ATA DA CORREIÇÃO ORDINÃRIA REALIZADA NA 5.ª VARA DO TRABALHO DO RECIFE, EM 5 DE OUTUBRO DE 2017.

Aos 5 (cinco) dias do mês de outubro de 2017, às 8 (oito) horas, compareceu à sede da 5.ª Vara do Trabalho do Recife, situada na Avenida Mascarenhas de Morais, n.º 4.631, Fórum Advogado José Barbosa de Araújo, Imbiribeira, Recife/PE, a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional do TRT da 6.ª Região, Dr.ª Dione Nunes Furtado da Silva , acompanhada pelos servidores Noêmia Maria Gomes de Oliveira (Secretária da Corregedoria), Vânia Rodrigues de Santana Cunha (Assessora de Gabinete), Rosanna de Freitas Monteiro (Assistente de Gabinete), e Henrique Bezerra Valença (Assistente Secretário), para realizar a Correição Ordinária veiculada no Edital n.º 05/2017, disponibilizado no Diário Eletrônico do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região em 7/6/2017, e considerado publicado em 8/6/2017. Referido edital se encontrava devidamente afixado no átrio da Secretaria da referida unidade, possibilitando sua plena divulgação e visualização pelo público local.

Presentes, nesta ocasião, o Excelentíssimo Juiz Titular, Dr. Hélio Luiz Fernandes Galvão, a Excelentíssima Juíza do Trabalho Substituta Auxiliar, Dra. Necy Lapenda Pessoa de Albuquerque Azevedo (apesar de se encontrar em gozo de férias), o Diretor de Secretaria, Bel. Henrique José Lins da Costa, e os demais servidores ali lotados: Maria de Fátima Ferreira da Silva, Alexandre Carvalho Ferraz, Rômulo Araújo de Almeida Filho, Fernando de Melo e Silva Viveiros, Rafaela Simões Fernandes Duque, Simone Dantas Arruda Gesteira, Cláudia de Holanda Barbosa Medina, Marcel Coutinho Canuto, Daniele Luíze de Lima Rios, e Roberto Gonçalves de Albuquerque, além da estagiária de Direito Julyana Caldas Veras. Ausentes a funcionária Vandessa Cristina Monteiro Lopes (licença médica) e os estagiários Pedro Peres e Paulo Fonseca de Souza (afastamento autorizado).

Com base nos dados extraídos do SIAJ, PJe, e-Gestão e Sistema de Pessoal; nas informações consolidadas pela Seção de Estatística; no exame dos procedimentos adotados na Secretaria da Vara e dos processos em tramitação, e, ainda, dos dados colhidos na inspeção judicial realizada no período de 9 a 13 de janeiro de 2017, a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional determinou o registro das informações e recomendações que seguem.

1. MAGISTRADOS:

JUIZ TITULAR/JUÃZA SUBSTITUTA

PERÃODO DE ATUAÇÃO

Hélio Luiz Fernandes Galvão

Desde 9/2/2006

(Ato TRT-GP n.º 123/2006)

Necy Lapenda Pessoa de Albuquerque Azevedo

Desde 14/3/2016

(Portaria TRT-GCR n.º 033/2016)

2. QUADRO ATUAL DE SERVIDORES:

NOME

CARGO

FUNÇÃO

Henrique José Lins da Costa

Técnico Judiciário

Diretor de Secretaria

Maria de Fátima Ferreira da Silva

Técnica Judiciária

Assistente de Diretor

Alexandre Carvalho Ferraz

Técnico Judiciário

Assistente de Juiz

Rômulo Araújo de Almeida Filho

Técnico Judiciário

Assistente de Juiz

Fernando de Melo e Silva Viveiros

Técnico Judiciário

Calculista

---

---

Calculista

Rafaela Simões Fernandes Duque

Técnica Judiciária

Secretária de Audiência

Simone Dantas Arruda Gesteira

Técnica Judiciária

Secretária de Audiência

Vandessa Cristina Monteiro Lopes

Técnica Judiciária

Assistente

Cláudia de Holanda Barbosa Medina

Analista Judiciária

Assistente

Marcel Coutinho Canuto

Analista Judiciário

-

Daniele Luíze de Lima Rios

Técnica Judiciária

-

Roberto Gonçalves de Albuquerque

Técnico Judiciário

-

3. Produtividade dos Juízes na Unidade:

3.1. Quantidade de Audiências, Sentenças, Conciliações e Incidentes por Juiz (a):

Atuação dos Magistrados na

5.ª VT do Recife

Audiências*

Sentenças de mérito

Conciliações

Incidentes processuais

Hélio Luiz Fernandes Galvão

2.056

493

366

326

Necy Lapenda Pessoa de Albuquerque de Azevedo

1.228

340

205

151

Arthur Ferreira Soares

31

8

7

1

Claudia Christina Santos R. de Lima Mendonça

-

3

-

2

Daniella Cristiane Rodrigues Ferreira

-

1

-

-

Débora de Souza Silva Lima

1

3

-

-

Edson Luis Bryk

38

5

14

3

Eduardo Henrique Brennand Dornelas Câmara

111

-

100

-

Evellyne Ferraz Correia

17

10

3

8

Kevia Duarte Muniz

-

1

-

-

Leandro Fernandez Teixeira

56

19

8

4

Paloma Daniele Borges dos Santos Costa

34

3

9

-

Roberta Vance Harrop

-

1

-

-

Rodrigo Samico Carneiro

18

3

2

1

Tatyana de Siqueira Alves Pereira Rodrigues Rocha

-

21

-

9

Total

3.590

911

714

505

*Exceto audiências de julgamento.

Fontes: Relatórios extraídos do e-Gestão (Audiências realizadas, Solucionados por magistrado, e Incidentes processuais julgados por magistrado).

Período analisado: 1.º/9/2016 a 31/8/2017.

