ATA DA CORREIÇÃO ORDINÃRIA REALIZADA NA 2.ª VARA DO TRA-BALHO DE JABOATÃO DOS GUARARAPES, EM 5 DE ABRIL DE 2017.

Aos 5 (cinco) dias do mês de abril de 2017, às 8 (oito) horas, compareceu à sede da 2.ª Vara do Trabalho de Jaboatão dos Guararapes, na Estrada da Batalha, 1200 – 3.º andar, Prazeres, Jaboatão dos Guararapes (PE), a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional do TRT da 6.ª Região, Dr.ª Dione Nunes Furtado da Silva , acompanhada pelos servidores Noêmia Maria Gomes de Oliveira (Secretária da Corregedoria), Vânia Rodrigues de Santana Cunha (Assessora de Gabinete), Rosanna de Freitas Monteiro (Assistente de Gabinete) e Henrique Bezerra Valença (Assistente Secretário), para realizar a Correição Ordinária veiculada no Edital n.º 03/2017, disponibilizado no Diário Eletrônico do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região em 20 (vinte) de fevereiro de 2017, considerado publicado em 21 (vinte e um) de fevereiro de 2017. Referido edital encontrava-se devidamente afixado no átrio da secretaria, possibilitando sua plena divulgação e visualização pelo público local.

Presentes, na ocasião, o Excelentíssimo Juiz do Trabalho Substituto, Dr. Bruno Lima de Oliveira , o Diretor de Secretaria, Bel. João Ferreira da Silva, e os demais servidores ali lotados: Ailton Firmino da Silva, Gerberto Fonseca Braga, Márcio Almeida Vieira, Gilberto de Andrade Lima, Goretti Maria Cordeiro de Abreu, Cláudia Marcela Perazzo Lemos, Marina Pereira de Moura Oliveira, Sérgio Alexandre Filgueira de Luna, Simone de Alencar Sales Maia, Edna Lúcia Gonçalves dos Santos Marquart, Paulo Eduardo Paim Varoni, e Virginia de Holanda Portela. Encontram-se ausentes, a Excelentíssima Juíza do Trabalho Titular, Dra. Mayard de França Saboya Albuquerque, por justo motivo, e a servidora Ana Karlla Clementino Bezerra de Assis, em razão de fruição de férias.

Com base nos dados extraídos do SIAJ, PJe, e-Gestão e Sistema de Pessoal; nas informações consolidadas pela Seção de Estatística; no exame dos procedimentos adotados na Secretaria da Vara e dos processos em tramitação, e, ainda, dos dados colhidos na inspeção judicial realizada no período de 9 a 13 de janeiro de 2017, a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional determinou o registro das informações e recomendações que seguem.

1. MAGISTRADOS:

JUÃZA TITULAR/JUIZ SUBSTITUTO

PERÃODO DE ATUAÇÃO

Mayard de França Saboya Albuquerque (Titular)

Desde 30/5/2013

(Ato TRT-GP n.º 252/2013)

Carla Dourado de Brito Jurema (Substituta Auxiliar)

De 1.º/10/2015 a 1.º/4/2016
(Portaria TRT- CRT nº 198/2015)

Bruno Lima de Oliveira (Substituto Auxiliar)

Desde 2/5/2016
(Portaria TRT-CRT nº 76/2016)

2. QUADRO ATUAL DE SERVIDORES:

NOME

CARGO

FUNÇÃO

João Ferreira da Silva

Técnico Judiciário

Diretor de Secretaria

Ailton Firmino da Silva

Técnico Judiciário

Assistente de Diretor

Gerberto Fonseca Braga

Técnico Judiciário

Assistente de Juiz

Márcio Almeida Vieira

Técnico Judiciário

Assistente de Juiz

Gilberto de Andrade Lima

Técnico Judiciário

Calculista

Goretti Maria Cordeiro de Abreu

Técnica Judiciária

Calculista

Ana Karlla Clementino Bezerra de Assis

Técnica Judiciária

Secretária de Audiência

Cláudia Marcela Perazzo Lemos

Analista Judiciária

Secretária de Audiência

Marina Pereira de Moura Oliveira

Técnica Judiciária

Assistente

Sérgio Alexandre Filgueira de Luna

Técnico Judiciário

Assistente

Simone de Alencar Sales Maia

Analista Judiciária

-

Edna Lúcia Gonçalves dos Santos Marquart

Técnica Judiciária

-

Paulo Eduardo Paim Varoni

Técnico Judiciário

-

Virginia de Holanda Portela

Técnica Judiciária

-

3. Produtividade dos Juízes na Unidade:

3.1. Quantidade de Audiências, Sentenças, Conciliações e Incidentes por Juiz (a):

Atuação dos Magistrados na

2.ª VT de Jaboatão dos Guararapes

Audiências*

Sentenças de mérito

Conciliações

Incidentes processuais

Mayard de França Saboya Albuquerque

571

190

249

152

Bruno Lima de Oliveira

1.123

248

350

182

Adriana Satou Lessa Ferreira Pinheiro

8

4

2

2

Ana Carolina Bulhões Calheiros

56

14

18

10

Armando da Cunha Rabelo Neto

68

-

14

3

Arthur Ferreira Soares

58

10

10

11

Carolina de Oliveira Pedrosa

14

2

6

3

Débora de Souza Silva Lima

17

6

5

3

Edson Luis Bryk

33

7

6

3

Eduardo Henrique Brennand Dornelas Camara

9

-

9

-

Evellyne Ferraz Correia

77

7

14

4

Fernando Rodrigues Carvalho

89

24

19

11

Germana Camarotti Tavares

31

12

10

6

Joaquim Emiliano Fortaleza de Lima

17

3

7

2

José Augusto Segundo Neto

46

12

10

9

Kevia Duarte Muniz

15

3

3

2

Laura Cavalcanti de Morais Botelho

-

1

-

-

Leandro Fernandes Teixeira

14

2

3

-

Leonardo Pessoa Burgos

1

9

-

5

Levi Pereira de Oliveira

-

1

-

-

Lucas de Araújo Cavalcanti

18

6

2

3

Luis Guilherme Silva Robazzi

3

2

1

2

Maria Carla Dourado de Brito Jurema

114

17

27

59

Marília Leal Montenegro Spinelli

-

1

-

-

Matheus de Lima Sampaio

15

3

3

2

Paloma Daniele Borges dos Santos

98

29

42

21

Patrícia Franco Trajano

13

5

3

-

Rodrigo de Mello

37

10

13

15

Sarah Yolanda Alves de Souza

1

6

-

3

Saulo Bosco de Medeiros

-

-

-

1

Tatyana de Siqueira Alves Pereira Rodrigues Rocha

55

10

13

12

Thayse Sousa Bezerra de Carvalho

4

2

2

1

Victor Majela Nabuco Menezes

25

7

4

6

Total

2.630

653

845

533

*Exceto audiências de julgamento.

