ATA DA CORREIÇÃO ORDINÃRIA REALIZADA NA 1.ª VARA DO TRABALHO DE PAULISTA, EM 15 DE MARÇO DE 2017.

Aos 15 (quinze) dias do mês de março de 2017, às 9 (nove) horas, compareceu à sede da 1.ª Vara do Trabalho de Paulista , situada na Travessa do Sabugi, s/n, térreo, Nobre, Paulista/PE, a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional do TRT da 6.ª Região, Dra. Dione Nunes Furtado da Silva , acompanhada pelos servidores Vânia Rodrigues de Santana Cunha (Secretária Substituta da Corregedoria), Rosanna de Freitas Monteiro (Assistente de Gabinete), Lívia Galvão Tenório Ribeiro (Assistente de Gabinete), Henrique Bezerra Valença (Assistente Secretário) e José Carlos Oliveira de Souza (Assistente Administrativo), para realizar a Correição Ordinária veiculada no Edital n.º 01/2017, divulgado no Diário Eletrônico do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região em 06 (seis) de fevereiro de 2017. Referido edital encontrava-se devidamente afixado no átrio da secretaria, possibilitando sua visualização pelo público local.

Presentes, na ocasião, o Excelentíssimo Juiz Titular, Dr. Marcílio Florêncio Mota, o Diretor de Secretaria, Bel. José Alberto Alves Viana, e os demais servidores ali lotados: Adriana Martins Borba Carneiro Leão, Carlos Henrique de Sousa Lima, Márcia Lúcia Cristina Dantas Diniz, Claudenildo Ventura dos Santos, Thiago José Feitosa Onofre, Carolina Monteiro dos Santos Guimarães, Sandra Carvalho Plácido, Flávio Ricardo Ribeiro Bispo, Rosângela Gomes Pinheiro, Ernestina Luíza Alves Muniz Motta, Hélio Roberto Pereira da Silva, Marcelo Carlos de Albuquerque Gusmão, Sílvia Christina Uchoa Cavalcanti V. Leite, Flávia Marinho Brayner, e Poliana de Fátima de Carvalho Rodrigues, além da estagiária de Direito Tayane Pontes C. Remígio Maciel. Ausentes o Excelentíssimo Juiz Substituto Auxiliar, Dr. Gênison Cirilo Cabral e a servidora Ana Paula Botelho de Mello C. Fernandes, por se encontrarem em gozo de férias.

Com base nos dados extraídos do SIAJ, PJe, e-Gestão e Sistema de Pessoal; nas informações consolidadas pelo Núcleo de Estatística e Pesquisa; e no exame dos procedimentos adotados na Secretaria da Vara e dos processos em tramitação, a Excelentíssima Desembargadora Corregedora Regional determinou que fossem registradas as informações e recomendações que seguem.

1. MAGISTRADOS:

JUIZ TITULAR/JUIZ SUBSTITUTO

PERÃODO DE ATUAÇÃO

Marcílio Florêncio Mota (Titular)

Desde abril/2004

(Ato TRT-GP n.º 130/2004)

Gênison Cirilo Cabral (Auxiliar) *

Desde agosto/2011
(Portaria GCR n.º 135/2011)

* O Juiz do Trabalho Substituto, Dr. Gênison Cirilo Cabral, atua como Auxiliar, por prazo indeterminado, nas 2 (duas) Varas do Trabalho de Paulista, em conformidade com o que estabelece a Resolução Administrativa TRT n.º 03/2015.

2. QUADRO ATUAL DE SERVIDORES:

NOME

CARGO

FUNÇÃO

José Alberto Alves Viana

Técnico Judiciário

Diretor de Secretaria

Adriana Martins Borba Carneiro Leão

Técnica Judiciária

Assistente de Juiz

Carlos Henrique de Sousa Lima

Auxiliar Judiciário

Assistente de Juiz

Márcia Lúcia Cristina Dantas Diniz

Técnica Judiciária

Assistente do Diretor

Claudenildo Ventura dos Santos

Técnico Judiciário

Calculista

Thiago José Feitosa Onofre

Analista Judiciário

Calculista

Carolina Monteiro dos Santos Guimarães

Técnica Judiciária

Secretária de Audiência

Sandra Carvalho Plácido

Requisitada

Secretária de Audiência

Flávio Ricardo Ribeiro Bispo

Técnico Judiciário

Assistente

Rosângela Gomes Pinheiro

Requisitada

Assistente

Ana Paula B. de Mello C. Fernandes

Analista Judiciária

Oficiala de Justiça

Ernestina Luíza Alves Muniz Motta

Analista Judiciária

-

Hélio Roberto Pereira da Silva

Analista Judiciário

-

Marcelo Carlos de Albuquerque Gusmão

Analista Judiciário

Oficial de Justiça

Sílvia Christina Uchoa C. V. Leite

Analista Judiciária

Oficiala de Justiça

Flávia Marinho Brayner

Técnica Judiciária

-

Poliana de Fátima de Carvalho Rodrigues

Técnica Judiciária

-

3. Produtividade dos Juízes na Unidade:

3.1. Quantidade de Audiências*, Sentenças, Conciliações e Incidentes por Juiz (a):

Atuação dos Magistrados na

1.ª VT de Paulista

Audiências

Sentenças de mérito

Conciliações

Incidentes processuais

Marcílio Florêncio Mota

2.213

439

450

284

Gênison Cirilo Cabral

920

229

231

95

Eduardo Henrique B. D. Câmara

2

-

1

-

Gustavo Henrique C. Barbosa

1

-

-

-

Joaquim Emiliano F. de Lima

1

-

1

-

Levi Pereira de Oliveira

10

3

4

-

Marta de Fátima Leal Chaves

1

-

1

Tatyana de Siqueira A. P. R. Rocha

11

4

2

1

Thayse Sousa Bezerra de Carvalho

15

5

3

4

Victor Majela Nabuco de Menezes

16

2

2

-

Total

3.190

682

695

384

*Exceto audiências de julgamento.

