ATA DA CORREIÇÃO ORDINÃRIA REALIZADA NA 2.ª VARA DO TRABALHO DE OLINDA, EM 31 DE MAIO DE 2017.

Aos 31 (trinta e um) dias do mês de maio de 2017, às 8 (oito) horas, compareceu à sede da 2.ª Vara do Trabalho de Olinda, situada na Rodovia PE-15, Km 4,8, 2.º andar, Cidade Tabajara, Olinda/PE, a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional do TRT da 6.ª Região, Dr.ª Dione Nunes Furtado da Silva , acompanhada pelos servidores Noêmia Maria Gomes de Oliveira (Secretária da Corregedoria), Vânia Rodrigues de Santana Cunha (Assessora de Gabinete), Rosanna de Freitas Monteiro (Assistente de Gabinete), Henrique Bezerra Valença (Assistente Secretário), e Lívia Galvão Tenório Ribeiro (Assistente de Gabinete), para realizar a Correição Ordinária veiculada no Edital n.º 03/2017, disponibilizado no Diário Eletrônico do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região em 20 (vinte) de fevereiro de 2017, considerado publicado em 21 (vinte e um) de fevereiro de 2017. Referido edital se encontrava devidamente afixado no átrio da Secretaria, possibilitando sua plena divulgação e visualização pelo público local.

Presentes, na ocasião, a Excelentíssima Juíza Titular, Dr.ª Martha Cristina do Nascimento Cantalice, o Diretor de Secretaria, Bel. Lailton Alves, e os demais servidores ali lotados: Carla Barbosa de Oliveira, Filipe Raphael Viana Santos Ventura, Rafael Fernandes Chaves, Roberta Câmara Ferro Ribeiro de Gusmão, Vladmir Farias de Queiroz, Henrique Miranda Serejo, Jakelline Brayner Pereira Roxo, Marcos Antônio Câmara de Araújo, Rafaelle Mayanne Silva Salgado Cavalcanti, Gilka Beatriz Lima de Souza Assis, Irla Vasconcelos Figueiroa Severo, Sylvia Macedo Cavalcanti, Daniella dos Santos Vasconcelos, e Dayan Casado Cavalcante Dantas, além do estagiário de Direito Vitor Rodrigues Cavalcanti. Ausente o Excelentíssimo Juiz Auxiliar, Dr. Antônio Augusto Serra Seca Neto, por se encontrar em fruição de férias.

Com base nos dados extraídos do SIAJ, PJe, e-Gestão e Sistema de Pessoal; nas informações consolidadas pela Seção de Estatística; no exame dos procedimentos adotados na Secretaria da Vara e dos processos em tramitação, e, ainda, dos dados colhidos na inspeção judicial realizada no período de 9 a 13 de janeiro de 2017, a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional determinou o registro das informações e recomendações que seguem.

1. MAGISTRADOS:

JUÃZA TITULAR/JUIZ SUBSTITUTO

PERÃODO DE ATUAÇÃO

Martha Cristina do Nascimento Cantalice (Titular)

Desde maio/2001

(Ato TRT-GP n.º 183/2001)

Antônio Augusto Serra Seca Neto (Auxiliar) *

Desde agosto/2014
(Portaria CRT n.º 092/2014)

*Apesar de lotado na 1.ª Vara do Trabalho de Olinda, o magistrado atua como Auxiliar, por prazo indeterminado, nas três Varas do Trabalho de Olinda, em conformidade com a Resolução Administrativa TRT n.º 03/2015.

2. QUADRO ATUAL DE SERVIDORES:

NOME

CARGO

FUNÇÃO

Lailton Alves

Técnico Judiciário

Diretor de Secretaria

Carla Barbosa de Oliveira

Técnica Judiciária

Assistente de Diretor

Filipe Raphael Viana Santos Ventura

Técnico Judiciário

Assistente de Juiz

Rafael Fernandes Chaves

Analista Judiciário

Assistente de Juiz

Roberta Câmara Ferro Ribeiro de Gusmão

Técnica Judiciária

Calculista

Vladmir Farias de Queiroz

Técnico Judiciário

Calculista

Henrique Miranda Serejo

Técnico Judiciário

Secretário de Audiência

Jakelline Brayner Pereira Roxo

Técnica Judiciária

Secretária de Audiência

Marcos Antônio Câmara de Araújo

Requisitado

Assistente

Rafaelle Mayanne Silva Salgado Cavalcanti

Técnica Judiciária

Assistente

Gilka Beatriz Lima de Souza Assis

Analista Judiciária

Oficiala de Justiça

Irla Vasconcelos Figueiroa Severo

Analista Judiciária

Oficiala de Justiça

Sylvia Macedo Cavalcanti

Analista Judiciária

Oficiala de Justiça

Daniella dos Santos Vasconcelos

Técnica Judiciária

---

Dayan Casado Cavalcante Dantas

Técnico Judiciário

---

3. Produtividade dos Juízes na Unidade:

3.1. Quantidade de Audiências, Sentenças, Conciliações e Incidentes por Juiz (a):

Atuação dos Magistrados na

2.ª VT de Olinda

Audiências*

Sentenças de mérito

Conciliações

Incidentes processuais

Martha Cristina do Nascimento Cantalice

2.363

502

782

422

Antônio Augusto Serra Seca Neto

750

197

201

198

Ana Cristina da Silva

1

-

1

-

Daniella Cristiane Rodrigues Ferreira

58

21

17

10

Débora de Souza Silva Lima

-

1

-

-

Eduardo Henrique Brennand Dornelas Câmara

6

-

4

-

Kevia Duarte Muniz

1

-

1

-

Roberto de Freire Bastos

27

-

22

-

Total

3.206

721

1.028

630

*Exceto audiências de julgamento.

