001213-12.2017.5.06.0371

Registrar pagamentos ou despesas processuais

01

22/09/2017

0002209-78.2015.5.06.0371

Registrar parcelas ou despesas processuais - Acordo

02

22/09/2017

0000844-18.2017.5.06.0371

Triagem Inicial

25

27/09/2017

0001428-85.2017.5.06.0371

Triagem Inicial - Parte sem CPF ou CNPJ

25

27/09/2017

0001428-85.2017.5.06.0371

OBSERVAÇÕES

*¹ Audiência de razões finais designada para 8/11/2017, em face de audiência de instrução designada para 21/7/2017 no juízo deprecado.

*² Acordo para recolhimento das contribuições previdenciárias da autora até completar o número mínimo para sua aposentadoria por idade.

*³ Laudo pericial juntado aos autos desde 15/9/2017.

* 4 Inexistem processos nas subpastas referentes à confecção de alvarás, ofícios, certificações e mandados.

* 5 Encontra-se na subpasta “ Notificações diversas - Carteira de notificaçõesâ€.

* 6 Despacho de arquivamento.

* 7 Processos sem conclusão nominal ao magistrado.

* 8 Encontra-se na subpasta “Aguardando devolução de guiasâ€.

Fase de Liquidação:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

Aguardando apreciação pela instância superior

01

16/01/2017

0000856-03.2015.5.06.0371

Aguardando audiência - Liq

01

31/05/2017

0002784-86.2015.5.06.0371 *¹

Aguardando cálculo - Contadoria

10

29/08/2017

0002910-39.2015.5.06.0371

Aguardando cálculo - Secretaria

05

12/09/2017

0002910-39.2015.5.06.0371

Aguardando laudo pericial

05

07/08/2017

0001093-37.2015.5.06.0371

Aguardando término dos prazos

65

04/07/2017*²

0000538-83.2016.5.06.0371

Análise de Liquidação*³

02

01/09/2017

0001248-06.2016.5.06.0371 * 4

(Subpasta) Citar, notificar e oficiar

01

29/09/2017

0000159-11.2017.5.06.0371

(Subpasta) Retificar liquidação e/ou revisar

05

01/09/2017

0000216-63.2016.5.06.0371

Concluso ao magistrado - Liq

06

28/09/2017

0000619-66.2015.5.06.0371

Controle de pericia

02

28/09/2017

0011763-71.2014.5.06.0371

Cumprimento de providências

02

07/08/2017

0001186-97.2015.5.06.0371

Intimações automáticas com pendências - Liq

06

25/09/2017

0002516-32.2015.5.06.0371

Minutar Despacho - Liq

01

26/09/2017

0002263-44.2015.5.06.0371

Preparar comunicação

48

01/09/2017

0002265-14.2015.5.06.0371

*¹ Pendente de encaminhamento à contadoria para atualização, nos termos do despacho de Id. 85bcc41.

*² Despacho para suspender o feito por 90 (noventa) dias.

*³ Inexistem processos nas subpastas “Alvará – Confeccionarâ€, “Atualizar “ e “Convêniosâ€

* 4 Processo na subpasta “Para liquidarâ€.

