ATA DA CORREIÇÃO ORDINÃRIA REALIZADA NA 2.ª VARA DO TRABALHO DE NAZARÉ DA MATA, EM 21 DE SETEMBRO DE 2017.
Aos 21 (vinte e um) dias do mês de setembro de 2017, à s 8 (oito) horas, compareceu à sede da 2.ª Vara do Trabalho de Nazaré da Mata, situada na Praça Fernando Ferreira n.º 23, térreo, Centro, Nazaré da Mata/PE, a ExcelentÃssima Desembargadora Corregedora Regional do TRT da 6.ª Região, Dr.ª Dione Nunes Furtado da Silva , acompanhada pelos servidores Noêmia Maria Gomes de Oliveira (Secretária da Corregedoria), Vânia Rodrigues de Santana Cunha (Assessora de Gabinete), Henrique Bezerra Valença (Assistente Secretário), e LÃvia Galvão Tenório Ribeiro (Assistente de Gabinete), para realizar a Correição Ordinária veiculada no Edital n.º 05/2017, alterado pelo Edital 07, disponibilizados, respectivamente, no Diário Eletrônico do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região em 7/6/2017 e 29/8/2017, e considerados publicados em 8/6/2017 e 30/8/2017. Referidos editais se encontravam devidamente afixados nos átrios das Secretarias das referidas unidades, possibilitando sua plena divulgação e visualização pelo público local.
Presentes, na ocasião, o ExcelentÃssimo Juiz Substituto, Dr. Rodrigo Samico Carneiro, o Diretor de Secretaria, Bel. José Joaquim de Santana Filho, e os demais servidores ali lotados: Ana LÃvia Morais de Souza Aquino, Jadiael José Alves da Silva, José Lopes Ferreira, Leonardo de Souza Vieira Filho, Maria da Guia Silva de Medeiros, Milena Paiva Alves Maciel, Tatiana Machado Correa, Cristiano Luiz da Silva Leitão, Luiz Gustavo Lucena da Mota Silveira, e Kalebe Lael Costa DionÃsio. Ausente o ExcelentÃssimo Juiz Titular, Dr. Aurélio da Silva, em razão da fruição de férias.
Com base nos dados extraÃdos do SIAJ, PJe, e-Gestão e Sistema de Pessoal; nas informações consolidadas pela Seção de EstatÃstica; no exame dos procedimentos adotados na Secretaria da Vara e dos processos em tramitação, e, ainda, dos dados colhidos na inspeção judicial realizada no perÃodo de 9 a 13 de janeiro de 2017, a ExcelentÃssima Desembargadora Corregedora Regional determinou o registro das informações e recomendações que seguem.
1. MAGISTRADO:
JUIZ TITULAR |
PERÃODO DE ATUAÇÃO |
Aurélio da Silva |
Desde 23/1/2015 (Ato TRT GP n.º 296/2014) |
2. QUADRO ATUAL DE SERVIDORES:
NOME |
CARGO |
FUNÇÃO |
José Joaquim de Santana Filho |
Técnico Judiciário |
Diretor de Secretaria |
Ana LÃvia Morais de Souza Aquino |
Técnica Judiciária |
Assistente de Diretor |
José Lopes Ferreira |
Analista Judiciário |
Assistente de Juiz |
Jadiael José Alves da Silva |
Técnico Judiciário |
Assistente de Juiz |
Leonardo de Souza Vieira Filho |
Analista Judiciário |
Secretário de Audiência |
Maria da Guia Silva de Medeiros |
Técnica Judiciária |
Secretária de Audiência |
Milena Paiva Alves Maciel |
Técnica Judiciária |
Calculista |
Tatiana Machado Corrrea |
Técnica Judiciária |
Calculista |
Cristiano Luiz da Silva Leitão |
Requisitado |
Assistente |
Luiz Gustavo Lucena da Mota Silveira |
Requisitado |
Assistente |
Kalebe Lael Costa DionÃsio |
Analista Judiciário |
Oficial de Justiça |
3. Produtividade dos JuÃzes na Unidade:
3.1. Quantidade de Audiências, Sentenças, Conciliações e Incidentes por Juiz (a):
Atuação dos Magistrados na 2.ª VT de Nazaré da Mata |
Audiências* |
Sentenças de mérito |
Conciliações |
Incidentes processuais |
Aurélio da Silva |
1.943 |
172 |
1.252 |
131 |
Arthur Ferreira Soares |
1 |
- |
1 |
- |
Edson Luis Bryk |
155 |
19 |
72 |
7 |
Levi Pereira de Oliveira |
266 |
36 |
118 |
20 |
Robson Tavares Dutra |
2 |
- |
2 |
- |
Total |
2.367 |
227 |
1.445 |
158 |
*Exceto audiências de julgamento.
