ATA DA CORREIÇÃO ORDINÃRIA REALIZADA NA 1.ª VARA DO TRABALHO DE PETROLINA, EM 8 DE MAIO DE 2017.

Aos 8 (oito) dias do mês de maio de 2017, às 8 (oito) horas, compareceu à sede da 1.ª Vara do Trabalho de Petrolina, situada na Avenida Fernando Menezes de Góes, s/n.º, Centro, Petrolina (PE), a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional do TRT da 6.ª Região, Dr.ª Dione Nunes Furtado da Silva , acompanhada pelos servidores Noêmia Maria Gomes de Oliveira (Secretária da Corregedoria), Vânia Rodrigues de Santana Cunha (Assessora de Gabinete), Glauco Moreira André (Chefe de Gabinete), Henrique Bezerra Valença (Assistente Secretário) e José Carlos Oliveira de Souza (Chefe de Serviço), para realizar a Correição Ordinária veiculada no Edital n.º 03/2017, disponibilizado no Diário Eletrônico do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região em 20 (vinte) de fevereiro de 2017, considerado publicado em 21 (vinte e um) de fevereiro de 2017. Referido edital se encontrava devidamente afixado no átrio da Secretaria, possibilitando sua plena divulgação e visualização pelo público local.

Presentes o Excelentíssimo Juiz Titular, Dr. André Luiz Machado, a Diretora de Secretaria, Bela. Lilian Sibely Cavalcante Silva, e os demais servidores ali lotados: Soraya Martins da Silva, Ana Elisa de Albuquerque Ferraz, Neimar Gomes Barros, Andréia Márcia Freire Angelim, Marisa Félix Pereira, Edileusa Dias Ferreira, Núbia Maria de Araújo Freire Carvalho, Edlene Oliveira Ribeiro, Dácio César Quirino de Sá, Luíza Galvão de Souza Leão Almeida, Marcos José de Moura e Silva, e Carla Carita Alves Paiva Medrado, além do estagiário de Direito José Wilky Oliveira Lipório.

Com base nos dados extraídos do SIAJ, PJe, e-Gestão e Sistema de Pessoal, nas informações consolidadas pela Seção de Estatística, no exame dos procedimentos adotados na Secretaria da Vara e dos processos em tramitação, e, ainda, dos dados colhidos na inspeção judicial realizada no período de 9 a 13 de janeiro de 2017, a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional determinou o registro das informações e recomendações que seguem.

1. MAGISTRADO:

JUIZ

PERÃODO

André Luiz Machado* (Titular)

Titular desde 24/3/2014

(Ato TRT-GP n.º 072/2014)

Danilo Cavalcanti de Oliveira (Substituto)

De 2/9/2015 até o término do afastamento do titular para presidir a Amatra VI, no biênio 2014/2016.

(Portaria TRT-GCR nº 167/2015)

*Encontrava-se afastado da jurisdição até 30/9/2016, enquanto Presidente da AMATRA VI no biênio de 2014/2016.

2. QUADRO ATUAL DE SERVIDORES:

NOME

CARGO

FUNÇÃO

Lilian Sibely Cavalcante Silva

Técnica Judiciária

Diretora de Secretaria

Soraya Martins da Silva

Requisitada

Assistente de Diretora

Ana Elisa de Albuquerque Ferraz

Técnica Judiciária

Assistente de Juiz

Neimar Gomes Barros

Técnico Judiciário

Assistente de Juiz

Andréia Márcia Freire Angelim

Técnica Judiciária

Calculista

Marisa Félix Pereira

Requisitada

Calculista

Edileusa Dias Ferreira

Requisitada

Secretária de Audiência

Núbia Maria de Araújo Freire Carvalho

Requisitada

Secretária de Audiência

Edlene Oliveira Ribeiro

Técnica Judiciária

Assistente

Dácio César Quirino de Sá

Analista Judiciário

-

Luíza Galvão de Souza Leão Almeida

Analista Judiciária

Oficiala de Justiça

Marcos José de Moura e Silva

Analista Judiciário

Oficial de Justiça

Carla Carita Alves Paiva Medrado

Técnica Judiciária

-

3. Produtividade dos Juízes na Unidade:

3.1. Quantidade de Audiências, Sentenças, Conciliações e Incidentes por Juiz (a):

Atuação dos Magistrados na

1.ª VT de Petrolina

Audiências*

Sentenças de mérito

Conciliações

Incidentes processuais

André Luiz Machado

639

161

127

127

Danilo Cavalcanti de Oliveira

1.436

399

222

254

Kevia Duarte Muniz

47

13

15

-

Vanessa Zacche de Sá

1

-

1

-

Victor Majela Nabuco de Menezes

221

44

44

34

Total

2.344

617

409

415

*Exceto audiências de julgamento.

Fontes: Relatórios extraídos do e-Gestão (Audiências realizadas, Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado).

Período analisado: 1.º/4/2016 a 31/3/2017.

