ATA DA CORREIÇÃO ORDINÃRIA REALIZADA NA SEDE DA VARA DO TRABALHO DE SALGUEIRO, EM 12 DE JUNHO DE 2017.

Aos 12 (doze) dias do mês de junho de 2017, às 9 (nove) horas, compareceu à sede da Vara do Trabalho de Salgueiro, situada na BR-232, Km 19, S/N, COHAB – Salgueiro/PE, a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional do TRT da 6.ª Região, Dr.ª Dione Nunes Furtado da Silva , acompanhada pelos servidores Noêmia Maria Gomes de Oliveira (Secretária da Corregedoria), Vânia Rodrigues de Santana Cunha (Assessora de Gabinete), Rosanna de Freitas Monteiro (Assistente de Gabinete), Henrique Bezerra Valença (Assistente Secretário) e Patrícia Arrais de Sá (Assistente de Gabinete) para realizar a Correição Ordinária veiculada no Edital n.º 04/2017, disponibilizado no Diário Eletrônico do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região em 24 (vinte e quatro) de abril de 2017, considerado publicado em 25 (vinte e cinco) de abril de 2017. Referido edital se encontrava devidamente afixado no átrio da Secretaria, possibilitando sua plena divulgação e visualização pelo público local.

Presentes o Excelentíssimo Juiz Substituto Auxiliar, Dr. Adalberto Ellery Barreira Neto, o Diretor de Secretaria, Bel. Cícero Antônio Santos Tavares, e os demais servidores ali lotados: Joseildo Alves da Silva, Alex Sampaio Nunes, Hannah Tupina Torres Lima, João Honorato Leite da Silva, César Rômulo de Alencar Rosa, Geraldo Freire de Carvalho Júnior, Edneide Maia de Oliveira, Sandrierio Ferreira Rocha, Armando de Sousa Lucena, e Fábio de Lucena Melo, além da estagiária de Direito Maria Aparecida Rodrigues da Silva. Ausentes os funcionários Luiz Pereira Muniz de Barros (falecimento de seu irmão) e Raimundo Mairins de Souza Júnior (licença para acompanhar pessoa da família).

Com base nos dados extraídos do SIAJ, PJe, e-Gestão e Sistema de Pessoal; nas informações consolidadas pela Seção de Estatística; no exame dos procedimentos adotados na Secretaria da Vara e dos processos em tramitação, e, ainda, dos dados colhidos na inspeção judicial realizada no período de 9 a 13 de janeiro de 2017, a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional determinou o registro das informações e recomendações que seguem.

Destaca-se, inicialmente, que os dados estatísticos relativos à produtividade (item 3), movimentação processual (item 5) e metas (item 6) englobam o somatório dos processos que tramitam na Sede da Vara do Trabalho de Salgueiro e no Posto Avançado de Floresta, por não ser possível, nesses aspectos, a sua individualização no sistema e-Gestão. Logo, na correição do referido Posto Avançado, serão objeto de verificação, tão somente, os itens 1, 2, 4, 9, 10, 11, 12, 13 e 14, porquanto passíveis de controle em separado, de modo a evitar que a sede da Vara se submeta novamente à correição. Observe-se que a constatação do mencionado englobamento ocorreu apenas quando da extração dos relatórios gerenciais, razão pela qual, no ano de 2018, as correições dessas unidades ocorrerão em datas próximas, com registro em ata única.

JUIZ TITULAR/JUIZ SUBSTITUTO

ATUAÇÃO

Vacância da titularidade

----

Adalberto Ellery Barreira Neto (Auxiliar)

Desde 20/5/2011

(Portaria TRT- GCR n.º 87/2011)

2. QUADRO ATUAL DE SERVIDORES LOTADOS NA VARA:

NOME

CARGO

FUNÇÃO

Cícero Antônio Santos Tavares

Técnico Judiciário

Diretor de Secretaria

Joseildo Alves da Silva

Técnico Judiciário

Assistente de Diretor

Alex Sampaio Nunes

Técnico Judiciário

Assistente de Juiz

Hannah Tupina Torres Lima

Técnica Judiciária

Assistente de Juiz

João Honorato Leite da Silva

Técnico Judiciário

Calculista

Luiz Pereira Muniz de Barros

Técnico Judiciário

Calculista

César Rômulo de Alencar Rosa

Analista Judiciário

Secretário de Audiência

Geraldo Freire de Carvalho Júnior

Requisitado

Secretário de Audiência

Raimundo Mairins de Souza Júnior

Técnico Judiciário

Assistente

Edneide Maia de Oliveira

Requisitada

Assistente

Sandrierio Ferreira Rocha

Técnico Judiciário

Assistente

Fábio de Lucena Melo

Analista Judiciário

Oficial de Justiça

Armando de Sousa Lucena

Técnico Judiciário

-

3. Produtividade dos Juízes na Unidade :

3.1. Quantidade de Audiências, Sentenças, Conciliações e Incidentes por Juiz (a):

Atuação dos Magistrados na

VT de Salgueiro

Audiências*

Sentenças de mérito

Conciliações

Incidentes processuais

Adalberto Ellery Barreira Neto

1.992

560

400

218

Arthur Ferreira Soares

287

86

46

19

Carolina de Oliveira Pedrosa

361

95

43

28

Juliana Gabriela Hita Neves

233

31

25

12

Leandro Fernandez Teixeira

88

22

6

1

Levi Pereira de Oliveira

54

11

6

-

Matheus de Lima Sampaio

415

94

58

19

Regina Maura Maciel Lemos

16

58

-

3

Saulo Bosco Souza de Medeiros

420

122

72

36

Tatyana de Siqueira Alves Pereira Rodrigues Rocha

651

172

121

18

Victor Majela Nabuco de Menezes

159

26

47

6

Total

4.676

1.277

824

360

*Exceto audiências de julgamento.

Fontes: Relatórios extraídos do e-Gestão (Audiências realizadas, Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado).

Período analisado: 1.º/5/2016 a 30/4/2017.