Fontes: Relatórios extraídos do e-Gestão (Audiências realizadas, Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado).

Período analisado: 1.º/5/2016 a 30/4/2017.

3.2. Prazo médio (em dias) para julgamento de mérito na unidade, da conclusão até a prolação da sentença (apenas PJe):

Atuação dos Magistrados na 2.ª VT de Olinda

Prazo* médio para julgamento de sentenças de mérito

Martha Cristina do Nascimento Cantalice

23

Antonio Augusto Serra Seca Neto

42

Daniella Cristiane Rodrigues Ferreira

17

Prazo médio para julgar na unidade

27

*Apuração leva em conta somente processos eletrônicos e não deduz os períodos de afastamento dos magistrados, tais como férias, licenças, cursos e outros, em face da falta de integração entre os sistemas de pessoal e judicial.

Fontes: Relatório extraído do e-Gestão (Prazos Médios, em dias, da conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado - PJe).

Período analisado: 1.º/5/2016 a 30/4/2017.

3.3. Sentenças de mérito (conhecimento) pendentes de julgamento:

Magistrados com sentenças pendentes na

2.ª VT de Olinda

No prazo

Prazo vencido

Total

Martha Cristina do Nascimento Cantalice

47

-

47

Antônio Augusto Serra Seca Neto

22

1

23

Total de sentenças pendentes na Vara

69

1

70

Sentença com prazo vencido sob a responsabilidade do magistrado Antônio Augusto Serra Seca Neto: 0002124-26.2015.5.06.0102.

Fontes: Dados extraídos de “Relatório de decisões em aberto/proferidasâ€; e PJe, em 31/5/2017 às 10h10.

3.4. Incidentes processuais pendentes de julgamento:

Magistrados com Incidentes Processuais pendentes na 2.ª VT de Olinda

No prazo

Prazo vencido

Total

Martha Cristina do Nascimento Cantalice

2

-

2

Total de incidentes pendentes na Vara

2

-

2

Fontes: Dados coletados na Secretaria da Vara e no PJe, em 31/5/2017 às 10h45.

3.5. Produtividade da Vara:

Unidade Judiciária

Quantidades

Prazo médio para julgamento (PJe)

Sentenças de mérito

Incidentes processuais

Conciliações

2.ª VT de Olinda

721

630

1.028

27

Fontes: Relatórios extraídos do e-Gestão: Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado; Prazos Médios (em dias) da Conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe).

Período analisado: 1.º/5/2016 a 30/4/2017.

4. AUDIÊNCIAS (REALIZADAS E DESIGNADAS):

4.1. Prazos médios, em dias, até a realização das audiências (a partir do ajuizamento):

Unidade Judiciária

Inicial

Instrução

Decisão

Sumaríssimo

Ordinário

Sumaríssimo

Ordinário

Sumaríssimo

Ordinário

2.ª VT de Olinda

67

113

82

291

89

303

Fonte: Dados extraídos do e-Gestão (Prazos médios – fase de conhecimento).

Período analisado: 1.º/5/2016 a 30/4/2017.

4.2. Prazos (em dias) para designação de audiências, a contar de 24/5/2017:

Unidade Judiciária

Inicial

Instrução

Sumaríssimo

Ordinário

2016

2017

2016

2017

2016

2017

2.ª VT de Olinda

104

36

166

111

336

350

Fontes: Informações extraídas do PJe e da Ata de Correição realizada em 2016.

4.3. Assiduidade dos magistrados:

Segundo informações prestadas pelo Diretor de Secretaria, são realizadas 4 (quatro) sessões de audiências por semana (das segundas às quintas-feiras). Não obstante, a Juíza Titular, Dra. Martha Cristina do Nascimento Cantalice, em regra, comparece à Unidade Judiciária diariamente. O Juiz Auxiliar, Dr. Antônio Augusto Serra Seca Neto, que atua de forma compartilhada nas três Varas de Olinda, quase sempre está substituindo os Juízes Titulares, em suas férias e outros afastamentos, não existindo dia específico para seu comparecimento a cada uma das Unidades.

4.4. Quantidade de processos em pauta de audiências por semana (média):

Unidade Judiciária

Dias de audiências por semana

Total de audiências

Sumaríssimos

Iniciais

Instruções

Razões Finais

2.ª VT de Olinda

4 (segundas às quintas-feiras)

16

30

19

7

Fontes: Informações extraídas do PJe, em 24/5/2017, relativas aos seguintes períodos: 24/4/2017 a 28/4/2017, 15/5/2017 a 19/5/2017, e 29/5/2017 a 2/6/2017; e informações prestadas pelo Diretor de Secretaria da Vara.

5. MOVIMENTAÇÃO PROCESSUAL:

5.1. Quantidade de ações trabalhistas ajuizadas na unidade - Físicos e PJe:

Unidade Judiciária

2015

2016

2017

(até 23/5/2017)

2.ª VT de Olinda

1.955

2.075

806

Fontes: Consolidação da Estatística, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Casos Novos por Distribuição e Redistribuídos), e PJe.

5.2. Processos remanescentes (congestionamento):

Unidade Judiciária

SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2016

SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2017

Pendentes de julgamento*

Processos demais fases

Total

Pendentes de julgamento*

Processos demais fases

Total

2.ª VT de Olinda

90

3.363

3.453

38

3.542

3.580

*Pendentes de julgamento: Processos com instrução encerrada, aguardando prolação de sentença.

Fontes: Consolidação da Estatística, Relatórios Gerenciais, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Processos Pendentes de Solução) e PJe.

5.3. Quantidade de processos em tramitação:

Unidade Judiciária

Processos em tramitação em 22/5/2017

Físicos

PJe

2.ª VT de Olinda

433

3.153

Fonte: Relatório Gerencial (Processos em tramitação na Vara) e PJe-JT.