Fontes: Relatórios extraídos do e-Gestão - Audiências realizadas; Solucionados por magistrado; Incidentes processuais julgados por magistrado.

Período analisado: 1.º/2/2016 a 31/1/2017.

3.2. Prazo médio (em dias) para julgamento de mérito na unidade, da conclusão até a prolação da sentença (apenas PJe):

Atuação dos Magistrados na 1ª VT de Paulista

Prazo* médio para julgamento de sentenças de mérito

Marcílio Florêncio Mota

47

Gênison Cirilo Cabral

7

Levi Pereira de Oliveira

3

Tatyana de Siqueira Alves Pereira Rodrigues Rocha

38

Thayse Sousa Bezerra de Carvalho

18

Victor Majela Nabuco de Menezes

0

Prazo médio para julgar na unidade

34

*Apuração leva em conta somente processos eletrônicos e não deduz os períodos de afastamento dos magistrados, tais como férias, licenças, cursos e outros, em face da falta de integração entre os sistemas de pessoal e judicial.

Fontes: Relatório extraído do e-Gestão - Prazos Médios (em dias) da conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado - PJe.

Período analisado: 1.º/2/2016 a 31/1/2017.

3.3. Sentenças de mérito pendentes de julgamento:

Magistrados com sentenças pendentes na

1.ª VT de Paulista

No prazo

Prazo vencido

Total

Marcílio Florêncio Mota

52

83

135

Gênison Cirilo Cabral

6

3

9

Total de sentenças pendentes na Vara

58

86

144

Fontes: Relatórios Gerenciais (Processos com Decisão em Aberto), PJe, e dados coletados na Secretaria da Vara em 15/3/2017 às 9h.

Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade do magistrado Marcílio Florêncio Mota: 0001081-60.2016.5.06.0121, 0001255-69.2016.5.06.0121, 0001251-32.2016.5.06.0121, 0001238-33.2016.5.06.0121, 0001375-15.2016.5.06.0121, 0001350-02.2016.5.06.0121, 0000621-73.2016.5.06.0121, 0000202-53.2016.5.06.0121, 0000385-24.2016.5.06.0121, 0001061-69.2016.5.06.0121, 0000647-71.2016.5.06.0121, 0001055-62.2016.5.06.0121, 0000541-12.2016.5.06.0121, 0000851-18.2016.5.06.0121, 0000850-33.2016.5.06.0121, 0000852-03.2016.5.06.0121, 0001145-70.2016.5.06.0121, 0001153-47.2016.5.06.0121, 0000544-64.2016.5.06.0121, 0001632-40.2016.5.06.0121, 0000996-74.2016.5.06.0121, 0001810-23.2015.5.06.0121, 0000749-93.2016.5.06.0121, 0000753-33.2016.5.06.0121, 0000770-69.2016.5.06.0121, 0000780-16.2016.5.06.0121, 0001261-76.2016.5.06.0121, 0001691-28.2016.5.06.0121, 0001697-35.2016.5.06.0121, 0000933-46.2016.5.06.0122, 0000948-18.2016.5.06.0121, 0000342-87.2016.5.06.0121, 0001001-33.2015.5.06.0121, 0001355-24.2016.5.06.0121, 0001413-87.2016.5.06.0101, 0001717-26.2016.5.06.0121, 0000743-86.2016.5.06.0121, 0001838-88.2015.5.06.0121, 0001680-33.2015.5.06.0121, 0000971-61.2016.5.06.0121, 0001509-42.2016.5.06.0121, 0001512-94.2016.5.06.0121, 0001767-52.2016.5.06.0121, 0001426-26.2016.5.06.0121, 0001634-10.2016.5.06.0121, 0000305-60.2016.5.06.0121, 0000356-71.2016.5.06.0121, 0000357-56.2016.5.06.0121, 0000936-04.2016.5.06.0121, 0001518-04.2016.5.06.0121, 0001519-86.2016.5.06.0121, 0001066-91.2016.5.06.0121, 0000816-58.2016.5.06.0121, 0000874-61.2016.5.06.0121, 0000878-98.2016.5.06.0121, 0001273-90.2016.5.06.0121, 0001298-06.2016.5.06.0121, 0001293-81.2016.5.06.0121, 0001196-78.2016.5.06.0122, 0001941-61.2016.5.06.0121, 0000627-80.2016.5.06.0121, 0001309-35.2016.5.06.0121, 0001324-04.2016.5.06.0121, 0001325-86.2016.5.06.0121, 0001326-71.2016.5.06.0121, 0001336-18.2016.5.06.0121, 0001380-37.2016.5.06.0121, 0000487-46.2016.5.06.0121, 0002017-85.2016.5.06.0121, 0001855-90.2016.5.06.0121, 0001468-75.2016.5.06.0121, 0001481-74.2016.5.06.0121, 0001555-31.2016.5.06.0121, 0001867-07.2016.5.06.0121, 0000758-55.2016.5.06.0121, 0000764-62.2016.5.06.0121, 0000640-79.2016.5.06.0121, 0000817-43.2016.5.06.0121.

