ATA DA CORREIÇÃO ORDINÃRIA REALIZADA NA 20.ª VARA DO TRABALHO DO RECIFE, EM 20 DE JUNHO DE 2017.

Aos 20 (vinte) dias do mês de junho de 2017, às 9 (nove) horas, compareceu à sede da 20.ª Vara do Trabalho do Recife, situada na Avenida Mascarenhas de Morais, 4.631 – Fórum Advogado José Barbosa de Araújo, Imbiribeira, Recife/PE, a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional do TRT da 6.ª Região, Dr.ª Dione Nunes Furtado da Silva , acompanhada pelos servidores Noêmia Maria Gomes de Oliveira (Secretária da Corregedoria), Rosanna de Freitas Monteiro (Assistente de Gabinete), Henrique Bezerra Valença (Assistente Secretário) e Roseâne Batista Leite (Assistente Administrativa ), para realizar a Correição Ordinária veiculada no Edital n.º 04/2017, disponibilizado no Diário Eletrônico do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região em 24 (vinte e quatro) de abril de 2017, considerado publicado em 25 (vinte e cinco) de abril de 2017. Referido edital se encontrava devidamente afixado no átrio da Secretaria, possibilitando sua plena divulgação e visualização pelo público local.

Presentes, nesta ocasião, o Excelentíssimo Juiz do Trabalho Titular, Dr. Alberto Carlos de Mendonça, o Excelentíssimo Juiz do Trabalho Substituto Auxiliar, Dr. Sérgio Paulo de Andrade Lima, a Diretora de Secretaria, Bela. Maria Mônica de Sá Leite, e os demais servidores ali lotados: Francine Brod Cruz de Menezes, Margarethe Barbosa da Silva, Paula Jatobá Guerra, João Robson Mendes Holanda, Marcelo Brener de Araújo Palhano, Arthur da Costa Cabral, Marcela Albuquerque de Faria Neves Araújo, Marilin da Costa Lima, Held Elbe Soares Pinto, Vladimir Martins de Araújo, e Ka li na Lúcia Costa do Nascimento Melo, além d os estagiário s de Direito Jamerson José Gomes de Brito e Guilherme Lúcio Calado da Cunha Costa . Ausente o funcionário Wagner Oliveira Lima, em razão da fruição de férias.

Com base nos dados extraídos do SIAJ, PJe, e-Gestão e Sistema de Pessoal; nas informações consolidadas pela Seção de Estatística; no exame dos procedimentos adotados na Secretaria da Vara e dos processos em tramitação, e, ainda, dos dados colhidos na inspeção judicial realizada no período de 9 a 13 de janeiro de 2017, a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional determinou o registro das informações e recomendações que seguem.

1. MAGISTRADOS:

JUIZ TITULAR/JUIZ SUBSTITUTO

PERÃODO DE ATUAÇÃO

Alberto Carlos de Mendonça (Titular)

Desde 13/1/2006

(Ato TRT GP n.º 034/2006)

Sérgio Paulo de Andrade Lima (Auxiliar)

Desde 6/4/2015
(Portaria TRT GCR nº 050/2015)

2. QUADRO ATUAL DE SERVIDORES:

NOME

CARGO

FUNÇÃO

Maria Mônica de Sá Leite

Técnica Judiciária

Diretora de Secretaria

Francine Brod Cruz de Menezes

Técnica Judiciária

Assistente de Diretor

Margarethe Barbosa da Silva

Técnica Judiciária

Assistente de Juiz

Paula Jatobá Guerra

Técnica Judiciária

Assistente de Juiz

João Robson Mendes Holanda

Técnico Judiciário

Calculista

Marcelo Brener de Araújo Palhano

Técnico Judiciário

Calculista

Marcela Albuquerque de Faria Neves Araújo

Requisitada

Secretária de Audiência

Arthur da Costa Cabral

Técnico Judiciário

Secretário de Audiência

Marilin da Costa Lima

Requisitada

Assistente

Wagner Oliveira Lima

Técnico Judiciário

Assistente

Hed Elbe Soares Pinto

Técnico Judiciário

-

Vladimir Martins de Araújo

Técnico Judiciário

-

Kalina Lúcia Costa do Nascimento Melo

Auxiliar Judiciária

-

3. Produtividade dos Juízes na Unidade:

3.1. Quantidade de Audiências, Sentenças, Conciliações e Incidentes por Juiz (a):

Atuação dos Magistrados na

20.ª VT do Recife

Audiências*

Sentenças de mérito

Conciliações

Incidentes processuais

Alberto Carlos de Mendonça

1.266

351

253

311

Sérgio Paulo de Andrade Lima

1.193

253

324

238

Ana Carolina Bulhões Calheiros

6

5

-

3

Arthur Ferreira Soares

15

4

4

1

Bruno Lima de Oliveira

-

-

-

4

Edson Luis Bryk

44

10

15

2

Eduardo Henrique Brennand Dornelas Câmara

62

-

59

-

Juliana Ranzani

-

1

-

-

Laura Cavalcanti de Morais Botelho

-

2

-

-

Marília Leal Montenegro Spinelli

17

2

5

-

Matheus de Lima Sampaio

72

18

14

5

Roberta Vance Harrop

15

4

4

1

Rodrigo de Mello

23

7

10

-

Tatyana de Siqueira Alves Pereira Rodrigues Rocha

125

24

25

8

Vanessa Zacche de Sá

-

1

-

-

Victor Majela Nabuco de Menezes

42

10

9

7

Total

2.880

692

722

580

*Exceto audiências de julgamento.

Fontes: Relatórios extraídos do e-Gestão (Audiências realizadas, Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado).

Período analisado: 1.º/5/2016 a 30/4/2017.

3.2. Prazo médio (em dias) para julgamento de mérito na unidade, da conclusão até a prolação da sentença (apenas PJe):

Atuação dos Magistrados na 20.ª VT do Recife

Prazo* médio para julgamento de sentenças de mérito

Alberto Carlos de Mendonça

34

Sérgio Paulo de Andrade Lima

28

Ana Carolina Bulhões Calheiros

37

Arthur Ferreira Soares

25

Edson Luis Bryk

121

Juliana Ranzani

2

Marília Leal Montenegro Spinelli

15

Matheus de Lima Sampaio

7

Roberta Vance Harrop

303

Rodrigo de Mello

2

Tatyana de Siqueira Alves Pereira Rodrigues

39

Victor Majela Nabuco de Menezes

9

Prazo médio para julgar na unidade

33

*Apuração leva em conta somente processos eletrônicos e não deduz os períodos de afastamento dos magistrados, tais como férias, licenças, cursos e outros, em face da falta de integração entre os sistemas de pessoal e judicial.

Fontes: Relatório extraído do e-Gestão (Prazos médios, em dias, da conclusão até a prolação de sentença por magistrado - PJe).

Período analisado: 1.º/5/2016 a 30/4/2017.