5.4. Quantidade de processos nas principais fases processuais (pendentes de solução):

Unidade Judiciária

Conhecimento

(até a prolação da sentença)

Liquidação

Execução

2.ª VT de Olinda

1.283

70

1.048

Fontes: e-Gestão

Período analisado: 1.º/4/2017 a 30/4/2017.

5.5. Prazos médios (em dias) nas principais fases processuais:

Unidade Judiciária

Conhecimento

(até a prolação da sentença)

Liquidação ( do início até o encerramento da liquidação)

Execução (do início até o encerramento da execução)

2.ª VT de Olinda

228

187

755

Fonte: e-Gestão.

Período analisado: 1.º/05/2016 a 30/04/2017.

6. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS ELETRÔNICOS EM 25/5/2017:

Agrupadores:

Tarefa

Quantidade

Processos com pedido de sigilo nos documentos não apreciado 

01

Processos com pedido de sigilo nos documentos não apreciado

01

Processos com petições não apreciadas 

04

Processos com petições não apreciadas 

04

Fase de Conhecimento:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

Aguardando apreciação pela instância superior

382

27/03/2014

0010240-89.2013.5.06.0102

Aguardando audiência

984

14/03/2016

0001832-41.2015.5.06.0102

Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos

332

14/04/2016

0002145-02.2015.5.06.0102

Aguardando final do sobrestamento

06

07/03/2017

0001839-33.2015.5.06.0102

Aguardando laudo pericial

30

10/03/2017

0002200-50.2015.5.06.0102

Aguardando término dos prazos

163

04/04/2017

0000188-92.2017.5.06.0102

Analisar Despacho

09

24/05/2017

0000152-84.2016.5.06.0102

Analisar expediente da secretaria

01

24/05/2017

0000769-10.2017.5.06.0102

Analisar sentença

01

25/05/2017

0000682-54.2017.5.06.0102

* Análise do Conhecimento

41

10/04/2017

0001100-94.2014.5.06.0102

(Subpasta) Bacen - iniciar

02

24/05/2017

0002107-53.2016.5.06.0102

Apreciar dependência

01

24/05/2017

0000811-59.2017.5.06.0102

Concluso ao magistrado

15

15/05/2017

0001862-76.2015.5.06.0102

Controle de pericia

20

24/03/2017

0001728-15.2016.5.06.0102

Cumprimento de providências

17

06/03/2017

0001502-41.2015.5.06.0103

Designar perícia

02

19/05/2017

0002176-85.2016.5.06.0102

Minutar expediente da secretaria

01

22/05/2017

0000838-76.2016.5.06.0102

Minutar sentença

64

15/03/2017

0000046-25.2016.5.06.0102

Prazos vencidos

03

23/05/2017

0001536-19.2015.5.06.0102

Preparar comunicação

03

23/05/2017

0000772-62.2017.5.06.0102

Publicar DJE

04

23/05/2017

0000372-53.2014.5.06.0102

Publicar DJe - Con

27

22/05/2017

0000203-98.2016.5.06.0101

Recebimento de instância superior

04

23/05/2017

0001275-23.2016.5.06.0101

Triagem Inicial

04

23/05/2017

0000799-45.2017.5.06.0102

Trânsito em Julgado

09

11/05/2017

0000050-62.2016.5.06.0102

Valor Incompatível

01

17/05/2017

0000759-63.2017.5.06.0102

* O processo referido encontra-se na subpasta “Recolhimento CEF/BBâ€

Fase de Liquidação:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

Aguardando apreciação pela instância superior

04

08/04/2016

0000641-92.2014.5.06.0102

Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos

01

24/04/2017

0000857-19.2015.5.06.0102

Aguardando término dos prazos

12

16/05/2017

0001038-83.2016.5.06.0102

Analisar Decisão - Liq

04

25/05/2017

0000966-33.2015.5.06.0102

Analisar Despacho - Liq

01

25/05/2017

0000267-76.2014.5.06.0102

Análise de Liquidação

05

22/05/2017

0000500-39.2015.5.06.0102

Minutar expediente da secretaria

01

14/05/2017

0000633-47.2016.5.06.0102

Prazos vencidos

11

23/05/2017

0001567-73.2014.5.06.0102

Preparar comunicação

02

23/05/2017

0000669-89.2016.5.06.0102

Publicar DJE

01

23/05/2017

0000397-95.2016.5.06.0102

Publicar DJe - Liq

11

18/05/2017

0000570-90.2014.5.06.0102

Fase de Execução:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

Aguardando apreciação pela instância superior

07

28/08/2016

0000085-90.2014.5.06.0102

Aguardando audiência - Exec

01

23/05/2017

0000279-90.2014.5.06.0102

Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos

13

22/09/2016

0010127-38.2013.5.06.0102

Aguardando final do sobrestamento

10

05/07/2016

0010550-95.2013.5.06.0102

Aguardando laudo pericial

01

05/05/2017

0000788-21.2014.5.06.0102

Aguardando término dos prazos

235

17/01/2017

0000528-07.2015.5.06.0102

*¹ *² Análise de Execução

338

25/01/2017

0000072-57.2015.5.06.0102

(Subpasta) INFOJUD - Rafaelle

02

11/04/2017

0000108-36.2014.5.06.0102

(Subpasta) JMCM (Laílton)

38

30/11/2016

0010466-94.2013.5.06.0102

(Subpasta) Multa/Outros (Laílton)

29

12/01/2017

0001708-58.2015.5.06.0102

(Subpasta) Rateio (Lailton)

07

03/05/2017

0000814-19.2014.5.06.0102

(Subpasta) Retificação de cálculos (Vladmir)

03

03/05/2017

0000534-77.2016.5.06.0102

(Subpasta) Rev/Liquidação (Roberta)

