ATA DA CORREIÇÃO ORDINÃRIA REALIZADA NA VARA DO TRABALHO DE SÃO LOURENÇO DA MATA, EM 19 DE SETEMBRO DE 2017.
Aos 19 (dezenove) dias do mês de setembro de 2017, à s 8 (oito) horas, compareceu à sede da Vara do Trabalho de São Lourenço da Mata, situada na Rua Dr. João Severiano, n.º 30, São Lourenço da Mata/PE, a ExcelentÃssima Desembargadora Corregedora Regional do TRT da 6.ª Região, Dr.ª Dione Nunes Furtado da Silva , acompanhada pelos servidores Noêmia Maria Gomes de Oliveira (Secretária da Corregedoria), Vânia Rodrigues de Santana Cunha (Assessora de Gabinete), Henrique Bezerra Valença (Assistente Secretário), e LÃvia Galvão Tenório Ribeiro (Assistente de Gabinete), para realizar a Correição Ordinária veiculada no Edital n.º 05/2017, alterado pelo Edital 07, disponibilizados, respectivamente, no Diário Eletrônico do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região em 7/6/2017 e 29/8/2017, e considerados publicados em 8/6/2017 e 30/8/2017.Referidos editais se encontravam devidamente afixados nos átrios das Secretarias das referidas unidades, possibilitando sua plena divulgação e visualização pelo público local.
Presentes, na ocasião, a ExcelentÃssima JuÃza Titular, Dra. PatrÃcia Coelho Brandão Vieira, o Diretor de Secretaria, Bel. Paulo de Aguiar Júnior, e os demais servidores ali lotados: Maria Carolina Teixeira da Costa Oliveira, Antônio Sobreira de Aragão Neto, Hadrianna Paula do Amaral Cezar, Morgana Maria Mesquita de Sá, Tatiana da Rocha Cardoso, Maria de Lourdes Correia Ferreira, Zildo Soares Dias, Michela de Araújo Ferreira Ellefsen, Sandra Gomes dos Santos, André Lopes de Moraes, Gelta Maria Bezerra Coelho, Luciano Carlos Fernandes de Araújo Júnior, Janice Amorim Paiva e Silva, Cândida de Miranda Henriques Araújo. Ausente a funcionária Nalma Freire da Silva, em razão da fruição de férias.
Com base nos dados extraÃdos do SIAJ, PJe, e-Gestão e Sistema de Pessoal; nas informações consolidadas pela Seção de EstatÃstica; no exame dos procedimentos adotados na Secretaria da Vara e dos processos em tramitação, e, ainda, dos dados colhidos na inspeção judicial realizada no perÃodo de 9 a 13 de janeiro de 2017, a ExcelentÃssima Desembargadora Corregedora Regional determinou o registro das informações e recomendações que seguem.
1. MAGISTRADAS:
JUÃZA TITULAR/JUÃZA SUBSTITUTA |
PERÃODO DE ATUAÇÃO |
PatrÃcia Coelho Brandão Vieira |
Desde 9/3/2015 (Ato TRT GP n.º 146/2015) |
Ana Cristina Argolo de Barros (Auxiliar) |
Desde 14/3/2016 * (Portaria TRT-GCR n.º 032/2016) |
* Por força da Resolução Administrativa TRT n.º 03/2015 (art. 3º, “aâ€), designou-se, por meio da Portaria TRT-GCR n.º 032/2016, desde 14/03/2016, a JuÃza do Trabalho Ana Cristina Argolo de Barros para atuar como Substituta Auxiliar, de forma compartilhada e por prazo indeterminado, nas Varas do Trabalho de Carpina e São Lourenço da Mata.
2. QUADRO ATUAL DE SERVIDORES:
NOME |
CARGO |
FUNÇÃO |
Paulo de Aguiar Júnior |
Técnico Judiciário |
Diretor de Secretaria |
Maria Carolina Teixeira da Costa Oliveira |
Analista Judiciária |
Assistente de Diretor |
Antônio Sobreira de Aragão Neto |
Analista Judiciário |
Assistente de Juiz |
Hadrianna Paula do Amaral Cezar |
Técnica Judiciária |
Assistente de Juiz |
Morgana Maria Mesquita de Sá |
Requisitada |
Calculista |
Tatiana da Rocha Cardoso |
Técnica Judiciária |
Calculista |
Maria de Lourdes Correia Ferreira |
Técnica Judiciária |
Secretária de Audiência |
Zildo Soares Dias |
Analista Judiciário |
Secretário de Audiência |
Michela de Araújo Ferreira Ellefsen |
Requisitada |
Assistente |
Sandra Gomes dos Santos |
Requisitada |
Assistente |
André Lopes de Moraes |
Analista Judiciário |
Oficial de Justiça |
Gelta Maria Bezerra Coelho |
Analista Judiciária |
Oficiala de Justiça |
Luciano Carlos Fernandes de Araújo Júnior |
Analista Judiciário |
Oficial de Justiça |
Nalma Freire da Silva |
Técnica Judiciária |
- |
Cândida de Miranda Henriques Araújo |
Técnica Judiciária |
- |
Janice Amorim Paiva e Silva |
Técnica Judiciária |
- |
3. Produtividade dos JuÃzes na Unidade:
3.1. Quantidade de Audiências, Sentenças, Conciliações e Incidentes por Juiz (a):
Atuação dos Magistrados na Vara do Trabalho de São Lourenço da Mata |
Audiências* |
Sentenças de mérito |
Conciliações |
Incidentes processuais |
PatrÃcia Coelho Brandão Vieira |
1.477 |
396 |
447 |
272 |
Ana Cristina Argolo de Barros |
492 |
84 |
143 |
33 |
Ana Carolina Bulhões Calheiros |
- |
- |
- |
1 |
Daniella Cristiane Rodrigues Ferreira |
13 |
4 |
5 |
- |
Eduardo Henrique Brennand Dornelas Câmara |
3 |
- |
4 |
- |
Fernando Rodrigues Carvalho |
41 |
10 |
12 |
1 |
Gustavo Henrique Cisneiros Barbosa |
96 |
- |
44 |
36 |
Joaquim Emiliano Fortaleza de Lima |
1 |
- |
- |
- |
José Augusto Segundo Neto |
21 |
7 |
5 |
- |
Laura Cavalcanti de Morais Botelho |
- |
- |
- |
1 |
Liliane Mendonça de Moraes Souza |
40 |
13 |
9 |
3 |
PatrÃcia Franco Trajano |
18 |
3 |
5 |
3 |
Rodrigo de Mello |
120 |
16 |
50 |
26 |
Sarah Yolanda Alves de Souza |
374 |
38 |
93 |
46 |
Tatyana de Siqueira Alves Pereira Rodrigues Rocha |
17 |
2 |
7 |
4 |
Total |
2.713 |
573 |
824 |
426 |
*Exceto audiências de julgamento.
