ATA DA CORREIÇÃO ORDINÃRIA REALIZADA NA 4.ª VARA DO TRABALHO DE JABOATÃO DOS GUARARAPES, EM 10 DE ABRIL DE 2017 .

Aos 10 (dez) dias do mês de abril de 2017, às 8 (oito) horas, compareceu à sede da 4.ª Vara do Trabalho de Jaboatão dos Guararapes, na Estrada da Batalha, 1200 – 2.º andar, Prazeres, Jaboatão dos Guararapes (PE), a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional do TRT da 6.ª Região, Dr.ª Dione Nunes Furtado da Silva , acompanhada pelos servidores Noêmia Maria Gomes de Oliveira (Secretária da Corregedoria), Vânia Rodrigues de Santana Cunha (Assessora de Gabinete), Rosanna de Freitas Monteiro (Assistente de Gabinete) e Henrique Bezerra Valença (Assistente Secretário), para realizar a Correição Ordinária veiculada no Edital n.º 03/2017, disponibilizado no Diário Eletrônico do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região em 20 (vinte) de fevereiro de 2017, considerado publicado em 21 (vinte e um) de fevereiro de 2017. Referido edital encontrava-se devidamente afixado no átrio da Secretaria, possibilitando sua plena divulgação e visualização pelo público local.

Presentes, na ocasião, a Excelentíssima Juíza Titular, Dra. Ana Claudia Petruccelli de Lima, o Excelentíssimo Juiz Substituto Auxiliar, Dr. Matheus Ribeiro Rezende, a Diretora de Secretaria, Bela. Heloísa Helena Vilachan Reynaldo Alves, e os demais servidores ali lotados: Elane Maria Luna Beltrão, Mariana Gonçalves Farias de Moraes Guerra, Tainan Albuquerque Arruda Amaim, Virgínia Baracho Rodovalho, Érica Maria Belo dos Prazeres, Heloísa Alves Pinto, José Roberto Valadares, Maria de Fátima Gonçalves, Neildo Carlos Souza da Silva e Ricardo Alencar de Vasconcelos, além da estagiária de Direito Bruna Matos de Oliveira. Ausentes os servidores Marcos Christiano de Arruda Falcão e Micheline Marculino Bispo Costa, em face da fruição de férias.

Com base nos dados extraídos do SIAJ, PJe, e-Gestão e Sistema de Pessoal; nas informações consolidadas pela Seção de Estatística; no exame dos procedimentos adotados na Secretaria da Vara e dos processos em tramitação, e, ainda, dos dados colhidos na inspeção judicial realizada no período de 9 a 13 de janeiro de 2017, a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional determinou o registro das informações e recomendações que seguem.

1. MAGISTRADOS:

JUÃZA TITULAR/JUIZ SUBSTITUTO

PERÃODO DE ATUAÇÃO

Ana Cláudia Petruccelli de Lima (Titular)

Desde 17/5/2010

(Ato TRT-GP n.º 256/2010)

Matheus Ribeiro Rezende (Auxiliar)

Desde 22/8/2016
(Portaria CRT n.º 146/2016)

2. QUADRO ATUAL DE SERVIDORES:

NOME

CARGO

FUNÇÃO

Heloísa Helena Vilachan Reynaldo Alves

Analista Judiciária

Diretora de Secretaria

Marcos Christiano de Arruda Falcão

Técnico Judiciário

Assistente do Diretor

Elane Maria Luna Beltrão

Analista Judiciária

Assistente de Juiz

Mariana Gonçalves Farias de Moraes Guerra

Analista Judiciária

Assistente de Juiz

Tainan Albuquerque Arruda Amaim

Técnica Judiciária

Calculista

Virgínia Baracho Rodovalho

Auxiliar Judiciária

Calculista

Érica Maria Belo dos Prazeres

Técnica Judiciária

Secretária de Audiência

Heloísa Alves Pinto

Analista Judiciária

Secretária de Audiência

José Roberto Valadares

Técnico Judiciário

Assistente

Maria de Fátima Gonçalves

Técnica Judiciária

Assistente

Micheline Marculino Bispo Costa

Técnica Judiciária

-

Neildo Carlos Souza da Silva

Técnico Judiciário

-

Ricardo Alencar de Vasconcelos

Requisitado

-

3. Produtividade dos Juízes na Unidade:

3.1. Quantidade de Audiências, Sentenças, Conciliações e Incidentes por Juiz (a):

Atuação dos Magistrados na

4.ª VT de Jaboatão dos Guararapes

Audiências*

Sentenças de mérito

Conciliações

Incidentes processuais

Ana Cláudia Petruccelli de Lima

1.548

353

407

298

Matheus Ribeiro Rezende

758

97

180

121

Adriana Satou Lessa Ferreira Pinheiro

6

-

6

-

Eduardo Henrique Brennand Dornelas Câmara

1

-

1

-

Evandro Euler Dias

-

-

-

1

Evellyne Ferraz Correia

17

4

4

2

Fernando Rodrigues Carvalho

106

24

24

20

Maria de Betânia Silveira Villela

1

-

-

1

Maria Odete Freire de Araújo

18

5

1

2

Paloma Daniele Borges dos Santos Costa

60

12

15

13

Patrícia Franco Trajano

12

3

2

1

Rodrigo de Mello

14

2

3

1

Saulo Bosco Souza de Medeiros

663

159

155

123

Total

3.204

659

798

583

*Exceto audiências de julgamento.

Fontes: Relatórios extraídos do e-Gestão (Audiências realizadas, Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado).

Período analisado: 1.º/3/2016 a 28/2/2017.