Fase de Execução:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

Aguardando apreciação pela instância superior

03

23/08/2017

0000661-81.2016.5.06.0371

Aguardando atualização de cálculo

04

22/09/2017

0003170-19.2015.5.06.0371

Aguardando audiência - Exec

06

31/05/2017

0000437-12.2017.5.06.0371 *¹

Aguardando bloqueio bacen

29

29/09/2017

0002317-10.2015.5.06.0371

Aguardando comprovantes bancários

64

24/07/2017

0001693-24.2016.5.06.0371

Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos

03

26/05/2017

0011393-92.2014.5.06.0371 *²

Aguardando cálculo - Contadoria

04

05/09/2017

0002685-19.2015.5.06.0371

Aguardando pgto RPV Precatório

01

30/08/2017

0001763-75.2015.5.06.0371

Aguardando término dos prazos

115

10/10/2016

0001903-12.2015.5.06.0371 *³

Analisar Decisão - Exec

01

02/10/2017

0000662-66.2016.5.06.0371

Analisar Despacho - Exec

01

02/10/2017

0011134-97.2014.5.06.0371

Analisar expediente da secretaria

05

29/09/2017

0000958-88.2016.5.06.0371

Análise da carta

04

04/09/2017

0000605-14.2017.5.06.0371

Análise de Execução

329

16/09/2015

0011209-39.2014.5.06.0371 * 4

(Subpasta) Alvará - Confeccionar - fase de execução

08

28/09/2017

0000404-90.2015.5.06.0371

(Subpasta) Certificar sobre pendências

14

10/08/2017

0010940-97.2014.5.06.0371 * 5

(Subpasta) Contador - Atualização

10

28/09/2017

0010310-41.2014.5.06.0371

(Subpasta) Edital de Praça e leilão

01

06/09/2017

0002966-72.2015.5.06.0371 * 6

(Subpasta) Expedir CPE/Mandado/Edital de execução

31

29/08/2017

0000431-73.2015.5.06.0371

(Subpasta) Notificar/intimar- Execução

01

22/08/2017

0002988-33.2015.5.06.0371

(Subpasta) Oficiar - Fase de Execução

07

13/09/2017

0003089-70.2015.5.06.0371

(Subpasta) Prazo Vencido - Para Certificar

02

29/09/2017

0000683-76.2015.5.06.0371 * 7

(Subpasta) Praças e leilões

03

19/12/2016

0002335-94.2016.5.06.0371 * 8

Concluso ao magistrado - Exec* 9

20

15/09/2017

0002442-75.2015.5.06.0371

Cumprimento de providências

07

06/03/2017

0001699-65.2015.5.06.0371 * 10

InfoJud

33

31/05/2017

0002464-36.2015.5.06.0371

Intimações automáticas com pendências - Exec

27

30/08/2017

0001258-84.2015.5.06.0371

Minutar Decisão - Exec

01

15/08/2017

0000815-65.2017.5.06.0371

Minutar Despacho - Exec

14

06/07/2017

0001789-39.2016.5.06.0371

Minutar sentença - Exec

03

15/08/2017

0003016-98.2015.5.06.0371

Preparar ato de comunicação

01

29/09/2017

0000025-18.2016.5.06.0371

Preparar comunicação

107

29/08/2017

0001980-21.2015.5.06.0371

Redistribuir - Exec

02

11/09/2017

0002105-86.2015.5.06.0371

Registrar pagamentos ou despesas processuais

01

26/09/2017

0000095-69.2015.5.06.0371

Remeter ao 2o grau - registrar pagamentos

14

30/08/2017

0010478-43.2014.5.06.0371

RenaJud

106

08/06/2017

0000193-20.2016.5.06.0371

OBSERVAÇÕES

*¹ Para prosseguimento da execução desde 31/5/2017.

*² Última parcela do acordo ( 5ª) com vencimento em 10/10/2017.

*³ Suspenso por 01 (um) ano para aguardar ação de Recuperação Judicial que tramita perante a Justiça Comum.

* 4 Na subpasta “ Expedir Certidão de Habilitação de Crédito†onde existem, ao todo, 29 (vinte e nove). Execução suspensa por 01 (um) ano.

* 5 Certificado desde 27/9/2017.

* 6 Despacho à hasta pública.

* 7 Esgotamento do prazo de 90 (noventa) dias de suspensão do feito, nos termos do despacho de Id. 8bce88d.

* 8 Despacho à hasta pública com leilões designados para 29/03/2017, 19/04/2017, 10/05/2017, 31/05/2017 e 21/06/2017.

* 9 Processos sem conclusão nominal ao magistrado.