Fontes: Relatórios extraÃdos do e-Gestão (Audiências realizadas, Solucionados por magistrado, e Incidentes processuais julgados por magistrado).
PerÃodo analisado: 1.º/9/2016 a 31/8/2017.
3.2. Prazo médio (em dias) para julgamento de mérito na unidade, da conclusão até a prolação da sentença (apenas PJe):
Atuação dos Magistrados na Vara do Trabalho de São Lourenço da Mata |
Prazo* médio para julgamento de sentenças de mérito |
PatrÃcia Coelho Brandão Vieira |
32 |
Ana Cristina Argolo de Barros |
5 |
Daniella Cristiane Rodrigues Ferreira |
13 |
Fernando Rodrigues Carvalho |
3 |
Gustavo Henrique Cisneiros Barbosa |
26 |
José Augusto Segundo Neto |
97 |
Liliane Mendonça de Moraes Souza |
133 |
PatrÃcia Franco Trajano |
14 |
Rodrigo de Mello |
2 |
Sarah Yolanda Alves de Souza |
138 |
Tatyana de Siqueira Alves Pereira Rodrigues Rocha |
16 |
Prazo médio para julgar na unidade |
36 |
*Apuração leva em conta somente processos eletrônicos e não deduz os perÃodos de afastamento dos magistrados, tais como férias, licenças, cursos e outros, em face da falta de integração entre os sistemas de pessoal e judicial.
Fontes: Relatório extraÃdo do e-Gestão (Prazos Médios, em dias, da conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado - PJe).
PerÃodo analisado: 1.º/9/2016 a 31/8/2017.
3.3. Sentenças de mérito (conhecimento) pendentes de julgamento:
Magistrados com sentenças pendentes na VT de São Lourenço da Mata |
No prazo |
Prazo vencido |
Total |
PatrÃcia Coelho Brandão Vieira |
10 |
- |
10 |
Ana Cristina Argolo de Barros |
14 |
- |
14 |
Ana Catarina Bulhões Calheiros |
1 |
- |
1 |
Gustavo Henrique Cisneiros Barbosa |
3 |
1 |
4 |
Sarah Yolanda Alves de Souza Cruz |
3 |
56 |
59 |
Total de sentenças pendentes na Vara |
31 |
57 |
88 |
Sentença com prazo vencido sob a responsabilidade do magistrado Gustavo Henrique Cisneiros Barbosa: 0001660-19.2015.5.06.0161.
Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade da magistrada Sarah Yolanda Alves de Souza Cruz: 0001375-26.2015.5.06.0161, 0001368-34.2015.5.06.0161, 0000752-25.2016.5.06.0161, 0000969-68.2016.5.06.0161, 0000804-55.2015.5.06.0161, 0001926-06.2015.5.06.0161, 0000457-85.2016.5.06.0161, 0000065-48.2016.5.06.0161, 0000019-59.2016.5.06.0161, 0001511-23.2015.5.06.0161, 0001241-62.2016.5.06.0161, 0001604-49.2016.5.06.0161, 0000006-60.2016.5.06.0161, 0000226-58.2016.5.06.0161, 0001561-49.2015.5.06.0161, 0001901-90.2015.5.06.0161, 0000342-30.2017.5.06.0161, 0001621-85.2016.5.06.0161, 0000028-21.2016.5.06.0161, 0001563-19.2015.5.06.0161, 0001627-92.2016.5.06.0161, 0001203-50.2016.5.06.0161, 0000146-94.2016.5.06.0161, 0000277-69.2016.5.06.0161, 0001639-09.2016.5.06.0161, 0000134-80.2016.5.06.0161, 0000283-76.2016.5.06.0161, 0000062-93.2016.5.06.0161, 0001722-25.2016.5.06.0161, 0000749-70.2016.5.06.0161, 0000186-76.2016.5.06.0161, 0000332-20.2016.5.06.0161, 0000150-34.2016.5.06.0161, 0000175-13.2017.5.06.0161, 0001547-65.2015.5.06.0161, 0000183-24.2016.5.06.0161, 0000352-11.2016.5.06.0161, 0000432-43.2014.5.06.0161, 0001194-88.2016.5.06.0161, 0001682-43.2016.5.06.0161, 0000333-05.2016.5.06.0161, 0000371-17.2016.5.06.0161, 0001858-56.2015.5.06.0161, 0000377-24.2016.5.06.0161, 0001453-20.2015.5.06.0161, 0000398-97.2016.5.06.0161, 0001422-34.2014.5.06.0161, 0000392-90.2016.5.06.0161, 0000390-23.2016.5.06.0161, 0001740-46.2016.5.06.0161, 0000829-68.2015.5.06.0161, 0001723-44.2015.5.06.0161, 0001724-29.2015.5.06.0161, 0001725-14.2015.5.06.0161, 0001910-52.2015.5.06.0161 e 0001503-46.2015.5.06.0161.
Fontes: Dados extraÃdos de “Relatório de decisões em aberto/proferidasâ€; e PJe, em 19/9/2017 à s 11h45.
3.4. Incidentes processuais pendentes de julgamento:
Magistrados com Incidentes Processuais pendentes na VT de São Lourenço da Mata |
No prazo |
Prazo vencido |
Total |
PatrÃcia Coelho Brandão Vieira |
1 |
- |
1 |
Ana Cristina Argolo de Barros |
4 |
- |
4 |
------------------------------------------* |
22 |
- |
22 |
Total de incidentes pendentes na Vara |
27 |
- |
27 |
*Incidentes sem vinculação a magistrado: 0001049-32.2016.5.06.0161, 0000001-04.2017.5.06.0161, 0001061-46.2016.5.06.0161, 0000468-17.2016.5.06.0161, 0001701-49.2016.5.06.0161, 0000600-40.2017.5.06.0161, 0001209-28.2014.5.06.0161, 0000667-73.2015.5.06.0161, 0001906-49.2014.5.06.0161, 0000004-90.2016.5.06.0161, 0000671-13.2015.5.06.0161, 0010901-85.2013.5.06.0161, 0001292-39.2017.5.06.0161, 0001298-46.2017.5.06.0161, 0001299-31.2017.5.06.0161, 0001307-08.2017.5.06.0161, 0001317-52.2017.5.06.0161, 0001321-89.2017.5.06.0161, 0001326-14.2017.5.06.0161, 0001331-36.2017.5.06.0161, 0001338-28.2017.5.06.0161 e 0000123-22.2014.5.06.0161.
Fontes: Dados coletados na Secretaria da Vara e no PJe, em 19/9/2017 Ã s 10h30.
