ATA DA CORREIÇÃO ORDINÃRIA REALIZADA NO POSTO AVANÇADO DA JUSTIÇA DO TRABALHO DE SERTÂNIA E NA SEDE DA VARA DO TRABALHO DE PESQUEIRA, EM 25 E 26 DE JULHO DE 2017.
Aos 25 (vinte e cinco) e 26 (vinte e seis) dias do mês de julho de 2017, à s 9 (nove) horas, compareceu, respectivamente, no Posto Avançado da Justiça do Trabalho de Sertânia (localizada na Avenida Agamenon Magalhães, 113, Sertânia/PE) , e na sede da Vara do Trabalho de Pesqueira (situada na Rua Ézio Araújo, 255, Centro, Pesqueira/PE), a ExcelentÃssima Desembargadora Corregedora Regional do TRT da 6.ª Região, Dr.ª Dione Nunes Furtado da Silva , acompanhada pelos servidores Noêmia Maria Gomes de Oliveira (Secretária da Corregedoria), Vânia Rodrigues de Santana Cunha (Assessora de Gabinete), Rosanna de Freitas Monteiro (Assistente de Gabinete), Henrique Bezerra Valença (Assistente Secretário) e José Carlos Oliveira de Souza (Chefe de Serviço), para realizar as Correições Ordinárias veiculadas no Edital n.º 04/2017, disponibilizado no Diário Eletrônico do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região em 24 (vinte e quatro) de abril de 2017, considerado publicado em 25 (vinte e cinco) de abril de 2017. Referido edital se encontrava devidamente afixado nos átrios das Secretarias das referidas unidades, possibilitando sua plena divulgação e visualização pelo público local.
Presentes, na correição do Posto Avançado de Sertânia, o Diretor de Secretaria da Vara de Pesqueira, Bel. Carlos Alberto Leite de Araújo, o Encarregado do Posto Avançado, Bel. Dginaldo Antônio dos Santos, e os demais servidores ali lotados: Adilson Severo Batista, Danilo Barbosa Meneghel, Fernando Júnior de Oliveira, Paulo Romero Bezerra de Sampaio, Sônia Maria da Silva e Ricardo Magno Neves de Oliveira. Ausente a ExcelentÃssima JuÃza Substituta Daniella Cristiane Rodrigues Ferreira, porque designada para realizar audiência na Vara do Trabalho de Floresta.
E, na sede da Vara do Trabalho de Pesqueira, encontravam-se o ExcelentÃssimo Juiz Substituto, Dr. Airam Clemente Torres de Araújo, o Diretor de Secretaria, Bel. Carlos Alberto Leite de Araújo, e os demais servidores lotados naquela unidade: Jerônimo Luiz Ferreira de Lima, Marcelo Félix Xavier, Rosivaldo da Silva Florêncio, Maria Giovanna Gomes Brito, Bruno Pimentel Belleza Camarotti, Alessandro Xavier Leite da Silva, Flávio Paes Medeiros e Sidney Valença Torres. Ausente a ExcelentÃssima JuÃza Titular, Dr.ª Rosa Melo Machado Rodrigues Faria, em razão da fruição de férias.
Com base nos dados extraÃdos do SIAJ, PJe, e-Gestão e Sistema de Pessoal; nas informações consolidadas pela Seção de EstatÃstica; no exame dos procedimentos adotados na Secretaria da Vara e dos processos em tramitação, e, ainda, dos dados colhidos nas inspeções judiciais realizadas no perÃodo de 9 a 13 de janeiro de 2017, a ExcelentÃssima Desembargadora Corregedora Regional determinou o registro das informações e recomendações que seguem.
Destaca-se, inicialmente, que os dados estatÃsticos relativos à produtividade (item 3), movimentação processual (item 5) e metas (item 6) englobam o somatório dos processos que tramitam na Sede da Vara do Trabalho de Pesqueira e no Posto Avançado de Sertânia, pois, consoante disposto no Provimento CGJT-02/2015, os dados dos Postos Avançados no sistema e-Gestão passaram a ser compilados com os da Vara Sede, não sendo, portanto, possÃvel a sua individualização nesses aspectos. Consigna-se, também, que o Posto Avançado da Justiça do Trabalho de Sertânia, até o dia 30 de junho de 2016, encontrava-se vinculado à Vara do Trabalho de Serra Talhada, passando, posteriormente, por força de deliberação deste Tribunal, a subordinar-se à Vara do Trabalho de Pesqueira (Resolução Administrativa TRT n.º 09/2016).
1. MAGISTRADA:
JUÃZA |
PERÃODO DE ATUAÇÃO |
Rosa Melo Machado Rodrigues Faria (Titular das unidades) |
Desde 30/5/2016 (Ato TRT GP n.º 240/2016) |
2. QUADRO ATUAL DE SERVIDORES:
2.1. LOTADOS NA SEDE DA VARA DE PESQUEIRA:
NOME |
CARGO |
FUNÇÃO |
Carlos Alberto Leite de Araújo |
Analista Judicário |
Diretor de Secretaria |
Jerônimo Luiz Ferreira de Lima |
Técnico Judiciário |
Assistente de Juiz |
Marcelo Félix Xavier |
Técnico Judiciário |
Assistente de Diretor |
Rosivaldo da Silva Florêncio |
Técnico Judiciário |
Calculista |
Maria Giovanna Gomes Brito |
Requisitada |
Secretária de Audiência |
Bruno Pimentel Belleza Camarotti |
Analista Judiciário |
Oficial de Justiça |
Alessandro Xavier Leite da Silva |
Técnico Judiciário |
- |
Flávio Paes Medeiros |
Técnico Judiciário |
- |
Sidney Valença Torres |
Técnico Judiciário |
- |
2.2. LOTADOS NO PAJT:
NOME |
CARGO |
FUNÇÃO |
Dginaldo Antônio dos Santos |
Técnico Judicário |
Encarregado do PAJT |
Danilo Barbosa Meneghel |
Analista Judiciário |
Assistente de Juiz |
Adilson Severo Batista |
Analista Judiciário |
Calculista |
Paulo Romero Bezerra de Sampaio |
Técnico Judiciário |
Secretário de Audiência |
Ricardo Magno Neves de Oliveira |
Analista Judiciário |
Oficial de Justiça |
Fernando Júnior de Oliveira |
Técnico Judiciário |
- |
Sônia Maria da Silva |
Técnica Judiciária |
- |
3. Produtividade dos JuÃzes NA SEDE DA VARA DE PESQUEIRA E nO POSTO AVANÇADO DE SERTÂNIA:
3.1. Quantidade de Audiências, Sentenças, Conciliações e Incidentes por Juiz (a):
Atuação dos Magistrados na Vara do Trabalho de Pesqueira e no PAJT de Sertânia |
Audiências* |
Sentenças de mérito |
Conciliações |
Incidentes processuais |
Rosa Melo Machado Rodrigues Faria |
1.601 |
474 |
327 |
289 |
Airam Clemente Torres de Araújo |
53 |
1 |
13 |
3 |
Antonio Augusto Serra Seca Neto |
- |
- |
- |
1 |
Daniella Cristiane Rodrigues Ferreira |
913 |
196 |
143 |
72 |
Ilka Eliane de Souza Tavares |
109 |
2 |
23 |
9 |
João Carlos de Andrade e Silva |
2 |
- |
- |
15 |
José Augusto Segundo Neto |
- |
6 |
- |
- |
Juliana Ranzani |
- |
- |
- |
1 |
Kátia Keitiane da Rocha Porter |
- |
49 |
- |
- |
Luis Guilherme Silva Robazzi |
306 |
92 |
54 |
56 |
PatrÃcia Franco Trajano |
230 |
41 |
33 |
11 |
Thayse Sousa Bezerra de Carvalho |
86 |
20 |
14 |
9 |
Total |
3.300 |
881 |
607 |
466 |
*Exceto audiências de julgamento.
Fontes: Relatórios extraÃdos do e-Gestão (Audiências realizadas, Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado).
PerÃodo analisado: 1.º/7/2016 a 30/6/2017.
3.2. Prazo médio (em dias) para julgamento de mérito na unidade, da conclusão até a prolação da sentença (apenas PJe):
Atuação dos Magistrados na Vara do Trabalho de Pesqueira e no PAJT de Sertânia |
Prazo* médio para julgamento de sentenças de mérito |
Rosa Melo Machado Rodrigues Faria |
37 |
Airam Clemente Torres de Araújo |
2 |
Daniella Cristiane Rodrigues Ferreira |
22 |
Ilka Eliane de Souza Tavares |
170 |
José Augusto Segundo Neto |
309 |
Kátia Keitiane da Rocha Porter |
83 |
Luis Guilherme Silva Robazzi |
5 |
PatrÃcia Franco Trajano |
35 |
Thayse Sousa Bezerra de Carvalho |
13 |
Prazo médio para julgar na unidade |
34 |
*Apuração leva em conta somente processos eletrônicos e não deduz os perÃodos de afastamento dos magistrados, tais como férias, licenças, cursos e outros, em face da falta de integração entre os sistemas de pessoal e judicial.
Fontes: Relatório extraÃdo do e-Gestão (Prazos Médios, em dias, da conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado - PJe).
PerÃodo analisado: 1.º/7/2016 a 30/6/2017.
3.3. Sentenças de mérito (conhecimento) pendentes de julgamento:
- Posto Avançado de Sertânia:
Magistrados com sentenças pendentes no PAJT de Sertânia |
No prazo |
Prazo vencido |
Total |
Airam Clemente Torres de Araújo |
1 |
4 |
5 |
Daniella Cristiane Rodrigues Ferreira |
38 |
- |
38 |
Tatyna de Siqueira A. Pereira Rodrigues Rocha |
1 |
- |
1 |
--------------------------------------* |
1 |
- |
1 |
Total de sentenças pendentes no Posto Avançado |
41 |
4 |
45 |
Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade do magistrado Airam Clemente Torres de Araújo: 0001834-77.2015.5.06.0371, 0001107-84.2016.5.06.0371, 0001108-69.2016.5.06.0371 e 0001512-16.2016.5.06.0341.
