ATA DA CORREIÇÃO ORDINÃRIA REALIZADA NA 3.ª VARA DO TRABALHO DO RECIFE, EM 18 DE SETEMBRO DE 2017.

Aos 18 (dezoito) dias do mês de setembro de 2017, às 8 (oito) horas, compareceu à sede da 3.ª Vara do Trabalho do Recife, situada na Avenida Mascarenhas de Morais, n.º 4.631, Fórum Advogado José Barbosa de Araújo, Imbiribeira, Recife/PE a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional do TRT da 6.ª Região, Dr.ª Dione Nunes Furtado da Silva , acompanhada pelos servidores Noêmia Maria Gomes de Oliveira (Secretária da Corregedoria), Vânia Rodrigues de Santana Cunha (Assessora de Gabinete), Henrique Bezerra Valença (Assistente Secretário), e Lívia Galvão Tenório Ribeiro (Assistente de Gabinete), para realizar a Correição Ordinária veiculada no Edital n.º 05/2017, alterado pelo Edital 07, disponibilizados, respectivamente, no Diário Eletrônico do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região em 7/6/2017 e 29/8/2017, e considerados publicados em 8/6/2017 e 30/8/2017.

Presentes, nesta ocasião, a Excelentíssima Juíza Titular, Dra. Aline Pimentel Gonçalves, a Excelentíssima Juíza Substituta Auxiliar, Dra. Maysa Costa de Carvalho Alves, o Diretor de Secretaria, Bel. Márcio André Rodrigues Costa Faria, e os demais servidores ali lotados: Carlos Alberto Falcão Maia, José Silvestre dos Santos, Mayra Malta Canavarro, José Antônio Farinha Filho, Dayse Maria Ramos Vilaça, Mônica Cristina do Rego Barros Fontes, Nelson Francisco da Rocha, Kátia Sandrelli Vasconcelos Xavier, Fernanda Von Schmalz Torres e Lucinéia Rodrigues de Oliveira, além do estagiário de Direito Rodrigo Monteiro Alves. Ausentes as funcionárias Mísia Rita dos Santos Lins, Camila Wanderley Lima, e Renata Perlingeiro de Mello Pereira, em razão da fruição de férias.

Com base nos dados extraídos do SIAJ, PJe, e-Gestão e Sistema de Pessoal; nas informações consolidadas pela Seção de Estatística; no exame dos procedimentos adotados na Secretaria da Vara e dos processos em tramitação, e, ainda, dos dados colhidos na inspeção judicial realizada no período de 9 a 13 de janeiro de 2017, a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional determinou o registro das informações e recomendações que seguem.

1. MAGISTRADAS:

JUÃZA TITULAR/JUÃZA SUBSTITUTA

PERÃODO DE ATUAÇÃO

Aline Pimentel Gonçalves (Titular)

Desde 17/2/2012

(Ato TRT GP n.º 74/2012)

Maysa Costa de Carvalho Alves (Auxiliar)

Desde 15/7/2016

(Portaria TRT GCR n.º 112/2016)

2. QUADRO ATUAL DE SERVIDORES:

NOME

CARGO

FUNÇÃO

Márcio André Rodrigues Costa Faria

Técnico Judiciário

Diretor de Secretaria

Carlos Alberto Falcão Maia

Técnico Judiciário

Assistente do Diretor

José Silvestre dos Santos

Analista Judiciário

Assistente de Juiz

Mísia Rita dos Santos Lins

Técnica Judiciária

Assistente de Juiz

José Antônio Farinha Filho

Técnico Judiciário

Calculista

Mayra Malta Canavarro

Técnica Judiciária

Calculista

Camila Wanderley Lima

Técnica Judiciária

Secretária de Audiência

Dayse Maria Ramos Vilaça

Técnica Judiciária

Secretária de Audiência

Mônica Cristina do Rego Barros Fontes

Técnica Judiciária

Assistente

Nelson Francisco da Rocha

Técnico Judiciário

Assistente

Fernanda Von Schmalz Torres

Analista Judiciária

-

Lucinéia Rodrigues de Oliveira

Analista Judiciária

-

Renata Perlingeiro de Mello Pereira

Técnica Judiciária

-

Kátia Sandrelli Vasconcelos Xavier

Técnica Judiciária

-

3. Produtividade dos Juízes na Unidade:

3.1. Quantidade de Audiências, Sentenças, Conciliações e Incidentes por Juiz (a):

Atuação dos Magistrados na

3.ª VT do Recife

Audiências*

Sentenças de mérito

Conciliações

Incidentes processuais

Aline Pimentel Gonçalves

895

361

143

193

Maysa Costa de Carvalho

1.184

303

248

227

Airam Clemente Torres de Araújo

-

5

-

1

Ana Carolina Bulhões Calheiros

-

3

-

1

Antônio Augusto Serra Seca Neto

-

-

-

1

Armando da Cunha Rabelo Neto

24

1

6

3

Arthur Ferreira Soares

8

14

2

1

Carolina de Oliveira Pedrosa

39

13

10

3

Cláudia Christina Santos R. de Lima Mendonça

104

2

31

16

Danielle Lira Pimentel Acioli

-

1

-

-

Débora de Souza Silva Lima

-

2

-

1

Edson Luis Bryk

50

32

7

9

Eduardo Henrique Brennand Dornelas Câmara

88

-

79

-

Evellyne Ferraz Correia

-

1

-

-

Fernando Rodrigues Carvalho

20

4

6

1

Gilberto Oliveira Freitas

159

43

36

24

Joaquim Emiliano Fortaleza de Lima

-

-

-

1

José Augusto Segundo Neto

-

9

-

5

Leandro Fernandez Teixeira

70

20

24

13

Lídia Almeida Pinheiro Teles

-

4

-

1

Lucas de Araújo Cavalcanti

23

6

5

2

Luis Guilherme Silva Robazzi

38

12

7

8

Maria Odete Freire de Araújo

4

-

1

-

Marília Leal Montenegro Spinelli

-

-

-

2

Matheus de Lima Sampaio

-

3

-

-

Matheus Ribeiro Rezende

-

-

-

3

Paloma Daniele Borges dos Santos Costa

16

10

3

3

Patrícia Franco Trajano

10

7

1

-

Renata Conceição Nóbrega Santos

-

1

-

-

Roberta Vance Harrop

-

8

-

5

Rodrigo de Mello

264

63

73

43

Sergio Vaisman

-

-

-

1

Tatyana de Siqueira Alves Pereira Rodrigues Rocha

16

6

4

4

Total

3.012

934

686

572

*Exceto audiências de julgamento.

Fontes: Relatórios extraídos do e-Gestão (Audiências realizadas, Solucionados por magistrado, e Incidentes processuais julgados por magistrado).

Período analisado: 1.º/8/2016 a 31/7/2017.