3.3. Sentenças de mérito (conhecimento) pendentes de julgamento:

Magistrados com sentenças pendentes na

20.ª VT do Recife

No prazo

Prazo vencido

Total

Alberto Carlos de Mendonça

48

-

48

Sérgio Paulo de Andrade Lima

31

-

31

Tatyana de Siqueira Alves P. R. Rocha

02

-

02

Total de sentenças pendentes na Vara

81

-

81

Fontes: Dados extraídos de “Relatórios de decisões em aberto/proferidasâ€, e PJE, em 20/6/2017, às 8h15.

3.4. Incidentes processuais pendentes de julgamento:

Magistrados com Incidentes Processuais pendentes na 20.ª VT do Recife

No prazo

Prazo vencido

Total

Alberto Carlos de Mendonça

06

-

06

Sérgio Paulo de Andrade Lima

12

-

12

Roberta Vance Harrop

-

01

01

Total de incidentes pendentes na Vara

18

01

19

Incidente com prazo vencido sob a responsabilidade da magistrada Roberta Vance Harrop: 0000850-79.2015.5.06.0020.

Fontes: Dados coletados na Secretaria da Vara e no PJe, em 20/6/2017, às 9h20.

3.5. Produtividade da Vara:

Unidade Judiciária

Quantidades

Prazo médio para julgamento (PJe)

Sentenças de mérito

Incidentes processuais

Conciliações

20.ª VT do Recife

692

580

722

33

Fontes: Relatórios extraídos do e-Gestão: Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado; Prazos Médios (em dias) da Conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe).

Período analisado: 1.º/5/2016 a 30/4/2017.

4. AUDIÊNCIAS (REALIZADAS E DESIGNADAS):

4.1. Prazos médios, em dias, até a realização das audiências (a partir do ajuizamento):

Unidade Judiciária

Inicial

Instrução

Decisão

Sumaríssimo

Ordinário

Sumaríssimo

Ordinário

Sumaríssimo

Ordinário

20.ª VT do Recife

75

280

103

545

106

563

Fonte: Dados extraídos do e-Gestão (Prazos médios – fase de conhecimento).

Período analisado: 1.º/5/2016 a 30/4/2017.

4.2. Prazos (em dias) para designação de audiências, a contar de 8/6/2017:

Unidade Judiciária

Inicial

Instrução

Sumaríssimo

Ordinário

2016

2017

2016

2017

2016

2017

20.ª VT do Recife

29

53

309

276

518

495

Fontes: Informações extraídas do PJe e da Ata de Correição realizada em 2016.

4.3. Assiduidade dos magistrados:

Segundo informado pela Diretora de Secretaria, são realizadas 5 (cinco) sessões de audiência por semana (segundas às sextas-feiras), havendo revezamento equitativo entre o Juiz Titular, Dr. Alberto Carlos de Mendonça, e o Juiz Substituto, Dr. Sérgio Paulo de Andrade Lima, com alternância no número de sessões presididas a cada semana (duas ou três vezes por semana para cada magistrado).

4.4. Quantidade de processos em pauta de audiências por semana (média):

Unidade Judiciária

Dias de audiências por semana

Total de audiências

Sumaríssimos

Iniciais

Instruções

Razões Finais

20.ª VT do Recife

5 (segundas às sextas-feiras)

15

28 a 32

17 a 25

6 a 10

Fontes: Informações extraídas do PJe, em 8/6/2017, relativas aos seguintes períodos: 20/2/2017 a 24/2/2017, 24/4/2017 a 28/4/2017, 15/5/2017 a 19/5/2017, e 26/6/2017 a 30/6/2017; e informações prestadas pela Diretora de Secretaria da Vara.

5. MOVIMENTAÇÃO PROCESSUAL:

5.1. Quantidade de ações trabalhistas ajuizadas na unidade - Físicos e PJe:

Unidade Judiciária

2015

2016

2017

(até 8/6/2017)

20.ª VT do Recife

1.686

1.683

802

Fontes: Consolidação da Estatística, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Casos Novos por Distribuição e Redistribuídos), e PJe.

5.2. Processos remanescentes (congestionamento):

Unidade Judiciária

SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2016

SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2017

Pendentes de julgamento*

Processos demais fases

Total

Pendentes de julgamento*

Processos demais fases

Total

20.ª VT do Recife

48

4.580

4.628

74

4.755

4.829

*Pendentes de julgamento: Processos com instrução encerrada, aguardando prolação de sentença.

Fontes: Consolidação da Estatística, Relatórios Gerenciais, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Processos Pendentes de Solução) e PJe.

5.3. Quantidade de processos em tramitação:

Unidade Judiciária

Processos em tramitação em 15/6/2017

Físicos

PJe

20.ª VT do Recife

1.098

3.600

Fonte: Relatório Gerencial (Processos em tramitação na Vara) e PJe-JT.

5.4. Quantidade de processos nas principais fases processuais (pendentes de solução):

Unidade Judiciária

Conhecimento

(até a prolação da sentença)

Liquidação

Execução

20.ª VT do Recife

2.281

269

831

Fonte: e-Gestão.

Período analisado: 1.º/4/2017 a 30/4/2017.

5.5. Prazos médios (em dias) nas principais fases processuais:

Unidade Judiciária

Conhecimento

(até a prolação da sentença)

Liquidação

Execução

20.ª VT do Recife

449

272

574

Fonte: e-Gestão.

Período analisado: 1.º/5/2016 a 30/4/2017.

6. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS ELETRÔNICOS EM 15/6/2017:

Agrupadores:

Tarefa

Quantidade

Processos com pedido liminar ou de antecipação de tutela não apreciado

05

Processos com Habilitações nos Autos Não Lidas 

01

Processos com petições não apreciadas

04

Mandados devolvidos pelo Oficial de Justiça

01

Processos aguardando encaminhamento do secretário de audiência (atas assinadas)

