ATA DA CORREIÇÃO ORDINÃRIA REALIZADA NA VARA DO TRABALHO DE ARARIPINA, EM 13 DE JUNHO DE 2017.
Aos 13 (treze) dias do mês de junho de 2017, à s 9 (nove) horas, compareceu à sede da Vara do Trabalho de Araripina, situada na Rua Ana Ramos Lacerda, s/n.º, Centro, Araripina/PE, a ExcelentÃssima Desembargadora Corregedora Regional do TRT da 6.ª Região, Dr.ª Dione Nunes Furtado da Silva, acompanhada pelos servidores Noêmia Maria Gomes de Oliveira (Secretária da Corregedoria), Vânia Rodrigues de Santana Cunha (Assessora de Gabinete), Rosanna de Freitas Monteiro (Assistente de Gabinete), Henrique Bezerra Valença (Assistente Secretário) e PatrÃcia Arrais de Sá (Assistente de Gabinete) para realizar a Correição Ordinária veiculada no Edital n.º 04/2017, disponibilizado no Diário Eletrônico do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região em 24 (vinte e quatro) de abril de 2017, considerado publicado em 25 (vinte e cinco) de abril de 2017. Referido edital se encontrava devidamente afixado no átrio da Secretaria, possibilitando sua plena divulgação e visualização pelo público local.
Presentes a ExcelentÃssima JuÃza Titular, Dra. Carla JanaÃna Moura Lacerda, o Diretor de Secretaria, Bel. Ranilson Máximo Lacerda, e os demais servidores ali lotados: José Ernandes de Carvalho, Antônio Wilkem Ferreira Mudo, Igor Salomão Fontenele Sousa, Erick de Souza Leonel, Marcos Guilherme Gonçalves da Silva, Francisco Herbert Carlos Pereira, LuÃs Eric Borges Silva, Geraldo Martins Barbosa Filho, Breno Rafael Xavier Leite Rubim, e Maria Neuma Gomes Solidonio.
Com base nos dados extraÃdos do SIAJ, PJe, e-Gestão e Sistema de Pessoal; nas informações consolidadas pela Seção de EstatÃstica; no exame dos procedimentos adotados na Secretaria da Vara e dos processos em tramitação, e, ainda, dos dados colhidos na inspeção judicial realizada no perÃodo de 9 a 13 de janeiro de 2017, a ExcelentÃssima Desembargadora Corregedora Regional determinou o registro das informações e recomendações que seguem.
1. MAGISTRADA:
JUÃZA TITULAR |
PERÃODO DE ATUAÇÃO |
Carla JanaÃna Moura Lacerda (Titular) |
Desde 6/6/2009 (Ato TRT- GP n.º 350/2009) |
2. QUADRO ATUAL DE SERVIDORES LOTADOS NA VARA:
NOME |
CARGO |
FUNÇÃO |
Ranilson Máximo Lacerda |
Técnico Judiciário |
Diretor de Secretaria |
José Ernandes de Carvalho |
Técnico Judiciário |
Assistente de Diretor |
Antônio Wilkem Ferreira Mudo |
Técnico Judiciário |
Assistente de Juiz |
Igor Salomão Fontenele Sousa |
Técnico Judiciário |
Assistente de Juiz |
Erick de Souza Leonel |
Requisitado |
Calculista |
Marcos Guilherme Gonçalves da Silva |
Analista Judiciário |
Calculista |
Francisco Herbert Carlos Pereira |
Requisitado |
Secretário de Audiência |
Luis Eric Borges Silva |
Requisitado |
Secretário de Audiência |
Geraldo Martins Barbosa Filho |
Requisitado |
Assistente |
Maria Neuma Gomes Solidônio |
Analista Judiciária |
Oficiala de Justiça |
Breno Rafael Xavier Leite Rubim |
Analista Judiciário |
- |
3. Produtividade dos JuÃzes na Unidade:
3.1. Quantidade de Audiências, Sentenças, Conciliações e Incidentes por Juiz (a):
Atuação dos Magistrados na VT de Araripina |
Audiências* |
Sentenças de mérito |
Conciliações |
Incidentes processuais |
Carla JanaÃna Moura Lacerda |
1.761 |
430 |
727 |
241 |
Maria Odete Freire de Araújo |
211 |
37 |
44 |
16 |
Matheus de Lima Sampaio |
178 |
31 |
71 |
44 |
Rodrigo de Mello |
37 |
5 |
16 |
- |
Total |
2.187 |
503 |
858 |
301 |
*Exceto audiências de julgamento.
Fontes: Relatórios extraÃdos do e-Gestão (Audiências realizadas, Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado).
PerÃodo analisado: 1.º/5/2016 a 30/4/2017.
3.2. Prazo médio (em dias) para julgamento de mérito na unidade, da conclusão até a prolação da sentença (apenas PJe):
Atuação dos Magistrados na VT de Araripina |
Prazo* médio para julgamento de sentenças de mérito |
Carla JanaÃna Moura Lacerda |
39 |
Maria Odete Freire de Araújo |
2 |
Matheus de Lima Sampaio |
2 |
Rodrigo de Mello |
1 |
Prazo médio para julgar na unidade |
34 |
*Apuração leva em conta somente processos eletrônicos e não deduz os perÃodos de afastamento dos magistrados, tais como férias, licenças, cursos e outros, em face da falta de integração entre os sistemas de pessoal e judicial.
