ATA DA CORREIÇÃO ORDINÃRIA REALIZADA NA 3.ª VARA DO TRABALHO DE JABOATÃO DOS GUARARAPES, EM 6 DE ABRIL DE 2017.
Aos 6 (seis) dias do mês de abril de 2017, à s 8 (oito) horas, compareceu à sede da 3.ª Vara do Trabalho de Jaboatão dos Guararapes, na Estrada da Batalha, 1200 – 2.º andar, Prazeres, Jaboatão dos Guararapes (PE), a ExcelentÃssima Desembargadora Corregedora Regional do TRT da 6.ª Região, Dr.ª Dione Nunes Furtado da Silva , acompanhada pelos servidores Noêmia Maria Gomes de Oliveira (Secretária da Corregedoria), Vânia Rodrigues de Santana Cunha (Assessora de Gabinete), Rosanna de Freitas Monteiro (Assistente de Gabinete) e Henrique Bezerra Valença (Assistente Secretário), para realizar a Correição Ordinária veiculada no Edital n.º 03/2017, disponibilizado no Diário Eletrônico do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região em 20 (vinte) de fevereiro de 2017, considerado publicado em 21 (vinte e um) de fevereiro de 2017. Referido edital encontrava-se devidamente afixado no átrio da secretaria, possibilitando sua plena divulgação e visualização pelo público local.
Presentes, na ocasião, a ExcelentÃssima JuÃza do Trabalho Titular, Dra. Maria do Carmo Varejão Richlin, a JuÃza do Trabalho Substituta, Dra. Thayse Sousa Bezerra de Carvalho, o Diretor de Secretaria, Bel. Carlos Alberto da Silva Batista, e os demais servidores ali lotados: Andréa Lúcia Moreira Couto, Georgina Neiva Coelho, Glauber Pessoa Soares, Aderivaldo Silva Araújo, Kesia Maria Silva da Fonseca, André Araújo Bezerra, Maria de Lourdes Galindo Costa e Silva, Ana Catarina de Souza Cavalcante Santos, Petrônio Antônio Gomes Batalha, Sérgio LeonÃdio de Sousa, e Paulo Henrique Nobre de Araújo, além da estagiária de Direito Heloise Agnes Estevão da Silva (ausente por justo motivo).
Com base nos dados extraÃdos do SIAJ, PJe, e-Gestão e Sistema de Pessoal; nas informações consolidadas pela Seção de EstatÃstica; no exame dos procedimentos adotados na Secretaria da Vara e dos processos em tramitação, e, ainda, dos dados colhidos na inspeção judicial realizada no perÃodo de 9 a 13 de janeiro de 2017, a ExcelentÃssima Desembargadora Corregedora Regional determinou o registro das informações e recomendações que seguem.
1. MAGISTRADAS:
JUÃZA TITULAR/JUÃZA SUBSTITUTA |
PERÃODO DE ATUAÇÃO |
Maria do Carmo Varejão Richlin (Titular) |
Desde 21/7/2014 (Ato TRT-GP n.º 181/2014) |
Maysa Costa de Carvalho Alves (Substituta Auxiliar) |
De 17/8/2009 a 14/7/2016 (Portaria CRT n.º 110/2009) |
Thayse Sousa Bezerra de Carvalho (Substituta Auxiliar) |
Desde 15/7/2016 (Portaria CRT n.º 113/2016) |
2. QUADRO ATUAL DE SERVIDORES:
NOME |
CARGO |
FUNÇÃO |
Carlos Alberto da Silva Batista |
Técnico Judiciário |
Diretor de Secretaria |
Andréa Lúcia Moreira Couto |
Analista Judiciária |
Assistente de Diretor |
Georgina Neiva Coelho |
Analista Judiciária |
Assistente de Juiz |
Glauber Pessoa Soares |
Técnico Judiciário |
Assistente de Juiz |
Aderivaldo Silva Araújo |
Técnico Judiciário |
Calculista |
Késia Maria Silva da Fonseca |
Técnica Judiciária |
Calculista |
André Araújo Bezerra |
Técnico Judiciário |
Secretário de Audiência |
Maria de Lourdes Galindo Costa e Silva |
Técnica Judiciária |
Secretária de Audiência |
Petrônio Antônio Gomes Batalha |
Técnico Judiciário |
Assistente |
Ana Catarina de Souza Cavalcante Santos |
Técnica Judiciária |
Assistente |
Sérgio LeonÃdio de Sousa |
Analista Judiciário |
- |
Paulo Henrique Nobre de Araújo |
Técnico Judiciário |
- |
3. Produtividade dos JuÃzes na Unidade:
3.1. Quantidade de Audiências, Sentenças, Conciliações e Incidentes por Juiz (a):
Atuação dos Magistrados na 3.ª VT de Jaboatão dos Guararapes |
Audiências* |
Sentenças de mérito |
Conciliações |
Incidentes processuais |
Maria do Carmo Varejão Richlin |
964 |
150 |
261 |
187 |
Thayse Souza Bezerra de Carvalho |
879 |
170 |
215 |
161 |
Adriana Satou Lessa Ferreira Pinheiro |
14 |
2 |
3 |
1 |
Ana Carolina Bulhões Calheiros |
- |
21 |
- |
5 |
Arthur Ferreira Soares |
17 |
4 |
4 |
- |
Daniella Cristiane Rodrigues Ferreira |
16 |
2 |
3 |
1 |
Débora de Souza Silva Lima |
166 |
23 |
44 |
18 |
Eduardo Henrique Brennand Dornelas Câmara |
3 |
- |
3 |
- |
Evellyne Ferraz Correia |
50 |
- |
10 |
1 |
Fernando Rodrigues Carvalho |
196 |
52 |
40 |
40 |
José Augusto Segundo Neto |
15 |
6 |
4 |
1 |
Juliana Ranzani |
- |
1 |
- |
1 |
Kevia Duarte Muniz |
- |
- |
1 |
3 |
Leonardo Pessoa Burgos |
- |
8 |
- |
4 |
Matheus Ribeiro Rezende |
- |
4 |
- |
1 |
Maysa Costa de Carvalho Alves |
645 |
147 |
131 |
184 |
Paloma Daniele Borges dos Santos Costa |
72 |
15 |
18 |
12 |
PatrÃcia Franco Trajano |
62 |
16 |
14 |
10 |
Roberta Vance Harrop |
143 |
11 |
29 |
12 |
Rodrigo de Mello |
47 |
15 |
9 |
5 |
Sarah Yolanda Alves de Souza |
1 |
1 |
- |
1 |
Saulo Bosco Souza de Medeiros |
23 |
2 |
8 |
1 |
Victor Majela Nabuco de Menezes |
32 |
7 |
15 |
2 |
Total |
3.345 |
657 |
812 |
651 |
*Exceto audiências de julgamento.
