ATA DA CORREIÇÃO ORDINÃRIA REALIZADA NA 13.ª VARA DO TRABALHO DO RECIFE, EM 3 DE MAIO DE 2017.

Aos 3 (três) dias do mês de maio de 2017, às 8 (oito) horas, compareceu à sede da 13.ª Vara do Trabalho do Recife, situada na Avenida Mascarenhas de Morais, 4.631 – Fórum Advogado José Barbosa de Araújo, Imbiribeira, Recife (PE), a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional do TRT da 6.ª Região, Dr.ª Dione Nunes Furtado da Silva , acompanhada pelos servidores Noêmia Maria Gomes de Oliveira (Secretária da Corregedoria), Vânia Rodrigues de Santana Cunha (Assessora de Gabinete), Henrique Bezerra Valença (Assistente Secretário) e Lívia Galvão Tenório Ribeiro (Assistente de Gabinete), para realizar a Correição Ordinária veiculada no Edital n.º 03/2017, disponibilizado no Diário Eletrônico do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região em 20 (vinte) de fevereiro de 2017, considerado publicado em 21 (vinte e um) de fevereiro de 2017. Referido edital se encontrava devidamente afixado no átrio da Secretaria, possibilitando sua plena divulgação e visualização pelo público local.

Presentes o Excelentíssimo Juiz Titular, Dr. Larry da Silva Oliveira Filho (embora em gozo de férias), e o Excelentíssimo Juiz Auxiliar, Dr. Rafael Val Nogueira, a Diretora de Secretaria, Bela. Vera Lúcia Santiago Cerqueira de Melo, e os demais servidores ali lotados: Catarina Pitta Gama Alves, Márcio Gamboa Tavares Coutinho, Carlos Alberto Monteiro, Ildimar de Sousa Silva, Flávia Maria de Moura Silva Brito, Suely Fabrício de Andrade, Ana Carolina Dias Salles, Taciana Domingues de Souza Carvalho, Charlane Karla Monteiro Florêncio, Jakson do Nascimento Santos e Maria Cristianne Cavalcanti de Albuquerque, além da estagiária de Direito Iana Catarina Farias da Silva. Ausente o servidor João Carlos de Carvalho Rocha (férias).

Com base nos dados extraídos do SIAJ, PJe, e-Gestão e Sistema de Pessoal, nas informações consolidadas pela Seção de Estatística, no exame dos procedimentos adotados na Secretaria da Vara e dos processos em tramitação, e, ainda, dos dados colhidos na inspeção judicial realizada no período de 9 a 13 de janeiro de 2017, a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional determinou o registro das informações e recomendações que seguem.

1. MAGISTRADOS:

JUIZ TITULAR/JUIZ SUBSTITUTO

PERÃODO DE ATUAÇÃO

Larry da Silva Oliveira Filho (Titular)

Desde 17/4/1999

(Ato TRT GP n.º 246/1999)

Rafael Val Nogueira (Auxiliar)

Desde 28/3/2016
(Portaria TRT GCR n.º 34/2006)

2. QUADRO ATUAL DE SERVIDORES:

NOME

CARGO

FUNÇÃO

Vera Lúcia Santiago Cerqueira de Melo

Analista Judiciária

Diretora de Secretaria

Márcio Gamboa Tavares Coutinho

Técnico Judiciário

Assistente de Diretor

Catarina Pitta Gama Alves

Analista Judiciária

Assistente de Juiz

João Carlos de Carvalho Rocha

Técnico Judiciário

Assistente de Juiz

Carlos Alberto Monteiro

Requisitado

Calculista

Ildimar de Sousa Silva

Técnico Judiciário

Calculista

Flávia Maria de Moura Silva Brito

Requisitada

Secretária de Audiência

Suely Fabrício de Andrade

Técnica Judiciária

Secretária de Audiência

Ana Carolina Dias Salles

Técnica Judiciária

Assistente

Taciana Domingues de Souza Carvalho

Técnica Judiciária

Assistente

Charlane Karla Monteiro Florêncio

Analista Judiciária

-

Jakson do Nascimento Santos

Técnico Judiciário

-

Maria Cristianne Cavalcanti de Albuquerque

Técnica Judiciária

-

3. Produtividade dos Juízes na Unidade:

3.1. Quantidade de Audiências, Sentenças, Conciliações e Incidentes por Juiz (a):

Atuação dos Magistrados na

13.ª VT do Recife

Audiências*

Sentenças de mérito

Conciliações

Incidentes processuais

Larry da Silva Oliveira Filho

689

104

168

142

Rafael Val Nogueira

1.387

269

293

365

Ana Carolina Bulhões Calheiros

157

50

29

50

Armando da Cunha Rabelo Neto

176

1

38

18

Arthur Ferreira Soares

34

10

7

5

Bruno Lima de Oliveira

38

7

10

2

Camila Augusta Cabral Vasconcellos

4

-

-

-

Carolina de Oliveira Pedrosa

16

5

3

2

Daniella Cristiane Rodrigues Ferreira

19

8

2

3

Danilo Cavalcanti de Oliveira

21

5

5

2

Edgar Gurjão Wanderley Neto

3

-

-

-

Edson Luis Bryk

-

5

-

2

Eduardo Henrique Brennand Dornelas Câmara

70

-

63

-

Gilberto Oliveira Freitas

1

-

-

1

Gustavo Henrique Cisneiros Barbosa

1

-

-

-

Ilka Eliane de Souza Tavares

-

-

-

1

José Augusto Segundo Neto

3

2

2

-

Katharina Vila Nova de Carvalho Oliveira e Silva

34

8

12

3

Kevia Duarte Muniz

1

2

-

1

Laura Cavalcanti de Morais Botelho

19

4

2

-

Leandro Fernandez Teixeira

68

18

14

7

Levi Pereira de Oliveira

189

31

27

14

Lidia Almeida Pinheiro Teles

-

2

-

-

Lucas de Araújo Cavalcanti

30

11

6

9

Luis Guilherme Silva Robazzi

20

1

4

3

Maria Carla Dourado de Brito Jurema

2

-

-

3

Marília Leal Montenegro Spinelli

-

-

-

2

Matheus de Lima Sampaio

-

1

-

-

Necy Lapenda Pessoa de Albuquerque de Azevedo

4

13

-

15

Paloma Daniele Borges dos Santos Costa

168

23

33

11

Patrícia Franco Trajano

31

7

9

1

Roberta Correa de Araújo Monteiro

1

-

-

-

Roberta Vance Harrop

27

6

2

1

Victor Majela Nabuco de Menezes

39

7

5

2

Wiviane Maria Oliveira de Souza

3

1

1

-

Total

3.255

601

735

665

*Exceto audiências de julgamento.

Fontes: Relatórios extraídos do e-Gestão (Audiências realizadas, Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado).

Período analisado: 1.º/4/2016 a 31/3/2017.

