ATA DA CORREIÇÃO ORDINÃRIA REALIZADA NA 2.ª VARA DO TRABALHO DE IGARASSU, EM 19 DE ABRIL DE 2017.
Aos 19 (dezenove) dias do mês de abril de 2017, à s 8 (oito) horas, compareceu à sede da 2.ª Vara do Trabalho de Igarassu, situada na BR-101 Norte, KM 26, Igarassu (PE), a ExcelentÃssima Desembargadora Corregedora Regional do TRT da 6.ª Região, Dr.ª Dione Nunes Furtado da Silva , acompanhada pelos servidores Noêmia Maria Gomes de Oliveira (Secretária da Corregedoria), Vânia Rodrigues de Santana Cunha (Assessora de Gabinete), Glauco Moreira André (Chefe de Gabinete), e Rosanna de Freitas Monteiro (Assistente de Gabinete), para realizar a Correição Ordinária veiculada no Edital n.º 03/2017, disponibilizado no Diário Eletrônico do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região em 20 (vinte) de fevereiro de 2017, considerado publicado em 21 (vinte e um) de fevereiro de 2017. Referido edital se encontrava devidamente afixado no átrio da Secretaria, possibilitando sua plena divulgação e visualização pelo público local.
Presentes o ExcelentÃssimo Juiz Titular, Dr. Fernando Cabral de Andrade Filho , o Diretor de Secretaria, Bel. Marcos José Siqueira Silva, e os demais servidores ali lotados: Gláucio dos Santos Ferreira, Lincoln Prado de Carvalho, Luiz Henrique de Assis Menezes, Ricardo Sales Cardoso da Silva, Roberta Maria Pessoa da Fonseca, Diego Wanderley Udrisar, Iracema Barbosa Ferraz Jardim, Marina de Oliveira Xavier Ramos, e Sandra Luciana Pomposo Pessoa. Ausentes os servidores Ana LuÃsa de Miranda Losada (férias) e Carlos Alberto Lima Xavier (licença médica).
Com base nos dados extraÃdos do SIAJ, PJe, e-Gestão e Sistema de Pessoal; nas informações consolidadas pela Seção de EstatÃstica; no exame dos procedimentos adotados na Secretaria da Vara e dos processos em tramitação, e, ainda, dos dados colhidos na inspeção judicial realizada no perÃodo de 9 a 13 de janeiro de 2017, a ExcelentÃssima Desembargadora Corregedora Regional determinou o registro das informações e recomendações que seguem.
1. MAGISTRADO:
JUIZ TITULAR |
PERÃODO DE ATUAÇÃO |
Fernando Cabral de Andrade Filho |
Desde 11/9/2012 (Ato TRT 430/2012) |
2. QUADRO ATUAL DE SERVIDORES LOTADOS NA VARA:
NOME |
CARGO |
FUNÇÃO |
Marcos José Siqueira Silva |
Técnico Judiciário |
Diretor de Secretaria |
Glaucio dos Santos Ferreira |
Técnico Judiciário |
Assistente de Diretor |
Ana LuÃsa de Miranda Losada |
Técnica Judiciária |
Assistente de Juiz |
Carlos Alberto Lima Xavier |
Analista Judiciário |
Assistente de Juiz |
Lincoln Prado de Carvalho |
Técnico Judiciário |
Secretário de Audiência |
Ricardo Sales Cardoso da Silva |
Técnico Judiciário |
Secretário de Audiência |
Luiz Henrique de Assis Menezes |
Técnico Judiciário |
Calculista |
Roberta Maria Pessoa da Fonseca |
Técnica Judiciária |
Calculista |
Diego Wanderley Udrisar |
Analista Judiciário |
Assistente |
Iracema Barbosa Ferraz Jardim |
Analista Judiciária |
- |
Marina de Oliveira Xavier Ramos |
Analista Judiciária |
- |
Sandra Luciana Pomposo Pessoa |
Analista Judiciária |
Oficiala de Justiça |
3. Produtividade dos JuÃzes na Unidade:
3.1. Quantidade de Audiências, Sentenças, Conciliações e Incidentes por Juiz (a):
Atuação dos Magistrados na 2.ª VT de Igarassu |
Audiências* |
Sentenças de mérito |
Conciliações |
Incidentes processuais |
Fernando Cabral de Andrade Filho |
1.705 |
440 |
428 |
195 |
Armando da Cunha Rabelo Neto |
- |
3 |
- |
- |
Arthur Ferreira Soares |
672 |
112 |
190 |
43 |
Daniella Cristiane Rodrigues Ferreira |
5 |
3 |
- |
3 |
Edson Luis Bryk |
14 |
1 |
- |
- |
Evellyne Ferraz Correia |
17 |
2 |
2 |
- |
Fernando Rodrigues Carvalho |
28 |
13 |
1 |
6 |
Ibrahim Alves da Silva Filho (substituição automática) |
7 |
- |
7 |
1 |
Ilka Eliane de Souza Tavares |
- |
11 |
- |
2 |
José Augusto Segundo Neto |
7 |
- |
- |
- |
Laura Cavalcanti de Morais Botelho |
- |
5 |
- |
- |
Lucas de Araújo Cavalcanti |
11 |
- |
- |
- |
Matheus de Lima Sampaio |
- |
1 |
- |
- |
Total |
2.466 |
591 |
628 |
250 |
*Exceto audiências de julgamento.
