ATA DA CORREIÇÃO ORDINÃRIA REALIZADA NA 3.ª VARA DO TRABALHO DE JABOATÃO DOS GUARARAPES, EM 6 DE ABRIL DE 2017.

Aos 6 (seis) dias do mês de abril de 2017, às 8 (oito) horas, compareceu à sede da 3.ª Vara do Trabalho de Jaboatão dos Guararapes, na Estrada da Batalha, 1200 – 2.º andar, Prazeres, Jaboatão dos Guararapes (PE), a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional do TRT da 6.ª Região, Dr.ª Dione Nunes Furtado da Silva , acompanhada pelos servidores Noêmia Maria Gomes de Oliveira (Secretária da Corregedoria), Vânia Rodrigues de Santana Cunha (Assessora de Gabinete), Rosanna de Freitas Monteiro (Assistente de Gabinete) e Henrique Bezerra Valença (Assistente Secretário), para realizar a Correição Ordinária veiculada no Edital n.º 03/2017, disponibilizado no Diário Eletrônico do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região em 20 (vinte) de fevereiro de 2017, considerado publicado em 21 (vinte e um) de fevereiro de 2017. Referido edital encontrava-se devidamente afixado no átrio da secretaria, possibilitando sua plena divulgação e visualização pelo público local.

Presentes, na ocasião, a Excelentíssima Juíza do Trabalho Titular, Dra. Maria do Carmo Varejão Richlin, a Juíza do Trabalho Substituta, Dra. Thayse Sousa Bezerra de Carvalho, o Diretor de Secretaria, Bel. Carlos Alberto da Silva Batista, e os demais servidores ali lotados: Andréa Lúcia Moreira Couto, Georgina Neiva Coelho, Glauber Pessoa Soares, Aderivaldo Silva Araújo, Kesia Maria Silva da Fonseca, André Araújo Bezerra, Maria de Lourdes Galindo Costa e Silva, Ana Catarina de Souza Cavalcante Santos, Petrônio Antônio Gomes Batalha, Sérgio Leonídio de Sousa, e Paulo Henrique Nobre de Araújo, além da estagiária de Direito Heloise Agnes Estevão da Silva (ausente por justo motivo).

Com base nos dados extraídos do SIAJ, PJe, e-Gestão e Sistema de Pessoal; nas informações consolidadas pela Seção de Estatística; no exame dos procedimentos adotados na Secretaria da Vara e dos processos em tramitação, e, ainda, dos dados colhidos na inspeção judicial realizada no período de 9 a 13 de janeiro de 2017, a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional determinou o registro das informações e recomendações que seguem.

1. MAGISTRADAS:

JUÃZA TITULAR/JUÃZA SUBSTITUTA

PERÃODO DE ATUAÇÃO

Maria do Carmo Varejão Richlin (Titular)

Desde 21/7/2014

(Ato TRT-GP n.º 181/2014)

Maysa Costa de Carvalho Alves (Substituta Auxiliar)

De 17/8/2009 a 14/7/2016 (Portaria CRT n.º 110/2009)

Thayse Sousa Bezerra de Carvalho (Substituta Auxiliar)

Desde 15/7/2016 (Portaria CRT n.º 113/2016)

2. QUADRO ATUAL DE SERVIDORES:

NOME

CARGO

FUNÇÃO

Carlos Alberto da Silva Batista

Técnico Judiciário

Diretor de Secretaria

Andréa Lúcia Moreira Couto

Analista Judiciária

Assistente de Diretor

Georgina Neiva Coelho

Analista Judiciária

Assistente de Juiz

Glauber Pessoa Soares

Técnico Judiciário

Assistente de Juiz

Aderivaldo Silva Araújo

Técnico Judiciário

Calculista

Késia Maria Silva da Fonseca

Técnica Judiciária

Calculista

André Araújo Bezerra

Técnico Judiciário

Secretário de Audiência

Maria de Lourdes Galindo Costa e Silva

Técnica Judiciária

Secretária de Audiência

Petrônio Antônio Gomes Batalha

Técnico Judiciário

Assistente

Ana Catarina de Souza Cavalcante Santos

Técnica Judiciária

Assistente

Sérgio Leonídio de Sousa

Analista Judiciário

-

Paulo Henrique Nobre de Araújo

Técnico Judiciário

-

3. Produtividade dos Juízes na Unidade:

3.1. Quantidade de Audiências, Sentenças, Conciliações e Incidentes por Juiz (a):

Atuação dos Magistrados na

3.ª VT de Jaboatão dos Guararapes

Audiências*

Sentenças de mérito

Conciliações

Incidentes processuais

Maria do Carmo Varejão Richlin

964

150

261

187

Thayse Souza Bezerra de Carvalho

879

170

215

161

Adriana Satou Lessa Ferreira Pinheiro

14

2

3

1

Ana Carolina Bulhões Calheiros

-

21

-

5

Arthur Ferreira Soares

17

4

4

-

Daniella Cristiane Rodrigues Ferreira

16

2

3

1

Débora de Souza Silva Lima

166

23

44

18

Eduardo Henrique Brennand Dornelas Câmara

3

-

3

-

Evellyne Ferraz Correia

50

-

10

1

Fernando Rodrigues Carvalho

196

52

40

40

José Augusto Segundo Neto

15

6

4

1

Juliana Ranzani

-

1

-

1

Kevia Duarte Muniz

-

-

1

3

Leonardo Pessoa Burgos

-

8

-

4

Matheus Ribeiro Rezende

-

4

-

1

Maysa Costa de Carvalho Alves

645

147

131

184

Paloma Daniele Borges dos Santos Costa

72

15

18

12

Patrícia Franco Trajano

62

16

14

10

Roberta Vance Harrop

143

11

29

12

Rodrigo de Mello

47

15

9

5

Sarah Yolanda Alves de Souza

1

1

-

1

Saulo Bosco Souza de Medeiros

23

2

8

1

Victor Majela Nabuco de Menezes

32

7

15

2

Total

3.345

657

812

651

*Exceto audiências de julgamento.

