ATA DA CORREIÇÃO ORDINÃRIA REALIZADA NA 13.ª VARA DO TRABALHO DO RECIFE, EM 3 DE MAIO DE 2017.
Aos 3 (três) dias do mês de maio de 2017, à s 8 (oito) horas, compareceu à sede da 13.ª Vara do Trabalho do Recife, situada na Avenida Mascarenhas de Morais, 4.631 – Fórum Advogado José Barbosa de Araújo, Imbiribeira, Recife (PE), a ExcelentÃssima Desembargadora Corregedora Regional do TRT da 6.ª Região, Dr.ª Dione Nunes Furtado da Silva , acompanhada pelos servidores Noêmia Maria Gomes de Oliveira (Secretária da Corregedoria), Vânia Rodrigues de Santana Cunha (Assessora de Gabinete), Henrique Bezerra Valença (Assistente Secretário) e LÃvia Galvão Tenório Ribeiro (Assistente de Gabinete), para realizar a Correição Ordinária veiculada no Edital n.º 03/2017, disponibilizado no Diário Eletrônico do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região em 20 (vinte) de fevereiro de 2017, considerado publicado em 21 (vinte e um) de fevereiro de 2017. Referido edital se encontrava devidamente afixado no átrio da Secretaria, possibilitando sua plena divulgação e visualização pelo público local.
Presentes o ExcelentÃssimo Juiz Titular, Dr. Larry da Silva Oliveira Filho (embora em gozo de férias), e o ExcelentÃssimo Juiz Auxiliar, Dr. Rafael Val Nogueira, a Diretora de Secretaria, Bela. Vera Lúcia Santiago Cerqueira de Melo, e os demais servidores ali lotados: Catarina Pitta Gama Alves, Márcio Gamboa Tavares Coutinho, Carlos Alberto Monteiro, Ildimar de Sousa Silva, Flávia Maria de Moura Silva Brito, Suely FabrÃcio de Andrade, Ana Carolina Dias Salles, Taciana Domingues de Souza Carvalho, Charlane Karla Monteiro Florêncio, Jakson do Nascimento Santos e Maria Cristianne Cavalcanti de Albuquerque, além da estagiária de Direito Iana Catarina Farias da Silva. Ausente o servidor João Carlos de Carvalho Rocha (férias).
Com base nos dados extraÃdos do SIAJ, PJe, e-Gestão e Sistema de Pessoal, nas informações consolidadas pela Seção de EstatÃstica, no exame dos procedimentos adotados na Secretaria da Vara e dos processos em tramitação, e, ainda, dos dados colhidos na inspeção judicial realizada no perÃodo de 9 a 13 de janeiro de 2017, a ExcelentÃssima Desembargadora Corregedora Regional determinou o registro das informações e recomendações que seguem.
1. MAGISTRADOS:
JUIZ TITULAR/JUIZ SUBSTITUTO |
PERÃODO DE ATUAÇÃO |
Larry da Silva Oliveira Filho (Titular) |
Desde 17/4/1999 (Ato TRT GP n.º 246/1999) |
Rafael Val Nogueira (Auxiliar) |
Desde 28/3/2016(Portaria TRT GCR n.º 34/2006) |
2. QUADRO ATUAL DE SERVIDORES:
NOME |
CARGO |
FUNÇÃO |
Vera Lúcia Santiago Cerqueira de Melo |
Analista Judiciária |
Diretora de Secretaria |
Márcio Gamboa Tavares Coutinho |
Técnico Judiciário |
Assistente de Diretor |
Catarina Pitta Gama Alves |
Analista Judiciária |
Assistente de Juiz |
João Carlos de Carvalho Rocha |
Técnico Judiciário |
Assistente de Juiz |
Carlos Alberto Monteiro |
Requisitado |
Calculista |
Ildimar de Sousa Silva |
Técnico Judiciário |
Calculista |
Flávia Maria de Moura Silva Brito |
Requisitada |
Secretária de Audiência |
Suely FabrÃcio de Andrade |
Técnica Judiciária |
Secretária de Audiência |
Ana Carolina Dias Salles |
Técnica Judiciária |
Assistente |
Taciana Domingues de Souza Carvalho |
Técnica Judiciária |
Assistente |
Charlane Karla Monteiro Florêncio |
Analista Judiciária |
- |
Jakson do Nascimento Santos |
Técnico Judiciário |
- |
Maria Cristianne Cavalcanti de Albuquerque |
Técnica Judiciária |
- |
3. Produtividade dos JuÃzes na Unidade:
3.1. Quantidade de Audiências, Sentenças, Conciliações e Incidentes por Juiz (a):
Atuação dos Magistrados na 13.ª VT do Recife |
Audiências* |
Sentenças de mérito |
Conciliações |
Incidentes processuais |
Larry da Silva Oliveira Filho |
689 |
104 |
168 |
142 |
Rafael Val Nogueira |
1.387 |
269 |
293 |
365 |
Ana Carolina Bulhões Calheiros |
157 |
50 |
29 |
50 |
Armando da Cunha Rabelo Neto |
176 |
1 |
38 |
18 |
Arthur Ferreira Soares |
34 |
10 |
7 |
5 |
Bruno Lima de Oliveira |
38 |
7 |
10 |
2 |
Camila Augusta Cabral Vasconcellos |
4 |
- |
- |
- |
Carolina de Oliveira Pedrosa |
16 |
5 |
3 |
2 |
Daniella Cristiane Rodrigues Ferreira |
19 |
8 |
2 |
3 |
Danilo Cavalcanti de Oliveira |
21 |
5 |
5 |
2 |
Edgar Gurjão Wanderley Neto |
3 |
- |
- |
- |
Edson Luis Bryk |
- |
5 |
- |
2 |
Eduardo Henrique Brennand Dornelas Câmara |
70 |
- |
63 |
- |
Gilberto Oliveira Freitas |
1 |
- |
- |
1 |
Gustavo Henrique Cisneiros Barbosa |
1 |
- |
- |
- |
Ilka Eliane de Souza Tavares |
- |
- |
- |
1 |
José Augusto Segundo Neto |
3 |
2 |
2 |
- |
Katharina Vila Nova de Carvalho Oliveira e Silva |
34 |
8 |
12 |
3 |
Kevia Duarte Muniz |
1 |
2 |
- |
1 |
Laura Cavalcanti de Morais Botelho |
19 |
4 |
2 |
- |
Leandro Fernandez Teixeira |
68 |
18 |
14 |
7 |
Levi Pereira de Oliveira |
189 |
31 |
27 |
14 |
Lidia Almeida Pinheiro Teles |
- |
2 |
- |
- |
Lucas de Araújo Cavalcanti |
30 |
11 |
6 |
9 |
Luis Guilherme Silva Robazzi |
20 |
1 |
4 |
3 |
Maria Carla Dourado de Brito Jurema |
2 |
- |
- |
3 |
MarÃlia Leal Montenegro Spinelli |
- |
- |
- |
2 |
Matheus de Lima Sampaio |
- |
1 |
- |
- |
Necy Lapenda Pessoa de Albuquerque de Azevedo |
4 |
13 |
- |
15 |
Paloma Daniele Borges dos Santos Costa |
168 |
23 |
33 |
11 |
PatrÃcia Franco Trajano |
31 |
7 |
9 |
1 |
Roberta Correa de Araújo Monteiro |
1 |
- |
- |
- |
Roberta Vance Harrop |
27 |
6 |
2 |
1 |
Victor Majela Nabuco de Menezes |
39 |
7 |
5 |
2 |
Wiviane Maria Oliveira de Souza |
3 |
1 |
1 |
- |
Total |
3.255 |
601 |
735 |
665 |
*Exceto audiências de julgamento.