3.2. Prazo médio (em dias) para julgamento de mérito na unidade, da conclusão até a prolação da sentença (apenas PJe):

Atuação dos Magistrados na 1.ª VT de Petrolina

Prazo* médio para julgamento de sentenças de mérito

André Luiz Machado

18

Danilo Cavalcanti de Oliveira

22

Kevia Duarte Muniz

47

Victor Majela Nabuco de Menezes

11

Prazo médio para julgar na unidade

21

*Apuração leva em conta somente processos eletrônicos e não deduz os períodos de afastamento dos magistrados, tais como férias, licenças, cursos e outros, em face da falta de integração entre os sistemas de pessoal e judicial.

Fontes: Relatório extraído do e-Gestão (Prazos Médios, em dias, da conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe) .

Período analisado: 1.º/4/2016 a 31/3/2017.

3.3. Sentenças de mérito (conhecimento) pendentes de julgamento:

Magistrados com sentenças pendentes na

1.ª VT de Petrolina

No prazo

Prazo vencido

Total

André Luiz Machado

48

3

51

Danilo Cavalcanti de Oliveira

-

19

19

Total de sentenças pendentes na Vara

48

22

70

Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade do magistrado André Luiz Machado: 0000045-46.2017.5.06.0412, 0000095-75.2017.5.06.0411 e 0001274-78.2016.5.06.0411.

Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade do magistrado Danilo Cavalcanti de Oliveira: 0000363-03.2015.5.06.0411, 0001281-70.2016.5.06.0411, 0000679-79.2016.5.06.0411, 0000976-86.2016.5.06.0411, 0001114-53.2016.5.06.0411, 0001250-50.2016.5.06.0411, 0000017-81.2017.5.06.0411, 0001291-17.2016.5.06.0411, 0001296-39.2016.5.06.0411, 0000684-04.2016.5.06.0411, 0001297-24.2016.5.06.0411, 0001299-91.2016.5.06.0411, 0001305-98.2016.5.06.0411, 0000685-86.2016.5.06.0411, 0001324-07.2016.5.06.0411, 0000053-26.2017.5.06.0411, 0001346-65.2016.5.06.0411, 0000623-46.2016.5.06.0411 e 0001220-15.2016.5.06.0411.

Fontes: Dados extraídos de “Relatório de decisões em aberto/proferidasâ€; e PJe, em 8/5/2017 às 11h15.

3.4. Incidentes processuais pendentes de julgamento:

Magistrados com Incidentes Processuais pendentes na 1.ª VT de Petrolina

No prazo

Prazo vencido

Total

André Luiz Machado

13

-

13

Total de incidentes pendentes na Vara

13

-

13

Fontes: Dados coletados na Secretaria da Vara e no PJe, em 8/5/2017 às 10h15.

3.5. Produtividade da Vara:

Unidade Judiciária

Quantidades

Prazo médio para julgamento (PJe)

Sentenças de mérito

Incidentes processuais

Conciliações

1.ª VT de Petrolina

617

415

409

21

Fontes: Relatórios extraídos do e-Gestão: Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado; Prazos Médios (em dias) da Conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe) .

Período analisado: 1.º/4/2016 a 31/3/2017.

4. AUDIÊNCIAS (REALIZADAS E DESIGNADAS):

4.1. Prazos médios, em dias, até a realização das audiências (a partir do ajuizamento):

Unidade Judiciária

Inicial

Instrução

Decisão

Sumaríssimo

Ordinário

Sumaríssimo

Ordinário

Sumaríssimo

Ordinário

1.ª VT de Petrolina

28

30

41

113

49

88

Fonte: Dados extraídos do e-Gestão (Prazos médios – fase de conhecimento).

Período analisado: 1.º/4/2016 a 31/3/2017.

4.2. Prazos (em dias) para designação de audiências, a contar de 5/5/2017:

Unidade Judiciária

Inicial

Instrução

Sumaríssimo

Ordinário

2016

2017

2016

2017

2016

2017

1.ª VT de Petrolina

15

16

22

67

23

30

Fontes: Informações extraídas do PJe e da Ata de Correição realizada em 2016.

4.3. Assiduidade do magistrado:

Segundo informações prestadas pela Diretora de Secretaria, o magistrado comparece, em duas semanas por mês, em todos os dias; e, nas semanas seguintes, três vezes, das terças às quintas-feiras.

4.4. Quantidade de processos em pauta de audiências por semana (média):

Unidade Judiciária

Dias de audiências por semana

Total de audiências

Sumaríssimos

Iniciais

Instruções

Razões Finais

1.ª VT de Petrolina

3 (terças às quintas-feiras)*

9

24 a 30

12

6

* Quando há necessidade (para se evitar a prorrogação do prazo), inclui-se mais 1 (um) dia de audiências.

Fontes: Informações extraídas do PJe, em 5/5/2017, relativas aos seguintes períodos: 07/11/2016 a 11/11/2016, 20/2/2017 a 24/2/2017, 20/3/2017 a 24/3/2017, e 8/5/2017 a 12/5/2017; e informações prestadas pela Diretora de Secretaria da Vara.

5. MOVIMENTAÇÃO PROCESSUAL:

5.1. Quantidade de ações trabalhistas ajuizadas na unidade - Físicos e PJe:

Unidade Judiciária

2015

2016

2017

(até 4/5/2017)

1.ª VT de Petrolina

1.168

1.318

392

Fontes: Consolidação da Estatística, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Casos Novos por Distribuição e Redistribuídos), e PJe .