Fontes: Relatórios extraídos do e-Gestão (Audiências realizadas, Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado).

Período analisado: 1.º/3/2016 a 28/2/2017.

3.2. Prazo médio (em dias) para julgamento de mérito na unidade, da conclusão até a prolação da sentença (apenas PJe):

Atuação dos Magistrados na 3.ª VT de Jaboatão dos Guararapes

Prazo* médio para julgamento de sentenças de mérito

Maria do Carmo Varejão Richlin

55

Thayse Souza Bezerra de Carvalho

35

Adriana Satou Lessa Ferreira Pinheiro

7

Ana Carolina Bulhões Calheiros

17

Arthur Ferreira Soares

39

Daniella Cristiane Rodrigues Ferreira

32

Débora de Souza Silva Lima

49

Fernando Rodrigues Carvalho

5

José Augusto Segundo Neto

32

Kevia Duarte Muniz

9

Leonardo Pessoa Burgos

27

Matheus Ribeiro Rezende

108

Maysa Costa de Carvalho Alves

8

Paloma Daniele Borges dos Santos Costa

25

Patrícia Franco Trajano

32

Roberta Vance Harrop

194

Rodrigo de Mello

6

Sarah Yolanda Alves de Souza

323

Saulo Bosco Souza de Medeiros

35

Victor Majela Nabuco de Menezes

26

Prazo médio para julgar na unidade

32

*Apuração leva em conta somente processos eletrônicos e não deduz os períodos de afastamento dos magistrados, tais como férias, licenças, cursos e outros, em face da falta de integração entre os sistemas de pessoal e judicial.

Fontes: Relatório extraído do e-Gestão (Prazos Médios (em dias) da conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe) .

Período analisado: 1.º/3/2016 a 28/2/2017.

3.3. Sentenças de mérito pendentes de julgamento:

Magistrados com sentenças pendentes na

3.ª VT de Jaboatão dos Guararapes

No prazo

Prazo vencido

Total

Maria do Carmo Varejão Richlin

29

16

45

Thayse Souza Bezerra de Carvalho

45

1

46

Evellyne Ferraz Correia

-

4

4

Ana Carolina Bulhões Calheiros

5

-

5

Débora de Souza Silva Lima

1

-

1

Roberta Vance Harrop

1

1

2

Total de sentenças pendentes na Vara

81

22

103

Fontes: Dados coletados no SIAJ e no PJe, em 6/4/2017 às 10h.

Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade da magistrada Maria do Carmo Varejão Richlin: 0000118-20.2015.5.06.0143, 0000003-96.2015.5.06.0143, 0001144-53.2015.5.06.0143, 0000700-20.2015.5.06.0143, 0000160-35.2016.5.06.0143, 0001712-69.2015.5.06.0143, 0001601-85.2015.5.06.0143, 0000199-32.2016.5.06.0143, 0001627-83.2015.5.06.0143, 0000550-33.2015.5.06.0145, 0001454-30.2013.5.06.0143, 0001464-06.2015.5.06.0143, 0001188-43.2013.5.06.0143, 0001645-70.2016.5.06.0143, 0000617-04.2015.5.06.0143, e 0001409-26.2013.5.06.0143.

*A Excelentíssima Juíza Titular, Dra. Maria do Carmo Varejão Richlin, durante o período correicionado, foi convocada para integrar o egrégio Regional em três ocasiões: – Atos TRT-GP n.ºs 004/16 e 079/16 (Gab. Des. Paulo Dias de Alcântara), no período de 18/1/16 a 28/3/16); – Ato TRT-GP n.º 156/16 (Gab. Des. Dinah Figueiredo Bernardo), no período de 15/4/16 a 13/5/16); e – Ato TRT-GP n.º 212/16 (Gab. Des. Maria das Graças de Arruda França), no período de 14/5/16 a 29/5/16).

Sentença com prazo vencido sob a responsabilidade da magistrada Thayse Souza Bezerra de Carvalho: 0001608-77.2015.5.06.0143.

Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade da magistrada Evellyne Ferraz Correia: 0000189-85.2016.5.06.0143, 0000876-96.2015.5.06.0143, 0000086-78.2016.5.06.0143, e 0001056-46.2014.5.06.0144.

Sentença com prazo vencido sob a responsabilidade da magistrada Roberta Vance: 0001131-59.2012.5.06.0143 .

3.4. Incidentes processuais pendentes de julgamento:

Magistrados com Incidentes Processuais pendentes na 3.ª VT de Jaboatão dos Guararapes

No prazo

Prazo vencido

Total

Maria do Carmo Varejão Richlin

12

-

12

Thayse Souza Bezerra de Carvalho

9

-

9

Ana Carolina Bulhões Calheiros

2

-

2

Roberta Vance Harrop

2

-

2

Sarah Yolanda Alves de Souza

1

-

1

Total de incidentes pendentes na Vara

26

-

26

Fontes: Dados coletados no SIAJ e no PJe, em 6/4/2017 às 11h.

