ATA DA CORREIÇÃO ORDINÃRIA REALIZADA NA 3.ª VARA DO TRABALHO DE PETROLINA, EM 10 DE MAIO DE 2017.
Aos 10 (dez) dias do mês de maio de 2017, à s 8 (oito) horas, compareceu à sede da 3.ª Vara do Trabalho de Petrolina, situada na Rua Antônio Padilha, n.º 55 - Centro, Petrolina (PE), a ExcelentÃssima Desembargadora Corregedora Regional do TRT da 6.ª Região, Dr.ª Dione Nunes Furtado da Silva, acompanhada pelos servidores Noêmia Maria Gomes de Oliveira (Secretária da Corregedoria), Vânia Rodrigues de Santana Cunha (Assessora de Gabinete), Glauco Moreira André (Chefe de Gabinete), Henrique Bezerra Valença (Assistente Secretário) e José Carlos Oliveira de Souza (Chefe de Serviço), para realizar a Correição Ordinária veiculada no Edital n.º 03/2017, disponibilizado no Diário Eletrônico do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região em 20 (vinte) de fevereiro de 2017, considerado publicado em 21 (vinte e um) de fevereiro de 2017. Referido edital se encontrava devidamente afixado no átrio da Secretaria, possibilitando sua plena divulgação e visualização pelo público local.
Presentes o ExcelentÃssimo Juiz do Trabalho Titular, Dr. George Sidney Neiva Coelho, o Diretor de Secretaria, Bel. Antenor da Silva Pacheco, e os demais servidores ali lotados: Denise Nancy Dantas Gomes, Rinaldo Freire de Carvalho Pires, Marianne Soares Maniçoba Tenório, Waldeck José da Silva, Alessandra Regina Gomes Fonseca, Júlio César do Nascimento Sobral, Nilo Manoel Coelho e Reginaldo Landulfo Rocha Medrado Neto, além da estagiária de Direito Camila de Araújo Rehem. Ausentes os servidores Alcides Monteiro de Melo Júnior (férias) e Antônio Gonçalves Neto (férias).
Com base nos dados extraÃdos do SIAJ, PJe, e-Gestão e Sistema de Pessoal, nas informações consolidadas pela Seção de EstatÃstica, no exame dos procedimentos adotados na Secretaria da Vara e dos processos em tramitação, e, ainda, dos dados colhidos na inspeção judicial realizada no perÃodo de 9 a 13 de janeiro de 2017, a ExcelentÃssima Desembargadora Corregedora Regional determinou o registro das informações e recomendações que seguem.
1. MAGISTRADO:
JUIZ TITULAR |
PERÃODO DE ATUAÇÃO |
George Sidney Neiva Coelho |
Desde 14/1/2013 – inauguração (Ato TRT-GP n.º 699/2012) |
2. QUADRO ATUAL DE SERVIDORES:
NOME |
CARGO |
FUNÇÃO |
Antenor da Silva Pacheco |
Técnico Judiciário |
Diretor de Secretaria |
Denise Nancy Dantas Gomes |
Técnica Judiciária |
Assistente de Diretor |
Rinaldo Freire de Carvalho Pires |
Analista Judiciário |
Assistente de Juiz |
Alcides Monteiro de Melo Júnior |
Técnico Judiciáirio |
Secretário de Audiência |
Antônio Gonçalves Neto |
Técnico Judiciário |
Calculista |
Marianne Soares Maniçoba Tenório |
Analista Judiciária |
Secretária de Audiência |
Waldeck José da Silva |
Técnico Judiciário |
Calculista |
Alessandra Regina Gomes Fonseca |
Analista Judiciária |
Oficiala de Justiça |
Nilo Manoel Coelho |
Técnico Judiciário |
- |
Júlio César do Nascimento Sobral |
Técnico Judiciário |
- |
Reginaldo Landulfo Rocha Medrado Neto |
Técnico Judiciário |
- |
3. Produtividade dos JuÃzes na Unidade:
3.1. Quantidade de Audiências, Sentenças, Conciliações e Incidentes por Juiz (a):
Atuação dos Magistrados na 3.ª VT de Petrolina |
Audiências* |
Sentenças de mérito |
Conciliações |
Incidentes processuais |
George Sidney Neiva Coelho |
1.410 |
335 |
298 |
283 |
Kevia Duarte Muniz |
342 |
76 |
79 |
40 |
Levi Pereira de Oliveira |
174 |
63 |
26 |
17 |
Lidia Almeida Pinheiro Teles |
- |
17 |
- |
4 |
MarÃlia Leal Montenegro Spinelli |
- |
1 |
- |
- |
Victor Majela Nabuco de Menezes |
414 |
92 |
64 |
41 |
Total |
2.340 |
584 |
467 |
385 |
*Exceto audiências de julgamento.