* 10 Na subpasta “Aguardando reposta de Ofício/e-mailâ€.

7. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS FÃSICOS EM 10/10/2017

NATUREZA

QUANTIDADE

DATA MAIS

ANTIGA

PROCESSO

Cargas

Advogados

1

5/10/2017

0000667-59.2014.5.06.0371

Perito

6

17/1/2017

0001198-82.2013.5.06.0371 *1

Terceiros

1

4/9/2017

0002275-63.2012.5.06.0371

Petições a juntar aos autos

22

8/10/2013

0012300-391992.5.06.0371

Processos conclusos para despacho

12

6/10/2017

0002028-48.2013.5.06.0371

Consultas convênios a realizar (BACEN/JUCEPE/INFOJUD/DETRAN)

29

3/5/2017

0001444-78.2013.5.06.0371

Praças a marcar

--

--

--

Processos no setor de cálculos

7

3/10/2017

0001430-94.2013.5.06.0371

Processos para serem remetidos ao TRT

--

--

--

*1 Informado pelo Diretor de Secretaria, a concessão de prorrogação de prazo, pelo juiz, a perita, em razão da quantidade de designações para sua atuação como expert .

*Em relação às certidões/diligências, a mais antiga data de 6/10/2017 (processo n.º 0032000-78.2004.5.06.0371).

*No tocante aos alvarás, o mais antigo data de 6/10/2017 (processo n.º 0002484-95.2013.5.06.0371).

*Quanto aos mandados e praças a realizar, não existem pendências.

*No pertinente aos ofícios, o mais antigo data de 6/10/2017 (processo n.º 0001302-79.2010.5.06.0371).

*Em relação às notificações, a mais antiga data de 28/9/2017 (processo n.º 0002584-50.2013.5.06.0371).

*Quanto aos processos digitalizados (CLE), verificou-se a conversão de apenas 1 (um) no ano de 2017.

Fonte: Informações colhidas na Secretaria da Vara do Trabalho e no SIAJ.

8. METAS FIXADAS PELO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA:

Em conformidade com os dados fornecidos pelo Núcleo de Estatística e Pesquisa do Egrégio Regional, eis os resultados das Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ para o ano de 2016 :

Meta 1 CNJ - 2016 : – Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuídos no ano corrente.

Unidades Judiciárias

Recebidos

Resolvidos

Resultado

VT de Serra Talhada

2.548

3.041

119,35%

Total da 6ª Região

107.816

111.793

103,69%

Meta 2 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, pelo menos, 90% dos processos distribuídos até 31/12/2014.

Unidade Judiciária

Distribuídos em 2014

Distribuídos em 2014

e julgados até 31/12/16

Pendentes de julga-

mento até 31/12/16

Resultado

VT de Serra Talhada

1.592

1.592

0

111%

Total da 6ª Região

62.261

59.947

2.314

107%

Meta 3 CNJ - 2016 : – Aumentar o índice de conciliação na fase de conhecimento, em relação à média do biênio 2013/2014, em 2 pontos percentuais.

Unidade Judiciária

Solucionados

Conciliados

Média biênio

(2013/2014)

Resultado

VT de Serra Talhada

3.041

1.376

48,00%

45,25%

Total da 6ª Região

111.793

44.400

40,83%

39,72 %

Meta 4 CNJ - 2016 : – Dar prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, não se destinando portanto à esta Justiça Especializada.

Meta 5 CNJ - 2016 : – B aixar em 2016, quantidade maior de processos de execução do que o total de casos novos de execução no ano corrente.

Unidade

Judiciária

Casos novos

de execução

Baixados

Entraram

na meta

Saíram

da meta

Resultado

VT de Serra Talhada

1.009

931

0

0

92,36%

Total da 6ª Região

38.526

37.091

0

0

96,50%

Meta 6 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, as ações coletivas distribuídas, até 31.12.2013 no 1.º grau e até 31.12.2014, no 2.º grau.

