ATA DA CORREIÇÃO ORDINÃRIA REALIZADA NA 2.ª VARA DO TRABALHO DE PALMARES, EM 12 DE JULHO DE 2017.
Aos 12 (doze) dias do mês de julho de 2017, à s 9 (nove) horas, compareceu à sede da 2.ª Vara do Trabalho de Palmares, situada na Rua Violeta Griz, n.º 240, Santa Rosa, Palmares/PE, a ExcelentÃssima Desembargadora Corregedora Regional do TRT da 6.ª Região, Dr.ª Dione Nunes Furtado da Silva , acompanhada pelos servidores Noêmia Maria Gomes de Oliveira (Secretária da Corregedoria), Vânia Rodrigues de Santana Cunha (Assessora de Gabinete), Rosanna de Freitas Monteiro (Assistente de Gabinete), Henrique Bezerra Valença (Assistente Secretário) e José Carlos Oliveira de Souza (Chefe de Serviço), para realizar a Correição Ordinária veiculada no Edital n.º 04/2017, disponibilizado no Diário Eletrônico do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região em 24 (vinte e quatro) de abril de 2017, considerado publicado em 25 (vinte e cinco) de abril de 2017. Referido edital se encontrava devidamente afixado no átrio da Secretaria, possibilitando sua plena divulgação e visualização pelo público local.
Presentes o ExcelentÃssimo Juiz Titular, Dr. Fábio José Ribeiro Dantas Furtado, o Diretor de Secretaria, Bel. Mauro Pimentel Ferreira, e os demais servidores ali lotados: Arno Frederico Becker Filho, Juliana Pimentel Silva Bomfim, Ardillis Bruno Alves de Lima, Vanessa Azevedo Cavalcanti, PatrÃcia Araújo de Lima, Bruno Leonardo Cabral de Sousa e Rafhael Vicente Vilaça. Ausentes as servidoras Kamilla Ayssa Silva Barreto Ferraz (em razão de licença gestante) e Jaélcia Martins de Souza Cruz Vilela (pela fruição de férias).
Com base nos dados extraÃdos do SIAJ, PJe, e-Gestão e Sistema de Pessoal; nas informações consolidadas pela Seção de EstatÃstica; no exame dos procedimentos adotados na Secretaria da Vara e dos processos em tramitação, e, ainda, dos dados colhidos na inspeção judicial realizada no perÃodo de 9 a 13 de janeiro de 2017, a ExcelentÃssima Desembargadora Corregedora Regional determinou o registro das informações e recomendações que seguem.
1. MAGISTRADO:
JUIZ TITULAR |
PERÃODO DE ATUAÇÃO |
Fábio José Ribeiro Dantas Furtado |
Desde 13/10/2014 (Ato TRT GP n.º 280/2014) |
2. QUADRO ATUAL DE SERVIDORES:
NOME |
CARGO |
FUNÇÃO |
Mauro Pimentel Ferreira |
Técnico Judiciário |
Diretor de Secretaria |
Arno Frederico Becker Filho |
Técnico Judiciário |
Assistente de Diretor |
Juliana Pimentel Silva Bomfim |
Técnica Judiciária |
Assistente de Juiz |
Ardillis Bruno Alves de Lima |
Técnico Judiciário |
Calculista |
Kamilla Ayssa Silva Barreto Ferraz |
Técnica Judiciária |
Calculista |
Vanessa Azevedo Cavalcanti |
Analista Judiciária |
Secretária de Audiência |
Jaelcia Martins de Souza Cruz Vilela |
Requisitada |
Assistente |
PatrÃcia Araújo de Lima |
Requisitada |
Assistente |
Bruno Leonardo Cabral de Souza |
Analista Judiciário |
Oficial de Justiça |
Rafhael Vicente Vilaça |
Técnico Judiciário |
- |
3. Produtividade dos JuÃzes na Unidade:
3.1. Quantidade de Audiências, Sentenças, Conciliações e Incidentes por Juiz (a):
Atuação dos Magistrados na 2.ª VT de Palmares |
Audiências* |
Sentenças de mérito |
Conciliações |
Incidentes processuais |
Fábio José Ribeiro Dantas Furtado |
1.255 |
310 |
192 |
232 |
Ana Carolina Bulhões Calheiros |
- |
25 |
- |
- |
Carolina de Oliveira Pedrosa |
273 |
56 |
42 |
29 |
Daniella Cristiane Rodrigues Ferreira |
- |
1 |
- |
- |
Evellyne Ferraz Correia |
- |
2 |
- |
- |
Ilka Eliane de Souza Tavares |
1 |
16 |
1 |
- |
Tatyana de Siqueira Alves Pereira Rodrigues Rocha |
- |
1 |
- |
- |
Total |
1.529 |
411 |
235 |
261 |
*Exceto audiências de julgamento.
Fontes: Relatórios extraÃdos do e-Gestão (Audiências realizadas, Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado).
PerÃodo analisado: 1.º/6/2016 a 31/5/2017.
3.2. Prazo médio (em dias) para julgamento de mérito na unidade, da conclusão até a prolação da sentença (apenas PJe):
Atuação dos Magistrados na 2.ª VT de Palmares |
Prazo* médio para julgamento de sentenças de mérito |
Fábio José Ribeiro Dantas Furtado |
138 |
Ana Carolina Bulhões Calheiros |
21 |
Carolina de Oliveira Pedrosa |
100 |
Ilka Eliane de Souza Tavares |
300 |
Prazo médio para julgar na unidade |
125 |
*Apuração leva em conta somente processos eletrônicos e não deduz os perÃodos de afastamento dos magistrados, tais como férias, licenças, cursos e outros, em face da falta de integração entre os sistemas de pessoal e judicial.