Fontes: Relatórios extraÃdos do e-Gestão (Audiências realizadas, Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado).
PerÃodo analisado: 1.º/4/2016 a 31/3/2017.
3.2. Prazo médio (em dias) para julgamento de mérito na unidade, da conclusão até a prolação da sentença (apenas PJe):
Atuação dos Magistrados na 3.ª VT de Petrolina |
Prazo* médio para julgamento de sentenças de mérito |
George Sidney Neiva Coelho |
25 |
Kevia Duarte Muniz |
16 |
Levi Pereira de Oliveira |
17 |
Lidia Almeida Pinheiro Teles |
162 |
Victor Majela Nabuco de Menezes |
5 |
Prazo médio para julgar na unidade |
24 |
*Apuração leva em conta somente processos eletrônicos e não deduz os perÃodos de afastamento dos magistrados, tais como férias, licenças, cursos e outros, em face da falta de integração entre os sistemas de pessoal e judicial.
Fontes: Relatório extraÃdo do e-Gestão (Prazos Médios (em dias) da conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe).
PerÃodo analisado: 1.º/4/2016 a 31/3/2017.
3.3. Sentenças de mérito (conhecimento) pendentes de julgamento:
Magistrados com sentenças pendentes na 3.ª VT de Petrolina |
No prazo |
Prazo vencido |
Total |
George Sidney Neiva Coelho |
39 |
- |
39 |
Kévia Duarte Muniz |
1 |
- |
1 |
Total de sentenças pendentes na Vara |
40 |
- |
40 |
Fontes: Dados extraÃdos do PJe, em 10/5/2017 Ã s 9h10.
3.4. Incidentes processuais pendentes de julgamento:
Magistrados com Incidentes Processuais pendentes na 3.ª VT de Petrolina |
No prazo |
Prazo vencido |
Total |
George Sidney Neiva Coelho |
2 |
- |
2 |
Kévia Duarte Muniz |
1 |
- |
1 |
Total de incidentes pendentes na Vara |
3 |
- |
3 |
Fontes: Dados coletados na Secretaria da Vara e no PJe, em 10/5/2017 Ã s 9h30.
3.5. Produtividade da Vara:
Unidade Judiciária |
Quantidades |
Prazo médio para julgamento (PJe) | ||
Sentenças de mérito |
Incidentes processuais |
Conciliações |
||
3.ª VT de Petrolina |
584 |
385 |
467 |
24 |
Fontes: Relatórios extraÃdos do e-Gestão: Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado; Prazos Médios (em dias) da Conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe).
PerÃodo analisado: 1.º/4/2016 a 31/3/2017.
4. AUDIÊNCIAS (REALIZADAS E DESIGNADAS):
4.1. Prazos médios, em dias, até a realização das audiências (a partir do ajuizamento):
Unidade Judiciária |
Inicial |
Instrução |
Decisão | |||
SumarÃssimo |
Ordinário |
SumarÃssimo |
Ordinário |
SumarÃssimo |
Ordinário | |
3.ª VT de Petrolina |
36 |
46 |
42 |
78 |
51 |
90 |
Fonte: Dados extraÃdos do e-Gestão (Prazos médios – fase de conhecimento).
PerÃodo analisado: 1.º/4/2016 a 31/3/2017.
4.2. Prazos (em dias) para designação de audiências, a contar de 5/5/2017:
Unidade Judiciária |
Inicial |
Instrução | ||||
SumarÃssimo |
Ordinário | |||||
2016 |
2017 |
2016 |
2017 |
2016 |
2017 | |
3.ª VT de Petrolina |
20 |
17 |
37 |
73 |
28 |
66 |
Fontes: Informações extraÃdas do PJe e da Ata de Correição realizada em 2016.
4.3. Assiduidade do magistrado:
Segundo informações prestadas pelo Diretor de Secretaria, o Juiz Titular, Dr. George Sidney Neiva Coelho, que dispõe de autorização do Tribunal Pleno para residir fora da jurisdição, comparece à Unidade Judiciária nos dias em que preside as sessões de audiência, ou seja, 3 (três) vezes por semana (das terças às quintas-feiras).
Conforme registrado em ata anterior, “ por ocasião da última correição ordinária realizada neste Regional – 6 a 10 de junho de 2016 – o ExcelentÃssimo Corregedor-Geral, Ministro Renato de Lacerda Paiva, fez constar, na respectiva ata de correição (Página 34, item 8.11.), referência aos magistrados que dispõem da correspondente autorização, entendendo-se, por conseguinte, que Sua Excelência está bem atento à questão .â€
Ocorre que o ExcelentÃssimo Juiz Titular desta unidade jurisdicional, Dr. George Sidney Neiva Coelho, atualmente, não apresenta sentença a ser prolatada com prazo vencido, e vem adotando medidas para redução progressiva dos processos em execução, atendendo ao que prescreve a Resolução Administrativa TRT n.º 007/2008 e a Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho.