16

Fase de Conhecimento:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

Aguardando apreciação pela instância superior

229

09/03/2015

0010150-36.2013.5.06.0020

*¹ Aguardando audiência

1405

27/07/2015

0001056-30.2014.5.06.0020

*² Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos

287

05/11/2015

0001261-25.2015.5.06.0020

*³ Aguardando final do sobrestamento

12

30/08/2016

0001003-49.2014.5.06.0020

Aguardando término dos prazos

86

01/06/2017

0000660-48.2017.5.06.0020

Analisar Despacho

01

14/06/2017

0000841-49.2017.5.06.0020

* 4 * 5 Análise do Conhecimento

25

13/01/2017

0001171-80.2016.5.06.0020

(Subpasta) Certificar

02

09/06/2017

0000273-33.2017.5.06.0020

(Subpasta) Contadoria - Atualização

09

10/04/2017

0000824-47.2016.5.06.0020

Apreciar Urgentes

05

13/06/2017

0000830-20.2017.5.06.0020

Apreciar dependência

01

05/06/2017

0000783-46.2017.5.06.0020

* 6 Concluso ao magistrado

11

25/05/2017

0001804-62.2014.5.06.0020

Controle de pericia

112

04/04/2017

0000421-78.2016.5.06.0020

* 7 Cumprimento de providências

56

06/03/2017

0010327-97.2013.5.06.0020

Designar perícia

02

02/06/2017

0000932-47.2014.5.06.0020

* 8 Minutar Decisão

15

11/04/2017

0000850-79.2015.5.06.0020

* 9 Minutar expediente da secretaria

04

11/05/2017

0001674-38.2015.5.06.0020

(Subpasta) Alvará

01

14/06/2017

0000966-51.2016.5.06.0020

* 10 Minutar sentença

85

03/03/2017

0000240-77.2016.5.06.0020

* 11 Preparar comunicação

525

20/11/2015

0001439-08.2014.5.06.0020

Redistribuição

01

14/06/2017

0000707-22.2017.5.06.0020

Remeter ao 2o Grau

01

14/06/2017

0000016-76.2015.5.06.0020

OBSERVAÇÕES

*¹ Em que pese data de pendência no sistema PJ-e, a última audiência realizada data de 08/09/2016, com instrução designada para 30/01/2018.

*² Trata-se de processo cujo acordo consiste na inscrição de seu valor em recuperação judicial, tendo o ofício sido emitido desde 05/11/2015.

*³ O processo referido encontra-se sobrestado em razão da repercussão geral reconhecida no AREXT nº 791.932 (Terceirização em Call Center )

* 4 O processo referido encontra-se na subpasta “Contadoria – Revisão†, onde existem, ao todo, 05 (cinco) processos.

* 5 Inexistem processos na subpasta “Pesquisar Serproâ€.

* 6 Excepcionalmente, o referido processo encontra-se sem conclusão para despacho.

* 7 O processo referido apresenta, como último ato, na data indicada, despacho para aguardar manifestação da parte autora por 180 dias.

* 8 O processo referido encontra-se para prolatar de sentença de Embargos de Declaração.

* 9 O processo referido encontra-se na subpasta “Oficiarâ€.

* 10 O processo referido encontra-se com conclusão nominal para julgamento.

* 11 O processo referido encontra-se pendente de notificação e com instrução designada para 04/09/2017 desde 20/11/2015.

Fase de Liquidação:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

Aguardando Cumprimento de Providência - Liq

05

11/05/2017

0000132-19.2014.5.06.0020

Aguardando apreciação pela instância superior

02

24/05/2017

0010220-53.2013.5.06.0020

Aguardando audiência - Liq

02

06/06/2017

0000234-07.2015.5.06.0020

Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos

06

28/11/2016

0001252-63.2015.5.06.0020

Aguardando final do sobrestamento

01

12/05/2017

0000962-82.2014.5.06.0020

*¹ Aguardando término dos prazos

55

03/05/2017

0000471-41.2015.5.06.0020

Analisar Despacho - Liq

01

15/06/2017

0000334-93.2014.5.06.0020

*² Análise de Liquidação

157

16/01/2017

0001122-39.2016.5.06.0020

*³ Concluso ao magistrado - Liq

01

02/06/2017

0000302-88.2014.5.06.0020

Designar perícia

01

01/06/2017

0001265-28.2016.5.06.0020

Minutar Decisão - Liq

01

06/06/2017

0001490-19.2014.5.06.0020

* 4 Minutar expediente da secretaria

09

26/05/2017

0000788-05.2016.5.06.0020

(Subpasta) Alvará

02

14/06/2017

0001520-54.2014.5.06.0020

Preparar comunicação

03

08/06/2017

0001775-12.2014.5.06.0020

OBSERVAÇÃO

*¹ O processo referido encontra-se com prazo vencido desde 02/05/2017.

*² O processo referido encontra-se na subpasta “Cálculo (revisão)â€.

*³ O processo referido encontra-se sem conclusão nominal para despacho.

* 4 O processo referido encontra-se na subpasta “Oficiarâ€.

Fase de Execução:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

Aguardando apreciação pela instância superior

05

23/03/2017

0000697-46.2015.5.06.0020

Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos

08

04/11/2016

0000205-54.2015.5.06.0020

*¹ Aguardando final do sobrestamento

40

10/11/2016

0126400-31.2008.5.06.0020

*² Aguardando término dos prazos

154

20/03/2017

0000164-24.2014.5.06.0020

Analisar Decisão - Exec

01

15/06/2017

0000496-21.2014.5.06.0010

Analisar Despacho - Exec

06

15/06/2017

0001309-86.2012.5.06.0020

Analisar sentença - Exec

02

15/06/2017

0000687-65.2016.5.06.0020

*³ * 4 Análise de Execução

46

30/11/2016

0000787-08.2015.5.06.0003

(Subpasta) BACENJUD Pesquisar

03

13/06/2017

0000360-91.2014.5.06.0020

(Subpasta) Certificar

08

03/03/2017

0001287-28.2012.5.06.0020

(Subpasta) Contadoria - Informação

02

08/05/2017

0000728-03.2014.5.06.0020

(Subpasta) Contadoria - Retificação de Cálculos

01

12/12/2016

0001567-57.2016.5.06.0020

(Subpasta) DETRAN - Pesquisar

03

07/06/2017

0000319-90.2015.5.06.0020

(Subpasta) JUCEPE - Pesquisar

06

13/06/2017

0000781-47.2015.5.06.0020

* 5 (Subpasta) Marcar Praça

02

07/06/2017

0001329-38.2016.5.06.0020

(Subpasta) Pesquisar INFOJUD

03

17/05/2017

0001264-14.2014.5.06.0020

* 6 (Subpasta) Praça Marcada

02

25/04/2017

0001057-15.2014.5.06.0020

* 7 Concluso ao magistrado - Exec

04

09/06/2017

0001251-78.2015.5.06.0020

* 8 Controle de Sobrestamento-Suspensão

06

22/07/2015

0000098-44.2014.5.06.0020

Controle de pericia

02

05/06/2017

0000265-32.2012.5.06.0020

* 9 Cumprimento de providências

63

16/02/2017

0061500-15.2003.5.06.0020

Imprimir Correspondência

01

08/06/2017

0000620-66.2017.5.06.0020

Iniciar Execução

01

15/06/2017

0000849-26.2017.5.06.0020

Minutar Decisão - Exec

13

02/06/2017

0000680-73.2016.5.06.0020

* 10 Minutar expediente da secretaria

44

22/05/2017

0000861-11.2015.5.06.0020

(Subpasta) Alvará

16

05/06/2017

0000078-19.2015.5.06.0020

* 11 Minutar sentença - Exec

04

14/03/2017

0010008-32.2013.5.06.0020

Preparar comunicação

85

05/06/2017

0001376-80.2014.5.06.0020

Publicar DJe - Exec

03

15/06/2017

0001027-77.2014.5.06.0020

OBSERVAÇÕES

*¹ O processo referido encontra-se com execução suspensa por um ano, nos termos do art. 40 da Lei 6830/80.