Fontes: Relatórios extraÃdos do e-Gestão (Audiências realizadas, Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado).
PerÃodo analisado: 1.º/4/2016 a 31/3/2017.
3.2. Prazo médio (em dias) para julgamento de mérito na unidade, da conclusão até a prolação da sentença (apenas PJe):
Atuação dos Magistrados na 13.ª VT do Recife |
Prazo* médio para julgamento de sentenças de mérito |
Larry da Silva Oliveira Filho |
98 |
Rafael Val Nogueira |
41 |
Ana Carolina Bulhões Calheiros |
33 |
Armando da Cunha Rabelo Neto |
1 |
Arthur Ferreira Soares |
23 |
Bruno Lima de Oliveira |
1 |
Carolina de Oliveira Pedrosa |
50 |
Daniella Cristiane Rodrigues Ferreira |
11 |
Danilo Cavalcanti de Oliveira |
3 |
Edson Luis Bryk |
360 |
Katharina Vila Nova de Carvalho Oliveira e Silva |
35 |
Kevia Duarte Muniz |
101 |
Laura Cavalcanti de Morais Botelho |
61 |
Leandro Fernandez Teixeira |
4 |
Levi Pereira de Oliveira |
8 |
Lidia Almeida Pinheiro Teles |
147 |
Lucas de Araújo Cavalcanti |
17 |
Luis Guilherme Silva Robazzi |
1 |
Paloma Daniele Borges dos Santos Costa |
49 |
PatrÃcia Franco Trajano |
48 |
Roberta Vance Harrop |
261 |
Victor Majela Nabuco de Menezes |
33 |
Wiviane Maria Oliveira de Souza |
39 |
Prazo médio para julgar na unidade |
49 |
*Apuração leva em conta somente processos eletrônicos e não deduz os perÃodos de afastamento dos magistrados, tais como férias, licenças, cursos e outros, em face da falta de integração entre os sistemas de pessoal e judicial.
Fontes: Relatório extraÃdo do e-Gestão (Prazos Médios (em dias) da conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe).
PerÃodo analisado: 1.º/4/2016 a 31/3/2017.
3.3. Sentenças de mérito (conhecimento) pendentes de julgamento:
Magistrados com sentenças pendentes na 13.ª VT do Recife |
No prazo |
Prazo vencido |
Total |
Larry da Silva Oliveira Filho |
41 |
25 |
66 |
Rafael Val Nogueira |
57 |
80 |
137 |
Armando da Cunha Rabelo Neto |
1 |
18 |
19 |
Daniella Cristiane Rodrigues Ferreira |
1 |
- |
1 |
Danilo Cavalcanti de Oliveira |
1 |
- |
1 |
Débora de Souza Silva Lima |
4 |
- |
4 |
Fernando Rodrigues Carvalho |
3 |
- |
3 |
Leandro Fernandez Teixeira |
3 |
- |
3 |
Levi Pereira de Oliveira |
4 |
- |
4 |
Lucas de Araújo Cavalcanti |
6 |
- |
6 |
Paloma Daniele Borges dos Santos Costa |
4 |
- |
4 |
PatrÃcia Franco Trajano |
3 |
- |
3 |
Roberta Vance Harrop |
5 |
2 |
7 |
Sarah Yolanda Alves de Souza Cruz |
1 |
- |
1 |
Victor Majela Nabuco de Menezes |
3 |
- |
3 |
Total de sentenças pendentes na Vara |
137 |
125 |
262 |
Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade do magistrado Larry da Silva Oliveira Filho: 0000386-42.2016.5.06.0013, 0001400-32.2014.5.06.0013, 0001244-44.2014.5.06.0013, 0001623-14.2016.5.06.0013, 0000940-74.2016.5.06.0013, 0001816-63.2015.5.06.0013, 0000452-22.2016.5.06.0013, 0001744-76.2015.5.06.0013, 0001751-05.2014.5.06.0013, 0001753-72.2014.5.06.0013, 0001013-46.2016.5.06.0013, 0000131-21.2015.5.06.0013, 0001607-94.2015.5.06.0013, 0001444-51.2014.5.06.0013, 0001611-34.2015.5.06.0013, 0000102-05.2014.5.06.0013, 0001769-89.2015.5.06.0013, 0000899-44.2015.5.06.0013, 0001299-24.2016.5.06.0013, 0000144-20.2015.5.06.0013, 0000143-35.2015.5.06.0013, 0001593-13.2015.5.06.0013, 0001265-20.2014.5.06.0013, 0001390-22.2013.5.06.0013 e 0001065-47.2013.5.06.0013.
Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade do magistrado Rafael Val Nogueira: 0000439-57.2015.5.06.0013, 0001681-85.2014.5.06.0013, 0001707-83.2014.5.06.0013, 0000098-65.2014.5.06.0013, 0000367-70.2015.5.06.0013, 0000018-67.2015.5.06.0013, 0001841-13.2014.5.06.0013, 0001102-40.2014.5.06.0013, 0000009-08.2015.5.06.0013, 0001599-54.2014.5.06.0013, 0000081-29.2014.5.06.0013, 0000688-42.2014.5.06.0013, 0000749-63.2015.5.06.0013, 0001283-07.2015.5.06.0013, 0001765-86.2014.5.06.0013, 0000375-47.2015.5.06.0013, 0001089-07.2015.5.06.0013, 0000807-66.2015.5.06.0013, 0000967-28.2014.5.06.0013, 0000421-36.2015.5.06.0013, 0000423-06.2015.5.06.0013, 0000161-90.2014.5.06.0013, 0000410-07.2015.5.06.0013, 0001145-74.2014.5.06.0013, 0000476-50.2016.5.06.0013, 0001627-22.2014.5.06.0013, 0001586-55.2014.5.06.0013, 0000847-82.2014.5.06.0013, 0000472-47.2015.5.06.0013, 0000088-84.2015.5.06.0013, 0000500-15.2015.5.06.0013, 0000503-67.2015.5.06.0013, 0000760-92.2015.5.06.0013, 0001575-55.2016.5.06.0013, 0001186-70.2016.5.06.0013, 0000301-27.2014.5.06.0013, 0000424-88.2015.5.06.0013, 0000089-69.2015.5.06.0013, 0000149-42.2015.5.06.0013, 0001319-49.2015.5.06.0013, 0001522-11.2015.5.06.0013, 0001109-61.2016.5.06.0013, 0000680-94.2016.5.06.0013, 0000222-50.2015.5.06.0001, 0000508-89.2015.5.06.0013, 0001571-86.2014.5.06.0013, 0000007-38.2015.5.06.0013, 0000359-59.2016.5.06.0013, 0001730-28.2015.5.06.0002, 0001587-06.2015.5.06.0013, 0001591-43.2015.5.06.0013, 0000979-42.2014.5.06.0013, 0000273-25.2015.5.06.0013, 0001286-59.2015.5.06.0013, 0001289-14.2015.5.06.0013, 0001284-89.2015.5.06.0013, 0001832-51.2014.5.06.0013, 0000022-70.2016.5.06.0013, 0001622-63.2015.5.06.0013, 0001560-86.2016.5.06.0013, 0001625-18.2015.5.06.0013, 0000113-97.2015.5.06.0013, 0000908-06.2015.5.06.0013, 0000040-28.2015.5.06.0013, 0001325-56.2015.5.06.0013, 0000374-62.2015.5.06.0013, 0000587-05.2014.5.06.0013, 0001640-50.2016.5.06.0013, 0001641-35.2016.5.06.0013, 0001330-78.2015.5.06.0013, 0001372-30.2015.5.06.0013, 0001585-70.2014.5.06.0013, 0001121-75.2016.5.06.0013, 0001349-84.2015.5.06.0013, 0001460-68.2015.5.06.0013, 0001433-85.2015.5.06.0013, 0001454-61.2015.5.06.0013, 0000279-66.2014.5.06.0013, 0000086-51.2014.5.06.0013 e 000535-43.2013.5.06.0013.
Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade do magistrado Armando da Cunha Rabelo Neto: 0000308-82.2015.5.06.0013, 0000695-97.2015.5.06.0013, 0000857-92.2015.5.06.0013, 0000081-92.2015.5.06.0013, 0001250-17.2015.5.06.0013, 0000269-85.2015.5.06.0013, 0000225-66.2015.5.06.0013, 0000296-68.2015.5.06.0013, 0000302-75.2015.5.06.0013, 0000351-19.2015.5.06.0013, 0000516-32.2016.5.06.0013, 0000392-83.2015.5.06.0013, 0000345-12.2015.5.06.0013, 0000391-98.2015.5.06.0013, 0000995-64.2012.5.06.0013, 0000664-48.2013.5.06.0013, 0001091-45.2013.5.06.0013 e 0000667-03.2013.5.06.0013.
Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade da magistrada Roberta Vance Harrop: 0000826-09.2014.5.06.0013 e 0001513-83.2014.5.06.0013.
Fontes: Dados extraÃdos de “Relatório de decisões em aberto/proferidasâ€; e PJe, em 3/5/2017 à s 11h.
3.4. Incidentes processuais pendentes de julgamento:
Magistrados com Incidentes Processuais pendentes na 13.ª VT do Recife |
No prazo |
Prazo vencido |
Total |
Larry da Silva Oliveira Filho |
5 |
4 |
10 |
Rafael Val Nogueira |
6 |
2 |
8 |
Armando da Cunha Rabelo |
- |
2 |
2 |
Ana Carolina Bulhões Calheiros |
1 |
- |
1 |
Levi Pereira de Oliveira |
2 |
- |
2 |
Paloma Daniele Borges dos Santos Costa |
1 |
- |
1 |
Roberta Vance Harrop |
1 |
- |
1 |
---------------------------------------* |
8 |
- |
8 |
Total de incidentes pendentes na Vara |
24 |
8 |
32 |
Incidentes com prazo vencido sob a responsabilidade do magistrado Larry da Silva Oliveira Filho: 0010322-96.2013.5.06.0013, 0010078-70.2013.5.06.0013, 0000280-17.2015.5.06.00013 e 0000705-10.2016.5.06.0013.
Incidentes com prazo vencido sob a responsabilidade do magistrado Rafael Val Nogueira: 0000230-54.2016.5.06.0013 e 0010011-08.2013.5.06.0013.
Incidentes com prazo vencido sob a responsabilidade do magistrado Armando da Cunha Rabelo Neto: 0000327-25.2014.5.06.0013 e 0016800-43.2001.5.06.0013.
* Incidentes sem conclusão para o magistrado, daà porque foram todos considerados como pendentes "no prazo".
Fontes: Dados coletados na Secretaria da Vara e no PJe, em 3/5/2017 Ã s 11h30.
3.5. Produtividade da Vara:
Unidade Judiciária |
Quantidades |
Prazo médio para julgamento (PJe) | ||
Sentenças de mérito |
Incidentes processuais |
Conciliações | ||
13.ª VT do Recife |
601 |
665 |
735 |
49 |
Fontes: Relatórios extraÃdos do e-Gestão: Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado; Prazos Médios (em dias) da Conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe).
PerÃodo analisado: 1.º/4/2016 a 31/3/2017.
4. AUDIÊNCIAS (REALIZADAS E DESIGNADAS):
4.1. Prazos médios, em dias, até a realização das audiências (a partir do ajuizamento):
Unidade Judiciária |
Inicial |
Instrução |
Decisão | |||
SumarÃssimo |
Ordinário |
SumarÃssimo |
Ordinário |
SumarÃssimo |
Ordinário | |
13.ª VT do Recife |
118 |
214 |
165 |
432 |
167 |
421 |
Fonte: Dados extraÃdos do e-Gestão (Prazos médios – fase de conhecimento).
PerÃodo analisado: 1.º/4/2016 a 31/3/2017.
4.2. Prazos (em dias) para designação de audiências, a contar de 27/4/2017:
Unidade Judiciária |
Inicial |
Instrução | ||||
SumarÃssimo |
Ordinário | |||||
2016 |
2017 |
2016 |
2017 |
2016 |
2017 | |
13.ª VT do Recife |
115 |
62 |
259 |
160 |
342 |
334 |
Fontes: Informações extraÃdas do PJe e da Ata de Correição realizada em 2016.
4.3. Assiduidade dos magistrados:
O Juiz Titular, Dr. Larry da Silva Oliveira Filho, foi convocado para funcionar em Gabinetes do Tribunal (Atos TRT-GP n.ºs 548/2015, 56/2016, 165/2016, 220/2016, 290/2016, 506/2016 e 59/2017) nos perÃodos de 1.º/1/2016 a 16/6/2016, 16/11/2016 a 19/12/2016 e 6/3/2017 a 11/4/2017, e usufruiu férias de 24/4/2017 a 23/5/2017.
Segundo informações prestadas pela Diretora de Secretaria, as audiências são realizadas das segundas à s sextas-feiras. Os JuÃzes presidem duas ou três sessões, por semana, alternadamente. Não obstante, com frequência, dependendo da necessidade, o magistrado se faz presente à unidade judiciária também nos dias em que não preside audiências.
4.4. Quantidade de processos em pauta de audiências por semana (média):
Unidade Judiciária |
Dias de audiências por semana |
Total de audiências | |||
SumarÃssimos |
Iniciais |
Instruções |
Razões Finais | ||
13.ª VT do Recife |
5 (segundas às sextas-feiras) |
13 a 20 |
33 a 40 |
19 a 20 |
7 a 8 |
Fontes: Informações extraÃdas do PJe, em 27/4/2017, relativas aos seguintes perÃodos: 7/11/2016 a 11/11/2016, 20/2/2017 a 24/2/2017, 8/5/2017 a 12/5/2017, e 29/5/2017 a 2/6/2017; e informações prestadas pelo Diretor de Secretaria da Vara.
