ATA DA CORREIÇÃO ORDINÃRIA REALIZADA NA 5.ª VARA DO TRABALHO DO RECIFE, EM 5 DE OUTUBRO DE 2017.
Aos 5 (cinco) dias do mês de outubro de 2017, à s 8 (oito) horas, compareceu à sede da 5.ª Vara do Trabalho do Recife, situada na Avenida Mascarenhas de Morais, n.º 4.631, Fórum Advogado José Barbosa de Araújo, Imbiribeira, Recife/PE, a ExcelentÃssima Desembargadora Corregedora Regional do TRT da 6.ª Região, Dr.ª Dione Nunes Furtado da Silva , acompanhada pelos servidores Noêmia Maria Gomes de Oliveira (Secretária da Corregedoria), Vânia Rodrigues de Santana Cunha (Assessora de Gabinete), Rosanna de Freitas Monteiro (Assistente de Gabinete), e Henrique Bezerra Valença (Assistente Secretário), para realizar a Correição Ordinária veiculada no Edital n.º 05/2017, disponibilizado no Diário Eletrônico do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região em 7/6/2017, e considerado publicado em 8/6/2017. Referido edital se encontrava devidamente afixado no átrio da Secretaria da referida unidade, possibilitando sua plena divulgação e visualização pelo público local.
Presentes, nesta ocasião, o ExcelentÃssimo Juiz Titular, Dr. Hélio Luiz Fernandes Galvão, a ExcelentÃssima JuÃza do Trabalho Substituta Auxiliar, Dra. Necy Lapenda Pessoa de Albuquerque Azevedo (apesar de se encontrar em gozo de férias), o Diretor de Secretaria, Bel. Henrique José Lins da Costa, e os demais servidores ali lotados: Maria de Fátima Ferreira da Silva, Alexandre Carvalho Ferraz, Rômulo Araújo de Almeida Filho, Fernando de Melo e Silva Viveiros, Rafaela Simões Fernandes Duque, Simone Dantas Arruda Gesteira, Cláudia de Holanda Barbosa Medina, Marcel Coutinho Canuto, Daniele LuÃze de Lima Rios, e Roberto Gonçalves de Albuquerque, além da estagiária de Direito Julyana Caldas Veras. Ausentes a funcionária Vandessa Cristina Monteiro Lopes (licença médica) e os estagiários Pedro Peres e Paulo Fonseca de Souza (afastamento autorizado).
Com base nos dados extraÃdos do SIAJ, PJe, e-Gestão e Sistema de Pessoal; nas informações consolidadas pela Seção de EstatÃstica; no exame dos procedimentos adotados na Secretaria da Vara e dos processos em tramitação, e, ainda, dos dados colhidos na inspeção judicial realizada no perÃodo de 9 a 13 de janeiro de 2017, a ExcelentÃssima Desembargadora Corregedora Regional determinou o registro das informações e recomendações que seguem.
1. MAGISTRADOS:
JUIZ TITULAR/JUÃZA SUBSTITUTA |
PERÃODO DE ATUAÇÃO |
Hélio Luiz Fernandes Galvão |
Desde 9/2/2006 (Ato TRT-GP n.º 123/2006) |
Necy Lapenda Pessoa de Albuquerque Azevedo |
Desde 14/3/2016 (Portaria TRT-GCR n.º 033/2016) |
2. QUADRO ATUAL DE SERVIDORES:
NOME |
CARGO |
FUNÇÃO |
Henrique José Lins da Costa |
Técnico Judiciário |
Diretor de Secretaria |
Maria de Fátima Ferreira da Silva |
Técnica Judiciária |
Assistente de Diretor |
Alexandre Carvalho Ferraz |
Técnico Judiciário |
Assistente de Juiz |
Rômulo Araújo de Almeida Filho |
Técnico Judiciário |
Assistente de Juiz |
Fernando de Melo e Silva Viveiros |
Técnico Judiciário |
Calculista |
--- |
--- |
Calculista |
Rafaela Simões Fernandes Duque |
Técnica Judiciária |
Secretária de Audiência |
Simone Dantas Arruda Gesteira |
Técnica Judiciária |
Secretária de Audiência |
Vandessa Cristina Monteiro Lopes |
Técnica Judiciária |
Assistente |
Cláudia de Holanda Barbosa Medina |
Analista Judiciária |
Assistente |
Marcel Coutinho Canuto |
Analista Judiciário |
- |
Daniele LuÃze de Lima Rios |
Técnica Judiciária |
- |
Roberto Gonçalves de Albuquerque |
Técnico Judiciário |
- |
3. Produtividade dos JuÃzes na Unidade:
3.1. Quantidade de Audiências, Sentenças, Conciliações e Incidentes por Juiz (a):
Atuação dos Magistrados na 5.ª VT do Recife |
Audiências* |
Sentenças de mérito |
Conciliações |
Incidentes processuais |
Hélio Luiz Fernandes Galvão |
2.056 |
493 |
366 |
326 |
Necy Lapenda Pessoa de Albuquerque de Azevedo |
1.228 |
340 |
205 |
151 |
Arthur Ferreira Soares |
31 |
8 |
7 |
1 |
Claudia Christina Santos R. de Lima Mendonça |
- |
3 |
- |
2 |
Daniella Cristiane Rodrigues Ferreira |
- |
1 |
- |
- |
Débora de Souza Silva Lima |
1 |
3 |
- |
- |
Edson Luis Bryk |
38 |
5 |
14 |
3 |
Eduardo Henrique Brennand Dornelas Câmara |
111 |
- |
100 |
- |
Evellyne Ferraz Correia |
17 |
10 |
3 |
8 |
Kevia Duarte Muniz |
- |
1 |
- |
- |
Leandro Fernandez Teixeira |
56 |
19 |
8 |
4 |
Paloma Daniele Borges dos Santos Costa |
34 |
3 |
9 |
- |
Roberta Vance Harrop |
- |
1 |
- |
- |
Rodrigo Samico Carneiro |
18 |
3 |
2 |
1 |
Tatyana de Siqueira Alves Pereira Rodrigues Rocha |
- |
21 |
- |
9 |
Total |
3.590 |
911 |
714 |
505 |
*Exceto audiências de julgamento.
