ATA DA CORREIÇÃO ORDINÃRIA REALIZADA NA VARA DO TRABALHO DE ARARIPINA, EM 13 DE JUNHO DE 2017.

Aos 13 (treze) dias do mês de junho de 2017, às 9 (nove) horas, compareceu à sede da Vara do Trabalho de Araripina, situada na Rua Ana Ramos Lacerda, s/n.º, Centro, Araripina/PE, a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional do TRT da 6.ª Região, Dr.ª Dione Nunes Furtado da Silva, acompanhada pelos servidores Noêmia Maria Gomes de Oliveira (Secretária da Corregedoria), Vânia Rodrigues de Santana Cunha (Assessora de Gabinete), Rosanna de Freitas Monteiro (Assistente de Gabinete), Henrique Bezerra Valença (Assistente Secretário) e Patrícia Arrais de Sá (Assistente de Gabinete) para realizar a Correição Ordinária veiculada no Edital n.º 04/2017, disponibilizado no Diário Eletrônico do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região em 24 (vinte e quatro) de abril de 2017, considerado publicado em 25 (vinte e cinco) de abril de 2017. Referido edital se encontrava devidamente afixado no átrio da Secretaria, possibilitando sua plena divulgação e visualização pelo público local.

Presentes a Excelentíssima Juíza Titular, Dra. Carla Janaína Moura Lacerda, o Diretor de Secretaria, Bel. Ranilson Máximo Lacerda, e os demais servidores ali lotados: José Ernandes de Carvalho, Antônio Wilkem Ferreira Mudo, Igor Salomão Fontenele Sousa, Erick de Souza Leonel, Marcos Guilherme Gonçalves da Silva, Francisco Herbert Carlos Pereira, Luís Eric Borges Silva, Geraldo Martins Barbosa Filho, Breno Rafael Xavier Leite Rubim, e Maria Neuma Gomes Solidonio.

Com base nos dados extraídos do SIAJ, PJe, e-Gestão e Sistema de Pessoal; nas informações consolidadas pela Seção de Estatística; no exame dos procedimentos adotados na Secretaria da Vara e dos processos em tramitação, e, ainda, dos dados colhidos na inspeção judicial realizada no período de 9 a 13 de janeiro de 2017, a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional determinou o registro das informações e recomendações que seguem.

1. MAGISTRADA:

JUÃZA TITULAR

PERÃODO DE ATUAÇÃO

Carla Janaína Moura Lacerda (Titular)

Desde 6/6/2009

(Ato TRT- GP n.º 350/2009)

2. QUADRO ATUAL DE SERVIDORES LOTADOS NA VARA:

NOME

CARGO

FUNÇÃO

Ranilson Máximo Lacerda

Técnico Judiciário

Diretor de Secretaria

José Ernandes de Carvalho

Técnico Judiciário

Assistente de Diretor

Antônio Wilkem Ferreira Mudo

Técnico Judiciário

Assistente de Juiz

Igor Salomão Fontenele Sousa

Técnico Judiciário

Assistente de Juiz

Erick de Souza Leonel

Requisitado

Calculista

Marcos Guilherme Gonçalves da Silva

Analista Judiciário

Calculista

Francisco Herbert Carlos Pereira

Requisitado

Secretário de Audiência

Luis Eric Borges Silva

Requisitado

Secretário de Audiência

Geraldo Martins Barbosa Filho

Requisitado

Assistente

Maria Neuma Gomes Solidônio

Analista Judiciária

Oficiala de Justiça

Breno Rafael Xavier Leite Rubim

Analista Judiciário

-

3. Produtividade dos Juízes na Unidade:

3.1. Quantidade de Audiências, Sentenças, Conciliações e Incidentes por Juiz (a):

Atuação dos Magistrados na

VT de Araripina

Audiências*

Sentenças de mérito

Conciliações

Incidentes processuais

Carla Janaína Moura Lacerda

1.761

430

727

241

Maria Odete Freire de Araújo

211

37

44

16

Matheus de Lima Sampaio

178

31

71

44

Rodrigo de Mello

37

5

16

-

Total

2.187

503

858

301

*Exceto audiências de julgamento.

Fontes: Relatórios extraídos do e-Gestão (Audiências realizadas, Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado).

Período analisado: 1.º/5/2016 a 30/4/2017.

3.2. Prazo médio (em dias) para julgamento de mérito na unidade, da conclusão até a prolação da sentença (apenas PJe):

Atuação dos Magistrados na VT de Araripina

Prazo* médio para julgamento de sentenças de mérito

Carla Janaína Moura Lacerda

39

Maria Odete Freire de Araújo

2

Matheus de Lima Sampaio

2

Rodrigo de Mello

1

Prazo médio para julgar na unidade

34

*Apuração leva em conta somente processos eletrônicos e não deduz os períodos de afastamento dos magistrados, tais como férias, licenças, cursos e outros, em face da falta de integração entre os sistemas de pessoal e judicial.

Fontes: Relatório extraído do e-Gestão (Prazos Médios, em dias, da conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado - PJe).

Período analisado: 1.º/5/2016 a 30/4/2017.

