ATA DA CORREIÇÃO ORDINÃRIA REALIZADA NO POSTO AVANÇADO DA JUSTIÇA DO TRABALHO (PAJT) DE FLORESTA, EM 9 DE OUTUBRO DE 2017.
Aos 9 (nove) dias do mês de outubro de 2017, à s 9 (nove) horas, compareceu à sede do Posto Avançado da Justiça do Trabalho (PAJT) de Floresta (Termo Judiciário da Vara do Trabalho de Salgueiro), situado na Rua Alcina Torres de Araújo, S/N, Centro, Floresta/PE, a ExcelentÃssima Desembargadora Corregedora Regional do TRT da 6.ª Região, Dr.ª Dione Nunes Furtado da Silva , acompanhada pelos servidores Noêmia Maria Gomes de Oliveira (Secretária da Corregedoria), Vânia Rodrigues de Santana Cunha (Assessora de Gabinete), Rosanna de Freitas Monteiro (Assistente de Gabinete), Henrique Bezerra Valença (Assistente Secretário) e José Carlos Oliveira de Souza (Chefe de Serviço), para realizar a Correição Ordinária veiculada no Edital n.º 05/2017, disponibilizado no Diário Eletrônico do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região em 7/6/2017, e considerado publicado em 8/6/2017. Referido edital se encontrava devidamente afixado no átrio da Secretaria, possibilitando sua plena divulgação e visualização pelo público local.
A ExcelentÃssima Corregedora determinou, inicialmente, o registro de que – conforme consta da ata de correição ordinária realizada na sede da Vara do Trabalho de Salgueiro aos 12 (doze) dias do mês de junho de 2017 – os dados estatÃsticos relativos a vários itens da produtividade, movimentação processual e metas englobam o somatório dos processos que tramitam na Sede da Vara do Trabalho de Salgueiro e no Posto Avançado de Floresta, por não ser possÃvel, nesses aspectos, a sua individualização no sistema e-Gestão. Logo, já constam as referidas informações na mencionada ata, limitando-se, portanto, a averiguação, nesta oportunidade, dos dados passÃveis de controle em separado em relação ao Posto Avançado, de modo a evitar que a sede da Vara se submeta novamente à correição. Observe-se que a constatação do mencionado englobamento de dados ocorreu apenas quando da extração dos relatórios gerenciais, razão pela qual, no ano de 2018, as correições dessas unidades ocorrerão em datas próximas, com registro em ata única.
Presentes, nesta ocasião, a ExcelentÃssima JuÃza Substituta Auxiliar, Dra. Juliana Gabriela Hita Neves, o Diretor de Secretaria, Bel. CÃcero Antônio Santos Tavares, e os demais servidores lotados no Termo Judiciário (PAJT) de Floresta: Rilson Xavier de Moraes (Encarregado do Termo), Aldiones da Silva Tavares, Anastácia de Menezes Novaes Ferraz Silva, Bemmerval Augusto Nogueira Gomes, JaÃra Sânia Gomes Novaes Martins de Sá, e André Varejão de Azevedo, além da estagiária de Direito LaÃs de Sá Nogueira de Souza . Ausentes o ExcelentÃssimo Juiz Substituto Auxiliar Adalberto Ellery Barreira Neto (por se encontrar realizando audiências na Vara de Salgueiro), e o funcionário Damião Duarte de Souza (em razão de licença médica).
Com base nos dados extraÃdos do SIAJ, PJe, e Sistema de Pessoal; nas informações consolidadas pela Seção de EstatÃstica; no exame dos procedimentos adotados na Secretaria do Posto Avançado e dos processos em tramitação, e, ainda, dos dados colhidos na inspeção judicial realizada no perÃodo de 9 a 13 de janeiro de 2017, a ExcelentÃssima Desembargadora Corregedora Regional determinou o registro das informações e recomendações que seguem.
1. MAGISTRADO:
JUIZ TITULAR/JUIZ SUBSTITUTO |
ATUAÇÃO |
Vacância da titularidade |
---- |
Adalberto Ellery Barreira Neto (Auxiliar) |
Desde 20/5/2011 (Portaria TRT- GCR n.º 87/2011) |
2. QUADRO ATUAL DE SERVIDORES LOTADOS NO PAJT:
NOME |
CARGO |
FUNÇÃO |
Rilson Xavier de Moraes |
Requisitado |
Encarregado do Termo |
Bemmerval Augusto Nogueira Gomes |
Requisitado |
Assistente de Juiz |
Anastácia de Menezes Novaes Ferraz Silva |
Requisitada |
Calculista |
Aldiones da Silva Tavares |
Requisitado |
Secretário de Audiência |
André Varejão de Azevedo |
Analista Judiciário |
Oficial de Justiça |
JaÃra Sânia Gomes Novaes Martins de Sá |
Requisitada |
Assistente |
Damião Duarte de Souza |
Técnico Judiciário |
-- |
3. PRODUTIVIDADE DO POSTO AVANÇADO :
3.1. Quantidade de processos em tramitação:
Unidade Judiciária |
Processos em tramitação em 2/10/2017 | |
FÃsicos |
PJe | |
PAJT de Floresta |
627 |
2.084 |
Fonte: Relatório Gerencial (Processos em tramitação na Vara) e PJe-JT.