3.2. Prazo médio (em dias) para julgamento de mérito na unidade, da conclusão até a prolação da sentença (apenas PJe):

Atuação dos Magistrados na 3.ª VT do Recife

Prazo* médio para julgamento de sentenças de mérito

Aline Pimentel Gonçalves

36

Maysa Costa de Carvalho

27

Airam Clemente Torres de Araújo

112

Ana Carolina Bulhões Calheiros

219

Armando da Cunha Rabelo Neto

1

Arthur Ferreira Soares

30

Carolina de Oliveira Pedrosa

72

Cláudia Christina Santos R. de Lima Mendonça

2

Danielle Lira Pimentel Acioli

98

Débora de Souza Silva Lima

0

Edson Luis Bryk

351

Evellyne Ferraz Correia

260

Fernando Rodrigues Carvalho

5

Gilberto Oliveira Freitas

9

José Augusto Segundo Neto

76

Leandro Fernandez Teixeira

2

Lídia Almeida Pinheiro Teles

167

Lucas de Araújo Cavalcanti

10

Luis Guilherme Silva Robazzi

3

Matheus de Lima Sampaio

0

Paloma Daniele Borges dos Santos Costa

34

Patrícia Franco Trajano

37

Roberta Vance Harrop

230

Rodrigo de Mello

12

Tatyana de Siqueira Alves Pereira Rodrigues Rocha

26

Prazo médio para julgar na unidade

42

*Apuração leva em conta somente processos eletrônicos e não deduz os períodos de afastamento dos magistrados, tais como férias, licenças, cursos e outros, em face da falta de integração entre os sistemas de pessoal e judicial.

Fontes: Relatório extraído do e-Gestão (Prazos Médios, em dias, da conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado - PJe).

Período analisado: 1.º/8/2016 a 31/7/2017.

3.3. Sentenças de mérito (conhecimento) pendentes de julgamento:

Magistrados com sentenças pendentes na

3.ª VT do Recife

No prazo

Prazo vencido

Total

Aline Pimentel Gonçalves

40

-

40

Maysa Costa de Carvalho Alves

47

5

52

Armando da Cunha Rabelo Neto

-

7

7

Edson Luís Bryk

-

11

11

Evellyne Ferraz Correia

-

6

6

------------------------------*

5

-

5

Total de sentenças pendentes na Vara

92

29

121

*Sentenças sem vinculação a magistrado: 0000649-07.2016.5.06.0003, 0000018-63.2016.5.06.0003, 0000860-09.2017.5.06.0003, 0000200-15.2017.5.06.0003 e 0001567-11.2016.5.06.0003.

Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade da magistrada Maysa Costa de Carvalho Alves: 0001771-89.2015.5.06.0003, 0000883-23.2015.5.06.0003, 0001290-63.2014.5.06.0003, 0000955-10.2015.5.06.0003 e 0000726-79.2017.5.06.0003.

Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade do magistrado Armando da Cunha Rabelo Neto: 0000830-42.2015.5.06.0003, 0001042-97.2014.5.06.0003, 0000810-51.2015.5.06.0003, 0000835-64.2015.5.06.0003, 0000834-79.2015.5.06.0003, 0000934-34.2015.5.06.0003 e 0001564-56.2016.5.06.0003.

Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade do magistrado Edson Luís Bryk: 0001698-20.2015.5.06.0003, 0010151-72.2013.5.06.0003, 0000797-52.2015.5.06.0003, 0000770-69.2015.5.06.0003, 0000782-83.2015.5.06.0003, 0000779-31.2015.5.06.0003, 0001105-88.2015.5.06.0003, 0000900-59.2015.5.06.0003, 0000952-55.2015.5.06.0003, 0000714-36.2015.5.06.0003 e 0000662-40.2015.5.06.0003.

Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade da magistrada Evellyne Ferraz Correia: 0000273-21.2016.5.06.0003, 0001332-78.2015.5.06.0003, 0000335-61.2016.5.06.0003, 0001102-36.2015.5.06.0003, 0001533-07.2014.5.06.0003 e 0000868-88.2014.5.06.0003.

Fontes: Dados extraídos de “Relatório de decisões em aberto/proferidasâ€, e PJe, em 18/9/2017 às 9h30.

3.4. Incidentes processuais pendentes de julgamento:

Magistrados com Incidentes Processuais pendentes na 3.ª VT do Recife

No prazo

Prazo vencido

Total

Aline Pimentel Gonçalves

1

-

1

Maysa Costa de Carvalho Alves

5

-

5

Ana Carolina Bulhões Calheiros

1

-

1

------------------------------------------*

33

-

33

Total de incidentes pendentes na Vara

40

-

40

*Incidentes sem vinculação a magistrado: 0000877-79.2016.5.06.0003, 0001309-74.2011.5.06.0003, 0000087-32.2015.5.06.0003, 0000481-68.2017.5.06.0003, 0001641-02.2015.5.06.0003, 0001007-06.2015.5.06.0003, 0001714-71.2015.5.06.0003, 0000907-51.2015.5.06.0003, 0001247-92.2015.5.06.0003, 0001549-24.2015.5.06.0003, 0000882-67.2017.5.06.0003, 0001246-39.2017.5.06.0003, 0000152-56.2017.5.06.0003, 0001328-70.2017.5.06.0003, 0001330-40.2017.5.06.0003, 0001332-10.2017.5.06.0003, 0001334-77.2017.5.06.0003, 0001340-84.2017.5.06.0003, 0001344-24.2017.5.06.0003, 0001059-35.2016.5.06.0013, 0001331-25.2017.5.06.0003, 0001197-95.2017.5.06.0003, 0001203-05.2017.5.06.0003, 0001099-13.2017.5.06.0003, 0001217-86.2017.5.06.0003, 0001233-40.2017.5.06.0003, 0001243-84.2017.5.06.0003, 0001251-61.2017.5.06.0003, 0001265-45.2017.5.06.0003, 0001273-22.2017.5.06.0003, 0001279-29.2017.5.06.0003, 0001287-06.2017.5.06.0003 e 0001305-27.2017.5.06.0003.

Fontes: Dados coletados na Secretaria da Vara e no PJe, em 18/9/2017 às 10h50.

3.5. Produtividade da Vara:

Unidade Judiciária

Quantidades

Prazo médio para julgamento (PJe)

Sentenças de mérito

Incidentes processuais

Conciliações

3.ª VT do Recife

934

572

686

42

Fontes: Relatórios extraídos do e-Gestão: Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado; Prazos Médios (em dias) da Conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe).

Período analisado: 1.º/8/2016 a 31/7/2017.

3.6. Percentuais de produtividade das juízas titular e substituta no período de agosto de 2016 a agosto de 2017*:

Juíza Titular Aline Pimentel Gonçalves

Mês

AGOST./16

SET./16

OUT./16

NOV./16

DEZ./16

JAN./17

FEV./17

Sentenças

252,78%

94,87%

98,00%

850,00%

920,00%

171,43%

71,43%

Conciliados

27,78%

48,72%

32,00%

100,00%

20,00%

--

--

Mês

MAR./17

ABRIL/17

MAIO/17

JUNHO/17

JULHO/17

AGOST./17

Sentenças

105,45%

114,00%

257,14%

79,41%

83,33%

155,56%

Conciliados

29,09%

34,00%

--

33,82%

47,44%

61,11%

*A Juíza Aline Pimentel Gonçalves usufruiu férias nos períodos de 15/8/2016 a 14/9/2016, 18/11/2016 a 19/12/2016, 2 a 31/5/2017, e 8/8/2017 a 6/9/2017, e afastou-se em razão de licença médica de 7 a 17/11/2016 e 23/1/2017 a 24/2/2017, e, ainda, para participação em curso em 18/10/2016 e de 16 a 20/1/2017.