5.2. Processos remanescentes (congestionamento):

Unidade Judiciária

SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2016

SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2017

Pendentes de julgamento

Processos demais fases

Total

Pendentes de julgamento

Processos demais fases

Total

1.ª VT de Petrolina

33

1.742

1.775

48

1.949

1.997

Fontes: Consolidação da Estatística, Relatórios Gerenciais, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Processos Pendentes de Solução) e PJe.

5.3. Quantidade de processos em tramitação:

Unidade Judiciária

Processos em tramitação em 24/4/2017

Físicos

PJe

1.ª VT de Petrolina

220

1.655

Fonte: Relatório Gerencial (Processos em tramitação na Vara) e PJe-JT.

5.4. Quantidade de processos nas principais fases processuais (pendentes de solução ):

Unidade Judiciária

Conhecimento

(até a prolação da sentença)

Liquidação

Execução

1.ª VT de Petrolina

293

108

1.041

Fontes : e-Gestão

Período analisado: 1º/4/2016 a 31/3/2017

5.5. Prazos médios (em dias) nas principais fases processuais:

Unidade Judiciária

Conhecimento

(até a prolação da sentença)

Liquidação (do início até o encerramento da liquidação)

Execução (do início até o encerramento da execução)

1.ª VT de Petrolina

79

61

315

Fonte: e-Gestão.

Período analisado: 1.º/4/2016 a 31/3/2017.

6. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS ELETRÔNICOS EM 4/5/2017:

Agrupadores:

Tarefa

Quantidade

Processos com Habilitações nos Autos Não Lidas

02

Processos com petições não apreciadas

46

Processos aguardando encaminhamento do secretário de audiência (atas assinadas) 

05

Fase de Conhecimento:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

Aguardando apreciação pela instância superior

203

13/09/2013

0000253-72.2013.5.06.0411

*¹ Aguardando audiência

175

26/09/2016

0001118-27.2015.5.06.0411

Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos

93

15/05/2015

0000297-23.2015.5.06.0411

Aguardando laudo pericial

12

28/03/2017

0000001-30.2017.5.06.0411

Aguardando término dos prazos

51

04/05/2017

0000479-09.2015.5.06.0411

Analisar Decisão

02

03/05/2017

0000375-46.2017.5.06.0411

Analisar Despacho

06

03/05/2017

0001227-07.2016.5.06.0411

Analisar dependências

02

24/04/2017

0000347-78.2017.5.06.0411

Analisar sentença

02

03/05/2017

0000326-05.2017.5.06.0411

Análise do Conhecimento

06

04/05/2017

0000534-23.2016.5.06.0411

Controle de pericia

04

27/03/2017

0001125-82.2016.5.06.0411

Cumprimento de providências

01

04/05/2017

0000246-12.2015.5.06.0411

Minutar Decisão

04

03/05/2017

0000018-66.2017.5.06.0411

*² Minutar expediente da secretaria

03

04/05/2017

0000785-41.2016.5.06.0411

Minutar sentença

87

09/02/2017

0001281-70.2016.5.06.0411

Prazos vencidos

08

03/05/2017

0000374-32.2015.5.06.0411

*³ Preparar comunicação

03

25/04/2017

0001100-69.2016.5.06.0411

Recebimento de instância superior

03

04/05/2017

0000681-20.2014.5.06.0411

Remeter ao 2o Grau

09

02/05/2017

0000118-21.2017.5.06.0411

Triagem Inicial

04

26/04/2017

0000358-10.2017.5.06.0411

*¹ O processo referido encontra-se na subpasta “Razões Finaisâ€.

*² Inexistem processos na subpasta “ Expedir Oficio â€.

*³ Inexistem processos na subpasta “ Expedir Oficio â€.

Fase de Liquidação:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

Aguardando Cumprimento de Providência - Liq

01

04/05/2017

0000662-43.2016.5.06.0411

Aguardando apreciação pela instância superior

04

15/09/2015

0000040-95.2015.5.06.0411

Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos

02

25/04/2017

0000137-27.2017.5.06.0411

Aguardando laudo pericial

06

19/04/2017

0001100-40.2014.5.06.0411

Aguardando término dos prazos

05

19/04/2017

0001007-43.2015.5.06.0411

Analisar Decisão - Liq

02

03/05/2017

0000528-50.2015.5.06.0411

Analisar Despacho - Liq

05

03/05/2017

0001240-06.2016.5.06.0411

Analisar expediente da secretaria

02

04/05/2017

0000174-88.2016.5.06.0411

* 1 Análise de Liquidação

65

04/05/2017

0000531-05.2015.5.06.0411

(Subpasta) Contadoria (Liquidar)

60

04/05/2017

0000697-03.2016.5.06.0411

* 2 Minutar expediente da secretaria

04

04/05/2017

0000896-25.2016.5.06.0411

Prazos vencidos

01

03/05/2017

0000144-24.2014.5.06.0411

* 1 Inexistem processos nas subpastas “ Expedir Oficio â€, “Expedir alvará†e “Certificarâ€.

* 2 Inexistem processos na subpasta “ Expedir Oficio â€.

