ATA DA CORREIÇÃO ORDINÃRIA REALIZADA NA 3.ª VARA DO TRABALHO DO RECIFE, EM 18 DE SETEMBRO DE 2017.
Aos 18 (dezoito) dias do mês de setembro de 2017, à s 8 (oito) horas, compareceu à sede da 3.ª Vara do Trabalho do Recife, situada na Avenida Mascarenhas de Morais, n.º 4.631, Fórum Advogado José Barbosa de Araújo, Imbiribeira, Recife/PE a ExcelentÃssima Desembargadora Corregedora Regional do TRT da 6.ª Região, Dr.ª Dione Nunes Furtado da Silva , acompanhada pelos servidores Noêmia Maria Gomes de Oliveira (Secretária da Corregedoria), Vânia Rodrigues de Santana Cunha (Assessora de Gabinete), Henrique Bezerra Valença (Assistente Secretário), e LÃvia Galvão Tenório Ribeiro (Assistente de Gabinete), para realizar a Correição Ordinária veiculada no Edital n.º 05/2017, alterado pelo Edital 07, disponibilizados, respectivamente, no Diário Eletrônico do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região em 7/6/2017 e 29/8/2017, e considerados publicados em 8/6/2017 e 30/8/2017.
Presentes, nesta ocasião, a ExcelentÃssima JuÃza Titular, Dra. Aline Pimentel Gonçalves, a ExcelentÃssima JuÃza Substituta Auxiliar, Dra. Maysa Costa de Carvalho Alves, o Diretor de Secretaria, Bel. Márcio André Rodrigues Costa Faria, e os demais servidores ali lotados: Carlos Alberto Falcão Maia, José Silvestre dos Santos, Mayra Malta Canavarro, José Antônio Farinha Filho, Dayse Maria Ramos Vilaça, Mônica Cristina do Rego Barros Fontes, Nelson Francisco da Rocha, Kátia Sandrelli Vasconcelos Xavier, Fernanda Von Schmalz Torres e Lucinéia Rodrigues de Oliveira, além do estagiário de Direito Rodrigo Monteiro Alves. Ausentes as funcionárias MÃsia Rita dos Santos Lins, Camila Wanderley Lima, e Renata Perlingeiro de Mello Pereira, em razão da fruição de férias.
Com base nos dados extraÃdos do SIAJ, PJe, e-Gestão e Sistema de Pessoal; nas informações consolidadas pela Seção de EstatÃstica; no exame dos procedimentos adotados na Secretaria da Vara e dos processos em tramitação, e, ainda, dos dados colhidos na inspeção judicial realizada no perÃodo de 9 a 13 de janeiro de 2017, a ExcelentÃssima Desembargadora Corregedora Regional determinou o registro das informações e recomendações que seguem.
1. MAGISTRADAS:
JUÃZA TITULAR/JUÃZA SUBSTITUTA |
PERÃODO DE ATUAÇÃO |
Aline Pimentel Gonçalves (Titular) |
Desde 17/2/2012 (Ato TRT GP n.º 74/2012) |
Maysa Costa de Carvalho Alves (Auxiliar) |
Desde 15/7/2016 (Portaria TRT GCR n.º 112/2016) |
2. QUADRO ATUAL DE SERVIDORES:
NOME |
CARGO |
FUNÇÃO |
Márcio André Rodrigues Costa Faria |
Técnico Judiciário |
Diretor de Secretaria |
Carlos Alberto Falcão Maia |
Técnico Judiciário |
Assistente do Diretor |
José Silvestre dos Santos |
Analista Judiciário |
Assistente de Juiz |
MÃsia Rita dos Santos Lins |
Técnica Judiciária |
Assistente de Juiz |
José Antônio Farinha Filho |
Técnico Judiciário |
Calculista |
Mayra Malta Canavarro |
Técnica Judiciária |
Calculista |
Camila Wanderley Lima |
Técnica Judiciária |
Secretária de Audiência |
Dayse Maria Ramos Vilaça |
Técnica Judiciária |
Secretária de Audiência |
Mônica Cristina do Rego Barros Fontes |
Técnica Judiciária |
Assistente |
Nelson Francisco da Rocha |
Técnico Judiciário |
Assistente |
Fernanda Von Schmalz Torres |
Analista Judiciária |
- |
Lucinéia Rodrigues de Oliveira |
Analista Judiciária |
- |
Renata Perlingeiro de Mello Pereira |
Técnica Judiciária |
- |
Kátia Sandrelli Vasconcelos Xavier |
Técnica Judiciária |
- |
3. Produtividade dos JuÃzes na Unidade:
3.1. Quantidade de Audiências, Sentenças, Conciliações e Incidentes por Juiz (a):
Atuação dos Magistrados na 3.ª VT do Recife |
Audiências* |
Sentenças de mérito |
Conciliações |
Incidentes processuais |
Aline Pimentel Gonçalves |
895 |
361 |
143 |
193 |
Maysa Costa de Carvalho |
1.184 |
303 |
248 |
227 |
Airam Clemente Torres de Araújo |
- |
5 |
- |
1 |
Ana Carolina Bulhões Calheiros |
- |
3 |
- |
1 |
Antônio Augusto Serra Seca Neto |
- |
- |
- |
1 |
Armando da Cunha Rabelo Neto |
24 |
1 |
6 |
3 |
Arthur Ferreira Soares |
8 |
14 |
2 |
1 |
Carolina de Oliveira Pedrosa |
39 |
13 |
10 |
3 |
Cláudia Christina Santos R. de Lima Mendonça |
104 |
2 |
31 |
16 |
Danielle Lira Pimentel Acioli |
- |
1 |
- |
- |
Débora de Souza Silva Lima |
- |
2 |
- |
1 |
Edson Luis Bryk |
50 |
32 |
7 |
9 |
Eduardo Henrique Brennand Dornelas Câmara |
88 |
- |
79 |
- |
Evellyne Ferraz Correia |
- |
1 |
- |
- |
Fernando Rodrigues Carvalho |
20 |
4 |
6 |
1 |
Gilberto Oliveira Freitas |
159 |
43 |
36 |
24 |
Joaquim Emiliano Fortaleza de Lima |
- |
- |
- |
1 |
José Augusto Segundo Neto |
- |
9 |
- |
5 |
Leandro Fernandez Teixeira |
70 |
20 |
24 |
13 |
LÃdia Almeida Pinheiro Teles |
- |
4 |
- |
1 |
Lucas de Araújo Cavalcanti |
23 |
6 |
5 |
2 |
Luis Guilherme Silva Robazzi |
38 |
12 |
7 |
8 |
Maria Odete Freire de Araújo |
4 |
- |
1 |
- |
MarÃlia Leal Montenegro Spinelli |
- |
- |
- |
2 |
Matheus de Lima Sampaio |
- |
3 |
- |
- |
Matheus Ribeiro Rezende |
- |
- |
- |
3 |
Paloma Daniele Borges dos Santos Costa |
16 |
10 |
3 |
3 |
PatrÃcia Franco Trajano |
10 |
7 |
1 |
- |
Renata Conceição Nóbrega Santos |
- |
1 |
- |
- |
Roberta Vance Harrop |
- |
8 |
- |
5 |
Rodrigo de Mello |
264 |
63 |
73 |
43 |
Sergio Vaisman |
- |
- |
- |
1 |
Tatyana de Siqueira Alves Pereira Rodrigues Rocha |
16 |
6 |
4 |
4 |
Total |
3.012 |
934 |
686 |
572 |
*Exceto audiências de julgamento.