Fontes: Relatório extraÃdo do e-Gestão (Prazos Médios, em dias, da conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado - PJe).
PerÃodo analisado: 1.º/5/2016 a 30/4/2017.
3.3. Sentenças de mérito (conhecimento) pendentes de julgamento:
Magistrados com sentenças pendentes na VT de Araripina |
No prazo |
Prazo vencido |
Total |
Carla JanaÃna Moura Lacerda |
31 |
4 |
35 |
Total de sentenças pendentes na Vara |
31 |
4 |
35 |
Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade da magistrada Carla JanaÃna Moura Lacerda: 0000762-62.2015.5.06.0401, 0000412-40.2016.5.06.0401, 0000863-02.2015.5.06.0401 e 0000425-05.2017.5.06.0401.
Fontes: Dados extraÃdos de “Relatório de decisões em aberto/proferidas†e PJe, em 13/6/2017, à s 10h40.
3.4. Incidentes processuais pendentes de julgamento:
Magistrados com Incidentes Processuais pendentes na VT de Araripina |
No prazo |
Prazo vencido |
Total |
Carla JanaÃna Moura Lacerda |
1 |
- |
1 |
Total de incidentes pendentes na Vara |
1 |
- |
1 |
Fontes: Dados coletados na Secretaria da Vara e no PJe, em 13/6/2017, Ã s 10h.
3.5. Produtividade da Vara:
Unidade Judiciária |
Quantidades |
Prazo médio para julgamento (PJe) | ||
Sentenças de mérito |
Incidentes processuais |
Conciliações | ||
VT de Araripina |
503 |
301 |
858 |
34 |
Fontes: Relatórios extraÃdos do e-Gestão: Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado; e Prazos Médios (em dias) da Conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe).
PerÃodo analisado: 1.º/5/2016 a 30/4/2017.
4. AUDIÊNCIAS (REALIZADAS E DESIGNADAS):
4.1. Prazos médios, em dias, até a realização das audiências (a partir do ajuizamento):
Unidade Judiciária |
Inicial |
Instrução |
Decisão | |||
SumarÃssimo |
Ordinário |
SumarÃssimo |
Ordinário |
SumarÃssimo |
Ordinário | |
VT de Araripina |
32 |
43 |
36 |
106 |
43 |
117 |
Fonte: Dados extraÃdos do e-Gestão (Prazos médios – fase de conhecimento).
PerÃodo analisado: 1.º/5/2016 a 30/4/2017.
4.2. Prazos (em dias) para designação de audiências, a contar de 5/6/2017:
Unidade Judiciária |
Inicial |
Instrução | ||||
SumarÃssimo |
Ordinário | |||||
2016 |
2017 |
2016 |
2017 |
2016 |
2017 | |
VT de Araripina |
21 |
37 |
42 |
29 |
155 |
106 |
Fontes: Informações extraÃdas do PJe e da Ata de Correição realizada em 2016.
4.3. Assiduidade da magistrada:
Segundo informações prestadas pelo Diretor de Secretaria, a JuÃza Titular, Dra. Carla JanaÃna Moura Lacerda, comparece à Vara do Trabalho todos os dias da semana. As sessões de audiência ocorrem, geralmente, à s terças e quartas-feiras, podendo haver audiência também à s quintas-feiras, dependendo da quantidade de ações ajuizadas no mês.
4.4. Quantidade de processos em pauta de audiências por semana (média):
Unidade Judiciária |
Dias de audiências por semana |
Total de audiências | |||
SumarÃssimos |
Iniciais |
Instruções |
Razões Finais | ||
VT de Araripina |
2 ou 3 (terças e quartas-feiras ou segundas às quartas-feiras) |
12 |
21 a 40 |
9 |
2 a 4 |
Fontes: Informações extraÃdas do PJe, em 5/6/2017, relativas aos seguintes perÃodos: 20/2/2017 a 24/2/2017, 24/4/2017 a 28/4/2017, 15/5/2017 a 19/5/2017, e 26/6/2017 a 30/6/2017; e informações prestadas pelo Diretor de Secretaria da Vara.
5. MOVIMENTAÇÃO PROCESSUAL:
5.1. Quantidade de ações trabalhistas ajuizadas na unidade - FÃsicos e PJe:
Unidade Judiciária |
2015 |
2016 |
2017 (até 4/6/2017) |
VT de Araripina |
1.393 |
1.393 |
760 |
Fontes: Consolidação da EstatÃstica, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Casos Novos por Distribuição e RedistribuÃdos), e PJe.
5.2. Processos remanescentes (congestionamento):
Unidade Judiciária |
SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2016 |
SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2017 | ||||
Pendentes de julgamento* |
Processos demais fases |
Total |
Pendentes de julgamento* |
Processos demais fases |
Total | |
VT de Araripina |
65 |
1.731 |
1.796 |
70 |
1.953 |
2.023 |
*Pendentes de julgamento: Processos com instrução encerrada, aguardando prolação de sentença.
Fontes: Consolidação da EstatÃstica, Relatórios Gerenciais, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Processos Pendentes de Solução) e PJe.
