ATA DA CORREIÇÃO ORDINÃRIA REALIZADA NA 1.ª VARA DO TRA-BALHO DE JABOATÃO DOS GUARARAPES, EM 4 DE ABRIL DE 2017.

Aos 4 (quatro) dias do mês de abril de 2017, às 8 (oito) horas, compareceu à sede da 1.ª Vara do Trabalho de Jaboatão dos Guararapes, na Estrada da Batalha, 1200 – 3.º andar, Prazeres, Jaboatão dos Guararapes (PE), a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional do TRT da 6.ª Região, Dr.ª Dione Nunes Furtado da Silva , acompanhada pelos servidores Noêmia Maria Gomes de Oliveira (Secretária da Corregedoria), Vânia Rodrigues de Santana Cunha (Assessora de Gabinete), Rosanna de Freitas Monteiro (Assistente de Gabinete) e Henrique Bezerra Valença (Assistente Secretário), para realizar a Correição Ordinária veiculada no Edital n.º 03/2017, disponibilizado no Diário Eletrônico do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região em 20 (vinte) de fevereiro de 2017, e considerado publicado em 21 de fevereiro de 2017. Referido edital encontrava-se devidamente afixado no átrio da secretaria, possibilitando sua plena divulgação e visualização pelo público local.

Presentes, na ocasião, a Excelentíssima Juíza do Trabalho Titular, Dra. Maria de Betânia Silveira Villela, a Juíza do Trabalho Substituta, Dra. Adriana Satou Lessa Ferreira Pinheiro, a Diretora de Secretaria, Bela. Beatriz Regina Lacerda de Oliveira Santana, e os demais servidores ali lotados: Mônica Miriam Menezes de Miranda Guerra, João Maurício Genn de Assunção Barros, Somália Celestino da Silva, Marcelo José Frej Hazineh, Maurício Alexandre Tavares de Souza, Alice Vieira de Resende, Carlos Eduardo Vergetti Vidal, Guido José Marques de Oliveira, e Suellen da Silva Gomes, além do estagiário de Direito João Paulo Silva de Nóbrega. Encontram-se afastados os servidores Osvaldo Ferreira Lopes Júnior (férias), Jailson de Lima Barbosa (licença eleitoral), e Andréa Marques de Andrade (férias).

Com base nos dados extraídos do SIAJ, PJe, e-Gestão e Sistema de Pessoal; nas informações consolidadas pela Seção de Estatística; no exame dos procedimentos adotados na Secretaria da Vara e dos processos em tramitação, e, ainda, dos dados colhidos na inspeção judicial realizada no período de 9 a 13 de janeiro de 2017, a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional determinou o registro das informações e recomendações que seguem.

1. MAGISTRADAS:

JUÃZAS TITULAR/SUBSTITUTA

PERÃODO DE ATUAÇÃO

Maria de Betânia Silveira Villela (Titular)

Desde 11/02/2006

(Ato TRT-GP nº 121/2006)

Adriana Satou Lessa Ferreira Pinheiro (Auxiliar Substituta)

Desde 1º/08/2011
(Portaria CRT nº 121/2011)

2. QUADRO ATUAL DE SERVIDORES:

NOME

CARGO

FUNÇÃO

Beatriz Regina Lacerda de Oliveira Santana

Técnica Judiciária

Diretora de Secretaria

Mônica Miriam Menezes de Miranda Guerra

Analista Judiciária

Assistente de Diretor

João Maurício Genn de Assunção Barros

Técnico Judiciário

Assistente de Juiz

Osvaldo Ferreira Lopes Júnior

Técnico Judiciário

Assistente de Juiz

Jailson de Lima Barbosa

Técnico Judiciário

Calculista

Somália Celestino da Silva

Técnica Judiciária

Calculista

Marcelo José Frej Hazineh

Analista Judiciário

Secretário de Audiência

Maurício Alexandre Tavares de Souza

Técnico Judiciário

Secretário de Audiência

Alice Vieira de Resende

Analista Judiciária

Assistente

Carlos Eduardo Vergetti Vidal

Analista Judiciário

Assistente

Guido José Marques de Oliveira

Técnico Judiciário

-

Andrea Marques de Andrade

Técnica Judiciária

-

Suellen da Silva Gomes

Técnica Judiciária

-

3. Produtividade dos Juízes na Unidade:

3.1. Quantidade de Audiências, Sentenças, Conciliações e Incidentes por Juiz (a):

Atuação dos Magistrados na

1.ª VT de Jaboatão dos Guararapes

Audiências*

Sentenças de mérito

Conciliações

Incidentes processuais

Maria de Betânia Silveira Villela

1.317

258

374

216

Adriana Satou Lessa Ferreira Pinheiro

1.162

217

306

225

Ana Carolina Bulhões Calheiros

13

3

2

1

Ana Claudia Petruccelli de Lima

3

-

-

1

Armando da Cunha Rabelo Neto

31

-

5

1

Arthur Ferreira Soares

31

10

2

-

Edson Luis Bryk

16

3

6

2

Eduardo Henrique Brennand Dornelas Camara

9

-

8

-

Evellyne Ferraz Correia

27

3

7

1

Matheus Ribeiro Rezende

9

-

4

-

Paloma Daniele Borges dos Santos Costa

20

6

2

1

Roberta Vance Harrop

65

-

14

2

Saulo Bosco Souza de Medeiros

6

-

5

1

Total

2.709

500

735

451

*Exceto audiências de julgamento.