Fontes: Relatório extraÃdo do e-Gestão (Prazos Médios, em dias, da conclusão até a prolação de sentença por magistrado - PJe).
PerÃodo analisado: 1.º/6/2016 a 31/5/2017.
3.3. Sentenças de mérito (conhecimento) pendentes de julgamento:
Magistrados com sentenças pendentes na 2.ª VT de Palmares |
No prazo |
Prazo vencido |
Total |
Fábio José Ribeiro Dantas Furtado |
51 |
- |
51 |
Ana Carolina Bulhões Calheiros |
- |
1 |
1 |
Carolina de Oliveira Pedrosa |
1 |
- |
1 |
Total de sentenças pendentes na Vara |
52 |
1 |
53 |
Sentença com prazo vencido sob a responsabilidade da magistrada Ana Carolina Bulhões Calheiros: 0000790-66.2015.5.06.0292.
Fontes: Dados extraÃdos de “Relatório de decisões em aberto/proferidasâ€; e PJe, em 12/7/2017 à s 9h35.
3.4. Incidentes processuais pendentes de julgamento:
Magistrados com Incidentes Processuais pendentes na 2.ª VT de Palmares |
No prazo |
Prazo vencido |
Total |
Fábio José Ribeiro Dantas Furtado |
2 |
- |
2 |
Total de incidentes pendentes na Vara |
2 |
- |
2 |
Fontes: Dados coletados na Secretaria da Vara e no PJe, em 12/7/2017 Ã s 9h30.
3.5. Produtividade da Vara:
Unidade Judiciária |
Quantidades |
Prazo médio para julgamento (PJe) | ||
Sentenças de mérito |
Incidentes processuais |
Conciliações | ||
2.ª VT de Palmares |
411 |
261 |
235 |
125 |
Fontes: Relatórios extraÃdos do e-Gestão: Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado; Prazos Médios (em dias) da Conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe).
PerÃodo analisado: 1.º/6/2016 a 31/5/2017.
3.6. Percentuais de produtividade do juiz titular (perÃodo de junho de 2016 a maio de 2017):
Mês |
JUNHO/16 |
JULHO/16 |
AGOST./16 |
SET./16 |
OUT./16 |
NOV./16 |
Sentenças |
157,81% |
Férias 161,90% |
344,44% |
133,33% |
200% |
210% |
Conciliados |
50% |
Férias 33,33% |
211,11% |
80% |
78,95% |
70% |
Mês |
DEZ./16 |
JAN./17 |
FEV./17 |
MARÇO/17 |
ABRIL/17 |
MAIO/17 |
Sentenças |
Férias |
436,36% |
284,62% |
192,88% |
327,27% |
141,86% |
Conciliados |
Férias |
54,55% |
53,85% |
75% |
72,73% |
39,53% |
Fonte: Boletim de Produtividade dos JuÃzes da 1.ª Instância do TRT da 6.ª Região.
4. AUDIÊNCIAS (REALIZADAS E DESIGNADAS):
4.1. Prazos médios, em dias, até a realização das audiências (a partir do ajuizamento):
Unidade Judiciária |
Inicial |
Instrução |
Decisão | |||
SumarÃssimo |
Ordinário |
SumarÃssimo |
Ordinário |
SumarÃssimo |
Ordinário | |
2.ª VT de Palmares |
28 |
31 |
50 |
97 |
81 |
149 |
Fonte: Dados extraÃdos do e-Gestão (Prazos médios – fase de conhecimento).
PerÃodo analisado: 1.º/6/2016 a 31/5/2017.
4.2. Prazos (em dias) para designação de audiências, a contar de 27/6/2017:
Unidade Judiciária |
Inicial |
Instrução | ||||
SumarÃssimo |
Ordinário | |||||
2016 |
2017 |
2016 |
2017 |
2016 |
2017 | |
2.ª VT de Palmares |
9 |
14 |
22 |
50 |
29 |
29 |
Fontes: Informações extraÃdas do PJe e da Ata de Correição realizada em 2016.
4.3. Assiduidade do magistrado:
Segundo informações prestadas pelo Diretor de Secretaria, são realizadas 3 (três) sessões de audiências por semana, em dois dias (terças e quartas-feiras), pois às terças-feiras são realizadas sessões pela manhã e à tarde.
O magistrado, que dispõe de autorização do Tribunal Pleno para residir fora da jurisdição, em conformidade com o que prescreve a Resolução Administrativa TRT n.º 007/2008, comparece, em regra, 2 (dois) dias por semana à Unidade Judiciária e, ocasionalmente, um terceiro dia, caso haja necessidade.
Os requisitos previstos na citada norma local aos magistrados que dispõem dessa permissão são: a) inexistência de audiências adiadas por ausência injustificada do magistrado; b) obediência aos prazos legais, mormente para sentenciar ; c) permanecer disponÃvel o magistrado em todos os dias úteis da semana; e d) adoção de medidas tendentes à redução progressiva dos processos em fase de execução.
E , p or ocasião da última correição ordinária realizada neste Regional – 6 a 10 de junho de 2016 – o ExcelentÃssimo Corregedor-Geral, Ministro Renato de Lacerda Paiva, fez constar, na respectiva ata de correição (página 34, item 8.11.), referência aos magistrados que dispõem da correspondente autorização, entendendo-se, por conseguinte, que Sua Excelência está bem atento à questão.
Ocorre que o ExcelentÃssimo Juiz Titular desta unidade jurisdicional não possui sentenças com prazo vencido, e vem adotando medidas para reduzir a quantidade de processos na fase de execução .
P or oportuno, ressalva-se que, em vista da regulamentação da matéria pela Consolidação de Provimentos da CGJT, é necessário que “ sejam afixadas nas Secretarias dos órgãos judicantes as datas em que os magistrados prestarão atendimento nas varas, bem assim aquelas em que se encontrarão fora da sede do juÃzo, mas no exercÃcio de suas respectivas funções .†Na ocasião, observou-se o cumprimento dessa prescrição pela Secretaria da Vara.
