ATA DA CORREIÇÃO ORDINÃRIA REALIZADA NA 5.ª VARA DO TRABALHO DE JABOATÃO DOS GUARARAPES, EM 11 DE ABRIL DE 2017 .
Aos 11 (onze) dias do mês de abril de 2017, à s 9 (nove) horas, compareceu à sede da 5.ª Vara do Trabalho de Jaboatão dos Guararapes, na Estrada da Batalha, 1.200 – 1.º andar, Prazeres, Jaboatão dos Guararapes (PE), a ExcelentÃssima Desembargadora Corregedora Regional do TRT da 6.ª Região, Dr.ª Dione Nunes Furtado da Silva , acompanhada pelos servidores Noêmia Maria Gomes de Oliveira (Secretária da Corregedoria), Vânia Rodrigues de Santana Cunha (Assessora de Gabinete), Rosanna de Freitas Monteiro (Assistente de Gabinete) e LÃvia Galvão Tenório Ribeiro (Assistente de Gabinete), para realizar a Correição Ordinária veiculada no Edital n.º 03/2017, disponibilizado no Diário Eletrônico do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região em 20 (vinte) de fevereiro de 2017, considerado publicado em 21 (vinte e um) de fevereiro de 2017. Referido edital se encontrava devidamente afixado no átrio da Secretaria, possibilitando sua plena divulgação e visualização pelo público local.
Presentes, na ocasião, as ExcelentÃssimas JuÃzas do Trabalho Substitutas, Dr.ª Germana Camarotti Tavares e Dr.ª Tatyana de Siqueira Alves Pereira Rodrigues Rocha, o Diretor de Secretaria, Bel. José Paulo Ferreira, e os demais servidores ali lotados: NÃvea Borja de Araújo Motta, LetÃcia Fernandes Duarte, Clarissa Cabral Martins, Maria Elizabeth Carneiro da Cunha Hennessey, Rosemeire de Lima Galvão, Vera Lúcia Vieira Peixoto de Oliveira Granja, Cláudia Suely Tavares do Nascimento, Andrea Costa Barros, PolÃbio Torres Ramires e Waleska Barbosa Peixoto de Alencar, além do estagiário de Direito Jeferson Silva Marinho Filho. Ausentes as servidoras Marcela Barbosa Liang (licença eleitoral) e Ana Clara Marques Tavares de Mello (licença médica).
Com base nos dados extraÃdos do SIAJ, PJe, e-Gestão e Sistema de Pessoal; nas informações consolidadas pela Seção de EstatÃstica; no exame dos procedimentos adotados na Secretaria da Vara e dos processos em tramitação, e, ainda, dos dados colhidos na inspeção judicial realizada no perÃodo de 9 a 13 de janeiro de 2017, a ExcelentÃssima Desembargadora Corregedora Regional determinou o registro das informações e recomendações que seguem.
1. MAGISTRADA*:
JUÃZA SUBSTITUTA |
PERÃODO DE ATUAÇÃO |
Germana Camarotti Tavares (Auxiliar) |
Desde 11/7/2013(Portaria TRT-GCR n.º 031/2013) |
* Em face da nomeação do então Juiz Titular, Dr. José Luciano Alexo da Silva, para compor o quadro de Desembargadores do Tribunal do Trabalho da 6.ª Região em 19/4/2016, e da remoção da JuÃza Daisy Anderson Tenório em 30/5/2016, para exercer a titularidade da Vara e de sua posterior aposentadoria em 2/3/2017, tal cargo se encontra, atualmente, vago.
2. QUADRO ATUAL DE SERVIDORES:
NOME |
CARGO |
FUNÇÃO |
José Paulo Ferreira |
Técnico Judiciário |
Diretor de Secretaria |
NÃvea Borja de Araújo Motta |
Técnica Judiciária |
Assistente do Diretor |
LetÃcia Fernandes Duarte |
Analista Judiciária |
Assistente de Juiz |
Marcela Barbosa Liang |
Técnica Judiciária |
Assistente de Juiz |
Maria Elizabeth Carneiro da Cunha Hennessey |
Técnica Judiciária |
Calculista |
Vera Lúcia Vieira Peixoto de Oliveira Granja |
Técnica Judiciária |
Calculista |
Clarissa Cabral Martins |
Técnica Judiciária |
Secretária de Audiência |
Rosemeire de Lima Galvão |
Técnica Judiciária |
Secretária de Audiência |
Ana Clara Marques Tavares de Mello |
Técnica Judiciária |
Assistente |
Cláudia Suely Tavares do Nascimento |
Técnica Judiciária |
Assistente |
Andrea Costa Barros |
Técnica Judiciária |
- |
PolÃbio Torres Ramires |
Técnico Judiciário |
- |
Waleska Barbosa Peixoto de Alencar |
Técnico Judiciário |
- |
3. Produtividade dos JuÃzes na Unidade:
3.1. Quantidade de Audiências, Sentenças, Conciliações e Incidentes por Juiz (a):
Atuação dos Magistrados na 5.ª VT de Jaboatão dos Guararapes |
Audiências* |
Sentenças de mérito |
Conciliações |
Incidentes processuais |
Daisy Anderson Tenório |
1.174 |
296 |
268 |
279 |
Germana Camarotti Tavares |
1.162 |
218 |
296 |
260 |
Adriana Satou Lessa Ferreira Pinheiro |
2 |
- |
2 |
- |
Arthur Ferreira Soares |
94 |
21 |
17 |
25 |
Cláudia Christina Santos R. de Lima Mendonça |
68 |
- |
13 |
2 |
Eduardo Henrique Brennand Dornelas Câmara |
12 |
- |
10 |
- |
Fernando Rodrigues Carvalho |
31 |
4 |
6 |
- |
Ilka Eliane de Souza Tavares |
- |
1 |
- |
- |
João Carlos de Andrade e Silva |
19 |
2 |
2 |
- |
José Augusto Segundo Neto |
51 |
13 |
9 |
16 |
José Luciano Alexo da Silva |
117 |
24 |
39 |
33 |
Juliana Ranzani |
37 |
2 |
9 |
5 |
Maria Carla Dourado de Brito Jurema |
2 |
- |
1 |
- |
Maria de Betânia Silveira Villela |
2 |
- |
2 |
- |
Matheus Ribeiro Rezende |
14 |
7 |
3 |
- |
Mayard de França Saboya Albuquerque |
2 |
- |
2 |
- |
Paloma Daniele Borges dos Santos Costa |
46 |
10 |
9 |
- |
Rodrigo de Mello |
146 |
26 |
49 |
31 |
Victor Majela Nabuco de Menezes |
29 |
4 |
4 |
- |
Total |
3.008 |
628 |
741 |
651 |
*Exceto audiências de julgamento.
Fontes: Relatórios extraÃdos do e-Gestão (Audiências realizadas, Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado).
PerÃodo analisado: 1.º/3/2016 a 28/2/2017.
3.2. Prazo médio (em dias) para julgamento de mérito na unidade, da conclusão até a prolação da sentença (apenas PJe):
Atuação dos Magistrados na 5.ª VT de Jaboatão dos Guararapes |
Prazo* médio para julgamento de sentenças de mérito |
Daisy Anderson Tenório |
27 |
Germana Camarotti Tavares |
24 |
Arthur Ferreira Soares |
19 |
Cláudia Christina Santos R. de Lima Mendonça |
1 |
Fernando Rodrigues Carvalho |
6 |
Ilka Eliane de Souza Tavares |
425 |
João Carlos de Andrade e Silva |
6 |
José Augusto Segundo Neto |
190 |
José Luciano Alexo da Silva |
4 |
Juliana Ranzani |
1 |
Matheus Ribeiro Rezende |
124 |
Paloma Daniele Borges dos Santos Costa |
28 |
Rodrigo de Mello |
13 |
Victor Majela Nabuco de Menezes |
23 |
Prazo médio para julgar na unidade |
28 |
*Apuração leva em conta somente processos eletrônicos e não deduz os perÃodos de afastamento dos magistrados, tais como férias, licenças, cursos e outros, em face da falta de integração entre os sistemas de pessoal e judicial.
Fontes: Relatório extraÃdo do e-Gestão (Prazos Médios (em dias) da conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe) .
PerÃodo analisado: 1.º/3/2016 a 28/2/2017.
3.3. Sentenças de mérito (conhecimento) pendentes de julgamento:
Magistrados com sentenças pendentes na 5.ª VT de Jaboatão dos Guararapes |
No prazo |
Prazo vencido |
Total |
Germana Camarotti Tavares |
32 |
- |
32 |
Arthur Ferreira Soares |
24 |
- |
24 |
Carolina de Oliveira Pedrosa |
4 |
- |
4 |
Danilo Cavalcanti de Oliveira |
3 |
- |
3 |
PatrÃcia Franco Trajano |
3 |
- |
3 |
Roberta Vance Harrop |
2 |
- |
2 |
Tatyana de Siqueira Alves P. R. Rocha |
6 |
- |
6 |
Levi Pereira de Oliveira |
2 |
- |
2 |
Total de sentenças pendentes na Vara |
76 |
- |
76 |
Fontes: Dados extraÃdos de “Relatório de decisões em aberto/proferidasâ€; e PJe, em 11/4/2017 à s 11h.
3.4. Incidentes processuais pendentes de julgamento:
Magistrados com Incidentes Processuais pendentes na 5.ª VT de Jaboatão dos Guararapes |
No prazo |
Prazo vencido |
Total |
Germana Camarotti Tavares |
3 |
- |
3 |
Tatyana de Siqueira Alves P. R. Rocha |
9 |
- |
9 |
Arthur Ferreira Soares |
3 |
- |
3 |
----------------------------------------------- |
7 |
- |
7 |
Total de incidentes pendentes na Vara |
22 |
- |
22 |
Fontes: Dados coletados na Secretaria da Vara e no PJe, em 11/4/2017 Ã s 11h.