Fontes: Relatórios extraÃdos do e-Gestão (Audiências realizadas, Solucionados por magistrado, e Incidentes processuais julgados por magistrado).
PerÃodo analisado: 1.º/8/2016 a 31/7/2017.
3.2. Prazo médio (em dias) para julgamento de mérito na unidade, da conclusão até a prolação da sentença (apenas PJe):
Atuação dos Magistrados na 3.ª VT do Recife |
Prazo* médio para julgamento de sentenças de mérito |
Aline Pimentel Gonçalves |
36 |
Maysa Costa de Carvalho |
27 |
Airam Clemente Torres de Araújo |
112 |
Ana Carolina Bulhões Calheiros |
219 |
Armando da Cunha Rabelo Neto |
1 |
Arthur Ferreira Soares |
30 |
Carolina de Oliveira Pedrosa |
72 |
Cláudia Christina Santos R. de Lima Mendonça |
2 |
Danielle Lira Pimentel Acioli |
98 |
Débora de Souza Silva Lima |
0 |
Edson Luis Bryk |
351 |
Evellyne Ferraz Correia |
260 |
Fernando Rodrigues Carvalho |
5 |
Gilberto Oliveira Freitas |
9 |
José Augusto Segundo Neto |
76 |
Leandro Fernandez Teixeira |
2 |
LÃdia Almeida Pinheiro Teles |
167 |
Lucas de Araújo Cavalcanti |
10 |
Luis Guilherme Silva Robazzi |
3 |
Matheus de Lima Sampaio |
0 |
Paloma Daniele Borges dos Santos Costa |
34 |
PatrÃcia Franco Trajano |
37 |
Roberta Vance Harrop |
230 |
Rodrigo de Mello |
12 |
Tatyana de Siqueira Alves Pereira Rodrigues Rocha |
26 |
Prazo médio para julgar na unidade |
42 |
*Apuração leva em conta somente processos eletrônicos e não deduz os perÃodos de afastamento dos magistrados, tais como férias, licenças, cursos e outros, em face da falta de integração entre os sistemas de pessoal e judicial.
Fontes: Relatório extraÃdo do e-Gestão (Prazos Médios, em dias, da conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado - PJe).
PerÃodo analisado: 1.º/8/2016 a 31/7/2017.
3.3. Sentenças de mérito (conhecimento) pendentes de julgamento:
Magistrados com sentenças pendentes na 3.ª VT do Recife |
No prazo |
Prazo vencido |
Total |
Aline Pimentel Gonçalves |
40 |
- |
40 |
Maysa Costa de Carvalho Alves |
47 |
5 |
52 |
Armando da Cunha Rabelo Neto |
- |
7 |
7 |
Edson LuÃs Bryk |
- |
11 |
11 |
Evellyne Ferraz Correia |
- |
6 |
6 |
------------------------------* |
5 |
- |
5 |
Total de sentenças pendentes na Vara |
92 |
29 |
121 |
*Sentenças sem vinculação a magistrado: 0000649-07.2016.5.06.0003, 0000018-63.2016.5.06.0003, 0000860-09.2017.5.06.0003, 0000200-15.2017.5.06.0003 e 0001567-11.2016.5.06.0003.
Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade da magistrada Maysa Costa de Carvalho Alves: 0001771-89.2015.5.06.0003, 0000883-23.2015.5.06.0003, 0001290-63.2014.5.06.0003, 0000955-10.2015.5.06.0003 e 0000726-79.2017.5.06.0003.
Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade do magistrado Armando da Cunha Rabelo Neto: 0000830-42.2015.5.06.0003, 0001042-97.2014.5.06.0003, 0000810-51.2015.5.06.0003, 0000835-64.2015.5.06.0003, 0000834-79.2015.5.06.0003, 0000934-34.2015.5.06.0003 e 0001564-56.2016.5.06.0003.
Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade do magistrado Edson LuÃs Bryk: 0001698-20.2015.5.06.0003, 0010151-72.2013.5.06.0003, 0000797-52.2015.5.06.0003, 0000770-69.2015.5.06.0003, 0000782-83.2015.5.06.0003, 0000779-31.2015.5.06.0003, 0001105-88.2015.5.06.0003, 0000900-59.2015.5.06.0003, 0000952-55.2015.5.06.0003, 0000714-36.2015.5.06.0003 e 0000662-40.2015.5.06.0003.
Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade da magistrada Evellyne Ferraz Correia: 0000273-21.2016.5.06.0003, 0001332-78.2015.5.06.0003, 0000335-61.2016.5.06.0003, 0001102-36.2015.5.06.0003, 0001533-07.2014.5.06.0003 e 0000868-88.2014.5.06.0003.
Fontes: Dados extraÃdos de “Relatório de decisões em aberto/proferidasâ€, e PJe, em 18/9/2017 à s 9h30.
3.4. Incidentes processuais pendentes de julgamento:
Magistrados com Incidentes Processuais pendentes na 3.ª VT do Recife |
No prazo |
Prazo vencido |
Total |
Aline Pimentel Gonçalves |
1 |
- |
1 |
Maysa Costa de Carvalho Alves |
5 |
- |
5 |
Ana Carolina Bulhões Calheiros |
1 |
- |
1 |
------------------------------------------* |
33 |
- |
33 |
Total de incidentes pendentes na Vara |
40 |
- |
40 |
*Incidentes sem vinculação a magistrado: 0000877-79.2016.5.06.0003, 0001309-74.2011.5.06.0003, 0000087-32.2015.5.06.0003, 0000481-68.2017.5.06.0003, 0001641-02.2015.5.06.0003, 0001007-06.2015.5.06.0003, 0001714-71.2015.5.06.0003, 0000907-51.2015.5.06.0003, 0001247-92.2015.5.06.0003, 0001549-24.2015.5.06.0003, 0000882-67.2017.5.06.0003, 0001246-39.2017.5.06.0003, 0000152-56.2017.5.06.0003, 0001328-70.2017.5.06.0003, 0001330-40.2017.5.06.0003, 0001332-10.2017.5.06.0003, 0001334-77.2017.5.06.0003, 0001340-84.2017.5.06.0003, 0001344-24.2017.5.06.0003, 0001059-35.2016.5.06.0013, 0001331-25.2017.5.06.0003, 0001197-95.2017.5.06.0003, 0001203-05.2017.5.06.0003, 0001099-13.2017.5.06.0003, 0001217-86.2017.5.06.0003, 0001233-40.2017.5.06.0003, 0001243-84.2017.5.06.0003, 0001251-61.2017.5.06.0003, 0001265-45.2017.5.06.0003, 0001273-22.2017.5.06.0003, 0001279-29.2017.5.06.0003, 0001287-06.2017.5.06.0003 e 0001305-27.2017.5.06.0003.
Fontes: Dados coletados na Secretaria da Vara e no PJe, em 18/9/2017 Ã s 10h50.