5.3. Quantidade de processos em tramitação:
Unidade Judiciária |
Processos em tramitação em 5/6/2017 | |
FÃsicos |
PJe | |
VT de Araripina |
226 |
1.738 |
Fonte: Relatório Gerencial (Processos em tramitação na Vara) e PJe-JT.
5.4. Quantidade de processos nas principais fases processuais (pendentes de solução):
Unidade Judiciária |
Conhecimento (até a prolação da sentença) |
Liquidação |
Execução |
VT de Araripina |
352 |
7 |
563 |
Fontes: e-Gestão
PerÃodo analisado: 1.º/4/2017 a 30/4/2017.
5.5. Prazos médios (em dias) nas principais fases processuais:
Unidade Judiciária |
Conhecimento (até a prolação da sentença) |
Liquidação |
Execução |
VT de Araripina |
102 |
117 |
641 |
Fonte: e-Gestão.
PerÃodo analisado: 1.º/5/2016 a 30/4/2017.
6. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS ELETRÔNICOS EM 9/6/2017:
Agrupadores:
Tarefa |
Quantidade |
Processos com pedido de segredo de justiça não apreciado |
01 |
Processos com pedido de sigilo nos documentos não apreciado |
01 |
Processos com Petições Avulsas |
07 |
Processos com Habilitações nos Autos Não Lidas |
24 |
Processos com pedido liminar ou de antecipação de tutela não apreciado |
01 |
Processos com petições não apreciadas |
10 |
Mandados devolvidos pelo Oficial de Justiça |
02 |
Processos aguardando encaminhamento do secretário de audiência (atas assinadas) |
28 |
Fase de Conhecimento:
Tarefa |
Quantidade |
Data |
Processo |
Aguardando apreciação pela instância superior Parte superior do formulário Parte inferior do formulário |
236 |
18/04/2015 |
|
*¹ Aguardando audiência |
259 |
16/06/2016 |
|
*² Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos |
351 |
08/04/2016 |
|
*³ Aguardando final do sobrestamento |
63 |
01/06/2016 |
|
* 4 Aguardando término dos prazos |
114 |
03/05/2017 |
|
Analisar Despacho |
01 |
08/06/2017 |
|
Analisar expediente da secretaria |
16 |
08/06/2017 |
|
Analisar sentença |
06 |
09/06/2017 |
|
* 5 * 6 Análise do Conhecimento |
169 |
06/04/2017 |
|
(Subpasta) BACENJUDs pendentes |
03 |
04/06/2017 |
|
(Subpasta) Cálculos - atualização |
15 |
29/05/2017 |
|
(Subpasta) Emitir alvará de FGTS / seguro desemprego |
02 |
30/05/2017 |
|
(Subpasta) Emitir alvará de pagamento / transferência - CEF |
11 |
19/05/2017 |
|
(Subpasta) Emitir certidão de crédito ou de habilitação de crédito |
03 |
31/05/2017 |
|
(Subpasta) Emitir alvará de parcelas acessórias |
08 |
23/05/2017 |
|
(Subpasta) Secretaria informar pendências |
11 |
17/05/2017 |
|
Imprimir Correspondência |
05 |
09/06/2017 |
|
Minutar expediente da secretaria |
50 |
24/04/2017 |
|
* 7 Minutar sentença |
43 |
28/11/2016 |
|
Prazos vencidos |
14 |
09/06/2017 |
|
Preparar ato de comunicação |
01 |
08/06/2017 |
|
Preparar comunicação |
23 |
26/05/2017 |
|
Publicar DJE |
02 |
08/06/2017 |
|
Recebimento de instância superior |
02 |
09/06/2017 |
|
Triagem Inicial |
02 |
09/06/2017 |
|
OBSERVAÇÕES | |||
*¹ Em que pese data de pendência constante do PJ-e, a última audiência realizada data de 16/05/2017 com próxima audiência para encerramento da instrução designada para 19/07/2017. *² O processo referido encontra-se com trigésima e última parcela de acordo para 20/09/2018. *³ O processo referido encontra-se com execução suspensa por 01 (um) ano, nos termos do Art. 40, da Lei 6.830/80. * 4 O processo referido encontra-se pendente de remessa ao TRT (Id e797f63), tendo a ciência do autor para contrarrazoar ocorrido em 24/04/2017, com esgotamento do prazo em 02/05/2017. * 5 Inexistem processos nas subpastas “ARISP / SerasaJud pendentesâ€, “Emitir OfÃcioâ€, “RENAJUDs pendentes†e “Secretaria certificarâ€. * 6 O processo referido encontra-se na subpasta “Cálculos - liquidação ou adequação a acórdãoâ€, onde existem 12 (doze) processos. * 7 O processo referido encontra-se, na data indicada, com a devida conclusão nominal ao magistrado para julgamento. |
Fase de Liquidação:
Tarefa |
Quantidade |
Data |
Processo |
Aguardando Cumprimento de Providência - Liq |
02 |
24/04/2017 |
|
Aguardando término dos prazos |
01 |
01/06/2017 |
|
Analisar Decisão - Liq |
01 |
08/06/2017 |
|
OBSERVAÇÃO | |||
*¹ O processo referido encontra-se na subpasta “Setor de cálculosâ€. |
