ATA DA CORREIÇÃO ORDINÃRIA REALIZADA NA 2.ª VARA DO TRABALHO DE PALMARES, EM 12 DE JULHO DE 2017.

Aos 12 (doze) dias do mês de julho de 2017, às 9 (nove) horas, compareceu à sede da 2.ª Vara do Trabalho de Palmares, situada na Rua Violeta Griz, n.º 240, Santa Rosa, Palmares/PE, a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional do TRT da 6.ª Região, Dr.ª Dione Nunes Furtado da Silva , acompanhada pelos servidores Noêmia Maria Gomes de Oliveira (Secretária da Corregedoria), Vânia Rodrigues de Santana Cunha (Assessora de Gabinete), Rosanna de Freitas Monteiro (Assistente de Gabinete), Henrique Bezerra Valença (Assistente Secretário) e José Carlos Oliveira de Souza (Chefe de Serviço), para realizar a Correição Ordinária veiculada no Edital n.º 04/2017, disponibilizado no Diário Eletrônico do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região em 24 (vinte e quatro) de abril de 2017, considerado publicado em 25 (vinte e cinco) de abril de 2017. Referido edital se encontrava devidamente afixado no átrio da Secretaria, possibilitando sua plena divulgação e visualização pelo público local.

Presentes o Excelentíssimo Juiz Titular, Dr. Fábio José Ribeiro Dantas Furtado, o Diretor de Secretaria, Bel. Mauro Pimentel Ferreira, e os demais servidores ali lotados: Arno Frederico Becker Filho, Juliana Pimentel Silva Bomfim, Ardillis Bruno Alves de Lima, Vanessa Azevedo Cavalcanti, Patrícia Araújo de Lima, Bruno Leonardo Cabral de Sousa e Rafhael Vicente Vilaça. Ausentes as servidoras Kamilla Ayssa Silva Barreto Ferraz (em razão de licença gestante) e Jaélcia Martins de Souza Cruz Vilela (pela fruição de férias).

Com base nos dados extraídos do SIAJ, PJe, e-Gestão e Sistema de Pessoal; nas informações consolidadas pela Seção de Estatística; no exame dos procedimentos adotados na Secretaria da Vara e dos processos em tramitação, e, ainda, dos dados colhidos na inspeção judicial realizada no período de 9 a 13 de janeiro de 2017, a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional determinou o registro das informações e recomendações que seguem.

1. MAGISTRADO:

JUIZ TITULAR

PERÃODO DE ATUAÇÃO

Fábio José Ribeiro Dantas Furtado

Desde 13/10/2014

(Ato TRT GP n.º 280/2014)

2. QUADRO ATUAL DE SERVIDORES:

NOME

CARGO

FUNÇÃO

Mauro Pimentel Ferreira

Técnico Judiciário

Diretor de Secretaria

Arno Frederico Becker Filho

Técnico Judiciário

Assistente de Diretor

Juliana Pimentel Silva Bomfim

Técnica Judiciária

Assistente de Juiz

Ardillis Bruno Alves de Lima

Técnico Judiciário

Calculista

Kamilla Ayssa Silva Barreto Ferraz

Técnica Judiciária

Calculista

Vanessa Azevedo Cavalcanti

Analista Judiciária

Secretária de Audiência

Jaelcia Martins de Souza Cruz Vilela

Requisitada

Assistente

Patrícia Araújo de Lima

Requisitada

Assistente

Bruno Leonardo Cabral de Souza

Analista Judiciário

Oficial de Justiça

Rafhael Vicente Vilaça

Técnico Judiciário

-

3. Produtividade dos Juízes na Unidade:

3.1. Quantidade de Audiências, Sentenças, Conciliações e Incidentes por Juiz (a):

Atuação dos Magistrados na

2.ª VT de Palmares

Audiências*

Sentenças de mérito

Conciliações

Incidentes processuais

Fábio José Ribeiro Dantas Furtado

1.255

310

192

232

Ana Carolina Bulhões Calheiros

-

25

-

-

Carolina de Oliveira Pedrosa

273

56

42

29

Daniella Cristiane Rodrigues Ferreira

-

1

-

-

Evellyne Ferraz Correia

-

2

-

-

Ilka Eliane de Souza Tavares

1

16

1

-

Tatyana de Siqueira Alves Pereira Rodrigues Rocha

-

1

-

-

Total

1.529

411

235

261

*Exceto audiências de julgamento.

Fontes: Relatórios extraídos do e-Gestão (Audiências realizadas, Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado).

Período analisado: 1.º/6/2016 a 31/5/2017.

3.2. Prazo médio (em dias) para julgamento de mérito na unidade, da conclusão até a prolação da sentença (apenas PJe):

Atuação dos Magistrados na 2.ª VT de Palmares

Prazo* médio para julgamento de sentenças de mérito

Fábio José Ribeiro Dantas Furtado

138

Ana Carolina Bulhões Calheiros

21

Carolina de Oliveira Pedrosa

100

Ilka Eliane de Souza Tavares

300

Prazo médio para julgar na unidade

125

*Apuração leva em conta somente processos eletrônicos e não deduz os períodos de afastamento dos magistrados, tais como férias, licenças, cursos e outros, em face da falta de integração entre os sistemas de pessoal e judicial.

Fontes: Relatório extraído do e-Gestão (Prazos Médios, em dias, da conclusão até a prolação de sentença por magistrado - PJe).

Período analisado: 1.º/6/2016 a 31/5/2017.