*Referente a sentença sem vinculação a magistrado (Processo n.º 0002205-07.2016.5.06.0371)
Fontes: Dados extraÃdos de “Relatório de decisões em aberto/proferidasâ€; e PJe, em 25/7/2017, à s 10h.
- Sede da Vara de Pesqueira :
Magistrados com sentenças pendentes na VT de Pesqueira |
No prazo |
Prazo vencido |
Total |
Rosa Melo Machado Rodrigues Faria |
30 |
- |
30 |
Airam Clemente Torres de Araújo |
28 |
- |
28 |
Ilka Eliane de Souza Tavares |
- |
21 |
21 |
Total de sentenças pendentes na VT |
58 |
21 |
79 |
Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade da magistrada Ilka Eliane de Souza Tavares: 0000664-63.2015.5.06.0341, 0001128-87.2015.5.06.0341, 0001110-66.2015.5.06.0341, 0000514-48.2016.5.06.0341, 0000667-18.2015.5.06.0341, 0001139-19.2015.5.06.0341, 0001144-41.2015.5.06.0341, 0001146-11.2015.5.06.0341, 0001147-93.2015.5.06.0341, 0001148-78.2015.5.06.0341, 0000630-54.2016.5.06.0341, 0001177-31.2015.5.06.0341, 0000116-04.2016.5.06.0341, 0000729-58.2015.5.06.0341, 0001154-85.2015.5.06.0341, 0000479-88.2016.5.06.0341, 0000001-80.2016.5.06.0341, 0000002-65.2016.5.06.0341, 0000004-35.2016.5.06.0341, 0000594-12.2016.5.06.0341 e 0000035-55.2016.5.06.0341.
Fontes: Dados extraÃdos de “Relatório de decisões em aberto/proferidasâ€; e PJe, em 26/7/2017 à s 9h.
3.4. Incidentes processuais pendentes de julgamento:
- Posto Avançado de Sertânia:
Magistrados com Incidentes Processuais pendentes no PAJT de Sertânia |
No prazo |
Prazo vencido |
Total |
Daniella Cristiane Rodrigues Ferreira |
1 |
- |
1 |
------------------------------------------* |
1 |
- |
1 |
Total de incidentes pendentes no PAJT |
2 |
- |
2 |
*Referente a incidente sem vinculação a magistrado (Processo n.º 0001996-38.2016.5.06.0371).
Fontes: Dados coletados na Secretaria da Vara e no PJe, em 25/7/2017, Ã s 10h30.
- Sede da Vara de Pesqueira:
Magistrados com Incidentes Processuais pendentes na VT de Pesqueira |
No prazo |
Prazo vencido |
Total |
Rosa Melo Machado Rodrigues Faria |
14 |
26 |
40 |
Airam Clemente Torres de Araújo |
8 |
- |
8 |
------------------------------------------* |
1 |
- |
1 |
Total de incidentes pendentes na VT |
23 |
26 |
49 |
Incidentes com prazo vencido sob a responsabilidade da magistrada Rosa Melo Machado Rodrigues Faria: 0000155-98.2016.5.06.0341, 0000964-88.2016.5.06.0341, 0000180-14.2016.5.06.0341, 0000196-02.2015.5.06.0341, 0000966-58.2016.5.06.0341, 0000386-28.2016.5.06.0341, 0000181-96.2016.5.06.0341, 0000186-21.2016.5.06.0341, 0000596-79.2016.5.06.0341, 0000124-78.2016.5.06.0341, 0000248-61.2016.5.06.0341, 0000945-82.2016.5.06.0341, 0000631-39.2016.5.06.0341, 0000946-67.2016.5.06.0341, 0000701-56.2016.5.06.0341, 0010341-54.2014.5.06.0341, 0000221-78.2016.5.06.0341, 0000674-73.2016.5.06.0341, 0000737-98.2016.5.06.0341, 0000854-89.2016.5.06.0341, 0000910-25.2016.5.06.0341, 0000980-42.2016.5.06.0341, 0000308-68.2015.5.06.0341, 0000195-80.2016.5.06.0341, 0000963-06.2016.5.06.0341 e 0000487-02.2015.5.06.0341.
*Referente a incidente sem vinculação a magistrado (Processo n.º 0001532-70.2017.5.06.0341).
Fontes: Dados coletados na Secretaria da Vara e no PJe, em 26/7/2017, Ã s 9h15.
3.5. Produtividade das unidades :
Unidades Judiciárias |
Quantidades |
Prazo médio para julgamento (PJe) | ||
Sentenças de mérito |
Incidentes processuais |
Conciliações | ||
Vara de Pesqueira e PAJT de Sertânia |
881 |
466 |
607 |
34 |
Fontes: Relatórios extraÃdos do e-Gestão: Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado; Prazos Médios (em dias) da Conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe).
PerÃodo analisado: 1.º/7/2016 a 30/6/2017.
3.6. Percentuais de produtividade da juÃza titular no perÃodo de junho de 2016 a junho de 2017:
Mês |
JUNHO/16 |
JULHO/16* |
AGOST./16 |
SET./16 |
OUT./16 |
NOV./16 |
Sentenças |
55,41% |
Férias |
179,63% |
72,73% |
103,33% |
189,47% |
Conciliados |
132,43% |
Férias |
109,26% |
52,27% |
36,67% |
126,32% |
Mês |
DEZ/16 * |
JAN./17 |
FEV./17 |
MARÇO/17 |
ABR./17 |
MAIO/17 |
JUN./17 |
Sentenças |
Férias |
121,21% |
88,89% |
114,52% |
132% |
102,74% |
115,87% |
Conciliados |
Férias |
54,55% |
45,83% |
43,55% |
60% |
60,27% |
38,10% |
* Nos meses de férias, a magistrada alcançou, respectivamente, os percentuais de 310% e 1.800% em relação às sentenças.
4. AUDIÊNCIAS (REALIZADAS E DESIGNADAS):
4.1. Prazos médios, em dias, até a realização das audiências (a partir do ajuizamento):
Unidades Judiciárias |
Inicial |
Instrução |
Decisão | |||
SumarÃssimo |
Ordinário |
SumarÃssimo |
Ordinário |
SumarÃssimo |
Ordinário | |
Vara do Trabalho de Pesqueira e PAJT de Sertânia |
66 |
93 |
85 |
181 |
100 |
195 |
Fonte: Dados extraÃdos do e-Gestão (Prazos médios – fase de conhecimento).
PerÃodo analisado: 1.º/7/2016 a 30/6/2017.
4.2. Prazos (em dias) para designação de audiências, a contar de 19/7/2017:
Unidades Judiciárias |
Inicial |
Instrução | ||||
SumarÃssimo |
Ordinário | |||||
2016 |
2017 |
2016 |
2017 |
2016 |
2017 | |
VT de Pesqueira |
34 |
49 |
90 |
75 |
148 |
202 |
PAJT de Sertânia |
32 |
126 |
86 |
190 |
60 |
259 |
Fontes: Informações extraÃdas do PJe e da Ata de Correição realizada em 2016.
4.3. Assiduidade da magistrada:
Segundo informações do Diretor de Secretaria, a JuÃza Titular, Dra. Rosa Melo Machado Rodrigues Faria, comparece, à sede da Vara, três dias por semana (terças à s quintas-feiras), ocasião em que são realizadas as audiências. No Posto Avançado de Sertânia, a JuÃza Titular e a Substituta comparecem, em regra, nos dias em que presidem as audiências, sendo que a JuÃza Titular, preferencialmente, desempenha suas atividades na sede da Vara de Pesqueira. No referido Posto, são realizadas três sessões (terças à s quintas-feiras) em semanas alternadas, e, quando da ocorrência de pautas simultâneas nas unidades, cada magistrada preside, por conseguinte, três sessões.
Registra-se que a ExcelentÃssima JuÃza Titular desfruta de autorização do egrégio Tribunal Regional para residir fora da jurisdição, em conformidade com a Resolução Administrativa TRT n.º 007/2008 .
Os requisitos previstos na citada norma local aos magistrados que dispõem dessa permissão são: a) inexistência de audiências adiadas por ausência injustificada do magistrado; b) obediência aos prazos legais, mormente para sentenciar ; c) permanecer disponÃvel o magistrado em todos os dias úteis da semana; e d) adoção de medidas tendentes à redução progressiva dos processos em fase de execução.
E , p or ocasião da última correição ordinária realizada neste Regional – 6 a 10 de junho de 2016 – o ExcelentÃssimo Corregedor-Geral, Ministro Renato de Lacerda Paiva, fez constar, na respectiva ata de correição (página 34, item 8.11.), referência aos magistrados que dispõem da correspondente autorização, entendendo-se, por conseguinte, que Sua Excelência está bem atento à questão.
A ExcelentÃssima JuÃza Titular desta Unidade Jurisdicional, Dra. Rosa Melo Machado Rodrigues Faria , apresenta , nesta data, à s 9h15, 26 (vinte e seis) processos, que tramitam na sede da Vara de Pesqueira, aguardando prolação de sentença de embargos de declaração com prazo vencido (vide detalhe no quadro 3.4), porém se comprometeu a prolatá-las em 15 (quinze) dias.
P or oportuno, ressalva-se que, em vista da regulamentação da matéria pela Consolidação de Provimentos da CGJT, é necessário que “ sejam afixadas nas Secretarias dos órgãos judicantes as datas em que os magistrados prestarão atendimento nas varas, bem assim aquelas em que se encontrarão fora da sede do juÃzo, mas no exercÃcio de suas respectivas funções .†E tal requisito foi observado pelas Secretarias das unidades.