Fontes: Relatórios extraÃdos do e-Gestão (Audiências realizadas, Solucionados por magistrado, e Incidentes processuais julgados por magistrado).
PerÃodo analisado: 1.º/9/2016 a 31/8/2017.
3.2. Prazo médio (em dias) para julgamento de mérito na unidade, da conclusão até a prolação da sentença (apenas PJe):
Atuação dos Magistrados na 5.ª VT do Recife |
Prazo* médio para julgamento de sentenças de mérito |
Hélio Luiz Fernandes Galvão |
17 |
Necy Lapenda Pessoa de Albuquerque de Azevedo |
6 |
Arthur Ferreira Soares |
36 |
Daniella Cristiane Rodrigues Ferreira |
1 |
Débora de Souza Silva Lima |
41 |
Edson Luis Bryk |
28 |
Evellyne Ferraz Correia |
178 |
Leandro Fernandez Teixeira |
2 |
Paloma Daniele Borges dos Santos Costa |
31 |
Rodrigo Samico Carneiro |
49 |
Tatyana de Siqueira Alves Pereira Rodrigues Rocha |
33 |
Prazo médio para julgar na unidade |
16 |
*Apuração leva em conta somente processos eletrônicos e não deduz os perÃodos de afastamento dos magistrados, tais como férias, licenças, cursos e outros, em face da falta de integração entre os sistemas de pessoal e judicial.
Fontes: Relatório extraÃdo do e-Gestão (Prazos Médios, em dias, da conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado - PJe).
PerÃodo analisado: 1.º/9/2016 a 31/8/2017.
3.3. Sentenças de mérito (conhecimento) pendentes de julgamento:
Magistrados com sentenças pendentes na 5.ª VT do Recife |
No prazo |
Prazo vencido |
Total |
Hélio Luiz Fernandes Galvão |
9 |
- |
9 |
Edson LuÃs Bryk |
- |
4 |
4 |
Evellyne Ferraz Correia |
- |
4 |
4 |
José Augusto Segundo Neto |
10 |
- |
10 |
Levi Pereira de Oliveira |
1 |
- |
1 |
Roberta Vance Harrop |
3 |
- |
3 |
Total de sentenças pendentes na Vara |
23 |
8 |
31 |
Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade do magistrado Edson LuÃs Bryk: 0000237-36.2017.5.06.0005, 0001640-11.2015.5.06.0005, 0001786-52.2015.5.06.0005 e 0001669-61.2015.5.06.0005.
Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade da magistrada Evellyne Ferraz Correia: 0000816-86.2014.5.06.0005, 0000831-55.2014.5.06.0005, 0001296-64.2014.5.06.0005 e 0001318-25.2014.5.06.0005.
Fontes: Dados extraÃdos de “Relatório de decisões em aberto/proferidasâ€, e PJe, em 5/10/2017, à s 9h30.
3.4. Incidentes processuais pendentes de julgamento:
Magistrados com Incidentes Processuais pendentes na 5.ª VT do Recife |
No prazo |
Prazo vencido |
Total |
Necy Lapenda Pessoa de Albuquerque de Azevedo |
7 |
- |
7 |
Evellyne Ferraz Correia |
- |
3 |
3 |
-----------------------------------* |
1 |
- |
1 |
Total de incidentes pendentes na Vara |
8 |
3 |
11 |
*Incidente sem vinculação a magistrado, porém ainda no prazo da Secretaria para prática de tal ato: 0001452-47.2017.5.06.0005.
Incidentes com prazo vencido sob a responsabilidade da magistrada Evellyne Ferraz Correia: 0000184-26.2015.5.06.0005, 0000095-03.2015.5.06.0005 e 0000549-17.2014.5.06.0005.
Fontes: Dados coletados na Secretaria da Vara e no PJe, em 5/10/2017, Ã s 10h30.
3.5. Produtividade da Vara:
Unidade Judiciária |
Quantidades |
Prazo médio para julgamento (PJe) | ||
Sentenças de mérito |
Incidentes processuais |
Conciliações |
||
5.ª VT do Recife |
911 |
505 |
714 |
16 |
Fontes: Relatórios extraÃdos do e-Gestão: Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado; e Prazos Médios (em dias) da Conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe).
PerÃodo analisado: 1.º/9/2016 a 31/8/2017.
3.6. Percentuais de produtividade do juiz titular e da juÃza substituta no perÃodo de agosto de 2016 a julho de 2017:
- Juiz Hélio Luiz Fernandes Galvão*
Mês |
AGOST./16 |
SET./16 |
OUT./16 |
NOV./16 |
DEZ./16 |
JAN./17 |
FEV./17 |
Sentenças |
361,11% |
101,14% |
150,82% |
158,82% |
151,35% |
173,17% |
104,69% |
Conciliados |
38,89% |
43,18% |
67,21% |
56,86% |
54,05% |
51,22% |
40,63% |
Mês |
MARÇO/17 |
ABRIL/17 |
MAIO/17 |
JUNHO/17 |
JULHO/17 |
Sentenças |
108,33% |
122,45% |
144,83% |
90,91% |
102,53% |
Conciliados |
44,05% |
61,22% |
43,10% |
28,57% |
37,97% |
* O Juiz Hélio Luiz Fernandes Galvão usufruiu férias nos perÃodos de 1.º a 30/8/2016, 21 a 22/12/2016, e 17/4/2017 a 16/5/2017.
