ATA DA CORREIÇÃO ORDINÃRIA REALIZADA NA VARA DO TRABALHO DE GARANHUNS, EM 13 DE JULHO DE 2017.

Aos 13 (treze) dias do mês de julho de 2017, às 9 (nove) horas, compareceu à sede da Vara do Trabalho de Garanhuns, situada na Rua São Bento, n.º 385, Brasília, Garanhuns/PE, a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional do TRT da 6.ª Região, Dr.ª Dione Nunes Furtado da Silva , acompanhada pelos servidores Noêmia Maria Gomes de Oliveira (Secretária da Corregedoria), Vânia Rodrigues de Santana Cunha (Assessora de Gabinete), Rosanna de Freitas Monteiro (Assistente de Gabinete), Henrique Bezerra Valença (Assistente Secretário) e José Carlos Oliveira de Souza (Chefe de Serviço), para realizar a Correição Ordinária veiculada no Edital n.º 04/2017, disponibilizado no Diário Eletrônico do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região em 24 (vinte e quatro) de abril de 2017, considerado publicado em 25 (vinte e cinco) de abril de 2017. Referido edital se encontrava devidamente afixado no átrio da Secretaria, possibilitando sua plena divulgação e visualização pelo público local.

Presentes, na ocasião, a Excelentíssima Juíza Titular, Dr.ª Sohad Maria Dutra Cahu, o Diretor de Secretaria, Bel. Jânio Farias Remígio, e os demais servidores ali lotados: Alexandre Henrique Monteiro de Melo, Carlos Dave Cavalcanti, Daniele Vieira Vanderlei de Melo Lessa, Maria do Socorro Almeida Soares, Valdemir Félix de Moura, Matheus Valença Parísio, Ana Lúcia Ferreira de Holanda Cavalcanti, Maria de Lourdes Almeida Batista, Ivison Aragão Pereira, Ângela Alves Lourenço, Dinorá Seabra Chaves, e José Márcio Lopes da Silva, além dos Estagiários de Direito José Antônio Floriano Alves Júnior e Victor Anthony Melo de Barros Lobo. Ausentes os servidores Karollinne Vasques Conde Calado de Freitas, Emília Laura Mota Peixoto Resende e Zenilson de Carvalho Siqueira, em razão da fruição de férias.

Com base nos dados extraídos do SIAJ, PJe, e-Gestão e Sistema de Pessoal; nas informações consolidadas pela Seção de Estatística; no exame dos procedimentos adotados na Secretaria da Vara e dos processos em tramitação, e, ainda, dos dados colhidos na inspeção judicial realizada no período de 9 a 13 de janeiro de 2017, a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional determinou o registro das informações e recomendações que seguem.

1. MAGISTRADA:

JUÃZA TITULAR

PERÃODO DE ATUAÇÃO

Sohad Maria Dutra Cahu

Desde 10/2/2014

(Ato TRT GP n.º 40/2014)

2. QUADRO ATUAL DE SERVIDORES:

NOME

CARGO

FUNÇÃO

Jânio Farias Remígio

Técnico Judiciário

Diretor de Secretaria

Alexandre Henrique Monteiro de Melo

Técnico Judiciário

Assistente de Juiz

Carlos Dave Cavalcanti

Analista Judiciário

Assistente de Juiz

Daniele Vieira Vanderlei de Melo Lessa

Técnica Judiciária

Assistente do Diretor

Maria do Socorro Almeida Soares

Técnica Judiciária

Calculista

Valdemir Félix de Moura

Técnico Judiciário

Calculista

Karollinne Vasques Conde Calado de Freitas

Técnica Judiciária

Secretária de Audiência

Matheus Valença Parísio

Técnico Judiciário

Secretário de Audiência

Ana Lúcia Ferreira de Holanda Cavancanti

Requisitada

Assistente

Maria de Lourdes Almeida Batista

Requisitada

Assistente

Emília Laura Mota Peixoto Resende

Analista Judiciária

Oficiala de Justiça

Ivison Aragão Pereira

Analista Judiciário

Oficial de Justiça

José Márcio Lopes da Silva

Técnico Judiciário

-

Zenilson de Carvalho Siqueira

Técnico Judiciário

-

Ângela Alves Lourenço

Técnica Judiciária

-

Dinorá Seabra Chaves

Técnica Judiciária

-

3. Produtividade dos Juízes na Unidade:

3.1. Quantidade de Audiências, Sentenças, Conciliações e Incidentes por Juiz (a):

Atuação dos Magistrados na

VT de Garanhuns

Audiências*

Sentenças de mérito

Conciliações

Incidentes processuais

Sohad Maria Dutra Cahu

1.599

498

479

124

Evellyne Ferraz Correia

251

23

71

22

Ilka Eliane de Souza Tavares

491

66

176

23

Joaquim Emiliano Fortaleza de Lima

-

2

-

-

Matheus de Lima Sampaio

85

18

38

2

Total

2.426

607

764

171

*Exceto audiências de julgamento.

Fontes: Relatórios extraídos do e-Gestão (Audiências realizadas, Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado).

Período analisado: 1.º/6/2016 a 31/5/2017.

3.2. Prazo médio (em dias) para julgamento de mérito na unidade, da conclusão até a prolação da sentença (apenas PJe):

Atuação dos Magistrados na VT de Garanhuns

Prazo* médio para julgamento de sentenças de mérito

Sohad Maria Dutra Cahu

11

Evellyne Ferraz Correia

7

Ilka Eliane de Souza Tavares

10

Joaquim Emiliano Fortaleza de Lima

56

Matheus de Lima Sampaio

10

Prazo médio para julgar na unidade

11

*Apuração leva em conta somente processos eletrônicos e não deduz os períodos de afastamento dos magistrados, tais como férias, licenças, cursos e outros, em face da falta de integração entre os sistemas de pessoal e judicial.

Fontes: Relatório extraído do e-Gestão (Prazos Médios, em dias, da conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe).

