ATA DA CORREIÇÃO ORDINÃRIA REALIZADA NA 23.ª VARA DO TRABALHO DO RECIFE, EM 19 DE JULHO DE 2017.

Aos 19 (dezenove) dias do mês de julho de 2017, às 9 (nove) horas, compareceu à sede da 23.ª Vara do Trabalho do Recife, situada na Avenida Mascarenhas de Morais, 4.631 – Fórum Advogado José Barbosa de Araújo, Imbiribeira, Recife/PE, a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional do TRT da 6.ª Região, Dr.ª Dione Nunes Furtado da Silva , acompanhada pelos servidores Noêmia Maria Gomes de Oliveira (Secretária da Corregedoria), Vânia Rodrigues de Santana Cunha (Assessora de Gabinete), Rosanna de Freitas Monteiro (Assistente de Gabinete), Henrique Bezerra Valença (Assistente Secretário) e Lívia Galvão Tenório Ribeiro (Assistente de Gabinete), para realizar a Correição Ordinária veiculada no Edital n.º 04/2017, disponibilizado no Diário Eletrônico do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região em 24 (vinte e quatro) de abril de 2017, considerado publicado em 25 (vinte e cinco) de abril de 2017. Referido edital se encontrava devidamente afixado no átrio da Secretaria, possibilitando sua plena divulgação e visualização pelo público local.

Presentes, nesta ocasião, a Excelentíssima Juíza do Trabalho Substituta Auxiliar, Dra. Miriam Souto Maior de Morais, a Diretora de Secretaria, Bela. Marísia Alexandra de Oliveira Bahé, e os demais servidores ali lotados: Luciana Von Sohsten, Juliana Angelika Cavalcanti Melo, Michelle de Morais Machado, Ivanúsio Pereira, Márcia Oliveira Castro, Luciana de Moraes Hazin, Milena Silva Bezerra Brasil, José Laecio Oliveira Moura, Nathalia Christine Gadelha Gaspar, Clóvis Borba Carvalho Neto, e Maria do Carmo Albuquerque Pires, além da estagiária de Direito Luma Gomes de Menezes. Ausentes, em razão da fruição de férias, a Excelentíssima Juíza Titular, Dra. Juliana Lyra Barbosa, e as funcionárias Jussara Silva Nunes e Mariana de Barros Correia Harten, bem assim o estagiário Anderson Nascimento Figueiredo (licença não remunerada).

Com base nos dados extraídos do SIAJ, PJe, e-Gestão e Sistema de Pessoal; nas informações consolidadas pela Seção de Estatística; no exame dos procedimentos adotados na Secretaria da Vara e dos processos em tramitação, e, ainda, dos dados colhidos na inspeção judicial realizada no período de 9 a 13 de janeiro de 2017, a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional determinou o registro das informações e recomendações que seguem.

1. MAGISTRADAS:

JUÃZA TITULAR/JUÃZA SUBSTITUTA

PERÃODO DE ATUAÇÃO

Juliana Lyra Barbosa (Titular)

Desde 30/5/2016

(Ato TRT GP n.º 237/2016)

Mirian Souto Maior de Morais (Auxiliar)

Desde 1.º/4/2013
(Portaria TRT GCR n.º 039/2013)

2. QUADRO ATUAL DE SERVIDORES:

NOME

CARGO

FUNÇÃO

Marísia Alexandra de Oliveira Bahé

Técnica Judiciária

Diretora de Secretaria

Luciana Von Sohsten

Técnica Judiciária

Assistente de Diretor

Juliana Angelika Cavalcanti Melo

Analista Judiciária

Assistente de Juiz

Michelle de Morais Machado

Técnica Judiciária

Assistente de Juiz

Ivanúsio Pereira

Analista Judiciário

Calculista

Márcia Oliveira Castro

Técnica Judiciária

Calculista

Luciana de Moraes Hazin

Analista Judiciária

Secretária de Audiência

Milena Silva Bezerra Brasil

Analista Judiciária

Secretária de Audiência

José Laecio Oliveira Moura

Analista Judiciário

Assistente

Jussara Silva Nunes

Analista Judiciária

Assistente

Nathalia Christine Gadelha Gaspar

Técnica Judiciária

Assistente

Mariana de Barros Correia Harten

Analista Judiciária

-

Clóvis Borba Carvalho Neto

Técnico Judiciário

-

Maria do Carmo Albuquerque Pires

Técnica Judiciária

-

3. Produtividade dos Juízes na Unidade:

3.1. Quantidade de Audiências, Sentenças, Conciliações e Incidentes por Juiz (a):

Atuação dos Magistrados na

23.ª VT do Recife

Audiências*

Sentenças de mérito

Conciliações

Incidentes processuais

Juliana Lyra Barbosa

1.560

298

309

253

Miriam Souto Maior de Morais

1.460

355

262

258

Airam Clemente Torres de Araújo

2

-

-

-

Armando da Cunha Rabelo Neto

9

-

1

-

Bruno Lima de Oliveira

-

1

-

6

Carolina de Oliveira Pedrosa

14

5

3

2

Daisy Anderson Tenório

7

-

-

-

Edson Luis Bryk

-

4

-

2

Eduardo Henrique Brennand Dornelas Câmara

75

-

78

1

Evellyne Ferraz Correia

-

7

-

1

Genison Cirilo Cabral

-

-

-

1

Leandro Fernandez Teixeira

35

11

5

1

Levi Pereira de Oliveira

-

-

-

2

Maria Odete Freire de Araújo

13

4

-

2

Marta de Fátima Leal Chaves

-

6

-

3

Paloma Daniele Borges dos Santos Costa

13

1

3

2

Patrícia Franco Trajano

36

11

6

1

Pedro Leo Bargetzi Filho

-

1

-

-

Roberta Vance Harrop

-

3

-

1

Rodrigo de Mello

94

18

17

18

Sarah Yolanda Alves de Souza

131

-

28

5

Tânia Regina Chenk Allatta

-

-

-

1

Wiviane Maria Oliveira de Souza

-

4

-

2

Total

3.449

729

712

562

*Exceto audiências de julgamento.

Fontes: Relatórios extraídos do e-Gestão (Audiências realizadas, Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado).

Período analisado: 1.º/7/2016 a 30/6/2017.

3.2. Prazo médio (em dias) para julgamento de mérito na unidade, da conclusão até a prolação da sentença (apenas PJe):

Atuação dos Magistrados na 23.ª VT do Recife

Prazo* médio para julgamento de sentenças de mérito

Juliana Lyra Barbosa

63

Miriam Souto Maior de Morais

82

Bruno Lima de Oliveira

0

Carolina de Oliveira Pedrosa

95

Edson Luis Bryk

136

Evellyne Ferraz Correia

155

Leandro Fernandez Teixeira

11

Maria Odete Freire de Araújo

1

Marta de Fátima Leal Chaves

34

Paloma Daniele Borges dos Santos Costa

0

Patrícia Franco Trajano

63

Roberta Vance Harrop

257

Rodrigo de Mello

11

Wiviane Maria Oliveira de Souza

54

Prazo médio para julgar na unidade

72

*Apuração leva em conta somente processos eletrônicos e não deduz os períodos de afastamento dos magistrados, tais como férias, licenças, cursos e outros, em face da falta de integração entre os sistemas de pessoal e judicial.

Fontes: Relatório extraído do e-Gestão (Prazos Médios, em dias, da conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado - PJe).

Período analisado: 1.º/7/2016 a 30/6/2017.