- JuÃza Necy Lapenda Pessoa de Albuquerque de Azevedo*
Mês |
AGOST./16 |
SET./16 |
OUT./16 |
NOV./16 |
DEZ./16 |
JAN./17 |
FEV./17 |
Sentenças |
154,55% |
258,33% |
112,50% |
163,89% |
208,33% |
166,67% |
144,74% |
Conciliados |
77,27% |
50,00% |
43,75% |
30,56% |
91,67% |
66,67% |
39,47% |
Mês |
MARÇO/17 |
ABRIL/17 |
MAIO/17 |
JUNHO/17 |
JULHO/17 |
Sentenças |
158,54% |
175,76% |
147,17% |
95,74% |
112,90% |
Conciliados |
65,85% |
45,45% |
94,34% |
42,55% |
54,84% |
* A JuÃza Necy Lapenda Pessoa de Albuquerque de Azevedo usufruiu férias de 12/9/2016 a 11/10/2016, afastando-se, ainda, para participar de curso nos perÃodos de 17 a 21/10/2016, 16 a 20/1/2017 e 30 a 31/3/2017, por licença médica de 23 a 27/1/2017 e de 10 a 11/5/2017, e por compensação em 15/6/2017.
4. AUDIÊNCIAS (REALIZADAS E DESIGNADAS):
4.1. Prazos médios, em dias, até a realização das audiências (a partir do ajuizamento):
Unidade Judiciária |
Inicial |
Instrução |
Decisão | |||
SumarÃssimo |
Ordinário |
SumarÃssimo |
Ordinário |
SumarÃssimo |
Ordinário | |
5.ª VT do Recife |
74 |
97 |
109 |
400 |
99 |
392 |
Fonte: Dados extraÃdos do e-Gestão (Prazos médios – fase de conhecimento).
PerÃodo analisado: 1.º/9/2016 a 31/8/2017.
4.2. Prazos (em dias) para designação de audiências, a contar de 26/9/2017:
Unidade Judiciária |
Inicial |
Instrução | ||||
SumarÃssimo |
Ordinário | |||||
2016 |
2017 |
2016 |
2017 |
2016 |
2017 | |
5.ª VT do Recife |
106 |
64 |
127 |
119 |
402 |
345 |
Fontes: Informações extraÃdas do PJe e da Ata de Correição realizada em 2016.
4.3. Assiduidade dos magistrados:
Segundo informações prestadas pelo Diretor de Secretaria, as audiências são realizadas das segundas à s sextas-feiras. O Juiz Titular, Dr. Hélio Luiz Fernandes Galvão, e a JuÃza Auxiliar, Dra. Necy Lapenda Pessoa de Albuquerque de Azevedo, presidem 2 ou 3 sessões de audiência por semana, alternadamente. Não obstante, ambos magistrados comparecem à Unidade Judiciária diariamente.
4.4. Quantidade de processos em pauta de audiências por semana (média):
Unidade Judiciária |
Dias de audiências por semana |
Total de audiências | |||
SumarÃssimos |
Iniciais |
Instruções |
Razões Finais | ||
5.ª VT do Recife |
5 (segundas às sextas-feiras) |
10 a 16 |
32 |
24 a 25 |
7 a 8 |
Fontes: Informações extraÃdas do PJe, em 26/9/2017, relativas aos seguintes perÃodos: 17/7/2017 a 21/7/2017; 21/8/2017 a 25/8/2017; 18/9/2017 a 22/9/2017; e 2/10/2017 a 6/10/2017; e informações prestadas pelo Diretor de Secretaria da Vara.
5. MOVIMENTAÇÃO PROCESSUAL:
5.1. Quantidade de ações trabalhistas ajuizadas na unidade - FÃsicos e PJe:
Unidade Judiciária |
2015 |
2016 |
2017 (até 25/9/2017) |
5.ª VT do Recife |
1.700 |
1.738 |
1.387 |
Fontes: Consolidação da EstatÃstica, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Casos Novos por Distribuição e RedistribuÃdos), e PJe.
5.2. Processos remanescentes (congestionamento):
Unidade Judiciária |
SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2016 |
SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2017 | ||||
Pendentes de julgamento* |
Processos demais fases |
Total |
Pendentes de julgamento* |
Processos demais fases |
Total | |
5.ª VT do Recife |
100 |
4.226 |
4.326 |
31 |
4.296 |
4.327 |
*Pendentes de julgamento: Processos com instrução encerrada, aguardando prolação de sentença.
Fontes: Consolidação da EstatÃstica, Relatórios Gerenciais, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Processos Pendentes de Solução) e PJe.
5.3. Quantidade de processos em tramitação:
Unidade Judiciária |
Processos em tramitação em 27/9/2017 | |
FÃsicos |
PJe | |
5.ª VT do Recife |
613 |
3.263 |
Fonte: Relatório Gerencial (Processos em tramitação na Vara) e PJe-JT.
5.4. Quantidade de processos nas principais fases processuais ( pendentes de solução ):
Unidade Judiciária |
Conhecimento (até a prolação da sentença) |
Liquidação |
Execução |
5.ª VT do Recife |
1.406 |
24 |
1.111 |
Fontes : e-Gestão.
PerÃodo analisado: 1.º/8/2017 a 31/8/2017.
5.5. Prazos médios (em dias) nas principais fases processuais:
Unidade Judiciária |
Conhecimento (até a prolação da sentença) |
Liquidação |
Execução |
5.ª VT do Recife |
324 |
38 |
431 |
Fonte: e-Gestão.
PerÃodo analisado: 1.º/9/2016 a 31/8/2017.
6. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS ELETRÔNICOS EM 28/9/2017:
Agrupadores:
Tarefa |
Quantidade |
Processos com pagamentos |
26 |
Processos com pedido de segredo de justiça não apreciado |
03 |
Processos com pedido de sigilo nos documentos não apreciado |
60 |
Processos com pedido liminar ou de antecipação de tutela não apreciado |
19 |
Processos com Petições Avulsas |
05 |
Processos com Habilitações nos Autos Não Lidas |
13 |
Processos com petições não apreciadas |
22 |
Mandados devolvidos pelo Oficial de Justiça |
23 |
Processos aguardando encaminhamento do secretário de audiência (atas assinadas) |
04 |
Fase de Conhecimento:
Tarefa |
Quantidade |
Data |
Processo |
Aguardando anotação da CTPS |
01 |
06/09/2017 |
|
Aguardando apreciação pela instância superior |
416 |
27/08/2014 |
|
Aguardando audiência |
1126 |
14/04/2016 |
|
Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos |
233 |
20/05/2016 |
|
Aguardando final do sobrestamento |
16 |
01/07/2016 |
|
Aguardando laudo pericial |
06 |
06/09/2017 |
|
Aguardando recebimento de crédito |
02 |
14/09/2017 |
|
Aguardando término dos prazos |
227 |
28/08/2017 |
|
Análise do Conhecimento |
22 |
08/08/2017 |
|
Apreciar dependência |
05 |
20/09/2017 |
|
Cumprimento de providências |
01 |
26/09/2017 |
|
Imprimir Correspondência |
07 |
22/09/2017 |
|
Minutar Decisão |
12 |
28/08/2017 |
|
Minutar Despacho |
48 |
18/09/2017 |
|
Minutar dependência |
02 |
31/07/2017 |
|
Minutar expediente da secretaria |
09 |
09/09/2017 |
|
Minutar sentença |
05 |
29/02/2016 |
|
Prazos vencidos |
53 |
26/09/2017 |
|
Preparar comunicação |
13 |
22/09/2017 |
|
Recebimento de instância superior |
03 |
27/09/2017 |
|
Remeter ao 2o Grau |
08 |
25/09/2017 |
|
Remeter ao 2o grau - registrar pagamentos |
06 |
25/09/2017 |
|
Triagem Inicial |
10 |
22/09/2017 |
|
Triagem Inicial - Trabalho infantil ou idoso |
01 |
22/09/2017 |
|
Trânsito em Julgado |
02 |
27/09/2017 |
|
OBSERVAÇÕES | |||
*¹ Última audiência realizada em 29/8/2017, com instrução designado para 20/8/2018. *² Última parcela do acordo (20.ª) com vencimento em 5/1/2018. *³ Sobrestado conforme Resolução Administrativa TRT - 18/2014 e em observância à decisão proferida em ARE 791.932/DF – STF. * 4 Pendente de cumprimento das determinações subsequentes do despacho de Id. a0b0211. * 5 Processo se encontra na subpasta “OfÃcios – Marcelâ€, onde existem, ao todo, 6 (seis) processos. |
Fase de Liquidação:
Tarefa |
Quantidade |
Data |
Processo |
Aguardando laudo pericial |
02 |
03/09/2017 |
|
Aguardando término dos prazos |
06 |
22/09/2017 |
|
Análise de Liquidação |
07 |
25/09/2017 |
|
Designar perÃcia |
04 |
27/09/2017 |
|
Minutar Decisão - Liq |
05 |
26/09/2017 |
|
Minutar Despacho - Liq |
01 |
15/09/2017 |
|
Preparar comunicação |
02 |
15/09/2017 |
Fase de Execução:
Tarefa |
Quantidade |
Data |
Processo |
Aguardando apreciação pela instância superior |
08 |
08/11/2016 |
|
Aguardando comprovantes bancários |
07 |
09/08/2017 |
|
Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos |
20 |
15/03/2016 |
|
Aguardando cálculo - Secretaria |
03 |
13/09/2017 |
|
Aguardando leilão ou praça |
03 |
18/09/2017 |
|
Aguardando pgto RPV Precatório |
02 |
17/05/2017 |
|
Aguardando recebimento de crédito |
19 |
25/05/2017 |
|
Aguardando término dos prazos |
340 |
25/09/2017 |
|
Análise de Execução |
10 |
22/09/2017 |
|
(Subpasta) Certificar Pendências |
03 |
28/09/2017 |
|
BacenJud |
05 |
26/09/2017 |
|
Cartório de registro de imóveis |
04 |
15/09/2017 |
|
Controle de pericia |
01 |
14/09/2017 |
|
Cumprimento de providências |
51 |
02/08/2017 |
|
Expedir RPV-Precatório |
01 |
20/09/2017 |
|
Imprimir Correspondência |
02 |
22/09/2017 |
|
InfoJud |
02 |
10/09/2017 |
|
Minutar Decisão - Exec |
09 |
22/09/2017 |
|
Minutar Despacho - Exec |
161 |
05/09/2017 |
|
Minutar expediente da secretaria |
29 |
04/09/2017 |
|
(Subpasta) Alvarás - Simone |
05 |
27/09/2017 |
|
Minutar sentença - Exec |
02 |
12/09/2017 |
|
Prazos vencidos |
35 |
26/09/2017 |
|
Preparar comunicação |
65 |
13/09/2017 |
|
Publicar DJe - Exec |
01 |
28/09/2017 |
|
Registrar obrigações de pagar |
01 |
28/09/2017 |
|
RenaJud |
01 |
28/09/2017 |
|
SerasaJud |
01 |
26/09/2017 |
|
OBSERVAÇÕES | |||
*¹ Última parcela do acordo (24.ª) com vencimento apenas em 15/2/2018. *² Carta Precatória enviada para distribuição 15/05/2017 e com leilão dos bens penhorados no MM JuÃzo Deprecado designado para 27/09/17. *³ RPV enviada ao setor de Precatórios. * 4 OfÃcio para fins de habilitação do crédito do reclamante nos autos do processo nº. 0010931-19.2014.8.24.0005 enviado na data indicada. * 5 Certidão de Devolução de Mandado juntado aos autos na data indicada. * 6 Aguardando cumprimento integral do parcelamento. * 7 Renovação de ofÃcio à 19.ª Vara do Trabalho do Recife, ainda sem resposta. * 8 Encontra-se na subpasta “ OfÃcios – Marcelâ€, onde se encontram, ao todo, 20 (vinte) processos. |
7. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS FÃSICOS EM 5/10/2017
NATUREZA |
QUANTIDADE |
DATA MAIS ANTIGA |
PROCESSO | |
Cargas |
Advogados |
19 |
27/4/2017 |
0124600-72.1992.5.06.0005*1 |
Perito |
3 |
29/8/2017 |
0001343-09.2012.5.06.0005 | |
Terceiros |
11 |
15/6/2016 |
0049500-82.1990.5.06.0005*2 | |
Petições a juntar aos autos |
1 |
4/10/2017 |
9000300-30.2002.5.06.0906 | |
Processos conclusos para despacho |
15 |
4/10/2017 |
0159600-60.1997.5.06.0005 | |
Consultas convênios a realizar (BACEN/JUCEPE/INFOJUD/DETRAN) |
- |
- |
- | |
Praças a marcar |
- |
- |
- | |
Processos no setor de cálculos |
11 |
29/9/2017 |
0001500-16.2011.5.06.0005 | |
Processos para serem remetidos ao TRT |
1 |
5/10/2017 |
0110700-65.2005.5.06.0005 |
*1 A notificação para devolução dos autos ocorreu apenas em 30/9/2017.
