ATA DA CORREIÇÃO ORDINÃRIA REALIZADA NA SEDE DA VARA DO TRABALHO DE SALGUEIRO, EM 12 DE JUNHO DE 2017.
Aos 12 (doze) dias do mês de junho de 2017, à s 9 (nove) horas, compareceu à sede da Vara do Trabalho de Salgueiro, situada na BR-232, Km 19, S/N, COHAB – Salgueiro/PE, a ExcelentÃssima Desembargadora Corregedora Regional do TRT da 6.ª Região, Dr.ª Dione Nunes Furtado da Silva , acompanhada pelos servidores Noêmia Maria Gomes de Oliveira (Secretária da Corregedoria), Vânia Rodrigues de Santana Cunha (Assessora de Gabinete), Rosanna de Freitas Monteiro (Assistente de Gabinete), Henrique Bezerra Valença (Assistente Secretário) e PatrÃcia Arrais de Sá (Assistente de Gabinete) para realizar a Correição Ordinária veiculada no Edital n.º 04/2017, disponibilizado no Diário Eletrônico do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região em 24 (vinte e quatro) de abril de 2017, considerado publicado em 25 (vinte e cinco) de abril de 2017. Referido edital se encontrava devidamente afixado no átrio da Secretaria, possibilitando sua plena divulgação e visualização pelo público local.
Presentes o ExcelentÃssimo Juiz Substituto Auxiliar, Dr. Adalberto Ellery Barreira Neto, o Diretor de Secretaria, Bel. CÃcero Antônio Santos Tavares, e os demais servidores ali lotados: Joseildo Alves da Silva, Alex Sampaio Nunes, Hannah Tupina Torres Lima, João Honorato Leite da Silva, César Rômulo de Alencar Rosa, Geraldo Freire de Carvalho Júnior, Edneide Maia de Oliveira, Sandrierio Ferreira Rocha, Armando de Sousa Lucena, e Fábio de Lucena Melo, além da estagiária de Direito Maria Aparecida Rodrigues da Silva. Ausentes os funcionários Luiz Pereira Muniz de Barros (falecimento de seu irmão) e Raimundo Mairins de Souza Júnior (licença para acompanhar pessoa da famÃlia).
Com base nos dados extraÃdos do SIAJ, PJe, e-Gestão e Sistema de Pessoal; nas informações consolidadas pela Seção de EstatÃstica; no exame dos procedimentos adotados na Secretaria da Vara e dos processos em tramitação, e, ainda, dos dados colhidos na inspeção judicial realizada no perÃodo de 9 a 13 de janeiro de 2017, a ExcelentÃssima Desembargadora Corregedora Regional determinou o registro das informações e recomendações que seguem.
Destaca-se, inicialmente, que os dados estatÃsticos relativos à produtividade (item 3), movimentação processual (item 5) e metas (item 6) englobam o somatório dos processos que tramitam na Sede da Vara do Trabalho de Salgueiro e no Posto Avançado de Floresta, por não ser possÃvel, nesses aspectos, a sua individualização no sistema e-Gestão. Logo, na correição do referido Posto Avançado, serão objeto de verificação, tão somente, os itens 1, 2, 4, 9, 10, 11, 12, 13 e 14, porquanto passÃveis de controle em separado, de modo a evitar que a sede da Vara se submeta novamente à correição. Observe-se que a constatação do mencionado englobamento ocorreu apenas quando da extração dos relatórios gerenciais, razão pela qual, no ano de 2018, as correições dessas unidades ocorrerão em datas próximas, com registro em ata única.
MAGISTRADO:
JUIZ TITULAR/JUIZ SUBSTITUTO |
ATUAÇÃO |
Vacância da titularidade |
---- |
Adalberto Ellery Barreira Neto (Auxiliar) |
Desde 20/5/2011 (Portaria TRT- GCR n.º 87/2011) |
2. QUADRO ATUAL DE SERVIDORES LOTADOS NA VARA:
NOME |
CARGO |
FUNÇÃO |
CÃcero Antônio Santos Tavares |
Técnico Judiciário |
Diretor de Secretaria |
Joseildo Alves da Silva |
Técnico Judiciário |
Assistente de Diretor |
Alex Sampaio Nunes |
Técnico Judiciário |
Assistente de Juiz |
Hannah Tupina Torres Lima |
Técnica Judiciária |
Assistente de Juiz |
João Honorato Leite da Silva |
Técnico Judiciário |
Calculista |
Luiz Pereira Muniz de Barros |
Técnico Judiciário |
Calculista |
César Rômulo de Alencar Rosa |
Analista Judiciário |
Secretário de Audiência |
Geraldo Freire de Carvalho Júnior |
Requisitado |
Secretário de Audiência |
Raimundo Mairins de Souza Júnior |
Técnico Judiciário |
Assistente |
Edneide Maia de Oliveira |
Requisitada |
Assistente |
Sandrierio Ferreira Rocha |
Técnico Judiciário |
Assistente |
Fábio de Lucena Melo |
Analista Judiciário |
Oficial de Justiça |
Armando de Sousa Lucena |
Técnico Judiciário |
- |
3. Produtividade dos JuÃzes na Unidade :
3.1. Quantidade de Audiências, Sentenças, Conciliações e Incidentes por Juiz (a):
Atuação dos Magistrados na VT de Salgueiro |
Audiências* |
Sentenças de mérito |
Conciliações |
Incidentes processuais |
Adalberto Ellery Barreira Neto |
1.992 |
560 |
400 |
218 |
Arthur Ferreira Soares |
287 |
86 |
46 |
19 |
Carolina de Oliveira Pedrosa |
361 |
95 |
43 |
28 |
Juliana Gabriela Hita Neves |
233 |
31 |
25 |
12 |
Leandro Fernandez Teixeira |
88 |
22 |
6 |
1 |
Levi Pereira de Oliveira |
54 |
11 |
6 |
- |
Matheus de Lima Sampaio |
415 |
94 |
58 |
19 |
Regina Maura Maciel Lemos |
16 |
58 |
- |
3 |
Saulo Bosco Souza de Medeiros |
420 |
122 |
72 |
36 |
Tatyana de Siqueira Alves Pereira Rodrigues Rocha |
651 |
172 |
121 |
18 |
Victor Majela Nabuco de Menezes |
159 |
26 |
47 |
6 |
Total |
4.676 |
1.277 |
824 |
360 |
*Exceto audiências de julgamento.
