ATA DA CORREIÇÃO ORDINÃRIA REALIZADA NA VARA DO TRABALHO DE GARANHUNS, EM 13 DE JULHO DE 2017.
Aos 13 (treze) dias do mês de julho de 2017, à s 9 (nove) horas, compareceu à sede da Vara do Trabalho de Garanhuns, situada na Rua São Bento, n.º 385, BrasÃlia, Garanhuns/PE, a ExcelentÃssima Desembargadora Corregedora Regional do TRT da 6.ª Região, Dr.ª Dione Nunes Furtado da Silva , acompanhada pelos servidores Noêmia Maria Gomes de Oliveira (Secretária da Corregedoria), Vânia Rodrigues de Santana Cunha (Assessora de Gabinete), Rosanna de Freitas Monteiro (Assistente de Gabinete), Henrique Bezerra Valença (Assistente Secretário) e José Carlos Oliveira de Souza (Chefe de Serviço), para realizar a Correição Ordinária veiculada no Edital n.º 04/2017, disponibilizado no Diário Eletrônico do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região em 24 (vinte e quatro) de abril de 2017, considerado publicado em 25 (vinte e cinco) de abril de 2017. Referido edital se encontrava devidamente afixado no átrio da Secretaria, possibilitando sua plena divulgação e visualização pelo público local.
Presentes, na ocasião, a ExcelentÃssima JuÃza Titular, Dr.ª Sohad Maria Dutra Cahu, o Diretor de Secretaria, Bel. Jânio Farias RemÃgio, e os demais servidores ali lotados: Alexandre Henrique Monteiro de Melo, Carlos Dave Cavalcanti, Daniele Vieira Vanderlei de Melo Lessa, Maria do Socorro Almeida Soares, Valdemir Félix de Moura, Matheus Valença ParÃsio, Ana Lúcia Ferreira de Holanda Cavalcanti, Maria de Lourdes Almeida Batista, Ivison Aragão Pereira, Ângela Alves Lourenço, Dinorá Seabra Chaves, e José Márcio Lopes da Silva, além dos Estagiários de Direito José Antônio Floriano Alves Júnior e Victor Anthony Melo de Barros Lobo. Ausentes os servidores Karollinne Vasques Conde Calado de Freitas, EmÃlia Laura Mota Peixoto Resende e Zenilson de Carvalho Siqueira, em razão da fruição de férias.
Com base nos dados extraÃdos do SIAJ, PJe, e-Gestão e Sistema de Pessoal; nas informações consolidadas pela Seção de EstatÃstica; no exame dos procedimentos adotados na Secretaria da Vara e dos processos em tramitação, e, ainda, dos dados colhidos na inspeção judicial realizada no perÃodo de 9 a 13 de janeiro de 2017, a ExcelentÃssima Desembargadora Corregedora Regional determinou o registro das informações e recomendações que seguem.
1. MAGISTRADA:
JUÃZA TITULAR |
PERÃODO DE ATUAÇÃO |
Sohad Maria Dutra Cahu |
Desde 10/2/2014 (Ato TRT GP n.º 40/2014) |
2. QUADRO ATUAL DE SERVIDORES:
NOME |
CARGO |
FUNÇÃO |
Jânio Farias RemÃgio |
Técnico Judiciário |
Diretor de Secretaria |
Alexandre Henrique Monteiro de Melo |
Técnico Judiciário |
Assistente de Juiz |
Carlos Dave Cavalcanti |
Analista Judiciário |
Assistente de Juiz |
Daniele Vieira Vanderlei de Melo Lessa |
Técnica Judiciária |
Assistente do Diretor |
Maria do Socorro Almeida Soares |
Técnica Judiciária |
Calculista |
Valdemir Félix de Moura |
Técnico Judiciário |
Calculista |
Karollinne Vasques Conde Calado de Freitas |
Técnica Judiciária |
Secretária de Audiência |
Matheus Valença ParÃsio |
Técnico Judiciário |
Secretário de Audiência |
Ana Lúcia Ferreira de Holanda Cavancanti |
Requisitada |
Assistente |
Maria de Lourdes Almeida Batista |
Requisitada |
Assistente |
EmÃlia Laura Mota Peixoto Resende |
Analista Judiciária |
Oficiala de Justiça |
Ivison Aragão Pereira |
Analista Judiciário |
Oficial de Justiça |
José Márcio Lopes da Silva |
Técnico Judiciário |
- |
Zenilson de Carvalho Siqueira |
Técnico Judiciário |
- |
Ângela Alves Lourenço |
Técnica Judiciária |
- |
Dinorá Seabra Chaves |
Técnica Judiciária |
- |
3. Produtividade dos JuÃzes na Unidade:
3.1. Quantidade de Audiências, Sentenças, Conciliações e Incidentes por Juiz (a):
Atuação dos Magistrados na VT de Garanhuns |
Audiências* |
Sentenças de mérito |
Conciliações |
Incidentes processuais |
Sohad Maria Dutra Cahu |
1.599 |
498 |
479 |
124 |
Evellyne Ferraz Correia |
251 |
23 |
71 |
22 |
Ilka Eliane de Souza Tavares |
491 |
66 |
176 |
23 |
Joaquim Emiliano Fortaleza de Lima |
- |
2 |
- |
- |
Matheus de Lima Sampaio |
85 |
18 |
38 |
2 |
Total |
2.426 |
607 |
764 |
171 |
*Exceto audiências de julgamento.
Fontes: Relatórios extraÃdos do e-Gestão (Audiências realizadas, Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado).
PerÃodo analisado: 1.º/6/2016 a 31/5/2017.
3.2. Prazo médio (em dias) para julgamento de mérito na unidade, da conclusão até a prolação da sentença (apenas PJe):
Atuação dos Magistrados na VT de Garanhuns |
Prazo* médio para julgamento de sentenças de mérito |
Sohad Maria Dutra Cahu |
11 |
Evellyne Ferraz Correia |
7 |
Ilka Eliane de Souza Tavares |
10 |
Joaquim Emiliano Fortaleza de Lima |
56 |
Matheus de Lima Sampaio |
10 |
Prazo médio para julgar na unidade |
11 |
*Apuração leva em conta somente processos eletrônicos e não deduz os perÃodos de afastamento dos magistrados, tais como férias, licenças, cursos e outros, em face da falta de integração entre os sistemas de pessoal e judicial.