A Vara do Trabalho de Serra Talhada não conta com ação coletiva em tramitação em 31/12/2016, de acordo com o relatório fornecido pelo Setor de Estatística deste Tribunal.

Meta 7 CNJ - 2016 : – Identificar e reduzir em 2% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior.

Unidade

Judiciária

Pendentes em

31/12/15

Quantidades de

Processos dos dez

maiores litigantes

distribuídos na instância no mês de

referência

Quantidades de

Processos dos dez

maiores litigantes

julgados na ins-

tância no mês de

referência

Pendentes em

31/12/16

Resultado

VT de Serra Talhada

80

125

137

68

115,29%

Total da 6ª Região

8.284

7.949

9.373

6.860

118,34%

O Conselho Nacional de Justiça divulgou no final do 10.º Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, as metas nacionais para 2017, quais sejam:

Meta 1 - Os tribunais mantiveram o compromisso de julgar, ao longo de 2017, mais processos do que os novos que chegarem aos tribunais (Meta 1). Assim como em 2016, o compromisso deverá ser cumprido por tribunais de todos os segmentos de Justiça.

Meta 2 - O compromisso com o julgamento dos processos mais antigos, alvo da Meta 2, foi renovado para 2017 e deverá ser cumprido por tribunais de todos os ramos do Judiciário. O detalhamento desta e das outras metas definidas, com percentuais e períodos de distribuição dos processos que deverão ser julgados, estarão num glossário que será divulgado futuramente pelo CNJ.

Meta 3 - A Justiça Federal e a Justiça do Trabalho também renovaram o compromisso com a Meta 3, que busca aumentar o número de casos solucionados por meio da conciliação, em relação a períodos anteriores. 

Meta 4 - Fixada pela primeira vez em 2013, a Meta 4, que dá prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, deverá ser cumprida novamente em 2017 pela Justiça Estadual, pela Justiça Federal, pela Justiça Militar da União e dos Estados e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). 

Meta 5 - Impulso aos processos de execução, que será perseguida no ano que vem pelos tribunais da Justiça Estadual, Federal e do Trabalho.

Meta 6 - P rioriza o julgamento de ações coletivas, que impactam na vida de um grupo maior de pessoas. 

Meta 7 – Prioriza o julgamento de processos dos maiores litigantes e dos recursos repetitivos, tem por objetivo enfrentar demandas de massa que chegam ao Judiciário.

Meta 8 – Destinada a ações de fortalecimento da rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres, uma das prioridades da atual gestão do CNJ.

9. ITENS DE EXAME E REGISTRO OBRIGATÓRIOS (Art. 26 da Consolidação dos Provimentos da CGJT):

Com base nos autos e sistemas analisados, verificou-se que o Juízo:

- registra no sistema informatizado os atos processuais relevantes;

- emite pronunciamento explícito acerca da admissibilidade dos recursos, segundo constatado nos processos n.ºs 0000176-81.2016.5.06.0371 e 0001735-73.2016.5.06.0371;

- ordena, de ofício , a imediata liberação do depósito recursal, nos casos em que, após a liquidação, seja apurado crédito de valor inequivocamente superior ao depositado, como verificado nos processos n.ºs 0001815-37.2016.5.06.0371 e 0000712-97.2013.5.06.0371;

- exaure as iniciativas do juízo objetivando tornar exitosa a execução, cumprindo o procedimento estabelecido no artigo 88 da Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral, no que diz respeito à emissão da Certidão de Crédito Trabalhista, conforme se observa nos processos n.ºs 0002336-21.2012.5.06.0371 e 0000999-31.2011.5.06.0371, entretanto, não emite a Certidão de Arquivamento Provisório, prevista no art. 77 da referida Consolidação;