3.2. Prazo médio (em dias) para julgamento de mérito na unidade, da conclusão até a prolação da sentença (apenas PJe):

Atuação dos Magistrados na 13.ª VT do Recife

Prazo* médio para julgamento de sentenças de mérito

Larry da Silva Oliveira Filho

98

Rafael Val Nogueira

41

Ana Carolina Bulhões Calheiros

33

Armando da Cunha Rabelo Neto

1

Arthur Ferreira Soares

23

Bruno Lima de Oliveira

1

Carolina de Oliveira Pedrosa

50

Daniella Cristiane Rodrigues Ferreira

11

Danilo Cavalcanti de Oliveira

3

Edson Luis Bryk

360

Katharina Vila Nova de Carvalho Oliveira e Silva

35

Kevia Duarte Muniz

101

Laura Cavalcanti de Morais Botelho

61

Leandro Fernandez Teixeira

4

Levi Pereira de Oliveira

8

Lidia Almeida Pinheiro Teles

147

Lucas de Araújo Cavalcanti

17

Luis Guilherme Silva Robazzi

1

Paloma Daniele Borges dos Santos Costa

49

Patrícia Franco Trajano

48

Roberta Vance Harrop

261

Victor Majela Nabuco de Menezes

33

Wiviane Maria Oliveira de Souza

39

Prazo médio para julgar na unidade

49

*Apuração leva em conta somente processos eletrônicos e não deduz os períodos de afastamento dos magistrados, tais como férias, licenças, cursos e outros, em face da falta de integração entre os sistemas de pessoal e judicial.

Fontes: Relatório extraído do e-Gestão (Prazos Médios (em dias) da conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe).

Período analisado: 1.º/4/2016 a 31/3/2017.

3.3. Sentenças de mérito (conhecimento) pendentes de julgamento:

Magistrados com sentenças pendentes na

13.ª VT do Recife

No prazo

Prazo vencido

Total

Larry da Silva Oliveira Filho

41

25

66

Rafael Val Nogueira

57

80

137

Armando da Cunha Rabelo Neto

1

18

19

Daniella Cristiane Rodrigues Ferreira

1

-

1

Danilo Cavalcanti de Oliveira

1

-

1

Débora de Souza Silva Lima

4

-

4

Fernando Rodrigues Carvalho

3

-

3

Leandro Fernandez Teixeira

3

-

3

Levi Pereira de Oliveira

4

-

4

Lucas de Araújo Cavalcanti

6

-

6

Paloma Daniele Borges dos Santos Costa

4

-

4

Patrícia Franco Trajano

3

-

3

Roberta Vance Harrop

5

2

7

Sarah Yolanda Alves de Souza Cruz

1

-

1

Victor Majela Nabuco de Menezes

3

-

3

Total de sentenças pendentes na Vara

137

125

262

Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade do magistrado Larry da Silva Oliveira Filho: 0000386-42.2016.5.06.0013, 0001400-32.2014.5.06.0013, 0001244-44.2014.5.06.0013, 0001623-14.2016.5.06.0013, 0000940-74.2016.5.06.0013, 0001816-63.2015.5.06.0013, 0000452-22.2016.5.06.0013, 0001744-76.2015.5.06.0013, 0001751-05.2014.5.06.0013, 0001753-72.2014.5.06.0013, 0001013-46.2016.5.06.0013, 0000131-21.2015.5.06.0013, 0001607-94.2015.5.06.0013, 0001444-51.2014.5.06.0013, 0001611-34.2015.5.06.0013, 0000102-05.2014.5.06.0013, 0001769-89.2015.5.06.0013, 0000899-44.2015.5.06.0013, 0001299-24.2016.5.06.0013, 0000144-20.2015.5.06.0013, 0000143-35.2015.5.06.0013, 0001593-13.2015.5.06.0013, 0001265-20.2014.5.06.0013, 0001390-22.2013.5.06.0013 e 0001065-47.2013.5.06.0013.

Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade do magistrado Rafael Val Nogueira: 0000439-57.2015.5.06.0013, 0001681-85.2014.5.06.0013, 0001707-83.2014.5.06.0013, 0000098-65.2014.5.06.0013, 0000367-70.2015.5.06.0013, 0000018-67.2015.5.06.0013, 0001841-13.2014.5.06.0013, 0001102-40.2014.5.06.0013, 0000009-08.2015.5.06.0013, 0001599-54.2014.5.06.0013, 0000081-29.2014.5.06.0013, 0000688-42.2014.5.06.0013, 0000749-63.2015.5.06.0013, 0001283-07.2015.5.06.0013, 0001765-86.2014.5.06.0013, 0000375-47.2015.5.06.0013, 0001089-07.2015.5.06.0013, 0000807-66.2015.5.06.0013, 0000967-28.2014.5.06.0013, 0000421-36.2015.5.06.0013, 0000423-06.2015.5.06.0013, 0000161-90.2014.5.06.0013, 0000410-07.2015.5.06.0013, 0001145-74.2014.5.06.0013, 0000476-50.2016.5.06.0013, 0001627-22.2014.5.06.0013, 0001586-55.2014.5.06.0013, 0000847-82.2014.5.06.0013, 0000472-47.2015.5.06.0013, 0000088-84.2015.5.06.0013, 0000500-15.2015.5.06.0013, 0000503-67.2015.5.06.0013, 0000760-92.2015.5.06.0013, 0001575-55.2016.5.06.0013, 0001186-70.2016.5.06.0013, 0000301-27.2014.5.06.0013, 0000424-88.2015.5.06.0013, 0000089-69.2015.5.06.0013, 0000149-42.2015.5.06.0013, 0001319-49.2015.5.06.0013, 0001522-11.2015.5.06.0013, 0001109-61.2016.5.06.0013, 0000680-94.2016.5.06.0013, 0000222-50.2015.5.06.0001, 0000508-89.2015.5.06.0013, 0001571-86.2014.5.06.0013, 0000007-38.2015.5.06.0013, 0000359-59.2016.5.06.0013, 0001730-28.2015.5.06.0002, 0001587-06.2015.5.06.0013, 0001591-43.2015.5.06.0013, 0000979-42.2014.5.06.0013, 0000273-25.2015.5.06.0013, 0001286-59.2015.5.06.0013, 0001289-14.2015.5.06.0013, 0001284-89.2015.5.06.0013, 0001832-51.2014.5.06.0013, 0000022-70.2016.5.06.0013, 0001622-63.2015.5.06.0013, 0001560-86.2016.5.06.0013, 0001625-18.2015.5.06.0013, 0000113-97.2015.5.06.0013, 0000908-06.2015.5.06.0013, 0000040-28.2015.5.06.0013, 0001325-56.2015.5.06.0013, 0000374-62.2015.5.06.0013, 0000587-05.2014.5.06.0013, 0001640-50.2016.5.06.0013, 0001641-35.2016.5.06.0013, 0001330-78.2015.5.06.0013, 0001372-30.2015.5.06.0013, 0001585-70.2014.5.06.0013, 0001121-75.2016.5.06.0013, 0001349-84.2015.5.06.0013, 0001460-68.2015.5.06.0013, 0001433-85.2015.5.06.0013, 0001454-61.2015.5.06.0013, 0000279-66.2014.5.06.0013, 0000086-51.2014.5.06.0013 e 000535-43.2013.5.06.0013.

Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade do magistrado Armando da Cunha Rabelo Neto: 0000308-82.2015.5.06.0013, 0000695-97.2015.5.06.0013, 0000857-92.2015.5.06.0013, 0000081-92.2015.5.06.0013, 0001250-17.2015.5.06.0013, 0000269-85.2015.5.06.0013, 0000225-66.2015.5.06.0013, 0000296-68.2015.5.06.0013, 0000302-75.2015.5.06.0013, 0000351-19.2015.5.06.0013, 0000516-32.2016.5.06.0013, 0000392-83.2015.5.06.0013, 0000345-12.2015.5.06.0013, 0000391-98.2015.5.06.0013, 0000995-64.2012.5.06.0013, 0000664-48.2013.5.06.0013, 0001091-45.2013.5.06.0013 e 0000667-03.2013.5.06.0013.

Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade da magistrada Roberta Vance Harrop: 0000826-09.2014.5.06.0013 e 0001513-83.2014.5.06.0013.

Fontes: Dados extraídos de “Relatório de decisões em aberto/proferidasâ€; e PJe, em 3/5/2017 às 11h.

3.4. Incidentes processuais pendentes de julgamento:

Magistrados com Incidentes Processuais pendentes na 13.ª VT do Recife

No prazo

Prazo vencido

Total

Larry da Silva Oliveira Filho

5

4

10

Rafael Val Nogueira

6

2

8

Armando da Cunha Rabelo

-

2

2

Ana Carolina Bulhões Calheiros

1

-

1

Levi Pereira de Oliveira

2

-

2

Paloma Daniele Borges dos Santos Costa

1

-

1

Roberta Vance Harrop

1

-

1

---------------------------------------*

8

-

8

Total de incidentes pendentes na Vara

24

8

32

Incidentes com prazo vencido sob a responsabilidade do magistrado Larry da Silva Oliveira Filho: 0010322-96.2013.5.06.0013, 0010078-70.2013.5.06.0013, 0000280-17.2015.5.06.00013 e 0000705-10.2016.5.06.0013.

Incidentes com prazo vencido sob a responsabilidade do magistrado Rafael Val Nogueira: 0000230-54.2016.5.06.0013 e 0010011-08.2013.5.06.0013.

Incidentes com prazo vencido sob a responsabilidade do magistrado Armando da Cunha Rabelo Neto: 0000327-25.2014.5.06.0013 e 0016800-43.2001.5.06.0013.

* Incidentes sem conclusão para o magistrado, daí porque foram todos considerados como pendentes "no prazo".

Fontes: Dados coletados na Secretaria da Vara e no PJe, em 3/5/2017 às 11h30.

3.5. Produtividade da Vara:

Unidade Judiciária

Quantidades

Prazo médio para julgamento (PJe)

Sentenças de mérito

Incidentes processuais

Conciliações

13.ª VT do Recife

601

665

735

49

Fontes: Relatórios extraídos do e-Gestão: Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado; Prazos Médios (em dias) da Conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe).

Período analisado: 1.º/4/2016 a 31/3/2017.

4. AUDIÊNCIAS (REALIZADAS E DESIGNADAS):

4.1. Prazos médios, em dias, até a realização das audiências (a partir do ajuizamento):

Unidade Judiciária

Inicial

Instrução

Decisão

Sumaríssimo

Ordinário

Sumaríssimo

Ordinário

Sumaríssimo

Ordinário

13.ª VT do Recife

118

214

165

432

167

421

Fonte: Dados extraídos do e-Gestão (Prazos médios – fase de conhecimento).

Período analisado: 1.º/4/2016 a 31/3/2017.

4.2. Prazos (em dias) para designação de audiências, a contar de 27/4/2017:

Unidade Judiciária

Inicial

Instrução

Sumaríssimo

Ordinário

2016

2017

2016

2017

2016

2017

13.ª VT do Recife

115

62

259

160

342

334

Fontes: Informações extraídas do PJe e da Ata de Correição realizada em 2016.

4.3. Assiduidade dos magistrados:

O Juiz Titular, Dr. Larry da Silva Oliveira Filho, foi convocado para funcionar em Gabinetes do Tribunal (Atos TRT-GP n.ºs 548/2015, 56/2016, 165/2016, 220/2016, 290/2016, 506/2016 e 59/2017) nos períodos de 1.º/1/2016 a 16/6/2016, 16/11/2016 a 19/12/2016 e 6/3/2017 a 11/4/2017, e usufruiu férias de 24/4/2017 a 23/5/2017.

Segundo informações prestadas pela Diretora de Secretaria, as audiências são realizadas das segundas às sextas-feiras. Os Juízes presidem duas ou três sessões, por semana, alternadamente. Não obstante, com frequência, dependendo da necessidade, o magistrado se faz presente à unidade judiciária também nos dias em que não preside audiências.

4.4. Quantidade de processos em pauta de audiências por semana (média):

Unidade Judiciária

Dias de audiências por semana

Total de audiências

Sumaríssimos

Iniciais

Instruções

Razões Finais

13.ª VT do Recife

5 (segundas às sextas-feiras)

13 a 20

33 a 40

19 a 20

7 a 8

Fontes: Informações extraídas do PJe, em 27/4/2017, relativas aos seguintes períodos: 7/11/2016 a 11/11/2016, 20/2/2017 a 24/2/2017, 8/5/2017 a 12/5/2017, e 29/5/2017 a 2/6/2017; e informações prestadas pelo Diretor de Secretaria da Vara.

5. MOVIMENTAÇÃO PROCESSUAL:

5.1. Quantidade de ações trabalhistas ajuizadas na unidade - Físicos e PJe:

Unidade Judiciária

2015

2016

2017

(até 26/4/2017)

13.ª VT do Recife

1.707

1.735

576

Fontes: Consolidação da Estatística e e-Gestão (Fase de Conhecimento – Casos Novos e Redistribuição); e PJe.

5.2. Processos remanescentes (congestionamento):

Unidade Judiciária

SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2016

SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2017

Pendentes de julgamento

Processos demais fases

Total

Pendentes de julgamento

Processos demais fases

Total

13.ª VT do Recife

100

6.017

6.117

227

6.223

6.450

Fontes: Consolidação da Estatística, Relatórios Gerenciais, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Processos Pendentes de Solução) e PJe.

5.3. Quantidade de processos em tramitação:

Unidade Judiciária

Processos em tramitação em 24/4/2017

Físicos

PJe

13.ª VT do Recife

2.453

3.847

Fonte: Relatório Gerencial (Processos em tramitação na Vara) e PJe-JT.

5.4. Quantidade de processos nas principais fases processuais (pendentes de solução):

Unidade Judiciária

Conhecimento

(até a prolação da sentença)

Liquidação

Execução

13.ª VT do Recife

2.017

93

1.325

Fontes: e-Gestão

Período analisado: 1.º/4/2016 a 31/03/2017.

