ATA DA CORREIÇÃO ORDINÃRIA REALIZADA NA 12.ª VARA DO TRABALHO DE RECIFE, EM 2 DE MAIO DE 2017.

Aos 2 (dois) dias do mês de maio de 2017, às 8 (oito) horas, compareceu à sede da 12.ª Vara do Trabalho de Recife, situada na Avenida Mascarenhas de Morais, 4631 – Fórum Advogado José Barbosa de Araújo, Imbiribeira, Recife (PE), a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional do TRT da 6.ª Região, Dr.ª Dione Nunes Furtado da Silva , acompanhada pelos servidores Noêmia Maria Gomes de Oliveira (Secretária da Corregedoria), Vânia Rodrigues de Santana Cunha (Assessora de Gabinete), Glauco Moreira André (Chefe de Gabinete) e Henrique Bezerra Valença (Assistente Secretário), para realizar a Correição Ordinária veiculada no Edital n.º 03/2017, disponibilizado no Diário Eletrônico do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região em 20 (vinte) de fevereiro de 2017, considerado publicado em 21 (vinte e um) de fevereiro de 2017. Referido edital se encontrava devidamente afixado no átrio da Secretaria, possibilitando sua plena divulgação e visualização pelo público local.

Presentes o Excelentíssimo Juiz Titular, Dr. Hugo Cavalcanti Melo Filho, o Diretor de Secretaria, Bel. André Pessoa de Carvalho, e os demais servidores ali lotados: Ana Maria Lacerda Assunção de Mello, Luíza Maria Santos, Niedja Cristina Alencar M. de Vasconcelos Rodrigues, Roberval de Holanda Cabral, Rebecca Monteath Avelar Beltrão, Rossana Dounis Accioly, Paula Schatz de Gusmão Lyra Cavalcanti, Tânia Maria Soares de Siqueira, Rubervan Dantas da Rocha, Cristiane Oliveira Souto Maior, Michelle Marques Luz Guimarães de Oliveira e Stella Duarte além das estagiárias de Direito Elisângela do Carmo Sobrinho e Lívia Cristina Antunes da Silva. Ausentes, nesta ocasião, o Excelentíssimo Juiz do Trabalho Substituto Leonardo Pessoa Burgos e os servidores Alexandre Gomes Frazão de Aquino (licença médica) e Sheyla Carvalho Rodrigues (férias).

Com base nos dados extraídos do SIAJ, PJe, e-Gestão e Sistema de Pessoal; nas informações consolidadas pela Seção de Estatística; no exame dos procedimentos adotados na Secretaria da Vara e dos processos em tramitação, e, ainda, dos dados colhidos na inspeção judicial realizada no período de 9 a 13 de janeiro de 2017, a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional determinou o registro das informações e recomendações que seguem.

1. MAGISTRADOS:

JUIZ TITULAR/JUÃZES SUBSTITUTOS

PERÃODO DE ATUAÇÃO

Hugo Cavalcanti Melo Filho (Titular)

Desde 6/7/2002

(Ato TRT GP n.º 203/2002)

José Adelmy da Silva Acioli (Auxiliar)

Desde 8/5/2006
(Portaria TRT GCR n.º 074/2006)
Afastado da jurisdição desde 12/2/2015, em face de sua designação para atuar como Juiz Auxiliar da Corregedoria Regional até 1.º/8/2016, e, posteriormente, a fim de exercer a Presidência da AMATRA VI relativa ao biênio de 2016/2018.

Leonardo Pessoa Burgos (Substituto)

Desde 12/9/2016

(Portaria TRT GCR n.º 164/2016)

2. QUADRO ATUAL DE SERVIDORES:

NOME

CARGO

FUNÇÃO

André Pessoa de Carvalho

Técnico Judiciário

Diretor de Secretaria

Luíza Maria Santos

Analista Judiciária

Assistente de Diretor

Ana Maria Lacerda Assunção de Mello

Técnica Judiciária

Assistente de Juiz

Niedja Cristina Alencar M. de Vasconcelos Rodrigues

Técnica Judiciária

Assistente de Juiz

Alexandre Gomes Frazão de Aquino

Técnico Judiciário

Calculista

Roberval de Holanda Cabral

Técnico Judiciário

Calculista

Rebecca Monteath Avelar Beltrão

Técnica Judiciária

Secretária de Audiência

Rossana Dounis Accioly

Técnica Judiciária

Secretária de Audiência

Paula Schatz de Gusmão Lyra Cavalcanti

Analista Judiciária

Assistente

Sheyla Carvalho Rodrigues

Técnica Judiciária

Assistente-Gab Presid.

Tânia Maria Soares de Siqueira

Requisitada

Assistente

Rubervan Dantas da Rocha

Analista Judiciário

-

Cristiane Oliveira Souto Maior

Técnica Judiciária

-

Michelle Marques Luz Guimarães de Oliveira

Técnica Judiciária

-

Stella Duarte

Técnica Judiciária

-

3. Produtividade dos Juízes na Unidade:

3.1. Quantidade de Audiências, Sentenças, Conciliações e Incidentes por Juiz (a):

Atuação dos Magistrados na

12.ª VT do Recife

Audiências*

Sentenças de mérito

Conciliações

Incidentes processuais

Hugo Cavalcanti Melo Filho

488

66

85

89

José Adelmy da Silva Acioli

203

52

47

15

Agenor Martins Pereira

-

1

-

-

Ana Catarina Magalhães de Andrade Sá Leitão

-

1

-

1

Armando da Cunha Rabelo Neto

1

1

1

-

Arthur Ferreira Soares

23

5

3

-

Bruno Lima de Oliveira

-

-

-

1

Camila Augusta Cabral Vasconcelos

1

-

-

-

Danilo Cavalcanti de Oliveira

17

-

3

-

Débora de Souza Silva Lima

19

5

2

-

Edgar Gurjão Wanderley Neto

-

-

-

1

Edson Luis Bryk

14

35

3

10

Eduardo Henrique Brennand Dornelas Câmara

80

-

75

-

Evellyne Ferraz Correia

39

6

5

7

Fernando Rodrigues Carvalho

1

-

1

-

Joaquim Emiliano Fortaleza de Lima

19

-

3

1

José Augusto Segundo Neto

22

2

4

1

Laura Cavalcanti de Morais Botelho

-

1

-

-

Leandro Fernandez Teixeira

13

3

3

3

Leonardo Pessoa Burgos

1.162

246

315

243

Maria Odete Freire de Araújo

17

3

5

2

Matheus de Lima Sampaio

123

26

29

21

Matheus Ribeiro Rezende

634

151

105

109

Necy Lapenda Pessoa de Albuquerque de Azevedo

-

1

-

2

Paloma Daniele Borges dos Santos Costa

38

4

6

2

Patrícia Franco Trajano

17

3

2

4

Rafael Val Nogueira

-

3

-

1

Roberta Vance Harrop

-

3

-

1

Rodrigo de Mello

1

-

1

-

Tatyana de Siqueira Alves Pereira Rodrigues Rocha

39

10

11

3

Wiviane Maria Oliveira de Souza

6

4

1

1

Total

2.977

632

710

518

*Exceto audiências de julgamento.