3.5. Produtividade da Vara:
Unidade Judiciária |
Quantidades |
Prazo médio para julgamento (PJe) | ||
Sentenças de mérito |
Incidentes processuais |
Conciliações | ||
3.ª VT do Recife |
934 |
572 |
686 |
42 |
Fontes: Relatórios extraÃdos do e-Gestão: Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado; Prazos Médios (em dias) da Conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe).
PerÃodo analisado: 1.º/8/2016 a 31/7/2017.
3.6. Percentuais de produtividade das juÃzas titular e substituta no perÃodo de agosto de 2016 a agosto de 2017*:
JuÃza Titular Aline Pimentel Gonçalves
Mês |
AGOST./16 |
SET./16 |
OUT./16 |
NOV./16 |
DEZ./16 |
JAN./17 |
FEV./17 |
Sentenças |
252,78% |
94,87% |
98,00% |
850,00% |
920,00% |
171,43% |
71,43% |
Conciliados |
27,78% |
48,72% |
32,00% |
100,00% |
20,00% |
-- |
-- |
Mês |
MAR./17 |
ABRIL/17 |
MAIO/17 |
JUNHO/17 |
JULHO/17 |
AGOST./17 |
Sentenças |
105,45% |
114,00% |
257,14% |
79,41% |
83,33% |
155,56% |
Conciliados |
29,09% |
34,00% |
-- |
33,82% |
47,44% |
61,11% |
*A JuÃza Aline Pimentel Gonçalves usufruiu férias nos perÃodos de 15/8/2016 a 14/9/2016, 18/11/2016 a 19/12/2016, 2 a 31/5/2017, e 8/8/2017 a 6/9/2017, e afastou-se em razão de licença médica de 7 a 17/11/2016 e 23/1/2017 a 24/2/2017, e, ainda, para participação em curso em 18/10/2016 e de 16 a 20/1/2017.
JuÃza Substituta Maysa Costa de Carvalho Alves
Mês |
AGOST./16 |
SET./16 |
OUT./16 |
NOV./16 |
DEZ./16 |
JAN./17 |
FEV./17 |
Sentenças |
137,04% |
88,89% |
109,76% |
115,22% |
800,00% |
666,67% |
1.400% |
Conciliados |
59,26% |
53,70% |
65,85% |
56,52% |
-- |
33,33% |
-- |
Mês |
MAR./17 |
ABRIL/17 |
MAIO/17 |
JUNHO/17 |
JULHO/17 |
AGOST./17 |
Sentenças |
66,67% |
141,18% |
116,47% |
81,58% |
115,79% |
132,26% |
Conciliados |
43,94% |
47,06% |
85,88% |
65,79% |
36,84% |
58,06% |
*A JuÃza Maysa Costa de Carvalho Alves usufruiu férias nos perÃodos de 18/7/2016 a 16/8/2016, 16/1/2017 a 14/2/2017, e 26/6/2017 a 25/7/2017, e afastou-se para participar de curso de 17 a 21/10/2016, e em razão de licença médica de 21/11/2016 a 20/12/2016 e de 15/2/2017 a 1.º/3/2017.
Fonte: Boletim de Produtividade dos JuÃzes da 1.ª Instância do TRT da 6.ª Região.
4. AUDIÊNCIAS (REALIZADAS E DESIGNADAS):
4.1. Prazos médios, em dias, até a realização das audiências (a partir do ajuizamento):
Unidade Judiciária |
Inicial |
Instrução |
Decisão | |||
SumarÃssimo |
Ordinário |
SumarÃssimo |
Ordinário |
SumarÃssimo |
Ordinário | |
3.ª VT do Recife |
80 |
174 |
115 |
454 |
126 |
471 |
Fonte: Dados extraÃdos do e-Gestão (Prazos médios – fase de conhecimento).
PerÃodo analisado: 1.º/8/2016 a 31/7/2017.
4.2. Prazos (em dias) para designação de audiências, a contar de 12/9/2017:
Unidade Judiciária |
Inicial |
Instrução | ||||
SumarÃssimo |
Ordinário | |||||
2016 |
2017 |
2016 |
2017 |
2016 |
2017 | |
3.ª VT do Recife |
96 |
62 |
204 |
209 |
378 |
379 |
Fontes: Informações extraÃdas do PJe e da Ata de Correição realizada em 2016.
4.3. Assiduidade das magistradas:
Segundo informações prestadas pelo Diretor de Secretaria, as audiências são realizadas das segundas à s sextas-feiras. A JuÃza Titular, Dra. Aline Pimentel Gonçalves, e a JuÃza Auxiliar, Dra. Maysa Costa de Carvalho Alves, presidem de 2 a 3 sessões de audiência por semana, alternadamente, contando, diariamente, com a presença de magistrada na unidade.
4.4. Quantidade de processos em pauta de audiências por semana (média):
Unidade Judiciária |
Dias de audiências por semana |
Total de audiências | |||
SumarÃssimos |
Iniciais |
Instruções |
Razões Finais | ||
3.ª VT do Recife |
5 (segundas às sextas-feiras) |
11 a 20 |
26 a 35 |
18 a 25 |
7 a 10 |
Fontes: Informações extraÃdas do PJe, em 12/9/2017, relativas aos seguintes perÃodos: 5/6/2017 a 9/6/2017; 17/7/2017 a 21/7/2017; 21/8/2017 a 25/8/2017; e 18/9/2017 a 22/9/2017; e informações prestadas pelo Diretor de Secretaria da Vara.
5. MOVIMENTAÇÃO PROCESSUAL:
5.1. Quantidade de ações trabalhistas ajuizadas na unidade - FÃsicos e PJe:
Unidade Judiciária |
2015 |
2016 |
2017 (até 11/9/2017) |
3.ª VT do Recife |
1.717 |
1.741 |
1.308 |
Fontes: Consolidação da EstatÃstica, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Casos Novos por Distribuição e RedistribuÃdos), e PJe.
5.2. Processos remanescentes (congestionamento):
Unidade Judiciária |
SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2016 |
SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2017 | ||||
Pendentes de julgamento* |
Processos demais fases |
Total |
Pendentes de julgamento* |
Processos demais fases |
Total | |
3.ª VT do Recife |
229 |
4.171 |
4.400 |
135 |
4.739 |
4.874 |
*Pendentes de julgamento: Processos com instrução encerrada, aguardando prolação de sentença.
Fontes: Consolidação da EstatÃstica, Relatórios Gerenciais, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Processos Pendentes de Solução) e PJe.
5.3. Quantidade de processos em tramitação:
Unidade Judiciária |
Processos em tramitação em 6/9/2017 | |
FÃsicos |
PJe | |
3.ª VT do Recife |
903 |
3.843 |
Fonte: Relatório Gerencial (Processos em tramitação na Vara) e PJe-JT.
5.4. Quantidade de processos nas principais fases processuais (pendentes de solução):
Unidade Judiciária |
Conhecimento (até a prolação da sentença) |
Liquidação |
Execução |
3.ª VT do Recife |
1.730 |
222 |
1.076 |
Fontes : e-Gestão.
PerÃodo analisado: 1.º/7/2017 a 31/7/2017.
5.5. Prazos médios (em dias) nas principais fases processuais:
Unidade Judiciária |
Conhecimento (até a prolação da sentença) |
Liquidação |
Execução |
3.ª VT do Recife |
382 |
136 |
559 |
Fonte: e-Gestão.