3.2. Prazo médio (em dias) para julgamento de mérito na unidade, da conclusão até a prolação da sentença (apenas PJe):

Atuação dos Magistrados na VT de Salgueiro

Prazo* médio para julgamento de sentenças de mérito

Adalberto Ellery Barreira Neto

14

Arthur Ferreira Soares

2

Carolina de Oliveira Pedrosa

56

Juliana Gabriela Hita Neves

12

Leandro Fernandez Teixeira

1

Levi Pereira de Oliveira

20

Matheus de Lima Sampaio

9

Regina Maura Maciel Lemos

1

Saulo Bosco Souza de Medeiros

37

Tatyana de Siqueira Alves Pereira Rodrigues Rocha

23

Victor Majela Nabuco de Menezes

32

Prazo médio para julgar na unidade

19

*Apuração leva em conta somente processos eletrônicos e não deduz os períodos de afastamento dos magistrados, tais como férias, licenças, cursos e outros, em face da falta de integração entre os sistemas de pessoal e judicial.

Fontes: Relatório extraído do e-Gestão (Prazos Médios (em dias) da conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe).

Período analisado: 1.º/5/2016 a 30/4/2017.

3.3. Sentenças de mérito (conhecimento) pendentes de julgamento:

Magistrados com sentenças pendentes na

VT de Salgueiro

No prazo

Prazo vencido

Total

Adalberto Ellery Barreira Neto

67

3

70

Leandro Fernandez Teixeira

1

-

1

Total de sentenças pendentes na Vara

68

3

71

Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade do magistrado Adalberto Ellery Barreira Neto: 0002343-45.2015.5.06.0391, 0002168-17.2016.5.06.0391 e 0002490-37.2016.5.06.0391.

Fontes: Dados extraídos de “Relatório de decisões em aberto/proferidasâ€; e PJe, em 12/6/2017 às 11h5min.

3.4. Incidentes processuais pendentes de julgamento:

Magistrados com Incidentes Processuais pendentes na VT de Salgueiro

No prazo

Prazo vencido

Total

Adalberto Ellery Barreira Neto

2

-

2

------------------------------------------*

5

-

5

Total de incidentes pendentes na Vara

7

-

7

*Incidentes sem conclusão a magistrado.

Fontes: Dados coletados na Secretaria da Vara e no PJe, em 12/6/2017, às 10h10.

3.5. Produtividade da Vara:

Unidade Judiciária

Quantidades

Prazo médio para julgamento (PJe)

Sentenças de mérito

Incidentes processuais

Conciliações

VT de Salgueiro

1.277

360

824

19

Fontes: Relatórios extraídos do e-Gestão: Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado; Prazos Médios (em dias) da Conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe).

Período analisado: 1.º/5/2016 a 30/4/2017.

4. AUDIÊNCIAS (REALIZADAS E DESIGNADAS):

4.1. Prazos médios, em dias, até a realização das audiências (a partir do ajuizamento):

Unidade Judiciária

Inicial

Instrução

Decisão

Sumaríssimo

Ordinário

Sumaríssimo

Ordinário

Sumaríssimo

Ordinário

VT de Salgueiro

69

128

85

236

92

247

Fonte: Dados extraídos do e-Gestão (Prazos médios – fase de conhecimento).

Período analisado: 1.º/5/2016 a 30/4/2017.

4.2. Prazos (em dias) para designação de audiências, a contar de 5/6/2017:

Unidade Judiciária

Inicial

Instrução

Sumaríssimo

Ordinário

2016

2017

2016

2017

2016

2017

VT de Salgueiro

25

9

95

86

118

127

Fontes: Informações extraídas do PJe e da Ata de Correição realizada em 2016.

4.3. Assiduidade do magistrado:

Em face da ausência de Juiz Titular, as audiências ocorrem em 3 (três) dias (terças, quartas e quintas-feiras) em todas as semanas.

4.4. Quantidade de processos em pauta de audiências por semana (média):

Unidade Judiciária

Dias de audiências por semana

Total de audiências

Sumaríssimos

Iniciais

Instruções

Razões Finais

VT de Salgueiro

3 (terças, quartas e quintas-feiras)

7 a 9

33 a 36

19

7

Fontes: Informações extraídas do PJe, em 2/6/2017, relativas aos seguintes períodos: 20/2/2017 a 24/2/2017, 24/4/2017 a 28/4/2017, 15/5/2017 a 19/5/2017, e 26/6/2017 a 30/6/2017; e informações prestadas pelo Diretor de Secretaria da Vara.

5. MOVIMENTAÇÃO PROCESSUAL

5.1. Quantidade de ações trabalhistas ajuizadas na unidade - Físicos e PJe:

Unidade Judiciária

2015

2016

2017

(até 4/6/2017)

VT de Salgueiro

2.888

2.628

754

Fontes: Consolidação da Estatística, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Casos Novos por Distribuição e Redistribuídos); e PJe .

5.2. Processos remanescentes (congestionamento):

Unidade Judiciária

SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2016

SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2017

Pendentes de julgamento*

Processos demais fases

Total

Pendentes de julgamento*

Processos demais fases

Total

VT de Salgueiro

11

3.579

3.589

87

3.522

3.609

*Pendentes de julgamento: Processos com instrução encerrada, aguardando prolação de sentença.

Fontes: Consolidação da Estatística, Relatórios Gerenciais, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Processos Pendentes de Solução) e PJe.

5.3. Quantidade de processos em tramitação:

Unidade Judiciária

Processos em tramitação em 5/6/2017

Físicos

PJe

VT de Salgueiro

822

2.848

Fonte: Relatório Gerencial (Processos em tramitação na Vara) e PJe-JT.

5.4. Quantidade de processos nas principais fases processuais ( pendentes de solução ):

Unidade Judiciária

Conhecimento

(até a prolação da sentença)

Liquidação

Execução

VT de Salgueiro

1.874

408

2.057

Fontes : e-Gestão

Período analisado: 1.º/4/2017 a 30/4/2017.