3.2. Sentenças de mérito (conhecimento) pendentes de julgamento:
Magistrados com sentenças pendentes no PAJT de Floresta |
No prazo |
Prazo vencido |
Total |
Airam Clemente Torres de Araújo |
60 |
30 |
90 |
Juliana Gabriela Hita Neves |
57 |
- |
57 |
Tatyana de Siqueira Alves P. R. Rocha |
1 |
- |
1 |
Total de sentenças pendentes no Posto Avançado |
118 |
30 |
148 |
Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade do magistrado Airam Clemente Torres de Araújo: 0002385-60.2016.5.06.0391, 0002386-45.2016.5.06.0391, 0002387-30.2016.5.06.0391, 0001594-28.2015.5.06.0391, 0001570-97.2015.5.06.0391, 0001214-68.2016.5.06.0391, 0002397-11.2015.5.06.0391, 0001675-40.2016.5.06.0391, 0001290-92.2016.5.06.0391, 0001228-86.2015.5.06.0391, 0000141-61.2016.5.06.0391, 0001286-55.2016.5.06.0391, 0001288-25.2016.5.06.0391, 0002810-24.2015.5.06.0391, 0002783-41.2015.5.06.0391, 0000652-25.2017.5.06.0391, 0001596-95.2015.5.06.0391, 0001595-13.2015.5.06.0391, 0002422-87.2016.5.06.0391, 0002423-72.2016.5.06.0391, 0000880-34.2016.5.06.0391, 0001304-13.2015.5.06.0391, 0002174-58.2015.5.06.0391, 0002424-57.2016.5.06.0391, 0001260-57.2016.5.06.0391, 0001268-34.2016.5.06.0391, 0001284-85.2016.5.06.0391, 0001296-36.2015.5.06.0391, 0000197-94.2016.5.06.0391 e 0000225-62.2016.5.06.0391.
Fontes: Dados extraÃdos de “Relatório de decisões em aberto/proferidasâ€; e PJe, em 9/10/2017, à s 10h.
3.3. Incidentes processuais pendentes de julgamento:
Magistrados com Incidentes Processuais pendentes no PAJT de Floresta |
No prazo |
Prazo vencido |
Total |
Juliana Gabriela Hita Neves |
3 |
- |
3 |
-----------------------------------* |
7 |
- |
7 |
Total de incidentes pendentes no Posto Avançado |
10 |
- |
10 |
*Incidentes sem vinculação a magistrado: 0001358-08.2017.5.06.0391, 0001359-90.2017.5.06.0391, 0001360-75.2017.5.06.0391, 0001362-45.2017.5.06.0391, 0001361-60.2017.5.06.0391, 0010667-58.2014.5.06.0391 e 0010230-17.2014.5.06.0391.
Fontes: Dados coletados na Secretaria do PAJT e no PJe, em 9/10/2017, Ã s 10h45.
3.4. Percentuais de produtividade do Juiz Substituto Adalberto Ellery Barreira Neto* no perÃodo de agosto de 2016 a agosto de 2017:
Mês |
AGOST./16 |
SET./16 |
OUT./16 |
NOV./16 |
DEZ./16 |
JAN./17 |
FEV./17 |
Sentenças |
152,00% |
142,42% |
106,67% |
67,83% |
121,57% |
190,48% |
73,64% |
Conciliados |
68,00% |
72,73% |
24,44% |
43,36% |
60,78% |
59,52% |
60,91% |
Mês |
MARÇO/17 |
ABRIL/17 |
MAIO/17 |
JUNHO/17 |
JULHO/17 |
AGOSTO/17 |
Sentenças |
132,31% |
114,06% |
145,83% |
65,00% |
233,33% |
100,00% |
Conciliados |
103,08% |
34,38% |
66,67% |
74,29% |
77,78% |
67,01% |
*O Juiz Adalberto Ellery Barreira Neto usufruiu férias nos perÃodos de 12/9/2016 a 11/10/2016 e de 3/7/2017 a 1.º/8/2017, com afastamento para curso de 16 a 20/1/2017, e, ainda, por licença médica de 14 a 17/3/2017.