Fontes: Relatórios extraÃdos do e-Gestão (Audiências realizadas, Solucionados por magistrado, e Incidentes processuais julgados por magistrado).
PerÃodo analisado: 1.º/8/2016 a 31/7/2017.
3.2. Prazo médio (em dias) para julgamento de mérito na unidade, da conclusão até a prolação da sentença (apenas PJe):
Atuação dos Magistrados na 2.ª VT de Nazaré da Mata |
Prazo* médio para julgamento de sentenças de mérito |
Aurélio da Silva |
5 |
Edson Luis Bryk |
20 |
Levi Pereira de Oliveira |
7 |
Prazo médio para julgar na unidade |
7 |
*Apuração não deduz os perÃodos de afastamento dos magistrados, tais como férias, licenças, cursos e outros, em face da falta de integração entre os sistemas de pessoal e judicial.
Fontes: Relatório extraÃdo do e-Gestão (Prazos Médios, em dias, da conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado - PJe).
PerÃodo analisado: 1.º/8/2016 a 31/7/2017.
3.3. Sentenças de mérito (conhecimento) pendentes de julgamento:
Magistrados com sentenças pendentes na 2.ª VT de Nazaré da Mata |
No prazo |
Prazo vencido |
Total |
Rodrigo Samico Carneiro |
5 |
- |
5 |
Total de sentenças pendentes na Vara |
5 |
- |
5 |
Fontes: Dados extraÃdos de “Relatório de decisões em aberto/proferidasâ€; e PJe, em 21/9/2017 à s 9h30.
3.4. Incidentes processuais pendentes de julgamento:
Magistrados com Incidentes Processuais pendentes na 2.ª VT de Nazaré da Mata |
No prazo |
Prazo vencido |
Total |
------------------------------------------------- |
- |
- |
- |
Total de incidentes pendentes na Vara |
- |
- |
- |
Fontes: Dados coletados na Secretaria da Vara e no PJe, em 21/9/2017 Ã s 9h42.
3.5. Produtividade da Vara:
Unidade Judiciária |
Quantidades |
Prazo médio para julgamento (PJe) | ||
Sentenças de mérito |
Incidentes processuais |
Conciliações | ||
2.ª VT de Nazaré da Mata |
227 |
158 |
1.445 |
7 |
Fontes: Relatórios extraÃdos do e-Gestão: Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado; e Prazos Médios (em dias) da Conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe).
PerÃodo analisado: 1.º/8/2016 a 31/7/2017.
3.6. Percentuais de produtividade do juiz titular no perÃodo de julho de 2016 a junho de 2017*:
Mês |
JULHO/16 |
AGOST./16 |
SET./16 |
OUT./16 |
NOV./16 |
DEZ./16 |
JAN./17 |
Sentenças |
94,74% |
400,00% |
136,84% |
96,97% |
85,71% |
96,88% |
83,33% |
Conciliados |
265,79% |
150,00% |
373,68% |
181,82% |
385,71% |
503,13% |
416,67% |
Mês |
FEV./17 |
MARÇO/17 |
ABRIL/17 |
MAIO/17 |
JUNHO/17 |
||
Sentenças |
133,33% |
140,63% |
55,36% |
400,00% |
159,38% |
||
Conciliados |
604,17% |
562,50% |
346,43% |
33,33% |
412,50% |
*O Juiz Aurélio da Silva usufruiu férias nos perÃodos de 1.º a 30/8/2016 e de 2 a 31/5/2017, e afastou-se para participar de curso de 30 a 31/3/2017.
4. AUDIÊNCIAS (REALIZADAS E DESIGNADAS):
4.1. Prazos médios, em dias, até a realização das audiências (a partir do ajuizamento):
Unidade Judiciária |
Inicial |
Instrução |
Decisão | |||
SumarÃssimo |
Ordinário |
SumarÃssimo |
Ordinário |
SumarÃssimo |
Ordinário | |
2.ª VT de Nazaré da Mata |
14 |
27 |
16 |
38 |
18 |
39 |
Fonte: Dados extraÃdos do e-Gestão (Prazos médios – fase de conhecimento).
PerÃodo analisado: 1.º/8/2016 a 31/7/2017.
4.2. Prazos (em dias) para designação de audiências, a contar de 14/9/2017:
Unidade Judiciária |
Inicial |
Instrução | ||||
SumarÃssimo |
Ordinário | |||||
2016 |
2017 |
2016 |
2017 |
2016 |
2017 | |
2.ª VT de Nazaré da Mata |
1 |
12 |
15 |
20 |
35 |
20 |
Fontes: Informações extraÃdas do Pje e da Ata de Correição realizada em 2016.