5.5. Prazos médios (em dias) nas principais fases processuais:

Unidade Judiciária

Conhecimento

(até a prolação da sentença)

Liquidação

Execução

VT de Salgueiro

230

145

629

Fonte: e-Gestão.

Período analisado: 1.º/5/2016 a 30/4/2017.

6. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS ELETRÔNICOS EM 5/6/2017 (RELATIVA À SEDE DA VARA DE SALGUEIRO):

Agrupadores:

Tarefa

Quantidade

Processos com pedido de sigilo nos documentos não apreciados

68 

Processos com Petições Avulsas 

21

Processos com Habilitações nos Autos Não Lidas 

113

Processos com pedido liminar ou de antecipação de tutela não apreciados 

05

Processos com petições não apreciadas

465

Mandados devolvidos pelo Oficial de Justiça 

96

Processos aguardando encaminhamento do secretário de audiência (atas assinadas)

73

Fase de Conhecimento:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

Aguardando apreciação pela instância superior

190

18/06/2015

0010086-43.2014.5.06.0391

*¹ Aguardando audiência

453

04/08/2016

0001511-75.2016.5.06.0391

Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos

132

24/01/2017

0001344-58.2016.5.06.0391

Aguardando laudo pericial

08

02/03/2017

0002153-48.2016.5.06.0391

Aguardando término dos prazos

94

18/04/2017

0001098-62.2016.5.06.0391

Analisar Decisão

01

01/06/2017

0000983-41.2016.5.06.0391

Analisar Despacho

22

31/05/2017

0000753-62.2017.5.06.0391

Analisar dependências

02

25/05/2017

0001027-26.2017.5.06.0391

Analisar expediente da secretaria

02

31/05/2017

0000426-54.2016.5.06.0391

*² Análise do Conhecimento

164

28/01/2015

0010897-03.2014.5.06.0391

(Subpasta) Contadoria - Atualizações/Informações

12

22/05/2017

0010033-62.2014.5.06.0391

(Subpasta) CP/Oficio para expedir/devolver

06

08/05/2017

0002436-71.2016.5.06.0391

(Subpasta) Diligência da secretaria

05

17/05/2017

0001316-90.2016.5.06.0391

(Subpasta) Fazer BACENJUD

02

17/05/2017

0000601-48.2016.5.06.0391

Apreciar Urgentes

05

12/05/2017

0000968-38.2017.5.06.0391

Apreciar dependência

03

26/05/2017

0001079-22.2017.5.06.0391

*³ * 4 Concluso ao magistrado

93

27/03/2017

0002403-81.2016.5.06.0391

(Subpasta) Admissibilidade

02

17/05/2017

0002662-13.2015.5.06.0391

(Subpasta) Conclusos Urgentes

01

17/05/2017

0002158-70.2016.5.06.0391

* 5 (Subpasta) Eds

05

20/03/2017

0002342-60.2015.5.06.0391

Controle de pericia

13

08/03/2017

0000199-30.2017.5.06.0391

* 6 Cumprimento de providências

11

17/05/2017

0002546-70.2016.5.06.0391

Designar perícia

01

29/05/2017

0000972-12.2016.5.06.0391

Imprimir Correspondência

16

23/05/2017

0000976-15.2017.5.06.0391

* 7 * 8 Minutar expediente da secretaria

63

22/11/2016

0000127-77.2016.5.06.0391

(Subpasta) Alvarás de FGTS/SD e Partes/Advogado

10

15/05/2017

0002447-03.2016.5.06.0391

(Subpasta) Alvará - Urgente

06

31/05/2017

0002658-39.2016.5.06.0391

(Subpasta) CPIs/CPEs para fazer

02

17/05/2017

0002443-63.2016.5.06.0391

(Subpasta) Ofícios para fazer

02

18/05/2017

0000214-96.2017.5.06.0391

(Subpasta) Urgente

06

03/05/2017

0001725-66.2016.5.06.0391

* 9 Minutar sentença

83

21/03/2017

0001484-29.2015.5.06.0391

Prazos vencidos

147

23/05/2017

0000139-57.2017.5.06.0391

Preparar comunicação

177

10/04/2017

0000750-10.2017.5.06.0391

(Subpasta) Mandados

03

18/05/2017

0001793-16.2016.5.06.0391

Publicar DJe - Conversão em diligência

01

01/06/2017

0000409-81.2017.5.06.0391

Recebimento de instância superior

17

22/05/2017

0000662-40.2015.5.06.0391

Remeter ao 2o Grau

20

15/05/2017

0000588-49.2016.5.06.0391

RenaJud

05

30/05/2017

0001071-79.2016.5.06.0391

Triagem Inicial

54

29/05/2017

0001097-43.2017.5.06.0391

OBSERVAÇÕES

*¹ O processo referido encontra-se com acordo homologado em audiência realizada na data de 15/09/2016.

*² O processo referido encontra-se remetido ao STJ na data indicada em virtude de conflito negativo de competência em face da Justiça Comum Estadual, suscitado em 17/11/2014, conforme Id. b2b6adb.

*³ Trata-se, o processo referido, de Embargo de Terceiro apto a julgamento.

* 4 O processo referido, bem como outros da pasta, encontra-se sem fechamento da conclusão no sistema através da seleção do magistrado, razão pela qual tal ato não consta da movimentação processual.

* 5 Trata-se o referido, bem como os demais, de processos cujos Embargos de Declaração encontram-se aptos a julgamento.

* 6 Inexistem processos na subpasta “JUCEPE e SERPROâ€

* 7 Inexistem processos na subpasta “Mandados para fazerâ€.

* 8 O processo referido encontra-se na subpasta “Alvarás para fazer - Recolhimentos e Transferênciasâ€.

* 9 O processo referido, assim como os demais da pasta, encontra-se com conclusão nominal ao magistrado para julgamento.