4. AUDIÊNCIAS (REALIZADAS E DESIGNADAS):
4.1. Prazos (em dias) para designação de audiências, a contar de 2/10/2017:
Unidade Judiciária |
Inicial |
Instrução | ||||
SumarÃssimo |
Ordinário | |||||
2016 |
2017 |
2016 |
2017 |
2016 |
2017 | |
PAJT de Floresta |
111 |
37 |
238 |
169 |
195 |
170 |
Fontes: Informações extraÃdas do PJe e da Ata de Correição realizada em 2016.
4.2. Quantidade de processos em pauta de audiências por semana (média):
Unidade Judiciária |
Dias de audiências por semana |
Total de audiências | |||
SumarÃssimos |
Iniciais |
Instruções |
Razões Finais | ||
PAJT de Floresta |
3 (terças às quintas-feiras)* |
5 |
37 |
18 |
6 |
*As audiências ocorrem em todas as semanas desde julho de 2017, com designação em semanas alternadas quando da impossibilidade de designação de juÃzes substitutos.
Fontes: Informações extraÃdas do PJe, em 2/10/2017, relativas aos seguintes perÃodos: 10/7/2017 a 14/7/2017; 21/8/2017 a 25/8/2017; 18/9/2017 a 22/9/2017; e 2/10/2017 a 6/10/2017; e informações prestadas pelo Encarregado do Posto Avançado.
4.3. Assiduidade dos magistrados:
O cargo de Juiz Titular da Vara do Trabalho de Salgueiro, à qual o Termo (PAJT) de Floresta está vinculado, encontra-se vago , e o Juiz Substituto Adalberto Ellery Barreira Neto lá comparece, como regra, 3 (três) dias por semana. No Posto Avançado de Floresta, segundo informado pelo Diretor de Secretaria, continuam sendo realizadas 3 (três) sessões de audiência, das terças às quintas-feiras, em todas as semanas desde julho de 2017. Quando da ocorrência de pautas simultâneas nas Unidades, cada magistrado preside 3 (três) sessões.
5 . SITUAÇÃO DOS PROCESSOS ELETRÔNICOS EM 29/9/2017:
Agrupadores:
Tarefa |
Quantidade |
Processos com pagamentos |
01 |
Processos com pedido de sigilo nos documentos não apreciado |
01 |
Mandados devolvidos pelo Oficial de Justiça |
01 |
Processos aguardando encaminhamento do secretário de audiência (atas assinadas) |
37 |
Fase de Conhecimento:
Tarefa |
Quantidade |
Data |
Processo |
Aguardando audiência |
824 |
08/06/2017 |
|
Aguardando comprovantes bancários |
15 |
19/06/2017 |
|
Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos |
128 |
19/07/2016 |
|
Aguardando final do sobrestamento |
01 |
04/08/2017 |
|
Aguardando laudo pericial |
10 |
27/09/2017 |
|
Aguardando término dos prazos |
128 |
09/06/2017 |
|
Analisar Decisão |
11 |
28/09/2017 |
|
Analisar Despacho |
08 |
28/09/2017 |
|
Análise do Conhecimento* 6 |
78 |
14/07/2016 |
|
(Subpasta) Bacenjud e Renajud a fazer |
27 |
24/11/2016 |
|
(Subpasta) Diligência da secretaria |
01 |
13/09/2017 |
|
(Subpasta) Oficios e CPs para expedir ou devolver |
03 |
20/10/2016 |
|
Concluso ao magistrado* 8 |
51 |
24/08/2017 |
|
Cumprimento de providências |
01 |
26/09/2017 |
|
Intimações automáticas com pendências - Con |
03 |
27/09/2017 |
|
Minutar Decisão |
01 |
27/09/2017 |
|
Minutar Despacho - Conversão em diligência |
01 |
28/09/2017 |
|
Minutar expediente da secretaria * 10 |
10 |
24/07/2017 |
|
Minutar sentença |
126 |
15/06/2017 |
|
Prazos vencidos |
14 |
26/08/2017 |
|
Preparar ato de comunicação |
02 |
27/09/2017 |
|
Preparar comunicação |
02 |
11/09/2017 |
|
Triagem Inicial |
59 |
08/09/2017 |
|
OBSERVAÇÕES | |||
*¹ Audiência inicial designada para 7/11/2017. *² Última parcela do acordo (12.ª) vencida desde 10/7/2017. *³ Processo suspenso até o cumprimento de todas as parcelas do acordo (30/10/2017), conforme consignado em audiência. * 4 Audiência de e ncerramento da instrução e de renovação da proposta conciliatória designada para 8/2/2018. * 5 Intimação de sentença com esgotamento do prazo na data indicada. * 6 Inexistem processos na subpasta “ Contadoria - Cálculos e Informaçõesâ€. * 7 Encontra-se na subpasta “Certificar†onde existem, ao todo, 19 (dezenove) processos. * 8 Processos sem conclusão nominal ao magistrado. * 9 Processo se encontra na subpasta “Alvarás para fazer - Partes/Advogadosâ€. * 10 Inexistem processos nas subpastas “CPE para fazerâ€, “CPIs para fazer†e “OFÃCIOS para fazerâ€. |
Fase de Liquidação:
Tarefa |
Quantidade |
Data |
Processo |
Aguardando Cumprimento de Providência - Liq |