4.4. Quantidade de processos em pauta de audiências por semana (média):
Unidade Judiciária |
Dias de audiências por semana |
Total de audiências | |||
SumarÃssimos |
Iniciais |
Instruções |
Razões Finais | ||
3.ª VT de Petrolina |
3 (terças às quintas-feiras) |
8 a 12 |
25 |
12 |
8 |
Fontes: Informações extraÃdas do PJe, em 5/5/2017, relativas aos seguintes perÃodos: 7/11/2016 a 11/11/2016, 20/2/2017 a 24/2/2017, 20/3/2017 a 24/3/2017, e 8/5/2017 a 12/5/2017; e informações prestadas pelo Diretor de Secretaria da Vara.
5. MOVIMENTAÇÃO PROCESSUAL:
5.1. Quantidade de ações trabalhistas ajuizadas na unidade - FÃsicos e PJe:
Unidade Judiciária |
2015 |
2016 |
2017 (até 4/5/2017) |
3.ª VT de Petrolina |
1.120 |
1.296 |
387 |
Fontes: Consolidação da EstatÃstica e e-Gestão (Fase de Conhecimento – Casos Novos por Distribuição e RedistribuÃdos); e PJe.
5.2. Processos remanescentes (congestionamento):
Unidade Judiciária |
SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2016 |
SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2017 | ||||
Pendentes de julgamento |
Processos demais fases |
Total |
Pendentes de julgamento |
Processos demais fases |
Total | |
3.ª VT de Petrolina |
57 |
2.266 |
2.323 |
22 |
2.292 |
2.314 |
Fontes: Consolidação da EstatÃstica, Relatórios Gerenciais, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Processos Pendentes de Solução) e PJe.
5.3. Quantidade de processos em tramitação:
Unidade Judiciária |
Processos em tramitação em 24/04/2017 | |
FÃsicos |
PJe | |
3.ª VT de Petrolina |
- |
1.826 |
Fonte: Relatório Gerencial (Processos em tramitação na Vara) e PJe.
5.4. Quantidade de processos nas principais fases processuais (pendentes de solução):
Unidade Judiciária |
Conhecimento (até a prolação da sentença) |
Liquidação |
Execução |
3.ª VT de Petrolina |
284 |
66 |
780 |
Fontes: e-Gestão
PerÃodo analisado: 1.º/4/2016 a 31/3/2017
5.5. Prazos médios (em dias) nas principais fases processuais:
Unidade Judiciária |
Conhecimento (até a prolação da sentença) |
Liquidação ( do inÃcio até o encerramento da liquidação) |
Execução (do inÃcio até o encerramento da execução) |
3.ª VT de Petrolina |
79 |
89 |
238 |
Fonte: e-Gestão.
PerÃodo analisado: 1.º/4/2016 a 31/3/2017.
6. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS ELETRÔNICOS EM 5/5/2017:
Agrupadores:
Tarefa |
Quantidade |
Processos com pedido de sigilo nos documentos não apreciado |
03 |
Processos com pedido liminar ou de antecipação de tutela não apreciado |
03 |
Processos com Habilitações nos Autos Não Lidas |
01 |
Processos com petições não apreciadas |
03 |
Processos aguardando encaminhamento do secretário de audiência (atas assinadas) |
161 |
Fase de Conhecimento:
Tarefa |
Quantidade |
Data |
Processo |
Aguardando apreciação pela instância superior |
212 |
04/09/2013 |
|
Aguardando audiência |
226 |
06/09/2016 |
|
Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos |
114 |
13/05/2015 |
|
Aguardando laudo pericial |
01 |
03/05/2017 |
|
Aguardando término dos prazos |
79 |
04/04/2017 |
|
*¹ Análise do Conhecimento |
38 |
21/03/2017 |
|
Apreciar Urgentes |
04 |
26/04/2017 |
|
Apreciar dependência |
01 |
03/05/2017 |
|
Concluso ao magistrado |
33 |
19/04/2017 |
|
Minutar Despacho |
01 |
18/04/2017 |
|
*² *³ Minutar expediente da secretaria |
01 |
27/04/2017 |
|
Minutar sentença |
46 |
05/04/2017 |
|
Prazos vencidos |
03 |
03/05/2017 |
|
* 4 Preparar comunicação |
02 |
05/05/2017 |
|
Publicar DJE |
02 |
04/05/2017 |
|
Publicar DJe - Con |
04 |
05/05/2017 |
|
Triagem Inicial |
02 |
04/05/2017 |
|