Fontes: Relatório extraÃdo do e-Gestão (Prazos Médios, em dias, da conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe).
PerÃodo analisado: 1.º/6/2016 a 31/5/2017.
3.3. Sentenças de mérito (conhecimento) pendentes de julgamento:
Magistrados com sentenças pendentes na VT de Garanhuns |
No prazo |
Prazo vencido |
Total |
Sohad Maria Dutra Cahu |
35 |
- |
35 |
Total de sentenças pendentes na Vara |
35 |
- |
35 |
Fontes: Dados extraÃdos de “Relatório de decisões em aberto/proferidasâ€; e PJe, em 13/7/2017 à s 9h.
3.4. Incidentes processuais pendentes de julgamento:
Magistrados com Incidentes Processuais pendentes na VT de Garanhuns |
No prazo |
Prazo vencido |
Total |
Sohad Maria Dutra Cahu |
3 |
- |
3 |
Ilka Eliane de Souza Tavares |
1 |
- |
1 |
Total de incidentes pendentes na Vara |
4 |
- |
4 |
Fontes: Dados coletados na Secretaria da Vara e no PJe, em 13/7/2017 Ã s 9h30.
3.5. Produtividade da Vara:
Unidade Judiciária |
Quantidades |
Prazo médio para julgamento (PJe) | ||
Sentenças de mérito |
Incidentes processuais |
Conciliações | ||
VT de Garanhuns |
607 |
171 |
764 |
11 |
Fontes: Relatórios extraÃdos do e-Gestão: Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado; Prazos Médios (em dias) da Conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe).
PerÃodo analisado: 1.º/6/2016 a 31/5/2017.
3.6. Percentuais de produtividade da juÃza titular (perÃodo de junho de 2016 a maio de 2017):
Mês |
JUNHO/16 |
JULHO/16 |
AGOST./16 |
SET./16 |
OUT./16 |
NOV./16 |
Sentenças |
142,65% |
Férias |
118,71% |
127,40% |
206,25% |
129,87% |
Conciliados |
83,82% |
Férias |
58,99% |
112,33% |
68,75% |
90,91% |
Mês |
DEZ./16 |
JAN./17 |
FEV./17 |
MARÇO/17 |
ABRIL/17 |
MAIO/17 |
Sentenças |
154,29% |
Férias |
Férias |
107,69% |
153,03% |
Férias |
Conciliados |
111,43% |
Férias |
Férias |
101,54% |
81,82% |
Férias |
Fonte: Boletim de Produtividade dos JuÃzes da 1.ª Instância do TRT da 6.ª Região.
4. AUDIÊNCIAS (REALIZADAS E DESIGNADAS):
4.1. Prazos médios, em dias, até a realização das audiências (a partir do ajuizamento):
Unidade Judiciária |
Inicial |
Instrução |
Decisão | |||
SumarÃssimo |
Ordinário |
SumarÃssimo |
Ordinário |
SumarÃssimo |
Ordinário | |
VT de Garanhuns |
55 |
80 |
64 |
132 |
67 |
133 |
Fonte: Dados extraÃdos do e-Gestão (Prazos médios – fase de conhecimento).
PerÃodo analisado: 1.º/6/2016 a 31/5/2017.
4.2. Prazos (em dias) para designação de audiências, a contar de 27/6/2017:
Unidade Judiciária |
Inicial |
Instrução | ||||
SumarÃssimo |
Ordinário | |||||
2016 |
2017 |
2016 |
2017 |
2016 |
2017 | |
VT de Garanhuns |
83 |
29 |
114 |
55 |
123 |
86 |
Fontes: Informações extraÃdas do PJe e da Ata de Correição realizada em 2016.
4.3. Assiduidade da magistrada:
Segundo informações prestadas pelo Diretor de Secretaria, são realizadas 3 (três) sessões de audiências por semana (terças a quintas-feiras), comparecendo a JuÃza Titular, em regra, 3 (três) dias por semana à Unidade Judiciária.
Registra-se que a ExcelentÃssima JuÃza Titular desfruta de autorização do egrégio Tribunal Regional para residir fora da jurisdição, em conformidade com o que prescreve a Resolução Administrativa TRT n.º 007/2008 .
Os requisitos previstos na citada norma local aos magistrados que dispõem dessa permissão são: a) inexistência de audiências adiadas por ausência injustificada do magistrado; b) obediência aos prazos legais, mormente para sentenciar ; c) permanecer disponÃvel o magistrado em todos os dias úteis da semana; e d) adoção de medidas tendentes à redução progressiva dos processos em fase de execução.
E , p or ocasião da última correição ordinária realizada neste Regional – 6 a 10 de junho de 2016 – o ExcelentÃssimo Corregedor-Geral, Ministro Renato de Lacerda Paiva, fez constar, na respectiva ata de correição (página 34, item 8.11.), referência aos magistrados que dispõem da correspondente autorização, entendendo-se, por conseguinte, que Sua Excelência está bem atento à questão.
Porém, a ExcelentÃssima JuÃza Titular desta Unidade Jurisdicional, Dra. Sohad Maria Dutra Cahu, não apresenta , nesta data, nenhum processo aguardando prolação de sentença com prazo vencido (vide detalhes nos quadros 3.3 e 3.4).
P or oportuno, ressalva-se que, em vista da regulamentação da matéria pela Consolidação de Provimentos da CGJT, é necessário que “ sejam afixadas nas Secretarias dos órgãos judicantes as datas em que os magistrados prestarão atendimento nas varas, bem assim aquelas em que se encontrarão fora da sede do juÃzo, mas no exercÃcio de suas respectivas funções .†E tal requisito foi observado pela Secretaria da Vara.
4.4. Quantidade de processos em pauta de audiências por semana (média):
Unidade Judiciária |
Dias de audiências por semana |
Total de audiências | |||
SumarÃssimos |
Iniciais |
Instruções |
Razões Finais | ||
VT de Garanhuns |
3 (terças às quintas-feiras) |
14 a 16 |
20 a 28 |
11 a 15 |
4 a 5 |
Fontes: Informações extraÃdas do PJe, em 27/6/2017, relativas aos seguintes perÃodos: 24/4/2017 a 28/4/2017, 15/5/2017 a 19/5/2017, 5/6/2017 a 9/6/2017, e 3/7/2017 a 7/7/2017; e informações prestadas pelo Diretor de Secretaria da Vara.
