ATA DA CORREIÇÃO ORDINÃRIA REALIZADA NA 1.ª VARA DO TRABALHO DE PALMARES, EM 11 DE JULHO DE 2017.

Aos 11 (onze) dias do mês de julho de 2017, às 9 (nove) horas, compareceu à sede da 1.ª Vara do Trabalho de Palmares, situada na Avenida Professor Miguel Jassely, n.º 13, COHAB 1, Palmares/PE, a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional do TRT da 6.ª Região, Dr.ª Dione Nunes Furtado da Silva , acompanhada pelos servidores Noêmia Maria Gomes de Oliveira (Secretária da Corregedoria), Vânia Rodrigues de Santana Cunha (Assessora de Gabinete), Rosanna de Freitas Monteiro (Assistente de Gabinete), Henrique Bezerra Valença (Assistente Secretário) e José Carlos Oliveira de Souza (Chefe de Serviço), para realizar a Correição Ordinária veiculada no Edital n.º 04/2017, disponibilizado no Diário Eletrônico do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região em 24 (vinte e quatro) de abril de 2017, considerado publicado em 25 (vinte e cinco) de abril de 2017. Referido edital se encontrava devidamente afixado no átrio da Secretaria, possibilitando sua plena divulgação e visualização pelo público local.

Presentes, na ocasião, a Excelentíssima Juíza Titular, Dra. Maria José de Souza, a Diretora de Secretaria, Bela. Cleoneide Pereira de Araújo, e os demais servidores ali lotados: José Brasiliano de Oliveira Neto, George de Castro Morais, Laís Chaves Pinheiro Gavazza, Paulo Henrique Loureiro Pinheiro, Divanildo Soares da Silva, Luciana Araújo de Lima, Edilma Maria da Silva, Jania Maria Farias de Oliveira, Cícera Maria Silva dos Santos e Rubens Souza Ferraz Júnior.

Com base nos dados extraídos do SIAJ, PJe, e-Gestão e Sistema de Pessoal; nas informações consolidadas pela Seção de Estatística; no exame dos procedimentos adotados na Secretaria da Vara e dos processos em tramitação, e, ainda, dos dados colhidos na inspeção judicial realizada no período de 9 a 13 de janeiro de 2017, a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional determinou o registro das informações e recomendações que seguem.

1. MAGISTRADA:

JUÃZA TITULAR

PERÃODO DE ATUAÇÃO

Maria José de Souza (Titular)

Desde 11/11/2013

(Ato TRT GP n.º 479/2013)

2. QUADRO ATUAL DE SERVIDORES:

NOME

CARGO

FUNÇÃO

Cleoneide Pereira de Araújo

Técnica Judiciária

Diretora de Secretaria

José Brasiliano de Oliveira Neto

Técnico Judiciário

Assistente de Diretor

Laís Chaves Pinheiro Gavazza

Técnica Judiciária

Assistente de Juiz

George de Castro Morais

Técnico Judiciário

Assistente de Juiz

Paulo Henrique Loureiro Pinheiro

Técnico Judiciário

Calculista

Divanildo Soares da Silva

Requisitado

Secretário de Audiência

Luciana Araújo de Lima

Requisitada

Secretária de Audiência

Edilma Maria da Silva

Requisitada

Assistente

Jânia Maria Farias de Oliveira

Requisitada

Assistente

Cícera Maria Silva dos Santos

Requisitada

Assistente

Rubens Souza Ferraz Júnior

Analista Judiciário

Oficial de Justiça

3. PRODUTIVIDADE dos Juízes na Unidade:

3.1. Quantidade de Audiências, Sentenças, Conciliações e Incidentes por Juiz (a):

Atuação dos Magistrados na

1.ª VT de Palmares

Audiências*

Sentenças de mérito

Conciliações

Incidentes processuais

Maria José de Souza

1.260

420

224

204

Joaquim Emiliano Fortaleza de Lima

2

8

-

-

José Augusto Segundo Neto

-

29

-

-

Leonardo Pessoa Burgos

-

1

-

-

Luis Guilherme Silva Robazzi

190

54

35

17

Patrícia Franco Trajano

218

65

31

20

Total

1.670

577

290

241

*Exceto audiências de julgamento.

Fontes: Relatórios extraídos do e-Gestão (Audiências realizadas, Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado).

Período analisado: 1.º/6/2016 a 31/5/2017.

3.2. Prazo médio (em dias) para julgamento de mérito na unidade, da conclusão até a prolação da sentença (apenas PJe):

Atuação dos Magistrados na 1.ª VT de Palmares

Prazo* médio para julgamento de sentenças de mérito

Maria José de Souza

74

Joaquim Emiliano Fortaleza de Lima

57

José Augusto Segundo Neto

229

Luis Guilherme Silva Robazzi

2

Patrícia Franco Trajano

17

Prazo médio para julgar na unidade

65

*Apuração leva em conta somente processos eletrônicos e não deduz os períodos de afastamento dos magistrados, tais como férias, licenças, cursos e outros, em face da falta de integração entre os sistemas de pessoal e judicial.

Fontes: Relatório extraído do e-Gestão (Prazos Médios, em dias, da conclusão até a prolação de sentença por magistrado - PJe).

Período analisado: 1.º/6/2016 a 31/5/2017.

3.3. Sentenças de mérito (conhecimento) pendentes de julgamento:

Magistrados com sentenças pendentes na

1.ª VT de Palmares

No prazo

Prazo vencido

Total

Maria José de Souza

37

-

37

Total de sentenças pendentes na Vara

37

-

37

Fontes: Dados extraídos de “Relatório de decisões em aberto/proferidasâ€; e PJe, em 11/7/2017 às 10h30.

3.4. Incidentes processuais pendentes de julgamento:

Magistrados com Incidentes Processuais pendentes na 1.ª VT de Palmares

No prazo

Prazo vencido

Total

Maria José de Souza

4

-

4

*-------------------------------------

2

2

Total de incidentes pendentes na Vara

6

-

6

*Referente a incidentes pendentes de julgamento sem conclusão ao magistrado.

Fontes: Dados coletados na Secretaria da Vara e no PJe, em 11/7/2017 às 10h.

3.5. Produtividade da Vara:

Unidade Judiciária

Quantidades

Prazo médio para julgamento (PJe)

Sentenças de mérito

Incidentes processuais

Conciliações

1.ª VT de Palmares

577

241

290

65

Fontes: Relatórios extraídos do e-Gestão: Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado; Prazos Médios (em dias) da Conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe).

Período analisado: 1.º/6/2016 a 31/5/2017.