Período analisado: 1.º/6/2016 a 31/5/2017.

3.3. Sentenças de mérito (conhecimento) pendentes de julgamento:

Magistrados com sentenças pendentes na

VT de Garanhuns

No prazo

Prazo vencido

Total

Sohad Maria Dutra Cahu

35

-

35

Total de sentenças pendentes na Vara

35

-

35

Fontes: Dados extraídos de “Relatório de decisões em aberto/proferidasâ€; e PJe, em 13/7/2017 às 9h.

3.4. Incidentes processuais pendentes de julgamento:

Magistrados com Incidentes Processuais pendentes na VT de Garanhuns

No prazo

Prazo vencido

Total

Sohad Maria Dutra Cahu

3

-

3

Ilka Eliane de Souza Tavares

1

-

1

Total de incidentes pendentes na Vara

4

-

4

Fontes: Dados coletados na Secretaria da Vara e no PJe, em 13/7/2017 às 9h30.

3.5. Produtividade da Vara:

Unidade Judiciária

Quantidades

Prazo médio para julgamento (PJe)

Sentenças de mérito

Incidentes processuais

Conciliações

VT de Garanhuns

607

171

764

11

Fontes: Relatórios extraídos do e-Gestão: Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado; Prazos Médios (em dias) da Conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe).

Período analisado: 1.º/6/2016 a 31/5/2017.

3.6. Percentuais de produtividade da juíza titular (período de junho de 2016 a maio de 2017):

Mês

JUNHO/16

JULHO/16

AGOST./16

SET./16

OUT./16

NOV./16

Sentenças

142,65%

Férias

118,71%

127,40%

206,25%

129,87%

Conciliados

83,82%

Férias

58,99%

112,33%

68,75%

90,91%

Mês

DEZ./16

JAN./17

FEV./17

MARÇO/17

ABRIL/17

MAIO/17

Sentenças

154,29%

Férias

Férias

107,69%

153,03%

Férias

Conciliados

111,43%

Férias

Férias

101,54%

81,82%

Férias

Fonte: Boletim de Produtividade dos Juízes da 1.ª Instância do TRT da 6.ª Região.

4. AUDIÊNCIAS (REALIZADAS E DESIGNADAS):

4.1. Prazos médios, em dias, até a realização das audiências (a partir do ajuizamento):

Unidade Judiciária

Inicial

Instrução

Decisão

Sumaríssimo

Ordinário

Sumaríssimo

Ordinário

Sumaríssimo

Ordinário

VT de Garanhuns

55

80

64

132

67

133

Fonte: Dados extraídos do e-Gestão (Prazos médios – fase de conhecimento).

Período analisado: 1.º/6/2016 a 31/5/2017.

4.2. Prazos (em dias) para designação de audiências, a contar de 27/6/2017:

Unidade Judiciária

Inicial

Instrução

Sumaríssimo

Ordinário

2016

2017

2016

2017

2016

2017

VT de Garanhuns

83

29

114

55

123

86

Fontes: Informações extraídas do PJe e da Ata de Correição realizada em 2016.

4.3. Assiduidade da magistrada:

Segundo informações prestadas pelo Diretor de Secretaria, são realizadas 3 (três) sessões de audiências por semana (terças a quintas-feiras), comparecendo a Juíza Titular, em regra, 3 (três) dias por semana à Unidade Judiciária.

Registra-se que a Excelentíssima Juíza Titular desfruta de autorização do egrégio Tribunal Regional para residir fora da jurisdição, em conformidade com o que prescreve a Resolução Administrativa TRT n.º 007/2008 .

Os requisitos previstos na citada norma local aos magistrados que dispõem dessa permissão são: a) inexistência de audiências adiadas por ausência injustificada do magistrado; b) obediência aos prazos legais, mormente para sentenciar ; c) permanecer disponível o magistrado em todos os dias úteis da semana; e d) adoção de medidas tendentes à redução progressiva dos processos em fase de execução.

E , p or ocasião da última correição ordinária realizada neste Regional – 6 a 10 de junho de 2016 – o Excelentíssimo Corregedor-Geral, Ministro Renato de Lacerda Paiva, fez constar, na respectiva ata de correição (página 34, item 8.11.), referência aos magistrados que dispõem da correspondente autorização, entendendo-se, por conseguinte, que Sua Excelência está bem atento à questão.

Porém, a Excelentíssima Juíza Titular desta Unidade Jurisdicional, Dra. Sohad Maria Dutra Cahu, não apresenta , nesta data, nenhum processo aguardando prolação de sentença com prazo vencido (vide detalhes nos quadros 3.3 e 3.4).

P or oportuno, ressalva-se que, em vista da regulamentação da matéria pela Consolidação de Provimentos da CGJT, é necessário que “ sejam afixadas nas Secretarias dos órgãos judicantes as datas em que os magistrados prestarão atendimento nas varas, bem assim aquelas em que se encontrarão fora da sede do juízo, mas no exercício de suas respectivas funções .†E tal requisito foi observado pela Secretaria da Vara.

4.4. Quantidade de processos em pauta de audiências por semana (média):

Unidade Judiciária

Dias de audiências por semana

Total de audiências

Sumaríssimos

Iniciais

Instruções

Razões Finais

VT de Garanhuns

3 (terças às quintas-feiras)

14 a 16

20 a 28

11 a 15

4 a 5

Fontes: Informações extraídas do PJe, em 27/6/2017, relativas aos seguintes períodos: 24/4/2017 a 28/4/2017, 15/5/2017 a 19/5/2017, 5/6/2017 a 9/6/2017, e 3/7/2017 a 7/7/2017; e informações prestadas pelo Diretor de Secretaria da Vara.

5. MOVIMENTAÇÃO PROCESSUAL:

5.1. Quantidade de ações trabalhistas ajuizadas na unidade - PJe:

Unidade Judiciária

2015

2016

2017

(até 26/6/2017)

VT de Garanhuns

1.890

1.870

771

Fontes: Consolidação da Estatística, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Casos Novos por Distribuição e Redistribuídos) e PJe .