Fontes: Relatórios extraídos do e-Gestão (Audiências realizadas, Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado).

Período analisado: 1.º/3/2016 a 28/2/2017.

3.2. Prazo médio (em dias) para julgamento de mérito na unidade, da conclusão até a prolação da sentença (apenas PJe):

Atuação dos Magistrados na 1ª VT de Jaboatão dos Guararapes

Prazo* médio para julgamento de sentenças de mérito

Maria de Betânia Silveira Villela

35

Adriana Satou Lessa Ferreira Pinheiro

3

Ana Carolina Bulhões Calheiros

31

Ana Claudia Petruccelli de Lima

12

Arthur Ferreira Soares

35

Edson Luis Bryk

40

Evellyne Ferraz Correia

107

Paloma Daniele Borges dos Santos Costa

30

Roberta Vance Harrop

0

Prazo médio para julgar na unidade

21

*Apuração leva em conta somente processos eletrônicos e não deduz os períodos de afastamento dos magistrados, tais como férias, licenças, cursos e outros, em face da falta de integração entre os sistemas de pessoal e judicial.

Fontes: Relatório extraído do e-Gestão (Prazos Médios (em dias) da conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe) .

Período analisado: 1.º/3/2016 a 28/2/2017.

3.3. Sentenças de mérito pendentes de julgamento:

Magistrados com sentenças pendentes na

1.ª VT de Jaboatão dos Guararapes

No prazo

Prazo vencido*

Total

Maria de Betânia Silveira Villela

21

-

21

Adriana Satou Lessa Ferreira Pinheiro

3

-

3

Armando da Cunha Rabelo Neto

-

4

4

Evellyne Ferraz Correia

-

3

3

Roberta Vance Harrop

6

-

6

Total de sentenças pendentes na Vara

30

7

37

Fontes: Dados coletados no SIAJ e no PJe, em 4/4/2017 (às 9h).

Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade do magistrado Armando da Cunha Rabelo Neto: 0000945-37.2015.5.06.0141, 0000935-90.2015.5.06.0141, 0001243-89.2016.5.06.0142, e 0000697-71.2015.5.06.0141;

Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade da magistrada Evellyne Ferraz Correia: 0001154-06.2015.5.06.0141, 0001140-22.2015.5.06.0141, e 0001219-35.2014.5.06.0141.

3.4. Incidentes processuais pendentes de julgamento:

Magistrados com Incidentes Processuais pendentes na 1.ª VT de Jaboatão dos Guararapes

No prazo

Prazo vencido

Total

Maria de Betânia Silveira Villela

11

-

11

Adriana Satou Lessa Ferreira Pinheiro

10

-

10

Armando da Cunha Rabelo Neto

-

-

-

Evellyne Ferraz Correia

-

-

-

Roberta Vance Harrop

-

-

-

Total de incidentes pendentes na Vara

21

-

21

Fontes: Dados coletados no SIAJ e no PJe, em 4/4/2017, às 10h.

3.5. Produtividade da Vara:

Unidade Judiciária

Quantidades

Prazo médio para julgamento (PJe)

Sentenças de mérito

Incidentes processuais

Conciliações

1.ª VT de Jaboatão dos Guararapes

500

451

735

21

Fontes: Relatórios extraídos do e-Gestão: Solucionados por magistrado, Incidentes processuais julgados por magistrado; Prazos Médios (em dias) da Conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado (PJe) .

Período analisado: 1.º/3/2016 a 28/2/2017.

4. AUDIÊNCIAS (REALIZADAS E DESIGNADAS):

4.1. Prazos médios, em dias, até a realização das audiências (a partir do ajuizamento):

Unidade Judiciária

Inicial

Instrução

Decisão

Sumaríssimo

Ordinário

Sumaríssimo

Ordinário

Sumaríssimo

Ordinário

1.ª VT de Jaboatão dos Guararapes

164

224

181

399

184

407

Fonte: Dados extraídos do e-Gestão (Prazos médios – fase de conhecimento).

Período analisado: 1.º/3/2016 a 28/2/2017.

4.2. Prazos (em dias) para designação de audiências, a contar de 31 /3/2017:

Unidade Judiciária

Inicial

Instrução

Sumaríssimo

Ordinário

2016

2017

2016

2017

2016

2017

1.ª VT de Jaboatão

203

193

230

328

283

354

Fontes: Informações extraídas do PJe e da Ata de Correição realizada em 2016.

4.3. Assiduidade dos magistrados:

Segundo informações prestadas pela Diretora de Secretaria, a Juíza Titular, Dra. Maria de Betânia Silveira Villela, e a Juíza Auxiliar, Dra. Adriana Satou Lessa Ferreira Pinheiro, comparecem à Unidade Judiciária, geralmente, cinco dias por semana. As audiências são realizadas das segundas às sextas-feiras, presidindo cada magistrada 2 ou 3 sessões por semana, alternadamente.

4.4. Quantidade de processos em pauta de audiências por semana (média):

Unidade Judiciária

Dias de audiências por semana

Total de audiências

Sumaríssimos

Iniciais

Instruções

Razões Finais

1.ª VT de Jaboatão

5 (segundas às sextas-feiras)

17

25 a 32

15 a 18

8

No período de fevereiro de 2016 até a presente data, foram inclusos, para tentativa de conciliação na fase de execução, 47 processos eletrônicos, e 38 físicos, correspondente a um total de 85 processos.