3.5. Produtividade da Vara:

Unidade Judiciária

Quantidades

Prazo médio para julgamento (PJe)

Sentenças de mérito

Incidentes processuais

Conciliações

3.ª VT de Jaboatão dos Guararapes

657

651

812

32

Fontes: Relatórios extraídos do e-Gestão: Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado; Prazos Médios (em dias) da Conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe) .

Período analisado: 1.º/3/2016 a 28/2/2017.

4. AUDIÊNCIAS (REALIZADAS E DESIGNADAS):

4.1. Prazos médios, em dias, até a realização das audiências (a partir do ajuizamento):

Unidade Judiciária

Inicial

Instrução

Decisão

Sumaríssimo

Ordinário

Sumaríssimo

Ordinário

Sumaríssimo

Ordinário

3.ª VT de Jaboatão dos Guararapes

95

181

117

367

122

373

Fonte: Dados extraídos do e-Gestão (Prazos médios – fase de conhecimento).

Período analisado: 1.º/3/2016 a 28/2/2017.

4.2. Prazos (em dias) para designação de audiências, a contar de 31 /3/2017:

Unidade Judiciária

Inicial

Instrução

Sumaríssimo

Ordinário

2016

2017

2016

2017

2016

2017

3.ª VT de Jaboatão

92

66

184

137

291

259

Fontes: Informações extraídas do PJe e da Ata de Correição realizada em 2016.

4.3. Assiduidade dos magistrados:

Segundo informações prestadas pelo Diretor de Secretaria, as audiências são realizadas das segundas às sextas-feiras. A Juíza Titular, Dra. Maria do Carmo Varejão Richlin, e a Juíza Substituta, Dra. Thayse Sousa Bezerra de Carvalho, comparecem à Vara do Trabalho, em média, 3 ou 4 vezes semanalmente, presidindo as sessões de audiência duas ou três vezes por semana, alternadamente.

4.4. Quantidade de processos em pauta de audiências por semana (média):

Unidade Judiciária

Dias de audiências por semana

Total de audiências

Sumaríssimos

Iniciais

Instruções

Razões Finais

3.ª VT de Jaboatão

5 (segundas às sextas-feiras)

16 a 20

34 a 40

19 a 20

8 a 10

Fontes: Dados extraídos do PJe, em 31/3/2017, relativas aos seguintes períodos: 7/11/2016 a 11/11/2016, 20/2/2017 a 24/2/2017, e 3/4/2017 a 7/4/2017; e informações prestadas pelo Diretor de Secretaria da Vara.

5. MOVIMENTAÇÃO PROCESSUAL:

5.1. Quantidade de ações trabalhistas ajuizadas na unidade - Físicos e PJe:

Unidade Judiciária

2015

2016

2017

(até 28/3/2017)

3.ª VT de Jaboatão

1.806

1.853

438

Fontes: Consolidação da Estatística e e-Gestão (Fase de Conhecimento – Casos Novos); e PJe .

5.2. Processos remanescentes (congestionamento):

Unidade Judiciária

SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2016

SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2017

Pendentes de julgamento

Processos demais fases

Total

Pendentes de julgamento

Processos demais fases

Total

3.ª VT de Jaboatão

37

3.036

3.073

119

3.510

3.629

Fontes: Consolidação da Estatística, Relatórios Gerenciais, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Processos Pendentes de Solução) e PJe.

5.3. Quantidade de processos em tramitação:

Unidade Judiciária

Processos em tramitação em 29/3/2017

Físicos

PJe

3.ª VT de Jaboatão

508

3.068

Fonte: Relatório Gerencial (Processos em tramitação na Vara) e PJe.

5.4. Quantidade de processos nas principais fases processuais (pendentes de solução):

Unidade Judiciária

Conhecimento

(até a prolação da sentença)

Liquidação

Execução

3.ª VT de Jaboatão

1.575

56

884

Fontes : e-Gestão. Período analisado: 1.º/3/2016 a 28/2/2017.

5.5. Prazos médios (em dias) nas principais fases processuais:

Unidade Judiciária

Conhecimento

(até a prolação da sentença)

Liquidação (do início até o encerramento da liquidação)

Execução (do início até o encerramento da execução)

3.ª VT de Jaboatão

287

73

286

Fonte: e-Gestão. Período analisado: 1.º/3/2016 a 28/2/2017.

6. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS ELETRÔNICOS EM 31/3/2017:

Agrupadores:

Tarefa

Quantidade

Processos com pedido liminar ou de antecipação de tutela não apreciado

04

Processos com Petições Avulsas 

35

Processos com petições não apreciadas

32

Mandados devolvidos pelo Oficial de Justiça

01

Processos aguardando encaminhamento do secretário de audiência (atas assinadas)  

02

Fase de Conhecimento:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

Aguardando apreciação pela instância superior

239

25/03/2014

0010132-68.2012.5.06.0143

*¹ Aguardando audiência

1322

27/07/2015

0000086-15.2015.5.06.0143

(Subpasta) Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos

280

27/05/2014

0001148-61.2013.5.06.0143

(Subpasta) Expedir Alvará / Seguro Desemprego (Urgente)

