ATA DA CORREIÇÃO ORDINÃRIA REALIZADA NA 2.ª VARA DO TRABALHO DE IGARASSU, EM 19 DE ABRIL DE 2017.

Aos 19 (dezenove) dias do mês de abril de 2017, às 8 (oito) horas, compareceu à sede da 2.ª Vara do Trabalho de Igarassu, situada na BR-101 Norte, KM 26, Igarassu (PE), a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional do TRT da 6.ª Região, Dr.ª Dione Nunes Furtado da Silva , acompanhada pelos servidores Noêmia Maria Gomes de Oliveira (Secretária da Corregedoria), Vânia Rodrigues de Santana Cunha (Assessora de Gabinete), Glauco Moreira André (Chefe de Gabinete), e Rosanna de Freitas Monteiro (Assistente de Gabinete), para realizar a Correição Ordinária veiculada no Edital n.º 03/2017, disponibilizado no Diário Eletrônico do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região em 20 (vinte) de fevereiro de 2017, considerado publicado em 21 (vinte e um) de fevereiro de 2017. Referido edital se encontrava devidamente afixado no átrio da Secretaria, possibilitando sua plena divulgação e visualização pelo público local.

Presentes o Excelentíssimo Juiz Titular, Dr. Fernando Cabral de Andrade Filho , o Diretor de Secretaria, Bel. Marcos José Siqueira Silva, e os demais servidores ali lotados: Gláucio dos Santos Ferreira, Lincoln Prado de Carvalho, Luiz Henrique de Assis Menezes, Ricardo Sales Cardoso da Silva, Roberta Maria Pessoa da Fonseca, Diego Wanderley Udrisar, Iracema Barbosa Ferraz Jardim, Marina de Oliveira Xavier Ramos, e Sandra Luciana Pomposo Pessoa. Ausentes os servidores Ana Luísa de Miranda Losada (férias) e Carlos Alberto Lima Xavier (licença médica).

Com base nos dados extraídos do SIAJ, PJe, e-Gestão e Sistema de Pessoal; nas informações consolidadas pela Seção de Estatística; no exame dos procedimentos adotados na Secretaria da Vara e dos processos em tramitação, e, ainda, dos dados colhidos na inspeção judicial realizada no período de 9 a 13 de janeiro de 2017, a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional determinou o registro das informações e recomendações que seguem.

1. MAGISTRADO:

JUIZ TITULAR

PERÃODO DE ATUAÇÃO

Fernando Cabral de Andrade Filho

Desde 11/9/2012

(Ato TRT 430/2012)

2. QUADRO ATUAL DE SERVIDORES LOTADOS NA VARA:

NOME

CARGO

FUNÇÃO

Marcos José Siqueira Silva

Técnico Judiciário

Diretor de Secretaria

Glaucio dos Santos Ferreira

Técnico Judiciário

Assistente de Diretor

Ana Luísa de Miranda Losada

Técnica Judiciária

Assistente de Juiz

Carlos Alberto Lima Xavier

Analista Judiciário

Assistente de Juiz

Lincoln Prado de Carvalho

Técnico Judiciário

Secretário de Audiência

Ricardo Sales Cardoso da Silva

Técnico Judiciário

Secretário de Audiência

Luiz Henrique de Assis Menezes

Técnico Judiciário

Calculista

Roberta Maria Pessoa da Fonseca

Técnica Judiciária

Calculista

Diego Wanderley Udrisar

Analista Judiciário

Assistente

Iracema Barbosa Ferraz Jardim

Analista Judiciária

-

Marina de Oliveira Xavier Ramos

Analista Judiciária

-

Sandra Luciana Pomposo Pessoa

Analista Judiciária

Oficiala de Justiça

3. Produtividade dos Juízes na Unidade:

3.1. Quantidade de Audiências, Sentenças, Conciliações e Incidentes por Juiz (a):

Atuação dos Magistrados na

2.ª VT de Igarassu

Audiências*

Sentenças de mérito

Conciliações

Incidentes processuais

Fernando Cabral de Andrade Filho

1.705

440

428

195

Armando da Cunha Rabelo Neto

-

3

-

-

Arthur Ferreira Soares

672

112

190

43

Daniella Cristiane Rodrigues Ferreira

5

3

-

3

Edson Luis Bryk

14

1

-

-

Evellyne Ferraz Correia

17

2

2

-

Fernando Rodrigues Carvalho

28

13

1

6

Ibrahim Alves da Silva Filho (substituição automática)

7

-

7

1

Ilka Eliane de Souza Tavares

-

11

-

2

José Augusto Segundo Neto

7

-

-

-

Laura Cavalcanti de Morais Botelho

-

5

-

-

Lucas de Araújo Cavalcanti

11

-

-

-

Matheus de Lima Sampaio

-

1

-

-

Total

2.466

591

628

250

*Exceto audiências de julgamento.