Fontes: Relatórios extraídos do e-Gestão (Audiências realizadas, Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado).

Período analisado: 1.º/3/2016 a 28/2/2017.

3.2. Prazo médio (em dias) para julgamento de mérito na unidade, da conclusão até a prolação da sentença (apenas PJe):

Atuação dos Magistrados na 2ª VT de Jaboatão dos Guararapes

Prazo* médio para julgamento de sentenças de mérito

Mayard de França Saboya Albuquerque

48

Bruno Lima de Oliveira

4

Adriana Satou Lessa Ferreira Pinheiro

2

Ana Carolina Bulhões Calheiros

13

Armando da Cunha Rabelo Neto

1

Arthur Ferreira Soares

15

Carolina de Oliveira Pedrosa

22

Débora de Souza Silva Lima

25

Edson Luis Bryk

228

Evellyne Ferraz Correia

27

Fernando Rodrigues Carvalho

4

Germana Camarotti Tavares

13

Joaquim Emiliano Fortaleza de Lima

56

José Augusto Segundo Neto

68

Kevia Duarte Muniz

0

Leandro Fernandes Teixeira

2

Leonardo Pessoa Burgos

53

Levi Pereira de Oliveira

26

Lucas de Araújo Cavalcanti

18

Luis Guilherme Silva Robazzi

2

Maria Carla Dourado de Brito Jurema

25

Marília Leal Montenegro Spinelli

5

Matheus de Lima Sampaio

4

Paloma Daniele Borges dos Santos

8

Patrícia Franco Trajano

6

Rodrigo de Mello

6

Sarah Yolanda Alves de Souza

133

Tatyana de Siqueira Alves Pereira Rodrigues Rocha

8

Thayse Sousa Bezerra de Carvalho

11

Victor Majela Nabuco Menezes

3

Prazo médio para julgar na unidade

21

*Apuração leva em conta somente processos eletrônicos e não deduz os períodos de afastamento dos magistrados, tais como férias, licenças, cursos e outros, em face da falta de integração entre os sistemas de pessoal e judicial.

Fontes: Relatório extraído do e-Gestão (Prazos Médios (em dias) da conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe) .

Período analisado: 1.º/3/2016 a 28/2/2017.

3.3. Sentenças de mérito (conhecimento) pendentes de julgamento:

Magistrados com sentenças pendentes na

2.ª VT de Jaboatão dos Guararapes

No prazo

Prazo vencido

Total

Mayard de França Saboya Albuquerque

33*

-

33

Bruno Lima de Oliveira

4

-

4

Armando da Cunha Rabelo Neto

-

9

9

Edson Luís Bryk

-

1

1

Evellyne Ferraz Correia

7

7

14

José Augusto Segundo Neto

-

5

5

Sarah Yolanda Alves de Souza

-

1

1

Victor Majela Nabuco de Menezes

12

-

12

Total de sentenças pendentes na Vara

56

23

79

*A Juíza Titular esclareceu que, dos processos que se encontram no prazo, dez aguardam, tão somente, a planilha de cálculos, ou a data designada para publicação da sentença.

Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade do magistrado Armando da Cunha Rabelo Neto: 0001558-54.2015.5.06.0142, 0001374-35.2014.5.06.0142, 0001337-08.2014.5.06.0142, 0000121-12.2014.5.06.0142, 0001147-79.2013.5.06.0142, 0000203-43.2014.5.06.0142, 0000093-10.2015.5.06.0142, 0000085-04.2013.5.06.0142 e 0001063-44.2014.5.06.0142.

Sentença com prazo vencido sob a responsabilidade do magistrado Edson Luís Bryk: 0001770-17.2011.5.06.0142.

Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade da magistrada Evellyne Ferraz Correia: 0000158-05.2015.5.06.0142, 0000701-71.2016.5.06.0142, 0000625-81.2015.5.06.0142, 0001703-81.2013.5.06.0142, 0000468-11.2015.5.06.0142, 0000058-07.2014.5.06.0006 e 0000057-22.2014.5.06.0006.

Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade do magistrado José Augusto Segundo Neto: 0000852-42.2013.5.06.0142, 0000628-02.2016.5.06.0142, 0000690-76.2015.5.06.0142, 00000725-36.2015.5.06.0142 e 0001336-23.2014.5.06.0142.

Sentença com prazo vencido sob a responsabilidade da magistrada Sarah Yolanda Alves de Souza: 0000243-25.2014.5.06.0142

Fontes: Dados extraídos de “Relatório de decisões em aberto/proferidasâ€; e PJe, em 5/4/2017 às 9h.

3.4. Incidentes processuais pendentes de julgamento:

Magistrados com Incidentes Processuais pendentes na 2.ª VT de Jaboatão dos Guararapes

No prazo

Prazo vencido

Total

Mayard de França Saboya Albuquerque

6

-

6

Bruno Lima de Oliveira

14

-

14

Ana Carolina Bulhões Calheiros

1

-

1

Débora de Souza Silva Lima

1

-

1

Edson Luís Bryk

1

-

1

Evellyne Ferraz Correia

2

1

3

Fernando Rodrigues Carvalho

1

-

1

Victor Majela Nabuco de Menezes

1

-

1

Total de incidentes pendentes na Vara

27

1

28

Incidente processual pendente de julgamento, com prazo vencido, sob a responsabilidade da magistrada Evellyne Ferraz Correia: 0000973-02.2015.5.06.0142.