*² O processo referido encontra-se aguardando retorno de Carta Precatória Executória.

*³ Inexistem processos nas subpastas “Pesquisar SERPRO†e “SERASAâ€.

* 4 O processo referido encontra-se na subpasta “ Contadoria – Atualização â€, tendo como último ato, na data indicada, despacho para expedição de CCT.

* 5 A data indicada refere-se à do despacho determinando designação de hasta pública.

* 6 A data indicada refere-se à do despacho para designação de hasta pública, com publicação do edital em 06/06/2017 e leilões marcados para das datas 03/07/2017 e 24/07/2017.

* 7 O processo referido encontra-se com certidão da contadoria datada de 09/06/2017, mas sem conclusão para despacho.

* 8 O processo referido encontra-se com despacho, na data indicada, para suspensão da execução por 01 (um) ano.

* 9 O processo referido encontra-se aguardando julgamento de Embargos de Terceiros.

* 10 O processo referido encontra-se na subpasta “Oficiarâ€.

* 11 O processo referido encontra-se com a devida conclusão para julgamento nominal ao magistrado, na data indicada.

7. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS FÃSICOS EM 20/6/2017

NATUREZA

QUANTIDADE

DATA MAIS

ANTIGA

PROCESSO

Cargas

Advogados

18

25/4/2017

0000602-89.2010.5.06.0020

Perito

12

18/10/2016 *1

0000647-88.2013.5.06.0020

Terceiros

6

17/3/2017

0058500-94.2009.5.06.0020

Petições a juntar aos autos

35

19/6/2017

0000423-87.2012.5.06.0020

Processos conclusos para despacho

-

-

-

Consultas convênios a realizar (BACEN/JUCEPE/INFOJUD/DETRAN)

07

12/6/2017

0000845-28.2013.5.06.0020

Praças a marcar

-

-

-

Processos no setor de cálculos

84

13/1/2017

0000323-69.2011.5.06.0020

Processos para serem remetidos ao TRT

02

23/3/2017

0095900-79.2008.5.06.0020

*1 Em face das condições de saúde da perita e da data de designação da próxima audiência, o juízo autorizou a devolução posterior dos autos, não se configurando inércia da Secretaria.

*Em relação às certidões a serem expedidas, não existem pendências.

*No tocante aos ofícios, o mais antigo data de 23/5/2017 (processo n.º 0001026-63.2012.5.06.0020).

*Quanto aos alvarás, o mais antigo data de 10/2/2017 (processo n.º 0001814-14.2011.5.06.0020).

*No pertinente às praças a realizar, o despacho mais antigo data de 11/1/2017, com publicação do edital em 6/6/2017, e leilões para os dias 3 e 24/7/17 (processo n.º 9671600-55.2002.5.06.0020).

* No que diz respeito aos mandados, o mais antigo data de 19/6/2017 (processo n.º 0001098-50.2012.5.06.0020).

*No que diz respeito às notificações, a mais antiga data de 14/6/2017 (processo n.º 0001665-81.2012.5.06.0020).

*Em relação aos processos digitalizados (CLE), verificou-se a conversão de 231 (duzentos e trinta e um) feitos, sendo 73 (setenta e três) em 2015, 145 (cento e quarenta e cinco) em 2016 e 13 (treze) em 2017.

Fonte: Informações colhidas na Secretaria da Vara do Trabalho e no SIAJ.

8. METAS FIXADAS PELO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA:

Em conformidade com os dados fornecidos pelo Núcleo de Estatística e Pesquisa do Egrégio Regional, eis os resultados das Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ para o ano de 2016:

Meta 1 CNJ - 2016 : – Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuídos no ano corrente.

Unidades Judiciárias

Recebidos

Resolvidos

Resultado

20.ª VT do Recife

1.595

1.682

105,45%

Total da 6ª Região

107.816

111.793

103,69%

Meta 2 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, pelo menos, 90% dos processos distribuídos até 31/12/2014.

Unidade Judiciária

Distribuídos em 2014

Distribuídos em 2014

e julgados até 31/12/16

Pendentes de julga-

mento até 31/12/16

Resultado

20.ª VT do Recife

1.723

1.370

353

88%

Total da 6ª Regiãoa

62.261

59.947

2.314

107%

Meta 3 CNJ - 2016 : – Aumentar o índice de conciliação na fase de conhecimento, em relação à média do biênio 2013/2014, em 2 pontos percentuais.

Unidade Judiciária

Solucionados

Conciliados

Média biênio

(2013/2014)

Resultado

20.ª VT do Recife

1.682

687

37,40%

40,84%

Total da 6ª Região

111.793

44.400

40,83%

39,72 %

Meta 4 CNJ - 2016 : – Dar prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, não se destinando portanto à esta Justiça Especializada.

Meta 5 CNJ - 2016 : – B aixar em 2016, quantidade maior de processos de execução do que o total de casos novos de execução no ano corrente.

Unidade

Judiciária

Casos novos

de execução

Baixados

Entraram

na meta

Saíram

da meta

Resultado

20.ª VT do Recife

387

732

0

0

189,64%

Total da 6ª Região

38.526

37.091

0

0

96,50%

Meta 6 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, as ações coletivas distribuídas, até 31.12.2013 no 1.º grau e até 31.12.2014, no 2.º grau.

A 20.ª Vara do Trabalho do Recife contava com duas ações coletivas ainda em tramitação em 31/12/2016, ou seja, os processos de números 0001325-06.2013.5.06.0020 (julgado em 7/3/2017) e 0001372-77.2013.5.06.0020 (julgado em 30/1/2017), de acordo com os relatórios fornecidos pelo Setor de Estatística deste Tribunal.

Meta 7 CNJ - 2016 : – Identificar e reduzir em 2% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior.

Unidade

Judiciária

Pendentes em

31/12/15

Quantidades de

Processos dos dez

maiores litigantes

distribuídos na ins-

tância no mês de

referência

Quantidades de

Processos dos dez

maiores litigantes

julgados na ins-

tância no mês de

referência

Pendentes em

31/12/16

Resultado

20.ª VT do Recife

352

785

1.137

0

100%

Total da 6ª Região

8.284

7.949

9.373

6.860

118,34%

O Conselho Nacional de Justiça divulgou no final do 10.º Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, as metas nacionais para 2017, quais sejam:

Meta 1 - Os tribunais mantiveram o compromisso de julgar, ao longo de 2017, mais processos do que os novos que chegarem aos tribunais (Meta 1). Assim como em 2016, o compromisso deverá ser cumprido por tribunais de todos os segmentos de Justiça.

Meta 2 - O compromisso com o julgamento dos processos mais antigos, alvo da Meta 2, foi renovado para 2017 e deverá ser cumprido por tribunais de todos os ramos do Judiciário. O detalhamento desta e das outras metas definidas, com percentuais e períodos de distribuição dos processos que deverão ser julgados, estarão num glossário que será divulgado futuramente pelo CNJ.