4.3. Assiduidade do magistrado:
Segundo informações prestadas pelo Diretor de Secretaria, o magistrado comparece à Unidade Judiciária, em regra, nos dias em que preside as sessões de audiência, ou seja, 3 (três) dias por semana (terças às quintas-feiras).
4.4. Quantidade de processos em pauta de audiências por semana (média):
Unidade Judiciária |
Dias de audiências por semana |
Total de audiências | |||
SumarÃssimos |
Iniciais |
Instruções |
Razões Finais | ||
2.ª VT de Nazaré da Mata |
3 (segundas às quartas-feiras) |
3 |
33 |
8 |
3 a 9 |
Fontes: Informações extraÃdas do PJe, em 14/9/2017, relativas aos seguintes perÃodos: 5/6/2017 a 9/6/2017; 17/7/2017 a 21/7/2017; 21/8/2017 a 25/8/2017; e 18/9/2017 a 22/9/2017; e informações prestadas pelo Diretor de Secretaria da Vara.
5. MOVIMENTAÇÃO PROCESSUAL:
5.1. Quantidade de ações trabalhistas ajuizadas na unidade (exclusivamente eletrônica):
Unidade Judiciária |
2015 |
2016 |
2017 (até 13/9/2017) |
2.ª VT de Nazaré da Mata |
2.120* |
1.744 |
1.453 |
* A 2.ª Vara do Trabalho de Nazaré da Mata foi instalada em 23 de janeiro de 2015, com distribuição diferenciada em seu perÃodo inicial.
Fontes: Consolidação da EstatÃstica, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Casos Novos por Distribuição e RedistribuÃdos), e PJe.
5.2. Processos remanescentes (congestionamento):
Unidade Judiciária |
SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2016 |
SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2017 | ||||
Pendentes de julgamento |
Processos demais fases |
Total |
Pendentes de julgamento |
Processos demais fases |
Total | |
2.ª VT de Nazaré da Mata |
-* |
788 |
788 |
-* |
953 |
953 |
*Não há registro, no e-Gestão, de processos com instrução encerrada pendentes de conclusão para prolação de sentença naquelas datas.
Fontes: Consolidação da EstatÃstica, Relatórios Gerenciais, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Processos Pendentes de Solução) e PJe.
5.3. Quantidade de processos em tramitação:
Unidade Judiciária |
Processos em tramitação em 13/9/2017 | |
FÃsicos |
PJe | |
2.ª VT de Nazaré da Mata |
- |
984 |
Fonte: Relatório Gerencial (Processos em tramitação na Vara) e PJe-JT.
5.4. Quantidade de processos nas principais fases processuais (pendentes de solução):
Unidade Judiciária |
Conhecimento (até a prolação da sentença) |
Liquidação |
Execução |
2.ª VT de Nazaré da Mata |
194 |
6 |
384 |
Fonte : e-Gestão.
PerÃodo analisado: 1.º/07/2017 a 31/07/2017.
5.5. Prazos médios (em dias) nas principais fases processuais:
Unidade Judiciária |
Conhecimento (até a prolação da sentença) |
Liquidação |
Execução |
2.ª VT de Nazaré da Mata |
37 |
22 |
126 |
Fonte: e-Gestão.
PerÃodo analisado: 1.º/8/2016 a 31/7/2017.
6. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS ELETRÔNICOS EM 15/9/2017:
Agrupadores:
Tarefa |
Quantidade |
Processos com pedido de sigilo nos documentos não apreciado |
01 |
Processos com pedido liminar ou de antecipação de tutela não apreciado |
01 |
Processos com Petições Avulsas |
03 |
Processos com Habilitações nos Autos Não Lidas |
05 |
Processos com petições não apreciadas |
19 |
Mandados devolvidos pelo Oficial de Justiça |
09 |
Fase de Conhecimento:
Tarefa |
Quantidade |
Data |
Processo |
Aguardando apreciação pela instância superior |
52 |
29/06/2015 |
|
Aguardando audiência |
96 |
31/05/2017 |
|
Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos |
320 |
29/11/2016 |
|
Aguardando laudo pericial |
01 |
08/09/2017 |
|
Aguardando término dos prazos |
47 |
15/08/2017 |
|
Analisar Decisão |
14 |
12/09/2017 |
|
Analisar Despacho |
22 |
12/09/2017 |
|
Analisar dependências |
07 |
13/09/2017 |
|
Analisar expediente da secretaria |
02 |
14/09/2017 |
|
Analisar sentença |
01 |
15/09/2017 |
|
Análise do Conhecimento |
14 |
25/08/2017 |
|
Apreciar dependência |
01 |
14/09/2017 |
|
Concluso ao magistrado* 4 |
10 |
05/09/2017 |
|
Controle de pericia |
01 |
24/08/2017 |
|