3.3. Sentenças de mérito (conhecimento) pendentes de julgamento:

Magistrados com sentenças pendentes na

2.ª VT de Palmares

No prazo

Prazo vencido

Total

Fábio José Ribeiro Dantas Furtado

51

-

51

Ana Carolina Bulhões Calheiros

-

1

1

Carolina de Oliveira Pedrosa

1

-

1

Total de sentenças pendentes na Vara

52

1

53

Sentença com prazo vencido sob a responsabilidade da magistrada Ana Carolina Bulhões Calheiros: 0000790-66.2015.5.06.0292.

Fontes: Dados extraídos de “Relatório de decisões em aberto/proferidasâ€; e PJe, em 12/7/2017 às 9h35.

3.4. Incidentes processuais pendentes de julgamento:

Magistrados com Incidentes Processuais pendentes na 2.ª VT de Palmares

No prazo

Prazo vencido

Total

Fábio José Ribeiro Dantas Furtado

2

-

2

Total de incidentes pendentes na Vara

2

-

2

Fontes: Dados coletados na Secretaria da Vara e no PJe, em 12/7/2017 às 9h30.

3.5. Produtividade da Vara:

Unidade Judiciária

Quantidades

Prazo médio para julgamento (PJe)

Sentenças de mérito

Incidentes processuais

Conciliações

2.ª VT de Palmares

411

261

235

125

Fontes: Relatórios extraídos do e-Gestão: Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado; Prazos Médios (em dias) da Conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe).

Período analisado: 1.º/6/2016 a 31/5/2017.

3.6. Percentuais de produtividade do juiz titular (período de junho de 2016 a maio de 2017):

Mês

JUNHO/16

JULHO/16

AGOST./16

SET./16

OUT./16

NOV./16

Sentenças

157,81%

Férias 161,90%

344,44%

133,33%

200%

210%

Conciliados

50%

Férias 33,33%

211,11%

80%

78,95%

70%

Mês

DEZ./16

JAN./17

FEV./17

MARÇO/17

ABRIL/17

MAIO/17

Sentenças

Férias

436,36%

284,62%

192,88%

327,27%

141,86%

Conciliados

Férias

54,55%

53,85%

75%

72,73%

39,53%

Fonte: Boletim de Produtividade dos Juízes da 1.ª Instância do TRT da 6.ª Região.

4. AUDIÊNCIAS (REALIZADAS E DESIGNADAS):

4.1. Prazos médios, em dias, até a realização das audiências (a partir do ajuizamento):

Unidade Judiciária

Inicial

Instrução

Decisão

Sumaríssimo

Ordinário

Sumaríssimo

Ordinário

Sumaríssimo

Ordinário

2.ª VT de Palmares

28

31

50

97

81

149

Fonte: Dados extraídos do e-Gestão (Prazos médios – fase de conhecimento).

Período analisado: 1.º/6/2016 a 31/5/2017.

4.2. Prazos (em dias) para designação de audiências, a contar de 27/6/2017:

Unidade Judiciária

Inicial

Instrução

Sumaríssimo

Ordinário

2016

2017

2016

2017

2016

2017

2.ª VT de Palmares

9

14

22

50

29

29

Fontes: Informações extraídas do PJe e da Ata de Correição realizada em 2016.

4.3. Assiduidade do magistrado:

Segundo informações prestadas pelo Diretor de Secretaria, são realizadas 3 (três) sessões de audiências por semana, em dois dias (terças e quartas-feiras), pois às terças-feiras são realizadas sessões pela manhã e à tarde.

O magistrado, que dispõe de autorização do Tribunal Pleno para residir fora da jurisdição, em conformidade com o que prescreve a Resolução Administrativa TRT n.º 007/2008, comparece, em regra, 2 (dois) dias por semana à Unidade Judiciária e, ocasionalmente, um terceiro dia, caso haja necessidade.

Os requisitos previstos na citada norma local aos magistrados que dispõem dessa permissão são: a) inexistência de audiências adiadas por ausência injustificada do magistrado; b) obediência aos prazos legais, mormente para sentenciar ; c) permanecer disponível o magistrado em todos os dias úteis da semana; e d) adoção de medidas tendentes à redução progressiva dos processos em fase de execução.

E , p or ocasião da última correição ordinária realizada neste Regional – 6 a 10 de junho de 2016 – o Excelentíssimo Corregedor-Geral, Ministro Renato de Lacerda Paiva, fez constar, na respectiva ata de correição (página 34, item 8.11.), referência aos magistrados que dispõem da correspondente autorização, entendendo-se, por conseguinte, que Sua Excelência está bem atento à questão.

Ocorre que o Excelentíssimo Juiz Titular desta unidade jurisdicional não possui sentenças com prazo vencido, e vem adotando medidas para reduzir a quantidade de processos na fase de execução .

P or oportuno, ressalva-se que, em vista da regulamentação da matéria pela Consolidação de Provimentos da CGJT, é necessário que “ sejam afixadas nas Secretarias dos órgãos judicantes as datas em que os magistrados prestarão atendimento nas varas, bem assim aquelas em que se encontrarão fora da sede do juízo, mas no exercício de suas respectivas funções .†Na ocasião, observou-se o cumprimento dessa prescrição pela Secretaria da Vara.

4.4. Quantidade de processos em pauta de audiências por semana (média):

Unidade Judiciária

Dias de audiências por semana

Total de audiências

Sumaríssimos

Iniciais

Instruções

Razões Finais

2.ª VT de Palmares

2 (quartas e quintas-feiras)

6 a 8

18 a 20

11 a 13

6

Fontes: Informações extraídas do PJe, em 27/6/2017, relativas aos seguintes períodos: 24/4/2017 a 28/4/2017, 15/5/2017 a 19/5/2017, 12/6/2017 a 16/6/2017, e 3/7/2017 a 7/7/2017; e informações prestadas pelo Diretor de Secretaria da Vara.