Fontes: Informações extraídas do PJe, em 31/3/2017, relativas aos seguintes períodos: 7/11/2016 a 11/11/2016, 20/2/2017 a 24/2/2017, 3/4/2017 a 7/4/2017, e 12/6/2017 a 16/6/2017; e informações prestadas pela Diretora de Secretaria da Vara.

5. MOVIMENTAÇÃO PROCESSUAL:

5.1. Quantidade de ações trabalhistas ajuizadas na unidade - Físicos e PJe:

Unidade Judiciária

2015

2016

2017

(até 28/3/2017)

1.ª VT de Jaboatão

1.792

1.905

437

Fontes: Consolidação da Estatística e e-Gestão (Fase de Conhecimento – Casos Novos); e PJe .

5.2. Processos remanescentes (congestionamento):

Unidade Judiciária

SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2016

SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2017

Pendentes de julgamento

Processos demais fases

Total

Pendentes de julgamento

Processos demais fases

Total

1.ª VT de Jaboatão

32

3.324

3.356

66

4.265

4.331

Fontes: Consolidação da Estatística, Relatórios Gerenciais, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Processos Pendentes de Solução) e PJe.

5.3. Quantidade de processos em tramitação:

Unidade Judiciária

Processos em tramitação em 29/3/2017

Físicos

PJe

1.ª VT de Jaboatão

566

3.247

Fonte: Relatório Gerencial (Processos em tramitação na Vara) e PJe.

5.4. Quantidade de processos nas principais fases processuais (pendentes de solução):

Unidade Judiciária

Conhecimento

(até a prolação da sentença)

Liquidação

Execução

1.ª VT de Jaboatão

2.056

48

854

Fontes : e-Gestão. Período analisado: 1.º/3/2016 a 28/2/2017.

5.5. Prazos médios (em dias) nas principais fases processuais:

Unidade Judiciária

Conhecimento

(até a prolação da sentença)

Liquidação (do início até o encerramento da liquidação)

Execução (do início até o encerramento da execução)

1.ª VT de Jaboatão

327

41

478

Fonte: e-Gestão. Período analisado: 1.º/3/2016 a 28/2/2017.

6. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS ELETRÔNICOS EM 29/3/2017:

Agrupadores:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

*¹ Processos com Petições Avulsas 

02

23/03/2017

0001015-20.2016.5.06.0141

*² Processos com Habilitações nos Autos Não Lidas 

01

29/03/2017

0001059-39.2016.5.06.0141

*³ Processos com pedido liminar ou de antecipação de tutela não apreciado

18 

09/12/2016

0002017-25.2016.5.06.0141

* 4 Processos com petições não apreciadas

22

10/03/2017

0000153-15.2017.5.06.0141

* 5 Mandados devolvidos pelo Oficial de Justiça

08

29/10/2013

0001614-58.2013.5.06.0142

* 6 Processos com audiências não designadas

01

12/10/2016

0001702-94.2016.5.06.0141

* 7 Processos aguardando encaminhamento do secretário de audiência (atas assinadas)  

11

29/03/2017

0001254-58.2015.5.06.0141

* 1 *² Data da Juntada.

*³ * 5 A data informada no PJe (considerada) refere-se ao cadastro (petição inicial).

* 4 Data de protocolo do documento.

* 6 A “data de protocolo†mais antiga indicada no PJe remete à petição inicial.

* 7 Como o agrupador não indica data da pendência mais antiga, o processo indicado se deu por amostragem, sendo a data indicada o da última movimentação processual (audiência realizada).

Fase de Conhecimento:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

Aguardando apreciação pela instância superior

158

08/04/2014

0000891-42.2013.5.06.0141

Aguardando audiência

1742

29/07/2015

0000240-39.2015.5.06.0141

Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos

215

29/09/2014

0000890-23.2014.5.06.0141

Aguardando término dos prazos

123

07/02/2017

0001652-68.2016.5.06.0141

Analisar Decisão

01

29/03/2017

0000177-43.2017.5.06.0141

Analisar Despacho

45

24/03/2017

0000184-69.2016.5.06.0141

Analisar dependências

01

27/03/2017

0000406-03.2017.5.06.0141

Analisar sentença

07

27/03/2017

0001594-02.2015.5.06.0141

*¹ Análise do Conhecimento

85

03/05/2016

0001769-30.2014.5.06.0141

(Subpasta) ACP - Alvará

03

23/03/2017

0001581-66.2016.5.06.0141

(Subpasta) ASS - Bacen

03

31/01/2017

0000485-16.2016.5.06.0141

(Subpasta) AUD - Expedir Oficio

05

09/03/2017

0001560-27.2015.5.06.0141

(Subpasta) AUD - Mandado Notificação

07

30/01/2017

0000102-04.2017.5.06.0141

(Subpasta) AUD - Notificar

29

16/12/2016

0001972-21.2016.5.06.0141

(Subpasta) AUD - Notificar - Urgente

05

30/01/2017

0000586-53.2016.5.06.0141

(Subpasta) Certificar

01

09/03/2017

0000482-29.2014.5.06.0142

(Subpasta) CLC - Atualiz/Multa/Rateio/etc

02

21/03/2017

0001888-54.2015.5.06.0141

(Subpasta) NOT - Expedir Mandado - U r g e n t e ! ! !