Juíza Substituta Maysa Costa de Carvalho Alves

Mês

AGOST./16

SET./16

OUT./16

NOV./16

DEZ./16

JAN./17

FEV./17

Sentenças

137,04%

88,89%

109,76%

115,22%

800,00%

666,67%

1.400%

Conciliados

59,26%

53,70%

65,85%

56,52%

--

33,33%

--

Mês

MAR./17

ABRIL/17

MAIO/17

JUNHO/17

JULHO/17

AGOST./17

Sentenças

66,67%

141,18%

116,47%

81,58%

115,79%

132,26%

Conciliados

43,94%

47,06%

85,88%

65,79%

36,84%

58,06%

*A Juíza Maysa Costa de Carvalho Alves usufruiu férias nos períodos de 18/7/2016 a 16/8/2016, 16/1/2017 a 14/2/2017, e 26/6/2017 a 25/7/2017, e afastou-se para participar de curso de 17 a 21/10/2016, e em razão de licença médica de 21/11/2016 a 20/12/2016 e de 15/2/2017 a 1.º/3/2017.

Fonte: Boletim de Produtividade dos Juízes da 1.ª Instância do TRT da 6.ª Região.

4. AUDIÊNCIAS (REALIZADAS E DESIGNADAS):

4.1. Prazos médios, em dias, até a realização das audiências (a partir do ajuizamento):

Unidade Judiciária

Inicial

Instrução

Decisão

Sumaríssimo

Ordinário

Sumaríssimo

Ordinário

Sumaríssimo

Ordinário

3.ª VT do Recife

80

174

115

454

126

471

Fonte: Dados extraídos do e-Gestão (Prazos médios – fase de conhecimento).

Período analisado: 1.º/8/2016 a 31/7/2017.

4.2. Prazos (em dias) para designação de audiências, a contar de 12/9/2017:

Unidade Judiciária

Inicial

Instrução

Sumaríssimo

Ordinário

2016

2017

2016

2017

2016

2017

3.ª VT do Recife

96

62

204

209

378

379

Fontes: Informações extraídas do PJe e da Ata de Correição realizada em 2016.

4.3. Assiduidade das magistradas:

Segundo informações prestadas pelo Diretor de Secretaria, as audiências são realizadas das segundas às sextas-feiras. A Juíza Titular, Dra. Aline Pimentel Gonçalves, e a Juíza Auxiliar, Dra. Maysa Costa de Carvalho Alves, presidem de 2 a 3 sessões de audiência por semana, alternadamente, contando, diariamente, com a presença de magistrada na unidade.

4.4. Quantidade de processos em pauta de audiências por semana (média):

Unidade Judiciária

Dias de audiências por semana

Total de audiências

Sumaríssimos

Iniciais

Instruções

Razões Finais

3.ª VT do Recife

5 (segundas às sextas-feiras)

11 a 20

26 a 35

18 a 25

7 a 10

Fontes: Informações extraídas do PJe, em 12/9/2017, relativas aos seguintes períodos: 5/6/2017 a 9/6/2017; 17/7/2017 a 21/7/2017; 21/8/2017 a 25/8/2017; e 18/9/2017 a 22/9/2017; e informações prestadas pelo Diretor de Secretaria da Vara.

5. MOVIMENTAÇÃO PROCESSUAL:

5.1. Quantidade de ações trabalhistas ajuizadas na unidade - Físicos e PJe:

Unidade Judiciária

2015

2016

2017

(até 11/9/2017)

3.ª VT do Recife

1.717

1.741

1.308

Fontes: Consolidação da Estatística, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Casos Novos por Distribuição e Redistribuídos), e PJe.

5.2. Processos remanescentes (congestionamento):

Unidade Judiciária

SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2016

SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2017

Pendentes de julgamento*

Processos demais fases

Total

Pendentes de julgamento*

Processos demais fases

Total

3.ª VT do Recife

229

4.171

4.400

135

4.739

4.874

*Pendentes de julgamento: Processos com instrução encerrada, aguardando prolação de sentença.

Fontes: Consolidação da Estatística, Relatórios Gerenciais, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Processos Pendentes de Solução) e PJe.

5.3. Quantidade de processos em tramitação:

Unidade Judiciária

Processos em tramitação em 6/9/2017

Físicos

PJe

3.ª VT do Recife

903

3.843

Fonte: Relatório Gerencial (Processos em tramitação na Vara) e PJe-JT.

5.4. Quantidade de processos nas principais fases processuais (pendentes de solução):

Unidade Judiciária

Conhecimento

(até a prolação da sentença)

Liquidação

Execução

3.ª VT do Recife

1.730

222

1.076

Fontes : e-Gestão.

Período analisado: 1.º/7/2017 a 31/7/2017.

5.5. Prazos médios (em dias) nas principais fases processuais:

Unidade Judiciária

Conhecimento

(até a prolação da sentença)

Liquidação

Execução

3.ª VT do Recife

382

136

559

Fonte: e-Gestão.

Período analisado: 1.º/8/2016 a 31/7/2017.

6. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS ELETRÔNICOS EM 8/9/2017:

Agrupadores:

Tarefa

Quantidade

Processos com pedido de sigilo nos documentos não apreciado 

02

Processos com Petições Avulsas 

01

Processos com Habilitações nos Autos Não Lidas

03

Processos com pedido liminar ou de antecipação de tutela não apreciado

36

Processos com petições não apreciadas

31

Mandados devolvidos pelo Oficial de Justiça

40

Processos aguardando encaminhamento do secretário de audiência (atas assinadas)