Fase de Execução:
Tarefa |
Quantidade |
Data |
Processo |
Aguardando apreciação pela instância superior |
03 |
08/02/2017 |
|
Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos |
13 |
13/10/2016 |
|
*¹ Aguardando final do sobrestamento |
158 |
05/04/2016 |
|
*² Aguardando término dos prazos |
43 |
03/05/2017 |
|
*³ * 4 Análise de Execução |
74 |
23/10/2016 |
|
(Subpasta) ARISP / SerasaJud pendentes |
41 |
02/06/2017 |
|
(Subpasta) BACENJUDs pendentes |
30 |
13/04/2017 |
|
(Subpasta) Cálculos - liquidação ou adequação a acórdão |
03 |
27/03/2017 |
|
* 5 (Subpasta) Emitir Edital de Praça |
01 |
08/06/2017 |
|
(Subpasta) Emitir alvará de parcelas acessórias |
02 |
29/05/2017 |
|
(Subpasta) Emitir certidão de crédito ou de habilitação de crédito |
02 |
02/06/2017 |
|
(Subpasta) JUCEPE/SERPRO - Solicitar |
01 |
31/05/2017 |
|
(Subpasta) Secretaria certificar |
01 |
08/06/2017 |
|
(Subpasta) Secretaria informar pendências |
01 |
03/06/2017 |
|
Imprimir Correspondência |
02 |
05/06/2017 |
|
Minutar expediente da secretaria |
21 |
24/05/2017 |
|
Preparar ato de comunicação |
06 |
08/06/2017 |
|
Preparar comunicação |
26 |
26/05/2017 |
|
OBSERVAÇÕES | |||
*¹ O processo referido encontra-se com execução suspensa por 01 (um) ano, nos termos do Art. 40, da Lei 6.830/80. *² O processo referido encontra-se com ciência (citação) para manifestação em 15 dias ocorrida em 11/05/2017. *³ Inexistem processos nas subpastas “Emitir OfÃcio†e “RENAJUDs pendentes†* 4 O processo referido encontra-se com parcelamento do débito, nos termos do art. 916 do NCPC, a partir da data indicada. * 5 A data indicada refere-se à do despacho determinando designação de hasta pública. |
7. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS FÃSICOS EM 13/6/2017
NATUREZA |
QUANTIDADE |
DATA MAIS ANTIGA |
PROCESSO | |
Cargas |
Advogados |
- |
- |
- |
Perito |
- |
- |
- | |
Terceiros |
- |
- |
- | |
Petições a juntar aos autos |
- |
- |
- | |
Processos conclusos para despacho |
- |
- |
- | |
Consultas convênios a realizar (BACEN/JUCEPE/INFOJUD/DETRAN) |
01 |
09/06/2017 |
0000436-73.2013.5.06.0401 | |
Praças a marcar |
- |
- |
- | |
Processos no setor de cálculos |
02 |
29/05/2017 |
0001360-21.2012.5.06.0401 | |
Processos para serem remetidos ao TRT |
- |
- |
- |
*Em relação às certidões a serem expedidas, a mais antiga data de 07/06/2017 (processo n.º 0000484-32.2013.5.06.0401).
*No tocante aos ofÃcios, não existem pendências.
*Quanto aos alvarás, o mais antigo data de 07/06/2017 (processo n.º 0000851-56.2013.5.06.0401).
*No pertinente às praças a realizar, o despacho mais antigo data de 07/04/2017, com leilão para 12/07/2017 (processo n.º 0000286-29.2012.5.06.0401).
* No que diz respeito aos mandados, o mais antigo data de 12/06/2017 (processo n.º 0000486-70.2011.5.06.0401).
*No que diz respeito às notificações, a mais antiga data de 12/06/2017 (processo n.º 0000744-08.2011.5.06.0401).
*Em relação aos processos digitalizados (CLE), verificou-se a conversão de 03 (três) feitos no ano de 2017.
Fonte: Informações colhidas na Secretaria da VT, e no SIAJ.
8. METAS FIXADAS PELO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA:
Em conformidade com os dados fornecidos pelo Núcleo de EstatÃstica e Pesquisa do Egrégio Regional, eis os resultados das Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ para o ano de 2016:
Meta 1 CNJ - 2016 : – Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuÃdos no ano corrente.
Unidades Judiciárias |
Recebidos |
Resolvidos |
Resultado |
VT de Araripina |
1.391 |
1.526 |
109,71% |
Total da 6ª Região |
107.816 |
111.793 |
103,69% |
Meta 2 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, pelo menos, 90% dos processos distribuÃdos até 31/12/2014.
Unidade Judiciária |
DistribuÃdos em 2014 |
DistribuÃdos em 2014 e julgados até 31/12/16 |
Pendentes de julga- mento até 31/12/16 |
Resultado |
VT de Araripina |
158 |
158 |
0 |
111% |
Total da 6ª Regiãoa |
62.261 |
59.947 |
2.314 |
107% |
Meta 3 CNJ - 2016 : – Aumentar o Ãndice de conciliação na fase de conhecimento, em relação à média do biênio 2013/2014, em 2 pontos percentuais.
