ATA DA CORREIÇÃO ORDINÃRIA REALIZADA NA 4.ª VARA DO TRABALHO DO RECIFE, EM 4 DE OUTUBRO DE 2017.

Aos 4 (quatro) dias do mês de outubro de 2017, às 8 (oito) horas, compareceu à sede da 4.ª Vara do Trabalho do Recife, situada na Avenida Mascarenhas de Morais, n.º 4.631, Fórum Advogado José Barbosa de Araújo, Imbiribeira, Recife/PE, a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional do TRT da 6.ª Região, Dr.ª Dione Nunes Furtado da Silva , acompanhada pelos servidores Noêmia Maria Gomes de Oliveira (Secretária da Corregedoria), Vânia Rodrigues de Santana Cunha (Assessora de Gabinete), Rosanna de Freitas Monteiro (Assistente de Gabinete), e Henrique Bezerra Valença (Assistente Secretário), para realizar a Correição Ordinária veiculada no Edital n.º 05/2017, disponibilizado no Diário Eletrônico do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região em 7/6/2017, e considerado publicado em 8/6/2017. Referido edital se encontrava devidamente afixado no átrio da Secretaria da referida unidade, possibilitando sua plena divulgação e visualização pelo público local.

Presentes, nesta ocasião, o Excelentíssimo Juiz Titular, Dr. Sérgio Vaisman, e a Excelentíssima Juíza Substituta Auxiliar, Dra. Marta de Fátima Leal Chaves, o Diretor de Secretaria, Bel. Edilberto Manoel de Souza, e os demais servidores ali lotados: Márcia Figueiredo Carvalheira, Ricardo Carlos Medeiros, Ana Carolina Pires Ribeiro de Lacerda, Arthur Paiva, Cleusy Araújo Galindo, Luís Gonzaga de Lima Borges Neto, Adriana Martins de Almeida, Luiz Frederico Carneiro de Oliveira, Geralda Cabral Vitória Sena, e Robson Nunes da Silva, além das estagiárias de Direito Deborah Alice da Costa Silva, e Larissa Luísa Sepúlveda e Silva. Ausentes os funcionários Susana de Souza Fontes Accioly (férias), Rodrigo de Almeida Pinheiro (férias) e Priscila Mary Lira de Souza (licença gestante).

Com base nos dados extraídos do SIAJ, PJe, e-Gestão e Sistema de Pessoal; nas informações consolidadas pela Seção de Estatística; no exame dos procedimentos adotados na Secretaria da Vara e dos processos em tramitação, e, ainda, dos dados colhidos na inspeção judicial realizada no período de 9 a 13 de janeiro de 2017, a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional determinou o registro das informações e recomendações que seguem.

1. MAGISTRADOS:

JUIZ TITULAR/JUÃZA SUBSTITUTA

PERÃODO DE ATUAÇÃO

Sérgio Vaisman (Titular)

Desde 20/12/2010

(Ato TRT GP n.º 757/2010)

Marta de Fátima Leal Chaves (Auxiliar)

Desde 24/2/2010

(Portaria TRT GCR n.º 30/2010)

2. QUADRO ATUAL DE SERVIDORES:

NOME

CARGO

FUNÇÃO

Edilberto Manoel de Souza

Técnico Judiciário

Diretor de Secretaria

Márcia Figueiredo Carvalheira

Técnica Judiciária

Assistente de Diretor

Ricardo Carlos Medeiros

Analista Judiciário

Assistente de Juiz

Ana Carolina Pires Ribeiro de Lacerda

Técnica Judiciária

Assistente de Juiz

Arthur Paiva

Auxiliar Judiciário

Calculista

Susana de Souza Fontes Accioly

Técnica Judiciária

Calculista

Cleusy Araújo Galindo

Técnica Judiciária

Secretária de Audiência

Luís Gonzaga de Lima Borges Neto

Técnico Judiciário

Secretário de Audiência

Adriana Martins de Almeida

Técnica Judiciária

Assistente

Luiz Frederico Carneiro de Oliveira

Técnico Judiciário

Assistente

Geralda Cabral Vitória Sena

Técnica Judiciária

-

Rodrigo de Almeida Pinheiro

Técnico Judiciário

-

Priscila Mary Lira de Souza

Técnica Judiciária

-

Robson Nunes da Silva

Técnico Judiciário

-

3. Produtividade dos Juízes na Unidade:

3.1. Quantidade de Audiências, Sentenças, Conciliações e Incidentes por Juiz (a):

Atuação dos Magistrados na

4.ª VT do Recife

Audiências*

Sentenças de mérito

Conciliações

Incidentes processuais

Sérgio Vaisman

1.808

463

311

341

Marta de Fátima Leal Chaves

1.232

284

222

257

Daniella Cristiane Rodrigues Ferreira

39

8

12

3

Débora de Souza Silva Lima

49

2

7

6

Eduardo Henrique Brennand Dornelas Câmara

89

-

82

-

Leandro Fernandez Teixeira

35

8

10

2

Matheus de Lima Sampaio

-

18

-

2

Matheus Ribeiro Rezende

-

1

-

-

Total

3.252

784

644

611

*Exceto audiências de julgamento.

Fontes: Relatórios extraídos do e-Gestão (Audiências realizadas, Solucionados por magistrado, e Incidentes processuais julgados por magistrado).

Período analisado: 1.º/9/2016 a 31/8/2017.

3.2. Prazo médio (em dias) para julgamento de mérito na unidade, da conclusão até a prolação da sentença (apenas PJe):

Atuação dos Magistrados na 4.ª VT do Recife

Prazo* médio para julgamento de sentenças de mérito

Sérgio Vaisman

62

Marta de Fátima Leal Chaves

35

Daniella Cristiane Rodrigues Ferreira

17

Débora de Souza Silva Lima

0

Eduardo Henrique Brennand Dornelas Câmara

-

Leandro Fernandez Teixeira

3

Matheus de Lima Sampaio

4

Matheus Ribeiro Rezende

-

Prazo médio para julgar na unidade

50

*Apuração leva em conta somente processos eletrônicos e não deduz os períodos de afastamento dos magistrados, tais como férias, licenças, cursos e outros, em face da falta de integração entre os sistemas de pessoal e judicial.

Fontes: Relatório extraído do e-Gestão (Prazos Médios, em dias, da conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado - PJe).

Período analisado: 1.º/9/2016 a 31/8/2017.