4.4. Quantidade de processos em pauta de audiências por semana (média):
Unidade Judiciária |
Dias de audiências por semana |
Total de audiências | |||
SumarÃssimos |
Iniciais |
Instruções |
Razões Finais | ||
2.ª VT de Palmares |
2 (quartas e quintas-feiras) |
6 a 8 |
18 a 20 |
11 a 13 |
6 |
Fontes: Informações extraÃdas do PJe, em 27/6/2017, relativas aos seguintes perÃodos: 24/4/2017 a 28/4/2017, 15/5/2017 a 19/5/2017, 12/6/2017 a 16/6/2017, e 3/7/2017 a 7/7/2017; e informações prestadas pelo Diretor de Secretaria da Vara.
5. MOVIMENTAÇÃO PROCESSUAL:
5.1. Quantidade de ações trabalhistas ajuizadas na unidade - PJe:
Unidade Judiciária |
2015 |
2016 |
2017 (até 26/6/2017) |
2.ª VT de Palmares |
966 |
680 |
374 |
Fontes: Consolidação da EstatÃstica, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Casos Novos por Distribuição e RedistribuÃdos), e PJe .
5.2. Processos remanescentes (congestionamento):
Unidade Judiciária |
SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2016 |
SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2017 | ||||
Pendentes de julgamento* |
Processos demais fases |
Total |
Pendentes de julgamento* |
Processos demais fases |
Total | |
2.ª VT de Palmares |
131 |
1.756 |
1.887 |
89 |
1.941 |
2.030 |
*Pendentes de julgamento: Processos com instrução encerrada, aguardando prolação de sentença.
Fontes: Consolidação da EstatÃstica, Relatórios Gerenciais, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Processos Pendentes de Solução) e PJe.
5.3. Quantidade de processos em tramitação:
Unidade Judiciária |
Processos em tramitação em 4/7/2017 | |
FÃsicos* |
PJe | |
2.ª VT de Palmares |
- |
2.077 |
* DistribuÃdos exclusivamente processos eletrônicos (PJe)
Fonte: Relatório Gerencial (Processos em tramitação na Vara) e PJe-JT.
5.4. Quantidade de processos nas principais fases processuais ( pendentes de solução ):
Unidade Judiciária |
Conhecimento (até a prolação da sentença) |
Liquidação |
Execução |
2.ª VT de Palmares |
188 |
52 |
568 |
Fonte : e-Gestão.
PerÃodo analisado: 1.º/5/2017 a 31/5/2017.
5.5. Prazos médios (em dias) nas principais fases processuais:
Unidade Judiciária |
Conhecimento (até a prolação da sentença) |
Liquidação |
Execução |
2.ª VT de Palmares |
137 |
43 |
363 |
Fonte: e-Gestão.
PerÃodo analisado: 1.º/6/2016 a 31/5/2017.
6. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS ELETRÔNICOS EM 5/7/2017:
Agrupadores:
Tarefa |
Quantidade |
Processos com pedido de sigilo nos documentos não apreciado |
03Â |
Processos com pedido liminar ou de antecipação de tutela não apreciado |
01 |
Processos com Petições Avulsas |
03 |
Processos com Habilitações nos Autos Não Lidas |
189 |
Processos com petições não apreciadas |
27Â |
Mandados devolvidos pelo Oficial de Justiça |
100 |
Fase de Conhecimento:
Tarefa |
Quantidade |
Data |
Processo |
Aguardando apreciação pela instância superior |
81 |
16/11/2015 |
|
Aguardando audiência |
118 |
20/06/2017 |
|
Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos |
107 |
01/08/2015 |
|
Aguardando laudo pericial |
03 |
23/05/2017 |
|
Aguardando término dos prazos |
34 |
19/06/2017 |
|
Analisar Decisão |
04 |
04/07/2017 |
|
Analisar Despacho |
04 |
04/07/2017 |
|
Analisar sentença |
04 |
05/07/2017 |
|
Análise do Conhecimento |
17 |
04/07/2017 |
|
Apreciar dependência |
01 |
20/06/2017 |
|
Concluso ao magistrado |
05 |
27/06/2017 |
|
Controle de pericia |
02 |
28/06/2017 |
|
* 5 Cumprimento de providências |
02 |
18/05/2017 |
|
Minutar Decisão |
03 |
05/07/2017 |
|
Minutar Despacho |
02 |
04/07/2017 |
|
Minutar dependência |
01 |
01/07/2017 |
|
* 6 Minutar expediente da secretaria |
01 |
05/07/2017 |
|
Minutar sentença |
70 |
09/11/2016 |
|
Prazos vencidos |
08 |
05/07/2017 |
|
* 9 Preparar comunicação |
07 |
04/05/2017 |
|
Publicar DJE |
06 |
04/07/2017 |
|
Recebimento de instância superior |
02 |
28/06/2017 |
|
Registrar pagamentos ou despesas processuais |
01 |
04/07/2017 |
|
Remeter ao 2o Grau |
01 |
07/06/2017 |
|
Remeter ao 2o grau - registrar pagamentos |
11 |
20/06/2017 |
|
Triagem Inicial - Apreciar urgentes |
01 |
04/07/2017 |
|
Triagem Inicial - Parte com procuradoria |
02 |
04/07/2017 |
|
OBSERVAÇÕES | |||