Fontes: Dados coletados na Secretaria da Vara e no PJe, em 5/4/2017 às 10h.

3.5. Produtividade da Vara:

Unidade Judiciária

Quantidades

Prazo médio para julgamento (PJe)

Sentenças de mérito

Incidentes processuais

Conciliações

2.ª VT de Jaboatão dos Guararapes

653

533

845

21

Fontes: Relatórios extraídos do e-Gestão: Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado; Prazos Médios (em dias) da Conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe) .

Período analisado: 1.º/3/2016 a 28/2/2017.

4. AUDIÊNCIAS (REALIZADAS E DESIGNADAS):

4.1. Prazos médios, em dias, até a realização das audiências (a partir do ajuizamento):

Unidade Judiciária

Inicial

Instrução

Decisão

Sumaríssimo

Ordinário

Sumaríssimo

Ordinário

Sumaríssimo

Ordinário

2.ª VT de Jaboatão dos Guararapes

179

224

199

473

207

493

Fonte: Dados extraídos do e-Gestão (Prazos médios – fase de conhecimento).

Período analisado: 1.º/3/2016 a 28/2/2017.

4.2. Prazos (em dias) para designação de audiências, a contar de 31 /3/2017:

Unidade Judiciária

Inicial

Instrução

Sumaríssimo

Ordinário

2016

2017

2016

2017

2016

2017

2ª. VT de Jaboatão

189

125

204

186

304

433

Fontes: Informações extraídas do PJe e da Ata de Correição realizada em 2016.

4.3. Segundo informações prestadas pelo Diretor de Secretaria, as audiências são realizadas nos cinco dias (segundas às sextas-feiras). A Juíza Titular, Dra. Mayard de França Saboya Albuquerque, comparece diariamente, e preside 2 ou 3 sessões de audiência por semana, alternadamente. As demais audiências são presididas pelos Juízes Substitutos.

4.4. Quantidade de processos em pauta de audiências por semana (média):

Unidade Judiciária

Dias de audiências por semana

Total de audiências

Sumaríssimos

Iniciais

Instruções

Razões Finais

2ª. VT de Jaboatão

5 (segundas às sextas-feiras)

15 a 20

34 a 40

18 a 20

3 a 4

Fontes: Informações extraídas do PJe, em 31 /3/2017, relativas aos seguintes períodos: 7/11/2016 a 11/11/2016, 20/2/2017 a 24/2/2017, 3/4/2017 a 7/4/2017 e 12/6/2017 a 16/6/2017; e informações prestadas pelo Diretor de Secretaria da Vara.

5. MOVIMENTAÇÃO PROCESSUAL:

5.1. Quantidade de ações trabalhistas ajuizadas na unidade:

Unidade Judiciária

2015

2016

2017

(até 28/3/2017)

2.ª VT de Jaboatão

1.792

1.842

438

Fontes: Consolidação da Estatística e e-Gestão (Fase de Conhecimento – Casos Novos); e PJe .

5.2. Processos remanescentes (congestionamento):

Unidade Judiciária

SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2016

SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2017

Pendentes de julgamento

Processos demais fases

Total

Pendentes de julgamento

Processos demais fases

Total

2.ª VT de

Jaboatão

83

5.253

5.336

111

5.562

5.673

Fontes: Consolidação da Estatística, Relatórios Gerenciais, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Processos Pendentes de Solução) e PJe.

5.3. Quantidade de processos em tramitação:

Unidade Judiciária

Processos em tramitação em 28/3/2017

Físicos

PJe

2.ª VT de Jaboatão

1.152

4.185

Fontes: Relatório Gerencial (Processos em tramitação na Vara); e PJe.

5.4. Quantidade de processos nas principais fases processuais (pendentes de solução):

Unidade Judiciária

Conhecimento

(até a prolação da sentença)

Liquidação

Execução

2.ª VT de Jaboatão

2.045

61

1.113

Fonte: e-Gestão. Período analisado: 1.º/3/2016 a 28/2/2017.

5.5. Prazos médios (em dias) nas principais fases processuais:

Unidade Judiciária

Conhecimento

(até a prolação da sentença)

Liquidação (do início até o encerramento da liquidação)

Execução (do início até o encerramento da execução)

2.ª VT de Jaboatão

402

105

976

Fonte: e-Gestão. Período analisado: 1.º/3/2016 a 28/2/2017.

6. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS ELETRÔNICOS EM 30/3/2017:

Agrupadores:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

*¹ Processos com pedido de sigilo nos documentos não apreciado 

03

06/10/2015

0001615-72.2015.5.06.0142

*² Processos com pedido liminar ou de antecipação de tutela não apreciado

06

28/03/2017

0000425-06.2017.5.06.0142

*³ Processos com Petições Avulsas 

03

29/03/2017

0000216-37.2017.5.06.0142

* 4 Processos com Habilitações nos Autos Não Lidas 

22

28/03/2017

0001380-42.2014.5.06.0142

* 5 Processos com petições não apreciadas

54

28/03/2017

0000410-40.2017.5.06.0141

* 6 Mandados devolvidos pelo Oficial de Justiça

11

22/06/2013

0000954-64.2013.5.06.0142

* 7 Processos aguardando encaminhamento do secretário de audiência (atas assinadas)  

36

17/02/2017

0000578-73.2016.5.06.0142

* 1 *² * 6 A data informada no PJe (considerada) refere-se ao cadastro (petição inicial).

*³ Data da Juntada.

* 4 * 5 Data de protocolo do documento

* 7 Como o agrupador não indica data da pendência mais antiga, o processo indicado se deu por amostragem, sendo a data indicada o da última movimentação processual (audiência realizada).