5.2. Processos remanescentes (congestionamento):

Unidade Judiciária

SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2016

SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2017

Pendentes de julgamento*

Processos demais fases

Total

Pendentes de julgamento*

Processos demais fases

Total

VT de Garanhuns

2

2.500

2.502

0

2.631

2.631

*Pendentes de julgamento: Processos com instrução encerrada, aguardando prolação de sentença.

Fontes: Consolidação da Estatística, Relatórios Gerenciais, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Processos Pendentes de Solução) e PJe.

5.3. Quantidade de processos em tramitação:

Unidade Judiciária

Processos em tramitação em 4/7/2017

Físicos

PJe

VT de Garanhuns

458

2.107

Fonte: Relatório Gerencial (Processos em tramitação na Vara) e PJe-JT.

5.4. Quantidade de processos nas principais fases processuais ( pendentes de solução ):

Unidade Judiciária

Conhecimento

(até a prolação da sentença)

Liquidação

Execução

VT de Garanhuns

594

36

927

Fontes : e-Gestão.

Período analisado: 1.º/5/2017 a 31/5/2017.

5.5. Prazos médios (em dias) nas principais fases processuais:

Unidade Judiciária

Conhecimento

(até a prolação da sentença)

Liquidação

Execução

VT de Garanhuns

102

121

336

Fonte: e-Gestão.

Período analisado: 1.º/6/2016 a 31/5/2017.

6. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS ELETRÔNICOS EM 6/7/2017:

Agrupadores:

Tarefa

Quantidade

Processos com pedido de sigilo nos documentos não apreciado

13 

Processos com pedido liminar ou de antecipação de tutela não apreciado

16 

Processos com Petições Avulsas

03

Processos com petições não apreciadas

04 

Mandados devolvidos pelo Oficial de Justiça

30 

Processos aguardando encaminhamento do secretário de audiência (atas assinadas)

32 

Fase de Conhecimento:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

Aguardando Cumprimento de Providência

01

16/12/2016

0001371-64.2016.5.06.0351 *¹

Aguardando apreciação pela instância superior

186

26/08/2014

0010004-35.2014.5.06.0351

Aguardando audiência

343

18/11/2016

0001820-22.2016.5.06.0351 *²

Aguardando comprovantes bancários

01

05/07/2017

0000427-62.2016.5.06.0351

Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos

325

12/01/2015

0010811-55.2014.5.06.0351 *³

Aguardando término dos prazos

132

06/03/2017

0001350-25.2015.5.06.0351 * 4

Analisar Decisão

01

29/06/2017

0001760-49.2016.5.06.0351

Analisar sentença

16

27/06/2017

0002008-15.2016.5.06.0351

Análise do Conhecimento

72

27/06/2017

0001685-10.2016.5.06.0351

Concluso ao magistrado

18

12/06/2017

0000334-65.2017.5.06.0351 * 5

Controle de pericia

05

17/05/2017

0001552-65.2016.5.06.0351

Cumprimento de providências

41

22/02/2017

0001738-88.2016.5.06.0351 * 6

* 8 (Subpasta) Aguardando diligência

05

24/03/2017

0000216-89.2017.5.06.0351 * 7

(Subpasta) Cálculos - Rateio

02

17/05/2017

0000615-89.2015.5.06.0351

(Subpasta) Cálculos - revisão

07

12/06/2017

0000505-56.2016.5.06.0351

(Subpasta)Cálculos/atualização/INSS/acordo descumprido

02

03/07/2017

0000191-13.2016.5.06.0351

Imprimir Correspondência

01

30/06/2017

0000695-82.2017.5.06.0351

Intimações automáticas com pendências - Con

08

30/06/2017

0000508-74.2017.5.06.0351

Minutar Despacho

04

03/04/2017

0000986-19.2016.5.06.0351

Minutar sentença

10

21/06/2017

0000431-65.2017.5.06.0351

Prazos vencidos

18

13/06/2017

0001590-77.2016.5.06.0351

Preparar comunicação

01

04/07/2017

0000231-58.2017.5.06.0351

Recebimento de instância superior

02

05/07/2017

0001968-33.2016.5.06.0351

Redistribuição

01

31/05/2017

0000393-53.2017.5.06.0351

Remeter ao 2o Grau

01

02/07/2017

0000745-45.2016.5.06.0351

Triagem Inicial

15

05/07/2017

0000801-44.2017.5.06.0351

OBSERVAÇÕES

*¹ Encontra-se na subpasta “aguardando decurso de prazoâ€, com certidão de 30/03/2017 acerca de tombamento no TRT de Exceção de Suspeição sob n.º 0000182-03.2017.5.06.0000.

*² Última audiência realizada em 24/05/2017 e próxima designada para 25/07/2017.

*³ Última parcela do acordo para 12/05/2017.

* 4 Execução suspensa por despacho na data indicada, nos termos do art. 921, inc. III do NCPC.

* 5 Sem conclusão nominal ao magistrado.

* 6 Encontra-se na subpasta “Aguardando prazo†(resposta a ofício).

* 7 Certidão de devolução de mandado de 27/03/2017.

