ATA DA CORREIÇÃO ORDINÃRIA REALIZADA NA 2.ª VARA DO TRABALHO DE PAULISTA, EM 16 DE MARÇO DE 2017.
Aos 16 (dezesseis) dias do mês de março de 2017, à s 9 (nove) horas, compareceu à sede da 2.ª Vara do Trabalho de Paulista , situada na Travessa do Sabugi, s/n, 1.º andar, Nobre, Paulista/PE, a ExcelentÃssima Desembargadora Corregedora Regional do TRT da 6ª Região, Dra. Dione Nunes Furtado da Silva , acompanhada pelos servidores Vânia Rodrigues de Santana Cunha (Secretária Substituta da Corregedoria), Rosanna de Freitas Monteiro (Assistente de Gabinete ), LÃvia Galvão Tenório Ribeiro (Assistente de Gabinete), Henrique Bezerra Valença (Assistente Secretário) e José Carlos Oliveira de Souza (Assistente Administrativo), para realizar a Correição Ordinária veiculada no Edital n.º 01/2017, divulgado no Diário Eletrônico do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região em 06 (seis) de fevereiro de 2017. Referido edital encontrava-se devidamente afixado no átrio da secretaria, possibilitando sua visualização pelo público local.
Presentes, na ocasião, a ExcelentÃssima JuÃza Titular, Dra. Maria Consolata Rêgo Batista, o Diretor de Secretaria, Bel. Victoriano Marcilla Verdier Júnior, e os demais servidores ali lotados: Cybelle Lustosa de Paula, Luciana Rodrigues Amorim, Maria de Nazaré da Silva Cavalcanti Ferreira, Paulo Henrique Mendes, Eduardo Henrique Leca de Oliveira, PatrÃcia do Carmo Silva Chagas, José Barbosa da Silva, Ynayara Rosa da Silva, Irani Araújo de Vasconcelos Motta, Leonardo de Medeiros Acioli Lins, Maria Andrade Ãvila, Peetchuran Juvêncio Ramalho, MaurÃcio Cândido de Souza e Valdemir da Cunha Lima . Ausentes, nesta ocasião, o Exmo. Juiz Substituto Auxiliar, Dr. Gênison Cirilo Cabral, em gozo de férias, e a servidora A ndrea Maria Rios Lapa, em razão licença por motivo de doença em pessoa da famÃlia.
Com base nos dados extraÃdos do SIAJ, PJe, e-Gestão e Sistema de Pessoal; nas informações consolidadas pelo Núcleo de EstatÃstica e Pesquisa; e no exame dos procedimentos adotados na Secretaria da Vara e de processos em tramitação, a ExcelentÃssima Desembargadora Corregedora Regional determinou que fossem registradas as informações e recomendações que seguem.
1. MAGISTRADOS:
JUÃZA TITULAR/JUIZ SUBSTITUTO |
PERÃODO DE ATUAÇÃO |
Maria Consolata Rêgo Batista (Titular) |
Desde julho/2002 (Ato TRT-GP nº 225/2002) |
Gênison Cirilo Cabral (Auxiliar) * |
Desde agosto/2011(Portaria GCR nº 135/2011) |
* O Juiz do Trabalho Substituto, Dr. Gênison Cirilo Cabral, atua como Auxiliar, por prazo indeterminado, nas 2 (duas) Varas do Trabalho de Paulista, em conformidade com o que estabelece a Resolução Administrativa TRT n.º 03/2015.
2. QUADRO ATUAL DE SERVIDORES:
NOME |
CARGO |
FUNÇÃO |
Victoriano Marcilla Verdier Junior |
Técnico Judiciário |
Diretor de Secretaria |
Cybelle Lustosa de Paula |
Técnica Judiciária |
Assistente de Juiz |
Luciana Rodrigues Amorim |
Técnica Judiciária |
Assistente de Juiz |
Maria de Nazaré da Silva C. Ferreira |
Técnica Judiciária |
Assistente do Diretor |
Andrea Maria Rios Lapa |
Técnica Judiciária |
Calculista |
Paulo Henrique Mendes |
Técnico Judiciário |
Calculista |
Eduardo Henrique Leca de Oliveira |
Técnico Judiciário |
Secretário de Audiência |
PatrÃcia do Carmo Silva Chagas |
Técnica Judiciária |
Secretária de Audiência |
José Barbosa da Silva |
Técnico Judiciário |
Assistente |
Ynayara Rosa da Silva |
Técnica Judiciária |
Assistente |
Irani Araújo de Vasconcelos Motta |
Analista Judiciária |
Oficiala de Justiça |
Leonardo de Medeiros Acioli Lins |
Analista Judiciário |
Oficial de Justiça |
Maria Andrade Ãvila |
Analista Judiciária |
|
Peetchuran Juvêncio Ramalho |
Analista Judiciário |
Oficial de Justiça |
MaurÃcio Cândido de Souza |
Técnico Judiciário |
- |
Valdemir da Cunha Lima |
Técnico Judiciário |
- |
3. Produtividade dos JuÃzes na Unidade:
3.1. Quantidade de Audiências*, Sentenças, Conciliações e Incidentes por Juiz (a):
Atuação dos Magistrados na 2.ª VT de Paulista |
Audiências |
Sentenças de mérito |
Conciliações |
Incidentes processuais |
Maria Consolata Rêgo Batista |
963 |
193 |
260 |
224 |
Gênison Cirilo Cabral |
1.045 |
216 |
282 |
206 |
Arthur Ferreira Soares |
14 |
2 |
5 |
1 |
Bruno Lima de Oliveira |
13 |
4 |
3 |
- |
Carolina de Oliveira Pedrosa |
33 |
9 |
6 |
4 |
Daniella Cristiane R. Ferreira |
19 |
3 |
7 |
1 |
Eduardo Henrique B. D. Câmara |
2 |
- |
2 |
- |
Evellyne Ferraz Correia |
17 |
2 |
1 |
- |
Fernando Rodrigues Carvalho |
94 |
18 |
21 |
9 |
Gustavo Henrique C. Barbosa |
100 |
3 |
38 |
3 |
Joaquim Emiliano F. de Lima |
33 |
4 |
11 |
3 |
Juliana Ranzani |
13 |
1 |
4 |
- |
Laura Cavalcanti de M. Botelho |
- |
1 |
- |
2 |
Leandro Fernandez Teixeira |
32 |
6 |
6 |
3 |
Lucas de Araújo Cavalcanti |
17 |
- |
5 |
- |
Marta de Fátima Leal Chaves |
1 |
- |
1 |
- |
PatrÃcia de Franco Trajano |
15 |
2 |
3 |
- |
Roberta Vance Harrop |
- |
1 |
- |
3 |
Rodrigo de Mello |
17 |
- |
9 |
2 |
Sérgio Paulo de Andrade Lima |
17 |
1 |
9 |
1 |
Tatyana de Siqueira A. P. R. Rocha |
48 |
6 |
12 |
2 |
Victor Majela Nabuco Menezes |
1 |
- |
- |
- |
Total |
2.494 |
472 |
685 |
464 |
*Exceto audiências de julgamento.