03 |
21/06/2017 |
|
Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos |
01 |
22/09/2017 |
|
Aguardando cálculo - Secretaria |
40 |
04/08/2017 |
|
Aguardando laudo pericial |
09 |
04/07/2017 |
|
Aguardando término dos prazos |
23 |
18/08/2017 |
|
Analisar Decisão - Liq |
01 |
29/09/2017 |
|
Analisar Despacho - Liq |
02 |
28/09/2017 |
|
Análise de Liquidação |
04 |
26/09/2017 |
|
Concluso ao magistrado - Liq |
07 |
27/09/2017 |
|
Controle de pericia |
04 |
18/09/2017 |
|
Cumprimento de providências |
01 |
15/08/2017 |
|
Designar perÃcia |
01 |
04/07/2017 |
|
Operações de perÃcia |
01 |
29/08/2017 |
|
Prazos vencidos |
14 |
11/07/2017 |
|
Preparar comunicação |
01 |
04/09/2017 |
|
OBSERVAÇÃO | |||
*¹ Laudo pericial juntado aos autos em 23/8/2017. |
Fase de Execução:
Tarefa |
Quantidade |
Data |
Processo |
Aguardando atualização de cálculo |
01 |
03/08/2017 |
|
Aguardando comprovantes bancários |
44 |
13/07/2017 |
|
Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos |
30 |
06/01/2017 |
|
Aguardando cálculo - Secretaria |
09 |
19/07/2017 |
|
Aguardando final do sobrestamento |
02 |
22/09/2017 |
|
Aguardando laudo pericial |
01 |
26/09/2017 |
|
Aguardando recebimento de crédito |
01 |
06/07/2017 |
|
Aguardando término dos prazos |
93 |
07/11/2016 |
|
Analisar Decisão - Exec |
01 |
22/09/2017 |
|
Analisar expediente da secretaria |
03 |
28/09/2017 |
|
Análise de Execução |
217 |
22/05/2017 |
|
(Subpasta) Alvará para fazer |
12 |
19/07/2017 |
|
(Subpasta) CPs/Oficios para devolver/expedir |
04 |
06/06/2017 |
|
(Subpasta) Certificar |
04 |
11/07/2017 |
|
(Subpasta) Emitir CHC |
04 |
18/07/2017 |
|
(Subpasta) Incluir/excluir do BNDT |
09 |
24/07/2017 |
|
(Subpasta) Marcar praça/leilão |
01 |
19/06/2016 |
|
BacenJud* 7 |
04 |
25/09/2017 |
|
Concluso ao magistrado - Exec* 8 |
26 |
12/07/2017 |
|
Cumprimento de providências |
16 |
16/03/2017 |
|
Intimações automáticas com pendências - Exec |
01 |
28/09/2017 |
|
Minutar Decisão - Exec |
04 |
13/09/2017 |
|
Minutar expediente da secretaria* 10 |
21 |
31/08/2016 |
|
Minutar sentença - Exec |
01 |
25/09/2017 |
|
Prazos vencidos |
31 |
18/07/2017 |
|
Preparar comunicação |
01 |
04/09/2017 |
|
Registrar pagamentos ou despesas processuais |
02 |
17/07/2017 |
|
SerasaJud |
01 |
06/09/2017 |
|
OBSERVAÇÕES | |||
*¹ Processo com última parcela do acordo (3.ª) vencida desde 30/12/2016. *² Execução suspensa pelo prazo de 1 (um) ano, nos termos dos despachos de Id. 2de0426 e 75a3354. *³ Oficiado ao setor de precatórios do E. TRT, conforme certidão emitida nos autos na data indicada. * 4 Processo pendente de certificação para os devidos fins. * 5 Citação postal devolvida, mas o processo na subpasta “Bacenjud para fazer †a partir da data indicada, onde existem, ao todo 76 processos. * 6 Despacho “ à hasta pública†desde a data indicada. * 7 Todos os processos encontram-se na subpasta “Aguardando respostaâ€. * 8 Processos sem conclusão nominal ao magistrado. * 9 Pendente de certificação para fins de eventual arquivamento, nos termos do despacho de Id. 66c5c78. * 10 Inexistem processos nas subpastas “ Alvarás para fazer - Recolhimentos e Transferênciasâ€, “CPE para fazer†e “CPIs para fazerâ€. * 11 Na subpasta “OfÃcios para fazer†onde existem, ao todo, 08 (oito) processos. |
6. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS FÃSICOS EM 9/10/2017
NATUREZA |
QUANTIDADE |
DATA MAIS ANTIGA |
PROCESSO | |
Cargas |
Advogados |
-- |
-- |
-- |
Perito |
-- |
-- |
-- | |
Terceiros |
-- |
-- |
-- | |
Petições a juntar aos autos |
16 |
6/7/2017 |
0000042-97.2011.5.06.0381 | |
Processos conclusos para despacho |
5 |
29/9/2017 |
0000572-33.2013.5.06.0381 | |
Consultas convênios a realizar (BACEN/JUCEPE/INFOJUD/DETRAN) |
19 |
16/5/2017 |
0000208-61.2013.5.06.0381 | |
Praças a marcar |
3 |
16/1/2017 |
0000089-66.2014.5.06.0381 | |
Processos no setor de cálculos |
14 |
17/11/2016 |
0000100-96.1994.5.06.0381 *1 | |
Processos para serem remetidos ao TRT |
-- |
-- |
-- |
* 1 Cuida-se de processo “paiâ€, relativo à execução conjunta de aproximadamente 300 (trezentos) processos, pendente de rateio no tocante ao valor bloqueado.