Fontes: Relatórios extraÃdos do e-Gestão (Audiências realizadas, Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado).
PerÃodo analisado: 1.º/5/2016 a 30/4/2017.
3.2. Prazo médio (em dias) para julgamento de mérito na unidade, da conclusão até a prolação da sentença (apenas PJe):
Atuação dos Magistrados na VT de Salgueiro |
Prazo* médio para julgamento de sentenças de mérito |
Adalberto Ellery Barreira Neto |
14 |
Arthur Ferreira Soares |
2 |
Carolina de Oliveira Pedrosa |
56 |
Juliana Gabriela Hita Neves |
12 |
Leandro Fernandez Teixeira |
1 |
Levi Pereira de Oliveira |
20 |
Matheus de Lima Sampaio |
9 |
Regina Maura Maciel Lemos |
1 |
Saulo Bosco Souza de Medeiros |
37 |
Tatyana de Siqueira Alves Pereira Rodrigues Rocha |
23 |
Victor Majela Nabuco de Menezes |
32 |
Prazo médio para julgar na unidade |
19 |
*Apuração leva em conta somente processos eletrônicos e não deduz os perÃodos de afastamento dos magistrados, tais como férias, licenças, cursos e outros, em face da falta de integração entre os sistemas de pessoal e judicial.
Fontes: Relatório extraÃdo do e-Gestão (Prazos Médios (em dias) da conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe).
PerÃodo analisado: 1.º/5/2016 a 30/4/2017.
3.3. Sentenças de mérito (conhecimento) pendentes de julgamento:
Magistrados com sentenças pendentes na VT de Salgueiro |
No prazo |
Prazo vencido |
Total |
Adalberto Ellery Barreira Neto |
67 |
3 |
70 |
Leandro Fernandez Teixeira |
1 |
- |
1 |
Total de sentenças pendentes na Vara |
68 |
3 |
71 |
Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade do magistrado Adalberto Ellery Barreira Neto: 0002343-45.2015.5.06.0391, 0002168-17.2016.5.06.0391 e 0002490-37.2016.5.06.0391.
Fontes: Dados extraÃdos de “Relatório de decisões em aberto/proferidasâ€; e PJe, em 12/6/2017 à s 11h5min.
3.4. Incidentes processuais pendentes de julgamento:
Magistrados com Incidentes Processuais pendentes na VT de Salgueiro |
No prazo |
Prazo vencido |
Total |
Adalberto Ellery Barreira Neto |
2 |
- |
2 |
------------------------------------------* |
5 |
- |
5 |
Total de incidentes pendentes na Vara |
7 |
- |
7 |
*Incidentes sem conclusão a magistrado.
Fontes: Dados coletados na Secretaria da Vara e no PJe, em 12/6/2017, Ã s 10h10.
3.5. Produtividade da Vara:
Unidade Judiciária |
Quantidades |
Prazo médio para julgamento (PJe) | ||
Sentenças de mérito |
Incidentes processuais |
Conciliações |
||
VT de Salgueiro |
1.277 |
360 |
824 |
19 |
Fontes: Relatórios extraÃdos do e-Gestão: Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado; Prazos Médios (em dias) da Conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe).
PerÃodo analisado: 1.º/5/2016 a 30/4/2017.
4. AUDIÊNCIAS (REALIZADAS E DESIGNADAS):
4.1. Prazos médios, em dias, até a realização das audiências (a partir do ajuizamento):
Unidade Judiciária |
Inicial |
Instrução |
Decisão | |||
SumarÃssimo |
Ordinário |
SumarÃssimo |
Ordinário |
SumarÃssimo |
Ordinário | |
VT de Salgueiro |
69 |
128 |
85 |
236 |
92 |
247 |
Fonte: Dados extraÃdos do e-Gestão (Prazos médios – fase de conhecimento).
PerÃodo analisado: 1.º/5/2016 a 30/4/2017.
4.2. Prazos (em dias) para designação de audiências, a contar de 5/6/2017:
Unidade Judiciária |
Inicial |
Instrução | ||||
SumarÃssimo |
Ordinário | |||||
2016 |
2017 |
2016 |
2017 |
2016 |
2017 | |
VT de Salgueiro |
25 |
9 |
95 |
86 |
118 |
127 |
Fontes: Informações extraÃdas do PJe e da Ata de Correição realizada em 2016.
4.3. Assiduidade do magistrado:
Em face da ausência de Juiz Titular, as audiências ocorrem em 3 (três) dias (terças, quartas e quintas-feiras) em todas as semanas.
4.4. Quantidade de processos em pauta de audiências por semana (média):
Unidade Judiciária |
Dias de audiências por semana |
Total de audiências | |||
SumarÃssimos |
Iniciais |
Instruções |
Razões Finais | ||
VT de Salgueiro |
3 (terças, quartas e quintas-feiras) |
7 a 9 |
33 a 36 |
19 |
7 |
Fontes: Informações extraÃdas do PJe, em 2/6/2017, relativas aos seguintes perÃodos: 20/2/2017 a 24/2/2017, 24/4/2017 a 28/4/2017, 15/5/2017 a 19/5/2017, e 26/6/2017 a 30/6/2017; e informações prestadas pelo Diretor de Secretaria da Vara.
5. MOVIMENTAÇÃO PROCESSUAL
5.1. Quantidade de ações trabalhistas ajuizadas na unidade - FÃsicos e PJe:
Unidade Judiciária |
2015 |
2016 |
2017 (até 4/6/2017) |
VT de Salgueiro |
2.888 |
2.628 |
754 |
Fontes: Consolidação da EstatÃstica, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Casos Novos por Distribuição e RedistribuÃdos); e PJe .