*¹ A data indicada refere-se à da última audiência realizada. *² Última parcela do acordo com vencimento em 17/07/2017. *³ Ausência de conclusão nominal ao magistrado. * 4 Encontra-se na subpasta “ Aguardando comprovante CEF/BB - INSS/Custas/Transferência†. * 5 Inexistem processos nas subpastas “Setor de Cálculos†, “Setor de Cálculos – BACEN†e “Setor de Cálculos – Rateioâ€. * 6 Inexistem processos nas subpastas tangentes ao setor de cálculos, alvarás e ofÃcios. * 7 Conclusão nominal ao magistrado. * 8 Despacho para hasta pública de 03/05/2017 e certidão referente expedida em 05/05/2017. * 9 Inexistem processos nas subpastas tangentes ao setor de cálculos, notificações e expedição de mandados. |
Fase de Liquidação:
Tarefa |
Quantidade |
Data |
Processo |
*¹ Aguardando Cumprimento de Providência - Liq |
41 |
08/06/2017 |
|
Aguardando apreciação pela instância superior |
01 |
17/08/2016 |
|
*² Aguardando atualização de cálculo |
02 |
29/06/2017 |
|
Aguardando laudo pericial |
02 |
22/06/2017 |
|
Aguardando término dos prazos |
04 |
29/06/2017 |
|
Analisar Decisão - Liq |
02 |
04/07/2017 |
|
Análise de Liquidação |
09 |
04/07/2017 |
|
Concluso ao magistrado - Liq |
01 |
04/07/2017 |
|
* 5 Cumprimento de providências |
01 |
28/06/2017 |
|
Minutar Decisão - Liq |
04 |
30/06/2017 |
|
* 7 Minutar expediente da secretaria |
02 |
28/06/2017 |
|
Operações de perÃcia |
01 |
22/06/2017 |
|
Preparar comunicação |
01 |
04/07/2017 |
|
OBSERVAÇÕES | |||
*¹ Inexistem processos nas subpastas tangentes ao setor de cálculos. *² Todos os processos encontram-se na subpasta “Setor de Cálculo Liquidarâ€. * 3 Encontra-se para iniciar a execução. * 4 Sem a devida conclusão nominal ao magistrado. * 5 Inexistem processos nas subpastas tangentes ao setor de cálculos. * 6 Encontra-se na subpasta “Alvaráâ€. * 7 Inexistem processos nas subpastas “ OfÃcios/E-Mail†e demais subpastas relativas ao setor de cálculos. |
Fase de Execução:
Tarefa |
Quantidade |
Data |
Processo |
Aguardando apreciação pela instância superior |
07 |
30/03/2017 |
|
Aguardando atualização de cálculo |
23 |
19/06/2017 |
|
Aguardando audiência - Exec |
08 |
08/06/2017 |
|
Aguardando bloqueio bacen |
13 |
01/07/2017 |
|
Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos |
24 |
31/01/2017 |
|
Aguardando final do sobrestamento |
21 |
21/03/2017 |
|
Aguardando término dos prazos |
111 |
29/06/2017 |
|
Aguardando término dos prazos - BacenJud |
03 |
25/06/2017 |
|
Analisar Decisão - Exec |
08 |
04/07/2017 |
|
Analisar Despacho - Exec |
34 |
04/07/2017 |
|
Análise de Execução |
64 |
04/07/2017 |
|
Concluso ao magistrado - Exec |
17 |
15/05/2017 |
|
Cumprimento de providências |
189 |
30/09/2016 |
|
(Subpasta) Setor de Cálculos |
06 |
22/06/2017 |
|
Encaminhar Carta |
14 |
05/07/2017 |
|
Minutar Decisão - Exec |
01 |
05/07/2017 |
|
Minutar Despacho - Exec |
10 |
25/06/2017 |
|
Minutar expediente da secretaria |
21 |
14/02/2017 |
|
(Subpasta) Alvará |
09 |
27/06/2017 |
|
(Subpasta) Expedir CCT |
02 |
14/02/2017 |
|
(Subpasta) Expedir Certidão de Habilitação de Credito - CHC |
06 |
22/05/2017 |
|
(Subpasta) OFÃCIOS/E-MAIL |
02 |
24/05/2017 |
|
(Subpasta) Verificar Pendências |
02 |
08/06/2017 |
|
Minutar sentença - Exec |
01 |
07/06/2017 |
|
Prazos vencidos |
02 |
05/07/2017 |
|
Preparar comunicação |
52 |
06/04/2017 |
|
(Subpasta) À Praça |
29 |
03/04/2017 |
|
(Subpasta) Exp. CPE |
02 |
29/06/2017 |
|
(Subpasta) Notificações Diversas |
06 |
18/05/2017 |
|
Registrar pagamentos ou despesas processuais |
01 |
27/06/2017 |
|
Remeter ao 2o Grau |
05 |
04/07/2017 |
|
OBSERVAÇÕES | |||
*¹ Audiência de tentativa de conciliação na execução agendada para 11/07/2017. *² Execução suspensa, nos termos do artigo 40 da Lei de Execução Fiscal - Lei 6830/80. *³ Ausência de conclusão nominal ao magistrado. * 4 Aguardando cumprimento de CP, sendo oficiado o juÃzo deprecado na data indicada. * 5 Encontra-se na subpasta “Expedir CCTâ€. * 6 A data indicada corresponde à do despacho determinando hasta pública. |
7. METAS FIXADAS PELO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA:
Em conformidade com os dados fornecidos pelo Núcleo de EstatÃstica e Pesquisa do Egrégio Regional, eis os resultados das Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ para o ano de 2016 :
Meta 1 CNJ - 2016 : – Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuÃdos no ano corrente.
Unidades Judiciárias |
Recebidos |
Resolvidos |
Resultado |
2.ª VT de Palmares |
667 |
993 |
148,88% |
Total da 6ª Região |
107.816 |
111.793 |
103,69% |
Meta 2 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, pelo menos, 90% dos processos distribuÃdos até 31/12/2014.