01

16/03/2017

0000249-96.2017.5.06.0022

(Subpasta) OFI - Urgente

01

16/03/2017

0001924-62.2016.5.06.0141

Apreciar Urgentes

03

27/03/2017

0000431-16.2017.5.06.0141

Apreciar dependência

01

27/03/2017

0000398-17.2017.5.06.0144

Concluso ao magistrado

97

30/08/2016

0000121-78.2015.5.06.0141

*² Controle de pericia

69

17/02/2017

0000678-31.2016.5.06.0141

*³ Cumprimento de providências

13

03/03/2017

0000065-45.2015.5.06.0141

Imprimir Correspondência

08

07/03/2017

0001776-85.2015.5.06.0141

Imprimir correspondência – AC

01

14/02/2017

0000200-86.2017.5.06.0141

* 4 Minutar sentença

54

29/06/2016

0000710-07.2014.5.06.0141

Preparar comunicação

04

09/02/2017

0000155-82.2017.5.06.0141

Redistribuição

01

28/03/2017

0000851-55.2016.5.06.0141

Triagem Inicial

07

27/03/2017

0000428-61.2017.5.06.0141

*¹ Inexistem processos nas demais subpastas relacionadas a Mandados, Ofícios, Notificações e Alvarás, a exemplo da subpasta “NOT - Notificar Decisão/Sentença†e “OFI - Oficiar – Aliceâ€.

*² Processo referido encontra-se na subpasta “Ag. aceitação do peritoâ€

*³ Processo referido encontra-se na subpasta “Certificar em 2017/06/03â€.

* 4 Processo referido encontra-se na subpasta “ DRA. ROBERTA 2016/07/29â€

Fase de Liquidação:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

Aguardando laudo pericial

14

17/02/2017

0000426-96.2014.5.06.0141

Aguardando término dos prazos

05

29/06/2016

0000626-97.2014.5.06.0143

Analisar Decisão - Liq

05

27/03/2017

0001994-16.2015.5.06.0141

Analisar Despacho - Liq

01

29/03/2017

0001764-42.2013.5.06.0141

*¹ Análise de Liquidação

05

14/03/2017

0000217-30.2014.5.06.0141

Concluso ao magistrado - Liq

05

17/02/2017

0000024-15.2014.5.06.0141

*² Controle de pericia

05

23/02/2017

0000694-53.2014.5.06.0141

Minutar Despacho - Liq

01

29/03/2017

0000184-06.2015.5.06.0141

*¹ Processo referido se encontra na subpasta “Para Liquidaçãoâ€

*² Processo referido encontra-se na subpasta “Ag. aceitação do peritoâ€

Fase de Execução:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

Aguardando apreciação pela instância superior

04

01/04/2016

0001132-79.2014.5.06.0141

Aguardando audiência – Exec

01

09/02/2017

0000362-52.2015.5.06.0141

Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos

15

07/07/2015

0000086-55.2014.5.06.0141

Aguardando término dos prazos

153

25/01/2017

0001406-77.2013.5.06.0141

Analisar Decisão – Exec

04

27/03/2017

0000854-78.2014.5.06.0141

Analisar Despacho – Exec

19

23/03/2017

0000923-13.2014.5.06.0141

Analisar expediente da secretaria

05

28/03/2017

0000976-28.2013.5.06.0141

Analisar sentença – Exec

03

23/03/2017

0001574-45.2014.5.06.0141

*¹ Análise de Execução

212

30/11/2016

0000043-55.2013.5.06.0141

(Subpasta) ACP - Alvará

28

10/03/2017

0001303-36.2014.5.06.0141

(Subpasta) ACP - Alvará - Transferência/INSS/custas/FGTS

03

01/04/2016

0000336-25.2013.5.06.0141

(Subpasta) ASS - BACEN

42

14/12/2016

0000537-46.2015.5.06.0141

(Subpasta) AUD - Notificar

03

23/03/2017

0000488-73.2013.5.06.0141

(Subpasta) CLC - Multa/Rateio/Atualizar

02

28/03/2017

0000329-96.2014.5.06.0141

(Subpasta) EXE - Expedir Mandado

08

23/03/2017

0000578-13.2015.5.06.0141

(Subpasta) EXE - Hasta Pública - A Designar

13

06/02/2017

0000127-85.2015.5.06.0141

*² (Subpasta) EXE - Hasta Pública - Leiloeira Tânia

14

25/10/2016

0001415-05.2014.5.06.0141

*³ (Subpasta) EXE - Hasta Pública - Leiloeiro Cassiano

09

16/11/2016

0001979-47.2015.5.06.0141

(Subpasta) NOT - Notificar

08

25/11/2016

0000291-21.2013.5.06.0141

(Subpasta) OFI - Jucepe - Pesquisar alterações contratuais

03

13/03/2017

0001266-72.2015.5.06.0141

* 4 Concluso ao magistrado – Exec

120

02/02/2017

0001174-60.2016.5.06.0141

Cumprimento de providências

09

15/03/2017

0000473-36.2015.5.06.0141

Encaminhar Carta

01

06/03/2017

0000921-09.2015.5.06.0141

Imprimir Correspondência

01

29/03/2017

0000230-29.2014.5.06.0141

Prazos vencidos

02

28/03/2017

0001620-68.2013.5.06.0141

Preparar comunicação

02

24/03/2017

0001028-87.2014.5.06.0141

*¹ Inexistem processos nas subpastas “OFI - Detran/Renajudâ€, “OFI - Declaração de IR - Consulta Receita Federalâ€, “OFI – Oficiarâ€.

*² *³ Trata-se de pastas de processos com praça marcada, tendo os processos indicados sido escolhidos por amostragem e as datas indicadas referem-se à data do despacho com determinação à hasta pública.