01

30/03/2017

0002001-65.2016.5.06.0143

(Subpasta) Expedir Alvará

02

30/03/2017

0001473-65.2015.5.06.0143

Aguardando término dos prazos

233

10/12/2016

0000308-51.2013.5.06.0143

Analisar Decisão

07

29/03/2017

0001372-28.2015.5.06.0143

Analisar Despacho

40

29/03/2017

0001660-10.2014.5.06.0143

Analisar dependências

01

29/03/2017

0000432-92.2017.5.06.0143

Analisar expediente da secretaria

01

30/03/2017

0000653-12.2016.5.06.0143

Analisar sentença

03

26/03/2017

0001016-33.2015.5.06.0143

Apreciar Urgentes

02

29/03/2017

0000438-02.2017.5.06.0143

Apreciar dependência

10

20/03/2017

0000381-81.2017.5.06.0143

Concluso ao magistrado

02

30/03/2017

0001975-10.2015.5.06.0141

Conclusão – Arquivo

90

22/01/2013

0010049-52.2012.5.06.0143

*² Cumprimento de providências

06

26/03/2017

0001257-07.2015.5.06.0143

(Subpasta) Diligência Direção

02

27/03/2017

0001763-51.2013.5.06.0143

(Subpasta) Diligência - Rede SERPRO / TRE / CELPE

01

30/03/2017

0000105-50.2017.5.06.0143

Minutar Decisão

17

05/10/2016

0001638-83.2013.5.06.0143

Minutar Despacho

10

22/03/2017

0000389-58.2017.5.06.0143

Minutar dependência

02

15/08/2016

0001317-43.2016.5.06.0143

Minutar sentença

107

15/03/2016

0001773-61.2014.5.06.0143

Prazos vencidos

27

31/03/2017

0001026-77.2015.5.06.0143

*³ * 4 Preparar comunicação

02

30/03/2017

0002045-84.2016.5.06.0143

(Subpasta) Expedir CPN / CPI

02

30/03/2017

0000139-25.2017.5.06.0143

Remeter ao 2o Grau

02

30/03/2017

0001223-95.2016.5.06.0143

Triagem Inicial

03

30/03/2017

0000447-61.2017.5.06.0143

*¹ Em que pese a data de pendência referida informada pelo Pje, o processo referido encontra-se com audiência posterior realizada e aguardando audiência em prosseguimento.

*² Inexistem processos nas subpastas “ Diligenciar Juízo Deprecante/Deprecadoâ€, “Expedir Ofícioâ€, “Criar Oficio(Oficio, E-Mail ou Malote Digital)â€, “Jucepeâ€, “Bacenjudâ€, “Renajudâ€, “Serasajudâ€, “Detranâ€, “Infojudâ€, “Rateioâ€, “Liquidação de Sentençaâ€, “Aguardando Fim de Praça / Leilõesâ€.

*³ Processo referido encontra-se na subpasta “ Notificação - Sem Controle de Prazoâ€

* 4 Inexistem processos nas subpastas “Outras Diligências da Execuçãoâ€, ‘Marcar Praçaâ€, †Mandados De Execução (Prazo Legal)â€

Fase de Liquidação:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

* Aguardando Cumprimento de Providência - Liq

37

09/02/2017

0000943-61.2015.5.06.0143

Aguardando apreciação pela instância superior

01

26/05/2015

0000139-64.2013.5.06.0143

Aguardando término dos prazos

10

30/11/2016

0000687-89.2013.5.06.0143

Analisar Decisão - Liq

02

29/03/2017

0000942-76.2015.5.06.0143

* Todos os processos referidos encontram-se na subpasta “À Liquidaçãoâ€

Fase de Execução:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

Aguardando apreciação pela instância superior

08

26/01/2016

0000416-80.2013.5.06.0143

Aguardando audiência - Exec

06

17/02/2017

0000296-66.2015.5.06.0143

Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos

89

16/07/2015

0001080-77.2014.5.06.0143

(Subpasta) Expedir Alvará

17

23/02/2017

0001247-31.2013.5.06.0143

(Subpasta) Certificar Pendências

01

06/02/2017

0000765-49.2014.5.06.0143

Aguardando final do sobrestamento

14

20/04/2016

0001456-97.2013.5.06.0143

Aguardando término dos prazos

275

20/05/2016

0000568-31.2013.5.06.0143

Analisar Decisão - Exec

04

30/03/2017

0001425-43.2014.5.06.0143

Analisar Despacho - Exec

30

29/03/2017

0001104-71.2015.5.06.0143

Analisar expediente da secretaria

02

30/03/2017

0000382-71.2014.5.06.0143

Analisar sentença - Exec

14

29/03/2017

0010137-90.2012.5.06.0143

Concluso ao magistrado - Exec

02

21/03/2017

0000268-64.2016.5.06.0143

Conclusão - Arquivo

12

27/06/2013

0000591-74.2013.5.06.0143

*¹ *² Cumprimento de providências

67

19/03/2017

0001035-05.2016.5.06.0143

(Subpasta) Diligência Direção

01

30/03/2017

0001016-96.2016.5.06.0143

(Subpasta) Diligência - Rede SERPRO / TRE / CELPE

04

28/03/2017

0000337-33.2015.5.06.0143

(Subpasta) Atualização

02

31/03/2017

0001790-34.2013.5.06.0143

(Subpasta) Rateio

03

14/03/2017

0001619-77.2013.5.06.0143

(Subpasta) Retificação de Cálculo

06

22/03/2017

0000678-93.2014.5.06.0143

(Subpasta) Aguardando Fim de Praça / Leilões

16

13/02/2017

0010087-64.2012.5.06.0143

Minutar Decisão - Exec

01

03/02/2017

0001278-51.2013.5.06.0143

Minutar Despacho - Exec

25

06/03/2017

0001407-56.2013.5.06.0143

Minutar sentença - Exec

09

08/02/2017

0000138-45.2014.5.06.0143

Prazos vencidos

08

31/03/2017

0000149-40.2015.5.06.0143

*³Preparar comunicação

24

21/03/2017

0001194-16.2014.5.06.0143

(Subpasta) Notificação com Controle de Prazo

03

30/03/2017

0000151-10.2015.5.06.0143

(Subpasta) Mandados de Execução (Prazo Legal)