5.2. Processos remanescentes (congestionamento):
Unidade Judiciária |
SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2016 |
SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2017 | ||||
Pendentes de julgamento* |
Processos demais fases |
Total |
Pendentes de julgamento* |
Processos demais fases |
Total | |
VT de Salgueiro |
11 |
3.579 |
3.589 |
87 |
3.522 |
3.609 |
*Pendentes de julgamento: Processos com instrução encerrada, aguardando prolação de sentença.
Fontes: Consolidação da EstatÃstica, Relatórios Gerenciais, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Processos Pendentes de Solução) e PJe.
5.3. Quantidade de processos em tramitação:
Unidade Judiciária |
Processos em tramitação em 5/6/2017 | |
FÃsicos |
PJe | |
VT de Salgueiro |
822 |
2.848 |
Fonte: Relatório Gerencial (Processos em tramitação na Vara) e PJe-JT.
5.4. Quantidade de processos nas principais fases processuais ( pendentes de solução ):
Unidade Judiciária |
Conhecimento (até a prolação da sentença) |
Liquidação |
Execução |
VT de Salgueiro |
1.874 |
408 |
2.057 |
Fontes : e-Gestão
PerÃodo analisado: 1.º/4/2017 a 30/4/2017.
5.5. Prazos médios (em dias) nas principais fases processuais:
Unidade Judiciária |
Conhecimento (até a prolação da sentença) |
Liquidação |
Execução |
VT de Salgueiro |
230 |
145 |
629 |
Fonte: e-Gestão.
PerÃodo analisado: 1.º/5/2016 a 30/4/2017.
6. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS ELETRÔNICOS EM 5/6/2017 (RELATIVA À SEDE DA VARA DE SALGUEIRO):
Agrupadores:
Tarefa |
Quantidade |
Processos com pedido de sigilo nos documentos não apreciados |
68Â |
Processos com Petições Avulsas |
21 |
Processos com Habilitações nos Autos Não Lidas |
113 |
Processos com pedido liminar ou de antecipação de tutela não apreciados |
05 |
Processos com petições não apreciadas |
465 |
Mandados devolvidos pelo Oficial de Justiça |
96 |
Processos aguardando encaminhamento do secretário de audiência (atas assinadas) |
73 |
Fase de Conhecimento:
Tarefa |
Quantidade |
Data |
Processo |
Aguardando apreciação pela instância superior |
190 |
18/06/2015 |
|
*¹ Aguardando audiência |
453 |
04/08/2016 |
|
Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos |
132 |
24/01/2017 |
|
Aguardando laudo pericial |
08 |
02/03/2017 |
|
Aguardando término dos prazos |
94 |
18/04/2017 |
|
Analisar Decisão |
01 |
01/06/2017 |
|
Analisar Despacho |
22 |
31/05/2017 |
|
Analisar dependências |
02 |
25/05/2017 |
|
Analisar expediente da secretaria |
02 |
31/05/2017 |
|
*² Análise do Conhecimento |
164 |
28/01/2015 |
|
(Subpasta) Contadoria - Atualizações/Informações |
12 |
22/05/2017 |
|
(Subpasta) CP/Oficio para expedir/devolver |
06 |
08/05/2017 |
|
(Subpasta) Diligência da secretaria |
05 |
17/05/2017 |
|
(Subpasta) Fazer BACENJUD |
02 |
17/05/2017 |
|
Apreciar Urgentes |
05 |
12/05/2017 |
|
Apreciar dependência |
03 |
26/05/2017 |
|
*³ * 4 Concluso ao magistrado |
93 |
27/03/2017 |
|
(Subpasta) Admissibilidade |
02 |
17/05/2017 |
|
(Subpasta) Conclusos Urgentes |
01 |
17/05/2017 |
|
* 5 (Subpasta) Eds |
05 |
20/03/2017 |
|
Controle de pericia |
13 |
08/03/2017 |
|
* 6 Cumprimento de providências |
11 |
17/05/2017 |
|
Designar perÃcia |
01 |
29/05/2017 |
|
Imprimir Correspondência |
16 |
23/05/2017 |
|
* 7 * 8 Minutar expediente da secretaria |
63 |
22/11/2016 |
|
(Subpasta) Alvarás de FGTS/SD e Partes/Advogado |
10 |
15/05/2017 |
|
(Subpasta) Alvará - Urgente |
06 |
31/05/2017 |
|
(Subpasta) CPIs/CPEs para fazer |
02 |
17/05/2017 |
|
(Subpasta) OfÃcios para fazer |
02 |
18/05/2017 |
|
(Subpasta) Urgente |
06 |
03/05/2017 |
|
* 9 Minutar sentença |
83 |
21/03/2017 |
|
Prazos vencidos |
147 |
23/05/2017 |
|
Preparar comunicação |
177 |
10/04/2017 |
|
(Subpasta) Mandados |
03 |
18/05/2017 |
|
Publicar DJe - Conversão em diligência |
01 |
01/06/2017 |
|
Recebimento de instância superior |
17 |
22/05/2017 |
|
Remeter ao 2o Grau |
20 |
15/05/2017 |
|
RenaJud |
05 |
30/05/2017 |
|
Triagem Inicial |
54 |
29/05/2017 |
|
OBSERVAÇÕES | |||
*¹ O processo referido encontra-se com acordo homologado em audiência realizada na data de 15/09/2016. *² O processo referido encontra-se remetido ao STJ na data indicada em virtude de conflito negativo de competência em face da Justiça Comum Estadual, suscitado em 17/11/2014, conforme Id. b2b6adb. *³ Trata-se, o processo referido, de Embargo de Terceiro apto a julgamento. * 4 O processo referido, bem como outros da pasta, encontra-se sem fechamento da conclusão no sistema através da seleção do magistrado, razão pela qual tal ato não consta da movimentação processual. * 5 Trata-se o referido, bem como os demais, de processos cujos Embargos de Declaração encontram-se aptos a julgamento. * 6 Inexistem processos na subpasta “JUCEPE e SERPRO†* 7 Inexistem processos na subpasta “Mandados para fazerâ€. * 8 O processo referido encontra-se na subpasta “Alvarás para fazer - Recolhimentos e Transferênciasâ€. * 9 O processo referido, assim como os demais da pasta, encontra-se com conclusão nominal ao magistrado para julgamento. |
Fase de Liquidação:
Tarefa |
Quantidade |
Data |
Processo |
Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos |
01 |
28/11/2016 |
|
Aguardando laudo pericial |
16 |
04/04/2017 |
|
*¹ Aguardando término dos prazos |
73 |
31/01/2017 |
|
Analisar Decisão – Liq |
01 |
31/05/2017 |
|
Analisar Despacho – Liq |
03 |
02/06/2017 |
|
*² Análise de Liquidação |
45 |
13/03/2017 |