3.2. Prazo médio (em dias) para julgamento de mérito na unidade, da conclusão até a prolação da sentença (apenas PJe):

Atuação dos Magistrados na 4.ª VT de Jaboatão dos Guararapes

Prazo* médio para julgamento de sentenças de mérito

Ana Cláudia Petruccelli de Lima

20

Matheus Ribeiro Rezende

59

Evellyne Ferraz Correia

51

Fernando Rodrigues Carvalho

3

Maria Odete Freire de Araújo

5

Paloma Daniele Borges dos Santos Costa

22

Patrícia Franco Trajano

98

Rodrigo de Mello

29

Saulo Bosco Souza de Medeiros

31

Prazo médio para julgar na unidade

28

*Apuração leva em conta somente processos eletrônicos e não deduz os períodos de afastamento dos magistrados, tais como férias, licenças, cursos e outros, em face da falta de integração entre os sistemas de pessoal e judicial.

Fontes: Relatório extraído do e-Gestão (Prazos Médios (em dias) da conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe) .

Período analisado: 1.º/3/2016 a 28/2/2017.

3.3. Sentenças de mérito (conhecimento) pendentes de julgamento:

Magistrados com sentenças pendentes na

4.ª VT de Jaboatão dos Guararapes

No prazo

Prazo vencido

Total

Ana Cláudia Petruccelli de Lima

29

-

29

Matheus Ribeiro Rezende

46

13

59

Total de sentenças pendentes na Vara

75

13

88

Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade do magistrado Matheus Ribeiro Rezende: 0001056-12.2015.5.06.0144, 0000525-86.2016.5.06.0144, 0001883-86.2016.5.06.0144, 0001026-40.2016.5.06.0144, 0001895-03.2016.5.06.0144, 0001597-45.2015.5.06.0144, 0001608-74. 2015.5.06.0144, 0000762-91.2014.5.06.0144, 0001910-69.2016.5.06.0144, 0001676-24.2015.5.06.0144, 0001627-80.2015.5.06.0144. 0001381-84.2015.5.06.0144 e 0001634-72.2015.5.06.0144.

Fontes: Dados extraídos de “Relatório de decisões em aberto/proferidasâ€; e PJe, em 10/4/2017 às 9h.

3.4. Incidentes processuais pendentes de julgamento:

Magistrados com Incidentes Processuais pendentes na 4.ª VT de Jaboatão dos Guararapes

No prazo

Prazo vencido

Total

Ana Cláudia Petruccelli de Lima

3

-

3

Matheus Ribeiro Rezende

4

-

4

Total de incidentes pendentes na Vara

7

-

7

Fontes: Dados coletados na Secretaria da Vara e no PJe, em 10/4/2017 às 9h20.

3.5. Produtividade da Vara:

Unidade Judiciária

Quantidades

Prazo médio para julgamento (PJe)

Sentenças de mérito

Incidentes processuais

Conciliações

4.ª VT de Jaboatão dos Guararapes

659

583

798

28

Fontes: Relatórios extraídos do e-Gestão: Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado; Prazos Médios (em dias) da Conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe) .

Período analisado: 1.º/3/2016 a 28/2/2017.

4. AUDIÊNCIAS (REALIZADAS E DESIGNADAS):

4.1. Prazos médios, em dias, até a realização das audiências (a partir do ajuizamento):

Unidade Judiciária

Inicial

Instrução

Decisão

Sumaríssimo

Ordinário

Sumaríssimo

Ordinário

Sumaríssimo

Ordinário

4.ª VT de Jaboatão dos Guararapes

38

165

54

290

61

304

Fonte: Dados extraídos do e-Gestão (Prazos médios – fase de conhecimento).

Período analisado: 1.º/3/2016 a 28/2/2017.

4.2. Prazos (em dias) para designação de audiências, a contar de 7 /4/2017:

Unidade Judiciária

Inicial

Instrução

Sumaríssimo

Ordinário

2016

2017

2016

2017

2016

2017

4.ª VT de Jaboatão

35

39

156

173

189

307

Fontes: Informações extraídas do PJe e da Ata de Correição realizada em 2016.

4.3. Assiduidade dos magistrados:

Segundo informações prestadas pela Diretora de Secretaria, as audiências são realizadas das segundas às sextas-feiras. A Juíza Titular, Dra. Ana Cláudia Petruccelli de Lima, e o Juiz Auxiliar, Dr. Matheus Ribeiro Rezende, presidem 2 ou 3 sessões, por semana, alternadamente. Não obstante, com frequência, dependendo da necessidade, ambos os magistrados se fazem presentes à Unidade Judiciária também nos dias em que não presidem audiências.

4.4. Quantidade de processos em pauta de audiências por semana (média):

Unidade Judiciária

Dias de audiências por semana

Total de audiências

Sumaríssimos

Iniciais

Instruções

Razões Finais

4.ª VT de Jaboatão

5 (segundas às sextas-feiras)

10 a 20

27 a 33

12 a 20

7 a 8

Fontes: Dados extraídos do PJe, em 7/4/2017, relativas aos seguintes períodos: 7/11/2016 a 11/11/2016, 20/2/2017 a 24/2/2017, e 3/4/2017 a 7/4/2017; e informações prestadas pelo Diretor de Secretaria da Vara.

5. MOVIMENTAÇÃO PROCESSUAL:

5.1. Quantidade de ações trabalhistas ajuizadas na unidade - Físicos e PJe:

Unidade Judiciária

2015

2016

2017

(até 6/4/2017)

4.ª VT de Jaboatão

1.809

1.867

494

Fontes: Consolidação da Estatística e e-Gestão (Fase de Conhecimento – Casos Novos); e PJe .

5.2. Processos remanescentes (congestionamento):

Unidade Judiciária

SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2016

SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2017

Pendentes de julgamento

Processos demais fases

Total

Pendentes de julgamento

Processos demais fases

Total

4.ª VT de Jaboatão

67

3.413

3.480

102

4.111

4.213

Fontes: Consolidação da Estatística, Relatórios Gerenciais, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Processos Pendentes de Solução) e PJe.