Unidade Judiciária |
Solucionados |
Conciliados |
Média biênio (2013/2014) |
Resultado |
VT de Araripina |
1.526 |
747 |
48,62% |
48,95% |
Total da 6ª Região |
111.793 |
44.400 |
40,83% |
39,72 % |
Meta 4 CNJ - 2016 : – Dar prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, não se destinando portanto à esta Justiça Especializada.
Meta 5 CNJ - 2016 : – B aixar em 2016, quantidade maior de processos de execução do que o total de casos novos de execução no ano corrente.
Unidade Judiciária |
Casos novos de execução |
Baixados |
Entraram na meta |
SaÃram da meta |
Resultado |
VT de Araripina |
251 |
269 |
0 |
0 |
107,17% |
Total da 6ª Região |
38.526 |
37.091 |
0 |
0 |
96,50% |
Meta 6 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, as ações coletivas distribuÃdas, até 31.12.2013 no 1.º grau e até 31.12.2014, no 2.º grau.
A Vara do Trabalho de Araripina não conta com ação coletiva ainda em tramitação, de acordo com os relatórios fornecidos pelo Setor de EstatÃstica deste Tribunal.
Meta 7 CNJ - 2016 : – Identificar e reduzir em 2% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior.
Unidade Judiciária |
Pendentes em 31/12/15 |
Quantidades de Processos dos dez maiores litigantes distribuÃdos na ins- tância no mês de referência |
Quantidades de Processos dos dez maiores litigantes julgados na ins- tância no mês de referência |
Pendentes em 31/12/16 |
Resultado |
VT de Araripina |
74 |
45 |
86 |
33 |
219,76% |
Total da 6ª Região |
8.284 |
7.949 |
9.373 |
6.860 |
118,34% |
O Conselho Nacional de Justiça divulgou no final do 10.º Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em BrasÃlia, as metas nacionais para 2017, quais sejam:
Meta 1 - Os tribunais mantiveram o compromisso de julgar, ao longo de 2017, mais processos do que os novos que chegarem aos tribunais (Meta 1). Assim como em 2016, o compromisso deverá ser cumprido por tribunais de todos os segmentos de Justiça.
Meta 2 - O compromisso com o julgamento dos processos mais antigos, alvo da Meta 2, foi renovado para 2017 e deverá ser cumprido por tribunais de todos os ramos do Judiciário. O detalhamento desta e das outras metas definidas, com percentuais e perÃodos de distribuição dos processos que deverão ser julgados, estarão num glossário que será divulgado futuramente pelo CNJ.
Meta 3 - A Justiça Federal e a Justiça do Trabalho também renovaram o compromisso com a Meta 3, que busca aumentar o número de casos solucionados por meio da conciliação, em relação a perÃodos anteriores.Â
Meta 4 - Fixada pela primeira vez em 2013, a Meta 4, que dá prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, deverá ser cumprida novamente em 2017 pela Justiça Estadual, pela Justiça Federal, pela Justiça Militar da União e dos Estados e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).Â
Meta 5 - Impulso aos processos de execução, que será perseguida no ano que vem pelos tribunais da Justiça Estadual, Federal e do Trabalho.
Meta 6 - P rioriza o julgamento de ações coletivas, que impactam na vida de um grupo maior de pessoas.Â
Meta 7 – Prioriza o julgamento de processos dos maiores litigantes e dos recursos repetitivos, tem por objetivo enfrentar demandas de massa que chegam ao Judiciário.
Meta 8 – Destinada a ações de fortalecimento da rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres, uma das prioridades da atual gestão do CNJ.
9. ITENS DE EXAME E REGISTRO OBRIGATÓRIOS (Art. 26 da Consolidação dos Provimentos da CGJT):
Com base nos autos e sistemas analisados, verificou-se que o JuÃzo:
- registra no sistema informatizado os atos processuais relevantes;
- emite, de forma explÃcita e circunstanciada, pronunciamento acerca da admissibilidade dos recursos, a exemplo dos processos n.ºs 0000300-71.2016.5.06.0401, 0000140-12.2017.5.06.0401 e 0000734-60.2016.5.06.0401 ;
- ordena, de ofÃcio , a liberação do depósito recursal, nos casos em que, após a liquidação, seja apurado crédito de valor inequivocamente superior ao depositado, procedendo, entretanto, para conferir maior celeridade e controle ao procedimento, à conversão do mencionado depósito em judicial, para imediata e posterior liberação dos valores pertinentes, conforme verificado nos processos n.ºs 0000316-59.2015.5.06.0401, 0000859-62.2015.5.06.0401 e 00010509-70.2014.5.06.0401;
- exaure as iniciativas do juÃzo para tornar exitosa a execução, observando o estabelecido pela Corregedoria-Geral, no tocante aos requisitos para a emissão da Certidão de Crédito Trabalhista, nos moldes do artigo 88 da Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral, como constatado nos processos n.ºs 0001376-09.2011.5.06.0401 e 0000112-49.2014.5.06.0401, bem assim emite a Certidão de Arquivamento Provisório, prevista no art. 77 do referido Provimento, conforme se observa dos processos n.ºs 0016500-42.2005.5.06.0401 e 0014500-35.2006.5.06.0401;
- faz uso regular das ferramentas eletrônicas: Bacenjud, Detran, Renajud, Jucepe, Infojud e Serpro, consoante observado nos processos n.ºs 0000308-48.2016.5.06.0401, 0000251-64.2015.5.06.0401, 0000111-93.2016.5.06.0401, 0001174-56.2016.5.06.0401, 0001042-96.2016.5.06.0401, 0000871-42.2016.5.06.0401, 0000050-72.2015.5.06.0401 e 0001182-33.2016.5.06.0401. De acordo com o Relatório sobre Ordens Judiciais, foram realizados, no perÃodo de janeiro de 2016 a abril de 2017, 1.625 (um mil seiscentos e vinte e cinco) bloqueios, 1.190 (um mil cento e noventa) desbloqueios e 414 (quatrocentos e quatorze) transferências. No mês de abril de 2017, constavam 97 (noventa e sete) bloqueios pendentes de providências;
- inclui, na pauta, processos na fase de execução para tentativa de conciliação, sendo informado uma média de 72 (setenta e dois) feitos no perÃodo de 1.º/5/2016 a 30/4/2017; e
- determina a citação dos sócios, nos casos de desconsideração da personalidade jurÃdica da empresa executada, com a devida inclusão dos seus nomes no sistema, no polo passivo da demanda, conforme visto nos processos n.ºs 0000040-28.2015.5.06.0401, 0000486-70.2011.5.06.0401 e 0001151-47.2015.5.06.0401.