*¹ Inexistem processos na subpasta “Setor de Cálculos – Atualizar†*² O processo referido encontra-se na subpasta “Alvaráâ€. *³ Inexistem processos na subpasta “OfÃcio†* 4 Inexistem processos nas subpastas “Mandadoâ€, “OfÃcio†|
Fase de Liquidação:
Tarefa |
Quantidade |
Data |
Processo |
Aguardando apreciação pela instância superior |
01 |
14/08/2015 |
|
Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos |
01 |
24/04/2017 |
|
Aguardando final do sobrestamento |
02 |
17/05/2016 |
|
Aguardando término dos prazos |
24 |
27/04/2017 |
|
* Análise de Liquidação |
62 |
29/06/2016 |
|
(Subpasta) Setor de Cálculos - atualizar cálc. partes |
18 |
27/04/2017 |
|
(Subpasta) Setor de Cálculos - liquidar |
16 |
28/03/2017 |
|
(Subpasta) Setor de Cálculos - liquidar - Instância Superior |
07 |
28/03/2017 |
|
(Subpasta) Setor de Cálculos - refazer cálculos - acórdão |
01 |
28/03/2017 |
|
Concluso ao magistrado - Liq |
02 |
17/04/2017 |
|
Minutar Despacho - Liq |
01 |
19/04/2017 |
|
Prazos vencidos |
01 |
29/04/2017 |
|
* Processo referido encontra-se na subpasta “Ag. prazo de 01 a 30/06/2017†|
Fase de Execução:
Tarefa |
Quantidade |
Data |
Processo |
Aguardando apreciação pela instância superior |
18 |
19/02/2015 |
|
Aguardando audiência - Exec |
03 |
06/04/2017 |
|
Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos |
11 |
25/09/2015 |
|
*¹ Aguardando final do sobrestamento |
02 |
28/09/2016 |
|
Aguardando término dos prazos |
161 |
05/04/2017 |
|
*² *³ Análise de Execução |
407 |
22/03/2016 |
|
(Subpasta) BACEN |
59 |
24/01/2017 |
|
(Subpasta) JUCEPE |
01 |
19/04/2017 |
|
(Subpasta) RENAJUD e INFOJUD |
15 |
17/02/2017 |
|
Concluso ao magistrado - Exec |
115 |
06/04/2017 |
|
Minutar Despacho - Exec |
01 |
02/05/2017 |
|
* 4 * 5 Minutar expediente da secretaria |
03 |
03/05/2017 |
|
Prazos vencidos |
07 |
27/04/2017 |
|
* 6 * 7 Preparar comunicação |
15 |
18/04/2017 |
|
(Subpasta) MANDADO |
08 |
25/04/2017 |
|
Publicar DJe - Exec |
02 |
04/05/2017 |
|
*¹ Processo sobrestado “até a solução da recuperação judicial†da reclamada, nos termos do despacho de id. 6287a5d. *² O processo referido encontra-se em execução reunida nos autos da RT nº 0000244-70.2014.5.06.0413 contra a mesma reclamada. *³ Existem 11 processos nas subpastas tangentes ao setor de cálculo, sendo a pendência mais antiga de 27/03/2017, processo nº 0000983-77.2013.5.06.0413 em “SETOR DE CÃLCULOS - liquidar Instância Superior" * 4 O processo referido encontra-se na subpasta “ALVARÃâ€. * 5 Inexistem processos na subpasta “OFÃCIOâ€. * 6 O processo referido encontra-se na subpasta “NOTIFICAÇÃO/INTIMAÇÃOâ€. * 7 Inexistem processos na subpasta “OFÃCIOâ€. |
7. METAS FIXADAS PELO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA:
Em conformidade com os dados fornecidos pelo Núcleo de EstatÃstica e Pesquisa do Egrégio Regional, eis os resultados das Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ para o ano de 2016:
Meta 1 CNJ - 2016 : – Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuÃdos no ano corrente.
Unidades Judiciárias |
Recebidos |
Resolvidos |
Resultado |
3.ª VT de Petrolina |
1.239 |
1.471 |
118,72% |
Total da 6ª Região |
107.816 |
111.793 |
103,69% |
Meta 2 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, pelo menos, 90% dos processos distribuÃdos até 31/12/2014.
Unidade Judiciária |
DistribuÃdos em 2014 |
DistribuÃdos em 2014 e julgados até 31/12/16 |
Pendentes de julga- mento até 31/12/16 |
Resultado |
3.ª VT de Petrolina |
242 |
242 |
0 |
111% |
Total da 6ª Região |
62.261 |
59.947 |
2.314 |
107% |
Meta 3 CNJ - 2016 : – Aumentar o Ãndice de conciliação na fase de conhecimento, em relação à média do biênio 2013/2014, em 2 pontos percentuais.