Fontes: Relatórios extraÃdos do e-Gestão (Audiências realizadas, Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado).
PerÃodo analisado: 1.º/3/2016 a 28/2/2017.
3.2. Prazo médio (em dias) para julgamento de mérito na unidade, da conclusão até a prolação da sentença (apenas PJe):
Atuação dos Magistrados na 2.ª VT de Igarassu |
Prazo* médio para julgamento de sentenças de mérito |
Fernando Cabral de Andrade Filho |
18 |
Armando da Cunha Rabelo Neto |
501 |
Arthur Ferreira Soares |
17 |
Daniella Cristiane Rodrigues Ferreira |
47 |
Evellyne Ferraz Correia |
66 |
Fernando Rodrigues Carvalho |
3 |
Ibrahim Alves da Silva Filho (substituição automática) |
3 |
Ilka Eliane de Souza Tavares |
266 |
Laura Cavalcanti de Morais Botelho |
84 |
Prazo médio para julgar na unidade |
25 |
*Apuração leva em conta somente processos eletrônicos e não deduz os perÃodos de afastamento dos magistrados, tais como férias, licenças, cursos e outros, em face da falta de integração entre os sistemas de pessoal e judicial.
Fontes: Relatório extraÃdo do e-Gestão (Prazos Médios (em dias) da conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe) .
PerÃodo analisado: 1.º/3/2016 a 28/2/2017.
3.3. Sentenças de mérito (conhecimento) pendentes de julgamento:
Magistrados com sentenças pendentes na 2.ª VT de Igarassu |
No prazo |
Prazo vencido |
Total |
Fernando Cabral de Andrade Filho |
29 |
- |
29 |
Armando da Cunha Rabelo Neto |
- |
32 |
32 |
Evellyne Ferraz Correia |
- |
1 |
1 |
José Augusto Segundo Neto |
- |
2 |
2 |
Lucas de Araújo Cavalcanti |
1 |
- |
1 |
Victor Majela Nabuco de Menezes |
1 |
- |
1 |
Total de sentenças pendentes na Vara |
31 |
35 |
66 |
Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade do magistrado Armando da Cunha Rabelo Neto: 0001582-93.2014.5.06.0182, 0000040-40.2014.5.06.0182, 0001594-10.2014.5.06.0182, 0001074-16.2015.5.06.0182, 0001095-89.2015.5.06.0182, 0001096-74.2015.5.06.0182, 0000549-34.2015.5.06.0182, 0000531-13.2015.5.06.0182, 0000033-14.2015.5.06.0182, 0001101-96.2015.5.06.0182, 0000552-86.2015.5.06.0182, 0000950-33.2015.5.06.0182, 0000951-18.2015.5.06.0182, 0000558-93.2015.5.06.0182, 0001470-27.2014.5.06.0182, 0000001-09.2015.5.06.0182, 0000567-55.2015.5.06.0182, 0000064-34.2015.5.06.0182, 0001115-80.2015.5.06.0182, 0000581-39.2015.5.06.0182, 0000062-64.2015.5.06.0182, 0001161-69.2015.5.06.0182, 0000286-02.2015.5.06.0182, 0000285-17.2015.5.06.0182, 0000048-80.2015.5.06.0182, 0001166-91.2015.5.06.0182, 0000525-06.2015.5.06.0182, 0000935-67.2015.5.06.0181, 0000641-12.2015.5.06.0182, 0000695-75.2015.5.06.0182, 0001306-62.2014.5.06.0182, e 0001174-68.2015.5.06.0182.
Sentença com prazo vencido sob a responsabilidade da magistrada Evellyne Ferraz Correia: 0000394-31.2015.5.06.0182.
Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade do magistrado José Augusto Segundo Neto: 0001473-45.2015.5.06.0182 e 0000499-71.2016.5.06.0182.
Fontes: Dados extraÃdos de “Relatório de decisões em aberto/proferidasâ€; e PJe, em 19/4/2017 à s 9h.
3.4. Incidentes processuais pendentes de julgamento:
Magistrados com Incidentes Processuais pendentes na 2.ª VT de Igarassu |
No prazo |
Prazo vencido |
Total |
Fernando Cabral de Andrade Filho |
9 |
- |
9 |
Ilka Eliane de Souza Tavares |
- |
3 |
3 |
LuÃs Guilherme Silva Robazzi |
1 |
- |
1 |
Total de incidentes pendentes na Vara |
10 |
3 |
13 |
Fontes: Dados coletados na Secretaria da Vara e no PJe, em 19/4/2017 Ã s 9h30.
Incidentes com prazo vencido sob a responsabilidade da magistrada Ilka Eliane de Souza Tavares: 0001309-80.2015.5.06.0182, 0001129-64.2015.5.06.0182, e 0001325-34.2015.5.06.0182.