5. MOVIMENTAÇÃO PROCESSUAL:
5.1. Quantidade de ações trabalhistas ajuizadas na unidade - PJe:
Unidade Judiciária |
2015 |
2016 |
2017 (até 26/6/2017) |
VT de Garanhuns |
1.890 |
1.870 |
771 |
Fontes: Consolidação da EstatÃstica, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Casos Novos por Distribuição e RedistribuÃdos) e PJe .
5.2. Processos remanescentes (congestionamento):
Unidade Judiciária |
SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2016 |
SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2017 | ||||
Pendentes de julgamento* |
Processos demais fases |
Total |
Pendentes de julgamento* |
Processos demais fases |
Total | |
VT de Garanhuns |
2 |
2.500 |
2.502 |
0 |
2.631 |
2.631 |
*Pendentes de julgamento: Processos com instrução encerrada, aguardando prolação de sentença.
Fontes: Consolidação da EstatÃstica, Relatórios Gerenciais, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Processos Pendentes de Solução) e PJe.
5.3. Quantidade de processos em tramitação:
Unidade Judiciária |
Processos em tramitação em 4/7/2017 | |
FÃsicos |
PJe | |
VT de Garanhuns |
458 |
2.107 |
Fonte: Relatório Gerencial (Processos em tramitação na Vara) e PJe-JT.
5.4. Quantidade de processos nas principais fases processuais ( pendentes de solução ):
Unidade Judiciária |
Conhecimento (até a prolação da sentença) |
Liquidação |
Execução |
VT de Garanhuns |
594 |
36 |
927 |
Fontes : e-Gestão.
PerÃodo analisado: 1.º/5/2017 a 31/5/2017.
5.5. Prazos médios (em dias) nas principais fases processuais:
Unidade Judiciária |
Conhecimento (até a prolação da sentença) |
Liquidação |
Execução |
VT de Garanhuns |
102 |
121 |
336 |
Fonte: e-Gestão.
PerÃodo analisado: 1.º/6/2016 a 31/5/2017.
6. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS ELETRÔNICOS EM 6/7/2017:
Agrupadores:
Tarefa |
Quantidade |
Processos com pedido de sigilo nos documentos não apreciado |
13Â |
Processos com pedido liminar ou de antecipação de tutela não apreciado |
16Â |
Processos com Petições Avulsas |
03 |
Processos com petições não apreciadas |
04Â |
Mandados devolvidos pelo Oficial de Justiça |
30Â |
Processos aguardando encaminhamento do secretário de audiência (atas assinadas) |
32Â |
Fase de Conhecimento:
Tarefa |
Quantidade |
Data |
Processo |
Aguardando Cumprimento de Providência |
01 |
16/12/2016 |
|
Aguardando apreciação pela instância superior |
186 |
26/08/2014 |
|
Aguardando audiência |
343 |
18/11/2016 |
|
Aguardando comprovantes bancários |
01 |
05/07/2017 |
|
Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos |
325 |
12/01/2015 |
|
Aguardando término dos prazos |
132 |
06/03/2017 |
|
Analisar Decisão |
01 |
29/06/2017 |
|
Analisar sentença |
16 |
27/06/2017 |
|
Análise do Conhecimento |
72 |
27/06/2017 |
|
Concluso ao magistrado |
18 |
12/06/2017 |
|
Controle de pericia |
05 |
17/05/2017 |
|
Cumprimento de providências |
41 |
22/02/2017 |
|
* 8 (Subpasta) Aguardando diligência |
05 |
24/03/2017 |
|
(Subpasta) Cálculos - Rateio |
02 |
17/05/2017 |
|
(Subpasta) Cálculos - revisão |
07 |
12/06/2017 |
|
(Subpasta)Cálculos/atualização/INSS/acordo descumprido |
02 |
03/07/2017 |
|
Imprimir Correspondência |
01 |
30/06/2017 |
|
Intimações automáticas com pendências - Con |
08 |
30/06/2017 |
|
Minutar Despacho |
04 |
03/04/2017 |
|
Minutar sentença |
10 |
21/06/2017 |
|
Prazos vencidos |
18 |
13/06/2017 |
|
Preparar comunicação |
01 |
04/07/2017 |
|
Recebimento de instância superior |
02 |
05/07/2017 |
|
Redistribuição |
01 |
31/05/2017 |
|
Remeter ao 2o Grau |
01 |
02/07/2017 |
|
Triagem Inicial |
15 |
05/07/2017 |
|
OBSERVAÇÕES | |||
*¹ Encontra-se na subpasta “aguardando decurso de prazoâ€, com certidão de 30/03/2017 acerca de tombamento no TRT de Exceção de Suspeição sob n.º 0000182-03.2017.5.06.0000. *² Última audiência realizada em 24/05/2017 e próxima designada para 25/07/2017. *³ Última parcela do acordo para 12/05/2017. * 4 Execução suspensa por despacho na data indicada, nos termos do art. 921, inc. III do NCPC. * 5 Sem conclusão nominal ao magistrado. * 6 Encontra-se na subpasta “Aguardando prazo†(resposta a ofÃcio). * 7 Certidão de devolução de mandado de 27/03/2017. * 8 Inexistem processos nas subpastas “Leilãoâ€, “Serasa†e “Serproâ€. 1 |
Fase de Liquidação:
Tarefa |
Quantidade |
Data |
Processo |
Aguardando Cumprimento de Providência - Liq |
14 |
17/05/2017 |
|
(Subpasta) Cálculos liquidação |
12 |
12/06/2017 |
|
Aguardando apreciação pela instância superior |
02 |
17/02/2016 |
|
Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos |
01 |
03/05/2017 |
|
Aguardando cálculo - Contadoria |
02 |
21/06/2017 |
|
Aguardando término dos prazos |
08 |
26/06/2017 |
|
Analisar Decisão - Liq |
01 |
06/07/2017 |
|
Análise de Liquidação |
12 |
27/06/2017 |