3.5. Produtividade da Vara:
Unidade Judiciária |
Quantidades |
Prazo médio para julgamento (PJe) | ||
Sentenças de mérito |
Incidentes processuais |
Conciliações | ||
Vara do Trabalho de São Lourenço da Mata |
573 |
426 |
824 |
36 |
Fontes: Relatórios extraÃdos do e-Gestão: Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado; Prazos Médios (em dias) da Conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe).
PerÃodo analisado: 1.º/9/2016 a 31/8/2017.
3.6. Percentuais de produtividade da juÃza titular no perÃodo de julho de 2016 a julho de 2017*:
Mês |
JULHO/16 |
AGOST./16 |
SET./16 |
OUT./16 |
NOV./16 |
DEZ./16 |
JAN./17 |
Sentenças |
73,02% |
111,11% |
165,00% |
208,70% |
85,71% |
66,67% |
204,00% |
Conciliados |
109,52% |
72,22% |
145,00% |
126,09% |
100,00% |
80,39% |
88,00% |
Mês |
FEV./17 |
MARÇO/17 |
ABRIL/17 |
MAIO/17 |
JUNHO/17 |
JULHO/17 |
Sentenças |
102,04% |
112,12% |
53,33% |
136,36% |
102,08% |
114,75% |
Conciliados |
91,84% |
133,33% |
100,00% |
106,06% |
133,33% |
100,00% |
*A JuÃza PatrÃcia Coelho Brandão Vieira usufruiu férias nos perÃodos de 12/9/2016 a 11/10/2016 e de 17/4/2017 a 16/5/2017, e afastou-se em razão de licença médica de 7 a 8/2/2017 e de 13 a 24/3/2017, para participação em curso de 17 a 19/10/2016 e 16 a 20/1/2017, e, ainda, em face de compensação em 2/12/2016 e de 5 a 7/7/2017.
4. AUDIÊNCIAS (REALIZADAS E DESIGNADAS):
4.1. Prazos médios, em dias, até a realização das audiências (a partir do ajuizamento):
Unidade Judiciária |
Inicial |
Instrução |
Decisão | |||
SumarÃssimo |
Ordinário |
SumarÃssimo |
Ordinário |
SumarÃssimo |
Ordinário | |
Vara do Trabalho de São Lourenço da Mata |
113 |
65 |
137 |
311 |
142 |
321 |
Fonte: Dados extraÃdos do e-Gestão (Prazos médios – fase de conhecimento).
PerÃodo analisado: 1.º/9/2016 a 31/8/2017.
4.2. Prazos (em dias) para designação de audiências, a contar de 14/9/2017:
Unidade Judiciária |
Inicial |
Instrução | ||||
SumarÃssimo |
Ordinário | |||||
2016 |
2017 |
2016 |
2017 |
2016 |
2017 | |
VT de São Lourenço da Mata |
146 |
84 |
52 |
82 |
335 |
322 |
Fontes: Informações extraÃdas do PJe e da Ata de Correição realizada em 2016.
4.3. Assiduidade das magistradas:
Segundo informações prestadas pelo Diretor de Secretaria, em regra, a JuÃza Titular, Dra. PatrÃcia Coelho Brandão Vieira, comparece das segundas à s quintas-feiras à Unidade; a JuÃza Auxiliar, Dra. Ana Cristina Argolo de Barros, que atua de forma compartilhada e equânime nesta e na Vara do Trabalho de Carpina, comparece dois ou três dias por semana. As audiências são realizadas das segundas à s quintas-feiras, e a JuÃza Titular preside de 2 ou 3 sessões, e a JuÃza Auxiliar, de 1 ou 2 sessões, alternadamente.
4.4. Quantidade de processos em pauta de audiências por semana (média):
Unidade Judiciária |
Dias de audiências por semana |
Total de audiências | |||
SumarÃssimos |
Iniciais |
Instruções |
Razões Finais | ||
VT de São Lourenço da Mata |
4 (segundas às quintas-feiras) |
12 |
32 |
18 |
4 |
Fontes: Informações extraÃdas do PJe, em 14/9/2017, relativas aos seguintes perÃodos: 5/6/2017 a 9/6/2017; 17/7/2017 a 21/7/2017; 21/8/2017 a 25/8/2017; e 18/9/2017 a 22/9/2017; e informações prestadas pelo Diretor de Secretaria da Vara.
5. MOVIMENTAÇÃO PROCESSUAL:
5.1. Quantidade de ações trabalhistas ajuizadas na unidade - FÃsicos e PJe:
Unidade Judiciária |
2015 |
2016 |
2017 (até 13/9/2017) |
VT de São Lourenço da Mata |
1.810 |
1.596 |
1.299 |
Fontes: Consolidação da EstatÃstica, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Casos Novos por Distribuição e RedistribuÃdos), e PJe.
5.2. Processos remanescentes (congestionamento):
Unidade Judiciária |
SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2016 |
SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2017 | ||||
Pendentes de julgamento* |
Processos demais fases |
Total |
Pendentes de julgamento* |
Processos demais fases |
Total | |
VT de São Lourenço da Mata |
39 |
4.446 |
4.485 |
105 |
4.650 |
4.755 |
*Pendentes de julgamento: Processos com instrução encerrada, aguardando prolação de sentença.
Fontes: Consolidação da EstatÃstica, Relatórios Gerenciais, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Processos Pendentes de Solução) e PJe.
5.3. Quantidade de processos em tramitação:
Unidade Judiciária |
Processos em tramitação em 13/9/2017 | |
FÃsicos |
PJe | |
VT de São Lourenço da Mata |
906 |
3.711 |
Fonte: Relatório Gerencial (Processos em tramitação na Vara) e PJe-JT.
5.4. Quantidade de processos nas principais fases processuais ( pendentes de solução ):
Unidade Judiciária |
Conhecimento (até a prolação da sentença) |
Liquidação |
Execução |
VT de São Lourenço da Mata |
1.144 |
61 |
1.655 |
Fonte : e-Gestão.
PerÃodo analisado: 1.º/8/2017 a 31/8/2017.
5.5. Prazos médios (em dias) nas principais fases processuais:
Unidade Judiciária |
Conhecimento (até a prolação da sentença) |
Liquidação |
Execução |
VT de São Lourenço da Mata |
264 |
66 |
1.386 |
Fonte: e-Gestão.
PerÃodo analisado: 1.º/9/2016 a 31/8/2017.
6. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS ELETRÔNICOS EM 13/9/2017:
Agrupadores:
Tarefa |
Quantidade |
Processos com pedido de sigilo nos documentos não apreciado |
10 |
Processos com pedido liminar ou de antecipação de tutela não apreciado |
04 |
Processos com petições não apreciadas |
74 |
Mandados devolvidos pelo Oficial de Justiça |
04 |
Processos aguardando encaminhamento do secretário de audiência (atas assinadas) |
54 |
Fase de Conhecimento:
Tarefa |
Quantidade |
Data |
Processo |
Aguardando apreciação pela instância superior |
177 |
06/06/2014 |
|
Aguardando audiência |
861 |
11/03/2016 |
|
Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos |
336 |
19/05/2015 |
|
Aguardando final do sobrestamento |
03 |
04/09/2017 |
|
Aguardando laudo pericial |
03 |
08/08/2017 |
|
Aguardando término dos prazos |
161 |
14/08/2017 |
|
Analisar Decisão |
03 |
06/09/2017 |
|
Analisar Despacho |
34 |
06/09/2017 |
|
Analisar Despacho - Conversão em diligência |
04 |
12/09/2017 |
|
Analisar sentença |
19 |
06/07/2017 |
|
Análise do Conhecimento* 5 |
87 |
01/02/2017 |
|
(Subpasta) Certificar |
04 |
31/08/2017 |
|
(Subpasta) Praça |
01 |
06/09/2017 |
|
(Subpasta) Requisitar honorários periciais |
04 |
06/09/2017 |
|
Concluso ao magistrado* 6 |
137 |
12/06/2017 |
|
Controle de pericia |
02 |
28/08/2017 |
|
Minutar Decisão |
01 |
06/09/2017 |
|
Minutar Despacho |
03 |
14/08/2017 |
|
Minutar expediente da secretaria |
04 |
05/09/2017 |
|
(Subpasta) Alvará |
01 |
13/09/2017 |
|
Minutar sentença |
84 |
13/09/2016 |
|
Prazos vencidos |
02 |
09/09/2017 |
|
Preparar comunicação |
50 |
06/09/2017 |
|
Publicar DJe - Con |
07 |
12/09/2017 |
|
Registrar parcelas ou despesas processuais - Acordo |
48 |
27/07/2017 |
|
Triagem Inicial |
02 |
13/09/2017 |
|
Triagem Inicial - Apreciar urgentes |
04 |
11/09/2017 |
|
Triagem Inicial - Parte sem CPF ou CNPJ |
01 |
13/09/2017 |
|
Trânsito em Julgado |
12 |
12/09/2017 |
|
OBSERVAÇÕES | |||
*¹ Última audiência realizada em 25/01/2017, com audiência de instrução designada para 09/11/2017. *² Acordo homologado em trinta parcelas, sendo a última com vencimento em 13/11/2017. *³ Sobrestado até o julgamento a ser proferido na RT nº 0000424-27.2015.5.06.0161. * 4 Pendente certidão relativa a duplicidade no recolhimento das custas processuais desde 31/01/2017. * 5 Inexistem processos nas subpastas “BACENâ€, “Infojudâ€, “Jucepe†, “Serproâ€, “Contadoria†e “Aguardando praçaâ€. * 6 Processos sem conclusão nominal ao magistrado. |
Fase de Liquidação:
Tarefa |
Quantidade |
Data |
Processo |
Aguardando Cumprimento de Providência - Liq |
08 |
23/03/2017 |
|
Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos |
02 |
15/07/2016 |
|
Aguardando término dos prazos |
04 |
31/08/2017 |
|
Análise de Liquidação |
17 |
13/07/2017 |
|
(Subpasta) Elaboração de cálculos |
06 |
13/07/2017 |
|
Concluso ao magistrado - Liq* 4 |
04 |
13/07/2017 |
|
Iniciar Liquidação |
02 |
12/09/2017 |
|
Prazos vencidos |
01 |
13/09/2017 |
|
Preparar comunicação |
01 |
06/09/2017 |
|
OBSERVAÇÕES | |||
*¹ Autos pendentes de remessa à Contadoria para liquidação do julgado (Id. 758b243). *² Acordo homologado em 12 parcelas, tendo a última vencido desde 20/07/2017. *³ Na subpasta “Revisão de cálculosâ€. * 4 Processos sem conclusão nominal ao magistrado. |
Fase de Execução:
Tarefa |
Quantidade |
Data |
Processo |
Aguardando Cumprimento de Providência - Exec |
51 |
21/09/2015 |
|
Aguardando apreciação pela instância superior |
03 |
04/09/2017 |
|
Aguardando audiência - Exec |
02 |
10/07/2017 |
|
Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos |
34 |
14/07/2016 |
|
Aguardando leilão ou praça |
15 |
25/08/2017 |
|
Aguardando término dos prazos |
79 |
15/08/2017 |
|
Analisar Decisão - Exec |
26 |
01/06/2017 |
|
Analisar Despacho - Exec |
225 |
24/08/2017 |
|
Analisar expediente da secretaria |
18 |
12/09/2017 |
|
Analisar sentença - Exec |
96 |
24/08/2017 |
|
Análise da carta |
02 |
11/09/2017 |
|
Análise de Execução* 4 |
445 |
31/05/2017 |
|
(Subpasta) Bacenjud |
10 |
11/09/2017 |
|
(Subpasta) Certidão de crédito |
03 |
31/08/2017 |
|
(Subpasta) Certificar prazo |
08 |
07/08/2017 |
|
(Subpasta) Cálculos |
08 |
07/07/2017 |
|
(Subpasta) Infojud |
03 |
24/08/2017 |
|
(Subpasta) Jucepe |
04 |
11/09/2017 |
|
(Subpasta) Serasajud |
01 |
01/09/2017 |
|
Concluso ao magistrado - Exec* 5 |
378 |
22/05/2017 |
|
Designar ou cancelar leilão ou praça |
07 |
11/09/2017 |
|
InfoJud |
02 |
21/08/2017 |
|
Minutar Decisão - Exec |
02 |
06/09/2017 |
|
Minutar expediente da secretaria |
83 |
01/09/2017 |
|
(Subpasta) Alvará |
01 |
13/09/2017 |
|
Preparar ato de comunicação |
01 |
13/09/2017 |
|
Preparar comunicação |
89 |
06/09/2017 |
|
Registrar obrigações de pagar |
04 |
11/09/2017 |
|
Registrar pagamentos ou despesas processuais |
01 |
12/09/2017 |
|
Registrar parcelas ou despesas processuais - Acordo |
05 |
06/09/2017 |
|
OBSERVAÇÕES | |||
*¹ Último expediente (alvará) emitido na data indicada. Pendente de certificação para eventual e imediato arquivamento (Id. b713c41). *² Acordo homologado em 13 parcelas, tendo a última vencido desde 17/07/2017. *³ Na subpasta “Certificar pendências†, onde existem, ao todo, 105 (cento e cinco) processos. * 4 Inexistem processos nas subpastas “Praça†e “Renajudâ€. * 5 Processos sem conclusão nominal ao magistrado. * 6 Despacho determinando hasta pública. |
7. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS FÃSICOS EM 19/9/2017
NATUREZA |
QUANTIDADE |
DATA MAIS ANTIGA |
PROCESSO | |
Cargas |
Advogados |
13 |
30/8/2017 |
0139800-43.2009.5.06.0161 |
Perito |
1 |
2/8/2017 |
0000536-69.2013.5.06.0161 | |
Terceiros |
3 |
18/7/2017 |
0001930-48.2012.5.06.0161 | |
Petições a juntar aos autos |
2 |
18/9/2017 |
0000460-79.2012.5.06.0161 | |
Processos conclusos para despacho |
45 |
10/7/2017 |
0127800-79.2007.5.06.0161 | |
Consultas convênios a realizar (BACEN/JUCEPE/INFOJUD/DETRAN) |
6 |
14/8/2017 |
0000456-42.2012.5.06.0161 | |
Praças a marcar |
1 |
18/8/2017 |
0128200-79.1996.5.06.0161 | |
Processos no setor de cálculos |
1 |
13/9/2017 |
0119500-12.1999.5.06.0161 | |
Processos para serem remetidos ao TRT |
- |
- |
- |
*Em relação às certidões/diligências, a mais antiga data de 25/8/2017 (processo n.º 0190600-46.2007.5.06.0161).