4.4. Quantidade de processos em pauta de audiências por semana (média):
Unidades Judiciárias |
Dias de audiências por semana |
Total de audiências | |||
SumarÃssimos |
Iniciais |
Instruções |
Razões Finais | ||
VT de Pequeira |
3 (terças às quintas-feiras) |
3 |
27 a 30 |
10 a 11 |
4 a 6 |
PAJT de Sertânia |
3 (terças às quintas-feiras), em semanas alternadas |
8 a 11 |
38 a 39 |
14 a 16 |
8 a 9 |
Fontes: Informações extraÃdas do PJe, em 19/7/2017, relativas aos seguintes perÃodos: 24/4/2017 a 28/4/2017, 22/5/2017 a 26/5/2017, 26/5/2017 a 19/5/2017, 3/7/2017 a 7/7/2017, e 31/7/2017 a 4/8/2017; e informações prestadas pelo Diretor de Secretaria da Vara e Encarregado do Posto Avançado.
5. MOVIMENTAÇÃO PROCESSUAL:
5.1. Quantidade de ações trabalhistas ajuizadas na unidade - FÃsicos e PJe:
Unidades Judiciárias |
2015 |
2016 |
2017 (até 19/7/2017) |
VT de Pesqueira e PAJT de Sertânia |
1.899 |
2.026 |
1.565 |
Fontes: Consolidação da EstatÃstica, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Casos Novos por Distribuição e RedistribuÃdos), e PJe.
5.2. Processos remanescentes (congestionamento):
Unidades Judiciárias |
SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2016 |
SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2017 | ||||
Pendentes de julgamento* |
Processos demais fases |
Total |
Pendentes de julgamento* |
Processos demais fases |
Total | |
VT de Pesqueira e PAJT de Sertânia |
95 |
4.040 |
4.135 |
102 |
4.769 |
4.871 |
*Pendentes de julgamento: Processos com instrução encerrada, aguardando prolação de sentença.
Fontes: Consolidação da EstatÃstica, Relatórios Gerenciais, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Processos Pendentes de Solução) e PJe.
5.3. Quantidade de processos em tramitação:
Unidades Judiciárias |
Processos em tramitação em 19/7/2017 | |
FÃsicos |
PJe | |
VT de Pesqueira e PAJT de Sertânia |
767 |
4.110 |
Fonte: Relatório Gerencial (Processos em tramitação na Vara) e PJe-JT.
5.4. Quantidade de processos nas principais fases processuais ( pendentes de solução ):
Unidades Judiciárias |
Conhecimento (até a prolação da sentença) |
Liquidação |
Execução |
VT de Pesqueira e PAJT de Sertânia |
1.408 |
220 |
1.038 |
Fontes : e-Gestão.
PerÃodo analisado: 1.º/6/2017 a 30/6/2017.
5.5. Prazos médios (em dias) nas principais fases processuais:
Unidades Judiciárias |
Conhecimento (até a prolação da sentença) |
Liquidação |
Execução |
VT de Pesqueira e PAJT de Sertânia |
183 |
53 |
334 |
Fonte: e-Gestão.
PerÃodo analisado: 1.º/07/2016 a 30/06/2017.
6. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS ELETRÔNICOS:
6.1. NO POSTO AVANÇADO DE SERTÂNIA EM 20/7/2017:
Agrupadores:
Tarefa |
Quantidade |
Processos com petições não apreciadas |
10Â |
Fase de Conhecimento:
Tarefa |
Quantidade |
Data |
Processo |
Aguardando apreciação pela instância superior |
03 |
17/11/2015 |
|
Aguardando audiência |
680 |
17/05/2016 |
|
Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos |
130 |
05/06/2017 |
|
Aguardando laudo pericial |
13 |
16/03/2017 |
|
Aguardando retificação de autuação |
03 |
21/06/2017 |
|
Aguardando término dos prazos |
97 |
14/09/2016 |
|
Analisar Decisão |
03 |
04/07/2017 |
|
Analisar Despacho |
10 |
19/07/2017 |
|
Analisar Despacho - Conversão em diligência |
01 |
07/07/2017 |
|
Analisar sentença |
01 |
19/07/2017 |
|
Análise do Conhecimento |
37 |
06/07/2016 |
|
Concluso ao magistrado |
01 |
19/07/2017 |
|
Controle de pericia |
01 |
06/06/2017 |
|
Cumprimento de providências |
63 |
19/10/2016 |
|
(Subpasta) Remeter ao TRT |
27 |
21/06/2017 |
|
Encaminhar Carta |
04 |
04/07/2017 |
|
Imprimir Correspondência |
27 |
11/07/2017 |
|
Minutar Despacho |
01 |
04/07/2017 |
|
Minutar sentença |
41 |
21/06/2017 |
|
Preparar ato de comunicação |
01 |
13/07/2017 |
|
Preparar comunicação |
81 |
02/07/2017 |
|
Publicar DJe – Com |
48 |
18/07/2017 |
|
Recebimento de instância superior |
02 |
08/04/2016 |
|
Triagem Inicial |
49 |
18/07/2017 |
|
Trânsito em Julgado |
33 |
07/07/2017 |
|
OBSERVAÇÕES | |||
*¹ Arquivamento determinado em audiência realizada em 19/07/2016. *² Última parcela do acordo vencida em 05/06/2017, com pendência de comprovação de custas pela reclamada. *³ Audiência de instrução designada para 17/08/2017. * 4 Aguardando-se informações do juÃzo de recuperação judicial por 180 dias a partir da data indicada (término do prazo em 07/01/2017) * 5 Processo sem conclusão nominal ao magistrado. * 6 Carta Precatória pendente de devolução desde 20/11/2016. |
Fase de Liquidação:
Tarefa |
Quantidade |
Data |
Processo |
Aguardando Cumprimento de Providência - Liq |
26 |
15/05/2017 |
|
Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos |
02 |
10/07/2017 |
|
Aguardando término dos prazos |
06 |
07/02/2017 |
|
Analisar Decisão - Liq |
77 |
20/07/2017 |
|
Analisar Despacho - Liq |
01 |
20/07/2017 |
|
Analisar expediente da secretaria |
01 |
20/07/2017 |
|
Análise de Liquidação |
01 |
10/07/2017 |
|
Iniciar Liquidação |
34 |
16/05/2017 |
|
Publicar DJe - Liq |
04 |
18/07/2017 |
|
OBSERVAÇÕES | |||
*¹ Data indicada refere-se à do último despacho determinando a liquidação do julgado. *² Determinada a anexação dos autos à reclamação trabalhista de número 0003120-90.2015.5.06.0371. |
Fase de Execução:
Tarefa |
Quantidade |
Data |
Processo |
Aguardando anotação da CTPS |
01 |
19/07/2017 |
|
Aguardando audiência - Exec |
03 |
23/05/2016 |
|
Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos |
118 |
29/05/2017 |
|
Aguardando final do sobrestamento |
25 |
30/08/2016 |
|
Aguardando término dos prazos |
82 |
30/01/2017 |
|
Analisar Despacho - Exec |
05 |
29/06/2017 |
|
Analisar expediente da secretaria |
01 |
20/07/2017 |
|
Analisar sentença - Exec |
05 |
19/07/2017 |
|
Análise de Execução |
08 |
05/11/2015 |
|
(Subpasta) Bacen - Fazer minuta |
20 |
30/03/2017 |
|
(Subpasta) Buscar composição societária |
46 |
20/04/2016 |
|
(Subpasta) Contadoria - cálculos |
01 |
18/07/2017 |
|
Controle de leilão ou praça |
05 |
29/09/2016 |
|
Cumprimento de providências |
24 |
23/11/2016* 8 |
|
(Subpasta) Remeter ao TRT |
10 |
20/06/2016* 9 |
|
Imprimir Correspondência |
03 |
03/07/2017 |
|
Imprimir correspondência - AC |
01 |
25/05/2017 |
|
Incluir no BNDT |
01 |
12/07/2017 |
|
InfoJud |
01 |
15/07/2017 |
|
Iniciar Execução |
19 |
08/10/2015 |
|
Minutar expediente da secretaria |
02 |
03/03/2017 |
|
Prazos vencidos |
03 |
22/05/2017 |
|
Preparar comunicação |
19 |
05/06/2017 |
|
Publicar DJe - Exec |
22 |
18/07/2017 |
|
Registrar obrigações de pagar |
11 |
20/07/2017 |
|
RenaJud |
20 |
13/07/2017 |
|
OBSERVAÇÕES | |||
*¹ Determinada a expedição de Certidão para Habilitação de Crédito em recuperação judicial. *² Aguardando-se recolhimento de custas, e certificação de pendências para arquivamento. *³ Sobrestado o processo por 01 (um) ano, nos termos do artigo 40 da lei 6.830/80. * 4 Petição não apreciada desde 21/02/2017. * 5 Processo na subpasta “Recuperação Judicialâ€, e com Certidão de Habilitação de Crédito confeccionada em 30/03/2016. * 6 Determinada consulta a convênio. * 7 Redistribuição do feito, em razão da mudança de competência territorial estabelecida pelo TRT da 6ª Região. * 8 Aguardando determinação do JuÃzo deprecante desde a referida data, em razão da certidão de Id d5f4a2c do oficial de justiça. * 9 Data indicada se refere a da preclusão (consumativa) do último ato praticado nos autos (PGF), tornando-o apto para remessa ao TRT. * 10 Pendente de inclusão no BNDT desde 05/07/2017. * 11 Publicação de citação editalÃcia na data indicada (última movimentação do processo). * 12 Expedição de ofÃcio pendente, conforme determinado no despacho de Id. 6c14900. |
6. 2. NA SEDE DA VARA DE PESQUEIRA EM 21/07/2017:
Agrupadores:
Tarefa |
Quantidade |
Processos com pedido de sigilo nos documentos não apreciado |
57Â |