Fontes: Relatórios extraídos do e-Gestão (Audiências realizadas, Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado).

Período analisado: 1.º/3/2016 a 28/2/2017.

3.2. Prazo médio (em dias) para julgamento de mérito na unidade, da conclusão até a prolação da sentença (apenas PJe):

Atuação dos Magistrados na 2.ª VT de Igarassu

Prazo* médio para julgamento de sentenças de mérito

Fernando Cabral de Andrade Filho

18

Armando da Cunha Rabelo Neto

501

Arthur Ferreira Soares

17

Daniella Cristiane Rodrigues Ferreira

47

Evellyne Ferraz Correia

66

Fernando Rodrigues Carvalho

3

Ibrahim Alves da Silva Filho (substituição automática)

3

Ilka Eliane de Souza Tavares

266

Laura Cavalcanti de Morais Botelho

84

Prazo médio para julgar na unidade

25

*Apuração leva em conta somente processos eletrônicos e não deduz os períodos de afastamento dos magistrados, tais como férias, licenças, cursos e outros, em face da falta de integração entre os sistemas de pessoal e judicial.

Fontes: Relatório extraído do e-Gestão (Prazos Médios (em dias) da conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe) .

Período analisado: 1.º/3/2016 a 28/2/2017.

3.3. Sentenças de mérito (conhecimento) pendentes de julgamento:

Magistrados com sentenças pendentes na

2.ª VT de Igarassu

No prazo

Prazo vencido

Total

Fernando Cabral de Andrade Filho

29

-

29

Armando da Cunha Rabelo Neto

-

32

32

Evellyne Ferraz Correia

-

1

1

José Augusto Segundo Neto

-

2

2

Lucas de Araújo Cavalcanti

1

-

1

Victor Majela Nabuco de Menezes

1

-

1

Total de sentenças pendentes na Vara

31

35

66

Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade do magistrado Armando da Cunha Rabelo Neto: 0001582-93.2014.5.06.0182, 0000040-40.2014.5.06.0182, 0001594-10.2014.5.06.0182, 0001074-16.2015.5.06.0182, 0001095-89.2015.5.06.0182, 0001096-74.2015.5.06.0182, 0000549-34.2015.5.06.0182, 0000531-13.2015.5.06.0182, 0000033-14.2015.5.06.0182, 0001101-96.2015.5.06.0182, 0000552-86.2015.5.06.0182, 0000950-33.2015.5.06.0182, 0000951-18.2015.5.06.0182, 0000558-93.2015.5.06.0182, 0001470-27.2014.5.06.0182, 0000001-09.2015.5.06.0182, 0000567-55.2015.5.06.0182, 0000064-34.2015.5.06.0182, 0001115-80.2015.5.06.0182, 0000581-39.2015.5.06.0182, 0000062-64.2015.5.06.0182, 0001161-69.2015.5.06.0182, 0000286-02.2015.5.06.0182, 0000285-17.2015.5.06.0182, 0000048-80.2015.5.06.0182, 0001166-91.2015.5.06.0182, 0000525-06.2015.5.06.0182, 0000935-67.2015.5.06.0181, 0000641-12.2015.5.06.0182, 0000695-75.2015.5.06.0182, 0001306-62.2014.5.06.0182, e 0001174-68.2015.5.06.0182.

Sentença com prazo vencido sob a responsabilidade da magistrada Evellyne Ferraz Correia: 0000394-31.2015.5.06.0182.

Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade do magistrado José Augusto Segundo Neto: 0001473-45.2015.5.06.0182 e 0000499-71.2016.5.06.0182.

Fontes: Dados extraídos de “Relatório de decisões em aberto/proferidasâ€; e PJe, em 19/4/2017 às 9h.

3.4. Incidentes processuais pendentes de julgamento:

Magistrados com Incidentes Processuais pendentes na 2.ª VT de Igarassu

No prazo

Prazo vencido

Total

Fernando Cabral de Andrade Filho

9

-

9

Ilka Eliane de Souza Tavares

-

3

3

Luís Guilherme Silva Robazzi

1

-

1

Total de incidentes pendentes na Vara

10

3

13

Fontes: Dados coletados na Secretaria da Vara e no PJe, em 19/4/2017 às 9h30.

Incidentes com prazo vencido sob a responsabilidade da magistrada Ilka Eliane de Souza Tavares: 0001309-80.2015.5.06.0182, 0001129-64.2015.5.06.0182, e 0001325-34.2015.5.06.0182.