5. MOVIMENTAÇÃO PROCESSUAL:

5.1. Quantidade de ações trabalhistas ajuizadas na unidade - PJe:

Unidade Judiciária

2015

2016

2017

(até 26/6/2017)

2.ª VT de Palmares

966

680

374

Fontes: Consolidação da Estatística, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Casos Novos por Distribuição e Redistribuídos), e PJe .

5.2. Processos remanescentes (congestionamento):

Unidade Judiciária

SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2016

SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2017

Pendentes de julgamento*

Processos demais fases

Total

Pendentes de julgamento*

Processos demais fases

Total

2.ª VT de Palmares

131

1.756

1.887

89

1.941

2.030

*Pendentes de julgamento: Processos com instrução encerrada, aguardando prolação de sentença.

Fontes: Consolidação da Estatística, Relatórios Gerenciais, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Processos Pendentes de Solução) e PJe.

5.3. Quantidade de processos em tramitação:

Unidade Judiciária

Processos em tramitação em 4/7/2017

Físicos*

PJe

2.ª VT de Palmares

-

2.077

* Distribuídos exclusivamente processos eletrônicos (PJe)

Fonte: Relatório Gerencial (Processos em tramitação na Vara) e PJe-JT.

5.4. Quantidade de processos nas principais fases processuais ( pendentes de solução ):

Unidade Judiciária

Conhecimento

(até a prolação da sentença)

Liquidação

Execução

2.ª VT de Palmares

188

52

568

Fonte : e-Gestão.

Período analisado: 1.º/5/2017 a 31/5/2017.

5.5. Prazos médios (em dias) nas principais fases processuais:

Unidade Judiciária

Conhecimento

(até a prolação da sentença)

Liquidação

Execução

2.ª VT de Palmares

137

43

363

Fonte: e-Gestão.

Período analisado: 1.º/6/2016 a 31/5/2017.

6. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS ELETRÔNICOS EM 5/7/2017:

Agrupadores:

Tarefa

Quantidade

Processos com pedido de sigilo nos documentos não apreciado

03 

Processos com pedido liminar ou de antecipação de tutela não apreciado 

01

Processos com Petições Avulsas 

03

Processos com Habilitações nos Autos Não Lidas

189

Processos com petições não apreciadas

27 

Mandados devolvidos pelo Oficial de Justiça

100

Fase de Conhecimento:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

Aguardando apreciação pela instância superior

81

16/11/2015

0001087-10.2014.5.06.0292

Aguardando audiência

118

20/06/2017

0000593-77.2016.5.06.0292 *¹

Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos

107

01/08/2015

0001045-58.2014.5.06.0292 *²

Aguardando laudo pericial

03

23/05/2017

0000003-37.2015.5.06.0292

Aguardando término dos prazos

34

19/06/2017

0000364-83.2017.5.06.0292

Analisar Decisão

04

04/07/2017

0000252-17.2017.5.06.0292

Analisar Despacho

04

04/07/2017

0000251-32.2017.5.06.0292

Analisar sentença

04

05/07/2017

0000631-89.2016.5.06.0292

Análise do Conhecimento

17

04/07/2017

0000370-90.2017.5.06.0292

Apreciar dependência

01

20/06/2017

0000387-29.2017.5.06.0292

Concluso ao magistrado

05

27/06/2017

0000274-75.2017.5.06.0292 *³

Controle de pericia

02

28/06/2017

0000712-38.2016.5.06.0292

* 5 Cumprimento de providências

02

18/05/2017

0000524-45.2016.5.06.0292 * 4

Minutar Decisão

03

05/07/2017

0000335-33.2017.5.06.0292

Minutar Despacho

02

04/07/2017

0000369-42.2016.5.06.0292

Minutar dependência

01

01/07/2017

0000383-89.2017.5.06.0292

* 6 Minutar expediente da secretaria

01

05/07/2017

0000378-67.2017.5.06.0292

Minutar sentença

70

09/11/2016

0000790-66.2015.5.06.0292 * 7

Prazos vencidos

08

05/07/2017

0000349-17.2017.5.06.0292

* 9 Preparar comunicação

07

04/05/2017

0001061-75.2015.5.06.0292 * 8

Publicar DJE

06

04/07/2017

0000281-67.2017.5.06.0292

Recebimento de instância superior

02

28/06/2017

0000432-67.2016.5.06.0292

Registrar pagamentos ou despesas processuais

01

04/07/2017

0000224-49.2017.5.06.0292

Remeter ao 2o Grau

01

07/06/2017

0000247-29.2016.5.06.0292

Remeter ao 2o grau - registrar pagamentos

11

20/06/2017

0000714-08.2016.5.06.0292

Triagem Inicial - Apreciar urgentes

01

04/07/2017

0000420-19.2017.5.06.0292

Triagem Inicial - Parte com procuradoria

02

04/07/2017

0000413-27.2017.5.06.0292

OBSERVAÇÕES

*¹ A data indicada refere-se à da última audiência realizada.

*² Última parcela do acordo com vencimento em 17/07/2017.

*³ Ausência de conclusão nominal ao magistrado.

* 4 Encontra-se na subpasta “ Aguardando comprovante CEF/BB - INSS/Custas/Transferência†.

* 5 Inexistem processos nas subpastas “Setor de Cálculos†, “Setor de Cálculos – BACEN†e “Setor de Cálculos – Rateioâ€.

* 6 Inexistem processos nas subpastas tangentes ao setor de cálculos, alvarás e ofícios.

* 7 Conclusão nominal ao magistrado.

* 8 Despacho para hasta pública de 03/05/2017 e certidão referente expedida em 05/05/2017.

* 9 Inexistem processos nas subpastas tangentes ao setor de cálculos, notificações e expedição de mandados.