45

Fase de Conhecimento:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

Aguardando Cumprimento de Providência

09

07/04/2016

0001294-34.2015.5.06.0143 *¹

Aguardando apreciação pela instância superior

352

09/03/2015

0010366-48.2013.5.06.0003

Aguardando audiência

1307

10/09/2015

0001499-32.2014.5.06.0003 *²

Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos

256

04/06/2015

0001274-12.2014.5.06.0003 *³

Aguardando final do sobrestamento

20

13/06/2016

0001513-16.2014.5.06.0003 * 4

Aguardando laudo pericial

37

16/03/2017

0001755-12.2015.5.06.0141 * 5

Aguardando término dos prazos

213

03/07/2017

0000218-70.2016.5.06.0003

Analisar Decisão

08

10/07/2017

0001119-09.2014.5.06.0003

Analisar Despacho

02

08/09/2017

0000481-68.2017.5.06.0003

Analisar Despacho - Conversão em diligência

01

05/09/2017

0001113-65.2015.5.06.0003

Analisar expediente da secretaria

01

06/09/2017

0000247-23.2016.5.06.0003

Analisar sentença

02

05/09/2017

0000596-94.2014.5.06.0003

Análise do Conhecimento

59

05/05/2017

0000268-67.2014.5.06.0003 * 6

(Subpasta) BacenJud

02

31/08/2017

0000568-24.2017.5.06.0003

(Subpasta) Certificar

03

30/08/2017

0000666-09.2017.5.06.0003

(Subpasta) JUCEPE

01

29/08/2017

0000930-26.2017.5.06.0003

(Subpasta) Providência da audiência

07

22/08/2017

0000499-89.2017.5.06.0003

(Subpasta) Setor de cálculos - Antônio

01

04/09/2017

0000652-25.2017.5.06.0003

(Subpasta) Setor de cálculos - Mayra

03

12/07/2017

0000629-79.2017.5.06.0003

Apreciar dependência

05

21/08/2017

0001095-73.2017.5.06.0003

Concluso ao magistrado* 7

91

03/07/2017

0000318-25.2016.5.06.0003

Concluso ao magistrado - Sobrestamento

01

14/08/2017

0000404-59.2017.5.06.0003

Controle de Sobrestamento-Suspensão

01

08/03/2016

0000398-57.2014.5.06.0003 * 8

Controle de pericia

01

04/09/2017

0001754-53.2015.5.06.0003

Cumprimento de providências

09

28/03/2017

0001679-77.2016.5.06.0003 * 9

Intimações automáticas com pendências - Con

02

06/09/2017

0000665-24.2017.5.06.0003

Minutar Decisão

05

01/06/2017

0010333-58.2013.5.06.0003

Minutar Despacho

06

07/07/2017

0000586-82.2016.5.06.0002

Minutar expediente da secretaria* 11

10

05/06/2017

0001587-02.2016.5.06.0003 * 10

(Subpasta) Alvará BB

01

06/06/2017

0000016-93.2016.5.06.0003

Minutar sentença

101

06/06/2016

0000273-21.2016.5.06.0003

Operações de perícia

01

31/08/2017

0000820-95.2015.5.06.0003

Prazos vencidos

26

02/09/2017

0000044-61.2016.5.06.0003

Preparar comunicação

19

04/09/2017

0001253-31.2017.5.06.0003

Publicar DJe

01

08/09/2017

0001282-81.2017.5.06.0003

Publicar DJe - Con

04

06/09/2017

0001628-66.2016.5.06.0003

Recebimento de instância superior

11

04/09/2017

0000413-21.2017.5.06.0003

Remeter ao 2o grau - registrar pagamentos

02

06/09/2017

0000708-92.2016.5.06.0003

Triagem Inicial

17

31/08/2017

0001272-37.2017.5.06.0003

Triagem Inicial - Apreciar urgentes

16

06/09/2017

0001302-72.2017.5.06.0003

Triagem Inicial - Parte sem CPF ou CNPJ

04

31/08/2017

0001274-07.2017.5.06.0003

OBSERVAÇÕES

*¹ Aguarda decisão relativa ao processo n.º 0000820-95.2015.5.06.0003, com última certidão datada de 28/06/2017.

*² Última audiência realizada em 25/11/2016 e com prosseguimento da instrução designada para 23/11/2017.

*³ Última parcela do acordo (32.ª) vencida desde 16/01/2017.

* 4 Sobrestado nos termos da Resolução Administrativa nº 18/2014, e conforme liminar proferida no RE 791932 do STF.

* 5 Prazo de 60 (sessenta) dias para apresentação do laudo vencido em 26/5/2017, e com audiência designada para 22/3/2018.

* 6 Consignação em pagamento com transito em julgado em 26/04/2017, e alvará expedido em favor do consignante desde 04/05/2017.

* 7 Processos sem conclusão nominal ao magistrado.

* 8 Sobrestado nos termos da Resolução Administrativa nº 18/2014 e conforme liminar proferida no RE 791932 do STF.

* 9 Ação de Consignação em Pagamento anexada à RT 0001510-90.2016.5.06.0003 e aguardando julgamento desta última.

* 10 Na subpasta “Alvará CEFâ€.

* 11 Inexistem processos nas subpastas “Alvará FGTS E SD†e “Oficiarâ€.

Fase de Liquidação:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

Aguardando apreciação pela instância superior

01

20/06/2017

0000070-93.2015.5.06.0003*¹

Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos

01

20/04/2017

0000826-68.2016.5.06.0003

Aguardando final do sobrestamento

03

14/02/2017

0000060-78.2017.5.06.0003 *²

Aguardando laudo pericial

36

23/03/2017

0000279-96.2014.5.06.0003 *³

Aguardando término dos prazos

17

13/06/2017

0001269-19.2016.5.06.0003 * 4

Análise de Liquidação

91

14/06/2017

0000096-62.2013.5.06.0003 * 5

Concluso ao magistrado - Liq* 7

33

30/06/2017

0001227-67.2016.5.06.0003 * 6

Iniciar Liquidação

01

27/01/2017

0001396-30.2011.5.06.0003 * 8

Minutar expediente da secretaria* 10

03

07/03/2017

0000068-26.2015.5.06.0003 * 9

Prazos vencidos

18

02/09/2017

0001710-68.2014.5.06.0003

Preparar comunicação* 11

01

04/09/2017

0000125-44.2015.5.06.0003

Publicar DJe - Liq

03

08/09/2017

0000075-81.2016.5.06.0003

OBSERVAÇÕES

*¹ Última parcela do acordo (10ª) com vencimento somente em 12/02/2018.

*² Execução provisória cuja ação principal se encontra sobrestada e aguardando o trânsito em julgado da IUJ nº 0000363-72.2015.5.06.0000.

*³ Prazo de 60 (sessenta) dias para apresentação do laudo de perícia contábil vencido desde 21/07/2017.

* 4 Execução provisória sobrestada para aguardar resultado de julgamento de recurso interposto nos autos da ação principal.

* 5 Pendente de encaminhamento ao setor de cálculos após comprovação de cumprimento da obrigação de fazer determinada na sentença.

* 6 Na subpasta “Complexos – SILVESTREâ€.

* 7 Processos sem conclusão nominal ao magistrado.

* 8 Com certidão de migração de processo físico ao sistema PJe-JT e sem as peças processuais físicas discriminadas pelo MM. Juízo.

* 9 Na subpasta “Oficiarâ€.

* 10 Inexistem processos nas subpastas relativas à confecção de alvarás.