3.6. Percentuais de produtividade da juíza titular (período de junho de 2016 a maio de 2017):

Mês

JUNHO/16

JULHO/16

AGOST./16

SET./16

OUT./16

NOV./16

Sentenças

129,09%

Férias

176%

115,91%

227,27%

101,79%

Conciliados

90,91%

Férias

84%

90,91%

72,73%

57,14%

Mês

DEZ./16

JAN./17

FEV./17

MARÇO/17

ABRIL/17

MAIO/17

Sentenças

109,68%

Férias

355%

46,67%

102,78%

125%

Conciliados

67,74%

Férias

20%

26,67%

44,44%

25%

Fonte: Boletim de Produtividade dos Juízes da 1.ª Instância do TRT da 6.ª Região.

4. AUDIÊNCIAS (REALIZADAS E DESIGNADAS):

4.1. Prazos médios, em dias, até a realização das audiências (a partir do ajuizamento):

Unidade Judiciária

Inicial

Instrução

Decisão

Sumaríssimo

Ordinário

Sumaríssimo

Ordinário

Sumaríssimo

Ordinário

1.ª VT de Palmares

34

45

124

266

139

364

Fonte: Dados extraídos do e-Gestão (Prazos médios – fase de conhecimento).

Período analisado: 1.º/6/2016 a 31/5/2017.

4.2. Prazos (em dias) para designação de audiências, a contar de 27/6/2017:

Unidade Judiciária

Inicial

Instrução

Sumaríssimo

Ordinário

2016

2017

2016

2017

2016

2017

1.ª VT de Palmares

29

20

29

43

99

48

Fontes: Informações extraídas do PJe e da Ata de Correição realizada em 2016.

4.3. Assiduidade da magistrada:

Segundo informações prestadas pela Diretora de Secretaria, são realizadas 3 (três) sessões de audiências por semana em dois dias (segundas e quartas-feiras), sendo realizadas sessões pela manhã e à tarde nas quartas-feiras.

A magistrada, que dispõe de autorização do Tribunal Pleno para residir fora da jurisdição, em conformidade com o que prescreve a Resolução Administrativa TRT n.º 007/2008, comparece, em regra, 3 (três) dias por semana à Unidade Judiciária.

Os requisitos previstos na citada norma local aos magistrados que dispõem dessa permissão são: a) inexistência de audiências adiadas por ausência injustificada do magistrado; b) obediência aos prazos legais, mormente para sentenciar ; c) permanecer disponível o magistrado em todos os dias úteis da semana; e d) adoção de medidas tendentes à redução progressiva dos processos em fase de execução.

E , p or ocasião da última correição ordinária realizada neste Regional – 6 a 10 de junho de 2016 – o Excelentíssimo Corregedor-Geral, Ministro Renato de Lacerda Paiva, fez constar, na respectiva ata de correição (página 34, item 8.11.), referência aos magistrados que dispõem da correspondente autorização, entendendo-se, por conseguinte, que Sua Excelência está bem atento à questão.

Ocorre que a Excelentíssima Juíza Titular desta unidade jurisdicional não possui sentenças com prazo vencido na presente data .

P or oportuno, ressalva-se que, em vista da regulamentação da matéria pela Consolidação de Provimentos da CGJT, é necessário que “ sejam afixadas nas Secretarias dos órgãos judicantes as datas em que os magistrados prestarão atendimento nas varas, bem assim aquelas em que se encontrarão fora da sede do juízo, mas no exercício de suas respectivas funções .†Na ocasião, observou-se o cumprimento dessa prescrição pela Secretaria da Vara .

4.4. Quantidade de processos em pauta de audiências por semana (média):

Unidade Judiciária

Dias de audiências por semana

Total de audiências

Sumaríssimos

Iniciais

Instruções

Razões Finais

1.ª VT de Palmares

2 (segundas e quartas-feiras*)

3 a 6

19 a 26

8 a 13

7 a 8

*Nas quartas-feiras, são realizadas audiências nos turnos da manhã e da tarde.

Fontes: Informações extraídas do PJe, em 27/6/2017, relativas aos seguintes períodos: 24/4/2017 a 28/4/2017, 8/5/2017 a 12/5/2017, 12/6/2017 a 16/6/2017, e 3/7/2017 a 7/7/2017; e informações prestadas pela Diretora de Secretaria da Vara.

5. MOVIMENTAÇÃO PROCESSUAL:

5.1. Quantidade de ações trabalhistas ajuizadas na unidade - Físicos e PJe:

Unidade Judiciária

2015

2016

2017

(até 26/6/2017)

1.ª VT de Palmares

993

686

373

Fontes: Consolidação da Estatística, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Casos Novos por Distribuição e Redistribuídos), e PJe .

5.2. Processos remanescentes (congestionamento):

Unidade Judiciária

SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2016

SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2017

Pendentes de julgamento*

Processos demais fases

Total

Pendentes de julgamento*

Processos demais fases

Total

1.ª VT de Palmares

150

8.292

8.442

91

8.023

8.114

*Pendentes de julgamento: Processos com instrução encerrada, aguardando prolação de sentença.

Fontes: Consolidação da Estatística, Relatórios Gerenciais, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Processos Pendentes de Solução) e PJe.

5.3. Quantidade de processos em tramitação:

Unidade Judiciária

Processos em tramitação em 3/7/2017

Físicos

PJe

1.ª VT de Palmares

5.645

2.394

Fonte: Relatório Gerencial (Processos em tramitação na Vara) e PJe-JT.

5.4. Quantidade de processos nas principais fases processuais ( pendentes de solução ):

Unidade Judiciária

Conhecimento

(até a prolação da sentença)

Liquidação

Execução

1.ª VT de Palmares

683

579

3.134

Fontes : e-Gestão

Período analisado: 1.º/5/2017 a 31/5/2017.

5.5. Prazos médios (em dias) nas principais fases processuais:

Unidade Judiciária

Conhecimento

(até a prolação da sentença)

Liquidação

Execução

1.ª VT de Palmares

333

365

909

Fonte: e-Gestão.

Período analisado: 1.º/6/2016 a 31/5/2017.

6. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS ELETRÔNICOS EM 4/7/2017:

Agrupadores:

Tarefa

Quantidade

Processos com pedido de sigilo nos documentos não apreciado 

07

Processos com pedido liminar ou de antecipação de tutela não apreciado

14

Processos com petições não apreciadas 

07

Processos aguardando encaminhamento do secretário de audiência (atas assinadas) 

26

Fase de Conhecimento:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

Aguardando apreciação pela instância superior

93

26/08/2015

0010598-69.2013.5.06.0291

Aguardando audiência

156

30/01/2017

0000004-54.2017.5.06.0291

Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos

114

29/01/2015

0001031-77.2014.5.06.0291 *¹

Aguardando final do sobrestamento

01

27/06/2017

0000240-40.2016.5.06.0291

Aguardando laudo pericial

14

16/02/2017

0011072-40.2013.5.06.0291 *²

Aguardando término dos prazos

59

19/05/2017

0000650-98.2016.5.06.0291

Analisar Despacho

01

04/07/2017

0000235-18.2016.5.06.0291

Analisar sentença

30

17/05/2017

0000571-22.2016.5.06.0291

Análise do Conhecimento

40

21/04/2017

0000113-68.2017.5.06.0291 *³

Análise do Sobrestamento

01

22/09/2014

0000380-42.2014.5.06.0292 * 4

Concluso ao magistrado

13

31/05/2017

0000099-52.2015.5.06.0292 * 5

Cumprimento de providências

05

04/05/2017

0000052-13.2017.5.06.0291 * 6

* 7 * 8 Minutar expediente da secretaria

03

13/06/2017

0000269-90.2016.5.06.0291

Minutar sentença

26

28/05/2017

0000722-85.2016.5.06.0291

Prazos vencidos

20

04/07/2017

0000341-43.2017.5.06.0291

* 9 Preparar ato de comunicação

02

27/06/2017

0000360-49.2017.5.06.0291

Preparar comunicação

01

29/06/2017

0000249-65.2017.5.06.0291

Publicar DJe - Con

09

03/07/2017

0000094-96.2016.5.06.0291

Registrar parcelas ou despesas processuais

02

06/06/2017

0000128-37.2017.5.06.0291

Registrar parcelas ou despesas processuais - Acordo

04

20/06/2017

0000256-57.2017.5.06.0291

Remeter ao 2o grau - registrar pagamentos

05

19/06/2017

0000470-82.2016.5.06.0291

Triagem Inicial

01

04/07/2017

0000372-63.2017.5.06.0291

Triagem Inicial - Parte sem CPF ou CNPJ

02

28/06/2017

0000365-71.2017.5.06.0291

OBSERVAÇÕES

*¹ Vencimento da última parcela ocorrerá em 16/07/2017.

*² Audiência de instrução remarcada para 14/08/2017 (apresentação de laudo pericial grafotécnico).

*³ Ordem de restauração dos autos.

* 4 Reunião com o processo 000325-94.2014.5.06.0291.

* 5 Não houve conclusão nominal ao magistrado.

* 6 Inexistem processos nas subpastas tangentes aos convênios BACENJUD e SERPRO, bem como à Contadoria, Ofícios e Praça.

* 7 O processo referido encontra-se na subpasta “Alvarás†e com despacho proferido na data indicada.

* 8 Inexistem processos na subpasta “Oficioâ€.

* 9 Inexistem processos na subpasta “Oficioâ€.

Fase de Liquidação:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

Aguardando Cumprimento de Providência - Liq

289

18/09/2015

0010587-40.2013.5.06.0291 *¹

Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos

02

21/02/2017

0000386-52.2014.5.06.0291

Aguardando cálculo - Contadoria

102

29/06/2017

0000161-85.2015.5.06.0262 *²

Aguardando término dos prazos

16

03/03/2017

0001003-12.2014.5.06.0291

Análise de Liquidação

38

20/03/2017

0000443-70.2014.5.06.0291 *³

Concluso ao magistrado - Liq

18

15/05/2017

0000261-50.2015.5.06.0291 * 4

Iniciar Liquidação

62

18/03/2017

0000895-49.2016.5.06.0311 * 5

Intimações automáticas com pendências - Liq

01

12/06/2017

0000985-54.2015.5.06.0291

Prazos vencidos

95

06/12/2016

0000272-79.2015.5.06.0291 * 6

* 8 Preparar ato de comunicação

09

21/03/2017

0000299-28.2016.5.06.0291 * 7

* 9 Preparar comunicação

04

19/05/2017

0000474-22.2016.5.06.0291

Publicar DJe - Liq

02

27/06/2017

0000082-82.2016.5.06.0291

OBSERVAÇÕES

*¹ Encontra-se na subpasta “Pumatyâ€, tendo como última movimentação ordem de início da liquidação na data indicada.

*² Despacho de 09/03/2017 determinando a notificação do reclamante para apresentação de cálculos.

*³ Encontra-se na subpasta “Aguardando CPâ€.

* 4 Sem conclusão nominal ao magistrado.

* 5 Transitou em julgado em 18/03/2017.

* 6 Prazo vencido para retificação de CTPS.

* 7 Transitou em julgado (20/02/2017), com início de liquidação por cálculos em 21/03/2017.

* 8 Inexistem processos na subpasta “Oficiarâ€.

* 9 Inexistem processos na subpasta “Oficioâ€.

Fase de Execução:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

Aguardando Cumprimento de Providência - Exec

27

27/01/2016

0010830-81.2013.5.06.0291 *¹

Aguardando apreciação pela instância superior

01

08/05/2017

0118300-16.2009.5.06.0291

Aguardando atualização de cálculo

25

19/06/2017

0046800-21.2008.5.06.0291

Aguardando bloqueio bacen

60

12/06/2017

0000625-22.2015.5.06.0291

Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos

22

27/09/2016

0000490-44.2014.5.06.0291 *²

Aguardando cálculo - Contadoria

02

19/06/2017

0118900-37.2009.5.06.0291

Aguardando final do sobrestamento

292

04/04/2016

0010661-94.2013.5.06.0291 *³

Aguardando laudo pericial

04

05/04/2017

0191200-65.2007.5.06.0291

Aguardando retificação de autuação

08

19/06/2017

0000962-45.2014.5.06.0291

Aguardando término dos prazos

150

22/11/2016

0069000-32.2002.5.06.0291 * 4

Aguardando término dos prazos - BacenJud

05

28/06/2017

0000008-91.2017.5.06.0291 * 5

Analisar Decisão - Exec

01

04/07/2017

0000029-38.2015.5.06.0291

Analisar Despacho - Exec

03

04/07/2017

0000700-27.2016.5.06.0291

Análise de Execução

49

25/11/2016

0188400-93.2009.5.06.0291 * 6

Análise do Sobrestamento

28

15/08/2014

0010319-83.2013.5.06.0291 * 7

Concluso ao magistrado - Exec

116

04/04/2017

0000705-25.2011.5.06.0291 * 8

Concluso ao magistrado - Sobrestamento

01

29/06/2017

0000683-30.2012.5.06.0291 * 9

Controle de Sobrestamento-Suspensão

222

05/05/2015

0010196-85.2013.5.06.0291 * 10

Controle de leilão ou praça

12

22/01/2017

0000823-93.2014.5.06.0291 * 11

* 13 Cumprimento de providências

361

30/05/2016

0054000-50.2006.5.06.0291 * 12

(Subpasta) Contadoria - (Rateios)