Unidade Judiciária |
Solucionados |
Conciliados |
Média biênio (2013/2014) |
Resultado |
3.ª VT de Petrolina |
1.471 |
443 |
31,02% |
30,12% |
Total da 6ª Região |
111.793 |
44.400 |
40,83% |
39,72 % |
Meta 4 CNJ - 2016 : – Dar prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, não se destinando portanto à esta Justiça Especializada.
Meta 5 CNJ - 2016 : – B aixar em 2016, quantidade maior de processos de execução do que o total de casos novos de execução no ano corrente.
Unidade Judiciária |
Casos novos de execução |
Baixados |
Entraram na meta |
SaÃram da meta |
Resultado |
3.ª VT de Petrolina |
555 |
307 |
0 |
0 |
55,32% |
Total da 6ª Região |
38.526 |
37.091 |
0 |
0 |
96,50% |
Meta 6 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, as ações coletivas distribuÃdas, até 31.12.2013 no 1.º grau e até 31.12.2014, no 2.º grau.
A 3.ª Vara do Trabalho de Petrolina não possui ação coletiva, distribuÃda até 31/12/2013, ainda em tramitação, de acordo com os relatórios fornecidos pelo Setor de EstatÃstica deste Tribunal.
Meta 7 CNJ - 2016 : – Identificar e reduzir em 2% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior.
Unidade Judiciária |
Pendentes em 31/12/15 |
Quantidades de Processos dos dez maiores litigantes distribuÃdos na ins- tância no mês de referência |
Quantidades de Processos dos dez maiores litigantes julgados na ins- tância no mês de referência |
Pendentes em 31/12/16 |
Resultado |
3.ª VT de Petrolina |
19 |
59 |
62 |
16 |
116,38% |
Total da 6ª Região |
8.284 |
7.949 |
9.373 |
6.860 |
118,34% |
O Conselho Nacional de Justiça divulgou no final do 10.º Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em BrasÃlia, as metas nacionais para 2017, quais sejam:
Meta 1 - Os tribunais mantiveram o compromisso de julgar, ao longo de 2017, mais processos do que os novos que chegarem aos tribunais (Meta 1). Assim como em 2016, o compromisso deverá ser cumprido por tribunais de todos os segmentos de Justiça.
Meta 2 - O compromisso com o julgamento dos processos mais antigos, alvo da Meta 2, foi renovado para 2017 e deverá ser cumprido por tribunais de todos os ramos do Judiciário. O detalhamento desta e das outras metas definidas, com percentuais e perÃodos de distribuição dos processos que deverão ser julgados, estarão num glossário que será divulgado futuramente pelo CNJ.
Meta 3 - A Justiça Federal e a Justiça do Trabalho também renovaram o compromisso com a Meta 3, que busca aumentar o número de casos solucionados por meio da conciliação, em relação a perÃodos anteriores.Â
Meta 4 - Fixada pela primeira vez em 2013, a Meta 4, que dá prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, deverá ser cumprida novamente em 2017 pela Justiça Estadual, pela Justiça Federal, pela Justiça Militar da União e dos Estados e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).Â
Meta 5 - Impulso aos processos de execução, que será perseguida no ano que vem pelos tribunais da Justiça Estadual, Federal e do Trabalho.
Meta 6 - P rioriza o julgamento de ações coletivas, que impactam na vida de um grupo maior de pessoas.Â
Meta 7 – Prioriza o julgamento de processos dos maiores litigantes e dos recursos repetitivos, tem por objetivo enfrentar demandas de massa que chegam ao Judiciário.
Meta 8 – Destinada a ações de fortalecimento da rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres, uma das prioridades da atual gestão do CNJ.