|
Concluso ao magistrado - Liq |
04 |
05/06/2017 |
|
* 4 Cumprimento de providências |
03 |
12/06/2017 |
|
Intimações automáticas com pendências - Liq |
02 |
03/07/2017 |
|
Minutar Decisão - Liq |
01 |
12/06/2017 |
|
Minutar Despacho - Liq |
01 |
22/05/2017 |
|
Minutar expediente da secretaria |
01 |
19/05/2017 |
|
Prazos vencidos |
05 |
29/06/2017 |
|
OBSERVAÇÕES | |||
*¹ Encontra-se na subpasta “aguardando prazo†(CPE). *² Sem conclusão nominal ao magistrado. *³ A data indicada refere-se à da determinação do inÃcio da liquidação. * 4 Inexistem processos nas subpastas “Leilãoâ€, “Serasa†e “Serproâ€. |
Fase de Execução:
Tarefa |
Quantidade |
Data |
Processo |
Aguardando Cumprimento de Providência - Exec |
33 |
18/02/2016 |
0010374-14.2014.5.06.0351 |
Aguardando apreciação pela instância superior |
10 |
17/08/2015 |
0000351-72.2015.5.06.0351 |
Aguardando atualização de cálculo |
02 |
27/06/2017 |
0000368-11.2015.5.06.0351 |
Aguardando audiência - Exec |
02 |
19/05/2017 |
0000515-03.2016.5.06.0351 |
Aguardando comprovantes bancários |
07 |
21/06/2017 |
0002017-11.2015.5.06.0351 |
Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos |
61 |
22/05/2017 |
0000033-55.2016.5.06.0351 |
Aguardando término dos prazos |
147 |
13/02/2017 |
0001705-35.2015.5.06.0351 |
Análise de Execução |
143 |
18/05/2017 |
0010226-03.2014.5.06.0351 *¹ |
BacenJud |
61 |
27/06/2017 |
0010001-80.2014.5.06.0351 |
Concluso ao magistrado - Exec |
07 |
30/06/2017 |
0001656-57.2016.5.06.0351 |
*³ Cumprimento de providências |
139 |
14/02/2017 |
0010505-86.2014.5.06.0351 *² |
(Subpasta) Aguardando diligência |
32 |
14/02/2017 |
0010505-86.2014.5.06.0351 |
(Subpasta) Cálculos - RATEIO |
05 |
30/06/2017 |
0010143-84.2014.5.06.0351 |
(Subpasta) Cálculos - revisão |
14 |
14/06/2017 |
0010373-29.2014.5.06.0351 |
(Subpasta) Cálculos embargos |
01 |
20/06/2017 |
0000633-13.2015.5.06.0351 |
(Subpasta) Cálculos reunir execução |
04 |
24/03/2017 |
0001861-23.2015.5.06.0351 |
(Subpasta)Cálculos/atualização/INSS/acordo descumprido |
05 |
28/06/2017 |
0001808-42.2015.5.06.0351 |
(Subpasta) Execução suspensa |
28 |
15/02/2017 |
0000659-74.2016.5.06.0351 |
(Subpasta) Leilão |
03 |
09/06/2017 |
0001099-70.2016.5.06.0351 * 4 |
(Subpasta) P R aguardando repasse Núcleo Conciliação |
09 |
17/05/2017 |
0000798-26.2016.5.06.0351 |
(Subpasta) parcelamento - 916 CPC |
02 |
28/06/2017 |
0000379-06.2016.5.06.0351 |
(Subpasta) Serasa |
05 |
15/02/2017 |
0000435-39.2016.5.06.0351 |
(Subpasta) Serpro |
02 |
16/05/2017 |
0000747-15.2016.5.06.0351 |
Escolher tipo de arquivamento |
02 |
22/06/2017 |
0001401-36.2015.5.06.0351 |
Incluir no BNDT |
13 |
08/03/2017 |
0000430-17.2016.5.06.0351 |
InfoJud |
46 |
20/02/2017 |
0001095-67.2015.5.06.0351 |
Iniciar Execução |
01 |
27/06/2017 |
0000771-09.2017.5.06.0351 |
Intimações automáticas com pendências - Exec |
11 |
18/05/2017 |
0000656-56.2015.5.06.0351 |
Minutar Decisão - Exec |
01 |
14/05/2017 |
0000366-07.2016.5.06.0351 |
Minutar Despacho - Exec |
02 |
23/05/2017 |
0000406-23.2015.5.06.0351 |
Minutar expediente da secretaria |
04 |
21/05/2017 |
0001885-51.2015.5.06.0351 |
Prazos vencidos |
20 |
16/05/2017 |
0000576-92.2015.5.06.0351 |
Preparar comunicação |
01 |
01/07/2017 |
0001465-12.2016.5.06.0351 |
Registrar no BNDT - Exec |
02 |
24/05/2017 |
0000510-78.2016.5.06.0351 |
RenaJud |
06 |
09/05/2017 |
0000860-66.2016.5.06.0351 |
SerasaJud |
04 |
06/03/2017 |
0000485-36.2014.5.06.0351 |
OBSERVAÇÕES | |||
*¹ Encontra-se aguardando cumprimento de determinação de bloqueio on line , constante na decisão de Id. c74bd0d. *² Encontra-se na subpasta “ Aguardando diligência â€. *³ Inexistem processos na subpasta “ Cálculos – liquidação â€. * 4 A data indicada corresponde à da publicação do edital no qual foram designados leilões para os dias 05/07/2017, 19/07/2017 e 02/08/2017. |
7. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS FÃSICOS EM 13/7/2017
NATUREZA |
QUANTIDADE |
DATA MAIS ANTIGA |
PROCESSO | |
Cargas |
Advogados |
1 |
5/7/2017 |
0000254-09.2014.5.06.0351 |
Perito |
1 |
10/7/2017 |
0000617-93.2014.5.06.0351 | |
Terceiros |
6 |
22/6/2017 |
0110300-41.2009.5.06.0351 | |
Petições a juntar aos autos |
3 |
13/7/2017 |
0000288-23.2010.5.06.0351 | |
Processos conclusos para despacho |
1 |
11/7/2017 |
0000496-02.2013.5.06.0351 | |
Consultas convênios a realizar (BACEN/JUCEPE/INFOJUD/DETRAN) |
5 |
7/7/2017 |
0000252-39.2014.5.06.0351 | |
Praças a marcar |
- |
- |
- | |
Processos no setor de cálculos |
4 |
29/6/2017 |
0000965-48.2013.5.06.0351 | |
Processos para serem remetidos ao TRT |
1 |
13/3/2017 |
0000105-13.2014.5.06.0351 |
*Em relação às certidões/diligências a serem expedidas, a mais antiga data de 4/7/2017 (processo n.º 0000080-34.2013.5.06.0351).