3.5. Produtividade da Vara:
Unidade Judiciária |
Quantidades |
Prazo médio para julgamento (PJe) | ||
Sentenças de mérito |
Incidentes processuais |
Conciliações | ||
5.ª VT de Jaboatão dos Guararapes |
628 |
651 |
741 |
28 |
Fontes: Relatórios extraÃdos do e-Gestão: Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado; Prazos Médios (em dias) da Conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe) .
PerÃodo analisado: 1.º/3/2016 a 28/2/2017.
4. AUDIÊNCIAS (REALIZADAS E DESIGNADAS):
4.1. Prazos médios, em dias, até a realização das audiências (a partir do ajuizamento):
Unidade Judiciária |
Inicial |
Instrução |
Decisão | |||
SumarÃssimo |
Ordinário |
SumarÃssimo |
Ordinário |
SumarÃssimo |
Ordinário | |
5.ª VT de Jaboatão dos Guararapes |
88 |
178 |
118 |
368 |
122 |
377 |
Fonte: Dados extraÃdos do e-Gestão (Prazos médios – fase de conhecimento).
PerÃodo analisado: 1.º/3/2016 a 28/2/2017.
4.2. Prazos (em dias) para designação de audiências, a contar de 7/4/2017:
Unidade Judiciária |
Inicial |
Instrução | ||||
SumarÃssimo |
Ordinário | |||||
2016 |
2017 |
2016 |
2017 |
2016 |
2017 | |
5.ª VT de Jaboatão |
77 |
101 |
183 |
223 |
383 |
447 |
Fontes: Informações extraÃdas do PJe e da Ata de Correição realizada em 2016.
4.3. Assiduidade dos magistrados:
Segundo informações prestadas pelo Diretor de Secretaria, as audiências são realizadas das segundas à s sextas-feiras. Os magistrados presidem duas ou três sessões, por semana, alternadamente. A JuÃza Auxiliar, Dra. Germana Camarotti Tavares, faz-se presente nos dias em que preside audiências e nos demais quando há necessidade.
4.4. Quantidade de processos em pauta de audiências por semana (média):
Unidade Judiciária |
Dias de audiências por semana |
Total de audiências | |||
SumarÃssimos |
Iniciais |
Instruções |
Razões Finais | ||
5.ª VT de Jaboatão |
5 (segundas às sextas-feiras) |
9 a 15 |
21 a 35 |
10 a 15 |
6 |
Fontes: Informações extraÃdas do PJe, em 7/4/2017, relativas aos seguintes perÃodos: 7/11/2016 a 11/11/2016, 20/2/2017 a 24/2/2017, e 3/4/2017 a 7/4/2017; e informações prestadas pelo Diretor de Secretaria da Vara.
5. MOVIMENTAÇÃO PROCESSUAL:
5.1. Quantidade de ações trabalhistas ajuizadas na unidade - FÃsicos e PJe:
Unidade Judiciária |
2015 |
2016 |
2017 (até 6/4/2017) |
5.ª VT de Jaboatão |
1.827 |
1.874 |
492 |
Fontes: Consolidação da EstatÃstica e e-Gestão (Fase de Conhecimento – Casos Novos); e PJe .
5.2. Processos remanescentes (congestionamento):
Unidade Judiciária |
SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2016 |
SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2017 | ||||
Pendentes de julgamento |
Processos demais fases |
Total |
Pendentes de julgamento |
Processos demais fases |
Total | |
5.ª VT de Jaboatão |
25 |
2.291 |
2.316 |
98 |
3.266 |
3.364 |
Fontes: Consolidação da EstatÃstica, Relatórios Gerenciais, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Processos Pendentes de Solução) e PJe.
5.3. Quantidade de processos em tramitação:
Unidade Judiciária |
Processos em tramitação em 6/4/2017 | |
FÃsicos |
PJe | |
5.ª VT de Jaboatão |
82 |
3.292 |
Fonte: Relatório Gerencial (Processos em tramitação na Vara) e PJe.
5.4. Quantidade de processos nas principais fases processuais (pendentes de solução):
Unidade Judiciária |
Conhecimento (até a prolação da sentença) |
Liquidação |
Execução |
5.ª VT de Jaboatão |
1.743 |
99 |
522 |
Fontes : e-Gestão. PerÃodo analisado: 1.º/3/2016 a 28/2/2017.
5.5. Prazos médios (em dias) nas principais fases processuais:
Unidade Judiciária |
Conhecimento (até a prolação da sentença) |
Liquidação (do inÃcio até o encerramento da liquidação) |
Execução (do inÃcio até o encerramento da execução) |
5.ª VT de Jaboatão |
283 |
57 |
310 |
Fonte: e-Gestão. PerÃodo analisado: 1.º/3/2016 a 28/2/2017.
6. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS ELETRÔNICOS EM 7/4/2017:
Agrupadores:
Tarefa |
Quantidade |
Processos com pedido de sigilo nos documentos não apreciado |
04 |
Processos com Petições Avulsas |
03 |
Processos com Habilitações nos Autos Não Lidas |
03 |
Processos com pedido liminar ou de antecipação de tutela não apreciado |
01 |
Processos com petições não apreciadas |
21 |
Mandados devolvidos pelo Oficial de Justiça |
30 |
Processos aguardando encaminhamento do secretário de audiência (atas assinadas)  |
03 |
Fase de conhecimento:
Tarefa |
Quantidade |
Data |
Processo |
Aguardando apreciação pela instância superior |
230 |
25/03/2014 |
|
Aguardando audiência |
1459 |
20/08/2015 |
|
Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos |
219 |
19/02/2016 |
|
Aguardando término dos prazos |
36 |
05/04/2017 |
|
Analisar Decisão |
01 |
06/04/2017 |
|
Analisar Despacho |
04 |
07/04/2017 |
|
Analisar sentença |
01 |
17/03/2017 |
|
Análise da carta |
01 |
06/04/2017 |
|
*¹ Análise do Conhecimento |
92 |
05/04/2017 |
|
(Subpasta) Jucepe |
01 |
04/04/2017 |
|
(Subpasta) Praça marcada |
01 |
29/03/2017 |
|
(Subpasta) Certificar |
03 |
03/04/2017 |
|
Concluso ao magistrado |
31 |
07/03/2017 |
|
*² (Subpasta) Tutela Antecipada |
02 |
06/04/2017 |
|
*³ (Subpasta) Embargos de Declaração |
03 |
28/03/2017 |
|
Controle de pericia |
86 |
17/02/2017 |
|
* 4 Cumprimento de providências |
230 |
10/03/2017 |
|
Imprimir Correspondência |
06 |
27/03/2017 |
|
Minutar expediente da secretaria |
04 |
31/03/2017 |
|
(Subpasta) OfÃcio |
02 |
05/04/2017 |
|
Minutar sentença |
74 |
14/02/2017 |
|
Preparar ato de comunicação |
16 |
31/03/2017 |
|
Preparar comunicação |
48 |
04/04/2017 |
|
Recebimento de instância superior |
06 |
05/04/2017 |
|
Registrar parcelas ou despesas processuais |
04 |
05/04/2017 |
|
Remeter ao 2o Grau |
03 |
05/04/2017 |
|
Remeter ao 2o grau - cumprimento de diligência |
01 |
05/04/2017 |
|
Triagem Inicial |
19 |
03/04/2017 |
|
*¹ Inexistem processos na subpasta “Alvâ€, “Praça†*² Processo referido sem conclusão para julgamento de Tutela Antecipada com última movimentação em 10/03/2017. *³ Processo referido sem conclusão para julgamento dos Embargos de Declaração com última movimentação em 23/03/2017 * 4 Processo referido encontra-se na subpasta “Prazo - 01 A 10†|
Fase de liquidação:
Tarefa |
Quantidade |
Data |
Processo |
*¹ Aguardando Cumprimento de Providência - Liq |
35 |
03/03/2017 |
|
Aguardando apreciação pela instância superior |
02 |
10/12/2014 |
|
Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos |
01 |
15/03/2017 |
|
Aguardando término dos prazos |
03 |
05/04/2017 |
|
Analisar Despacho - Liq |
03 |
07/04/2017 |
|
*² *³ Análise de Liquidação |
06 |
04/04/2017 |
|
(Subpasta) Elaboração de Cálculos |
05 |
03/04/2017 |
|
Concluso ao magistrado - Liq |
07 |
03/04/2017 |
|
* 4 Minutar expediente da secretaria |
01 |
03/04/2017 |
|
Preparar ato de comunicação |
02 |
05/04/2017 |
|
Preparar comunicação |
07 |
04/04/2017 |
|
Remeter ao 2o Grau |
01 |
06/04/2017 |
|
*¹ O processo referido encontra-se na subpasta “Prazo - 11 A 20†*² O processo referido encontra-se na subpasta “requisições†com último despacho datado de 15/03/2017. *³ Inexistem processos na subpasta “Alvâ€. * 4 Inexistem processos na subpasta “OfÃcio†|
Fase de execução:
Tarefa |
Quantidade |
Data |
Processo |
*¹ Aguardando Cumprimento de Providência - Exec |
21 |
06/10/2016 |
|
Aguardando apreciação pela instância superior |
10 |
10/06/2015 |
|
Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos |
20 |
11/05/2015 |
|
Aguardando término dos prazos |
20 |
03/04/2017 |
|
Analisar expediente da secretaria |
01 |
07/04/2017 |
|
*² *³ Análise de Execução |
86 |
31/03/2017 |
|
(Subpasta) Bacen (consultar) |
15 |
04/04/2017 |
|
(Subpasta) Certificar |
04 |
05/04/2017 |
|
(Subpasta) Marcar Praça |
06 |
24/03/2017 |
|
(Subpasta) Praça Marcada |
05 |
29/03/2017 |
|
(Subpasta) Setor de Cálculos (outros) |
06 |
31/03/2017 |
|
(Subpasta) Setor de Cálculos (rateios) |
01 |
04/04/2017 |
|
(Subpasta) Receita Federal |
02 |
03/02/2017 |
|
* 4 Concluso ao magistrado - Exec |
61 |
07/04/2017 |
|
* 5 (Subpasta) Embargos à execução |
10 |
31/01/2017 |
|
Cumprimento de providências |