Unidade Judiciária |
DistribuÃdos em 2014 |
DistribuÃdos em 2014 e julgados até 31/12/16 |
Pendentes de julga- mento até 31/12/16 |
Resultado |
2.ª VT de Palmares |
385 |
385 |
0 |
111% |
Total da 6ª Região |
62.261 |
59.947 |
2.314 |
107% |
Meta 3 CNJ - 2016 : – Aumentar o Ãndice de conciliação na fase de conhecimento, em relação à média do biênio 2013/2014, em 2 pontos percentuais.
Unidade Judiciária |
Solucionados |
Conciliados |
Média biênio (2013/2014) |
Resultado |
2.ª VT de Palmares |
993 |
276 |
25,19% |
27,79% |
Total da 6ª Região |
111.793 |
44.400 |
40,83% |
39,72 % |
Meta 4 CNJ - 2016 : – Dar prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, não se destinando portanto à esta Justiça Especializada.
Meta 5 CNJ - 2016 : – B aixar em 2016, quantidade maior de processos de execução do que o total de casos novos de execução no ano corrente.
Unidade Judiciária |
Casos novos de execução |
Baixados |
Entraram na meta |
SaÃram da meta |
Resultado |
2.ª VT de Palmares |
431 |
147 |
0 |
0 |
34,11% |
Total da 6ª Região |
38.526 |
37.091 |
0 |
0 |
96,50% |
Meta 6 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, as ações coletivas distribuÃdas, até 31.12.2013 no 1.º grau e até 31.12.2014, no 2.º grau.
A 2.ª Vara do Trabalho de Palmares não conta com ação coletiva ainda em tramitação em 31/12/2016, de acordo com o relatório fornecido pelo Setor de EstatÃstica deste Tribunal.
Meta 7 CNJ - 2016 : – Identificar e reduzir em 2% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior.
Unidade Judiciária |
Pendentes em 31/12/15 |
Quantidades de Processos dos dez maiores litigantes distribuÃdos na ins- tância no mês de referência |
Quantidades de Processos dos dez maiores litigantes julgados na ins- tância no mês de referência |
Pendentes em 31/12/16 |
Resultado |
2.ª VT de Palmares |
17 |
88 |
95 |
10 |
166,60% |
Total da 6ª Região |
8.284 |
7.949 |
9.373 |
6.860 |
118,34% |
O Conselho Nacional de Justiça divulgou no final do 10.º Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em BrasÃlia, as metas nacionais para 2017, quais sejam:
Meta 1 - Os tribunais mantiveram o compromisso de julgar, ao longo de 2017, mais processos do que os novos que chegarem aos tribunais (Meta 1). Assim como em 2016, o compromisso deverá ser cumprido por tribunais de todos os segmentos de Justiça.
Meta 2 - O compromisso com o julgamento dos processos mais antigos, alvo da Meta 2, foi renovado para 2017 e deverá ser cumprido por tribunais de todos os ramos do Judiciário. O detalhamento desta e das outras metas definidas, com percentuais e perÃodos de distribuição dos processos que deverão ser julgados, estarão num glossário que será divulgado futuramente pelo CNJ.
Meta 3 - A Justiça Federal e a Justiça do Trabalho também renovaram o compromisso com a Meta 3, que busca aumentar o número de casos solucionados por meio da conciliação, em relação a perÃodos anteriores.Â
Meta 4 - Fixada pela primeira vez em 2013, a Meta 4, que dá prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, deverá ser cumprida novamente em 2017 pela Justiça Estadual, pela Justiça Federal, pela Justiça Militar da União e dos Estados e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).Â
Meta 5 - Impulso aos processos de execução, que será perseguida no ano que vem pelos tribunais da Justiça Estadual, Federal e do Trabalho.
Meta 6 - P rioriza o julgamento de ações coletivas, que impactam na vida de um grupo maior de pessoas.Â
Meta 7 – Prioriza o julgamento de processos dos maiores litigantes e dos recursos repetitivos, tem por objetivo enfrentar demandas de massa que chegam ao Judiciário.
Meta 8 – Destinada a ações de fortalecimento da rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres, uma das prioridades da atual gestão do CNJ.
8. ITENS DE EXAME E REGISTRO OBRIGATÓRIOS (Art. 26 da Consolidação dos Provimentos da CGJT):
Com base nos autos e sistemas analisados, verificou-se que o JuÃzo:
- registra no sistema informatizado os atos processuais relevantes;
- emite pronunciamento explÃcito acerca da admissibilidade dos recursos, segundo constatado nos processos n.º s 0000881-59.2015.5.06.0292 e 0000521-90.2016.5.06.0292;
- ordena, de ofÃcio , a imediata liberação do depósito recursal, nos casos em que, após a liquidação, seja apurado crédito de valor inequivocamente superior ao depositado, como verificado nos processos n.ºs 0000336-52.2016.5.06.0292 e 0000046-37.2016.5.06.0292;
- exaure as iniciativas do juÃzo para tornar exitosa a execução, observando o estabelecido na Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral, no tocante aos requisitos para a emissão da Certidão de Arquivamento Provisório, prevista no art. 77 do referido Provimento, conforme se observa dos processos n.ºs 0010495-59.2013.5.06.0292, 0010528-49.2013.5.06.0292 e 0000829-97.2014.5.06.0292. Emite a Certidão de Crédito Trabalhista (constante no art. 88 da citada norma), no entanto, não se tem por costume discriminar, de forma explÃcita, os valores devidos ao reclamante, bem como o montante de custas, recolhimentos previdenciários e fiscais, honorários advocatÃcios e demais despesas processuais, na forma do Anexo V da supracitada Consolidação, como se verifica nos processos n.ºs 0011067-15.2013.5.06.0292, 0010961-53.2013.5.06.0292 e 0010917-34.2013.5.06.0292;
- faz uso regular das ferramentas eletrônicas: Bacenjud, Detran, Renajud, Jucepe, Infojud e Serpro, consoante observado nos processos n.ºs. 0000129-53.2016.5.06.0292, 0000150-97.2014.5.06.0292, 0000256-88.2016.5.06.0292, 0000576-75.2015.5.06.0292, 0000695-02.2016.5.06.0292, 0000445-66.2016.5.06.0292, 0000055-67.2014.5.06.0292 e 0000925-78.2015.5.06.0292. De acordo com o Relatório sobre Ordens Judiciais, foram realizados, no perÃodo de janeiro de 2016 a junho de 2017, 451 (quatrocentos e cinquenta e um) bloqueios, 236 (duzentos e trinta e seis) desbloqueios e 213 (duzentas e treze) transferências. No mês de junho de 2017, constavam 16 (dezesseis) bloqueios pendentes de providências;
- determina a citação dos sócios, nos casos de desconsideração da personalidade jurÃdica da empresa executada, com a devida inclusão dos seus nomes no sistema, no polo passivo da demanda, conforme visto nos processos n.ºs 0000064-58.2016.5.06.0292 e 0000102-41.2014.5.06.0292;
- inclui, na pauta, processos na fase de execução para tentativa de conciliação, em uma média de 480 (quatrocentos e oitenta) por ano; e
Quanto aos demais aspectos (assiduidade dos magistrados, pauta de audiências e principais prazos) encontram-se registrados nos itens 4 e 5.