11

05/06/2017

0001229-85.2012.5.06.0291

(Subpasta) Contadoria - Atualização (Cia. Geral e Zihuatanejo)

14

07/03/2017

0000700-42.2007.5.06.0291

(Subpasta) Contadoria - Atualização (Seqüestro)

19

24/02/2017

0163600-06.2006.5.06.0291

(Subpasta) Contadoria - Informações

04

23/02/2017

0001078-22.2012.5.06.0291

(Subpasta) Convênios BACEN - Iniciar

10

28/06/2017

0000251-69.2016.5.06.0291

(Subpasta) Diligenciar Sobre CP

06

07/03/2017

0001783-20.2012.5.06.0291

(Subpasta) Diligências Diversas

19

14/02/2017

0000623-86.2014.5.06.0291

(Subpasta) Diligências- Procurar Outras Execuções

03

08/05/2017

0060800-94.2006.5.06.0291

(Subpasta) Expedir CHC - Executadas Diversas

35

22/02/2017

0034800-04.1999.5.06.0291

(Subpasta) Expedir CHC - Usina Pumaty

17

22/02/2017

0090000-83.2005.5.06.0291

(Subpasta) Oficiar

01

19/06/2017

0000297-29.2014.5.06.0291

(Subpasta) SERPRO

03

05/04/2017

0001109-76.2011.5.06.0291

Expedir RPV- Precatório

01

08/05/2017

0141300-84.2005.5.06.0291

Incluir no BNDT

06

18/03/2017

0001067-85.2015.5.06.0291

InfoJud

10

25/08/2015

0022500-10.1999.5.06.0291 * 14

Iniciar Execução

10

14/03/2017

0000583-36.2016.5.06.0291

Intimações automáticas com pendências - Exec

06

22/03/2017

0000364-33.2010.5.06.0291

Minutar Despacho - Exec

02

22/06/2017

0139500-21.2005.5.06.0291

Minutar expediente da secretaria

65

10/08/2016

0003200-52.2005.5.06.0291 * 15

(Subpasta) Alvarás

02

20/06/2017

0001619-55.2012.5.06.0291

(Subpasta) Alvarás (Custas e INSS)

05

30/05/2017

0000118-27.2016.5.06.0291

Prazos vencidos

114

20/09/2016

0168300-59.2005.5.06.0291 * 16

Preparar ato de comunicação

109

22/02/2017

0000398-03.2014.5.06.0312 * 17

Preparar comunicação

126

03/08/2016

0000599-29.2012.5.06.0291 * 18

(Subpasta) Ofício

10

26/04/2017

0134200-78.2005.5.06.0291

Publicar DJE - AC

06

29/06/2017

0010676-63.2013.5.06.0291

Publicar DJe - Exec

04

03/07/2017

0000119-75.2017.5.06.0291

Registrar bloqueio bacen

10

26/04/2017

0001817-63.2010.5.06.0291 * 19

Registrar obrigações de pagar

02

29/06/2017

0000353-62.2014.5.06.0291

Registrar pagamentos ou despesas processuais

01

28/06/2017

0000401-21.2014.5.06.0291

RenaJud

07

28/03/2017

0001620-40.2012.5.06.0291 * 20

Transferir ou desbloquear bacen

03

24/05/2017

0179100-49.2005.5.06.0291

OBSERVAÇÕES

*¹ Encontra-se na subpasta “Expedir CHC - Usina Pumatyâ€.

*² Última parcela de acordo com vencimento em 21/07/2017.

*³ E xecução suspensa , em conformidade com o art. 2º do Provimento CSJT n.º 001/2012.

* 4 Encontra-se na subpasta “Pendente mais de 1 mêsâ€.

* 5 Pendente de comprovação dos recolhimentos.

* 6 Digitalizado e aguardando arquivamento, nos termos do despacho de 20/04/2016.

* 7 Execução suspensa , em conformidade com o art. 2º do Provimento CSJT n.º 001/2012.

* 8 Sem conclusão nominal ao magistrado.

* 9 Sem conclusão nominal ao magistrado

* 10 Execução suspensa por um ano (artigo 40 da Lei 6.830), nos termos do despacho de 23/03/2015.

* 11 Despacho determinando “à hasta pública†na data indicada.

* 12 Digitalizado e encontra-se despachado, na data indicada, para cumprimento de diligência específica.

* 13 Inexistem processos na subpasta “Praça – Iniciarâ€

* 14 Digitalizado com despacho determinando realização de convênio.

* 15 Encontra-se na subpasta “Oficioâ€.

* 16 Pendente de certificação de pendências para fins de arquivamento.

* 17 Ordem de confecção de mandado de penhora na data indicada.

* 18 Determinação de confecção de mandado de penhora, desde a apresentação de planilha de cálculos, na data indicada.

* 19 Prosseguimento da execução em face do sócio, conforme despacho exarado na data indicada.

* 20 Despacho para realização de convênio na data indicada.

7. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS FÃSICOS EM 11/7/2017

NATUREZA

QUANTIDADE

DATA MAIS

ANTIGA

PROCESSO

Cargas

Advogados

2

25/10/2016

0181200-74.2006.5.06.0291

Perito

7

25/4/2017

0001073-97.2012.5.06.0291

Terceiros

-

-

-

Petições a juntar aos autos

8

03/7/2017

0001859-44.2012.5.06.0291

Processos conclusos para despacho

38

06/6/2016

0000107-71.2011.5.06.0291

Consultas convênios a realizar (BACEN/JUCEPE/INFOJUD/DETRAN)

7

27/4/2017

0086000-35.2008.5.06.0291

Praças a marcar

1

30/3/2017

0000704-06.2012.5.06.0291

Processos no setor de cálculos

49

22/1/2016

0002093-26.2012.5.06.0291

Processos para serem remetidos ao TRT

01

05/06/2017

0175500-78.2009.5.06.0291

*Em relação às certidões/diligências a serem expedidas, a mais antiga data de 4/2/2016 (processo n.º 0018100-69.2007.5.06.0291).