01

22/05/2017

0010657-42.2013.5.06.0102

(Subpasta) SERASAJUD

43

02/05/2017

0000822-93.2014.5.06.0102

*³ BacenJud

163

23/02/2017

0000561-31.2014.5.06.0102

CCS

01

08/05/2017

0000296-29.2014.5.06.0102

Concluso ao magistrado - Exec

26

05/05/2017

0000150-17.2016.5.06.0102

Cumprimento de providências

46

02/03/2017

0001022-03.2014.5.06.0102

Incluir no BNDT

04

22/05/2017

0001149-67.2016.5.06.0102

Minutar Despacho - Exec

01

10/05/2017

0010013-02.2013.5.06.0102

* 4 Minutar expediente da secretaria

14

30/03/2017

0001520-65.2015.5.06.0102

Prazos vencidos

45

21/03/2017

0001602-33.2014.5.06.0102

Preparar comunicação

21

12/05/2017

0001616-80.2015.5.06.0102

Publicar DJE

05

23/05/2017

0011354-63.2013.5.06.0102

Publicar DJe - Exec

16

22/05/2017

0001197-26.2016.5.06.0102

Recebimento de instância superior

01

11/05/2017

0000785-92.2016.5.06.0103

* 5 RenaJud

15

18/03/2017

0000052-03.2014.5.06.0102

SerasaJud

03

15/05/2017

0000848-57.2015.5.06.0102

*¹ Inexistem processos nas subpastas “Aguardando Praçaâ€, “BACEN – Iniciarâ€, “Marcar Hastaâ€

*² O processo referido encontra-se pendente de expedição de ofício, tendo sido despachado na data indicada.

*³ A data indicada refere-se ao encaminhamento para cumprimento de realização de consulta do respectivo convênio.

* 4 A data indicada refere-se ao do despacho para confecção de ofício (Id. 9975867).

* 5 A data indicada refere-se ao encaminhamento para cumprimento de realização de consulta do respectivo convênio.

7. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS FÃSICOS EM 31/5/2017

NATUREZA

QUANTIDADE

DATA MAIS

ANTIGA

PROCESSO

Cargas

Advogados

02

23/5/2017

0001686-05.2012.5.06.0102

Perito

03

6/3/2017

0001904-67.2011.5.06.0102

Terceiros

09

5/10/2016

0000392-78.2013.5.06.0102

Petições a juntar aos autos

06

29/5/2017

0246900-11.2007.5.06.0102

Processos conclusos para despacho

14

29/5/2017

0001272-75.2010.5.06.0102

Consultas convênios a realizar (BACEN/JUCEPE/INFOJUD/DETRAN)

07

25/5/2017

0001317-79.2010.5.06.0102

Praças a marcar

04

10/5/2017

0000335-60.2013.5.06.0102

Processos no setor de cálculos

18

2/5/2017

0000043-75.2013.5.06.0102

Processos para serem remetidos ao TRT

01

29/5/2017

0111200-05.2003.5.06.0102

*Em relação às certidões a serem expedidas, a mais antiga data de 24/5/2017 (processo n.º 0001426-93.2010.5.06.0102).

*Em relação aos ofícios, o mais antigo data de 6/5/2017 (processo n.º 0000727-34.2012.5.06.0102).

* No tocante aos alvarás, o mais antigo data de 18/5/2017 (processo n.º 0001878-35.2012.5.06.0102).

* No pertinente às praças a realizar, não existem pendências.

*Quanto aos mandados, o mais antigo data de 24/5/2017 (processo n.º 0001416-78.2012.5.06.0102).

*No que diz respeito às notificações, a mais antiga data de 23/5/2017 (processo n.º 0022200-52.2007.5.06.0102).

*Em relação aos processos digitalizados (CLE), não se verificou conversão de feitos.

Fonte: Informações colhidas na Secretaria da VT, e no SIAJ.

8. METAS FIXADAS PELO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA:

Em conformidade com os dados fornecidos pelo Núcleo de Estatística e Pesquisa do Egrégio Regional, eis os resultados das Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ para o ano de 2016:

Meta 1 CNJ - 2016 : – Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuídos no ano corrente.

Unidades Judiciárias

Recebidos

Resolvidos

Resultado

2.ª VT de Olinda

2.021

2.159

106,83%

Total da 6ª Região

107.816

111.793

103,69%

Meta 2 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, pelo menos, 90% dos processos distribuídos até 31/12/2014.

Unidade Judiciária

Distribuídos em 2014

Distribuídos em 2014

e julgados até 31/12/16

Pendentes de julga-

mento até 31/12/16

Resultado

2.ª VT de Olinda

979

979

0

111%

Total da 6ª Regiãoa

62.261

59.947

2.314

107%

Meta 3 CNJ - 2016 : – Aumentar o índice de conciliação na fase de conhecimento, em relação à média do biênio 2013/2014, em 2 pontos percentuais.

Unidade Judiciária

Solucionados

Conciliados

Média biênio

(2013/2014)

Resultado

2.ª VT de Olinda

2.159

1.118

57,19%

51,78%

Total da 6ª Região

111.793

44.400

40,83%

39,72 %

Meta 4 CNJ - 2016 : – Dar prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, não se destinando portanto à esta Justiça Especializada.

Meta 5 CNJ - 2016 : – B aixar em 2016, quantidade maior de processos de execução do que o total de casos novos de execução no ano corrente.

Unidade

Judiciária

Casos novos

de execução

Baixados

Entraram

na meta

Saíram

da meta

Resultado

2.ª VT de Olinda

702

379

0

0

54,69%

Total da 6ª Região

38.526

37.091

0

0

96,50%

Meta 6 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, as ações coletivas distribuídas, até 31.12.2013 no 1.º grau e até 31.12.2014, no 2.º grau.