* 4 O processo referido encontra-se na subpasta “Exec - Embargos à execuçãoâ€

7. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS FÃSICOS EM 4/4/2017

NATUREZA

QUANTIDADE

DATA MAIS

ANTIGA

PROCESSO

Cargas

Advogados

9

17/2/2017

0001651-59.2011.5.06.0141

Perito

5

6/12/2016

0001456-40.2015.5.06.0141

Terceiros

9

21/3/2017

0001575-69.2010.5.06.0141

Petições a juntar aos autos

-

-

-

Processos conclusos para despacho

94

27/1/2017

0000980-02.2012.5.06.0141

Consultas convênios a realizar (BACEN/JUCEPE/INFOJUD/DETRAN)

12

17/2/2017

0224700-53.2008.5.06.0141

Processos para certificar/diligenciar

-

-

-

Praças a marcar

-

-

-

Processos no setor de cálculos

19

3/4/2017

0038700-52.2002.5.06.0141

Processos para serem remetidos ao TRT

-

-

-

*Em relação às praças a realizar (já marcadas), verifica-se a data de despacho mais antigo em 16/3/2017, com praça mais próxima em 11/5/2017 (processo n.º 0047200-97.208.5.06.0141);

*Em relação aos ofícios, o mais antigo a ser expedido data de 20/3/2017 (processo n.º 0042900-49.1995.5.06.0141);

*Em relação aos alvarás, o mais antigo a ser expedido data de 3/3/2017 (processo n.º 0002125-62.2010.5.06.0141);

*Em relação às notificações, observou-se que a mais antiga a ser cumprida data de 31/3/207 (processo n.º 0000737-29.2010.5.06.0141);

*Em relação aos mandados, o mais antigo a ser expedido data de 30/3/207 (processo n.º 0139800-60.1996.5.06.0141);

*Em relação às cartas, a mais antiga a ser expedida data de 15/3/207 (processo n.º 9543400-55.2002.5.06.0141);

*Em relação aos processos digitalizados (CLE), não se procedeu, ainda, a devida conversão, entretanto, informou-se que se está aguardando o agrupamento de processos relacionados aos maiores devedores em um processo pai, para agilizar a digitalização.

Fonte: Informações colhidas na Secretaria da VT, e no SIAJ.

8. METAS FIXADAS PELO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA:

Em conformidade com os dados fornecidos pelo Núcleo de Estatística e Pesquisa do Egrégio Regional, eis os resultados das Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ para o ano de 2016:

Meta 1 CNJ - 2016 : – Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuídos no ano corrente.

Unidades Judiciárias

Recebidos

Resolvidos

Resultado

1.ª VT de Jaboatão

1.905

1.761

92,44%

Total da 6ª Região

107.816

111.793

103,69%

Meta 2 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, pelo menos, 90% dos processos distribuídos até 31/12/2014.

Unidade Judiciária

Distribuídos em 2014

Distribuídos em 2014

e julgados até 31/12/16

Pendentes de julga-

mento até 31/12/16

Resultado

1.ª VT de Jaboatão

1.222

1.222

0

111%

Total da 6ª Regiãoa

62.261

59.947

2.314

107%

Meta 3 CNJ - 2016 : – Aumentar o índice de conciliação na fase de conhecimento, em relação à média do biênio 2013/2014, em 2 pontos percentuais.

Unidade Judiciária

Solucionados

Conciliados

Média biênio

(2013/2014)

Resultado

1.ª VT de Jaboatão

1.761

722

41,45%

41%

Total da 6ª Região

111.793

44.400

40,83%

39,72 %

Meta 4 CNJ - 2016 : – Dar prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, não se destinando portanto à esta Justiça Especializada.

Meta 5 CNJ - 2016 : – B aixar em 2016, quantidade maior de processos de execução do que o total de casos novos de execução no ano corrente.

Unidade

Judiciária

Casos novos

de execução

Baixados

Entraram

na meta

Saíram

da meta

Resultado

1.ª VT de Jaboatão

435

414

0

0

95,39%

Total da 6ª Região

38.526

37.091

0

0

96,50%

Meta 6 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, as ações coletivas distribuídas, até 31.12.2013 no 1.º grau e até 31.12.2014, no 2.º grau.

A 1.ª Vara do Trabalho de Jaboatão não consta elencada nos relatórios fornecidos pelo Setor de Estatística, o que autoriza concluir que não possui ação coletiva em tramitação distribuída até 31/12/2013.

Meta 7 CNJ - 2016 : – Identificar e reduzir em 2% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior.

Unidade

Judiciária

Pendentes em

31/12/15

Quantidades de

Processos dos dez

maiores litigantes

distribuídos na ins-

tância no mês de

referência

Quantidades de

Processos dos dez

maiores litigantes

julgados na ins-

tância no mês de

referência

Pendentes em

31/12/16

Resultado

1.ª VT de Jaboatão

58

69

39

88

64,59%

Total da 6ª Região

8.284

7.949

9.373

6.860

118,34%

O Conselho Nacional de Justiça divulgou no final do 10.º Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, as metas nacionais para 2017, quais sejam:

Meta 1 - Os tribunais mantiveram o compromisso de julgar, ao longo de 2017, mais processos do que os novos que chegarem aos tribunais (Meta 1). Assim como em 2016, o compromisso deverá ser cumprido por tribunais de todos os segmentos de Justiça.

Meta 2 - O compromisso com o julgamento dos processos mais antigos, alvo da Meta 2, foi renovado para 2017 e deverá ser cumprido por tribunais de todos os ramos do Judiciário. O detalhamento desta e das outras metas definidas, com percentuais e períodos de distribuição dos processos que deverão ser julgados, estarão num glossário que será divulgado futuramente pelo CNJ.