* 11 Inexistem processos na subpasta “Oficiarâ€

Fase de Execução:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

Aguardando apreciação pela instância superior

03

04/05/2017

0120000-18.2009.5.06.0003

Aguardando audiência - Exec

04

09/08/2017

0000264-59.2016.5.06.0003

Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos

44

14/06/2016

0000446-79.2015.5.06.0003 *¹

Aguardando final do sobrestamento

10

01/08/2016

0007900-57.2008.5.06.0003 *²

Aguardando término dos prazos

82

31/07/2017

0001309-35.2015.5.06.0003

Analisar Despacho - Exec

02

03/08/2017

0000205-42.2014.5.06.0003

Analisar expediente da secretaria

12

05/09/2017

0000466-70.2015.5.06.0003

Análise de Execução* 7

248

12/06/2017

0001093-40.2016.5.06.0003 *³

(Subpasta) Certificar/diligenciar

36

01/08/2017

0000671-07.2012.5.06.0003

(Subpasta) Expedir CCT

59

03/10/2016

0000650-60.2014.5.06.0003 * 4

(Subpasta) Hasta Pública

13

04/08/2016

0010320-59.2013.5.06.0003 * 5

(Subpasta) Infojud

03

30/08/2017

0000197-94.2016.5.06.0003

(Subpasta) Jucepe

10

14/07/2017

0000657-52.2014.5.06.0003 * 6

(Subpasta) Realizar Bacen

11

10/07/2017

0001563-71.2016.5.06.0003

(Subpasta) Renajud

02

27/07/2017

0001099-81.2015.5.06.0003

(Subpasta) Setor de Cálculos par - ANTONIO

07

17/07/2017

0001662-75.2015.5.06.0003

BacenJud

03

05/09/2017

0000517-81.2015.5.06.0003

Cartório de registro de imóveis

02

22/08/2017

0010090-17.2013.5.06.0003

Concluso ao magistrado - Exec* 8

244

30/03/2017

0000986-93.2016.5.06.0003

Cumprimento de providências

03

06/09/2017

0000352-34.2015.5.06.0003

Encaminhar Carta

02

06/09/2017

0000014-89.2017.5.06.0003

Expedir RPV-Precatório

06

18/08/2017

0088600-83.2009.5.06.0003

Minutar Decisão - Exec

01

23/08/2017

0001105-54.2016.5.06.0003

Minutar Despacho - Exec

03

05/07/2017

0000597-45.2015.5.06.0003

Minutar expediente da secretaria

83

25/10/2016

0000522-45.2011.5.06.0003 * 9

(Subpasta) Alvará CEF

01

14/02/2017

0000345-76.2014.5.06.0003

(Subpasta) Oficiar

11

29/05/2017

0000936-67.2016.5.06.0003

Minutar sentença - Exec

01

05/09/2017

0001219-28.2014.5.06.0014

Prazos vencidos

27

02/09/2017

0001024-42.2015.5.06.0003

Publicar DJE

10

05/09/2017

0001308-50.2015.5.06.0003

Publicar DJe - Exec

05

04/09/2017

0000809-32.2016.5.06.0003

RenaJud

48

14/08/2017

0000494-72.2014.5.06.0003

OBSERVAÇÕES

*¹ Última parcela do acordo (11.ª) vencida desde 20/02/2017.

*² Aguardando julgamento de agravo de instrumento interposto pelo reclamante.

*³ Encontra-se na subpasta “Setor de Cálculos impar – MAYRAâ€, onde existem, ao todo, 23 (vinte e três) processos.

* 4 Certidão de Crédito Trabalhista entregue em 10/03/2017, nos termos da certidão de Id. 43336d2.

* 5 Data do despacho determinando seguimento dos bens penhorados à praça.

* 6 Em cumprimento do despacho, o contrato social da empresa foi juntado aos autos desde 09/08/2017.

* 7 Inexistem processos na subpasta “Praça Marcadaâ€.

* 8 Processos sem conclusão nominal ao magistrado.

* 9 Na subpasta “Alvará FGTS E SD†aguardando certificação de pendências e nova conclusão para fins de arquivamento.

7. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS FÃSICOS EM 18/9/2017

NATUREZA

QUANTIDADE

DATA MAIS

ANTIGA

PROCESSO

Cargas

Advogados

4

14/8/2017

0166300-77.2005.5.06.0003

Perito

16

8/6/2017

0000938-42.2010.5.06.0003

Terceiros

26

18/8/2017

0000167-69.2010.5.06.0003

Petições a juntar aos autos * 1

55

7/11/2015

0000578-10.2013.5.06.0003

Processos conclusos para despacho

9

13/9/2017

0001606-81.2011.5.06.0003

Consultas convênios a realizar (BACEN/JUCEPE/INFOJUD/DETRAN)

19

18/8/2017

0000910-79.2010.5.06.0003

Praças a marcar

3

25/10/2016

0071900-66.2008.5.06.0003

Processos no setor de cálculos

15

2/8/2017

0001785-15.2011.5.06.0003

Processos para serem remetidos ao TRT

-

-

-

*1 A maioria das petições dizem respeito a processos que se encontram em instância superior, ou com carga dos autos.

*Em relação às certidões/diligências, a mais antiga data de 13/1/2017 (processo n.º 0000793-83.2013.5.06.0003).

*No tocante aos alvarás, o mais antigo data de 29/11/2016 (processo n.º 9175400-68.2003.5.06.0003).

*Quanto aos mandados, o mais antigo data de 1.º/9/2017 (processo n.º 0093100-37.2005.5.06.0003).

*No pertinente aos ofícios, o mais antigo data de 29/8/2017 (processo n.º 0000154-65.2013.5.06.0003).

*No que diz respeito às praças a realizar, não existem pendências.

*Em relação às notificações, a mais antiga data de 13/9/2017 (processo n.º 0120200-59.2008.5.06.0003).

*Quanto aos processos digitalizados (CLE), verificou-se a conversão de 217 (duzentos e dezessete) feitos, sendo 76 (setenta e seis) em 2015, 67 (sessenta e sete) em 2016 e 74 (setenta e quatro) em 2017 até a presente data.

Fonte: Informações colhidas na Secretaria da Vara do Trabalho e no SIAJ.

8. METAS FIXADAS PELO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA:

Em conformidade com os dados fornecidos pelo Núcleo de Estatística e Pesquisa do Egrégio Regional, eis os resultados das Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ para o ano de 2016 :

Meta 1 CNJ - 2016 : – Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuídos no ano corrente.

Unidades Judiciárias

Recebidos

Resolvidos

Resultado

3.ª VT do Recife

1.651

1.852

112,17%

Total da 6ª Região

107.816

111.793

103,69%

Meta 2 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, pelo menos, 90% dos processos distribuídos até 31/12/2014.

Unidade Judiciária

Distribuídos em 2014

Distribuídos em 2014

e julgados até 31/12/16

Pendentes de julga-

mento até 31/12/16

Resultado

3.ª VT do Recife

1.432

1.406

26

109%

Total da 6ª Região

62.261

59.947

2.314

107%

Meta 3 CNJ - 2016 : – Aumentar o índice de conciliação na fase de conhecimento, em relação à média do biênio 2013/2014, em 2 pontos percentuais.

Unidade Judiciária

Solucionados

Conciliados

Média biênio

(2013/2014)

Resultado

3.ª VT do Recife

1.852

600

32,6%

32,4%

Total da 6ª Região

111.793

44.400

40,83%

39,72 %

Meta 4 CNJ - 2016 : – Dar prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, não se destinando portanto à esta Justiça Especializada.

Meta 5 CNJ - 2016 : – B aixar em 2016, quantidade maior de processos de execução do que o total de casos novos de execução no ano corrente.