3.5. Produtividade da Vara:

Unidade Judiciária

Quantidades

Prazo médio para julgamento (PJe)

Sentenças de mérito

Incidentes processuais

Conciliações

2.ª VT de Igarassu

591

250

628

25

Fontes: Relatórios extraídos do e-Gestão: Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado; Prazos Médios (em dias) da Conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe) .

Período analisado: 1.º/3/2016 a 28/2/2017.

4. AUDIÊNCIAS (REALIZADAS E DESIGNADAS):

4.1. Prazos médios, em dias, até a realização das audiências (a partir do ajuizamento):

Unidade Judiciária

Inicial

Instrução

Decisão

Sumaríssimo

Ordinário

Sumaríssimo

Ordinário

Sumaríssimo

Ordinário

2.ª VT de Igarassu

29

37

48

142

62

150

Fonte: Dados extraídos do e-Gestão (Prazos médios – fase de conhecimento).

Período analisado: 1.º/3/2016 a 28/2/2017.

4.2. Prazos (em dias) para designação de audiências, a contar de 10/4/2017:

Unidade Judiciária

Inicial

Instrução

Sumaríssimo

Ordinário

2016

2017

2016

2017

2016

2017

2.ª VT de Igarassu

17

24

30

43

160

114

Fontes: Informações extraídas do PJe e da Ata de Correição realizada em 2016.

4.3. Assiduidade dos magistrados:

Segundo informações prestadas pelo Diretor de Secretaria, o Juiz Titular realiza audiências das terças às quintas-feiras, comparecendo ainda à unidade quando se fizer necessário.

4.4. Quantidade de processos em pauta de audiências por semana (média):

Unidade Judiciária

Dias de audiências por semana

Total de audiências

Sumaríssimos

Iniciais

Instruções

Razões Finais

2.ª VT de Igarassu

3 (terças às quintas-feiras)

9 a 12

38

17

7

Fontes: Informações extraídas do PJe, em 10/4/2017, relativas aos seguintes períodos: 07/11/2016 a 11/11/2016, 20/2/2017 a 24/2/2017, 3/4/2017 a 7/4/2017, e 24/4/2017 a 28/4/2017; e informações prestadas pelo Diretor de Secretaria da Vara.

5. MOVIMENTAÇÃO PROCESSUAL:

5.1. Quantidade de ações trabalhistas ajuizadas na unidade - PJe:

Unidade Judiciária

2015

2016

2017

(até 10/4/2017)

2.ª VT de Igarassu

1.571

1.508

404

Fontes: Consolidação da Estatística, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Casos Novos e por Redistribuição), e PJe .

5.2. Processos remanescentes (congestionamento):

Unidade Judiciária

SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2016

SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2017

Pendentes de julgamento

Processos demais fases

Total

Pendentes de julgamento

Processos demais fases

Total

2.ª VT de Igarassu

70

1.839

1.909

65

2.275

2.340

Fontes: Consolidação da Estatística, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Processos Pendentes de Solução) e PJe.

5.3. Quantidade de processos em tramitação:

Unidade Judiciária

Processos em tramitação em 10/4/2017

Físicos

PJe

2.ª VT de Igarassu

-

1.935

Fonte: PJe.

5.4. Quantidade de processos nas principais fases processuais (pendentes de solução):

Unidade Judiciária

Conhecimento

(até a prolação da sentença)

Liquidação

Execução

2.ª VT de Igarassu

661

138

400

Fontes : e-Gestão. Período analisado: 1.º/3/2016 a 28/2/2017.

5.5. Prazos médios (em dias) nas principais fases processuais:

Unidade Judiciária

Conhecimento

(até a prolação da sentença)

Liquidação (do início até o encerramento da liquidação)

Execução (do início até o encerramento da execução)

2.ª VT de Igarassu

128

100

296

Fonte: e-Gestão. Período analisado: 1.º/3/2016 a 28/2/2017.

6. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS EM 7/4/2017 (Vara exclusivamente eletrônica):

Agrupadores:

Tarefa

Quantidade

Processos com pedido de sigilo nos documentos não apreciado

09

Processos com Petições Avulsas

07

Processos com Habilitações nos Autos Não Lidas

11

Processos com pedido liminar ou de antecipação de tutela não apreciado

02

Processos com petições não apreciadas

59

Mandados devolvidos pelo Oficial de Justiça

20

Processos aguardando encaminhamento do secretário de audiência (atas assinadas)