Meta 3 - A Justiça Federal e a Justiça do Trabalho também renovaram o compromisso com a Meta 3, que busca aumentar o número de casos solucionados por meio da conciliação, em relação a períodos anteriores. 

Meta 4 - Fixada pela primeira vez em 2013, a Meta 4, que dá prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, deverá ser cumprida novamente em 2017 pela Justiça Estadual, pela Justiça Federal, pela Justiça Militar da União e dos Estados e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). 

Meta 5 - Impulso aos processos de execução, que será perseguida no ano que vem pelos tribunais da Justiça Estadual, Federal e do Trabalho.

Meta 6 - P rioriza o julgamento de ações coletivas, que impactam na vida de um grupo maior de pessoas. 

Meta 7 – Prioriza o julgamento de processos dos maiores litigantes e dos recursos repetitivos, tem por objetivo enfrentar demandas de massa que chegam ao Judiciário.

Meta 8 – Destinada a ações de fortalecimento da rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres, uma das prioridades da atual gestão do CNJ.

9. ITENS DE EXAME E REGISTRO OBRIGATÓRIOS (Art. 26 da Consolidação dos Provimentos da CGJT):

Com base nos autos e sistemas analisados, verificou-se que o Juízo:

- registra no sistema informatizado os atos processuais relevantes;

- emite pronunciamento explícito acerca da admissibilidade dos recursos, segundo constatado nos processos n.ºs 0001026-83.2015.5.06.0141 e 0001024-16.2015.5.06.0141;

- ordena, de ofício, a imediata liberação do depósito recursal, após a liquidação, nos casos em que haja valor incontroverso superior ao depositado, como verificado no processo n.º 0000400-98.2014.5.06.0141;

- exaure as iniciativas do juízo objetivando tornar exitosa a execução, observando o estabelecido pela Corregedoria-Geral, no tocante aos requisitos para a emissão da Certidão de Crédito Trabalhista, nos moldes do artigo 88 da Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral (processos n.ºs 0000577-67.2011.5.06.0141 e 0001397-52.2012.5.06.0141), bem assim emite a Certidão de Arquivamento Provisório, prevista no art. 77 do referido Provimento, conforme se observa dos processos n.ºs 0095300-30.2001.5.06.0141 e 0010500-64.2004.5.06.0141;

- faz uso regular das ferramentas eletrônicas: Bacenjud, Detran, Renajud, Jucepe, Infojud e Serpro, consoante se constatou nos processos n.ºs 0000537-46.2015.5.06.141, 0001465-65.2013.5.06.0141, 0001263-20.2015.5.06.0141 e 0000976-28.2013.5.06.0141. De acordo com o relatório sobre ordens judiciais do BancenJud, no período de janeiro de 2016 a dezembro de 2016, foram realizado 867 bloqueios, 284 desbloqueios e 264 transferências, e, conforme a lista de ordens judiciais, não existem pendências de bloqueio. Registrou-se que os processos do BACEN são verificados após três dias do pedido de bloqueio;

- determina a citação prévia dos sócios, nos casos de desconsideração da personalidade jurídica da empresa executada, conforme visto nos processos n.ºs 0000936-12.2014.5.06.0141 e 0000966-07.2015.5.06.0141;

- inclui na pauta processos, na fase de execução, para tentativa de conciliação, e ntretanto, a quantidade de audiências dessa natureza ( 85 processos no período de janeiro de 2016 até a presente data ), poderia ser mais significativa;

Quanto aos demais aspectos (assiduidade dos magistrados, pauta de audiências e principais prazos) encontram-se registrados nos itens 4 e 5.

10. OBSERVAÇÕES/PENDÊNCIAS REFERENTES À SECRETARIA:

- Na análise, por amostragem, nas carteiras que integram a Secretaria da Vara, verificaram-se satisfatórias organização e observância no controle dos prazos, além do regular cumprimento das normas procedimentais a serem seguidas pelas Unidades Judiciárias de 1ª instância. Em relação aos processos digitais, observou-se, conforme quadro do item 6 elaborado em 29/3/2017, bom controle na tramitação dos feitos. Na inspeção realizada pelo juízo de primeiro grau, no período de 9 a 13 de janeiro de 2017, no qual se verificaram 898 processos, registrou-se que “ foi dado prioridade aos processos físicos, visando assim recuperar a celeridade processual destes feitos que, de certa forma, sofreram abalo, em razão da redução do quantitativo de servidores trabalhando fisicamente em cada unidade judiciária em horário de trabalho igualmente reduzido, medidas administrativas adotadas por este TRT6, objetivando a diminuição de gastos para adequação ao novo orçamento disponibilizado .†Também se enfatizou que, em relação aos feitos sem tramitação há mais de sessenta dias (118 à época), “ em sua grande maioria, são processos que se encontram na segunda instância e/ou aguardando julgamento de Agravo de Instrumento â€. No tocante aos processos eletrônicos, esclareceu-se que houve “ esforços para revisar caixas, visando à regularidade da maioria dos feitos, com a emissão das correspondentes informações/certidõesâ€;