Processos com pedido liminar ou de antecipação de tutela não apreciado |
05 |
Processos com Petições Avulsas |
15Â |
Processos com petições não apreciadas |
207 |
Mandados devolvidos pelo Oficial de Justiça |
83Â |
Processos aguardando encaminhamento do secretário de audiência (atas assinadas) |
87 |
Fase de Conhecimento:
Tarefa |
Quantidade |
Data |
Processo |
Aguardando apreciação pela instância superior |
232 |
15/01/2015 |
|
Aguardando audiência |
418 |
05/10/2016 |
|
Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos |
168 |
06/05/2015 |
|
Aguardando final do sobrestamento |
01 |
01/12/2016 |
|
Aguardando término dos prazos |
56 |
17/11/2016 |
|
Analisar dependências |
02 |
19/07/2017 |
|
Análise do Conhecimento |
44 |
05/06/2017 |
|
Apreciar dependência |
01 |
17/07/2017 |
|
Cumprimento de providências* 6 |
25 |
02/03/2017 |
|
Imprimir Correspondência |
01 |
18/07/2017 |
|
InfoJud |
01 |
07/02/2017 |
|
Intimações automáticas com pendências - Con |
05 |
03/07/2017 |
|
Minutar Decisão |
47 |
02/05/2017 |
|
Minutar Despacho |
10 |
15/06/2017 |
|
Minutar sentença |
78 |
20/07/2016 |
|
Prazos vencidos |
44 |
27/06/2017 |
|
Publicar DJe - Con |
19 |
17/07/2017 |
|
Recebimento de instância superior |
03 |
09/06/2017 |
|
Remeter ao 2o Grau |
01 |
18/07/2017 |
|
Triagem Inicial |
19 |
28/06/2017 |
|
Triagem Inicial - Apreciar urgentes |
04 |
10/07/2017 |
|
Triagem Inicial - Parte com procuradoria |
05 |
19/07/2017 |
|
Triagem Inicial - Parte sem CPF ou CNPJ |
03 |
14/07/2017 |
|
Trânsito em Julgado |
09 |
10/07/2017 |
|
OBSERVAÇÕES | |||
*¹ Audiência de instrução e julgamento designada para 07/08/2017. *² Vencida última parcela desde 05/01/2016. *³ Aguardando julgamento de recurso extraordinário. * 4 Prazo vencido em relação à decisão que indeferiu o desarquivamento dos autos. * 5 Aguardando o trânsito em julgado dos embargos opostos nos autos da ação principal. * 6 Inexistem processos nas subpastas relativas aos cálculos, bem como nas subpastas “ Praça - Aguardando datas†e “Praça – Confeccionarâ€. |
Fase de Liquidação:
Tarefa |
Quantidade |
Data |
Processo |
Aguardando Cumprimento de Providência - Liq*¹ |
27 |
30/05/2017 |
|
Aguardando término dos prazos |
07 |
05/07/2017 |
|
Analisar Despacho - Liq |
01 |
21/07/2017 |
|
Análise de Liquidação |
16 |
29/05/2017 |
|
Prazos vencidos |
04 |
01/07/2017 |
|
Preparar comunicação |
01 |
17/07/2017 |
|
Publicar DJe - Liq |
14 |
13/07/2017 |
|
OBSERVAÇÕES | |||
*¹ Todos os processos se encontram na subpasta “Setor de Cálculosâ€. *² Notificação postal expedida na data indicada. |
Fase de Execução:
Tarefa |
Quantidade |
Data |
Processo |
Aguardando apreciação pela instância superior |
04 |
28/09/2016 |
|
Aguardando audiência - Exec |
06 |
19/04/2017 |
|
Aguardando comprovantes bancários |
04 |
14/07/2017 |
|
Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos |
18 |
21/11/2016 |
|
Aguardando cálculo - Contadoria |
01 |
17/07/2017 |
|
Aguardando final do sobrestamento |
04 |
14/08/2015 |
|
Aguardando pgto RPV Precatório |
01 |
04/07/2017 |
|
Aguardando término dos prazos |
14 |
09/12/2016 |
|
Analisar Decisão - Exec |
06 |
20/07/2017 |
|
Analisar Despacho - Exec |
07 |
20/07/2017 |
|
Analisar expediente da secretaria |
01 |
20/07/2017 |
|
Análise de Execução |
176 |
27/04/2017 |
|
BacenJud |
92 |
27/04/2017 |
|
Cumprimento de providências |
312 |
10/01/2017 |
|
(Subpasta) Praça - Aguardando datas |
05 |
03/04/2017 |
|
(Subpasta) Praça - Confeccionar |
03 |
19/06/2017 |
|
(Subpasta) Precatório |
03 |
13/07/2017 |
|
(Subpasta) Setor de Cálculos - Atualização |
01 |
10/07/2017 |
|
(Subpasta) Setor de Cálculos - Informação |
03 |
21/06/2017 |
|
(Subpasta) Setor de Cálculos - Rateio |
01 |
10/07/2017 |
|
InfoJud |
22 |
04/05/2017 |
|
Iniciar Execução |
01 |
10/07/2017 |
|
Intimações automáticas com pendências - Exec |
05 |
03/07/2017 |
|
Minutar Decisão - Exec |
03 |
15/02/2017 |
|
Minutar Despacho - Exec |
66 |
18/04/2017 |
|
Prazos vencidos |
67 |
30/05/2017 |
|
Publicar DJe - Exec |
36 |
17/07/2017 |
|
RenaJud |
22 |
06/07/2017 |
|
OBSERVAÇÕES | |||
*¹ Última audiência para tentativa de conciliação em 24/05/2017, pendente de pesquisa no RENAJUD. *² Aguardando tramitação da ação centralizadora dos atos executórios (RT 0027100-45.2004.5.06.0341). *³ Aguardando pagamento de RPV pelo MunicÃpio de Pesqueira, com término do prazo desde dezembro de 2016. * 4 Certidão de 25/04/2017 sobre devolução da Carta Precatória pelo juÃzo deprecado. * 5 Aguardando comprovantes de transferência de numerário (depósitos) para outros processos contra a mesma executada. * 6 Certificadas efetivas pesquisas ao convênio em questão. * 7 Processo digitalizado, com último despacho, na data indicada, para aguardar os atos executórios na RT 0000664-68.2012.5.06.0341. * 8 Edital de hasta publicado em 31/05/2017 e leilões designados para 04 e 18/07/2017 e 1º/08/2017. * 9 Retorno dos bens à hasta pública. * 10 Último convênio realizado sem sucesso (RENAJUD). |
7. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS FÃSICOS
7.1. NO POSTO AVANÇADO DE SERTÂNIA EM 25/7/2017
NATUREZA |
QUANTIDADE |
DATA MAIS ANTIGA |
PROCESSO | |
Cargas |
Advogados |
03 |
04/07/2017 |
0000657-84.2015.5.06.0361 |
Perito |
- |
- |
- | |
Terceiros |
01 |
13/06/2017 |
0000826-66.2013.5.06.0361 | |
Petições a juntar aos autos |
01 |
25/07/2017 |
0000657-84.2010.5.06.0361 | |
Processos conclusos para despacho |
05 |
14/07/2017 |
0000571-45.2012.5.06.0361 | |
Consultas convênios a realizar (BACEN/JUCEPE/INFOJUD/DETRAN) |
- |
- |
- | |
Praças a marcar |
- |
- |
- | |
Processos no setor de cálculos |
01 |
19/07/2017 |
0000458-57.2013.5.06.0361 | |
Processos para serem remetidos ao TRT |
- |
- |
- |
*Em relação à s certidões/diligências a serem expedidas, ofÃcios, praças a realizar, mandados e notificação, não existem pendências.
*Quanto aos alvarás, o mais antigo data de 05/07/2017 (processo n.º 0000123-04.2014.5.06.0361).
*Em relação aos processos digitalizados (CLE), não houve a conversão de feitos.
7.2. NA SEDE DA VARA DO TRABALHO DE PESQUEIRA EM 26/7/2017
NATUREZA |
QUANTIDADE |
DATA MAIS ANTIGA |
PROCESSO | |
Cargas |
Advogados |
- |
- |
- |
Perito |
- |
- |
- | |
Terceiros |
- |
- |
- | |
Petições a juntar aos autos |
01 |
17/07/2017 |
0025400-58.2009.5.06.0341 | |
Processos conclusos para despacho |
04 |
26/06/2017 |
0011100-67.2004.5.06.0341 | |
Consultas convênios a realizar (BACEN/JUCEPE/INFOJUD/DETRAN) |
02 |
22/05/2017 |
0000632-63.2012.5.06.0341 | |
Praças a marcar |
- |
- |
- | |
Processos no setor de cálculos |
- |
- |
- | |
Processos para serem remetidos ao TRT |
01 |
06/06/2017 |
0000818-52.2013.5.06.0341 |
*Em relação às certidões/diligências a serem expedidas, a mais antiga data de 13/07/2016 (processo n.º 0082900-92.2003.5.06.0341).
*No tocante aos ofÃcios, mandados, alvarás, notificações e praças a realizar, não existem pendências;
*Em relação aos processos digitalizados (CLE), verificou-se a conversão de 250 (duzentos e cinquenta) feitos, sendo 249 (duzentos e quarenta e nove) no ano de 2016 e 1 (um) em 2017.
Fonte: Informações colhidas na Secretaria da Vara do Trabalho e no SIAJ.
8. METAS FIXADAS PELO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA:
Em conformidade com os dados fornecidos pelo Núcleo de EstatÃstica e Pesquisa do Egrégio Regional, eis os resultados das Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ para o ano de 2016 :
Meta 1 CNJ - 2016 : – Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuÃdos no ano corrente.
Unidades Judiciárias |
Recebidos |
Resolvidos |
Resultado |
VT de Pesqueira e PAJT de Sertânia |
1.700 |
1.386 |
81,53% |
Total da 6ª Região |
107.816 |
111.793 |
103,69% |
Meta 2 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, pelo menos, 90% dos processos distribuÃdos até 31/12/2014.