*No tocante aos alvarás, o mais antigo data de 6/9/2017 (processo n.º 0002004-05.2012.5.06.0161).
*Quanto aos mandados, o mais antigo data de 5/8/2017 (processo n.º 0001325-39.2011.5.06.0161).
*No pertinente aos ofÃcios e notificações, não existem pendências.
*No que diz respeito às praças a realizar, o despacho mais antigo data de 7/3/2017 (processo n.º 0232500-38.2009.5.06.0161), com leilões designados para 26/6/2017, 10/7/2017 e 19/9/2017.
*Quanto aos processos digitalizados (CLE), não se verificou a conversão de feitos.
Fonte: Informações colhidas na Secretaria da Vara do Trabalho e no SIAJ.
8. METAS FIXADAS PELO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA:
Em conformidade com os dados fornecidos pelo Núcleo de EstatÃstica e Pesquisa do Egrégio Regional, eis os resultados das Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ para o ano de 2016 :
Meta 1 CNJ - 2016 : – Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuÃdos no ano corrente.
Unidades Judiciárias |
Recebidos |
Resolvidos |
Resultado |
VT de São Lourenço da Mata |
1.578 |
1.642 |
104,06% |
Total da 6ª Região |
107.816 |
111.793 |
103,69% |
Meta 2 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, pelo menos, 90% dos processos distribuÃdos até 31/12/2014.
Unidade Judiciária |
DistribuÃdos em 2014 |
DistribuÃdos em 2014 e julgados até 31/12/16 |
Pendentes de julga- mento até 31/12/16 |
Resultado |
VT de São Lourenço da Mata |
1.048 |
1.048 |
0 |
111% |
Total da 6ª Região |
62.261 |
59.947 |
2.314 |
107% |
Meta 3 CNJ - 2016 : – Aumentar o Ãndice de conciliação na fase de conhecimento, em relação à média do biênio 2013/2014, em 2 pontos percentuais.
Unidade Judiciária |
Solucionados |
Conciliados |
Média biênio (2013/2014) |
Resultado |
VT de São Lourenço da Mata |
1.642 |
763 |
46,99% |
46,47% |
Total da 6ª Região |
111.793 |
44.400 |
40,83% |
39,72 % |
Meta 4 CNJ - 2016 : – Dar prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, não se destinando portanto à esta Justiça Especializada.
Meta 5 CNJ - 2016 : – B aixar em 2016, quantidade maior de processos de execução do que o total de casos novos de execução no ano corrente.
Unidade Judiciária |
Casos novos de execução |
Baixados |
Entraram na meta |
SaÃram da meta |
Resultado |
VT de São Lourenço da Mata |
781 |
416 |
0 |
0 |
53,33% |
Total da 6ª Região |
38.526 |
37.091 |
0 |
0 |
96,50% |
Meta 6 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, as ações coletivas distribuÃdas, até 31.12.2013 no 1.º grau e até 31.12.2014, no 2.º grau.
A Vara do Trabalho de São Lourenço da Mata não conta com ação coletiva ainda em tramitação em 31/12/2016, de acordo com o relatório fornecido pelo Setor de EstatÃstica deste Tribunal.
Meta 7 CNJ - 2016 : – Identificar e reduzir em 2% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior.
Unidade Judiciária |
Pendentes em 31/12/15 |
Quantidades de Processos dos dez maiores litigantes distribuÃdos na instância no mês de referência |
Quantidades de Processos dos dez maiores litigantes julgados na ins- tância no mês de referência |
Pendentes em 31/12/16 |
Resultado |
VT de São Lourenço da Mata |
56 |
36 |
47 |
45 |
121,96% |
Total da 6ª Região |
8.284 |
7.949 |
9.373 |
6.860 |
118,34% |
O Conselho Nacional de Justiça divulgou no final do 10.º Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em BrasÃlia, as metas nacionais para 2017, quais sejam:
Meta 1 - Os tribunais mantiveram o compromisso de julgar, ao longo de 2017, mais processos do que os novos que chegarem aos tribunais (Meta 1). Assim como em 2016, o compromisso deverá ser cumprido por tribunais de todos os segmentos de Justiça.
Meta 2 - O compromisso com o julgamento dos processos mais antigos, alvo da Meta 2, foi renovado para 2017 e deverá ser cumprido por tribunais de todos os ramos do Judiciário. O detalhamento desta e das outras metas definidas, com percentuais e perÃodos de distribuição dos processos que deverão ser julgados, estarão num glossário que será divulgado futuramente pelo CNJ.
Meta 3 - A Justiça Federal e a Justiça do Trabalho também renovaram o compromisso com a Meta 3, que busca aumentar o número de casos solucionados por meio da conciliação, em relação a perÃodos anteriores.Â
Meta 4 - Fixada pela primeira vez em 2013, a Meta 4, que dá prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, deverá ser cumprida novamente em 2017 pela Justiça Estadual, pela Justiça Federal, pela Justiça Militar da União e dos Estados e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).Â
Meta 5 - Impulso aos processos de execução, que será perseguida no ano que vem pelos tribunais da Justiça Estadual, Federal e do Trabalho.
Meta 6 - P rioriza o julgamento de ações coletivas, que impactam na vida de um grupo maior de pessoas.Â
Meta 7 – Prioriza o julgamento de processos dos maiores litigantes e dos recursos repetitivos, tem por objetivo enfrentar demandas de massa que chegam ao Judiciário.
