ATA DA CORREIÇÃO ORDINÃRIA REALIZADA NA 17.ª VARA DO TRABALHO DO RECIFE, EM 6 DE JUNHO DE 2017.

Aos 6 (seis) dias do mês de junho de 2017, às 9 (nove) horas, compareceu à sede da 17.ª Vara do Trabalho do Recife, situada na Avenida Mascarenhas de Morais, 4.631 – Fórum Advogado José Barbosa de Araújo, Imbiribeira, Recife/PE, a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional do TRT da 6.ª Região, Dr.ª Dione Nunes Furtado da Silva , acompanhada pelos servidores Noêmia Maria Gomes de Oliveira (Secretária da Corregedoria), Vânia Rodrigues de Santana Cunha (Assessora de Gabinete), Rosanna de Freitas Monteiro (Assistente de Gabinete), Henrique Bezerra Valença (Assistente Secretário), e Lívia Galvão Tenório Ribeiro (Assistente de Gabinete), para realizar a Correição Ordinária veiculada no Edital n.º 04/2017, disponibilizado no Diário Eletrônico do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região em 24 (vinte e quatro) de abril de 2017, considerado publicado em 25 (vinte e cinco) de abril de 2017. Referido edital se encontrava devidamente afixado no átrio da Secretaria, possibilitando sua plena divulgação e visualização pelo público local.

Presentes, nesta ocasião, a Excelentíssima Juíza do Trabalho Titular, Dra. Walkíria Miriam Pinto de Carvalho, a Diretora de Secretaria, Bela. Regina Maria Menezes Leite, e os demais servidores ali lotados: Marcelo Fernando Sabino Machado, Renata Carvalho Phaelante da Câmara, Sidraque Antônio da Silva, Adriana Barros de Fiqueiredo, Milvania Maria de Oliveira Dantas, Marcílio Gonçalves do Souto, Sandra Maria Lima Cavalcanti, Aristóteles de Morais e Silva Filho, Renata Mendonça Pires, Elias José Terto dos Santos, João de Sousa Brito, José Gilmar Barbosa Soares e Severino José Duarte, além das estagiárias de Direito Allana Lígia Macedo Fraga e Marília Ferraz Aguiar Barros de Oliveira. Ausente a Excelentíssima Juíza do Trabalho Auxiliar, Dra. Carla Santina de Souza Rodrigues, em face de licença médica.

Com base nos dados extraídos do SIAJ, PJe, e-Gestão e Sistema de Pessoal; nas informações consolidadas pela Seção de Estatística; no exame dos procedimentos adotados na Secretaria da Vara e dos processos em tramitação, e, ainda, dos dados colhidos na inspeção judicial realizada no período de 9 a 13 de janeiro de 2017, a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional determinou o registro das informações e recomendações que seguem.

1. MAGISTRADAS:

JUÃZA TITULAR/JUÃZA SUBSTITUTA

PERÃODO DE ATUAÇÃO

Walkíria Miriam Pinto de Carvalho (Titular)

Desde 5/9/2011

(Ato TRT GP n.º 385/2011)

Carla Santina de Souza Rodrigues (Auxiliar)

Desde 16/4/2012
(Portaria TRT GCR n.º 043/12)

2. QUADRO ATUAL DE SERVIDORES:

NOME

CARGO

FUNÇÃO

Regina Maria Menezes Leite

Analista Judiciária

Diretora de Secretaria

Marcelo Fernando Sabino Machado

Técnico Judiciário

Assistente de Diretor

Renata Carvalho Phaelante da Câmara

Técnica Judiciária

Assistente de Juiz

Sidraque Antônio da Silva

Técnico Judiciário

Assistente de Juiz

Adriana Barros de Fiqueiredo

Técnica Judiciária

Calculista

Milvania Maria de Oliveira Dantas

Técnica Judiciária

Calculista

Marcílio Gonçalves do Souto

Técnico Judiciário

Secretário de Audiência

Sandra Maria Lima Cavalcanti

Técnica Judiciária

Secretária de Audiência

Aristóteles de Morais e Silva Filho

Técnico Judiciário

Assistente

Renata Mendonça Pires

Analista Judiciária

Assistente

Elias José Terto dos Santos

Técnico Judiciário

-

João de Sousa Brito

Técnico Judiciário

-

José Gilmar Barbosa Soares

Técnico Judiciário

-

Severino José Duarte

Técnico Judiciário

-

3. Produtividade dos Juízes na Unidade:

3.1. Quantidade de Audiências, Sentenças, Conciliações e Incidentes por Juiz (a):

Atuação dos Magistrados na

17.ª VT do Recife

Audiências*

Sentenças de mérito

Conciliações

Incidentes processuais

Walkiria Miriam Pinto de Carvalho

1.091

373

282

385

Carla Santina de Souza Rodrigues

573

180

157

160

Ana Carolina Bulhões Calheiros

80

30

22

8

Arthur Ferreira Soares

-

2

-

-

Carolina de Oliveira Pedrosa

8

3

4

1

Danilo Cavalcanti de Oliveira

13

5

2

2

Edson Luís Bryk

-

3

-

2

Eduardo Henrique Brennand Dornelas Câmara

72

-

65

-

Evellyne Ferraz Correia

12

-

4

-

Fernando Rodrigues Carvalho

-

2

-

-

Gustavo Henrique Cisneiros Barbosa

142

52

27

35

Joaquim Emiliano Fortaleza de Lima

14

5

2

3

Juliana Gabriela Hita Neves

12

1

1

2

Leandro Fernandez Teixeira

8

2

5

2

Paloma Daniele Borges dos Santos Costa

26

3

7

4

Patrícia Franco Trajano

109

32

26

7

Pedro Leo Bargetzi Filho

-

1

-

1

Renata Conceição Nóbrega Santos

-

-

1

-

Solange Moura de Andrade

-

-

7

-

Total

2.160

694

612

612

*Exceto audiências de julgamento.

Fontes: Relatórios extraídos do e-Gestão (Audiências realizadas, Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado).

Período analisado: 1.º/5/2016 a 30/4/2017.

3.2. Prazo médio (em dias) para julgamento de mérito na unidade, da conclusão até a prolação da sentença (apenas PJe):

Atuação dos Magistrados na 17.ª VT do Recife

Prazo* médio para julgamento de sentenças de mérito

Walkiria Miriam Pinto de Carvalho

14

Carla Santina de Souza Rodrigues

48

Ana Carolina Bulhões Calheiros

38

Carolina de Oliveira Pedrosa

66

Danilo Cavalcanti de Oliveira

23

Evellyne Ferraz Correia

11

Fernando Rodrigues Carvalho

4

Gustavo Henrique Cisneiros Barbosa

12

Joaquim Emiliano Fortaleza de Lima

51

Juliana Gabriela Hita Neves

38

Leandro Fernandez Teixeira

1

Paloma Daniele Borges dos Santos Costa

5

Patrícia Franco Trajano

8

Pedro Leo Bargetzi Filho

0

Renata Conceição Nóbrega Santos

0

Solange Moura de Andrade

1

Prazo médio para julgar na unidade

24

*Apuração leva em conta somente processos eletrônicos e não deduz os períodos de afastamento dos magistrados, tais como férias, licenças, cursos e outros, em face da falta de integração entre os sistemas de pessoal e judicial.