8. ITENS DE EXAME E REGISTRO OBRIGATÓRIOS (Art. 26 da Consolidação dos Provimentos da CGJT):
Com base nos autos e sistemas analisados, verificou-se que o JuÃzo:
- registra no sistema informatizado os atos processuais relevantes;
- emite, de forma explÃcita e circunstanciada, pronunciamento acerca da admissibilidade dos recursos, conforme constatado nos processos n.ºs 0000445-96.2013.5.06.0413, 0001112-82.2013.5.06.0413 e 0000759-42.2013.5.06.0413;
- ordena, de ofÃcio, a imediata liberação do depósito recursal, após a liquidação, nos casos em que haja valor incontroverso superior ao depositado, segundo se verifica nos processos n.ºs 0001150-89.2016.5.06.0413 e 0000882-69.2015.5.06.0413;
- exaure as iniciativas do juÃzo objetivando tornar exitosa a execução, observando o estabelecido pela Corregedoria-Geral, no tocante aos requisitos para a emissão da Certidão de Crédito Trabalhista, nos moldes do artigo 88 da Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral, bem assim emite a Certidão de Arquivamento Provisório, prevista no art. 77 do referido Provimento, consoante se observa dos processos n.ºs 0001073-85.2013.5.06.0413, 0000398-88.2014.5.06.0413, 0001239-83.2014.5.06.0413, 0001243-57.2013.5.06.0413 e 0001333-65.2013.5.06.0413;
- faz uso regular das ferramentas eletrônicas: Bacenjud, Detran, Renajud, Jucepe, Infojud e Serpro, consoante se constatou nos processos n.ºs 0001179-76.2015.5.06.0413 , 0000232-85.2016.5.06.0413 , 0000017-46.2015.5.06.0413 , 0000553-23.2016.5.06.0413 , 0001118-84.2016.5.06.0413 , 0001296-33.2016.5.06.0413 , 0000408-64.2016.5.06.0413 , 0000828-06.2015.5.06.0413. De acordo com o Relatório sobre Ordens Judiciais, foram realizados, no ano de 2016, 713 (setecentos e treze) bloqueios, 431 (quatrocentos e trinta um) desbloqueios e 283 (duzentos e oitenta e três) transferências. No mês de dezembro de 2016, constavam 10 (dez) bloqueios pendentes de providências;
- inclui, na pauta, processos na fase de execução para tentativa de conciliação : 50 (cinquenta) processos no perÃodo de 1º/4/2016 a 31/3/2017;
- determina a citação prévia dos sócios, nos casos de desconsideração da personalidade jurÃdica da empresa executada, conforme visto nos processos n.ºs 0000419-64.2014.5.06.0413, 0000838-21.2013.5.06.0413 e 0000063-35.2015.5.06.0413;
Quanto aos demais aspectos (assiduidade dos magistrados, pauta de audiências e principais prazos) encontram-se registrados nos itens 4 e 5.
9. OBSERVAÇÕES/PENDÊNCIAS REFERENTES À SECRETARIA:
- Constatou-se regular controle na tramitação dos feitos, conforme quadro do item 6 elaborado em 5/5/2017, e, de acordo com a inspeção realizada pelo juÃzo de primeiro grau, no perÃodo de 9 a 13 de janeiro de 2017, verificaram-se 1.577 processos eletrônicos, destacando-se: a) ausência de processos em tramitação a mais de 60 dias; b) inexistência de processos fora de pauta; c) ausência de processos pendentes de inclusão ou exclusão do devedor no cadastro do BNDT; e d) inexistência de processos com bloqueio de crédito pendente de solicitação de transferência e/ou desbloqueio de valor junto ao BACEN JUD. Enfatizou o Juiz Titular, naquela oportunidade, que foram muito satisfatórios os trabalhos na Secretaria, no ano de 2016, apesar de contar com apenas seis servidores no primeiro trimestre daquele ano;
- Existem 10 (dez) CTPS’s sob custódia da Secretaria da Vara, sendo que, desse montante, apenas 1 (uma) se relaciona a processo arquivado (0001240-68.2014.5.06.0413). Indagado acerca das medidas adotadas para a diminuição do passivo desses documentos, o Diretor de Secretaria esclareceu que, inicialmente, intima o advogado para entregar o documento profissional ao seu cliente, e, não sendo possÃvel, notifica a própria parte, e, em último caso, determina-se a entrega do documento por meio de oficial de justiça;
- Os Assistentes de Juiz elaboram minutas de sentenças de mérito e de incidentes processuais, como embargos declaratórios, embargos à execução, embargos de terceiros, exceção de pré-executividade e análise de antecipação de tutela;
- O JuÃzo tem, por prática, a prolação de sentenças lÃquidas aos processos que seguem o rito sumarÃssimo, como observado nos processos n.ºs 0000221-22.2017.5.06.0413 e 0000223-89.2017.5.06.0413. Registrou-se, ainda, que, após o trânsito em julgado das sentenças, o JuÃzo tem a prática de determinar a notificação das partes para apresentar e/ou contestar os cálculos de liquidação, visando, desse modo, reduzir o montante de processos no Setor de Cálculos, como constatado no processo de n.º 00000816-55.2016.5.06.0413;
- O Setor de Cálculos já está ciente da disponibilidade, na rede do TRT6, do sistema de cálculo PJe-Calc, em ambiente de teste, para servidores que desejarem participar da homologação ou, simplesmente, ter um contato inicial;