Meta 8 – Destinada a ações de fortalecimento da rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres, uma das prioridades da atual gestão do CNJ.
9. ITENS DE EXAME E REGISTRO OBRIGATÓRIOS (Art. 26 da Consolidação dos Provimentos da CGJT):
Com base nos autos e sistemas analisados, verificou-se que o JuÃzo:
- registra no sistema informatizado os atos processuais relevantes;
- emite, de forma explÃcita e circunstanciada, pronunciamento acerca da admissibilidade dos recursos, a exemplo do constatado nos processos n.ºs 0000685-60.2016.5.06.0161 e 0001411-05.2014.5.06.0161;
- ordena, de ofÃcio, a imediata liberação do depósito recursal, nos casos em que, após a liquidação, seja apurado crédito de valor inequivocamente superior ao depositado, como verificado nos processos n.ºs 0001534-03.2014.5.06.0161 e 0001201-51.2014.5.06.0161 ;
- exaure as iniciativas do juÃzo para tornar exitosa a execução, porém, no tocante à Certidão de Crédito Trabalhista, não observa integralmente o comando do artigo 88 da Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral, vez que não fornece as cópias dos documentos pertinentes, conforme se observa nos processos n.ºs 0001858-61.2012.5.06.0161 e 0132300-23.2009.5.06.0161; e também não emite a Certidão de Arquivamento Provisório prevista no art. 77 do referido Provimento;
- faz uso regular das ferramentas eletrônicas: Bacenjud, Detran, Renajud, Jucepe, Infojud e Serpro, consoante constatado nos processos n.ºs. 0000390-91.2014.5.06.0161, 0010669-73.2013.5.06.0161, 0000214-44.2016.5.06.0161, 0010617-77.2013.5.06.0161, 0000775-39.2014.5.06.0161, 0001501-76.2015.5.06.0161, 0000137-98.2017.5.06.0161 e 0001792-76.2015.5.06.0161 . De acordo com o Relatório sobre Ordens Judiciais, foram realizados, no perÃodo de janeiro de 2016 a agosto de 2017, 1.331 (um mil, trezentos e trinta e um) bloqueios, 670 (seiscentos e setenta) desbloqueios e 630 (seiscentas e trinta) transferências. No mês de agosto de 2017, constavam 112 (cento e doze) bloqueios pendentes de providência;
- determina a citação dos sócios, nos casos de desconsideração da personalidade jurÃdica da empresa executada, com a devida inclusão dos seus nomes no sistema, no polo passivo da demanda, conforme visto nos processos n.ºs 0001041-26.2014.5.06.0161 e 0000671-13.2015.5.06.0161 ; e
- inclui, na pauta, processos na fase de execução para tentativa de conciliação, e ainda na Semana Nacional de Conciliação, entretanto, a quantidade de audiências dessa natureza, ou seja, 96 (noventa e seis) processos, no perÃodo de 1.º/8/2016 a 31/8/2017, poderia ser mais significativa;
Quanto aos demais aspectos (assiduidade dos magistrados, pauta de audiências e principais prazos) encontram-se registrados nos itens 4 e 5.
10. OBSERVAÇÕES/PENDÊNCIAS REFERENTES À SECRETARIA:
- Na análise, por amostragem, nas carteiras que integram a Secretaria da Vara, verificou-se regular organização e cumprimento das normas procedimentais a serem seguidas pelas unidades judiciárias de primeira instância, cabendo, entretanto, maior controle em relação à entrega das CTPS, pela constatação de notificações expedidas há aproximadamente 1 (um) ano, sem a devida renovação. Quanto aos processos digitais, constatou-se razoável controle da tramitação dos feitos, conforme quadros do item 6 elaborados no dia 13/9/2017, ressaltando-se a necessidade de melhor utilização da ferramenta “agrupadores†(74 petições não apreciadas), e maior controle no tocante ao término dos prazos, em face de pendências desde 31/1/2017 (para expedir certidão relativa ao proc. n.º 0001859-41.2015.5.06.0161), e 23/3/2017 (iniciar liquidação), bem assim quanto à análise de despachos (225), no entanto, observa-se melhora em relação aos dados constantes da ata de correição do ano de 2016. Na inspeção realizada pelo juÃzo de primeiro grau, no perÃodo de 9 a 13 de janeiro de 2017, em 573 (quinhentos e setenta e três) processos, registraram-se dentre outros dados: a) 23 (vinte e três) processos para elaboração de alvará; b) 1.755 (um mil, setecentos e cinquenta e cinco) processos na fase de execução; c) 28 (vinte e oito) processos no setor de cálculos; d) nenhum processo fora de pauta, ou convertido em diligência; e) 273 (duzentos e setenta e três) processos sem tramitação há mais de 60 dias; e f) 12 (doze) processos com carga vencida com notificação;
- Existem 167 (cento e sessenta e sete) CTPS’s sob custódia da Secretaria da Vara, e, deste total, 56 (cinquenta e seis) dizem respeito a feitos arquivados ou em via de arquivamento, como, por exemplo, processos n.ºs 0046400-53.2001.5.06.0161, 0051500-86.2001.5.06.0161, 0047200-47.2002.5.06.0161, 0021700-23.1995.5.06.0161 e 0073400-33.1998.5.06.0161. Indagado acerca das medidas adotadas para a diminuição do passivo desses documentos, a Secretaria esclareceu que inicialmente procede à intimação do advogado por diário eletrônico, para encaminhar o documento profissional ao seu cliente, porém, em caso de falha dessa primeira medida, notifica-se, por via postal, a própria parte;
- Os Assistentes de Juiz elaboram minutas de despachos, sentenças de mérito e de soluções de incidentes processuais (como embargos declaratórios, embargos à execução, embargos de terceiros, e exceção de pré-executividade);
- O JuÃzo p rolata, eventualmente, sentenças de forma lÃquida em ambos os ritos;
- Conforme relatórios fornecidos pela Seção de Gestão Negocial dos Sistemas do PJE e do e-Gestão, vinculada à Secretaria da Presidência deste Tribunal, há necessidade da Secretaria da Vara proceder a registros no PJE, de modo a regularizar a estatÃstica da unidade, no tocante aos processos abaixo especificados, esclarecendo-se que esses feitos dizem respeito à época em que não havia esclarecimentos sobre tais procedimentos:
a) recolhimento das custas processuais : 0000153-86.2016.5.06.0161, 0000149-49.2016.5.06.0161, 0000154-71.2016.5.06.0161, 0000150-34.2016.5.06.0161, 0000151-19.2016.5.06.0161, 0001292-44.2014.5.06.0161, 0000249-67.2017.5.06.0161, 0000761-84.2016.5.06.0161, 0001130-49.2014.5.06.0161, 0001489-62.2015.5.06.0161 e 0001548-16.2016.5.06.0161;
b) encerramento da liquidação : 0010963-28.2013.5.06.0161, 0000573-62.2014.5.06.0161, 0010642-90.2013.5.06.0161, 0011131-30.2013.5.06.0161, 0010510-33.2013.5.06.0161, 0011152-06.2013.5.06.0161, 0010463-59.2013.5.06.0161, e 0010617-77.2013.5.06.0161;
c) encerramento da execução : 0000135-02.2015.5.06.0161, 0000970-24.2014.5.06.0161, 0000985-56.2015.5.06.0161, 0001101-62.2015.5.06.0161, 0001126-41.2016.5.06.0161, 0001128-79.2014.5.06.0161, 0001936-50.2015.5.06.0161, 0010129-25.2013.5.06.0161, 0010224-55.2013.5.06.0161, 0010377-88.2013.5.06.0161, 0010401-19.2013.5.06.0161, 0010757-14.2013.5.06.0161 e 0010886-19.2013.5.06.0161. Deve-se verificar a fase em que o processo se encontra, e caso se localize em arquivo definitivo, observar o seguinte procedimento: - desarquivar; - para prosseguir na execução; - análise de execução; - conclusão para sentença; - elaborar minuta de sentença de encerramento da execução; - assinatura do magistrado; - arquivar. Convém que, antes de arquivar novamente o feito, seja expedida certidão da Secretaria, esclarecendo que a referida movimentação se justificou para regularização da estatÃstica.