Fontes: Relatório extraído do e-Gestão (Prazos Médios, em dias, da conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado - PJe).

Período analisado: 1.º/5/2016 a 30/4/2017.

3.3. Sentenças de mérito (conhecimento) pendentes de julgamento:

Magistrados com sentenças pendentes na

17.ª VT do Recife

No prazo

Prazo vencido

Total

Walkíria Miriam Pinto de Carvalho

32

-

32

Carla Santina de Souza Rodrigues

50

51

101

Ana Carolina Bulhões Calheiros

1

8

9

Carolina de Oliveira Pedrosa

8

-

8

Danilo Cavalcanti de Oliveira

1

-

1

Evellyne Ferraz Correia

-

2

2

Gustavo Henrique Cisneiros Barbosa

-

4

4

Mariana de Carvalho Milet

6

-

6

Renata Conceição Nóbrega dos Santos

5

-

5

Total de sentenças pendentes na Vara

103

65

168

Sentença com prazo vencido sob a responsabilidade da magistrada Carla Santina de Souza Rodrigues: 0000565-37.2011.5.06.0017, 0001753-31.2012.5.06.0017, 0000431-05.2014.5.06.0017, 0000283-91.2014.5.06.0017, 0000428-50.2014.5.06.0017, 0001343-02.2014.5.06.0017, 0001335-25.2014.5.06.0017, 0010139-16.2013.5.06.0017, 0000449-89.2015.5.06.0017, 0000121-62.2015.5.06.0017, 0001399-98.2015.5.06.0017, 0001497-20.2014.5.06.0017, 0001498-05.2014.5.06.0017, 0000119-92.2015.5.06.0017, 0000130-24.2015.5.06.0017, 0001056-05.2015.5.06.0017, 0000923-94.2014.5.06.0017, 0001690-35.2014.5.06.0017, 0000431-68.2015.5.06.0017, 0000570-54.2014.5.06.0017, 0000401-33.2015.5.06.0017, 0001768-29.2014.5.06.0017, 0001769-14.2014.5.06.0017, 0000284-42.2015.5.06.0017, 0001091-96.2014.5.06.0017, 0000217-14.2014.5.06.0017, 0001739-76.2014.5.06.0017, 0001202-80.2014.5.06.0017, 0010060-37.2013.5.06.0017, 0000022-58.2016.5.06.0017, 0000156-22.2015.5.06.0017, 0000928-82.2015.5.06.0017, 0000027-17.2015.5.06.0017, 0000924-79.2014.5.06.0017, 0000118-10.2015.5.06.0017. 0000783-89.2016.5.06.0017, 0000535-60.2015.5.06.0017, 0000636-97.2015.5.06.0017, 0000289-64.2015.5.06.0017, 0000841-92.2016.5.06.0017, 0000477-57.2015.5.06.0017, 0000870-79.2015.5.06.0017, 0000661-47.2014.5.06.0017, 0001102-28.2014.5.06.0017, 0001190-66.2014.5.06.0017, 0001513-71.2014.5.06.0017, 0000545-07.2015.5.06.0017, 0000902-21.2014.5.06.0017, 0000579-16.2014.5.06.0017, 0000744-29.2015.5.06.0017 e 0000985-03.2015.5.06.0017.

Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade da magistrada Ana Carolina Bulhões Calheiros: 0001287-66.2014.5.06.0017, 0000334-05.2014.5.06.0017, 0000206-48.2015.5.06.0017, 0000628-57.2014.5.06.0017, 0000439-45.2015.5.06.0017, 0000011-97.2014.5.06.0017, 0000182-20.2015.5.06.0017 e 0000572-87.2015.5.06.0017.

Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade da magistrada Evellyne Ferraz Correia: 0000364-69.2016.5.06.0017 e 0000556-36.2015.5.06.0017.

Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade do magistrado Gustavo Henrique Cisneiros Barbosa: 0000190-60.2016.5.06.0017, 0000165-18.2014.5.06.0017, 0001806-41.2014.5.06.0017 e 0000030-06.2014.5.06.0017.

Fontes: Dados extraídos de “Relatório de decisões em aberto/proferidas†e PJe, em 6/6/2017 às 10h.

3.4. Incidentes processuais pendentes de julgamento:

Magistrados com Incidentes Processuais pendentes na 17.ª VT do Recife

No prazo

Prazo vencido

Total

Walkíria Miriam Pinto de Carvalho

20

-

20

Carla Santina de Souza Rodrigues

2

-

2

Ana Carolina Bulhões Calheiros

1

-

1

Luiz Guilherme Silva Robazzi

1

-

1

Total de incidentes pendentes na Vara

24

-

24

Fontes: Dados coletados na Secretaria da Vara e no PJe, em 6/6/2017 às 11h30.

3.5. Produtividade da Vara:

Unidade Judiciária

Quantidades

Prazo médio para julgamento (PJe)

Sentenças de mérito

Incidentes processuais

Conciliações

17.ª VT do Recife

694

612

612

24

Fontes: Relatórios extraídos do e-Gestão: Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado; Prazos Médios (em dias) da Conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe).

Período analisado: 1.º/5/2016 a 30/4/2017.

4. AUDIÊNCIAS (REALIZADAS E DESIGNADAS):

4.1. Prazos médios, em dias, até a realização das audiências (a partir do ajuizamento):

Unidade Judiciária

Inicial

Instrução

Decisão

Sumaríssimo

Ordinário

Sumaríssimo

Ordinário

Sumaríssimo

Ordinário

17.ª VT do Recife

138

180

173

467

173

476

Fonte: Dados extraídos do e-Gestão (Prazos médios – fase de conhecimento).

Período analisado: 1.º/5/2016 a 30/4/2017.

4.2. Prazos (em dias) para designação de audiências, a contar de 29/5/2017:

Unidade Judiciária

Inicial

Instrução

Sumaríssimo

Ordinário

2016

2017

2016

2017

2016

2017

17.ª VT do Recife

113

137

144

188

392

394

Fontes: Informações extraídas do PJe e da Ata de Correição realizada em 2016.