07

30/03/2017

0000931-13.2016.5.06.0143

(Subpasta) Marcar Praça

07

17/02/2017

0000912-12.2013.5.06.0143

*¹ Inexistem processos nas subpastas “Expedir Ofícioâ€, “Criar Oficio(Oficio, E-Mail ou Malote Digital)â€, “Jucepeâ€, “Bacenjudâ€, “Renajudâ€, “Serasajudâ€, “Detranâ€, “Infojudâ€

*² Processo referido encontra-se na subpasta “ Excepcionalidade (Prazo )â€

*³ Inexistem processos nas demais subpastas.

7. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS FÃSICOS EM 6/4/2017

NATUREZA

QUANTIDADE

DATA MAIS

ANTIGA

PROCESSO

Cargas

Advogados

2

31/3/2017

016100-55.2007.5.06.0143

Perito

3

17/1/2017

0000298-41.2012.5.06.0143

Terceiros

2

23/3/2017

0001182-70.2012.5.06.0143

Petições a juntar aos autos

-

-

-

Processos conclusos para despacho

8

4/4/2017

0000410-78.2010.5.06.0143

Consultas convênios a realizar (BACEN/JUCEPE/INFOJUD/DETRAN)

4

3/4/2017

0149500-10.2003.5.06.0143

Processos para certificar/diligenciar

-

-

-

Praças a marcar

4

17/3/2017

0211100-56.2008.5.06.0143

Processos no setor de cálculos

8

3/3/2017

0000210-37.2011.5.06.0143

Processos para serem remetidos ao TRT

1

5/4/2017

0000961-87.2012.5.06.0143

*Em relação aos ofícios, não existem pendências;

*Em relação aos mandados, o mais antigo data de 30/3/2017 (processo n.º 0074200-37.2006.5.06.0143)

*Em relação aos alvarás, o mais antigo data de 3/4/2017 (processo n.º 0236300-31.2009.5.06.0143)

*Em relação às notificações, o mais antigo data de 3/4/2017 (processo n.º 0113100-84.2009.5.06.0143)

*Em relação às praças a realizar, o despacho mais antigo data de 15/12/2016, com primeiro leilão em 23/3/017, o segundo em 30/3/2017 e o próximo em 6/4/2017 (processo n.º 0002356-59.2011.5.06.0143)

*Em relação aos processos digitalizados (CLE), verificou-se a conversão de 13 (treze) feitos no ano de 2017, a exemplo do processo n.º 0108600-43.2007.5.06.0143.

Fonte: Informações colhidas na Secretaria da VT, e no SIAJ.

8. METAS FIXADAS PELO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA:

Em conformidade com os dados fornecidos pelo Núcleo de Estatística e Pesquisa do Egrégio Regional, eis os resultados das Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ para o ano de 2016:

Meta 1 CNJ - 2016 : – Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuídos no ano corrente.

Unidades Judiciárias

Recebidos

Resolvidos

Resultado

3.ª VT de Jaboatão

1.853

1.870

100,92%

Total da 6ª Região

107.816

111.793

103,69%

Meta 2 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, pelo menos, 90% dos processos distribuídos até 31/12/2014.

Unidade Judiciária

Distribuídos em 2014

Distribuídos em 2014

e julgados até 31/12/16

Pendentes de julga-

mento até 31/12/16

Resultado

3.ª VT de Jaboatão

1.211

1.167

44

107%

Total da 6ª Regiãoa

62.261

59.947

2.314

107%

Meta 3 CNJ - 2016 : – Aumentar o índice de conciliação na fase de conhecimento, em relação à média do biênio 2013/2014, em 2 pontos percentuais.

Unidade Judiciária

Solucionados

Conciliados

Média biênio

(2013/2014)

Resultado

3.ª VT de Jaboatão

1.870

776

36,34%

41,5%

Total da 6ª Região

111.793

44.400

40,83%

39,72 %

Meta 4 CNJ - 2016 : – Dar prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, não se destinando portanto à esta Justiça Especializada.

Meta 5 CNJ - 2016 : – B aixar em 2016, quantidade maior de processos de execução do que o total de casos novos de execução no ano corrente.

Unidade

Judiciária

Casos novos

de execução

Baixados

Entraram

na meta

Saíram

da meta

Resultado

3.ª VT de Jaboatão

564

841

0

0

149,11%

Total da 6ª Região

38.526

37.091

0

0

96,50%

Meta 6 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, as ações coletivas distribuídas, até 31.12.2013 no 1.º grau e até 31.12.2014, no 2.º grau.

A 3.ª Vara do Trabalho de Jaboatão não consta elencada nos relatórios fornecidos pelo Setor de Estatística, o que autoriza concluir que não possui ação coletiva em tramitação distribuída até 31/12/2013.

Meta 7 CNJ - 2016 : – Identificar e reduzir em 2% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior.