*Em relação às certidões/diligências, a mais antiga data de 25/8/2017 (processo n.º 0000816-59.2013.5.06.0381).
*No tocante aos alvarás, ofÃcios e praças a realizar, não existem pendências.
*Quanto aos mandados, o mais antigo data de 12/6/2017 (processo n.º 0000982-96.2010.5.06.0381).
*Em relação às notificações, a mais antiga data de 3/10/2017 (processo n.º 0000421-04.2012.5.06.0381 ).
*Quanto aos processos digitalizados (CLE), não se verificou a conversão de feitos.
Fonte: Informações colhidas na Secretaria da Vara do Trabalho e no SIAJ.
7. ITENS DE EXAME E REGISTRO OBRIGATÓRIOS (Art. 26 da Consolidação dos Provimentos da CGJT):
Com base nos autos e sistemas analisados, verificou-se que o JuÃzo:
- registra no sistema informatizado os atos processuais relevantes;
- emite pronunciamento explÃcito acerca da admissibilidade dos recursos, segundo constatado nos processos n.º s 0002271-58.2015.5.06.0391 e 0001586-17.2016.5.06.0391;
- ordena, de ofÃcio , a imediata liberação do depósito recursal, nos casos em que, após a liquidação, seja apurado crédito de valor inequivocamente superior ao depositado, consoante informações prestadas pelo Diretor de Secretaria;
- exaure as iniciativas do juÃzo objetivando tornar exitosa a execução, porém se constatou a não emissão da Certidão de Crédito Trabalhista (em contrariedade ao artigo 88 da Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral). Observou-se a expedição da Certidão de Arquivamento Provisório, prevista no art. 77 da referida norma, como, por exemplo, se verifica nos processos n.ºs 0000583-96.2012.5.06.0391, 0000587-36.2012.5.06.0391 e 0000581-29.2012.5.06.0391;
- faz uso regular das ferramentas eletrônicas: Bacenjud, Detran, Renajud, Jucepe, Infojud e Serpro, consoante observado nos processos n.ºs. 0000113-59.2017.5.06.0391, 0000286-83.2017.5.06.0391, 0010128-92.2014.5.06.0391, 0010831-23.2014.5.06.0391, 0001151-77.2015.5.06.0391, 0001983-76.2016.5.06.0391, 0001082-45.2015.5.06.0391, 0010315-03.2014.5.06.0391. De acordo com o Relatório sobre Ordens Judiciais, foram realizados, no perÃodo de janeiro de 2016 a setembro de 2017, 417 (quatrocentos e dezessete) bloqueios, 209 (duzentos e nove) desbloqueios e 210 (duzentas e dez) transferências. No mês de setembro de 2017, constavam 13 (treze) bloqueios pendentes de providência;
- determina a citação dos sócios, nos casos de desconsideração da personalidade jurÃdica da empresa executada, com a devida inclusão dos seus nomes no sistema, no polo passivo da demanda, conforme observado nos processos n.ºs 0000662-46.2010.5.06.0391 e 0000098-38.2010.5.06.0391; e
- inclui, em pauta, processos para tentativa de conciliação, na fase de execução quando solicitado pelas partes e, ainda, na Semana Nacional de Conciliação.
Quanto aos demais aspectos (assiduidade dos magistrados, pauta de audiências e produtividade) encontram-se registrados nos itens 3 e 4.