Fase de Liquidação:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

*¹ Aguardando Cumprimento de Providência - Liq

41

08/06/2017

0000051-25.2017.5.06.0292

Aguardando apreciação pela instância superior

01

17/08/2016

0000192-15.2015.5.06.0292

*² Aguardando atualização de cálculo

02

29/06/2017

0000460-35.2016.5.06.0292

Aguardando laudo pericial

02

22/06/2017

0000429-15.2016.5.06.0292

Aguardando término dos prazos

04

29/06/2017

0000453-43.2016.5.06.0292

Analisar Decisão - Liq

02

04/07/2017

0000021-87.2017.5.06.0292

Análise de Liquidação

09

04/07/2017

0000724-52.2016.5.06.0292 * 3

Concluso ao magistrado - Liq

01

04/07/2017

0001015-86.2015.5.06.0292 * 4

* 5 Cumprimento de providências

01

28/06/2017

0010877-52.2013.5.06.0292

Minutar Decisão - Liq

04

30/06/2017

0001099-24.2014.5.06.0292

* 7 Minutar expediente da secretaria

02

28/06/2017

0000443-96.2016.5.06.0292 * 6

Operações de perícia

01

22/06/2017

0000783-74.2015.5.06.0292

Preparar comunicação

01

04/07/2017

0000625-19.2015.5.06.0292

OBSERVAÇÕES

*¹ Inexistem processos nas subpastas tangentes ao setor de cálculos.

*² Todos os processos encontram-se na subpasta “Setor de Cálculo Liquidarâ€.

* 3 Encontra-se para iniciar a execução.

* 4 Sem a devida conclusão nominal ao magistrado.

* 5 Inexistem processos nas subpastas tangentes ao setor de cálculos.

* 6 Encontra-se na subpasta “Alvaráâ€.

* 7 Inexistem processos nas subpastas “ Ofícios/E-Mail†e demais subpastas relativas ao setor de cálculos.

Fase de Execução:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

Aguardando apreciação pela instância superior

07

30/03/2017

0000073-88.2014.5.06.0292

Aguardando atualização de cálculo

23

19/06/2017

0010471-31.2013.5.06.0292

Aguardando audiência - Exec

08

08/06/2017

0010691-29.2013.5.06.0292 *¹

Aguardando bloqueio bacen

13

01/07/2017

0000057-32.2017.5.06.0292

Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos

24

31/01/2017

0000558-88.2014.5.06.0292 *²

Aguardando final do sobrestamento

21

21/03/2017

0000992-77.2014.5.06.0292

Aguardando término dos prazos

111

29/06/2017

0000100-37.2015.5.06.0292

Aguardando término dos prazos - BacenJud

03

25/06/2017

0000392-22.2015.5.06.0292

Analisar Decisão - Exec

08

04/07/2017

0000840-92.2015.5.06.0292

Analisar Despacho - Exec

34

04/07/2017

0000263-80.2016.5.06.0292

Análise de Execução

64

04/07/2017

0000999-35.2015.5.06.0292

Concluso ao magistrado - Exec

17

15/05/2017

0000959-87.2014.5.06.0292 *³

Cumprimento de providências

189

30/09/2016

0000672-27.2014.5.06.0292 * 4

(Subpasta) Setor de Cálculos

06

22/06/2017

0000964-12.2014.5.06.0292

Encaminhar Carta

14

05/07/2017

0000830-48.2015.5.06.0292

Minutar Decisão - Exec

01

05/07/2017

0010681-82.2013.5.06.0292

Minutar Despacho - Exec

10

25/06/2017

0000116-88.2015.5.06.0292

Minutar expediente da secretaria

21

14/02/2017

0000629-90.2014.5.06.0292 * 5

(Subpasta) Alvará

09

27/06/2017

0011260-30.2013.5.06.0292

(Subpasta) Expedir CCT

02

14/02/2017

0000629-90.2014.5.06.0292

(Subpasta) Expedir Certidão de Habilitação de Credito - CHC

06

22/05/2017

0000804-50.2015.5.06.0292

(Subpasta) OFÃCIOS/E-MAIL

02

24/05/2017

0000839-44.2014.5.06.0292

(Subpasta) Verificar Pendências

02

08/06/2017

0000654-88.2014.5.06.0103

Minutar sentença - Exec

01

07/06/2017

0000061-40.2015.5.06.0292

Prazos vencidos

02

05/07/2017

0000120-28.2015.5.06.0292

Preparar comunicação

52

06/04/2017

0000467-27.2016.5.06.0292

(Subpasta) À Praça

29

03/04/2017

0000467-27.2016.5.06.0292 * 6

(Subpasta) Exp. CPE

02

29/06/2017

0000047-22.2016.5.06.0292

(Subpasta) Notificações Diversas

06

18/05/2017

0001002-87.2015.5.06.0292

Registrar pagamentos ou despesas processuais

01

27/06/2017

0000106-10.2016.5.06.0292

Remeter ao 2o Grau

05

04/07/2017

0010938-10.2013.5.06.0292

OBSERVAÇÕES

*¹ Audiência de tentativa de conciliação na execução agendada para 11/07/2017.

*² Execução suspensa, nos termos do artigo 40 da Lei de Execução Fiscal - Lei 6830/80.

*³ Ausência de conclusão nominal ao magistrado.

* 4 Aguardando cumprimento de CP, sendo oficiado o juízo deprecado na data indicada.

* 5 Encontra-se na subpasta “Expedir CCTâ€.

* 6 A data indicada corresponde à do despacho determinando hasta pública.

7. METAS FIXADAS PELO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA:

Em conformidade com os dados fornecidos pelo Núcleo de Estatística e Pesquisa do Egrégio Regional, eis os resultados das Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ para o ano de 2016 :

Meta 1 CNJ - 2016 : – Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuídos no ano corrente.