Unidades Judiciárias |
DistribuÃdos em 2014 |
DistribuÃdos em 2014 e julgados até 31/12/16 |
Pendentes de julga- mento até 31/12/16 |
Resultado |
VT de Pesqueira e PAJT de Sertânia |
254 |
254 |
0 |
111% |
Total da 6ª Região |
62.261 |
59.947 |
2.314 |
107% |
Meta 3 CNJ - 2016 : – Aumentar o Ãndice de conciliação na fase de conhecimento, em relação à média do biênio 2013/2014, em 2 pontos percentuais.
Unidades Judiciárias |
Solucionados |
Conciliados |
Média biênio (2013/2014) |
Resultado |
VT de Pesqueira e PAJT de Sertânia |
1.386 |
521 |
48,54% |
37,59% |
Total da 6ª Região |
111.793 |
44.400 |
40,83% |
39,72% |
Meta 4 CNJ - 2016 : – Dar prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, não se destinando portanto à esta Justiça Especializada.
Meta 5 CNJ - 2016 : – B aixar em 2016, quantidade maior de processos de execução do que o total de casos novos de execução no ano corrente.
Unidades Judiciárias |
Casos novos de execução |
Baixados |
Entraram na meta |
SaÃram da meta |
Resultado |
VT de Pesqueira e PAJT de Sertânia |
609 |
336 |
0 |
0 |
55,45% |
Total da 6ª Região |
38.526 |
37.091 |
0 |
0 |
96,50% |
Meta 6 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, as ações coletivas distribuÃdas, até 31.12.2013 no 1.º grau e até 31.12.2014, no 2.º grau.
A sede da Vara do Trabalho de Pesqueira e PAJT de Sertânia não contam com ação coletiva ainda em tramitação em 31/12/2016, de acordo com o relatório fornecido pelo Setor de EstatÃstica deste Tribunal.
Meta 7 CNJ - 2016 : – Identificar e reduzir em 2% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior.
Unidades Judiciárias |
Pendentes em 31/12/15 |
Quantidades de Processos dos dez maiores litigantes distribuÃdos na instância no mês de referência |
Quantidades de Processos dos dez maiores litigantes julgados na ins- tância no mês de referência |
Pendentes em 31/12/16 |
Resultado |
VT de Pesqueira e PAJT de Sertânia |
46 |
107 |
89 |
64 |
70,44% |
Total da 6ª Região |
8.284 |
7.949 |
9.373 |
6.860 |
118,34% |
O Conselho Nacional de Justiça divulgou no final do 10.º Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em BrasÃlia, as metas nacionais para 2017, quais sejam:
Meta 1 - Os tribunais mantiveram o compromisso de julgar, ao longo de 2017, mais processos do que os novos que chegarem aos tribunais (Meta 1). Assim como em 2016, o compromisso deverá ser cumprido por tribunais de todos os segmentos de Justiça.
Meta 2 - O compromisso com o julgamento dos processos mais antigos, alvo da Meta 2, foi renovado para 2017 e deverá ser cumprido por tribunais de todos os ramos do Judiciário. O detalhamento desta e das outras metas definidas, com percentuais e perÃodos de distribuição dos processos que deverão ser julgados, estarão num glossário que será divulgado futuramente pelo CNJ.
Meta 3 - A Justiça Federal e a Justiça do Trabalho também renovaram o compromisso com a Meta 3, que busca aumentar o número de casos solucionados por meio da conciliação, em relação a perÃodos anteriores.Â
Meta 4 - Fixada pela primeira vez em 2013, a Meta 4, que dá prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, deverá ser cumprida novamente em 2017 pela Justiça Estadual, pela Justiça Federal, pela Justiça Militar da União e dos Estados e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).Â
Meta 5 - Impulso aos processos de execução, que será perseguida no ano que vem pelos tribunais da Justiça Estadual, Federal e do Trabalho.
Meta 6 - P rioriza o julgamento de ações coletivas, que impactam na vida de um grupo maior de pessoas.Â
Meta 7 – Prioriza o julgamento de processos dos maiores litigantes e dos recursos repetitivos, tem por objetivo enfrentar demandas de massa que chegam ao Judiciário.
Meta 8 – Destinada a ações de fortalecimento da rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres, uma das prioridades da atual gestão do CNJ.
9. ITENS DE EXAME E REGISTRO OBRIGATÓRIOS (Art. 26 da Consolidação dos Provimentos da CGJT):
As conclusões abaixo decorreram da análise, por amostragem, de autos e dos processos eletrônicos, bem assim de informações da Secretaria.
9.1. NO POSTO AVANÇADO DE SERTÂNIA:
- Emite pronunciamento explÃcito acerca da admissibilidade dos recursos, segundo constatado nos processos n.º s 0002159-18.2016.5.06.0371 e 0001162-28.2016.5.06.0341;
- Ordena , de ofÃcio , a imediata liberação do depósito recursal, nos casos em que, após a liquidação, seja apurado crédito de valor inequivocamente superior ao depositado, como verificado nos processos n.ºs 0010120-78.2014.5.06.0371 e 0010208-19.2014.5.06.0371;
- Exaure as iniciativas do juÃzo objetivando tornar exitosa a execução. No entanto, constatou-se o cumprimento parcial do procedimento estabelecido pela Corregedoria-Geral, no que diz respeito à emissão da Certidão de Crédito Trabalhista, em contrariedade ao artigo 88 da Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral. Emite a Certidão de Arquivamento Provisório, prevista no art. 77 da referida Consolidação, como, por exemplo, se constata nos processos n.ºs 0000490-62.2013.5.06.0361 e 0000065-98.2014.5.06.0361;
- F az uso regular das ferramentas eletrônicas: Bacenjud, Detran, Renajud, Jucepe, Infojud e Serpro, consoante observado nos processos n.ºs 0011235-37.2014.5.06.0371, 0003197-02.2015.5.06.0371, 0003189-25.2015.5.06.0371, 0001564-19.2016.5.06.0371, 0000884-34.2016.5.06.0371, 0000224-40.2016.5.06.0371, 0000980-49.2016.5.06.0371 e 0010049-76.2014.5.06.0371. De acordo com o Relatório sobre Ordens Judiciais, foram realizados, no perÃodo de janeiro de 2016 a junho de 2017, 447 (quatrocentos e quarenta e sete) bloqueios, 224 (duzentos e vinte e quatro) desbloqueios e 214 (duzentas e quatorze) transferências. No mês de junho de 2017, constavam 36 (trinta e seis) bloqueios pendentes de providência;
- Determina a citação dos sócios, nos casos de desconsideração da personalidade jurÃdica da empresa executada, com a devida inclusão dos seus nomes no sistema, no polo passivo da demanda, conforme visto nos processos n.ºs 0001133-19.2015.5.06.0371 e 0002105-86.2015.5.06.0371; e
- Inclui, na pauta, processos na fase de execução para tentativa de conciliação apenas quando solicitado pelas partes, e, ainda, na Semana Nacional de Conciliação. O Encarregado do Posto esclareceu que não se verificou efeito prático quando da realização de pauta especÃfica.
9.2. NA SEDE DA VARA DE PESQUEIRA:
- Registra no sistema informatizado os atos processuais relevantes;
- Emite pronunciamento explÃcito acerca da admissibilidade dos recursos, segundo constatado nos processos n.º s 0000055-46.2016.5.06.0341 e 0000577-73.2016.5.06.0341;
- Ordena, de ofÃcio, a imediata liberação do depósito recursal, nos casos em que, após a liquidação, seja apurado crédito de valor inequivocamente superior ao depositado, como verificado nos processos n.ºs 0000070-49.2015.5.06.0341 e 0000405-68.2015.5.06.0341;
- Exaure as iniciativas do juÃzo objetivando tornar exitosa a execução. No entanto, constatou-se o cumprimento parcial do procedimento estabelecido pela Corregedoria-Geral, no que diz respeito à juntada das cópias da decisão exequenda e da decisão homologatória da conta de liquidação, relativas à emissão da Certidão de Crédito Trabalhista, em contrariedade ao artigo 88 e ao Anexo V da Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral, conforme se observa nos processos n.ºs 0000047-45.2011.5.06.0341 e 0000496-32.2013.5.06.0341. Deixa de emitir a Certidão de Arquivamento Provisório, prevista no art. 77 da referida Consolidação;
- F az uso regular das ferramentas eletrônicas: Bacenjud, Detran, Renajud, Jucepe, Infojud e Serpro, consoante observado nos processos n.ºs. 0010441-09.2014.5.06.0341, 0000441-76.2016.5.06.0341, 0000735-65.2015.5.06.0341, 0000691-51.2012.0.05.0341, 0000130-85.2016.5.06.0341, 0000712-22.2015.5.06.0341 e 0000076-56.2015.5.06.0341. De acordo com o Relatório sobre Ordens Judiciais, foram realizados, no perÃodo de janeiro de 2016 a junho de 2017, 730 (setecentos e trinta) bloqueios, 437 (quatrocentos e trinta e sete) desbloqueios e 185 (cento e oitenta e cinco) transferências. No mês de junho de 2017, constavam 89 (oitenta e nove) bloqueios pendentes de providência ;
- Determina a citação dos sócios, nos casos de desconsideração da personalidade jurÃdica da empresa executada, com a devida inclusão dos seus nomes no sistema, no polo passivo da demanda, conforme visto nos processos n.ºs 0010546-83.2014.5.06.0341 e 0000856-93.2015.5.06.0341; e
- Inclui, na pauta, eventualmente, processos na fase de execução para tentativa de conciliação, e ainda na Semana Nacional de Conciliação;
Quanto aos demais aspectos (assiduidade dos magistrados, pauta de audiências e principais prazos) encontram-se registrados nos itens 4 e 5.