3.3. Sentenças de mérito (conhecimento) pendentes de julgamento:

Magistrados com sentenças pendentes na

4.ª VT do Recife

No prazo

Prazo vencido

Total

Sérgio Vaisman

49

131

180

Marta de Fátima Leal Chaves

42

12

54

Total de sentenças pendentes na Vara

91

143

234

Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade do magistrado Sérgio Vaisman: 0000282-43.2017.5.06.0004, 0001527-26.2016.5.06.0004, 0001395-66.2016.5.06.0004, 0000117-30.2016.5.06.0004, 0000057-57.2016.5.06.0004, 0001008-06.2016.5.06.0019, 0001765-79.2015.5.06.0004, 0001728-52.2015.5.06.0004, 0001158-03.2014.5.06.0004, 0000546-65.2014.5.06.0004, 0001570-94.2015.5.06.0004, 0001702-20.2016.5.06.0004, 0000071-62.2017.5.06.0018, 0000031-59.2016.5.06.0004, 0000083-55.2016.5.06.0004, 0000064-49.2016.5.06.0004, 0001667-39.2016.5.06.0011, 0001397-36.2016.5.06.0004, 0001120-20.2016.5.06.0004, 0000114-75.2016.5.06.0004, 0000120-82.2016.5.06.0004, 0000106-64.2017.5.06.0004, 0001693-58.2016.5.06.0004, 0000325-77.2017.5.06.0004, 0000226-10.2017.5.06.0004, 0000089-62.2016.5.06.0004, 0001631-52.2015.5.06.0004, 0000093-02.2016.5.06.0004, 0001130-07.2015.5.06.0002, 0000594-53.2016.5.06.0004, 0000277-21.2017.5.06.0004, 0000279-25.2016.5.06.0004, 0000422-77.2017.5.06.0004, 0000152-87.2016.5.06.0004, 0000461-11.2016.5.06.0004, 0000178-85.2016.5.06.0004, 0001630-67.2015.5.06.0004, 0000512-22.2016.5.06.0004, 0001717-86.2016.5.06.0004, 0001718-71.2016.5.06.0004, 0000212-60.2016.5.06.0004, 0000175-33.2016.5.06.0004, 0000174-48.2016.5.06.0004, 0001612-46.2015.5.06.0004, 0001674-86.2015.5.06.0004, 0000252-42.2016.5.06.0004, 0000125-70.2017.5.06.0004, 0000427-02.2017.5.06.0004, 0001696-47.2015.5.06.0004, 0001685-18.2015.5.06.0004, 0000295-76.2016.5.06.0004, 0001657-50.2015.5.06.0004, 0001716-38.2015.5.06.0004, 0000317-37.2016.5.06.0004, 0000318-22.2016.5.06.0004, 0000320-89.2016.5.06.0004, 0001671-34.2015.5.06.0004, 0001490-96.2016.5.06.0004, 0000229-62.2017.5.06.0004, 0001728-86.2014.5.06.0004, 0000161-49.2016.5.06.0004, 0000462-93.2016.5.06.0004, 0000598-56.2017.5.06.0004, 0000650-52.2017.5.06.0004, 0000126-89.2016.5.06.0004, 0001623-75.2015.5.06.0004, 0001433-15.2015.5.06.0004, 0001180-27.2015.5.06.0004, 0000058-93.2017.5.06.0008, 0000182-88.2017.5.06.0004, 0000289-35.2017.5.06.0004, 0001704-24.2015.5.06.0004, 0000369-70.2015.5.06.0003, 0000070-22.2017.5.06.0004, 0000166-37.2017.5.06.0004, 0000599-41.2017.5.06.0004, 0000705-03.2017.5.06.0004, 0000252-08.2017.5.06.0004, 0000012-53.2016.5.06.0004, 0000403-08.2016.5.06.0004, 0001005-25.2015.5.06.0233, 0000556-75.2015.5.06.0004, 0001624-60.2015.5.06.0004, 0000711-10.2017.5.06.0004, 0000423-96.2016.5.06.0004, 0001200-18.2015.5.06.0004, 0000625-10.2015.5.06.0004, 0000272-96.2017.5.06.0004, 0000495-49.2017.5.06.0004, 0001447-96.2015.5.06.0004, 0000724-09.2017.5.06.0004, 0001941-23.2015.5.06.0145, 0000486-24.2016.5.06.0004, 0001237-11.2016.5.06.0004, 0000380-28.2017.5.06.0004, 0000670-14.2015.5.06.0004, 0001747-24.2016.5.06.0004, 0000547-45.2017.5.06.0004, 0001434-97.2015.5.06.0004, 0000642-12.2016.5.06.0004, 0001801-87.2016.5.06.0004, 0000522-32.2017.5.06.0004, 0000785-35.2015.5.06.0004, 0001065-06.2015.5.06.0004, 0000864-14.2015.5.06.0004, 0000170-51.2015.5.06.0002, 0001676-56.2015.5.06.0004, 0000283-28.2017.5.06.0004, 0000552-67.2017.5.06.0004, 0000213-11.2017.5.06.0004, 0000658-63.2016.5.06.0004, 0000657-78.2016.5.06.0004, 0000349-08.2017.5.06.0004, 0000329-17.2017.5.06.0004, 0000387-54.2016.5.06.0004, 0000511-37.2016.5.06.0004, 0001219-94.2015.5.06.0013, 0000532-13.2016.5.06.0004, 0001521-19.2016.5.06.0004, 0000451-30.2017.5.06.0004, 0001515-12.2016.5.06.0004, 0000777-24.2016.5.06.0004, 0001186-97.2016.5.06.0004, 0001111-92.2015.5.06.0004, 0000705-37.2016.5.06.0004, 0000703-67.2016.5.06.0004, 0001316-27.2015.5.06.0003, 0000517-10.2017.5.06.0004, 0000391-90.2015.5.06.0145, 0000514-89.2016.5.06.0004 e 0000143-52.2017.5.06.0017.

Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade da magistrada Marta de Fátima Leal Chaves: 0000481-65.2017.5.06.0004, 0000647-34.2016.5.06.0004, 0000203-64.2017.5.06.0004, 0000445-23.2017.5.06.0004, 0001222-42.2016.5.06.0004, 0000209-08.2016.5.06.0004, 0002010-64.2015.5.06.0142, 0000492-94.2017.5.06.0004, 0001161-21.2015.5.06.0004, 0000727-95.2016.5.06.0004, 0000722-73.2016.5.06.0004 e 0000472-54.2016.5.06.0161.

Fontes: Dados extraídos de “Relatório de decisões em aberto/proferidas†e PJe, em 4/10/2017, às 9h45.

3.4. Incidentes processuais pendentes de julgamento:

Magistrados com Incidentes Processuais pendentes na 4.ª VT do Recife

No prazo

Prazo vencido

Total

Sérgio Vaisman

15

-

15

Marta de Fátima Leal Chaves

4

-

4

-----------------------------------*

8

-

8

Total de incidentes pendentes na Vara

27

-

27

*Incidentes sem vinculação a magistrado: 0000420-10.2017.5.06.0004, 0000213-79.2015.5.06.0004, 0001504-46.2017.5.06.0004, 0001520-97.2017.5.06.0004, 0001522-67.2017.5.06.0004, 0001535-66.2017.5.06.0004, 0001543-43.2017.5.06.0004 e 0001546-95.2017.5.06.0004 (os dois últimos incidentes ainda se encontram no prazo da Secretaria para proceder à conclusão).

Fontes: Dados coletados na Secretaria da Vara e no PJe, em 4/10/2017, às 10h30.

3.5. Produtividade da Vara:

Unidade Judiciária

Quantidades

Prazo médio para julgamento (PJe)

Sentenças de mérito

Incidentes processuais

Conciliações

4.ª VT do Recife

784

611

644

50

Fontes: Relatórios extraídos do e-Gestão: Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado; e Prazos Médios (em dias) da Conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe).