Unidades Judiciárias

Recebidos

Resolvidos

Resultado

2.ª VT de Palmares

667

993

148,88%

Total da 6ª Região

107.816

111.793

103,69%

Meta 2 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, pelo menos, 90% dos processos distribuídos até 31/12/2014.

Unidade Judiciária

Distribuídos em 2014

Distribuídos em 2014

e julgados até 31/12/16

Pendentes de julga-

mento até 31/12/16

Resultado

2.ª VT de Palmares

385

385

0

111%

Total da 6ª Região

62.261

59.947

2.314

107%

Meta 3 CNJ - 2016 : – Aumentar o índice de conciliação na fase de conhecimento, em relação à média do biênio 2013/2014, em 2 pontos percentuais.

Unidade Judiciária

Solucionados

Conciliados

Média biênio

(2013/2014)

Resultado

2.ª VT de Palmares

993

276

25,19%

27,79%

Total da 6ª Região

111.793

44.400

40,83%

39,72 %

Meta 4 CNJ - 2016 : – Dar prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, não se destinando portanto à esta Justiça Especializada.

Meta 5 CNJ - 2016 : – B aixar em 2016, quantidade maior de processos de execução do que o total de casos novos de execução no ano corrente.

Unidade

Judiciária

Casos novos

de execução

Baixados

Entraram

na meta

Saíram

da meta

Resultado

2.ª VT de Palmares

431

147

0

0

34,11%

Total da 6ª Região

38.526

37.091

0

0

96,50%

Meta 6 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, as ações coletivas distribuídas, até 31.12.2013 no 1.º grau e até 31.12.2014, no 2.º grau.

A 2.ª Vara do Trabalho de Palmares não conta com ação coletiva ainda em tramitação em 31/12/2016, de acordo com o relatório fornecido pelo Setor de Estatística deste Tribunal.

Meta 7 CNJ - 2016 : – Identificar e reduzir em 2% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior.

Unidade

Judiciária

Pendentes em

31/12/15

Quantidades de

Processos dos dez

maiores litigantes

distribuídos na ins-

tância no mês de

referência

Quantidades de

Processos dos dez

maiores litigantes

julgados na ins-

tância no mês de

referência

Pendentes em

31/12/16

Resultado

2.ª VT de Palmares

17

88

95

10

166,60%

Total da 6ª Região

8.284

7.949

9.373

6.860

118,34%

O Conselho Nacional de Justiça divulgou no final do 10.º Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, as metas nacionais para 2017, quais sejam:

Meta 1 - Os tribunais mantiveram o compromisso de julgar, ao longo de 2017, mais processos do que os novos que chegarem aos tribunais (Meta 1). Assim como em 2016, o compromisso deverá ser cumprido por tribunais de todos os segmentos de Justiça.

Meta 2 - O compromisso com o julgamento dos processos mais antigos, alvo da Meta 2, foi renovado para 2017 e deverá ser cumprido por tribunais de todos os ramos do Judiciário. O detalhamento desta e das outras metas definidas, com percentuais e períodos de distribuição dos processos que deverão ser julgados, estarão num glossário que será divulgado futuramente pelo CNJ.

Meta 3 - A Justiça Federal e a Justiça do Trabalho também renovaram o compromisso com a Meta 3, que busca aumentar o número de casos solucionados por meio da conciliação, em relação a períodos anteriores. 

Meta 4 - Fixada pela primeira vez em 2013, a Meta 4, que dá prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, deverá ser cumprida novamente em 2017 pela Justiça Estadual, pela Justiça Federal, pela Justiça Militar da União e dos Estados e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). 

Meta 5 - Impulso aos processos de execução, que será perseguida no ano que vem pelos tribunais da Justiça Estadual, Federal e do Trabalho.

Meta 6 - P rioriza o julgamento de ações coletivas, que impactam na vida de um grupo maior de pessoas. 

Meta 7 – Prioriza o julgamento de processos dos maiores litigantes e dos recursos repetitivos, tem por objetivo enfrentar demandas de massa que chegam ao Judiciário.

Meta 8 – Destinada a ações de fortalecimento da rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres, uma das prioridades da atual gestão do CNJ.

8. ITENS DE EXAME E REGISTRO OBRIGATÓRIOS (Art. 26 da Consolidação dos Provimentos da CGJT):

Com base nos autos e sistemas analisados, verificou-se que o Juízo:

- registra no sistema informatizado os atos processuais relevantes;

- emite pronunciamento explícito acerca da admissibilidade dos recursos, segundo constatado nos processos n.º s 0000881-59.2015.5.06.0292 e 0000521-90.2016.5.06.0292;

- ordena, de ofício , a imediata liberação do depósito recursal, nos casos em que, após a liquidação, seja apurado crédito de valor inequivocamente superior ao depositado, como verificado nos processos n.ºs 0000336-52.2016.5.06.0292 e 0000046-37.2016.5.06.0292;

- exaure as iniciativas do juízo para tornar exitosa a execução, observando o estabelecido na Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral, no tocante aos requisitos para a emissão da Certidão de Arquivamento Provisório, prevista no art. 77 do referido Provimento, conforme se observa dos processos n.ºs 0010495-59.2013.5.06.0292, 0010528-49.2013.5.06.0292 e 0000829-97.2014.5.06.0292. Emite a Certidão de Crédito Trabalhista (constante no art. 88 da citada norma), no entanto, não se tem por costume discriminar, de forma explícita, os valores devidos ao reclamante, bem como o montante de custas, recolhimentos previdenciários e fiscais, honorários advocatícios e demais despesas processuais, na forma do Anexo V da supracitada Consolidação, como se verifica nos processos n.ºs 0011067-15.2013.5.06.0292, 0010961-53.2013.5.06.0292 e 0010917-34.2013.5.06.0292;