Cumprimento de providências* 6 |
02 |
12/09/2017 |
|
Minutar expediente da secretaria |
03 |
14/09/2017 |
|
Minutar sentença |
02 |
05/09/2017 |
|
Triagem Inicial |
01 |
04/09/2017 |
|
OBSERVAÇÕES | |||
*¹ Última audiência realizada em 29/8/2017, com audiência de instrução e razões finais designada para 17/10/2017. *² Décima e última parcela do acordo com vencimento em 20/9/2017. *³ Certificado da inexistência de pendências com data de 22/8/2017, e passivo para conclusão, conforme despacho de Id. c5a604c. * 4 Processos sem conclusão nominal ao magistrado. * 5 Na subpasta “Ag. pag. honorários periciaisâ€. * 6 Inexistem processos nas subpastas “BACENâ€, “Contadoriaâ€, “JUCEPEâ€, “Marca Praça†e “Receita Federalâ€. |
Fase de Liquidação:
Tarefa |
Quantidade |
Data |
Processo |
Aguardando término dos prazos |
01 |
14/09/2017 |
|
Analisar Decisão - Liq |
11 |
13/09/2017 |
|
Analisar Despacho - Liq |
01 |
13/09/2017 |
|
Análise de Liquidação |
01 |
17/08/2017 |
|
Concluso ao magistrado - Liq*² |
02 |
13/09/2017 |
|
Iniciar Liquidação |
04 |
08/08/2017 |
|
OBSERVAÇÕES | |||
*¹ Data do despacho “à Contadoria para revisão.†*² Processos sem conclusão nominal ao magistrado. *³ Data do despacho “à Contadoria para revisão.†|
Fase de Execução:
Tarefa |
Quantidade |
Data |
Processo |
Aguardando Cumprimento de Providência - Exec*¹ |
33 |
12/02/2016 |
|
Aguardando apreciação pela instância superior |
04 |
21/11/2016 |
|
Aguardando atualização de cálculo |
17 |
14/08/2017 |
|
Aguardando audiência - Exec |
08 |
11/09/2017 |
|
Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos |
07 |
30/03/2017 |
|
Aguardando final do sobrestamento |
53 |
09/05/2017 |
|
Aguardando pgto RPV Precatório |
01 |
05/09/2017 |
|
Aguardando recebimento de crédito |
01 |
14/08/2017 |
|
Aguardando término dos prazos |
64 |
05/09/2016 |
|
Analisar Decisão - Exec |
03 |
12/09/2017 |
|
Analisar Despacho - Exec |
14 |
12/09/2017 |
|
Analisar sentença - Exec |
09 |
12/09/2017 |
|
Análise de Execução |
15 |
24/04/2017 |
|
BacenJud* 7 |
13 |
04/09/2017 |
|
Concluso ao magistrado - Exec* 9 |
32 |
16/08/2017 |
|
Cumprimento de providências* 11 |
08 |
25/04/2017 |
|
(Subpasta) Contadoria |
01 |
03/08/2017 |
|
(Subpasta) JUCEPE |
01 |
13/09/2017 |
|
(Subpasta) Marcar Praça |
01 |
10/08/2017 |
|
Minutar Despacho - Exec |
01 |
13/09/2017 |
|
Minutar expediente da secretaria |
01 |
05/09/2017 |
|
Prazos vencidos |
03 |
14/09/2017 |
|
Preparar ato de comunicação |
02 |
14/09/2017 |
|
RenaJud |
39 |
27/06/2017 |
|
OBSERVAÇÕES | |||
*¹ Inexistem processos nas subpastas relativas à pendências para consultas BACEN. *² Última certidão acerca do andamento da Carta Precatória (nº 000163-77.2016.5.06.0211) expedida em 11/9/2017. *³ Audiência de conciliação em execução designada para 19/9/2017. * 4 Sétima e última parcela do acordo com vencimento apenas em 10/11/2017. * 5 Arquivado nos termos do artigo 40, § 2.º, da Lei nº 6.830/80 c/c o art. 889 da CLT. * 6 Última certidão acerca do andamento de CPE expedida em 20/7/2017. * 7 Subpasta para realização das 1ª, 2ª e 3ª tentativas respectivamente com 4 (quatro), 5 (cinco) e 3 (três) processos. * 8 Última certidão sobre o andamento da Carta Precatória (n° 0000713-72.2017.5.06.0232) confeccionada em 14/9/2017. * 9 Processos sem conclusão nominal ao magistrado. * 10 Encontra-se para 1ª tentativa de BACEN. * 11 Inexistem processos nas subpastas “BACENâ€, “CHC†e “Receita Federalâ€. * 12 Última certidão acerca do andamento da Carta Precatória (n° 0001587-38.2016.5.13.0025) confeccionada em 15/8/2017. * 13 Despacho à hasta pública. |
7. METAS FIXADAS PELO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA:
Em conformidade com os dados fornecidos pelo Núcleo de EstatÃstica e Pesquisa do Egrégio Regional, eis os resultados das Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ para o ano de 2016 :
Meta 1 CNJ - 2016 : – Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuÃdos no ano corrente.