3.3. Sentenças de mérito (conhecimento) pendentes de julgamento:

Magistrados com sentenças pendentes na

VT de Araripina

No prazo

Prazo vencido

Total

Carla Janaína Moura Lacerda

31

4

35

Total de sentenças pendentes na Vara

31

4

35

Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade da magistrada Carla Janaína Moura Lacerda: 0000762-62.2015.5.06.0401, 0000412-40.2016.5.06.0401, 0000863-02.2015.5.06.0401 e 0000425-05.2017.5.06.0401.

Fontes: Dados extraídos de “Relatório de decisões em aberto/proferidas†e PJe, em 13/6/2017, às 10h40.

3.4. Incidentes processuais pendentes de julgamento:

Magistrados com Incidentes Processuais pendentes na VT de Araripina

No prazo

Prazo vencido

Total

Carla Janaína Moura Lacerda

1

-

1

Total de incidentes pendentes na Vara

1

-

1

Fontes: Dados coletados na Secretaria da Vara e no PJe, em 13/6/2017, às 10h.

3.5. Produtividade da Vara:

Unidade Judiciária

Quantidades

Prazo médio para julgamento (PJe)

Sentenças de mérito

Incidentes processuais

Conciliações

VT de Araripina

503

301

858

34

Fontes: Relatórios extraídos do e-Gestão: Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado; e Prazos Médios (em dias) da Conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe).

Período analisado: 1.º/5/2016 a 30/4/2017.

4. AUDIÊNCIAS (REALIZADAS E DESIGNADAS):

4.1. Prazos médios, em dias, até a realização das audiências (a partir do ajuizamento):

Unidade Judiciária

Inicial

Instrução

Decisão

Sumaríssimo

Ordinário

Sumaríssimo

Ordinário

Sumaríssimo

Ordinário

VT de Araripina

32

43

36

106

43

117

Fonte: Dados extraídos do e-Gestão (Prazos médios – fase de conhecimento).

Período analisado: 1.º/5/2016 a 30/4/2017.

4.2. Prazos (em dias) para designação de audiências, a contar de 5/6/2017:

Unidade Judiciária

Inicial

Instrução

Sumaríssimo

Ordinário

2016

2017

2016

2017

2016

2017

VT de Araripina

21

37

42

29

155

106

Fontes: Informações extraídas do PJe e da Ata de Correição realizada em 2016.

4.3. Assiduidade da magistrada:

Segundo informações prestadas pelo Diretor de Secretaria, a Juíza Titular, Dra. Carla Janaína Moura Lacerda, comparece à Vara do Trabalho todos os dias da semana. As sessões de audiência ocorrem, geralmente, às terças e quartas-feiras, podendo haver audiência também às quintas-feiras, dependendo da quantidade de ações ajuizadas no mês.

4.4. Quantidade de processos em pauta de audiências por semana (média):

Unidade Judiciária

Dias de audiências por semana

Total de audiências

Sumaríssimos

Iniciais

Instruções

Razões Finais

VT de Araripina

2 ou 3 (terças e quartas-feiras ou segundas às quartas-feiras)

12

21 a 40

9

2 a 4

Fontes: Informações extraídas do PJe, em 5/6/2017, relativas aos seguintes períodos: 20/2/2017 a 24/2/2017, 24/4/2017 a 28/4/2017, 15/5/2017 a 19/5/2017, e 26/6/2017 a 30/6/2017; e informações prestadas pelo Diretor de Secretaria da Vara.

5. MOVIMENTAÇÃO PROCESSUAL:

5.1. Quantidade de ações trabalhistas ajuizadas na unidade - Físicos e PJe:

Unidade Judiciária

2015

2016

2017

(até 4/6/2017)

VT de Araripina

1.393

1.393

760

Fontes: Consolidação da Estatística, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Casos Novos por Distribuição e Redistribuídos), e PJe.

5.2. Processos remanescentes (congestionamento):

Unidade Judiciária

SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2016

SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2017

Pendentes de julgamento*

Processos demais fases

Total

Pendentes de julgamento*

Processos demais fases

Total

VT de Araripina

65

1.731

1.796

70

1.953

2.023

*Pendentes de julgamento: Processos com instrução encerrada, aguardando prolação de sentença.

Fontes: Consolidação da Estatística, Relatórios Gerenciais, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Processos Pendentes de Solução) e PJe.

5.3. Quantidade de processos em tramitação:

Unidade Judiciária

Processos em tramitação em 5/6/2017

Físicos

PJe

VT de Araripina

226

1.738

Fonte: Relatório Gerencial (Processos em tramitação na Vara) e PJe-JT.

5.4. Quantidade de processos nas principais fases processuais (pendentes de solução):

Unidade Judiciária

Conhecimento

(até a prolação da sentença)

Liquidação

Execução

VT de Araripina

352

7

563

Fontes: e-Gestão

Período analisado: 1.º/4/2017 a 30/4/2017.

5.5. Prazos médios (em dias) nas principais fases processuais:

Unidade Judiciária

Conhecimento

(até a prolação da sentença)

Liquidação

Execução

VT de Araripina

102

117

641

Fonte: e-Gestão.