4.3. Assiduidade dos magistrados:

Segundo informado pela Diretora de Secretaria, são realizadas 5 (cinco) sessões de audiência por semana (segundas às sextas-feiras), sendo 2 (duas) presididas pela Juíza Titular, Dr.ª Walkiria Miriam P. de Carvalho e duas pela Juíza Substituta, Dra. Carla Santina de Souza Rodrigues, com revezamento às sextas-feiras.

4.4. Quantidade de processos em pauta de audiências por semana (média):

Unidade Judiciária

Dias de audiências por semana

Total de audiências

Sumaríssimos

Iniciais

Instruções

Razões Finais

17.ª VT do Recife

4 ou 5 (segundas às quintas ou sextas-feiras)

10 a 15

25 a 30

14 a 15

5

Fontes: Informações extraídas do PJe, em 29/5/2017, relativas aos seguintes períodos: 20/2/2017 a 24/2/2017, 24/4/2017 a 28/4/2017, 15/5/2017 a 19/5/2017, e 5/6/2017 a 9/6/2017; e informações prestadas pela Diretora de Secretaria da Vara.

5. MOVIMENTAÇÃO PROCESSUAL:

5.1. Quantidade de ações trabalhistas ajuizadas na unidade - Físicos e PJe:

Unidade Judiciária

2015

2016

2017

(até 29/5/2017)

17.ª VT do Recife

1.695

1.702

751

Fontes: Consolidação da Estatística e e-Gestão (Fase de Conhecimento – Casos Novos por Distribuição e Redistribuídos); e PJe.

5.2. Processos remanescentes (congestionamento):

Unidade Judiciária

SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2016

SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2017

Pendentes de julgamento*

Processos demais fases

Total

Pendentes de julgamento*

Processos demais fases

Total

17.ª VT do Recife

131

4.692

4.823

114

5.293

5.407

*Pendentes de julgamento: Processos com instrução encerrada, aguardando prolação de sentença.

Fontes: Consolidação da Estatística, Relatórios Gerenciais, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Processos Pendentes de Solução) e PJe.

5.3. Quantidade de processos em tramitação:

Unidade Judiciária

Processos em tramitação em 29/5/2017

Físicos

PJe

17.ª VT do Recife

1.462

3.869

Fonte: Relatório Gerencial (Processos em tramitação na Vara) e PJe-JT.

5.4. Quantidade de processos nas principais fases processuais (pendentes de solução):

Unidade Judiciária

Conhecimento

(até a prolação da sentença)

Liquidação

Execução

17.ª VT do Recife

2.090

72

1.312

Fonte: e-Gestão.

Período analisado: 1.º/4/2017 a 30/4/2017.

5.5. Prazos médios (em dias) nas principais fases processuais:

Unidade Judiciária

Conhecimento

(até a prolação da sentença)

Liquidação ( do início até o encerramento da liquidação)

Execução (do início até o encerramento da execução)

17.ª VT do Recife

400

138

434

Fonte: e-Gestão.

Período analisado: 1.º/5/2016 a 30/4/2017.

6. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS ELETRÔNICOS EM 29/5/2017:

Agrupadores:

Tarefa

Quantidade

Processos com pedido de segredo de justiça não apreciado

01 

Processos com pedido de sigilo nos documentos não apreciado

189 

Processos com pedido liminar ou de antecipação de tutela não apreciado

17 

Processos com Petições Avulsas

52

Processos com Habilitações nos Autos Não Lidas

127 

Processos com petições não apreciadas

706 

Mandados devolvidos pelo Oficial de Justiça

48 

Processos aguardando encaminhamento do secretário de audiência (atas assinadas)

131 

Fase de Conhecimento:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

*¹ Aguardando Cumprimento de Providência

07

30/03/2016

0001415-34.2014.5.06.0002

Aguardando apreciação pela instância superior

225

05/09/2014

0000254-41.2014.5.06.0017

*² Aguardando audiência

1211

14/01/2016

0001068-53.2014.5.06.0017

*³ Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos

174

12/02/2016

0000009-59.2016.5.06.0017

* 4 Aguardando final do sobrestamento

39

25/04/2016

0000761-02.2014.5.06.0017

Aguardando laudo pericial

92

20/02/2017

0000901-65.2016.5.06.0017

Aguardando término dos prazos

116

10/05/2017

0001004-72.2016.5.06.0017

Analisar Decisão

08

16/05/2017

0000559-88.2015.5.06.0017

Analisar expediente da secretaria

03

26/05/2017

0000333-20.2014.5.06.0017

Analisar sentença

01

22/05/2017

0001162-72.2016.5.06.0003

Análise da carta

12

25/01/2017

0001712-25.2016.5.06.0017

* 5 * 6 Análise do Conhecimento

59

13/02/2017

0001615-43.2016.5.06.0011

Apreciar Urgentes

03

25/05/2017

0000743-73.2017.5.06.0017

Apreciar dependência

02

19/05/2017

0000708-16.2017.5.06.0017

Concluso ao magistrado

60

17/05/2017

0000670-04.2017.5.06.0017

* 7 Controle de Sobrestamento-Suspensão

08

14/09/2015

0000237-05.2014.5.06.0017

Controle de pericia

01

08/05/2017

0001088-73.2016.5.06.0017

* 8 Cumprimento de providências

01

25/05/2017

0000150-15.2015.5.06.0017

InfoJud

01

12/05/2017

0001400-49.2016.5.06.0017

Minutar Decisão

19

03/05/2017

0000618-42.2016.5.06.0017

* 9 Minutar expediente da secretaria

23

20/03/2017

0001503-27.2014.5.06.0017

Minutar sentença

167

07/01/2016

0000509-96.2014.5.06.0017

Prazos vencidos

01

23/05/2017

0000898-47.2015.5.06.0017

* 10 Preparar comunicação

636

05/07/2016

0001421-59.2015.5.06.0017

Recebimento de instância superior

01

29/05/2017

0001395-95.2014.5.06.0017

Triagem Inicial

29

17/05/2017

0000692-62.2017.5.06.0017

OBSERVAÇÕES

*¹ Todos os processos, tal qual o referido, encontram-se em subpasta “Aguardando Julgamento do TRT†, sendo, em sua maioria, conflitos negativos de competência.

*² Em que pese a data de pendência constante do PJ-e, o processo apresenta como última movimentação audiência de instrução realizada em 25/11/2016 .

*³ O processo referido encontra-se com acordo cuja última parcela venceu desde 27/03/2017, estando pendente comprovação de pagamento de custas e INSS.

* 4 * 7 Os processos referidos encontram-se sobrestados nos termos da decisão proferida no Recurso Extraordinário com Agravo – ARE 791932 (Relações de Trabalho em Call Centers ).

* 5 O processo referido (Mandado de Segurança) encontra-se na subpasta “Aguardando Julgamento TRT†por conflito negativo de competência.