* 8 Inexistem processos nas subpastas “Leilãoâ€, “Serasa†e “Serproâ€. 1

Fase de Liquidação:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

Aguardando Cumprimento de Providência - Liq

14

17/05/2017

0000896-45.2015.5.06.0351 *¹

(Subpasta) Cálculos liquidação

12

12/06/2017

0000951-59.2016.5.06.0351

Aguardando apreciação pela instância superior

02

17/02/2016

0010018-19.2014.5.06.0351

Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos

01

03/05/2017

0000503-86.2016.5.06.0351

Aguardando cálculo - Contadoria

02

21/06/2017

0000195-50.2016.5.06.0351

Aguardando término dos prazos

08

26/06/2017

0001843-65.2016.5.06.0351

Analisar Decisão - Liq

01

06/07/2017

0000412-59.2017.5.06.0351

Análise de Liquidação

12

27/06/2017

0001857-49.2016.5.06.0351

Concluso ao magistrado - Liq

04

05/06/2017

0000945-86.2015.5.06.0351 *²

* 4 Cumprimento de providências

03

12/06/2017

0000196-35.2016.5.06.0351 *³

Intimações automáticas com pendências - Liq

02

03/07/2017

0001441-81.2016.5.06.0351

Minutar Decisão - Liq

01

12/06/2017

0000676-13.2016.5.06.0351

Minutar Despacho - Liq

01

22/05/2017

0010792-49.2014.5.06.0351

Minutar expediente da secretaria

01

19/05/2017

0002046-61.2015.5.06.0351

Prazos vencidos

05

29/06/2017

0000146-09.2016.5.06.0351

OBSERVAÇÕES

*¹ Encontra-se na subpasta “aguardando prazo†(CPE).

*² Sem conclusão nominal ao magistrado.

*³ A data indicada refere-se à da determinação do início da liquidação.

* 4 Inexistem processos nas subpastas “Leilãoâ€, “Serasa†e “Serproâ€.

Fase de Execução:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

Aguardando Cumprimento de Providência - Exec

33

18/02/2016

0010374-14.2014.5.06.0351

Aguardando apreciação pela instância superior

10

17/08/2015

0000351-72.2015.5.06.0351

Aguardando atualização de cálculo

02

27/06/2017

0000368-11.2015.5.06.0351

Aguardando audiência - Exec

02

19/05/2017

0000515-03.2016.5.06.0351

Aguardando comprovantes bancários

07

21/06/2017

0002017-11.2015.5.06.0351

Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos

61

22/05/2017

0000033-55.2016.5.06.0351

Aguardando término dos prazos

147

13/02/2017

0001705-35.2015.5.06.0351

Análise de Execução

143

18/05/2017

0010226-03.2014.5.06.0351 *¹

BacenJud

61

27/06/2017

0010001-80.2014.5.06.0351

Concluso ao magistrado - Exec

07

30/06/2017

0001656-57.2016.5.06.0351

*³ Cumprimento de providências

139

14/02/2017

0010505-86.2014.5.06.0351 *²

(Subpasta) Aguardando diligência

32

14/02/2017

0010505-86.2014.5.06.0351

(Subpasta) Cálculos - RATEIO

05

30/06/2017

0010143-84.2014.5.06.0351

(Subpasta) Cálculos - revisão

14

14/06/2017

0010373-29.2014.5.06.0351

(Subpasta) Cálculos embargos

01

20/06/2017

0000633-13.2015.5.06.0351

(Subpasta) Cálculos reunir execução

04

24/03/2017

0001861-23.2015.5.06.0351

(Subpasta)Cálculos/atualização/INSS/acordo descumprido

05

28/06/2017

0001808-42.2015.5.06.0351

(Subpasta) Execução suspensa

28

15/02/2017

0000659-74.2016.5.06.0351

(Subpasta) Leilão

03

09/06/2017

0001099-70.2016.5.06.0351 * 4

(Subpasta) P R aguardando repasse Núcleo Conciliação

09

17/05/2017

0000798-26.2016.5.06.0351

(Subpasta) parcelamento - 916 CPC

02

28/06/2017

0000379-06.2016.5.06.0351

(Subpasta) Serasa

05

15/02/2017

0000435-39.2016.5.06.0351

(Subpasta) Serpro

02

16/05/2017

0000747-15.2016.5.06.0351

Escolher tipo de arquivamento

02

22/06/2017

0001401-36.2015.5.06.0351

Incluir no BNDT

13

08/03/2017

0000430-17.2016.5.06.0351

InfoJud

46

20/02/2017

0001095-67.2015.5.06.0351

Iniciar Execução

01

27/06/2017

0000771-09.2017.5.06.0351

Intimações automáticas com pendências - Exec

11

18/05/2017

0000656-56.2015.5.06.0351

Minutar Decisão - Exec

01

14/05/2017

0000366-07.2016.5.06.0351

Minutar Despacho - Exec

02

23/05/2017

0000406-23.2015.5.06.0351

Minutar expediente da secretaria

04

21/05/2017

0001885-51.2015.5.06.0351

Prazos vencidos

20

16/05/2017

0000576-92.2015.5.06.0351

Preparar comunicação

01

01/07/2017

0001465-12.2016.5.06.0351

Registrar no BNDT - Exec

02

24/05/2017

0000510-78.2016.5.06.0351

RenaJud

06

09/05/2017

0000860-66.2016.5.06.0351

SerasaJud

04

06/03/2017

0000485-36.2014.5.06.0351

OBSERVAÇÕES

*¹ Encontra-se aguardando cumprimento de determinação de bloqueio on line , constante na decisão de Id. c74bd0d.

*² Encontra-se na subpasta “ Aguardando diligência â€.

*³ Inexistem processos na subpasta “ Cálculos – liquidação â€.

* 4 A data indicada corresponde à da publicação do edital no qual foram designados leilões para os dias 05/07/2017, 19/07/2017 e 02/08/2017.

7. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS FÃSICOS EM 13/7/2017

NATUREZA

QUANTIDADE

DATA MAIS

ANTIGA

PROCESSO

Cargas

Advogados

1

5/7/2017

0000254-09.2014.5.06.0351

Perito

1

10/7/2017

0000617-93.2014.5.06.0351

Terceiros

6

22/6/2017

0110300-41.2009.5.06.0351

Petições a juntar aos autos

3

13/7/2017

0000288-23.2010.5.06.0351

Processos conclusos para despacho

1

11/7/2017

0000496-02.2013.5.06.0351

Consultas convênios a realizar (BACEN/JUCEPE/INFOJUD/DETRAN)

5

7/7/2017

0000252-39.2014.5.06.0351

Praças a marcar

-

-

-

Processos no setor de cálculos

4

29/6/2017

0000965-48.2013.5.06.0351

Processos para serem remetidos ao TRT

1

13/3/2017

0000105-13.2014.5.06.0351

*Em relação às certidões/diligências a serem expedidas, a mais antiga data de 4/7/2017 (processo n.º 0000080-34.2013.5.06.0351).