Fontes: Relatórios extraÃdos do e-Gestão (Audiências realizadas, Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado).
PerÃodo analisado: 1.º/3/2016 a 28/2/2017.
3.2. Prazo médio (em dias) para julgamento de mérito na unidade, da conclusão até a prolação da sentença (apenas PJe):
Atuação dos Magistrados na 3.ª VT de Jaboatão dos Guararapes |
Prazo* médio para julgamento de sentenças de mérito |
Maria do Carmo Varejão Richlin |
55 |
Thayse Souza Bezerra de Carvalho |
35 |
Adriana Satou Lessa Ferreira Pinheiro |
7 |
Ana Carolina Bulhões Calheiros |
17 |
Arthur Ferreira Soares |
39 |
Daniella Cristiane Rodrigues Ferreira |
32 |
Débora de Souza Silva Lima |
49 |
Fernando Rodrigues Carvalho |
5 |
José Augusto Segundo Neto |
32 |
Kevia Duarte Muniz |
9 |
Leonardo Pessoa Burgos |
27 |
Matheus Ribeiro Rezende |
108 |
Maysa Costa de Carvalho Alves |
8 |
Paloma Daniele Borges dos Santos Costa |
25 |
PatrÃcia Franco Trajano |
32 |
Roberta Vance Harrop |
194 |
Rodrigo de Mello |
6 |
Sarah Yolanda Alves de Souza |
323 |
Saulo Bosco Souza de Medeiros |
35 |
Victor Majela Nabuco de Menezes |
26 |
Prazo médio para julgar na unidade |
32 |
*Apuração leva em conta somente processos eletrônicos e não deduz os perÃodos de afastamento dos magistrados, tais como férias, licenças, cursos e outros, em face da falta de integração entre os sistemas de pessoal e judicial.
Fontes: Relatório extraÃdo do e-Gestão (Prazos Médios (em dias) da conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe) .
PerÃodo analisado: 1.º/3/2016 a 28/2/2017.
3.3. Sentenças de mérito pendentes de julgamento:
Magistrados com sentenças pendentes na 3.ª VT de Jaboatão dos Guararapes |
No prazo |
Prazo vencido |
Total |
Maria do Carmo Varejão Richlin |
29 |
16 |
45 |
Thayse Souza Bezerra de Carvalho |
45 |
1 |
46 |
Evellyne Ferraz Correia |
- |
4 |
4 |
Ana Carolina Bulhões Calheiros |
5 |
- |
5 |
Débora de Souza Silva Lima |
1 |
- |
1 |
Roberta Vance Harrop |
1 |
1 |
2 |
Total de sentenças pendentes na Vara |
81 |
22 |
103 |
Fontes: Dados coletados no SIAJ e no PJe, em 6/4/2017 Ã s 10h.
Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade da magistrada Maria do Carmo Varejão Richlin: 0000118-20.2015.5.06.0143, 0000003-96.2015.5.06.0143, 0001144-53.2015.5.06.0143, 0000700-20.2015.5.06.0143, 0000160-35.2016.5.06.0143, 0001712-69.2015.5.06.0143, 0001601-85.2015.5.06.0143, 0000199-32.2016.5.06.0143, 0001627-83.2015.5.06.0143, 0000550-33.2015.5.06.0145, 0001454-30.2013.5.06.0143, 0001464-06.2015.5.06.0143, 0001188-43.2013.5.06.0143, 0001645-70.2016.5.06.0143, 0000617-04.2015.5.06.0143, e 0001409-26.2013.5.06.0143.
*A ExcelentÃssima JuÃza Titular, Dra. Maria do Carmo Varejão Richlin, durante o perÃodo correicionado, foi convocada para integrar o egrégio Regional em três ocasiões: – Atos TRT-GP n.ºs 004/16 e 079/16 (Gab. Des. Paulo Dias de Alcântara), no perÃodo de 18/1/16 a 28/3/16); – Ato TRT-GP n.º 156/16 (Gab. Des. Dinah Figueiredo Bernardo), no perÃodo de 15/4/16 a 13/5/16); e – Ato TRT-GP n.º 212/16 (Gab. Des. Maria das Graças de Arruda França), no perÃodo de 14/5/16 a 29/5/16).
Sentença com prazo vencido sob a responsabilidade da magistrada Thayse Souza Bezerra de Carvalho: 0001608-77.2015.5.06.0143.
Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade da magistrada Evellyne Ferraz Correia: 0000189-85.2016.5.06.0143, 0000876-96.2015.5.06.0143, 0000086-78.2016.5.06.0143, e 0001056-46.2014.5.06.0144.
Sentença com prazo vencido sob a responsabilidade da magistrada Roberta Vance: 0001131-59.2012.5.06.0143 .
3.4. Incidentes processuais pendentes de julgamento:
Magistrados com Incidentes Processuais pendentes na 3.ª VT de Jaboatão dos Guararapes |
No prazo |
Prazo vencido |
Total |
Maria do Carmo Varejão Richlin |
12 |
- |
12 |
Thayse Souza Bezerra de Carvalho |
9 |
- |
9 |
Ana Carolina Bulhões Calheiros |
2 |
- |
2 |
Roberta Vance Harrop |
2 |
- |
2 |
Sarah Yolanda Alves de Souza |
1 |
- |
1 |
Total de incidentes pendentes na Vara |
26 |
- |
26 |
Fontes: Dados coletados no SIAJ e no PJe, em 6/4/2017 Ã s 11h.
3.5. Produtividade da Vara:
Unidade Judiciária |
Quantidades |
Prazo médio para julgamento (PJe) | ||
Sentenças de mérito |
Incidentes processuais |
Conciliações | ||
3.ª VT de Jaboatão dos Guararapes |
657 |
651 |
812 |
32 |
Fontes: Relatórios extraÃdos do e-Gestão: Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado; Prazos Médios (em dias) da Conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe) .
PerÃodo analisado: 1.º/3/2016 a 28/2/2017.
4. AUDIÊNCIAS (REALIZADAS E DESIGNADAS):
4.1. Prazos médios, em dias, até a realização das audiências (a partir do ajuizamento):
Unidade Judiciária |
Inicial |
Instrução |
Decisão | |||
SumarÃssimo |
Ordinário |
SumarÃssimo |
Ordinário |
SumarÃssimo |
Ordinário | |
3.ª VT de Jaboatão dos Guararapes |
95 |
181 |
117 |
367 |
122 |
373 |
Fonte: Dados extraÃdos do e-Gestão (Prazos médios – fase de conhecimento).
PerÃodo analisado: 1.º/3/2016 a 28/2/2017.
4.2. Prazos (em dias) para designação de audiências, a contar de 31 /3/2017:
Unidade Judiciária |
Inicial |
Instrução | ||||
SumarÃssimo |
Ordinário | |||||
2016 |
2017 |
2016 |
2017 |
2016 |
2017 | |
3.ª VT de Jaboatão |
92 |
66 |
184 |
137 |
291 |
259 |
Fontes: Informações extraÃdas do PJe e da Ata de Correição realizada em 2016.
4.3. Assiduidade dos magistrados:
Segundo informações prestadas pelo Diretor de Secretaria, as audiências são realizadas das segundas à s sextas-feiras. A JuÃza Titular, Dra. Maria do Carmo Varejão Richlin, e a JuÃza Substituta, Dra. Thayse Sousa Bezerra de Carvalho, comparecem à Vara do Trabalho, em média, 3 ou 4 vezes semanalmente, presidindo as sessões de audiência duas ou três vezes por semana, alternadamente.
4.4. Quantidade de processos em pauta de audiências por semana (média):
Unidade Judiciária |
Dias de audiências por semana |
Total de audiências | |||
SumarÃssimos |
Iniciais |
Instruções |
Razões Finais | ||
3.ª VT de Jaboatão |
5 (segundas às sextas-feiras) |
16 a 20 |
34 a 40 |
19 a 20 |
8 a 10 |
Fontes: Dados extraÃdos do PJe, em 31/3/2017, relativas aos seguintes perÃodos: 7/11/2016 a 11/11/2016, 20/2/2017 a 24/2/2017, e 3/4/2017 a 7/4/2017; e informações prestadas pelo Diretor de Secretaria da Vara.
5. MOVIMENTAÇÃO PROCESSUAL:
5.1. Quantidade de ações trabalhistas ajuizadas na unidade - FÃsicos e PJe:
Unidade Judiciária |
2015 |
2016 |
2017 (até 28/3/2017) |
3.ª VT de Jaboatão |
1.806 |
1.853 |
438 |
Fontes: Consolidação da EstatÃstica e e-Gestão (Fase de Conhecimento – Casos Novos); e PJe .
5.2. Processos remanescentes (congestionamento):
Unidade Judiciária |
SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2016 |
SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2017 | ||||
Pendentes de julgamento |
Processos demais fases |
Total |
Pendentes de julgamento |
Processos demais fases |
Total | |
3.ª VT de Jaboatão |
37 |
3.036 |
3.073 |
119 |
3.510 |
3.629 |
Fontes: Consolidação da EstatÃstica, Relatórios Gerenciais, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Processos Pendentes de Solução) e PJe.
5.3. Quantidade de processos em tramitação:
Unidade Judiciária |
Processos em tramitação em 29/3/2017 | |
FÃsicos |
PJe | |
3.ª VT de Jaboatão |
508 |
3.068 |
Fonte: Relatório Gerencial (Processos em tramitação na Vara) e PJe.
5.4. Quantidade de processos nas principais fases processuais (pendentes de solução):
Unidade Judiciária |
Conhecimento (até a prolação da sentença) |
Liquidação |
Execução |
3.ª VT de Jaboatão |
1.575 |
56 |
884 |
Fontes : e-Gestão. PerÃodo analisado: 1.º/3/2016 a 28/2/2017.