5.3. Quantidade de processos em tramitação:

Unidade Judiciária

Processos em tramitação em 6/4/2017

Físicos

PJe

4.ª VT de Jaboatão

938

3.262

Fonte: Relatório Gerencial (Processos em tramitação na Vara) e PJe.

5.4. Quantidade de processos nas principais fases processuais (pendentes de solução):

Unidade Judiciária

Conhecimento

(até a prolação da sentença)

Liquidação

Execução

4.ª VT de Jaboatão

1.353

106

1.171

Fontes : e-Gestão. Período analisado: 1.º/3/2016 a 28/2/2017.

5.5. Prazos médios (em dias) nas principais fases processuais:

Unidade Judiciária

Conhecimento

(até a prolação da sentença)

Liquidação (do início até o encerramento da liquidação)

Execução (do início até o encerramento da execução)

4.ª VT de Jaboatão

216

113

460

Fonte: e-Gestão. Período analisado: 1.º/3/2016 a 28/2/2017.

6. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS ELETRÔNICOS EM 3/4/2017:

Agrupadores:

Tarefa

Quantidade

Processos com pedido liminar ou de antecipação de tutela não apreciado

29

Processos com Petições Avulsas 

02

Processos com petições não apreciadas

47

Mandados devolvidos pelo Oficial de Justiça

07

Processos aguardando encaminhamento do secretário de audiência (atas assinadas)  

20

Processos com pedido de sigilo nos documentos não apreciado

23 

Processos com Habilitações nos Autos Não Lidas

06 

Fase de Conhecimento:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

*¹ Aguardando Cumprimento de Providência

02

26/08/2016

0001472-14.2014.5.06.0144

Aguardando apreciação pela instância superior

238

31/10/2013

0010088-46.2012.5.06.0144

Aguardando audiência

1090

11/08/2015

0000450-81.2015.5.06.0144

*² Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos

293

13/10/2015

0001343-72.2015.5.06.0144

*³ Aguardando final do sobrestamento

04

14/10/2016

0001005-64.2016.5.06.0144

Aguardando laudo pericial

01

30/03/2017

0000769-15.2016.5.06.0144

Aguardando término dos prazos

102

24/02/2017

0000771-19.2015.5.06.0144

Analisar expediente da secretaria

01

03/04/2017

0001327-84.2016.5.06.0144

* 4 Análise das Perícias

25

08/08/2016

0002004-51.2015.5.06.0144

* 5 Análise do Conhecimento

112

19/05/2015

0001133-89.2013.5.06.0144

(Subpasta) Contadoria - Atualizações

01

16/03/2017

0001765-47.2015.5.06.0144

(Subpasta) Contadoria - Liquidação/Adequação

02

03/03/2017

0001333-91.2016.5.06.0144

(Subpasta) Enviar E-mail / Malote / Oficios - URGENTES!

03

29/03/2017

0000116-76.2017.5.06.0144

* 6 Análise do Sobrestamento

26

02/05/2015

0001546-68.2014.5.06.0144

Apreciar Urgentes

05

28/03/2017

0000436-29.2017.5.06.0144

Concluso ao magistrado

40

21/02/2017

0000119-65.2016.5.06.0144

Controle de pericia

42

15/02/2017

0001011-71.2016.5.06.0144

* 7 Cumprimento de providências

06

31/03/2017

0001094-78.2016.5.06.0341

(Subpasta) SERPRO - Pesquisa Receita Federal

02

30/03/2017

0001979-04.2016.5.06.0144

Imprimir Correspondência

01

03/04/2017

0000438-96.2017.5.06.0144

Intimações automáticas com pendências - Con

04

31/03/2017

0001021-18.2016.5.06.0144

Minutar Despacho

01

03/04/2017

0000464-31.2016.5.06.0144

* 8 * 9 Minutar expediente da secretaria

07

18/03/2017

0000346-89.2015.5.06.0144

(Subpasta) Ofício

01

30/03/2017

0000529-63.2015.5.06.0143

(Subpasta) Ofício Urgente

01

29/03/2017

0001387-57.2016.5.06.0144

Minutar sentença

93

12/12/2016

0000459-43.2015.5.06.0144

Prazos vencidos

02

28/03/2017

0001221-25.2016.5.06.0144

Preparar comunicação

25

20/03/2017

0001097-33.2016.5.06.0341

Publicar DJE

01

03/04/2017

0000438-96.2017.5.06.0144

Publicar DJe – Com

31

31/03/2017

0001471-92.2015.5.06.0144

Recebimento de instância superior

06

29/03/2017

0000191-23.2014.5.06.0144

Remeter ao 2o Grau

04

16/03/2017

0001230-21.2015.5.06.0144

Triagem Inicial

15

23/03/2017

0000411-16.2017.5.06.0144

Trânsito em Julgado

05

31/03/2017

0001748-11.2015.5.06.0144

*¹ Processo referido encontra-se na subpasta “Aguardando Cumprimento de CPâ€

*² O processo referido encontra-se parado e sem comprovação, no prazo, dos recolhimentos referentes às custas e contribuições previdenciárias.

*³ O processo referido se trata de Embargos de Terceiros ajuizados em razão da penhora realizada nos autos da carta precatória oriunda da 2ª Vara do Trabalho de Uruguaiana-RS. Último acompanhamento em 23/02/2017.

* 4 O processo referido encontra-se na subpasta “Aguardando Laudoâ€, tendo a perícia sido marcada para 21/09/2016 (Id 65ca5e0)

* 5 Processo referido aguardando certificação de pendências para fins de arquivamento e constante da subpasta ‘ Providências da Secretaria - Cert Pend†onde encontram-se 30 (trinta) processos.

* 6 Processo referido suspenso por 180 (cento e oitenta) dias, contados a partir de 26/03/2015.