Fontes: Relatórios extraÃdos do e-Gestão - Audiências realizadas; Solucionados por magistrado; Incidentes processuais julgados por magistrado.
PerÃodo analisado: 1.º/2/2016 a 31/1/2017.
3.2. Prazo médio (em dias) para julgamento de mérito na unidade, da conclusão até a prolação da sentença (apenas PJe):
Atuação dos Magistrados na 2.ª VT de Paulista |
Prazo* médio para julgamento de sentenças de mérito |
Maria Consolata Rêgo Batista ** |
23 |
Gênison Cirilo Cabral |
7 |
Arthur Ferreira Soares |
15 |
Bruno Lima de Oliveira |
5 |
Carolina de Oliveira Pedrosa |
62 |
Daniella Cristiane Rodrigues Ferreira |
13 |
Evellyne Ferraz Correia |
121 |
Fernando Rodrigues Carvalho |
3 |
Gustavo Henrique Cisneiros Barbosa |
5 |
Joaquim Emiliano Fortaleza de Lima |
50 |
Juliana Ranzani |
1 |
Laura Cavalcanti de Morais Botelho |
111 |
Leandro Fernandez Teixeira |
13 |
PatrÃcia de Franco Trajano |
11 |
Sérgio Paulo de Andrade Lima |
11 |
Tatyana de Siqueira Alves Pereira Rodrigues Rocha |
15 |
Prazo médio para julgar na unidade |
16 |
Observações:
*Apuração leva em conta somente processos eletrônicos e não deduz os perÃodos de afastamento dos magistrados, tais como férias, licenças, cursos e outros, em face da falta de integração entre os sistemas de pessoal e judicial.
**A ExcelentÃssima JuÃza do Trabalho Titular, Dra. Maria Consolata Rêgo Batista, enfatizou discordar do prazo médio de 23 (vinte e três) dias para julgamento de sentenças de mérito que lhe foi atribuÃdo, assegurando nunca designar uma data para julgamento que ultrapassasse 10 (dez) dias após o encerramento da instrução. Portanto, não lhe parece razoável chegar-se ao prazo médio informado, estando esse número dissociado da realidade. Foi informado à ExcelentÃssima Magistrada que a Corregedoria Regional apenas procede à coleta desses dados no sistema e-Gestão, não tendo qualquer intervenção nesse cálculo, ressaltando ainda o fato de que não são deduzidos os perÃodos de afastamentos dos magistrados, conforme já esclarecido/justificado no parágrafo anterior.
Fontes: Relatório extraÃdo do e-Gestão - Prazos Médios (em dias) da conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado - PJe.
PerÃodo analisado: 1.º/2/2016 a 31/1/2017.
3.3. Sentenças de mérito pendentes de julgamento:
Magistrados com sentenças pendentes na 2.ª VT de Paulista |
No prazo |
Prazo vencido |
Total |
Maria Consolata Rêgo Batista |
24 |
- |
24 |
Gênison Cirilo Cabral |
30 |
7 |
37 |
Evellyne Ferraz Correia |
- |
5 |
5 |
Carolina de Oliveira Pedrosa |
- |
1 |
1 |
------------------------------------- |
- |
1 * |
1 * |
Total de sentenças pendentes na Vara |
54 |
14 |
68 |
Fontes: Dados coletados no SIAJ, no PJe, e na Secretaria da Vara em 16/3/2017 Ã s 9h30min.
*Processo n.º 0001629-19.2015.5.06.0122, que se encontra sob análise da Corregedoria, para decidir conflito sobre o magistrado responsável pela prolação da sentença.
Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade do magistrado Gênison Cirilo Cabral: 0001868-23.2015.5.06.0122, 0000440-69.2016.5.06.0122, 0000476-14.2016.5.06.0122, 0001679-48.2015.5.06.0121, 0001445-37.2013.5.06.0121, 0002199-73.2013.5.06.0122, 0001648-93.2013.5.06.0122, 0001648-93.2013.5.06.0122.
Sentença com prazo vencido sob a responsabilidade da magistrada Carolina de Oliveira Pedrosa: 0001781-07.2014.5.06.0121.
Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade da magistrada Evellyne Ferraz Correia: 0001231-72.2015.5.06.0122, 0000218-04.2016.5.06.0122, 0000821-14.2015.5.06.0122, 0001738-33.2015.5.06.0122, 0001645-70.2015.5.06.0122.
3.4. Incidentes processuais pendentes de julgamento:
Magistrados com Incidentes Processuais pendentes na 2.ª VT de Paulista |
No prazo |
Prazo vencido |
Total |
Maria Consolata Rêgo Batista |
11 |
- |
11 |
Gênison Cirilo Cabral |
22 |
2 |
24 |
Total de incidentes pendentes na Vara |
33 |
2 |
35 |
Fontes: Dados coletados no PJe e na Secretaria da Vara em 16/3/2017, Ã s 9h30min.
Decisões com prazo vencido sob a responsabilidade do magistrado Gênison Cirilo Cabral : 0000337-67.2013.5.06.0122, 0000155-81.20135.06.0122.