Fase de Conhecimento:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

Aguardando Cumprimento de Providência

04

07/10/2016

0000056-51.2013.5.06.0142

Aguardando apreciação pela instância superior

182

05/03/2015

0001098-38.2013.5.06.0142

Aguardando audiência

1358

30/03/2017

0000090-84.2017.5.06.0142

Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos

255

16/03/2015

0001386-49.2014.5.06.0142

Aguardando laudo pericial

04

14/02/2017

0001225-05.2015.5.06.0142

Aguardando término dos prazos

396

03/03/2017

0000049-20.2017.5.06.0142

Analisar Decisão

02

16/03/2017

0001079-27.2016.5.06.0142

Analisar Despacho

15

29/03/2017

0001030-20.2015.5.06.0142

Analisar sentença

13

02/03/2017

0002001-05.2015.5.06.0142

Análise das Perícias

51

14/07/2016

0001405-21.2015.5.06.0142

*¹ Análise do Conhecimento

62

11/08/2016

0000250-30.2016.5.06.0018

(Subpasta) Ofícios

01

24/03/2017

0000577-88.2016.5.06.0142

(Subpasta) Certificar (Secretaria)

14

11/08/2016

0000250-30.2016.5.06.0018

(Subpasta) Certificar Pendências

03

20/02/2017

0000077-56.2015.5.06.0142

(Subpasta) Contadoria

05

13/12/2016

0001048-41.2015.5.06.0142

Apreciar Urgentes

14

23/03/2017

0000398-23.2017.5.06.0142

Apreciar dependência

04

20/03/2017

0000378-32.2017.5.06.0142

Concluso ao magistrado

440

13/12/2016

0001607-95.2015.5.06.0142

Controle de pericia

18

13/02/2017

0001209-88.2014.5.06.0141

Cumprimento de providências

10

20/02/2017

0000010-57.2016.5.06.0142

Designar perícia

23

14/02/2017

0000057-31.2016.5.06.0142

Encaminhar Carta

04

12/12/2016

0000602-38.2015.5.06.0142

Imprimir Correspondência

45

08/03/2017

0000291-76.2017.5.06.0142

Minutar Decisão

18

29/11/2016

0000840-28.2013.5.06.0142

Minutar Despacho

16

19/01/2017

0000065-42.2015.5.06.0142

Minutar dependência

01

14/01/2017

0002035-43.2016.5.06.0142

*² Minutar expediente da secretaria

07

06/12/2016

0001738-41.2013.5.06.0142

(Subpasta) A- João

04

17/03/2017

0000800-41.2016.5.06.0142

Minutar sentença

67

06/04/2016

0001558-54.2015.5.06.0142

Operações de perícia

05

17/02/2017

0000989-19.2016.5.06.0142

Prazos vencidos

08

29/03/2017

0000984-94.2016.5.06.0142

Preparar ato de comunicação

25

15/03/2017

0000153-12.2017.5.06.0142

Preparar comunicação

53

20/03/2017

0000976-54.2015.5.06.0142

Recebimento de instância superior

03

29/03/2017

0000556-83.2014.5.06.0142

Registrar parcelas ou despesas processuais

01

28/03/2017

0001578-45.2015.5.06.0142

Remeter ao 2o Grau

08

14/02/2017

0001773-04.2013.5.06.0141

Remeter ao 2o grau - cumprimento de diligência

01

28/03/2017

0001269-92.2013.5.06.0142

Triagem Inicial

06

27/03/2017

0000418-14.2017.5.06.0142

*¹ Inexistem processos nas subpastas “ Bacenâ€, “Infojudâ€, “Jucepeâ€.

*² Inexistem processos nas subpastas “ Alvarás FGTS/SDâ€, “Alvarás Pagto./ Transfer.†e “Alvarás Prioridade†, bem como nas demais tangentes a “Rateioâ€