* 6 Constam apenas 03 (três) processos no setor de cálculos, sendo 01 (um) tangente a subpasta “Juros e Correção†e 02 (dois) a “Rateioâ€.

* 8 Inexistem processos na subpasta “ Jucepeâ€.

* 9 O processo referido encontra-se na subpasta “Ofícioâ€, onde existem, ao todo, 12 (doze) processos.

* 10 O processo referido encontra-se aguardando juntada de laudo pericial e audiência de instrução designada para 23/10/2017.

Fase de Liquidação:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

Aguardando apreciação pela instância superior

02

13/10/2016

0000837-26.2014.5.06.0017

Aguardando audiência - Liq

01

10/05/2017

0001428-51.2015.5.06.0017

Aguardando término dos prazos

31

15/05/2017

0000714-91.2015.5.06.0017

*¹ *² Análise de Liquidação

27

09/05/2017

0000540-19.2014.5.06.0017

Concluso ao magistrado - Liq

09

27/04/2017

0000892-11.2013.5.06.0017

Minutar Decisão - Liq

01

27/04/2017

0000128-88.2014.5.06.0017

*³ Minutar expediente da secretaria

22

29/03/2017

0001623-36.2015.5.06.0017

(Subpasta) Ofício

12

03/04/2017

0000464-92.2014.5.06.0017

* 4 Preparar comunicação

13

27/04/2017

0000792-22.2014.5.06.0017

(Subpasta) Notificar Perito

05

22/05/2017

0000011-63.2015.5.06.0017

OBSERVAÇÕES

*¹ O processo referido encontra-se na subpasta “ Aguardando Oficio â€.

*² Existem 26 (vinte e seis) processos no setor de cálculos, sendo 25 (vinte e cinco) na subpasta “ Liquidação/Revisão †e 01 (um) na subpasta “ Manifestaçãoâ€

*³ O processo referido encontra-se na subpasta “ Alvaráâ€.

* 4 Inexistem processos nas subpastas “Expedir Carta Precatóriaâ€, “Expedir Mandado†e “Hasta Publicaâ€

Fase de Execução:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

*¹ Aguardando Cumprimento de Providência - Exec

28

07/01/2016

0010156-52.2013.5.06.0017

Aguardando apreciação pela instância superior

09

14/03/2016

0000615-58.2014.5.06.0017

*² Aguardando audiência - Exec

13

06/10/2016

0001148-80.2015.5.06.0017

*³ Aguardando bloqueio bacen

89

23/03/2017

0102900-42.2008.5.06.0017

Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos

05

16/03/2017

0001566-52.2014.5.06.0017

Aguardando final do sobrestamento

01

22/05/2017

0010234-46.2013.5.06.0017

Aguardando término dos prazos

159

04/05/2017

0056900-57.2003.5.06.0017

Analisar Despacho - Exec

01

29/05/2017

0001813-33.2014.5.06.0017

Analisar expediente da secretaria

03

25/05/2017

0010198-04.2013.5.06.0017

Análise da carta

51

08/11/2016

0001346-83.2016.5.06.0017

* 4 * 5 Análise de Execução

100

17/02/2017

0001168-08.2014.5.06.0017

BacenJud

06

25/05/2017

0000115-21.2016.5.06.0017

CCS

09

10/03/2017

0043500-44.2001.5.06.0017

Cartório de registro de imóveis

01

25/04/2017

0000222-70.2013.5.06.0017

Concluso ao magistrado - Exec

97

05/05/2017

0115200-70.2007.5.06.0017

* 6 Cumprimento de providências

16

15/05/2017

0000144-08.2015.5.06.0017

Encaminhar Carta

01

24/04/2017

0083000-54.2000.5.06.0017

InfoJud

25

23/02/2017

0022400-96.2002.5.06.0017

Minutar Decisão - Exec

07

18/05/2017

0000162-97.2013.5.06.0017

Minutar expediente da secretaria

112

16/03/2017

0010223-17.2013.5.06.0017

(Subpasta) Alvará

28

22/05/2017

0001627-10.2014.5.06.0017

(Subpasta) Ofício

60

07/04/2017

0001004-43.2014.5.06.0017

Prazos vencidos

01

27/05/2017

0000705-61.2017.5.06.0017

Preparar ato de comunicação

01

26/05/2017

0010140-98.2013.5.06.0017

* 7 * 8 Preparar comunicação

02

09/05/2017

0001677-41.2011.5.06.0017

* 9 (Subpasta) Hasta Pública

01

24/01/2017

0001475-88.2016.5.06.0017

Publicar DJE

01

26/05/2017

0000090-08.2016.5.06.0017

Publicar DJe - Exec

01

29/05/2017

0000961-72.2015.5.06.0017

Registrar Obrigações Pagar - Exec

03

29/05/2017

0000298-60.2014.5.06.0017

Registrar SerasaJud

66

02/03/2017

0001360-09.2012.5.06.0017

Registrar bloqueio bacen

134

27/03/2017

0001081-86.2013.5.06.0017

RenaJud

14

18/05/2017

0000794-31.2010.5.06.0017

Transferir ou desbloquear bacen

01

25/05/2017

0000601-45.2012.5.06.0017

OBSERVAÇÕES

*¹ O processo referido encontra-se aguardando habilitação de crédito consoante ofício enviado, na data indicada, à 21ª VT do Recife.

*² O processo referido encontra-se com audiência de instrução designada para 13/12/2017.

*³ O processo referido encontra-se aguardando resposta da segunda tentativa de BACEN.

* 4 O processo referido encontra-se na subpasta “ Aguardando Alvará †com comprovação de recolhimento juntado em 23/05/2017.

* 5 Existem 28 (vinte e oito) processos no setor de cálculos, sendo o de pendência mais antiga (subpasta “Rateio) datado de 05/04/2017, bem como inexistem processos na subpasta “Ag. Praçaâ€.

* 6 O processo referido encontra-se na subpasta “Jucepeâ€, onde existem, ao todo, 09 (nove) processos.

* 7 O processo referido encontra-se para expedir carta precatória.

* 8 Inexistem processos nas subpastas tangentes a notificação, bem como na subpasta “ Expedir Mandadoâ€.

* 9 A data indicada refere-se à do despacho determinando a designação de hasta pública.

7. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS FÃSICOS EM 6/6/2017

NATUREZA

QUANTIDADE

DATA MAIS

ANTIGA

PROCESSO

Cargas

Advogados

23

1.º/8/2016

0143900-22.2008.5.06.0017

Perito

02

9/5/2017

0000881-50.2011.5.06.0017

Terceiros

03

26/5/2017

0164800-89.2009.5.06.0017

Petições a juntar aos autos

19

29/5/2017

0000893-30.2012.5.06.0017

Processos conclusos para despacho

117

29/5/2017

0070500-09.2007.5.06.0017

Consultas convênios a realizar (BACEN/JUCEPE/INFOJUD/DETRAN)

32

25/5/2017

9377800-63.2002.5.06.0017

Praças a marcar

01

2/6/2017

0102900-47.2005.5.06.0017

Processos no setor de cálculos

31

16/5/2017

0000963-13.2013.5.06.0017

Processos para serem remetidos ao TRT

07

11/5/2017

0000629-13.2012.5.06.0017

*Em relação às certidões a serem expedidas, a mais antiga data de 5/5/2017 (processo n.º 0000319-41.2011.5.06.0017).

*No tocante aos ofícios, o mais antigo data de 5/5/2017 (processo n.º 0101500-27.2007.5.06.0017).

*Quanto aos alvarás, não existem pendências.

* No que diz respeito aos mandados, o mais antigo data de 11/1/2017 (processo n.º 0001518-98.2011.5.06.0017).

* No pertinente às praças a realizar, o despacho mais antigo data de 3/5/2017, com leilões subsequentes em 3 e 24 de julho de 2017 (processo n.º 0033100-44.1996.5.06.0017).

*No que diz respeito às notificações, a mais antiga data de 26/4/2017 (processo n.º 0000655-74.2013.5.06.0017).

*Em relação aos processos digitalizados (CLE), verificou-se a conversão de 310 (trezentos e dez) feitos, sendo 161 (cento e sessenta e um) em 2016.

Fonte: Informações colhidas na Secretaria da VT, e no SIAJ.

8. METAS FIXADAS PELO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA:

Em conformidade com os dados fornecidos pelo Núcleo de Estatística e Pesquisa do Egrégio Regional, eis os resultados das Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ para o ano de 2016:

Meta 1 CNJ - 2016 : – Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuídos no ano corrente.

Unidades Judiciárias

Recebidos

Resolvidos

Resultado

17.ª VT do Recife

1.609

1.643

102,11%

Total da 6ª Região

107.816

111.793

103,69%

Meta 2 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, pelo menos, 90% dos processos distribuídos até 31/12/2014.

Unidade Judiciária

Distribuídos em 2014

Distribuídos em 2014

e julgados até 31/12/16

Pendentes de julga-

mento até 31/12/16

Resultado

17.ª VT do Recife

1.475

1.467

8

111%

Total da 6ª Regiãoa

62.261

59.947

2.314

107%

Meta 3 CNJ - 2016 : – Aumentar o índice de conciliação na fase de conhecimento, em relação à média do biênio 2013/2014, em 2 pontos percentuais.

Unidade Judiciária

Solucionados

Conciliados

Média biênio

(2013/2014)

Resultado

17.ª VT do Recife

1.643

558

34,73%

33,96%

Total da 6ª Região

111.793

44.400

40,83%

39,72 %

Meta 4 CNJ - 2016 : – Dar prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, não se destinando portanto à esta Justiça Especializada.

Meta 5 CNJ - 2016 : – B aixar em 2016, quantidade maior de processos de execução do que o total de casos novos de execução no ano corrente.

Unidade

Judiciária

Casos novos

de execução

Baixados

Entraram

na meta

Saíram

da meta

Resultado

17.ª VT do Recife

549

526

0

0

95,81%

Total da 6ª Região

38.526

37.091

0

0

96,50%

Meta 6 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, as ações coletivas distribuídas, até 31.12.2013 no 1.º grau e até 31.12.2014, no 2.º grau.

A 17.ª Vara do Trabalho do Recife não conta com ação coletiva ainda em tramitação, de acordo com os relatórios fornecidos pelo Setor de Estatística deste Tribunal.

Meta 7 CNJ - 2016 : – Identificar e reduzir em 2% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior.

Unidade

Judiciária

Pendentes em

31/12/15

Quantidades de

Processos dos dez

maiores litigantes

distribuídos na ins-

tância no mês de

referência

Quantidades de

Processos dos dez

maiores litigantes

julgados na ins-

tância no mês de

referência

Pendentes em

31/12/16

Resultado

17.ª VT do Recife

247

155

202

200

121,03%

Total da 6ª Região

8.284

7.949

9.373

6.860

118,34%

O Conselho Nacional de Justiça divulgou no final do 10.º Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, as metas nacionais para 2017, quais sejam:

Meta 1 - Os tribunais mantiveram o compromisso de julgar, ao longo de 2017, mais processos do que os novos que chegarem aos tribunais (Meta 1). Assim como em 2016, o compromisso deverá ser cumprido por tribunais de todos os segmentos de Justiça.

Meta 2 - O compromisso com o julgamento dos processos mais antigos, alvo da Meta 2, foi renovado para 2017 e deverá ser cumprido por tribunais de todos os ramos do Judiciário. O detalhamento desta e das outras metas definidas, com percentuais e períodos de distribuição dos processos que deverão ser julgados, estarão num glossário que será divulgado futuramente pelo CNJ.

Meta 3 - A Justiça Federal e a Justiça do Trabalho também renovaram o compromisso com a Meta 3, que busca aumentar o número de casos solucionados por meio da conciliação, em relação a períodos anteriores. 

Meta 4 - Fixada pela primeira vez em 2013, a Meta 4, que dá prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, deverá ser cumprida novamente em 2017 pela Justiça Estadual, pela Justiça Federal, pela Justiça Militar da União e dos Estados e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). 

Meta 5 - Impulso aos processos de execução, que será perseguida no ano que vem pelos tribunais da Justiça Estadual, Federal e do Trabalho.

Meta 6 - P rioriza o julgamento de ações coletivas, que impactam na vida de um grupo maior de pessoas. 

Meta 7 – Prioriza o julgamento de processos dos maiores litigantes e dos recursos repetitivos, tem por objetivo enfrentar demandas de massa que chegam ao Judiciário.

Meta 8 – Destinada a ações de fortalecimento da rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres, uma das prioridades da atual gestão do CNJ.