3.3. Sentenças de mérito (conhecimento) pendentes de julgamento:

Magistrados com sentenças pendentes na

23.ª VT do Recife

No prazo

Prazo vencido

Total

Juliana Lyra Barbosa

12

79

91

Miriam Souto Maior de Morais

53

45

98

Armando da Cunha Rabelo Neto

-

2

2

Sarah Yolanda Alves de Souza Cruz

1

21

22

-----------------------------------*

2

-

2

Total de sentenças pendentes na Vara

68

147

215

Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade da magistrada Juliana Lyra Barbosa: 0000542-34.2015.5.06.0023, 0000122-92.2016.5.06.0023, 0000747-29.2016.5.06.0023, 0000578-76.2015.5.06.0023, 0001272-11.2016.5.06.0023, 0000117-70.2016.5.06.0023, 0010312-22.2013.5.06.0023, 0001389-36.2015.5.06.0023, 0001008-62.2014.5.06.0023, 0001713-60.2014.5.06.0023, 0000428-95.2015.5.06.0023 0000140-50.2015.5.06.0023, 0000421-06.2015.5.06.0023, 0001528-51.2016.5.06.0023, 0001531-06.2016.5.06.0023, 0000312-26.2014.5.06.0023, 0000463-89.2014.5.06.0023, 0000653-81.2016.5.06.0023, 0000299-90.2015.5.06.0023, 0001015-54.2014.5.06.0023, 0000800-44.2015.5.06.0023, 0000778-20.2014.5.06.0023, 0000863-36.2014.5.06.0013, 0001404-05.2015.5.06.0023, 0000068-97.2014.5.06.0023, 0010303-60.2013.5.06.0023, 0001409-27.2015.5.06.0023, 0001794-09.2014.5.06.0023, 0001423-11.2015.5.06.0023, 0000111-63.2016.5.06.0023, 0000148-90.2016.5.06.0023, 0000767-54.2015.5.06.0023, 0000091-72.2016.5.06.0023, 0000673-09.2015.5.06.0023, 0000657-21.2016.5.06.0023, 0001186-40.2016.5.06.0023, 0001632-43.2016.5.06.0023, 0000679-16.2015.5.06.0023, 0000505-07.2015.5.06.0023, 0001566-97.2015.5.06.0023, 0001431-85.2015.5.06.0023, 0001445-69.2015.5.06.0023, 0001433-89.2014.5.06.0023, 0000864-20.2016.5.06.0023, 0000094-61.2015.5.06.0023, 0001678-32.2016.5.06.0023, 0001684-39.2016.5.06.0023, 0000274-14.2014.5.06.0023, 0000611-32.2016.5.06.0023, 0000723-35.2015.5.06.0023, 0001639-69.2015.5.06.0023, 0000623-17.2014.5.06.0023, 0000021-21.2017.5.06.0023, 0001508-94.2015.5.06.0023, 0000206-93.2016.5.06.0023, 0001622-67.2014.5.06.0023, 0000200-86.2016.5.06.0023, 0000202-56.2016.5.06.0023, 0000246-12.2015.5.06.0023, 0000863-69.2015.5.06.0023, 0001471-67.2015.5.06.0023, 0000742-75.2014.5.06.0023, 0000187-24.2015.5.06.0023, 0000934-71.2015.5.06.0023, 0000897-10.2016.5.06.0023, 0000898-92.2016.5.06.0023, 0001488-06.2015.5.06.0023, 0001489-88.2015.5.06.0023, 0001183-85.2016.5.06.0023, 0000033-06.2015.5.06.0023, 0000551-93.2015.5.06.0023, 0001504-57.2015.5.06.0023, 0000158-71.2015.5.06.0023, 0001219-30.2016.5.06.0023, 0001722-85.2015.5.06.0023, 0000924-27.2015.5.06.0023, 0000231-43.2015.5.06.0023, 0000614-89.2013.5.06.0023 e 0000114-57.2012.5.06.0023.

Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade da magistrada Miriam Souto Maior de Morais: 0000027-62.2016.5.06.0023, 0000159-56.2015.5.06.0023, 0001247-32.2015.5.06.0023, 0001248-17.2015.5.06.0023, 0001289-81.2015.5.06.0023, 0001663-34.2014.5.06.0023, 0000422-88.2015.5.06.0023, 0001493-62.2014.5.06.0023, 0000088-20.2016.5.06.0023, 0000770-09.2015.5.06.0023, 0001377-85.2016.5.06.0023, 0000036-24.2016.5.06.0023, 0000553-63.2015.5.06.0023, 0000237-50.2015.5.06.0023, 0001346-02.2015.5.06.0023, 0001421-75.2014.5.06.0023, 0001149-13.2016.5.06.0023, 0000471-95.2016.5.06.0023, 0001224-52.2016.5.06.0023, 0000704-29.2015.5.06.0023, 0000487-83.2015.5.06.0023, 0001715-59.2016.5.06.0023, 0000836-86.2015.5.06.0023, 0001667-37.2015.5.06.0023, 0001454-31.2015.5.06.0023, 0000687-86.2016.5.06.0013, 0001477-74.2015.5.06.0023, 0001730-28.2016.5.06.0023, 0001726-88.2016.5.06.0023, 0000707-18.2014.5.06.0023, 0000680-35.2014.5.06.0023, 0001256-28.2014.5.06.0023, 0000533-72.2015.5.06.0023, 0001465-60.2015.5.06.0023, 0000662-77.2015.5.06.0023, 0001700-27.2015.5.06.0023, 0001479-44.2015.5.06.0023, 0000932-04.2015.5.06.0023, 0000937-26.2015.5.06.0023, 0000673-72.2016.5.06.0023, 0000979-86.2016.5.06.0008, 0000526-80.2015.5.06.0023, 0000338-87.2015.5.06.0023, 0001643-43.2014.5.06.0023 e 0000942-48.2015.5.06.0023.

Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade do magistrado Armando da Cunha Rabelo Neto: 0000156-04.2015.5.06.0023 e 0000362-86.2013.5.06.0023.

Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade da magistrada Sarah Yolanda Alves de Souza Cruz: 0001014-98.2016.5.06.0023, 0000412-44.2015.5.06.0023, 0000808-21.2015.5.06.0023, 0001552-79.2016.5.06.0023, 0001407-57.2015.5.06.0023, 0001413-64.2015.5.06.0023, 0001406-72.2015.5.06.0023, 0000915-65.2015.5.06.0023, 0001415-34.2015.5.06.0023, 0000352-71.2015.5.06.0023, 0000371-77.2015.5.06.0023, 0001694-20.2015.5.06.0023, 0001011-46.2016.5.06.0023, 0001648-94.2016.5.06.0023, 0000517-21.2015.5.06.0023, 0001430-03.2015.5.06.0023, 0000726-87.2015.5.06.0023, 0000270-40.2015.5.06.0023, 0001656-71.2016.5.06.0023, 0001392-88.2015.5.06.0023 e 0001435-25.2015.5.06.0023.

*Referente a sentenças sem vinculação a magistrado.

Fontes: Dados extraídos de “Relatório de decisões em aberto/proferidasâ€; e PJe, em 19/7/2017 às 9h45.

3.4. Incidentes processuais pendentes de julgamento:

Magistrados com Incidentes Processuais pendentes na 23.ª VT do Recife

No prazo

Prazo vencido

Total

Juliana Lyra Barbosa

-

-

-

Miriam Souto Maior de Morais

1

-

1

------------------------------------------*

41

-

41

Total de incidentes pendentes na Vara

42

-

42

*Referente a incidentes sem vinculação a magistrado.

Fontes: Dados coletados na Secretaria da Vara e no PJe, em 19/7/2017, às 10h30.