8. OBSERVAÇÕES/PENDÊNCIAS REFERENTES À SECRETARIA DO POSTO AVANÇADO:
- Na análise, por amostragem, nas carteiras que integram a Secretaria do Posto Avançado, verificou-se regular organização e cumprimento das normas procedimentais a serem seguidas pelas unidades judiciárias de primeira instância, cabendo, entretanto, maior controle em relação à s praças a marcar (pendência desde 16/1/2017 no processo n.º 0000089-66.2014.5.06.0381), consulta de convênio (pendência desde 16/5/2017 no processo n.º 0000208-61.2013.5.06.0381, e cumprimento de mandado (pendência desde 12/6/2017 no processo n.º 0000982-96.2010.5.06.0381). Quanto aos processos digitais, constatou-se regular controle da tramitação dos feitos, conforme quadros do item 5 elaborados no dia 29/9/2017, ressaltando-se a boa utilização da ferramenta “agrupadoresâ€, porém há necessidade de maior controle dos atos de secretaria, em face, por exemplo, das seguintes pendências: término dos prazos desde 7/11/2016 (proc. 0010584-46.2014.5.06.0391) e 9/6/2017 (proc. 0000019-48.2016.5.06.0391), BACEN desde 24/11/2016 (proc. 0001986-65.2015.5.06.0391), providência relativa à carta precatória desde 20/10/2016 (proc. 0001418-15.2016.5.06.0391), minutar expediente de secretaria desde 24/7/2017 (proc. 0001385-25.2016.5.06.0391), certificar sobre juntada de laudo pericial desde 23/8/2017 (proc. 0000826-05.2015.5.06.0391), e certificar desde 11/7/2017 (proc. 0010011-04.2014.5.06.0391). Na inspeção realizada pelo juÃzo de primeiro grau, no perÃodo de 9 a 13 de janeiro de 2017, em 2.538 (dois mil, quinhentos e trinta e oito) processos, registraram-se dentre outros dados: a) erros na numeração das páginas de alguns processos fÃsicos, saneados no curso da inspeção; b) inexistência de ordens judiciais com bloqueios pendentes junto ao BACENJUD; c) 883 (oitocentos e oitenta e três) processos na fase de execução; d) inexistência de processos fora de pauta ou convertidos em diligência; e) 127 (cento e vinte e sete) processos sem tramitação há mais de 60 dias; f) ausência de processos com carga vencida; e g) 26 (vinte e seis) processos com execução suspensa;
- Existem 28 (vinte e oito) CTPS’s sob custódia da Secretaria da Vara, e, deste total, 18 (dezoito) são relativas a processos arquivados (0006300-17.1997.5.06.0381, 0000064-24.2012.5.06.0381, 0006400-59.2003.5.06.0381, 0007500-10.2007.5.06.0381, 0017200-20.2001.5.06.0381, 0017800-41.2001.5.06.0381, 0027600-59.2002.5.06.0381, 0027800-66.2002.5.06.0381, 0000432-33.2012.5.06.0381, 0000433-18.2012.5.06.0381, 0000434-03.2012.5.06.0381, 0000437-55.2012.5.06.0381, 0000438-40.2012.5.06.0381, 0000439-25.2012.5.06.0381, 0000574-37.2012.5.06.0381, 0000634-10.2012.5.06.0381, 0000824-41.2010.5.06.0381 e 0000821-86.2010.5.06.0381). Indagado acerca das medidas adotadas para a diminuição do passivo desses documentos, o Encarregado do PAJT esclareceu que se procede à intimação do advogado para que instigue o seu cliente a comparecer à Secretaria para receber a CTPS, e, em caso de falha dessa primeira medida, determina-se a realização de diligência, visando à entrega do dito documento por meio de oficial de justiça;
- O JuÃzo prolata, eventualmente, sentenças de forma lÃquida, e utiliza o programa de cálculos PJe-Calc , conforme preconizado pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ e Conselho Superior da Justiça do Trabalho – CSJT. Registrou-se, ainda, que, após o trânsito em julgado, a Vara tem a prática de determinar a notificação da reclamada para apresentar os cálculos de liquidação, desde que a demandada seja solvente. Caso contrário, as contas são formuladas pela própria Contadoria da Vara. E, a depender da complexidade dos cálculos, os autos são encaminhados ao perito contábil;
- Conforme relatórios fornecidos pela Seção de Gestão Negocial dos Sistemas do PJE e do e-Gestão, vinculada à Secretaria da Presidência deste Tribunal, há necessidade da Secretaria do Posto Avançado proceder a registros no PJE, de modo a regularizar a estatÃstica da unidade, no tocante aos processos especificados no OfÃcio Circular n.º 458/2017. A Corregedoria reconhece que não houve orientação sobre tais procedimentos à época, entretanto, a correção do passivo se impõe, de modo a refletir a realidade da estatÃstica da Vara;
- Em relação ao lapso temporal anteriormente correicionado, observou-se, no tocante aos dados colhidos nesta oportunidade, redução do prazo médio para realização das audiências, em outubro de 2017, da inicial, no rito sumarÃssimo, em 74 (setenta e quatro) dias, no ordinário, em 69 (sessenta e nove dias), e da audiência de instrução em 25 (vinte e cinco) dias.