Quanto aos demais aspectos (assiduidade dos magistrados, pauta de audiências e principais prazos) encontram-se registrados nos itens 4 e 5.
10. OBSERVAÇÕES/PENDÊNCIAS REFERENTES À SECRETARIA:
- Na análise, por amostragem, nas carteiras que integram a Secretaria da Vara, verificou-se ótima organização e cumprimento das normas procedimentais a serem seguidas pelas unidades judiciárias de primeira instância. Em relação aos processos digitais, constatou-se também excelente controle da tramitação dos feitos, conforme quadro do item 6 elaborado em 9/6/2017, inclusive em relação à utilização da ferramenta “agrupadoresâ€. Na inspeção realizada pelo juÃzo de primeiro grau, no perÃodo de 9 a 13 de janeiro de 2017, registraram-se dentre outros dados: a) ausência de pendências com cargas vencidas e de despachos a serem cumpridos; b) regularização de v à cios, quanto aos processos fÃsicos, relativos a erros na numeração das folhas, falta de assinatura do servidor em atos processuais e da oposição de carimbo “em branco†no verso das folhas; c) verificação de alguns processos com localização diversa da constante no SIAJ, razão pela qual determinada, naquela oportunidade, a devida correção; d) constatação da realização de audiência de tentativa de conciliação nos processos de execução; e) inexistência de autos desaparecidos ou de petições; e f) inclusão de inadimplentes no BNDT;
- Existem 6 (seis) CTPS’s sob custódia da Secretaria da Vara, e, desse total, apenas 1 (uma) diz respeito a processo arquivado ( 0000311-71.2014.5.06.0401 ) . Indagado acerca das medidas adotadas para a diminuição do passivo desses documentos, o Diretor da Secretaria esclareceu que remete notificação postal ao reclamante, e, frustrada tal medida, intima por oficial de justiça, e, ao final, procede à divulgação pela rádio local;
- U tilização do programa de cálculos “JURISCALCâ€, desenvolvido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 8.ª Região/PA e preconizado pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ e pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho – CSJT, para fins de liquidação de sentenças;
- Prolação de sentenças lÃquidas, pela JuÃza Titular, em ambos os ritos processuais. Quando há necessidade de liquidação posterior (no caso de sentenças proferidas por juÃzes substitutos que atuam na unidade), a liquidação é feita diretamente pela Contadoria Oficial, sem a notificação prévia das partes para apresentar cálculos, abrindo-se o prazo para os litigantes se manifestarem sobre a conta homologada pelo JuÃzo, na fase de execução, após a garantia do juÃzo, na forma do disposto no art. 884 da CLT;
- Em relação ao lapso temporal anteriormente correicionado, observou-se: a) manutenção do quantitativo de novas ações; b) acréscimo na produtividade da Vara, vez que prolatadas a mais 140 (cento e quarenta) sentenças e 108 (cento e oito) decisões de incidentes processuais, e realizadas a mais 342 (trezentos e quarenta e duas) conciliações; c) redução do prazo médio para julgamento em 1(um) dia; d) aumento do prazo médio, no ano de 2016, para realização das audiências iniciais (sumarÃssimo em 1 dia, e ordinário em 9 dias), e, no rito ordinário, na instrução em 27 dias e na decisão em 26 dias, porém houve redução do prazo, no rito sumarÃssimo, na instrução em 17 dias e na decisão em 11 dias; e) redução do prazo médio para realização, em junho de 2017, das audiências iniciais no rito ordinário em 13 dias, e na instrução em 49 dias, e acréscimo da inicial do sumarÃssimo em 16 dias; f) aumento do prazo médio na fase de conhecimento em 17 dias, na liquidação em 9 dias, e na execução em 251 dias; g) redução na quantidade de processos na fase de conhecimento em 185 (cento e oitenta e cinco), e na liquidação em 2 (dois), com aumento na execução em 121 (cento e vinte e um); e h) acréscimo do saldo remanescente em 227 (duzentos e vinte e sete) processos; e
- Atingimento das Metas 1, 2, 5, 6 e 7 estabelecidas pelo CNJ para o ano de 2016, o que revela o esforço de todos para alcançar esses objetivos.