3.2. Prazo médio (em dias) para julgamento de mérito na unidade, da conclusão até a prolação da sentença (apenas PJe):

Atuação dos Magistrados na 5.ª VT do Recife

Prazo* médio para julgamento de sentenças de mérito

Hélio Luiz Fernandes Galvão

17

Necy Lapenda Pessoa de Albuquerque de Azevedo

6

Arthur Ferreira Soares

36

Daniella Cristiane Rodrigues Ferreira

1

Débora de Souza Silva Lima

41

Edson Luis Bryk

28

Evellyne Ferraz Correia

178

Leandro Fernandez Teixeira

2

Paloma Daniele Borges dos Santos Costa

31

Rodrigo Samico Carneiro

49

Tatyana de Siqueira Alves Pereira Rodrigues Rocha

33

Prazo médio para julgar na unidade

16

*Apuração leva em conta somente processos eletrônicos e não deduz os períodos de afastamento dos magistrados, tais como férias, licenças, cursos e outros, em face da falta de integração entre os sistemas de pessoal e judicial.

Fontes: Relatório extraído do e-Gestão (Prazos Médios, em dias, da conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado - PJe).

Período analisado: 1.º/9/2016 a 31/8/2017.

3.3. Sentenças de mérito (conhecimento) pendentes de julgamento:

Magistrados com sentenças pendentes na

5.ª VT do Recife

No prazo

Prazo vencido

Total

Hélio Luiz Fernandes Galvão

9

-

9

Edson Luís Bryk

-

4

4

Evellyne Ferraz Correia

-

4

4

José Augusto Segundo Neto

10

-

10

Levi Pereira de Oliveira

1

-

1

Roberta Vance Harrop

3

-

3

Total de sentenças pendentes na Vara

23

8

31

Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade do magistrado Edson Luís Bryk: 0000237-36.2017.5.06.0005, 0001640-11.2015.5.06.0005, 0001786-52.2015.5.06.0005 e 0001669-61.2015.5.06.0005.

Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade da magistrada Evellyne Ferraz Correia: 0000816-86.2014.5.06.0005, 0000831-55.2014.5.06.0005, 0001296-64.2014.5.06.0005 e 0001318-25.2014.5.06.0005.

Fontes: Dados extraídos de “Relatório de decisões em aberto/proferidasâ€, e PJe, em 5/10/2017, às 9h30.

3.4. Incidentes processuais pendentes de julgamento:

Magistrados com Incidentes Processuais pendentes na 5.ª VT do Recife

No prazo

Prazo vencido

Total

Necy Lapenda Pessoa de Albuquerque de Azevedo

7

-

7

Evellyne Ferraz Correia

-

3

3

-----------------------------------*

1

-

1

Total de incidentes pendentes na Vara

8

3

11

*Incidente sem vinculação a magistrado, porém ainda no prazo da Secretaria para prática de tal ato: 0001452-47.2017.5.06.0005.

Incidentes com prazo vencido sob a responsabilidade da magistrada Evellyne Ferraz Correia: 0000184-26.2015.5.06.0005, 0000095-03.2015.5.06.0005 e 0000549-17.2014.5.06.0005.

Fontes: Dados coletados na Secretaria da Vara e no PJe, em 5/10/2017, às 10h30.

3.5. Produtividade da Vara:

Unidade Judiciária

Quantidades

Prazo médio para julgamento (PJe)

Sentenças de mérito

Incidentes processuais

Conciliações

5.ª VT do Recife

911

505

714

16

Fontes: Relatórios extraídos do e-Gestão: Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado; e Prazos Médios (em dias) da Conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe).

Período analisado: 1.º/9/2016 a 31/8/2017.

3.6. Percentuais de produtividade do juiz titular e da juíza substituta no período de agosto de 2016 a julho de 2017:

- Juiz Hélio Luiz Fernandes Galvão*

Mês

AGOST./16

SET./16

OUT./16

NOV./16

DEZ./16

JAN./17

FEV./17

Sentenças

361,11%

101,14%

150,82%

158,82%

151,35%

173,17%

104,69%

Conciliados

38,89%

43,18%

67,21%

56,86%

54,05%

51,22%

40,63%

Mês

MARÇO/17

ABRIL/17

MAIO/17

JUNHO/17

JULHO/17

Sentenças

108,33%

122,45%

144,83%

90,91%

102,53%

Conciliados

44,05%

61,22%

43,10%

28,57%

37,97%

* O Juiz Hélio Luiz Fernandes Galvão usufruiu férias nos períodos de 1.º a 30/8/2016, 21 a 22/12/2016, e 17/4/2017 a 16/5/2017.

- Juíza Necy Lapenda Pessoa de Albuquerque de Azevedo*

Mês

AGOST./16

SET./16

OUT./16

NOV./16

DEZ./16

JAN./17

FEV./17

Sentenças

154,55%

258,33%

112,50%

163,89%

208,33%

166,67%

144,74%

Conciliados

77,27%

50,00%

43,75%

30,56%

91,67%

66,67%

39,47%

Mês

MARÇO/17

ABRIL/17

MAIO/17

JUNHO/17

JULHO/17

Sentenças

158,54%

175,76%

147,17%

95,74%

112,90%

Conciliados

65,85%

45,45%

94,34%

42,55%

54,84%

* A Juíza Necy Lapenda Pessoa de Albuquerque de Azevedo usufruiu férias de 12/9/2016 a 11/10/2016, afastando-se, ainda, para participar de curso nos períodos de 17 a 21/10/2016, 16 a 20/1/2017 e 30 a 31/3/2017, por licença médica de 23 a 27/1/2017 e de 10 a 11/5/2017, e por compensação em 15/6/2017.

4. AUDIÊNCIAS (REALIZADAS E DESIGNADAS):

4.1. Prazos médios, em dias, até a realização das audiências (a partir do ajuizamento):

Unidade Judiciária

Inicial

Instrução

Decisão

Sumaríssimo

Ordinário

Sumaríssimo

Ordinário

Sumaríssimo

Ordinário

5.ª VT do Recife

74

97

109

400

99

392

Fonte: Dados extraídos do e-Gestão (Prazos médios – fase de conhecimento).