3.5. Produtividade da Vara:

Unidade Judiciária

Quantidades

Prazo médio para julgamento (PJe)

Sentenças de mérito

Incidentes processuais

Conciliações

23.ª VT do Recife

729

562

712

72

Fontes: Relatórios extraídos do e-Gestão: Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado; Prazos Médios (em dias) da Conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe).

Período analisado: 1.º/7/2016 a 30/6/2017.

3.6. Percentuais de produtividade das juízas, titular e substituta, no período de junho de 2016 a junho de 2017:

- Juíza Juliana Lyra Barbosa

Mês

JUNHO/16

JULHO E *

AGOST./16

SET./16

OUT./16

NOV./16

DEZ./16

Sentenças

129,51%

Férias

84,48%

89,58%

105,88%

64,00%

Conciliados

57,38%

Férias

70,69%

47,92%

68,63%

84,00%

Mês

JAN./17 E *

FEV/17

MARÇO/17

ABRIL/17

MAIO/17

JUN./17

Sentenças

Férias

110,34%

139,47%

77,17%

150,00%

Conciliados

Férias

46,55%

76,32%

66,30%

96,88%

* Nos meses de férias, a magistrada alcançou, respectivamente, os percentuais de 126,09%, 166,67%, 1.900% e 475%, em relação às sentenças.

- Juíza Miriam Souto Maior de Morais

Mês

JUNHO/16*

JULHO/16

AGOST./16

SET./16

OUT. E

NOV./16*

DEZ./16

Sentenças

Férias

116,33%

147,22%

86,11%

Férias

163,16%

Conciliados

Férias

57,14%

111,11%

52,78%

Férias

68,42%

Mês

JAN./17

FEV./17

MARÇO/17

ABRIL/17

MAIO/17

JUNHO/17

Sentenças

547,37%

81,48%

134,62%

135,29%

Férias

82,69%

Conciliados

57,89%

46,30%

57,69%

79,41%

Férias

63,46%

* Nos meses de férias, a magistrada alcançou, respectivamente, os percentuais de 169,23%, 190% e 36,36% em relação às sentenças.

Fonte: Boletim de Produtividade dos Juízes da 1.ª Instância do TRT da 6.ª Região.

4. AUDIÊNCIAS (REALIZADAS E DESIGNADAS):

4.1. Prazos médios, em dias, até a realização das audiências (a partir do ajuizamento):

Unidade Judiciária

Inicial

Instrução

Decisão

Sumaríssimo

Ordinário

Sumaríssimo

Ordinário

Sumaríssimo

Ordinário

23.ª VT do Recife

191

263

250

555

255

599

Fonte: Dados extraídos do e-Gestão (Prazos médios – fase de conhecimento).

Período analisado: 1.º/7/2016 a 30/6/2017.

4.2. Prazos (em dias) para designação de audiências, a contar de 14/7/2017:

Unidade Judiciária

Inicial

Instrução

Sumaríssimo

Ordinário

2016

2017

2016

2017

2016

2017

23.ª VT do Recife

205

192

258

229

431

373

Fontes: Informações extraídas do PJe e da Ata de Correição realizada em 2016.

4.3. Assiduidade das magistradas:

Segundo informado pela Diretora de Secretaria, são realizadas 5 (cinco) sessões de audiência por semana (segundas às sextas-feiras), havendo revezamento equitativo entre a Juíza Titular, Dra. Juliana Lyra Barbosa, e a Juíza Substituta Auxiliar, Dra. Miriam Souto Maior de Morais, com alternância no número de sessões presididas a cada semana (duas ou três vezes por semana para cada magistrada).

4.4. Quantidade de processos em pauta de audiências por semana (média):

Unidade Judiciária

Dias de audiências por semana

Total de audiências

Sumaríssimos

Iniciais

Instruções

Razões Finais

23.ª VT do Recife

5 (segundas às sextas-feiras)

10 a 15

36 a 40

18 a 20

7 a 10

Fontes: Informações extraídas do PJe, em 29/5/2017, relativas aos seguintes períodos: 24/4/2017 a 28/4/2017, 15/5/2017 a 19/5/2017, 5/6/2017 a 9/6/2017, e 17/7/2017 a 21/7/2017; e informações prestadas pela Diretora de Secretaria da Vara.

5. MOVIMENTAÇÃO PROCESSUAL:

5.1. Quantidade de ações trabalhistas ajuizadas na unidade - Físicos e PJe:

Unidade Judiciária

2015

2016

2017

(até 13/7/2017)

23.ª VT do Recife

1.685

1.697

981

Fontes: Consolidação da Estatística, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Casos Novos por Distribuição e Redistribuídos), e PJe.

5.2. Processos remanescentes (congestionamento):

Unidade Judiciária

SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2016

SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2017

Pendentes de julgamento*

Processos demais fases

Total

Pendentes de julgamento*

Processos demais fases

Total

23.ª VT do Recife

193

4.654

4.847

236

5.541

5.777

*Pendentes de julgamento: Processos com instrução encerrada, aguardando prolação de sentença.

Fontes: Consolidação da Estatística, Relatórios Gerenciais, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Processos Pendentes de Solução) e PJe.

5.3. Quantidade de processos em tramitação:

Unidade Judiciária

Processos em tramitação em 13/7/2017

Físicos

PJe

23.ª VT do Recife

1.292

4.218

Fonte: Relatório Gerencial (Processos em tramitação na Vara) e PJe-JT.

5.4. Quantidade de processos nas principais fases processuais (pendentes de solução):

Unidade Judiciária

Conhecimento

(até a prolação da sentença)

Liquidação

Execução

23.ª VT do Recife

2.386

298

1.114

Fontes: e-Gestão.

Período analisado: 1.º/6/2017 a 30/6/2017.

5.5. Prazos médios (em dias) nas principais fases processuais:

Unidade Judiciária

Conhecimento

(até a prolação da sentença)

Liquidação

Execução

23.ª VT do Recife

512

340

580

Fonte: e-Gestão.

Período analisado: 1.º/7/2016 a 30/6/2017.

6. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS ELETRÔNICOS EM 14/7/2017:

Agrupadores:

Tarefa

Quantidade

Processos com pedido de sigilo nos documentos não apreciado

134 

Processos com Petições Avulsas

85 

Processos com Habilitações nos Autos Não Lidas

257 

Processos com petições não apreciadas

48 

Mandados devolvidos pelo Oficial de Justiça

36 

Processos aguardando encaminhamento do secretário de audiência (atas assinadas)