- Em relação ao lapso temporal anteriormente correicionado, observou-se: a) redução do quantitativo de novas ações em 214 (duzentos e quatorze) processos; b) no tocante à produtividade, houve redução na prolação de sentenças em 52 (cinquenta e dois), porém acréscimo nas decisões de incidentes processuais em 243 (duzentas e quarenta e três), e nas conciliações em 46 (quarenta e seis); c) acréscimo do prazo médio para julgamento em 22 (vinte e dois) dias; d) aumento do prazo médio, no ano de 2016, para realização da audiência inicial, no sumarÃssimo, em 11 (onze) dias, da instrução, no sumarÃssimo, em 10 (dez) dias e no ordinário em 11 (onze) dias, bem assim da audiência de decisão, no sumarÃssimo, em 6 (seis) dias e, no ordinário, em 7 (sete) dias; e) redução do prazo médio para realização, em setembro de 2017, da audiência inicial no rito sumarÃssimo em 62 (sessenta e dois) dias, e da instrução em 13 (treze) dias; e aumento da audiência inicial, no ordinário, em 30 (trinta) dias; f) aumento do prazo médio na fase de conhecimento em 7 (sete) dias, na liquidação em 4 (quatro) dias, e na execução em 826 (oitocentos e vinte e seis) dias; g) redução na quantidade de processos na fase de conhecimento em 61 (sessenta e um), e na liquidação em 30 (trinta), porém houve acréscimo na execução em 412 (quatrocentos e doze); e h) acréscimo do saldo remanescente em 270 (duzentos e setenta) processos; e
- Atingimento das Metas 1, 2, 6 e 7 estabelecidas pelo CNJ para o ano de 2016. O Diretor de Secretaria esclareceu que a unidade conta com 115 processos aguardando encerramento da execução, apenas em face da ausência de comprovação, pela Caixa Econômica Federal, quanto ao recolhimento das custas e contribuições previdenciárias.
11. PEDIDOS DE PROVIDÊNCIAS E RECLAMAÇÕES CORREICIONAIS :
No tocante ao perÃodo de 1.º de janeiro de 2016 até a presente data, não houve a formalização, em face desta unidade judiciária, de pedido de providência ou reclamação correicional.
12. RECOMENDAÇÕES:
- Prolatarem os magistrados Gustavo Henrique Cisneiros Barbosa e Sarah Yolanda Alves de Souza Cruz, prioritariamente e no menor espaço de tempo possÃvel, as sentenças com prazo vencido, conforme relações especificadas no item 3.3, devendo, sempre, atentarem ao prescrito no ATO n.º 1/CGJT, de 10 de fevereiro de 2017, haja vista o controle exercido por esta Corregedoria Regional a evitar que decisões não ultrapassem a tolerância admitida pela citada norma. Considerando que os referidos juÃzes não se encontravam presente no momento da correição, deverá a Secretaria da Corregedoria Regional encaminhar-lhes comunicação para que tomem ciência;
- Empreender esforços com o objetivo de reduzir os prazos médios de audiências no rito sumarÃssimo, estabelecendo como meta o prazo máximo de 15 (quinze) dias, conforme determina o inciso III do art. 852-B da CLT. Nos processos de rito ordinário, observar “o prazo médio de duração do processo – fase de conhecimento – de até 200 (duzentos) dias, atentando-se ao limite legal para publicação de sentença†– Resolução Administrativa TRT nº 03/2015, artigo 14, §2.º. (Provimento TRT-CRT nº 03/2010);
- Observar regular e integralmente as normas procedimentais prescritas pela Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho para a fase de execução, em relação à Certidão de Crédito Trabalhista e Certidão de Arquivamento Provisório - vide artigos 77 e Anexo IV, e 88 da Consolidação de Provimentos 2016 da CGJT;
- R ealizar diligências no sentido de devolver às partes os documentos de identificação profissional (CTPS), especialmente aqueles que se refiram a processos arquivados ou em vias de arquivamento;
- Fomentar a inclusão de processos de execução na pauta de audiências para tentativa de conciliação, consoante disposto no art. 76, II, da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho: “ promover a realização semanal de audiências de conciliação em processos na fase de execução, independentemente de requerimento das partes, selecionando-se aqueles com maior possibilidade de êxito na composição â€.