PerÃodo analisado: 1.º/8/2016 a 31/7/2017.
6. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS ELETRÔNICOS EM 8/9/2017:
Agrupadores:
Tarefa |
Quantidade |
Processos com pedido de sigilo nos documentos não apreciado |
02 |
Processos com Petições Avulsas |
01 |
Processos com Habilitações nos Autos Não Lidas |
03 |
Processos com pedido liminar ou de antecipação de tutela não apreciado |
36 |
Processos com petições não apreciadas |
31 |
Mandados devolvidos pelo Oficial de Justiça |
40 |
Processos aguardando encaminhamento do secretário de audiência (atas assinadas) |
45 |
Fase de Conhecimento:
Tarefa |
Quantidade |
Data |
Processo |
Aguardando Cumprimento de Providência |
09 |
07/04/2016 |
|
Aguardando apreciação pela instância superior |
352 |
09/03/2015 |
|
Aguardando audiência |
1307 |
10/09/2015 |
|
Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos |
256 |
04/06/2015 |
|
Aguardando final do sobrestamento |
20 |
13/06/2016 |
|
Aguardando laudo pericial |
37 |
16/03/2017 |
|
Aguardando término dos prazos |
213 |
03/07/2017 |
|
Analisar Decisão |
08 |
10/07/2017 |
|
Analisar Despacho |
02 |
08/09/2017 |
|
Analisar Despacho - Conversão em diligência |
01 |
05/09/2017 |
|
Analisar expediente da secretaria |
01 |
06/09/2017 |
|
Analisar sentença |
02 |
05/09/2017 |
|
Análise do Conhecimento |
59 |
05/05/2017 |
|
(Subpasta) BacenJud |
02 |
31/08/2017 |
|
(Subpasta) Certificar |
03 |
30/08/2017 |
|
(Subpasta) JUCEPE |
01 |
29/08/2017 |
|
(Subpasta) Providência da audiência |
07 |
22/08/2017 |
|
(Subpasta) Setor de cálculos - Antônio |
01 |
04/09/2017 |
|
(Subpasta) Setor de cálculos - Mayra |
03 |
12/07/2017 |
|
Apreciar dependência |
05 |
21/08/2017 |
|
Concluso ao magistrado* 7 |
91 |
03/07/2017 |
|
Concluso ao magistrado - Sobrestamento |
01 |
14/08/2017 |
|
Controle de Sobrestamento-Suspensão |
01 |
08/03/2016 |
|
Controle de pericia |
01 |
04/09/2017 |
|
Cumprimento de providências |
09 |
28/03/2017 |
|
Intimações automáticas com pendências - Con |
02 |
06/09/2017 |
|
Minutar Decisão |
05 |
01/06/2017 |
|
Minutar Despacho |
06 |
07/07/2017 |
|
Minutar expediente da secretaria* 11 |
10 |
05/06/2017 |
|
(Subpasta) Alvará BB |
01 |
06/06/2017 |
|
Minutar sentença |
101 |
06/06/2016 |
|
Operações de perÃcia |
01 |
31/08/2017 |
|
Prazos vencidos |
26 |
02/09/2017 |
|
Preparar comunicação |
19 |
04/09/2017 |
|
Publicar DJe |
01 |
08/09/2017 |
|
Publicar DJe - Con |
04 |
06/09/2017 |
|
Recebimento de instância superior |
11 |
04/09/2017 |
|
Remeter ao 2o grau - registrar pagamentos |
02 |
06/09/2017 |
|
Triagem Inicial |
17 |
31/08/2017 |
|
Triagem Inicial - Apreciar urgentes |
16 |
06/09/2017 |
|
Triagem Inicial - Parte sem CPF ou CNPJ |
04 |
31/08/2017 |
|
OBSERVAÇÕES | |||
*¹ Aguarda decisão relativa ao processo n.º 0000820-95.2015.5.06.0003, com última certidão datada de 28/06/2017. *² Última audiência realizada em 25/11/2016 e com prosseguimento da instrução designada para 23/11/2017. *³ Última parcela do acordo (32.ª) vencida desde 16/01/2017. * 4 Sobrestado nos termos da Resolução Administrativa nº 18/2014, e conforme liminar proferida no RE 791932 do STF. * 5 Prazo de 60 (sessenta) dias para apresentação do laudo vencido em 26/5/2017, e com audiência designada para 22/3/2018. * 6 Consignação em pagamento com transito em julgado em 26/04/2017, e alvará expedido em favor do consignante desde 04/05/2017. * 7 Processos sem conclusão nominal ao magistrado. * 8 Sobrestado nos termos da Resolução Administrativa nº 18/2014 e conforme liminar proferida no RE 791932 do STF. * 9 Ação de Consignação em Pagamento anexada à RT 0001510-90.2016.5.06.0003 e aguardando julgamento desta última. * 10 Na subpasta “Alvará CEFâ€. * 11 Inexistem processos nas subpastas “Alvará FGTS E SD†e “Oficiarâ€. |
Fase de Liquidação:
Tarefa |
Quantidade |
Data |
Processo |
Aguardando apreciação pela instância superior |
01 |
20/06/2017 |
0000070-93.2015.5.06.0003*¹ |
Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos |
01 |
20/04/2017 |
|
Aguardando final do sobrestamento |
03 |
14/02/2017 |
|
Aguardando laudo pericial |
36 |
23/03/2017 |
|
Aguardando término dos prazos |
17 |
13/06/2017 |
|
Análise de Liquidação |
91 |
14/06/2017 |
|
Concluso ao magistrado - Liq* 7 |
33 |
30/06/2017 |
|
Iniciar Liquidação |
01 |
27/01/2017 |
|
Minutar expediente da secretaria* 10 |
03 |
07/03/2017 |
|
Prazos vencidos |
18 |
02/09/2017 |
|
Preparar comunicação* 11 |
01 |
04/09/2017 |
|
Publicar DJe - Liq |
03 |
08/09/2017 |
|
OBSERVAÇÕES | |||
*¹ Última parcela do acordo (10ª) com vencimento somente em 12/02/2018. *² Execução provisória cuja ação principal se encontra sobrestada e aguardando o trânsito em julgado da IUJ nº 0000363-72.2015.5.06.0000. *³ Prazo de 60 (sessenta) dias para apresentação do laudo de perÃcia contábil vencido desde 21/07/2017. * 4 Execução provisória sobrestada para aguardar resultado de julgamento de recurso interposto nos autos da ação principal. * 5 Pendente de encaminhamento ao setor de cálculos após comprovação de cumprimento da obrigação de fazer determinada na sentença. * 6 Na subpasta “Complexos – SILVESTREâ€. * 7 Processos sem conclusão nominal ao magistrado. * 8 Com certidão de migração de processo fÃsico ao sistema PJe-JT e sem as peças processuais fÃsicas discriminadas pelo MM. JuÃzo. * 9 Na subpasta “Oficiarâ€. * 10 Inexistem processos nas subpastas relativas à confecção de alvarás. * 11 Inexistem processos na subpasta “Oficiar†|
Fase de Execução:
Tarefa |
Quantidade |
Data |
Processo |
Aguardando apreciação pela instância superior |
03 |