- faz uso regular das ferramentas eletrônicas: Bacenjud, Detran, Renajud, Jucepe, Infojud e Serpro, consoante observado nos processos n.ºs. 0000129-53.2016.5.06.0292, 0000150-97.2014.5.06.0292, 0000256-88.2016.5.06.0292, 0000576-75.2015.5.06.0292, 0000695-02.2016.5.06.0292, 0000445-66.2016.5.06.0292, 0000055-67.2014.5.06.0292 e 0000925-78.2015.5.06.0292. De acordo com o Relatório sobre Ordens Judiciais, foram realizados, no período de janeiro de 2016 a junho de 2017, 451 (quatrocentos e cinquenta e um) bloqueios, 236 (duzentos e trinta e seis) desbloqueios e 213 (duzentas e treze) transferências. No mês de junho de 2017, constavam 16 (dezesseis) bloqueios pendentes de providências;

- determina a citação dos sócios, nos casos de desconsideração da personalidade jurídica da empresa executada, com a devida inclusão dos seus nomes no sistema, no polo passivo da demanda, conforme visto nos processos n.ºs 0000064-58.2016.5.06.0292 e 0000102-41.2014.5.06.0292;

- inclui, na pauta, processos na fase de execução para tentativa de conciliação, em uma média de 480 (quatrocentos e oitenta) por ano; e

Quanto aos demais aspectos (assiduidade dos magistrados, pauta de audiências e principais prazos) encontram-se registrados nos itens 4 e 5.

9. OBSERVAÇÕES/PENDÊNCIAS REFERENTES À SECRETARIA:

- Constatou-se bom controle na tramitação dos feitos que tramitam, exclusivamente, pela via eletrônica, conforme quadro do item 6 elaborado em 5/7/2017, no entanto há necessidade de melhor utilização da ferramenta agrupadores (vez que existem 189 processos com habilitações nos autos não lidas, e 100 mandados devolvidos por oficial de justiça), bem assim maior controle dos prazos no tocante aos atos da Secretaria na fase de execução. Na inspeção realizada pelo juízo de primeiro grau, no período de 9 a 13 de janeiro de 2017, registraram-se dentre outros dados: a) 791 processos com execução suspensa; b) nenhum processo fora de pauta ou sem tramitação há mais de 60 dias; e c) nenhum processo com carga vencida. O juiz titular ressaltou, naquela oportunidade, o empenho, dedicação, competência e coleguismo da equipe, proporcionando uma prestação jurisdicional eficiente;

- Existem 7 (sete) CTPS’s sob custódia da Secretaria da Vara, e todas dizem respeito a processos em tramitação. O Diretor de Secretaria informou que, para entrega do referido documento, intima-se a parte por edital, e, eventualmente, por mandado;

- Os Assistentes de Juiz, além de despachos, elaboram minutas de sentenças de mérito e de incidentes processuais, como embargos declaratórios, embargos à execução, embargos de terceiros, exceção de pré-executividade e antecipação de tutela;

- O Juízo mantém a prática de prolatar sentenças ilíquidas, porém, após o trânsito em julgado, determina a liquidação do feito diretamente pela Contadoria da Vara, dispensando-se a notificação das partes para apresentar e/ou contestar cálculos de liquidação, visando, desse modo, a uma maior celeridade processual. A Contadoria utiliza o programa de cálculos “ JURISCALC â€, desenvolvido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 8.ª Região/PA e preconizado pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ, para fins de liquidação de sentenças;

- Conforme relatórios fornecidos pela Seção de Gestão Negocial dos Sistemas do PJE e do e-Gestão, vinculada à Secretaria da Presidência deste Tribunal, há necessidade da Secretaria da Vara proceder, o mais breve possível, a registros no PJE, de modo a regularizar a estatística da unidade, no tocante aos seguintes itens:

a) Embargos de declaração pendentes de julgamento : deve-se averiguar se houve a prolação da decisão, e, em caso afirmativo, providenciar o respectivo registro, em face do tempo de pendência constante do sistema nos seguintes processos: 0000107-92.2016.5.6.0292 (52 dias), 0000054-77.2017.5.6.0292 (56 dias), 0010877-52.2013.5.6.0292 (103 dias), 0000435-90.2014.5.6.0292 (877 dias) e 0010737-18.2013.5.6.0292 (982 dias);

b) Exceções de Pré-Executividade pendentes de julgamento : deve-se averiguar se houve a prolação da decisão, e, em caso afirmativo, providenciar o respectivo registro, em face do tempo de pendência constante do sistema nos seguintes processos: 0000742-44.2014.5.6.0292 (710 dias), e 0011202-27.2013.5.6.0292 (710 dias);

c) Antecipações de tutela pendentes de julgamento : deve-se averiguar se houve a prolação da decisão, e, em caso afirmativo, providenciar o respectivo registro, em face do tempo de pendência constante do sistema nos seguintes processos: 0000178-65.2014.5.6.0292 (116 dias), 0000116-25.2014.5.6.0292 (124 dias), 0011720-17.2013.5.6.0292 (129 dias) e 0011692-49.2013.5.6.0292 (130 dias); e

d) Embargos à execução pendentes de julgamento : deve-se averiguar se houve a prolação da decisão, e, em caso afirmativo, providenciar o respectivo registro, em face do tempo de pendência constante do sistema nos seguintes processos: 0010317-13.2013.5.6.0292 (120 dias), 0010113-66.2013.5.6.0292 (123 dias), 0011001-35.2013.5.6.0292 (127 dias), 0010380-38.2013.5.6.0292 (127 dias), 0011051-61.2013.5.6.0292 (127 dias), 0010346-63.2013.5.6.0292 (127 dias), 0010340-56.2013.5.6.0292 (127 dias), 0011435-24.2013.5.6.0292 (132 dias), 0000822-08.2014.5.6.0292 (344 dias) e 0000823-90.2014.5.6.0292 (347 dias).

