ATA DA CORREIÇÃO ORDINÃRIA REALIZADA NA 22.ª VARA DO TRABALHO DO RECIFE, EM 18 DE JULHO DE 2017.

Aos 18 (dezoito) dias do mês de julho de 2017, às 9 (nove) horas, compareceu à sede da 22.ª Vara do Trabalho do Recife, situada na Avenida Mascarenhas de Morais, 4.631 – Fórum Advogado José Barbosa de Araújo, Imbiribeira, Recife/PE, a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional do TRT da 6.ª Região, Dr.ª Dione Nunes Furtado da Silva , acompanhada pelos servidores Noêmia Maria Gomes de Oliveira (Secretária da Corregedoria), Vânia Rodrigues de Santana Cunha (Assessora de Gabinete), Rosanna de Freitas Monteiro (Assistente de Gabinete), Henrique Bezerra Valença (Assistente Secretário) e Lívia Galvão Tenório Ribeiro (Assistente de Gabinete), para realizar a Correição Ordinária veiculada no Edital n.º 04/2017, disponibilizado no Diário Eletrônico do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região em 24 (vinte e quatro) de abril de 2017, considerado publicado em 25 (vinte e cinco) de abril de 2017. Referido edital se encontrava devidamente afixado no átrio da Secretaria, possibilitando sua plena divulgação e visualização pelo público local.

Presentes, nesta ocasião, a Excelentíssima Juíza do Trabalho Substituta Auxiliar, Dra. Wiviane Maria Oliveira de Souza, o Diretor de Secretaria, Bel. Gustavo Adolfo Bosak Mendes de Oliveira, e os demais servidores ali lotados: Samuel Ribeiro da Silva, Adriano Antônio da Silva, Mirella Ferreira Marinho, Gilson José da Silva, Sérgio Uchoa Guedes Cavalcanti, Eliezer Barbosa de Araújo Júnior, Ronaldo Tavares da Silva, Soraya de Almeida Marques Rolim, Mario Batista de Barros e Vera Lúcia Carvalho Vila Nova, além da estagiária de Direito Karen Maria Silva Lima. Ausentes, em razão de afastamentos legais, o Excelentíssimo Juiz Titular, Dr. Edmilson Alves da Silva (férias), Erivelton Moura Pereira (férias) e Isabela de Cássia Dutra Leite (licença-gestante).

Com base nos dados extraídos do SIAJ, PJe, e-Gestão e Sistema de Pessoal; nas informações consolidadas pela Seção de Estatística; no exame dos procedimentos adotados na Secretaria da Vara e dos processos em tramitação, e, ainda, dos dados colhidos na inspeção judicial realizada no período de 9 a 13 de janeiro de 2017, a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional determinou o registro das informações e recomendações que seguem.

1. MAGISTRADOS:

JUIZ TITULAR/JUÃZA SUBSTITUTA

PERÃODO DE ATUAÇÃO

Edmilson Alves da Silva (Titular)

Desde 28/12/2005

(Ato TRT GP n.º 513/2005)

Wiviane Maria Oliveira de Souza (Auxiliar)

Desde 1.º/12/2014
(Portaria TRT GCR n.º 183/2014)

2. QUADRO ATUAL DE SERVIDORES:

NOME

CARGO

FUNÇÃO

Gustavo Adolfo Bosak Mendes de Oliveira

Analista Judiciário

Diretor de Secretaria

Samuel Ribeiro da Silva

Técnico Judiciário

Assistente de Diretor

Adriano Antônio da Silva

Técnico Judiciário

Assistente de Juiz

Mirella Ferreira Marinho

Analista Judiciária

Assistente de Juiz

Gilson José da Silva

Técnico Judiciário

Calculista

Sérgio Uchoa Guedes Cavalcanti

Técnico Judiciário

Calculista

Erivelton Moura Pereira

Técnico Judiciário

Secretário de Audiência

Isabela de Cássia Dutra Leite

Técnica Judiciária

Secretária de Audiência

Eliezer Barbosa de Araújo Júnior

Requisitado

Assistente

Ronaldo Tavares da Silva

Requisitado

Assistente

Soraya de Almeida Marques Rolim

Analista Judiciária

-

Mario Batista de Barros

Técnico Judiciário

-

Vera Lúcia Carvalho Vila Nova

Técnica Judiciária

-

3. Produtividade dos Juízes na Unidade:

3.1. Quantidade de Audiências, Sentenças, Conciliações e Incidentes por Juiz (a):

Atuação dos Magistrados na

22.ª VT do Recife

Audiências*

Sentenças de mérito

Conciliações

Incidentes processuais

Edmilson Alves da Silva

1.106

372

234

237

Wiviane Maria Oliveira de Souza

1.059

272

370

231

Eduardo Henrique Brennand Dornelas Câmara

76

-

66

-

Juliana Lyra Barbosa

1

-

1

-

Rafael Val Nogueira

-

1

-

-

Sarah Yolanda Alves de Souza

-

-

-

1

Total

2.242

645

671

469

*Exceto audiências de julgamento.

Fontes: Relatórios extraídos do e-Gestão (Audiências realizadas, Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado).

Período analisado: 1.º/7/2016 a 30/6/2017.

3.2. Prazo médio (em dias) para julgamento de mérito na unidade, da conclusão até a prolação da sentença (apenas PJe):

Atuação dos Magistrados na 22.ª VT do Recife

Prazo* médio para julgamento de sentenças de mérito

Edmilson Alves da Silva

61

Wiviane Maria Oliveira de Souza

41

Prazo médio para julgar na unidade

53

*Apuração leva em conta somente processos eletrônicos e não deduz os períodos de afastamento dos magistrados, tais como férias, licenças, cursos e outros, em face da falta de integração entre os sistemas de pessoal e judicial.

Fontes: Relatório extraído do e-Gestão (Prazos Médios, em dias, da conclusão até a prolação de sentença por magistrado - PJe).

Período analisado: 1.º/7/2016 a 30/6/2017.