10. OBSERVAÇÕES/PENDÊNCIAS REFERENTES À SECRETARIA:
10.1. POSTO AVANÇADO DE SERTÂNIA:
- Na análise, por amostragem, nas carteiras que integram a Secretaria do Posto Avançado, verificou-se satisfatória organização e cumprimento das normas procedimentais a serem seguidas pelas unidades judiciárias de primeira instância, entretanto, impõe-se maior controle em relação à devolução da CTPS, vez que consta pendente de notificação para tal fim, desde 5/4/2016, o documento pertinente ao processo n.º 0002578-72.2015.5.06.0371. Quanto aos processos digitais, constatou-se razoável controle da tramitação dos feitos, conforme quadro do item 6.1 elaborado em 20/7/2017, e boa utilização da ferramenta “agrupadoresâ€, ressaltando-se, no entanto, a necessidade de maior controle, em face dos dados apurados naquela data, no tocante à s seguintes tarefas: a) término dos prazos (com pendência desde 14/9/2016 – proc. n.º 0000828-98.2016.5.06.0371 ); b) remeter ao TRT (com pendência desde 20/6/2016 na fase de execução – proc. n.º 0010641-23.2014.5.06.0371 , e 21/6/2017 na fase de conhecimento – proc. n.º 0000230-13.2017.5.06.0371 ); c) receber de instância superior (com pendência desde 8/4/2016 – proc. n.º 0010848-22.2014.5.06.0371 ); d) apreciação de petição interposta pela parte (com pendência desde 21/2/2017 – proc. n.º 0010395-27.2014.5.06.0371 ); e) consulta a convênio (com pendência desde 20/4/2016 – proc. n.º 0002621-09.2015.5.06.0371 ); e f) minutar expediente de secretaria (com pendência desde 3/3/2017 – proc. n.º 0011267-42.2014.5.06.0371 ). O Encarregado do Posto Avançado esclareceu que serão tomadas, o mais breve possÃvel, as providências pertinentes no tocante aos referidos feitos, justificando que tais atrasos ocorreram em face da quantidade reduzida de servidores. Na inspeção realizada pela JuÃza Substituta, no perÃodo de 9 a 13 de janeiro de 2017, registraram-se dentre outros dados: a) correção de dados estatÃsticos, por meio do Sistema Corretor de Movimentação Processual do SIAJI e auxÃlio do suporte de atendimento; b) ausência de processos fora de pauta ou convertidos em diligência; c) 163 (cento e sessenta e três) processos sem tramitação há mais de 60 dias, sendo determinadas as providências para regularização, e delineado procedimento de acompanhamento para um controle mais eficiente; d) inexistência de processos com carga vencida; e) 29 (vinte e nove) processos com execução suspensa, sendo registrado que foram esgotados todos os meios disponÃveis para encerrar a execução; f) 300 (trezentos) processos na fase de execução; g) efetivação de 204 (duzentos e quatro) despachos nos processos fÃsicos e 217 (duzentos e dezessete) nos feitos eletrônicos; e h) atualizações das tarefas (caixas) constantes do PJE. Naquela oportunidade, destacou-se o empenho de toda a equipe no esforço desprendido para manutenção e prestação jurisdicional célere e eficaz, em função do volume de serviços e do pequeno número de servidores;
- Existem 16 (dezesseis) CTPS’s sob custódia da Secretaria da Vara, e, destes, apenas 2 (duas) dizem respeito a processos arquivados ou em via de arquivamento (0001701-35.2015.5.06.0371 e 0002578-72.2015.5.06.0371). Indagado acerca das medidas adotadas para a diminuição do passivo desses documentos, informou o Encarregado do PAJT que procedia à entrega por intermédio dos advogados (ou pessoalmente) no balcão da Secretaria, ou, quando impossibilitado de adoção de tal medida, mediante instigação do reclamante por notificação postal, sem prejuÃzo de diligências por oficial de justiça;
- O JuÃzo não p rolata sentença de forma lÃquida, determinando a liquidação pela contadoria quando a decisão for ilÃquida para agilizar o procedimento;
- O assistente de juiz elabora minutas de despachos, de sentenças de mérito e de incidentes processuais;
- Conforme relatórios fornecidos pela Seção de Gestão Negocial dos Sistemas do PJE e do e-Gestão, vinculada à Secretaria da Presidência deste Tribunal, há necessidade da Secretaria da Vara proceder, o mais breve possÃvel, a registros no PJE, de modo a regularizar a estatÃstica da unidade, no tocante ao recolhimento das custas processuais: 0000185-43.2016.5.06.0371, 0000030-40.2016.5.06.0371, 0011359-20.2014.5.06.0371, 0000032-10.2016.5.06.0371, 0000152-53.2016.5.06.0371, 0002012-26.2015.5.06.0371, 0002838-52.2015.5.06.0371, 0003260-27.2015.5.06.0371, 0010449-90.2014.5.06.0371, 0001718-30.2016.5.06.0341, 0001716-60.2016.5.06.0341, 0000266-89.2016.5.06.0371, 0001705-31.2016.5.06.0341, 0001696-69.2016.5.06.0341, 0001742-58.2016.5.06.0341, 0001694-02.2016.5.06.0341, 0001693-17.2016.5.06.0341, 0001697-54.2016.5.06.0341, 0001737-36.2016.5.06.0341, 0001700-09.2016.5.06.0341, 0001714-90.2016.5.06.0341, 0001695-84.2016.5.06.0341, 0001703-61.2016.5.06.0341, 0000140-95.2017.5.06.0341, 0001699-24.2016.5.06.0341, 0001701-91.2016.5.06.0341, 0001705-31.2016.5.06.0341, 0010046-24.2014.5.06.0371, 0001079-12.2016.5.06.0341, 0000267-74.2016.5.06.0371 e 0001113-91.2016.5.06.0371.
- Compareceu à Secretaria o advogado Gláucio Ricardo Amaral de Araújo, OAB/PE 30.734, para solicitar a redução do tempo para inclusão de processos para pauta, vez que a audiência inicial ocorre, em média, sete meses após o ajuizamento da demanda, e a audiência de instrução, oito meses, bem assim a lotação de mais servidores na unidade, procedendo a elogio a todos que integram o Posto Avançado, ressaltando o bom atendimento dos servidores até mesmo por WhatSapp.
10.2. SEDE DA VARA DO TRABALHO DE PESQUEIRA
- Na análise, por amostragem, nas carteiras que integram a Secretaria da sede da Vara de Pesqueira, verificou-se satisfatória organização e cumprimento das normas procedimentais a serem seguidas pelas unidades judiciárias de primeira instância. Quanto aos processos digitais, constatou-se bom controle da tramitação dos feitos, conforme quadro do item 6.2 elaborado em 21/7/2017, ressaltando-se, no entanto, a necessidade de melhor utilização da ferramenta “agrupadores†(em face do registro de 207 processos com petições não apreciadas e 57 com pedido de sigilo). Na inspeção realizada pelo juÃzo de primeiro grau, no perÃodo de 9 a 13 de janeiro de 2017, registraram-se dentre outros dados: a) ausência de petições pendentes de juntada aos processos fÃsicos; b) inexistência de pendências quanto à expedição de notificações, ofÃcios e mandados; c) ausência de processos fora de pauta; d) inconsistência técnica quanto ao registro de processos sem tramitação há mais de 60 dias no SIAJ, por não possuir feito nesta situação; e) inexistência de processos com carga vencida; f) ausência de processos fÃsicos pendentes de inclusão no BNDT; g) 1.674 (um mil seiscentos e setenta e quatro) processos na fase de execução; h) 496 (quatrocentos e noventa e seis) processos com execução suspensa; e i) divergência entre o quantitativo de processos arquivados provisoriamente, vez que computados 477 (quatrocentos e setenta e sete), porém há registro de apenas 412 (quatrocentos e doze), solicitando-se, então, a intervenção da Secretaria de Informática para os ajustes necessários. Naquela oportunidade, a JuÃza Titular proferiu 36 (trinta e seis) determinações, inclusive algumas delas pautadas em recomendações da Corregedoria, relativas aos serviços de Secretaria, e, ainda, registrou elogio a atuação de todo o quadro funcional, por demonstrar zelo, compromisso e responsabilidade no desempenho de suas atribuições;
- Verificou-se considerável número de processos fÃsicos convertidos para o meio digital (mais de 90% do acervo), o que contribui para a agilidade dos atos processuais e organização da Secretaria;
- Existem 51 (cinquenta e uma) CTPS’s sob custódia da Secretaria da Vara e, destas, 2 (duas) dizem respeito a processos arquivados ou em via de arquivamento (0010148-39.2014.5.06.0341 e 0000541-36.2013.5.06.0341). Indagado acerca das medidas adotadas para a diminuição do passivo desses documentos, a Secretaria esclareceu que intima o advogado, pelo sistema, para que encaminhe o documento profissional ao seu cliente, e, sendo frustrada tal medida, determina-se a notificação da própria parte, sem prejuÃzo de posterior diligência por meio de oficial de justiça;
- O JuÃzo (em especial a JuÃza Titular) p rolata, habitualmente, sentenças lÃquidas nos ritos sumarÃssimo e ordinário. E, na hipótese eventual de decisão ilÃquida, determina-se, após o trânsito em julgado, a liquidação diretamente pela Contadoria da Vara, dispensando-se a notificação das partes para apresentar e/ou contestar cálculos de liquidação, visando, desse modo, a uma maior celeridade processual;
- O assistente de juiz elabora minutas de despachos, de sentenças de mérito e de incidentes processuais;
- Compareceram à Secretaria da Vara os seguintes advogados: a) PatrÃcia Cordeiro Brayner, OAB/PE 16.933, para solicitar a prolação de sentenças nos autos dos processos n.ºs 0000479-88.2016.5.06.0341 e 0000035-55.2016.5.06.0341, que tramitam na sede da Vara de Pesqueira, conclusos a JuÃza Ilka Eliane de Souza Tavares (pendentes há aproximadamente 1 ano); b) Lincoln Dantas Santana, OAB/PE 32.399, a fim de solicitar a prolação da sentença no processo n.º 0001128-87.2015.5.06.0341, que tramita na sede da Vara de Pesqueira, concluso a JuÃza Ilka Eliane de Souza Tavares (pendente há aproximadamente 1 ano); c) Martinho Ferreira Leite Filho, OAB/PE 16.500, solicitando prolação de sentenças nos processos n.ºs 0000664-63.2015.5.06.0341, 0001110-66.2015.5.06.0341, 0000514-48.2016.5.06.0341, 0001148-78.2015.5.06.0341, 0001147-93.2015.5.06.0341, 0001146-11.2015.5.06.0341, 0001144-41.2015.5.06.0341, 0000004-35.2016.5.06.0341, 0000002-65.2016.5.06.0341, 0000001-80.2016.5.06.0341 e 0001154-85.2015.5.06.0341 (pendentes há aproximadamente 1 ano), destacando que muitos destes feitos dizem respeito a verbas rescisórias ou situações de revelia, e, em outros, existe receio de ineficácia da execução por envolver empresa de segurança na qual se extinguiu o prazo do contrato de terceirização. Registrou, ainda, o referido causÃdico elogio aos servidores e à JuÃza Titular da Vara quanto à execução dos serviços, apesar do quantitativo reduzido de pessoal e da integração do Posto Avançado de Sertânia;
- Conforme relatórios fornecidos pela Seção de Gestão Negocial dos Sistemas do PJE e do e-Gestão, vinculada à Secretaria da Presidência deste Tribunal, há necessidade da Secretaria da Vara proceder, o mais breve possÃvel, a registros no PJE, de modo a regularizar a estatÃstica da unidade, no tocante aos seguintes itens:
a) Antecipações de tutela pendentes de julgamento : deve-se averiguar se houve a prolação da decisão, e, em caso afirmativo, providenciar o respectivo registro, em face do tempo de pendência constante do sistema no seguinte processo: 0000673-25.2015.5.06.0341 (674 dias);
b) Embargos à execução pendentes de julgamento : deve-se averiguar se houve a prolação da decisão, e, em caso afirmativo, providenciar o respectivo registro, em face do tempo de pendência constante do sistema no seguinte processo: 0010056-68.2014.5.06.0371 (675 dias);
c) Exceção de pré-executividade : deve-se averiguar se houve a prolação da decisão, e, em caso afirmativo, providenciar o respectivo registro, em face do tempo de pendência constante do sistema nos seguintes processos: 0054100-20.2004.5.06.0341 (156 dias), 0000272-26.2015.5.06.0341 (154 dias) e 0000487-02.2015.5.06.0341 (65 dias).