9. OBSERVAÇÕES/PENDÊNCIAS REFERENTES À SECRETARIA:
- Constatou-se bom controle na tramitação dos feitos que tramitam, exclusivamente, pela via eletrônica, conforme quadro do item 6 elaborado em 5/7/2017, no entanto há necessidade de melhor utilização da ferramenta agrupadores (vez que existem 189 processos com habilitações nos autos não lidas, e 100 mandados devolvidos por oficial de justiça), bem assim maior controle dos prazos no tocante aos atos da Secretaria na fase de execução. Na inspeção realizada pelo juÃzo de primeiro grau, no perÃodo de 9 a 13 de janeiro de 2017, registraram-se dentre outros dados: a) 791 processos com execução suspensa; b) nenhum processo fora de pauta ou sem tramitação há mais de 60 dias; e c) nenhum processo com carga vencida. O juiz titular ressaltou, naquela oportunidade, o empenho, dedicação, competência e coleguismo da equipe, proporcionando uma prestação jurisdicional eficiente;
- Existem 7 (sete) CTPS’s sob custódia da Secretaria da Vara, e todas dizem respeito a processos em tramitação. O Diretor de Secretaria informou que, para entrega do referido documento, intima-se a parte por edital, e, eventualmente, por mandado;
- Os Assistentes de Juiz, além de despachos, elaboram minutas de sentenças de mérito e de incidentes processuais, como embargos declaratórios, embargos à execução, embargos de terceiros, exceção de pré-executividade e antecipação de tutela;
- O JuÃzo mantém a prática de prolatar sentenças ilÃquidas, porém, após o trânsito em julgado, determina a liquidação do feito diretamente pela Contadoria da Vara, dispensando-se a notificação das partes para apresentar e/ou contestar cálculos de liquidação, visando, desse modo, a uma maior celeridade processual. A Contadoria utiliza o programa de cálculos “ JURISCALC â€, desenvolvido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 8.ª Região/PA e preconizado pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ, para fins de liquidação de sentenças;
- Conforme relatórios fornecidos pela Seção de Gestão Negocial dos Sistemas do PJE e do e-Gestão, vinculada à Secretaria da Presidência deste Tribunal, há necessidade da Secretaria da Vara proceder, o mais breve possÃvel, a registros no PJE, de modo a regularizar a estatÃstica da unidade, no tocante aos seguintes itens:
a) Embargos de declaração pendentes de julgamento : deve-se averiguar se houve a prolação da decisão, e, em caso afirmativo, providenciar o respectivo registro, em face do tempo de pendência constante do sistema nos seguintes processos: 0000107-92.2016.5.6.0292 (52 dias), 0000054-77.2017.5.6.0292 (56 dias), 0010877-52.2013.5.6.0292 (103 dias), 0000435-90.2014.5.6.0292 (877 dias) e 0010737-18.2013.5.6.0292 (982 dias);
b) Exceções de Pré-Executividade pendentes de julgamento : deve-se averiguar se houve a prolação da decisão, e, em caso afirmativo, providenciar o respectivo registro, em face do tempo de pendência constante do sistema nos seguintes processos: 0000742-44.2014.5.6.0292 (710 dias), e 0011202-27.2013.5.6.0292 (710 dias);
c) Antecipações de tutela pendentes de julgamento : deve-se averiguar se houve a prolação da decisão, e, em caso afirmativo, providenciar o respectivo registro, em face do tempo de pendência constante do sistema nos seguintes processos: 0000178-65.2014.5.6.0292 (116 dias), 0000116-25.2014.5.6.0292 (124 dias), 0011720-17.2013.5.6.0292 (129 dias) e 0011692-49.2013.5.6.0292 (130 dias); e
d) Embargos à execução pendentes de julgamento : deve-se averiguar se houve a prolação da decisão, e, em caso afirmativo, providenciar o respectivo registro, em face do tempo de pendência constante do sistema nos seguintes processos: 0010317-13.2013.5.6.0292 (120 dias), 0010113-66.2013.5.6.0292 (123 dias), 0011001-35.2013.5.6.0292 (127 dias), 0010380-38.2013.5.6.0292 (127 dias), 0011051-61.2013.5.6.0292 (127 dias), 0010346-63.2013.5.6.0292 (127 dias), 0010340-56.2013.5.6.0292 (127 dias), 0011435-24.2013.5.6.0292 (132 dias), 0000822-08.2014.5.6.0292 (344 dias) e 0000823-90.2014.5.6.0292 (347 dias).