|
(Subpasta) Contadoria - Informações |
02 |
30/03/2017 |
|
(Subpasta) Contadoria - Liquidações |
20 |
30/03/2017 |
|
(Subpasta) Certificar Homologação |
14 |
03/04/2017 |
|
*³ Concluso ao magistrado - Liq |
12 |
08/05/2017 |
|
Controle de pericia |
09 |
17/05/2017 |
|
* 4 * 5 Minutar expediente da secretaria |
02 |
02/05/2017 |
|
(Subpasta) Alvarás de FGTS/SD e Partes/Advogado |
01 |
26/05/2017 |
|
Prazos vencidos |
76 |
18/04/2017 |
|
* 6 Preparar comunicação |
30 |
23/05/2017 |
|
OBSERVAÇÃO | |||
*¹ O processo referido encontra-se com despacho, na data de pendência indicada, para a reclamada apresentar cálculos de liquidação , bem como apresenta petição protocolizada em 16/03/2017. *² O processo referido encontra-se na subpasta “CONTADORIA – Atualizaçõesâ€. *³ O processo referido, bem como outros da pasta, encontra-se sem fechamento da conclusão no sistema através da seleção do magistrado, razão pela qual tal ato não consta da movimentação processual. * 4 O processo referido encontra-se na subpasta “ OfÃcios para fazerâ€. * 5 Inexistem processos nas subpastas tangentes à confecção de mandados e precatórias. * 6 Inexistem processos na subpasta “Mandadosâ€. |
Fase de Execução:
Tarefa |
Quantidade |
Data |
Processo |
Aguardando apreciação pela instância superior |
06 |
01/08/2016 |
|
Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos |
07 |
13/03/2017 |
|
Aguardando final do sobrestamento |
01 |
31/05/2017 |
|
Aguardando término dos prazos |
104 |
31/03/2017 |
|
Analisar Despacho – Exec |
36 |
31/05/2017 |
|
*¹ Analisar expediente da secretaria |
13 |
20/02/2017 |
|
Analisar sentença – Exec |
06 |
02/06/2017 |
|
*² Análise de Execução |
264 |
30/11/2015 |
|
*³ (Subpasta) Aguardando prazo |
11 |
05/02/2016 |
|
(Subpasta) Contadoria - Atualizações |
11 |
28/03/2017 |
|
(Subpasta) Contadoria - Informações |
02 |
23/02/2017 |
|
(Subpasta) Contadoria - Retificação de cálculos |
05 |
28/03/2017 |
|
(Subpasta) CP/Oficio para expedir/devolver |
05 |
10/05/2017 |
|
(Subpasta) Certificar |
02 |
25/05/2017 |
|
(Subpasta) Diligências da Secretaria |
04 |
16/02/2017 |
|
(Subpasta) Expedir Certidão de Habilitação de Crédito |
09 |
16/12/2016 |
|
(Subpasta) Fazer BACENJUD |
08 |
18/05/2017 |
|
* 4 (Subpasta) Hasta Pública |
03 |
23/02/2017 |
|
* 5 Concluso ao magistrado - Exec |
31 |
21/03/2017 |
|
* 6 (Subpasta) Exec - Embargos |
03 |
17/04/2017 |
|
Cumprimento de providências |
22 |
23/05/2017 |
|
(Subpasta) JUCEPE e SERPRO |
01 |
27/04/2017 |
|
* 7 Minutar expediente da secretaria |
75 |
07/10/2016 |
|
(Subpasta) Alvarás de FGTS/SD e Partes/Advogado |
41 |
06/12/2016 |
|
(Subpasta) Alvarás para fazer - Recolhimentos e Transferências |
20 |
16/03/2017 |
|
(Subpasta) CPIs/CPEs para fazer |
05 |
29/05/2017 |
|
(Subpasta) Mandados para fazer |
07 |
16/04/2017 |
|
Prazos vencidos |
83 |
27/04/2017 |
|
* 8 Preparar comunicação |
113 |
15/03/2017 |
|
(Subpasta) CPE |
04 |
14/03/2017 |
|
(Subpasta) Mandados |
03 |
19/05/2017 |
|
Publicar DJE |
02 |
31/05/2017 |
|
* 9 Registrar no BNDT - Exec |
02 |
28/05/2017 |
|
* 10 RenaJud |
04 |
29/05/2017 |
|
OBSERVAÇÕES | |||
*¹ O processo referido encontra-se na subpasta “CHC para conferência – CÃceroâ€. *² O processo referido encontra-se suspenso por 01 (um) ano, com despacho datado de 30/11/2015. *³ O processo referido encontra-se aguardando cumprimento de precatória distribuÃda à 12ª VT do Recife (CPE nº 000292-97.2016.5.06.0012) * 4 A data indicada refere-se à do despacho determinando designação de hasta pública, não havendo designação de data para sua realização. * 5 O processo referido, bem como outros da pasta, encontra-se sem fechamento da conclusão no sistema através da seleção do magistrado, razão pela qual tal ato não consta da movimentação processual. * 6 Trata-se o referido, bem como os demais, de processos cujos Embargos de Declaração encontram-se aptos a julgamento. * 7 O processo referido encontra-se na subpasta “OfÃcios para fazerâ€. * 8 O processo referido encontra-se na pendente de expedição de citação postal. * 9 A data indicada refere-se à do último despacho, conforme se depreende da Movimentação Processual. * 10 A data indicada refere-se à do último despacho, conforme se depreende da Movimentação Processual. |
7. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS FÃSICOS EM 12/6/2017 (RELATIVA À SEDE DA VARA DE SALGUEIRO):
NATUREZA |
QUANTIDADE |
DATA MAIS ANTIGA |
PROCESSO | |
Cargas |
Advogados |
22 |
22/06/2016 |
0000276-15.2012.5.06.0391 |
Perito |
- |
- |
- | |
Terceiros |
06 |
26/05/2017 |
0000490-35.2014.5.06.0391 | |
Petições a juntar aos autos |
22 |
07/06/2017 |
0000111-65.2012.5.06.0391 | |
Processos conclusos para despacho |
09 |
09/06/2017 |
0001605-62.2012.5.06.0391 | |
Consultas convênios a realizar (BACEN/JUCEPE/INFOJUD/DETRAN) |
24 |
24/05/2017 |
0001980-34.2010.5.06.0391 | |
Praças a marcar *1 |
04 |
25/10/2016 |
0000645-77.2010.5.06.0391 | |
Processos no setor de cálculos |
26 |
11/04/2017 |
0000085-96.2014.5.06.0391 | |
Processos para serem remetidos ao TRT |
- |
- |
- |
*1 No tocante à s praças a marcar, o Diretor de Secretaria esclarece que, em face da dificuldade de disponibilização de leiloeiros, impõe-se o acúmulo de um número mÃnimo de processos para possibilitar a realização da hasta pública;
*Em relação às certidões a serem expedidas, a mais antiga data de 06/06/2017 (processo n.º 00001678-05.2010.5.06.0391).