3.5. Produtividade da Vara:
Unidade Judiciária |
Quantidades |
Prazo médio para julgamento (PJe) | ||
Sentenças de mérito |
Incidentes processuais |
Conciliações | ||
2.ª VT de Paulista |
472 |
464 |
685 |
16 |
Fontes: Relatórios extraÃdos do e-Gestão - Solucionados por magistrado; Incidentes processuais julgados por magistrado; Prazos Médios (em dias) da Conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado - PJe.
PerÃodo analisado: 1.º/2/2016 a 31/1/2017.
4. AUDIÊNCIAS (REALIZADAS E DESIGNADAS):
4.1. Prazos médios, em dias, até a realização das audiências (a partir do ajuizamento):
Unidade Judiciária |
Inicial |
Instrução |
Decisão | |||
SumarÃssimo |
Ordinário |
SumarÃssimo |
Ordinário |
SumarÃssimo |
Ordinário | |
2.ª VT de Paulista |
66 |
146 |
86 |
231 |
89 |
233 |
Fonte: Dados extraÃdos do e-Gestão (Prazos médios – fase de conhecimento).
PerÃodo analisado: 1.º/2/2016 a 31/1/2017.
4.2. Prazos de designação (em dias) para marcação de audiências, a contar de 15/3/2017 :
Unidade Judiciária |
Inicial |
Instrução | ||||
SumarÃssimo |
Ordinário | |||||
2016 |
2017 |
2016 |
2017 |
2016 |
2017 | |
2.ª VT de Paulista |
47 |
62 |
110 |
135 |
121 |
261 |
Fontes: Informações extraÃdas do PJe em 13/3/2017 , e da Ata de Correição realizada em 2016.
4.3. Assiduidade dos magistrados:
Segundo informações prestadas pelo Diretor de Secretaria, são realizadas 4 (quatro) ou 5 (cinco) sessões de audiências por semana (das segundas à s quintas ou sextas-feiras). A alternância da quantidade de dias de audiência por semana deve-se ao fato de o Juiz Auxiliar atuar de forma compartilhada nas duas Unidades da jurisdição, presidindo de 1 (uma) a 2 (duas) sessões por semana, em cada Vara, de forma intercalada, de modo que todos os juÃzes que atuam na jurisdição fazem, no mÃnimo, 3 (três) dias de audiência por semana, garantindo-se a presença diária de pelo menos um magistrado nas unidades judiciárias.
4.4. Quantidade de processos em pauta de audiências por semana (média):
Unidade Judiciária |
Dias de audiências por semana |
Total de audiências | |||
SumarÃssimos |
Iniciais |
Instruções |
Razões Finais | ||
2.ª VT de Paulista |
4 ou 5 (segundas às quintas ou sextas-feiras) |
12 a 16 |
26 |
8 a 12 |
4 a 8 |
Fonte: Dados extraÃdos do PJe, em 13/3/2016, relativos aos perÃodos de 24/10/2016 a 28/10/2016, 7/11/2016 a 11/11/2016, 6/2/2017 a 10/2/2017 e 13/2/2017 a 17/2/2017 ; e informações prestadas pelo Diretor de Secretaria.
5. MOVIMENTAÇÃO PROCESSUAL:
5.1. Quantidade de ações trabalhistas ajuizadas na unidade - FÃsicos e PJe:
Unidade Judiciária |
2015 |
2016 |
2017 (até 14/3/2017) |
2.ª VT de Paulista |
1.598 |
1.865 |
323 |
Fontes: Consolidação da EstatÃstica, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Casos Novos), e PJe.
5.2. Processos remanescentes (congestionamento):
Unidade Judiciária |
SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2016 |
SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2017 | ||||
Pendentes de julgamento |
Processos demais fases |
Total |
Pendentes de julgamento |
Processos demais fases |
Total | |
2.ª VT de Paulista |
22 |
3.233 |
3.255 |
1.178 |
2.190 |
3.368 |
Fontes: Consolidação da EstatÃstica, Relatórios Gerenciais, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Processos Pendentes de Solução) e PJe.
5.3. Quantidade de processos em tramitação:
Unidade Judiciária |
Processos em tramitação em 15/3/2017 | |
FÃsicos |
PJe | |
2.ª VT de Paulista |
767 |
3.288 |
Fonte: Relatório Gerencial (Processos em tramitação na Vara), e PJe.
5.4. Quantidade de processos nas principais fases processuais (pendentes de solução):
Unidade Judiciária |
Conhecimento (até a prolação da sentença) |
Liquidação, |
Execução |
2.ª VT de Paulista |
1.232 |
104 |
1.254 |
Fontes: e-Gestão.
PerÃodo analisado: 1.º/2/2016 a 31/1/2017.
5.5. Prazos médios (em dias) nas principais fases processuais:
Unidade Judiciária |
Conhecimento (até a prolação da sentença) |
Liquidação (do inÃcio até o encerramento da liquidação) |
Execução (do inÃcio até o encerramento da execução) |
2.ª VT Paulista |
179 |
109 |
1.071 |
Fonte: e-Gestão.
PerÃodo analisado: 1.º/2/2016 a 31/1/2017.
6. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS ELETRÔNICOS EM 10/3/2017:
Agrupadores:
Tarefa |
Quantidade |
Data |
Processo |
*¹ Processos com pedido de sigilo nos documentos não apreciado |
18 |
09/04/2013 |
0000747-28.2013.5.06.0122 |
*² Processos com Petições Avulsas |
02 |
10/03/2017 |
|
* 3 Processos com pedido liminar ou de antecipação de tutela não apreciado |
30 |
06/12/2016 |
0001982-25.2016.5.06.0122 |
* 4 Processos com petições não apreciadas |
03 |
10/03/2017 |
|
*¹ * 3 A data informada no PJe (considerada) refere-se ao cadastro (petição inicial). *² Data da Juntada. * 4 Data de protocolo do documento. |
Fase de Conhecimento:
Tarefa |
Quantidade |
Data |
Processo |
*¹ Aguardando Cumprimento de Providência |
882 |
- |
- |
(Subpasta) Acordo/Pgto: Certificar |
08 |
12/01/2017 |
|
(Subpasta) Audiência Já Designadas |
871 |
09/03/2016 |
|
Aguardando apreciação pela instância superior |
147 |
04/06/2014 |
|
Aguardando audiência |
259 |
09/02/2017 |
|
Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos |
383 |
27/03/2015 |
|
*² Aguardando término dos prazos |
115 |
- |
- |
(Subpasta) Certificar Pendências |
01 |
10/03/2017 |
|
(Subpasta) Certificar Prazo 02 Dias |
01 |
08/03/2017 |
|
(Subpasta) Certificar Prazo 05 Dias |
28 |
15/02/2017 |
|
(Subpasta) Certificar Prazo 10 Dias |
66 |
23/02/2017 |
|
(Subpasta) Certificar Prazo 15 Dias |
05 |
18/02/2017 |
|
(Subpasta) Certificar Prazo 30 Dias |
05 |
08/03/2017 |
|
Analisar Decisão |
02 |
10/03/2017 |
|
Analisar Despacho |
07 |
10/03/2017 |
|
Analisar dependências |
01 |
16/02/2017 |
|
Analisar expediente da secretaria |
04 |
10/03/2017 |
|
Analisar sentença |
01 |
02/03/2017 |
|
Apreciar Urgentes |
03 |
08/03/2017 |
|
Apreciar dependência |
05 |
20/02/2017 |
|
*³ Cumprimento de providências |
39 |
21/02/2017 |
|
(Subpasta) Certificar |
02 |
10/03/2017 |
|
(Subpasta) Setor de Cálculos - INSS e Custas ATM |
01 |
13/02/2017 |
|
Minutar Decisão |
28 |
20/01/2017 |
|
Minutar Despacho |
35 |
07/02/2017 |
|
Minutar expediente da secretaria |
09 |
10/03/2017 |
|
(Subpasta) Alvará para Recte e Advogado |
02 |
02/03/2017 |
|
(Subpasta) OfÃcio - José |
02 |
02/03/2017 |
|
Minutar sentença |
40 |
01/08/2016 |
|
Preparar comunicação |
44 |
08/03/2017 |
|
Registrar parcelas ou despesas processuais |
10 |
02/03/2017 |
|
Remeter ao 2o Grau |
04 |
02/03/2017 |
|
Trânsito em Julgado |
01 |
10/03/2017 |
|
*¹ Nas subpastas “Jucepeâ€, “Renajud-Infojud†e “Setor de Cálculos - Cálculo de INSS/Custas†inexistem processos. *² Nas subpastas “Aguardando Realização de Praça/Leilõesâ€, “OfÃcio/Precatório (Aguardando Cumprimento Precatório)†“Fazer Certidão de Habilitação de Credito†inexistem processos. *³ Nas subpastas “Bacen Fazer “, “Jucepe†e “Praças Marcadas†inexistem processos . |
Fase de Liquidação:
Tarefa |
Quantidade |
Data |
Processo |
Aguardando Cumprimento de Providência - Liq |
35 |
- |
- |
(Subpasta) Setor de Cálculos - Ajustes Perito |
12 |
03/02/2017 |
|
(Subpasta) Setor de Cálculos - Compensações e - ou Atualizaç |
02 |
01/02/2017 |
|
(Subpasta) Setor de Cálculos - Liquidação Fácil |
01 |
22/02/2017 |
|
(Subpasta) Setor de Cálculos - Liquidação Médio |
07 |
16/02/2017 |
|
(Subpasta) Setor de Cálculos - Liquidação Triagem |
02 |
10/03/2017 |
|
(Subpasta) Setor de Cálculos - Triagem - Atualização |
05 |
16/02/2017 |
|
(Subpasta) Setor de Cálculos - Descumpr Acordo - Aplic Mult |
01 |
21/02/2017 |
|
Aguardando apreciação pela instância superior |
02 |
12/11/2015 |
|
Aguardando audiência - Liq |
01 |
09/03/2017 |
|
Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos |
07 |
29/02/2016 |
|
Aguardando final do sobrestamento |
03 |
08/03/2017 |
|
Aguardando laudo pericial |
01 |
13/02/2017 |
|
Aguardando término dos prazos |
06 |
10/03/2017 |
|
Analisar Decisão - Liq |
02 |
10/03/2017 |
|
Analisar Despacho - Liq |
01 |
10/03/2017 |
|
*¹ Cumprimento de providências |
01 |
- |
- |
(Subpasta) Bacen Fazer |
01 |
10/03/2017 |
|
Iniciar Liquidação |
17 |
27/01/2017 |
|
Intimações automáticas com pendências - Liq |
01 |
10/03/2017 |
|
Minutar Despacho - Liq |
19 |
21/02/2017 |
|
*² Minutar expediente da secretaria |
04 |
17/02/2017 |
|
Minutar sentença - Exec |
01 |
05/12/2016 |
|
Preparar comunicação |
13 |
- |
- |
(Subpasta) Mandados - José |
01 |
10/03/2017 |
|
(Subpasta) Mandados E Editais De Execução. |
01 |
10/03/2017 |
|
(Subpasta) Notificação Geral |
11 |
03/03/2017 |
|
*¹ Nas subpastas tangentes aos cálculos, bem como nas nomeadas como “Certificarâ€, “Jucepe†e “Praças Marcadas†inexistem processos pendentes. *² Todos os processos referidos referem-se a alvarás, bem como inexistem processos na subpasta “OfÃcio – José†|
Fase de Execução:
Tarefa |
Quantidade |
Data |
Processo |
Aguardando Cumprimento de Providência – Exec |
94 |
- |
- |
(Subpasta) Prazo 180 dias |
26 |
20/09/2016 |
|
(Subpasta) Prazo 30 dias |
05 |
06/02/2017 |
|
(Subpasta) Prazo 365 dias |
02 |
20/09/2016 |
|
(Subpasta) Prazo 60 dias |
04 |
16/01/2017 |
|
(Subpasta) Prazo 90 dias |
01 |
16/01/2017 |
|
(Subpasta) Praça/Leilões Correntes |
02 |
31/01/2017 |
|
(Subpasta) Setor de Cálculos - Compensações e/ou Atualizaç - Ou Atm |
21 |
07/12/2016 |
|