45

Fase de Conhecimento:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

Aguardando Cumprimento de Providência

35

16/09/2016

0000413-03.2016.5.06.0182

Aguardando apreciação pela instância superior

104

09/12/2013

0000480-70.2013.5.06.0182

Aguardando audiência

402

02/12/2016

0001228-97.2016.5.06.0182

Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos

244

25/01/2016

0001527-11.2015.5.06.0182

Aguardando término dos prazos

73

31/8/2016

0000604-82.2015.5.06.0182

Analisar expediente da secretaria

03

05/04/2017

0000181-54.2017.5.06.0182

Analisar sentença

01

06/04/2017

0001372-71.2016.5.06.0182

Análise do Conhecimento

73

15/12/2016

0001030-65.2013.5.06.0182

Apreciar Urgentes

02

05/04/2017

0000384-16.2017.5.06.0182

Apreciar dependência

02

28/03/2017

0000361-70.2017.5.06.0182

Cumprimento de providências

05

17/02/2017

0000646-97.2016.5.06.0182

Intimações automáticas com pendências - Con

10

15/08/2016

0000807-10.2016.5.06.0182

Minutar Decisão

05

27/09/2016

0001309-80.2015.5.06.0182

Minutar Sentença

12

16/09/2015

0001582-93.2014.5.06.0182

Minutar Sentença - ED

01

09/12/2015

0001325-34.2015.5.06.0182

Minutar sentença

62

29/09/2015

0000950-33.2015.5.06.0182

Prazos vencidos

99

24/01/2017

0000737-90.2016.5.06.0182

Preparar ato de comunicação

01

23/02/2017

0000608-85.2016.5.06.0182

Preparar comunicação

16

15/08/2016

0001437-71.2013.5.06.0182

Publicar DJe - Con

13

06/04/2017

0001258-35.2016.5.06.0182

Publicar DJe - Conversão em diligência

01

28/03/2017

0000877-27.2016.5.06.0182

Recebimento de instância superior

21

04/11/2016

0000444-57.2015.5.06.0182

Registrar parcelas ou despesas processuais

10

25/01/2016

0001568-75.2015.5.06.0182

Remeter ao 2º Grau

01

12/12/2016

0000657-63.2015.5.06.0182

Triagem Inicial

05

21/03/2017

0001223-06.2016.5.06.0011

Fase de Liquidação:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

* Aguardando Cumprimento de Providência - Liq

13

13/04/2016

0000874-09.2015.5.06.0182

(Subpasta) Perícia Contábil

03

20/12/2016

0001139-11.2015.5.06.0182

(Subpasta) Setor de Calculo. Liquidação

05

10/02/2017

0000800-18.2016.5.06.0182

Aguardando apreciação pela instância superior

01

09/05/2016

0001338-67.2014.5.06.0182

Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos

04

23/08/2016

0001277-46.2013.5.06.0182

Aguardando laudo pericial

01

27/03/2017

0000077-33.2015.5.06.0182

Aguardando término dos prazos

22

13/09/2016

0000347-91.2014.5.06.0182

Análise de Liquidação

35

23/08/2016

0000244-16.2016.5.06.0182

Concluso ao magistrado - Liq

51

16/01/2017

0000847-89.2016.5.06.0182

Iniciar Liquidação

53

06/01/2017

0000221-70.2016.5.06.0182

Intimações automáticas com pendências - Liq

01

04/11/2016

0000173-82.2014.5.06.0182

Minutar Decisão - Liq

01

28/03/2017

0000586-27.2016.5.06.0182

Prazos vencidos

16

31/01/2017

0000136-55.2014.5.06.0182

Recebimento de instância superior

01

04/04/2017

0000559-78.2015.5.06.0182

* Inexistem processos nas demais subpastas tangentes ao setor de cálculos.