20 

Fase de Conhecimento:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

Aguardando Cumprimento de Providência

01

10/05/2016

0000160-07.2016.5.06.0023 *¹

Aguardando apreciação pela instância superior

242

10/04/2015

0000418-85.2014.5.06.0023

Aguardando audiência

1558

29/07/2015

0000764-02.2015.5.06.0023 *²

Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos

279

04/12/2015

0001029-04.2015.5.06.0023 *³

Aguardando final do sobrestamento

10

05/05/2016

0000091-43.2014.5.06.0023 * 4

Aguardando laudo pericial

22

14/02/2017

0000687-90.2015.5.06.0023

Aguardando término dos prazos

186

04/04/2017

0001550-80.2014.5.06.0023 * 5

Analisar Decisão

05

03/05/2017

0001308-24.2014.5.06.0023

Analisar Despacho

11

30/06/2017

0000257-70.2017.5.06.0023

Analisar dependências

01

30/06/2017

0000895-06.2017.5.06.0023

Analisar expediente da secretaria

03

13/07/2017

0001337-39.2013.5.06.0143

Análise da carta

02

05/07/2017

0000783-37.2017.5.06.0023

Análise das Perícias

03

23/10/2016

0000006-86.2016.5.06.0023 * 6

Análise do Conhecimento

45

10/07/2017

0001695-05.2015.5.06.0023

(Subpasta) Consulta INFOJUD/JUCEPE

02

29/05/2017

0000241-24.2014.5.06.0023

Análise do Sobrestamento

02

03/09/2016

0010055-94.2013.5.06.0023 * 7

Apreciar Urgentes

01

31/05/2017

0000740-03.2017.5.06.0023

Apreciar dependência

08

26/05/2017

0000719-27.2017.5.06.0023

Concluso ao magistrado* 8

286

11/04/2017

0000047-53.2016.5.06.0023

Controle de pericia

15

24/03/2017

0001193-66.2015.5.06.0023

Cumprimento de providências* 9

06

27/06/2017

0001356-80.2014.5.06.0023

Imprimir Correspondência

03

13/07/2017

0000995-58.2017.5.06.0023

Minutar Decisão

01

27/04/2017

0000838-22.2016.5.06.0023

Minutar Despacho

03

26/06/2017

0001077-26.2016.5.06.0023

Minutar dependência

02

25/05/2017

0000619-72.2017.5.06.0023

Minutar expediente da secretaria* 10

05

21/06/2017

0000237-84.2014.5.06.0023 * 11

(Subpasta) Alvará - FGTS/SD

02

12/07/2017

0000138-12.2017.5.06.0023

(Subpasta) Certidão de Habilitação de Crédito

01

27/06/2017

0001445-35.2016.5.06.0023

Minutar sentença

01

29/07/2016

0000156-04.2015.5.06.0023

Prazos vencidos

29

13/07/2017

0001497-31.2016.5.06.0023

Preparar comunicação

105

09/03/2017

0000011-45.2015.5.06.0023

Publicar DJe - Con

01

13/07/2017

0000503-71.2014.5.06.0023

Recebimento de instância superior

12

05/07/2017

0001057-06.2014.5.06.0023

Registrar parcelas ou despesas processuais

11

17/05/2017

0001011-80.2015.5.06.0023

Registrar parcelas ou despesas processuais - Acordo

12

26/06/2017

0000545-18.2017.5.06.0023

Remeter ao 2o Grau

22

12/07/2017

0000120-93.2014.5.06.0023

Triagem Inicial

199

23/02/2017

0000252-48.2017.5.06.0023

Triagem Inicial - Parte com procuradoria

02

19/06/2017

0000838-85.2017.5.06.0023

Triagem Inicial - Parte sem CPF ou CNPJ

09

24/06/2017

0000871-75.2017.5.06.0023

Triagem Inicial - Trabalho infantil ou idoso

02

27/06/2017

0000896-88.2017.5.06.0023

Trânsito em Julgado

01

11/07/2017

0001541-84.2015.5.06.0023

OBSERVAÇÕES

*¹ Encontra-se na subpasta “ Ag Resposta Oficioâ€.

*² Audiência de instrução designada para 26/07/2017.

*³ Última parcela do acordo para 30/05/2017.

* 4 C all center (Recurso Extraordinário 791.932)

* 5 Aguardando devolução de mandado de intimação para ciência da sentença à 2ª reclamada.

* 6 Aguardando laudo pericial, com certidão da secretaria de Requisição de Honorários Periciais (Audiência de instrução para 25/10/2017)

* 7 C all center (Recurso Extraordinário 791.932)

* 8 Processos sem conclusão nominal ao magistrado.

* 9 Inexistem processos na subpasta “JUCEPEâ€.

* 10 Inexistem processos na subpasta “ALVARà - para fazerâ€.

* 11 Processo encontra-se na subpasta “Ofícioâ€.

Fase de Liquidação:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

Aguardando apreciação pela instância superior

01

28/05/2017

0000475-06.2014.5.06.0023

Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos

01

25/04/2017

0000599-86.2014.5.06.0023

Aguardando cálculo - Contadoria

38

03/07/2017

0000942-14.2016.5.06.0023

Aguardando laudo pericial

02

29/05/2017

0001541-50.2016.5.06.0023

Aguardando término dos prazos

82

16/05/2017

0001793-87.2015.5.06.0023

Análise de Liquidação

116

24/03/2017

0001786-32.2014.5.06.0023 *¹

(Subpasta) Setor de Cálculo - Informações

01

16/05/2017

0001181-52.2015.5.06.0023

(Subpasta) Setor de Cálculo - Descumprimento de Acordo/ Custas INSS

01

05/06/2017

0001664-19.2014.5.06.0023

(Subpasta) Setor de Cálculo - Atualização/Rateio

04

09/05/2017

0000007-71.2016.5.06.0023

Concluso ao magistrado - Liq

44

03/05/2017

0001639-11.2011.5.06.0023

Controle de pericia

02

01/06/2017

0000585-05.2014.5.06.0023

Minutar expediente da secretaria* 3

01

13/07/2017

0001768-11.2014.5.06.0023 *²

Prazos vencidos

11

11/07/2017

0001276-48.2016.5.06.0023

Registrar parcelas ou despesas processuais

01

19/05/2017

0000273-97.2012.5.06.0023

Remeter ao 2o Grau

01

08/06/2017

0000121-44.2015.5.06.0023

OBSERVAÇÕES

*¹ Encontra-se na subpasta “SETOR DE CÃLCULO Revisão / Liquidaçãoâ€

*² Encontra-se na subpasta “ALVARà - para fazerâ€.

* 3 Inexistem processos na subpasta “Ofícioâ€, bem como nas referentes às certificações e CHC.

Fase de Execução:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

Aguardando Cumprimento de Providência - Exec

01

06/02/2017

0001032-56.2015.5.06.0023

Aguardando apreciação pela instância superior

01

23/01/2017

0000317-48.2014.5.06.0023

Aguardando atualização de cálculo

22

19/06/2017

0000199-72.2014.5.06.0023

Aguardando audiência - Exec

01

24/05/2017

0001276-19.2014.5.06.0023 *¹

Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos

01

18/11/2016

0001001-70.2014.5.06.0023 *²

Aguardando cálculo - Contadoria

03

04/07/2017

0000421-74.2013.5.06.0023

Aguardando pgto RPV Precatório

01

06/07/2017

0000385-61.2015.5.06.0023

Aguardando término dos prazos

112

09/03/2017

0000210-04.2014.5.06.0023

Analisar Decisão - Exec

02

14/07/2017

0000133-29.2013.5.06.0023

Analisar Despacho - Exec

43

13/07/2017

0001325-31.2012.5.06.0023

Analisar expediente da secretaria

07

13/07/2017

0000582-16.2015.5.06.0023

Analisar sentença - Exec

01

14/07/2017

0000173-45.2012.5.06.0023

Análise da carta

09

27/05/2017

0000995-29.2015.5.06.0023

Análise de Execução

83

28/03/2017

0099500-36.2007.5.06.0023 *³

(Subpasta) Certificar

01

01/06/2017

0000786-31.2013.5.06.0023

(Subpasta) Rede SERPRO_Receita Federal

05

27/06/2017

0000435-24.2014.5.06.0023

(Subpasta) Setor de Calculo - INFO/RETIF

03

27/04/2017

0000885-30.2015.5.06.0023

(Subpasta) Setor de Cálculo - Liquidação

07

10/04/2017

0001358-50.2014.5.06.0023

(Subpasta) Solicitar à (o) CEF/BB Comprovantes (GRU GPS)