04/05/2017 |
|
Aguardando audiência - Exec |
04 |
09/08/2017 |
|
Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos |
44 |
14/06/2016 |
|
Aguardando final do sobrestamento |
10 |
01/08/2016 |
|
Aguardando término dos prazos |
82 |
31/07/2017 |
|
Analisar Despacho - Exec |
02 |
03/08/2017 |
|
Analisar expediente da secretaria |
12 |
05/09/2017 |
|
Análise de Execução* 7 |
248 |
12/06/2017 |
|
(Subpasta) Certificar/diligenciar |
36 |
01/08/2017 |
|
(Subpasta) Expedir CCT |
59 |
03/10/2016 |
|
(Subpasta) Hasta Pública |
13 |
04/08/2016 |
|
(Subpasta) Infojud |
03 |
30/08/2017 |
|
(Subpasta) Jucepe |
10 |
14/07/2017 |
|
(Subpasta) Realizar Bacen |
11 |
10/07/2017 |
|
(Subpasta) Renajud |
02 |
27/07/2017 |
|
(Subpasta) Setor de Cálculos par - ANTONIO |
07 |
17/07/2017 |
|
BacenJud |
03 |
05/09/2017 |
|
Cartório de registro de imóveis |
02 |
22/08/2017 |
|
Concluso ao magistrado - Exec* 8 |
244 |
30/03/2017 |
|
Cumprimento de providências |
03 |
06/09/2017 |
|
Encaminhar Carta |
02 |
06/09/2017 |
|
Expedir RPV-Precatório |
06 |
18/08/2017 |
|
Minutar Decisão - Exec |
01 |
23/08/2017 |
|
Minutar Despacho - Exec |
03 |
05/07/2017 |
|
Minutar expediente da secretaria |
83 |
25/10/2016 |
|
(Subpasta) Alvará CEF |
01 |
14/02/2017 |
|
(Subpasta) Oficiar |
11 |
29/05/2017 |
|
Minutar sentença - Exec |
01 |
05/09/2017 |
|
Prazos vencidos |
27 |
02/09/2017 |
|
Publicar DJE |
10 |
05/09/2017 |
|
Publicar DJe - Exec |
05 |
04/09/2017 |
|
RenaJud |
48 |
14/08/2017 |
|
OBSERVAÇÕES | |||
*¹ Última parcela do acordo (11.ª) vencida desde 20/02/2017. *² Aguardando julgamento de agravo de instrumento interposto pelo reclamante. *³ Encontra-se na subpasta “Setor de Cálculos impar – MAYRAâ€, onde existem, ao todo, 23 (vinte e três) processos. * 4 Certidão de Crédito Trabalhista entregue em 10/03/2017, nos termos da certidão de Id. 43336d2. * 5 Data do despacho determinando seguimento dos bens penhorados à praça. * 6 Em cumprimento do despacho, o contrato social da empresa foi juntado aos autos desde 09/08/2017. * 7 Inexistem processos na subpasta “Praça Marcadaâ€. * 8 Processos sem conclusão nominal ao magistrado. * 9 Na subpasta “Alvará FGTS E SD†aguardando certificação de pendências e nova conclusão para fins de arquivamento. |
7. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS FÃSICOS EM 18/9/2017
NATUREZA |
QUANTIDADE |
DATA MAIS ANTIGA |
PROCESSO | |
Cargas |
Advogados |
4 |
14/8/2017 |
0166300-77.2005.5.06.0003 |
Perito |
16 |
8/6/2017 |
0000938-42.2010.5.06.0003 | |
Terceiros |
26 |
18/8/2017 |
0000167-69.2010.5.06.0003 | |
Petições a juntar aos autos * 1 |
55 |
7/11/2015 |
0000578-10.2013.5.06.0003 | |
Processos conclusos para despacho |
9 |
13/9/2017 |
0001606-81.2011.5.06.0003 | |
Consultas convênios a realizar (BACEN/JUCEPE/INFOJUD/DETRAN) |
19 |
18/8/2017 |
0000910-79.2010.5.06.0003 | |
Praças a marcar |
3 |
25/10/2016 |
0071900-66.2008.5.06.0003 | |
Processos no setor de cálculos |
15 |
2/8/2017 |
0001785-15.2011.5.06.0003 | |
Processos para serem remetidos ao TRT |
- |
- |
- |
*1 A maioria das petições dizem respeito a processos que se encontram em instância superior, ou com carga dos autos.
*Em relação às certidões/diligências, a mais antiga data de 13/1/2017 (processo n.º 0000793-83.2013.5.06.0003).
*No tocante aos alvarás, o mais antigo data de 29/11/2016 (processo n.º 9175400-68.2003.5.06.0003).
*Quanto aos mandados, o mais antigo data de 1.º/9/2017 (processo n.º 0093100-37.2005.5.06.0003).
*No pertinente aos ofÃcios, o mais antigo data de 29/8/2017 (processo n.º 0000154-65.2013.5.06.0003).
*No que diz respeito às praças a realizar, não existem pendências.
*Em relação às notificações, a mais antiga data de 13/9/2017 (processo n.º 0120200-59.2008.5.06.0003).
*Quanto aos processos digitalizados (CLE), verificou-se a conversão de 217 (duzentos e dezessete) feitos, sendo 76 (setenta e seis) em 2015, 67 (sessenta e sete) em 2016 e 74 (setenta e quatro) em 2017 até a presente data.
Fonte: Informações colhidas na Secretaria da Vara do Trabalho e no SIAJ.
8. METAS FIXADAS PELO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA:
Em conformidade com os dados fornecidos pelo Núcleo de EstatÃstica e Pesquisa do Egrégio Regional, eis os resultados das Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ para o ano de 2016 :
Meta 1 CNJ - 2016 : – Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuÃdos no ano corrente.
Unidades Judiciárias |
Recebidos |
Resolvidos |
Resultado |
3.ª VT do Recife |
1.651 |
1.852 |
112,17% |
Total da 6ª Região |
107.816 |
111.793 |
103,69% |
Meta 2 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, pelo menos, 90% dos processos distribuÃdos até 31/12/2014.
Unidade Judiciária |
DistribuÃdos em 2014 |
DistribuÃdos em 2014 e julgados até 31/12/16 |
Pendentes de julga- mento até 31/12/16 |
Resultado |
3.ª VT do Recife |
1.432 |
1.406 |
26 |
109% |
Total da 6ª Região |
62.261 |
59.947 |
2.314 |
107% |
Meta 3 CNJ - 2016 : – Aumentar o Ãndice de conciliação na fase de conhecimento, em relação à média do biênio 2013/2014, em 2 pontos percentuais.
Unidade Judiciária |
Solucionados |
Conciliados |
Média biênio (2013/2014) |
Resultado |
3.ª VT do Recife |
1.852 |
600 |
32,6% |
32,4% |
Total da 6ª Região |
111.793 |
44.400 |
40,83% |
39,72 % |
Meta 4 CNJ - 2016 : – Dar prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, não se destinando portanto à esta Justiça Especializada.
Meta 5 CNJ - 2016 : – B aixar em 2016, quantidade maior de processos de execução do que o total de casos novos de execução no ano corrente.