5.5. Prazos médios (em dias) nas principais fases processuais:
Unidade Judiciária |
Conhecimento (até a prolação da sentença) |
Liquidação (do inÃcio até o encerramento da liquidação) |
Execução (do inÃcio até o encerramento da execução) |
3.ª VT de Jaboatão |
287 |
73 |
286 |
Fonte: e-Gestão. PerÃodo analisado: 1.º/3/2016 a 28/2/2017.
6. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS ELETRÔNICOS EM 31/3/2017:
Agrupadores:
Tarefa |
Quantidade |
Processos com pedido liminar ou de antecipação de tutela não apreciado |
04 |
Processos com Petições Avulsas |
35 |
Processos com petições não apreciadas |
32 |
Mandados devolvidos pelo Oficial de Justiça |
01 |
Processos aguardando encaminhamento do secretário de audiência (atas assinadas)  |
02 |
Fase de Conhecimento:
Tarefa |
Quantidade |
Data |
Processo |
Aguardando apreciação pela instância superior |
239 |
25/03/2014 |
|
*¹ Aguardando audiência |
1322 |
27/07/2015 |
|
(Subpasta) Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos |
280 |
27/05/2014 |
|
(Subpasta) Expedir Alvará / Seguro Desemprego (Urgente) |
01 |
30/03/2017 |
|
(Subpasta) Expedir Alvará |
02 |
30/03/2017 |
|
Aguardando término dos prazos |
233 |
10/12/2016 |
|
Analisar Decisão |
07 |
29/03/2017 |
|
Analisar Despacho |
40 |
29/03/2017 |
|
Analisar dependências |
01 |
29/03/2017 |
|
Analisar expediente da secretaria |
01 |
30/03/2017 |
|
Analisar sentença |
03 |
26/03/2017 |
|
Apreciar Urgentes |
02 |
29/03/2017 |
|
Apreciar dependência |
10 |
20/03/2017 |
|
Concluso ao magistrado |
02 |
30/03/2017 |
|
Conclusão – Arquivo |
90 |
22/01/2013 |
|
*² Cumprimento de providências |
06 |
26/03/2017 |
|
(Subpasta) Diligência Direção |
02 |
27/03/2017 |
|
(Subpasta) Diligência - Rede SERPRO / TRE / CELPE |
01 |
30/03/2017 |
|
Minutar Decisão |
17 |
05/10/2016 |
|
Minutar Despacho |
10 |
22/03/2017 |
|
Minutar dependência |
02 |
15/08/2016 |
|
Minutar sentença |
107 |
15/03/2016 |
|
Prazos vencidos |
27 |
31/03/2017 |
|
*³ * 4 Preparar comunicação |
02 |
30/03/2017 |
|
(Subpasta) Expedir CPN / CPI |
02 |
30/03/2017 |
|
Remeter ao 2o Grau |
02 |
30/03/2017 |
|
Triagem Inicial |
03 |
30/03/2017 |
|
*¹ Em que pese a data de pendência referida informada pelo Pje, o processo referido encontra-se com audiência posterior realizada e aguardando audiência em prosseguimento. *² Inexistem processos nas subpastas “ Diligenciar JuÃzo Deprecante/Deprecadoâ€, “Expedir OfÃcioâ€, “Criar Oficio(Oficio, E-Mail ou Malote Digital)â€, “Jucepeâ€, “Bacenjudâ€, “Renajudâ€, “Serasajudâ€, “Detranâ€, “Infojudâ€, “Rateioâ€, “Liquidação de Sentençaâ€, “Aguardando Fim de Praça / Leilõesâ€. *³ Processo referido encontra-se na subpasta “ Notificação - Sem Controle de Prazo†* 4 Inexistem processos nas subpastas “Outras Diligências da Execuçãoâ€, ‘Marcar Praçaâ€, †Mandados De Execução (Prazo Legal)†|
Fase de Liquidação:
Tarefa |
Quantidade |
Data |
Processo |
* Aguardando Cumprimento de Providência - Liq |
37 |
09/02/2017 |
|
Aguardando apreciação pela instância superior |
01 |
26/05/2015 |
|
Aguardando término dos prazos |
10 |
30/11/2016 |
|
Analisar Decisão - Liq |
02 |
29/03/2017 |
|
* Todos os processos referidos encontram-se na subpasta “À Liquidação†|
Fase de Execução:
Tarefa |
Quantidade |
Data |
Processo |
Aguardando apreciação pela instância superior |
08 |
26/01/2016 |
|
Aguardando audiência - Exec |
06 |
17/02/2017 |
|
Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos |
89 |
16/07/2015 |
|
(Subpasta) Expedir Alvará |
17 |
23/02/2017 |
|
(Subpasta) Certificar Pendências |
01 |
06/02/2017 |
|
Aguardando final do sobrestamento |
14 |
20/04/2016 |
|
Aguardando término dos prazos |
275 |
20/05/2016 |
|
Analisar Decisão - Exec |
04 |
30/03/2017 |
|
Analisar Despacho - Exec |
30 |
29/03/2017 |
|
Analisar expediente da secretaria |
02 |
30/03/2017 |
|
Analisar sentença - Exec |
14 |
29/03/2017 |
|
Concluso ao magistrado - Exec |
02 |
21/03/2017 |
|
Conclusão - Arquivo |
12 |
27/06/2013 |
|
*¹ *² Cumprimento de providências |
67 |
19/03/2017 |
|
(Subpasta) Diligência Direção |
01 |
30/03/2017 |
|
(Subpasta) Diligência - Rede SERPRO / TRE / CELPE |
04 |
28/03/2017 |
|
(Subpasta) Atualização |
02 |
31/03/2017 |
|
(Subpasta) Rateio |
03 |
14/03/2017 |
|
(Subpasta) Retificação de Cálculo |
06 |
22/03/2017 |
|
(Subpasta) Aguardando Fim de Praça / Leilões |
16 |
13/02/2017 |
|
Minutar Decisão - Exec |