Período analisado: 1.º/9/2016 a 31/8/2017.

3.6. Percentuais de produtividade do juiz titular e da juíza substituta no período de agosto de 2016 a julho de 2017:

- Juiz Sérgio Vaisman*

Mês

AGOST./16

SET./16

OUT./16

NOV./16

DEZ./16

JAN./17

FEV./17

Sentenças

90,41%

144,00%

58,97%

163,89%

119,51%

271,43%

62,50%

Conciliados

35,62%

69,33%

46,15%

22,22%

48,78%

78,57%

58,33%

Mês

MARÇO/17

ABRIL/17

MAIO/17

JUNHO/17

JULHO/17

Sentenças

109,46%

118,00%

108,33%

67,16%

75,86%

Conciliados

35,14%

62,00%

71,67%

59,70%

32,18%

* O Juiz Sérgio Vaisman usufruiu férias nos períodos de 13/10/2016 a 11/11/2016, e de 26/7/2017 a 24/8/2017, e afastou-se para participar de curso de 15/8/2016 a 17/8/2016, em 20/1/2017 e de 30 a 31/3/2017.

- Juíza Marta de Fátima Leal Chaves*

Mês

AGOST./16

SET./16

OUT./16

NOV./16

DEZ./16

JAN./17

FEV./17

Sentenças

123,64%

241,18%

76,67%

105,77%

107,14%

390,91%

107,14%

Conciliados

72,73%

41,18%

56,67%

73,08%

64,29%

109,09%

42,86%

Mês

MARÇO/17

ABRIL/17

MAIO/17

JUNHO/17

JULHO/17

Sentenças

125,00%

176,47%

76,67%

90,00%

800,00%

Conciliados

45,00%

88,24%

83,33%

85,00%

--

* A Juíza Marta de Fátima Leal Chaves usufruiu férias nos períodos de 12/9/2016 a 11/10/2016 e de 12/6/2017 a 10/8/2017, e afastou-se para participar de curso de 17 a 21/10/2016 e de 16 a 20/1/2017, e, ainda, por licença médica de 29/3/2017 a 12/4/2017.

4. AUDIÊNCIAS (REALIZADAS E DESIGNADAS):

4.1. Prazos médios, em dias, até a realização das audiências (a partir do ajuizamento):

Unidade Judiciária

Inicial

Instrução

Decisão

Sumaríssimo

Ordinário

Sumaríssimo

Ordinário

Sumaríssimo

Ordinário

4.ª VT do Recife

68

87

98

341

107

338

Fonte: Dados extraídos do e-Gestão (Prazos médios – fase de conhecimento).

Período analisado: 1.º/9/2016 a 31/8/2017.

4.2. Prazos (em dias) para designação de audiências, a contar de 26/9/2017:

Unidade Judiciária

Inicial

Instrução

Sumaríssimo

Ordinário

2016

2017

2016

2017

2016

2017

4.ª VT do Recife

75

45

88

119

379

317

Fontes: Informações extraídas do PJe e da Ata de Correição realizada em 2016.

4.3. Assiduidade dos magistrados:

Segundo informações prestadas pelo Diretor de Secretaria, as audiências são realizadas das segundas às sextas-feiras. O Juiz Titular, Dr. Sérgio Vaisman, e a Juíza Auxiliar, Dra. Marta de Fátima Leal Chaves, presidem 2 ou 3 sessões de audiência por semana, alternadamente.

4.4. Quantidade de processos em pauta de audiências por semana (média):

Unidade Judiciária

Dias de audiências por semana

Total de audiências

Sumaríssimos

Iniciais

Instruções

Razões Finais

4.ª VT do Recife

5 (segundas às sextas-feiras)

13 a 15

38 a 40

15 a 21

10 a 11

Fontes: Informações extraídas do PJe, em 26/9/2017, relativas aos seguintes períodos: 17/7/2017 a 21/7/2017; 21/8/2017 a 25/8/2017; 18/9/2017 a 22/9/2017; e 2/10/2017 a 6/10/2017; e informações prestadas pelo Diretor de Secretaria da Vara.

5. MOVIMENTAÇÃO PROCESSUAL:

5.1. Quantidade de ações trabalhistas ajuizadas na unidade - Físicos e PJe:

Unidade Judiciária

2015

2016

2017

(até 25/9/2017)

4.ª VT do Recife

1.699

1.731

1.374

Fontes: Consolidação da Estatística, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Casos Novos por Distribuição e Redistribuídos), e PJe.

5.2. Processos remanescentes (congestionamento):

Unidade Judiciária

SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2016

SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2017

Pendentes de julgamento*

Processos demais fases

Total

Pendentes de julgamento*

Processos demais fases

Total

4.ª VT do Recife

110

4.729

4.839

144

5.123

5.267

*Pendentes de julgamento: Processos com instrução encerrada, aguardando prolação de sentença.

Fontes: Consolidação da Estatística, Relatórios Gerenciais, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Processos Pendentes de Solução) e PJe.

5.3. Quantidade de processos em tramitação:

Unidade Judiciária

Processos em tramitação em 27/9/2017

Físicos

PJe

4.ª VT do Recife

1.040

4.202

Fonte: Relatório Gerencial (Processos em tramitação na Vara) e PJe-JT.

5.4. Quantidade de processos nas principais fases processuais ( pendentes de solução ):

Unidade Judiciária

Conhecimento

(até a prolação da sentença)

Liquidação

Execução

4.ª VT do Recife

1.434

253

1.760

Fontes : e-Gestão.

Período analisado: 1.º/8/2017 a 31/8/2017.

5.5. Prazos médios (em dias) nas principais fases processuais:

Unidade Judiciária

Conhecimento

(até a prolação da sentença)

Liquidação

Execução

4.ª VT do Recife

285

278

909

Fonte: e-Gestão.

Período analisado: 1.º/9/2016 a 31/8/2017.

6. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS ELETRÔNICOS EM 27/9/2017:

Agrupadores:

Tarefa

Quantidade

Processos com pagamentos

11

Processos com pedido de sigilo nos documentos não apreciado

332

Processos com pedido liminar ou de antecipação de tutela não apreciado

08

Processos com Petições Avulsas

398

Processos com Habilitações nos Autos Não Lidas

738

Processos com petições não apreciadas

515

Mandados devolvidos pelo Oficial de Justiça

21

Processos aguardando encaminhamento do secretário de audiência (atas assinadas)

121

Fase de Conhecimento:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

Aguardando apreciação pela instância superior

382

16/10/2014

0000164-72.2014.5.06.0004

Aguardando audiência

1.020

07/12/2015

0001512-28.2014.5.06.0004 *¹

Aguardando comprovantes bancários

01

24/08/2017

0000319-70.2017.5.06.0004

Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos

399

22/05/2016

0001139-60.2015.5.06.0004 *²

(Subpasta) Certificar S/Cump Acordo

91

26/05/2015

0001296-61.2014.5.06.0006

Aguardando final do sobrestamento

19

17/05/2016

0000507-34.2015.5.06.0004 *³

Aguardando laudo pericial

03

10/04/2017

0000152-53.2017.5.06.0004 * 4

Aguardando término dos prazos

69

25/08/2017

0001254-13.2017.5.06.0004

Análise das Perícias

01

11/01/2017

0001184-30.2016.5.06.0004

Análise do Conhecimento

63

02/08/2017

0001371-72.2015.5.06.0004

(Subpasta) Cleusy (Devolver CP)