Fase de Liquidação:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

Aguardando Cumprimento de Providência - Liq

06

16/12/2016

0001609-65.2015.5.06.0142

Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos

01

15/12/2016

0001899-80.2015.5.06.0142

Aguardando término dos prazos

09

28/03/2017

0000386-48.2013.5.06.0142

Análise das Perícias

10

16/12/2016

0001577-60.2015.5.06.0142

Análise de Liquidação

18

16/08/2016

0000986-52.2014.5.06.0201

Concluso ao magistrado - Liq

15

17/03/2017

0001661-95.2014.5.06.0142

Controle de pericia

05

13/03/2017

0000091-11.2013.5.06.0142

Imprimir Correspondência

01

14/02/2017

0001644-59.2014.5.06.0142

Iniciar Liquidação

67

22/03/2016

0001012-33.2014.5.06.0142

Minutar Decisão - Liq

01

13/01/2017

0000045-51.2015.5.06.0142

Minutar Despacho - Liq

01

21/03/2017

0000426-93.2014.5.06.0142

Operações de perícia

02

10/03/2017

0000022-08.2015.5.06.0142

Preparar comunicação

05

13/03/2017

0001341-79.2013.5.06.0142

Remeter ao 2o Grau

02

17/03/2017

0000804-83.2013.5.06.0142

Fase de Execução:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

*¹ Aguardando Cumprimento de Providência - Exec

05

27/04/2016

0000696-20.2014.5.06.0142

Aguardando apreciação pela instância superior

02

21/03/2016

0000559-72.2013.5.06.0142

Aguardando audiência - Exec

07

04/08/2016

0000158-39.2014.5.06.0142

*² Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos

52

14/02/2017

0000097-47.2015.5.06.0142

Aguardando final do sobrestamento

03

17/08/2016

0001624-34.2015.5.06.0142

Aguardando término dos prazos

212

30/03/2016

0000460-97.2016.5.06.0142

Analisar Despacho - Exec

08

29/03/2017

0000399-08.2017.5.06.0142

Análise das Perícias

21

27/04/2016

0000324-08.2013.5.06.0142

*³ Análise de Execução

159

29/03/2017

0000245-29.2013.5.06.0142

(Subpasta) Bacen Geral

12

28/03/2017

0000501-98.2015.5.06.0142

(Subpasta) Bacen Só Paulo

57

10/01/2017

0000597-84.2013.5.06.0142

(Subpasta) Contadoria par

16

14/04/2016

0001330-50.2013.5.06.0142

(Subpasta) Contadoria ímpar

09

17/03/2017

0000369-41.2015.5.06.0142

(Subpasta) Certificar Pendências

26

16/08/2016

0001153-52.2014.5.06.0142

(Subpasta) Detran

04

24/03/2017

0001656-10.2013.5.06.0142

(Subpasta) Expedir Mandado

01

28/03/2017

0001157-21.2016.5.06.0142

(Subpasta) Jucepe

01

24/03/2017

0001354-44.2014.5.06.0142

Concluso ao magistrado - Exec

213

21/02/2017

0000761-78.2015.5.06.0142

Controle de pericia

02

23/02/2017

0000435-89.2013.5.06.0142

Cumprimento de providências

07

19/03/2017

0000491-25.2013.5.06.0142

Designar perícia

01

20/02/2017

0000703-12.2014.5.06.0142

Imprimir Correspondência

02

10/02/2017

0000516-33.2016.5.06.0142

Iniciar Execução

09

28/03/2017

0000151-13.2015.5.06.0142

Intimações automáticas com pendências - Exec

02

30/03/2017

0000308-15.2017.5.06.0142

Minutar Decisão - Exec

01

23/03/2017

0001853-62.2013.5.06.0142

Minutar Despacho - Exec

07

06/02/2017

0001992-09.2016.5.06.0142

* 4 Minutar expediente da secretaria

52

30/03/2017

0000727-40.2014.5.06.0142

(Subpasta) Rateio par

05

06/02/2017

0001806-88.2013.5.06.0142

(Subpasta) Rateio ímpar

03

20/03/2017

0000693-02.2013.5.06.0142

* 5 (Subpasta) CCT

29

26/04/2016

0000803-98.2013.5.06.0142

Preparar ato de comunicação

02

24/03/2017

0000019-58.2012.5.06.0142

Preparar comunicação

82

13/03/2017

0000503-39.2013.5.06.0142

Publicar DJE

01

30/03/2017

0000453-13.2013.5.06.0142

Publicar DJe - Exec

01

30/03/2017

0001116-25.2014.5.06.0142

*¹ O processo encontra-se na subpasta “Mandado aguardando cumprimentoâ€.

*² O processo referido encontra-se na subpasta “Alvarás aguardando comprovação CEF/BBâ€

*³ Inexistem processos nas subpastas “ Infojudâ€, “Oficioâ€, “Praça â€.

* 4 Inexistem processos das subpastas “Alvarás FGTS/SDâ€, “Alvarás Pagto./ Transfer.â€, “Alvarás Prioridadeâ€, “Alvarás Dados/Saldo conta judicialâ€.

* 5 Trata-se de processo para emissão de CCT com despacho/intimação datado de 14/09/2015.

7. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS FÃSICOS EM 5/4/2017

NATUREZA

QUANTIDADE

DATA MAIS

ANTIGA

PROCESSO

Cargas

Advogados

15

8/3/2017

0208300-44.1997.5.06.0142

Perito

7

9/3/2017

00001685-93.2011.5.06.0142

Terceiros

4

23/2/2017

0150600-95.2006.5.06.0142

Petições a juntar aos autos

-

-

-

Processos conclusos para despacho

75

30/1/2017

0001211-60.2011.5.06.0142

Consultas convênios a realizar (BACEN/JUCEPE/INFOJUD/DETRAN)

21

10/3/2017

0001766-77.2011.5.06.0142

Processos para certificar/diligenciar

-

-

-

Praças a marcar

1

23/3/2017

0117500-81.2008.5.06.0142

Processos no setor de cálculos

43

4/10/2016

0000400-66.2012.5.06.0142

Processos para serem remetidos ao TRT

1

3/4/2017

0017000-41.2007.5.06.0142

*Em relação às praças a realizar, o despacho mais antigo data de 25/8/2016, com primeiro leilão em 23/3/017, o segundo em 30/3/2017 e o próximo em 6/4/2017;

*Em relação aos mandados, o mais antigo data de 28/3/2017 (processo n.º 0001230-03.2010.5.06.0142);

*Em relação aos ofícios, o mais antigo data de 20/3/2017 (processo n.º 0027300-90.2009.5.06.0142);

*Em relação às notificações, o mais antigo data de 31/3/2017 (processo n.º 0000355-62.2012.5.06.0142);

*Em relação aos alvarás, o mais antigo data de 3/4/2017 (processo n.º 0058800-98.1997.5.06.0142);

*Em relação aos processos digitalizados (CLE), verificou-se que houve a conversão de um único processo a título experimental.

Fonte: Informações colhidas na Secretaria da VT, e no SIAJ.

8. METAS FIXADAS PELO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA:

Em conformidade com os dados fornecidos pelo Núcleo de Estatística e Pesquisa do Egrégio Regional, eis os resultados das Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ para o ano de 2016:

Meta 1 CNJ - 2016 : – Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuídos no ano corrente.

Unidades Judiciárias

Recebidos

Resolvidos

Resultado

2.ª VT de Jaboatão

1.842

1.919

104,18%

Total da 6ª Região

107.816

111.793

103,69%

Meta 2 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, pelo menos, 90% dos processos distribuídos até 31/12/2014.

Unidade Judiciária

Distribuídos em 2014

Distribuídos em 2014

e julgados até 31/12/16

Pendentes de julga-

mento até 31/12/16

Resultado

2.ª VT de Jaboatão

1.491

1.491

0

111%

Total da 6ª Regiãoa

62.261

59.947

2.314

107%

Meta 3 CNJ - 2016 : – Aumentar o índice de conciliação na fase de conhecimento, em relação à média do biênio 2013/2014, em 2 pontos percentuais.

Unidade Judiciária

Solucionados

Conciliados

Média biênio

(2013/2014)

Resultado

2.ª VT de Jaboatão

1.919

834

45,95%

43,46%

Total da 6ª Região

111.793

44.400

40,83%

39,72 %

Meta 4 CNJ - 2016 : – Dar prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, não se destinando portanto à esta Justiça Especializada.

Meta 5 CNJ - 2016 : – B aixar em 2016, quantidade maior de processos de execução do que o total de casos novos de execução no ano corrente.