*No tocante aos ofícios e praças a realizar, não existem pendências.

*Quanto aos alvarás, o mais antigo data de 15/8/2016 (processo n.º 0089200-36.1997.5.06.0291).

* No que diz respeito aos mandados, o mais antigo data de 20/3/2017 (processo n.º 0249100-35.2009.5.06.0291).

*No que diz respeito às notificações, a mais antiga data de 28/6/2017 (processo n.º 0117700-29.2008.5.06.0291).

*Em relação aos processos digitalizados (CLE), verificou-se a conversão de 975 (novecentos e setenta e cinco), sendo 132 (cento e trinta e dois) em 2015, 826 (oitocentos e vinte e seis) em 2016 e 17 (dezessete) em 2017.

Fonte: Informações colhidas na Secretaria da Vara do Trabalho e no SIAJ.

8. METAS FIXADAS PELO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA:

Em conformidade com os dados fornecidos pelo Núcleo de Estatística e Pesquisa do Egrégio Regional, eis os resultados das Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ para o ano de 2016 :

Meta 1 CNJ - 2016 : – Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuídos no ano corrente.

Unidades Judiciárias

Recebidos

Resolvidos

Resultado

1.ª VT de Palmares

676

1.252

185,21%

Total da 6ª Região

107.816

111.793

103,69%

Meta 2 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, pelo menos, 90% dos processos distribuídos até 31/12/2014.

Unidade Judiciária

Distribuídos em 2014

Distribuídos em 2014

e julgados até 31/12/16

Pendentes de julga-

mento até 31/12/16

Resultado

1.ª VT de Palmares

714

714

0

111%

Total da 6ª Regiãoa

62.261

59.947

2.314

107%

Meta 3 CNJ - 2016 : – Aumentar o índice de conciliação na fase de conhecimento, em relação à média do biênio 2013/2014, em 2 pontos percentuais.

Unidade Judiciária

Solucionados

Conciliados

Média biênio

(2013/2014)

Resultado

1.ª VT de Palmares

1.252

343

24,56%

27,4%

Total da 6ª Região

111.793

44.400

40,83%

39,72 %

Meta 4 CNJ - 2016 : – Dar prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, não se destinando portanto à esta Justiça Especializada.

Meta 5 CNJ - 2016 : – B aixar em 2016, quantidade maior de processos de execução do que o total de casos novos de execução no ano corrente.

Unidade

Judiciária

Casos novos

de execução

Baixados

Entraram

na meta

Saíram

da meta

Resultado

1.ª VT de Palmares

1.118

670

0

0

59,93%

Total da 6ª Região

38.526

37.091

0

0

96,50%

Meta 6 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, as ações coletivas distribuídas, até 31.12.2013 no 1.º grau e até 31.12.2014, no 2.º grau.

A 1.ª Vara do Trabalho de Palmares não conta com ação coletiva ainda em tramitação em 31/12/2016, de acordo com o relatório fornecido pelo Setor de Estatística deste Tribunal.

Meta 7 CNJ - 2016 : – Identificar e reduzir em 2% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior.

Unidade

Judiciária

Pendentes em

31/12/15

Quantidades de

Processos dos dez

maiores litigantes

distribuídos na ins-

tância no mês de

referência

Quantidades de

Processos dos dez

maiores litigantes

julgados na ins-

tância no mês de

referência

Pendentes em

31/12/16

Resultado

1.ª VT de Palmares

44

64

96

12

359,33%

Total da 6ª Região

8.284

7.949

9.373

6.860

118,34%

O Conselho Nacional de Justiça divulgou no final do 10.º Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, as metas nacionais para 2017, quais sejam:

Meta 1 - Os tribunais mantiveram o compromisso de julgar, ao longo de 2017, mais processos do que os novos que chegarem aos tribunais (Meta 1). Assim como em 2016, o compromisso deverá ser cumprido por tribunais de todos os segmentos de Justiça.

Meta 2 - O compromisso com o julgamento dos processos mais antigos, alvo da Meta 2, foi renovado para 2017 e deverá ser cumprido por tribunais de todos os ramos do Judiciário. O detalhamento desta e das outras metas definidas, com percentuais e períodos de distribuição dos processos que deverão ser julgados, estarão num glossário que será divulgado futuramente pelo CNJ.

Meta 3 - A Justiça Federal e a Justiça do Trabalho também renovaram o compromisso com a Meta 3, que busca aumentar o número de casos solucionados por meio da conciliação, em relação a períodos anteriores. 

Meta 4 - Fixada pela primeira vez em 2013, a Meta 4, que dá prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, deverá ser cumprida novamente em 2017 pela Justiça Estadual, pela Justiça Federal, pela Justiça Militar da União e dos Estados e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). 

Meta 5 - Impulso aos processos de execução, que será perseguida no ano que vem pelos tribunais da Justiça Estadual, Federal e do Trabalho.

Meta 6 - P rioriza o julgamento de ações coletivas, que impactam na vida de um grupo maior de pessoas. 

Meta 7 – Prioriza o julgamento de processos dos maiores litigantes e dos recursos repetitivos, tem por objetivo enfrentar demandas de massa que chegam ao Judiciário.

Meta 8 – Destinada a ações de fortalecimento da rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres, uma das prioridades da atual gestão do CNJ.

9. ITENS DE EXAME E REGISTRO OBRIGATÓRIOS (Art. 26 da Consolidação dos Provimentos da CGJT):

Com base nos autos e sistemas analisados, verificou-se que o Juízo:

- registra no sistema informatizado os atos processuais relevantes;

- tem deixado de emitir, atualmente, de forma explícita e circunstanciada, pronunciamento acerca da admissibilidade dos recursos, haja vista que, ao citar os pressupostos processuais, omite informação sobre as folhas onde se encontram as peças ou documentos (ou ID, quando PJe-JT) referentes aos recursos interpostos, a exemplo do que foi constatado nos processos n.ºs 0010285-11.2013.5.06.0291 e 0000101-88.2016.5.06.0291. A Diretora de Secretaria informou que passará a adotar tal procedimento;

- ordena, de ofício, a imediata liberação do depósito recursal, nos casos em que, após a liquidação, seja apurado crédito de valor inequivocamente superior ao depositado, como verificado no processo n.º 0001229-85.2012.5.06.0291;