Unidade

Judiciária

Pendentes em

31/12/15

Quantidades de

Processos dos dez

maiores litigantes

distribuídos na ins-

tância no mês de

referência

Quantidades de

Processos dos dez

maiores litigantes

julgados na ins-

tância no mês de

referência

Pendentes em

31/12/16

Resultado

3.ª VT de Jaboatão

71

49

57

63

110,44%

Total da 6ª Região

8.284

7.949

9.373

6.860

118,34%

O Conselho Nacional de Justiça divulgou no final do 10.º Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, as metas nacionais para 2017, quais sejam:

Meta 1 - Os tribunais mantiveram o compromisso de julgar, ao longo de 2017, mais processos do que os novos que chegarem aos tribunais (Meta 1). Assim como em 2016, o compromisso deverá ser cumprido por tribunais de todos os segmentos de Justiça.

Meta 2 - O compromisso com o julgamento dos processos mais antigos, alvo da Meta 2, foi renovado para 2017 e deverá ser cumprido por tribunais de todos os ramos do Judiciário. O detalhamento desta e das outras metas definidas, com percentuais e períodos de distribuição dos processos que deverão ser julgados, estarão num glossário que será divulgado futuramente pelo CNJ.

Meta 3 - A Justiça Federal e a Justiça do Trabalho também renovaram o compromisso com a Meta 3, que busca aumentar o número de casos solucionados por meio da conciliação, em relação a períodos anteriores. 

Meta 4 - Fixada pela primeira vez em 2013, a Meta 4, que dá prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, deverá ser cumprida novamente em 2017 pela Justiça Estadual, pela Justiça Federal, pela Justiça Militar da União e dos Estados e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). 

Meta 5 - Impulso aos processos de execução, que será perseguida no ano que vem pelos tribunais da Justiça Estadual, Federal e do Trabalho.

Meta 6 - P rioriza o julgamento de ações coletivas, que impactam na vida de um grupo maior de pessoas. 

Meta 7 – Prioriza o julgamento de processos dos maiores litigantes e dos recursos repetitivos, tem por objetivo enfrentar demandas de massa que chegam ao Judiciário.

Meta 8 – Destinada a ações de fortalecimento da rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres, uma das prioridades da atual gestão do CNJ.

9. ITENS DE EXAME E REGISTRO OBRIGATÓRIOS (Art. 26 da Consolidação dos Provimentos da CGJT):

Com base nos autos e sistemas analisados, verificou-se que o Juízo:

- registra no sistema informatizado os atos processuais relevantes;

- tem deixado de emitir, atualmente, de forma explícita e circunstanciada, pronunciamento acerca da admissibilidade dos recursos, conforme constatado nos processos n.º s 0001272-73.2015.5.06.0143, 0001556-84.2015.5.06.0143 e 0001223-95.2016.5.06.0143;

- ordena, de ofício, a imediata liberação do depósito recursal, após a liquidação, nos casos em que haja valor incontroverso superior ao depositado, como verificado nos processos n.ºs 0000675-41.2014.5.06.0143 e 0001825-91.2013.5.06.0143;

- exaure as iniciativas do juízo objetivando tornar exitosa a execução. No entanto, constatou-se o cumprimento parcial do procedimento estabelecido pela Corregedoria-Geral, no que diz respeito à juntada das cópias da decisão exequenda e da decisão homologatória da conta de liquidação, relativas à emissão da Certidão de Crédito Trabalhista, em contrariedade ao artigo 88 da Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral, conforme se observa nos processos n.ºs 0071000-22.2006.5.06.0143, 0018300-69.2006.5.06.0143 e 0000976-27.2010.5.06.0143. Emite a Certidão de Arquivamento Provisório, prevista no art. 77 da referida Consolidação, como, por exemplo, se constata nos processos 0000976-27.2010.5.06.0143, 0105300-10.2006.5.06.0143 e 0000475-73.2010.5.06.0143;

- faz uso regular das ferramentas eletrônicas: Bacenjud, Detran, Renajud, Jucepe, Infojud e Serpro, consoante se constatou nos processos n.ºs 0000073-79.2016.5.06.0143 , 0001384-13.2013.5.06.0143 , 0000587-63.2015.5.06.0144 , 0001374-61.2016.5.06.0143 , 0001292-98.2014.5.06.0143 , e 0001306-82.2014.5.06.0143 . De acordo com o Relatório sobre Ordens Judiciais, no ano de 2016, foram realizados 770 (setecentos e setenta) bloqueios, 506 (quinhentos e seis) desbloqueios e 255 (duzentos e cinquenta e cinco) transferências ;

- determina a citação dos sócios, nos casos de desconsideração da personalidade jurídica da empresa executada, conforme visto nos processos n.ºs 0001204-94.2013.5.06.0143 e 0000552-77.2013.5.06.0143; e

- raramente inclui na pauta processos, na fase de execução, para tentativa de conciliação, justificando o Diretor de Secretaria que, além de o êxito na obtenção da satisfação do crédito ser superior a 50% por meio do BACENJUD, o conhecimento das condições econômicas das principais devedoras revelam que tal procedimento poderia atrasar a marcha processual, porém esclarece que será providenciada a inclusão em pauta, principalmente, em relação a outras devedoras, na tentativa de agilizar a prestação jurisdicional.

Quanto aos demais aspectos (assiduidade dos magistrados, pauta de audiências e principais prazos) encontram-se registrados nos itens 4 e 5.