5.5. Prazos médios (em dias) nas principais fases processuais:

Unidade Judiciária

Conhecimento

(até a prolação da sentença)

Liquidação (do início até o encerramento da liquidação)

Execução (do início até o encerramento da execução)

13.ª VT do Recife

348

119

532

Fonte: e-Gestão.

Período analisado: 1.º/4/2016 a 31/3/2017.

6. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS ELETRÔNICOS EM 28/4/2017:

Agrupadores:

Tarefa

Quantidade

Processos com pedido de sigilo nos documentos não apreciado

23

Processos com pedido liminar ou de antecipação de tutela não apreciado

49

Processos com petições não apreciadas

303

Mandados devolvidos pelo Oficial de Justiça 

55

Processos aguardando encaminhamento do secretário de audiência (atas assinadas) 

26

Fase de Conhecimento:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

Aguardando apreciação pela instância superior

218

23/10/2014

0010205-08.2013.5.06.0013

*¹ Aguardando audiência

1289

28/07/2015

0000981-75.2015.5.06.0013

Aguardando bloqueio BACEN

01

25/04/2017

0001082-78.2016.5.06.0013

Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos

283

01/09/2015

0000554-78.2015.5.06.0013

Aguardando final do sobrestamento

12

11/04/2016

0000354-08.2014.5.06.0013

Aguardando laudo pericial

29

20/03/2017

0000694-78.2016.5.06.0013

Aguardando término dos prazos

331

17/02/2017

0001692-80.2015.5.06.0013

Analisar Decisão

03

27/04/2017

0000861-32.2015.5.06.0013

Analisar Despacho - Conversão em diligência

05

28/04/2017

0001458-35.2014.5.06.0013

Analisar sentença

28

14/12/2016

0001265-20.2014.5.06.0013

Apreciar Urgentes

02

25/04/2017

0000574-98.2017.5.06.0013

Apreciar dependência

01

28/04/2017

0001604-38.2016.5.06.0003

Concluso ao magistrado

12

20/04/2017

0001000-47.2016.5.06.0013

*² Controle de pericia

49

17/02/2017

0001698-24.2014.5.06.0013

*³ Cumprimento de providências

73

14/03/2017

0000867-39.2015.5.06.0013

(Subpasta) BACEN

01

27/04/2017

0000324-02.2016.5.06.0013

(Subpasta) Certificar

09

18/04/2017

0001022-76.2014.5.06.0013

(Subpasta) Certificar Flavia

02

25/04/2017

0001493-58.2015.5.06.0013

(Subpasta) Setor de Cálculo - Atualizar

06

19/04/2017

0001740-39.2015.5.06.0013

(Subpasta) Setor de Cálculo - Rateio

01

26/04/2017

0000385-57.2016.5.06.0013

(Subpasta) Setor de Cálculo - liq/inf./ret.

03

04/04/2017

0000233-77.2014.5.06.0013

(Subpasta) Setor de Cálculos - Fichar

03

26/04/2017

0001538-96.2014.5.06.0013

Imprimir Correspondência

06

03/04/2017

0001570-67.2015.5.06.0013

Minutar Decisão

08

20/11/2016

0010322-96.2013.5.06.0013

Minutar Despacho

02

27/04/2017

0000475-98.2017.5.06.0023

Minutar expediente da secretaria

27

13/12/2016

0001702-27.2015.5.06.0013

(Subpasta) Alvará

21

17/02/2017

0000737-49.2015.5.06.0013

(Subpasta) Oficio - Urgente

02

28/04/2017

0001546-39.2015.5.06.0013

(Subpasta) Ofício

03

26/04/2017

0001436-40.2015.5.06.0013

Minutar sentença

235

02/12/2015

0001464-42.2014.5.06.0013

Prazos vencidos

79

18/04/2017

0001388-47.2016.5.06.0013

Preparar comunicação

44

23/03/2017

0000609-48.2014.5.06.0018

Registrar bloqueio bacen

01

25/04/2017

0001126-97.2016.5.06.0013

Registrar parcelas ou despesas processuais

59

13/12/2016

0000744-41.2015.5.06.0013

Triagem Inicial

48

07/03/2017

0000307-29.2017.5.06.0013

Trânsito em Julgado

15

19/04/2017

0001407-24.2014.5.06.0013

*¹ Audiências realizadas após a data de pendência informada pelo PJ-e com próxima para 14/09/2017.

*² Processo referido encontra-se na subpasta “Aguardando pagamento da requisiçãoâ€

*³ Inexistem processos nas subpastas “Jucepeâ€, “Marcar Praça†e “Praça Marcadaâ€.

Fase de Liquidação:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

* 1 Aguardando Cumprimento de Providência - Liq

47

14/03/2017

0000611-33.2014.5.06.0013

(Subpasta) Atualização

06

11/04/2017

0001242-40.2015.5.06.0013

(Subpasta) Rateio

02

26/04/2017

0000710-41.2013.5.06.0141

Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos

04

22/07/2016

0001163-95.2014.5.06.0013

Aguardando laudo pericial

19

20/03/2017

0000757-40.2015.5.06.0013

Aguardando término dos prazos

10

04/04/2017

0000456-20.2015.5.06.0005

Analisar Decisão – Liq

01

27/04/2017

0000717-58.2015.5.06.0013

Analisar Despacho - Liq

01

27/04/2017

0001439-29.2014.5.06.0013

Concluso ao magistrado - Liq

01

27/04/2017

0000594-94.2014.5.06.0013

Controle de pericia

01

21/04/2017

0001655-87.2014.5.06.0013

* 2 Minutar expediente da secretaria

07

03/04/2017

0001387-32.2015.5.06.0002

Preparar comunicação

07

10/03/2017

0000172-22.2014.5.06.0013

* 1 Processo referido encontra-se na subpasta “Cálculo – Ildimarâ€.