- Realizar a verificação periódica, no Sistema BacenJud, quanto à existência de alguma ordem judicial “pendente de providênciaâ€, ou mesmo “não lidaâ€, adotando-se a medida cabÃvel, seja de transferência dos valores bloqueados para contas judiciais (para posterior liberação aos exequentes) ou desbloqueios daquelas importâncias que não interessem à execução – Consolidação de Provimentos da CGJT, Art. 99;
- Impulsionar os processos sem movimentação há mais de 60 dias;
- Enfatizar, entre os usuários (servidores e magistrados) da Vara, a importância da correta inserção de dados no PJE, pois eles são extraÃdos, através das remessas, transformados e gravados, e essas informações alimentam o e-Gestão, gerando os relatórios gerenciais e a estatÃstica oficial da Justiça do Trabalho;
- Realizar a análise periódica da ferramenta “agrupadoresâ€, a fim de evitar a permanência de processos em tarefas já superadas. Os processos devem ser retirados de tal lista assim que realizado o ato respectivo;
- Proceder à “conclusão ao magistradoâ€, especificando o tipo (sentenças, decisões ou despachos), sem necessidade de despacho para tal finalidade, pela importância desse dado para a estatÃstica deste Regional, e, ainda, com a cautela necessária, em face da impossibilidade de cancelamento da “conclusão†em relação à s sentenças, o que enseja, em caso de equÃvoco do servidor, a necessidade de o magistrado proceder à “conversão do julgamento em diligência†para que se possa realizar nova conclusão. Deve, ainda, ser selecionado o magistrado em tempo real, com a devida gravação no sistema, a fim de que seja contabilizado o prazo para prolação da decisão corretamente, e, no caso da sentença, tão logo encerrada a instrução. Em relação à s decisões de antecipação de tutela, também proceder à imediata conclusão com a especificação do magistrado, de modo a possibilitar o controle do prazo e garantir a veracidade dos dados estatÃsticos. No tocante aos embargos de declaração, havendo necessidade de intimar a parte contrária, proceder à conclusão para julgamento tão logo encerrado o prazo, também sem necessidade de despacho, por se tratar de ato ordinário da secretaria. Tratando-se de juiz substituto da reserva técnica, proceder à imediata conclusão no sistema, com informação de tal fato, por e-mail funcional, ao magistrado, inclusive porque possui acesso restrito à unidade na qual atua;
- Efetivar a conclusão para julgamento dos embargos de declaração ao magistrado que se encontrar em exercÃcio na Vara, quando aquele que prolatou a sentença embargada se encontrar afastado por mais de 30 dias, em conformidade com o art. 8.º, § 3.º, do Provimento n.º 03/2015 desta Corregedoria Regional;
- Cumprir as diligências determinadas pelo Tribunal, em grau de recurso, em prazo razoável, bem assim proceder ao correto cadastramento das partes quando do envio dos recursos ao Tribunal, inclusive em relação ao recurso ordinário em rito sumarÃssimo, de modo a evitar equÃvoco quando da distribuição da classe processual na segunda instância;
- Registrar, no sistema PJE, o recolhimento das custas, emolumentos, contribuição previdenciária e imposto de renda. Após as orientações sobre a necessidade de tal anotação, o Setor de EstatÃstica do Tribunal constatou acréscimo considerável no registro de tais arrecadações, conforme quadro demonstrativo entre os meses de janeiro a março de 2016 e janeiro a março de 2017, numa variação de 115,94% no tocante à s custas processuais, de 498,05% em relação aos emolumentos, de 71,16% no pertinente à s contribuições previdenciárias, de 32,62% no que diz respeito ao imposto de renda, e de 283,18% quanto à s multas aplicadas pelos órgãos de fiscalização das relações de trabalho; e
- P rovidenciar os registros relativos ao encerramento das fases de liquidação e de execução dos processos especificados no item 10; e
- Estimular, entre os servidores, práticas de sustentabilidade, racionalização e consumo consciente de materiais e serviços de responsabilidade socioambiental, visando ao uso sustentável dos recursos naturais e dos bens públicos, bem como ao aperfeiçoamento contÃnuo da qualidade do gasto público realizado pelo Tribunal, a teor da Resolução n.º 201 do CNJ de 3/3/2015.
13. BOAS PRÃTICAS RELATADAS PELO JUÃZO:
Noticiou o Diretor de Secretaria que as boas práticas, relacionadas na ata de correição de 2016, continuam sendo desempenhadas nesta unidade judiciária, motivo pelo qual procede à sua renovação:
- Termo de conciliação e ata de audiência com força de alvará, para liberação de crédito do autor, FGTS e seguro desemprego, com especificação das contas bancárias para depósitos, e, quando não existem, mediante identificador SIGIDENT;
- Comunicações oficiais realizadas, prioritariamente, por ofÃcio eletrônico ou malote digital;
- Execução imediata de acordo judicial quando não cumprido;
- Consultas sobre CPN/CPE eletrônicos por meio de pesquisa no PJe na aba relativa a processos de terceiros;
- Renovação de diligências ao BACENJUD/RENAJUD, sem necessidade de novo despacho;
- Adoção de despachos sequenciados, evitando-se repetidas conclusões ao JuÃzo;
- Transferência de crédito do reclamante, patrono ou reclamada para contas de sua titularidade, quando não comparecem na Secretaria, por intermédio de consulta ao sistema Bacenjud;
- Determinação de arquivamento nos Termos de Conciliação, quando integralmente adimplido; e
- Consulta ao sistema SERPRO, TRE e INFOJUD e, ainda, por e-mail, a fim de localização das partes para pagamento de créditos.
14. SOLICITAÇÕES DO JUÃZO:
- Disponibilizar um estagiário de Ciências Contábeis, e, ainda, lotar mais um Oficial de Justiça, com base no caput do art. 7.º da Resolução 63 do CSJT;Â
- Instalar câmaras no interior e exterior do prédio da unidade, bem assim detector de metais;
- Retirar o telefone público localizado no interior da Vara;
- Instalar bebedouro para o público;
- Ampliar a capacidade de carregamento de arquivos para o PJE, vez que os atuais 1,5 Mb são insuficientes para inclusão da maior parte dos documentos, obrigando a Secretaria a fracioná-los;Â
- Implementar medidas para eliminar a necessidade de assinatura fÃsica nos alvarás eletrônicos em relação ao Banco do Brasil (contas judiciais); e
- Substituir o nobreak, inclusive porque, quando da correição e no horário de realização de audiências, houve queda de tensão que ocasionou o desligamento temporário de todos os computadores e aparelhos da unidade judiciária.
Encerrados os trabalhos, a ExcelentÃssima Corregedora Regional, Desembargadora Dione Nunes Furtado da Silva, agradeceu a fraternal acolhida e a colaboração prestada pela ExcelentÃssima JuÃza Titular e pelos servidores da Vara, determinando que, lavrada e assinada, fosse disponibilizada esta ata na página da Corregedoria, no sÃtio deste Regional ( www.trt6.jus.br ), além de publicada, em sua Ãntegra, no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho – DEJT, entregando cópia à Unidade Judiciária sob correição (neste ato), Presidência do Egrégio Regional, Secretaria de Gestão de Pessoas, e Secretaria Administrativa, e Secretaria de Tecnologia de Informação, para conhecimento e providências pertinentes. Firmam a presente ata a ExcelentÃssima Desembargadora Corregedora Regional e a Secretária da Corregedoria Regional.
DIONE NUNES FURTADO DA SILVA
Desembargadora Corregedora Regional
NOÊMIA MARIA GOMES DE OLIVEIRA
Secretária da Corregedoria Regional
Ata Correição 49 - 2017 de 19/9/2017.