Meta 3 - A Justiça Federal e a Justiça do Trabalho também renovaram o compromisso com a Meta 3, que busca aumentar o número de casos solucionados por meio da conciliação, em relação a períodos anteriores. 

Meta 4 - Fixada pela primeira vez em 2013, a Meta 4, que dá prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, deverá ser cumprida novamente em 2017 pela Justiça Estadual, pela Justiça Federal, pela Justiça Militar da União e dos Estados e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). 

Meta 5 - Impulso aos processos de execução, que será perseguida no ano que vem pelos tribunais da Justiça Estadual, Federal e do Trabalho.

Meta 6 - P rioriza o julgamento de ações coletivas, que impactam na vida de um grupo maior de pessoas. 

Meta 7 – Prioriza o julgamento de processos dos maiores litigantes e dos recursos repetitivos, tem por objetivo enfrentar demandas de massa que chegam ao Judiciário.

Meta 8 – Destinada a ações de fortalecimento da rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres, uma das prioridades da atual gestão do CNJ.

9. ITENS DE EXAME E REGISTRO OBRIGATÓRIOS (Art. 26 da Consolidação dos Provimentos da CGJT):

Com base nos autos e sistemas analisados, verificou-se que o Juízo:

- registra no sistema informatizado os atos processuais relevantes;

- emite, atualmente, de forma explícita e circunstanciada, pronunciamento acerca da admissibilidade dos recursos, a exemplo dos processos n.ºs 0000959-30.2014.5.06.0020 e 0000522-52.2015.5.06.0020;

- ordena, de ofício ou a requerimento da parte , a liberação do depósito recursal, após a transferência do valor para depósito judicial, nos casos em que, após a liquidação, seja apurado crédito de valor inequivocamente superior ao depositado, conforme verificado, respectivamente, nos processos n.ºs 0010287-18.2013.5.06.0020 e 0010287-18.2013.5.06.0020;

- exaure as iniciativas do juízo objetivando tornar exitosa a execução. No entanto, constatou-se o cumprimento parcial do procedimento estabelecido pela Corregedoria-Geral, no que diz respeito à juntada das cópias da decisão exequenda e da decisão homologatória da conta de liquidação, relativas à emissão da Certidão de Crédito Trabalhista, em contrariedade ao artigo 88 da Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral, como se observa no processo n.º 0167000-02.2005.5.06.0020. Emite a Certidão de Arquivamento Provisório, prevista no art. 77 da referida Consolidação, conforme observado no processo n.º 0086900-21.2009.5.06.0020;

- faz uso regular das ferramentas eletrônicas: Bacenjud, Detran, Renajud, Jucepe, Infojud e Serpro, consoante observado nos processos n.ºs 0000888-91.2015.5.06.0020, 0000503-12.2016.5.06.0020, 0253200-75.2006.5.06.0020, 0000326-48.2016.5.06.0020, 0001159-37.2014.5.06.0020, 0000274-52.2016.5.06.0020, 0001355-41.2013.5.06.0020, 0221500-81.2006.5.06.0020, 0000561-20.2013.5.06.0020, 0001264-14.2014.5.06.0020. De acordo com o Relatório sobre Ordens Judiciais, foram realizados, no período de janeiro de 2016 a abril de 2017, 1.561 (um mil quinhentos e sessenta e um) bloqueios, 979 (novecentos e setenta e nove) desbloqueios e 556 (quinhentas e cinquenta e seis) transferências. No mês de abril de 2017, constavam 113 (cento e treze) bloqueios pendentes de providências;

- inclui, na pauta, processos na fase de execução para tentativa de conciliação (sendo informada uma média de 24 feitos no período de 1.º/5/2016 a 30/4/2017), e, ainda, na Semana Nacional de Conciliação; e

- determina a citação dos sócios, nos casos de desconsideração da personalidade jurídica da empresa executada, com a devida inclusão dos seus nomes no sistema, no polo passivo da demanda, conforme visto nos processos n.ºs 0001488-49.2014.5.06.0020 e 0000177-86.2015.5.06.0020.

Quanto aos demais aspectos (assiduidade dos magistrados, pauta de audiências e principais prazos) encontram-se registrados nos itens 4 e 5.

10. OBSERVAÇÕES/PENDÊNCIAS REFERENTES À SECRETARIA:

- Na análise, por amostragem, nas carteiras que integram a Secretaria da Vara, verificou-se satisfatória organização e cumprimento das normas procedimentais a serem seguidas pelas unidades judiciárias de primeira instância, no entanto, impõe-se maior controle em relação a cargas dos autos. Em relação aos processos digitais, constatou-se bom controle da tramitação dos feitos, conforme quadro do item 6 elaborado em 9/6/2017, inclusive em relação à utilização da ferramenta “agrupadoresâ€. Na inspeção realizada pelo juízo de primeiro grau, no período de 9 a 13 de janeiro de 2017, registraram-se, dentre outros dados, no tocante aos processos físicos: a) 8 (oito) processos fora de pauta, porque sobrestados, aguardando decisão do STF; b) inexistência de processos indevidamente guardados nas gavetas de prazos; c) regularidade na juntada de petições e documentos; d) inexistência de processos desaparecidos ou pendentes de restauração; e) ausência de cartas precatórias pendentes de devolução; e f) impulso aos processos sem tramitação há mais de 60 dias, restando apenas 23 (vinte e três) relativos a cartas de sentença pendentes de anexação ou outros casos de ajustes no SIAJ. No tocante aos processos eletrônicos, constatou-se a regularidade dos feitos nas tarefas disponíveis nas fases de conhecimento, liquidação e execução;