* 2 Inexistem processos nas subpastas “ Oficio – Urgente†e “Ofícioâ€

Fase de Execução:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

*¹ Aguardando Cumprimento de Providência – Exec

53

28/06/2016

0056600-20.1997.5.06.0013

(Subpasta) Expedir Alvará

01

27/11/2016

0000076-70.2015.5.06.0013

(Subpasta) Flávia Certificar

03

25/07/2016

0000716-10.2014.5.06.0013

(Subpasta) Jucepe

15

10/11/2016

0000220-78.2014.5.06.0013

(Subpasta) Renajud

14

21/09/2016

0000082-77.2015.5.06.0013

Aguardando apreciação pela instância superior

05

06/04/2017

0000966-72.2016.5.06.0013

Aguardando audiência – Exec

01

13/03/2017

0001524-78.2015.5.06.0013

Aguardando bloqueio Bacen

39

10/04/2017

0001038-30.2014.5.06.0013

Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos

15

21/12/2016

0010026-74.2013.5.06.0013

*² Aguardando final do sobrestamento

09

11/08/2016

0000701-70.2016.5.06.0013

Aguardando término dos prazos

166

02/12/2016

0010173-03.2013.5.06.0013

Analisar Decisão – Exec

01

18/04/2017

0135200-35.2009.5.06.0013

Analisar Despacho – Exec

13

15/04/2017

0000329-97.2011.5.06.0013

CCS

01

05/04/2017

0054400-20.2009.5.06.0013

Concluso ao magistrado – Exec

33

17/04/2017

0001107-28.2015.5.06.0013

Controle de pericia

02

03/04/2017

0001347-90.2010.5.06.0013

*³ Cumprimento de providências

181

19/02/2017

0000653-82.2014.5.06.0013

(Subpasta) Bacen

01

26/04/2017

0000776-80.2014.5.06.0013

(Subpasta) Certificar

24

03/03/2017

0000932-68.2014.5.06.0013

(Subpasta) Diligência CEF

09

23/02/2017

0001667-04.2014.5.06.0013

(Subpasta) Emitir Certidão de Crédito

27

17/02/2017

0001564-60.2015.5.06.0013

(Subpasta) Jucepe

24

23/02/2017

0000329-58.2015.5.06.0013

* 4 (Subpasta) Marcar Praça

09

20/03/2017

0000465-89.2014.5.06.0013

* 5 (Subpasta) Praça Marcada

02

16/02/2017

0001047-89.2014.5.06.0013

(Subpasta) Setor de Cálculo - Atualizar

04

10/04/2017

0010340-20.2013.5.06.0013

(Subpasta) Setor de Cálculo - Rateio

05

25/04/2017

0000107-27.2014.5.06.0013

(Subpasta) Setor de Cálculo - liq/inf./ret.

03

12/03/2017

0000462-66.2016.5.06.0013

(Subpasta) Setor de Cálculos - Fichar

03

26/04/2017

0001238-03.2015.5.06.0013

Imprimir Correspondência

03

16/03/2017

0023900-88.1997.5.06.0013

InfoJud

11

08/03/2017

0000469-34.2011.5.06.0013

Iniciar Execução

12

20/04/2017

0010272-70.2013.5.06.0013

Minutar Decisão – Exec

06

03/08/2016

0007900-90.2009.5.06.0013

* 6 Minutar expediente da secretaria

63

13/12/2016

0001557-68.2015.5.06.0013

(Subpasta) Ofício

10

09/02/2017

0000143-06.2013.5.06.0013

Minutar sentença – Exec

06

14/02/2017

0000486-65.2014.5.06.0013

Prazos vencidos

64

12/04/2017

0000411-65.2010.5.06.0013

Preparar comunicação

142

11/10/2016

0001028-15.2016.5.06.0013

Registrar bloqueio Bacen

40

10/04/2017

0001127-19.2015.5.06.0013

Registrar no BNDT – Exec

06

29/03/2017

0000895-07.2015.5.06.0013

Registrar parcelas ou despesas processuais

38

11/10/2016

0000035-40.2014.5.06.0013

RenaJud

18

01/03/2017

0000113-68.2013.5.06.0013

*¹ Processo referido encontra-se na subpasta “ Aguardando Desarquivamento pelo Arquivo Geralâ€

*² Processo referido encontra-se na subpasta “Aguardando julgamento de Embargosâ€

*³ Processo referido encontra-se na subpasta “ Aguardando Comprovante de Transf/Rec â€

* 4 * 5 A data informada refere-se à do despacho determinando remessa à hasta pública.

* 6 Processo referido encontra-se na subpasta “Alvaráâ€

7. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS FÃSICOS EM 3/5/2017

NATUREZA

QUANTIDADE

DATA MAIS

ANTIGA

PROCESSO

Cargas

Advogados

21

20/8/2014

0186800-37.2005.5.06.0013

Perito

11

18/10/2016

0000763-23.2015.5.06.0013

Terceiros

40

31/3/2016

0001378-42.2012.5.06.0013

Petições a juntar aos autos

20

28/3/2017

0001288-34.2012.5.06.0013

Processos conclusos para despacho

7

27/4/2017

0114600-90.2009.5.06.0013

Consultas convênios a realizar (BACEN/JUCEPE/INFOJUD/DETRAN)

119

2/2/2016

0032600-72.2012.5.06.0013

Praças a marcar

4

24/4/2017

0001489-60.2011.5.06.0013

Processos no setor de cálculos

51

14/3/2017

0000672-25.2013.5.06.0013

Processos para serem remetidos ao TRT

1

27/4/2017

0000232-29.2013.5.06.0013

*Em relação às certidões a serem expedidas, a mais antiga data de 9/2/2016 (processo n.º 0000592-95.2012.5.06.0013).

*Em relação aos ofícios, o mais antigo data de 16/12/2016 (processo n.º 0001403-89.2011.5.06.0013).

* No tocante aos alvarás, o mais antigo data de 3/2/2016 (processo n.º 0006400-28.2005.5.06.0013).

* No pertinente às praças marcadas, não existem pendências.

*Quanto aos mandados, o mais antigo data de 7/2/2016 (processo n.º 0001099-56.2012.5.06.0013).

*No que diz respeito às notificações, o mais antigo data de 9/1/2017 (processo n.º 0116900-93.2007.5.06.0013).

*Em relação aos processos digitalizados (CLE), verificou-se a conversão de 176 feitos, 63 no ano de 2016.

Fonte: Informações colhidas na Secretaria da VT, e no SIAJ.

8. METAS FIXADAS PELO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA:

Em conformidade com os dados fornecidos pelo Núcleo de Estatística e Pesquisa do Egrégio Regional, eis os resultados das Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ para o ano de 2016:

Meta 1 CNJ - 2016 : – Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuídos no ano corrente.

Unidades Judiciárias

Recebidos

Resolvidos

Resultado

13.ª VT do Recife

1.664

1.677

100,78%

Total da 6ª Região

107.816

111.793

103,69%

Meta 2 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, pelo menos, 90% dos processos distribuídos até 31/12/2014.

Unidade Judiciária

Distribuídos em 2014

Distribuídos em 2014

e julgados até 31/12/16

Pendentes de julga-

mento até 31/12/16

Resultado

13.ª VT do Recife

1.317

1.140

177

96%

Total da 6ª Regiãoa

62.261

59.947

2.314

107%

Meta 3 CNJ - 2016 : – Aumentar o índice de conciliação na fase de conhecimento, em relação à média do biênio 2013/2014, em 2 pontos percentuais.

Unidade Judiciária

Solucionados

Conciliados

Média biênio

(2013/2014)

Resultado

13.ª VT do Recife

1.677

651

38,41%

38,82%

Total da 6ª Região

111.793

44.400

40,83%

39,72 %

Meta 4 CNJ - 2016 : – Dar prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, não se destinando portanto à esta Justiça Especializada.

Meta 5 CNJ - 2016 : – B aixar em 2016, quantidade maior de processos de execução do que o total de casos novos de execução no ano corrente.