3.3. Sentenças de mérito (conhecimento) pendentes de julgamento:

Magistrados com sentenças pendentes na

22.ª VT do Recife

No prazo

Prazo vencido

Total

Edmilson Alves da Silva

36

49

85

Wiviane Maria Oliveira de Souza

44

5

49

Total de sentenças pendentes na Vara

80

54

134

Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade do magistrado Edmilson Alves da Silva: 0001607-67.2015.5.06.0022, 0001672-28.2016.5.06.0022, 0000480-60.2016.5.06.0022, 0001584-24.2015.5.06.0022, 0000649-81.2015.5.06.0022, 0001304-53.2015.5.06.0022, 0001628-43.2015.5.06.0022, 0001031-74.2015.5.06.0022, 0001657-93.2015.5.06.0022, 0000140-35.2014.5.06.0007, 0001748-86.2015.5.06.0022, 0001418-89.2015.5.06.0022, 0001801-04.2014.5.06.0022, 0000769-27.2015.5.06.0022, 0001158-75.2016.5.06.0022, 0001404-08.2015.5.06.0022, 0000740-74.2015.5.06.0022, 0000008-25.2017.5.06.0022, 0000370-61.2016.5.06.0022, 0001113-16.2016.5.06.0008, 0000439-59.2017.5.06.0022, 0000939-96.2015.5.06.0022, 0001573-29.2014.5.06.0022, 0000331-98.2015.5.06.0022, 0000236-68.2015.5.06.0022, 0000552-81.2015.5.06.0022, 0000152-33.2016.5.06.0022, 0000085-34.2017.5.06.0022, 0000872-97.2016.5.06.0022, 0001529-73.2015.5.06.0022, 0001651-86.2015.5.06.0022, 0000287-79.2015.5.06.0022, 0000518-38.2017.5.06.0022, 0000128-05.2016.5.06.0022, 0000836-89.2015.5.06.0022, 0000164-47.2016.5.06.0022, 0001778-24.2015.5.06.0022, 0000871-49.2015.5.06.0022, 0000182-68.2016.5.06.0022, 0000347-18.2016.5.06.0022, 0001511-52.2015.5.06.0022, 0001190-80.2016.5.06.0022, 0000180-69.2014.5.06.0022, 0000395-11.2015.5.06.0022, 0000190-45.2016.5.06.0022, 0000152-96.2017.5.06.0022, 0000186-08.2016.5.06.0022, 0000802-17.2015.5.06.0022 e 0000905-24.2015.5.06.0022.

Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade da magistrada Wiviane Maria Oliveira de Souza: 0001554-86.2015.5.06.0022, 0000463-87.2017.5.06.0022, 0000673-75.2016.5.06.0022, 0001124-37.2015.5.06.0022 e 0001320-07.2015.5.06.0022.

Fontes: Dados extraídos de “Relatório de decisões em aberto/proferidasâ€; e PJe, em 18/7/2017 às 09h42.

3.4. Incidentes processuais pendentes de julgamento:

Magistrados com Incidentes Processuais pendentes na 22.ª VT do Recife

No prazo

Prazo vencido

Total

Edmilson Alves da Silva

23

8

31

Wiviane Maria Oliveira de Souza

11

0

11

------------------------------------------*

15

-

15

Total de incidentes pendentes na Vara

49

8

57

Incidentes com prazo vencido sob a responsabilidade do magistrado Edmilson Alves da Silva: 0000659-28.2015.5.06.0022, 0000736-03.2016.5.06.0022, 0000172-87.2017.5.06.0022, 0000605-62.2015.5.06.0022, 0001805-41.2014.5.06.0022 0000897-47.2015.5.06.0022, 0001355-06.2011.5.06.0022 e 0000910-51.2012.5.06.0022.

*Referente a incidentes sem conclusão a magistrado.

Fontes: Dados coletados na Secretaria da Vara e no PJe, em 18/7/2017, às 10h45.

3.5. Produtividade da Vara:

Unidade Judiciária

Quantidades

Prazo médio para julgamento (PJe)

Sentenças de mérito

Incidentes processuais

Conciliações

22.ª VT do Recife

645

469

671

53

Fontes: Relatórios extraídos do e-Gestão: Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado; Prazos Médios (em dias) da Conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe).

Período analisado: 1.º/7/2016 a 30/6/2017.

3.6. Percentuais de produtividade dos juízes, titular e substituta, no período de junho de 2016 a junho de 2017:

- Juiz Edmilson Alves da Silva

Mês

JUNHO/16

JULHO/16

AGOST./16*

SET./16

OUT./16

NOV./16

Sentenças

63,64%

73,61%

Férias

106,90%

71,19%

118,03%

Conciliados

24,68%

22,22%

Férias

48,28%

33,90%

24,59%

Mês

DEZ./16

JAN./17 E *

FEV./17

MARÇO/17

ABRIL/17

MAIO/17

JUN./17

Sentenças

95,83%

Férias

98,31%

111,90%

83,33%

126,53%

Conciliados

50,00%

Férias

49,15%

57,14%

67,95%

69,39%

*Nos meses de férias, o magistrado alcançou, respectivamente, os percentuais de 300%, 1.100% e 800%, em relação às sentenças.

- Juíza Wiviane Maria Oliveira de Souza

Mês

JUNHO/16

JULHO/16*

AGOST./16

SET./16

OUT./16

NOV./16

Sentenças

163,64%

Férias

76,47%

182,35%

Férias

120,93%

Conciliados

109,09%

Férias

75%

17,65%

Férias

90,70%

Mês

DEZ./16

JAN./17

FEV./17

MARÇO/17

ABRIL/17

MAIO E

JUN./17*

Sentenças

126,32%

100%

120,41%

130,00%

117,14%

Férias

Conciliados

157,89%

78,38%

89,80%

117,50%

134,29%

Férias

*Nos meses de férias, a magistrada alcançou, respectivamente, os percentuais de 220%, 158,82% e 180,95%, em relação às sentenças.

Fonte: Boletim de Produtividade dos Juízes da 1.ª Instância do TRT da 6.ª Região.

4. AUDIÊNCIAS (REALIZADAS E DESIGNADAS):

4.1. Prazos médios, em dias, até a realização das audiências (a partir do ajuizamento):

Unidade Judiciária

Inicial

Instrução

Decisão

Sumaríssimo

Ordinário

Sumaríssimo

Ordinário

Sumaríssimo

Ordinário

22.ª VT do Recife

45

130

63

340

70

367

Fonte: Dados extraídos do e-Gestão (Prazos médios – fase de conhecimento).

Período analisado: 1.º/7/2016 a 30/6/2017.

4.2. Prazos (em dias) para designação de audiências, a contar de 14/7/2017:

Unidade Judiciária

Inicial

Instrução

Sumaríssimo

Ordinário

2016

2017

2016

2017

2016

2017

22.ª VT do Recife

32

50

--*

134

381

452

*Conforme consta da ata de correição do ano de 2016, as audiências no rito ordinário eram unas à época.

Fontes: Informações extraídas do PJe e da Ata de Correição realizada em 2016.

4.3. Assiduidade dos magistrados:

Segundo informado pela Secretaria (Assistente do Juiz), são realizadas 4 (quatro) sessões de audiência por semana (segundas às quintas-feiras), havendo divisão equitativa entre o Juíz Titular, Dr. Edmilson Alves da Silva, e a Juíza Substituta Auxiliar, Dra. Wiviane Maria de Oliveira de Souza, (duas vezes por semana para cada magistrado). Eventualmente, com maior ocorrência, há marcação de audiências para as sextas-feiras, presididas com alternância entre os referidos magistrados.