*No tocante aos ofícios, o mais antigo data de 7/7/2017 (processo n.º 0054400-73.2008.5.06.0351).

*Quanto aos alvarás, o mais antigo data de 6/7/2017 (processo n.º 0095600-07.2002.5.06.0351).

*No pertinente às praças a realizar, o despacho mais antigo data de 26/6/2017, com leilões para o período de 20/9/2017 a 22/11/2017.

* No que diz respeito aos mandados, não existem pendências.

*No que diz respeito às notificações, a mais antiga data de 12/7/2017 (processo n.º 0001375-09.2013.5.06.0351).

*Em relação aos processos digitalizados (CLE), verificou-se a conversão de 43 (quarenta e três) feitos em 2015.

Fonte: Informações colhidas na Secretaria da Vara do Trabalho e no SIAJ.

8. METAS FIXADAS PELO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA:

Em conformidade com os dados fornecidos pelo Núcleo de Estatística e Pesquisa do Egrégio Regional, eis os resultados das Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ para o ano de 2016 :

Meta 1 CNJ - 2016 : – Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuídos no ano corrente.

Unidades Judiciárias

Recebidos

Resolvidos

Resultado

VT de Garanhuns

1.865

1.834

98,34%

Total da 6ª Região

107.816

111.793

103,69%

Meta 2 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, pelo menos, 90% dos processos distribuídos até 31/12/2014.

Unidade Judiciária

Distribuídos em 2014

Distribuídos em 2014

e julgados até 31/12/16

Pendentes de julga-

mento até 31/12/16

Resultado

VT de Garanhuns

163

163

0

111%

Total da 6ª Regiãoa

62.261

59.947

2.314

107%

Meta 3 CNJ - 2016 : – Aumentar o índice de conciliação na fase de conhecimento, em relação à média do biênio 2013/2014, em 2 pontos percentuais.

Unidade Judiciária

Solucionados

Conciliados

Média biênio

(2013/2014)

Resultado

VT de Garanhuns

1.834

774

49%

42,2%

Total da 6ª Região

111.793

44.400

40,83%

39,72 %

Meta 4 CNJ - 2016 : – Dar prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, não se destinando portanto à esta Justiça Especializada.

Meta 5 CNJ - 2016 : – B aixar em 2016, quantidade maior de processos de execução do que o total de casos novos de execução no ano corrente.

Unidade

Judiciária

Casos novos

de execução

Baixados

Entraram

na meta

Saíram

da meta

Resultado

VT de Garanhuns

627

600

0

0

95,69%

Total da 6ª Região

38.526

37.091

0

0

96,50%

Meta 6 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, as ações coletivas distribuídas, até 31.12.2013 no 1.º grau e até 31.12.2014, no 2.º grau.

A Vara do Trabalho de Garanhuns não conta com ação coletiva ainda em tramitação em 31/12/2016, de acordo com o relatório fornecido pelo Setor de Estatística deste Tribunal.

Meta 7 CNJ - 2016 : – Identificar e reduzir em 2% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior.

Unidade

Judiciária

Pendentes em

31/12/15

Quantidades de

Processos dos dez

maiores litigantes

distribuídos na ins-

tância no mês de

referência

Quantidades de

Processos dos dez

maiores litigantes

julgados na ins-

tância no mês de

referência

Pendentes em

31/12/16

Resultado

VT de Garanhuns

41

67

94

14

287%

Total da 6ª Região

8.284

7.949

9.373

6.860

118,34%

O Conselho Nacional de Justiça divulgou no final do 10.º Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, as metas nacionais para 2017, quais sejam:

Meta 1 - Os tribunais mantiveram o compromisso de julgar, ao longo de 2017, mais processos do que os novos que chegarem aos tribunais (Meta 1). Assim como em 2016, o compromisso deverá ser cumprido por tribunais de todos os segmentos de Justiça.

Meta 2 - O compromisso com o julgamento dos processos mais antigos, alvo da Meta 2, foi renovado para 2017 e deverá ser cumprido por tribunais de todos os ramos do Judiciário. O detalhamento desta e das outras metas definidas, com percentuais e períodos de distribuição dos processos que deverão ser julgados, estarão num glossário que será divulgado futuramente pelo CNJ.

Meta 3 - A Justiça Federal e a Justiça do Trabalho também renovaram o compromisso com a Meta 3, que busca aumentar o número de casos solucionados por meio da conciliação, em relação a períodos anteriores. 

Meta 4 - Fixada pela primeira vez em 2013, a Meta 4, que dá prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, deverá ser cumprida novamente em 2017 pela Justiça Estadual, pela Justiça Federal, pela Justiça Militar da União e dos Estados e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). 

Meta 5 - Impulso aos processos de execução, que será perseguida no ano que vem pelos tribunais da Justiça Estadual, Federal e do Trabalho.

Meta 6 - P rioriza o julgamento de ações coletivas, que impactam na vida de um grupo maior de pessoas. 

Meta 7 – Prioriza o julgamento de processos dos maiores litigantes e dos recursos repetitivos, tem por objetivo enfrentar demandas de massa que chegam ao Judiciário.

Meta 8 – Destinada a ações de fortalecimento da rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres, uma das prioridades da atual gestão do CNJ.