A 2.ª Vara do Trabalho de Olinda não conta com ação coletiva ainda em tramitação, de acordo com os relatórios fornecidos pelo Setor de Estatística deste Tribunal.

Meta 7 CNJ - 2016 : – Identificar e reduzir em 2% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior.

Unidade

Judiciária

Pendentes em

31/12/15

Quantidades de

Processos dos dez

maiores litigantes

distribuídos na ins-

tância no mês de

referência

Quantidades de

Processos dos dez

maiores litigantes

julgados na ins-

tância no mês de

referência

Pendentes em

31/12/16

Resultado

2.ª VT de Olinda

132

110

133

109

118,68%

Total da 6ª Região

8.284

7.949

9.373

6.860

118,34%

O Conselho Nacional de Justiça divulgou no final do 10.º Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, as metas nacionais para 2017, quais sejam:

Meta 1 - Os tribunais mantiveram o compromisso de julgar, ao longo de 2017, mais processos do que os novos que chegarem aos tribunais (Meta 1). Assim como em 2016, o compromisso deverá ser cumprido por tribunais de todos os segmentos de Justiça.

Meta 2 - O compromisso com o julgamento dos processos mais antigos, alvo da Meta 2, foi renovado para 2017 e deverá ser cumprido por tribunais de todos os ramos do Judiciário. O detalhamento desta e das outras metas definidas, com percentuais e períodos de distribuição dos processos que deverão ser julgados, estarão num glossário que será divulgado futuramente pelo CNJ.

Meta 3 - A Justiça Federal e a Justiça do Trabalho também renovaram o compromisso com a Meta 3, que busca aumentar o número de casos solucionados por meio da conciliação, em relação a períodos anteriores. 

Meta 4 - Fixada pela primeira vez em 2013, a Meta 4, que dá prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, deverá ser cumprida novamente em 2017 pela Justiça Estadual, pela Justiça Federal, pela Justiça Militar da União e dos Estados e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). 

Meta 5 - Impulso aos processos de execução, que será perseguida no ano que vem pelos tribunais da Justiça Estadual, Federal e do Trabalho.

Meta 6 - P rioriza o julgamento de ações coletivas, que impactam na vida de um grupo maior de pessoas. 

Meta 7 – Prioriza o julgamento de processos dos maiores litigantes e dos recursos repetitivos, tem por objetivo enfrentar demandas de massa que chegam ao Judiciário.

Meta 8 – Destinada a ações de fortalecimento da rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres, uma das prioridades da atual gestão do CNJ.

9. ITENS DE EXAME E REGISTRO OBRIGATÓRIOS (Art. 26 da Consolidação dos Provimentos da CGJT):

Com base nos autos e sistemas analisados, verificou-se que o Juízo:

- registra no sistema informatizado os atos processuais relevantes;

- emite, de forma explícita e circunstanciada, pronunciamento acerca da admissibilidade dos recursos, conforme constatado nos processos n.ºs 0000608-34.2016.5.06.0102 e 0000669-60.2014.5.06.0102;

- ordena, de ofício, a imediata liberação do depósito recursal, após a liquidação, nos casos em que haja valor incontroverso superior ao depositado, segundo se verifica nos processos n.ºs 0001022-03.2014.5.06.0102 e 0001874-27.2014.5.06.0102 ;

- exaure as iniciativas do juízo objetivando tornar exitosa a execução. No entanto, constatou-se o cumprimento parcial do procedimento estabelecido pela Corregedoria-Geral, pois deixa de emitir a Certidão de Arquivamento Provisório, prevista no art. 77 da Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral. Expede a Certidão de Crédito Trabalhista, em conformidade ao artigo 88 da referida norma, procedendo à juntada das cópias da decisão exequenda e da decisão homologatória da conta de liquidação, como verificado nos processos n.ºs 0002047-22.2012.5.06.0102, 0000569-47.2010.5.06.0102 e 0002151-14.2012.5.06.0102;

- faz uso regular das ferramentas eletrônicas: Bacenjud, Detran, Renajud, Jucepe, Infojud e Serpro, consoante observado nos processos n.ºs 0000379-74.2016.5.06.0102, 0001801-84.2016.5.06.0102, 0000069-05.2015.5.06.0102, 0010455-65.2013.5.06.0102, 0000108-36.2014.5.06.0102, 0000108-36.2014.5.06.0102, 0000829-51.2015.5.06.0102, 0000152-55.2014.5.06.0102, e 0001964-98.2015.5.06.0102. De acordo com o Relatório sobre Ordens Judiciais, foram realizados, no período de janeiro de 2016 a abril de 2017, 832 (oitocentos e trinta e dois) bloqueios, 518 (quinhentos e dezoito) desbloqueios e 215 (duzentas e quinze) transferências. No mês de abril de 2017, constavam 293 (duzentos e noventa e três) bloqueios pendentes de providências;

- inclui, na pauta, processos, na fase de execução, para tentativa de conciliação apenas na Semana Nacional de Conciliação; e

- determina a citação dos sócios, nos casos de desconsideração da personalidade jurídica da empresa executada, com a devida inclusão dos seus nomes no sistema, no polo passivo da demanda, conforme visto nos processos n.ºs 0000520-64.2014.5.06.0102 e 0010016-54.2013.5.06.0102 ;

Quanto aos demais aspectos (assiduidade dos magistrados, pauta de audiências e principais prazos) encontram-se registrados nos itens 4 e 5.