Unidades Judiciárias |
Recebidos |
Resolvidos |
Resultado |
2.ª VT de Nazaré da Mata |
1.733 |
1.725 |
99,54% |
Total da 6ª Região |
107.816 |
111.793 |
103,69% |
Meta 2 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, pelo menos, 90% dos processos distribuÃdos até 31/12/2014.
Unidade Judiciária |
DistribuÃdos em 2014 |
DistribuÃdos em 2014 e julgados até 31/12/16 |
Pendentes de julga- mento até 31/12/16 |
Resultado |
2.ª VT de Nazaré da Mata |
Unidade instalada a partir de 2015 |
-- |
-- |
-- |
Total da 6ª Região |
62.261 |
59.947 |
2.314 |
107% |
Meta 3 CNJ - 2016 : – Aumentar o Ãndice de conciliação na fase de conhecimento, em relação à média do biênio 2013/2014, em 2 pontos percentuais.
Unidade Judiciária |
Solucionados |
Conciliados |
Média biênio (2013/2014) |
Resultado |
2.ª VT de Nazaré da Mata |
1.725 |
1.360 |
-- |
78,84% |
Total da 6ª Região |
111.793 |
44.400 |
40,83% |
39,72 % |
Meta 4 CNJ - 2016 : – Dar prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, não se destinando portanto à esta Justiça Especializada.
Meta 5 CNJ - 2016 : – B aixar em 2016, quantidade maior de processos de execução do que o total de casos novos de execução no ano corrente.
Unidade Judiciária |
Casos novos de execução |
Baixados |
Entraram na meta |
SaÃram da meta |
Resultado |
2.ª VT de Nazaré da Mata |
367 |
223 |
0 |
0 |
60,76% |
Total da 6ª Região |
38.526 |
37.091 |
0 |
0 |
96,50% |
Meta 6 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, as ações coletivas distribuÃdas, até 31.12.2013 no 1.º grau e até 31.12.2014, no 2.º grau.
A 2.ª Vara do Trabalho de Nazaré da Mata foi instalada apenas no ano de 2015.
Meta 7 CNJ - 2016 : – Identificar e reduzir em 2% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior.
Unidade Judiciária |
Pendentes em 31/12/15 |
Quantidades de Processos dos dez maiores litigantes distribuÃdos na instância no mês de referência |
Quantidades de Processos dos dez maiores litigantes julgados na ins- tância no mês de referência |
Pendentes em 31/12/16 |
Resultado |
2.ª VT de Nazaré da Mata |
2 |
7 |
9 |
0 |
100,00% |
Total da 6ª Região |
8.284 |
7.949 |
9.373 |
6.860 |
118,34% |
O Conselho Nacional de Justiça divulgou no final do 10.º Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em BrasÃlia, as metas nacionais para 2017, quais sejam:
Meta 1 - Os tribunais mantiveram o compromisso de julgar, ao longo de 2017, mais processos do que os novos que chegarem aos tribunais (Meta 1). Assim como em 2016, o compromisso deverá ser cumprido por tribunais de todos os segmentos de Justiça.
Meta 2 - O compromisso com o julgamento dos processos mais antigos, alvo da Meta 2, foi renovado para 2017 e deverá ser cumprido por tribunais de todos os ramos do Judiciário. O detalhamento desta e das outras metas definidas, com percentuais e perÃodos de distribuição dos processos que deverão ser julgados, estarão num glossário que será divulgado futuramente pelo CNJ.
Meta 3 - A Justiça Federal e a Justiça do Trabalho também renovaram o compromisso com a Meta 3, que busca aumentar o número de casos solucionados por meio da conciliação, em relação a perÃodos anteriores.Â
Meta 4 - Fixada pela primeira vez em 2013, a Meta 4, que dá prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, deverá ser cumprida novamente em 2017 pela Justiça Estadual, pela Justiça Federal, pela Justiça Militar da União e dos Estados e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).Â
Meta 5 - Impulso aos processos de execução, que será perseguida no ano que vem pelos tribunais da Justiça Estadual, Federal e do Trabalho.
Meta 6 - P rioriza o julgamento de ações coletivas, que impactam na vida de um grupo maior de pessoas.Â
Meta 7 – Prioriza o julgamento de processos dos maiores litigantes e dos recursos repetitivos, tem por objetivo enfrentar demandas de massa que chegam ao Judiciário.