Unidade

Judiciária

Casos novos

de execução

Baixados

Entraram

na meta

Saíram

da meta

Resultado

3.ª VT do Recife

528

542

0

0

103,04%

Total da 6ª Região

38.526

37.091

0

0

96,50%

Meta 6 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, as ações coletivas distribuídas, até 31.12.2013 no 1.º grau e até 31.12.2014, no 2.º grau.

A 3.ª Vara do Trabalho do Recife conta com 1 (uma) ação coletiva ainda em tramitação em 31/12/2016 (proc. n.º 0001249-33.2013.5.06.0003), de acordo com o relatório fornecido pelo Setor de Estatística deste Tribunal. E, conforme extrato de tramitação processual, o referido processo se encontra aguardando conclusão para prolação de sentença, em face do término para apresentação de razões finais em 10/8/2017.

Meta 7 CNJ - 2016 : – Identificar e reduzir em 2% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior.

Unidade

Judiciária

Pendentes em

31/12/15

Quantidades de

Processos dos dez

maiores litigantes

distribuídos na instância no mês de

referência

Quantidades de

Processos dos dez

maiores litigantes

julgados na ins-

tância no mês de

referência

Pendentes em

31/12/16

Resultado

3.ª VT do Recife

301

163

237

227

129,95%

Total da 6ª Região

8.284

7.949

9.373

6.860

118,34%

O Conselho Nacional de Justiça divulgou no final do 10.º Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, as metas nacionais para 2017, quais sejam:

Meta 1 - Os tribunais mantiveram o compromisso de julgar, ao longo de 2017, mais processos do que os novos que chegarem aos tribunais (Meta 1). Assim como em 2016, o compromisso deverá ser cumprido por tribunais de todos os segmentos de Justiça.

Meta 2 - O compromisso com o julgamento dos processos mais antigos, alvo da Meta 2, foi renovado para 2017 e deverá ser cumprido por tribunais de todos os ramos do Judiciário. O detalhamento desta e das outras metas definidas, com percentuais e períodos de distribuição dos processos que deverão ser julgados, estarão num glossário que será divulgado futuramente pelo CNJ.

Meta 3 - A Justiça Federal e a Justiça do Trabalho também renovaram o compromisso com a Meta 3, que busca aumentar o número de casos solucionados por meio da conciliação, em relação a períodos anteriores. 

Meta 4 - Fixada pela primeira vez em 2013, a Meta 4, que dá prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, deverá ser cumprida novamente em 2017 pela Justiça Estadual, pela Justiça Federal, pela Justiça Militar da União e dos Estados e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). 

Meta 5 - Impulso aos processos de execução, que será perseguida no ano que vem pelos tribunais da Justiça Estadual, Federal e do Trabalho.

Meta 6 - P rioriza o julgamento de ações coletivas, que impactam na vida de um grupo maior de pessoas. 

Meta 7 – Prioriza o julgamento de processos dos maiores litigantes e dos recursos repetitivos, tem por objetivo enfrentar demandas de massa que chegam ao Judiciário.

Meta 8 – Destinada a ações de fortalecimento da rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres, uma das prioridades da atual gestão do CNJ.

9. ITENS DE EXAME E REGISTRO OBRIGATÓRIOS (Art. 26 da Consolidação dos Provimentos da CGJT):

Com base nos autos e sistemas analisados, verificou-se que o Juízo:

- registra no sistema informatizado os atos processuais relevantes;

- emite, de forma explícita e circunstanciada, pronunciamento acerca da admissibilidade dos recursos, a exemplo do constatado nos processos n.ºs 0000807-33.2014.5.06.0003 e 0001515-83.2014.5.06.0003;

- ordena, de ofício, a imediata liberação do depósito recursal, nos casos em que, após a liquidação, seja apurado crédito de valor inequivocamente superior ao depositado, como verificado nos processos n.º 0001029-98.2014.5.06.0003 e 0010304-08.2013.5.06.0003 ;

- exaure as iniciativas do juízo para tornar exitosa a execução, observando o estabelecido pela Corregedoria-Geral, no tocante aos requisitos para emissão da Certidão de Crédito Trabalhista, nos moldes do artigo 88 da Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral, conforme se observa nos processos n.ºs 0142900-44.1999.5.06.0003 e 0144600-79.2004.5.06.0003 , porém não emite a Certidão de Arquivamento Provisório no tocante aos processos eletrônicos, prevista no art. 77 do referido Provimento;

- faz uso regular das ferramentas eletrônicas: Bacenjud, Detran, Renajud, Jucepe, Infojud e Serpro, consoante observado nos processos n.ºs 0000123-74.2015.5.06.0003, 0002100-10.19925.06.0003, 000910-45.2011.5.06.0003, 0001741-88.2014.5.06.0003, 0000297-83.2015.5.06.0003, 0000755-37.2014.5.06.0003, 0000809-32.2016.5.06.0003, 0001099-81.2015.5.06.0003 e 0000012-27.2014.5.06.0003 . De acordo com o Relatório sobre Ordens Judiciais, foram realizados, no período de janeiro de 2016 a agosto de 2017, 1.198 (um mil, cento e noventa e oito) bloqueios, 731 (setecentos e trinta e um) desbloqueios e 460 (quatrocentos e sessenta) transferências. No mês de agosto de 2017, constavam 59 (cinquenta e nove) bloqueios pendentes de providência;

- determina a citação dos sócios, nos casos de desconsideração da personalidade jurídica da empresa executada, com a devida inclusão dos seus nomes no sistema, no polo passivo da demanda, conforme visto nos processos n.ºs 0000695-30.2015.5.06.0003, 0000011-42.2014.5.06.0003 e 0000756-85.2015.5.06.0003 ; e

- inclui, na pauta, processos na fase de execução para tentativa de conciliação, quando solicitado pelas empresas, e ainda na Semana Nacional de Conciliação e de Execução;

Quanto aos demais aspectos (assiduidade dos magistrados, pauta de audiências e principais prazos) encontram-se registrados nos itens 4 e 5.