Fase de Liquidação:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos

01

28/11/2016

0000378-95.2016.5.06.0391

Aguardando laudo pericial

16

04/04/2017

0000187-50.2016.5.06.0391

*¹ Aguardando término dos prazos

73

31/01/2017

0010923-98.2014.5.06.0391

Analisar Decisão – Liq

01

31/05/2017

0011155-13.2014.5.06.0391

Analisar Despacho – Liq

03

02/06/2017

0002013-48.2015.5.06.0391

*² Análise de Liquidação

45

13/03/2017

0010916-09.2014.5.06.0391

(Subpasta) Contadoria - Informações

02

30/03/2017

0000552-07.2016.5.06.0391

(Subpasta) Contadoria - Liquidações

20

30/03/2017

0002984-33.2015.5.06.0391

(Subpasta) Certificar Homologação

14

03/04/2017

0001960-67.2015.5.06.0391

*³ Concluso ao magistrado - Liq

12

08/05/2017

0001654-98.2015.5.06.0391

Controle de pericia

09

17/05/2017

0000888-45.2015.5.06.0391

* 4 * 5 Minutar expediente da secretaria

02

02/05/2017

0000015-11.2016.5.06.0391

(Subpasta) Alvarás de FGTS/SD e Partes/Advogado

01

26/05/2017

0010942-07.2014.5.06.0391

Prazos vencidos

76

18/04/2017

0002897-77.2015.5.06.0391

* 6 Preparar comunicação

30

23/05/2017

0001805-30.2016.5.06.0391

OBSERVAÇÃO

*¹ O processo referido encontra-se com despacho, na data de pendência indicada, para a reclamada apresentar cálculos de liquidação , bem como apresenta petição protocolizada em 16/03/2017.

*² O processo referido encontra-se na subpasta “CONTADORIA – Atualizaçõesâ€.

*³ O processo referido, bem como outros da pasta, encontra-se sem fechamento da conclusão no sistema através da seleção do magistrado, razão pela qual tal ato não consta da movimentação processual.

* 4 O processo referido encontra-se na subpasta “ Ofícios para fazerâ€.

* 5 Inexistem processos nas subpastas tangentes à confecção de mandados e precatórias.

* 6 Inexistem processos na subpasta “Mandadosâ€.

Fase de Execução:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

Aguardando apreciação pela instância superior

06

01/08/2016

0001227-04.2015.5.06.0391

Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos

07

13/03/2017

0000796-33.2016.5.06.0391

Aguardando final do sobrestamento

01

31/05/2017

0002158-07.2015.5.06.0391

Aguardando término dos prazos

104

31/03/2017

0000973-31.2015.5.06.0391

Analisar Despacho – Exec

36

31/05/2017

0001370-90.2015.5.06.0391

*¹ Analisar expediente da secretaria

13

20/02/2017

0010985-41.2014.5.06.0391

Analisar sentença – Exec

06

02/06/2017

0002695-03.2015.5.06.0391

*² Análise de Execução

264

30/11/2015

0010756-81.2014.5.06.0391

*³ (Subpasta) Aguardando prazo

11

05/02/2016

0000056-12.2015.5.06.0391

(Subpasta) Contadoria - Atualizações

11

28/03/2017

0010223-25.2014.5.06.0391

(Subpasta) Contadoria - Informações

02

23/02/2017

0001925-10.2015.5.06.0391

(Subpasta) Contadoria - Retificação de cálculos

05

28/03/2017

0000174-85.2015.5.06.0391

(Subpasta) CP/Oficio para expedir/devolver

05

10/05/2017

0000575-84.2015.5.06.0391

(Subpasta) Certificar

02

25/05/2017

0001215-87.2015.5.06.0391

(Subpasta) Diligências da Secretaria

04

16/02/2017

0010487-42.2014.5.06.0391

(Subpasta) Expedir Certidão de Habilitação de Crédito

09

16/12/2016

0002274-13.2015.5.06.0391

(Subpasta) Fazer BACENJUD

08

18/05/2017

0002089-38.2016.5.06.0391

* 4 (Subpasta) Hasta Pública

03

23/02/2017

0000789-41.2016.5.06.0391

* 5 Concluso ao magistrado - Exec

31

21/03/2017

0010548-97.2014.5.06.0391

* 6 (Subpasta) Exec - Embargos

03

17/04/2017

0001405-50.2015.5.06.0391

Cumprimento de providências

22

23/05/2017

0010365-29.2014.5.06.0391

(Subpasta) JUCEPE e SERPRO

01

27/04/2017

0000122-89.2015.5.06.0391

* 7 Minutar expediente da secretaria

75

07/10/2016

0001682-66.2015.5.06.0391

(Subpasta) Alvarás de FGTS/SD e Partes/Advogado

41

06/12/2016

0001333-63.2015.5.06.0391

(Subpasta) Alvarás para fazer - Recolhimentos e Transferências

20

16/03/2017

0010801-85.2014.5.06.0391

(Subpasta) CPIs/CPEs para fazer

05

29/05/2017

0000034-17.2016.5.06.0391

(Subpasta) Mandados para fazer

07

16/04/2017

0001724-81.2016.5.06.0391

Prazos vencidos

83

27/04/2017

0010790-56.2014.5.06.0391

* 8 Preparar comunicação

113

15/03/2017

0000207-75.2015.5.06.0391

(Subpasta) CPE

04

14/03/2017

0000654-63.2015.5.06.0391

(Subpasta) Mandados

03

19/05/2017

0001929-47.2015.5.06.0391

Publicar DJE

02

31/05/2017

0010268-29.2014.5.06.0391

* 9 Registrar no BNDT - Exec

02

28/05/2017

0001898-27.2015.5.06.0391

* 10 RenaJud

04

29/05/2017

0002471-65.2015.5.06.0391

OBSERVAÇÕES

*¹ O processo referido encontra-se na subpasta “CHC para conferência – Cíceroâ€.

*² O processo referido encontra-se suspenso por 01 (um) ano, com despacho datado de 30/11/2015.

*³ O processo referido encontra-se aguardando cumprimento de precatória distribuída à 12ª VT do Recife (CPE nº 000292-97.2016.5.06.0012)

* 4 A data indicada refere-se à do despacho determinando designação de hasta pública, não havendo designação de data para sua realização.