3.5. Produtividade da Vara:
Unidade Judiciária |
Quantidades |
Prazo médio para julgamento (PJe) | ||
Sentenças de mérito |
Incidentes processuais |
Conciliações |
||
2.ª VT de Igarassu |
591 |
250 |
628 |
25 |
Fontes: Relatórios extraÃdos do e-Gestão: Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado; Prazos Médios (em dias) da Conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe) .
PerÃodo analisado: 1.º/3/2016 a 28/2/2017.
4. AUDIÊNCIAS (REALIZADAS E DESIGNADAS):
4.1. Prazos médios, em dias, até a realização das audiências (a partir do ajuizamento):
Unidade Judiciária |
Inicial |
Instrução |
Decisão | |||
SumarÃssimo |
Ordinário |
SumarÃssimo |
Ordinário |
SumarÃssimo |
Ordinário | |
2.ª VT de Igarassu |
29 |
37 |
48 |
142 |
62 |
150 |
Fonte: Dados extraÃdos do e-Gestão (Prazos médios – fase de conhecimento).
PerÃodo analisado: 1.º/3/2016 a 28/2/2017.
4.2. Prazos (em dias) para designação de audiências, a contar de 10/4/2017:
Unidade Judiciária |
Inicial |
Instrução | ||||
SumarÃssimo |
Ordinário | |||||
2016 |
2017 |
2016 |
2017 |
2016 |
2017 | |
2.ª VT de Igarassu |
17 |
24 |
30 |
43 |
160 |
114 |
Fontes: Informações extraÃdas do PJe e da Ata de Correição realizada em 2016.
4.3. Assiduidade dos magistrados:
Segundo informações prestadas pelo Diretor de Secretaria, o Juiz Titular realiza audiências das terças às quintas-feiras, comparecendo ainda à unidade quando se fizer necessário.
4.4. Quantidade de processos em pauta de audiências por semana (média):
Unidade Judiciária |
Dias de audiências por semana |
Total de audiências | |||
SumarÃssimos |
Iniciais |
Instruções |
Razões Finais | ||
2.ª VT de Igarassu |
3 (terças às quintas-feiras) |
9 a 12 |
38 |
17 |
7 |
Fontes: Informações extraÃdas do PJe, em 10/4/2017, relativas aos seguintes perÃodos: 07/11/2016 a 11/11/2016, 20/2/2017 a 24/2/2017, 3/4/2017 a 7/4/2017, e 24/4/2017 a 28/4/2017; e informações prestadas pelo Diretor de Secretaria da Vara.
5. MOVIMENTAÇÃO PROCESSUAL:
5.1. Quantidade de ações trabalhistas ajuizadas na unidade - PJe:
Unidade Judiciária |
2015 |
2016 |
2017 (até 10/4/2017) |
2.ª VT de Igarassu |
1.571 |
1.508 |
404 |
Fontes: Consolidação da EstatÃstica, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Casos Novos e por Redistribuição), e PJe .
5.2. Processos remanescentes (congestionamento):
Unidade Judiciária |
SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2016 |
SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2017 | ||||
Pendentes de julgamento |
Processos demais fases |
Total |
Pendentes de julgamento |
Processos demais fases |
Total | |
2.ª VT de Igarassu |
70 |
1.839 |
1.909 |
65 |
2.275 |
2.340 |
Fontes: Consolidação da EstatÃstica, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Processos Pendentes de Solução) e PJe.
5.3. Quantidade de processos em tramitação:
Unidade Judiciária |
Processos em tramitação em 10/4/2017 | |
FÃsicos |
PJe | |
2.ª VT de Igarassu |
- |
1.935 |
Fonte: PJe.
5.4. Quantidade de processos nas principais fases processuais (pendentes de solução):
Unidade Judiciária |
Conhecimento (até a prolação da sentença) |
Liquidação |
Execução |
2.ª VT de Igarassu |
661 |
138 |
400 |
Fontes : e-Gestão. PerÃodo analisado: 1.º/3/2016 a 28/2/2017.
5.5. Prazos médios (em dias) nas principais fases processuais:
Unidade Judiciária |
Conhecimento (até a prolação da sentença) |
Liquidação (do inÃcio até o encerramento da liquidação) |
Execução (do inÃcio até o encerramento da execução) |
2.ª VT de Igarassu |
128 |
100 |
296 |
Fonte: e-Gestão. PerÃodo analisado: 1.º/3/2016 a 28/2/2017.
6. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS EM 7/4/2017 (Vara exclusivamente eletrônica):
Agrupadores:
Tarefa |
Quantidade |
Processos com pedido de sigilo nos documentos não apreciado |
09 |
Processos com Petições Avulsas |
07 |
Processos com Habilitações nos Autos Não Lidas |
11 |
Processos com pedido liminar ou de antecipação de tutela não apreciado |
02 |
Processos com petições não apreciadas |
59 |
Mandados devolvidos pelo Oficial de Justiça |
20 |
Processos aguardando encaminhamento do secretário de audiência (atas assinadas) |
45 |
Fase de Conhecimento:
Tarefa |
Quantidade |
Data |
Processo |
Aguardando Cumprimento de Providência |
35 |
16/09/2016 |
0000413-03.2016.5.06.0182 |
Aguardando apreciação pela instância superior |
104 |
09/12/2013 |
0000480-70.2013.5.06.0182 |
Aguardando audiência |
402 |
02/12/2016 |
0001228-97.2016.5.06.0182 |
Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos |
244 |
25/01/2016 |
0001527-11.2015.5.06.0182 |
Aguardando término dos prazos |
73 |
31/8/2016 |
0000604-82.2015.5.06.0182 |
Analisar expediente da secretaria |
03 |
05/04/2017 |
0000181-54.2017.5.06.0182 |
Analisar sentença |
01 |
06/04/2017 |
0001372-71.2016.5.06.0182 |
Análise do Conhecimento |
73 |
15/12/2016 |
0001030-65.2013.5.06.0182 |
Apreciar Urgentes |
02 |
05/04/2017 |
0000384-16.2017.5.06.0182 |
Apreciar dependência |
02 |
28/03/2017 |
0000361-70.2017.5.06.0182 |
Cumprimento de providências |
05 |
17/02/2017 |
0000646-97.2016.5.06.0182 |
Intimações automáticas com pendências - Con |
10 |
15/08/2016 |
0000807-10.2016.5.06.0182 |
Minutar Decisão |
05 |
27/09/2016 |
0001309-80.2015.5.06.0182 |
Minutar Sentença |
12 |
16/09/2015 |
0001582-93.2014.5.06.0182 |
Minutar Sentença - ED |
01 |
09/12/2015 |
0001325-34.2015.5.06.0182 |
Minutar sentença |
62 |
29/09/2015 |
0000950-33.2015.5.06.0182 |
Prazos vencidos |
99 |
24/01/2017 |
0000737-90.2016.5.06.0182 |
Preparar ato de comunicação |
01 |
23/02/2017 |
0000608-85.2016.5.06.0182 |
Preparar comunicação |
16 |
15/08/2016 |
0001437-71.2013.5.06.0182 |
Publicar DJe - Con |
13 |
06/04/2017 |
0001258-35.2016.5.06.0182 |
Publicar DJe - Conversão em diligência |
01 |
28/03/2017 |
0000877-27.2016.5.06.0182 |
Recebimento de instância superior |
21 |
04/11/2016 |
0000444-57.2015.5.06.0182 |
Registrar parcelas ou despesas processuais |
10 |
25/01/2016 |
0001568-75.2015.5.06.0182 |
Remeter ao 2º Grau |
01 |
12/12/2016 |
0000657-63.2015.5.06.0182 |
Triagem Inicial |
05 |
21/03/2017 |
0001223-06.2016.5.06.0011 |
Fase de Liquidação:
Tarefa |
Quantidade |
Data |
Processo |
* Aguardando Cumprimento de Providência - Liq |
13 |
13/04/2016 |
0000874-09.2015.5.06.0182 |
(Subpasta) PerÃcia Contábil |
03 |
20/12/2016 |
|
(Subpasta) Setor de Calculo. Liquidação |
05 |
10/02/2017 |
|
Aguardando apreciação pela instância superior |
01 |
09/05/2016 |
0001338-67.2014.5.06.0182 |
Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos |
04 |
23/08/2016 |
0001277-46.2013.5.06.0182 |
Aguardando laudo pericial |
01 |
27/03/2017 |
0000077-33.2015.5.06.0182 |
Aguardando término dos prazos |
22 |
13/09/2016 |
0000347-91.2014.5.06.0182 |
Análise de Liquidação |
35 |
23/08/2016 |
0000244-16.2016.5.06.0182 |
Concluso ao magistrado - Liq |
51 |
16/01/2017 |
0000847-89.2016.5.06.0182 |
Iniciar Liquidação |
53 |
06/01/2017 |
0000221-70.2016.5.06.0182 |
Intimações automáticas com pendências - Liq |
01 |
04/11/2016 |
0000173-82.2014.5.06.0182 |
Minutar Decisão - Liq |
01 |
28/03/2017 |
0000586-27.2016.5.06.0182 |
Prazos vencidos |
16 |
31/01/2017 |
0000136-55.2014.5.06.0182 |
Recebimento de instância superior |
01 |
04/04/2017 |
0000559-78.2015.5.06.0182 |
* Inexistem processos nas demais subpastas tangentes ao setor de cálculos. |
Fase de Execução:
Tarefa |
Quantidade |
Data |
Processo |
*¹ Aguardando Cumprimento de Providência - Exec |
110 |
12/07/2016 |
0000927-87.2015.5.06.0182 |
(Subpasta) Jucepe |
07 |
11/04/2016 |
0001545-66.2014.5.06.0182 |
*² (Subpasta) Praça Designada |
03 |
26/03/2015 |
0001478-38.2013.5.06.0182 |
(Subpasta) Renajud |
02 |
19/01/2017 |