10. OBSERVAÇÕES/PENDÊNCIAS REFERENTES À SECRETARIA:

- Na análise, por amostragem, nas carteiras que integram a Secretaria da Vara, verificou-se regular organização e cumprimento das normas procedimentais a serem seguidas pelas unidades judiciárias de primeira instância, cabendo, entretanto, maior controle em relação à juntada de petições relativas a processos que retornaram da instância superior (pendência desde 7/11/2015 - proc. n.º 0000578-10.2013.5.06.0003) e expedição de certidão (desde 13/1/2017 - proc. n.º 0000793-83.2013.5.06.0003). Quanto aos processos digitais, constatou-se razoável controle da tramitação dos feitos, conforme quadros do item 6 elaborados no dia 8/9/2017, ressaltando-se a boa utilização da ferramenta “agrupadoresâ€, entretanto há necessidade de maior controle no tocante ao término dos prazos, em face de pendências desde 16/1/2017 (data de vencimento de acordo judicial relativo ao proc. n.º 0001274-12.2014.5.06.0003), 7/3/2017 (minutar expediente da secretaria pertinente ao proc. n.º 0000068-26.2015.5.06.0003), e 27/1/2017 (iniciar a liquidação relativa ao proc. n.º 0001396-30.2011.5.06.0003). Na inspeção realizada pelo juízo de primeiro grau, no período de 9 a 13 de janeiro de 2017, em 1.033 (um mil e trinta e três) processos, registraram-se dentre outros dados: a) 31(trinta e um) alvarás pendentes de expedição, sendo o mais antigo datado de 18/8/2016; b) 6 (seis) processos pendentes de expedição de mandado, datado de 15/12/2016; c) grande movimentação na carteira de notificações e ofícios, sendo constatado organização, controle e eficiência; d) ausência de despachos para minutar; e) 151 (cento e cinquenta e um) processos no setor de cálculos; f) ausência de certidões a serem expedidas; g) 13 (treze) processos físicos “fora de pauta ou convertidos em diligênciaâ€; h) 28 (vinte e oito) processos aguardando decisões em incidentes processuais; i) 165 (cento e sessenta e cinco) processos com históricos vencidos, conforme relatório do SIAJ; j) 7 (sete) processos com carga vencida aos advogados, 16 com peritos e 31 a terceiros; k) ausência de processos com despacho parcialmente cumpridos; e l) 260 (duzentos e sessenta) processos não inclusos no Banco Nacional dos Devedores Trabalhistas. A Juíza Titular expediu sete determinações para aprimorar os serviços da Secretaria e, ao final, concluiu que os atos processuais estão sendo praticados de modo bastante satisfatório, inclusive no tocante aos prazos para cumprimento dos despachos, elogiando a atuação de todo o quadro funcional que demonstra empenho, compromisso e responsabilidade no desempenho de suas atribuições, agradecendo o apoio recebido;

- Existem 47 (quarenta e sete) CTPS’s sob custódia da Secretaria da Vara, e, deste total, apenas 1 (uma) diz respeito a processo arquivado (0000979-43.2012.5.06.0003). Indagado acerca das medidas adotadas para a diminuição do passivo desses documentos, a Secretaria esclareceu que inicialmente se procede à intimação ao advogado para encaminhar o documento profissional ao seu cliente, e, em caso de falha dessa medida, notifica-se, por via postal, a própria parte, e, em última instância, realiza-se diligência por meio de oficial de justiça;

- Os Assistentes de Juiz elaboram minutas de sentenças de mérito e de soluções de incidentes processuais (como embargos declaratórios, embargos à execução, embargos de terceiros, exceção de pré-executividade e antecipação de tutela) e, ainda, informações de mandado de segurança;

- O Juízo p rolata, em regra, sentenças de forma líquida em ambos os ritos, e, em relação às ilíquidas, após o trânsito em julgado, o Juízo tem a prática de determinar a liquidação do feito diretamente pela Contadoria da Vara, dispensando-se a notificação das partes para apresentar e/ou contestar cálculos de liquidação, visando, desse modo, a uma maior celeridade processual;

- Conforme relatórios fornecidos pela Seção de Gestão Negocial dos Sistemas do PJE e do e-Gestão, vinculada à Secretaria da Presidência deste Tribunal, há necessidade da Secretaria da Vara proceder a registros no PJE, de modo a regularizar a estatística da unidade, no tocante aos seguintes itens: a) recolhimento das custas processuais : 0001426-26.2015.5.06.0003, 0001585-03.2014.5.06.0003, 0000235-77.2014.5.06.0003, 0000840-52.2016.5.06.0003, 0001456-22.2015.5.06.0016, 0001474-82.2015.5.06.0003, 0001518-04.2015.5.06.0003, 0001626-67.2014.5.06.0003, 0001706-60.2016.5.06.0003, 0001746-13.2014.5.06.0003 e 0001766-67.2015.5.06.0003 ; e b) encerramento da liquidação : 0010125-74.2013.5.06.0003, 0000217-22.2015.5.06.0003 e 0000768-86.2017.5.06.0017.

- Em relação ao lapso temporal anteriormente correicionado, observou-se: a) aumento do quantitativo de novas ações em 24 (vinte e quatro) processos; b) acréscimo na produtividade da Vara, vez que prolatadas a mais 297 (duzentas e noventa e sete) sentenças e 124 (cento e vinte e quatro) decisões de incidentes processuais, e homologadas a mais 168 (cento e sessenta e oito) conciliações; c) redução do prazo médio para julgamento em 34 (trinta e quatro) dias; d) aumento do prazo médio, no ano de 2016, para realização da audiência inicial, no rito sumaríssimo, em 7 (sete) dias, da audiência de instrução, no sumaríssimo, em 6 (seis) dias e, no ordinário, em 24 (vinte e quatro) dias, porém houve redução da audiência inicial, no ordinário, em 24 (vinte e quatro) dias, e da audiência de decisão no sumaríssimo em 12 (doze) dias; e) redução do prazo médio para realização, em setembro de 2017, das audiências iniciais no rito sumaríssimo em 34 (trinta e quatro) dias, e aumento da audiência inicial, no ordinário, em 5 (cinco) dias, e da audiência de instrução em 1 (um) dia; f) aumento do prazo médio na fase de conhecimento em 15 (quinze) dias e na execução em 144 (cento e quarenta e quatro) dias, com redução na liquidação em 72 (setenta e dois) dias; g) redução na quantidade de processos na fase de conhecimento em 154 (cento e cinquenta e quatro), e aumento na liquidação em 103 (cento e três) e na execução em 209 (duzentos e nove); e h) acréscimo do saldo remanescente em 474 (quatrocentos e setenta e quatro) processos; e

- Atingimento das Metas 1, 2, 5 e 7 estabelecidas pelo CNJ para o ano de 2016.

11. PEDIDOS DE PROVIDÊNCIAS E RECLAMAÇÕES CORREICIONAIS :

No tocante ao período de 1.º de janeiro de 2016 até a presente data, não houve a formalização, em face desta unidade judiciária, de pedido de providência ou reclamação correicional.

12. RECOMENDAÇÕES:

- Prolatarem os magistrados Maysa Costa de Carvalho Alves, Armando da Cunha Rabelo Neto, Edson Luís Bryk e Evellyne Ferraz Correia, prioritariamente e no menor espaço de tempo possível, as sentenças com prazo vencido, conforme relações especificadas no item 3.3, devendo, sempre, atentarem ao prescrito no ATO n.º 1/CGJT, de 10 de fevereiro de 2017, haja vista o controle exercido por esta Corregedoria Regional a evitar que decisões não ultrapassem a tolerância admitida pela citada norma. Em relação aos juízes que não se encontravam presente no momento da correição, deverá a Secretaria da Corregedoria Regional encaminhar-lhes comunicação para que tomem ciência;

- Empreender esforços com o objetivo de reduzir os prazos médios de audiências no rito sumaríssimo, estabelecendo como meta o prazo máximo de 15 (quinze) dias, conforme determina o inciso III do art. 852-B da CLT. Nos processos de rito ordinário, observar “o prazo médio de duração do processo – fase de conhecimento – de até 200 (duzentos) dias, atentando-se ao limite legal para publicação de sentença†– Resolução Administrativa TRT nº 03/2015, artigo 14, §2.º. (Provimento TRT-CRT nº 03/2010);

- Observar regular e integralmente as normas procedimentais prescritas pela Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho para a fase de execução, em relação à Certidão de Arquivamento Provisório nos processos eletrônicos - vide artigos 77 e Anexo IV da Consolidação de Provimentos 2016 da CGJT;

- Fomentar a inclusão de processos de execução na pauta de audiências para tentativa de conciliação, consoante disposto no art. 76, II, da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho: “ promover a realização semanal de audiências de conciliação em processos na fase de execução, independentemente de requerimento das partes, selecionando-se aqueles com maior possibilidade de êxito na composição â€.