Meta 8 – Destinada a ações de fortalecimento da rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres, uma das prioridades da atual gestão do CNJ.
8. ITENS DE EXAME E REGISTRO OBRIGATÓRIOS (Art. 26 da Consolidação dos Provimentos da CGJT):
Com base nos autos e sistemas analisados, verificou-se que o JuÃzo:
- registra no sistema informatizado os atos processuais relevantes;
- emite, parcialmente, pronunciamento acerca da admissibilidade dos recursos, vez que não especifica o Id ou a página relativa à representação processual, a exemplo do constatado nos processos n.ºs 0002126-61.2015.5.06.0242 e 0001178-85.2016.5.06.0242;
- ordena, de ofÃcio, a imediata liberação do depósito recursal, nos casos em que, após a liquidação, seja apurado crédito de valor inequivocamente superior ao depositado, como verificado nos processos n.ºs 0000998-95.2016.5.06.0007 e 0000451-29.2016.5.06.0242 ;
- exaure as iniciativas do juÃzo para tornar exitosa a execução, porém não observa o estabelecido pela Corregedoria-Geral no tocante aos requisitos para emissão da Certidão de Crédito Trabalhista, nos moldes do artigo 88 da Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral, nem tampouco expede a Certidão de Arquivamento Provisório, prevista no art. 77 do referido Provimento;
- faz uso regular das ferramentas eletrônicas: Bacenjud, Detran, Renajud, Jucepe, Infojud e Serpro, consoante observado nos processos n.ºs 0000765-38.2017.5.06.0242, 0001078-96.2017.5.06.0242, 0001992-34.2015.5.06.0242, 0000644-78.2015.5.06.0242, 0001368-48.2016.5.06.0242, 0001242-95.2016.5.06.0242, 0001163-19.2016.5.06.0242 e 0001378-92.2016.5.06.0242 . De acordo com o Relatório sobre Ordens Judiciais, foram realizados, no perÃodo de janeiro de 2016 a agosto de 2017, 523 (quinhentos e vinte e três) bloqueios, 323 (trezentos e vinte e três) desbloqueios e 178 (cento e setenta e oito) transferências. No mês de agosto de 2017, constavam 32 (trinta e dois) bloqueios pendentes de providência;
- determina a citação dos sócios, nos casos de desconsideração da personalidade jurÃdica da empresa executada, com a devida inclusão dos seus nomes no sistema, no polo passivo da demanda, conforme visto nos processos n.ºs 0000754-43.2016.5.06.0242 e 0001883-20.2015.5.06.0242 ; e
- inclui, eventualmente, na pauta, processos na fase de execução para tentativa de conciliação, e ainda na Semana Nacional de Conciliação;
Quanto aos demais aspectos (assiduidade dos magistrados, pauta de audiências e principais prazos) encontram-se registrados nos itens 4 e 5.
9. OBSERVAÇÕES/PENDÊNCIAS REFERENTES À SECRETARIA:
- Constatou-se bom controle na tramitação dos feitos, conforme quadros do item 6 elaborados no dia 15/9/2017, bem assim boa utilização da ferramenta “agrupadoresâ€. Na inspeção realizada pelo juÃzo de primeiro grau, no perÃodo de 9 a 13 de janeiro de 2017, registraram-se dentre outros dados: a) ausência de processos fora de pauta; b) controle de acordos conforme mês de cumprimento; c) utilização regular do malote digital; d) inexistência de sentenças em atraso; e) 9 (nove) processos no setor de cálculos; f) ausência de processos pendentes de consulta eletrônica; g) inexistência de processos arquivados por inércia das partes; e h) 106 (cento e seis) processos em análise de execução.
- Existem 2 (duas) CTPS’s sob custódia da Secretaria da Vara, porém não são relativas a processos arquivados ou em via de arquivamento.
- Os Assistentes de Juiz elaboram minutas de despachos, sentenças de mérito e de soluções de incidentes processuais (como embargos declaratórios, embargos à execução, embargos de terceiros, e exceção de pré-executividade) e de informações de mandado de segurança;
- O juÃzo, habitualmente, prolata sentenças de forma lÃquida em ambos os ritos processuais (ordinário e sumarÃssimo);
- Conforme relatórios fornecidos pela Seção de Gestão Negocial dos Sistemas do PJE e do e-Gestão, vinculada à Secretaria da Presidência deste Tribunal, há necessidade da Secretaria da Vara proceder a registros no PJE, de modo a regularizar a estatÃstica da unidade, no tocante aos seguintes processos: a) recolhimento das custas processuais: 0000861-53.2017.5.06.0242 e 0001072- 89.2017.5.06.0242; e b) encerramento da liquidação: 0000290-82.2017.5.06.0242.