Sentenças com prazo vencido sob a responsabilidade do magistrado Gênison Cirilo Cabral: 00001681-18.2015.5.06.0121, 0001776-48.2015.5.06.0121, 0001384-11.2015.5.06.0121.

3.4. Incidentes processuais pendentes de julgamento:

Magistrados com Incidentes Processuais pendentes na 1.ª VT de Paulista

No prazo

Prazo vencido

Total

Marcílio Florêncio Mota

23

-

23

Gênison Cirilo Cabral

1

-

1

Total de incidentes pendentes na Vara

24

-

24

Fontes: Dados coletados no PJe e na Secretaria da Vara em 15/3/2016, às 10h.

3.5. Produtividade da Vara:

Unidade Judiciária

Quantidades

Prazo médio para julgamento (PJe)

Sentenças de mérito

Incidentes processuais

Conciliações

1.ª VT de Paulista

682

384

695

34

Fontes: Relatórios extraídos do e-Gestão - Solucionados por magistrado; Incidentes processuais julgados por magistrado; Prazos Médios (em dias) da Conclusão até a Prolação de Sentença por Magistrado - PJe.

Período analisado: 1.º/2/2016 a 31/1/2017.

4. AUDIÊNCIAS (REALIZADAS E DESIGNADAS) :

4.1. Prazos médios, em dias, até a realização das audiências (a partir do ajuizamento):

Unidade Judiciária

Inicial

Instrução

Decisão

Sumaríssimo

Ordinário

Sumaríssimo

Ordinário

Sumaríssimo

Ordinário

1.ª VT de Paulista

54

69

103

172

106

185

Fonte: Dados extraídos do e-Gestão (Prazos médios – fase de conhecimento).

Período analisado: 1.º/2/2016 a 31/1/2017.

4.2. Prazos de designação (em dias) para marcação de audiências, a contar de 15/3/2017:

Unidade Judiciária

Inicial

Instrução

Sumaríssimo

Ordinário

2016

2017

2016

2017

2016

2017

1ª VT de Paulista

48

51

74

90

148

204

Fontes: Dados extraídos do PJe e da Ata de Correição realizadas em 2016.

4.3. Assiduidade dos magistrados:

Segundo informações prestadas pelo Diretor de Secretaria, são realizadas 4 (quatro) ou 5 (cinco) sessões de audiências por semana (das segundas às quintas ou sextas-feiras). A alternância da quantidade de dias de audiência por semana deve-se ao fato de o Juiz Auxiliar atuar de forma compartilhada nas duas unidades jurisdicionais, presidindo de 1 (uma) a 2 (duas) sessões por semana, em cada Vara, de forma intercalada. Também tem ocorrido com frequência a marcação de pauta dupla (turnos manhã e tarde), com o intuito de reduzir os prazos médios para realização de audiências. Registre-se que os juízes que atuam na jurisdição fazem, no mínimo, 3 (três) dias de audiência por semana, garantindo-se a presença diária de pelo menos um magistrado nas unidades judiciárias.

4.4. Quantidade de processos em pauta de audiências por semana (média):

Unidade Judiciária

Dias de audiências por semana

Total de audiências

Sumaríssimos

Iniciais

Instruções

Razões Finais

1.ª VT Paulista

4 ou 5 (segundas às quintas ou sextas-feiras)

17

25 a 45

14

5

Fonte: Dados extraídos do PJe, em 10/3/2017, relativos aos períodos de 21/11/2016 a 25/11/2016, 6/2/2017 a 10/2/2017, 13/2/2017 a 17/2/2017, e 20/3/2017 a 24/3/2017; e informações prestadas pelo Diretor de Secretaria.

5. MOVIMENTAÇÃO PROCESSUAL:

5.1. Quantidade de ações trabalhistas ajuizadas na unidade - Físicos e PJe:

Unidade Judiciária

2015

2016

2017

(até 13/3/2017)

1.ª VT de Paulista

1.617

1.875

313

Fonte: Consolidação da Estatística e e-Gestão (Fase de Conhecimento – Casos Novos).

5.2. Processos remanescentes (congestionamento):

Unidade Judiciária

SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2016

SALDO REMANESCENTE EM 1.º/1/2017

Pendentes de julgamento

Processos demais fases

Total

Pendentes de julgamento

Processos demais fases

Total

1.ª VT de Paulista

65

3.438

3.503

911

3.608

4.519

Fontes: Consolidação da Estatística, Relatórios Gerenciais, e-Gestão (Fase de Conhecimento – Processos Pendentes de Solução) e PJe.

5.3. Quantidade de processos em tramitação:

Unidade Judiciária

Processos em tramitação em 13/3/2017

Físicos

PJe

1.ª VT de Paulista

899

3.464

Fonte: Relatório Gerencial (Processos em tramitação na Vara) e PJe.

5.4. Quantidade de processos nas principais fases processuais (pendentes de solução):

Unidade Judiciária

Conhecimento

(até a prolação da sentença)

Liquidação

Execução

1.ª VT Paulista

948

84

1.833

Fontes: e-Gestão.

Período analisado: 1.º/2/2016 a 31/1/2017

5.5. Prazos médios (em dias) nas principais fases processuais:

Unidade Judiciária

Conhecimento

(até a prolação da sentença)

Liquidação (do início até o encerramento da liquidação)

Execução (do início até o encerramento da execução)

1.ª VT Paulista

159

264

676

Fonte: e-Gestão.