* 5 O processo referido, bem como outros da pasta, encontra-se sem fechamento da conclusão no sistema através da seleção do magistrado, razão pela qual tal ato não consta da movimentação processual.

* 6 Trata-se o referido, bem como os demais, de processos cujos Embargos de Declaração encontram-se aptos a julgamento.

* 7 O processo referido encontra-se na subpasta “Ofícios para fazerâ€.

* 8 O processo referido encontra-se na pendente de expedição de citação postal.

* 9 A data indicada refere-se à do último despacho, conforme se depreende da Movimentação Processual.

* 10 A data indicada refere-se à do último despacho, conforme se depreende da Movimentação Processual.

7. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS FÃSICOS EM 12/6/2017 (RELATIVA À SEDE DA VARA DE SALGUEIRO):

NATUREZA

QUANTIDADE

DATA MAIS

ANTIGA

PROCESSO

Cargas

Advogados

22

22/06/2016

0000276-15.2012.5.06.0391

Perito

-

-

-

Terceiros

06

26/05/2017

0000490-35.2014.5.06.0391

Petições a juntar aos autos

22

07/06/2017

0000111-65.2012.5.06.0391

Processos conclusos para despacho

09

09/06/2017

0001605-62.2012.5.06.0391

Consultas convênios a realizar (BACEN/JUCEPE/INFOJUD/DETRAN)

24

24/05/2017

0001980-34.2010.5.06.0391

Praças a marcar *1

04

25/10/2016

0000645-77.2010.5.06.0391

Processos no setor de cálculos

26

11/04/2017

0000085-96.2014.5.06.0391

Processos para serem remetidos ao TRT

-

-

-

*1 No tocante às praças a marcar, o Diretor de Secretaria esclarece que, em face da dificuldade de disponibilização de leiloeiros, impõe-se o acúmulo de um número mínimo de processos para possibilitar a realização da hasta pública;

*Em relação às certidões a serem expedidas, a mais antiga data de 06/06/2017 (processo n.º 00001678-05.2010.5.06.0391).

*No tocante aos ofícios e praças a realizar, não existem pendências.

*Quanto aos alvarás, o mais antigo data de 08/02/2017 (processo n.º 0000320-34.2012.5.06.0391).

* No que diz respeito aos mandados, o mais antigo data de 09/05/2017 (processo n.º 0000885-32.2011.5.06.0391).

*No que diz respeito às notificações, a mais antiga data de 09/05/2017 (processo n.º 0000548-72.2013.5.06.0391).

*Em relação aos processos digitalizados (CLE), não ocorreu a conversão de feitos.

Fonte: Informações colhidas na Secretaria da VT, e no SIAJ.

8. METAS FIXADAS PELO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA:

Em conformidade com os dados fornecidos pelo Núcleo de Estatística e Pesquisa do Egrégio Regional, eis os resultados das Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ para o ano de 2016 :

Meta 1 CNJ - 2016 : – Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuídos no ano corrente.

Unidades Judiciárias

Recebidos

Resolvidos

Resultado

VT de Salgueiro

2.626

2.870

109,29%

Total da 6ª Região

107.816

111.793

103,69%

Meta 2 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, pelo menos, 90% dos processos distribuídos até 31/12/2014.

Unidade Judiciária

Distribuídos em 2014

Distribuídos em 2014

e julgados até 31/12/16

Pendentes de julga-

mento até 31/12/16

Resultado

VT de Salgueiro

1.190

1.190

0

111%

Total da 6ª Regiãoa

62.261

59.947

2.314

107%

Meta 3 CNJ - 2016 : – Aumentar o índice de conciliação na fase de conhecimento, em relação à média do biênio 2013/2014, em 2 pontos percentuais.

Unidade Judiciária

Solucionados

Conciliados

Média biênio

(2013/2014)

Resultado

VT de Salgueiro

2.870

832

33,06%

28,99%

Total da 6ª Região

111.793

44.400

40,83%

39,72 %

Meta 4 CNJ - 2016 : – Dar prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, não se destinando portanto à esta Justiça Especializada.

Meta 5 CNJ - 2016 : – B aixar em 2016, quantidade maior de processos de execução do que o total de casos novos de execução no ano corrente.

Unidade

Judiciária

Casos novos

de execução

Baixados

Entraram

na meta

Saíram

da meta

Resultado

VT de Salgueiro

926

1.016

0

0

110,08%

Total da 6ª Região

38.526

37.091

0

0

96,50%

Meta 6 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, as ações coletivas distribuídas, até 31.12.2013 no 1.º grau e até 31.12.2014, no 2.º grau.

A Vara do Trabalho de Salgueiro não conta com ação coletiva ainda em tramitação, de acordo com os relatórios fornecidos pelo Setor de Estatística deste Tribunal.

Meta 7 CNJ - 2016 : – Identificar e reduzir em 2% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior.

Unidade

Judiciária

Pendentes em

31/12/15

Quantidades de

Processos dos dez

maiores litigantes

distribuídos na ins-

tância no mês de

referência

Quantidades de

Processos dos dez

maiores litigantes

julgados na ins-

tância no mês de

referência

Pendentes em

31/12/16

Resultado

VT de Salgueiro

111

94

133

72

151,08%

Total da 6ª Região

8.284

7.949

9.373

6.860

118,34%

O Conselho Nacional de Justiça divulgou no final do 10.º Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, as metas nacionais para 2017, quais sejam:

Meta 1 - Os tribunais mantiveram o compromisso de julgar, ao longo de 2017, mais processos do que os novos que chegarem aos tribunais (Meta 1). Assim como em 2016, o compromisso deverá ser cumprido por tribunais de todos os segmentos de Justiça.

Meta 2 - O compromisso com o julgamento dos processos mais antigos, alvo da Meta 2, foi renovado para 2017 e deverá ser cumprido por tribunais de todos os ramos do Judiciário. O detalhamento desta e das outras metas definidas, com percentuais e períodos de distribuição dos processos que deverão ser julgados, estarão num glossário que será divulgado futuramente pelo CNJ.