* 7 Inexistem processos nas subpastas “BacenJudâ€, “Detranâ€, “JUCEPEâ€, “SerasaJudâ€.

* 8 O processo referido encontra-se na subpasta “Certidão de Crédito Trabalhistaâ€.

* 9 Inexistem processos nas subpastas referentes à confecção de alvarás.

Fase de Liquidação:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

Aguardando Cumprimento de Providência - Liq

02

03/02/2017

0000164-69.2016.5.06.0144

Aguardando apreciação pela instância superior

01

26/10/2016

0000574-98.2014.5.06.0144

* 1 Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos

25

14/11/2016

0000409-80.2016.5.06.0144

Aguardando laudo pericial

05

10/03/2017

0000189-19.2015.5.06.0144

Aguardando término dos prazos

24

15/03/2017

0000233-64.2017.5.06.0145

Analisar expediente da secretaria

02

03/04/2017

0001578-39.2015.5.06.0144

* 2 Análise de Liquidação

69

26/01/2015

0000141-31.2013.5.06.0144

Contadoria - Cálculo

08

16/03/2017

0001074-33.2015.5.06.0144

Contadoria - Revisão e Liquidação

08

17/03/2017

0001348-31.2014.5.06.0144

Concluso ao magistrado - Liq

08

30/03/2017

0000704-25.2013.5.06.0144

* 3 Controle de pericia

29

14/02/2017

0001510-26.2014.5.06.0144

Imprimir Correspondência

01

30/03/2017

0001461-14.2016.5.06.0144

* 4 * 5 Minutar expediente da secretaria

02

21/03/2017

0000939-21.2015.5.06.0144

Prazos vencidos

01

25/03/2017

0001370-89.2014.5.06.0144

Preparar comunicação

05

20/03/2017

0001489-79.2016.5.06.0144

Publicar DJe - Liq

06

31/03/2017

0000441-22.2015.5.06.0144

* 1 Última parcela do acordo para 19/05/2017.

* 2 Processo referido aguardando certificação de pendências e constante da subpasta ‘ Providências da Secretaria - Cert Pend†onde encontram-se 44 (quarenta e quatro) processos.

* 3 O processo referido encontra-se com perícia contábil marcada no sistema para 22/03/2017.

* 4 O processo referido encontra-se na subpasta “Certidão de Crédito Trabalhistaâ€.

* 5 Inexistem processos nas subpastas referentes à confecção de alvarás e ofícios.