17

07/08/2017

0001096-55.2017.5.06.0004

(Subpasta) Cleusy (MANDADO/CPE)

02

01/09/2017

0000663-51.2017.5.06.0004

(Subpasta) Contadoria

01

05/09/2017

0000144-76.2017.5.06.0004

(Subpasta) Luis Gonzaga (Audiência: CPI, Not, Ofi)

14

03/08/2017

0000310-11.2017.5.06.0004

(Subpasta) Luis Gonzaga (Not testemunha)

02

03/08/2017

0001227-35.2014.5.06.0004

(Subpasta) Márcia (Certidão de Diligências)

01

19/09/2017

0001508-54.2015.5.06.0004

(Subpasta) Ofícios

20

22/09/2017

0000476-77.2016.5.06.0004

(Subpasta) Prazo Vencido - Certificar (Geralda)

01

03/09/2017

0000729-31.2017.5.06.0004

Análise do Sobrestamento

10

09/04/2015

0000332-74.2014.5.06.0004 * 5

Apreciar dependência

07

04/09/2017

0001397-02.2017.5.06.0004

Controle de pericia

01

21/06/2017

0001775-89.2016.5.06.0004 * 6

Cumprimento de providências

35

07/12/2016

0010192-88.2013.5.06.0019 * 7

Imprimir Correspondência

02

25/09/2017

0001142-78.2016.5.06.0004

Intimações automáticas com pendências - Con

02

26/09/2017

0001464-64.2017.5.06.0004

Minutar Decisão

03

14/09/2017

0001079-19.2017.5.06.0004

Minutar Despacho

15

11/09/2017

0000117-93.2017.5.06.0004

Minutar Despacho - Conversão em diligência

01

11/09/2017

0000041-06.2016.5.06.0004

Minutar dependência

03

10/08/2017

0001185-78.2017.5.06.0004

Minutar expediente da secretaria

02

28/08/2017

0000248-68.2017.5.06.0004

Minutar sentença

246

13/09/2016

0000814-22.2014.5.06.0004

Prazos vencidos

56

12/09/2017

0001799-54.2015.5.06.0004

Preparar comunicação

89

14/08/2017

0000709-19.2017.5.06.0011 * 8

Recebimento de instância superior

76

30/06/2017

0001761-42.2015.5.06.0004

Registrar parcelas ou despesas processuais - Acordo

02

07/09/2017

0001401-44.2014.5.06.0004

Triagem Inicial

22

31/07/2017

0001163-20.2017.5.06.0004

Triagem Inicial - Apreciar urgentes

07

25/09/2017

0001488-92.2017.5.06.0004

Triagem Inicial - Parte com procuradoria

06

25/08/2017

0001346-88.2017.5.06.0004

Triagem Inicial - Parte sem CPF ou CNPJ

03

30/08/2017

0001368-49.2017.5.06.0004

Triagem Inicial - Valor incompatível

01

19/06/2017

0000885-19.2017.5.06.0004 * 9

Trânsito em Julgado

06

17/09/2017

0001760-23.2016.5.06.0004

OBSERVAÇÕES

*¹ Última audiência realizada em 30/8/2017, com previsão de encerramento da instrução e razões finais para 09/10/2017.

*² Última parcela do acordo (17ª) vencida desde 20/07/2017.

*³ Sobrestado até o julgamento de ação penal conforme despacho de Id. 11/05/2016 expedido na data indicada.

* 4 Última audiência de 8/9/2017 adiada para 3/11/17, em face da não realização da perícia de insalubridade anteriormente determinada.

* 5 Sobrestado conforme Resolução Administrativa TRT - 18/2014 e em observância à decisão proferida em ARE 791.932/DF – STF.

* 6 Audiência de instrução designada para 28/2/2018.

* 7 Renovação de ofício à 2ª Vara Cível da Comarca de Nova Iguaçu realizada na data indicada, mas sem certidão posterior nos autos.

* 8 Redistribuído em razão da incompetência da 5º e 11º VTs do Recife e com audiência inicial designada para 23/10/2017.

* 9 Prevenção reconhecida e com decisão para distribuição por dependência proferida nos autos em 10/7/2017.

Fase de Liquidação:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

Aguardando Cumprimento de Providência - Liq

09

19/04/2017

0000110-72.2015.5.06.0004

Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos

04

23/03/2017

0000426-51.2016.5.06.0004

(Subpasta) Certificar S/Cump Acordo

03

19/07/2016

0000745-87.2014.5.06.0004

Aguardando cálculo - Secretaria

24

10/08/2017

0000726-47.2015.5.06.0004

Aguardando laudo pericial

15

29/06/2017

0000237-73.2016.5.06.0004

Aguardando término dos prazos

07

26/05/2017

0000995-86.2015.5.06.0004 *¹

Análise de Liquidação*³

78

04/05/2017

0001513-42.2016.5.06.0004 *²

(Subpasta) Ofício

01

19/09/2017

0001322-94.2016.5.06.0004

Cumprimento de providências

01

05/09/2017

0000831-92.2013.5.06.0004

Minutar Decisão - Liq

17

06/09/2017

0000318-56.2015.5.06.0004

Minutar Despacho - Liq

08

03/09/2017

0010233-03.2013.5.06.0004

Minutar expediente da secretaria* 4

05

12/10/2016

0001779-97.2014.5.06.0004 * 5

(Subpasta) Alvará

02

17/09/2017

0010364-75.2013.5.06.0004

Prazos vencidos

20

15/08/2017

0000862-96.2015.5.06.0019

Preparar ato de comunicação

23

24/08/2017

0000736-91.2015.5.06.0004

Preparar comunicação

12

01/08/2017

0000489-76.2016.5.06.0004

OBSERVAÇÕES

*¹ Vencimento do prazo de 10 (dez) dias para cumprimento de ato processual, nos termos da notificação de Id. 2c2a7bc.

*² Encontra-se na subpasta “Contadoria Impar (Liquidar/Revisar)†onde existem, ao todo, 65 (sessenta e cinco) processos.

*³ Inexistem processos na subpasta “Prazo Vencido - Certificar (Márcia)â€.

* 4 Inexistem processos na subpasta “Ofícioâ€.

* 5 Para expedir alvará de FGTS e seguro desemprego, nos termos do último despacho de id. 8f4dce1 proferido nos autos, na data indicada.