4.4. Quantidade de processos em pauta de audiências por semana (média):

Unidade Judiciária

Dias de audiências por semana

Total de audiências

Sumaríssimos

Iniciais

Instruções

Razões Finais

22.ª VT do Recife

4 (segundas às quintas-feiras)

10 a 12

24

20

0

Fontes: Informações extraídas do PJe, em 14/7/2017, relativas aos seguintes períodos: 24/4/2017 a 28/4/2017, 15/5/2017 a 19/5/2017, 5/6/2017 a 9/6/2017, e 17/7/2017 a 21/7/2017; e informações prestadas pelo Assistente do Juiz.

5. MOVIMENTAÇÃO PROCESSUAL:

5.1. Quantidade de ações trabalhistas ajuizadas na unidade - Físicos e PJe:

Unidade Judiciária

2015

2016

2017

(até 13/7/2017)

22.ª VT do Recife

1.700

1.723

993

Fontes: Consolidação da Estatística, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Casos Novos por Distribuição e Redistribuídos), e PJe.

5.2. Processos remanescentes (congestionamento):

Unidade Judiciária

SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2016

SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2017

Pendentes de julgamento*

Processos demais fases

Total

Pendentes de julgamento*

Processos demais fases

Total

22.ª VT do Recife

69

4.670

4.739

150

5.237

5.387

*Pendentes de julgamento: Processos com instrução encerrada, aguardando prolação de sentença.

Fontes: Consolidação da Estatística, Relatórios Gerenciais, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Processos Pendentes de Solução).

5.3. Quantidade de processos em tramitação:

Unidade Judiciária

Processos em tramitação em 13/7/2017

Físicos

PJe

22.ª VT do Recife

1.380

4.078

Fonte: Relatório Gerencial (Processos em tramitação na Vara) e PJe-JT.

5.4. Quantidade de processos nas principais fases processuais (pendentes de solução):

Unidade Judiciária

Conhecimento

(até a prolação da sentença)

Liquidação

Execução

22.ª VT do Recife

1.542

307

1.620

Fontes: e-Gestão.

Período analisado: 1.º/6/2017 a 30/6/2017.

5.5. Prazos médios (em dias) nas principais fases processuais:

Unidade Judiciária

Conhecimento

(até a prolação da sentença)

Liquidação

Execução

22.ª VT do Recife

287

331

746

Fonte: e-Gestão.

Período analisado: 1.º/7/2016 a 30/6/2017.

6. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS ELETRÔNICOS EM 10/7/2017:

Agrupadores:

Tarefa

Quantidade

Processos com pedido de segredo de justiça não apreciado

01

Processos com pedido de sigilo nos documentos não apreciado

15 

Processos com pedido liminar ou de antecipação de tutela não apreciado 

37

Processos com Petições Avulsas

04 

Processos com Habilitações nos Autos Não Lidas

07 

Processos com petições não apreciadas

699

Mandados devolvidos pelo Oficial de Justiça 

28

Processos aguardando encaminhamento do secretário de audiência (atas assinadas)

129

Fase de Conhecimento:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

Aguardando Cumprimento de Providência*²

14

08/02/2014

0010156-37.2013.5.06.0022 *¹

Aguardando apreciação pela instância superior

256

24/07/2014

0000456-03.2014.5.06.0022

Aguardando audiência

1051

04/07/2016

0000118-58.2016.5.06.0022 *³

Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos

268

28/07/2015

0000418-54.2015.5.06.0022 * 4

Aguardando final do sobrestamento

20

06/04/2016

0001757-82.2014.5.06.0022

Aguardando laudo pericial

19

28/04/2017

0000478-90.2016.5.06.0022 * 5

Aguardando término dos prazos

129

20/04/2017

0001448-27.2015.5.06.0022 * 6

Analisar dependências

08

29/05/2017

0000048-58.2017.5.06.0005

Analisar expediente da secretaria

01

07/07/2017

0000107-98.2017.5.06.0020

Analisar sentença

03

05/07/2017

0000535-74.2017.5.06.0022

Análise da carta

03

03/07/2017

0000768-71.2017.5.06.0022

Análise do Conhecimento

61

29/05/2017

0000612-83.2017.5.06.0022

(Subpasta) Notificação/Ofício

09

29/06/2017

0000600-69.2017.5.06.0022

Apreciar Urgentes

01

26/05/2017

0000733-14.2017.5.06.0022

Apreciar dependência

14

18/05/2017

0000684-70.2017.5.06.0022

Concluso ao magistrado* 7

53

02/05/2017

0000911-94.2016.5.06.0022

Controle de Sobrestamento-Suspensão

11

07/11/2014

0010066-29.2013.5.06.0022 * 8

Controle de pericia

10

26/04/2017

0001768-46.2016.5.06.0021

Cumprimento de providências

27

01/03/2017

0000126-98.2017.5.06.0022 * 9

(Subpasta) Contadoria

01

15/06/2017

0001351-27.2015.5.06.0022

(Subpasta) Diretoria - Certificar

04

27/04/2017

0000746-47.2016.5.06.0022

Designar perícia

01

30/06/2017

0000510-61.2017.5.06.0022

Intimações automáticas com pendências - Con

05

06/07/2017

0000213-54.2017.5.06.0022

Minutar Decisão

44

30/03/2017

0001586-91.2015.5.06.0022

Minutar Despacho

56

03/03/2017

0000962-42.2015.5.06.0022

Minutar dependência

01

05/06/2017

0000655-20.2017.5.06.0022

Minutar expediente da secretaria * 11

03

06/10/2016

0000926-97.2015.5.06.0022 * 10

Minutar sentença

138

21/03/2017

0000873-19.2015.5.06.0022 * 12

Prazos vencidos

239

17/02/2017

0001128-74.2015.5.06.0022 * 13

Preparar ato de comunicação

03

29/06/2017

0001652-71.2015.5.06.0022

Preparar comunicação

11

10/07/2017

0000857-94.2017.5.06.0022

Publicar DJe - Con

02

10/07/2017

0001563-14.2016.5.06.0022

Registrar pagamentos ou despesas processuais

02

20/06/2017

0000196-52.2016.5.06.0022

Registrar parcelas ou despesas processuais

02

06/06/2017

0001670-92.2015.5.06.0022

Registrar parcelas ou despesas processuais - Acordo

10

26/06/2017

0001612-55.2016.5.06.0022

Remeter ao 2o Grau

05

21/06/2017

0000643-11.2014.5.06.0022

Remeter ao 2o grau - registrar pagamentos

19

29/06/2017

0000322-39.2015.5.06.0022

Triagem Inicial

43

26/04/2017

0001297-90.2016.5.06.0001

Triagem Inicial - Apreciar urgentes

20

23/06/2017

0000881-25.2017.5.06.0022

Triagem Inicial - Parte com procuradoria

02

03/07/2017

0000933-21.2017.5.06.0022

Triagem Inicial - Parte sem CPF ou CNPJ

02

02/07/2017

0000930-66.2017.5.06.0022

OBSERVAÇÕES

*¹ Encontra-se no na subpasta “Ag. Julgamento Processo Conexo†(RT 0010247-30.2013.5.06.0022).