01 |
03/02/2017 |
|
Minutar Despacho - Exec |
25 |
06/03/2017 |
|
Minutar sentença - Exec |
09 |
08/02/2017 |
|
Prazos vencidos |
08 |
31/03/2017 |
|
*³Preparar comunicação |
24 |
21/03/2017 |
|
(Subpasta) Notificação com Controle de Prazo |
03 |
30/03/2017 |
|
(Subpasta) Mandados de Execução (Prazo Legal) |
07 |
30/03/2017 |
|
(Subpasta) Marcar Praça |
07 |
17/02/2017 |
|
*¹ Inexistem processos nas subpastas “Expedir OfÃcioâ€, “Criar Oficio(Oficio, E-Mail ou Malote Digital)â€, “Jucepeâ€, “Bacenjudâ€, “Renajudâ€, “Serasajudâ€, “Detranâ€, “Infojud†*² Processo referido encontra-se na subpasta “ Excepcionalidade (Prazo )†*³ Inexistem processos nas demais subpastas. |
7. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS FÃSICOS EM 6/4/2017
NATUREZA |
QUANTIDADE |
DATA MAIS ANTIGA |
PROCESSO | |
Cargas |
Advogados |
2 |
31/3/2017 |
016100-55.2007.5.06.0143 |
Perito |
3 |
17/1/2017 |
0000298-41.2012.5.06.0143 | |
Terceiros |
2 |
23/3/2017 |
0001182-70.2012.5.06.0143 | |
Petições a juntar aos autos |
- |
- |
- | |
Processos conclusos para despacho |
8 |
4/4/2017 |
0000410-78.2010.5.06.0143 | |
Consultas convênios a realizar (BACEN/JUCEPE/INFOJUD/DETRAN) |
4 |
3/4/2017 |
0149500-10.2003.5.06.0143 | |
Processos para certificar/diligenciar |
- |
- |
- | |
Praças a marcar |
4 |
17/3/2017 |
0211100-56.2008.5.06.0143 | |
Processos no setor de cálculos |
8 |
3/3/2017 |
0000210-37.2011.5.06.0143 | |
Processos para serem remetidos ao TRT |
1 |
5/4/2017 |
0000961-87.2012.5.06.0143 |
*Em relação aos ofÃcios, não existem pendências;
*Em relação aos mandados, o mais antigo data de 30/3/2017 (processo n.º 0074200-37.2006.5.06.0143)
*Em relação aos alvarás, o mais antigo data de 3/4/2017 (processo n.º 0236300-31.2009.5.06.0143)
*Em relação às notificações, o mais antigo data de 3/4/2017 (processo n.º 0113100-84.2009.5.06.0143)
*Em relação às praças a realizar, o despacho mais antigo data de 15/12/2016, com primeiro leilão em 23/3/017, o segundo em 30/3/2017 e o próximo em 6/4/2017 (processo n.º 0002356-59.2011.5.06.0143)
*Em relação aos processos digitalizados (CLE), verificou-se a conversão de 13 (treze) feitos no ano de 2017, a exemplo do processo n.º 0108600-43.2007.5.06.0143.
Fonte: Informações colhidas na Secretaria da VT, e no SIAJ.
8. METAS FIXADAS PELO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA:
Em conformidade com os dados fornecidos pelo Núcleo de EstatÃstica e Pesquisa do Egrégio Regional, eis os resultados das Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ para o ano de 2016:
Meta 1 CNJ - 2016 : – Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuÃdos no ano corrente.
Unidades Judiciárias |
Recebidos |
Resolvidos |
Resultado |
3.ª VT de Jaboatão |
1.853 |
1.870 |
100,92% |
Total da 6ª Região |
107.816 |
111.793 |
103,69% |
Meta 2 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, pelo menos, 90% dos processos distribuÃdos até 31/12/2014.
Unidade Judiciária |
DistribuÃdos em 2014 |
DistribuÃdos em 2014 e julgados até 31/12/16 |
Pendentes de julga- mento até 31/12/16 |
Resultado |
3.ª VT de Jaboatão |
1.211 |
1.167 |
44 |
107% |
Total da 6ª Regiãoa |
62.261 |
59.947 |
2.314 |
107% |
Meta 3 CNJ - 2016 : – Aumentar o Ãndice de conciliação na fase de conhecimento, em relação à média do biênio 2013/2014, em 2 pontos percentuais.
Unidade Judiciária |
Solucionados |
Conciliados |
Média biênio (2013/2014) |
Resultado |
3.ª VT de Jaboatão |
1.870 |
776 |
36,34% |
41,5% |
Total da 6ª Região |
111.793 |
44.400 |
40,83% |
39,72 % |
Meta 4 CNJ - 2016 : – Dar prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, não se destinando portanto à esta Justiça Especializada.
Meta 5 CNJ - 2016 : – B aixar em 2016, quantidade maior de processos de execução do que o total de casos novos de execução no ano corrente.
Unidade Judiciária |
Casos novos de execução |
Baixados |
Entraram na meta |
SaÃram da meta |
Resultado |
3.ª VT de Jaboatão |
564 |
841 |
0 |
0 |
149,11% |
Total da 6ª Região |
38.526 |
37.091 |
0 |
0 |
96,50% |
Meta 6 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, as ações coletivas distribuÃdas, até 31.12.2013 no 1.º grau e até 31.12.2014, no 2.º grau.
A 3.ª Vara do Trabalho de Jaboatão não consta elencada nos relatórios fornecidos pelo Setor de EstatÃstica, o que autoriza concluir que não possui ação coletiva em tramitação distribuÃda até 31/12/2013.