Fase de Execução:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

*¹ Aguardando Cumprimento de Providência - Exec

43

19/01/2016

0000519-84.2013.5.06.0144

Aguardando apreciação pela instância superior

15

11/04/2016

0000550-07.2013.5.06.0144

Aguardando audiência - Exec

03

21/03/2017

0000105-81.2016.5.06.0144

Aguardando bloqueio bacen

03

27/03/2017

0000977-33.2015.5.06.0144

*² Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos

90

21/09/2015

0010068-55.2012.5.06.0144

*³ Aguardando final do sobrestamento

85

13/07/2016

0000896-21.2014.5.06.0144

Aguardando término dos prazos

63

22/02/2017

0001761-44.2014.5.06.0144

Analisar Despacho - Exec

01

03/04/2017

0001553-60.2014.5.06.0144

Analisar expediente da secretaria

01

03/04/2017

0000165-25.2014.5.06.0144

* 4 Análise de Execução

288

20/02/2017

0000821-45.2015.5.06.0144

(Subpasta) Contadoria - Atualização para o BACEN

02

09/03/2017

0000299-55.2014.5.06.0143

(Subpasta) Contadoria - Atualizações

08

07/03/2017

0001397-09.2013.5.06.0144

(Subpasta) Contadoria - Multa

04

20/03/2017

0001496-71.2016.5.06.0144

(Subpasta) Enviar E-mail / Malote Digital

04

10/03/2017

0001188-35.2016.5.06.0144

(Subpasta) Enviar E-mail / Malote Digital - URGENTES

02

28/03/2017

0002018-35.2015.5.06.0144

(Subpasta) Marcar Praça

04

27/03/2017

0001102-98.2015.5.06.0144

* 5 (Subpasta) Praça Marcada - Leiloeiro Cassiano

22

14/12/2016

0000554-73.2015.5.06.0144

(Subpasta) Providências da Secretaria

02

19/01/2017

0001547-53.2014.5.06.0144

(Subpasta) Providências da Secretaria - Certificar Pendências

190

12/02/2016

0000686-67.2014.5.06.0144

(Subpasta) Providências da Secretaria - Certificar sobre outros processos

02

22/02/2017

0001826-73.2013.5.06.0144

* 6 Análise do Sobrestamento

02

12/05/2015

0001530-17.2014.5.06.0144

BacenJud

18

28/03/2017

0000254-48.2014.5.06.0144

CCS

02

06/03/2017

0000808-80.2014.5.06.0144

Concluso ao magistrado - Exec

37

13/03/2017

0001667-28.2016.5.06.0144

Controle de pericia

06

15/03/2017

0000952-88.2013.5.06.0144

* 7 Cumprimento de providências

33

17/02/2017

0000255-62.2016.5.06.0144

(Subpasta) BacenJud

02

29/03/2017

0001418-82.2013.5.06.0144

(Subpasta) Detran

01

21/02/2017

0001097-76.2015.5.06.0144

(Subpasta) JUCEPE

03

22/02/2017

0001075-52.2014.5.06.0144

(Subpasta) SERPRO - Pesquisa Receita Federal

12

07/03/2017

0000591-03.2015.5.06.0144

(Subpasta) SerasaJud

02

16/02/2017

0001023-56.2014.5.06.0144

InfoJud

13

16/02/2017

0002021-87.2015.5.06.0144

Minutar Decisão - Exec

01

17/03/2017

0000791-10.2015.5.06.0144

Minutar Despacho - Exec

01

31/03/2017

0001432-61.2016.5.06.0144

* 8 * 9 Minutar expediente da secretaria

12

02/03/2017

0001514-63.2014.5.06.0144

(Subpasta) Ofício

06

13/03/2017

0000415-58.2014.5.06.0144

Prazos vencidos

08

18/03/2017

0001150-91.2014.5.06.0144

Preparar comunicação

02

31/03/2017

0000836-14.2015.5.06.0144

(Subpasta) Execução - Citações postais

06

21/03/2017

0001610-44.2015.5.06.0144

(Subpasta) Expedir CP

04

16/03/2017

0000250-74.2015.5.06.0144

(Subpasta) Execução - Mandados

07

29/03/2017

0001675-10.2013.5.06.0144

(Subpasta) Notificação - Correios

32

14/02/2017

0000700-17.2015.5.06.0144

(Subpasta) Notificação - DEJT

19

15/03/2017

0001975-98.2015.5.06.0144

(Subpasta) Notificação - Mandados

01

31/03/2017

0001806-82.2013.5.06.0144

(Subpasta) Notificação - Semana de Conciliação

05

22/03/2017

0000341-67.2015.5.06.0144

Publicar DJe - Exec

02

31/03/2017

0000851-51.2013.5.06.0144

Registrar Obrigações Pagar - Exec

01

31/03/2017

0001266-29.2016.5.06.0144

RenaJud

11

13/03/2017

0000585-93.2015.5.06.0144

*¹ O processo referido encontra-se em execução reunida.

*² O processo referido encontra-se ainda no prazo de cumprimento do acordo.

*³ O processo referido encontra-se na subpasta “Aguardando Julgamento Embargosâ€

* 4 O processo referido encontra-se na subpasta “Aguardando Cumprimento de CP â€

* 5 A data informada refere-se à do despacho determinando a realização de praça.

* 6 Processo referido suspenso por 180 (cento e oitenta) dias, contados a partir de 26/03/2015

* 7 O processo referido encontra-se na subpasta “CEF - Extrato de Conta Judicialâ€

* 8 O processo referido encontra-se na subpasta “Certidão de Crédito Trabalhistaâ€

* 9 Inexistem processos nas subpastas referentes à confecção de alvarás, bem como na subpasta “Ofício Urgenteâ€

7. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS FÃSICOS EM 10/4/2017

NATUREZA

QUANTIDADE

DATA MAIS

ANTIGA

PROCESSO

Cargas

Advogados

6

3/4/2017

0001923-78.2010.5.06.0144

Perito

2

7/12/2016

0002378-09.2011.5.06.0144

Terceiros

2

30/3/2017

0000578-43.2011.5.06.0144

Petições a juntar aos autos

-

-

-

Processos conclusos para despacho

43

23/3/2017

0002157-60.2010.5.06.0144

Consultas convênios a realizar (BACEN/JUCEPE/INFOJUD/DETRAN)

30

24/1/2017

0002100-42.2010.5.06.0144

Processos para certificar/diligenciar*

43

20/5/2016

0000978-23.2012.5.06.0144

Praças a marcar

-

-

-

Processos no setor de cálculos

5

16/2/2017

0000821-21.2010.5.06.0144

Processos para serem remetidos ao TRT

-

-

-

*A Diretora de Secretaria esclareceu que o atraso na certificação de pendências decorreu de sua licença médica no período de 29/1/2017 a 1.º/4/2017;

Em relação aos ofícios, o mais antigo data de 22/3/2017 (processo n.º 0001825-59.2011.5.06.0144).

No tocante aos mandados, o mais antigo data de 22/3/2017 (processo n.º 0156900-67.2006.5.06.0144).

No pertinente aos alvarás, o mais antigo data de 9/2/2017 (processo n.º 0000506-22.2012.5.06.0144).

No que diz respeito às notificações, o mais antigo data de 24/1/2017 (processo n.º 0001120-27.2012.5.06.0144).

No que se refere às praças a realizar, o despacho mais antigo data de 24/1/2017, com primeiro leilão em 25/5/2017, o segundo em 8/6/2017e o próximo em 29/6/2017 (processo n.º 0000225-66.2012.5.06.0144).

*Em relação aos processos digitalizados (CLE), não se verificou a conversão de feitos.

Fonte: Informações colhidas na Secretaria da VT, e no SIAJ.

8. METAS FIXADAS PELO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA:

Em conformidade com os dados fornecidos pelo Núcleo de Estatística e Pesquisa do Egrégio Regional, eis os resultados das Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ para o ano de 2016:

Meta 1 CNJ - 2016 : – Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuídos no ano corrente.

Unidades Judiciárias

Recebidos

Resolvidos

Resultado

4.ª VT de Jaboatão

1.867

1.835

98,29%

Total da 6ª Região

107.816

111.793

103,69%

Meta 2 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, pelo menos, 90% dos processos distribuídos até 31/12/2014.

Unidade Judiciária

Distribuídos em 2014

Distribuídos em 2014

e julgados até 31/12/16

Pendentes de julga-

mento até 31/12/16

Resultado

4.ª VT de Jaboatão

833

833

0

111%

Total da 6ª Regiãoa

62.261

59.947

2.314

107%

Meta 3 CNJ - 2016 : – Aumentar o índice de conciliação na fase de conhecimento, em relação à média do biênio 2013/2014, em 2 pontos percentuais.

Unidade Judiciária

Solucionados

Conciliados

Média biênio

(2013/2014)

Resultado

4.ª VT de Jaboatão

1.835

792

42,38%

43,16%

Total da 6ª Região

111.793

44.400

40,83%

39,72 %

Meta 4 CNJ - 2016 : – Dar prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, não se destinando portanto à esta Justiça Especializada.