9. ITENS DE EXAME E REGISTRO OBRIGATÓRIOS (Art. 26 da Consolidação dos Provimentos da CGJT):

Com base nos autos e sistemas analisados, verificou-se que o Juízo:

- registra no sistema informatizado os atos processuais relevantes;

- emite pronunciamento explícito acerca da admissibilidade dos recursos, segundo constatado nos processos n.º s 0001666-04.2016.5.06.0351 e 0000989-71.2016.5.06.0351;

- ordena, de ofício, a imediata liberação do depósito recursal, nos casos em que, após a liquidação, seja apurado crédito de valor inequivocamente superior ao depositado, como verificado nos processos n.ºs 0000147-96.2013.5.06.0351, 0000428-47.2016.5.06.0351 e 0001496-32.2016.5.06.0351;

- exaure as iniciativas do juízo, para tornar exitosa a execução, observando o estabelecido pela Corregedoria-Geral, no tocante aos requisitos para a emissão da Certidão de Crédito Trabalhista, nos moldes do artigo 88 da Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral, segundo observado nos processos n.ºs 0000586-10.2013.5.06.0351, 0000866-78.2013.5.06.0351 e 0058400-92.2004.5.06.0351, bem assim emite a Certidão de Arquivamento Provisório, prevista no art. 77 do referido Provimento, conforme se observa nos processos n.ºs 0000569-08.2012.5.06.0351, 0000861-51.2016.5.06.0351 e 0000552-30.2016.5.06.0351;

- faz uso regular das ferramentas eletrônicas: Bacenjud, Detran, Renajud, Jucepe, Infojud e Serpro, consoante observado nos processos n.ºs. 0000492-91.2015.5.06.0351, 0000721-17.2016.5.06.0351, 0001095-33.2016.5.06.0351, 0000071-33.2017.5.06.0351, 0010477-21.2014.5.06.0351, 0000328-29.2015.5.06.0351, 0001735-70.2015.5.06.0351 e 0000879-14.2012.5.06.0351. De acordo com o Relatório sobre Ordens Judiciais, foram realizados, no período de janeiro de 2016 a junho de 2017, 1.608 (um mil, seiscentos e oito) bloqueios, 1.158 (um mil, cento e cinquenta e oito) desbloqueios e 460 (quatrocentos e sessenta) transferências. No mês de junho de 2017, constavam 88 (oitenta e oito) bloqueios pendentes de providência;

- determina a citação dos sócios, nos casos de desconsideração da personalidade jurídica da empresa executada, com a devida inclusão dos seus nomes no sistema, no polo passivo da demanda, conforme visto nos processos n.ºs 0000747-15.2016.5.06.0351 e 0001442-66.2016.5.06.0351; e

- inclui, eventualmente, na pauta, processos na fase de execução para tentativa de conciliação, e ainda na Semana Nacional de Conciliação.

Quanto aos demais aspectos (assiduidade dos magistrados, pauta de audiências e principais prazos) encontram-se registrados nos itens 4 e 5.

10. OBSERVAÇÕES/PENDÊNCIAS REFERENTES À SECRETARIA:

- Na análise, por amostragem, nas carteiras que integram a Secretaria da Vara, verificou-se satisfatória organização e cumprimento das normas procedimentais a serem seguidas pelas unidades judiciárias de primeira instância. Em relação aos processos digitais, constatou-se bom controle da tramitação dos feitos, conforme quadro do item 6 elaborado em 6/7/2017, ressaltando-se, no entanto, a necessidade de maior controle quanto ao término dos prazos. Na inspeção realizada pelo juízo de primeiro grau, no período de 9 a 13 de janeiro de 2017, registraram-se dentre outros dados: a) ausência de processos fora de pauta ou com carga vencida; b) atualização do relatório de “históricos vencidosâ€; c) 102 processos físicos sem tramitação há mais de 60 dias; d) 171 processos no setor de cálculos; e) 369 processos físicos na fase de execução e 615 eletrônicos; e f) 423 processos físicos com execução suspensa. A Juíza Titular registrou, naquela oportunidade, elogios ao Diretor de Secretaria e aos funcionários da Vara, por desempenharem suas funções com profissionalismo e de forma integrada;

- Existem 60 (sessenta) CTPS’s sob custódia da Secretaria da Vara, e 5 (cinco) dizem respeito a processos arquivados ou em via de arquivamento. Indagado acerca das medidas adotadas para a diminuição do passivo desses documentos, a Secretaria esclareceu que intima o advogado para que encaminhe o documento profissional ao seu cliente, porém, não surtindo efeito, determina-se a notificação da própria parte, sem prejuízo da posterior diligência, visando à entrega do dito documento, por meio de oficial de justiça;

- Os Assistentes de Juiz, além de despachos, elaboram minutas de sentenças de mérito e de incidentes processuais, como embargos declaratórios, embargos à execução, embargos de terceiros, exceção de pré-executividade e antecipação de tutela;

- O Juízo p rolata, com habitualidade, sentenças de forma líquida nos ritos sumaríssimo e ordinário. Após o trânsito em julgado de sentenças eventualmente ilíquidas, determina-se a liquidação do feito diretamente pela Contadoria da Vara, dispensando-se a notificação das partes para apresentar e/ou contestar cálculos de liquidação, visando, desse modo, a uma maior celeridade processual.

- Conforme relatórios fornecidos pela Seção de Gestão Negocial dos Sistemas do PJE e do e-Gestão, vinculada à Secretaria da Presidência deste Tribunal, há necessidade da Secretaria da Vara proceder, o mais breve possível, a registros no PJE, de modo a regularizar a estatística da unidade, no tocante aos seguintes itens:

a) Impugnação à sentença de liquidação pendente de julgamento : deve-se averiguar se houve a prolação da decisão, e, em caso afirmativo, providenciar o respectivo registro, em face do tempo de pendência constante do sistema no seguinte processo: 0010393-20.2014.5.6.0351 (948 dias);

b) Antecipações de tutela pendentes de julgamento : deve-se averiguar se houve a prolação da decisão, e, em caso afirmativo, providenciar o respectivo registro, em face do tempo de pendência constante do sistema nos seguintes processos: 0010031-18.2014.5.6.0351 (114 dias), 0002002-42.2015.5.6.0351 (548 dias), 0000969-17.2015.5.6.0351 (735 dias), e 0000823-73.2015.5.6.0351 (760 dias); e

c) Embargos à execução pendentes de julgamento : deve-se averiguar se houve a prolação da decisão, e, em caso afirmativo, providenciar o respectivo registro, em face do tempo de pendência constante do sistema nos seguintes processos: 0001361-54.2015.5.6.0351 (81 dias), 0001153-36.2016.5.6.0351 (112 dias), e 0010334-32.2014.5.6.0351 (798 dias).