Fase de Execução:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

* 1 Aguardando Cumprimento de Providência - Exec

77

28/10/2016

0000630-09.2014.5.06.0411

Aguardando apreciação pela instância superior

12

07/08/2014

0000137-66.2013.5.06.0411

Aguardando audiência - Exec

04

28/03/2017

0000712-06.2015.5.06.0411

Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos

39

13/06/2016

0000158-37.2016.5.06.0411

Aguardando final do sobrestamento

116

05/04/2016

0000082-47.2015.5.06.0411

Aguardando laudo pericial

02

11/04/2017

0001097-51.2015.5.06.0411

Aguardando pgto RPV Precatório

13

15/03/2017

0000662-48.2013.5.06.0411

Aguardando término dos prazos

84

10/04/2017

0001191-96.2015.5.06.0411

Analisar Decisão - Exec

03

03/05/2017

0000168-81.2016.5.06.0411

Analisar Despacho - Exec

30

03/05/2017

0000877-87.2014.5.06.0411

Analisar expediente da secretaria

12

19/04/2017

0000288-27.2016.5.06.0411

Analisar sentença - Exec

06

03/05/2017

0000499-63.2016.5.06.0411

*² Análise de Execução

165

04/05/2017

0000693-97.2015.5.06.0411

(Subpasta) BACEN

02

04/05/2017

0000700-55.2016.5.06.0411

(Subpasta) SERPRO

05

04/05/2017

0000051-95.2013.5.06.0411

(Subpasta) Praça. Já Marcada (Praça e Leilão)

01

03/05/2017

0000838-56.2015.5.06.0411

(Subpasta) Praça. Marcar

05

04/05/2017

0000651-14.2016.5.06.0411

(Subpasta) Contadoria (Liberação)

01

04/05/2017

0001050-43.2016.5.06.0411

(Subpasta) Expedir CPN/CPE

01

03/05/2017

0000384-42.2016.5.06.0411

(Subpasta) Expedir Ofício

04

04/05/2017

0000048-72.2015.5.06.0411

Concluso ao magistrado - Exec

10

04/05/2017

0000568-32.2015.5.06.0411

Cumprimento de providências

69

04/05/2017

0000357-93.2015.5.06.0411

Minutar Decisão - Exec

01

03/05/2017

0000643-42.2013.5.06.0411

*³ Minutar expediente da secretaria

05

02/05/2017

0001265-19.2016.5.06.0411

Minutar sentença - Exec

02

02/05/2017

0000734-98.2014.5.06.0411

* 4 Prazos vencidos

26

03/05/2017

0000927-79.2015.5.06.0411

* 5 Preparar comunicação

07

04/05/2017

0000483-46.2015.5.06.0411

RenaJud

02

04/05/2017

0001253-05.2016.5.06.0411

*¹ O processo referido encontra-se em execução reunida (EKT).

*² Inexistem processos nas subpastas “JUCEPEâ€, “SERASAJUD†bem como pendências de certificação, expedição de alvarás.

*³ Inexistem processos na subpasta “ Expedir Oficio â€.

* 4 Inexistem processos pendentes de certificação.

* 5 Inexistem processos na subpasta “ Expedir Oficio â€.

7. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS FÃSICOS EM 8/5/2017

NATUREZA

QUANTIDADE

DATA MAIS

ANTIGA

PROCESSO

Cargas

Advogados

-

-

-

Perito

-

-

-

Terceiros

2

6/4/2017

0023600-81.2006.5.06.0411

Petições a juntar aos autos

1

8/5/2017

0001229-50.2011.5.06.0411

Processos conclusos para despacho

-

-

-

Consultas convênios a realizar (BACEN/JUCEPE/INFOJUD/DETRAN)

-

-

-

Praças a marcar

-

-

-

Processos no setor de cálculos

-

-

-

Processos para serem remetidos ao TRT

-

-

-

*Em relação às certidões, ofícios, alvarás e mandados não existem pendências.

* No pertinente às praças marcadas, o único tem despacho com data de 22/3/2017, sendo a data designada para hasta pública em 14/6/2017 (processo n.º 0108000-91.2007.5.06.0411).

*No que diz respeito às notificações, a mais antiga data de 6/5/2017 (processo n.º 0001134-83.2012.5.06.0411).

*Em relação aos processos digitalizados (CLE), verificou-se a conversão de 53 (cinquenta e três) processos, sendo todos relativos ao ano de 2016. Esclarece a Diretora de Secretaria que os demais se encontram em fase processual que não justificaria tal demanda, vez que praticamente exauridas as providências executórias, sendo providenciada, posteriormente, a Certidão de Crédito Trabalhista.

Fonte: Informações colhidas na Secretaria da VT, e no SIAJ.

8. METAS FIXADAS PELO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA:

Em conformidade com os dados fornecidos pelo Núcleo de Estatística e Pesquisa do Egrégio Regional, eis os resultados das Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ para o ano de 2016 :

Meta 1 CNJ - 2016 : – Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuídos no ano corrente.

Unidades Judiciárias

Recebidos

Resolvidos

Resultado

1.ª VT de Petrolina

1.281

1.384

108,04%

Total da 6ª Região

107.816

111.793

103,69%

Meta 2 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, pelo menos, 90% dos processos distribuídos até 31/12/2014.