Unidade

Judiciária

Casos novos

de execução

Baixados

Entraram

na meta

Saíram

da meta

Resultado

13.ª VT do Recife

600

286

0

0

47,75%

Total da 6ª Região

38.526

37.091

0

0

96,50%

Meta 6 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, as ações coletivas distribuídas, até 31.12.2013 no 1.º grau e até 31.12.2014, no 2.º grau.

A 13.ª Vara do Trabalho do Recife conta com duas ações coletivas, distribuídas até 31/12/2013, ainda em tramitação (processos n.ºs 0001065-47.2013.5.06.0013 e 0001321-87.2013.5.06.0013), de acordo com os relatórios fornecidos pelo Setor de Estatística deste Tribunal.

Meta 7 CNJ - 2016 : – Identificar e reduzir em 2% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior.

Unidade

Judiciária

Pendentes em

31/12/15

Quantidades de

Processos dos dez

maiores litigantes

distribuídos na ins-

tância no mês de

referência

Quantidades de

Processos dos dez

maiores litigantes

julgados na ins-

tância no mês de

referência

Pendentes em

31/12/16

Resultado

13.ª VT do Recife

285

156

191

250

111,72%

Total da 6ª Região

8.284

7.949

9.373

6.860

118,34%

O Conselho Nacional de Justiça divulgou no final do 10.º Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, as metas nacionais para 2017, quais sejam:

Meta 1 - Os tribunais mantiveram o compromisso de julgar, ao longo de 2017, mais processos do que os novos que chegarem aos tribunais (Meta 1). Assim como em 2016, o compromisso deverá ser cumprido por tribunais de todos os segmentos de Justiça.

Meta 2 - O compromisso com o julgamento dos processos mais antigos, alvo da Meta 2, foi renovado para 2017 e deverá ser cumprido por tribunais de todos os ramos do Judiciário. O detalhamento desta e das outras metas definidas, com percentuais e períodos de distribuição dos processos que deverão ser julgados, estarão num glossário que será divulgado futuramente pelo CNJ.

Meta 3 - A Justiça Federal e a Justiça do Trabalho também renovaram o compromisso com a Meta 3, que busca aumentar o número de casos solucionados por meio da conciliação, em relação a períodos anteriores. 

Meta 4 - Fixada pela primeira vez em 2013, a Meta 4, que dá prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, deverá ser cumprida novamente em 2017 pela Justiça Estadual, pela Justiça Federal, pela Justiça Militar da União e dos Estados e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). 

Meta 5 - Impulso aos processos de execução, que será perseguida no ano que vem pelos tribunais da Justiça Estadual, Federal e do Trabalho.

Meta 6 - P rioriza o julgamento de ações coletivas, que impactam na vida de um grupo maior de pessoas. 

Meta 7 – Prioriza o julgamento de processos dos maiores litigantes e dos recursos repetitivos, tem por objetivo enfrentar demandas de massa que chegam ao Judiciário.

Meta 8 – Destinada a ações de fortalecimento da rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres, uma das prioridades da atual gestão do CNJ.

9. ITENS DE EXAME E REGISTRO OBRIGATÓRIOS (Art. 26 da Consolidação dos Provimentos da CGJT):

Com base nos autos e sistemas analisados, verificou-se que o Juízo:

- registra no sistema informatizado os atos processuais relevantes;

- não emite, atualmente, de forma explícita e circunstanciada, pronunciamento acerca da admissibilidade dos recursos, conforme constatado no processo n.º 0001706-98.2014.5.06.0013 e 0001785-43.2015.5.06.0013 ;

- ordena, de ofício, a imediata liberação do depósito recursal, após a liquidação, nos casos em que haja valor incontroverso superior ao depositado, segundo se verifica nos processos n.ºs 0000933-53.2014.5.06.0013 e 0001077-27.2014.5.06.0013;

- exaure as iniciativas do juízo objetivando tornar exitosa a execução. Constatou-se o cumprimento do procedimento estabelecido pela Corregedoria-Geral, no que diz respeito à emissão da Certidão de Crédito Trabalhista, nos moldes do artigo 88 da Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral, conforme se observa nos processos n.º. 0000490-39.2013.5.06.0013, no entanto, não emite Certidão de Arquivamento Provisório, em contrariedade ao art. 77 da referida Consolidação;

- faz uso regular das ferramentas eletrônicas: Bacenjud, Detran, Renajud, Jucepe, Infojud e Serpro, consoante se constatou nos processos n.ºs 000360-15.2014.5.06.0013, 0000148-57.2015.5.06.0013 e 0008000-45.2009.5.06.0013. De acordo com o Relatório sobre Ordens Judiciais, foram realizados, no ano de 2016, 848 (oitocentos e quarenta e oito) bloqueios, 586 (quinhentos e oitenta e seis) desbloqueios e 371 (trezentos e setenta e uma) transferências. No mês de dezembro de 2016, constavam 203 (duzentos e três) bloqueios pendentes de providências;

- inclui, na pauta, processos na fase de execução para tentativa de conciliação, apenas na Semana Nacional de Conciliação, ou quando solicitado pelas partes, esclarecendo a Diretora de Secretaria que não há inclusão em pauta ordinária, em face da facilidade de formalização de sua ocorrência independentemente de pauta; e

- determina a citação prévia dos sócios, nos casos de desconsideração da personalidade jurídica da empresa executada, conforme visto nos processos n.º 0000442-12.2015.5.06.0013 e 0001211-25.2012.5.06.0013.

Quanto aos demais aspectos (assiduidade dos magistrados, pauta de audiências e principais prazos) encontram-se registrados nos itens 4 e 5.

10. OBSERVAÇÕES/PENDÊNCIAS REFERENTES À SECRETARIA:

- Na análise, por amostragem, nas carteiras que integram a Secretaria da Vara, verificaram-se satisfatória organização, e regular cumprimento das normas procedimentais a serem seguidas pelas unidades judiciárias de primeira instância, entretanto, impõe-se maior controle dos prazos pela Secretaria, principalmente, no que diz respeito à carga dos autos, vez que existe pendência desde 20/8/2014 (0186800-37.2005.5.06.0013), expedição de certidão (9/2/2016 – 0000592-95.2012.5.06.0013) e de mandado (7/2/2016 – 0001099-56.2012.5.06.0013). Em relação aos processos digitais, constatou-se também regular controle na tramitação dos feitos, conforme quadro do item 6 elaborado em 28/4/2017, enfatizando a necessidade de controle do prazo para a prática de atos da secretaria, vez que consta, como pendente, processo para minutar expediente desde 13/12/2016, preparar comunicação desde 11/10/2016, e certificar desde 25/7/2016. Na inspeção realizada pelo juízo de primeiro grau, no período de 9 a 13 de janeiro de 2017, após a análise de 2.092 processos físicos e 92 eletrônicos, constatou-se: a) inclusão de 158 processos no CLE; b) 1.030 processos com histórico vencido; c) 2 processos com carga vencida sem notificação; d) 6 processos fora de pauta; e) inconsistências advindas da Central de Execução do Recife, gradualmente resolvidas; f) irrealidade da quantidade de 322 processos sem tramitação há mais de 60 dias, pois muitos dos servidores desconheciam o procedimento de baixa dos prazos processuais quando do cumprimento das determinações constantes dos autos, o que ocasionou o prazo em aberto. Esclarece a Diretora de Secretaria que as divergências existentes foram enviadas ao Setor de Informática para a devida correção, e, na presente data, houve a resolução de grande parte das divergências. Afirma que existe grande número de notificações a serem expedidas relativas aos processos físicos, e que se encontravam no galpão em anexo, por falta de espaço físico, removidos apenas a partir de outubro de 2016, e que esse acúmulo decorreu desde a remoção dos processos para Central de Execução, vez que permaneceram pendentes de cumprimento as expedições de notificações, ofícios, e consultas a ferramentas eletrônicas, porque priorizada a conversão dos processos físicos no CLE e a expedição de alvarás, o que, conclui, dificultou o cumprimento da Meta 5;