Fase de Execução:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

*¹ Aguardando Cumprimento de Providência - Exec

110

12/07/2016

0000927-87.2015.5.06.0182

(Subpasta) Jucepe

07

11/04/2016

0001545-66.2014.5.06.0182

*² (Subpasta) Praça Designada

03

26/03/2015

0001478-38.2013.5.06.0182

(Subpasta) Renajud

02

19/01/2017

0000654-74.2016.5.06.0182

Aguardando apreciação pela instância superior

13

01/04/2016

0001352-51.2014.5.06.0182

Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos

19

09/12/2015

0001110-29.2013.5.06.0182

Aguardando término dos prazos

78

30/08/2016

0000924-35.2015.5.06.0182

Analisar Despacho - Exec

01

07/04/2017

0000682-42.2016.5.06.0182

Analisar sentença - Exec

03

06/04/2017

0001031-50.2013.5.06.0182

Análise de Execução

77

11/07/2016

0001428-75.2014.5.06.0182

Concluso ao magistrado - Exec

01

11/08/2016

0000453-19.2015.5.06.0182

Cumprimento de providências

93

14/02/2017

0000291-24.2015.5.06.0182

(Subpasta) Bacen a fazer

05

15/02/2017

0001306-28.2015.5.06.0182

(Subpasta) Marcar Praça

01

02/03/2017

0001375-60.2015.5.06.0182

(Subpasta) Renajud

02

13/03/2017

0000735-23.2016.5.06.0182

Encaminhar Carta

02

16/03/2017

0000464-14.2016.5.06.0182

Iniciar Execução

07

17/02/2017

0000213-59.2017.5.06.0182

Intimações automáticas com pendências - Exec

04

07/10/2016

0001058-33.2013.5.06.0182

Minutar Despacho - Exec

01

03/04/2017

0000111-71.2016.5.06.0182

Minutar sentença - Exec

04

28/03/2017

0000263-56.2015.5.06.0182

Prazos vencidos

73

29/01/2017

0000577-36.2014.5.06.0182

Preparar comunicação

03

25/08/2016

0010167-08.2012.5.06.0182

Publicar DJe - Exec

12

06/04/2017

0000486-72.2016.5.06.0182

Recebimento de instância superior

02

29/03/2017

0000311-15.2015.5.06.0182

Registrar Obrigações Pagar - Exec

20

11/01/2016

0000387-73.2014.5.06.0182

Registrar parcelas ou despesas processuais

01

05/04/2016

0000973-13.2014.5.06.0182

*¹ Nas Subpastas “Infojud a fazerâ€, “Marcar praça†e “Ofício Banco para recolher INSS†não há nenhum processo.

*² A data registrada refere-se ao despacho que determinou a designação de hasta pública, cujas praças restaram marcadas para os dias 23/09/2015, 30/09/2015 e 07/10/2015.

7. METAS FIXADAS PELO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA:

Em conformidade com os dados fornecidos pelo Núcleo de Estatística e Pesquisa do Egrégio Regional, eis os resultados das Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ para o ano de 2016 :

Meta 1 CNJ - 2016 : – Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuídos no ano corrente.

Unidades Judiciárias

Recebidos

Resolvidos

Resultado

2.ª VT de Igarassu

1.481

1.494

100,88%

Total da 6ª Região

107.816

111.793

103,69%

Meta 2 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, pelo menos, 90% dos processos distribuídos até 31/12/2014.

Unidade Judiciária

Distribuídos em 2014

Distribuídos em 2014

e julgados até 31/12/16

Pendentes de julga-

mento até 31/12/16

Resultado

2.ª VT de Igarassu

332

332

0

111%

Total da 6ª Regiãoa

62.261

59.947

2.314

107%

Meta 3 CNJ - 2016 : – Aumentar o índice de conciliação na fase de conhecimento, em relação à média do biênio 2013/2014, em 2 pontos percentuais.

Unidade Judiciária

Solucionados

Conciliados

Média biênio

(2013/2014)

Resultado

2.ª VT de Igarassu

1.494

616

53,23%

41,23%

Total da 6ª Região

111.793

44.400

40,83%

39,72 %

Meta 4 CNJ - 2016 : – Dar prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, não se destinando portanto à esta Justiça Especializada.

Meta 5 CNJ - 2016 : – B aixar em 2016, quantidade maior de processos de execução do que o total de casos novos de execução no ano corrente.

Unidade

Judiciária

Casos novos

de execução

Baixados

Entraram

na meta

Saíram

da meta

Resultado

2.ª VT de Igarassu

507

296

0

0

58,38%

Total da 6ª Região

38.526

37.091

0

0

96,50%

Meta 6 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, as ações coletivas distribuídas, até 31.12.2013 no 1.º grau e até 31.12.2014, no 2.º grau.

A 2.ª Vara do Trabalho de Igarassu não consta elencada nos relatórios fornecidos pelo Setor de Estatística, o que autoriza concluir que não possui ação coletiva em tramitação distribuída até 31/12/2013.

Meta 7 CNJ - 2016 : – Identificar e reduzir em 2% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior.

Unidade

Judiciária

Pendentes em

31/12/15

Quantidades de

Processos dos dez

maiores litigantes

distribuídos na ins-

tância no mês de

referência

Quantidades de

Processos dos dez

maiores litigantes

julgados na ins-

tância no mês de

referência

Pendentes em

31/12/16

Resultado

2.ª VT de Igarassu

22

19

32

9

239,56%

Total da 6ª Região

8.284

7.949

9.373

6.860

118,34%

O Conselho Nacional de Justiça divulgou no final do 10.º Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, as metas nacionais para 2017, quais sejam:

Meta 1 - Os tribunais mantiveram o compromisso de julgar, ao longo de 2017, mais processos do que os novos que chegarem aos tribunais (Meta 1). Assim como em 2016, o compromisso deverá ser cumprido por tribunais de todos os segmentos de Justiça.