Fontes: Relatórios extraídos do e-Gestão (Audiências realizadas, Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado).

Período analisado: 1.º/4/2016 a 31/3/2017.

3.2. Prazo médio (em dias) para julgamento de mérito na unidade, da conclusão até a prolação da sentença (apenas PJe):

Atuação dos Magistrados na 12.ª VT do Recife

Prazo* médio para julgamento de sentenças de mérito

Hugo Cavalcanti Melo Filho

164

José Adelmy da Silva Acioli

115

Ana Catarina Magalhães de Andrade Sá Leitão

160

Arthur Ferreira Soares

25

Danilo Cavalcanti de Oliveira

0

Débora de Souza Silva Lima

33

Edson Luis Brik

307

Evellyne Ferraz Correia

225

José Augusto Segundo Neto

65

Laura Cavalcanti de Morais Botelho

240

Leandro Fernandez Teixeira

0

Leonardo Pessoa Burgos

33

Maria Odete Freire de Araújo

1

Matheus de Lima Sampaio

5

Matheus Ribeiro Rezende

49

Paloma Daniele Borges dos Santos Costa

24

Patrícia Franco Trajano

32

Rafael Val Nogueira

0

Roberta Vance Harrop

355

Tatyana de Siqueira Alves Pereira Rodrigues Rocha

33

Wiviane Maria Oliveira de Souza

14

Prazo médio para julgar na unidade

70

*Apuração leva em conta somente processos eletrônicos e não deduz os períodos de afastamento dos magistrados, tais como férias, licenças, cursos e outros, em face da falta de integração entre os sistemas de pessoal e judicial.

Fontes: Relatório extraído do e-Gestão (Prazos Médios (em dias) da conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe).

Período analisado: 1.º/4/2016 a 31/3/2017.

Magistrados com sentenças pendentes na

12.ª VT do Recife

No prazo

Prazo vencido

Total

Hugo Cavalcanti Melo Filho

51

63

114

Leonardo Pessoa Burgos

37

6

43

Danilo Cavalcanti de Oliveira

1

6

7

Edson Luís Bryk

-

7

7

Evellyne Ferraz Correia

-

4

4

Joaquim Emiliano Fortaleza de Lima

-

4

4

José Augusto Segundo Neto

1

6

7

Levi Pereira de Oliveira

1

-

1

Matheus Ribeiro Rezende

5

-

5

Total de sentenças pendentes na Vara

96

96

192

Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade do magistrado Hugo Melo Cavalcanti Filho: 0000366-54.2016.5.06.0012, 0000561-73.2015.5.06.0012, 0001676-66.2014.5.06.0012, 0000917-34.2016.5.06.0012, 0000009-11.2015.5.06.0012, 0000059-37.2015.5.06.0012, 0000551-29.2015.5.06.0012, 0000159-89.2015.5.06.0012, 0000032-54.2015.5.06.0012, 0000393-08.2014.5.06.0012, 0010113-33.2013.5.06.0012, 0000701-44.2014.5.06.0012, 0000379-87.2015.5.06.0012, 0000420-54.2015.5.06.0012, 0000862-54.2014.5.06.0012, 0000653-51.2015.5.06.0012, 0000433-53.2015.5.06.0012, 0000989-21.2016.5.06.0012, 0000659-58.2015.5.06.0012, 0000970-49.2015.5.06.0012, 0001768-10.2015.5.06.0012, 0001782-91.2015.5.06.0012, 0000213-89.2014.5.06.0012, 0000543-18.2016.5.06.0012, 0000404-03.2015.5.06.0012, 0000727-08.2015.5.06.0012, 0010223-32.2013.5.06.0012, 0000943-32.2016.5.06.0012, 0000706-32.2015.5.06.0012, 0000712-39.2015.5.06.0012, 0000176-62.2014.5.06.0012, 0001095-80.2016.5.06.0012, 0000740-07.2015.5.06.0012, 0000741-89.2015.5.06.0012, 0000750-51.2015.5.06.0012, 0000514-02.2015.5.06.0012, 0000230-91.2015.5.06.0012, 0000372-95.2015.5.06.0012, 0001520-78.2014.5.06.0012, 0000013-48.2015.5.06.0012, 0000566-95.2015.5.06.0012, 0000894-25.2015.5.06.0012, 0000891-70.2015.5.06.0012, 0000597-81.2016.5.06.0012, 0000248-49.2014.5.06.0012, 0001734-69.2014.5.06.0012, 0000913-31.2015.5.06.0012, 0000777-97.2016.5.06.0012, 0000020-40.2015.5.06.0012, 0000905-54.2015.5.06.0012, 0000242-08.2015.5.06.0012, 0000037-76.2015.5.06.0012, 0000181-50.2015.5.06.0012, 0000408-40.2015.5.06.0012, 0000242-71.2016.5.06.0012, 0000146-56.2016.5.06.0012, 0000998-51.2014.5.06.0012, 0000752-84.2016.5.06.0012, 0001483-80.2016.5.06.0012, 0001214-75.2015.5.06.0012, 0000826-75.2015.5.06.0012, 0001586-58.2014.5.06.0012 e 0000526-79.2016.5.06.0012.

Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade do magistrado Leonardo Pessoa Burgos: 0000339-08.2015.5.06.0012, 0001063-12.2015.5.06.0012, 0001289-80.2016.5.06.0012, 0001712-59.2015.5.06.0017, 0001452-31.2014.5.06.0012 e 0010335-98.2013.5.06.0012.

Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade do magistrado Danilo Cavalcanti de Oliveira: 0001108-16.2015.5.06.0012, 0001093-47.2015.5.06.0012, 0001597-19.2016.5.06.0012, 0001091-77.2015.5.06.0012, 0001084-85.2015.5.06.0012 e 0000735-48.2016.5.06.0012.

Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade do magistrado Edson Luís Bryk: 0000823-23.2015.5.06.0012, 0000630-71.2016.5.06.0012, 0000545-22.2015.5.06.0012, 0000584-19.2015.5.06.0012, 0000636-15.2015.5.06.0012, 0000450-89.2015.5.06.0012 e 0000430-98.2015.5.06.0012.

Sentença com prazo vencido sob a responsabilidade da magistrada Evellyne Ferraz Correia: 0000941-62.2016.5.06.0012, 0002092-49.2014.5.06.0201, 0000355-59.2015.5.06.0012 e 0000322-69.2015.5.06.0012.

Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade do magistrado Joaquim Emiliano Fortaleza de Lima: 0000100-04.2015.5.06.0012, 0000815-46.2015.5.06.0012, 0001184-40.2015.5.06.0012 e 0001341-76.2016.5.06.0012.

Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade do magistrado José Augusto Segundo Neto: 0000103-22.2016.5.06.0012, 0001568-03.2015.5.06.0012, 0001182-70.2015.5.06.0012, 0001216-45.2015.5.06.0012, 0000941-96.2015.5.06.0012 e 0000940-14.2015.5.06.0012.

Fontes: Dados extraídos de “Relatório de decisões em aberto/proferidasâ€; e PJe, em 2/5/2017 às 11h30.