Período analisado: 1.º/9/2016 a 31/8/2017.

4.2. Prazos (em dias) para designação de audiências, a contar de 26/9/2017:

Unidade Judiciária

Inicial

Instrução

Sumaríssimo

Ordinário

2016

2017

2016

2017

2016

2017

5.ª VT do Recife

106

64

127

119

402

345

Fontes: Informações extraídas do PJe e da Ata de Correição realizada em 2016.

4.3. Assiduidade dos magistrados:

Segundo informações prestadas pelo Diretor de Secretaria, as audiências são realizadas das segundas às sextas-feiras. O Juiz Titular, Dr. Hélio Luiz Fernandes Galvão, e a Juíza Auxiliar, Dra. Necy Lapenda Pessoa de Albuquerque de Azevedo, presidem 2 ou 3 sessões de audiência por semana, alternadamente. Não obstante, ambos magistrados comparecem à Unidade Judiciária diariamente.

4.4. Quantidade de processos em pauta de audiências por semana (média):

Unidade Judiciária

Dias de audiências por semana

Total de audiências

Sumaríssimos

Iniciais

Instruções

Razões Finais

5.ª VT do Recife

5 (segundas às sextas-feiras)

10 a 16

32

24 a 25

7 a 8

Fontes: Informações extraídas do PJe, em 26/9/2017, relativas aos seguintes períodos: 17/7/2017 a 21/7/2017; 21/8/2017 a 25/8/2017; 18/9/2017 a 22/9/2017; e 2/10/2017 a 6/10/2017; e informações prestadas pelo Diretor de Secretaria da Vara.

5. MOVIMENTAÇÃO PROCESSUAL:

5.1. Quantidade de ações trabalhistas ajuizadas na unidade - Físicos e PJe:

Unidade Judiciária

2015

2016

2017

(até 25/9/2017)

5.ª VT do Recife

1.700

1.738

1.387

Fontes: Consolidação da Estatística, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Casos Novos por Distribuição e Redistribuídos), e PJe.

5.2. Processos remanescentes (congestionamento):

Unidade Judiciária

SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2016

SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2017

Pendentes de julgamento*

Processos demais fases

Total

Pendentes de julgamento*

Processos demais fases

Total

5.ª VT do Recife

100

4.226

4.326

31

4.296

4.327

*Pendentes de julgamento: Processos com instrução encerrada, aguardando prolação de sentença.

Fontes: Consolidação da Estatística, Relatórios Gerenciais, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Processos Pendentes de Solução) e PJe.

5.3. Quantidade de processos em tramitação:

Unidade Judiciária

Processos em tramitação em 27/9/2017

Físicos

PJe

5.ª VT do Recife

613

3.263

Fonte: Relatório Gerencial (Processos em tramitação na Vara) e PJe-JT.

5.4. Quantidade de processos nas principais fases processuais ( pendentes de solução ):

Unidade Judiciária

Conhecimento

(até a prolação da sentença)

Liquidação

Execução

5.ª VT do Recife

1.406

24

1.111

Fontes : e-Gestão.

Período analisado: 1.º/8/2017 a 31/8/2017.

5.5. Prazos médios (em dias) nas principais fases processuais:

Unidade Judiciária

Conhecimento

(até a prolação da sentença)

Liquidação

Execução

5.ª VT do Recife

324

38

431

Fonte: e-Gestão.

Período analisado: 1.º/9/2016 a 31/8/2017.

6. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS ELETRÔNICOS EM 28/9/2017:

Agrupadores:

Tarefa

Quantidade

Processos com pagamentos

26

Processos com pedido de segredo de justiça não apreciado

03

Processos com pedido de sigilo nos documentos não apreciado

60

Processos com pedido liminar ou de antecipação de tutela não apreciado

19

Processos com Petições Avulsas

05

Processos com Habilitações nos Autos Não Lidas

13

Processos com petições não apreciadas

22

Mandados devolvidos pelo Oficial de Justiça

23

Processos aguardando encaminhamento do secretário de audiência (atas assinadas)

04

Fase de Conhecimento:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

Aguardando anotação da CTPS

01

06/09/2017

0000745-79.2017.5.06.0005

Aguardando apreciação pela instância superior

416

27/08/2014

0010127-38.2013.5.06.0005

Aguardando audiência

1126

14/04/2016

0000473-22.2016.5.06.0005 *¹

Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos

233

20/05/2016

0000559-27.2015.5.06.0005 *²

Aguardando final do sobrestamento

16

01/07/2016

0000693-88.2014.5.06.0005 *³

Aguardando laudo pericial

06

06/09/2017

0001457-40.2015.5.06.0005

Aguardando recebimento de crédito

02

14/09/2017

0001318-88.2015.5.06.0005

Aguardando término dos prazos

227

28/08/2017

0000234-18.2016.5.06.0005 * 4

Análise do Conhecimento

22

08/08/2017

0010248-66.2013.5.06.0005

Apreciar dependência

05

20/09/2017

0001375-38.2017.5.06.0005

Cumprimento de providências

01

26/09/2017

0001044-56.2017.5.06.0005

Imprimir Correspondência

07

22/09/2017

0001355-47.2017.5.06.0005

Minutar Decisão

12

28/08/2017

0000184-26.2015.5.06.0005

Minutar Despacho

48

18/09/2017

0001647-66.2016.5.06.0005

Minutar dependência

02

31/07/2017

0000989-08.2017.5.06.0005

Minutar expediente da secretaria

09

09/09/2017

0000883-46.2017.5.06.0005 * 5

Minutar sentença

05

29/02/2016

0000816-86.2014.5.06.0005

Prazos vencidos

53

26/09/2017

0001054-71.2015.5.06.0005

Preparar comunicação

13

22/09/2017

0001416-39.2016.5.06.0005

Recebimento de instância superior

03

27/09/2017

0000084-71.2015.5.06.0005

Remeter ao 2o Grau

08

25/09/2017

0001638-41.2015.5.06.0005

Remeter ao 2o grau - registrar pagamentos

06

25/09/2017

0000219-49.2016.5.06.0005

Triagem Inicial

10

22/09/2017

0001390-07.2017.5.06.0005

Triagem Inicial - Trabalho infantil ou idoso

01

22/09/2017

0001388-37.2017.5.06.0005

Trânsito em Julgado

02

27/09/2017

0000634-95.2017.5.06.0005

OBSERVAÇÕES

*¹ Última audiência realizada em 29/8/2017, com instrução designado para 20/8/2018.