Período analisado: 1.º/5/2016 a 30/4/2017.

6. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS ELETRÔNICOS EM 9/6/2017:

Agrupadores:

Tarefa

Quantidade

Processos com pedido de segredo de justiça não apreciado 

01

Processos com pedido de sigilo nos documentos não apreciado 

01

Processos com Petições Avulsas 

07

Processos com Habilitações nos Autos Não Lidas

24

Processos com pedido liminar ou de antecipação de tutela não apreciado

01

Processos com petições não apreciadas

10

Mandados devolvidos pelo Oficial de Justiça

02

Processos aguardando encaminhamento do secretário de audiência (atas assinadas)

28

Fase de Conhecimento:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

Aguardando apreciação pela instância superior Parte superior do formulário

Parte inferior do formulário

236

18/04/2015

0010538-23.2014.5.06.0401

*¹ Aguardando audiência

259

16/06/2016

0000755-36.2016.5.06.0401

*² Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos

351

08/04/2016

0010327-84.2014.5.06.0401

*³ Aguardando final do sobrestamento

63

01/06/2016

0000982-60.2015.5.06.0401

* 4 Aguardando término dos prazos

114

03/05/2017

0000278-13.2016.5.06.0401

Analisar Despacho

01

08/06/2017

0000314-55.2016.5.06.0401

Analisar expediente da secretaria

16

08/06/2017

0000757-40.2015.5.06.0401

Analisar sentença

06

09/06/2017

0000978-86.2016.5.06.0401

* 5 * 6 Análise do Conhecimento

169

06/04/2017

0010509-70.2014.5.06.0401

(Subpasta) BACENJUDs pendentes

03

04/06/2017

0000052-71.2017.5.06.0401

(Subpasta) Cálculos - atualização

15

29/05/2017

0001264-98.2015.5.06.0401

(Subpasta) Emitir alvará de FGTS / seguro desemprego

02

30/05/2017

0000366-17.2017.5.06.0401

(Subpasta) Emitir alvará de pagamento / transferência - CEF

11

19/05/2017

0000860-13.2016.5.06.0401

(Subpasta) Emitir certidão de crédito ou de habilitação de crédito

03

31/05/2017

0000984-30.2015.5.06.0401

(Subpasta) Emitir alvará de parcelas acessórias

08

23/05/2017

0000196-16.2015.5.06.0401

(Subpasta) Secretaria informar pendências

11

17/05/2017

0001301-91.2016.5.06.0401

Imprimir Correspondência

05

09/06/2017

0000790-59.2017.5.06.0401

Minutar expediente da secretaria

50

24/04/2017

0001176-60.2015.5.06.0401

* 7 Minutar sentença

43

28/11/2016

0000762-62.2015.5.06.0401

Prazos vencidos

14

09/06/2017

0000150-56.2017.5.06.0401

Preparar ato de comunicação

01

08/06/2017

0000098-60.2017.5.06.0401

Preparar comunicação

23

26/05/2017

0000710-95.2017.5.06.0401

Publicar DJE

02

08/06/2017

0000108-41.2016.5.06.0401

Recebimento de instância superior

02

09/06/2017

0000924-23.2016.5.06.0401

Triagem Inicial

02

09/06/2017

0000798-36.2017.5.06.0401

OBSERVAÇÕES

*¹ Em que pese data de pendência constante do PJ-e, a última audiência realizada data de 16/05/2017 com próxima audiência para encerramento da instrução designada para 19/07/2017.

*² O processo referido encontra-se com trigésima e última parcela de acordo para 20/09/2018.

*³ O processo referido encontra-se com execução suspensa por 01 (um) ano, nos termos do Art. 40, da Lei 6.830/80.

* 4 O processo referido encontra-se pendente de remessa ao TRT (Id e797f63), tendo a ciência do autor para contrarrazoar ocorrido em 24/04/2017, com esgotamento do prazo em 02/05/2017.

* 5 Inexistem processos nas subpastas “ARISP / SerasaJud pendentesâ€, “Emitir Ofícioâ€, “RENAJUDs pendentes†e “Secretaria certificarâ€.

* 6 O processo referido encontra-se na subpasta “Cálculos - liquidação ou adequação a acórdãoâ€, onde existem 12 (doze) processos.

* 7 O processo referido encontra-se, na data indicada, com a devida conclusão nominal ao magistrado para julgamento.

Fase de Liquidação:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

Aguardando Cumprimento de Providência - Liq

02

24/04/2017

0010401-41.2014.5.06.0401

Aguardando término dos prazos

01

01/06/2017

0000830-75.2016.5.06.0401

Analisar Decisão - Liq

01

08/06/2017

0000902-96.2015.5.06.0401

OBSERVAÇÃO

*¹ O processo referido encontra-se na subpasta “Setor de cálculosâ€.