Nessas hipóteses, caso já proferida a decisão, o bservar o seguinte procedimento: - verificar a fase do processo, para manter a ordem cronológica quando do seu retorno ao trâmite processual; - conclusão para decisão (embargos de declaração/embargos de execução/exceção de pré-executividade/ ou impugnação à sentença de liquidação); - encerrar a conclusão; e - certificar nos autos que a movimentação decorreu da necessidade de regularização da estatística.

d) recolhimento das custas processuais : 0002027-55.2015.5.06.0351, 0001572-56.2016.5.06.0351, 0000179-33.2015.5.06.0351, 0001753-57.2016.5.06.0351, 0000789-64.2016.5.06.0351, 0000181-03.2015.5.06.0351, 0001685-10.2016.5.06.0351, 0000194-65.2016.5.06.0351, 00010792-49.2014.5.06.0351, 0001481-63.2016.5.06.0351, 0000976-72.2016.5.06.0351, 0001079-79.2016.5.06.0351, 0001466-94.2016.5.06.0351, 0001350-88.2016.5.06.0351 e 0001755-27.2016.5.06.0351.

- Em relação ao lapso temporal anteriormente correicionado, observou-se: a) redução do quantitativo de novas ações em 20 (vinte) processos; b) decréscimo na produtividade da Vara, vez que prolatadas a menos 27 (vinte e sete) sentenças e 52 (cinquenta e dois) decisões de incidentes processuais; c) redução do prazo médio para julgamento em 6 (seis) dias; d) aumento do prazo médio, no ano de 2016, para realização da audiência inicial no rito sumaríssimo em 12 (doze) dias e no ordinário em 30 (trinta) dias, bem ssim da audiência de instrução no rito sumaríssimo em 14 (quatorze) dias e ordinário em 45 (quarenta e cinco) dias, e da audiência de decisão, no sumaríssimo em 11 (onze) dias e no ordinário em 37 (trinta e sete) dias; e) redução do prazo médio para realização, em junho de 2017, das audiências iniciais no rito sumaríssimo em 54 (cinquenta e quatro) dias e ordinário em 59 (cinquenta e nove) dias, e da instrução em 37 (trinta e sete) dias; f) aumento do prazo médio na fase de conhecimento em 27 (vinte e sete) dias, e na liquidação em 20 (vinte) dias, porém houve redução na execução em 123 (cento e vinte e três) dias; g) redução na quantidade de processos na fase de conhecimento em 126 (cento e vinte e seis), e acréscimo na liquidação em 1 (um), e na execução em 24 (vinte e quatro) dias; e h) acréscimo do saldo remanescente em 129 (cento e vinte e nove) processos; e

- Atingimento das Metas 2, 6 e 7 estabelecidas pelo CNJ para o ano de 2016, com melhora significativa dos percentuais relativos às Metas 1 (98,34%) e 5 (95,69 %), vez que, no ano de 2015, corresponderam, respectivamente, a 90,56% e 77,40%, revelando o esforço de todos para alcançar esses objetivos.

11. PEDIDOS DE PROVIDÊNCIAS E RECLAMAÇÕES CORREICIONAIS :

No tocante ao período de 1.º de janeiro de 2016 até a presente data, houve a formalização de apenas 1 (um) pedido de providência em face desta unidade judiciária (PP 0000001-36.2016.5.06.0000), sendo indeferido liminarmente e arquivado.

12. RECOMENDAÇÕES:

- Continuar a empreender esforços com o objetivo de reduzir os prazos médios de audiências no rito sumaríssimo, estabelecendo como meta o prazo máximo de 15 (quinze) dias, conforme determina o inciso III do art. 852-B da CLT. Nos processos de rito ordinário, observar “o prazo médio de duração do processo – fase de conhecimento – de até 200 (duzentos) dias, atentando-se ao limite legal para publicação de sentença†– Resolução Administrativa TRT n.º 03/2015, artigo 14, § 2.º (Provimento TRT-CRT n.º 03/2010);

- Incluir processos de execução na pauta de audiências para tentativa de conciliação, consoante disposto no art. 76, II, da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho: “ promover a realização semanal de audiências de conciliação em processos na fase de execução, independentemente de requerimento das partes, selecionando-se aqueles com maior possibilidade de êxito na composição â€.

- Realizar a verificação periódica, no Sistema BacenJud, quanto à existência de alguma ordem judicial “pendente de providênciaâ€, ou mesmo “não lidaâ€, adotando-se a medida cabível, seja de transferência dos valores bloqueados para contas judiciais (para posterior liberação aos exequentes) ou desbloqueios daquelas importâncias que não interessem à execução – Consolidação de Provimentos da CGJT, Art. 99;

- Perseverar nas diligências para devolver às partes os documentos de identificação profissional (CTPS), especialmente aqueles que se refiram a processos arquivados ou em vias de arquivamento;

- Impulsionar os processos sem movimentação há mais de 60 dias, e providenciar a remessa de recurso à segunda instância relativo ao processo n.º 0000105-13.2014.5.06.0351 ;

- Enfatizar, entre os usuários (servidores e magistrados) da Vara, a importância da correta inserção de dados no PJE, pois eles são extraídos, através das remessas, transformados e gravados, e essas informações alimentam o e-Gestão, gerando os relatórios gerenciais e a estatística oficial da Justiça do Trabalho;

- Realizar a análise periódica da ferramenta “agrupadoresâ€, a fim de evitar a permanência de processos em tarefas já superadas. Os processos devem ser retirados de tal lista assim que realizado o ato respectivo;