- Em relação ao lapso temporal anteriormente correicionado, observou-se: a) redução do quantitativo de novas ações em 376 (trezentos e setenta e seis) processos; b) acréscimo da produtividade da Vara, vez que prolatadas a mais 64 (sessenta e quatro) sentenças, 87 (oitenta e sete) decisões de incidentes processuais, e 73 (setenta e três) conciliações; c) aumento do prazo médio para julgamento em 1 (um) dia; d) acréscimo do prazo médio, no ano de 2016, para realização da audiência inicial, no sumarÃssimo, em 1 (um) dia, e no ordinário em 9 (nove) dias, da instrução, no ordinário, em 2 (dois) dias, e da decisão, no ordinário, em 3 (três) dias, porém houve redução da instrução no sumarÃssimo em 2 (dois) dias e da audiência de decisão no sumarÃssimo em 3 (três) dias; e) aumento do prazo médio para realização, em setembro de 2017, da audiência inicial no rito sumarÃssimo em 11 (onze) dias e no ordinário em 5 (cinco) dias, e redução da instrução em 15 (quinze) dias; f) ampliação do prazo médio na fase de conhecimento em 3 (três) dias, na liquidação em 16 (dezesseis) dias, e na execução em 43 (quarenta e três) dias; g) acréscimo na quantidade de processos na fase de conhecimento em 90 (noventa), na liquidação em 6 (seis), e na execução em 184 (cento e oitenta e quatro); e h) aumento do saldo remanescente em 165 (cento e sessenta e cinco) processos; e
- Atingimento da Meta 3 (com maior percentual do Regional) e da 7, estabelecidas pelo CNJ para o ano de 2016, ressaltando-se que a Meta 1 não foi alcançada apenas em face de 8 processos (99, 54%), e as Metas 2 e 6 não poderiam ser consideradas, porque pertinentes a processos distribuÃdos nos anos de 2013 e 2014, e a Vara em questão foi instalada apenas no ano de 2015.
10. PEDIDOS DE PROVIDÊNCIAS E RECLAMAÇÕES CORREICIONAIS :
No tocante ao perÃodo de 1.º de janeiro de 2016 até a presente data, não houve a formalização de pedido de providência ou reclamação correicional em face desta unidade judiciária.
11. RECOMENDAÇÕES:
- Observar regular e integralmente as normas procedimentais prescritas pela Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho para a fase de execução, em relação à Certidão de Arquivamento Provisório e Certidão de Crédito Trabalhista - vide artigos 77 e 88 da Consolidação de Provimentos 2016 da CGJT;
- Proceder, no tocante à admissibilidade dos recursos, a indicação do Id ou da página pertinente ao instrumento de procuração;
- Fomentar a inclusão de processos de execução na pauta de audiências para tentativa de conciliação, consoante disposto no art. 76, II, da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho: “ promover a realização semanal de audiências de conciliação em processos na fase de execução, independentemente de requerimento das partes, selecionando-se aqueles com maior possibilidade de êxito na composição â€.
- Realizar a verificação periódica, no Sistema BacenJud, quanto à existência de alguma ordem judicial “pendente de providênciaâ€, ou mesmo “não lidaâ€, adotando-se a medida cabÃvel, seja de transferência dos valores bloqueados para contas judiciais (para posterior liberação aos exequentes) ou desbloqueios daquelas importâncias que não interessem à execução – Consolidação de Provimentos da CGJT, Art. 99;
- Enfatizar, entre os usuários (servidores e magistrados) da Vara, a importância da correta inserção de dados no PJE, pois eles são extraÃdos, através das remessas, transformados e gravados, e essas informações alimentam o e-Gestão, gerando os relatórios gerenciais e a estatÃstica oficial da Justiça do Trabalho;
- Continuar a realizar a análise periódica da ferramenta “agrupadoresâ€, a fim de evitar a permanência de processos em tarefas já superadas. Os processos devem ser retirados de tal lista assim que realizado o ato respectivo;
- Proceder à “conclusão ao magistradoâ€, especificando o tipo (sentenças, decisões ou despachos), sem necessidade de despacho para tal finalidade, pela importância desse dado para a estatÃstica deste Regional, e, ainda, com a cautela necessária, em face da impossibilidade de cancelamento da “conclusão†em relação à s sentenças, o que enseja, em caso de equÃvoco do servidor, a necessidade de o magistrado proceder à “conversão do julgamento em diligência†para que se possa realizar nova conclusão. Deve, ainda, ser selecionado o magistrado em tempo real, com a devida gravação no sistema, a fim de que seja contabilizado o prazo para prolação da decisão corretamente, e, no caso da sentença, tão logo encerrada a