0000654-74.2016.5.06.0182 |
Aguardando apreciação pela instância superior |
13 |
01/04/2016 |
0001352-51.2014.5.06.0182 |
Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos |
19 |
09/12/2015 |
0001110-29.2013.5.06.0182 |
Aguardando término dos prazos |
78 |
30/08/2016 |
0000924-35.2015.5.06.0182 |
Analisar Despacho - Exec |
01 |
07/04/2017 |
0000682-42.2016.5.06.0182 |
Analisar sentença - Exec |
03 |
06/04/2017 |
0001031-50.2013.5.06.0182 |
Análise de Execução |
77 |
11/07/2016 |
0001428-75.2014.5.06.0182 |
Concluso ao magistrado - Exec |
01 |
11/08/2016 |
0000453-19.2015.5.06.0182 |
Cumprimento de providências |
93 |
14/02/2017 |
0000291-24.2015.5.06.0182 |
(Subpasta) Bacen a fazer |
05 |
15/02/2017 |
0001306-28.2015.5.06.0182 |
(Subpasta) Marcar Praça |
01 |
02/03/2017 |
0001375-60.2015.5.06.0182 |
(Subpasta) Renajud |
02 |
13/03/2017 |
0000735-23.2016.5.06.0182 |
Encaminhar Carta |
02 |
16/03/2017 |
0000464-14.2016.5.06.0182 |
Iniciar Execução |
07 |
17/02/2017 |
0000213-59.2017.5.06.0182 |
Intimações automáticas com pendências - Exec |
04 |
07/10/2016 |
0001058-33.2013.5.06.0182 |
Minutar Despacho - Exec |
01 |
03/04/2017 |
0000111-71.2016.5.06.0182 |
Minutar sentença - Exec |
04 |
28/03/2017 |
0000263-56.2015.5.06.0182 |
Prazos vencidos |
73 |
29/01/2017 |
0000577-36.2014.5.06.0182 |
Preparar comunicação |
03 |
25/08/2016 |
0010167-08.2012.5.06.0182 |
Publicar DJe - Exec |
12 |
06/04/2017 |
0000486-72.2016.5.06.0182 |
Recebimento de instância superior |
02 |
29/03/2017 |
0000311-15.2015.5.06.0182 |
Registrar Obrigações Pagar - Exec |
20 |
11/01/2016 |
0000387-73.2014.5.06.0182 |
Registrar parcelas ou despesas processuais |
01 |
05/04/2016 |
0000973-13.2014.5.06.0182 |
*¹ Nas Subpastas “Infojud a fazerâ€, “Marcar praça†e “OfÃcio Banco para recolher INSS†não há nenhum processo. *² A data registrada refere-se ao despacho que determinou a designação de hasta pública, cujas praças restaram marcadas para os dias 23/09/2015, 30/09/2015 e 07/10/2015. |
7. METAS FIXADAS PELO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA:
Em conformidade com os dados fornecidos pelo Núcleo de EstatÃstica e Pesquisa do Egrégio Regional, eis os resultados das Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ para o ano de 2016 :
Meta 1 CNJ - 2016 : – Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuÃdos no ano corrente.
Unidades Judiciárias |
Recebidos |
Resolvidos |
Resultado |
2.ª VT de Igarassu |
1.481 |
1.494 |
100,88% |
Total da 6ª Região |
107.816 |
111.793 |
103,69% |
Meta 2 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, pelo menos, 90% dos processos distribuÃdos até 31/12/2014.
Unidade Judiciária |
DistribuÃdos em 2014 |
DistribuÃdos em 2014 e julgados até 31/12/16 |
Pendentes de julga- mento até 31/12/16 |
Resultado |
2.ª VT de Igarassu |
332 |
332 |
0 |
111% |
Total da 6ª Regiãoa |
62.261 |
59.947 |
2.314 |
107% |
Meta 3 CNJ - 2016 : – Aumentar o Ãndice de conciliação na fase de conhecimento, em relação à média do biênio 2013/2014, em 2 pontos percentuais.
Unidade Judiciária |
Solucionados |
Conciliados |
Média biênio (2013/2014) |
Resultado |
2.ª VT de Igarassu |
1.494 |
616 |
53,23% |
41,23% |
Total da 6ª Região |
111.793 |
44.400 |
40,83% |
39,72 % |
Meta 4 CNJ - 2016 : – Dar prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, não se destinando portanto à esta Justiça Especializada.
Meta 5 CNJ - 2016 : – B aixar em 2016, quantidade maior de processos de execução do que o total de casos novos de execução no ano corrente.
Unidade Judiciária |
Casos novos de execução |
Baixados |
Entraram na meta |
SaÃram da meta |
Resultado |
2.ª VT de Igarassu |
507 |
296 |
0 |
0 |
58,38% |
Total da 6ª Região |
38.526 |
37.091 |
0 |
0 |
96,50% |
Meta 6 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, as ações coletivas distribuÃdas, até 31.12.2013 no 1.º grau e até 31.12.2014, no 2.º grau.
A 2.ª Vara do Trabalho de Igarassu não consta elencada nos relatórios fornecidos pelo Setor de EstatÃstica, o que autoriza concluir que não possui ação coletiva em tramitação distribuÃda até 31/12/2013.