Meta 3 - A Justiça Federal e a Justiça do Trabalho também renovaram o compromisso com a Meta 3, que busca aumentar o número de casos solucionados por meio da conciliação, em relação a períodos anteriores. 

Meta 4 - Fixada pela primeira vez em 2013, a Meta 4, que dá prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, deverá ser cumprida novamente em 2017 pela Justiça Estadual, pela Justiça Federal, pela Justiça Militar da União e dos Estados e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). 

Meta 5 - Impulso aos processos de execução, que será perseguida no ano que vem pelos tribunais da Justiça Estadual, Federal e do Trabalho.

Meta 6 - P rioriza o julgamento de ações coletivas, que impactam na vida de um grupo maior de pessoas. 

Meta 7 – Prioriza o julgamento de processos dos maiores litigantes e dos recursos repetitivos, tem por objetivo enfrentar demandas de massa que chegam ao Judiciário.

Meta 8 – Destinada a ações de fortalecimento da rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres, uma das prioridades da atual gestão do CNJ.

9. ITENS DE EXAME E REGISTRO OBRIGATÓRIOS (Art. 26 da Consolidação dos Provimentos da CGJT):

Com base nos autos e sistemas analisados, verificou-se que o Juízo:

- registra no sistema informatizado os atos processuais relevantes;

- emite, de forma explícita e circunstanciada, pronunciamento acerca da admissibilidade dos recursos, a exemplo dos processos n.ºs 0002662-13.2015.5.06.0391 e 0000307-93.2016.5.06.0391 ;

- ordena, de ofício , a imediata liberação do depósito recursal, nos casos em que, após a liquidação, seja apurado crédito de valor inequivocamente superior ao depositado, como verificado nos processos n.ºs 0000085-96.2014.5.06.0391 e 0000824-35.2015.5.06.0391 ;

- exaure as iniciativas do juízo objetivando tornar exitosa a execução, observando o estabelecido pela Corregedoria-Geral, no tocante aos requisitos para a emissão da Certidão de Crédito Trabalhista, nos moldes do artigo 88 da Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral, como verificado nos processos n.ºs 0029600-26.2007.5.06.0391, 0008900-29.2007.5.06.0391 e 0000488-07.2010.5.06.0391, bem assim emite a Certidão de Arquivamento Provisório, prevista no art. 77 do referido Provimento, conforme se observa nos processos n.ºs 0000625-81.2013.5.06.0391, 0087300-86.2009.5.06.0391, 0020900-81.1995.5.06.0391 e 0000190-78.2011.5.06.0391;

- faz uso regular das ferramentas eletrônicas: Bacenjud, Detran, Renajud, Jucepe, Infojud e Serpro, consoante constatado nos processos n.ºs 0000122-89.2015.5.06.0391, 0002772-12.2015.5.06.0391, 0002089-38.2016.5.06.0391, 0011111-91.2014.5.06.0391, 0002255-70.2016.5.06.0391, 0001898-27.2015.5.06.0391, 0002471-65.2015.5.06.0391, 0002469-95.2015.5.06.0391, 0001712-04.2015.5.06.0391. De acordo com o Relatório sobre Ordens Judiciais, foram realizados, no período de janeiro de 2016 a abril de 2017, 1.050 (um mil e cinquenta) bloqueios, 609 (seiscentos e nove) desbloqueios e 462 (quatrocentos e sessenta e duas) transferências. No mês de abril de 2017, constavam 35 (trinta e cinco) bloqueios pendentes de providências;

- inclui, na pauta, eventualmente, processos na fase de execução para tentativa de conciliação, e também na Semana Nacional de Conciliação; e

- determina a citação dos sócios, nos casos de desconsideração da personalidade jurídica da empresa executada, com a devida inclusão dos seus nomes no sistema, no polo passivo da demanda, conforme visto nos processos n.ºs 0001473-97.2015.5.06.0391 e 0001463-53.2015.5.06.0391;

Quanto aos demais aspectos (assiduidade dos magistrados, pauta de audiências e principais prazos) encontram-se registrados nos itens 4 e 5.

10. OBSERVAÇÕES/PENDÊNCIAS REFERENTES À SECRETARIA:

- Na análise, por amostragem, nas carteiras que integram a Secretaria da Vara, verificaram-se satisfatória organização e cumprimento das normas procedimentais a serem seguidas pelas unidades judiciárias de primeira instância, no entanto cabe maior controle quanto à carga dos autos. Em relação aos processos digitais, constatou-se razoável tramitação dos feitos, conforme quadro do item 6 elaborado em 5/6/2017, porém se impõe melhor utilização da ferramenta “agrupadoresâ€, vez que havia 113 (cento e treze) habilitações não lidas e 465 (quatrocentos e sessenta e cinco) processos com petições não apreciadas, embora observem-se, na presente data, 1 (uma) habilitação não lida e 16 (dezesseis) processos com petições não apreciadas, e, portanto, a devida atualização. Na inspeção realizada pelo juízo de primeiro grau, no período de 9 a 13 de janeiro de 2017, registraram-se dentre outros dados: a) 1 (um) processo fora de pauta; b) 122 (cento e vinte e dois) processos sem tramitação há mais de 60 dias; c) 30 (trinta) processos com carga vencida e com notificação às partes; e d) regularização quanto ao cumprimento dos despachos e inscrições de devedores no BNDT. Determinou-se naquela oportunidade: a) continuação da adoção do impulso oficial para agilização dos feitos em execução e das medidas legais em inibam práticas protelatórias; b) observância ao correto lançamento junto ao SIAJ, PJE e E-Gestão, a fim de que os relatórios gerenciais reflitam a real situação da unidade; e c) esforços para devolução de documentos depositados na Secretaria;