- faz uso regular das ferramentas eletrônicas: Bacenjud, Detran, Renajud, Jucepe, Infojud e Serpro, consoante observado nos processos n.ºs 0001976-81.2015.5.06.0371, 0002537-08.2015.5.06.0371, 0010241-09.2014.5.06.0371, 0010740-90.2014.5.06.0371, 0011233-67.2014.5.06.0371, 0010548-60.2014.5.06.0371, 0000647-97.2016.5.06.0371 e 0002059-63.2016.5.06.0371. De acordo com o Relatório sobre Ordens Judiciais, foram realizados, no período de janeiro de 2016 a setembro de 2017, 1.435 (um mil quatrocentos e trinta e cinco) bloqueios, 864 (oitocentos e sessenta e quatro) desbloqueios e 566 (quinhentas e sessenta e seis) transferências. No mês de setembro de 2017, 183 (cento e oitenta e três) constavam bloqueios pendentes de providência;

- determina a citação dos sócios, nos casos de desconsideração da personalidade jurídica da empresa executada, com a devida inclusão dos seus nomes no sistema, no polo passivo da demanda, conforme visto nos processos n.ºs 0001176-53.2015.5.06.0371 e 0003095-17.2015.5.06.0371; e

- inclui, em pauta, quando solicitado pelas partes, processos para tentativa de conciliação, na fase de execução, e, ainda, na Semana Nacional ou Regional de Conciliação.

Quanto aos demais aspectos (assiduidade dos magistrados, pauta de audiências e principais prazos) encontram-se registrados nos itens 4 e 5.

10. OBSERVAÇÕES/PENDÊNCIAS REFERENTES À SECRETARIA:

- Na análise, por amostragem, nas carteiras que integram a Secretaria da Vara, verificou-se satisfatória organização e cumprimento das normas procedimentais a serem seguidas pelas unidades judiciárias de primeira instância, cabendo, entretanto, maior controle no tocante à consulta a convênios (pendência desde 3/5/2017 relativo ao processo n.º 0001444-78.2013.5.06.0371) e juntada de petições. Quanto aos processos digitais, constatou-se razoável controle da tramitação dos feitos, conforme quadros do item 6 elaborados no dia 2/10/2017, porém há necessidade de melhor utilização da ferramenta “agrupadores†(pela constatação de 90 processos com pedido de sigilo, 30 com pedido de antecipação de tutela e 25 com petições não apreciadas), bem assim de maior controle dos atos de secretaria (vez que o processo n.º 0002651-10.2016.5.06.0371 se encontrava aguardando laudo pericial, porém a sua juntada já ocorreu desde 15/9/2017; e o processo n.º 0001699-65.2015.5.06.0371 aguarda resposta de ofício desde 6/3/2017). Na inspeção realizada, no período de 9 a 13 de janeiro de 2017, em 1.192 (um mil, cento e noventa e dois) processos, registraram-se dentre outros dados: a) 6 (seis) processo fora de pauta; b) divergências de dados relativos a incidentes processuais pendentes de julgamento, ressaltando-se, inclusive, que alguns que tramitam no Termo Judiciário de Sertânia aparecem como da Vara de Serra Talhada nos relatórios do e-Gestão; c) 3 (três) processos com carga vencida e notificados; d) regularização de pendências relativas aos despachos exarados; d) inexistência de autos desaparecidos; e) 1.679 (um mil, seiscentos e setenta e nove) processos na fase de execução; f) 342 (trezentos e quarenta e dois) processos com execução suspensa; g) 709 (setecentos e nove) processos sem tramitação há mais de 60 dias, com o registro de que ficou evidenciada uma enorme distorção entre a situação fática e os dados colhidos no SIAJ, pois se constatou, por exemplo, 323 processos pertencentes a três empresas que estão com as execuções suspensas, por se encontrarem em recuperação judicial; e h) revisão semanal das gavetas e dos prazos dos processos físicos;