5. MOVIMENTAÇÃO PROCESSUAL:
5.1. Quantidade de ações trabalhistas ajuizadas na unidade - FÃsicos e PJe:
Unidade Judiciária |
2015 |
2016 |
2017 (até 26/4/2017) |
13.ª VT do Recife |
1.707 |
1.735 |
576 |
Fontes: Consolidação da EstatÃstica e e-Gestão (Fase de Conhecimento – Casos Novos e Redistribuição); e PJe.
5.2. Processos remanescentes (congestionamento):
Unidade Judiciária |
SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2016 |
SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2017 | ||||
Pendentes de julgamento |
Processos demais fases |
Total |
Pendentes de julgamento |
Processos demais fases |
Total | |
13.ª VT do Recife |
100 |
6.017 |
6.117 |
227 |
6.223 |
6.450 |
Fontes: Consolidação da EstatÃstica, Relatórios Gerenciais, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Processos Pendentes de Solução) e PJe.
5.3. Quantidade de processos em tramitação:
Unidade Judiciária |
Processos em tramitação em 24/4/2017 | |
FÃsicos |
PJe | |
13.ª VT do Recife |
2.453 |
3.847 |
Fonte: Relatório Gerencial (Processos em tramitação na Vara) e PJe-JT.
5.4. Quantidade de processos nas principais fases processuais (pendentes de solução):
Unidade Judiciária |
Conhecimento (até a prolação da sentença) |
Liquidação |
Execução |
13.ª VT do Recife |
2.017 |
93 |
1.325 |
Fontes: e-Gestão
PerÃodo analisado: 1.º/4/2016 a 31/03/2017.
5.5. Prazos médios (em dias) nas principais fases processuais:
Unidade Judiciária |
Conhecimento (até a prolação da sentença) |
Liquidação (do inÃcio até o encerramento da liquidação) |
Execução (do inÃcio até o encerramento da execução) |
13.ª VT do Recife |
348 |
119 |
532 |
Fonte: e-Gestão.
PerÃodo analisado: 1.º/4/2016 a 31/3/2017.
6. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS ELETRÔNICOS EM 28/4/2017:
Agrupadores:
Tarefa |
Quantidade |
Processos com pedido de sigilo nos documentos não apreciado |
23 |
Processos com pedido liminar ou de antecipação de tutela não apreciado |
49 |
Processos com petições não apreciadas |
303 |
Mandados devolvidos pelo Oficial de Justiça |
55 |
Processos aguardando encaminhamento do secretário de audiência (atas assinadas) |
26 |
Fase de Conhecimento:
Tarefa |
Quantidade |
Data |
Processo |
Aguardando apreciação pela instância superior |
218 |
23/10/2014 |
|
*¹ Aguardando audiência |
1289 |
28/07/2015 |
|
Aguardando bloqueio BACEN |
01 |
25/04/2017 |
|
Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos |
283 |
01/09/2015 |
|
Aguardando final do sobrestamento |
12 |
11/04/2016 |
|
Aguardando laudo pericial |
29 |
20/03/2017 |
|
Aguardando término dos prazos |
331 |
17/02/2017 |
|
Analisar Decisão |
03 |
27/04/2017 |
|
Analisar Despacho - Conversão em diligência |
05 |
28/04/2017 |
|
Analisar sentença |
28 |
14/12/2016 |
|
Apreciar Urgentes |
02 |
25/04/2017 |
|
Apreciar dependência |
01 |
28/04/2017 |
|
Concluso ao magistrado |
12 |
20/04/2017 |
|
*² Controle de pericia |
49 |
17/02/2017 |
|
*³ Cumprimento de providências |
73 |
14/03/2017 |
|
(Subpasta) BACEN |
01 |
27/04/2017 |
|
(Subpasta) Certificar |
09 |
18/04/2017 |
|
(Subpasta) Certificar Flavia |
02 |
25/04/2017 |
|
(Subpasta) Setor de Cálculo - Atualizar |
06 |
19/04/2017 |
|
(Subpasta) Setor de Cálculo - Rateio |
01 |
26/04/2017 |
|
(Subpasta) Setor de Cálculo - liq/inf./ret. |
03 |
04/04/2017 |
|
(Subpasta) Setor de Cálculos - Fichar |
03 |
26/04/2017 |
|
Imprimir Correspondência |
06 |
03/04/2017 |
|
Minutar Decisão |
08 |
20/11/2016 |
|
Minutar Despacho |
02 |
27/04/2017 |
|
Minutar expediente da secretaria |
27 |
13/12/2016 |
|
(Subpasta) Alvará |
21 |
17/02/2017 |
|
(Subpasta) Oficio - Urgente |
02 |
28/04/2017 |
|
(Subpasta) OfÃcio |
03 |
26/04/2017 |
|
Minutar sentença |
235 |
02/12/2015 |
|
Prazos vencidos |
79 |
18/04/2017 |
|
Preparar comunicação |
44 |
23/03/2017 |
|
Registrar bloqueio bacen |
01 |
25/04/2017 |
|
Registrar parcelas ou despesas processuais |
59 |
13/12/2016 |
|
Triagem Inicial |
48 |
07/03/2017 |
|
Trânsito em Julgado |
15 |
19/04/2017 |
|
*¹ Audiências realizadas após a data de pendência informada pelo PJ-e com próxima para 14/09/2017. *² Processo referido encontra-se na subpasta “Aguardando pagamento da requisição†*³ Inexistem processos nas subpastas “Jucepeâ€, “Marcar Praça†e “Praça Marcadaâ€. |
Fase de Liquidação:
Tarefa |
Quantidade |
Data |
Processo |
* 1 Aguardando Cumprimento de Providência - Liq |
47 |
14/03/2017 |
|
(Subpasta) Atualização |
06 |
11/04/2017 |
|
(Subpasta) Rateio |
02 |
26/04/2017 |
|
Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos |
04 |
22/07/2016 |
|
Aguardando laudo pericial |
19 |
20/03/2017 |
|
Aguardando término dos prazos |
10 |
04/04/2017 |
|
Analisar Decisão – Liq |
01 |
27/04/2017 |
|
Analisar Despacho - Liq |
01 |
27/04/2017 |
|
Concluso ao magistrado - Liq |
01 |
27/04/2017 |
|
Controle de pericia |
01 |
21/04/2017 |
|
* 2 Minutar expediente da secretaria |
07 |
03/04/2017 |
|
Preparar comunicação |
07 |
10/03/2017 |
|
* 1 Processo referido encontra-se na subpasta “Cálculo – Ildimarâ€. * 2 Inexistem processos nas subpastas “ Oficio – Urgente†e “OfÃcio†|
Fase de Execução:
Tarefa |
Quantidade |
Data |
Processo |
*¹ Aguardando Cumprimento de Providência – Exec |
53 |
28/06/2016 |
|
(Subpasta) Expedir Alvará |
01 |
27/11/2016 |
|
(Subpasta) Flávia Certificar |
03 |
25/07/2016 |
|
(Subpasta) Jucepe |
15 |