*No tocante aos ofÃcios e praças a realizar, não existem pendências.
*Quanto aos alvarás, o mais antigo data de 08/02/2017 (processo n.º 0000320-34.2012.5.06.0391).
* No que diz respeito aos mandados, o mais antigo data de 09/05/2017 (processo n.º 0000885-32.2011.5.06.0391).
*No que diz respeito às notificações, a mais antiga data de 09/05/2017 (processo n.º 0000548-72.2013.5.06.0391).
*Em relação aos processos digitalizados (CLE), não ocorreu a conversão de feitos.
Fonte: Informações colhidas na Secretaria da VT, e no SIAJ.
8. METAS FIXADAS PELO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA:
Em conformidade com os dados fornecidos pelo Núcleo de EstatÃstica e Pesquisa do Egrégio Regional, eis os resultados das Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ para o ano de 2016 :
Meta 1 CNJ - 2016 : – Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuÃdos no ano corrente.
Unidades Judiciárias |
Recebidos |
Resolvidos |
Resultado |
VT de Salgueiro |
2.626 |
2.870 |
109,29% |
Total da 6ª Região |
107.816 |
111.793 |
103,69% |
Meta 2 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, pelo menos, 90% dos processos distribuÃdos até 31/12/2014.
Unidade Judiciária |
DistribuÃdos em 2014 |
DistribuÃdos em 2014 e julgados até 31/12/16 |
Pendentes de julga- mento até 31/12/16 |
Resultado |
VT de Salgueiro |
1.190 |
1.190 |
0 |
111% |
Total da 6ª Regiãoa |
62.261 |
59.947 |
2.314 |
107% |
Meta 3 CNJ - 2016 : – Aumentar o Ãndice de conciliação na fase de conhecimento, em relação à média do biênio 2013/2014, em 2 pontos percentuais.
Unidade Judiciária |
Solucionados |
Conciliados |
Média biênio (2013/2014) |
Resultado |
VT de Salgueiro |
2.870 |
832 |
33,06% |
28,99% |
Total da 6ª Região |
111.793 |
44.400 |
40,83% |
39,72 % |
Meta 4 CNJ - 2016 : – Dar prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, não se destinando portanto à esta Justiça Especializada.
Meta 5 CNJ - 2016 : – B aixar em 2016, quantidade maior de processos de execução do que o total de casos novos de execução no ano corrente.
Unidade Judiciária |
Casos novos de execução |
Baixados |
Entraram na meta |
SaÃram da meta |
Resultado |
VT de Salgueiro |
926 |
1.016 |
0 |
0 |
110,08% |
Total da 6ª Região |
38.526 |
37.091 |
0 |
0 |
96,50% |
Meta 6 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, as ações coletivas distribuÃdas, até 31.12.2013 no 1.º grau e até 31.12.2014, no 2.º grau.
A Vara do Trabalho de Salgueiro não conta com ação coletiva ainda em tramitação, de acordo com os relatórios fornecidos pelo Setor de EstatÃstica deste Tribunal.
Meta 7 CNJ - 2016 : – Identificar e reduzir em 2% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior.
Unidade Judiciária |
Pendentes em 31/12/15 |
Quantidades de Processos dos dez maiores litigantes distribuÃdos na ins- tância no mês de referência |
Quantidades de Processos dos dez maiores litigantes julgados na ins- tância no mês de referência |
Pendentes em 31/12/16 |
Resultado |
VT de Salgueiro |
111 |
94 |
133 |
72 |
151,08% |
Total da 6ª Região |
8.284 |
7.949 |
9.373 |
6.860 |
118,34% |
O Conselho Nacional de Justiça divulgou no final do 10.º Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em BrasÃlia, as metas nacionais para 2017, quais sejam:
Meta 1 - Os tribunais mantiveram o compromisso de julgar, ao longo de 2017, mais processos do que os novos que chegarem aos tribunais (Meta 1). Assim como em 2016, o compromisso deverá ser cumprido por tribunais de todos os segmentos de Justiça.
Meta 2 - O compromisso com o julgamento dos processos mais antigos, alvo da Meta 2, foi renovado para 2017 e deverá ser cumprido por tribunais de todos os ramos do Judiciário. O detalhamento desta e das outras metas definidas, com percentuais e perÃodos de distribuição dos processos que deverão ser julgados, estarão num glossário que será divulgado futuramente pelo CNJ.