- Existem 38 (trinta e oito) CTPS’s sob custódia da Secretaria da Vara, e, desse total, 13 (treze) dizem respeito a processos arquivados ou em via de arquivamento (0011121-38.2014.5.06.0391, 0002772-12.2015.5.06.0391, 00000027-59.2015.5.06.0391, 0002722-83.2015.5.06.0391, 0010085-58.2014.5.06.0391, 0001783-11.2012.5.06.0391, 0001690-82.2011.5.06.0391, 0000469-64.2011.5.06.0391, 0000193-96.2012.5.06.0391, 0002211-27.2011.5.06.0391, 0002194-25.2010.5.06.0391, 0001210-36.2013.5.06.0391 e 0049400-40.2007.5.06.0391) . Indagada acerca das medidas adotadas para a diminuição do passivo desses documentos, o Diretor de Secretaria esclareceu que intima o advogado pelo sistema e, posteriormente, o reclamante por via postal e, se frustrada tal providência, notifica a parte por oficial de justiça;

- O Juízo utiliza o programa de cálculos “JURISCALCâ€, desenvolvido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 8.ª Região/PA e preconizado pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ e pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho – CSJT, para fins de liquidação de sentenças. Atualmente, prolata sentença líquidas, em sua maioria, no rito sumaríssimo;

- Em relação ao lapso temporal anteriormente correicionado, observou-se: a) redução na quantidade de novas ações em 260 (duzentos e sessenta) processos; b) acréscimo na produtividade da Vara, vez que prolatadas a mais 235 (duzentos e trinta e cinco) sentenças, e realizadas a mais 2 (duas) conciliações; c) redução do prazo médio para julgamento em 6 (seis) dias; d) aumento do prazo médio, no ano de 2016, para realização das audiências iniciais (sumaríssimo em 12 dias, e ordinário em 6 dias), da instrução (sumaríssimo em 6 dias e ordinário em 19 dias) e da decisão (sumaríssimo em 14 dias, e ordinário em 13 dias; e) redução do prazo médio para realização, em junho de 2017, das audiências iniciais no rito sumaríssimo em 16 dias, e ordinário em 9 dias, porém houve acréscimo no prazo da instrução em 9 dias; f) aumento do prazo médio na fase de conhecimento em 13 dias, e redução na liquidação em 20 dias e na execução em 48 dias; g) redução na quantidade de processos na fase de conhecimento em 337 (trezentos e trinta e sete), e acréscimo na liquidação em 252 (duzentos e cinquenta e dois) e na execução em 696 (seiscentos e noventa e seis); e h) acréscimo do saldo remanescente em 19 (dezenove) processos; e

- Atingimento das Metas 1, 2, 5, 6 e 7 estabelecidas pelo CNJ para o ano de 2016, o que revela o esforço de todos para alcançar esses objetivos.

11. PEDIDOS DE PROVIDÊNCIAS E RECLAMAÇÕES CORREICIONAIS :

No tocante ao período de 1.º de janeiro de 2016 até a presente data, não houve a formalização de pedidos de providência ou de reclamações correicionais.

12. RECOMENDAÇÕES:

- Prolatar o magistrado Adalberto Ellery Barreira Neto, prioritariamente e no menor espaço de tempo possível, as sentenças com prazo vencido, conforme relação especificada no item 3.3, devendo, sempre, atentar ao prescrito no ATO n.º 1/CGJT, de 10 de fevereiro de 2017, haja vista o controle exercido por esta Corregedoria Regional a evitar que decisões não ultrapassem a tolerância admitida pela citada norma ;

- Continuar a empreender esforços com o objetivo de reduzir os prazos médios de audiências no rito sumaríssimo, estabelecendo como meta o prazo máximo de 15 (quinze) dias, conforme determina o inciso III do art. 852-B da CLT. Nos processos de rito ordinário, observar “o prazo médio de duração do processo – fase de conhecimento – de até 200 (duzentos) dias, atentando-se ao limite legal para publicação de sentença†– Resolução Administrativa TRT n.º 03/2015, artigo 14, § 2.º (Provimento TRT-CRT n.º 03/2010);

- Fomentar a inclusão de processos de execução na pauta de audiências para tentativa de conciliação, consoante disposto no art. 76, II, da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho: “ promover a realização semanal de audiências de conciliação em processos na fase de execução, independentemente de requerimento das partes, selecionando-se aqueles com maior possibilidade de êxito na composição â€.

- Perseverar nas diligências no sentido de devolver às partes os documentos de identificação profissional (CTPS), especialmente aqueles que se refiram a processos arquivados ou em vias de arquivamento;

- Impulsionar os feitos que se encontram sem tramitação há mais de 60 dias;

- Proceder ao controle de carga dos autos mensalmente até o dia 15 de cada mês subsequente, conforme prevê o art. 57, parágrafo único, do Provimento 02/2013 da Corregedoria Regional, com adoção das providências cabíveis, de modo a assegurar a sua devolução o mais breve possível, especialmente em relação ao processo n.º 0000276-15.2012.5.06.0391 , com carga desde 22/6/2016 ;

- Continuar a verificação periódica, no Sistema BacenJud, quanto à existência de alguma ordem judicial “pendente de providênciaâ€, ou mesmo “não lidaâ€, adotando-se a medida cabível, seja de transferência dos valores bloqueados para contas judiciais (para posterior liberação aos exequentes) ou desbloqueios daquelas importâncias que não interessem à execução – Consolidação de Provimentos da CGJT, Art. 99;

- Enfatizar, entre os usuários (servidores e magistrados) da Vara, a importância da correta inserção de dados no PJE, pois eles são extraídos, através das remessas, transformados e gravados, e essas informações alimentam o e-Gestão, gerando os relatórios gerenciais e a estatística oficial da Justiça do Trabalho;

- Realizar a análise periódica da ferramenta “agrupadoresâ€, a fim de evitar a permanência de processos em tarefas já superadas. Os processos devem ser retirados de tal lista assim que realizado o ato respectivo;