*No tocante aos ofÃcios, o mais antigo data de 7/7/2017 (processo n.º 0054400-73.2008.5.06.0351).
*Quanto aos alvarás, o mais antigo data de 6/7/2017 (processo n.º 0095600-07.2002.5.06.0351).
*No pertinente à s praças a realizar, o despacho mais antigo data de 26/6/2017, com leilões para o perÃodo de 20/9/2017 a 22/11/2017.
* No que diz respeito aos mandados, não existem pendências.
*No que diz respeito às notificações, a mais antiga data de 12/7/2017 (processo n.º 0001375-09.2013.5.06.0351).
*Em relação aos processos digitalizados (CLE), verificou-se a conversão de 43 (quarenta e três) feitos em 2015.
Fonte: Informações colhidas na Secretaria da Vara do Trabalho e no SIAJ.
8. METAS FIXADAS PELO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA:
Em conformidade com os dados fornecidos pelo Núcleo de EstatÃstica e Pesquisa do Egrégio Regional, eis os resultados das Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ para o ano de 2016 :
Meta 1 CNJ - 2016 : – Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuÃdos no ano corrente.
Unidades Judiciárias |
Recebidos |
Resolvidos |
Resultado |
VT de Garanhuns |
1.865 |
1.834 |
98,34% |
Total da 6ª Região |
107.816 |
111.793 |
103,69% |
Meta 2 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, pelo menos, 90% dos processos distribuÃdos até 31/12/2014.
Unidade Judiciária |
DistribuÃdos em 2014 |
DistribuÃdos em 2014 e julgados até 31/12/16 |
Pendentes de julga- mento até 31/12/16 |
Resultado |
VT de Garanhuns |
163 |
163 |
0 |
111% |
Total da 6ª Regiãoa |
62.261 |
59.947 |
2.314 |
107% |
Meta 3 CNJ - 2016 : – Aumentar o Ãndice de conciliação na fase de conhecimento, em relação à média do biênio 2013/2014, em 2 pontos percentuais.
Unidade Judiciária |
Solucionados |
Conciliados |
Média biênio (2013/2014) |
Resultado |
VT de Garanhuns |
1.834 |
774 |
49% |
42,2% |
Total da 6ª Região |
111.793 |
44.400 |
40,83% |
39,72 % |
Meta 4 CNJ - 2016 : – Dar prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, não se destinando portanto à esta Justiça Especializada.
Meta 5 CNJ - 2016 : – B aixar em 2016, quantidade maior de processos de execução do que o total de casos novos de execução no ano corrente.
Unidade Judiciária |
Casos novos de execução |
Baixados |
Entraram na meta |
SaÃram da meta |
Resultado |
VT de Garanhuns |
627 |
600 |
0 |
0 |
95,69% |
Total da 6ª Região |
38.526 |
37.091 |
0 |
0 |
96,50% |
Meta 6 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, as ações coletivas distribuÃdas, até 31.12.2013 no 1.º grau e até 31.12.2014, no 2.º grau.
A Vara do Trabalho de Garanhuns não conta com ação coletiva ainda em tramitação em 31/12/2016, de acordo com o relatório fornecido pelo Setor de EstatÃstica deste Tribunal.
Meta 7 CNJ - 2016 : – Identificar e reduzir em 2% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior.
Unidade Judiciária |
Pendentes em 31/12/15 |
Quantidades de Processos dos dez maiores litigantes distribuÃdos na ins- tância no mês de referência |
Quantidades de Processos dos dez maiores litigantes julgados na ins- tância no mês de referência |
Pendentes em 31/12/16 |
Resultado |
VT de Garanhuns |
41 |
67 |
94 |
14 |
287% |
Total da 6ª Região |
8.284 |
7.949 |
9.373 |
6.860 |
118,34% |
O Conselho Nacional de Justiça divulgou no final do 10.º Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em BrasÃlia, as metas nacionais para 2017, quais sejam:
Meta 1 - Os tribunais mantiveram o compromisso de julgar, ao longo de 2017, mais processos do que os novos que chegarem aos tribunais (Meta 1). Assim como em 2016, o compromisso deverá ser cumprido por tribunais de todos os segmentos de Justiça.
Meta 2 - O compromisso com o julgamento dos processos mais antigos, alvo da Meta 2, foi renovado para 2017 e deverá ser cumprido por tribunais de todos os ramos do Judiciário. O detalhamento desta e das outras metas definidas, com percentuais e perÃodos de distribuição dos processos que deverão ser julgados, estarão num glossário que será divulgado futuramente pelo CNJ.
Meta 3 - A Justiça Federal e a Justiça do Trabalho também renovaram o compromisso com a Meta 3, que busca aumentar o número de casos solucionados por meio da conciliação, em relação a perÃodos anteriores.Â
Meta 4 - Fixada pela primeira vez em 2013, a Meta 4, que dá prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, deverá ser cumprida novamente em 2017 pela Justiça Estadual, pela Justiça Federal, pela Justiça Militar da União e dos Estados e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).Â
Meta 5 - Impulso aos processos de execução, que será perseguida no ano que vem pelos tribunais da Justiça Estadual, Federal e do Trabalho.
Meta 6 - P rioriza o julgamento de ações coletivas, que impactam na vida de um grupo maior de pessoas.Â
Meta 7 – Prioriza o julgamento de processos dos maiores litigantes e dos recursos repetitivos, tem por objetivo enfrentar demandas de massa que chegam ao Judiciário.
Meta 8 – Destinada a ações de fortalecimento da rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres, uma das prioridades da atual gestão do CNJ.