Fase de Execução:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

Aguardando apreciação pela instância superior

07

24/11/2016

0000762-89.2015.5.06.0004

Aguardando atualização de cálculo

33

01/09/2017

0000404-61.2014.5.06.0004

Aguardando comprovantes bancários

18

08/08/2017

0000164-09.2013.5.06.0004

Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos*¹

26

02/05/2016

0010036-48.2013.5.06.0004 * 2

Aguardando cálculo - Contadoria

01

25/08/2017

0001466-44.2011.5.06.0004

Aguardando cálculo - Secretaria

13

31/08/2017

0001746-10.2014.5.06.0004

Aguardando final do sobrestamento

12

22/08/2016

0001232-57.2014.5.06.0004 *³

Aguardando laudo pericial

03

17/05/2017

0001424-19.2016.5.06.0004 * 4

Aguardando recebimento de crédito

01

10/08/2017

0000138-74.2014.5.06.0004

Aguardando término dos prazos

133

11/07/2017

0001352-42.2010.5.06.0004 * 5

Analisar Despacho - Exec

02

26/09/2017

0000299-84.2014.5.06.0004

Analisar expediente da secretaria

05

24/09/2017

0001766-64.2015.5.06.0004

Analisar sentença - Exec

01

26/09/2017

0001689-89.2014.5.06.0004

Análise de Execução

580

18/10/2016

0047000-65.1998.5.06.0004 * 6

(Subpasta) A Praça

04

16/08/2017

0020800-06.2007.5.06.0004 * 7

(Subpasta) BacenJud pesquisa

31

17/08/2017

0001089-34.2015.5.06.0004

(Subpasta) Certificar Pendências (Márcia)

112

11/05/2017

0000637-58.2014.5.06.0004

(Subpasta) Contadoria Impar

04

15/07/2017

0000001-58.2015.5.06.0004

(Subpasta) Contadoria Rateio/Atualização Impar

06

08/05/2017

0001277-27.2015.5.06.0004

(Subpasta) Devolver CPE

01

01/09/2017

0000549-15.2017.5.06.0004

(Subpasta) JUCEPE

06

21/06/2017

0001504-22.2012.5.06.0004

(Subpasta) Oficio

05

05/05/2017

0000300-69.2014.5.06.0004

(Subpasta) Praça em Andamento

04

01/04/2017

0000218-67.2016.5.06.0004 * 8

BacenJud

09

25/08/2017

0001452-55.2014.5.06.0004

Cumprimento de providências

138

14/02/2017* 9

0001217-88.2014.5.06.0004

Expedir RPV-Precatório

01

01/09/2017

0001634-41.2014.5.06.0004

Incluir no BNDT

20

01/09/2017

0001047-82.2015.5.06.0004

InfoJud

08

22/06/2017* 10

0001311-07.2012.5.06.0004

Iniciar Execução

01

25/09/2017

0001494-02.2017.5.06.0004

Intimações automáticas com pendências - Exec

01

22/09/2017

0000116-16.2014.5.06.0004

Minutar Decisão - Exec

09

18/09/2017

0000758-18.2016.5.06.0004

Minutar Despacho - Exec

145

24/08/2017

0000122-52.2016.5.06.0004

Minutar expediente da secretaria* 11

63

08/08/2017

0168600-04.2008.5.06.0004

(Subpasta) Alvará

09

09/08/2017

0065200-37.2009.5.06.0004

Minutar sentença - Exec

02

12/09/2017

0136000-42.1999.5.06.0004

Operações de perícia

01

22/09/2017

0000428-89.2014.5.06.0004

Prazos vencidos

72

18/07/2017

0001024-44.2012.5.06.0004

Preparar ato de comunicação

17

08/08/2017

0010038-18.2013.5.06.0004

Preparar comunicação

109

14/07/2017

0000343-35.2016.5.06.0004

Registrar obrigações de pagar

01

25/09/2017

0000275-22.2015.5.06.0004

Registrar parcelas ou despesas processuais

07

17/05/2017

0001422-59.2010.5.06.0004

Registrar parcelas ou despesas processuais - Acordo

11

22/08/2017

0000319-07.2016.5.06.0004

Remeter ao 2o Grau

01

30/08/2017

0000584-43.2015.5.06.0004

Remeter ao 2o grau - registrar pagamentos

03

30/08/2017

0000062-79.2016.5.06.0004

RenaJud

35

10/07/2017

0000142-43.2016.5.06.0004

OBSERVAÇÕES

*¹ Inexistem processos na subpasta “Certificar S/Cump Acordoâ€.

*² Última parcela do acordo (3.ª) vencida desde 1.º/7/2016.

*³ Execução suspensa por 1 (um) ano, nos termos do art. 40, § 2.º, da Lei 6830/80

* 4 Laudo contábil anexado à ação de liquidação provisória (0001426-86.2016.5.06.0004) desde 14/7/2017.

* 5 Aguardando retorno de notificação postal expedida na data indicada.

* 6 Em subpasta - onde existem, ao todo, 19 (dezenove) processos - para expedir certidão de crédito, conforme determinação na data indicada.

* 7 Despacho para designação de hasta pública.

* 8 Despacho determinando que o bem penhorado seja levado a leilão, com designação para 20/09/2017 e 23/10/2017.

* 9 Expedição de Carta Precatória Citatória em Execução.

* 10 Despacho determinando realização do convênio respectivo.

* 11 Inexistem processos na subpasta “Ofícioâ€.

7. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS FÃSICOS EM 4/10/2017

NATUREZA

QUANTIDADE

DATA MAIS

ANTIGA

PROCESSO

Cargas

Advogados

12

10/7/2017

0062500-59.2007.5.06.0004

Perito

11

12/7/2017

0001375-80.2013.5.06.0004

Terceiros

40

27/1/2017

0000252-52.2010.5.06.0004

Petições a juntar aos autos

12

11/7/2017

0001601-22.2012.5.06.0004

Processos conclusos para despacho

11

6/9/2017

0000149-40.2013.5.06.0004

Consultas convênios a realizar (BACEN/JUCEPE/INFOJUD/DETRAN)

10

22/9/2017

0156800-13.2007.5.06.0004

Praças a marcar

--

--

--

Processos no setor de cálculos

12

13/6/2017

0001300-90.2003.5.06.0004

Processos para serem remetidos ao TRT

1

27/9/2017

0001226-55.2011.5.06.0004

*Em relação às certidões/diligências, a mais antiga data de 25/7/2017 (processo n.º 0001479-77.2010.5.06.0004).

*No tocante aos alvarás, o mais antigo data de 14/4/2016 (processo n.º 0140500-73.2007.5.06.0004), sendo constatado, ainda, aproximadamente, 4 processos do ano de 2016 com pendência de expedição de alvará.

*Quanto aos mandados, o mais antigo data de 3/5/2017 (processo n.º 0131300-08.2008.5.06.0004).

*No pertinente aos ofícios, o mais antigo data de 26/9/2017 (processo n.º 0000127-84.2010.5.06.0004).

*No que diz respeito às praças a realizar, inexistem pendências.

*Em relação às notificações, a mais antiga data de 4/7/2017 (processo n.º 0188500-75.2005.5.06.0004).

Fonte: Informações colhidas na Secretaria da Vara do Trabalho e no SIAJ.

8. METAS FIXADAS PELO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA:

Em conformidade com os dados fornecidos pelo Núcleo de Estatística e Pesquisa do Egrégio Regional, eis os resultados das Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ para o ano de 2016 :

Meta 1 CNJ - 2016 : – Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuídos no ano corrente.