- Existem 54 (cinquenta) CTPS’s sob custódia da Secretaria da Vara, sendo que, desse montante, verificou-se, por amostragem, que, pelo menos, 6 (seis) dizem respeito a processos arquivados ou em vias de arquivamento (0000278-18.2013.5.06.0013, 0000403-20.2012.5.06.0013 e 0001151-47.2015.5.06.0013). Indagado acerca das medidas adotadas para a diminuição do passivo desses documentos, a Diretora de Secretaria disse que tanto as partes quanto os causídicos por elas constituídos estão sendo devidamente instados a comparecer à Secretaria da Vara para o fim de restituição dos sobreditos documentos aos seus titulares, sem prejuízo de, em casos extremos, se buscar a entrega dos documentos profissionais por meio de oficial de justiça;

- Constatou-se, por amostragem, em regra, o bom estado de conservação das capas dos processos físicos, entretanto, a exemplo dos processos n.ºs 0047400-52.11998.5.06.0013, 0001192-53.2011.5.06.0013, 0000680-07.2010.5.06.0013 e 0001785-82.2011.5.06.0013, há necessidade de substituição das capas;

- Os Assistentes de Juiz elaboram minutas de sentenças de mérito e de incidentes processuais, como embargos declaratórios, embargos à execução, embargos de terceiros, exceção de pré-executividade e análise de antecipação de tutela;.

- O Juízo não prolata sentenças de forma líquida, tendo a prática de determinar a liquidação do feito diretamente pela Contadoria da Vara, dispensando-se a notificação das partes para apresentar e/ou contestar cálculos de liquidação, visando, desse modo, a uma maior celeridade processual;

- Em relação ao lapso temporal anteriormente correicionado, observou-se: a) inexistência de alteração significativa na quantidade de novas ações, em face do acréscimo de apenas 28 (vinte e oito); b) acréscimo da produtividade da Vara, vez que proferidas a mais 187 (cento e oitenta e sete) sentenças, 255 (duzentos e cinquenta e cinco) decisões de incidentes, e 250 (duzentos e cinquenta) conciliações; c) redução do prazo médio para julgamento em 7 (sete) dias; d) acréscimo do prazo médio para realização das audiências iniciais (sumaríssimo em 22 dias, e ordinário em 10 dias), de instrução (sumaríssimo em 49 dias, e ordinário em 38 dias), e de decisão (sumaríssimo em 45 dias, e ordinário em 4 dias), enfatizando-se que os prazos, para audiências de instrução e de decisão, já superam 1 (um) ano; e) acréscimo do prazo médio na fase de conhecimento em 28 dias, e redução na liquidação em 100 dias, e na execução em 134 dias; f) redução na quantidade de processos na fase de conhecimento em 3 (três), e aumento na liquidação em 57 (cinquenta e sete), e na execução em 558 (quinhentos e cinquenta e oito); e g) acréscimo do saldo remanescente em 333 (trezentos e trinta e três) processos;

- Atingimento das Metas 1, 2 e 7 estabelecidas pelo CNJ para o ano de 2016, o que revela o esforço da unidade para alcançar esse objetivo, inclusive em face da melhora significativa em relação aos resultados obtidos no ano de 2015. Porém, impõe-se registrar o resultado da Meta 5, correspondente à fase de execução, de apenas 47,75%, e, portanto, abaixo da média deste Regional.

11. PEDIDOS DE PROVIDÊNCIAS E RECLAMAÇÕES CORREICIONAIS :

Em relação ao período de 1.º de janeiro de 2016 até a presente data, não houve a formalização de pedido de providência ou reclamação correicional.

12. RECOMENDAÇÕES:

- Prolatarem os magistrados Larry da Silva Oliveira Filho, Rafael Val Nogueira, Armando da Cunha Rabelo Neto, e Roberta Vance Harrop, prioritariamente e no menor espaço de tempo possível, as sentenças em atraso, conforme relações especificadas nos itens 3.3 e 3.4, devendo, sempre, atentarem ao prescrito no ATO n.º 1/CGJT, de 10 de fevereiro de 2017, haja vista o controle exercido por esta Corregedoria Regional a evitar que decisões não ultrapassem a tolerância admitida pela citada norma. Em relação aos juízes que não se encontram presentes no momento da correição, deverá a Secretaria da Corregedoria Regional encaminhar-lhes comunicação para que tomem ciência;

- Empreender esforços com o objetivo de reduzir os prazos médios de audiências no rito sumaríssimo, estabelecendo como meta o prazo máximo de 15 (quinze) dias, conforme determina o inciso III do art. 852-B da CLT, Nos processos de rito ordinário, observar “o prazo médio de duração do processo – fase de conhecimento – de até 200 (duzentos) dias, atentando-se ao limite legal para publicação de sentença†– Resolução Administrativa TRT nº 03/2015, artigo 14, § 2.º (Provimento TRT-CRT n.º 03/2010);

- Fomentar a inclusão de processos de execução na pauta de audiências para tentativa de conciliação, consoante disposto no art. 76, II, da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho: “ promover a realização semanal de audiências de conciliação em processos na fase de execução, independentemente de requerimento das partes, selecionando-se aqueles com maior possibilidade de êxito na composição â€.