Período analisado: 1.°/2/2016 a 31/1/2017.

6. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS ELETRÔNICOS EM 10/3/2017:

Agrupadores:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

*¹ Processos com pedido de sigilo nos documentos não apreciado

20

11/06/2013

0001129-24.2013.5.06.0121

*² Processos com Petições Avulsas 

08

08/03/2017

0001291-42.2014.5.06.0102

*³ Processos com Habilitações nos Autos Não Lidas 

06

08/03/2017

0000211-78.2017.5.06.0121

* 4 Processos com pedido liminar ou de antecipação de tutela não apreciado 

06

25/01/2017

0000095-72.2017.5.06.0121

* 5 Processos com petições não apreciadas

92

16/02/2017

0000001-32.2014.5.06.0121

* 6 Mandados devolvidos pelo Oficial de Justiça

16

17/04/2014

0000583-32.2014.5.06.0121

* 7 Processos aguardando encaminhamento do secretário de audiência (atas assinadas)  

14

09/03/2017

0000084-14.2015.5.06.0121

*¹ * 4 * 6 A data informada no PJe (considerada) refere-se ao cadastro (petição inicial).

*² *³ Data da Juntada.

* 5 Data de protocolo do documento.

* 7 Como o agrupador não indica data da pendência mais antiga, o processo indicado se deu por amostragem, sendo a data indicada o da última movimentação processual (audiência realizada).

Fase de Conhecimento:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

Aguardando apreciação pela instância superior

181

02/10/2013

0000140-18.2013.5.06.0121

Aguardando audiência

94

07/06/2016

0000888-45.2016.5.06.0121

Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos

408

17/01/2014

0001951-13.2013.5.06.0121

*Aguardando término dos prazos

176

08/09/2016

0000940-41.2016.5.06.0121

Analisar Decisão

01

16/02/2017

0000804-44.2016.5.06.0121

Analisar Despacho

06

07/03/2017

0001523-60.2015.5.06.0121

Analisar dependências

01

10/03/2017

0000300-04.2017.5.06.0121

Análise do Conhecimento

697

09/03/2017

0000285-35.2017.5.06.0121

(Subpasta) Carol - Aguardando Audiência

580

20/04/2016

0000351-49.2016.5.06.0121

(Subpasta) Flávio - Expedir Mandado

03

22/02/2017

0001817-78.2016.5.06.0121

(Subpasta) Márcia - Com Despacho Para Certificar

18

12/01/2017

0001852-38.2016.5.06.0121

(Subpasta) Poli - Para Oficiar

01

10/03/2017

0001613-68.2015.5.06.0121

Apreciar Urgentes

02

09/03/2017

0000301-86.2017.5.06.0121

Concluso ao magistrado

01

09/03/2017

0000275-88.2017.5.06.0121

Minutar Decisão

15

13/02/2017

0000975-98.2016.5.06.0121

Minutar Despacho

65

08/02/2017

0000501-30.2016.5.06.0121

Minutar expediente da secretaria

23

07/03/2017

0001807-34.2016.5.06.0121

(Subpasta) Expedir alvará

19

13/01/2017

0001101-22.2014.5.06.0121

Minutar sentença

140

14/11/2016

0000616-51.2016.5.06.0121

Prazos vencidos

15

03/03/2017

0001217-57.2016.5.06.0121

Preparar comunicação

09

10/03/2017

0001976-21.2016.5.06.0121

Publicar DJe – Com

24

09/03/2017

0001206-28.2016.5.06.0121

Recebimento de instância superior

01

10/03/2017

0001067-13.2015.5.06.0121

Registrar parcelas ou despesas processuais

02

08/02/2017

0001031-34.2016.5.06.0121

Triagem Inicial

02

10/03/2017

0000306-11.2017.5.06.0121

Trânsito em Julgado

10

02/03/2017

0001018-80.2015.5.06.0182

* Processo indicado encontra-se na subpasta “Aguardando Audiência†e, em que pese a data indicada no PJe da última movimentação, processo teve movimentação posterior com Instrução designada para 03/04/2017.

Fase de Liquidação:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

Aguardando término dos prazos

11

21/02/2017

0001138-15.2015.5.06.0121

Analisar Decisão – Liq

01

10/03/2017

0001677-15.2014.5.06.0121

Analisar Despacho – Liq

03

10/03/2017

0000800-07.2016.5.06.0121

Análise de Liquidação

51

14/02/2017

0001710-34.2016.5.06.0121

Minutar Decisão - Liq

01

05/02/2017

0001469-94.2015.5.06.0121

Minutar Despacho – Liq

18

01/02/2017

0000762-29.2015.5.06.0121

*Minutar expediente da secretaria – (Subpasta) Expedir alvará

06

17/11/2016

0000412-07.2016.5.06.0121

Minutar sentença – Liq

04

25/01/2017

0001246-15.2013.5.06.0121

Prazos vencidos

02

03/03/2017

0001901-79.2016.5.06.0121

*Inexiste outra subpasta

Fase de Execução:

Tarefa

Quantidade

Data

Processo

Aguardando apreciação pela instância superior

08

09/04/2015

0001453-14.2013.5.06.0121

Aguardando cumprimento de acordo ou pagamentos

202

22/05/2015

0000420-86.2013.5.06.0121

(Subpasta) Expedir alvará

36

30/09/2016

0001078-13.2013.5.06.0121

Aguardando término dos prazos

244

02/12/2016

0048400-73.2006.5.06.0121

Analisar Despacho – Exec

31

08/03/2017

0000938-47.2011.5.06.0121

Analisar sentença – Exec

01

10/03/2017

0001222-84.2013.5.06.0121

*¹ Análise de Execução

773

06/03/2017

0169400-40.2006.5.06.0121

(Subpasta) Flávio - Expedir Mandado ou CPE

56

12/01/2017

0000904-04.2013.5.06.0121

(Subpasta) Flávio - Marcar Praça

03

19/02/2017

0000668-18.2014.5.06.0121

(Subpasta) Flávio - Praça Marcada

01

21/02/2017

0000653-49.2014.5.06.0121

(Subpasta) Márcia - Certificar Pendências

20

16/01/2017

0001940-81.2013.5.06.0121

(Subpasta) Márcia - Despacho para Certificar

12

04/02/2017

0000105-53.2016.5.06.0121

(Subpasta) Bacen Consulta – Março

02

08/03/2017

0001616-23.2015.5.06.0121

(Subpasta) Poli - Infojud/DOI

05

30/01/2017

0000435-55.2013.5.06.0121

(Subpasta) Poli – Jucepe

04

18/01/2017

0080000-93.1998.5.06.0121

(Subpasta) Poli - Para Oficiar

03

02/02/2017

0000228-85.2015.5.06.0121

(Subpasta) Thiago – Atualização

74

14/02/2017

0001145-07.2015.5.06.0121

Concluso ao magistrado – Exec

02

17/02/2017

0001541-52.2013.5.06.0121

Iniciar Execução

07

22/02/2017

0000243-83.2017.5.06.0121

Intimações automáticas com pendências - Exec

02

09/03/2017

0001573-86.2015.5.06.0121

Minutar Decisão – Exec

11

14/02/2017

0001261-81.2013.5.06.0121

Minutar Despacho – Exec

105

19/12/2016

0000348-31.2015.5.06.0121

Minutar expediente da secretaria

113

06/03/2017

0000582-13.2015.5.06.0121

(Subpasta) Expedir alvará

103

26/10/2016

0000644-24.2013.5.06.0121

Minutar sentença – Exec

05

16/02/2017

0000221-93.2015.5.06.0121

Prazos vencidos

86

26/01/2017

0000404-64.2015.5.06.0121

Preparar ato de comunicação

01

10/03/2017

0001554-17.2014.5.06.0121

*² Preparar comunicação

18

10/03/2017

0000165-31.2013.5.06.0121

(Subpasta) Flávio - Expedir Mandado ou CPE

17

07/02/2017

0001066-96.2013.5.06.0121

Publicar DJe – Exec

24

09/03/2017

0000602-72.2013.5.06.0121

*¹ Nas subpastas “Poli - Bacen Consultaâ€, “Poli - CCS Consultaâ€, “Poli - Detran/Renajud†não foram encontrados processos pendentes.

*² Nas subpastas “Notificações Iniciais†e “Notificações em Geral†não foram encontrados processos pendentes.

7. SITUAÇÃO DOS PROCESSOS FÃSICOS EM 15/3/2017 :

NATUREZA

QUANT.

DATA MAIS

ANTIGA

PROCESSO

Cargas

Advogados

4

14/2/2017

0165300-96.1993.5.06.0121

Perito

-

-

-

Terceiros

2

23/2/2017

0089800-96.2008.5.06.0121

Petições a juntar

1

26/1/2017

0008900-73.2001.5.06.0121

Processos conclusos para despacho

54

20/2/2017

0001813-17.2011.5.06.0121

Consultas convênios a realizar (BACEN/JUCEPE/INFOJUD/DETRAN)

-

-

-

Processos para certificar/diligenciar

-

-

-

Praças a realizar

-

-

-

Praças a marcar

-

-

-

Processos no setor de cálculos

7

20/1/2017

0000901-20.2011.5.06.0121

Processos com recurso a enviar ao TRT

-

-

-

*Em relação aos ofícios e mandados, observou-se que não há expedientes pendentes.

*Em relação aos alvarás, o mais antigo a ser cumprido data de 29/1/2016 (proc. 9952300-22.2002.5.06.0121 – processo pai); e

*Em relação às notificações, observou-se uma única pendência, data de 14/3/2017 (proc. 0070400-33.2007.5.06.0121).

*Em relação aos processos digitalizados (CLE), verificou-se que nos anos de 2015/2016 foram convertidos 195 (cento e noventa e cinco).

Fonte: Informações colhidas na Secretaria da VT, e no SIAJ.

8. METAS FIXADAS PELO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA:

Em conformidade com os dados fornecidos pelo Núcleo de Estatística e Pesquisa do Egrégio Regional, eis os resultados das Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ para o ano de 2016:

Meta 1 CNJ - 2016 : – Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuídos no ano corrente.

Unidades Judiciárias

Recebidos

Resolvidos

Resultado

1.ª VT de Paulista

1.874

1.718

91,68%

Total da 6.ª Região

107.816

111.793

103,69%

Meta 2 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, pelo menos, 90% dos processos distribuídos até 31/12/2014.

Unidade Judiciária

Distribuídos em 2014

Distribuídos em 2014

e julgados até 31/12/16

Pendentes de julga-

mento até 31/12/16

Resultado

1.ª VT de Paulista

400

400

0

111%

Total da 6.ª Região

62.261

59.947

2.314

107%

Meta 3 CNJ - 2016 : – Aumentar o índice de conciliação na fase de conhecimento, em relação à média do biênio 2013/2014, em 2 pontos percentuais.