*² Última parcela do acordo (20.ª) com vencimento em 5/1/2018.

*³ Sobrestado conforme Resolução Administrativa TRT - 18/2014 e em observância à decisão proferida em ARE 791.932/DF – STF.

* 4 Pendente de cumprimento das determinações subsequentes do despacho de Id. a0b0211.

* 5 Processo se encontra na subpasta “Ofícios – Marcelâ€, onde existem, ao todo, 6 (seis) processos.

Fase de Liquidação:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

Aguardando laudo pericial

02

03/09/2017

0000707-72.2014.5.06.0005

Aguardando término dos prazos

06

22/09/2017

0001702-51.2015.5.06.0005

Análise de Liquidação

07

25/09/2017

0001475-61.2015.5.06.0005

Designar perícia

04

27/09/2017

0001512-25.2014.5.06.0005

Minutar Decisão - Liq

05

26/09/2017

0001365-62.2015.5.06.0005

Minutar Despacho - Liq

01

15/09/2017

0001158-29.2016.5.06.0005

Preparar comunicação

02

15/09/2017

0001104-63.2016.5.06.0005

Fase de Execução:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

Aguardando apreciação pela instância superior

08

08/11/2016

0001454-90.2012.5.06.0005

Aguardando comprovantes bancários

07

09/08/2017

0010336-07.2013.5.06.0005

Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos

20

15/03/2016

0000654-91.2014.5.06.0005 *¹

Aguardando cálculo - Secretaria

03

13/09/2017

0000369-83.2014.5.06.0010

Aguardando leilão ou praça

03

18/09/2017

0000976-77.2015.5.06.0005 *²

Aguardando pgto RPV Precatório

02

17/05/2017

0000183-75.2014.5.06.0005 *³

Aguardando recebimento de crédito

19

25/05/2017

0001402-26.2014.5.06.0005 * 4

Aguardando término dos prazos

340

25/09/2017

0001537-04.2015.5.06.0005 * 5

Análise de Execução

10

22/09/2017

0001379-80.2014.5.06.0005 * 6

(Subpasta) Certificar Pendências

03

28/09/2017

0001738-93.2015.5.06.0005

BacenJud

05

26/09/2017

0000886-98.2017.5.06.0005

Cartório de registro de imóveis

04

15/09/2017

0000700-56.2009.5.06.0005

Controle de pericia

01

14/09/2017

0000537-66.2015.5.06.0005

Cumprimento de providências

51

02/08/2017

0001552-75.2012.5.06.0005 * 7

Expedir RPV-Precatório

01

20/09/2017

0152500-73.2005.5.06.0005

Imprimir Correspondência

02

22/09/2017

0010184-56.2013.5.06.0005

InfoJud

02

10/09/2017

0001502-78.2014.5.06.0005

Minutar Decisão - Exec

09

22/09/2017

0000290-08.2017.5.06.0008

Minutar Despacho - Exec

161

05/09/2017

0000927-70.2014.5.06.0005

Minutar expediente da secretaria

29

04/09/2017

0000400-09.2014.5.06.0009 * 8

(Subpasta) Alvarás - Simone

05

27/09/2017

0001603-81.2015.5.06.0005

Minutar sentença - Exec

02

12/09/2017

0000053-91.2016.5.06.0142

Prazos vencidos

35

26/09/2017

0000295-10.2015.5.06.0005

Preparar comunicação

65

13/09/2017

0001378-27.2016.5.06.0005

Publicar DJe - Exec

01

28/09/2017

0001368-51.2014.5.06.0005

Registrar obrigações de pagar

01

28/09/2017

0001357-17.2017.5.06.0005

RenaJud

01

28/09/2017

0000605-45.2017.5.06.0005

SerasaJud

01

26/09/2017

0154900-41.1997.5.06.0005

OBSERVAÇÕES

*¹ Última parcela do acordo (24.ª) com vencimento apenas em 15/2/2018.

*² Carta Precatória enviada para distribuição 15/05/2017 e com leilão dos bens penhorados no MM Juízo Deprecado designado para 27/09/17.

*³ RPV enviada ao setor de Precatórios.

* 4 Ofício para fins de habilitação do crédito do reclamante nos autos do processo nº. 0010931-19.2014.8.24.0005 enviado na data indicada.

* 5 Certidão de Devolução de Mandado juntado aos autos na data indicada.

* 6 Aguardando cumprimento integral do parcelamento.

* 7 Renovação de ofício à 19.ª Vara do Trabalho do Recife, ainda sem resposta.

* 8 Encontra-se na subpasta “ Ofícios – Marcelâ€, onde se encontram, ao todo, 20 (vinte) processos.

7. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS FÃSICOS EM 5/10/2017

NATUREZA

QUANTIDADE

DATA MAIS

ANTIGA

PROCESSO

Cargas

Advogados

19

27/4/2017

0124600-72.1992.5.06.0005*1

Perito

3

29/8/2017

0001343-09.2012.5.06.0005

Terceiros

11

15/6/2016

0049500-82.1990.5.06.0005*2

Petições a juntar aos autos

1

4/10/2017

9000300-30.2002.5.06.0906

Processos conclusos para despacho

15

4/10/2017

0159600-60.1997.5.06.0005

Consultas convênios a realizar (BACEN/JUCEPE/INFOJUD/DETRAN)

-

-

-

Praças a marcar

-

-

-

Processos no setor de cálculos

11

29/9/2017

0001500-16.2011.5.06.0005

Processos para serem remetidos ao TRT

1

5/10/2017

0110700-65.2005.5.06.0005

*1 A notificação para devolução dos autos ocorreu apenas em 30/9/2017.

*2 Ocorreram duas notificações para devolução dos autos em 22/9/2016 e 3/5/2017, com mandado de busca e apreensão expedida apenas em 4/10/2017.

*Em relação às certidões/diligências, praças a realizar, notificações e ofícios, não existem pendências.

*No tocante aos alvarás, o mais antigo data de 4/10/2017 (processo n.º 0099700-05.2004.5.06.0005).

*Quanto aos mandados, o mais antigo data de 3/10/2017 (processo n.º 0000091-68.2012.5.06.0005).

*Quanto aos processos digitalizados (CLE), verificou-se a conversão de 362 (trezentos e sessenta e dois) feitos, sendo 147 (cento e quarenta e sete) em 2015, 120 (cento e vinte) em 2016 e 95 (noventa e cinco) em 2017.

Fonte: Informações colhidas na Secretaria da Vara do Trabalho e no SIAJ.

8. METAS FIXADAS PELO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA:

Em conformidade com os dados fornecidos pelo Núcleo de Estatística e Pesquisa do Egrégio Regional, eis os resultados das Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ para o ano de 2016 :

Meta 1 CNJ - 2016 : – Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuídos no ano corrente.

Unidades Judiciárias

Recebidos

Resolvidos

Resultado

5.ª VT do Recife

1.638

2.092

127,72%

Total da 6ª Região

107.816

111.793

103,69%

Meta 2 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, pelo menos, 90% dos processos distribuídos até 31/12/2014.

Unidade Judiciária

Distribuídos em 2014

Distribuídos em 2014

e julgados até 31/12/16

Pendentes de julga-

mento até 31/12/16

Resultado

5.ª VT do Recife

1.433

1.433

0

111%

Total da 6ª Região

62.261

59.947

2.314

107%

Meta 3 CNJ - 2016 : – Aumentar o índice de conciliação na fase de conhecimento, em relação à média do biênio 2013/2014, em 2 pontos percentuais.

Unidade Judiciária

Solucionados

Conciliados

Média biênio

(2013/2014)

Resultado

5.ª VT do Recife

2.092

613

35,92%

29,3%

Total da 6ª Região

111.793

44.400

40,83%

39,72 %

Meta 4 CNJ - 2016 : – Dar prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, não se destinando portanto à esta Justiça Especializada.

Meta 5 CNJ - 2016 : – B aixar em 2016, quantidade maior de processos de execução do que o total de casos novos de execução no ano corrente.

Unidade

Judiciária

Casos novos

de execução

Baixados

Entraram

na meta

Saíram

da meta

Resultado

5.ª VT do Recife

723

1.151

0

0

159,20%

Total da 6ª Região

38.526

37.091

0

0

96,50%

Meta 6 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, as ações coletivas distribuídas, até 31.12.2013 no 1.º grau e até 31.12.2014, no 2.º grau.

A 5.ª Vara do Trabalho do Recife conta com 1 (uma) ação coletiva ainda em tramitação em 31/12/2016 (proc. 0010248-66.2013.5.06.0005), e, de acordo com o extrato de tramitação processual, a sentença ainda não foi prolatada.

Meta 7 CNJ - 2016 : – Identificar e reduzir em 2% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior.

Unidade

Judiciária

Pendentes em

31/12/15

Quantidades de

Processos dos dez

maiores litigantes

distribuídos na instância no mês de

referência

Quantidades de

Processos dos dez

maiores litigantes

julgados na ins-

tância no mês de

referência

Pendentes em

31/12/16

Resultado

5.ª VT do Recife

257

179

250

186

135,41%

Total da 6ª Região

8.284

7.949

9.373

6.860

118,34%

O Conselho Nacional de Justiça divulgou no final do 10.º Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, as metas nacionais para 2017, quais sejam:

Meta 1 - Os tribunais mantiveram o compromisso de julgar, ao longo de 2017, mais processos do que os novos que chegarem aos tribunais (Meta 1). Assim como em 2016, o compromisso deverá ser cumprido por tribunais de todos os segmentos de Justiça.

Meta 2 - O compromisso com o julgamento dos processos mais antigos, alvo da Meta 2, foi renovado para 2017 e deverá ser cumprido por tribunais de todos os ramos do Judiciário. O detalhamento desta e das outras metas definidas, com percentuais e períodos de distribuição dos processos que deverão ser julgados, estarão num glossário que será divulgado futuramente pelo CNJ.

Meta 3 - A Justiça Federal e a Justiça do Trabalho também renovaram o compromisso com a Meta 3, que busca aumentar o número de casos solucionados por meio da conciliação, em relação a períodos anteriores. 

Meta 4 - Fixada pela primeira vez em 2013, a Meta 4, que dá prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, deverá ser cumprida novamente em 2017 pela Justiça Estadual, pela Justiça Federal, pela Justiça Militar da União e dos Estados e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). 

Meta 5 - Impulso aos processos de execução, que será perseguida no ano que vem pelos tribunais da Justiça Estadual, Federal e do Trabalho.

Meta 6 - P rioriza o julgamento de ações coletivas, que impactam na vida de um grupo maior de pessoas. 

Meta 7 – Prioriza o julgamento de processos dos maiores litigantes e dos recursos repetitivos, tem por objetivo enfrentar demandas de massa que chegam ao Judiciário.

Meta 8 – Destinada a ações de fortalecimento da rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres, uma das prioridades da atual gestão do CNJ.