10/11/2016 |
|
(Subpasta) Renajud |
14 |
21/09/2016 |
|
Aguardando apreciação pela instância superior |
05 |
06/04/2017 |
|
Aguardando audiência – Exec |
01 |
13/03/2017 |
|
Aguardando bloqueio Bacen |
39 |
10/04/2017 |
|
Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos |
15 |
21/12/2016 |
|
*² Aguardando final do sobrestamento |
09 |
11/08/2016 |
|
Aguardando término dos prazos |
166 |
02/12/2016 |
|
Analisar Decisão – Exec |
01 |
18/04/2017 |
|
Analisar Despacho – Exec |
13 |
15/04/2017 |
|
CCS |
01 |
05/04/2017 |
|
Concluso ao magistrado – Exec |
33 |
17/04/2017 |
|
Controle de pericia |
02 |
03/04/2017 |
|
*³ Cumprimento de providências |
181 |
19/02/2017 |
|
(Subpasta) Bacen |
01 |
26/04/2017 |
|
(Subpasta) Certificar |
24 |
03/03/2017 |
|
(Subpasta) Diligência CEF |
09 |
23/02/2017 |
|
(Subpasta) Emitir Certidão de Crédito |
27 |
17/02/2017 |
|
(Subpasta) Jucepe |
24 |
23/02/2017 |
|
* 4 (Subpasta) Marcar Praça |
09 |
20/03/2017 |
|
* 5 (Subpasta) Praça Marcada |
02 |
16/02/2017 |
|
(Subpasta) Setor de Cálculo - Atualizar |
04 |
10/04/2017 |
|
(Subpasta) Setor de Cálculo - Rateio |
05 |
25/04/2017 |
|
(Subpasta) Setor de Cálculo - liq/inf./ret. |
03 |
12/03/2017 |
|
(Subpasta) Setor de Cálculos - Fichar |
03 |
26/04/2017 |
|
Imprimir Correspondência |
03 |
16/03/2017 |
|
InfoJud |
11 |
08/03/2017 |
|
Iniciar Execução |
12 |
20/04/2017 |
|
Minutar Decisão – Exec |
06 |
03/08/2016 |
|
* 6 Minutar expediente da secretaria |
63 |
13/12/2016 |
|
(Subpasta) OfÃcio |
10 |
09/02/2017 |
|
Minutar sentença – Exec |
06 |
14/02/2017 |
|
Prazos vencidos |
64 |
12/04/2017 |
|
Preparar comunicação |
142 |
11/10/2016 |
|
Registrar bloqueio Bacen |
40 |
10/04/2017 |
|
Registrar no BNDT – Exec |
06 |
29/03/2017 |
|
Registrar parcelas ou despesas processuais |
38 |
11/10/2016 |
|
RenaJud |
18 |
01/03/2017 |
|
*¹ Processo referido encontra-se na subpasta “ Aguardando Desarquivamento pelo Arquivo Geral†*² Processo referido encontra-se na subpasta “Aguardando julgamento de Embargos†*³ Processo referido encontra-se na subpasta “ Aguardando Comprovante de Transf/Rec †* 4 * 5 A data informada refere-se à do despacho determinando remessa à hasta pública. * 6 Processo referido encontra-se na subpasta “Alvará†|
7. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS FÃSICOS EM 3/5/2017
NATUREZA |
QUANTIDADE |
DATA MAIS ANTIGA |
PROCESSO | |
Cargas |
Advogados |
21 |
20/8/2014 |
0186800-37.2005.5.06.0013 |
Perito |
11 |
18/10/2016 |
0000763-23.2015.5.06.0013 | |
Terceiros |
40 |
31/3/2016 |
0001378-42.2012.5.06.0013 | |
Petições a juntar aos autos |
20 |
28/3/2017 |
0001288-34.2012.5.06.0013 | |
Processos conclusos para despacho |
7 |
27/4/2017 |
0114600-90.2009.5.06.0013 | |
Consultas convênios a realizar (BACEN/JUCEPE/INFOJUD/DETRAN) |
119 |
2/2/2016 |
0032600-72.2012.5.06.0013 | |
Praças a marcar |
4 |
24/4/2017 |
0001489-60.2011.5.06.0013 | |
Processos no setor de cálculos |
51 |
14/3/2017 |
0000672-25.2013.5.06.0013 | |
Processos para serem remetidos ao TRT |
1 |
27/4/2017 |
0000232-29.2013.5.06.0013 |
*Em relação às certidões a serem expedidas, a mais antiga data de 9/2/2016 (processo n.º 0000592-95.2012.5.06.0013).
*Em relação aos ofÃcios, o mais antigo data de 16/12/2016 (processo n.º 0001403-89.2011.5.06.0013).
* No tocante aos alvarás, o mais antigo data de 3/2/2016 (processo n.º 0006400-28.2005.5.06.0013).
* No pertinente às praças marcadas, não existem pendências.
*Quanto aos mandados, o mais antigo data de 7/2/2016 (processo n.º 0001099-56.2012.5.06.0013).
*No que diz respeito às notificações, o mais antigo data de 9/1/2017 (processo n.º 0116900-93.2007.5.06.0013).
*Em relação aos processos digitalizados (CLE), verificou-se a conversão de 176 feitos, 63 no ano de 2016.
Fonte: Informações colhidas na Secretaria da VT, e no SIAJ.
8. METAS FIXADAS PELO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA:
Em conformidade com os dados fornecidos pelo Núcleo de EstatÃstica e Pesquisa do Egrégio Regional, eis os resultados das Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ para o ano de 2016:
Meta 1 CNJ - 2016 : – Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuÃdos no ano corrente.
Unidades Judiciárias |
Recebidos |
Resolvidos |
Resultado |
13.ª VT do Recife |
1.664 |
1.677 |
100,78% |
Total da 6ª Região |
107.816 |
111.793 |
103,69% |
Meta 2 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, pelo menos, 90% dos processos distribuÃdos até 31/12/2014.
Unidade Judiciária |
DistribuÃdos em 2014 |
DistribuÃdos em 2014 e julgados até 31/12/16 |
Pendentes de julga- mento até 31/12/16 |
Resultado |
13.ª VT do Recife |
1.317 |
1.140 |
177 |
96% |
Total da 6ª Regiãoa |
62.261 |
59.947 |
2.314 |
107% |
Meta 3 CNJ - 2016 : – Aumentar o Ãndice de conciliação na fase de conhecimento, em relação à média do biênio 2013/2014, em 2 pontos percentuais.
Unidade Judiciária |
Solucionados |
Conciliados |
Média biênio (2013/2014) |
Resultado |
13.ª VT do Recife |
1.677 |
651 |
38,41% |
38,82% |
Total da 6ª Região |
111.793 |
44.400 |
40,83% |
39,72 % |
Meta 4 CNJ - 2016 : – Dar prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, não se destinando portanto à esta Justiça Especializada.
Meta 5 CNJ - 2016 : – B aixar em 2016, quantidade maior de processos de execução do que o total de casos novos de execução no ano corrente.