11. PEDIDOS DE PROVIDÊNCIAS E RECLAMAÇÕES CORREICIONAIS :
No tocante ao perÃodo de 1.º de janeiro de 2016 até a presente data, houve a formalização de apenas 1 (um) pedido de providência de número 0000062-91.2016.5.06.0000 (indeferido liminarmente e arquivado).
12. RECOMENDAÇÕES:
- Prolatar a magistrada Carla JanaÃna Moura Lacerda, prioritariamente e no menor espaço de tempo possÃvel, as sentenças com prazo vencido, conforme relação especificada no item 3.3, devendo, sempre, atentar ao prescrito no ATO n.º 1/CGJT, de 10 de fevereiro de 2017, haja vista o controle exercido por esta Corregedoria Regional a evitar que decisões não ultrapassem a tolerância admitida pela citada norma ;
- Continuar a empreender esforços com o objetivo de reduzir os prazos médios de audiências no rito sumarÃssimo, estabelecendo como meta o prazo máximo de 15 (quinze) dias, conforme determina o inciso III do art. 852-B da CLT;
- Perseverar na inclusão de processos de execução na pauta de audiências para tentativa de conciliação, consoante disposto no art. 76, II, da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho: “ promover a realização semanal de audiências de conciliação em processos na fase de execução, independentemente de requerimento das partes, selecionando-se aqueles com maior possibilidade de êxito na composição â€.
- Continuar a verificação periódica, no Sistema BacenJud, quanto à existência de alguma ordem judicial “pendente de providênciaâ€, ou mesmo “não lidaâ€, adotando-se a medida cabÃvel, seja de transferência dos valores bloqueados para contas judiciais (para posterior liberação aos exequentes) ou desbloqueios daquelas importâncias que não interessem à execução – Consolidação de Provimentos da CGJT, Art. 99;
- Enfatizar, entre os usuários (servidores e magistrados) da Vara, a importância da correta inserção de dados no PJE, pois eles são extraÃdos, através das remessas, transformados e gravados, e essas informações alimentam o e-Gestão, gerando os relatórios gerenciais e a estatÃstica oficial da Justiça do Trabalho;
- Continuar a realizar a análise periódica da ferramenta “agrupadoresâ€, a fim de evitar a permanência de processos em tarefas já superadas. Os processos devem ser retirados de tal lista assim que realizado o ato respectivo;
- Persistir no correto procedimento de “conclusão ao magistradoâ€, especificando o tipo (sentenças, decisões ou despachos), sem necessidade de despacho para tal finalidade, pela importância desse dado para a estatÃstica deste Regional, e, ainda, com a cautela necessária, em face da impossibilidade de cancelamento da “conclusão†em relação à s sentenças, o que enseja, em caso de equÃvoco do servidor, a necessidade de o magistrado proceder à “conversão do julgamento em diligência†para que se possa realizar nova conclusão. Deve, ainda, ser selecionado o magistrado em tempo real, com a devida gravação no sistema, a fim de que seja contabilizado o prazo para prolação da decisão corretamente, e, no caso da sentença, tão logo encerrada a instrução. Também continuar, em relação à s decisões de antecipação de tutela, a proceder a imediata conclusão com a especificação do magistrado, de modo a possibilitar o controle do prazo e garantir a veracidade dos dados estatÃsticos. No tocante aos embargos de declaração, havendo necessidade de intimar a parte contrária, proceder à conclusão para julgamento tão logo encerrado o prazo, também sem necessidade de despacho, por se tratar de ato ordinário da secretaria. Tratando-se de juiz substituto da reserva técnica, persistir na imediata conclusão no sistema, com informação de tal fato, por e-mail funcional, ao magistrado, inclusive porque possui acesso restrito à unidade na qual atua;
- Efetivar a conclusão para julgamento dos embargos de declaração ao magistrado que se encontrar em exercÃcio na Vara, quando aquele que prolatou a sentença embargada se encontrar afastado por mais de 30 dias, em conformidade com o art. 8.º, § 3.º, do Provimento n.º 03/2015 desta Corregedoria Regional;
- Continuar a cumprir as diligências determinadas pelo Tribunal, em grau de recurso, em prazo razoável, bem assim a proceder o correto cadastramento das partes quando do envio dos recursos ao Tribunal, inclusive em relação ao recurso ordinário em rito sumarÃssimo, de modo a evitar equÃvoco quando da distribuição da classe processual na segunda instância;
- Verificar o acervo relativo aos processos pendentes de baixa, conforme orientações divulgadas por e-mail e repassadas a essa unidade pelos membros do Comitê do PJE e e-Gestão;
- Registrar, no sistema PJE, o recolhimento das custas, emolumentos, contribuição previdenciária e imposto de renda, escolhendo a tarefa “Análise de Conhecimentoâ€, e optando pelo item “Cumprimento de acordo ou pagamentosâ€. Ressalte-se que, após as orientações sobre a necessidade de tal anotação, o Setor de EstatÃstica do Tribunal constatou acréscimo considerável no registro de tais arrecadações, conforme quadro demonstrativo entre os meses de janeiro a março de 2016 e janeiro a março de 2017, numa variação de 115,94% no tocante à s custas processuais, de 498,05% em relação aos emolumentos, de 71,16% no pertinente à s contribuições previdenciárias, de 32,62% no que diz respeito ao imposto de renda, e de 283,18% quanto à s multas aplicadas pelos órgãos de fiscalização das relações de trabalho; e
- Estimular, entre os servidores, práticas de sustentabilidade, racionalização e consumo consciente de materiais e serviços de responsabilidade socioambiental, visando ao uso sustentável dos recursos naturais e dos bens públicos, bem como ao aperfeiçoamento contÃnuo da qualidade do gasto público realizado pelo Tribunal, a teor da Resolução n.º 201 do CNJ de 3/3/2015.