3.4. Incidentes processuais pendentes de julgamento:

Magistrados com Incidentes Processuais pendentes na 12.ª VT do Recife

No prazo

Prazo vencido

Total

Hugo Cavalcanti Melo Filho

4

18

22

Leonardo Pessoa Burgos

1

5

6

---------------------------------------*

13

-

13

Total de incidentes pendentes na Vara

18

23

41

Incidentes com prazo vencido sob a responsabilidade do magistrado Hugo Cavalcanti Melo Filho: 0000997-66.2014.5.06.0012, 0001423-78.2014.5.06.0012, 0001062-27.2015.5.06.0012, 0000282-24.2014.5.06.0012, 0000415-66.2014.5.06.0012, 0000049-27.2014.5.06.0012, 0000883-30.2014.5.06.0012, 0000001-68.2014.5.06.0012, 0001494-80.2014.5.06.0012, 0001201-47.2013.5.06.0012, 0000379-24.2014.5.06.0012, 0000178-32.2014.5.06.0012, 0001187-92.2015.5.06.0012, 0000988-07.2014.5.06.0012, 0000844-96.2015.5.06.0012, 0000827-26.2016.5.06.0012, 0001742-46.2014.5.06.0012 e 0010171-03.2013.5.06.0023.

Incidentes com prazo vencido sob a responsabilidade do magistrado Leonardo Pessoa Burgos: 0001515-27.2012.5.06.0012, 0001402-68.2015.5.06.0012, 0000754-54.2016.5.06.0012, 0001577-96.2014.5.06.0012 e 0000511-47.2015.5.06.0012.

* Incidentes sem conclusão para o magistrado, daí porque foram todos considerados como pendentes "no prazo".

Fontes: Dados coletados na Secretaria da Vara e no PJe, em 2/5/2017 às 11h.

3.5. Produtividade da Vara:

Unidade Judiciária

Quantidades

Prazo médio para julgamento (PJe)

Sentenças de mérito

Incidentes processuais

Conciliações

12.ª VT do Recife

632

518

710

70

Fontes: Relatórios extraídos do e-Gestão: Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado; Prazos Médios (em dias) da Conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe).

Período analisado: 1.º/4/2016 a 31/3/2017.

4. AUDIÊNCIAS (REALIZADAS E DESIGNADAS):

4.1. Prazos médios, em dias, até a realização das audiências (a partir do ajuizamento):

Unidade Judiciária

Inicial

Instrução

Decisão

Sumaríssimo

Ordinário

Sumaríssimo

Ordinário

Sumaríssimo

Ordinário

12.ª VT do Recife

97

217

126

458

150

483

Fonte: Dados extraídos do e-Gestão (Prazos médios – fase de conhecimento).

Período analisado: 1.º/4/2016 a 31/3/2017.

4.2. Prazos (em dias) para designação de audiências, a contar de 27/4/2017:

Unidade Judiciária

Inicial

Instrução

Sumaríssimo

Ordinário

2016

2017

2016

2017

2016

2017

12.ª VT do Recife

84

82

202

210

364

347

Fontes: Informações extraídas do PJe e da Ata de Correição realizada em 2016.

4.3. Assiduidade dos magistrados:

Segundo informações prestadas pelo Diretor de Secretaria, a s audiências são realizadas das segundas às sextas-feiras, com exceção do período de férias, pois, em face da necessidade de adequação da pauta, nesse período, as audiências ocorrem, em regra, de segunda à quinta-feira. Cada magistrado preside 2 ou 3 sessões de audiências por semana, alternadamente. Não obstante, os referidos juízes se mostram assíduos, possibilitando a presença diária e contínua de autoridade judiciária na Vara do Trabalho.

4.4. Quantidade de processos em pauta de audiências por semana (média):

Unidade Judiciária

Dias de audiências por semana

Total de audiências

Sumaríssimos

Iniciais

Instruções

Razões Finais

12.ª VT do Recife

5 (segundas às sextas-feiras)

16

31

21

7

Fontes: Informações extraídas do PJe, em 27/4/2017, relativas aos seguintes períodos: 07/11/2016 a 11/11/2016, 20/2/2017 a 24/2/2017, 8/5/2017 a 12/5/2017, e 29/5/2017 a 2/6/2017; e informações prestadas pelo Diretor de Secretaria da Vara.

5. MOVIMENTAÇÃO PROCESSUAL:

5.1. Quantidade de ações trabalhistas ajuizadas na unidade - Físicos e PJe:

Unidade Judiciária

2015

2016

2017

(até 26/4/2017)

12.ª VT do Recife

1.694

1.710

561

Fontes: Consolidação da Estatística e e-Gestão (Fase de Conhecimento – Casos Novos e Redistribuídos); e PJe.

5.2. Processos remanescentes (congestionamento):

Unidade Judiciária

SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2016

SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2017

Pendentes de julgamento

Processos demais fases

Total

Pendentes de julgamento

Processos demais fases

Total

12.ª VT do Recife

237

5.935

6.172

224

6.107

6.331

Fontes: Consolidação da Estatística, Relatórios Gerenciais, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Processos Pendentes de Solução) e PJe.

5.3. Quantidade de processos em tramitação:

Unidade Judiciária

Processos em tramitação em 24/4/2017

Físicos

PJe

12.ª VT do Recife

2.142

4.029

Fonte: Relatório Gerencial (Processos em tramitação na Vara) e PJe-JT.

5.4. Quantidade de processos nas principais fases processuais (pendentes de solução):

Unidade Judiciária

Conhecimento

(até a prolação da sentença)

Liquidação

Execução

12.ª VT do Recife

2.004

89

1.372

Fontes: e-Gestão

Período analisado: 1.º/4/2016 a 31/03/2017

5.5. Prazos médios (em dias) nas principais fases processuais:

Unidade Judiciária

Conhecimento

(até a prolação da sentença)

Liquidação (do início até o encerramento da liquidação)

Execução (do início até o encerramento da execução)

12.ª VT do Recife

395

177

1.093

Fonte: e-Gestão.

Período analisado: 1.º/4/2016 a 31/3/2017

6. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS ELETRÔNICOS EM 27/4/2017:

Agrupadores:

Tarefa

Quantidade

Processos com pedido de sigilo nos documentos não apreciado

76

Processos com pedido liminar ou de antecipação de tutela não apreciado

23

Processos com Petições Avulsas

357

Processos com Habilitações nos Autos Não Lidas

1.648

Processos com petições não apreciadas

260

Mandados devolvidos pelo Oficial de Justiça 

57

Processos com audiências não designadas

02

Processos aguardando encaminhamento do secretário de audiência (atas assinadas) 