- Existem 136 (cento e trinta e seis) CTPS’s sob custódia da Secretaria da Vara, e, desse total, por amostragem, 95 (noventa e cinco) dizem respeito a processos arquivados ou em via de arquivamento (0065600-03.2009.5.06.0020, 0095500-02.2007.5.06.0020, 0001155-97.2014.5.06.0020, 0001171-90.2010.5.06.0020, 0001307-14.2015.5.06.0020, 0047600-43.1995.5.06.0020, 0020700-81.1999.5.06.0020, 0125600-23.1996.5.06.0020, 0089200-53.2009.5.06.0020, 0100900-07.2001.5.06.0020, 0102400-84.1996.5.06.0020, 0106600-85.2006.5.06.0020, 0107500-68.2006.5.06.0020, 0110200-03.1995.5.06.0020, 0114200-12.1996.5.06.0020, 0115600-07.2009.5.06.0020, 00116000-46.1994.5.06.0020, 00117600-19.2005.5.06.0020, 0001196-06.2010.5.06.0020, 0116700-80.1998.5.06.0020, 0122700-04.1995.5.06.0020, 0122700-04.1995.5.06.0020, 0127300-87.2003.5.06.0020, 0128400-24.1996.5.06.0020, 0129900-18.2002.5.06.0020, 0129900-18.2002.5.06.0020, 0130200-53.1997.5.06.0020, 0001345-02.2010.5.060020, 0135200-19.2006.5.06.0020, 0001383-09.2013.5.06.0020, 0138900-81.1998.5.06.0020, 0145500-79.2002.5.06.0020, 0147400-24.2007.5.06.0020, 0148400-74.1998.5.06.0020, 0150900-79.1999.5.06.0020, 0153900-29.1995.5.06.0020, 0155300-92.2006.5.06.0020, 0159400-22.2008.5.06.0020, 0161500-13.2009.5.06.0020, 0162400-40.2002.5.06.0020, 0167800-74.1998.5.06.0020, 0169100-37.1999.5.06.0020, 0176400-50.1999.5.06.0020, 0177500-40.1999.5.06.0020, 0180400-25.2001.5.06.0020, 0181400-94.2000.5.06.0020, 0191900-59.1999.5.06.0020, 0202200-07.2004.5.06.0020, 0202500-18.1994.5.06.0020, 0245800-10.2006.5.06.0020, 4002200-35.1995.5.06.0020, 7000100-17.1999.5.06.0020, 0087100-19.1995.5.06.0020, 0000854-92.2010.5.06.0020, 0084100-20.2009.5.06.0020, 0083600-90.2005.5.06.0020, 0082900-66.1995.5.06.0020, 0081700-09.2004.5.06.0020, 0080000-13.1995.5.06.0020, 0000792-47.2013.5.06.0020, 0067300-87.2004.5.06.0020, 0062200-20.2005.5.06.0020, 0059300-69.2002.5.06.0020, 0059100-18.2009.5.06.0020, 0058000-62.2008.5.06.0020, 0056100-93.1998.5.06.0020, 0055700-35.2005.5.06.0020, 0000548-55.2012.5.06.0020, 0053200-88.2008.5.06.0020, 0052800-84.2002.5.06.0020, 0052200-92.2004.5.06.0020, 0050200-17.2007.5.06.0020, 0049200-65.1996.5.06.0020, 0045800-38.1999.5.06.0020, 0043800-89.2004.5.06.0020, 0041800-34.1995.5.06.0020, 0038200-14.2009.5.06.0020, 0037400-64.2001.5.06.0020, 0031200-65.2006.5.06.0020, 0000305-48.2011.5.06.0020, 0000301-45.2010.5.06.0020, 0000299-70.2013.5.06.0020, 0029800-02.1995.5.06.0020, 0000293-34.2011.5.06.0020, 0000276-61.2012.5.06.0020, 9188400-84.2003.5.06.0020, 0024500-59.1995.5.06.0020, 0022200-90.1996.5.06.0020, 0017300-98.1995.5.06.0020, 0016700-96.2003.5.06.0020, 0015000-27.1999.5.06.0020, 0009800-92.2006.5.06.0020, 0001200-19.2005.5.06.0020 e 0000900-72.1996.5.06.0020. Indagada acerca das medidas adotadas para a diminuição do passivo desses documentos, a Diretora da Secretaria esclareceu que procede à intimação do advogado pelo sistema, e posteriormente, a notificação postal ao reclamante, e, por fim, pelo oficial de justiça, adotando, ainda, várias medidas na tentativa de localização do autor;

- Os Assistentes de Juiz elaboram minutas de sentenças de mérito e de incidentes processuais, como embargos declaratórios, embargos à execução, embargos de terceiros, e antecipação de tutela;

- O Juízo prolata , eventualmente, sentenças líquidas nos processos que tramitam no rito sumaríssimo;

- Conforme relatórios fornecidos pela Seção de Gestão Negocial dos Sistemas do PJE e do e-Gestão, vinculada à Secretaria da Presidência deste Tribunal, há necessidade da Secretaria da Vara proceder, o mais breve possível, a registros no PJE, de modo a regularizar a estatí s tica da unidade, no tocante aos seguintes itens:

a) Recolhimento das custas processuais : 0001369-88.2014.5.06.0020, 0000314-34.2016.5.06.0020, 0000965-42.2011.5.06.0020, 0001357-79.2011.5.06.0020, 0000320-12.2014.5.06.0020, 0010011-84.2013.5.06.0020, 0001348-78.2015.5.06.0020, 0000293-29.2014.5.06.0020, 0001230-68.2016.5.06.0020, 0000376-11.2015.5.06.0020, 0001804-67.2011.5.06.0020, 0000567-56.2015.5.06.0020, 0000426-03.2016.5.06.0020, 0001341-28.2011.5.06.0020, 0010002-25.2013.5.06.0020, 0001133-39.2014.5.06.0020, 0000661-67.2016.5.06.0020, 0001575-05.2014.5.06.0020, e 0001010-07.2015.5.06.0020;

b) Encerramento da execução : 00010088-93.2013.5.06.0020, 0000182-45.2014.5.06.0020, 0010196-25.2013.5.06.0020, 0000688-21.2014.5.06.0020, 0000121-87.2014.5.06.0020, 0000028-27.2014.5.06.0020, 0000097-59.2014.5.06.0020, 0000096-74.2014.5.06.0020, 0000289-89.2014.5.06.0020, 0001369-88.2014.5.06.0020, 0001369-88.2014.5.06.0020, 0001369-88.2014.5.06.0020, 0010110-54.2013.5.06.0020, 0000113-13.2014.5.06.0020, 0000246-55.2014.5.06.0020, 0000542-77.2014.5.06.0020, 0000931-62.2014.5.06.0020, 0000189-37.2014.5.06.0020, 0000298-51.2014.5.06.0020, 0000856-23.2014.5.06.0020, 0000539-25.2014.5.06.0020, 0000682-14.2014.5.06.0020, 0001309-18.2014.5.06.0020, 0000148-36.2015.5.06.0020, 0010332-22.2013.5.06.0020, 0010052-51.2013.5.06.0020, 0001682-49.2014.5.06.0020, 0000401-58.2014.5.06.0020, 0001301-41.2014.5.06.0020, 0001502-33.2014.5.06.0020, 0010031-75.2013.5.06.0020, 0001293-35.2012.5.06.0020, 0000327-67.2015.5.06.0020, 0000865-48.2015.5.06.0020, 0000079-04.2015.5.06.0020, 0000760-08.2014.5.06.0020, 0010308-91.2013.5.06.0020, 0010183-26.2013.5.06.0020, 0001308-33.2014.5.06.0020, 0001707-28.2015.5.06.0020, 0000012-39.2015.5.06.0020, 0122800-65.2009.5.06.0020, 0010275-04.2013.5.06.0020, 0010142-59.2013.5.06.0020, 0219700-38.1994.5.06.0020, 0000081-08.2014.5.06.0020, 0000082-56.2015.5.06.0020, 0000494-55.2013.5.06.0020, 0000355-69.2014.5.06.0020, 0010218-83.2013.5.06.0020, 0001045-98.2014.5.06.0020, 0001366-93.2015.5.06.0022, 0000100-14.2014.5.06.0020, 0000718-22.2015.5.06.0020, 0000038-71.2014.5.06.0020, 0010126-08.2013.5.06.0020, 9777000-58.2002.5.06.0020, 0001156-82.2014.5.06.0020, 0203900-18.2004.5.06.0020 e 0000801-72.2014.5.06.0020. Deve-se verificar a fase em que o processo se encontra, e caso se localize em arquivo definitivo, observar o seguinte procedimento: - desarquivar; - para prosseguir na execução; - análise de execução; - conclusão para sentença; - elaborar minuta de sentença de encerramento da execução; - assinatura do magistrado; - arquivar. Convém que, antes de arquivar novamente o feito, seja expedida certidão da Secretaria, esclarecendo que a referida movimentação se justificou para regularização da estatística.