- Em relação ao lapso temporal anteriormente correicionado, observou-se: a) o acréscimo de 176 (cento e setenta e seis) novas ações; b) acréscimo da produtividade da Vara, vez que proferidas a mais 28 (vinte e oito) sentenças, e formalizadas a mais 82 (oitenta e duas) conciliações, porém houve a redução de 22 (vinte e duas) decisões de incidentes; c) manutenção do prazo médio para julgamento em 24 (vinte e quatro) dias; d) redução do prazo médio para realização das audiências iniciais em relação à data do ajuizamento da ação (sumarÃssimo em 48 dias e ordinário em 67 dias) de instrução (sumarÃssimo em 67 dias e ordinário em 214 dias), e de decisão (sumarÃssimo em 63 dias, e ordinário em 226 dias); e) redução do prazo médio na fase de conhecimento em 16 dias, e na execução em 85 dias, e aumento na liquidação em 14 dias; f) acréscimo na quantidade de processos na fase de conhecimento em 4 (quatro), e na execução em 172 (cento e setenta e dois), e redução na liquidação em 40 (quarenta); e g) redução do saldo remanescente em 48 (quarenta e oito) processos;
- Atingimento das Metas 1, 2, 6 e 7 estabelecidas pelo CNJ para o ano de 2016, o que revela o esforço da unidade para alcançar esses objetivos. O Diretor de Secretaria esclarece que o resultado da Meta 5 decorreu do retorno à tramitação de uma quantidade razoável de processos que se encontravam no arquivo provisório, para tentativa de satisfação do crédito, o que implicou acréscimo na quantidade de feitos na fase de execução.
10. PEDIDOS DE PROVIDÊNCIAS E RECLAMAÇÕES CORREICIONAIS :
Em relação ao perÃodo de 1.º de janeiro de 2016 até a presente data, não houve a formalização de pedido de providência ou reclamação correicional.
11. RECOMENDAÇÕES:
- Persistir nos esforços para reduzir os prazos médios de audiências no rito sumarÃssimo, estabelecendo como meta o prazo máximo de 15 (quinze) dias, conforme determina o inciso III do art. 852-B da CLT;
- Fomentar a inclusão de processos de execução na pauta de audiências para tentativa de conciliação, consoante disposto no art. 76, II, da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho: “ promover a realização semanal de audiências de conciliação em processos na fase de execução, independentemente de requerimento das partes, selecionando-se aqueles com maior possibilidade de êxito na composição â€.
- Continuar a verificação periódica, no Sistema BacenJud, quanto à existência de alguma ordem judicial “pendente de providênciaâ€, ou mesmo “não lidaâ€, adotando-se a medida cabÃvel, seja de transferência dos valores bloqueados para contas judiciais (para posterior liberação aos exequentes) ou desbloqueios daquelas importâncias que não interessem à execução – Consolidação de Provimentos da CGJT, Art. 99;
- Perseverar na análise periódica da ferramenta “agrupadoresâ€, a fim de evitar a permanência de processos em tarefas já superadas. Os processos devem ser retirados de tal lista assim que realizado o ato respectivo;
- Proceder à “conclusão ao magistradoâ€, especificando o tipo (sentenças, decisões ou despachos), sem necessidade de despacho para tal finalidade, pela importância desse dado para a estatÃstica deste Regional. Deve, ainda, ser selecionado o magistrado em tempo real, com a devida gravação no sistema, a fim de que seja contabilizado o prazo para prolação da decisão corretamente, e, no caso da sentença, tão logo encerrada a instrução. Em relação à s decisões de antecipação de tutela, embargos à execução ou exceção de pré-executividade, há necessidade da imediata conclusão com a especificação do magistrado, de modo a possibilitar o controle do prazo e garantir a veracidade dos dados estatÃsticos. No tocante aos embargos de declaração, havendo necessidade de intimar a parte contrária, proceder à conclusão para julgamento tão logo encerrado o prazo, também sem necessidade de despacho, por se tratar de ato ordinário da secretaria;
- Persistir no cumprimento das diligências determinadas pelo Tribunal, em grau de recurso, em prazo razoável;
- Observar o correto cadastramento das partes quando do envio dos recursos ao Tribunal, inclusive em relação ao recurso ordinário em rito sumarÃssimo, de modo a evitar equÃvoco quando da distribuição da classe processual na segunda instância;
- Proceder ao registro, no sistema PJE, do recolhimento das custas, emolumentos, contribuição previdenciária e imposto de renda, escolhendo a tarefa “Análise de Conhecimentoâ€, e optando pelo item “Cumprimento de acordo ou pagamentosâ€. Ressalta-se que, após as orientações sobre a necessidade de tal anotação, o Setor de EstatÃstica do Tribunal constatou acréscimo considerável no registro de tais arrecadações, conforme quadro demonstrativo entre os meses de janeiro a março de 2016 e janeiro a março de 2017, numa variação de 115,94% no tocante à s custas processuais, de 498,05% em relação aos emolumentos, de 71,16% no pertinente à s contribuições previdenciárias, de 32,62% no que diz respeito ao imposto de renda, e de 283,18% quanto à s multas aplicadas pelos órgãos de fiscalização das relações de trabalho; e
- Estimular, entre os servidores, práticas de sustentabilidade, racionalização e consumo consciente de materiais e serviços de responsabilidade socioambiental, visando ao uso sustentável dos recursos naturais e dos bens públicos, bem como ao aperfeiçoamento contÃnuo da qualidade do gasto público realizado pelo Tribunal, a teor da Resolução n.º 201 do CNJ de 3/3/2015.