9. PEDIDOS DE PROVIDÊNCIAS E RECLAMAÇÕES CORREICIONAIS :
No tocante ao perÃodo de 1.º de janeiro de 2016 até a presente data, não houve a formalização de pedido de providência ou reclamação correicional em face desta unidade judiciária.
10. RECOMENDAÇÕES:
- Prolatar o magistrado Airam Clemente Torres de Araújo , prioritariamente e no menor espaço de tempo possÃvel, as sentenças com prazo vencido, conforme relação especificada no item 3.3, devendo, sempre, atentar ao prescrito no ATO n.º 1/CGJT, de 10 de fevereiro de 2017, haja vista o controle exercido por esta Corregedoria Regional a evitar que decisões não ultrapassem a tolerância admitida pela citada norma. Considerando que esse juiz não se encontrava presente no momento da correição, deverá a Secretaria da Corregedoria Regional encaminhar-lhe comunicação para que tome ciência;
- Empreender esforços com o objetivo de reduzir os prazos médios de audiências no rito sumarÃssimo, estabelecendo como meta o prazo máximo de 15 (quinze) dias, conforme determina o inciso III do art. 852-B da CLT. Nos processos de rito ordinário, observar “o prazo médio de duração do processo – fase de conhecimento – de até 200 (duzentos) dias, atentando-se ao limite legal para publicação de sentença†– Resolução Administrativa TRT n.º 03/2015, artigo 14, § 2.º (Provimento TRT-CRT n.º 03/2010);
- Impulsionar os processos sem movimentação há mais de 60 (sessenta) dias;
- Fomentar a inclusão de processos de execução na pauta de audiências para tentativa de conciliação, consoante disposto no art. 76, II, da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho: “ promover a realização semanal de audiências de conciliação em processos na fase de execução, independentemente de requerimento das partes, selecionando-se aqueles com maior possibilidade de êxito na composição â€.
- Observar regular e integralmente as normas procedimentais prescritas no artigo 88 e Anexo V da Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho, em relação à expedição de Certidão de Crédito Trabalhista;
- Realizar a verificação periódica, no Sistema BacenJud, quanto à existência de alguma ordem judicial “pendente de providênciaâ€, ou mesmo “não lidaâ€, adotando-se a medida cabÃvel, seja de transferência dos valores bloqueados para contas judiciais (para posterior liberação aos exequentes) ou desbloqueios daquelas importâncias que não interessem à execução – Consolidação de Provimentos da CGJT, Art. 99;
- Enfatizar, entre os usuários (servidores e magistrados) da Vara, a importância da correta inserção de dados no PJE, pois eles são extraÃdos, através das remessas, transformados e gravados, e essas informações alimentam o e-Gestão, gerando os relatórios gerenciais e a estatÃstica oficial da Justiça do Trabalho;
- Continuar a realizar a análise periódica da ferramenta “agrupadoresâ€, a fim de evitar a permanência de processos em tarefas já superadas. Os processos devem ser retirados de tal lista assim que realizado o ato respectivo;
- Proceder à “conclusão ao magistradoâ€, especificando o tipo (sentenças, decisões ou despachos), sem necessidade de despacho para tal finalidade, pela importância desse dado para a estatÃstica deste Regional, e, ainda, com a cautela necessária, em face da impossibilidade de cancelamento da “conclusão†em relação à s sentenças, o que enseja, em caso de equÃvoco do servidor, a necessidade de o magistrado proceder à “conversão do julgamento em diligência†para que se possa realizar nova conclusão. Deve, ainda, ser selecionado o magistrado em tempo real, com a devida gravação no sistema, a fim de que seja contabilizado o prazo para prolação da decisão corretamente, e, no caso da sentença, tão logo encerrada a instrução. Em relação à s decisões de antecipação de tutela, também proceder à imediata conclusão com a especificação do magistrado, de modo a possibilitar o controle do prazo e garantir a veracidade dos dados estatÃsticos. No tocante aos embargos de declaração, havendo necessidade de intimar a parte contrária, proceder à conclusão para julgamento tão logo encerrado o prazo, também sem necessidade de despacho, por se tratar de ato ordinário da secretaria. Tratando-se de juiz substituto da reserva técnica, proceder à imediata conclusão no sistema, com informação de tal fato, por e-mail funcional, ao magistrado, inclusive porque possui acesso restrito à unidade na qual atua;