- Emitir, de forma explícita e circunstanciada, pronunciamento acerca da admissibilidade dos recursos, nos moldes como estabelece o artigo 26 da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho, atentando-se para que, ao citar os pressupostos processuais, sejam mencionadas as folhas nas quais se encontram as peças ou documentos (ou ID, quando PJe) referentes aos recursos interpostos;

- Proceder ao controle de carga dos autos mensalmente até o dia 15 de cada mês subsequente, conforme prevê o art. 57, parágrafo único, do Provimento 02/2013 da Corregedoria Regional, com adoção das providências cabíveis, de modo a assegurar a sua devolução o mais breve possível, especialmente em relação ao processo n.º 0186800-37.2005.5.06.0013;

- Observar as disposições do artigo 77 da Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho;

- Perseverar nas diligências no sentido de devolver às partes os documentos de identificação profissional (CTPSs), especialmente aqueles que se refiram a processos arquivados ou em vias de arquivamento, mantendo-se, igualmente, acauteladas revisões periódicas nas gavetas de guarda de autos, bem assim nas caixas de alocação de processos eletrônicos, de modo a manter o regular cumprimento dos prazos nos processos físicos (legado) e virtuais (PJe-JT);

- Substituir as capas danificadas dos processos, consoante disposição do art. 138 do Provimento 02/2013 da Corregedoria Regional;

- Continuar a verificação periódica, no Sistema BacenJud, quanto à existência de alguma ordem judicial “pendente de providênciaâ€, ou mesmo “não lidaâ€, adotando-se a medida cabível, seja de transferência dos valores bloqueados para contas judiciais (para posterior liberação aos exequentes) ou desbloqueios daquelas importâncias que não interessem à execução – Consolidação de Provimentos da CGJT, Art. 99;

- Estabelecer procedimentos que priorizem a fase de execução, em face do resultado da Meta 5;

- Efetivar a análise periódica da ferramenta “agrupadoresâ€, a fim de evitar a permanência de processos em tarefas já superadas. Os processos devem ser retirados de tal lista assim que realizado o ato respectivo;

- Proceder à “conclusão ao magistradoâ€, especificando o tipo (sentenças, decisões ou despachos), sem necessidade de despacho para tal finalidade, pela importância desse dado para a estatística deste Regional. Deve, ainda, ser selecionado o magistrado em tempo real, com a devida gravação no sistema, a fim de que seja contabilizado o prazo para prolação da decisão corretamente, e, no caso da sentença, tão logo encerrada a instrução. Em relação às decisões de antecipação de tutela, embargos à execução ou exceção de pré-executividade, há necessidade da imediata conclusão com a especificação do magistrado, de modo a possibilitar o controle do prazo e garantir a veracidade dos dados estatísticos. No tocante aos embargos de declaração, havendo necessidade de intimar a parte contrária, proceder à conclusão para julgamento tão logo encerrado o prazo, também sem necessidade de despacho, por se tratar de ato ordinário da secretaria;

- Impulsionar os feitos que se encontram a mais de 60 (sessenta) dias sem movimentação;

- Continuar a cumprir as diligências determinadas pelo Tribunal, em grau de recurso, em prazo razoável;

- Observar o correto cadastramento das partes quando do envio dos recursos ao Tribunal, inclusive em relação ao recurso ordinário em rito sumaríssimo, de modo a evitar equívoco quando da distribuição da classe processual na segunda instância;

- Proceder ao registro, no sistema PJE, do recolhimento das custas, emolumentos, contribuição previdenciária e imposto de renda, escolhendo a tarefa “Análise de Conhecimentoâ€, e optando pelo item “Cumprimento de acordo ou pagamentosâ€. Ressalta-se que, após as orientações sobre a necessidade de tal anotação, o Setor de Estatística do Tribunal constatou acréscimo considerável no registro de tais arrecadações, conforme quadro demonstrativo entre os meses de janeiro a março de 2016 e janeiro a março de 2017, numa variação de 115,94% no tocante às custas processuais, de 498,05% em relação aos emolumentos, de 71,16% no pertinente às contribuições previdenciárias, de 32,62% no que diz respeito ao imposto de renda, e de 283,18% quanto às multas aplicadas pelos órgãos de fiscalização das relações de trabalho; e

- Estimular, entre os servidores, práticas de sustentabilidade, racionalização e consumo consciente de materiais e serviços de responsabilidade socioambiental, visando ao uso sustentável dos recursos naturais e dos bens públicos, bem como ao aperfeiçoamento contínuo da qualidade do gasto público realizado pelo Tribunal, a teor da Resolução n.º 201 do CNJ de 3/3/2015.

13. BOAS PRÃTICAS RELATADAS PELO JUÃZO:

Noticiou a Diretora de Secretaria que as boas práticas, relacionadas na ata de correição de 2016, continuam sendo desempenhadas nesta unidade judiciária, motivo pelo qual procede à sua renovação:

- Prolação de sentenças líquidas em sua maioria;

- Localização dos reclamantes ou reclamados, via telefone, para recebimento de créditos;

- Elaboração, pelos assistentes do Juiz, de minutas de despachos, sentenças de mérito e de incidentes processuais;

- Consultas on line sobre os andamentos das cartas precatórias, evitando-se, assim, o envio de ofícios às varas deprecadas;

- Efetivação das conciliações em mesa de audiência, conferindo maior celeridade, evitando-se que as partes se dirijam à Secretaria; e

- Incentivo ao teletrabalho.

14. SOLICITAÇÕES DO JUÃZO:

- Lotação de mais 3 (três) estagiários;

- Melhorar a limpeza das Varas e do galpão anexo;

- Viabilizar, nas férias dos juízes lotados na Vara, a designação de juízes para auxílio, especialmente com vistas a manter a realização das audiências nos cinco dias da semana;

- Possibilitar a baixa das antecipações de tutela sem necessidade de decisão em processos conciliados e arquivados;

- Consultar processo por número, nos agrupadores;

- Ampliar a capacidade de carregamento de arquivos para o PJe-JT, visto que a capacidade atual de 1,5 Mb por vezes se mostra insuficiente à anexação, sendo necessário fracionar os arquivos;

- Realizar convênios com o Banco de Brasil e Caixa Econômica Federal, a fim de possibilitar às instituições financeiras, a juntada aos processos eletrônicos, dos comprovantes de recolhimentos legais ou transferências efetuadas;

- Serviços de manutenção no estacionamento, de modo a evitar o alagamento, dificultando o acesso;

- Solucionar problema estrutural no telhado, o qual ocasiona vazamento nas Varas vizinhas.

Encerrados os trabalhos, a Excelentíssima Corregedora Regional, Desembargadora Dione Nunes Furtado da Silva, agradeceu a fraternal acolhida e a colaboração prestada pelos Excelentíssimos Juízes Titular e Substituto, e pelos servidores da Vara, determinando que, lavrada e assinada, fosse disponibilizada esta ata na página da Corregedoria, no sítio deste Regional ( www.trt6.jus.br ), além de publicada, em sua íntegra, no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho – DEJT, entregando cópia à Unidade Judiciária sob correição (neste ato), à Presidência do Egrégio Regional, Secretaria de Tecnologia da Informação, Secretaria de Gestão de Pessoas e Secretaria Administrativa, para conhecimento e providências pertinentes. Firmam a presente ata a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional e a Secretária da Corregedoria Regional.

DIONE NUNES FURTADO DA SILVA

Desembargadora Corregedora Regional

NOÊMIA MARIA GOMES DE OLIVEIRA

Secretária da Corregedoria Regional

Ata Correição 22 - 2017 de 3/5/2017

Ata Correição 22 2017 de 03/05/2017