Meta 7 CNJ - 2016 : – Identificar e reduzir em 2% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior.
Unidade Judiciária |
Pendentes em 31/12/15 |
Quantidades de Processos dos dez maiores litigantes distribuÃdos na ins- tância no mês de referência |
Quantidades de Processos dos dez maiores litigantes julgados na ins- tância no mês de referência |
Pendentes em 31/12/16 |
Resultado |
2.ª VT de Igarassu |
22 |
19 |
32 |
9 |
239,56% |
Total da 6ª Região |
8.284 |
7.949 |
9.373 |
6.860 |
118,34% |
O Conselho Nacional de Justiça divulgou no final do 10.º Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em BrasÃlia, as metas nacionais para 2017, quais sejam:
Meta 1 - Os tribunais mantiveram o compromisso de julgar, ao longo de 2017, mais processos do que os novos que chegarem aos tribunais (Meta 1). Assim como em 2016, o compromisso deverá ser cumprido por tribunais de todos os segmentos de Justiça.
Meta 2 - O compromisso com o julgamento dos processos mais antigos, alvo da Meta 2, foi renovado para 2017 e deverá ser cumprido por tribunais de todos os ramos do Judiciário. O detalhamento desta e das outras metas definidas, com percentuais e perÃodos de distribuição dos processos que deverão ser julgados, estarão num glossário que será divulgado futuramente pelo CNJ.
Meta 3 - A Justiça Federal e a Justiça do Trabalho também renovaram o compromisso com a Meta 3, que busca aumentar o número de casos solucionados por meio da conciliação, em relação a perÃodos anteriores.Â
Meta 4 - Fixada pela primeira vez em 2013, a Meta 4, que dá prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, deverá ser cumprida novamente em 2017 pela Justiça Estadual, pela Justiça Federal, pela Justiça Militar da União e dos Estados e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).Â
Meta 5 - Impulso aos processos de execução, que será perseguida no ano que vem pelos tribunais da Justiça Estadual, Federal e do Trabalho.
Meta 6 - P rioriza o julgamento de ações coletivas, que impactam na vida de um grupo maior de pessoas.Â
Meta 7 – Prioriza o julgamento de processos dos maiores litigantes e dos recursos repetitivos, tem por objetivo enfrentar demandas de massa que chegam ao Judiciário.
Meta 8 – Destinada a ações de fortalecimento da rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres, uma das prioridades da atual gestão do CNJ.
8. ITENS DE EXAME E REGISTRO OBRIGATÓRIOS (Art. 26 da Consolidação dos Provimentos da CGJT):
Com base nos autos e sistemas analisados, verificou-se que o JuÃzo:
- registra no sistema informatizado os atos processuais relevantes;
- emite , de forma explÃcita e circunstanciada, pronunciamento acerca da admissibilidade dos recursos, conforme constatado nos processos n.ºs 0000657-63.2015.5.06.0182, e 0000819-24.2016.5.06.0182;
- ordena, apenas mediante requerimento da parte, a liberação do depósito recursal, após a liquidação, nos casos em que haja valor incontroverso superior ao depositado, segundo se verifica no processo n.º 0000153-57.2015.5.06.0182;
- exaure as iniciativas do juÃzo objetivando tornar exitosa a execução, no entanto não emite, atualmente, a Certidão de Crédito Trabalhista e Certidão de Arquivamento Provisório, previstas nos artigos 88 e 77 da Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral;
- faz uso regular das ferramentas eletrônicas: Bacenjud, Detran, Renajud, Jucepe, Infojud e Serpro, consoante se constatou nos processos n.ºs 0000496-87.2014.5.06.0182, 0000741-64.2015.5.06.0182, 0001426-08.2014.5.06.0182, 0000248-58.2013.5.06.0182, 0001545-66.2014.5.06.0182, 0001625-64.2013.5.06.0182 e 0001054-25.2015.5.06.0182. De acordo com o Relatório sobre Ordens Judiciais, foram realizados, no ano de 2016, 254 bloqueios, 133 desbloqueios e 91 transferências. No mês de dezembro de 2016, constavam 55 bloqueios pendentes de providências;
- inclui, em pauta, processos na fase de execução, para tentativa de conciliação apenas na Semana Nacional de Conciliação e na Semana Nacional de Execução e quando solicitado pelas partes;
- determina a citação prévia dos sócios, nos casos de desconsideração da personalidade jurÃdica da empresa executada, conforme visto nos processos n.ºs 0001371-91.2013.5.06.0182 e 0000556-26.2015.5.06.0182.
Quanto aos demais aspectos (assiduidade dos magistrados, pauta de audiências e principais prazos) encontram-se registrados nos itens 4 e 5.