- Efetivar a conclusão para julgamento dos embargos de declaração ao magistrado que se encontrar em exercÃcio na Vara, quando aquele que prolatou a sentença embargada se encontrar afastado por mais de 30 dias, em conformidade com o art. 8.º, § 3.º, do Provimento n.º 03/2015 desta Corregedoria Regional;
- Persistir no cumprimento das diligências determinadas pelo Tribunal, em grau de recurso, em prazo razoável, bem assim proceder ao correto cadastramento das partes quando do envio dos recursos ao Tribunal, inclusive em relação ao recurso ordinário em rito sumarÃssimo, de modo a evitar equÃvoco quando da distribuição da classe processual na segunda instância;
- Registrar, no sistema PJE, o recolhimento das custas, emolumentos, contribuição previdenciária e imposto de renda. Após as orientações sobre a necessidade de tal anotação, o Setor de EstatÃstica do Tribunal constatou acréscimo considerável no registro de tais arrecadações, conforme quadro demonstrativo entre os meses de janeiro a março de 2016 e janeiro a março de 2017, numa variação de 115,94% no tocante à s custas processuais, de 498,05% em relação aos emolumentos, de 71,16% no pertinente à s contribuições previdenciárias, de 32,62% no que diz respeito ao imposto de renda, e de 283,18% quanto à s multas aplicadas pelos órgãos de fiscalização das relações de trabalho; e
- Persistir no estÃmulo, entre os servidores, de práticas de sustentabilidade, racionalização e consumo consciente de materiais e serviços de responsabilidade socioambiental, visando ao uso sustentável dos recursos naturais e dos bens públicos, bem como ao aperfeiçoamento contÃnuo da qualidade do gasto público realizado pelo Tribunal, a teor da Resolução n.º 201 do CNJ de 3/3/2015.
11. BOAS PRÃTICAS RELATADAS PELO JUÃZO:
Noticiou-se que as boas práticas, relacionadas na ata de correição de 2016, continuam sendo desempenhadas nesta unidade judiciária, motivo pelo qual procede à sua renovação:
- Elaboração de minuta de despacho pelo mesmo servidor que certificar nos autos;
- Força de alvará a despachos e atas de audiência;
- Expedição de alvará único constando a liberação de créditos, recolhimentos de custas, IRPF e INSS, com guia GPS no corpo do alvará;
- Liberação imediata do depósito recursal, após o trânsito em julgado, quando possÃvel;
- Transferência dos depósitos recursais para conta judicial à disposição do JuÃzo em processos devolvidos do TRT, pendentes de julgamento de Recurso de Revista/Agravo de Instrumento;
- Consulta e extração do comprovante de saque dos alvarás destinados ao reclamante, reclamado e seu patrono, através do endereço eletrônico: https;//www63.bb.com.br/portalbb/ djo/id/resgaste/dadosResgate,802,4647,500828,0,1,bbx?_ga=1.6912.2520.897226497.147379 0607; e
- Utilização do programa PJeCalc na liquidação dos julgados.
12. SOLICITAÇÕES DO JUÃZO:
- Substituição do ar-condicionado da Secretaria, porque não atinge a temperatura programada, acarretando consumo alto sem a adequada refrigeração;
- Troca do aparelho de ar-condicionado “tipo janela†da sala do encarregado do PAJT por um “tipo splitâ€, o que irá viabilizar a economia de energia e melhor ambiente mais saudável/confortável;
- Instalação de impressora no gabinete do magistrado; e
- Substituição da impressora da sala de audiências.
Encerrados os trabalhos, a ExcelentÃssima Corregedora Regional, Desembargadora Dione Nunes Furtado da Silva, agradeceu a fraternal acolhida e a colaboração prestada pela ExcelentÃssima JuÃza Substituta, e pelos servidores do Posto Avançado, determinando que, lavrada e assinada, fosse disponibilizada esta ata na página da Corregedoria, no sÃtio deste Regional ( www.trt6.jus.br ), além de publicada, em sua Ãntegra, no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho – DEJT, entregando cópia à Unidade Judiciária sob correição (neste ato), Presidência do Egrégio Regional, e Secretaria Administrativa, para conhecimento e providências pertinentes. Firmam a presente ata a ExcelentÃssima Desembargadora Corregedora Regional e a Secretária da Corregedoria Regional.
DIONE NUNES FURTADO DA SILVA
Desembargadora Corregedora Regional
NOÊMIA MARIA GOMES DE OLIVEIRA
Secretária da Corregedoria Regional
Ata Correição 55 - 2017 de 9/10/2017.