Meta 7 CNJ - 2016 : – Identificar e reduzir em 2% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior.
Unidade Judiciária |
Pendentes em 31/12/15 |
Quantidades de Processos dos dez maiores litigantes distribuÃdos na ins- tância no mês de referência |
Quantidades de Processos dos dez maiores litigantes julgados na ins- tância no mês de referência |
Pendentes em 31/12/16 |
Resultado |
3.ª VT de Jaboatão |
71 |
49 |
57 |
63 |
110,44% |
Total da 6ª Região |
8.284 |
7.949 |
9.373 |
6.860 |
118,34% |
O Conselho Nacional de Justiça divulgou no final do 10.º Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em BrasÃlia, as metas nacionais para 2017, quais sejam:
Meta 1 - Os tribunais mantiveram o compromisso de julgar, ao longo de 2017, mais processos do que os novos que chegarem aos tribunais (Meta 1). Assim como em 2016, o compromisso deverá ser cumprido por tribunais de todos os segmentos de Justiça.
Meta 2 - O compromisso com o julgamento dos processos mais antigos, alvo da Meta 2, foi renovado para 2017 e deverá ser cumprido por tribunais de todos os ramos do Judiciário. O detalhamento desta e das outras metas definidas, com percentuais e perÃodos de distribuição dos processos que deverão ser julgados, estarão num glossário que será divulgado futuramente pelo CNJ.
Meta 3 - A Justiça Federal e a Justiça do Trabalho também renovaram o compromisso com a Meta 3, que busca aumentar o número de casos solucionados por meio da conciliação, em relação a perÃodos anteriores.Â
Meta 4 - Fixada pela primeira vez em 2013, a Meta 4, que dá prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, deverá ser cumprida novamente em 2017 pela Justiça Estadual, pela Justiça Federal, pela Justiça Militar da União e dos Estados e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).Â
Meta 5 - Impulso aos processos de execução, que será perseguida no ano que vem pelos tribunais da Justiça Estadual, Federal e do Trabalho.
Meta 6 - P rioriza o julgamento de ações coletivas, que impactam na vida de um grupo maior de pessoas.Â
Meta 7 – Prioriza o julgamento de processos dos maiores litigantes e dos recursos repetitivos, tem por objetivo enfrentar demandas de massa que chegam ao Judiciário.
Meta 8 – Destinada a ações de fortalecimento da rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres, uma das prioridades da atual gestão do CNJ.
9. ITENS DE EXAME E REGISTRO OBRIGATÓRIOS (Art. 26 da Consolidação dos Provimentos da CGJT):
Com base nos autos e sistemas analisados, verificou-se que o JuÃzo:
- registra no sistema informatizado os atos processuais relevantes;
- tem deixado de emitir, atualmente, de forma explÃcita e circunstanciada, pronunciamento acerca da admissibilidade dos recursos, conforme constatado nos processos n.º s 0001272-73.2015.5.06.0143, 0001556-84.2015.5.06.0143 e 0001223-95.2016.5.06.0143;
- ordena, de ofÃcio, a imediata liberação do depósito recursal, após a liquidação, nos casos em que haja valor incontroverso superior ao depositado, como verificado nos processos n.ºs 0000675-41.2014.5.06.0143 e 0001825-91.2013.5.06.0143;
- exaure as iniciativas do juÃzo objetivando tornar exitosa a execução. No entanto, constatou-se o cumprimento parcial do procedimento estabelecido pela Corregedoria-Geral, no que diz respeito à juntada das cópias da decisão exequenda e da decisão homologatória da conta de liquidação, relativas à emissão da Certidão de Crédito Trabalhista, em contrariedade ao artigo 88 da Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral, conforme se observa nos processos n.ºs 0071000-22.2006.5.06.0143, 0018300-69.2006.5.06.0143 e 0000976-27.2010.5.06.0143. Emite a Certidão de Arquivamento Provisório, prevista no art. 77 da referida Consolidação, como, por exemplo, se constata nos processos 0000976-27.2010.5.06.0143, 0105300-10.2006.5.06.0143 e 0000475-73.2010.5.06.0143;
- faz uso regular das ferramentas eletrônicas: Bacenjud, Detran, Renajud, Jucepe, Infojud e Serpro, consoante se constatou nos processos n.ºs 0000073-79.2016.5.06.0143 , 0001384-13.2013.5.06.0143 , 0000587-63.2015.5.06.0144 , 0001374-61.2016.5.06.0143 , 0001292-98.2014.5.06.0143 , e 0001306-82.2014.5.06.0143 . De acordo com o Relatório sobre Ordens Judiciais, no ano de 2016, foram realizados 770 (setecentos e setenta) bloqueios, 506 (quinhentos e seis) desbloqueios e 255 (duzentos e cinquenta e cinco) transferências ;
- determina a citação dos sócios, nos casos de desconsideração da personalidade jurÃdica da empresa executada, conforme visto nos processos n.ºs 0001204-94.2013.5.06.0143 e 0000552-77.2013.5.06.0143; e
- raramente inclui na pauta processos, na fase de execução, para tentativa de conciliação, justificando o Diretor de Secretaria que, além de o êxito na obtenção da satisfação do crédito ser superior a 50% por meio do BACENJUD, o conhecimento das condições econômicas das principais devedoras revelam que tal procedimento poderia atrasar a marcha processual, porém esclarece que será providenciada a inclusão em pauta, principalmente, em relação a outras devedoras, na tentativa de agilizar a prestação jurisdicional.
Quanto aos demais aspectos (assiduidade dos magistrados, pauta de audiências e principais prazos) encontram-se registrados nos itens 4 e 5.