Unidade Judiciária |
Casos novos de execução |
Baixados |
Entraram na meta |
SaÃram da meta |
Resultado |
13.ª VT do Recife |
600 |
286 |
0 |
0 |
47,75% |
Total da 6ª Região |
38.526 |
37.091 |
0 |
0 |
96,50% |
Meta 6 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, as ações coletivas distribuÃdas, até 31.12.2013 no 1.º grau e até 31.12.2014, no 2.º grau.
A 13.ª Vara do Trabalho do Recife conta com duas ações coletivas, distribuÃdas até 31/12/2013, ainda em tramitação (processos n.ºs 0001065-47.2013.5.06.0013 e 0001321-87.2013.5.06.0013), de acordo com os relatórios fornecidos pelo Setor de EstatÃstica deste Tribunal.
Meta 7 CNJ - 2016 : – Identificar e reduzir em 2% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior.
Unidade Judiciária |
Pendentes em 31/12/15 |
Quantidades de Processos dos dez maiores litigantes distribuÃdos na ins- tância no mês de referência |
Quantidades de Processos dos dez maiores litigantes julgados na ins- tância no mês de referência |
Pendentes em 31/12/16 |
Resultado |
13.ª VT do Recife |
285 |
156 |
191 |
250 |
111,72% |
Total da 6ª Região |
8.284 |
7.949 |
9.373 |
6.860 |
118,34% |
O Conselho Nacional de Justiça divulgou no final do 10.º Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em BrasÃlia, as metas nacionais para 2017, quais sejam:
Meta 1 - Os tribunais mantiveram o compromisso de julgar, ao longo de 2017, mais processos do que os novos que chegarem aos tribunais (Meta 1). Assim como em 2016, o compromisso deverá ser cumprido por tribunais de todos os segmentos de Justiça.
Meta 2 - O compromisso com o julgamento dos processos mais antigos, alvo da Meta 2, foi renovado para 2017 e deverá ser cumprido por tribunais de todos os ramos do Judiciário. O detalhamento desta e das outras metas definidas, com percentuais e perÃodos de distribuição dos processos que deverão ser julgados, estarão num glossário que será divulgado futuramente pelo CNJ.
Meta 3 - A Justiça Federal e a Justiça do Trabalho também renovaram o compromisso com a Meta 3, que busca aumentar o número de casos solucionados por meio da conciliação, em relação a perÃodos anteriores.Â
Meta 4 - Fixada pela primeira vez em 2013, a Meta 4, que dá prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, deverá ser cumprida novamente em 2017 pela Justiça Estadual, pela Justiça Federal, pela Justiça Militar da União e dos Estados e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).Â
Meta 5 - Impulso aos processos de execução, que será perseguida no ano que vem pelos tribunais da Justiça Estadual, Federal e do Trabalho.
Meta 6 - P rioriza o julgamento de ações coletivas, que impactam na vida de um grupo maior de pessoas.Â
Meta 7 – Prioriza o julgamento de processos dos maiores litigantes e dos recursos repetitivos, tem por objetivo enfrentar demandas de massa que chegam ao Judiciário.
Meta 8 – Destinada a ações de fortalecimento da rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres, uma das prioridades da atual gestão do CNJ.
9. ITENS DE EXAME E REGISTRO OBRIGATÓRIOS (Art. 26 da Consolidação dos Provimentos da CGJT):
Com base nos autos e sistemas analisados, verificou-se que o JuÃzo:
- registra no sistema informatizado os atos processuais relevantes;
- não emite, atualmente, de forma explÃcita e circunstanciada, pronunciamento acerca da admissibilidade dos recursos, conforme constatado no processo n.º 0001706-98.2014.5.06.0013 e 0001785-43.2015.5.06.0013 ;
- ordena, de ofÃcio, a imediata liberação do depósito recursal, após a liquidação, nos casos em que haja valor incontroverso superior ao depositado, segundo se verifica nos processos n.ºs 0000933-53.2014.5.06.0013 e 0001077-27.2014.5.06.0013;
- exaure as iniciativas do juÃzo objetivando tornar exitosa a execução. Constatou-se o cumprimento do procedimento estabelecido pela Corregedoria-Geral, no que diz respeito à emissão da Certidão de Crédito Trabalhista, nos moldes do artigo 88 da Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral, conforme se observa nos processos n.º. 0000490-39.2013.5.06.0013, no entanto, não emite Certidão de Arquivamento Provisório, em contrariedade ao art. 77 da referida Consolidação;
- faz uso regular das ferramentas eletrônicas: Bacenjud, Detran, Renajud, Jucepe, Infojud e Serpro, consoante se constatou nos processos n.ºs 000360-15.2014.5.06.0013, 0000148-57.2015.5.06.0013 e 0008000-45.2009.5.06.0013. De acordo com o Relatório sobre Ordens Judiciais, foram realizados, no ano de 2016, 848 (oitocentos e quarenta e oito) bloqueios, 586 (quinhentos e oitenta e seis) desbloqueios e 371 (trezentos e setenta e uma) transferências. No mês de dezembro de 2016, constavam 203 (duzentos e três) bloqueios pendentes de providências;
- inclui, na pauta, processos na fase de execução para tentativa de conciliação, apenas na Semana Nacional de Conciliação, ou quando solicitado pelas partes, esclarecendo a Diretora de Secretaria que não há inclusão em pauta ordinária, em face da facilidade de formalização de sua ocorrência independentemente de pauta; e
- determina a citação prévia dos sócios, nos casos de desconsideração da personalidade jurÃdica da empresa executada, conforme visto nos processos n.º 0000442-12.2015.5.06.0013 e 0001211-25.2012.5.06.0013.
Quanto aos demais aspectos (assiduidade dos magistrados, pauta de audiências e principais prazos) encontram-se registrados nos itens 4 e 5.