Unidade Judiciária

Distribuídos em 2014

Distribuídos em 2014

e julgados até 31/12/16

Pendentes de julga-

mento até 31/12/16

Resultado

1.ª VT de Petrolina

195

195

0

111%

Total da 6ª Regiãoa

62.261

59.947

2.314

107%

Meta 3 CNJ - 2016 : – Aumentar o índice de conciliação na fase de conhecimento, em relação à média do biênio 2013/2014, em 2 pontos percentuais.

Unidade Judiciária

Solucionados

Conciliados

Média biênio

(2013/2014)

Resultado

1.ª VT de Petrolina

1.384

427

28,22%

30,85%

Total da 6ª Região

111.793

44.400

40,83%

39,72 %

Meta 4 CNJ - 2016 : – Dar prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, não se destinando portanto à esta Justiça Especializada.

Meta 5 CNJ - 2016 : – B aixar em 2016, quantidade maior de processos de execução do que o total de casos novos de execução no ano corrente.

Unidade

Judiciária

Casos novos

de execução

Baixados

Entraram

na meta

Saíram

da meta

Resultado

1.ª VT de Petrolina

597

537

0

0

89,95%

Total da 6ª Região

38.526

37.091

0

0

96,50%

Meta 6 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, as ações coletivas distribuídas, até 31.12.2013 no 1.º grau e até 31.12.2014, no 2.º grau.

A 1.ª Vara do Trabalho de Petrolina não possui ação coletiva, distribuída até 31/12/2013, ainda em tramitação, de acordo com os relatórios fornecidos pelo Setor de Estatística deste Tribunal.

Meta 7 CNJ - 2016 : – Identificar e reduzir em 2% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior.

Unidade

Judiciária

Pendentes em

31/12/15

Quantidades de

Processos dos dez

maiores litigantes

distribuídos na ins-

tância no mês de

referência

Quantidades de

Processos dos dez

maiores litigantes

julgados na ins-

tância no mês de

referência

Pendentes em

31/12/16

Resultado

1.ª VT de Petrolina

28

64

68

24

114,33%

Total da 6ª Região

8.284

7.949

9.373

6.860

118,34%

O Conselho Nacional de Justiça divulgou no final do 10.º Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, as metas nacionais para 2017, quais sejam:

Meta 1 - Os tribunais mantiveram o compromisso de julgar, ao longo de 2017, mais processos do que os novos que chegarem aos tribunais (Meta 1). Assim como em 2016, o compromisso deverá ser cumprido por tribunais de todos os segmentos de Justiça.

Meta 2 - O compromisso com o julgamento dos processos mais antigos, alvo da Meta 2, foi renovado para 2017 e deverá ser cumprido por tribunais de todos os ramos do Judiciário. O detalhamento desta e das outras metas definidas, com percentuais e períodos de distribuição dos processos que deverão ser julgados, estarão num glossário que será divulgado futuramente pelo CNJ.

Meta 3 - A Justiça Federal e a Justiça do Trabalho também renovaram o compromisso com a Meta 3, que busca aumentar o número de casos solucionados por meio da conciliação, em relação a períodos anteriores. 

Meta 4 - Fixada pela primeira vez em 2013, a Meta 4, que dá prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, deverá ser cumprida novamente em 2017 pela Justiça Estadual, pela Justiça Federal, pela Justiça Militar da União e dos Estados e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). 

Meta 5 - Impulso aos processos de execução, que será perseguida no ano que vem pelos tribunais da Justiça Estadual, Federal e do Trabalho.

Meta 6 - P rioriza o julgamento de ações coletivas, que impactam na vida de um grupo maior de pessoas. 

Meta 7 – Prioriza o julgamento de processos dos maiores litigantes e dos recursos repetitivos, tem por objetivo enfrentar demandas de massa que chegam ao Judiciário.

Meta 8 – Destinada a ações de fortalecimento da rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres, uma das prioridades da atual gestão do CNJ.

9. ITENS DE EXAME E REGISTRO OBRIGATÓRIOS (Art. 26 da Consolidação dos Provimentos da CGJT):

Com base nos autos e sistemas analisados, verificou-se que o Juízo:

- registra no sistema informatizado os atos processuais relevantes;

- emite, de forma explícita e circunstanciada, pronunciamento acerca da admissibilidade dos recursos, conforme constatado nos processos n.ºs 0000106-41.2016.5.06.0411 e 0000801-92.2016.5.06.0411 ;

- ordena, de ofício, a imediata liberação do depósito recursal, após a liquidação, nos casos em que haja valor incontroverso superior ao depositado, segundo informado pelo assistente do juízo;

- exaure as iniciativas do juízo objetivando tornar exitosa a execução, observando o estabelecido pela Corregedoria-Geral, no tocante aos requisitos para a emissão da Certidão de Crédito Trabalhista, nos moldes do artigo 88 da Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral, bem assim emite a Certidão de Arquivamento Provisório, prevista no art. 77 do referido Provimento, conforme se observa dos processos n.ºs 0001721-42.2011.5.06.0411, 0024600-48.2008.5.06.0411, 0001770-83.2011.5.06.0411 e 0000513-86.2012.5.06.0411;