10. OBSERVAÇÕES/PENDÊNCIAS REFERENTES À SECRETARIA:
- Na análise, por amostragem, nas carteiras que integram a Secretaria da Vara, verificaram-se satisfatórias organização e observância no controle dos prazos, além do regular cumprimento das normas procedimentais a serem seguidas pelas Unidades Judiciárias de 1.ª instância. Em relação aos processos digitais, observou-se, conforme quadro do item 6 elaborado em 31/3/2017, bom controle na tramitação dos feitos. Na inspeção realizada pelo juÃzo de primeiro grau, no perÃodo de 9 a 13 de janeiro de 2017, verificaram-se 1.553 processos, constatando-se que os eletrônicos se encontravam nas tarefas adequadas, e, no tocante aos fÃsicos, apenas 1 processo se encontrava com carga a advogado (já notificado para devolução); 9 petições para apreciação; nenhum processo no setor de cálculos; 15 diligências ao BACEN, RENAJUD, INFOJUDM SERPRO ou JUCEPE; nenhuma petição para juntar, e 7 praças para marcar.
- Existem 23 (vinte e três) CTPS’s sob custódia da Secretaria da Vara, sendo que nenhuma delas diz respeito a processos arquivados, inferindo-se bom controle quanto a esse aspecto.
- Constatou-se, por amostragem, o bom estado de conservação das capas dos processos fÃsicos;
- Observou-se, em relação ao lapso temporal anteriormente correicionado, que houve aumento da produtividade da Vara (sendo prolatadas 50 sentenças a mais, 179 decisões de incidentes processuais, e 216 conciliações); redução do prazo médio para designação de audiências na fase inicial (sumarÃssimo em 26 dias, e ordinário em 47 dias) e na instrução em 32 dias; redução significativa dos prazos médios nas fases de liquidação (em 36 dias) e de execução (em 322 dias); e redução dos processos em tramitação (equivalente a 862 feitos); e
- Atingimento de todas as Metas estabelecidas pelo CNJ para o ano de 2016 , o que revela o grande esforço da Vara em agilizar a prestação jurisdicional, e impõe o registro de elogio nos assentamentos funcionais dos magistrados e servidores lotados na referida unidade em relação ao perÃodo correicionado.
11. PEDIDOS DE PROVIDÊNCIAS E RECLAMAÇÕES CORREICIONAIS :
Em relação ao perÃodo de 1.º de janeiro de 2016 até a presente data, houve a formalização de duas reclamações correicionais de números 0000045-55.2016.5.06.0000 (indeferida liminarmente) e 0000076-19.2017.5.06.0000 (autuada em 27/3/2017).
12. RECOMENDAÇÕES:
- Prolatarem os magistrados Maria do Carmo Varejão Richlin, Thayse Sousa Bezerra de Carvalho, Evellyne Ferraz Correia, e Roberta Vance Harrop, prioritariamente e no menor espaço de tempo possÃvel, as sentenças em atraso, conforme relações especificadas no item 3.3, devendo, sempre, atentarem ao prescrito no ATO n.º 1/CGJT, de 10 de fevereiro de 2017, haja vista o controle exercido por esta Corregedoria Regional a evitar que decisões não ultrapassem a tolerância admitida pela citada norma. Em relação aos juÃzes que não se encontrem presentes no momento da correição, deverá a Secretaria da Corregedoria Regional encaminhar-lhes comunicação para que tomem ciência;
- Permanecer empreendendo esforços com o objetivo de reduzir os prazos médios de audiências no rito sumarÃssimo, estabelecendo como meta o prazo máximo de 15 (quinze) dias, conforme determina o inciso III do art. 852-B da CLT, Nos processos de rito ordinário, observar “o prazo médio de duração do processo – fase de conhecimento – de até 200 (duzentos) dias, atentando-se ao limite legal para publicação de sentença†– Resolução Administrativa TRT nº 03/2015, artigo 14, § 2.º (Provimento TRT-CRT n.º 03/2010);
- Observar integralmente as normas procedimentais prescritas no art. 88 da Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho para a fase de execução;
- Fomentar a inclusão de processos de execução na pauta de audiências para tentativa de conciliação, consoante disposto no art. 76, II, da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho: “ promover a realização semanal de audiências de conciliação em processos na fase de execução, independentemente de requerimento das partes, selecionando-se aqueles com maior possibilidade de êxito na composição â€.
- Continuar a verificação periódica, no Sistema BacenJud, quanto à existência de alguma ordem judicial “pendente de providênciaâ€, ou mesmo “não lidaâ€, adotando-se a medida cabÃvel, seja de transferência dos valores bloqueados para contas judiciais (para posterior liberação aos exequentes) ou desbloqueios daquelas importâncias que não interessem à execução – Consolidação de Provimentos da CGJT, Art. 99;
- Persistir na análise periódica da ferramenta “agrupadoresâ€, a fim de evitar a permanência de processos em tarefas já superadas. Os processos devem ser retirados de tal lista assim que realizado o ato respectivo;
- Proceder à “conclusão ao magistradoâ€, especificando o tipo (sentenças, decisões ou despachos), sem necessidade de despacho para tal finalidade, pela importância desse dado para a estatÃstica deste Regional. Deve, ainda, ser selecionado o magistrado em tempo real, com a devida gravação no sistema, a fim de que seja contabilizado o prazo para prolação da decisão corretamente, e, no caso da sentença, tão logo encerrada a instrução. Em relação à s decisões de antecipação de tutela, há necessidade da imediata conclusão com a especificação do magistrado, de modo a possibilitar o controle do prazo e garantir a veracidade dos dados estatÃsticos. No tocante aos embargos de declaração, havendo necessidade de intimar a parte contrária, proceder à conclusão para julgamento tão logo encerrado o prazo, também sem necessidade de despacho, por se tratar de ato ordinário da secretaria;
- Dar andamento aos feitos que se encontram a mais de 60 (sessenta) dias sem movimentação;
- Continuar a cumprir as diligências determinadas pelo Tribunal, em grau de recurso, em prazo razoável;
- Observar o correto cadastramento das partes quando do envio dos recursos ao Tribunal, inclusive em relação ao recurso ordinário em rito sumarÃssimo, de modo a evitar equÃvoco quando da distribuição da classe processual na segunda instância;
- Permanecer procedendo ao registro, no sistema PJE, do recolhimento das custas, emolumentos, contribuição previdenciária e imposto de renda; e
- Estimular, entre os servidores, práticas de sustentabilidade, racionalização e consumo consciente de materiais e serviços de responsabilidade socioambiental, visando ao uso sustentável dos recursos naturais e dos bens públicos, bem como ao aperfeiçoamento contÃnuo da qualidade do gasto público realizado pelo Tribunal, a teor da Resolução n.º 201 do CNJ de 3/3/2015.