10. OBSERVAÇÕES/PENDÊNCIAS REFERENTES À SECRETARIA:
- Na análise, por amostragem, nas carteiras que integram a Secretaria da Vara, verificaram-se satisfatória organização, e regular cumprimento das normas procedimentais a serem seguidas pelas unidades judiciárias de primeira instância, entretanto, impõe-se maior controle dos prazos pela Secretaria, principalmente, no que diz respeito à carga dos autos, vez que existe pendência desde 20/8/2014 (0186800-37.2005.5.06.0013), expedição de certidão (9/2/2016 – 0000592-95.2012.5.06.0013) e de mandado (7/2/2016 – 0001099-56.2012.5.06.0013). Em relação aos processos digitais, constatou-se também regular controle na tramitação dos feitos, conforme quadro do item 6 elaborado em 28/4/2017, enfatizando a necessidade de controle do prazo para a prática de atos da secretaria, vez que consta, como pendente, processo para minutar expediente desde 13/12/2016, preparar comunicação desde 11/10/2016, e certificar desde 25/7/2016. Na inspeção realizada pelo juÃzo de primeiro grau, no perÃodo de 9 a 13 de janeiro de 2017, após a análise de 2.092 processos fÃsicos e 92 eletrônicos, constatou-se: a) inclusão de 158 processos no CLE; b) 1.030 processos com histórico vencido; c) 2 processos com carga vencida sem notificação; d) 6 processos fora de pauta; e) inconsistências advindas da Central de Execução do Recife, gradualmente resolvidas; f) irrealidade da quantidade de 322 processos sem tramitação há mais de 60 dias, pois muitos dos servidores desconheciam o procedimento de baixa dos prazos processuais quando do cumprimento das determinações constantes dos autos, o que ocasionou o prazo em aberto. Esclarece a Diretora de Secretaria que as divergências existentes foram enviadas ao Setor de Informática para a devida correção, e, na presente data, houve a resolução de grande parte das divergências. Afirma que existe grande número de notificações a serem expedidas relativas aos processos fÃsicos, e que se encontravam no galpão em anexo, por falta de espaço fÃsico, removidos apenas a partir de outubro de 2016, e que esse acúmulo decorreu desde a remoção dos processos para Central de Execução, vez que permaneceram pendentes de cumprimento as expedições de notificações, ofÃcios, e consultas a ferramentas eletrônicas, porque priorizada a conversão dos processos fÃsicos no CLE e a expedição de alvarás, o que, conclui, dificultou o cumprimento da Meta 5;
- Existem 54 (cinquenta) CTPS’s sob custódia da Secretaria da Vara, sendo que, desse montante, verificou-se, por amostragem, que, pelo menos, 6 (seis) dizem respeito a processos arquivados ou em vias de arquivamento (0000278-18.2013.5.06.0013, 0000403-20.2012.5.06.0013 e 0001151-47.2015.5.06.0013). Indagado acerca das medidas adotadas para a diminuição do passivo desses documentos, a Diretora de Secretaria disse que tanto as partes quanto os causÃdicos por elas constituÃdos estão sendo devidamente instados a comparecer à Secretaria da Vara para o fim de restituição dos sobreditos documentos aos seus titulares, sem prejuÃzo de, em casos extremos, se buscar a entrega dos documentos profissionais por meio de oficial de justiça;
- Constatou-se, por amostragem, em regra, o bom estado de conservação das capas dos processos fÃsicos, entretanto, a exemplo dos processos n.ºs 0047400-52.11998.5.06.0013, 0001192-53.2011.5.06.0013, 0000680-07.2010.5.06.0013 e 0001785-82.2011.5.06.0013, há necessidade de substituição das capas;
- Os Assistentes de Juiz elaboram minutas de sentenças de mérito e de incidentes processuais, como embargos declaratórios, embargos à execução, embargos de terceiros, exceção de pré-executividade e análise de antecipação de tutela;.
- O JuÃzo não prolata sentenças de forma lÃquida, tendo a prática de determinar a liquidação do feito diretamente pela Contadoria da Vara, dispensando-se a notificação das partes para apresentar e/ou contestar cálculos de liquidação, visando, desse modo, a uma maior celeridade processual;
- Em relação ao lapso temporal anteriormente correicionado, observou-se: a) inexistência de alteração significativa na quantidade de novas ações, em face do acréscimo de apenas 28 (vinte e oito); b) acréscimo da produtividade da Vara, vez que proferidas a mais 187 (cento e oitenta e sete) sentenças, 255 (duzentos e cinquenta e cinco) decisões de incidentes, e 250 (duzentos e cinquenta) conciliações; c) redução do prazo médio para julgamento em 7 (sete) dias; d) acréscimo do prazo médio para realização das audiências iniciais (sumarÃssimo em 22 dias, e ordinário em 10 dias), de instrução (sumarÃssimo em 49 dias, e ordinário em 38 dias), e de decisão (sumarÃssimo em 45 dias, e ordinário em 4 dias), enfatizando-se que os prazos, para audiências de instrução e de decisão, já superam 1 (um) ano; e) acréscimo do prazo médio na fase de conhecimento em 28 dias, e redução na liquidação em 100 dias, e na execução em 134 dias; f) redução na quantidade de processos na fase de conhecimento em 3 (três), e aumento na liquidação em 57 (cinquenta e sete), e na execução em 558 (quinhentos e cinquenta e oito); e g) acréscimo do saldo remanescente em 333 (trezentos e trinta e três) processos;
- Atingimento das Metas 1, 2 e 7 estabelecidas pelo CNJ para o ano de 2016, o que revela o esforço da unidade para alcançar esse objetivo, inclusive em face da melhora significativa em relação aos resultados obtidos no ano de 2015. Porém, impõe-se registrar o resultado da Meta 5, correspondente à fase de execução, de apenas 47,75%, e, portanto, abaixo da média deste Regional.
11. PEDIDOS DE PROVIDÊNCIAS E RECLAMAÇÕES CORREICIONAIS :
Em relação ao perÃodo de 1.º de janeiro de 2016 até a presente data, não houve a formalização de pedido de providência ou reclamação correicional.
12. RECOMENDAÇÕES:
- Prolatarem os magistrados Larry da Silva Oliveira Filho, Rafael Val Nogueira, Armando da Cunha Rabelo Neto, e Roberta Vance Harrop, prioritariamente e no menor espaço de tempo possÃvel, as sentenças em atraso, conforme relações especificadas nos itens 3.3 e 3.4, devendo, sempre, atentarem ao prescrito no ATO n.º 1/CGJT, de 10 de fevereiro de 2017, haja vista o controle exercido por esta Corregedoria Regional a evitar que decisões não ultrapassem a tolerância admitida pela citada norma. Em relação aos juÃzes que não se encontram presentes no momento da correição, deverá a Secretaria da Corregedoria Regional encaminhar-lhes comunicação para que tomem ciência;
- Empreender esforços com o objetivo de reduzir os prazos médios de audiências no rito sumarÃssimo, estabelecendo como meta o prazo máximo de 15 (quinze) dias, conforme determina o inciso III do art. 852-B da CLT, Nos processos de rito ordinário, observar “o prazo médio de duração do processo – fase de conhecimento – de até 200 (duzentos) dias, atentando-se ao limite legal para publicação de sentença†– Resolução Administrativa TRT nº 03/2015, artigo 14, § 2.º (Provimento TRT-CRT n.º 03/2010);
- Fomentar a inclusão de processos de execução na pauta de audiências para tentativa de conciliação, consoante disposto no art. 76, II, da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho: “ promover a realização semanal de audiências de conciliação em processos na fase de execução, independentemente de requerimento das partes, selecionando-se aqueles com maior possibilidade de êxito na composição â€.