250 |
13/02/2017 |
|
Iniciar Execução |
02 |
06/04/2017 |
|
* 6 Minutar expediente da secretaria |
48 |
27/03/2017 |
|
Preparar ato de comunicação |
04 |
03/04/2017 |
|
Preparar comunicação |
89 |
31/03/2017 |
|
Publicar DJe - Exec |
01 |
07/04/2017 |
|
Registrar no BNDT - Exec |
02 |
06/04/2017 |
|
Registrar parcelas ou despesas processuais |
15 |
04/04/2017 |
|
*¹ O processo referido encontra-se na subpasta “Prazo longo†*² O processo referido encontra-se na subpasta “Devolver CP†*³ Inexistem processos nas subpastas “ Alvâ€, “Detran – Renajudâ€,“Jucepe†* 4 Inexistem processos na subpasta “Embargos de Declaraçãoâ€. * 5 Processo ainda sem conclusão para julgamento dos Embargos à execução, tendo como última movimentação, em 26/01/2017, a publicação de notificação para manifestação sobre os embargos à execução e oposição da impugnação de Id 558e7db. * 6 Inexistem processos na subpasta “OfÃcioâ€. |
7. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS FÃSICOS EM 11/4/2017
NATUREZA |
QUANTIDADE |
DATA MAIS ANTIGA |
PROCESSO | |
Cargas |
Advogados |
- |
- |
- |
Perito |
- |
- |
- | |
Terceiros |
- |
- |
- | |
Petições a juntar aos autos |
1 |
10/4/2017 |
0001074-35.2012.5.06.0145 | |
Processos conclusos para despacho |
5 |
27/3/2017 |
0001618-23.2012.5.06.0145 | |
Consultas convênios a realizar (BACEN/JUCEPE/INFOJUD/DETRAN) |
- |
- |
- | |
Processos para certificar/diligenciar |
- |
- |
- | |
Praças a marcar |
- |
- |
- | |
Processos no setor de cálculos |
- |
- |
- | |
Processos para serem remetidos ao TRT |
- |
- |
- |
*Em relação aos ofÃcios, alvarás e praças a realizar não existem pendências;
*No tocante aos mandados, o mais antigo data de 3/4/2017 (processo n.º 0001319-46.2012.5.06.145)
*Quanto às notificações, o mais antigo data de 10/4/2017 (processo n.º 0001463-20.2012.5.06.0145)
*Em relação aos processos digitalizados (CLE), não se verificou a conversão de feitos, inclusive em face da pequena quantidade do legado.
Fonte: Informações colhidas na Secretaria da VT, e no SIAJ.
8. METAS FIXADAS PELO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA:
Em conformidade com os dados fornecidos pelo Núcleo de EstatÃstica e Pesquisa do Egrégio Regional, eis os resultados das Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ para o ano de 2016:
Meta 1 CNJ - 2016 : – Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuÃdos no ano corrente.
Unidades Judiciárias |
Recebidos |
Resolvidos |
Resultado |
5.ª VT de Jaboatão |
1.874 |
1.648 |
87,94% |
Total da 6ª Região |
107.816 |
111.793 |
103,69% |
Meta 2 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, pelo menos, 90% dos processos distribuÃdos até 31/12/2014.
Unidade Judiciária |
DistribuÃdos em 2014 |
DistribuÃdos em 2014 e julgados até 31/12/16 |
Pendentes de julga- mento até 31/12/16 |
Resultado |
5.ª VT de Jaboatão |
1.016 |
1.016 |
0 |
111% |
Total da 6ª Regiãoa |
62.261 |
59.947 |
2.314 |
107% |
Meta 3 CNJ - 2016 : – Aumentar o Ãndice de conciliação na fase de conhecimento, em relação à média do biênio 2013/2014, em 2 pontos percentuais.
Unidade Judiciária |
Solucionados |
Conciliados |
Média biênio (2013/2014) |
Resultado |
5.ª VT de Jaboatão |
1.648 |
760 |
41,13% |
46,12% |
Total da 6ª Região |
111.793 |
44.400 |
40,83% |
39,72 % |
Meta 4 CNJ - 2016 : – Dar prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, não se destinando portanto à esta Justiça Especializada.
Meta 5 CNJ - 2016 : – B aixar em 2016, quantidade maior de processos de execução do que o total de casos novos de execução no ano corrente.
Unidade Judiciária |
Casos novos de execução |
Baixados |
Entraram na meta |
SaÃram da meta |
Resultado |
5.ª VT de Jaboatão |
476 |
391 |
0 |
0 |
82,32% |
Total da 6ª Região |
38.526 |
37.091 |
0 |
0 |
96,50% |
Meta 6 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, as ações coletivas distribuÃdas, até 31.12.2013 no 1.º grau e até 31.12.2014, no 2.º grau.
A 5.ª Vara do Trabalho de Jaboatão não consta elencada nos relatórios fornecidos pelo Setor de EstatÃstica, o que autoriza concluir que não possui ação coletiva em tramitação distribuÃda até 31/12/2013.
Meta 7 CNJ - 2016 : – Identificar e reduzir em 2% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior.