- Existem 35 (trinta e cinco) CTPS’s sob custódia da Secretaria da Vara, sendo que se constatou, por amostragem, que 4 (quatro) delas dizem respeito a processos em via de arquivamento, quais sejam, 0001234-04.2014.5.05.0141. 0001063-07.2015.5.06.0143, 0000618-92.2015.5.06.0141 e 0001401-21.2014.5.06.0141. A Secretaria informou que se expedem notificações às partes, aos advogados, inclusive por oficial de justiça. Renova-se, porém, a orientação no sentido de a Secretaria continuar perseverando quanto à devolução de tais documentos de identificação aos seus titulares;

- Observaram-se, no SIAJ, conclusões de processos físicos ao magistrado (anteriormente arquivados), entretanto já foram despachados, e se encontram aguardando o pronunciamento do advogado (já notificado em balcão). Orienta-se, então, que, para fins de controle de tramitação e de estatística, registre-se o correto andamento dos feitos (aguardando prazo);

- Verificou-se, por amostragem, o bom estado da capa dos processos físicos;

- Identificou-se acréscimo da quantidade de ações em relação ao ano anterior (113 processos) e ainda do saldo remanescente (975 processos), bem assim do prazo para realização das audiências, seja na inicial (47 dias a mais no rito ordinário e 20 no sumaríssimo), na instrução (51 dias a mais no rito ordinário e 36 no sumaríssimo) e na decisão (53 dias a mais no rito ordinário e 35 no sumaríssimo);

- Os Assistentes de Juiz elaboram minutas de despachos, sentenças de mérito e incidentes processuais, como embargos declaratórios, embargos à execução, embargos de terceiros, exceção de pré-executividade e análise de antecipação de tutela. Realizam, também, pesquisas junto ao sistema BacenJud, objetivando o bloqueio de numerários para garantir as execuções;

- O Juízo prolata, geralmente, sentenças de forma líquida em ambos os ritos, tanto nos processos físicos como nos processos eletrônicos (PJ-e/JT);

- Após o trânsito em julgado de sentenças eventualmente proferidas de forma ilíquida, o Juízo tem a prática de determinar a liquidação do feito diretamente pela Contadoria da Vara, dispensando-se a notificação das partes para apresentar e/ou contestar cálculos de liquidação, visando, desse modo, a uma maior celeridade processual;

- Constatados os esforços para solucionar os processos na fase de execução, em face do resultado da Meta 5 – 2016, no percentual de 95,39%, bem assim de agilizar a fase de conhecimento, diante do percentual de 92,44% relativo à Meta 1.

11. PEDIDOS DE PROVIDÊNCIAS E RECLAMAÇÕES CORREICIONAIS :

Houve a formalização de apenas 01 (uma) reclamação correicional de número 0000069-49.2017.5.06.0000, indeferida liminarmente em 10/2/2017.

12. RECOMENDAÇÕES:

- Prolatarem os magistrados Armando da Cunha Rabelo Neto e Evellyne Ferraz Correia, prioritariamente e no menor espaço de tempo possível, as sentenças em atraso, conforme relação especificada no item 3.3, devendo, sempre, atentarem ao prescrito no ATO n.º 1/CGJT, de 10 de fevereiro de 2017, haja vista o controle exercido por esta Corregedoria Regional a evitar que decisões não ultrapassem a tolerância admitida pela citada norma. Em relação aos juízes que não se encontrem presentes no momento da correição, deverá a Secretaria da Corregedoria Regional encaminhar-lhes comunicação para que tomem ciência;

- Permanecer empreendendo esforços com o objetivo de reduzir os prazos médios de audiências no rito sumaríssimo, estabelecendo como meta o prazo máximo de 15 (quinze) dias, conforme determina o inciso III do art. 852-B da CLT, Nos processos de rito ordinário, observar “o prazo médio de duração do processo – fase de conhecimento – de até 200 (duzentos) dias, atentando-se ao limite legal para publicação de sentença†– Resolução Administrativa TRT nº 03/2015, artigo 14, § 2.º (Provimento TRT-CRT nº 03/2010);

- Fomentar a inclusão de processos de execução na pauta de audiências para tentativa de conciliação, consoante disposto no art. 76, II, da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho: “ promover a realização semanal de audiências de conciliação em processos na fase de execução, independentemente de requerimento das partes, selecionando-se aqueles com maior possibilidade de êxito na composição â€.

- Continuar a verificação periódica no Sistema BacenJud, quanto à existência de alguma ordem judicial “pendente de providênciaâ€, ou mesmo “não lidaâ€, adotando-se a medida cabível, seja de transferência dos valores bloqueados para contas judiciais (para posterior liberação aos exequentes) ou desbloqueios daquelas importâncias que não interessem à execução – Consolidação de Provimentos da CGJT, Art. 99;

- Persistir na análise periódica da ferramenta “agrupadoresâ€, a fim de evitar a permanência de processos em tarefas já superadas. Os processos devem ser retirados de tal lista assim que realizado o ato respectivo;

- Proceder à conclusão ao magistrado, especificando o tipo (sentenças, decisões ou despachos), pela importância desse dado para a estatística deste Regional. Deve, ainda, ser selecionado o magistrado em tempo real, com a devida gravação no sistema, a fim de que seja contabilizado o prazo para prolação da decisão corretamente, e, no caso da sentença, tão logo encerrada a instrução. Em relação às decisões de antecipação de tutela e de embargos à execução, há necessidade da imediata conclusão com a especificação do magistrado, de modo a possibilitar o controle do prazo e garantir a veracidade dos dados estatísticos, sugerindo-se, como critério de distribuição, o percentual de 50% para a juíza titular e 50% para juíza auxiliar;

- Continuar a cumprir as diligências determinadas pelo Tribunal, em grau de recurso, em prazo razoável;