Meta 2 - O compromisso com o julgamento dos processos mais antigos, alvo da Meta 2, foi renovado para 2017 e deverá ser cumprido por tribunais de todos os ramos do Judiciário. O detalhamento desta e das outras metas definidas, com percentuais e períodos de distribuição dos processos que deverão ser julgados, estarão num glossário que será divulgado futuramente pelo CNJ.

Meta 3 - A Justiça Federal e a Justiça do Trabalho também renovaram o compromisso com a Meta 3, que busca aumentar o número de casos solucionados por meio da conciliação, em relação a períodos anteriores. 

Meta 4 - Fixada pela primeira vez em 2013, a Meta 4, que dá prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, deverá ser cumprida novamente em 2017 pela Justiça Estadual, pela Justiça Federal, pela Justiça Militar da União e dos Estados e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). 

Meta 5 - Impulso aos processos de execução, que será perseguida no ano que vem pelos tribunais da Justiça Estadual, Federal e do Trabalho.

Meta 6 - P rioriza o julgamento de ações coletivas, que impactam na vida de um grupo maior de pessoas. 

Meta 7 – Prioriza o julgamento de processos dos maiores litigantes e dos recursos repetitivos, tem por objetivo enfrentar demandas de massa que chegam ao Judiciário.

Meta 8 – Destinada a ações de fortalecimento da rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres, uma das prioridades da atual gestão do CNJ.

8. ITENS DE EXAME E REGISTRO OBRIGATÓRIOS (Art. 26 da Consolidação dos Provimentos da CGJT):

Com base nos autos e sistemas analisados, verificou-se que o Juízo:

- registra no sistema informatizado os atos processuais relevantes;

- emite , de forma explícita e circunstanciada, pronunciamento acerca da admissibilidade dos recursos, conforme constatado nos processos n.ºs 0000657-63.2015.5.06.0182, e 0000819-24.2016.5.06.0182;

- ordena, apenas mediante requerimento da parte, a liberação do depósito recursal, após a liquidação, nos casos em que haja valor incontroverso superior ao depositado, segundo se verifica no processo n.º 0000153-57.2015.5.06.0182;

- exaure as iniciativas do juízo objetivando tornar exitosa a execução, no entanto não emite, atualmente, a Certidão de Crédito Trabalhista e Certidão de Arquivamento Provisório, previstas nos artigos 88 e 77 da Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral;

- faz uso regular das ferramentas eletrônicas: Bacenjud, Detran, Renajud, Jucepe, Infojud e Serpro, consoante se constatou nos processos n.ºs 0000496-87.2014.5.06.0182, 0000741-64.2015.5.06.0182, 0001426-08.2014.5.06.0182, 0000248-58.2013.5.06.0182, 0001545-66.2014.5.06.0182, 0001625-64.2013.5.06.0182 e 0001054-25.2015.5.06.0182. De acordo com o Relatório sobre Ordens Judiciais, foram realizados, no ano de 2016, 254 bloqueios, 133 desbloqueios e 91 transferências. No mês de dezembro de 2016, constavam 55 bloqueios pendentes de providências;

- inclui, em pauta, processos na fase de execução, para tentativa de conciliação apenas na Semana Nacional de Conciliação e na Semana Nacional de Execução e quando solicitado pelas partes;

- determina a citação prévia dos sócios, nos casos de desconsideração da personalidade jurídica da empresa executada, conforme visto nos processos n.ºs 0001371-91.2013.5.06.0182 e 0000556-26.2015.5.06.0182.

Quanto aos demais aspectos (assiduidade dos magistrados, pauta de audiências e principais prazos) encontram-se registrados nos itens 4 e 5.

9. OBSERVAÇÕES/PENDÊNCIAS REFERENTES À SECRETARIA:

- Constata-se regular controle na tramitação dos feitos eletrônicos, conforme quadro do item 6 elaborado em 7/4/2017. Na inspeção realizada pelo juízo de primeiro grau, no período de 9 a 13 de janeiro de 2017, procedeu-se à verificação de 854 processos, sendo 344 da fase de conhecimento, 161 da liquidação e 349 na execução, com registro de que se observaram as disposições contidas na Resolução Administrativa TRT-CRT n.º 02/2016 e Ofício Circular n.º 661/2016;

- Existem 54 CTPS’s sob custódia da Secretaria da Vara, sendo que, por amostragem, constataram-se que, desse montante, 3 se relacionam a processos arquivados (0000430-73.2015.5.06.0182, 0000470-55.2015.5.06.0182 e 0001320-80.2013.5.06.0182). No tocante às medidas adotadas para a diminuição do passivo desses documentos, verificaram-se notificações às partes e advogados para restituição, sem prejuízo de diligências por oficial de justiça;