9. ITENS DE EXAME E REGISTRO OBRIGATÓRIOS (Art. 26 da Consolidação dos Provimentos da CGJT):

Com base nos autos e sistemas analisados, verificou-se que o Juízo:

- registra no sistema informatizado os atos processuais relevantes;

- emite, de forma explícita e circunstanciada, pronunciamento acerca da admissibilidade dos recursos, conforme constatado nos processos n.ºs 0001025-19.2014.5.06.0017 e 0000992-63.2013.5.06.0017;

- ordena, de ofício, a imediata liberação do depósito recursal, após a liquidação, nos casos em que haja valor incontroverso superior ao depositado, segundo se verifica nos processos n.ºs 0000022-63.2013.5.06.0017, 0001203-02.2013.5.06.0017 e 0000431-39.2013.5.06.0017;

- exaure as iniciativas do juízo objetivando tornar exitosa a execução. No entanto, constatou-se, atualmente, o cumprimento parcial do procedimento estabelecido pela Corregedoria-Geral, pois deixa de emitir a Certidão de Arquivamento Provisório, prevista no art. 77 da Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral, como visto nos processos n.ºs 0000388-73.2011.5.06.0017, 0001415-23.2013.5.06.0017 e 0146300-24.1999.5.06.0017. Expede a Certidão de Crédito Trabalhista, em conformidade com o artigo 88 da referida norma, procedendo à juntada das cópias da decisão exequenda e da decisão homologatória da conta de liquidação, como verificado nos processos n.ºs 0078200-0.2005.5.06.0017, 0000538-20.2012.5.06.0017 e 0000438-36.2010.5.06.0017;

- faz uso regular das ferramentas eletrônicas: Bacenjud, Detran, Renajud, Jucepe, Infojud e Serpro, consoante observado nos processos n.ºs 0000797-73.2016.5.06.0017, 0001686-61.2015.5.06.0017, 0000041-98.2015.5.06.0017, 0092700-20.2001.5.06.0017, 0077900-84.2001.5.06.0017, 0000351-07.2015.5.06.0017, 0001037-38.2011.5.06.0017, 0001330-08.2011.5.06.0017, 0001314-49.2014.5.06.0017, e 0000564-47.2014.5.06.0017. De acordo com o Relatório sobre Ordens Judiciais, foram realizados, no período de janeiro de 2016 a abril de 2017, 1.376 (um mil trezentos e setenta e seis) bloqueios, 502 (quinhentos e dois) desbloqueios e 516 (quinhentas e dezesseis) transferências. No mês de abril de 2017, constavam 1.015 (um mil e quinze) bloqueios pendentes de providências;

- inclui, na pauta, processos na fase de execução para tentativa de conciliação, em uma média de 20 (vinte) por mês, segundo informado pela Diretora de Secretaria;

- determina a citação dos sócios, nos casos de desconsideração da personalidade jurídica da empresa executada, com a devida inclusão dos seus nomes no sistema, no polo passivo da demanda, conforme visto nos processos n.ºs 0001223-90.2013.5.06.0017 e 0001735-10.2012.5.06.0017.

Quanto aos demais aspectos (assiduidade dos magistrados, pauta de audiências e principais prazos) encontram-se registrados nos itens 4 e 5.

10. OBSERVAÇÕES/PENDÊNCIAS REFERENTES À SECRETARIA:

- Na análise, por amostragem, nas carteiras que integram a Secretaria da Vara, verificaram-se satisfatória organização e cumprimento das normas procedimentais a serem seguidas pelas unidades judiciárias de primeira instância, no entanto, cabe maior controle quanto à carga dos autos. Em relação aos processos digitais, constatou-se regular tramitação dos feitos, conforme quadro do item 6 elaborado em 29/5/2017, porém se impõe melhor utilização da ferramenta “agrupadores†(vez que, naquela data, havia 706 petições não apreciadas, embora, atualmente, existam 81 petições com data mais antiga em 2/6/2017). Na inspeção realizada pelo juízo de primeiro grau, no período de 9 a 13 de janeiro de 2017, registraram-se dentre outros dados: a) 20 (vinte) processos fora de pauta; b) 58 (cinquenta e oito) processos sem tramitação há mais de 60 dias; c) 5 (cinco) processos com carga vencida, e notificação das partes, e 10 (dez) sem notificação; d) arquivados 103 (cento e três) processos físicos e 63 (sessenta e três eletrônicos); despachados 629 (seiscentos e vinte e nove) processos; e e) ausência de divergência entre as anotações no SIAJ e a realidade dos processos no setor de cálculos (24 físicos e 61 eletrônicos);

- Existem 57 (cinquenta e sete) CTPS’s sob custódia da Secretaria da Vara, e, por amostragem em 32 (trinta e dois) desses documentos, observou-se que 3 (três) dizem respeito a processos arquivados (0000495-15.2014.5.06.0017, 0001595-50.2014.5.06.0002 e 0001185-49.2011.5.06.0017). Indagada acerca das medidas adotadas para a diminuição desse passivo, a Diretora da Secretaria esclareceu que inicialmente intima o advogado para receber o documento profissional do seu cliente, e, frustrada tal medida, intima a própria parte, inclusive mediante diligência de entrega do documento por meio de oficial de justiça;

- Constatou-se, por amostragem, que alguns processos, como, por exemplo, de números 0000814-17.2013.5.06.0017 e 0135100-78.2003.5.06.0017 , não se encontram em bom estado de conservação, o que impõe a renovação das capas dos processos físicos;

- A Seção de Gestão Negocial dos Sistemas do PJE e do e-Gestão, vinculada à Secretaria da Presidência deste Tribunal, informou que, mesmo após orientações na Vara sobre o recolhimento das custas processuais, constataram-se, no período de 8 a 26 de maio de 2017, 13(treze) processos remetidos à segunda instância sem o devido registro ( 0000218-96.2014.5.06.0017, 0000818-83.2015.5.06.0017, 0001171-26.2015.5.06.0017, 0001413-19.2014.5.06.0017, 0010113-18.2013.5.06.0017, 0001754-45.2014.5.06.0017, 0001091-62.2015.5.06.0017, 0000506-44.2014.5.06.0017, 0000046-86.2016.5.06.0017, 0000061-26.2014.5.06.0017, 0001632-95.2015.5.06.0017, 0010322-84.2013.5.06.0017, e 0000948-10.2014.5.06.0017 ), o que impõe maior controle da Secretaria nesse aspecto. Ressalta-se que o art. 35, inciso VII, da LOMAN dispõe que cabe ao magistrado exercer assídua fiscalização sobre o subordinado no que se refere ao recolhimento das custas e emolumentos;

- Os Assistentes de Juiz elaboram minutas de sentenças de mérito e de incidentes processuais, como embargos declaratórios, embargos à execução, embargos de terceiros, e antecipação de tutela;

- A Juíza Titular prolata sentença de forma líquida em ambos os ritos, e, no caso de decisão eventualmente ilíquida, determina-se, após o trânsito em julgado, a liquidação do feito diretamente pela Contadoria da Vara, dispensando a notificação às partes para apresentarem e/ou contestarem cálculos de liquidação, com exceção da hipótese de maior complexidade dos cálculos;