d) Embargos de declaração : deve-se averiguar se houve a prolação da decisão, e, em caso afirmativo, providenciar o respectivo registro, em face do tempo de pendência constante do sistema nos seguintes processos: 0000700-71.2016.5.06.0341 (37 dias), 0000188-54.2017.5.06.0341 (39 dias), 0000188-88.2016.5.06.0341 (39 dias), 0000193-13.2016.5.06.0341 (39 dias), 0000910-25.2016.5.06.0341 (52 dias), 0000854-89.2016.5.06.0341 (52 dias), 0000737-98.2016.5.06.0341 (52 dias), 0000980-42.2016.5.06.0341 (52 dias), 0000308-68.2015.5.06.0341 (52 dias), 0000674-73.2016.5.06.0341 (53 dias), 0000701-56.2016.5.06.0341 (57 dias), 0010341-54.2014.5.06.0341 (57 dias), 0000631-39.2016.5.06.0341 (57 dias), 0000248-61.2016.5.06.0341 (63 dias), 0000186-21.2016.5.06.0341 (65 dias), 0000386-28.2016.5.06.0341 (66 dias), 0000966-58.2016.5.06.0341 (66 dias), 0000964-88.2016.5.06.0341 (72 dias), 0000180-14.2016.5.06.0341 (72 dias), 0000155-98.2016.5.06.0341 (73 dias), 0000911-44.2015.5.06.0341 (135 dias) e 0010247-16.2014.5.06.0371 (877 dias).
Nessas hipóteses, caso já proferida a decisão, o bservar o seguinte procedimento: - verificar a fase do processo, para manter a ordem cronológica quando do seu retorno ao trâmite processual; - conclusão para decisão (embargos de declaração/embargos de execução/exceção de pré-executividade/ ou impugnação à sentença de liquidação); - encerrar a conclusão; e - certificar nos autos que a movimentação decorreu da necessidade de regularização da estatÃstica.
e) recolhimento das custas processuais : 0000638-36.2013.5.06.0341, 0000768-84.2017.5.06.0341, 0000523-44.2015.5.06.0341, 0062300-74.2008.5.06.0341, 0001622-22.2016.5.06.0371, 0000105-45.2017.5.06.0371, 0001437-74.2016.5.06.0341, 0001440-29.2016.5.06.0341, 0001622-22.2016.5.06.0371, 0001080-94.2016.5.06.0341, 0001417-90.2016.5.06.0371, 0001070-50.2016.5.06.0341, 0001418-75.2016.5.06.0371, 0000863-51.2016.5.06.0341, 0000574-28.2016.5.06.0371, 0000834-98.2016.5.06.0341, 0000646-08.2016.5.06.0341, 0000728-39.2016.5.06.0341, 0000712-85.2016.5.06.0341, 0001043-67.2016.5.06.0341, 0001650-87.2016.5.06.0371, 0001509-68.2016.5.06.0371, 0001201-32.2016.5.06.0371, 0001006-40.2016.5.06.0341, 0001046-22.2016.5.06.0341, 0001437-81.2016.5.06.0371, 0000097-28.2016.5.06.0331, 0001007-25.2016.5.06.0341, 0001008-10.2016.5.06.0341, 0001482-85.2016.5.06.0371, 0001513-08.2016.5.06.0371, 0000707-63.2016.5.06.0341, 0001120-13.2015.5.06.0341, 0001060-40.2015.5.06.0341, 0001084-68.2015.5.06.0341, 0001090-75.2015.5.06.0341, e 0000510-11.2016.5.06.0341.
10.3. DADOS APURADOS CONJUNTAMENTE NO TOCANTE ÀS UNIDADES CORREICIONADAS:
- Em relação ao lapso temporal anteriormente correicionado, observou-se: a) acréscimo do quantitativo de novas ações em 127 (cento e vinte e sete) processos; b) aumento na produtividade das unidades, vez que prolatadas a mais 418 (quatrocentos e dezoito) sentenças, 219 (duzentas e dezenove) decisões de incidentes processuais, e 175 (cento e setenta e cinco) conciliações; c) redução do prazo médio para julgamento em 22 (vinte e dois) dias; d) aumento do prazo médio, no ano de 2016, para realização da audiência inicial no rito sumarÃssimo em 17 (dezessete) dias e ordinário em 24 (vinte e quatro) dias, bem assim da audiência de instrução no rito sumarÃssimo em 20 (vinte) dias e ordinário em 32 (trinta e dois) dias, e da audiência de decisão, no sumarÃssimo em 29 (vinte e nove) dias e no ordinário em 22 (vinte e dois) dias; e) no tocante à sede da Vara de Pesqueira, houve aumento do prazo médio para realização, em julho de 2017, das audiências iniciais no rito sumarÃssimo em 15 (quinze) dias e da instrução em 54 (cinquenta e quatro) dias, com redução da audiência inicial no ordinário em 15 (quinze) dias; e, quanto ao Posto Avançado, ocorreu aumento das audiências iniciais no rito sumarÃssimo em 94 (noventa e quatro) dias e no ordinário em 104 (cento e quatro) dias, e na audiência de instrução em 199 (cento e noventa e nove) dias; f) acréscimo do prazo médio na fase de conhecimento em 20 (vinte) dias, contudo houve redução na liquidação em 56 (cinquenta e seis) dias e na execução em 240 (duzentos e quarenta) dias; g) acréscimo na quantidade de processos na fase de conhecimento em 531 (quinhentos e trinta e um), na liquidação em 171 (cento e setenta e um), e na execução em 571 (quinhentos e setenta e um); e h) acréscimo do saldo remanescente em 736 (setecentos e trinta e seis) processos;
- Atingimento das Metas 2 e 6 estabelecidas pelo CNJ para o ano de 2016 , verificando-se, ainda, melhora do percentual da Meta 1 (81,53%) em relação ao ano de 2015 (69,61%), porém houve redução no tocante à Meta 5 (55,45%), vez que, no ano anterior, correspondeu a 129,25%.
11. PEDIDOS DE PROVIDÊNCIAS E RECLAMAÇÕES CORREICIONAIS :
No tocante ao Posto Avançado de Sertânia e à sede da Vara de Pesqueira, não houve formalização de pedido de providência ou reclamação correicional no perÃodo de 1.º de janeiro de 2016 até a presente data.