9. ITENS DE EXAME E REGISTRO OBRIGATÓRIOS (Art. 26 da Consolidação dos Provimentos da CGJT):
Com base nos autos e sistemas analisados, verificou-se que o JuÃzo:
- registra no sistema informatizado os atos processuais relevantes;
- emite pronunciamento explÃcito acerca da admissibilidade dos recursos, segundo constatado nos processos n.º s 0001666-04.2016.5.06.0351 e 0000989-71.2016.5.06.0351;
- ordena, de ofÃcio, a imediata liberação do depósito recursal, nos casos em que, após a liquidação, seja apurado crédito de valor inequivocamente superior ao depositado, como verificado nos processos n.ºs 0000147-96.2013.5.06.0351, 0000428-47.2016.5.06.0351 e 0001496-32.2016.5.06.0351;
- exaure as iniciativas do juÃzo, para tornar exitosa a execução, observando o estabelecido pela Corregedoria-Geral, no tocante aos requisitos para a emissão da Certidão de Crédito Trabalhista, nos moldes do artigo 88 da Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral, segundo observado nos processos n.ºs 0000586-10.2013.5.06.0351, 0000866-78.2013.5.06.0351 e 0058400-92.2004.5.06.0351, bem assim emite a Certidão de Arquivamento Provisório, prevista no art. 77 do referido Provimento, conforme se observa nos processos n.ºs 0000569-08.2012.5.06.0351, 0000861-51.2016.5.06.0351 e 0000552-30.2016.5.06.0351;
- faz uso regular das ferramentas eletrônicas: Bacenjud, Detran, Renajud, Jucepe, Infojud e Serpro, consoante observado nos processos n.ºs. 0000492-91.2015.5.06.0351, 0000721-17.2016.5.06.0351, 0001095-33.2016.5.06.0351, 0000071-33.2017.5.06.0351, 0010477-21.2014.5.06.0351, 0000328-29.2015.5.06.0351, 0001735-70.2015.5.06.0351 e 0000879-14.2012.5.06.0351. De acordo com o Relatório sobre Ordens Judiciais, foram realizados, no perÃodo de janeiro de 2016 a junho de 2017, 1.608 (um mil, seiscentos e oito) bloqueios, 1.158 (um mil, cento e cinquenta e oito) desbloqueios e 460 (quatrocentos e sessenta) transferências. No mês de junho de 2017, constavam 88 (oitenta e oito) bloqueios pendentes de providência;
- determina a citação dos sócios, nos casos de desconsideração da personalidade jurÃdica da empresa executada, com a devida inclusão dos seus nomes no sistema, no polo passivo da demanda, conforme visto nos processos n.ºs 0000747-15.2016.5.06.0351 e 0001442-66.2016.5.06.0351; e
- inclui, eventualmente, na pauta, processos na fase de execução para tentativa de conciliação, e ainda na Semana Nacional de Conciliação.
Quanto aos demais aspectos (assiduidade dos magistrados, pauta de audiências e principais prazos) encontram-se registrados nos itens 4 e 5.
10. OBSERVAÇÕES/PENDÊNCIAS REFERENTES À SECRETARIA:
- Na análise, por amostragem, nas carteiras que integram a Secretaria da Vara, verificou-se satisfatória organização e cumprimento das normas procedimentais a serem seguidas pelas unidades judiciárias de primeira instância. Em relação aos processos digitais, constatou-se bom controle da tramitação dos feitos, conforme quadro do item 6 elaborado em 6/7/2017, ressaltando-se, no entanto, a necessidade de maior controle quanto ao término dos prazos. Na inspeção realizada pelo juÃzo de primeiro grau, no perÃodo de 9 a 13 de janeiro de 2017, registraram-se dentre outros dados: a) ausência de processos fora de pauta ou com carga vencida; b) atualização do relatório de “históricos vencidosâ€; c) 102 processos fÃsicos sem tramitação há mais de 60 dias; d) 171 processos no setor de cálculos; e) 369 processos fÃsicos na fase de execução e 615 eletrônicos; e f) 423 processos fÃsicos com execução suspensa. A JuÃza Titular registrou, naquela oportunidade, elogios ao Diretor de Secretaria e aos funcionários da Vara, por desempenharem suas funções com profissionalismo e de forma integrada;
- Existem 60 (sessenta) CTPS’s sob custódia da Secretaria da Vara, e 5 (cinco) dizem respeito a processos arquivados ou em via de arquivamento. Indagado acerca das medidas adotadas para a diminuição do passivo desses documentos, a Secretaria esclareceu que intima o advogado para que encaminhe o documento profissional ao seu cliente, porém, não surtindo efeito, determina-se a notificação da própria parte, sem prejuÃzo da posterior diligência, visando à entrega do dito documento, por meio de oficial de justiça;
- Os Assistentes de Juiz, além de despachos, elaboram minutas de sentenças de mérito e de incidentes processuais, como embargos declaratórios, embargos à execução, embargos de terceiros, exceção de pré-executividade e antecipação de tutela;
- O JuÃzo p rolata, com habitualidade, sentenças de forma lÃquida nos ritos sumarÃssimo e ordinário. Após o trânsito em julgado de sentenças eventualmente ilÃquidas, determina-se a liquidação do feito diretamente pela Contadoria da Vara, dispensando-se a notificação das partes para apresentar e/ou contestar cálculos de liquidação, visando, desse modo, a uma maior celeridade processual.
- Conforme relatórios fornecidos pela Seção de Gestão Negocial dos Sistemas do PJE e do e-Gestão, vinculada à Secretaria da Presidência deste Tribunal, há necessidade da Secretaria da Vara proceder, o mais breve possÃvel, a registros no PJE, de modo a regularizar a estatÃstica da unidade, no tocante aos seguintes itens:
a) Impugnação à sentença de liquidação pendente de julgamento : deve-se averiguar se houve a prolação da decisão, e, em caso afirmativo, providenciar o respectivo registro, em face do tempo de pendência constante do sistema no seguinte processo: 0010393-20.2014.5.6.0351 (948 dias);
b) Antecipações de tutela pendentes de julgamento : deve-se averiguar se houve a prolação da decisão, e, em caso afirmativo, providenciar o respectivo registro, em face do tempo de pendência constante do sistema nos seguintes processos: 0010031-18.2014.5.6.0351 (114 dias), 0002002-42.2015.5.6.0351 (548 dias), 0000969-17.2015.5.6.0351 (735 dias), e 0000823-73.2015.5.6.0351 (760 dias); e
c) Embargos à execução pendentes de julgamento : deve-se averiguar se houve a prolação da decisão, e, em caso afirmativo, providenciar o respectivo registro, em face do tempo de pendência constante do sistema nos seguintes processos: 0001361-54.2015.5.6.0351 (81 dias), 0001153-36.2016.5.6.0351 (112 dias), e 0010334-32.2014.5.6.0351 (798 dias).