- Existem 23 (vinte e três) CTPS’s sob custódia da Secretaria da Vara, e, deste total, apenas 1 (uma) diz respeito a processo arquivado (0001828-36.2016.5.06.0371). Indagado acerca das medidas adotadas para a diminuição do passivo desses documentos, a Secretaria esclareceu que, inicialmente, procede à intimação do advogado para que encaminhe o documento profissional ao seu cliente, e, em caso de falha dessa primeira medida, determina-se a entrega por meio de oficial de justiça;

- Os Assistentes de Juiz elaboram minutas de despachos, sentenças de mérito e de soluções de incidentes processuais (como embargos declaratórios, embargos à execução, embargos de terceiros, e exceção de pré-executividade e antecipação de tutela);

- O Juízo prolata, eventualmente, sentenças de forma líquida, segundo informado pelo setor de cálculos, e se utiliza do programa de cálculos “JURISCALCâ€, desenvolvido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região/PA e preconizado pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ e pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho – CSJT, para fins de liquidação de sentenças. Nas sentenças ilíquidas, determina-se a liquidação do feito diretamente pela Contadoria da Vara, dispensando-se a notificação das partes para apresentar e/ou contestar cálculos de liquidação, visando, desse modo, a uma maior celeridade processual;

- Conforme relatórios fornecidos pela Seção de Gestão Negocial dos Sistemas do PJE e do e-Gestão, vinculada à Secretaria da Presidência deste Tribunal, há necessidade da Secretaria da Vara proceder a registros no PJE, de modo a regularizar a estatística da unidade, no tocante aos processos especificados no Ofício Circular n.º 458/2017. A Corregedoria reconhece que não houve orientação sobre tais procedimentos à época, entretanto, a correção do passivo se impõe, de modo a refletir a realidade da estatística da Vara;

- Em relação ao lapso temporal anteriormente correicionado, observou-se: a) redução do quantitativo de novas ações em 594 (quinhentos e noventa e quatro); b) redução da produtividade da Vara, vez que prolatadas a menos 331 (trezentos e trinta e uma) sentenças, 206 (duzentas e seis) decisões de incidentes processuais, e homologadas a menos 129 (cento e vinte e nove) conciliações; c) aumento do prazo médio para julgamento em 5 (cinco) dias; d) aumento do prazo médio, no ano de 2016, para realização da audiência inicial, no sumaríssimo, em 4 (quatro) dias, e da instrução, no sumaríssimo, em 27 (vinte e sete) dias, e na decisão, no sumaríssimo, em 36 (trinta e seis) dias, porém houve redução na audiência inicial, no ordinário, em 5 (cinco) dias, na instrução do ordinário em 89 (oitenta e nove) dias, e na decisão do ordinário em 92 (noventa e dois) dias; e) redução do prazo médio para realização, em outubro de 2017, da audiência inicial no rito sumaríssimo em 82 (oitenta e dois) dias, no ordinário em 45 (quarenta e cinco) dias, e na instrução em 55 (cinquenta e cinco) dias; f) redução do prazo médio na fase de conhecimento em 19 (dezenove) dias, e na execução em 45 (quarenta e cinco) dias, contudo houve aumento na liquidação em 45 (quarenta e cinco) dias; g) redução na quantidade de processos na fase de conhecimento em 747 (setecentos e quarenta e sete), e acréscimo na liquidação em 124 (cento e vinte e quatro) e na execução em 247 (duzentos e quarenta e sete); e h) aumento do saldo remanescente em 291 (duzentos e noventa e um) processos; e

- Atingimento das Metas 1, 2, 6 e 7 estabelecidas pelo CNJ para o ano de 2016.

11. PEDIDOS DE PROVIDÊNCIAS E RECLAMAÇÕES CORREICIONAIS :

No tocante ao período de 1.º de janeiro de 2016 até a presente data, não houve a formalização, em face desta unidade judiciária, de pedido de providência ou reclamação correicional.