- exaure as iniciativas do juízo, objetivando tornar exitosa a execução. No entanto, constatou-se o cumprimento parcial do procedimento estabelecido pela Corregedoria-Geral, pois deixa de emitir a Certidão de Arquivamento Provisório, prevista no art. 77 da Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral, como, por exemplo, se constatam nos processos 0001890-98.2011.5.06.0291 e 0001501-79.2012.5.06.0291. Emite a Certidão de Crédito Trabalhista, em conformidade com art. 88 da referida Consolidação, procedendo à juntada das cópias da decisão exequenda e da decisão homologatória da conta de liquidação, consoante se observa nos processos n.ºs 0001732-43.2011.5.06.0291 e 0001733-28.2011.5.06.0291;

- faz uso regular das ferramentas eletrônicas: Bacenjud, Detran, Renajud, Jucepe, Infojud e Serpro, consoante observado nos processos n.ºs 0003300-75.2003.5.06.0291, 0150200-17.2009.5.06.0291, 0000452-37.2011.5.06.0291, 0000405-87.2016.5.06.0291, 0258300-66.2009.5.06.0291 , 0001620-40.2012.5.06.0291, 0001817-63.2010.5.06.0291 e 0132000-93.2008.5.06.0291. De acordo com o Relatório sobre Ordens Judiciais, foram realizados, no período de janeiro de 2016 a junho de 2017, 494 (quatrocentos e noventa e quatro) bloqueios, 349 (trezentos e quarenta e nove) desbloqueios e 256 (duzentas e cinquenta e seis) transferências. No mês de junho de 2017, constavam 99 (noventa e nove) bloqueios pendentes de providências;

- determina a citação dos sócios, nos casos de desconsideração da personalidade jurídica da empresa executada, com a devida inclusão dos seus nomes no sistema, no polo passivo da demanda, conforme visto nos processos n.ºs 0000149-18.2014.5.06.0291, 0018800-74.2009.5.026.0291 e 0000860-23.2014.5.06.0291; e

- inclui, na pauta, processos na fase de execução para tentativa de conciliação, entretanto poderia ser mais significativa, considerando a quantidade média de audiências dessa natureza, 60 processos, no período de 1º/6/2016 a 31/5/2017.

Quanto aos demais aspectos (assiduidade dos magistrados, pauta de audiências e principais prazos) encontram-se registrados nos itens 4 e 5.

10. OBSERVAÇÕES/PENDÊNCIAS REFERENTES À SECRETARIA:

- Na análise, por amostragem, nas carteiras que integram a Secretaria da Vara, verificou-se satisfatória organização e cumprimento das normas procedimentais a serem seguidas pelas unidades judiciárias de primeira instância, entretanto há necessidade de maior controle no tocante à carga dos autos e no cumprimento de diligências e alvarás. Em relação aos processos digitais, constatou-se razoável controle da tramitação dos feitos, conforme quadro do item 6 elaborado em 4/7/2017, ressaltando-se a boa utilização da ferramenta agrupadores, contudo há necessidade de maior controle no tocante ao término dos prazos, principalmente quanto aos expedientes da Secretaria. Na inspeção realizada pelo juízo de primeiro grau, no período de 9 a 13 de janeiro de 2017, registraram-se dentre outros dados: a) diferença significativa de 2.555 processos na fase de execução em relação ao registro informatizado, e muitos deles sem a possibilidade de lançamento, pela perda dos autos nas enchentes em 2010; b) existência de 1.625 processos com execução suspensa; c) nenhum processo fora de pauta; d) registro de 5.558 processos sem movimentação há mais de 60 dias, porém esclareceu a Diretora de Secretaria que a grande maioria se refere a feitos que não foram restaurados em decorrência da enchente, e outros pendentes de mudança de fase; e d) 2 processos com carga vencida ao advogado (já notificados), e 8 com carga ao perito;

- Existem 14 (quatorze) CTPS’s sob custódia da Vara, e todas dizem respeito a processos em andamento, o que revela o bom controle da Secretaria nesse aspecto. Indagada acerca das medidas adotadas para a diminuição do passivo dos documentos, a Diretora da Secretaria esclareceu que intima o advogado por edital;

- Os Assistentes de Juiz, além de despachos, elaboram minutas de sentenças de mérito e de incidentes processuais, como embargos declaratórios, embargos à execução, embargos de terceiros, exceção de pré-executividade e antecipação de tutela;

- O Juízo prolata, atualmente, sentenças de forma líquida, principalmente no rito sumaríssimo;

- Conforme relatórios fornecidos pela Seção de Gestão Negocial dos Sistemas do PJE e do e-Gestão, vinculada à Secretaria da Presidência deste Tribunal, há necessidade da Secretaria da Vara proceder, o mais breve possível, a registros no PJE, de modo a regularizar a estatística da unidade, no tocante aos seguintes itens:

a) Embargos de declaração pendentes de julgamento : deve-se averiguar se houve a prolação da decisão, e, em caso afirmativo, providenciar o respectivo registro, em face do tempo de pendência constante do sistema nos seguintes processos: 0000371-15.2016.5.6.0291 (89 dias), 0010492-10.2013.5.6.0291 (843 dias), e 0010032-23.2013.5.6.0291 (856 dias);

b) Instrução processual encerrada aguardando prolação de sentença : deve-se averiguar se houve a prolação da decisão, e, em caso afirmativo, providenciar o respectivo registro, em face do tempo de pendência constante do sistema nos seguintes processos: 0000669-41.2015.5.6.0291 (59 dias), 0000175-45.2016.5.6.0291 (71 dias), 0000066-94.2017.5.6.0291 (78 dias); 0000545-92.2014.5.6.0291 (658 dias); e 0000175-16.2014.5.6.0291 (941 dias);

c) Embargos à execução pendentes de julgamento : deve-se averiguar se houve a prolação da decisão, e, em caso afirmativo, providenciar o respectivo registro, em face do tempo de pendência constante do sistema nos seguintes processos: 0010454-95.2013.5.6.0291 (113 dias), 0010458-35.2013.5.6.0291 (113 dias), 0010051-29.2013.5.6.0291 (113 dias), 0010413-31.2013.5.6.0291 (113 dias), 0010194-18.2013.5.6.0291 (113 dias), 0010446-21.2013.5.6.0291 (113 dias), 0010839-43.2013.5.6.0291 (113 dias), 0010395-10.2013.5.6.0291 (113 dias), 0010393-40.2013.5.6.0291 (113 dias), 0010457-50.2013.5.6.0291 (113 dias), 0010449-73.2013.5.6.0291 (113 dias), 0010456-65.2013.5.6.0291 (113 dias), 0010455-80.2013.5.6.0291 (113 dias), 0010281-71.2013.5.6.0291 (113 dias), 0010392-55.2013.5.6.0291 (113 dias), 0010447-06.2013.5.6.0291 (113 dias), 0010410-76.2013.5.6.0291 (113 dias), 0010706-98.2013.5.6.0291 (114 dias), 0010444-51.2013.5.6.0291 (114 dias), 0010707-83.2013.5.6.0291 (114 dias), 0010837-73.2013.5.6.0291 (114 dias), 0010059-06.2013.5.6.0291 (114 dias) e 0010686-10.2013.5.6.0291 (718 dias);