Nessas hipóteses, caso já proferida a decisão, o bservar o seguinte procedimento: - verificar a fase do processo, para manter a ordem cronológica quando do seu retorno ao trâmite processual; - conclusão para decisão (embargos de declaração/embargos de execução/exceção de pré-executividade/ ou impugnação à sentença de liquidação); - encerrar a conclusão; e - certificar nos autos que a movimentação decorreu da necessidade de regularização da estatÃstica.
d) recolhimento das custas processuais : 0002027-55.2015.5.06.0351, 0001572-56.2016.5.06.0351, 0000179-33.2015.5.06.0351, 0001753-57.2016.5.06.0351, 0000789-64.2016.5.06.0351, 0000181-03.2015.5.06.0351, 0001685-10.2016.5.06.0351, 0000194-65.2016.5.06.0351, 00010792-49.2014.5.06.0351, 0001481-63.2016.5.06.0351, 0000976-72.2016.5.06.0351, 0001079-79.2016.5.06.0351, 0001466-94.2016.5.06.0351, 0001350-88.2016.5.06.0351 e 0001755-27.2016.5.06.0351.
- Em relação ao lapso temporal anteriormente correicionado, observou-se: a) redução do quantitativo de novas ações em 20 (vinte) processos; b) decréscimo na produtividade da Vara, vez que prolatadas a menos 27 (vinte e sete) sentenças e 52 (cinquenta e dois) decisões de incidentes processuais; c) redução do prazo médio para julgamento em 6 (seis) dias; d) aumento do prazo médio, no ano de 2016, para realização da audiência inicial no rito sumarÃssimo em 12 (doze) dias e no ordinário em 30 (trinta) dias, bem ssim da audiência de instrução no rito sumarÃssimo em 14 (quatorze) dias e ordinário em 45 (quarenta e cinco) dias, e da audiência de decisão, no sumarÃssimo em 11 (onze) dias e no ordinário em 37 (trinta e sete) dias; e) redução do prazo médio para realização, em junho de 2017, das audiências iniciais no rito sumarÃssimo em 54 (cinquenta e quatro) dias e ordinário em 59 (cinquenta e nove) dias, e da instrução em 37 (trinta e sete) dias; f) aumento do prazo médio na fase de conhecimento em 27 (vinte e sete) dias, e na liquidação em 20 (vinte) dias, porém houve redução na execução em 123 (cento e vinte e três) dias; g) redução na quantidade de processos na fase de conhecimento em 126 (cento e vinte e seis), e acréscimo na liquidação em 1 (um), e na execução em 24 (vinte e quatro) dias; e h) acréscimo do saldo remanescente em 129 (cento e vinte e nove) processos; e
- Atingimento das Metas 2, 6 e 7 estabelecidas pelo CNJ para o ano de 2016, com melhora significativa dos percentuais relativos às Metas 1 (98,34%) e 5 (95,69 %), vez que, no ano de 2015, corresponderam, respectivamente, a 90,56% e 77,40%, revelando o esforço de todos para alcançar esses objetivos.
11. PEDIDOS DE PROVIDÊNCIAS E RECLAMAÇÕES CORREICIONAIS :
No tocante ao perÃodo de 1.º de janeiro de 2016 até a presente data, houve a formalização de apenas 1 (um) pedido de providência em face desta unidade judiciária (PP 0000001-36.2016.5.06.0000), sendo indeferido liminarmente e arquivado.
12. RECOMENDAÇÕES:
- Continuar a empreender esforços com o objetivo de reduzir os prazos médios de audiências no rito sumarÃssimo, estabelecendo como meta o prazo máximo de 15 (quinze) dias, conforme determina o inciso III do art. 852-B da CLT. Nos processos de rito ordinário, observar “o prazo médio de duração do processo – fase de conhecimento – de até 200 (duzentos) dias, atentando-se ao limite legal para publicação de sentença†– Resolução Administrativa TRT n.º 03/2015, artigo 14, § 2.º (Provimento TRT-CRT n.º 03/2010);
- Incluir processos de execução na pauta de audiências para tentativa de conciliação, consoante disposto no art. 76, II, da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho: “ promover a realização semanal de audiências de conciliação em processos na fase de execução, independentemente de requerimento das partes, selecionando-se aqueles com maior possibilidade de êxito na composição â€.