*² Inexistem processos nas subpastas “Contadoria – Outros†e “Diretoria – Certificarâ€.

*³ Encontra-se com audiência de instrução designada para 10/07/2017.

* 4 Última parcela do acordo com vencimento apenas em 12/02/2018.

* 5 Laudo do perito do juízo nos autos desde 15/06/2017.

* 6 Notificação cujo prazo de 30 dias esgota-se apenas em 19/07/2017.

* 7 Processos sem conclusão nominal ao magistrado.

* 8 Sobrestado conforme Resolução Administrativa TRT6 n. 18/2014, em razão do ARE 791.932/DF.

* 9 Encontra-se na subpasta “Ag. Resposta de e-mail/ofícioâ€.

* 10 Na subpasta “Assistência da Diretoria - Certidão de Habilitação de Créditoâ€

* 11 Inexistem processos nas subpastas “Notificação – Ofícioâ€

* 12 Com a devida conclusão para julgamento na data do encerramento da instrução processual.

* 13 Prazo vencido em 15/02/2017 e certidão referente em 03/07/2017.

Fase de Liquidação:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

Aguardando Cumprimento de Providência - Liq

20

08/10/2015

0000003-08.2014.5.06.0022 *¹

(Subpasta) Contadoria - Atualização Cálculos

02

27/06/2017

0001451-16.2014.5.06.0022

(Subpasta) Contadoria - Conferência/Atualização

42

05/04/2017

0000842-33.2014.5.06.0022

(Subpasta) Contadoria - Liquidação

34

02/03/2017

0000459-55.2014.5.06.0022

(Subpasta) Diretoria - Certificar

02

30/06/2016

0000566-02.2014.5.06.0022

Aguardando apreciação pela instância superior

01

29/05/2017

0000912-50.2014.5.06.0022

Aguardando atualização de cálculo

01

04/07/2017

0000756-28.2015.5.06.0022

Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos

02

02/02/2017

0000805-06.2014.5.06.0022 *²

Aguardando cálculo - Contadoria

14

20/06/2017

0001465-97.2014.5.06.0022 *³

Aguardando cálculo - Partes

83

16/05/2017

0001648-68.2014.5.06.0022

Aguardando laudo pericial

03

14/06/2017

0000497-33.2015.5.06.0022

Aguardando término dos prazos

13

23/05/2017

0000162-48.2014.5.06.0022

Análise de Liquidação

31

17/04/2017

0000995-32.2015.5.06.0022

Concluso ao magistrado - Liq* 4

25

14/03/2017

0000923-79.2014.5.06.0022

Cumprimento de providências

01

26/06/2017

0001021-30.2015.5.06.0022

Iniciar Liquidação

01

15/09/2016

0001321-55.2016.5.06.0022 * 5

Minutar Despacho - Liq

07

05/06/2017

0001339-76.2016.5.06.0022

Minutar expediente da secretaria* 7

02

22/05/2017

0000471-69.2014.5.06.0022 * 6

Prazos vencidos

37

05/02/2017

0001731-84.2014.5.06.0022 * 8

Preparar ato de comunicação

01

10/07/2017

0000064-29.2015.5.06.0022

Registrar Obrigações de Pagar-Fazer - Liq

01

12/06/2017

0000502-55.2015.5.06.0022

OBSERVAÇÃO

*¹ Na subpasta “Diretoria - Ag. Apresentação dos Cálculos Pelo Reclamanteâ€

*² Última parcela do acordo para 30/03/2017.

*³ A data indicada refere-se à da certidão da secretaria de apresentação dos cálculos pelo autor. Peticionamento da reclamada em 19/06/2017.

* 4 Processos sem conclusão nominal ao magistrado.

* 5 Execução provisória distribuída por dependência.

* 6 Encontra-se para cumprimento de diligência conforme despacho de id bc62a94.

* 7 Inexistem processos nas subpastas “ Acordo - Alvará Judicial†e “Notificação – Ofícioâ€.

* 8 Prazo vencido desde 04/02/2017.