(Subpasta) Setor de Cálculos - Triagem - Atualização |
12 |
01/12/2016 |
|
(Subpasta) Setor de Cálculos - Descumpr Acordo. Aplic Mult |
08 |
26/01/2017 |
|
(Subpasta) Setor de Cálculos - Ajustes Perito |
01 |
08/02/2017 |
|
(Subpasta) Setor de Cálculos - Informar Pendências |
06 |
09/01/2017 |
|
Aguardando apreciação pela instância superior |
02 |
14/06/2016 |
|
Aguardando audiência - Exec |
02 |
20/02/2017 |
|
Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos |
19 |
02/09/2015 |
|
Aguardando Pgto RPV Precatório |
01 |
22/02/2017 |
|
*¹ Aguardando término dos prazos |
164 |
10/03/2017 |
|
(Subpasta) Certificar Prazo 02 Dias |
06 |
20/02/2017 |
|
(Subpasta) Certificar Prazo 05 Dias |
14 |
24/02/2017 |
|
(Subpasta) Certificar Prazo 10 Dias |
07 |
20/02/2017 |
|
(Subpasta) Certificar Prazo 120 Dias |
02 |
13/02/2017 |
|
(Subpasta) Certificar Prazo 15 Dias |
23 |
16/02/2017 |
|
(Subpasta) Certificar Prazo 30 Dias |
02 |
17/02/2017 |
|
(Subpasta) Certificar Prazo 60 Dias |
08 |
10/02/2017 |
|
(Subpasta) Fazer Certidão de Habilitação de Credito |
02 |
21/02/2017 |
|
(Subpasta) OfÃcio/Precatório (Aguardando Cumprimento Precatório) |
02 |
07/02/2017 |
|
Analisar Decisão - Exec |
01 |
10/03/2017 |
|
Analisar expediente da secretaria |
03 |
10/03/2017 |
|
Arquivo definitivo |
08 |
09/11/2015 |
|
BacenJud |
11 |
10/03/2017 |
|
CCS |
03 |
03/03/2017 |
|
Cumprimento de providências |
196 |
- |
- |
(Subpasta) Bacen fazer |
20 |
20/02/2017 |
|
(Subpasta) Certidão créd trab |
03 |
21/02/2017 |
|
(Subpasta) Certificar |
06 |
08/03/2017 |
|
(Subpasta) Jucepe |
02 |
22/02/2017 |
|
(Subpasta) Prazo 10 Dias |
02 |
03/03/2017 |
|
(Subpasta) Prazo 15 Dias |
02 |
02/03/2017 |
|
(Subpasta) Prazo 180 Dias |
13 |
15/02/2017 |
|
(Subpasta) Prazo 30 Dias |
22 |
17/02/2017 |
|
(Subpasta) Prazo 365 Dias |
01 |
21/02/2017 |
|
(Subpasta) Prazo 60 Dias |
21 |
14/02/2017 |
|
(Subpasta) Prazo 90 Dias |
04 |
20/02/2017 |
|
(Subpasta) Praças Marcadas |
01 |
03/03/2017 |
|
(Subpasta) Setor de Cálculos - INSS e Custas Atm |
16 |
16/02/2017 |
|
(Subpasta) Setor de Cálculos - Atualização |
34 |
14/02/2017 |
|
(Subpasta) Setor de Cálculos - Liquidação |
02 |
14/02/2017 |
|
(Subpasta) Setor de Cálculos - Multa Descumprimento do Acordo |
09 |
15/02/2017 |
|
InfoJud |
09 |
14/02/2017 |
|
Minutar Decisão - Exec |
24 |
06/02/2017 |
|
Minutar Despacho - Exec |
303 |
09/12/2016 |
|
Minutar expediente da secretaria |
192 |
09/03/2017 |
|
(Subpasta) Alvará Reclamada |
32 |
05/12/2016 |
|
(Subpasta) Alvará Para Recte E Advogado |
73 |
16/12/2016 |
|
(Subpasta) Alvará Perito |
04 |
02/12/2016 |
|
(Subpasta) Alvará Recolher Custas/INSS |
42 |
08/09/2016 |
|
(Subpasta) Alvará Urgente/Tutela |
02 |
21/02/2017 |
|
(Subpasta) Certificar/Acordo |
11 |
16/02/2017 |
|
(Subpasta) OfÃcio - José |
24 |
10/02/2017 |
|
Minutar sentença - Exec |
09 |
23/11/2016 |
|
Preparar comunicação |
102 |
10/03/2017 |
|
(Subpasta) Expedir CPN - CPI-José |
02 |
22/02/2017 |
|
(Subpasta) Mandados - José |
03 |
03/03/2017 |
|
(Subpasta) Mandados e Editais de Execução. |
48 |
08/03/2017 |
|
(Subpasta) Marcar Praça/Leilões |
08 |
20/02/2017 |
|
(Subpasta) Notificação Geral |
39 |
20/02/2017 |
|
Registrar bloqueio bacen |
01 |
10/03/2017 |
|
Registrar parcelas ou despesas processuais |
29 |
15/02/2017 |
|
Remeter ao 2o Grau |
01 |
10/03/2017 |
|
RenaJud |
34 |
14/02/2017 |
|
*¹ Na subpasta “ Certificar Pendências†inexistem processos. |
7. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS FÃSICOS EM 16/3/2017 :
NATUREZA |
QUANT. |
DATA MAIS ANTIGA |
PROCESSO | |
Cargas |
Advogados |
4 |
6/3/2017 |
0161800-82.1994.5.06.0122 |
Perito |
2 |
16/2/2017 |
0182600-43.2008.5.06.0122 | |
Terceiros |
1 |
15/2/2017 |
0076800-94.2006.5.06.0122 | |
Petições a juntar |
12 |
10/2/2017 |
0001347-54.2010.5.06.0122 | |
Processos conclusos para despacho |
51 |
5/9/2016 |
0000141-05.2010.5.06.0122 * | |
Consultas convênios a realizar (BACEN/JUCEPE/INFOJUD/DETRAN) |
2 |
13/3/2017 |
0001069-19.2011.5.06.0122 | |
Processos para certificar/diligenciar |
1 |
22/7/2017 |
0117100-79.1998.5.06.0122 | |
Praças a realizar |
6 |
21/9/2016 |
0192900-98.2007.5.06.0122 | |
Praças a marcar |
1 |
6/1/2017 |
0143700-54.2009.5.06.0122 | |
Processos no setor de cálculos |
18 |
9/1/2017 |
0001742-12.2011.5.06.0122 | |
Processos com recurso a enviar ao TRT |
1 |
25/1/2017 |
0010004-09.2015.5.06.0122 |
*Segundo informações colhidas na Secretaria (Assistentes do Juiz), trata-se de processo tramitando em execução reunida, nos autos de n.º 0000139-35.2010.5.06.0122, pendente de despacho;
- Em relação aos mandados, observou-se que o mais antigo a ser cumprido encontra-se datado de 15/3/2017 (proc. 0000774-79.2011.5.06.0122);
- Em relação aos ofÃcios, constatou-se que o mais antigo a ser cumprido data de 7/2/2017 (proc. 0087600-16.2008.5.06.0122);
- Em relação aos alvarás, verificou-se que o mais antigo a ser cumprido data de 12/1/2017 (proc. 0001642-57.2011.5.06.0122);
- Em relação às notificações, observou-se que o mais antigo a ser cumprido data de 13/2/2017 (proc. 0001612-56.2010.5.06.0122); e
- Em relação aos processos digitalizados (CLE), verificou-se que até agora foram convertidos 117 (cento e dezessete).