instrução. Em relação à s decisões de antecipação de tutela, também proceder à imediata conclusão com a especificação do magistrado, de modo a possibilitar o controle do prazo e garantir a veracidade dos dados estatÃsticos. No tocante aos embargos de declaração, havendo necessidade de intimar a parte contrária, proceder à conclusão para julgamento tão logo encerrado o prazo, também sem necessidade de despacho, por se tratar de ato ordinário da secretaria. Tratando-se de juiz substituto da reserva técnica, proceder à imediata conclusão no sistema, com informação de tal fato, por e-mail funcional, ao magistrado, inclusive porque possui acesso restrito à unidade na qual atua;
- Efetivar a conclusão para julgamento dos embargos de declaração ao magistrado que se encontrar em exercÃcio na Vara, quando aquele que prolatou a sentença embargada se encontrar afastado por mais de 30 dias, em conformidade com o art. 8.º, § 3.º, do Provimento n.º 03/2015 desta Corregedoria Regional;
- Cumprir as diligências determinadas pelo Tribunal, em grau de recurso, em prazo razoável, bem assim proceder ao correto cadastramento das partes quando do envio dos recursos ao Tribunal, inclusive em relação ao recurso ordinário em rito sumarÃssimo, de modo a evitar equÃvoco quando da distribuição da classe processual na segunda instância;
- Continuar a registrar, no sistema PJE, o recolhimento das custas, emolumentos, contribuição previdenciária e imposto de renda. Após as orientações sobre a necessidade de tal anotação, o Setor de EstatÃstica do Tribunal constatou acréscimo considerável no registro de tais arrecadações, conforme quadro demonstrativo entre os meses de janeiro a março de 2016 e janeiro a março de 2017, numa variação de 115,94% no tocante à s custas processuais, de 498,05% em relação aos emolumentos, de 71,16% no pertinente à s contribuições previdenciárias, de 32,62% no que diz respeito ao imposto de renda, e de 283,18% quanto à s multas aplicadas pelos órgãos de fiscalização das relações de trabalho; e
- Estimular, entre os servidores, práticas de sustentabilidade, racionalização e consumo consciente de materiais e serviços de responsabilidade socioambiental, visando ao uso sustentável dos recursos naturais e dos bens públicos, bem como ao aperfeiçoamento contÃnuo da qualidade do gasto público realizado pelo Tribunal, a teor da Resolução n.º 201 do CNJ de 3/3/2015.
12. BOAS PRÃTICAS RELATADAS PELO JUÃZO:
Noticiou o Diretor de Secretaria que as boas práticas, relacionadas na ata de correição de 2016, continuam sendo desempenhadas nesta unidade judiciária, motivo pelo qual procede à sua renovação:
- Consulta de tramitação das cartas precatórias por “processo de terceirosâ€, e constatada ausência de andamento há mais de 60 dias, solicita-se informação ao juÃzo deprecado, por mensagem eletrônica (e-mail);
- Após efetivação do bloqueio de crédito, obtém-se, diretamente do site dos bancos (Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal), o número da conta judicial;
- Verificação dos saldos atualizados dos depósitos recursais e judiciais nos sistemas on-line , para dedução do saldo remanescente e rateio;
- Elaboração de banco de dados de Infojud e Quadro Societário (Jucepe), de modo a evitar consultas desnecessárias; e
- Prolação de sentenças lÃquidas, e expedição de alvará único.
13. SOLICITAÇÃO DO JUÃZO:
- Renova a pretensão de disponibilização de segurança armada no prédio, de colocação de grades nas janelas, bem assim de portões eletrônicos no estacionamento da Vara, visando à segurança dos servidores e jurisdicionados.
Encerrados os trabalhos, a ExcelentÃssima Corregedora Regional, Desembargadora Dione Nunes Furtado da Silva, agradeceu a fraternal acolhida e a colaboração prestada pelo ExcelentÃssimo Juiz Substituto e pelos servidores da Vara, determinando que, lavrada e assinada, fosse disponibilizada esta ata na página da Corregedoria, no sÃtio deste Regional ( www.trt6.jus.br ), além de publicada, em sua Ãntegra, no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho – DEJT, entregando cópia à Unidade Judiciária sob correição (neste ato), à Presidência do Egrégio Regional e à Secretaria Administrativa, para conhecimento e providências pertinentes. Firmam a presente ata a ExcelentÃssima Desembargadora Corregedora Regional e a Secretária da Corregedoria Regional.
DIONE NUNES FURTADO DA SILVA
Desembargadora Corregedora Regional
NOÊMIA MARIA GOMES DE OLIVEIRA
Secretária da Corregedoria Regional
Ata Correição 51 - 2017 de 21/9/2017.