Fase de Execução:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

Aguardando Cumprimento de Providência - Exec*²

115

15/09/2015

0001111-38.2015.5.06.0022 *¹

(Subpasta) Ag. Praça

01

11/05/2016

0000282-57.2015.5.06.0022 *³

(Subpasta) BACENJUD - Cálculos

01

06/06/2016

0000353-93.2014.5.06.0022

(Subpasta) Certificar - Diretor

02

07/11/2016

0001299-31.2015.5.06.0022

Aguardando apreciação pela instância superior

02

18/10/2016

0001269-93.2015.5.06.0022

Aguardando atualização de cálculo

14

20/06/2017

0000680-67.2016.5.06.0022

Aguardando bloqueio bacen

169

07/06/2017

0001627-58.2015.5.06.0022

Aguardando comprovantes bancários

35

20/06/2017

0000063-78.2014.5.06.0022

Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos

32

16/09/2016

0000114-21.2016.5.06.0022 * 4

Aguardando cálculo - Contadoria

02

03/07/2017

0001629-62.2014.5.06.0022

Aguardando cálculo - Secretaria

02

30/06/2017

0000092-31.2014.5.06.0022

Aguardando término dos prazos

72

09/03/2017

0001477-14.2014.5.06.0022

Aguardando término dos prazos - BacenJud

01

03/07/2017

0000010-29.2016.5.06.0022

Analisar Decisão - Exec

01

10/07/2017

0000030-83.2017.5.06.0022

Analisar expediente da secretaria

05

05/07/2017

0077500-74.2009.5.06.0022

Análise de Execução

67

07/11/2016

0001146-66.2013.5.06.0022 * 5

(Subpasta) Contadoria

07

29/06/2017

0001765-59.2014.5.06.0022

(Subpasta) Execução

07

03/07/2017

0000298-74.2016.5.06.0022 * 6

(Subpasta) Notificação/Ofício

04

06/07/2017

0000101-61.2012.5.06.0022

BacenJud

05

07/07/2017

0000962-08.2016.5.06.0022

Cancelar expediente

01

14/09/2016

0000556-55.2014.5.06.0022

Cartório de registro de imóveis

03

19/03/2017

0001385-70.2013.5.06.0022

Concluso ao magistrado - Exec* 7

139

22/03/2016

0001793-32.2011.5.06.0022

Cumprimento de providências

163

13/02/2017

0000289-83.2014.5.06.0022 * 8

(Subpasta) Ag. Resultado de Praça/Leilão

04

07/06/2017

0000248-19.2014.5.06.0022 * 9

(Subpasta) Contadoria

06

03/04/2017

0001177-18.2015.5.06.0022

(Subpasta) Contadoria - Adequação de Cálculos

06

06/03/2017

0000314-96.2014.5.06.0022

(Subpasta) Diretoria - Certificar

04

25/04/2017

0010189-27.2013.5.06.0022

InfoJud

01

16/05/2017

0000165-08.2011.5.06.0022

Iniciar Execução

04

18/04/2017

0001228-68.2011.5.06.0022

Intimações automáticas com pendências - Exec

01

05/07/2017

0037600-21.2008.5.06.0022

Minutar Decisão - Exec

02

03/07/2017

0001093-22.2012.5.06.0022

Minutar Despacho - Exec

12

12/05/2017

0000480-94.2015.5.06.0022

Minutar expediente da secretaria* 11

26

17/02/2017

0001706-71.2014.5.06.0022 * 10

(Subpasta) Notificação - Ofício

01

08/06/2017

0001088-68.2010.5.06.0022

Minutar sentença - Exec

03

04/04/2017

0001355-06.2011.5.06.0022

Prazos vencidos

308

23/03/2016

0001736-09.2014.5.06.0022

Preparar ato de comunicação

04

14/06/2017

0001363-75.2014.5.06.0022

(Subpasta) Notificação - Mandado

01

03/07/2017

0001577-66.2014.5.06.0022

Preparar comunicação

31

09/06/2017

0000362-50.2017.5.06.0022 * 12

(Subpasta) Execução - Carta Precatória

01

13/06/2017

0058000-22.2009.5.06.0022

(Subpasta) Execução - Mandado de Penhora

04

09/06/2017

0000699-39.2017.5.06.0022

(Subpasta) Notificação - DEJT

01

19/06/2017

0001184-10.2015.5.06.0022

(Subpasta) Notificação - Mandado

01

21/06/2017

0010335-68.2013.5.06.0022

Recebimento de instância superior

03

28/06/2017

0001250-58.2013.5.06.0022

Registrar no BNDT - Exec

02

12/06/2017

0001140-59.2013.5.06.0022

Registrar obrigações de pagar

02

27/06/2017

0001161-98.2014.5.06.0022

Registrar parcelas ou despesas processuais - Acordo

01

03/07/2017

0000652-70.2014.5.06.0022

Remeter ao 2o grau - registrar pagamentos

01

27/06/2017

0000120-96.2014.5.06.0022

RenaJud

04

03/04/2017

0001460-07.2016.5.06.0022 * 13

Transferir ou desbloquear bacen

06

12/05/2017

0000460-40.2014.5.06.0022 * 14

OBSERVAÇÕES

*¹ Aguardando resposta de e-mail emitido a juízo deprecante desde 15/09/2015.

*² Inexistem processos nas subpastas “BACENJUD - Para Preparar Minuta†e “Contadoria†e “RENAJUD/INFOJUDâ€

*³ CPE, com determinação para reserva de crédito nos autos nº 000011863.2013.5.06.0022 que se encontram já com praça designada.

* 4 Última parcela vencida em 13/02/2017.

* 5 Na subpasta “ Diretoria - Certificar Pendênciasâ€.

* 6 Encontra-se para confecção de mandado de citação.

* 7 Processos encontram-se sem conclusão nominal ao magistrado

* 8 Na subpasta “Ag. Comprovante de recolhimento/transferênciaâ€

* 9 Próximo e último leilão designado para 24/07/2017.

* 10 Encontra-se na subpasta “Assistência da Diretoria - Certidão de Habilitação de Créditoâ€

* 11 Inexistem processos nas subpastas “ Acordo - Alvará Judicial†e “Acordo - Alvará de Transferênciaâ€

* 12 Para citação postal, onde existem, ao todo, 22 processos na respectiva subpasta.

* 13 A data indicada refere-se à do ultimo despacho determinando consulta ao referido convênio.

* 14 A data indicada refere-se à do ultimo ato processual praticado nos autos “Resultado do Bacenjud e Comprovante de Transferênciaâ€

7. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS FÃSICOS EM 18/7/2017

NATUREZA

QUANTIDADE

DATA MAIS

ANTIGA

PROCESSO

Cargas

Advogados

16

02/12/2016

0001549-06.2011.5.06.0022

Perito

04

12/12/2016

0001281-78.2013.5.06.0022

Terceiros

07

29/06/2017

0000648-04.2012.5.06.0022

Petições a juntar aos autos

-

-

-

Processos conclusos para despacho

81

26/05/2017

0000853-67.2011.5.06.0022

Consultas convênios a realizar (BACEN/JUCEPE/INFOJUD/DETRAN)

-

-

-

Praças a marcar

-

-

-

Processos no setor de cálculos

39

10/03/2017

0000136-84.2013.5.06.0022

Processos para serem remetidos ao TRT

01

12/07/2017

0000991-97.2012.5.06.0022

*Em relação às certidões/diligências a serem expedidas, a mais antiga data de 20/04/2016 (processo n.º 0000619-51.2012.5.06.0022).

*No tocante aos ofícios, praças a realizar, e mandados não existem pendências.

*Quanto aos alvarás, o mais antigo data de 30/5/2017 (processo n.º 0000273-66.2013.5.06.0022).

*No que diz respeito às notificações, a mais antiga data de 04/05/2017 (processo n.º 0000915-39.2013.5.06.002).

*Em relação aos processos digitalizados (CLE), verificou-se a conversão de 359 (trezentos e cinquenta e nove) feitos, sendo 55 (cinquenta e cinco) em 2015, 219 (duzentos e dezenove) em 2016 e 85 (oitenta e cinco) em 2017 (até a presente data).

Fonte: Informações colhidas na Secretaria da Vara do Trabalho e no SIAJ.

8. METAS FIXADAS PELO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA:

Em conformidade com os dados fornecidos pelo Núcleo de Estatística e Pesquisa do Egrégio Regional, eis os resultados das Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ para o ano de 2016:

Meta 1 CNJ - 2016 : – Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuídos no ano corrente.

Unidades Judiciárias

Recebidos

Resolvidos

Resultado

22.ª VT do Recife

1.648

1.495

90,72%

Total da 6ª Região

107.816

111.793

103,69%

Meta 2 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, pelo menos, 90% dos processos distribuídos até 31/12/2014.

Unidade Judiciária

Distribuídos em 2014

Distribuídos em 2014

e julgados até 31/12/16

Pendentes de julga-

mento até 31/12/16

Resultado

22.ª VT do Recife

1.006

1.006

0

111%

Total da 6ª Região

62.261

59.947

2.314

107%

Meta 3 CNJ - 2016 : – Aumentar o índice de conciliação na fase de conhecimento, em relação à média do biênio 2013/2014, em 2 pontos percentuais.

Unidade Judiciária

Solucionados

Conciliados

Média biênio

(2013/2014)

Resultado

22.ª VT do Recife

1.495

537

33,52%

35,92%

Total da 6ª Região

111.793

44.400

40,83%

39,72 %

Meta 4 CNJ - 2016 : – Dar prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, não se destinando portanto à esta Justiça Especializada.

Meta 5 CNJ - 2016 : – B aixar em 2016, quantidade maior de processos de execução do que o total de casos novos de execução no ano corrente.