c ) Julgamento de embargos de declaração (decisão já proferida) : 0000850-79.2015.5.06.0020. Observar o seguinte procedimento: - verificar a fase do processo, para manter a ordem cronológica quando do seu retorno àquela fase; - conclusão para decisão dos embargos de declaração; - encerrar a conclusão; - certificar que a movimentação decorreu da necessidade de regularização da estatística.

- Em relação ao lapso temporal anteriormente correicionado, observou-se: a) redução do quantitativo de novas ações em 3 (três) processos; b) acréscimo na produtividade da Vara, vez que prolatadas a mais 180 (cento e oitenta) sentenças e 123 (cento e vinte e três) decisões de incidentes processuais, e realizadas a mais 173 (cento e setenta e três) conciliações; c) aumento do prazo médio para julgamento em 15 (quinze) dias; d) redução do prazo médio, no ano de 2016, no rito sumaríssimo, para realização das audiências iniciais em 1(um) dia, da instrução em 8 (oito) dias, e da decisão em 5 (cinco) dias, bem assim para decisão no ordinário em 10 (dez) dias, porém houve aumento do prazo, no rito ordinário, na inicial em 8 (oito) dias e da instrução em 4 (quatro) dias, ressaltando-se que se aguardava mais de 1 (um) ano para realização da audiência de instrução; e) redução do prazo médio para realização, em junho de 2017, das audiências iniciais no rito ordinário em 33 (trinta e três) dias, e na instrução em 23 (vinte e três) dias, e acréscimo da inicial do sumaríssimo em 24 (vinte e quatro) dias; f) aumento do prazo médio na fase de conhecimento em 29 (vinte e nove) dias, e redução na liquidação em 104 (cento e quatro) dias, e na execução em 305 (trezentos e cinco) dias; g) redução na quantidade de processos na fase de conhecimento em 46 (quarenta e seis), e aumento na liquidação em 102 (cento e dois) e na execução em 66 (sessenta e seis); e h) acréscimo do saldo remanescente em 201 (duzentos e um) processos; e

- Atingimento das Metas 1, 3, 5, e 7 estabelecidas pelo CNJ para o ano de 2016, o que revela o esforço de todos para alcançar esses objetivos, e, ainda, uma melhora significativa em relação ao ano de 2015, pois a Vara não tinha alcançado, naquele exercício, as Metas 1, 2 e 7.

11. PEDIDOS DE PROVIDÊNCIAS E RECLAMAÇÕES CORREICIONAIS :

No tocante ao período de 1.º de janeiro de 2016 até a presente data, houve a formalização de apenas uma reclamação correicional de número 0000065-12.2017.5.06.0000 (indeferida liminarmente e arquivada).

12. RECOMENDAÇÕES:

- Prolatar a magistrada Roberta Vance Harrop, prioritariamente e no menor espaço de tempo possível, a decisão com prazo vencido, conforme relação especificada no item 3.4, devendo, sempre, atentar ao prescrito no ATO n.º 1/CGJT, de 10 de fevereiro de 2017, haja vista o controle exercido por esta Corregedoria Regional a evitar que decisões não ultrapassem a tolerância admitida pela citada norma. D everá a Secretaria da Corregedoria Regional encaminhar a referida juíza para que tome ciência;

- Empreender esforços com o objetivo de reduzir os prazos médios de audiências no rito sumaríssimo, estabelecendo como meta o prazo máximo de 15 (quinze) dias, conforme determina o inciso III do art. 852-B da CLT. Nos processos de rito ordinário, observar “o prazo médio de duração do processo – fase de conhecimento – de até 200 (duzentos) dias, atentando-se ao limite legal para publicação de sentença†– Resolução Administrativa TRT n.º 03/2015, artigo 14, § 2.º (Provimento TRT-CRT n.º 03/2010);

- Fomentar a inclusão de processos de execução na pauta de audiências para tentativa de conciliação, consoante disposto no art. 76, II, da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho: “ promover a realização semanal de audiências de conciliação em processos na fase de execução, independentemente de requerimento das partes, selecionando-se aqueles com maior possibilidade de êxito na composição â€.

- Observar regular e integralmente as normas procedimentais prescritas pela Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho para a fase de execução - vide artigo e 88 da Consolidação de Provimentos 2016 da CGJT.

- Proferir, sempre que possível, sentenças líquidas, em especial no tocante aos processos que seguem o rito sumaríssimo;

- Continuar a verificação periódica, no Sistema BacenJud, quanto à existência de alguma ordem judicial “pendente de providênciaâ€, ou mesmo “não lidaâ€, adotando-se a medida cabível, seja de transferência dos valores bloqueados para contas judiciais (para posterior liberação aos exequentes) ou desbloqueios daquelas importâncias que não interessem à execução – Consolidação de Provimentos da CGJT, Art. 99;

- Perseverar nas diligências no sentido de devolver às partes os documentos de identificação profissional (CTPSs), especialmente aqueles que se refiram a processos arquivados ou em vias de arquivamento;

- Providenciar, o mais breve possível, a remessa do processo n.º 0095900-79.2008.5.06.0020 à segunda instância, vez que pendente desde 23/3/2017;

- Enfatizar, entre os usuários (servidores e magistrados) da Vara, a importância da correta inserção de dados no PJE, pois eles são extraídos, através das remessas, transformados e gravados, e essas informações alimentam o e-Gestão, gerando os relatórios gerenciais e a estatística oficial da Justiça do Trabalho;

- Continuar a realizar a análise periódica da ferramenta “agrupadoresâ€, a fim de evitar a permanência de processos em tarefas já superadas. Os processos devem ser retirados de tal lista assim que realizado o ato respectivo;