Meta 3 - A Justiça Federal e a Justiça do Trabalho também renovaram o compromisso com a Meta 3, que busca aumentar o número de casos solucionados por meio da conciliação, em relação a perÃodos anteriores.Â
Meta 4 - Fixada pela primeira vez em 2013, a Meta 4, que dá prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, deverá ser cumprida novamente em 2017 pela Justiça Estadual, pela Justiça Federal, pela Justiça Militar da União e dos Estados e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).Â
Meta 5 - Impulso aos processos de execução, que será perseguida no ano que vem pelos tribunais da Justiça Estadual, Federal e do Trabalho.
Meta 6 - P rioriza o julgamento de ações coletivas, que impactam na vida de um grupo maior de pessoas.Â
Meta 7 – Prioriza o julgamento de processos dos maiores litigantes e dos recursos repetitivos, tem por objetivo enfrentar demandas de massa que chegam ao Judiciário.
Meta 8 – Destinada a ações de fortalecimento da rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres, uma das prioridades da atual gestão do CNJ.
9. ITENS DE EXAME E REGISTRO OBRIGATÓRIOS (Art. 26 da Consolidação dos Provimentos da CGJT):
Com base nos autos e sistemas analisados, verificou-se que o JuÃzo:
- registra no sistema informatizado os atos processuais relevantes;
- emite, de forma explÃcita e circunstanciada, pronunciamento acerca da admissibilidade dos recursos, a exemplo dos processos n.ºs 0002662-13.2015.5.06.0391 e 0000307-93.2016.5.06.0391 ;
- ordena, de ofÃcio , a imediata liberação do depósito recursal, nos casos em que, após a liquidação, seja apurado crédito de valor inequivocamente superior ao depositado, como verificado nos processos n.ºs 0000085-96.2014.5.06.0391 e 0000824-35.2015.5.06.0391 ;
- exaure as iniciativas do juÃzo objetivando tornar exitosa a execução, observando o estabelecido pela Corregedoria-Geral, no tocante aos requisitos para a emissão da Certidão de Crédito Trabalhista, nos moldes do artigo 88 da Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral, como verificado nos processos n.ºs 0029600-26.2007.5.06.0391, 0008900-29.2007.5.06.0391 e 0000488-07.2010.5.06.0391, bem assim emite a Certidão de Arquivamento Provisório, prevista no art. 77 do referido Provimento, conforme se observa nos processos n.ºs 0000625-81.2013.5.06.0391, 0087300-86.2009.5.06.0391, 0020900-81.1995.5.06.0391 e 0000190-78.2011.5.06.0391;
- faz uso regular das ferramentas eletrônicas: Bacenjud, Detran, Renajud, Jucepe, Infojud e Serpro, consoante constatado nos processos n.ºs 0000122-89.2015.5.06.0391, 0002772-12.2015.5.06.0391, 0002089-38.2016.5.06.0391, 0011111-91.2014.5.06.0391, 0002255-70.2016.5.06.0391, 0001898-27.2015.5.06.0391, 0002471-65.2015.5.06.0391, 0002469-95.2015.5.06.0391, 0001712-04.2015.5.06.0391. De acordo com o Relatório sobre Ordens Judiciais, foram realizados, no perÃodo de janeiro de 2016 a abril de 2017, 1.050 (um mil e cinquenta) bloqueios, 609 (seiscentos e nove) desbloqueios e 462 (quatrocentos e sessenta e duas) transferências. No mês de abril de 2017, constavam 35 (trinta e cinco) bloqueios pendentes de providências;
- inclui, na pauta, eventualmente, processos na fase de execução para tentativa de conciliação, e também na Semana Nacional de Conciliação; e
- determina a citação dos sócios, nos casos de desconsideração da personalidade jurÃdica da empresa executada, com a devida inclusão dos seus nomes no sistema, no polo passivo da demanda, conforme visto nos processos n.ºs 0001473-97.2015.5.06.0391 e 0001463-53.2015.5.06.0391;
Quanto aos demais aspectos (assiduidade dos magistrados, pauta de audiências e principais prazos) encontram-se registrados nos itens 4 e 5.
10. OBSERVAÇÕES/PENDÊNCIAS REFERENTES À SECRETARIA:
- Na análise, por amostragem, nas carteiras que integram a Secretaria da Vara, verificaram-se satisfatória organização e cumprimento das normas procedimentais a serem seguidas pelas unidades judiciárias de primeira instância, no entanto cabe maior controle quanto à carga dos autos. Em relação aos processos digitais, constatou-se razoável tramitação dos feitos, conforme quadro do item 6 elaborado em 5/6/2017, porém se impõe melhor utilização da ferramenta “agrupadoresâ€, vez que havia 113 (cento e treze) habilitações não lidas e 465 (quatrocentos e sessenta e cinco) processos com petições não apreciadas, embora observem-se, na presente data, 1 (uma) habilitação não lida e 16 (dezesseis) processos com petições não apreciadas, e, portanto, a devida atualização. Na inspeção realizada pelo juÃzo de primeiro grau, no perÃodo de 9 a 13 de janeiro de 2017, registraram-se dentre outros dados: a) 1 (um) processo fora de pauta; b) 122 (cento e vinte e dois) processos sem tramitação há mais de 60 dias; c) 30 (trinta) processos com carga vencida e com notificação à s partes; e d) regularização quanto ao cumprimento dos despachos e inscrições de devedores no BNDT. Determinou-se naquela oportunidade: a) continuação da adoção do impulso oficial para agilização dos feitos em execução e das medidas legais em inibam práticas protelatórias; b) observância ao correto lançamento junto ao SIAJ, PJE e E-Gestão, a fim de que os relatórios gerenciais reflitam a real situação da unidade; e c) esforços para devolução de documentos depositados na Secretaria;
- Existem 38 (trinta e oito) CTPS’s sob custódia da Secretaria da Vara, e, desse total, 13 (treze) dizem respeito a processos arquivados ou em via de arquivamento (0011121-38.2014.5.06.0391, 0002772-12.2015.5.06.0391, 00000027-59.2015.5.06.0391, 0002722-83.2015.5.06.0391, 0010085-58.2014.5.06.0391, 0001783-11.2012.5.06.0391, 0001690-82.2011.5.06.0391, 0000469-64.2011.5.06.0391, 0000193-96.2012.5.06.0391, 0002211-27.2011.5.06.0391, 0002194-25.2010.5.06.0391, 0001210-36.2013.5.06.0391 e 0049400-40.2007.5.06.0391) . Indagada acerca das medidas adotadas para a diminuição do passivo desses documentos, o Diretor de Secretaria esclareceu que intima o advogado pelo sistema e, posteriormente, o reclamante por via postal e, se frustrada tal providência, notifica a parte por oficial de justiça;