Meta 5 CNJ - 2016 : – B aixar em 2016, quantidade maior de processos de execução do que o total de casos novos de execução no ano corrente.

Unidade

Judiciária

Casos novos

de execução

Baixados

Entraram

na meta

Saíram

da meta

Resultado

4.ª VT de Jaboatão

594

608

0

0

102,36%

Total da 6ª Região

38.526

37.091

0

0

96,50%

Meta 6 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, as ações coletivas distribuídas, até 31.12.2013 no 1.º grau e até 31.12.2014, no 2.º grau.

A 4.ª Vara do Trabalho de Jaboatão não consta elencada nos relatórios fornecidos pelo Setor de Estatística, o que autoriza concluir que não possui ação coletiva em tramitação distribuída até 31/12/2013.

Meta 7 CNJ - 2016 : – Identificar e reduzir em 2% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior.

Unidade

Judiciária

Pendentes em

31/12/15

Quantidades de

Processos dos dez

maiores litigantes

distribuídos na ins-

tância no mês de

referência

Quantidades de

Processos dos dez

maiores litigantes

julgados na ins-

tância no mês de

referência

Pendentes em

31/12/16

Resultado

4.ª VT de Jaboatão

39

46

52

33

115,82%

Total da 6ª Região

8.284

7.949

9.373

6.860

118,34%

O Conselho Nacional de Justiça divulgou no final do 10.º Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, as metas nacionais para 2017, quais sejam:

Meta 1 - Os tribunais mantiveram o compromisso de julgar, ao longo de 2017, mais processos do que os novos que chegarem aos tribunais (Meta 1). Assim como em 2016, o compromisso deverá ser cumprido por tribunais de todos os segmentos de Justiça.

Meta 2 - O compromisso com o julgamento dos processos mais antigos, alvo da Meta 2, foi renovado para 2017 e deverá ser cumprido por tribunais de todos os ramos do Judiciário. O detalhamento desta e das outras metas definidas, com percentuais e períodos de distribuição dos processos que deverão ser julgados, estarão num glossário que será divulgado futuramente pelo CNJ.

Meta 3 - A Justiça Federal e a Justiça do Trabalho também renovaram o compromisso com a Meta 3, que busca aumentar o número de casos solucionados por meio da conciliação, em relação a períodos anteriores. 

Meta 4 - Fixada pela primeira vez em 2013, a Meta 4, que dá prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, deverá ser cumprida novamente em 2017 pela Justiça Estadual, pela Justiça Federal, pela Justiça Militar da União e dos Estados e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). 

Meta 5 - Impulso aos processos de execução, que será perseguida no ano que vem pelos tribunais da Justiça Estadual, Federal e do Trabalho.

Meta 6 - P rioriza o julgamento de ações coletivas, que impactam na vida de um grupo maior de pessoas. 

Meta 7 – Prioriza o julgamento de processos dos maiores litigantes e dos recursos repetitivos, tem por objetivo enfrentar demandas de massa que chegam ao Judiciário.

Meta 8 – Destinada a ações de fortalecimento da rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres, uma das prioridades da atual gestão do CNJ.

9. ITENS DE EXAME E REGISTRO OBRIGATÓRIOS (Art. 26 da Consolidação dos Provimentos da CGJT):

Com base nos autos e sistemas analisados, verificou-se que o Juízo:

- registra no sistema informatizado os atos processuais relevantes;

- emite pronunciamento explícito acerca da admissibilidade dos recursos , conforme constatado nos processos n.ºs 0001488-94.2016.5.06.0144 e 0001531-65.2015.5.06.0144 ;

- ordena, de ofício, a imediata liberação do depósito recursal, após a liquidação, nos casos em que haja valor incontroverso superior ao depositado, como verificado nos processos n.ºs 0010003-60.2012.5.06.0144 e 0000527-61.2013.5.06.0144 ;

- exaure as iniciativas do juízo objetivando tornar exitosa a execução. Observa regularmente o procedimento que antecede a emissão da Certidão de Crédito Trabalhista e o arquivamento provisório das execuções, inclusive atentando-se aos requisitos e modelos de certidões estabelecidos pela Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho (artigos 77 e 88 da Consolidação de Provimentos), como, por exemplo, se constatam nos processos n.ºs 0073500-24.2007.5.06.0144, 0037300-52.2006.5.06.0144, 0003100-82.2007.5.06.0144, 0111300-52.2008.5.06.0144, 0000010-90.2012.5.06.0144 e 0000046-06.2010.5.06.0144;

- faz uso regular das ferramentas eletrônicas: Bacenjud, Detran, Renajud, Jucepe, Infojud e Serpro, consoante se observou nos processos n.ºs 0000482-23.2014.5.06.0144, 0001166-32.2014.5.06.0019, 0002021-87.2015.5.06.0144, 0001030-48.2014.5.06.0144, e 0001128-33.2014.5.06.0144. De acordo com o Relatório sobre Ordens Judiciais, no ano de 2016, foram realizados 722 (setecentos e vinte e dois) bloqueios, 417 (quatrocentos e dezessete) desbloqueios e 254 (duzentos e cinquenta e quatro) transferências. No mês de dezembro de 2016, constavam 153 (cento e cinquenta e três) bloqueios pendentes de providência ;

- inclui, eventualmente, em pauta processos na fase de execução, e, ainda, na Semana Nacional de Conciliação, esclarecendo a Diretora de Secretaria ser prática comum da Vara a realização de acordos sem a necessidade de inclusão em pauta, bastando o simples comparecimento das partes; e

- determina a citação prévia dos sócios, nos casos de desconsideração da personalidade jurídica da empresa executada, com a devida inclusão dos seus nomes no sistema, no polo passivo da demanda, segundo visto nos processos n.ºs 0000098-26.2015.5.06.0144 e 0000021-17.2015.5.06.0144.