12. RECOMENDAÇÕES:

- Empreender esforços com o objetivo de reduzir os prazos médios de audiências no rito sumaríssimo, estabelecendo como meta o prazo máximo de 15 (quinze) dias, conforme determina o inciso III do art. 852-B da CLT. Nos processos de rito ordinário, observar “o prazo médio de duração do processo – fase de conhecimento – de até 200 (duzentos) dias, atentando-se ao limite legal para publicação de sentença†– Resolução Administrativa TRT n.º 03/2015, artigo 14, § 2.º (Provimento TRT-CRT n.º 03/2010);

- Fomentar a inclusão de processos de execução na pauta de audiências para tentativa de conciliação, consoante disposto no art. 76, II, da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho: “ promover a realização semanal de audiências de conciliação em processos na fase de execução, independentemente de requerimento das partes, selecionando-se aqueles com maior possibilidade de êxito na composição â€.

- Observar regular e integralmente as normas procedimentais prescritas no art. 77, Anexo IV, da Consolidação de Provimentos 2016 da CGJT, em relação à Certidão de Arquivamento Provisório;

- Realizar a verificação periódica, no Sistema BacenJud, quanto à existência de alguma ordem judicial “pendente de providênciaâ€, ou mesmo “não lidaâ€, adotando-se a medida cabível, seja de transferência dos valores bloqueados para contas judiciais (para posterior liberação aos exequentes) ou desbloqueios daquelas importâncias que não interessem à execução – Consolidação de Provimentos da CGJT, Art. 99;

- Enfatizar, entre os usuários (servidores e magistrados) da Vara, a importância da correta inserção de dados no PJE, pois eles são extraídos, através das remessas, transformados e gravados, e essas informações alimentam o e-Gestão, gerando os relatórios gerenciais e a estatística oficial da Justiça do Trabalho;

- Realizar a análise periódica da ferramenta “agrupadoresâ€, a fim de evitar a permanência de processos em tarefas já superadas. Os processos devem ser retirados de tal lista assim que realizado o ato respectivo;

- Proceder à “conclusão ao magistradoâ€, especificando o tipo (sentenças, decisões ou despachos), sem necessidade de despacho para tal finalidade, pela importância desse dado para a estatística deste Regional, e, ainda, com a cautela necessária, em face da impossibilidade de cancelamento da “conclusão†em relação às sentenças, o que enseja, em caso de equívoco do servidor, a necessidade de o magistrado proceder à “conversão do julgamento em diligência†para que se possa realizar nova conclusão. Deve, ainda, ser selecionado o magistrado em tempo real, com a devida gravação no sistema, a fim de que seja contabilizado o prazo para prolação da decisão corretamente, e, no caso da sentença, tão logo encerrada a instrução. Em relação às decisões de antecipação de tutela, também proceder à imediata conclusão com a especificação do magistrado, de modo a possibilitar o controle do prazo e garantir a veracidade dos dados estatísticos. No tocante aos embargos de declaração, havendo necessidade de intimar a parte contrária, proceder à conclusão para julgamento tão logo encerrado o prazo, também sem necessidade de despacho, por se tratar de ato ordinário da secretaria. Tratando-se de juiz substituto da reserva técnica, proceder à imediata conclusão no sistema, com informação de tal fato, por e-mail funcional, ao magistrado, inclusive porque possui acesso restrito à unidade na qual atua;

- Efetivar a conclusão para julgamento dos embargos de declaração ao magistrado que se encontrar em exercício na Vara, quando aquele que prolatou a sentença embargada se encontrar afastado por mais de 30 dias, em conformidade com o art. 8.º, § 3.º, do Provimento n.º 03/2015 desta Corregedoria Regional;

- Persistir no cumprimento das diligências determinadas pelo Tribunal, em grau de recurso, em prazo razoável, bem assim proceder ao correto cadastramento das partes quando do envio dos recursos ao Tribunal, inclusive em relação ao recurso ordinário em rito sumaríssimo, de modo a evitar equívoco quando da distribuição da classe processual na segunda instância;