- O JuÃzo utiliza o programa de cálculos “JURISCALCâ€, desenvolvido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 8.ª Região/PA e preconizado pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ e pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho – CSJT, para fins de liquidação de sentenças. Atualmente, prolata sentença lÃquidas, em sua maioria, no rito sumarÃssimo;
- Em relação ao lapso temporal anteriormente correicionado, observou-se: a) redução na quantidade de novas ações em 260 (duzentos e sessenta) processos; b) acréscimo na produtividade da Vara, vez que prolatadas a mais 235 (duzentos e trinta e cinco) sentenças, e realizadas a mais 2 (duas) conciliações; c) redução do prazo médio para julgamento em 6 (seis) dias; d) aumento do prazo médio, no ano de 2016, para realização das audiências iniciais (sumarÃssimo em 12 dias, e ordinário em 6 dias), da instrução (sumarÃssimo em 6 dias e ordinário em 19 dias) e da decisão (sumarÃssimo em 14 dias, e ordinário em 13 dias; e) redução do prazo médio para realização, em junho de 2017, das audiências iniciais no rito sumarÃssimo em 16 dias, e ordinário em 9 dias, porém houve acréscimo no prazo da instrução em 9 dias; f) aumento do prazo médio na fase de conhecimento em 13 dias, e redução na liquidação em 20 dias e na execução em 48 dias; g) redução na quantidade de processos na fase de conhecimento em 337 (trezentos e trinta e sete), e acréscimo na liquidação em 252 (duzentos e cinquenta e dois) e na execução em 696 (seiscentos e noventa e seis); e h) acréscimo do saldo remanescente em 19 (dezenove) processos; e
- Atingimento das Metas 1, 2, 5, 6 e 7 estabelecidas pelo CNJ para o ano de 2016, o que revela o esforço de todos para alcançar esses objetivos.
11. PEDIDOS DE PROVIDÊNCIAS E RECLAMAÇÕES CORREICIONAIS :
No tocante ao perÃodo de 1.º de janeiro de 2016 até a presente data, não houve a formalização de pedidos de providência ou de reclamações correicionais.
12. RECOMENDAÇÕES:
- Prolatar o magistrado Adalberto Ellery Barreira Neto, prioritariamente e no menor espaço de tempo possÃvel, as sentenças com prazo vencido, conforme relação especificada no item 3.3, devendo, sempre, atentar ao prescrito no ATO n.º 1/CGJT, de 10 de fevereiro de 2017, haja vista o controle exercido por esta Corregedoria Regional a evitar que decisões não ultrapassem a tolerância admitida pela citada norma ;
- Continuar a empreender esforços com o objetivo de reduzir os prazos médios de audiências no rito sumarÃssimo, estabelecendo como meta o prazo máximo de 15 (quinze) dias, conforme determina o inciso III do art. 852-B da CLT. Nos processos de rito ordinário, observar “o prazo médio de duração do processo – fase de conhecimento – de até 200 (duzentos) dias, atentando-se ao limite legal para publicação de sentença†– Resolução Administrativa TRT n.º 03/2015, artigo 14, § 2.º (Provimento TRT-CRT n.º 03/2010);
- Fomentar a inclusão de processos de execução na pauta de audiências para tentativa de conciliação, consoante disposto no art. 76, II, da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho: “ promover a realização semanal de audiências de conciliação em processos na fase de execução, independentemente de requerimento das partes, selecionando-se aqueles com maior possibilidade de êxito na composição â€.
- Perseverar nas diligências no sentido de devolver às partes os documentos de identificação profissional (CTPS), especialmente aqueles que se refiram a processos arquivados ou em vias de arquivamento;
- Impulsionar os feitos que se encontram sem tramitação há mais de 60 dias;
- Proceder ao controle de carga dos autos mensalmente até o dia 15 de cada mês subsequente, conforme prevê o art. 57, parágrafo único, do Provimento 02/2013 da Corregedoria Regional, com adoção das providências cabÃveis, de modo a assegurar a sua devolução o mais breve possÃvel, especialmente em relação ao processo n.º 0000276-15.2012.5.06.0391 , com carga desde 22/6/2016 ;
- Continuar a verificação periódica, no Sistema BacenJud, quanto à existência de alguma ordem judicial “pendente de providênciaâ€, ou mesmo “não lidaâ€, adotando-se a medida cabÃvel, seja de transferência dos valores bloqueados para contas judiciais (para posterior liberação aos exequentes) ou desbloqueios daquelas importâncias que não interessem à execução – Consolidação de Provimentos da CGJT, Art. 99;
- Enfatizar, entre os usuários (servidores e magistrados) da Vara, a importância da correta inserção de dados no PJE, pois eles são extraÃdos, através das remessas, transformados e gravados, e essas informações alimentam o e-Gestão, gerando os relatórios gerenciais e a estatÃstica oficial da Justiça do Trabalho;
- Realizar a análise periódica da ferramenta “agrupadoresâ€, a fim de evitar a permanência de processos em tarefas já superadas. Os processos devem ser retirados de tal lista assim que realizado o ato respectivo;