Unidade Judiciária

Solucionados

Conciliados

Média biênio

(2013/2014)

Resultado

1.ª VT de Paulista

1.718

710

36,62%

41,33%

Total da 6.ª Região

111.793

44.400

40,83%

39,72%

Meta 4 CNJ - 2016 : – Dar prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, não se destinando, portanto, à esta Justiça Especializada.

Meta 5 CNJ - 2016 : – B aixar em 2016, quantidade maior de processos de execução do que o total de casos novos de execução no ano corrente.

Unidade

Judiciária

Casos novos

de execução

Baixados

Entraram

na meta

Saíram

da meta

Resultado

1.ª VT de Paulista

665

466

0

0

70,08%

Total da 6.ª Região

38.526

37.091

0

0

96,50%

Meta 6 CNJ - 2016 : – Identificar e julgar, até 31/12/2016, as ações coletivas distribuídas, até 31/12/2013 no 1.º grau e até 31/12/2014, no 2.º grau.

A 1.ª Vara do Trabalho de Paulista não consta nos relatórios fornecidos pelo Setor de Estatística, o que autoriza concluir que não possui ação coletiva em tramitação distribuída até 31/12/2013.

Meta 7 CNJ - 2016 : – Identificar e reduzir em 2% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior.

Unidade

Judiciária

Pendentes em

31/12/15

Quantidades de

Processos dos dez

maiores litigantes

distribuídos na ins-

tância no mês de

referência

Quantidades de

Processos dos dez

maiores litigantes

julgados na ins-

tância no mês de

referência

Pendentes em

31/12/16

Resultado

1.ª VT de Paulista

27

107

77

57

46,42%

Total da 6.ª Região

8.284

7.949

9.373

6.860

118,34%

O Conselho Nacional de Justiça divulgou no final do 10.º Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, as metas nacionais para 2017, quais sejam:

Meta 1 - Os tribunais mantiveram o compromisso de julgar, ao longo de 2017, mais processos do que os novos que chegarem aos tribunais (Meta 1). Assim como em 2016, o compromisso deverá ser cumprido por tribunais de todos os segmentos de Justiça.

Meta 2 - O compromisso com o julgamento dos processos mais antigos, alvo da Meta 2, foi renovado para 2017 e deverá ser cumprido por tribunais de todos os ramos do Judiciário. O detalhamento desta e das outras metas definidas, com percentuais e períodos de distribuição dos processos que deverão ser julgados, estarão num glossário que será divulgado futuramente pelo CNJ.

Meta 3 - A Justiça Federal e a Justiça do Trabalho também renovaram o compromisso com a Meta 3, que busca aumentar o número de casos solucionados por meio da conciliação, em relação a períodos anteriores.

Meta 4 - Fixada pela primeira vez em 2013, a Meta 4, que dá prioridade ao julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, deverá ser cumprida novamente em 2017 pela Justiça Estadual, pela Justiça Federal, pela Justiça Militar da União e dos Estados e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Meta 5 - Impulso aos processos de execução, que será perseguida no ano que vem pelos tribunais da Justiça Estadual, Federal e do Trabalho.

Meta 6 - P rioriza o julgamento de ações coletivas, que impactam na vida de um grupo maior de pessoas. 

Meta 7 – Prioriza o julgamento de processos dos maiores litigantes e dos recursos repetitivos, tem por objetivo enfrentar demandas de massa que chegam ao Judiciário.

Meta 8 – Destinada a ações de fortalecimento da rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres, uma das prioridades da atual gestão do CNJ.

9. ITENS DE EXAME E REGISTRO OBRIGATÓRIO (Art. 26 da Consolidação dos Provimentos da CGJT – 2016):

Com base nos autos e sistemas analisados, verificou-se que o Juízo:

- registra no sistema informatizado os atos processuais relevantes;

- emite pronunciamento explícito acerca da admissibilidade dos recursos, conforme constatado nos processos n.ºs 0000670-17.2016.5.06.0121 e 0001430-63.2016.5.06.0121 ;

- faz regular uso das ferramentas eletrônicas: Bacenjud (requisições de bloqueio e transferências quantificadas no item 6 desta ata), Detran, Renajud, Jucepe, Infojud e Serpro (processos n.ºs 0001178-65.2013.5.06.0121, 0000554-45.2015.5.06.0121, 0000261-41.2016.5.06.0121, 0000806-53.2012.5.06.0121, 0000842-95.2012.5.06.0121 );

- exaure as iniciativas do Juízo objetivando tornar exitosa a execução. No entanto, constatou-se o cumprimento parcial do procedimento estabelecido pela Corregedoria-Geral, pois não emite a Certidão de Crédito Trabalhista, constante no art. 88 da Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral. Emite a Certidão de Arquivamento Provisório, prevista no art. 77 da referida Consolidação, como, por exemplo, se constata nos processos de n.ºs 0001321-88.2012.5.06.0121 e 0001307-75.2010.5.06.0121. Registre-se que o Juízo, nos casos em que tenham sido infrutíferas as tentativas de apreensão de bens dos executados, em despacho fundamentado, determina o arquivamento dos processos, pelo prazo de 2 (dois) anos. E, após o decurso do referido lapso temporal, declara a prescrição intercorrente da execução trabalhista, com fulcro no §4.º do art. 40 da Lei n.º 6.830/80, c/c a Súmula n.º 327 do STF e, ainda, a prescrição bienal trabalhista prevista no art. 7.º, inciso XXIX, da CF/1988 e no art. 11, inciso II, da CLT, com o posterior arquivamento definitivo dos autos;