- faz uso regular das ferramentas eletrônicas: Bacenjud, Detran, Renajud, Jucepe, Infojud e Serpro, consoante se constatou nos processos n.ºs 0000842-59.2016.5.06.0411 , 0000903-85.2014.5.06.0411 , 0000109-93.2016.5.06.0411, 0000581-94.2016.5.06.0411, 0000843-44.2016.5.06.0411, 0000384-42.2016.5.06.0411, 0000676-95.2014.5.06.0411 e 0001253-05.2016.5.06.0411. De acordo com o Relatório sobre Ordens Judiciais, foram realizados, no ano de 2016, 546 (quinhentos e quarenta e seis) bloqueios, 299 (duzentos e noventa e nove) desbloqueios e 233 (duzentas e trinta e três) transferências. No mês de dezembro de 2016, constavam 91 (noventa e um) bloqueios pendentes de providências;

- inclui, na pauta, processos na fase de execução para tentativa de conciliação : média de 36 (trinta e seis) no período de 1º/4/2016 a 31/3/2017, como, por exemplo, processo n.º 0000953-14.2014.5.06.0411; e

- determina a citação prévia dos sócios, nos casos de desconsideração da personalidade jurídica da empresa executada, conforme visto nos processos n.ºs 0000953-14.2014.5.06.0411, 0000903-85.2014.5.06.0411 e 000513-81.2015.5.06.0411.

Quanto aos demais aspectos (assiduidade dos magistrados, pauta de audiências e principais prazos) encontram-se registrados nos itens 4 e 5.

10. OBSERVAÇÕES/PENDÊNCIAS REFERENTES À SECRETARIA:

- Na análise, por amostragem, nas carteiras que integram a Secretaria da Vara, constatou-se efic az gerenciamento dos atos processuais e do controle dos prazos, além do cumprimento das normas procedimentais a serem seguidas pelas Unidades Judiciárias de 1.ª instância. Em relação aos processos digitais, observou-se também bom controle na tramitação dos feitos, conforme quadro do item 6 elaborado em 4/5/2017 . De acordo com a inspeção realizada pelo juízo de primeiro grau, no período de 9 a 13 de janeiro de 2017, em todos os autos físicos, destaca-se: a) não existem processos fora de pauta; b) os processos se encontram na fase de execução, e inexistem incidentes processuais pendentes de julgamento; c) expedição de notificações para devolução de autos com carga vencida, inclusive no tocante ao perito que atuou no processo n.º 01081-2011-411-06-00-0 (já tendo ocorrido a devolução em 8/3/2017); d) ausência de processos sem tramitação a mais de 60 dias, e o de número 01676-2010-411-06-00-4 constava em tal condição por equívoco, sendo solicitada a retificação ao setor de Informática (atualmente já ocorreu a correção); e e) regularização da inclusão, ou exclusão, de devedores no BNDT. No tocante aos processos eletrônicos, verificaram-se 1.518 processos, sendo 1.422 em tramitação e 96 em arquivo provisório, e observou-se, dentre outros dados, utilização diária da ferramenta “agrupadoresâ€, realização de tarefas e providências necessárias, inclusive conclusão para despacho (sendo despachado, no prazo médio, de 72 horas), e, ainda, a inexistência de processos fora de pauta, procedendo-se os servidores a conferências de todos os processos, com a devida organização nas caixas apropriadas. O Juiz Titular enfatizou, naquela oportunidade, o grande empenho envidado pela Secretaria da Vara no desenvolvimento do trabalho de triagem e despacho da grande quantidade de processos físicos que se encontravam no arquivo provisório, para as providências finais, visando o encaminhamento dos autos ao arquivo geral, possibilitando a racionalização do espaço físico das instalações;

- Existem 3 (três) CTPS’s sob custódia da Secretaria da Vara, sendo que nenhuma delas dizem respeito a processos arquivados ou em vias de arquivamento;

- Constatou-se, por amostragem, em regra, o bom estado de conservação das capas dos processos físicos;

- Os Assistentes de Juiz elaboram minutas de sentenças de mérito e de incidentes processuais, como embargos declaratórios, embargos à execução, embargos de terceiros, exceção de pré-executividade e análise de antecipação de tutela;

- O Juízo ainda não tem, como regra, a prolação de sentenças líquidas, em razão de a contadoria da Vara ter contado com apenas 1 (um) contador até novembro de 2016. A outra calculista encontra-se em processo de aprendizagem. Não obstante, após o trânsito em julgado, determina-se a liquidação do feito diretamente pela Contadoria da Vara, dispensando-se a notificação das partes para apresentar e/ou contestar cálculos de liquidação, visando, desse modo, a uma maior celeridade processual ;