- Proceder à “conclusão ao magistradoâ€, especificando o tipo (sentenças, decisões ou despachos), sem necessidade de despacho para tal finalidade, pela importância desse dado para a estatística deste Regional, e, ainda, com a cautela necessária, em face da impossibilidade de cancelamento da “conclusão†em relação às sentenças, o que enseja, em caso de equívoco do servidor, a necessidade de o magistrado proceder à “conversão do julgamento em diligência†para que se possa realizar nova conclusão. Deve, ainda, ser selecionado o magistrado em tempo real, com a devida gravação no sistema, a fim de que seja contabilizado o prazo para prolação da decisão corretamente, e, no caso da sentença, tão logo encerrada a instrução. Em relação às decisões de antecipação de tutela, também proceder à imediata conclusão com a especificação do magistrado, de modo a possibilitar o controle do prazo e garantir a veracidade dos dados estatísticos. No tocante aos embargos de declaração, havendo necessidade de intimar a parte contrária, proceder à conclusão para julgamento tão logo encerrado o prazo, também sem necessidade de despacho, por se tratar de ato ordinário da secretaria. Tratando-se de juiz substituto da reserva técnica, persistir na imediata conclusão no sistema, com informação de tal fato, por e-mail funcional, ao magistrado, inclusive porque possui acesso restrito à unidade na qual atua;

- Efetivar a conclusão para julgamento dos embargos de declaração ao magistrado que se encontrar em exercício na Vara, quando aquele que prolatou a sentença embargada se encontrar afastado por mais de 30 dias, em conformidade com o art. 8.º, § 3.º, do Provimento n.º 03/2015 desta Corregedoria Regional;

- Cumprir as diligências determinadas pelo Tribunal, em grau de recurso, em prazo razoável, bem assim a proceder o correto cadastramento das partes quando do envio dos recursos ao Tribunal, inclusive em relação ao recurso ordinário em rito sumaríssimo, de modo a evitar equívoco quando da distribuição da classe processual na segunda instância;

- P roceder aos registros relativos ao encerramento das fases de execução e do julgamento de embargos de declaração nos processos especificados no item 10;

- Registrar, no sistema PJE, o recolhimento das custas, emolumentos, contribuição previdenciária e imposto de renda. Ressalte-se que, após as orientações sobre a necessidade de tal anotação, o Setor de Estatística do Tribunal constatou acréscimo considerável no registro de tais arrecadações, conforme quadro demonstrativo entre os meses de janeiro a março de 2016 e janeiro a março de 2017, numa variação de 115,94% no tocante às custas processuais, de 498,05% em relação aos emolumentos, de 71,16% no pertinente às contribuições previdenciárias, de 32,62% no que diz respeito ao imposto de renda, e de 283,18% quanto às multas aplicadas pelos órgãos de fiscalização das relações de trabalho; e

- Estimular, entre os servidores, práticas de sustentabilidade, racionalização e consumo consciente de materiais e serviços de responsabilidade socioambiental, visando ao uso sustentável dos recursos naturais e dos bens públicos, bem como ao aperfeiçoamento contínuo da qualidade do gasto público realizado pelo Tribunal, a teor da Resolução n.º 201 do CNJ de 3/3/2015.

13. BOAS PRÃTICAS RELATADAS PELO JUÃZO:

Noticiou a Diretora de Secretaria que as boas práticas, relacionadas na ata de correição de 2016, continuam sendo desempenhadas nesta unidade judiciária, motivo pelo qual procede à sua renovação:

- Intimação à s partes , por seu patrono, para receber em crédito, e, quando não comparece m , notifica m -se novamente pelos Correios, independentemente de novo despacho, inclusive com a opção de indicação da conta para fins de transferência;

- Força de alvará no Termo de Conciliação em relação ao depósito judicial, FGTS e seguro desemprego, contendo, também, a determinação de arquivamento quando for integralmente adimplido;

- Especificação dos cálculos da parcela previdenciária no termo de conciliação;

- Adoção de despacho sequenciado na execução, evitando-se a conclusão dos autos ao gabinete;

 - Consultas on line dos andamentos das cartas precatórias, evitando-se, assim, o envio de ofícios às varas deprecadas;

- Consultas ao site da CELPE, sistema SERPRO, TRE e INFOJUD, e, ainda, pelo facebook, com as cautelas devidas, a fim de localizar as partes no processo para pagamento de créditos, bem como a utilização de e-mail;

- Pesquisa de processos em execução pendentes de pagamento quando da existência de saldo sobejante, com a utilização dos sistemas BNDT e  Relatórios Gerenciais;

- Inclusão de alerta nos processos que têm CTPS/Mídias depositadas na Secretaria;

- Notificações a peritos com a utilização de e-mail, telefone, para acompanhamento processual e informações; e

- Juntada apenas dos resultados positivos das consultas ao Bacenjud, evitando perda de tempo com a juntada também das respostas sem bloqueio.

14. SOLICITAÇÕES DO JUÃZO:

- Melhorar a limpeza, por ser uma servente insuficiente para cuidar de 4 (quatro) Varas com os respectivos banheiros 8 (oito);

- Envidar esforços para que as substituições voltem a ser remuneradas;

- Integrar o PJe-JT com os Correios (notificação eletrônica), Receita Federal, Banco Central, Cartórios e Detran;

- Designar magistrado para auxiliar nos trabalhos quando das férias dos juízes lotados na Vara, a fim de evitar adiamentos nas audiências já designadas;

- Disponibilizar a opção de cancelamento de certos expedientes, no PJe-JT, ao Diretor de Vara, uma vez que para o simples cancelamento de uma notificação, por exemplo, apenas o Juiz pode fazê-lo;

- Criar a opção "petição apreciada" no "Bob Esponja" ou em "Conclusão" para retirar o destaque da petição apreciada, sendo desnecessário desmarcá-la no agrupador;

- No sistema AUD, na janela de CONCILIAÇÃO, incluir a opção de registrar não apenas o valor do acordo e quantidade de parcelas referentes ao crédito do autor, mas também os valores acordados para pagamentos de honorários advocatícios e periciais;

- Incluir número do ID do documento quando a visualização dele for feita clicando no "Bob Esponja" de cada anexo na coluna DOCUMENTOS - ANEXOS, facilitando, assim, a visualização da informação sem precisar fazer o download de todo o processo ; e

- Na reforma do prédio, priorizar a acessibilidade dos deficientes físicos, com instalação de rampas em todas as Varas, bem assim o ajuste dos mobiliários da sala de audiência.

Encerrados os trabalhos, a Excelentíssima Corregedora Regional, Desembargadora Dione Nunes Furtado da Silva, agradeceu a fraternal acolhida e a colaboração prestada pelos Excelentíssimos Juízes Titular e Substituto e pelos servidores da Vara, determinando que, lavrada e assinada, fosse disponibilizada esta ata na página da Corregedoria, no sítio deste Regional ( www.trt6.jus.br ), além de publicada, em sua íntegra, no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho – DEJT, entregando cópia à Unidade Judiciária sob correição (neste ato), Presidência do Egrégio Regional, Secretaria Administrativa, Secretária de Tecnologia de Informação, e Secretaria de Gestão de Pessoas, para conhecimento e providências pertinentes. Firmam a presente ata a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional e a Secretária da Corregedoria Regional.

DIONE NUNES FURTADO DA SILVA

Desembargadora Corregedora Regional

NOÊMIA MARIA GOMES DE OLIVEIRA

Secretária da Corregedoria Regional

Ata Correição 37 - 2017 de 20/6/2017