*2 Ocorreram duas notificações para devolução dos autos em 22/9/2016 e 3/5/2017, com mandado de busca e apreensão expedida apenas em 4/10/2017.
*Em relação à s certidões/diligências, praças a realizar, notificações e ofÃcios, não existem pendências.
*No tocante aos alvarás, o mais antigo data de 4/10/2017 (processo n.º 0099700-05.2004.5.06.0005).
*Quanto aos mandados, o mais antigo data de 3/10/2017 (processo n.º 0000091-68.2012.5.06.0005).
*Quanto aos processos digitalizados (CLE), verificou-se a conversão de 362 (trezentos e sessenta e dois) feitos, sendo 147 (cento e quarenta e sete) em 2015, 120 (cento e vinte) em 2016 e 95 (noventa e cinco) em 2017.
Fonte: Informações colhidas na Secretaria da Vara do Trabalho e no SIAJ.
8. METAS FIXADAS PELO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA:
Em conformidade com os dados fornecidos pelo Núcleo de EstatÃstica e Pesquisa do Egrégio Regional, eis os resultados das Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ para o ano de 2016 :
Meta 1 CNJ - 2016 : – Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuÃdos no ano corrente.
Unidades Judiciárias |
Recebidos |
Resolvidos |
Resultado |
5.ª VT do Recife |
1.638 |
2.092 |
127,72% |
Total da 6ª Região |
107.816 |
111.793 |
103,69% |
Meta 2 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, pelo menos, 90% dos processos distribuÃdos até 31/12/2014.
Unidade Judiciária |
DistribuÃdos em 2014 |
DistribuÃdos em 2014 e julgados até 31/12/16 |
Pendentes de julga- mento até 31/12/16 |
Resultado |
5.ª VT do Recife |
1.433 |
1.433 |
0 |
111% |
Total da 6ª Região |
62.261 |
59.947 |
2.314 |
107% |
Meta 3 CNJ - 2016 : – Aumentar o Ãndice de conciliação na fase de conhecimento, em relação à média do biênio 2013/2014, em 2 pontos percentuais.
Unidade Judiciária |
Solucionados |
Conciliados |
Média biênio (2013/2014) |
Resultado |
5.ª VT do Recife |
2.092 |
613 |
35,92% |
29,3% |
Total da 6ª Região |
111.793 |
44.400 |
40,83% |
39,72 % |
Meta 4 CNJ - 2016 : – Dar prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, não se destinando portanto à esta Justiça Especializada.
Meta 5 CNJ - 2016 : – B aixar em 2016, quantidade maior de processos de execução do que o total de casos novos de execução no ano corrente.
Unidade Judiciária |
Casos novos de execução |
Baixados |
Entraram na meta |
SaÃram da meta |
Resultado |
5.ª VT do Recife |
723 |
1.151 |
0 |
0 |
159,20% |
Total da 6ª Região |
38.526 |
37.091 |
0 |
0 |
96,50% |
Meta 6 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, as ações coletivas distribuÃdas, até 31.12.2013 no 1.º grau e até 31.12.2014, no 2.º grau.
A 5.ª Vara do Trabalho do Recife conta com 1 (uma) ação coletiva ainda em tramitação em 31/12/2016 (proc. 0010248-66.2013.5.06.0005), e, de acordo com o extrato de tramitação processual, a sentença ainda não foi prolatada.
Meta 7 CNJ - 2016 : – Identificar e reduzir em 2% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior.
Unidade Judiciária |
Pendentes em 31/12/15 |
Quantidades de Processos dos dez maiores litigantes distribuÃdos na instância no mês de referência |
Quantidades de Processos dos dez maiores litigantes julgados na ins- tância no mês de referência |
Pendentes em 31/12/16 |
Resultado |
5.ª VT do Recife |
257 |
179 |
250 |
186 |
135,41% |
Total da 6ª Região |
8.284 |
7.949 |
9.373 |
6.860 |
118,34% |
O Conselho Nacional de Justiça divulgou no final do 10.º Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em BrasÃlia, as metas nacionais para 2017, quais sejam:
Meta 1 - Os tribunais mantiveram o compromisso de julgar, ao longo de 2017, mais processos do que os novos que chegarem aos tribunais (Meta 1). Assim como em 2016, o compromisso deverá ser cumprido por tribunais de todos os segmentos de Justiça.
Meta 2 - O compromisso com o julgamento dos processos mais antigos, alvo da Meta 2, foi renovado para 2017 e deverá ser cumprido por tribunais de todos os ramos do Judiciário. O detalhamento desta e das outras metas definidas, com percentuais e perÃodos de distribuição dos processos que deverão ser julgados, estarão num glossário que será divulgado futuramente pelo CNJ.
Meta 3 - A Justiça Federal e a Justiça do Trabalho também renovaram o compromisso com a Meta 3, que busca aumentar o número de casos solucionados por meio da conciliação, em relação a perÃodos anteriores.Â
Meta 4 - Fixada pela primeira vez em 2013, a Meta 4, que dá prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, deverá ser cumprida novamente em 2017 pela Justiça Estadual, pela Justiça Federal, pela Justiça Militar da União e dos Estados e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).Â
Meta 5 - Impulso aos processos de execução, que será perseguida no ano que vem pelos tribunais da Justiça Estadual, Federal e do Trabalho.
Meta 6 - P rioriza o julgamento de ações coletivas, que impactam na vida de um grupo maior de pessoas.Â
Meta 7 – Prioriza o julgamento de processos dos maiores litigantes e dos recursos repetitivos, tem por objetivo enfrentar demandas de massa que chegam ao Judiciário.