Unidade Judiciária |
Casos novos de execução |
Baixados |
Entraram na meta |
SaÃram da meta |
Resultado |
3.ª VT do Recife |
528 |
542 |
0 |
0 |
103,04% |
Total da 6ª Região |
38.526 |
37.091 |
0 |
0 |
96,50% |
Meta 6 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, as ações coletivas distribuÃdas, até 31.12.2013 no 1.º grau e até 31.12.2014, no 2.º grau.
A 3.ª Vara do Trabalho do Recife conta com 1 (uma) ação coletiva ainda em tramitação em 31/12/2016 (proc. n.º 0001249-33.2013.5.06.0003), de acordo com o relatório fornecido pelo Setor de EstatÃstica deste Tribunal. E, conforme extrato de tramitação processual, o referido processo se encontra aguardando conclusão para prolação de sentença, em face do término para apresentação de razões finais em 10/8/2017.
Meta 7 CNJ - 2016 : – Identificar e reduzir em 2% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior.
Unidade Judiciária |
Pendentes em 31/12/15 |
Quantidades de Processos dos dez maiores litigantes distribuÃdos na instância no mês de referência |
Quantidades de Processos dos dez maiores litigantes julgados na ins- tância no mês de referência |
Pendentes em 31/12/16 |
Resultado |
3.ª VT do Recife |
301 |
163 |
237 |
227 |
129,95% |
Total da 6ª Região |
8.284 |
7.949 |
9.373 |
6.860 |
118,34% |
O Conselho Nacional de Justiça divulgou no final do 10.º Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em BrasÃlia, as metas nacionais para 2017, quais sejam:
Meta 1 - Os tribunais mantiveram o compromisso de julgar, ao longo de 2017, mais processos do que os novos que chegarem aos tribunais (Meta 1). Assim como em 2016, o compromisso deverá ser cumprido por tribunais de todos os segmentos de Justiça.
Meta 2 - O compromisso com o julgamento dos processos mais antigos, alvo da Meta 2, foi renovado para 2017 e deverá ser cumprido por tribunais de todos os ramos do Judiciário. O detalhamento desta e das outras metas definidas, com percentuais e perÃodos de distribuição dos processos que deverão ser julgados, estarão num glossário que será divulgado futuramente pelo CNJ.
Meta 3 - A Justiça Federal e a Justiça do Trabalho também renovaram o compromisso com a Meta 3, que busca aumentar o número de casos solucionados por meio da conciliação, em relação a perÃodos anteriores.Â
Meta 4 - Fixada pela primeira vez em 2013, a Meta 4, que dá prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, deverá ser cumprida novamente em 2017 pela Justiça Estadual, pela Justiça Federal, pela Justiça Militar da União e dos Estados e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).Â
Meta 5 - Impulso aos processos de execução, que será perseguida no ano que vem pelos tribunais da Justiça Estadual, Federal e do Trabalho.
Meta 6 - P rioriza o julgamento de ações coletivas, que impactam na vida de um grupo maior de pessoas.Â
Meta 7 – Prioriza o julgamento de processos dos maiores litigantes e dos recursos repetitivos, tem por objetivo enfrentar demandas de massa que chegam ao Judiciário.
Meta 8 – Destinada a ações de fortalecimento da rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres, uma das prioridades da atual gestão do CNJ.
9. ITENS DE EXAME E REGISTRO OBRIGATÓRIOS (Art. 26 da Consolidação dos Provimentos da CGJT):
Com base nos autos e sistemas analisados, verificou-se que o JuÃzo:
- registra no sistema informatizado os atos processuais relevantes;
- emite, de forma explÃcita e circunstanciada, pronunciamento acerca da admissibilidade dos recursos, a exemplo do constatado nos processos n.ºs 0000807-33.2014.5.06.0003 e 0001515-83.2014.5.06.0003;
- ordena, de ofÃcio, a imediata liberação do depósito recursal, nos casos em que, após a liquidação, seja apurado crédito de valor inequivocamente superior ao depositado, como verificado nos processos n.º 0001029-98.2014.5.06.0003 e 0010304-08.2013.5.06.0003 ;
- exaure as iniciativas do juÃzo para tornar exitosa a execução, observando o estabelecido pela Corregedoria-Geral, no tocante aos requisitos para emissão da Certidão de Crédito Trabalhista, nos moldes do artigo 88 da Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral, conforme se observa nos processos n.ºs 0142900-44.1999.5.06.0003 e 0144600-79.2004.5.06.0003 , porém não emite a Certidão de Arquivamento Provisório no tocante aos processos eletrônicos, prevista no art. 77 do referido Provimento;
- faz uso regular das ferramentas eletrônicas: Bacenjud, Detran, Renajud, Jucepe, Infojud e Serpro, consoante observado nos processos n.ºs 0000123-74.2015.5.06.0003, 0002100-10.19925.06.0003, 000910-45.2011.5.06.0003, 0001741-88.2014.5.06.0003, 0000297-83.2015.5.06.0003, 0000755-37.2014.5.06.0003, 0000809-32.2016.5.06.0003, 0001099-81.2015.5.06.0003 e 0000012-27.2014.5.06.0003 . De acordo com o Relatório sobre Ordens Judiciais, foram realizados, no perÃodo de janeiro de 2016 a agosto de 2017, 1.198 (um mil, cento e noventa e oito) bloqueios, 731 (setecentos e trinta e um) desbloqueios e 460 (quatrocentos e sessenta) transferências. No mês de agosto de 2017, constavam 59 (cinquenta e nove) bloqueios pendentes de providência;
- determina a citação dos sócios, nos casos de desconsideração da personalidade jurÃdica da empresa executada, com a devida inclusão dos seus nomes no sistema, no polo passivo da demanda, conforme visto nos processos n.ºs 0000695-30.2015.5.06.0003, 0000011-42.2014.5.06.0003 e 0000756-85.2015.5.06.0003 ; e
- inclui, na pauta, processos na fase de execução para tentativa de conciliação, quando solicitado pelas empresas, e ainda na Semana Nacional de Conciliação e de Execução;
Quanto aos demais aspectos (assiduidade dos magistrados, pauta de audiências e principais prazos) encontram-se registrados nos itens 4 e 5.