9. OBSERVAÇÕES/PENDÊNCIAS REFERENTES À SECRETARIA:
- Constata-se regular controle na tramitação dos feitos eletrônicos, conforme quadro do item 6 elaborado em 7/4/2017. Na inspeção realizada pelo juÃzo de primeiro grau, no perÃodo de 9 a 13 de janeiro de 2017, procedeu-se à verificação de 854 processos, sendo 344 da fase de conhecimento, 161 da liquidação e 349 na execução, com registro de que se observaram as disposições contidas na Resolução Administrativa TRT-CRT n.º 02/2016 e OfÃcio Circular n.º 661/2016;
- Existem 54 CTPS’s sob custódia da Secretaria da Vara, sendo que, por amostragem, constataram-se que, desse montante, 3 se relacionam a processos arquivados (0000430-73.2015.5.06.0182, 0000470-55.2015.5.06.0182 e 0001320-80.2013.5.06.0182). No tocante à s medidas adotadas para a diminuição do passivo desses documentos, verificaram-se notificações à s partes e advogados para restituição, sem prejuÃzo de diligências por oficial de justiça;
- O JuÃzo não tem por costume a prolação de sentenças na forma lÃquida: é seu entendimento proferi-las ilÃquidas, dentro do prazo, ficando os feitos, de regra, para ser liquidados na fase processual especÃfica - LIQUIDAÇÃO - após o trânsito em julgado. A liquidação é realizada diretamente pela Contadoria da Vara, dispensando-se a notificação das partes para apresentar e/ou contestar cálculos de liquidação, visando, desse modo, a uma maior celeridade processual;
- Os Assistentes de Juiz elaboram minutas de despachos, sentenças de mérito, bem como as relativas a incidentes processuais, como embargos de declaração, embargos à execução, embargos de terceiros, exceção de pré-executividade e análise de antecipação de tutela;
- Verificou-se em relação ao lapso temporal anteriormente correicionado: a) redução da quantidade de novas ações equivalente a 90 (noventa); b) acréscimo da produtividade, vez que prolatadas mais 145 (cento e quarenta e cinco) sentenças e 26 (vinte e seis) decisões de incidentes; c) acréscimo do saldo remanescente correspondente a 431 (quatrocentos e trinta e um) processos; d) acréscimo do prazo médio para realização das audiências no rito ordinário, sendo 24 (vinte e quatro) dias para instrução, e 23 (vinte e três) dias para julgamento; e e) acréscimo do prazo médio nas principais fases (conhecimento em 21 dias, liquidação em 12 dias, e execução em 29 dias); e
- Atingimento das Metas 1, 2, 6 e 7 estabelecidas pelo CNJ para o ano de 2016. Registra-se que, no tocante à Meta 7, alcançou-se a quinta maior média em relação às demais Varas deste Regional, o que revela o esforço de todos à consecução desse objetivo.
10. PEDIDOS DE PROVIDÊNCIAS E RECLAMAÇÕES CORREICIONAIS :
Em relação ao perÃodo de 1.º de janeiro de 2016 até a presente data, não houve a formalização de pedidos de providências ou reclamações correicionais.
11. RECOMENDAÇÕES:
- Prolatarem os magistrados Armando da Cunha Rabelo Neto, Evellyne Ferraz Correia, José Augusto Segundo Neto e Ilka Eliane de Souza Tavares , prioritariamente e no menor espaço de tempo possÃvel, as sentenças em atraso, conforme relações especificadas nos itens 3.3 e 3.4, devendo, sempre, atentarem ao prescrito no ATO n.º 1/CGJT, de 10 de fevereiro de 2017, haja vista o controle exercido por esta Corregedoria Regional a evitar que decisões não ultrapassem a tolerância admitida pela citada norma. Aos magistrados que não se achavam presentes no momento da correição, deverá a Secretaria da Corregedoria Regional encaminhar-lhes comunicação para que tomem a devida ciência;
- Permanecer empreendendo esforços com o objetivo de reduzir os prazos médios de audiências no rito sumarÃssimo, estabelecendo como meta o prazo máximo de 15 (quinze) dias, conforme determina o inciso III do art. 852-B da CLT, Nos processos de rito ordinário, observar “o prazo médio de duração do processo – fase de conhecimento – de até 200 (duzentos) dias, atentando-se ao limite legal para publicação de sentença†– Resolução Administrativa TRT nº 03/2015, artigo 14, § 2.º (Provimento TRT-CRT n.º 03/2010);
- F omentar a inclusão de processos de execução na pauta de audiências para tentativa de conciliação, consoante disposto no art. 76, II, da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho: “ promover a realização semanal de audiências de conciliação em processos na fase de execução, independentemente de requerimento das partes, selecionando-se aqueles com maior possibilidade de êxito na composição â€.