Nessas hipóteses, caso já proferida a decisão, o bservar o seguinte procedimento: - verificar a fase do processo, para manter a ordem cronológica quando do seu retorno ao trâmite processual; - conclusão para decisão (embargos de declaração/embargos de execução/exceção de pré-executividade/ ou impugnação à sentença de liquidação); - encerrar a conclusão; e - certificar nos autos que a movimentação decorreu da necessidade de regularização da estatística.

d) recolhimento das custas processuais pendentes : 0000950-94.2015.5.06.0291, 0000386-81.2016.5.06.0291, 0000600-72.2016.5.06.0291, 0000483-81.2016.5.06.0291, 0000288-96.2016.5.06.0291, 0000811-45.2015.5.06.0291, 0000846-05.2015.5.06.0291, 0000567-82.2016.5.06.0291, 0000145-10.2016.5.06.0291 e 0000223-04.2016.5.06.0291.

- Em relação ao lapso temporal anteriormente correicionado, observou-se: a) redução do quantitativo de novas ações em 307 (trezentos e sete) processos; b) acréscimo na produtividade da Vara, vez que prolatadas a mais 38 (tinta e oito) sentenças e 79 (setenta e nove) decisões de incidentes processuais; c) redução do prazo médio para julgamento em 26 (vinte e seis) dias; d) redução do prazo médio, no ano de 2016, para realização da audiência inicial no rito sumaríssimo em 22 (vinte e dois) dias e no ordinário em 41 (quarenta e um) dias, bem assim da audiência de instrução no rito ordinário em 101 (cento e um) dias, e da audiência de decisão, no ordinário, em 36 (trinta e seis) dias, porém houve aumento na instrução do sumaríssimo em 16 (dezesseis) dias, e na audiência de decisão, no sumaríssimo, em 22 (vinte e dois) dias; e) redução do prazo médio para realização, em junho de 2017, das audiências iniciais no rito sumaríssimo em 9 (nove) dias, e da instrução em 51 (cinquenta e um) dias, entretanto houve acréscimo da inicial do ordinário em 14 (quatorze) dias; f) redução do prazo médio na fase de conhecimento em 16 (dezesseis) dias, e na execução em 120 (cento e vinte) dias, com acréscimo na liquidação em 80 (oitenta) dias; g) redução na quantidade de processos na fase de conhecimento em 245 (duzentas e quarenta e cinco), e aumento na liquidação em 358 (trezentos e cinquenta e oito) e na execução em 543 (quinhentos e quarenta e três); e h) redução do saldo remanescente em 328 (trezentos e vinte e oito) processos; e

- Atingimento das Metas 1, 2, 3, 6 e 7 estabelecidas pelo CNJ para o ano de 2016, o que revela o esforço de todos para alcançar esses objetivos. Em relação à Meta 5, referente aos processos de execução, destaca a Diretora de Secretaria que a quantidade de processos danificados em razão da enchente de 2010, a digitalização de 975 (novecentos e setenta e cinco ) processos físicos, e a presença de apenas 1 (um) calculista na unidade interferiram em seu resultado.

11. PEDIDOS DE PROVIDÊNCIAS E RECLAMAÇÕES CORREICIONAIS :

No tocante ao período de 1.º de janeiro de 2016 até a presente data, em relação a esta unidade judiciária, não houve a formalização de pedidos de providência ou reclamações correicionais.

12. RECOMENDAÇÕES:

- Continuar a empreender esforços com o objetivo de reduzir os prazos médios de audiências no rito sumaríssimo, estabelecendo como meta o prazo máximo de 15 (quinze) dias, conforme determina o inciso III do art. 852-B da CLT. Nos processos de rito ordinário, observar “o prazo médio de duração do processo – fase de conhecimento – de até 200 (duzentos) dias, atentando-se ao limite legal para publicação de sentença†– Resolução Administrativa TRT n.º 03/2015, artigo 14, § 2.º (Provimento TRT-CRT n.º 03/2010);

- Incluir processos de execução na pauta de audiências para tentativa de conciliação, consoante disposto no art. 76, II, da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho: “ promover a realização semanal de audiências de conciliação em processos na fase de execução, independentemente de requerimento das partes, selecionando-se aqueles com maior possibilidade de êxito na composição â€;

- Observar regular e integralmente as normas procedimentais prescritas pela Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho para a fase de execução - vide artigo 77 da Consolidação de Provimentos 2016 da CGJT;

- Emitir, de forma explícita e circunstanciada, pronunciamento acerca da admissibilidade dos recursos, nos moldes como estabelece o artigo 26 da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho;

- Proceder ao controle de carga dos autos mensalmente até o dia 15 de cada mês subsequente, conforme prevê o art. 57, parágrafo único, do Provimento 02/2013 da Corregedoria Regional, com adoção das providências cabíveis, de modo a assegurar a sua devolução o mais breve possível, principalmente em relação ao processo n.º 0181200-74.2006.5.06.0291, com carga desde 25/10/2016;

- Verificar periodicamente, no Sistema BacenJud, quanto à existência de alguma ordem judicial “pendente de providênciaâ€, ou mesmo “não lidaâ€, adotando-se a medida cabível, seja de transferência dos valores bloqueados para contas judiciais (para posterior liberação aos exequentes) ou desbloqueios daquelas importâncias que não interessem à execução – Consolidação de Provimentos da CGJT, Art. 99;

- Proceder, o mais breve possível, às retificações necessárias, de modo a possibilitar que o quantitativo registrado no sistema informatizado corresponda à realidade da Vara, inclusive porque pode prejudicar a apuração das Metas estabelecidas pelo CNJ;

- Impulsionar os processos sem movimentação há mais de 60 dias e, no caso dos autos desaparecidos em face da enchente de 2010, adotar, como prioridade, todas as medidas necessárias para sua restauração, e, sendo frustradas, proceder à continuidade do seu fluxo a partir do último ato processual restaurado ou reconhecido pelas partes, de modo a possibilitar o seu desfecho, evitando-se a prorrogação do prejuízo aos jurisdicionados;