- ordena, de ofício, a imediata liberação do depósito recursal, nos casos em que, após a liquidação, seja apurado crédito de valor inequivocamente superior ao depositado (processos n.ºs 0000836-49.2016.5.06.0121, 0001348-71.2012.5.06.0121 e 0001138-15.2015.5.06.0121) ;

- inclui, na pauta para tentativa de conciliação, processos na fase de execução, numa média de 06 (seis) por semana, bem como na Semana Nacional de Conciliação;

- não determina a citação prévia dos sócios, nos casos de desconsideração da personalidade jurídica da empresa executada. Instaura o incidente de desconsideração da personalidade jurídica, nos moldes do previsto nos artigos 133 e seguintes do NCPC, no entanto, pautando-se no poder geral de cautela, antes de proceder a citação dos sócios, com o intuito de evitar ações que frustrem a efetividade da prestação jurisdicional, determina a imediata constrição cautelar e de ofício de bens, com fundamento no art. 765 da CLT, c/c art. 301 do NCPC, conforme averiguado nos processos de n.ºs 0000986-64.2015.5.06.0121 e 0001496-82.2012.5.06.0121 ;.

Quanto aos demais aspectos (assiduidade dos magistrados, pauta de audiências e principais prazos) encontram-se registrados nos itens 4 e 5.

10. OBSERVAÇÕES/PENDÊNCIAS REFERENTES À SECRETARIA:

- Na análise, por amostragem, nas carteiras que integram a Secretaria da Vara, verificaram-se satisfatórias organização e observância no controle dos prazos, além do regular cumprimento das normas procedimentais a serem seguidas pelas Unidades Judiciárias de 1.ª instância. Entretanto, na inspeção realizada pelo Juízo de primeiro grau, em janeiro de 2017, se constataram alguns processos sem tramitação há mais de 60 (sessenta) dias, notadamente aqueles referentes à expedição de alvarás e aqueles alocados nas “caixas†de execução, situação que deve ser evitada;

- Observou-se a existência de 73 (setenta e três) CTPS’s sob custódia da Secretaria da Vara, sendo que nenhuma delas diz respeito a processos arquivados ;

- O Juízo prolata sentenças na forma líquida apenas eventualmente, notadamente quanto aos feitos submetidos ao rito sumaríssimo, Constatou-se, entretanto, que, após o trânsito em julgado das sentenças proferidas de forma ilíquida, o Juízo tem a prática de determinar a liquidação do feito diretamente pela Contadoria da Vara, dispensando-se a notificação das partes para apresentar e/ou contestar cálculos de liquidação, visando, desse modo, imprimir maior celeridade processual; e

- Os Assistentes de Juiz, além de minutarem despachos, preparam minutas relativas à solução de incidentes processuais, como embargos declaratórios, embargos à execução/impugnação aos cálculos, embargos de terceiros, exceção de pré-executividade e análise dos pedidos de antecipação de tutela.

11. PEDIDOS DE PROVIDÊNCIAS E RECLAMAÇÕES CORREICIONAIS :

Em relação ao período de 1.º de janeiro de 2016 até a presente data, houve a formalização de um único pedido de providências, autuado sob número 0000046-40.2016.5.06.0000, visando à consignação de protesto em ata, o qual foi indeferido liminarmente e devidamente arquivado.

12. RECOMENDAÇÕES:

- Prolatar, os magistrados Marcílio Florêncio Mota e Gênison Cirilo Cabral, prioritariamente e no menor espaço de tempo possível, as sentenças com prazo vencido, devendo atentar ao prescrito no art. 23 da Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho, conforme redação conferida pelo Ato n.º 1/CGJT, de 10 de fevereiro de 2017, haja vista o controle exercido por esta Corregedoria Regional . Considerando que o magistrado Gênison Cabral não se encontrava presente durante os trabalhos correicionais, deve a secretaria da Corregedoria Regional expedir ofício para que tome a devida ciência;

- Permanecer empreendendo esforços com o objetivo de reduzir os prazos médios de audiências no rito sumaríssimo, estabelecendo como meta o prazo máximo de 15 (quinze) dias, conforme determina o inciso III do art. 852-B da CLT ;

- Empreender esforços no sentido de, sempre que possível, prolatar sentenças de forma líquida, em especial aos processos que seguem o rito sumaríssimo;

- Verificar, periodicamente, no Sistema BacenJud, se existe alguma ordem judicial “pendente de providênciaâ€, ou mesmo “não lidaâ€, adotando-se a medida cabível, seja de transferência dos valores bloqueados para contas judiciais (para posterior liberação aos exequentes) ou desbloqueios daquelas importâncias que não interessem à execução – Consolidação de Provimentos da CGJT, Art. 99, II;

- Observar regular e integralmente as normas procedimentais prescritas pela Consolidação de Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho para a fase de execução - vide artigos 76, 77, 87, 88 e 89, da Consolidação de Provimentos 2016 da CGJT.