9. ITENS DE EXAME E REGISTRO OBRIGATÓRIOS (Art. 26 da Consolidação dos Provimentos da CGJT):

Com base nos autos e sistemas analisados, verificou-se que o Juízo:

- registra no sistema informatizado os atos processuais relevantes;

- emite pronunciamento explícito acerca da admissibilidade dos recursos, segundo constatado nos processos n.º s 0001128-91.2016.5.06.0005 e 0001124-88.2015.5.06.0005;

- ordena, de ofício , a imediata liberação do depósito recursal, nos casos em que, após a liquidação, seja apurado crédito de valor inequivocamente superior ao depositado, como verificado nos processos n.ºs 0001288-58.2012.5.06.0005 e 0001455-75.2012.5.06.0005;

- exaure as iniciativas do juízo objetivando tornar exitosa a execução. No entanto, constatou-se o cumprimento parcial do procedimento estabelecido pela Corregedoria-Geral, no que diz respeito à juntada das cópias da decisão exequenda e da decisão homologatória da conta de liquidação, relativas à emissão da Certidão de Crédito Trabalhista, em contrariedade ao artigo 88 da Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral, conforme se observa nos processos n.ºs 0001275-25.2013.5.06.0005 e 0000400-02.2006.5.06.0005. Emite a Certidão de Arquivamento Provisório, prevista no art. 77 da referida Consolidação, como, por exemplo, se constata nos processos 0108100-32.2009.5.06.0005 e 0074000-90.2005.5.06.0005;

- faz uso regular das ferramentas eletrônicas: Bacenjud, Detran, Renajud, Jucepe, Infojud e Serpro, consoante observado nos processos n.ºs. 0154900-41.1997.5.06.0005, 0001111-26.2014.5.06.0005, 0000735-06.2015.5.06.0005, 0000849-13.2013.5.06.0005, 0000877-44.2014.5.06.0005, 0001502-78.2014.5.06.0005, 0000275-24.2012.5.06.0005 e 0000031-90.2015.5.06.0005. De acordo com o Relatório sobre Ordens Judiciais, foram realizados, no período de janeiro de 2016 a setembro de 2017, 1.817 (um mil, oitocentos e dezessete) bloqueios, 1.136 (um mil, cento e trinta e seis) desbloqueios e 701 (setecentos e uma) transferências. No mês de setembro de 2017, constavam 61 (sessenta e um) bloqueios pendentes de providência;

- determina a citação dos sócios, nos casos de desconsideração da personalidade jurídica da empresa executada, com a devida inclusão dos seus nomes no sistema, no polo passivo da demanda, conforme visto nos processos n.ºs 0055700-51.2003.5.06.0005 e 0000795-76.2015.5.06.0005; e

- inclui, em pauta, quando solicitado pelas partes, processos para tentativa de conciliação, na fase de execução, e, ainda, na Semana Nacional ou Regional de Conciliação.

Quanto aos demais aspectos (assiduidade dos magistrados, pauta de audiências e principais prazos) encontram-se registrados nos itens 4 e 5.

10. OBSERVAÇÕES/PENDÊNCIAS REFERENTES À SECRETARIA:

- Na análise, por amostragem, nas carteiras que integram a Secretaria da Vara, verificou-se satisfatória organização e cumprimento das normas procedimentais a serem seguidas pelas unidades judiciárias de primeira instância, cabendo, entretanto, maior controle em relação à carga dos autos. Quanto aos processos digitais, constatou-se ótimo controle da tramitação dos feitos e atos da secretaria, conforme quadros do item 6 elaborados no dia 28/9/2017, ressaltando-se, inclusive, a boa utilização da ferramenta “agrupadoresâ€. Na inspeção realizada pelo juízo de primeiro grau, no período de 9 a 13 de janeiro de 2017, em 1.541 (um mil, quinhentos e quarenta e um) processos, registraram-se dentre outros dados: a) 97 (noventa e sete) processos físicos sem movimentação há mais de 60 dias; b) 15 (quinze) processos fora de pauta; c) 24 (vinte e quatro) processos com carga vencida e notificados; d) 7 (sete) processos com carga vencida e sem notificação; e) 1.160 processos físicos com histórico vencido; e) 650 (seiscentos e cinquenta) processos físicos na fase de execução;

- Existem 32 (trinta e duas) CTPS’s sob custódia da Secretaria da Vara, e, deste total, apenas 1 (uma) diz respeito a processo arquivado provisoriamente ( 0000898-20.2014.5.06.0005 ). Indagado acerca das medidas adotadas para a diminuição do passivo desses documentos, o Diretor de Secretaria esclareceu que, inicialmente, procede à intimação do advogado para que encaminhe o documento profissional ao seu cliente, e, apenas em caso de falha dessa primeira medida, determina-se a instigação direta da própria parte, pela via postal, e, por fim, por meio de oficial de justiça;

- Os Assistentes de Juiz elaboram minutas de despachos, sentenças de mérito e de soluções de incidentes processuais (como embargos declaratórios, embargos à execução, embargos de terceiros, e exceção de pré-executividade e antecipação de tutela), bem como informações de mandado de segurança;

- O Juízo prolata, com habitualidade, sentenças de forma líquida em ambos os ritos, tanto nos processos físicos quanto eletrônicos. Para elaboração dos cálculos e liquidação de sentenças, a Contadoria do Juízo se utiliza dos programas “JURISCALC†e PJe-Calc, conforme preconizado pelo Conselho Nacional de Justiça - CNJ e pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho – CSJT;

- Conforme relatórios fornecidos pela Seção de Gestão Negocial dos Sistemas do PJE e do e-Gestão, vinculada à Secretaria da Presidência deste Tribunal, há necessidade da Secretaria da Vara proceder a registros no PJE, de modo a regularizar a estatística da unidade, no tocante aos processos especificados no Ofício Circular n.º 458/2017. A Corregedoria reconhece que não houve orientação sobre tais procedimentos à época, entretanto, a correção do passivo se impõe, de modo a refletir a realidade da estatística da Vara;