13. BOAS PRÃTICAS DO JUÃZO:
Noticia o Diretor de Secretaria os procedimentos – que visam contr ibuir com a celeridade processual e otimizar os trabalhos – destacados nas atas de correição de 2015 e 2016, quais sejam:
- Os Assistentes de Juiz, além de elaborarem os despachos, fazem minutas de sentenças de mérito (nos casos de revelia) e as relativas à solução de incidentes processuais, como embargos declaratórios, embargos à execução, embargos de terceiros, exceção de pré-executividade e análise de antecipação de tutela;
- O juÃzo prolata sentenças lÃquidas em ambos os ritos;
- Após o trânsito em julgado de sentenças eventualmente proferidas de forma ilÃquida, o JuÃzo tem a prática de determinar a liquidação do feito diretamente pela Contadoria da Vara, dispensando-se a notificação das partes para apresentar e/ou contestar cálculos de liquidação, visando, desse modo, a uma maior celeridade processual;
- Gestão de processos/organização (legado e PJeJT);
- Implantação de metodologia onde todos os servidores certificam e despacham, desafogando o gabinete;
- Celeridade processual, sobretudo na busca incessante do cumprimento de despachos e incidentes dentro do prazo regulamentar (Provimento CRT nº 002/2013), levando, inclusive, à satisfação dos jurisdicionados e advogados;
- Harmonia e integração entre os servidores e magistradas;
- Utilização de todas as ferramentas ao alcance do judiciário (Bacenjud, Renajud, Rede Serpro, Infojud, inclusive, o sistema CCS e acesso à consulta de saldos de contas recursais e judiciais, por diversos servidores; e
- Excelência no atendimento das partes pelos servidores e magistradas.
O Diretor de Secretaria destaca o compromisso de todos os servidores com a filosofia adotada quanto à celeridade processual, o que confere maior tranquilidade na execução das atividades.
14. SOLICITAÇÕES DO JUÃZO:
- Viabilizar a utilização do equipamento de detector de metais (armas de fogo, facas, etc.), por meio da disponibilização de mais 4 (quatro) agentes de segurança, e mais 1 (uma) auxiliar de portaria feminina (terceirizada);
- Destinar 1 (uma) função gratificada de Chefe de Segurança, para supervisionar os serviços desse setor;
- Instalar 1 (um) aparelho de ar condicionado na área do detector de metais;
- Disponibilizar 1 (um) vigilante armado (terceirizado), sob pena de inviabilizar o controle da segurança; 1 (um) cofre para acautelamento das armas de fogo; e 1 (uma) máquina de raio-X, para verificação de malas ou mochilas;
- Solicitar, junto ao órgão competente, a transferência, ou a instalação, de novo semáforo na frente do prédio do Fórum, para facilitar a saÃda dos jurisdicionados, advogados (principalmente quando se deslocam à s Varas do Recife), magistrados e servidores, em face da necessidade, atual, de se percorrer 2 Km para atingir o retorno, e mais 2 Km para a via de acesso;
- Providenciar a instalação de um portão e grade para os arredores do estacionamento dos magistrados e servidores, de modo a garantir a segurança do patrimônio do Fórum; e
- Apreciar a possibilidade, junto à Administração do Tribunal, de instituir a função de “assistente†vinculada diretamente ao Juiz Substituto (solicitação da JuÃza Auxiliar).
Encerrados os trabalhos, a ExcelentÃssima Corregedora Regional, Desembargadora Dione Nunes Furtado da Silva, agradeceu a fraternal acolhida e a colaboração prestada pelas ExcelentÃssimas JuÃzas Titular e Substituta, e pelos servidores da Vara, determinando que, lavrada e assinada, fosse disponibilizada esta ata na página da Corregedoria, no sÃtio deste Regional ( www.trt6.jus.br ), além de publicada, em sua Ãntegra, no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho – DEJT, entregando cópia à Unidade Judiciária sob correição (neste ato), à Presidência do Egrégio Regional e à Secretaria de Gestão de Pessoas para conhecimento e providências pertinentes. Firmam a presente ata a ExcelentÃssima Desembargadora Corregedora Regional e a Secretária da Corregedoria Regional.
DIONE NUNES FURTADO DA SILVA
Desembargadora Corregedora Regional
NOÊMIA MARIA GOMES DE OLIVEIRA
Secretária da Corregedoria Regional
Ata Correição 15 - 2017 de 6/4/2017
Ata Correição 15 2017 de 06/04/2017