- Realizar a verificação periódica, no Sistema BacenJud, quanto à existência de alguma ordem judicial “pendente de providênciaâ€, ou mesmo “não lidaâ€, adotando-se a medida cabÃvel, seja de transferência dos valores bloqueados para contas judiciais (para posterior liberação aos exequentes) ou desbloqueios daquelas importâncias que não interessem à execução – Consolidação de Provimentos da CGJT, Art. 99;
- Perseverar nas diligências para devolver às partes os documentos de identificação profissional (CTPS), especialmente aqueles que se refiram a processos arquivados ou em vias de arquivamento;
- Impulsionar os processos sem movimentação há mais de 60 dias, e providenciar a remessa de recurso à segunda instância relativo ao processo n.º 0000105-13.2014.5.06.0351 ;
- Enfatizar, entre os usuários (servidores e magistrados) da Vara, a importância da correta inserção de dados no PJE, pois eles são extraÃdos, através das remessas, transformados e gravados, e essas informações alimentam o e-Gestão, gerando os relatórios gerenciais e a estatÃstica oficial da Justiça do Trabalho;
- Realizar a análise periódica da ferramenta “agrupadoresâ€, a fim de evitar a permanência de processos em tarefas já superadas. Os processos devem ser retirados de tal lista assim que realizado o ato respectivo;
- Proceder à “conclusão ao magistradoâ€, especificando o tipo (sentenças, decisões ou despachos), sem necessidade de despacho para tal finalidade, pela importância desse dado para a estatÃstica deste Regional, e, ainda, com a cautela necessária, em face da impossibilidade de cancelamento da “conclusão†em relação à s sentenças, o que enseja, em caso de equÃvoco do servidor, a necessidade de o magistrado proceder à “conversão do julgamento em diligência†para que se possa realizar nova conclusão. Deve, ainda, ser selecionado o magistrado em tempo real, com a devida gravação no sistema, a fim de que seja contabilizado o prazo para prolação da decisão corretamente, e, no caso da sentença, tão logo encerrada a instrução. Em relação à s decisões de antecipação de tutela, também proceder à imediata conclusão com a especificação do magistrado, de modo a possibilitar o controle do prazo e garantir a veracidade dos dados estatÃsticos. No tocante aos embargos de declaração, havendo necessidade de intimar a parte contrária, proceder à conclusão para julgamento tão logo encerrado o prazo, também sem necessidade de despacho, por se tratar de ato ordinário da secretaria. Tratando-se de juiz substituto da reserva técnica, proceder à imediata conclusão no sistema, com informação de tal fato, por e-mail funcional, ao magistrado, inclusive porque possui acesso restrito à unidade na qual atua;
- Efetivar a conclusão para julgamento dos embargos de declaração ao magistrado que se encontrar em exercÃcio na Vara, quando aquele que prolatou a sentença embargada se encontrar afastado por mais de 30 dias, em conformidade com o art. 8.º, § 3.º, do Provimento n.º 03/2015 desta Corregedoria Regional;
- Cumprir as diligências determinadas pelo Tribunal, em grau de recurso, em prazo razoável, bem assim proceder ao correto cadastramento das partes quando do envio dos recursos ao Tribunal, inclusive em relação ao recurso ordinário em rito sumarÃssimo, de modo a evitar equÃvoco quando da distribuição da classe processual na segunda instância;
- Proceder à regularização das pendências indicadas nas letras “aâ€, “bâ€, “c†e “d†do item 10, ressaltando-se a importância de participação de servidores e magistrados nas webconferências a serem realizadas pela Escola Judicial deste Regional, vez que abordarão sobre o e-Gestão e os procedimentos pertinentes à inclusão desses dados no Pje;
- Registrar, no sistema PJE, o recolhimento das custas, emolumentos, contribuição previdenciária e imposto de renda. Após as orientações sobre a necessidade de tal anotação, o Setor de EstatÃstica do Tribunal constatou acréscimo considerável no registro de tais arrecadações, conforme quadro demonstrativo entre os meses de janeiro a março de 2016 e janeiro a março de 2017, numa variação de 115,94% no tocante à s custas processuais, de 498,05% em relação aos emolumentos, de 71,16% no pertinente à s contribuições previdenciárias, de 32,62% no que diz respeito ao imposto de renda, e de 283,18% quanto à s multas aplicadas pelos órgãos de fiscalização das relações de trabalho; e
- Estimular, entre os servidores, práticas de sustentabilidade, racionalização e consumo consciente de materiais e serviços de responsabilidade socioambiental, visando ao uso sustentável dos recursos naturais e dos bens públicos, bem como ao aperfeiçoamento contÃnuo da qualidade do gasto público realizado pelo Tribunal, a teor da Resolução n.º 201 do CNJ de 3/3/2015.
13. BOAS PRÃTICAS RELATADAS PELO JUÃZO:
Noticiou o Diretor de Secretaria que as boas práticas, relacionadas na ata de correição de 2016, continuam sendo desempenhadas nesta unidade judiciária, motivo pelo qual procede à sua renovação:
- Gerenciamento da Vara, adotando-se como referência os números do e-gestão e Pje, visando a um maior controle dos trabalhos na secretaria e atingimento das metas estabelecidas pelo CNJ;
Â
- Sentenças prolatadas de forma lÃquida;
Â
- Distribuição dos trabalhos na secretaria (PJe) por dÃgito de processo, inclusive, alvarás, minuta de acordo, minuta de despacho, possibilitando maior agilidade no andamento processual, bem como proporcionar maior conhecimento dos servidores, vez que praticam e cumprem os diversos atos processuais em todas as suas fases;
Â
- Utilização da agenda eletrônica do Google para controle dos prazos e cumprimento das determinações exaradas pelo juÃzo; e
Â
- Emissão de alvará único.
Acrescentou-se, ainda, como novo procedimento, o acompanhamento quinzenal do controle de prazo das tarefas de passagem, e subsequente reunião com os servidores para ciência e execução das atividades eventualmente em atraso.
Â
14. SOLICITAÇÕES DO JUÃZO:
- Substituição de 6 (seis) aparelhos de ar-condicionado pelo modelo Split;
- Manutenção e reforma do telhado, de modo a evitar vazamentos e prejuÃzos maiores ao patrimônio fÃsico da Vara; e
- Pintura nas dependências do prédio da Vara, principalmente da área externa.
Encerrados os trabalhos, a ExcelentÃssima Corregedora Regional, Desembargadora Dione Nunes Furtado da Silva, agradeceu a fraternal acolhida e a colaboração prestada pela ExcelentÃssima JuÃza Titular e pelos servidores da Vara, determinando que, lavrada e assinada, fosse disponibilizada esta ata na página da Corregedoria, no sÃtio deste Regional ( www.trt6.jus.br ), além de publicada, em sua Ãntegra, no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho – DEJT, entregando cópia à Unidade Judiciária sob correição (neste ato), Presidência do Egrégio Regional, e Secretaria Administrativa, para conhecimento e providências pertinentes. Firmam a presente ata a ExcelentÃssima Desembargadora Corregedora Regional e a Secretária da Corregedoria Regional.
DIONE NUNES FURTADO DA SILVA
Desembargadora Corregedora Regional
NOÊMIA MARIA GOMES DE OLIVEIRA
Secretária da Corregedoria Regional
Ata Correição 41 - 2017 de 13/7/2017.