- Persistir no correto cadastramento das partes quando do envio dos recursos ao Tribunal, inclusive em relação ao recurso ordinário em rito sumaríssimo, de modo a evitar equívoco quando da distribuição da classe processual na segunda instância;

- Agilizar a tramitação dos processos relacionados aos dez maiores litigantes desta Vara, em face do resultado da Meta 7 - 2016 ( 64,59%) , que se destinava à redução em 2% do acervo dos mesmos em relação ao ano anterior;

- Estimular, entre os servidores, práticas de sustentabilidade, racionalização e consumo consciente de materiais e serviços de responsabilidade socioambiental, visando ao uso sustentável dos recursos naturais e dos bens públicos, bem como ao aperfeiçoamento contínuo da qualidade do gasto público realizado pelo Tribunal, a teor da Resolução n.º 201 do CNJ de 3/3/2015.

13. BOAS PRÃTICAS DO JUÃZO:

Reitera a Diretora de Secretaria os procedimentos – que visam contr ibuir com a celeridade processual e otimizar os trabalhos – destacados nas atas de correição de 2015 ( -Alvará sem agendamento; -Minuta de despacho descentralizada da seguinte forma: Setores de Acordo e  Pagamento, Audiência, Secretaria, execução e Setor de Cálculos revisamos processos e  apresentamos sugestão de despacho; -Execução impulsionada de ofício ), bem assim de 2016, quais sejam:

1. Acordos :

- Termo de Conciliação : Passou a constar expressamente, em seu texto, os dados das contas bancárias dos respectivos beneficiários, para que o devedor, ciente disto, pague os valores acordados diretamente aos credores, por meio de transferência e/ou depósito bancário, nas datas igualmente previstas, ficando a cargo do credor informar ao juízo, no prazo de quinze dias a contar da data prevista para a realização do pagamento, acerca da inadimplência ou do atraso no cumprimento da obrigação correlata.  Em razão disso, houve considerável diminuição de expedição de alvarás pela Secretaria desta Vara, além de torna r  mais célere o cumprimento das obrigações assumidas pelas partes.

2. Despachos :

- Adoção do formato de despachos articulados, contendo vários itens a serem sucessivamente cumpridos,  o que torna mais célere o andamento processual.

- Baixados os autos da Superior Instância, uma vez ocorrido o trânsito em julgado, o juízo determina de ofício: a transferência do depósito recursal  para conta judicial à disposição deste juízo originário, vinculado ao processo que lhe corresponde; No mesmo momento  da citação, seja  dado ciência ao executado da existência do depósito recursal/judicial convolado em penhora, para pagar e/ou indicar os bens suficientes a satisfazer a execução em sua integralidade.

- Todos os processos físicos baixados do TRT, pendentes de julgamento de RO/RR/AI, o juízo determina o início da execução provisória.

- Os Atos Ordinatórios são realizados por vários servidores,  no intuito de dar impulso oficial ao processo;

3. Cumprimento das determinações :

- No Pje, as subcaixas criadas dentro das  tarefas de análise de conhecimento/execução/ liquidação  observam uma ordem lógica   para a sua nominação, por setor  (Acordo e Pagamento, Setor de Cálculos, Oficiar,...)  e, dentro das  tarefas de Aguardando cumprimento de Providência,  Aguardando Audiência/Aguardando término de prazo , as sub-caixas lá criadas observam a ordem cronológica do término dos prazos, nominadas pelas datas limite de espera e/ou de realização do ato, na seguinte forma:  ano/mês/dia ;

- Realização de consultas "on line" das cartas precatórias  (Pje e processo físico)   deste TRT e de outros TRTs, para obtenção de informações acerca do andamento das CPEs e/ou para cumprimento mais célere das deprecadas; 

- Preferência pelo uso de e-mails e/ou de contato telefônico  para contactar o perito judicial;

Acrescenta a Diretora de Secretaria novos procedimentos em relação ao PJE, como o lançamento das custas antes da remessa dos recursos ao Tribunal, e o registro dos pagamentos efetivados antes de arquivar o processo, destacando a relevância desses dados para a “Justiça em Númeroâ€.

14. SOLICITAÇÕES DO JUÃZO:

- Aumentar o número de estagiários para dois (2), já que, considerando o número de autuações, esta 1ª  VT de Jaboatão equipara-se às Varas Trabalhistas do Recife, que possuem dois (2) estagiários em cada vara. Sendo este o critério, não existe motivo plausível para haver esta  diferenciação.

Encerrados os trabalhos, a Excelentíssima Corregedora Regional, Desembargadora Dione Nunes Furtado da Silva, agradeceu a fraternal acolhida e a colaboração prestada pelas Excelentíssimas Juízas Titular e Substituta, e pelos servidores da Vara, determinando que, lavrada e assinada, fosse disponibilizada esta ata na página da Corregedoria, no sítio deste Regional ( www.trt6.jus.br ), além de publicada, em sua íntegra, no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho – DEJT, entregando cópia à Unidade Judiciária sob correição (neste ato), à Presidência do Egrégio Regional e à Secretaria de Gestão de Pessoas para conhecimento e providências pertinentes. Firmam a presente ata a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional e a Secretária da Corregedoria Regional.

DIONE NUNES FURTADO DA SILVA

Desembargadora Corregedora Regional

NOÊMIA MARIA GOMES DE OLIVEIRA

Secretária da Corregedoria Regional

Ata Correição 13 - 2017 de 4/4/2017

Ata Correição 13 2017 de 04/04/117