Fonte: Informações colhidas na Secretaria da VT, e no SIAJ.
8. METAS FIXADAS PELO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA:
Em conformidade com os dados fornecidos pelo Núcleo de EstatÃstica e Pesquisa do Egrégio Regional, eis os resultados das Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ para o ano de 2016:
Meta 1 CNJ - 2016 : – Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuÃdos no ano corrente.
Unidades Judiciárias |
Recebidos |
Resolvidos |
Resultado |
2.ª VT de Paulista |
1.865 |
1.547 |
82,95% |
Total da 6.ª Região |
107.816 |
111.793 |
103,69% |
Meta 2 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, pelo menos, 90% dos processos distribuÃdos até 31/12/2014.
Unidade Judiciária |
DistribuÃdos em 2014 |
DistribuÃdos em 2014 e julgados até 31/12/16 |
Pendentes de julga- mento até 31/12/16 |
Resultado |
2.ª VT de Paulista |
489 |
489 |
0 |
111% |
Total da 6.ª Região |
62.261 |
59.947 |
2.314 |
107% |
Meta 3 CNJ - 2016 : – Aumentar o Ãndice de conciliação na fase de conhecimento, em relação à média do biênio 2013/2014, em 2 pontos percentuais.
Unidade Judiciária |
Solucionados |
Conciliados |
Média biênio (2013/2014) |
Resultado |
2.ª VT de Paulista |
1.547 |
703 |
38,91% |
45,44% |
Total da 6.ª Região |
111.793 |
44.400 |
40,83% |
39,72% |
Meta 4 CNJ - 2016 : – Dar prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, não se destinando, portanto, à esta Justiça Especializada.
Meta 5 CNJ - 2016 : – B aixar em 2016, quantidade maior de processos de execução do que o total de casos novos de execução no ano corrente.
Unidade Judiciária |
Casos novos de execução |
Baixados |
Entraram na meta |
SaÃram da meta |
Resultado |
2.ª VT de Paulista |
613 |
412 |
0 |
0 |
67,21% |
Total da 6.ª Região |
38.526 |
37.091 |
0 |
0 |
96,50% |
Meta 6 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, as ações coletivas distribuÃdas, até 31/12/2013 no 1.º grau e até 31/12/2014, no 2.º grau.
A 2.ª Vara do Trabalho de Paulista não consta elencada nos relatórios fornecidos pelo Setor de EstatÃstica, o que autoriza concluir que não possui ação coletiva em tramitação distribuÃda até 31/12/2013.
Meta 7 CNJ - 2016 : – Identificar e reduzir em 2% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior.
Unidade Judiciária |
Pendentes em 31/12/15 |
Quantidades de Processos dos dez maiores litigantes distribuÃdos na ins- tância no mês de referência |
Quantidades de Processos dos dez maiores litigantes julgados na ins- tância no mês de referência |
Pendentes em 31/12/16 |
Resultado |
2.ª VT de Paulista |
37 |
110 |
45 |
102 |
35,55% |
Total da 6.ª Região |
8.284 |
7.949 |
9.373 |
6.860 |
118,34% |
O Conselho Nacional de Justiça divulgou no final do 10.º Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em BrasÃlia, as metas nacionais para 2017, quais sejam:
Meta 1 - Os tribunais mantiveram o compromisso de julgar, ao longo de 2017, mais processos do que os novos que chegarem aos tribunais (Meta 1). Assim como em 2016, o compromisso deverá ser cumprido por tribunais de todos os segmentos de Justiça.
Meta 2 - O compromisso com o julgamento dos processos mais antigos, alvo da Meta 2, foi renovado para 2017 e deverá ser cumprido por tribunais de todos os ramos do Judiciário. O detalhamento desta e das outras metas definidas, com percentuais e perÃodos de distribuição dos processos que deverão ser julgados, estarão num glossário que será divulgado futuramente pelo CNJ.
Meta 3 - A Justiça Federal e a Justiça do Trabalho também renovaram o compromisso com a Meta 3, que busca aumentar o número de casos solucionados por meio da conciliação, em relação a perÃodos anteriores.Â
Meta 4 - Fixada pela primeira vez em 2013, a Meta 4, que dá prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, deverá ser cumprida novamente em 2017 pela Justiça Estadual, pela Justiça Federal, pela Justiça Militar da União e dos Estados e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).Â
Meta 5 - Impulso aos processos de execução, que será perseguida no ano que vem pelos tribunais da Justiça Estadual, Federal e do Trabalho.
Meta 6 - P rioriza o julgamento de ações coletivas, que impactam na vida de um grupo maior de pessoas.Â
Meta 7 – Prioriza o julgamento de processos dos maiores litigantes e dos recursos repetitivos, tem por objetivo enfrentar demandas de massa que chegam ao Judiciário.
Meta 8 – Destinada a ações de fortalecimento da rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres, uma das prioridades da atual gestão do CNJ.