Unidade Judiciária |
Pendentes em 31/12/15 |
Quantidades de Processos dos dez maiores litigantes distribuÃdos na ins- tância no mês de referência |
Quantidades de Processos dos dez maiores litigantes julgados na ins- tância no mês de referência |
Pendentes em 31/12/16 |
Resultado |
5.ª VT de Jaboatão |
54 |
67 |
49 |
72 |
73,50% |
Total da 6ª Região |
8.284 |
7.949 |
9.373 |
6.860 |
118,34% |
O Conselho Nacional de Justiça divulgou no final do 10.º Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em BrasÃlia, as metas nacionais para 2017, quais sejam:
Meta 1 - Os tribunais mantiveram o compromisso de julgar, ao longo de 2017, mais processos do que os novos que chegarem aos tribunais (Meta 1). Assim como em 2016, o compromisso deverá ser cumprido por tribunais de todos os segmentos de Justiça.
Meta 2 - O compromisso com o julgamento dos processos mais antigos, alvo da Meta 2, foi renovado para 2017 e deverá ser cumprido por tribunais de todos os ramos do Judiciário. O detalhamento desta e das outras metas definidas, com percentuais e perÃodos de distribuição dos processos que deverão ser julgados, estarão num glossário que será divulgado futuramente pelo CNJ.
Meta 3 - A Justiça Federal e a Justiça do Trabalho também renovaram o compromisso com a Meta 3, que busca aumentar o número de casos solucionados por meio da conciliação, em relação a perÃodos anteriores.Â
Meta 4 - Fixada pela primeira vez em 2013, a Meta 4, que dá prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, deverá ser cumprida novamente em 2017 pela Justiça Estadual, pela Justiça Federal, pela Justiça Militar da União e dos Estados e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).Â
Meta 5 - Impulso aos processos de execução, que será perseguida no ano que vem pelos tribunais da Justiça Estadual, Federal e do Trabalho.
Meta 6 - P rioriza o julgamento de ações coletivas, que impactam na vida de um grupo maior de pessoas.Â
Meta 7 – Prioriza o julgamento de processos dos maiores litigantes e dos recursos repetitivos, tem por objetivo enfrentar demandas de massa que chegam ao Judiciário.
Meta 8 – Destinada a ações de fortalecimento da rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres, uma das prioridades da atual gestão do CNJ.
9. ITENS DE EXAME E REGISTRO OBRIGATÓRIOS (Art. 26 da Consolidação dos Provimentos da CGJT):
Com base nos autos e sistemas analisados, verificou-se que o JuÃzo:
- registra no sistema informatizado os atos processuais relevantes;
- tem deixado de emitir, atualmente, de forma explÃcita e circunstanciada, pronunciamento acerca da admissibilidade dos recursos, conforme constatado nos processos n.ºs 0000768-61.2015.5.06.0145, 0001565-08.2013.5.06.0145 e 0000705-02.2016.5.06.0145 ;
- ordena, de ofÃcio, a imediata liberação do depósito recursal, após a liquidação, nos casos em que haja valor incontroverso superior ao depositado, segundo se verifica no processo n.º 0000237-77.2012.5.06.0145;
- exaure as iniciativas do juÃzo objetivando tornar exitosa a execução. Observa regularmente o que dispõe a Recomendação CRT nº 003/2012, desta Corregedoria Regional, relativamente ao procedimento que antecede a emissão da Certidão de Crédito Trabalhista e o arquivamento provisório das execuções, inclusive atentando-se aos modelos de certidões estabelecidos pela Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho (arts. 77 e 88), como, por exemplo, se constata nos processos 0001646-88.2012.5.06.0145, 0000562-52.2012.5.06.0145, 0000126-93.2012.5.06.0145 e 0000330-40.2012.5.06.0145;
- faz uso regular das ferramentas eletrônicas: Bacenjud, Detran, Renajud, Jucepe, Infojud e Serpro, consoante se constatou nos processos n.ºs 0000865-27.2016.5.06.0145, 0001392-76.2016.5.06.0145, 0001369-67.2015.5.06.0145, 0001463-49.2014.5.06.0145 e 0010042-54.2012.5.06.0145. De acordo com o Relatório sobre Ordens Judiciais, no ano de 2016, foram realizados 851 (oitocentos e cinquenta e um) bloqueios, 497 (quatrocentos e noventa e setenta) desbloqueios e 357 (trezentos e cinquenta e sete) transferências. No mês de dezembro de 2016, constavam 31 (trinta e um) bloqueios pendentes de providências;
- inclui, mais recentemente, em pauta processos na fase de execução para tentativa de conciliação, apenas na Semana Nacional de Conciliação;
- determina a citação prévia dos sócios, nos casos de desconsideração da personalidade jurÃdica da empresa executada, conforme visto nos processos n.ºs 0001244-36.2014.5.06.0145 e 0010116-77.2013.5.06.0145.
Quanto aos demais aspectos (assiduidade dos magistrados, pauta de audiências e principais prazos) encontram-se registrados nos itens 4 e 5.