12

Fase de Conhecimento:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

*¹ Aguardando Cumprimento de Providência

51

06/04/2015

0010135-91.2013.5.06.0012

Aguardando apreciação pela instância superior

215

20/02/2015

0010101-19.2013.5.06.0012

*² Aguardando audiência

1056

01/09/2015

0001760-67.2014.5.06.0012

Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos

283

11/03/2016

0000414-47.2015.5.06.0012

Aguardando final do sobrestamento

11

15/06/2016

0001316-34.2014.5.06.0012

Aguardando laudo pericial

18

13/02/2017

0000973-04.2015.5.06.0012

Aguardando término dos prazos

231

03/03/2017

0000253-37.2015.5.06.0012

Analisar Despacho

08

24/04/2017

0001202-27.2016.5.06.0012

Analisar dependências

04

27/03/2017

0000389-63.2017.5.06.0012

Análise da carta

09

21/11/2016

0001363-37.2016.5.06.0012

Análise das Perícias

21

03/08/2016

0001315-15.2015.5.06.0012

Análise do Conhecimento

34

10/02/2017

0001272-44.2016.5.06.0012

Apreciar Urgentes

03

24/04/2017

0000544-66.2017.5.06.0012

Concluso ao magistrado

119

07/11/2016

0000032-20.2016.5.06.0012

Controle de Sobrestamento-Suspensão

09

26/02/2015

0000042-35.2014.5.06.0012

Controle de pericia

21

02/03/2017

0000071-51.2015.5.06.0012

* 4 * 5 Cumprimento de providências

24

20/03/2017

0001046-10.2014.5.06.0012

(Subpasta) Cálculos

03

14/03/2017

0000565-76.2016.5.06.0012

(Subpasta) Certificar

02

14/03/2017

0000384-75.2016.5.06.0012

Escolher tipo de arquivamento

01

20/04/2017

0000353-55.2016.5.06.0012

Imprimir Correspondência

09

22/02/2017

0000168-80.2017.5.06.0012

Intimações automáticas com pendências - Con

01

25/04/2017

0000186-04.2017.5.06.0012

Minutar Decisão

16

08/08/2016

0000997-66.2014.5.06.0012

Minutar Despacho

07

14/03/2017

0000330-12.2016.5.06.0012

Minutar Despacho - Conversão em diligência

01

24/04/2017

0001473-36.2016.5.06.0012

* 6 Minutar expediente da secretaria

06

17/11/2016

0001341-13.2015.5.06.0012

(Subpasta) Carta Precatória

01

11/04/2017

0000282-87.2015.5.06.0012

Minutar sentença

198

10/12/2015

0000823-23.2015.5.06.0012

Prazos vencidos

51

04/04/2017

0000719-65.2014.5.06.0012

* 7 Preparar comunicação

131

29/07/2016

0001543-24.2014.5.06.0012

Publicar DJE

01

27/04/2017

0000248-44.2017.5.06.0012

Recebimento de instância superior

37

09/06/2016

0000039-21.2016.5.06.0009

Redistribuição

01

17/04/2017

0001640-24.2014.5.06.0012

Registrar parcelas ou despesas processuais

29

26/01/2016

0000224-21.2014.5.06.0012

Remeter ao 2o Grau

19

27/03/2017

0000291-49.2015.5.06.0012

Triagem Inicial

323

17/11/2016

0001587-72.2016.5.06.0012

Trânsito em Julgado

21

27/03/2017

0001638-20.2015.5.06.0012

*¹ Inexistem processos na subpasta “Setor de Cálculosâ€.

*² Audiências realizadas após a data de pendência informada pelo PJ-e com próxima para 03/07/2017.

*³ Sobrestado para aguardar pronunciamento do STF (ARE 791932).

* 4 Inexistem processos na subpasta “Jucepeâ€

* 5 Processos referido encontra-se na subpasta “Aguardando Resposta de Ofícioâ€

* 6 Inexistem processos nas subpastas “Alvará†e “Ofícioâ€.

* 7 Processo referido para notificar de audiência designada para 17/08/2017.