Unidade

Judiciária

Casos novos

de execução

Baixados

Entraram

na meta

Saíram

da meta

Resultado

22.ª VT do Recife

772

471

0

0

61,01%

Total da 6ª Região

38.526

37.091

0

0

96,50%

Meta 6 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, as ações coletivas distribuídas, até 31.12.2013 no 1.º grau e até 31.12.2014, no 2.º grau.

A 22.ª Vara do Trabalho do Recife não conta com ação coletiva ainda em tramitação em 31/12/2016, de acordo com o relatório fornecido pelo Setor de Estatística deste Tribunal.

Meta 7 CNJ - 2016 : – Identificar e reduzir em 2% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior.

Unidade

Judiciária

Pendentes em

31/12/15

Quantidades de

Processos dos dez

maiores litigantes

distribuídos na ins-

tância no mês de

referência

Quantidades de

Processos dos dez

maiores litigantes

julgados na ins-

tância no mês de

referência

Pendentes em

31/12/16

Resultado

22.ª VT do Recife

221

126

130

217

99,81%

Total da 6ª Região

8.284

7.949

9.373

6.860

118,34%

O Conselho Nacional de Justiça divulgou no final do 10.º Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, as metas nacionais para 2017, quais sejam:

Meta 1 - Os tribunais mantiveram o compromisso de julgar, ao longo de 2017, mais processos do que os novos que chegarem aos tribunais (Meta 1). Assim como em 2016, o compromisso deverá ser cumprido por tribunais de todos os segmentos de Justiça.

Meta 2 - O compromisso com o julgamento dos processos mais antigos, alvo da Meta 2, foi renovado para 2017 e deverá ser cumprido por tribunais de todos os ramos do Judiciário. O detalhamento desta e das outras metas definidas, com percentuais e períodos de distribuição dos processos que deverão ser julgados, estarão num glossário que será divulgado futuramente pelo CNJ.

Meta 3 - A Justiça Federal e a Justiça do Trabalho também renovaram o compromisso com a Meta 3, que busca aumentar o número de casos solucionados por meio da conciliação, em relação a períodos anteriores. 

Meta 4 - Fixada pela primeira vez em 2013, a Meta 4, que dá prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, deverá ser cumprida novamente em 2017 pela Justiça Estadual, pela Justiça Federal, pela Justiça Militar da União e dos Estados e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). 

Meta 5 - Impulso aos processos de execução, que será perseguida no ano que vem pelos tribunais da Justiça Estadual, Federal e do Trabalho.

Meta 6 - P rioriza o julgamento de ações coletivas, que impactam na vida de um grupo maior de pessoas. 

Meta 7 – Prioriza o julgamento de processos dos maiores litigantes e dos recursos repetitivos, tem por objetivo enfrentar demandas de massa que chegam ao Judiciário.

Meta 8 – Destinada a ações de fortalecimento da rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres, uma das prioridades da atual gestão do CNJ.

9. ITENS DE EXAME E REGISTRO OBRIGATÓRIOS (Art. 26 da Consolidação dos Provimentos da CGJT):

Com base nos autos e sistemas analisados, verificou-se que o Juízo:

- registra no sistema informatizado os atos processuais relevantes;

- não emite, de forma explícita e circunstanciada, pronunciamento acerca da admissibilidade dos recursos, haja vista que, ao citar os pressupostos processuais, omite informação sobre as folhas onde se encontram as peças ou documentos (ou ID, quando PJe-JT) referentes aos recursos interpostos, a exemplo do que constatado nos despachos dos processos n.ºs 0001768-77.2015.5.06.0022, 0000994-47.2015.5.06.0022 e 0000120-96.2014.5.06.0022;

- ordena, de ofício, a imediata liberação do depósito recursal, nos casos em que, após a liquidação, seja apurado crédito de valor inequivocamente superior ao depositado, como verificado nos processos n.ºs 0000859-69.2014.5.06.0022 e 0000092-31.2014.5.06.0022;

- exaure as iniciativas do juízo objetivando tornar exitosa a execução. Por oportuno, enfatiza-se a necessidade ao Juízo da regular observância às normas procedimentais prescritas pela Consolidação de Provimentos para a fase de execução, bem assim para a emissão da Certidão de Crédito Trabalhista (observem-se os artigos 76, 77, 87, 88 e 89 da Consolidação de Provimentos 2016 da CGJT);

- faz uso regular das ferramentas eletrônicas: Bacenjud, Detran, Renajud, Jucepe, Infojud e Serpro, consoante observado nos processos n.ºs. 0000165-08.2011.5.06.0022, 0164900-34.2006.5.06.0022, 0000492-74.2016.5.06.0022, 0001402-04.2016.5.06.0022, 0001738-42.2015.5.06.0022, 0000081-65.2015.5.06.0022, 0000658-09.2016.5.06.0022, 0000412-47.2015.5.06.0022. De acordo com o Relatório sobre Ordens Judiciais, foram realizados, no período de janeiro de 2016 a junho de 2017, 1.357 (um mil trezentos cinquenta e sete) bloqueios, 567 (quinhentos e sessenta e sete) desbloqueios e 548 (quinhentas e quarenta e oito) transferências. No mês de junho de 2017, constavam 547 (quinhentas e quarenta e sete) bloqueios pendentes de providência;

- determina a citação dos sócios, nos casos de desconsideração da personalidade jurídica da empresa executada, com a devida inclusão dos seus nomes no sistema, no polo passivo da demanda, conforme visto nos processos n.ºs 0001649-19.2015.5.06.0022 e 0000424-95.2014.5.06.0022; e

- não inclue, na pauta, habitualmente, processos na fase de execução para tentativa de conciliação, mas apenas na Semana Nacional de Conciliação. Esclareceu-se, entretanto, que, por meio de despacho, informa-se que, independente de designação de audiência específica para tal fim, as partes podem comparecer em qualquer dia, no horário de atendimento ao público, para realização de acordo.

Quanto aos demais aspectos (assiduidade dos magistrados, pauta de audiências e principais prazos) encontram-se registrados nos itens 4 e 5.

10. OBSERVAÇÕES/PENDÊNCIAS REFERENTES À SECRETARIA:

- Na análise, por amostragem, nas carteiras que integram a Secretaria da Vara, verificou-se satisfatória organização e cumprimento das normas procedimentais a serem seguidas pelas unidades judiciárias de primeira instância, entretanto, impõe-se maior controle em relação ao controle de carga dos autos (vez que há dois processos com pendências de 2/12/2016 e 12/12/2016) e expedição de certidões (pendente desde 20/04/2016) . Quanto aos processos digitais, constatou-se regular controle da tramitação dos feitos, conforme quadro do item 6 elaborado em 10/7/2017, ressaltando-se, no entanto, a necessidade de melhor utilização da ferramenta “agrupadores†(em face da constatação de 699 processos com petições não apreciadas, e 129 processos aguardando encerramento do secretário de audiência), bem assim de impulsionar os processos com mais de 60 dias sem movimentação, e de proceder maior controle dos prazos vencidos e da triagem inicial. Na inspeção realizada pelo juízo de primeiro grau, no período de 9 a 13 de janeiro de 2017, registraram-se dentre outros dados: a) adequação das divergências entre o sistema informatizado e a realidade; b) inspeção de 571 processos; c) emissão de 105 ordens para bloqueio eletrônico; d) despachados 355 processos físicos e eletrônicos; e) 3 processos fora de pauta; f) 346 processos com execução suspensa; g) 293 processos sem tramitação há mais de 60 dias; e h) 4 processos com carga vencida e notificados.