Nessas hipóteses, caso já proferida a decisão, o bservar o seguinte procedimento: - verificar a fase do processo, para manter a ordem cronológica quando do seu retorno ao trâmite processual; - conclusão para decisão (embargos de declaração/embargos de execução/exceção de pré-executividade/ ou impugnação à sentença de liquidação); - encerrar a conclusão; e - certificar nos autos que a movimentação decorreu da necessidade de regularização da estatÃstica.
e) Recolhimento das custas processuais : 0000691-62.2016.5.6.0292, 0000396-25.2016.5.6.0292, 0000768-42.2014.5.6.0292, 0000776-82.2015.5.6.0292 e 0000064-24.2017.5.6.0292.
- Em relação ao lapso temporal anteriormente correicionado, observou-se: a) redução do quantitativo de novas ações em 286 (duzentos e oitenta e seis) processos; b) redução na produtividade da Vara, vez que prolatadas a menos 59 (cinquenta e nove) sentenças; c) aumento do prazo médio para julgamento em 41 (quarenta e um) dias; d) aumento do prazo médio, no ano de 2016, para realização da audiência inicial no rito sumarÃssimo em 1 (um) dia e no ordinário em 3 (três) dias, bem assim da audiência de decisão no rito sumarÃssimo em 13 (treze) dias, porém houve redução do prazo na instrução do sumarÃssimo em 9 (nove) dias e ordinário em 44 (quarenta e quatro) dias, e na audiência de decisão, no ordinário, em 31 (trinta e um) dias; e) aumento do prazo médio para realização, em junho de 2017, das audiências iniciais no rito sumarÃssimo em 5 (cinco) dias, e ordinário em 28 (vinte e oito) dias, mantendo-se a audiência de instrução em 29 (vinte e nove) dias; f) redução do prazo médio na fase de conhecimento em 22 (vinte e dois) dias, com acréscimo na liquidação em 3 (três) dias, e na execução em 40 (quarenta) dias; g) redução na quantidade de processos na fase de conhecimento em 41 (quarenta e um), e na execução em 52 (cinquenta e dois), e aumento na liquidação em 10 (dez); e h) acréscimo do saldo remanescente em 143 (cento e quarenta e três) processos; e
- Atingimento das Metas 1, 2, 3, 6 e 7 estabelecidas pelo CNJ para o ano de 2016, o que revela o esforço de todos para alcançar esses objetivos. Esclareceu o Diretor de Secretaria que o resultado da Meta 5, relativa às execuções, não reflete a realidade quanto aos esforços da Vara, para agilizar os processos nessa fase, porque o sistema não considera os 891 (oitocentos e noventa e um) processos no arquivo provisório, decorrentes das empresas em recuperação judicial (778), expedições de Certidões de Créditos Trabalhistas (22) e os que se encontram em cumprimento ao art. 78 do Provimento da Corregedoria Geral da Justiça do Trabalho (101).
10. PEDIDOS DE PROVIDÊNCIAS E RECLAMAÇÕES CORREICIONAIS :
No tocante ao perÃodo de 1.º de janeiro de 2016 até a presente data, não houve a formalização de pedidos de providência ou reclamações correicionais no tocante a esta unidade judiciária.
11. RECOMENDAÇÕES:
- Prolatar a magistrada Ana Carolina Bulhões Calheiros , prioritariamente e no menor espaço de tempo possÃvel, a sentença com prazo vencido, conforme especificada no item 3.3, devendo, sempre, atentar ao prescrito no ATO n.º 1/CGJT, de 10 de fevereiro de 2017, haja vista o controle exercido por esta Corregedoria Regional a evitar que decisões não ultrapassem a tolerância admitida pela citada norma. Considerando que a referida juÃza não se encontrava presente no momento da correição, deverá a Secretaria da Corregedoria Regional encaminhar-lhe comunicação para que tome ciência;
- Observar regular e integralmente o modelo previsto no Anexo V da Consolidação de Provimentos 2016 da CGJT, pertinente à emissão de certidão de crédito trabalhista (art.88);
- Continuar a verificação periódica, no Sistema BacenJud, quanto à existência de alguma ordem judicial “pendente de providênciaâ€, ou mesmo “não lidaâ€, adotando-se a medida cabÃvel, seja de transferência dos valores bloqueados para contas judiciais (para posterior liberação aos exequentes) ou desbloqueios daquelas importâncias que não interessem à execução – Consolidação de Provimentos da CGJT, Art. 99;
- Impulsionar os processos sem movimentação há mais de 60 dias;
- Enfatizar, entre os usuários (servidores e magistrados) da Vara, a importância da correta inserção de dados no PJE, pois eles são extraÃdos, através das remessas, transformados e gravados, e essas informações alimentam o e-Gestão, gerando os relatórios gerenciais e a estatÃstica oficial da Justiça do Trabalho;
- Realizar a análise periódica da ferramenta “agrupadoresâ€, a fim de evitar a permanência de processos em tarefas já superadas. Os processos devem ser retirados de tal lista assim que realizado o ato respectivo;
- Proceder à “conclusão ao magistradoâ€, especificando o tipo (sentenças, decisões ou despachos), sem necessidade de despacho para tal finalidade, pela importância desse dado para a estatÃstica deste Regional, e, ainda, com a cautela necessária, em face da impossibilidade de cancelamento da “conclusão†em relação à s sentenças, o que enseja, em caso de equÃvoco do servidor, a necessidade de o magistrado proceder à “conversão do julgamento em diligência†para que se possa realizar nova conclusão. Deve, ainda, ser selecionado o magistrado em tempo real, com a devida gravação no sistema, a fim de que seja contabilizado o prazo para prolação da decisão corretamente, e, no caso da sentença, tão logo encerrada a instrução. Em relação à s decisões de antecipação de tutela, também proceder à imediata conclusão com a especificação do magistrado, de modo a possibilitar o controle do prazo e garantir a veracidade dos dados estatÃsticos. No tocante aos embargos de declaração, havendo necessidade de intimar a parte contrária, proceder à conclusão para julgamento tão logo encerrado o prazo, também sem necessidade de despacho, por se tratar de ato ordinário da secretaria. Tratando-se de juiz substituto da reserva técnica, proceder à imediata conclusão no sistema, com informação de tal fato, por e-mail funcional, ao magistrado, inclusive porque possui acesso restrito à unidade na qual atua;