Meta 8 – Destinada a ações de fortalecimento da rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres, uma das prioridades da atual gestão do CNJ.
9. ITENS DE EXAME E REGISTRO OBRIGATÓRIOS (Art. 26 da Consolidação dos Provimentos da CGJT):
Com base nos autos e sistemas analisados, verificou-se que o JuÃzo:
- registra no sistema informatizado os atos processuais relevantes;
- emite pronunciamento explÃcito acerca da admissibilidade dos recursos, segundo constatado nos processos n.º s 0001128-91.2016.5.06.0005 e 0001124-88.2015.5.06.0005;
- ordena, de ofÃcio , a imediata liberação do depósito recursal, nos casos em que, após a liquidação, seja apurado crédito de valor inequivocamente superior ao depositado, como verificado nos processos n.ºs 0001288-58.2012.5.06.0005 e 0001455-75.2012.5.06.0005;
- exaure as iniciativas do juÃzo objetivando tornar exitosa a execução. No entanto, constatou-se o cumprimento parcial do procedimento estabelecido pela Corregedoria-Geral, no que diz respeito à juntada das cópias da decisão exequenda e da decisão homologatória da conta de liquidação, relativas à emissão da Certidão de Crédito Trabalhista, em contrariedade ao artigo 88 da Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral, conforme se observa nos processos n.ºs 0001275-25.2013.5.06.0005 e 0000400-02.2006.5.06.0005. Emite a Certidão de Arquivamento Provisório, prevista no art. 77 da referida Consolidação, como, por exemplo, se constata nos processos 0108100-32.2009.5.06.0005 e 0074000-90.2005.5.06.0005;
- faz uso regular das ferramentas eletrônicas: Bacenjud, Detran, Renajud, Jucepe, Infojud e Serpro, consoante observado nos processos n.ºs. 0154900-41.1997.5.06.0005, 0001111-26.2014.5.06.0005, 0000735-06.2015.5.06.0005, 0000849-13.2013.5.06.0005, 0000877-44.2014.5.06.0005, 0001502-78.2014.5.06.0005, 0000275-24.2012.5.06.0005 e 0000031-90.2015.5.06.0005. De acordo com o Relatório sobre Ordens Judiciais, foram realizados, no perÃodo de janeiro de 2016 a setembro de 2017, 1.817 (um mil, oitocentos e dezessete) bloqueios, 1.136 (um mil, cento e trinta e seis) desbloqueios e 701 (setecentos e uma) transferências. No mês de setembro de 2017, constavam 61 (sessenta e um) bloqueios pendentes de providência;
- determina a citação dos sócios, nos casos de desconsideração da personalidade jurÃdica da empresa executada, com a devida inclusão dos seus nomes no sistema, no polo passivo da demanda, conforme visto nos processos n.ºs 0055700-51.2003.5.06.0005 e 0000795-76.2015.5.06.0005; e
- inclui, em pauta, quando solicitado pelas partes, processos para tentativa de conciliação, na fase de execução, e, ainda, na Semana Nacional ou Regional de Conciliação.
Quanto aos demais aspectos (assiduidade dos magistrados, pauta de audiências e principais prazos) encontram-se registrados nos itens 4 e 5.
10. OBSERVAÇÕES/PENDÊNCIAS REFERENTES À SECRETARIA:
- Na análise, por amostragem, nas carteiras que integram a Secretaria da Vara, verificou-se satisfatória organização e cumprimento das normas procedimentais a serem seguidas pelas unidades judiciárias de primeira instância, cabendo, entretanto, maior controle em relação à carga dos autos. Quanto aos processos digitais, constatou-se ótimo controle da tramitação dos feitos e atos da secretaria, conforme quadros do item 6 elaborados no dia 28/9/2017, ressaltando-se, inclusive, a boa utilização da ferramenta “agrupadoresâ€. Na inspeção realizada pelo juÃzo de primeiro grau, no perÃodo de 9 a 13 de janeiro de 2017, em 1.541 (um mil, quinhentos e quarenta e um) processos, registraram-se dentre outros dados: a) 97 (noventa e sete) processos fÃsicos sem movimentação há mais de 60 dias; b) 15 (quinze) processos fora de pauta; c) 24 (vinte e quatro) processos com carga vencida e notificados; d) 7 (sete) processos com carga vencida e sem notificação; e) 1.160 processos fÃsicos com histórico vencido; e) 650 (seiscentos e cinquenta) processos fÃsicos na fase de execução;
- Existem 32 (trinta e duas) CTPS’s sob custódia da Secretaria da Vara, e, deste total, apenas 1 (uma) diz respeito a processo arquivado provisoriamente ( 0000898-20.2014.5.06.0005 ). Indagado acerca das medidas adotadas para a diminuição do passivo desses documentos, o Diretor de Secretaria esclareceu que, inicialmente, procede à intimação do advogado para que encaminhe o documento profissional ao seu cliente, e, apenas em caso de falha dessa primeira medida, determina-se a instigação direta da própria parte, pela via postal, e, por fim, por meio de oficial de justiça;
- Os Assistentes de Juiz elaboram minutas de despachos, sentenças de mérito e de soluções de incidentes processuais (como embargos declaratórios, embargos à execução, embargos de terceiros, e exceção de pré-executividade e antecipação de tutela), bem como informações de mandado de segurança;