Quanto aos demais aspectos (assiduidade dos magistrados, pauta de audiências e principais prazos) encontram-se registrados nos itens 4 e 5.

10. OBSERVAÇÕES/PENDÊNCIAS REFERENTES À SECRETARIA:

- Na análise, por amostragem, nas carteiras que integram a Secretaria da Vara, verificaram-se satisfatórias organização e observância no controle dos prazos, além do regular cumprimento das normas procedimentais a serem seguidas pelas Unidades Judiciárias de 1.ª instância. Em relação aos processos digitais, observou-se, conforme quadro do item 6, elaborado em 3/4/2017, bom controle na tramitação dos feitos. Na inspeção realizada pelo juízo de primeiro grau, no período de 9 a 13 de janeiro de 2017, do qual resultou relatório detalhado daquela unidade, colaborando, portanto, com a função institucional desta Corregedoria Regional, verificaram-se: a) algumas inconsistências em relação à tramitação dos processos eletrônicos e físicos, buscando-se a Vara a correção por meio do “Corretor de Movimentação Processual no SIAJ1†e abertura de chamado à Informática; b) agilização de atos processuais pendentes; c) identificação de 2 (dois) processos com carga vencida (adotando-se as providências pertinentes) e de 275 (duzentos e setenta e cinco) processos sem tramitação a mais de 60 dias (ressaltando-se que, em sua grande maioria, encontravam-se aguardando manifestação para prosseguimento da execução ou diligência para o devido arquivamento); e d) arquivamento de 107 (cento e sete) processos (enfatizando-se que muito deles se encontravam aguardando a emissão de certidão de pendências);

- Existem 34 (trinta e quatro) CTPS’s sob custódia da Secretaria da Vara, sendo que nenhuma delas diz respeito a processos arquivados ou em via de arquivamento, inferindo-se bom controle quanto a esse aspecto;

- Constatou-se, por amostragem, o bom estado de conservação das capas dos processos físicos;

- O s Juízes Titular e Auxiliar permanecem prolatando sentenças de forma líquida, em ambos os ritos, tanto nos processos físicos como nos eletrônicos;

- Observou-se, em relação ao lapso temporal anteriormente correicionado, que, no tocante à produtividade da Vara, houve a prolação de menos 53 (cinquenta e três) sentenças, porém ocorreu o acréscimo de 94 (noventa e quatro) decisões de incidentes processuais e de 217 (duzentos e dezessete) conciliações; redução do prazo médio para julgamento em 7 (sete) dias; acréscimo do prazo médio para designação de audiências iniciais em 17 (dezessete) dias no procedimento ordinário, e da instrução em 218 (duzentos e dezoito) dias; acréscimo do saldo de processos equivalente a 733 (setecentos e trinta e três); acréscimo da quantidade de processos na fase de liquidação e de execução, correspondendo, respectivamente, a uma diferença de 25 (vinte e cinco) e de 331 (trezentos e trinta e um); e

- Atingimento das Metas 2, 5 e 7 estabelecidas pelo CNJ para o ano de 2016 , ficando muito próximo de alcançar as Metas 1 e 3, o que revela o grande esforço da Vara em agilizar a prestação jurisdicional.

11. PEDIDOS DE PROVIDÊNCIAS E RECLAMAÇÕES CORREICIONAIS :

Em relação ao período de 1.º de janeiro de 2016 até a presente data, não houve a formalização de pedidos de providências ou reclamações correicionais.

12. RECOMENDAÇÕES:

- Prolatar o magistrado Matheus Ribeiro Rezende, prioritariamente e no menor espaço de tempo possível, as sentenças em atraso, conforme relação especificada no item 3.3, devendo, sempre, atentar ao prescrito no ATO n.º 1/CGJT, de 10 de fevereiro de 2017, haja vista o controle exercido por esta Corregedoria Regional a evitar que decisões não ultrapassem a tolerância admitida pela citada norma;

- Permanecer empreendendo esforços com o objetivo de reduzir os prazos médios de audiências no rito sumaríssimo, estabelecendo como meta o prazo máximo de 15 (quinze) dias, conforme determina o inciso III do art. 852-B da CLT, Nos processos de rito ordinário, observar “o prazo médio de duração do processo – fase de conhecimento – de até 200 (duzentos) dias, atentando-se ao limite legal para publicação de sentença†– Resolução Administrativa TRT nº 03/2015, artigo 14, § 2.º (Provimento TRT-CRT n.º 03/2010);

- Fomentar a inclusão de processos de execução na pauta de audiências para tentativa de conciliação, consoante disposto no art. 76, II, da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho: “ promover a realização semanal de audiências de conciliação em processos na fase de execução, independentemente de requerimento das partes, selecionando-se aqueles com maior possibilidade de êxito na composição â€.

- Continuar a verificação periódica, no Sistema BacenJud, quanto à existência de alguma ordem judicial “pendente de providênciaâ€, ou mesmo “não lidaâ€, adotando-se a medida cabível, seja de transferência dos valores bloqueados para contas judiciais (para posterior liberação aos exequentes) ou desbloqueios daquelas importâncias que não interessem à execução – Consolidação de Provimentos da CGJT, Art. 99;

- Conservar-se a Secretaria da Vara empreendendo acauteladas revisões periódicas das gavetas de guarda de autos, de modo a manter o regular cumprimento dos prazos nos processos físicos (legado);

- Efetivar a análise periódica da ferramenta “agrupadoresâ€, a fim de evitar a permanência de processos em tarefas já superadas. Os processos devem ser retirados de tal lista assim que realizado o ato respectivo;