12. RECOMENDAÇÕES:
- Prolatarem os magistrados Airam Clemente Torres de Araújo, Rosa Melo Machado Rodrigues Faria e Ilka Eliane de Souza Tavares , prioritariamente e no menor espaço de tempo possÃvel, as sentenças com prazo vencido, dando-se prioridade, no tocante à ultima juÃza, à queles feitos com conclusão aproximada de 1 ano, conforme relações especificadas nos itens 3.3 e 3.4, devendo, sempre, atentarem ao prescrito no ATO n.º 1/CGJT, de 10 de fevereiro de 2017, haja vista o controle exercido por esta Corregedoria Regional a evitar que decisões não ultrapassem a tolerância admitida pela citada norma. Em relação aos juÃzes que não se encontram presentes no momento da correição, deverá a Secretaria da Corregedoria Regional encaminhar-lhes comunicação para que tomem ciência;
- Empreender esforços com o objetivo de reduzir os prazos médios de audiências no rito sumarÃssimo, estabelecendo como meta o prazo máximo de 15 (quinze) dias, conforme determina o inciso III do art. 852-B da CLT. Nos processos de rito ordinário, observar “o prazo médio de duração do processo – fase de conhecimento – de até 200 (duzentos) dias, atentando-se ao limite legal para publicação de sentença†– Resolução Administrativa TRT n.º 03/2015, artigo 14, § 2.º (Provimento TRT-CRT n.º 03/2010);
- Incluir processos de execução na pauta de audiências para tentativa de conciliação, consoante disposto no art. 76, II, da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho: “ promover a realização semanal de audiências de conciliação em processos na fase de execução, independentemente de requerimento das partes, selecionando-se aqueles com maior possibilidade de êxito na composição â€;
- Observar regular e integralmente o comando do artigo 88 e anexo V da Consolidação de Provimentos 2016 da CGJT (no tocante ao Posto Avançado de Sertânia), e os artigos 77, 88 e Anexos IV e V da Consolidação de Provimentos 2016 da CGJT (no pertinente à sede da Vara de Pesqueira);
- Prolatar sentenças lÃquidas sempre que possÃvel, especialmente em processos de rito sumarÃssimo, no que diz respeito ao Posto Avançado de Sertânia;
- Realizar a verificação periódica, no Sistema BacenJud, quanto à existência de alguma ordem judicial “pendente de providênciaâ€, ou mesmo “não lidaâ€, adotando-se a medida cabÃvel, seja de transferência dos valores bloqueados para contas judiciais (para posterior liberação aos exequentes) ou desbloqueios daquelas importâncias que não interessem à execução – Consolidação de Provimentos da CGJT, Art. 99;
- Perseverar nas diligências para devolver às partes os documentos de identificação profissional (CTPS), especialmente aqueles que se refiram a processos arquivados ou em vias de arquivamento;
- Impulsionar os processos sem movimentação há mais de 60 dias, procedendo a revisões periódicas nos feitos que integram o legado e nas caixas de alocação de processos eletrônicos, de modo a se aprimorar o regular cumprimento dos prazos;
- Enfatizar, entre os usuários (servidores e magistrados) da Vara, a importância da correta inserção de dados no PJE, pois eles são extraÃdos, através das remessas, transformados e gravados, e essas informações alimentam o e-Gestão, gerando os relatórios gerenciais e a estatÃstica oficial da Justiça do Trabalho;
- Continuar (em relação ao Posto Avançado) e realizar (no tocante à sede da Vara) a análise periódica da ferramenta “agrupadoresâ€, a fim de evitar a permanência de processos em tarefas já superadas. Os processos devem ser retirados de tal lista assim que realizado o ato respectivo;
- Proceder à “conclusão ao magistradoâ€, especificando o tipo (sentenças, decisões ou despachos), sem necessidade de despacho para tal finalidade, pela importância desse dado para a estatÃstica deste Regional, e, ainda, com a cautela necessária, em face da impossibilidade de cancelamento da “conclusão†em relação à s sentenças, o que enseja, em caso de equÃvoco do servidor, a necessidade de o magistrado proceder à “conversão do julgamento em diligência†para que se possa realizar nova conclusão. Deve, ainda, ser selecionado o magistrado em tempo real, com a devida gravação no sistema, a fim de que seja contabilizado o prazo para prolação da decisão corretamente, e, no caso da sentença, tão logo encerrada a instrução. Em relação à s decisões de antecipação de tutela, também proceder à imediata conclusão com a especificação do magistrado, de modo a possibilitar o controle do prazo e garantir a veracidade dos dados estatÃsticos. No tocante aos embargos de declaração, havendo necessidade de intimar a parte contrária, proceder à conclusão para julgamento tão logo encerrado o prazo, também sem necessidade de despacho, por se tratar de ato ordinário da secretaria. Tratando-se de juiz substituto da reserva técnica, proceder à imediata conclusão no sistema, com informação de tal fato, por e-mail funcional, ao magistrado, inclusive porque possui acesso restrito à unidade na qual atua;
- Efetivar a conclusão para julgamento dos embargos de declaração ao magistrado que se encontrar em exercÃcio na Vara, quando aquele que prolatou a sentença embargada se encontrar afastado por mais de 30 dias, em conformidade com o art. 8.º, § 3.º, do Provimento n.º 03/2015 desta Corregedoria Regional;
- Cumprir as diligências determinadas pelo Tribunal, em grau de recurso, em prazo razoável, bem assim proceder ao correto cadastramento das partes quando do envio dos recursos ao Tribunal, inclusive em relação ao recurso ordinário em rito sumarÃssimo, de modo a evitar equÃvoco quando da distribuição da classe processual na segunda instância;
- Registrar, no sistema PJE, o recolhimento das custas, emolumentos, contribuição previdenciária e imposto de renda. Após as orientações sobre a necessidade de tal anotação, o Setor de EstatÃstica do Tribunal constatou acréscimo considerável no registro de tais arrecadações, conforme quadro demonstrativo entre os meses de janeiro a março de 2016 e janeiro a março de 2017, numa variação de 115,94% no tocante à s custas processuais, de 498,05% em relação aos emolumentos, de 71,16% no pertinente à s contribuições previdenciárias, de 32,62% no que diz respeito ao imposto de renda, e de 283,18% quanto à s multas aplicadas pelos órgãos de fiscalização das relações de trabalho; e
- Proceder à regularização das pendências indicadas nas letras “aâ€, “bâ€, “c†e “d†do item 10.2, ressaltando-se a importância de participação de servidores e magistrados nas web-conferências a serem realizadas pela Escola Judicial deste Regional, vez que abordarão sobre o e-Gestão e os procedimentos pertinentes à inclusão desses dados no Pje;
- Estimular, entre os servidores, práticas de sustentabilidade, racionalização e consumo consciente de materiais e serviços de responsabilidade socioambiental, visando ao uso sustentável dos recursos naturais e dos bens públicos, bem como ao aperfeiçoamento contÃnuo da qualidade do gasto público realizado pelo Tribunal, a teor da Resolução n.º 201 do CNJ de 3/3/2015.
13. BOAS PRÃTICAS RELATADAS PELO JUÃZO:
As boas práticas, relacionadas nas atas de correição de 2016, continuam sendo desempenhadas na sede da Vara e no Posto Avançado, motivo pelo qual o Diretor de Secretaria e o Encarregado do PAJT procedem à sua renovação:
- Posto Avançado de Sertânia :
- Digitalização e anexação da minuta de acordo no PJe, de modo a evitar possÃveis dúvidas quanto aos termos acordados;
- Expedição de alvarás completos;Â
- Elaboração de banco de dados dos principais advogados que atuam na Jurisdição, com especificação de telefones e e-mail, evitando-se, na maioria das vezes, a expedição de notificações e ofÃcios, agilizando a tramitação dos feitos; e
- Canal de comunicação direto do assistente de juiz com os advogados, inclusive com utilização das redes sociais, evitando-se a elaboração de despachos, primando pela celeridade, nos limites do determinado pelo juiz.Â
- Sede da Vara de Pesqueira :
- Adoção de atas de audiência com força de alvará, para levantamento do FGTS e habilitação no seguro-desemprego, nos casos cabÃveis;
- Liquidez das sentenças nos ritos sumarÃssimos e ordinários;
- Indicação de contas, pelos reclamantes e advogados, para realização de depósito das parcelas de acordo;
- Comunicação aos peritos por e-mail e telefone;
- Realização de consultas pela Intranet, Internet, PJe, e-mail e telefone, visando obter informações sobre as cartas precatórias;
- Divisão dos processos eletrônicos por numeração e tarefas;
- Execução impulsionada de ofÃcio até a utilização de todas as ferramentas disponÃveis de convênios; e
- Utilização de modelos de atos padronizados em Secretaria, criando-se padrões adicionais no PJe quando identificada a necessidade.
14. SOLICITAÇÕES DO JUÃZO:
- Renovação do mobiliário no Posto Avançado de Sertânia, sendo disponibilizados móveis ergonômicos, como ocorreu nas demais unidades, contribuindo para um melhor desempenho das atividades;
- Designação de Juiz Substituto de forma prolongada para os perÃodos em que designadas audiências no Posto Avançado de Sertânia (“zoneamento brancoâ€), de modo a possibilitar melhor prestação jurisdicional e permanência da continuidade de sua maneira de atuação. Argumenta-se que a manutenção de um magistrado especÃfico pelo maior perÃodo possÃvel na referida jurisdição ocasionará impacto positivo, não apenas para os servidores, que não contam com a presença diária da Titular, por estar atuando na sede da Unidade Judiciária (Pesqueira), mas também para os advogados e jurisdicionados, que, inclusive, se beneficiarão de um maior cuidado com a manutenção de uma pauta observando as diretrizes da Resolução Administrativa TRT n.º 03/2015;
- Lotação de mais 1(um) servidor e 1 (um) estagiário na Sede da Vara de Pesqueira e no Posto Avançado de Sertânia, em face do acréscimo da demanda;
- Manutenção do teto da sala de audiência do Posto Avançado de Sertânia; e
- Manutenção da rampa de acesso dos veÃculos na sede da Vara.
Encerrados os trabalhos, a ExcelentÃssima Corregedora Regional, Desembargadora Dione Nunes Furtado da Silva, agradeceu a fraternal acolhida e a colaboração prestada pelo ExcelentÃssimo Juiz Substituto e pelos servidores da sede da Vara e do Posto Avançado, determinando que, lavrada e assinada, fosse disponibilizada esta ata na página da Corregedoria, no sÃtio deste Regional ( www.trt6.jus.br ), além de publicada, em sua Ãntegra, no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho – DEJT, entregando cópia à sede da Vara de Pesqueira, Presidência do Egrégio Regional, Secretaria Administrativa e Secretaria de Gestão de Pessoas, para conhecimento e providências pertinentes. Firmam a presente ata a ExcelentÃssima Desembargadora Corregedora Regional e a Secretária da Corregedoria Regional.
DIONE NUNES FURTADO DA SILVA
Desembargadora Corregedora Regional
NOÊMIA MARIA GOMES DE OLIVEIRA
Secretária da Corregedoria Regional
Ata Correição 44 - 2017 de 25 e 26/7/2017.