13. BOAS PRÃTICAS RELATADAS PELO JUÃZO:
Noticiou o Diretor de Secretaria que as boas práticas, relacionadas na ata de correição de 2016, continuam sendo desempenhadas nesta unidade judiciária, motivo pelo qual procede à sua renovação:
- Disponibilização de sala no prédio da Vara para perÃcias médicas, quando o expert não dispõe de consultório na cidade;
- Atualizações de cálculos trabalhistas, além dos calculistas, por quatro outros servidores;
- Prolação de sentenças lÃquidas em ambos os ritos, e, quando proferidas de forma ilÃquida, determina-se a apuração do crédito diretamente pela Contadoria da Vara, dispensando-se a notificação à s partes para apresentar e/ou contestar cálculos de liquidação, visando maior celeridade processual;
- Elaboração, pelos assistentes de juiz, de minutas de despachos e de sentenças de incidentes processuais, como embargos declaratórios, embargos à execução, embargos de terceiros, exceção de pré-executividade e antecipação de tutela, inclusive quanto aos cálculos relativos aos embargos à execução;
- Intimação aos beneficiários para recebimento de alvarás, sem necessidade de agendamento (faculta-se a indicação de conta para transferência do crédito);
- Controle de prazo rigorosamente em dia;
- Caixa de sugestões e de reclamações disponÃvel ao público e advogados;
- Remoção de bens penhorados para depósito da Vara; e
- Exaustivo incentivo à conciliação, principalmente na fase de conhecimento.
Acrescenta, ainda, como novos procedimentos:
a) certificação dos peritos do seu encargo por e-mail ou WhatsApp, acarretando celeridade e economia do material de expediente;
b) ausência de designação de perito contábil, vez que os cálculos são elaborados exclusivamente pelos servidores da Vara;
c) desconsideração da personalidade jurÃdica de ofÃcio, quando constatadas as circunstâncias para tal;
d) formalização de conciliações sem necessidade de inclusão de pauta ou agendamento;
e) força de intimação ou ofÃcio aos despachos, evitando a elaboração de notificação pelo setor especÃfico;
f) entrega de CTPS por oficial de justiça, quando frustrada a notificação postal; e
g) divulgação, por anúncio nas rádios locais, para recebimento de crédito ou documentos.
14. SOLICITAÇÕES DO JUÃZO:
- Lotação, na Vara, de mais 1 (um) Oficial de Justiça, de 1 (um) servidor do quadro da área de segurança , e mais 1(um) servidor (em face da aposentadoria de Idelsuite Peixoto Furtado) ;
- Disponibilização de segurança armada, ou, ao menos, a manutenção de dois auxiliares de portaria;
- Instalação de câmeras de vigilância e aumento no tamanho dos muros ;
- Pós-graduação on line para os servidores, ou convênio com instituições de ensino da região;
- Convênio da Unimed com hospitais e clÃnicas do municÃpio;
- Maior participação dos setores médico e odontológico do TRT na Vara;
- Retorno da prestação dos serviços de manutenção por empresa terceirizada da região ;
- Acréscimo do quantitativo de funcionários terceirizados no setor de limpeza, de modo a manter o quadro de 2015, ou seja, quatro ; e
- Disponibilização ou contratação de profissionais do municÃpio para desenvolver trabalho de ginástica laboral entre os servidores da Vara .
Encerrados os trabalhos, a ExcelentÃssima Corregedora Regional, Desembargadora Dione Nunes Furtado da Silva, agradeceu a fraternal acolhida e a colaboração prestada pela ExcelentÃssima JuÃza Titular e pelos servidores da Vara, determinando que, lavrada e assinada, fosse disponibilizada esta ata na página da Corregedoria, no sÃtio deste Regional ( www.trt6.jus.br ), além de publicada, em sua Ãntegra, no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho – DEJT, entregando cópia à Unidade Judiciária sob correição (neste ato), Presidência do Egrégio Regional, Secretaria Administrativa, Secretaria de Gestão de Pessoas, e Serviço de Saúde, para conhecimento e providências pertinentes. Firmam a presente ata a ExcelentÃssima Desembargadora Corregedora Regional e a Secretária da Corregedoria Regional.
DIONE NUNES FURTADO DA SILVA
Desembargadora Corregedora Regional
NOÊMIA MARIA GOMES DE OLIVEIRA
Secretária da Corregedoria Regional
Ata Correição 36 - 2017 de 13/6/2017