Fase de Liquidação:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

Aguardando Cumprimento de Providência - Liq

05

03/04/2017

0000192-84.2012.5.06.0012

(Subpasta) Setor de Cálculos

04

17/08/2016

0000099-53.2014.5.06.0012

Aguardando final do sobrestamento

01

24/04/2017

0001153-20.2015.5.06.0012

Aguardando laudo pericial

01

20/04/2017

0010201-71.2013.5.06.0012

Aguardando término dos prazos

03

24/04/2017

0000096-30.2016.5.06.0012

Analisar Despacho - Liq

01

27/04/2017

0000268-69.2016.5.06.0012

Analisar expediente da secretaria

01

26/04/2017

0000722-83.2015.5.06.0012

Análise das Perícias

15

08/02/2017

0001417-71.2014.5.06.0012

Análise de Liquidação

03

18/04/2017

0000879-90.2014.5.06.0012

Concluso ao magistrado - Liq

44

04/10/2016

0001305-05.2014.5.06.0012

Controle de pericia

17

03/03/2017

0000259-10.2016.5.06.0012

Iniciar Liquidação

70

30/01/2017

0001472-94.2014.5.06.0182

Intimações automáticas com pendências - Liq

01

10/04/2017

0000581-30.2016.5.06.0012

Minutar Decisão - Liq

03

28/09/2016

0001712-11.2014.5.06.0012

Minutar Despacho - Liq

05

17/10/2016

0000094-31.2014.5.06.0012

* 1 * 2 Minutar expediente da secretaria

02

22/02/2017

0001573-59.2014.5.06.0012

Publicar DJE

01

24/04/2017

0000980-93.2015.5.06.0012

* 1 Inexistem processos na subpasta “Alvaráâ€

* 2 Processo referido encontra-se na subpasta “Ofícioâ€

Fase de Execução:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

*¹ Aguardando Cumprimento de Providência - Exec

91

10/04/2015

0000437-27.2014.5.06.0012

(Subpasta) Renajud

30

27/09/2016

0000102-08.2014.5.06.0012

(Subpasta) Setor de Cálculos

10

22/11/2016

0000543-52.2015.5.06.0012

Aguardando apreciação pela instância superior

02

02/12/2016

0001289-51.2014.5.06.0012

Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos

11

18/10/2016

0000172-25.2014.5.06.0012

Aguardando término dos prazos

82

06/02/2017

0000074-06.2015.5.06.0012

Analisar Decisão - Exec

02

26/04/2017

0010319-47.2013.5.06.0012

Analisar Despacho - Exec

05

24/04/2017

0000146-90.2015.5.06.0012

Analisar expediente da secretaria

07

17/04/2017

0000112-52.2014.5.06.0012

Análise da carta

27

07/04/2017

0000404-66.2016.5.06.0012

Análise de Execução

112

05/04/2017

0001576-77.2015.5.06.0012

Análise do Conhecimento

01

25/04/2017

0000239-87.2014.5.06.0012

BacenJud

19

06/04/2017

0001548-12.2015.5.06.0012

Cartório de registro de imóveis

01

21/02/2017

0001507-50.2012.5.06.0012

Concluso ao magistrado - Exec

297

19/10/2016

0058700-38.2003.5.06.0012

*² Cumprimento de providências

05

23/02/2017

0000243-27.2014.5.06.0012

(Subpasta) Cálculos

08

21/03/2017

0001430-36.2015.5.06.0012

Escolher tipo de sobrestamento-suspensão

02

04/04/2016

0000871-79.2015.5.06.0012

Expedir RPV-Precatório

04

25/04/2017

0000819-20.2014.5.06.0012

InfoJud

03

13/02/2017

0000309-07.2014.5.06.0012

Iniciar Execução

05

17/02/2017

0126800-11.2004.5.06.0012

Intimações automáticas com pendências - Exec

07

06/04/2017

0010138-46.2013.5.06.0012

Minutar Decisão - Exec

03

02/09/2016

0000965-61.2014.5.06.0012

Minutar Despacho - Exec

01

24/04/2017

0001186-10.2015.5.06.0012

*³ Minutar expediente da secretaria

42

21/09/2016

0010303-93.2013.5.06.0012

(Subpasta) Alvará

03

26/04/2017

0000552-48.2014.5.06.0012

(Subpasta) Ofício

05

05/10/2016

0001713-93.2014.5.06.0012

Minutar sentença - Exec

04

16/11/2016

0000415-66.2014.5.06.0012

Prazos vencidos

96

11/03/2017

0001178-04.2013.5.06.0012

* 4 Preparar comunicação

15

27/08/2015

0001458-38.2014.5.06.0012

Registrar bloqueio bacen

01

18/04/2017

0001022-45.2015.5.06.0012

Registrar no BNDT - Exec

02

04/04/2017

0001485-84.2015.5.06.0012

Registrar parcelas ou despesas processuais

05

02/08/2016

0010045-83.2013.5.06.0012

Remeter ao 2o Grau

01

26/04/2017

0000573-24.2014.5.06.0012

RenaJud

87

22/02/2017

0000254-56.2014.5.06.0012

*¹ Processo referido encontra-se na subpasta “Jucepeâ€

*² Processo referido encontra-se na subpasta “Jucepeâ€

*³ Processo referido encontra-se na subpasta “ Certidão de Habilitação de Crédito.

* 4 Processo com determinação para hasta pública com despacho datado de 12/07/2015.

7. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS FÃSICOS EM 2/5/2017

NATUREZA

QUANTIDADE

DATA MAIS

ANTIGA

PROCESSO

Cargas

Advogados

20

1.º/8/2016

0000613-40.2013.5.06.0012

Perito

12

22/4/2016

0026800-32.2006.5.06.0012

Terceiros

17

19/4/2017

0001641-14.2011.5.06.0012

Petições a juntar aos autos

24

14/3/2017

0001854-83.2012.5.06.0012

Processos conclusos para despacho

313

13/9/2016

0057100-84.2000.5.06.0012

Consultas convênios a realizar (BACEN/JUCEPE/INFOJUD/DETRAN)

44

15/4/2015

0000798-83.2010.5.06.0012

Praças a marcar

-

-

-

Processos no setor de cálculos

136

5/10/2016

0001585-78.2011.5.06.0012

Processos para serem remetidos ao TRT

1

31/1/2017

0001866-97.2012.5.06.0012

*Em relação às certidões a serem expedidas, a mais antiga data de 17/12/2014 (processo n.º 0116600-96.1991.5.06.0012).

* Em relação aos ofícios, o mais antigo data de 13/2/2017 (processo n.º 0000863-73.2013.5.06.0012).

* No tocante aos alvarás, o mais antigo data de 23/3/2017 (processo n.º 0001443-11.2010.5.06.0012).

* No pertinente às praças, o despacho mais antigo data de 15/3/2017, com leilões subsequentes em 8/5/2017 e 22/5/2017 (processo n.º 0000080-81.2013.5.06.0012).

*Quanto aos mandados, o mais antigo data de 24/4/2017 (processo n.º 0000731-84.2011.5.06.0012).

*No que diz respeito às notificações, o mais antigo data de 6/3/2017 (processo n.º 0001170-27.2013.5.06.0012).

*Em relação aos processos digitalizados (CLE), verificou-se a conversão de 62 (sessenta e dois) feitos no ano de 2017, e, na inspeção, informou-se, até aquela data, a conversão de 249 (duzentos e quarenta e nove).

Fonte: Informações colhidas na Secretaria da VT, e no SIAJ.

8. METAS FIXADAS PELO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA:

Em conformidade com os dados fornecidos pelo Núcleo de Estatística e Pesquisa do Egrégio Regional, eis os resultados das Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ para o ano de 2016:

Meta 1 CNJ - 2016 : – Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuídos no ano corrente.

Unidades Judiciárias

Recebidos

Resolvidos

Resultado

12.ª VT do Recife

1.609

1.562

97,08%

Total da 6ª Região

107.816

111.793

103,69%

Meta 2 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, pelo menos, 90% dos processos distribuídos até 31/12/2014.

Unidade Judiciária

Distribuídos em 2014

Distribuídos em 2014

e julgados até 31/12/16

Pendentes de julga-

mento até 31/12/16

Resultado

12.ª VT do Recife

1.536

1.520

16

110%

Total da 6ª Regiãoa

62.261

59.947

2.314

107%

Meta 3 CNJ - 2016 : – Aumentar o índice de conciliação na fase de conhecimento, em relação à média do biênio 2013/2014, em 2 pontos percentuais.

Unidade Judiciária

Solucionados

Conciliados

Média biênio

(2013/2014)

Resultado

12.ª VT do Recife

1.562

662

32,64%

42,38%

Total da 6ª Região

111.793

44.400

40,83%

39,72 %

Meta 4 CNJ - 2016 : – Dar prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, não se destinando portanto à esta Justiça Especializada.

Meta 5 CNJ - 2016 : – B aixar em 2016, quantidade maior de processos de execução do que o total de casos novos de execução no ano corrente.

Unidade

Judiciária

Casos novos

de execução

Baixados

Entraram

na meta

Saíram

da meta

Resultado

12.ª VT do Recife

548

624

0

0

114,71%

Total da 6ª Região

38.526

37.091

0

0

96,50%

Meta 6 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, as ações coletivas distribuídas, até 31.12.2013 no 1.º grau e até 31.12.2014, no 2.º grau.

A 12.ª Vara do Trabalho do Recife não conta com ação coletiva ainda em tramitação, de acordo com os relatórios fornecidos pelo Setor de Estatística deste Tribunal.

Meta 7 CNJ - 2016 : – Identificar e reduzir em 2% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior.

Unidade

Judiciária

Pendentes em

31/12/15

Quantidades de

Processos dos dez

maiores litigantes

distribuídos na ins-

tância no mês de

referência

Quantidades de

Processos dos dez

maiores litigantes

julgados na ins-

tância no mês de

referência

Pendentes em

31/12/16

Resultado

12.ª VT do Recife

295

178

217

256

112,93%

Total da 6ª Região

8.284

7.949

9.373

6.860

118,34%

O Conselho Nacional de Justiça divulgou no final do 10.º Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, as metas nacionais para 2017, quais sejam:

Meta 1 - Os tribunais mantiveram o compromisso de julgar, ao longo de 2017, mais processos do que os novos que chegarem aos tribunais (Meta 1). Assim como em 2016, o compromisso deverá ser cumprido por tribunais de todos os segmentos de Justiça.

Meta 2 - O compromisso com o julgamento dos processos mais antigos, alvo da Meta 2, foi renovado para 2017 e deverá ser cumprido por tribunais de todos os ramos do Judiciário. O detalhamento desta e das outras metas definidas, com percentuais e períodos de distribuição dos processos que deverão ser julgados, estarão num glossário que será divulgado futuramente pelo CNJ.