10. OBSERVAÇÕES/PENDÊNCIAS REFERENTES À SECRETARIA:

- Na análise, por amostragem, nas carteiras que integram a Secretaria da Vara, verificaram-se satisfatória organização e cumprimento das normas procedimentais a serem seguidas pelas unidades judiciárias de primeira instância, entretanto, impõe-se maior controle em relação à devolução dos autos com carga a terceiro. No tocante aos processos digitais, constatou-se regular tramitação, conforme quadro do item 6 elaborado em 25/5/2017, e boa utilização da ferramenta “agrupadoresâ€, porém há necessidade de controle, com maior frequência, quanto ao término dos prazos. Na inspeção realizada pelo juízo de primeiro grau, no período de 9 a 13 de janeiro de 2017, registraram-se dentre outros dados: a) ausência de pendências no setor de protocolo; b) 7(sete) processos com execução suspensa; c) nenhum processo fora de pauta ou convertido em diligência; d) 15 (quinze) processos sem tramitação há mais de 60 dias; e e) 7 (sete) processos com carga vencida com notificação, e 1 (um) sem notificação. A Juíza Titular enfatizou que a constatação de erros e omissões nos processos fora considerada dentro dos padrões de normalidade, tendo em vista o grande número de feitos em tramitação e o número de servidores à disposição;

- Existem 39 (trinta e nove) CTPS’s sob custódia da Secretaria da Vara, e, desse montante, nenhuma delas dizem respeito a processos arquivados ou em vias de arquivamento. Indagado acerca das medidas adotadas para a diminuição do passivo desses documentos, o Diretor de Secretaria esclareceu que as partes credoras e os causídicos são instados a comparecer à Secretaria da Vara para restituição dos sobreditos documentos aos seus titulares. Enfatiza que, em caso de deferimento de antecipação de tutela em favor da parte autora, a Juíza determina a imediata retificação e entrega da CTPS no próprio ato da audiência inicial, diminuindo-se, dessa forma o número de documentos profissionais em posse da Secretaria;

- Constatou-se, por amostragem, o bom estado de conservação das capas dos processos físicos;

- Os Assistentes de Juiz elaboram minutas de sentenças de mérito e de incidentes processuais, como embargos declaratórios, embargos à execução, embargos de terceiros, e antecipação de tutela;

- As sentenças são prolatadas, em sua maioria, de forma líquida;

- Em relação ao lapso temporal anteriormente correicionado, observaram-se: a) acréscimo na quantidade de novas ações em 120 (cento e vinte); b) acréscimo na produtividade da Vara, vez que prolatadas a mais 154 (cento e cinquenta e quatro) sentenças, e 285 (duzentos e oitenta e cinco) decisões de incidentes processuais; c) redução do prazo médio para julgamento em 71 (setenta e um) dias; d) acréscimo do prazo médio, no ano de 2016, para realização das audiências iniciais (sumaríssimo em 16 dias e ordinário em 9 dias), de instrução (sumaríssimo em 37 dias e ordinário em 125 dias), entretanto, houve redução do prazo em relação às decisões (no sumaríssimo em 210 dias e no ordinário em 33 dias); e) redução do prazo médio para realização, em maio de 2017, das audiências iniciais (sumaríssimo em 68 dias e ordinário em 55 dias), e acréscimo no tocante às instruções em 14 dias); f) redução do prazo médio na fase de conhecimento em 15 dias, e de liquidação em 3 dias, e aumento na fase de execução em 368 dias); g) redução na quantidade de processos na fase de conhecimento em 26 (vinte e seis), e na liquidação em 90 (noventa), porém houve acréscimo na execução em 398 (trezentos e noventa e oito); e h) acréscimo do saldo remanescente em 127 (cento e vinte e sete) processos;

- A Seção de Gestão Negocial dos Sistemas do PJE e do e-Gestão, vinculada à Secretaria da Presidência deste Tribunal, informou que, mesmo após orientações na Vara sobre o recolhimento das custas processuais, constataram-se, no período de 8 a 26 de maio de 2017, 41(quarenta e um) processos remetidos à segunda instância sem o devido registro ( 0000013-69.2015.5.06.0102, 0000083-18.2017.5.06.0102, 0000579-18.2015.5.06.0102, 0000679-70.2015.5.06.0102, 0000696-43.2014.5.06.0102, 0000697-91.2015.5.06.0102, 0000714-30.2015.5.06.0102, 0000777-89.2014.5.06.0102, 0001128-62.2014.5.06.0102, 0001293-75.2015.5.06.0102, 0001464-95.2016.5.06.0102, 0001483-72.2014.5.06.0102, 0001608-06.2015.5.06.0102, 0001626-27.2015.5.06.0102, 0000376-90.2014.5.06.0102, 0000669-60.2014.5.06.0102, 0001058-11.2015.5.06.0102, 0000156-87.2017.5.06.0102, 0000197-88.2016.5.06.0102, 0000360-05.2015.5.06.0102, 0000372-19.2015.5.06.0102, 0000375-37.2016.5.06.0102, 0000459-72.2015.5.06.0102, 0000511-34.2016.5.06.0102, 0000608-34.2016.5.06.0102, 0000931-39.2016.5.06.0102, 0001089-31.2015.5.06.0102, 0001137-87.2015.5.06.0102, 0001195-56.2016.5.06.0102, 0001272-02.2015.5.06.0102, 0001279-91.2015.5.06.0102, 0001309-29.2015.5.06.0102, 0001335-27.2015.5.06.0102, 0001455-73.2015.5.06.0101, 0001462-93.2014.5.06.0006, 0001771-83.2015.5.06.0102, 0001902-24.2016.5.06.0102, 0001932-93.2015.5.06.0102, 0001940-70.2015.5.06.0102, 0001966-68.2015.5.06.0102, e 0001987-44.2015.5.06.0102, ), o que impõe maior controle da Secretaria nesse aspecto. Ressalta-se que o art. 35, inciso VII, da LOMAN dispõe que cabe ao magistrado exercer assídua fiscalização sobre o subordinado no que se refere ao recolhimento das custas e emolumentos. O Diretor de Secretaria esclareceu que desconhecia a importância do registro imediato do recolhimento das custas, pois entendeu que, em princípio, a correção solicitada estaria relacionada aos processos arquivados;

- Atingimento das Metas 1, 2, 6 e 7 estabelecidas pelo CNJ para o ano de 2016. O resultado obtido se mostra significativo, inclusive em face do acréscimo da produtividade da Vara, o que revela o esforço de todos que exercem suas atividades à consecução desse objetivo. Ressalta-se que, apesar de não alcançada a Meta 3 (relativa às conciliações), o percentual da Vara foi de 51,78% e, portanto, muito superior à média deste Regional de 39,72 %.