- Emitir, de forma explÃcita e circunstanciada, pronunciamento acerca da admissibilidade dos recursos, nos moldes como estabelece o artigo 26 da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho, atentando-se para que, ao citar os pressupostos processuais, sejam mencionadas as folhas nas quais se encontram as peças ou documentos (ou ID, quando PJe) referentes aos recursos interpostos;
- Proceder ao controle de carga dos autos mensalmente até o dia 15 de cada mês subsequente, conforme prevê o art. 57, parágrafo único, do Provimento 02/2013 da Corregedoria Regional, com adoção das providências cabÃveis, de modo a assegurar a sua devolução o mais breve possÃvel, especialmente em relação ao processo n.º 0186800-37.2005.5.06.0013;
- Observar as disposições do artigo 77 da Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho;
- Perseverar nas diligências no sentido de devolver à s partes os documentos de identificação profissional (CTPSs), especialmente aqueles que se refiram a processos arquivados ou em vias de arquivamento, mantendo-se, igualmente, acauteladas revisões periódicas nas gavetas de guarda de autos, bem assim nas caixas de alocação de processos eletrônicos, de modo a manter o regular cumprimento dos prazos nos processos fÃsicos (legado) e virtuais (PJe-JT);
- Substituir as capas danificadas dos processos, consoante disposição do art. 138 do Provimento 02/2013 da Corregedoria Regional;
- Continuar a verificação periódica, no Sistema BacenJud, quanto à existência de alguma ordem judicial “pendente de providênciaâ€, ou mesmo “não lidaâ€, adotando-se a medida cabÃvel, seja de transferência dos valores bloqueados para contas judiciais (para posterior liberação aos exequentes) ou desbloqueios daquelas importâncias que não interessem à execução – Consolidação de Provimentos da CGJT, Art. 99;
- Estabelecer procedimentos que priorizem a fase de execução, em face do resultado da Meta 5;
- Efetivar a análise periódica da ferramenta “agrupadoresâ€, a fim de evitar a permanência de processos em tarefas já superadas. Os processos devem ser retirados de tal lista assim que realizado o ato respectivo;
- Proceder à “conclusão ao magistradoâ€, especificando o tipo (sentenças, decisões ou despachos), sem necessidade de despacho para tal finalidade, pela importância desse dado para a estatÃstica deste Regional. Deve, ainda, ser selecionado o magistrado em tempo real, com a devida gravação no sistema, a fim de que seja contabilizado o prazo para prolação da decisão corretamente, e, no caso da sentença, tão logo encerrada a instrução. Em relação à s decisões de antecipação de tutela, embargos à execução ou exceção de pré-executividade, há necessidade da imediata conclusão com a especificação do magistrado, de modo a possibilitar o controle do prazo e garantir a veracidade dos dados estatÃsticos. No tocante aos embargos de declaração, havendo necessidade de intimar a parte contrária, proceder à conclusão para julgamento tão logo encerrado o prazo, também sem necessidade de despacho, por se tratar de ato ordinário da secretaria;
- Impulsionar os feitos que se encontram a mais de 60 (sessenta) dias sem movimentação;
- Continuar a cumprir as diligências determinadas pelo Tribunal, em grau de recurso, em prazo razoável;
- Observar o correto cadastramento das partes quando do envio dos recursos ao Tribunal, inclusive em relação ao recurso ordinário em rito sumarÃssimo, de modo a evitar equÃvoco quando da distribuição da classe processual na segunda instância;
- Proceder ao registro, no sistema PJE, do recolhimento das custas, emolumentos, contribuição previdenciária e imposto de renda, escolhendo a tarefa “Análise de Conhecimentoâ€, e optando pelo item “Cumprimento de acordo ou pagamentosâ€. Ressalta-se que, após as orientações sobre a necessidade de tal anotação, o Setor de EstatÃstica do Tribunal constatou acréscimo considerável no registro de tais arrecadações, conforme quadro demonstrativo entre os meses de janeiro a março de 2016 e janeiro a março de 2017, numa variação de 115,94% no tocante à s custas processuais, de 498,05% em relação aos emolumentos, de 71,16% no pertinente à s contribuições previdenciárias, de 32,62% no que diz respeito ao imposto de renda, e de 283,18% quanto à s multas aplicadas pelos órgãos de fiscalização das relações de trabalho; e
- Estimular, entre os servidores, práticas de sustentabilidade, racionalização e consumo consciente de materiais e serviços de responsabilidade socioambiental, visando ao uso sustentável dos recursos naturais e dos bens públicos, bem como ao aperfeiçoamento contÃnuo da qualidade do gasto público realizado pelo Tribunal, a teor da Resolução n.º 201 do CNJ de 3/3/2015.
13. BOAS PRÃTICAS RELATADAS PELO JUÃZO:
Noticiou a Diretora de Secretaria que as boas práticas, relacionadas na ata de correição de 2016, continuam sendo desempenhadas nesta unidade judiciária, motivo pelo qual procede à sua renovação:
- Prolação de sentenças lÃquidas em sua maioria;
- Localização dos reclamantes ou reclamados, via telefone, para recebimento de créditos;
- Elaboração, pelos assistentes do Juiz, de minutas de despachos, sentenças de mérito e de incidentes processuais;
- Consultas on line sobre os andamentos das cartas precatórias, evitando-se, assim, o envio de ofÃcios à s varas deprecadas;
- Efetivação das conciliações em mesa de audiência, conferindo maior celeridade, evitando-se que as partes se dirijam à Secretaria; e
- Incentivo ao teletrabalho.
14. SOLICITAÇÕES DO JUÃZO:
- Lotação de mais 3 (três) estagiários;
- Melhorar a limpeza das Varas e do galpão anexo;
- Viabilizar, nas férias dos juÃzes lotados na Vara, a designação de juÃzes para auxÃlio, especialmente com vistas a manter a realização das audiências nos cinco dias da semana;
- Possibilitar a baixa das antecipações de tutela sem necessidade de decisão em processos conciliados e arquivados;
- Consultar processo por número, nos agrupadores;
- Ampliar a capacidade de carregamento de arquivos para o PJe-JT, visto que a capacidade atual de 1,5 Mb por vezes se mostra insuficiente à anexação, sendo necessário fracionar os arquivos;
- Realizar convênios com o Banco de Brasil e Caixa Econômica Federal, a fim de possibilitar às instituições financeiras, a juntada aos processos eletrônicos, dos comprovantes de recolhimentos legais ou transferências efetuadas;
- Serviços de manutenção no estacionamento, de modo a evitar o alagamento, dificultando o acesso;
- Solucionar problema estrutural no telhado, o qual ocasiona vazamento nas Varas vizinhas.
Encerrados os trabalhos, a ExcelentÃssima Corregedora Regional, Desembargadora Dione Nunes Furtado da Silva, agradeceu a fraternal acolhida e a colaboração prestada pelos ExcelentÃssimos JuÃzes Titular e Substituto, e pelos servidores da Vara, determinando que, lavrada e assinada, fosse disponibilizada esta ata na página da Corregedoria, no sÃtio deste Regional ( www.trt6.jus.br ), além de publicada, em sua Ãntegra, no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho – DEJT, entregando cópia à Unidade Judiciária sob correição (neste ato), à Presidência do Egrégio Regional, Secretaria de Tecnologia da Informação, Secretaria de Gestão de Pessoas e Secretaria Administrativa, para conhecimento e providências pertinentes. Firmam a presente ata a ExcelentÃssima Desembargadora Corregedora Regional e a Secretária da Corregedoria Regional.
DIONE NUNES FURTADO DA SILVA
Desembargadora Corregedora Regional
NOÊMIA MARIA GOMES DE OLIVEIRA
Secretária da Corregedoria Regional
Ata Correição 22 - 2017 de 3/5/2017
Ata Correição 22 2017 de 03/05/2017