- Existem 62 (sessenta e duas) CTPS’s sob custódia da Secretaria da Vara, e, por amostragem em 40 (quarenta) desses documentos, 6 (seis) dizem respeito a processos arquivados ou em via de arquivamento (0088400-24.2006.5.06.0022, 0000971-38.2014.5.06.0022, 0000992-53.2010.5.06.0022, 0157800-57.2008.5.06.0022, 0010377-65.2013.5.06.0022 e 0000095-49.2015.5.06.0022). Indagado acerca das medidas adotadas para a diminuição do passivo desses documentos, a Secretaria esclareceu que intima o advogado, pelo sistema, para que encaminhe o documento profissional ao seu cliente, e, sendo frustrada tal medida, determina-se a notificação da própria parte, sem prejuízo de posterior diligência por meio de oficial de justiça;

- O Juízo p rolata sentenças de forma líquida nos ritos sumaríssimo e ordinário sempre que possível;

- Conforme relatório fornecido pela Seção de Gestão Negocial dos Sistemas do PJE e do e-Gestão, vinculada à Secretaria da Presidência deste Tribunal, há necessidade da Secretaria da Vara proceder, o mais breve possível, a registros no PJE, de modo a regularizar a estatística da unidade, no tocante ao recolhimento das custas processuais: 0000517-58.2014.5.06.0022, 0000812-61.2015.5.06.0022, 0001809-78.2014.5.06.0022, 0001260-34.2015.5.06.0022, 0000681-86.2015.5.06.0022, 0000018-75.2017.5.06.0020, 0000636-82.2015.5.06.0022, 0010212-70.2013.5.06.0022 e 0000316-32.2015.5.06.0022;

- Em relação ao lapso temporal anteriormente correicionado, observou-se: a) acréscimo do quantitativo de novas ações em 23 (vinte e três) processos; b) aumento na produtividade da Vara, vez que prolatadas a mais 105 (cento e cinco) sentenças e 78 (setenta e oito) decisões de incidentes processuais, e 172 (cento e setenta e dois) conciliações; c) aumento do prazo médio para julgamento em 25 (vinte e cinco) dias; d) redução do prazo médio, no ano de 2016, para realização da audiência inicial no rito sumaríssimo em 5 (cinco) dias, bem assim da audiência de instrução no rito sumaríssimo em 7 (sete) dias e ordinário em 23 (vinte e três) dias, e da audiência de decisão, no sumaríssimo em 7 (sete) dias e no ordinário em 11 (onze) dias; e) aumento do prazo médio para realização, em julho de 2017, das audiências iniciais no rito sumaríssimo em 18 (dezoito) dias, e da instrução em 71 (setenta e um) dias; f) acréscimo do prazo médio na fase de conhecimento em 17 (dezessete) dias, e na execução em 271 (duzentos e setenta e um) dias, porém houve redução na liquidação em 11 (onze) dias; g) aumento na quantidade de processos na fase de conhecimento em 18 (dezoito), na liquidação em 121 (cento e vinte e um), e na execução em 389 (trezentos e oitenta e nove); e h) acréscimo do saldo remanescente em 648 (seiscentos e quarenta e oito) processos; e

- Atingimento das Metas 2, 3 e 6 estabelecidas pelo CNJ para o ano de 2016.

11. PEDIDOS DE PROVIDÊNCIAS E RECLAMAÇÕES CORREICIONAIS :

No tocante ao período de 1.º de janeiro de 2016 até a presente data, em face desta unidade judiciária, houve a formalização de três pedidos de providências (0000034-26.2016.5.06.0000, 0000057-69.2016.5.06.0000 e 0000072-04.2017.5.06.0000) e duas reclamações correicionais (0000033-41.2016.5.06.0000 e 0000037-78.2016.5.06.0000) julgados improcedentes e arquivados.

12. RECOMENDAÇÕES:

- Prolatarem os magistrados Edmilson Alves da Silva e Wiviane Maria Oliveira de Souza , prioritariamente e no menor espaço de tempo possível, as sentenças com prazo vencido, conforme relações especificadas nos itens 3.3 e 3.4, devendo, sempre, atentarem ao prescrito no ATO n.º 1/CGJT, de 10 de fevereiro de 2017, haja vista o controle exercido por esta Corregedoria Regional a evitar que decisões não ultrapassem a tolerância admitida pela citada norma ;

- Empreender esforços com o objetivo de reduzir os prazos médios de audiências no rito sumaríssimo, estabelecendo como meta o prazo máximo de 15 (quinze) dias, conforme determina o inciso III do art. 852-B da CLT. Nos processos de rito ordinário, observar “o prazo médio de duração do processo – fase de conhecimento – de até 200 (duzentos) dias, atentando-se ao limite legal para publicação de sentença†– Resolução Administrativa TRT n.º 03/2015, artigo 14, § 2.º (Provimento TRT-CRT n.º 03/2010);

- Incluir processos de execução na pauta de audiências para tentativa de conciliação, consoante disposto no art. 76, II, da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho: “ promover a realização semanal de audiências de conciliação em processos na fase de execução, independentemente de requerimento das partes, selecionando-se aqueles com maior possibilidade de êxito na composição â€.

- Emitir pronunciamento explícito acerca da admissibilidade dos recursos, com análise específica de cada pressuposto recursal (inteligência do artigo 26 da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral);

- Realizar a verificação periódica, no Sistema BacenJud, quanto à existência de alguma ordem judicial “pendente de providênciaâ€, ou mesmo “não lidaâ€, adotando-se a medida cabível, seja de transferência dos valores bloqueados para contas judiciais (para posterior liberação aos exequentes) ou desbloqueios daquelas importâncias que não interessem à execução – Consolidação de Provimentos da CGJT, Art. 99;

- Observar regular e integralmente as normas procedimentais prescritas pela Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho para a fase de execução - vide artigos 77 e 88 da Consolidação de Provimentos 2016 da CGJT.