Meta 3 - A Justiça Federal e a Justiça do Trabalho também renovaram o compromisso com a Meta 3, que busca aumentar o número de casos solucionados por meio da conciliação, em relação a períodos anteriores. 

Meta 4 - Fixada pela primeira vez em 2013, a Meta 4, que dá prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, deverá ser cumprida novamente em 2017 pela Justiça Estadual, pela Justiça Federal, pela Justiça Militar da União e dos Estados e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). 

Meta 5 - Impulso aos processos de execução, que será perseguida no ano que vem pelos tribunais da Justiça Estadual, Federal e do Trabalho.

Meta 6 - P rioriza o julgamento de ações coletivas, que impactam na vida de um grupo maior de pessoas. 

Meta 7 – Prioriza o julgamento de processos dos maiores litigantes e dos recursos repetitivos, tem por objetivo enfrentar demandas de massa que chegam ao Judiciário.

Meta 8 – Destinada a ações de fortalecimento da rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres, uma das prioridades da atual gestão do CNJ.

9. ITENS DE EXAME E REGISTRO OBRIGATÓRIOS (Art. 26 da Consolidação dos Provimentos da CGJT):

Com base nos autos e sistemas analisados, verificou-se que o Juízo:

- registra no sistema informatizado os atos processuais relevantes;

- não emite, de forma explícita e circunstanciada, pronunciamento acerca da admissibilidade dos recursos, haja vista que, ao citar os pressupostos processuais, não se menciona as folhas nas quais se encontram as peças ou documentos (ou ID, quando PJe-JT) referentes aos recursos interpostos, conforme constatado nos processos n.ºs 0000291-49.2015.5.06.0012, 0000794-07.2014.5.06.0012 e 0001070-04.2015.5.06.0012 ;

- ordena, de ofício, a imediata liberação do depósito recursal, após a liquidação, nos casos em que haja valor incontroverso superior ao depositado, segundo se observa dos processos n.ºs 0000954-66.2013.5.06.0012 e 0001327-34.2012.5.06.0012;

- exaure as iniciativas do juízo, objetivando tornar exitosa a execução, observando o estabelecido pela Corregedoria-Geral, no tocante aos requisitos para a emissão da Certidão de Crédito Trabalhista, nos moldes do artigo 88 da Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral, conforme se observa nos processos n.ºs 0030600-68.2006.5.06.0012 e 0136600-97.2003.5.06.0012. Também emite a Certidão de Arquivamento Provisório, prevista no art. 77 da referida Consolidação, segundo se constata nos processos n.ºs 0001269-94.2013.5.6.0012 e 0000972-58.2011.5.06.0012;

- faz uso regular das ferramentas eletrônicas: Bacenjud, Detran, Renajud, Jucepe, Infojud e Serpro, consoante se constatou nos processos n.ºs 0001166-19.2015.5.06.0012, 0018900-90.2009.5.06.0012, 0010271-88.2013.5.06.0012, 0012100-85.2005.5.06.0012, 0000254-56.2014.5.06.0012, 0010237-16.2013.5.06.0012 e 0010076-06.2013.5.06.0012. De acordo com o Relatório sobre Ordens Judiciais, foram realizados, no ano de 2016, 786 (setecentos e oitenta e seis) bloqueios, 371 (trezentos e setenta e um) desbloqueios e 297 (duzentos e noventa e sete) transferências. No mês de dezembro de 2016, constavam 274 (duzentos e setenta e quatro) bloqueios pendentes de providências;

- não inclui, na pauta, processos para tentativa de conciliação na fase de execução, exceto na Semana Nacional de Conciliação ou a requerimento das partes; e

- determina a citação prévia dos sócios, nos casos de desconsideração da personalidade jurídica da empresa executada, conforme visto nos processos n.ºs 0001269-94.2013.5.6.0012 e 0000972-58.2011.5.06.0012.

Quanto aos demais aspectos (assiduidade dos magistrados, pauta de audiências e principais prazos) encontram-se registrados nos itens 4 e 5.

10. OBSERVAÇÕES/PENDÊNCIAS REFERENTES À SECRETARIA:

- Na análise, por amostragem, nas carteiras que integram a Secretaria da Vara, verificaram-se satisfatória organização, e regular cumprimento das normas procedimentais a serem seguidas pelas unidades judiciárias de primeira instância, no entanto, existem processos com mais de sessenta dias sem movimentação, conforme demonstrado no Quadro do item 7. Em relação aos processos digitais, constatou-se também regular controle na tramitação dos feitos, conforme quadro do item 6 elaborado em 27/4/2017, enfatizando a necessidade de maior controle do uso da ferramenta “agrupadoresâ€, de modo a agilizar a tramitação processual, e, ainda, do controle do prazo para a prática de atos da secretaria, vez que consta, como pendente, desde 17/11/2016, processo para minutar expediente. Existiam, naquela data, 323 processos em triagem inicial, sendo o mais antigo de 17/11/2016; e 37 processos que retornaram de instância superior, sendo o mais antigo de 9/6/2016. Na inspeção realizada pelo juízo de primeiro grau, no período de 9 a 13 de janeiro de 2017, após a análise de 521 processos físicos e 571 eletrônicos, em um total de 1.092 processos, constatou-se: a) 23 processos físicos e 1 eletrônico fora de pauta; b) 17 processos com carga vencida a advogados, 2 a peritos, e 1 a terceiros; c) 183 processos com determinações pendentes de cumprimento, sendo providenciado os respectivos encaminhamentos pela Secretaria; d) conversão de 249 processos físicos em CLE; e e) 33 processos físicos e 29 eletrônicos no setor de cálculos, ressalvando-se que o calculista se encontrava de licença médica desde 13/11/2016. Determinou-se, então, por aquele juízo, de modo a tornar o procedimento mais dinânimo, célere e prático, as seguintes providências: a) observar os atos anteriormente praticados nos autos para evitar medidas desnecessárias e repetitivas; b) juntar corretamente as petições aos autos, a fim de evitar extravio de peças; c) acostar aos autos as vias originais das sentenças, alvarás, termos de conciliação, atas de audiência, carga de processos e ofícios expedidos; d) cumprir com urgência as liminares concedidas, para garantir a sua eficácia; e) juntar imediatamente os comprovantes de pagamento relativos aos acordos; f) registrar, nos volumes dos processos, os impedimentos e suspeições dos juízes designados, bem assim a determinação de retenção de pensão alimentícia; g) continuar a priorizar o bloqueio de crédito pelo BACEN-JUD; h) substituir as capas danificadas dos autos, ou cuja numeração tenha sido alterada em função da adoção da numeração única; i) observar o encerramento dos volumes a cada 200 folhas; e j) atualizar as informações dos relatórios gerenciais com os processos físicos. Ressalta aquela unidade, ao final, a colaboração da 5.ª Vara do Trabalho do Recife, no pertinente ao setor de cálculos, em face do afastamento do seu contador, por licença médica, desde 13/11/2016;