Unidades Judiciárias

Recebidos

Resolvidos

Resultado

4.ª VT do Recife

1.648

1.710

103,76%

Total da 6ª Região

107.816

111.793

103,69%

Meta 2 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, pelo menos, 90% dos processos distribuídos até 31/12/2014.

Unidade Judiciária

Distribuídos em 2014

Distribuídos em 2014

e julgados até 31/12/16

Pendentes de julga-

mento até 31/12/16

Resultado

4.ª VT do Recife

1.192

1.192

0

111%

Total da 6ª Região

62.261

59.947

2.314

107%

Meta 3 CNJ - 2016 : – Aumentar o índice de conciliação na fase de conhecimento, em relação à média do biênio 2013/2014, em 2 pontos percentuais.

Unidade Judiciária

Solucionados

Conciliados

Média biênio

(2013/2014)

Resultado

4.ª VT do Recife

1.710

546

31,69%

31,93%

Total da 6ª Região

111.793

44.400

40,83%

39,72 %

Meta 4 CNJ - 2016 : – Dar prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, não se destinando portanto à esta Justiça Especializada.

Meta 5 CNJ - 2016 : – B aixar em 2016, quantidade maior de processos de execução do que o total de casos novos de execução no ano corrente.

Unidade

Judiciária

Casos novos

de execução

Baixados

Entraram

na meta

Saíram

da meta

Resultado

4.ª VT do Recife

597

656

0

0

110,25%

Total da 6ª Região

38.526

37.091

0

0

96,50%

Meta 6 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, as ações coletivas distribuídas, até 31.12.2013 no 1.º grau e até 31.12.2014, no 2.º grau.

A 4.ª Vara do Trabalho do Recife Limoeiro não conta com ação coletiva ainda em tramitação em 31/12/2016, de acordo com o relatório fornecido pelo Setor de Estatística deste Tribunal.

Meta 7 CNJ - 2016 : – Identificar e reduzir em 2% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior.

Unidade

Judiciária

Pendentes em

31/12/15

Quantidades de

Processos dos dez

maiores litigantes

distribuídos na instância no mês de

referência

Quantidades de

Processos dos dez

maiores litigantes

julgados na ins-

tância no mês de

referência

Pendentes em

31/12/16

Resultado

4.ª VT do Recife

197

182

194

185

104,36%

Total da 6ª Região

8.284

7.949

9.373

6.860

118,34%

O Conselho Nacional de Justiça divulgou no final do 10.º Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, as metas nacionais para 2017, quais sejam:

Meta 1 - Os tribunais mantiveram o compromisso de julgar, ao longo de 2017, mais processos do que os novos que chegarem aos tribunais (Meta 1). Assim como em 2016, o compromisso deverá ser cumprido por tribunais de todos os segmentos de Justiça.

Meta 2 - O compromisso com o julgamento dos processos mais antigos, alvo da Meta 2, foi renovado para 2017 e deverá ser cumprido por tribunais de todos os ramos do Judiciário. O detalhamento desta e das outras metas definidas, com percentuais e períodos de distribuição dos processos que deverão ser julgados, estarão num glossário que será divulgado futuramente pelo CNJ.

Meta 3 - A Justiça Federal e a Justiça do Trabalho também renovaram o compromisso com a Meta 3, que busca aumentar o número de casos solucionados por meio da conciliação, em relação a períodos anteriores. 

Meta 4 - Fixada pela primeira vez em 2013, a Meta 4, que dá prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, deverá ser cumprida novamente em 2017 pela Justiça Estadual, pela Justiça Federal, pela Justiça Militar da União e dos Estados e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). 

Meta 5 - Impulso aos processos de execução, que será perseguida no ano que vem pelos tribunais da Justiça Estadual, Federal e do Trabalho.

Meta 6 - P rioriza o julgamento de ações coletivas, que impactam na vida de um grupo maior de pessoas. 

Meta 7 – Prioriza o julgamento de processos dos maiores litigantes e dos recursos repetitivos, tem por objetivo enfrentar demandas de massa que chegam ao Judiciário.

Meta 8 – Destinada a ações de fortalecimento da rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres, uma das prioridades da atual gestão do CNJ.

9. ITENS DE EXAME E REGISTRO OBRIGATÓRIOS (Art. 26 da Consolidação dos Provimentos da CGJT):

Com base nos autos e sistemas analisados, verificou-se que o Juízo:

- emite pronunciamento explícito acerca da admissibilidade dos recursos, segundo constatado nos processos n.º s 0001419-94.2016.5.06.0004 e 0000469-85.2016.5.06.0004;

- ordena, de ofício e a requerimento , a imediata liberação do depósito recursal, nos casos em que, após a liquidação, seja apurado crédito de valor inequivocamente superior ao depositado, como foi verificado nos processos n.ºs 0000375-11.2014.5.06.0004 e 0001663-33.2010.5.06.0004;

- exaure as iniciativas do juízo objetivando tornar exitosa a execução, observando o estabelecido pela Corregedoria-Geral, no tocante aos requisitos para a emissão da Certidão de Crédito Trabalhista, nos moldes do artigo 88 da Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral, como verificado nos processos n.ºs 0000530-82.2012.5.06.0004 e 0078600-55.2008.5.06.0004, bem assim emite a Certidão de Arquivamento Provisório, prevista no art. 77 do referido Provimento, conforme se observa dos processos n.ºs 0130100-68.2005.5.06.0004 e 0001386-46.2012.5.06.0004;

- faz uso regular das ferramentas eletrônicas: Bacenjud, Detran, Renajud, Jucepe, Infojud e Serpro, consoante observado nos processos n.ºs. 0001776-11.2015.5.06.0004, 0000822-96.2014.5.06.0004, 0000632-36.2014.5.06.0004, 0000335-92.2015.5.06.0004, 0001353-17.2016.5.06.0004, 0000931-76.2015.5.06.0004, 0000303-87.2015.5.06.0004 e 0001313-06.2014.5.06.0004. De acordo com o Relatório sobre Ordens Judiciais, foram realizados, no período de janeiro de 2016 a setembro de 2017, 1.117 (um mil, cento e dezessete) bloqueios, 666 (seiscentos e sessenta e seis) desbloqueios e 434 (quatrocentos e trinta e quatro) transferências. No mês de setembro de 2017, constavam 149 (cento e quarenta e nove) bloqueios pendentes de providência;

- determina a citação dos sócios, nos casos de desconsideração da personalidade jurídica da empresa executada, com a devida inclusão dos seus nomes no sistema, no polo passivo da demanda, conforme visto nos processos n.ºs 0010178-52.2013.5.06.0004 e 0001047-19.2014.5.06.0004; e

- inclui, eventualmente, na pauta, processos na fase de execução para tentativa de conciliação, e ainda na Semana Nacional de Conciliação;

Quanto aos demais aspectos (assiduidade dos magistrados, pauta de audiências e principais prazos) encontram-se registrados nos itens 4 e 5.