Unidade

Judiciária

Casos novos

de execução

Baixados

Entraram

na meta

Saíram

da meta

Resultado

2.ª VT de Jaboatão

534

579

0

0

108,63%

Total da 6ª Região

38.526

37.091

0

0

96,50%

Meta 6 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, as ações coletivas distribuídas, até 31.12.2013 no 1.º grau e até 31.12.2014, no 2.º grau.

A 2.ª Vara do Trabalho de Jaboatão não consta elencada nos relatórios fornecidos pelo Setor de Estatística, o que autoriza concluir que não possui ação coletiva em tramitação distribuída até 31/12/2013.

Meta 7 CNJ - 2016 : – Identificar e reduzir em 2% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior.

Unidade

Judiciária

Pendentes em

31/12/15

Quantidades de

Processos dos dez

maiores litigantes

distribuídos na ins-

tância no mês de

referência

Quantidades de

Processos dos dez

maiores litigantes

julgados na ins-

tância no mês de

referência

Pendentes em

31/12/16

Resultado

2.ª VT de Jaboatão

65

60

52

73

87,26%

Total da 6ª Região

8.284

7.949

9.373

6.860

118,34%

O Conselho Nacional de Justiça divulgou no final do 10.º Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, as metas nacionais para 2017, quais sejam:

Meta 1 - Os tribunais mantiveram o compromisso de julgar, ao longo de 2017, mais processos do que os novos que chegarem aos tribunais (Meta 1). Assim como em 2016, o compromisso deverá ser cumprido por tribunais de todos os segmentos de Justiça.

Meta 2 - O compromisso com o julgamento dos processos mais antigos, alvo da Meta 2, foi renovado para 2017 e deverá ser cumprido por tribunais de todos os ramos do Judiciário. O detalhamento desta e das outras metas definidas, com percentuais e períodos de distribuição dos processos que deverão ser julgados, estarão num glossário que será divulgado futuramente pelo CNJ.

Meta 3 - A Justiça Federal e a Justiça do Trabalho também renovaram o compromisso com a Meta 3, que busca aumentar o número de casos solucionados por meio da conciliação, em relação a períodos anteriores. 

Meta 4 - Fixada pela primeira vez em 2013, a Meta 4, que dá prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, deverá ser cumprida novamente em 2017 pela Justiça Estadual, pela Justiça Federal, pela Justiça Militar da União e dos Estados e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). 

Meta 5 - Impulso aos processos de execução, que será perseguida no ano que vem pelos tribunais da Justiça Estadual, Federal e do Trabalho.

Meta 6 - P rioriza o julgamento de ações coletivas, que impactam na vida de um grupo maior de pessoas. 

Meta 7 – Prioriza o julgamento de processos dos maiores litigantes e dos recursos repetitivos, tem por objetivo enfrentar demandas de massa que chegam ao Judiciário.

Meta 8 – Destinada a ações de fortalecimento da rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres, uma das prioridades da atual gestão do CNJ.

9. ITENS DE EXAME E REGISTRO OBRIGATÓRIOS (Art. 26 da Consolidação dos Provimentos da CGJT):

Com base nos autos e sistemas analisados, verificou-se que o Juízo:

- registra no sistema informatizado os atos processuais relevantes;

- tem deixado de emitir, atualmente, de forma explícita e circunstanciada, pronunciamento acerca da admissibilidade dos recursos, haja vista que, ao citar os pressupostos processuais, omite informação sobre as folhas onde se encontram as peças ou documentos (ou ID, quando PJe-JT) referentes aos recursos interpostos, a exemplo do que foi constatado nos despachos dos processos n.ºs 0000001-32.2015.5.06.0142, 0000349-84.2014.5.06.0142, 0000251-02.2014.5.06.0142 e 0000493-24.2015.5.06.0142;

- ordena, de ofício, a imediata liberação do depósito recursal, após a liquidação, nos casos em que haja valor incontroverso superior ao depositado, como verificado no processo n.ºs 0001148-69.2010.5.06.0142 e 0001386-20.2012.5.06.0142;

- exaure as iniciativas do juízo objetivando tornar exitosa a execução. No entanto, constatou-se o cumprimento parcial do procedimento estabelecido pela Corregedoria-Geral, no que diz respeito à juntada das cópias da decisão exequenda e da decisão homologatória da conta de liquidação, relativas à emissão da Certidão de Crédito Trabalhista, em contrariedade ao artigo 88 da Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral, conforme se observa nos processos n.ºs 0001357-06.1989.5.06.0142 e 0001795-64.2010.5.06.0142. Emite a Certidão de Arquivamento Provisório, prevista no art. 77 da referida Consolidação, como, por exemplo, se constata nos processos n.ºs 0000547-63.2010.5.06.0142, 0004000-03.2009.5.06.0142 e 0001400-43.2009.5.06.0142;

- faz uso regular das ferramentas eletrônicas: Bacenjud, Detran, Renajud, Jucepe, Infojud e Serpro, consoante se observou nos processos n.ºs 0001327-27.2015.5.06.0142, 0000569-14.2016.5.06.0142, 0000485-47.2015.5.06.0142 e 0001489-22.2015.5.06.0142. De acordo com o Relatório sobre ordens judiciais do BacenJud, no ano de 2016, foram realizados 1.014 bloqueios, 694 desbloqueios e 319 transferências ;

- determina a citação dos sócios, nos casos de desconsideração da personalidade jurídica da empresa executada, com a devida inclusão dos seus nomes no sistema, no polo passivo da demanda, conforme visto nos processos n.ºs 0001917-04.2015.5.05.0142 e 0000685-25.2013.5.06.0142;

- inclui na pauta processos, na fase de execução, para tentativa de conciliação, sendo informado, pelo Diretor de Secretaria, a inclusão de 1 (um) processo por dia, o que corresponderia a 240 (duzentos e quarenta) feitos por ano;

Quanto aos demais aspectos (assiduidade dos magistrados, pauta de audiências e principais prazos) encontram-se registrados nos itens 4 e 5.