Nessas hipóteses, caso já proferida a decisão, o bservar o seguinte procedimento: - verificar a fase do processo, para manter a ordem cronológica quando do seu retorno ao trâmite processual; - conclusão para decisão (embargos de declaração/embargos de execução/exceção de pré-executividade/ ou impugnação à sentença de liquidação); - encerrar a conclusão; e - certificar nos autos que a movimentação decorreu da necessidade de regularização da estatística.

e) Recolhimento das custas processuais : 0000691-62.2016.5.6.0292, 0000396-25.2016.5.6.0292, 0000768-42.2014.5.6.0292, 0000776-82.2015.5.6.0292 e 0000064-24.2017.5.6.0292.

- Em relação ao lapso temporal anteriormente correicionado, observou-se: a) redução do quantitativo de novas ações em 286 (duzentos e oitenta e seis) processos; b) redução na produtividade da Vara, vez que prolatadas a menos 59 (cinquenta e nove) sentenças; c) aumento do prazo médio para julgamento em 41 (quarenta e um) dias; d) aumento do prazo médio, no ano de 2016, para realização da audiência inicial no rito sumaríssimo em 1 (um) dia e no ordinário em 3 (três) dias, bem assim da audiência de decisão no rito sumaríssimo em 13 (treze) dias, porém houve redução do prazo na instrução do sumaríssimo em 9 (nove) dias e ordinário em 44 (quarenta e quatro) dias, e na audiência de decisão, no ordinário, em 31 (trinta e um) dias; e) aumento do prazo médio para realização, em junho de 2017, das audiências iniciais no rito sumaríssimo em 5 (cinco) dias, e ordinário em 28 (vinte e oito) dias, mantendo-se a audiência de instrução em 29 (vinte e nove) dias; f) redução do prazo médio na fase de conhecimento em 22 (vinte e dois) dias, com acréscimo na liquidação em 3 (três) dias, e na execução em 40 (quarenta) dias; g) redução na quantidade de processos na fase de conhecimento em 41 (quarenta e um), e na execução em 52 (cinquenta e dois), e aumento na liquidação em 10 (dez); e h) acréscimo do saldo remanescente em 143 (cento e quarenta e três) processos; e

- Atingimento das Metas 1, 2, 3, 6 e 7 estabelecidas pelo CNJ para o ano de 2016, o que revela o esforço de todos para alcançar esses objetivos. Esclareceu o Diretor de Secretaria que o resultado da Meta 5, relativa às execuções, não reflete a realidade quanto aos esforços da Vara, para agilizar os processos nessa fase, porque o sistema não considera os 891 (oitocentos e noventa e um) processos no arquivo provisório, decorrentes das empresas em recuperação judicial (778), expedições de Certidões de Créditos Trabalhistas (22) e os que se encontram em cumprimento ao art. 78 do Provimento da Corregedoria Geral da Justiça do Trabalho (101).

10. PEDIDOS DE PROVIDÊNCIAS E RECLAMAÇÕES CORREICIONAIS :

No tocante ao período de 1.º de janeiro de 2016 até a presente data, não houve a formalização de pedidos de providência ou reclamações correicionais no tocante a esta unidade judiciária.

11. RECOMENDAÇÕES:

- Prolatar a magistrada Ana Carolina Bulhões Calheiros , prioritariamente e no menor espaço de tempo possível, a sentença com prazo vencido, conforme especificada no item 3.3, devendo, sempre, atentar ao prescrito no ATO n.º 1/CGJT, de 10 de fevereiro de 2017, haja vista o controle exercido por esta Corregedoria Regional a evitar que decisões não ultrapassem a tolerância admitida pela citada norma. Considerando que a referida juíza não se encontrava presente no momento da correição, deverá a Secretaria da Corregedoria Regional encaminhar-lhe comunicação para que tome ciência;

- Observar regular e integralmente o modelo previsto no Anexo V da Consolidação de Provimentos 2016 da CGJT, pertinente à emissão de certidão de crédito trabalhista (art.88);

- Continuar a verificação periódica, no Sistema BacenJud, quanto à existência de alguma ordem judicial “pendente de providênciaâ€, ou mesmo “não lidaâ€, adotando-se a medida cabível, seja de transferência dos valores bloqueados para contas judiciais (para posterior liberação aos exequentes) ou desbloqueios daquelas importâncias que não interessem à execução – Consolidação de Provimentos da CGJT, Art. 99;

- Impulsionar os processos sem movimentação há mais de 60 dias;

- Enfatizar, entre os usuários (servidores e magistrados) da Vara, a importância da correta inserção de dados no PJE, pois eles são extraídos, através das remessas, transformados e gravados, e essas informações alimentam o e-Gestão, gerando os relatórios gerenciais e a estatística oficial da Justiça do Trabalho;

- Realizar a análise periódica da ferramenta “agrupadoresâ€, a fim de evitar a permanência de processos em tarefas já superadas. Os processos devem ser retirados de tal lista assim que realizado o ato respectivo;