- Realizar a verificação periódica, no Sistema BacenJud, quanto à existência de alguma ordem judicial “pendente de providênciaâ€, ou mesmo “não lidaâ€, adotando-se a medida cabível, seja de transferência dos valores bloqueados para contas judiciais (para posterior liberação aos exequentes) ou desbloqueios daquelas importâncias que não interessem à execução – Consolidação de Provimentos da CGJT, Art. 99;

- Impulsionar os processos sem movimentação há mais de 60 dias;

- Enfatizar, entre os usuários (servidores e magistrados) da Vara, a importância da correta inserção de dados no PJE, pois eles são extraídos, através das remessas, transformados e gravados, e essas informações alimentam o e-Gestão, gerando os relatórios gerenciais e a estatística oficial da Justiça do Trabalho;

- Continuar a realizar a análise periódica da ferramenta “agrupadoresâ€, a fim de evitar a permanência de processos em tarefas já superadas. Os processos devem ser retirados de tal lista assim que realizado o ato respectivo;

- Proceder à “conclusão ao magistradoâ€, especificando o tipo (sentenças, decisões ou despachos), sem necessidade de despacho para tal finalidade, pela importância desse dado para a estatística deste Regional, e, ainda, com a cautela necessária, em face da impossibilidade de cancelamento da “conclusão†em relação às sentenças, o que enseja, em caso de equívoco do servidor, a necessidade de o magistrado proceder à “conversão do julgamento em diligência†para que se possa realizar nova conclusão. Deve, ainda, ser selecionado o magistrado em tempo real, com a devida gravação no sistema, a fim de que seja contabilizado o prazo para prolação da decisão corretamente, e, no caso da sentença, tão logo encerrada a instrução. Em relação às decisões de antecipação de tutela, também proceder à imediata conclusão com a especificação do magistrado, de modo a possibilitar o controle do prazo e garantir a veracidade dos dados estatísticos. No tocante aos embargos de declaração, havendo necessidade de intimar a parte contrária, proceder à conclusão para julgamento tão logo encerrado o prazo, também sem necessidade de despacho, por se tratar de ato ordinário da secretaria. Tratando-se de juiz substituto da reserva técnica, proceder à imediata conclusão no sistema, com informação de tal fato, por e-mail funcional, ao magistrado, inclusive porque possui acesso restrito à unidade na qual atua;

- Efetivar a conclusão para julgamento dos embargos de declaração ao magistrado que se encontrar em exercício na Vara, quando aquele que prolatou a sentença embargada se encontrar afastado por mais de 30 dias, em conformidade com o art. 8.º, § 3.º, do Provimento n.º 03/2015 desta Corregedoria Regional;

- Cumprir as diligências determinadas pelo Tribunal, em grau de recurso, em prazo razoável, bem assim proceder ao correto cadastramento das partes quando do envio dos recursos ao Tribunal, inclusive em relação ao recurso ordinário em rito sumaríssimo, de modo a evitar equívoco quando da distribuição da classe processual na segunda instância;

- Registrar, no sistema PJE, o recolhimento das custas, emolumentos, contribuição previdenciária e imposto de renda. Após as orientações sobre a necessidade de tal anotação, o Setor de Estatística do Tribunal constatou acréscimo considerável no registro de tais arrecadações, conforme quadro demonstrativo entre os meses de janeiro a março de 2016 e janeiro a março de 2017, numa variação de 115,94% no tocante às custas processuais, de 498,05% em relação aos emolumentos, de 71,16% no pertinente às contribuições previdenciárias, de 32,62% no que diz respeito ao imposto de renda, e de 283,18% quanto às multas aplicadas pelos órgãos de fiscalização das relações de trabalho; e

- Estimular, entre os servidores, práticas de sustentabilidade, racionalização e consumo consciente de materiais e serviços de responsabilidade socioambiental, visando ao uso sustentável dos recursos naturais e dos bens públicos, bem como ao aperfeiçoamento contínuo da qualidade do gasto público realizado pelo Tribunal, a teor da Resolução n.º 201 do CNJ de 3/3/2015.

13. BOAS PRÃTICAS RELATADAS PELO JUÃZO:

Noticiou o Diretor de Secretaria que as boas práticas, relacionadas na ata de correição de 2016, continuam sendo desempenhadas nesta unidade judiciária, motivo pelo qual procede à sua renovação:

- Transformação dos depósitos recursais em judiciais após o trânsito em julgado das sentenças ilíquidas, com liquidação pelo Setor de Cálculos da Vara;

 

- Expedição e revisão de alvarás anteriormente às notificações expedidas aos credores, sendo desnecessário o agendamento para o seu recebimento;

- Elaboração, pelo Setor de Acordo e Pagamento, dos cálculos das contribuições previdenciárias nos acordos realizados, excluindo tal tarefa do Setor de Cálculos; e

- Rodízio de servidores quanto ao atendimento das partes e dos advogados no curso do horário de expediente.

14. SOLICITAÇÕES DO JUÃZO:

- Substituição de aproximadamente 65 (sessenta e cinco) placas de porcelana, vez que estão rachadas ou trincadas;

 

- Lotação (reposição) de mais 01 (um) estagiário do curso de Direito na Unidade;

- Disponibilização de mais 01(uma) impressora Multifuncional para a Secretaria da Vara, vez que na SUDENE existiam 03 (três) por Unidade Judicial; e

- Ampliação da digitalização de dois para quatro volumes dos autos físicos.

Encerrados os trabalhos, a Excelentíssima Corregedora Regional, Desembargadora Dione Nunes Furtado da Silva, agradeceu a fraternal acolhida e a colaboração prestada pelas Excelentíssimas Juízas Titular e Substituta e pelos servidores da Vara, determinando que, lavrada e assinada, fosse disponibilizada esta ata na página da Corregedoria, no sítio deste Regional ( www.trt6.jus.br ), além de publicada, em sua íntegra, no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho – DEJT, entregando cópia à Unidade Judiciária sob correição (neste ato), Presidência do Egrégio Regional, Secretaria de Gestão de Pessoas, e Secretaria Administrativa, para conhecimento e providências pertinentes. Firmam a presente ata a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional e a Secretária da Corregedoria Regional.

DIONE NUNES FURTADO DA SILVA

Desembargadora Corregedora Regional

NOÊMIA MARIA GOMES DE OLIVEIRA

Secretária da Corregedoria Regional

Ata Correição 48 - 2017 de 18/9/2017.