- Proceder à “conclusão ao magistradoâ€, especificando o tipo (sentenças, decisões ou despachos), sem necessidade de despacho para tal finalidade, pela importância desse dado para a estatística deste Regional, e, ainda, com a cautela necessária, em face da impossibilidade de cancelamento da “conclusão†em relação às sentenças, o que enseja, em caso de equívoco do servidor, a necessidade de o magistrado proceder à “conversão do julgamento em diligência†para que se possa realizar nova conclusão. Deve, ainda, ser selecionado o magistrado em tempo real, com a devida gravação no sistema, a fim de que seja contabilizado o prazo para prolação da decisão corretamente, e, no caso da sentença, tão logo encerrada a instrução. Em relação às decisões de antecipação de tutela, também proceder à imediata conclusão com a especificação do magistrado, de modo a possibilitar o controle do prazo e garantir a veracidade dos dados estatísticos. No tocante aos embargos de declaração, havendo necessidade de intimar a parte contrária, proceder à conclusão para julgamento tão logo encerrado o prazo, também sem necessidade de despacho, por se tratar de ato ordinário da secretaria. Tratando-se de juiz substituto da reserva técnica, proceder à imediata conclusão no sistema, com informação de tal fato, por e-mail funcional, ao magistrado, inclusive porque possui acesso restrito à unidade na qual atua;

- Efetivar a conclusão para julgamento dos embargos de declaração ao magistrado que se encontrar em exercício na Vara, quando aquele que prolatou a sentença embargada se encontrar afastado por mais de 30 dias, em conformidade com o art. 8.º, § 3.º, do Provimento n.º 03/2015 desta Corregedoria Regional;

- Cumprir as diligências determinadas pelo Tribunal, em grau de recurso, em prazo razoável, bem assim proceder ao correto cadastramento das partes quando do envio dos recursos ao Tribunal, inclusive em relação ao recurso ordinário em rito sumaríssimo, de modo a evitar equívoco quando da distribuição da classe processual na segunda instância;

- Proceder à regularização das pendências indicadas nas letras “aâ€, “bâ€, “c†e “d†do item 10, ressaltando-se a importância de participação de servidores e magistrados nas webconferências a serem realizadas pela Escola Judicial deste Regional, vez que abordarão sobre o e-Gestão e os procedimentos pertinentes à inclusão desses dados no Pje;

- Registrar, no sistema PJE, o recolhimento das custas, emolumentos, contribuição previdenciária e imposto de renda. Após as orientações sobre a necessidade de tal anotação, o Setor de Estatística do Tribunal constatou acréscimo considerável no registro de tais arrecadações, conforme quadro demonstrativo entre os meses de janeiro a março de 2016 e janeiro a março de 2017, numa variação de 115,94% no tocante às custas processuais, de 498,05% em relação aos emolumentos, de 71,16% no pertinente às contribuições previdenciárias, de 32,62% no que diz respeito ao imposto de renda, e de 283,18% quanto às multas aplicadas pelos órgãos de fiscalização das relações de trabalho; e

- Estimular, entre os servidores, práticas de sustentabilidade, racionalização e consumo consciente de materiais e serviços de responsabilidade socioambiental, visando ao uso sustentável dos recursos naturais e dos bens públicos, bem como ao aperfeiçoamento contínuo da qualidade do gasto público realizado pelo Tribunal, a teor da Resolução n.º 201 do CNJ de 3/3/2015.

13. BOAS PRÃTICAS RELATADAS PELO JUÃZO:

Noticiou o Diretor de Secretaria que as boas práticas, relacionadas na ata de correição de 2016, continuam sendo desempenhadas nesta unidade judiciária, motivo pelo qual procede à sua renovação:

- Gerenciamento da Vara, adotando-se como referência os números do e-gestão e Pje, visando a um maior controle dos trabalhos na secretaria e atingimento das metas estabelecidas pelo CNJ;

 

- Sentenças prolatadas de forma líquida;

 

- Distribuição dos trabalhos na secretaria (PJe) por dígito de processo, inclusive, alvarás, minuta de acordo, minuta de despacho, possibilitando maior agilidade no andamento processual, bem como proporcionar maior conhecimento dos servidores, vez que praticam e cumprem os diversos atos processuais em todas as suas fases;

 

- Utilização da agenda eletrônica do Google para controle dos prazos e cumprimento das determinações exaradas pelo juízo; e

 

- Emissão de alvará único.

Acrescentou-se, ainda, como novo procedimento, o acompanhamento quinzenal do controle de prazo das tarefas de passagem, e subsequente reunião com os servidores para ciência e execução das atividades eventualmente em atraso.

 

14. SOLICITAÇÕES DO JUÃZO:

- Substituição de 6 (seis) aparelhos de ar-condicionado pelo modelo Split;

- Manutenção e reforma do telhado, de modo a evitar vazamentos e prejuízos maiores ao patrimônio físico da Vara; e

- Pintura nas dependências do prédio da Vara, principalmente da área externa.

Encerrados os trabalhos, a Excelentíssima Corregedora Regional, Desembargadora Dione Nunes Furtado da Silva, agradeceu a fraternal acolhida e a colaboração prestada pela Excelentíssima Juíza Titular e pelos servidores da Vara, determinando que, lavrada e assinada, fosse disponibilizada esta ata na página da Corregedoria, no sítio deste Regional ( www.trt6.jus.br ), além de publicada, em sua íntegra, no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho – DEJT, entregando cópia à Unidade Judiciária sob correição (neste ato), Presidência do Egrégio Regional, e Secretaria Administrativa, para conhecimento e providências pertinentes. Firmam a presente ata a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional e a Secretária da Corregedoria Regional.

DIONE NUNES FURTADO DA SILVA

Desembargadora Corregedora Regional

NOÊMIA MARIA GOMES DE OLIVEIRA

Secretária da Corregedoria Regional

Ata Correição 41 - 2017 de 13/7/2017.