- Em relação ao lapso temporal anteriormente correicionado, observou-se: a) o acréscimo de 150 (cento e cinquenta) novas ações; b) acréscimo da produtividade da Vara, vez que proferidas a mais 59 (cinquenta e nove) sentenças, 35 (trinta e cinco) decisões de incidentes, e formalizadas a mais 30 (trinta) conciliações; c) redução do prazo médio para julgamento em 11 (onze) dias; d) acréscimo do prazo médio para realização das audiências iniciais em relação à data do ajuizamento da ação (sumaríssimo em 5 dias) de instrução (sumaríssimo em 7 dias, e ordinário em 48 dias), e de decisão (sumaríssimo em 6 dias, e ordinário em 4 dias), e redução no tocante à audiência inicial no rito ordinário em 4 dias; e) acréscimo do prazo médio na fase de conhecimento em 3 dias e na liquidação em 15 dias, e redução na execução em 50 dias; f) acréscimo na quantidade de processos na fase de conhecimento em 31 (trinta e um), na liquidação em 48 (quarenta e oito), e na execução em 174 (cento e setenta e quatro); e g) acréscimo do saldo remanescente em 222 (duzentos e vinte e dois) processos;

- Atingimento das Metas 1, 2, 3, 6 e 7 estabelecidas pelo CNJ para o ano de 2016, o que revela o esforço da unidade para alcançar esses objetivos.

11. PEDIDOS DE PROVIDÊNCIAS E RECLAMAÇÕES CORREICIONAIS :

Em relação ao período de 1.º de janeiro de 2016 até a presente data, não houve a formalização de pedido de providência ou reclamação correicional.

12. RECOMENDAÇÕES:

- Prolatarem os magistrados André Luiz Machado e Danilo Cavalcanti de Oliveira, prioritariamente e no menor espaço de tempo possível, as sentenças em atraso, conforme relações especificadas no item 3.3, devendo, sempre, atentarem ao prescrito no ATO n.º 1/CGJT, de 10 de fevereiro de 2017, haja vista o controle exercido por esta Corregedoria Regional a evitar que decisões não ultrapassem a tolerância admitida pela citada norma. Em relação ao juiz que não se encontra presente no momento da correição, deverá a Secretaria da Corregedoria Regional encaminhar-lhe comunicação para que tome ciência;

- Persistir nos esforços para reduzir os prazos médios de audiências no rito sumaríssimo, estabelecendo como meta o prazo máximo de 15 (quinze) dias, conforme determina o inciso III do art. 852-B da CLT, Nos processos de rito ordinário, observar “o prazo médio de duração do processo – fase de conhecimento – de até 200 (duzentos) dias, atentando-se ao limite legal para publicação de sentença†– Resolução Administrativa TRT nº 03/2015, artigo 14, § 2.º (Provimento TRT-CRT n.º 03/2010);

- Continuar a fomentar a inclusão de processos de execução na pauta de audiências para tentativa de conciliação, consoante disposto no art. 76, II, da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho: “ promover a realização semanal de audiências de conciliação em processos na fase de execução, independentemente de requerimento das partes, selecionando-se aqueles com maior possibilidade de êxito na composição â€.

- Continuar a verificação periódica, no Sistema BacenJud, quanto à existência de alguma ordem judicial “pendente de providênciaâ€, ou mesmo “não lidaâ€, adotando-se a medida cabível, seja de transferência dos valores bloqueados para contas judiciais (para posterior liberação aos exequentes) ou desbloqueios daquelas importâncias que não interessem à execução – Consolidação de Provimentos da CGJT, Art. 99;

- Prolatar, quando possível, sentenças líquidas, principalmente em relação aos processos submetidos ao rito sumaríssimo;

- Perservar na análise periódica da ferramenta “agrupadoresâ€, a fim de evitar a permanência de processos em tarefas já superadas. Os processos devem ser retirados de tal lista assim que realizado o ato respectivo;

- Continuar a proceder à “conclusão ao magistradoâ€, especificando o tipo (sentenças, decisões ou despachos), sem necessidade de despacho para tal finalidade, pela importância desse dado para a estatística deste Regional. Deve, ainda, ser selecionado o magistrado em tempo real, com a devida gravação no sistema, a fim de que seja contabilizado o prazo para prolação da decisão corretamente, e, no caso da sentença, tão logo encerrada a instrução. Em relação às decisões de antecipação de tutela, embargos à execução ou exceção de pré-executividade, há necessidade da imediata conclusão com a especificação do magistrado, de modo a possibilitar o controle do prazo e garantir a veracidade dos dados estatísticos. No tocante aos embargos de declaração, havendo necessidade de intimar a parte contrária, proceder à conclusão para julgamento tão logo encerrado o prazo, também sem necessidade de despacho, por se tratar de ato ordinário da secretaria;

- Persistir no cumprimento das diligências determinadas pelo Tribunal, em grau de recurso, em prazo razoável;

- Observar o correto cadastramento das partes quando do envio dos recursos ao Tribunal, inclusive em relação ao recurso ordinário em rito sumaríssimo, de modo a evitar equívoco quando da distribuição da classe processual na segunda instância;

- Proceder ao registro, no sistema PJE, do recolhimento das custas, emolumentos, contribuição previdenciária e imposto de renda, escolhendo a tarefa “Análise de Conhecimentoâ€, e optando pelo item “Cumprimento de acordo ou pagamentosâ€. Ressalta-se que, após as orientações sobre a necessidade de tal anotação, o Setor de Estatística do Tribunal constatou acréscimo considerável no registro de tais arrecadações, conforme quadro demonstrativo entre os meses de janeiro a março de 2016 e janeiro a março de 2017, numa variação de 115,94% no tocante às custas processuais, de 498,05% em relação aos emolumentos, de 71,16% no pertinente às contribuições previdenciárias, de 32,62% no que diz respeito ao imposto de renda, e de 283,18% quanto às multas aplicadas pelos órgãos de fiscalização das relações de trabalho; e

- Estimular, entre os servidores, práticas de sustentabilidade, racionalização e consumo consciente de materiais e serviços de responsabilidade socioambiental, visando ao uso sustentável dos recursos naturais e dos bens públicos, bem como ao aperfeiçoamento contínuo da qualidade do gasto público realizado pelo Tribunal, a teor da Resolução n.º 201 do CNJ de 3/3/2015.