- Proceder à “conclusão ao magistradoâ€, especificando o tipo (sentenças, decisões ou despachos), sem necessidade de despacho para tal finalidade, pela importância desse dado para a estatística deste Regional. Deve, ainda, ser selecionado o magistrado em tempo real, com a devida gravação no sistema, a fim de que seja contabilizado o prazo para prolação da decisão corretamente, e, no caso da sentença, tão logo encerrada a instrução. Em relação às decisões de antecipação de tutela, há necessidade da imediata conclusão com a especificação do magistrado, de modo a possibilitar o controle do prazo e garantir a veracidade dos dados estatísticos. No tocante aos embargos de declaração, havendo necessidade de intimar a parte contrária, proceder à conclusão para julgamento tão logo encerrado o prazo, também sem necessidade de despacho, por se tratar de ato ordinário da secretaria. No tocante aos embargos à execução, também proceder à conclusão específica do magistrado em relação aos despachos, decisões ou sentenças a serem proferidas;

- Dar andamento aos feitos que se encontram a mais de 60 (sessenta) dias sem movimentação;

- Continuar a cumprir as diligências determinadas pelo Tribunal, em grau de recurso, em prazo razoável;

- Observar o correto cadastramento das partes quando do envio dos recursos ao Tribunal, inclusive em relação ao recurso ordinário em rito sumaríssimo, de modo a evitar equívoco quando da distribuição da classe processual na segunda instância;

- Proceder ao registro, no sistema PJE, do recolhimento das custas, emolumentos, contribuição previdenciária e imposto de renda, escolhendo a tarefa “Análise de Conhecimentoâ€, e optando pelo item “Cumprimento de acordo ou pagamentosâ€; e

- Estimular, entre os servidores, práticas de sustentabilidade, racionalização e consumo consciente de materiais e serviços de responsabilidade socioambiental, visando ao uso sustentável dos recursos naturais e dos bens públicos, bem como ao aperfeiçoamento contínuo da qualidade do gasto público realizado pelo Tribunal, a teor da Resolução n.º 201 do CNJ de 3/3/2015.

13. BOAS PRÃTICAS RELATADAS PELO JUÃZO:

Noticiou a Diretora de Secretaria que as boas práticas, relacionadas nas atas de correição dos anos de 2015 e 2016, continuam sendo desempenhadas nesta unidade judiciária, motivo pelo qual procede à sua renovação:

- Os Assistentes de Juiz elaboram minutas de despachos, sentenças de mérito e as relativas à solução de incidentes processuais, como embargos declaratórios, embargos à execução, embargos de terceiros, exceção de pré-executividade e análise de antecipação de tutela;

- O juízo prolata sentenças de forma líquida, em ambos os ritos, tanto nos processos físicos como eletrônicos;

- Utilização do rastreamento de objetos da EBCT;

- Indicação de contas dos advogados, e abertura de contas para depósitos diretos, dispensando a confecção de alvarás;

- Atas e termos de conciliação com força de alvará para recebimento direto pela parte junto à instituição bancária;

- Aplicação do artigo 467 da CLT e utilização do BACENJUD para bloqueio de verbas incontroversas;

- Comunicação com os peritos via e-mail e “Whatsappâ€, com controle constante quanto aos prazos para realização das perícias, a fim de evitar adiamentos na pauta;

- Solicitação de uma sala na sede do fórum de Jaboatão para realização das perícias, a fim de que as partes já saiam da audiência com data e horário designados em pauta própria de perícias; e.

- Execução de ofício e utilização de todos os convênios.

Acrescenta, ainda, os seguintes procedimentos: a) decisão de antecipação de tutela com força de alvará e com especificação do número adotado pela CEF; e b) utilização de formulário “Google de Acordoâ€, desenvolvido pelo Diretor da Vara de Caruaru, Henrique Beça Gibson, agilizando a formalização da conciliação e o registro no PJE, pois que já se encontra no formato PDF.

Enfatiza a referida Diretora a grande colaboração do seu assistente Marcos Christiano de Arruda Falcão, por exercer, com dedicação e zelo, as atividades dela no curso do seu afastamento, no período de 29/1/2017 a 1.º/4/2017, decorrente de licença médica.

14. SOLICITAÇÕES DO JUÃZO:

- Trocas de experiências e boas práticas mais constantes entre os diretores de Secretaria, entre si e outros Regionais relativamente ao PJe e e-Gestão;

- Cursos e capacitação constantes de todos os servidores para atuarem corretamente no PJe que conscientizem qual a repercussão direta no e-Gestão;

- Atuação mais específica e direta da Administração do Tribunal na gestão do contrato institucional do TRT com a EBCT. Com fiscalização e cobrança dos serviços e prazos estabelecidos no respectivo contrato (prestação de serviços está aquém das expectativas);

- A doção das providências necessárias ao imediato funcionamento da sala de perícias, que ora se encontra ociosa, atendendo, assim, à  finalidade para a qual foi destinada; e

- Adoção de programa, já utilizado pelo TRT da 7.ª Região, para facilitar o controle da produtividade dos funcionários em teletrabalho.

Encerrados os trabalhos, a Excelentíssima Corregedora Regional, Desembargadora Dione Nunes Furtado da Silva, agradeceu a fraternal acolhida e a colaboração prestada pelos Excelentíssimos Juízes Titular e Substituto, e pelos servidores da Vara, determinando que, lavrada e assinada, fosse disponibilizada esta ata na página da Corregedoria, no sítio deste Regional ( www.trt6.jus.br ), além de publicada, em sua íntegra, no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho – DEJT, entregando cópia à Unidade Judiciária sob correição (neste ato), à Presidência do Egrégio Regional e à Secretaria de Gestão de Pessoas para conhecimento e providências pertinentes. Firmam a presente ata a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional e a Secretária da Corregedoria Regional.

DIONE NUNES FURTADO DA SILVA

Desembargadora Corregedora Regional

NOÊMIA MARIA GOMES DE OLIVEIRA

Secretária da Corregedoria Regional

Ata Correição 16 - 2017 de 10/4/2017

Ata Correição 16 2017 de 10/04/2017