- Liberar, de ofÃcio, o depósito recursal, após a liquidação, nos casos em que haja valor incontroverso superior ao depositado;
- Empreender acauteladas revisões periódicas das caixas de alocação de processos eletrônicos, de modo a manter o regular cumprimento dos prazos nos processos virtuais (PJe), além de verificar meios de auxÃlio à agilização na fase de execução, em face do resultado da Meta 5 (58,38%);
- Continuar a verificação periódica, no Sistema BacenJud, quanto à existência de alguma ordem judicial “pendente de providênciaâ€, ou mesmo “não lidaâ€, adotando-se a medida cabÃvel, seja de transferência dos valores bloqueados para contas judiciais (para posterior liberação aos exequentes) ou desbloqueios daquelas importâncias que não interessem à execução – Consolidação de Provimentos da CGJT, Art. 99;
- Observar as disposições dos artigos 77 e 88 da Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral;
- Elaborar sentenças lÃquidas, especialmente no rito sumarÃssimo, apenas quando possÃvel;
- Efetivar a análise periódica da ferramenta “agrupadoresâ€, a fim de evitar a permanência de processos em tarefas já superadas. Os processos devem ser retirados de tal lista assim que realizado o ato respectivo;
- Proceder à “conclusão ao magistradoâ€, especificando o tipo (sentenças, decisões ou despachos), sem necessidade de despacho para tal finalidade, pela importância desse dado para a estatÃstica deste Regional. Deve, ainda, ser selecionado o magistrado em tempo real, com a devida gravação no sistema, a fim de que seja contabilizado o prazo para prolação da decisão corretamente, e, no caso da sentença, tão logo encerrada a instrução. Em relação à s decisões de antecipação de tutela, há necessidade da imediata conclusão com a especificação do magistrado, de modo a possibilitar o controle do prazo e garantir a veracidade dos dados estatÃsticos. No tocante aos embargos de declaração, havendo necessidade de intimar a parte contrária, proceder à conclusão para julgamento tão logo encerrado o prazo, também sem necessidade de despacho, por se tratar de ato ordinário da secretaria;
- Dar andamento aos feitos que se encontram a mais de 60 (sessenta) dias sem movimentação;
- Continuar a cumprir as diligências determinadas pelo Tribunal, em grau de recurso, em prazo razoável;
- Observar o correto cadastramento das partes quando do envio dos recursos ao Tribunal, inclusive em relação ao recurso ordinário em rito sumarÃssimo, de modo a evitar equÃvoco quando da distribuição da classe processual na segunda instância;
- Proceder ao registro, no sistema PJE, do recolhimento das custas, emolumentos, contribuição previdenciária e imposto de renda, escolhendo a tarefa “Análise de Conhecimentoâ€, e optando pelo item “Cumprimento de acordo ou pagamentosâ€. Ressalta-se que, após as orientações sobre a necessidade de tal anotação, o Setor de EstatÃstica do Tribunal constatou acréscimo considerável no registro de tais arrecadações, conforme quadro demonstrativo entre os meses de janeiro a março de 2016 e janeiro a março de 2017, numa variação de 115,94% no tocante à s custas processuais, de 498,05% em relação aos emolumentos, de 71,16% no pertinente à s contribuições previdenciárias, de 32,62% no que diz respeito ao imposto de renda, e de 283,18% quanto à s multas aplicadas pelos órgãos de fiscalização das relações de trabalho; e
- Estimular, entre os servidores, práticas de sustentabilidade, racionalização e consumo consciente de materiais e serviços de responsabilidade socioambiental, visando ao uso sustentável dos recursos naturais e dos bens públicos, bem como ao aperfeiçoamento contÃnuo da qualidade do gasto público realizado pelo Tribunal, a teor da Resolução n.º 201 do CNJ de 3/3/2015.
12. BOAS PRÃTICAS RELATADAS PELO JUÃZO:
Noticiou o Diretor de Secretaria que as boas práticas, relacionadas nas atas de correição do ano de 2016, continuam sendo desempenhadas nesta unidade judiciária, motivo pelo qual se procede à sua renovação:
- Despachos articulados para cumprimento sucessivo das determinações;
- Desempenho regular de atos ordinatórios;
- Intimações via e-mail para os peritos e WhatsApp, com certificação nos autos;
- Expedição de atas de audiência com força de alvará, para levantamento do FGTS e habilitação do seguro desemprego; e
- Despachos com força de alvará.
13. SOLICITAÇÕES DO JUÃZO:
- Lotar mais 1 (um) oficial de justiça, vez que integra esta unidade apenas 1 (uma) servidora em tal função, o que dificulta o cumprimento dos mandados, principalmente quando do afastamento dela em razão de férias, licenças médicas etc.
Encerrados os trabalhos, a ExcelentÃssima Corregedora Regional, Desembargadora Dione Nunes Furtado da Silva, agradeceu a fraternal acolhida e a colaboração prestada pelo ExcelentÃssimo Juiz Titular, e pelos servidores da Vara, determinando que, lavrada e assinada, fosse disponibilizada esta ata na página da Corregedoria, no sÃtio deste Regional ( www.trt6.jus.br ), além de publicada, em sua Ãntegra, no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho – DEJT, entregando cópia à Unidade Judiciária sob correição (neste ato), à Presidência do Egrégio Regional e à Secretaria de Gestão de Pessoas para conhecimento e providências pertinentes. Firmam a presente ata a ExcelentÃssima Desembargadora Corregedora Regional e a Secretária da Corregedoria Regional.
DIONE NUNES FURTADO DA SILVA
Desembargadora Corregedora Regional
NOÊMIA MARIA GOMES DE OLIVEIRA
Secretária da Corregedoria Regional
Ata Correição 19 - 2017 de 19/4/2017
Ata Correição 19 2017 de 19/04/2017