9. ITENS DE EXAME E REGISTRO OBRIGATÓRIO (Art. 26 da Consolidação dos Provimentos da CGJT – 2016):
Com base nos autos e sistemas analisados, verificou-se que o JuÃzo:
- registra no sistema informatizado os atos processuais relevantes;
- emite pronunciamento explÃcito acerca da admissibilidade dos recursos , como constatado nos processos n.ºs 0000453-05.2015.5.06.0122 e 0001341-71.2015.5.06.0122 ;
- faz regular uso das ferramentas eletrônicas: Bacenjud, Detran, Renajud, Jucepe, Infojud e Serpro, consoante observado nos processos n.ºs 0001615-35.2015.5.06.0122, 0001467-92.2013.5.06.0122, 0000676-21.2016.5.06.0122, 0001590-90.2013.5.06.0122, 0000688-40.2013.5.06.0122, 0001026-43.2015.5.06.0122 ;
- exaure as iniciativas do juÃzo objetivando tornar exitosa a execução. Segundo informações prestadas pelo Diretor de Secretaria, emite a Certidão de Arquivamento Provisório e a Certidão de Crédito Trabalhista; entretanto, não foi possÃvel constatar esse fato através dos autos analisados por amostragem, a exemplo do processo n.º 0000770-08.2012.5.06.0122, onde foram realizadas todas as diligencias cabÃveis com o intuito de satisfazer o crédito exequendo, porém não houve a regular observância à s normas procedimentais prescritas pela Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral, constantes em seus arts. 77 e 88;
- ordena, de ofÃcio, a imediata liberação do depósito recursal, nos casos em que, após a liquidação, seja apurado crédito de valor inequivocamente superior ao depositado (processos n.ºs 0000202-21.2014.5.06.0122 e 0000837-79.2015.5.06.0182) ;
- inclui, na pauta para tentativa de conciliação, processos na fase de execução, apenas quando há pedido das partes, bem como na Semana Nacional de Conciliação; e
- não determina a citação prévia dos sócios, nos casos de desconsideração da personalidade jurÃdica da empresa executada. I nstaura o incidente de desconsideração da personalidade jurÃdica, de acordo com os arts. 133 e ss. do NCPC; no entanto, pautando-se no poder geral de cautela, antes de proceder à citação dos sócios, e com o intuito de evitar ações que frustrem a efetividade da prestação jurisdicional, determina a imediata constrição cautelar, de ofÃcio, de bens dos sócios, com esteio no art. 301 do CPC/2015, e no §2.º do art. 6.º da Resolução n.º 203 do C. TST, conforme averiguado nos processos de n.ºs 0000417-60.2015.5.06.0122 e 0000631-85.2014.5.06.0122.
Quanto aos demais aspectos (assiduidade dos magistrados, pauta de audiências e principais prazos) encontram-se registrados nos itens 4 e 5.
10. OBSERVAÇÕES/PENDÊNCIAS REFERENTES À SECRETARIA:
- Na análise, por amostragem, nas carteiras que integram a Secretaria da Vara, verificaram-se satisfatórias organização e observância no controle dos prazos, além do regular cumprimento das normas procedimentais a serem seguidas pelas Unidades Judiciárias de 1.ª instância. Em relação aos processos digitais, observou-se, conforme quadros do item 6, elaborado em 10/3/2017, a falta de movimentação e/ou de atualização dos dados processuais, por mais de 60 (sessenta) dias, relativamente a alguns poucos processos. Na inspeção realizada pelo JuÃzo de primeiro grau, em janeiro de 2017, se constataram processos no setor de cálculos aguardando liquidação/revisão/dedução/atualização há mais de 120 dias, bem como 05 (cinco) processos com despachos parcialmente cumpridos, oportunidade em que foi providenciado o seu efetivo cumprimento;
- Observou-se a existência de 70 (setenta) CTPS’s sob custódia da Secretaria da Vara, sendo que 03 (três) delas dizem respeito a processos arquivados ;
- A JuÃza Titular tem por costume a prolação de sentenças na forma lÃquida, principalmente nos processos que tramitam sob o rito sumarÃssimo;
- Após o trânsito em julgado de sentenças eventualmente proferidas de forma ilÃquida, o JuÃzo tem a prática de determinar a liquidação do feito diretamente pela Contadoria da Vara, ou, quando, o cálculo exige maior complexidade, diretamente por perito nomeado pelo JuÃzo, dispensando-se a notificação das partes para apresentar e/ou contestar cálculos de liquidação, visando, desse modo, a uma maior celeridade processual; e
- As Assistentes de Juiz, além de minutarem despachos, preparam minutas relativas à solução de incidentes processuais, como embargos declaratórios, embargos à execução/impugnação aos cálculos, embargos de terceiros, exceção de pré-executividade e análise dos pedidos de antecipação de tutela.
11. PEDIDOS DE PROVIDÊNCIAS E RECLAMAÇÕES CORREICIONAIS :
Não houve a formalização de pedido de providência ou reclamação correicional em relação ao perÃodo de 1.º de janeiro de 2016 até a presente data.