Fase de Execução:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

Aguardando apreciação pela instância superior

03

08/02/2017

0000806-47.2016.5.06.0401

Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos

13

13/10/2016

0001061-05.2016.5.06.0401

*¹ Aguardando final do sobrestamento

158

05/04/2016

0000776-46.2015.5.06.0401

*² Aguardando término dos prazos

43

03/05/2017

0001447-69.2015.5.06.0401

*³ * 4 Análise de Execução

74

23/10/2016

0001285-74.2015.5.06.0401

(Subpasta) ARISP / SerasaJud pendentes

41

02/06/2017

0000402-30.2015.5.06.0401

(Subpasta) BACENJUDs pendentes

30

13/04/2017

0001070-98.2015.5.06.0401

(Subpasta) Cálculos - liquidação ou adequação a acórdão

03

27/03/2017

0000313-70.2016.5.06.0401

* 5 (Subpasta) Emitir Edital de Praça

01

08/06/2017

0000694-15.2015.5.06.0401

(Subpasta) Emitir alvará de parcelas acessórias

02

29/05/2017

0000429-13.2015.5.06.0401

(Subpasta) Emitir certidão de crédito ou de habilitação de crédito

02

02/06/2017

0010345-08.2014.5.06.0401

(Subpasta) JUCEPE/SERPRO - Solicitar

01

31/05/2017

0000308-48.2016.5.06.0401

(Subpasta) Secretaria certificar

01

08/06/2017

0000640-49.2015.5.06.0401

(Subpasta) Secretaria informar pendências

01

03/06/2017

0000579-91.2015.5.06.0401

Imprimir Correspondência

02

05/06/2017

0010500-11.2014.5.06.0401

Minutar expediente da secretaria

21

24/05/2017

0000968-76.2015.5.06.0401

Preparar ato de comunicação

06

08/06/2017

0000920-20.2015.5.06.0401

Preparar comunicação

26

26/05/2017

0000123-44.2015.5.06.0401

OBSERVAÇÕES

*¹ O processo referido encontra-se com execução suspensa por 01 (um) ano, nos termos do Art. 40, da Lei 6.830/80.

*² O processo referido encontra-se com ciência (citação) para manifestação em 15 dias ocorrida em 11/05/2017.

*³ Inexistem processos nas subpastas “Emitir Ofício†e “RENAJUDs pendentesâ€

* 4 O processo referido encontra-se com parcelamento do débito, nos termos do art. 916 do NCPC, a partir da data indicada.

* 5 A data indicada refere-se à do despacho determinando designação de hasta pública.

7. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS FÃSICOS EM 13/6/2017

NATUREZA

QUANTIDADE

DATA MAIS

ANTIGA

PROCESSO

Cargas

Advogados

-

-

-

Perito

-

-

-

Terceiros

-

-

-

Petições a juntar aos autos

-

-

-

Processos conclusos para despacho

-

-

-

Consultas convênios a realizar (BACEN/JUCEPE/INFOJUD/DETRAN)

01

09/06/2017

0000436-73.2013.5.06.0401

Praças a marcar

-

-

-

Processos no setor de cálculos

02

29/05/2017

0001360-21.2012.5.06.0401

Processos para serem remetidos ao TRT

-

-

-

*Em relação às certidões a serem expedidas, a mais antiga data de 07/06/2017 (processo n.º 0000484-32.2013.5.06.0401).

*No tocante aos ofícios, não existem pendências.

*Quanto aos alvarás, o mais antigo data de 07/06/2017 (processo n.º 0000851-56.2013.5.06.0401).

*No pertinente às praças a realizar, o despacho mais antigo data de 07/04/2017, com leilão para 12/07/2017 (processo n.º 0000286-29.2012.5.06.0401).

* No que diz respeito aos mandados, o mais antigo data de 12/06/2017 (processo n.º 0000486-70.2011.5.06.0401).

*No que diz respeito às notificações, a mais antiga data de 12/06/2017 (processo n.º 0000744-08.2011.5.06.0401).

*Em relação aos processos digitalizados (CLE), verificou-se a conversão de 03 (três) feitos no ano de 2017.

Fonte: Informações colhidas na Secretaria da VT, e no SIAJ.

8. METAS FIXADAS PELO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA:

Em conformidade com os dados fornecidos pelo Núcleo de Estatística e Pesquisa do Egrégio Regional, eis os resultados das Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ para o ano de 2016:

Meta 1 CNJ - 2016 : – Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuídos no ano corrente.

Unidades Judiciárias

Recebidos

Resolvidos

Resultado

VT de Araripina

1.391

1.526

109,71%

Total da 6ª Região

107.816

111.793

103,69%

Meta 2 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, pelo menos, 90% dos processos distribuídos até 31/12/2014.

Unidade Judiciária

Distribuídos em 2014

Distribuídos em 2014

e julgados até 31/12/16

Pendentes de julga-

mento até 31/12/16

Resultado

VT de Araripina

158

158

0

111%

Total da 6ª Regiãoa

62.261

59.947

2.314

107%

Meta 3 CNJ - 2016 : – Aumentar o índice de conciliação na fase de conhecimento, em relação à média do biênio 2013/2014, em 2 pontos percentuais.