- Registrar, no sistema PJE, o recolhimento das custas, emolumentos, contribuição previdenciária e imposto de renda. Após as orientações sobre a necessidade de tal anotação, o Setor de Estatística do Tribunal constatou acréscimo considerável no registro de tais arrecadações, conforme quadro demonstrativo entre os meses de janeiro a março de 2016 e janeiro a março de 2017, numa variação de 115,94% no tocante às custas processuais, de 498,05% em relação aos emolumentos, de 71,16% no pertinente às contribuições previdenciárias, de 32,62% no que diz respeito ao imposto de renda, e de 283,18% quanto às multas aplicadas pelos órgãos de fiscalização das relações de trabalho; e

- Persisitir no estímulo, entre os servidores, de práticas de sustentabilidade, racionalização e consumo consciente de materiais e serviços de responsabilidade socioambiental, visando ao uso sustentável dos recursos naturais e dos bens públicos, bem como ao aperfeiçoamento contínuo da qualidade do gasto público realizado pelo Tribunal, a teor da Resolução n.º 201 do CNJ de 3/3/2015.

13. BOAS PRÃTICAS RELATADAS PELO JUÃZO:

Noticiou o Diretor de Secretaria que as boas práticas, relacionadas na ata de correição de 2016, continuam sendo desempenhadas nesta unidade judiciária, motivo pelo qual procede à sua renovação:

- Expedição de alvará único;

- Notificação de balcão;

- Entrega de CTPS por intermédio de Oficial de Justiça;

- Prestação de informações por telefone acerca de andamento dos processos;

- Incentivo ao depósito em conta particular; e

- Elaboração, pelos assistentes de Juiz, de minutas de despachos, e de decisões de incidentes processuais, como embargos declaratórios, embargos à execução, embargos de terceiros, exceção de pré-executividade e análise de antecipação de tutela.

14. SOLICITAÇÕES DO JUÃZO:

- Acesso ao convênio relativo ao saldo do FGTS e do depósito recursal;

- Manutenção do prédio, pertinente à estrutura física;

- Troca do aparelho de ar condicionado da Secretaria da Vara;

- Instalação de arame em aspiral em torno do prédio, de modo a possibilitar maior segurança;

- Conserto ou substituição da porta principal da Vara (de vidro), em razão da grande dificuldade em abrir ou fechá-la; e

- Acesso do estacionamento dos servidores pela parte frontal do prédio.

Compareceu à Secretaria da Vara, o Presidente da OAB da Secional de Serra Talhada, Dr. Estefferson Fernandes Nogueira, OAB 21375/PE, para solicitar a inclusão da comarca da cidade de Bel Monte na jurisdição da Vara de Serra Talhada, em face da menor distância em relação à Vara de Salgueiro, a exemplo do que já ocorre na Justiça Federal.

Encerrados os trabalhos, a Excelentíssima Corregedora Regional, Desembargadora Dione Nunes Furtado da Silva, agradeceu a fraternal acolhida e a colaboração prestada pelo Excelentíssimo Juiz Substituto, e pelos servidores da Vara, determinando que, lavrada e assinada, fosse disponibilizada esta ata na página da Corregedoria, no sítio deste Regional ( www.trt6.jus.br ), além de publicada, em sua íntegra, no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho – DEJT, entregando cópia à Unidade Judiciária sob correição (neste ato), Presidência do Egrégio Regional, e Secretaria Administrativa, para conhecimento e providências pertinentes. Firmam a presente ata a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional e a Secretária da Corregedoria Regional.

DIONE NUNES FURTADO DA SILVA

Desembargadora Corregedora Regional

NOÊMIA MARIA GOMES DE OLIVEIRA

Secretária da Corregedoria Regional

Ata Correição 56 - 2017 de 10/10/2017.