- Em relação ao lapso temporal anteriormente correicionado, observou-se: a) aumento do quantitativo de novas ações em 38 (trinta e oito); b) acréscimo na produtividade da Vara, vez que prolatadas a mais 142 (cento e quarenta e duas) sentenças, e 270 (duzentas e setenta) decisões de incidentes processuais, e homologadas a mais 90 (noventa) conciliações; c) redução do prazo médio para julgamento em 18 (dezoito) dias; d) redução do prazo médio, no ano de 2016, para realização da audiência inicial, no ordinário, em 100 (cem) dias, e da instrução, no ordinário, em 35 (trinta e cinco) dias, e na decisão, no sumaríssimo, em 1 (um) dia, e, no ordinário, em 60 (sessenta) dias, contudo houve acréscimo, em relação ao rito sumaríssimo, da audiência inicial em 12 (doze) dias e da instrução em 20 (vinte) dias; e) redução do prazo médio para realização, em setembro de 2017, da audiência inicial no rito sumaríssimo em 42 (quarenta e dois) dias, e no ordinário em 8 (oito) dias, e na instrução em 57 (cinquenta e sete) dias; f) redução do prazo médio na fase de conhecimento em 29 (vinte e nove) dias, na liquidação em 71 (setenta e um) dias, e na execução em 41 (quarenta e um) dias; g) redução na quantidade de processos na fase de conhecimento em 225 (duzentos e vinte e cinco), e acréscimo na liquidação em 4 (quatro) e na execução em 69 (sessenta e nove); e h) aumento do saldo remanescente em 1 (um) processo; e

- O Diretor de Secretaria da 12.ª Vara do Trabalho do Recife, André Pessoa de Carvalho, em nome dos magistrados daquela unidade, compareceu à unidade para prestar agradecimento pela colaboração da 5.ª Vara do Recife, no tocante ao auxílio no setor de cálculos desde novembro de 2016, mediante a elaboração de todas as planilhas de cálculos daquela Vara;

- Atingimento das Metas 1, 2, 5, e 7 estabelecidas pelo CNJ para o ano de 2016, o que revela o esforço e dedicação dos magistrados e servidores no aprimoramento da prestação jurisdicional.

11. PEDIDOS DE PROVIDÊNCIAS E RECLAMAÇÕES CORREICIONAIS :

No tocante ao período de 1.º de janeiro de 2016 até a presente data, houve a formalização, em face desta unidade judiciária, de apenas 1 (um) pedido de providência (0000084-18.2017.5.06.0000), indeferido liminarmente, e arquivado em 14/7/2017.

12. RECOMENDAÇÕES:

- Prolatarem os magistrados Edson Luís Bryk e Evellyne Ferraz Correia , prioritariamente e no menor espaço de tempo possível, as sentenças com prazo vencido, conforme relações especificadas nos itens 3.3 e 3.4, devendo, sempre, atentarem ao prescrito no ATO n.º 1/CGJT, de 10 de fevereiro de 2017, haja vista o controle exercido por esta Corregedoria Regional a evitar que decisões não ultrapassem a tolerância admitida pela citada norma. Considerando que esses juízes não se encontravam presentes no momento da correição, deverá a Secretaria da Corregedoria Regional encaminhar-lhes comunicação para que tomem ciência;

- Empreender esforços com o objetivo de reduzir os prazos médios de audiências no rito sumaríssimo, estabelecendo como meta o prazo máximo de 15 (quinze) dias, conforme determina o inciso III do art. 852-B da CLT. Nos processos de rito ordinário, observar “o prazo médio de duração do processo – fase de conhecimento – de até 200 (duzentos) dias, atentando-se ao limite legal para publicação de sentença†– Resolução Administrativa TRT n.º 03/2015, artigo 14, § 2.º (Provimento TRT-CRT n.º 03/2010);

- Fomentar a inclusão de processos de execução na pauta de audiências para tentativa de conciliação, consoante disposto no art. 76, II, da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho: “ promover a realização semanal de audiências de conciliação em processos na fase de execução, independentemente de requerimento das partes, selecionando-se aqueles com maior possibilidade de êxito na composição â€.

- Observar regular e integralmente as normas procedimentais prescritas pela Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho referente à Certidão de Crédito Trabalhista, conforme Anexo V da Consolidação de Provimentos 2016 da CGJT;

- Realizar a verificação periódica, no Sistema BacenJud, quanto à existência de alguma ordem judicial “pendente de providênciaâ€, ou mesmo “não lidaâ€, adotando-se a medida cabível, seja de transferência dos valores bloqueados para contas judiciais (para posterior liberação aos exequentes) ou desbloqueios daquelas importâncias que não interessem à execução – Consolidação de Provimentos da CGJT, Art. 99;

- Enfatizar, entre os usuários (servidores e magistrados) da Vara, a importância da correta inserção de dados no PJE, pois eles são extraídos, através das remessas, transformados e gravados, e essas informações alimentam o e-Gestão, gerando os relatórios gerenciais e a estatística oficial da Justiça do Trabalho;

- Continuar a realizar a análise periódica da ferramenta “agrupadoresâ€, a fim de evitar a permanência de processos em tarefas já superadas. Os processos devem ser retirados de tal lista assim que realizado o ato respectivo;