- Efetivar a conclusão para julgamento dos embargos de declaração ao magistrado que se encontrar em exercÃcio na Vara, quando aquele que prolatou a sentença embargada se encontrar afastado por mais de 30 dias, em conformidade com o art. 8.º, § 3.º, do Provimento n.º 03/2015 desta Corregedoria Regional;
- Cumprir as diligências determinadas pelo Tribunal, em grau de recurso, em prazo razoável, bem assim proceder ao correto cadastramento das partes quando do envio dos recursos ao Tribunal, inclusive em relação ao recurso ordinário em rito sumarÃssimo, de modo a evitar equÃvoco quando da distribuição da classe processual na segunda instância;
- Verificar o acervo relativo aos processos pendentes de baixa, bem assim proceder aos registros relativos ao encerramento das fases de execução e de julgamento dos embargos de declaração nos processos especificados no item 10. Ressalta-se a importância de participação dos servidores e magistrados nas webconferências a serem realizadas, pela Escola Judicial deste Regional, nos dias 11, 14 e 18 do mês de julho do corrente ano, vez que abordarão sobre o e-Gestão e os procedimentos pertinentes à inclusão desses dados no Pje. Nos dias 14 e 18 de julho, as webconferências terão como público preferencial os juÃzes e servidores lotados nas Varas instaladas na Zona da Mata (Norte e Sul) do Estado;
- Registrar, no sistema PJE, o recolhimento das custas, emolumentos, contribuição previdenciária e imposto de renda. Ressalte-se que, após as orientações sobre a necessidade de tal anotação, o Setor de EstatÃstica do Tribunal constatou acréscimo considerável no registro de tais arrecadações, conforme quadro demonstrativo entre os meses de janeiro a março de 2016 e janeiro a março de 2017, numa variação de 115,94% no tocante à s custas processuais, de 498,05% em relação aos emolumentos, de 71,16% no pertinente à s contribuições previdenciárias, de 32,62% no que diz respeito ao imposto de renda, e de 283,18% quanto à s multas aplicadas pelos órgãos de fiscalização das relações de trabalho; e
- Estimular, entre os servidores, práticas de sustentabilidade, racionalização e consumo consciente de materiais e serviços de responsabilidade socioambiental, visando ao uso sustentável dos recursos naturais e dos bens públicos, bem como ao aperfeiçoamento contÃnuo da qualidade do gasto público realizado pelo Tribunal, a teor da Resolução n.º 201 do CNJ de 3/3/2015.
12. BOAS PRÃTICAS RELATADAS PELO JUÃZO:
Noticiou o Diretor de Secretaria que as boas práticas, relacionadas na ata de correição de 2016, continuam sendo desempenhadas nesta unidade judiciária, motivo pelo qual procede à sua renovação:
- Administração participativa (debate com os servidores sobre a organização das tarefas), mantendo-se clima de harmonia e cooperação;
- Expedição das certidões de habilitação de crédito (recuperação judicial), com arquivamento eletrônico;
- Ata de audiência com força de alvará para saque do Fundo de Garantia e habilitação do seguro-desemprego;
- Intimação para recebimento de alvarás sem necessidade de agendamento; execução impulsionada de ofÃcio; e confecção de despachos sequenciados, o que facilita o andamento do processo;
- Redução dos prazos de audiência;
- Criação de banco de dados de endereços dos executados recorrentes, evitando-se a expedição de Mandado e/ou Notificação para endereço errado, dando celeridade ao processo; e
- Criação de banco de dados de Renaud, Infojud e Quadro Societário, evitando consultas desnecessárias.
Acrescentou, ainda, como novo procedimento, a divisão das tarefas do PJE pelo número dos processos, facilitando o controle da Secretaria.
13. SOLICITAÇÕES DO JUÃZO:
- Lotação de mais 1 (um) servidor, de acordo com a intenção de permanecer no municÃpio, devido à alta rotatividade ocorrida na Unidade, bem assim de mais 1 (um) oficial de justiça, em face da grande quantidade de mandados expedidos.
Encerrados os trabalhos, a ExcelentÃssima Corregedora Regional, Desembargadora Dione Nunes Furtado da Silva, agradeceu a fraternal acolhida e a colaboração prestada pelo ExcelentÃssimo Juiz Titular e pelos servidores da Vara, determinando que, lavrada e assinada, fosse disponibilizada esta ata na página da Corregedoria, no sÃtio deste Regional ( www.trt6.jus.br ), além de publicada, em sua Ãntegra, no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho – DEJT, entregando cópia à Unidade Judiciária sob correição (neste ato), Presidência do Egrégio Regional, e Secretaria de Gestão de Pessoas, para conhecimento e providências pertinentes. Firmam a presente ata a ExcelentÃssima Desembargadora Corregedora Regional e a Secretária da Corregedoria Regional.
DIONE NUNES FURTADO DA SILVA
Desembargadora Corregedora Regional
NOÊMIA MARIA GOMES DE OLIVEIRA
Secretária da Corregedoria Regional
Ata Correição 40 - 2017 de 12/7/2017.