10. OBSERVAÇÕES/PENDÊNCIAS REFERENTES À SECRETARIA:

- Na análise, por amostragem, nas carteiras que integram a Secretaria da Vara, verificaram-se satisfatórias organização e observância no controle dos prazos, além do regular cumprimento das normas procedimentais a serem seguidas pelas Unidades Judiciárias de 1.ª instância. Em relação aos processos digitais, observou-se, conforme quadro do item 6 elaborado em 31/3/2017, bom controle na tramitação dos feitos. Na inspeção realizada pelo juízo de primeiro grau, no período de 9 a 13 de janeiro de 2017, verificaram-se 1.553 processos, constatando-se que os eletrônicos se encontravam nas tarefas adequadas, e, no tocante aos físicos, apenas 1 processo se encontrava com carga a advogado (já notificado para devolução); 9 petições para apreciação; nenhum processo no setor de cálculos; 15 diligências ao BACEN, RENAJUD, INFOJUDM SERPRO ou JUCEPE; nenhuma petição para juntar, e 7 praças para marcar.

- Existem 23 (vinte e três) CTPS’s sob custódia da Secretaria da Vara, sendo que nenhuma delas diz respeito a processos arquivados, inferindo-se bom controle quanto a esse aspecto.

- Constatou-se, por amostragem, o bom estado de conservação das capas dos processos físicos;

- Observou-se, em relação ao lapso temporal anteriormente correicionado, que houve aumento da produtividade da Vara (sendo prolatadas 50 sentenças a mais, 179 decisões de incidentes processuais, e 216 conciliações); redução do prazo médio para designação de audiências na fase inicial (sumaríssimo em 26 dias, e ordinário em 47 dias) e na instrução em 32 dias; redução significativa dos prazos médios nas fases de liquidação (em 36 dias) e de execução (em 322 dias); e redução dos processos em tramitação (equivalente a 862 feitos); e

- Atingimento de todas as Metas estabelecidas pelo CNJ para o ano de 2016 , o que revela o grande esforço da Vara em agilizar a prestação jurisdicional, e impõe o registro de elogio nos assentamentos funcionais dos magistrados e servidores lotados na referida unidade em relação ao período correicionado.

11. PEDIDOS DE PROVIDÊNCIAS E RECLAMAÇÕES CORREICIONAIS :

Em relação ao período de 1.º de janeiro de 2016 até a presente data, houve a formalização de duas reclamações correicionais de números 0000045-55.2016.5.06.0000 (indeferida liminarmente) e 0000076-19.2017.5.06.0000 (autuada em 27/3/2017).

12. RECOMENDAÇÕES:

- Prolatarem os magistrados Maria do Carmo Varejão Richlin, Thayse Sousa Bezerra de Carvalho, Evellyne Ferraz Correia, e Roberta Vance Harrop, prioritariamente e no menor espaço de tempo possível, as sentenças em atraso, conforme relações especificadas no item 3.3, devendo, sempre, atentarem ao prescrito no ATO n.º 1/CGJT, de 10 de fevereiro de 2017, haja vista o controle exercido por esta Corregedoria Regional a evitar que decisões não ultrapassem a tolerância admitida pela citada norma. Em relação aos juízes que não se encontrem presentes no momento da correição, deverá a Secretaria da Corregedoria Regional encaminhar-lhes comunicação para que tomem ciência;

- Permanecer empreendendo esforços com o objetivo de reduzir os prazos médios de audiências no rito sumaríssimo, estabelecendo como meta o prazo máximo de 15 (quinze) dias, conforme determina o inciso III do art. 852-B da CLT, Nos processos de rito ordinário, observar “o prazo médio de duração do processo – fase de conhecimento – de até 200 (duzentos) dias, atentando-se ao limite legal para publicação de sentença†– Resolução Administrativa TRT nº 03/2015, artigo 14, § 2.º (Provimento TRT-CRT n.º 03/2010);

- Observar integralmente as normas procedimentais prescritas no art. 88 da Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho para a fase de execução;

- Fomentar a inclusão de processos de execução na pauta de audiências para tentativa de conciliação, consoante disposto no art. 76, II, da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho: “ promover a realização semanal de audiências de conciliação em processos na fase de execução, independentemente de requerimento das partes, selecionando-se aqueles com maior possibilidade de êxito na composição â€.

- Continuar a verificação periódica, no Sistema BacenJud, quanto à existência de alguma ordem judicial “pendente de providênciaâ€, ou mesmo “não lidaâ€, adotando-se a medida cabível, seja de transferência dos valores bloqueados para contas judiciais (para posterior liberação aos exequentes) ou desbloqueios daquelas importâncias que não interessem à execução – Consolidação de Provimentos da CGJT, Art. 99;

- Persistir na análise periódica da ferramenta “agrupadoresâ€, a fim de evitar a permanência de processos em tarefas já superadas. Os processos devem ser retirados de tal lista assim que realizado o ato respectivo;

- Proceder à “conclusão ao magistradoâ€, especificando o tipo (sentenças, decisões ou despachos), sem necessidade de despacho para tal finalidade, pela importância desse dado para a estatística deste Regional. Deve, ainda, ser selecionado o magistrado em tempo real, com a devida gravação no sistema, a fim de que seja contabilizado o prazo para prolação da decisão corretamente, e, no caso da sentença, tão logo encerrada a instrução. Em relação às decisões de antecipação de tutela, há necessidade da imediata conclusão com a especificação do magistrado, de modo a possibilitar o controle do prazo e garantir a veracidade dos dados estatísticos. No tocante aos embargos de declaração, havendo necessidade de intimar a parte contrária, proceder à conclusão para julgamento tão logo encerrado o prazo, também sem necessidade de despacho, por se tratar de ato ordinário da secretaria;