- O JuÃzo prolata, com habitualidade, sentenças de forma lÃquida em ambos os ritos, tanto nos processos fÃsicos quanto eletrônicos. Para elaboração dos cálculos e liquidação de sentenças, a Contadoria do JuÃzo se utiliza dos programas “JURISCALC†e PJe-Calc, conforme preconizado pelo Conselho Nacional de Justiça - CNJ e pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho – CSJT;
- Conforme relatórios fornecidos pela Seção de Gestão Negocial dos Sistemas do PJE e do e-Gestão, vinculada à Secretaria da Presidência deste Tribunal, há necessidade da Secretaria da Vara proceder a registros no PJE, de modo a regularizar a estatÃstica da unidade, no tocante aos processos especificados no OfÃcio Circular n.º 458/2017. A Corregedoria reconhece que não houve orientação sobre tais procedimentos à época, entretanto, a correção do passivo se impõe, de modo a refletir a realidade da estatÃstica da Vara;
- Em relação ao lapso temporal anteriormente correicionado, observou-se: a) aumento do quantitativo de novas ações em 38 (trinta e oito); b) acréscimo na produtividade da Vara, vez que prolatadas a mais 142 (cento e quarenta e duas) sentenças, e 270 (duzentas e setenta) decisões de incidentes processuais, e homologadas a mais 90 (noventa) conciliações; c) redução do prazo médio para julgamento em 18 (dezoito) dias; d) redução do prazo médio, no ano de 2016, para realização da audiência inicial, no ordinário, em 100 (cem) dias, e da instrução, no ordinário, em 35 (trinta e cinco) dias, e na decisão, no sumarÃssimo, em 1 (um) dia, e, no ordinário, em 60 (sessenta) dias, contudo houve acréscimo, em relação ao rito sumarÃssimo, da audiência inicial em 12 (doze) dias e da instrução em 20 (vinte) dias; e) redução do prazo médio para realização, em setembro de 2017, da audiência inicial no rito sumarÃssimo em 42 (quarenta e dois) dias, e no ordinário em 8 (oito) dias, e na instrução em 57 (cinquenta e sete) dias; f) redução do prazo médio na fase de conhecimento em 29 (vinte e nove) dias, na liquidação em 71 (setenta e um) dias, e na execução em 41 (quarenta e um) dias; g) redução na quantidade de processos na fase de conhecimento em 225 (duzentos e vinte e cinco), e acréscimo na liquidação em 4 (quatro) e na execução em 69 (sessenta e nove); e h) aumento do saldo remanescente em 1 (um) processo; e
- O Diretor de Secretaria da 12.ª Vara do Trabalho do Recife, André Pessoa de Carvalho, em nome dos magistrados daquela unidade, compareceu à unidade para prestar agradecimento pela colaboração da 5.ª Vara do Recife, no tocante ao auxÃlio no setor de cálculos desde novembro de 2016, mediante a elaboração de todas as planilhas de cálculos daquela Vara;
- Atingimento das Metas 1, 2, 5, e 7 estabelecidas pelo CNJ para o ano de 2016, o que revela o esforço e dedicação dos magistrados e servidores no aprimoramento da prestação jurisdicional.
11. PEDIDOS DE PROVIDÊNCIAS E RECLAMAÇÕES CORREICIONAIS :
No tocante ao perÃodo de 1.º de janeiro de 2016 até a presente data, houve a formalização, em face desta unidade judiciária, de apenas 1 (um) pedido de providência (0000084-18.2017.5.06.0000), indeferido liminarmente, e arquivado em 14/7/2017.
12. RECOMENDAÇÕES:
- Prolatarem os magistrados Edson LuÃs Bryk e Evellyne Ferraz Correia , prioritariamente e no menor espaço de tempo possÃvel, as sentenças com prazo vencido, conforme relações especificadas nos itens 3.3 e 3.4, devendo, sempre, atentarem ao prescrito no ATO n.º 1/CGJT, de 10 de fevereiro de 2017, haja vista o controle exercido por esta Corregedoria Regional a evitar que decisões não ultrapassem a tolerância admitida pela citada norma. Considerando que esses juÃzes não se encontravam presentes no momento da correição, deverá a Secretaria da Corregedoria Regional encaminhar-lhes comunicação para que tomem ciência;
- Empreender esforços com o objetivo de reduzir os prazos médios de audiências no rito sumarÃssimo, estabelecendo como meta o prazo máximo de 15 (quinze) dias, conforme determina o inciso III do art. 852-B da CLT. Nos processos de rito ordinário, observar “o prazo médio de duração do processo – fase de conhecimento – de até 200 (duzentos) dias, atentando-se ao limite legal para publicação de sentença†– Resolução Administrativa TRT n.º 03/2015, artigo 14, § 2.º (Provimento TRT-CRT n.º 03/2010);
- Fomentar a inclusão de processos de execução na pauta de audiências para tentativa de conciliação, consoante disposto no art. 76, II, da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho: “ promover a realização semanal de audiências de conciliação em processos na fase de execução, independentemente de requerimento das partes, selecionando-se aqueles com maior possibilidade de êxito na composição â€.