- Perseverar nas diligências para devolver às partes os documentos de identificação profissional (CTPS), especialmente aqueles que se refiram a processos arquivados ou em vias de arquivamento;

- Proceder ao controle de carga dos autos mensalmente até o dia 15 de cada mês subsequente, conforme prevê o art. 57, parágrafo único, do Provimento 02/2013 da Corregedoria Regional, com adoção das providências cabíveis, de modo a assegurar a sua devolução o mais breve possível, especialmente no tocante aos processos n.ºs 0001549-06.2011.5.06.0022 e 0001281-78.2013.5.06.0022 ;

- Impulsionar os processos sem movimentação há mais de 60 dias;

- Enfatizar, entre os usuários (servidores e magistrados) da Vara, a importância da correta inserção de dados no PJE, pois eles são extraídos, através das remessas, transformados e gravados, e essas informações alimentam o e-Gestão, gerando os relatórios gerenciais e a estatística oficial da Justiça do Trabalho;

- Realizar a análise periódica da ferramenta “agrupadoresâ€, a fim de evitar a permanência de processos em tarefas já superadas. Os processos devem ser retirados de tal lista assim que realizado o ato respectivo;

- Proceder à “conclusão ao magistradoâ€, especificando o tipo (sentenças, decisões ou despachos), sem necessidade de despacho para tal finalidade, pela importância desse dado para a estatística deste Regional, e, ainda, com a cautela necessária, em face da impossibilidade de cancelamento da “conclusão†em relação às sentenças, o que enseja, em caso de equívoco do servidor, a necessidade de o magistrado proceder à “conversão do julgamento em diligência†para que se possa realizar nova conclusão. Deve, ainda, ser selecionado o magistrado em tempo real, com a devida gravação no sistema, a fim de que seja contabilizado o prazo para prolação da decisão corretamente, e, no caso da sentença, tão logo encerrada a instrução. Em relação às decisões de antecipação de tutela, também proceder à imediata conclusão com a especificação do magistrado, de modo a possibilitar o controle do prazo e garantir a veracidade dos dados estatísticos. No tocante aos embargos de declaração, havendo necessidade de intimar a parte contrária, proceder à conclusão para julgamento tão logo encerrado o prazo, também sem necessidade de despacho, por se tratar de ato ordinário da secretaria. Tratando-se de juiz substituto da reserva técnica, proceder à imediata conclusão no sistema, com informação de tal fato, por e-mail funcional, ao magistrado, inclusive porque possui acesso restrito à unidade na qual atua;

- Efetivar a conclusão para julgamento dos embargos de declaração ao magistrado que se encontrar em exercício na Vara, quando aquele que prolatou a sentença embargada se encontrar afastado por mais de 30 dias, em conformidade com o art. 8.º, § 3.º, do Provimento n.º 03/2015 desta Corregedoria Regional;

- Cumprir as diligências determinadas pelo Tribunal, em grau de recurso, em prazo razoável, bem assim proceder ao correto cadastramento das partes quando do envio dos recursos ao Tribunal, inclusive em relação ao recurso ordinário em rito sumaríssimo, de modo a evitar equívoco quando da distribuição da classe processual na segunda instância;

- Registrar, no sistema PJE, o recolhimento das custas, emolumentos, contribuição previdenciária e imposto de renda. Após as orientações sobre a necessidade de tal anotação, o Setor de Estatística do Tribunal constatou acréscimo considerável no registro de tais arrecadações, conforme quadro demonstrativo entre os meses de janeiro a março de 2016 e janeiro a março de 2017, numa variação de 115,94% no tocante às custas processuais, de 498,05% em relação aos emolumentos, de 71,16% no pertinente às contribuições previdenciárias, de 32,62% no que diz respeito ao imposto de renda, e de 283,18% quanto às multas aplicadas pelos órgãos de fiscalização das relações de trabalho; e

- Estimular, entre os servidores, práticas de sustentabilidade, racionalização e consumo consciente de materiais e serviços de responsabilidade socioambiental, visando ao uso sustentável dos recursos naturais e dos bens públicos, bem como ao aperfeiçoamento contínuo da qualidade do gasto público realizado pelo Tribunal, a teor da Resolução n.º 201 do CNJ de 3/3/2015.

13. BOAS PRÃTICAS RELATADAS PELO JUÃZO:

Noticiou a Secretaria que as boas práticas, relacionadas na ata de correição de 2016, continuam sendo desempenhadas nesta unidade judiciária, motivo pelo qual procede à sua renovação:

- Expedição de ata de audiência com força de alvará para levantamento do FGTS e habilitação no seguro desemprego, nos casos cabíveis;

- Liberação dos depósitos recursais quando da baixa dos processos do Tribunal;

- Prolação de sentenças líquidas, em ambos os ritos, quando possível;

- Indicação de contas pelos reclamantes e advogados para depósito das parcelas de acordo;

- Comunicação aos peritos por e-mail , telefone e Whatsapp;

- Consultas pela Intranet, Internet, PJe, e-mail e telefone, para obter informações das cartas precatórias;

- Divisão dos processos eletrônicos por numeração e tarefas;

- Declarações do Imposto de Renda condicionadas, desde março de 2010, em pasta na rede de informática, evitando-se gasto com papel, com acesso dos advogados pelo microcomputador da Secretaria;

- Elaboração de banco de dados, na rede de informática, com cópias dos contratos sociais e alterações, se houver, das empresas executadas, evitando-se consultas reiteradas ao sistema;

- Execução impulsionada de ofício até a utilização de todas as ferramentas de convênios disponíveis;

- Envio dos alvarás de transferência dos processos eletrônicos (conta corrente, custas, INSS, FAT) para a Caixa Econômica Federal por e-mail ; e

- Utilização de modelos de atos padronizados em Secretaria, criando-se modelos adicionais no PJe quando identificada a necessidade.

14. SOLICITAÇÕES DO JUÃZO:

- Providenciar a detetização contra ratos, baratas e escorpiões;

- Manutenção do prédio em relação às infiltrações do teto;

- Melhorar as condições do estacionamento, porque não há condições de acesso em dias de chuva;

- Providenciar meios para melhorar o fornecimento de água e eliminar o mau cheiro decorrente do retorno do esgoto; e

- Maior diálogo entre a primeira e a segunda instância.

Encerrados os trabalhos, a Excelentíssima Corregedora Regional, Desembargadora Dione Nunes Furtado da Silva, agradeceu a fraternal acolhida e a colaboração prestada pela Excelentíssima Juíza Substituta Auxiliar e pelos servidores da Vara, determinando que, lavrada e assinada, fosse disponibilizada esta ata na página da Corregedoria, no sítio deste Regional ( www.trt6.jus.br ), além de publicada, em sua íntegra, no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho – DEJT, entregando cópia à Unidade Judiciária sob correição (neste ato), Presidência do Egrégio Regional e Secretaria Administrativa, para conhecimento e providências pertinentes. Firmam a presente ata a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional e a Secretária da Corregedoria Regional.

DIONE NUNES FURTADO DA SILVA

Desembargadora Corregedora Regional

NOÊMIA MARIA GOMES DE OLIVEIRA

Secretária da Corregedoria Regional

Ata Correição 42 - 2017 de 18/7/2017.