Unidade Judiciária

Solucionados

Conciliados

Média biênio

(2013/2014)

Resultado

VT de Araripina

1.526

747

48,62%

48,95%

Total da 6ª Região

111.793

44.400

40,83%

39,72 %

Meta 4 CNJ - 2016 : – Dar prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, não se destinando portanto à esta Justiça Especializada.

Meta 5 CNJ - 2016 : – B aixar em 2016, quantidade maior de processos de execução do que o total de casos novos de execução no ano corrente.

Unidade

Judiciária

Casos novos

de execução

Baixados

Entraram

na meta

Saíram

da meta

Resultado

VT de Araripina

251

269

0

0

107,17%

Total da 6ª Região

38.526

37.091

0

0

96,50%

Meta 6 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, as ações coletivas distribuídas, até 31.12.2013 no 1.º grau e até 31.12.2014, no 2.º grau.

A Vara do Trabalho de Araripina não conta com ação coletiva ainda em tramitação, de acordo com os relatórios fornecidos pelo Setor de Estatística deste Tribunal.

Meta 7 CNJ - 2016 : – Identificar e reduzir em 2% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior.

Unidade

Judiciária

Pendentes em

31/12/15

Quantidades de

Processos dos dez

maiores litigantes

distribuídos na ins-

tância no mês de

referência

Quantidades de

Processos dos dez

maiores litigantes

julgados na ins-

tância no mês de

referência

Pendentes em

31/12/16

Resultado

VT de Araripina

74

45

86

33

219,76%

Total da 6ª Região

8.284

7.949

9.373

6.860

118,34%

O Conselho Nacional de Justiça divulgou no final do 10.º Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, as metas nacionais para 2017, quais sejam:

Meta 1 - Os tribunais mantiveram o compromisso de julgar, ao longo de 2017, mais processos do que os novos que chegarem aos tribunais (Meta 1). Assim como em 2016, o compromisso deverá ser cumprido por tribunais de todos os segmentos de Justiça.

Meta 2 - O compromisso com o julgamento dos processos mais antigos, alvo da Meta 2, foi renovado para 2017 e deverá ser cumprido por tribunais de todos os ramos do Judiciário. O detalhamento desta e das outras metas definidas, com percentuais e períodos de distribuição dos processos que deverão ser julgados, estarão num glossário que será divulgado futuramente pelo CNJ.

Meta 3 - A Justiça Federal e a Justiça do Trabalho também renovaram o compromisso com a Meta 3, que busca aumentar o número de casos solucionados por meio da conciliação, em relação a períodos anteriores. 

Meta 4 - Fixada pela primeira vez em 2013, a Meta 4, que dá prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, deverá ser cumprida novamente em 2017 pela Justiça Estadual, pela Justiça Federal, pela Justiça Militar da União e dos Estados e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). 

Meta 5 - Impulso aos processos de execução, que será perseguida no ano que vem pelos tribunais da Justiça Estadual, Federal e do Trabalho.

Meta 6 - P rioriza o julgamento de ações coletivas, que impactam na vida de um grupo maior de pessoas. 

Meta 7 – Prioriza o julgamento de processos dos maiores litigantes e dos recursos repetitivos, tem por objetivo enfrentar demandas de massa que chegam ao Judiciário.

Meta 8 – Destinada a ações de fortalecimento da rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres, uma das prioridades da atual gestão do CNJ.

9. ITENS DE EXAME E REGISTRO OBRIGATÓRIOS (Art. 26 da Consolidação dos Provimentos da CGJT):

Com base nos autos e sistemas analisados, verificou-se que o Juízo:

- registra no sistema informatizado os atos processuais relevantes;

- emite, de forma explícita e circunstanciada, pronunciamento acerca da admissibilidade dos recursos, a exemplo dos processos n.ºs 0000300-71.2016.5.06.0401, 0000140-12.2017.5.06.0401 e 0000734-60.2016.5.06.0401 ;

- ordena, de ofício , a liberação do depósito recursal, nos casos em que, após a liquidação, seja apurado crédito de valor inequivocamente superior ao depositado, procedendo, entretanto, para conferir maior celeridade e controle ao procedimento, à conversão do mencionado depósito em judicial, para imediata e posterior liberação dos valores pertinentes, conforme verificado nos processos n.ºs 0000316-59.2015.5.06.0401, 0000859-62.2015.5.06.0401 e 00010509-70.2014.5.06.0401;

- exaure as iniciativas do juízo para tornar exitosa a execução, observando o estabelecido pela Corregedoria-Geral, no tocante aos requisitos para a emissão da Certidão de Crédito Trabalhista, nos moldes do artigo 88 da Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral, como constatado nos processos n.ºs 0001376-09.2011.5.06.0401 e 0000112-49.2014.5.06.0401, bem assim emite a Certidão de Arquivamento Provisório, prevista no art. 77 do referido Provimento, conforme se observa dos processos n.ºs 0016500-42.2005.5.06.0401 e 0014500-35.2006.5.06.0401;