- Analisar periodicamente a ferramenta “agrupadoresâ€, a fim de evitar a permanência de processos em tarefas já superadas, o que resultará melhor gerenciamento dos serviços da Secretaria. Os processos devem ser retirados de tal lista assim que realizado o ato respectivo;

- Proceder à conclusão para o magistrado, especificando o tipo (sentenças, decisões ou despachos), pela importância desse dado para a estatística deste Regional. Deve, ainda, ser selecionado o magistrado em tempo real, com a devida gravação no sistema, a fim de que seja contabilizado o prazo para prolação da decisão corretamente, e, no caso da sentença, tão logo encerrada a instrução;

- Continuar a cumprir as diligências determinadas pelo Tribunal, em grau de recurso, em prazo razoável;

- Persistir observando o correto cadastramento das partes quando do envio dos recursos ao Tribunal, inclusive em relação ao recurso ordinário em rito sumaríssimo, de modo a evitar equívoco quando da distribuição da classe processual na segunda instância;

- Controlar o término dos prazos, no tocante a intimação à parte adversa para falar sobre os embargos de declaração e/ou embargos à execução, realizando, ao final do referido prazo, a conclusão imediata ao magistrado;

- Registrar, no PJe, os lançamentos de custas, emolumentos, multas, contribuições previdenciárias e imposto de renda, recolhidos nos feitos que tramitam na unidade; e

- Estimular, entre os servidores, práticas de sustentabilidade, racionalização e consumo consciente de materiais e serviços de responsabilidade socioambiental, visando ao uso sustentável dos recursos naturais e dos bens públicos, bem como ao aperfeiçoamento contínuo da qualidade do gasto público realizado pelo Tribunal, a teor da Resolução n.º 201 do CNJ de 3/3/2015.

13. BOAS PRÃTICAS RELATADAS PELO JUÃZO:

- Relatório detalhado da Inspeção de 2017, realizada pelo Juiz Titular, colaborando, com a identificação de eventuais problemas de tramitação processual, e, portanto, com a finalidade da Corregedoria Regional quanto ao aprimoramento dos serviços desta Justiça Especializada;

- Despachos sequenciados com o objetivo de agilizar a tramitação processual, sem necessidade, em muitos casos, de retorno dos autos ao gabinete para prática de ato subsequente;

- A realização de pautas de audiências duplas (manhã e tarde), visando à redução dos prazos médios para realização de audiência;

- A Secretaria adota a prática de telefonar para os advogados, quando a antecedência permite, para informá-los sobre adiamento imprevisto das audiências (em caso de licença-médica, por exemplo);

- Nos mandados expedidos para intimar o autor para receber a CTPS, o Oficial de Justiça entrega pessoalmente o referido documento quando localiza o trabalhador;

- A Secretaria da Vara auxilia na minuta de despachos e na prática de Atos Ordinatórios;

- Disponibilização de sala para realização de perícias, visando acelerar o procedimento para conclusão e entrega do laudo pericial;

- Após o trânsito em julgado de sentenças proferidas de forma ilíquida, o Juízo determina a liquidação do feito diretamente pela Contadoria da Vara, dispensando-se a notificação das partes para apresentar e/ou contestar cálculos de liquidação, visando, desse modo, a uma maior celeridade processual;

- Atos Ordinatórios são praticados por vários servidores, buscando impulsionar o andamento processual (Portaria n.º 01/2012);

- O pagamento dos acordos ocorre, preferencialmente, mediante o depósito em conta, evitando a emissão de alvarás para recebimento dos valores decorrentes da conciliação;

- A Vara utiliza os sistemas e convênios (Bacenjud, Renajud, Infojud, Serpro, Jucepe, Siel, consulta a depósitos judiciais e recursais), por, pelo menos, três servidores habilitados para consultas nos referidos sistemas;

- As declarações do Imposto de Renda (Infojud) não são impressas, sendo analisadas diretamente pela Assistente do Diretor, que informa a existência ou não de bens do executado passíveis de expropriação, transmitindo ao Juízo os dados colhidos, evitando a intimação dos advogados para manifestação;

- Consulta “on line†sobre andamento de cartas precatórias, tanto no PJe (consulta processos de terceiros) quanto nos processos físicos, em sua grande maioria, sem pedido de informação ao Juízo Deprecado; e

- Comunicações com peritos utilizando-se de e-mail ou telefone, para informações e acompanhamento dos processos.

14. SOLICITAÇÕES DO JUÃZO:

- Treinamento para servidores nos sistemas e-Gestão e PJe, especialmente no tocante às ações que repercutem nos dados estatísticos desta unidade;

- Lotação de mais 01 (um) estagiário em Direito; e

- Melhoria da infraestrutura tecnológica, evitando que haja constantes paralisações/ travamentos do sistema PJe, o que vem prejudicando o desempenho da Secretaria nesse ambiente virtual.

Encerrados os trabalhos, a Excelentíssima Corregedora Regional, Desembargadora Dione Nunes Furtado da Silva, agradeceu a fraternal acolhida e a colaboração prestada pelos magistrados e pelos servidores da Vara, determinando que, lavrada e assinada, fosse disponibilizada esta ata na página da Corregedoria, no sítio deste Regional ( www.trt6.gov.br ), além de publicada, em sua íntegra, no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho – DEJT, entregando-se cópia à Unidade Judiciária sob correição (neste ato), à Presidência do egrégio Regional, à Secretaria de Gestão de Pessoas e à Secretaria de Tecnologia da Informação, para conhecimento e providências pertinentes. Firmam a presente ata a Excelentíssima Corregedora Regional e a Secretária Substituta da Corregedoria Regional.

DIONE NUNES FURTADO DA SILVA

Desembargadora Corregedora Regional

VÂNIA RODRIGUES DE SANTANA CUNHA

Secretária Substituta da Corregedoria Regional

Ata Correição 11 2017 de 15/3/2017

Ata Correição 11 2017 de 15/03/2017