- Observar regular e integralmente as normas procedimentais prescritas pela Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho referente à Certidão de Crédito Trabalhista, conforme Anexo V da Consolidação de Provimentos 2016 da CGJT;
- Realizar a verificação periódica, no Sistema BacenJud, quanto à existência de alguma ordem judicial “pendente de providênciaâ€, ou mesmo “não lidaâ€, adotando-se a medida cabÃvel, seja de transferência dos valores bloqueados para contas judiciais (para posterior liberação aos exequentes) ou desbloqueios daquelas importâncias que não interessem à execução – Consolidação de Provimentos da CGJT, Art. 99;
- Enfatizar, entre os usuários (servidores e magistrados) da Vara, a importância da correta inserção de dados no PJE, pois eles são extraÃdos, através das remessas, transformados e gravados, e essas informações alimentam o e-Gestão, gerando os relatórios gerenciais e a estatÃstica oficial da Justiça do Trabalho;
- Continuar a realizar a análise periódica da ferramenta “agrupadoresâ€, a fim de evitar a permanência de processos em tarefas já superadas. Os processos devem ser retirados de tal lista assim que realizado o ato respectivo;
- Proceder à “conclusão ao magistradoâ€, especificando o tipo (sentenças, decisões ou despachos), sem necessidade de despacho para tal finalidade, pela importância desse dado para a estatÃstica deste Regional, e, ainda, com a cautela necessária, em face da impossibilidade de cancelamento da “conclusão†em relação à s sentenças, o que enseja, em caso de equÃvoco do servidor, a necessidade de o magistrado proceder à “conversão do julgamento em diligência†para que se possa realizar nova conclusão. Deve, ainda, ser selecionado o magistrado em tempo real, com a devida gravação no sistema, a fim de que seja contabilizado o prazo para prolação da decisão corretamente, e, no caso da sentença, tão logo encerrada a instrução. Em relação à s decisões de antecipação de tutela, também proceder à imediata conclusão com a especificação do magistrado, de modo a possibilitar o controle do prazo e garantir a veracidade dos dados estatÃsticos. No tocante aos embargos de declaração, havendo necessidade de intimar a parte contrária, proceder à conclusão para julgamento tão logo encerrado o prazo, também sem necessidade de despacho, por se tratar de ato ordinário da secretaria. Tratando-se de juiz substituto da reserva técnica, proceder à imediata conclusão no sistema, com informação de tal fato, por e-mail funcional, ao magistrado, inclusive porque possui acesso restrito à unidade na qual atua;
- Efetivar a conclusão para julgamento dos embargos de declaração ao magistrado que se encontrar em exercÃcio na Vara, quando aquele que prolatou a sentença embargada se encontrar afastado por mais de 30 dias, em conformidade com o art. 8.º, § 3.º, do Provimento n.º 03/2015 desta Corregedoria Regional;
- Persistir no cumprimento das diligências determinadas pelo Tribunal, em grau de recurso, em prazo razoável, bem assim proceder ao correto cadastramento das partes quando do envio dos recursos ao Tribunal, inclusive em relação ao recurso ordinário em rito sumarÃssimo, de modo a evitar equÃvoco quando da distribuição da classe processual na segunda instância;
- Registrar, no sistema PJE, o recolhimento das custas, emolumentos, contribuição previdenciária e imposto de renda. Após as orientações sobre a necessidade de tal anotação, o Setor de EstatÃstica do Tribunal constatou acréscimo considerável no registro de tais arrecadações, conforme quadro demonstrativo entre os meses de janeiro a março de 2016 e janeiro a março de 2017, numa variação de 115,94% no tocante à s custas processuais, de 498,05% em relação aos emolumentos, de 71,16% no pertinente à s contribuições previdenciárias, de 32,62% no que diz respeito ao imposto de renda, e de 283,18% quanto à s multas aplicadas pelos órgãos de fiscalização das relações de trabalho; e
- Persisitir no estÃmulo, entre os servidores, de práticas de sustentabilidade, racionalização e consumo consciente de materiais e serviços de responsabilidade socioambiental, visando ao uso sustentável dos recursos naturais e dos bens públicos, bem como ao aperfeiçoamento contÃnuo da qualidade do gasto público realizado pelo Tribunal, a teor da Resolução n.º 201 do CNJ de 3/3/2015.
13. BOAS PRÃTICAS RELATADAS PELO JUÃZO:
Noticiou o Diretor de Secretaria que as boas práticas, relacionadas na ata de correição de 2016, continuam sendo desempenhadas nesta unidade judiciária, motivo pelo qual procede à sua renovação:
- Inserção habitual de processos na fase de execução em pauta para tentativa de conciliação, inclusive com pauta paralela durante a Semana Nacional;
- Liquidação pela Contadoria, suprimindo o oferecimento de cálculos pelas partes no tocante à s sentenças prolatadas, eventualmente, de forma ilÃquida;
- Atos ordinatórios executados por todos os servidores da Secretaria;
- Realização de triagem inicial no PJe de forma mais abrangente, inclusive com pesquisa de INFOJUD, deixando o processo apto à primeira audiência, com a finalidade de enxugar a pauta, e sanar eventuais inconsistências;
- Força de alvará à ata de audiência para levantamento do FGTS e seguro desemprego, descongestionando o Setor de Acordo e Pagamento;
- Reciclagem periódica dos procedimentos do PJe a todos os servidores da Vara, de forma periódica, estimulando a equipe a conhecer todo o trâmite e fluxo do PJe, de maneira a evitar “nós de desvio†e eventuais inconsistências com relação ao e-Gestão;
- Análise das carteiras, com acompanhamento mensal dos cumprimentos e estabelecimento de metas internas de produtividade, bem como rodÃzio em carteiras que tratam diretamente com o público (Audiência, Acordo & Pagamento e Protocolo);
- Audiências de conciliação sem prévio agendamento das partes;
- Autorização para aumentar o percentual de 20% para 40% dos servidores na modalidade de TELETRABALHO, conforme certidão do Pleno de 8/8/2017;
- Despacho sequenciado na execução, evitando-se eventuais conclusões de autos à autoridade judiciária e promovendo a celeridade processual;
- Utilização de papel reciclado de diversas formas, inclusive com a criação de um carimbo com os dizeres: "SEM EFEITO! Expediente impresso em papel reutilizado; e
- Uso da ferramenta eletrônica CCS (disponÃvel no Sistema BacenJud), com bons resultados, na hipótese de verificação da existência de indÃcios de fraude à execução.
14. SOLICITAÇÕES DO JUÃZO:
Não apresentados pleitos à Administração do egrégio Tribunal.
Encerrados os trabalhos, a ExcelentÃssima Corregedora Regional, Desembargadora Dione Nunes Furtado da Silva, agradeceu a fraternal acolhida e a colaboração prestada pelos ExcelentÃssimos JuÃzes Titular e Substituta, e pelos servidores da Vara, determinando que, lavrada e assinada, fosse disponibilizada esta ata na página da Corregedoria, no sÃtio deste Regional ( www.trt6.jus.br ), além de publicada, em sua Ãntegra, no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho – DEJT, entregando cópia à Unidade Judiciária sob correição (neste ato), e Presidência do Egrégio Regional, para conhecimento e providências pertinentes. Firmam a presente ata a ExcelentÃssima Desembargadora Corregedora Regional e a Secretária da Corregedoria Regional.
DIONE NUNES FURTADO DA SILVA
Desembargadora Corregedora Regional
NOÊMIA MARIA GOMES DE OLIVEIRA
Secretária da Corregedoria Regional
Ata Correição 54 - 2017 de 5/10/2017.