- Proceder à “conclusão ao magistradoâ€, especificando o tipo (sentenças, decisões ou despachos), sem necessidade de despacho para tal finalidade, pela importância desse dado para a estatística deste Regional, e, ainda, com a cautela necessária, em face da impossibilidade de cancelamento da “conclusão†em relação às sentenças, o que enseja, em caso de equívoco do servidor, a necessidade de o magistrado proceder à “conversão do julgamento em diligência†para que se possa realizar nova conclusão. Deve, ainda, ser selecionado o magistrado em tempo real, com a devida gravação no sistema, a fim de que seja contabilizado o prazo para prolação da decisão corretamente, e, no caso da sentença, tão logo encerrada a instrução. Em relação às decisões de antecipação de tutela, há necessidade da imediata conclusão com a especificação do magistrado, de modo a possibilitar o controle do prazo e garantir a veracidade dos dados estatísticos. No tocante aos embargos de declaração, havendo necessidade de intimar a parte contrária, proceder à conclusão para julgamento tão logo encerrado o prazo, também sem necessidade de despacho, por se tratar de ato ordinário da secretaria. Cabe à Secretaria da Vara, tratando-se de juiz substituto da reserva técnica, proceder à imediata conclusão no sistema, e ainda informar tal fato, por e-mail funcional, ao magistrado, inclusive porque possui acesso restrito à unidade na qual atua;

- Efetivar a conclusão para julgamento dos embargos de declaração ao magistrado que se encontrar em exercício na Vara, quando aquele que prolatou a sentença embargada se encontrar afastado por mais de 30 dias, em conformidade com o art. 8.º, § 3.º, do Provimento n.º 03/2015 desta Corregedoria Regional;

- Continuar a cumprir as diligências determinadas pelo Tribunal, em grau de recurso, em prazo razoável;

- Observar o correto cadastramento das partes quando do envio dos recursos ao Tribunal, inclusive em relação ao recurso ordinário em rito sumaríssimo, de modo a evitar equívoco quando da distribuição da classe processual na segunda instância;

- Verificar o acervo relativo aos processos pendentes de baixa, conforme orientações divulgadas por e-mail e repassadas a essa unidade pelos membros do Comitê do PJE e e-Gestão;

- Registrar, no sistema PJE, o recolhimento das custas, emolumentos, contribuição previdenciária e imposto de renda, escolhendo a tarefa “Análise de Conhecimentoâ€, e optando pelo item “Cumprimento de acordo ou pagamentosâ€. Ressalte-se que, após as orientações sobre a necessidade de tal anotação, o Setor de Estatística do Tribunal constatou acréscimo considerável no registro de tais arrecadações, conforme quadro demonstrativo entre os meses de janeiro a março de 2016 e janeiro a março de 2017, numa variação de 115,94% no tocante às custas processuais, de 498,05% em relação aos emolumentos, de 71,16% no pertinente às contribuições previdenciárias, de 32,62% no que diz respeito ao imposto de renda, e de 283,18% quanto às multas aplicadas pelos órgãos de fiscalização das relações de trabalho; e

- Estimular, entre os servidores, práticas de sustentabilidade, racionalização e consumo consciente de materiais e serviços de responsabilidade socioambiental, visando ao uso sustentável dos recursos naturais e dos bens públicos, bem como ao aperfeiçoamento contínuo da qualidade do gasto público realizado pelo Tribunal, a teor da Resolução n.º 201 do CNJ de 3/3/2015.

13. BOAS PRÃTICAS RELATADAS PELO JUÃZO:

Noticiou o Diretor de Secretaria que as boas práticas, relacionadas na ata de correição de 2016, continuam sendo desempenhadas nesta unidade judiciária, motivo pelo qual procede à sua renovação:

- Elaboração, pelos Assistentes de Juiz, de minutas de despachos e de sentenças relativas à solução de incidentes processuais, como embargos declaratórios, embargos à execução, embargos de terceiros, exceção de pré-executividade e antecipação de tutela;

- Quando da liquidação da sentença, determina-se a notificação à parte reclamada (Art. 879, § 1-B, da CLT) para apresentação dos cálculos e, posteriormente, vista ao reclamante para impugná-los, desobstruindo o Setor de Cálculos;

- Certificação nos autos e elaboração de minuta de despacho pelo mesmo servidor;

- Atas de audiência com força de alvará para levantamento do FGTS e habilitação no seguro desemprego nos casos cabíveis;

- Liberação imediata do depósito recursal após o trânsito em julgado, quando possível;

- Transferência dos depósitos recursais para conta judicial em processos pendentes de julgamento de Recurso de Revista/Agravo de Instrumento;

- Elaboração de alvarás no SIAJ e posterior notificação às partes, o que diminui o tempo de espera do jurisdicionado;

- Utilização de despacho sequenciado na execução (penhora on line junto ao Bacenjud, inclusão no BNDT, e diligência junto ao Renajud);

- Priorização do pagamento ao reclamante antes da liberação dos honorários advocatícios, o que incentiva o patrono a localizar o seu cliente; e

- Inclusão, nos termos de conciliação dos processos físicos, de autorização para devolução dos documentos às partes.

14. SOLICITAÇÕES DO JUÃZO:

- Reiterar solicitação de substituição dos condicionadores de ar do apartamento destinados aos Juízes pelo modelo split; e

- Possibilitar a exclusão automática do processo constante da ferramenta “agrupadoresâ€, quando da execução, pelo usuário, de algum ato processual no feito.

Encerrados os trabalhos, a Excelentíssima Corregedora Regional, Desembargadora Dione Nunes Furtado da Silva, agradeceu a fraternal acolhida e a colaboração prestada pelo Excelentíssimo Juiz Substituto Auxiliar, e pelos servidores da Vara, determinando que, lavrada e assinada, fosse disponibilizada esta ata na página da Corregedoria, no sítio deste Regional ( www.trt6.jus.br ), além de publicada, em sua íntegra, no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho – DEJT, entregando cópia à Unidade Judiciária sob correição (neste ato), à Presidência do Egrégio Regional, Secretaria de Tecnologia de Informação, e Secretaria Administrativa, para conhecimento e providências pertinentes. Firmam a presente ata a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional e a Secretária da Corregedoria Regional.

DIONE NUNES FURTADO DA SILVA

Desembargadora Corregedora Regional

NOÊMIA MARIA GOMES DE OLIVEIRA

Secretária da Corregedoria Regional

Ata Correição 35 - 2017 de 12/6/2017