10. OBSERVAÇÕES/PENDÊNCIAS REFERENTES À SECRETARIA:

- Na análise, por amostragem, nas carteiras que integram a Secretaria da Vara, verificaram-se satisfatórias organização e observância no controle dos prazos, além do regular cumprimento das normas procedimentais a serem seguidas pelas Unidades Judiciárias de 1.ª instância. Em relação aos processos digitais, observou-se, conforme quadro do item 6 elaborado em 30/3/2017, razoável controle na tramitação dos feitos e melhor organização das subpastas, conforme sugerido na correição anterior. Na inspeção realizada pelo juízo de primeiro grau, no período de 9 a 13 de janeiro de 2017, após vistoria de todos os processos físicos em tramitação, e os arquivados (por amostragem), determinaram-se as seguintes medidas: “a) Regularizar e observar os lançamentos no SIAJ, adequando seus dados aos da realidade processual no que diz respeito aos incidentes processuais que, em alguns casos, não correspondem à realidade do processo; b) Os Senhores Oficiais de Justiça reduzam o tempo despendido no cumprimento das diligências, inclusive quanto à devolução dos expedientes; c) Atenção à devolução dos processos que estão fora da Vara; d) Devolução dos documentos às partes, por ocasião da celebração dos acordos; e) Nos processos cujos créditos encontram-se sem recebimento pelos credores, sejam os valores transferidos à disposição de conta poupança e registrados em livro próprio, com o controle da secretaria; f) Reforço na utilização das novas ferramentas de trabalho, visando o cumprimento das metas estabelecidas pelo CNJ, com atenção especial àquela que diz respeito à economia de energia, papel, utilização de material de expediente de forma coerente e sem desperdício; g) Manter o local de trabalho sempre limpo e organizado, evitar perda de material etc; h) Outra medida a merecer permante atenção da Secretaria do Juízo trata-se da inclusão e exclusão, no BNDT, dos processos de execução, sempre em obediência aos despachos contidos nos autos; i) Cumprir a previsão do art. 67 da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral .†Também se realçou a responsabilidade socioambiental e o código de ética instituído pela Resolução Administrativa TRT n.º 14 de 2/8/16.

- Existem 25 (vinte e cinco) CTPS’s sob custódia da Secretaria da Vara, sendo que, por amostragem, pelo menos 2 (duas) são atinentes a feitos arquivados ou em via de arquivamento, como, por exemplo, processos n.ºs 0001597-22.2013.5.06.0142 e 0000539-81.2013.5.06.0142. Renova-se, pois, orientação no sentido de a Secretaria continuar perseverando quanto à devolução de tais documentos de identificação aos seus titulares.

- Constatou-se, por amostragem, o bom estado de conservação das capas dos processos físicos;

- Observou-se, em relação ao ano anterior, acréscimo do prazo para realização das audiências, seja na inicial (38 dias a mais no rito ordinário e 82 no sumaríssimo), na instrução (4 dias a mais no rito ordinário e 65 no sumaríssimo) e na decisão (17 dias a mais no rito ordinário e 68 no sumaríssimo), sendo esclarecido, pelo Diretor de Secretaria, que tal fato decorreu da necessidade de afastamento da Juíza Titular (licença para acompanhar pessoa da família); porém se destaca que houve redução do prazo médio para realização da audiência de instrução em 129 dias, e do prazo médio para julgamento de 61 para 21 dias, e, ainda, acréscimo da produtividade, sendo prolatadas a mais 217 sentenças, 224 decisões de incidentes processuais, e 218 conciliações;

- Atingimento das Metas 1, 2 e 5, estabelecidas pelo CNJ para o ano de 2016, o que revela o grande esforço dos magistrados e servidores da Vara em agilizar a prestação jurisdicional, inclusive diante da melhora de sua produtividade;

- Os Assistentes de Juiz, além de elaborarem os despachos, fazem minutas de sentenças relativas à solução de incidentes processuais, como embargos declaratórios, embargos à execução, embargos de terceiros, exceção de pré-executividade e análise de antecipação de tutela;

- O Juízo permanece prolatando sentenças de forma líquida em ambos os ritos tanto nos processos físicos como nos eletrônicos;

- Após o trânsito em julgado de sentenças eventualmente proferidas de forma ilíquida, o Juízo tem a prática de determinar a liquidação do feito diretamente pela Contadoria da Vara, dispensando-se a notificação das partes para apresentar e/ou contestar cálculos de liquidação, visando, desse modo, a uma maior celeridade processual.

11. PEDIDOS DE PROVIDÊNCIAS E RECLAMAÇÕES CORREICIONAIS :

Não houve formalização de pedido de providência ou reclamação correicional no período de 1.º de janeiro de 2016 até a presente data.

12. RECOMENDAÇÕES:

- Prolatarem os magistrados Armando da Cunha Rabelo Neto, Edson Luís Bryk, Evellyne Ferraz Correia, José Augusto Segundo Neto, e Sarah Yolanda Alves de Souza , prioritariamente e no menor espaço de tempo possível, as sentenças em atraso, conforme relações especificadas nos itens 3.3 e 3.4, devendo, sempre, atentarem ao prescrito no ATO n.º 1/CGJT, de 10 de fevereiro de 2017, haja vista o controle exercido por esta Corregedoria Regional a evitar que decisões não ultrapassem a tolerância admitida pela citada norma. Em relação aos juízes que não se encontram presentes no momento da correição, deverá a Secretaria da Corregedoria Regional encaminhar-lhes comunicação para que tomem ciência;

- Permanecer empreendendo esforços com o objetivo de reduzir os prazos médios de audiências no rito sumaríssimo, estabelecendo como meta o prazo máximo de 15 (quinze) dias, conforme determina o inciso III do art. 852-B da CLT, Nos processos de rito ordinário, observar “o prazo médio de duração do processo – fase de conhecimento – de até 200 (duzentos) dias, atentando-se ao limite legal para publicação de sentença†– Resolução Administrativa TRT nº 03/2015, artigo 14, § 2.º (Provimento TRT-CRT nº 03/2010);

- Continuar a f omentar a inclusão de processos de execução na pauta de audiências para tentativa de conciliação, consoante disposto no art. 76, II, da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho: “ promover a realização semanal de audiências de conciliação em processos na fase de execução, independentemente de requerimento das partes, selecionando-se aqueles com maior possibilidade de êxito na composição â€;