10. OBSERVAÇÕES/PENDÊNCIAS REFERENTES À SECRETARIA:
- Na análise, por amostragem, nas carteiras que integram a Secretaria da Vara, verificaram-se satisfatórias organização e observância no controle dos prazos, além do regular cumprimento das normas procedimentais a serem seguidas pelas Unidades Judiciárias de 1.ª instância. Em relação aos processos digitais, observou-se, conforme quadro do item 6, elaborado em 7/4/2017, bom controle na tramitação dos feitos. Na inspeção realizada pelo juÃzo de primeiro grau, no perÃodo de 9 a 13 de janeiro de 2017, realizou-se a verificação de 600 (seiscentos) processos, destacando-se: a) algumas ocorrências de ausência de cumprimento de despachos sequenciados; b) existência de apenas 1 processo com carga vencida (com providência para devolução já efetivada); c) processos sem tramitação a mais de 60 dias relativos, em sua maioria, à queles que aguardam o cumprimento de acordo, julgamento de recurso de revista ou agravo de instrumento no TST, e alguns outros relacionados a prazos vencidos (sendo providenciada a devida certificação); d) saneamento de divergências no SIAJ, por meio da ferramenta “Corretorâ€, e solicitação a retificação dos processos eletrônicos ao Setor de Informática; e e) inconsistências no tocante a processos aguardando decisão em incidentes processuais, pois, embora apreciados e lançados corretamente, continuam a fazer parte dos relatórios do e-Gestão como incidentes pendentes de solução ;
- Existem 35 (trinta e cinco) CTPS’s sob custódia da Secretaria da Vara, sendo que, por amostragem, não se identificou sua relação com processos arquivados ou em via de arquivamento, inferindo-se bom controle quanto a esse aspecto;
- Constatou-se, por amostragem, o bom estado de conservação das capas dos processos fÃsicos;
- O JuÃzo não tem por costume a prolação de sentenças na forma lÃquida: é seu entendimento que as deve proferir ilÃquidas, no prazo, ficando os feitos, de regra, para ser liquidados na fase processual especÃfica - LIQUIDAÇÃO - após o trânsito em julgado. A liquidação é realizada diretamente pela Contadoria da Vara, dispensando-se a notificação das partes para apresentar e/ou contestar cálculos de liquidação, visando, desse modo, a uma maior celeridade processual;
- Observou-se, em relação ao lapso temporal anteriormente correicionado, acréscimo na produtividade da Vara, vez que prolatadas 15 (quinze) sentenças a mais, 226 (duzentos e vinte e seis) decisões de incidentes processuais e 168 (cento e sessenta e oito) conciliações; porém também se constataram os seguintes acréscimos: a) do prazo médio para julgamento, em 9 (nove) dias; b) do prazo médio para designação de audiências iniciais em 24 (vinte e quatro) dias no rito sumarÃssimo, 40 (quarenta) dias no procedimento ordinário, e 64 (sessenta e quatro) dias na instrução; e c) do saldo de processos equivalente a 1.048 (um mil e quarenta e oito); e
- Atingimento das Metas 2 e 3 estabelecidas pelo CNJ para o ano de 2016. A pesar de não atingidas as demais metas, o resultado obtido se mostra significativo , inclusive em face do acréscimo da produtividade da Vara, o que revela o esforço de todos que exercem suas atividades à consecução desse objetivo.
11. PEDIDOS DE PROVIDÊNCIAS E RECLAMAÇÕES CORREICIONAIS :
Em relação ao perÃodo de 1.º de janeiro de 2016 até a presente data, não houve a formalização de pedidos de providências ou reclamações correicionais.
12. RECOMENDAÇÕES:
- Permanecer empreendendo esforços com o objetivo de reduzir os prazos médios de audiências no rito sumarÃssimo, estabelecendo como meta o prazo máximo de 15 (quinze) dias, conforme determina o inciso III do art. 852-B da CLT, Nos processos de rito ordinário, observar “o prazo médio de duração do processo – fase de conhecimento – de até 200 (duzentos) dias, atentando-se ao limite legal para publicação de sentença†– Resolução Administrativa TRT nº 03/2015, artigo 14, § 2.º (Provimento TRT-CRT n.º 03/2010);
- Fomentar a inclusão de processos de execução na pauta de audiências para tentativa de conciliação, consoante disposto no art. 76, II, da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho: “ promover a realização semanal de audiências de conciliação em processos na fase de execução, independentemente de requerimento das partes, selecionando-se aqueles com maior possibilidade de êxito na composição â€.