19

30/03/2017

0010333-37.2013.5.06.0010

BacenJud

02

13/07/2017

0001457-83.2015.5.06.0023

CCS

02

19/06/2017

0070700-32.2006.5.06.0023

Concluso ao magistrado - Exec* 5

238

22/09/2016

0000178-38.2010.5.06.0023 * 4

Controle de leilão ou praça

01

28/03/2017

0000467-92.2015.5.06.0023 * 6

Cumprimento de providências

25

15/05/2017

0000645-46.2012.5.06.0023 * 7

(Subpasta) JUCEPE

05

07/06/2017

0000055-98.2014.5.06.0023

Expedir RPV-Precatório

01

07/07/2017

0000971-40.2011.5.06.0023

Incluir no BNDT

25

12/07/2017

0001064-61.2015.5.06.0023

InfoJud

02

13/06/2017

0050200-37.2009.5.06.0023 * 8

Minutar Despacho - Exec

05

25/10/2016

0000198-87.2014.5.06.0023

Minutar expediente da secretaria

24

22/05/2017

0000701-11.2014.5.06.0023 * 9

(Subpasta) Alvará - INSS / CUSTAS

02

05/07/2017

0000370-29.2014.5.06.0023

(Subpasta) Alvará - para fazer

02

10/07/2017

0000354-75.2014.5.06.0023

(Subpasta) Certidão de Habilitação de Crédito

10

14/12/2016

0000026-48.2014.5.06.0023

(Subpasta) Ofício

03

07/07/2017

0000455-44.2016.5.06.0023

Minutar sentença - Exec

02

15/06/2017

0149200-10.2009.5.06.0023

Prazos vencidos

07

11/07/2017

0000400-64.2014.5.06.0023

Preparar ato de comunicação

13

12/07/2017

0001171-71.2016.5.06.0023

Preparar comunicação

40

20/06/2017

0010149-42.2013.5.06.0023

Publicar DJE

01

10/07/2017

0000089-39.2015.5.06.0023

Registrar pagamentos ou despesas processuais

09

20/06/2017

0000146-91.2014.5.06.0023

Registrar parcelas ou despesas processuais

07

14/03/2017

0001109-02.2014.5.06.0023

Registrar parcelas ou despesas processuais - Acordo

01

03/07/2017

0010324-36.2013.5.06.0023

Remeter ao 2o Grau

01

29/06/2017

0001270-75.2015.5.06.0023

Remeter ao 2o grau - registrar pagamentos

01

03/07/2017

0001743-03.2011.5.06.0023

RenaJud

04

22/06/2017

0000153-88.2011.5.06.0023

OBSERVAÇÕES

*¹ Audiência una designada para 09/11/2017.

*² Encontra-se na subpasta “Parcelamento†, sendo a quarta e última parcela para agosto/2016.

*³ Encontra-se na subpasta “Setor de Cálculo - Atualização/Rateioâ€

* 4 Trata-se de processo digitalizado com última movimentação de secretaria na data indicada e posterior peticionamento desde 09/01/2017.

* 5 Processos sem conclusão nominal ao magistrado.

* 6 Data refere-se ao despacho determinando designação de hasta pública.

* 7 Processo digitalizado e aguardando retorno dos autos físicos para cumprimento da determinação do despacho de Id ae32429.

* 8 Data refere-se ao último despacho que determinou consulta do referido convênio.

* 9 Encontra-se na subpasta “Certidão Objeto e Péâ€

Esclareceu a Diretora de Secretaria que 95% dos processos digitalizados na Central de Execução não constam documentos essenciais para a movimentação dos processos, o que vem acarretando a solicitação de feitos do arquivo geral e atraso na prolação dos despachos, em face da necessidade de nova digitalização, inclusive para evitar a repetição de atos processuais.

7. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS FÃSICOS EM 19/7/2017

NATUREZA

QUANTIDADE

DATA MAIS

ANTIGA

PROCESSO

Cargas

Advogados

14

07/04/2017

0001127-28.2011.5.06.0023

Perito

17

09/02/2017

0000332-51.2013.5.06.0023

Terceiros

09

17/03/2017

0130300-47.2007.5.06.0023

Petições a juntar aos autos

42

10/02/2017

0000270-11.2013.5.06.0023

Processos conclusos para despacho

143

15/03/2017

0000315-49.2012.5.06.0023

Consultas convênios a realizar (BACEN/JUCEPE/INFOJUD/DETRAN)

15

11/11/2016

0000852-45.2012.5.06.0023

Praças a marcar

01

14/07/2017

0000038-96.2013.5.06.0023

Processos no setor de cálculos

118

02/03/2017

0001070-10.2011.5.06.0023

Processos para serem remetidos ao TRT

-

-

-

*Em relação às certidões/diligências a serem expedidas, a mais antiga data de 02/02/2017 (processo n.º 0001771-68.2011.5.06.0023).

*No tocante aos ofícios, o mais antigo data de 13/02/2017 (processo n.º 0001200-29.2013.5.06.0023).

*Quanto aos alvarás, o mais antigo data de 07/02/2017 (processo n.º 0001499-40.2012.5.06.0023).

*No pertinente às praças a realizar, não existem pendências.

* No que diz respeito aos mandados, o mais antigo data de 29/05/2017 (processo n.º 0000662-48.2013.5.06.0023).

*No que diz respeito às notificações, a mais antiga data de 08/02/2017 (processo n.º 0001003-11.2012.5.06.0023).

*Em relação aos processos digitalizados (CLE), verificou-se a conversão de 372 (trezentos e setenta e dois) feitos, sendo 71 (setenta e um) em 2015, 287 (duzentos e oitenta e sete) em 2016 e 16 (dezesseis) em 2017.

Fonte: Informações colhidas na Secretaria da Vara do Trabalho e no SIAJ.

8. METAS FIXADAS PELO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA:

Em conformidade com os dados fornecidos pelo Núcleo de Estatística e Pesquisa do Egrégio Regional, eis os resultados das Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ para o ano de 2016:

Meta 1 CNJ - 2016 : – Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuídos no ano corrente.

Unidades Judiciárias

Recebidos

Resolvidos

Resultado

23.ª VT do Recife

1.621

1.580

97,47%

Total da 6ª Região

107.816

111.793

103,69%

Meta 2 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, pelo menos, 90% dos processos distribuídos até 31/12/2014.

Unidade Judiciária

Distribuídos em 2014

Distribuídos em 2014

e julgados até 31/12/16

Pendentes de julga-

mento até 31/12/16

Resultado

23.ª VT do Recife

1.708

1.361

347

89%

Total da 6ª Região

62.261

59.947

2.314

107%

Meta 3 CNJ - 2016 : – Aumentar o índice de conciliação na fase de conhecimento, em relação à média do biênio 2013/2014, em 2 pontos percentuais.

Unidade Judiciária

Solucionados

Conciliados

Média biênio

(2013/2014)

Resultado

23.ª VT do Recife

1.580

585

36,03%

37,03%

Total da 6ª Região

111.793

44.400

40,83%

39,72 %

Meta 4 CNJ - 2016 : – Dar prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, não se destinando portanto à esta Justiça Especializada.

Meta 5 CNJ - 2016 : – B aixar em 2016, quantidade maior de processos de execução do que o total de casos novos de execução no ano corrente.

Unidade

Judiciária

Casos novos

de execução

Baixados

Entraram

na meta

Saíram

da meta

Resultado

23.ª VT do Recife

270

444

0

0

164,44%

Total da 6ª Região

38.526

37.091

0

0

96,50%

Meta 6 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, as ações coletivas distribuídas, até 31.12.2013 no 1.º grau e até 31.12.2014, no 2.º grau.