- Persistir na verificação periódica, no Sistema BacenJud, quanto à existência de alguma ordem judicial “pendente de providênciaâ€, ou mesmo “não lidaâ€, adotando-se a medida cabível, seja de transferência dos valores bloqueados para contas judiciais (para posterior liberação aos exequentes) ou desbloqueios daquelas importâncias que não interessem à execução – Consolidação de Provimentos da CGJT, Art. 99;

- Proceder à análise periódica da ferramenta “agrupadoresâ€, a fim de evitar a permanência de processos em tarefas já superadas. Os processos devem ser retirados de tal lista assim que realizado o ato respectivo;

- Realizar a “conclusão para o magistradoâ€, especificando o tipo (sentenças, decisões ou despachos), pela importância desse dado para a estatística deste Regional. Deve, ainda, ser selecionado o magistrado em tempo real, com a devida gravação no sistema, a fim de que seja contabilizado o prazo para prolação da decisão corretamente, e, no caso da sentença, tão logo encerrada a instrução. Em relação às decisões de antecipação de tutela, há necessidade da imediata conclusão com a especificação do magistrado, de modo a possibilitar o controle do prazo e garantir a veracidade dos dados estatísticos, sugerindo-se, como critério de distribuição, o percentual de 50% para a juíza titular e 50% para juíza auxiliar;

- Dar andamento aos feitos que se encontram há mais de 60 (sessenta) dias sem movimentação;

- Continuar a cumprir as diligências determinadas pelo Tribunal, em grau de recurso, em prazo razoável;

- Observar o correto cadastramento das partes quando do envio dos recursos ao Tribunal, inclusive em relação ao recurso ordinário em rito sumaríssimo, de modo a evitar equívoco quando da distribuição da classe processual na segunda instância;

- Proceder ao registro, no sistema PJE, do recolhimento das custas, emolumentos, contribuição previdenciária e imposto de renda;

- Persistir na agilização da tramitação dos processos relacionados aos dez maiores litigantes desta Vara, em face do resultado da Meta 7 - 2016 ( 87,26%) , que se destinava à redução em 2% do acervo dos mesmos em relação ao ano anterior;

- Insistir nas diligências para devolução às partes dos documentos de identificação profissional (CTPS), especialmente aqueles que se refiram a processos arquivados ou em vias de arquivamento; e

- Continuar a estimular, entre os servidores, práticas de sustentabilidade, racionalização e consumo consciente de materiais e serviços de responsabilidade socioambiental, visando ao uso sustentável dos recursos naturais e dos bens públicos, bem como ao aperfeiçoamento contínuo da qualidade do gasto público realizado pelo Tribunal, a teor da Resolução n.º 201 do CNJ de 3/3/2015.

13. BOAS PRÃTICAS DO JUÃZO:

Reitera o Diretor de Secretaria os procedimentos – que visam contr ibuir com a celeridade processual e otimizar os trabalhos – destacados nas atas de correição de 2015, bem assim de 2016, quais sejam:

- Os Assistentes de Juiz, além de elaborarem os despachos, fazem minutas de sentenças de mérito (nos casos de revelia) e as relativas à solução de incidentes processuais, como embargos declaratórios, embargos à execução, embargos de terceiros, exceção de pré-executividade e análise de antecipação de tutela.

- O juízo prolata sentenças de forma líquida, em ambos os ritos, tanto nos processos físicos como nos eletrônicos.

- Ata de audiência com força de alvará para saque do FGTS e habilitação no seguro desemprego.

- Despacho abrangente e sequencial (“Despachãoâ€) em processos na fase executória e em cartas precatórias recebidas, compreendendo todas as ordens do juízo, podendo os respectivos processos seguirem posteriormente mediante simples atos ordinatórios;

- “Despachão†em cartas precatórias até a devolução, com as diversas formas (com e sem êxito);

- Transferência de depósito recursal para conta judicial, após o retorno dos autos de apreciação e julgamento pelo segundo grau; e

- Determinação, já no trecho inicial, para realização de perícia de periculosidade/insalubridade, em nome da celeridade processual.

Acrescenta, ainda, o Diretor de Secretaria novos procedimentos, tais como: conceder à decisão de antecipação de tutela força de alvará; e remeter cópia do processo, em mídia digital, ao Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco, por meio de oficial de justiça, no tocante aos processos em que se declarou a incompetência da Justiça do Trabalho.

14. SOLICITAÇÕES DO JUÃZO:

- Disponibilização de cadeira de digitador ergonômica, sendo necessária a presença do setor de fisioterapia para verificação e acompanhamento;

- Instalação de espelho em um dos banheiros da Vara;

- Realização de um controle/combate eficiente ao mosquito Aedes Aegypti , muito encontrado no entorno e nas dependências do Fórum Trabalhista de Jaboatão dos Guararapes;

- Verificação, de forma urgente, das tomadas de saída de energia e ponto lógico, diante de risco de incêndio, segundo foi informado ao Diretor de Secretaria.

Encerrados os trabalhos, a Excelentíssima Corregedora Regional, Desembargadora Dione Nunes Furtado da Silva, agradeceu a fraternal acolhida e a colaboração prestada pelos Excelentíssimos Juízes Titular e Substituto, e pelos servidores da Vara, determinando que, lavrada e assinada, fosse disponibilizada esta ata na página da Corregedoria, no sítio deste Regional ( www.trt6.jus.br ), além de publicada, em sua íntegra, no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho – DEJT, entregando cópia à Unidade Judiciária sob correição (neste ato), à Presidência do Egrégio Regional e à Secretaria de Gestão de Pessoas para conhecimento e providências pertinentes. Firmam a presente ata a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional e a Secretária da Corregedoria Regional.

DIONE NUNES FURTADO DA SILVA

Desembargadora Corregedora Regional

NOÊMIA MARIA GOMES DE OLIVEIRA

Secretária da Corregedoria Regional

Ata Correição 14 - 2017 de 5/4/2017

Ata Correição 14 2017 de 05/04/2017