- Proceder à “conclusão ao magistradoâ€, especificando o tipo (sentenças, decisões ou despachos), sem necessidade de despacho para tal finalidade, pela importância desse dado para a estatística deste Regional, e, ainda, com a cautela necessária, em face da impossibilidade de cancelamento da “conclusão†em relação às sentenças, o que enseja, em caso de equívoco do servidor, a necessidade de o magistrado proceder à “conversão do julgamento em diligência†para que se possa realizar nova conclusão. Deve, ainda, ser selecionado o magistrado em tempo real, com a devida gravação no sistema, a fim de que seja contabilizado o prazo para prolação da decisão corretamente, e, no caso da sentença, tão logo encerrada a instrução. Em relação às decisões de antecipação de tutela, também proceder à imediata conclusão com a especificação do magistrado, de modo a possibilitar o controle do prazo e garantir a veracidade dos dados estatísticos. No tocante aos embargos de declaração, havendo necessidade de intimar a parte contrária, proceder à conclusão para julgamento tão logo encerrado o prazo, também sem necessidade de despacho, por se tratar de ato ordinário da secretaria. Tratando-se de juiz substituto da reserva técnica, proceder à imediata conclusão no sistema, com informação de tal fato, por e-mail funcional, ao magistrado, inclusive porque possui acesso restrito à unidade na qual atua;

- Efetivar a conclusão para julgamento dos embargos de declaração ao magistrado que se encontrar em exercício na Vara, quando aquele que prolatou a sentença embargada se encontrar afastado por mais de 30 dias, em conformidade com o art. 8.º, § 3.º, do Provimento n.º 03/2015 desta Corregedoria Regional;

- Persistir no cumprimento das diligências determinadas pelo Tribunal, em grau de recurso, em prazo razoável, bem assim proceder ao correto cadastramento das partes quando do envio dos recursos ao Tribunal, inclusive em relação ao recurso ordinário em rito sumaríssimo, de modo a evitar equívoco quando da distribuição da classe processual na segunda instância;

- Registrar, no sistema PJE, o recolhimento das custas, emolumentos, contribuição previdenciária e imposto de renda. Após as orientações sobre a necessidade de tal anotação, o Setor de Estatística do Tribunal constatou acréscimo considerável no registro de tais arrecadações, conforme quadro demonstrativo entre os meses de janeiro a março de 2016 e janeiro a março de 2017, numa variação de 115,94% no tocante às custas processuais, de 498,05% em relação aos emolumentos, de 71,16% no pertinente às contribuições previdenciárias, de 32,62% no que diz respeito ao imposto de renda, e de 283,18% quanto às multas aplicadas pelos órgãos de fiscalização das relações de trabalho; e

- Persisitir no estímulo, entre os servidores, de práticas de sustentabilidade, racionalização e consumo consciente de materiais e serviços de responsabilidade socioambiental, visando ao uso sustentável dos recursos naturais e dos bens públicos, bem como ao aperfeiçoamento contínuo da qualidade do gasto público realizado pelo Tribunal, a teor da Resolução n.º 201 do CNJ de 3/3/2015.

13. BOAS PRÃTICAS RELATADAS PELO JUÃZO:

Noticiou o Diretor de Secretaria que as boas práticas, relacionadas na ata de correição de 2016, continuam sendo desempenhadas nesta unidade judiciária, motivo pelo qual procede à sua renovação:

- Inserção habitual de processos na fase de execução em pauta para tentativa de conciliação, inclusive com pauta paralela durante a Semana Nacional;

- Liquidação pela Contadoria, suprimindo o oferecimento de cálculos pelas partes no tocante às sentenças prolatadas, eventualmente, de forma ilíquida;

- Atos ordinatórios executados por todos os servidores da Secretaria;

- Realização de triagem inicial no PJe de forma mais abrangente, inclusive com pesquisa de INFOJUD, deixando o processo apto à primeira audiência, com a finalidade de enxugar a pauta, e sanar eventuais inconsistências;

- Força de alvará à ata de audiência para levantamento do FGTS e seguro desemprego, descongestionando o Setor de Acordo e Pagamento;

- Reciclagem periódica dos procedimentos do PJe a todos os servidores da Vara, de forma periódica, estimulando a equipe a conhecer todo o trâmite e fluxo do PJe, de maneira a evitar “nós de desvio†e eventuais inconsistências com relação ao e-Gestão;

- Análise das carteiras, com acompanhamento mensal dos cumprimentos e estabelecimento de metas internas de produtividade, bem como rodízio em carteiras que tratam diretamente com o público (Audiência, Acordo & Pagamento e Protocolo);

- Audiências de conciliação sem prévio agendamento das partes;

- Autorização para aumentar o percentual de 20% para 40% dos servidores na modalidade de TELETRABALHO, conforme certidão do Pleno de 8/8/2017;

- Despacho sequenciado na execução, evitando-se eventuais conclusões de autos à autoridade judiciária e promovendo a celeridade processual;

- Utilização de papel reciclado de diversas formas, inclusive com a criação de um carimbo com os dizeres: "SEM EFEITO! Expediente impresso em papel reutilizado; e

- Uso da ferramenta eletrônica CCS (disponível no Sistema BacenJud), com bons resultados, na hipótese de verificação da existência de indícios de fraude à execução.

14. SOLICITAÇÕES DO JUÃZO:

Não apresentados pleitos à Administração do egrégio Tribunal.

Encerrados os trabalhos, a Excelentíssima Corregedora Regional, Desembargadora Dione Nunes Furtado da Silva, agradeceu a fraternal acolhida e a colaboração prestada pelos Excelentíssimos Juízes Titular e Substituta, e pelos servidores da Vara, determinando que, lavrada e assinada, fosse disponibilizada esta ata na página da Corregedoria, no sítio deste Regional ( www.trt6.jus.br ), além de publicada, em sua íntegra, no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho – DEJT, entregando cópia à Unidade Judiciária sob correição (neste ato), e Presidência do Egrégio Regional, para conhecimento e providências pertinentes. Firmam a presente ata a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional e a Secretária da Corregedoria Regional.

DIONE NUNES FURTADO DA SILVA

Desembargadora Corregedora Regional

NOÊMIA MARIA GOMES DE OLIVEIRA

Secretária da Corregedoria Regional

Ata Correição 54 - 2017 de 5/10/2017.