- faz uso regular das ferramentas eletrônicas: Bacenjud, Detran, Renajud, Jucepe, Infojud e Serpro, consoante observado nos processos n.ºs 0000308-48.2016.5.06.0401, 0000251-64.2015.5.06.0401, 0000111-93.2016.5.06.0401, 0001174-56.2016.5.06.0401, 0001042-96.2016.5.06.0401, 0000871-42.2016.5.06.0401, 0000050-72.2015.5.06.0401 e 0001182-33.2016.5.06.0401. De acordo com o Relatório sobre Ordens Judiciais, foram realizados, no período de janeiro de 2016 a abril de 2017, 1.625 (um mil seiscentos e vinte e cinco) bloqueios, 1.190 (um mil cento e noventa) desbloqueios e 414 (quatrocentos e quatorze) transferências. No mês de abril de 2017, constavam 97 (noventa e sete) bloqueios pendentes de providências;

- inclui, na pauta, processos na fase de execução para tentativa de conciliação, sendo informado uma média de 72 (setenta e dois) feitos no período de 1.º/5/2016 a 30/4/2017; e

- determina a citação dos sócios, nos casos de desconsideração da personalidade jurídica da empresa executada, com a devida inclusão dos seus nomes no sistema, no polo passivo da demanda, conforme visto nos processos n.ºs 0000040-28.2015.5.06.0401, 0000486-70.2011.5.06.0401 e 0001151-47.2015.5.06.0401.

Quanto aos demais aspectos (assiduidade dos magistrados, pauta de audiências e principais prazos) encontram-se registrados nos itens 4 e 5.

10. OBSERVAÇÕES/PENDÊNCIAS REFERENTES À SECRETARIA:

- Na análise, por amostragem, nas carteiras que integram a Secretaria da Vara, verificou-se ótima organização e cumprimento das normas procedimentais a serem seguidas pelas unidades judiciárias de primeira instância. Em relação aos processos digitais, constatou-se também excelente controle da tramitação dos feitos, conforme quadro do item 6 elaborado em 9/6/2017, inclusive em relação à utilização da ferramenta “agrupadoresâ€. Na inspeção realizada pelo juízo de primeiro grau, no período de 9 a 13 de janeiro de 2017, registraram-se dentre outros dados: a) ausência de pendências com cargas vencidas e de despachos a serem cumpridos; b) regularização de v í cios, quanto aos processos físicos, relativos a erros na numeração das folhas, falta de assinatura do servidor em atos processuais e da oposição de carimbo “em branco†no verso das folhas; c) verificação de alguns processos com localização diversa da constante no SIAJ, razão pela qual determinada, naquela oportunidade, a devida correção; d) constatação da realização de audiência de tentativa de conciliação nos processos de execução; e) inexistência de autos desaparecidos ou de petições; e f) inclusão de inadimplentes no BNDT;

- Existem 6 (seis) CTPS’s sob custódia da Secretaria da Vara, e, desse total, apenas 1 (uma) diz respeito a processo arquivado ( 0000311-71.2014.5.06.0401 ) . Indagado acerca das medidas adotadas para a diminuição do passivo desses documentos, o Diretor da Secretaria esclareceu que remete notificação postal ao reclamante, e, frustrada tal medida, intima por oficial de justiça, e, ao final, procede à divulgação pela rádio local;

- U tilização do programa de cálculos “JURISCALCâ€, desenvolvido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 8.ª Região/PA e preconizado pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ e pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho – CSJT, para fins de liquidação de sentenças;

- Prolação de sentenças líquidas, pela Juíza Titular, em ambos os ritos processuais. Quando há necessidade de liquidação posterior (no caso de sentenças proferidas por juízes substitutos que atuam na unidade), a liquidação é feita diretamente pela Contadoria Oficial, sem a notificação prévia das partes para apresentar cálculos, abrindo-se o prazo para os litigantes se manifestarem sobre a conta homologada pelo Juízo, na fase de execução, após a garantia do juízo, na forma do disposto no art. 884 da CLT;

- Em relação ao lapso temporal anteriormente correicionado, observou-se: a) manutenção do quantitativo de novas ações; b) acréscimo na produtividade da Vara, vez que prolatadas a mais 140 (cento e quarenta) sentenças e 108 (cento e oito) decisões de incidentes processuais, e realizadas a mais 342 (trezentos e quarenta e duas) conciliações; c) redução do prazo médio para julgamento em 1(um) dia; d) aumento do prazo médio, no ano de 2016, para realização das audiências iniciais (sumaríssimo em 1 dia, e ordinário em 9 dias), e, no rito ordinário, na instrução em 27 dias e na decisão em 26 dias, porém houve redução do prazo, no rito sumaríssimo, na instrução em 17 dias e na decisão em 11 dias; e) redução do prazo médio para realização, em junho de 2017, das audiências iniciais no rito ordinário em 13 dias, e na instrução em 49 dias, e acréscimo da inicial do sumaríssimo em 16 dias; f) aumento do prazo médio na fase de conhecimento em 17 dias, na liquidação em 9 dias, e na execução em 251 dias; g) redução na quantidade de processos na fase de conhecimento em 185 (cento e oitenta e cinco), e na liquidação em 2 (dois), com aumento na execução em 121 (cento e vinte e um); e h) acréscimo do saldo remanescente em 227 (duzentos e vinte e sete) processos; e

- Atingimento das Metas 1, 2, 5, 6 e 7 estabelecidas pelo CNJ para o ano de 2016, o que revela o esforço de todos para alcançar esses objetivos.