- Em relação ao lapso temporal anteriormente correicionado, observou-se: a) quase a manutenção na quantidade de novas ações, vez que houve acréscimo de apenas 7 (sete); b) acréscimo na produtividade da Vara, vez que prolatadas a mais 159 (cento e cinquenta e nove) sentenças e 158 (cento e cinquenta e oito) decisões de incidentes processuais, e realizadas a mais 117 (cento e dezessete) conciliações; c) redução do prazo médio para julgamento em 4 (quatro) dias; d) acréscimo do prazo médio, no ano de 2016, para realização das audiências iniciais (sumaríssimo em 28 dias, e ordinário em 30 dias), da instrução (sumaríssimo em 34 dias e ordinário em 6 dias) e da decisão (sumaríssimo em 21 dias, no entanto, com redução no ordinário em 26 dias), enfatizando-se que se aguardava mais de 1 (um) ano para realização da audiência de instrução no rito ordinário; e) aumento do prazo médio para realização, em maio de 2017, das audiências iniciais (sumaríssimo em 24 dias e ordinário em 44 dias), e das instruções em 2 dias); f) acréscimo do prazo médio na fase de conhecimento em 24 dias, e execução em 4 dias, e redução na fase de liquidação em 59 dias; g) acréscimo na quantidade de processos na fase de conhecimento em 34 (trinta e quatro) e na execução em 282 (duzentos e oitenta e dois), com redução na liquidação em 7 (sete); e h) acréscimo do saldo remanescente em 584 (quinhentos e oitenta e quatro) processos;

- Atingimento das Metas 1, 2, 6 e 7 estabelecidas pelo CNJ para o ano de 2016. O resultado obtido se mostra significativo, inclusive em face do acréscimo da produtividade da Vara, o que revela o esforço de todos que exercem suas atividades à consecução desse objetivo.

11. PEDIDOS DE PROVIDÊNCIAS E RECLAMAÇÕES CORREICIONAIS :

Em relação ao período de 1.º de janeiro de 2016 até a presente data, houve a formalização dos pedidos de providência de números 0000052-47.2016.5.06.0000 (julgado improcedente), 0000042-03.2016.5.06.0000 (indeferido liminarmente e arquivado), e 0000047-25.2016.5.06.0000 (indeferido liminarmente e arquivado).

12. RECOMENDAÇÕES:

- Prolatarem os magistrados Carla Santina de Souza Rodrigues, Ana Carolina Bulhões Calheiros, Evellyne Ferraz Correia, e Gustavo Henrique Cisneiros Barbosa, prioritariamente e no menor espaço de tempo possível, as sentenças em atraso, conforme relações especificadas nos item 3.3, devendo, sempre, atentarem ao prescrito no ATO n.º 1/CGJT, de 10 de fevereiro de 2017, haja vista o controle exercido por esta Corregedoria Regional a evitar que decisões não ultrapassem a tolerância admitida pela citada norma. Em relação aos juízes que não se encontram presentes no momento da correição, deverá a Secretaria da Corregedoria Regional encaminhar-lhes comunicação para que tomem ciência;

- Permanecer empreendendo esforços com o objetivo de reduzir os prazos médios de audiências no rito sumaríssimo, estabelecendo como meta o prazo máximo de 15 (quinze) dias, conforme determina o inciso III do art. 852-B da CLT. Nos processos de rito ordinário, observar “o prazo médio de duração do processo – fase de conhecimento – de até 200 (duzentos) dias, atentando-se ao limite legal para publicação de sentença†– Resolução Administrativa TRT nº 03/2015, artigo 14, § 2.º (Provimento TRT-CRT n.º 03/2010);

- Continuar a f omentar a inclusão de processos de execução na pauta de audiências para tentativa de conciliação, consoante disposto no art. 76, II, da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho: “ promover a realização semanal de audiências de conciliação em processos na fase de execução, independentemente de requerimento das partes, selecionando-se aqueles com maior possibilidade de êxito na composição â€.

- Observar a disposição do artigo 77 da Consolidação de Provimentos 2016 da CGJT;

- Perseverar nas diligências no sentido de devolver às partes os documentos de identificação profissional (CTPS), especialmente aqueles que se refiram a processos arquivados ou em vias de arquivamento;

- Impulsionar os feitos que se encontram sem tramitação há mais de 60 dias;

- Substituir as capas danificadas dos processos, consoante disposição do art. 138 do Provimento 02/2013 da Corregedoria Regional;

- Proceder ao controle de carga dos autos mensalmente até o dia 15 de cada mês subsequente, conforme prevê o art. 57, parágrafo único, do Provimento 02/2013 da Corregedoria Regional, com adoção das providências cabíveis, de modo a assegurar a sua devolução o mais breve possível, principalmente em relação aos processos n.ºs 0143900-22.2008.5.06.0017, 0085600-04.2007.5.06.0017 e 0188300-97.2003.5.06.0017 (com carga, respectivamente, em 1.º/8/2016, 28/9/2016 e 18/11/2016), providenciando, se for o caso, a restauração dos autos ;

- Continuar a verificação periódica, no Sistema BacenJud, quanto à existência de alguma ordem judicial “pendente de providênciaâ€, ou mesmo “não lidaâ€, adotando-se a medida cabível, seja de transferência dos valores bloqueados para contas judiciais (para posterior liberação aos exequentes) ou desbloqueios daquelas importâncias que não interessem à execução – Consolidação de Provimentos da CGJT, Art. 99;

- Enfatizar, entre os usuários (servidores e magistrados) da Vara, a importância da correta inserção de dados no PJE, pois eles são extraídos, através das remessas, transformados e gravados, e essas informações alimentam o e-Gestão, gerando os relatórios gerenciais e a estatística oficial da Justiça do Trabalho;

- Realizar a análise periódica da ferramenta “agrupadoresâ€, a fim de evitar a permanência de processos em tarefas já superadas. Os processos devem ser retirados de tal lista assim que realizado o ato respectivo;

- Proceder à “conclusão ao magistradoâ€, especificando o tipo (sentenças, decisões ou despachos), sem necessidade de despacho para tal finalidade, pela importância desse dado para a estatística deste Regional, e, ainda, com a cautela necessária, em face da impossibilidade de cancelamento da “conclusão†em relação às sentenças, o que enseja, em caso de equívoco do servidor, a necessidade de o magistrado proceder à “conversão do julgamento em diligência†para que se possa realizar nova conclusão. Deve, ainda, ser selecionado o magistrado em tempo real, com a devida gravação no sistema, a fim de que seja contabilizado o prazo para prolação da decisão corretamente, e, no caso da sentença, tão logo encerrada a instrução. Em relação às decisões de antecipação de tutela, há necessidade da imediata conclusão com a especificação do magistrado, de modo a possibilitar o controle do prazo e garantir a veracidade dos dados estatísticos. No tocante aos embargos de declaração, havendo necessidade de intimar a parte contrária, proceder à conclusão para julgamento tão logo encerrado o prazo, também sem necessidade de despacho, por se tratar de ato ordinário da secretaria. Cabe à Secretaria da Vara, tratando-se de juiz substituto da reserva técnica, proceder à imediata conclusão no sistema, e ainda informar tal fato, por e-mail funcional, ao magistrado, inclusive porque possui acesso restrito à unidade na qual atua;