- Existem 75 (setenta e cinco) CTPS’s sob custódia da Secretaria da Vara, sendo que, desse montante, verificou-se, por amostragem, que, pelo menos 3 (três), dizem respeito a processos arquivados ou em vias de arquivamento (0188300-49.2002.5.06.0012, 0148500-67.2009.5.06.0012 e 0141800-95.1997.5.06.0012). Indagado acerca das medidas adotadas para a diminuição do passivo desses documentos, o Diretor de Secretaria disse que tanto as partes credoras quanto os causídicos por elas constituídos estão sendo devidamente instados a comparecer à Secretaria da Vara para o fim de restituição dos sobreditos documentos aos seus titulares, sem prejuízo de, em casos extremos, se buscar a entrega dos documentos profissionais por meio de oficial de justiça;

- Constatou-se, por amostragem, em regra, o bom estado de conservação das capas dos processos físicos, entretanto, a exemplo dos processos n.ºs 0000535-80.2012.5.06.0012, 0081800-51.2005.5.06.0012 e 00523-2005.012.06.00.6, há necessidade de substituição das capas;

- Os Assistentes de Juiz elaboram minutas de sentenças de mérito e de incidentes processuais, como embargos declaratórios, embargos à execução, embargos de terceiros, exceção de pré-executividade e análise de antecipação de tutela;

- O Juízo, atualmente, não prolata sentenças na forma líquida, inclusive em face de problemas de saúde do calculista;

- Em relação ao lapso temporal anteriormente correicionado, observou-se: a) inexistência de alteração significativa na quantidade de novas ações, em face do acréscimo de apenas 16 (dezesseis); b) a produtividade da Vara quase que se manteve, vez que houve a redução de 5 (cinco) sentenças e o acréscimo de 11 (onze) decisões de incidentes e 179 (cento e setenta e nove) conciliações; c) redução do prazo médio para julgamento em 4 (quatro) dias; d) acréscimo do prazo médio para realização das audiências iniciais (sumaríssimo em 16 dias), de instrução (sumaríssimo em 8 dias e ordinário em 22 dias), e de decisão (sumaríssimo em 7 dias e ordinário em 2 dias), no entanto, houve redução do prazo em relação às iniciais do rito ordinário em 21 dias, enfatizando-se que os prazos, para audiências de instrução e de decisão, já superam 1 (um) ano; e) acréscimo do prazo médio nas principais fases processuais (conhecimento em 36 dias, liquidação em 81 dias, e execução em 325 dias); f) acréscimo na quantidade de processos na fase de conhecimento em 73 (setenta e três), liquidação em 19 (dezenove), e execução em 422 (quatrocentos e vinte e dois); e g) acréscimo do saldo remanescente em 159 (cento e cinquenta e nove) processos;

- Por força de deliberação do egrégio Plenário deste Regional (junho de 2003), a 12.ª Vara concentra as execuções contra os clubes de futebol da capital, fixando-se um percentual de 20% sobre todas as rendas, obrigando-se os Clubes, a efetuar os depósitos na Caixa Econômica Federal. As atribuições atinentes à carteira são efetuadas por uma servidora (Rebeccca Monteath Avelar Beltrão), auxiliada pelo próprio Diretor de Secretaria. Para regulamentar o procedimento a ser seguido neste MM. Juízo, o Excelentíssimo Juiz titular editou a Resolução nº 01/2003 (09/07/2003), encaminhado às varas da Capital. Segundo informações colhidas com o Diretor de Secretaria, em pouco mais de doze anos, foram recebidas pela 12ª VT do Recife 1.191 ações em execução, divididas na seguinte proporção: Clube Náutico Capibaribe - 431, Santa Cruz Futebol Clube - 519 e Sport Club do Recife - 241. Noticiou, também, que, de agosto de 2003 a abril de 2016, foram utilizados recursos da ordem de R$ 62.789.156,54. Com esse valor foram solucionadas 822 execuções, entre processos quitados e conciliados, restando ainda 10 processos com conciliações em andamento, no importe de R$ 5.274.670,69 de parcelas a vencer;

- Atingimento das Metas 2, 3, 5, 6 e 7 estabelecidas pelo CNJ para o ano de 2016. O resultado obtido se mostra significativo, em relação ao ano de 2015, o que revela o esforço de todos que exercem suas atividades à consecução desse objetivo.

11. PEDIDOS DE PROVIDÊNCIAS E RECLAMAÇÕES CORREICIONAIS :

Em relação ao período de 1.º de janeiro de 2016 até a presente data, não houve a formalização de pedido de providências ou reclamação correicional.

12. RECOMENDAÇÕES:

- Prolatarem os magistrados Hugo Melo Cavalcanti Filho, Leonardo Pessoa Burgos, Danilo Cavalcanti de Oliveira, Edson Luís Bryk, Evellyne Ferraz Correia, Joaquim Emiliano Fortaleza de Lima, e José Augusto Segundo Neto, prioritariamente e no menor espaço de tempo possível, as sentenças em atraso, conforme relações especificadas nos itens 3.3 e 3.4, devendo, sempre, atentarem ao prescrito no ATO n.º 1/CGJT, de 10 de fevereiro de 2017, haja vista o controle exercido por esta Corregedoria Regional a evitar que decisões não ultrapassem a tolerância admitida pela citada norma. Em relação aos juízes que não se encontram presentes no momento da correição, deverá a Secretaria da Corregedoria Regional encaminhar-lhes comunicação para que tomem ciência;

- Empreender esforços com o objetivo de reduzir os prazos médios de audiências no rito sumaríssimo, estabelecendo como meta o prazo máximo de 15 (quinze) dias, conforme determina o inciso III do art. 852-B da CLT, Nos processos de rito ordinário, observar “o prazo médio de duração do processo – fase de conhecimento – de até 200 (duzentos) dias, atentando-se ao limite legal para publicação de sentença†– Resolução Administrativa TRT nº 03/2015, artigo 14, § 2.º (Provimento TRT-CRT n.º 03/2010);

- Fomentar a inclusão de processos de execução na pauta de audiências para tentativa de conciliação, consoante disposto no art. 76, II, da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho: “ promover a realização semanal de audiências de conciliação em processos na fase de execução, independentemente de requerimento das partes, selecionando-se aqueles com maior possibilidade de êxito na composição â€.

- Emitir, de forma explícita e circunstanciada, pronunciamento acerca da admissibilidade dos recursos, nos moldes como estabelece o artigo 26 da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho;

- Perseverar nas diligências no sentido de devolver às partes os documentos de identificação profissional (CTPSs), especialmente aqueles que se refiram a processos arquivados ou em vias de arquivamento, mantendo-se, igualmente, acauteladas revisões periódicas nas gavetas de guarda de autos, bem assim nas caixas de alocação de processos eletrônicos, de modo a manter o regular cumprimento dos prazos nos processos físicos (legado) e virtuais (PJe-JT);

- Continuar a verificação periódica, no Sistema BacenJud, quanto à existência de alguma ordem judicial “pendente de providênciaâ€, ou mesmo “não lidaâ€, adotando-se a medida cabível, seja de transferência dos valores bloqueados para contas judiciais (para posterior liberação aos exequentes) ou desbloqueios daquelas importâncias que não interessem à execução – Consolidação de Provimentos da CGJT, Art. 99;

- Prolatar sentenças líquidas quando possível, especialmente relativas aos processos em rito sumaríssimo;