10. OBSERVAÇÕES/PENDÊNCIAS REFERENTES À SECRETARIA:

- Na análise, por amostragem, nas carteiras que integram a Secretaria da Vara, verificou-se regular organização e cumprimento das normas procedimentais a serem seguidas pelas unidades judiciárias de primeira instância, cabendo, entretanto, maior controle em relação à carga dos autos (pendência desde 27/1/2017 relativo ao processo n.º 0000252-52.2010.5.06.0004, e, ainda, no tocante aos alvarás e mandados, em face de pendências, respectivamente, de 14/4/2016 (processo n.º 0140500-73.2007.5.06.0004), e de 3/5/2017 (processo n.º 0131300-08.2008.5.06.0004). Quanto aos processos digitais, constatou-se razoável controle da tramitação dos feitos, conforme quadros do item 6 elaborados no dia 27/9/2017, ressaltando-se, porém, a necessidade de melhor utilização da ferramenta “agrupadores†(vez que constantes, naquela data, 398 processos com petições nos autos, 738 processos com habilitações não lidas, e 515 petições não apreciadas), e, ainda, maior controle no tocante aos atos da secretaria, em face, por exemplo, das seguintes pendências: recebimento de instância superior (30/6/2017 - proc. 0001761-42.2015.5.06.0004), aguardando cumprimento de acordo (1.º/7/2016 - proc. 0010036-48.2013.5.06.0004), certificar pendências (11/5/2017 - proc. 0000637-58.2014.5.06.0004), expedir ofício (5/5/2017 - proc. 0000300-69.2014.5.06.0004), prazo vencido (18/7/2017 - proc. 0001024-44.2012.5.06.0004) e preparar comunicação (14/7/2017 - proc. 0000343-35.2016.5.06.0004). Na inspeção realizada pelo juízo de primeiro grau, no período de 9 a 13 de janeiro de 2017, em 1.847 (um mil, oitocentos e quarenta e sete) processos, registraram-se dentre outros dados: a) correção de dados estatísticos com os respectivos lançamentos no SIAJ; b) saneamento de irregularidades relativas à numeração dos processos físicos, abertura de novo volume e despachos pendentes de cumprimento; c) 1.826 (um mil, oitocentos e vinte e seis) processos na fase de execução; d) 248 (duzentos e quarenta e oito) processos no setor de cálculos; e) 281 (duzentos e oitenta e um) processos físicos sem tramitação há mais de 60 dias; e f) 21 (vinte e um) processos físicos com carga vencida e notificados;

- Existem 56 (cinquenta e seis) CTPS’s sob custódia da Secretaria da Vara, e, deste total, apenas 2 (duas) são relativas a processos arquivados ( 0000745-58.2012.5.06.0004 e 0001320-27.2016.5.06.0004 ). Indagada acerca das medidas adotadas para a diminuição do passivo desses documentos, a Secretaria esclareceu que inicialmente procede à intimação do advogado para que encaminhe o documento profissional ao seu cliente, e, apenas em caso de falha dessa primeira medida, determina-se a instigação direta da própria parte pela via postal;

- Os Assistentes de Juiz elaboram minutas de despachos, sentenças de mérito e de soluções de incidentes processuais (como embargos declaratórios, embargos à execução, embargos de terceiros, e exceção de pré-executividade e antecipação de tutela), bem como minutas de acordo;

- O Juízo prolata, com habitualidade, sentenças de forma líquida em ambos os ritos, tanto nos processos físicos quanto eletrônicos;

- Conforme relatórios fornecidos pela Seção de Gestão Negocial dos Sistemas do PJE e do e-Gestão, vinculada à Secretaria da Presidência deste Tribunal, há necessidade da Secretaria da Vara proceder a registros no PJE, de modo a regularizar a estatística da unidade, no tocante aos processos especificados no Ofício Circular n.º 458/2017. A Corregedoria reconhece que não houve orientação sobre tais procedimentos à época, entretanto, a correção do passivo se impõe, de modo a refletir a realidade da estatística da Vara;

- Em relação ao lapso temporal anteriormente correicionado, observou-se: a) aumento do quantitativo de novas ações em 32 (trinta e duas); b) acréscimo na produtividade da Vara, vez que prolatadas a mais 8 (oito) sentenças, e 85 (oitenta e cinco) decisões de incidentes processuais, e homologadas a mais 165 (cento e sessenta e cinco) conciliações; c) acréscimo do prazo médio para julgamento em 1 (um) dia; d) redução do prazo médio, no ano de 2016, para realização da audiência inicial, no sumaríssimo, em 12 (doze) dias, e no ordinário em 28 (vinte e oito) dias, da instrução, no sumaríssimo, em 7 (sete) dias, e na decisão no sumaríssimo em 14 (quatorze) dias, e no ordinário em 36 (trinta e seis) dias, contudo houve acréscimo na audiência de instrução em 10 (dez) dias; e) redução do prazo médio para realização, em setembro de 2017, da audiência inicial no rito sumaríssimo em 30 (trinta) dias, e na instrução em 62 (sessenta e dois) dias, porém houve aumento na audiência inicial do rito ordinário em 31 (trinta e um) dias; f) redução do prazo médio na fase de conhecimento em 14 (quatorze) dias, e aumento na liquidação em 36 (trinta e seis) dias, e na execução em 292 (duzentas e noventa e dois) dias; g) redução na quantidade de processos na fase de conhecimento em 53 (cinquenta e três), e acréscimo na liquidação em 34 (trinta e quatro) e na execução em 515 (quinhentos e quinze); e h) aumento do saldo remanescente em 428 (quatrocentos e vinte e oito) processos; e

- Atingimento das Metas 1, 2, 5, 6 e 7 estabelecidas pelo CNJ para o ano de 2016, o que revela o esforço dos magistrados e servidores para aprimorar a prestação jurisdicional.

11. PEDIDOS DE PROVIDÊNCIAS E RECLAMAÇÕES CORREICIONAIS :

No tocante ao período de 1.º de janeiro de 2016 até a presente data, não houve a formalização de pedido de providência ou reclamação correicional em face desta unidade judiciária.

12. RECOMENDAÇÕES:

- Prolatarem os magistrados Sérgio Vaisman e Marta de Fátima Leal Chaves, prioritariamente e no menor espaço de tempo possível, as sentenças com prazo vencido, conforme relações especificadas no item 3.3, devendo, sempre, atentarem ao prescrito no ATO n.º 1/CGJT, de 10 de fevereiro de 2017, haja vista o controle exercido por esta Corregedoria Regional a evitar que decisões não ultrapassem a tolerância admitida pela citada norma ;

- Empreender esforços com o objetivo de reduzir os prazos médios de audiências no rito sumaríssimo, estabelecendo como meta o prazo máximo de 15 (quinze) dias, conforme determina o inciso III do art. 852-B da CLT. Nos processos de rito ordinário, observar “o prazo médio de duração do processo – fase de conhecimento – de até 200 (duzentos) dias, atentando-se ao limite legal para publicação de sentença†– Resolução Administrativa TRT n.º 03/2015, artigo 14, § 2.º (Provimento TRT-CRT n.º 03/2010);

- Impulsionar os processos sem movimentação há mais de 60 dias;

- Fomentar a inclusão de processos de execução na pauta de audiências para tentativa de conciliação, consoante disposto no art. 76, II, da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho: “ promover a realização semanal de audiências de conciliação em processos na fase de execução, independentemente de requerimento das partes, selecionando-se aqueles com maior possibilidade de êxito na composição â€.