- Efetivar a conclusão para julgamento dos embargos de declaração ao magistrado que se encontrar em exercício na Vara, quando aquele que prolatou a sentença embargada se encontrar afastado por mais de 30 dias, em conformidade com o art. 8.º, § 3.º, do Provimento n.º 03/2015 desta Corregedoria Regional;

- Continuar a cumprir as diligências determinadas pelo Tribunal, em grau de recurso, em prazo razoável;

- Observar o correto cadastramento das partes quando do envio dos recursos ao Tribunal, inclusive em relação ao recurso ordinário em rito sumaríssimo, de modo a evitar equívoco quando da distribuição da classe processual na segunda instância;

- Verificar o acervo relativo aos processos pendentes de baixa, conforme orientações divulgadas por e-mail e repassadas a essa unidade pelos membros do Comitê do PJE e e-Gestão;

- Proceder ao registro, no sistema PJE, do recolhimento das custas, emolumentos, contribuição previdenciária e imposto de renda, escolhendo a tarefa “Análise de Conhecimentoâ€, e optando pelo item “Cumprimento de acordo ou pagamentosâ€. Ressalte-se que, após as orientações sobre a necessidade de tal anotação, o Setor de Estatística do Tribunal constatou acréscimo considerável no registro de tais arrecadações, conforme quadro demonstrativo entre os meses de janeiro a março de 2016 e janeiro a março de 2017, numa variação de 115,94% no tocante às custas processuais, de 498,05% em relação aos emolumentos, de 71,16% no pertinente às contribuições previdenciárias, de 32,62% no que diz respeito ao imposto de renda, e de 283,18% quanto às multas aplicadas pelos órgãos de fiscalização das relações de trabalho; e

- Estimular, entre os servidores, práticas de sustentabilidade, racionalização e consumo consciente de materiais e serviços de responsabilidade socioambiental, visando ao uso sustentável dos recursos naturais e dos bens públicos, bem como ao aperfeiçoamento contínuo da qualidade do gasto público realizado pelo Tribunal, a teor da Resolução n.º 201 do CNJ de 3/3/2015.

13. BOAS PRÃTICAS RELATADAS PELO JUÃZO:

Noticiou a Diretora de Secretaria que as boas práticas, relacionadas na ata de correição de 2016, continuam sendo desempenhadas nesta unidade judiciária, motivo pelo qual procede à sua renovação:

- concentração, na fase de execução, dos processos que tramitam contra uma mesma empresa como medida de economia processual, escolhendo-se um dos feitos como "pai", no qual serão realizados os atos executórios;

- esforços de localização das partes e advogados para recebimento de créditos, utilizando-se, inclusive, os sites da CELPE, SERPRO e TRE e o sistema INFOJUD;

- consulta, pelo Pje, sobre o andamento das cartas precatórias, evitando-se o envio de ofícios às varas deprecadas;

- expedição de certidão de crédito trabalhista e de arquivamento dos autos físicos;

- treinamento da maioria dos servidores da Vara para elaboração de minutas de despachos;

- organização do PJE por divisão das tarefas e processos por caixas;

- agilização no cumprimento dos despachos urgentes, através da analise diária das publicações no DEJT;

- elaboração, pelos Assistentes de Juiz, de minutas de sentenças de mérito e de incidentes processuais, como embargos declaratórios, embargos à execução, embargos de terceiros, exceção de pré-executividade e análise de antecipação de tutela;

- adoção de despacho de execução sequenciado;

- notificações a peritos com a utilização de e-mail, telefone, para acompanhamento processual e informações;

- prolação, pela Juíza Titular, de quase todas sentenças de forma líquida em ambos os ritos;

- publicação das sentenças relativas aos embargos à execução e/ou impugnação dos cálculos com os cálculos adequados quando elaborados inicialmente pela Contadoria;

- expedição de alvará único (autor, advogado, INSS e custas);

- averiguação da existência de processos pendentes de pagamento, inclusive em outras Varas, antes de devolução de depósito recursal (crédito sobejante);

- determinação de arquivamento dos autos em caso de integral cumprimento do acordo, evitando tramitação desnecessária do processo pela Secretaria (assistentes, juízes etc); e

- juntada apenas dos resultados positivos das consultas ao Bacenjud, Detran/Renajud e Receita Federal, utilizando carimbo próprio em caso de resultado negativo.

14. SOLICITAÇÕES DO JUÃZO:

- Melhorar a rapidez do sistema PJe;

- Interagir o Pje local com o dos outros Estados, para facilitar o intercâmbio de informações;

- Possibilitar a visibilidade dos servidores da Vara ao PJe na 2.ª Instância;

- Possibilitar o retorno para fase anterior no PJE, quando do lançamento equivocado;

- Comunicar previamente as alterações no sistema PJe;

- Designar magistrado quando das férias dos juízes lotados na Vara, a fim de evitar adiamentos nas audiências já designadas;

- Melhorar a limpeza da Vara, por ser 1 (um) servente insuficiente para atender a quatro Varas, com os seus respectivos banheiros;

- Disponibilizar etiquetas dos Correios para registros postais, quando postulado pela Vara ao Setor de Expedição do Tribunal, pois a falta dessas implica atraso no envio das correspondências;

- Criar ferramenta no PJE que possibilitasse o usuário marcar, como urgente, o ato a ser praticado em determinado processo, esclarecendo que o Alerta não seria suficiente para tal, porque se deseja individualizar a prioridade de um ato e não do processo como um todo; e

- Excluir automaticamente, do agrupador, o processo quando praticado algum ato.

Encerrados os trabalhos, a Excelentíssima Corregedora Regional, Desembargadora Dione Nunes Furtado da Silva, agradeceu a fraternal acolhida e a colaboração prestada pela Excelentíssima Juíza Titular, e pelos servidores da Vara, determinando que, lavrada e assinada, fosse disponibilizada esta ata na página da Corregedoria, no sítio deste Regional ( www.trt6.jus.br ), além de publicada, em sua íntegra, no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho – DEJT, entregando cópia à Unidade Judiciária sob correição (neste ato), e à Presidência do Egrégio Regional, à Secretaria de Teconologia de Informação e à Secretaria Administrativa, para conhecimento e providências pertinentes. Firmam a presente ata a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional e a Secretária da Corregedoria Regional.

DIONE NUNES FURTADO DA SILVA

Desembargadora Corregedora Regional

NOÊMIA MARIA GOMES DE OLIVEIRA

Secretária da Corregedoria Regional

Ata Correição 32 - 2017 de 6/6/2017