A 23.ª Vara do Trabalho do Recife conta com 1 (uma) ação coletiva ainda em tramitação em 31/12/2016 ( 0001175-16.2013.5.06.0023) , de acordo com o relatório fornecido pelo Setor de Estatística deste Tribunal.

Meta 7 CNJ - 2016 : – Identificar e reduzir em 2% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior.

Unidade

Judiciária

Pendentes em

31/12/15

Quantidades de

Processos dos dez

maiores litigantes

distribuídos na instância no mês de

referência

Quantidades de

Processos dos dez

maiores litigantes

julgados na ins-

tância no mês de

referência

Pendentes em

31/12/16

Resultado

23.ª VT do Recife

322

184

167

339

93,09%

Total da 6ª Região

8.284

7.949

9.373

6.860

118,34%

O Conselho Nacional de Justiça divulgou no final do 10.º Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, as metas nacionais para 2017, quais sejam:

Meta 1 - Os tribunais mantiveram o compromisso de julgar, ao longo de 2017, mais processos do que os novos que chegarem aos tribunais (Meta 1). Assim como em 2016, o compromisso deverá ser cumprido por tribunais de todos os segmentos de Justiça.

Meta 2 - O compromisso com o julgamento dos processos mais antigos, alvo da Meta 2, foi renovado para 2017 e deverá ser cumprido por tribunais de todos os ramos do Judiciário. O detalhamento desta e das outras metas definidas, com percentuais e períodos de distribuição dos processos que deverão ser julgados, estarão num glossário que será divulgado futuramente pelo CNJ.

Meta 3 - A Justiça Federal e a Justiça do Trabalho também renovaram o compromisso com a Meta 3, que busca aumentar o número de casos solucionados por meio da conciliação, em relação a períodos anteriores. 

Meta 4 - Fixada pela primeira vez em 2013, a Meta 4, que dá prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, deverá ser cumprida novamente em 2017 pela Justiça Estadual, pela Justiça Federal, pela Justiça Militar da União e dos Estados e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). 

Meta 5 - Impulso aos processos de execução, que será perseguida no ano que vem pelos tribunais da Justiça Estadual, Federal e do Trabalho.

Meta 6 - P rioriza o julgamento de ações coletivas, que impactam na vida de um grupo maior de pessoas. 

Meta 7 – Prioriza o julgamento de processos dos maiores litigantes e dos recursos repetitivos, tem por objetivo enfrentar demandas de massa que chegam ao Judiciário.

Meta 8 – Destinada a ações de fortalecimento da rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres, uma das prioridades da atual gestão do CNJ.

9. ITENS DE EXAME E REGISTRO OBRIGATÓRIOS (Art. 26 da Consolidação dos Provimentos da CGJT):

Com base nos autos e sistemas analisados, verificou-se que o Juízo:

- registra no sistema informatizado os atos processuais relevantes;

- emite, de forma explícita e circunstanciada, pronunciamento acerca da admissibilidade dos recursos em relação à tempestividade e preparo, no entanto, não especifica a página ou Id do instrumento de procuração, conforme constatado nos processos n.ºs 0000979-78.2015.5.06.0022 e 0001271-60.2015.5.06.0023;

- ordena, de ofício , a imediata liberação do depósito recursal, nos casos em que, após a liquidação, seja apurado crédito de valor inequivocamente superior ao depositado, como verificado nos processos n.ºs 0001137-38.2012.5.06.0023 e 0000599-86.2014.5.06.0023;

- exaure as iniciativas do juízo objetivando tornar exitosa a execução. No entanto, constatou-se o cumprimento parcial do procedimento estabelecido na Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral, pois deixa de emitir a Certidão de Arquivamento Provisório, prevista no art. 77 da referida norma, como, por exemplo, se constata nos processos n.ºs 0001149-18.2013.5.06.0023 e 0000167-04.2013.5.06.0023. Emite a Certidão de Crédito Trabalhista, em conformidade com o artigo 88 da citada Consolidação, consoante se observa nos processos n.ºs 0001126-09.2012.5.06.0023 e 0001189-97.2013.5.06.0023.

- faz uso regular das ferramentas eletrônicas: Bacenjud, Detran, Renajud, Jucepe, Infojud e Serpro, consoante observado nos processos n.ºs 0001746-21.2012.5.06.0023, 0001096-37.2013.5.06.0023, 0001095-52.2013.5.06.0023, 0001064-61.2015.5.06.0023, 0000261-78.2015.5.06.0023, 0000376-36.2014.5.06.0023, 0011000-23.2009.5.06.0023 e 0000153-88.2011.5.06.0023. De acordo com o Relatório sobre Ordens Judiciais, foram realizados, no período de janeiro de 2016 a junho de 2017, 288 (duzentos e oitenta e oito) bloqueios, 198 (cento e noventa e oito) desbloqueios e 91 (noventa e um) transferências. No mês de junho de 2017, constavam 51 (cinquenta e um) bloqueios pendentes de providência;

- determina a citação dos sócios, nos casos de desconsideração da personalidade jurídica da empresa executada, com a devida inclusão dos seus nomes no sistema, no polo passivo da demanda, conforme visto nos processos n.ºs 0000105-95.2012.5.06.0023 e 0001746-21.2012.5.06.0023; e

- inclui, eventualmente, na pauta, processos na fase de execução para tentativa de conciliação, e ainda na Semana Nacional de Conciliação.

Quanto aos demais aspectos (assiduidade dos magistrados, pauta de audiências e principais prazos) encontram-se registrados nos itens 4 e 5.

10. OBSERVAÇÕES/PENDÊNCIAS REFERENTES À SECRETARIA:

- Na análise, por amostragem, nas carteiras que integram a Secretaria da Vara, verificou-se razoável organização e cumprimento das normas procedimentais a serem seguidas pelas unidades judiciárias de primeira instância, entretanto, impõe-se maior controle em relação à carga dos autos e expedição de atos da secretaria, vez que existem pendência superiores a quatro meses. Quanto aos processos digitais, constatou-se razoável controle da tramitação dos feitos, conforme quadro do item 6 elaborado em 14/7/2017, ressaltando-se, no entanto, a necessidade de melhor utilização da ferramenta “agrupadores†(em face da constatação de 134 processos com pedido de sigilo não apreciado, 257 processos com habilitações nos autos não lidas e 48 processos com petições não apreciadas), bem assim de impulsionar os processos com mais de 60 dias sem movimentação, e de proceder maior controle dos prazos vencidos. Na inspeção realizada pelo juízo de primeiro grau, no período de 9 a 13 de janeiro de 2017, registraram-se dentre outros dados: a) 413 processos com execução suspensa; b) 67 processos sem tramitação há mais de 60 dias; c) 18 processos com carga vencida e notificados; d) 3 processos físicos desaparecidos, com determinação de restauração dos autos; e) regularização da juntada de petições e documentos; e f) 154 processos no setor de cálculos;

- Existem 48 (quarenta e oito) CTPS’s sob custódia da Secretaria da Vara, e, por amostragem de 28 (vinte e oito), 1 (um) diz respeito a processo arquivado (0001040-33.2015.5.06.0023). Indagado acerca das medidas adotadas para a diminuição do passivo desses documentos, a Secretaria esclareceu que intima o advogado, pelo sistema, para que encaminhe o documento profissional ao seu cliente, e, sendo frustrada tal medida, determina-se a notificação da própria parte, sem prejuízo de posterior diligência por meio de oficial de justiça;

- Os Assistentes de Juiz elaboram minutas de despachos, de sentenças de mérito, de soluções de incidentes processuais (como embargos declaratórios, embargos à execução, embargos de terceiros, exceção de pré-executividade e análise de antecipação de tutela), e de informações para mandado de segurança;