11. PEDIDOS DE PROVIDÊNCIAS E RECLAMAÇÕES CORREICIONAIS :

Em relação ao período de 1.º de janeiro de 2016 até a presente data, não houve a formalização de pedidos de providências ou reclamações correicionais.

12. RECOMENDAÇÕES:

- Prolatar o magistrado Antônio Augusto Serra Seca Neto , prioritariamente e no menor espaço de tempo possível, a sentença com prazo vencido, conforme especificado no item 3.3, devendo, sempre, atentar ao prescrito no ATO n.º 1/CGJT, de 10 de fevereiro de 2017, haja vista o controle exercido por esta Corregedoria Regional a evitar que decisões não ultrapassem a tolerância admitida pela citada norma. Em face da ausência do referido juiz, por se encontrar de férias, deverá a Secretaria da Corregedoria Regional encaminhar-lhe comunicação, para que tome ciência;

- Permanecer empreendendo esforços com o objetivo de reduzir os prazos médios de audiências no rito sumaríssimo, estabelecendo como meta o prazo máximo de 15 (quinze) dias, conforme determina o inciso III do art. 852-B da CLT. Nos processos de rito ordinário, observar “o prazo médio de duração do processo – fase de conhecimento – de até 200 (duzentos) dias, atentando-se ao limite legal para publicação de sentença†– Resolução Administrativa TRT n.º 03/2015, artigo 14, § 2.º (Provimento TRT-CRT n.º 03/2010);

- Fomentar a inclusão de processos de execução na pauta de audiências para tentativa de conciliação, consoante disposto no art. 76, II, da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho: “ promover a realização semanal de audiências de conciliação em processos na fase de execução, independentemente de requerimento das partes, selecionando-se aqueles com maior possibilidade de êxito na composição â€.

- Observar regular e integralmente as normas procedimentais prescritas pela Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho para a fase de execução - vide artigo 77 da Consolidação de Provimentos 2016 da CGJT.

- Controlar, com maior frequência, o término dos prazos processuais, e impulsionar os feitos que se encontram sem tramitação há mais de 60 dias;

- Proceder ao controle de carga dos autos mensalmente até o dia 15 de cada mês subsequente, conforme prevê o art. 57, parágrafo único, do Provimento 02/2013 da Corregedoria Regional, com adoção das providências cabíveis, de modo a assegurar a sua devolução o mais breve possível;

- Continuar a verificação periódica, no Sistema BacenJud, quanto à existência de alguma ordem judicial “pendente de providênciaâ€, ou mesmo “não lidaâ€, adotando-se a medida cabível, seja de transferência dos valores bloqueados para contas judiciais (para posterior liberação aos exequentes) ou desbloqueios daquelas importâncias que não interessem à execução – Consolidação de Provimentos da CGJT, Art. 99;

- Enfatizar, entre os usuários (servidores e magistrados) da Vara, a importância da correta inserção de dados no PJE, pois eles são extraídos, através das remessas, transformados e gravados, e essas informações alimentam o e-Gestão, gerando os relatórios gerenciais e a estatística oficial da Justiça do Trabalho;

- Manter a análise periódica da ferramenta “agrupadoresâ€, a fim de evitar a permanência de processos em tarefas já superadas. Os processos devem ser retirados de tal lista assim que realizado o ato respectivo;

- Proceder à “conclusão ao magistradoâ€, especificando o tipo (sentenças, decisões ou despachos), sem necessidade de despacho para tal finalidade, pela importância desse dado para a estatística deste Regional, e, ainda, com a cautela necessária, em face da impossibilidade de cancelamento da “conclusão†em relação às sentenças, o que enseja, em caso de equívoco do servidor, a necessidade de o magistrado proceder à “conversão do julgamento em diligência†para que se possa realizar nova conclusão. Deve, ainda, ser selecionado o magistrado em tempo real, com a devida gravação no sistema, a fim de que seja contabilizado o prazo para prolação da decisão corretamente, e, no caso da sentença, tão logo encerrada a instrução. Em relação às decisões de antecipação de tutela, há necessidade da imediata conclusão com a especificação do magistrado, de modo a possibilitar o controle do prazo e garantir a veracidade dos dados estatísticos. No tocante aos embargos de declaração, havendo necessidade de intimar a parte contrária, proceder à conclusão para julgamento tão logo encerrado o prazo, também sem necessidade de despacho, por se tratar de ato ordinário da secretaria;

- Realizar a conclusão para julgamento dos embargos de declaração ao magistrado que se encontrar em exercício na Vara, quando aquele que prolatou a sentença embargada se encontrar afastado por mais de 30 dias, em conformidade com o art. 8.º, § 3.º, do Provimento n.º 03/2015 desta Corregedoria Regional;

- Continuar a cumprir as diligências determinadas pelo Tribunal, em grau de recurso, em prazo razoável;

- Observar o correto cadastramento das partes quando do envio dos recursos ao Tribunal, inclusive em relação ao recurso ordinário em rito sumaríssimo, de modo a evitar equívoco quando da distribuição da classe processual na segunda instância;