- Proceder ao controle de carga dos autos mensalmente até o dia 15 de cada mês subsequente, conforme prevê o art. 57, parágrafo único, do Provimento 02/2013 da Corregedoria Regional, com adoção das providências cabíveis, de modo a assegurar a sua devolução o mais breve possível ;

- Realizar a verificação periódica, no Sistema BacenJud, quanto à existência de alguma ordem judicial “pendente de providênciaâ€, ou mesmo “não lidaâ€, adotando-se a medida cabível, seja de transferência dos valores bloqueados para contas judiciais (para posterior liberação aos exequentes) ou desbloqueios daquelas importâncias que não interessem à execução – Consolidação de Provimentos da CGJT, Art. 99;

- Enfatizar, entre os usuários (servidores e magistrados) da Vara, a importância da correta inserção de dados no PJE, pois eles são extraídos, através das remessas, transformados e gravados, e essas informações alimentam o e-Gestão, gerando os relatórios gerenciais e a estatística oficial da Justiça do Trabalho;

- Realizar a análise periódica da ferramenta “agrupadoresâ€, a fim de evitar a permanência de processos em tarefas já superadas. Os processos devem ser retirados de tal lista assim que realizado o ato respectivo;

- Proceder à “conclusão ao magistradoâ€, especificando o tipo (sentenças, decisões ou despachos), sem necessidade de despacho para tal finalidade, pela importância desse dado para a estatística deste Regional, e, ainda, com a cautela necessária, em face da impossibilidade de cancelamento da “conclusão†em relação às sentenças, o que enseja, em caso de equívoco do servidor, a necessidade de o magistrado proceder à “conversão do julgamento em diligência†para que se possa realizar nova conclusão. Deve, ainda, ser selecionado o magistrado em tempo real, com a devida gravação no sistema, a fim de que seja contabilizado o prazo para prolação da decisão corretamente, e, no caso da sentença, tão logo encerrada a instrução. Em relação às decisões de antecipação de tutela, também proceder à imediata conclusão com a especificação do magistrado, de modo a possibilitar o controle do prazo e garantir a veracidade dos dados estatísticos. No tocante aos embargos de declaração, havendo necessidade de intimar a parte contrária, proceder à conclusão para julgamento tão logo encerrado o prazo, também sem necessidade de despacho, por se tratar de ato ordinário da secretaria. Tratando-se de juiz substituto da reserva técnica, proceder à imediata conclusão no sistema, com informação de tal fato, por e-mail funcional, ao magistrado, inclusive porque possui acesso restrito à unidade na qual atua;

- Efetivar a conclusão para julgamento dos embargos de declaração ao magistrado que se encontrar em exercício na Vara, quando aquele que prolatou a sentença embargada se encontrar afastado por mais de 30 dias, em conformidade com o art. 8.º, § 3.º, do Provimento n.º 03/2015 desta Corregedoria Regional;

- Cumprir as diligências determinadas pelo Tribunal, em grau de recurso, em prazo razoável, bem assim proceder ao correto cadastramento das partes quando do envio dos recursos ao Tribunal, inclusive em relação ao recurso ordinário em rito sumaríssimo, de modo a evitar equívoco quando da distribuição da classe processual na segunda instância;

- Registrar, no sistema PJE, o recolhimento das custas, emolumentos, contribuição previdenciária e imposto de renda. Após as orientações sobre a necessidade de tal anotação, o Setor de Estatística do Tribunal constatou acréscimo considerável no registro de tais arrecadações, conforme quadro demonstrativo entre os meses de janeiro a março de 2016 e janeiro a março de 2017, numa variação de 115,94% no tocante às custas processuais, de 498,05% em relação aos emolumentos, de 71,16% no pertinente às contribuições previdenciárias, de 32,62% no que diz respeito ao imposto de renda, e de 283,18% quanto às multas aplicadas pelos órgãos de fiscalização das relações de trabalho; e

- Estimular, entre os servidores, práticas de sustentabilidade, racionalização e consumo consciente de materiais e serviços de responsabilidade socioambiental, visando ao uso sustentável dos recursos naturais e dos bens públicos, bem como ao aperfeiçoamento contínuo da qualidade do gasto público realizado pelo Tribunal, a teor da Resolução n.º 201 do CNJ de 3/3/2015.

13. BOAS PRÃTICAS RELATADAS PELO JUÃZO:

Noticiou o Diretor de Secretaria que as boas práticas, relacionadas na ata de correição de 2016, continuam sendo desempenhadas nesta unidade judiciária, motivo pelo qual procede à sua renovação:

- Concessão de força de alvará às decisões de antecipação de tutela, termos de conciliação e atas de audiência, relativo ao levantamento de depósito judicial, FGTS e seguro desemprego;

- Adoção de despacho sequenciado na execução, evitando-se conclusões à autoridade judiciária; e

- Inclusão, nos termos de conciliação, dos números das contas bancárias para depósito das parcelas dos acordos, bem como determinação para alterar a situação no BNDT, caso necessário, e arquivar os autos após cumprimento integral do acordo, evitando-se nova conclusão.

Acrescenta, ainda, como novo procedimento, a realização de treinamento de servidores, pertinentes à prática jurídica e processual na própria secretaria da Vara.

14. SOLICITAÇÕES DO JUÃZO:

- Melhorar o sistema de som da audiência, porque o utilizado atualmente não apresenta boa qualidade de áudio, correndo o risco de prejudicar as partes, por não compreenderem a mensagem da convocação da audiência naquele horário;

- Aprimorar o sistema da audiência quanto ao monitor instalado no corredor de acesso ao público, vez que não transmite com regularidade os dados, não possibilitando ao público o andamento atualizado da pauta de audiência;

- Melhorar as condições do estacionamento utilizado pelos servidores, pois apresenta problemas no solo, principalmente diante da ausência de drenagem das águas pluviais; e

- Disponibilizar segurança no estacionamento até 17h30, em face do perigo de assaltos, considerando o tempo de deslocamento, pela van, do servidor que permanece laborando até 17 horas, vez que não há mais agente de segurança a partir desse horário.

Encerrados os trabalhos, a Excelentíssima Corregedora Regional, Desembargadora Dione Nunes Furtado da Silva, agradeceu a fraternal acolhida e a colaboração prestada pelos Excelentíssimos Juízes Titular e Substituta, e pelos servidores da Vara, determinando que, lavrada e assinada, fosse disponibilizada esta ata na página da Corregedoria, no sítio deste Regional ( www.trt6.jus.br ), além de publicada, em sua íntegra, no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho – DEJT, entregando cópia à Unidade Judiciária sob correição (neste ato), Presidência do Egrégio Regional, e Secretaria Administrativa, para conhecimento e providências pertinentes. Firmam a presente ata a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional e a Secretária da Corregedoria Regional.

DIONE NUNES FURTADO DA SILVA

Desembargadora Corregedora Regional

NOÊMIA MARIA GOMES DE OLIVEIRA

Secretária da Corregedoria Regional

Ata Correição 53 - 2017 de 4/10/2017.