- Substituir as capas danificadas dos processos, consoante disposição do art. 138 do Provimento 02/2013 da Corregedoria Regional;

- Proceder ao controle de carga dos autos mensalmente até o dia 15 de cada mês subsequente, conforme prevê o art. 57, parágrafo único, do Provimento 02/2013 da Corregedoria Regional, com adoção das providências cabíveis, de modo a assegurar a sua devolução o mais breve possível;

- Efetivar a análise periódica da ferramenta “agrupadoresâ€, a fim de evitar a permanência de processos em tarefas já superadas. Os processos devem ser retirados de tal lista assim que realizado o ato respectivo;

- Proceder à “conclusão ao magistradoâ€, especificando o tipo (sentenças, decisões ou despachos), sem necessidade de despacho para tal finalidade, pela importância desse dado para a estatística deste Regional. Deve, ainda, ser selecionado o magistrado em tempo real, com a devida gravação no sistema, a fim de que seja contabilizado o prazo para prolação da decisão corretamente, e, no caso da sentença, tão logo encerrada a instrução. Em relação às decisões de antecipação de tutela, embargos à execução ou exceção de pré-executividade, há necessidade da imediata conclusão com a especificação do magistrado, de modo a possibilitar o controle do prazo e garantir a veracidade dos dados estatísticos. No tocante aos embargos de declaração, havendo necessidade de intimar a parte contrária, proceder à conclusão para julgamento tão logo encerrado o prazo, também sem necessidade de despacho, por se tratar de ato ordinário da secretaria;

- Impulsionar os feitos que se encontram a mais de 60 (sessenta) dias sem movimentação, inclusive o relativo a reclamação n.º 0116600-96.1991.5.06.0012;

- Continuar a cumprir as diligências determinadas pelo Tribunal, em grau de recurso, em prazo razoável;

- Observar o correto cadastramento das partes quando do envio dos recursos ao Tribunal, inclusive em relação ao recurso ordinário em rito sumaríssimo, de modo a evitar equívoco quando da distribuição da classe processual na segunda instância;

- Proceder ao registro, no sistema PJE, do recolhimento das custas, emolumentos, contribuição previdenciária e imposto de renda, escolhendo a tarefa “Análise de Conhecimentoâ€, e optando pelo item “Cumprimento de acordo ou pagamentosâ€. Ressalta-se que, após as orientações sobre a necessidade de tal anotação, o Setor de Estatística do Tribunal constatou acréscimo considerável no registro de tais arrecadações, conforme quadro demonstrativo entre os meses de janeiro a março de 2016 e janeiro a março de 2017, numa variação de 115,94% no tocante às custas processuais, de 498,05% em relação aos emolumentos, de 71,16% no pertinente às contribuições previdenciárias, de 32,62% no que diz respeito ao imposto de renda, e de 283,18% quanto às multas aplicadas pelos órgãos de fiscalização das relações de trabalho; e

- Estimular, entre os servidores, práticas de sustentabilidade, racionalização e consumo consciente de materiais e serviços de responsabilidade socioambiental, visando ao uso sustentável dos recursos naturais e dos bens públicos, bem como ao aperfeiçoamento contínuo da qualidade do gasto público realizado pelo Tribunal, a teor da Resolução n.º 201 do CNJ de 3/3/2015.

13. BOAS PRÃTICAS RELATADAS PELO JUÃZO:

Noticiou o Diretor de Secretaria que as boas práticas, relacionadas na ata de correição de 2016, continuam sendo desempenhadas nesta unidade judiciária, motivo pelo qual procede à sua renovação:

- Atender as partes de forma a resolver as pendências apresentadas, com atenção, zelo e dedicação, procedimento adotado por todos que compõem a secretaria, como por exemplo na pesquisa aos exequentes para recebimento de créditos, seja via postal, através de contato telefônico ou pesquisa em internet, para repasse da informação;

- Publicar as sentenças de embargos à execução e/ou impugnação dos cálculos com os cálculos adequados, quando elaborados inicialmente pela Contadoria;

- Notificar os peritos por e-mail e telefone, para acompanhamento processual e informações;

- Expedir alvará único para FGTS e seguro-desemprego;

- Elaborar despacho único no início na fase de execução com determinações abrangentes (citação postal; Bacen; BNDT; Renajud); e

- Pesquisar o quadro societário das empresas pelo sistema Rede Serpro, com utilização de endereços atualizados.

14. SOLICITAÇÕES DO JUÃZO:

- Ampliar o número de estagiários para 4 (quatro); e

- Providenciar dedetização contra escorpiões.

A Excelentíssima Corregedora Regional determinou a consignação em ata do comparecimento do Ilustríssimo advogado Bel. Jefferson Lemos Calaça - OAB/PE 12.873-D, que solicitou o registro de seu elogio e satisfação, compartilhado com o de seu colega de escritório, Bel. André Luiz Correia de Paiva - OAB/PE 18.834-D, quanto ao atendimento prestado pela 12.ª Vara do Trabalho do Recife, notadamente pelo nobre Diretor de Secretaria. Parabenizou, também, o Regional e seus Dirigentes por dispor de um quadro funcional extremamente qualificado no trato dos jurisdicionados e advogados. Compareceu, ainda, o Ilustríssimo advogado Bel. Paulo Azevedo - OAB/PE 4568-D, que expressou a satisfação quanto ao atendimento e cumprimento de prazos pela 12.ª Vara, destacando a sempre eficiente e atenciosa atuação do Diretor de Secretaria. Destacou a ótima qualidade do corpo funcional, sob o comando do magistrado titular, e que a manifestação, ora apresentada, é voz corrente nos corredores desta Justiça. Também esteve presente o advogado Bel. Cláudio Pinho de Menezes, OAB/PE 10471-D, para registrar a atenção concedida aos advogados pelos juízes que atuam na unidade, bem assim a presteza desde o Diretor da Vara até o funcionário de atendimento direto às partes e aos advogados, enfatizando o comportamento do Juiz Titular, Dr. Hugo Melo, não só quando das audiências realizadas, bem como na oportunidade de despacho direto com os advogados, em face de sua atenção e respeito aos pleitos formulados, mesmo quando do seu indeferimento.

Encerrados os trabalhos, a Excelentíssima Corregedora Regional, Desembargadora Dione Nunes Furtado da Silva, agradeceu a fraternal acolhida e a colaboração prestada pelo Excelentíssimo Juiz Titular, e pelos servidores da Vara, determinando que, lavrada e assinada, fosse disponibilizada esta ata na página da Corregedoria, no sítio deste Regional ( www.trt6.jus.br ), além de publicada, em sua íntegra, no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho – DEJT, entregando cópia à Unidade Judiciária sob correição (neste ato), à Presidência do Egrégio Regional, à Secretaria Administrativa e à Secretaria de Gestão de Pessoas, para conhecimento e providências pertinentes. Firmam a presente ata a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional e a Secretária da Corregedoria Regional.

DIONE NUNES FURTADO DA SILVA

Desembargadora Corregedora Regional

NOÊMIA MARIA GOMES DE OLIVEIRA

Secretária da Corregedoria Regional

Ata Correição 21 - 2017 de 2/5/2017

Ata Correição 21 2017 de 02/05/2017