- Proceder à “conclusão ao magistradoâ€, especificando o tipo (sentenças, decisões ou despachos), sem necessidade de despacho para tal finalidade, pela importância desse dado para a estatÃstica deste Regional, e, ainda, com a cautela necessária, em face da impossibilidade de cancelamento da “conclusão†em relação à s sentenças, o que enseja, em caso de equÃvoco do servidor, a necessidade de o magistrado proceder à “conversão do julgamento em diligência†para que se possa realizar nova conclusão. Deve, ainda, ser selecionado o magistrado em tempo real, com a devida gravação no sistema, a fim de que seja contabilizado o prazo para prolação da decisão corretamente, e, no caso da sentença, tão logo encerrada a instrução. Em relação à s decisões de antecipação de tutela, há necessidade da imediata conclusão com a especificação do magistrado, de modo a possibilitar o controle do prazo e garantir a veracidade dos dados estatÃsticos. No tocante aos embargos de declaração, havendo necessidade de intimar a parte contrária, proceder à conclusão para julgamento tão logo encerrado o prazo, também sem necessidade de despacho, por se tratar de ato ordinário da secretaria. Cabe à Secretaria da Vara, tratando-se de juiz substituto da reserva técnica, proceder à imediata conclusão no sistema, e ainda informar tal fato, por e-mail funcional, ao magistrado, inclusive porque possui acesso restrito à unidade na qual atua;
- Efetivar a conclusão para julgamento dos embargos de declaração ao magistrado que se encontrar em exercÃcio na Vara, quando aquele que prolatou a sentença embargada se encontrar afastado por mais de 30 dias, em conformidade com o art. 8.º, § 3.º, do Provimento n.º 03/2015 desta Corregedoria Regional;
- Continuar a cumprir as diligências determinadas pelo Tribunal, em grau de recurso, em prazo razoável;
- Observar o correto cadastramento das partes quando do envio dos recursos ao Tribunal, inclusive em relação ao recurso ordinário em rito sumarÃssimo, de modo a evitar equÃvoco quando da distribuição da classe processual na segunda instância;
- Verificar o acervo relativo aos processos pendentes de baixa, conforme orientações divulgadas por e-mail e repassadas a essa unidade pelos membros do Comitê do PJE e e-Gestão;
- Registrar, no sistema PJE, o recolhimento das custas, emolumentos, contribuição previdenciária e imposto de renda, escolhendo a tarefa “Análise de Conhecimentoâ€, e optando pelo item “Cumprimento de acordo ou pagamentosâ€. Ressalte-se que, após as orientações sobre a necessidade de tal anotação, o Setor de EstatÃstica do Tribunal constatou acréscimo considerável no registro de tais arrecadações, conforme quadro demonstrativo entre os meses de janeiro a março de 2016 e janeiro a março de 2017, numa variação de 115,94% no tocante à s custas processuais, de 498,05% em relação aos emolumentos, de 71,16% no pertinente à s contribuições previdenciárias, de 32,62% no que diz respeito ao imposto de renda, e de 283,18% quanto à s multas aplicadas pelos órgãos de fiscalização das relações de trabalho; e
- Estimular, entre os servidores, práticas de sustentabilidade, racionalização e consumo consciente de materiais e serviços de responsabilidade socioambiental, visando ao uso sustentável dos recursos naturais e dos bens públicos, bem como ao aperfeiçoamento contÃnuo da qualidade do gasto público realizado pelo Tribunal, a teor da Resolução n.º 201 do CNJ de 3/3/2015.
13. BOAS PRÃTICAS RELATADAS PELO JUÃZO:
Noticiou o Diretor de Secretaria que as boas práticas, relacionadas na ata de correição de 2016, continuam sendo desempenhadas nesta unidade judiciária, motivo pelo qual procede à sua renovação:
- Elaboração, pelos Assistentes de Juiz, de minutas de despachos e de sentenças relativas à solução de incidentes processuais, como embargos declaratórios, embargos à execução, embargos de terceiros, exceção de pré-executividade e antecipação de tutela;
- Quando da liquidação da sentença, determina-se a notificação à parte reclamada (Art. 879, § 1-B, da CLT) para apresentação dos cálculos e, posteriormente, vista ao reclamante para impugná-los, desobstruindo o Setor de Cálculos;
- Certificação nos autos e elaboração de minuta de despacho pelo mesmo servidor;
- Atas de audiência com força de alvará para levantamento do FGTS e habilitação no seguro desemprego nos casos cabÃveis;
- Liberação imediata do depósito recursal após o trânsito em julgado, quando possÃvel;
- Transferência dos depósitos recursais para conta judicial em processos pendentes de julgamento de Recurso de Revista/Agravo de Instrumento;
- Elaboração de alvarás no SIAJ e posterior notificação às partes, o que diminui o tempo de espera do jurisdicionado;
- Utilização de despacho sequenciado na execução (penhora on line junto ao Bacenjud, inclusão no BNDT, e diligência junto ao Renajud);
- Priorização do pagamento ao reclamante antes da liberação dos honorários advocatÃcios, o que incentiva o patrono a localizar o seu cliente; e
- Inclusão, nos termos de conciliação dos processos fÃsicos, de autorização para devolução dos documentos à s partes.
14. SOLICITAÇÕES DO JUÃZO:
- Reiterar solicitação de substituição dos condicionadores de ar do apartamento destinados aos JuÃzes pelo modelo split; e
- Possibilitar a exclusão automática do processo constante da ferramenta “agrupadoresâ€, quando da execução, pelo usuário, de algum ato processual no feito.
Encerrados os trabalhos, a ExcelentÃssima Corregedora Regional, Desembargadora Dione Nunes Furtado da Silva, agradeceu a fraternal acolhida e a colaboração prestada pelo ExcelentÃssimo Juiz Substituto Auxiliar, e pelos servidores da Vara, determinando que, lavrada e assinada, fosse disponibilizada esta ata na página da Corregedoria, no sÃtio deste Regional ( www.trt6.jus.br ), além de publicada, em sua Ãntegra, no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho – DEJT, entregando cópia à Unidade Judiciária sob correição (neste ato), à Presidência do Egrégio Regional, Secretaria de Tecnologia de Informação, e Secretaria Administrativa, para conhecimento e providências pertinentes. Firmam a presente ata a ExcelentÃssima Desembargadora Corregedora Regional e a Secretária da Corregedoria Regional.
DIONE NUNES FURTADO DA SILVA
Desembargadora Corregedora Regional
NOÊMIA MARIA GOMES DE OLIVEIRA
Secretária da Corregedoria Regional
Ata Correição 35 - 2017 de 12/6/2017