- Continuar a verificação periódica, no Sistema BacenJud, quanto à existência de alguma ordem judicial “pendente de providênciaâ€, ou mesmo “não lidaâ€, adotando-se a medida cabÃvel, seja de transferência dos valores bloqueados para contas judiciais (para posterior liberação aos exequentes) ou desbloqueios daquelas importâncias que não interessem à execução – Consolidação de Provimentos da CGJT, Art. 99;
- Efetivar a análise periódica da ferramenta “agrupadoresâ€, a fim de evitar a permanência de processos em tarefas já superadas. Os processos devem ser retirados de tal lista assim que realizado o ato respectivo;
- Proceder à “conclusão ao magistradoâ€, especificando o tipo (sentenças, decisões ou despachos), sem necessidade de despacho para tal finalidade, pela importância desse dado para a estatÃstica deste Regional. Deve, ainda, ser selecionado o magistrado em tempo real, com a devida gravação no sistema, a fim de que seja contabilizado o prazo para prolação da decisão corretamente, e, no caso da sentença, tão logo encerrada a instrução. Em relação à s decisões de antecipação de tutela, há necessidade da imediata conclusão com a especificação do magistrado, de modo a possibilitar o controle do prazo e garantir a veracidade dos dados estatÃsticos. No tocante aos embargos de declaração, havendo necessidade de intimar a parte contrária, proceder à conclusão para julgamento tão logo encerrado o prazo, também sem necessidade de despacho, por se tratar de ato ordinário da secretaria;
- Dar andamento aos feitos que se encontram a mais de 60 (sessenta) dias sem movimentação;
- Continuar a cumprir as diligências determinadas pelo Tribunal, em grau de recurso, em prazo razoável;
- Observar o correto cadastramento das partes quando do envio dos recursos ao Tribunal, inclusive em relação ao recurso ordinário em rito sumarÃssimo, de modo a evitar equÃvoco quando da distribuição da classe processual na segunda instância;
- Proceder ao registro, no sistema PJE, do recolhimento das custas, emolumentos, contribuição previdenciária e imposto de renda, escolhendo a tarefa “Análise de Conhecimentoâ€, e optando pelo item “Cumprimento de acordo ou pagamentosâ€; e
- Estimular, entre os servidores, práticas de sustentabilidade, racionalização e consumo consciente de materiais e serviços de responsabilidade socioambiental, visando ao uso sustentável dos recursos naturais e dos bens públicos, bem como ao aperfeiçoamento contÃnuo da qualidade do gasto público realizado pelo Tribunal, a teor da Resolução n.º 201 do CNJ de 3/3/2015.
13. BOAS PRÃTICAS RELATADAS PELO JUÃZO:
Noticiou o Diretor de Secretaria que as boas práticas, relacionadas nas atas de correição dos anos de 2015 e 2016, continuam sendo desempenhadas nesta unidade judiciária, motivo pelo qual procede à sua renovação:
- Os Assistentes de Juiz elaboram minutos de despachos, de sentenças de mérito e as relativas à solução de incidentes processuais, como embargos declaratórios, embargos à execução, embargos de terceiros, exceção de pré-executividade e análise de antecipação de tutela;
- As declarações do Imposto de Renda (INFOJUD) não são impressas, sendo consultadas pelos advogados na sala do Diretor, em arquivo digitalizado;
- Incentivo ao desenvolvimento e aperfeiçoamento dos servidores, através dos cursos presenciais e em EAD, oferecidos pelo TRT ou por outras instituições por este reconhecidas;
- Consulta sobre andamento de cartas precatórias, sem pedido de informação;
- Expedição de certidão com sugestão de despacho, e atos ordinatórios praticados por todos da Secretaria;
- Criação de pasta de arquivos com endereço e quadro societário das empresas, evitando consultas reiteradas ao sistema;
- Adota-se despacho de execução sequenciado, abrangendo todos os atos necessários à satisfação do crédito;
- Execução impulsionada de ofÃcio;
- Notificações a peritos com a utilização de e-mail, telefone, para acompanhamento processual e informações; e
- Encaminhamento de alvarás à Caixa Econômica Federal – CEF, para recolhimento de custas e contribuições previdenciárias, por intermédio de e-mail (antes eram entregues por oficial de justiça).
14. SOLICITAÇÕES DO JUÃZO:
- Necessidade de ampliação da capacidade de carregamento de arquivos para o PJE, vez que os atuais 1,5 Mb são insuficientes para inclusão da maior parte dos documentos, obrigando a Secretaria a fracioná-los.
- Realização de convênio com instituições financeiras públicas (Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal), objetivando a juntada aos processos eletrônicos dos comprovantes de depósitos judiciais; e
- Implementação de medidas a eliminar a n ecessidade de assinatura de alvarás (no caso do Banco do Brasil).
Encerrados os trabalhos, a ExcelentÃssima Corregedora Regional, Desembargadora Dione Nunes Furtado da Silva, agradeceu a fraternal acolhida e a colaboração prestada pelas ExcelentÃssimas JuÃzas Substitutas, e pelos servidores da Vara, determinando que, lavrada e assinada, fosse disponibilizada esta ata na página da Corregedoria, no sÃtio deste Regional ( www.trt6.jus.br ), além de publicada, em sua Ãntegra, no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho – DEJT, entregando cópia à Unidade Judiciária sob correição (neste ato), à Presidência do Egrégio Regional e à Secretaria de Gestão de Pessoas para conhecimento e providências pertinentes. Firmam a presente ata a ExcelentÃssima Desembargadora Corregedora Regional e a Secretária da Corregedoria Regional.
DIONE NUNES FURTADO DA SILVA
Desembargadora Corregedora Regional
NOÊMIA MARIA GOMES DE OLIVEIRA
Secretária da Corregedoria Regional
Ata Correição 17 - 2017 de 11/4/2017
Ata Correição 17 2017 de 11/04/2017