- O Juízo não tem por costume a prolação de sentenças na forma líquida: é seu entendimento proferi-las ilíquidas, dentro do prazo, ficando os feitos, de regra, para ser liquidados na fase processual específica - LIQUIDAÇÃO - após o trânsito em julgado. A liquidação é realizada diretamente pela Contadoria da Vara, dispensando-se a notificação das partes para apresentar e/ou contestar cálculos de liquidação, visando, desse modo, a uma maior celeridade processual;

- Os Assistentes de Juiz elaboram minutas de despachos, sentenças de mérito, bem como as relativas a incidentes processuais, como embargos de declaração, embargos à execução, embargos de terceiros, exceção de pré-executividade e análise de antecipação de tutela;

- Verificou-se em relação ao lapso temporal anteriormente correicionado: a) redução da quantidade de novas ações equivalente a 90 (noventa); b) acréscimo da produtividade, vez que prolatadas mais 145 (cento e quarenta e cinco) sentenças e 26 (vinte e seis) decisões de incidentes; c) acréscimo do saldo remanescente correspondente a 431 (quatrocentos e trinta e um) processos; d) acréscimo do prazo médio para realização das audiências no rito ordinário, sendo 24 (vinte e quatro) dias para instrução, e 23 (vinte e três) dias para julgamento; e e) acréscimo do prazo médio nas principais fases (conhecimento em 21 dias, liquidação em 12 dias, e execução em 29 dias); e

- Atingimento das Metas 1, 2, 6 e 7 estabelecidas pelo CNJ para o ano de 2016. Registra-se que, no tocante à Meta 7, alcançou-se a quinta maior média em relação às demais Varas deste Regional, o que revela o esforço de todos à consecução desse objetivo.

10. PEDIDOS DE PROVIDÊNCIAS E RECLAMAÇÕES CORREICIONAIS :

Em relação ao período de 1.º de janeiro de 2016 até a presente data, não houve a formalização de pedidos de providências ou reclamações correicionais.

11. RECOMENDAÇÕES:

- Prolatarem os magistrados Armando da Cunha Rabelo Neto, Evellyne Ferraz Correia, José Augusto Segundo Neto e Ilka Eliane de Souza Tavares , prioritariamente e no menor espaço de tempo possível, as sentenças em atraso, conforme relações especificadas nos itens 3.3 e 3.4, devendo, sempre, atentarem ao prescrito no ATO n.º 1/CGJT, de 10 de fevereiro de 2017, haja vista o controle exercido por esta Corregedoria Regional a evitar que decisões não ultrapassem a tolerância admitida pela citada norma. Aos magistrados que não se achavam presentes no momento da correição, deverá a Secretaria da Corregedoria Regional encaminhar-lhes comunicação para que tomem a devida ciência;

- Permanecer empreendendo esforços com o objetivo de reduzir os prazos médios de audiências no rito sumaríssimo, estabelecendo como meta o prazo máximo de 15 (quinze) dias, conforme determina o inciso III do art. 852-B da CLT, Nos processos de rito ordinário, observar “o prazo médio de duração do processo – fase de conhecimento – de até 200 (duzentos) dias, atentando-se ao limite legal para publicação de sentença†– Resolução Administrativa TRT nº 03/2015, artigo 14, § 2.º (Provimento TRT-CRT n.º 03/2010);

- F omentar a inclusão de processos de execução na pauta de audiências para tentativa de conciliação, consoante disposto no art. 76, II, da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho: “ promover a realização semanal de audiências de conciliação em processos na fase de execução, independentemente de requerimento das partes, selecionando-se aqueles com maior possibilidade de êxito na composição â€.

- Liberar, de ofício, o depósito recursal, após a liquidação, nos casos em que haja valor incontroverso superior ao depositado;

- Empreender acauteladas revisões periódicas das caixas de alocação de processos eletrônicos, de modo a manter o regular cumprimento dos prazos nos processos virtuais (PJe), além de verificar meios de auxílio à agilização na fase de execução, em face do resultado da Meta 5 (58,38%);

- Continuar a verificação periódica, no Sistema BacenJud, quanto à existência de alguma ordem judicial “pendente de providênciaâ€, ou mesmo “não lidaâ€, adotando-se a medida cabível, seja de transferência dos valores bloqueados para contas judiciais (para posterior liberação aos exequentes) ou desbloqueios daquelas importâncias que não interessem à execução – Consolidação de Provimentos da CGJT, Art. 99;

- Observar as disposições dos artigos 77 e 88 da Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral;

- Elaborar sentenças líquidas, especialmente no rito sumaríssimo, apenas quando possível;