- Verificar o acervo relativo aos processos pendentes de baixa, conforme orientações divulgadas por e-mail e repassadas a essa unidade pelos membros do Comitê do PJE e e-Gestão;

- Proceder ao registro, no sistema PJE, do recolhimento das custas, emolumentos, contribuição previdenciária e imposto de renda, escolhendo a tarefa “Análise de Conhecimentoâ€, e optando pelo item “Cumprimento de acordo ou pagamentosâ€. Ressalte-se que, após as orientações sobre a necessidade de tal anotação, o Setor de Estatística do Tribunal constatou acréscimo considerável no registro de tais arrecadações, conforme quadro demonstrativo entre os meses de janeiro a março de 2016 e janeiro a março de 2017, numa variação de 115,94% no tocante às custas processuais, de 498,05% em relação aos emolumentos, de 71,16% no pertinente às contribuições previdenciárias, de 32,62% no que diz respeito ao imposto de renda, e de 283,18% quanto às multas aplicadas pelos órgãos de fiscalização das relações de trabalho; e

- Estimular, entre os servidores, práticas de sustentabilidade, racionalização e consumo consciente de materiais e serviços de responsabilidade socioambiental, visando ao uso sustentável dos recursos naturais e dos bens públicos, bem como ao aperfeiçoamento contínuo da qualidade do gasto público realizado pelo Tribunal, a teor da Resolução n.º 201 do CNJ de 3/3/2015.

13. BOAS PRÃTICAS RELATADAS PELO JUÃZO:

Noticiou o Diretor de Secretaria que as boas práticas, relacionadas na ata de correição de 2016, continuam sendo desempenhadas nesta unidade judiciária, motivo pelo qual procede à sua renovação:

-    Procedimentos e p arcerias para agilização do trâmite processual: a)   peritos : cientificados do encargo por whatsapp, acarretando, inclusive, economia de material de expediente; b)    l eiloeiro : certifica, diretamente no PJE, o resultado da praça ou leilão; c)    advogados e partes : quando admitida, pelo magistrado, o parcelamento do crédito exequendo nos termos da legislação processual civil, sugere-se a indicação de contas bancárias para depósito direto do crédito pelo executado, que, nesse caso, tem a obrigação de comprovar nos autos, mensalmente, o depósito realizado; d)  s ervidores e magistrada : participam de um grupo de whatsapp para troca de ideias e dirimir dúvidas processuais e/ou procedimentais, com participação direta da magistrada titular desta Vara; e e)  i nstituições financeiras   (Banco do Brasil e Caixa Econômica) : contato rápido e imediato para solução de pendências e/ou esclarecimentos pontuais, por e-mail ou telefone;

- Utilização de arquivo administrativo virtual na rede interna da Vara, onde são arquivados toda e qualquer comunicação, ofícios, recomendações, certidões administrativas, evitando o dispêndio de material (papel, toner, pastas etc);

- Providências para evitar o arquivamento do processo com saldo em conta judicial ou recursal, e, quando a parte autora ou ré, inclusive seus patronos, não atendem à intimação para receber alvará já confeccionado, consulta-se o Bacenjud, em busca de contas ativas de sua titularidade, preferencialmente em bancos públicos, para transferência dos valores que lhe são devidos, certificando-se nos autos;  

- Entrega de alvarás sem a necessidade de pré-agendamento, e,  q uando o juiz determina a emissão de alvará, em antecipação de tutela, os assistentes comunicam a Secretaria para emissão incontinenti do alvará correspondente;

- Distribuição dos processos (PJE e físicos) por dígitos, o que possibilita cada servidor monitorar o processo desde a triagem inicial até o arquivamento; e

- Adoção de despachos sequenciados, tornando o processo célere ao evitar o retorno constante dos autos ao gabinete.

Indica, ainda, como novos procedimentos: a) incentivo à qualificação dos servidores, seja por meio da participação em cursos oferecidos pelo Tribunal (como de despachos e de audiências), seja pelo treinamento em atividades relacionadas a carteiras diversas; b) atas de audiência e acordo com força de alvará; c) realização, por todos os funcionários, de consultas nas ferramentas eletrônicas destinadas à execução; e d) auxílio de todos os servidores na elaboração das minutas de acordos.

14. SOLICITAÇÕES DO JUÃZO:

- Disponibilizar equipamento moderno (impressora multifuncional) apto a digitalizar (escanear) os processos físicos para transformá-los em eletrônicos (PJe-JT);

- Fornecer cadeiras com melhor ergonomia aos servidores da Vara; e

- Lotar mais 2 (dois) servidores e mais 1 (um) estagiário de Direito para atuação na Secretaria, devido ao volume crescente de ações distribuídas nesta unidade.

Encerrados os trabalhos, a Excelentíssima Corregedora Regional, Desembargadora Dione Nunes Furtado da Silva, agradeceu a fraternal acolhida e a colaboração prestada pela Excelentíssima Juíza Titular, e pelos servidores da Vara, determinando que, lavrada e assinada, fosse disponibilizada esta ata na página da Corregedoria, no sítio deste Regional ( www.trt6.jus.br ), além de publicada, em sua íntegra, no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho – DEJT, entregando cópia à Unidade Judiciária sob correição (neste ato), à Presidência do Egrégio Regional, à Secretaria Administrativa, e à Secretaria de Gestão de Pessoas, para conhecimento e providências pertinentes. Firmam a presente ata a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional e a Secretária da Corregedoria Regional.

DIONE NUNES FURTADO DA SILVA

Desembargadora Corregedora Regional

NOÊMIA MARIA GOMES DE OLIVEIRA

Secretária da Corregedoria Regional

Ata Correição 30 - 2017 de 31/5/2017

Ata Correição 30 2017 de 31/05/2017