- Dar andamento aos feitos que se encontram a mais de 60 (sessenta) dias sem movimentação;

- Continuar a cumprir as diligências determinadas pelo Tribunal, em grau de recurso, em prazo razoável;

- Observar o correto cadastramento das partes quando do envio dos recursos ao Tribunal, inclusive em relação ao recurso ordinário em rito sumaríssimo, de modo a evitar equívoco quando da distribuição da classe processual na segunda instância;

- Permanecer procedendo ao registro, no sistema PJE, do recolhimento das custas, emolumentos, contribuição previdenciária e imposto de renda; e

- Estimular, entre os servidores, práticas de sustentabilidade, racionalização e consumo consciente de materiais e serviços de responsabilidade socioambiental, visando ao uso sustentável dos recursos naturais e dos bens públicos, bem como ao aperfeiçoamento contínuo da qualidade do gasto público realizado pelo Tribunal, a teor da Resolução n.º 201 do CNJ de 3/3/2015.

13. BOAS PRÃTICAS DO JUÃZO:

Noticia o Diretor de Secretaria os procedimentos – que visam contr ibuir com a celeridade processual e otimizar os trabalhos – destacados nas atas de correição de 2015 e 2016, quais sejam:

- Os Assistentes de Juiz, além de elaborarem os despachos, fazem minutas de sentenças de mérito (nos casos de revelia) e as relativas à solução de incidentes processuais, como embargos declaratórios, embargos à execução, embargos de terceiros, exceção de pré-executividade e análise de antecipação de tutela;

- O juízo prolata sentenças líquidas em ambos os ritos;

- Após o trânsito em julgado de sentenças eventualmente proferidas de forma ilíquida, o Juízo tem a prática de determinar a liquidação do feito diretamente pela Contadoria da Vara, dispensando-se a notificação das partes para apresentar e/ou contestar cálculos de liquidação, visando, desse modo, a uma maior celeridade processual;

- Gestão de processos/organização (legado e PJeJT);

- Implantação de metodologia onde todos os servidores certificam e despacham, desafogando o gabinete;

- Celeridade processual, sobretudo na busca incessante do cumprimento de despachos e incidentes dentro do prazo regulamentar (Provimento CRT nº 002/2013), levando, inclusive, à satisfação dos jurisdicionados e advogados;

- Harmonia e integração entre os servidores e magistradas;

- Utilização de todas as ferramentas ao alcance do judiciário (Bacenjud, Renajud, Rede Serpro, Infojud, inclusive, o sistema CCS e acesso à consulta de saldos de contas recursais e judiciais, por diversos servidores; e

- Excelência no atendimento das partes pelos servidores e magistradas.

O Diretor de Secretaria destaca o compromisso de todos os servidores com a filosofia adotada quanto à celeridade processual, o que confere maior tranquilidade na execução das atividades.

14. SOLICITAÇÕES DO JUÃZO:

- Viabilizar a utilização do equipamento de detector de metais (armas de fogo, facas, etc.), por meio da disponibilização de mais 4 (quatro) agentes de segurança, e mais 1 (uma) auxiliar de portaria feminina (terceirizada);

- Destinar 1 (uma) função gratificada de Chefe de Segurança, para supervisionar os serviços desse setor;

- Instalar 1 (um) aparelho de ar condicionado na área do detector de metais;

- Disponibilizar 1 (um) vigilante armado (terceirizado), sob pena de inviabilizar o controle da segurança; 1 (um) cofre para acautelamento das armas de fogo; e 1 (uma) máquina de raio-X, para verificação de malas ou mochilas;

- Solicitar, junto ao órgão competente, a transferência, ou a instalação, de novo semáforo na frente do prédio do Fórum, para facilitar a saída dos jurisdicionados, advogados (principalmente quando se deslocam às Varas do Recife), magistrados e servidores, em face da necessidade, atual, de se percorrer 2 Km para atingir o retorno, e mais 2 Km para a via de acesso;

- Providenciar a instalação de um portão e grade para os arredores do estacionamento dos magistrados e servidores, de modo a garantir a segurança do patrimônio do Fórum; e

- Apreciar a possibilidade, junto à Administração do Tribunal, de instituir a função de “assistente†vinculada diretamente ao Juiz Substituto (solicitação da Juíza Auxiliar).

Encerrados os trabalhos, a Excelentíssima Corregedora Regional, Desembargadora Dione Nunes Furtado da Silva, agradeceu a fraternal acolhida e a colaboração prestada pelas Excelentíssimas Juízas Titular e Substituta, e pelos servidores da Vara, determinando que, lavrada e assinada, fosse disponibilizada esta ata na página da Corregedoria, no sítio deste Regional ( www.trt6.jus.br ), além de publicada, em sua íntegra, no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho – DEJT, entregando cópia à Unidade Judiciária sob correição (neste ato), à Presidência do Egrégio Regional e à Secretaria de Gestão de Pessoas para conhecimento e providências pertinentes. Firmam a presente ata a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional e a Secretária da Corregedoria Regional.

DIONE NUNES FURTADO DA SILVA

Desembargadora Corregedora Regional

NOÊMIA MARIA GOMES DE OLIVEIRA

Secretária da Corregedoria Regional

Ata Correição 15 - 2017 de 6/4/2017

Ata Correição 15 2017 de 06/04/2017