- Proceder à “conclusão ao magistradoâ€, especificando o tipo (sentenças, decisões ou despachos), sem necessidade de despacho para tal finalidade, pela importância desse dado para a estatística deste Regional, e, ainda, com a cautela necessária, em face da impossibilidade de cancelamento da “conclusão†em relação às sentenças, o que enseja, em caso de equívoco do servidor, a necessidade de o magistrado proceder à “conversão do julgamento em diligência†para que se possa realizar nova conclusão. Deve, ainda, ser selecionado o magistrado em tempo real, com a devida gravação no sistema, a fim de que seja contabilizado o prazo para prolação da decisão corretamente, e, no caso da sentença, tão logo encerrada a instrução. Em relação às decisões de antecipação de tutela, também proceder à imediata conclusão com a especificação do magistrado, de modo a possibilitar o controle do prazo e garantir a veracidade dos dados estatísticos. No tocante aos embargos de declaração, havendo necessidade de intimar a parte contrária, proceder à conclusão para julgamento tão logo encerrado o prazo, também sem necessidade de despacho, por se tratar de ato ordinário da secretaria. Tratando-se de juiz substituto da reserva técnica, proceder à imediata conclusão no sistema, com informação de tal fato, por e-mail funcional, ao magistrado, inclusive porque possui acesso restrito à unidade na qual atua;

- Efetivar a conclusão para julgamento dos embargos de declaração ao magistrado que se encontrar em exercício na Vara, quando aquele que prolatou a sentença embargada se encontrar afastado por mais de 30 dias, em conformidade com o art. 8.º, § 3.º, do Provimento n.º 03/2015 desta Corregedoria Regional;

- Cumprir as diligências determinadas pelo Tribunal, em grau de recurso, em prazo razoável, bem assim proceder ao correto cadastramento das partes quando do envio dos recursos ao Tribunal, inclusive em relação ao recurso ordinário em rito sumaríssimo, de modo a evitar equívoco quando da distribuição da classe processual na segunda instância;

- Verificar o acervo relativo aos processos pendentes de baixa, bem assim proceder aos registros relativos ao encerramento das fases de execução e de julgamento dos embargos de declaração nos processos especificados no item 10. Ressalta-se a importância de participação dos servidores e magistrados nas webconferências a serem realizadas, pela Escola Judicial deste Regional, nos dias 11, 14 e 18 do mês de julho do corrente ano, vez que abordarão sobre o e-Gestão e os procedimentos pertinentes à inclusão desses dados no Pje. Nos dias 14 e 18 de julho, as webconferências terão como público preferencial os juízes e servidores lotados nas Varas instaladas na Zona da Mata (Norte e Sul) do Estado;

- Registrar, no sistema PJE, o recolhimento das custas, emolumentos, contribuição previdenciária e imposto de renda. Ressalte-se que, após as orientações sobre a necessidade de tal anotação, o Setor de Estatística do Tribunal constatou acréscimo considerável no registro de tais arrecadações, conforme quadro demonstrativo entre os meses de janeiro a março de 2016 e janeiro a março de 2017, numa variação de 115,94% no tocante às custas processuais, de 498,05% em relação aos emolumentos, de 71,16% no pertinente às contribuições previdenciárias, de 32,62% no que diz respeito ao imposto de renda, e de 283,18% quanto às multas aplicadas pelos órgãos de fiscalização das relações de trabalho; e

- Estimular, entre os servidores, práticas de sustentabilidade, racionalização e consumo consciente de materiais e serviços de responsabilidade socioambiental, visando ao uso sustentável dos recursos naturais e dos bens públicos, bem como ao aperfeiçoamento contínuo da qualidade do gasto público realizado pelo Tribunal, a teor da Resolução n.º 201 do CNJ de 3/3/2015.

12. BOAS PRÃTICAS RELATADAS PELO JUÃZO:

Noticiou o Diretor de Secretaria que as boas práticas, relacionadas na ata de correição de 2016, continuam sendo desempenhadas nesta unidade judiciária, motivo pelo qual procede à sua renovação:

- Administração participativa (debate com os servidores sobre a organização das tarefas), mantendo-se clima de harmonia e cooperação;

- Expedição das certidões de habilitação de crédito (recuperação judicial), com arquivamento eletrônico;

- Ata de audiência com força de alvará para saque do Fundo de Garantia e habilitação do seguro-desemprego;

- Intimação para recebimento de alvarás sem necessidade de agendamento; execução impulsionada de ofício; e confecção de despachos sequenciados, o que facilita o andamento do processo;

- Redução dos prazos de audiência;

- Criação de banco de dados de endereços dos executados recorrentes, evitando-se a expedição de Mandado e/ou Notificação para endereço errado, dando celeridade ao processo; e

- Criação de banco de dados de Renaud, Infojud e Quadro Societário, evitando consultas desnecessárias.

Acrescentou, ainda, como novo procedimento, a divisão das tarefas do PJE pelo número dos processos, facilitando o controle da Secretaria.

13. SOLICITAÇÕES DO JUÃZO:

- Lotação de mais 1 (um) servidor, de acordo com a intenção de permanecer no município, devido à alta rotatividade ocorrida na Unidade, bem assim de mais 1 (um) oficial de justiça, em face da grande quantidade de mandados expedidos.

Encerrados os trabalhos, a Excelentíssima Corregedora Regional, Desembargadora Dione Nunes Furtado da Silva, agradeceu a fraternal acolhida e a colaboração prestada pelo Excelentíssimo Juiz Titular e pelos servidores da Vara, determinando que, lavrada e assinada, fosse disponibilizada esta ata na página da Corregedoria, no sítio deste Regional ( www.trt6.jus.br ), além de publicada, em sua íntegra, no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho – DEJT, entregando cópia à Unidade Judiciária sob correição (neste ato), Presidência do Egrégio Regional, e Secretaria de Gestão de Pessoas, para conhecimento e providências pertinentes. Firmam a presente ata a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional e a Secretária da Corregedoria Regional.

DIONE NUNES FURTADO DA SILVA

Desembargadora Corregedora Regional

NOÊMIA MARIA GOMES DE OLIVEIRA

Secretária da Corregedoria Regional

Ata Correição 40 - 2017 de 12/7/2017.