- Efetivar a análise periódica da ferramenta “agrupadoresâ€, a fim de evitar a permanência de processos em tarefas já superadas. Os processos devem ser retirados de tal lista assim que realizado o ato respectivo;

- Proceder à “conclusão ao magistradoâ€, especificando o tipo (sentenças, decisões ou despachos), sem necessidade de despacho para tal finalidade, pela importância desse dado para a estatística deste Regional. Deve, ainda, ser selecionado o magistrado em tempo real, com a devida gravação no sistema, a fim de que seja contabilizado o prazo para prolação da decisão corretamente, e, no caso da sentença, tão logo encerrada a instrução. Em relação às decisões de antecipação de tutela, há necessidade da imediata conclusão com a especificação do magistrado, de modo a possibilitar o controle do prazo e garantir a veracidade dos dados estatísticos. No tocante aos embargos de declaração, havendo necessidade de intimar a parte contrária, proceder à conclusão para julgamento tão logo encerrado o prazo, também sem necessidade de despacho, por se tratar de ato ordinário da secretaria;

- Dar andamento aos feitos que se encontram a mais de 60 (sessenta) dias sem movimentação;

- Continuar a cumprir as diligências determinadas pelo Tribunal, em grau de recurso, em prazo razoável;

- Observar o correto cadastramento das partes quando do envio dos recursos ao Tribunal, inclusive em relação ao recurso ordinário em rito sumaríssimo, de modo a evitar equívoco quando da distribuição da classe processual na segunda instância;

- Proceder ao registro, no sistema PJE, do recolhimento das custas, emolumentos, contribuição previdenciária e imposto de renda, escolhendo a tarefa “Análise de Conhecimentoâ€, e optando pelo item “Cumprimento de acordo ou pagamentosâ€. Ressalta-se que, após as orientações sobre a necessidade de tal anotação, o Setor de Estatística do Tribunal constatou acréscimo considerável no registro de tais arrecadações, conforme quadro demonstrativo entre os meses de janeiro a março de 2016 e janeiro a março de 2017, numa variação de 115,94% no tocante às custas processuais, de 498,05% em relação aos emolumentos, de 71,16% no pertinente às contribuições previdenciárias, de 32,62% no que diz respeito ao imposto de renda, e de 283,18% quanto às multas aplicadas pelos órgãos de fiscalização das relações de trabalho; e

- Estimular, entre os servidores, práticas de sustentabilidade, racionalização e consumo consciente de materiais e serviços de responsabilidade socioambiental, visando ao uso sustentável dos recursos naturais e dos bens públicos, bem como ao aperfeiçoamento contínuo da qualidade do gasto público realizado pelo Tribunal, a teor da Resolução n.º 201 do CNJ de 3/3/2015.

12. BOAS PRÃTICAS RELATADAS PELO JUÃZO:

Noticiou o Diretor de Secretaria que as boas práticas, relacionadas nas atas de correição do ano de 2016, continuam sendo desempenhadas nesta unidade judiciária, motivo pelo qual se procede à sua renovação:

- Despachos articulados para cumprimento sucessivo das determinações;

- Desempenho regular de atos ordinatórios;

- Intimações via e-mail para os peritos e WhatsApp, com certificação nos autos;

- Expedição de atas de audiência com força de alvará, para levantamento do FGTS e habilitação do seguro desemprego; e

- Despachos com força de alvará.

13. SOLICITAÇÕES DO JUÃZO:

- Lotar mais 1 (um) oficial de justiça, vez que integra esta unidade apenas 1 (uma) servidora em tal função, o que dificulta o cumprimento dos mandados, principalmente quando do afastamento dela em razão de férias, licenças médicas etc.

Encerrados os trabalhos, a Excelentíssima Corregedora Regional, Desembargadora Dione Nunes Furtado da Silva, agradeceu a fraternal acolhida e a colaboração prestada pelo Excelentíssimo Juiz Titular, e pelos servidores da Vara, determinando que, lavrada e assinada, fosse disponibilizada esta ata na página da Corregedoria, no sítio deste Regional ( www.trt6.jus.br ), além de publicada, em sua íntegra, no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho – DEJT, entregando cópia à Unidade Judiciária sob correição (neste ato), à Presidência do Egrégio Regional e à Secretaria de Gestão de Pessoas para conhecimento e providências pertinentes. Firmam a presente ata a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional e a Secretária da Corregedoria Regional.

DIONE NUNES FURTADO DA SILVA

Desembargadora Corregedora Regional

NOÊMIA MARIA GOMES DE OLIVEIRA

Secretária da Corregedoria Regional

Ata Correição 19 - 2017 de 19/4/2017

Ata Correição 19 2017 de 19/04/2017