- O Juízo p rolata sentenças de forma líquida nos ritos sumaríssimo e ordinário sempre que possível;

- Em relação aos três processos não localizados na inspeção de janeiro do corrente ano, esclareceu a Diretora de Secretaria que 1 (um) foi localizado, e outros 2 (dois) restaurados, sendo que 1 (um) deles já fora arquivado;

- Conforme relatório fornecido pela Seção de Gestão Negocial dos Sistemas do PJE e do e-Gestão, vinculada à Secretaria da Presidência deste Tribunal, há necessidade da Secretaria da Vara proceder, o mais breve possível, a registros no PJE, de modo a regularizar a estatística da unidade, no tocante ao recolhimento das custas processuais: 0001126-43.2011.5.06.0023, 0010304-45.2013.5.06.0023, 0000759-82.2012.5.06.0023, 0000146-62.2012.5.06.0023, 0001212-43.2013.5.06.0023, 0001570-37.2015.5.06.0023, 0001691-02.2014.5.06.0023, 0000513-18.2014.5.06.0023, 0000579-61.2015.5.06.0023, 0001428-33.2015.5.06.0023, 0000712-74.2013.5.06.0023, 0001101-59.2013.5.06.0023, 0000289-17.2013.5.06.0023, 0001404-10.2012.5.06.0023, 0010299-23.2013.5.06.0023, 0118100-08.2007.5.06.0023, 0000149-46.2014.5.06.0023, 0010285-39.2013.5.06.0023, 0001637-36.2014.5.06.0023, 0001549-03.2011.5.06.0023, 0001515-86.2015.5.06.0023, 0000326-73.2015.5.06.0023, 0000066-93.2015.5.06.0023, 0077600-26.2009.5.06.0023, 0000846-67.2014.5.06.0023, 0001678-03.2014.5.06.0023, 0010146-87.2013.5.06.0023, 0001572-12.2012.5.06.0023, 0001454-36.2012.5.06.0023, 0000196-20.2014.5.06.0023, 0000091-77.2013.5.06.0023, 0010150-27.2013.5.06.0023, 0001386-57.2010.5.06.0023, 0000319-81.2015.5.06.0023, 0000745-30.2014.5.06.0023, 0010037-73.2013.5.06.0023, 0000581-65.2014.5.06.0023, 0001720-18.2015.5.06.0023, 0001745-65.2014.5.06.0023, 0000321-85.2014.5.06.0023, 0001306-54.2014.5.06.0023, 0000959-21.2014.5.06.0023, 0001373-19.2014.5.06.0023, 0000262-63.2015.5.06.0023, 0001714-11.2015.5.06.0023, 0000494-75.2015.5.06.0023, 0000401-15.2015.5.06.0023, 0001570-71.2014.5.06.0023, 0000035-73.2015.5.06.0023 e 0000927-79.2015.5.06.0023;

- Em relação ao lapso temporal anteriormente correicionado, observou-se: a) acréscimo do quantitativo de novas ações em 12 (doze) processos; b) aumento na produtividade da Vara, vez que prolatadas a mais 338 (trezentos e trinta e oito) sentenças, 288 (duzentas e oitenta e oito) decisões de incidentes processuais, e 252 (duzentas e cinquenta e duas) conciliações; c) aumento do prazo médio para julgamento em 32 (trinta e dois) dias; d) aumento do prazo médio, no ano de 2016, para realização da audiência inicial no rito sumaríssimo em 22 (vinte e dois) dias, bem assim da audiência de instrução no rito sumaríssimo em 39 (trinta e nove) dias e ordinário em 42 (quarenta e dois) dias, e da audiência de decisão, no sumaríssimo em 42 (quarenta e dois) dias e no ordinário em 60 (sessenta) dias, porém houve redução em relação a inicial no rito ordinário em 7 (sete) dias; e) redução do prazo médio para realização, em julho de 2017, das audiências iniciais no rito sumaríssimo em 13 (treze) dias e no ordinário em 29 (vinte e nove) dias, e da instrução em 58 (cinquenta e oito) dias; f) acréscimo do prazo médio na fase de conhecimento em 81 (oitenta e um) dias, e na execução em 133 (cento e trinta e três) dias, contudo houve redução na liquidação em 8 (oito) dias; g) redução na quantidade de processos na fase de conhecimento em 109 (cento e nove), e aumento na liquidação em 182 (cento e oitenta e dois), e na execução em 66 (sessenta e seis); e h) acréscimo do saldo remanescente em 930 (novecentos e trinta) processos;

- A Diretora de Secretaria informou a existência de grande divergência entre os dados constantes do SIAJ e a realidade da Vara, especialmente em relação aos incidentes processuais já julgados e não baixados por problemas técnicos, em uma média de 400 (quatrocentos) processos;

- Atingimento apenas da Meta 5 estabelecida pelo CNJ para o ano de 2016, no entanto houve melhora significativa da Vara, em face dos resultados das Metas 1 (97,47%) e 2 (89%), vez que, no ano de 2015, corresponderam, respectivamente, a 65,19% e 85,77%, e, ainda, bom percentual na Meta 7 (93,09%); e

- Compareceu à Secretaria o advogado Antônio José Botelho Neto, OAB/PE 22071, para elogiar a Diretora de Secretaria, que vem se esforçando, ao máximo, com sua equipe, para melhorar a qualidade do trabalho desenvolvido na unidade, enfatizando a necessidade de acréscimo do quantitativo de pessoal, em face da demanda.

11. PEDIDOS DE PROVIDÊNCIAS E RECLAMAÇÕES CORREICIONAIS :

No tocante ao período de 1.º de janeiro de 2016 até a presente data, não houve formalização de pedido de providência ou reclamação correicional em face desta unidade judiciária.

12. RECOMENDAÇÕES:

- Prolatarem os magistrados Juliana Lyra Barbosa , Miriam Souto Maior de Morais, Armando da Cunha Rabelo Neto, e Sarah Yolanda Alves de Souza Cruz, prioritariamente e no menor espaço de tempo possível, as sentenças com prazo vencido, conforme relações especificadas nos itens 3.3 e 3.4, devendo, sempre, atentarem ao prescrito no ATO n.º 1/CGJT, de 10 de fevereiro de 2017, haja vista o controle exercido por esta Corregedoria Regional a evitar que decisões não ultrapassem a tolerância admitida pela citada norma. Em relação aos juízes que não se encontram presentes no momento da correição, deverá a Secretaria da Corregedoria Regional encaminhar-lhes comunicação para que tomem ciência;

- Empreender esforços com o objetivo de reduzir os prazos médios de audiências no rito sumaríssimo, estabelecendo como meta o prazo máximo de 15 (quinze) dias, conforme determina o inciso III do art. 852-B da CLT. Nos processos de rito ordinário, observar “o prazo médio de duração do processo – fase de conhecimento – de até 200 (duzentos) dias, atentando-se ao limite legal para publicação de sentença†– Resolução Administrativa TRT n.º 03/2015, artigo 14, § 2.º (Provimento TRT-CRT n.º 03/2010);

- Incluir processos de execução na pauta de audiências para tentativa de conciliação, consoante disposto no art. 76, II, da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho: “ promover a realização semanal de audiências de conciliação em processos na fase de execução, independentemente de requerimento das partes, selecionando-se aqueles com maior possibilidade de êxito na composição â€.