11. PEDIDOS DE PROVIDÊNCIAS E RECLAMAÇÕES CORREICIONAIS :

No tocante ao período de 1.º de janeiro de 2016 até a presente data, houve a formalização de apenas 1 (um) pedido de providência de número 0000062-91.2016.5.06.0000 (indeferido liminarmente e arquivado).

12. RECOMENDAÇÕES:

- Prolatar a magistrada Carla Janaína Moura Lacerda, prioritariamente e no menor espaço de tempo possível, as sentenças com prazo vencido, conforme relação especificada no item 3.3, devendo, sempre, atentar ao prescrito no ATO n.º 1/CGJT, de 10 de fevereiro de 2017, haja vista o controle exercido por esta Corregedoria Regional a evitar que decisões não ultrapassem a tolerância admitida pela citada norma ;

- Continuar a empreender esforços com o objetivo de reduzir os prazos médios de audiências no rito sumaríssimo, estabelecendo como meta o prazo máximo de 15 (quinze) dias, conforme determina o inciso III do art. 852-B da CLT;

- Perseverar na inclusão de processos de execução na pauta de audiências para tentativa de conciliação, consoante disposto no art. 76, II, da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho: “ promover a realização semanal de audiências de conciliação em processos na fase de execução, independentemente de requerimento das partes, selecionando-se aqueles com maior possibilidade de êxito na composição â€.

- Continuar a verificação periódica, no Sistema BacenJud, quanto à existência de alguma ordem judicial “pendente de providênciaâ€, ou mesmo “não lidaâ€, adotando-se a medida cabível, seja de transferência dos valores bloqueados para contas judiciais (para posterior liberação aos exequentes) ou desbloqueios daquelas importâncias que não interessem à execução – Consolidação de Provimentos da CGJT, Art. 99;

- Enfatizar, entre os usuários (servidores e magistrados) da Vara, a importância da correta inserção de dados no PJE, pois eles são extraídos, através das remessas, transformados e gravados, e essas informações alimentam o e-Gestão, gerando os relatórios gerenciais e a estatística oficial da Justiça do Trabalho;

- Continuar a realizar a análise periódica da ferramenta “agrupadoresâ€, a fim de evitar a permanência de processos em tarefas já superadas. Os processos devem ser retirados de tal lista assim que realizado o ato respectivo;

- Persistir no correto procedimento de “conclusão ao magistradoâ€, especificando o tipo (sentenças, decisões ou despachos), sem necessidade de despacho para tal finalidade, pela importância desse dado para a estatística deste Regional, e, ainda, com a cautela necessária, em face da impossibilidade de cancelamento da “conclusão†em relação às sentenças, o que enseja, em caso de equívoco do servidor, a necessidade de o magistrado proceder à “conversão do julgamento em diligência†para que se possa realizar nova conclusão. Deve, ainda, ser selecionado o magistrado em tempo real, com a devida gravação no sistema, a fim de que seja contabilizado o prazo para prolação da decisão corretamente, e, no caso da sentença, tão logo encerrada a instrução. Também continuar, em relação às decisões de antecipação de tutela, a proceder a imediata conclusão com a especificação do magistrado, de modo a possibilitar o controle do prazo e garantir a veracidade dos dados estatísticos. No tocante aos embargos de declaração, havendo necessidade de intimar a parte contrária, proceder à conclusão para julgamento tão logo encerrado o prazo, também sem necessidade de despacho, por se tratar de ato ordinário da secretaria. Tratando-se de juiz substituto da reserva técnica, persistir na imediata conclusão no sistema, com informação de tal fato, por e-mail funcional, ao magistrado, inclusive porque possui acesso restrito à unidade na qual atua;

- Efetivar a conclusão para julgamento dos embargos de declaração ao magistrado que se encontrar em exercício na Vara, quando aquele que prolatou a sentença embargada se encontrar afastado por mais de 30 dias, em conformidade com o art. 8.º, § 3.º, do Provimento n.º 03/2015 desta Corregedoria Regional;

- Continuar a cumprir as diligências determinadas pelo Tribunal, em grau de recurso, em prazo razoável, bem assim a proceder o correto cadastramento das partes quando do envio dos recursos ao Tribunal, inclusive em relação ao recurso ordinário em rito sumaríssimo, de modo a evitar equívoco quando da distribuição da classe processual na segunda instância;

- Verificar o acervo relativo aos processos pendentes de baixa, conforme orientações divulgadas por e-mail e repassadas a essa unidade pelos membros do Comitê do PJE e e-Gestão;