12. BOAS PRÃTICAS RELATADAS PELO JUÃZO:
Noticiou o Diretor de Secretaria que as boas práticas, relacionadas na ata de correição de 2016, continuam sendo desempenhadas nesta unidade judiciária, motivo pelo qual procede à sua renovação:
- Prolação de sentenças lÃquidas nos processos de rito sumarÃssimo;
- Elaboração, pelo assistente de juiz, de minutas de despachos, de sentenças relativas à solução de incidentes processuais, como embargos declaratórios, embargos à execução, embargos de terceiros, exceção de pré-executividade e análise de antecipação de tutela;
- Expedição de atas de audiência com força de alvará para levantamento do FGTS e para habilitação no seguro-desemprego, nos casos cabÃveis;
- Transferência dos depósitos recursais para conta judicial à disposição do JuÃzo em processos devolvidos do TRT, pendentes de cálculos de liquidação;
- Notificação inicial do reclamado contendo mensagem de advertência para que os documentos sejam juntados aos autos de forma ordenada e com grafia na posição horizontal, sob pena de não conhecimento;
- Na triagem dos processos novos, verifica-se se os documentos estão na posição horizontal, o que facilita a leitura, caso contrário, a parte é intimada para juntar novamente o documento;
- Liberação do FGTS e seguro-desemprego no termo de conciliação, sem necessidade da expedição de alvará para tal fim;
- Determinação, em sede de antecipação de tutela ou em requerimento formulado em ata de audiência, do bloqueio de créditos de empresas terceirizadas junto à tomadora de serviços, quando aquelas são contumazes na procrastinação da execução, visando à satisfação imediata do crédito da parte; e
- Liberação do depósito recursal ao reclamante, após a homologação dos cálculos de liquidação, quando o crédito da parte for superior ao quantum apurado.
Acrescentou-se, ainda, o seguinte procedimento:
- Decisão de antecipação de tutela com força de alvará para levantamento de depósitos do FGTS e habilitação ao seguro-desemprego;
13. SOLICITAÇÕES DO JUÃZO:
- Lotar um segundo estagiário de Direito e/ou Contabilidade na unidade; e
- Providenciar a inclusão, na parte superior do texto da notificação, do registro postal e do sÃmbolo do contrato com os correios, de modo a agilizar o procedimento, e reduzir os custos.
A ExcelentÃssima Corregedora Regional determinou que consignasse em ata o comparecimento do IlustrÃssimo advogado Bel. Márcio Alexandre Santos Aragão - OAB/PE 20.491, integrante da Diretoria da OAB da Seccional de Petrolina, que solicitou a formalização de zoneamento de 1(um) substituto para as três Varas de Petrolina.
Encerrados os trabalhos, a ExcelentÃssima Corregedora Regional, Desembargadora Dione Nunes Furtado da Silva, agradeceu a fraternal acolhida e a colaboração prestada pelo ExcelentÃssimo Juiz Titular, e pelos servidores da Vara, determinando que, lavrada e assinada, fosse disponibilizada esta ata na página da Corregedoria, no sÃtio deste Regional ( www.trt6.jus.br ), além de publicada, em sua Ãntegra, no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho – DEJT, entregando cópia à Unidade Judiciária sob correição (neste ato), à Presidência do Egrégio Regional, à Secretaria de Gestão de Pessoas e à Secretaria de Tecnologia da Informação, para conhecimento e providências pertinentes. Firmam a presente ata a ExcelentÃssima Desembargadora Corregedora Regional e a Secretária da Corregedoria Regional.
DIONE NUNES FURTADO DA SILVA
Desembargadora Corregedora Regional
NOÊMIA MARIA GOMES DE OLIVEIRA
Secretária da Corregedoria Regional
Ata Correição 25 - 2017 de 10/5/2017
Ata Correição 25 2017 de 10/05/2017