- Enfatizar, entre os usuários (servidores e magistrados) da Vara, a importância da correta inserção de dados no PJE, pois eles são extraídos, através das remessas, transformados e gravados, e essas informações alimentam o e-Gestão, gerando os relatórios gerenciais e a estatística oficial da Justiça do Trabalho;

- Continuar a realizar a análise periódica da ferramenta “agrupadoresâ€, a fim de evitar a permanência de processos em tarefas já superadas. Os processos devem ser retirados de tal lista assim que realizado o ato respectivo;

- Proceder à “conclusão ao magistradoâ€, especificando o tipo (sentenças, decisões ou despachos), sem necessidade de despacho para tal finalidade, pela importância desse dado para a estatística deste Regional, e, ainda, com a cautela necessária, em face da impossibilidade de cancelamento da “conclusão†em relação às sentenças, o que enseja, em caso de equívoco do servidor, a necessidade de o magistrado proceder à “conversão do julgamento em diligência†para que se possa realizar nova conclusão. Deve, ainda, ser selecionado o magistrado em tempo real, com a devida gravação no sistema, a fim de que seja contabilizado o prazo para prolação da decisão corretamente, e, no caso da sentença, tão logo encerrada a instrução. Em relação às decisões de antecipação de tutela, também proceder à imediata conclusão com a especificação do magistrado, de modo a possibilitar o controle do prazo e garantir a veracidade dos dados estatísticos. No tocante aos embargos de declaração, havendo necessidade de intimar a parte contrária, proceder à conclusão para julgamento tão logo encerrado o prazo, também sem necessidade de despacho, por se tratar de ato ordinário da secretaria. Tratando-se de juiz substituto da reserva técnica, proceder à imediata conclusão no sistema, com informação de tal fato, por e-mail funcional, ao magistrado, inclusive porque possui acesso restrito à unidade na qual atua;

- Efetivar a conclusão para julgamento dos embargos de declaração ao magistrado que se encontrar em exercício na Vara, quando aquele que prolatou a sentença embargada se encontrar afastado por mais de 30 dias, em conformidade com o art. 8.º, § 3.º, do Provimento n.º 03/2015 desta Corregedoria Regional;

- Cumprir as diligências determinadas pelo Tribunal, em grau de recurso, em prazo razoável, bem assim proceder ao correto cadastramento das partes quando do envio dos recursos ao Tribunal, inclusive em relação ao recurso ordinário em rito sumaríssimo, de modo a evitar equívoco quando da distribuição da classe processual na segunda instância;

- Proceder ao registro das pendências dos processos especificados nas letras “aâ€, “bâ€, “c†e “d†do item 10, ressaltando-se a importância de participação dos servidores e magistrados nas webconferências a serem realizadas, pela Escola Judicial deste Regional, nos dias 11, 14 e 18 do mês de julho do corrente ano, vez que abordarão sobre o e-Gestão e os procedimentos pertinentes à inclusão desses dados no Pje. Nos dias 14 e 18 de julho, as webconferências terão como público preferencial os juízes e servidores lotados nas Varas instaladas na Zona da Mata (Norte e Sul) do Estado;

- Registrar, no sistema PJE, o recolhimento das custas, emolumentos, contribuição previdenciária e imposto de renda. Ressalte-se que, após as orientações sobre a necessidade de tal anotação, o Setor de Estatística do Tribunal constatou acréscimo considerável no registro de tais arrecadações, conforme quadro demonstrativo entre os meses de janeiro a março de 2016 e janeiro a março de 2017, numa variação de 115,94% no tocante às custas processuais, de 498,05% em relação aos emolumentos, de 71,16% no pertinente às contribuições previdenciárias, de 32,62% no que diz respeito ao imposto de renda, e de 283,18% quanto às multas aplicadas pelos órgãos de fiscalização das relações de trabalho; e

- Estimular, entre os servidores, práticas de sustentabilidade, racionalização e consumo consciente de materiais e serviços de responsabilidade socioambiental, visando ao uso sustentável dos recursos naturais e dos bens públicos, bem como ao aperfeiçoamento contínuo da qualidade do gasto público realizado pelo Tribunal, a teor da Resolução n.º 201 do CNJ de 3/3/2015.

13. BOAS PRÃTICAS RELATADAS PELO JUÃZO:

Noticiou a Diretora de Secretaria que as boas práticas, relacionadas na ata de correição de 2016, continuam sendo desempenhadas nesta unidade judiciária, motivo pelo qual procede à sua renovação:

- Conversão dos processos físicos, na fase de execução, em eletrônicos, por meio da ferramenta CLE, a fim de que expedientes, consultas a convênios e julgamento de eventuais incidentes ocorram em meio eletrônico;

- Elaboração de despachos com força de ofício, de modo a evitar expedientes prescindíveis;

- Utilização de despachos sequenciados, possibilitando que o processo seja movimentado pela secretaria, com a dispensa de conclusões desnecessárias à magistrada;

- Elaboração de minutas de despachos simples pelos servidores da secretaria; e

- Utilização do programa de cálculos “JURISCALCâ€, desenvolvido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região/PA e recomendado pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ, para fins de liquidação de sentenças.

Acrescentou, ainda, os seguintes procedimentos: instituição de banco de dados das principais executadas; utilização do Google docs, para gerenciar o controle de entrega de CTTPS e convênios; expedição de alvará único; e comunicação eletrônica com as instituições bancárias.

14. SOLICITAÇÕES DO JUÃZO:

- Aumento do quantitativo de servidores e de funções na Vara, por ser insuficiente o atual quadro, principalmente em razão da quantidade de processos na execução.

Encerrados os trabalhos, a Excelentíssima Corregedora Regional, Desembargadora Dione Nunes Furtado da Silva, agradeceu a fraternal acolhida e a colaboração prestada pela Excelentíssima Juíza Titular e pelos servidores da Vara, determinando que, lavrada e assinada, fosse disponibilizada esta ata na página da Corregedoria, no sítio deste Regional ( www.trt6.jus.br ), além de publicada, em sua íntegra, no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho – DEJT, entregando cópia à Unidade Judiciária sob correição (neste ato), Presidência do Egrégio Regional, e Secretaria de Gestão de Pessoas, para conhecimento e providências pertinentes. Firmam a presente ata a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional e a Secretária da Corregedoria Regional.

DIONE NUNES FURTADO DA SILVA

Desembargadora Corregedora Regional

NOÊMIA MARIA GOMES DE OLIVEIRA

Secretária da Corregedoria Regional

Ata Correição 39 - 2017 de 11/7/2017.