10. OBSERVAÇÕES/PENDÊNCIAS REFERENTES À SECRETARIA:
- Na análise, por amostragem, nas carteiras que integram a Secretaria da Vara, verificou-se regular organização e cumprimento das normas procedimentais a serem seguidas pelas unidades judiciárias de primeira instância, cabendo, entretanto, maior controle em relação à juntada de petições relativas a processos que retornaram da instância superior (pendência desde 7/11/2015 - proc. n.º 0000578-10.2013.5.06.0003) e expedição de certidão (desde 13/1/2017 - proc. n.º 0000793-83.2013.5.06.0003). Quanto aos processos digitais, constatou-se razoável controle da tramitação dos feitos, conforme quadros do item 6 elaborados no dia 8/9/2017, ressaltando-se a boa utilização da ferramenta “agrupadoresâ€, entretanto há necessidade de maior controle no tocante ao término dos prazos, em face de pendências desde 16/1/2017 (data de vencimento de acordo judicial relativo ao proc. n.º 0001274-12.2014.5.06.0003), 7/3/2017 (minutar expediente da secretaria pertinente ao proc. n.º 0000068-26.2015.5.06.0003), e 27/1/2017 (iniciar a liquidação relativa ao proc. n.º 0001396-30.2011.5.06.0003). Na inspeção realizada pelo juÃzo de primeiro grau, no perÃodo de 9 a 13 de janeiro de 2017, em 1.033 (um mil e trinta e três) processos, registraram-se dentre outros dados: a) 31(trinta e um) alvarás pendentes de expedição, sendo o mais antigo datado de 18/8/2016; b) 6 (seis) processos pendentes de expedição de mandado, datado de 15/12/2016; c) grande movimentação na carteira de notificações e ofÃcios, sendo constatado organização, controle e eficiência; d) ausência de despachos para minutar; e) 151 (cento e cinquenta e um) processos no setor de cálculos; f) ausência de certidões a serem expedidas; g) 13 (treze) processos fÃsicos “fora de pauta ou convertidos em diligênciaâ€; h) 28 (vinte e oito) processos aguardando decisões em incidentes processuais; i) 165 (cento e sessenta e cinco) processos com históricos vencidos, conforme relatório do SIAJ; j) 7 (sete) processos com carga vencida aos advogados, 16 com peritos e 31 a terceiros; k) ausência de processos com despacho parcialmente cumpridos; e l) 260 (duzentos e sessenta) processos não inclusos no Banco Nacional dos Devedores Trabalhistas. A JuÃza Titular expediu sete determinações para aprimorar os serviços da Secretaria e, ao final, concluiu que os atos processuais estão sendo praticados de modo bastante satisfatório, inclusive no tocante aos prazos para cumprimento dos despachos, elogiando a atuação de todo o quadro funcional que demonstra empenho, compromisso e responsabilidade no desempenho de suas atribuições, agradecendo o apoio recebido;
- Existem 47 (quarenta e sete) CTPS’s sob custódia da Secretaria da Vara, e, deste total, apenas 1 (uma) diz respeito a processo arquivado (0000979-43.2012.5.06.0003). Indagado acerca das medidas adotadas para a diminuição do passivo desses documentos, a Secretaria esclareceu que inicialmente se procede à intimação ao advogado para encaminhar o documento profissional ao seu cliente, e, em caso de falha dessa medida, notifica-se, por via postal, a própria parte, e, em última instância, realiza-se diligência por meio de oficial de justiça;
- Os Assistentes de Juiz elaboram minutas de sentenças de mérito e de soluções de incidentes processuais (como embargos declaratórios, embargos à execução, embargos de terceiros, exceção de pré-executividade e antecipação de tutela) e, ainda, informações de mandado de segurança;
- O JuÃzo p rolata, em regra, sentenças de forma lÃquida em ambos os ritos, e, em relação à s ilÃquidas, após o trânsito em julgado, o JuÃzo tem a prática de determinar a liquidação do feito diretamente pela Contadoria da Vara, dispensando-se a notificação das partes para apresentar e/ou contestar cálculos de liquidação, visando, desse modo, a uma maior celeridade processual;
- Conforme relatórios fornecidos pela Seção de Gestão Negocial dos Sistemas do PJE e do e-Gestão, vinculada à Secretaria da Presidência deste Tribunal, há necessidade da Secretaria da Vara proceder a registros no PJE, de modo a regularizar a estatÃstica da unidade, no tocante aos seguintes itens: a) recolhimento das custas processuais : 0001426-26.2015.5.06.0003, 0001585-03.2014.5.06.0003, 0000235-77.2014.5.06.0003, 0000840-52.2016.5.06.0003, 0001456-22.2015.5.06.0016, 0001474-82.2015.5.06.0003, 0001518-04.2015.5.06.0003, 0001626-67.2014.5.06.0003, 0001706-60.2016.5.06.0003, 0001746-13.2014.5.06.0003 e 0001766-67.2015.5.06.0003 ; e b) encerramento da liquidação : 0010125-74.2013.5.06.0003, 0000217-22.2015.5.06.0003 e 0000768-86.2017.5.06.0017.
- Em relação ao lapso temporal anteriormente correicionado, observou-se: a) aumento do quantitativo de novas ações em 24 (vinte e quatro) processos; b) acréscimo na produtividade da Vara, vez que prolatadas a mais 297 (duzentas e noventa e sete) sentenças e 124 (cento e vinte e quatro) decisões de incidentes processuais, e homologadas a mais 168 (cento e sessenta e oito) conciliações; c) redução do prazo médio para julgamento em 34 (trinta e quatro) dias; d) aumento do prazo médio, no ano de 2016, para realização da audiência inicial, no rito sumarÃssimo, em 7 (sete) dias, da audiência de instrução, no sumarÃssimo, em 6 (seis) dias e, no ordinário, em 24 (vinte e quatro) dias, porém houve redução da audiência inicial, no ordinário, em 24 (vinte e quatro) dias, e da audiência de decisão no sumarÃssimo em 12 (doze) dias; e) redução do prazo médio para realização, em setembro de 2017, das audiências iniciais no rito sumarÃssimo em 34 (trinta e quatro) dias, e aumento da audiência inicial, no ordinário, em 5 (cinco) dias, e da audiência de instrução em 1 (um) dia; f) aumento do prazo médio na fase de conhecimento em 15 (quinze) dias e na execução em 144 (cento e quarenta e quatro) dias, com redução na liquidação em 72 (setenta e dois) dias; g) redução na quantidade de processos na fase de conhecimento em 154 (cento e cinquenta e quatro), e aumento na liquidação em 103 (cento e três) e na execução em 209 (duzentos e nove); e h) acréscimo do saldo remanescente em 474 (quatrocentos e setenta e quatro) processos; e
- Atingimento das Metas 1, 2, 5 e 7 estabelecidas pelo CNJ para o ano de 2016.
11. PEDIDOS DE PROVIDÊNCIAS E RECLAMAÇÕES CORREICIONAIS :
No tocante ao perÃodo de 1.º de janeiro de 2016 até a presente data, não houve a formalização, em face desta unidade judiciária, de pedido de providência ou reclamação correicional.
12. RECOMENDAÇÕES:
- Prolatarem os magistrados Maysa Costa de Carvalho Alves, Armando da Cunha Rabelo Neto, Edson LuÃs Bryk e Evellyne Ferraz Correia, prioritariamente e no menor espaço de tempo possÃvel, as sentenças com prazo vencido, conforme relações especificadas no item 3.3, devendo, sempre, atentarem ao prescrito no ATO n.º 1/CGJT, de 10 de fevereiro de 2017, haja vista o controle exercido por esta Corregedoria Regional a evitar que decisões não ultrapassem a tolerância admitida pela citada norma. Em relação aos juÃzes que não se encontravam presente no momento da correição, deverá a Secretaria da Corregedoria Regional encaminhar-lhes comunicação para que tomem ciência;
- Empreender esforços com o objetivo de reduzir os prazos médios de audiências no rito sumarÃssimo, estabelecendo como meta o prazo máximo de 15 (quinze) dias, conforme determina o inciso III do art. 852-B da CLT. Nos processos de rito ordinário, observar “o prazo médio de duração do processo – fase de conhecimento – de até 200 (duzentos) dias, atentando-se ao limite legal para publicação de sentença†– Resolução Administrativa TRT nº 03/2015, artigo 14, §2.º. (Provimento TRT-CRT nº 03/2010);
- Observar regular e integralmente as normas procedimentais prescritas pela Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho para a fase de execução, em relação à Certidão de Arquivamento Provisório nos processos eletrônicos - vide artigos 77 e Anexo IV da Consolidação de Provimentos 2016 da CGJT;
- Fomentar a inclusão de processos de execução na pauta de audiências para tentativa de conciliação, consoante disposto no art. 76, II, da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho: “ promover a realização semanal de audiências de conciliação em processos na fase de execução, independentemente de requerimento das partes, selecionando-se aqueles com maior possibilidade de êxito na composição â€.