- Emitir pronunciamento explícito acerca da admissibilidade dos recursos, com análise específica de cada pressuposto recursal (inteligência do artigo 26 da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral);

- Proceder ao controle de carga dos autos mensalmente até o dia 15 de cada mês subsequente, conforme prevê o art. 57, parágrafo único, do Provimento 02/2013 da Corregedoria Regional, com adoção das providências cabíveis, de modo a assegurar a sua devolução o mais breve possível, especialmente no tocante aos processos n.ºs 0001127-28.2011.5.06.0023, 0000332-51.2013.5.06.0023 e 0130300-47.2007.5.06.0023;

- Realizar a verificação periódica, no Sistema BacenJud, quanto à existência de alguma ordem judicial “pendente de providênciaâ€, ou mesmo “não lidaâ€, adotando-se a medida cabível, seja de transferência dos valores bloqueados para contas judiciais (para posterior liberação aos exequentes) ou desbloqueios daquelas importâncias que não interessem à execução – Consolidação de Provimentos da CGJT, Art. 99;

- Observar regular e integralmente as normas procedimentais prescritas pela Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho para a fase de execução, bem assim para a emissão da Certidão de Crédito Trabalhista (vide artigos 76, 77, 87, 88 e 89, além dos Anexos IV e V da Consolidação de Provimentos 2016 da CGJT);

- Perseverar nas diligências para devolver às partes os documentos de identificação profissional (CTPS), especialmente aqueles que se refiram a processos arquivados ou em vias de arquivamento;

- Impulsionar os processos sem movimentação há mais de 60 dias;

- Enfatizar, entre os usuários (servidores e magistrados) da Vara, a importância da correta inserção de dados no PJE, pois eles são extraídos, através das remessas, transformados e gravados, e essas informações alimentam o e-Gestão, gerando os relatórios gerenciais e a estatística oficial da Justiça do Trabalho;

- Realizar a análise periódica da ferramenta “agrupadoresâ€, a fim de evitar a permanência de processos em tarefas já superadas. Os processos devem ser retirados de tal lista assim que realizado o ato respectivo;

- Proceder à “conclusão ao magistradoâ€, especificando o tipo (sentenças, decisões ou despachos), sem necessidade de despacho para tal finalidade, pela importância desse dado para a estatística deste Regional, e, ainda, com a cautela necessária, em face da impossibilidade de cancelamento da “conclusão†em relação às sentenças, o que enseja, em caso de equívoco do servidor, a necessidade de o magistrado proceder à “conversão do julgamento em diligência†para que se possa realizar nova conclusão. Deve, ainda, ser selecionado o magistrado em tempo real, com a devida gravação no sistema, a fim de que seja contabilizado o prazo para prolação da decisão corretamente, e, no caso da sentença, tão logo encerrada a instrução. Em relação às decisões de antecipação de tutela, também proceder à imediata conclusão com a especificação do magistrado, de modo a possibilitar o controle do prazo e garantir a veracidade dos dados estatísticos. No tocante aos embargos de declaração, havendo necessidade de intimar a parte contrária, proceder à conclusão para julgamento tão logo encerrado o prazo, também sem necessidade de despacho, por se tratar de ato ordinário da secretaria. Tratando-se de juiz substituto da reserva técnica, proceder à imediata conclusão no sistema, com informação de tal fato, por e-mail funcional, ao magistrado, inclusive porque possui acesso restrito à unidade na qual atua;

- Efetivar a conclusão para julgamento dos embargos de declaração ao magistrado que se encontrar em exercício na Vara, quando aquele que prolatou a sentença embargada se encontrar afastado por mais de 30 dias, em conformidade com o art. 8.º, § 3.º, do Provimento n.º 03/2015 desta Corregedoria Regional;

- Cumprir as diligências determinadas pelo Tribunal, em grau de recurso, em prazo razoável, bem assim proceder ao correto cadastramento das partes quando do envio dos recursos ao Tribunal, inclusive em relação ao recurso ordinário em rito sumaríssimo, de modo a evitar equívoco quando da distribuição da classe processual na segunda instância;

- Registrar, no sistema PJE, o recolhimento das custas, emolumentos, contribuição previdenciária e imposto de renda. Após as orientações sobre a necessidade de tal anotação, o Setor de Estatística do Tribunal constatou acréscimo considerável no registro de tais arrecadações, conforme quadro demonstrativo entre os meses de janeiro a março de 2016 e janeiro a março de 2017, numa variação de 115,94% no tocante às custas processuais, de 498,05% em relação aos emolumentos, de 71,16% no pertinente às contribuições previdenciárias, de 32,62% no que diz respeito ao imposto de renda, e de 283,18% quanto às multas aplicadas pelos órgãos de fiscalização das relações de trabalho; e

- Estimular, entre os servidores, práticas de sustentabilidade, racionalização e consumo consciente de materiais e serviços de responsabilidade socioambiental, visando ao uso sustentável dos recursos naturais e dos bens públicos, bem como ao aperfeiçoamento contínuo da qualidade do gasto público realizado pelo Tribunal, a teor da Resolução n.º 201 do CNJ de 3/3/2015.

13. BOAS PRÃTICAS RELATADAS PELO JUÃZO:

Noticiou a Diretora de Secretaria que as boas práticas, relacionadas na ata de correição de 2016, continuam sendo desempenhadas nesta unidade judiciária, motivo pelo qual procede à sua renovação:

- Realização de pesquisa, pelo sistema Bacenjud, acerca da existência de contas de titularidade das partes ou dos advogados, na hipótese de não recebimento de crédito, e caso haja êxito na consulta, procede-se à transferência para a conta localizada;

- Concessão de força de alvará (depósito judicial, FGTS e Seguro Desemprego) nas atas de audiência, nas decisões de Antecipação de Tutela e nos Termos de Conciliação; 

- Determinação de arquivamento no termo de conciliação quando integralmente adimplido;

- Elaboração de despacho sequenciado na execução, evitando-se a conclusão dos autos ao gabinete; e

- Realização de consulta  on line  dos andamentos das cartas precatórias, evitando-se, assim, o envio de ofícios às varas deprecadas.

Acrescentou, ainda, como novo procedimento, a consulta à Receita Federal sobre o endereço das partes e dos sócios, anteriormente à citação ou notificação, buscando a maior efetividade desses atos processuais.

14. SOLICITAÇÕES DO JUÃZO:

- Lotação de mais um servidor na vaga decorrente da remoção da servidora Alvenir Nascimento Neri;

- Ampliação dos cursos relativos à tramitação e gestão dos processos no PJE aos servidores da Vara, por web-conferências;

- Reforma do estacionamento, em face da dificuldade de acesso em dias de chuva; e

- Correção da grande divergência entre os dados constantes do SIAJ e a realidade da Vara, especialmente em relação aos incidentes processuais já julgados e não baixados por problemas técnicos.

 

Encerrados os trabalhos, a Excelentíssima Corregedora Regional, Desembargadora Dione Nunes Furtado da Silva, agradeceu a fraternal acolhida e a colaboração prestada pela Excelentíssima Juíza Substituta Auxiliar e pelos servidores da Vara, determinando que, lavrada e assinada, fosse disponibilizada esta ata na página da Corregedoria, no sítio deste Regional ( www.trt6.jus.br ), além de publicada, em sua íntegra, no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho – DEJT, entregando cópia à Unidade Judiciária sob correição (neste ato), Presidência do Egrégio Regional, Secretaria da Gestão de Pessoal, Secretaria Administrativa, e Secretaria de Tecnologia de Informação, para conhecimento e providências pertinentes. Firmam a presente ata a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional e a Secretária da Corregedoria Regional.

DIONE NUNES FURTADO DA SILVA

Desembargadora Corregedora Regional

NOÊMIA MARIA GOMES DE OLIVEIRA

Secretária da Corregedoria Regional

Ata Correição 43 - 2017 de 19/7/2017.