- Registrar, no sistema PJE, o recolhimento das custas, emolumentos, contribuição previdenciária e imposto de renda, escolhendo a tarefa “Análise de Conhecimentoâ€, e optando pelo item “Cumprimento de acordo ou pagamentosâ€. Ressalte-se que, após as orientações sobre a necessidade de tal anotação, o Setor de Estatística do Tribunal constatou acréscimo considerável no registro de tais arrecadações, conforme quadro demonstrativo entre os meses de janeiro a março de 2016 e janeiro a março de 2017, numa variação de 115,94% no tocante às custas processuais, de 498,05% em relação aos emolumentos, de 71,16% no pertinente às contribuições previdenciárias, de 32,62% no que diz respeito ao imposto de renda, e de 283,18% quanto às multas aplicadas pelos órgãos de fiscalização das relações de trabalho; e

- Estimular, entre os servidores, práticas de sustentabilidade, racionalização e consumo consciente de materiais e serviços de responsabilidade socioambiental, visando ao uso sustentável dos recursos naturais e dos bens públicos, bem como ao aperfeiçoamento contínuo da qualidade do gasto público realizado pelo Tribunal, a teor da Resolução n.º 201 do CNJ de 3/3/2015.

13. BOAS PRÃTICAS RELATADAS PELO JUÃZO:

Noticiou o Diretor de Secretaria que as boas práticas, relacionadas na ata de correição de 2016, continuam sendo desempenhadas nesta unidade judiciária, motivo pelo qual procede à sua renovação:

- Disponibilização de sala no prédio da Vara para perícias médicas, quando o expert não dispõe de consultório na cidade;

- Atualizações de cálculos trabalhistas, além dos calculistas, por quatro outros servidores;

- Prolação de sentenças líquidas em ambos os ritos, e, quando proferidas de forma ilíquida, determina-se a apuração do crédito diretamente pela Contadoria da Vara, dispensando-se a notificação às partes para apresentar e/ou contestar cálculos de liquidação, visando maior celeridade processual;

- Elaboração, pelos assistentes de juiz, de minutas de despachos e de sentenças de incidentes processuais, como embargos declaratórios, embargos à execução, embargos de terceiros, exceção de pré-executividade e antecipação de tutela, inclusive quanto aos cálculos relativos aos embargos à execução;

- Intimação aos beneficiários para recebimento de alvarás, sem necessidade de agendamento (faculta-se a indicação de conta para transferência do crédito);

- Controle de prazo rigorosamente em dia;

- Caixa de sugestões e de reclamações disponível ao público e advogados;

- Remoção de bens penhorados para depósito da Vara; e

- Exaustivo incentivo à conciliação, principalmente na fase de conhecimento.

Acrescenta, ainda, como novos procedimentos:

a) certificação dos peritos do seu encargo por e-mail ou WhatsApp, acarretando celeridade e economia do material de expediente;

b) ausência de designação de perito contábil, vez que os cálculos são elaborados exclusivamente pelos servidores da Vara;

c) desconsideração da personalidade jurídica de ofício, quando constatadas as circunstâncias para tal;

d) formalização de conciliações sem necessidade de inclusão de pauta ou agendamento;

e) força de intimação ou ofício aos despachos, evitando a elaboração de notificação pelo setor específico;

f) entrega de CTPS por oficial de justiça, quando frustrada a notificação postal; e

g) divulgação, por anúncio nas rádios locais, para recebimento de crédito ou documentos.

14. SOLICITAÇÕES DO JUÃZO:

- Lotação, na Vara, de mais 1 (um) Oficial de Justiça, de 1 (um) servidor do quadro da área de segurança , e mais 1(um) servidor (em face da aposentadoria de Idelsuite Peixoto Furtado) ;

- Disponibilização de segurança armada, ou, ao menos, a manutenção de dois auxiliares de portaria;

- Instalação de câmeras de vigilância e aumento no tamanho dos muros ;

- Pós-graduação on line para os servidores, ou convênio com instituições de ensino da região;

- Convênio da Unimed com hospitais e clínicas do município;

- Maior participação dos setores médico e odontológico do TRT na Vara;

- Retorno da prestação dos serviços de manutenção por empresa terceirizada da região ;

- Acréscimo do quantitativo de funcionários terceirizados no setor de limpeza, de modo a manter o quadro de 2015, ou seja, quatro ; e

- Disponibilização ou contratação de profissionais do município para desenvolver trabalho de ginástica laboral entre os servidores da Vara .

Encerrados os trabalhos, a Excelentíssima Corregedora Regional, Desembargadora Dione Nunes Furtado da Silva, agradeceu a fraternal acolhida e a colaboração prestada pela Excelentíssima Juíza Titular e pelos servidores da Vara, determinando que, lavrada e assinada, fosse disponibilizada esta ata na página da Corregedoria, no sítio deste Regional ( www.trt6.jus.br ), além de publicada, em sua íntegra, no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho – DEJT, entregando cópia à Unidade Judiciária sob correição (neste ato), Presidência do Egrégio Regional, Secretaria Administrativa, Secretaria de Gestão de Pessoas, e Serviço de Saúde, para conhecimento e providências pertinentes. Firmam a presente ata a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional e a Secretária da Corregedoria Regional.

DIONE NUNES FURTADO DA SILVA

Desembargadora Corregedora Regional

NOÊMIA MARIA GOMES DE OLIVEIRA

Secretária da Corregedoria Regional

Ata Correição 36 - 2017 de 13/6/2017