13. BOAS PRÃTICAS RELATADAS PELO JUÃZO:

Noticiou a Diretora de Secretaria que as boas práticas, relacionadas na ata de correição de 2016, continuam sendo desempenhadas nesta unidade judiciária, motivo pelo qual procede à sua renovação:

- Elaboração, pelos assistentes de juiz, de minutas de despachos, sentenças relativas à solução de incidentes processuais, embargos declaratórios, embargos à execução, embargos de terceiros, exceção de pré-executividade e antecipação de tutela;

- Liquidação do feito diretamente pela Contadoria da Vara, após o trânsito em julgado da sentença de mérito, dispensando-se a notificação das partes para apresentar e/ou contestar cálculos de liquidação, visando, desse modo, a uma maior celeridade processual;

- Ata de audiência com força de alvará para saque do FGTS e habilitação no seguro desemprego;

- Expedição de alvará único (autor, advogado, custas e INSS);

- Reunião de execuções, para minimizar serviços de Secretaria, além da observância a um fluxograma específico para feitos nessa fase;

- Cadastramento de CP diretamente no PJe-JT para Varas do TRT 6ª. Região. Envio de CP via malote digital, para outros Tribunais;

- Controle do prazo nos processos físicos pelo Siaj e manual; e controle de prazo nos processos eletrônicos por distribuição em subcaixas;

- Termos de conciliações com força de alvará; e autorização de pagamentos diretamente nas contas dos beneficiários;

- Liberação imediata do depósito recursal após o trânsito em julgado, quando possível;

- Intimação dos beneficiários para recebimento de alvarás, sem necessidade de agendamento (faculta-se a indicação de conta para transferência do crédito); e

- Conversão dos processos físicos em eletrônicos, estando pendentes basicamente os feitos que estão aguardando devolução de cartas precatórias, julgamentos de recursos de revistas e agravos de instrumentos na fase de conhecimento, e aptos para emissão de CCT.

A Diretora acrescentou, também, os seguintes procedimentos:

- Utilizar, de forma rotineira, os atos ordinatórios, reduzindo a quantidade de processos conclusos ao magistrado;

- Os funcionários da Secretaria passaram a também elaborar minutas de despachos de mero expediente;

- A Diretora de Secretaria auxilia nos despachos de assistência;

- A Secretária de Audiência cumpre todas as diligências determinadas em ata, e elabora minutas de despachos de menor complexidade; e

- Agilização do término da execução com a liberação do crédito juntamente com a sentença de extinção.

14. SOLICITAÇÕES DO JUÃZO:

- Garantir a execução dos serviços relativos à manutenção do split da Secretaria e a troca do ar condicionado da sala do juiz titular, bem como a implantação de splits nos apartamentos oficiais;

- Providenciar solução para o problema do portão do estacionamento do Fórum;

- Maior brevidade de acesso, ao Juiz Diretor do Fórum, ao projeto de reforma do prédio, com a finalidade de apresentar sugestões para adequações; e

- Solicitar que a Secretaria de TI verifique as correções de inconsistências nos negócios do e-Gestão, como por exemplo, a percebida pelo Setor de Estatística em relação: - ao item 377 (processos pendentes de baixa – conhecimento), onde se verifica que os embargos de terceiro continuam figurando neste item, mesmo após a devida baixa do processo com o apensamento ao principal; e - ao item 61 (processos aguardando encerramento da instrução): a estatística identificou, como solução, a inclusão do histórico 020 – processo anexo – na regra de negócio desse item, como condição de ausência até a data de remessa.

Encerrados os trabalhos, a Excelentíssima Corregedora Regional, Desembargadora Dione Nunes Furtado da Silva, agradeceu a fraternal acolhida e a colaboração prestada pelo Excelentíssimo Juiz Titular, e pelos servidores da Vara, determinando que, lavrada e assinada, fosse disponibilizada esta ata na página da Corregedoria, no sítio deste Regional ( www.trt6.jus.br ), além de publicada, em sua íntegra, no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho – DEJT, entregando cópia à Unidade Judiciária sob correição (neste ato), à Presidência do Egrégio Regional, Secretaria de Tecnologia da Informação, e Secretaria Administrativa, para conhecimento e providências pertinentes. Firmam a presente ata a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional e a Secretária da Corregedoria Regional.

DIONE NUNES FURTADO DA SILVA

Desembargadora Corregedora Regional

NOÊMIA MARIA GOMES DE OLIVEIRA

Secretária da Corregedoria Regional

Ata Correição 23 - 2017 de 8/5/2017

Ata Correição 23 2017 de 08/05/2017