- Realizar a verificação periódica, no Sistema BacenJud, quanto à existência de alguma ordem judicial “pendente de providênciaâ€, ou mesmo “não lidaâ€, adotando-se a medida cabÃvel, seja de transferência dos valores bloqueados para contas judiciais (para posterior liberação aos exequentes) ou desbloqueios daquelas importâncias que não interessem à execução – Consolidação de Provimentos da CGJT, Art. 99;
- Impulsionar os processos sem movimentação há mais de 60 dias;
- Enfatizar, entre os usuários (servidores e magistrados) da Vara, a importância da correta inserção de dados no PJE, pois eles são extraÃdos, através das remessas, transformados e gravados, e essas informações alimentam o e-Gestão, gerando os relatórios gerenciais e a estatÃstica oficial da Justiça do Trabalho;
- Continuar a realizar a análise periódica da ferramenta “agrupadoresâ€, a fim de evitar a permanência de processos em tarefas já superadas. Os processos devem ser retirados de tal lista assim que realizado o ato respectivo;
- Proceder à “conclusão ao magistradoâ€, especificando o tipo (sentenças, decisões ou despachos), sem necessidade de despacho para tal finalidade, pela importância desse dado para a estatÃstica deste Regional, e, ainda, com a cautela necessária, em face da impossibilidade de cancelamento da “conclusão†em relação à s sentenças, o que enseja, em caso de equÃvoco do servidor, a necessidade de o magistrado proceder à “conversão do julgamento em diligência†para que se possa realizar nova conclusão. Deve, ainda, ser selecionado o magistrado em tempo real, com a devida gravação no sistema, a fim de que seja contabilizado o prazo para prolação da decisão corretamente, e, no caso da sentença, tão logo encerrada a instrução. Em relação à s decisões de antecipação de tutela, também proceder à imediata conclusão com a especificação do magistrado, de modo a possibilitar o controle do prazo e garantir a veracidade dos dados estatÃsticos. No tocante aos embargos de declaração, havendo necessidade de intimar a parte contrária, proceder à conclusão para julgamento tão logo encerrado o prazo, também sem necessidade de despacho, por se tratar de ato ordinário da secretaria. Tratando-se de juiz substituto da reserva técnica, proceder à imediata conclusão no sistema, com informação de tal fato, por e-mail funcional, ao magistrado, inclusive porque possui acesso restrito à unidade na qual atua;
- Efetivar a conclusão para julgamento dos embargos de declaração ao magistrado que se encontrar em exercÃcio na Vara, quando aquele que prolatou a sentença embargada se encontrar afastado por mais de 30 dias, em conformidade com o art. 8.º, § 3.º, do Provimento n.º 03/2015 desta Corregedoria Regional;
- Cumprir as diligências determinadas pelo Tribunal, em grau de recurso, em prazo razoável, bem assim proceder ao correto cadastramento das partes quando do envio dos recursos ao Tribunal, inclusive em relação ao recurso ordinário em rito sumarÃssimo, de modo a evitar equÃvoco quando da distribuição da classe processual na segunda instância;
- Registrar, no sistema PJE, o recolhimento das custas, emolumentos, contribuição previdenciária e imposto de renda. Após as orientações sobre a necessidade de tal anotação, o Setor de EstatÃstica do Tribunal constatou acréscimo considerável no registro de tais arrecadações, conforme quadro demonstrativo entre os meses de janeiro a março de 2016 e janeiro a março de 2017, numa variação de 115,94% no tocante à s custas processuais, de 498,05% em relação aos emolumentos, de 71,16% no pertinente à s contribuições previdenciárias, de 32,62% no que diz respeito ao imposto de renda, e de 283,18% quanto à s multas aplicadas pelos órgãos de fiscalização das relações de trabalho; e
- Estimular, entre os servidores, práticas de sustentabilidade, racionalização e consumo consciente de materiais e serviços de responsabilidade socioambiental, visando ao uso sustentável dos recursos naturais e dos bens públicos, bem como ao aperfeiçoamento contÃnuo da qualidade do gasto público realizado pelo Tribunal, a teor da Resolução n.º 201 do CNJ de 3/3/2015.
13. BOAS PRÃTICAS RELATADAS PELO JUÃZO:
Noticiou o Diretor de Secretaria que as boas práticas, relacionadas na ata de correição de 2016, continuam sendo desempenhadas nesta unidade judiciária, motivo pelo qual procede à sua renovação:
- Transformação dos depósitos recursais em judiciais após o trânsito em julgado das sentenças ilÃquidas, com liquidação pelo Setor de Cálculos da Vara;
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- Expedição e revisão de alvarás anteriormente às notificações expedidas aos credores, sendo desnecessário o agendamento para o seu recebimento;
- Elaboração, pelo Setor de Acordo e Pagamento, dos cálculos das contribuições previdenciárias nos acordos realizados, excluindo tal tarefa do Setor de Cálculos; e
- RodÃzio de servidores quanto ao atendimento das partes e dos advogados no curso do horário de expediente.
14. SOLICITAÇÕES DO JUÃZO:
- Substituição de aproximadamente 65 (sessenta e cinco) placas de porcelana, vez que estão rachadas ou trincadas;
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- Lotação (reposição) de mais 01 (um) estagiário do curso de Direito na Unidade;
- Disponibilização de mais 01(uma) impressora Multifuncional para a Secretaria da Vara, vez que na SUDENE existiam 03 (três) por Unidade Judicial; e
- Ampliação da digitalização de dois para quatro volumes dos autos fÃsicos.
Encerrados os trabalhos, a ExcelentÃssima Corregedora Regional, Desembargadora Dione Nunes Furtado da Silva, agradeceu a fraternal acolhida e a colaboração prestada pelas ExcelentÃssimas JuÃzas Titular e Substituta e pelos servidores da Vara, determinando que, lavrada e assinada, fosse disponibilizada esta ata na página da Corregedoria, no sÃtio deste Regional ( www.trt6.jus.br ), além de publicada, em sua Ãntegra, no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho – DEJT, entregando cópia à Unidade Judiciária sob correição (neste ato), Presidência do Egrégio Regional, Secretaria de Gestão de Pessoas, e Secretaria Administrativa, para conhecimento e providências pertinentes. Firmam a presente ata a ExcelentÃssima Desembargadora Corregedora Regional e a Secretária da Corregedoria Regional.
DIONE NUNES FURTADO DA SILVA
Desembargadora Corregedora Regional
NOÊMIA MARIA GOMES DE OLIVEIRA
Secretária da Corregedoria Regional
Ata Correição 48 - 2017 de 18/9/2017.