12. RECOMENDAÇÕES:
- Prolatar, os magistrados Gênison Cirilo Cabral, Carolina de Oliveira Pedrosa e Evellyne Ferraz Correia, prioritariamente e no menor espaço de tempo possÃvel, as sentenças/decisões com prazo vencido, conforme relação encontrada nos quadros 3.3 e 3.4, devendo atentar ao prescrito no art. 23 da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho, conforme redação conferida pelo Ato n.º 1/CGJT, de 10 de fevereiro de 2017, haja vista o controle exercido por esta Corregedoria Regional. Considerando que os mencionados juÃzes não se encontravam presentes durante os trabalhos correicionais, deve a secretaria da Corregedoria Regional expedir ofÃcio para que tomem a devida ciência;
- Permanecer empreendendo esforços com o objetivo de reduzir os prazos médios de audiências no rito sumarÃssimo, estabelecendo como meta o prazo máximo de 15 (quinze) dias, conforme determina o inciso III do art. 852-B da CLT;
- Perseverar, sempre que possÃvel, na prolação de sentenças lÃquidas, em especial aos processos que seguem o rito sumarÃssimo;
- Verificar, periodicamente, no Sistema BacenJud, se existe alguma ordem judicial “pendente de providênciaâ€, ou mesmo “não lidaâ€, adotando-se a medida cabÃvel, seja de transferência dos valores bloqueados para contas judiciais (para posterior liberação aos exequentes) ou desbloqueios daquelas importâncias que não interessem à execução – Consolidação de Provimentos da CGJT, Art. 99, II;
- Fomentar a inclusão de processos de execução na pauta de audiências para tentativa de conciliação (item 9 desta ata), consoante disposto no art. 76, II, da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho: “ promover a realização semanal de audiências de conciliação em processos na fase de execução, independentemente de requerimento das partes, selecionando-se aqueles com maior possibilidade de êxito na composição â€;
- Buscar meios que possibilitem a devolução dos documentos de identificação profissional (CTPS’s) aos seus titulares, principalmente aqueles relativos a processos já arquivados ou em via de arquivamento;
- Observar regular e integralmente as normas procedimentais prescritas pela Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho para a fase de execução - vide artigos 76, 77, 87, 88 e 89, além do Anexo IV, da Consolidação de Provimentos 2016 da CGJT;
- Analisar periodicamente a ferramenta “agrupadoresâ€, a fim de evitar a permanência de processos em tarefas já superadas, o que resultará melhor gerenciamento dos serviços da Secretaria. Os processos devem ser retirados de tal lista assim que realizado o ato respectivo;
- Proceder à conclusão para o magistrado, especificando o tipo (sentenças, decisões ou despachos), pela importância desse dado para a estatÃstica deste Regional. Deve, ainda, ser selecionado o magistrado em tempo real, com a devida gravação no sistema, a fim de que seja contabilizado o prazo para prolação da decisão corretamente, e, no caso da sentença, tão logo encerrada a instrução;
- Continuar a cumprir as diligências determinadas pelo Tribunal, em grau de recurso, em prazo razoável;
- Persistir observando o correto cadastramento das partes quando do envio dos recursos ao Tribunal, inclusive em relação ao recurso ordinário em rito sumarÃssimo, de modo a evitar equÃvoco quando da distribuição da classe processual na segunda instância;
- Controlar o término dos prazos, no tocante a intimação à parte adversa para falar sobre os embargos de declaração e/ou embargos à execução, realizando, ao final do referido prazo, a conclusão imediata ao magistrado;
- Registrar, no PJe, os lançamentos de custas, emolumentos, multas, contribuições previdenciárias e imposto de renda, recolhidos nos feitos que tramitam na unidade; e
- Estimular, entre os servidores, práticas de sustentabilidade, racionalização e consumo consciente de materiais e serviços de responsabilidade socioambiental, visando ao uso sustentável dos recursos naturais e dos bens públicos, bem como ao aperfeiçoamento contÃnuo da qualidade do gasto público realizado pelo Tribunal, a teor da Resolução n.º 201 do CNJ de 3/3/2015.
13. BOAS PRÃTICAS RELATADAS PELO JUÃZO:
- Relatório detalhado da Inspeção de 2017, realizada pela JuÃza Titular, colaborando, com a identificação de eventuais problemas de tramitação processual, e, portanto, com a finalidade da Corregedoria Regional quanto ao aprimoramento dos serviços desta Justiça Especializada;
- Criação de subpastas (com prazos mais utilizados) para os processos que não possuem lançamentos automáticos no sistema, diminuindo a lentidão do PJe;
- Utilização do convênio com o TRE para consulta “on line†do endereço das partes (pessoa fÃsica), por meio do tÃtulo de eleitor;
- Pesquisa de bens imóveis também pelo Serviço Nacional de Registro de Imóveis – SNREI (que possibilita a indisponibilidade de bens em nome dos executados, impedindo a correspondente alienação dos imóveis em todo território nacional);
- Uso do aplicativo de celular “WhatsAppâ€, para manter contato rápido e eficiente com os peritos, permitindo maior agilidade na elaboração dos laudos;
- Rapidez na confecção das requisições de honorários periciais (antecipações de R$ 350,00), bem como comunicação aos experts pelo “WhatsApp†da liberação de valores;
- Utilização, também, dos sistemas SIMBA, CENSEC e SERASA JUD, com o intuito de promover a satisfação do crédito exequendo;
- Arquivamento direto de processos nos quais foram feitos acordos e que não possuem mais qualquer pendência (do termo de conciliação já consta a determinação de arquivamento);
- Nas hipóteses de antecipação de tutela para liberação de FGTS ou seguro-desemprego, a própria decisão ou a ata de audiência já serve como alvará judicial; e
- Ajuste verbal com a Caixa Econômica Federal e o Banco de Brasil, permitindo que, quando a parte não possua conta corrente para depósito dos valores conciliados, o depósito judicial realizado seja liberado mediante apresentação do próprio termo de conciliação, que serve como alvará judicial (observação constante no termo de acordo).
14. SOLICITAÇÕES DO JUÃZO:
- Lotação de mais 01 (um) servidor na Vara, de modo a atender o quantitativo previsto na Resolução n.º 63/2010 do CNJ e na Resolução n.º 160/2015 do CSJT.
Encerrados os trabalhos, a ExcelentÃssima Corregedora Regional, Desembargadora Dione Nunes Furado da Silva, agradeceu a fraternal acolhida e a colaboração prestada pela magistrada e pelos servidores da Vara, determinando que, lavrada e assinada, fosse disponibilizada esta ata na página da Corregedoria, no sÃtio deste Regional ( www.trt6.gov.br ), além de publicada, em sua Ãntegra, no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho – DEJT, entregando-se cópia à Unidade Judiciária sob correição (neste ato), à Presidência do egrégio Regional e à Secretaria de Gestão de Pessoas, para conhecimento e providências pertinentes. Firmam a presente ata a ExcelentÃssima Correg edora Regional e a Secretária Substituta da Corregedoria Regional.
DIONE NUNES FURTADO DA SILVA
Desembargadora Corregedora Regional
VÂNIA RODRIGUES DE SANTANA CUNHA
Secretária Substituta da Corregedoria Regional
Ata Correição 12 2017 de 16/3/2017
Ata Correição 12 2017 de 16/03/2017